Imprensa no centro do debate eleitoral

Imprensa no centro do debate eleitoral

Atualizado às 11h40 de 22.9, quarta-feira

Caros leitores do Balaio,

escrevo hoje, com muita satisfação, apenas para informar aos amigos que ganhei na noite desta terça-feira o Premio Comunique-se 2010, a principal premiação de comunicação e jornalismo do país _ porque é feita em eleição direta _, na categoria de repórter de mídia impressa (na mídia eletrônica, ganhou meu velho e bom amigo Caco Barcellos, da TV Globo).

Este prêmio teve um gosto especial, por acontecer já na prorrogação da minha carreira (completo 46 anos de reportagem no próximo mês) e também por trabalhar numa pequena empresa, criada faz apenas três anos, que edita a revista Brasileiros, fora do esquemão da grande mídia.

Divido este prêmio com o Hélio Campos Mello e  toda a brava equipe da Brasileiros que edita as minhas matérias e ainda me paga um salário no final do mês.

Apesar de tudo, a reportagem sobrevive, e eu também. Agradeço a todos os leitores aqui do blog e da revista, e aos colegas jornalistas, que votaram em mim no Comunique-se. Valeu.

Vida que segue.

Um forte abraço a todos,

Ricardo Kotscho

***

Sou de um tempo muito antigo, como vocês sabem, quando a imprensa ainda publicava notícias. No momento em que a própria imprensa vira notícia, como está acontecendo agora na campanha eleitoral, alguma coisa está errada.

“Em evento, Dilma acusa Folha de parcialidade”, destaca a Folha de S. Paulo, em sua primeira página desta terça-feira.

Manchete do site do jornal O Globo abrindo o dia: “Após ataques de Lula, MST e centrais sindicais se juntam contra a imprensa”. Várias entidades do movimento social, informa o jornal carioca, marcaram para quinta-feira, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, um “Ato contra o golpismo midiático”.

Até os quartéis já entraram na roda. Na mesma quinta-feira, no Rio de Janeiro, foi marcado pelo Clube Militar, tradicional reduto das fardas mais reacionárias, um debate sobre “A democracia ameaçada: restrições à liberdade de expressão”. Jornalistas convidados: os democratas Reinaldo Azevedo, da Veja, e Merval Pereira, de O Globo.

O clima que se vive neste momento decisivo da campanha presidencial de 2010, a apenas 11 dias das eleições, pode ser resumido no convite para o ato de São Paulo:

“Conduzida pela velha mídia, que nos últimos anos se transformou em autêntico partido político conservador, essa ofensiva antidemocrática precisa ser barrada”.

A escalada da radicalização, que colocou a imprensa no centro do debate eleitoral como parte e não apenas testemunha do processo, começou há cerca de quatro semanas, quando as pesquisas mostraram um quadro estabilizado, indicando decisão no primeiro turno, baseada a trilogia de capas do “polvo” da revista Veja e a série de reportagens da Folha para desconstruir a imagem e a campanha da candidata Dilma Rousseff.

O auge se deu no último fim de semana, com o discurso do presidente Lula, num comício em Campinas, em que ele fez seu mais violento ataque à grande imprensa nesta campanha.

“Nós somos a opinião pública (…) Não vamos derrotar apenas nossos adversários tucanos. Vamos derrotar alguns jornais e revistas que se comportam como partido político e não têm coragem de dizer que são um partido político”.

Na segunda-feira, no Rio, a própria candidata Dilma, acusada pelo jornal de favorecer uma empresa em 1994, também perdeu a paciência com a Folha e partiu para o ataque :

“Eu queria fazer um protesto veemente contra a parcialidade do jornal Folha de S. Paulo. Eu fui julgada pelo Tribunal de Contas do Estado e todas as minhas contas foram aprovadas (…) A matéria é parcial e de má fé!”, acusou ela, de dedo em riste, em seu primeiro desabafo na campanha.

Curioso é que, enquanto subia a temperatura no confronto entre o PT e a imprensa, o candidato tucano José Serra se afastava do tiroteio, preferindo apresentar novas promessas ao eleitorado a cada dia. A mais recente foi oferecer o 13º aos beneficiários do Bolsa Família.

Serra já tinha prometido dobrar este benefício e elevar o salário mínimo para R$600, além de asfaltar a Transamazônica e construir 400 quilômetros de metrô. Como ninguém da imprensa lhe indagou de onde virão os recursos, caso seja eleito, o candidato parece ter gostado da nova estratégia.

Melhor assim. O clima de beligerância dos últimos dias não contribui para melhorar a nossa democracia nem as nossas vidas. Está na hora de todo mundo baixar a bola e deixar o eleitor decidir com tranquilidade o que ele quer para o futuro do país.

Em tempo: recebo do amigo Carlos Wagner, repórter gaúcho que é um dos melhores do Brasil, a notícia do lançamento de “Os infiltrados – Eles era os olhos e os ouvidos da ditadura”, da editora AGE. Além de Wagner, os autores são Carlos Etchichury, Humberto Trezzi e Nilson Mariano.

Será no próximo dia 30, a partir das 19 horas, na Livraria Cultura, do Bourbon Country, em Porto Alegre. Escreve Wagner:

“Este livro desvenda a trajetória de uma personagem indispensável à sustentação da ditadura militar no Brasil (1964-1985): o agente infiltrado.

Vinte e cinco anos depois de cumprida a missão secreta, eles rompem o silêncio a que foram obrigados pela profissão para contar como se introduziram nos movimentos de resistência ao regime autoritário.

Pela primeira vez, os espiões revelam como se transformaram em clones daqueles a quem deviam vigiar e sabotar, como estudantes, guerrilheiros, colonos sem terra, políticos, religiosos e sindicalistas. São relatos exclusivos, que agora se incorporam à História do Brasil”.

194 thoughts on “Imprensa no centro do debate eleitoral

  1. A imprensa está a caminho do suicídio. Nao existe mídia que resista ao posicionamento de ser contra o governo. Não estamos aqui falando da crítica ao governo, e sim a uma guerra midiática de proporções épicas. Mais um pouco e a briga vai ser pessoal, barões da mídia contra o governante. E nesta briga o menor cai. No Rio Grande do Sul, Breno Caldas, proprietário do Correio do Povo e da Folha da Tarde resolveu fazer frente ao governador de então, em 6 meses estava decretado o fim de sua empresa. O Governador Amaral de Sousa mandou os bancos estaduais cobrarem as dívidas da empresa.

  2. Prezado Kotscho, Bom Dia! Sem entrar no mérito da qualidade dos presidencíáveis, é estarrecedor para o telespectador assistir a tentativa da GLOBO, através de seus pseudojornalistas, de fortalecer a candidatura de Serra. Impressionante a campanha que a Míriam Leitão e seus asseclas fazem em todas as mídias no intuito de denegrir a imagem de Lula e Dilma. Não vi, li ou ouvi por parte da GLOBO nenhum comentário sobre os bons trabalhos feitos pelo governo nos últimos anos. Ao contrário. Só ouvimos as mazelas. E mazelas, todo governo tem. Aproveito para lhe parabenizar pela imparcialidade.

    1. Bradamos as mazelas porque elas se perpetuam assim como a obsessão pelo poder que o fabuloso marketing deste Governo cega, cala, ensurdece e esconde.

  3. Uma coisa que precebo é que muita gente é contra o PT por causa dos programas sociais, principalmente o Bolsa Família mas quero ver qual a reação dessas pessoas com essa idéia do 13º salário..

    Minha opinião é a seguinte. Programas sociais e de cotas para determinadas classes servem como medidas paleativas a problemas maiores. Os problemas maiores não serão resolvidos em um período curto de 4, 8 anos mas precisam começar a ser tratados nesse período e isso eu não vejo.

    Com isso a população não se desenvolve e não fica livre da necessidade da assistencia social e esse negócio vai se tornar um bola de neve enorme que nenhum presidente, independente do partido, irá cortar por ser uma atiute anti-popular.

  4. Eu não vejo que a mídia tem o interesse em que o Serra seja o presidente do Brasil, eu entendo apenas que ela quer o segundo turno. Pensem quanto irá cair a arrecadação dos veículos de comunicação se a eleição realmente acabar dia 3 de outubro.

    A imprensa dança conforme a música. Quando o Lula foi eleito foi promovido a herói pela própria Globo. No momento o objetivo é evitar que a eleição acabe em primeiro turno.

    1. Para entender melhor é só consultar os gastos do governo do PSDB de São Paulo com compras das publicações da Editora Abril (Veja) para a rede estadual de ensino, além de assinaturas da FSP.

    1. Caro Kotscho!

      Boa observação feita pela Ana, realmente te excluiram da ‘Pagina frontal’ de IG. Até um colunista que deleta 99% dos comentários se faz presente todos os dias lá. O Balaio do Kotscho sumiu do IG havia meses.

  5. Eu tenho um remédio com eficácia 100% para este mal que assola a campnha: Educação, coisa que em oito anos de governo Lulopetismo não modificou nada. Eu acho que esses jornais sim, são partidos políticos, porque não investigar a vida de Serra e Marina também para que a campanha seja justa para ambos os lados? Em contrapartida, não deixo de ter certeza qua a casa civil virou cata níquel de Erenice, se foi a mando de Dilma não sei, mas as acusações procedem, tanto que ela foi demitida. Sugiro então para os mivimentos sociais na quinta feira, incluir na pauta, atos de corrupção no governo. Peço ao Lula e Dilma o seguinte: Continuem denunciando estes jornalões que viraram partidos politicos, mas pelo amor de Deus, vamos parar de dar munições a eles.

    1. Por acaso voces já pararam para pensar como é difícil administrar um país?
      Já pensaram que há mil pastas para ser observadas e adotar a politica certa?
      Gente,,,são milhões de coisas para fazer e porisso há cebtenas de assistentes.
      Agora, cá entre nós, se o presidente for olhar tudo detidamente não vai-lhe sobrar tempo para nada.
      É claro que ele tem que delegar poderes a alguns e tudo depende da honestidade e honrradez de quem foi empossado.
      Traicão acontece não só ao PT, ao PSDB, ao Dem, ao PPS, há em todos os partidos.
      O presidente e os ministros tem que crer em alguém para o posto e se esta pessoa lhe trai só mesmo através de uma denuncia é que ele vai saber.
      Já pensaram o presidente e os ministros terem que olhar documento por documento para ver se está tudo OK?
      É uma falta de coerencia alguém pensar que quem governa deixa as coisas acontecer por desleixo, por descuido, por negligencia.

  6. No Brasil, apenas nove famílias detém e controlam todos os meios de comunicações, controlam jornais, revistas TVs e Rádios, no passado essas famílias usavam seu “poder” para chantagear, extorquir o governo. Não raros casos, patriarcas familiar se dirigiam a Brasília e de lá voltavam com ‘EMPRÉSTIMOS’ gigantescos a fundo perdido, para negócios familiares se tornarem esses monstrengos que são hoje. havia uma simbiose entre o palácio do Planalto e as famílias dos veículos de comunicações.

    Quando o Lula96% chega a presidência em 2003, toda essa ‘sangria’ é cortada, famílias não contam mais com injeções do dinheiro do povo em seus cofres.
    Eles esperavam que, com a derrota do PT e o fim de seu governo, tudo voltaria ao ‘normal’ apartir de 2011, famílias acharam que governo do Lula96% ia ser de apenas oito anos, que depois desse tempo, os cofre estariam outra vez abertos as famílias com a vitória do Zé, más para desespero delas, a austeridade vai continuar até 2022, pois Dilma Vence agora e Lula volta em 2014 para ficar até 2022.
    Os ataques já são os sinais do desespero da mídia familiar, até 2022 boa parte delas fecharão as portas, sem dinheiro do povo (governo) maioria das famílias midiáticas não resistirá.

    1. Ailton, é ótimo que elas fechem as portas pois só sobrará uma midia limpa e asseada para a gente ler e se instruir.
      Rei deposto, rei reposto e sempre haverá um espaco para quem quer fazer as coisas direito, dentro da legalidade.

    2. Ailton, minha sugestão seríamos nós a partir de já, cancelarmos assinaturas de jornais ou revitas que se comportam com parcialidade, ao invés de informar colocam denuncias infundadas e sem provas mais para denegrir do que para melhor qualidade intelectual do leitor.Esse comportamento merce nosso repúdio, além da indignação uma atitude democratica: não assistir a Globo nos horários dedicados aos noticiários, da mesma forma não ler a Folha, Estadão e A Tarde. Quanto a internet segregar as matérias oriundas dessas midias dantescas e perdulárias.

  7. Se nós, brasileiros tivéssemos consciência de voto, a política seria realizada de modo responsável e voltado para o eleitorado.
    É incrível nossa comodidade perante tais fatos.

  8. É o golpe em andamento,. Serra é golpista o PIG já está no DNA. Também pudera disseram que tentariam.

    Brizola Neto já deflagrara a campanha preventiva “Eleição se Ganha no voto”

    Como disse PHA “A eleição não é mais entre a Dilma e o Serra, que foi atropelado pela própria insignificância.

    A eleição é entre a Dilma e o PiG (*).

    Já em 02/03 No Millennium Bia Barbosa do Intervozes já ouvira conf. seu artigo em Carta Maior

    “Então o perigo maior que nos ronda é ficar abstratos enquanto os outros são objetivos e obstinados, furando nossa resistência. A classe, o grupo e as pessoas ligadas à imprensa têm que ter uma atitude ofensiva e não defensiva. Temos que combater os indícios, que estão todos aí. O mundo hoje é de muita liberdade de expressão, inclusive tecnológica, e isso provoca revolta nos velhos esquerdistas. Por isso tem que haver um trabalho a priori contra isso, uma atitude de precaução. Senão isso se esvai. Nossa atitude tem que ser agressiva”, disse Jabor, convocando os presentes para a guerra ideológica.”

    Tem a Dna Correau tentando calar a Carta Capital. Tem o Jabor em O Globo hoje

    “A única oposição que teremos é o da imprensa livre, que será o inimigo principal dos soviéticos ascendentes. O Brasil está evoluindo em marcha a ré! Só nos resta a praga: malditos sejais, ó mentirosos e embusteiros! Que a peste negra vos cubra de feridas, que vossas línguas mentirosas se transformem em cobras peçonhentas que se enrosquem em vossos pescoços, e vos devorem a alma.

    Os soviéticos que sobem já avisaram que revistas e jornais são o inimigo deles.
    Por isso, si vis pacem, para bellum, colegas jornalistas. Se quisermos a paz, preparemo-nos para a guerra.”

    Bem deveríamos relativizar estes fatos ou nos precaver. Estás havendo duas disputas. Uma a eleição de Dilma já está ganha. A outra já fora deflagada há tempo a senha foi a queda de Serra nas pesquisas.

    Começou sim a disputa final agora entre o povo e o PIG. Não tem retorno. Correlação de forças conforme PHA O PiG (*) está miseravelmente isolado. Deve representar uns 5% da população brasileira – seus leitores.

  9. As famílias controladoras das comunicações, é um POLVO MIDIATICO de nove Tentáculos, mosntro abraça todas as comunicações no Brasil.
    Comunicação no Brasil não é feita por empresas, é coisa de famílias.

  10. Ricardo, não é confronto entre PT e a impresna. Não é PT não! Eu participo desse blog não como PT e sim como cidadão brasileiro. O Brasil não é de meia duzia, não .. Ele tem de ser de todos nós. Hoje, pela minha idade, já não temo mais por minha vida…Entendam como quizerm o recado. Se for para viver onde o império sejam as leis constitucionalmente vigente, viveremos dentro desse estado de direito, se for de outro maneira, também viveremos…Agora, propalar LIBERDADE DE IMPRENSA caluniar, acusar sem provas incitar determinados segmento contra o povo, povão do Brasil, não… não toleraremos isto.Volto a repetir ou o Brasil é de todos nós ou não será de ninguém.A midia precisa de freios, precisar ajustar-se ao sobrerano imperio da constituição e lá está escrito e estabelecido o seu limite, o seu comportamento. Se quizerem se transformar em partido politico tem todo o direito, agora ficar camuflado ou transvertido de democrata, com ataques mentirosos, fatos intempestivos que foram apreciados por agentes que tinham competencia para isso e agora lançados sem qualquer vinculação com o presente (16 anos atrás) como algo atual.Tenha santa paciencia…

  11. Como o eleitor consegue decidir com tranquilidade – se a mídia não respeita a opinião do eleitor que tem trinta dias de silêncio ou reflexão para fazer a escolha correta de seu(s) candidato(s)?

    -Será que esse comportamento infantil e sujo da mídia brasileira acontece num mais de primeiro mundo? claro que não.

    Tenho saudades do MR8, ou seja, da esquerda na oposição…O MR8, nasceu dentro dos movimentos estudantis.

    Fico mais triste ainda, ao saber(recente pesquisa da UFMG) que 87,6% dos jovens não se interessam por assuntos políticos; segundo eles(Jornal Estado de Minas de Domingo): o governo só se dispõe em atender interesses particulares.

    A LEI Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 – dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Veja o Art. 132 – incisos I, IV, V, VIII, IX, X e XI.

    Conclusão: a missão da imprensa é denunciar, e do Legislativo, fiscalizar. Deixa a margem para pensar que se a imprensa já sabia e não denunciou antes das vésperas da eleição é porque todos estavam mamando; todos são cúmplices.

    Que me desculpe você, Ricardo, que respeito e considero como um dos melhores jornalistas deste país. Você não merece estar ouvindo esses meus desabafos.

    1. Boa observação sobre o fato do desinteresse dos jovens por polítca. Eu tenho 27 então não vivi o período da ditadura. Não sou a favor da mesma também, mas naquela existiam movimentos estudantis pois os jovens queriam liberdade, por isso se envolviam com a política.

      Hoje quem fala de política na escola vira motivo de chacota. Infelizmente os jovens não tem mais a disciplina educação moral e cívica. As pessoas não tem mais senso patriótico. Aliado a isso diversos exemplos de corrupção e impunidade no país causam descrédito da população.

      As formas de alienação são cada vez maiores com TV e Internet. Por isso que sempre defendo que todas essas questões só serão resolvidas com educação, conhecimento. Se não houver uma mudança no sistema de ensino do país as gerações futuras terão menos interesse ainda por política, pelos seus direitos e obrigações.

  12. Ricardo

    Será que você pode me dizer como a grande Imprensa deve se comportar ? O Governo Lula é, sem dúvida, o governo mais corrupto da história do país. Foram 9 Ministros demitidos por corrupção e irregularidades. Qualquer denuncia que seja feita é por uma questão de precedente passivel de ser verdade. A imprensa não tem poder de polícia para investigar. Se existe indicios é obvio que a notícia deve ser veiculada. Depois Lula e o PT sabem muito bem que a Imprensa hoje não tem mais opoder de antes. então o que parece mesmo é que Lula quer ser o moderador da Imprensa decidinco o que e quando veicular uma matéria.

    1. A imprensa é conduzida por cidadãos. Todo cidadão tem seus direitos e seus deveres. Os cidadãos da imprensa querem ter direitos sem observar os deveres. Qualquer egoísta quer isso. O que queremos é que a imprensa(cidadãos componentes da), pague por seus erros quando os cometerem. Se. e quando ficar provada a má-fé em qualquer atitude ou notícia, deve pagar como todos os demais mortais !

    2. Ricardo, apenas veiculando a informação, imparcialmente, sem tomar partido ou fazer ilação infundada, sem usar da adjetivação caluniosa, condenatória ou criminosa.
      Analise como noticiou um jornal aquí da Bahia ” Erenice Guerra mantém cargos em estatrais” no corpo da matéria expressa – ex-ministra, mesmo demitida há 4 dias, participa dos conselhos da Eletrobrás, da Chesf e BNDES, ora para que desconhece essa informação, cheira como algo que denota continuação de irregularidade, todavia, a comunicação deveria ser explicativa, que embora sido exonerada a ex-ministra integra o conselho de estatais. Pergunta-se? Qual dos Conselhos?De administração ou fiscal? Somente no corpo da matéria, o jornal, cita que é o conselho de administração, ora a sua exoneração do cargo de ministra, fará com que o governo acionista majoritário, recomende a sua exoneração também desses conselhos, mas isso não se dá imediatamente, o processo requer, convocação de Assembleia Geral Extraordinária, publicação de Edital, prazo para ser observado e outras providencias(Lei 6.404/76 e alterações).
      Portanto, concluiímos diante disso, há na publicação isenção de ânimo, ela foi publicada com responsabilidade de quem tem a missão do bem informar? Foi publicada de maneira leviana,tendenciosa e má-fé sem levar em consideração essas explicaçãoes de ordem legais.
      Daí a nossa revolta para com a mídia que tudo está fazendo para conduzir o processo eleitoral e mudar o seu curso, sem respeitar a vontade dos eleitores.
      Com o levante dos segmentos sociais, sindicais e outros, já procuram se abrigar e lamber as botas daqueles que estão fora da ativa no sentido de que eles instiguem os que estão aquartelados e com isso criar uma atmosfera nublada no país, trazendo sérios prejuizos para todos os setores economicos, sociais e politicos.
      Ficamos alertas para os plantonistas da OAB, MP’s, TRE’s,TSE e STF para não tentarem subverter a ordem democratica em curso, por que não estamos só de camarote assistindo o cortejo passar, nós temos sentimento e sabemos o que é melhor para o Brasil.

    3. Ricardo,
      Dê uma olhadinha no vídeo abaixo e depois me diga se você mantêm a opinião sobre corrupção no governo Lula.
      Detalhe: o entrevistado é deputado pelo PSDB matogrossense.

    4. Ricardo a resposta está sua propria colocação. “Foram 9 Ministros demitidos por corrupção e irregularidades”. Quem os demitiu? Espero que você tenha chegado à conclusão…

  13. Prezado Ricardo, Boa tarde…

    Pois é… O mote “liberdade de expressão” que começou a ser trabalhado pontualmente no início do ano (com aquela manifestação de classe do Instituto Millenium), disse a que veio justamente há quatro semanas atrás como você didaticamente explicou neste post.

    Não foi uma coisa solta…

    Ele começou a ser trabalhado com muita antecedência porque os organizadores da campanha de Serra já sabiam que teriam que usar – e abusar – desta salva-guarda – constitucional, diga-se – pois previram, com sabedoria, que teriam que reviver algumas pirotecnias eleitorais do passado como a questão dos Aloprados. E pra quem fosse reclamar, diriam: “Estávamos certos… vocês são contra a liberdade de expressão”.

    Existe um fenômeno na literatura chamado de a “suspensão da descrença” que é uma fórmula usada para justificar o uso da fantasia e de recursos não-realísticos na narrativa. A grosso modo é aquela atitude que tomamos quando vamos ver filmes do 007; divirta-se e esqueça o mundo real.

    Ao apresentar seus últimos factóides em sequência, a mídia golpista nos pede exatamente isso; apenas troca a “suspensão da descrença” pela “liberdade de expressão”.

    Que passa a ter força literária – e cinematográfica – e nos permite acreditar que um receptador de cargas e de carros de luxo, recentemente solto da cadeia é, na realidade, um empresário de respeito.

    Abraços, Ricardo.

  14. Ricardo, a questão maior, não é a disputa eleitoral entre Serra e os outros concorrentes. A briga interna, entre os caciques do PSDB,´principalmente o frupo do José Serra (SP) contra o grupo do Aécio (MG).Como a imprensa publica essa contendas através de metáforas e as vezes cometem o esquecimento de deixar frases incompletas, eis adiante o que se pode depreender do grande desentendimento entre êles “Serra reclama da falta de empenho de Aécio, que, por sua vez, atribui ao “entorno” do presidenciável rumores que lançam dúvidas sobre sua lealdade ao partido”.
    Ora, se há dúvidas quanto a lealdade do Serra em relação ao PSDB, com todas as letras, isso equivale a uma acusação de deslealdade,traição ou má conduta constatada pelo comportamento do Serra.
    Agora, pensemos nós, aquí fora, querendo encontrar algo nesse candidato que inspire confiança popular. A sua promessa de aumentar o salário minimo para R$. 600,00 ? Concessão do 13º Bolsa Familia? Aumento nominal de 10% a todos os aposentados, não importando de até 1 ou acima 1 salario minimo?Redução da taxa de juros? Colocação de 2 professores em sala de aula?
    É sabido que sua derrota é questão de dias…Fala-se na saída do Aécio do PSDB…A mídia procura ignorar esses fatos não lhe dando nenhum destaque, muito pelo contrário, envia jornalistas seus para reunirem com militares já reformados para discutir o quê?

  15. Ricardo:
    1. “Baixar a bola” é tudo o que nós, eleitores da Dilma, ou melhor, eleitores anti-PIG (cheguei a analisar a possibilidade de votar no Alckmin, em 2006, até que ele aderiu ao PIG, contrariando sua proposta inicial de “se não posso falar bem de meus adversários, prefiro não falar nada”), queremos. Denúncias devem ser encaminhadas à Justiça, a instância prevista pelo Regime Democrático.
    2. Vou correndo comprar o livro sobre os infiltrados. A impressão que tenho é que, nas esquerdas brasileiras, havia 3 infiltrados para cada militante esquerdista real. Daí o (relativamente, em relação a países vizinhos) pequeno número de assassinatos pela Ditadura brasileira. É bem provável que Serra, FHC, Freire e outros (até o Arraes) fossem, de fato, agentes infiltrados, dado o bom tratamento que tiveram dos “inimigos”. Serra, além de não ter sido torturado, como Dilma, ainda ganhou uma inimaginável (ainda para os dias atuais) bolsa de estudos nos EUM (Estados Unidos da Malvadeza).

  16. A velha mídia é que se pôs no centro do debate ao assumir a dianteira da campanha de Serra depois que o candidato fracassou.

    Agora é Dilma x Velha Midia ou, como muitos preferem, PIG (Partido da Imprensa Golpista)

    A velha mídia perdeu a mim e todos nós que, há pouco tempó atrás, líamos jornais mas, ao sermos censurados, deixamos eles falando sozinho

    Viemos de lá, agora estamos na blogosfera, aqui e noutros tantos blogs tais como Azenha, Eduardo Guimarães, Nassif, onde não somos censurados como éramos nos jornais do PIG

  17. Bento Bravo

    Você pode me explicar porque a grande Imprensa denunciou o mensalão do DEM e do PSDB com Azeredo em Minas ? Eu acredito que exista um alinhamento natural da Imprensa conservadora com os partidos que representam seus interesses mas daí dizer que eles devam ficar calados quando aparece uma maracutaia desta proporção soa que voces querem mesmo é ouvir somente o que agrada a Lula e ao PT.

    Com relacão ao “empresário de respeito” eu não lui uma única linhacom esta frase. Em todos os veiculos foi informado que o sujeito era um picareta. Isto nãio quer dizer que ele não estejam dizendo pelo menos parte da verdade. Para isto é que existe o instrumento da delação premiada.
    Agora me explica como um empresário picareta tinah todo este transito na Casa Civil ?

  18. Eu não posso esquecer nunca o que disse o ator
    José Wilker sobre revistas de fofocas.
    “Elas são 100.000 exemplares, o Brasil é muito
    maior que isso, o Brasil é muito melhor que isso.”

  19. .‘’…Eu devo à liberdade de imprensa do meu País o fato de termos conseguido, em 20 anos, chegar à Presidência da República. Perdi três eleições. Eu duvido que tenha um empresário de imprensa que, em algum momento, tenha me visto fazer uma reclamação ou culpando alguém porque perdi as eleições.’’ Presidente Lula, em 3 de maio de 2006, num pronunciamento no Palácio do Planalto ao assinar a declaração de Chapultepec.
    A Declaração de Chapultepec é uma carta de princípios que preceitua: ‘’ Uma imprensa livre é condição fundamental para que as sociedades resolvam os seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam sua liberdade. O item 1º da declaração diz: Não há pessoas nem sociedades livres sem liberdade de expressão e de imprensa. O exercício dessa não é UMA CONCESSÃO DAS AUTORIDADES, É UM DIREITO INALIENÁVEL DO POVO’’.
    No Brasil nem precisaria firmar tal compromisso, uma vez que a nossa Constituição não dá margem alguma a qualquer dúvida. Além de consagrados nas cláusulas pétreas, é importante lembrar ainda que o tema é tratado no Art.220 da mesma carta; §1º: ‘’Nenhuma lei conterá dispositivos que possa constituir embaraço à PLENA LIBERDADE DE INFORMAÇÃO JORNALÍSTICA em qualquer veículo de comunicação social… §2º: ‘’É vedado toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística’’.

    Desde do ano passado, segundo entendimento do STF, enventuais excessos ou abusos serão apreciados pelo judiciário e se, procedentes, os acusados serão enquadrados no Código Penal, criminalmente e, nos casos de indenizações pelo Código Civil.

  20. Caro Kotscho, você já pensou como seria se Barak Obama agisse como Lula, em relação ao Tea Party, a Rupert Murdoch e a Fox News ? E se reclamasse da herança (verdadeiramente) maldita deixada por G. W. Bush ? É nessas horas que se vê o nivel do governante…
    Ou, olhando por outro lado: como se explica que as aleivosias levantadas pela midia golpista derrubem figuras tão dignas e impolutas, como vem acontecendo ? Para compensar essas gritantes injustiças, sugiro Erenice Guerra para a presidência da CVRD, e o coronel Quaquá para a chefia da ANAC…Assim ficará devidamente restaurado o padrão Lula de qualidade gerencial…
    Forte abraço.

    1. Caro Maurício,
      Obama não apenas classificou a Fox News como “braço armado do Partido Republicano” como passou a tratá-la como “oponente”. Está na reportagem abaixo:
      http://blogs.estadao.com.br/gustavo-chacra/a-guerra-de-obama-contra-a-fox-news/.
      Com relação à midia, o problema não é levantar escândalos. O problema é a tal da indignição seletiva e parcial. Só existe corrupção em um lado da disputa. O outro permanece totalmente blindado contra qualquer investigação ou acusação.
      Em suma, a imprensa transformou-se em partido político, fazendo o papel de oposição da forma mais descarada possível, jogando pela janela o que ainda lhe restava de credibilidade.

    2. o lula demorou sete anos mauriceco, para reagir assim. E o fez muito bem, no momento certo e oportuno. Quando alem do merito de ter sido verdadeiro, ainda faz um seguro antecipado de 12 dias contra o que seguramente a imprensa venal vai veicular antes de 3/10. Portanto, a comparaçao com a situaçao com as circunstancias de Obama é inepta.
      Agora, chore um bocado, porque o padrão Lula venceu
      antes, durante e depois da crise. E o renome dele´tornou-se planetario.
      E se formos minimamente competentes voce vai chorar mais oito anos. Recomendo lenços de papel Kleenex.

  21. Bento Bravodisse:21/09/2010 às 13:18
    Prezado Ricardo, Boa tarde…
    ”Pois é… O mote “liberdade de expressão” que começou a ser trabalhado pontualmente no início do ano”
    Caro Kotsho.
    Prezado Bento Bravo.
    Não Bento! Não foi aí e, nem por aí. O clima era de relativa paz (relativa, pois, por várias oportunidades alguns setores do governo tentaram aprovar restrições à liberdade de expressão)) mas, estas foram logo demolidas.
    O que exacerbou o clima de hostilidades foi o calhamaço conhecido como PNDH.III. Te lembras?

    Não é razoável imaginar que setores da imprensa, ou quem quer que seja, tenham pretensões em mudar o curso natural das coisas. Não há mais quem se atreva à imaginar possíveis reversões no quadro eleitoral. Somente um lunático poderia ”tentar” agir no sentido de inverter, através de ações inescrupulosas o desfecho das eleições.

    Mas, ninguém esquece que há muitos admiradores do velho mestre Stalin, para quem, a livre circulação de idéias é mais perigoso do que qualquer arma.
    A humanidade aprendeu que, abater o monstro até que não é tão difícil; difícil é remover-lhe os escombros.

    Fique tranqüilo, a Presidente Dilma fará um ótimo governo para todos.

    1. É aquele dogma. É preferivel uma imprensa do que nenhuma!
      Subtende-se qualquer imprensa. Ora veja o que acontece na Argentina. Aqui a sociedade, o povo, a maioria intelectual se manifestou na CONFECM que o PIG boicotou. Serra nem financiou oo Forum regional. Ora não nos venha com essa. Queremos liberdade de expressão para todos mas que os donos da midia não me calem. E tem outra meios concedidos não podem dar nem opiniao em epoca eleitoral. está na lei.

    2. O Luiz Carlos Velho, quem diria, vai votar na Dilma !!!!

      Modéstia às favas, acho que contribui pra essa alviçareira decisão.

      Parabens, Luiz, e uma ótima semana.

      Ah! Já ia me esquecendo:

      No Mercadante também , né Luiz ?

    3. Aê Luiz Carlos, Velho, vai votar na Dilma mesmo.

      Não há ideologia que supere o bolso. Você sabe que seu candidato, se ganhasse, daria-lhe grande prejuízo.

      Você está Velho, mas ainda não está gagá, neh ?

      Ainda não está rasgando dinheiro !

  22. Caro Ricardo,

    Debate estéril sobre a grande mídia. Todos os veículos de comunicacão de lardo espectro dependem das verbas publicitárias governamentais para sobreviverem. As grandes redes de TV, os grandes jornais e revistas dependem do governo (para quem não sabe o governo é o maior anunciante do país deixando pra trás Casas Bahia, Ambev, Nestlé, Procter &Gamble, Vivo, Embratel etc. por larga margem, além do que, costuma pagar os anúncios a preco de tabela que é absurdamente alto). Então, toda essa discussão é estéril e só serve para que os interessados detonem a imprensa em público e os papariquem por trás das câmeras e vice versa. Tremenda palhacada tanto do governo como da oposicão como dos veículos de comunicacão. Tudo não passa de um jogo de cena. As eleicões presidenciais já estão resolvidas com a imprensa contra ou a favor. tremenda perda de tempo ficar remoendo sobre a grande mídia. Um abraco

  23. A mídia já tomou partido há muito tempo.A presidente da associação das empresas de jornalismo, não disse que eles e que fariam a oposição porque a oposição mesmo estava fragilizada?É isso, esqueci o nome da fulana, mas PHA em seu blogo diz que ela já foi petista.A história dela tá lá ,no Conversa Afiada.Uma boa bisca.Agora os dois aamestrados que vão ao Clube Militar , certamente vão lá para falar mal do Lula e da Dilma e defender o Dulce deles.Porque que tem um viés de ditador chama-se José Serra.Vide o que ele fez com a coitada da Márcia Peltier. Simplesmente sequestrou a fita do piti que ele deu porque não queria responder perguntas sobre as quebras de sigilo feitas pela filhota dele.Eu espero que os militares não caiam na onda desses amestrados do PIG .Nós brasileiros não merecemos isso.Golpe, não.É melhor eles se dignarem a ouvir e zelar pela Democracia.Ela foi conseguida às duras penas .É uma vergonha, uma indignidade o que a mídia golpista está fazendo.Quanto ao candidato tucano ele não tem mais voz ativa.É pautado pela mídia covarde que tem medo da Dilma.A resposta será nas urnas e a vontade do povo tem que ser respeitada.Eles têm que entender que o tempo das quarteladas já passou.Brasileiro não é mais babaca.Queremos respeito.

  24. Vi ontem pela TV Record o debate entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo. Fiquei surpreso quando o candidato Alckmim perguntado sobre segurança, deu uma resposta esfarrapada, quando o candidato entrevistador Celso, referiu-se ao caos estabelecido em seu governo quando São Paulo parou mediante as investidas do PCC contra a polícia paulista. Declarou: Os homicídios diminuiram segnificativamente, de ?? homicídios para ?? no mes. Dados questionados pelos pontos de interrogação, até porque as estatisticas feitas pelas duas polícias não coincidirem. Estamos trabalhando para diminuir mais ainda…Afinal qual é o cargo que Alckim desempenha no governo Serra? É por acaso Secretário de Segurança? Se fosse, deveria saber dessa falta de parâmetro. E não desmentiu o candidato Celso sobre o absurdo na segurança quando governador, onde o PCC pintou e bordou, ainda ter dito à população assustada que tudo estava sobre controle mediante aqueles fatos.

  25. Outra coisa, seu Maurício do Sacramento, só para o senhor ficar melhor informado, o presidente OBama simplesmente deu ordens aos seus funcionário da área de comunicação para não receberem , nem darem informações aos repórteres da rede Fox News.Nas entrevistas coletivas da Casa Branca ou em qualquer lugar do país , ele simplesmente ignora os repóteres da Fox News.Tá bom pro cê, meu nego, ou quer mais.Vá se informar meu.O texto em que ele anuncia isso foi público e lido por sua assessoria de imprensa na sala em que ele recebe os jornalistas na Casa Branca.

    1. Por isso. O Obama foi eleito como “O Cara”. Hoje o cara ja tem 52% de rejeição. Os deslizes tem sido grande. Se o Lula fosse presidente dos estados unidos, ele teria sido cassado na época do mensalão e. Não se elegeria mais nem a vereador. Aqui ele tem 80% de aprovação. A diferença de cultura do povo é muito grande.
      J. Leite

  26. Nao interessa o que a imprensona acha que os resistentes, pensem, tentem ou intentem fazer.
    Interessa que ela fique sabendo que nao vai haver novo 1º de abril, nem passeata das senhoras, nem cabo anselmo.
    Nem mesmo manipulaçao das maiorias.
    Vai haver é voto na urna.E tem mais: os resistentes de 1964 não tinham o que temos hoje:internet.

  27. Concordo com sua análise e com sua recomendação. Mas desde 1989, pelo que me lembro (outros ‘blogs’ remetem a 1929/1930 – eleição de Getúlio Vargas) que a mídia age como partido político, não se limitando ao papel de testemunha, mas de militante. É ruim ver um presidente da República e uma candidata criticarem, de modo tão aberto, a imprensa. Mas é ruim, do mesmo modo, ligar a TV, abrir uma revista ou um jornal ou ouvir um rádio onde a propaganda política está entranhada na programação.

    Vi no Blog do Azenha (www.viomundo.com.br) esses dias a manchete de O Globo que exaltava o Golpe de 1964. A impressão que dá é que o mesmo jornal está esperando por um novo golpe com uma ansiedade “tremenda”.

  28. Socorro!

    socorro!

    socorro!

    socorro!

    socorro socorro socorro socorro socorro socorro !!!!!

    Ricardo e amigos do Balaio.

    OGLOBO me cortou dos comentários só por ser eu contar verdades sobre o Serra.

    O que leva um GRUPO DE IMPRENSA DESSE TAMANHO optar por CENSURA e não por me PROCESSAR????

    Divulgue o que OGLOBO está fazendo. Penso que não é só comigo.

    Não posso ser a unica a incomodar tanto com argumentos bem fundamentados.

    Socorro!!!

    1. salete não é somente com você. Qualquer um que tente postar um comentário contra o interesse da imprensa suja é logo censurado. Comigo aconteceu também, inclusive, em blog do próprio Estadão.
      Devemos virar às costas, hoje cancelei uma assinatura em jornal baiano, não concordo, cheguei ao limite de paciencia.A forma tendenciosa e oponente da informação chega a estarrecer.
      Antes a mídia não vinha dando destaque às pesquisas, hoje com a pesquisa elaborada pelo PIG em todos os jornais, na primeira página está estampada a pesquisa do DataFolha divulgada e publicada ontem à noite. Será que essa divulgação está dentro do prazo do TSE?

  29. Já que não existe oposição(política) ,alguém resolveu agir,politicamente já está definido,o PT leva o governo e o PMDB o poder – o PMDB é do Sarney,não se esqueçam.
    Historicamente,a esquerda nunca lidou bem com crítica e oposição.Tanto Serra quanto Dilma são de esquerda,a segunda e seu partido de orientação mais radical,portanto mais sensível a críticas,só que não adianta chiar ,vão ter que aguentar,o povo não quer saber de controle,visto o PNDH.

  30. A questão é uma só: dinheiro. O governo federal distribui agora, de forma regionalizada, as verbas publicitárias. Estas, anteriormente, eram distrubúidas, tão somente, para os eleitos detentores da velha mídia.
    Outra coisa: estão caindo vertiginosamente as assinaturas e as vendas em bancas.
    Em razão disso, revistas(?) como Veja são distribuídas gratuitamente nos prédios do Rio de Janeiro.
    Eu, domingo, fui surpreendido com um “presente” destes. A edição mais recente de Veja. Enviei e-mail solicitando que não me enviem mais tal revista.
    Acho que quebraram meu sigilo. Como encontraram meu endereço?
    A verdade´e que, para buscar anúncio, Veja precisa comprovar tiragem, como não está vendendo, doa.
    Estou fora, nem abri.

  31. Sabe o que eu não entendo:

    Porque o MST e centrais sindicais podem se posicionar e a imprensa é criticada pelo mesmo motivo?

    Qual o pecado de Reinaldo Azevedo e Merval Pereira?Irão fazer alguma coisa às econdidas?

    1. Oromar, muito simples, o MST e as Centrais Sindicais têm as suas atuações politicamente definidas e transparentes. Os jornais devem ter suas atuações imparciais, republicanas e democráticas as suas informaações pertencem a todos, sem partidarismo ou tendencias eleitorais.
      Quem é contra os Reinaldo Azevedo e Merval Pereira, Ancelmo Gois,Dora Krame,Samuel Celestino, Miriam Leitão se filiarem a partidos politicos contra somos nós se os jornais para quem eles trabalhem atuem abertamente patrulhando candidatos ou partidos ou classes sociais das quais eles são contra e utilizem esses veiculos que gozam de liberdades constitucionais para atingirem seus objetivos.

    2. Jose

      Agradecido,mas o caso Erenice(Israel) é fato,portanto notícia.O mensalão é fato,a esposa do deputado pagou conta de TV a cabo com R$ sujo.A queda de um viaduto no rodoanel é fato.
      Acontece que o governo atual tá recheado de denúncias de corrupção,a im prensa tá no papel dela.

      Obs: Votei no Lula no segundo turno quando disputou com Serra.Faria o mesmo hj.

  32. Espero que não ocorra mais nada em São Paulo,
    pra Soninha não dizer que foi sabotagem para prejudicar o Serra.
    Ha poucos dias eu comentava com um amigo
    quantidade de acidentes ferroviários que ocorrem na Índia
    comparando com o Brasil.

    Temos um hobby que calcular a possibilidade de um evento novo
    acontecer baseado em teorias de jogo.
    A gente acerta muita coisa mas, não é premonição.
    É apenas analise de eventos que determinam zonas de maiores
    acontecimentos, tanto no jogo como vida real.
    O caos é aquele universo que não podemos medir,
    estabelecer regras.

  33. Soninha era detentora de um programa infantil na TV CUltura, foi flagrada a fumar um ‘morrão’ de maconha, foi imediatamente demitida, e ainda se achou injustiçada. achou que TV era obrigado a suportar esse tipo de incentivo infantil.

  34. O Sera (DEM+PSDB) esta morto e enterrado, não tem proposta, não tem nada!

    Vamos agora derrotar a verdadeira oposição deste país!!!

    Leis dos medios já!!!

    Que venha o PIG!

  35. O que eu tenho pensado e visto é que realmente há uma luta ferrenha da imprensa querendo dominar a opinião do eleitor, querendo mudar a sua opcão e a maior parcela deste povo já com sua definicão ficando entre dois fogos como loucos. É de um lado os politicos deitando falatório, difamacão e insinuacões e do outro a imprensa colaborando com seus factóides maestradamente plantados.
    Deu para perceber que o povo está impactado como recheio de sanduiche nesta história toda.
    Mas propostas cabíveis, dentro de uma lógica de que há coisas impossíveis de serem atendidas como este aumento de salário mínimo, de dois professores por classe, criacão de centenas de postos de saúde e mais alguma promessas mirabolantes e tudo se constituindo num autentico 171 dos candidatos.
    Nós sabemos que de acordo com as nossas condicões para serem atendidos a 100% todas as necessidades do nosso país precisaríamos de mais de 20 anos de governo assemelhado ao do Lula e a crescimento da China.
    Mesmo assim se tudo der certo, sem nenhum contratempo.
    Esta é a verdade.

  36. O caso do metrô no dia de hoje foi uma amostra do que seja um governo que administra na base da famosa gestão.
    A gestão não é pela qualidade do servico, é pelo mais barato e todos nós estamos cansados de saber que o barato sai caro.
    Haja visto o que ouve nos trabalhos do metro de pinheiros com o desmonoramento com sete mortos de inocentes trabalhadores e transeuntes, a queda das vigas do rodoanel sobre a pista da rodovia Regis Bitencourt e que por protecão divina não houveram mortes, as greves do professores e as dos policiais civis que também por deus não houveram um recrudescimento dos protestos resultando em mortes.
    Como é possível os eleitores paulistas ainda quererem votar nos Demotucanos com tantos desmandos e desperdicios de dinheiro do povo?
    Com tudo isto é hora de fazermos uma mudanca, uma troca de governantes e respirar novos ares, chega de ar viciado de tucanos, essa gente são politicos profissionais haja visto o tempo que estão no governo e agora apregoam que farão isto e aquilo e porque não o fizeram quando estiveram governando?

  37. Imprensa livre desde que a ética, a seriedade, o compromisso com a verdade prevaleçam……fora isto os jornais/revistas deveriam ser enquadradas tal como são qualquer cidadão deste país.

  38. Está explicado porque a campanha do Serra é PSICODÉLICA, é envolta em atitudes PSICÓTICAS, a coordenadora de campanha já deu um ‘TAPA’ na CANNABIS SATIVA, já acendeu um Morrão fumegante com a erva do Capeta, Por isso que o Zé está doidão.

    reportagem da FOLHA DE SÃO PAULO:
    19/11/2001 – 18h12
    Soninha diz que fuma maconha e TV Cultura cancela seu contrato

    da Folha Online

    A TV Cultura divulgou hoje um comunicado informando que cancelou o contrato com a apresentadora Sonia Francine, a Soninha, do programa “RG”.

    Segundo a nota, o motivo para a recisão foi o depoimento dado pela apresentadora à revista “Época” para a matéria “Eu fumo maconha”. Soninha é uma das pessoas fotografadas na capa da edição da revista desta semana.

    “A TV Cultura (…) não pode permitir a manifestação pública, por seus funcionários e colaboradores, de práticas atentatórias às leis vigentes no país”, diz a nota.

    O programa apresentado por Soninha na emissora era voltado para o público jovem. A atração, que era transmitida ao vivo, está temporariamente suspensa.

    Para Soninha, ouvida pela Folha ontem, “[a decisão da Cultura] é coerente com esse sistema hipócrita [a proibição da droga] que faz mal à sociedade”.

    Leia a seguir a nota na íntegra:

    “Revista de circulação nacional publica, esta semana, matéria de capa com o título ‘Eu fumo maconha’ e fotos de diversas personalidades, entre as quais a de Sonia Francine, apresentadora do programa RG, da TV Cultura.

    A TV Cultura, em sua condição de televisão pública, tem promovido, em diversos programas de sua grade, debates pluralistas sobre o consumo de drogas em geral e sobre a descriminalização das drogas leves. Entretanto, não pode permitir a manifestação pública, por seus funcionários e colaboradores, de práticas atentatórias às leis vigentes no país. A Fundação Padre Anchieta respeita a luta pela transformação das leis, mas não pode aceitar que o seu descumprimento seja uma atitude defendida por apresentador de programa da TV Cultura, tanto mais quando se trata de um programa de debates destinado ao público juvenil.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u19149.shtml

  39. Que a grande imprensa quer o Serra como presidente ninguém duvida o problema e a falta de etica com que estão fazendo isso. Uma perseguição que chega a ser constrangedora, poderiam pelo menos dar uma despistada. Agora quanto ao tal salario minimo a R$ 600,00 reais só acredita quem for mané, porque eu me lembro muito bem quando o FHC (PSDB) era presidente e eles deram R$ 5,00 reais de aumento. tentaram acabar a um tempo atrás com o bolsa família alegando que era assistencialismo e agora vem com essa estorinha. Estão tentando fazer o cidadão de massa de manobra!

  40. Ricardo,

    Você deve se recordar de um saudoso jornalista carioca chamada Carlos Lacerda.
    Pois é, se não me falha a memória, maior oposição, ataque e ameaças que este ilustre jornalista e ex governador do RJ desferia copntro outro grnade nome chamado Juscelino, o que vemos hoje é uma briguinha boba, que como alguem sitou as palavars do José Wilker, “…o Brasil é muito maior”…

    Quem já presenciou agentes do DOPS/DPPS correr bancas de jornais para prender edições de muitas revistas e jornais que hoje se põe na contra mão do pais, não se assusta com estas posturas que realmente a liberdade de imprensa, garantida constitucionalmente, trouxe a voga, pois qualquer meio de imprensa pode escrever ou tomar partido sem haver por parte do estado uma ação opressora ou repressoara aos mesmos.
    Sempre existiu jornais, revistas contras ao governo ou afavor. è uma postura que hoje, se tornou moda entre alguns meios de comunicações, principalmente quando o povo demonstrou “DEFECAR E PREAMBULAR” para diploma universitário, fala correta, português bem colocado, falar uma lingua estrangeira em fim, jogou para o alto esta mentalidade de que para ser presidente, para ser algo de importante, basta se ter o carisma necessario, coisa que não se aprende nos bancos de Faculdade ou tem seu inicio no peridodo de formação comum nos Colégios São Bento da vida ou nos Maristas por exemplo.
    Este é mais um ponto dentro do grande pacote de revolta, de despeito a qual o governo Lula trouxe para o famigerado Palacio do Planalto.
    Quem são estes contras? Estes senhores como falam, “demonios midiaticos”? São veículos que atendem a exatamente a uma minoria da população que se julgam acima do BEM e do MAL, e tentam, desesperadamente terem o retorno a uma vida de previlégios, verbas astronômicas para falarem bem do governo que com toda a certeza pararam de receber, ou ficaram limitados as tradicionais propagandas de pagina inteira ou dupla da Caixa econômica ou Petrobrás ou Banco do Brasil. Creio qeu aquelas verbinhas extras sumiram dos cofres das organizações e a gorjeta no fim do mês sumoiram dos bolsas de muitos editores e colunistas.
    Como você, sou do tempo em que a imprensa apresentavam noticias, não dando enfase ao fato em si mas, apresentando os dois lados do acontecido para que a população leitora julgue como queiser, sem tentar influenciar.
    Hoje, o JN no ar estava qui pertinho, no municipio de São Gonçalo. Um municipio enorme, populacionalmente saturado, com muitas carencias que governos sobre governos, principoalmente na época em que os governos estaduais não se davam com os federais. Gerou o que, um atraso em questões de saneamento, saude e especialmente segurança. Desde que me entendo por gentye, São Gonçalo sempre foi esta coisa horrorosa a qual conheço muito bem. Pois é, por que não sortiaram Niterói?
    Por que não sortiaram Friburgo, por exemplo? È um jogo sujo, mostrando coisas que muitas vezes é de nível municipal, estadual, o que limita o governo federal de agir pois njão tem equipes mesmo assim, não poede entrar nja esfera estadual ou municipal, sem o fato de os representandtes como deputados e senadores que representam o povo, em tese, devem revindicar obras verbas, para se fazer estas obras mas, como todos sabem, muito dinheiro foi desviado. Garotinho, por exemplo, fez algumas coisas sim, mas …
    Voltando a imprensa midiatica, sempre existiu sim, só que hoje é quase subliminar para quem viveu um tempo do Ultima Hora, Luta Democrática, Diario de Noticias e outros e que terminaram pois foram retaliados pelos governos que se opuseram. Quem restou? As organizações Roberto Marinho, com o sitema Globo de Comunicações, O Jornal O Dia, grupo do esx governador Chagas Freitas, a qual o Deputado Miro Teixeira é genro, O Fluminense, um pequeno jornal regional que se mantem vivo até hoje por ser pequeno e ser assim uma espécie de simbolo Niteroiesnse, mas seu patrono, o falecido Alberto Torres, irmão do ex governador do antigo RJ. Marechal Paulo torres, uns dos baluartes da Revolução. O demais diarios se foram.
    Hoje, falam mal do Lula, trazem a tona estórias de gaveta em momentos chaves para tentar desestabilizar, minar, e provar que ainda possuem força, mas, as pesquisas mostram que a cada tentativa de jogar cupim no pé da cadeira de Lula e de Dilma é fato.
    Serra não é santo milagreiro. Virar uma posição de 52% em pesquisas encomendada por estas mesmas empresas de comunicação, acho que nem reza forte, com benção de pai de santo Africano, consegue.
    Volto a perguntar: O JN VAI VISITAR SÃO PAULO? Se for, vão esconder as mazelas e mostrar só as perfumarias.
    O povo ´pode ser pobre, pouca cultura, mas não é burro. Já manjaram a jogada.
    Aí é que me bato. Por que esta impresnsa ainda incomoda?
    Por que estas denuncias incomodam tanto?

  41. Quando a dietora da ANJ diz que ” a imprensa é a verdadeira oposião ao governo no Brasil “, assina claramente a sua orientação aos seus comandados: ajam como um partido político de oposição! È a única leitura possível.
    A folha, o globo, o esadão a época, e a óia (ex-veja) só fazem seguir a orientação pública da “chefe”

  42. Essa história de mídia golpista começou por aqui, no portal IG, quando Paulo Henrique Amorim vivia repetindo que o PIG defendia isso e defendia aquilo. Foi um achado publicitário e político para o governo e os interesses eleitorais do governo. É um processo de Imunização do governo. Se você me critica é porque faz parte do PIG e, portanto, não merece credibilidade. O que não se enxerga é que a mídia governista é muito mais poderosa, mais abrangente e azeitada pela verba publicitária do governo Há também o PIG do governo, o Partido da Imprensa Governista. Poderia citar um sem número de veículos, inclusive determinados blogs que são trincheiras dilimistas, sempre selecionando as abordagens.
    Um abraço e feliz parcialidade para todos.

  43. A questão não é que a imprensa, o PIG, não quer o LULA, a DiLMA, o desespero deles é que estes é que não a quer.
    Alguém aqui imagina que não tentaram por meios mais “pacíficos” cooptarem, se entregarem ao LULA ?

    O problema deles é que LULA os enjeitou, se aliando aos seus mais terríveis inimigos.

    A luta deles, não é por “verbinhas” publicitárias, emprestimoszinhos no BNDES. participação e voz no poder não, a coisa é mais profunda, é mais “substancial”.

    A imprensa é apenas o órgão mais visível desta máfia, desta legião.

    Estão mortos…pois nada sobrevive à falta de “alimento”.

    Eles sabem do que estou falando.

  44. Que a grande mídia é o braço do PIG, concordo em gênero, número e grau…da mesma forma, concordo que para termos uma real democracia midiática, precisamos urgentemente multiplicar a propriedade dos canais de TV e rádio, para que haja uma concorrência, um equilíbrio, acabando com o oligopólio de poucas famílias.

    Isto dito, confesso-me bastante decepcionado com o episódio Erenice…vou votar na Dilma, sem dúvidas, porque sei muito bem que José Serra e PSDB, DEM, essa turma é o que há de pior no Brasil, respiram corrupção, mas que foi um papelão do governo esse episódio, foi. Se não houvesse nenhum ilícito, Erenice ainda estaria na Casa Civil, bem como o coronel que chefiava os Correios. Quem não deve não teme.

    Que o governo aprimore urgentemente seus sistemas de controle e fiscalização, para não termos que ter nossa confiança abalada novamente. Corrupto, tem que ir para a cadeia, seja de que partido for. Uma pena mesmo, ver que é preciso que seja o PIG para expor um bolsão de corrupção tão próximo de nossos dirigentes.

  45. Caro Kotcho!
    E quando a imprensa dá mais importância ao que o presidente fala do que à razão por estar em um lugar, em um ato oficial, é porque a coisa está pior ainda. Vide “Eleições” do Globo. Citam a fala do presidente, mas em momento algum da matéria, se já não foi editada a estas alturas, está a inauguração do trecho do ferrovia. E depois ainda criticam a crítica!!!! Impressionante.

  46. Não é errado um jornal optar por um candidato. Aliás, é normal. Apenas que o jornal tem que assumir. Informe os seus leitores de que prefere fulano a beltrano. Expor as suas razões. É assim que se faz num mundo civilizado e democratico.
    Errado é o jornal esconder dos leitores esta opção. Fingir que é imparcial. Favorecer beltrano e detrimento a sicrano publicando aquilo que favorece um em prejuízo do outro.
    Enfim, agir sem ética.
    Não me surpreendo nem um pouco com o que anda acontecendo.
    Já era esperado.
    A midia finge ser imparcial, por tras alimenta a discórdia. Sabe que o jogo está perdido. Não tem paciência pra suportar mais 4 ou 8 anos de democracia. Começa a inventar noticias, aumentar umas outras, diminuir outras delas, tudo com a intenção de virar o jogo, a qualquer preço.
    Sim, Cidadão K, a qualquer preço. Tipo, os fins justificam os meios. Coisa bem na cabeça de quem não tem ética e não tem respeito pela decisão do “polvo”.
    Sinceramente, Cidadão K, é triste.
    Tudo o que vc julgava morto renasce. O mostro, sempre digo, apenas dorme. Espera alguém acordá-lo, alimentá-lo, utilizá-lo.
    Até o Clube Militar (é esse o nome?), saiu do túmulo. Velhas fardas se perfilam. A imprensa tocou a corneta. Hora de despertar. Renascer as velhas idéias.
    Já aconteceu uma vez. Pode, perfeitamente, acontecer de novo. Gente interessada não falta. Aquele burburinho de rua, aquela conversiva escrota “não haverá eleição”, “o golpe vem ai”, estão novamente na boca dos infelizes.
    É triste, muito triste.
    Numa coisa ruim, não tem como separar uma parte boa. Tudo é ruim por inteiro. Mesmo uma parte supostamente boa trará em si o virus da maldade. Pensam, os infelizes que hoje cutucam o monstro, que o poderão domar a seu modo. Esquece que um monstro quando desperta faz monstruosidades.
    Felizmente, Cidadão K, sou um cara otimista.
    Nao acredito em nada disso. Tudo se encaminhará dentro da normalidade. Vencerá o melhor, o que apresentou melhor programa, metas, quem convenceu o “polvo” que aponta o melhor caminho.
    No fim, ficará o gosto amargo. Amargo das traições, amargo do desapontamento (seja sincero Cidadão K, vc não está desapontado com o Morrinho, se sujeitar a este papel? Esperava mais e melhor desse moço).
    Passada a eleição as coisas voltarao ao devido lugar. O DEM será sempre o DEM, o PSDB será sempre o PSDB exceto a debandada dos conhecidos oportunistas de sempre, o PMDB vai se reconstruir – até porque saira fortalecido pela ocorrência da ordem natural das coisas, e por ai vai.
    Chega de tristeza, quero mais é beleza, democracia e comida na mesa.
    Um abraço Santo da Moderação, paciente examinador das bobeiras que escrevemos…

  47. Eu acho que a Dilma é uma tremenda cara de pau. Dizer que ela não tem nada com isso. Como não tem?. A Erenice não era o seu braço direito? Ela sabia muito bem quem eram as feras. Se ela não sabia ela não serve para ser presidente. Como vamos dar um cargo tão importante a uma mulher que não encherga um palmo a frente de seu nariz?.
    J. Leite

  48. MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA
    “Em uma democracia, nenhum dos Poderes é soberano.

    Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.
    Acima dos políticos estão as instituições, pilares do regime democrático. Hoje, no Brasil, os inconformados com a democracia representativa se organizam no governo para solapar o regime democrático.
    É intolerável assistir ao uso de órgãos do Estado como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais.
    É inaceitável que a militância partidária tenha convertido os órgãos da administração direta, empresas estatais e fundos de pensão em centros de produção de dossiês contra adversários políticos.
    É lamentável que o Presidente esconda no governo que vemos o governo que não vemos, no qual as relações de compadrio e da fisiologia, quando não escandalosamente familiares, arbitram os altos interesses do país, negando-se a qualquer controle.
    É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais nem mesmo em fingir honestidade.
    É constrangedor que o Presidente da República não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas vinte e quatro horas do dia. Não há “depois do expediente” para um Chefe de Estado. É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa manifestação escancarada de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura. Ele não vê no “outro” um adversário que deve ser vencido segundo regras da Democracia , mas um inimigo que tem de ser eliminado.
    É aviltante que o governo estimule e financie a ação de grupos que pedem abertamente restrições à liberdade de imprensa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas e empresas de comunicação às determinações de um partido político e de seus interesses.
    É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, com o fim da inflação, a democratização do crédito, a expansão da telefonia e outras transformações que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.
    É um insulto à República que o Poder Legislativo seja tratado como mera extensão do Executivo, explicitando o intento de encabrestar o Senado. É um escárnio que o mesmo Presidente lamente publicamente o fato de ter de se submeter às decisões do Poder Judiciário.
    Cumpre-nos, pois, combater essa visão regressiva do processo político, que supõe que o poder conquistado nas urnas ou a popularidade de um líder lhe conferem licença para rasgar a Constituição e as leis. Propomos uma firme mobilização em favor de sua preservação, repudiando a ação daqueles que hoje usam de subterfúgios para solapá-las. É preciso brecar essa marcha para o autoritarismo.
    Brasileiros erguem sua voz em defesa da Constituição, das instituições e da legalidade.
    Não precisamos de soberanos com pretensões paternas, mas de democratas convictos.”

    Entre os signatários iniciais do documento estão o jurista Helio Bicudo, o historiador Marco Antonio Villa, o poeta Ferreira Gullar, os atores Carlos Vereza e Mauro Mendonça, os professores José Arthur Gianotti e Leôncio Martins Rodrigues e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso.

    Tamém assinam o Manifesto: 01. Hélio Bicudo 02. D. Paulo Evaristo Arns 03. Carlos Velloso 04. René Ariel Dotti 05. Therezinha de Jesus Zerbini 06. Celso Lafer 07. Adilson Dallari 08. Miguel Reali Jr. 09. Ricardo Dalla 10. José Carlos Dias 11. Maílson da Nóbrega 12. Ferreira Gullar 13. Carlos Vereza14. Zelito Viana15. Everardo Maciel16. Marco Antonio Villa17. Haroldo Costa18. Terezinha Sodré19. Mauro Mendonça20. Rosamaria Murtinho21. Marta Grostein22. Marcelo Cerqueira23. Boris Fausto24. José Alvaro Moisés25. Leôncio Martins Rodrigues26. José A. Gianotti27. Lurdes Solla28. Gilda Portugal Gouvea29. Regina Meyer
    30. Jorge Hilário Gouvea Vieira31. Omar Carneiro da Cunha32. Rodrigo Paulo de Pádua Lopes33. Leonel Kaz34. Jacob Kligerman
    35. Ana Maria Tornaghi36. Alice Tamborindeguy37. Tereza Mascarenhas38. Carlos Leal39. Maristela Kubitschek40. Verônica Nieckele41. Cláudio Botelho42. Jorge Ramos43. Fábio Cuiabano44. Luiz Alberto Py45. Gabriela Camarão46. Romeu Cortes47. Maria Amélia de Andrade Pinto48. Geraldo Guimarães49. Verônica Nieckele50. Martha Maria Kubitschek51. Gilza Maria Villela52. Mary Costa53. Silvia Maria Melo Franco Cristóvão54. Glória de Castro55. Risoleta Medrado Cruz56. Gracinda Garcez
    57. Josier Vilar58. Jussarah Kubitschek59. Luiz Eduardo da Costa Carvalho60. Tereza Maria de Britto Pereira

    1. Tem pouca gente assinando esse manifesto.Imagine quantas assinaturas de desagravo o Lula irá receber no dia das eleições.

      Uma pessoa representa apenas um voto. Seja quem for e tenha a importância que tiver, ou que julgue ter.

      Democracia = Uma pessoa, um voto.

      60 gatos pingados assinaram isso…

  49. Ricardo, eu saí às ruas pela primeira vez em 1976 para protestar contra a ditadura militar pelo assassinato covarde do jornalista Vladimir Herzog.
    Na ocasião, assim como hoje, defendo as liberdades políticas , a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa. Defenderei estes princípios até o último minuto de vida, mesmo que entenda e discorde do comportamento abusivo de certos meios de comunicação.
    A reação osquestrada entre setores da imprensa, tais como Veja, Folha de São Paulo, Estadão… , PSDB/DEM e agora Clube Militar tem uma explicação bem óbvia, na medida em que mostra como o atual quadro de disputa eleitoral é fruto de desdobramentos cuja gênese encontra-se nos anos 70. Na verdade, estamos vivendo neste momento a última fase de um processo que marca a divisão entre dois pensamentos hegemônicos, um iniciado e coordenado pelo antigo MDB que, em aliança com a Arena, procurou superar sem traumas os anos de chumbo, através de um grande acordão. Por outro lado, temos uma segunda posição que jamais concordou com tal pacto. Os personagens adeptos deste segundo pensamento estão abrigados no PT, sem dúvida.
    Quando acusam o PT de autoritarismo, na verdade a dita Aliança expressa um discurso acordado há anos atrás. Quando em período eleitoral tentam chegar ao poder na marra, criando artifícios golpistas, eles pretendem cumprir o acordo firmado.

  50. O Lula e a Dilma e toda a sua campanha precisam tomar cuidado porque desde a estabilidade nos índices das pesquisas, parte da imprensa capitaneadas pela Folha, Veja e Globo vem intensificando provocações à candidatura da Dilma com o intuito de obter uma reação que crie condições para o esperado fato novo que poderia resultar na aplicação de um Grande Golpe que se inicia com a desculpa do ficticio ataque do governo à liberdade de imprensa, inclusive com a tentativa de envolver até mesmo alguns militares em um evento já anunciado. É a perigosa retomada do poder pela força, embora hoje o povo tenha mais consciencia dos perigos que vagueiam pela mente dos inconformados pela perda do poder e do dominio da população através factóides usados durante anos pelos formadores de opinião. O Lula não pode cair nessa armadilha. Faltam poucos dias para que a maioria da população possa virar a história política do país. O voto nas urnas e a vontade popular, num futuro breve balizará as ações dessa mesma mídia no sentido de transformá-la em verdadeiros órgãos de divulgação e informação e em verdadeiros defensores da democracia, bastando para isso iniciar pelo reconhecimento da grande força da internet que propicia ao brasileiro dar a sua opinião e ouvir as mais variadas colocações numa verdadeira prática de democracia. Para isso precisam antes dispensarem a dependencia financeira exercidas pelos governos. Se isso não acontecer chegará dia que não veremos mais jornais nas bancas o que será um grande prejuízo para a informação. Vamos ficar atentos porque ainda sobrou gente que apoia a oposição que já bateu palmas nos porões da ditadura embora atualmente não exista clima de apoio e sensibilidade da população para iniciar um golpe, podendo ver isso nas pesquisas que mesmo enfrentando ataques ferozes não indicam alteração no apoio demonstrado pela maioria dos eleitores.O povo não irá às ruas por ordem de ninguém que não respeite suas individualidades, pelo contrário, o povo democrático deste século descobriu que deve ir livremente às urnas. A oposição de hoje que precisará a bem da democracia ser situação no amanhã para alternancia de poder NECESSITARÁ URGENTEMENTE SOFRER TRANSFORMAÇÕES PROFUNDAS SE QUISER MERECER O RESPEITO DE UMA POPULAÇÃO QUE ESTÁ SE MODERNIZANDO.

  51. Do manifesto tucano “Se liga Brasil” em defesa de Serrra

    “É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, com o fim da inflação, a democratização do crédito, a expansão da telefonia e outras transformações que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.”

    Faço minhas as palavras de Brizola Neto:

    Ah, sim, agora eu entendi.
    O manifesto não é em defesa da democracia. É um manifesto em defesa do neoliberalismo, em defesa de Fernando Henrique Cardoso.
    Não tenho nada contra.
    Mas eu me lembro de uma frase de meu avô: as palavras devem ser usadas para expressar os pensamentos, não para os esconder.
    Quando se esconde algo, boa coisa não é.

    Aqui o artigo de Brizola Neto:
    O manifesto neoudenista

    Alguns artistas e intelectuais estão lançando, com grande apoio da mídia, um manifesto “em defesa da democracia”. Muito bem, todos somos e eu trago na vida familiar a herança da sombra ditatorial.
    Mas a pergunta que me ocorre é: como é que a democracia está “assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais nem mesmo em fingir honestidade”.
    Como é este autoritarismo hipócrita? As instituições funcionam livremente ou não? O Ministério Público não está impondo, até com muito mais severidade que ao outro contendor, sanções à candidata do Governo e ao próprio Presidente da República? Os ministros do TSE que ora rejeitam, ora confirmam estas sanções estão pressionados para qual dos dois atos?
    A Polícia Federal está limitada partidariamente em sua ação? Não acaba de agir com total liberdade contra aliados do Governo?
    Gostaria que os senhores respondessem a esta pergunta com um simples sim ou não.
    Ou democracia seria pré-condenar qualquer pessoa acusada, sem o devido processo legal, sem julgamento regular e justo, sem direito de defesa?
    Dizem eles que “é um insulto à República que o Poder Legislativo seja tratado como mera extensão do Executivo”. Quero testemunhar, como membro do Legislativo, que nunca recebi uma ameaça, uma pressão ilegítima, um ultimato para votar em qualquer questão do interesse do Governo. Algumas vezes, aliás, caminhei em sentido contrário, e posso citar, por exemplo, a questão do reajuste dos aposentados e do fator previdenciário, onde nossa pressão – e inclusive, registro, de alguns petistas, como o Senador Paim – se voltou justamente contra o Governo, em defesa das causas que apoiamos.
    Mas o que mais estranhei foi que o tal texto dissesse que “é aviltante que o governo estimule e financie a ação de grupos que pedem abertamente restrições à liberdade de imprensa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas e empresas de comunicação às determinações de um partido político e de seus interesses”.
    Como assim?
    Teriam os senhores signatários a fineza de dizer que mecanismos são estes? Seriam, por acaso, as determinações constitucionais de que as concessões de rádio e televisão sirvam à educação e à informação correta da população? E que grupos estão sendo financiados e como? Os senhores fariam a fineza de informar ou vão ficar na “denúncia anônima” que fez a excelentíssima Dra. Sandra Cureau inquirir a Carta Capital, de Mino Carta, sobre quais foram os anúncios que recebeu, quando os grandes jornais e revistas, evidentemente de oposição ao Governo, publicam também anúncios insitucionais e comerciais de empresas estatais?
    Mas a direita manifesteira, que não faz manifesto contra a fome, contra a pobreza, contra o aniquilamento cultural da população submetica a uma mídia baixa e deseducadora, que estimula o individualismo e a “notoriedade a qualquer preço”, no final do texto entrega sua devoção:
    “É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, com o fim da inflação, a democratização do crédito, a expansão da telefonia e outras transformações que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.”
    Ah, sim, agora eu entendi.
    O manifesto não é em defesa da democracia. É um manifesto em defesa do neoliberalismo, em defesa de Fernando Henrique Cardoso.
    Não tenho nada contra.
    Mas eu me lembro de uma frase de meu avô: as palavras devem ser usadas para expressar os pensamentos, não para os esconder.
    Quando se esconde algo, boa coisa não é.

    FONTE: http://www.tijolaco.com/27094

  52. Ricardo o Track de hoje aponta Dilma 52% e Serra 25% talvez isso massagei o seu ego.Será que teremos paz agora até o dia 02/10/2010 ou surpresas ainda vão aparecer? Se aparecerem que estejam dentro da lei e nada de armação, senão, voltaremos a discutir sobre o papel da imprensa quando ela quer ser reaalmente LIVRE…

  53. O partido da imprensa golpista quer a qualquer custo rasgar a nossa Carta Magna.
    de um lado a população ou seja 80% do povo brasileiro do outro o “SINDICATO DO GOLPE”este representado´pelo PIG,MEIA DUZIA DE INTELECTUAIS BABACA,E ALGUNS POLITICOS ANTI-BRASIL.
    Penssam que nossos ouvidos são penico!!!!!!!!!!!!
    O PIG(Partido da Imprensa Golpista)querendo eleger a turma do contra de qualquer jeito.Contra a vontade popular.
    Este levante do PIG ESTÁ CAUSANDO INDIGNAÇÃO NA SOCIEDADE.
    E isto é muito perigoso para a democracia.
    Liberdade sim libertinagem não.
    Liberdade sim É O ATO DE VIVER LIVE DEMOCRATICAMENTE.
    Libertinagem é o inverso.E o pig caminha para um lado da libertinagem. Postura esta que estar levando a GRANDE MASSA DA SOCIEDADE CIVIL A OLHAR UMA PARTE DA IMPRENSA COMO ANTI- BRASIL anti-povo.
    O PIG com o seu ato de libertinagem,quer impor a qualquer preço a nós brasileiro o que devemos e o que podemos.

  54. Riardo Kostcho, é decepcionante o anacronismo de jornalistas que trabalham em e para jornais como a folha de sp, estadao, o globo e veja.

    Não aceitam que já não mais influenciam nem cachorros vira-latas das feiras.

    A declaração da candidata Dilma Roussef sobre a parcialidade da folha não é verdade? A candidata tem a clareza e a transparência de dizer à luz do dia citando o nome do jornal enquanto o jornal folha de sp há muito tempo vem fazendo campanha a favor de Jose Serra dizendo fazer jornalismo.

    Depois se colocam como vítimas… Esses jornalistas têm que tomar uns golos com seu amigo Jose Alencar para sentirem o sumo da vida e passarem a praticar o bem à luz do sol que nos fornece vitamina C.

    P.S. Viajando pela Amazonia, recentemente um senhor me disse que tem uma grande admiração por Jose Alencar.

  55. Caro Ricardo, é desagradável ver a imprensa, igreja católica e ex-petistas pregar contra a candidata do PT, no caso da igreja, essa é contra ao PT porque este é favorável ao aborto, e pessoas (ex-petistas”Soninha SP”) atribuindo a ineficiência do metrô da cidade São Paulo a sabotagem pelo PT, ainda mais essa denúncia saindo da boca da então ex-petista Soninha, parece que o pessoal que se filiou a outros partidos, ou foram expulsos do PT, nutrem por este partido um ódio descomunal que chega ser mortal, a meu ver estas pessoas torceram muito, mais muito mesmo pelo fracasso do presidente Lula, e como ele não fracassou todos, sem exceção, digo daqueles que saíram do PT, de alguma forma tentam afundar o barco que um dia eles andaram, todos eles tentam de alguma forma denegrir a imagem de um partido que lançou seus nomes na vida política brasileira.
    Tentar atribuir a um partido a incompetência, ou a falta de investimento no metrô paulistano é algo ilógico, haja vista, que ela muito provavelmente não usa este sistema, e se usa, só usa nos finais de semana, onde é mais tranqüilo andar. Hoje vejo que ela defende o PSDB de unhas e dentes, defende um partido cujo o passado é muito mais sujo que o do PT, eu posso mencionar os mais emblemáticos, compra de votos para a reeleição do FHC, vendas das estatais a preço de banana para grupos internacionais, o mensalão que surgiu exatamente na época do FHC, e outros. Ela (Soninha) defende hoje um partido cuja história é muito nebulosa, muito podre, e ao meu ver, está ficando tão parecida aos seus atuais companheiros que até o jeitão de fazer política está adquirindo dos seus novos asseclas, que são um tanto quanto hipócritas.

  56. Ricardo, ao ler outros colunistas começo a refletir, é a imprensa (PIG) que está a serviço da candidatura Serra ou é o próprio Serra que está a reboque do PIG? Agora a pouco deparei com essa declaração da eminencia marrom José Serra “Serra acusou a petista de não assumir responsabilidades ao dizer que não pode responder por acusações contra o filho de uma subordinada, se referindo a Israel Guerra, filho de Erenice, acusado de manter uma esquema de lobby dentro da Casa Civil. “O problema não é de filho é de sistema. O que se armou na Casa Civil foi um esquema de quadrilha e de corrupção.”Ora, se essa afirmação do José Serra vale para a Dilma, da mesma forma, serve-lhe também ,a denuncia de que sua filha Verônica juntamente com a irmã do DD através da empresa Decidir.Com quebraram os sigilos bancários de mais de 60 milhões de correntistas brasileiros. Acho que êle deveria cuidar primeiro o seu telhado de vidro que está virando de palha…

  57. Sr.Ricardo eu já falei varias vezes, a imprensa ou a maioria vive da teta do governo, principamente as grande revistas, só faz materia do seu propio interresse, lembro-me muito bem que a veja caluniou o deputado Imbson Pinheiro e derrubou. para vender revista tem que ter competencia e não fusar lama passada para denegrir a imagem das pessoas – Será que o Serra daria mais verba para propaganda a Folha, Veja e a Istoé, me desculpe os Paulista e me Perdoe ainda bem que não sou Paulista, digo isso porque a 16 anos são governado pela arrogancia e prepotencia do Serra.

  58. É preciso dar nome aos bois.
    Não é a imprensa que está sendo questionada, é a PARTE PODRE, ou seja : globo, folha, estado, veja, época e outros menos famosos.
    Os demais devem ser respeitados.

  59. Para sabermos de alguma coisa boa sobre o Brasil temos que recorrer à imprensa estrangeira, pois a daqui está metida de corpo e alma na campanha para eleger Serra

    Este artigo é do jornal fracês conservador Le Figaro, traduzido por Miguel do Rosário, em seu blog

    http://oleododiabo.blogspot.com/2010/09/terminei-traducao-do-artigo-sobre-lula.html

    E mais isso aqui, vários jornais louvando o Brasil

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/09/enquanto-imprensa-do-brasil-tenta.html

  60. Recentemente a Globo anunciou que havia menos
    famintos no mundo e omitiu que a ONU classificou
    o Brasil, pela segunda vez, consecutiva, o campeão mundial do combate a fome.
    Eles esquecem que não são a única fonte de informação.
    Comparando uma fonte com a outra fica claro a má fé, a omissão.
    O que acontece no Brasil é que a elite sempre governou o Brasil,
    em detrimento da classe menos favorecida.
    Eles não conseguem engolir que um movimento operário assumiu o poder
    e devolveu dignidade ao povo, combateu a fome e a miséria.
    O que eles estão reclamando? Eles continuam ganhando dinheiro como sempre.
    O Brasil enfrentou uma luta para acabar com a escravidão,
    agora enfrenta uma luta para acabar com a miséria, a fome, com a ignorância.

    Manter o povo na ignorância e na miséria foi sempre uma forma de domínio,
    no Brasil e no mundo. O que acontece?
    Acontece que eles perderam o domínio da mídia.
    A internet é a grande redenção da humanidade.
    Acabou o monologo dos jornais, do radio e da televisão.
    Antes, a guerra era a solução.
    Hoje eles perdem mais com as guerras que nos.

  61. Que viaja pelas linhas do Metro de São Paulo
    percebe, claramente, que a linha que acompanha a Radial Leste
    chocalha mais a outras, lembrando a antiga Central do Brasil.
    Se não estou enganado, essa linha, em alguns trechos, corre no solo
    sobre dormentes. Pergunto aos entendidos.
    Esse chocalhar não diminui, com o tempo, a resistência dos trens?.
    A primeira linha, a Norte Sul, assentada sobre um leito de concreto, é um tapete voando.

  62. Não aguento mais as armações antigas, a do sigilo sumiu, e o da Erenice já encheu o saco até do Reinaldo Azevedo. Eu quero uma nova armação. A próxima vai ser sobre o Tiririca. vão descobrir que o palhaço da televisão é a encarnação de Einstein. E que suas gracinhas são na verdade dissertações matemáticas sobre o choque de partículas subatômicas.

    1. Remindo.
      Quando megasena acumula eu faço um bolinho com os
      amigos e mando um arquivo com um conferidor
      para eles conferirem.
      Desta vez apostei no abestado; o arquivo chama
      tiririca.dat

  63. Este Serra é mesmo uma farsa. Dias atras sua esposa chamou o bolsa familia de bolsa vagabundagem agora o Serra diz que vai criar o 13º do bolsa família. Que campanha mais maluca esta do PSDB. Começo a admitir que a Dilam tem razão em chamar seu oponente de biruta de aeroporto.
    Abraço,
    Maria José

  64. Mais que merecido!
    É uma enorme satisfação para quem entra no blog todos os dias… dá uma impressão que não só eu como muitas outras pessoas reconhecem o seu belo trabalho… a entrevista com o Alberto Dines foi excelente, valeu a pena ler (como você havia me dito em resposta aqui no blog).
    Admiro você não só como jornalista e blogueiro mas como ser humano… sensato, honesto….
    Mesmo não comentando mais há meses (depois que acabar a eleição eu volto) saiba que visito o blog todos os dias, parabéns mesmo de coração…

  65. É democrático, mas acho que os companheiros Lula e Dilma não devem dar pérolas aos porcos. Já vencemos a tucanalha duas vezes (Serra/Alckin) e vamos ao novo confronto com Serra, que assim como sua campanha só desce, em nível e em intenção de votos, quando ao PIG, os novos tempos estão aí.

  66. Uma noticia fantástica que não surpreende os seus leitores e admiradores.

    Merece uma comemoração.

    Forte abraço, Ricardo. Você merece esse prêmio e muito mais.

  67. Os barões da grande mídia tupiniquim precisam entender, de uma vez por todas, que a liberdade de expressão é uma via de mão dupla e isso, porque o direito de criticar vem acompanhado do dever de saber ser criticado.

    Que a mídia faça, sim, as críticas que julgar necessárias, mas, em nome da democracia e da liberdade que diz defender, que deixe sua soberba de lado, deixe de fazer ouvidos de mercador para seus críticos e deixe para nós, leitores, espectadores e ouvintes, tirarmos nossas próprias conclusões sobre os assuntos que nos são noticiados.

    1. Primeiramente, parabenizo o Ricardo.
      Otto, eles é que são antidemocráticos. Falam o que querem, sem o menor impedimento, acusam, julgam…só faltam prender. Jogam lama na honra alheia, blasfemam…Aí, quando o Lula manifesta sua LIBERDADE DE EXPRESSÃO GARANTIDA PELA CONSTITUIÇÃO, eles esperneiam. A OAB (logo o OAB?), a ANJ (a ANJ também?), alguns intelectuais vazios e alguns artistas globais (daquela TV que apoiou a ditadura, sabe qual?) começam a dar uma de paladinos da democracia. Qual democracia? De uma elite?
      Hoje, o povo não são eles, são todos, graças ao governo de um metalúrgico sem um dedo, mas com muitas idéias e ideais. Metalúrgico, que tem somente o segundo grau, mas que deixou a elite e o sociólogo bom de inglês de francês de calças curtas.
      O povâo, que era marginalizado, quer saber é de melhora de qualidade de vida, de acesso a universidades, e de outras benesses que eles jamais sonhariam ter se continuassem nas mãos dessa elite, espero, ex dominante, desses intelectuais e artistas globais de visão limitada pela sua soberba.
      O povão tem, sim, que sair as ruas e soltar o grito contra esse atentado, contra essa tentativa de golpe sujo!
      Aí PT, tá na hora de invadir todo o país com uma onda vermelha e mostrar os podres do PIG, da mídia golpista e dos demotucanos, porque os jornalões e os globais não vão fazer isso!
      Forte abraço.

  68. Parabéns Ricardo por mais esse premio Comunique-se 2010.

    Você mesmo como grande jornalista de um passado, de um presente e de um futuro, com sua humildade merece muito mais que isso, o premio é só consequencia de trabalho, carácter, e dedicação.

    Deixa-nos orgulhosos e acima de tudo, você brilha e não apaga o brilho dos outros, sempre muito atencioso, não sobe e nunca subiu à cabeça a fama, e faz jus a ela.

    Não querendo é claro aumentar sua responsabilidade.

  69. Caro Ricardo votei em você. Vou abrir um champanhe Sidra e uma pinguinha mineira para comemorar. Farei hoje um frango com quiabo.É servido? Você merece. de Belo Horizonte.

  70. Kotscho, parabéns pelo prêmio e devo dizer que “Nada resiste ao trabalho” ele é a alavanca que conduz a humanidade para dias melhores.
    E voce é a realização desta premissa. Desejo que ganhe muitos outros pois nunca é tarde para quem trabalha.
    Muito obrigado pelas oportunidades que nos dá e que nos afasta do ostracismo fazendo-nos sentir úteis à sociedade com nossa participação nos debates construtivos.

  71. Ricardo você ganhou o premio literario de comunicação mas de nós você ganha o prêmio de paladino da imprensa democratica da liberdade de comunicação que as vezes imagino que seria dessa forma que os constituintes de 1988 idealizaram e escreveram na nossa Constituição. Talvez o PIG se tomasse aula de cidadania e dignidade profissional com você esse embate ora presenciado entre o povo e a midia caluniosa, difamadora e mentirosa não tivesse ocorrido.
    Parabéns outros premios virão você faz jus…

  72. SOBRE DEDO-DUROS

    Atenção! De cair o queixo

    Lista de Schindler” de sinal trocado: é a “Lista do Globo”, dos que deveriam ser cremados.

    Acaba de ser postado no Conversa Afiada.

    Inacreditável! De arrepiar …

  73. Ricardo, o video anexado pelo Ruy Garcia dá arrepio, nojo e parece ser o padrão da politica brasileira. É duro o você saber que seu duro trabalho paga a essas pessoas…

  74. Meu caro jornalista, será que vossa senhoria um pertista histórico, e sempre jornalista, aprova as últimas tiradas contra a liberdade de imprensa que alguns querem fazer calar.

    1. Meu xará, a questão não é aprovar ou desaprovar, a liberdade da imprensa nãoa está sendo discutida e nem ameaçada.O que se fazer valer é o que, se escreve, isso tem regras a serem observadas, tem dever e limite constitucionais portanto, ao noticiar a informação tem de fazê-lo de maneira imparcial, não tendencioso, qualitativa e democrática. Não mascarar o objetivo. Não rechear o conteudo da informação, com calúnia, difamação. A noticia veiculada na mídia profana, o seu contéudo é como se o Serra estivesse escrevendo, nas são palavras dos jornalistas, é como uma reencarnação do Serra. Então concluímos não haver diferença entre o que a mídia golpista escreve e o que o Serra verbaliza.Não são coisas independentes e sim interdependentes, O objetivo é surtir um resultado desejado ou seja um fim eleitoral. Por isso, o Presidente afirmar ” parte da midia se comporta como se partido fosse” não há fonte da informação e sim a divulgação ou complementação da propaganda eleitoral. Aí reside o perigo, fica se escondendo na espirituosidade da LIBERDADE DE IMPRENSA para atacar, caluniar, difamar e depreciar imagens, e a imagem visada é a candidata Dilma. Assim, desequilibra a disputa eleitoral.
      Esse levante comandado pela OAB e outras entidades contra o Presidente Lula é um tiro no escuro, pois nós também estamos vigilantes para qualquer que seja o desfecho, se atacarem serão também atacados…
      Para você fazer uma melhor compreensão estou complementando essa resposta com o que acabo de verificar de como age o candidato Serra , transcrevo ” Vejam a que ponto chega uma pessoa com um DNA inqualificável, nojento e inescrupuloso, ao fazer acusação aos passageiros ou usuários do metrô paulistano: Um acidente como qualquer outro, coisa normal, mas para o candidato Serra a ocorrência teve motivação eleitoral. Ele não tem sequer, o discernimento de que a área técnica faça um diagnóstico e apresente um resultado, vai logo afirmando descaradamente, caluniosamente e difamatoriamente que “Para Serra, a pane no metrô foi um acidente provocado. “Alguém não deixou fechar uma porta e, como o sistema é seguro, uma porta que não fechou consegue parar o metrô”. Segundo ele, os usuários apertaram botões de emergência por estar com medo, o que gerou a paralisação do serviço.
      Serra ressaltou que o número de acidentes no sistema metroviário aumentou no período eleitoral. “Eu não tenho provas, mas me parece algo provocado porque, nesta véspera de eleição, os acidentes estão se multiplicando. É estranho. Não corresponde à média do ano”, afirmou.
      ONG Transparência Brasil divulgou uma lista dos 36 deputados federais com faltas excessivas nas sessões plenárias e reuniões de comissões da Câmara dos Deputados. Dentre os mais faltosos está o candidato a vice do Serra, o Índio da Costa. Acredito que no seu contra cheque não foi feito nenhum desconto.
      Brasileiros, na verdade estamos ferrados! O candidato a Presidente nos parece um político bem mal intencionado penalmente, por ser mentiroso, caluniador e difamador e o seu vice um deputado fantasma que ganha sem trabalhar. Que dupla!!!

    2. José.
      Imprensa verdadeira dá os dois lados de uma notícia, emissoras e revista passaram quinze dias a acusar a candidata por quebra de sigilo na Recieta Federal, e quando surgiu a verdade emissoras a divulgadam por apenas trinta SEGUNDOS em seus jornalismos. e não se toca mais no assunto.
      Isso não é imprensa, isso é coisa de nove familias detentoras de imprensa no país, mercado tem que ser aberto, é isso que nos defendemos, é isso todos esperam.

  75. Ricardo,

    Quando li na Brasileiros a sua indicação para o prêmio, meu diabinho da guarda disse que voccccc~e iria ganhar.
    Afinal, quem acompanha seu trabalho, sabe que é dificil alguem bater você e te digo mais, você não levou o outro porque ja tinha um.
    Volto a falar para todo mundo aqui! Você é um dos grandes icones do jornaçismo nacional. A história moderna passou e ainda passa pelos seus olhos, pelas suas palavras e se eterniza nos textos, livros e entrevistas que como um bom mestre, não guarda para si o que aprendeu.
    Temos que tirar o chapéu e reverenciar sua bela, notória e didatica forma de escrever, de colocar as palavras de maneira a proporcionar uma leitura envolvente, dinamica e sempre informativa.
    Quem viu suas várias reportagens na Brasileiros, como esta ultima com o Drauzio Varella, outro icone nacional, sabe que és merecedor deste e de muitos outros prêmios, mas nada se compara ao reconhecimento que possuis de seus leitores fieis, de seus companheiros de profissão, de sua familia e princioalmente de Deus, que deve estar muito feliz por ter criado aqui na terra uma mente brilhante como a sua.
    Jogo confete sim, estendo tapete vermelho para você passar. pois graças a Deus, sei reconhecer quem merece, e sou humilde o sugiciente para dizer que aprendo muito com suas palavras.

    Fico feliz em saber do premio e preincipalmente que parastes de fumar. Prolongaste sua vida ´por mais 20 anos. Isso é muito bom!!!

  76. Outra dia, o candidato José Serra disse em entrevista que seu plano de desenvolvimento, caso seja eleito, é fazer o país crescer “como um todo”. O problema, para ele – o que talvez explique essa possível vitória da Dilma em primeiro turno – é que o povo hoje sabe muito bem o que significa a expressão “como um todo” do candidato tucano. É mais ou menos como aquele bolo que Delfim Neto disse que seria repartido depois de crescer. Antes de Lula, todos os nossos presidentes tentaram fazer o Brasil crescer “como um todo”; mas só Lula incluiu os pobres nesse “todo”.

    1. Mas o lulismo foi criado por Golbery , Delfim, etc. exatamente, como tem feito, para cumprir isso. Não foi por acaso que Dilma foi tomar um chá com as donas marinhos. Isso foi exatamente para convencê-las, e conseguiu, em deixar toda suas heranças para ser transformada em bolsa família, dado que, o Brasil já esgotou os recursos públicos que tinha para isso.

  77. Parabéns Ricado!

    Você foi meu primeiro contato com o que chamo de imprensa livre de fato.
    Em tempo: continuo CENSURADA pelo oglobo que se diz democrático. Já soube que vários outros que não são Serra estão no mesmo barcos do BANIDOS do jornal só por não sermos do partido do PIG.

  78. Parabéns pelo prêmio, Kotscho. Ainda bem que pude conviver com Ricardo Kotscho, Hélio Campos Melo e outros verdadeiros “jornalistas” num tempo em que a imprensa procurava fazer notícia, mesmo que errando às vezes e não conseguindo em outras. Hoje, vejo até os militares serem chamados de volta para defender os interesses de um grupo que quer retornar ao poder no grito. Leitores e eleitores estão sendo desrespeitados nesta disputa – e pelos dois lados.

  79. Ricardo Kotscho (O Dom Quixote da imprensa brasileira)

    Aceite um grande abraço pela homenagem recebida com o prêmio COMINIQUE-SE 2010.
    E nada de “prorrogação”, voce ainda estar a bater um bolão no jornalismo brasileiro, homenagem justa e merecida.

    Ailton

  80. Eu, toda vez que vejo a propaganda eleitoral do Serra, fico indignado com tantas promessas que sei que são impossíveis de serem cumpridas.
    Se ele fosse eleito, coisa impossível de se realizar, seria o governo do protelar para depois.
    Do jeito em que ele fez as promessas na Tv globo pela manhã na sua entrevista, demonstrou o quanto ele se banhou com sebo, aquele que usam nas festas juninas no pau liso pro pessoal subir.
    Os entrevistadores fizeram como gato tentando pegar o rato e ele saia de todas as perguntas, sempre com evasivas, pela tangente sem contudo convencer os entrevistadores.
    Nem a imprensa PIG consegue ajudá-lo, ele não se ajuda e está saindo tudo errado.
    Eu sou humano e às vezes tenho comiseracão (dó) por ele e depois que vejo os seus comparsas na TV e me lembro das sórdidas tramoias armadas por eles, logo mudo de opinião e volta a revolta.
    Os rostos deles na propaganda politica na Tv me é repulsiva pois sei que é tudo enganacão, que é tudo mentiras.
    Nenhum deles consegue me induzir com suas promessas vãs.
    Não tem jeito, não adianta o meu coracão me forcar a aceitá-los, eles são arrogantes demais e junto a eles está a midia com toda as suas astúcias.

  81. Irã liberta americana presa em seu território sob acusação de espionagem, a jovem que escapou da morte diz que vem ao Brasil agradecer sua vida ao Lula96%, Globo deu a noticia no seu JN da seguinte forma:

    “A americana Sarah Shourd, detida há mais de um ano, recebe perdão do Armadinejad, e diz que vem ao Brasil para agradecer ao governo Brasileiro pelo empenho em sua libertação” Fatima entra em outra notícia da pauta sem nem tocar no nome do LULA96%..

  82. É muito triste, é muito vexatório ver o Serra,
    sem provas, acusar o PT pelo acidente do Metro.
    So falta ele dizer que o PT também é culpado do desmoronamento do Metro
    que vitimou 7 pessoas, pelo super faturamento, investigado na Europa.

    O Serra é católico, tanto é que colocou a TV
    Cultura para transmitir a Missa do Santuário de Aparecida.

    O oitavo mandamento da sua fé cristã diz:

    “NÃO LEVANTARÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA TEU PRÓXIMO”.

    Hipocrisia pura. Xô Serra, Xôooo
    Vai cocoricar em outro galinheiro.

  83. Querido kotscho.
    Estamos muito contentes por termos tido a oportunidade de te conhecer na Costa de Sauípe, onde fosses dar uma palestra. Foi tudo numa situação muito bacana, na volta, no aeroporto de Salvador Eu e Lily minha esposa, compramos um livro seu para podermos ter o privilégio tua dedicatória.
    Agora estamos orgulhosos por sabermos que recebestes esta merecida premiação.
    Em outra ocasião, fomos a São Paulo e te convidamos para tomar um café no Santo Grão, lembramos muito daquele dia no Café onde comentasses com alegria que agora tu estavas escrevendo num blog, que era a coisa que tu mais gostavas de fazer e ainda recebias por isso.
    desejamos, de coração, que sejas muito mais feliz do que já és, junto com a tua esposa filhos e netos.
    O que de melhor podemos te dar é um grande abraço do tamanho da tua sabedoria e um beijo na tua alma.
    Seja sempre como sempre fostes e és.
    Lily e Gerson
    P.S. Estamos muito gratos por termos sidos apresentados pelo Washington

    1. Verônica, tudo bem! É um direito alienavel seu. Agora com essa declaração, como a mulher Dilma, deve receber sua manifestação, como Maldonado ou Maldanada…(brincadeira), aquí o espaço é democrático.

    2. Ficou vago. perdeu o fio do raciocinio? Se me lembro bem, o Zé Serra nunca concluiu um mandato! sempre se descompatibilizou para fazer outra candidatura, até um mandato de senador ele abandonou com um ano e meio para ser prefeito de SP-Capital. lembra?

  84. ATENÇÃO, ATENÇÃO, ATENÇÃO!!!!!!

    Encontra-se disponível na internet, Dawolaod de graça, o livro sensurado pela justiça “A HISTORIA SECRETA DA REDE GLOBO”.

    Nota: Twiteiros, Orkuteiros, Facebookeiros etc., passem para frente essa informação

  85. Kotscho, parabéns! Você merece. 🙂
    E que bela análise aí, hem? Quando a imprensa vira notícia, alguma coisa está errada. De minha parte, estou esperando para assistir a qualquer momento uma nova “marcha da família com deus pela liberdade” ou coisa semelhante. Brrrr…. Vade retro Satana!

    1. Dilma Caiu quanto? 2 pontos e o Zé subiu? não, ele também caiu 1 ponto, quem obteve vantagem foi a Marina Silma que cresceu 3 pntos. saiu de 10 para 13% ela ainda vai passar para segundo.
      Queda dos dois está dentro da margem de erro, como os institutos gostam de dizer.

  86. Ricardo e amigos do Balaio

    O VIDEO que o OGLOBO exibe do Serra na sua primeira página – tentando eleger o PIG – já que Serra já era – é a coisa mais terrível que já ví numa sociedade DEMOCRATÍCA onde os meios de comuicação reclamam mais liberdade.
    Desculpem!
    Mas os cachorros que o Lula segura está mais para o Serra e sua turma e quem o exibe.
    Ainda bem que temos uma mulher guerreira com manto de estrelas e um anjo Gabriel para nos defender de gente que é capaz de uma coisa dessas. Quem assinou o manifesto dos intelectuais deveria se envergonhar da imprensa que repete essa monstruosidade.
    Todos nas ruas!
    Não se pode deixar de ficar vigilantes o tempo inteiro. O Serra não pode ter sido um estudante de esquerda com ideais bonitos. Serra foi treinado nos estados unidos.
    Que homem é esse?!”

  87. Nosso MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA com ‘pequenas’ adaptações

    Um grupo de “formadores de opinião” reeditam o movimento CANSEI e lançaram um “Manifesto em Defesa da Democracia”, cujo nome deveria ser “Manifesto conclamando ao golpe contra o resultado das urnas”.

    Com umas “pequenas” adaptações sobre o texto original, lançamos nossa versão, que eu assino embaixo.

    MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CONTRA O GOLPE

    Em uma democracia, nenhum dos Poderes é soberano.

    Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.

    Acima dos barões da imprensa estão as instituições, pilares do regime democrático.

    Hoje, no Brasil, os inconformados com a democracia representativa, que não conseguem vencer eleições no voto, se organizam na imprensa e em entidades golpistas para-políticas, para solapar o regime democrático.

    É intolerável assistir ao uso de órgãos da imprensa como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais.

    É inaceitável que a organização partidária tenha convertido os órgãos da imprensa, empresas concessionárias de radio e TV e do poder econômico em centros de produção de dossiês contra adversários políticos.

    É lamentável que governadores demo-tucanos escondam na imprensa que vemos, seus governos que não vemos; no qual as relações de corrupção, compadrio, fisiologia, quando não escandalosamente familiares, arbitram os altos interesses do estado, negando-se a qualquer controle, abafando CPI’s e engavetando denúncias.

    É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo golpista hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais nem mesmo em fingir honestidade.

    É constrangedor que a oposição e sua imprensa não reconheçam os direitos políticos e constitucionais do cidadão brasileiro, na presidência da República, e conclame a voltar aos tempos da ditadura para censurar e cassar, como no AI-5, a palavra e opinião de lideranças políticas, estejam ou não no exercício de mandatos.

    É constrangedor também que a oposição não tenha a compostura de separar sua imprensa do partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro, numa manifestação escancarada de abuso de poder econômico e político e de uso da máquina de concessões públicas de rádio e TV em favor de uma candidatura.

    A oposição e sua imprensa não vê no “outro” um adversário que deve ser vencido segundo regras da Democracia, pelo voto popular nas urnas, mas um inimigo que tem de ser eliminado pela vontade do poder econômico das oligarquias políticas e midiáticas.

    É aviltante que a oposição e governadores demo-tucanos estimulem e financiem a ação de oligarquias de donos da imprensa golpista que pedem abertamente restrições à liberdade de expressão de blogueiros e à livre concorrência da imprensa alternativa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas unicamente ao controle de patrões barões da mídia, que seguem às determinações de um partido político e de seus interesses.

    É repugnante que essa mesma máquina de publicidade demo-tucana tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da economia soberana, livre da intervenção do FMI, rumo a se tornar a 5ª economia do mundo, resgatando a riqueza do pré-sal para os brasileiros, com crescimento que deverá passar de 7% neste ano, que gerou 14 milhões de empregos, que democratizou o crédito, a expansão da classe média e outras transformações que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.

    É um insulto à República que o Poder Legislativo seja tratado como refém da imprensa lobista, sob ameaças de chantagens com dossiês e assassinatos de reputações a quem contraria os interesses econômicos e políticos dos barões da imprensa corrupta e lobista.

    É um insulto não aceitar a decisão soberana popular, do cidadão votar em quem quiser, conforme sua consciência e suas convicções, para a composição do Senado.

    É um escárnio que a imprensa lobista e corrupta se submeta à esquemas de corrupção para fazer lobby para criminosos do colarinho branco se safarem, e exercer pressão nas decisões do Poder Judiciário.

    Cumpre-nos, pois, combater essa visão elitista do processo político da imprensa demo-tucana, que quer vencer no golpe, rasgando a Constituição e as leis, negando o poder popular legítimo que emana das urnas, duramente conquistado em campanhas como as Diretas Já, boicotada por setores dessa mesma imprensa demo-tucana.

    Propomos uma firme mobilização em favor de sua preservação, repudiando a ação daqueles que hoje usam de subterfúgios para solapá-las. É preciso brecar essa marcha para o golpismo autoritário.

    Brasileiros erguem sua voz em defesa da Constituição, das instituições e da legalidade.

    Não precisamos de donos da imprensa com pretensões golpistas e que querem ser donos do voto dos eleitores como se leitores e telespectadores fossem um curral eleitoral demo-tucano.

    Precisamos de democratas convictos, que respeitem o resultado soberano das urnas e da vontade popular.

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/09/nosso-manifesto-em-defesa-da-democracia.html

  88. A contagem regressiva deve estar matando de raiva muita gente. São apenas 11 dias que restam para os golpistas inventarem fatos novos. Acho que acabou o estoque porque estão voltando aos anos 90 da Dilma no RS. Nessa época até o Serra ainda tinha cabelo na cabeça. Isso parece brincadeira em aniversário de criança. Realmente estão todos perdidos em algum aeroporto e com certeza vão embarcar no mesmo avião.

  89. 11 dias de suspense, caro Nato…vou passá-los preocupado, pois sei que não há limite para as baixarias que o PIG, Serra e Alckmin são capazes de fazer…quero só ver qual será a tentativa de golpe final dessa corja…vamos rezar que vá tudo bem até lá, e que as urnas confirmem DILMA no primeiro turno!

    E quanto a SP, alguém pode informar se o Mercadante tem chances? Como estão as pesquisas?

  90. Repetindo as palavras do Serra

    “Eu não tenho provas mas eu acho que forem eles
    próprios que desligaram o METRO para colocarem a culpa no PT”.
    Já vi esse filme antes.
    Eles tem a chave, o controle do METRO.

    “Eu não tenho provas…mas…”
    É assim que procede a mídia caluniadora,
    depois vem com o trololó da “liberdade imprensa”.
    Quer liberdade maior que essa de imputar culpa nos outros,
    sem provas, sem investigação ?
    Campanha eleitoral serve para mostra o caráter das pessoas.
    Pessoas que não tem a hombridade de assumir os seus próprios erros
    atribuindo aos outros a culpa de seus fracassos e incompetência.
    Eu não tenho provas mas… não seriam eles próprios os
    violadores de seus próprios sigilos como forma de se protegerem.
    Eu não tenho provas mas, como o Serra, nada de impede pensar assim,

  91. Ricardinho, concordo com a LEDA, a quem copio, mas faço um final diferente:
    “Kotscho, parabéns! Você merece.
    E que bela análise aí, hem? Quando a imprensa vira notícia, alguma coisa está errada. De minha parte, estou esperando para assistir a qualquer momento … a chavenização do País. . Brrrr…. Vade retro Satana!”
    Beijão da eterna amiga sempre e + 1 pouco, CECIL

  92. Sou neta da vó Ciça, 7 anos sei iscrever no comput. a jente sempre pergunta ‘pork ele saiu do governo precisava dele lá’. minha vó deichou escrever e naum deicho ela corrijir – beijo camila

  93. Ricardo não tem outra alternativa senão, postar comentários no seu blog é o veradeiramente democrático, pois os demais os comentários contrários são severamente censurados e so publicam aqueles que lhes interessam e ainda vivem alardear dizendo que a liberdade de imprensa no Brasil anda ameaçada. Está certo o ditado “macaco não olha o próprio rabo”. Vamos ao que nos interessa – Este é um trecho da entrevista do dissimulado presidente tucano na Bandeirante afirmando que o Serra irá para o 2º turno. Falar é uma coisa acontecer é outra. Aos Blogueiros que tiverem saco de ler e em especial os pernambucanos para uma melhor analise do que ele falou sobre o maior político que Pernambuco já deu ao Brasil (Lula). Ele diz que a baixaria é quebrar o sigilo fiscal das pessoas. “Nós somos vítimas de baixarias”, afirmou, em referência às violações de dados fiscais de pessoas ligadas ao PSDB. Seria interessante lhe perguntar, o que acham os 60 milhões de correntistas brasileiros que tiveram seus sigilos bancários quebrados pela empresa da filha do tucano José Serra durante a gestão do FHC?
    O dirigente tucano insinuou ainda o envolvimento do presidente com o caso. “O Lula deve ter feito alguma coisa, pois ele se meteu nessa história para blindar a Dilma. Todos eles (membros do governo) se levantaram nos dois últimos dias para falar do assunto. Com certeza algo os preocupa”, disse.
    A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, também foi alvo das críticas de Guerra. “Sigilo fiscal não é para ganhar votos, é uma questão de democracia. A Marina disse uma bobagem por aí que a gente quer ganhar voto [com o caso]”. Essa entrevista reveste de acusações levianas e criminosas.
    Não consigo enxergar como aceitamos tudo isso sem indignação? Como estamos lendo e convivendo com essa sórdida postura da imprensa golpista? Vamos reagir! Vamos sugerir aos coordenadores da campanha de Dilma e aliados que incentive as militâncias saírem às ruas, aos estudantes e jovens lutarem para continuar recebendo as facilidades para estudarem. Aos aposentados como retribuição ao que o atual governo Lula vem fazendo em seu benefício. Aos trabalhadores e pessoal do campo pelos créditos agrícolas e oportunidades de melhorar suas lavouras familiares. Aos trabalhadores em geral pelos 14 milhões de novas oportunidades. Aos pequenos e médios empresários, aos micro empreendedores, aos amparados pelo Bolsa Família, aos militares que tiveram suas remunerações recompostas, aos brasileiros que moram no exterior que estão tendo tranqüilidade de viverem face aos seus familiares que estão aqui no Brasil, estarem trabalhando e gerando renda nem muito dependerem de seus ganhos em fim, ao povão, aos que comem três refeições diárias e estão vendo seus filhos irem às escolas se lá usufruírem das mesmas condições dos seus colegas. Vamos reagir a tudo isso, ignorar as mentiras deslavadas e as promessas eleitoreiras da oposição. Vamos para as ruas, bairros,favelas,fazendas,povoados,abrigos,igrejas e vilas conscientizamos aos menos desavisados que essas conquistas correm perigos de serem canceladas.Dizer que nos governos anteriores ao do Presidente Lula, todas esses brasileiros eram excluídos e seus direitos desrespeitados;
    A nossa indignação é tão grande que as vezes passamos horas e mais horas diante da internet lendo e revendo notícias que são informativas e outras factóides eleitorais.Na verdade, estamos ansiosos para que o dia 03/10/2010 chegue logo para manifestarmos democratica e soberanamente nossa vontade que a escolha de Dilma para Presidencia da República.

  94. O voto longo dos ministros do Supremo, é muito cansativo, não consigo entender para dá um parecer ou o voto demora tanto, no caso do Roliz, está na cara que ele renuciou para não ser cassado e foi pego com a botija na mão, será que ele está com as mãos limpas!

  95. Dessa vc vai gostar. Tirei do blog do PVC:

    Juvenal Juvêncio garante: “Não vou contratar Dorival Júnior”

    Juvenal Juvêncio atende ao telefone sem dizer nem sequer alô. Como sabe quem é o interlocutor, do outro lado da linha, afirma direto: “Eu não vou contratar o Dorival Júnior!” É taxativo.

    Mas o senhor não vai contratá-lo por que não o julga um bom técnico?, é minha pergunta.

    Não, não é por isso. Juvenal Juvêncio não vai contratar Dorival Júnior porque julga que o São Paulo vive um momento diferente. Um momento com o qual sonhou nos últimos cinco anos. Veja como foi a conversa:

    JUVENAL JUVÊNCIO – Eu não vou contratar o Dorival Júnior!

    PVC – Mas o senhor não vai contratá-lo por que não o julga um bom técnico?
    JUVENAL JUVÊNCIO – Acho um absurdo o que a imprensa faz, às vezes. Dizem que vou contratar o Dorival Júnior por R$ 480 mil reais e dizem até a hora em que ele vai se apresentar. Isso não é verdade. Eu não vou contatar o Dorival Júnior, porque o São Paulo está vivendo um momento diferente. Um momento especial.

    PVC – Em que sentido?
    JUVENAL JUVÊNCIO – Daqui a um tempo, vamos falar sobre os garotos do time do São Paulo e a imprensa não vai aceitar isso. Veja que temos cinco jogadores da base no time de cima e os resultados estão aparecendo. E também temos o Mazola no Guarani, o Henrique no Vitória. Nosso trabalho de base é ótimo. Também temos o Wellington recuperando-se de lesão no joelho e mais dois garotos para lançar no time de cima.
    Eu não conheço o Dorival Júnior, mas me parece um bom técnico, um ótimo rapaz. Mas não vou perder este momento que estamos vivendo com nossa base.

    PVC – Isso é fruto da presença do Baresi?
    JUVENAL JUVÊNCIO – O Baresi é ótimo, mas é claro que o tempo vai falar mais sobre ele. Vamos ver o que vai acontecer. Mas veja como tem sido importante ter quem conhece o trabalho da base. Nós estamos vivendo um novo momento. Eu não preciso ganhar sempre. Eu quero ganhar sempre, o que é diferente. Mas eu posso perder um pouco em 2010 e ter um time pronto para 2011, repleto de garotos. Neste momento em que o futebol brasileiro repatria jogadores e paga salários altíssimos… Vai ter gente que vai quebrar! E nós estamos perto de ter um time majoritariamente formado por jogadores da base.

    PVC – Nos últimos cinco anos, o senhor lutou para ter um time assim e discutiu-se se o trabalho da base era bom e o Muricy não aproveitava ou se o Muricy não aproveitava porque o trabalho não era bom…
    JUVENAL JUVÊNCIO – Eu tive de vender o Denílson para o Arsenal, extremamente barato, porque ele não subia no ônibus. Um dia eu vi o Denílson triste, olhei para ele e perguntei o que ele tinha. Ele me respondeu: Eu não posso nem subir no ônibus dos profissionais.
    Estamos vivendo um novo tempo. Em breve, vocês vão ver.

  96. Já acreditei muito no que li nos jornais, até uns anos atrás. Assinei simultaneamente dois a três jornais, inclusive um especializado em economia, bem como revistas semanais. Agora não tenho assinatura de nenhum, economizo, e fico livre de uma verdadeira panfletagem política de má qualidade, pois nota-se que profissionais de hoje são ruins até nesses propósitos nada edificantes de panfletar. Além disso, fico livre de propagandas enganosas de toda espécie.

  97. Bom dia, a todos
    O Serra está jogando sujo com democracia, não quer respeitar a opinão dos eleitores querendo ganhar as eleições de todo jeito inventando historinhas de dossies, Sr. Serra tenha mais respeito com os eleitores, aonde voce pensa que voce vai chegar com tantas invenções mentirosas? Voce não apresenta plano de governo só fica criticando a Dilma, criticando o Lula que por sinal é o melhor presidente que ja tivemos até hoje, posso afirmar a todos os brasileiros que igual o Lula ou melhor que Lula só a Dilma.

    Reinaldo

  98. Ninguém discute a qualidade da Globo,
    discute as suas intenções de manipular
    a sociedade, interferir no poder.

    Ninguém discute a qualidade do cinema
    americano mas ele faz apologia da violência,
    da prostituição, trafico de drogas, da guerra.
    Em todo filme o ator entra em cena fumando e bebendo.

    Qualidade e intenções são duas coisas diferentes.
    Existem muitas coisas em embalagens maravilhosas
    que são nocivas a saúde física e mental do ser humano.
    Assim é a mídia, de um modo geral.

  99. Caro Jornalista,

    Sera que o Helio Bicudo e o Cardeal Arns estao mancomunados com a Globo, o Estadao, a Folha e a Veja?
    Sera que eles fazem parte do PIG?
    Ou talvez, quem sabe, o presidente esteja realmente exagerando ao abandonar a liturgia do cargo ao entregar-se de corpo e alma a campanha e vociferar contra os opositores?
    Sera que voce nao se sente desconfortavel vendo o homem que foi eleito para ser o presidente de todos os brasileiros dizer que quer aniquilar a oposicao?
    Sera que voce nao se sente desconfortavel vendo o presidente, para o qual trabalhou com acessor de imprensa,
    atacar a imprensa desta maneira?
    Nao causa-lhe espanto ou indgnacao ter um presidente de meio expediente? Afinal, na outra parte do dia ele e o chefe da campanha da Dilma.
    Sera que voce poderia responder-me essas questoes?
    Abracos

  100. Assustador o clima final de campanha.

    Tentaviva de destruição geral de reputações.

    Jjornal O Estado partiu para cima do Franklin e do Nassif.

    Manifesto compara o Lula a Mussolini, não entendo como o Hélio Bicudo e Dom Paulo assinaram isso ?

    A Folha insinua comparação com Hitler.

    A imprensa lá fora é so elogios. Não entendo tanta insesatez ?

    O que sobrará depois do dia 3 ?

    1. Tempos bicudos para imprensa, eles sabe que a única fonte de dinheiro fácil era o governo, o LULA96% cortou essa sangria em 2003, empresas de comunicação estava acostumada a dinheiro rápido e fácil. Tudo acabou com o LULA96%, eles esperavam outro candidato para restabelecer a sangria. desepero bateu quando viram a Dilma com possibilidade de vencer eleições, o que significa mais quantro anos sem dinheiro para eles.

      Desespero é total.

  101. O fato de Arns e Bicudo assinarem o documento , só corrobora a existência, sob o governo Lula, da total liberdade de expressão. Agora, esconder que a maioria dos signatários conecidos são oriundos do governo fhc, das hotes dos demos , tucanos e da figura “respeitável’ e coerente do roberto freire…Mas ningúem vai reso por isso.
    Agora, o Presidente reclamar, se queixar do as ataques diários da imrensa, que age como partido político, conforme confissão da ANJ…isso é uma éria ameça à liberdade de expressão!
    Fazem juz ao título de campeões da hipocrisia !!!

  102. Não consigo enender a camapnha eleitoral. Depois do presidente do PSDB ter chamado os aposentados de vagabundos, vem o seu candidato com toda insisgtência prometendo aumento do salário mínimo e governar em prol dos aposentados, com maiores salários. Eta cara-dura!

    1. Segundo Geddel, ao ser questionado o porque de usar toda a verba de emergência em suas cidades ( 316 de prefeitura do PMDB em todo o Brasil) uma vez que essas cidades não sofria calamidades, enquanto que em São Paulo morria gente com as enchentes? respondeu o candidato que foram enviadas verbas sim para SP, eles que devolveram 88% de todo o dinheiro que foi para as obras de contenção das enchentes. GEDDEL tirou o seu guarda-chuva da reta. e deixou os Tucanos de SP na fogueira.

  103. Ricardo é sabido que no meio jornalístico existem profissionais de peso, muitos cultos, competentes, éticos e acima de tudo, com espírito democrático você é um exemplo,o Nassif,PHA e outros tantos, por outro lado deparamos alguns com personalidade obscura, crápula de moral, panfletário de expressão e incendiário de má-fé. Estou referindo-me certo jornalista do PIG que escreveu este artigo difamando e caluniando o Presidente Lula com o título malicioso e maledicente “Lula não é um político – é um fenômeno religioso”. Esse jornalista crápula deveria ser excomungado por todas as correntes e seitas religiosas, tanto as cristãs como as profanas por usar palavras que denotam sua condição ateísta e incrédulo referindo-se ao sentimento espiritual que canaliza toda energia e crença ao estado de veneração, o fazendo com sarcasmo, com uma maldade de quem é cruel, crudelíssimo por dizer “De fé. Como as igrejas que caem, matam os fiéis e os que sobram continuam acreditando.” Como podemos imaginar um homem que tem fé lendo esse deboche redacional, esse lixo jornalístico, essa profanação, esse escárnio doentio e travestido… Como na minha ótica achei a matéria provocadora e desrespeitosa,trouxe-a para auscultar entre esses Blogueiros suas manifestações, face ter sido bloqueado naquele blog não pude tecer qualquer comentário.Sei que este espaço é destinado apenas para expressar-se o mínimo possível dentro do tema central redigido por você Ricardo Kotscho, mas fica difícil controlar-se ao ler palavras chulas, insensatas e difamatórias à mulher Dilma, que hoje encarna a luta de todas as mulheres do Brasil. Dessa maneira não acredito que aquilo se constitua numa informação de qualidade e digna de coabitar com o estado de direito que tanto se almeja e defenda como o soberano mandamento constitucional.Reafirmo, que a abstrata liberdade de expressão por ainda se encontrar no campo filosófico ela tem de ser praticada ou exercida consoante as regras constitucionais. Deve ser pautada com respeito aos princípios da ética, da cidadania e da democracia e não imposta por levianos ou lacraios de plantão.

  104. Se nao houvesse bolsa familia erenice, se nao houve bolsa familia franklin martins, se nao houvesse quebra de sigilo ilegal, ou se nao houvesse imprensa para denunciar os delitos descritos acima a Sr Dilma estaria eleita ha muito tempo.

    Qual e a postura do governo? Ataca a imprensa, ao inves de estirpar os tumores do governo.

    1. O problema está na manipulação, nas acusações infundadas contra candidata.
      No governo FHC país sogreu diversos escandalos e nenhum foi notíciado pela Globo, para se ter uma idéia, o governo de noventa gastara 100 mil Reais com cada deputado que aprovasse a reeleição, e advinhe quem comandava o pagamento?
      Acretou, ele mesmo o Valério.
      Durante as privatizações em decada de noventra, uma Empresa Francesa acusou governo de receber propinas milionárias para habilitar licitações de empresas (derrotadas) na compra das estatais, TV divulgou? Não! Não era do interesse deles, até porque, uma das empresas de telefonia foi adquirida pela maior empresa de TV do Brasil, como ia denunciar esquema?
      É isso que reprovamos, é essa manipulação.

  105. Caro Ricardo Kotscho. O ministério da cultura despejou altissimos investimentos em dois polos cinematográficos, um no Rio de Janeiro, polo estava falido e destruido, e outro na Bahia, também fechado há anos.
    Tudo bom e maravilhoso se o destino não fosse tão irônico!, É que, com a retomada de produção de filmes pelo ‘polo cultural do Rio’, o primeiro filme produzido com financiamento do ministério da cultura, foi ‘ A SUPREMA FELICIDADE’ de Arnaldo Jabor, logo Jabor que passou oito anos a atacar o governo Lula96% com suas irônias, criticas e humores ácidos.
    Agora o cineasta foi bater na porta do governo.

  106. Carissimo Ricardo Kotscho!!!

    Meus Parabéns pelo grandioso e merecido prêmio Comunique-se 2010.Tenho certeza que todos nós admiradores do seu Blog ficamos felizes pela sua merecida e honrosa vitória.Que venha premios e muitas conquistas,pois voce muit o merece e tem muita capacidade de seu trabalho.Estou muito feliz em saber que direto ou indiretamente participo deste Blog o “Balaio” que muito nos honra e nos deixa felis toda vez participamos em nossos comentários.

    Mais uma vez felicidades que tanto fez juz ao merecido prêmio e que nós internaltas cada vez mais devemos participar deste maravilhoso e respeitado Blog, que tanto nos da satisfação e cultura.

  107. Eu gostaria de ver algum video de comício com Mercadante, parece-me que ele é um bom orador

    Segue link para vc assinar o manifesto relativo ao ato de contra-ataque ontem, no sindicato dos jornalistas

    >> Assine este abaixo-assinado <<

    À NAÇÃO

    Em uma democracia nenhum poder é soberano.
    Soberano é o povo.
    É esse povo – o povo brasileiro – que irá expressar sua vontade soberana no próximo dia 3 de outubro, elegendo seu novo Presidente e 27 Governadores, renovando toda a Câmara de Deputados, Assembléias Legislativas e dois terços do Senado Federal.
    Antevendo um desastre eleitoral, setores da oposição têm buscado minimizar sua derrota, desqualificando a vitória que se anuncia dos candidatos da coalizão Para o Brasil Seguir Mudando, encabeçada por Dilma Rousseff.
    Em suas manifestações ecoam as campanhas dos anos 50 contra Getúlio Vargas e os argumentos que prepararam o Golpe de 1964. Não faltam críticas ao “populismo”, aos movimentos sociais, que apresentam como “aparelhados pelo Estado”, ou à ameaça de uma “República Sindicalista”, tantas vezes repetida em décadas passadas para justificar aventuras autoritárias.
    O Presidente Lula e seu Governo beneficiam-se de ampla aprovação da sociedade brasileira. Inconformados com esse apoio, uma minoria com acesso aos meios, busca desqualificar esse povo, apresentando-o como “ignorante”, “anestesiado” ou “comprado pelas esmolas” dos programas sociais.
    Desacostumados com uma sociedade de direitos, confunde-na sempre com uma sociedade de favores e prebendas.
    O manto da democracia e do Estado de Direito com o qual pretendem encobrir seu conservadorismo não é capaz de ocultar a plumagem de uma Casa Grande inconformada com a emergência da Senzala na vida social e política do país nos últimos anos. A velha e reacionária UDN reaparece “sob nova direção”.
    Em nome da liberdade de imprensa querem suprimir a liberdade de expressão.
    A imprensa pode criticar, mas não quer ser criticada.
    É profundamente anti-democrático – totalitário mesmo – caracterizar qualquer crítica à imprensa como uma ameaça à liberdade de imprensa.
    Os meios de comunicação exerceram, nestes últimos oito anos, sua atividade sem nenhuma restrição por parte do Governo.
    Mesmo quando acusaram sem provas.
    Ou quando enxovalharam homens e mulheres sem oferecer-lhes direito de resposta.
    Ou, ainda, quando invadiram a privacidade e a família do próprio Presidente da República.
    A oposição está colhendo o que plantou nestes últimos anos.
    Sua inconformidade com o êxito do Governo Lula, levou-a à perplexidade. Sua incapacidade de oferecer à sociedade brasileira um projeto alternativo de Nação, confinou-a no gueto de um conservadorismo ressentido e arrogante.
    O Brasil passou por uma grande transformação.
    Retomou o crescimento. Distribuiu renda. Conseguiu combinar esses dois processos com a estabilidade macroeconômica e com a redução da vulnerabilidade externa. E – o que é mais importante – fez tudo isso com expansão da democracia e com uma presença soberana no mundo.
    Ninguém nos afastará desse caminho.
    Viva o povo brasileiro.

    Leonardo Boff
    Maria Conceição Tavares
    Oscar Niemeyer
    Marilena Chaui
    José Luis Fiori
    Emir Sader
    Theotonio dos Santos
    Fernando Morais
    Nilcea Freire
    Laura Tavares
    Walnice Galvão
    Eric Nepomuceno
    Martha Vianna
    Felipe Nepomuceno
    Pablo Gentili
    Florencia Stubrin

    http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7080

  108. Boa noite RK e a todos os comentaristas.
    Hoje dia 12 de outubro de 2010, dia de Nsa. Sra. Aparecida, padroeira do nosso país, deixo de comentar sobre política, futebol e outros assuntos, para solicitar à todos balaieiros, para que peçam a Deus, que ilumine e dê inteligência suficiente a todos que estão trabalhando no resgate de nossos irmãos chilenos que estão presos num bolsão subterrâneo de uma mina há mais de 2 meses, naquele país.
    ”Senhor, ajude aqueles seres humanos, os quais têm suas famílias à espera de seus retornos e dê inteligência e sabedoria à todos que estão imbuidos nesse resgate”. Muito obrigado.
    Desculpe por ter usado seu blog para esse apelo, mas, me senti impelido por acreditar que somos todos iguais, em qualquer parte deste mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *