Manchetes que viram propaganda eleitoral

Manchetes que viram propaganda eleitoral

Pelos comentários que leio diariamente aqui, os leitores estão cada vez mais indignados com o comportamento da grande imprensa brasileira na cobertura da campanha eleitoral de 2010. Um exemplo que resume a bronca da maioria é a mensagem enviada às 14h06 desta quinta-feira pelo leitor Eduardo Bonfim, pedindo que eu me manifeste sobre o assunto:

“Prezado Ricardo Kotscho

Sou fã do seu blog. Gostaria que você escrevesse um artigo sobre a propaganda que a Rede Globo vem fazendo no Jornal Nacional (JN no Ar) todos os dias, onde claramente só mostra a parte ruim do Brasil para que o povo vote no 45. Realmente, o casal do JN é 45. Isso é liberdade de imprensa?”

Sim, meu caro Eduardo, esta é a liberdade de imprensa que os oligopólios de mídia defendem. Ninguém pode contestá-los. Trata-se de um direito absoluto, sem limites. O citado JN no Ar, por exemplo, levanta todo dia a bola dos problemas das cidades brasileiras, onde falta de tudo e nada funciona. No mínimo, tem lugar onde falta homem e tem lugar onde falta mulher… Logo em seguida, entra o programa do candidato José Serra para apresentar as soluções.

Na outra metade do programa tucano, em tabelinha com os principais veículos de comunicação do país, são apresentadas as manchetes dos jornais e revistas com denúncias contra a candidata Dilma Rousseff, o governo Lula e o PT, numa sucessão de escândalos sem fim até o dia de disparar a tal “bala de prata”.  

Já não dá mais para saber onde acaba o telejornal e onde começa o horário político eleitoral, o que é fato e o que é ilação, o que é notícia e o que é propaganda. A estratégia não chega a ser original. Mas, desde o segundo turno entre Collor e Lula, em 1989, eu não via uma cobertura tão descarada, um engajamento tão ostensivo da imprensa a favor de um candidato e contra o outro.

O esquema é sempre o mesmo: no sábado, a revista Veja lança uma nova denúncia, que repercute no JN de sábado e nos jornalões de domingo, avançando pelos dias seguintes. A partir daí, começa uma gincana para ver quem acrescenta novos ingredientes ao escândalo, não importa que os denunciantes tenham acabado de sair da cadeia ou fujam do país em seguida. Vale tudo.

Como apenas 1,5 milhão de brasileiros lê jornal diariamente, num universo de 135 milhões de eleitores, ou seja, o que é quase nada, e a maioria destes leitores já tem posição política firmada e candidato escolhido, reproduzir as manchetes e o noticiário dos impressos na televisão, seja no telejornal de maior audiência ou no horário de propaganda eleitoral, é fundamental para atingir o objetivo comum: levar o candidato da oposição ao segundo turno, como aconteceu em 2006.

À medida em que o tempo passa e nada se altera nas pesquisas, que indicam a vitória de Dilma no primeiro turno, o desespero e a radicalização aumentam. Engana-se, porém, quem pensar que o eleitorado não está sacando tudo. Basta ler os comentários publicados nos diferentes espaços da internet _ este novo meio que a população vem utilizando mais a cada dia, para deixar de ser um agente passivo no mundo da informação e poder formar a sua própria opinião.

Em tempo: não tem jeito. Quanto mais denunciam, atacam, escandalizam, mais aumenta a diferença de Dilma para Serra. No novo Ibope divulgado esta noite pelo Jornal Nacional, o abismo entre os dois candidatos abriu de 24 para 26 pontos (51 a 25). O casal JN estava todo vestido de preto. A estratégia kamikase só está fazendo o candidato da oposição cair mais ainda nas pesquisas. Como vai ficar a credibilidade da imprensa depois das eleições?

270 thoughts on “Manchetes que viram propaganda eleitoral

    1. De fato, aqui não tem baixaria. Isso é ótimo. Pode-se respirar. De fato, ele é lúcido. Mas, Alda, você é que talvez não seja. Esse texto não tem nada de brilhante. É só uma exposição óbvia do alinhamento político e do péssimo jornalismo da Globo e da Abril, e para leitores que já conhecem de cor e salteado tudo isso.
      Mas para que expor o óbvio? Para inserir, de brinde, uma sutil defesa da restrição à liberdade de imprensa, orquestradamente com outros formadores de opinião. Isso será cada vez mais repetido, e as Aldas vão absorver isso e repetir a outras Aldas. Isso é que não acho bom.
      Saiba, Alda, que o direito à liberdade de imprensa não é absoluto, nem sem limites. Quem se sentir pessoalmente lesado (em geral são grandes figurões/pessoas notórias e importantes), pode pagar bons advogados e processar quem os tiver ofendido. Muitas vezes, ainda que nem todas, têm ganhado processo e reparação.
      “Ah! essa reparação nunca suprirá o dano causado pela calúnia”. Paciência e… bem-vindos à democracia. É a mesma coisa na nossa vida particular: receber por danos morais, materiais, nunca repara totalmente um trauma psicológico, um prejuízo comercial, a perda de um ente querido, mas é o único recurso de que dispomos para agirmos dentro do estado de direito e da democracia.
      Cuidado, Alda, e desconfie sempre, principalmente dos textos “brilhantes”, os que mais nos agradam.

  1. Chato não é defender este ou aquele candidato. Desonesto é, sim, fazer a tal defesa e rotulá-la de imparcialidade, e achar que o respeitável público tem a obrigação de engolir tamanha hipocrisia. É por essas e outras que prefiro preservar minha capacidade de desconfiança permanente. E considerar apenas o ponto de vista de quem respeita meu senso crítico. Um abraço, Kotscho.

  2. REALMENTE,
    ENCONTRO-ME NO INTERIOR DO MARANHÃO, APESAR DO ESTADO DE MISÉRIA EM OS SARNEY COLOCARAM O ESTADO, MAS CONVERSANDO COM CABOCLO LÁ NA BEIRA DA ROÇA DELE, COMO JÁ DISPÕE DE UM TELEVISOR RECEBENDO IMAGEM VIA PARABÓLICA, MESMO COM O POUCO DISCERNIMENTO, ELE DIZ: “LÁ VEM A GLOBO COM INVENCIONICE, QUEM NÃO VÊ QUE ELA QUE AJUDAR O SERRA, MAS MEU VOTO ELE NÃO. EU VOTO É NA MULHER DO LULA”. AI EU DIGO A ELE, NÃO É MULHER DO LULA, É A CANDIDATA DO PT E O LULA É DO PT E APOIA ELA. ELE REPLICA: “SÔ, NÃO INTERESSA DE SE É OU NÃO, É NELA QUE VOTO. O LULA É QUE AJUDA POBRE, OS OUTROS QUE PASSARAM LÁ, SÓ DAVA DINHEIRO PRA RICO”.
    ENTÃO, MEU CARO RICARDO, A ESTRATÉGIA DELES REALMENTE ULTRAPASSADA, NÃO ATINGE NEM O MENOS DESAVISADO.
    UM ABRAÇO

  3. Prezado Ricardo, Bom dia…

    Começo a chegar à conclusão que esta cobertura da mídia golpista, além de tentar empurrar desesperadamente a eleição para o 2o Turno (basta que 5% dos que dizem votar em Dilma passem para Serra – e é justamente aí que mora o problema…), é uma vingança pessoal contra os 80% da população brasileira que aprova Lula e seu governo.

    Fica a sensação de que as tradicionais Famiglias que controlam o noticiário brasileiro combinaram entre sí: “Vamos dar um belo susto nesta gentalha que prefere acreditar em Lula do que na gente; quem eles pensam que são?”.

    É inacreditável o descaso com a informação e o amadorismo na montagem do enredo folhetinesco que cercam estas últimas denúncias. É como se, semanalmente, um meteoro originário no Bing Bang tivesse hora precisa para atingir a Terra, ou seja, às vésperas das eleições e beneficiando sempre o mesmo candidato. Não cai um danado de um meteorozinho que possa prejudica-lo.

    Vão ter pontaria boa assim lá em Marte…

    Abraços, Ricardo e votos de um ótimo final de semana a todos os amigos Balaieiros.

  4. Caro Ricardo,

    O que foi narrado é um fato. Mas, da mesma forma que os 7/8% do eleitorado que tem acesso a internet já definiram seu voto, independente do que passa na TV, existem os 50/60% do eleitorado que assiste TV mas apenas novelas, shows, futebol, filmes e jamais se ligam em noticiários e sequer leem a revista Veja (decadente em todos os aspectos), também já definiram seus votos. Portanto a posicão dos grandes veiculos de comunicacões pouco vai alterar o quadro eleitoral. Por outro lado é também um fato comprovado que “nunca na história desse País”houve tanta corrupcão, sujeira, e enriquecimento ilícito de pessoas ligadas aos 3 poderes da república como nos últimos 8 anos. O que a grande mídia consegue mostrar é uma parcela ínfima de tudo que se rouba do povo brasileiro, infelizmente. Um abraco

    1. Caro Johnny,

      Quer dizer que o Arruda começou a roubar nos últimos 8 anos ?

      Antes disso ele era um santinho que só se dedicava a manipular o painel de votação do senado, sem nunca meter a mão no nosso dinheiro ?

      O Maluf também só começou a roubar nos últimos 8 anos ?

    2. Sinceramente, não concordo. Parece que, do mesmo modo que, com o tempo, as pessoas vêm negligenciando algumas contribuições dos tucanos, vêm negligenciando também a corrupção e ineficiência que havia entre eles. Não caia nessa ilusão, vá averiguar, averigue principalmente os textos mais objetivos, fundamentados. Você vai ver que FHC era bem indulgente com desvio de dinheiro público, vai ver que FHC também apreciava um bom dossiê, você vai ver que José Serra no Ministério da Saúde fez uns negócios “genéricos” nada saudáveis para o erário. Você vai ver que também nessa época os cargos importantes eram loteados politicamente, que os serviços públicos eram péssimos.
      Além disso, corrupção não admite gradações, é sempre ruim, e em termos de Brasil, nunca esteve num nível tolerável, nem agora, nem no tucanato, nem na época dos militares (que alguns acreditam ter sido uma época de “boa administração pública”). Corrupção no Brasil é um problema antes de tudo cultural, e isso leva tempo para evoluir e se aperfeiçoar.

    3. Achei sei comentário um tanto quanto incoerente. Vc diz:
      “O que a grande mídia consegue mostrar é uma parcela ínfima de tudo que se rouba do povo brasileiro”, então como
      afirmar que “nunca na história desse País houve tanta
      corrupcão, sujeira, e enriquecimento ilícito de pessoas
      ligadas aos 3 poderes da república como nos últimos
      8 anos.” ???
      É a sua opinião e eu respeito, mas é incoerente.

    4. Se alguém rouba e a mídia nem noticia, é porque são pessoas da oposição, pois nunca neste país a mídia falou tanto e contra tantos, mas na maioria das vezes foi somente besteiras.

    5. Como assim? Antes não tinha corrupção criatura? Quem te disse que não tinha? Na época da ditadura não tinha? Como você sabe? Alguma vez você viu um governador, um empresário, uma madame contrabandista da elite paulista sendo presa? Ah! Mas antes não tinha empresário, governador, madame, corruptos. Antes todo mundo era santinho. Tudo mudou com chegada desse metalúrgico, né? Quando era ditadura ou quando era a direita letrada não tinha nada disso. A polícia federal não precisava nem trabalhar. Aliás, tinha polícia federal naquela época? Ah! Não tinha corrupção, tinha me esquecido. Mané!

    6. Caro Ricardo,
      sei que é outro assunto, mas também é política e o
      assunto é sério: “O video que fez o gov. do DF cair, tem
      o Arruda dizendo pro Durval Barbosa que o dinheiro que
      ele tá recebendo era pro Roriz compra um voto no TSE.”
      Esse video é de 2006.
      Quem foi o juíz comprado na ocasião?
      Que vergonha, só falta o STF ainda ter o rabo preso
      com o Roriz.
      Isso foi notícia hoje num dos maiores jornais daqui …

    7. Meus amigos acima,

      Então estamos todos de acordo. Entendo que todos querem me dizer que sempre se roubou o povo brasileiro e que agora o pessoal rouba mas traz grandes beneficios ao país. Respeito a posição de todos mas prefiro anular meu voto. Para mim não existe oposição ou situação pois entendo que todos deveriam ser patriotas e preservarem o futuro do país. Sempre votei no PT desde sua fundação (que por sinal colaborei financeiramente na época pois era metalurgico em Sto André) até 2002, pois entendia que, se assumissemos o poder faríamos um governo exemplar nos quesitos ética, transparência e vergonha na cara. Desculpe-me por minha ingenuidade mas eu esperava outra postura do PT, por isso nunca mais voto nesse partido. Por mais que o governo Lula tenha apresentado grandes realizações. Um abraço a todos.

    8. Colocação não chega a ser a realidade, pois em 2006, há oito dias das eleições, PSDB surgiu com um pseudo dossiê contra o LULA e eleição do candidato no primeiro turno ficou abalada, só depois de 25 dias que tudo foi elucidade, que o Lula obteve a vitória com 68% sobre o ALCKMIN, no segundo turno.
      Lembra? Então, povo assiste jornais de TV sim.

  5. Prezado Sr.Ricardo Kotscho .

    PARABÉNS PELO BELO TEXTO. É por tudo que você escreve que eu sou seu FÃ. Aproveitando, por que a grande “MÍDIA” não comentou nada sobre?

    DEU NA CARTA CAPITAL
    Sinais trocados

    Extinta empresa de Verônica Serra expôs os dados bancários de 60 milhões de brasileiros obtidos em acordo questionável com o governo FHC
    Leandro Fortes
    Em 30 de janeiro de 2001, o peemedebista Michel Temer, então presidente da Câmara dos Deputados, enviou um ofício ao Banco Central, comandado à época pelo economista Armínio Fraga. Queria explicações sobre um caso escabroso.
    Naquele mesmo mês, por cerca de 20 dias, os dados de quase 60 milhões de correntistas brasileiros haviam ficado expostos à visitação pública na internet, no que é, provavelmente uma das maiores quebras de sigilo bancário da história do País. O site responsável pelo crime, filial brasileira de uma empresa argentina, se chamava Decidir.com e, curiosamente, tinha registro em Miami, nos Estados Unidos, em nome de seis sócios. Dois deles eram empresárias brasileiras: Verônica Allende Serra e Verônica Dantas Rodenburg.
    Ironia do destino, a advogada Verônica Serra, 41 anos, é hoje a principal estrela da campanha política do pai, José Serra, justamente por ser vítima de uma ainda mal explicada quebra de sigilo fiscal cometida por funcionários da Receita Federal. A violação dos dados de Verônica tem sido extensamente explorada na campanha eleitoral. Serra acusou diretamente Dilma Rousseff de responsabilidade pelo crime, embora tenha abrandado o discurso nos últimos dias.
    Naquele começo de 2001, ainda durante o segundo mandato do presidente FHC, Temer não haveria de receber uma reposta de Fraga. Esta, se enviada algum dia, nunca foi registrada no protocolo da presidência da Casa. O deputado deixou o cargo menos de um mês depois de enviar o ofício ao Banco Central e foi sucedido pelo tucano Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais, hoje candidato ao Senado. Passados nove anos, o hoje candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff garante que nunca mais teve qualquer informação sobre o assunto, nem do Banco Central nem de autoridade federal alguma. Nem ele nem ninguém.
    Graças à leniência do governo FHC e à então boa vontade da mídia, que não enxergou, como agora, nenhum indício de um grave atentado contra os direitos dos cidadãos, a história ficou reduzida a um escândalo de emissão de cheques sem fundos por parte de deputados federais.XXXP.2
    Temer decidiu chamar o Banco Central às falas no mesmo dia em que uma matéria da Folha de São Paulo informava que, graças ao passe livre do Decidir.com, era possível a qualquer um acessar não só os dados bancários de todos os brasileiros com conta corrente ativa, mas também o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), a chamada “lista negra”do BC. Com base nessa facilidade, o jornal paulistano acessou os dados bancários de 692 autoridades brasileiras e se concentrou na existência de 18 deputados enrolados com cheques sem fundos, posteriormente constrangidos pela exposição pública de suas mazelas financeiras.
    Entre esses parlamentares despontava o deputado Severino Cavalcanti, então do PPB (atual PP) de Pernambuco, que acabaria por se tornar presidente da Câmara dos Deputados, em 2005, com o apoio da oposição comandada pelo PSDB e pelo ex-PFL (atual DEM). Os congressistas expostos pela reportagem pertenciam a partidos diversos: um do PL, um do PPB, dois do PT, três do PFL, cinco do PSDB e seis do PMDB. Desses, apenas três permanecem com mandato na Câmara, Paulo Rocha (PT-PA), Gervásio Silva (DEM-SC) e Aníbal Gomes (PMDB-CE).
    Por conta da campanha eleitoral, CartaCapital conseguiu contato com apenas um deles, Paulo Rocha. Via assessoria de imprensa, ele informou apenas não se lembrar de ter entrado ou não com alguma ação judicial contra a Decidir.com por causa da quebra de sigilo bancário.
    Na época do ocorrido, a reportagem da Folha ignorou a presença societária na Decidir.com tanto de Verônica Serra, filha do candidato tucano, como de Verônica Dantas, irmã do banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity. Verônica D. e o irmão Dantas foram indiciados, em 2008, pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal, por crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal, formação de quadrilha, gestão fraudulenta de instituição financeira e empréstimo vedado.xxxp3
    Verônica também é investigada por participação no suborno a um delegado federal que resultou na condenação do irmão a dez anos de cadeia. E também por irregularidades cometidas pelo Opportunity Fund: nos anos 90, à revelia das leis brasileiras, o fundo operava dinheiro de nacionais no exterior por meio de uma facilidade criada pelo BC chamada Anexo IV e dirigida apenas a estrangeiros.
    A forma como a empresa das duas Verônicas conseguiu acesso aos dados de milhões de correntistas brasileiros, feita a partir de um convênio com o Banco do Brasil, sob a presidência do tucano Paolo Zaghen, é fruto de uma negociação nebulosa. A Decidir.com não existe mais no Brasil desde março de 2002, quando foi tornada inativa em Miami, e a dupla tem se recusado, sistematicamente, a sequer admitir que fossem sócias, apesar das evidências documentais a respeito.
    À época, uma funcionária do site, Cíntia Yamamoto, disse ao jornal que a Decidir.com dedicava-se a orientar o comércio sobre a inadimplência de pessoas físicas e jurídicas, nos moldes da Serasa, empresa criada por bancos em 1968. Uma “falha”no sistema teria deixado os dados abertos ao público. Para acessá-los, bastava digitar o nome completo dos correntistas.
    A informação dada por Yamamoto não era, porém, verdadeira. O site da Decidir.com, da forma como foi criado em Miami, tinha o seguinte aviso para potenciais clientes interessados em participar de negócios no Brasil: “encontre em nossa base de licitações a oportunidade certa para se tornar um fornecedor do Estado”. Era, por assim dizer, um balcão facilitador montado nos Estados Unidos que tinha como sócias a filha do então ministro da Saúde, titular de uma pasta recheada de pesadas licitações, e a irmã de um banqueiro que havia participado ativamente das privatizações do governo FHC.
    A ação do Decidir.com é crime de quebra de sigilo fiscal. O uso do CCF do Banco Central é disciplinado pela Resolução 1.682 do Conselho Monetário Nacional, de 31 de janeiro de 1990, que proíbe divulgação de dados a terceiros. A divulgação das informações também é caracterizada como quebra de sigilo bancário pela Lei n? 4.595, de 1964.
    O Banco Central deveria ter instaurado um processo administrativo para averiguar os termos do convênio feito entre a Decidir.com e o Banco do Brasil, pois a empresa não era uma entidade de defesa do crédito, mas de promoção de concorrência. As duas também deveriam ter sido alvo de uma investigação da polícia federal, mas nada disso ocorreu. O ministro da Justiça de então era José Gregori, atual tesoureiro da campanha de Serra.xxx4
    A inércia do Ministério da Justiça, no caso, pode ser explicada pelas circunstâncias políticas do período. A Polícia Federal era comandada por um tucano de carteirinha, o delgado Agílio Monteiro Filho, que chegou a se candidatar, sem sucesso, à Câmara dos Deputados em 2002, pelo PSDB. A vida de Serra e de outros integrantes do partido, entre os quais o presidente Fernando Henrique, estava razoavelmente bagunçada por conta de outra investigação, relativa ao caso do chamado Dossiê Cayman, uma papelada falsa, forjada por uma quadrilha de brasileiros em Miami, que insinuava a existência de uma conta tucana clandestina no Caribe para guardar dinheiro supostamente desviado das privatizações.
    Portanto, uma nova investigação a envolver Serra, ainda mais com a família de Dantas a reboque, seria politicamente um desastre para quem pretendia, no ano seguinte, se candidatar à Presidência. A morte súbita do caso, sem que nenhuma autoridade federal tivesse se animado a investigar a monumental quebra de sigilo bancário não chega a ser, por isso, um mistério insondável.
    Além de Temer, apenas outro parlamentar, o ex-deputado bispo Wanderval, que pertencia ao PL de São Paulo, se interessou pelo assunto. Em fevereiro de 2001, ele encaminhou um requerimento de informações ao então ministro da Fazenda, Pedro Malan, no qual solicitava providências a respeito do vazamento de informações bancárias promovido pela Decidir.com.
    Fora da política desde 2006, o bispo não foi encontrado por CartaCapital para informar se houve resposta. Também procurada, a assessoria do Banco Central não deu qualquer informação oficial sobre as razões de o órgão não ter tomado medidas administrativas e judiciais quando soube da quebra de sigilo bancário.
    Fundada em 5 de março de 2000, a Decidir.com foi registrada na Divisão de Corporações do estado da Flórida, com endereço em um prédio comercial da elegante Brickell Avenue, em Miami. Tratava-se da subsidiária americana de uma empresa de mesmo nome criada na Argentina, mas também com filiais no Chile (onde Verônica Serra nasceu, em 1969, quando o pai estava exilado), México, Venezuela e Brasil.
    A diretoria-executiva registrada em Miami era composta, além de Verônica Serra, por Verônica Dantas, do Oportunity, Brian Kim, do Citibank, e por mais três sócios da Decidir.com da Argentina, Guy Nevo, Esteban Nofal e Esteban Brenman. À época, o Citi era o grande fiador dos negócios de Dantas mundo afora. Segundo informação das autoridades dos Estados Unidos, a empresa fechou dois anos depois, em 5 de março de 2002. Manteve-se apenas em Buenos Aires, mas com um novo slogan: “com os nossos serviços você poderá concretizar negócios seguros, evitando riscos desnecessários”.
    Quando se associou a Verônica D. Na Decidir.com, em 2000, Verônica S. era diretora para a América Latina da companhia de investimentos International Real Returns (IRR), de Nova York, que administrava uma carteira de negócios de 660 bilhões de dólares. Advogada formada pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Harvard, nos EUA, Verônica S. também se tornou conselheira de uma série de companhias dedicadas ao comércio digital na América Latina, entre elas a Patagon.com, Chinook.com, TokenZone.com, Gemelo.com, Edgix, BB2W, Latinarte.com, Movilogic e Endeavor Brasil. Entre 1997 e 1998, havia sido vice-presidente da Leucadia National Corporation, uma companhia de investimentos de 3 bilhões de dólares especializada nos mercados da América Latina, Ásia e Europa. Também foi funcionária do Goldman Sachs, em Nova York.
    Verônica S. ainda era sócia do pai na ACP – Análise da Conjuntura Econômica e Perspectivas Ltda, fundada em 1993. A empresa funcionava em um escritório no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, cujo proprietário era o cunhado do candidato tucano, Gregório Marin Preciado, ex-integrante do conselho de administração do Banco do Estado de São Paulo (Banespa), nomeado quando Serra era secretário de Planejamento do governo de São Paulo, em 1993.
    Preciado obteve uma redução de dívida no Banco do Brasil de 448 milhões de reais para irrisórios 4,1 milhões de reais no governo FHC, quando Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-arrecadador de campanha de Serra, era diretor da área internacional do BB e articulava as privatizações.
    Por coincidência, as relações de Verônica S. com a Decidir.com e a ACP fazem parte do livro Os Porões da Privataria, a ser lançado pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr. Em 2011.
    De acordo com o texto de Ribeiro Jr., a Decidir.com foi basicamente financiada, no Brasil, pelo Banco Opportunity com um capital de 5 milhões de dólares. Em seguida, transferiu-se, com o nome de Decidir International Limited, para o escritório do Ctco Building, em Road Town, Ilha de Tortola, nas Ilhas Virgens Britânicas, famoso paraíso fiscal no Caribe.
    De lá, afirma o jornalista, a Decidir.com internalizou 10 milhões de reais em ações da empresa no Brasil, que funcionava no escritório da própria Verônica S. A essas empresas deslocadas para vários lugares, mas sempre com o mesmo nome, o repórter apelida, no livro, de “empresas-camaleão”.
    Oficialmente, Verônica S. e Verônica D. abandonaram a Decidir.com em março de 2001 por conta do chamado “estouro da bolha” da internet – iniciado um ano antes, em 2000, quando elas se associaram em Miami. A saída de ambas da sociedade coincide, porém, com a operação abafa que se seguiu à notícia sobre a quebra de sigilo bancário dos brasileiros pela companhia.
    Em julho de 2008, logo depois da Operação Satiagraha, a filha de Serra chegou a divulgar uma nota oficial para tentar descolar o seu nome da irmã de Dantas. “Não conheço Verônica Dantas, nem pessoalmente, nem de vista, nem por telefone, nem por e-mail”, anunciou.
    Segundo ela, a irmã do banqueiro nunca participou de nenhuma reunião de conselho da Decidir.com. Os encontros mensais ocorriam, em geral, em Buenos Aires. Verônica Serra garantiu que a xará foi apenas “indicada”pelo Consórcio Citibank Venture Capital (CVC)/Opportunity como representante no conselho de administração da empresa fundada em Miami. Ela também negou ter sido sócia da Decidir.com, mas apenas “representante”da IRR na empresa. Mas os documentos oficiais a desmentem.

  6. Ricardo, o principio da liberdade de imprensa veio através de mandamento constitucional estabelecido no seu art.5º Inciso IX – ” é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença” não há nenhuma menção de que seja absoluto, infinito ou imune, senão adiante a própria constituição não estabeleceria no próprio art.Inciso V que – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
    No meu modo de entender aí está o limite da liberdade ou seja que o livre expressar não lesione o direito de outrem.Entendo essa liberdade condicionada a não contraria o Inciso adiante transcrito do mesmo diploma constitucional, onde dispõe in legis “X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. Partindo desse entendimento, corrijam-me os juristas, a empresa jornalistica pessoa juridica atua por representação, a expressão da atividade de comunicação é subjetiva(faz-se através de pessoa-matéria) e não através da entidade(imaterial), portanto, a expressão se vincula,como própria do ser, do ator, fruto da sua criação, inerente ao individuo e não ao veiculo que a propaga, quero concluir que a liberdade é de expressar e não de divulgar,irradiar,propalar.
    Se o condutor(veiculo) o faz êle assume as consequencias dessa atividade e não o autor dono do pensamento.Se a divulgação do que estiver expressado violar o mandamento disposto no Inciso X do art. 5º da CF 88 e o atingido pode recorrer ao Judiciário por força do Inciso XXXV – a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito; portanto nao vislumbro na atitude de parte da imprensa brasileira a existencia de absolutismo e nem atuação infinitiva sem limite para comportar-se. A questão essencial é que as grandes empresas jornalisticas agem ou se acham blindadas judicialmente como se a lei não lhe aplica ou seja sentem-se imunizadas ou protegidas pelo poder judiciário.
    É como no tempo do império são os verdadeiros herdeiros da corte tais como os nobres ou realeza enquanto o povão continua como a pebre ou escrava…

  7. Kotscho, tem mais: quem se informa pela mídia impressa são pessoas que têm discernimento e espírito crítico. Essas pessoas sabem distinguir o que é jonalismo sério e jornalismo panfletário. Portanto, não mudam seu voto com esses factóides.
    Já aqueles se informam pela TV são suscetíveis ao que ouvem, desde que os fatos narrados lhes dizem respeito. Por isto, eles não estão nem aí para quebra de sigilo, loby na Casa Civil e outros fatos que não lhes afetam.
    Portanto, a mídia golpista está queimando vela com defundo ruim.

  8. Eu adoro ciências exatas.
    Elas criam aquilo que chamamos de pensamento racional.
    As pessoas estão cada vez mais racionais.
    Não adianta o Papa relacionar o ateísmo com o nazismo.
    Uma coisa não tem nada a ver com a outra embora os nazistas fossem ateus.
    É por ai que as pessoas se perdem quando dizem coisas que não combinam, não fazem sentido.
    A lei da física esta sempre presente.
    “Uma ação provoca uma reação que lhe é igual e contraria”.
    Quando a Globo tenta fazer uma ilação, ha sempre alguém disposto a desliar,
    mostrando que tudo não passa de uma ação eleitoreira.
    Cabe a nos separar o joio do trigo, porque nesse mundo, nem tudo é mentira
    nem tudo é verdade.

  9. Caro Ricardo,

    A rede Globo está surpresa:
    Esse script sempre funcionou.

    Por que dessa vez não está funcionando ?

    Em parte, mesmo que pequena parte, por nossa causa. Mas na maior parte porque o governo de Lula melhorou a vida do povo pobre. E o povo pobre é maioria.

    Tão simples. Por que o PSDB passou 10 anos no governo e não pensou nisso ?

    1. Resposta simples
      Porque eles nunca se preocuparam com o povo, a não ser na época de eleições.
      Seus objetivos foram sempre de ajudarem os ricos e se lixarem para os pobres.
      Como apareceu alguém que fêz alguma coisa pelos pobres eles acordaram e passaram a confiar no Lula..

  10. De qualquer maneira, acho, como muitos outros internautas, que não dá para fingir que nada acontece. Cabe um pronunciamento, uma convocação à mobilização nas ruas, coordenada pelo PT e arrigimentada pelos candidatos que serão eleitos (muitos deles) graças ao LULA e a DILMA. Muito silêncio, ao invés de escancarar a manipulação nas ruas, senão no horário eleitoral.
    A HORA É AGORA.

  11. Caro Kotscho,

    como sempre, sua opinião é precisa sobre mais essa tremenda sacanagem da velha mídia em época eleitoral. No entanto, recorro a uma frase sua, dita em uma palestra há algum tempo, para tb responsabilizar alguns jornalistas sérios pela atua situação.
    Você disse mais ou menos o seguinte: “Nem tudo o que escrevi nos veículos que trabalhei foi publicado. No entanto, jamais deixei colocar meu nome em algo que não escrevi”.
    Pois bem, se tivessemos profissionais com vergonha na cara como vc, certamente a velha mídia não se sentiria tão à vontade para cometer tais atrocidades.
    Até em 2006, qdo a barra pesou bastante às vésperas do primeiro turno, gente como Rodrigo Vianna, Luis Carlos Azenha, Carlos Dorneles e Marco Aurélio Mello (todos hoje na Record) tiveram coragem ao denunciar a manipulação da Globo contra a campanha do Lula.
    Infelizmente, nessa eleição ainda não apareceu ninguém disposto a escancarar essa farsa e mostrar como agem esses barões da mídia.

  12. Na minha singela avaliação o Lula novamente acovardou-se em não “peitar” essa situação, exatamente da mesma forma que não enfrentou de frente a situação do PAULO LACERDA no caso da SATIAGRAHA, dando asas ao nefasto Jobim que posteriormente foi desmentido pela sequencia dos fatos, e atirou aos leões os delegados federais que se atreveram a investigar o Dantas. Nessa situação, se deu crédito às palavras de um egresso da prisão. Confesso que fiquei decepcionado com MAIS ESTA escorregada do Lula, abandonando a ERENICE à própria sorte. Infelizmente o PIG está certo em assim proceder, pois o Lula não está disposto (aliás, nunca esteve) a comprar nenhuma briga. Pode-se perder a eleição, faz parte do jogo político, mas se deve enfrantar de frente seus adversários, os quais já constataram que o “cara” tá com medinho!!!!! O jogo é sujo sim, mas o adversário (Lula) se apequenou diante da torpeza!!! Tristeza que me dá…

    1. Fernanda, concordo com você é preciso enfrentar de frente. Se o PIG tem os veiculos para afrontar o governo, este tem os órgãos de segurança interna, tem o fisco e tem o povo.
      Eu no lugar do Presidente, revestido de poderes constitucionais não hesitaria em promover uma ampla auditoria nas transações e negócios dessas empresas jornalisticas e suas associadas extendendo aos administradores e dirigentes, tudo dentro da lei.
      O Pt juntamente com os partidos aliados promoveriam comicios, passeatas, carreatas ou encontros a fim de sacudir o eleitorado.
      Quanto aos órgãos de segurança interna, recomendaria vigilancia constantes nas instalações eletricas e outros equipamentos de telecomunicações, meios de transportes e refinarias e gasodutos além de portos pois há em curso planos de sabotagens por parte da oposição no vale tudo ou seja perdido por um perdido por dez…
      Vigiar o poder judiciário com relação às urnas eletronicas pois ele representa o lobo transvestido de chapeuzinho azul.
      Enfim, adotaria medidas junto a Procuradoria Geral da Republica para rechaçar toda e qualquer investida da oposição junto ao TSE ou STF tentar impugnar a candidata Dilma.
      Distribuiria as forças armadas para vigiar permanentemente as fronteiras face o trafico de armas e drogas que a oposição como se dispõe é capaz de praticar qualquer ato de sabotagem ou terrorismo tudo visando tumultuar o processo eleitoral.
      Aos governos estaduais aliados esquematizarr e infiltrar policiais em áreas críticas a fim de identificar se há novas e diferentes pessoas chegadas ou instaladas recrutando viciados e meliantes para promover arrastões ou assaltos pelas cidades, isto, por a oposição( diga governo de São Paulo) pode liberar marginais presos para viajarem por estados nordestinos onde a vitória da Dilma é muito expressiva.
      A nossa posição terá de ser de “em guarda” até o dia 03/10/2010.
      Vamos digitar 13 depois CONFIRMA,

  13. A manipulação das consciencias sempre aconteceram no Brasil. Quando leio colegas defendendo o Chaves dizendo que ele está certo em cercear as liberdades da imprensa lida e falada, penso que aqui temos sim a mais ampla liberdade, só que eles acham que ser livres é imiscuir nas decisões das passoas sobre quem votar atravéz das denuncias falsas.
    Eu já disse aqui que nunca vi tamanha desfaçatez dos politicos agremiados aos partidos PSDB, Dem e PPS.
    Eles não tem o mínimo escrupulo e tudo em função do oportunismo que os furos da lei eleitoral lhes permite.
    Mas do outro lado é bom que haja esta deslavada falta de carater pois a nossa gente já está ficando escolada e já nesta eleição, eles vão saber o que o povo pensa disso tudo.

  14. É por essas e outras que a Rede Globo, Veja etc. estão, aos poucos e irreversivelmente, perdendo espaço para a concorrência. Com a palavra a Record e a revista Isto É. Por que esses meios de comunicação – Globo, Veja – não deixam a hipocrisia de lado e assumem, de uma vez por todas, que apóiam a canditatura de José Serra? Definitivamente, o Brasil viveria bem melhor sem esses pseudos donos da verdade! Dá-lhe Record!

  15. Muito bem colocado Johnny,
    Não devemos nos esquecer que, independentemente dos meios e metodologias utilizados durante a Campanha 2010 para apresentação de seus planos de governo, uma vez que as adotadas pelos dois principais candidatos teem se demonstrado questionáveis, não podemos nos esquecer de atentar para a crescente corrupção em nosso dia-a-dia. Esta sim deve ser a grande preocupação dos eleitores, assim como a utilização ampla e irrestrita dos meios de comunicação hoje disponíveis para que seu voto seja baseado no bem comum de todo o povo brasileiro.

    1. Cristina, hoje esses escandalos aparecem por que a rede jornalistica contrária (PIG) ao atual governo vem torpedeando maciçamente esses fatos o que antes não era feito.
      O atual governo tem desbaratado quadrilhas compostas de empresários e servidores públicos, todos soltos pelo Poder Judiciário como se estivesse de plantão para essas solturas.
      Também decorre de antigos servidores instalados dentro dos órgãos para colheres materiais e repassarem à imprensa a fim de jogarem no ventilador. Sem esquecer os senadores oposicionistas que aproveitam os holofotes das TV’s para alardearem como algo grave que ameaça a democracia.
      Sei que díficil montar esquema interno de controle e fazê-lo funcionar eficientemente…Todavia, sempre que pilhados os servidores ou envolvidos devem pagar exemplarmente,
      Como você vê são apenas denúncias e mais denúncias que nada provam, apenas difamam, caluniam ou constangem pessoas ou aliados com propósito de chamuscar a candidata. O momento tem de ser de calma e combatividade, pois se sabe que o MPE está esperando que essas denuncias gerem algumas provas para deflagarem o processo eleitoral contra a candidatura Dilma, acredito que a oposição está apostando toda a ficha como sua “bala prateada”.

  16. Para resolver os problemas da atual inimputabilidade ética dos jornalistas e do flagrante oligopólio dos meios de comunicação social que vigora no Brasil, basta o próximo governante ter coragem e apoio parlamentar e popular necessários para enfrentar os atuais coronéis eletrônicos da velha mídia golpista, mandando ao Congresso um projeto de lei que crie um novo Código Brasileiro de Telecomunicações, pois o que ora vige data da época da “Ditabranda”. Não se trata de “controle social de mídia” – como propagam os atuais detentores de concessões públicas de rádio e tv sempre que surge o assunto -, mas sim de uma democratização do acesso às outorgas das referidas concessões públicas. Se Dilma vencer e conquistar a maior bancada na Câmara e no Senado, Lula poderá articular o apoio parlamentar e popular para, de uma vez por todas, regulamentar o ainda não regulamentado capítulo constitucional que trata da comunicação social na VI República brasileira. É pra ontem. Está, sim, é a mãe de todas reformas! Forte abraço e parabéns pela qualidade da suas análises. Salam Ayek

  17. Isso porque você não lê outros veículos, acho que lê. Não dá pra comparar os comentários daqui, um lugar chapa branca e completamente petista. Um dos motivos dessa votação maciça na Dimentira é exatamente a falta de informação e esclarecimento do povo. Deu dinheiro ele vota. Não é a toa que o endividamento da classe C e D está em um patamar alto, consumo sem educação e saúde. Aqui se defende a compra, o consumo,mas nunca a educação, a saúde, a construção de infra-estrutura, etc. É uma cegueira incrível votar em uma mulher que nada fez, ao passo que o Serra,mesmo não sendo o ideal, implantou os genéricos, um programa ótimo para soropositivos, foi Prefeito, Governador e Ministro. O pior é o Zé Dirceu afirmando que agora o governo a será do PT. Vocês, fanáticos petistas, já pararam pra refletir o que isso significa. Alguém já viu o vídeo do Lula discursando no Fórum de SP? É uma grande armadilha.

    1. Dum, o Zé Dieceu quando disse que agora o governo será do PT, quiz dizer que a maioria de deputados e senadores lá no planalto será do partido PT, é claro.
      Ele simplesmente disse de uma forma indireta que as pesquisas conduzem a um raciocínio lógico que pelas preferencias do eleitorado no Lula, pouco ou quase nenhum oposicionista será eleito neste pleito.
      Esta é uma afirmativa clara e concisa de que acontecerá agora em outubro e além do mais o mesmo acontecerá em São Paulo onde os candidatos tucanos serão preteridos na votação de outubro.
      Agora, a Assembléia Legislativa não será dominada por eles e as quase 70 CPIs engavetadas virão às claras para o povo apreciar o que foi feito lá durante a adminstração Demo-tucana-PPSista.

    2. Dum De Lucca, com todo respeito mas grande armadilha é o Sr. Serra. Informe-se melhor. Ele é tão preparado que precisou colocar o Lula em seu programa eleitoral. Ele é tão preparado que precisa da “grande mídia” . Ele é tal preparado que não suporta um pergunta que não lhe agrade. Ele é tão preparado que precisa apontar para os seus adversários, sem dó nem piedade. Se até seus aliados não estão ao seu redor, não será o povo que estará. Seja feliz.

  18. Discordo,quando dizem que a corrupção aumentou nos últimos 8 anos, a diferença é que hoje ela aparece e antes ficava embaixo do tapete, longe dos olhos do povo. Antes de 2002, o governo vendia tudo que podia, fazia todos os empréstimos possíveis (FMI, banco Mundial…), criavam vários impostos, aumentavam os existentes, não reajustavam salários, cortavam os investimentos, aumentavam os juros e mesmo assim o país não tinha dinheiro, sendo as reservas próximas de zero. A dividida interna e externa aumentava e a corrupção corria solta país afora. Aonde ia o dinheiro?
    Hoje o país recupera as estatais, nada é vendido, o governo vive do que arrecada, não pede empréstimos, nenhum imposto foi criado e tivemos queda em alguns. Os investimentos voltaram, salários são reajustados, os juros são altos ( mais em queda), a divida externa foi paga e a interna esta em queda(relação ao PIB). A policia federal foi recuperada e hoje vemos governadores, prefeitos, ministros, e muitos outros graúdos sendo pegos com a mão na massa.
    Eu continuo com esse governo, mesmo sabendo que muita coisa precisa mudar, pois crescimento, com geração de empregos e distribuição de renda não cai do céu e no caso do Brasil é fato raro.

    1. Eu também estou usando o poder do controle remoto, cada vez que aparece Lula, Dilma, Mercadante, Netinho, etc… eu simplesmente os metralho!!!

  19. Caro Kotcho, os tempos são outros, né? A quem eles pensam que enganam? Sugiro que leiam o artigo do Sr Marcos Coimbra do Vox Populi, está no sitio da revista carta capital. Espetacular e oportuno.

  20. A hora da virada já foi… o barco virou!
    De nada adiantou anos de campanha contra Lula, e milhões de acusações contra o governo.
    O povo não é mais globo, não acredita em mais nada que diz a rede Bobo.

  21. Caro amigo jornalista, acompanho diariamente todos seus artigos e vejo o quão sereno e inteligentes são os seus comentários políticos.
    parabéns!.

  22. Como seu leitor assíduo, sei da sua posição e opção política e, como democrata, as respeito e defendo. No caso deste artigo descrevendo o que está ocorrendo, concordo com o amigo que não está certo. Porém, em respeito às regras da democracia, pergunto como as oposições poderiam se defender da avalanche de apoios do “presidente de todos os brasileiros” para uma única candidata e para um único partido? Não acha que isto provoca uma gigantesca desvantagem para o candidato da oposição. É legítimo, embora legal? Uma enorme quantidade de políticos de todos os partidos, receosos de perderem posições ou benefícios dentro do arcabouço da burocracia governamental, passou, ou a apoiar a candidata do governo, ou a omitir o apoio a outros políticos oposicionistas. Com isto a disputa ficou impossivel para a oposição ou quase. Como respeitado formador de opinião que o jornalista é, apelo para seu senso de equidade quando abordar semelhantes assuntos. (não é uma admoestação)

    1. Maurício, o que desequilibra de verdade esta eleição, é a aliança da “imprensa” poderosa com o candidato conservador José Serra. Isso sim é poder, tanto que os do lado de cá, estamos todos preocupados com a próxima tentativa da “imprensa”, no sentido de eliminar a candidatura progressista da Dilma. Eu era assíduo usuário dos fóruns abrigados na Folha online, sempre com comentários dentro das normas de respeito. Há uma semana, meu acesso foi cortado como o de váriaos outros usuários contrários ao Serra. É assim que somos tratados pela “imprensa” do PSDB/DEM. E você, por sua vez, candidamente, vem “pedir” para o dono deste blog ser condescendente com a candidatura Serra. Com todo respeito: vai catar coquinho!

    2. Mauricio, desperta!!! Você acha que as informações que veiculam nos jornais são originárias ou puras oriundas da lavra dos jornalistas ou recheadas e enxertadas de calúnias, difamaações e ilações dos seus chefes/patrões?

  23. Olá Ricardo!
    Sempre lúcido em suas análises, parabéns.
    Li agora no Portal Uol , um certo colunista que eu não vou dá o nome, porque ele não merece está aqui, diz que o CPF da Dilma/Temer, no site da Receita, não consegue emitir Certidão Negativa. Veja o que eles estão querendo induzir aos leitores….
    Querem ganhar a eleição na raça mesmo….não irão conseguir, o povo deixou de ser “maria vai com as outras” há muito tempo.

  24. Caro Kotscho,
    pelo que se vê e lê no seu blog, a postura golpista e imoral da midia é inutil, porque o povo é sábio e sabe escolher o (a) melhor. Então, fico curioso: porque gastar tanta vela com mau defunto ? Porque o PT e os petistas reclamam tanto da midia, que é tão ineficiente ao tentar moldar corações e mentes ? Se a midia só faz levantar aleivosias contra os poderosos de plantão, por que não se criar, como fez Getulio, um jornal para defendê-los e restaurar a verdade ? Tenho certeza de que Lula tem amigos com cacife para isso: basta pedir ao Carlos Jereissati e/ou ao Sergio Andrade ou ao Sarney…
    Grande abraço.

  25. Ricardo, quero dizer duas coisas:
    1. infelizmente, esse novo escândalo envolve pela primeira vez uma pessoa não só próxima como apadrinhada da Dilma. falei com uma amiga agora pouco e a gente está com medo disso.
    2. contudo, como está cansado de “escândalos”, fico pensando se os eleitores da Dilma vão dar muita atenção a este.
    beijos. Vanda.

    1. Senhora Vanda Frias, Frias??? Por acaso é parente do famoso diretor de redacção da Folha de São Paulo? Caso positivo, vou pendurar meu bone!!! Senão, estarei na capa com a seguinte manchete ” Aquí está um blogueiro do Balaio…Oxalá pai…

  26. Olha Ricardo, o que eu vi ontem no JN durante mais de 10 minutos, ou seja, 1/3 daquilo que se diz um órgão de informação, é de uma sujeira, que não vou nem nominar, para não baixar o nível deste belo espaço de reflexão. Estamos a 17 dias da eleição, um momento sublime, o momento mais importante da Nação, que para mim, que encaro a política como uma coisa positiva, importante, diferente desta mídia partidária que mostra a política como algo sujo, e só vejo a escandalização do nada nesta imprensa. Estou chocado Ricardo, pelo desprezo que a grande imprensa do Brasil tem pela democracia. Sim, pois uma imprensa séria iria informar sobre projetos em disputa, faria coberturas educativas sobre o voto, não isso aí, claramente tendencioso, udenista. No campo das ideias o ” Zé ” e sua mídia já perderam e longe, por isso, essa coisa sórdida que estamos vendo dia após dia perplexos. Estou muito indignado, mal consegui dormir esta noite. Amo meu país, a democracia deste, mesmo capenga, amo-a também. O que está ocorrendo é uma ditadura do pensamento único deste partido político de nome GRANDE IMPRENSA. É triste, nojento. Estou sentindo uma coisa que não gosto, RAIVA. Tudo o que ocorreu em 2006 está se repetindo, e sem cerimônia a mídia grande diz que vem mais por aí e que é grande a chance de 2º turno. Pode? Na maior cara de pau os cara dizem que vão, com seu poder descomunal, melar a democracia e levar a eleição para o 2º turno. O instituto Barão de Itararé começou a reação. Vamos ver se este país é de 190 milhões de pessoas ou de meia dúzia de famílias donas da informação no Brasil e que não estão comprometidas com o interesse do Brasil. Pudera, sempre foram capachos dos estadunidenses e golpistas. Desculpe o desabafo Ricardo, mas a indignação é grande. Abraço.

  27. Que há uma “uma cobertura tão descarada, um engajamento tão ostensivo da imprensa a favor de um candidato e contra o outro.” não há dúvida. O que ainda está para ser discutido, principalmente pela classe dos jornalistas, é o comportamento dos profissionais que se prestam a esse serviço. É óbvio que cada um é livre para manifestar suas preferências, políticas ou não, porém isso não deve ser feito no espaço do noticiário. Para tanto existem os artigos assinados ou os editoriais. Essa questão deveria merecer da classe jornalística uma análise mais profunda porque essa forma viesada de “jornalismo” está levando a imprensa ao descrédito. Ocioso lembrar a declaração da presidente da ANJ e diretora da Folha. O que não dá mais para aguentar é a hipocrisia desse grupo de jornalistas que ainda insistem em afirmar que trabalham em órgãos isentos, apartidários e imparciais. É óbvio também que não se pode colocar todos os profissionais da imprensa nesse balaio viciado. Portanto acredito que deve partir dos próprios jornalistas uma reavaliação de suas atitudes, quem sabe estabelecendo uma espécie de “código de ética” da profissão. Isso nem de longe representaria qualquer tentativa de controle da liberdade de expressão. Quem assina o que escreve responde pelo texto, assim como os editoriais espelham a posição do veículo. O que não se pode admitir é a distorção ou omissão de fatos para se dar às notícias um determinado caráter. Informação não é versão, é relato de acontecimentos. Não se pode aceitar igualmente a avalanche de acusações irresponsáveis sem que haja a menor condição dos atingidos disporem de igualdade de condições para expor sua defesa. Não cabe à imprensa julgar nada, esse papel é do Judiciário. A imprensa pode e deve fiscalizar mas desde que seja de forma isonômica e imparcial. O que vem ocorrendo é ainda mais grave porque os meios de comunicação do país estão na mão de meia dúzia de familias, sendo uma delas detentora de concessão de tv com 80% da audiência nacional que sem dúvida caracteriza um cartel. Por isso quando se fala em democratização dos meios de comunicação essas familias correm a alardear que estão querendo cercear a liberdade de imprensa. Essa por sua própria natureza deveria ser exercida sempre dos preceitos da ética, transparência, honestidade e imparcialidade. Estamos ainda muito longe desse ideal.

  28. Muito bom texto . Gostaria que ele fosse divulgado pela internet exaustivamente.Fico prestando atenção as conversas na rua (moro em Copacabana -RJ) e constato que a mídia raivosa consegue fazer a cabeça de muita gente com relação a volta do Zé Dirceu ao Governo. A maioria o tem como ladrão.

  29. Caro Ricardo, gostei muito do seu texto, e a exemplo do amigo Sandro, estou profundamente indignado pela impotência em fazer frente a tanta baixaria, com as pessoas que têm menos espírito crítico, e são influenciadas pelos escândalos falsos trazidos a tona o tempo inteiro.
    Mas além disso, não é apenas a mídia que está tentando o golpe diariamente, como também fortes instituições religiosas, padres e pastores. Queria, se possível, uma especial atenção sua a este assunto, porque vai além do racional. Fanáticos religiosos seguem cegamente seus “guias espirituais” mesmo que seja para um suicídio coletivo. E esses guias, são ainda mais diretos do que a família Bonner. Eles pregam abertamente contra um candidato e a favor do outro. Será que as pesquisas estão contemplando isso?
    O que podemos fazer?
    Obrigado

  30. Kotscho, genial a tua dicção “Engana-se, porém, quem pensar que o eleitorado não está sacando tudo”.
    Quanto a incontida GRANDE RAIVA e o PSDB, engana-se quem acha que o comitê da Dilma não esteja com o contra-ataque montadinho, prontinho.
    Para a Dilma, muito melhor manter o nível, diante dos massacrantes pontos à frente nas pesquisas, sem necessidade de sair batendo em cachorro morto.
    E a Dilma, mantendo o nível da campanha, nos moldes do que o eleitorado espera em uma sociedade a cada dia mais evoluída, já está começando muito bem.

  31. KOTSCCHO,

    A sua vinda à Brasília é sempre uma alegria para nós que moramos aqui. Sou da Brasília ” sem gravata”, ou seja que está fora da máquina estatal ou que não tem nenhum negócio com o Estado. Também não tenho nada contra funcinário público, muito menos para quem vende produtos ou serviços para o Governo.
    Agora, fazer o que o pig está fazendo é de revoltar. Maria Inês Nassif, num artigo publicado no Jornal “o Valor”, de ontem(quinta), repruduzido por vários blogs, põe o dedo na ferida dessa “elite branca da Avenida Paulista “. Nada me tira da cabeça que esse bandido que se passou por consultor, foi plantado. O tempo é o senhor da razão. Muitos anos depois, viemos a saber quem foi Cabo Anselmo, Mirian Cordeiro, etc.
    É preciso resistir. O seu texto é um apontamento, um caminho que devemos seguir, tanto na reflexão, como na ação.
    No início de outubro, o povo vai mais uma vez, repudiar essa prática perversa usada na campanha do Serra.
    Forte abraço,
    Jorge Ferreira
    PS: Apareça mais em Brasília, para degustar a deliciosa costela de Tambaqui do Mercado Municipal.

  32. Caro Kotsho
    Desculpe a ignorância do macaco. Esse “consultor” da empresa que pretendia tomar R$ 6 bilhões do BNDES para desenvolver projetos de energia solar no Nordeste, tem mesmo passagem pela polícia, como receptador, falsificador de dinheiro e outros bagulhos, conforme colocou o candidato peemedebista Hélio Costa (MG)? Se o cara tem toda essa ficha suja na polícia, por que diabo foi contratado como “consultou” por uma empresa que queria pegar tanto dinheiro do governo? E, mais uma: porque esse falto altamente relevante até para a imprensa do Gabão não foi sequer citado pela imprensa brasileira, que faz uma cobertura espetaculosa e injuriosa sobre a denúncia do “consultor” de passado tão sujo? Que imprensa é essa praticada pela Globo, Folha, Estão e Veja? O que diabo está acontendo com os jornalistas desses veículos, ou suas empresas? Faz nojo o jornalismo de veja e seus colunistas escancaradamente inilaterais e facciosos.
    Responda. meu caro jornalista.

    1. Eu li apenas um jornal hoje, o Estado de São Paulo. E ele comenta sobre a ficha suja do “consultor”. Talvez o senhor devesse ler também para assim poder comentar.

    2. Valor é de 9 bi de Reais e não 6 bi. E tem ficha suja sim, tem ficha suja de estelionatário, roubo de carga, ameaça de morte a testemuunhas, desacato a autoridade e extorsão, Quicoli foi condenado a dois anos e meio de prisão, cumpriu um ano e seis meses, Globo não quer mais associar candidatos aos crimes do Quicoli nem aos supostos funcionários envolvidos no ministério.

  33. O pior de tudo e a mentira da veja que vai ficar por isso mesmo, R$ 5.000.000 de propina que foi desviada pra um partido politica .Cade as provas ? Soltam isso no ar e fica por isso mesmo .Nepotismo e crime e tem que ser punido ,mais mentira como essa da velha mídia tem que ter punição também.Nao pra da mais pra continuar desse jeito,esse pessoal perdeu a vergonha .O crime cometido por eles e muito pior ,e um crime de lesa pátria .A minha ideia e aprimorar a lei de concessões ,abrir para o capital estrangeiro e fazer esse pessoal entender que eles tem uma concessão publica e não cabe a eles fazer oposição ou posição pra ninguém.Depois dessas eleições Ricardo ,acho que a Mãe de todas as reformas e a reforma da mídia ou das leis de concessões.
    Abs.

  34. Então, tá…
    O que vcs me dizem do JN no Ar que mostrou Joinville?
    Só falou bem da cidade (sem deixar de citar a cicatriz na face da bela moça – o nosso malcheiroso Rio Cachoeira).
    Ora, deixem de ser ridículos!!!!!
    É evidente que há problemas, IMENSOS, em todo lugar, menos no universo mental de vcs, que acreditam piamente em São Lula e no seu redescobrimento do Brasil.
    Essa história de PIG ficou tão manjada que a nova versão – Partido da Imprensa GOVERNISTA – está ganhando muito mais credibilidade do que a outra vinda lá da esgotosfera amoral.

    1. E você ainda via? Isso é dar milho pra bode, ou seja, é fortalecer o inimigo. Assista à Record: jornal imparcial, colorido, variado e descontraido. Só vejo o jornal da Record, há quase dois anos. Um abraço.

  35. As senhoras de Santana da imprensa

    Cynara Menezes – do Blog Brasília, Eu vi

    Em 1980, surgiu em São Paulo um grupo de mulheres preocupadas com a “imoralidade” que tomava conta da televisão. Sobretudo com os programas que surgiam naquela década falando abertamente de sexo, como o da hoje candidata a senadora Marta Suplicy no TV Mulher. Apelidadas de “senhoras de Santana”, por serem moradoras do bairro com este nome, elas marcaram época e viraram sinônimo do atraso e do conservadorismo nos costumes.

    Trinta anos depois, surge uma nova geração de “senhoras de Santana”. Desta vez, não descobertas por jornalistas: são jornalistas. Instaladas em número cada vez mais volumoso nas redações, premiadas com cargos de chefia e ascensão meteórica, as senhoras de Santana do jornalismo são o exato oposto da figura mítica do repórter talentoso, espirituoso, culto e algo anarquista: têm um texto ruim de doer e nunca leram nada a não ser seu próprio veículo, mas cumprem rigorosamente as tarefas que lhes são dadas. Seu maior ídolo é o patrão.

    Esqueça a imagem do jornalista concentrado, batucando com rapidez sua reportagem com um cigarro pendurado no bico. As novas senhoras de Santana do jornalismo não fumam. Aliás, deduram quem estiver fumando em ambiente fechado, como reza a lei imposta por aquele político que seus patrões adoram e que eles, obedientemente, passaram a bajular. Fumar baseado, então, nem pensar. Os repórteres de Santana são contra a descriminação de todas as drogas, até da menos nociva delas. Se as senhoras de Santana do jornalismo soubessem que andam por aí fumando orégano, fariam matérias pela proibição do uso, mesmo na pizza.

    (continua … http://brasiliaeuvi.wordpress.com/ )

    1. Alex baseado pode. Afinal um ex. presidente faz campanha para a liberação. As bonecas não vão contrariar um dos chefes.
      Talvez, por causa dessa campanha, seus pares não o queiram nas suas campanhas atuais.

  36. Um amigo evangélico acaba de me passar o telefone da Ouvidoria do Bradesco (0800 7279933) para as pessoas que discordam do partidarismo pró-José Serra da Rede Globo manifestarem a sua discordância. Por que o Bradesco? Porque o Bradesco está patrocinando o Jornal Nacional. Segundo esse amigo, o custo do patrocínio está na casa de R$ 500 mil por inserções de 30 segundos (não sei se tal valor procede, mas certamente o custo de marketing é muito caro). Como observou esse meu amigo, o Bradesco precisa conhecer o custo de uma crise de imagem.

  37. Aqui neste blog é permitido ter opiniões e externá-las (por mais que algumas pareçam panfletos demotucanos). Mas a rede manipuladora NÃO tem essa permissão, por força de lei. Portanto, descumpre acintosamente uma lei e precisa ser imediatamente punida. Aliás, é bom lembrar dois episódios em que a rede caluniadora “noticiou” “denúncias” contra ex ministros (Alceni Guerra e Humberto Costa), que foram posteriormente inocentados pela Justiça. É claro que faltou responsabilizar a rede difamadora, mas esse julgamento já está sendo feito pelos brasileiros.

  38. Kotscho , Boa Tarde !!
    Chega dessa baboseirada política , já cansou , vamos cuidar das nossas vidas !
    VAMOS AO QUE INTERESSA !!
    Veja esse monumental texto mandado por um leitor para o blog do VICTOR BIRNER – ótimo jornalista esportivo > e grande e indignado tricolor :

    VENHA PARA A CASA DE REPOUSO DA BARRA FUNDA !

    Você que é jogador de futebol rico e consagrado, já pensando em ter um final de carreira confortável e sossegado.

    Venha para a casa de repouso da Barra Funda!

    Na Casa de Repouso da Barra Funda Você vai poder aproveitar tudo de melhor em conforto e lazer para jogadores que só querem relaxar e curtir o melhor da vida.

    Academia com os melhores aparelhos, área arborizada, piscina aquecida, conforto em quartos com padrão de hotel 5 estrelas, com ar condicionado, televisão com HD e os melhores joguinhos para brincar no computador.

    Nossa Comissão Técnica de Monitores tem preparadores físicos, fisioterapeutas, fisiologistas, nutricionistas e treinadores altamente preparados para te proporcionar as melhores atividades para Você manter a forma com conforto e sem se estressar. Afinal, jogador que já está rico e não quer ficar suando para correr em campo e ganhar jogos. Você é consagrado, a gente quer que Você seja FELIZ !

    E nem se preocupe. Nossa Comissão Técnica de Monitores vai fazer de tudo para que nenhum rapaz novo que ainda tem tudo para conquistar na carreira venha tomar o seu lugar no time titular. Afinal, antiguidade é posto e ninguém aqui quer ver Você de cara feia porque tem um menino jogando no seu lugar, não é ?

    E, com o auxílio dos nossos profissionais, Você pode até acabar arrumando uma nova oportunidade para ganhar mais algum dinheirinho no Japão ou nos Emirados Árabes. Afinal, uma graninha a mais não faz mal para ninguém, não é?

    E Você ainda vai poder jogar no gramado bem cuidado do Estádio do Morumbi. Sem pressão nenhuma, porque Você é amigo da torcida e, ganhando ou perdendo, ninguém vai te cobrar nada. Não é uma delícia?????

    Então, faça como já fizeram o Fábio Santos*, o Eduardo Costa, o Léo Lima, o André Luis, o Miranda, o Cleber Santana, o Dagoberto. Venha relaxar e curtir as coisas boas de uma vida tranqüila e sem pressão na Casa de Repouso da Barra Funda.

    Ligue para o nosso Olheiro de Jogadores Consagrados e peça para ele te ajudar a vir para a Casa de Repouso da Barra Funda. Ele vai fazer tudo para trazer mais um acomodado para a turma! E seus amigos vão te receber de braços abertos.

    Aqui vamos fazer tudo para você curtir seus momentos com prazer e tranquilidade!

    – Se você não puser esse texto no corpo do blog , vou começar a acreditar que o Lula converteu você em corintiano ……
    VAMOS TROMBETEAR !!!!
    O sempre grande E SOFRIDO abraço Tricolor
    Hélio

  39. Sinceramente, eu e os meus estamos contando as horas que faltam para as 08:00h do dia 03/10/10. Até lá, é “chuveirinho” na marca do penalti da Dilma.

  40. O golpismo da mídia já ultrapassou todos os limites, acho que eles estão testando os limites das instituições brasileiras para ver até onde eles podem ir… enquanto isso, há o recrudescimento dos ânimos dos dois lados, sinceramente, o controle social da comunicação é imprescindível para um democracia plena.

  41. Lula já passou por isso, com o tempo o povo foi aprendendo a ser dono de seu próprio destino.
    Um absurdo a mídia se aliar a uma pessoa que acabou de sair da cadeia para aprontar uma armação junto ao BNDES para derrubar a candidatura de Dilma
    Só que a trapaça já foi descoberta pelos internautas, pegou mal para a Folha e Serra, até agora nenhuma prova de qualquer crime, só barulho do banditismo midiático que está no fundo do poço
    O povo vai jogar a terra em cima.

  42. Ricardo,

    Hoje, nem li os comentários sobre o tema para não ter algum tipo de influência na minha opinião sobre este fato que é publico e notório a quem assiste ao JN ver que é mais uma forma de jogar cupim no pé da mesa do Lula e da Dilma.
    O mais interessante mé que com esta artilharia toda, pesada virada para o planalto e para a campanha da Dilma o site da VEJA tras uma matéria sobre a tentativa do governo em calar a imprensa, como copisa de que seria uma vontade da direita calar a voz dos jornalistas.
    È escandaloso, não o fato do JN kmostrar as mazelas existentes no pais, muitas delas de nivel estadual ou minicipal, como saneamento básico. Isto ´=e coisa de prefeitura, com máquinas que toda prefeitura possui como retro escavadora e no minimo, com boa vontade uma fabrica de manilhas para que possa se fazer o tal saneamento básico. Isso se chama boa vontade de quem governa a nivel micro. Mas, o que importa realmente é o descaramentro do tipo de reportagem no JN no ar, é para desmerecer sim, é para jogar titica no ventilador da Dilma e do Lula, é tentar mudar o voto do povo sendo uns diabinhos em pele de carneiro. Mas isso, como faloú é aliberdade de imprensa, falem o que quiserem, malhem quem for, mas aguente depois as consequencias se não for verídico os fatos demonstrados. Aí, o governo da uma chamada em um veiculo malicioso e ela dispara que o Governo quer serciar a imprensa.
    Porque nunca sorteiam Rio de Janeiro ou a Cidade de São Paulo? Já sortiaram alguma cidade de São Paulo?
    Isso é puro jogo, pura tentativa de desestabilizar uma campanha vitoriosa.
    Qual será a bala de prata? Qual será a estaca que fincarão no peito da Dilma e do Lula? só que se esquecem que isso é bom para matar vampiro e pelo que me consta, quem chupou o sangue do Brasil não foram os dois, mas sim alguns senhores que estão acuados, desesperados por verem que seu discurso antiquadro, que sua penetração na população com suas novelas midiaticas, com seus jornais perfumaria estão ou melhor, ja perdeu a força que tinham.
    Como Lula falou hoje na entrecvista no palacio, O povo queria mudança, o Serra representava continuidade, eu era a mudança, ganhei a eleição”´pois é, hoje o povo quer continuidade, |Serra representa mudança. O carinha vive na contramão do Brasil!! Até o FHC não brigou pelo seu isolamento da campanha, que sabe ser uma derrocada.
    O pior é que a VEJA, EPOCA e GLOBO, teimam em usar as taticas falidas de guerrilha midiatica, coisa que o povo está cançado de ver. Como eu, morro de rir com estas picuinhas.

  43. Rarará…

    A Carta Capital já está nas bancas com uma capa pra chacoalhar legal o ninho tucano; ela afirma que Aécio sairá do PSDB e formará um novo partido.

    A imprensa tucana, comandada pelo solerte Noblat, já colocou a boca no trombone alegando que é mentira.

    Se o Mino Carta alegar que sua fonte foi alguém com o perfil deste Rubnei Quicoli, ladrão de cargas e de carros de luxo, além de andar com notas falsas no bolso, será que aceitarão como um livre exercício de liberdade de expressão que também a Carta Capital, e não apenas a Folha, a Veja e a Globo tem?

    Ao transformar jornalismo em molecagem, a mídia golpista pode ter assinado sua própria sentença de morte…

    À conferir.

    1. Engraçado, agora que o cara pôs a boca no trombone os petralhas lembram o curriculo dele. Mas, antes, ele andava leve, livre e solto pela casa civil e corredores do planalto com muita desenvoltura. Será porquê????

  44. Interessante que os números são os mesmos, lembram?

    Cuba, em 2.002, tinha enviado R$ 5 milhões para o PT…

    Não sabem nem maquiar as próprias mentiras.

  45. Estamos precisando de dinheiro.
    Quem dá mais?
    O Zé Serra está oferecendo R$600,00.
    Se a Dilma oferecer R$605,00 o Serra não pode reclamar.
    Quem começou o leilão foi ele.

  46. Kotscho,
    Você viu que a a vice-procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau enviou ofício a revista Carta Capital solicitando toda a relação de publicidade da revista com o Governo Federal!

    Na entrevista com o Bob Fernandes (abaixo) ela disse que se recebesse denúncia em relação à Veja “ou qualquer outro meio, estarei na obrigação de mandar apurar da mesma forma”. Não seria a hora de apurar a relação econômica entre o governo de São Paulo e a Veja e Folha de São Paulo através de publicidade e compra de assinaturas? Se algum leitor aqui do blog souber como fazer essa solicitação jurídica, acho que seria muito útil à democracia brasileira!

    A entrevista é essa:
    Fonte: http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4684074-EI15315,00-Cureau+fizeram+uma+denuncia+isso+nao+e+juizo+de+valor+meu.html
    O diretor de redação e proprietário majoritário da revista Carta Capital recebeu, na quinta-feira (16), ofício encaminhado pela vice-procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau. A vice-procuradora, no ofício datado do dia 9 de setembro, cobra de Carta Capital “relação das publicidades do governo federal dos anos 2009/2010, os respectivos contratos, bem como os valores recebidos a esse título”. No final da tarde desta sexta-feira (17), conversei com a vice-procuradora Sandra Cureau a respeito do caso.

    Abaixo, o teor do diálogo.

    Terra – Procuradora, a senhora confirma o envio de um ofício à revista Carta Capital cobrando a relação de publicidade e contratos da revista com o governo federal?
    Sandra Cureau – Sim, confirmo.

    Terra – Qual é o motivo para isso?
    Sandra Cureau – Eu recebi um ofício do procurador regional eleitoral do Distrito Federal, Renato Brill de Góes, ofício esse que havia sido encaminhado a ele, aqui no Distrito Federal, com a denúncia de um cidadão.

    Terra – Que cidadão?
    Sandra Cureau – Um cidadão que pede sigilo, e isso é comum.

    Terra – Que denúncia é essa?
    Sandra Cureau – Que a revista Carta Capital apoia o governo Lula e a candidatura de Dilma e para tanto receberia verbas do governo federal.

    Terra – E o que a senhora pensa disso?
    Sandra Cureau – Eu vou lhe contar qual é o rito jurídico que estou seguindo, e digo que isso não significa nenhum juízo de valor da minha parte.

    Terra – Qual é o rito?
    Sandra Cureau – Abri um procedimento, como estou obrigada a fazer, e mandei para os que estão sendo acusados para se conhecer a verdade dos fatos.

    Terra – Para quem a senhora encaminhou?
    Sandra Cureau – Para a Casa Civil da Presidência da República, para o Tribunal de Contas da União e para a Carta Capital.

    Terra – Em relação ao governo, o que a senhora deseja apurar?
    Sandra Cureau – O que o cidadão denunciou ao procurador Renato Brill de Góes e ele me encaminhou por estar isso afeito à Procuradoria Geral Eleitoral que cuida das eleições presidenciais, que é a na qual estou, eu preciso apurar a verdade dos fatos.

    Terra – Sobre o que?
    Sandra Cureau – Se foram obedecidos, por parte do governo federal, os princípios da moralidade e impessoalidade.

    Terra – Já houve casos semelhantes nesta eleição de 2010? A senhora encaminhou questionamento semelhante a outras editoras no Brasil?
    Sandra Cureau – Não me lembro se em relação à mídia haveria outros casos. Me parece, não tenho certeza, que houve em relação a blogs na internet e a um jornal do interior, mas não posso te responder isso com certeza tão rapidamente. E, se alguém denunciar algo semelhante em relação a, por exemplo, às revistas Veja, Época, Istoé, ou qualquer outro meio, estarei na obrigação de mandar apurar da mesma forma. Não tenho a menor dificuldade. Como não tenho como saber se isso é verdadeiro ou não, em relação a qualquer um, antes de terminada a apuração. Repito: isso não significa nenhum juízo de valor da minha parte. Estou seguindo o rito jurídico.

    1. Tereza
      A SABESP patrocina um montão de rádios e TVs, ex. Jovem Pan, Eldorado, Jornal das sete na Globo, etc.
      Governo de SP com nossa grana. Grana essa que fatalmente daria para fazer algumas estações de tratamento de esgoto.
      Está na hora de ver também o relacionamento com os pedágios. A cara de pau é tão dura que constroem rodoaneis com nossa grana, já deixam pronto os pedágios e entregam para mesma empresa nos explorar.

  47. Jeito Noblat de informar que a vaca de Serra continua indo pro brejo em ritmo acelerado… Nem parece que após uma semana de forte tiroteio midiático, Dilma segue firme e forte. Segundo ele, está estancada…

    Ibope – Marina sobe 3 pontos, Serra cai 2. Dilma estanca

    O DataPolvo, instituto de pesquisa deste blog, informa em edição extraordinária: a mais nova pesquisa Ibope, a ser divulgada logo mais pelo Jornal Nacional, dará a Dilma 51% das intenções de voto – o que ela tinha na pesquisa anterior de 3 do mês em curso.

    José Serra caiu dois pontos – passou de 27% para 25%. Marina Silva cresceu 3 pontos – foi de 8 para 11%.

    A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

  48. Kostcho, não tem a ver com seu post, mas, só pra registro que primor a entrevista do Pres. Lula ao IG, agora ta explicado porque o Obama disse que Ele é o CARA, Nunca na história deste país(futura) haverá outro presidente como Ele.

  49. O pessoal da oposição está dizendo que você, Ricardo, e o Nassif e outros da mesma linha, são “jornalistas chapa branca”.
    Eu já acho que eles são jornalistas marrons, alem do denuncismo sem prova.

    Estão querendo levar na marra.

    Quem diria, o Merval Pereira, muito inteligente para narrar como derrocar a Dilma. Porem não usa uma linha sequer da sua coluna pra falar da plataforma política do seu cupincha José Serra.
    Só sabe falar que a Dilma vai aparelhar o governo, que vai botar uma mordaça na imprensa, etc.
    Acha que com isso vai fazer a cabeça do eleitorado.
    Acho ate que o Lula aguentou demais dessa turma.
    A turma da Globo fala com um rompante, de quem está por cima da carne seca, que tudo que eles falam é bom para o Brasil.
    Tem que baixar a bola dessa moçada.

  50. Kotscho

    Não gostou do meu comentário sobre o leilão do SALÁRIO MÍNIMO que fiz acima?

    O ZÉ ofereceu 600,00 mensais, e se a DILMA oferecer 500,00 – ele não pode chiar.

  51. Ricardo:
    Deduzo com meus botões que a Grande Mídia brasileira (secundada pelas mídias regionais) é uma das cláusulas secretas do Consenso de Washington (ou Melhor, IW – Imposição de Washington. Note que que é proibido ocorrer jornal ou TV que não haja em consonância com essa IW . Por exemplo, até hoje a Tribuna da Imprensa, insuspeita de ser lulista, está proibida de voltar, embora tenha ganho esse direito em todas as instâncias da Justiça.
    A Mídia é o dedo de Washington nos negócios desta Satrapia, e seus donos (da Mídia), diretores e (quase todos) jornalistas-articulistas são títeres dos interesses do Grande Espoliador do Norte. Ou quinta-colunas. E ainda se orgulham disto…
    Será que estou errado?!

  52. A máscara da Globo caiu, hoje ela trouxe átona toda a verdade, verdade sem manipulação, sem maquiagens. tentei relatar um pouco do que foi o JN (17/9).

    Globo se rende ao inabalável resultado das pesquisas, se deu por vencida e passa a fazer reportagens verdadeiras sobre caso de suposto tráfico de influencia na casa civil, TV Globo mostrou (17/9) no JN, que documentos usados por RUBINEI QUICOLI, foram gerados por ele próprio, RUBINEI gerou esses documentos para chantagear membros do governo, na tentativa de aplicar um golpe bilionário no BNDES, golpe seria no valor de R$ 9 bilhões de Reais, só que Banco (BNDES) não caiu no golpe, não aceitou a solicitação desse “empréstimo’, empréstimo para o pseudo projetos do Sr. Quicoli era gigantescos para uma ‘quitanda’, então para se vingar, Sr Quicoli trouxe átona os seus documentos, (e-mails em sua maioria enviados à casa civil de janeiro até abril/2010, Globo continua; ‘O Sr Quicoli já cumpriu pena no estado de São Paulo, por ESTELIONATO, roubo de cargas, coação de testemunhas, ameaça de morte e desacato de autoridades, passou um ano e meio preso em regime fechado, dos dois anos e seis meses a que foi condenado’, TV Globo exibe em seu programa jornalístico, o JN(17/9), cópias dos documento no formato de facsimils (cópia eletrônica de documentos digitalizados) onde mostra a coação e chantagem a funcionários do gabinete da ministra da casa civil, no período da extorsão, com esse ato, com esse comportamento, TV Globo mostrou-se interessada apenas em mostrar a verdade, a verdade sem maquiagem, sem manipulações sem sub verdades, sem reportagens subliminar, verdade que toda a sociedade brasileiro merece e precisa. Informações para entender o ocorrido, saber sem conjecturas sem distorções das informações. Globo foi alvo de uma ‘chuva de contestações, de manifestações publica em sua caixa de e-mails, brasileiro contestou a forma leviana com que deram informação sobre o caso dos sigilos da receita, TV ficou sem credibilidade depois que surgiu a verdade no caso dos sigilo da RF, PF mostrou a quadrilha que agia em agencia de Mauá havia 18 anos, funcionaria cobrava R$50, 100 ou 150 Reais para retirar cópias de declarações fosse de quem for, VERDADES vieram cedo demais Para emissora, TV encerrou a matéria com a verdade sobre os dois casos em seu programa JN(17/9) .
    Comportamento da Rede Globo de passar a falar apenas a verdade, como aconteceu hoje, é motivado por um ato de pressão da nossa sociedade, emissora percebeu que o brasileiro não aceitou fácil as sua manipulações, suas “jogatinas’ eleitoreiras, povo protestou com a queda de audiência no domingo, dia 05/09/2010 quando emissora ficou em segundo lugar na audiência nacional, (IBOPE) Para o horário das 07:00 a 24:00, emissora permaneceu em segundo na audiência até as 09:00 da segunda feira 06/9. RECORD foi líder por 26 horas, Esse Fato gerou uma crise na emissora.

  53. No Ibope a Marina já está nos 11% e o Serra continua baixando. Se a fábrica de escândalos continuar, a candidata verde vai chegar em segundo lugar. E o Aécio além de dar a deixa de que está largando o PSDB ainda larga a notícia pela Carta Capital. Vingancinha boa esta a do mineirinho. acerta o PSDB, o Serra e a imprensa paulista. Os desmentidos fazem parte da jogada do Aécio.

  54. Ricardo, lhe digo com toda a sinceridade: moro no interior do Estado do Ceará, e aqui neste interior, as pessoas andam indignadas com a desfarçatez dessa mídia. Tá assim um negócio fora do sério. Ultrapassaram todos os limites.

  55. É caro Ricardo.
    São os fazedores de opinião. Por que não comentam o desgoverno do PSDB em SP.
    Febem, é só mudar o nome e vira Casa que passa a ser uma maravilha.
    PCC vira facção criminosa. Por que não se prendeu mais chefões do PCC, depois de 2006, será um Salve Geral?
    As enchentes do J. Pantanal, o rio Tietê é estadual. Só como exemplo
    Veja a pérola de entrevista do Alckimin que a imprensa, convenientemente, esqueceu.
    Vale a pena.

    Abraços

  56. Uma coisa MACHISTA é aquela mensagem do TSE com o humorista da GLOBO que só mostra homens de preto para presidente, governador, deputado, senador….. e as mulheres só entram para completar a bandeira!

  57. Ricardo data vênia, estou substituindo o comentario anterior face aos erros de conceitos e colocações, A diante o novo ”
    Ricardo, o principio da liberdade de imprensa previsto no art. 220 da constituição que dispõe “A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. Portanto, a própria Carta Magna já impõe limite ao condicionar que a informação, o processo ou veículo observem ao que ela dispuser a esse respeito. Tanto que no § 1º do mesmo artigo o mandamento constitucional estabelece que” Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no artigo 5º, IV, V, X, XIII e XIV.” Eis aí, os dispositivos constitucionais que limitam a chamada liberdade de veicular a informação, portanto ela não ilimitada, absoluta ou imune.
    Se os donos dos veículos por onde transitam as informações, sob qualquer forma sempre interpretam ao seu interesse, que a regra constitucional prevista no caput do art. 220 é auto aplicada e o seu parágrafo 1º carece de regulamentação através de lei, entendo estar aí à brecha para discussão do assunto. Não sei por que os juristas (OAB) e os magistrados evitam discutir, debater ou posicionar a respeito dessa matéria, bastante controvertida no direito brasileiro.
    Como vê há conexão com o estabelecido no seu art.5º Inciso IX – ”é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença” face não haver qualquer menção de que seja absoluta, infinita ou imune, e sim, “censura ou licença” por que adiante a própria constituição não estabeleceria no próprio art.5º o Inciso V que não censura e nem bloqueia mas impõe –“ é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem”.
    Não sendo eu, um jurisconsulto e sim mais um jogador do time do povão o meu conhecimento é muito limitado para melhor interpretar a redação constitucional e de entender se este dispositivo aí limita a tão propalada liberdade de informar como apregoam os paladinos golpistas e manipuladores do livre expressar que eu humildemente entenda desde que não lesione o direito de outrem. Vejo essa liberdade condicionada a não contrariar o Inciso X adiante transcrito do mesmo diploma constitucional, onde dispõe in legis “ são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. Partindo entendimento, (por favor, senhores juristas, puxem minha orelha) o veiculo divulgador, empresa jornalística (pessoa jurídica) não sofrerá qualquer restrição (de que, de quem) nos parece haver uma lacuna ou estar incompleto o artigo – que atua ou age por representação, isto é, através de pessoas, portanto a maneira de veicular a informação ou expressão é feita de maneira objetiva diferente de quem criou ou produziu a informação ou expressão que é inerente do seu criador ou fabricante algo subjetivo. Neste raciocínio o criador e o veiculador por ter intenções diferentes, um de informar o ou de conseguir um objetivo ou obter um resultado. A expressão se vincula, como própria do individuo, do ator, do artista, sendo fruto da sua criação, inerente ao espírito enquanto o veiculo (a empresa) o seu interesse é empresarial ou comercial, ou seja, obter vantagens como difundir ou divulgar aonde quero concluir que a liberdade é da expressão e não de modo, da maneira de veicular, divulgar, irradiar, propalar face até ser usada como arma com objeto para atingir, um determinado alvo,
    Se o condutor (veiculo) o faz ele assume as conseqüências dessa atividade e não o dono da informação da expressão. Se a divulgação do que estiver expresso violar o mandamento previsto no Inciso X do art. 5º da CF 88 e o atingido entender que lesou sua honra pode recorrer ao Judiciário por força do Inciso XXXV – a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito; portanto não vislumbro na atitude por parte da imprensa brasileira como algo de absolutismo e nem atuação infinitiva, sem limite para comportar-se. A questão essencial é que as grandes empresas jornalísticas agem ou se estivessem blindadas judicialmente como se a lei não se lhe aplica, sentem-se imunizadas ou protegidas pelo judiciário, como lhe sendo subserviente ou submisso.
    Vive-se ainda como no tempo do império são os verdadeiros herdeiros da corte, a nobreza republicana ou a realeza feudal e dominadora do Brasil enquanto o povão tem de continuar como plebéia, a ralé e serviçal.
    Da mesma forma o § 2º que dispõe que “É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística” também necessita de lei especifica.

  58. As concessões são públicas, logo o único titular dos canais de TV’s e rádios é o povo. Depois das eleições, devemos propor um projeto de lei de iniciativa popular para que os canais de comunicação parem de fingir que são imparciais quando na verdade são extremamente parciais e partidários.
    Nesse sentido, gostaria de comunicar o desrespeito das propagandas de televisão, em especial a propaganda da Skol em que aparece um homem de Cueca sem nenhum pudor e respeito às crianças que estão assistindo.

    Atenciosamente,

    Alisson Vogado.

  59. Neste fim de semana as balas de prata dos inconformados com as denuncias vazias dos tucanos já estão sendo preoaradas.
    Temos fatos como a saída do Aécio Neves do PSDB. a solicitacão de exclarecimentos sobre contratos milionários de assinaturas de fornecimento de revistas e jornais que o Serra fez para disttribuicão nas escolas, o fato do candidato Nei Santos que foi preso e posou em foto como o candidato Alckmim e vários outros.
    Pelo exposto não uma simples bala de prata, mas várias delas.
    Sr. Serra, o povo está contando os dias para lhe dar como resposta tuda a indignacão às manobrar que de maneira indireta nos classifica como tolos e otários.
    Espere só o dia 3 de outubro para ver.

  60. Dona Fátima e ‘seu’ Wiliam quanta baixaria!

    Aquele jovem casal, de promissores telejornalistas, por uma década conseguiu vender a imagem de comunicadores namoradinhos do Brasil.

    Mas, junto com os cabelos brancos dele e as rugas (à la Maria Lydia) dela, veio o desencanto.

    É que, diferentemente do quase anônimo profissional do jornal impresso ou do rádio, o telecomunicador, por filosofia da própria emissora é, via de regra, um galã ou uma musa.

    Mas, quando apenas uma bela carinha, já não basta, o que se pede é conteúdo e atualidade.

    O chamado 4º Poder de tão ‘republicano’ que é, se dedica, à exaustão, a expor os desvios da gestão PT.
    Mas ele não é tão fervoroso assim, quando o PSDB detinha o poder na área federal (especialmente quando a Globo recorria aos recursos do BNDES).

    Ou, mesmo agora – nessa competência de fachada – no governo paulista, do PSDB, que divide o comando da segurança pública do Estado com o PCC, dos pedágios abusivos e dos insignificantes números na área de saúde para uma população de mais de 40 mi de habitantes.

    Que atire a primeira pedra a instituição isenta de erros em seus quadros. Ou, que não se valha de sua influência para não se expor ao público.

    A própria imprensa tem dificuldades para manter em seus armários, seus esqueletos (Pimenta Neves).

  61. Sou jovem tenho 16 anos e vou votar a primeira vez este ano e estou abismado com a falta de ética e respeito que a campanha do candidato “tucano” vem apresentando, uma campanha que com certeza vai contra a todas as formas corretas de se fazer politica (tomando como base as campanhas adversárias), e também vejo que temos um grande problema com a imprensa, que se quer respeita o direito de cada um de ter sua própria elucidação dos fatos decorridos, e o que é pior, não tendem a ficar neutros.

    Ainda que isso seja vergonhoso, sei que uma grande parte da população que a imprensa e a campanha tucana pensavam ser influenciáveis por esta pratica aética está vacinada, e o nome dessa vacina é Luiz Inácio LULA da Silva.

    1. Parabéns Aalex, fico feliz em ver uma jovem pensando como você. Siga em frente garoto, prime pelos principios da moral, da ética e da legalidade, seja um cidadão de bem e ajude aos seus irmãos brasileiros a realizarem os seus sonhos juntamente com você. Adiante por um Brasil melhor, mais justo e mais social.

  62. Bom Dilma Ricardo, com alegria e entusiasmo!!!!!!!!
    Que credibilidade de imprensa Ricardo? A midiotizada, parcimoniosa, que está de rabo preso com o reacionarismo indecente e descabível?
    Ricardo, eu tenho nojo e repulsa dessas manchetes neste esquema perverso e denuncio isto semanalmente para mais de tres mil pessoas, destas seguramente trezentas reproduzem estas denúncias para mais dez pessoas.

  63. A imprensa já perdeu credibilidade faz tempo.
    Nem em rádios a população acredita mais, quanto mais em jornais e telejornais.
    Esses jornais distribuídos em sinais de trânsito, ou vendidos a R$0,50, só pioram tudo.
    Infelizmente, fizeram um desserviço ao país.
    É urgente a redefinção do conceito de informação jornalística no Brasil.

  64. Até que enfim um colunista escreve e diz o que a maioria dos eleitores já sabem, isto é, que toda a campanha da midia liderada pelas osganizações globo, TV, Jornal etc é descaradamente partidária do candidato SERRA. Só discordo dele quando afirma que isso é liberdade de imprensa, não, é abuso puro e simples, para mim liberdade de imprensa deve ter limites pois imprensa é a industria da comunicação são empresas que visam lucro, imprensa é o conjuunto de empresas jornalisticas, tvs, etc… e, como empresas devem ser regualdas pela Lei, e não pode ser confundida com liber dade de expressão que é outra coisa, esta sim, deve ser absoluta. O casal do JN no ar, tem direito absoluto a sua expressão mas, a empresa TV Globo não pode partidarizar a informação como vem fazendo, pior ainda está descaradamente desinformando o publico, criando ilações como se feossem verdades absolutas com fins meramente partidarios.

  65. Mino não se vergará, pois em matéria de combater laivos de autoritarismo, é “gato escaldado”. Vejam o que ele diz a Bob Fernandes. Sobre o requerimento absurdo da Dra. Cureau ao Mino Carta, vejam o que ele respondeu a Bob Fernandes:

    BOB FERNANDES – Terra – 17/09/2010

    “O diretor de redação e sócio majoritário da revista Carta Capital, Mino Carta, recebeu da vice-procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau ofício em que a integrante do Ministério Público cobra, no prazo de cinco dias, “relação das publicidades do governo federal dos anos 2009/2010, os respectivos contratos, bem como os valores recebidos a esse título”.
    A respeito deste ofício, ouvi há pouco o diretor de redação da Carta Capital, Mino Carta.
    Terra – Temos aqui o teor de um ofício encaminhado a você e à revista Carta Capital pela procuradora Sandra Cureau e gostaríamos de saber o que o senhor, como diretor de redação, tem a dizer.
    Mino Carta – Eu penso que isso é uma atitude indevida, não teria sentido sequer se fosse dirigida a mesma requisição às demais editoras do País. Entenderia que assim se fizesse junto ao próprio governo federal.
    Terra – Isso, na prática, tem qual significado?
    Mino Carta – Significa que a senhora Cureau entende que nós somos comprados pelo governo federal, via publicidade. Se ela se dedicasse, ou se dedicar, porém, à mesma investigação junto às demais editoras de jornais, revista, e outros órgãos da mídia verificaria, verificará, talvez com alguma surpresa, que todos eles têm publicidade de instituições do governo em quantidade muito maior e com valor maior do que Carta Capital.
    Terra – O que você…
    Mino Carta – Aliás, me ocorre recordar que durante o governo tucano de Fernando Henrique Cardoso, dito FHC, fomos literalmente perseguidos pela absoluta ausência de publicidade do governo federal. E a pergunta que faço é a seguinte: então, alguém, inclusive na mídia, se incomodou com isso? Ninguém considerou esse fato estranho? Uma revista de alcance nacional não receber publicidade alguma enquanto todas as demais recebiam?”

  66. “Como vai ficar a credibilidade da imprensa depois das eleições?”

    a resposta está no próprio texto

    “Como apenas 1,5 milhão de brasileiros lê jornal diariamente, num universo de 135 milhões de eleitores, ou seja, o que é quase nada”

    😉

  67. Kotscho, com Rede Globo ou sem Rede Globo , com Folha ou sem Folha,

    em outubro nós vamos às urnas pra VARRER os

    entreguistas PSDB e DEM da Politica Brasileira.

    Pai nosso que estais . . . . . . . . . . . . . . . . . mas livrai-nos dos

    irmãos siameses, PSDB e DEM. Amém.

    Bom fim de semana a todos.

  68. Em um palanque montado em Itabaiana, Sergipe, Serra perguntou a uma platéia de cerca de 1.000 pessoas – Quem aí soube desse novo escândalo da Casa Civil? Pouquíssimas pessoas levantaram a mão e Serra se tocou. Passou a falar do aumento do salário mínimo. Esse é o Serra!

  69. Precisamos pedir um ajustamento de conduta para essa mídia elitista golpista e quem são os verdadeiros beneficiados.

    São evasivos e só sabem colocar farofa no ventilador sem apresentar as devidas provas, ou prova sem nenhuma credibilidade só para vender jornais e revistas e reter o telespectador menos avisado, influenciando votos unilateralmente, e aumentando o custo Brasil.

    CPI neles para apurar a quem interessa, baseado no 5 S, Quem ?, Quando ?, Onde ?, Pra que ? e Porque ?

  70. É lamentável sob todos os aspectos essa tendência descarada da Rede Globo em favorecer o candidato de oposição. Isso chega a ser ultrajante. Felizmente a consciência política do povo brasileiro aumentou bastante desde 1989. Notadamente essa estratégia está se configurando em um verdadeiro tiro no pé.

  71. Há mais de vinte anos, nada vejo da globo. A veja deixei de ler o mesmo tanto. a folha, idem. estadão nunca li. Não adianta reclamar da globo, do que eles fazem e continuar dando-lhes audiência. Lógico que há aqueles que, por dever de ofício, são obrigados a assistir ao JN. Mas os outros? Reclamam, reclamam, mas estão lá, vendo o casal mentiroso e suas novelas. Assim não dá…

  72. A turma do PSDB esta abandonando o Barco.
    Turminha de oportunistas.
    Político so tem um objetivo, usufruir do poder.
    É debanda em Minas Gerais, Sergipe, etc.
    Não sabem perder com dignidade.
    É o próximo partido a mudar de nome,
    tentando apagar o passado.
    Não tem lealdade, não tem compromissos.

  73. Por essas e outras é que eu migrei para o Jornal da Record.
    Mil vezes melhor e com um casal (profissionalmente se falando) um milhao de vezes mais simpaticos.
    Globo em casa só formula 1, pois não se tem outra opção. Só que, mesmo assim, é a imagem da tela e o som do rádio. rsss

    Abr

  74. Olá Ricardo, e caros bloguistas.

    É mais do que natural as pessoas estarem apreensivas e até nervosas nesta altura do campeonato político desse Vale tudo.

    Falando do JN, o caro Ricardo em um trecho falou “dos problemas das cidades brasileiras, onde falta de tudo e nada funciona”….aí eu lembrei de uma Cidade.

    Eu lembrei-me da cidade, que não é uma cidade, mas é um Distrito ou arraial que fica a 40Km distante de Ipatinga-mg – chamada de “Cordeiro de Minas” – pertence á Comarca de Caratinga – terra do grande escritor Ziraldo; que um dia desses o Senhor fez referência em seu blog – companheiro este que luta por uma vaga na Academia brasileira de letras; e do cantor Agnaldo Timóteo, que hoje disputa uma vaga na Câmara federal por São Paulo.

    Assim que você sai de Ipatinga, você passa numa grande ponte metálica e embrenha adentro por grandes plantações de eucaliptos; passa por várias lagoas de muito peixe – e só anda em estrada de poeira até chegar em Cordeiro.

    A primeira impressão que você tem é que está chegando numa cidade do faroeste do antigo Texas.

    Lá, o povo é muito hospitaleiro. A minha esposa tem lá um tio amigo chamado Gentil, este senhor é parente próximo do Ex-prefeito de Ipatinga, pai do deputado federal Leonardo Quintão, que disputou a prefeitura de Belo Horizonte, em 2008;

    Sr Gentil, como é conhecido, é um homem que vive em função da sua família – é um antigo comerciante da cidade, fazendeiro, pessoa simples, onde ás vezes eu vou com a minha famíla passar alguns fins de semana. Lá, eu me sinto em casa. Ele mata boi e porco toda semana; e rola muita manguaça. Você pode até escolher: eu prefiro mais é da amarelinha.

    Se algum dia o amigo Ricardo, vir aqui em minha casa, em Timóteo, eu quero levá-lo até lá – para ele ver que lá realmente é uma cidade diferente. Falta de tudo; mas o povo é muito feliz!

  75. Caro Kotscho, por falar em manchetes, aquele caso do candidato a deputado se não me engano de nome Nei Santos, que após estar preso e depois de quatro (4) anos de solto conseguiu a incrível proeza de construir uma fortuna baseada em nada mais, nada menos que mais de dez postos de gasolina que segundo uma emissora PIG famosa está distribuindo um tanque de gasolina para cada pessoa que prometa votar nele e que adicionando a essa imensa fortuna a importacão de um carro Ferrari avaliado em 1,4 milhões de reais além de várias mansões. Eu pergunto como o cara que além de tudo se gaba de ter ficha limpa conseguiu isto?
    O pior é que eu vi em outro blog cognominado de sujo pelo Serra, uma foto dele, o tal de Nei Santos, todo sorridente ao lado do Alckmim.
    O que voces pensam disto?
    As balas de prata contra os tucanos vão aos poucos sendo mostradas e matando de vez as pretencões tucanas neste pleito eleitoral.

    1. Caro Anibal,
      ao contrário do que vc diz, a ave tucano ñ é fraca, muito pelo contrário! é uma das mais fortes e resistentes da nossa fauna, alem de ser uma das mais belas! pena que sua imagem está associada ao PSDB, sigla que abriga a maior parte dos mais perigosos marginais brasileiros! se houvesse uma brecha jurídica que proibisse o uso da imagem desta ave por estes marginais, com certeza alguem já teria usado o poder judiciário para livrar o pobre tucano desta associação que ele ñ escolheu mas como o tucano faz parte da nossa fauna e a mesma é patrimônio de todos os brasileiros, que tal fazermos um movimento e defesa da ave e livrar ela deste bando de marginais e predadores da natureza?

    1. Ruy seria bom você recomendar à revista Veja como capa para a edição que promete ser a “bala de prata” da campanha tucana e ter o seguinte título “O milagre virá do além”.

    1. Geralmente os Blogs pertencem a pessoa ‘fisica’,
      Robherto, ( com ‘bh’ ))

      Pessoas podem ser parciais sim por paixão, porém a grande empresa midiatica NÃO, não tem esse direito, eles tem interesses excusos, eles tem meios para manipular, forjar, maquiar, maquinar para obtençao de lucro, grandes lucros, ela tantar modificar uma reportagem ou matéria só para auferir ganhos, com a parcialidade da grande midia o prejudicado é o país e o povo manipulado,
      Resultado sempre é obtido em favor de veículo(empresa). A ‘grande midia’. Manipula em proveito próprio,
      Tem um grande canal de TV, que anos atrás, elegeu um politico a deitar poder em Brasilia, para conseguir anistia de seus débitos junto a um grande Banco estatal.
      ‘Pessoas” não tem essa pretenção!!! tem paixão.

  76. êta….. o tal do israel mandava na casa civil até quando a Ldilma lá estava…. e agora? One já “civil”????
    Está na hora de Ludilma mostrar que aprendeu a lição: eu num vi nada…. não sei de nada…. quem é israel????

  77. Esse poder paralelo da mídia soberana é um espanto!!!!!!

    Nunca antes se fez tantas viagens record ao redor do Brasil antes como agora.

    Esquecem também de mostrar e divulgar a nível Brasil, isto é, a todos os brasileiros a miséria e pobreza bem aqui perto de sua rica sede em São Paulo.

    Abafam tudo o que é de ruim por aqui, não fazem matérias a nível nacional mostrando que essa pobreza existe bem pertinho e são vizinhos no Estado mais rico da federação, sem saneamento básico e distribuição de renda onde o PSDB/DEM governa a mais de 16 anos.

    São Paulo está ficando pra traz com esse capitalismo desacerbado e essa mídia , só visam lucro e o caixa dois “constitucional” pró seus candidatos que patrocinam essa pobreza, onde a elite não muda de mentalidade vendo que o resto do Brasil os vê diferente queira eles ou não, com a população são 190 milhões menos os 40 milhões residentes no Estado São Paulo, a maior densidade demográfica que é sinonimo de má qualidade de vida e que só interessa aos donos da mídia e grandes empresários nacionais e principalmente multinacionais que aqui não vivem só ficam no exterior esperando na boca do caixa.

    Mas esses grandes tem helicóptero jatinho e a maioria não moram na capital não convive com os problemas aqui deixando- os insensíveis, ganham muito dinheiro com o formigueiro humano, alem de explorar o governo.

  78. Caro Ricardo Kotscho, encontrei essa matéria do Leonardo Fontes, em sue blog: ”brasilia, eu ví”

    http://brasiliaeuvi.wordpress.com/:

    Na Íntegra, abaixo: (Uma propriedade intelectual do Leonardo Fontes)

    (15/09/2010
    A quem interessa tornar a CartaCapital invisível?
    Invisibilidade jornalística
    “Ah, se o teu nome fosse Erenice!
    Desde o fim de semana passado, tenho recebido uma dezena de e-mails por dia que, invariavelmente, me perguntam sobre a razão de ninguém repercutir, na chamada “grande imprensa”, a matéria da CartaCapital sobre a monumental quebra de sigilo bancário promovida, em 2001, pela empresa Decidir.com, das sócias Verônica Serra (filha de José Serra, candidato do PSDB à Presidência da República) e Verônica Dantas (irmã de Daniel Dantas, banqueiro condenado por subornar um delegado federal). Juntas, as Verônicas quebraram o sigilo bancário de estimados 60 milhões de correntistas brasileiros graças a um acordo obscuro fechado, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, entre a Decidir.com e o Banco do Brasil, sob os auspícios do Banco Central. Nada foi feito, desde então, para se apurar esse fato gravíssimo, apesar de o então presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), ter oficiado o BC a respeito. Nada, nenhuma providência. Impunidade total.
    Temer, atualmente, é candidato da vice na chapa da petista Dilma Rousseff, candidata do mesmo governo que, nos últimos dias, mobilizou o Ministério da Justiça, a Polícia Federal, a Controladoria Geral da União e a Comissão de Ética Pública da Presidência da República para investigar uma outra denúncia, feita contra a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, publicada na revista Veja no mesmíssimo dia em que a Carta trazia a incrível história das Verônicas e a quebra de sigilo bancário de 60 milhões de brasileiros.
    Justíssima a preocupação do governo em responder à denúncia da Veja, até porque faz parte da rotina do Planalto fazer isso toda semana, desde 1º de janeiro de 2003. É quase um vício, por assim dizer. Mas por que não se moveu uma palha para se investigar as responsabilidades sobre, provavelmente, a maior quebra de sigilo do mundo ocorrida, vejam vocês, no Brasil de FHC? Que a mídia hegemônica não repercuta o caso é, para nós, da Carta, uma piada velha. Os muitos amigos que tenho em diversos veículos de comunicação Brasil afora me contam, entre constrangidos e divertidos, que é, simplesmente, proibido citar o nome da revista em qualquer um dos noticiários, assim como levantar a possibilidade, nas reuniões de pauta, de se repercutir quaisquer notícias publicadas no semanário do incontrolável Mino Carta. Então, vivemos essa situação surreal em que as matérias da CartaCapital têm enorme repercussão na internet e na blogosfera – onde a velha mídia, por sinal, é tratada como uma entidade golpista –, mas inexistem como notícias repercutíveis, definitivamente (e felizmente) excluídas do roteirinho Veja na sexta, Jornal Nacional no sábado e o resto de domingo a domingo, como se faz agora no caso de Erenice Guerra e a propina de 5 milhões de reais que, desaparecida do noticiário, pela impossibilidade de ser provada, transmutou-se num escândalo tardio de nepotismo.
    Enquanto o governo mete-se em mais uma guerra de informações com a Veja e seus veículos co-irmãos, nem uma palha foi mexida para se averiguar a história das Verônicas S. e D., metidas que estão numa cabeludíssima denúncia de quebra de sigilo bancário, justamente quando uma delas, a filha de Serra, posava de vítima de quebra de sigilo fiscal por funcionários da Receita acusados de estar a serviço da campanha de Dilma Rousseff. Nem o Ministério da Justiça, nem a Polícia Federal, nem a CGU, nem Banco Central tomaram qualquer providência a respeito. Nenhum líder governista no Congresso deu as caras para convocar os suspeitos de terem facilitado a vida das Verônicas – os tucanos Pedro Malan e Armínio Fraga, por exemplo. Nada, nada.
    Então, quando me perguntam o porquê de não haver repercussão das matérias da CartaCapital na velha mídia, eu respondo com facilidade: é proibido. Ponto final. Agora, se me perguntarem por que o governo, aliás, sistematicamente acusado de ter na Carta um veículo de apoio servil, não faz nada para apurar a história da quebra de sigilo bancário de 60 milhões de brasileiros, eu digo: não faço a menor idéia.
    Talvez fosse melhor vocês mandarem e-mails para o Ministério da Justiça, a Polícia Federal, a CGU e o Banco Central.)

    1. No Brasil se alguém ACUSAR, o acusado cai, pela dificuldade da defesa, piora se caso interessa a emissora de TV, emissora emissora dia o que interessa, o que lhes convém.

      No Brasil é dificil provar inocencia. O caso da quebra de sigili da Receita Federal por exemplo, TV passou 18 dias a acusar a residenta Dilma, de ser a mentora do ato, só que dias depois a PF descobriu um esquema de venda ilegais de cópia de declaração no posto de Mauá, esquema havia 16 anos que funcionava, funcionários vendiam declarações de terceiros por R$ 50, 100 ou R$ 150,00 Reais a cópia adquirida, dentre as vitimas estão, o LULA, o ministro Gilmar medes, Guido Mantega e até a filha do Serra.
      TV levou 18 dias a acusar Dilma e apenas 30 segundos para se retratar em seu programa jornalistico.

      Por isso sou a favor de modificar as leis das comunicações, para haver mais empresas no setor, e não nove familias apenas, a controlar todo esse mercado gigante.

  79. Só acredito que o Serra levará o mínimo a R$ 600,00 se ele colocar isso no papel, reconhecer firma em CARTÓRIO e mostrar o documento na TV.

    Ou será que nem assim dá pra acreditar no homem?

    1. Na época em que ele foi o ‘primeiro ministro de FHC, não se interessou em tirar o salário minimo de R$ 70,00 (U$35,00), para U$100,00 que trabalhadores tanto peduiam, quer mudar que vale U$314,00?
      Proque agora surge com essa proposta? de R$538,70 (atual) para R$600,00 chega a ser burrice, pois em Abril/11 salário minimo vai para R$600,00r ou um pouco mais por força do reajuste anual do (01/05).
      Propor o que já é fato??

  80. TEMOS DE ACABAR COM UM PARTIDO CENTENÁRIO. Trata-se do POB, o Partido dos Otarios Brasileiros, que é o maior partido deste país, iniciado no tempo do império, quando furtaram as riquezas nacinais e aquele que reclamou, Joaquim José da Silva Xavier, foi enforcado pelos ”poderosos” com apoio da ”justiça”. Na modernidade, verificamos a campanha ”ouro para o Brasil”, o Emprestimo Compulsório Sobre Combustíveis, que teriam de devolver após, a CPMF que seria a contribuição para termos um serviço de saúde de primeiro mundo, e outros ”calotes mais”…não é possível participarmos desse PARTIDO que poucos tiram PARTIDO. Para tanto, nestas eleições, devemos pesar e muito bem, o que fizeram os políticos que foram governos, estaduais e federais. Vamos acabar com esse ”POB” mostrando que NÃO SOMOS MAIS OTÁRIOS, principalmente àqueles que estão condenados e tenham vida pregressa duvidosa e estejam envolvidos em crimes de lesa-pátria. Para uma ilustração real, vimos pela imprensa que há um candidato ex-presidíário que em curto espaço de tempo ficou milionário, dizendo que suas posses foram enviadas por Deus. É uma piada esse episódio, que tenta expandir ainda mais o POB.
    RK meu amigo e todos os comentaristas, lhes desejo um Bom dia e desculpem esta radicalização, mas, é a revolta deste, como tantos brasileiros.

  81. a imprensa não tem credibilidade algumas entre as pessoas informadas. então, a imprensa não liga mais para ser honesta. mente sem parar. seu alvo são os brasileiros inocentes sem acesso a internet. e os mal-intencionados, é claro.
    até quando a democracia brasileira irá suportar tamanha agressão?

  82. Deixei de assistir a GLOBO, a muito tempo, não suporto seu jornalismo parcial, tendencioso e voltado para direita brasileira, ouvir os comentarios do “macaco” jabour, as criticas a tudo do governo Lula de Mirian “cara de leitão” e agora me inventaram um tal de Merval que tambem esta ganhando um dinheirinho para “meter o Pau” no Lula e no PT, ouse ja aquilo é “doutrinamento de direita” e não jornalismo.
    Para me informa uso a internet, a globo não informa ela aliena , desinforma e presta um anti-jornalismo, sem etica e sem imparcialidade.

  83. A esquerda “oba oba” nunca aprende mesmo.

    Chegar ao governo não significa ser detentor do poder,as lamentações do RK nas últimas matérias dão muito bem a dimensão disso,sem falar as tentativas frustadas do próprio governo ao tentar emplacar o ridículo PNDH,a lei de imprensa,a tentativa de amordaçar o Ministério Público,teve até um tal de Larry Rohter que sacaneou uma instituição brasileira importantíssima e saiu numa boa…
    Entendam esquerdistas,nós vivemos num regime presidencialista,regido por uma constituição parlamentarista,tutelado por um judiciário decrépito(isso todo mundo já sabia).
    Conclusão: o PMDB continua no poder(que vale mais do que o governo).

  84. Bom dia Ricardo!
    Bom dia amigos balaieiros!

    Pois é! Basta chegar essa época, que podemos ter um espetáculo de como as coisas funcionam, ou não funcionam dentro de gabinetes, banheiros, e corredores obscuros dos poderes.
    No caso da imprensa, que obviamente tomou o seu partido, é alimentada por alguma fonte que só apareceu agora nessa época.
    Hoje no noblat mais um escândalo sobre propinas.
    O engraçado, é que a oposição já devía saber de tudo isso, mas preferíu alimentar só agora provando também que não é flor que se cheire, ou se regue.
    O que vejo, é a velha luta entre os safados, e os criminosos, que insistem em motivar votos em palhaços para não dizer nulos.
    O que vejo, é a explicação mais cristalina sobre o porque de tanto ser arrecadado, e tão pouco ser devidamente aplicado.
    O que vejo, são muitas vezes denuncias sendo consideradas injustas, se bem que com fortes indícios, e algumas provas sendo tudo disputado nos estertôres da campanha política.
    A oposição joga sujo. A situação também não joga limpo à partir do momento em que minimíza, ou se defende de forma estranha e fora do padrão considerado normal.
    É lógico, que isso tudo é uma questão política.
    Infelizmente nós cidadãos comuns, só conseguimos vislumbrar algo parecído, em ´épocas de campanha, e justamente quando algum candidato ameaça o outro.
    Ninguém ligava para o tiriríca, até saberem do seu potencial.
    Ele tem o poder de eleger junto até o víbora do Waldemar da Costa Neto…Lembram dele???
    Não sei a que ponto chegaremos, mesmo que um dos dois vença, ou quem sabe uma terceira?
    O que o Brasil verdadeiramente precisa, é de mais transparência, mais objetividade, mais reformas, e menos sigílos.
    Não anularei meu voto com um tiririca. Anularei com o zero zero confirma, pois dessa forma mais legítima, e democrática, não irei transformar um palhaço do bem, num palhaço do mal, e nem alavancarei outros ao seu redor.
    Afinal, o direito de um cidadão que ajuda a sustentar toda essa máquina complexa, e corrúpta é muito maior -acredito eu- do que o simples fato de ter que escolher o menos pior.
    Essa situação me entristece profundamente, mas não ao ponto de ter que protestar votando contra um, ou a favor de outro.
    Não sou assim, nunca fui, e nem quero ser.
    Vou continuar sonhando com um país que não use tão exageradamente tais procedimentos, nem que busque refúgios em expedientes tão anti-éticos à sombra da imunidades, ou das impunidades.
    Vou continuar sonhando com o dia que a internet irá clarear os sempre obscuros conflítos políticos, e acreditar que quem sabe um dia, isso possa ao menos melhorar.
    Mas jamais irei aceitar que as liberdades sejam controladas, ou perigosamente adjetivadas como em demasía.
    Eu até entendo que a carne é fraca, e que o poder corrômpe, isso é um fato incontestável, e até por isso exíste a salutar e necessária alternância desse poder.
    O que não aceito, é a impunidade, ou piór, a premiação que muitos acabam recebendo como um verdadeiro incentívo à fraqueza cometída.
    Um amigo me disse uma vez, que o PT, é um partido em construção, e só espero que se lembrem de mudar os materiais que compõe essa obra, antes que começe a ruir depois de pronta.
    Que não se torne um “Palace” da vida como está sinalizando.
    Estou dizendo isso, em nome dos muitos amigos que conhecí, e que defendem esse partído.

    Um bom fim de semana para todos!

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

    1. Robson, apresente idéias pra acabar com a corrupção.

      Voce já deixou claro que (ao contrário de “nossotros” que admiramos a revolução Cubana, por rexemplo), não acredita no socialismo.

      Então apresente alternativas.

      Votar em branco ou nulo não leva a lugar algum, mas nós que votaremos em Dilma agradecemos o apoio, pois queremos ganhar no primeiro turno.

      Apresente alternativas, Capitalista Robson Busch Obama de Oliveira.

      E tenha um ótimo fim de semana.

    1. Everaldo, alguem fala aí pro Oromar que o pedagio de Lula é R$ 1,10 e o do Alckmin é R$ 6,65.

      Alguém lembre o Oromar que o Governo Lula gerou mais de 14 milhões de empregos. O de FCH com Serra de ministro gerou o número tambem expressivo de 2 milhões de DESEMPREGADOS.

      Oromar, se ficar mais fácil de entender podemos resumir numa frase :

      Os irmãos siameses PSDB e DEMO governam tirando dos pobres pra dar aos ricos. O Governo do PT gera empregos e distribui renda.

      Oromar, José Roberto Arruda, Joaquim Roriz e Yeda Crusius mandam lembrança pros eleitores do PSDB/DEM e pede pra não esquecerem deles em outrubro, já que a Rede Globo está evitando mostrar os três no Jornal Nacional pra não atrapalhar a campanha de Serra.

      Tenha um ótimo fim de semana, Oromar

    2. everaldo e Victor Hugo

      Agradecido pela atenção dispensada às minhas palavras,mas os dois não se apercebem que estão na realidade fazendo campanha pro PMDB. PODER X governo ,pensem nisso.
      No Serra eu não votaria jamais(entre ele e o Plínio,fico com o segundo),a sorte da Dilma é que os outros são ruins demais.Um ótimo domingo prá vc também VH.

    3. Everaldo….
      Quem muda o Brasil não é que ler jornais, é qum lê, e depois se informa depois em diversos outros meios de comunicação existentes, Acreditar em um só jornal é globamente Frias ao cidadão.
      HOJE só tolo para acreditar no que lê ou ver na TV/jornais sem buscar a verdade, aquele povinho bundão do ano de 1989. que elegeu as cegas um andidato, só porque canal de TV o impós! acabou, isso é fato, hoje pelo menos 90 milhões de eleitores não mudaram seu voto, nã mudaria só porque recebeu a informação de canais de TV ou jornais. todos buscaram a verdade dos fatos.
      E como diz a Biblia: A VERDADE OS LIBERTA.

  85. Comigo é assim, pra acabar com estes vagabundos que sonham em voltar ao poder no Brasil, vale ser vagabundos e meio, vale qualquer coisa.

    Pra mim quando estes merdas metem a mão no dinheiro público é roubo, tem que descer o cacete nestes malas, pois há quinhentos anos fazem fortuna com o dinheiro do povo.

    Se for petralha, é distribuição de renda, não tem mal nenhum.

  86. Caro Ricardo, acabei de receber um telefonema da pesquisa tracking:Voxpopulli/IG/Band, acho que eles usam o cadastro de conta de e-mails(tambem), sou cadastrado lá havia 4 anos, me perguntaram:

    Quem receberia o meu voto, aperte a tecla: – Marina 1-, Serra2- Dilma 3
    Se já tenho voto decido? não1 -Sim2

    Pra quem daria o meu voto? (espontaneo, (falar o nome)

    Pra seria o meu voto dentro de uma relação: voz dizia: Serra1 Dilma2 Marina3 Plinio4 …..apertar tecla do nº escolhido.

    Ao terminar as pesquisas, IG/tracking faz-me um questionário social.
    Quetionou-me das condição economica do país de hoje e de ontem,
    Que classe me julgava pertencer na sociedade. voz eletronica dava opção: A1-,B2- C3 -D4-E5.
    Estou a trabalhar: Não1-Sim2.
    apresentou-me uma relação de salarios para fazer a opção dos meus ganhos.
    e pronto essa é pesquisa. pela primeira vez sou pesquisado em intenção de votos.

    Pensai que era realizada apenas em SP, depois desse telefonema conheci com fazem pesquisas.

  87. A credibilidade dessa imprensa nota zero vai ficar onde sempre esteve: na lata do lixo. Não me dou ao trabalho de assistir a nenhum deles. Até porque revolver lixeira não tá com nada.

  88. Caro Kotscho! O leitor Eduardo tem toda a razão! O site do Globo teve coragem de noticiar a pesquisa em que a candidata do governo abriu dois pontos em relação ao segundo colocado, dizendo que Dilma liderava o pleito mas perdia votos no centro oeste e norte… Ou seja, selecionaram estados onde ela caíra para tentar ludibriar o efetivo aumento de sua liderança… Não tem outra palavra: Crime! Os abusos da grande imprensa devem se entendidos nesta perspectiva, como criminosos e ultrajantes. A imprensa que o escritor Mario Prata pertinentemente chamou de podre http://www.diariodenatal.com.br/2010/09/06/cidades1_0.php já não toma partido, virou um partido!

  89. E por falar em Erenice eu fico pensando:
    1) Depois de trabalhar tanto tempo como assistente do Ministério da casa civil e é promovida a ministra seria capaz de praticar nepotismo?
    E se praticou, deve ser cognominada de aloprada e para todos seria até impossível se pensar tal fato, seria como nadar e nadar e morrer na praia e se ela é inteligente, o que eu suponho ser, pisar na bola é um autentico atestado de burrice, ainda mais que foi promovida a ministra.
    Quanta gente espera por uma chance desta muitos anos e não consegue nada.
    É….eu devo aceitar que há gente que tem mania de desperdício e que todo o trabalho que fez, nada significa.
    É pessoal tem gente assim mesmo, voces não estão vendo o Serra? O homem está dando tiros prá tudo quanto é lado, trabalha indo daqui prá todo lado como um doido, soa a camisa e não percebe que seu trabalho é inutil, pois já perdeu mesmo a eleicão. E isto não é um desperdicio de energia?
    Tanta trabalho jogado no lixo? A fisica já diz que trabalho é energia e energia desperdicada não é dinheiro jogado no lixo?
    Porisso eu não acredito que a ex-ministra Erenice fosse fazer uma besteira tão grande e só pode ser manobra dos tucanos visando tumultuar a candidatura da Dilma e pretender emporcalhar o PT.

  90. Propaganda eleitoral: Acabo de ver uma delas na TV. Se voce ganha menos que cinco salários mínimos, se eleito eu for, diga adeus ao aluguél, vou fazer sua casa própria. Nossa, pensa que o povo é apenas um bando de idiótas!
    Diz que vai por dois professores em cada sala de aula, mas, no seu governo não deu um salário digno sequer a um único professor. Parem com essas promessas mentirosas, que não vão cumprir. São mesmo uns caras de pau.

  91. Vitor Hugo, meu-meu, onde é qui tu achou este pedágio de R$ 6,65 ???

    Fomos aí para o encontro dos Balaieiros, uma grande amiga a Aliz, nos levou para São Roque onde dormimos em sua casa, no domingo ela nos levou até Viracopos, pagamos R$ 9,00 num p.rra dum pedágio que há antes de Campinas.

    Paulista é mesmo idiota, adora manter a boa vida destes vagabundos do PSDB, se fosse por aqui já tinhamos fechado estas estradas, quebrado estas bostas, e exigido o fim desta forma de assalto institucionalizada.

    Parece que pra estes bestas daí é uma forma de status pagar esta merda.

    Como é que pode um estado tão rico, com toda a infrestrutura pronta, não tem mais onde gastar o que arrecada, não consegue oferecer a sua gente um sistema viário gratuito ???

    Minas Gerais oferece estradas tão boas quanto as daí e não se cobra nada.

    Só mesmo estes otários daí é que não veem isto.

    Ô povinho atrasado !!!

    1. Everaldo, vamos escanear esses tickets do pedágio do Lula de R$ 1,10 e o do Alckmin de R$ 9,00 e exibi-los aqui no Balaio do RK.

      Quem sabe assim fique claro porque o governo Lula conta com aprovação de 97% do povo brasileiro.

  92. Victor!

    Eu não preciso apresentar soluções, elas já estão aí na forma das leis e instituições. Só precisam ser cumpridas.
    Também não sou contra o socialísmo. Sou contra os que usam o têrmo “socialísta” como bandeira para “os outros”, e não para sí mesmos.
    E por fim, se o meu ato de votar nulo protestando vai ajudar a Dilma, melhor pra voces.
    Porém, como pago meus altos impostos que sustentam todas essas maracutáias uma atrás da outra, governo após governo, partído após partído, também ouso protestar verbalmente sim. Ouso criticar o que vejo de errado sim, e não tenho a obrigação de ficar elogiando quando apenas fazem o seu trabalho já exageradamente remunerado.
    São pagos, (e muito) para fazer o pouco que fazem.
    A constituição está aí, mas ninguém liga.
    Ela é a mandatária da nação, e até o mais alto cargo está submetído à ela.
    Isso não é questão de esquerda ou direita, mas de certo, ou errado, de honestidade, ou bandidagem.
    Se para voces Lula criou e aperfeiçoôu o plano real que deu estabilidade, criou o PROER que sustentou nosso mercado financeiro perante à crise internacional, inventou a responsabilidade fiscal, e o projeto ficha limpa, meus parabéns ao Lula. Não precisava na época fingir que era contra, já que foi o criador.
    Quem sou eu para criticar a complexidade de Adão e Eva que ele tão bem “formou”.
    Ele já tem até um anjo em vias de caír para que possamos apreciar a “oposição” de sua bondade, não é mesmo?
    Não sei como ainda compararam ele a Jesus tantas vezes.
    Dizía que nem mesmo Jesus teve 100 porcento de aprovação, talvez uns 70 por aí;
    Sinto muito meu caro, mas dessa religião, eu não pratíco.
    A imprensa irá continuar com seu papel, e mesmo após as eleições, continuará informando.
    Quanto aos pedágios que voce tanto fala, eu já disse aqui, que uso os dois sistemas. Na anhanguera, já fui socorrido por problemas mecânicos, e na Fernão Dias, quase perdí a vida. E olha que ela vale mais do que 6,50, ou 13,00.
    O pior pedágio, está embutído nos impostos que pagamos.
    Acabar com a corrupção? Não existe fórmula, mas PUNIR os que a praticam sim!
    …e isso não é o que tenho, ou melhor NÓS, não temos vísto nos últimos anos. Principalmente quando se trata de pessoas ligadas ao governo. Só desaparecem um pouco, para voltar logo lá na frente …OUTRA VEZ!

    1. Robson, boa noite.

      Seja bem vindo. Voce andou sumido. Vou acreditar que foi conicidência seu sumiço e a disparada de Dilma nas pesquisas e seu retorno com a decisão da Rede Globo de assumir de vez o comando da campanha do Serra.

      Acho que já agradeci a voce por nos ter lembrado do PROER, o bolsa família do governo FHC, Serra e Alckmin pra ajudar banqueiros falidos.

      Robson, voce prega o voto nulo. Agradecemos a forcinha pra vitoria da Dilma no primeiro turno.

      Mas no Collor de Mello, o caçador de Marajás, voce votou com gosto, né não Robson ?

      Direito seu. Ninguem discute seu tremendo mau gosto.

      Mas, Robson, 13 milhoes de empregos dá a nós Petistas o direito de bater no peito e assumir que somos o que somos. Voce tem que esconder sua condição de, no mímino, admirador dos Tucanos.

      Mas seu texto acima deixa duas certezas :

      1 – Voce é DEMO-Tucano.

      2 – Voce tem vergonha de assumir.

      Robson, ser DEMO-Tucano é direito seu como é nosso ser Petista. Portanto não precisa sentir constrangimento em assumir sua simpatia pelos irmãos siameses, PSDB e DEMO.

      Vergonha é defender a Mega-maracutaia das privatizações.

      Vergonha é defender a industria do pedágio.

      Robson, esqueceram de dizer a voce que pagamos de IPVA,
      dinheiro suficiente pra conservar nossas estradas.

      Quanto ao estado de conservação da Fernão Dias e Anhanguera/Bandeirantes viajo pelas três e não vejo nenhum motivo pra que o Pedágio do Alckmin seja sete vezes maior que o de Lula.

      Robson voce quase morreu na Fernão Dias.

      Várias pessoas perdem a vida todos os anos no compelexo Anhanguera/Bandeirantes. Eu mesmo já presenciei pelo menos 2 acidentes com vítimas fatais.

      Robson, estamos felizes com seu retorno. Se já era bom debater com voce quando o PIG insistia em “encomendar” pesquisas que sempre apontavam Serra em primeiro, imagina agora que Dilma está 32 pontos a frente de Serra.

      Tenha um ótimo domingo, Robson.

      E não foi minha intenção aborrecê-lo com o Busch Obama.

      Pode me chamar de Victor Fidel Guevara Hugo. Não mereco tamanha homenagem, mas se voce quiser……

    2. Robson, esqueci do tema corrupção.

      Lula não pagou U$ 180.000,00 cada voto pra rasgar a constituição e aprovar mais um mandado pra si mesmo.

      Essa vergonha, Robson, essa infâmia só consta da biografia de Fernando Henrique Cardoso do PSDB.

      Ótimo domingo, Robson.

  93. Quanto mais as empresas compradas e os jornalistas de aluguel batem no governo, mais faça campanha para DILMA e o PT. Vamos varrer da politica uma boa parte destes tucanalhas e demônios.

  94. Lendo os comentários se percebe que este balaio deveria se chamar Balaio do PT/PC. Atacar a imprensa é típico dos mesmos e não esperava ver o Kotsho fazendo parte disso.

  95. Faz tempo que a gente anda ouvindo essa palavra golpe. Isso é muito perigoso. TEm alguém com saudades dos anos de chumbo? A democracia tem mil falhas, mas ainda é a melhor forma de se estruturar a sociedade. O Estadão , a Veja, a Folha (a Folha ainda tenta disfarçar) estão há semanas tentando ver se jogam para baixo a preferência eleitoral. A TV Globo segue a mesma linha. Criando fatos onde não existe mais que rumores. Fazendo o impossível para tentar desmoralizar o governo atual frente à opinião pública.Estão alucinados para ver se criam um fato novo capaz de inverter o quadro eleitoral. Isso, em última instância, é um desrespeito à vontade nacional. A VEJA está um descalabro, virou uma revista editada dentro do tucanato, estava certo o Roberto Jefferson. Eles deveriam colocar na capa o logo do PSDB. O Estadão encampou a palavra “escândalo” logo no primeiro momento da questão do sigilo. Deveriam ser mais claros e fazer como os jornais norte-americanos que dizem claramente qual candidato apoiam.É uma vergonha. Felizmente, a tecnologia nos deu de presente a internet e as redes sociais, onde o ranço da imprensa grandona pode ser questionada.

  96. Estava finalizando minha mensagem quando vi alguém escrevendo algo sobre os pedágios. O pedágio no Estado de S. Paulo tem nome e sobrenome. Mário Covas, Alckmin, Serra e Mauro Arce. Isso para falar dos nomes oficiais. Ida e volta para Bauru, quase 90 reais. O pedágio nas estradas paulistas vai se tornar , no futuro, quando se estudar com isenção a história econômica atual, um dos maiores desvarios da vida tributária brasileira. Eles enlouqueceram com os valores. A CCR fecha cada balanço dando gargalhadas. A Infovias, Colinas e todas as concessionárias , que foram sendo criadas pelas espertos que viram aí o melhor negócio do mundo, também dão gargalhadas todo final de trimestre. Eta dinheirinho bão, entra limpinho, não tem inadimplência, dinheiro vivo e os trouxas pagam….. Os pedágios paulistas fez desaparecer os menos ricos das estradas. Vão de busão , se quiser.

  97. Tenho um orgulho arretado de ser nordestino…ô,como é bom estar vivendo este momento tão espetacular em minha existencia…obrigado meu Deus,obrigado por fazer os homens de boa vontade comandarem o nosso país…parabens ao nosso presidente Lula…parabens ao povo brasileiro por ter acordado e aprender a votar….obrigado ao pessoal da internet,por públicar tudo que de bom vier pra fazer o povão feliz…obrigado por eu ter saúde,ter minha família,meu filho na faculdade,minha casa…minha casa na praia,meu carro zero,a moto que meu filho pôde comprar com o emprego técnico e bem remunerado que ele conseguio…obrigado Ricardo kotscho por aprovar as besteiras que eu escrevo……mas…por favor,me envia um email,me diz o que eu quero ouvir,me manda um abraço vai.

  98. Depois desta eleição presidencial, va ser difícil alguém com um mínimo de juízo crítico acreditar nas notícias dos grandes jornais, rádios e TVs, ainda que verdadeiras. Sabe a história do mentiroso, que mesmo quando fala a verdade ninguém acredita?

  99. Prezado Kotscho:
    Gosto do que voce escreve. Acompanho seu blog e alguns outros e nesse momento estou gostando muito de poder ter outras visoes além da grande mídia escrita e das TVs. Acho porém que vocês se descuidam e quase nunca analisam o papel das grandes rádios paulistas como a Band e a Jovem Pan. Extremamente agressivas contra o governo, contra o Lula a agora contra a Dilma. Extremamente Walckmin e Serra. Quase sempre pagas pela SABESP e empresas ligadas ao governo paulista. Gostaria que você escrevesse sobre essa minha opinião.
    Abraço

  100. Hoje, na feira, conversei como uma feirante nordestina.
    Ela me contava como era nordeste do seu tempo e como é o nordeste de hoje.
    Estava muito alegre porque a agua do São Francisco esta chegando a sua terra, Paraíba.
    Contou que seus parentes, hoje, compram colchões, eletro domésticos, armários de cozinha,
    tudo a prestação. As pessoas tem roupas, tem sapatos que ela nunca teve na infância, comem melhor.
    Pelo que ouvi pode chover canivetes abertos que a Dilma não perde essa eleição.

    1. Meu caro Targino silva, posso te garantir que faço as palavras desta feirante do nordeste como verdadeiras, tenho 43 anos sai do Piauí com 13 anos e lembro que lá era muito ruim até o final do governo FHC/SERRA que só iam lá em época de eleição para enganar o povo nordestino com falsas promessas como por exemplo esta úlma do SERRA dizer que vai aumentar o salário mínimo para 600 reais e dar aumento de 10% para os aposentados, quando todos nós sabemos que quando eram governo diziam que só podiam dar um aumento de 10 ou 12 reais é o que dava para comprar um pacote de arroz de 5kg. Mas graças à Deus todos estamos vacinados de tantas promessas mentirosas por parte dos demos tucanos.

  101. Ha mais de 20 anos parei de assinar a revista veja por nao confiar nas suas noticias. Nao sao serias suas noticias. De uns tempos pra ca que estou sentindo que o JN tambem nao e confiavel. caiu muito a qualidadade. Ainda bem que temos outras opçoes.O melhor remedio pra um produto ruim e procurar a concorrencia.

    1. Pô, Sebastião Pinheiro, que coincidência. Também eu deixei de assinar (e de ler) a Veja há uns 20 anos: não leio nem de graça, nem que seja a única opção de leitura na sala de espera de um médico, por exemplo.

  102. Segundo a Receita Federal, em 2009 a União arrecadou 471 bilhões de reais nos diversos impostos sob suas administrações provenientes da atividade econômica nos Estados e Municípios. Desse valor, foram ‘’devolvidos’’ 110 bilhões, pouco mais de 20%, para as outras duas esferas de governos, por meio do Fundo de Participação dos Estados e o D.F (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios(FPM). O governo federal recebe uma parcela majoritária das regiões mais ricas. ESSES ESTADOS MAIS RICOS CONTRIBUEM COM OS MAIS POBRES.
    Exemplo: O Acre e seus municípios recebem cinco vezes mais o que arrecadam para o governo federal em impostos. Ou seja, somando-se a cota parte do FPE e do FPM o Acre colocou no caixa 1,6 bilhões de reais, enquanto contribuiu com apenas 236 milhões de reais. O Acre, portanto, recebeu da União 500% do que arrecada .
    Agora, o outro extremo: O ESTADO DE SÃO PAULO E SUAS CIDADES FICARAM COM 10 BILHÕES DE REAIS E CONTRIBUÍRAM COM COM 200 BILHÕES; 5% de retorno! Receita do tesouro em 2009: 65,74%
    Encargos financeiros da União: 16,36%
    Maiores despesas, (transferências):
    Previdência Social: 14,63%;
    Estados e Municípios: 8,85%
    Saúde: 3,77%
    Defesa: 3,34%
    Educação: 2,88%
    Direitos Sociais e combate à fome: 2,20%
    As demais rubricas são inferiores a 2%

    Para quem acredita que o o governo ”fabrica” dinheiro”.

    1. Sem contar que o governo federal não investiu nada em infraestrutura no estado de São Paulo nestes oito ano de mandato. O pouquinho de obra que o programa da Dilma mostra é tudo la, do nordeste pra la. É por isso que vou votar em um candidato paulista.
      J. Leite

    2. ,Luiz Carlos (o velho), você só não diz que pra obter esse lucro todo tem que existir mercado comprador/consumidor, e esse consumo é registrado por todo o Brasil gerando esse efeito/imposto na qual você relata.
      Esse mercado potencialmente consumidor fora de São Paulo é graças a política exercida principalmente pelo governo Federal em relação a outros estados como Norte/Nordeste que hoje tem poder de compra e potencial pra isto, e está mudando também para o mercado de industrializados não só de consumo.

      É só conhecer o resto do Brasil poderá constatar, ao vivo e a cores.

      Melhor para os paulistas e paulistanos essa descentralização devido saturação humana que existe em nosso estado, com 40 milhões de habitantes. Essa descentralização político financeira é necessárias.

      já imaginou se conseguirmos montar em todos outros estados também com potencial financeiro e industrial como se fosse vários países de primeiro mundo num só país, com energia , industria de manufaturados comercio etc, não deixando a qualidade de vida de lado ( o que não temos em nossa querida Sampa) que é mais importante para o desenvolvimento humano.

    3. J.leite
      O Serra indeferiu todos os projetos federais para SP,(não aprovou), as verbas destinadas as obras de infra-estrutura, obras contra as enchentes, que todos os anos fazem dezenas de vitimas, foram devolvidas, então não reclame.
      O paulistano paga com a própria vida pela vaidade e orgulho do Serra.
      Segundo Geddel, 88% das verbas foram devolvidas para sua pasta, e de lá foram para encaminhadas as suas prefeituras(do PMDB) 315 cidades em todo Brasil, menos do estado de SP.

    4. Paulo Barbosa essa descentralização já esta a ocorrer, São Paulo detinha 59% de todo o PIB (2001) agora é apenas 29,5% (2009), nesses oito anos houve muita migração de indústria para os estado do Nordeste, principalmente para Bahia ganhou 300 indústrias nesse periódo, Bahia criou cinco gigantescos parques indústriais, onde centraliza indústrias de Pneus, autimotiva, fármacos, metalúrgico e peroquimico e calçadista.

      sabe de onde elas vieram?

    5. Luis Carlos compreende-se a revolta dos paulistanos, não sei se você se inclue ou não. A questão não é quanto aos 08 anos o cerne são os anos anteriores, onde os investimentos nacionais eram canalizados para o Sul.Se vocês acham que o Nordeste e o Norte devem ser separados do restante do Brasil por atrapalham o desenvolvimento de vocês essa pretensão é válida e respeitamos. Se o atual presidente é nordestino e tem feito obras necessárias para que o Norte e o Nordeste venham se desenvolver para que em futuro próximo não seja mais necessário haver transferencias de recursos governamentais oriundos de vocês do sul, assim evitarão que alegações com as suas continuem ocorrer.
      Julgavamos que numa familia todos devem solidários se realmente essa máxima não vale para a familia da republica federativa do Brasil, serve como lição para nós nordestinos.
      Não imaginavamos haver tanta revolta nessa ajuda, porém verificamos que estavamos enganados.Nordestinos isso fica de exemplo de como nós somos vistos pelo pessoal do sul, é claro com exceções de muitos…

    6. Luiz Carlos e J. Leite, votem mesmo no candidato paulista. Se parassem um pouco para pensar, os investimentos no Nordeste e Norte tendem a produzir um êxodo na mão inversa, com os nordestinos que vocês desprezam voltando para suas terras para viver com mais dignidade. Mas esse discurso discriminatório de vocês indica que talvez achem melhor tornar aquele estado independente e instaurar alia a monarquia tucana. Felizmente há muitos paulistas do BEM, em oposição aos do DEM (/tucanos).

    7. Olha Luciola. Não tenho preconceito contra os nordestinos. Fico feliz quando vejo noticias de que o nordeste está evoluindo mas. O que acontece é que a realidade é outra. Agora que a eleição está chegando é que vemos a realidade. O governo não investiu para a melhoria do povo nordestino. O que ele fez foi levar esmola. Aposentadoria, bolsa familia, cestas básicas e outros. Não levou tecnologia para que o nordestino pudece produzir mais e melhorar sua situação financeira. Os nordestinos continuam vendendo suas terras a preços mais baratos do que o arame farpado para cerca-lo para gauchos, catarinenses, paranaenses e até paulistas e, continuam indo para as grandes cidades viver precariamente, cortar cana em São Paulo e outros estados. Eu quero ver o nordeste e o resto do país evoluido, igual ou melhor do que São Paulo mas. Tambem não podemos permitir que o governo federal abandone São Paulo como fez este governo.
      J. Leite

  103. Já pensou hoje sem a internet? Esta tribuna ainda livre nos dá uma opção de retrucar esse bando de jornalistas que falam o que quer (digo pau mandado da grande mídia). Não podemos esquecer que o Eduardo Azeredo do PSDB mineiro a pouco tempo queria colocar uma mordaça nos internautas. Eles ainda falam de liberdade de expressão.
    Erros temos pra todos os gostos na política brasileira. O valerioduto tanto funcionou no mensalão tucano como no do petista. O problema que a oposição é raivosa e que nunca ligaram para a pobreza que campeia em nosso país.
    O Sistema Globo juntamente com DEM/PSDB quer um estado mínimo. Acompanho eles e vejo as suas propostas.
    – Se diminuírem os impostos como pretendem, como poderemos combater a pobreza, investir em educação, saúde, segurança, infra-estrutura, etc.
    Vai me dizer que o setor privado vai investir nestes quesitos e ainda combater a pobreza?
    O editorial do Globo foi veemente contra os 7,2% que o governo deu aos aposentados, e é contra o bolsa família, achando que possamos virar uma segunda Grécia com estes gastos.

  104. Errado a Globo é a favor da Dilma que foi jantar na casa da patroa dona da globo, da mesma forma que Marina ésta aí para desviar voto do serra e nao da dlma bancario por regra bancaria na caixa e BB tenho reparado vota na Marina, as pessoas que mandam na globo cresceram no mesmo bairro foram na mesma escola dos banqueiros que ditam as regras e dão as diretrizes ao governo ou nao teriamos esses juros ‘ de País tropical cucarachos ‘ . nao viram o homem de sobrenome italianoide que a globo pois na tv de terno escuro , arrumaram para acusar a casa cvil, acusando erroneamente na minha opinião o Lula falou que ela Elenice prestou servços inestimaveis a nação, nao há como duvidar do nosso querido presidente Lula o homem do polvo e o empresario que arrumaram para acusar a ministra elenice o sujeito cumpriu pena é ou foi presidario por golpe de grana segundo os noticiarios aqulo nao é prova confiavel anotcia soou como tiro no pé se eu fosse oposçao arrumara um cara mais confiavel sem fiicha suja foram burros A dr. Dilma ja levou esta eleita , ainda mais agora que tava andano na estera e foi sair por trazzz tropicou e caiu saiu rolano … agora entao esta eleita no prmeiro turno, o povo é solidario nessas horas de doença, Espero que ela se recupere logo para subir a rampa sem dar uma macada

  105. AO
    PREZADO RICARDO KOTSCHO:

    INICIALMENTE QUERO RESSALTAR QUE TENHO NOTADO QUE MARINA NÃO É MAIS O QUE ERA, POIS DEVERIA ESTAR FILIADO AO DEM OU PSDB, INCLUSIVE ESTA FAZENDO O JOGO DO JOSÉ SERRA (VULGO “HIPOCONDRÍCO) VULGO “JOSÉ SIGILO) E POR ÚLTIMO VULGO “ERENICE”, POR ESTA RAZÃO NÃO ME CAUSOU NENHUMA NOVIDADE EM TER TROCADO O NÚMERO DE SEUS CANDIDATOS PELOS CANDIDATOS DOS TUCANOS.

    LAMENTO QUE MARINA NÃO TER MAIS A IDENTIDADE DE PESSOA CONTRA ESTAS RAÇAS DE VIBORAS DEM E PSDB, JÁ QUE QUANDO ACOMPANHAMOS O HORÁRIO ELEITORAL PERCEBE-SE CLARAMENTE QUE ELA REPETE INDIRETAMENTE TUDO QUE O SERRA FALA CONTRA A DILMA.

    VAMOS FALAR UM POUCOS DOS NOTICIÁRIOS A RESPEITO DA CASA CIVIL.

    TENHO PERMANENTEMENTE LIDO AS NOTICIAS DA CASA CIVIL ENVOLVENDO ERENICE E SUA FAMÍLIA.

    RESSALTO QUE OS BRASILEIROS NÃO ESTÃO MAIS CRENDO NO QUE A IMPRENSA PUBLICA, JUSTAMENTE PELO FATO DE SER PUBLICO E NOTÓRIO QUE ESTES SUPOSTOS ESCANDALOS TEVE O SEU INÍCIO EM 2009 E SÓ AGORA A IMPRENSA VEM DIVULGAR.

    PERGUNTA-SE: PORQUE MOTIVO NÃO PUBLICARAM A MATÉRIA NA EPOCA EM QUE ALEGARAM QUE OCORRERAM A SUPOSTA COBRANÇA DE PROPINA?

    ENTENDEMOS QUE POR ESTE MOTIVO NOS OS ELEITORES NÃO TEMOS COMO DARMOS CRÉDITO A TAIS NOTICIÁRIOS, VISTO QUE VIERAM ATONA NO PERÍODO ELEITORAL, DAI RECEBERMOS TAIS NOTICIAS COMO INVERIDICAS, POIS SE FOSSEM VERDADE TERIAM QUE TER TRAZIDO AO CONHECIMENTO DA SOCIEDADE NOS DIAS DOS FATOS E NÃO AGORA NO PERÍODO ELEITORAL

    A DEDUÇÃO DE TODO ELEITOR É QUE A REVISTA VEJA E ISTO É E TAMBÉM JORNAL O GLOBO E TV GLOBO E DEMAIS JORNAIS ESTÃO A SERVIÇO DO PSDB, DEM, PPS (DO MALUCO FREIRE) E OUTROS PARTIDOS INTERESSADOS EM DERUBAR LUIZ INÁCIO DA SILVA.

    ENTENDEMOS TAMBÉM QUE DÚVIDAS NÃO PAIRAM DE QUE LULA É O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE ATÉ HOJE, ALIÁS QUEM AFIRMA ISTO É A PRÓPRIA REDE GLOBO QUE VEM NOS SEUS NOTICIÁRIOS PUBLICANDO DE FORMA TIMIDA O DESEMPENHO DE LULA, QUE SEGUNDO A GLOBO É DE 78%, DE APROVAÇÃO.

    PORTANTO CONCLUO QUE OS BRASILEIROS ESTÃO ATENTO A TUDO E NÃO ACEITAM TAIS NOTICIAS COMO VERDADEIRAS.

    OUTRO FATO QUE QUERO DESTACAR É O PROBLEMA DA QUEBRA DE SIGILO DA FILHA DE JOSÉ SERRA VULGO HIPOCONDRÍACO. O QUE SE CONSTATOU QUE TAIS QUEBRAS DE SIGILO FOI OBRA DO PRÓPRIO PSDB JÁ QUE INDIRETAMENTEFICOU PROVADO QUE FOI O GRUPO DE AÉCIO NEVES DE MINAS GERAIS QUE CONTRATOU ALGUÉM PARA QUEBRAR SIGILO DA FILHINHA DO CANDIDATO DO PSDB, O SENHOR JOSÉ SERRA, TUDO PORQUE QUERIAM DERRUBRA JOSÉ SERRA (VULGO JOSÉ SIGILO, VULGO HIPOCONDRÍACO E VULGO CASO ERENICE).

    NO MEU ENTENCDER MAIS UMA VEZ REDE GLOBO, TV GLOBO, REVISTA VEJA E OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TODOS CONTRARIOS A LULA VÃO TER QUE FICAR COM CARA DE TACHO POIS DILMA VAI SE ELEGER, CREIO QUE ISTO VAI OCORRER NO PRIMEITO TURNO.

    ESTA NO MOMENTO DO JORNAL 0 GLOBO E TV BLOBO DEIXAREM DE SER IDIOTAS E ACHAR QUE O POVO BRASILEIRO É BURRO, POIS NÃO SOMOS BURROS POR ESTE MOTIVO ESTAS NOTICIAS NÃO ESTÃO DANDO LUCRO A ELES NEM PARA VENDA DE JORNAIS, QUE DIRÁ PARA IMPEDIR A VITÓRIA DE DILMA ROUSSEFF.

    É O QUE PENSO.

    ARACAJU(SE), 19 DE SETEMBRO DE 2010.

    SIDNEY GIVIGI

  106. A revista VEJA de hoje foi impecável …quanta corrupção desse governo…..quantas tramoias. Estou muito tranquilo porque o PT jamais irá conseguir calar a imprensa, pois se tentarem os cortunos voltaram a soar sobre as terras brasileiras.

    1. Luiz, se Lula quiser calar a imprensa é so convocar o povo pela internet. Basta um telefonema pra CUT. Não fica pedra sobre pedra.

      Não vai ter milico de coturno e capacete que impeça.

      Luiz, apenas 5 integrantes do PCC invadem quartéis, roubam armas e fica por isso mesmo.

      Acha que conseguiriam opor resistência à vontade do povo brasileiro ?

      Mas fique tranquilo, Luiz.

      O PT não tenciona calar a imprensa. Ela já está desacreditada ha pelo menos 7 anos.

      Só voce não percebeu.

    2. A velha ladainha de que a corrupção nasceu no governo Lula. E ainda a mais antiga lenda do PIG de que esquerdista teria prometido uma vez no poder iria morrer e matar toda famíla de fome, mesmo que pudesse afanar um pouquinho para aplacar a forme. Mesmo tudo sendo verdade, nada do governo Lula não cehga nem a 0,001% de tudo que os ouitros roubaram em mais de 500 anos.

    3. A Revista Veja é um conto de Fadas, ou melhor, de Bruxas. Os jornalistas vivem um mundo virtual criado por eles próprios e querem que façamos parte disso. O Luiz (18/09/2010 21:11Hs) já está lá, não é Luiz? Luiz? Luiz?

    4. Henrique Schauman, tenho mais medo dos pedágios do Alckmin .

      Pavor mesmo tenho do PCC. Invadem quartéis, roubam armas, deixam todo mundo de cuecas, etc…

      Dizem por aí que Alckmin teve que fazer acordos com seus líderes, lembra ?

      Tenha uma ótima semana, H S.

    5. Pois é, Luis no (des)governo do PSDB/PFL não havia corrupção: pasta rosa, sivam, plataforma p36 da petrobrás, não houve compra de votos para releição, compra de ambulâncias superfaturadas pelo (in)compentente ministro da saúde, nada, não houve nada disso…

  107. Boa Noite Ricardo, hoje no comicio em Campinas, um personagem q estava adormecido a mais de QUARENTA anos acordou. Ricardo, vc se lembra do JOÃO FERRADOR, HOJE EU Ñ ESTOU BOM, escrito nas camisetas.
    ESSE PERSONAGEM, PELO DISCURSO DO PRESIDENTE LULA, ACORDOU E ISSO SIGNIFICA QUE A RADICALIZAÇÃO CHEGOU, SE ESSE PERSONAGEM SAIR AS RUAS, MUITOS DOS JORNASLISTAS Ñ SABEM DO Q ESSE SIMBOLO SIGNIFICA, VOU DAR UM EXEMPLO, QUANDO DA GREVE DOS METALUGICOS DO ABC CHEGOU A UMA RADICALIZAÇÃO, MUITOS DAQUELES TRABALHADORES, QUE ESTAVAM EM GREVE A MAIS DE TRINTA DIAS ENFRENTARAM A POLICIA E O EXERCITO, SEM UMA UNICA ARMA NAS MÃOS.
    FOI DAI Q NUMA AÇÃO DE COERENCIA, OS MANDATARIOS DAQUELA ÉPOCA RESOLVERAM TIRAR OS POLICIAIS DA VILA EUCLIDES, EU ESTAVA LA, SE FOSSE PRECISO NOS IRIAMOS MORRER. HOJE Ñ EXISTE SÓ ALGUNS MILHARES, HOJE EXISTE MILHÕES.
    RICARDO SE VC ACHAR Q É MUITO FORTE ESTE COMENTARIO, VOU ENTENDER SE VC Ñ PUBLICAR, MAS DE UM AVISO AQUELES Q Ñ SABEM QUEM É, MARCO, JOÃO, JOSE, PAULO, PEDRO, MIGUEL, MANOEL, ANTONIO, JOSIAS, ARTUR, LUIZ, BENEDITO, ETC ETC ETC

    FERRADOR
    SOMOS DEMOCRATICOS, ESTAVAMOS ADORMECIDOS, HOJE FOMOS ACORDADOS

    1. Marco, esses canalhas do PIG estão querendo que aconteça exatamente isso.

      Partiram pro vale-tudo com a inevitável derrota de seu candidato.

      Mas Lula não deixará que a coisa chegue nem perto deste ponto.

      Dilma ganha no primeiro turno para o bem do Brasil e exemplo para o mundo.

      E voce sabe, Marco. Basta um pedido de Lula pra abrandar os espíritos mais revoltados com o comportamento destes infames inimigos do povo brasileiro.

      Vamos aproveitar o fim de semana, Marco.

      Deixemos o desespero para os derrotados.

      Um ótimo domingo a todos.

  108. Luiz, quanta asneira !!!!

    Quem censurava a imprensa ?

    Quem prendia e assassinava jornalistas?

    Luiz, com essa papagaiada de coturno fazendo estremecer o solo brasileiro voce só conseguiu assustar a Regina Duarte. Mas essa é “café com leite”, Luiz. É fraquinha.

  109. Boa noite,

    Moro nos EUA mas sou brasileiro.
    Tenho alguns amigos europeus (alemaes e tchecos) que sempre me perguntam como e que a Globo pode controlar a opiniao publica do jeito que controla, caso unico do mundo dito democratico.

    Quanto aos pedagios, melhor sem falar nada, acabei de dirigir 600Km e nenhum pedagio, rodovias no minimo de 2 faixas de rolagem em cada sentido e com asfalto brilhando de novo.

    Vejo as mudancas a cada ano que visito o Brasil e entendo porque a Dilma vai ganhar no primeiro turno, mesmo com a midia tentando levar a eleicao para o segundo turno.

    Abraco Kotscho

  110. Concordo com vc, mas e vc ja escrerveu alguma materia criticando o pt, ou o pt é não erra na sua otica, vc e a globo fazem a mesma coisa, só que um de cada lado………..

  111. Todo mundo já percebeu, há bastante tempo, que é sempre a inominável que ‘descobre’ todos os podres da república. Numa só capa, ela investiga, denuncia, julga, apresenta as provas e condena. Então pra que precisamos da Polícia, do Ministério Público e do Judiciário? A inominável é muito mais célere, eficaz e, principalmente, econômica. Sendo assim, sugiro iniciarmos uma campanha:

    – Abaixo o Judiciário, viva a veja!

    No twiter, poderia ser: #downJudiciarioUpVeja

  112. Paulo Barbosadisse:18/09/2010 às 21:44
    ”Luiz Carlos (o velho), você só não diz que pra obter esse lucro todo tem que existir mercado comprador/consumidor, e esse consumo é registrado por todo o Brasil gerando esse efeito/imposto na qual você relata”

    Creio que V.Srª não entendeu. Ora, se o exemplo citado mostra que uma unidade da federação recebe 5 vezes mais do que arrecada, onde está este mercado ”punjante” consumidor do qual V.Sª fala?
    Como assim?
    Não pode. Não faz sentido.
    Vamos torcer, mas não distorcer.

  113. Parabéns pelo teu “Balaio”. Segue postagem que vi no blog do Len e que achei muito interessante:
    “Em primeira mão

    Notícia quente de fonte mais quente ainda. A coisa está prestes a feder para um jornalista da Veja.

    Segundo a fonte, o delegado aposentado da Polícia Federal Onésimo de Souza, deu depoimento à Polícia Federal que desdiz a alegação que teria sido convidado a participar de um grupo de inteligência da campanha de Dilma Rousseff. Quando perguntado sobre afirmações anteriores respondeu que “ouviu errado”.

    Segundo Onésimo, quem inventou toda a história de grupo de espionagem da campanha de Dilma foi o jornalista Policarpo Junior, da revista Veja. Onésimo acusa o jornalista ainda de estar de posse de documentos que foram roubados no comitê de Dilma, o tornando responsável no mínimo de receptação de produto de furto. Policarpo poderá ser processado segundo o agente da Polícia Federal que informou a nossa fonte.

    Onésimo, que depois de aposentado se tornou da membro da equipe de espionagem montada por José Serra no Ministério da Saúde e chefiada por Marcelo Itagiba, revelou que depois brigou com o grupo, porém ainda possui as gravações ilegais que fez a mando do grupo de espionagem montado por Serra. Segundo Onésimo, o grupo investigou a vida de todo mundo, desde adversários até aliados.

    O depoimento de Onésimo à Polícia Federal corre em segredo de justiça, portanto não temos link para apontar para o depoimento, mas podemos afirmar que a fonte é quente e depois que vazar essa informação, a PF não vai mais conseguir segurar a informação.

    Em breve, muito em breve, essa bomba vai estourar no colo do Serra e do jornalismo criminoso da revista Veja. O jantar entre Policarpo e Onésimo noticiado pelo Conversa Afiada na semana passada era um acerto de contas entre os dois. Policarpo está tremendo na base e querendo saber do teor do depoimento de Onésimo.

    Se nós conseguirmos a cópia do documento nós publicamos aqui.”

  114. Concordo com quase tudo que foi dito aqui mas acho que falta também uma razão muito importante para o comportamento insano da mídia golpista: instinto de sobrevivência. Dos donos e dos empregados fiéis.

    Lula está destruindo tudo que eles diziam que tinham: controle da opinião pública. Ora, que controle é esse que dá a Lula 80% de popularidade e coloca Dilma praticamente eleita?

    Como eles, os donos, poderão continuar a cobrar o que cobram dos anunciantes se não conseguem sequer fazê-los acreditar que Lula fêz um mau governo e que Dilma é um poste? Toda essa leva de “jornalistas”, como Merdal, Hippólito, Noblat, Sardaembergue, Leitão, Jabor, Kramer, Reinaldo Cabeção, Élio Gaspari, Clóvis Rossi, Cantanhede e muitos outros, estão de fato apavorados com a possibilidade de Dilma ser eleita por ampla margem. A questão não é ideológica, é de sobrevivência. Todos eles correm o risco de perderem seus empregos ou então terem seus salários vigorosamente rebaixados.

    Então pessoal, vamos ter mais empatia com essa turma. A gente sabe que quando se luta pela sobrevivência física, o importante é não desistir nunca. Foi o que os ratos, e as baratas, sempre fizeram para sobreviver ao esgoto…

  115. O desesperado José Serra acordou tarde demais. Somente se deu conta de como governar quando Lula começou seu mandato com uma administração em benefícios dos mais humildes e não para a elite como fizera FHC, o pior de todos os tempos. Além disso, percebendo que não tinha como concorrer com a Dilma, iniciou um movimento calunioso para tentar desviar o foco, principalmente para evitar a comparação do Governo Lula e o antecessor FHC, a qual sabemos existir uma cratera gigantesca entre as duas administrações. “Vamos caluniar a Dilma para que o Povo Paulista se esqueça dos Pedágios abusivos que infestei no Estado de São Paulo”. Coitado! Creio que a Marina Silva ainda ultrapasse o Serra uma semana antes do primeiro turno.

  116. Quero registrar meu pensamento a respeito de Marina Silva. Ele tinha condições de ultrapassar Serra se, ao invés de usar a mesma estratégia, acusar sem provas, tivesse se pautado em cautela, demonstrando mais equilíbrio e sensatez. Ele deveria pensar: “Puxa vida, se eu fizer como o Serra, estarei me igualando a ele. Um dia, poderá ser eu a caluniada”.

    1. Humilde, se Marina tivesse atacado Serra e seu pífio desempenho a frente do estado mais rico da federação, sem dúvida estaria em segundo lugar nas pesquisas.

      Mas caiu na conversa fiada da mídia golpista e recebeu o que merecia.

      Vai se juntar a Heloisa Helena pra fundar o Partido do Ostracismo.

      Ótima semana a todos.

    2. Caro(a) Humilde,
      sua análise sobre a Marina é perfeita. Foi no ponto. Acrescento que provavelmente ela, tanto quanto o Serra-erra, não tenha o que dizer, não tenha programa convincente, pois até agora não vi. A pauta dela é basicamente meio ambiente, o que não é muito pra quem quer governar uma nação. Será porque nenhum dos dois quer dar o mole de dizer que vai continuar e potencializar este, aquele e aqueloutro programa do governo atual que são bons e geram resultados? Capaz…

  117. É natural que apareçam os escândalos.
    Não foi essa a promessa do Lula, (TRANSPARÊNCIA) em seu(s) mandatos?
    “Que venha tudo a tona, doa a quem doer”.
    É por isso que tem tanta credibilidade. Não “enxugou ” o País, apesar dos escândalos, o Brasil hoje tem nome e reconhecimento. Isto chama-se DIGNIDADE, honra ao mérito de nosso Presidente!

  118. Uma boa dose de otimismo, nestes tempos bicudos (bem tucano), é ler artigos sérios e concisos como este. Recomendo também o vídeo em que o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano_PT(BA), faz uma análise precisa de como age a imprensa golpista. O link:

  119. 19/9/2010

    Fim do mundo, Não é liberdade de imprensa e ditadura da imprensa. Penso que a imprensa pensa que ninguem tem uma formação cultural, politica, ideologica. O Brasil mudou e mudou para mudar de canal. Nos devemos ser a censura desta imprensa marrom. Não que queremos ouvir só coisa boas. mas a imprensa deveria pelos menos ser imparcial. Sera que a Globo, FSP, Veja (Oia) Estadão entre outros são imparciais?
    Não, são partidarias estao defendendo seus interesses. Será que não estao de olho no pré sal, será que não estao de olho na privatização dos correios, do banco do brasil, da CEF, das estradas federais?
    Penso que é o fim do PSDB, ,pois o povo esta alerta, principalmente com o casal 20, falsos e mentirosos. Será este o exemplo para seus filhos. Não são parias da libertinagem. Fora Globo, Fora Folha, Fora Veja (Oia) Fora Estadão, fora esta imprensa marrom.

    Abraços Ricardo, parabéns.

    Valdemar Oliveira

  120. Amigo Ricardo me enchi tanto que só leio os Blogs de esquerda. Decididamente não vejo tv, não leio jornais nem revistas. Essa imprensa me desperta nojo. Meu título de eleitor e meu documento com foto esta em cima do armário da sala ha 15 dias esperando a hora da vingança. Grande abraço e obrigado pelo seu trabalho.

  121. [Ricardo] Kotscho: Qual é a fronteira entre o JN e a propaganda de José Serra?

    TENTATIVA DE ADIVINHAÇÃO: o muro que cerca o terreno do Estado de São Paulo e que foi ocupado (sic) pela Rede Globo. O tal terreno da futura(?!) ETEC “dotô” Roberto Marinho da ditabranda!

    E VAPT VUPT!

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia, Transição República de Nós Bananas/Brasil Nação [RISOS]

  122. [A MÍDIA GOLPISTA E OS PARTIDOS POLÍTICOS DA DIREITONA APOSTAM NO PODER JUDICIÁRIO!
    ############################
    “A partir da instalação do Conselho Nacional de Justiça, que não é um órgão de controle externo, porque a maioria absoluta dos seus componentes é de magistrados, acabamos abrindo a caixa preta e percebemos algo que os advogados já sabiam há muito tempo: o grau de corrupção do judiciário é enorme. E não se trata apenas da corrupção no segundo escalão. A corrupção atinge também os magistrados, veja os últimos fatos que foram revelados pelo Conselho Nacional de Justiça.”

    Fábio Konder Comparato, em entrevista à revista Fórum, edição 88 julho

    ##############################

    Conselho Nacional de Jornalismo já! E respeito ao Código de Ética da profissão: o processo civilizatório agradece – exige!

    BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao ínclito jurista brasileiro Fábio Konder Comparato – e a opção pela democracia direta
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  123. FÁBIO KONDER COMPARATO RATIFICA O QUE O PRESIDENTE LULA DISSE ONTEM, NO COMÍCIO EM CAMPINAS (SP)! E O POVO PRECISA SABER!

    “… Repito, os meios de comunicação de massa estão fechados com o poder oligárquico… O espírito oligárquico, ou seja, a dominação da minoria, que permeia todas as associações e grupos organizados no Brasil.” [e que oprime, histórica e sistematicamente, o povo!]
    Fábio Konder Comparato, em entrevista à revista Fórum, edição 88 julho

    BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao ínclito jurista brasileiro Fábio Konder Comparato – e a opção pela democracia direta
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  124. Os integrantes do PIG (Partido da Imprensa Golpista, ou panela dos paus mandados dos coronéis) estão para lá de mordidos. Não é para menos: durante quase oito anos fizeram de tudo para denegrir a imagem do Presidente Lula, sem contar as várias tentativas de acabar com seu governo. Tudo em vão. Lula está para passar a faixa presidencial à correligionária Dilma e conta com 80% de aprovação da nossa gente.
    Mas não é a iminente vitória de Dilma que está deixando os marrons das redações e seus patrões p. da vida. O duro é saber que o nordestino, vindo do interior pernambucano no pau de arara, sem curso universitário e, de quebra, sem um dedo, está jogando limpo e ganhando de goleada.
    O migrante Luiz Inácio Lula da Silva, ao sair da Presidência da República, deixará um grande legado. Nunca mais o povo brasileiro permitirá que a caterva travestida de formadora de opinião enfie-nos, goela abaixo, suas manobras políticas indecentes.

  125. Prezado Ricardo, excelente artigo. Infelizmente, boa parte da grande mídia está defendendo os interesses financeiros das famílias que controlam os respectivos veículos, divorciados dos interesses dos brasileiros. Acredito que liberdade de imprensa não pode ser apenas isso, tem que ser necessariamente mais do que isso. Mas a maior parte da população, que aprova o governo (e não são apenas pessoas iletradas, Lula é aprovado por 80 de cada 100 brasileiros) deverá dar uma grande lição a essa mídia e aos partidos da oposição.

    A oposição e seus aliados da mídia foram de uma incompetência e de uma arrogância total. Primeiramente: escolheram um candidato sem nada a apresentar. De onde tiraram que Serra seria um bom candidato? O que ele fez de relevante por SP? Segundo erro: arrogância. Julgava Serra que tendo Aécio Neves sido atacado, por meio da mídia, quando quis disputar as prévias, toparia ser vice? Somente um pensamento imperial para acreditar nisso. Finalizando, para não me delongar mais, menosprezaram a inteligência e o carisma de Lula. Ele foi 10 vezes mais inteligente.

  126. Meu caro jornalista , essa pouca vergonha dos nossos meios de comunicação nos deixa profundamente preocupados com o futuro que nos espera . Como nossos filhos e netos vão tomar conhecimento de algum fato relevante e ter a certeza que estarão lendo algo verdadeiro ? Algo precisa ser feito para dar um basta nesse tipo de jornalismo .A revista Veja ,a Folha , o Estadão não mostram a cara de seus reporters ,entretanto, me pergunto como Bonner e Fátima Bernardes chegam em suas residencias e têm coragem de encarar seus filhos ? As crianças estão entrando na puberdade , têm acesso à internet ,como eles olharão para seus queridos e amados pais ? Provavelmente irão se arrepender de serem filhos de pessoas tão famosas mas com muito pouco caráter . Se o casal 20 da Globo está imaginando que os milhões que recebem vai aliviar a decepção nos olhos de seus filhos , está mais do que na hora de começar a rezar para evitar que o pior aconteça no seio de sua família .

  127. Artigo perspicaz. O autor sabe como esses oligopólios funcionam. E acho que a pergunta no fim do artigo é: a credibilidade está mal, mas ainda vai piorar. E depois da eleição, como essa mídia funciona que nem partido político, a conta que eles vão ter que pagar não vai ser pequena.

  128. Sr Ricardo, o0 senhor tem toda a razão! O pig é terrível!, mas mesmo com o desespero dele e da tucanalhada, vai ser DILMA NO PRIMEIRO TURNO!!! Com o zé pedágio abaixo dos 20%!!! A. S. Braga

  129. Há muito tempo já ficou patente que a grande imprensa não reflete a percepção popular, denotando uma gritante divergência entre opinião pública e opinião publicada, numa clara ruptura que os fazem trilhar caminhos apartados. Empiricamente, o povo já adquiriu o discernimento de que a mídia está dissociada e descomprometida da perfeita aferição dos fatos, constatando-se evidente dissonância com o que aquele avalia. E, pior ainda, abstraiu-se que a mídia segue, notadamente, uma pauta de viés oposicionista, sob os critérios de seletividade, do oportunismo e das conveniências que melhor se ajustem ao papel faccioso a que se propôs, ficando isso ainda mais acentuado nesta época pré-eleitoral. Daí, não há que se estranhar que a maior parte do eleitorado não esteja dando respaldo e crédito ao noticiário (versões e interpretações) que tal mídia repercute na tentativa de desestabilizar e interferir no processo político-eleitoral, especialmente, ante ao amplo favoritismo da candidatura governista. O que causa estranheza é esta mesma imprensa ainda ter a pretensão e a petulância de se achar merecedora da confiança da população. Vai ter, nas urnas, a resposta que merece… O Lula merece o meu aval e confiança, a mídia NÃO.

  130. A globo nos provoca um misto de nojo e ódio. Diante de tantos crimes, usando uma concessão pública há 45 anos, acho que até Gandhi mudaria seu conceito de resistência pacífica.

  131. Esse vale-tudo, que sinicamente eles chamam de liberdade de imprensa, só está acontecendo e niguém está preso pela absoluta falta de justiça em nosso País. Não que algum juíz vá ficar sequer um pouco vermelho de vergonha por isso, mas está registrado.

  132. Eles estão perdendo com o povo algo caro que é o que desde criança aprendí com os meus pais: o valor da palavra dita, lembro de muitos compromissos assumidos por meu pai em tempos anteriores que eram tidos em mais consideração que contratos firmados em cartórios. Eles banalizaram a confiança que se pode ter em seus meios, buscando se postar como imparcial, quando na verdade exala parcialidade, o jogo permite que todos exponham a sua opinião sem a necessidade de se acorbertar, então por que fazer o mau uso disso?

  133. a globo já teve seus momentos de glória, porque não tinhamos
    conhecimento da sua participação na ditadura, hoje sabemos
    porque todo esse despeito com lula e dilma , ou seja, contra o
    povão. já que eles ssempre queriam matérias e mais matérias
    se gloriando da miséria na qual esse povão vivia, só que o salvador lula chegou e evitou que o seu povo continuasse a ser ferramenta de eleição para esses urubus que fizeram a
    ditadura e hoje querem voltar a fazer uma oposição-ditadura para voltar a usar o nosso povo e seus impostos
    para benefícios pessoais, deixando a desejar para toda a
    sociedade, fazendo dessa população sempre pobre e mais
    pobre. lula sim é salvador de todos os tempos e dilma foi
    heroína diante a ditadura como também vai ser o continuismo desta salvaçao. que deus abençoe a todos nós.

  134. Lula e seu governo tiveram quase oito anos e ampla maioria no Congresso para aprovar leis cerceando a liberdade de expressão, mas não o fizeram, apesar do intenso bombardeio promovido pela grande mídia tupiniquim e da pressão de elementos do PT e de partidos aliados que, de fato, têm vocações totalitárias.

    Contra fatos não há argumentos e o fato concreto é que essa cantilena de “ameaça à democracia e à liberdade” não passa de paranóia de um grupelho cujo desespero aumenta na medida em que se aproxima de uma humilhante derrota nas urnas.

  135. A ladainha de sempre: as denúncias aparecem, as provas idem. A tropa de choque governista entra em ação e coloca a culpa no JN. O eleitor, que não crê em político honesto mesmo, ignora uns e outros. A pizza chega, a tropa comemora movida a Prozac Lulista. E segue o Brasil, com muito imposto, corrupção à vontade e governo nenhum. Culpa da Folha, claro…

    1. ao rodolfo trollico
      “denuncias selecionadas “aparecem.
      provas verbais de expresidiários, exclusivamente, idem.
      a midia que nao acredita em politico honesto, EXceto os seus…, ignora seu lado. E chuta o outro.
      A pizza consiste em entregar ministros aos caes.
      O brasil segue, com muito imposto – sendo o principal e mais negativo deles o ICMS, indiscutivelmente…
      É a primeira vez que este “nenhum governo” obtem 80%
      de apoio.

  136. Tática manjada: O pasquim do DEM, uma tal de Óia tem tanta credibilidade quanto uma cédula de R$ 3,00.O candidato dela e da rede globo vai perder de novo.Vade retro vampiro …

  137. Como se pode perder algo que nunca se teve.
    Acompanho eleições desde a primeira caminhada de
    Lula e sempre foi assim. Com uma edição desonesta do
    jn a globo elegeu Collor. E aí depois elegeu fenando e depois elegeu fernando outra vez e tententou eleger José e geraldo, sempre fazendo sujeira que ele chamam de denuncias, que aparece de enxorrada quando um candidato de perfil popular tenta botar moral na casa que não é deles mas que querem mandar e tirar proveito do dinheiro público, do nosso dinheiro.

  138. FHC também teve oito longos anos para criar uma CPMF que seria para termos uma saúde de primeiro mundo; permitir que fiscais do FMI fossem recebidos com tapetes vermelhos e determinarem como proceder com a economia brasileira, (que ele mesmo criou com o plano real), se arrastando como devedor que era àquele fundo; para passar essa moeda (real) desvalorizada em 4×1 perante ao dolar, ao seu sucessor; para chamar o idoso aposentado após longos arduos anos de trabalhao de ”vagabundo”; para dizer que não levassem em consideração o que escreveu ou disse; para socorrer bancos que ninguém conhecia e manter um Cacciola envolvido em corrupição livrinho da silva; para num apagão, determinar um limite de consumo à população, cobrando taxas àqueles que não conseguissem obedecer; para pagar um salário mínimo aos trabalhadores insuficiente para ter um almoço e uma janta decente e que hoje é criticado e prometido pelo candidato Zé Serra se eleito for. Ora, pior que seu governo não está e o povo sabe disso (e ele também), basta verificar a aceitação da população do governo Lula. O índice do desemprego no governo FHC foi muito grande, muita gente sofreu por não ter um na época. A peneira não tapa os raios do sol.

  139. “Pena de morte por apedrejamento é praticada no Brasil!
    No Irã, pelas suas leis, cultura, religião, existe a pena de morte por apedrejamento. Cruel, horrível, desumano, não? Mas lá há a acusação, com bases em provas, investigações, julgamentos e, só então, a condenação, ou não.
    Aqui no Brasil existem empresas especializadas em fazer isso. Num processo mais rápido. Vão direto para o apedrejamento, sem investigações sérias, sem provas, sem julgamento.
    O sistema de apedrejamento dessas empresas não procura atingir suas vitimas fisicamente. Procura destruir a reputação, o passado, o presente e o futuro de qualquer pessoa que seja contrario aos seus interesses.
    Essas empresas são terroristas camufladas, como se fossem de jornalismo. Suas armas são revistas, jornais, rádios e emissoras de TV. O que elas fazem é contra as leis e a ética de qualquer pais civilizado do mundo”.
    (Blog do Zenóbio)
    “”Quem não conhece a verdade não passa de um tolo; mas quem a conhece e a chama de mentira é um criminoso!” (Bertold Brecht)

  140. Não adianta chorar das peraltices e sacanagens que os demotucanos aprontam. Devemos partir para o ataque que sempre foi a melhor defesa.
    Contudo, sei, que tem muita gente boa na campanha da Dilma e este aparente silêncio às estocadas que ela recebe deve ter uma razão de ser.

  141. Vcs deveriam era deixar de ser hipócritas e cínicos.Dizer que vcs defendem a Democracia é um insulto a inteligência do brasileiro.A democracia que vcs defendem é a dos interesses de alguns meios que se acham ser de comunicação, que se acham ser os donos da verdade,mas que manipulam,isso quando não conseguem esconder,os fatos importantes que acontecem no Brasil,unicamente para defender a candidatura de quem lhes enche as burras.Convém vcs lembrarem que traidores como vcs,enforcaram Tiradentes.Que traidores como vcs,deram um golpe na Democracia em 1964,alijando da Presidência da República o Sr. João Goulart ,eleito democraticamente pelo povo,o verdadeiro dono do poder,queiram vcs ou não,porque este como Lula hoje,defendia os interesses do Brasil e seu povo e não os dos Estados Unidos que vcs idolatram e que gostariam muito de ser quintal.Fiquem sabendo que a maioria do povo brasileiro que defende o atual governo,nunca foi petrália como vcs gostam de qualificar quem ama esse País e quem o defende dos interesses escusos que vcs representam.O que alguns órgãos que se dizem imprensa,deveriam era tomar vergonha na cara e ler os artigos que jornais e revistas do exterior publicam sobre o Brasil e aprender como se faz o verdadeiro jornalismo.Quando criticam,porque nem tudo é perfeito,o fazem com fatos e não com factóides,típicos dos pseudo jornalistas que por preguiça mental ,por burrice ou por puxa saquismo mesmo de quem lhes paga,vendem a consciência e até a alma.É bom que vcs saibam que Brasil é bem maior de que todos vcs.
    Enviei o meu protesto a ANJ.Se quiserem fazer o mesmo, abaixo está o link.

    http://www.anj.org.br/fale-conosco

  142. Oi

    Outro dia tentei enviar um comentário para a Globo sobre o JN, Globo.com, … Não achei nenhum email ou forma de postar um comentário.

    É isto mesmo?

    []s
    Claudio

  143. Você acha mesmo que as pessoas vêem Globo, SBT, Band, Folha, Estadão, Veja e mais uns simulacros de jornalismo que há por aí para se infomrarem? Que nada, é só para saber o que a direita fascista está fazendo.

  144. A campanha do Zé Serra entrou em batalha campal contra o povo brasileiro, pois mensagens virtuais inundam a INTERNET com toda sorte de desgraças sobre a presidente Dilma.
    Seus coordenadores acreditam piamente que estes emails farão diferença substancial no voto popular.
    Mas, o povo não é mais globo faz muito tempo e não acredita em nada que diz a rede Bobo.
    Portanto, podem recolhendo estes spams que a mim não convence.

  145. JN – Por acaso no governo FHC nosso país já foi melhor que o atual? Quer dizer que as estradas eram asfaltadas (todas) e o Presidente Lula mandou alguém esburacá-las? Fiz uma viagem na época do FHC para o estado de Rondônia, e no trecho entre Mineiros e Vilhena era mais seguro andar pelos ”carriadores” doque pela estrada que tinha buracos que cabiam o carro dentro.

  146. Dá para se perceber também que é que realmente tinha um dossiê de denuncias contra quem!! A ideia é tentar confundir o eleitorado.E quanto àquele casal de papagaios da TV não é novidade. Eles só repetem o que os donos mandam.l

  147. Fazemos aque e agora nova convocaçao aos internautas do blog.
    Vamos assumir a ditadura do proletariado lulista, ja que a imprensa quer que assim seja.
    Inscrevam-se todos no P.L. I (Partido Lulista Institucional)
    Presidente do partido. Deputado brizola neto.

    Quem nao gostar deste, registre-se sem demora no]
    PLIdo B.
    presidente do PLIdo B= sr. Cloaca do blog cloacanews.

  148. Para quem ainda tem dúvidas sobre o passado negro das organizações GLOBO, encontra-se disponível na internet ( dauwlod de graça) o livro ” A HISTORIA SECRETA DA REDE GLOBO” sensurado. Para isso acesse http:arautodofuturo.wordpress.com.

  149. Meu caro Ricardo essa imprensa golpista, já está na vala de esgoto desde a ditadura.Se fortaleceram beijando as botas dos generais e coronéis que permitiram a tortura da Dilma e a morte do Herzog nos calabouços que mantinham em seus porões.Essa é a imprensa golpiista.A Globo é uma delas, as outras todo o Brasil tb. já sabe quem são.Fica só difícil de apontar qual a pior, se a Globo,a Veja, A Folha de São Paulo, O Estadão, O estado de MInas a Época, O Zero Hora e vai por ai afora.Eles estão se borrando de medo da Dilma.Tem medo dela ser uma pessoa vingativa.Pois não é.A Dilma tem compromissos a serem cumpridos, sim, mas é com o povo brasileiro.Sabe aquela larga estrada que o Lula abriu pro povão rumo ao futuro? Quem vai conduzir o povo por ela vai ser a Dilma.O resto, a porcariada do PIG vai ter que ficar quietinho no seu canto e rezar pra não falirem porque quem é que vai querer levar pra casa um revista ou jornal que só divulga mentiras? Só se for pra por os cachorrinhos novos defecarem em cima ou esquentar os chiqueiros.No mais um abraço.

  150. O problema é que o PT só conhece 2 coisas. GOLPISMO e DENUNCISMO. Tudo é golpe e nenhuma denúncia tem fundamento. São os santos do pau oco. Sendo que todo mundo sabe que bebem da mesmo fonte do tucanato, veja Meirelles, Delfins, Collors, Sarneys, Calheiros e cia ltda. No fundo me entristece ver esse tipo de comportamento dentro do partido que sempre apoiei. Quer saber, cansei do PT.

  151. Imagino que “bomba” estão guardando para a última edição do “JN no Ar” que, coincidentemente, irá ao ar na semana em que o horário eleitoral se encerra… vamos aguardar o “sorteio”!

  152. É EVIDENTE O DESCONFORTO DO CASAL GLOBAL COM AS PESQUISAS, MAS A REDE GLOBO SUCUMBIRÁ + DIA OU – DIA DEVIDO AO SEU PRÓPRIO SUPEREGO, E A SUA QUEDA DE QUALIDADE DA PROGRAMAÇÃO. O RUIM É QUE SEM UMA IMPRENSA SÉRIA PRESISAMOS TOMAR PARTIDO MESMO COM OS ERROS DO PT E DO LULA E AI NÃO TENHO DÚVIDA, MELHOR AGORA DO QUE COM OS NEOLIBERAIS ATRASADOS TUCANOS!

  153. Só passei para lembrar neste precioso blog, já que o Josias, da Folha, apesar da minha insistência não publica o meu post…

    O maior anunciante dos Jornais, revistas e TV de âmbito nacional é o governo Federal, diretamente ou através de suas Estatais…
    Pelo jeito algum “aloprado” do governo dormiu no ponto e deixou o governo do Estado de São Paulo comprar a maior parte dos pacotes para 2010…
    E aí não teve jeito, até o TRE proibir, a publicidade do SERRA enchia o saco….
    Pelo jeito não é só golpe, rolou muita grana, regada e adoçada pela Assembléia Legislativa, acostumada a abafar CPI, para justificar tal empreitada da grande mídia..

  154. Verdade, esta situação chega até ser um vexame para Globo, ainda bem que o povo brasileiro não se deixa levar pela Globo como era nos inicios do anos 90. Peço ao povo brasileiro que não de ouvidos ao casal da Globo. Só analizem a quantia de empregos criados no Brasil, do respeito que o governo Lula resgatou no exterior algo que tinhamos perdidos.

  155. Os tucanos agora estão apostando numa subida da Marina, para atrapalhar a Dilma, portanto temos que tomar muito cuidado, pois a Marina (com todo respeito) tem tudo para repetir o Collor e lançar o Brasil em nova crise institucional.
    A juventude está sendo iludida, pois não conhece a história
    Abraço a todos.LA

  156. A imprensa e os politicos da base aliada estão num mar de lama. Lamentável ter dois candidatos tão fracos na frente das pesquisas. Dilma e Serra não deveriam ser candidatos. Foram duas escolhas erradas. Há gente melhor no PT, sem dúvida. E no PSDB também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *