Futuro da oposição e o governo Dilma

Futuro da oposição e o governo Dilma

Na falta de novidades, até parei de escrever sobre a campanha eleitoral nos últimos dias, como vocês devem ter notado. A cada nova pesquisa, a mesma rotina: Serra cai, Dilma sobe e deve vencer no primeiro turno. Se virou rotina, deixou de ser notícia.

No último Ibope, divulgado neste final de semana, o que chegou a ser anunciado como uma guerra entre governo e oposição, poucas semanas atrás, de uma hora era virou um passeio. Dilma abriu 24 pontos de vantagem (51 a 27).

Nem Lula, nem Dilma, muito menos o candidato tucano José Serra poderiam esperar que a eleição caminhasse para este desfecho ainda em meio à campanha, faltando 33 dias para a abertura das urnas.

A esta altura, Dilma está na frente em todos os Estados e regiões, vence nos maiores colégios eleitorais do país, lidera em todas as faixas de renda (menos entre os mais ricos), escolaridade e etárias. E a tendência é crescer mais: 12% dos eleitores ainda não sabem que ela é a candidata do presidente Lula.

Diante destes números acachapantes, até Carlos Augusto Montenegro, o presidente do Ibope, que até outro dia apostava todas as suas fichas na vitória de José Serra, jogou a toalha.

Em entrevista ao semanário IstoÉ, ele foi mais uma vez categórico, como quando me disse, ainda em 2008, durante um almoço no portal iG , na época das eleições municipais, que Gilberto Kassab seria eleito prefeito de São Paulo (como de fato foi) e José Serra era imbatível para a presidência da República. 

“O Brasil já tem uma presidente. É Dilma Rousseff. Tem pesquisas diárias indicando que esta eleição presidencial acabou. Errei e peço desculpas. Na vida, às vezes, você se engana”, afirma ele agora.

Como Montenegro pode estar errando de novo e resultado de eleição só se conhece quando os votos são apurados, é bom ir com cuidado, sem botar os carros diante dos bois.

Mas não é isso que está acontecendo com alguns coleguinhas da imprensa, que até outro dia procuravam dar orientações para a correção dos rumos da campanha demotucana, inconformados com as atuação camaleônica do candidato José Serra e o crescimento firme de Dilma Rousseff.

Parece que eles também entregaram os pontos. De uma hora para outra, viraram suas baterias com ataques ferozes ao candidato de oposição e seus aliados, criticaram a falta de propostas e de bandeiras, cobraram uma atitude mais combativa e, claro, sobrou até para o marqueteiro, o mesmo Luiz Gonzalez de outros carnavais, que virou a nova Geni.   

Como o tal “fato novo” tão esperado não surgiu ou ao menos não aconteceu, esgotadas as possibilidades da novela dos misteriosos dossiês que ninguém viu, já dando Serra como página virada, tanto o noticiário como as colunas de opinião passaram a se dedicar a especulações sobre o futuro da oposição e a formação do governo Dilma.

Enquanto se discute se a oposição será liderada por Aécio Neves ou Geraldo Alckmin, no fim de semana já apareceu até a primeira crise do governo Dilma, com a suposta disputa pelo poder entre os “ministros” Antonio Palocci e José Dirceu.  Seria tudo muito hilário, não fosse patético.

268 comentários em “Futuro da oposição e o governo Dilma

  1. Discutir o futuro baseado simplesmente na eleição presidencial, não é uma planificação perigosa da realidade?

    Como se delinearam as eleições dos Governadores, por exemplo, para não falar no Senado e nas eleições proporcionais (tão mais escassas em pesquisas) ?

    1. Jorualdo
      Não se esqueça que o Sr. Mercadante foi eleito com a maior votação do povo de S. Paulo para o Senado, e pergunto o que ele fêz pelo nosso Estado? O único fato que me lembro, deixa uma marca muito desfavorável a sua pessôa no episódio que ele tinha uma opinião que compartilhava com todos que éra a derrubada do Sr. Sarney, e posteriormente a pedido do Sr. Lula ele mudou seu pensamento.

  2. Caro Kotscho,
    A oposição como a conhecemos hoje(PSDB/DEMo) caminha inexoravelmente para a extinção.
    Acredito que num futuro não muito distante, teremos uma oposição crescendo novamente, porém a nova oposição estará mais à esquerda. Será uma oposição que irá cobrar maiores avanços nas áreas sociais.
    Embora o PSDB e DEMo também tenha esse mesmo discurso(mais avanços, pode mais…) hoje em dia, eles não têm a credibilidade necessária, pois sempre que estiveram no poder, foram muito fracos nas ações sociais e progressistas.
    Para o PSDB, nada mais natural que sua extinção, pois afinal de contas ele foi criado de uma dissidência da ala mais socialista do PMDB, mas chegou ao poder ajudado pelo PMDB. Ao chegar ao poder, deu uma “pernada” no PMDB, e se deslocou para a direita em direção ao PFL(DEMo).
    O PSDB teve aquele crescimento vertiginoso durante o primeiro governo de FHC, capitalizando o controle da inflação.
    O PSDB nunca teve uma militância ativa, sonhadora e determinada, e por isso seu definhamento se assemelha à corrosão de uma aposentadoria. Teve seu auge, e já passou. Mário Covas não vai ressuscitar, e mesmo se o fizesse, não reconheceria mais o seu partido.

    1. Anibal, não importa o nome, sempre haverá partidos de direita, como é o caso dos tucademus, pps, e outros mais. São partidos dos poderosos, dos senhores de escravos, dos que não querem que pobre receba bolsa familia, que pobre não tenha oportunidade de estudar, de ir prá faculdade… são sempre os mesmos, só muda a maquiagem… esses direitistas sempre existirão, não se iluda… agora estão desesperados e furiosos… veja as atitudes do serra, as atitudes de globo, veja, folha… as mensagens que rodam a web, cheias de mentiras e calúnias… estão furiosos, vão continuar como são… o nome é só uma questão de máscara…

    2. Oi Joana,
      Eu sei que os partidos dos patrões continuarão existindo. Existirão sempre, mas já foram maiores do que são hoje e continuarão minguando.
      Quando me referi a uma nova oposição, estava falando a respeito de uma oposição com apoio popular suficiente para fazer frente às ações do governo, direcionando-as ainda mais para a esquerda.
      A direitona raivosa espumante continuará seu ranger de dentes, e tentará mudar de tática. Mas será fácil desmascará-la.

    1. O povo que votou em FHC e KASSAB, é o mesmo que votará na DILMA. Assim, o voto popular independe do que a classe média 4X4 e a mídia achem ou deixem de achar.

  3. O PSDB NÃO SABE MAIS O QUE FAZ PARA TENTAR GANHAR VOTOS. NA DECLARAÇÕES DE SERRA, ELE FICA RIDÍCULO FALANDO COISAS SEM NEXO. O SÉRIGIO GUERRA (PRESIDENTE DO PSDB) FICA DESCONTROLADO EM PROGRAMAS DE TELEVISÃO E ATIRA PRA TODOS OS LADOS. O PSDB ESTÁ A BEIRA DO FIM.

    1. Não se iluda, Pedro… eles continuarão por aí, sempre furiosos, inventando mentiras, calúnias… a globo e o globo continuarão, a veja, a folha, serras, alkimins… e Aécio que bate em mulher… eles não mudarão… talvez o nome…

  4. AS PESQUISAS EM SÃO PAULO PARA GOVERNADOR DO ESTADO PARECEM ESTAR SENDO FORJADAS.
    .INTERESSANTE: AS PESQUISAS DIZEM QUE MAIS DA METADE DO ELEITORADO PAULISTA VOTARIA EM GERALDO…VOTAM EM GERALDO DO PSDB, MAS NÃO VOTAM EM ALOYSIO NUNES FERREIRA PARA O SENADO…TAMPOUCO VOTAM EM SERRA PARA PRESIDENTE. COMO PODE GERALDO ALKMIN ESTÁ COM 47% DAS INTENÇÕES DE VOTO NO ESTADO DE SÃO PAULO? A VERDADE VIRÁ A TONA DAQUI HÁ ALGUNS DIAS…

    1. Pedro
      Pode ficar sossegado, pois o apêlo do Sr. Lula para votar no Mercadante deverá ser aceito pela maioria, pois o que O Sr. Lula fala o povo diz amém e o eleitor sem dúvida alguma segue.

    2. Vai ter 2º turno o chuchu da opus dei não agüentou e agora começa o desabamento… Mercadante ao final será aclamado como o novo governador do Estado de São Paulo

  5. Ontem ouvi no rádio, que o ONS mandou ligar as termelétricas, pois com a seca prolongada os reservatórios das hidrelétricas estão abaixo de 60%.

    Já tem Tucano rezando para não chover nos próximos 4 anos seguidos, para acontecer apagão no governo Dilma.

    Aviso aos tucanos, urubus, corvos, corujas e demais aves agourentas que nem adianta torcer, pois de energia a Dilma entende, e se preciso for ela constrói mais de 1000 termelétricas antes da água secar.

  6. ainda bem que o Sr. Montenego reconheceu a discrepancia da sua afirmação., ainda ontem assistir o Canal Livre da Band onde foi abordado o sigilo da receita federal, já havia me esquecido da reportagem feita com os camelôs de São Paulo aonde vendiam CD´s com dados dos contribuintes, e agora voltou a tona o sigilo dos Tucanos, ele estão atirando para todos os lados para tentar reverter um quadro praticamente irreversivel.
    abraços
    cosme cristo

  7. Vamos pra tua manchete, Ricardo. O futuro da oposição está se resumindo ao Congresso Nacional com algo em torno de 120 parlamentares em sua totalidade. Todos nanicos. Quanto ao governo Dilma, é o que 90% da população brasileira quer. Lula e Dilma, Dilma e Lula. Querem por que querem. Isso nada no mundo vai mudar. Então o governo Dilma Presidenta seré o Lula Presidente hoje e o Lula Presidente daqui a 4 anos(2014) e assim até 2030/2034. Isso pq vão querer mudanças após serem elevados a País de primeiro mundo, o povo vai querer. Mas isso ainda vai levar uns 20 anos no minimo. E essa oposição não vai existir mais. E o governo Lula/Dilma já fez tudo que seria preciso ser feito. A oposição não existirá mais.

  8. A Oposição se é que devemos chamar, pois não encontrei até o momento qualquer argumento plausível do Serra em ser Presidente. Fatos que afundaram o Serra em sua companha:
    1º – Subir no palanque do PSDB unido ao Roberto Jeferson(PTB) – mostrou o mau caráter que é;
    2º Quando perguntado pelo Wiliam Bonner em entrevista no Jornal da Globo se ele usaría o modelo de estradas de São Paulo no governo do Brasil e o ele disse sim, então foi o desmoronamento de suas idéias, pois para andar em estradas boas tería que pagar e se não paga as estradas são ruins, realmente não conjuntura econômica as idéias de Serra. E por isto fica inventando fatos para desviar o que é óbvio, aliás, acho que a pesquisa vai além do apresentado, isto é, as intensões de votos para a Dilma é bem superior as pesquisas e que isso é estratégia para tentar levar ao segundo turno o que evidentemente não irá acontecer e por isto mudam as pesquisas.

    1. Rafael
      Sem desmerecer a da D. Dilma,o Serra tem todos os gabaritos necessário para ser o Presidente. Concordo com você sobre os pedágios que são caros, mas no entanto traçando um paralelo com as estradas federais, que adianta serem baratos e todas essas estradas estarem intrafegáveis. Quanto ao aliar-se ao PTB foi o mesmo que o PT aliou-se ao PP do Sr. Maluf, tão criticado pelo próprio PT em épocas passadas. Até então está tudo empatado.

  9. Nada contra a essa mulher ,mas se ela não lidera entre os mais ricos é pq essa classe da socidade não precisa de esmolda do governo e nem vota com a barriga ,só por isso,talvez seja por isso que o bolsa familia não seja uma ajuda temporaria de 6 meses ou 1 ano ,pq se fosse talvez o quadro eleitoral de hoje seria outro.
    Parabéns ao assistencilalismo.

    1. Se vc for um pouco inteligente descobrirá que uma parcela dos mais ricos não vota na Dilma por puro preconceito. Olha e essa parcela dos mais ricos não é aquela que trabalha e pruduz, pois esta vota na Dilma.

    2. Esse povo não aprende. Se fosse a oposição, iria fazer o bolsa-família só por seis meses. E adivinhe quais seriam os seis meses escolhidos… Antes de cada eleição, é óbvio.

  10. Será????que ela ganhou não há duvida!!!!Com Lulla durante oito anos no palanque, dificilmente perderia. Apenas uma pergunta: Quem governa o Brasil, o Lulla não é, pois quando ele não está no palanque, está na TV, da TV vai pro rádio, depois palestras, depois viagem. Um amigo petista me fala que estamos no oitavo ano do terceiro governo FHC. Ninguém na historia deste pais foi tão fiel a Cartilha do FMI que o Exmo Sr Lulla da Silva atual presidente. Então quem governa o Brasil é o FMI populista. Quem diria.

    1. Vc é louco há muito tempo que o FMI não dar pitaque no Brasil. Prucure se atualizar. Hoje eles nos devem, já foi do tempo do Brasil ir de pires não.

  11. Concordo em partes com vc Livio, mas devo adimitir que a corrida presidencial é mais visada.
    E posso te dizer que infelizmente vai sim poder decidir o futuro do país, já que muito ovo podre, como Marta Suplicy e o Netinho de Paula, estão se beneficiando com essas pesquisas, aproveitando pra aparecerem sempre ao lado de Dilma.
    Agora o Mercadante começou até aparecer mais perto Geraldo pois o Lula tem aparecido em seu favor.
    Infelizmente o Brasil é assim, eleições, futebol, crimes é tudo decidido por maior mídia.
    Se vcs forem votar na Dilma, por favor, NÃO votem em Marta Suplicy lembrem-se do desastre que ela foi em tentar comandar somente o Ministério do transporte !

  12. Todo dia ouço na imprensa golpista, que acessaram os dados fiscais do vice-presidente do PSDB e de mais uma porção de gente da oposição.

    Pergunto :

    1. Nem a própria receita federal pode acessar os dados fiscais dos contribuintes ?
    2. Se a campanha Dilma quisesse usar esses dados na campanha, não seria melhor escolher pessoas mais importantes ?
    3. De que serve um vice-presidente de um partido decadente ?

    Ahhh…. pode parar de show, imprensa golpista…

    1. Anibal
      Não se esqueça que quando foram feitos tais acessos no âmbito da Receita Federal o Serra apontava líder absoluto nas Pesquizas, e obviamente se achassem algo irregular, seria um prato cheio para a candidata da oposição, D. Dilma.

    2. Denis,
      Mesmo que Serra liderasse, não seria mais inteligente procurar alguém mais graduado ?
      Por que um vice ?
      Presidente de partido, já não é grande coisa, imagine um VICE.
      Para de show…

  13. É caro kocho até agora não consegui entender o q levou o “Zé Serrágio” a se apresentar como candidato a presidente, o mesmo teve uma baita chance e nem se quer conseguia mostrar q o Est d SP tinha governador???só conseguiamos ver q o nosso Est tinha governador era só nos aumentos de praça de padágio e no aumento d preços,nas enchentes, na saúde, na educação, na segurança, nos transportes públicos e etc etc etc nóis s quer sabiamos q existisse governador em nosso Est d SP!!!!!

    1. Indo pro 2º turno, aí o bicho pega porque a Dilma presidente eleita no 1ºturno vai se mudar pra cá e juntamente com Lula, elegerá Mercadante numa virada histórica.
      Então adeus tucanos; vão tarde.

  14. Este país não tem mais jeito. VOTO NULO, para dormir tranqüilo, sabendo que não pus nenhum *@#` “lá”, e, que fatalmente irá fazer alguma coisa para prejudicar o país e seu sofrido povo.

    1. Mas bem agora que nosso País atravessa um período histórico sem paralelo, de crescimento econômico, diminuição da desigualdade social, respeito internacional, é que você resolve que a solução é chutar o balde e anular o voto! Que belo “patriota” você é.

  15. POIS. BEM.SENDO A SRA(?)DILMA ELEITA PRESIDENTE DO BRASIL, TEREMOS DE VOLTA O QUE O SR LULA SEMPRE PEDIU. A VOLTA DA CPMF. A VOLTA DO AUMENTO DOS IMPOSTOS E TUDO MAIS QUE VCS QUE VOTAM NESSE TIPO DE GENTE MERECE, OU SEJA QUEM VAI PAGAR A CONTA SERAO TODOS NOS QUE NAO VOTAMOS NESSA SENHOURA(?), ALGUEM VAI TER QUE PAGAR A CONTA DOS COREIOS, PETROBRAS E OUTRAS QUE O SR LULA ESTÁ TIRANDO DINHEIRO PARA BANCAR A CAMANHA MILIONARIA DESTA SENHOURA(?), NESTAS HORAS TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO………..

    1. Caro Paulo,
      Acho que você deveria procurar escrever mais com a cabeça e menos com o fígado. Talvez fôsse capaz de trazer propostas mais consistentes para a discussão e não esse berreiro todo que não tem base concreta e real e que não leva a absolutamente nada.

  16. ACREDITO QUE O DEM VAI QUERER DESISTIR DE SER OPOSIÇÃO… MUITO TEMPO SEM CARGOS E CORRENDO O RISCO DE SEREM APAGADOS DO MAPA… E QTO AO PSDB NÃO SEI NÃO…

    1. Pode até ser que não exista mais oposiÇào e aí vc tem razão, esmagar toda a oposição é bastante democrático!
      Isso aconteceu em paises que vc conhece muito bem e posso lembrar a vc, dois exemplos: venezuela , Russia com a URSS!

  17. Fiquei ancioso esperando as propostas maravilhosas para resolver os problemas reclamados durante o governo Lula, e que prejudicaram o bom andamento da nossa economia.
    e não é que não apresentaram nada de novo, um solução interessante que fosse, nada. Que coisa, estou achando mesmo é que os oito anos de Lula foram os melhores, pelo menos os indices de popularidade mostraram isso.
    Que venha a Dilma…

  18. Quem precisa de governo são os pobres e miseráveis do país. Graças a Deus, eu não uso SUS, muito menos preciso de Bolsa família. Por isso, Voto Dilma! Os Ricos deveriam ser um pouquinho mais bondosos, pois nada levaram desse mundo. Quero um país um pouco mais justo. Oposição (PSDB e DEM-PFL) são os mais corruptos do Brasil. Basta analisar o caso da Assembleia legislativa do Paraná e o caso do Distrito Federal. Vamos colocar a mão na consciência e tentar ajudar o Brasil a ser um país mais justo. Paremos de ser miseráveis por dentro! Eu já parei há muito tempo! Obrigado, Jesus, por me dar tudo de que preciso. Por favor, olhe pelos que mais precisam e toque no coração dos ricos que se fecham e não querem dividir o pão que o senhor lhes dá todos os dias. Amém!

    Alisson Vogado.

    1. caro amigo, espero que leia a minha resposta ao seu post caso o Ricardo deixe passar pela moderação, mas abra bem os seus olhos para o passado de certas pessoas, pelo que foram e não pelo que tentam fazer passar no presente! Hoje é uma outra pessoa, por fora, porque por dentro continua a mesma~!

  19. A oposição brasileira se expressa no PIG – Partido da Imprensa Golpista. Só que ela repete o discurso da falsa moral da UDN. A oposição não discutiu o Brasil em todos os períodos Lula, ficou no blablablá do mensalão( esqueceram-se do mensalão do Azeredo e do PSDB e do Arruda), dossiê e não sei mais o que. Enquanto isso o país avançava. Se esse pessoal retornar, by, by Caixa, Banco do Brasil, Petrobrás, e não faltarão pedágios e mais pedágios. Filadelfo.

    1. Não existe a tal PIG mas o que existe de fato é a cooptação integral dos orgãos de imprensa que viram nas verdinhas um colírio para os olhos e tudo fazem pelos poderosos!
      Vc acredita nessas pesquisas malucas?

  20. Caro Kotscho,

    O Povo é Sábio. As pessoas conseguem reconhecer que nestes 8 anos de govero do Presidente Lula, a vida melhorou. Não há dúvidas. Tanto nas cidades quanto no campo. E olhe que foram somente 8 anos. Certamente, com a Presidenta Dil ma e uma casa de leis com representantes do Povo comprometidos com as mudanças, o Brasil e os Brasileiros, poderão sonhar ainda mais alto. Só não enxerga quem não quer: O pior cego é aquele que não quer ver. Não é?

    Abraços.

    1. A vida melhorou porque o plano real e a lei de responsabilidade fiscal, fortemente bombardeadas pelo PT, venceu e criou as oportunidades que hoje aparecem e deram ao Lula a chance de fazer uma boa administração.
      O Brasil não foi descoberto pelo PT, coloque isso na sua cabecinha!

  21. Acho que todos os partidos deveriam se extinguir e todos os políticos virarem do PT. E também todas as empresas serem estatizadas para servirem de cargos para os politicos. Aí os “trabalhadores” poderiam pedir aumento, jornada de 30 h semanais e fazer greve diretamente para os políticos.

  22. Os Tucanos, não foram e não serão OPOSIÇÃO ao partido
    do PT, não dá para ser oposição, pois tudo oque aí está
    foi criado pelos Tucanos.

  23. Espero realmente que a oposição não morra, a democracia precisa dela. Os políticos que não estão no governo tem a obrigação de manifestar suas opiniões para melhorar o processo de evolução de um Brasil de poucos para um país onde cada vez mais poucos sejam privilegiados.
    Vale lembrar que já disseram que toda a unanimidade é burra, espero que o PT nunca seja unanime e que busque sempre ouvir a oposição.
    Afinal de contas foi como oposição que o PT ajudou o Brasil a chegar onde chegou, mostrando as coisas erradas, a corrupção e todas as mazelas desse nosso povo sofrido, tenho saudades daquele PT, minha esperança foi sempre que a ala radiacal do PT e sua ala mais direita buscassem um concesso, é uma pena que não se acertaram. O PT perdeu, o Brasil perdeu.
    Também espero que Dilma faça um governo de coalizão, de entendimento, que as Leis, a liberdade de imprensa sejam respeitadas.

  24. para os indecisos: em time que está ganhando em todos setores do nosso Brasil, não se mexe gente, se duvidam perguntem por exemplo as mudanças para melhor no nordeste e norte um ex. quase todas as pequenas cidades e vilarejos tem agora luz , as escolas possuem computadores para as crianças mestres e vai por ai, é so´´pesquisar

  25. Caro Aníbal. Vc fez uma análise bastante realista. Concordo em gênero, número e grau. O PSDB se deslocou para a direita e perdeu o rumo da história. O PT (Lula) seguiu a base de formação do Plano Real, porém, sabiamente, deu uma guinada para o social. É por isso que conquista os ‘louros’. Manteve os fundamentos econômicos e procurou atingir os mais humildes e as regiões menos desenvolvidas que foram esquecidos pelo PSDB, que, agora, em campanha, tenta fazer correção de rumo. Agora, é tarde. Terão que esperar outra eleição. “A onça já bebeu água”.

  26. o Marcio o povo durante os ultimos anos não merecia o otimo governo que teve por treis vezes preferiram os candidatos dos ricos, e quando resolveram parar de dar ouvido as midias elegeram lula e fez o melhor governo que este PáIS JA VIU, agora o povo realmente merece mais um bom governo com a Dilma, porque qualquer outro, seria retrocesso, obrigado povo Brasileiro , por saber fazer a escolha certa.

  27. Ricardo Kotscho, gostaria de saber, caso se confirme a vitória de Dilma Rousseff, neste pleito, qual será o futuro da oposição no Brasil, pergunto isso por achar que esta se enfraquece com a vitória esmagadora da candidata petista e seus aliados nos Estados, Câmara e Senado Federal. Oposição resurgirá das cinzas desta eleição para 2014 concorrer com um candidato forte, tal qual como estamos vendo, o Presidente Lula está usando toda a sua influência para minar a oposição no Brasil, haja vista que democrcacia sem oposição é imprescindível.

  28. Se confirmar a eleição de Dilma como se mostra as pesquisas,( pois como disse o caro Ricardo que assina essa crônica, eleito só depois das urnas apurada), O Brasil pouco ou nada vai mudar, corre o risco de disputa interna pelo poder já que Dilma não tem a mesma força e inflência que Lula e ter como vice Temer político carimbado e altamente influente pode ajudá-la ou afundá-la. A oposição PSDB e DEm deve se distanciar pois a união deste só prejudicou ambos, ou seja, a oposição está completamente perdida, sem direção e busca um líder que poderá ser Aécio ou até mesmo Marina Silva, quem sabe?! O certo é: uma enorme interrogação paira no ar! Dilma terá a mesma força e liderança de Lula? A oposição será mais responsável politicamente e errar menos, ou seja, mostrará serviço ético moral e competente pois para derrubar um mito chamado Lula terá que ser mais que competente, terá de ser brilhante?! Não sabemos o caminho do vento, daí a aventura de viver e cada escolha tem sua consequencia!

    1. Caro Fernando Prado! acho que vc deve ler e conhecer mais sobre a história da Dilma, só pra vc ter uma idéia; ela já militava na política muito antes do Lula, se vc se informar mais vc vai saber da força e da personalidade desta mulher e vai perder todo o receio que vc tem a vai ter a confiança que nós que sabemos um pouco sobre ela temos, ñ é atoa que o Lula confia nela, se ela ñ tivesse pulso e vontade própria, pode ter certeza que o(a) caindidato(a) dele seria outro(a).
      Esta mulher vai dar um show de administração, tanto que em 2010 ela vai ser reeleita em 2014!

  29. O sr. José Serra, agora quer reativar a ditadura, da qual ele foi contra quando era presidente da UNE em 1963/64, ao fazer palestra aos militares. Além da patética aparição no Pânico. Ele está perdido, sem rumo.
    Nei

  30. Bom dia muita paz…. Ricardo Kotscho, você não acha interessante para nosso país ter uma mulher sendo presente para estimular outras e desfragmentar o machismo que violenta muita mulheres em nossa nação?

    1. para quem agride mulher existe legislação; para quem desvia dinheiro público também; para quem fecha os olhos às negociatas fazendo parte do conselho também; se não se cumpre a lei , vamos começar por arrumar a Justiça , antes da Educação!?

  31. O governo do “Cesar” brasileiro ou do ILUSIONISTA do Brasil acabou com a politica no Brasil, comprou a maioria da oposição, com dinheiro em cueca, em mala, em saque na boca do caixa, o famoso mensalão, aparelhou o estado, em todos os níveis, inchou a máquina publica com distribuiçao de cargos e o Brasil vai virar um país de único pensamento, única verdade e únicas ações, no futuro seremos uma Roma de Cesar ( com circo para os bobos, PAN, COPA DO MUNDO, OLIMPIADA e consumo com endividamento, o pão ) ou um México do PRI, bem, o final da novela dantesca, nos dois, nós sabemos qual foi, a história esta escrita, nos dois casos.
    Os brasileiros, 75% de analfabetos funcionais, pagarão a conta de tantos desmandos e comprometerão mais uma geração de brasileiros.
    Em Roma, no México e no Brasil, quem ganha dinheiro vivo e se torna milionário são os amigos da corte e os cumpanheiors do poder, para o povão, a corte dos bobos, os aliados banqueiros emprestam dinheiro a juros de agiota para que os bobos comprem carro em 72 prestações, TV de LCD, celular, viagem em cruzeiros financiados, os aposentados se endividam no consignado e todos parecem felizes, triste vai ser quando a fatura chegar, aí, procurem o Cesar e peçam socorro e verão o que eles irão fazer, aumentar impostos, reduzir aposentadorias, arrochar salários, cortar crédito, desemprego e por aí afora.

  32. Antes das eleições os “mineiros” serão resgatados!
    Todo anestésico tem uma duração e quando acaba o efeito a pessoa volta a ter as sensacões normais!
    Por mais que durmam, uma hora as pessoas vão precisar acordar!

  33. Caro Antonio ,
    Acho que a oposição tem que entender que deve tomar novos rumos. A grande maioria da população não entende o que é exatamente o neoliberalismo apregoado por FHC e Serra, mas entendeu a diferença na pratica e está dizendo um grande NÃO.

  34. Sergio este é o maior problema dos tucanos, AROGANCIA, nem tudo que está ai, só foi feito pelos tucanos, nem mesmo a abertura do pais, foram varios presidentes, uns mais outros menos, o importante é olhar para o pais e não para o partido, eleição não é como torcida de futebol que vc biga por ele e sim para escolher o melhor ou menos pior.

  35. agora so temos de aguardar o psdbdem,por falta de argumentos contra o geverno do pt,fabricar mais algum escandala com a ajuda da revista veja,folha de sao Paulo,e rede globo.para o probresinho do Jose Serra,ficar como vitima, e quem sabe assim eles conseguirem levar para o segundo turno.

  36. graças, a Deus o povo brasileiro esta reconhecendo o que o lula fez ao pais, depois de 8 anos de recessao, desemprego e muita divida, esta sabendo inteligentemene continuar elegendo dilma, serra psdb dem e pps tem que sumir do brasil, nao governam pra todos e sim pra ricos, porisso sao paulo e retrocesso, e oinfeliz do aecio nada igula patinho, everia enchergar quem nao trabalha no sicial nao ganha eleiçao, ainda com o apoio da rede esgoto valeu brasil vamos dar dilma neles rs.

  37. Kotscho – Quando foi perguntado ao SERRÁGIO sobre os pedágios em SP – que ele iria implementar o mesmo modelo ao restante do país, a coisa mudou de sentido e lado, e o SERRÁGIO despencou e vai levar uma surra humilhante – Bem feito.
    Eu mesmo iria votar no SERRÁGIO mas com as declarações imbecis e irresponsaveis – do seu vice, um verdadeiro IDIOTA, mudei de lado – e tentar voltar a era Collor.
    Isso jamais

  38. Caro Kotscho

    Tô nem aí pra pesquisas !!!
    Eleição se ganha é nas ruas, no trabalho, nas escolas, nos bares, nos becos e nas salas das familias !!! E é por isso e não por aquilo que a Dilma já é PRESIDENTA do Brasil !!!
    Eu passei quase dois anos aqui no Balaio cobrando dos opositores algum indício de proposta, um “projetinho” que fosse para mudar para melhor ainda a vida do povão brasileiro e NADA !!!
    Só vieram aqui para nos xingar e nos agredir !!!
    Eu avisei para que parassem de xingar nordestinos, descerem a lenha no Bolsa Família e NADA !!! Continuaram mesmo assim !!!
    Esqueceram-se de que São Paulo é a maior capital nordestina do Brasil !!!

    E DEU NO QUE DEU !!!!
    E VAI DAR NO LOMBO DELES CADA VEZ MAIS !!!

    Não se iluda Kotscho. Tirando o PT que está enraizado em todos os movimentos populares, na maioria dos sindicatos e na maioria das associações comunitárias do Brasil, OS OUTROS PARTIDOS NÃO EXISTEM !!! O que existe são “clubinhos” de amigos ou amontoados de inimigos que se apresentam como legendas. Partido, Partido ? …É dos Trabalhadores !!!

    Mas no eleitorado existem os anti-petistas. Que sempre irão votar em QUALQUER UM desde que não seja petista. SERRA NÃO PASSA DE MAIS UM “QUALQUER UM” !!!
    O “Geraldo” também !!!
    ( Aviso: MERCADANTE VEM AÍ !!!! )

    E sobra ainda o tal PIG, o resto de arrogância que ainda falta sumir, mas desses já estamos dando conta de por um fim através da internet e da Blogosfera, Quer eles concordem ou não foi aqui que acabamos com o monopólio da informação ( opinião pública ) que antes pensavam que tinham !!!

    VAMOS LÁ… a luta continua….

  39. Prezado Ricardo, Boa Tarde…

    Sintetizou, de forma brilhante, o momento eleitoral brasileiro. Os mesmos que convenceram Serra de que seria imbatível contra um poste, agora descobrem que Serra não tem nem conteúdo e nem discurso sequer para vencer um poste.

    Sim, jamais reconhecerão que subestimaram, inicialmente, o próprio Lula. Era o apedeuta, o alcoólatra, o nove dedos e outros epítetos do gênero. E posteriormente, subestimaram Dilma; e aí cometeram um equívoco ainda maior.

    Ambos, Serra e a mídia que o apóia, vivem um instante de perplexidade; como dizia um amigo tucano num Happy Hour sexta passada, “Não está dando nem pra colocar a culpa no juiz”.

    Abraços Ricardo e boa semana a todos os amigos Balaieiros.

    1. O Brasil mudou, além do Zé, a rede globobo e a revista vesga (sic) tbm estão perdendo. Imprensa de factóide.Não vamos esquecer que eles fizeram o Collor.

  40. Eu só quero ver se a “Dilma” vai aguentar novos mensalões.
    Cuidado, que a turma do PT (Palloci, José Dirceu e outros) já está se engalfinhando. Vale frisar que eu não sou “Serrista, nem “Lulista” e muito menos “Dilmista” cujo ôba ôba em torno de sua candidatura nos deixa desconfiados. Eu até torço que ela faça um bom governo.

  41. O mais gostoso vai ver o Serra sair da eleição derrotado e desqualificado como interlocutor da oposição. O unico destino do Serra é o Palácio do Catete, onde funciona o museu da república. Lá Serra receberá o honroso título de TUCANO EMPALHADO EXTINTO EM 2010.

  42. EU lamento profundamente ter esta mulher como
    presidente… todos sabem quem ela foi e ainda é. Não entendo essas enquetes porque não me perguntam?? eu digo NÃO e feliz….votar nela NUNCA.. Gente por favor , acordem… antes votar nulo do que nessa pessoa que nada vai acrescentar minha gente…pensem… avaliem… o que ela tem que outro não tenha ?? O Brasil não merece…nós não merecemos….todos vão se arrepender….daí será mto tarde….

    1. Teresa: ” …todos sabem quem ela foi e ainda é…” Cara, diz aí quem ela foi e quem ela é… mas com dados factíveis e depois fala grosso… ah! os dados de jornalecos e revistinhas de consultório de miquinhos amestrados são indutivos… não servem, firme-se na verdade factual, suas defesas ruírão… Dilmais Presidenta e Mercadante Governador do Estado de São Paulo, para o bem do Brasil.

  43. Para os que consideram os brasileiros de analfabetos, porque votam no PT, há um engano, o que os brasileiros não querem é voltar a sofre com um governo, neo liberal, que privatiza, mas não baixa empostos, não souberam administrar o plano real, pôs tudo a perder na reeleição do FHC, o presidente Lula consertou a economia, e não ficou na dependência do FMI e dos americanos, que querem sugar, as economias emergentes como o Brasil, o Brasil hoje é um país governado para todos, com todos tendo acesso a curso superior, com o exame do enem e a distribuição de bolsas das faculdades particulares, com isso os filhos de papai não são ós únicos que podem fazer curso superior, hoje todos podem basta querer. Viva o PT. etccc.

  44. em sendo tudo real a possivel eleiçao da Dilma. em sendo verdade que todos preferem a continuação de um projeto de Brasil Grande. Porque o paulista que vai votar Dilma nao vota em Mercadante? Nao seria interessar mudar e principalmente porque a experiencia com o PT deu certo.?

  45. Tomara que a população, continue firme em DilMa Russef até o fim, porque José Serra significa retrocesso, ao Neo liberalismo, o modelo americano, que não tem atendimento social, não olha para a classe menos favorecida da população, e eles chamam o bolsa família de assistencialismo, e fatalmente se o governo deles chegassem a ser presidente da república, eles acabariam com a luz fraterna, e a distribuição de renda como são os programas sociais do PT.
    Sumam os Neo liberais.

  46. Analisando comentários, não só deste blog, percebo que
    a “Corrente anti-Dilma” é composta, em quase absoluta
    maioria, por MULHERES !!!
    Por que ???

    1. Toda mulher submissa tem inveja de outra que não é, isso é da natureza feminina, mulher se arruma para mostrar para a outra, isso é estatistico.

    2. É o efeito do “colonialismo machista Asdrubal! Elas precisam de um homem para gerir os destinos do país, senão ficam inseguras. O ranço vem amainando (felizmente) mas ainda persiste. Dilma PRESIDENTA!

  47. Graças a Dilma que lutou pela liberdade democrática no periodo militar que voces estão poder critica-la ou apoia-la. Ela muitas outras pessoas que deram a vida para que o Brasil fosse um país democrático. O Serra no alto de sua arrogância ja estava se achando o presidente deste paí, vai cair de quixo no chão. A eleição de Dilma é reflexo do trabalho que o presidente Lula fez nestes 7,5 anos de governo. O futuro ninguem consegue prever, porem eu tenho certeza que está mulher fará um governo bem melhor que o arrogante do Serra, traidor do proprio partido PSBD, quando apoia Cassab em detrimento de Geraldo Alkmim.

  48. DE FATO, AS ELEIÇÕES AINDA NÃO TERMINARAM…
    DILMA AINDA NÃO GANHOU E, PODE NÃO GANHAR.
    É UMA GUERRA SANTA ENTRE O BEM E O PT.
    SE NÃO FOSSE TODA SUJEIRA EXISTENTE NESTA GESTÃO PT, ATÉ QUE PODERIA PENSAR QUE ELA CANDIDATA DILMA, PODERIA SER UM DIFERENCIAL.
    ATÉ POR QUE, DEVEMOS ACREDITAR NO SER HUMANO.

    PORÉM O PT JÁ MOSTROU A QUE VEIO.

    LULA É TÃO POPULAR COMO TAMBÉM FOI HITLER.

    A MALDADE NÃO SE MOSTRA COM O HOLOCAUSTO, MAS COM A MENTIRA QUE ILUDE O MAIS POBRE E QUE VENDE ILUSÕES.

    O POVO BRASILEIRO AGUERRIDO DE NORTE A SUL, LESTE A OESTE, DIA 3, VAI MOSTRAR A TODOS, DE FORMA SURPREENDENTE QUE O BRASIL PODE MAIS.

    1. se pensarmos assim onde foi todo aquele dinheiro das estatais do povo brasileiro que o psdb vendeu dizendo que ia pagar a divida e que o serviço melhoraria
      bem quem pagou a divida foi o lula e o serviço nao melhorou assim pois pagamos muito caro por ele.sendo assim nao e luta do bem e o pt é a luta do povo contra o psdb que acabou com tudo que nois tinhamos

    2. Jussa, olha para a tua fuça… deves pertencer àqueles 4% da pretensa elite branca e abobalhada, que acha que o único destino reservado ao Brasil é o de ser eterno escravo dos Norte Americanos… ainda bem que o povo brasileiro é mais esperto e não tem vocação para escravo de ninguém. Queremos ser primeiro mundo e não aceitamos ser satélite de ninguém!

    3. O BEM x PT !
      Deixa eu entender direito, quem está alistado na tropa do BEM que luta contra o PT…

      José Serra,
      José Roberto Arruda,
      Orestes Quércia,
      Roberto Jefferson…

      Só tem gente do bem… Tô entendendo.

    4. É REALMENTE O PT MOSTOU PRA QUE VEIO MESMO. VEIO PARA DIMINUIR AS DIFERENÇAS SOCIAIS, PARA DAR UM RUMO MELHOR A ECONOMIA DO BRASIL. PARA ACABAR COM AS PRIVATIZAÇÕES E VENDAS DE EMPRESAS PÚBLICAS AO CAPITAL ESTRANGEIRO, PARA CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR E PARA TODOS. HOJE POSSO FALAR ISSO PORQUE FIZ PARTE DISSO. NO GOVERNO FHC NÃO ARRUMAVA EMPREGO, BATIA DE PORTA EM PORTA ATRÁS DE EMPREGO E NADA. AÍ VEIO O LULA E AS COISAS MUDARAM. ARRUMEI QUATRO EMPREGOS DIFERENTES E HOJE TRABALHO NO QUE EU GOSTO. FIZ MINHA CASA, ESTOU CURSANDO O MEU SEGUNDO CURSO SUPERIOR ALÉM DE TER DOIS CURSOS TÉCNICOS. OBRIGADO LULA, OBRIGADO POR TUDO. PORQUE VOCÊ OLHOU PARA AQUELES QUE REALMENTE NECESSITAM E AGORA QUE TEMOS QUE DAR CONTINUIDADE AO QUE VOCÊ COMEÇOU COM A DILMA. ESSE É O BRASIL QUE NÓS QUEREMOS E NÃO UM GOVERNO QUE GOVERNA PRA POUCOS. TIVEMOS UM SOCIOLOGO (FHC) QUE NÃO ENTENDE OS PROBLEMAS SOCIAIS E UM METALÚRGICO QUE ALAVANCOU O BRASIL PARA O CRESCIMENTO.

    5. O Bem contra o PT. Vc está querendo dizer que a gangue do PSDB, serra alkmin, FHC, Roberto jeferson, cesar maia e todos aqueles DEMos são o bem? kkkkkk faz me rir

    6. Pode mais o que ? PEDAGIOS EXORBITANTES? PROGRESSÃO CONTINUADA? REGIME DE OPRESSÃO CONTRA MANIFESTAÇÕES DE TRABALHADORE? NOTA FISCAL PAULISTA? PAGAR 95.798.998. PARA EDITORA ABRIL AQUELA DA VEJA QUE VC ACREDITA !
      ACORDA PRA VIDA MADAME ……

    7. Eiiii…acorda….voce está tendo um pesadelo….mas, para a felicidade geral da nação e também sua felicidade (ainda que você não saiba) vai dar Dilma e PT. Continuamos com a esperança de um país melhor, sem fome e comoportunidades para todos. Que ganhem os grandes empreendedores cuja pujança movem nossa economia com eu talento empresarial e os trabalhadores que não medem esforços para a prosperidade. Que sejamos mais humanos e menos tecnocratas.

    8. O jussa desembarcou no Brasil hoje??? esse povo aguerrido sabe que o Brasil desde 2003 pode mais, e vai continuar podendo, para desespero dos fracassados.

    9. Brasil pode mais com Lula e Dilma… já com príncipe Serrinha, o país só andaria pra trás.
      Não acredite nas mentiras que vc ouve da rede bobo, com Willian Bonde Batman Bernardes.
      O povo não é mais globo.

  49. A diferença vai aumentar, mais

    Eleição como disse um casal que caminhava pela pista do Parque da Aclimação, só na próxima porque essa já deu Dilma, e a diferença vai aumentar, mais

    Porque muitos na praça diziam e diz ela esta surpreendendo e como um gênio, ela se duvidar vai superar o Lula que tinha ela como a gerente dos pobres

    Aonde trabalho vem gente de todos os partidos, na época que a filha da Dilma casou disso a mãe e a candidata que o Lula vai apoiar, se ela for à candidata do Lula, e

    Serra vai massacrar disso um eleitor do Será, disse vai ser ao contrario, ate se ele me indicasse ganharia, o plano de governo seria a plataforma da ficção

    Alguns projetos da plataforma

    De braços abertos (assim como Jesus Cristos esta) recebendo os turistas do mundo inteiro, com dólar no bolso e lucro nos bancos, criar a maior universidade de guias turísticos poliglotas do mundo, tipo exportação

    Assim com todas as profissões
    Profissionalizar todas as praias do Brasil
    Dar fim a todas as favelas, através de reuniões com os síndicos eleitos pelo voto do povo, fazendo toda a infra-estrutura básica, com o saldo sendo dividido por um sistema associativo sendo financiado com os recursos publico, dos sócios do condomínio Brasil
    Nota eletrônica Brasil, para atualizar os educadores que vão formar todos os nossos descendentes melhor que nos em tudo

    Aliais um dos coordenadores da favela ficção, fale abertamente da produção, ainda dizendo imagina se na propaganda política faz isso, na pratica não tem obrigação de fazer nada

    A oposição tem que aprovar o projeto educação para todos desde a barriga da mãe ate o fim da vida colocando tudo da vida real, nas salas de aulas com cursos de palestrantes para todas as idades, de acordo com a idade

    Tudo esta dentro do raciocínio da frase da ficção onde ninguém entendeu melhor ate agora do que quem escreveu, na ficção esta escrito que pessoas sem nada sem importância seriam os preferidos para curar todas as feridas da população

    Se o Lula não fizer nada, já seria um milagre, se fizer nem precisa do milagre, e a Dilma e a seqüencia em dose dupla

  50. Analisando a conjuntura , a dupla demotucana deve sofrer uma baixa histórica. Só deve sair com força a fração dos tucanos ligada a Aécio, pois a parte ligada a FHC , deverá consolidar a sua incompetência junto com os demais.

  51. Num dos comentários de hoje alguém chama o governo atual de “ilusionista”. Penso que o “ilusionismo” teológico do “DEUS MERCADO” acabou e muita gente que profeticamente imaginou uma sociedade de pensamento único ainda não entendeu que na democracia a mudança é parte do ciclo de evolução do pensamento social. Esse fato histórico acontece em todo o mundo. Não há como parar o processo histórico e não há como imaginar a humanidade estagnada em torno de um pensamento único como idealizaram os neoliberais. O povo brasileiro hoje responde aos desmandos de um modelo opressor que tentou “deshistorizar” o processo evolutivo da sociedade em torno de uma verdade mercadológica deszumanizada. O governo atual não é e nem será eterno porém, representa nesse momento uma resposta ao modelo neoliberalizante tucano que a sociedade brasileira não deseja mais. A história não acaba aqui com preconizaram os ideólogos do fim do estado nacional. Ainda teremos muitas eleições e terá mais chance de ganhá-las quem respeitar o processo de evolução social e histórico do povo brasileiro.

  52. O pior da dinastia de Nosso Guia é que a dívida interna será cada vez maior. Algum dia alguém vai querer cobrar o que lhe é de direito e nesse instante o “tesouro” vai virar lixo.
    E para dar um paleativo a esse problemão só restará o aumento de impostos pois cortes de despesas nem pensar.
    Eu já nem penso em mim e em meu filho: penso no meu neto e nos filhos deles. Terão um país dizimado, uma multidão de famintos, um bando de falidos separados da corte onde se encastelarão os senhores deste feudo.
    Meu consolo é que até mesmo os castelos caem.
    Mas tudo bem: teremos ainda o carnaval, a praia e o futebol: “Panis et circensis”.

    1. uai Emmanuel! por acaso esta dívida interna foi o Lula que fez? vc se esquece de que esta é uma das heranças malditas que o tucanato deixou pra ele? se esquece tbm que td mundo dizia que a dívida externa era impagável eu que o Lula ia dar o calote e ao contrário do que os pessimistas diziam ele pagou e hj tem para receber? se esquece tbm de que na época o FHC várias vezes por ano vinha um pessoal do FMI com uma pasta preta cheia de documentos dizendo o que ele teria que fazer para governar o Brasil? por acaso vc tem visto alguem do FMI vir aqui no Brasil dar ordens ao Lula como fazia com o FHC?

  53. No caminhar, mais de um milhão de eleitores ganhos a cada dia, em 3 de outubro, nem Serra votará nele, só eu mesmo mantenho o meu voto. Que venha a Dilma ( seja o que Deus quizer), uma coisa é certa, para o bem do país que dê certo. Mas eu estou ” ao largo” não participei, não voto nela de jeito nenhum.

  54. Dilma será nossa presidente e fará um excelente governo pois tem a responsabilidade de continuar o trabalho de Lula.Quem diz que Dilma foi terrorista são os canalhas que defendiam os militares.Tenho um profundo respeito por esta mulher que ousou se opôr a Ditadura e sinto-me orgulhosa de votar nela e conduzí-la à Presidência da República! Viva o Brasil!!!

    1. Concordo com vc Rita. enquanto muitos se alienavam e se beneficiavam com a Ditadura, Dilma saiu do conforto de seu lar para defender a democracia. Obrigado Dilma.

  55. como o povo brasileiro ainda é muito mal informado, temporariamente deveriamos proibir essas pesquizas, pois muita gente ainda vota em quem as pesquisas indicam que estão na frente, pois na cabeça deles não querem votar em quem esta perdendo, as pesquisas ainda são influenciaveis, não estou falando para votar nesse ou naquele, somente que as pesquizas podem levar muita gente a não votar em quem realmente eles gostariam de votar.

  56. TRISTE POVO QUE POR BOLSAS IGNORAM A HISTÓRIA DO BRASIL.

    GOSTARIA DE QUE QUALQUER UM, QUALQUER JORNALISTA, QUALQUER PESSOA, CONSEGUISSE ME DIZER O QUE FEZ LULA PARA O BRASIL.

    E ME FALEM COM TODA SINCERIDADE E TRANSPARENCIA, TERIA FEITO QUALQUER COISA SE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, NÃO TIVESSE SIDO O PRESIDENTE DO BRASIL?

    O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, FOI E SERÁ, NO PIOR SONHO E DELIRIO DO ATUAL PRESIDENTE, O RESPONSAVEL POR TUDO QUE POSSIBILITOU E HABILITOU O BRASIL NESTE INICIO DE SECULO A SER O PAIS QUE É.

    SE FERNANDO HENRIQUE FOSSE A TV E TIRASSE A MASCARA DO LULA?

    1. Nem precisa o Fernando Henrique Cardoso ir à TV. A TV vai a ele. Mas ele não tem nada a dizer. Só diz bobagens.

      O Serra tem um montão de tempo na TV para propaganda eleitoral gratuita. Por que não coloca o FHC pra falar ?

    2. Vc esqueceu de mencionar uma grande “obra” da
      dupla Serra-Kassab:
      A manutenção e o fortalecimento da ‘crackolândia”, bem no centro da maior cidade do país.

    3. Se rei fernandinho abrir a boca nos próximos dias, com certeza não precisaremos votar no 2ºturno porque será uma ajuda enorme pra enterrar o príncipe Serrinha de vez.

    4. caro Jussa, o que o FHC mais tem é espaço na mídia para dizer o que quiser, o problema é que ele ñ tem o que dizer pq se for para comparar, o que ele fez em 8 anos ñ chega a 10% do que o Lula fez em 7,5 anos, agora, dizer pra vc os feitos do Lula é o mesmo que chover no molhado, pq se tudo o que foi feito até hj vc ñ viu, nem que te levem in loco, vc ñ vai aceitar que foi ele que fez, vai continuar dizendo as asneiras que vc disse acima!

  57. o lula diz que o melhor governo foi o dele, engano, inteligente ele foi pois seguiu os planos que o fernando, henrique tinha traçado para o Brasil, todos sabemos que quem estabilizou a nossa economia foi o Fernando Henrique, inclusive a tão falada bolsa familia ja vem de outro governo ele simplesmente jogou na midia que foi no governo dele que isso foi criado, vcs acreditam?

  58. O grande mérito do governo Lula foi manter o plano real elaborado pelo F.H.C. Tem gente que acha que o Lula pagou a divida externa do pais mas, como explicar ao Zé povinho que não é bem assim? Quer saber: NÃO VOU MAIS FALAR NADA SOBRE ELEIÇÃO…ah! o tal do palestrino tem razão, o “cara” que esta preso neste momento pode ter esperança…um dia vc podera ser Presidente do Brasil…kkkkk

  59. é serra; e agora onde eu enfio minha arrogancia e soberba, depois de tomar um chocolate de uma candidata q nunca disputou nada??? depois dessa acho q o sr deveria desaparecer da politica, e garanto nao faria falta nenhuma.

  60. Caro, Kotscho.
    Isto significa que: A burquesia burra,juntamente com o PIG (partido da imprensa golpista) e alguns intelectuais facsistas e preconceituosos,vendendores do patrimonio do povo, sentiram o tombo.E do que estão reclamando? Os menos favorecidosmostraram que unidos são capazes.
    OS LETRADOS PRECONCEITUOSOS ESTÃO COLHENDO OS FRUTOS AMARGOS,DAS ARVORES CONHECIDA COMO ERVA-DANINHA….QUE PLANTARAM NO PASSADO.

  61. Serra esta cada vez mais Serrado, nao adianta FHC acabou com o PSDB, nunca votei neles e jamis votarei, queriam usar o Aécio Neves como puxador de votos e ele se recusou a ser usado por Serra e chego a acreditar que mesmo com Aécio na chapa a derrota do Serra seria vergonhosa. Avancemos com Dilma e nos que nunca fomos prioridade com FHC continuaremos conquistando nosso lugar ao sol. Que venha a Dilma e amplie nosso espaço no Brasil.

  62. Ricardo,

    A um mes das eleições, creio ser dificil uma virada. Alias, eleição não é politica para dar uma de Guarani.
    Sim, temos com grande percentual de diferença uma presidente pela primeira vez na história deste país.
    Ninguém pode negar isso.
    Agora, toda esta barafunda já podia ser vislumbrada no episódio Vice do Serra. Ninguém queria ser, foi um sufoco pois todos sabiam com antecedência que Serra não era páreo para Dilma, ou seja, para o Lula.
    Toda esta cxerteza vem da imagem de confiança do povo com o Lula. Por mais que a Dilma se esforce a imagem que vem a frente é do Lula.
    Por mais que neguem, tenho a impreção de que Lula será uma eminência parda do governo Lula. Um golbery do bem digamos assim do governo Dilma. Isso é ruim? Não, pois será um governo dirigido, uma continuação louvavel do que se está implantando a oito anos.
    Serra, FHC e companhia sabem disso, sabem que o discurso Tucano já não é um gorgeio mas um gralhar fora de moda.
    A retórica está mudando. A propria rede Globo está dando enfase a campanha Dilma, pois encomendou a pesquisa que consolidou a campanha Dilma e colocou a pá de cal na do Serra.
    Alguém tem culpa disso? Não, seria no inicio uma simples devagação, mas agora é uma constatação.
    Que os bruxos da oposição se calem, mudem de feitiço pois este que ainda tentam bate e voltam no patuá do PT.

  63. Sr. Aderbal,

    Já observei também que a maioria dos comentários femininos neste blog são de anti-dilma!!!!!
    As mulheres veem em outras mulheres suas próprias concorrentes.
    Vc já observou que quando uma mulher se arruma, se embeleza toda, é para mostrar as outras mulheres? Eu achava que era para mostrar aos homens. Mas, me enganei.
    Na política está sendo a mesma coisa.

  64. Ei Jussa, seria mais apropriado você comparar a popularidade do Lula com a do Mandela por exemplo, com a do Hitler foi forçar a barra, assim como o Índio e o próprio Serra.
    Por falar em Índio, foi o primeiro que vi possuido. Fazer oi quê, cada um luat pelos seus interesses.
    Mas deixo uma frase conhecida do Tolstoy para vc:
    “Há que passe pelo bosque e só enxergue lenhas”.
    No mais, sugiro que o PSDB mude o símbolo de tucano para abutre, tema mais haver!

  65. Dizer que a popularidade do presidente Lula é como a de Hitler é forçar a barra, assim como o Serra e o Índio o fazem, seria mais apropriado comparar sua popularidade com a de Mandela.
    Embora seja cedo para repetir o gesto de FHC na cadeira da prefeitura de São Paulo, não tenho dúvidas de que o PSDB continuará opisição, para a saúde do Brasil, afinal como dizia Tolstoy: “Há quem passe pelo bosque e só enxergue lenhas”.

  66. Os que dizem que não votam no PT ou na Dilma são os mesmos que votaram no Collor e no FFHHCC.
    Essas pessoas só pensam em manter o Status Quo da pseudo elite que dominou esse país durante 500 anos.
    Tenho 38 anos e não vi nenhum governante que desse a oportunidade ao povão de melhorar de vida, de entrar para a faculdade ( Prouni ), de ter um salário mínimo que está recuperando seu poder de compra, de ter programas sociais que diminuem a pobreza, de levar o Brasil a ter relevância internacional.
    Nenhum delles foi melhor que o Lula.
    O governo Lula tem problemas? Tem corrupção?
    Sim. Com certeza tem, mas esse governo pelo menos age para que a população e o país atinjam um outro patamar de desenvolvimento. Se a oposição voltasse teriamos um retrocesso para o liberalismo falido que somente sabe vender estatais e deixar que o povo se vire nos 30 sem apoio social. DILMA ! DILMA ! LULA ! LULA !

    1. Caro Toni ,as coisas não melhoraram tanto assim, é so voce ir no google e consultar a evolução do IDH nos últimso 10 anos , ainda estamos juntos a paises bem atrazados , pra voce ter uma ideia , aréa saneada não passa de 30% , o que temos de esgoto a céu aberto é coisa de louco, outra coisa foi a educação, Lula se preocupou pouco nestes seus dois periúdo, e o invetimento atingiu apenas4%do PIB , Isso em comparação com paises como os aziáticos é uma insignificancia , eles aplicam mais de 25% na educação, aqui o que salva a lavoura é a própria e a esportação de comodites e produtos im natura , típico de países mais pobres, então meu amigo a coisa não é este oba oba todo não ,o que vemso aqui8 é muita manipulaçãodo povão com bolsa familia .

    1. Zabs,
      pior é o espirro do porquinho.
      Vi no Youtube o Serra explicando como se dá o contágio da H1N1. Ele rosna algo como: é preciso ficar longe do espirro do porquinhos prá não pegar a gripe suína.
      Hilário…

    2. Zabs,

      Quem são os PIG? Pouquíssimos senhores que ainda mantem uma relação de ódio com o governo Lula que acabou com os previlégios e exclusividades que possuiam. Viva o Dunga que mostrou o lugar de um deles. Mas, os Chamados PIG são os de maior circulação do país e consequentemente os mais lidos e procurados nas bancas. Por tanto s~~ao os que possuem maior verba publicitária do governo e das agfencias de publicidade. O que farão? Pegarão com certeza seus colunistas tipo o Maynard e mudarão o dial de suea textos ou então por rebeldia cairão em um ostracismo, voltando a ser simples reporteres em busca de notícia e escreverão textos para o caderno B, para a seção policial, coisas assim. Mas, nunca morrerão de raiva, nunca demonstrarão aversão ao governo.
      O povo exige a verdade e a transparência mesmo sendo nos chamados PIGs.

  67. Ricardo
    Eu sempre disse que Dilma ganharia no primeiro turno
    Quanto ao PSDB o que sobrar vai ficar com o Aécio. Caso o rapaz nao prefira criar um outro partido onde não estejam Serra e FHC.
    Dilma traçou seu destino de ESTRELA quando preferiu ficar e lutar.
    Serra se tornou FIGURANTE qdo preferiu viajar.
    Cada AÇÃO resulta numa REAÇÃO e foi isso o que aconteceu com os dois principais candidatos.
    Dilma vai ser presidente.
    Serra continua sendo uma incógnita.

  68. Esses dias estive em Pindamonhangaba, terra do Geraldo Pedágio, e dos carros de som.
    De cada 5 minutos, passa um carro de som fazendo propaganda comercial ou política.
    Se não bastassem os carros, tem, agora, as bicicletas de som.
    Não vai demorar muito para aparecer as mochilas de som.
    Cidadão, a pe, carregando um alto falante nas costas.
    Faz mais barulho que São Paulo.

    Alem da seca que campeia por la, ouvi de algumas pessoas o seguinte:
    “Eu nunca votei no PT, dessa vez vou voltar na Dilma para ela continuar o trabalho do Lula”.
    “Se o Lula fizer uma carreata no Vale do Paraíba e demais cidades do Estado, ele muda o jogo a favor do Mercadante”.
    Te cuida Geraldinho. A maré esta vazando.

  69. …é isto aí Ricaaaaardo !!!

    Há mais de ano que falo aqui, que DILMA não iria ser eleita, seria aclamada, e agora todos veem que isto realmente vai acontecer. Sempre disse também que o seu governo em vários aspectos será bem melhor que o do maior presidente que já tivemos: LU LÊ ALÁ !!!

    …( falando sózinho )…LU LÊ ALÁ…LULA LÊ ALÁ…ALÁ é Deus, isto quer dizer que LULA é assim-assim com o homi ??? Meu Deeeeus do céu !!! E de trás pra frente ALÁ É LULA, rapaiz!!! que rolo é este ? Alguém aí sabe decifrar algorítmos criptográficos celestiais ??? Sabe ???

  70. DILMA não terá oposição Ricardo !

    DILMA é DILMA rapais…

    Estes malas que estavam aí travestidos de oposição, o faziam apenas por imaginarem que em 2010 voltariam ao poder. ao verem que o PT ficará por mais, pelo menos, 12 anos governando este nosso, cada vez mais belo país, os vagabunods vão fazer fila pra pagarem pra votar nos projetos de DILMA.

    Você vai ver, meu fii.

  71. Concordo com o comentário postado pelo Sr.Anibal, que foi feliz na análise sobre o PSDB. Lembrar do início do partido com nomes como: Euclides Scalco; José Richa; Pimenta da Veiga; Teotônio Vilela; Franco Montoro; Mário Cóvas, dá saudades. A culpa da queda da sigla se chama FHC, que vendeu a alma ao diabo quando se aliou a ACM & Cia.

  72. Boa tarde Ricardo, é parece q a campanha a presidencia esta virando rotina, mas isso é ate bom para a situação, que começa a dar mais enfoque para os cargos de governadores e senadores e isso é muito ruim para a oposição, o LULA vai ter mais tempo para promover seus candidatos ao governo e ao senado

    Agora q a campanha do Zé esta fazendo agua, até o PIG entrou em desespero aja visto q a GROBOBO afastou o Wilian Waaka, pelo cala boca DILMA
    kkkkkkkkkk

  73. É fácil para esta “elitezinha” ficar por ai esbravejando e dizendo que não votam na Dilma, defendem seu status de pensantes contra um povo que não pensa, mas no fundo, sabem que a continuidade deste governo é o melhor para o Brasil, inclusive para eles e sabem que o povo cuida do Brasil por eles.

  74. …no pianinho Ricaaaaro !!!

    Deixa a DILMA me levaaar
    DILMA leva eu
    Deixa a DILMA me levar
    DILMA leva eu
    Deixa a DILMA me levaaar
    DILMA leva eeeu
    DILMA minha presideeeente
    Podes crer meu voto é seu

    DILMA é mais competente
    Pro Brasil seguir em frente
    É nela que vou votar

    DILMA é uma guerreira
    Num tá pra brincadeira
    O país não vai paraaar

    DILMA tem a alma nobre
    Ela vai cuidar do pobre
    É o que LULA diiiiz

    Por isto é que voto em DILMA
    O Brasil todo é DILMA
    Pra continuar feliz

    DEIXA A DILMA NOS LEVAAAAAAAR !!!

  75. Desta vez, Kotscho, confesso que não entendi você. Hilário, por que ? Não é lógica a mudança de interêsse da midia ? Ou você aderiu à visão de que toda a midia é composta por vilões tucanos incapazes de algo que não seja fazer mal aos petistas, e portanto já envoltos em novas e tenebrosas elucubrações ?
    Um abraço.

  76. provavelmente o papel mais uma vez de lider da oposiçao ficara a cargo do PIG(partido da imprensa golpista )globo,veja,folha de sao paulo e estado de sao paulo e jovem pan.e eles farao de tudo para prejudicar o governo e o psdb,demo e pps serao apenas gado do pig.

  77. Daqui a 04 anos LULA será governador de São Paulo, o Aécio largará o PSDB, o DEM será lembrado apenas para piadas, portanto será o fim da oposição, nunca mais as oligarquias governará nosso País, e eu comerciante que pageuei 36% em uma compra efetuada em nosso estado, que pago pedágios, nunca votaria no Serrote, adeus PSDB’.

  78. O Brasil agora tem um só dono. É ele. O sistema, a organização favorecem Estado totalitário, de esquerda ou de direita. O povão está sempre a serviço deles, mesmo quando se supõe seu dono ou objeto. Viva o Rei de coroa e linhagem. Ou a anarquia absoluta.

    1. tu é sem noção Luíz Coselanetz!
      onde é que existe totalitarismo no governo Lula?
      vc deve ser jovem e ñ viveu durante a ditadura militar, por isso está falando asneiras!

  79. Sr. do Balaio, deixa eu lhe dizer uma coisa, oposição só existe se não for bem paga, de resto, é grito rouco de perdedores do trono.

    Oposição vai desaparecer no governo Dilma Chaves, ela tem terá a disposição os cofres transbordando com o nosso dinheiro para comprar toda e qualquer oposição.

    Anota mais essa ai e ponto final.

  80. COMO FICA AGORA OS COMENTARISTAS DA GLOBO NEWS ( CRISTIANA , MERVAL ETC…) QUE PREGARAM QUE O LULA NÃO TRANSFERE VOTOS ? ACHO QUE CHEGOU A HORA DA GLOBO, ESTADÃO, FOLHA E VEJA RECONHECEREM QUE O LULA TRABALHOU PARA OS POBRES E AGORA ESTA SENDO RECONHECIDOS REALMENTE POR QUEM FOI BENEFICIADO E NÃO ESSA ELITE TUCANA

  81. Para o povão ficar feliz com a oposição é só ela sumir e virar história para ser contada nas escolas, COMO UMA QUADRILHA QUERIA PARAR O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL E NÓS NÃO DEIXAMOS, pode dar até filme.

  82. Quando LULA, que além de ser o nosso maior presidente, também parece que é vidente, lançõu DILMA, os malas do PIG, falaram entre si:
    -O homem tem sorte mais é burro, esta não tem bagagem, pra enfrentar o nosso Serra. Não precisamos nem preocupar, vamos continuar tomando nosso uisque.
    Se f.deram…
    Hoje o que vemos ??? O pobre do Serra parecendo um boneco de ventríloquo ( é assim mesmo que se escreve ? ), falando…falando…falando de tudo sobre o nada.

    Enquanto isto, a nossa DILMA, energizada, bonita, alegre, transmetindo confiança, empolgando o nosso povo…enfim…dando um baile, é a nossa Neymar desta campanha.

    VIVA LULA
    VIVA DILMA
    VIVA NÓIS
    VIVA TUDO
    VIVA O ÊNIO
    VIVA O RICARDO
    VIVA O SANTO BARRIGUDO !!!

  83. Parece, realmente, que o Serra perderá eleição. Dilma é cria de Lula, para quem ele transferiu os votos decorrentes da sua popularidade. É certo que houve aumento real do salário mínimo, aumento real da renda mínima no país, possibilidade de maiores investimentos, não feitos, aliás. A justiça manda que se reconheça ao governo FHC a implantação das bases sobre que se estruturaram os ganhos da atualidade. Nada se originou de Lula, tudo resultou da acumulação de esforços anos após anos. Acumulação que nos últimos anos se beneficiou das circunstâncias de todos nós conhecidas. Se forem mantidas as condições em que se desenvolveram os governos Lula, nós deploraremos em breve futuro os desmandos e a corrupção praticadas pelos atuais detentores do poder.

    1. Osman…seguinte…sempre fui contra a corrupção, porém diante da impossibilidade de erradicá-la, passei a ter comigo o seguinte: quando ela, a corrupção, beneficia aqueles que a 500 anos, roubam o nosso povo sem nada lhe dar em troca, ( PSDB, DEM, e o escambau ), pra mim é roubo, tem que descer o cacete nos negos. Mas…quando a corrupção beneficia os que estão aí no poder, pra mim é distribuição de renda.

      Pra mim o maior mensalão já pago neste país, foi a manutenção de um congresso de fachada pela famosa e malígna ditadura, tão defendida por muitos que hoje se colocam como defensores da moral e dos bons costumes.

    2. Sem, essa meu amigo se a base fosse tão firme assim o FHC teria eleito um sucessor e nem ameaçou a oposição quando saiu perdeu feio, com relação a corrupção, isso é mais complexo do que todo Mundo pensa.
      A corrupção é exercida pela maioria esmagadora dos brasilerios no dia a dia.
      Quando coloca um conhecido seu na sua frente na fila do onibus, quer exemplo mais claro de corrupção do que esse ?
      Precisamos apenas cobrar um único ponto crucial para o Brasil no proximo governo EDUCAÇÃO, coisa que o PSDB está ajudando a destruir afinal aprovar aluno independente de aprender ou não é um crime contra o país principalmente em São Paulo o estado mais rico da Federação só não enxerga quem estiver totalmente louco.

    3. Agora que o leite do príncipe Serrinha derramou, não adianta mais chorar.
      30% dos mais instruídos brasucas não conseguirão nunca mais fazer a cabeça de outros 20% para virar o jogo.
      A oposição está fraca demais.

    4. ” Nada se originou de lula”
      “se foram mantidas as condiçoes em que se desenvolveram os governos Lula (sic) nos deploraremos em breve futuro os desmandos”…
      PORQUE razao os FHC e fhcentos da vida como voce por ex. e a midia inteira TENTA mudar os rumos do governo do estadista lula, se ele é a CONTINUAÇAO dos esforços do ilustre antecessor? Alguem conscio disso faz o possivel pra
      alterar a continuçao de si proprio?
      No duro mesmo, esta atribuiçao de paternidade fernandeira
      nao tem importancia nenhuma. No planeta inteiro, nos artigos sobre o estadista Luiz inancio, FHC é rodapé. A unica parternidade real dele é aquela que ele ESQUECEU na espanha… em concluio com a Globo e reconheceu após 18 anos.

    5. Osman
      ” Nada se originou de Lula, tudo resultou da acumulação de esforços anos após anos”
      Em especial de esforços nos anos da ditadura dos milicos, na inflação do governo Sarney, no atlético Collor depois no topete do ITAMAR o criador do real e depois FHC o usurpador do real que quase entregou o Brasil. Mas para seus consolo estão entregando São Paulo e para seus desespero os gaúchos abriram os olhos.

    6. Osman….

      Quando o governo FHC ia mal, era culpa do Lula e do PT.
      Agora que o país vai bem(Graças a Deus) voce quer dizer que é graças ao FHC!
      Isso não parece um pouco de retórica calcada em desinformação???

    7. Osmam,

      Respeito quem é contra o governo PT, mas discordo com quem é contra ao governo Lula. Em todos os lugares que bem ou mal existe uma política e cabeças, a corrupção existe, o jeitinho brasileiro é presente. Até no Vaticano, imaginavel locais de santos, existe uma rede de intras.
      Isso faz parrte de uma personalidade de 500 anos de vida. Agora, não é da noite para o dia que isso irá mudar. Se no governo Lula escandalos explodiram, pelo menos explodiram! E nos outros que as mesmas corrupções existiam e não expolodiram, não veio a tona?
      Agora, se preferes se enganado, seja feliz!!!

  84. Estou feliz da vida, não porque DILMA está acom as favas contadas. Esperamos que, se for realmente eleita no primeiro turno, teremos uma semana a menos de obrigação de votar. E, que se for eleita que ela faça um bom governo e não massacre o povobrasileiro, seja de que classe for: A, B, C…….N.

  85. presidentes do psdb,dem e pps são figuras pateticas em pleno seculo 21 ainda acredita em papa noel.
    jose serra ou ze serra esta na hora do senhor se aposentar a grande maioria dos brasileiros não quer velo sentado na cadeira que o LULA sentou e trabalhou muito bem por 8 anos a não ser uma minoria da elite brasileira. por sinal a elite sempre se comporta desse jeito se não fosse a elite do tempo do imperio ter acabado com o barão de maua hoje o brasil seria talves um pais de primeiro mundo tão rico quanto a inglaterra que era o pais em que o barão de maua se espelhava porem, a elite maldita da epoca tramou ate derrubalo. o barão de maua fundou estradas de ferro, cia de luz do rio de janeiro. fundou estaleiros .foi dono do banco do brasil, fundou cia. de navegação do amazonas e era de dono de empresas no exterior isto mesmo tinha empresas multi nacionais e não usuva trabalho escravo nas suas empresas apesar de ter escravidão no brasil na epoca porem o barão de maua era contra. por conta disso dom pedro e a elite politica da epoca do imperio o derrubaram fazendo o barão de maua perder todas as suas empresas. leiam o livro e vejam o filme. se a elite o apoiase apareceria outros empresarios com o mesmo espirito empreendedor e o brasil hoje seria outro.

  86. Primeiro quero te falar que vc não tem o direito por falta de fatos não nos escreve essa coluna. Bom estava lendo agora há pouco que o Geraldo, o Serra entre outras estavam no centro de SP, para presenciar um numero de 800.000 de imposto pago este ano, como se eles nada fizeram para esse numero crescer, como se fosse um pecado mortal o valor da arecadação. Se o país cresce mesmo que os impostos dinuam na sua base de cálculo o valor arrecado pode aumentar, isto é fato. Gostaria que as aliquatas fossem menores sim, concordo com o Serra e o Geraldo, então se pensamos iguais pergunto Serra, Geraldo IPVA e um imposto estadual e, em SP se paga o dobro no mínimo a mais do o resto do pais, aqui é 4%, nos outros estados a média é dois por 2 %, além do que os pedagio é uma forma de imposto indireto e o que se cobra aqui em SP é abusivo. Então, Serra, Geraldo mostra que estão sendo cinceros e cobrem um preço justo tanto do IPVA como dos pedágios. Bom para alguem menos informados não me responde que o IPVA aqui é um absurdo mais as estradas são boas, aviso que IPVA não se destina a preservação de estradas pois é imposto e não vinculado.

    1. Lembram-se quando estavam a cata do Rogério Ceni por ter seus carros emplacados no Paraná? E o ‘porrão” de empresas que prestam serviços para o próprio estado e ou suas concessionárias com carros emplacados no Paraná, pode?
      Cara! e a inspeção veicular? Cinquenta e tantos paus! para carros “zero” na garantia de fábrica. Só paulista não quer ver isso.
      E o IPTU, e o ITBI a valor de mercado fornecido pela prefeitura, é muita cara de pau.
      Uma afronta a inteligência

    2. cerde,

      O primeiro parsagrafo que escreveu, estás repeendendo o Kotsho pór não ter fatos que justifuquem suas colocações? È isso mesmo?
      Espero que não pois se for, assinaste seu diploma de desconhecimento das coisas e das pessoas.

  87. Gostaria de saber onde foi parar o comentário que fiz há algumas horas. Não disse nenhuma mentira e nem um palavrão, então porque foi cortado. Só passam os comentários que sejam a favor da Guerrilheira cujo codenome é Dilma? Hué, não vivemos em um País democrático? Exijo uma explicação sobr o sumiço do comentário.

    1. Tenta acrescentar um comentário que não seja favorável ao Serra nos blogs da Veja e voce não verá o seu comentário.
      Por isso, vai se conformando…

  88. Cidadão K, como dizia o grande filósofo Vicente Matheus: “O jogo só acaba quando termina”. Antes do final do jogo ninguém ganhou nada. Vamos com calma.
    Aécio ou Alckmin. Parece que vai ficar com os dois. Só não fica com o Morrinho, que morre no dia da sua derrota.
    Como um cometa, só retornará daqui alguns anos e ao que parece, mais distante. Quem conhecia o Morrinho, do tempo em que era reconhecido como Serra, sabe que é uma grande perda.
    Procuram culpados pela derrota que virá ou parece vir. Culpam isso, aquilo, isto outro, que contra o Lula o momento não é propicio, coisa e lousa. Esquecem todos, penso eu, que o grande responsável e culpado é próprio Morrinho. Mudou muito esse moço. Um dia teve voz, hoje repete o que lhe pedem. Um dia comandou, hoje se presta como escada pra que candidatos desconhecidos e ruins, (como o Indio atirador de flexas, o Aécio emcimadomurro, etc), alçem vôo. Deixou, como vivo dizendo há tempos, de ser um serra pra ser um réles montinho. Como chamá-lo de montinho fica mal (afinal, tem montinho de tanta coisa nessas ruas poluidas), chama-lo-ei Morrinho, seu criado.
    No mais Cidadão K, tirante nosso confuso tricolor, tudo normal, tudo dentro do esperado, tudo calmaria. Com fé chegamos lá. E com fé é possível até mudar o Brasil, que, acredite, tem tomado novos rumos.
    Um abraço a vc e a todos balaeiros…

  89. A corrupção é feita pelos antigos senhores feudais, aqueles mesmos que criaram a cidade da música no Rio de Janeiro, um elefante branco sem tamanho, os mesmos que perderam o poder a pouco tempo em Brasilia, são os mesmos formados intelectualmentes por grandes faculdades. Roubaram o povo por muito tempo, querem falar de honestidade! Vamos DEM vamos PSDB, a URNA novamente vai mostrar a satisfação com VOCÊS.
    Não preciso nem continuar.
    Abraços aos verdadeiros.

  90. Até hoje os eliteiros (elites) falam do plano real, mas me parece que não deu muito certo para o Estado de São Paulo,que não consegue pagar a divida do Estado em 16 anos de poder e a divida tornou-se impagavél, pergunto isso é calote?

    Onde está a grana ou onde foi parar essa grana do Estado, antigamente mais rico do Brasil.

    São Paulo pede socorro de chapéu na mão, não quiseram ajuda do governo Federal só porque o Presidente era o Lula da Silva, um ex torneiro mecânico, quanta descriminação!!!!

    Lembra do Zagalo, voces vão ter que me engolir.

  91. Temos que ter os pés no chão. Eles são capazes de todas as baixarias possíveis. Vocês leram sobre o Serra em reunião com militars no Rio?
    Pois bem, nesta reunião, que foi fechada a pedido de Serra, quase 200 militares saudosos da ditadura militar ouviram, babando, um Serra que nem parecia ter sido exilado, ter sido presidente da UNE.
    Se ele é capaz de negar o passado, imaginem do que mais será?

  92. Leandro, faça-me o favor!!!!!!!!!!! Netinho de Paula?????? Tiririca??????.
    Bem, eleição realmente neste País é um verdadeiro picadeiro, no mal sentido é claro. É uma vergonha aprovarem a candidatura de pessoas que não sabem o que é política, tem de tudo, mulher pêra, tiririca, Leandro do K.L.B., marcelinho carioca, dinei e outras espécies raras. Deve ser muito bom mesmo viver as custas do dinheiro do povo, todos querem e o pior é que o povo vota, porque um é corinthiano, a outra é “gostosa”, o outro é o falso simpático. Coitado do povão, vota pela cor do olho, pelo tamanho da “bunda” e por aí vai……., não querem nem saber o programa do condidato (bem com tanta desqualificação acredito que nem sabem o que é isso), se ele pode realmente fazer algo pelo País e seu povo.
    VERDADE: CADA POVO TEM O GOVÊRNO QUE MERECE.

    1. E esses candidatos citados concorrem por qual estado? São Paulo, não é? Quem os elegerá? Os paulistas, não é?
      E as tranqueiras que SP já elegeu e elege? Vide a capital.
      E depois o resto do Brasil é que é burro?
      Em tempo sou paulista e paulistano

    2. Penso que este blog não merecia alguns internautas que tem. Substimar o povo, minha cara, como vc. o faz, deu no que deu para vcs. Bem feito. Dilma 2010, Lula 2014!

  93. Atribuir tudo de bom no Brasil ao período FHC é, no minimo, ingenuidade. Se fosse a completa verdade, o raciocínio retornaria uns 500 anos até Cabral e suas caravelas. O plano Real não foi obra dos Tucanos, que não souberam aproveitar o seu momento para fazer o que deveria ser feito. Não se deve culpar este ou aquele por uma decisão certa ou errada, no entanto, não se consegue 80% de aprovação sem nenhum conteúdo. A miopia da elite e de alguns pseudoelite não consegue ver as qualidades, só as mazelas. Azar das viúvas de FHC, vão ter que ficar olhando pelo retrovisor o seu candidato se distanciando de quem está na dianteira. Pena!

  94. Primeiro queria perguntar a Iracy se ela também não andou namorando o Vice, que, segundo ele, só namorava….. Agora, quanto à Dilma, as eleições, Serra, etc., eleições só se ganham depois das urnas apuradas. A Dilma está colhendo o que plantou junto com o Lula. O Serra está colhendo o que plantou junto com o Daniel Dantas, Gilmar Mendes, FHC, Serjão, Pérsio Arida, Mendonça de Barros, Eduardo Jorge, Yedda Cruzes, Lara Rezende, Everardo MAciel , seu primo Marco Maciel, Efraim de Morais, ACM, Sarney, Fernandinho Beira Mar, os demos e o escambáu.

  95. Cleber Cartacho concordo com você.
    Mais você viu o nivel dos comentários? Não vale a pena a gente querer repassar conhecimentos que adquirimos ouvindo, lendo, pesquizando à pessoas que não querem ver e nem ouvir. È como dar “pérolas aos porcos”.
    Tchau, cansei. É muita idiotice ler comentários vazios e sem qualquer fundamento.

    1. vc perdeu foi a capacidade de argumentar Iracy!
      por ñ ter mais o que falar disse as asneiras acima, como vc é uma cabresteada e ñ é capaz de aceitar verdades fica aí tentando desqualificar os comentários aqui contidos, vc poderia me informar as tuas fontes de leitura?

  96. O efeito multiplicador dos benefícios sociais iniciados com a implantação da estabilidade da moeda só não foram maiores porque a turma radical do PT fez de tudo para atrapalhar, imiscuindo-se nas agências reguladoras, no ministério das comunicações e em tantos outros setores importantes. Só não fizeram mais estragos porque o presidente os segurou. Será que a candidata Dilma, após eleita vai segurar este grupo.? Deus permita. O retrospecto aponta para outra direção. O MST vai colaborar ou vai se entusiasmar e elevar às nuvens as taxas de risco? Vamos rezar. “Ó Deus. Proteja a liberdade do povo brasileiro. Ele merece, pois é ordeiro, trabalhador e muito devoto. Amem.”

  97. Eu só queria que o PT fizesse uma pesquisa entre os milhões que receberam o bolsa familia e, se prosperaram, devolveram o cartão e hoje estão contribuindo para que outros pobres possam ser beneficiado e saia da pobresa.
    São R$ 13 Bilhões por ano que é jogado fora. os beneficidos continuam na pobreza. Se esse dinheiro fosse investido em infra estrutura no país para o país poder crescer mais, poderia ser criado pelo menos um milhão de empregos por ano.
    J. Leite

    1. Bolsa familia é para crianças ter o que comer e pela leí só podem trabalhar acima dos 16 anos, até lá vôce poderia sustentar né, já que se acha.

    2. Continuam na pobreza, não: saíram da miséria absoluta para a pobreza com dignidade. Respeitosamente, sugiro ao J. Leite que procure uma família que deu este salto, pra verificar se foi dinheiro posto fora mesmo.

    3. Eu penso assim; estive nos EUA por duas vezes e vi que o governo Bush manteve o que eu diria ser um bolsa famila americana.
      Lá, cada mulher americana de nascenca que tem filhos e não tem marido para sustentá-los envia a cada crianca que tem uma pequena ajuda de Us$ 400,00 (isto mesmo quatrocentos dlllares por cabeca). Além disto, ele dá um vale que as americanas vão aos supermercados, geralmente no fim de cada mes e comprem o que de melhor tem, sem controle do governo.
      Então analisei que se uma mulher tem 3 filhos, ela recebe Us$ 1200,00 livres. Elas compram carros novinhos em folha, não trabalham, criam seus filhos e todos os demais americanos que trabalham, pagam um imposto sobre seus salários que de tão alto, deve cobrir esta esmola americana às mulheres solteiras com filhos.
      Em funcão disto, analisei e fiz uma comparacão entre o que o governo americano dá e o Bolsa Familia e conclui que o nosso bolsa, não passa de uma esmola, e isto em termos de comparacão de valores.
      Então, para mim este bolsa familia inventado, assim dizem, pelos tucanos é uma pálida cópia do bolsa americano e não criam nada de vagabundos, servem apenas para aplacar a fome do pobre sertanejo e daqueles que fogem da seca e vem para as grandes cidades.
      Acho até que esta bolsa brasileira fonciona assim como segurador de migracão de passoas do Nordeste para o sudeste e centro oeste fixando-os lá no sertão, diminuindo ou até acabando com os pau de araras.
      Se foi inventado pelos tucanos tem a sua finalidade prática mas os PTistas o melhoraram, mas não ao nivel norte-americano.

    4. Tiro certo. Para sustentar as crianças tem os pais. Pela constituinte todos os trabalhadores tem que receber salario suficiente para sustentar a familia; Moradia confortavel. alimentação boa, educação, Saúde e tudo o que a familia precisa. Bolsa esmola não fazia parte da bandeira de luta do PT. A nossa bandeira era independencia financeira a todos os trabalhadores. ( O trabalhador não precisa de ajuda. O trabalhador precisa de salario digno, que de para comprar tudo o que a familia precisa. Lula fundador do PT )
      Dany

  98. LEMBRETE SOBRE O “ENCONTRÃO”

    ALÔ BALAIEIROS !!!
    Dia 11/09 vem aí !!!
    Será o 2°aniversário do “Balaio do Kotscho” com FEIJOADA E CHORINHO no http://www.northbeer.com.br/
    Precisamos que confirmem a presença para sabermos quantos seremos.
    Os detalhes estão na “convocatória” para o nosso 2° Encontrão republicadas no Blog do nosso Boteco:
    http://boteco-do-balaio.blogspot.com/2010/08/2-encontrao-de-leitores-do-balaio-do.html
    Mandem e-mails confirmando conforme descrito por lá
    VIVA O BALAIO DO KOTSCHO !!!
    E VIVA “NÓIS”, SEUS LEITORES !!!

    1. Ola Enio
      Tudo Bem ?
      Poderia da 1 ideia de quantas pessoas ja confirmou presença? Seria interessante divulgar tanto aqui ou como no blog do boteco …
      bjs

  99. Para quem vota no PSDB vou fazer uma perguntinha, será que conseguirão responder?

    Se fossem eleitos de onde sairia o dinheiro para fazer tudo o que eles prometem ?
    de seus próprios bolsos ?
    acho imensamente impossível !!!!

  100. Olha aí como são nossos políticos. Estão em recesso por causa das eleições. Porem estão pagando 3 milhões e meio de horas extras para os funcionários do congresso. Se os patrões que são os políticos não estão trabalhando, porque estas horas extras?
    Fizeram uma pesquisa e descobriram que um copeiro do congresso ganha 15.000,00 reais (quinze mil reais) e um motorista ganha 16.500,00 (dezesseis mil e quinhentos reais). E olhe que os mesmos ainda aposentam com salário integral.
    No setor privado se o cara ganha um salário desses, só aposenta com 3.400,00 reais.
    Para que um congresso com duas câmaras? Pra que senado, só a câmara dos deputados não seria suficiente?

  101. Ricardo,
    `
    O ambiente eleitoral literalmente explode meus humores e pelo jeito não sou apenas eu. Na defesa de uma postura política, apelamos para preconceitos múltiplos para desmerecer a alteridade política. Somos obrigados a escutar um outro tanto de afirmações injustas sobre nosso caráter.
    Não sei como vc consegue não explodir. Vc se posiciona politicamente sem apelar para estereótipos partidários. Parabéns. Siceramente tenho muita inveja de vc. Aprendo muito com seus textos e principalmente com a forma como vc os constrói.

  102. Com o PSDB eu pagava um quilo de banha por semana pelo trabalho dos pião, agora com este PT não acho mais mão de obra pra explorar. Fora Dilma! Agora é Serra

  103. SE DILMA VENCER AS ELEIÇOES QUEM GOVERNARA NOS BASTIDORES?
    O TRUCULENTO ZE DIRCEU?
    OU OS ALOPRADOS PALOSSI E CIA?
    DE QUALQUER FORMA O GRUPO PETISTA LIGADO A LULA VAI FAZER PARTE DO SEGUNDO PLANO
    SERRA É O HOMEN CERTO P/ PRESIDENCIA ESPERO QUE O POVO ACORDE AHA TEMPO DE NÃO FAZER ESSA BURRADA

  104. Blog do Juca Kfouri 30/08/2010
    Como é evidente que a aliança tucano/demo, que quer salvar os anéis na eleição estadual porque a federal está perdida, está fazendo de tudo para tirar o impacto do anúncio que seria feito amanhã com Lula no Parque São Jorge.

    Por isso a visita do governador tucano e do prefeito demo ao terreno onde se construirá o estádio para 48 mil torcedores, que serão, graças às arquibancadas retráteis, provisórias, 65 mil para a abertura da Copa.

    Faz tempo que o governo de SP quer fazer um estádio para o Corinthians senão inteiro pelo menos metade e se não der para fazer vão tentar faturar politicamente. Olha que os cara sãooposição só ao governo federal pois, aqui em sampa são a situação.

    Propaganda requentada:
    Em SP o governo do estado trocou o brasão do estado por um ” grandão” nas ” trocentas” placas de obras, obras velhas, obras termindas, obras não suas, de prefeituras, etc.. O cara passa olha e pensa que está vendo algo novo, é muita cara de pau e pago com a minha grana.

  105. Eu estou um bocado comovido com esses pessoal tão preocupado com o nível da oposição, e torcendo para que a aliança demo-tucana alcance um patamar superior de educação. Sem dúvida, quanto melhor o nível da oposição, melhor pra ela. Melhor, também para o governo, que a partir do contraditório aprimora os fundamentos da sua política ou até faz autocrítica. Se for igualmente educado, é claro. E melhor para a nação, que se livra de aventuras golpistas. Cada parte cuida da sua parte. O problema é que cada país tem o governo e a oposição que faz por merecer. Historicamente. Os partidos não são entidades abstratas, mas constituídos por gente humana, e mesmo os grandes líderes revolucionários acabam se acomodando ao ritmo das sociedades – o que é democrático. Antidemocrático é depor pela violência os que tentam acelerar. Ou mata-los.
    Na atual conjuntura, a oposição precisa mesmo buscar a decência. Mas os promitentes eleitores de Dilma teriam mais que se preocupar com a real possibilidade dela ser eleita no 1º turno, com uma força enorme, e sendo assim, o que a cidadania deve ou vai reivindicar?
    A oposição civilizada quer reformar a Previdência. Tudo bem. Eu considero injusta a diferença que existe entre as aposentadorias dos funcionários públicos e aquelas pagas aos trabalhadores urbanos e rurais, mas pra mim a previdência social equivale a um pacto social. A empresa privada e o agronegócio é que deveriam descontar mais, para elevar o teto dos menos favorecidos. No entanto, o papo deles é sobre a desoneração da folha de pagamento. Ou seja, muito educadamente, querem contribuir menos. E privatizar a Previdência. Para ganhar mais. Dá pra entender, mas não é republicano.
    A oposição civilizada também defende a reforma tributária. Tudo bem. Quando a fábrica de motocicletas que gerava empregos no Amazonas muda-se para o Rio, graças aos incentivos fiscais que o estado mais rico criou, eu acho errado. Todavia, o papo deles costuma centrar nos tributos destinados à União. Muito educadamente, pretendem desidratar as fontes de recursos com que se tem reajustado o salário mínimo e ampliado os programas sociais, para em contrapartida fortalecer o alto clientelismo entre governadores e senadores. Dá pra entender, principalmente quando a oposição ficou “confinada” aos dois estados mais ricos do país e mandou um grande líder para o senado. Sua proposta, porém, não é imparcial, nem equânime.
    Dona Filhinha, mãe de um amigo meu, dizia que a gente pode conversar com qualquer pessoa, mas discutir, só com quem concorda. Eu, no entanto, topo debater a partir de divergências. Acho que enriquece. Gostaria de ouvir a oposição civilizada sobre o IR dos assalariados; sobre a capitalização da Petrobrás e os royalties do petróleo; e os royalties do ferro; sobre incentivos e ICMS; sobre a desoneração dos itens que compõem a cesta básica e o jamais correspondente abatimento dos preços; sobre o restabelecimento da CPMF com destinação exclusiva – metade para prevenção da saúde, metade para o seu tratamento.
    Isso não liquidaria a fatura, evidentemente. Restaria discutir questões tipo legislação civil e posse da terra; legislação penal e crimes de colarinho branco; energia e meio ambiente; juros indecentes, que sucederam à inflação indecente, e modalidades de crédito do BNDES; política diplomática etc. Com polidez, dá pra discutir até privatização. Na Inglaterra, por exemplo, o preço pago pelos passageiros do metrô é irrisório. Quem cobre o custo são as empresas cujos empregados utilizam este meio de locomoção para vir dos bairros distantes onde moram para os locais de trabalho. A Prefeitura de Londres contrata um executivo, que elabora o orçamento anual, e as empresas se cotizam, inclusive para abrir novas estações, colocar os trilhos, adquirir vagões novos… É privatização mesmo!

  106. CAro RK, permita-me um comentario completamente diferente de todos. Nao acredito que a eleicao esteja decidida. Na minha leitura, Dilma nao esta ganhando, Serra e’ que esta perdendo, em vista da campanha completamente equivocada. Como disse FHC, Serra nao e’ Ze. E’ Serra. Se alteracoes forem feitas, sem necessidade de agressoes, acusacoes, falando sim de projetos, planos, creio que ele pode perder o primeiro turno mas garantir que haja o segundo. Ai’ e’ nova eleicao e pode mudar tudo. Nao acho a campanha da Dilma boa, a do Serra e’ que ta muito ruim. Ele deve ser mais firme, sem ser agressivo, ser mais direto e apontar as virtudes e os erros do governo atual e apresentar suas propostas. Nao sou o Benedito mas se nao quiser perder a eleicao para si mesmo, deve mudar e ja. Abracos serristas e com esperanca.

    1. Caro Luiz, o que será decidido no dia 3 de outubro pelos eleitores é se as pessoas preferem a continuidade dos governos Lula ou a volta ao tipo de governo FHC. Pelo visto a imensa maioria está mais satisfeita agora que antes e pelo que se sabe ninguém gosta de andar para trás. Dilma é Lula e Serra é FHC, façam suas escolhas.

    2. Isto na realidade esta mais para uma questao de grau. Um estatistico iria dizer que questao matematica.
      Eu em particular NAO acho que nenhum grau de melhoria factivel na campanha serrista realizaria a façanha de levar ao segundo turno.
      A elite pérdeu, o mercado perdeu, as ‘ verdades’ anteriormente vigentes viu-se que eram pura farofa, milhoes agora se consideram a si mesmos “alternancia no poder”. E serragio ao fim e ao cabo nao tem o QUE dizer.
      A campanha dilmista é suficientemente competente e suficientemente bonita. Porque nós povo ja até nos achamos bonitos a esta altura.
      Cest fini.

  107. Hoje o sr. Serra e seus amigos tucanos visitaram o indicar de imposto, o tal de impostômetro mas ele esqueceu que há um não menos famoso, sua criacão e do seu partido o PEDAGIÔMETRO que indica o quanto ele toma do povo paulista nos pedágios. Vejam nos outros blogs o seu valor e deduzam que ele também até são provocadores do recrudescimento do impostômetro juntamente com a inflacão.

  108. Caro Kotscho, peco desculpas por não ter me aludido ao seu post sobre o que penso sobre a oposicão, caso a Ministra Dilma seja eleita.
    Acho que com o tempo, todos os pensadores e comentaristas que não aceitarem esta nova realidade brasileira, ficarão conhecidos como fóra de época e retrógrados.
    O novo caminho que estamos percorrendo é sem retorno e por uma simples razão, o povo em 8 anos de governo Lula já se acostumou com a nova realidade e de forma nenhuma quererá voltar ao passado sombrio que vivemos há mais de dez anos.
    Os nossos patrícios estão ficando já acostumados a ouvir que o nosso país é um novo ícone entre as nacões e seus egos de patriotismo já anda algo acerbados e nada mais natural num povo que sempre foi desdenhado no mundo.
    O que sobrará para a oposicão em termos de se opor a um governo progressista se não há uma razão, um álibi no qual se possa fazer uma oposicão na acepcão da palavra?
    Sem dúvida, o fim, ou se tornem uma oposicão sem razão de se situar se o povo estiver contente, como aliás está se sucedendo atualmente, não há o que fazer.
    Então, em vista disso, só lhes resta participar do governo em questão, dando sua contribuicão, mesmo porque serão até odiados pelos cidadãos conscios do processo de evolucão, caso não participem.
    Esta semana o candidato Serra, aludindo ao fato de Dilma ter dito que estenderá as mãos aos perdedores, caso ganhe as eleicões e Serra desdenhando o convite disse que este comentário é uma forma de humilhar e despresar sua concorrencia.
    Não acredito que a Dilma tenha dito isto e se disse é porque as pesquisas que denotam a tendencia, lhe dá a vitória no pleito, até no primeiro turno. Penso que o Sr. Serra foi quem demonstrou despreso e arrogancia pelo convite.
    Do jeito em que está havendo debandadas o Sr. Serra poderia até ser um pouco mais humilde e aceitar o convite, Ocasião em que deixou claro toda a sua arrogancia e provar o tanto que seria útil ao país e o seu grau de patriotismo o afastou ainda mais do que pensa o povo.
    Como mau perdedores que são, os tucanos agora só terão que usar as armas que seus conselheiros marqueteiros lhes indicam, ou seja a difamacão, a criacão de factóides e outras baixarias, infelismente, porque planos de governo explicitos e muito bem explicados e que ganham eleicões, eles não tem. O povo tem aguardado esta deliberacão mas até agora os tucanos não abandonaram sua antiga estrategia e o tempo está passando e a tendencia pró Dilma continua cescendo e o leitor decepcionado com as atitudes tucanas.

  109. A imprensa, diante do fracasso de Serra, assumiu de vez a campanha do candidato.

    Isto está visível na dobradinha Serra-Globo-Veja, como por exemplo nesta notícia transmitida em cadeia nacional para todos os grotões do Brasil.

    Em seu papel de partido de oposição a imprensa já sentou Dilma na cadeira presidencial, já deu posse aos ministérios, dentre eles o Ze Dirceu e, por último, promoveu a reforma da previdência.

    Isso é muito perigoso, como eu havia antecipado, o esquema Honduras iria ser colocado em prática, é o que está acontecendo.
    Lula, sabendo do que iria enfrentar pela frente, tratou de fazer uma ampla aliança, mas nem isso foi suficiente par aplacar a fúria do latifúndio da mídia.

    Leia este interessante texto de Luis Nassif onde fica claro o engajamento da imprensa para eleger Serra:

    Estou ficando louco?

    Por Luis Nassif, em seu blog

    Acho que estou sofrendo de alucinações.
    Hoje saiu em um dos jornalões a história de que o Nelson Barbosa, Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, estaria preparando uma reforma da Previdência para apresentar logo após as eleições.

    Nem li, tal o enfado. Quem tem um mínimo de informação sabe que não há nenhuma urgência na reforma da Previdência. Há uma ampla discussão em curso e a constatação unânime de que é um problema de longo prazo, que será resolvido sem pressa.

    A troco de quê, então, uma reforma de afogadilho, assim que acabar as eleições?

    É evidente que se tratava de mais um episódio besta, de criação de factóides, no qual a campanha de Serra entra com o boato para pegar leitor desinformado, o jornal que participa da jogada empenha sua credibilidade (já escassa) e o assunto morre dois dias depois, sem maiores consequências.

    Passei o dia no Seminário da FGV. No almoço, o Nelson me contou rindo a besteira do jornal.

    Termina o Seminário, pego um táxi, com o rádio ligado na CBN. E o repórter informa que o impossível Sérgio Guerra, presidente do PSDB, iria entrar com uma representação no Ministério Público, para apurar a “denúncia” do jornal sobre a reforma da Previdência. O argumento é que a Dilma estaria usando a máquina pública, hoje, para preparar seu plano de governo do ano que vem.

    Essas eleições bateram o recorde. Como diziam na minha terra, se cercar vira hospício; se cobrir, vira circo.

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/estou-ficando-louco

    1. Então vamos inventar usando a retórica.
      Li também que se o PSDB ganhar vai haver demissão em massa em todos os segmentos da produção em nome da economia.
      Essa mídia é uma piada, estão tão apavorados com a perda das eleições que estão apelando, mais me parece mau carater daqueles que sempre exploraram os trabalhadores.

      Em tempo tão famoso, tá passsando agora na tv os mineiros trabalhadores do Chile mostrando uma das mãos sem os dois dedos o indicador e o médio.

    2. Só falta Regina Duarte aparecer na TV e dizer que tem medo da Dilma. Acho que não apareceu ainda pois está escondida com medo do Bicho Papão.

  110. Hoje tenho 55 anos, na minha infancia, passei muita fome, se tivesse qualquer ajuda do governo seria bem melhor, vejo o bolsa familia como distribuição de renda e é o programa mais certo do mundo, voces que são contra, não sabe o que é dormir em estera sem lençol isso aconteceu comigo a 50 anos atrás, hoje o Lula resgatou a dignidade das pessoas, é assim com coisa simple que um povo. reconhece o trabalho de governante. Dilma deve ampliar e fiscalizar esse programa que dar inveja a qualquer governante do mundo.

    1. Falando em bolsa, salários, benefícios, desempregados, lembrei de uma prima que mora na Austrália lá o desempregado tem auxilio com salário desemprego até conseguir outro emprego.

      No Chile o pescador para que seja preservado a espécie peixes época de desova fica parado e também recebe esse beneficio salário que dá para pagar agua luz e todas despesas de uma residência segundo esses mesmos pescadores em entrevista, essa matéria passou na TV um dia desses atrás feita pela TV Chilena.

  111. Política, Democracia, ou Troca de favores?

    Olá Rocardo, e caros bloguistas.

    – Estou feliz da vida porque, agora, mais do que nunca estamos vivendo a presença da Esquerda no poder realizando o sonho de grandes políticos de um passado muito recente. Pro outro lado, preocupa-me a presença de grandes novos empresários se engajando ou tentando engajar na política, conforme mostrou recentemente, em sua manchete, um grande jornal de Minas em que esse empresário pedia votos de helícoptero, aqui no Vale do Aço. Em seu blog, na internet, esse empresário afirma que está candidatando á deputado federal simplesmente para “satisfazer o sonho do pai(um ex-empresário) e para realizar o sonho dos mais necessitados”…

    Finalizando, eu só torço para que o futuro, ou futura presidenta do Brasil que faça realmente a sua opção para os pobres seguindo o seu passado ou a sua biografia.

    No primeiro ano de mandato do presidente Lula, “a capa amarela da revista Veja”(eu guardo esta publicação), exibiu uma entrevista com um famoso sociólogo e economista americano sendo que o mesmo disse que “Se o Lula fizesse apenas um pouquinho para o social o suficiente para poder se consagrar universamente e definitivamente” como um dos melhores presidentes que já passou por este país. E não deu outra coisa.

    Pro outro lado, infelizmente, tenho entrevistado diversos grandes empresários e ultimamente – a sua grande maioria não acredita que o próximo Presidente vá investir na Educação. Isso preocupa a mim e a grande maioria dos brasileiros.

    – Então, que fique aqui, também para sempre, o meu alerta!

  112. Esses dias viajando pelo Vale do Paraíba, uma coisa me chamou a atenção.
    A CCR esta cercando a Via Dutra como se fosse propriedade privada.
    Espaço publico, próximo as margens da Via Dutra, como em Taubaté, esta limitados por cercas, ate muro.
    Se houver uma necessidade de adentrar a rodovia pelas margens para prestar socorro,
    terá que derrubar as cercas. A Via Dutra se transformou num latifúndio.
    A rodovia sempre foi um espaço aberto, dentro das cidades, e o povo sempre respeitou esse limite.

    Se queremos mudar o Brasil, com a eleição da Dilma,
    temos que mudar do governo paulista, elegendo Mercadante.

    1. Os tucanos estão como naufragos no mar das contradições e perdidos, estão apelando a ajuda de todos os santos, até frango de macumba em encruzilhada.
      O PT está certinho como uma equipe que joga na retranca e cada zagueiro está mais atento que jacaré chocando ovos (voces já viram como ficam?).
      O PIG está como se procurasse uma agulha em um palheiro e revira todas as partes do palheiro de modo até ataboalhado e desesperado.
      Onde vão achar uma brecha nesta sólida defesa PTista?
      Aloprados estão agora bem mais espertos e não caem em mais nenhuma armadilha pois já sabem que os tucanos são mestres nisso e não vão querer antes das eleições dar munição aos inimigos.
      Esta eleição até parece jogo de xadrez e cada movimento tem que ser de grande cuidado pois pode repercutir logo adiante no tempo minimo que resta.
      De uma coisa eu tenho certeza que os tucanos estão de animo caído, aaahh estão e só mesmo uma injeção de ânimo chamado por eles de um “novo fato” (factóide) os ressuscitará desta prostação.
      Mas o pessoal do PT está bem vacinado e promete uma boa rejeição bem ao estilo do corpo humano, onde houver possibilidade de haver uma falha já logo correrão para cobrí-la.
      Outra coisa que corre no tempo contra eles, os tucanos, é que o povo eleitor já está muito esperto e não acredita mais nas tramóias tucanas e para reverter um quadro de tão magnitude não será qualquer fato que possa reverter a opinião já concretizada dos modernos eleitores do Brasil.
      Depois de 2002 e 2006 já adquiriram experiencia e já sabem que tudo o que dizem os tucanos não passa de um autentico trololó tucano já bem expressado pelo seu candidato Serra.
      É cheque-mate, e se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.

  113. boa tarde Ricardo, e com o PIG inventado notícias, MENTINDO, tentando manipular o POVO Brasileiro, e cada vez q faz isso fica mais desacreditada, e quando da uma noticia certa os leitores ficam em dúvidas, sera q é verdade? e é por essas e outras q temos menos leitores, a nossa imprensa é desacreditada em nosso pais e o q é pior internacionalmente, o q esta acontecendo com o “quarto poder” esse poder esta perdendo sua cridibilidade mais q o ” CONGRESSO NACIONAL, SENADO E CAMARA”

  114. Preimeiro escrevi, o meu pensamento, sobre o PIG, depois li o q o sr. Brito Lelis indicou no observatório da imprensa, e fico pensando mesmo q saia esse ” FATO NOVO” sera q o POVO vai acreditar em nossa imprensa, se esse fato novo aparecer, e o PRISIDENTE LULA DIZER Q É TUDO MENTIRA, EM QUEM A MAIORIA do POVO vai acreditar
    no PIG ou no LULA, eis a questão

  115. Caro Ricardo. Você termina o post com um exercício de futurologia. Nessa linha, dá para imaginar quem seria ministro em um possível (ou provável) governo Dilma? Tenho alguns palpites. Na área econômica tem o Palocci e, eventualmente, o Mercadante. Na Justiça pode se pensar em José Eduardo Cardoso, que não se candidatou à reeleição como deputado federal. Dirceu, Genoíno e Guschiken compõem a velha guarda, mas, foram muito chamuscados pela mídia. Quais os seus palpites?

  116. Alguém pode me informar se o FHC se encontra no país? Se ele está no Brasil? Não o vejo há mais de quatro meses! pensei que ia participar diariamente dos programas eleitorais de TV, achei que o Serra ia ter com o FHC todos os dias, ainda mais que o FHC é o seu maior ‘cabo eleitoral’ do Serra, que ele daria seu apoio, tão essencial a candidatura do Serra, achei que o FHC ia ser usado ao extremo por Serra para ganhar as eleições.

  117. SERRA JÁ NÃO SABE MAIS O QUE FAZER E ATIRA EM TODAS AS DIREÇÕES. NÃO TEM COM ENFRENTAR A ALTÍSSIMA POPULARIDADE DE LULA E A TRANSFERÊNCIA DE VOTOS VEM COM UM FURACÃO. JÁ HÁ SETORES DAS INFORMAÇÕES COMUNICANDO QUE DILMA ROUSSEF JÁ BEIRA OS 68% NAS PESQUISAS E AINDA TEM CAMPO PRA AUMENTAR MAIS. ALGUMAS FONTES TAMBÉM REVELAM QUE A CAMPANHA DO PSDB A PRESIDÊNCIA E AO GOVERNO PAULISTA COMEÇA A DESPENCAR E PESSOAS LIGADAS A DIREÇÃO DA CAMPANHA (OS MARQUETEIROS) ESTÃO COM SALÁRIOS ATRASADOS O QUE PODERIA DIFICULTAR AINDA MAIS. DENTRO DO PARTIDO E A MAIS FORTE DA COLIGAÇÃO OS DEMOCRÁTAS JÁ COMEÇA UM CERTO DESGASTE COM CERTAS ACUSAÇÕES DE AMBAS AS PARTES. PRINCIPALMENTE DEPOIS DAS ÚLTIMAS PESQUISAS. EM SÃO PAULO, O CANDIDATO DO PT AO GOVERNO PAULISTA COMEÇA A SUBIR NAS PESQUISAS E FONTES REVELAM QUE JÁ CHEGA AOS 32% NAS INTENÇÕES DE VOTO. SE ISSO SE CONFIRMAR HÁ ALGUNS DIAS DE NOVAS PESQUISAS. PODEM ESPERAR, A CRISE DO PSDB E DA SUA PRINCIPAL COLIGAÇÃO VAI VIR À TONA E ISSO PODERÁ SER O FINAL DE UMA CERTA AMIZADE QUE DURA ANOS. VAMOS ESPERAR PRA VER!!!

  118. DILMA já não é mais. apenas candidata de LULA, com a competência que tem se apresentado ELA já é candidata de todo o nosso povo.

    Já formou uma identidade, ao transmitir segurança e entusiasmo a toda a nossa gente.

    Ontem, eu estava parado perto de uma padaria, uma senhora me implorou que tirasse um dos adesivos da DILMA de meu carro, para lhe dar.

    DILMA é DILMA tamu cunversado… e vamu qui vamu…

  119. O Ricardo ,já que você esta sem motivação para falar de eleição,conta para nos como você vê a situação da grande mídia depois da eleição e se puder falar para nos ,sobre esse sujeito chamado Ali kamel ,da onde surgiu isso .Abs

  120. Essa agora é o fim da picada o Serra acusar a Dilma pelo acesso a declaração de imposto de renda da sua filha Veronica. A Receita diz que tem em seu poder uma declaração firmada em cartório onde a Sra. Veronica Serra autoriza o portador a solicitar cópia da tal declaração. Na minha opinião tudo isso não passa de uma jogada de desespero da campanha Serra, visto que ele já associou o fato ao caso da mãe da filha de Lulla na eleição de 1989.
    Eu na minha vã generosidade estimava a votação de Serra em 22 dos votos válidos, com essa agora, tenho certeza que a Marina vai ultrapssá-lo até o dia 03/10/2010. O governo deve acionar a Policia Federal para entrar no caso e como sugestão orientar a Receita estabelecer um filtro ou direcionar para um determinado setor todo e qualquer acesso ao bando de dados onde estão transmitidas as declarações de imposto de renda acima de xx renda e patrimonio a fim de evitar que a campanha do Serra que já constatou haver falha no sistema interno de controle da Receita Federal quanto a acesso aos dados alí armazenados e com isso fazer surgirem novos vazamentos.

  121. Caro Ricardo.
    Alguns comentaristas dizem que essa disputa presidencial está sem graça.
    Mentira!!!!
    Está ótima…
    Serve para mostrar, para quem sempre mandou no Brasil, com quantos paus se faz uma canoa.
    Serve para mostrar que é possível construir novas relações de poder.
    Serve para mostrar que existe inteligência na sociedade.
    Serve para educar, aprender, estabelecer novas formas de diálogo entre governantes e governados.
    O Brasil está mudando, mas alguns não querem a mudanças.

    Essa disputa presidencial está sendo uma maravilha!!!!

    Tentam passar uma imagem de disputa sem graça como estratégia de minimizar os erros da oposição e a falta de preparo daquele que se diz o mais preparado.

  122. “Roriz, aliado de Serra no DF, tem candidatura negada pelo TSE , um ficha suja”.

    essa chamada está no site da poderosa da forma que esta escrita. (fonte Agencia o Globo) esta no G-1.com

    1. Aliado por aliado, Jader, é de Lula e aconteceu o mesmo. O se que deve ser chamar atenção é que esses só estão com Lula por estarem pensando em conseguir o melhor possível para o povo, e portanto, estão sendo perseguidos para tirar votos de Dilma.

  123. Ricardo: por que a Verônica Serra mandou solicitar cópia de sua declaração do IR lá em Mauá? Por que ela não fez o pedido na sede da Secretaria da Receita, ali no bairro da Luz? Ou em Pinheiros, já que seu papai reside nos Altos do mesmo bairro? O que tem Mauá de especial? Será que ali estava sendo montado um factóide? Será?

  124. ENTREVISTA DE DILMA NO J.G.
    Fora as TENTATIVAS de “fuxicagem” dos ‘mexericos’. e das conversas de “comadres” que o W.WAACK,quis estabelecer, que logo foi cortado pela Dilma, Waack que só faltou perguntar a presidenta Dilma onde ela fazia os cabelos, onde camprava suas roupas, embora esse ‘TI.TI.TI ‘ entre as duas, ou desculpe, entre os dois. A entrevista da presidenta Dilma no jornal da Globo foi logo trazida para o campo politico pela candidata. Entrevista foi mais branda que a anterior, até porque, Dilma foi mais resguardada, se preparou para o “campo minado da Globo, para entrevista do Jornal da Globo, ela sabia o que esperar.

    Ah, aquele “tricot”, aquele “crochet” tecido pelo Waack, foi para dizer que a presidenta Dilma nunca havia concorrido a uma eleição. depois do “babado” ele jogou essa presunção subliminar.

  125. Só acredito que a Dilma ganhe as eleições, se por acaso, o nome dela já esteja naquelas maquininhas corruptivas das eleições..Se for na moral, quem tem tudo para ganhar, é o Ilmo: Sr; José Serra!..Veremos..

  126. Élio Gaspari detona um dos vários sofismas da oposição/mídia sobre longevidades no pode, como se deu com o PRI mexicano. Segue:

    Quando a oposição perde, apita: PRIiiiiii!

    Elio Gaspari

    Quando a oposição brasileira é devastada pelo resultado eleitoral, alguém apita: “PRIiii!”. É um grito de advertência contra o perigo da instalação de um regime de partido único (de fato) no Brasil. Algo parecido com a coligação de políticos, burocratas, sindicalistas e cleptocratas que governou o México de 1926 a 2000, boa parte do tempo sob a sigla do Partido da Revolução Institucionalizada.

    O apito de PRI costumava soar depois da eleição. Agora ele veio antes, com um inoportuno componente de derrotismo.

    Ele soou em 1970, quando a popularidade do general Médici e os camburões da polícia esmagaram o MDB. A oposição ficou com 87 das 310 cadeiras da Câmara, perdendo até o terço necessário para requerer uma CPI. O governo elegeu 42 senadores, perdendo apenas no Rio de Janeiro e na antiga Guanabara. Era o PRI.

    Quatro anos depois, o MDB elegeu os senadores em 16 dos 22 estados. Não se falou mais em PRI.

    Em 1986, cavalgando o Plano Cruzado, o PMDB de José Sarney elegeu 22 governadores, 36 senadores e a maioria dos deputados. Novamente: PRI!

    Três anos depois Fernando Collor de Mello elegeu-se presidente da República e, desde então, o apito calou-se, para voltar a ser ouvido agora.

    Falar em PRI no Brasil quando o PSDB caminha para completar vinte anos consecutivos de poder em São Paulo é, no mínimo, uma trapaça. Sabendo-se que o PT conformou-se com uma posição subsidiária nas eleições para governadores, o espantalho torna-se risível.

    É nessa hora que se deve olhar para o espantalho. Ele não é o que quer o tucanato abichornado, mas o paralelo histórico tem algo a informar.

    O PRI surgiu depois de uma revolução durante a qual mataram-se três presidentes e desterraram-se outros dois. Seu criador não foi Emiliano Zapata, muitos menos Pancho Villa (ambos passados nas armas), mas um general amigo dos sindicatos e dos movimentos sociais.

    Chamava-se Plutarco Elias Calles, assumiu em 1924, saiu em 28 e governou até 1935 por meio de prepostos, fazendo-se chamar de “Jefe Máximo”. Esse período da história mexicana é conhecido como “Maximato”.

    A boa notícia para quem flerta com um Lulato é que Calles parece-se com Nosso Guia na política voltada para o andar de baixo e até mesmo fisionomicamente, sem barba.

    A má notícia vai para a turma do mensalão. Um dia “El Jefe Máximo” teve uma ideia e decidiu entregar o poder ao companheiro de armas Lázaro Cárdenas. Encurtando a história, Cárdenas dobrou à esquerda, exilou meia dúzia de larápios do “Maximato”, inclusive um ex-presidente, e, em 1936, despachou o próprio Calles, que ralou cinco anos de exílio.

    O que está aí para todo mundo ver é o Lulato, com Nosso Guia pedindo votos para sua candidata, e uma grande parte do eleitorado, consciente e satisfeita, dizendo que atenderá com muito gosto ao seu pedido.

    Um país com a sofisticação econômica do Brasil, com a qualidade da sua burocracia e com o vigor de suas instituições democráticas não cai nas mãos de um PRI qualquer. Apitando-se, faz-se barulho, e só.

    O problema da oposição brasileira, com sua vertente demófoba, chama-se Lula, “El Jefe Máximo”, que o embaixador Celso Amorim chamou de Nosso Guia e Dilma Rousseff qualificou como o “grande mestre, ele nos ensinou o caminho”.

  127. O jornalista Élio Gáspari é bom de história.Acerta no tom, mas erra na mira.(Não se deixem enganar, está nas entrelinhas.) Lula nunca teve vocação pra ditador e se Dilma está ai na dianteira é porque provou ao “Nosso Guia” sua capacidade de mulher trabalhadora e competente.Quanto à tucanalha e aos demos, eles sim, estão mostrando suas garras.Há muito sabíamos que a vocação deles está mais pra “Chefe Máximo e Cardenas”.Traição e morte.Quanto à frase citada no final do artigo, faltou ao honorável jornalista acrescentar a palavra que sempre foi a máxima cidada por “Nosso Guia” em várias oportunidades, inclusive quando o incitavam a lutar por um terceiro mandato ; DEMOCRACIA..Quando se compra votos para se constituir um segundo mandato, como fez FHC, quando se reúne às portas fechadas com militares, como fez recentemente o candidato da oposição, essa palavra certamente não está entre àquelas respeitadas por eles. Daí meu grande respeito e minha maior admiração por Lula.” Com Nosso Guia rumo a uma grande Democracia. Que seja perene, pois , sem tentativas de golpes, porque o povo já escolheu o lado certo de viver.Com liberdade de escolha, pautada não em memtiras mas na capacidade e competência das pessoas fazerem o que prometeram em campanha.Lula prometeu dez milhões de empregos e já se ultrapassou isso.Prometeu melhor a vida dos mais necessitados e o está fazendo com a ajuda de Dilma e de tantos outros.Prometeu um Brasil grande e hoje podemos nos orgulhar dessa grandeza.Prometeu um país para todos e podemos verificar nas ruas , nos trabalhos, nas construções, que isso se tornou realidade. Quanto à Dilma, ela lutou na ditadura sim, foi guerreira,não guerrilheira, mas do lado certo: o da Democracia. Ela sabe o valor e o sabor de se viver na DEMOCRACIA. Com ela estão mais da metade do eleitorado brasileiro ainda.Com LUla estão mais de 90 milhôes de cidadãos disposto a lutar pelo ideal máximo da liberdade: a DEMOCRACIA.Adoro essa palavra!.

  128. Enquanto há preocupação de ligar antigos aliados que estão com problemas, tais como mensalão, a possível formação do governo Dilma, esqueçem que existem nomes memoráveis e que que não geram tanta polêmica, como o de Henrique Meirelles, entre outros que não estão no governo atual. Acredito que da forma com que esta acontecendo estas especulações (vindas sabe de quem) deixa claro que é uma forma de prever um mostro (terror) aos eleitores, considerando a vitoria – certa – de Dilma.

  129. o PSDB e o DEM se quiserem sobreviver terao que rever suas estrategias de politica no cenario nacional estao totalmente apagados o que se espera para o futuro e que o PSDB termine participando do governo Dilma ja existem varios politicos do PSDB em apoio chapa branca a coligacao de Dilma. Aqui em Pernambuco por exemplo o ex governador Jarbas Vasconcelos ja tem como certa sua saida do PMDB apois a eleicao. varios candidatos do PSDB estao apoiando abertamente o governador Eduardo Campos (PSB) em quanto os possiveis ministros do futuro governo Dilma minha aposta sao: Jose Dirceu (PT-SP) relacoes institucionais, Mauricio Rands (PT-PE) previdencia,Armando Monteiro Neto (PTB-PE), Mercadante (PT-SP) economia por em quanto e so

  130. a rede globo não quer ver que não temos mais medo, nós o povo não somos mais massa de manipulação fazemos o que achamos correto e sabemos analisar cada candidato, eles não perceberam que quanto mais eles batem na candidata 13 mais tomamos consciência que estamos correto é nela que vamos votar.

  131. EU JA TO DE SACO CHEIO TODOS OS DIAS A GLOBO, ESTADÃO, FOLHA E PIOR DE TODAOS A MALDITA DA VEJA IMPLATAREM NOTICIAS EM FAVOR DO SERRA ELETRICA SO FALTA ELES ELITE BURGUESA PEDIR PARA QUE O POVO VATEM NO ZÉ PEDAGIO…POIS ELES VAM LEVAR A MAIOR SURRA DA HESTORIA, AI ELITE NÃO VAI TER GOVERNO, QUE VA COMPRAR O LIXO QUE VCS, ESCREVEM EM FAVOR DO PSDB…SO FALTA DIZEREM QUE A DILMA QUE CRIOU O HOLOCAUSTO E MATOU 5 MILHOES DE JUDEUS BADO DE SAFADOS EU AS VEZES USO A REVISTA VEJA PRA IR AO BANHEIRO MERDA POR MERDA A MINHA E MELHOR, GLOBO NEM ASISTA POIS SO TEM PODRIDÃO LIXO FOLHA NUNCA LIR NEM QUERO LER,ESTADÃO OUTRA PORCARIA MAIS POVO CONSIENTE VAMOS DAR UM BASTA NESSA TURMA DE LACRAIOS DA ELITE BURGUESA, DIA 13 VOTE VOTE DILMA E MERCADANTE.

  132. Na semana passa, o presidente Lula disse, num improviso, comentando as denúncias sobre ”dossiês” que, o povão não sabe o que é isso; ”Pensam que é um doce” .
    Infelizmente, como se vê, o Presidente tem absoluta razão.

    O voto é importante, pois com ele e, através dele é possível, tanto construir e manter a democracia quanto destruí-la, se nossas escolhas recaírem em totalitários liberticidas.

    O combate sistemático à liberdade de expressão é um sinal de grave malignidade na saúde da democracia.
    A imprensa, ao contrário do que se afirma, não tem ”apenas” o direito de informar e denunciar, mas obrigação e dever.
    Eventuais excessos e denúncias caluniosas encontram no dispositivo legal os devidos reparos e indenizações.

    O governo Federal brasileiro dispõe do maior aparato midiático estatal à sua disposição; são mais de 700 emissoras de rádio em todo o Brasil controladas pelo governo e, ainda, algumas TVs.
    Não é por falta de ”defensores” portanto que o governo pode reclamar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *