Ex-menina de rua de SP estuda Medicina em Cuba

Ex-menina de rua de SP estuda Medicina em Cuba

Graças a alguns “papa-hóstias”, como costumo chamar meus amigos da igreja, fiquei sabendo da história dela durante um agradável almoço na Feijoada da Lana, na Vila Madalena, a melhor da cidade. Repórter vive disso: tem que andar por aí, conversar com todo mundo para descobrir as novidades, ficar sabendo de personagens cuja vida vale a pena ser contada.

É este o caso da jovem Gisele Antunes Rodrigues, de 23 anos, ex-menina de rua de São Paulo, nascida em Ribeirão Pires,  que deu a volta por cima e hoje está no terceiro ano de Medicina. Detalhe: ela estuda no Instituto Superior de Ciências Médicas de La Habana, em Cuba, onde estão matriculados outros 275 brasileiros.

Gisele veio passar as férias no Brasil e, na próxima semana, volta a Cuba. Como ela foi parar lá? Ninguém melhor do que a própria Gisele, que escreve muito bem, para nos contar como é a vida lá e como foi esta sua incrível travessia das ruas de São Paulo até cursar uma faculdade de Medicina em outro país.

A meu pedido, Gisele enviou seu depoimento nesta sexta-feira e eu pedi autorização para  poder reproduzí-lo aqui no Balaio. Tenho certeza de que esta comovente história com final feliz pode servir de estímulo e inspiração a outros jovens que vivem em dificuldades.

Para: Ricardo Kotscho

Olá!!!

Autorizo o senhor a publicar essa história. Caso deseje, pode corrigir os erros. Mas, por favor, sem sensacionalismo. Tente seguir mais o menos o texto abaixo. Desculpa por escrever isso, mas eu já tive problemas.

 

Gosto do seu blog, vou tentar acessar  nele em Cuba.

Abraços

Gisele Antunes

***

Só mais uma brasileira

Saí de casa com 9 anos de idade porque minha mãe espancava  eu e meu irmão. Não tínhamos comida,  o básico para sobreviver. Meu pai nunca foi presente. É um alcoólatra que só vi duas vezes na vida. Minha mãe é uma mulher honesta, mas que não conseguia educar seus filhos. Já foi constatado que ela tem problemas mentais.

Ela trabalhava como cigana na Praça da República. Quando eu fugi de casa segui esse caminho, e encontrei uma grande quantidade de meninos e meninas de rua. Apresentei-me a um deles, este me ensinou como chegar em um albergue para jovens, e a partir desse momento passei a ser menina de rua. Só comparecia nessa instituição para comer, tomar banho e ter um pouco de infância (brincar). No meu quinto dia na rua, comecei a cheirar cola e depois maconha.

Alguns educadores preocupados com a minha situação tentavam me orientar, mas de nada valia. Foi quando me apresentaram a uma religiosa, a irmã Ana Maria, que me encaminhou para um abrigo, o  Sol e Vida. Passei uns três anos lá e deixei de usar dogras. Esta instituição não era financiada pelo governo. Quando foi fechada, me encaminharam a outros abrigos da prefeitura, entre eles o Instituto Dom Bosco, do Bom Retiro. E assim foi, até os 17 anos.

Para alguém  que usa droga, não era fácil seguir regras. Foi por muita persistência e um ótimo trabalho de vários educadores que eu consegui deixar a drogas, sair da desnutrição e recuperar a saúde após anemia grave.

Na infância, era rebelde, não queria aceitar a minha situação. Apenas queria ter uma família. Mas havia algo que eu valorizava _ a escola e os cursos que eu fazia na adolescência. Aos 14 anos de idade, comecei a jogar futebol, tive a minha  primeira remuneração. Aos 16 anos, entrei em uma empresa, a Ericsson, que capacitava jovens dos abrigos para o mercado de trabalho. Essa empresa financiou meu curso de auxiliar de enfermagem e o inicio do técnico. O último não foi possível concluir.

Explico: existe uma lei nas instituições públicas segunda a qual o jovem a partir dos 17 anos e 11 meses não é mais sustentado pelo governo, tem que se manter sozinho. Como eu não tinha contato com a minha família, quando se aproximou a data de completar essa idade, entrei em desespero.

A sorte foi que a entidade, o Instituto Dom Bosco Bom Retiro, criou um projeto  denominado Aquece Horizonte. Este projeto é uma república para jovens que, ao sair do abrigo, podem ficar lá até os 21 anos. Os coordenadores e patrocinadores acompanham o desenvolvimento do jovem neste período de amadurecimento.

As regras mais básicas da república são: trabalhar, estudar e querer vencer na vida. No segundo ano de república, eu desejava entrar na universidade, mas sabia que não tinha condições de pagar a faculdade de enfermagem ou conseguir passar na universidade pública.

Optei então por fazer a faculdade de pedagogia. É uma área que me encanta, e a única que podia pagar. No primeiro semestre da faculdade de pedagogia,  um educador do abrigo, o Ivandro, me chamou pra uma conversa e me informou sobre um  processo seletivo para estudar medicina em Cuba. Fiquei contente e aceitei participar da seleção.

Passei pelo processo seletivo no consulado cubano e estou desde 2007 em Cuba. Dou inicio ao terceiro ano de medicina no dia 06 de setembro de 2010. São 7 anos no país, sendo 6 de medicina e um de pré-médico.

Ir a Cuba foi minha maior conquista. Além de aprender sobre a medicina, aprendo sobre a vida, a importância dos valores.  Antes de ir,  sempre lia reportagens negativas sobre o país, mas quando cheguei lá, não foi isso que vi. Em Cuba,  todos têm direito a educação, saúde, cultura, lazer e o básico pra sobreviver.

Li em muitas revistas que o Fidel Castro é um ditador, e descobri em Cuba, que ele é amado e idolatrado pelos cubanos. Escrevem que Cuba é o país da miséria. Mas de que tipo de miséria eles  falam? Interpreto como miséria o que passei na infância. Em casa, não tinha água encanada, luz, comida.

Recordo que tinha dias em que eu, meu irmão e minha mãe não conseguíamos  nos  levantar da cama devido a fraqueza por falta de  alimento. Tomávamos água doce pra esquecer a fome. Então, quando abro uma revista publicada no Brasil e nela está escrito que Cuba é um país miserável, eu me pergunto: se em Cuba, onde todos têm os direitos a saúde, educação, moradia, lazer e alimento, como podemos denominar o Brasil?

Temos um país com riqueza imensa, que conquistou o 8º lugar no ranking dos países mais ricos, mas sua riqueza se concentra nas mãos de poucos, com uns 60 % da população vivendo em uma miséria verdadeira, pior que a miséria da minha infância.

Cuba sofre um embargo econômico imposto pelos estados Unidos por ser um país socialista e é criticado por outros  governos. No entanto, consegue dar bolsa para mais de 15 mil estrangeiros de vários países, se destaca na área da saúde (gratuita), educação (colegial, médio, técnico e superior gratuito para todos) e esporte (2º lugar no  quadro de medalhas, na historia dos Jogos Panamericanos), é livre de analfabetismo.

A cada mil nascidos vivos morrem menos de 4.  Vivenciando tudo isso, eu queria também que o Brasil fosse miserável como Cuba, como é escrito em varias revistas. Acho que o brasileiro estaria melhor e não seria tão comum encontrar tantos jovens sem educação, matando, roubando e se drogando nas ruas.

Vou passar mais quatro anos em  Cuba e não quero deixar o curso por nada. Desejo concluir a faculdade e ajudar esse povo carente que sonha com melhoras na área da saúde, quero ajudar outros jovens a realizar os seus sonhos , como me ajudaram. Também pretendo apoiar meu irmão, que deseja estudar direito.

Tenho meu irmão como exemplo de superação. Saiu de casa com 13 anos de idade, mas não foi para uma instituição governamental. Morou em um cômodo que seu patrão lhe ofereceu. Enquanto eu estudava e fazia cursos, ele estava trabalhando para ter o pão de cada dia. Hoje, ele é um homem com 25 anos de idade, casado e tem uma filha linda, e mesmo assim encontra tempo pra me apoiar e me dar conselhos.

Foi muito bom visitar o  Brasil. Depois de longos 13 anos tive um tipo de comunicação com a minha mãe. Isso  pra mim é uma vitoria. Quero estar próxima dela quando voltar.

Conto um pouco da minha história, mas sei que muitos brasileiros ultrapassaram barreiras piores, até realizarem seus sonhos. Peço ao povo brasileiro que continue lutando. É período de eleições, peço também  que todos votem com consciência, escolha a pessoa adequada pra administrar o nosso país tão injusto.

Gisele Antunes Rodrigues

Ser culto é o único modo de ser livre (José Martí)


417 thoughts on “Ex-menina de rua de SP estuda Medicina em Cuba

    1. Cecilia, você deveria simplesmente admirar a história desta jovem vencedora, e NÃO utilizá-la para fazer paralelos eleitoreiros para este partido que não merece comentários. A vitória é dela que soube aproveitar a porta que DEUS lhe abriu e ponto final.

    2. não seria mais facil educar a nossa população aqui mesmo no Brasil… realmente é mais facil o governo aceitar que outros paises ofereçam educação a sua população e ainda tem pessoas que falam que o PT facilitou .. brasileiro é bicho burro mesmo, como dizem cada povo merece o governo que tem…

    1. O Everaldo está certo. Mas é difícil. Nossa senhora, como é! Meu Deus, tenho filhas, tenho uma vida a qual devo te agradecer. Me atrevo a te pedir a me ajudar a sair dessa vidinha certa e enxergar e ajudar as pessoas nesse nosso país.

  1. Conhecer histórias como essa é que fazem a vida ter sentido. Gisele poderia ter sido mais vítima da pobreza e miséria que assolam o Brasil, mas com coragem e determinação conseguiu demonstrar que não há limites para nossos sonhos. Comovente…

  2. Belo exemplo de superação Kotscho. Obrigado por nos trazer isso.

    Somente não compartilho da mesma visão que ela tem de Cuba. Tá certo que a miséria no Brasil é grande e que em Cuba todos tem acesso ao básico, mas não há mobilidade social nenhuma em Cuba. Apenas os que se destacam dentro do Partido Comunista, conseguem acesso a uma condição de vida melhor.
    Algum leitor aqui do Blog gostaria de se contentar em ter um Oldsmobile 1954 caindo aos pedaços, único pra você e tua família, e ver os taxistas que atendem os turistas com carros novos? Imagina não ter bolacha para dar pra tuas crianças ou caso teu filho seja maior de 5 anos, ele não receberá mais leite do governo e detalhe, além de não ter dinheiro, não há leite para vender nos armazéns populares!

    Enfim, se o Brasil é ruim, pelo menos com o trabalho, o irmão dessa moça conseguiu ter uma família e quem sabe juntar para ter uma vida simples, mas podendo colocar na mesa de casa o que as crianças quiserem comer. Em Cuba, não adianta trabalhar muito, pois teu salário é fixo e você não terá condicoes de sair da posicao social que está.

    Mas se fizer parte do Partido Comunista, daí sim você terá acesso a tudo que quiser.

    Posso falar isso, pois minha avó é missionária em Cuba e viaja todos os anos para a ilha dos irmãos Castro.

    Abraços.

    1. Irlandês

      Tu tem algum nome ou gosta mesmo de viver na moita ? Escondido ?
      Para tipos como voce, a guerra fria sempre vais ser quente e não acaba nunca !!! Para tipos como voce tudo o que importa na vida é ter carro novo, é consumo e mais consumo, Gente, pessoas, seres humanos de qualquer raça e país é o que menos importa !!! Voce tem um conceito de felicidade capitalista ao extremo. Eu não sou comunista porque acredito que no mundo ninguém é comum mas LUTAREI SEMPRE CONTRA aqueles que preferem um mundo onde quem não tem quer ter…quem tem, quer mais…e quem tem tudo nunca acha suficiente !!!

      Te digo com pesar:
      – Triste de um rato perdido que não encontra mais o seu próprio buraco !!!

      Lembranças para a tua “avó missionária”. Poderia nos contar qual é a “missão” dela ?

    2. O que acontece de privação em Cuba, a culpa é deste embargo econômico covarde de 50 anos que os EUA impõe ao país. O país mais poderoso do mundo impõe um embargo a uma ilha menor que um estado brasileiro, e mesmo assim esta ilha oferece educação e saúde para sua população da melhor qualidade. Vc sabia que o índice de mortalidade infantil em Cuba é menor que nos EUA. O sistema de saúde americano é mercenário, veja o filme Sicko do Michael Moore para ver a covardia que é o sistema de saúde que o pais mais rico do mundo oferece a seu povo. Uma vergonha!

    3. concordo com vc ja estive em Cuba varias vezes …
      e nao posso deixar de falar q voce anda pelas ruas os Cubanos te pede pasta de dente shampoo etc coisas basicas ISSO E VIDA ??????

    4. Irlandês:

      Se és irlandes tens razão para pensar assim. Se tua familia migrou para cá foi porque na sua terra ancestral a coisa não era muito boa como afirmas ser em Cuba.
      Visitei uma escola secundaria e uma primaria em Havana. A merenda era um pratão de cural com leite, e um copo de leite. O governo tira após os cinco anos mas continua alimentando nas escolas. Aqui, ainda tem candidato e eleito que tem a pachorra de roubar merenda escolar.
      Mazelas existem em qualquer governo!!!

    5. Lucia,
      Obrigado por entender. Só entende quem esteve lá, não os utópicos como Marcus e Enio.

      Sugeria aos senhores Marcus e Enio que se mudem para Cuba, já que a vida lá é ótima, segundo vocês. Continuará ótima até o teu filho pedir manteiga e você não ter para dar e nem para comprar, enquanto o teu líder Castro, se lambuza com manteiga.

      Ah, senhor Enio, minha avó é missionária Cristã, mas tem encontrado inúmeras dificuldades lá, pois religião é proibida pelo Estado. No “RG” cubano (que chama-se Carteira do Partido Comunista), tem os dizeres “Não professo e nunca professarei fé alguma”.

      Viva a liberdade política, religiosa e social de Cuba!

    6. Irlandes,

      Tudo o que você disse em Cuba é verdade, infelizmente. O bom é que os estudos são gratuitos e há possibilidade de futuro para as pessoas mais simples. Concordo ao dizer que meu irmão conseguiu trabalhar e assim também alcançou uma vida digna. Cuba e Brasil são países distintos que deveriam se complementar, mas infelizmente isso não acontece. Coisas boas de Cuba não são implantadas no Brasil e o mesmo ocorre no oposto.

  3. A Gisele faz-me sentir uma ameba! Pessoas como ela, a Marina, o Lula, o Mandela, deixam os Danieis Dantas, os Gilmares, os Malufes etc. etc. etc. como nitratos de pó de traque da sombra do cocô do cavalo do bandido!

    Um grande VIVA GISELE!!!!!

  4. Oportuna estas declarações. Parecem até encomendadas já que não é o que se vê em todas as reportagens vindas de Cuba. Que pobresa! O povo oprimido, presos políticos por querem melhorar a vida de seus conterrâneos. Espero que voltando ao Brasil ( será que volta já que lá é tão bom) que preste exame para ter seu diploma validado no País e que não tire o emprego de um democrata, que estudou com muito sacrifício, em faculdade pública, gratuita.

    1. Não entendi este comentário. Qual o democrata que estudou em univerdade pública ? Qual o problema da menina conseguir estudar ? Acho bom ler o texto dela novamente.

    2. Caro Francisco Pedro Ramos

      Eu não sou de ofender ninguém…mas te juro que ao ler essa tua “miséra” aí, me deu vontade !!!
      Por acaso já te contaram que Cuba éo país mais avançado do mundo em relação a súde ?
      Veja o filme Farhrenheit 9/11 do cineasta norte americano Michael Moore. !!!

      Validar o “diploma” aqui a troco de quê ?

    3. Prestarei exame e tenho certeza que vou passar e homologar o meu titulo, estou recebendo uma ótima formação em Cuba. Quero deixar bem claro que não pretendo continuar vivendo lá, pois o governo cubano prepara esses futuros médicos para que esses voltem ao seu país de origem e trabalhe com as pessoas mais desprovidas de atendimento médico. Acho que não pretendo tirar o emprego de nenhum democrata, vou trabalhar em regiões que faltam médicos, porque a grande maioria prefere se concentrar nas regiões urbanas do nosso país. Deixo bem claro que eu também estudo em uma universidade pública e gratuita, reconhecida mundialmente. Só não passei na universidade pública do país, porque, enquanto a maioria dos jovens que estão dentro dessas universidades estudaram em escolas particulares com um ensino de qualidade e pagaram cursos para passar em medicina, eu estava nas ruas ou abrigos e estudando em escola pública, aonde o ensino não é adequando. Eu acho isso um absurdo, pois creio que a universidade pública deveria ter como a maioria de estudantes, jovens que não tem condições de pagar faculdade particular. O que ocorre é o contrario, os favorecidos estudam em escola particular na infância e pública quando fazem a escolha da universidade. Já a classe pobre, oprimida estuda na escola pública e pagam pela universidade. Aonde esta a democratização?

    4. Francisco Pedro Ramos,

      Aqui em Santa Catasrina existe um laboratório, o Laboratório Catarinense, que fabrica o Elixir Paregóricoi. Devido à sua diarréia mental e verbal, sugiro que deite com a cabeça bem para trás e pingue umas sessenta gotas em cada orifício de seu rosto e fique com a cabeça nesta posição por uns, digamos, oitenta anos. Ah, e fique de boca fechada.
      Ô comentário infeliz, seu demo…

    5. Francisco,

      O que que é isso, companheiro? Acorda, se informa melhor sobre as coisas. Quem estuda com sacrificio em uma universidade pública é alguem que conseguiu entrar nelas após o projeto cotas. Pois a quantidade de pessoas da classe média alta nelas é um colosso.
      Sou um destes previlegiados. Estudei na UFF, sendo filho de classe média alta. Sou democrata, não do Dem, mas da origem da palavra. O povo tem que estar a frente do poder, sempre pois os governantes governam para o bem estar do povo. Agora, comparar uma escola de medicina cubana coma as nossas, é realmente total falta de conhecimento, de cultura geral.
      Se informe melhor, refassa seus conceitos e ponha o cérebro para funcionar antes de escrever algo.

    6. Gisele

      Os pobres não tem acesso a univesidade pública porque o governo não melhora a educação pública. O “cala boca” é oferecer cotas, o que não resolve a falta de base dos alunos carentes. Por que não melhoram o ensino para que todos, ricos e pobres, passem por mérito e em igualdade de condições?

    7. Só pq lembrei o desprezo de suas palavras! Lbe conto que me formei agosto de 2014. Prestei a prova de revalidação em 2015 e revalidei. Graças as minhas boas escolhas e esforços e todos que me ajudaram, consegui em uma única tentativa. Hoje faço residência em Medicina da Família e Comunidade no Hospital Santa Marcelina, há 4 anos estou atuando e não me arrependo das minhas escolhas. Abraços fraternos…

  5. Que história legal desta moça!
    Notamos que em nosso Brasil não existem apenas os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e sim quatro, no qual a Mídia também influência e manda em nosso pais.

  6. Boa tarde !
    Inicalmente parabens a GISELE e somente a GISELE, se conseguiu esta conquista, certamente aproveitou e bem as oportunidades oferecidas, pelo menos com o relato dela, não demonstra a voracidade para conquistar o mundo com o esforço alheio. Enquanto isso oportunistas de plantão como uns e outros, vangloriam de usurpar o poder público em causa própria, e porque não roubar mesmo, quem quer que seja, para enfim conquistar o mundo! Essa mulher sim serve como exemplo para o amaldiçoado presidente que voces elegeram.

  7. ESSA HISTÓRIA É FANTÁSTICA E ESPETACULARMENTE
    LINDA E VERDADEIRA! OBRIGADO POR PUBLICÁ-LA. SE
    FOR POSSÍVEL, ENCAMINHE MEUS SINCEROS VOTOS DE
    SUCESSO,SAÚDE,PAZ E MUITAS CONQUISTAS DE TUDO DE BOM QUE GISELE ANTUNES MERECE. MAIS UMA VEZ,
    MUITO OBRIGADO RICARDO, PELO EXCELENTE TRABALHO.ABRAÇOS .

  8. E AQUI, O LULA, AO INVÉS DE SEGUIR O EXEMPLO DO FIDEL, PERMITE QUE SARNEYS, E COMPANHIAS DILAPIDEM O PAIS EM DETRIMENTO DE UMA MELHOR AJUDA AO POVO.
    ELA ESQUECEU DE RELATAR QUE LÁ TEM PRESOS POLITICOS.
    VAMOS VER SE ELA RETRIBUI O POVO CUBANO COM SEU TRABALHO E NÃO SE MUDE PARA OS USA EM BUSCA DE MELHORES SALÁRIOS. PENSO QUE NÃO VAI FAZER ISSO.

  9. Confesso que não consigo mensurar minha felicidade em ver alguém, que impetuosamente, foi estereotipada pela sociedade por tanto tempo, porém vi em sua dor a forma mais viável de vencer na vida.
    E isso estimula, estas histórias, a outras pessoas focarem em seus sonhos e/ou objetivos.
    Parabéns Gisele.

  10. O relato de Gisele lembrou-me uma reportagem do Sportv, quando o Flamengo foi campeão brasileiro, em 2009. O cenário era uma cobertura no alto de um prédio na Avenida Sernambetiba, a praia da Barra da Tijuca, supostamente a residência do jogador Petkovic.

    O sérvio nascido na antiga Yugoslávia e armador do Fla conversava com o/a repórter que indagava sobre a expectativa do jogador quanto eventual convocação para jogar o Mundial da África do Sul pela Sérvia. Êle falava do quanto estava afastado do país natal quando o repórter emendou uma pergunta sobre a infeliz infância do jogador na Yugoslávia de Tito. Surpreendido, Pet respondeu com veemência. Falou da infância saudável, do pai a quem nunca faltou trabalho, das escolas que frequentou, do tempo que dispunha para brincar, dos amigos de infãncia, da tranquilidade (não violência) e da satisfação com sua própria história de vida. Disse que nunca soube o que era inflação, até migrar para o Ocidente.

    Só assim sabemos um pouco mais do funcionamento dos países que fazem parte do eixo do mal, do mau exemplo que representam para os interesses imperialistas de norte-americanos e europeus.

    Gisele, aproveite a sua chance! E parabéns pelo seu exemplo.

    1. Caro Heitor
      Quando eu era criança, o Brasil vivia sob a ditadura militar. Meu pai nunca esteve desempregado, não havia inlfação e eu vivia feliz em minha meninice. Estudava em escola pública de excelente qualidade. Meu irmão mais velho também. Cursou medicina em uma universidade federal e eu arquitetura. Meus pais tinham apenas o primário. Por acaso isso apaga o fato de não haver democracia, liberdade de expressão. E as perseguições, torturas, miséria, etc?? Favor não misturar estações…

  11. parabens pela materia, me sinto um pouco aliviada, sabendo que nem tudo esta perdido, que mesmo com todas as dificuldades enfrentados por essa menina, ela acreditou e conseguiu.

  12. Enfim, Ricardo, sua crônica mostra unhas afinadas socialista ou lenista! Quer que acredita-se nisso?! Cubanos vivem numa ilha de paz e prosperidade…ah acredito em papai noel em coelhinho da páscoa! A história de superação é boa, um bom exemplo que se cada um se esforçar pode mais, vide o caso de Marina Silva candidata a presidente e ela não precisou ir a Cuba. Francamente, todos sabem que estrangeiros tem privilégio na ilha de Fidel com intuito de propagar verdades construída! AH,já sei… Cuba é exemplo de prosperidade pro Ocidente, exemplo de democracia para o Brasil! Ah… vai ver que essa menina está sendo formada para cuidar ” dos presos comuns na visão lulista”. O que eu estou dizendo…! Afinal Cuba exemplo de harmonia, Venezulela exemplo de liberdade, nações acima do Brasil…
    RIDÍCULO! desculpe meu caro cronista, dessa vez foi longe demais! Falar que Cuba não tem miséria…?! Machuca a inteligência! De repente, daqui uns dias(nós brasileiros) também entraremos nessa elite socialista onde temos como mentores Hugo Chaves, os irmãos Castro de Cuba, sem falar no regime iraniano(ah esse é perfeito). Ironias a parte, tal glorificação cubana é no mínimo fantasiosa pois é forjada no sangue de muitos inocentes, na limitação de pensamento, na censura onde toda qualquer informação passa pelo crivo gorvernamental então se tem um verdade inventada(seria controle da mídia?), não dá para acreditar que uma pessoa informada , como o caro jornalista que assina essa crônica,acredite numa paisagem morta pintada por idealismo partidário.A miséria no Brasil é fruto da ganância dos homens, em Cuba é devido o equívoco lunático de perpetuação no poder. Sabe-se que há alas Ptista que idolatra esse modelo de governo, sabe-se que o radicalismo destrói, massacra e que somente por meio da liberdade se evolui!

    1. Parabéns!!! Pelo menos um ser inteligente neste país. Acho que foi feito um hipnose geral na população, ou como todo ser humano o povo brasileiro sofrido tem medo de mudanças. Não se esqueça população que o Lula só conseguiu a estabilidade atual graças ao plano real que foi implantado o governo Itamar Franco. Lembrem-se bem disto principalmente os mineiros que devem respeito a este grande cidadão brasileiro.

    2. Que declaração emocionante dessa moça me arrepiou todo.
      Agora sobre Cuba,
      imagine se não houvesse os embargos dos americanos, seria no mínimo um país de primeiro mundo, não só intelectualmente como também financeiramente.

      Meu caro Fernando Prado,
      se o Brasil não fosse um país rico em matéria prima e diversidade nenhum outro país se interessaria em querer manter ou acentuar o neoliberalismo aqui dentro, onde só eles querem ter voz e vez, o resto é resto, ser humano é um zero a esquerda principalmente nesse quesito e radicalismo de direita como é o seu que governou o país a muitos e muitos anos.

    3. Querido Fernando, vamos deixar de lado o sentimentalismo barato e vamos ser racional, ou você é rico e não conhece a realidade de seu país, ou estar se deixando ser enganado com falsas esperanças, menhun dos regimes são bons para os homens comuns, só para os bem nascidos ou aqueles que tem amigos políticos. todos nós sabemos, que a mídia brasileira só informa o que a elite permite. Onde está democracia nisso? Que liberdade é essa? Sabia que em níveis sociais nosso país se iguala aos países mais pobre do mundo?
      Que Deus nos ajude a encontrar o caminho certo, porque até o momentos eles estáo errado.

    4. Quero crer que você, caro Heitor, não entendeu nada do que foi escrito. O que você queria que ela desse uma visão de alta classe média ? Cada um enxerga os outros e as outras possibilidades de dentro de seu próprio casulo, de sua própria realidade. Esta é a realidade dela e só . . .

  13. Depoimento encantador. Essa menina realmente merece a oportunidade que teve, com tanta determinação ela é um exemplo de vida. Um grande incentivo para muitos outros que estão na mesma situação, como ela disse, não foi nada fácil, mas hoje conta sua vitória mais que satisfeita. Parabéns Gisele! Q Deus continue te abençoando a cada dia sempre mais.

  14. as coisas boas justificam as barbaridades, é isso? mostar defeitos, ser de outra corrente política ou homosexual são casos para prisão, é esse o mundo ideal pra vocês? O q vejo é um povo guerreiro que segue se superando apesar dos antigos revolucionários que acham que são seus donos, donos dos seus destinos e sonhos

  15. Eu gostaria muito de conhecer Cuba e ter minhas próprias conclusões. Uma delas é muito fácil: ver nas ruas como são tratados os animais domésticos, porque pessoas a gente já sabe. A Gisele é uma dentre tantas que foram beneficiadas.
    Parabéns a Gisele pela força de vontade, porque não são todos os de rua que querem seguir o caminho dela. Exige esforço e luta.
    Abs.

  16. CUBA EH UMA MÃE ! A menina brasileira vai voltar como uma das melhores médicas do Brasil. Lá em Cuba vão ensinar medicina de Primeiro Mundo , a tratar bem o cliente, a não ser mercenária , e dar em troco o amor e solidariedade . Lá em Cuba ela vai entender que fazer greve eh tipico de gentinha do Capitalismo , que mercantiliza a saúde . Se tem dinheiro tem lugar no hospital brasileiro , se não tem morre . Aliás , existe o cheque caução . Mas antes o Hospital confere se existe saldo em conta do seu cheque para pagar a conta . Se não tiver , vai logo pro corredor . E foda-se . Cuba , Cuba . Cuba. Com mais de 23 países em todo o mundo sendo assistido gratuitamente por médicos Cubanos. Eh isso aih, Cuba. Morram de inveja de Cuba. Um país com uma popualação de 10 milhões de habitantes , menor que São Paulo , mas com alma de país de primeríssimo mundo .

  17. Neste ano de eleições é que devemos, ter como foco , relatos como estes, pois temos que votar em pessoas que querem um Brasil, mais justo.Mudar este Brasil onde apenas 13% da população consegue chegar ao nivel superior, onde idosos, crianças e mulheres sofrevem violença a cada dia.
    Existem mais brasileiros como ela, que vivem atraves da superação e são eles que devemos ter como herois, eles que devem brilhar, pois só assim teremos em que nos espelhar.

  18. Gisele venceu por sua luta e apoio de entidades sérias. Parabéns.
    ensina ela que com politicas publicas de prevenção e promoção, a vida é valorizada e impede que crianças e jovens tenham a cidadania prejudicada.
    Qual de fato é a discussão nas eleições sobre o sistema de garantia de direitos a crianças e adolescentes?

  19. SÃO ESTAS HISTÓRIAS QUE DEVERIAM SER MANCHETE DOS JORNAIS, AS PESSOAS PRECISAM SABER QUE EXISTEM PESSOAS E ENTIDADES PREOCUPADAS COM OS NOSSOS JOVENS, QUE NÃO EXISTE SÓ A VIOLENCIA.
    QUE AINDA VALE PENA ACREDITAR NO SER HUMANO.
    DEUS TE ABENÇOES GISELE

  20. QUE LINDA ESTORIA DE VIDA!!!!! SERIA BOM QUE ESSE TESTEMUNHO CHEGASSE A MUITAS CRIANÇAS QUE VIVEM NA RUA, OU SOFRENDO TANTAS PRIVAÇÕES!!!! AS IGREJAM SÃO MUITAS VEZES CAMINHOS DE RECUPERAÇÃO DE MUITOS JOVENS!!!!

  21. ESTE E UM CASO DE SUCESSO DEVIDO A PARTICIPAÇÃO DE UMA ENTIDADE RELIGIOSA, AGORA O GOVERNO lula ATE AGORA NÃO MOSTROU NADA DESTE TIPO DE AÇÃO SOCIAL, PELO CONTRARIO AUMENTARAM OS CASOS DE PROSTITUIÇÃO INFANTIL LA NO NORDESTE NA TERRA DE lula, LEGAL NE?

  22. Achei a história muito bonita. Mais lindo ainda, foi o parágrafo onde ela diz querer se aproximar da mãe quando voltar. Isso só mostra que além dela ser uma guerreira, tem um coração puro. Parabéns!!!

  23. O que temos que vangloriar nesta história é que uma pessoa foi ajudade no nosso país e soube valorizar as oprtunidades que teve, se Cuba, é ou não é, o que ela disse eu infelizmente nunca fui a Cuba para comprovar, então que ela aproveite o que está sendo ofertado a ela, e seja muito feliz lá ou aqui, de preferência que traga o que aprender lá para cá.

  24. Ricardo, aconselhe a Gisele a ficar para sempre em Cuba, já que ela acha a vida lá tão maravilhosa. Pode ser que para quem viveu nas ruas no Brasil a vida lá seja muito boa. Agora, para quem teve o privilégio de ter uma família e uma casa, ainda que pobre, Cuba é uma piada de muito mal gosto. Supondo-se que o povo lá tivesse condições de ir a supermercados e comprar o que quisesse, sem precisar a se limitar ao cota básica – ainda assim, só a falta de liberdade de expressão e de ir e vir ao exterior já seria um grande castigo.

    Todas as pessoas que acham Cuba o máximo, inclusive o Sr. Ricardo, deveriam aproveitar a liberdade que temos no Brasil e mudar-se em definitivo para lá. Os brasileiros que gostam de democracia ficarão muito agradecidos com as suas mudanças.

  25. Ótima história e ótimo exemplo de vida!
    É de pessoas com essa garra que o Brasil precisa e, com certeza será uma ótima profissional.
    Seria bom se todos os candidatos a eleição lessem essa matéria para pararem de pensar somente em seus interesses e ver como gestos simples de solidariedade e apoio pode transformar pessoas de baixa renda e até mesmo que vivem na miséria a desenvolverem com exito seus talentos.

  26. nossa isso sim e uma graannnnde lição de Vida, que ainda existe esperança e quem faz isso acontecer somos Nós, parabéns a essa lição de moral a todo nos brasileiros.
    E a você Gisele muita mais do que você ja tem Sorte, sua vida da um livro de lição a todo o mundo.Que Deu ilumine a você Sempre…..

  27. Quem dos ilustres e instruídos críticos do artigo acima já foi a Cuba? O que sabem? Que oportunidades deram a menina? Não fizeram e criticam quem fez? Criticam baseados no que vêem e ouvem da mídia? Bando de míopes! Raça raivosa e desinformada.
    Vale repetir José Martí: Ser culto é o único modo de ser livre!

  28. Comovente a história. Acima mencionaram que o partido que está no poder em Brasília (presidência) tem um projeto para enviar estudantes para Cuba. Por que não aplicam isso, envio de alunos (ajuda de custos) para unversidades FEDERAIS aqui no Brasil. Sim, porque elas se encontram em locais onde os que possuem maior poder aquisitivo podem se manter. Que se leve a universidade pública para o interior, onde muito poderá ser feito. Aliás, tem candidato a presidência da república que disse, em alto e bom som, que o atual governo não tinha interesse em criar uma universidade pública aqui no Vale do Itajaí. Fui

  29. TESTEMUNHO DE VIDA LINDO!!!! ISSO PROVA QUE O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO É A SAÍDA PARA MUITOS JOVENS!!!!
    RICARDO MOSTRE SEMPRE ESTORIAS DESTE TIPO E LEVA AOS AMIGOS DO GOVERNO… É POR AÍ!!!!!

  30. Eita demagogia só porque é em Cuba, conheço varias pessoas que viviam na miséria aqui e foram para Europa ou America do Norte e são ricos.
    Querem um exemplo o brasileiro que faz Dr. hollywood era um brasileiro miseravel e foi para os USA e hoje é um dos melhores crirugião Plasticos da atualidade.

    1. Charles, tem tambem o seu chará, Jean Charles que foi pra a Inglaterra e morreu metralhado policia londrina, lembra ?

      Charles, o Dr Hollywood foi adotado ainda bebê por uma rica família americana. Não viaje na maionese.

  31. Heitor Rodrigues, lembrei-me também dessa entrevista do Pet e como a Gisele também nos mostram o como a mídia imperialista e hipócrita do Brasil tentam nos manipular…
    Isso nos mostra q devemos respeitar a opinião e desejos daqueles q realmente sentem o q lhes acontece na pele e não o q a mídia tendenciosa nos passa…
    Portanto q no dia 03 de outubro o povo brasileiro eleja aquele q realmente traga melhorias para os brasileiros mais pobres e mais sofridos… e q os eleitores q não tiverem os seus desejos contemplados tenham um mínimo de hombridade e respeitem o desejo da grande maioria, ou seja, DILMA presidente!!!

  32. É isso o que essa moça disse! O brasil não capacidade de estabelecer profissões , a pessoas de ruas porque? O que eles tem diferente de nós? Gente vamos “ACORDAR” os nossos “feudos” que vivem na boa achando que o país é uma maravilha… Pobres coitados a vida de ninguém é uma maravilha , se não nos unirmos isso vai piorar ! Essa moça é uma superação , eu digo isso porque vivo essa crise de falta de opurtunidades em mercado de trabalho! Só trabalha hoje em dia quem tem experiencia!! Isso vai piorar gente! Vamos dar chance a aqueles que acabaram o seu 2° Grau pelo o amor de Deus ! Ninguém nasce sabendo !

  33. Estoriazinha bem ordinaria e manipuladora essa aí. O histórico dessa moça realmente não permite muita noção do que é miséria ou não na linda e maravilhosa e próspera Cuba do comandante Fidel, um bom e aplicado aluno dos ensinamentos stalinistas. Recomendo que a Srta. Gisele fique por lá mesmo. Estórias de superação, existem muitas e muitas aqui no Brasil mesmo.

  34. a essa altura o Brasil, tambem, não poderia ser ao menos igual a cuba no que se refere a educação e saude. a continuar esse estado de coisas nem daqui a cem anos chegaremos nesse estagio, ne não lula?

  35. Acredito que quem lê o balaio, já sabia sobre a miséria de Cuba…
    Quanto às eleições no Braisl, não há o que fazer, ou o político é corrupto ou é conivente com a corrup~ção, ou seja, dá no mesmo…

  36. Lagrinas,é o que passo neste momento em que tomo conhecimento de mais essa realidade, saber dessa situação, com certeza tenho conhecimento de muitas.
    Ocorre que poucos conseguem eatravés de suas própiras forças chegar e chegará essa moça no seu objetivo.
    Não quero fazer criticas, as que suas palavras sejam divulgadas para muitos tomarem conhecimento da realidade brasileiro.
    Olavo

  37. Nada mais a dizer além de Parabéns efusivos a Gisele e a Cuba!
    Se a saúde para os pobres em São Paulo fosse um décimo do que é em Cuba eu, que sou pobre e moro em São Paulo, agradeceria muito a Deus!
    Só espero que o Mercadante vença a eleição para tentarmos melhorar alguma coisa em nosso estado!

  38. Maravilhosa a história da Gisele! A capacidade de superar as mais duras dificuldades está presente em grande parte da população – é a resiliência. Pena que nem todos conseguem suportar tanta crueldade. Parabens a Gisele por compartilhar essa linda história conosco. Eu que já trabalhei com crianças e adolescentes desde a decada de 80 na Febem, tenhos poucas histórias felizes para contar. Mas está na hora da gente superar as histórias de finais tristes como a do Pixote e de tantos que se perderam.
    Parabens aos educadores do Instituto Dom Bosco que fizeram a diferença na vida da Gisele. Que bom se ela pudesse passar em cada abrigo para deixar essa mensagem de esperança para tantos jovens e adolescentes.
    Valeu muito sua história…..

  39. Exemplar a historia dessa moça

    Exemplar o que Cuba fez e faz e continuara fazendo socialmente

    Ja esse PAc do PT , cheira a fascismo enrrustido por uma proposta de esquerda

    No Brasil, as elites, e muitos aqui são da pequena elite, deveriam saber que o socialismo não é patria sangue e guerra

    Socialismo é uma opção ideologica que todos deveriam dar mais atenção

    Os tubarões da economia , não veem nada alem de lucros

    Vivemos secularmente assim……

    Tomara que o Brasil aproveite os bons exemplos do bom socialismo Cubano

    Isso por certo traria mais paz ao pais e as pessoas que realmente querem trabalhar e viver

  40. o meu silencio e para lhes dizer que nao e novela da globo que faz ficar com os olhos cheios d’gua, e este tipo de historia de alguma maneira muito parecida comigo….

  41. FIQUEI SUPER EMOCIONADO COM O SUCESSO DESTA MENINA Gisele Antunes Rodrigues , SAO POUCOS QUE CONSEGUEM ,POIS DOS MENINOS DE RUA QUE ACOMPANHEI NA MINHA EPOCA DE PASTORAL DO MENOR NA DIOCESE [GV MG] HOJE OS QUE SOBREVIVERAM ALGUNS CONSTITUIRAM FAMIKIA E ESTAO BEM NAS TEM QUE QUERER E TER FORÇA DE VONTADE DEVENCER

  42. no decorrer da leitura sem mesmo perceber meus olhos encheram de lagrímas,pela luta verídica de uma pessoa tão pequena que hoje conseguiu seu lugar ao sol…
    um belo exemplo de como com determinação conseguimos alcansar o mundo, muito emocionante parabéns gisele que voçê continui crescendo cada dia mais….=)

  43. A história desta abençoada menina me comoveu muito, estou muito feliz, por que Deus verdadeiramente existe.
    Deus vivo para sempre e Fidel Castro fiel com a ideologia, Brasil patria amada, apranda que a educação e saúde são a base de tudo.

  44. Tudo que foi dito pela a Gisele é o que realmente que eu acredito, que aqui no Brasil vivemos num país pobre miseravel, e com ditadores a cada quatro anos, chega. NÃO VENDA SUA ARMA – VOTE CONSCIENTE, SEJA HONESTO CONSIGO, ACREDITAR NOS POLITICOS É NÃO ACREDITAR EM SI MESMO.

  45. Meus parabéns e a minha maior admiração pela garra e superação da Gisele. Só um reparo. Talvez ela, estando fora do Brasil, não tenha notado que o pais mudou bastante com relaçao ao tratamento da miséria. Por isso, precisa ela. como aconteeu com relação à Cuba, mudar seu conceito sobre o Brasil. O ponto de vista dela ainda está embotado pelo que diz ter vivido aqui, mas isso não pode ser um entrave para justificar a opinião cheia de rancor sobre nosso pais.

  46. Essa história é de milhares de brasileiros que superaram a situação de misseria que assolam nosso país, diferentemente de cuba, o país é rico, mas as riquezas são concentradas nas mãos da minoria, enquanto que 70% da população vivem na margem da probreza absoluta. Só há liberdade e ascensão social se houver educação de qualidade, este sonho está longue de acontecer aqui no Brasil, nao por falta de recurso, mas por falta de ética e moralidade. O que faz a diferença não é o regime politico e sim a qualidade dos homens que estão no poder. No planeta terra tem duas faces, de um lado um capitalismo selvagem, e de outro socialismo e comunismo que mostra a sua face de ditador e outro a esconde, enganando os homens com falsa liberdade, pois aqui só é livre quem tem muito dinheiro, que são poucos, os demais não passam de mísseros trabalhadores. Mas somos um povo resistentes, estamos na luta de cada dia e acreditamos que Deus ajuda quem cedo madruga. Parabéns Gisele pelo o seu sucesso, peço a Deus que mais Giseles, joaos, Marias…. que vivem na rua sobrevive a esta situação e sejam vencedores.

  47. Relatos assim, me faz lagrimar e alegre ficar, tive +/- as dificuldades da Gisele Antunes. Realmente como ela diz, se o Brasil, com suas riquezas, com um povo inteligente, e com a grandeza que tem, poderia ser 3 vz mais que cuba, ai sim seriamos uma potencia, tanto no social como no economico. Mas estamos caminhando, primeiramente temos que tirar o Brasil (miséria) da faixa abaixo da linha da pobreza, com distribuição de renda e geração de mepregos, e mais investimento na educação e saúde.

  48. Gostaria que este relato não fosse único, mas que fosse repetido à exaustão por vários protagonistas. E que todos os brasileiros se dessem conta que é possível um país proporcionar educação, cultura, alimentação, saúde à sua população. Se em Cuba é possível, porque não aqui?

  49. Nossa gente, não poderia deixar de comentar e desejar a essaJovem e muit@s outr@s que conseguem driblar as barreiras deterministas sociais, como; “Quem é pobre finanaceiramente não tem sonhos e vão morrer pobres”. Mas, esquecem da riqueza espiritual quem a possui consegue sobreviver.Então, que Deus ilumine Gisele também.

  50. Parabéns Kotsho por nos trazer uma história tão linda e a Gisele, pela sua resiliência, e pela importância que seu depoimento tem para todos nós. ótima pergunta, o que é miséria? a partir de qual modelo as pessoas dizem que Cuba é miserável? e termino com uma frase do Millor: “Diatadura é quando eu mando em você, Democracia é quando você manda em mim”. Muita Paz!! e como disse a Gisele, consciência na hora do voto, companheiros!!!

  51. Cuba realmente é um país de “primeiro mundo”. Primeiro a tirar os direitos políticos, primeiro a calar a imprensa, primeiro a calar o povo….entre tantos outros…”primeiros”.
    O não entendo é essa chamada “imprensa” vermelha querer nos colocar “guela abaixo”, que Cuba é bom. O que acho interessante são esses “cumpanheiros” falarem de cuba vivendo no Brasil, ………porque não estão lá?……porque os que estão lá querem fugir?………porque os que estão lá não podem sair de lá?…….Isso a imprensa vermelha não responde e não fala. O próprio Kotscho admira cuba………porém fica no Brasil….porque será?………

  52. Cuba é justamente o que essa menina descreveu. Miséria tem é no Brasil. No nosso país temos quase o triplo de miseráveis que toda a população de Cuba. A situação só não está pior porque o Lula tirou da miséria absoluta (em Cuba eles nem sabem o que é isso) mais de 26 milhões de pessoas. E ainda temos uma classe média cretina e alienada que acredita que distribuir renda é tirar deles.

  53. Olá, Ricardo
    Fiquei sabendo da historia de Gisele através de uma conversa com um colega professor, na qual ele dizia da participação dela em uma escola da Vila Madalena, onde foi convidada a contar sua historia para o conjuntos dos alunos.
    Após essa conversa com ele, iria propor a ele convidarmos-a para uma palestra na escola em que trabalhamos no Paraisopólis, no seu texto voce diz que ela volta a semana que vem a Cuba.
    Sendo assim, gostaria de pedir a voce autorização para usar esse texto publicado por voce em minhas aulas de Sociologia em Paraisapolis, pois acredito que essa historia vá servir de reflexão ao comjunto dos alunos.

    Abs

  54. Se Cuba tem miséria ou não, o Brasil tbem tem, então temos que valorizar essas pessoas que de alguma maneira conseguem se sobressair perante muitos que precisam, tentam e não conseguem. E nós muitas vezes só sabemos criticar os outros e o que fazemos para ajudar? NADA, então deixe que quem quer ajudar, mesmo que colocando uma crônica como esta para que nós possamos ler e acreditar que nada é impossível.

  55. Discordo quando se diz que “em Cuba não há mobilidadade social e no Brasil há”. Até parece que é fácil uma pessoa pobre ascender socialmente no Brasil, ha ha ha.

  56. O verdadeiro regime socialista é que pode igualar todas as classes sociais. Viva Cuba . Che e todo o Povo Cubano que lutou pela sua Liberdade, e enfrentou com coragem o Imperialismo Norte-Americano

  57. Ricardo,
    Comovente. A história dessa menina mostra a capacidade de superação do ser humano. Tomara que muitos possam ter essa garra, fibra e superar as dificuldades que a vida às vezes apresenta.

  58. Parabéns Gisele. Pela superação e força.
    Quanto aos que acham Cuba uma maravilha, por que não se mudam para lá? Ou para a Coréia do Norte? É fácil ser comunista morando de frente para o mar em Ipanema… vide os Chico buarques, Niemayer e outros “comunas”brasileiros

  59. Caro Kotscho

    Este foi o relato mais lindo e comovente que já foi publicado aqui no Balaio !!!
    Eu escrevo este comentário encharcado de lágrimas !!! Que menina linda e “avassaladora” essa Dra. Gisele e o seu irmão futuro “doutor” !!!
    E a frase final do poeta José Marti completa com chave de ouro o extraordinário relato !!!

    Dra. Gisele…
    Voce não disse mas dá para imaginar a tua especialidade: Tu cura cegueira !!!
    Tem idiotas aqui que não concordam com a tua “visão” !!!
    Claro !!! Só enxergam o que escreve e fala essa nossa mídia esquizofrênica, sem cura, golpista, venal e covarde.
    Acredito mais no que vê os teus olhos do que dos olhos de quem nada vê !!!
    Eu conheço Cuba !!! EU TAMBÉM VI O QUE TU VISTES !!!

    PARABÉNS !!!
    Eu me orgulho de ti , brasileira !!! Voce nos dignifica !!!
    Você é infinitamente melhor do que o tal Índio da Costa, vice do Serra que relatou que esteve em Cuba desfilando nas ruas com uma revista Veja debaixo do braço pedindo para ser preso !!! Se é verdade o que ele disse, aquilo sim é uma vergonha para todos nós !!!

    UM BEIJO COMOVIDO DESSE CONTERRÂNEO AQUI QUE NUNCA MAIS VAI TE ESQUECER !!!
    VOCE É VIDA !!!
    VOCE É LIÇÃO DE VIDA !!!

  60. Parabens à Gisele

    Este relato nos comprova que com esforço, fibra e tenacidade se obtem a vitória que almejamos. Infelizmente quem como eu, que conhece bem o “paraiso” de Cuba sabe que as informações trazidas a baila, lamentavelmente não condizem com a realidade cubana. Se essa fosse a vida almejada por todos nós, porque tantos cubanos se arriscam a morrer, tentando fugir dessa magnifica realidade? Porque jogadores dos mais variados esportes quando saem da Ilha “paradisíaca” para participar de competições externas, procuram se asilar em outros paises inclusive o nosso, diga-se de passagem, que não extradita bandidos, mas cubanos de bem que querem simplesmente viver em liberdade, são devolvidos à saga dos sanguinários para serem execrados em seu país natal?
    Vivemos num país maravilhoso e “abençoado por Deus e bonito por natureza” e que acolhe a todos os seus filhos e a quem o escolhe como local para viver, sempre com respeito e abrindo possibilidades de uma vida que provavelmente não se encontra em nenhuma outra parte do mundo, entretanto mesmo sabedores de todos os problemas que nos cercam e que todos nós bem os conhecemos e muito embora estejamos sempre sendo chamados a partipar nem sempre estamos com disposição e prontos a lutar. Nenhum de nós é sacrificado por tentar ter uma vida melhor em qualquer outro recanto do mundo. Somos um país de paz , e que o Grande Arquiteto do Universo nos mantenha sempre assim. A grande lição que esta jovem nos traz é que quando queremos e nos propomos a realizar, mesmo que com todas as dificuldades, realmente podemos transformar o mundo, e que todos nós, povo brasileiro possamos agir efetivamente, e assim nosso país rápidamente irá se transformar no grande celeiro do mundo.

  61. Olha Kotscho, está claro que você quer influenciar a opinião dos leitores sobre Cuba sem precisar se expor e dizer as suas impressões. Estratégia limitada. Gostaria de vê-lo pessoalmente defendendo o regime dos irmãos Fidel. É por isso que dizem que de dia vocês rezam em Wall Street, e a noite, levam oferendas no túmulo de Lenin e Stálin, pois parte da esquerda, no Brasil, principalmente a que está no poder ou usufrui dele, não tem coragem de assumir suas verdadeiras convicções. Uma outra parte nunca foi comunista, é oportunista mesmo. Por fim, fico satisfeito que um ser humano, a Gisele, tenha conquistado a dignidade. No entanto, a base de comparação é imprópria. Manipulação baixa. Vamos lá Kotscho, se esforça mais um pouco porque essa não convenceu. Liberte a fera que está dentro de você. Ah, não sou conservador, da elite, da burguesia do DEM e blá, blá ,blá. Sou social-democrata, que é muito diferente da esquerda mafiosa que está no poder.

  62. Nenhuma novidade, apesar de comovente, o depoimento de Gisele. Novidade é a midia permitir que saia algum depoimento em favor da ilha dos “sanguinários” irmãos Castro. Quanta hipocresia desta gentalha comunista “comedores de criancinhas”, onde já se viu querer dar de graça alimentação, cultura, esporte, saúde etc.. Hora todos sabem que o bom é ter carro do ano, celular da moda, computador de ultima geração, isto sim é que é desenvolvilmento democrata.

  63. Maravilhoso depoimento de superação ! Mas a meu ver, mesmo que ela não tivesse ido para Cuba ela teria arrumado alguma forma de sobreviver relativamente bem aqui mesmo, porque isso é do caráter DELA!!! O mérito é totalmente dela e não de outros nem do país que a adotou. Parabéns a ELA!

  64. Beleza de depoimento, Kotscho !

    O que me espanta sobre Cuba é a chamada Grande Imprensa, contra todas as regras do bom jornalismo, só examinar um dos lados da questão – a falta de liberdade política – deixando de lados outros aspectos igualmente ou mais importantes – como condições para o povo viver com dignidade.

    Deduzo que na Ilha não há cocaina e outros entorpecentes, e nem há tantos vendedores de ilusão como aqui no Brasil (em cada esquina, uma igreja, um ponto de venda de drogas, um botequim e uma farmácia). Se inventarmos uma esquina de 5 lados, caberia também uma lotérica (ou tele-sena) ou ponto de jogo de bicho.

    Acho que Cuba deveria ser “adotada” por um pool de países ricos que mantêm uma certa dignidade – Suécia, Finlândia, etc. A Humanidade toda deveria se orgulhar por ainda não ter explodido uma experiência tão rica como a do povo cubano.

  65. Espero que um dia o Brasil seja como Cuba, pois não adianta ter liberdade se você não nem força para se levantar de fome, ou ainda como li um relato de uma mãe bóia-fria de Campos-Rj que informou que os filhos a ajudavam no corte de cana e chegavam tão cansados que nem força para jantar tinham,caiam no sono.

    O Brasil está no rumo certo, nem tudo é perfeito, mas está 3.000% melhor que anos atrás.

  66. olha que superaçao divina so com o apoio de Lula ela conseguiu estudar. Ele que nesses 8 trtansformou esrte lugar tropical , criou tudo. De segurança bobagem falar nunca estvemos tao seguros em nossos carros blndados ou nao . Lula arrumou a saude que hoje é um espelho, um modelo a segur . E da democracia e aa unversdade federais gratuitas criada por esse estadista sensacnal , porque Gislaine foi estudar em cuba nao sei se aqui existem escolas onde ela poderia escolher?. votaria em lula de novo se assim pudesse , mesmo que se transformasse em uma mulher smpatica , Nao creio que tenhamos estadista tão competente nos proximos 400 anos quem viver verá.

  67. Complementando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    No mesmo dia e no mesmo jornal que li a entrevista da mãe bóia-fria eu li também que o patrão dela era o maior sonegador do INSS do país e seus filhos estavam na Europa esquiando, enquanto os filhos dela não tinham direito a diversão, escola, lazer e o básico que toda criança deve ter.

  68. Como engrandeçe a pessoa humana, historia como esta,faz cre que a vida tem sentido e vale apena viver, o que me deixa triste é o nosso país ser tão potente e grandioso,e boa parte de seus filhos tão pobres perdendo o sentido da vida, esperamos que esta historia chegue ao conhecimento dos candidatos que estão disputando eleição, e que os mesmo sintam-se na responsabilidade de que historia como esta fique só na historio de um passado triste, parabens Gisele vai nesta tua força, pois o Brasileiro é issto que voçe é.

  69. É esse tipo de história que incentiva a gente correr atrás de nossos objetivos e não desistir, afinal tenho muito mais do que ela teve e as vezes acho tudo tão difícil. Parabéns GISELE.

  70. O unico comentario que vou fazer é que essa moça é um exemplo de ser humano e que esses politicos ladrões deveriam ler e ouvir esse depoimento e tomar vergonha na cara e da mais oprtunidade as pessoas carentes desse país.
    ALCY

  71. Todo país ou todos os lugares deste mundo tem seu lado miserável, quem faz a diferença é aquele que corre, levanta a poeira e dá a volta por cima, vai atrás de seus objetivos e foi isso qu essa menina fez .Parabéns Giséle! Bola prá frente, agradecendo sempre as pessoas que te apoiaram.

  72. Parabéns por compartilhar conosco essa linda história de superação. A Gisele é um exemplo para que muitos de nossos jovens, que vivem em situação semelhantes se espelhe e se conscientize que o único meio que pode quebrar todos obstáculos para se alcançar os objetivos e mudar de vida é a educação. Parabéns Gisele que Deus te abençoe cada dia mais.

  73. O pior é que vai ter gente ” OS ALIENADOS”, que não acreditaram nesta história, só pelo fato de elogios ao sistema de educação e cultural de Cuba, não sabem o quanto o bloqueio que os Estado Unidos impõem castiga a população daquele país.

  74. Engano de perspectiva, irlandes.
    Eles, as pessoas a quem a moça se refere – que são muitos milhoes aqui – nao estao pensando em mobilidade social. Voce está. Eles estao pensando na felicidade de comer, calçar, estudar, ter lazeres simples.
    Mas ja que eles sao tão primarios, simples, pobres, sem eira nem beira, porque o vizinho grandalhao nao os libera pra comprar e vender a ou de quem quiserem?

  75. O triunfo da vontade e mínimas condições de desenvolvimento em Cuba, foram suficientes para dar o salto sobre o abismo da miséria e ignorância.

  76. Pena que tenha tanto mentecapto misturando política a esse relato emocionante. São tão manipulados pela mídia que desconhecem ou desvalorizam os próprios indices da ONU relativos a Cuba. Vão estudar, leiam mais de diversas fontes, procurem conhecer esses lugares antes de dar opiniões vazias. Querem comparar o Brasil à Cuba, é óbvio que Cuba está mil anos luz a frente do Brasil em matéria de educação e saúde. Recomendo um documentario do Michael Moore, se não me engano chama-se Sicko sobre o sistema de saúde no país mais rico do mundo(EUA) e compara-o ao de Cuba. Vão estudar….

  77. O que conta realmente é a oportunidade que a Gisele teve e soube valorizar. Parabéns GISELE!
    Quanto ao Brasil e Cuba ou qualquer outro país, sabemos exatamente o que cada um tem a oferecer, o mais importante é aproveitar as oportunidades onde quer que elas surjam.
    A vida é assim, vivemos em um país onde deveríamos está bem, mas de repente as oportunidades de estudo, trabalho ou de relacionamento estão nos aguardando bem distante! O importante é que Deus esteja em primeiro lugar em sua vida esteja você no Brasil ou em Cuba! Que Deus continue abençoando você e sua família Gisele!

  78. Para uma criatura que sentiu na pele o que é viver na rua, passar fome,tenho certeza que o valor dado por ela a Cuba é imenso. Somente quem passa por situações semelhantes é capaz de dar valor às pequenas coisas oferecidas, seja o que for. Somente nega isso, as pessoas que acima de tudo dão valor aos bens materiais.Que Deus a abençoe e guie seus passos para ser uma excelente médica.

  79. “O poder da escolha”

    No momento em que começa a andar, um guerreiro da luz reconhece o Caminho.
    Cada pedra, cada curva, lhe dá as boas vindas. Ele identifica-se com as montanhas e riachos, vê um pouco de sua alma nas plantas, nos animais, e nas aves do campo.
    Então, aceitando a ajuda de Deus e dos Sinais de Deus, deixa que sua Lenda Pessoal o guie em direção as tarefas que a vida lhe reserva.
    Em certas noites não tem onde dormir, em outras sofre de insônia. “Isto faz parte”, pensa o guerreiro. “Fui eu quem decidiu seguir por aqui”.
    Nesta frase está todo o seu poder. Ele escolheu a estrada por onde caminha agora, e não tem do que reclamar.

    “O poder da escolha”

    Essa menina, e uma vencedora

    Governo tem por obrigação presentear ela com uma moradia para família dela morar, para dar tranqüilidade, a ela servindo de motivar extra, para se formar melhor

    Poder da escolha e o poder da decisão de percorrer os caminhos do seu destino traçada, por ondas provocadas pelo impulso do meio que vive

    Tem que fazer a escolha naquilo que tem toda liberdade, de ficar estacionado ou progredir, sem reclamar das suas decisões com poder de escolha, de acordo com as suas condições nas situações, que esta

    Na realidade o nosso sistema trava a solução, para acontecer historia como essa, muitas como essa

    Quando isso nunca devia ser dessa maneira, mas bem diferente, como e as historias de muita gente

    Quando foi sugerido o Projeto Hora da Leitura, e o Troca $ Troca de livros, junta tinha o núcleo de ressocialização para todas as idades

    Porem isso não interessou porque era barato, e iria tirar muitas falcatruas do ar, isso deve ser uma das razoes, http://www.ficcaoglobalizada2015br.blogspot.com/
    No entanto no passado faziam vista grossa disso, ainda fazem http://www.aconteceuisso.blogspot.com/ quantas historias essa tem

    Uma delas do Ayrton Magalhães foi diretor de fotografia do filme do menino Pixote, com deslize da vida virou mendigo, com ajuda por incrível que parece ate da ex: mulher

    Gostaria que o Sr Ricardo Kotscho, desse uma canja publicando essa historia
    http://nopalanque.wordpress.com/2008/09/11/no-meio-da-ciclovia-um-fotografo/

    Esta cursando uma universidade em SC, fazendo o mesmo curso que o FHC fez, e nada fez

  80. Que história linda, parabéns Gisele muito sucesso para vc e Rodrigo que matéria perfeita meus parabéns também, tenho orgulho de brasileiros como vcs! Tudo de bom.

  81. Sem comentários!! ESPETACULAR. Simplesmente, com meus olhos marejados termino de ler esta matéria. Fico sem ação, ou melhor, com desejo de ação neste momento, para poder mudar o quadro de vida… QUALQUER que seja.

    Obrigado Gisele por compartilhar este testemunho BELISSIMO conosco.

    Nilton Santos.

  82. Parabéns Gisele.Você um dia vai voltar e ajudar seu país.Quanto a opinião sobre Cuba, a gente sabe que são de pessoas ignorantes que se deixam levar por propagandas enganosas.Infelizmente isso é comum no nosso país.

  83. Parabéns, Gisele. Apenas isso. Ela é feliz porque conseguiu ser resgatada, não somente da miséria, mas da ignorância. Que isso sirva de lição a todos vocês (nós) que insistimos em falar mal do que não conhecemos. Os feudos querem seus tributos, por isso mantêm os vassalos.
    De tudo o que a Gisele disse, o final é o mais importante, me empresta, Gi: “Ser culto é o único modo de ser livre (José Martí)” Pensem no tipo de povo que somos, só então saberemos escolher nossos políticos.

  84. Olá Ricardo,

    Fiquei muito feliz em conhecer um pedaço da história da Gisele, que é um exemplo para os demais jovens e uma lição para nossos governantes.

    Gostaria de um contato dela, se possivel você me passa.

    Grata

  85. Já fui a Cuba pro duas vezes e gosto muito daquele país. Sei que tem questões políticas a serem resolvidas, mas é um país de um povo solidário que não se importa com bens materiais como nós.
    Me pergunto sempre sobre os motivos para não retaliarem a China, pois os regimes são semelhantes. A explicação é uma só: a economia.
    Isso é o que cria guerras e perseguições.
    No mais, prefiro ficar com exemplos como de Gisele.

  86. Concordo perfeitamente com o que o senhor Fernando Prado disse. Se lá em Cuba é essa maravilha então porque dezenas de homens se aglomeram em pequenas jangadas que mal flutuam sobre o mar, sem velas utilizando as próprias mãos e braços como remos e leme a uma distancia em linha reta de aproximadamente 160 Km. Desculpe-me Sr. Cotscho por minha ignorância más a unica
    coisa veradeiramente boa nessa estória é a garra dessa menina (se é que isso é verdade) o resto da carta falando sobre cuba é estória pra boi dormir e militantes publicarem.

    1. Bruno,

      Pare e pense na porcentagem que significa estes fugitivos da ilha em comparação com a população da ilha. Terás uma surpresa em ver que é ínfimo. Quem deseja fujir? Exatamente aqueles que possuem dentro de si uma ganancia e celebram os Estados Unidos como o eldorado e quando caem nas vielas de Miame, Palm Beach ou Boca Raton, caem na realidade de que a vida para um imigrante latino seja qual nacionalidade for é muito mais dura do que o socialismo cubano. Só que a grande diferença é o ESTOU NA AMÈRICA!!!

  87. Linda historia … continue com garra e determinação nao importe onde vc estude porque é a unica coisa que ninguem tira de ´dagente é o estudo…… parabens garotas força sua determinação vai ainda te ver longe… abraços….

  88. Faz-me rir, Kotsc ho. Nós até já trabalhamos e batalhamos juntos com caráter e dignididade. Sei que a soberba é uma falha humana e penso que não se debe dispensar uma chance até mesmo na medicina cubana. Agora… dizer que regime dos Castro merece elogios, seria fazer Dante rolar na tumba, pois se existe, inferno (e nele ao se entrar Dante diz que é preciso perder todas as esperanças), o rime cubano é um pedaço dele. Você, Kotscho, deveria agora, com o talento jornalístico que Deus lhe deu, pesquisar e publica, só para dizer um exemplo, depoimentos da irmã de Fidel, Juana, se não me engano. Apoiar propósitos igulalitários é uma coisa. Apoiar fuzilamentos, torturas e outros tipos de bestialidade humana me parece outra. Kotscho, vamos aproveitar o tempo que nos resta em defesa do bem sem compensações, independentemente de cunhos religiosos. Abraços.

  89. DEVE-SE INFORMAR A ESSE “fernando prado” (COM LETRA MINÚSCULA MESMO) QUE EM CUBA, ALÉM DO ENSINO GRATUITO, LÁ NÃO EXISTEM ESCOLAS-BANCO, COMO AQUI, NÃO SE VÊ DESTDENTADOS, DESNUTRIDOS, TUBERCULOSOS, RAQUITICOS, SARAMPO, CATAPORA, DENGUE, FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO, PREFEITOS LADRÕES, DEPUTADOS CORRÚPTOS, POLICIAIS COMPRÁVEIS, EMPRESAS ESCRAVAGISTAS, BANCOS VICIADOS EM LUCROS CADAVEZ MAIORES, IGREJAS LESADORAS DO CONSCIENTE DESPREPARADO, IGNORANTES (como você), ETC…

    BASTA LEMBRAR QUE, ENQUANTO NOSSOS MÉDICOS NÃO ACEITAM CERCA DE R$5.000,00 PARA CLINICAR NA AMAZÔNIA, DURANTE O GOVERNO FAMIGARADO DE sarney, FORAM FECHADOS ACORDOS PARA QUE MÉDICOS CUBANOS ATUASSEM NA NOSSA AMAZÔNIA. COMO EXEMPLO O MARANHÃO, NO NORDESTE, QUE OBTEVE UMA GRANDE BAIXA NOS ÍNDICES DE MORTALIDADE INFANTIL, GRAÇAS A AJUDA DESSES MÉDICOS “IMPORTADOS” DO QUE VOCÊS, REACIONÁRIOS, COSTUMAM CHAMAR DE “INFERNO DITATORIAL”: CUBA.

    DEVEMOS SUGERIR A ESSE “energúmeno” (SE NÃO SOUBER O QUE SIGNIFICA, PRCURE O DICIONÁRIO) QUE, MESMO CHEIO DE ALERGIA, VISITE CUBA, PARA DEPOIS EMITIR QUALQUER OPINIÃO. NÃO SE DEVE OPINAR SOBRE O QUE SÓ SE HOVE FALAR.

    1. Energúmeno parece ser você com esse tipo de comentário cego. Não vê que a menina venceu por si só e não por causa de Cuba?! Cito o exemplo do Dr. Ray que teve a mesma infância que a Gisele e é um dos maiores cirurgiões plásticos dos EUA.
      Faço as seguintes sugestões para o sr.: 1) Se vc acha que morar em Cuba é uma maravilha, vá pra lá! Se achar longe, tem a Venezuela, com a qual temos fronteira.
      2) Como tenho certeza de que não quer ir pra lá, sugiro o seguinte: seja um VERDADEIRO comunista (só vestir a camiseta do Che Guevara não vale)! Ou seja, só use o seu dinheiro para as suas necessidades básicas e o restante doe para quem precisa (do mesmo modo que vivem os cubanos)! Viajar? Isso é coisa da elite! Sair pra jantar? Coisa da burguesia. Comprar carro novo? Jamais! Internet? só para acessar páginas do governo! E não deixe o computador ligado por muito tempo, pois gasta energia, coisa que falta nos países comunistas.
      Pra mim, você é mais um hipócrita que usa desses discursinhos ideológicos. Aposto que deve ser um desses que criticam o homem por poluir (GANÂNCIA!!!) mas também é usuário de coisas que poluem (diretamente ou indiretamente), como: computador (do contrário, não teria feito esse comentário estúpido), geladeira, carro, relógio, celular, etc.

  90. Legal o texto, bom para a Gisele!
    Já que Cuba é tão legal, espero que ela fique por lá depois de concluído o seu curso. Espero que desfrute do paraíso cubano…
    Kotscho temos muitas diferenças ideológicas, mas tenho grande deferência por você, principalmente por torcer para o meu tricolor!

    1. como pode ser tão prquena. claro que ela deve ficar lá. afinal é lá que ela está se firmando como gente e não como pária da praça da sé. e depois gosto do sr. Kotscho como jornalista e não por ele torcer por este ou por aquele time

  91. Desculpe se nao ficou claro mas a distancia a que me refiro é de cuba até Miami. milhares de cubanos morrem todos os anos tentando fazer essa travessia.

  92. Prezado Ricardo Kotscho:
    Uma escolha de tema/topico sobre a sua crônica para o BALAIO. Não podia ter sido mais oportuna.
    A “ex-menina de rua” nos brinda com um testemunho que só os que conhecem o dia-a-dia de Cuba e dos cubanos, como você, pode dar.
    Isto me faz recordar a célebre frase de Fidel Castro: “HOJE MILHÕES DE CRIANÇAS DORMIRÃO NAS RUAS, NENHUMA EM CUBA!”

    Adelante compañero!
    Que tiene Fidel que todos los yankies no puedem com el?

  93. Minha vida foi parecida com a dessa menina,mas quando vc diz pra si mesmo que vai conseguir esta força interior que nós temos nos faz vencer e nos aproximarmos das coisas boas,das pessoas boas que também nos ajudam.Temos pessoas maravilhosas no Brasil que ajudaram esta menina e ajudam tantas outras,façamos isto pelos necessitados que querem vencer tambem.

  94. Me permitam fazer o seguinte comentário… todos os elogios feitos por Gisele à Cuba, indiferente do que pensam alguns, trata-se do gesto mais nobre de um ser humano, “a gratidão”. Se perguntarem aos cubanos se são felizes, com certeza ouvirão que sim, porque apesar do embargo econômico, conseguem ter saúde e educação de qualidade. Claro que é bom ser livre, aqui temos um presidente que está tentando e conseguindo agradar à todos proporcionando tudo de bom em um país livre e democrático, podemos ser felizes como são os cubanos.

  95. Achei muito linda sua historia Gisele, fiquei até emocionada, te desejo muito sucesso na vida é que Deus continue te dando oportunidades como esta que esta vivendo, e também procure sempre retribuir o que foi feito por você,à aqueles que precisarem.
    Felicidade

  96. Informo que Pedro Leite de Sousa, neto do jornalista Ewaldo Dantas Ferreira, faleceu no fim de semana passado, e que será realizada uma cerimônia de falecimento na Rua Leôncio de Carvalho, 233, São Paulo, às 11:00 horas da manhã de sábado, dia 28 de agosto de 2010.
    Aguardamos sua presença.

  97. Será, realmente, que em Cuba todos são felizes?
    Então pq muitas pessoas são punidas por tentar sair daquele País?
    Desculpem minha ignorancia, mas viver num lugar que por mais que vc trabalhe nunca tera condições de melhorar , de que adianta?
    Sei que a saúde de lá é excelente, mas de que me adianta se dependo da industria farmaceutica estrangeira?
    O que vejo em Cuba, é o mesmo olhar que vejo em pessoas do terceiro mundo, então dizer que lá é perfeito, impossivel!
    O Brasil tem seus defeitos, mas não troco por nada. E ainda estão todos esquecendo que foram brasileiros que a ajudaram no começo.

  98. Quando se vai se descobrir que não tem certo ou errado e sim ponto de vista. Direita ou esquerda o que tem que ver e o o ser humano e leis para o bem comum e fim. Não há como com moderação tirar de quem tem muito e aglutinam todos os recursos (Midia, financas, politica) e repassar para uma divisão melhor dos recursos com moderação isto é fato histórico ainda mais com um pais enorme Continental e sim com leis claras. Somente após isto ser feito infelizmente com alguns exessos e correções de rumo (educação) e exemplos de caráter direção e consistência do que se fala com o que se faz e principalmente uma transição e entendimento de que quem faz a mudança não é bom para reger a nova ordem (casos historicos indicam Churchil, De Golle, etc) mas estes paises tiveram cultura para fazer isto pacificamente. Caso mais notório Africa do Sul Mandela. Cuba não é exemplo disso se perdeu no tempo avançou muito dentro de suas condições mas deveria e poderia sem mais usa infelizmente a força em tempo e termo excessivo destroi o futuro de seu povo de após consquistas basicas.

  99. Otimo exemplo de superacao da garota…
    Serve como exemplo de alguem que sobreviveu a falta de estrutura familiar, comida, dinheiro, enfim…
    Agora, quanto a Cuba, sua populacao eh a mesma que a da cidade de Sao Paulo, nao serve como termo de comparacao com nosso pais, tao gigantesco.
    A tao propalada excelencia cubana nessa area ou em outra, nao sobrevive ao menor vento que levante o tapete onde estao escondidas todas as mazelas do comunismo.

  100. Muito linda a carta, e sabe so quem vive em um lugar pode falar dele, Vi muitos comentarios que sao desagradaveis se as pessoas nao tem boas palavras a falar e melhor ficarem calados, pois para poder comentar ou opinar um determidao assunto como o apresentado por Gisele sobre Cuba, so opina quem vive la,ou tem conhecimento do como é a situaçao populacional de Cuba.Senao ficam quietos e nao queiram aparecer com comentarios de ignorantes.

  101. Gisele você é uma vencedora, além de não esquecer sua mãe e seu irmão, nunca esqueça de quem de fato lhe deu a mão, e de sempre agradecer a Deus, pois nós só sabemos pedir, e nunca agradecer.

  102. Parabéns Gisele, não se preocupe com quem é porta voz da elite. A elite brasileira e a classe média(de cabeça média também) não está preocupada com quem não tem o básico para sobreviver. Eles querem saber se vai sobrar dinheiro pra pagar o silicone das filhas, dar o carro pros filhos, comprar roupa de marca. É isso que preocupa essa gente. Eles não aguentam ver uma pessoa pobre sorrir, sorrir pra eles só os seus amigos e parentes. Não liga, Parabéns. E se é gratidão a Cuba, seja grata, a gratidão é uma qualidade necessária ao ser humano porque senão vai ficar amarga como aquelas pessoas a quem nada as deixa feliz. Parabén novamente…

  103. Não acho que o Brasil seja um país justo e perfeito. Estou certo de que as pessoas aqui têm oportunidades díspares conforme a classe social em que nasceram. Mas penso que não podemos corrigir erros com outros erros. Medicina é coisa séria. Médicos cuidam de vida, precisam de conhecimento vasto, e não só na área médica. A formação de um médico começa na infância e bons médicos se destacam desde o maternal. Ofertar uma profissão tão delicada a pessoas com formação precária é uma irresponsabilidade. Não me entendam mal, não estou sendo preconceituoso, e sim racional. Sei que existem mentes brilhantes na medicina com boa formação, mas que não valem nada. Verdadeiros criminosos. Mas isso já é outro problema. Colocar vidas nas mãos de pessoas que não têm pré-requisitos é perigoso. Isso não está diretamente relacionado a escolas de medicina, mas no geral pessoas que procuram alternativas para fugir do nosso deficiente (mas razoável) processo de seleção para universidades públicas não têm nenhum preparo para levar um curso de medicina com qualidade. É uma crítica à maioria das universidades particulares que são criadas com fins lucrativos e que basta fazer inscriçao no vestibular que o candidato tem a vaga garantida. Vale também para certas escolas no exterior que formam médicos que voltam e não conseguem responder a uma prova elaborada para médicos brasileiros e validar seus diplomas. Pensem nisso. Amanhã o seu pai, mãe, marido, esposa, filhos, quem for… poderá procurar um pronto socorro de madrugada e se deparar com uma pessoa do outro lado da mesa que não tem noção do que está fazendo.

    1. Seu comentário é racista e desnecessario amigo. Querer julgar uma pessoa pelo fato dela não ter tido oportunidades desde criança é um preconceito terrivel. Medicina, como qualquer outra profissão se aprende as técnicas dentro de uma universidade, não importa em que país. Sim, temos cursos de medicina no Paraguai, Bolivia e até mesmo no Brasil que são fora dos padrões. Mas, em Cuba é assim mesmo como a menina escreve, medicina lá é de ponta apesar de muitos aqui no Brasil q nunca pisaram em Cuba dizerem ao contrário. Portanto, este tipo de comentário seu, não é nada mais do q um preconceito contra uma pessoa de rua, q viveu dias amargos, mas venceu na vida. Att..Carlos

    2. Boa noite! Suas colações me saíram com um discreto ar de preconceito. Uma vez que não tive as mesmas oportunidades que você. Acho um absurdo afirmar que a formação do médico vêm desde o berçário. É algo difícil de aplicar segundo a sua teoria. Apesar de ter vindo de um lugar um pouco mais complexo para a sua compreensão, lhe informo com muita ALEGRIA, que me formei no final de 2014, me apresentei a prova de Revalidação em 2015 a qual fui aprovada. E por muita dedicação e graças as pessoas que acreditaram em mim, passei em uma única tentativa. Estou formada a 4 anos, faço residência em Medicina da Família e Comunidade no Hospital Santa Marcelina, e estou muito feliz com as minhas escolhas. Passei aqui pra responder o seu comentário, pq lembro que fiquei impressionada com suas colocações. Porém lhe desejo o bem, e acredito que ficará feliz com a minha conquista. Abraços…

  104. Ridardo,

    Como sempre surgem os afavor e os contra mas, inacreditavelmente todos de uma maneira ou de outra concordam que a história da Gisele é um exemplo, uma vitória independente de que pais, cidade ou regime ela esteja vivendo e se superando.
    Lamentavelmente tenho a colocar minha opinião sobre os albergues e abrigos governamentais. São verdadeiros “lixões” onde tiram o homem da rua e os colocam no ócio, como vejo bem aqui perto no abrigo da fundação Leão XIII.
    Seja estes moradores de rua adultos, jovens ou crianças a reação da maioria do povo é de medo e nojo quando na vewrdade, ´por detrás daqueles rostos sujos, encardidos, com as roupas rotas e o tradicxional bafo de pinga pode esconder grandes médicos, excelentes engenheiros, fenomenais escritores e por ai vai. Mas, o desprezo social, o desprezo familiar o jogam na chamada sarjeta vegetando no mais baixo plano da vida terrena. Tudo tem um porque. Tudo tem um motivo. O resgate tem que ser feito, em primeiro lugar a propria pessoa se resgatar com portas que se abrem a sua frente, sem paternalismo, sem os setimentalóides que povoam a caridade. Todos precisam de ajuda. Poucos conseguem enxergar esta ajuda. Muitos perecem nos becos das grandes cidades e volta e meia são capturados ( não resgatados) jogados em um depósito onde colocam todos pelados e como gado, tomam um banho de ducha fria, fazem barba e tem a cabeça pelada por questões de higiene, tacam um prato de sopa neles e os devolvewm as ruas pois nada podem fazer, ou melhor, o estado não investe muito nestes elementos.
    È a realidade. Vivenciei muito bem isto ao fundar com amigos aqui em Niterói um movimento chamado Ronda Fraterna onde nos propusemos a tentar resgatar moradores de rua , conseguindo algumas vitórias mas, a grande maioria, trocava o abrigo, a oportunidade pela garrafa de cachaça não suportando uma disciplina necessária para ressocializar estas pessoas, estes seres humanos.
    Existe algum culpado? A mendicancia junto com a prostituição são fatos antiguíssimos. Existe mendigo porque nós damos esmola em uma compra de indulgência.
    Existem as prostitutas porque existem homens que as procuram. (até aceito este fato pois se não existissem as profissionais dpo corpo o indice de estrupo seria bem maior.).
    Gisele podemos chamar de a Heroína Brasileira. O exemplo a ser seguido, uma motivação para que se abra mais portas, mais oportunidades a estes meninos e meninas, adolescentes e jovens que preambulam nas ruas das metrópoles.
    Mas, o exemplo maior de descaso está em muitos comentários que li por aqui. Ficaram mais preocupados em mostrar que Cuba é um país fascínora do que propriamente valorizar a Gisele.
    Estive tres vezes em Cuba. Mas precisamente em Havana.
    Todas as vezes trabalhando e tendo uma excelente visão do que é a Ilha.
    Não discordo que Fidel e familia mantem um regime ditatorial, que não é complascente com os contra ao regime mas, ninguem pode dizer que é analfabeto, que não tem escola, que não existe esporte e que o estado não investe na população. Uma das vezes que eu fui, acompanhei uma delegação de medicos niteroienses que foi para lá trazer o modelo do médico de família hoje imitado por muitos estados e até pelo governo federal. Visitei um centro hospitalar especializada em tratar pessoas contaminadas por radiação e na época visitei 5 sobreviventes de Chernobil
    ( é assim que se escreve?). Todos sabem ler, escrever. Não possuem uma fartura, uma opulência de variedades de alimento sim, mas a base pára uma boa alimentação existe e é direito de todos. Não existe miséria sim.
    Agora, para uma pessoa que é ex moradora de rua,ex viciada vencer a si mesmo e principalmente a deteriorada política com relação aos moradores de rua, é um alento para nós, saber que uma brasileira entre milhares na mesma situação dela, conseguiu estudar medicina em Cuba e fazer um curso de pedagogia. Que realmente sirva de exemplo para todos nós principalmente os nossos futuros governantes. Esta situaçaõ independe de partido ou ideologia. Não vi até hoje um programa de governo que visa melhorar este quadro. Nem Lula, Nem FHC, nem Serra e nem Dilma tocam neste assunto. Há, dirão alguns, isto está imbutido no plano da violência ou no combate as drogas. Será?
    Parabens Gisele, conte com meu apoio, mesmo que seja moral, apenas.

    1. parabens!!!, marcus benedictus, seu comentário realmente é de pessoa equilibrada; que Deus dê direção aos lulas, serras e dilmas da vida, há 67 anos, espero por um governante digno deste país.

  105. Sr. Ricardo Kotscho.
    Estou Campograndense(MS), desde 19/10/1990, recentemente(15/08/1950) completei 60 anos…
    E fico sensibilizado com a leitura, permita-me dizer ao senhor o tanto e quanto gosto de ler sua coluna no IG…
    Quero apenas parabeniza-lo por sua maneira especial de conversar com seus leitores, em especial nos trazendo a epopéia da ex-menina de rua gisele…
    me perdoe as linhas mal traçadas, sou um exemplo de ser humano, de que tudo que alcancei, foi através da leitura, desde idade tenra, fui assinante do “JB” do Rio de Janeiro e só tendo apenas um primario antigo (tinha admissão e lingua estrangeira o LATIN), venci no mundo…
    Não sou uma pessoa melhor por ser GENIOSO, mas sou um ser humano, porque através da leitura, aprendi e respeitar o próximo…
    E através da leitura, libertei-me de quase todos conceitos, e encontrei-me como um livre pensador tal como sou…
    carioca.’. ateu e agnostico
    Ps: muito obrigado por seus escritos, e por sua bondade em dividi-lo conosco, um ato de grandeza da sua parte.

  106. Temos de reconhecer que os cubanos fazem da
    Ilha uma enceada de sucessos.Um país sem nenhuma riqueza natural (tudo lá é movido a óleo diesel).Morei na
    Ilha durante ca.de um ano e meio e me orgulho de
    ter vivido com os cubanos.
    Voltei? Porque temos de construir uma sociedade mais
    solidaria e menos consumista.
    Consumismo não é sinal de felicidade.
    Que se reproduzam esta Gisele,e, menos Giseles
    Bunchen vazias….
    Até sempre
    Marco Meyer
    Até sempre,

  107. Na opinião da Gisele, a vida dela teria sido melhor se tivesse nascido em cuba.
    Quem pode acusá-la de não ver que o Fidel é um ditador ?
    Cuba tem um ditador e pronto.
    Mas o ditador é deles, e ninguém tem nada com isso.

    Nós já tivemos os nossos ditadores aqui e ninguém de fora veio aqui nos salvar deles.

    Então, cada um com o seu ditador e ponto final.

    Se em Cuba os felizes não são 100%, já é outra história.

    Aqui também temos os nosso infelizes, e hoje eles são apenas 4%. Num passado recente os nossos infelizes somavam mais de 50%.

  108. caros blogueiros,para os que amaram a estória e admiram cuba,não se desesperem o nosso brasil ,vai virar,uma cuba,uma venezuela,é só a dilma ganhar,voces saberão o que é não ter liberdade,até o jornalista que conta esta comovente estória pode ter matérias censuradas.ele vai ter que prestar atenção no que escreve porque não poderá contrariar a censura,aí vai ter saudades,vai sentir uma falta ,mas infelismente para ele para mim para você que está lendo eese texto será tarde.

  109. Não vou entrar no mérito da ideologia porque em nosso pais são poucos que ainda as tem, entretanto é quero louvar a coragem e determinação de Gisele, é justo a sua fala sobre Cuba e eu concordo com ela, foi aquele pais que lhe estendeu a mão, isso também graças as boas relações entre Cuba e o Brasil, image se todas/os as/os meninas/os de rua tivesse a mesma oportunidade, com certeza nosso pais seria menos violento, menos corrupto. Gisele que Deus continue te abençoando, acredite ser educada em Cuba é um privilégio, acolha sua família creio que essa é parte de sua missão aqui na terra.

  110. Me emocionei com a carta dessa moça. Fico pensando em meu filho que tem tantas oportunidades, estrutura familiar, conforto material e uma inteligência acima da média, mas não tem vontade…Nem sei mais o que fazer…

    1. Me sensibilizei com o seu depoimento Vichy e há muitas criancas que ainda não foram incentivadas a aceitar os estudos das ciencias.
      Não se preocupe, seu filho deve esconder lá dentro do seu cérebro um possivel pródígo artífice.
      O Pelé não foi um grande futebolista? Temos muitos que tem habilidades inimaginaveis com as mãos como pintores, escultores, etc.
      O proprio Einstein não era um grande matemático mas acabou por formular a equacão da relatividade.
      Tudo é questão do despertar e a qualquer momento ele irá te surpreender.
      Procure conversar com ele sobre a ciencia para estimulá-lo e se tornar curioso sobre as descobertas, isto ajuda muito, meu pai conversava muito comigo e meus irmão sobre descobertas, grandes vultos das ciencias.
      Mas não se desespere e não desanime, voce conseguirá, mesmo que isto se suceda mais adiante. Muita fé.

  111. Gente!!!!!Sem querer ofender ninguem,indepemdente do pais que estamos,nessa carta o que pude ver é uma pessoa agradecida pela vida que está tendo,agradecida por pessoas que tiveram um pouquinho de esforço em ajuda-lá a sair das drogas e com vontade de sair da vida que tinha.Eu acho o nosso pais maravilhoso,apesar de todos os problemas .Quem sabe um dia teremos um pais com todas coisa boas de Cuba e com coisas melhores aqui.Abraço a todos!

  112. alguém disse:

    “aqui temos um presidente que está tentando e conseguindo agradar à todos proporcionando tudo de bom em um país livre e democrático, podemos ser felizes como são os cubanos.”

    TEMOS?

    quando vcs virem algum ex-menino(a) de rua cursando, me avisem POR FAVOR!

    Esse email mostra que nem tudo é o que parece!
    ninguém disse que Cuba é um paraíso, mas comparado ao Brasil que se mostra ENORMENTE superior, Cuba sai em disparada!

  113. História similiar à minha, com uma diferença: não usei drogas e coisas mais…..hoje também venci e, equanto Deus não fechar os meus olhos, continuarei trabalhando, estudando e ajudando aos que necessitam, assim como você Gisele. Rumo ao SUCESSO!

    1. Isso que verdadeiramente pode-se se chamar de superação, e muito mais, uma reflexão voltada para as diversas camadas da “sociedade brasileira” em termos de sua construção e formação.
      Congratulaçoes para Gisele, Parabens pelo tipo de jornalismo construtivo de estamos sendo testimunha.

      José Bezerra de Oliveira – Recife, PE-Brasil

  114. Na verdade, o que Gisele fala é mais uma prova de que julgar algo que nos é alheio é fácil e até mesmo prazeroso, quando se tem requintes de malícia.
    O Brasileiro – digo porque sei disso – convive com uma previedade em maldizer, em instigar sentimentos.
    Talvez o mal de tudo seja que, de tanto queremos sair do American Way Life, estamos nos tornando iguais aos USA. Mal nos julgamos, quiçá julgaremos o próximo!

  115. Muito linda sua história, fico feliz que esteja vencendo na vida, não desista nunca, agora temos duas Gisele para admirar você e a Bundechen.

  116. Ricardo, vontade de viver em Cuba não me falta já que não me identifico mais com essa economia globalizada e escravagista que nos foram impostas pelos irmãos do norte. Quero viver, quero ter o tempo para amar a vida e amar qualquer um. O amor, o crer, a fidelidade, desapareceram. Somos robôs, alienados, automatos, sem nenhum sentimento. Quero ir para Cuba

  117. Sempre ouvi pessoas criticarem os regimes comunistas; alguns, por pertencerem às elites, outros, por estarem associados de alguma forma ao capitalismo; outros, por puro preconceito e muitos, por desinformação, vitimas da propaganda, produzida pela industria talvez, uma das mais poderosa que sempre foi, a industria do anti-comunismo.
    À todos estes, sugiro uma breve reflexão: Primeiro. Qual o gráu de politização de um povo que apenas ha alguns anos fiseram uma revolução? É logico que este povo derrepente viraram um bando de babacas, de cordeirinhos que se submétem passivamente a um regime ditatorial? Voçês sábem como são constituidas as forças armadas de Cuba? Cincoenta por cento são militares e cincoenta por cento, são as milicias populares ou seja, o povo armado. Põe armas nas mãos da maioría dos povos das Américas e vejam o que acontecerá! Fora isto, sera que os que criticam o regime cubano, conheceram o regime que havia em cuba antes da revolução? para encerrar, ” o poder só é legítimo quando é exercido em nome do povo” Comunismo é Ditadura do proletariado! Parabens Gisele! Viva a revoluçao cubana! viva o socialismo! Alan

  118. Cuidado…..
    Esta menina tem uma história de recuperação sem dúvida. Mas culpar o Brasil pela situação não é bem assim… ela esta onde esta porque teve a juda de instituições daqui. A principal culpa não é do Brasil e sim da mãe e do pai que foram ausentes e irresponsáveis. Tiverão uma criança sem a menor condição e a deixarão a própria sorte.
    Sobre Cuba ser maravilhosa, também deve ser considerado que a visão é de uma pessoa que não é de lá, com uma bolsa universitária. Vive lá, mas não é como se fosse uma cubana.
    Para considrar Cuba um lugar bom, temos que analisar porque milhares de cubanos se jogam ao mar aberto, em botes rudimentares, lutando contra tubarões para sairem de lá. Esta é a questão a ser considerada.
    A visão dela na situação que esta, pode estar distorcida.
    Gerson.

    1. eu concordo, vivo em Miami e todos os dias chegam cubanos fugidos em busca de uma vida melhor na America. Voce viveria em um lugar onde nao se pode comprar nem um picole? Se o comunismo fosse bom nao teria acabado na Russia e na China.

  119. Numa visão geral a medicina em Cuba está pelo menos uns 500 anos a frente da nossa aqui do Brasil, e quando se fala em atendimento ao doente o Brasil fica mais uns 1000 anos atrás, isso falando diretamente sobre medicina pública.

    Nos anos 90 um amigo meu que tinha se formado em engenharia em Cuba e percorria os corrredores da USP tentando falidar tais grades, eu acompanhei a angustia daquele cidadão que venceu em outro país e chegando no Brasil as coisas eram outras, até hoje eu não sei se as coisas deram certo.

    Se ela conseguir nos seus períodos de férias fazer estágio no Hospital de Base de Brasília, nas Clinicas em SP, e começar se preocupar em universializar o seu diploma acredito que sua vitória será plena, caso contrário ficará restrita em prestar serviços apenas na Ilha de Fidel, tem que tomar cuidado com isso.

    1. Pode estar na frente em Medicina, ja que a ilha eh pequena e a populacao idem quando se compara a outros paises. Va ver os carros que la (carrocas da decada de 60). Eh mole?

  120. Ricardo após ler todos os comentários observei em massa à adesão feminina ao seu blog.

    Parabéns a elas afinal é o o espírito sensitivo encarnado atuando ou/e atuante, é a célula mãe, me faz lembrar sempre a minha, e consequentemente a todas as mães desse imenso Brasil varonil, é a criação da espécie humana qualificada.

    Tudo me faz crer que teremos uma mulher sensitiva no mais alto comando do nosso país, enfim chegaremos com a igualdade a um país de primeiro mundo, não me interessa qual o regime, pode ser até o modelo Sueco ou quer que o valha, o que interessa é que o sol nasceu pra todos.

  121. Parabens Ricardo pela reportagem. O texto da Gisele é no minimo inspirador.

    O que se nota, é que realmente, quando se tem a oportunidade, tudo pode mudar..

    Este texto, é como um calmante, em uma realidade tão injusta que vemos em nosso país.

    A pena, é que somente com políticas públicas de verdade, poderíamos reverter este cenário atual. Se depender da classe média ou superior, todos com suas vidas, barriga cheia, etc.. Nunca teremos mudança.. A mudança só é vista como boa, pra quem precisa dela.. Quem surfa o lado bom da coisa, não quer mudança.

    Quem sabe meus filhos não possam ver um Brasil menos injusto!

    abraços,

  122. Parabéns Gisele. Vc recebeu ajuda sim, como tantos outros recebem, mas vc soube valorizar o que recebeu. E o mais importante: não perdeu os laços com a família. No nosso áís, o que mais temos são famílias miseráveis e desestruturadas porque lhes falta o mínimo. Como vc mesmo disse, as riquezas naturais que temos não é dividida com todos. Parabéns a Cuba e a Fidel, povo valente, presidente não ditador, mas pai dos cubanos, que só não viraram um Haiti pq não se rendeu aos apelos capitalistas dos imperadores. Cuba oferece à sua população de graça, saúde, educação, lazer, mesmo sofrendo há anos um embargo econômico imposto pelos EUA e seus súditos mundo afora. Toda sorte do mundo prá vc Gisele, e para Cuba, Fidel e o povo cubano também.

  123. Difícil conter as lágrimas durante a leitura. Quem sonha e/ou trabalha por mais justiça social sente-se emocionado com relatos como esse. Também concordo que os últimos anos de governo do PT vêm mudando a realidade social, mais gente tem tido acesso a melhores condições de vida. Só acho que ainda há muito que fazer…

  124. Muito Linda a hitória dessa menina e por tudo isso que sempre afirmo que para ser Viciado em varias Drogas é muito facil , porém se a pessoa que é viciada TIVER UMA GRANDE VONTADE e DESEJO de SER CURADA podera muito bem abandonar esses vicios ,pois um grande exemplo esta nessa pessoa , claro que precisa ter alguém que também possa ajudar.
    grande abraço .

  125. Eu sou brasileiro e conheço bem o que se passa em Cuba. Aposto que o que Gisele está falando é um agrande mentira sobre Cuba: lá não há medicamento disponínel para a população, saneamento básico é horrível (a não ser nas áreas turísticas). Só está falando bem de Cuba porque certamente se falar a verdade perderá o direito de estudar lá (eu não discordo dela por tentar manter seu estudo), pois é o que o Fidel ou seu Sucessor faz com todos que não fazem o que eles mandam. Parabéns pelas suas conquistas, mas convém dizer que o que ela fala de Cuba não é a verdade daquele país e está muito longe de ser.

  126. Ola Ricardo,

    A estoria da menina é uma imensa vitoria, mas dizer que Fidel
    não é um ditador……………
    Será que depois que ela sair de Cuba um dia vai fazer os mesmos elogios à Fidel??????
    Será que as milhares de pessoas que conseguiram contar
    uma estoria diferente de Fidel estão loucos?????
    Espero que voce não censure este comentario, pois vai contra sua opinião………

  127. Este comentário se direciona a Alan Cardec Porto. Você foi muito infeliz no ao comentar que a população de Cuba possui arma, você está completamente desinformado ou mal-informado: lá se passou o que o Lula tentou fazer aqui no Brasil: aquele “papo” de desarmamento! O que acontece nos regimes comunistas é isso, desarmar a população para que não tenham condições de fazer uma revolta contra o próprio governo comunista. Caro Alan, você precisa aumentar seus conhecimentos e não ficar simplesmente baseando-se em conceitos, pois todos nós sabemos que o conceito de comunismo nunca foi posto em prática nos países que tiveram esse sitema político, ao contrário, os governantes deteem muito mais a riquesa em mão de muito menos pessoas. Temos que acordar!

  128. Desejo fazer um esclarecimento:não sou rico, nem de família rica, apenas leio e procuro informação, não discurso apologias direita ou esquerda(se que é cabível essa parlatório). A superação de Gisele é lovável com certeza, ela soube aproveitar a chance que teve assim como Lula, Marina Silva e tantos outro exemplos de superação.Sou um cidadão comum, pensante e andante, percebo nos comentários uma corrente que criticar faz mal o que não concordo, pois penso que a divergência de idéias faz crescer.Fatalmente somo controlados o tempo todo e só um inocente não sabe disso daí a importância de saber ler o discurso e não apenas o que está escrito,cabe a nós leitores separar o joio do trigo e não uma instituição governamental , sou contra do Estado mandando no que eu devo ou não fazer, no meu ver o estado deveria cuidar da Saude, Educação e Segurança no mais a próprio sociedade rege. Nada me convence que Cuba é uma maravilha, penso que todo lugar tem o seu bem e seu mal, mas onde pessoas são mandadas pra prisão ou torturadas por serem diferente ou ousarem pensar de maneira própria e ilustrar sua vontade NÃO serve de exemplo pra ninguém, fazer apologia a Cuba, a Venezuela e admirar tiranos e ditadores e preparar um forca e se condenar. Muitos em nosso país lutaram morreram em nome da liberdade e é inadimissível evocar ideais libertinosos pois acredito que os fins não justificam o meio. Sei que crianças nesse país ainda morrem de fome, onde metade da população não tem acesso a saúde sanitária, pessoas vivendo do lixo, eu faço parte de um país de verdade e não de um país inventado, tenho ciência de alguma evolução mas muito aquém se o nosso dinheiro fosse investido em obras mais eficazes e não em construir um reino faraônico.Não sou aliado e nem sigo corrente política alguma, sou realista e sei que muita propaganda não refletem a realidade. Fazer apologia a ditadores e regimes autoritário ou desejar isso para o Brasil é lançar-nos a escuridão. VIVA A LIBERDADE!

  129. ´Desde sempre as organizações sociais desse brasil são as únicas que conseguem de verdade promover a “quebra de casta disfarçada” que vivemos.
    Parabéns Gisele pelo seu esforço pessoal e as milhares de pessoas que dedicam suas vidas a cumprir com mais eficiencia o papel que seria do governo.

  130. Exemplo como o de Giesele que superou tantas dificuldades tem um nome: apoio, investimento em educação é isso que o nosso país precisa e com urgência, espero que ela continue com essa trajetória linda.
    Obrigada por expor esse texto isso me faz pensar que a humanidade não é de toda ruim.

  131. Bela história, belo texto. E temos de assinar embaixo do que ela escreveu a respeito do Brasil ser um país rico, mas com toda esta riqueza concentrada na mão de uns poucos. País rico com uma população miserável; não combina… está mais que na hora de distribuir tudo e fazer com que a vida das pessoas seja o que pode ser. Tem melhorado, e pode melhorar muito mais.

  132. Sou Cubano de nascimento, mas brasileiro por direito e por escolha. Quero dizer que Cuba é linda, mas a grande maioria de pessoas que se graduam em universidades lá não teem trabalho ou quando teem é pra sobreviver. O regime não permite que todos tenham as mesmas oportunidades. E se você é contra o regime, pode esquecer que nunca terá nenhuma oportuindade na vida, será cassado e terá de viver como um bandido ou pessoa que cometeu um crime, pelo simples fato de discordar das idéias de outros, mesmo que não envolva-se em nenhum simples de conflito. Quero ver alguém dizer que quer viver em Cuba, mas que também gostaria de trabalhar e receber o salário que o povo recebe lá (diga-se de passagem as pessoas que não trabalham para o governo). Neste momento até os 2 quilos de arroz por pessoa (alguns dizem que isso é alimentação básica) que te davam por mês, eu falei: POR MÊS! está cortado, as pessoas que vivem na grande LA HABANA teem de criar porcos dentro do banheiro (pois se criarem na rua outros roubarão e matarão para terem o que comer) dividindo o espaço na hora de fazer higiene e necessidades fisiológicas. Quem sabe disso? Acho que poucos, mas eu como Cubano que “FUI”, pois deixei de ser quando sai e até quando o regime de “Fidel e seus súditos persistir. Literalmente pode-se dizer: VIVAS EM CUBA e saberás a verdade.

    1. Roberto, se a situação está tão drástica assim em Cuba, não acha que os Estados Unidos, paladinos da democracia, da justiça e do bem estar mundial, deveriam retirar o boloqueio economico à ilha de Fidel ?

      Quanta baboseira !!!!!!

  133. Menina realiza seus sonho assim como os dois boxeadores que debandaram no PAN-RIO, realizaram os seus

    Caso idêntico aconteceu ao inverso, dois boxeadores, cansados da ‘vidinha’ que levava em Cuba, quando do Pan-Rio, fugiram da delegação da Ilha, queriam ficar no Brasil, más patrocinadores americanos contrataram-nos e levaram para os Estados Unidos. Depois de uma celeuma terrível, depois de muitas acusações por parte dos Senadores, onde acusaram o Lula de Extraditá-los os pobre sofredores Esportistas, que Lula os deportou na calada da noite, e pela deportação os pugilistas estavam a ser torturados, familiares estariam presos em calabouços, acorrentados e espancados todos os dias, Senadores choravam, se esbaldavam, pediram o impeachment do Lula, por deportação revoltante, violenta e desrespeitosa a dignidade humana. Acreditavam na imaginação fértil, na paranóia de cada um deles, de repente, o Globo exibe uma reportagem onde pugilistas cedem entrevista, e mostram como foi muito bom não aceitar o asilo brasileiro, Pugilistas Cubanos em EUA já estava com a vida estável, cada um possuía uma Ferrari, (2,5 milhões de dólares) já haviam comprado um apartamento cada, e em bairro nobre de Miami, cada apartamento era avaliado em U$ 5 milhões.

    Senadores ficaram profundamente decepcionados, não queriam esse desfecho para o caso dos Cubanos, queriam que pugilistas fossem encontrados feridos, massacrados, torturados, presos e banidos do esporte Cubano. E não a viver seus sonhos pessoais, como estão a viver, reportagem foi ao ar no ano de Março de 2009, fuga de Cuba se deu em 2007.

    Imaginação de Senadores vôou alto. como sempre

  134. O que lhe aconteceu; esse amor, essa prosperidade, esse infinito vivenciar a vida, é demonstração de que Deus é vivo… e que ele, continue derramando bençãos em sua vida.
    Jesus te ama menina, o melhor está por vir vá em frente.

  135. GOSTARIA DE VER UMA HISTÓRIA DE MENINA DE RUA QUE VENCE OS OBSTÁCULAS, ESTUDA, CONCLUI O SEGUNDO GRAU E SE SUBMETE AO VESTIBULAR MAIS DIFÍCIL QUE EXISTE NO BRASIL E ENTRE NA FACULDADE PELOS SEUS MÉRITOS. O FATO DE SER ENVIADA A OUTRO PAÍS COM VAGA GARANTIDA VIA INDICAÇÃO TRADUZ APENAS MAIS UM EXEMPLO DE INJUSTIÇA, PARA COM OS OUTROS QUE NÃO TIVERAM A MESMA SORTE. E VAI MORRER DE FOME EM CUBA, A NÃO SER QUE MIGRE PARA MIAMI, COMO MUITOS MÉDICOS CUBANOS QUE CONHECI POR LÁ.
    GABRIEL

    1. g
      GABRIEL,,

      Morei dois anos em Boca Raton. Ali, do ladinho de Maime. Meu dentista era cubano. Conversava muito com ele e me contou que fugiu de Cuba para poder enriquecer, ter um consultorio de ponta, enriquecer com o sonho americano.
      Em cuba, trabalharia em um consultório publico, atenderia a população e meu salario seria o suficiente para eu sobreviver um pouco melhor, mas, teria trabalho sim, uma alimentação garantida pelo governo, como tive a educação e a formação superior. Aqui nos EUA, só consegui emprego após conseguir o Greem Card pois casei com uma dentista americana e então o milagre americano aconteceu. Fiz provas, passei por entrvistas demorou mais de dois anos para eu poder trbalhar oficialmente neste consultorio. Consegui, um professor da minha esposa me deu o empurrão e saiu a habilitação.
      Quem não tem a sorte, permanece na miséria, pior que em Cuba pois aqui, para conseguir um prato de comida tem que lavar latrina, lavar carro em fim, sofre humilhações que na Ilha não teria.

      E agora Gabriel?

  136. Parabéns, Gisele. Você é um ótimo exemplo a ser seguido. Que Deus ajude a ti e teu irmão.
    É uma história emocionante.
    Um abraço para você.

  137. a maior ilusao da vida e estudar medicina em cuba, fazer prova para reconhecimento de diploma por aqui e a coisa mais dificil do mundo, so se trabalhar la em cuba. no ultimo exame nacional para os medicos formados em cuba , nao passou ninguem.

  138. Não há nenhum problema nela admirar Cuba e o modelo sócio-político do país. O problema está nas pessoas que divergem; que discordem, serem presas, assassinadas, etc.

    Uma pena que Cuba ainda seja tratada de Disneylandia comunista (de fato ou balantines). É um país pobre, atrasado; governado por gente autoritária, sem visão ou maluca (Fidel). Poderia ser mais; poderia ser melhor. É um desperdício.

    Embora um caso bem sucedido de lavagem cerebral coletiva (dentro e fora de seus muros).

  139. Caro Kotscho:

    Quando ouço da maioria do povo, sempre o mesmo chavão sobre Cuba, sempre digo: Ora, levando-se em conta que Cuba é uma Ilha muito pequena e, antes da Revolução de Fidel, não passava de um prostíbulo a céu aberto, tendo como função saciar os marinheiros americanos, o que seria dela hoje? Acham que seria muito diferente do capitalista Haiti? Ah tá, mas no Haiti tem liberdade né? Como já disse Machado de Assis, aos vencedores as batatas. Julgar vendo apenas o lado de quem domina é complicado. Nesse caso ficam os milhões de papagaios no mundo dizendo o que o americano lhes passa. Duvido que essa moça tivesse a oportuniade de contar sua história num desses Jornais. Um exemplo, um orgulho é o mínimo que posso dizer dessa moça.
    Abraço

  140. Triste sua experiência Gisele, mas inspiradora e exemplar para que encostados, largados, displicentes, e especialmente àqueles que vivem a culpar o governo (com razão) a sociedade, os mais abastados, para que despertem, revejam suas condições de vítimas e partam para a luta da superação.
    `{e certo que ão foi a iniciativa dode algum órgão público que a trouxe para o mundo dos vivos… ademais essa vitória deveria ser a da maioria e no entanto é tão raro que qdo acontece torna-se polêmica.

  141. Nossa, essa sim é uma verdadeira historia de luta para ultrapassar as dificuldades da vida. Parabéns Gisele!!!!! sua história enfatiza que apesar de tudo, o que vale a pena nesta vida é somente estudar e persistir….. continue se esfoçando mais e mais.

  142. Caro Kotscho , mas que testemunho lindo, heim?
    Quantos brasileiros que sonham um dia estudar e obter esta tão sonhada liberdade como ela bem disse.
    Nós estamos aqui preocupados com as ideologias enquanto isto nosso povo sofre as agruras da existencia.
    Do mesmo modo alguns que detem o poder economico preconizam que mesmo assim, passando fome, nossa gente ainda tem que trabalhar e gerar riquezas para eles a troco de um prato de comida apenas, é a isto que nos conduz quando nos detemos a analisar o salário que muitos recebem. Hoje, se este salário é melhor, temos que agradecer ao presidente Lula que compreende este problema poque ele vivenciou esta situacão.
    Esta menina para atingir o seu objetivo teve que sair do Brasil e por casualidade foi para um país que os muitos dos nossos teimam em divulgar a suposta pobresa que há por lá.
    É dificil a gente saber que há pobres cuja situacão é a mesma que ela teve aqui que chegou a faculdade.
    O pobre é dificultado a partir da pouca qualidade da escola pública e a gente sabe que é possivel reverter este estado de coisas, é só o governo dar prioridade à educacão.
    A preocupacão dela com a politica tem fundamento porque se a gente fala em politica ouvimos das pessoas que politica não se discute, mas na hora de escolher os representantes ninguém sabe nada e acabam sendo levados pela propaganda no rádio e na TV, pela difamacão, pelos trololós e outras arapucas.
    Com isto, o povo não vota segundo as realizacões do candidato, vota como uma Maria vai com as outras.
    Mas esta menina é um exemplo de que o Brasil tem que melhorar e o estado de São Paulo também tem e se temos uma oportunidade é agora, não tem de dizer que politica não se discute, politica tem é que ser estudada detidamente, atenciosamente e precisamos deixar de lado esta preguica mental.
    Fomos presa fácil de quem já governa por quase 16 anos e querem ficar mais ainda e esta menina saiu daqui do estado de São Paulo e é aqui que precisa melhorar e muito, pois do jeito em que está, não pode continuar.

  143. Apenas para atiçar o debate, Governador Valadares é comunista? Pq será que ttos brasileiros de lá tentam ir para os EUA? Vcs sabiam que depois do governo Lula, e da crise bancária, muitos estão voltando?

  144. Caro Gerson se amanhã for implantado um regime comunista aqui no Brasil, o que voçê acha que os corruptos, os pilantras, os aproveitadores do povo, os latifundiários, os bicheiros, os exploradores, os gananciosos, os traficantes irão faser?! em Cuba é assim: ” Voçê quer ir para Miami? Vá! o mar esta aí! ou voçê acha que vamos mandar um yate de luxo te levar?” Alan

  145. parabens!!! vc realmente é um exemplo nos enche de orgulho,não ficou apenas sofrendo por ser pobre e sim foi a luta.continue assim minha querida com todo esforço e honestidade vc vai longe.bjs e sucesso!!!

    1. Tomara que este depoimento seja realmente verdadeiro.Pois é uma verdadeira lição de vida desta “menina” e também de seu irmão.Confesso que eu não conhecia esta lado tão bom da Cuba.Fiquei surpresa.

  146. Se não ver um rosto ,ouvir a voz desta pessoa, digo que é uma propaganda politico-ideológica mais vagabunda que eu já vi, os médicos formados em cuba, os melhores sequer conseguem acertar 10% da prova do mec para os alunos que se forman no estrangeiro em qualquer curso, precisaram de uma ajudinha no congresso para ter seus diplomas validados aqui. Então toda aquele gente que foge de cuba em banheiras, barcos improvisados, jangadas improvisadas é louca por ver fome e miséria em cuba? e os vários programas jornalisticos que foram a cuba e constataram um atraso tecnológico(sucatas de carros de antes de fulgêncio batista circulam lá) não há semaforos, e existe uma propaganda pelo esporte, será que os atletas cubanos que aqui vieram durante o panamericano e quiseram fugir eram loucos? recentemente vi o programa vetores de doenças, feito pela OMS, que mostrava que as condições técnicas dos hospitais de cuba eram praticamente nenhuma, com curandeiros e parteiras visitando casas diariamente e entregando remédios comprados pela OMS para o combate da malária, que faz muitas vitimas lá, o remédio pra malária, um chamado sp, custa 0,20 centavos de dólar e o cubano não tem condições de comprar, precisa que paises ricos e grandes laboratórios doem os medicamentos e voluntários cubanos para entregar de bicicleta, pois o governo não tem veiculos pra transportar pacientes ou remédios, e sinceramente ela vai ler de cuba? será que não será presa igual a blogueira cubana que passou vários dias na cadeia?

    1. Ewerton, você quer ver foto da moça, então veja:

      http://www.idb.org.br/lermais_materias.php?cd_materias=266

      Pelo visto, o senhor acha que a moça, por ser pobre não deve ter o direito de sonhar. A propósito, quanto a isso, leia essa matéria em que ela também é citada:

      http://www.revistaforum.com.br/noticias/2007/09/06/o_direito_de_sonhar/

      Certamente décadas de embargo econômico trouxeram muitos problemas a Cuba. Infelizmente, tenho que concordar que existe sim violação aos direitos humanos naquele país. Contudo, é preciso reconhecer que em Cuba não falta o básico (saúde, educação, alimentação, etc) para ninguém.

      No Brasil existe a liberdade constitucionalmente garantida de ir e vir. Porém, já nos falava o saudoso geógrafo Milton Santos em sua obra “O Espaço do Cidadão” que as oportunidades não são iguais. Conforme o lugar em que a pessoa vive, ela terá mais, menos ou nenhuma oportunidade para ter um futuro digno. Acaso o senhor imagina moradores de vilas e favelas exercendo o seu direito de ir e vir viajando pelo Brasil e para o exterior?

      Cuba não é nenhum paraíso, bem sei. Mas é fato que Fidel Castro evitou que se transformasse no inferno, como os países próximos a Cuba. Ou o senhor acha que, por exemplo, a vida no Haiti é melhor que em Cuba?

    2. Ah sim, antes que eu me esqueça, certamente são loucos os brasileiros que se arrisam no deserto ao tentarem entrar nos Estados Unidos. Curiosamente o contingente de brasileiros que se arriscavam dessa foram era infinitamente maior nos tempos de governo neoliberal e anterior.

      Realmente a vida burguesa cega!

    3. me perdoe,mas o que me parece voce deve ser uma pessoa muito desinformada e carente, cheio de magoas e revoltas,que bom se o Brasil se equiparasse com o minimo vivido pela aluna brasileira em cuba, isso não significa que cuba seja melhor que o brasil, porem, no que se refere a educação, saude, esporte, cultura, habitação não da pra negar apenas vivendo e conhecendo de perto, indo a cuba e morar alguns dias para constatar as diferenças.Leitura e vivencia tornam as criticas mais constitentes e verdadeiras.

    4. Me atenho apenas ao que é dito sobre a falta de gêneros em Cuba e às condições econômicas do povo cubano que não pode comprar vacinas de 20 centavos. O embargo econômico que o país sofre é o responsável por esse quadro. E está provado à sobejo que o embargo tem as motivações do grande capital americano que quer manter a ilha como quintal dos fundos e lixeira do poderio ianque. Querem que Cuba continue sendo o grande bordel e cassino que foi até a derrubada de Baptista. Mesmo o sabendo sofrido, admiro a resistência do povo cubano. Podem ser menos livres mas tem o básico para viver. De que vale liberdade na miséria, na indigência?. O miserável é livre para que? De que se aproveita em ser “livre”?

    5. Ewerton, o pior cego é aquele que não quer ver. Vc já foi a Cuba? Lá existem problemas sim, muitos deles construídos pelo bloqueio econômico americano. Vc está sendo deselegante quando desqualifica a entrevistada, o jornalista, baseado apenas na sua percepção de mundo construída(suponho) através de reportagens negativas sobre a “Ilha”.

    6. Ridiculo esse tipo de comentario, ewerton, em cuba não existe miseria, nem opressao, nem por parte do povo nem do governo. A DEMOCRACIA cubana é 10x melhor que a nossa. (http://blogdopierri.blogspot.com/2007/08/democracia-cubana.html)

      Obs. Não é proibido sair de Cuba, acontece que só tem cidadania “gratuita” aqueles que saem ilegais, pela lei de Ajuste Cubano dos EUA; dessa forma quem iria querer sair do pais legalmente para os EUA se assim não cossegue a cidadania? Essa é mais uma forma de opressao dos EUA a cuba.

    7. Ewerton,

      Creio que as informações chegadas até você realmente pode ter um fundo de verdade, pois a divulgação sobre Cuba é altamente controlada pelos EUA. Sim, se até hoje vemos nas ruas de Cuba automoveis do tempo do Fulgêncio, que incrivel. Os engenheiros mecanicos de lá são fantasticos, como pude presenciar com a medicina cubana que com o embargo econômico conseguiu superar todas estas dificuldades e ter um modelo de saude copiado em muitos locais, inclusive aqui no Brasil em algumas cidades com mentalidades avançadas como Niterói.

  147. Sem dúvidas, é uma vencedora. Tem garra. Conseguiu! Por outro lado, quando se ter oportunidades, tudo fica menos difícil; principalmente quando sabemos que o PT tem um esquema lá de incluir quem convem em instituições cubanas, o país é o maior parceiro do PT. Isso não é novidade. Pena que não é para todos, porque a politicagem é algo nogento! É lamentável que tenha gente lá nascida em berço de ouro e com plenas condições de financiar seus estudos, sem nunca ter sonhado em passar o que essa moça passou na juventude.
    Parabens, querida. Sucesso sempre!

  148. Parabéns garota, com força de vontade e ajuda de pessoas de bem, os jovens conseguem reencontrar a felicidade na maneira de viver. Quanto à Cuba, as “estórias” que ouvimos e ficamos sabendo, certamente são escritas e levadas ao povo por capitalistas gananciosos, que procuram através dessas mentiras sustentar e aumentar suas riquezas.

  149. Felizmente essa menina foi estudar em Cuba.
    Infelizes são nossas crianças que, em São Paulo, são aprovadas automaticamente, chegando na quinta série, sem saber ler ou escrever. Os professores dão nota pois essa é a única maneira de ganharem um pouco mais. E o governo paulista se vangloriando do seu “ensino”. Isso sim é democracia
    Parabéns Gisele,

  150. Ricardo, já comentei a carta, que me emocionou. Mas quero comentar outro fato: estou indignado com a maneira como os portais (inclusive o IG) estão fazendo uma campanha descarada para o Serra. Acabei de contar três notícias de destaque em que o Serra aparece metendo o pau no governo e na Dilma, uma em que aparece a primeira dama Marisa sendo criticada por uma eleitora, e NENHUMA sobre a Dilma ou o PT. Isso aqui no IG. Nenhuma noitícia positiva. Só Serra e PSDB. Não é só aqui não. No Terra e no UOL é a mesmo coisa. Desculpe, mas isso me deu nojo e tive que desabafar…

  151. Carlos, não só na medicina, mas em qualquer profissão, a pessoa que assume um compromisso diante da população deve honra-lo. Para isso tem que ter preparo. Pular etapas não dá certo. Não estou dizendo que uma moradora de rua não possa ter uma profissão. Mas qual foi o caminho que ela percorreu para conquistar um curso superior? Não adianta sair distribuindo diplomas para a população. Isso não faz dela uma sociedade melhor. Tem que ter qualidade e para isso é preciso ter profissionais competentes. Além de esforçados, competentes. Mede-se competência profissional com a capacidade que a pessoa tem de vencer os obstáculos sem ter que arranjar um jeitinho de pular etapas.

  152. Parabéns Gisele, vc é um grande exemplo para nossos jovens, que Deus ilumine mais e mais os seus caminhos. Não conheço vc pessoalmente, mais fiquei muito emocionada e feliz com sua história de vida. Deus que te abençoe.

    1. os comentarios de Ewerton não carece credibilidade, ele não tem base de informação no que diz, me desculpe,quem precisa estudar ê voce.

  153. primeiro quero registrar minhas desculpas pelos erros em portugues e gramatica, tenho só 4 série antiga, tenho 64anos este é o titulo do meu artigo se é posso

    a história dela GISELE, TEM ALGUMAS PROVOCAÇÕES, NO COMEÇO DE SEU RELATO VC CHAMA SEUS AMIGOS DE PAPA HOSTIA,, minha esposa ficou brava com vc, mas isso ñ vem ao caso.
    A história dessa menina ela se repete no dia a dia do POVO BRASILEIRO, e tem um caso q eu vou depois finalizar.
    fiquei emocionado e feliz com o relato da GISELE, E TENHO CERTEZA Q SERA UMA EXCELENTE PROFISSIONAL, ELA CONHECE A CARENCIA DOS DESPROVIDOS E LOGO OS TRATARA COM RESPEITO E CARINHO, FELIZ ELA Q ENCONTROU, ANJOS EM SEU CAMINHO, QUE PODE ENCAMINHA-LA COMO O INSTITUTO CATOLICO DOM BOSCO.
    Hoje no Brasil quem pode estudar na melhor universidade do Brasil é tem posses, È RICO, USP e ela é gratuita paga pelos impostos dos mais carentes, É POBRE, quando essa universidade deveria ser exclusivamente PARA OS MAIS CARENTES,

    esse é o meu protesto

    Agora a história dessa menina, já é VELHA
    e eu digo isso porq, podem me chamar de BURRO, ALINEADO, COMUNISTA, MENSALEIRO, ALOPRADO, e outros nomes, até mais lindos, q eu vou gostar,
    TEM UM HOMEM NO BRASIL Q JA VIVEU ESSA HISTÓRIA QUE É O MAIOR, O MELHOR, PRESIDENTE Q O BRASIL JÁ TEVE, LUIZ INACIO, ESSA MENINA GISELE, ESTA NO CAMINHO CERTO, TOMARA Q ELA Ñ SE ESQUEÇA, Q ELA
    (VOU REPETIR O SEU DEPOIMENTO), FIDEL QUER Q ESSES ESTUDANTES VOLTEM AOS SEUS PAISES, E APLIQUEM O Q APRENDERAM,

    É POR FINALIZAR

    ESSAS ELEIÇÕES Q SE APROXIMAM JA TEM UM PARTIDO VENCEDOR

    PT

    E DIGO ISSO COM FATOS

    Marina SILVA, formada no PT
    Zé Maria formado no PT
    Plinio formado no PT
    Dilma só é candidata do LULA, porq aprendeu com o PT
    dos nove candidatos a presidente o PT formou 4
    se eu esquici alguem me perdoem

  154. Realmente admiravel a historia dessa menina. Estudei medicina em Cuba e vivenciei de fato o que ela conta, e sou honesto em dizer que é a mais pura verdade! Hoje sou médico graças a Fidel e Cuba que me acolheu. Sou grato por isso!

  155. Gisele que Deus lhe abençoe muito,vc e tua familia. valorize tua mae , mesmo ela não tendo condiçoes nenhuma vc ao consquistar seus sonhos , inclua tua familia Amem! de sua admiradora pela tua força.

  156. ola
    Acho otimo q essa menina conseguiu ir para Cuba estudar pois estudar e esempre bom seja onde for no mundo. mais para quem conhece a Cuba e ja la esteve a coisa nao e bem assim …ela esta estudando medicia por 7 anos para ganhar quanto por mes ??? com sorte 100 dolares, sem duvida o povo ama o Fidel, pois se for pego falando mal dele vai pra cadeia …ah sim todos tem saude casa e comida e q saude e q casa …. so pegar 1 aviao e ir passar 1 semana em qualquer lugar da cuba e sair para qualquer passeio nas cidades e ira ver a verdade de Cuba ….e o q infelismente o nosso Brasil esta a caminho …..

    1. Lucia,

      Por favor me indique a sua fonte de informação e conhecimento sobre Cuba. È certo que existe um sistema repressor, mas a quantidade de pessoas dissidentes é infima perante a população.

    1. Mazziero,

      Não viaja ´, não elocubre sobre coisas que hoje não tem mais lugar no Brasil. Os próprios militares estão querendo ficar nas casernas sem se expor mais como foi nos anos de chumbo.
      Se Dilma vencer, vai continuar o mesmo clima. E outra, essas coisas de golpe, quando a probabilidade são feitas a sete chaves e não escancarado assim como falou. Serra foi atrás do numero de votos que possa arrancar da população militar do país.
      Não viaja na maionese!!!

  157. Bem, não vou questionar a história de superação dessa jovem, pois exemplos como esse não faltam, agora sua visão de Cuba é questionável…
    Realmente educação e saúde, duas necessidades básicas do ser humano, são o forte em Cuba, entretanto não podemos esquecer da falta de liberdade de expressão, da proibição de opiniões contrárias ao governo etc…
    Como já dito aqui, qual o motivo que faz com que todos os anos milhares de cubanos arrisquem a vida para sair desse “paraiso”? Parece que só educação (limitada e controlada) e saúde, além de alimentação ( convenientemente atendidos), não são suficientes…

  158. Se ela venceu foi porque obteve apoio e teve força de vontade,mas o governo Lula está permitindo que muitas pessoas como ela possam ter um futuro melhor através de inúmeros projetos de valorização do jovem com capacitações para o trabalho,programas do primeiro emprego,acesso a universidade,entre outros,estando apenas oito anos no governo.Por tudo isso é que seguirei o conselho da Gisele,para votar com consciencia e votarei na DILMA,para continuar a diminuir as injustiças,que eram muito maiores antes do LULA!

  159. Gisele, Você é Maravilhosa, mesmo com problemas familiares superou tudo, e isso se deve as Bençãos de Deus e a sua própria familia que é importante nessa sua caminhada Brilhante, pois, do ser de seus Pais brotou uma Pessoa Linda, Adorável e de um Coração Puro que é Você!
    Parabéns e Deus te Ilumine e Te Guie Sempre.

  160. Muitos SEM NADA e passando fome, poucos tem TUDO e ainda tira o pouco de quem não tem praticamente nada. SOCIALISMO JÁ !!! …PARA UM PAÍS MAIS JUSTO…

    1. Concordo com você, Nilza. Quanto desconhecimento da Língua Portuguesa… Dependendo da redação, não dá para levar a sério o comentário. A falta de leitura de bons textos dá nisso. Socorro!!!!!

  161. Drª Gisele, feliz quem crê, mesmo não tendo visto! Estou feliz pelo seu sucesso e daqui prá frente, não deixe a peteca cair, mesmo diante de alguns comentários negativos, querida. Lembre-se menina, que o pior felizmente já passou! Estou aqui torcendo para que vc venha curar inlusive alguns “Cabeças- Gordas” aqui no nosso querido Brasil!!!

  162. Essa menina merece tudo de bom na vida. Que ela seja muito feliz. Gente ! Como tem comentário de ” debilóides ” . Nunca vi tanta ignorância política. O Brasil ainda é um quintal dos Estados Unidos, só nós o povo brasileiro podemos mudar isso. Nada de eleger candidato do PSDB/Demo e seus aliados para a Câmara e o Senado. Temos que votar em gente que fique ao lado da candidata Dilma para aprovar as reformas que esse país precisa. Cuba, é hoje um exemplo de que se pode sair do jugo do imperialismo americano e sobreviver. Em um futuro não muito distante nosso Brasil sairá dessa submissão imperialista . E, aí sim, veremos o Brasil de nossos sonhos.

  163. Eu e meus 5 anos de cursinho… tsc! Gostaria de uma chance assim na dita melhor medicina del mundo!!
    Parabéns pra Gisele.
    Em frente e avante,
    ao infinito e além,
    aproveite seu máximo
    e estude também!

  164. Gisele, Parabéns pela luta e pela consciência social que você tem. Estive em Cuba e sei do que está falando. Lá não há crianças na rua, nem pessoas passando fome ou morando em baixo de marquises. Apesar do cerco covarde impetrado pelo imperio americano. A solidariedade e fraternidade mostram que é possivel um mundo melhor.

    1. Porque aqui no Brasil infelizmente ainda temos o descaso com os proprios.
      Aqui somos submetidos a testes infidaveis para entrarmos em boas universidades públicas e vivemos em miseria quando entramos nela.
      Todas as pessoas que prestam uma vaga em uma boa universidade sabe da dificuldade que é entrar pois não temos hoje uma boa base escolar primaria e secundaria. Nossa escolas em muitos casos fazem o papel dos albergues onde só servem para nossas crianças somoente para brincar e matar a fome a ultima coisa que vão fazer é estudar, pois em muitos casos a criança não vê muito futuro em que muito estuda. Veem isso nas comunidades onde moram mesmo, teêm exemplos de pessoas de baixo nivel escolar se dando bem na vida, e somente quando já estao dentro e que ve o que realmente fazem ai ja não tetempo mas de voltar atras.
      Falo isso pois vejo de perto os sonhos de muitas crianças com vida ate melhor que a de Gisele mas que perdem a esperança com o calgar da vida e que tantas portas se fecham e acabam de maos atadas.
      Então caro Marcelo não é uma questão de porque nao cursar medicina no Brasil? Porque aqui as melhores universidades gratuitas sao destinadas na verdade aqueles que foram otimos alunos devido aso seusprocessos seletivos, que diga por sinal que somente 25% de alunos oriundos de escola publica conseguem passar. Agora te perginto porque?
      Não é por acaso que agora temos tambem a Cota para alunos de Escola Pública pois sabe-se que tem que ter uma correção especial pois sabe-se do baixo nivel. O problema meu querio vem de baixo!
      E Gisele parabens voce foi uma previlegiada, não perca a chance de ser simplismente a melhor.

    2. Marcelo,

      Belo Marcelo!!! Infelizmente o conhecimento sobre o que é estudar em Cuba, o que é uma universidade Cubana na maioria de nosso povo é desconhecido pois só divulgam sobre os dicidentes, sobre as greves de fome que uma minoria Fulgenciana e pró EUA, dão maior intensidade.
      Graças a deus ela conseguiu fazer a faculdade de Medicina em Cuba. Uma preparação, um ensino científico muito mais rico que as nossas tradicionais universidades.

    3. (correção… desculpa Ricardo)

      Thais… O capitalismos sempre lutou para manter cada cidadão em seu lugar, e o lugar de cada pobre é a sua condição natal ,nascido na miséria, morrerá na miséria, se pais eram garis filho tinha que ser gari.
      Esse paradigma vem a sofrer mudanças, más ainda está muito enraizado no subconsciente dos dominadores ( elite capitalista)
      Quando um cidadão comum,ultrapassa o limite, a barreira social que há entre ambos, ouve logo uma repreenda Elitista a dizer: “PROCURE O SEU LUGAR”.
      Muitos foram ensinados a ser pobre pelos gananciosos capitalista.
      Até a religião está a serviço do capitalismo, quando diz” é mais fácil um camêlo passar pelo fundo da agulha, que um rico subir aos céus”.
      por isso o capitalismo andou lado a lado com a religião.
      O capitalismo selvagem ainda é dominante aqui no Brasil, más sofre mudanças a partir do Lula, temos que mudar o sistema capitalista dominador para um mais aceitável, o ideal seria o capitalismo Europeu, onde TRABALHORES E EMPREGADORES tem um só ideal, o bem estar de ambos, e o bem estar da sociedade no todo. Por isso os milhares de programas assistenciais existentes na Europa.

  165. Olá, primeiro desejo parabenizar a Gisele pela força de vontade e garra para persistir vivendo e lutando por um futuro melhor, mesmo quando não tinha grandes perspectivas.
    Em segundo lugar quero dizer para aqueles que desqualificam a graduação de Medicina em Cuba que os diplomas não são distribuidos, o curso te exige tanto ou até mais do que aquele cursado nas Universidades do país. O que acontece é que a grade curricular não é 100 % compatível porque em Cuba, por exemplo, há diversas doenças que foram erradicadas antes da década de 80 e que aqui ainda há surtos das mesmas.
    Quando se estuda medicina em Cuba, não se pula etapas, se a expressão ”pular etapas” se refere a não fazer vestibular é um equivoco, porque na verdade o vestibular é uma forma de ”sortear” vagas nas Universidades para aqueles alunos melhores preparados, ou seja, filhos de membros da elite brasileira (ou seja, uma minoria da população) que tem condições de custear os estudos dos seus filhos em escolas particulares com um bom nível de ensino. A realidade é que o Brasil tem uma péssima estrutura educacional (desde o berçario até o ensino médio) e isso é uma necessidade que precisa urgentemente ser suprida para que o país se desenvolva.
    Quanto as formas de ingresso, se engana quem diz que é só por uma via, as instituições politicas (incluindo o PT) são uma via de ingresso no processo seletivo ( sim, porque há processo seletivo) além de ONG’s, instituições educacionais e outros movimentos sociais.
    Quando se ingressa no curso, há um pré – médico, que é um curso de nivelação para ingressar nas ciências básicas da carreira, que em muitos países – não somente os da América Latina é obrigatório ( é equivalente aos nossos cursinhos pré – vestibulares) e caso o aluno não obtenha boas notas (há provas semanais, parciais e finais), ou seja, se ele não tiver um bom rendimento durante todo este curso ele perde o direito a ingressar no curso de Medicina. . . o aluno perde a bolsa e tem que retornar ao seu país de origem ou ingressar em um curso técnico de seu interesse.
    Como qualquer curso de graduação do Brasil, o aprendizado é gradativo e há que estudar muuuiiito para conquistar o seu diploma, não há ”distribuição” do mesmo. São seis anos de muito estudo e dedicação.
    Cuba é um país que com esse projeto demostra seu caráter autêntico e solidário, formando jovens idealistas e sem poder aquisitivo para cursar uma graduação nos seus países de origem (mesmo sendo um país com muitas necessidades divide o pouco que tem com jovens estudantes de diversos países, inclusive com os EUA – sim, há jovens deste país que estudam Medicina em Cuba!).
    Sei de tudo isso porque sou uma das atuais alunas do curso de Medicina em Cuba e me dedico muito para me tornar uma profissional qualificada e responsável para cuidar de vidas humanas, uma tarefa nada fácil que exige muita competência e altruísmo por parte de quem a executa.
    Amo meu país, sou brasileira de alma e coração mas me dá muito orgulho pensar que o Brasil um dia vai se dedicar, assim como Cuba, a formar cada um dos seus filhos que sonha com um futuro mais digno e brilhante!

    Obrigada a todos.

  166. Ah, só para constar. . .há mesmo transmissão de malária em Cuba? Tenho a impressão de que já li algum guia do Ministério da Saúde onde consta que não.
    No país há utilização de medicamentos como cloroquina e primaquina que são usadas no tratamento da malária e por acaso, quando necessitei fazer uso de tais medicações elas me foram entregues através de uma enfermeira com um copo d’gua e não com alguém que vinha de bicicleta.
    Só mais uma coisa, sempre acesso a internet, que não é a mais rápida do mundo devido o sinal ser recebido via satélite mas não tenho nenhum outro problema.
    Cuba não é um país perfeito mas já obteve superação em diversos aspectos.
    Me desculpem se parecer em algum momento que tenho a intenção de destratar quem quer que seja, somente estou inserindo informações que eu tenho por experiências que eu já vivi.
    Mais uma vez, obrigada a todos.

    1. Parabens, Renata.

      Que seu depoimento cale de vez a boca dos que criticam Cuba vociferando asneiras e calúnias de forma irresponsável, lembrando o candidato a vice de Serra.

      O mal cedo ou tarde se volta contra o praticante.

  167. É uma belíssima história!
    Taí um personagem que conseguiu num país estrangeiro, o que a maioria não consegue no Brasil. Porque fazer medicina no Brasil, sempre foi coisa de gente muito rica ou de menos abastados mas com estrutura suficiente para percorrer os caminhos, para lá de obstaculizados. A personagem é uma sortuda vencedora já que conseguiu sair da condição de drogada, de viver na rua, de dependente de instituições, para acessar os elementos mais sutis da cultura e daí encarar os intrincados raciocínios naturais da área médica.
    Contou com a ajuda de facilitadores humanos que conseguiram ajudá-la na trilha sendo estes tão autores do “milagre” quanto. Parabéns a todos.

  168. O Brasil envia tropas para combater a violencia no Haiti , enquanto isso, os traficantes de drogas já tomaram conta do Rio de Janeiro, fico imaginando se as facçoes criminosas do RJ pararem de lutar um contra o outro e se unirem para combater a policia, ai sim como no mexico nem as forças armadas podera ganhar essa guerra, até porque se um militar der um tiro e acertar o traficante e esse vier a morrer o militar coitado, pode até respondar processo , que pais vivemos hem.

  169. Antes de mais nada gostaria de prabenisar esta menina por sua trajetória e corajem, e a os educadores de rua que travam uma luta ingloria por esses jovens esquecidos pela sociedade, e tambem dizer que pessoas de mente estreita confundem miséria com o não consumismo, e não conseguem ver alem do seu mundinho mediocre, que os papais os colocaram, digo isto para os que escreveram criticando os médicos formados em cuba, e ou remédios alternativos que não passam pelo crivo dos grandes laboratórios no mundo, e fundamentalmente parabens a essa menina pela postura de passar por cima dos problemas estruturais de familia e voltar a procurar a mãe e o irmão que aparentemente tambem conseguiu superar seus problemas.

  170. è facil criticar pessoas, mas dificil é se conseguir superar tudo que essa menina passou, sofreu na carne, ABANDO FAMILIAR, FOME, passando pelas DROGAS e o mais dificil, conseguir sair delas , DROGAS, e conseguir vencer tudo isso, e chegar a uma faculdade, NÃO IMPORTA SE NO BRASIL, CUBA, USA, onde quer que seja, o que importa é a vitória dela, a VITÓRIA DA VIDA.
    GISELE, UMA VITORIOSA, como brasileira, me sinto orgulhosa por ti.

  171. Parabéns à Gisele e parabéns ao Kotscho por trazer informações como essa. Esse é o tipo de jornalismo que o país precisa. Um contraponto ao jornalismo venal que grassa no Brasil.

  172. Achei a matéria interessante ate chegar no ultimo paragrafoAli vi que e mais um pedido velado de voto ao candidado , que apoia o socialismo no BRASIL.

  173. Gisele, parabéns e boa sorte.

    Assim como voce, o Brasil também encontrou seu caminho com o Partido dos Trabalhadore e esteja certa que Dilma Roussef saberá honrar o compromisso de nosso querido Presidente Lula de governar para todos dando prioridade aos menos favorecidos.

    Receba um caloroso abraço e na volta à Cuba leve nosso carinho, nossa admiração mas principalmente nossa irrestrita solidariedade ao bravo povo Cubano.

    Lutemos todos pelo fim do injusto embargo economico imposto a Cuba pelo criminoso imperialismo americano.

    Ate breve, Gisele.

    Em tempo : Leia a monumental obra do escritor frances Victor Hugo – “Os Miseráveis” .

  174. Parabens Gisele
    Tenho o prazer de conhecer outros jovens que estão em Cuba estudando medicina e agora nas ferias fizeram um trabalho voluntario no municipio em que trabalho.A realidade de vida deles colabora para a formação e se tornam medicos muito mais humanos, infelizmente quando retornam sofrem muito para validar o diploma apesar da carencia de medicos na atenção basica mesmo em cidades da grande São Paulo.Esse processo deveria ser facilitado para o bem do povo brasileiro.

  175. Não vale como exemplo político que é a conotação que o artigo quer, de maneira sutil, fazer prevalecer. Vale como exemplo de vida e vitória pessoal. No universo de milhares de crianças e jovens que se arrastam nas grandes cidades contaminados pela droga e pelo crime, quantos tiveram a mesma oportunidade? Se o fato ocorresse em quaisquer outros pais que não fossa Cuba teria a mesma repercussão? Parabéns à jovem por seu esforço e persistência, mas, o fato de se aproveitarem de todas as circunstâncias para, através do exemplo, almejar cubanizar o Brasil é lamentável. – Gladiador.

  176. QUE COISA MARAVILHOSA LER ESTE DEPOIMENTO DA GISELE LOGO CEDO, QDO. TANTAS OUTRAS NOTICIAS SÃO HORRIVEIS…ME DEU ANIMO E FÉ!!
    E, REALMENTE, CUBA NÃO É UM PAÍS DE MISERIAS, EMBORA MUITOS OUTROS PAÍSES QUEIRAM QUE ISSO ACONTEÇA….!
    PARABÉNS DRA. GISELE!!!

  177. Gisele que Deus te abencoe mais e mais , mas eu sei bem o que voce diz , so quando agente mora em outro pais conseguimos exergar o quanto somos maus tratados em nosso proprio pais , sem condicoes mininas .Mas e isso ai , mas a unica saida e lutar sem olhar os problemas e sim para frente .

  178. Bom dia a todos internautas.

    A história de Gisele é um exemplo de superação, dedicação e valorização da pessoa humana. Existem muitas Giseles pelo Brasil afora. Sabemos que sem a força do jovem adolescente e sem apoio das instituições, dificilmente alguém possa buscar um novo horizonte. A história da sua vida Gisele, não é diferente da minha e demais pessoas vindas das camadas pobres vivendo no nosso país, vivendo na extrema pobreza devido o quadro de desigualdade social que temos no Brasil. Muitos ricos e milhões de miseráveis. Até quando teremos uma sociedade justa, fraterna e igualitária? Somente na nossa imaginação pois, esse estado de letargia que assola o pais, nascemos, crescemos, desenvolvemos e poucos estão preocupados com a miséria desse pais. Meus parabéns Gisele, que Deus te abençoe e cresça com afinco e galhardia. Sugiro que veja o filme “MAUS TALENTOSAS” em CD, baixado da internet ou à venda nas lojas ou camelôs de rua. Casa bem com a sua futura profissão. ´Trata-se de um médico americado negro que se tornou famoso no mundo inteiro.
    Boa sorte.
    EDMUNDO

  179. Parabéns!!!!! Como brasileira senti muito orgulho de você. É isso aí, vai em frente. Quanto aos governos que se revezaram aqui no Brasil: quem vê de cima vê menos.

  180. Dra. Gisele. Deus te abençoe e te guarde. Confesso que compartilhamos do mesmo sentimento. SUPERAÇÃO!!! Eu tb amo estudar e foi que salvou minha vida. Amo Direito (Sou bacharel em Direito) e amo mais profundamente a Medicina e a Psicologia e sei que algum dia vou alcançar este dosi sonhos de poder estudar e ser Medica e Psicologa para ajudar outras pessoas necessitadas como um dia eu fui.
    Descobri, depois que fiquei doente, que Deus + Amor + Medicina tem um poder curativo imenso. É a fé e a ciência unidas em prol do ser humano.
    Amo profundamente o meu país e o meu povo, mas sei tb das nossas dificuldades e quero ajudar. er útil.
    Entristece muito o meu coração qd vejo alguém doente, com fome, sem emprego, sem amor e por i vai.
    Me chamam de louca, mas eu sei que minha loucura é santa. Sou louca por amar a Deus e amar os seres humanos – entãoeu quero ser a mais louca de todas!!!
    FicunDEUS!!!
    Se precisar de algo do Brasil, conte comigo.
    Rita.

    Obs. Vou falar para vc o que minha médica disse para mim:
    Vc é uma mulher abençoada e vitoriosa pq vc conseguiu superar a morte!!!

  181. Entendo bem o que ela falou! Depois de passar por alguns paises como Inglaterra, China e Tailandia, olho para o Brasil com um olhar diferente e mais maduro. Comparado com outros paises que nossos jornais costumam criticar, nosso pais tem muito a aprender ainda…

  182. Que bom que este Balaio oferece espaço para este tipo de “fala”! Espero q muitos leiam este depoimento e reorientem suas idéias e conceitos sobre Cuba. Parabéns, Gisele!

  183. Parabéns!!!! Vc é uma guerreira, minha história não fica muita longe da sua. Falando do Brasil, a mídia, globo e etc é o principal problema deste país. Não adianta, vai continuar esse Brasil de corrupções e miséria!! Faça sua vida por aí mesmo, aqui já está tudo poluido. Só se dá bem quem faz parte da “elite”.
    Que Deus te proteja sempre!!!!

  184. Tive o prazer de conhecer Giselepessoalmente e de me contagiar com suas convicções sobre o Projeto que traçou para sua vida. Fiquei também impressionada com a forma como ela lembra com carinho das pessoas que a acolheram, principalmente sobre as Casas Salesianas. Certamente, Dom Bosco deve ficar muito feliz por ter entregado sua vida em prol dos jovens. Parabens Gisele! E pode contar comigo!

  185. A opinião sobre Cuba por pessoas de outros países não é tão importante. Importa o q acham quem vive lá. Eu consigo reconhecer que pela revolução feita aí, este país é mutio melhor que os Haitis da vida. Talvez se não fosse por Fidel, Cuba fosse realmente um país miserável. Reconheço que é necessário também não existir pessoas q vivam presas por discordar de um regime político, porém são estes antagonismos que sempre nos perseguirão por toda a vida.

  186. QUE SONHO LINDO DESSA MENINA QUE ERA DE RUA AQUI NO BRASIL E AGORA SONHA COM UM BRASIL TÃO MISERÁVEL QUANTO CUBA, POIS AGORA ESTÁ CONHECENDO DE PERTO A REALIDADE DE LÁ /// FILHA SONHAMOS JUNTAS QUE LINDO SONHO AGUA ENCANADA PARA TODOS, NENHUM ESGOTO A CÉU ABERTO, LUZ PARA TODOS ,SAÚDE GRATUÍTA PARA TODOS, ENSINO SUPERIOR GRATUÍTO PARA TODOS, NENHUM MORADOR DE RUA,…ETC…ETC…QUE BOM SERIA!!!!!

  187. É prazeroso ler depoimentos de superação, determinação e coragem como este da Gisele. Fico feliz porque este tipo de depoimento reforça e disperta sentimentos adormecidos dentro de nós que não devemos deixar morrer nunca. Parabéns Gisele vc é uma guerreira !!!!!!!!!

  188. gisele, são muitos os ensinamentos que vc nos passa, incontáveis, mas o principal deles é o de lutarmos contra nossa imensa arrogância e tomarmos consciência de que temos muito o que aprender, como nação e sociedade, e que em todo lugar existe alguma boa experiência a ser compartilhada. sucesso! eliane

  189. Lindo, me emocionei! fico feliz pelas escolhas desta menina, e pela dedicação de milhares não reconhecidos educadores que de pequenas atitudes conseguem salvar milhares.

  190. Nossa… que depoimento, estou com lágrimas nos olhos.
    Porque faço parte de uma família de 15 filhos, e sei o que é ser pobre de dinheiro e de recursos.
    Hoje aos 43 anos de idade estou praticamente formada, mas só eu e Deus sabe o quanto me custou, porque o nosso país realmente é um lugar de desigualdade em tudo.
    Agradeço a minha mãe guerreira e a seus ensinamentos, que será um legado milhionáriao que ela irá deixar, quando não mais fazer parte de nossas vidas.
    Parabéns Gisele e que Deus de abençõe sempre.

  191. É desse jeito que continuo vendo Cuba. O regime que Fidel e Che puseram em prática na ilha não criou a corja de políticos que a sociedade brasileira permite que se mantenha no poder sempre a enganar o povo.
    Viva essa heróica brasileira! viva o povo cubano!

  192. Linda a historia da Gisele, Eu tbm sofri um tanto,mas fazia dos meus sofrimentos trampolim para subir.Minha mãe era alcoolatra e nasci de oito meses pesando um quilo devido minha mãe ter bebido muito durante a gestação.Mas aos oito anos de idade fui trabalhar de baba,depois fui fazer faxina e consegui entrar no CAMP(circulo do amigo meninos e meninas patrulheiros de SBC) Fui encaminhada para trabalhar aos 15 em uma empresa ANAKOL atual Kolinos em SBC exercendo a função de secretaria senior,mas durou pouco depois de o0ito meses me demitiram alegando que precisavam de pessoa maior de idade para a função.Choorei muito pois meu sonho era deixar de ser empregada domestica e um dia cursar uma faculdade. Mas ,mais uma vez tive a oportunidade de ser encaminha para outra empresa,desta vez uma corretora de seguros,era a ultima oportunidade que tinha no CAMP.Nenhum patrulheiro e patrulheira queria ir para lá só porque tinha que carregar marmita, maqs eu aceitei e fui,trabalhei 10 anos lá Iniciei curso superior de Letras, hoje leciono e já fiz a faculdade do sonho Direito. E digo para meus alunos a minha trajetória para vencer pois quando jovem o preconceito era muito mais visivel do que nos dias de hoje.Todos conseguimos é só9 acreditarmos em n´s e ficarmos atentos às oportunidades que as vezes aparecem e nem sempre a pessoa se preparou para recebe-la.Estudar sempre , desistir jamais.

  193. Gostei muito de sua história, principalmente do desfecho. De fato é uma pena que ainda poucas pessoas tenham acesso a uma vida digna no Brail e no mundo. Acredito que o mais importante para um governo, bem como um sistema econômico é, antes de tudo, ter como meta os ideais franceses, de “liberdade, fraternidade e igualdade”. Pois não existem pessoas melhores ou piores, e sim que recebem piores ou melhores tratamentos.

  194. Parabéns! O Brasil precisa mudar seu perfil de desenvolvimento. Não basta figurar no ranking de desenvolvimento econômico convivendo com tanta injustiça social.

  195. vejo nessa historia dois retratos um de um pais que vive no mundo da fantasia da mentira do jeitinho o outro é como se fosse uma familia pobre dirigida dentro da realidade do trabalho e da honestidade. precisamos escolher qual o figurino certo e seguir o caminho reto na verdade e na disciplina

  196. Agora os incultos capitalistas depois de leer esta noticia, espero que aprendam um pouco sobre CUBA e o socialismo, e não mais critiquem FIdel, que é um grande lider e adorado pelo seu povo, vejam a escritora Wendy Guerra, ela adora seu pais , CUBA, como todos os cubanos. Cuba é uma pequena ilha e uma grande nação… Aprendam!!!!

  197. pensando bem mais uma vez que deus vos abençoe…mais digo acho que voce…realmente ..esta sendo usadda..para u8m proposito.. dizer que cubaa e um paraiso…sem comentarios

  198. Parabéns, Gisele história como a sua fortalece e aumenta e auto estima de qualquer brasileiro desiludido. Podemos ter a esperança que existe uma luz no fim do túnel.Seria bom que os candidatos polítocos de nosso país, fizessem a leitura de sua reportagem para fazer um reflexão do papel deles . Pois vemos a cada ano que todos sem tirar nem por só pensam no bem estar próprio e de sua cúpula.
    Quando estão no poder maqueiam tudo assim vamos levando.
    Parabéns mesmo para você, mulher vitoriosa.
    Que Deus te abençoe em sua trajetória.

    Mª Inês

  199. Boa tarde li a materia, e me orgulho muito ao saber que ela venceu na vida, falo isso porque eu a conheci do Instituto Dom Bosco, me lembro muito bem que ela jogava futebol com os meninos, todo domingo no oratorio assistiamos a missa das 09 horas da manha…… Parabens Gisele voce é uma vencedora.

  200. Fazer caridade com algumas pessoas previamente selecionadas não passa de auto-promoção. E existem muito mais histórias de brasileiros que seguiram a mesma trajetória sem precisar sair do Brasil. Aliás, o curso de medicina em Cuba é tão ruim que o diploma sequer é aceito no Brasil. O sistema de saúde de lá apenas aparenta ser bom.Os dados estatísticos que o avaliam são do próprio governo, uma ditadura que censura a oposição e a imprensa.

  201. Parabéns pela matéria Sr. Ricardo. Simplismente brilhante.

    Parabéns, em dobro, Gisele. Primeiro pela história de superação e, segundo, pela capacidade de observar além dos demais sobre Cuba.

  202. parabens para ela !Pena que a realidade seja totalmente outra ,após formada vai começar o seu calvario, validar o diploma em nosso Páis é algo muito dificil.
    Os orgãos competentes tentam de todas as formas dificultar a validação do mesmo, e quando isso se torna possível os custos são muito altos .
    Desejo a ela e a todos os outros estudantes brasileiros que estão em Cuba, e os que vieram para o Brasil tentar validar o diploma boa sorte !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ,que Deus os ilumine muito nessa ardua jornada que é muito longa.

  203. Belíssima história, se todos no Brasil soubessem a importância de acolher os jovens e ensiná-los a “pescar” seu futuro, como a exemplo desta jovem, haveriam mudanças profundas em todos os níveis sociais de nosso país.

    Parabéns Gisele, você nos orgulha com sua dedicação e força!

  204. Gisele sua Historia de superaçao è tao fascinante quanto voce.
    A igreja é mãe,mestra e ama seus filhos com tal dedicaçao que só o amor seria capaz de explicar!

  205. Quanta bobagem esse povo fala. Parece até que Cuba é o paraíso terrestre. País com condições sub-humanas, sem liberdade de expressão, povo oprimido e infeliz. Comunismo só é bom para a cúpula. O povo que socialize a miséria. Por que os defensores deste “paisinho” não vão viver lá? Como o povo é iludido… Acorda, minha gente!!!!!!

  206. Ela era como o rosto oculto

    Com essa publicação, sai do anonimato para visibilidade real virando a postar dos que ainda estão perambulando pelas ruas

    Esse roteiro tem haver, por que tem tanta gente na rua de todas as idades vivem a espera da morte com tantas coisas ocultas

    Com a vinda da internet acabou os segredos das coisas ocultas, que escondiam as deficiências

    Gostaria que o Sr Ricardo Kotscho, desse uma canja publicando essa historia

    Depois de ir para Florianópolis SC entrevistar ele na Universidade

    http://nopalanque.wordpress.com/2008/09/11/no-meio-da-ciclovia-um-fotografo/

    Esta cursando uma universidade em SC, fazendo o mesmo curso que o FHC fez, e nada fez

    http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2010/08/27/ex-menina-de-rua-de-sp-estuda-medicina-em-cuba/comment-page-1/#comment-281130

    “Para Cartaxo, violação de dados foi ‘mercantilização de informações’”

    Tudo e exposto como se isso nunca tivesse acontecido, sendo colocado como novidade, onde todos sabem que a única falha cometida foi ter clicado na opção gravar que deixa rastro

    Isso pode ser acessado em qualquer lugar do mundo, só não pode esquecer-se de clicar na opção não gravar

    Porem existe programas que alteram as declarações rodando pelas praças há anos, com programa desses na mão você alterado o valor para cima ou para baixo, sem alterar na receita

    Assim como o patrimônio pode ser mascarado, dentro das regras existentes, ai alguém que tem um patrimônio de um bilhão pode deixar como isso só aparecer com um milhão, isso e algo comparado com a matéria que dizia onde se lança um real um valor fictício, quando o valor real e um milhão ou bilhão

    Isso diz que mesmo como tudo solto poucos sabem, disso assim como as TVs e outros tem seus contatos secretos para negociar as exclusividades, exclusivas perante os altos escalões

    http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/08/violacao-de-dados-de-tucanos-foi-mercantilizacao-de-informacoes-diz-cartaxo.html

    Tem um relatório de dados navegando pela internet, mais a lista de dados

    Serra e contra ele, mesmo

    Dados negativos 100%
    Dados positivos 000%

    Lula e a favor de todos

    Dados negativos 000%
    Dados positivos 100%

    FHC fez uma faculdade, não fez nada

    Agora o Lula pode dispensar o barbeiro

    http://delas.ig.com.br/comportamento/vida+de+casado+nao+e+sempre+igual/n1237762788376.html

    Escolas não salvam o mundo, tem razão

    Nem uma escola salvara o mundo, porque uma construção e como uma ficção

    As pessoas que vivem no mundo e que precisam salvar o mundo, aprendendo nas salas de aulas com gente que gosta de gente, com gente que sabe lidar com gente

    Incluindo tudo da vida real, nas salas de aulas, nas creches e jardins foto com nome, nos primários em desenho animado, no ginásio em videogames, no colegial ou semelhante, desenvolver as idéias, incluindo cursos de palestrantes desde a barriga da mãe ate o fim da vida

    O que precisa para melhorar o ensino, uma reforma político, isso vai ser realidade

    Tudo baseado como foi aprovado à reforma política servindo de motivador educacional

    Ter, cursado faculdade acompanhado de uma especialização, para se inscrever num concurso publico político, passar fazer o estágio para ficar habilitado direcionado para concorrer aos futuros cargos políticos, começando isso nas salas de aulas desde a barriga da mãe, para ter a carteira político como e a de motorista

    Esse pequeno pedacinho de texto, que diz respeito a reforma política esta agradando as pessoas na medida em que vão lendo, estão concordando, na realidade isso e a continuação da realidade atualizada

  207. A historia dessa menina parece um romance espirita ,pois apos tanto sofrimento ,ela consegue uma vitoria ,e talvez a primeira grande felicidade entre tantas outras que virao .conheco varios brasileirosque estudaram em Cuba . A pelo menos tres anos o mesmos tentam validar o seus diplomas e nao conseguem .Estão formados, são exelentes profissionais,querem trabalhar e estão impossibilitados. Nos noticiarios ouvimos que faltam medicos,mais isso é mentira pois como essa menina ha centenas de medicos formados em Cuba ,que voltaram para o Brasil e nao conseguem validar o seu diploma .

  208. Caramba Kotscho, você não tem vergonha de ajudar a mentir tanto sobre este pais miserável que é Cuba governo pelo mais assassino e duradouro ditador do Ocidente. Se Cuba é uma maravilha porque os cubanos são impedidos de sair de lá. E porque quem diz algo diferente do que o governo quer ouvir é logo preso e torturado como os dissidentes que foram recentemente libertados depois de muita pressão internacional. Cria vergonha na cara Kotscho.
    Pessoal, procurem ler Olavo de Carvalho (www.olavodecarvalho.org), pois ele te faz pensar de verdade, e acima de tudo te conta a verdade.

  209. Parabèns!!! Gisele.vc poderia ter sido mais vítima da pobreza e miséria que assolam o Brasil, mas com coragem e determinação vc conseguiu vencer, e vai conseguir muito maissssssssssss, desejo muita paz, amor,saúde è sucesso para vc e seu irmão e que papai do ceú te acompanhe sempre. um grande abraço e tudo de bom!!!!

  210. QUE HISTÓRIA LINDA DE SUPERAÇÃO O QUE DEIXA A GENTE CHATEADA É QUE CUBA QUE DEU OPORTUNIDADE PRA ELA SENDO BRASILEIRA ESTE EXEMPLO DE HISTÓRIA DEVERIA SER COLOCADA A TODO INSTANTE PRA ESTES POLITICOS CORRUPTOS QUE AINDA TEM GENTE COM ESPERANÇA É FÉ QUE ESTE PAIS PODE MUDAR!
    pARABENS GISELE VC MERECE!!!

  211. isto é uma prova do amor de Deus, todos nós temos un anjo, bastachama-lo, acreditar que tudo é possivel…..eu sou feliz por essa jovem…….força……………Deus te abençoes

  212. Olá Moça,

    Gisele você é uma brasileira com B maiusculo, um exemplo de vida, luta e grarra…
    Parabéns por tantas vitórias,
    eu como tantos aqui nos orgulhamos muito de vc.
    Continue firme e forte no seu sonho e ideal, espero que volte para o Brasil para que se for possível passar para muitos a sua história linda de vida.
    Tudo de bom,

    Fique bem,

    Sherlem Moreyra

  213. PARABÉNS GISELE,DEUS NÃO ESCREVEU EM LINHAS TORTAS COMO DIZEM POR AI,ELE ALINHA AS LINHAS E SÓ DEPOIS AS ESCREVE,COM VC ACONTECEU ISTO,ELE POIS PESSOAS NA SUA VIDA,DESDE O DIA EM QUE VC SAIU DE SUA CASA,OU SEJA ELE JÁ CUIDAVA DE VC,PARABÉNS DE CORAÇÃO POR ESTAR NO CAMINHO QUE DEUS TE COLOCOU ,NOSSO DEUS É UM DEUS QUE SÓ NOS DA VITÓRIAS,A SUA DAQUI AP OUCOS ANOS ESTARÁ EM SUAS MÃOS,PARABÉNS FUTURA DOUTORA

    1. Marcos:

      Percebo a sua ignorância pelo desconhecimento em que vive.

      Vou REPETIR, só para você, o que já escrevi num comentário meu neste mesmo post.

      É uma frase de Fidel Castro, que aborda justamente essa miséria a que você se refere: ‘HOJE MILHÕES DE CRIANÇAS DORMIRÃO NAS RUAS DAS CIDADES DO MUNDO, NENHUMA AQUI EM CUBA!”.

    2. È pode ser que nenhuma criança durma na rua em Cuba. Em compensação nenhuma delas vai poder ir e vir a outros paises.
      São todos reféns de Fidel.
      Prefiro dormir na rua e ser livre para ir e vir.

  214. Estou emocionada com a carta da Gisele, sou professora e sei que somente a educação real pode mudar o nosso pais, juntando ela com vontade e determinação pode-se mudar a história da uma vida de uma nação. Por nesse momento reflitam sobre os planos para educação dos candidatos, verifiquem se o que falam que fizeram é verdade e votem conscientes.

  215. Parabéns menina vitoriosa, Que Deus te abençõe e te faça competente a ajudar outras crianças , que como vc tbem não tem família . Volte sim ao Brasil, e nunca rejeite Cuba , pois ela esta sendo sua 2ª pátria.Através de vc mando um abraço aos nossos irmãos cubanos.

  216. Lendo os comentários, percebi que há muita gente que postou aqui e que estudou medicina em Cuba.
    São muitos os que estão trabalhando anonimos e que são, tenho certez, competentes.
    Fico deveras muito lisongeado de ver tantos patricios meus estudando fóra e trazendo para cá experiencias de outros países inclusive no aspecto educacional.
    Eles trazem consigo novas formas de posicionamento quanto as tratamentos médicos que ajudam às práticas médicas.
    Só temos a ganhar com estas novas experiencias que estes pioneiros buscam lá fóra, não quero dizer que as nossas escolas ensinam mau, é que isto nos traz novas propostas e para a sociedade, uma demonstracão que quem é de baixos recursos, merecem oportunidades.

  217. Realmente é uma história muito bonita e a Gisele é uma pessoa de caráter muito positivo.
    Siga em frente que você terá muito sucesso.

    Forte Abraço!

  218. Prezado colega! Por estas é que continuo achando e acreditando que este nosso Pais tem que dar certo. Estes são exemplos que devemos, sempre, divulgar. Vou levá-lo para minha sala de aula. Com sua aprovação, claro. Grande abraço. Podemos contar com as Instituições, mas temos que ter vontade para mudar. “quem sabe faz a hora, não espera acontecer…” Um dia houve um guri que acreditou em seu potencial. Hoje ele escreve e descobre bons exemplos para nós. Brasília tá seca, mas te aguarda com os braços abertos. Dona Dilma vem aí.

  219. Grande parte dos chamados “formadores de opinião”, chamam
    Fidel Castro de ditador.
    Imaginem senão houvesse esse boicote covarde, criminoso imposto pelos (estados unidos), Cuba seria um país muito melhor.
    Se toda “ditadura” fosse igual a que existe em Cuba, o mundo seria bem melhor.

  220. Que beleza ver histórias como estas! Parabéns Gilese.
    Estamos todos torcendo por você, siga em frente e vá até o fim de seus estudo, prove que você é uma brasileira com garra.

  221. Prezado, um país que cuida das suas crianças e jovens é um país eleito por Deus! Fiquei arrepiado com a história de Gisele. Magnífica. A presidente Dilma tem que tomar uma atitude de verdade no seu primeiro dia de governo e decretar que a escola passa a ser para todos! Cuide das nossas crianças, presidente Dilma.

  222. Kotscho,
    um belo presente para domigo de manhã, parabens pelo teu trabalho de jornalista, lágrimas de socialista quando li esta carta. Nosso sonho continua e agora dia 3/out estará ainda mais perto.

  223. Bom dia Ricardo!
    Bom dia amigos balaieiros!

    Muito linda a história dessa menina. Vejo que sofreu na infancia, e que mesmo sendo agredída, não foi atingída em seu caráter por isso, o que leva à questão da lei das palmadas por terra.
    Casualmente foi levada à estudar em Cuba, assim como alguns já devem ter ido para outros países. Isso não muda em nada o assunto cubano.
    O embargo (que sou contra) começou a fazer diferênça quando a antiga e extínta URSS deixou Cuba na mão.
    Antes, a “vitríne” do comunísmo no caríbe, era uma demonstração inequívoca do “sucesso” do regime.
    Hoje, é vítima atróz do poderoso e mesquínho “império”.
    Um governo que combateu as elítes, mas que tem como produto de exportação justamente algo para “agradar” e agracíar essa mesma elíte pelo mundo. Seus famosos e caros charutos.
    O ser humano, não foi feito para viver em regímes brutais fechados. Não é como um animal saudável, gordo, e felíz que não pode saír de sua jaula. Tem alimento, saúde, e é adestrado, mas jamais poderá ser livre.
    Assim como alguns fogem, outros também até morrem tentando. Exercem seu direito à liberdade mesmo se arriscando à miséria. Mesmo sabendo que o que está em jogo, é o direito à vida, ou à morte, mas dentro de alguma liberdade.
    Gisele! Meus parabéns, e procure aproveitar o máximo o que aprender, para ajudar o teu próximo.
    O Ricardo com certeza não irá fazer nenhuma alteração no teu texto pode ficar tranquila. Por isso não irá enfrentar nenhum tipo de obstáculo com esses senhores que provavelmente controlam teus escritos, e pelo menos AINDA NÃO, os escrítos dele, e os nossos.
    Seja felíz menina!!!!

    Que o Zé te abençôe!

    …e bom domingo a todos!

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

  224. Gisele, sua historia é emocionante. Mas quando vc falou dos educadores que passaram por sua vida, me senti mais fortalecida para continuar lutando pelos meus lindos alunos da escola publica que trabaho a 20 anos. QUE DEUS NOS FORTALEZA NESSA CAMINHADA…obrigada Ricardo por fazer meu domingo mais iluminado.

    1. Adriana, foram os educadores da escola pública que me orientaram que o saber não tem peso. Também sou médica, especialista em crianças GRAÇAS A MEUS EDUCADORES. Só o estudo poderia me salvar, e salvou. Também venho de família abaixo da linha da pobreza, com violência intrafamiliar, alcoolismo, drogadição e abandono, mas com esforço estudei fora do país, voltei e hoje, sou uma pessoa com conhecimento, e em formação SEMPRE! Por favor, não desista de seus alunos, eles PRECISAM de você. Todos os dias nossas vidas se alegram mais ou menos, ALEGRE-SE pois a escola pública me salvou! Evocê, tambpem terá a alegria de ver um pupilo seu dando-lhe as graças pela sua PERSEVERANÇA, como as amadas dona Julinha e dona Ilda, da EEPG José dos Santos Almeida, o Grupinho em Cândido Mota – SP.

  225. Parabens Gisele. Voce é uma vencedoras igual a todos estudantes de medicina em Cuba. Esse depoimento é a realizade dos jovens que estudam medicina em Cuba. São estudantes diferentes com pensamentos diferentes. La recebemos toda a preparação para serem excelentes médicos e voltar pro Brasil para cotribuir com a melhoria da saúde da nossa populção.
    Thiago Ponciano. Estudante do 4° Ano da ELAM – Cuba. Cordenador da ABEMEC – Associação dos Brasileiros Estudantes de Medicina em Cuba

  226. Gisele,

    Para você, deixo esse poema do Martí. É tão a sua cara, a nossa cara, a cara desse Brasil grande e generoso, mesmo na adversidade:

    Cultivo una Rosa Blanca

    Cultivo una rosa blanca,
    En julio como en enero,
    Para el amigo sincero
    Que me da su mano franca.
    Y para el cruel que me arranca
    El corazón con que vivo,
    Cardo ni ortiga cultivo:
    Cultivo una rosa blanca.

  227. Gisele, é comovene a sua história que me deixa contente por saber que temos patrícios que como você consegue atingir seus propósitos, sem esquecer o berço.
    Por outro lado, fico envergonhado em saber que existem jóvens que têm de procurar no exterior o meio para que consigam caminhar para o seu futuro, por falta de amparo nesta terra abençoada que se chama Brasil. Mas, um dia chegaremos lá, tenha certeza, pois, acredito como você neste país e principalmente na juventude, que irão fazer dele bem melhor que hoje! Que Deus lhe abençoe, são pessoas como voce que vão transformar este país numa potência cultural.

  228. Gisele,

    Obrigada por lembrar dos educadores na sua trajetória. Seu exemplo nos fortalece a continuar insistindo e acreditando que educação ainda é o caminho da vitória. Sucesso e Que Deus te abençoe!

  229. ALÔ BALAIEIROS !!!

    Dia 11/09 vem aí !!!

    Será o 2°aniversário do “Balaio do Kotscho” com FEIJOADA E CHORINHO no http://www.northbeer.com.br/

    Precisam confirmarem a presença para sabermos quantos seremos.
    Os detalhes estão na “convocatória” para o nosso 2° Encontrão republicadas no Blog do nosso Boteco:
    http://boteco-do-balaio.blogspot.com/2010/08/2-encontrao-de-leitores-do-balaio-do.html

    Mandem e-mails confirmando conforme descrito por lá

    VIVA O BALAIO DO KOTSCHO !!!
    E VIVA “NÓIS”, SEUS LEITORES !!!

  230. Esta moca conseguiu lá fóra o que afrodescendentes e pobres não conseguem no Brasil.
    O depoimento dela derruba uma porcão de regalias de que estudar medicina só é para os filhos de barões e poderosos do poder economico.
    Será que ela conseguiria uma bolsa na USP para estudar medicina?
    Duvido muito porque aqui o pai tem que ter dinheiro para custear os estudos dos filhos em uma universidade publica e pobres de fato, lá não existe.
    Já fiquei sabendo que mocas e rapazes capazes até já passaram no vestibular mas frequentar a universidade é que é o problema, há de tudo, até o preconceito eles tem que vencer.
    Então só em Cuba um brasileiro talentoso consegue esta oportunidade porque aqui a elite trata do o desestimulá-lo de todas as formas.
    Quem sabe se com mais 8 anos de Dilma no poder as portas da USP se abrirá para os verdadeiros pobres?
    Por enquanto ela é uma faculdade publica para ricos que bem poderiam pagar seus estudos.

    1. Ser pobre, ser afro não são condições meritocráticas. A incopetência é que fecha a porta das melhores faculdades. Fui pobre, não sou inteligente, mas sou muito esforça, fiz sacrfícios. A primeira vez que comi um mixto quente foi com quinze anos, a minha casa teve a 1ª Tv quando Eu tinha 18 anos. Fiz concurso, nâo por meio de cota, passei para a maior Universidade pública do Brasil e me tornei engenheiro. Nunca fui rejeitado por ser pobre. Hoje, posso dizer que tenho posses. Se Vc ficar esperando que te deem algo VC está atualizado no conceito do Brasil de hoje- dos corruptos e incompetentes

  231. Mais uma vez que seja nescessário AFIRMAR que em pleno Estado de SP um Estado Rico leva 3 meses para agendar uma consulta e o Gov deste Estado simplemente omite e põe a culpa no Gov federal sendo que o Gov Federal tem mais 26 ESTADOS para cuidar , aqui em SP estudantes de escolas PUBLICAS passam de ano sem saber ler , te pergunto a voce defensor do Capitalismo Selvagem como esse estudante vai conseguir entrar em Faculdade. A ilusão do carro novo para um trabalhador só vai ocorrer quando tiver muitos e muitos anos de trabalho pois antes disso tem que deixar o coro para conseguir uma moradia e olhem la são muito poucos os que conseguem. Cuba tem a melhor medicina do mundo la niguem rouba para comer e la tem o melhor ensino . Se voce acha que um monte de lata vale mais que um ser humano então cara voce esta desgraçadamente miseravel como ser humano.

  232. Parabéns Gisele

    Você é um exemplo não apenas de superação, mas de gratidão….

    Estive em Cuba com tres outros amigos, sendo que um deles é profundo conhecedor do regime e do quotidiano dos Cubanos, pois viaja para lá todos os anos e permanece por muitos dias.

    Claro que Cuba não é o modelo, mas inegavelmente proporciona oportunidades e sua pobreza não se compara a degradante vida dos nossos excluidos….

    Vença as etapas que ainda voce tem pela frente e procure retribuir como o seu coração já ensina…..TENTANDO DIMINUIR AS DIFERENÇAS..

    abraços

  233. Gisele, é com alegria que penso como é importante aqueles que realmnete se preocupam com os outros,há mais de vinte anos venho desenvolvendo trabalhos voluntários, e sua história me faz recarregar minhas baterias e continuar a constribuir e sempre ter a certeza de resultados como o seu será sempre bem visto e estimulando outros e ajudar. Parabéns… Que seus projetos de vida tenham total êxito, sejam onde quer que esteja. Que o Pai Celestial continue abençoando sua vida, eterno sucesso.

  234. Gisele,
    Muito bom conhecer uma história como a sua, às vezes perdemos muito tempo reclamando de bobagens, e gastamos uma energia enorme com coisas miúdas, quando na verdade deveríamos estar agradecendo pelas oportunidades que nos surgem. Ler a sua história, me fez refletir demais. Parabéns por ter se tornado uma pessoa tão grande!
    Beijoss

  235. Caro Kotscho,

    Faço um jornal sobre Cuba, chamado Síntese Cubana, para Associação Cultural José Martí/RN. Gostaria de sua autorização para publicar este post e, pediria um favor, sabe onde consigo uma foto dessa garota para ilustrar a matéria?

    Grato e abraços fraternos.

  236. Eu poderia falar mil e uma coisas do tipo “viram só como Cuba é realmente?”, mas o que realmente me toca nessa história é a menina de 17 anos apavorada com a necessidade de deixar o abrigo ao atingir a maioridade.

    Quando eu era aluno de história, dei aulas num curso de extensão para uma turma de EJA, e nessa turma estava uma menina dessa idade, também privada de uma família, e também apavorada com a perspectiva de simplesmente não ter para onde ir ou como se sustentar dali a meses… e era uma aluna dedicada como poucas, também sonhando com a faculdade, e também com um futuro aparentemente sombrio pela frente.

    Não sei o que aconteceu com ela. Sei que era batalhadora e poderia superar as adversidades. Mas, aprendi com aquela turma de EJA uma coisa: milhões dentre os melhores habitantes desse país são desperdiçados pela falta de cuidados do Estado. Por que jogar na rua esses adolescentes que completam 18 anos? Por que não dar a ele a chance de se firmarem na vida antes de terem que se virar sozinhos? Por que não dar a atenção devida aos mais necessitados, inclusive com uma educação descente, e inclusive para os que já passaram da idade “normal” para a série que cursam?

    O Brasil avançou muito nos últimos anos, mas ainda falta um caminho enorme para chegarmos a ser “miseráveis” como Cuba.

    1. Me encomoda de verdade escutar barbaridades de quem diz o que nao sabe…..sou medico , atuante ,regularizado e formado em cuba…vivi em Cuba por 7 anos e meio,decidi estudar em Cuba simplesmente por não ter como custear meus estudos no Brasil que diga-se de passagem é um roubo ou melhor comercio pois pode-se até comprar uma vaga.Sofri muita discriminação para revalidar meu diploma mais o fiz e de forma legal e atraves de prova.Agora esse sensacionalismo de muitos dessendo o pau em cuba é só fruto de falta de cultura,saibam que apesar de tudo ,em Cuba nao vejo o que vejo aqui,tipo pacientes esperando com dor 15 dias pra serem operados pelo SUS enquanto os particulares e os de convenio sao priorizados,,,,bela igualdade temos no Brasil de lula e dilma…..em cuba numca me faltou livros uniformes,comida alojamentos,tive varios amigos bem pobres porem melhores alunos da minha turma de medicina,ja no brasil medicina só pra filho de papai ,e tem gente que falam de cuba,,,,e alias a ditadura de lá devia existir aqui pra pelo menos assim termos menos bandidos mais saude educação e menos roubalheira do PT e sua Trupe…..
      Hasta la vitoria siempre……………….
      Porem nao se iludan pois existem muitos filhos de deputados do PT e de lideres do MST que tem bolsa lá nao estudam nada e misteriosamente revalidam seus diplomas no brasil sem dificuldade…..Mas…..eu agradeço muito a Cuba a FIdel por ser hj o que sou

  237. É verdadeiramente um exemplo de vida. É um exemplo que a todos encanta e que deveria ser seguido por muitos. Mostra que a vontade, a persistencia e o querer pode em muitos casos poder. Seu testemunha é um soco na cara dos conservadores que sempre miram Cuba com outro olhar, que não o da verdade o da isenção.

  238. Brasileiros:Quem inventou a história que Cuba tem tanta ruindade e tudo é proibido.Eu me sinto uma homem culto,pela história que aprendi nas escolas e aprendi que em Cuba nada presta,tudo é ruim,oi regime ditador de Fidel Castro permanece o mesmo,é proibido a internet,existe toque de recolher, não tem privacidade nem liberdade de imprensa:Quem ensinou esta cartilha aos Brasileiros.Nosso governo que é um dos piores governo do Mundo precisa ensinar os Brasileiros a verdadeira realidade dos outros países,de nada adianta no Brasil os governantes maquiar o brasil e apresentar um governo como se fosse o 8º país do mundo se na vida real somos um dos piores do mundo,principalmente em distribuição de renda.
    O depoimento da brasileira ex-menina de rua, emociona qualquer brasileiro e espero que aprendemos a lição da grande lutadora Gisele Antunes Rodrigues,que nos mostra a realidade de Cuba e que esta melhor viver lá do que no nosso sofrido brasil.
    Que a Gisele siga seu caminho e seja sempre feliz.
    p

  239. Qualquer pessoa sensata e com um mínimo de conhecimento sobre a História de Cuba não pode ser nem 100% contra, nem 100% a favor do regime socialista que eles têm por lá. Seria ótimo se no Brasil nós tivéssemos, além de liberdade, igualdade de oportunidades para todos e que cada um fizesse o que achasse melhor com essas oportunidades. Esse argumento de que, se a vida em Cuba é tão boa, mude-se para lá, é típico de gente ignorante.

  240. caro Miguel Matos, nenhum país é perfeito, mas vendo-o falar com tanta convicção, pergunto: quantas vezes o senhor foi a Cuba????? Ora, existem milhares de universitários do primeiro mundo lá, fazendo faculdade, coisa que não conseguiram em seus ricos países, pois não tinham dinheiro para pagar…Como no Brasil, a ditadura dos que tem contra o resto do povo. Ainda bem que a Dilma irá continuar o trabalho do LULA. Falando em história, é lógico que o senhor deve conhecer muito dessa área!!! Deu aula em algum lugar? Conhece o ensino público(PSDB) do mais rico estado do país???? Nunca é tarde para aprender. Humildade é a palavra certa…Talvez o ideal seja o sehor mudar, para os EUA ou Europa, lá deve ser muito melhor…Deixe o terceiro mundo: Cuba, Brasil, Chile…Cuba é um grande exemplo de igualdade na educação, e essa menina é exemplo vivo e vitorioso disso, qualquer pessoa sensata e INTELIGENTE sabe disso. Mas tudo bem, o senhor disse nen 100% a favou nem 100% contra né?? Eu sou 90% a favor.

  241. Kotscho
    Sou professor de Geografia do ensino médio, tenho grandes amigos cubanos, inclusive trabalho com um deles em dos colégios que ensino. Tenho uma grande admiração pela nação cubana e o seu povo.
    Sempre acompanhei dentro do possível tua vida de jornalista. Tive oportunidade de ler o teu belo livro, Do Golpe ao Planalto.
    Quando li o texto de Gisele, não tive dúvida, minha primeira iniciativa foi divulgá-lo por duas motivações: 1º – pelo exemplo que essa jovem representa; 2º – porque este depoimento nos ajuda a dismistificar muita coisa sobre a realidade cubana.
    Quero lhe comunicar que, respeitando o seu conteúdo ele está sendo repassado entre meus alunos, que são basicamente adolescentes. Tenho muita vontade de me comunicar com Gisele. Sendo possível peço orientações.
    Um grande abraço. Estamos à disposição.
    James

  242. Pegar o depoimento de uma menina que no Brasil só conheceu abandono (familiar e social) , mas que teve a sorte de ir para Cuba estudar e se formar em medicina, para fazer propaganda daquele país é muita cara de pau. Os graves problemas sociais e de distribuição de renda no Brasil, não tornam Cuba um paraíso. E quanto aos milhares de cubanos que sonham em sair da ilha, fugindo da pobreza e da ditadura? Sr. Kotscho procure um depoimento mostrando o outro lado da vida em Cuba, como por exemplo, de algum daqueles atletas que tentaram refúgio no Brasil por ocasião dos jogos panamericanos no Rio de Janeiro em 2007.

    1. mauro mareto nós não estamos falando de esporte não,nós estamos falando de uma humilde e pequena jovem que passou muita dificuldade na sua infância para chegar onde chegou e agora ela é formada em medicina.E a medicina de lá é bem avançada no entanto q segunda feira eu lí ojornal e ví uma noticia de q os médicos cubanos descobriram a vacina para o câncer de pulmão e já aqui no brasil é uma merda n descobrem nada e lá em cuba todo mundo é igual,e eu parabenizo á essa jovem q lutou na vida e dejeso a ela muito sucessso e conquistas

  243. Quase sempre, quando se debate a realidade cubana, pessoas desinformadas alegam ser aquela ilha uma ditadura e que seus defensores dizem se tratar do paraíso. Ora, não é nem uma coisa nem outra, e raciocinarmos nesses termos, só serve para aumentar a confusão.
    Percebo também que muitos agridem, sem conhecer o que está em jogo. E não é tão difícil saber. Há muitos livros tratando do tema, de autores de diferentes posições políticas. Há diversos sitios na Internet tratando de Cuba e outros países dos quais o Tio Sam não gosta, com mais decência do que as agências noticiosas dos EUA, reproduzidas aqui pel@ Globo, Veja, FSP, ZH, OESP, as rádios comerciais…
    Há quem fale dos problemas do Brasil como se só existissem a partir de 2003!!!
    Há também médicos brasileiros, formados em Cuba, que ao voltarem para nosso país, se comportam como se não tivessem recebido seu curso gratuitamente, como se não tivessem o dever para com a humanidade, de retribuir o recebido!!! Reproduzem assim o comportamento dos formados no Brasil, que ficam nas capitais dos estados, enquanto centenas de municipios não contam com um só médico!!! Há prefeitos se queixando de abrirem concurso, e nenhum médico se inscrever, mesmo com a perspectiva do maior salário municipal!!! Será que isso é um mero detalhe? Até quando fingiremos que a saúde é responsabilidade apenas dos secretários, municipais e estaduais, mais o ministro José Gomes Temporão ou quem o substitua? Todos precisamos contribuir para a solução, seja da saúde, da educação, do transporte e outras áreas das nossas vidas.

  244. Oi Gisele, espero q me “veja” aqui… vc é meu exemplo quando realizo meus trabalhos de orientação profissional… lembra-se das dinâmicas na Ericsson? Lembro bem qud disse a vcs (no grupo) que as duas instancias “ideal e real” poderiam caminhar juntas… se não fosse possível a faculdade de medicina (ideal) na época, era possível ficar “coladinha” com seu sonho trabalhando e estudando aux. ou tecnico de enfermagem (real) … enfim, muito bom fazer parte desta história fantástica!
    super bj.

  245. Gisele, parabens pela sua histório de vida e superação.
    Começei na Ericsson como office boy, pois vim de uma familia bastante humilde, claro que não passei nem 10% do que voce passou , mas consegui superar as dificuldades e preconceitos e hoje tenho orgulho de dizer que sou Gerente da area de Recursus Humanos da Ericsson e reponsável pelo projeto Jovem Parceiro, motivo que a cada dia me orgulha muito, principalmente tendo exemplos como os seus, que Deus te abençoe cada vez mais. um grande abraço.

  246. Não consigo deixar de parabenizar “esta menina de rua”, que vitória conquistada hein!
    Mas, causa-me estranhamento o paraíso cubano. O que se vê em Cuba, mesmo sendo apenas turista, não é esta maravilha e muito menos esta idolatria a Fidel. Ou então as pessoas com quem se conversa na rua estão mentindo. Cuba é tão bom?Por que será que fogem de lá hein! Por que será que Havana é tão miserável? Que lindas casas os pobres têm lá hein? Onde “a menina” mora mesmo? Em Cuba?

  247. Absolutamente fantástico esse depoimento. Me emociona muito saber de uma historia que tinha tudo pra dar errado e que deu certo, “nesse país tão injusto”.
    Bom também pra quem pensa que Cuba é miserável e acha que o capitalismo te dá liberdade. Muito ilusório.
    Muito boa MESMO essa reportagem, parabéns a você, Ricardo, e a Gisele, por ser mais forte do que o sistema da desigualdade!

  248. Isso tudo não passa de farofa eleitoreira à moda carcamana, uns se regalam, outros dão de ombro, o perú à Sófia , que é o que interessa, vai ser servido em 03 de outubro e os que gostam à moda antiga, a cada dia, menos, entupidos de farofa vão enfrentar os ossos do ofício, de serra em punho, já os que gostam da nouvelle cousine, a maioria, com o paladar preservado, irão apreciar o regalo, com talheres, guardanapo e sobremesa.
    Em resumo, não sobrará nem a farofa para a segunda rodada, apenas ossos serrados, o saboroso avuador vai ser abatido de prima.

    Antes do banquete final, que vengam los nuevos escândalos, criados a leite de onça pela Dona Judith, que a gente traça-os com tremoços, malagueta e muita loura gelada.
    O Brasil que deixou de ser futuro, agradece ao mestre cuca Lula e sua chefe de cozinha, eles são Dilmais.

  249. sou pai de uma estudante que estuda medicina em cuba, ela esta muito feliz, teve uma oportunidade de realizar seu sonho ,ela diz que la é maravilhoso que os brasileiro são bem recebidos,o povo é muito querido, parabens fidel ….

  250. Gisele sou sua fã… Parabens!
    Que Deus te abençõe !

    Vejam que batalhadora essa garotinha (soube aproveitar oportunidades na Ericsson e o Dom Bosco no Bom Retiro).
    Ela deve ter trabalhado no projeto Jovem Parceiro da Ericsson. Eu achei essa garotinha uma lição de vida, por isso estou repassando a historia.
    Quando eu digo que sou favoravel ao ensino religioso nas escolas, não estou especificando nenhuma doutrina/religião, eu sou católica mas acredito
    no espiritismo também. Eu estudei em colégio de freira. O que eu gostaria é que todos fossem apresentados a Deus e que fizessem dele a sua
    esperança nos momentos bons e de dificuldades. Hoje ir a missa virou demodê em contrapartida, o ser humano tornou-se mais afastado de Deus.
    Na primeira dificuldade as pessoas se apegam em coisas ruins como drogas, bebidas, bandidagem e etc. e sem contar que se tornam revoltados
    e agressivos sem ter respeito ao próximo. É preciso ter responsabilidade moral e cívica.
    Acreditem Deus dá oportunidades a todos, muitos tem ou tiveram a chance de vencer na vida e jogam todas as oportunidades no lixo!
    Seu sucesso só depende exclusivamente de uma única pessoa: Você mesmo !

  251. Oi, nossa que impressionante é o que o governo cubano faz para ajudar, eu chorei lendo essa materia, e olha só, andando pelo sitio cubadebate, encontrei que tem um brasileiro qe se formou de medico lá e hoje trabalha na venezuela em uma comunidade indigena, os cubanos estão chamando ele de “Homem do Ano”, fiquei muito orgulhoso, mando o link para que possam acessar:

    http://www.cubadebate.cu/noticias/2011/01/05/cronica-de-uno-de-los-hombres-del-ano/

    ABraço

  252. Nossa que história de vida linda… Estou na torcida quando vc volta pro brasil pra revalidar o seu diploma aqui no brasil sucesso Gisele pra vc e pra todos os brasileiros que lá se encontram estudando em cuba

  253. Olá! hoje um amigo me mandou esse texto por e-mail, e só sosseguei quando encontrei a fonte original.
    Fiquei muito sensibilzada pelo que aconteceu a Gisele, e também feliz por saber que ela conseguuiu ultrapassar todas as dificuldades. Também sonho ir a Cuba estudar lá. Gostei da postura da Gisele quando fala sobre o embargo estadunidense sobre a ilha, e também de como ela fala de Cuba. Sou brasileira mais me orgulho muito de Cuba, sou cubana de coração. E enquanto ao Fidel, não é só os CUBANOS que o adimiram.
    E também quero dizer que estarei publicando esse texto em meu blog (www.nooutroladodajanela.blogspot.com) caso não possa me avise.

    Hasta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *