A nova derrota da velha mídia

A nova derrota da velha mídia

A se confirmarem as previsões de todos os principais institutos de pesquisa apontando a vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições presidenciais, não serão apenas o candidato José Serra e sua aliança demotucana de oposição os grandes derrotados. Perdem também, mais uma vez, os barões da grande mídia brasileira.

Foram-se os tempos em que eles faziam ou derrubavam presidentes e se julgavam os verdadeiros donos do poder, os formadores de opinião, os únicos proprietários da verdade. Durante os últimos oito anos, desde a primeira eleição de Lula, não fizeram outra coisa a não ser mostrar em suas capas e manchetes um país desgovernado, sempre à beira do abismo.

Em cada estatística divulgada, procuravam destacar sempre o lado negativo, sem se dar conta de que a vida dos brasileiros estava melhorando em todas as áreas, e os cidadãos eleitores percebiam isso.

Fechados em seus gabinetes e certezas, longe do país real, imaginavam que desta forma ajudariam a eleger o candidato da oposição em 2010. Fizeram a sua parte, é verdade, anunciando uma crise do fim do mundo atrás da outra, batendo no governo dia sim e no outro também, mas não deu certo de novo.

Em reunião da Associação Nacional dos Jornais, a presidente da entidade, Judith Brito, chegou a dizer com todas as letras que, na falta de uma oposição partidária, era preciso a imprensa assumir este papel, como de fato fez. Os líderes demotucanos acharam que isto seria suficiente para derrotar Lula e a sua candidata. Acreditarem que o apoio da mídia poderia fazer a diferença, decidir o jogo a seu favor. Que bobagem!

Até a última semana, antes da divulgação das novas pesquisas, o noticiário ainda alimentava o discurso da oposição numa operação casada contra o governo e a sua candidata. Como a vaca da campanha tucana caminhou inexoravelmente para o brejo, num lance desesperado para tentar virar o jogo, José Serra procurou associar sua imagem à de Lula no programa de televisão. Aí foi a vez dos seus aliados na mídia darem um basta e jogarem a toalha: assim também não… 

Quem sabe agora tenham a humildade e o bom senso de reconhecer que acabou a época dos formadores de opinião abrigados na grande imprensa, que perde circulação e audiência a cada dia. Novos meios e novos agentes multiplicaram-se pelo país, democratizando a informação e a opinião.

Ninguém mais precisa dizer o que devemos pensar, como devemos votar, o que é melhor para nós. A liberdade de imprensa e de expressão não tem mais meia dúzia de donos. É um direito conquistado por todos nós. 

***

Leitores do Balaio fazem

2º Encontro em SP

O tempo correu depressa. No dia 11 de setembro, um sábado, este blog completa dois anos no ar. Para festejar a data, os leitores do Balaio estão organizando seu segundo encontro, em São Paulo, para colocar as conversas em dia pessoalmente.

A idéia de levar o mundo virtual da blogosfera à vida real surgiu no ano passado no Boteco do Balaio, uma filial deste blog criada no google pelos próprios leitores, que ali se encontram todos os dias para bater papo.

Os leitores Aliz Castro Lambiazzi e Enio Barroso Filho, frequentadores fiéis do boteco e deste blog, estão cuidando da organização do encontro e me mandaram a mensagem que reproduzo abaixo, com os contatos deles, para quem quiser se inscrever e participar desta confraternização.   

Amigos Balaieiros
FALTAM POUCOS DIAS !!!

No proximo dia 11 de Setembro, o Blog Balaio do Kotscho completará dois anos !!!
No ano passado, comemoramos com o primeiro Encontrão de leitores e veio gente de todo lugar. Foi lindo !!!
E agora iremos repetir com o 2° ENCONTRÃO DO BALAIO DO KOTSCHO !!!
Alguns leitores já manifestaram o seu desejo de participar e sugeriram que o local escolhido fosse próximo a alguma estação do Metrô.
Escolhemos a CHOPERIA NORTH BEER, na Zona Norte, bem ao lado da Estação Parada Inglêsa na Av. LUIZ DUMONT VILLARES N° 1543.
Como este ano a data cairá em um sábado faremos a festa durante a tarde estendendo até o quanto aguentarmos ou até o ultimo bêbado !!!

Será uma festa de FEIJOADA COM CHORINHO !!!
SABADO – DIA 11/09 – A PARTIR DAS 13:00 h.

Eis o site da North Beer:

http://www.northbeer.com.br/
( tem o mapa do local e fotos em 360° )

É uma choperia com varias opções de ambiente inclusive com uma adega no sub-solo para quem quiser mais aconchego.
Fizemos a reserva para ficarmos na varanda da choperia ao lado da área exclusiva para fumantes. Tem estacionamento exclusivo para clientes e serviço de táxi para quem não puder mais dirigir !!!
A Choperia trabalha com “comanda individual” e oferece um buffet das 12:00h. às 17:00 ao custo de R$ 35,00 por pessoa dando direito a se servir a vontade de uma boa variedade de pratos inclusive da sua excelente feijoada. O Chopp lá está em R$ 4,70 ( é a media de todos os outros preços do entorno ).
Terá musica ao vivo: CHORINHO durante a tarde e MPB a noite.

Disponibilizamos aqui novamente os endereços de e-mail para que todos se manifestem confirmando a presença para que até lá tenhamos idéia de quantos seremos

jornalizta@gmail.com

eniobarroso@ig.com.br

REAFIRMAMOS QUE ESTA CONVOCATÓRIA É IMPERATIVA !!!
Artigo 1° – Não será permitida a desconsideração de qualquer das amizades construídas aqui durante esses dois anos já que no Balaio cabe de tudo e é de todos. As diferenças deverão ser explicitadas ao vivo e não mais virtualmente. AMIZADE INDEPENDE DE IDEOLOGIA !!! Todos deverão se abraçar !!! Beijar também pode !!! Apertos só para quem estiver frouxo !!!
Artigo 2° – Revogam-se quaisquer disposições ao contrário.
Abraços ainda que virtuais até lá,

Aliz Castro Lambiazzi
Enio Barroso Filho

179 comentários em “A nova derrota da velha mídia

  1. Independente do resultado da eleição já é uma grande vitória para nós, o povo, e principalemnte para a democracia.
    E isso fica muito evidente quando lemos as revistas semanais, em especial a Veja, e os jornais de uma maniera geral.
    Isto é motivo de comemoração.
    Parabéns a todos nós.

  2. Ainda que eu não seja um assíduo diarista por aqui, mas estou sempre pelas adjacências, desde o início do blog. Não pude comparecer ao 1o. encontro, mas quero estar no próximo. Um abraço.

  3. Uma psicologa amiga me disse, baseada em sua longa vivência profissional, que a arrogância é imensa entre os jornalistas. O fato de terem espaço para suas análises e opiniões faz com que muitos chutem a humildade, sintam-se poderosos e resvalem muitas vezes na agressividade, na ironia ofensiva. Isso ficou patente em relação a Lula, quando aquele artigo fofoqueiro do americanoLarry Roto chamnou o presidente de bebado. Nenhuma solidariedade a Lula e muita ao estupido correspondente. O mesmo se viu por ocasião do desastre com o avião da Gol; uma jornalista casada com um marqueteiro ligado a Oposição, tentou levar a opinião pública a favor dos pilotos americanos que provavelmente causaram o acidente (mas n/lenta justiça os liberou) e contra a suposta ineficiência do governo federal. Você tem razão ao apontar a nova derrota da mídia. Mas ela foi culpada por essa agressividade partidária que, desde ontem (no tom) volta-se para os erros do candidato tucano. Caso do editorial da Folha. Seria cômico se não fosse trágico.,

  4. Caro Kotscho.

    Mais uma vez uma voz lúcida, entre os privilegiados que conseguem discernir verdades entre tantos interesses comerciais e financeiros, que se tornou a nossa imprensa brasileira.
    Viva o refrão democrático, tanto propalado durante as Diretas Já !!
    O POVO NÃO É BOBO, fora ” rede globo” em minúsculo, pois é assim que se tornou o maior império de comunicação televisivo brasileiro. assim se tornará os veículos formadores de opinião, perante o POVO BRASILEIRO, senão abrirem os olhos a nova realidade, que não quer se calar. UMA DESTACADA MELHORA NA AUTO-ESTIMA DE SUA POPULAÇÃO, QUE HOJE SE VÊ ALÇADA NUMA ASCENÇÃO SOCIAL SEM PRECEDENTES, ISSO NÃO TEM PREÇO.
    Esses mesmos veículos de informação que dependem da venda de sua mídia tanto escrita, televisiva e radiofônica. a uma formatada sociedade dita classe média, que hoje vê em seus calcanhares essa ascenção da nova classe média, que nossos empresãrios tanto comemoram, pois consomem os seus produtos, independente de marca.

    O BRASIL MUDOU, CRESCEU, E ESTÁ DIVIDINDO O BOLO COM MAIS PESSOAS. É ISTO QUE A CASTA INFORMATIVA DESTE PAÍS TEM QUE ENTENDER. TODOS TEM ESSE DIREITO.

    Abraços.

  5. RK, algumas vezes já me incomodei com uma certa complacência de sua parte, com ações políticas da direita. Gostaria de ler algo mais incisivo de sua parte, um pouco mais de “raiva”, mas logo, considerando sua experiência profissional e de vida, acabo justificando esse comportamento. Mas veja você: levando em consideração toda essa experiência e ponderação, senti-me tranquilo, por ter como definitivo, o conteudo dos dois últimos parágrafos de seu texto. Parece que eu estava esperando uma palavra de autoridade sobre a influência dessa “imprensa”, aludida no post. Belíssima informação, para mim, definitiva, graças a você. Aleluia!
    Um abraço e obrigado.

  6. Para mim é nítida o despreparo da Dilma. E também as mentiras e distorções de números, como os dos investimentos em moradias. Essa eleição deixa uma lição: Como um governo populista que não investe em infra-estrutura – portos, aeroportos, ferrovias, rodovias, educação e saúde – ganha o povo através de bolsas e de um líder com que se identificam. Pior para o Brasil, que provavelmente terá suas empresas e ministérios mais uma vez loteados para gente sem competência e partidária, apenas. A contínua vocação do Lula em se aproximar de ditadores e torturadores e um mau sinal, péssimo. A saber que Dilma será uma laranja e que Lula que mandará no barraco dias de muito cinismo virão. O Serra não é o cara mais indicado, mas tudo seria melhor do que o PT de novo. Muito continuidade é ruim para democracia. Porém, a melhor jogada do PT foi saber manipular o povo desinformado e com baixa escolaridade.

    1. Está falando a antiga classe média, enegessada em seus preceitos e preconceitos. Abra sua mente, saiba compartilhar, pois em em algum lugar do passado seus familiares tiveram oportunidades de crescerem e te darem oportunidade de crescimento tanto pessoal e profissional. Aliás a imprensa está aí para fazer o seu papel de informar, basta de um modo crítico e lúcido saber diferenciar, isto é saber separar o joio do trigo. Pois a história fará o seu julgamento, e com certeza não haverá o calor momentâneo e efervecência das polêmicas e sim a competência de gerir um país tão grande como o nosso país. BRASIL

    2. Convido a todos a votar na laranja dilma, ALIAS dilma vez por todas! Os nao manipulados de alta escolaridade como o dum tambem.
      o Governo populista q nao investe em infra -mas promete iiniciar de novo com as privatarias- vai durar mais 4 anos.

    3. Dum, não tenho dúvidas que os 3% de insatisfeitos com o governo Lula concordam com sua opinião.

      O problema são os outros 97%. Né não, Dum ?

    4. Dum, só quero entender!

      Serra já foi governo, Serra esteve no governo de FHC, e em tempo integral (oito anos), foi o segundo homem do governo Cardoso, se o Serra aconselhasse. Se Serra dispusesse sua ‘competência’ a serviço do governo FHC, ainda naquela época! País talvez tivesse sido outro ainda naquela época, ainda naquele período, porque o Serra não ajudou o ‘seu’ próprio governo? Porque não ajudou FHC/SERRA? já que o governo era seu também? Se ele é essa “maravilha’ que você descreve agora? Porque deixou o FHC mais perdido, que cego em jogo de pig-pong??
      Porque o Serra permitiu o FHC, entrar em ‘camisa de onze varas’?.

  7. O sô kocho como é importante ver q existe pessoas do cálibri da vossa pessoa q não stá comprometido com o sistema q reina nesse país q graças a iniciativa como essa as pessoas começam a pensar por si própria e começam a se desvincular daquilo q eles achavam q stavam certos, graças a DEUS pela vida do LULA em 8 anos de governo nos mostrou o quanto stavamos sendo sempre na maioria das vezes induzido a votar errado e dar continuidade a esse sistema q criaram, onde só os priveligiados tinham vez e o resto stava completamente fora sem direito se quer de se manifestar a sua indgnação daquilo q nos stavam nos sujeitando!!! principalmente aos caprichos do FMI,nessas privatizações diaraque falsa q conseguiram desmontar o país e o Est d SP,criaram leis,txas e montaram 1 verdadeira máquina d arrecadação e nos deixou,educação,saúde,segurança nessa maneira em nosso Est d SP, todos esses meios de comunicação em massa só stão cada vez se declinando e a tendencia é q esses coronéis saiam da vida pública desse país principalmente s a DILMA der continuidade nesse sentido d resgatar cda vez + a nossa alto estima e d nos incluir no sistema;por isso sr KOCHO muito obrigado d fazer a # e não ser como o JOSIAS q é o escremento na sociedade.

  8. Parabéns pela excelente colocação, alguém tinha que expor isso desse jeito, simplificado

    Isso não e derrota e uma atualização chegando ao ponto S da solução, esse roteiro faz parte

    Não e a derrota deles, e a reforma vindo em nossa direção, com prazo de validade vencida, e o caminho para deixar a educação livre das amarras dos políticos

    Colocando cada coisa no seu lugar, com uma gestão nucleada enxergando tudo

    Eles estavam combatendo as projeções da ficção que dizia ainda diz a economia mundial vai sofrer um assentamento por tudo estar nos bancos de dados, vem o cheque mate, e o Brasil não sentiu nem sentira quase nada desses vácuos, pelo contrario ficara mais fortalecido depois de todas as ondas passarem voltarem passarem

    Num país como Brasil que se faz pelo povo o que nunca se faz nem uma crise abalara qual quer dos alicerces da economia

    Porque todos nos têm que comer beber morar estudar viajar conhecer saber ter ser feliz viver bem a vida, isso e a razão da economia estar bem

    Esse conto combina com essa eleição
    No passado os bancos eram absolutos queriam administrar todos, só eles sabiam
    No presente querem que cada um se administre, querem que todos fiquem sabendo o só eles sabiam

    A interpretação disso, educar o povo como os bancos mudaram administração, deu certo aos bancos aos clientes da certo para todos nos

    Nem bêbado, nem passarinho tem mais medo do medo, esta livre para voar pousar, votar

    No dia da eleição e a ultima pesquisa, a diferença vai aumentar, mais

    “No metrô de Tóquio”

    O bêbado

    Deixaram a população bêbada, agora estão de ressaca só com o bafo, ficando com o veneno do feitiço, que nem saiu do lugar de tanto conforto no seu ninho, e o povo no vermelho morando no desconforto das favelas nas ruas etc.

    Essa vergonha que o povo esta tirando do ar que passamos por muitos anos, sem as cegueiras dos próprios conseguiram enxergar, antes da população que fica como esse bêbado sem beber um cole de nada

    Agora no voto a passagem de volta, com a população deixando de ser órfão como esta o bêbado no conto

    “Paisagem de final”

    O povo esta começando aprender admitir e demitir pelo voto, essa eleição pelos cálculos da ficção não e novidade nem uma basta olhar nos olhos das pessoas sem abrir a boca sem dizer uma palavra demonstrar todo sentimento

    Voto ainda obrigatório pelo medo dos que deixaram de fazer para todos o que fizeram para si, esta se aproximando do fim do voto obrigatório, com a liberdade que todos nos temos de se expressar livremente, num mundo democrático livre para voar dentro das regras estabelecida

    Essa mudança não vai ser só nas eleições

    Bom seria se todos nos soubéssemos como tudo vai ficar depois das mudanças

    Muitos de cima para baixo que leram isso aconteceu, disseram o povo e um lixo, assim como eu, por ter feito o que fiz, quando nada fiz fizeram fui vitima assim como todas as classes de gente vivendo em condições subumanas em favelas foram e muitos ainda são vitimas disso que tiram desviando os recursos da solução para se proteger das próprias maldades

    Por pura subestimação, ninguém sacou que qualquer ser humano no presente esta tão qualificada (o) ou mais se tratando do fator política

    Que e única coisa que os políticos eleitos, nunca podiam ter deixado de fazer como obra prima humana, produzir uma infra-estrutura educacional que formar todos os nossos descendentes melhor que nos em tudo

    Que e o maior facilitador de todas as coisas favoráveis a nos, a solução que esperamos temos que por no ar as ações que produza isso

    Veja exemplo como nesse no link http://www.aconteceuisso.blogspot.com/ pela cegueira humana, onde isso aconteceu à prova esta no Tribunal MS, olha a vista grossa que foi feito por todos que representam o povo

    Nessa historia que atormenta milhares de pessoas destruindo vidas pelo que vive, acontecendo não estou colocando isso por que isso aconteceu

    Isso aconteceu demonstra a falta de visão em relação ao próximo que paga a conta do mesmo jeito que você e todos pagam proporcional ao que tem no condomínio Brasil

    Onde ainda a malandragem corre livre em todos os meios, a ponto de falar que os lugares que mais penduram trombadinhas e nos partidos em alguns ate penduram os estelionatários, ligados aos precatórios e tudo mais num sistema associado do positivo ao negativo,

    Isso e o que o povo diz na praça, e essa historia isso aconteceu tem no presente tudo haver com o que esta escrito na ficção, e o povo sabendo disso aprenderam a fazer parte da solução, votando em quem faz o que deve ser feito

    Porque ninguém e mais que ninguém a diferença esta na formação e no capital, e a tecnologia por si só decretou o fim dos aventureiros agora e a vez dos especialistas de todas as áreas unidos pela solução todos, com os bancos de dados a disposição todos precisam saber disso e vão

    http://www.ficcaoglobalizada2015br.blogspot.com

    Alimento e mais que um plano de saúde dentro do prazo de validade de cada alimento, o plano de saúde fica de lado, servindo de bolsa e a saúde em alta o plano servindo de medida de preventiva para viver a vida em dobro, e o do plano caindo pela metade como o dobro do lucro, sobrando recurso para educação formar os que vão decidir o que uns achavam que tinham de decidir pelos outros, sem nem uma ação duradoura para o futuro dos outros, mas os deles sim

    O bêbado podia ser Presidente, enquanto que ele nas vistas de todos parecendo bêbado na real ele só esta fazendo papel de bêbado, deixando toda população em alerta para não ficar esperando a solução sem tomar a iniciativa de decidir fazer parte da solução

    Subestimar a tecnologia e como chutar sem direção vai ser difícil achar a solução

    Na ficção esta escrito que a tecnologia funciona em rede em linha para todas as direções, imaginarias possíveis de enxergar a olho nu, vai ser preciso esperar os aparelhos que chegaram para deixar a gente frente a frente ficando no mesmo lugar como se tivesse ao mesmo tempo em todos os lugares

    O dia de isso entrar no ar e muitas coisas que vão acontecer esta se aproximando, algumas já estão acontecendo sem a gente perceber, no meio político já e uma realidade

    Onde o maior será igual o menor abandonado, e os maiores serão iguais a todos em tudo debaixo para cima e mesma base para todos os nossos descendentes ser igual em tudo

    A ferramenta do futuro que tocara todas as ferramentas sempre será a tecnologia, servindo de roteador deixando todos os sistemas livres das amaras do presente

    Livre, para o bem de a nossa humanidade mudar o foco para reconstrução de tudo voltando para o começo criar a taxa de permanência desse planeta como taxa única a ser paga por todos

    Isso aos poucos vai sendo incorporado em nossas mentes, pelo sistema operacional humano que vira para ficar entre-nos como um milagre sem precisar de milagre, processando tudo pela matriz única em rede em linha de solução, no voto consciente

    http://br.eleicoes.yahoo.net/noticias/1386/dilma-quot-estrategia-do-medo-quot-nao-leva-a-nada-e-ja-foi-derrotada

    http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2010/08/21/baixou-um-feiticeiro-na-campanha-de-serra/

  9. Bravo, Kotscho. Longe da fleuma “tomar partido”, “isenção”, jornalista é jornalista. O texto é este, sem rodeios/mesmice, a realidade que se processa país afora. Não q esteja tudo resolvido. Tem muito caminhar.

  10. Kotscho,
    Parabens,pelos dois anose gratidao por ter me brindado com tantos textos lucidos,bonsninteressantes,ou seja maravilhosos.
    Pena(?????será) nao morar em Sao Paulo.
    Modestia a parte sou mineira,e será muito dificil participar deste encontro que deverá ser tudo de bom. Cervejinha,que eu aprecioe muito,e principalmente bon s papos.
    De qualquer forma desejo sucesso e vá em frente,trazendo só boas coisas em seu blog.
    Abraços, Alda Lafetá.
    PS:talvez vc deve se lembrar do meu saudoso primo Joao Luiz Lafeta,brilhante aluno e companheiro do grande Antonio Candido.

  11. No referendo de 2005, apoiada pela ONU, por governos estrangeiros e por ONGs nacionais e internacionais, a grande mídia fez campanha pelo desarmamento do cidadão brasileiro de bem, mas, em apenas três semanas, o “não” virou o jogo e impôs uma derrota acachapante à mídia.

    Nas eleições presidenciais de 2006, apesar do intenso bombardeio promovido pela oposição e pela grande mídia, Lula foi reeleito com votação histórica, o PT – dado como morto por causa do escândalo do “mensalão” – saiu fortalecido e Alckmin conseguiu a proeza de perder 2,5 milhões de votos entre os dois turnos.

    Em 2008, nas eleições para prefeito do Rio, a grande mídia delcarou apoio nada discreto a Gabeira, mas Eduardo Paes foi eleito, por pequena margem de votos.

    Hoje, a cinco semanas do pleito que elegerá o(a) sucessor(a) de Lula, as pesquisas apontam vantagem cada vez maior de Dilma, apesar de ela e seu padrinho político serem maciçamente bombardeados pela oposição e pela grande mídia.

    Como se vê, nos últimos cinco anos, o Brasil deu um grande passo: o povo agora segue a sua própria consciência, não mais os ditames da mídia. Tudo isso, porque a internet quebrou o monopólio da informação das grandes corporações de mídias tradicionais.

  12. (Correção)
    Globo fez uma pesquisa de ‘opinião publica’, que apontou alguns pontos ‘nevralgicos’ do Brasil e passou a explorar em reportagens cheias, durante a semana interia, Reportagens inerte, pois a população sabe que ainda há muito a ser feito pelo nosso país, por isso acha que ainda não está na hora de baixar a guarda e permitir a volta ‘deles’.

  13. Boa Tarde Ricardo, agora sem raiva,( DUM ) VAI EMBORA DO BRASIL DEIXE Q A GRANDE MAIORIA DO POVO BRASILEIRO SER FELIZ COM SUAS PRÓPRIAS PERNAS,

    XO XO XO XO COMO MINHA MÃE FAZIA COM AS GALINHAS ( ou tucanos ou demos) DE MAU AGOURO

  14. A grande (co) mídia ainda
    não compreendeu que com suas idéias
    velhas afastam um possível eleitor
    futuro,dentro de um país com idéias
    novas.

  15. A grande mídia, acha que alguém é culpado por também estar (ela) escorregando para o brejo.
    Daí, para eles o culpado é o Lula, é a Dilma, é o povo, é o eleitor.
    E Kotscho, a tua dicção de que “vaca da campanha tucana caminhou inexoravelmente para o brejo”, foi fatal. De choro incontido, …sem remédio.
    Inexoravelmente, …com certeza.
    Ah!
    Salve o Corinthians, …hoje.

  16. Boa tarde a todos. Ví na propaganda política pela TV Paulo Maluf com número de candidatura, isso indica que a candidatura dele não foi impugnada. Essa abertura mostra que outros que não deveriam ter o direito a se candidatar, pelo mesmo motivo, também conseguiram driblar a lei dos ”fichas limpas”. Se isso se concretizar, não votarei mais em ninguém, por que entendo que a desonestidade já é uma cultura em nosso país. Então, prá que votar naqueles que nos dão a certeza que nos trairão, como tem ocorrido e que o clamor público nada significa? Assim sendo, a voz do povo, num sistema que emana do povo para o povo é nada mais que uma falsidade, uma piada!

    1. Brasil de Abreu, você como provávelmente 99% da população brasileira comprou a farsa da lei” ficha limpa”, da chamada “grande imprensa”, desculpe amigo, mas é muita inocência sua não ter percebido que era apenas mais uma fraude, não fosse essa a intenção bastava aplicar a legislação eleitoral vigente no país, não precisaria de nenhuma lei nova para acabar com a farra dos Malufs, Índios, Sarneys e outros milhares de políticos brasileiros, além do mais se fosse sério você acha que passaria?.

    2. Caro Brasil Abreu. Não se revolte antes do tempo… O Maluff assim como vários outros políticos de “ficha suja” estão candidatos pois não houve tempo para julgar seus recursos. No entanto, o STF, garante que julgará todos os recursos dos eleitos (pois se não foi eleito nem cabe perder tempo com ele…) antes da posse, impedindo-a e garantindo a lei da ficha limpa. VAMOS TORCER E ACREDITAR QUE ASSIM SERÁ!

  17. O povo que foi conduzido até agora há pouco, está desmistificando esta máxima do dominio pela midia.
    Esta midia sempre foi muito manipuladora dos destinos do nosso país e sempre fez aquilo que o poder economico impos.
    Os olhos foram abertos pela educacão e o povo que não conseguia ver a um palmo, agora já percebem toda a manobra, a trama dos bastidores a que sempre foram sujeitos, desde a época dos seus genitores.
    O tempo, aaa o tempo, incrível libertador das consciencias subjugadas foi quem tratou de mostrar pelos fatos do dia a dia, quem estava atráz destas tramas.
    Agora, a liberdade que tanto eles queriam foi-lhes dada ao extremo mas esta liberdade sendo tratada com indifefrenca e irresponsabilidade e com isto esta midia caiu no descrédito do povo e não fácilmente retornará a ocupar o seu espaco.
    A Terra gira e o mundo muda, está mudando para melhor e só aqueles que tem a boca torta por causa do cacoete de falar e escrever o que querem, tera que ceder a esta nova realidade senão ficarão sem embarcar no trem da história.
    Viva a Internet, viva os jornalistas progressistas que respeitam as opiniões e os limites da liberdade e informa a quem procura a verdade, como uma obrigacão do dever cumprido.

  18. Acho até engraçado falarem de liberdade de escolha aqui quando o POSTE foi nos empurrado guela abaixo. Concordo com o DUM. Agora, ao inves da mídia, quem manipula a opinião pública é o PT e o demagogo Lula. Fala sério, quem em sã consciência indicaria Dilma pra presidente se não fosse a invenção do Lula. Satisfaçamos pois o ego dele!

    1. Alessandro, Lula escolheu Dilma pelo critério da competência.

      Seu candidatos, o Serra e Índio Lambança, é que foram empurrados goela abaixo (ou escapamento acima), já que voces não param de choramingar que preferiam o Aécio Neves.

  19. Ricardo.
    As vezes eu penso em escrever.
    Ai eu penso: por que escrever se ter gente que escreve o que eu penso.
    Na vida temos que ser um grande jogador.
    Uma premissa errada chega a uma conclusão errada.
    O que a mídia não sabe é jogar sem paixão.
    Nunca subestime o adversário, ele é sempre mais inteligente que a gente pensa.
    Tudo começou com a exploração religiosa, com a exploração política, ideológica.
    O povo começou a perceber que a coisa não bem assim como se fala.
    Atrás de tudo tem um golpe, um cara mal intencionado, um objetivo camuflado.
    De boas intenções o inferno esta cheio, é o dito popular colocado em pratica, hoje em dia.
    A analise dos fatos começou a fazer parte do dia a dia das pessoas.
    O questionamento esta em todo lugar, nos filmes, nas novelas, na internet.
    O povo perdeu o medo de ser herege e começou a questionar.
    Da discussão nasce a luz.
    Quanto todo mundo puder pensar, sem complexo de culpa, imposto pelas religiões, pelas filosofias, pelas ideologias,
    será mais difícil enganar, conduzir as amassas.
    Ai sim, teremos um maravilhoso mundo novo.

  20. Pois é meu amigo Ricardo…
    E pensar que esta ex bóia fria – analfabeta política até pouco tempo – não pensou que viveria para VER O POVO – dando lições aos que se auto intitulam “imprensa livre”.

    SALVE A BLOGOSFERA!

    E que NÃO se confunda – LIBERDADE DE EXPRESSÃO – com o tal PIG criador de caçador de marajás, escola de base e outros CRIMES.

    Muito bom ter sido aceita neste seu BALAIO.

    Se não estiver outra vez no Caminho de Santiago – MEDITANDO – estarei com você e todos os amigos.

    Abraços.

  21. Ontem assistintido a globo news, a entrevistadora e três senhores entrevistados, não é necessário citar nomes, falando sobre as pesquisas eleitorais, e a possível vitoria da Dilma no primeiro turno. Não conseguir entender o ponto de vista de todos, pois embora eles já assumindo que dificilmente o Serra ganhe as eleições, e a Dilma seja vitoriosa, só quem tinha pontos negativos era a Dilma. Será que eles se acham tão inteligentes ou pensa que somos burros. Pergunto eles e nós vivemos em mundos diferentes.

  22. Desde o início prevíamos a vitória do governo caso a economia continuasse em alta. A imprensa e os analistas sabiam perfeitamente desse desfecho e, ninguém, exceto os políticos concorrentes viam nisso nada demais. Ao contrário, o governo Lula foi um ”achado” para a verdadeira elite.
    Nesse fim de semana foi divulgado o lucro recorde histórico dos bancos comerciais. Os movimentos sociais controlados e os radicais, todos, devidamente extirpados da administração das áreas sensíveis do governo. É um céu de brigadeiro legítimo. Por que mudar então?
    A imprensa teve sim, um papel importante —fundamental eu diria— no processo desrradicalizador dos bolsões ainda persistentes do velho PT. E continua tendo, pois a candidata Dilma é obrigada constantemente a se comprometer com os princípios básicos da democracia que, são desprezados pelos radicais.
    Os velhos radicais persistentes, hoje, ou estão encaixados num posto bem remunerado na máquina estatal, mas sem nenhuma influência administrativa, ou se desligaram e estão nos partidos nanicos e inexpressíveis. Perderam o palanque Petista.
    Não foi a oposição formal que trabalhou tais transformações. Foi a imprensa vigilante, atuante e incansável.

    ”Foi a imprensa que dissipou esse tenebroso espírito da cabala e de intriga, que não suporta a luz e que finge desprezá-la somente porque secretamente a teme”
    BECCARIA. em 1750.

    1. Luiz Carlos velho, veja o que voces diziam sobre a eleição :

      O Serra ja ganhou……
      O Serra vai ganhar…..
      A Dilma não tem carisma……
      O Serra é mais prepaprado….
      Se a Dilma ganhar é graças ao Plano Real que blá blá blá…
      Se a Dilma ganhar vamos virar Cuba……
      Nos debates Serra vai triturar Dilma…..
      Com o Temer de vice a Dilma se lascou…..
      Quem é Indio, o vice o Serra ?
      Com Indio Lambança Serra vai se lascar…..
      Só tem incompetentes na campanha de Serra….
      Só tem incompetentes no PSDB e DEMO…..
      Dilma vai ganhar. Mas o PT é o partido do PIG, banqueiros, latifuniários, donos de praças de pedágios, etc..
      Dilma já ganhou. Tambem o eleitor é burro, ignorante, analfabeto.

      Luiz, não ficou esquisito o Serra esperneando pra ter Lula no seu programa eleitoral gratuito ?

    2. Caro Luiz Carlos(O Velho),
      Se para vocês a Dilma está de bom tamanho, por que cargas d’água continuam insistindo em querer o Serra presidente ?

  23. Bravo, meu caro Ricardo!Foi um tiro na mosca ,seu comentário.O PIG já caiu do cavalo e só os amestrados é que não vêem.Eles~são uma vergonha para a classe que tem tanta gente boa.Não há mais espaço para a manipulação da opinião pública.Oito anos de governo de Lula já provaram aos brasileiros quem sempre esteve ao lado deles . Com Dilma estamos consolidando o processo democrático no Brasil>Os amestrados do PIG que se cuidem.É bom pararem de manipular as informações e ir atrás das mentiras do Funesto.Ele já faz parte do passado, que aliás, até a tucanalha vai querer esquecer.No mais, parabéns pelos dois anos do blog, eu , que sou neófita, tenho muito orgulha de dizer que sou um piguinho no seu blog.Abração pra todos.

  24. Nunca é demais lembrar do perigo do radicalismo. Nunca. Há outras forças sociais que não àquelas conhecidas como tal somente por um lado. A sociedade democrática é conflituosa por natureza —não fosse assim não seria democracia—. Unanimidade só há nas ditaduras.
    Lembremos um fato recente. Por ocasião da apresentação do tal PNDH 3, houve um momento que exigiu a rápida intervenção do presidente Lula para evitar uma crise cujo desfecho era imprevisível. O Presidente agiu rápido e, o dispositivo causador do conflito foi removido às pressas do documento.
    É assim que funciona.
    É uma lei natural até física matemática; ”aumentado-se a pressão, aumenta-se a resistência”

  25. O FIM DA DITADURA DOS EMPRESÁRIOS DOS GRANDES JORNAIS, REVISTAS E REDES DE TELEVISÃO

    Primoroso esse artigo do Ricardo Kotscho. Deixa claro e evidente que há uma imensa e crescente parcela da população que, através da internet, se comunica livremente, sem sujeição a pretensos formadores de opinião, atrelados a interesses escusos e exclusivos dos donos do capital.

    O incômodo dessa grande mídia tendenciosa e descomprometida com a verdade é conseqüência, dentre outros motivos, da implantação das políticas sociais do governo Lula, responsáveis pelo empoderamento de trabalhadores e trabalhadoras que, historicamente foram deixadas de lado ou, quando não, aquinhoadas com migalhas dos recursos públicos, fartos e abundantes para empresários, banqueiros e outros apaniguados pelos governos elitistas.

    E essa mídia aética e desavergonhada, uma vez mais, bem que tentou ao longo dos dois mandatos do governo popular do presidente Lula, mostrar um país sem perspectivas e sombrio, indefeso diante de crises catastróficas que, na realidade, em conseqüência de políticas acertadas e eficientes do governo Lula, mal passaram de simples marolinhas.

    Isso posto, o artigo do jornalista Kotscho, com propriedade, desnuda os perdedores da eleição de outubro próximo, como sendo, além do José Serra, os institutos de pesquisa de opinião Ibope e Data Folha, além dos jornais o Globo, Folha de São Paulo, Estadão, Estado de Minas, entre outros, assim como também as redes de televisão, tendo à frente a Rede Globo, permitindo-nos, com alívio, prever num futuro próximo, a existência de uma população consciente, crítica e, por tais características, soberana.

  26. não tenho duvida de que a maior obra do lula, que ficará para sempre escrito nos anais da historia não foi o pac, naõ foi nenhuma outra obra, porém a grande mudança que ele possibilitou na democracia deste país e nas mentes da maioria dos brasileiros. ele possibilitou o ressurgimento de uma nova nação, mais forte, mais democratica e livre. viva o lula.

  27. Numa coisa a tal da Judith tem razão, esta oposição é muito fraca e nem com a ajuda da “grande mídia” eles vão emplacar o zé pedágio. Há muito tempo o povo abriu o olho e não é mais manupulado pela REDE BOBO e o resto do PIG.

  28. Kotscho, gostei muito da matéria, gosto da forma como você escreve sobre política e sobretudo sobre “adversários” sem ser agressivo, sem baixar o nível, você é um dos poucos que conseguem. Párabéns.

  29. Carissimo Ricardo,
    .A “grande mídia” é golpista, retrógrada, intolerante e tudo o mais que haveremos de resgatar quando a história desse período negro do jornalismo brasil fôr contado.
    Não está morta, e espero que Dilma, e o novo governo, façam tudo o que fôr possível para desmascará-la e colocá-la no devido lugar.

  30. Sr. Ricardo: Análise perfeita, brilhante e certera, falou o que está entalado na miha garganta a quase 8 anos. Parabéns pelos 2 anos do indispensável balaio, principalmente nessa nova era democrática da distribuição da informação. Abraço

  31. Parabéns Kotscho, por mais um texto de altíssima verdade e clareza! Ainda bem que temos jornalistas como você, em meio a tantos ditadores de opinião. A grande mídia que nos dita como eleitores burros e desinformados está ruindo meu caro, finalmente conquistamos de verdade nossa liberdade de opinião e voto!

  32. Brasil de Abreu, pra que se estressar com politicos como Maluf, Arruda, Roriz, Serra, Alckmin, etc.. ?

    Façamos assim, Abreu :

    Votemos PT de cabo a rabo pra varrer os entreguistas PSDB e DEMO da politica Brasileira.

  33. Excelente o comentário . No primeiro dia da serie no JN falando da preocupação do eleitor o JN falou de saúde ao entrar o programa do TRE com Serra o assunto foi saúde e muito estranho .
    Até que enfim a Folha se curvou a realidade ,

  34. É Ricardo. Mais uma vez você com muita lucidez levanta um tema pra lá de importante em uma abordagem clara e uma interpretação precisa dos fatos. Enxergo como fragorosa a derrota da grande mídia nacional. A forma absurdamente agressiva com que atuaram pró Serra especialmente nesta reta final, que era vergonhosa, torna-se melancólica com a absoluta ineficácia. Graças a Deus hoje o Brasil está livre da influência direta desta meia dúzia de caciques midiáticos que acham que podem ser o quarto poder. Desta época só restam a arrogância e a miopia destes senhores que insistem em se comportar como poderosos enquanto perdem credibilidade e dinheiro.

  35. Belo texto, Kotscho.
    Eu mesmo deixei de ler a revista Veja, exceto quando estou em consultório médico esperando minha vez. Prefiro a Istoé, mesmo assim de vez enquanto a gente se depara com mensagens totalmente fora da realidade. Não me lembro quando, mas Dilma já havia sido lançada por Lula, tinha uma matéria de Leonardo Attuch na Istoé dizendo que a Dilma só ganharia a presidência se fosse por WO, isto é, se todos os candidatos renunciassem porque ela não passaria dos 15% dos votos assim mesmo porque Lula a ajudaria. Se o Leonardo, colunista da Istoé, escreveu aquela bobagem imagine o que o PIG (Partido da Imprensa Golpista) não é capaz de fazer? Nisso os demotucanos acreditaram que seria um grande reforço para sua campanha preconceituosa, agressiva, desrespeitosa, acusatória, enfim odiosa. Estão quebrando a cara com suas estratégias burra e ineficiente.
    Que maravilha!! O povo aprendeu a caminhar e cantar aprendendo a lição. Lula deu um show de competência, até no processo eleitoral quanto à candidatura de Dilma, acertou todas as suas previsões, contraiando os interesses da grande mídia, dos formadores de opinião e dos analistas de plantão, deixando todos eles chupando dedos. Avante, Brasil !. É Dilma mesmo, no 1º turno.

    1. Caro amigo,
      A Veja São Paulo (ou Veja Rio, ou seja lá o que for) é uma leitura ótima para espera no consultório médico, dentário, etc e tal.. Principalmente se o horário de sua consulta estiver marcado por volta das 17:00 horas. Provavelmente você vai ser conseguir ser atendido lá pelas 18:00, e as dicas do “happi hour” são de dar água na boca.
      Não estrague seu dia lendo a Vejona. É puro lixo.

  36. O mais incrível é alguem achar que tanta gente pode ser burra juntas! Como??? Que população bizarra, juntos, a grande maioria da gente desta nação ainda acha seu governante bom!
    Ainda há quem questione os institutos.Passaram anos manipulando resultados? Ninguém descobriu? Nem os opositores????E são vários institutos. Devem ter gastado muito dinheiro comprando todos eles!

    1. Na época da primeira candidatura de Lula a Globo enfiou o Collor goela abaixo do eleitor um dia antes da eleição no Jornal Nacional.

      Numa outra feita, colocaram a camiseta do PT num dos sequestradores do Abilio Diniz ( Grupo Pão De Açucar ) para derrubar a candidatura do mesmo, e mostraram a público nos mesmos meios de comunicação.

      Devemos estar sempre alertas e atentos, pois pessoas ditas muito estudadas e cultas ainda tentam colocar na mente da população que o Lula come criancinha.

  37. Ricardo esse esquema da grande mídia capitaneados pela Rede Manipuladora de Televisão e pela Revista Oligoplista da Verdade ambas acham que os tempos atuais são os mesmos do Collor, onde insuflavam as massas para atingirem seus objetivos monopolistas, espero que com a continuação da democracia que olha pelos pobres possamos mandar para a lata de lixo da credibilidade essas duas empresas qu a décadas divulgam suas verdades absolutas, quase uma Igreja da Mídia nacional.
    Tudo que se acha acima do bem e do mal deve ter seu passado tenebroso, vide uma delas que foi parteado pelos generais em 65 para servir de portavos da ditadura que ela hoje diz descaradamente que foi censurada, tudo jogo de cena de quem acompanha a historia de mídia global a 45 anos e sabe exatamente o que se espera dela, formadora oca de opinião que ninguém mais leva a sério.

  38. Prezado Ricardo, Boa tarde…

    De Jaborandi, me preparando para voltar à Capital mas ainda com tempo para apreciar este seu excelente artigo.

    O que essa gente fez, na verdade, foi abusar da inteligência de seus leitores de tal forma que praticamente nos obrigou a procurar alternativas de informação.

    Uma das melhores definições que já ouvi na vida foi acerca do que é um cafajeste. Diz a definição que cafajeste é aquele, ou aquela, que abusa consistentemente de sua inteligência e você… gosta.

    Sinceramente, hoje em dia quem ainda leva à sério Folha, Estadão, Veja e Globo, só pode se enquadrar na categoria dos que gostam de cafajestes.

    Um forte abraço e boa semana a todos os Balaieiros.

  39. Serra nessa campanha, além das baixarias e dos dossiês fictícios com a ajuda da imprensa amiga (PIG), chegou ao ridículo de usurpar da imagem do Presidente Lula. Ou seja, durante o dia desce o pau no Presidente e durante à noite é seu amigo. O pior é que o TSE disse que somente o Presidente pode processar Serra por uso indevido de sua imagem. Se fosse o contrário a resposta talvez fosse diferente.

  40. Caro Kotscho

    Quero te dizer solenemente que os unicos que NÃO TEM LIBERDADE DE EXPRESSÃO no Brasil são os jornalistas empregados pelas tres ou quatro “famiglias” oligárquicas da cominicação !!!
    Se algum desses pobres coitados escrever algo contra a opinião dos seus “donos” e patrões vai para o olho da rua !!!

    VIVA A BLOGOSFERA !!!!
    TERRITÓRIO LIVRE DAS CONSCIÊNCIAS TRANQUILAS, HONESTAS E EM PAZ CONSIGO MESMAS !!!!

  41. Caro Xandão,
    A tal de “Ficha Limpa” é (mais uma) empulhação da mídia hipócrita sustentada pela classe média moralista do que qualquer coisa. Vai, na melhor das hipóteses, ceifar a candidatura de alguns “ladrões de galinha” que não tem recursos para apelar da decisão. Não é por aí que vamos moralizar alguma coisa.

  42. Sera que os paulistas vão pisar na bola?? será que são amestrados?? se S.Paulo continuar com a ave bicuda não venham chorar depois, vôces sabem que essa quadrilha não funciona só detona.

  43. As eleições no Brasil mostram alguns detalhes: o Sarney sempre é eleito, Roseana Sarney também, Collor pelo visto será eleito, isso sem contar outros políticos conhecidos pelos brasileiros eue também serão reeleitos. A dilma pelo visto será eleita, após várias denúncias de corrupção no governo de Lula….Fica então uma pergunta…..o povo brasileiro sabe votar?

    1. O do Brasil não sei, mas o de São Paulo não sabe mesmo. Desde 1983 quando Elegeu Franco Montoro a coisa continua a mesma, não melhora, é só promessa e privatização e o candidato do PSDB é cotado a ser eleito.

    2. Luiz… te informa melhor… e a corrupção em São Paulo? e no RS com aquela paulista Yeda? o que aconteceu pelo Brasil a fora foi que a polícia federal trabalha incansável, em cada foco que aparece.

  44. Caor jornalista,

    Já critiquei aqui vários de seus artigos, mas o presente não merece de minha parte um só retoque. É a síntese, é o diagnóstico definitivo do enfraquecimento dos setores golpistas e corruptos da chamada grande imprensa. Felizmente, parece enfim começaremos a experimentar uma democracia livre, sem golpes midiáticos. Ainda restam alguns institutos de pesquisa trambiqueiros, é verdade, mas audácia deles deriva exatamente do poder de manipulação dos senhores da mídia que dominavam a comunicação e ameaçam congressistas e governos. Parecem que isso felizmente começa a mudar, para o bem do povo humilde e para ira da elite hipócrita.

  45. A folha já me ligou por 2 vezes em dias recentes, dizendo que fui um premiado pelo jornal, etc. e que iría receber um CD do Vinícius. Não esperei pelo final da conversa e já cortei o barato deles e disse que não tinha interesse em nada da folha. Interessante é que querem te passar a idéia que voce é um felizardo por ter sido escolhido, etc. e tal, quando na verdade querem mesmo é te enfiar uma assinatura. Nem me pagando leio mais este jornaleco e a revistinha veja.

  46. Sr Ricardo,gostaria de ver postado no seu blog alguma coisa sobre o ”foro de são paulo”,realizado na Argentina sobre como a nossa liberdade de expressão que como o sr escreveu acima È UM DIREITO DE TODOS NÓS,está ameaçada,gostaria de ouvir sua versão o seu ponto de vista a esse respeito.

  47. Ricardo, bem escrito. A cada dia “perde circulação e audiência a cada dia” e “Como a vaca da campanha tucana caminhou inexoravelmente para o brejo”. Essas duas colocações são perfeitas, a realidade crua e nua, sem retorno, em um derradeiro final melancólico. Ainda bem que no governo da Dilma, a inserção de novos milhões de empregos poderão acalentar, quem sabe, os desempregados dessa origem. Quanto aos barões, o sinal da vassalidade promulgada nas entrevista da “venus platinada”, sic, sic, sic, emoldurou o capítulo da desesperança demotucanata de vez. Nem Maquiavel vai ter palavras para tal fato. O bem dizer foi superior mais uma vez, face ao incrível processo de adesão da grande maioria da população, que viu e reviu essa tentativa de escário com a candidata Dilma, fazendo alavancar alguns milhões de votos em apenas 2 dias, o da entrevista e no dia seguinte. A mídia, não tão grande atualmente, vai ter que dar muito, muito destaque para a acachapante vitória da candidata-pulila do Presidente Lula e do Povo Brasileiro. Vão sim, de quatro, beijando os pés de todos nós, eleitores patrióticos, eleitores da justiça social, eleitores do Lula e eleitores da Dilma.

  48. o pensamento é livre ainda nesse país, não sabemos e continuará….acho ridículo esse discurso de controle de mente dos burgueses, parece papo lenista.vivemos no séculoXX e só em país com a China que seu povo trabalha + 10horas por dia, Na Velezuela que a internet e a mídia são controladas, contudo sabemos que toda e qualquer informação vem embutida de uma linha de pensamento MUITO INCLUSIVE ESSE BLOG.Separar a informação do joio é questão de SABER LER. COMPREENDER DO DISCURSO! O Brasil com certeza passará por grandes transformações a partir do ano que vem!

  49. Desafio o blogueiro a enumerar quais crises foram anunciadas, exceto claro a que de fato existiu e pulverizou o crescimento de 2009.

    Crise mesmo tem o seu time. Retrato esse sim de uma elite pernostica e arrogante. Hoje o freguës tem que dar gracas aos ceus por nao ter sido derrotado por 7 a zero. Baile, meu chapa, foi um baile…

  50. Eu sempre afirmei: a oposição deste país, representados todos por uma elite ainda colonialista, vivem com certeza em outro mundo! Como Vc afirmou, elaboram planos fechados em seu gabinetes… Quiça, sao D. Quixotes, mas, com sentimentos, menos nobre!

  51. Ótimo Kotscho!!
    È isso aí mesmo. Pena que uma boa parte da mídia ainda não se deu conta disso. A ver por alguns artigos de jornais e revistas, de alguns programas e jornais da TV,e certos blogueiros, vemos que uma boa parte da turma arrogantemente perdeu o pé. O que as pessoas procuram são informaçoes objetivas, factuais, verdadeiras, amplas, se possível sempre com os dois lados da moeda. O jornalismo opinativo, subjetivo, deve deixar bem claro que é única e exclusivamente opinião de quem escreve. Na pratica democratica do bom bate papo estamos, em geral, abertos a aceitar como natural a opinião diferente, o contraditório. Agora essa gente na midia que é dissimulada, desonesta, e até protofascista, querendo fazer a cabeça dos outros realmente não dá pra aguentar, porque querem se passar pelos donos da verdade e achar que o que eles pensam é a única coisa válida e inteligente. O resultado é o que estamos vendo. Nós, o povão, não somos burros não. A burrice é deles que não querem ver o óbvio.

  52. tudo bem Ricardo concordo com você . agora me diga ou melhor escreva e conte , como todos sabem a moeda tem dois lados , eu pelo menos gostaria de ler sobre o outro lado dessa moeda do PT.

  53. Caro Ricardo,
    Óbviamente que sempre haverão formadores de opinião. Sejam eles da mídia ou personalidades públicas de qualquer natureza. Pena que tanto a mídia brasileira como alguns personagens públicos insistem naquela velha máxima de um especialista em propaganga: “Uma mentira repetida insistentemente transforma-se numa verdade”. Temos assistido a isso tanto da parte da mídia como da parte de alguns personagens públicos formadores de opinião: mentiras, tendenciosidade, omissão de informações etc. Felizmente observa-se que a parcela do povo brasileiro que tira suas próprias conclusões sem se deixar afetar por esses expedientes vem aumentando e, com isso, podemos esperar que, ao longo do tempo, os brasileiros saberão como colocar no poder público os sábios e não os astutos como históricamente ocorre em nosso país. Um abraço.

  54. Tenho certeza que a mídia corporativa irá chutar o “cachorro morto” da candidatura do Serra para parecer isenta e assim que possível reiniciar os ataques ao governo do PT.
    Aproveito o post pra alertar pra dois perigos a eleição da Dilma:
    1) A nova exigência de documento com foto E título de eleitor para votar. Acho que isso de ser alertado pelo PT no horário eleitoral pois o TSE não está informando suficientemente.
    2) possível fraude nas urnas eletrônicas pois não havendo impressão do voto para confrontar o resultado eletrônico, ficamos sujeito a alguma maracutaia na programação das urnas ou sistema de apuração.

    Abs

    João Piçarra

    1. …………………………………………………………………………………………………
      ……………..E você acha que o Zé pedágio ganhou da
      ……………………………………….Marta Suplicy
      ………………………………….em São paulo como???
      ……………………………….De 10 pontos perentuais??
      …………………………………………………………………………………………………
      ……………………….Foi pura FRAUDE na famigerada urna.
      …………………………………………………………………………………………………

  55. Jornalista fez um raio-x de uma revista semanal, escancarou a podridão e o desespero da familia proprietária dessa revista, familia é membro de um fechadissimo clube, composto de 9 familias dominadoras da toda mídia escrita e audio-visual desse país, a raiva Nazista da familia é consequencia da total suspensão de verbas públicas, feita por Lula ainda nos primeiros dias de mandato do seu governo ( em 2002), revista cobrava para se manter ‘carinhosa’ com governo federal, havia 20 anos, Lula não aceitou a chantegem e agora enfrenta a coléra, a raiva da revista, ainda máis, que teveram que vender o semanário aos nazistas alemães, que fizeram fortunas na àfrica do Sul, Nazista até 1944 depois de derrota para os aliados, Nazistas fujiram para África do Sul em 1945, no pais Áfricano, fundaram o apartheid e uma empresa grafica para reforçar, para ser o apoio aos pejetos separatistas racial, essa empresa cresceu e 2003 compraram o semanário brasileiro, familia nunca perdoou o Lula, eles culpam o governo por venda de seu ‘carro chefe’ empresarial, aos Alemães da África do Sul.

    Podridão do semanário está na internet, quem quiser consultar, deve ir a um site de buscas e digitar ‘podridão da …..’ (dela mesmo) lá encontrará matérias excelentes sobre o assunto.
    A lama é composta de areia movediça.

  56. Caro RK,

    O povão aplaudia Medici no Maracanã não porque era enganado pela “grande imprensa”, mas porque estava todo mundo com mais dinheiro no bolso. Agora é a mesma coisa. Espero que o milagre dessa vez dure mais.

  57. Ricardo,parabéns, parabéns,parabéns, por nos atrair neste espaço livre e democrático,esta blogosfera, onde vc nos brinda com post crítico e coerente, nos proporcionando uma consciência tranquila e pacífica…
    É Dilma lá e Mercadante aqui, para acabar vez com os demotucanalhas em seu ninho, aqui no belo sampa carregado de pedágios, impostos e de outros malzitos tambiem…………..
    Uma pergunta p/ vc e todos os balaieiros: Por que que o Pig continua abusando de nossa inteligência aqui neste Estado,blindando o Alkimim e boicotando o Mercadante??????????????????????????????????????????????????????????

  58. O que faz a gente morrer de rir é que os oportunistas de sempre, como Bob Jefferson, este bastião da moral e da ética, de repente, descobriram que Serra errou ao não incluir FHC em sua campanha…

    Imaginem…

    Fernando Rodrigues, outra foquinha amestrada do Dr. Otavinho, em sua coluna de ontem na Folha, de forma ingênua, publicou um desses e-mails que a trollaiada tucana envia todo dia aos milhares… Entoava loas à FHC, repetindo aquelas bobagens todas de conhecimento geral, e o inconformismo do remetente pela “cegueira” de Serra ao não enxergar que ali estava o mapa da mina.

    Por que Serra, que de bobo e louco só tem a cara, optou pela humilhação suprema de associar-se a Lula e não querer chegar perto de FHC? Apenas porque eles não se dão? Ora… Porque suas pesquisas internas dizem exatamento o oposto: fique bem longe desse cara.

    Caso Serra tivesse optado por FHC e seus números hoje estivessem onde estão (ou talvez até atrás de Marina), esses mesmos que cobram coerência programática estariam gritando contra a burrice de Serra de associar-se a um ex-Presidente impopular.

    Mas, tudo bem… está engraçado ler e ouvir as explicações… e olha que ainda temos 40 dias pela frente e a CNT/Sensus de amanhã trará números ainda mais assustadores para o tucanato.

  59. Toda vez que o PSDB se perpetua no poder em São Paulo, mais indústrias sai em busca de outros estados. Fenomeno tem que ser estudado de perto. a minha Bahia já recebeu mais de 300 plantas indústriais vindas de SP, indústrias vão desde petroquimicas, Pneus à fármacos, imagine os demais Estados! Fenomeno já começa a chamar a atenção de especialisttas, só a próximidade dos Estados com portos do hemisfério norte não justifiva debandada da industria paulista, porque Paraná e Rio grande do Sul são mais ao sul e não sofre com fenomeno. posição geografica não é motivo. prestem atenção com o que está a ocorrer com o estado bandeirante, antes que seja tarde.
    Bom! avisei.

    1. Ailton, quando FHC estava no poder, em seu primeiro mandato, as fábricas aqui do Tatuapé começaram a fechar as portas e se mandar para outras cidades e outros estados, sabe qual foi o motivo alegado, à época? Culpa do Lula, culpa dos sindicatos, culpa dos trabalhadores. Só que os terrenos onde estavam essas fábricas já valiam milhões de reais e para justificar essa saida acusavam os trabalhadores como culpados.
      Qual será o motivo, hoje, para as transdferencias dessas fábricas? Os “especialistas” responderão?

  60. Fabio.
    Eu trabalhei como suporte técnico em algumas eleições.
    Acho muito difícil fajutar a urna, transferir voto de um candidato a outro.
    Em informática nada é impossível.
    Uma rotina secreta poderia, no fechamento da urna, trocar alguns votos.
    É uma operação muito arriscada e teria que ter muita conivência com justiça eleitoral.
    Por essa razão seria necessário que a urna emita recibo, o eleitor confira o seu voto,
    e deposite numa urna inviolável para posterior comparação.
    Em informática a gente faz isso, so libera um sistema depois de muito testado.
    Pelo menos, no meu tempo analista de sistema, era assim.

  61. …e…enquabto isto, lá em Jeremoabo, sertão da Bahia, seu Manoel Galdino, sertanejo velho calejado com as promessas vazias dos antigos “donos do poder”, atende o seu celular, o “veículo de mídia”, mais utilizado por ele ultimamente, e conversa com o comentarista que ele mais dá crédito, seu filho Galdêncio, pedreiro que trabalha aqui em Goiânia, apaixonado por LULA, pois antes dele ganhava R$ 30,00 por dia de trabalho, hoje dispensa clientes que chegam a lhe propor R$ 70,00 por dia. Desliga o celular, coça o buxinho cheio de cuzcuz com leite e carne torrada, olha para aquele céu lindamente estrelado, brinca com seu cachorrinho Tetéu, lembra de quando vivia no escuro, abandonado naqueles ermos, sorri com o ocorrido com sua família recentemente.
    Sua velha irmã, com 82 anos que com eles mora, sofreu uma crise de hipertensão, quando eles deram por si, havia dois carros, um do dono da farmácia e outro do dono do supermercado da cidadezinha próxima, disputando qual deles lkevaria a velhinha até a cidade para ser tratada. Antes de LULA a ninguém a não ser eles ligavam para a velhinha.
    Como ele hoje é um consumidor, todos lhe valorizam, e ele deve isto a LULA.
    Téteu continua alegre lhe roçando as pernas. Até Tetéu, é visto com outros olhos por todos, pois todo mes gasta alguma oisa com Tetéu.
    Vai pra perto de uma moita, dá uma mijada aliviadora, olha de novo praquele céu lindo, e sem perceber grita para sua velha companheira: LULA É NOSSO HOMI, E DILMA É NOSSA MULÉ,… NÉ NÃO ZEFA ???`
    É MEU VÉI. Responde dona Zefa, sem tirar o olho do programa eleitoral, que ela assistia naquele momento, em uma televisão de LCD de 32 polegadas. Depois de LULA, até uma velha dona Zefa, “lá nos cafundó do judas” pode se dar a este luxo.

    O Serra sifu…deu no que deu, não saberem reciclarem-se como opisionistas, não saberem fazer uma oposição a altura do governo LULA.

    1. O caba quando num presta
      Num tem cuma cunsertá
      Num se aproveita o qui resta
      Nem há santo pra salvá
      É pegá o vagabundo
      Abrir uma cova e interrá

    2. Everaldo
      Sem falar na chatiação que agora os sertanejos tem que suportar semanalmente, quatro dias no mês, são obrigados a receber em sua roça, a visita de uma dupla médica do programa ‘medicos da família. um pediatra e um clinico geral com conhecimentos geriátrico.
      Isso é uma chatiação sem tamanho, ainda mais que o sertanejo nunca viu isso antes. não se “acostumou ainda com esse ‘modismo. (como falaria um sertanejo)

  62. O PIG ainda sobrevive porque a maioria dos paulista são uns analfabetos eleitorais. Quando os cofres deste estado deixarem de financiá-lo ele morre em menos de um ano.

    O pedágio pago pelos paulistas não vai pros cofres do PIG ???

    A desgraça de nossa política é a TEP ( Tradicional Elite Paulista ) que há quinhentos anos sobrevive de assaltar o dinheiro público.

    e…a desgraça desta desgraça é este bando de paulistas abestalhados que adoram pagar pra serem bestas.

  63. Excelente texto. O triste é constatar, lendo um comentário de outro blog, a dificuldade de se fazer oposição. Não existe governo perfeito, daí a necessidade de existir idéias contrárias.
    Mas ao fazer uma crítica ao governo nos vemos ao lado daquilo de pior que existe no país. Que morra a oposição e que venha logo seu renascimento com pessoas que pensem um Brasil melhor.

  64. O grande erro da imprensa, já vem se desenhando desde a época em que FHC foi eleito pela primeira vez. Toda a grande imprensa elogiava as medidas tomadas pelo governo. Ninguém falava nada contra.
    Quando FHC perpetrou seu estelionato eleitoralem 1998, comprando a emenda constitucional da reeleição, e dando o golpe no PMDB, toda a imprensa elogiou.
    Não houve da imprensa, uma voz que se levantasse para apontar a desonestidade e imoralidade daquele estelionato eleitoral do PSDB.
    Durante o segundo governo de FHC, a imprensa continuou a apoiá-lo em todas as suas medidas dizendo que eram necessárias, e bla-bla-bla…
    Ninguem dava ouvidos ao PT que na época estava na oposição e dizia que era preciso implementar uma política que valorizasse a indústria nacional e o emprego no país, que aumentasse a renda do trabalhador, etc…
    O PT na época dizia que se eles do PSDB fizessem isso dava para gerar 10 milhões de empregos com carteira assinada, e tal e coisa… FHC desdenhava o PT.

    Toda a imprensa caçoava e duvidava…
    O tempo passou, Lula se elegeu…
    Não deu pra criar 10 milhões de mepregos, mas deu pra criar 14 milhões. Tá ruim ou quer mais ?

    Engoliram o Lula… Barbudo, deve estar arranhando a garganta deles.

    Do Lula, diziam que era analfabeto, sem experiência, e bla-bla-bla…

    Agora vão engolir a Dilma. Não conseguem dizer que a Dilma é analfabeta… Mas querem dizer que não tem experiência e bla-bla-bla

  65. Estava sedenta de ler algo a respeito da derrota, despeito, perda de rumo da big imprensa. Pensam que liberdade de imprensa é licença para manipular seus leitores – estes mesmos que têm suas cartas selecionadas para publicação em que repetem mediocremente os argumentos lidos… São leitores, os eleitores estão muito mais engenhosos…

  66. A grande mídia está descobrindo que não é tão grande assim. A mídia eletrônica, antes polarizada entre tv e rádio, está descobrindo que os formadores de opinião não são só os jornalistas destes meios e seus patrões. A verdade jornalística, que antes saía de rádio e TV para se realizar no grande público, agora tem caminho inverso: os formadores de opinião dos blogs, dos sites dos e-mails e das redes sociais trazem a informação da base da sociedade e esta informação é repercutida na tv e no rádio. Qualquer tentativa de se voltar às duas últimas décadas do século XX ser revela fraudulenta e inócua do ponto de vista político-eleitoral. Jornalistas de bom nome são expostos ao ridículo e alguns até migram para estas novas mídias tentando reencontrar a dignidade da profissão. Para se ver uma entrevista coletiva da Dilma na íntegra, não é mais preciso passar pelos filtros dos editores das mídias rádio/tv. Pode-se acessar o site oficial da campanha e assistir em vídeo todas as perguntas e respostas dentro do contexto real. As assessorias de imprensa estão cada vez mais independentes dos editores da grande mídia: têm acesso direto ao público pelas novas mídias. É isso que está fazendo a diferença nestas eleições. Mas é preciso ter cuidado: a internet é um território livre também no mau sentido. O STF derrubou a regulamentação da profissão de jornalista e agora qualquer um escreve qualquer coisa e isso é publicado. É preciso separar os profissionais dos picaretas o mais rápido possível, ainda que seja por emenda constitucional.

  67. O barco do demotucanos/pig afundou de vez!!!!!!!!!!! E agora…..Bateu o desespero,do salve-se quem poder.bateram tanto no LULA,FIZERAM OPOSIÇÃO RADICAL.AGORA PEGAM A IMAGEM DO CARA PARA FAZER COMPARAÇÃO DE BIOGRAFIA NO PROGRAMA DELES?HAHAHAHA ASSIM ATÉ TUCANOS ARRANCAM TODAS AS PENAS…..PODE CONTAR,NA PROXIMA PESQUISA POR ESTE E OUTROS FATOS. A DILMA SOBE DE47% PARA 52% O ZÉ CAI DE 30% PARA 26%…ATÉ A CORDA DO DATA-FOLHA NÃO PÔDE SEGURAR OS NUMEROS DAS PESQUISAS. QUEBROU!! E agora que vai fazer o (Partido da Imprensa Golpista) os manipuladores de opinião? Esta é a eleição da era digital (internet) onde todos tem o direito de expressar sua opinião, sem censura dos barões do PIG.

    1. Givaldo
      Hoje será publicada nova pesquisa IBOPE onde, segundo o próprio NOBLAT a diferença será superior ou igual a 20%.
      O s Institutos de pesquisa, AGORA, querem mostrar serviço, querem transparecer independentes.
      Méritos para a mídia alternativa…e, em especial ao Kotscho.

  68. Muito bom, Ricardo, ótimo artigo corajoso e elucidativo. Agora dá para dizer que o Brasil está realmente caminhando para uma democracia, já que a grande mídia já não consegue mais monopolizar a verdade e a sociedader pode escolher onde vai se informar. Claro que ainda falta muito, mas caminhamos para uma democracia política, econômica e cultural.

  69. Kotscho
    Graças a mídia alternativa, da qual você faz parte, esta manobra tão maléfica está chegando ao fim.
    Graças a jornalistas independentes, blogueiros e também à internet os barões do jornalismo marrom, não conseguem mais enganar o povo.
    Vou comemorar muito a vitória da Dilma, principalmente porque será a continuidade de um governo que deu certo, de um governo que o povo quer mais.
    Mas vou comemorar com muito mais entusiasmo, a derrota desta mídia brasileira que quer muito mais deturpar do que informar, trabalhando sempre contra os interesses do povo que era facilmente iludido pelas matérias diárias enaltecendo o que não é bom para ninguém a não ser para seus interesses.
    Esta mídia que tanto clama por educação sabe muito bem que um povo informado não acredita nas crises criadas diariamente por eles para detonar o que é feito a favor do povo. Eu nunca acreditei que eles ficariam satisfeitos se o povo ficasse com mais conhecimento de como as coisas são programadas e processadas neste país. Porisso não acredito que eles querem um povo educado e informado.
    ELES ESQUECEM DE INFORMAR A TODOS QUE UM PRESIDENTE DEVE SER ELEITO PARA ATENDER AOS INTERESSES DO SEU POVO E NÃO PARA ATENDER EXCLUSIVAMENTE AOS INTERESSES DOS BARÕES BRASILEIROS.
    Carlos

  70. Como é medíocre a campanha política. Neste sábado estive na cidade de Ituverava/ SP e na entrada, logo ao passar pelo portal, ví seis ou sete grandes placas publicitárias do governo estadual, colocadas a poucos metros uma da outrra, uma delas dava conta que o governo do estado está colocando sinalização do trânsito. Mas isso não é atribuição da prefeitura? Nossa, que mesquinharia!

  71. Parabéns. Minha assinatura da revista Época vencerá em setembro e, diante daquela reportagem feita para enterrar a candidatura da Dilma, eu me pergunto? Devo pagar mensalmente para receber uma publicação panfletária, ou posso viver muito bem sem isso?

    Claro, posso viver sem isso, e até ficarei mais feliz sem esse lixo editorial. Estamos empatados.

  72. “Um povo politizado, como o de São Paulo, deixou de eleger um Delfim Netto e elegeu outras pessoas…” Disse o presidente Lula, hoje, numa solenidade em São Paulo.
    Pois é. Há um companheiro aqui no balaio que, vez por outra insinua que eu, teria ”virado a casaca”. É o Victor Hugo. Aí está, de forma sucinta a minha resposta; Ninguém virou a casaca, os tempos é que são outros. E, com certeza, na adaptação aos novos tempos, não fui eu que mudei. Continuo onde sempre estive, pois, concordo plenamente com o Presidente Lula, mas, me intriga como é que algumas pessoas concordem. Não pode. Não tem lógica.

    Isso porque o Presidente ainda não foi devidamente informado de que, num passado não tão distante, haviam outros satanizados pelos petistas que, atualmente seriam estrelas no processo transformardor. Lembro-me agora, por justiça, de um, já falecido, mas que faz muita falta nestes novos tempos; o Dr. Roberto Campos.

    ”Poupai-me senhor do vexame de morrer tão moço,. Muita coisa ainda quero ver”
    E estou vendo!!!

    1. Olá Luiz Carlos
      Tem gente se revirando no tumulo em razão dessas “alianças”.
      Quem diria?Quercia sendo apoiado por Serra e demais tucanos. Tá feia a coisa, heim?
      Abç

    2. povo politizado, más sem conhecimento da vida pregressa do candidato que vai eleger..

      Se a lei do ‘Ficha limpa’ não vetasse aquele Árabe, ele ganharia com frente de 1,5 milhão de votos para deputado federal, por São Paulo.

    3. Luiz, jamais insinuei que voce virou a casaca e sim que voce se rendeu à capacidade administrativa do presidente Lula e a seu magnifico governo.

      E como voce parece não ter entendido o que Lula quis dizer a respeito de Delfim vou explicar :.

      “E tem gente que deixa de votar no Delfim e vota nestes entreguistas irmãos siameses PSDB e DEMO”.

      Luiz, Delfim serviu ao governo militar, que jamais propôs doar nossas estatais e nossa riquezas ao mercado ou ao capital estrangeiro.

      Tenha uma boa noite, Luiz.

  73. Vote na Dilma!
    Para acabar Dilma vez com esse país.
    E Democratização dos meios de comunicação é assim, para os petistas e blogueiros isentos e imparciais: Blogueiro se intitula progressista, passa a bajular o governo na esperança de ganhar um troco a título de publicidade institucional. Muitos conseguiram, outros estão ansiosos, na fila, não é Ênio?
    Mas dá gosto de ver como eles estão numa disputa feroz para ver quem é o mais bajulador, o mais sabujo e o mais agressivo defensor do pai lula e da mãe dilma, na esperança de cair nas graças e ter, quem sabe, um posto de conselheiro ou comissário no futuro governo. Metidos a intelectuais, deixam-se infantilizar por essa estória de pai e mãe, como se precisassem de uma tutela. Abdicaram do exercício do pensar para seguir mansamente a boiada rumo a não sabem aonde.

    1. Por isso teus correligionarios e imprenseiros perdem todas as paradas ou quase todas as paradas politicas.
      COMO as eleiçoes. acusaçao simploria.
      Nao percebem o que se passa nos blogs, na midia alternativa. nao entendem a motivaçao dos militantes politicos. Acorda, rapá.

    2. Alem de ser da ridicula oposição ainda é juiz, já julgou que estamos a espera de uma boquinha no governo?? eu apenas não quero mais ver meus amigos sem emprego, só isso, espero que essa resposta abaixe sua febre.

    3. PEDRO BÓ !!!

      Voce não sabe nada de mim…NADA !!!
      Pra teu governo…
      (pausa)
      ..o “teu governo” aida terá de esperar pelo menos mais 16 anos para voltar acontecer !!!

      (continuando)
      EU RECUSEI dois convites para trabalhar no Governo Federal !!! DOIS !!! e eram bons salários seim senhor !!!
      Mas como explicar isso para uma mente atrapalhada pela mídia e direitista que só enxerga vida através do dinheiro ? Vou tentar:
      Não fui trabalhar em Brasília porque eu só iria atrapalhar !!! CONFESSO aqui que eu não consigo e não aturo conviver em governos de coalizão, não sei se isso é defeito mas eu sou assim fazer o que ?
      A melhor coisa,- mesmo que modesta -, que eu poderia contribuir para que o Governo do Presidente Lula – com quem milito há mais de 30 anos – desse certo – COMO DEU -. seria recusar ir para lá.
      As duas ÚNICAS vezes na minha vida em que eu fui remunerado para ajudar em governos petistas foram por ocasião do governo da ex-Prefeita Luíza Erundina, onde fui assessor e no Governo Municipal da Marta onde atuei primeiro como coordenador do Orçamento Participativo e depois como Coordenador de Ação Social e Desenvolvimento da Subprefeitura de Santana / Tucuruvi, região com mais de 350.000 habitantes e bem maior que muita capital de estado por aí. Naquele primeiro governo em São PAulo o PT governou sozinho por não conceder alianças e por isso mesmo perdeu a sucessão para o Maluf de Duda Mendonça. Já com a Marta perdemos porque tínhamos alianças demais e eu não gostei dessa experiência. ( quanto mais aliados, mais “traíras” e consequentemente mais vezes podemos ser acusados por erros dos outros – foi assim no episódio dos Correios com o Bob Jefferson !!!)
      Mas contudo estou convencido de que é impossível covernar sem alianças políticas !!! A minha opinião “individualista” não pode se sobrepor a um projeto infinitamente maior que é governar para todos e de forma coletiva. Os que pensam só em si mesmos devem ficar no seu devido lugar, ou seja, DO LADO DE FORA !!!
      Então Pedro Bó… fique tranquilo, eu nem sonho em querer ocupar a moita de ninguém !!! Já disse isso pessoalmente para a nossa futura Presidenta Dilma !!! CURRÍCULUM E EXPERIÊNCIA NÃO ME FALTA !!! Mas tudo o que eu quero no que me resta de vida é continuar na luta pela construção continuada e persistente de um nosso país cada vez mais JUSTO, FRATERNO E SOLIDÁRIO !!! Um Brasil PARA TODOS e não para meia dúzia que soberbamente acham que PHODEM MAIS !!!
      E não temos que acatar “lições de como fazer” de uma insignificante turminha da kombi dos 3% que ousam querer nos dar linha !!! GOVERNOS PASSAM MAS O PT FICA !!! E esse militante aqui não precisa “bajular” ninguém !!! Eu construí na minha vida esse privilégio !!! Conheço e sou conhecido por TODOS os petistas que estão ou estarão no Governo…TODOS SEM EXCESSÃO !!! ( né não Kotscho ? )
      O que escrevo aqui é público e transparente e saiba Pedro Bó que É LIDO POR TODOS ELES !!!
      São os meus companheiros !!! E eu sou e serei sempre companheiro deles !!! Sou daqueles que valorizam no máximo a expressão COMPANHEIRO por ter convicção de que para pronuncia-la e honra-la, um deve morrer pelo outro !!!

      Eu sou VERMELHO Pedro Bó !!!
      E não é por conta de todas as história contadas acerca da utilização desta cor nos símbolos dos partidos de esquerda, sou VERMELHO porque desde meados do Século 15 que a bandeira vermelha é conhecida como a “bandeira de desafio”. Foi hasteada em cidades e castelos sob ataque para indicar que NÃO HAVERIA RENDIÇÃO. O oposto era a bandeira branca. Ainda não vejo condições de sequer pensar em hastear a tal branca pois OS NOSSOS ATUAIS OPOSITORES NÃO APRESENTAM SEQUER UMA PROPOSTA OU QUALQUER PROJETO ALTERNATIVO ao absoluto, estrondoso e inequívoco sucesso do Governo Lula para aqui debatermos de forma honrada e civilizada.
      SÓ SE PRESTAM PARA NOS AGREDIR E NOS XINGAR !!!

      Voce faz isso sempre na tentativa de me provocar. continue tentando, mas antes CRESÇA E APAREÇA !!!

      Saudações Justas, Fraternas e SOLIDÁRIAS SEMPRE !!!

    4. Ênio: Reitero.
      Augustinho: Ignoro pelo pobreza da forma e conteúdo.
      Tiro: É isso aí: Seus amigos perderiam o “emprego” num eventual governo psdb. Perderiam a boquinha. Não julgo. É uma inferência por silogismo primário.
      Toda oposição é ridícula? O pt, quando oposição, era ridículo? Ou só é ridícula porque oposição ao pt?
      Êta bando de “democrata”, sô!

  74. Kotscho

    Esse post é um grito que estava engasgado em muitas gargantas. Ele traduz a situação com perfeição, e agora, o sentimento de justiça que tal realidade sugere. Já não era sem tempo! Essas mudanças todas comprovam que a mentalidade nacional está mudando, e pra muito melhor!

    Sobre o Encontrão:

    Quero agradecê-lo por publicar a convocatória, mas mais do que isso, por nos presentear com esse momento tão aguardado por leitores fiéis e que realmente te admiram, como pessoa e como profissional. Baseada no Encontrão do ano passado, e também pela alegria que têm sito meus dias com o Boteco – sua filial com muita honra – afirmo que é uma experiência maravilhosa e muito valiosa. Vale a pena, gente! Espero que muitos de vocês se animem a comparecer no dia 11/09 para comemorarmos o aniversário do Balaio e o sucesso do Kotscho com este blog.

    Quero muito conhecê-los!

    Beijo

  75. kkkkkkkkkkkkkkkkkk…kkkkkkkkkkkkkk…

    Tô rindo do Troféu Ricardo !!!

    Eu vinha ali chegando em casa, quando vejo um carrinho de catador de lixo reciclável, todo enfeitado com retratos da DILMA, olhei, era o Troféu. Parei ao lado e o chamei…

    -Iaí Troféu ??? Tu acredita que o segueta vai pagar aquela aposta ???

    -Olá dotô. Ora se num vai. Aquele féla da puta me paga senão eu corto as orelhas dele.

    O Troféu apostou com o Segueta, um engradado de serveja na eleição pra presidente, o trofé apostou na DILMA, o Segueta no Serra.

    O Segueta é um neguim, feioso, que trabalha em uma serralheria aqui no bairro, vive fazendo apostas, perde todas, nunca ganhou uma.

    Pra mim é o maior sintoma que o coitado do Serra, realmente já sifu.

  76. A postura da mídia, diante da bastante provável eleição da Dilma, dando continuidade aos costumeiros ataques a Lula e a seu governo, parece indicar que esperam que, com Dilma, o governo, sem o carisma de Lula, possa ficar vulnerável às suas ações que até aqui não surtiram o implicito efeito pretendido de afastar do poder os adversários (governo Lula, PT e aliados). Aos que desejam o retorno ao mando dos defensores (PSDB, DEM e PPS) do Consenso de Washington, do pensamento único, que resulta na volta do império do liberalismo econômico, que a mídia também defende, mantendo há quase dez anos um verdadeiro exército de profissionais, regiamente pagos, para dar conta da tarefa. Talvez atribuam o insucesso diante do Lula, porque de derrota se trata, aliás pela terceira vez, mais ao carisma do Presidente, do que ao que possa ser o real motivo: o sucesso em todos os sentidos das políticas do governo Lula, que teimosamente não admitem. Este desempenho, este retumbante sucesso, visto com isenção, tanto no lado social quanto econômico, permitiram a todos contar com dados efetivos, reais, que passaram a contrastar com o discurso da mídia e dos opositores ao governo. Essa realidade começou a deixar estes desacretitados, porque as análises, as previsões, o sempre duro discurso passou a contrastar com a realidade, reflexo da atuação governamental. Lula com seu carisma, conseguiu implantar políticas da maior importância para a população pobre, classes médias, e mesmo rica, com reflexos mais do que benéficos ao sistema econômico como um todo, ao país. O desmonte dessa estrutura, independente de sua avaliação por qualquer ângulo, trará problemas para todos. Não será uma tarefa fácil fazer com que deixe de produzir frutos essa estrutura a que se chegou com Lula no poder, mesmo com um governo pretensamente não tão forte, que parece ser avaliação da oposição e de sua aliada, a mídia. Lembra as avaliações iniciais que faziam de Lula e de seu governo, que procuravam mostrar como incompetentes e corruptos, incapazes de conduzirem o país de forma eficiente. Mesmo pela inércia, Dilma, que todos sabem ser competente, inclusive os opositores, com os projetos com que conta, a economia arrumada, e com a conhecida perspectiva positiva de evolução, dificilmente, uma vez chegando ao poder, deixará de ter condições de cobrir até oito anos de mandato, sem contar que Lula estará disponível para qualquer eventualidade. Não vejo como a continuação dessa desastrada atuação da mídia (as três derrotas comprovam) possa respaldar uma oposição que, estritamente dentro do jogo democrático, volte ao poder. Sobram aventuras institucionais, mas aí a avaliação seria outra, os riscos seriam diferentes, sem que se soubesse no que iria dar. Dentro da democracia, melhor a mídia fazer uma autocrítica, reciclar os métodos, largar essa tentativa de ação unificada, porque ou espelha a sociedade e suas diferenças, suas contradições ou vai ficar falando sozinha, perdendo mercado, porque o caminho até aqui percorrido mostra-se inadequado para quem queira chegar o poder, os resultados demonstram. São métodos mais adequados a regimes centralizados, de cunho ditatorial. A democracia exige o contraditório. Sem ser ingênuo, pode-se dizer que ganha, acima de tudo, o que melhor convencer. Golpes baixos, mentiras, falseamento de dados e informações, escamoteamento do que realmente acontece, notícias plantadas ou editadas influem, atrapalham, mas quando contrastadas com a realidade por todos observada, leva no mínimo ao descrédito dos responsáveis pela divulgação, ou não divulgação. Não há outro caminho para a mídia: tem que jogar cargas ao mar para seguir o barco. Livrar-se desse bando de incompetentes (jornalistas, assessores, especialistas, cientistas políticos, doutores etc.) que apenas por dinheiro lhes serviram sem pudores, encaminhando tudo que lhes foi pedido, mas tudo mesmo, sem pejo, sem o mínimo cuidado. A culpa maior cabe a quem fez a encomenda, claro, avaliou o queria, onde esperava chegar, que resultado desejava obter. Os que agem por ideologia são ainda piores, mais incompetentes, por não perceberam que os tempos são outros. Óbvio que seria demais esperar que a mídia se recicle, mas deveria. O não arrefecimento do ímpeto oposicionista da mídia, particularmente da mídia impressa, seu engajamento ainda muito estreito com a oposição, nos dá a nítida impressão de que volta a fazer uma avaliação completamente errada, agora da candidata Dilma, sem aquilatar as consequências dessa atitude, porque não é possível viabilizar que um candidato, sem apoio da população, chegue ao poder, como recentemente mostrado em nosso país, nada disso tendo a ver com biografias, agravado quando se sabe que a oposição a que dá suporte, na atual conjuntura, tende a ser reduzida quase ao nível da extinção. Que use seus esforços para viabilizar uma oposição que creia na democracia e seus métodos, não sejam democratas apenas da boca para fora.

  77. E a liberdade de imprensa, como fica no Brasil, heim Kotscho? Você sabia que em Minas Gerais um rapaz de vinte e poucos anos teve sua prisão pedida pelo senador Hélio Costa apenas pelo fato de publicar o link de um vídeo no qual a CUT acusa Costa de ser amigo de Collor? Além de censurar o blog e os vídeos do Youtube, Costa quer jogar o rapaz na cadeia, por crime de pensamento. Vai trazer de volta o AI-5 se for eleito. O mais engraçado é que não me lembro do senador pedindo cadeia para a turma do PMDB envolvida em falcatruas das mais diversas. E então, vamos voltar aos tempos da ditadura? Só quero ver se você vai publicar meu comentário. Pago pra ver.

    1. Não podemos confundir direito de opinião, direito de expressão, com crime de difamação infundada, crime de perjúrio, difamação sem a devida comprovação juridicas.
      Liberdade de expressão, não é de difamação.

    2. No auge da Revolução Francesa, Robespierre mandou à guilhotina os seus amigos, os mais próximos, aqueles que o ajudaram a conquistar o poder, só porque se mostraram contra os seus desígnios.

      Os inimigos declarados ainda é possível se defender, mas os amigos, esses são os caem na desilusão e são presas fáceis do mundo do poder, justamente porque não esperam a traição.

      Não se espante, onde há poder, há erupções de tudo que o ser humano guarda no coração, bom ou ruim.

    3. Como é que um governador do estado de Minas Gerais, poderia implentar um AI-5 ?
      O rapaz cuja prisão foi pedida, está preso ?
      Mataram a família dele ?
      Ele foi colocado no pau-de-arara ?
      Tomou choques ?

      Ah… A prisão foi somente “pedida” via judicial ?

      Ahhhhhhhh bom.

      Pensei que alguém aqui estava falando sério.

      Fala sério !

    4. Caro Benedito Lemes,

      Como anda o povo de Ouro Fino ?
      E o Milhorini, tudo legal com ele ?

      Não se esqueça de mandar uma cartinha pra mim também. Acumulou de novo…

  78. A Justiça Eleitoral barrou o Maluf.
    Desta vez é pra valer?
    Tenho as minhas duvidas.
    Na hora “H” aparece um juiz e da 2 hábeas corpus de uma so vez.
    Nem a justiça francesa, americana, a Interpol
    vai conseguir botar as mãos no Maluf.
    O Maluf é o Pinochet brasileiro, é coisa nostra.
    Patrimônio cultural do Brasil.

  79. O PSDB ESTÁ DESESPERADO. EM ENTREVISTA AO PROGRAMA CANAL LIVRE DA BAND O PRESIDENTE DO PSDB, SÉRGIO GUERRA NÃO CONSEGUIA MANTER A CALMA DURANTE AS PERGUNTAS DOS JORNALISTAS. O LÍDER TUCANO DISSE QUE ESTÁ DISPOSTO A TUDO E PARTIU PRA HUMILHAÇÃO CONTRA A CANDIDATA DILMA ROUSSEF. GUERRA NÃO POUPOU PALAVRAS CONTRA A CANDIDATA DILMA. AO SER PERGUNTADO SOBRE A INSERÇÃO DE LULA NO HORÁRIO ELEITORAL TUCANO, GUERRA DISSE QUE LULA É UM AMIGO DOS TUCANOS E QUE TEM HISTÓRIA POLÍTICA PRA CONTAR. AS IMAGENS DE GUERRA MOSTRAVAM UM CERTO ÓDIO QUANDO SE FALAVA NA DISPARADA DA CANDIDATA DILMA ROUSSEF NAS PESQUISAS ELEITORAIS.

  80. O FRACASSO DA CANDIDATURA TUCANA SÃO ELES PRÓPRIOS. O PSDB FOI UMA DAS PIORES GESTÕES QUE TIVEMOS NO BRASIL. FORAM OITO ANOS DE GOVERNO FHC E DEZESSEIS ANOS DE GOVERNO NO ESTADO DE SÃO PAULO. NO GOVERNO FHC O PROPÓSITO DO PSDB ERA O ESTADO MÍNIMO, OU SEJA, PRIVATRIZAR TODAS AS GRANDES EMPRESAS ESTATAIS QUE DAVAM LUCRO AO PAÍS, UMA DELAS FOI A VENDA DA VALE DO RIO DOCE QUE HOJE É UMA DAS MAIORES MINERADORAS DO MUNDO. FOI VENDIDA NA CALADA DA NOITE SEM UMA CONSULTA A SEUS VERDADEIROS DONOS QUE SOMOS TODOS NÓS BRASILEIROS. EM SÃO PAULO A COISA TÁ FEIA JÁ FAZ MUITO TEMPO E GRANDE PARTE DOS PAULISTAS AINDA NÃO PERCEBERAM (QUE PENA) OS IMPOSTOS EM SÃO PAULO SÃO OS MAIS CAROS DO BRASIL, O CUSTO DE VIDA ENTÃO NEM SE FALA. QUANDO SE FALA EM PEDÁGIOS AÍ A COISA PIORA AINDA MAIS. A SEGURANÇA PÚBLICA, A EDUCAÇÃO E SAÚDE ESTÃO ABANDONADAS E OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS VIVEM RECLAMANDO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO. O CRIME SE ORGANIZOU EM SÃO PAULO E HOJE AS PESSOAS VIVEM COM MEDO DA VIOLÊNCIA. ANTES DA ERA PSDB NÃO HAVIA O PCC (ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE CONTROLA OS PRESÍDIOS PAULISTAS) QUE FORA E DENTRO DOS PRESÍDIOS PAULISTAS.
    ALEM DE TUDO ISSO O PSDB VIVE USURPANDO GRANDES TRANSFORMAÇÕES NA ÁREA POLÍTICA. PODEMOS CITAR O EXEMPLO DO PLANO REAL QUE FOI UMA OBRA O EX-PRESIDENTE ITAMAR FRANCO. O PSDB TAMBÉM FAZ PROPAGANDA ENGANOSA EM TODOS OS SENTIDOS. MANTÉM PLACAS EM RODOVIAS PRIVATIZADAS DIZENDO QUE ALI O SEU GOVERNO MANTÉM OBRA DE CONSERTOS DA ESTRADA, SENDO QUE QUEM ESTÁ PAGANDO O CONSERTO DAQUELA ESTRADA SOMOS NÓS ATRAVÉS DOS CAROS PEDÁGIOS DAS ESTRADAS PAULISTAS. EM UM DEBATE RECENTE REALIZADO PELA TV BANDEIRANTES DE SÃO PAULO, O CANDIDATO GERALDO ALKMIN FUGIU DE TODAS AS PERGUNTAS FEITAS PELOS OUTROS CANDIDATOS. SEU DEVERIA MUDAR PARA FRANCIS, POIS O CANDIDATO É TÃO LISO QUANTO UM SABONETE. PERCEBE-SE NOS CANDIDATOS SERRA E GERALDO ALKMIN UMA CERTA FALSIDADE QUANTO AOS SEU PLANOS DE GOVERNO. O DISCUROS É SEMPRE O MESMO DE A TEMPOS ATRÁS. SERRA SÓ SABE FALAR DO GENÉRICO E ALKMIN DO RODOANEL QUE ESTÁ SENDO FEITAS A MAIS DE UMA DÉCADA.
    TODOS ESSES MOTIVOS ESTÃO SENDO PERCEBIDOS PELA GRANDE MAIORIA DOS ELEITORES, POR ISSO A GRANDE SUBIDA NAS PESQUISAS DA CANDIDATA DILMA ROUSSEF. AGORA VAMOS VER DAQUI PRA FRENTE EM SÃO PAULO SE MERCADANTE TAMBÉM SOBE NAS PESQUISAS E LEVA A DISPUTA PARA O SEGUNDO TURNO.

  81. Os barões da grande mídia brasileira são financiados pela propaganda dos governos, que se tornam seus patrões. Vide jornal das sete na Globo patrocinado pela Sabesp. Como um jornal, cujo patrão é o Serra/Sabesp, pode ser imparcial. Tem outras empresas que é preciso “CONTROLAR”. Felizmente estamos acordando. Só falta SP.

  82. Desde o início tenho defendido a tese de que o presidente Lula —apesar do discurso à lá carte— despetetizou o governo totalmente. Sempre reconheci e alardeei o possível tal fato. Por diversas vezes citei aqui as primeiras entrevistas e reuniões com aliados logo no início do primeiro mandato, as falas do Lula já eleito, principalmente aos sindicalistas especialistas em greves.
    Foi nestas ocasiões que percebi o quanto o professor Roberto Campos tinha razão e, por conseguinte, o ex-ministro Delfim Neto.
    E, embora a candidata Dilma tenha desmentido informações divulgadas hoje, há indícios fortes de que ela também aplicará, na economia, as mesmas lições destes antigos e odiados mestres.

    Agora, francamente, tentar justificar tamanhas incoerências lembrando que os governos dos quais o ex-ministro Delfim participou, tinha, na essência e nos fundamenrtos algo que poderia tornar explicável tal ”mudança” é demais para o meu combalido psiquismo.
    No entanto, como dizia o velho samba-canção :algo fica provado: ”O nacionalismo exarcebado é totalmente compatível com o totalitarismo, independente da posição ideológica”

    1. Luiz Carlos(O Velho),

      Baseado nas suas afirmações acima, então suponho que o senhor já cncluiu que é melhor votar na Dilma, que no Serra ?

      Caso contrário, quais seriam os motivos de não votar na Dilma ?

    2. Tá vendo,Luiz Carlos Velho, se voce tivese votado em Lula e não Collor, em Lula e não em FHC, ha trinta anos já estariamos desfrutando da estupenda administração Petista.

      Mas não. Né, Luiz ? Voce teimava em acreditar que comunista come criancinha no café da manhã !!!!!!

      Luiz, tente parecer mais feliz com o fato do governo Lula e sua equipe economica seguirem a cartilha do “Professor” Roberto Campos.

      É que voce não está convencendo ninguém.

      Luiz, os irmãos siameses PSDB e DEM governam tirando dos pobres para dar aos ricos.

      Lula gera empregos e distribui renda. E já foi visto várias vezes usando o boné do MST.

      Não faça o Robeto Campos revirar no túmulo, Luiz. Deixe os mortos descansarem em paz.

  83. ”Prefiro mil vezes o som de vozes críticas de críticas que, muitas vezes possa te ferir, ao silêncio dos calabouços das ditaduras.
    Prefiro as críticas estampadas nas páginas dos jornais à receitas de bolo ou textos de Camões na primeira página.
    Eu prefiro este momento que vivemos àquele que vivi na juventude”
    DILMA ROUSSEFF.

    Tenho dito…

  84. Ricaro !!!

    Avisaí pro meu amigo Ênio, que eu e meu cumpadi Sampaio, estaremos no encontrão do teu Balaio, no dia 11 de setembro.

    Falaí também pros anti-petralhas, os anti-comunas, para não deixarem de comparecer, pois há muito não comemos criancinhas. Queremos dar um abraço em todos. Neste dia, acima das divergências políticas, está o carinho, o respeito, e a admiração que temos uns para com os outros.

    Depois de umas, pé em nossas bundas pode, tapa na cara não.

    1. Diz a Aliz, pra arrumar umas amigas boas no forró, pá gente ensaiar um rela-coxa, pra estarmos preparados pro maior mela-cueca que já aconteceu em Brasília, e que vai acontecer na posse de nossa DILMA.

  85. Sr. Ricardo, a imprensa em geral não gosta do Lula porque ele não é doutor, só que fez mais do que os doutores que governaram o país. Quanto a Dilma, será a presidente do Brasil, nunca vi uma eleição tão fácil. O Serra é culpado por ser ambicioso, deveria terminar o governo de São Paulo mais foi muito pepotente com o Aécio, já disse uma vez ele vai a ser pefeito em São Paulo porque o povo de São Paulo não discobriu ainda que ele é muito arrogante e só ele sabe das coisa, o generico não é só atribuição dele. mas ele não é humilde o bastante para dividir o bono.

  86. Meu Deus! faltam menos de 40 dias para as eleições e ainda não vi o FHC aparecer em nenhum programa eleitoral. o que houve?
    Serra, cadê o homem?

    1. A eleição é Serra x Dilma.
      Quem precisa de apresentador, animador de auditório é a Dilma.
      Quem precisa de tutela é a Dilma.
      Quem precisa de padrinho é a Dilma
      Serra é quem é. Bom ou ruim.
      Vote na Dilma. Acabe Dilma vez com o Brasil.

    2. Pedro Borges
      Acho que o Serra também precisa desse apresntador, desse animador de campanha.(Lula97%) Serra usa imagem do Lula para cescer nas pesquisas, Serra entrou na justiça contra PT, pelo direito de uso da imagem do Lula97%, hoje o Lula avisou ao PT, para aceitar o uso de sua pessoa, de sua imagem na campanha do Serra. afinal Serra é só elogios ao Lula.
      (Informação está nos principais jornais de hoje.)

  87. Escondem o FHC, “assim não pode, assim não dá”, os aposentados, aqueles mesmos que um dia foi chamado de vagabundos, estão loucos para ver o FHC, e votar no seu candidato.

  88. Excelente Idéia!! Vcs estão de pparabéns. Gostaria muito de estar com vcs. Aliás, milhares de sergipanos, que curtem e avançam com este Balaio de idéias, concepções, amigos e emoções. Um Abraço fraterno!
    Ronaldo Cruz (9831-4163?8823-1982)

  89. Sr,Ricardo,a ” DERROTA DA MÍDIA’,se dará com a chegada ao poder de pessoas que querem cercear a impressa e voce como jornalista e pessoa culta e bem informada deve saber de quem se trata.Deixei um post aqui dois dias atraz ,sobre o ”FORO DE SÃO PAULO’,e voce preferio falar sobre os mineiros que estão soterrados,sobre esse assunto que também é importante muito já foi falado sobre esse a que eu me refiro,sendo você um formador de opiniãoeu acho de suma importância que os seus leitores sejam esclarecidos,sob sua ótica,seu ponto de vista,inclusive eu gostaria de saber sua opinião sobre esse foro que eu acho temeroso para a democracia.

  90. Caro Ricardo Kotscho,

    Voltando ao assunto da pesquisa da Folha de São Paulo, que apontava empate técnico de Dilma e José Serra, continuo acreditando que o Datafolha manipulou descaradamente os dados para forjar aquele empate técnico naquele momento.
    Mas, alguns perguntariam: Qual a motivação?
    1. Arrecadar fundos para a campanha. Doações a campanhas perdidas, só se for em moedas de 10 centavos para baixo. Todos os políticos sabem disso.
    2. Forçar os aliados regionais do interior a manterem o moral da tropa. É sabido que em campanhas perdidas, o moral da tropa cai tanto que os aliados regionais pulam do barco quase na velocidade da luz.

    No pensamento do pessoal do Datafolha, eles não teriam nada a perder, já que é sabido por todos que o Datafolha faz o que puder para ajudar os irmãos PSDB/DEM (PFL,ARENA)…

    Comparando com uma corrida de fórmula 1, o datafolha retardou a freada muito além do final da reta. Deixou para frear dentro da curva. Aí não deu para fazer a curva no traçado correto, e deu rodou na pista, saiu para a brita, patinou e agora corre atrás do prejuízo.

    Se alguém tiver curiosidade pode sobrepor as pesquisas dos 3 institutos e verificar como ficou feia a “barriga” do Datafolha no gráfico.

    O Datafolha é apenas uma das pernas da centopéia midiática que quer dar o golpe na vontade do povo.

    Dessa vez não Nicolau ! Ba bau…

    1. E ainda insisto, quem colocou o golpe da mídia contra a parede foi a blogosfera, mas precisamente o Movimento dos Sem Mídia, que entrou com um recurso na justiça para que os institutos abrissem seus métodos de trabalho, dado que os resultados eram díspares. Pronto! Acabou com a farsa, já que depois desta ação, eles medraram, foram paulatinamente chegando, a cada nova pesquisa, a índices verdadeiros. Vitória para nós que fomos atores de movimento! Isto é histórico!

  91. Agoira a mídia golpista está plantando matérias, todas em off, dizendo que a Dilma já discute o ministério.
    Querem colocar na candidata um salto alto que não existe, mais um factóide.

  92. Meus caros, não estou gostando disso. Essa eleição está muito fácil pra Dilma. Alguma coisa podre está sendo preparada. Fiquemos atentos.

    Voces viram a novidade no jn? O Bonner Simpson “sorteia” uma cidade e um empregado da globo embarca num jatinho e vai até a tal cidade para conferir obras do governo por lá. E a coincidencia de ontem: a cidade sorteada é Igarassu, estado de PE, estado do Lula.

    Isso tá me cheirando armação. Fiquemos ligados. Fiquemos atentos.

    Grandes abraços,

  93. A Rede Globo não pertence à grande mídia? Ou será que as fotos da Dilma confraternizando com D.LiLy Marinho são falsas? É coincidência que após a aparição dela no Jornal Nacional seus índices começaram a crescer? A Globo elegeu Collor e vai eleger Dilma, alguém duvida?

    1. Não Angelo, não são falsas

      Globo exibe imagens do encontro para tentar reverter idéia que ela é a dona da candidatura Serra, imagens da Dilma com Srª Marionho, foi para consertar a bobagem de ter escancarado na ultima entrevista dos Bonners a oreferencia da Vênus platinada, sua ecolha por Serra era segredo, fato veio á publico muito prematuramente, isso só se devendaria após eleições, esse vacilo acabou com a campanha do pobre Serra. a prova disso é que no outro dia, Serra despencou 17 pontos nas pesquisas (em 3 institutos)

  94. Kotscho, não sei o que deu em voce, porem do lado de ca de seu comentario sobre a grande midia, tambem chamada de pig, por alguns grandes jornalistas, deve ter chovido reclamações e lamurios de todo o tipo. Acredito que deve ter ficado horas justificando com alguns”amigos” o teor destes comentarios. sou solidario a ti, não ousaria falar que devem esperar nova oportunidade em 2014, porque não se sabe que reaçam possam ter. é preciso lembrar que os 4% que os defendem possuem quase 80% da riquesa concentrada em suas açoes , bancos , imobiliarios e terra, alem é claro das fortunas em dinheiro.

    sergio
    santo andre

    1. Sérgio

      Recente Pesquisa entre os membro da federação da Indústria de cada Estado (FIEB, FIESP, FIRJAN etc.etc) mostrou um indice de aprovação de 70% para o Lula, contra 18% de desprovação e apenas 12% abstiveram-se, não devolveu questionário a contento.
      Por isso é um engano afirmar que o contingente dos 4% é formado por donos de “‘ações, bancos, imobliarios e terra'”, ou seja de donos do ‘cofre’, de mandatários da economia desse país, esses 4% estão distribuidos em toda as camadas da sociedade, vai de favelados a classe rica, vai de vendedor ambulantes a supermecadistas, em toda classe social, tanto o percentual de 96%, quanto o de 4% estão presentes.

      Fonte: A TARDE, jornal com a 5ª maior tiragem do país, dia 22/06/2010 = seção economia 2º caderno pag. 3

  95. Anibal – O Sonhadordisse:24/08/2010 às 10:07
    Luiz Carlos(O Velho),

    ”Caso contrário, quais seriam os motivos de não votar na Dilma?”
    Caro Anibal.
    Tenho repetido aqui no balaio que não voto em pessoas e nem em partidos.
    Procuro, na medida do possível, transformar o debate num confronto de idéias e, no caso do PT, sempre alertei sobre a incoerência. Noto, no entanto, que a incoerência do momento é a que chamo de ”BENIGNA”, ou seja, houve uma evolução fantástica no discurso da candidata Dilma. Uma mudança radical, diria. Não é?
    Atribuo tais mudanças, não só à conscietização da candidata, mas, sobretudo, pelo sucesso do governo Lula na economia desde que o Presidente resolveu manter intacta o sistema de governo do seu antecessor e, claro, na aliança com o PMDB.
    O PMDB já alardeia aos quatro ventos que, não é um convidado, é um dos donos da casa. Portanto, meu caro, tanto faz votar na Dilma ou quem quer que seja. Quem quiser dar um voto ”EXÓTICO” e saudosista do velho PT encontra no cardápio de opções o Plínio Sampaio.

    1. Luiz, segundo voce é o PMDB quem dita as regras no atual governo sendo este motivo do sucesso do governo de Lula.

      Que pena que o PSDB e DEMO (PLF) não se submeteram à superioridade do PMDB quando foram aliados nos dois mandatos de FHC.

      Prevaleceu a vontade dos incompetentes irmãos siameses, PFL e DEMO, e o resultado foram oito anos de atraso, dilapidação de nosso patrimonio, doação de nossas riquezas, desemprego galopante, dívida astronomica com o FMI, quebra das exportações, Salário Mínimo de U$ 50, dólar a 4 reais, etc…

      Luiz, nada como o lucro semestral do Banco do Brasil, 5 bilhões de reais, pra calar a boca das viuvas da era FHC e suas privatizações.

      Né não Luiz Carlos Velho ?

      Eu prefiro os 13 milhoes de empregos.

    2. “resolveu deixar intacto o sistema de governo de seu antecessor”
      A filosofia do antecessor de REDUÇAO do papel do Estado
      -que é central a qualquer governo – foi deixada intacta?
      Arrume um numero na lá urna que nao seja de partido ou de pessoa que seu problema eleitoral estará resolvido.

  96. Sou funcionario público de um órgão arrecadador do estado de São Paulo, sei que tem muita gente que não gosta do PT, ora por motivos justos ou injustos, o fato é que, se alguém parasse para pensar verificaria que há 16 anos, o maior estado da federação em termos de arrecadação, tem sido governado por um único partido, máfias e máfias estão enraizadas nesta administração, se o povo pudesse notar isso com certeza não votaria neste partido (PSDB), até o Russomano seria interessante para São Paulo.

  97. Dá gosto de ver: quanto mais a mídia elitizada bate, distorce os fatos, inventa mentiras e carrega no preconceito contra os pobres, mais a popularidade de Lula cresce. Quanto mais os barões da imprensa tentam desconstruir a candidatura de Dilma, mais o POVO a aprova. De fato, não precisamos de formadores de opinião. Ao contrário do que os ricos deste país pensam, os mais humildes têm cérebro e não se deixam levar por análises e factóides. Nunca vivemos tão bem. Nunca fomos tão respeitados! Aos abastados, que tem cinco carros na garagem e muito dinheiro no Banco, resta a fúria dos que nada tem, cada vez mais violentos e implacáveis. Aos malditos, que comem do bom e do melhor e reclamam quando o governo concede Bolsa Família aos miseráveis, um conselho: cuidado, cerquem suas casas, reforcem a segurança, encastelem-se. Vocês estão na alça de mira dos esfaimados e sem esperança.

  98. Acho melhor falar de futebol. O nosso SPFC agradece a diretoria pelas proezas cometidas: A primeira, por não dar ao Muricy Ramalho a credibilidade que merecia, despedindo-o já com um técnico ”arranjado” antecipadamente; a segunda por não contratar novos valores para a defesa e já dispensado o melhor meio-campista Hernandes e a terceira que será levar o time para a 2a. divisão ( o que não está muito longe de acontecer).. Quem deveria ser demitida é a diretoria, que nada entende de futebol. Hoje foi só isso, não quero falar de política que tem índio que não pertence à tribo do povo.

  99. Na (des)ordem do discurso a disputa do poder (não só discursivo) – a cisão mídia/sociedade com os riscos que isso pode representar aparece de modo mais acentuado e demonstra, por um lado, que a sociedade evoluiu; por outro, a necessidade da mídia, principalmente impressa, de ajustar o “foco” e assumir o seu real papel (democrático), que não deve ser o de oposicionista partidária. A oposição que aprenda a fazer esse papel, para o próprio bem da democracia e do país.

  100. Boa noite Ricardo!
    Boa noite amigos balaieiros!

    Isso me lembra da célebre frase de Ricúpero.
    ” -O que é bom, a gente fatura, o que é ruím, a gente esconde”
    Difícil é esconder com esse “pig” não dando espaço.
    Até mesmo quando se comete algum erro, e se deixa entrar no ar um “PORTAL” que depois, tem que ser escondido novamente. Verdades boas sim…ruíns, de jeito nenhum.
    Pois é! Nem todas as mentes correspondem às hipnoses!
    …mesmo sendo coletívas…

    Abraços!

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

    1. (Correção)

      E por falar em rubens Ricupero, no ano de 1994 conversa entre ministro e repórter escapa do controle da produção do JN, conversa vaza para as antenas parabólicas, falha tecnica desavenda um plano ou proposta sódida do Ministro Rubens Ricúpero à rede Globo para “derrotar” o Lula por baixo dos “panos” ainda em 1994. disse: ministro ’se vocês, quiserem eu venho aqui e falo tudo, digo tudo para acabar de vez com a candiatura do Lula, é o que a Globo quer e nós também. não é? indagado pelo repórter, más você tem alguma coisa que incrimine ele (o Lula), responde Ricupero, não, más carater não é o meu forte, eu crio, não vai dar tempo ele se defender, já terá perdido as eleições, será tarde e FHC vencerá” !

      Veja o video (está em duas parte, devido tempo do youtube).

  101. Caro Ricardo

    Você não corre na mesma raia dos blogueiros progressistas ?

    Afinal o Nassif, PHA, Azenha, Rodrigo, Brizola, Eduardo e outros ….., se falarmos em democracia da informação, seria um trabalho histórico, você não acha ?

    Somente curiosidade, nada relevante.

  102. Ricardo SOS.
    Matéria no blog do Josias estão chamando o presidente Lula de mentirosos, só que maneira diplomática.
    Vi postagens de leitores seus rebatendo a matéria, dizendo que não foi aquilo que leram do Ricardo Kotscho.
    O assunto é sobre o almoço na Folha, que o presidente Lula abandonou, em virtude do Frias Filho quis humilhar o candidato Lula.
    Se possível posta um texto esclarecendo sues leitores.
    Abraço.

    1. Autor do texto : Olímpio Cruz Neto Brasil,

      PORTANTO: UMA PROPRIEDADE INTELECTUAL DE OLÍMPIO CRUZ NETO BRAIL

      Em comício na noite de terça-feira, em Campo Grande (MS), Lula se disse vítima de preconceito do diretor de redação da Folha, Octávio Frias Filho, nas eleições de 2002. O fato de não falar inglês teria sido alvo de questionamento, quando Lula estava almoçando com os diretores do jornal.

      “Me lembro como se fosse hoje, quando eu estava almoçando com a Folha de S.Paulo, o diretor da Folha de S.Paulo perguntou pra mim: ‘O senhor fala em inglês? Como é que o senhor vai governar o Brasil se o senhor não fala inglês?’… Eu falei pra ele: alguém já perguntou se Bill Clinton fala português? Eles achavam que o Bill Clinton não tinha obrigação de falar português!”

      Lula foi aplaudido pela multidão, acompanhado da candidata Dilma Rousseff. O presidente continuou: “Era eu o subalterno, o colonizado, que tinha que falar inglês, e não Bill Clinton o português! Houve uma hora em que eu fiquei chateado e me levantei da mesa e falei: Eu não vim aqui pra dar entrevista, eu vim aqui pra almoçar. Levantei, parei o almoçoe e fui embora”.

      Segundo Josias de Souza, repórter da Folha, o relato de Lula “não condiz com os fatos”. O veterano jornalista, que foi diretor-executivo da sucursal da Folha em Brasília, lembra-se que o almoço ocorreu em 19 de julho de 2002. O relato está no blog de Josias.

      “Lula foi à mesa com diretores e editores do jornal, numa sala de refeições que funciona no 9º andar do edifício sede da Folha.

      Irritou-se não com uma, mas com duas perguntas formuladas por Otavio Frias Filho, diretor de Redação.

      Na primeira, Frias Filho perguntou a Lula se ele tinha se preparado intelectualmente nos últimos 20 anos para credenciar-se ao exercício do cargo de presidente.

      Não houve menção à língua inglesa. Lula negou-se a responder. Alegou que a pergunta seria preconceituosa. Nem sinal de Bill Clinton.

      Ante a recusa do então candidato, Frias Filho registrou sua estranheza. Embora abespinhado, Lula manteve-se à mesa.

      Depois, na segunda pergunta, Frias Filho inquiriu o convidado sobre a aliança que o PT firmara com o PL. Tachou a legenda de linha auxiliar do malufismo.

      Lula esboçava uma resposta quando o interlocutor interveio para dizer que suas explicações lhe soavam evasivas.

      Foi nesse ponto que Lula se levantou e abandonou a sala de almoço. Antes de sair, acusou Frias Filho de estar a serviço de outra candidato. Uma alusão a Serra”.

    2. Kotscho a desculpa apresentada, negativa apresentada pelo Sr Josias de Souza nada mais é que uma tentativa de encobrir os fatos, o Sr. Frias Filho foi preconceituoso e colonialista inverso, o Herdeiro de jornaleco hoje tenta de todas as formas remendar os farrapos que se tornou seu jornal, esse fato ainda está na momória do país, o Sr Frias foi baixo, foi preconceituoso e inoportuno. Frias mostrou-s um empresário ligado as redeas de Estados Unidos, acha o dono da folha que pa~is tem que andar de acordo com aconteceimento vindos dos Estados Unidos.

      LULA O humilhou quando devolveu a pergunta, uosou a figura do Bill Clinton. O dono do Jornal a folha calou-se, não teve mais nada a falar.

    1. Alex.

      assistí em 2002. reví agora, que Maravilha!.

      Além de autêntico ainda é humilde,
      Amigo Lula não são 80% sua APROVAÇÃO, é de 96% meu velho!.

    2. Fantástico,
      A maior caracteristica do Lula que nos representa graças a Deus, é essa expontaneiadade contagiante jamais vista por qualquer Doutor, é claro não colocando todos num balaio e somente uma parcela da elite dominante, que tem medo de perder a boquinha.

      Mas eu digo,

      I DO SPEAK ENGLISH !!! e as vezes i DON’T SPEAK ENGLISH !!! dependendo do freguês.

  103. 2004 vai entrar pra historia como a maior vergonha da imprensa nesse pais, ao transformar Roberto Jeferson no seu grd editor. Pegaram um ovo de codorna, e transformaram em um ovo de dinossauro. Até Jo Soares, transformou esse réu confesso em astro de TV, até cantar no programa ele cantou, no entanto sequer, convidou Zé Dirceu pra se defender. Defendo com todo rigor, a liberdade de imprensa, mas defendo mto mais, a minha liberdade de dizer que essa atual midia não presta! Liberdade de imprensa sim, libertinagem não…………

  104. Lula reagiu igual ao jornalista Francês. Na resposta ao Frias Filho em 2002.

    Reunião dos G-7, ainda chamava-se G-7, pois Brasil ainda nem sonhava ser grande e pertencer ao grupo de elite das maiores e mais ricas nações, que, por causa da admissão do Brasil em 2007 passa a se chamar de G-8, pois bem voltemos ao ano de 1979. Reunião do G-7, no auditório vários jornalistas franceses e também de vários países, quando o premiêr (primeiro ministro) da Suiça Ollof Palmmer dava entrevista coletiva em Alemão, o ano era 1979, um dos reporter interrompe a entrevista e diz: “Monsier Ollof Pallmer, “Senhor primeiro ministro favor fale em Francês, o senhor esta na França!, não sou obrigado a ouvir dialetos estrangeiros em meu país”. O ministro falava em Alemão, pois nascera na região da baviera suiça, (suiça fala 4 idiomas entre eles, o francês é uma das lingfuas, o premiêr não fava uma palavra em francês!

  105. SABEM POR QUE A DILMA VAI GANHAR?
    PORQUE DEPOIS DO LULA, O POVO PASSOU A PERCEBER O QUE É SER UM PRESIDENTE DE VERDADE QUE LUTA PELOS NOSSOS INTERESSES E NÃO DOS INTERESSES DOS OUTROS. TEMOS AGORA UM PRESIDENTE DE VERDADE E DE CORAGEM E QUE DIZ AMEM AOS ESTRANGEIROS.

  106. Corre na INTERNET que o semanário em que trabalha o Sr. Nazista Azevedo está em dificuldade, familia desfar-se-a de vez das empresas.
    Aguardemos fatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *