Tucanos agora buscam culpados

Tucanos agora buscam culpados

Antes mesmo da divulgação do novo Datafolha na noite desta sexta-feira, com a disparada de Dilma abrindo 17 pontos de vantagem sobre Serra (47 a 30), os tucanos já tinham começado a temporada de caça aos culpados pelo desastre.

Como já tinha acontecido nas derrotas de 2002 e 2006, a aliança demotucana (PSDB-DEM-PPS-PTB) está se desmilinguindo, cada um colocando a culpa no outro e todos responsabilizando o candidato, que está sendo largado pelo caminho faltando ainda seis semanas para o primeiro turno das eleições de 2010.

O colapso na campanha de Serra ficou evidente esta semana quando resolveu adotar a esquizofrênica estratégia de atacar Dilma e o governo durante o dia e mostrar imagens do presidente Lula ao lado do ex-governador paulista à noite.  O tucano conseguiu a proeza de não ser candidato nem da situação nem da oposição, muito ao contrário.

Tamanha lambança não pode ter apenas um culpado. Só pode ser resultado do conjunto da obra _ da absoluta falta de unidade na aliança, da falta de um projeto político, da escolha de um vice desconhecido e desastrado, da indigência dos discursos e das propostas do candidato, do cheiro de mofo do programa de televisão.

O que aconteceu? Apenas um mês atrás, o Datafolha de 20-23 de julho ainda anunciava um empate técnico (37 a 36 para Serra), alimentando as esperanças de uma campanha que já vinha fazendo água, como apontavam os outros institutos de pesquisas. 

Não aconteceu nada de importante para justificar esta violenta inversão da curva do Datafolha. Como era de se esperar, o diretor do instituto, Mauro Paulino, colocou a culpa no horário eleitoral que entrou no ar esta semana.

“Palco da TV explica disparada de Dilma”, diz a manchete da Folha sobre a nova pesquisa. Se é só isso, me desculpem, mas não dá para entender. Foram ao ar até agora apenas dois programas dos candidatos à presidência da República, na terça e na quinta, justamente quando os pesquisadores do Datafolha já estavam nas ruas entrevistando os eleitores.

Ao esconder sua principal liderança, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e tentar, já no despespero, ligar sua imagem à de Lula, Serra comete o desatino de não só não tirar votos de Dilma como o de perder aqueles dos tucanos mais fiéis.

Na marcha batida para o abismo, o candidato da oposição sofre mais com o fogo amigo do que nos embates com sua principal adversária. Se nem o presidente do PSDB, o pernambucano Sergio Guerra, quis usar a imagem do candidato tucano em sua campanha para deputado federal, que tipo de fidelidade se poderia esperar dos outros? Serra escondeu FHC e os candidatos da aliança demotucana esconderam Serra.

É verdade que o programa de Dilma, comandado por João Santana, dá de 10 a 0 no programa de Serra, sob a responsabilidade de Luiz Gonzalez, tanto na forma como no conteúdo, mas isso  é muito pouco para explicar uma diferença tão grande entre uma pesquisa e outra no espaço de apenas quatro semanas.

O que tenho escrito aqui, desde o início da atual campanha eleitoral, não é muito diferente do que leio em colunas e blogs não engajados, que procuram lidar apenas com os fatos, não com os desejos. Depois de alguns atropelos no início, como registrei aqui, a campanha de Dilma se aprumou, botou ordem no comando, no discurso e na agenda, enquanto a de Serra se desmanchava no ar.

Não é preciso ser nenhum gênio da política para constatar que, a esta altura do campeonato, como o próprio Datafolha já admite, a eleição poderá ser decidida no primeiro turno. A tendência natural é Dilma subir e Serra cair cada vez mais até o dia 3 de outubro, por mais que alguns coleguinhas não se conformem com isso e ainda se esforcem para negar o óbvio.  

Encontrar os culpados por esta situação adversa parece ser agora a única ocupação dos apoiadores de uma campanha sem rumo, que pode jogar a oposição numa crise sem precedentes. Já se sabia que seria difícil derrotar uma candidatura, qualquer que fosse, apoiada pelo presidente Lula, com seus quase 80% de aprovação popular, mas ninguém poderia prever que a corrida eleitoral se transformasse neste passeio sem muitas emoções.

Só não vale culpar o Lula. Há muitas formas de se ganhar ou perder uma eleição. Serra escolheu a pior.

236 thoughts on “Tucanos agora buscam culpados

  1. Tenho 60 anos e voto no PSDB desde sempre. Mas concordo totalmente com sua analise. A candidatura Serra não tem um projeto politico e muito menos um discurso. Se contrapor a uma bonança economica exige uma competencia que o PSDB nacional não tem. Nào faz sentido culpar o Lula, a Dilma , o uso da maquina publica etc. Reconheçamos a derrota e vamos construir uma oposição verdadeira, demnocratica e eficiente.

    1. Ribeiro,
      Parabéns pela lucidez de seus comentários. Já votei e fiz campanha pelo PSDB, porém, a escolha do modelo de Estado (mínimo) me fez repensar os meus votos. Há que se ter o projeto factível para convencer os eleitores em quem votar, e bem ou mal o gov. Lula conseguiu melhoras maiores para os mais necessitados deste país.

    2. Sim concordo Com a correta colocação de Jribeiro.
      Tenho 45 anos e já votei e fui cabo do PSDB, mas como disse Jose Rooberto o Estado minimo que o PSDB prega só funcionaria em um pais com população rica como Noruega, Dinamarca, e etc. Privatizar tudo, Pedagiar tudo e deixar a conta para a população não é cabivel nem em São Paulo.
      Oposição é necessária e muito boa na política, espero que os antigos saiam do palco e que os novos achem um caminho melhor de fazer oposição politica no Brasil.

    1. Jean,
      O Datafolha não fraudava suas pesquisas, apenas trazia alguns viezes que não conseguiria sustentar. Afinal a preferência da Folha pelo Serra é descarada.

  2. Caro Kotscho.
    Desde o ano passado já era previsível o crescimento da candidatura continuista caso a economia continuasse bombando. É o que está acontecendo. E é, exatamente, nesta perspectiva que, desde há muito tempo temos insistido em confrontar programas com a legalidade. Nunca a Constituição foi tão citada como nos últimos meses. E, sinceramente, valeu. Valeu muito!
    A candidata Dilma tem, diuturnamente, feito uma verdadeira pregação de fé no respeito às leis e, tem dito claramente que, não tolerará, em seu governo, afrontas à legalidade, inclusive pelos ditos movimentos socias, contumazes desrespeitadores das leis em vigor.

    Se há, ainda, quem duvide de tais premissas, é bom lembrar da aliança com o PMDB que, na vice-presidência e com maioria no Congresso governará de fato. A retirada do programa de governo do PT, onde se dava ênfase à propostas radicais foi um evento emblemático, pois demonstrou-se claramente o peso do PMDB no governo.

    Do mais, só nos resta torcer para que Dilma cumpra as promessas de investimento forte na saúde, educação e segurança pública. Isso feito, que seja bem-vinda. O resto é resto…

    1. É justamente a força de Themer dentro do PMDB o maior partido do Brasil q me dá receio de Dilma NÃO governar. Dilma até a idéia mirabolante de Lula transformá-la em cadidata a presidente era apenas uma funcionária pública, uma ministra como tantos, já Thermer e o PMDB tem um peso enorme, inclusive de tirá-la do cargo(vide caso Fernando Collor)

    2. Mais uma vez tenho que concordar com o RK e faço minhas as palavras do JRibeiro.

      Os irmãos siameses, PSDB e DEMO, não tem competência pra fazer oposição. Não sabem organizar campanha politica com todo o dinheiro do DEM e apoio da Rede Globo, Folha de São Paulo, Estadão, etc…

      Arranjar um vice pro Serra foi um parto.

      Como querem governar ?

    3. Luiz Carlos Velho, está ótimo ver sua evolução. Primeiro só críticas à Dilma. Depois complacência com a Dilma. Agora esperanças na Dilma.

      Veja suas palavras :

      “Só nos resta torcer pra que Dilma cumpra….”

      Parabens, Luiz Carlos.

      Até Serra se rendeu ao metalúrgico a ponto de brigar na justiça pelo direito de ser Lulista.

      Luiz, não se ofenda. Mas está ridiculo essa bajulação.

      Eu não mudei o que penso do Arruda, Alckmin, Yeda Crusius, Sebastião Roriz, FHC, pedágios, privataria, etc….

      Tenha uma ótima semana, petista Luiz Carlos Velho.

      Vai votar no Mercadante tambem ?

      Luiz, existe algum risco de Serra exigir na justiça o direito de ter Lula como vice ?

  3. tudo bem, a pesquisa mostra Dilma na frente,só q ñ conheci ninguém ainda q vote nela, vai q meu círculo de amigos pensam ou moram num país de verdade.Essa história de Serra usar uma imagem de arquivo ñ vejo nada de mais já que o presidente do Brasil é uma figura pública e se um candidato pode usa logo TODOS PODEM!Se o PT com Dilma realmente ganhar será muito ruim para democracia, a alternacia no poder é relevate para a saúde democrática.Temo a desgovernacia q pode tornar o Brail com Dilma sem experiencia governamental, um Pt sem Lula. Ganhar uma eleição não indica vitória!Veja o caso Collor na década passada. Dilma não convese, é um produto, seus votos são o de Lula e todos sabem deste fato. É PRECISO REATIFICAR: LULA NÃO É CANDIDATO! DILMA, SERRA,MARINA SIM SÃO OS CANDIDATOS POTENCIAS E É NELES QUE SE DEVE VOTAR!!!

    1. É por causa de mentalidades pequenas como a sua que não temos oposição inteligente no Brasil. Pessoas que vivem num mundo isolado do resto do país. Você fala de continuísmo, mas tem cara de eleitor do Alckmim em SP. Espero, sinceramente, que a Dilma faça um bom governo, mas sobretudo que tenhamos um parlamento de melhor qualidade do que o que elegemos nas últimas eleições, que fiscalize e cobre ações do Executivo, e não se venda por cargos, favores, etc…

    2. se for seguir esse seu raciocinio ja passou da hora dos paulistas trocarem essa porcaria de governo q temos ha 16 anos. psdb) ou essa maxima só vale para o PT?

    3. Noutro dia, uma comentarista aqui mesmo também disse que lá no SUL onde mora, também não conhecia ninguém que votasse na Dilma. Eu disse a ela e que já sabia onde ela morava: no SUL DA ARGENTINA, OU SEJA NA
      PA-TA -GO-N I-A. Acho que voce é vizinho dela. Eu digo mais: se está tão preocupado com a eleição de Dilma (a qual tem experiência administrativa de sobra, já que é Ministra há oito anos, e foi escolhida entre todos os demais ministros) já que está preocupado, vai morar na patagônia também…..

    4. ” Se o PT com Dilma realmente ganhar será muito ruim para a democracia, a alternancia no poder é relevante para a saúde da democracia”, Eu não entendo como quem diz isso sobre o Pt, vota há 20 anos ou mais no PSDB em Sâo Paulo. O que era bom este partido estragou, o que devia ser feito não fez. Ninguém merece mais 4 anos com esse partido. Deus me livre e guarde.

    5. Chorumelas de DEMOTUCANOS com viés de VERDE. Fico imaginando se ao final do segundo mandato de FHC, ele tivesse a aprovação que LULA tem, não teria mudado mais uma vez a Constituição. Sinto um ar de “PAPAGAIO” do PIG no que leio neste comentário. Só se for REATIFICANDO mesmo que Dilma vai promover a DESGOVERNANCIA Tenha PIEDADE Senhor, afinal é um simples MORTÁ QUI DEVI TÊ ISTUDADO NAS ISCOLA DE SUMPAULO.

      HORAS BOLA FERNANDO PRADO

    6. estou na outra via então, já conheci muitas pessoas que vão votar na Dilma como conheci poucas pessoas que vão votar no Serra e na Marina. Te liga.

    7. Caro Fernando,

      Em primeiro lugar: Eu voto em Dilma!!
      Mas o que te dizer é que alternância de poder pode até ser saudável, mas não quando um governo se dedica ao povo, construindo uma economia sólida, e procurando dar uma maior atenção aos menos favorecidos, e sua alternânca for a subserviência aos interesses externos em detrimento ao bem estar do povo. O governo do PSDB, com sua política de estado mínimo, propiciou a criação de menos de 1,5 milhôes de empregos com carteira assinada em oito anos (menos de 200 mil por ano). Lula, com a participação da Dilma, vai chegar muito perto, se não ultrapassar, a marca de 15 milhões de empregos (dez vezes mais!!) Só isso já seria suficiente para votar em Dilma de olhos fechados!!
      O mais curioso desta campanha é que em 2002, Serra que ainda não tinha sido nem prefeito, nem governador (mas já mentindo sobre ser criador dos genéricos, do seguro desemprego e ser formado em economia) pode concorrer à presidente, apoiado na experiência de ter sido ministro do governo de FHC, e agora diz que Dilma, com a mesma experiência de governo, além de ter sido secretária de finanças na Prefeitura de Porto Alegre e secretaria das Minas e Energia no RS (quando que evitou que o estado fosse sócio do apagão de FHC), não está preparada. Sem comentários, não é.

      Atenciosamente,

      Jonas Aguiar

    8. Paulistas são inteligentes, não querem trocar o PSDB q a 15 anos governa muito bem o estado pelo PT de corrupção, loteamento, dindin na cueca entre outra maracutaias. O estado do RJ sofre com o governo estadual em todosos sentidos, gostaria de que um paulista fosse o governador para q tivesemos um desenvolvimento maior. Um só exemplo: compare o metro de SP com o do RIO. Lamentavel.

  4. O marketing do PSDB é digno de dó.

    Subestimam a inteligência do povo brasileiro, com idiotices do tipo: Trocar José por Zé, Alckmin por Geraldo, favela fake e a aberração de usar Lula na TV. Como se isso tornasse o José Serra um candidato popular, como se fosse preciso isso.

    A questão era mostrar Serra alguém preparado e de nobres valores. E não um oportunista e um candidato que não acredita no discernimento do povo brasileiro.

    Também ao longo dos 8 anos fizeram uma oposição totalmente preconceituosa e burra, perdendo quase todos os debates perante a opinião pública.

    É um conjunto de caciques que visam apenas seus interesses regionais, sem nenhuma unidade, sem projeto de país, e muito menos um partido vivo e democrático. Apenas uma sigla.

    E é fácil de prever os próximos passos. Serra e parte da Imprensa despejaram muitos dossiês, muitas acusações e arrisco dizer que a diferença só tende a aumentar e além de perder feio esta, já começaram a perder a próxima.

    Eles não aprendem.

    1. gostaria de perguntar o seguinte: quem elabou o Plano Real? Criou bases para a planificação economica? Quem assumiu um país totalmente instável e vunerável? o Pt ou PSDB?! é uma pena q muitos tem a memória tão curta! Olha, ignornacia ptista me impede de votar no pt apesar de admirar Lula(o Brasil não foi inventado em 2003).

  5. respeito e muito o caro jornalista deste blog, todavia a alma ptsta deveria ficar de lado em suas análises, infelizmente é percebível a indução partidária e contraditória com cronicas anteriores.

    1. Só para lembrar, se o PSDB pegou o país instável ou vulnerável, a culpa deve ter sido do ministro da fazenda do governo Itamar, um senhor chamado Fernando Henrique!!
      Já Lula pegou um país sem reservas, (que haviam sido torradas para manter o dólar = 1 real e assim garantir a reeleição de Fhc; devendo mais de 40 bilhôes de dólares ao FMI, com sua produção industrial semi destruída (navios, plataformas, automóveis, radares do projeto SIVAM, roupas, tudo era importado), e transformou o país, com a ajuda de pessoas como a Dilma.
      Realmente, muitos tem memória curta!!

    1. Fernando Prado, a Vanusa está no mesmo século que eu, voce e Serra que se declarou de esquerda, vacilão.

      Lógico que só otários acreditaram na lorota do Serróquio.

  6. Dias atrás conversei com um senhor de São Paulo e ele me disse que não votava no Serra de jeito nenhum. Mas São Paulo endeusa o Serra, o Alckmin, perguntei. A educação e a saúde parecem ser a melhor do mundo. Pelo menos é o que eles passam. Este senhor me disse que não é verdade. Creio que o projeto do Serra começou errado. A sua turma não é boa politicamente. Outro dado. Penso que o PT não emplaca em São Paulo porque alguém cometeu algum erro, no que diz respeito ao governo. O Serra vai mal também na classe dos professores. Creio que eles não vão votar nele pelo que fez e como tratou os responsáveis pela educação. Agora ficou certo, a Dilma leva no primeiro turno e com ampla vantagem.

    1. Se vc sair de Sao Paulo vai ver quea coisa anda muito pior! Talvez, realmente o pt entenda mais de política em fazer união com judas e o PSDB entenda mais de admistração!
      Dá uma andadinha pelo Rio e vc se encantará com Sao Paulo!

    2. Caro Antonio Carlos. Creio em algumas hipóteses para tentar entender esta teimosia dos paulistas (eu sou paulistano) em eleger aqui o PSDB. Acho que eles fizeram uma imagem, como uma grife: partido moderno, antenado com o que se fazia no exterior ( cresceram com o neoliberalismo). Todo mundo bonzinho, estudado na USP, o sonho de qualquer classe média. Uma das muitas experiências de combate à inflação, que à época nos aterrorizava, deu certo. Daí viraram os superheróis. Os paulistas ainda consomem PSDB como se fosse a grife chique. Só que o produto é ruim, descolou da marca e da embalagem. Paulistas ainda vivem do passado…Nem tudo copiado, funciona exatamente como o original e às vezes nem o original funciona. Até os americanos e europeus estão aprendendo com LULA.

  7. Eu acho que a campanha do Serra está equivocada em ficar falando apenas de termos tecnicos e numeros.
    O povo não se preocupa com isso. Apenas os mais intelectualizados entendem toda essa estoria de numeros, mas esses já estão definidos.
    Para conquistar os que não entendem disso, ele precisa mudar o discurso e falar sobre a personalidade de cada um. Mostrar quem é e foi a Dilma. Quais os ideais que ela pregava. Quem é a Dilma atras das cameras e sem o seu mestre. Ai o eleitor vai poder analisar e aposto que essa lavada vira de lado.

    1. Henrique,

      A Globo tem feito isso (vide a revista Época), e angariado muitos votos para a Dilma.
      Que ideais ela pregava: Democracia, Liberdade para o povo, combate à ditadura militar, como aliás. alguns do PSDB; exemplo, do Aluysio Nunes, candidato a senador por São Paudo, que fez parte do governo de FHC e do governo do Serra em São Paulo, e que também participou de grupos que combateram a ditadura. Um exemplo de coragem, como a Dilma. Pessoas que colocaram suas vidas em risco para defender a democracia!! Tem mais alguns, mas parece que o PSDB não sabia…

  8. Parabens Ricardo, pela reportagem como sempre, certíssima. O engodo dessa campanha desastrada começou com a indicação dessa coisa abominável chamada Serra. O PSDB foi favorável a esse desastre melancólico permitiu que nem prévias ouvessem para a indicaçao dele. Logo depois sairam atrás de Aécio para apoiar e sair como vice de Serra. Mordem e querem assoprar em seguida. Não adiantou o assopro. Começa então uma cassada para substituir a candidatura de Aécio, fechando com Arruda. Esse, que seria cassado, renuncia e é desistido para vice. Aí vem a temporada de especulações e ningume quer. Fala-se em Álvaro dias de manhã e lança-se Indio. Fazem o indio abrir a boca e sai um monte de bobagens, acompahando o raciocínio de Serra, acusando e não provando nada. Depois, poem o Inidio no freezer e o deixam afastado. Ai volta a história de dossiês, agora contra Eduardo Jorge. Não provam nada. Volta a carga da falta de experiência política de Dilma e esquecem de sua competência administrativa, tanto no governo municpal do RS e estadual e mais, como ministra de minas e energia e ministra chefe da casa civil. Que faz o Serra? Menospreza e coloca defeito e reduz tudo feito pelo governo Lula. Ai vem a novela FARC´s. Novamente falam, esbravejam e não provam nada. Vem a história de loteamento e o Serra esquece de olhar para o próprio umbigo. O governo de SP possui um número maior que o governo federal de cartões corporativos, CPI sufocada por ele em SP. O dito loteamento em SP ocorre com laranjas e terceirizações sempre ganhas pelos mesmos. Para finalizar, o desastrado e cologa de Tiririca, marreta o goveno Lula e a Diulma de dia e a noite cola sua figura orrenda a Lula dando a entender que continuará o governo Lula, querendo induzir o erro ao povo. É vergonhoso e trágico suas atitudes e desse partido. Hoje o Datafalha é obrigado a reconhecer a diferença já divulgada pelo IBOPE, Vox Populi e Sensus. O funeral já estava em andamento e agora será fechada a tampa. DILMA 13 !!!!!!!

  9. Boa tarde, Ricardo!
    Justifico minha ausência por aqui pois estive por uns tempos em face de Thanatos. Mas, tudo bem, ele me concedeu uma trégua…
    Parebéns pela lúcida análise!
    Creio que a oposição deve fazer um mea culpa rígido, com o intuito de criar uma nova ordem política, passando a limpo o modelo político brasileiro crivado de canastróes.
    Nesta campanha ninguém é “oposição”, todos querem um momento no barquinho do lulismo, já que não é um bom negócio apedrejá-lo.
    Por outro lado, se a campanha da candidata Dilma foi capaz de aprumar, botar ordem no comando, no discurso e na agenda, o que não fará no exercício da Presidência?
    Se eleita, espero que faça muito, pois, há muito a fazer. Só um exemplo: estamos devendo o tal de saneamento básico em todo Brasil.
    Saneamento básico está na fala de todos os candidatos, há muitos anos, e que coisa mais difícil de se realizar! É porque fica em baixo da terra e ninguém vê?
    Agora para finalizar, uma sentença jocosa, ouvida da boca de um velho desembargador do Rio Grande admirador do falecido Leonel Brizola e que retrata o atual momento do candidato do PSDB: “O Serra trocado por m**da é crime contra a economia popular…”
    Abraço a todos e bom fim de semana!
    Sulista

  10. Está muito claro que é impossivel vencer a Dilma continuando com esta linha de campanha.
    Temos que alertar o eleitor que não será o Lula que irá governar, e que a Dilma não tem capacidade de gerir esta nação quando estiver no poder sozinha.
    procuremos por propostas que façam a diferença.
    Proponho a continuidade com o bolsa família ampliando-o e aumentando o seu valor.
    Isenção de encargos ao empregador que oferecer oportunidade do primeiro emprego ao jovem, por um ano.
    Diminuição dos impostos,aos produtos que compõem a mesa do trabalhador.
    Redução de impostos a importação de maquinas e produtos destinados a investimentos na industria.
    Ampliação do Transporte ferroviário.

    1. Bachega: A questão não é mais a Dilmais – 1ª presidente do Brasil eleita no primeiro turno de forma acachapante, a questão agora é fazer o povo de SP empurar o Chuchu da Opus Dei de volta para debaixo da mesa do Zé dos pedágios onde, obscuro, num cargo qualquer, torcia para que não o descobrissem e nem o associassem ao biruta… O Mercadante tem que soltar o verbo para o povão de SP cair na real…

    2. Jair de Ogum, digo, João Batista, quem lhe deu poder para prever o futuro ?

      Porque não faz como nós ? Já que é impossível prever o futuro, vamos analisar o passado, comparar os governos Lula e FHC e votar no melhor.

      Combinado, Mãe Dinah, digo, General Figueiredo ?

    3. O bolsa família, até o fim do ano passado, era tratado pelo PSDB como bolsa-esmola!!
      Qual era a experiência que o Serra tinha quando se candidatou em 2002? Ministro do FHC. Pra ele era suficiente!!

  11. Tudo já estava previsto. Serra é o sujeito mais antipático que existe, mais dias ou menos dias, sua campanha implodiria.
    Agora só falta acabar com este partido chamado PSDB, tão desrespeitoso com os funcionários públicos estaduais.

  12. O pior erro de Serra é achar que está lidando com o eleitor em 1970, onde, por falta de informacões as poessoas acreditavam em tudo que qualquer candidato falava, por não haver como confirmar de maneira rápida e confiável, as afirmações de cadidatos que sempre se diziam ” perseguidos”. Outro erro de Serra é afirmar categoricamente que dilma fez parte ou se envolveu com as FARC’s, quando fica cláro para as pessoas que tudo que ele quer e faz é o mesmo jogo do passado, quando diziam, Lula foce eleito tomaria parte dos béns das pessoas. Eles continuam com a mesma tática estupída e, para piorar, colocaram um Indio que não é Indio que só sabe fafar besteira. Resultado, Serra e Indio estão caindo do cavalo.

  13. Estou de pleno acordo com sua leitura sobre a oposição, porem quero acresentar o que mais contrubuiu para a dispersão é a arrogancia deles, por não entenderem que o operário mudou o Brasil, o POVO brasileiro para muito melhor que era a oito anos.

  14. Caro Kotscho.
    Fico triste ao ver os tucanos no qual se inclui voce, tentando achar culpados para o passeio que vão levar. A bem da verdade voces estãom perdidos ha muito tempo não da para comparar os governos tucanos com o pt, ainda mais com um candidato que só fala em saude sendo que foram voces que derrubaram a CPMF, no mais voces não tem projeto para nada não apresentam solução para nada como querem ganhar alguma coisa.

  15. Como eleitor, faço apenas uma pergunta:
    Estas pesquisas que colocam a candidata do governo na liderança das pesquisas são verdadeiras?? Apenas faço esta observação. Como todos são adultos e inteligentes, algúem pode me dizer o que diziam certos institutos de pesquisas a 4 anos atrás. Sou gaúcho e constatei que aqui o candidato serra tem uma enorme vantagem. Na minha cidade existe 20 mil eleitores, calcula-se que os votos dados a serra atinjam 15 mil votos, conforme uma pesquisa realizada por um instituto que faz pesquisas de opinião. Por que o IBOPE anunciou empate técnico no RS? Alguém inteligente pode me dizer?

  16. A campanha Serra foi um desastre, claro que foi, mas o grande problema foi ter que enfrentar o grande governo que fez Lula e o PT, qualquer que fosse o candidato apoiado por Lula e por esse governo dificilmente seria batido…o que deve preoucupar a oposição agora é o posicionamento da campanha Serra que os deixa sem discurso, a escolha de não criticar o governo Lula e pior, levá-lo ao horário eleitoral, o colcando como quase um mentor de Serra, afasta até o eleitor que queria uma oposição a esse governo, deixando o caminho livre para abrir um novo tipo de oposição, do qual não farão parte PSDB/DEM…não sei o que o futuro reserva a esse dois partidos, mas dificilmente vão sair sem muitas e muitas chagas para carregarem durante os 4 anos mandato Dilma.

    Sobre a Folha de São Paulo, e o Datafolha, é clara e cristalina o posicionamento de ser contra esse governo, o que preoucupa são as tentativas de golpe a democracia executada por ela, fraudando ficha policial, criando dossiês onde existem cartas, inventando noticias sobre Petrobrás, Telebrás, Banco do Brasil, fraudando um debate presidencial, colocando membros do partido de Serra para fazer perguntas e por fim, manipulando descaradamente as pesquisas eleitorais através do seu Instituto de Pesquisa, o Datafolha.

    É um golpe claro contra a Democracia, tentando de todas as formas eleger o candidato José Serra.

  17. pena que umindividuo como voce .tenha a facilidade de fazer propagabda para este que e a maior de todas as doenças que este pais ja teve…..e voce com certeza me parece.. gostar..de coloborar…com esta epeddemia….

  18. Culpa e das critica, impensadas

    A diferença vai aumentar, mais

    Culpa e das criticas, impensadas falta de explicação nas perguntas feitas, sem responder saindo pela tangente, com outras colocações no lugar da resposta

    Assim como tudo precisa de atualização constante

    Porque as coisas sempre foram simples, como estão sendo agora sempre foram

    Não se ganha uma eleição no bico, e sim em cima do se faz de melhor para população, durante o tempo que e admitido pelos eleitores, no voto

    Usar a imagem não e problema, mas fica mal visto perante a inteligência humana que sabe das coisas no presente melhor que muitos políticos, e isso e mais que uma rasteira de intenções para iludir

    Porem o veneno ficou onde esta, nem saiu do lugar esta dando efeitos colaterais no mesmo lugar, porem o Lula pode dizer, ele esta e eles estão mesmo estando na oposição estão ajudando a eleger uma mulher

    Essa gratidão que os eleitores inteligentes como a gente esta retribuindo admitindo a Dilma, para três missões básicas de baixo para cima para processar os conteúdos que incorpora tudo dando condições de todos progredirem na vida, movendo todas as engrenagens da infra-estrutura

    Estruturar a infra-estrutura básica humana via bolsa que inclui todos os itens essenciais para vida na alimentação na educação na moradia na prevenção que já melhora a segurança a saúde

    De corona seguir em diante

    Construindo portos aeroportos ferrovias, num país como Brasil

    Onde alimento remédio e mais que um plano de saúde, se alimentando ou tomando remédio com produtos dentro do prazo de vencimento, e com um plano de saúde servindo de prevenção preventiva, e viver em dobro

    Gastando menos que a metade, diluindo os custos tirando os vícios dos excessos de tudo

    Não tem segredo ser eleita (o) para ser sindica (o) do condomínio Brasil

    A diferença vai aumentar, mais
    “Dilma tem 47% das intenções de voto, e Serra, 30%, diz Datafolha”
    “Marina aparece com 9%; margem de erro é de dois pontos percentuais.
    Pesquisa anterior mostrava petista com 41% e tucano com 33%”.
    http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/08/dilma-tem-47-das-intencoes-de-voto-e-serra-30-diz-datafolha.html

    Porque a diferença vai aumentar, mais

    Uma executiva da área de construção, esta fazendo uma simulação uma vez por semana por minha sugestão, com se fosse à eleição com seus colaboradores

    Essa pesquisa apontou 59% Dilma e próximo de um empate técnico no segundo e terceiro lugar, essa eleição poderá ser finalidade pelos eleitores num patamar de 60% com margem de erro 5% para baixo e 5% para cima a favor de quem vão admitir

    Nunca na historia desse se construí tanto nesse país como se construí agora e muito mais o que vai ser construído, em todas as direções

    E preciso fazer uma reforma política urgente, com apenas os seguintes dizeres para concorrer ao um

    Cargo político do menor ao maior cargo, exigência mínima ter concluído uma faculdade seguida de uma especialização escolhida, fazer a inscrição para o concurso político, para ganhar o direito de fazer doutorado para se inscrever na disputa eleitoral

    Nessa eleição todos os eleitores estão de Parabéns, pela inteligência

  19. Até agora Kotscho os seus comentários tem sido objetivos. Mesmo que não se dê enfase nos pensamentos de Plinio Arruda, concordo com o mesmo ao propor o fim do senado federal, o calo de lula e do Brasil. Alguns senadors, falsos representantes dos seus estados, criaram no governo de FHC a CPMF para ajudar o govêrno na saúde. Os mesmo criadores extinguiram-na no governo Lula, com o intuito de prejudicar esse governo. E olhe que todos os governadores eram a favor da cobrança da CPMF, bem como a Câmara dos Deputados. 45 senadores votaram contra a CPFM numa atitude arrogante e irresponsável, como se essa minoria decidisse melhor que os demais. Parece que o povo viu que foi uma maldade e a resposta está sendo dada agora. Em campanha o Serra prometeu aplicar 12 bilhões acima dos valores atuais na saúde. Muita demagogia. De onde ele vai tirar esses valores. Por fim acho que o Data Folha e o Ibope começam a mostrar o pensamento dos eleitores, pois perceberam que não poderiam ocultar por muito tempo a verdade.

  20. “Tucanos agora buscam culpados”
    Eu respondo quem, quais são e por que: FHC, DEM, SERRA e as mentiras maliciosas. O povo do Brasil durante o governo Lula aprendeu a diferenciar um político de outro. E a muito custo apreendeu também a diferenciar partidos. E em se falando de partido na concepção da palavra, eu como membro do povo só vejo o PT, que me desculpem os outros, inclusive o meu, que não é o PT.

  21. Eu até queria votar em uma alternância de poder. Sou da classe média paulista e queria ver outro presidente que não fosse do PT, e sim num Jaime Lerner ou um Ciro Gomes.. Mas está difícil votar em outro candidato, pq a oposição lança como candidato alguém do PSDB, principalmente o Serra ou Alckmim. O lula não foi o presidente ideal, mas os números apontam que foi o melhor Presidente de todos os tempos, mesmo considerando a era do JK e GV. E o bom do Lula e do PT é que eles não governaram para a elite paulista (ao qual me incluo) e sim para os flamigerados do Nordeste e Norte, ao qual achei ótimo. Nós da classe privilegiada de SP temos que ser menos egoistas e bater palmas por quem fez alguma coisa realmente pelos pobres do Brasil. Outro fato que não voto em candidato do PSDB deve-se ao fato deles entregarem o Estado de SP às construtoras que são as donas dos pedágios que sangram o bolso dos paulistas. Não sou contra os pedágios, mas desde que fosse cobrado pequenos valores para a manutenção das rodovias (máximo de R$ 2,00) e que o Estado arcasse com restante do custo. Para que serve a grande quantidade de impostos que pagamos? Tb não podemos esquecer que a segurança, a saúde e a educação em SP, no governdo do PSDB, é muito ruim. E é por essas e outras que sempre vou votar no PT…e que sempre o PSDB não vai ganhar o posto maior do comando do Brasil.

    1. Fica uma grande lição aos grandes veículos de informação, a informação manipulada tem seus reveses. Na falta de sustentação ou inverdades, dependendo de como é contada a estória, esta mesma se perde na história. Pois o tempo é o senhor da razão. Explica o inexplicável, com dados concretos. Assim sendo paulista e paulistano com orgulho, vejo o que o PSDB, fez com o ESTADO DE SÃO PAULO um estado pujante, em estado coadjuvante. E lá se foram 20 anos. Mas parabenizo o meu BRASIL, pois cresceu como nação apesar de todos os desmandos políticos, de qualquer partido, e abriu oportunidades a outros estados brasileiros a crescerem e provarem sua pujança, quem cresceu foi o BRASIL, a parte mais importante. A nossa suposta ELITE, da qual também faço parte, viu através de uma outra ótica, que é possível crescer, mesmo sob o comando de um suposto ” analfabeto “, sociedade Elitista que não consegue sair do salto alto. Então fique registrado na História que o PSDB, em seus gloriosos 8 anos de governo, tratou o BRASIL como quintal de empresas multinacionais sem benefício nenhum ao povo brasileiro e um PLANO REAL implantado pelo ex presidente ITAMAR FRANCO, pois somente com autorização de PRESIDENTE seria possível e não um ministro de qualquer pasta teria sido implantado. A História pode ser cruel, mas é mais realista. E felizmente o meu BRASIL cresce a passos largos, um povo que está vendo sua auto estima cada vez melhor, independente e auto suficiente.
      Então a lição é ter VISÃO de futuro, é o que faz diferença nas lideranças de qualquer segmento da sociedade.

    2. Resende SP não disse: Que o Lula governou também para a elite, veja os lucros dos bancos, da indústria e do comércio. Bate com o efeito do slogan: “Brasil um país de todos”. O que o JK:”50 anos em cinco”, não aconteceu. E Lula, 20, 30, 50,100 e em toda a história do Brasil, sim em 8 anos. Não se precisa falar mais nada, e a continuidade disso só pode hoje ser com Dilma.

  22. Concordo com a análise e comentário de jribeiro, a campanha de Serra vai de mal a pior, não por culpa dele e sim pelo partido e suas coligações, aqui em Feira de Santana-Ba tem mais de 500 mil habitantes e não tem sequer um comitê do Serra enquanto dos candidatos a deputados da cidade existem inúmeros e Dilma nem sei quantos, nem o prefeito que é do DEM apóia Serra, vou votar nele, mas se o PSDB quiser ganhar uma eleição daqui a 20 anos vai ter que se reformular desde a base.

  23. “O que tenho escrito aqui, desde o início da atual campanha eleitoral, não é muito diferente do que leio em colunas e blogs não engajados, que procuram lidar apenas com os fatos, não com os desejos. Depois de alguns atropelos no início, como registrei aqui, a campanha de Dilma se aprumou, botou ordem no comando, no discurso e na agenda, enquanto a de Serra se desmanchava no ar”

    Caro Ricardo

    Lembro qdo vc escreveu sobre os atropelos da campanha da Dilma. Discordei na época e discordo até hoje. Tais atropelos só existiam e existem até hj nas matérias da mídia corpotativa e golpista. O tal PIG. O problema é q vc considerou apenas o q sai nas colunas e blogs engajados com Serra _ Mainardi, Josias, Noblat, Veja…- onde se lê apenas os desejos deles. A realidade é outra, o Brasil é outro e essa turma não se convence disso. Eles não mandam e nem mandarão mais no povo. Continue lendo os blogs e colunas não engajados. Faz muito bem. Eu faço isso. Leio inclusive o Eduardo Guimarães, aquele q discordou de vc. Admiro muito vc e seu blog. Abraço e Dilma 13, Com pelo menos 13 governos que nem o de Lula o Brasil será o melhor país do mundo.

  24. Ricardo, eu acho que a folha não pode mais esconder a pesquisa real, ela fez de tudo para ajudar o Serra, mas como vc bem disse ele meteu os pés pelas mãos ao se colocar ao lado do Lula na televisão, até os aliados estão caindo fora. Dilma no primeiro turno como eu disse desde o começo.
    Bjs

  25. A vitória da Dilma ou de qualquer outro poste começou a ser desenhada desde que Lula assumiu a presidência. Sem oposição e com todos os sindicatos trabalhando a favor, o governo não teve qualquer dificuldade em alcançar resultados exitósos, principalmente, nas camadas mais pobres e menos instruidas da população. Não tivemos greves e mais greves que antes paravam o país, nem badernas organizadas pelos sindicatos. Antes, o país era, praticamente, ingovernável. Depois, passou a ser “ceu de brigadeiro”. Nem o maior escândalo dos últimos tempos, o famoso mensalão, foi tratado pela dita oposição da forma que merecia. Tivesse acontecido em qualquer outro governo, há muito que o presidente de plantão, o Ali Babá no caso, já estaria na cadéia. Assim, sem nenhum problema pela frente, o presidente Lula foi construindo o futuro, não do país, mas o do PT, cujo projeto muitos conhecem, mas poucos falam. Dividiu a nação em “nós” contra “eles”, discriminou os “ôlhos azuis”, transformou-se no “pai dos pobres” com o Bolsa Família, subverteu o “quanto pior, melhor”, alardeou o “parece que tem gente que torce contra”, antes praticado por ele próprio e tornou-se popular. Qualquer bobagem que fala não choca mais ninguém (efeito “teflon”), mesmo quando declara não haver neste país nenhum ser humano mais honesto, mais íntegro, mais justo do que ele.
    Como diz a máxima que “cada povo tem o governo que merece”, estamos prestes a protagonizar o inacreditável: eleger para o mais alto cargo da República, uma “boneca” rebelde”, a quem maquiaram, ensinaram a falar, treinaram para aparecer em comícios e programas de rádio e TV, ou seja, uma verdadeira “farsa”.
    Esqueceram de dizer que, caso eleita, quem governará o Brasil será ela, a “farsa”, e não o presidente Lula – pelo menos é assim que deveria ser.
    Triste povo, o nosso…

    1. Carlão: Quem fez favela cenográfica para programa eleitoral… quem inaugurou festivamente maquetes… quem falou bobagem sobre bobagem a cada vez que abria a bocarra… quem perdia o controle ao ser contrariado por algum jornalista… quem… Carlão já viu de quem se trata: dele, o Zé (assumiu que é o Zé) dos pedágios, do rouboanel, dos ames hospitalares, da sabesp deteriorada, do repasse da Caixa… o cara é perigoso demais, imagine à frente de uma nação sofisticada no cenário mundial como o é Brasil de hoje. Carlão, a ele, aposentadoria e esquecimento.

  26. Acho que este processo eleitoral ainda está no começo e ainda não se definiu.
    É bem possível que após mais dois debates na tv a coisa
    comece a tomar rumos definitivos.

  27. Boa tarde Ricardo, gostei muito do seu comentaria, é isso que todos nós estavamos esperando acontecer é claro que a Dilma tem melhor condiçoes para overna esse pais, o Brasil nao merece o retorno do psdb e seus capangas. a vitoria é certa do dia 02 de outubro. um forte abraço

  28. O staff tucano-demo cometeu muitos erros e agora paga caro por eles. O maior desses erros, em minha humilde e franca opinião, foi ter preterido Aécio em favor de Serra, pois o primeiro, típico político da escola mineira, tem um perfil apaziguador, graças ao qual consegue fazer oposição ao governo Lula e, ao mesmo tempo, entender-se bem com ele, perfil esse que seria muito mais adequado para enfrentar uma adversária lastreada na imensa popularidade de seu padrinho político e no bom momento da economia brasileira.

  29. O Serra e o PSDB paulistsa não tem projeto para o Brasil, e sim para eles próprios. Se pensassem no Brasil, em chegar ao poder, lançariam o Aécio candidato e não o Serra. O Aécio poderia ganhar a eleição, pois fecharia com São Paulo e Minas. Felizmente, eles foram burros e intransigentes. Viva Dilma!!

  30. Sr. fernado prado, se és de SP, lembre-se que o psdb está
    no poder há16 anos, então pergunto, aí tem saúde domocrática? Se estás feliz com o governo de seu estado, porque o povo brasileiro não pode ser feliz com Dima no poder? Dilma é guerreira, quem venceu um cancer
    está preparada para vencer qualquer desafio. É Dilma no 1º turno.

  31. Essa campanha para presidente está totalmente desiquilibrada, pois de um lado está a Dilma ancorada no presidente mais popular da história do país e com toda legitimidade, pois ela fez parte do governo desde o início e por outro lado um candidato totalmente perdido procurando desesperadamente se aproximar do presidente a fim de tirar vantagem (dada sua alta aceitação), não assumindo o papel que lhe cabe que é de oposicionista. O fato é que o PSDB é ruim de governo. Com exceção da estabilidade da moeda, o governo FHC foi um desastre total. É bom lembrar que o real foi criado no governo Itamar, FHC era ministro da fazenda. Tem razão os coordenadores e marqueteiro da campanha tucana ao esconder FHC, pois a marca do seu governo foi a chamada “privataria tucana”. O discurso da oposição de que a Dilma não tem experiência, é o mesmo usado contra o Lula em 2002 e vejam no que deu…venceu 2002, se reelegeu em 2006 e pelo andar da carruagem derá DILMA2010.

  32. Graças a Deus que serra ta atraz das pesquisas ele e os tucanos não podem ganhar mais nada na vida publica pois fernando henrrique deixou os bancos quebrarem os pequenos comerciante quando deixou que fosse cobrada na justiça juros indexados como a cardeneta de poupança faz ,e privilegiou as grandes empresas so que se esqueceu que sem os pequenas empresas o brasil emperra e o serra continuou quebrando os pequenos com esses pedagios altissimos onde so honera os produtos, sabe porque os pedagios são caros e porque todo mundo ganha, pq a praça de pedagio so ganha 1,10. E se filiar ao dem onde o arruda era partidario isso foi um tiro no pe pois um ladrão daqueles so poderia trazer isso baixa nas pesquisas.(e olha a semelhança fisica entre o serra e o arruda) .

  33. O problema maior do Serra é que ele tentou governar S.Paulo e não conseguiu, não tem nada que ele fez de bom em S.Paulo para que possa mostrar para os eleitores do Brasil, agora vem com um discurso idiota que vai fazer isso e aquilo no Brasil e pensa que os eleitores caem nessa, não fez em S,Paulo vai fazer no Brasil??

  34. O PSDB não aprende mesmo. Continua com campanhas pífias e o que é pior, elogiando o adversário. Era hora de usar todas as armas denunciando a bandalheira, ou melhor, falando a verdade sobre este governo que aí está. Mas não, ficam cheios de pudor, cometendo erros primários de campanha. Merecem perder feio!!!

  35. Realmente, seria uma tarefa muito dura contrapor-se`a um governo tão bem avaliado pela população. Mas a coligação PSDB-DEM cometeu tantos erros que acabou se desqualificando sòzinha.
    Espero que um possível crescimento da bancada petista no Congresso permita um próximo govêrno menos dependente de alianças oportunistas.

  36. Olá Ricardo. Leio sempre seus comentários. E parabéns, sempre!!!
    Acho que o culpado maior é um metalúrgico, sindicalista, semi-analfabeto, sem experiência, que segundo os mãe-Diná DEMOTUCANOS E CIA propalavam desde 1999. A desorientação é tanto que não vejo os discussos raivoso de José Agripino, Atur, Tasso, Freire, Guerra e outros. E quando o fazem é por desespero. Tasso, no Ceará tem grandes painéis espalhados de metro em metro, sozinho ou com o testa-de-ferro que escolheu para não ter que pedir voto pra Lúcio ou Cid. Guerra saiu candidato a federal por não ter como ser reelito nas costa de Jarbas e Marciel, como foi em 2002. Freire, Mudou o domicílio, por que hoje teria dificuldade de ser eleito vereador do Recife.

    É por essas e outras que digo: POR AQUI TÁ TUDO AS DILMARAVILHAS! e POR AÍ? TUDO 13. Falaí Kotscho.

    P.S. Ajude a divulgar essa marca aí (frase) Adesivei no meu carro. Depois mandopra você.

    Um forte e caloroso abraço.

  37. Dá-lhes Dilma! Mostra pra esses tucanos sem pena que o Brasil é outro. Mostra pra eles que não vivemos mais na idade dos senhores dos feudos. Mostra que o povo não vive mais de esmolas e Brioches!

  38. Não esqueçam que existe uma Globo, e uma veja, que são capazes das maiores canalhices ! já tivemos muitas tentativas de golpe, sendo a última a Revista Época…

    O que me conforta e saber que estamos mais preparados para ignorar esses golpes. Dossiês, terrorismo e eu não sei mais o que vão inventar. O certo é que diante da falta de credibilidade desses veículos, não terão mais êxito nesses golpes.

    Quanto ao uso da imagem do Lula…isso é muito humilhante para o Serra e para sua militância nos blogs. Combatem, xingam, menosprezam e agora começam achar um meio de tornar legítimo essa aberração, passando um atestado de quem não tem projetos, e,se os tem, os mesmos não são bos o bastante para convencer o eleitorado. Precisam se apoderar do sucesso (tão antes combatido) do Presidente Lula?
    Minha irmã votava em serra. Ela gosta de gente metida a besta, e diz já está na dúvida se vota num Zé, e ainda por cima “amigo do Lula”.

  39. Interessante verou constatar que essa eleição preocupa todo mundo , e se pararmos para pensar o que mudou nossas vidas nesses 8 anos , de verdade não sei dizer.
    um amigo que ja trabalhou nesse governo escreve em seu blog e podemos ler , como a Dilma vai ganhar e o pior como o Serra esta perdendo. NNao me agrada também votar nele, e vejo que ñao temos candidato , pelo menos eu.
    uma coisa sempre pensei se para nosso pais fosse tnao ruim assim esse governo o PSDB deveria estar mais unido mais forte e com vontade realmente de disputar as eleições para ganhar.
    http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho

  40. Este blog é mesmo um” marco da democracia”. Todos os comentários que faço, por serem contrários ao governo, são censurados e apagados. Por que será?

  41. O balaio do PSDB lembra muito aquele da vovó, onde nada era encontrado, não tinha nenhuma lógica e nem mesmo a vovó ou o vovô ( porquê será que os netinhos estão escondendo o vovô?) conseguem organizar. Antagônico a esse balaio, o do Kotscho tem clareza, é dogmático quanto ao desespero do candidato principal e da aliança demotucana. Evidencia ainda que: se não o candidato, pelo menos a sua equipe demonstra total despreparo, e, no ápice do desespero começa a valer-se de meios, digamos não tanto democráticos, para convencer um eleitor que já procura uma segunda opção. Espero que o nível na propaganda não descambe, pois já assistimos a filmes assim e desagradou a todos.
    A opinião do jornalista não é fundamentada numa alma ptista, como comenta o leitor Fernado Prado, mas sim numa visão experiente e mais de 40 anos de memórias de tudo que já aconteceu neste país. Compactuo com o jornalista,e, nem sou petista.

  42. Muito bem ate que em fim a tucanada foi para o seu devido lugar. Não se trata apenas de uma eleiçao mas sim de de um projeto para governar e isso o pt tem para o brasil nos ultimos quatro anos mostrou isso Dilma dara com certeza dara continuidade e por isso que ela esta na frente nas pesquisas

  43. É talvez a Dilma ganhe a “ eleição “, brasileiro adora apanhar, o que resultara na continuação de um governo populista, regado a muita corrupção.
    E no final o povo dirá ?? !!?? OBRIGADO.

    STALLONE é o cara !!!!

    1. Thunder 45, fique à vontade… mude-se para os esteites… está liberado, vai… ou, quem sabe, pode ser mordomo do Serralho, o famoso zé pedágio… é a tua cara… VAI…

  44. Tragédia tucana era iminente, não há culpados, o que houve foi muito trabalho e competência do lada de lá. Derrota não é só um fato isolado, essa derrota comprometedora comecou a nascer ainda em decada de noventa. aqueles anos ainda estão latentes na memória do povo.

  45. Não sou lulista, não sou dilmista e não sou petista. No entanto, digo em sã consciência que para mim é um alívio saber que o Sr. Serra não irá se eleger. Ficaria mais contente ainda se esta boa tendência apanhasse São Paulo de chofre e o Sr. Geraldo também ficasse a ver navios. O PSDB é truculento, implementa a lei da mordaça, não valoriza os trabalhadores, não admite qualquer oposição. Que se extingua este cancro da sociedade!

    1. Pois é, Marcelo… eu não entendo os paulistas querendo a continuação do Serra… o que está acontecendo com SP? gostam de toda essa maldição que é o governo demutucano por lá?

  46. Boa tarde Ricardo!
    Boa tarde amigos balaieiros!

    Estou muito ocupado nesses tempos, por conta de uma feira em que irei apresentar o meu produto aqui na cidade.
    Portanto, também estou em campanha…
    Quando tenho tempo, leio os posts, mas continuo cansado para comentar.
    Pelo vísto, os 2 mil duzentos e qualquer coisa já sabem em quem votar. Se somados aos outros 2 ou 3 mil vai dar no mesmo. Melhor assim!
    As referências em conhecimento político serão muito bem representadas nas “escolhas” dos tipos que nos representarão. Se forem personalidades “leguminosas”, ou “vegetatívas” de acordo com o gosto do freguês, ou somente para os admiradores “das muié”.
    Quanto ao pleito de São Paulo, uma sugestão para o Lula, é parar de dizer que “está cada vez mais convencído”…quem está convencendo ele??? E precísa? Estranho isso!

    Meu protesto continua, e meu voto continuará sendo NULO, até que algum político “sério” “honesto” e verdadeiramente democrático, venha lutar por esse “pequeno detalhe esquecído da democracía”.
    Porém, isso jamais irá fazer da minha, uma opinião nula, já que também pago meus impostos, e com muito sacrifício.
    Na questão do brasileiro “festejar” esse maravilhoso momento da democracía, eu tenho vísto por aqui algumas moças encostadas em postes com suas bandeiras quase a meio-pau! Dá pra se notar em suas fisionomías a excelente perspectíva que se avizinha.
    Agora tenho que voltar à luta para tentar criar do impossível, o possível, e continuar com os “milagres” para conseguir gerar mais alguns trabalhadores, para que depois algum “filho do Brasil” possa dizer que foi gráças a ele, ou à ela.

    Um grande abraço a todos, e ótimo fim de semana.

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

    1. Robson, voce continua não aprovando o governo Lula. Mas Serra já jogou a toalha e se rendeu aos 13 milhoes de empregos gerados pelo PT.

      Robson, Serra está brigando na justiça para garantir o direito de ser Lulista.

      Robson, voce está suando sangue pra gerar 3 empregos. Pensa que é fácil ? Lula gerou 13 milhoes.

      Robson, sabe porque voce está apanhando mais que bife de pensão pra gerar empregos ? Vou tentar adivinhar :

      Sua empresa fica num estado governado pelos irmãos siameses, PSDB e DEMO, há pelo menos 16 anos.

      Acertei, Robson ?

      Robson, boa sorte com seu produto. Mas se não der certo, mude-se para o ramo dos Pedágios.

      Captou a idéia, Robson ? Pedágios !!!!

  47. A verdade é a seguinte: “Na hora do eleitor votar, não vai ter pesquisas, internets, televisão, jornais, rádios, programas eleitorais. Somente o eleitor e a urna. Só eles dois. E sabe o que ele vai lembrar, o eleitor, dos maravilhosos anos que teve com o Presidente Lula, quanto a vida melhorou para ele e para os familiares, para os amigos, vizinhos e para milhões e milhoes de brasileiros. Fora isso, como o Brasil melhorou. E nesses poucos segundos, antes de votar, ele tambem vai lembrar que a candidata do Lula é a Dilma. A Dilma foi a pessoa escolhida pelo Lula. A Dilma é do governo Lula. Então o meu voto é para a Dilma. Isso, será feito por mais de 80 milhões de eleitores em poucas horas, no Brasil inteiro, de forma patriota, justa, inegável e ao mesmo tempo, de forma coesa. A justiça social que a Dilma e o Lula fizeram em pouco mais de 7 anos e meio. E somente isso é o que importa, o que aconteceu até ali e o que vai acontecer de melhor a partir dali com a Dilma Presidenta e com o Lula junto de nós todos. Parabéns governo federal. Parabéns eleitor brasileiro.

  48. Moro no Rio de Janeiro. mas passarei o Reveillon em Brasilia, para no dia primeiro de janeiro(assim como fiz em 2003) participar da festa de posse de DILMA, e saudosamente despedir de Lula ( O melhor presidente do Brasil até então).
    DILMA 13..(quiçá no primeiro turno)

  49. Caro Ricardo, fiz um comentario no seu blog, quando o Sr. Monte Negro afirmou que o Presidente Lula não conseguiria transferir seus votos para ela, naquela oportunidade afirmei a falta de conehcimento talvez do Sr. Montenegro, agora está refletindo exatamente isto que afirmei., o que está em jogo nestas eleções é a continuidade de um projeto que até agora está dando certo para a maioria do povo Brasileiro.

    1. é isso aí.. perfeito.. O problema é grande parte dos diretores dos institutos de Pesquisa sao brasileiros atípicos, que nao vivenciam as principais agruras da populaçao ou tampouco conseguem captar a aceitaçao dessa mesma populaçao em relaçao a algumas políticas acertadas desse governo. É inegável que p PSDB, de modo geral, nao consegue falar a língua do povo ou tampouco conhecer esse povo. O PT, desta vez com Dilma, dará outra surra em um candidato tucano numa corrida presidencial.

  50. A campanha do defunto a presidencia é uma demonstração inquestionável da capacidade tucana de admininstração. E tambem da capacidade de comando e de agregação do candidato antecipadamente derrotado. Pela demonstração de parcialidade total , este chamado “datafolha” deve um pedido de desculpas a sociedade brasileira e a melhor delas seria o fechamento de suas portas, porque a credibilidade foi pro saco.

  51. Parabéns, Ricardo, por sua análise. A vitória de Dilma tem raízes e vem de longe no tempo. Creio que o resultado que passa por Lula vem de Getúlio Vargas. A direita sempre golpeou cfriminosa e mentirosamente. Golpeou a nação e o povo com a ditadura militar e com os neoliberalismos safados e eletistas. Mas o povo sofreu e lutou para mudar. O povo vem lutando há décadas até que começou a virar com Lula e avançará o processo com Dilma. A direita beberá do próprio veneno e a elite dominante, impatriótica e reacionária terá que trabalhar. Deus é justo e o povo precisa de justiça. Acesse meu blog http://www.padreorvandil.blogspot.com Abraços, Dom Orvandil

  52. Temos um problema de avaliação no Estado de SP, A elite financeira e econômica deste País, que domina os meios de comunicação e demais mecanismos de apropriação de renda. Desde há muito ñ só o datafolha, mas td imprensa paulista éh Demo/Cano e sem a menor cerimônia “insinua” pesquisas na “cara dura” prá ver se cola ? O famoso balão de ensaio, acontece que aos poucos a população brasileira vem mais preparada e percebe que o Brasil reagiu na sua auto-estima. Não votei no PT. Mas SP, há mais de 20 anos, está a parecer o regime feudal da apropriação coletiva dos bens, para o reinado Tucano.

  53. O Ricardo realmente fez uma analise lucida da concistencia do projeto politico do Lula e PT, pega o pais na beira do abismo tendo a mídia sempre e sempre contra, dá a volta por sima, distribui renda, gera empregos e negocios, quando vem a crisenundial onde a mídia e a oposição em vem de buscar soluções, se delirram e tiveram orgamos precoses achando que agora seria sua vez., Lula mais uma vez da a volta por cima, e fica mais forte. Assim a eleição de Dilma ou de qulaquer outro candidato por ele apoiado seria uma barbada, apaenas questão de tempo.

  54. Turma do Serra apela para baixaria sem limites

    Do Correio do Povo, de Porto Alegre – edição de domingo 23
    Suspeita de crime eleitoral leva a busca e apreensão
    Aliciamento está sendo feito na Rua dos Andradas
    MYLENE OLIVEIRA | moliveira.@correiodopovo.com.br

    O Ministério Público Eleitoral (MPE) realizou ontem uma operação de busca e apreensão em um escritório no Centro de Porto Alegre, onde supostamente estaria ocorrendo crime eleitoral e possivelmente a compra de votos. O suposto esquema envolveria o convencimento de eleitores, que estavam sendo convidados a assistir vídeos negativos sobre a história de vida da candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff. Após responder a um questionário, os eleitores recebiam como presente uma caixa de bombons. Os eleitores, que eram abordados na rua e convidados a subir até o 6 andar de um prédio na Andradas, assistiam a seis vídeos respondendo algumas perguntas no final de cada programa. Na saída do escritório recebiam um pedido de reflexão sobre o que haviam visto e que considerassem a hipótese de votar no candidato José Serra, do PSDB. As equipes que atuam no escritório onde estaria ocorrendo o crime eleitoral não permaneceram todos os dias no mesmo local. Na Rua dos Andradas, eles ficaram apenas na segunda e quarta-feira. Há suspeitas que estariam atuando em outras regiões da Capital. A investigação do MPE começou no início desta semana, após denúncia feita pela funcionária pública,

    Bruna Quadros.
    Servidora pública assistiu a vídeos de Serra e Dilma

    Bruna se disse indignada com o que viu
    A funcionária pública Bruna Quadros, que denunciou a fraude ao Ministério Público Eleitoral, relatou ter sido abordada por uma jovem com uma prancheta informando que se tratava de uma pesquisa de intenção de voto. “Respondi rapidamente algumas questões, nome, idade, escolaridade e uma estimulada sobre os candidatos à Presidência. Ao responder Dilma, ouvi o lamento da entrevistadora: ”Não quer trocar pro Serra, não?”, perguntou.”
    Em seguida, relata, a entrevistadora perguntou se ela queria um brinde. Bruna diz também que, por diversas vezes, quis saber qual o instituto que estaria realizando a pesquisa. Como resposta recebeu apenas a informação que era uma equipe de São Paulo.
    Logo depois, Bruna é convidada a subir ao 6 andar do prédio e assiste a alguns vídeos. Segundo ela, em um dos vídeos Dilma aparece falando do combate ao crack. Depois, a entrevistadora pergunta: “O que achou do vídeo? Te dá mais ou menos vontade de votar em Dilma? E no Serra?”.
    Outro vídeo é apresentado. Nele, uma mulher grávida começa a falar sobre pré-natal. “O nome do meu filho? Ainda não escolhi. Mas o nome do presidente será Serra.” Segundo Bruna, na hora de receber o “brinde”, a entrevistadora confidenciou que muita gente “entra lá disposta a votar na Dilma e sai pensando que o Serra é um herói”.

  55. A grande bobagem que a oposição fez foi passar durante todo o período procurando destruir e conseguindo até mesmo impedir de forma juridica possiveis candidatos que viessem substituir o presidente Lula nesta eleiçaõ e tentarão deixar o LULA sem candidato ao invés de construir uma candidatura com quem viesse a ser candidato do governo e só descobrirão isto agora, o povo brasileiro evoluiu está mais informado sabe os avanços que este governo teve em relação aos outros começão a saber a responsabilidade que cabe a nível municipal, estadual e federal e não está mais colando colocar a responsabilidade do estado na união e vice – versa mais informação chega ao cidadão o voto com certeza terá mais qualidade .Esta ficha ainda não caiu para alguns políticos e o PSDB parece que está entre eles já que é o partido mais paralizado nesta eleição.

  56. Se o povo brasileiro não tivesse aprovado o governo do presidente Lula e a turma demotucana tivesse feito algo de bom para os mais necessitados, a coisa não estaria tão feia para o patinho feio do Serra. Vou ligar pra ele e dizer para candidatar-se nas próximas eleições para prefeito de São Paulo. sds.

  57. O povo é mesmo cego, surdo e mudo. Como podemos ler tantos elogios ao governo que aí está? O maior comprador de votos com as famosas “BOLSAS”. Nada funciona nesse país. A saúde é uma calamidade, a educação idem, dinheiro para ser aplicado em infraestrutura foi desviado para o populista PAC, as estradas não existem mais, enfim, nada digno de elogios. Acorda, pessoal!!!

    1. Que contradição ! Você condena o bolsa família e o candidato Serra, que tanto o criticou, agora afirma que vai dobrar o número de beneficiados. Segundo sua teoria, o Serra é um grande comprador de votos ?. Se assim for, votemos na Dilma.

    2. Alzira, se a saúde e a educação está ruim a culpa é do governo municipal, estadual ou federal?
      Sempre se diz que é culpa do governo, porem ninguem diz de qual governo!!
      Sabe-se que o governo estadual aplicava o dinheiro da saúde no mercado financeiro; e agora como é que fica?
      Se há um governo que se beneficia com o Bolsa Família, este só pode ser o municipal, pois é o mesmo que indica as pessoas para receberem esse benefício!!!!

  58. É importante ressaltar que a sabedoria do Lula tem que ser bem apropriada pela Dilma; não pode aceitar e abaixar a cabeça diante das tentativas descaradas de golpe rasteiro arquitetado pelas elites reacionarias. Passei a militancia no PT luatando para termos um operario no poder e vejam agora depois do operaio teremos a primeira mulher no poder da república. Vamos avançar rumos a igualdade racial com o fim do racismo, xenofobia e intoleância religiosa. Obrigado Lula e a todos petistas.

  59. Os tucanos são Burocratas, eles não conseguem administrar nada, por exemplo: o Estado de São Paulo está estagnado e perdendo muitas empresas enquanto os demais estados tem as atraído.
    A educação paulista está um lixo, transporte público o caos, segurança nem se fala, é polícia civil enfrentando polícia militar, onde já se viu isso. Eu consegui ver isso aqui em São Paulo, graças a adm. tucana.

    Esses tucanos não têm visão de bom administrador, eles só aprenderam no banco da escola uma única coisa, cortar custos e somente isso, e o povo paulista não consegue enxergar que eles são burocratas e péssimos administradores.
    Exemplo maior é a campanha deles para Presidente, onde fizeram projeções completamente distorcidas, e agora estão levando uma surra da outra candidata, ou seja provaram que não têm preparo, nem sequer para administrar a própria candidatura, as pessoas que os assessoram são tão ruins e mau humoradas quanto o candidato à Presidência.

    Eu os considero despreparados, burocratas, visão limitada e contracionistas, pois só pensam e falam em pedágio, arrocho de salários de servidor público, ao passo que o Lula mesmo sendo taxado de analfabeto provou que tem visão de administrador expancionista e deu um banho neles.

  60. Ricardo sua análise é perfeita, pois coloca as coisas sem nenhuma paixão ou ideologia, narrando apenas a verdade dos fatos. Uma grande parte da mídia também tem culpa, pois o seu discurso ficou partidarizado em favor de Serra, achando que o eleitor é idiotizado. Agora não adianta chorar o leite derramado, pois mídia, candidato, alianças, programas mal feitos, todos vão carregar sua parcelinha de culpa.
    Um grande abraço.

  61. Pela primeira vez na história recente da democracia brasileira um governo nao tem oposiçao há 2 mandatos. O fato é muito simples. Quando o PSDB estava no governo, om o FHC, sempre sofreu com a oposiçao Petista. O PT sempre teve uma força muito grande junto ao povo que sempre o viu representado por essa força política. A chegada do PT ao governo federal fez com que o PSDB e suas alianças, até entao governista, adotasse uma postura esquerdista, algo terrível para esse segmento político, algo que nao conseguir adotar jamais em sua história. O PSDB precisa urgentemente livrar-se da sua genética direitista e aproximar efetivamente dos problemas cotidianos e, com isso, oferecer novos caminhos políticos aos eleitores.
    O Serra, a despeito de sua aparente honestidade e ética, carrega consigo todo esse ranso tucano, e para mim o vejo somente um candidato para disputar cargos no ambito do Estado de Sao Paulo, que, como todos sabemos, é tradicionalmente contrário a fortes mudanças sociais.
    A Eleiçao está decidida. E nao agora, mas sim quando O PT decidiu por DILMA e o PSDB por Serra.

  62. Enquanto eu e as pessoas conscientes e responsáveis vibram de alegria com o “banho” de Dilma , os adversários estão atônitos e desesperados com a derrota iminente.
    O Brasil continuará seguindo seu rumo de prosperidade.
    A oposição seguirá sem rumo.

  63. Victor Hugodisse:21/08/2010 às 16:01
    ”Luiz Carlos Velho, está ótimo ver sua evolução.”

    Fiquei onde sempre estive. Não evolui e em regredi. E continuo não entendendo sua euforia. Não há mais PT. O que há é PTEMDB.
    Ou não?
    Mas, claro, torço para um governo democrático e, com esta aliança entre banqueiros, empreiteiros, latifubdiários, usineiros e financistas, com certeza, não há boliviarismo que se implante.
    Não é?

  64. Meu caro KOCHO a tua análise explica um pouco a incompetência e o descaso total com a população brasileira dos tukanalhas/demo(nio) faltou vc expor q eles tiveram as suas oportunidades várias vezes e não justificaram mas conseguiram deixar o povão indignado com a quadrilha q montaram e praticamente desmontaram o nosso Est de SP,a saúde esse colapso e diante duma reportagem o dignissímo secretário de saúde do Est de SP dizendo q a saúde ia muito bem mesmo diante das imagens o q vc espera só q esquesseram q o povo assistiram a reportagem, resumindo eles não teem nada q mostrar de positivo somente negativo exp pedágio,rodo anel,metrô e sem falar no abandono total da segurança,educação,habitação etc…etc…

  65. Ricardo, seria possível saber qual o percentual de votos que Boner e a Fátima, da Globo, conseguiram tirar do Serra e transferir para a Dilma, com as comentadas ‘indelicadezas”, num quadro do Jornal Nacional?

  66. Ora, não há culpados. A culpa é da ignorância, e da deficiência da educação que vaga no Brasil. Pais de incultos, ignorantes e cabrestos de votos.

    1. Galvão

      …Da ignorância, de Cabrestos de votos, currais eleitorais!! Você está a falar do governo de SP? Deve se referir a SP, lá o PSDB faz Estado de refém havia 16 anos. PSDB também foi Governo federal por 10 anos também, se há currais não é do PT, que só é governo nesses ultimos 7 anos e faz bom governo por sinal.

    2. Alguns dados comparativos dos governos FHC e Lula.
      Geração de empregos:
      FHC/Serra = 780 mil x Lula/Dilma = 14 milhões
      Salário mínimo:
      FHC/Serra = 64 dólares x Lula/Dilma = 290 dólares
      Mobilidade social (brasileiros que deixaram a linha da pobreza):
      FHC/Serra = 2 milhões x Lula/Dilma = 27 milhões
      Risco Brasil:
      FHC/Serra = 2.700 pontos x Lula/Dilma = 200 pontos
      Dólar:
      FHC/Serra = R$ 3,00 x Lula/Dilma = R$ 1,78
      Reservas cambiais:
      FHC/Serra = 185 bilhões de dólares negativos x Lula/Dilma = 239 bilhões de dólares positivos.
      Relação crédito/PIB:
      FHC/Serra = 14% x Lula/Dilma = 34%
      Produção de automóveis:
      FHC/Serra = queda de 20% x Lula/Dilma = aumento de 30%
      Taxa de juros:
      FHC/Serra = 27% x Lula/Dilma = 10,75%

  67. VC NÃO SABE PORQUE O ZÉ MORTO SERRA.

    TA UMA VOLTA ATRÁS DO LIDER?

    EU EXPLICO!…

    O ZÉ MORTO SERRA É UM ALTORITARIO LOUCO E

    DITADOR.

    FES LEIS IDIÓTAS MANDA E DESMANDA COMO E QUANDO QUER.

    DEUS NOS LIVRE DE TAL MAUDIÇÃO. NOSFERATO.

    EU PERDI MEU NEGÓCIO MANDEI 6 PESSOAS EMBORA POR CAUSA DA LEI SERRA CIDADE LIMPA.

    TÁ AVIA EXECESSO DE PLACAS MAS LIMITAR A 1,5 É IDIÓTICE PERGUNTE AOS LOJISTAS QUE SE ARREBENTOU ACHO QUE TODOS TEMOS INTELIGENCIA P/ VER O QUE É DEMAIS E DE MENOS.

    ZÉ TE VEJO NO INFERNO.

  68. Porque a Globo não solicita essa pesquiza? Talvez assim os citados jornalistas aprenderiam que não adianta ser imparcial ou tendencioso com foram com a candidata Dilma.
    Porquê uma pedra em cada mão? E daí dá no que tá dando!!!!!

  69. A bem da verdade, Serra nunca esteve à frente das intenções de voto.
    O que aconteceu foi o seguinte: antes do lançamento oficial do candidato do PSDB, a folha inflou os resultados das pesquisas, para jogar o Aécio para escanteio, na vã esperança de provocar o chamado efeito manada em favor de Serra já na campanha eleitoral
    Porém, para dessespero da oposição, o efeito manada não aconteceu, em decorrência da candidata Dilma estar sendo apoiada por Lula, cujo governo tem uma aprovação estrondosa dos brasileiros.

  70. Olha, eu realmente não sei se o Serra escolheu a pior campanha pra fazer, eu só sei que há muita divergência nas alianças e isso é preocupante na maneira como tudo isso esta sendo divulgado. Alguém aqui quer ouvir que a campanha do seu candidato ta indo de mal a pior? Acho que não né. Eu só lamento, e digo que já fui contaminado por essas pesquisas, tem jeito de uma reviravolta? Impossível não é, o que ta faltando é aquele “tcham”, aquele rebolado, senão… Senão.., só daqui a 4 anos e olha lá. Vai que o Sr Lula da Silva ou a Dona Dilma da Silva (Os Kirchner´s do Brasil) se recandidatem? Ai será a Ditadura petista e a bandeira do Brasil, torna-se-á vermelhinha. Deus nos ajude!
    Ricardo, obrigado por nos manter informados!
    abraço

    1. Como é fácil acusar o adversário ! Consta no registro da candidato Serra que ele responde a 17 processos. Será porque ele é tão probo e honesto ! Esta lorota de mudarem as cores da bandeira, somente são propagandeadas por fanáticos que não admitem os anseios da maioria.

    2. Caro colega Carlos, esta justificativa de dizer que os PTistas são vermelhinhos já não cola mais há tempo.
      A Europa já passou por este processo já faz alguns anos e até os ditos “vermelhinhos” nem existem mais por lá.
      Os ditos vermelhinhos, depois que a ex-União Soviética se extinguiu, se misturaram aos demais e nivelaram com os ditos imperialistas e agora é uma camada só.
      O único baluarte do comunismo é a ilha de Cuba mas eu lhe garanto que só o Fidel deixar este mundo como ser vivo, tudo mudará lá também.
      Portanto esta conversa, este trololó de vermelhinhos é história da carochinha, da Branca de Neve e os sete anões, que comunistas comem criancinhas tudo é papo furado, o povo não crê mais nisto.
      Vai ser difícil para quem se julga perseguido arranjar um bode espiatório para culpar das suas desventuras.
      O mundo está se mudando, o que dizem ser modernismo já vem alterando a cara da sociedade e até o muro de Berlin já nem existe. Por acaso não lhe disseram que nem as colunas dele existe?

  71. Já era sabido que Serra não era páreo prá Dilma ainda mais com Lula na linha de frente. A única chance do PSDB estava em Aécio com um Vice forte como Itamar, enfim, quem determina o candidato é o partido. Pelo menos teremos Aécio no Senado.
    Um candidato que não conseguiu dar fim à cracolandia vai controlar o avanço desse mal num país das dimensões do Brasil?
    Tá na hora de alguem nesta campanha assumir algum compromisso com os brasiguaios.
    O fechamento da ponte da “AMIZADE” também seria um estanque ao contrabando escancarado que invade dioturnamente o país.

  72. O candidato José Serra e seu vice afirmaram que Demos expulsaram Arruda. Mentira!! a expulsão foi pedida por Caiado e Demostenes Torres, mas, o Rodrigo Maia -não sabemos porque-deu oportunidade de Arruda pedir o seu afastamento do partido. Que moral tem o Demos de pregar moralidade se ACM quando presidente do Senado violou o painel? Porquê não o expulsaram. Muito pelo contrário o próprio ACM abriu as portas do partido para Arruda e deu no que deu.

  73. Qual é o projeto de Serra? Ele tem algum projeto? O de Dilma é “tentar” dar continuidade ao projeto de Lula. Daí porque não há razão para se votar em Serra. O projeto dele é o do PSDB de São Paulo? ,governar para um único estado e para os amigos do rei? Foi assim com FHC e deu no que deu.

    1. Jfer, o projeto de Serra é continuar os Pedágios de Alckmin.

      O projeto de Alckmin é continuar os proprios pedágios.

      Ackmin é gênio das finanças. Secretário de Serra, vendeu a Nossa Caixa pois descobriu que pedágios rendem mais que bancos. São fáceis de administrar, não têm concorrência. Não há como sonegar. É “dá ou desce”.

      Negócio da China.

  74. Eu ha muito tempo já tinha decidido meu voto pela continuação de governo, fiz reflexão no antes e no agora. Quando o montenegro (ibope) falou a dois anos atras sobre transferência de voto e que o Serra seria eleito presidente, falei para amigos que ele sabia que não estava falando a verdade, apenas tentava induzir o eleitor, mais ele esqueceu que o eleitor mudou, não é tão facíl engana-lo agora. Bom com certeza ele irá dar uma desculpa, vai vim com variáveis.

  75. Culpados pela derrota prevista do Serra, pelo menos na internet, são os proprios comentaristas da oposição que por serem nóias ao invés de enaltecer seu candidato ficavam dando pedradas no governo atual, que para o povão e o planeta esta sendo o melhor governo desde seu descobrimento, agora por favor não votem na Dilma, vôces não merecem participar do progresso brasileiro.

  76. A CULPA É DA INCOMPETENCIA DO PROPRIO SERRA E DE SEU PARTIDO,COM AJUDA DO SEU VICE PARA-QUEDAS.QUEM NADA FEZ POR SP NADA FARA PELO BRASIL.ISO É UMA LOGICA.

  77. Tudo isSo acontecendo, sabe porque? Por que voces da imprensa estao sendo pagos para isso, Nao sabem o que é certo ou errado e muito menos o TRE, um presidente que se presta a esse papel, de acabar com a oposiçao, nao merece o apreço do povo, infelizmente o povo ‘;é ignorante e nao percebe as jogadas. Mas com certeza o Brasil e nós brasileiros vamos perder muito elegendo uma pessoa que nao tem a mínima condiçao de ser Presidente da República. Mas o tempo é o melhor remédio para muitas coisas. A verdade é que perdemos todos, inclusive o SENHOR!

  78. O lula viajou em 4 anos o que seu antecessor viajou em 8 . A especialidade do PT era de não aprovar qualquer projeto que fosse votado pela camara dos deputados. Ainda que fosse bom para o país. Os escandalos em seu governo foram recorde. A tarifa tributaria teve os maiores aumentos em sua gestão. É garoto propaganda por nepotismo partidario. Votar na dilma porque ?

  79. Governo de São Paulo não usou um centavo dos recursos enviados ao Estado, devolveu todo o dinheiro que recebeu para atender enchentes e obras, não acitou nenhum projeto, não quis nenhuma obra, nesses sete anos, não permitiu a construção de nenhum colégio por parte do governo federal em terras bandeirantes, Governo de SP esqueceu que o beneficiário seria o povo, por isso as tragédia das enchentes em verões seguidos, deixou povo morrer por pura vaidade, por egoísmo. Não pensou no povo, o mais prejudicado nessa briga.
    Ainda buscam culpados, só um espelho para ajudar na busca.

  80. Kotcho,

    Faz tempo que venho dizendo aqui em sua coluna, como minha mãe sempre diz, “TUCANO É AVE DE VÔO CURTO”, não falei !!!!!!!! DILMA NELES…

  81. Bem, agora já é tarde, faltam apenas alguns dias para as eleições e reverter o quadro e as opiniões dos eleitores não é mais possivel, nem os programas do horário eleitoral fará isto. O que me preocupa é a situação da eleição em São Paulo onde ainda o Alckmim está na frente, é preciso fazer alguma coisa para reverter esta situação e São Paulo precisa voltar ao que era antes, cheio de dinamismo.
    Tenho andado por onde havia grandes empresas e recebo noticias de que elas se foram daqui restando apenas uma melancolia de ver os espaços hoje ocupados por grandes edifícios ou supermercados.
    São Paulo, antes eras a terra da garoa e até este seu prestigio a natureza já tratou de lhe tirar e a fama de que eras a locomotiva do Brasil já nem existe mais e tudo isto em apenas quase 16 anos de governo tucano.
    Paulistas, vamos reverter esta situação, vamos mudar de governo, vamos votar em qualquer um outro mas por favor, vamos mudar os rumos do nosso estado, vamos mudar de partido no governo, eles já foram longe até demais.
    Vamos acordar minha gente, senão seremos o último vagão desta composição chamada Brasil, ainda dá tempo.

  82. MAS,,, NAO TEM ,,,CULPADOS,,,, (SAO TODS ELES QUE QUESE FALIRAM, COM NOSSA PATRIA AMADA BRASIL… O POVO DE NORTE A SUL,,, SOFREU,,PASSOU FOME, DESEPERO,DESEMPREGADOS,,A CADA MANIFESTAÇAO NAS RUAS,,MANDAVAM A POLICIA,, BAIXAR O CACETE.. E INDEFESOS,, PERDIAM AS ESPERANÇAS..E .. CABEÇAS BAIXAS.. SEM VER SIQUER O TUNEL QUE DIRA A LUZ NO FIM,,,BRASIL,, ENXOVALHADO,, E SEM CREDITO EM TODO MUNDO,, MISERIA,,A CRIMINALIDADE QUE AI ESTA HOJE,,,CRESCEU,, ASSUTADORAMENTE,, POR ESTE “”QUADRO DE UM PAIS FALIDO OU QUASE,,””DEBANDARAM PARA O CRIME!!! NAO FOI FACIL,, MAS,NEM UM POUCO,, O ESTADISTA LULA COM A ESTRATEGISTA DILMA, ROUSSEF,, E EQUIPE DE GOVERNO,, CONSIDERADA PELO MUNDO “””EQUIPE CARACTERIZADA,,EM SEU TRABALHO,, PELA,,”””EXECELENCIA””” ,,AI..FORAM 8 ANOS DE UM METALURGICO QUE NUNCA SE REBELOU CONTRA A…P.I.G GOLPISTA MESMO NUNCA DANTES VISTA DEPOIS DA DITADURA,,,NEM CONTRA, SEUS FEROZES,, CORONÉ… QUANDO UM PILANTRA,, DE NOME,, ARTUR VIRGILIO DIZIA QUE DARIA UM SOCO NO ESTADISTA LEMBRAM??? POIS FIRME E FORTE SEM DESVIAR NEM PRA ESQUERDA NEM PRA DIREITA,, O GOVERNO DO ESTADISTA LULA ,,RECONHECIDO,MUNDIALMENTE,,, PERSEGUIU SEU MAIOR OBJETIVO:: TIRAR TODOS OS BRASILEIROS,, DA POBREZA,, DEVOLVER A DIGINIDADE PERDIAD,, TODOS EMPREGOS DE VOLTA E MAIS ALGUNS MILHARES,,, MESA FARTA NOVAMENTE,, SONHOS SENDO ALCANÇADOS,,POR TODAS AS CLASSES..SOCIAIS,, ,,TODAS..EMPRESARIOS,, FIRMES E FORTES CONTENTES,, ENTENDENDO QUE GOVERNO,, FEZ EM 7 ANOS,, ACIMA DAS EXPECTATIVAS,,, UM SONHO,,REALIZADO,, PARABENS PRESIDENTE LULA LIDER MUNDIAL.. E O MESMO SUCESSO A CANDIDATA DILMA !!!OBRAIGADO SR..PRESIDENTE

  83. A oposição facilitou ao optar pela baixaria na campanha. A midia aderiu a baixaria. O povo não é besta e não se deixa mais manipular. Agora e esperar que o judiciario puna os instituto de pesquisas que praticaram fraude para induzir o povo a votar em seu candidato; serra.

  84. culpados são: 16 anos em São Paulo – um desastre total; nos 08 anos de FHC Serra etc – um desastre ainda maior. se o povo parar e pensar, o PSDB nunca mais para nada, so sabem vender/trocar o patrimonio publico por banana.e pensar que eles iam vender a petrobras, o BB e tudomais que fosse publico. Eles querem o estado minimo para o povo

  85. Excelente matéria Kotxcho, gostei muito de suas colocações; acho que agora é só aguardar o dia “D” e colocar a Dilma LÁ!, junto com ela, que venha o Hélio Costa e o Mercadante, aí sim, o Brasil vai caminhar a passos mais largos rumo ao futuro.

  86. O Serra não tem como vencer a candidata do LULA. Ele (LULA) é imbatível hoje. Ele poderia colocar qualquer candidato no lugar da Dilma que ele ainda assim venceria. Vai vencer no primeiro turno.

  87. Graças ao bom Deus, mais 8 anos de PT¨, com Dilma 2 vezes como foi com Lula e depois mais 8 anos de novo com ele. Assim ficamos 32 anos bem longe do maldito governo FHC e seu fantoche mauricinho Serra.
    Ainda falta devolver o emprego a tantos desempregados da maldita era FHC, mas com a continuação deste governo, certamente, eles voltarão a ter sua antiga estabilidade e segurança. O PT provou que não precisa de uma esquerda comunista e nem de uma ditadura para se manter no governo. Isto é democracia. Tomara que a Venezuela, o Equador e a Bolivia aprendam a investir em seus povos em vez de só fazer politica ou tomar o poder na mão grande. Parabens a este governo, sinto orgulho.

    1. ¨com Dilma 2 vezes¨ Isso se Lula ão quiser mais, posto que, ela é só para acupar o lugar dele, por uma questão legal. Isso essa tem consciência e o povo também.

  88. CARO JORNALISTA, O PROBLEMA DO NOSSO QUERIDO PAIS, É A FALTA DE PELO MENOS UM PARTIDO POLITICO.
    O Q TEMOS, SAO SIGLAS COM OS SEUS DEVIDOS PROPRIETÁRIOS, QUE AS USAM PARA OS SEUS PROPRIOS INTERESSES.
    ENTAO VEJA, NINGUEM FALA MAIS DOS MENSALOES DA VIDA. SABE PORQUE, TODOS TEM SEUS PROPRIOS MENSALOES, E PORTANTO TODOS TEM OS DEVIDOS RABOS PRESOS.
    IDEOLOGIA, PATRIOTISMO, ETC., JÁ ERAM.
    VAMOS FINGIR QUE ESTÁ TUDO BEM E CONTINUEMOS “USUFRUINDO”. QUE DELICIA.

  89. Caros, não foi o Serra que escolheu a pior campanha, mas o povo brasileiro que escolheu a pior forma de votar, que retoma ao coronelismo: votarão na Dilma porque o coronel (Lula) está mandando.

  90. Para o povo dar 80% de aprovação para o Lula e Dilma, deve ser porque o POVAO deve estar SUPER SATISFEITO com tudo.
    Estradas FEDERAIS como a BR 116 que eu vou completar 60anos e nao vou ve-la pronta, postos de saude, PLANOS DE SAUDE, tempo de demora dos processos juridicos ( 10 a 20 anos), segurança, ensino nas escolas, etc
    O povao deve dormir e nos seus sonhos deve imaginar que esta na SUECIA, SUISSA ou sei la o que…
    É UMA FELICIDADE SO, QUE PAIS MARAVILHOSO!!!

    1. Interessante caro colega Vinicius, o que voce está citando é exatamente os desmandos que a administração tucana fez ao Brasil.
      Pelo tão competente governo tucano que voce quer atribuir é que a Br 116 está naquela penuria, assim voce diz, mas não é só a Br 116, as estradas de ferro como Mogiana, Paulista, Sorocabana, estão com seus páteos todos sucateados com locomotivas diesel e elétricas enferrujando a céu aberto e cheias de mato e agora o povo quer viajar de trem e não tem como. As estradas estão todas pedagiadas parecendo um corredor polonês e ninguém tem até o direito de escolher uma estrada, mesmo que fosse de chão batido para sair do pedágio, vão como gado pro matadouro sem ter alternativa de escape.
      O povo já entende o que a péssima adminstração tucana lhe deixou como herança, como legado, um estrago tão grande que até o Lula com toda a sua competência durante os quase anos, até agora não conseguiu sanar, tal foi o descaso.
      Agora voces não entendem o porque o povo dá os 80% de aprovação ao Lula e querem que este governo de pujança continue com a Dilma por mais 4 anos e quiçá mais outros 4.
      Já dizia minha nobre mãezinha que “Nada resiste ao trabalho” nem mesmo a sanha de poder dos oportunistas.

  91. Infelizmente, a tal de “Dilma” vai ganhar no 1ºturno e graças aos “bolsistas famíias”. Um amigo meu disse que o bolsa família é uma compra disfarçada de votos. Daí, o “Lula” falar debochadamente que eleje até um poste. São no mínimo 20 milhões de votos já garantidos para ela (“Dilma”). Vou perder meu voto para presidente, mas, não voto nela!

  92. A aliança de centro direita formada para derrotar a aliança de centro esquerda já nasceu derrotada. O José Serra, que até então era vangloriado como o grande extrategista , com suas esquisitices, somente a precipitou.
    Quanto a Folha de São Paulo, bem.., ficou claramente demonstrada a sua vã tentativa de ludibriar o eleitorado brasileiro, e por tal razão, mais uma vez, sai muito mal do episódio.
    A hora é da autodeterminação, da distribuição de renda, do estado como indutor do desenvolvimento, da preocupação com o trabalho e com o social. O tempo do neoliberalismo, da ALCA, da farra das privatizações com o dinheiro do estado, felizmente saiu de moda, assim como sairam da moda os objetivos da aliança de centro direita.
    Estou certo ou errado ?

  93. A única forma de um povo ter vóz e vez é votando num partido social de esquerda, frizando de esquerda não num partido social de direita antes esquerda, tendo mudado de lado.
    Gostaram tanto da $grana quando situação e esqueceram o povão, e tentaram voltar as “origens como esquerda” e não colou.
    Vamos governar mais 4 anos

    Mais um feito do nosso Abran Lincon.

  94. Gente o psdb passou 8 anos e se quer inovou alguma coisa para tentar enfrentar a oposição, fala sério partido sem criatividade e planejamento quer conquistar o presidencia da republica tem que ficar fora 20 anos pra aprender. Se Dilma é ou não uma boa opção sei lá. O Lula não fala nem bem o português mas fez se entender e fez muito melhor que poliglotas dotados de muita pose por ai.
    PAREM DE SE MORDER DE RAIVA , SAIBAM OLHAR COM BONS OLHOS OQUE ESTA ACONTECENDO NO BRASIL. SEJAMOS MAIS PATRIOTAS E MENOS PARTIDARIOS!!!!

  95. Quando a guerilheira assumir e começar a acabar como os direitos do povo, aí quero ver o que vão falar os idiotas maria vão com as outras.

    1. Para Carlos Sorocaba.
      Quando Brizola e Arraes foram candidatos a governador a direita alardeou o fim da propriedade individual, da liberdade e a implantação de um regime comunista no país. Nas vezes que Lula se candidadou à presidencia, disseram o mesmo. E agora minha esposa, que está em seu pc neste momento, me diz que recebeu um e-mail com o título “Dilma planeja o fim da propriedade privada”.
      É o mesmo discurso da época da ditadura militar que se mostrou mentiroso, calunioso e sem efeito algum, pois Brizola, Arraes e Lula foram eleitos e nada disto aconteceu.
      Além de mentirosos e ultrapassados estas pessoas mostram o quanto são burras, pois repetem um tática que se mostrou inóqua.
      Por isto Carlos, recomendo que se atualize: você é uma pessoa politicamente superada, tanto quanto o canditato da oposição.

    2. Não existe isso de um Presidente da República quem tem um Congresso funcionando normalmente ter poder para sozinho “acabar com direitos do povo”. Esse argumento de plenos poderes do Presidente é desinformado e tendencioso. Próprio de quem não é democrata.

    3. Carlos,
      Este tipo de comentário, quase infantil politicamente falando não fosse ao mesmo tempo leviano, é típico das crias desta oposição medíocre desenvolvida por Serra e sua imprensa parcial. Uma lástima!

  96. A TEMPO…
    O governo do PT tem se nao errei 40 ministros…
    Corto aquilo roxo que o nosso amado COLLOR mencionou se alguem perguntar a TOTALIDADE das pessoas acima de 16 anos aos 80 do nosso querido pais e alguem conseguir citar o nome ( VOU EXAGERAR ) 6 ( SEIS ) MINISTROS.
    Sao todos ministros sem a menor importancia, mero cabide de emprego.
    Acha que eu exagerei, ENTAO FAÇA O TESTE. e depois me conte.

  97. A questão do Serra é ” SER OU NÃO SER” candidato de oposição? Como sou eleitor uso da minha liberdade constitucional de emitir minha opinião… O principal motivo da desconstituição da candidatura demo/tucana é o povo brasileiro que é bem superior aos eleitores do Brasil.
    logo os eleitores começam a se espelhar no ditado popular que diz’ A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS”.Por essa razão, começa a desenhar no cenário politico da nação, a continuidade do projeto politico do Presidente Lula, a eleição de Dilma, quiçá no 1º turno, incluindo aí o meu voto e milhões de eleitores.A minha estimativa é de que o candidato Serra oscilará entre 22 a 23%(este será o seu limite) dos votos válidos na eleição para presidente.
    Por favor, anotem para cobrar deste blogista essa constatação.

  98. Algumas utopias fortes, neste momento eleitoral brasileiro, estão a nublar as visões dos brasileiros; a anestesiar as mentes medíocres brasileiras; e a hibernar, doente e temerariamente, os cidadãos e eleitores BRASILEIROS, já atavicamente predispostos ao carnavalesco, ao desonesto, ao irresponsável e às apatias física e mental.
    Curta de coragem, de responsabilidade e tendente a navegar nos privilégios da politicalha oportinista, a parte medíocre, cega, surda e irresponsável da população brasileira, em crescentes ondas, está sendo anestesiada, temerariamente, pelo petismo descontrolado por sua ambição pelo Poder; pelas veredas de peneiras impostas e fermentadas pelos sarneys – que fazendo o que já fez e ainda não fez, tem força para fechar e manter fechada a voz do lendário e forte JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO, POR QUASE UM ANO; por Collor – que nem se lembrou de perceber que acabou com a sua própria família, na sua implacável luta pelo Poder; e pelas idéias ditatoriais bebidas e acatadas, tanto de direita com o de esquerda, de desumanos governos eternos, como os logevos ditadores, desqualificados de qualquer centelha de humanismo, tanto da direita africana, como das esquerdas asiáticas e sulamericanas.
    AS FONTES DAS TOLERÂNCIAS E DAS ENERGIAS HONESTAS, SÉRIAS E DIGNAS DOS PERFEITOS, MAS UM TANTO ATORDOADOS CIDADÃOS BRASILEIROS, já estão se esgotando; já não podem produzir combustíveis para manterem e suportarem os excessos de privilégios, avidamente devorados pelo petismo, pelos mentores do petismo, pelos roedores da dignidade humana.
    O Presidente e seus seguidores, que deveriam seguir os princípios rígidos da dignidade, da responsabilidade, da seriedade e do rigor com o presente e o futuro dos brasileiros e com o patrimônio, o dinheiro e os serviços públicos federal, estadual e municipal, com ações e exemplos; que deveriam respeitar as leis; que deveriam estruturar e vestir de responsabilidade e de humanidade a campanha para Presidente, Senador, Deputado e Governador, ao contrário e exibida e exorbitantemente, achincalham o grande momento eleitoral brasileiro; engana a alguns com esmola/bolsa/anestesia, para inibirem o despertar das energias humanas essenciais e tão necessárias para o crescimento vivencial e humano.
    Suportar tudo isto por mais 4; mais 8; ou mais 10 anos, será dose pesada para quem quer ser e viver livre; para quem quer ser dono do seu destino/vida; para quem precisa viver e prosseguir livre e seriamente vivendo a vida e na vida dos filhos e netos, em segurança, tranqüilidade e em paz; e para quem precisa viver/crescer, profissional e humanamente, em seus filhos e netos; para quem quer viver com saúde pefeita.
    Se este contexto vier a consolidar-se neste pleito, ainda nos restará a mesma esperança que se concretizou na Polônia civilizada e sofrida: o sindicalismo Walesquiano foi desatrelado do Poder, E mesmo sabendo que o termômetro civilizador brasileiro não marca a mesma temperatura apontada pelo da Polônia.
    Ninguém engana a tantos por muito tempo. A sábia voz do Churchil sustenta a nossa esperança e é o que nos restará, se, pelo menos, a democracia republicana, pura, típica e exuberante, que neste hoje sustenta e se sustenta neste nosso Brasil, ainda existir nos próximos 4…8…anos. Liberdade criativa, ainda que tardia.

    1. João, a prática contumaz de chamar a nossa gente de ignorante é talvez mais um cabo eleitoral da Minsistra Dilma.
      O povo aprendeu com as elites que ser educado e respeitador para com o próximo é uma virtude muito bonita e porisso não aceita mais este tipo de ingerência.
      Os tucanos, ao desiganar a população de ignóbeis faz com que esta fique revoltada pleiteando melhores tratos como também seres civilizados.
      Tratar a população com adjetivos como este, só redundam em revolta, no mínimo devemos eufemisar tão duras palavras, coisa que o seu candidato tão arrogante ainda não aprendeu a tratar o público com suas falas tão ásperas.
      Bem,,, já que a elite sistematizou tal conduta, o povo agora já educado segundo estes princípios quer ser da mesma forma tratados, mas educação e elite sempre se deram e são sinonimos que o povo quer cultuar.
      Por aí estamos vendo que o nosso povo é inteligente e que os bons exemplos sempre lhe caem bem.

    1. O voto não deveria ser obrigatório

      Essa corrente para o voto deixar de ser obrigação esta ganhando força digital

      Para o voto ficar livre de vez precisa do movimento dos internautas para cobrar, o fim do voto obrigatório

      Essa historia pode ajudar ajudar a gente ficar livre do voto obrigatório

      Historia como essa foi ignorado na época como se nada disso tivesse acontecido, aconteceu esta acontecendo

      Onde nem tudo dessa historia esta escrita nesse roteiro, e nem uma palavra desse resumo foi alterado desde o dia que foi escrito, que tem haver muito como o futuro dos nossos descendentes

      Essa historia foi enviada na época para alguns lugares, parece que só tinha cegos, os ceguinhos voltaram a enxergar tarde, demais porque ainda tem muito mais, para ser enxergado

      E a historia que vai ficar para historia, roteiro esta no link

      http://www.aconteceuisso.blogspot.com/

  99. Vejam bem, estão querendo saber por que o Datafolha, -aquele institutio que não está a serviço de nenhum político, mas, que tem uma imensa simpatia pelo PSDB_ sem mais por que resolveu mostrar a realidade da pesquisa, ou seja, a Dilma bem na frente do Serra. A resposta é: apesar do Datafolha ser apaixonada pelo PSDB, não pode desconhecer o óbvio ululante que é a vitória da Dilma.
    GALVÃO até o Serra ama ao Lula, por que você acha que é a ignorância que prevalece no Brasil. Será que você é o único sábio ou um personagem em busca de autor?

    1. ¨a ignorância que prevalece no Brasi]¨ isso foi no passado quando elegia FHC e outros. Mas, agora é outro povo, mais sábio, bem informado e que irá manter esse Brasil maravilhoso que Lula criou e que se eternizará.

  100. Hoje, tudo parece óbvio… mas há 2 anos atrás, quando esta campanha tucana foi pensada, a situação era bem diferente…

    O único obstáculo para Serra era Aécio que com a ajuda da mídia amiga, acabou neutralizado de forma pouco nobre, uma rotina no Modus Operandi serrista.

    Por que hoje tudo parece fora de lugar e pouco inteligente na campanha de Serra? Por causa das premissas que sua candidatura foi estruturada:

    – Lula não conseguiria passar sua popularidade para Dilma

    – O pós-crise seria doloroso para o Brasil e a situação econômica em 2.010 estaria gerando recessão e, especialmente, desemprego

    – A mídia golpista tradicional teria como controlar a opinião pública

    Infelizmente para Serra e seus marqueteiros deu TUDO errado.

    Nada funciona em termos de comunicação porque a malha costurada em torno daquelas premissas ruiu; e qualquer coisa que se tente jogar lá, afunda.

    Não me espantaria se Serra – alegando um problema de saúde qualquer – desistisse antes de 03 de Outubro. Como a eleição ele já perdeu, seria bom que conservasse, pelo menos, a sanidade mental.

  101. Ricardo, apenas não entendo por que a campanha do Mercadante não está no mesmo patamarda campanha da Dilma, em termos de aceitação junto ao eleitor, como bem mostram as pesquisas. Tenho algumas perguntinhas.
    No caso de São Paulo, por que a campanha do Mercadante não explora o fato de que nem o Serra apoiou a pouco menos de dois anos o picolé de xuxu para prefeito de São Paulo?
    Por que não cita as críticas que o próprio Serra fez, logo após assumir o Governo de São Paulo, ao governo de seu antecessor, o picolé de xuxu?
    Por que não explora a aliança com o tal de Quércia, o sujeito que quebrou São Paulo, como o próprio PSDB vinha acusando até pouco tempo atrás?
    Por que não diz ao povo de São Paulo que o picolé de xuxu somente integrou o secretariado do Serra por pressão de setores do PSDB, assim como aquela figura execrável do Índio da Costa foi colocada guela abaixo como vice do Zé Banana pelo DEM?
    Por que não coloca na campanha – não precisa ser o PT – que obras que o picolé de xuxu veícula em sua campanha foram realizadas pelo seu sucessor?

    1. Roberto, concordo em genero, gráu e numero com seus argumentos. Mas falta ao Merrcadante o apoio incondicional do PIG (William Bonner, etc…) pra surtir efeito.

      Mas veja no protal do IG ou Bol : Lula prepara ofensiva pra turbinar campanha do Mercadante.

      Geraldo Pedágio deve estar se borrando.

  102. Caro Sr. Ricardo Kotscho

    Muito boa a sua análise.
    No meu entender no PSDB as coisas não começaram bem com a indecisão inicial de quem seria melhor candidato, se o José Serra ou Aécio Neves, e piorou na escolha do candidato a Vice-presidente. Por fim indicaram um ilustre desconhecido a candidato a Vice-presidente, sem experiência, não agregava nada e por cima trapalhão.
    A campanha, também, foi sempre eivada de insegurança, na maioria das vezes procurava se identificar com o governo do Presidente Lula, porém, em outras atacava. Quando ele se identificava com Presidente Lula, dando a entender que daria continuidade e faria melhor, o eleitor pensava, se é para isto, porque votar nele, se posso votar na Dilma. Quando José Serra atacava o Presidente Lula, batia de frente com a popularidade, de mais ou menos 80%, do Presidente.
    Hoje, na verdade, parece-me estar, ainda, o candidato José Serra diante do seguinte dilema: “Se corre o bicho pega, e se fica o bicho come”.
    Conclusão, não é mais momento para indecisões, e não sei se haverá tempo e condições de recuperação.

  103. O TRISTE DISSO TUDO É QUE CONTINUAMOS SEM TER ALGUÉM HONESTO E CONFIÁVEL COMO CANDIDATO A PRESIDENCIA.
    O PT COM SEUS ALIADOS CORRUPTOS E O PSDB TENDO O QUERCIA, NÀO MENOS CORRUPTO, EM SEUS QUADROS. PODEMOS ESPERAR O QUE?
    O QUE MAIS ME AMEDRONTA NÃO É A OUSADIA DOS BANDIDOS, É JUSTAMENTE A OMISSÃO DOS QUE SE DIZEM MELHORES E PATRIOTAS.
    TEMOS DE MUDAR RADICALMENTE NOSSO SISTEMA ELEITORAL. COM OS CANDIDATOS SENDO ESCOLHIDOS, NÃO POR PARTIDOS, VERDADEIRO ANTROS DE FACÍNORAS, MAS POR SOCIEDADES DE BAIRRO, MUNICIPIOS E ESTADOS, NOMEANDO SEUS CIDADÃO MAIS INTEGROS ENTRE OPERÁRIOS, PROFESSORES, MÉDICOS, ETC.
    DO JEITO QUE ESTÁ, ONDE CIDADÃOS HONESTOU VOMITAM APENAS EM PENSAR EM COMPARTILHAR UM ESPAÇO COM A GANG POLÍTICA QUE ADMINISTRA, OU MELHOR, ROUBA NOSSO PAÍS, VAMOS NOS LASTIMAR DO QUE????

  104. Tudo certo, Kotscho, conserte apenas o esquisofrênica, pois é com Z e não com S. Mas sua análise está correta, o Data Folha se deu conta que não ia morrer na praia da falta de credibilidade.

  105. Toda vez que Lula aparece no programa eleitoral pedindo voto para Dilma,Serra despenca e não precisaram nem atacar Serra dizendo o que disse a presidente do sindicato dos professores de São” Serra e autoritário,centralizado e engessado”,e quando aparece uma professora no programa do Serra,dizendo que ele é o maximo,você vai acreditar em quem.Por Lula Dilma presidente.

  106. O que podemos fazer para os paulistas deixarem de ser tão teimosos e darem a chance para um governador de oposição , para melhorar o Estado? Socorro! Aqui a mídia não ousa tecer críticas ao PSDB, já a mais de uma década, o que é isso ? creio que é uma ditatura Estadual!!

  107. Alguem ai entende o que esse filósofo,João Bosco ,quer dizer com sua vã filosofia ?Simplesmente Sr.,o nosso presidente tem apenas 80% de aceitação do povo,quer queira ou não.Preferimos esse governo,alcunhado de “analfabeto”,do que aquele poliglota,que ganhou titulos de “Doutor Honoris Causa”,de todas as universidades do mundo,e no entanto,foi o pior presidente que o Brasil já teve.Portanto,vamos continuar com o que vem dando certo, e terá tudo para se aprimorar.Não esqueçam,vamos ampiar a margem da vantagem,votando certo:DILMA PRESIDENTE !

  108. Algumas das muitas razões o porquê eles (oposição) não voltaram e não voltam.

    As falhas.

    Discurso como:

    Áreas de serviços com “concorrências”

    1 – Tarifas do pedágios de primeiro mundo

    2 – Tarifas de energia elétrica, de primeiro mundo.

    3 – tarifas de banda larga de primeiro mundo.

    4 –tarifas de Pacotes Combo, de primeiro mundo.

    5 – tarifas de ônibus/metrô primeiro mundo.

    6 – Tarifas celulares primeiro mundo.

    7 – tarifa de telefonia fixa, primeiro mundo.

    Atendimento ao consumidor

    Só não disseram em qual País, acham que nos enganam.

  109. Não é possivel que alguem ainda defende a candidatura do Serra. Tanto o PSDB como Serra perderam o bom senso em tudo, pois as vezes , diga-se poucas , elogiava-se o FHC e outras vezes, diga-se na maioria , escondiam o mesmom , que saiu com os miseros 28% de aprovação de seu governo. PSDB e DEM assinaram o atestado de imensa burrice e de uma arrogancia enorme.

  110. Eu acho que o Serra esta com muita porcentagem na pesquisainda.Se lembrarmos o que O psdb e FHC fez em oito anos era pra ele estar com uns 10 a 18 por cento + ou – A ultima pesquisa mostra que a grande maioria sabe sim ver o que esta acontecendo com o País hoje.Fale o quiserem do presidente LULA mas eu que passei por varias situações nos oito anos de PSDB, tenho esperança que eles fiquem por pelo menos uns trinta anos fora do poder.

  111. detestei ver o serra tentar grudar sua imagem no lula. A candidata do lula é a dilma e ponto final. O serra deve ter achado que quando o povo começasse a conhecer a dilma raciocinaria, e veria que ele tem o melhor currículo, é o mais bem preparado e realizou coisas importantes. Só que manada não raciocina. Simplesmente age por instinto e segue o lider. Agora, quanto mais conhecem o serra, mais o identificam como o anti-lula e não o anti-dilma, como seria o desejo dos PSDbistas.
    Com lula como cabo eleitoral (o que é uma vergonha) não dá para concorrer. Como aquele nordestino bem definiu: ” Vou votar naquela mulher que o lula mandou; e se o lula me mandasse votar neste cachorro eu votaria tambem”.

  112. Pena que é uma pobreza de administração, num pais com tamanha diferença soocial, pois quem faz, faz tão pouco e quem faz um pouquinho faz pedagiando o povo.

  113. Para mim, Kosctho, algumas coisas fizeram a Dilma crescer. Uma delas e a principal no meu ponto de ver, é que o brasileiro não tá nem aí para a política, mas agora começou a perceber que tem eleição e que a Dilma é a candidata recomendada pelo Lula, então estão concordando e a Dilma está crescendo. Eu lembro que até bem pouco tempo haviam muitos votos no Lula. Lembra? Outra coisa é que o PSDB e o Demo não tem nada melhor para oferecer, não tem proposta, pois o país está muito bem e o governo Lula foi mais do que aprovado.
    Uma outra é que o PSDB e Demo fazem maus governos. Bom, é por aí que vejo a meteórica subida de Dilma e nos próximos institutos vai subir mais ainda. abs

  114. Só quem é bobo que não sabia que DILMA ia ganhar no primeiro turno, com este maravilhoso presidente LULALALA
    pode até colocar o FELIPÃO de candidato que ganha no primeiro turno, o que este Serra fez até hoje neste pais, absolutamente nada, ven o Serra falar de Medicamentos Genericos, isto é verdadeira piada o Generico é nada mais nada menos que o antigo BO bom para otario.

  115. “Obina disse:
    21/08/2010 às 21:01

    O voto não deveria ser obrigatório.”
    ————————————————————————

    Ora… obrigatório é apenas comparecer lá na cabine.
    Votar em alguém não é obrigatório.

  116. Analisemos a situação da seguinte forma: FHC privatizou (doou) várias empresas públicas expressivas. FHC dilapidou os aposentados com a tal fórmula da perspectiva de vida, que transformou o beneficio de quem aposenta em esmola, FHC criou uma tal de CPMF para resolver os problemas da saúde no Brasil, mas que a saúde realmente não viu a cor deste dinheiro. Em contrapartida, Lula mesmo analfabeto, promoveu o nome do Brasil no exterior, sendo inclusive chamado de “O cara”, deixou que a CPMF desaparecesse do mapa, o que agradou bastante à população e, vai passar o Brasil para o próximo presidente em excelente situação política, economica e com bastante destaque no exterior. Poderíamos esperar o que? que Serra se saisse bem como candidato! Impossível admitir o contrário. Dilma não é a minha candidata de predileção, mas, infelizmente vou ter que aturá-la. Aliás, na realidade, Dilma só vai tomar posse, pois, presidenta ela já é há oito anos. Lula só assina e passeia. Dilma é quem governa.

  117. O FRACASSO DA CANDIDATURA TUCANA SÃO ELES PRÓPRIOS. O PSDB FOI UMA DAS PIORES GESTÕES QUE TIVEMOS NO BRASIL. FORAM OITO ANOS DE GOVERNO FHC E DEZESSEIS ANOS DE GOVERNO NO ESTADO DE SÃO PAULO. NO GOVERNO FHC O PROPÓSITO DO PSDB ERA O ESTADO MÍNIMO, OU SEJA, PRIVATRIZAR TODAS AS GRANDES EMPRESAS ESTATAIS QUE DAVAM LUCRO AO PAÍS, UMA DELAS FOI A VENDA DA VALE DO RIO DOCE QUE HOJE É UMA DAS MAIORES MINERADORAS DO MUNDO. FOI VENDIDA NA CALADA DA NOITE SEM UMA CONSULTA A SEUS VERDADEIROS DONOS QUE SOMOS TODOS NÓS BRASILEIROS. EM SÃO PAULO A COISA TÁ FEIA JÁ FAZ MUITO TEMPO E GRANDE PARTE DOS PAULISTAS AINDA NÃO PERCEBERAM (QUE PENA) OS IMPOSTOS EM SÃO PAULO SÃO OS MAIS CAROS DO BRASIL, O CUSTO DE VIDA ENTÃO NEM SE FALA. QUANDO SE FALA EM PEDÁGIOS AÍ A COISA PIORA AINDA MAIS. A SEGURANÇA PÚBLICA, A EDUCAÇÃO E SAÚDE ESTÃO ABANDONADAS E OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS VIVEM RECLAMANDO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO. O CRIME SE ORGANIZOU EM SÃO PAULO E HOJE AS PESSOAS VIVEM COM MEDO DA VIOLÊNCIA. ANTES DA ERA PSDB NÃO HAVIA O PCC (ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE CONTROLA OS PRESÍDIOS PAULISTAS) QUE FORA E DENTRO DOS PRESÍDIOS PAULISTAS.
    ALEM DE TUDO ISSO O PSDB VIVE USURPANDO GRANDES TRANSFORMAÇÕES NA ÁREA POLÍTICA. PODEMOS CITAR O EXEMPLO DO PLANO REAL QUE FOI UMA OBRA O EX-PRESIDENTE ITAMAR FRANCO. O PSDB TAMBÉM FAZ PROPAGANDA ENGANOSA EM TODOS OS SENTIDOS. MANTÉM PLACAS EM RODOVIAS PRIVATIZADAS DIZENDO QUE ALI O SEU GOVERNO MANTÉM OBRA DE CONSERTOS DA ESTRADA, SENDO QUE QUEM ESTÁ PAGANDO O CONSERTO DAQUELA ESTRADA SOMOS NÓS ATRAVÉS DOS CAROS PEDÁGIOS DAS ESTRADAS PAULISTAS. EM UM DEBATE RECENTE REALIZADO PELA TV BANDEIRANTES DE SÃO PAULO, O CANDIDATO GERALDO ALKMIN FUGIU DE TODAS AS PERGUNTAS FEITAS PELOS OUTROS CANDIDATOS. SEU DEVERIA MUDAR PARA FRANCIS, POIS O CANDIDATO É TÃO LISO QUANTO UM SABONETE. PERCEBE-SE NOS CANDIDATOS SERRA E GERALDO ALKMIN UMA CERTA FALSIDADE QUANTO AOS SEU PLANOS DE GOVERNO. O DISCUROS É SEMPRE O MESMO DE A TEMPOS ATRÁS. SERRA SÓ SABE FALAR DO GENÉRICO E ALKMIN DO RODOANEL QUE ESTÁ SENDO FEITAS A MAIS DE UMA DÉCADA.
    TODOS ESSES MOTIVOS ESTÃO SENDO PERCEBIDOS PELA GRANDE MAIORIA DOS ELEITORES, POR ISSO A GRANDE SUBIDA NAS PESQUISAS DA CANDIDATA DILMA ROUSSEF. AGORA VAMOS VER DAQUI PRA FRENTE EM SÃO PAULO SE MERCADANTE TAMBÉM SOBE NAS PESQUISAS E LEVA A DISPUTA PARA O SEGUNDO TURNO.

  118. Tem uma explicação………São Paulo o maior centro comercial e industrial do país há 16 anos elege o PSDB………..será que é devido a escolaridade essa escolha?

  119. “Há muitas formas de se ganhar ou perder uma eleição. Serra escolheu a pior.”

    Permita-me Kotscho, dessa vez discordar, poia acho Serra apenas o instrumento, quem irá realmente perder nessa eleição, ao escolher a pior forma, tornar-se partido, é a turma da Dona Judith, a grande mídia.

  120. JOÃO BOSCO SOARES poderia ate chama-lo de amigo se não fosse a tua santa ignorancia pelas palavras usadas. Vc se junga um letrado mas e mais burro doque burro. ou um tucano iqual a todos que não se conformam com a vitoria de um operario em cima dos letrados. vcs venderam o Brasil ( deram ) nossas estatais que foram construidas com dinheiro do povo brasileiro e ainda tem coragem de falar do governo do PT. oque vcs roubarão do povo brasileiro vomos precisar de 50 anos para recuperar. Vc como toda tucanada vera a VITORIA do PT ( DILMA) . Porque criticar vcs sabem mais de eleições vcs um zero a esquerda. passe mto bem.

  121. Sabem o que diz cabeças coroadas da ditadura, como o hoje conselheiro de cama e mesa do petismo, Delfim? Estão achando ruim ditadura? Espero quando for civil. Até semi-analfabeto vai ser presidente. Alguns desses estão rindo lá dos confins do inferno

  122. Caro Kotscho e demais amigos balaieiros

    Não comentei nada antes por eu estar neste final de semana participando do 1° Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas ( os tais “blogs sujos” acusados pelo Sr. José Serra). Estou lã na condição de representante do meu próprio blog assim como na condição de um dos co-editores do “Blog da Dilma”, aquele que a Dra. Sandra Cureau tentou cassar e deu um tiro nágua !!!
    Fizeram de um tudo para nos calar e nos destruir mas muito nos orgulhamos hoje de termos contribuído bastante para a aposentadoria antecipada de um dos mais “nefastos” políticos da nossa história . O Sr. José Serra só se fez e ainda tenta se fazer como político nesse país criando inimigos por onde passa, destruindo reputações e escorregando nas suas irresponsabilidades o tempo todo feito um “sabugo liso” !!!

    Vai pro mesmo lixo da história que já foi o seu amigo e parceiro FHC !!!

    E BRASIL PUJANTE QUE SEGUE ….
    VIVA LULA !!!
    VIVA DILMA !!!
    VIVA O POVO BRASILEIRO !!!

  123. O Brasil e o povo brasileiro melhoram de fato Não se trata de propaganda ufanista ou enganosa. Contra esta percepção não há quem possa, nem a grande mídia com todo o seu massacrante poder, torcer os fatos ao bel prazer como descaradamente tentaram fazer.

    Só um projeto muito melhor seduziria o povo noutra direção.

    Quem está apresentando este projeto? Ninguém. O que o opositor, que cheira a mofo, fez de surpreendente ou inovador nos últimos anos? Nada.

    Enquanto os atuais ocupantes do planalto central continuarem obtendo êxitos, mesmo com toda a poderosa mídia antiquada e partidarista jogando pedras, não tem para ninguém!

  124. Eu mais uma vez não tenho palavras para expressar a mina desilusão do povo brasileiro, Tenho vergonha de ser brasileiro como disse uma vez um grande estadista, mas me conformo com a celebre frase.”Cada povo tem o presidente que merece”, e nos teremos agora um casal de presidentes e não preciso dizer porque. . .Mas os tucanos mais uma vez mostrou-nos uma incompetencia muito superior aos petistas que tem como professor o nosso presidente, portanto, será que com essa incompetencia toda dos tucanos, seria o Brasil melhor administrado do que os petista ? , agora acho que não e por isso estou quase torcendo para o adversário e mudando a cor de minha bandeira, de azul, branca e amarela para vermelha

  125. Não existe sentimento de mudança.
    Então:
    o eleitor está percebendo que dá para confiar na Dilma;
    quem votou em Lula, não vai votar no Serra, quando nem mesmo há sentimento de mudança e tampouco a oposição surge com algo novo;
    e ainda, o pior para a oposição, É que na surdina, muitas mulheres, vão votar na Dilma até sem o conhecimento dos maridos simpatizantes do PSDB/DEM.
    A Dilma então cresce cada vez mais sem contar que até começa a tirar votos da Marina.
    E a eleição desta vez será marcada pelo fiasco, da oposição e principalmente do PSDB paulista.
    E que fiasco!

  126. Estas eleições estão servindo para uma única causa, a desmoralização total e irrestrita da nossa frágil e debilitada democracia, o presidente ILUSIONISTA DO BRASIL, inventou expediente de presidente, coisa nunca vista neste país e em nenhum outro, pelo menos em democracias de verdade, para eleger uma MARIONETE.
    Nunca antes neste país, a legislação eleitoral foi tão desmoralizada, fruto do aparelhamento total e irrestriro das Cortes Supremas, vejam quantas indicações foram feitas pelo ILUSIONISTA DO BRASIL, isto fere os principios democraticos e compromete a isenção dos valores julgados.
    O brasileiro iludido por números manipulados não enxerga os fatos verdadeiros, escondidos por estes números manipulados, e vai pagar, mais uma vez, muito caro, por nao saber discernir o que é verdade e quais sao as mentiras que os estao iludindo.
    Na megalomania pelo poder, eles inauguram obras, que nem sequer foram iniciadas, outras que já estao funcionando há mais de 3 anos e sao reinauguradas, vale tudo e a sociedade analfabeta funcional engole tudo e mais tarde vai ter uma indigestao de salmonela e nao vai haver remedio para a cura.

  127. Estão pagando pelas privatizações doadas das estatais,da imposição do FATOR PREVIDENCIARIO ,POR TEREM CHAMADO OS APOSENTADOS DE VAGABUNDOS,POR NÃO TEREM REAJUSTADO O FGTS QUE PERDE PARA A INFLAÇÃO DESDE 1994, PELO NÃO REAJUSTE DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA EM VALORES REAIS,PELAS REFORMAS PROMETIDAS E NÃO FEITAS ,TRABALHISTA,FISCAL PREVIDENCIARIA(SO MORDEU O POVÃO TRABALHADOR COM O FATOR PREVIDENCIARIO) ,A EDUCAÇÃO UMA LASTIMA,O QUE UM POBRE PODE FAZER PARA CHEGAR ‘A UMA UNIVERSIDADE PUBLICA? A SEGURANÇA EM TODO BRASIL ESTA UM CAOS ! E A INFRAESTRUTURA,SANEAMENTO BASICO,HOSPITAIS,E A REFORMA AGRARIA???????
    CONCLUSÃO LULA TAMBEM SE MESCLA COM TUDO AI EM CIMA, POREM TIROU PROVEITO DE UMA DESORGASNIZAÇÃO DO PSDB, POIS APROVEITOU DESDES ITENS FEITOS PELO PSDB PARA SE MANTER NO PODER? QUAL PROMESSA DE CAMPNHA CUMPRIU?
    POR QUE VETOU O FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO?
    SE O SERRA E O PSDB RECONHECESSEM OS ERROS E MIRASSEM NA CLASSE TRABALHAFORA DESTE PAIS, TALVEZ ESTARIAM EM, DESTAQUE NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  128. O colega Fred Oliva resumiu bem os descalábrios da campanha do Serra , faltou citar o processo que foi para escolher o vice e o resultado da escolha. Mas como voto na Dilma…

  129. Bom dia Ricardo, li com muito prazer sua opinião, e li todos os comentários e varios deles chamam o POVO Brasileiro, de analfabetos, ignorantes, mendigos, q ñ sabem votar como se a culpa dessas maselas foi o LULA, ele esta no governo a apenas 7anos e 8 messes, e fez mais escolas (tecnicas e universidds) do q todos os outros governantes desse meu BRASIL, se o (brasil) desses q ofendem o POVO, é culpa única e exclusivamente, desses q governaram, e ñ deixaram o POVO se instruir, ñ lhes deram presperictiva, de uma vida digna, antes do LULA eu tinha vergonha de ser conhecido como brasileiro, hoje eu tenho de dizer SOU BRASILEIRO COM MUITA HONRA, E PRA VCS Q OFENDEM O POVO BRASILEIRO, FORA DO MEU PAIS, SEUS SAFADOS, RIcardo desculpe minha raiva para com esses PARIAS

    1. Hh Marco Antonio, concordo com todo o seu comentario, exceto expulsar aos que ofendem a cultura, a inteligencia do povo brasileiro, sem antes dar-lhes oportunidade de refletir. Tudo que você falou:essa discriminaçao à pessoa do presidente LUla, ao Governador do Piaui, o mão Santa,em uma demonstração de homem culto afirmava que nosso Pais estava sendo governado por um analfabeto,cheguei até mesmo a gravar alguns progamas do Senado, porque aquilo me causava revoltata, por se tratar do presidente do Brasil,achava aquilo uma falta de respeito para com os brasileiros,. É como se estivesse brincando com nossa inteligencia ou mesmo achando que nós brasileiros não tinhamos nada em nosso cerebro,conconmitantemente capacidade de analisar o que estava falando! Olha que já fui eleitor de carteriha do Mão Santa aqui no Piauí. Gostei do seu comentário,

  130. Com tudo o que esta acontecendo, e que o proprio serra nao tem carisma do povo continua mostrando a cara de bozinho mas e como todos do psdb sao arrogantes e minguem merece a volta desta turma, DEM,PPS,PSDB e Parte do PTB de Roberto Jerfeson.

  131. Ricardo se ñ quizer publicar meu comentário por ser ofensivo eu vou entender, e desculpe meus erros em portugues, pois sou um BRASILEIRO q ñ teve oportunidds, de estudar mas trabalhei a vida inteira para dar sustento a minha familia

  132. A principal culpada é a grande média que durante quatro anos levantou a bola do Serra, inflou sua imagem e o candidato não correspondeu. Também passaram os quatro últimos anos desmerecendo o governo Lula, publicando manchetes que suas próprias informações contradiziam. Ns dois últimos anos esta Mídia tentou ainda desconstruir Dilma, apresentando-a como criminosa, despreparada e birrenta. A reeleição Do Lula devia ter servido de alerta a estas empresas de comunicação que o país mudou, os brasileiros mudaram e que deviam se preucupar mais com a diversidade social e a pluralidade política no país. De mediadora, a imprensa quis ser agente do processo político, apostando contra o povo. Desta vez, como em 2006, não levou.

  133. Muita gente diz que o Brasil para se equiparar com os paises de primeiro mundo, tem que crescer na taxa de crescimento da China durantes uns bons anos e é verdade.
    A China vem num crescimento desde até antes do governo do FHC e passou crescendo pelos 8 anos que ele governou.
    Dentro deste crescimento a China proporcionou oportunidades de qualquer país que fosse, participasse deste seu crescimento.
    O FHC teve esta chance mas não se interessou e então o Brasil perdeu o trem da história e ficou estagnado no tempo do FHC pedindo dinheiro emprestado ao FMI e passando vergonha andando com o chapéu nas mãos como pedinte.
    O país entrou em parafuso e sua economia era comparada a paises como Haití e outros nanicos das américas e o povo campeava pelas ruas desempregados e sem esperanca.
    Então num golpe da providencia Divina o povo já completamente batido e sem esperanca decidiu, perdido por dez, perdido por mil e pior que isto, qualquer um poderia ser o presidente.
    E em 2002 resolveram dar seu voto ao Lula o simples Torneiro Mecânico sindicalista que todos dizem ignorante, despreparado mas perdido por dez, perdido por mil.
    Desemprego, inflacão corrompendo os salários acelerada pelo cambio perverso de cada Dollar valendo quatro reais. O último Natal do FHC como presidente foi uma tristeza sem fim e empresários ocupando os microfones do rádio e Tv para mostrarem as suas insatisfacões com o baixo consumo da populacão, ocasião em que o faturamento andava em baixa e seus lucros eram também baixos falavam das suas desventuras.
    Eu me lembro muito bem dos porta vozes Abrahão Schaizmann( é assim que se escreve?) e o Affif Domingos falando isto na TV.
    Perdido por dez, perdido por mil, no desespero elegeram o Lula, esta foi a minha impressão e o povo acabou dando um tiro torto que acabou acertando o alvo e o Brasil saiu da mísera situacão e já é hoje a oitava economia do mundo ultrapassando até a Espanha que ocupava este lugar.
    Agora, depois que o gigante estava amordacado e prostado ao chão e o Lula lhe ter dado a injecão de ânimo e recobrado as energias eles, os tucanos, querem voltar porque sabem que o gigante agora está vermelho, não mais anemico e querem outra vez sugar-lhe o sangue.
    Mas o povo alegre com a recuperacão do gigante Brasil não quer vê-lo outra vez prostrado ao chão sendo sugado e porisso querem a Dilma para continuar com o seu reestabelecimento da saúde pois seu lugar é no concerto das grandes nacões e lider dos BRICS.
    Viva o nosso querido gigante, viva o nosso querido Brasil.

    1. Parabéns Sr. Divaldo!
      O Sr. disse tudo que um brasileiro comum gostaria de dizer.
      E digo mais, o Lula fez muita coisa para o País sem vender se quer uma empresa estatal, como fez o FHC que arrecadou 100 bilhões e até hoje não se sabe para aonde foi essa fortuna.

    2. É isso aí Divaldo.

      Nessa época 1998 passei por vários shoppins em viagens para outros estados conhecia várias lojas onde presenciei cerrarem definitivamente as suas portas, não havia consumo, nínguém comprava, e se nínguem comprava, nínguém vendia fechava, o desemprego assolou o país a exclusão social aumentou os sistemas de segurança ficaram ineficientes, dá para imaginarr o que aconteceu a liberdade de ir e vir.preocupação ao sair de casa.

  134. Pqp, parabens divaldo,
    Me encontrei nestas palavras, neste sentimento que também tive à época, periodo este que, sem esperança, vendo parentes próximos perderem seus empregos, a maioria com 3 ou mais filhos pra criar, quase deixei o país. Não via mais como a situação poderia ser revertida.
    Hoje, vejo as coisas completamente diferentes daquela época, quem ingressa no mercado de trabalho nos dias de hoje, distante do período FHC não sabe das dificulades que enfrentávamos, vc poderia ser bem intruído, ter qualificação e o que fosse, o desemprego estava para todo mundo, não importanto nível social, cultural ou escolaridade. Lembro bem, que em um dos primeiros empregos que disputei, mais ou menos com 18 anos, tinha um sujeito, já mais velho que apresentou seu currículo de Doutor, isto para concorrer a uma vaga de nível médio, tamanho era o desespero que se via. Minha namorada é bem mais jovem que eu, ela não vivenciou esta época, converso com ela sobre como eram as coisas no período de Fernando Henrique e ela não acredita.

    Mas de qualquer forma, parabéns mais uma vez divaldo, fiquei até emocionado com suas palavras e me vi obrigado a postar aqui.

  135. VOCÊS VIRAM A ENTREVISTA DO WILIAME BONI E SUA ESPOSA A DILMA E MARINA, A GLOBO PARACIA QUE ESTAVA ENTREVISTANDO MARGINAIS, QUANDO CHEGOU A VES DO SERRA COLOCARAM TAPETE VERMELHO,E O POVO BRASILEIRO RESPONDEU COM REGEIÇÃO AO CANDIDATO DA BLOBO, – ISSO É UMA VERGONHA.

  136. Os tucanos nunca souberam fazer oposição. Eles já nasceram governando. Em 88 quando surgiram, estavam na carona do PMDB que governava. Em 90 embarcaram na base de apoio ao governo Collor. Em 92, seguiram engatados na locomotiva do governo Itamar Franco(então do PMDB). Em 94, herdaram as conquistas provisórias do plano real e praticaram o terrorismo eleitoral ameaçando o povo com a volta da inflação e demonizando o PT e o Lula. Em 98, mudaram a constituição federal com a emenda da reeleição de maneira casuística beneficiando quem já estava no poder. Em 99 a máscara caiu e o povo percebeu que havia sido enganado sob os pretextos de crises internacionais. Em 2002, os tucanos, ainda sem saber fazer oposição responsável e fiscalizadora, caíram no descrédito com um denuncismo irresponsável que só serviu para mostrar que nem assim eles aprenderam. Perderam a identidade que nunca tiveram sem estar a reboque de PMDB, PFL e outros partidos e agora, como num golpe de misericórdia tentam fazer de conta que conseguem colar sua imagem à de Lula. É o mesmo caminho trilhado por PPB e PFL: o próximo passo é mudar de nome, enterrar o passado e começar do zero com os pés no chão.

  137. Será que os pequenos tem voz e vez em São Paulo com o governo do PSDB ? Talvez não, não dão bola pro governo do Lula.
    Depois prometem que vão fazer a reforma tributária.

    O governo federal conseguiu aprovar o Super Simples (regime que reduz a tributação para micro e pequenas empresas), o governo de São Paulo “encontrou um jeito de fazer um tipo de política tributária que anulou o Simples”. “Passamos dez anos discutindo formas de melhorar a vida da micro e pequena empresa e, aqui em São Paulo, se deu um jeito de matar isso”, criticou o presidente da República, sem citar nomes de governadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *