Ibope desempata pró Dilma: como fica o Datafolha?

Ibope desempata pró Dilma: como fica o Datafolha?

O Ibope anunciado agora há pouco,  no Jornal Nacional desta sexta-feira, desempatou o jogo das pesquisas eleitorais: em relação à pesquisa anterior, que deu empate em 36 pontos, Dilma subiu três e foi para 39, abrindo cinco pontos de dianteira sobre José Serra, que caiu dois, e agora tem 34. Abriu a “boca do jacaré”, com dizem os especialistas, fora da margem de erro.

O resultado do Ibope ficou bem mais próximo do Vox Populi, que apontou oito pontos de vantagem para Dilma (41 a 33), do que do Datafolha, o único a registrar empate técnico, com José Serra numericamente um ponto à frente (37 a 36), nas pesquisas divulgadas no último fim de semana. 

Não sou especialista em pesquisas _ aliás, como vocês sabem, em coisa alguma _, mas são números tão divergentes estes apresentados pelos três maiores institutos do país que, neste momento, o Datafolha fica mal na fita. Talvez seja o caso de repensar a sua metodologia, baseada em entrevistas nas ruas nos pontos de grande fluxo de pessoas (os outros ouvem os eleitores em suas casas). Com a palavra, os responsáveis pelo instituto.

A apenas dois meses das eleições e a duas semanas do início do horário político na televisão, sem qualquer fato político relevante nas últimas semanas que possa justificar mudanças bruscas na intenção de voto do eleitor, é no mínimo estranho o cenário visto a partir das últimas pesquisas presidenciais.

Nas campanhas dos principais Estados, há mais convergências entre os resultados até aqui divulgados pelos três institutos. Com exceção de São Paulo, onde Geraldo Alckmin caminha para uma tranquila eleição no primeiro turno, são os candidatos da aliança governista PT-PMDB-PSB que aparecem à frente: Sergio Cabral, no Rio; Hélio Costa, em Minas; Tarso Genro, no Rio Grande do Sul (sem o PMDB); Eduardo Campos, em Pernambuco; Jacques Wagner, na Bahia, e Cid Gomes, no Ceará.

O fato de contar com o apoio de candidatos que lideram a disputa nestes grandes colégios eleitorais pode ser uma das explicações para o crescimento de Dilma e a queda de Serra no Vox Populi e no Ibope.

A outra é que cada vez mais eleitores identificam Dilma como a candidata de Lula, o presidente que mantém seu índice de popularidade em torno de 77%, como o Ibope reiterou nesta última pesquisa (apenas 4% consideram seu governo ruim ou péssimo).

É jogo jogado. Agora, resta esperar pelo início dos programas de Serra e Dilma no rádio e na TV para que surjam novidades nas pesquisas, já que Marina Silva, a candidata verde da terceira via, continua cada vez mais longe dos ponteiros (apenas 7% nesta última pesquisa do Ibope). Os nanicos não pontuaram.

Desta forma, a grande pergunta que podemos fazer neste momento é se teremos ou não segundo turno. Que resposta dariam os leitores do Balaio?

324 thoughts on “Ibope desempata pró Dilma: como fica o Datafolha?

  1. Kotscho, o datafolha está mais por fora do que aqueles umbigos de vedetes, lembra! É uma verdadeira agressão a nossa inteligência. Veja o exemplo de Pernambuco:
    o datafolha dá 10 pontos percentuais de diferença pro Dilma. Na pesquisa de agora a pouco do Ibope/Globo/Estadão o Eduardo Campos tem 60% e o Jarbas tem 24%. Só por ai poderemos concluir que a diferença pró Dilma em PE é de, no mínimo, 30% em relação ao candidato Serra. Além do mais, 90% dos prefeitos do PSDB, do PMDB e até do DEM em PE estão em campanha para o Eduardo Campos. Deixaram o Jarbas e o Guerra na mão.
    Abs.

  2. Assim que vi a pesquisa Datafolha procurei sua coluna para tirar minhas dúvidas e apesar de gostar das suas conclusões achei que um dado da pesquisa datafolha estaria, no mínimo incoerente..
    Como Serra estaria com 1 ponto acima da Dilma e no segundo turno a Dilma é quem estaria à frente. Algum eleitor do Serra não votaria nele no segundo turno?

    1. VOCE É BURRINHO EM MEU FILHO. E OS VOTOS DA MARINA?
      SEGUNDO TURNO SÃO SÓ DOIS CANDIDATOS. PORTANTO OS VOTOS DOS CANDIDATOS RESTANTES SÃO PULVERIZADOS ENTRE OS DOIS.

    2. Você tem razão. No meu comentário deixei de concluir o meu pensamento . É que na pesquisa de 30/06 a datafolha deu empate técnico com vantagem para o Serra e no segundo turno a mesma coisa. Nesta última ficou parecendo que foi uma maneira de compensar o absurdo que ele colocou a Dilma em primeiro lugar no segundo turno.

  3. Ricardo Kotscho, você pode ser são-paulino, mas não é paulista nem paulistano^. Para ser vermelhinho como você demonstra, só pode estar vinculado de alguma forma ao PT. Ou esteve. Não sei. Mas você também é neocomunista.

    1. Caro Bruno,

      não adianta lutar contra os fatos. Fatos são fatos. Quanto à questão relativa à ligação de Kotscho ao governo Lula, sugiro que leia a apresentação que o referido jornalista faz de si mesmo no lado direito da tela de seu computador. Ao contrário de você, lamento o fato de Kotscho ser são-paulino, já que sou palmeirense. Mas orgulho-me do fato de ele ser, antes de tudo, verdadeiro e brasileiro. Grande abraço.

    2. Caro Bruno
      Do que estamos tratando aqui?
      Da inquestionável ma-fé ou incompetência do Data Folha em sondar a opinião do povo com as eleições. Nada a ver com a posição do Kotscho.
      Preste atenção no assunto, ou fique quieto. Divergência sim, burrice não.

    3. Capitalismo já morreu e não sabe.
      Aliás, capitalismo é somente pra enganar o pobre povo pagador de impostos.
      Eu não quero a privatização dos lucros e a estatização dos prejuízos.
      Quem não sabe o que é isto, é só perguntar ao FHC, que doou todo o país aos gringos e amigos capitalistas… agora nos restaram apenas as contas absurdas todos os meses!

    4. Caro Sr. bruno

      O Senhor, com certeza, esta rotulando o Sr. Ricardo Kotscho, visando desclassificar, e como isto, minimizar os comentários feitos pelo mesmo. Ele, só apontou os fatos, deixando para nós os comentários pertinentes sobre este desempate realizado pelo Ibope, e também dizer, se continuando neste ritmo, será que haver segundo turno ?
      Eu e o Senhor podemos até discordar do artigo apresentado pelo mesmo, mas isto não é suficiente para desacredita-lo.

    5. Bruno,
      hehehhehe.e vc ta é muito atrasado , deve estar em outro planeta !ainda usa o termo vermelho? Ta precisando ler + blogs e menos jornais..( esse de sampa nao dá meu caro)

  4. O Data Folha ? Assim como o Zé, Sabugo Liso, Serra, sifu.

    É DILMA pesquisa acima
    E Serra pesquisa abaixo
    O DEM e PSDB
    Se afogando num riacho
    Mamãe onde queu tô ?
    Grita o Indio no seu tacho

  5. Acredito na virada do Mercadante em SP: ele é exemplo de um grande homem público, em conhecimento, competência e honestidade. O PT mostrou como se governa para todos e não para 1/3 da população.
    É Mercadante e Dilma na cabeça… aqui em Goiás estou sem opção para votar.

  6. Na hora do cara votar, vai estar somente ele e a urna, só os dois. Lá na hora de votar não vai ter pesquisas eleitorais, não vai programa politico de TV e rádio, não vai noticias na TV e no radio, não vai internet, nada, somente o eleitor e a urna. Aí ele em alguns segundos, ou muitos segundos, lembra de como o Brasil melhorou, como a vida melhorou com o Lula Presidente. Ele vai lembrar de Lula e de Dilma, a candidata do Lula, que o Lula estava sempre do ladinho da Dilma, e vai lembrar de novo como a vida dele, da familia, dos amigos, e de milhões, muitos milhões de brasileiros melhorou. Melhorou muito. E isso vai acontecer com 75%(mais de 80 milhoes de eleitores) dos eleitores brasileiros em 03 de outubro de 2010. E a Dilma, o Lula da Dilma, o PT, os outros partidos coligados com o PT, todos vão demonstrar patriotismo. O PT vai mostrar mais uma vez que é um grande partido, que o LULAÇO é um espetacular Presidente e fantástico cabo-eleitoral. E vão votar na Dilma e será apenas tudo terminado, com a vitória estupenda da Dilma, em um único turno. Saudações a todos. Um forte abraço ao Ricardo.

  7. Texto claro e como sempre de uma fluência ímpar. Creio que a Dilma vai ganhar no primeiro turno. Tenho sempre a curiosidade de perguntar: você vai votar no Serra ou na Dilma? A maioria tem dito que vota na candidata do Lula. Assim, chego a conclusão que o PSDB como os partidos ditos de oposição vão sair encolhidos. Penso que o Geraldo vai ficar isolado dentro do Brasil, a não ser que em São Paulo aconteça uma virada. O Serra está pagando um preço alto. A cara fechada, o vice empurrado goela a dentro, deixaram o seu terreno mais que movediço, uma lama só.

  8. Essa eleição poderá terminar com duas mulheres na frente

    Pode porque nessa eleição, o clima esta leve as boatarias correm suavemente, como um milagre da tecnologia que produziu a internet, a maior democracia liberando a liberdade de expressão para todos

    Institucionalizando o fim das barreiras fronteiras entre as pessoas em qualquer lugar da terra suavizando o clima entre-nos ainda cuidando do clima da natureza

    O direito dos sócios do Brasil participar de tudo que e nosso, ter a infra-estrutura básica de baixo para cima a bolsa agregada a tudo ensino básico moradia etc.

    Assim como alimento dentro do prazo de vencimentos dos alimentos e mais que um plano de saúde, com o plano de saúde servindo de prevenção, vivendo em dobro sem precisar tomar remédio dentro do prazo de validade diluindo os custos

    Dizem uns na praça que ter a moradia própria e como ter um medica (o) 24 horas morando na mesma casa, que comprou porque foi hipotecada, com a prestação menor que o alguém

    Nessa matéria algo parecido semelhante com a eleição coincidindo com os projetos da ficção globalizada BR 2015 onde diz tudo no mundo vai ficar, assim coorporativo com uma matriz associativo comandado por um sistema único cadastro mundial, com as filias agrupando tudo pela internet, a caminho sendo potencializado pelos projetos do Google
    http://www.tiagodoria.ig.com.br/2010/07/29/paywall-do-google/

    A frase da ficção da diz

    Se o Lula não fizer nada
    Já e um milagre
    Se fizer
    Nem precisa do milagre, e ainda tem mais

    Imagina se todos os professores (a) tivessem a sutileza da Supernanny, tino do Lula para dar aula, sempre com conteúdo atualizado, como a tecnologia vem se atualizando um dia após outro, e ainda não e nada perto do vem

    Se tudo corresse na velocidade da tecnologia no meio da política justiça, a favor de nos para formar nossos descendentes melhor que nos em tudo, tudo seria melhor para nos todos

  9. Ricardo Kotscho, é bom que a Dilma fature logo no primeiro turno. Nunca ví uma oposicao tao sem discurso e sem competencia, assim é mole! A Dilma leva mesmo, com um pé nas costas.

  10. As pesquisas estão a demonstrar a intenção do momento, isto é, o povo quer distancia do PSDB em nível nacional. A gestão FHC provocou medo e desespero. Talvez o paulistano, por ser conservador, ainda não caiu na real. As pessoas estão optando por Dilma não só por ter o apoio de Lula, mas, também, por representar a continuidade da esperança por dias melhores. Hoje como servidor público não passa na minha cabeça a intenção de me aposentar. Na era FHC foi pânico geral, se aposentar era a melhor solução. Uma correção: no Ceará o candidato ao governo é Cid Gomes e não Ciro Gomes.

    1. É Fernando Macedo, o funcionalismo quer realmente muita distãncia dos DEMOS-TUCANALHAS, lembra, não tinhamos aumento salarial de jeito nenhum.
      Fora tucanalhas.

  11. Vai ter muita faculdade de jornalismo fechando por falta de emprego nos jornais. Essas porcarias vão fechar por total falta de credibilidade. Eu fico preocupado com meus cachorros que adoram fazer cocô em cima dessas porcarias de papel.

  12. Sempre haverá uma meia com um buraco para o dedão aparecer!
    Lembrei-me de uma música do passado interpretada por Elvis Presley: “Bridge over troubled water”. A letra diz tudo.
    A mídia golpista tentou, sem êxito, desviar a corrente desse rio forte. Fizeram represas e represálias, mas de nada adiantou.
    Agora vamos atravessar a ponte sobre essas águas turbulentas e continuar com esse projeto de um Brasil maior, mas respeitado, soberano e governado por patriotas que ama seu povo acima detudo e sem hegemonia.
    Que Deus ilumine nossa Nação e dê muita força para nossa Futura Presidente.

  13. Quando a campanha na tv começar, nada de surpreendente vai acontecer.
    Vai ocorrer o que muitos, inclusive da oposição imaginam, creio eu.
    O peso da máquina partidária do enorme pmdb, somado ao gigantesco eleitorado lulista, fartura de recursos e quase 50% mais tempo na propaganda, vão levar Dilma a ganhar do desorientado Serra por margem igual ou maior do que Lula contra ele em 2002.

  14. Bem Cidadão K, tem gente que lê jornal pra saber o que pensa. É para essas pessoas as pesquisas datafolha.
    Enfim, acho, pela minha pesquisa particular, que a Dilma tem 41% e o Morrinho 28%. Continua-se a mexer o doce, mas ele já tá engrossando, a rejeição ao Morrinho e seu Curumim, é maior do que a intenção de voto. Não tem por onde correr.
    Mas sei lá, a essa hora, depois de comer costela com mandioca e cerveja acho que tô vendo o mundo virado.
    Um abraço

  15. Parece que dessa vez os “Dossies” inventados pelos companheiros do PSDB não estão dando certo, nem mesmo esse suposto “vazamento” do IR de um alto escalão do PSDB, causou prejuizos. Essas coisas que jogam na midia deveriam nos fazer pensar bem a quem isso realmente interessa.

  16. opa!!!!! quem leu o que opinei na pesquisa vox x folha??? eu disse q a vox era + confiavel e, q a folha ta mal intencionada p o lado do mussolini (ops ) serra….. pra mim eu ainda axo q a dilma leva no primeiro turno.,, ai eu quero ver a ca ra do ARROGANTE. rssssssssssssssss

  17. NÃO SE ESQUEÇA QUE O MESMO IBOPE JÁ FEZ PESQUISAS QUE DIZIAM QUE O BRIZOLA NÃO SERIA GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO E O BRIZOLA SE ELEGEU CONTRA ESSAS PESQUISAS……………NA VERDADE ESSA ELEIÇÃO VAI SER DIFICIL POIS O LULA QUER FAZER O POVO ENGOLIR UMA MULHER QUE NUNCA FOI NADA NA VIDA Á NÃO SER SECRETÁRIA ………OU SEJA SÓ SOUBE TRABALHAR SUBORDINADA. O SERRA SIM É MAIS COMPETENTE E A PROPRIA MARINA SILVA SIM É UMA CANDIDATA TAMBEM MUITO PREPARADA. 03 DE OUTUBRO O POVO DECIDIRÁ QUAL INSTITUTO ESTÁ CERTO

  18. Seus comentários são, sempre, tendenciosos, porque voce nao pergunta o seguinte :
    Porque, sempre, sao o IBOPE e o Vox Populi que dao vantagem para a marionete de botox ?

    1. Procure se informar melhor. O Vox, e o Sensus sim são precisos, mas o Ibope o o DataBOLHA são pró Serra.
      Agora o IGOLPE teve que reconhecer o que todos sabem há muito tempo. Dilma á frente e se distanciando cada vez mais.
      Não se desespere, pois vc poderá votar no Serra agora.
      Voce também poderá votar no Serra para VEREADOR de SP daqui há 2 anos.

    2. Já que voce falou em botox, lembrei-me das olheiras pretas e horríveis que o Serra tinha antes de fazer sua plástica.
      Carlos, voce não lembra mais como era a cara do Serra quando ele era Ministro da Saúde?

    3. Respondendo ao Carlos dia 30/07/2010 às 23:15hs
      Boa tarde, Carlos
      Você tem alguma dúvida que a Dilma será eleita presidente da república? Só para ti lembrar o Lula Apoia a Dilma
      O FHC apoia o Serra, entendeu!!!!!!!!
      A Dilma é mais preparada para ser presidente.
      O Serra não tem equilibrio se quer emocional para governar o Brasil, basta ver o monte de besteiras que o Sr. Serra anda falando nos jornais e TV.

      Reinaldo

  19. Como fica o Datafolha?
    Ora meu caro jornalista, o Datafolha fica aonde sempre esteve ultimamente a “folha de são paulo”: manipulando a sua história real durante o período ditatorial, manipulando a ética, manipulando o seu próprio manual de redação, manipulando a pesquisa eleitoral, agora descaradamente, sem o mínimo pudor, manipulando, manipulando, manipulando a não poder mais.

    1. Este video é demais. parabéns vale apena ver de novo.kakakaakakaka……Um grande presente para o PARTIDO DA IMPRENSSA GOLPISTA ,data-fraude etc…

  20. Pessoal, não se iluda com essas pesquisas, pois elas são tendenciosas… Você ja viu o IG falar bem do Serra??? Vamos se ligar galera, tem muitos interesses de empresas aí por traz dessas pesquisas tendenciosas… Não seja marionete! Seja inteligente! No dia da eleição, vote em quem você achar mais preparado para governar o país… E lembre-se, não é uma mulher ou um homem que governa um país, é um partido político, portanto pense bem antes de votar em algum partido… Senão você vai ficar 4 anos sofrendo as consequencias de uma decisão mal tomada. Espero que reflitam!
    Abraço!

    1. Verdade! Me calafrios só de imaginar o “PSDB doador de patrimônio público do Brasil” lá por quatro anos. Os oito anos de FHC já são suficientes. Chega de FMI, desemprego, privatizações, recessão, e principalmente e desculpas.
      Mas mão vai dar segundo turno, é Dilma para manter o Brasil no rumo certo!

  21. O PROJETO POLITICO DO PT NAO EXISTE – MAS GEROU-SE UMA SITUAÇÃO QUE LHE BEEFICIA. PENA QUE SAO PÉSSIMOS ADMIISTRADORES E DE VISAO ULTRAPASSADA POLITICAMENTE. O POVO SEGUE O PASTOR – OS PETISTAS SABEM E SE DESLUMBRAM ENQUATO A ESQUERDA MORRE – NAO É MAU NEGÓCIO -VENCE O PT E MORRE A ESQUERDA.

    1. Com a direit raivosa, PSDB/DEMO, crescem os maus políticos, entreguistas e os empresários oportunistas, morrem o Brasil e os trabalhdores brasileiros. Com o PT 30.000.000 de brasileiros saem da indigência, etc, etc, etc!

  22. Quando é que a turma de rancorosos da Rede Globo vai começar a respeitar os 95% dos brasileiros (ótimo, bom, regular) que aprovam o bom governo do Presidente Lula?

  23. Como eu havia imaginado!!! O ponto fora da curva é o Datafolha…podemos dizer imparcial e totalmente oposicionista!!! O Grupo Folha sempre procurou noticiar e inventar coisas sobre o Lula e só tomou tiro no pé, quanto mais batem, mais perdem credibilidade e mais aumenta a popularidade do Lula!!! Agora nunca vi uma notícia á respeito do Serra ou seus comparsas do DEM…nem mesmo, os fatos concretos que chocaram o País, como por exemplo os DEMOS de Brasília o Grupo Folha deu importância!!! As Pesquisas mostram tudo!!! A mediocridade que é este Grupo Folha e o seu Candidato Serra com seu Indiozinho DEMO!!!

  24. TUDO BEM KOTSCHO QUE HJ É SEXTA MAS O CANDIDATO AO GOVERNO DO CEARA É “”CID GOMES”” E NÃO SEU IRMAO CIRO GOMES COMO VC COLOCOU COM O MAIS ESCOLHIDO NAS PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTOS. ABRAÇOS E ATE OUTRA, ERROS ACONTECEM AINDA MAIS NA PRESSA DE ESCREVERMOS PS SOU DO PARANA E NAO DO CEARA, NADA CONTRA MAS O PESSOAL DE LA VAI FICAR BRABO OU CHATEADO COM VC. RSRSRSRS

  25. Finalmente, alegrias em profusão no espocar das champanhes com a chegada, fora de época, do Papai Noel. Não se excedam, guardem um pouco dessa alegria para o carnaval.

  26. Caro Ricardo,

    Como medico e cirurgiao conclamo aos brasileiros sejamos praticos vamos continuar o que esta dando certo, DILMA no primeiro turno. Para aqueles que veem maldade em meus comentarios tenham certeza que O Serra merece Aposentadoria Compulsoria determinada pela maioria dos Brasileiros.
    Saudacoes Ricardo de Floripa

  27. Prezado Ricardo.
    Não posso concordar que você nâo entende de nada, pois nâo te conheço. Mas de pesquisa, realmente, não conhece nada.
    Existe em pesquiça uma coisa chamada MARGEM DE ERRO, essa margem pode variar para um só candidato ou para os dois. Na pesquisa do Datafolha a margem de erro são de 2 pontos percentuais. Observe que levando em consideração a margem de erro, não há nada de errado com a pesquisa do Datafolha e sim com a do Vox Populi. Agora vejamos:
    – Datafolha:
    – Dilma 37 ( poderíamos considerar ela tanto com 35 ou 39), observe que com 39 o resultado é igual ao do IBOPE para Dilma.
    – Serra 36 ( poderíamos considerar ele tanto com 38 ou 34), observe que com 34 o resultado é igual ao IBOPE para Serra.

    IBOPE – Margem de Eroo – 2 pontos
    – Dilma 39( poderíamos considerar ela tanto com 37 ou 41), observe que com 37 o resultado é igual ao do Datafolha Dilma.
    – Serra 34 ( poderíamos considerar ele tanto com 32 ou 36), observe que com 34 o resultado é igual ao IBOPE para Serra.

    Observem que dentro da margem de erro, os resultados das duas pesquisas se encontram, portanto, não se pode falar que uma está muito diferente da outra, pois dentro da margem de erro, os números de ambas se encontram.

    VOXPOPULI – Margem de Erro – 2 pontos
    – Dilma 41( poderíamos considerar ela tanto com 39 ou 43), observe que com 39 o resultado é igual ao do Datafolha Dilma.
    – Serra 33 ( poderíamos considerar ele tanto com 31 ou 35), observe que com 34 o resultado é igual ao IBOPE para Serra.

    Portanto, todas estão dentro das margens de erro, e não tem como ficar tentando supervalorizar uma em prol de outra.
    Ricardo Pessanha

    1. Ricardo há erros em seu apontamento, no Datafolha é Serra que tem 37%, Dilma tem 36%, portanto as variações são de Dilma 38 ou 34% e Serra 39 ou 35%.

      Vox Populi apontaria variação de 39 ou 43% para Dilma e 35 ou 31% para Serra.

      E Ibope apontaria 37 ou 41% para Dilma e 32 ou 36% para Serra.

      No fringir dos ovos todos estão próximos pelas magrens de erro de cada instituto, o problema reside especificamente no fato de dois institutos apontarem Dilma na frente acima da margem de erro e o Datafolha vitória de Serra, na margem de erro, mas ele a frente.

      Infelizmente o Datafolha está fazendo a pesquisa de forma favorável a coligação tucana, isso fica claro não só nessa pesquisa como em outras anteriores, e não é só isso, o datafolha correu em apresentar seus números no momento que a Vox Populi apareceu na Internet, ela deveria ter sido apresentada na noite do dia 24, o desespero de assistir uma grande diferença entre Dilma e Serra fez com que a Folha de São Paulo antecipasse o resultado e o soltasse no fim de noite do dia 23.

  28. O candidato no Ceará que está na frente é Cid Gomes e não seu irmão Ciro Gomes. Sou eleitor de Dilma e minha percepção local é que ela está de fato bem a frente de Serra.

  29. A questão do DATAFOLHA não é de metodologia, é má vontade mesmo com a candidata do PT. Todo mundo sabe o esforço que a FOLHA vem fazendo para segurar a campanha do SERRA, só não ver quem não quer.

  30. Caro Kotscho quem não sabia que a Ministra Dilma estava na frente?
    Tenho conversado com passoas dignas de crédito que me confirmam que vão votar na Dilma.
    Quando saiu a pesquisa do Data-Folha senti na pele que poderia ter sido manipulada. Bem,,,para quem já sente que perdeu, não resta outra alternativa que apelar para as pesquisas pró, ainda mais sabedor que nossa gente não gosta de votar em candidatos perdedores.
    O Sr. Serra aliás não só perde por causa da sua antipatia, até que ele tem se esforçado, mas por causa da sua intrangisência em dizer que o pedágio é barato, que acha sua taxa justa, quando não é verdade, o povo todo vem reclamando quase veementemente.
    Eu acho que os pedágios tem sido a sua cruz, além do seu vice Indio que não consegue ter crédito junto ao eleitor por causa das suas declarações e por causa deles ele vai perder mais esta eleição.
    Planos claros de governo a gente não vê e como alguém sem planos pode ser aceito pelo povo eleitor? Tenho dito que o povo está mais crítico quanto às pretenções dos candidatos e a Ministra Dilma é a que tem mostrado mais consistencia nos seus dizeres que os demais.
    Ela deve estar mais pontos adiante por que mesmo nas eleições anteriores as pesquisas tem de certo modo chegado perto nas previsões mas os candidatos que elas mostram estar na frente sempre estiveram com mais aprovação dos eleitores.
    Obrigado pela oportunidade.

  31. Caro articulista petista ( ou vice-versa ) o Datafolha ouviu mais de 10.000 pessoas enquanto o Ibope ouviu 2.000 pessoas.
    Qto maior o universo pesquisado ( maior numero de pessoas e de municipios ) maior é também o índice de acerto.
    Por fv continue sua campanha petista mas sem ferir a inteligencia alheia. Vc é melhor que isso e sabe fazer melhor.
    abs

    1. Nelson, acorda para a realidade. O DataBOLHA pesquisou mais no reduto serrista. A quantidade não reflete a verdade se vc pesquisar 30mil eleitores nos Jardins, Higienópolis e no Morumbi vai dar Serra 100%, mas na urna ele não se vira nem nos 30%.

  32. Ricardo K.
    Parece que ainda temos Institutos insistindo na velha metodologia de enganar. esqueceram que a Ditadura Militar acabou, e que portanto os Meios de Comunicação tem como averiguar suas fontes e desvendar suas mentiras. O Data Folha parece querer “eleger presidente” e não oferecer um serviço ao eleitor brasileiro. Além do mais esquecem que estamos cada vez mais consciêntes, veja o “Ficha Limpa” que aliás pouco se disse, mas quem de forma capilar pelo Brasil inteiro interagiu foi a CNBB – Igreja Católica, mais uma vez oferecendo um serviço de evangelização. Parabéns pela sua intuição de suspeitar de Mentiras. João – RS

  33. De posse desses dados lula resolveu fazer propaganda politica, como se isso não fosse crime para um presidente. E ainda escancarou que não vai deixar o governo para tal afronta a nossa inteligencia. Cadeia pra eles!

  34. Quem acredida na Veja,Estadão,folha de São Paulo e Rede Globo pode começar a relinchar.Se alguem assistiu a sabatina com o Serra na Record,deve ter percebido que o Ze peágio é mais liso que sabonete,e que não tem preparo algum nem pra ser faxineiro no Palacio do Planalto.Alem de não ser nada concreto nas respostas,mente quando fala de seus trabalhos,se é que fez algum.Na saúde fez concurso ,porem estão adimitindo os concursados em contrato de EMERGENCIA pelo periodo de 1 ano.Isso é gerar 110 mil empregos concursados??

  35. Infelizmente o paulista vai dar continuidade ao partido que nada faz pela educaçao,saúde,transporte e segurança pública.Se nada disso temos,o que o PSDB tem feito em 16 anos de mandato no Estado de São Paulo?

  36. E enquanto o Brasil continua a todo vapor na tarefa cívica de varrer o DEM e o PSDB da politica brasileira, São Paulo vai na contra-mão da História.

  37. Há algo mais definitivo a ser levado em conta:
    Serra estancou seu número limite é este e nada muda. Não surge novos afeiçoados por Serra, é isto ponto e basta.
    Enquanto, a Dilma crescerá gradualmente, tendo por base os seguintes fatores:
    1) maior e melhor identificação dela como candidata do Lula;
    2) maior simpatia a medida que perceberem que a hora é de uma mulher( momento histórico);
    3) a exposição na mídia é uma questão de perfil, Serra tem um perfil de ” coitadinho ” não tem uma postura de líder.
    Dilma representa mais vigor, personalidade, e tem essa conotação do novo.
    Conclusão:
    NÃO HAVERA SEGUNDO TURNO.

  38. Eu não sei qual foi o instituto que fez uma entrevista com minha esposa, ela é alheia a politica eu mim ofereci pra responder as perguntas,mas a entrevistadora disse que ela foi a sorteada.
    uma das pergunta era que ela achava do governo Lula.
    se recebia algum auxilio do governo(bolsa familia entre outros).é um longo questionario que induz a pessoa dizer que vai votar na canditata do PT.
    a ultima pergunta era em quem ela votava pra presidente

  39. O óbvio não tem como esconder mas tem como camuflar no tocante ao serrágio a diferença é brutal, porque o mesmo teve uma grande oportunidade e perdeu por causa da grande quadrilha psdb/demo q no mínimo não deixaram o serrágio governar em prol do povo e só priorizaram os aumentos do pedágio, as poucas privataria, a desviar verbas do rodoanel,do metrô e etc… Não priorizaram a saúde, a segurança, a educação e na geração de emprego etc… Só q esse instituto de pesquisa(” “) agora tentam emplacar o gerardo me engana q eu gosto.

  40. Está “cheirando” eleição de um turno só. Dia desses em uma cidade do interior de S.Paulo, estavamos em uma reunião com 09 pessoas e em dado momento resolvemos saber a opinião e a tendência de cada um com relação ao voto para Presidente. Resultado: Dilma 08 votos e Serra 01 voto. Interessante esclarecer, que dessas 09 pessoas, nenhuma foi até o presente momento entrevistada por qualquer instituto de pesquisa. Por essa razão penso que a “mulher do Lula” tem tudo para ganhar a eleição já em outubro. Quero deixar claro que o meu comentário não tem qualquer cunho de paixão política ou mesmo de paixão partidária, até porque, não tenho afinidades politicas com o PT.

  41. mesmo com os meios de comunicação tentando manipular os eleitores, foi-se o tempo que os números manipulados de uma pesquisa não eram questionados. Hoje o eleitor está mais preparado e consegue perceber quando estão tentando mudar o rumo da eleição. Nessa onde de otimismo que o governo LULA navega, o navio da candidata DILMA esta em mar calmo rumo ao planalto.

  42. acho melhor não cometar a tendenciosa pesquisa DATA-GLOBOSERRA-FOLHA pois como o próprio jornal respondeu na época do collor eu não chuto cachorro morto!

  43. Não acredito em segundo turno. Quando a propaganda eleitoral começar, Dilma com quatro ou cinco minutos a mais na TV e no rádio, e um marketeiro competente como João Santana, certamente irá disparar. O Serra e seu vice ainda estão ajudando, com essa superada e equivocada campanha do medo. Não deu certo com Regina Duarte em 2002 por que iria emplacar agora?

  44. Gostaria de saber o que vai dirzer Guerra e o PSDB sobre o resultado do IBOPE, divulgado com ênfase pela Rede LOBO. Será que vão também questionar os métodos adotados? A grande divergência é o DATAFALHA. Uma vergonha um instituto desse porte, juntamente com a Folha e o UOL insistirem em passar diplomas de burros para a população brasileira. Total describilidade desses dibulgadores tendenciosos e desesperados com mais uma e se Deus quiser, a última desse político desacreditado, mentiroso, demagogo e completamente sem nenhum rumo. Espero que o PSDB não insista mais nessa figura ultrapassada e n mude o seu comando o mais rápido possível. Mostrar liredanças do partido com FHC, Jefferson, Freire, Gereissatti e associar uma campanha com figuras como Cesar Maia, Agripino, Arruda, Maluf, é o mesmo que atirar no próprio pé. Todos achavam que a saída do Ciro do cenário da eleição ajudaria o Serra. Nem Jesus Cristo consegueria reverter uma campanha desastrosa como essa, que não apresenta nenhuma alternativa de governabilidade e sim promesas faraônicas, que nunca serão cumpridas, como de costume por Serra e FHC e continuar insistindo em factóides e dossies, que levam a público e provam que existem. Uma estratégia completamente errada, contra a candidata Dilma que tem como padrinho político o presidente do país com maior índice de aceitação já visto mesmo em final de mandato. É inacreditável a burrice coletiva de caciques falidos, que pra assinaram seus atestados de óbitos, colocam como vice um candidato compeltamente desconhecido e com problemas sérios de CPI no Rio de Janeiro. Como dizem esses senhores, seria melhor para eles se associarem as FARC´s do que ao Indio sem arco e flecha e menos ainda apito. Parabens Ricardo pela dúvida lançada sobre o DATAFALHA. É uma vergonha nacional e total descredibiladade para o futuro como instituto de pesquisas.

  45. Arrumaram um Índio, um pai de santo de nome Lavareda que deve ser o mesmo que fez a previsão da copa do mundo, um antropólogo de nome Roberto Damatta para dizer que o povo brasileiro não sabe votar e agora esse tal de Datafolha, que arrumou um jeito de manipular os resultados. Depois vêm eles falando de ética. Aliás, depois de tudo isto o que é mesmo ética? O que é saber votar?

  46. Quando há um ano atrás, ninguém esperava que uma mulher pudesse chegar à presidência da República do Brasil, e o presidente LULA já sinalizava o nome de DILMA ROUSSEF como sua sucessora, eu coloquei um comentário que ela iria surpeender ganhando a eleição…Agora nem com a ajuda da DATAFOLHA, o candidato JOSÉ SERRA consegue superar a futura presidente. Assim, com meio século de observação da política nacional, velho jornalista que sou, apesar de já ter me aposentado, gosto de dar meus palpites a cada eleição presidencial. Nunca errei os azarões, como COLLOR e agora com a DILMA, que depois do começo tímido, acabaram vencendos pleitos eleitorais de que participaram.
    E viva a nova presidente DILMA ! Que faça um bom governo para todos os brasileiros que a ela irão dar seus votos, pois uma quebra de confiança depois colocará o PT em maus lençóis, pois o povo não é bobo, não.Quem viver, verá…

  47. Como fica o Datafolha, Ricardo?

    Simples: Completamente desmoralizado!

    Enquanto isso, o prestígio e a credibilidade do Sensus e do Vox Populi subiram que nem foguete, pois foram estes dois institutos que anteciparam todas as mudanças e tendências desta campanha eleitoral mostrando, muito antes do Ibope e do Datafolha, a queda de Serra e a ascensão e a atual liderança de Dilma. Aliás, no Datafolha esse fenômeno (queda de Serra e liderança de Dilma) ainda não aconteceu.

    Talvez até a posse da Dilma na Presidência da República o Datafolha já terá atualizado as suas pesquisas. Vamos torcer!

    Outra coisa: Dilma vencerá a eleição com, no mínimo, 60% dos votos válidos.

    Quem viver, verá!

  48. Se o Alkmim ganhar em S.P nós vamos pressionar a presidente Dilma para cobrar a devolução do dinheiro federal gasto na construção do rodoanel, eu quero saber o que ele vai vender para pagar a conta??? há já sei, vende o palacio do governo, ele é muito grande pelo que os tucanos fazem pela locomotiva nacional, uma guarita de fibra de vidro já basta para esses parasitas.

  49. O único problema de Serra é a terceira traição do Aécio para com o PSDB.Senão vejamos nos comicios e no material de campanha de Anastacia não consta o nome de Serra,prefeitos do PSDB estão declarando voto a Dilma.Dilma ultrapassa SErra ,enquanto Aécio esta com 70% dos votos>Nas últimas duas eleições o PSDB perdeu para o PT.Os partidos da base aliada da DILMA apoiam Anastacia, como PSB,.como existem 25% de indecisos Anastasia vai ganhar,com o apoio de Aécio e Serra vai perder com o desapoio de Aécio.

    1. Acho que o Geraldo Alckmin conhece melhor do que nós a lealdade de Serra, o “esforço” dele para ajudar o então candidato a presidente contra o LULA na última eleição. Melhor ainda foi seu apoio na Prefeitura de São Paulo, Alckmin e ajudando a eleger seu cone, o Kassab. No quesito traição, SERRA é mestre. Se Alckmin tivesse o mínimo de vergonha na cara, coisa que já provou não ter, sequer tocava no nome de Serra.

  50. ta faltando alguns pontos a mais para dilma,quero ver os demotucanalhalambepps reclamar do metodo de pesquisa,porque o ibope e dr confianca deles.

  51. A campanha do Serra com certeza está preparando algo para o horário eleitoral na TV e rádio. Da mesma forma que eles fizeram com o Ciro Gomes (descontruir a candidatura) vão tentar fazer com a Dilma. Com certeza vem barra pesada no horário eleitoral. Vai jogar com o tudo ou nada. O orgulho do Serra não permite ser derrotada, sobretudo por uma mulher que nunca disputou uma eleição. Mas acredito que a campanha da Dilma está preparada para o terrorismo e as baixarias do Serra.

  52. Eu percebi mesmo que tudo que a folha tem feito é tentar elevar o índice de aceitação de Serra. Percebo também que quando ocorre algum comentário alheio a ele, ela não publica.

  53. vitor hugo, que tarefa cívica o pt tem feito no Brasil? Será que o Brasil mudou tanto assim? Será que o lula diminuiu a desigualdade no país? Lembra que lula deve muito a FHC pela ótima economia em que vivemos mas… a educação, saúde e segurança pública é desastrosa. Vamos refletir. Dilma é uma incógnita e Serra é uma esperança do país de um povo com a esperança de resgatar instrução.

    1. Acorda meu filho…

      desde quando Lula pode dever alguma coisa a FHC? Lula pegou o país em crise do apagão (resultado de uma privatização irresponsável e criminosa co setor elétrico) quando o mundo inteiro crescia…Isso é dever alguma coisa? Por isso Lula foi eleito….E o mundo inteiro reconhece a sua capacidade…Como os demo-tucanos copiam tudo da Europa/EUA, teríamos nos afundado na crise junto com eles….Lula fez diferente e aqui estamos nós com previsão de crescimento do PIB de mais de 7% para este ano…Meu filho, não fale besteira…voce não sabe que os Tucanos estão em São Paulo há 16…isso…..16 ANOS detonando a educação e a segurança pública ?(que é responsabilidade do Governo do Estado, viu? Não do governo Federal….Pra voce ter uma idéia…nem o candidato motoserra quer o FHC na campanha dele…pra voce ter uma idéia….

    2. meu caro voce deve ser umtotal ignorante. Deve muito a FHC. Se liga meu amigo em que pais voce vive ou voce so tem 10 anos de idade. O que voce escreveu é mais absurdo dos absurdos. Tem dó. Vai estudar um pouco.

    3. Meu caro,
      Você está completamente por fora.
      O governp Lula foi o melhor que conheci ao longo dos meus 60 anos. Só um chegou perto. O de JK que fez o país crescer 50 ano em cinco.
      E a presidente Dilma deverá dar continuidade…

  54. Acho que a publicação de pesquisas de intenção de voto é muito discutível no Brasil. A mídia age assim porque sente nos eleitores a tendência de votar “em quem está na frente”. Sem regras claras sobre métodos de pesquisa, talvez fosse o caso de não se permitir a publicação delas, ainda que soe ditatorial.

    1. Voce está louco? Regras sobre métodos de pesquisa? pesquisas são ferramentas científicas…servem apenas para medir fenômenos comportamentais…assim como um termômetro para medir temperatura….voce acha que um termômetro precisa de regras para medir temperatura?

  55. O que é isto cumpanheiro?

    Num existe esta coisa de Datafolha.

    O que existe é o DataSerra. Lá o tucano já está eleito apesar dos eleitores e mesmo contra o resultado das urnas.

    Para a democracia da Folha só tem relevância o que dizem e pensam os brasileiros que compõe os 10% que detém 75% da riqueza nacional… os outros 90% de brasileiros que disputam 25% da renda nacional são apenas um incomodo politicamente desprezível.

  56. Estimado Ricardo bom dia!
    Lá vem você?
    Pesquisas:
    É sempre a mesma maracutaia: Em ano de eleição as pesquisas de opinião se multiplicam a rodo e revelam mudança radical nas intenções de votos que continuam sendo alvo de discórdia, principalmente pelos candidatos que se sentem desfavorecidos com o resultado muitas vezes distorcendo o pensamento geral e direcionando o resultado para o candidato que enteressa aos beneficiados pelo processo!.
    Ricardo tanto você como a maioria que possui um mínimo de intelecto sabe perfeitamente que muitas dessas pesquisas são encomendadas por partidos políticos e ao se considerar os erros históricos das mesmas estas mazelas reforçam a desconfiança do eleitorado, a exemplo do que ocorreu em 1985, quando os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Jânio Quadros disputaram a prefeitura de São Paulo.
    A vitória de Jânio Quadros foi uma surpresa para o adversário político que era o preferido nas intenções de votos, o Burguês era o carra : Cabeludo, cheio de idéias, simpaticíssimo, e um sociólogo com algum respeito não é?,

    Pois é: O babado é este e você e a torcida do timão e do Urubu sabem não é?

    Então refrescando a memória dos desmemoriados, foi exatamente devido a erros cometidos pelas malditas pesquisas dias antes do pleito, inclusive como uma foto publicada nos jornais no dia da eleição, onde FHC aparece sentado na cadeira de prefeito e uma entrevista na qual afirmou que não acreditava em Deus e já havia fumado maconha acabou mudando o cenário político da época.

    Então já dizia Zé da Trusta: “Em eleição onde não existem candidatos à altura do cargo o jeito é pesquisar!”

    Então vamu pesquizanu Né Kotoco?

    Êta joguinho rasteiro como dizia aquele filósofo de Vicente de carvalho!

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

  57. Eu pergunto.
    Como fica o Reinaldo Azevedo que qualificou
    a pesquisa do Vox Populi de mentira.
    Quem mente mais Datafolha, Ibope ou Vox Populi?
    Se o Lula tem 73% de aprovação eu duvido que a
    metade dessa gente vote no Serra.

    É a minha lógica.
    Lógica é a minha praia.

  58. Apenas uma resposta ao leitor Marcelo Bravo.
    Realmente, se analisarmos os quase 8 anos de governo Lula, a esperança que se depositou nele, não houve um avanço assombroso em relaçao a distribuição de renda ou igualdade social. Mas cobrar isso, seria querer realizar 8 anos em 500!!!
    A economia estava caminhando a passos bem curtos com FHC e se Serra ganhasse naquela oportunidade, não tenho dúvidas que continuariamos no mesmo patamar.
    Quanto a Serra, ser uma “esperança de instrução”, você que me desculpe, mas em que mundo você vive? Serra quebrou a educação no Estado de São Paulo. Tanto em relação ao Ensino Médio e Fundamental quanto em relação ao Ensino Superior – posso falar porque estudo na UNESP. Desvalorizou o ensino e principalmente a área de humanas, na medida em que pede para os cursos buscarem fora do eixo convencional os recursos.
    Não sei aonde você vive, mas se você acha que Serra é “esperança”, cara, você vai quebrar a “cara”

  59. Bom dia,
    A verdade das pesquisas começam à aparecer.
    Já mais poderia acreditar na pesquisa Datafolha que apontava o Serra 1 ponto a frente de Dilma , sendo que está pesquisa mostrava uma queda da Dilma no Nordeste justamente onde a Dilma vem crescendo em todos os outros institutos de pesquisa, e tem potencial para crescer mais uns 15%.

    Abraços,
    Reinaldo

  60. O povo brasileiro sabe que o país está no caminho certo. E nós não esquecemos das politicas entreguistas praticadas pelos tucanos. O serra era o mentor estratégico do entreguismo. Venderam as nossas principais empresas estratégicas e não fizeram nada pelo povo. O governo Lula, recuperou a auto estima do povo pobre do país. Todos nós hoje, temos o direito de irmos a um banco e termos acesso a financiamentos para tocarmos os nossos negócios. Antes os gerentes não nos recebiam. É por isto que Lula e Dilma tem o reconhecimento do povo Brasileiro. Fora Tucanos.

  61. Como fica? Fica com a vitória de Dilma e,por conseguinte,do
    Brasil como nação e de nós,povo brasileiro,já no 1º turno!!!
    Marina definhará,o que acho ótimo,e o Zé ladeira abaixo,não
    sairá dos 30 e poucos %,que é o que ele sempre teve,des-
    de 2002,quando foi derrotado por Lula,no 2º turno por,’ape-
    nas’, 61% a 39%…

  62. Dep. estadual pelo PSDB Sra. Andrea Gouvea acusa Sr. Indio da Costa (vice do Serra) de desviar dinheiro de merenda escolar durante o governo Cesar Maia…
    Quem quiser conferir pesquise no youtube.
    Abs.
    E ai Serrista seu vice rouba comida de criança…tenho certeza de que existe uma boa desculpa…acusado pela deputada do PSDB,

  63. Olha aí os amigos e compahia, quanta coisa não aconteceu na decada passada.

    Os donos o que ganharam e os antigos donos o que perderam.

    As telecomunicações deram certos após as privatizações, as tararifas também, mas praquem?

    A Oi permanecerá privada e nacional, sob o controle dos grupos Andrade Gutierrez e Jereissati.

    Com a palavra PSD/datafolha e amigos.

    1. Isso é só uma fatia dos donos PSDB/DEM.

      Paulo Henrrique Amorim na ocasição já denunciava.

      Privatisaram e se doaram os lucros e o prejuizo (onus) ficou com a população e ainda querem voltar simancol neles.

      São tão cara de pau que FHC dizia que nínguem pagava mais do que foi arrecadado, pudera eles que fizeram avaliações.

      Nínguem é burro de comprar principalmente a iniativa privada algo que não dá lucro e muito lucro. isso foi estudado minuciosamente, mas esse estudo foi feito dentro das empresas (deixaram entrar) por consultoria extrangeiras, os donos do capital/neo liberal, e aí ficamos dependete mais ainda do FMI.

  64. E quanto à última pesquisa do Datafolha, uma coisa me chamou a atenção: Serra apareceria 1 à frente de Dilma. No entanto, no 2 turno, Dilma apareceria 1 à frente de Serra. Faltou coerência. Ficou uma coisa meio esquisita. É como o Datafolha queria se redimir do equívoco. Que vcs acham?

    1. Se feita a pesquisa, resultados apurados mesmo que aja incoerêncfia e não foi consdtatado nenhum erro porque distorcer o resultado para ser coerente? Se tal acontecesse não seria certo, independente de favoreciimtento para qualquer candidato.

    1. Está enganado….aqui, nunca os empresários ganharam tanto, pois se alguém compra alguma coisa, é porque tem diinheiro e também porque alguém vende esta coisa….acho que inchada está a tua cabeça, pois vc ainda não entendeu que no governo FHC o FMI emprestava dinheiro e mandava no país, hoje ele recebe dinheiro emprestado do Brasil, que dá aula de gestão….

  65. OI Ricardo! São boas as notícias do Ibope.Espero que elas , as pesquisas, continuem favorável à minha candidata.O Brasil merece que um governo tão bom quanto o Lula tenha continuidade com a Dilma..uanto as pesquisas feitas pela Folha, leva mal não companheiro, mas nunca deu para acreditar nelas.Abraçoão !procê”.

  66. acho que o Ibope está pesquisando só no nordeste que é onde Dilma lidera, simples asim.
    Não conheco ninguem que va votar nessa mulher moro no sul, so ouço gente dizendo que vota na Marina ou no Serra.
    Afinal essa Dilma não tem experiencia politica e foi plantada pelo Lula para ser marionete dele.

    1. Cara Mariaa…voce deve morar no sul da Argentina, ou seja na Patagônia….e o DataSerra deve estar pesquisando no COMITE DE CAMPANHA DELE, mas note que nem lá ele deve ter 100% de preferência. E mais….ninguém precisa ter experiência em eleição para ser eleito. Quanto `experiência ADMINISTRATIVA, esta Dilma tem de sobra e ao lado do melhor presidente da República da história desse país.

    2. Respondendo à Mariaa do dia 31/07/2010 às 11:15hs
      Boa tarde Mariaa, se for levar a serio o que voce está dizendo: Podemos afirmar que o Datafolha só está pesquisando em São Paulo e no Sul.

      Reinaldo

  67. Realmente, não dá para entender, nem acreditar nas pesquisas.
    Para começar, não se acha ninguem que participou de uma pesquisa.
    Agora, como se explica, que em São Paulo a Martha, lidera as pesquisas para Senador, enquanto o Mercadante, está tão baixo.
    Pelo jeito os Petistas da Martha, votam no Geraldo (PSDB).
    Felismente em São Paulo, os Eleitores não são comprados pelo Bolsa Familia e votam no PSDB.
    É o Estado mais Rico e avançado, porque nunca teve PT, no Governo.
    Realmente os Tucanos, não fizeram nada para o Povo com o dinheiro das “estatizações”, mas a carga que livraram o Estado, já valeu a pena.
    O PT, critica, pois a quantidade de “cabide de empregos que perderam” foi muito grande
    Acorda Povo

    1. Ah é !!!
      Até parece que o PSDB não fez dos 08 anos FFHHCC um grande cabide de empregos tb.
      O importante é que o PT está cuidando dos mais pobres, e diminuindo a chance de pessoas menos favorecidas virarem marginais que amanhã podem bater na sua porta e te tirarem a vida.

    2. Meu caro, a Marta é mais conhecida e talvez o Alkimin só pense na candidatura dele e nem se lembra de dar uma força nas candidaturas para o senado e câmara. Os tucanos não fizeram nada para o povo, não porque tenham roubado o dinheiro das estatizações ou FHC ter metido no bolso como alguns dizem. Como ele sdabe que isso é idiotice de bobocas ele nem dá a mínima.Seria usado para fazer algo para o povo se sobrasse. Esse sinheiro foi usado para compra de dolares durante as diversas crises mundiais que houve para segurar as cotações e que graças a Deus para o Brasil não houveram no governo Lula. Sua última frase do seu comentário, você pensou uma coisa e escrevgeu outra pois não dá para entender.

    3. O PSDB fez pior….com a privatização irrespons´vel e criminosa, criou o apagão e acrise econômica com prejuizos para o país inteiro, além de sumir com a merreca recebida das empresas…O POVO NÃO PERDOOU e mandou LULA. Será só a campanha começar em São Paulo pra vc ver se o Aloisio não vai virar pra cima do Geraldo….Uma hora os paulistas vão deixar de ser otários….Daí vc vai ficar com a cabeça inchada mesmo…

  68. Infelizmente só temos esses dois candidatos.Serra é criticado pelo que fez em São Paulo, mas lá o candidato do PSDB,pode ganhar no 1º turno.E aí, cadê o adversário ? a Dilma pelo que se conhece, se fosse uma boa candidata não precisaria andar a tira colo com o Lula, que tem aprovação de + 70,graças ao bolsa família,(criado pelo FHC com outros objetivos,bolsa escola etc..),que virou voto de cabresto.Aliás,o sujeito que é incapaz gerar recursos prá se sustentar, realmente não devia ter direito a voto.

    1. Incapacidade de gerar recursos para se sustentar muitas vezes não é culpa da pessoa. O bolsa-escola não foi criado para tirar ninguem da pobreza e isso nunca acontece, é pura balela. Foi criado para manter os filhos na escola. Não tira ninguém da pobreza porque no dia que acabar os filhos em idade escolar acaba a sopa e vamos ver todo mundo na mesma miséria. Pois os filhos que estavam na escola nada aprenderam e não vão também se manter. Tanta estrada precisando de capina, tanta coisa precisando de mão de obra barata, seria melhor o governo dar um salário e ter esses serviços do que dá o dinheiro na moleza. Garanto que aí ninguem ia querer trabalhar. Quem não deveria ter direito a voto são os analfabetos que são manobrados e conduzidos pelos políticos por esse Brasil a fora.

  69. Eu me lembro bem quando o F.H.C. dava uma entrevista na Globo , a pergunta feita foi: Presidente é facil governar o.Brasil? Disse ele: É facil.Vende tudo o que pode.( não é dele mesmo) O dinheiro some. Depois vai ao F.M.I. E vira aquilo nós vimos
    PENSE BEM NA HORA DE VOTAR!

  70. Se a Dilma vier a ganhar será mesmo uma pena. Mentalidade atrasada e reacionária. Perda de oportunidade de melhorarmos de forma consistente. Brasil pode até crescer, já que países sem respeito aos direitos humanos e atrasados como a China tem crescido muito ( ao mudar ideias jurassicas que tinham de mercado e comercio e manter as outras de dominação ditadorial e controle do estado sobre o individuo). Mas isso não mudará a mentalidade que ela e seus seguidores carregam de cercear liberdades, apoiar los amigos , ditaduras e narcotraficantes e não vai apagar a truculencia das ideias deles. Espero que seja só um surto de desinformação de alguns brasileiros.

    1. Neu caro….desinformado parece ser voce…voce está defendendo o atraso…aquilo que hoje ficou provado que não funciona…vc defende os-copiadores-de-políticas-econômicas-erradas-do-exterior. Se o BC do Brasil tivesse seguido a linha do exterior, o país não teria tido a trajetória de sucesso na superação da crise….vc está tão desesperado quanto seu candidato ao ver a derrota tão de perto….

  71. Meu caro Ricardo, voce, como mestre em jogar com palavras, usa essa virtude para procurar esclarecer as divergências entre os vários resultados apresentado por diferentes instituos.
    Eu, não sei se mais prático ou mais “grosso”, tenho uma outra forma de me expressar com relação ao comportamento do Datafolha.
    É tendenciosidade mesmo. É a evidência da existência da parte podre da nossa mídia, parcialista e direcionada politicamente. São os 1/2 democratas que invenstam os nossos orgãos de divulgação. Essa praga que nos atrapalha durante séculos.

  72. Sem bravatas, apenas uma análise fria e desapaixonada.
    A pesquisa do IBOPE (cujo método é refutado por especialista em estatística, por privilegiar o público mais desfavorecido social e culturalmente), enfatiza uma diferença de 5% pró-Governo.
    Na verdade, isso é uma vitória da Oposição, eis que a pretendida popularidade do mandatário-mor aliada ao aparelhamento do Estado, das campanhas contra a lei, da exposição pública do presidente junto à candidata, já deveria mostrar um cenário totalmente favorável a ela, quando faltam apenas 64 dias para a eleição “democrática”.
    Com toda a sinceridade e sem mal nenhum no coração, a oposição deve comemorar. Isso porque todo mundo sabe, só não sabe quem não quer, que a fragilidade da candidata não resistirá aos debates (ela não consegue articular um pensamento), sucumbirá ante a campanha da tv e rádio, eis que uma candidatura virtual somente reina no mundo das fantasias.
    Bem, essa é uma opinião sincera, ainda que eu não goste do PT e muito menos do seu “mestre” e da clone piorada do “mestre”.
    Quem viver, verá.
    Respeito quem pense o contrário. Mas, essa é apenas a minha opinião que não representa a VERDADE ABSOLUTA.

    Walfrêdo R. Neto

    1. Verdade absoluta só Deus…….está querendo passar por Ele……….essa é a qualidade dos eleitores do genérico de FHC que irão sofrer mais uma dolorosa e humilhante DERROTA!!

    2. Ronaldo, leia direito e com atencao. Walfredo em nenhum momento quis se passar por Deus ( qual deus vc se refere, Deus ou Lula?). Por que Serra e’ generico de FHC? Vcs nao ficam o tempo todo falando que FHC esta esquecido pelo PSDB? A Dilma sim e’ generico de Lula, com enorme diferenca de qualidade, diga-se de passagem. Abs.

  73. Eu defendo a idéia de o político deve ter um limite
    de vida publica.
    Depois de 35 anos de mandatos = aposentadoria compulsória.
    Assim haveria mais renovação na política.
    Se essa lei existisse o Brasil já estaria livre
    de muita gente, e quem sabe, teria uma safra
    melhor de políticos.

  74. Datafolha, Estadão, O Globo, Expresso.
    A quem vcs acham que interessa essa confusão nas pesquisas???
    Ao candidato da oposição lógico!!!
    Mais uma vez a Vênus Platinada mexendo seus pauzinhos…
    Se o Lula não tivesse uma aprovação tão alta certamente já teria sido derrubado.
    CUIDADO PARA NÃO SEREM MANIPULADOS PELO COMANDO DELTA !!!

    1. Acho que o mundo está errado e vc certo….acorda menino…o dataserra vai ter que se render à REALIDADE sob o risco de ser desmascarado, ridicularizado e descredibilizado para sempre neste país…..máquina por máquina, os demo-tucanos estão no poder há 16 anos em São Paulo, destruindo a educação, a segurança pública e os transportes públicos….Um dia a maioria dos paulistas aprenderá a votar e escurraçar estes mentiras do poder.

  75. Bom dia Ricardo, o q eu estou sentindo e escutando o povo de Araçoiba-SP aqui onde moro, pela primeira vez o PT, LULA e DILMA venceriam as eleições, e eu acho q ñ esta havendo coerencia mas pesquisas em SP, Marta 31%, Mrecadante 14% se em todas as eleições, seja qual for o candidato do PT sempre tiveram acima de 25%
    um abraço

  76. LULA FENÔMENO
    A grande mídia precisa ir para o divã. Lula, por boa vontade, competência, sorte, conjuntura econômica mundial ou por acaso, tem um histórico com o povo brasileiro. Será que naõ estamos vivendo num grande momento da cultura de maasa? Será que o Lula não sabe disso? Os insatisfeitos devem ser os 5% que detém os 95% da riqueza nacional, e que não se orgulha dos avanços de seu país. Avança brasil.

  77. É muito claro a posiçao (manipulação) do dataserra, é inclusive a mesma do globope, me fez lembrar de uma frase: enquanto os caes ladram a caravana passa.
    abç.

  78. QUEM DERA TODOS FOSSEM IMPARCIAS COMO VOCE KOTSCHO,POIS DÁ NOJO VER JOSÉ NEUMANE PINTO SE FALAR UM SERRISTA DECLARADO,VOCÊS VIRARAM O QUE HOUVE COM HERODOTO BARBEIRO BATEU DE FRENTE COM SERRA FOI DEMITIDO, É NÃO PODE FALAR A VERDADE SOBRE ELE NA TV CULTURA

  79. Pois venho em defesa do Datafolha. Da forma como tantas manipulações tem sido discaradamente feitas, e o povo engoliu, esses levantamentos “surpreendentes” parecem ser mais uma das manobras. Povo é mesmo massa da manobra maldosa e maldita, bobos da corte, engolem sapos arrotando caviar! Acorda povão, multidão de reféns do auxílio-voto, bolsa-eleitor, como queiram chamar esses programas de engessamento social.

  80. Pelo que as pesquisas mostram, São Paulo vai ter que conviver mais 4 anos, com a mesma segurança, os mesmos pedágios o mesmo transito, a mesma cidade “limpa” e a mesma educação. É que o povo precisa ser o menos culto possível, para ser melhor para a elite políticas anti Petista. E toma PSDB /DEM, São Paulo. Eu não mereço, mas que fazer?

  81. Lula pegou o governo estruturado por FHC, com a inflação controlada,. Oque Lula fez, segui 90% das diretrizes deichada por FHC, pois é incapaz de criar coisa nova: bolsa familia criada por dona Ruth e outras medidas sociais que foram a salvação do Lula. Privatizações, foi amelhor coisa q se fez para o País, as estatais deicharam de ser cabide de emprego, corupção, etc, só gera atualmente receita para o governo. Exemplo disso temos a Vale, q antes so dava preju, hoje recolhe anualmente, bilhões em receita aos cofres do governo ( fonte: site o congresso em foco) que são usados em maracutaias, mensalões, aloprados, dosier
    Queria q os petralhas informassem a população, o total da receita que as privarizações recolhem atualmente aos cofres da nação.Isso, não interessa a eles, a verdade doi.
    Farcs, mensalões, aloprados, dosier, dindin na cueca, ditadores, mentiras , etc, são o forte do PT.

  82. Coração de Maria,Bahia, 31/ 07/ 2010
    A nova pespuisa Ibope só vem confirmar a Vox Populi da semana passada. Azar de quem ainda acredita no DataFolha. Depois dessa, ela( DataFolha) terá que fazer pesquisas mais sérias e consistentes. Do contrário, vai cair no completo descrédito. Dilma 2010!

  83. Meu caro Ricardo, tenho 67 anos, morei 23 anos em São Paulo e agora estou desde 1977 no interior do estado e nunca, nunca mesmo, fui entrevistado por qualquer pesquizador. E, o engraçado de tudo isso, é que não conheço ninguém que tenha sido. E eu tenho uma profissão que tem contato com muita gente. E, nos papos com o pessoal por aqui, Lula e Dilma não estão com essa bola tôda, não. Vamos ver nas eleições, a verdade das urnas.

  84. Cada vez mais acredito na possibilidade de uma vitória da Dilma ainda no primeiro turno. Não vai ter como o Datafolha manter artificialmente o Serra na ponta por muito tempo.
    Além disso, se a campanha da Dilma trabalhar bem as diferenças entre os 8 anos FHC e os 8 anos Lula, o Serra ficará sem discurso, sem algo impactante para render-lhe votos – como já vem ocorrendo. Aliás, associar o PT com as Farc pode render votos na Colômbia, mas não no Brasil. (Obs: sou eleitor do Plínio de Arruda Sampaio)

  85. Se não aparecer nenhuma crise criada pelo PIG(partido da imprensa golpista)veja,globo,folha e estado,com o apoio do psdb e demos e pps,Dilma ganha a eleição com certeza.Esses golpistas passaram esses oito anos criticando e demonizando o bolsa familia,pac e outras açoes do governo lula e agora passaram a elogiar,vestino a pele de cordeiro para enganar o eleitor.

  86. Caro Ricardo. A verdade vem á tona. Não podemos enganar todo um povo. O serrágio como governador de são paulo, destruiu a educação como muitos sabem e muitos não dão o valor necessário, por atingir sómente os pobres, pois os filhos dos ricos na maioria das vezes, estudam o fundamental e o médio em escolas privadas, fazendo o superios nas públicas que são as melhores. Pensou o serragio; por que pobre tem aprender. Por isso é uma determinação do governo serra aprovar alunos sem nenhuma condição, para mostrar melhorias no ensino, e para justificar as verbas recebidas. Vários pedidos de cpis, acumulara, desde o periodo do Geraldo sob re desvios inclusive sobre o metro e o rodoanel, nenhum jornal mostra tal fato, mas o processo instrucional de são paulo é vergonhoso, varios pais vão a secretaria das escolas perguntando por que o filho foi aprovado, poisele não frequentou as aulas e nem tem o conhecimento , claro que para psdb, pobre é para ser apenas mão de obra barata, é contra as Ações afirmativas, contra o prouni, e agora elogiam o bolsa família que antes chamavam bolsa miséria. Escrevo com conhecimento de causa sobre a educação principalmente. Ricardo abraços, prossiga na escrita do livro, que voce lançou com exito a primeira parte sobre o metalúgico estadista. E DILMAAAAA, sim senhor..

  87. Se seguirmos a opinião do Deputado Ciro Gomes, não, pois segundo êle o Datafolha é o único orgão que faz pesquisas sérias e não “vendidas”.

  88. Lembro-me perfeitamente, que em uma eleiçao no Distrito federal o Sr. MONTENEGRO, Presidente do IBOPE, apos uma pesquisa chegou a dizer com toda firmeza, que se o Critovam nao fosse o Governador ele nao fazia mais pesquisas no Distrito Federal. Resultado foi eleito o Roriz. E o MONTENEGRO, continua pesquisando o DF. Entao pergunto: Será que devemos confiar neste senhor?

  89. Diante das últimas sondagens do Vox Populi e do Globope, diria eu que esta será uma eleição plebiscitária – para desespero da UDN – com uma terceira via deficitária.

    E digo também que não haverá segundo turno.

    A UDN só ganha no golpe.

    Aguardemos o “comportamento ” da Sujíssima Veja, do Estadão e da Falha de São Paulo, porque de golpe midiático esse pessoal entende…

    Bye bye, Sr. Serra 2010!

    Dá-lhe, Dra. Dilma Vana Rousseff!

    Salam Ayek

  90. A cada dia fico enojado dessas revistas e jornais do PIG que tentam a todo custo eleger seu candidadato José Serra. Na revista Exame edição 972 nº 13 de 28/07/2010 tem uma matéria em que tentam a todo custo amedrontar o povo caso Dilma ganhe. Essa tática foi usada por Serra nas eleições de 2002. Sobre o dossiê o povo aos poucos está descobrindo que Serra tem medo de que o livro “os porões da privataria” seja lançado e venha à tona as barbaridades durante o governo FHC. Se o PIG não mudar sua postura vai acabar desaparecendo da mídia por falta de vendas. Nem todo brasileiro cai mais no jogo da imprensa tendenciosa. Essa tática afronta nossa inteligência.

  91. Com as escandalosas privatizações da era FHC, Serra, Geraldo Alckmin, Yeda Crusius, Arruda, Sebastião Roriz e demais caciques dos irmãos siameses PSDB e DEM garantiram suas aposentadorias e se deram ao luxo de governarem para os ricos, ignorando os menos favorecidos..

    Essa é a marca registrada das adminstrações dos irmãos siameses PSDB e DEM : Tirar dos pobres para dar aos ricos.

    Mas em outubro serão varridos da politica brasileira e desaparecerão sem deixar vestigios.

    Ao mercadante basta incluir no seu programa de governo que vai acabar com a farra dos pedágios de Alckmin pra ganhar em primeiro turno.

  92. A Datafolha está “segurando” até aonde pode ( ou acha que pode) para ajudar Serra, mas isso tem limite. Na próxima pesquisa ela tem que escancarar a verdade para não cair defininivamente em desgraça.

  93. Como fica datafolha, parecido com isso

    “A velhice e a morte”

    Morte e uma coisa natural, se já sabemos disso, porque se preocupar se ela vem para qualquer idade mesmo antes da velhice por idiotice

    Pela razão da morte existir, deviríamos adaptar a realidade da vida a morte dessa economia para uma economia de acordo com a morte que não volta dividir tudo com os que ficam sem transferir nada, ate não precisar transferir mais nada ficando no gatilho automático, tipo compensação bancaria, nascidos versos falecidos

    Não temos nada antes de nascer, não levamos nada depois de morrer, deixamos a herança gerando conflitos quando tudo isso podia ser resolvido, sem transferir nada tudo a nosso favor

    Vai ser assim num futuro próximo para diluir os custos eliminando os conflitos

    A velhice não e nada mais que a perda das células que não se renovam nem são substituídas ainda morremos com aparência desgastada da velhice da minha da sua dos outros de nos, a velhice ainda e a mesma

    Com o tempo isso será corrigido pela ciência, enquanto aguardamos a morte natural sair de linha poderá ter para cada um de nos, um sistema operacional humano com atualizações constante, e o que falta na vida real e atualizar a realidade, como a tecnologia se atualiza

    Começaremos a morrer com aparência jovem com o dobro ou triplo da idade da media das mortes atuais

    Ai esse medo de morrer morre junto com o fim da velha aparência, ate o convite da morte chegar naturalmente

    Como a morte ainda e, uma coisa certa bom, deixar a preocupação de lado focar o futuro ajudando os cientistas a pesquisar para ter muitos anos a mais de vida, dando bom exemplo a todos os nossos descendentes

    Convite para participar da comunidade profissional de primeira linha de conhecimento geral para o progresso dos interessados em ficar mais tempo entre-nos vivos o convite para ser feliz, ate a morte chegar http://www.viadeo.com

    A morte e a base da historia do bruxo de Benjamin Constant que começa com o convite para morte, não quer dizer que com isso você vai morrer

    Num enterro o falecido antes de morrer, disso no meu velório não quero tristeza só alegria porque sei que vou morrer, sinto a morte vinda me levar, sei desde esse ultimo momento, em diante que não falarei mais com ninguém, ate falecer no hospital, e foi o que aconteceu

  94. Em São Paulo, poucos sabem que existe outros candidatos, além do Geraldo. É uma questão de tempo. Tão logo comece o horário gratuito, é provável que haja uma migração de votos entre os candidatos, suficiente para levar a eleição para o 2º turno. Aí a história será diferente.

  95. O candidato José Serra,poderá ser um grande presidente,o
    mesmo ja foi secretário de estado,deputado federal,senador,
    ministro da saude,prefeito de SP,governador do est.SP. Com grande êsito,suscesso comprovado.no entanto, a Dilma
    tem uma trajetória política muito duvidosa e polémica,lem-bram dos dociês e daa agenda da Lina?É complicado! O
    Jossé Serra e mais preparado e confiáve.

  96. Não acredito no IBOPE!! Alguém lembra da campanha Kassab?Marta, onmde o IBOPE apontava vitória da Dona Marta, inclusive a pesquisa boca de urna apontava a candidata do PT como a nova prefeita(acho que foi essa eleição, e qual surpresa quando as urnas foram abertassssssssssssssssssssssss. Sumiu dona MARTA!!! asssim vai ser com DiLMAxSERRA.. SERRA PRESIDENTE!!!

  97. Ô Kotscho, por favor me responda, pq a imprensa, mesmo com a Dilma a frente de Serra nas pesquisas sempre fala primeiro o nome do Serra e depois o de Dilma?
    Será que é outra má vontade?
    Ou será para fixar o nome de Serra na memória e na goela do povo?
    Obrigado/

  98. O Datafolha me parece q está escondendo algum interesse ao divulgar pesquisas tão dispáres em relação a outros institutos. Não adianta querer tapar o sol com a peneira, nas eleições dará o que muitos já sabem Dilma na cabeça !

  99. Em S.Paulo está acontecendo uma ¨URIBIZACÃO¨ideológica psicótica, igual a Colômbia,com viéis patològico sexual chamado de MASOQUISMO ELEITORAL.

  100. Quando o horário eleitoral começar na TV o esforçado Serra vai arrepender-se de não ter ficado quieto em SP, para continuar governador. Basta Lula aparecer e pedir votos para Dilma e vai água no ninho tucano. Será primeiro turno na cabeça. Um abraço Ricardo.

  101. Sou assinante da Folha há mais de quinze anos ,já aturei erros grosseiros do jornal.Mas este ano se confirmado erro tão grande nas pesquisas do Datafolha ,um dia após o primeiro turno da eleição,serei um ex assinante do jornal,pois,está cheirando a alavancagem da candidatura Serra.

  102. As pesquisas nao espelham, na essência, a verdade. O universo pesquisado da Vox Populi e do Ibope é muito pequeno (um pouco mais de 2.000 eleitores), ínfimo para o total de eleitores no Brasil. Do Data Folha é bem maior,(de 10.000 eleitores), mas também ainda muito pequeno. Aguardemos o desenrolar da campanha gratuita na Tv e no rádio, os debates, e tudo o mais, e esperemos o dia da votação e a apuração. Marina tem crescido e muito, só os dois primeiros Institutos não constataram isso. Aguardemos.

    1. Caro colega, o númerro de questionados na pesquisa não é determinante para o acerto da pesquisa. O que determina o acerto é uma amostra técnicamente perfeita representativa do universo que se quer aferir.

  103. É um fato natural o crescimento da Dilma, a medida que o povo a reconhece como a candidata do LULA, não existe nem de longe sentimento de oposição e mudança, o Brasil esta dando certo e melhorando a cada dia e prevalesse a máxima time que esta ganhado não se mexe, por isto a tendencia é dar Dilma já no 1º turno.

  104. Li uma coisa pertinente hoje na Folha. Por que para muito petista, tornou-se mais cômodo sair em defesa de Sarney ou de Collor do que fazer justiça à figura de FHC ? Alguém honesto intelectualmente considera os dois fascínoras do nordeste melhores que FHC ? E essa falácia de propaganda gobbeliana de ficar repetindo a mesma inverdade tentando fazer com que ela vire verdade ? (dizer que o PSDB privatizou tudo, que vendeu oBrasil aos gringos etc ). A Vale está hj melhor ou pior do que antes da privatição ? E se o PT é tão contra privatizar, por que também privatiza ? Por que, nos 8 anos de governo não fez um movimenro para reestatizar, como o Hugo Chávez ?

  105. Caro Kotscho

    Repetindo: Tô nem aí pra pesquisas !!!
    O que me vale é a voz das ruas, das praças e dos guetos. A maioria absoluta está com Lula e está com Dilma !!!
    Hoje fui fazer panfletagem na feira do Jdim. Brasil e o que eu senti foi maravilhoso. Ao invés de eu correr atrás das pessoas para distribuir o meu material eram elas que vinham ao verem a estrelinha do PT no meu boné. A “papelama” acabou rapidinho e daí foram só as conversas com o povo e pude saber que onde mora os mais pobres a eleição já está decidida !!!
    Fiquem sabendo os elitizados e seus vassalos eleitores que o povão já não mais se sente preterido ou revoltado, só querem mesmo é continuarem sem medo de serem felizes !!!
    Quem agora vai ter que reaprender a fazer política é a direita deste país. Vão ter que entender de vez com quanta esperança se faz um país soberano !!!
    O BRASIL DE AGORA É OUTRO !!!
    E “DILMA” FELICIDADE QUE SÓ VENDO !!!

  106. Praquê mudar se tá dando certo o PSDB vendeu o Brasil e mesmo assim o país não crescia só Lula entrar a coisa mudou o país voltou a crescer e Lula deixou o FMI de lado.Com os tucanos só alguma parte da mídia bajuladora cresceu.DILMA NELES……

    1. Realmente o Pais mudou… para pior. A conta será paga por todos claro…
      O que adianta pagar o FMI e a depesa interna estar galopante???.
      E mais dar o peixe assado com batatas… é o caminho para este Pais cair no abismo e nunca mais sair.

  107. Resultado dessa eleição esta na inteligencia da população

    A eleição e decidida em cima do resultado, da economia e no progresso da, população

    Assim como a eleição e decidida no dia por nos, com grande possibilidade de decidir no primeiro turco, essa eleição

    Aonde ainda o voto e obrigatório

    Mas a realidade esta mudando para melhor, quando os políticos decidem a favor de todos de baixo para cima, a mesma infra-estrutura de cima para baixo

    Entregar imóvel só no esqueleto, e melhor menos financiamento agrada e fica do jeito que cada um quer, com essa opção livre a pedido de cada um

    Basta um financiamento extra para finalizar de vez essa idéia, que surgem com as criticas para consolidar em cima dos projetos existentes, de carona isso acaba beneficiando mais gente, por que se construirá mais em menos tempo

    Perfeito o discurso, mais um que devia estar disputando a Presidência

    Porem certo ou mais que certo, entregar o imóvel aos pobres iguais, dos ricos compram imóveis no esqueleto terminando do jeito que querem

    Porque isso não pode ser para todos agora pode ate para os que foram pobres

    Lembra do tempo das reuniões do viva o centro, onde a sugestão era ir ate as favelas fazer reunião por na ata, para todos ter seu imóvel de gente e não de passarinho do projeto fim das favelas

    Era para todos assinar, onde a prefeitura iria fazer toda a infra-estrutura, e os bancos públicos privados FGTS via um sistema associativo etc. iriam financiar sem comprovação de renda sendo o próprio imóvel servindo de garantia hipotecaria

    Isso não e parecido com o projeto atual, bom se isso tivesse começado na época do FHC, teríamos no Brasil o triplo de gente com casa própria, diluindo os custos da ignorância que mata atrasa o lado de todos

    Sem a garantia ainda para todos os nossos descendentes ter uma formação pessoal profissional melhor que a nossa em tudo

    Aliais essa idéia desse projeto teve um piloto na barra funda, executado parcialmente eliminando favelas, no lugar prédios, faltou aos políticos da época ter a visão do Lula que foi bem informado pela Dilma e sua equipe que captaram bem a necessidade da população de dispensou a tristeza para sorrir como a maioria nunca sorriu de alegria de tanta felicidade por ter sua casa própria pagando uma prestação menor que aluguel

    Tudo de ficar a disposição de todos como foi aprovado à lei que beneficia os estudantes que podem se inscrever nas bolsas educativas o ano inteiro

    Assim deve ser em relação a tudo, já de troco quebrando a burocracia pelo meio, que fica repetindo as mesmas coisas sempre por não deixar direto no automático em linha em rede como era no mundo da ficção

    Uma maravilha que sumiu porque não trataram o planeta da ficção como um paciente de hospital, não resistindo sem tratamento das pancadas levou das bombas produzida pela ignorância humana, em vez de investir em si, ficavam destruindo seus próprios semelhantes, algo parecido com o que esta acontecendo no planeta terá

    O clima pede socorro por falta de temperamento do nosso clima pessoal esta pedindo progresso na nossa intra-estrutura pessoal profissional de baixo para cima

  108. Caramba ser’a que teremos que aguentar mais 4 anos de ignorancia? isso seria demais,, oito anos de Lula j’a passou da conta, vamos torcer para o Brasil voltar para a civilidade e eleger o Serra

  109. serra nunca teve +que 40%das intenções de voto.Onde ele vai buscar gordura pra queimar.só os analista politicaos alienados com serra axa que ele vence.axo que todos os analsta e comentarista esportivos são iguais.tendencoisos,ou esperam os quinza minuts da etapa final pra advinhar resultado.

  110. todas as pesquisa sao comprada pelo planalto para beneficiar a boneca de lula. o povo vai eleger serra o melhor ministro de saude do pais.

  111. O que não dá para entender é como o PSDB que éra num partido social pelas diretás já contra a ditadura, se juntou com o PFL, antigo ARENA, PDS e que na época de Ulisses Guimarães MDB eram antagonicos e agora estão juntos.

    Nínguem mais perdoa esse tipo de fisiologismo de direita.

    Fisiologismo de esquerda ainda dá para aceitar só assim vence eleiçoes, é a parte mais fraca dessa realação não tem outro jeito pois quem sempre mandou foram os de direita os donos da grana que fazem o caixa de campanha bem antes das eleições começar, isso ao longo dos anos e durante todo o ano não sobra mais nada para o social e no minimo vão cobrar de seus eleitos o retorno desses caixas e mais uma vez a população fica a ver navios.

    É obvio que sobra para o trabalhador empregado que fica sem o emprego por corte de despesas e tudo mais, haja visto que eles medem o prejuizo quando uma empresa tem 50% de lucro e no ano seguinte dá 40%, essa perda desses 10%, que na realidade são usados em investimentos em seus candidatos, mas se perderem as eleições é considerado prejuizo esses 10%. aí vem o repensar e fazer a reengenharia, o que ocorre normalmente no mes de Agosto e mais acentuado em Janeiro/fevereirto do ano seguinte às eleições.

    A empresa não quebra mas o trabalhador sofre as conseguencias desse gasto de campanha.

    O social que debato é a manutenção de emprego e criação de empresas e mais emprego, sem que o trablhador precise recorrer a qualquer outro método ou meio desonesto para poder sustentar a familia.

    O brasileiro está mais coerente, as pesquisas popularidade do Lula e os indicadores econômicos estão aí e não estão deixando os artificios e promeças de direita prevalecerem.

  112. Uma coisa que aprendi na vida foi pensar
    na base IF (SE). (35 anos de Cobol)
    Se compensa a uma empresa, emprestar dinheiro,
    de Bancos para construir a Imigrantes, segunda
    pista, também compensaria ao Estado de SP,
    levantar dinheiro no BNDES e fazer a estrada.

    So vota do Alckmin, Serra, quem não sabe pensar.
    Eu pergunto ao Alckmin, quantas vezes o Povo
    vai pagar essa estrada em 30 anos?
    Se a empresa colocou dinheiro no pedágio porque ele é muito lucrativo.
    No sistema financeiro o dinheiro fica disponível, no pedágio terá que vender
    para o governo ou para outra empresa.

    Esta previsto uma arrecadação de 12 bilhões de Reais ate 2012.
    Pagaria todo empréstimo e sobraria dinheiro.
    Quando o assunto é pedágio, o Alckmin desconversa, sai pela tangente.
    Se recusa discutir é porque não tem argumentos convincentes.
    Quem ganha com isso?

  113. o lula e tao popular e nunca ganhor eleição no primeiro para presidente e sao paulo nao ganha nunca. so ganhar com voto do bolsa familia do nordeste.

  114. PSDB no poder:
    Banespa, vendido.
    Telesp, vendida.
    Banco Nossa Caixa, vendido.
    CPFL, vendida.
    Companhia Vale do Rio Doce, vendida.
    VASP, vendida, depois o Wagner Canhedo a faliu.
    Estradas de SP, concedida e pedagiadas
    Pra quê?
    Veja no pedagiometro.com

  115. o nordeste precisa de trabalho nao de bolsa familia.para comprar o voto.como e de costumo do pt aquir no nordeste. sou serra na paraiba e no brasil

  116. Na hora do cara votar, vai estar somente ele e a urna, só os dois. Lá na hora de votar não vai ter pesquisas eleitorais, não vai programa politico de TV e rádio, não vai noticias na TV e no radio, não vai internet, nada, somente o eleitor e a urna. Aí ele em alguns segundos, ou muitos segundos, lembra de como o Brasil melhorou, como a vida melhorou com o Lula Presidente. Ele vai lembrar de Lula e de Dilma, a candidata do Lula, que o Lula estava sempre do ladinho da Dilma, e vai lembrar de novo como a vida dele, da familia, dos amigos, e de milhões, muitos milhões de brasileiros melhorou. Melhorou muito. E isso vai acontecer com 75%(mais de 80 milhoes de eleitores) dos eleitores brasileiros em 03 de outubro de 2010. E a Dilma, o Lula da Dilma, o PT, os outros partidos coligados com o PT, todos vão demonstrar patriotismo. O PT vai mostrar mais uma vez que é um grande partido, que o LULAÇO é um espetacular Presidente e fantástico cabo-eleitoral. E vão votar na Dilma e será apenas tudo terminado, com a vitória estupenda da Dilma, em um único turno. Saudações a todos. Um forte abraço ao Ricardo

  117. Serra ou Dilma qual a diferença? Quem está ralando o dia todo vai continuar e quem paga a mais alta carga tributária do mundo vai continuar também. Pobre vai continuar pobre do mesmo jeito com Dilma ou Serra. O tempo vai passando os filhos saem da escola sem aprender nada que possa lhes dar um emprego melhor e tudo fica no mesmo. Os únicos que veem suas contas correntes engordar são os aproveitadores que tem em todos os partidos. Até é bom que a Dilma ganhe para que vejam que tudo vai continuar na mesma esculhambação e não venham com desculpa que foi porque mudou. Quem quiser se enganar com essa gente se engane, quem quiser ser tapeado que seja. A escolha é livre.

  118. OUVIRAM O SERRA DIZER,NUMA ENTREVISTA,QUE IRIA ESTATIZAR O DINIT, ENTRE OUTROS?TRADUZINDO,NÃOVAI ESTATIZAR NADA,VAI VENDER TUDO A PREÇO DE BANANA,COMO É A POLITICA DE GOVERNAR DO PSDB.LEMBRAM COMO FOI NO GOVERNO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO?VAMOS IMPEDIR QUE NOSSAS RIQUEZAS PATRIMONIAIS SEJAM ENTREGUES DE MÃO BEIJADA.ACHO QUE DESTA VEZ,ELES VENDERIAM DO JARDIM ZOOLÓGICO,AOS PARQUES DE DIVERSÃO.PORTANDO,DILMA NELES!

  119. Eu estou certo que o Datafolha fica do mesmo jeito até as urnas, ai sim o povo vai votar e dizer quem realmente esta dizendo a verdade!!! Mas sempre lembramdo que uma mentira contada varias vezes pode se tornar verdade……
    Depois do mensalão e muitos outros escandalos acho que tudo é possivél, até eu que nunca ninguem ouviu falar poderia ser eleito com o poder da maquina do governo Federal.
    E posso afirmar uma coisa, o PT tem uma vantagem, são unidos, no Certo, no Errado, no justo, no injusto, na lei ou …… o importante é perpetuar no poder!!!!

    Lula para de sugar o Brasil, ao menos seja humilde de reconhecer que o povo brasileiro esta colhendo as coisas boas do governo de Fernando Henrrique Cardoso e que realmente saberemos se vc realmente governou alguns anos após vc sair. Só para lembrar o Lula só fica até o final do ano, Porque ele esta prometendo tantas coisas para os outros presidentes cumprir?????
    Acorda Lula!!!!!!

    Sergio Toledo

  120. fico triste em ver que o povo se vende com as bolsas da vida, que todos achem que o Lula acertou na economia, nas realcoes exteriores, etc etc etc… NADAAAAAAAAAAA… Lula e’ boneco a ser levado, alias, politica e’ coisa que nao se entende, mas espero que isso mude, que os politicos tenham mais consciencia de seus postos e de sua responsabildiade para com o povo. So’ de pensar que tem que se aguentar mais asneiras, muitas bobagens, prefiro e’ me virar, fazer aos que estao proximos de mim, fazer a minha parte, sem roubar, sem enganar. Que e’ o que falta a maioria dos politicos desta terrinha chamada Brasil.

  121. Deus é o nosso governante. Se a Dilma for merecedora de
    administrar o Brasil Deus lhe dará essa responsabilidade
    Acho que o Serra foi um bom administrador da saúde, mas
    um ministério não é um país como também não é um estado. Deus é quem sabe. Amém

  122. Ah, detalhe… Ninguem venha com a ideia absurda de que o Lula fez o certo de “tirar dos ricos para dar aos pobres” enquanto o povo empobrece sem sentir, acha que esta’ ganhando mais enquanto o ensino fica pior pq todos se preocupam mais em obter essas bolsas da vida, e se cria pessoas acostumadas a tudo ter mais facil nas maos. A seguranca enfraquece e os bandidos ficam a solta, saude publica piorando a cada ano… E nao reagimos nas urnas?????????? Gente, que isso? E’ muita ilusao ter um cara na presidencia que pouco fez, a naos er falar muita besteira, tratar politica externa como se trava conversa de botequim sem se chegar a uma decisao, a um denominador comum, coisa que o nosso dignissimo ex-presidente fez muito bem, FHC. Hj a economia so’ esta’ muito bem, e vai continuar bem pq a turma anterior ao Lulinha fez o dever de casa, nosso dignissimo ex-presidente FHC. Muitos escandalos de roubalheira da maquina governamental e ninguem fez nada. Todos os politicos estao impunes e o Lula nunca viu nada, que bobinho… A divida publica aumentou muitissimo no governo Lula e turma. E pensar que por muito pouco o Collor foi deposto… Que coisa, ne’…

    1. Pois é Glaucia ele se acha uma nova versão de Robim Wood!

      Apesar de detestar leitura como ele mesmo disse, certamente alguém lhe contou a história de quando o o rei da Inglaterra Ricardo Coração-de-Leão foi sequestrado na Áustria ao retornar das Cruzadas, e o príncipe John tenta usurpar o trono, favorecendo os normandos invasores em detrimento dos saxões. Isto tudo nas proximidades de Vicente de Carvalho na baixada Santista entende?

      Contra esta situação o nobre Robin Hood do agreste organiza nas florestas de Sherwood próximo ao mangue de Cubatão um bando de salteadores e rebeldes e enquanto ataca os normandos e roubando dos ricos para dar aos pobres, ele segue sua traetória fazendo comícios passeatas piquetes e parando a linha de produçãpo das fábricas e então Glaucia nascem os bolsas !

      Ah! Sim!

      Os pobres?

      Continuam pobres!

    2. glaucinha: educaçao ate o fim do fundamental e mais os tres anos do medio é problema dos Estados e municipios,
      basicamente e pela Constituiçao.
      Pela mesma constituiçao, segurança, contrataçao de policiais, salarios dos mesmos etc. Sao atribuiçao estadual.e sao ruins desde sempre.
      Noçao, por favor.

  123. nao da mais pra suportar dinheira na cueca e chega de mensalao,diga nao aos terorista e diga sim a sivilizaçao vamos votar sera sou 45 sou psdb.

  124. Caro Kotscho, estas pesquisas são sujeitas a variações, a amostragem é de aproximadamente 3000 pessoas. O método da Datafolha de entrevistar em locais de alta circulação de pessoas também é muito bom, uma estação rodoviária é um dos locais mais precisos (o filho de um deputado federal me mostrou as pesquisas dele com esta conclusão). O que me preocupa é o uso das pesquisas para direcionar o voto dos eleitores, muitos dos quais gostam de ver as pesquisas para votar em quem está na frente e assim não “perder o voto”. Considero que o ideal é a lei da Alemanha, onde é proibido divulgar resultado de pesquisas, ou seja, elas podem ser feitas mas ficam apenas para o uso restrito, sem divulgação. Se o voto é secreto, para mim então perguntar em quem eu vou votar ou em quem eu votei é um crime eleitoral. Para decidir, um eleitor não tem que saber em quem os outros vão votar, o eleitor tem que pensar, analisar, concluir e não se comportar como uma “Maria vai com as outras”.

  125. Sou estreante no blog, porém seu leitor assíduo. Pelo andar da carruagem não haverá segundo turno, a menos, como disseste no texto, tenhamos uma reviravolta grande. Abraço.

  126. Carissimo Kotscho,

    Moro em Contagem-MG, e como mineiro e cidadão brasileiro, estou muito feliz com a conjuntura atual e com a
    auto-estima desse nosso povo. Eu como um cidadão das
    classes C/D, este ano eu já consegui minha inclusão digi
    tal, com computador e banda larga, durante a copa, com
    prei uma LCD, de 32¨já com o conversor digital, e ontem
    assinei o pacote básico da SKY, por 69,00 mangos, aliás
    o vendedor que nunca ele vendera tanta assinatura como
    agora, e ainda estou pagando consorcio de um Celta, e de
    quebra ainda está sobrando uma merreca para a poupança.

    Como eleitor, a minha satizfação é maior ainda, porque nos
    ultimos DEZ anos, conseguimos tirar a TUCANALHA, do po
    der, primeiro no governo federal, depois aqui no nosso muni
    cipio, a prefeita Marilia Campos, do PT, foi reeleita, e agora,
    vamos terminar a faxina tirando o tucanalha, aécio, a nível
    estadual, e ai eu te pergunto, até quando a paulistada vai
    continuar votando nessa tucanalha maldita.
    Muda sumpaulo !!!!!

    Lula é o cara…
    Dilma é ocaminho…
    Cureau, gROBO, data-falha e PIG, é o golpe…
    $$$erra é pedágio !!!

  127. Carissimo Kotscho,

    É como a Dilma, disse, ela tem patrimonio para mostrar,
    enquanto ela declara ter cento e poucos mil reais em ca
    sa, o zé do pedágio, mora em uma mansão que ele não
    declarou ao TSE, quando do registro das candidaturas,
    dizem que a mansão é do cunhado, um tal de Preciado.
    Veja os contra-pontos:
    Dilma, tem Lula, com economia bombando, popularidade em alta, pré-sal, trem-bala, PACs… $$$erra, tem FHC, neo
    liberalismo, desemprego, privataria nas privatizações, xoque
    de jestão, PROER, e outras bandidagens…
    Dilma, durante os anos de chumbo da ditadura, ficou e en
    frentou os milicos e os 5% de reaças… $$$erra, fugiu e foi
    viver o doce exílio no exterior…

    Realmente, Dilma, tem patrimonio para mostrar,e vai esfare
    lar o zé dos pedágios, nos debates, aguardo ansioso.

  128. Apesar da agenda ja desesperada da grande midia (que apoia Serra e que, eh bom que se diga, sempre investe num 2o turno porque eh bom para o jornalismo…) dificilmente teremos 2o turno no pleito presidencial.

    Serra derrete a olhos vistos; nao tem conteudo programatico e aliou-se ao que de pior existe tanto na politica quanto na sociedade brasileira.

    Eh certo que ainda tentarao artimanhas, como a dos aloprados (sic) na campanha passada quando, bem sincorinizado com esta mesma midia golpista, o PSDB conseguiu levar a disputa para um 2o turno no qual Alckmin obteve menos votos do que no primeiro.

    A tendencia eh que Dilma coloque coisa de 15 pontos de vantagem em cima de Serra apos as primeiras semanas de Propaganda Gratuita e que liquide a fatura sem 2o Turno.

    E como bem frisou alguem esta semana que passou, Serra caminha para um melnacolico final de carreira. Um blefe, um Janio Quadros que nao bebe, felizmente desmascarado a tempo.

  129. O Palhaço?

    O Picadeiro tá armado?

    Os trapezistas já estão à postos!

    A mulher de bigode?

    Os macacos?

    O Circo chegou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  130. Estimado Ricardo bom dia!

    Eis aí o que acontece com o famoso pão e circo!

    Enche muito mal o bucho do povão por um voto e deixe de oferecer a estes oportunidades de se instruir e pescar o seu próprio peixe através da sua capacidade de produção!

    Ah! Essas bolsas?

    Tenho que admitir, vocês são geniais, ao menos nos currais vai dar certo!

    Mas para mim isso significa mais do que povo conformado. Significa um povo acomodado, que não gosta e nem quer ter o trabalho de pensar por si mesmo, as marcas do ferro ou do relho nas ancas do gado (ou do povo) dói menos, exige menos sacrifício do que se revoltar pela situação em que vivem e lutar pelos seus direitos como seres humanos.

    Por que terceiro mundo?

    Seria a facilidade de receber a sua ração de sobrevivência?

    Seria falta de ambição?

    Preguiça?

    Povo marcado?????

    È uma frase e muito profunda e triste por demarcar bem a personalidade do povo Brasileiro.

    Personalidade esta que não cabe aqui debater como foi talhada dentro do tempo histórico, más que é assim mesmo.

    Vocês são especialistas em manter as marcas neste povo!

    Tenha um excelente domingo!

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

    1. Manoel, depois de passar fome por 8 anos no governo FHC assistindo a dilapidação de nossas riquezas e doação de nosso patrimonio, voce ainda tem criticas aos pobres por estarem felizes com Lula ?

      Mas aos pobres, Manoel ? Voce vota em Collor de Mello, FHC, Geraldo Alckmin (o abafador de CPI’s) e quer culpar o povo pobre deste país por estar feliz com o bolsa família de Lula ????

      E ainda termina a perola de texto com um “abraços fraternos” !!!!!!!

      Manoel, não se deixe tomar pelo desespero com as ultimas pesquisas. Serão só 8 anos de Dilma. Depois o Lula volta.

      Manoel, nós estamos sobrevivendo a 16 anos de PSDB e DEM em São Paulo. Voce tambem consegue.

      O segredo, Manoel, é não ter medo de ser feliz e não perder a esperança.

      .

      Manoel, voce é quase sempre bastante competente na defesa dissimulada que faz dos irmãos siameses, PSDB e DEM.

      E quando se descuida, o que é raro, escreve um ou outro texto que merece aplauso de todos os participantes do blog do “Kotoco”.

      Aceite um conselho, Manoel :

      Descuide-se mais vezes. O Serra já era mesmo. O Indio Lambança foi a ultima pá de terra. O Alckmin, se voce confiar em pesquisas, ainda não está precisando de sua ajuda.

      Então relaxe e capriche no proximo texto para esquecermos o ultimo.

      E tenha um ótimo domingo

  131. Glaucia Roquie, voce confundiu. Não é o Lula tira dos ricos para dar aos pobres.

    Os irmaos siameses PSDB e DEM é que tiram dos pobres para dar aos ricos. Lula gera empregos (14 milhoes ate agora) e distribui renda.

    Glaucia, voce viu a manchete do site Bol?

    “Casos de doenças mais que dobram em seis estados. São Paulo lidera.”

    Glaucia, só pra te lembrar, São Paulo é governado pelo PSDB de JOSE SERRA E GERALDO ALCKMIN há 16 anos e a saude, a segurança e a educação estão um caos.

    Glaucia, só pra voce não se confundir, vou repetir :
    Dezesseis anos.

    Mas a arrecadação de pedágios vai muito bem, Glaucia.

    1. Vitor Hugo, graças a Deus e aos paulistas e paulistanos oPSDB está há 16 anos do governo em S.Paulo. Pelo que já li das besteiras que você escreveu, voc~e é um petista que fica repetindo o disco como uma vitrolinha quebrada. Repete como um tonto a história dos pedágios e esquece que temos as 10 melhores estradas do Brasil, que economizam combustível, pneus diminui o gasto com manutenção. Não você não consegue entender isso porque tem a cabeça feita. Fla nas riqueza nacionais que foram privatizadas e esquece de ver o fluxo de caixa do Tesouro Nacional com o recebimento de impostos. Vá ver a performance da Vale quando ela era estatal, especialmente no governo Sarney. Parceiro do seu guia. Vai estudar caboclo.

  132. ESTÁ PROVADO QUE O DATAFOLHA É TENDENCIOSO. É CLARO COMO É PAULISTA COM CERTEZA É LIGADO A IMPRENSA PAULISTA QUE APOIA O PSDB E JOSÉ SERRA E GERALDO ALKMIN. NÃO ACREDITO NAS PESQUISAS DATAFOLHA.

  133. TAMBÉM NÃO ACREDITO QUE ALKMIN GANHA PARA O GOVERNO PAULISTA. ALKMIN PERDEU PARA PREFEITO DE SÃO PAULO.
    NÃO CONSEGIU NEM GANHAR DO KASSAB E DA MARTA SUPLICY. COMO PODE ESTAR TÃO A FRENTE PARA O GOVERNO DE SÃO PAULO?

  134. Kotscho, você que está investigando os 5% dos que votam RUIM para o governo Lula, anota um nome para sua investigação:

    Acho um governo nefasto (o governo Lula). Porque cooptou e paralisou o movimento popular. Cooptou as lideranças, transformou os movimentos em ONGs, terceirizou uma série de serviços que são do Estado como forma de transpassar dinheiro para as entidades.

    Plínio de Arruda Sampaio, candidato do PSOL a presidente da República

  135. O Manoel explicou como é exatamente o circo do Serra, só que ele pensa que todos nós somos os palhacos como faz com o povo paulista. Estamos todos cansados desse governo antipovo, o pessoal que mora ao torno do Rodoanel está revoltado porque esta estrada é mau sinalizada, não tem saída para o motorista e se ele erra tem que pagar mais pedágios ainda para retomar o caminho.
    Estive ontem em Itapecerica da Serra e conversei com muitas pessoas e elas disseram que não vão votar no Serra.
    Acho que alguns que estão sendo prejudicados estão acordando deste sonho pesadêlo.

    1. Simpatizo com o Manoel e discordo dos que o atacam de forma agressiva. Mas sinto que nosso querido Mane acabou refem de sua propria autonomia…

      Na ansia de nao ser confundido com gado manso, tornou-se um radical contrario a Lula apenas porque pode… e pode mesmo e deverah ser respeitado nesta sua decisao.

  136. Objetivamente, sem qualquer bravata, vou dizer porque não gosto do Todo-poderoso nem do Partido das Trevas.

    1. Desconhece que antes Dele existiram também outras pessoas lutando por um Brasil melhor, inclusive de um país do qual Ele fez parte como sindicalista;
    2. Desconhece que a privatização foi o melhor caminho para o Brasil, conforme se vê na área da Comunicação e a própria Vale. Tanto que se aproveita, embora sem reconhecer, dos lucros da privatização, e se esta não tivesse sido excelente Ele teria lutado para reestatizar as empresas privatizadas;
    3. O Partido foi contra a Lei da Responsabilidade Fiscal e hoje, embora sem reconhecer, se vale dela.
    4. O Partido votou contra o Plano Real e o seu Governo foi o mais beneficiado por ele. E, ainda assim, não reconhece.
    5. A Bolsa escola impulsionou o principal programa assistencialista do Governo, o bolsa família, e não há reconhecimento.
    6. A transição democrática se deu em perfeita ordem, sem qualquer impedimento formal ou informal de FHC.
    Estas são apenas algumas razões, para não falar no “não vi”, “não sei”, “vamos apurar” e no alinhamento voluntário com os ditadores Chavez, Evo. Castro, Amadinejad, etc.

    Estou falando de fatos, não estou falando de invencionices.

    Walfrêdo

    1. Voce esqueceu do setimo ítem:
      7- Que empresário nenhum gosta de sindicalistas em frente a sua empresa falando e tentando abrir entendimento de aumento de salários dos trabalhadores e ameacando promover greve.
      Mas agora as greves são coisas do passado onde o governo Lula repoz as perdas salariais ocasionadas pelo governo FHC por causa da sua inepcia.
      Agora todos podem trabalhar em paz e produzir para o bem da empresa e por tabela, o bem do empresário.
      Como pode chamar de trevoso a um partido que só lhe deu lucros?
      Deduzo que só pode ser por inveja ou rancor por eles fazerem sucesso junto ao povo e por ter feito aquilo que seus opositores não conseguiram fazer.

    2. Valfrêdo, você está julgando mal o PT, e sendo benevolente com o FHC.
      !. Todo mundo que entra no governo tem na cabeça um Brasil melhor.
      2 As privatizações forma um desastre, as comunicações são líderes de reclamações, e provavelmente voce também já foi vitmado porque ali o desrespeito e a roubalheira são os pontos fortes (Se isso é o melhor caminho), prefiro as teles estatizadas.
      3. A Lei de responsabilidade fiscal foi um tiro no pé, porque foi criado com objetivo adverso ao resultado obtido (Há males que vem para bem).
      4. O Plano Real quebrou tres vezes na gestão do FHC, e se não fosse a capacidade de organização do PT, ele já não existiria mais.(Lembra a penúria da nossa situação econômica quando o Lula assumiu?)
      O Bolsa escola nunca foi combatido por nunguem do PT, embora não tenha sido conduzido com tanta seriedade como o Bolsa familia, porque a situação educacional, embora ainda longe do qu se espera, não evoluiu durante a gestão FHC.
      Alé disso, Chavez, Evo e Amadinejad só são ditadores na Glogo, Veja, Estadão e outros canais de comunicação onde gente como Daniel Dantas e Uribe são considerados heróis.
      Estou falando de fatos, não estou falando de invencionices.

  137. Vejo a sua frase: “Desta forma, a grande pergunta que podemos fazer neste momento é se teremos ou não segundo turno. Que resposta dariam os leitores do Balaio?”

    Perdoe-me a sinceridade, mas ela não pode partir do seu coração, muito menos da sua consciência.
    Independente de ser vermelho ou azul, todo mundo sabe, principalmente quem acompanha os fatos eleitorais que a eleição desse ano aponta para a existência do segundo turno, qualquer que seja a pesquisa ou conhecimento razoável do momento politico.
    Assim, essa frase é totalmente despropositada e não condiz com a sua inteligência.

    Walfrêdo

  138. Kotscho,

    Só vejo uma explicação para o comportamento do Datafolha. Parece estar se formando um concenso em torno da eleição de Dilma em outubro. Serra e o Pig, tanto quanto nós, sabem disso. Acho que o objetivo deles é preservar o Governo de São Paulo. Né nada, né nada, algo na casa dos 30% do PIB nacional. Daí a necessidade de manter paulistas e paulistanos alienados da realidade brasileira. É tudo uma questão de sobrevivencia à custa dos paulistas.

    1. Cabe aos paulistas da esquerda uma reação. Acho que deveria haver, como no movimento das diretas já, uma ampla coligação de partidos, instituições, intelectuais, artistas com perfil de esquerda, enfim todos que desejam ver São Paulo livre destes tucanos, em torno de uma candidatura, por exemplo a do Mercadante, ou de outro política da esquerda, e todos apoiarem somente esta candidatura. Acho que deste jeito a tucanalha perde, do contrário, ainda teremos governos demo/tucanos na direção deste estado.

    2. Mercadante? Mercadante? Ah sei agora me lembro o que revogou o pedido de demissão irrevogável. E teve atuação destacada no Show do Milhao do Silvio Santos. Errou a raiz quadrada de 49….

  139. E que vocês ingênuos têm a dizer sobre essa resposta do Plínio de Arruda Sampaio sobre Lula, em recente entrevista? Será que o Ricardo “democrata e não tendencioso” vai vetar de novo um comentário meu?

    Que avaliação o sr. faz do modelo econômico brasileiro?
    É neoliberal. É uma política de neocolonização, de fazer com que o Brasil, que já foi a oitava potência industrial do mundo, volte a ser um país exportador de produtos primários. O Brasil oferece um juro altíssimo. O dinheiro vem pra cá e permite ao Lula fazer esse populismo com o dinheiro, gerando a ideia pra classe C e D de que ela subiu pra classe B. Porque ela agora consome eletrodomésticos, pode até comprar automóveis em não sei quantos meses. E ela se endivida. Isso é uma coisa terrível. É nefasto, não é um adjetivo à toa.

    1. As camadas mais pobres da população, meu caro De Lucca, não está só comprando eletrodoméstico, não. Esta comprando casa própria, que até 2002 era privilégio da classe A e B. Está entrando na Universidade através do Prouni, e da política de mais vagas nas Universidades públicas. Está tendo seus direitos garantidos, como por exemplo, sua carteira de trabalho assinada, aumentou em mais de 1 milhão de carteiras assinadas. Está tendo emprego. Pare de ler a Veja, use pelo menos uma vez suas próprias idéias e não seja simplesmente um papagaio, repetindo o que Veja, Folha e o restante do PIG dita para você falar.

    2. Ines, lamento informar que ninguem entregou mais casas populares que os governos militares. E nao sou “viuva” da ditadura nao. Pergunto: por que todo mundo que pensa alguma coisa diferente da nova elite dominante e inteligente, e’ papagaio da VEJA e do PIG? Acho que vcs leem mais a maldita que nos. Abs serristas.

  140. Nos tempos de FHC, o Risco Brasil estava em 2.700 pontos. Nos tempos de Lula, 200 pontos.

    O salário mínimo quando Lula assumiu a Presidência da República, em 2003, estava em 64 dólares. Agora, está entre 290 e 300 dólares.

    O dólar que valia R$ 3, agora vale R$ 1,78. FHC não pagou a dívida com o FMI. Lula pagou-a em dólar.

    A indústria naval, tão importante para o desenvolvimento do País, FHC não mexeu. Lula reconstruiu.

    FHC não construiu nenhuma nova universidade. Lula construiu dez novas universidades federais. Quanto às extensões universitárias, no governo do tucanato não houve nenhuma. No governo Lula foram 45.

    As escolas técnicas foram esquecidas na era FHC. Ele não construiu uma sequer. Lula construiu 214.

    No campo da economia, as reservas cambiais no governo FHC foram 185 bilhões de dólares negativos. No governo Lula, 239 bilhões de dólares positivos.

    O crédito para o povo/PIB no governo tucano foi de apenas 14%. No governo Lula, com as políticas anticíclicas, alcançou 34%.

    Em relação à infraestrutura, FHC não construiu nenhuma estrada de ferro. Pelo contrário, as privatizou. No governo Lula, três estão em andamento.

    Quando Lula assumiu o governo, 90% das estradas rodoviárias estavam danificadas. Agora, 70% estão recuperadas.

    No campo da indústria automobilística, na era FHC, 20% em baixa. Na era Lula, 30% em alta.

    Nos oito anos em que FHC presidiu o País, houve quatro crises internacionais, que arrasaram o Brasil. Na era Lula, foi enfrentada uma grande crise, que o Brasil superou em razão das reservas acumuladas e das políticas anticíclicas empreendidas pelo governo.

    O cambio no governo FH era fixo, e estourou o Tesouro Nacional. No governo Lula é flutuante, com ligeiras intervenções do Banco Central.

    A taxa de juros Selic atingiu na era FHC incríveis 27%. No governo Lula chegou ao seu menor percentual desde quando foi criada, em 1983, 8,5%.

    A mobilidade social no governo tucano foi de apenas 2 milhões de pessoas. No governo Lula, 23 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza.

    FHC criou apenas 780 mil empregos em oito anos. Lula criou 12 milhões.

    O governo tucano nada investiu em infraestrutura. Com o PAC Lula pretende investir R$ 504 bilhões até 2010.

    Por fim, no mercado internacional, o Brasil, no governo FHC não teve crédito. No governo Lula, o País foi reconhecido como investment grade pelas três maiores agências de classificação de risco internacionais.

    1. O maior problema do Governo Federal anterior são escorias que não querem enchergar o obvio, dá até a impressão que tem muito mais por traz alem das escorias, haja vista a divida que São Paulo tem

  141. E gostaria de dizer que Lula não pensa no que é melhor para o Brasil, hoje. Mas sim para si, o partido e sua candidata incompetente. Pisou na bola mais uma vez ao pedir a libertação de Sakineh Mohammadi Ashtiani, no Irã, condenada por seu companheiro Ahmadinejad a morrer apedrejada. O que dirão os outros 24 iranianos à espera da morte por apedrejamento? E os cubanos como os os pugilistas Erislandy Lara e Guilherme Rigondeaux? Sakineh pode escapar do radicalismo, o Brasil escapará do stalinismo farofeiro?

  142. A partir de hoje a Via Dutra tem pedágios mais caros.

    http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/08/01/e010822507.asp

    Vai ficar mais barato pegar o trem bala, descer
    em Aparecida, tomar um ônibus para Pindamonhangaba, terra do Alckmin.
    É impressionante como o PSDB aumentou o custo de vida no Brasil.

    Começou com o Plano Real.
    O Plano Real apenas mudou a escala termometria de Fahrenheit para Remir
    achacando que baixando a escala ia abaixar a temperatura.
    A inflação ficou estável porque, de cara, os preços convertidos subiram 500%.
    Um quilo de feijão que deveria custar R$ 0,65 passou a custar R$2,00 e ainda
    foi ufanado numa propaganda do FHC, porque antes custava CR$1,800.00.
    1800 / 2760 = R$0,65.
    Quando ele dizia que o povo bebia iogurte a R$1,00, o iogurte deveria custar R$0,30.
    Foi a maior carestia da historia, tudo que deveria custar centavos foi para um real.
    A coisa ficou tão cara que os desempregados não conseguiam nem fazer bicos para sobreviver.
    Houve preços que foram convertidos um por um e ninguém fiscalizou.
    Soma tudo isso ao arrocho salarial e ao salário mínimo minguado.
    Não venha com essa historia que deixou tudo preparado.
    Deixou tudo engessado, se ficasse como estava o brasileiro iria amargar a maior carestia.
    Quem deu vida ao Plano Real foi o governo Lula que aumentou salários e distribuiu rendas.
    Como disse o Deputado Ciro Gomes: o que faz a diferença no Nordeste não é a Bolsa Família,
    é o salário mínimo de mais de 200 dólares.

    1. Esse é tucano disfarçado de petista. Estão divulgando que agora estão alto por saberem que o petismo não aceita que o povo gaste bilhões para fazer rodovia para só a elite que tem carro usufrua. A minha proposta para Mercadante é aumentar os preços e quantidade para que os recurso arrecados sejam para fundar uma cooperativa habitacional para construir casas para o povo.

  143. Interessante, como alguem se julgando o dono da verdade pode chamar um governo que vai seguir a mola mestra da administracão anterior de incompetente?
    Antes de 2002 tivemos sim, um incompetente governo que não fez nada para a nacão e a deixou numa autentica pindaiba de pobresa, com o povo desesperancado, empresários reclamando da pobresa do povo que não podia comprar bens e um natal de 2000 pobre e triste como jamais vi.
    Não havia postos de trabalho, os baixos dos viadutos cheios de mendigos e os ricos só viajando para a Europa a passeio.
    O presidente então só queria saber de rodas de PHDs e discutir prosélitos de sociologia e o país precisando vender para trazer divisas. O FMI ditando normas visando ajudar o pais sair da pobresa e em estado de insolvencia.
    As empresas sendo vendidas para cobrir o rombo da economia e o povo sem saber onde foi colocado os trocados da vendas dos bens públicos. O pior é que além disto, foram vendidas com o empréstimo do BNDES, financiado como de pai para filho numa autentica expropiacão do bem público.
    Como admiradores deste governo tem a audácia de dizer que esta candidata do governo progressista seja incompetente se eles não deram prova disto?
    Os fatos são incontestes, o governo do PT livrou o Brasil da derrocada final, senão estaríamos atraz das economias africanas e mais ainda do Haiti sendo o Brasil um país reconhecidamente de grande riquesas?

  144. Trololó tucano 1: tudo que é bom nesse governo foi criado no governo anterior, e tudo que é ruim foi criado nesse governo mesmo.

    Trololó tucano 2: FHC estabilizou a economia.

    Trololó tucano 3: a popularidade do Lula é pura sorte ou facilidade de se comunicar.

  145. Lima, responda pra nós porque na era FHC nossa estatais davam prejuizo e na aministração Petista batem recordes de lucratividade ?

    Lima, não se esqueça que no governo FHC , nossas estatais eram administradas por politicos do PSDB. Não er a o Lula quem indicava seus diretores pois o PT não apoiava nem apoia governos que tomam dos pobres para dar aos ricos.

    Lima, tenha uma ótima semana, mas não esqueça de responder a pergunta.

    1. Vitor Hugo você é mal informado. Eu vou desenhar para você. As estatais na época de Fernando Henrique Cardoso vinham com um passivo gravoso imenso. Eram cabides de empregos. Vou dar um exemplo que acho que até você vai entender. O Banco Brasil do precisou de duas capitalizações para poder se adequar ao acordo de Basiléia. A Petrobrás teve que ser revitalizada, o homem encarregado desta gigantesca tarefa foi Henri Philippe Reichstul . Até o hoje neopetista Luís Nassif pode dar o testemunho do trabalho desenvolvido por ele. Ao contrário do que você diz as estatais foram entregues a técnicos e profissionais do mercado. Lula herdou um estado com um plano de ação. Infelizmente Serra nao foi eleito em 2002 para dar continuidade a um governo que nunca nomeou apaniguados do Sarney, que não tem que aguentar nomeaçoes de um Paulinho da Força Sindical. Vitor Hugo qual a sua profissão? Sindicalista? Funcionário público? Em qual bengala voc~e se apoia?

  146. Dum de Lucca, Plinio de Arruda Sampaio é candidato a presidente nas proximas eleições. Porque não declara voto em Plínio, já que o admira tanto ? Mas leia antes o que Plinio acha do governo entreguista do PSDB e DEM e conte pra nós no seu proximo comentário que aguardaremos com grande ansiedade..

  147. Victor Hugo.

    O prejuízo era intencional para ser vendida
    na bacia das almas para empresários que queriam
    por a mão no patrimônio publico.
    Veja Belo Monte, se o governo construir não faltara, depois,
    quem queira comprar na bacia das almas.

    Estatal da lucro como qualquer empresa,
    depende da intenção do governante.
    Veja a China, um dos paises mais estatizados.
    Em breve será a maior economia
    do mundo, na frente dos EUA e Japão.

  148. ASSIM FALOU ZÉ DE TUSTRA

    O caba quando num é
    Num adianta querê sê
    É o caso deste Zé Serra
    Que sabe qui vai perdê
    Pois lhe falta substância
    De antes dele nascê

    Lhe falta mais pedigree
    Pra emfrentá esta luta
    Num é fácil derrotá LULA
    É sofrê nesta labuta
    Ainda mais se arrodeado
    De cornos e féla das putas

    Como é que pode um homi
    Se fazê acreditá
    Tendo ao lado um índio deste
    Potencial a guverná
    Só pode sê mesmo um besta
    Disputa por disputá
    No mínimo este Zé Serra
    Gosta mesmo é de apanhá

    1. …O caba tem uns votinhos
      Na avenida São João
      Acha que todo Brasil
      Esta cheio de babão
      Não sabe que o povo já viu…
      ” Sê besta de graça vá lá
      Mais…pagá pá sê besta não”

  149. A maioria das pessoas anda quieta, nada diz sobre política, como se estivessem desinteressadas com a eleição presidencial.
    No entanto o que dá para sentir, é que isso tudo, não é desinteresse. Veladamente, é puro voto cravado… na Dilma.
    E o pior ainda está por vir, quando nos debates o povão
    verá que a Dilma está preparada.

  150. Agora está 2×1 pró Dilma, portanto no erro ou outra coisa do Data-Folha já foi feito justica.
    A justificativa desta agencia de pesquisa é a metodologia que não mostra a realidade, a verdade das ruas e áreas rurais.
    Na rua às vezes a gente com pressa responde o quer der na telha a até concorda para não ficar perdendo tempo para responder e por telefone a pessoa pensa que é telemarketing e logo se esquiva de responder.
    Como então poderemos dar credibilidade a estas pesquisas?
    Pelo que tenho ouvido das pessoas onde quer que eu esteja sempre que se fala em politica sempre ouco um descontentamento com respeito ao governo tucano.
    Mas de qualquer forma, mostra uma certa coerencia pelo que eu tenho ouvido e com o que muitas pessoas tem falado.

  151. Vitor Hugo empolguei-me e não revisei o texto, escrito com um precário teclado. Daí a razão de algumas barbaridades. Mas acho que para quem defende um presidente que fala “menas” o Português e a gramática não devem ser motivo de preocupação. .

    1. Lima,
      Como você é preconceituoso, tem todo o perfil de um tucano. Você não argumenta ,você só ofende. Mas sabe porque vc não argumenta? Porque no argumento vc terá que dar o braço a torcer, e admitir que………………………………. o Lula é o Cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    2. Inës

      Você tem o perfil de petista: nao sabe ler. E muito menos interpretar. Vai lá e leia a resposta que eu dei ao poeta petista Vitor Hugo e veja se nao ha argumentos ali.

      Agora admito Lula é o cara. Cara amigo de ditador sanguinário. Cara amigo do Collor . Cara amigo do Sarney. Cara do mensalao. É o cara. Cara-de-pau!

  152. Preocupacao, Lima deveria ter um candidato que quer desbancar o Presidente mais eficiente que o Brasil jah teve, querer faze-lo sem apresentar um programa de governo com uma unica ideia original…

    Serra eh um blefe… como voce.

    1. Ronaldo Caetano,

      Como assim? Querendo desbancar o presidente. Você não sabe como funciona um democracia?. Está certo que o PT tem uma quedinha por regimes ditatoriais, mas aqui é Brasil companheiro. Numa democracia não se desbanca ninguém, se alterna o poder.

      Agora basta. Você não merece o meu tempo.

  153. Investidor externo faz fila para comprar
    titulos do Brasil

    fonte ig.

    Há analistas que vêem no apetite dos investidores uma janela de oportunidades para emissões brasileiras. Outros entendem que os fundamentos do País é que estão atraindo a demanda dos investidores. “O Brasil é a bola da vez. Todo o mundo quer conhecer e investir aqui. Não vejo uma janela para o Brasil, mas uma melhora do humor global”, afirma Fabio Mentone, diretor do investment banking do Bradesco.

    Tem gente que gasta tempo e dinheiro para falar
    do Brasil. Deixe que falem…

  154. Meu palpite é que Dilma será eleita no primeiro turno. Independentemente das pesquisas percebo nas conversas a satisfação das pessoas com sua situação atual. Nessas conversas fica claro que elas creditam essa situação à atuação do governo Lula e portanto querem sua continuação.

  155. Em entrevista ao programa de Marília Gabriela no GNT, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não poupou críticas ao governo Lula e à presidenciável do PT, Dilma Rousseff. Para ele, a ex-ministra da Casa Civil é “uma espécie de candidata fantasma”. “Tudo que ela tem de votos é de Lula”, disse

    Eu vejo nas criticas do FHC uma certa dor de cotovelo.
    O que o Lula faz com a Dilma, transferência de votos e prestígio,
    ele tem tentou com o Serra e não conseguiu.

    Deve doer ver o seu pupilo ser 2 vezes derrotado pelo Lula.

    Essa marchinha de carnaval cai bem.

    O que Deus me deu
    ninguém pode tirar
    qua qua qua.

    Ta com magoa bebe agua
    vê se tu cria jeito
    todo corcunda sabe como se deita.

    Voce pode ser doutor
    apoiado muito bem.
    Deputado, senador,
    apoiado, muito bem

    mas tudo isso não é privilegio
    inspiração não se aprende no colégio.

    1. Creio que repete-se o mantra da “transferência de votos” meio acriticamente.

      Não é apenas “tranferência de votos do presdente Lula”, mas de ‘consolidação de votos pela continuidade de uma política social e econômica’ – não se trata de “Lula” (como se fosse paenas carisma), mas da aprovação de um projeto de país!

    2. Olhem que absurdo esse cara escreveu na Veja, quanta mentira! É um visionário? Ou profeta? Seria um direitista?

      E então o redator hooligan de Dilma isola a bola na arquibancada, com um chutão de canela, a esmo:

      “As duas torcidas que agora formam uma só vibram como se fosse possível comemorar, ao mesmo tempo, um gol do Grêmio e outro do Inter, num Gre-Nal decisivo. Se nesta noite estivesse a serviço, o árbitro gaúcho Carlos Eugenio Simon, do alto do palanque, registraria na súmula imaginária o tento concreto: Gol do Brasil, gol dos brasileiros e das brasileiras.”

      Não, o gol é contra o Brasil e contra os brasileiros que jogam limpo e bonito. E marcado em impedimento escandaloso -– Carlos Eugenio Simon já fez muita lambança no futebol, mas esse gol nem ele validaria. O staff da campanha de Dilma conseguiu enxergar esporte, paixão clubística e confratenização entre inimigos figadais numa plateia de 15 mil petistas amestrados, a maioria funcionários públicos e sindicalistas em offside do trabalho, que detestam futebol-arte e vibram com as cavadinhas de uma perna de pau treinada por Nove Dedos, o 171, um treinador que faria João Avelino, o 71, parecer um lorde inglês ao lado de José Mourinho.

      O primeiro gesto da presiden-TA Dilma, a pacificadora, a Petista de Hamelin dos ratos do Gigantinho, será juntar num ginásio da Faixa de Gaza 15 mil judeus e palestinos, meio a meio, cada qual com a camisa de seus clubes – para produzir a paz que nem Lula, o diplomata sem diplomacia, o embaixador oferecido, conseguiu.

      Dilma e Lula juntos em campo fazem o valer o verdadeiro clássico da vergonha.

    3. Caro Sr. DUM DE LUCCA

      Depois desta sua salada mista, ou seja, estas retoricas e jogo de cenas fantasiosos, cheguei a seguinte conclusão.
      O Senhor é muito bom escrevendo ficção.
      Boa sorte nesta missão.

  156. A candidatura de SERRA foi “cristianizada”. Os seus aliados não mais o colocam nos materriais de campanha. Portanto, como se diz aqui no Ceará: Já era!.
    Abraços,
    Prudente

    1. Eis um caso raro: cearense tolo. Pois, para aparecer em santinho parte desse gasto tem que ser contabilizado na sua campanha, o que levaria estourar o que prometeu gastar junto ao TSE e correr o risco de uma impunação, caso por algum acidente ganhe. O mesmo servirá para usaram isso para fazer o mesmo com Dilma, a qual é mais provável ganhar.

  157. Essa norma da Prefeitura do Kassab de proibir caminhões nas marginais
    tem, entre outras finalidades, a finalidade de empurrar os caminhões
    para os pedágios do Zé Pedágio.
    Se o Rodoanel não tivesse pedágio, todos os caminhões estariam
    passando por lá.
    Pra que a gente paga a maior carga tributário do mundo?
    Para o governo construir, estradas, hospitais, escolas, etc.
    Não tem sentido, pagar tantos impostos e alem disso pagar pedágio.

    Ida ao litoral por Marginal Pinheiros é mais barata e rápida que por Rodoanel

    Empresas de transporte localizadas nas regiões Sul e Oeste da capital paulista prevêem maiores gastos com pedágio, percursos mais longos e maior tempo de viagem para seguir a regra que proibirá o uso da Marginal Pinheiros e das avenidas Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho.

  158. Acho que a Dilma deve ganhar. E quem votar nela merece ser governada por ela e pela camarilha Petista. O brasileiro no geral reclama de seus politicos, esquecendo-se que eles sao a sua imagem e semelhanca. Pelo que leio aqui, os eleitores desta senhora, que aqui se apresentam, sao exatamente como ela. Raivosos, sem ideias, sem grande apreco pelas instituicoes democraticas, idolatram a fina flor do obscurantismo internacional; o presidente do Iran, Chavez e os irmaos Castro. Apoiam o aparelhamento e o inchaco da maquina do Estado. Enfim, sao a vanguarda do retrocesso.
    Sinceramente espero que ela ganhe. Quem sabe, apos 4 anos de decepcoes os brasileiros acordem. Em 2014, com Dilma o Brasil muito provavelmente nao sera um Canada estara mais para um grande Cuba.

    1. O que se pode dizer do candidato que segue a cartilha dos imperialistas do norte? Daqueles que matam milhões com suas armas? que fazem morrer outros milhões de fome, por causa de suas políticas de exclusão? Você me dirá que fazem isto em nome da segurança mundial; em nome da democracia; ou será que em nome da preservação da cultura ocidental? Esta provado que estes levarão a Terra ao colapso dentro de poucos anos. Todos os “ditadores ” com quem o governo conversa jamais, causaram 10% do mau que os “queridinhos” norte americanos. Certamente você é uma daquelas pessoas que torce pelo “quanto pior, melhor”.

    2. Caro senhor Jose Eduardo Curti, todos têm suas preferências políticas e elas devem ser respeitadas. Entretanto tentar desqualificar os adversários para justificar sua preferência é típico de quem não tem argumentos. De onde tirou a ideia que a candidata Dilma é “raivosa, sem ideias, sem grande apreço pelas instituições democráticas, idolatra a fina flor do obscurantismo internacional, apóia o aparelhamento do e o inchaço da máquina do Estado”? Após quase 8 anos de governo Lula o Brasil está muito melhor que antes. Não é sem razão que o presidente tem a aprovação de mais de 80% dos brasileiros. As conquistas obtidas nesses anos e o reconhecimento do país no exterior são inegáveis. Enumera-los consumiria páginas inteiras. Não menospreze os brasileiros que querem a continuação das ações do governo Lula, até porque o candidato da oposição não apresentou nada que possa convencer os eleitores que ele faria algo melhor que este governo. Há ainda muita coisa por fazer, mas o progresso até aqui alcançado é significativo.

    3. Calma José Eduardo Curti, curti só esta, não deixa sua raiva com a esquerda transparecer tanto, afinal raiva mata é só se morder.
      Até 2014.

    4. José Eduardo, nesta altura do processo eleitoral, seu discurso perdeu o passo, de tão repetido, gasto, logo, inócuo, até porque foi muito usado, e de forma grosseira, pelo seu candidato. Baseia-se em conjecturas bobas, infantis, previsões sobre radicalismos, situações essas que, se Lula quisesse, “montado” na maior popularidade já conquistada por um presidente, teria implementado, pois teve 8 anos de governo. Entendo a sua tristeza e mágoa, desde que sua preferência pelo candidato elitista não seja fruto de preconceito contra um operário, ao qual falta um dedo. Mais: diz você, levianamente, que os políticos são a imagem e semelhança de seus eleitores. Se esse conceito fosse verdadeiro, não existiria o enorme fosso entre o governo elitista do PSDB/PFL – FHC/Serra, com os eleitores pobres, que ajudaram a elegê-lo para duas gestões.

  159. O povão, responde nas pesquisas dessa forma: voto na mulher de LULA. Já ouvi várias vezes essa resposta.Ou seja, a popularidade de LULA, realmente está sendo revertida para Dilma.E quando começar a propaganda na TV, esse povão vai responder: voto em Dilma.

  160. A Folha ensaiou esta semana que passou mais um “dossie”; desta vez a obra ficcional era PT contra PT…

    Os idiotas sequer conseguem perceber que perderam completamente a credibilidade.

    Por sinal, teremos apos o final das eleicoes deste ano, varios “finais melancolicos” de carreira… Serra, Dr. Otavinho, Montenegro, Elio Gasperi, Eliane Cantanhede (e seu marido…), Clovis Rossi, Fernando Rodrigues, Josias de Souza…

  161. Uma estratégia para Mercadante
    (publicado no “Amálgama”)

    As próximas movimentações da campanha de Aloizio Mercadante esclarecerão se ele está de fato empenhado em vencer a disputa para governador de São Paulo, ou se busca apenas fortalecer pretensões futuras (por exemplo, à prefeitura da capital). Caso planeje satisfazer as expectativas da militância, o senador dispõe de um repertório muito restrito de manobras.
    Seu desafio imediato, chegar ao segundo turno, é mais difícil do que parece. Como se sabe, Geraldo Alckmin (PSDB) possui vantagens quase insuperáveis: maior tempo de propaganda no rádio e na TV, apoio dos grandes veículos de comunicação e das maiores empresas do país, imensa estrutura administrativa, ocupada há quase duas décadas por quadros peessedebistas.
    Dadas as circunstâncias, a única maneira de minimizar esses trunfos nos poucos meses disponíveis seria unir esforços com a campanha de Dilma Rousseff, para benefício de ambos. Em outras palavras, trata-se de regionalizar o embate presidencial e identificar a candidatura de José Serra com a sucessão paulista.
    As pesquisas apontam ampla vantagem do tucano em São Paulo, cuja densidade populacional é suficiente para influir no contexto nacional. O adiamento da definição paulista ajudaria a encerrar as disputas presidenciais já no primeiro turno. Centrando esforços no front estadual, as campanhas petistas atingiriam a máscara de bom administrador que Serra exibe no resto do país. Expondo as fraquezas da hegemonia do PSDB paulista, minariam a vantagem de Alckmin, constrangendo-o a defender (ou, mais provavelmente, atacar) os desafetos de partido.
    Desunidos em São Paulo, como já estão em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, os tucanos caminhariam juntos para a derrota presidencial imediata. No segundo pleito, desgastado, Serra teria participação apenas protocolar na campanha de Alckmin. Ao mesmo tempo, Mercadante seria beneficiado pelo prestígio de Lula e Dilma.
    Mas, para tanto, petistas e aliados precisam tomar a iniciativa e atacar, impondo a pauta dos debates sucessórios. Tudo que Alckmin quer agora é uma campanha propositiva e enfadonha, que anestesie o eleitor até outubro.
    Temas não faltam para constrangê-lo: as atrocidades impunes da PM, a vergonha do sistema carcerário, as violências praticadas contra os menores da Fundação Casa (antiga Febem), as suspeitas no Rodoanel e no Metrô, o sucateamento do ensino público, as enchentes nas marginais paulistanas e, principalmente, os escorchantes pedágios que cercam as principais cidades do Estado. Aliás, é assombroso que alguém precise forçar a inclusão de escândalos dessas proporções na agenda eleitoral.
    Impera certa mistificação no meio político em torno da chamada campanha negativa. Basta que os ataques demonstrem respeito às demandas populares para conquistar a empatia do eleitorado. Denunciar adversários e esclarecer o público não exigem necessariamente uma comunicação pesada ou repulsiva. As peças audiovisuais criadas com esse fim podem assumir inúmeros formatos, da comédia à reportagem, passando pelo drama e até pela animação.
    Recursos técnicos e humanos não faltam. Mas haverá verdadeiro interesse dos personagens envolvidos?

  162. Acho que Dilma vence no primeiro turno.
    63% x 30%, pelo menos.
    E quanto à Datafolha, no dia seguinte à coroação da Dilma, sugiro um pogrom.
    Vamos democratizar os meios de comunicação!
    Aqueles que derem notícias contra o governo, logo, contra o Brasil, tem de ser eliminados.
    Na mídia, só notícias boas, a verdade socialista.
    A verdade está conosco!
    Todas as críticas e denúncias são, per si, falsas, golpistas, mentirosas.
    Nunca tive tanto orgulho de ser brasileiro!…

  163. É uma pena que as pesquisas indicam vitória da Dilma no primeiro turno. Os brasileiros mereciam tirar a dúvida no segundo turno. Grande abraço. Sandra

  164. Cancelem as eleições!
    O IBOPE já decidiu o pleito!
    Faça a sua festa torcedor brasileiro…
    Pelas pesquisas, está 2 a 1 para a Doutora Dilma.
    Datafolha venal, estás com teus dias contados!
    A única dúvida é quem será o diretor do D.I.P.:
    Paulo Henrique Amorim ou Kotscho?

  165. O fato é que de maneira geral ambos os candidatos não apresentam novidades, grandes mudanças ou nova postura para o governo federal. Porem o candidato do PSDB representa algo que não agrada uma parte da classe média brasileira, ele representa privatizações e é bom lembrar que uma parte considerável da classe média brasileira é de funcionarios públicos, e esses lembram que FHC não tinha aumento e o único projeto do PSDB para o serviço publico era demissão voluntaria ou achatamento salarial. Para a classe popular, bem ai é covardia, Lula foi melhor, ou como ele gosta de falar “nunca na historia deste pais…”, resumindo Serra não representa nada de novo, e representa algumas atitudes que não agradam, se Dilma fosse mais conhecida acredito que o Serra nem pontuava.

  166. A maioria do eleitorado ainda está muito mal informada a respeito da origem dos recursos das obras das quais diversos prefeitos e governadores de todos os partidos políticos se gabam em ter feito em favor dos seus eleitores. O que não falta são candidatos se aproveitando disso para faturar votos em cima de obras feitas com recursos do governo lula em todos os estados e munícipios. Na campanha no rádio e na televisão isso vai ficar mais claro e os eleitores de Lula votarão em peso na Dilma. Parte disso começa a ser vistos nas pesquisas agora…

    1. Permita-me uma correção:
      “faturar votos em cima de obras feitas com recursos do governo lula”….
      Recursos PÚBLICOS Federais.
      Meu dinheiro. Seu dinheiro. Nosso dinheiro.
      E essa transferência de recursos está na Constituição. É obrigação, não uma bondade.
      Também espero que o eleitorado seja informado a respeito da origem dos recursos do PAC, um programa que só colou uma etiqueta eleitoreira em tudo que já estava programado ou em andamento. O que se espera de um programa com esse nome é que seja uma coisa que se faria a mais. Então, se não existisse o PAC, não haveria obra alguma, certo? Porque todas as obras com recursos federais estão incluídas neste balaio de gatos chamado PAC. E o seu espantoso volume de recursos alardeados pela máquina publicitária do governo se dá porque o atual governo soma, além dos recursos federais, as contrapartidas estaduais e os investimentos privados. Sem falar dos ridículos índices de obras executadas. MinhaCasaMinhaDilma, menos de 15% das obras concluídas. O prazo fazem de conta que nunca foi dado….e já vem o PAC 2? Programa Fome Zero, fracassou e nunca mais apareceu na mídia. Silêncio total. Disso o eleitorado também precisa ter conhecimento. O problema(para o pt, solução) é que nem todos os eleitores do lula tem capacidade para entender isso. Essas coisinhas à toa, que a imprensa comprada pelo pt não mostra, virão à tona. Talvez um pouco tarde, mas virão.

  167. Lendo as novas instrucões do marqueteiro do Serra que é dificil concorrer com quem é competente e trabalhador.
    Diz um velho ditado popular que: “Nada resiste ao trabalho”.
    O trabalho que o presidente fez transformou o que era uma quimera, numa realidade nem imaginada pelos oposicionistas.
    O Serra nem ousa em querer criticá-lo pois isto resultaria em um suicídio da sua campanha.
    Para arranjar um factóide para prejudicar a Dilma eles estão queimando as pestanas e realmente não será fácil.
    Já para o marqueteiro da Dilma é a coisa mais fácil, há dezenas de motivos para denegrir o trabalho do Serra como o Rodoanel, os pedágios escorchantes, aviltantes, as trocentas CPIs engavetadas, as doacões das empresas do povo, as asneiras do vice Indio, o trolóló do Serra, as manobras dos comparsas do Dem e PPS, o caso da queda das vigas da rodovia Br116 (Regis Bitencourt), o descaso da saúde, da Seguranca, da Educacão, a agressão aos grevistas da USP e dos professores da rede de ensino e a greve do policiais civis.
    E isto é só para citar algumas coisas pois se for citar, dará uma autentica folha corrida.

  168. DESCONTROLE NA SEGURANÇA PÚBLICA EM SÃO PAULO. NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA O PCC VOLTOU A ATACAR A POLÍCA PAULISTA E A INCENDIAR VEÍCULOS EM PONTOS DIFERENTES DA CAPITAL PAULISTA

    1. Estranho, não é?
      Eu prefiro acreditar no óbvio:
      Bandidos tentam intimidar a polícia(ousadia!) porque esta vem desenvolvendo um bom trabalho no combate ao crime, não dando folga aos traficantes, apreendendo cargas e mais cargas de drogas, cortando suas linhas de abastecimento.
      Se a coisa estivesse boa para os traficantes, porque eles iriam provocar a polícia desta maneira? Seria burrice.
      Este ato de provocação deve ser melhor analisado.
      Você acredita que esse quadro atual é um problema político.
      Você acredita que há um viés político nestes ataques?
      Eu particularmente, não acredito nisso.
      A quem interessaria estes distúrbios tão perto das eleições?

  169. Prezado Ricardo,
    Enquanto tudo isso acontece, veja noticiário terrível sobre ação de policiais franceses sobre imigrantes. A imagem que eu vi de uma senhora com criança nas costas, sendo arrastada é terrível. Onde foi parar a humanidade das pessoas? Estamos todos virando bichos, se é que estes são tão ruins como estamos ficando?
    Deus tenha dó desses policiais, porque vão arder no inferno, na hora da verdade.

    1. Calma Curti,

      me explique o que significa ‘retrocesso’, só para vê se sua concepção se encaixa com a denominação do Aurélio Buarque para essa palavra!

      Me aponte um politico do calibre, da competência do patisata Lula, me aponte um presidente que fizera 10% do realizado pelo presidente barbudo, não vale incluir a destruição do nosso patrimonio estatal, não vale dizer que aquele presidente aumento a nossa divida externa em 60% do encontrado em 1994, afinal o Lula já pagou tudo e a todos.
      Me fale do um presidente que tenha incluido o Brasil no G-8, no passado eramos exovalhados no meandro internacional, hoje somos respeitado por todos, caro Curti voce diz que Brasil nunca vai ser um Canadá, meu amigo compare os dois PIB’s, veja que PIB Brasileiro é de 1,8 trilhão de dolares(2010), veja que PIB do Canadá é de U$ 1.274 tri de dolares.( dados de 2008, fonte: tp://www.indexmundi.com/pt/canada/produto_interno_bruto_(pib).html), por isso somos membro do G-8, clube era denominado G-7 lembra?
      Caro Curti, a Dilma só vai ficar até 2014 não se desepere, o Lula vai voltar nequele ano, e ficará até 2022, o Brasil merece mais oito anos dele.

      Curti, curti a vida, evite ódios e raivas, eles só vão aumentar sua pressão sanguinea e elevar as tóxinas no organismo, voce ainda vai ter muitas notícias de Lula e Dilma, notícias informando o crescimento do Brasil..

  170. Pedro Bó

    Chora não…em 2014 tem mais…
    Desta vez não deu mas quem sabe se a direita aprende a fazer política no Brasil até lá. Quem sabe os “comentaristas” defensores dessa ideologia param de ridicularizar pobre, de agredir nordestino, de desqualificar o PT e os seus integrantes posto que esse partido é citado sempre como o preferido da maioria do povo brasileiro. Outra coisa que poderiam tentar deixar de fazer é “corrigir” possíveis erros de portugues tentando intimidar quem escreve !!!

    Mas NADA DE CANCELAR ELEIÇÕES VIU ?
    Certos “descuidos” de linguagem são bem reveladores !!!

    1. Ô Borroso, tudo bem?
      Se a direita aprender a fazer política com o pt, aí sim é que vai ser a treva.
      Bom, certamente não me encaixo entre esses “comentaristas”, porque não sou rico (trabalho duro, não tenho e quero boquinha alguma – o sonho de consumo da companheirada) e sou nordestino, logo…
      Desqualificar pt é redundância!
      Quanto às correções, nada posso fazer, como já lhe afirmei anteriormente. É questão de honestidade. Prezo o estudo ao qual tive acesso. Prezo a lingua-mãe, tão agredida, inclusive por quem se gaba de nunca ter lido um livro, que ao fazer isso, traça o parâmetro a ser seguido. E o é.
      Mas por que não cancelar as eleições? Não está decidido ainda? Eu pensei que sim, a julgar pelos posts e pelos comentários!
      Então vamos economizar essa verba com eleições – talvez sobre mais um pouco para gastar com os cartões corporativos.
      Cancela e entrega logo a faixa para o lula, digo, dilma.
      Afinal de contas, já ganhou!
      E você votaria em quem para diretor do D.I.P.?
      No PH Amorim ou no Kotscho?

    2. E mais:
      Não foi uma correção de erro de português, Ênio. Preste mais atenção à leitura! Tentarei ser mais claro.
      O que eu corrigi foi o seguinte:
      Cláudio falou ….“faturar votos em cima de obras feitas com recursos do governo lula”….
      E eu corrigi, dizendo que não eram recursos do governo lula, eram Recursos PÚBLICOS Federais. Públicos! Do Estado, não “do lula”!
      É o meu dinheiro. Seu dinheiro. Nosso dinheiro.
      E agora? Deu para entender que não foi uma correção de português, e sim uma correção factual lógica?
      Pergunta:
      Quem chora por último, chora melhor? Ou chora mais?

  171. Como não dar continuidade ao trabalho, ao bom treabalho que o Lula está arealizar?, hoje mesmo abriram-se as inscrições do vestibular da UFBa, até 2001 universidade admitia apenas 1.800 alunos novos anualmente, as incrições para esse ano edita vaga para 11 mil alunos. Ai fica dificil concorrer com competencia do barbudo.
    Eu até queria votar no pessoalzinho do PSDB, más estou sem coragem e com medo.

  172. Ganhar ou perder eleições é natural numa democracia. O que não é normal é defender monstros morais, como faz seu chefe. Veja a imagem de Ariel Siegler saindo da prisão e envergonhe-se da infâmia que seu partido defende.

    1. Pedro Paulo.
      Dois pesos e duas medidas para mortes politicas, eu condeno tanto o Fidel como os Busch’s e agora o Obama.

      Saldo do genocídio Ianques, em nome da liberdade e da democrácia.
      >Iraque possui milhões e milhões de Ariel Siegler, sobreviventes aos ataques realizados por americanos doentes, já o saldo de mortos no Irauque é de 1.800.000 mortos civis, e Afeganistão com 800.000 mortos pela sanha doentia dos Busch’s nos ultimos sete anos de ataques, psicopatia continuada por Obama, que inclusive ganhou o Nobel da Paz, (paradóxo), Inclusive praticam torturas no presidio de Guatanamo (Cuba), repito não gosto do regimne Cubano assim como não gosto das matanças aprovadas por hipocritas, por dentes mentais, gente que parte para condenar um ato, bárbaro e sai em defesa de um gigantesco barbarismo dito legal. (não legal judicialmente), pois a ONU condenou os ataques aos paises Persicos.
      Os EUA queram ser o xerife do mundo, e para isso matam milhões,
      Cuba Libre já

  173. BOM EU QUERIA VER É UM COMENTÁRIO, UMA MANIFESTAÇÃO, UMA POSIÇÃO DO SR. LULA SOBRE A GREVE DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO, ISSO SIM! ELE DA PALPITE EM TUDO QUANTO É LUGAR NO MUNDO, POREM NO PAÍS EM QUE ELE É SUPOSTAMENTE O PRESIDENTE, NADAAAAAAAAAA.
    O JUDICIARIO ESTÁ DE GREVE A MAIS DE 90 DIAS E ELE NADA.
    NÃO SOU CONTRA A REINVINDICAÇÃO DOS SERVIDORES DO JUDICIARIO, MAS COMO PODE O CHEVE DO PODER EXECUTIVO NÃO PRONUNCIAR UMA PALAVRA SOBRE O ASSUNTO?
    ALGUEM JÁ PAROU PARA PENSAR QUANTOS CONTRATOS IMOBILIARIO, FINANCIAMENTOS PARA EMPRESAS, PROJETOS, VIDAS ESTÃO EM JOGO?
    E O PRESIDENTE NADAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

    1. NÃO ESTAMOS NUMA DITADURA,OS PODERES SÃO INTERDEPENDENTES, CONCOMITANTEMENTE O EXECUTIVO NUMA DEMOCRACIA NÃO PODE DAR PALPITE NO JUDICIARIO.MEU, PORQUE TANTO ÓDIO DE LULA/?POR ACASO VOCE NÃO ÉBRAILEIRO?POIS É – QUEIRA VOCE OU NÃO ELE É SEU PRESIDENTE TAMBEM E TEM QUE SER RESPEITADO COMO TAL

  174. GLOBO COMEÇA A LIMAR O LULA DE SEUS NOTICIÁRIOS

    Em ano eleitoral, Jornal Nacional retira Lula do noticiário

    03/08/2010 – Blog Nas retinas
    http://emerluis.wordpress.com/

    É evidente o esforço do Jornal Nacional para evitar que a candidata Dilma Roussef seja reconhecida pelo público como a candidata do presidente Lula. A medida que Lula aparece ao lado de Dilma, sua popularidade se cola a candidata. Um presidente com mais de 80% de aprovação popular pode sim impulsionar seu sucessor, apesar da mídia brasileira não querer e agora cobrar do presidente imparcialidade nas eleições. Para atacar o presidente, espalhando preconceitos, a mídia não o trata como o titular do mais alto cargo público do país. Basta lembrar o bando de cachorros loucos que o entrevistou no Roda Viva em 2005, durante a mais grave crise de seu governo.

    Recebi de profissionais de mídia, especializados em clipping e acompanhamento de telejornais, tabelas comparativas que mostram como o Jornal Nacional está limando Lula do notíciário em 2010 enquanto em outros jornais, a média de aparições do presidente muda pouco. Isso não é falta de pauta relevante, pois os outros jornais continuam com cobertura frequente dos atos da Presidência.

    Em junho de 2010 Lula teve 4 citações no JN Nacional contra 9 em 2009. Em julho foram 3 em 2010 contra 13 em 2009. Aqui você pode baixar a Planilhas de visibilidade do PR nos telejornais. E aqui baixe a tabela padrão de discordância do JN. Veja explicação mais detalhada dos dois arquivos:

    De janeiro a julho de 2009, o presidente Lula apareceu falando no JN 57 vezes. No mesmo período deste ano, foram 44. Uma redução acima de 20%. No entanto, se descontarmos as sonoras relacionadas ao Irã, que foram 12 no período, aqueda seria de 44%, perto da metade. Na comparação apenas dos dois meses mais recentes, a diferença é impressionante:

    junho de 2009, 9 sonoras do Lula no JN (mais de 2 por semana);

    junho de 2010, 4 sonoras (uma por semana);

    julho de 2009, 13 sonoras (mais de 3 por semana);

    julho de 2010, apenas 3 sonoras (menos de uma por semana

    (CONTINUA: http://emerluis.wordpress.com/)

  175. Lima, o Paulinho da Força Sindical é Tucano até os ossos. A Força é ferrenha adversária da CUT. A Força é sindicato pelego e apoia os governos de plantão. A CUT ao contrário sempre foi oposição aos irmãos siameses PSDB e DEM. Portanto, Lima, voce é o mal informado.

    Quanto ao Philipe Reischstul, foi o energúmeno que propos mudar o nome da Petrobras para Petrobrax e pagou 80 milhoes de reais para que uma empresa de consultoria sugerisse esse nome. Isso para melhorar a aceitação da empresa no exterior

    Se isso na sua opinião é ser um técnico competente, Lima, voce não passa de um fanfarrão que só está querendo se divertir as nossas custas.

    Lima, não sou sindicalista nem Funcionário Publico e ao contrario de voce não tenho preconceito contra nenhum dos dois. Como em todas as classes deve haver os bons e os ruins.

    Parabens, Lima, por ter tentado responder a minha pergunta. Mas não se saiu melhor que os outros que falharam anteriormente.

  176. Lima, não somos só nós, os petistas, que afirmamos que as privatizações do FHC são a maior Mega Maracutaia da historia da civilização. Os jornais europeus da época, especialmente os franceses, tambem disseram o mesmo.

    Lima o que voce achou das duas escolhas do Serra para vice, o Arruda Panetone e o Indio Lambança ?

    Lima, voce votaria mesmo num vice acusado por seus proprios correligionários de desviar merenda escolar de crianças carentes ?

  177. O Estado de São Paulo precisa dar o passo adiante, necessita sair desse marasmo que são os governos Demo-tucanos e acompanhar o ritmo que o Brasil, como um todo, impôe. O conservadorismo de São Paulo não combina mais com os avanços do Brasil.

  178. Geléia Geral: Coligação causa constrangimento ao Candidato Paulo Souto.

    Paulo Souto, candidato do PFL/PSDB para governador do Estado da Bahia, se mostrou um malabarista de primeira, é que nos ultimos dias ele está a se ‘contorcer”, a sair pela tangente, a se ‘esqueirar” de incomoda foto do candidato a presidencia da Republica nos BANER’S de seus comitês pelas cidade do Estado, a foto do associativa do Sr. Serra está a tirar-lhe o sono, é que, como coligado e pertencente a mesma plataforma de apoio politico, o Sr Paulo Souto sofreu danos na sua campanha com a associação, veja porque: antes da convenção do PSDB, que indidcou o Sr. Serra como o candidato das coligação á presidencia, o Sr Paulo Souto desfrutava de 23% nas pesquisas para o governo, depois de sua aparição ao lado do candidato Tucano, aparição no mesmo palanque de lançamento, fato foi notícia em jornais, revista e na TV, com esse evento,o Peefelista Bahiano caiu para apenas 17%, depois disso o camarada Souto corre do Serra como o diabo corre da Cruz. em todos os escritórios de comitê, a uma ligeira intenção de esconder a associação, o caso mais gritante aconteceuno comitê da Garibaldi, em Salvador, candidato mandou comocar oito palmeiras enfileradas na frente da grande foto do rosto do Serra, (Fato saiu nos telejornais locais) cena é hilária.

  179. Alguma dúvida… É no primeiro turno.
    Surra lembra Serra…
    Os danos causados pelo Serra na hostes Demo-Tucana serão difíceis de recuperar.

  180. Caro Sr. Ricardo Kotscho

    Li os últimos comentários aqui postados, fala-se de tudo, principalmente de política, menos sobre a questões colocadas pelo Senhor.
    Os leitores do Balaio, porém, com isto tudo já deram indiretamente a resposta, ou seja, é impossível saber se havera segundo turno ou não, porque isto aqui é um balaio de gatos. Parece-me, pelo visto, que o Senhor não escreveu nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *