Datafolha X Vox: que se passa?

Datafolha X Vox: que se passa?

Atualizado às 8h55 de 25.7

Caros leitores,

no final deste post, vocês vão encontrar a “convocatória” enviada pelo nosso amigo Enio Barroso Filho para o encontro do próximo dia 11 de setembro, em que vamos comemorar os dois anos do Balaio.

É uma iniciativa do pessoal do “Boteco do Balaio”, uma filial deste blog criada ano passado no Google por um grupo de leitores para tornar mais real este nosso mundo virtual.

Convido a todos, novos e antigos leitores, a participar da organização desta festa.

Bom domingo.

Abraços,

Ricardo Kotscho

*** 

É normal que dois institutos de pesquisa apresentem resultados diferentes, mesmo que os levantamentos tenham sido feitos na mesma semana. Estranho é quando apresentam resultados absolutamente iguais, tanto no primeiro como no segundo turno, como aconteceu recentemente com os empates apontados por Datafolha e Ibope.

Mas os mais recentes levantamentos divulgados na sexta-feira pelo Vox Populi (pesquisa encomendada por TV Bandeirantes e iG), e neste sábado pelo Datafolha, nos mostram números tão díspares que a gente começa a se perguntar o que estará acontecendo com os institutos na campanha presidencial deste ano. Tem alguma coisa errada.

Fora de qualquer margem de erro nas duas pesquisas, a diferença somada chega a 9 pontos, como podemos observar nos números apresentados:

Vox Populi: Dilma 41 X Serra 33 (margem de errro de 1,8 ponto)

 Datafolha: Serra 37 X Dilma 36 (margem de erro de 2 pontos)

Ou seja: no Vox Populi, a diferença é de 8 pontos a favor de Dilma; no Datafolha, Serra aparece um ponto à frente, o chamado empate técnico. Pelos números do Vox, Dilma estaria a um passo de levar a eleição no primeiro turno.  

Que se passa? O principal motivo sempre apontado quando aparecem números tão conflitantes é a diferença na metodologia utilizada pelos dois institutos. Acontece que, tanto Vox Populi como Datafolha, não mudaram suas metodologias, são as mesmas de sempre.

Enquanto o Datafolha faz seus levantamentos em lugares públicos de grande movimento, entrevistando aleatoriamente os transeuntes, o Vox vai às casas das pessoas, tanto nas áreas urbanas como nas rurais.

Pode residir aí o diferencial: ninguém vai mandar um pesquisador para o meio do mato onde não há circulação de pessoas. Nos pequenos municípios, que eu conheço bem, só há maior movimento nas áreas urbanas nos finais de semana, em dias de feira _ e os dois levantamentos foram feitos em dias úteis.   

Mesmo assim, desta vez ficou muito grande o abismo que separa os dois institutos. Descarto a conclusão simplista feita por muitas pessoas de que um é pró-Serra e o outro pró-Dilma, até porque o faturamento destas empresas e a sua sobrevivência dependem basicamente da sua credibilidade.  

Minha mulher, a pesquisadora Mara Kotscho, foi uma das fundadoras do Datafolha e eu fui testemunha da seriedade dos profissionais deste instituto nos muitos anos em que trabalhei no jornal. De outro lado, tenho o maior respeito por Marcos Coimbra, o responsável pelo Vox Populi. Daí a minha estranheza com estes últimos resultados.

Fora estes levantamentos que vêm a público, as campanhas dos principais candidatos dispõem de pesquisas constantes, o chamado “trakking”, com um acompanhamento quase diário das oscilações dos números. Os candidatos e seus marqueteiros sempre sabem antes do que nós o que está mudando nos gráficos de intenções de voto. Por isso, eles mudam suas estratégias de acordo com o humor dos eleitores.

Foi o que aconteceu nos últimos dias, quando o candidato da oposição demo-tucana abandonou sua versão “Serrinha Paz e Amor”, enaltecendo Lula quando vai ao Nordeste, onde ele é mais fraco, e batendo de leve no governo e na sua candidata quando vai ao Sul, seu principal reduto eleitoral.

A partir da desastrada entrevista do vice Indio da Costa no último final de semana, em que associou o governo e o PT às Farc e ao narcotráfico, Serra se viu na obrigação de defendê-lo e também partir para o ataque, saindo dos cuidados recomendados por seus marqueteiros para não bater de frente com a popularidade do presidente Lula.

Neste ponto, pelo menos, o Vox Populi e o Datafolha estão de acordo. Lula mantém 78% de aprovação no Vox, com apenas 3% de ruim e péssimo, e 77% no Datafolha, que dá 4% de ruim e péssimo. Na pesquisa espontânea do Datafolha, Lula ainda aparece com 4% das intenções de voto, “candidato do Lula” com 3 e “candidato do PT com 1 _ números que tendem a ser incorporados aos 21% de Dilma (contra 16% de Serra).

Também com seus números nas mãos, Dilma Roussef fez o caminho inverso: baixou a bola, viajou menos e colocou a campanha em banho maria, preparando-se para os próximos embates na televisão. Para ela, ao que parece, quanto menos marola, a esta altura da disputa, melhor.

Nos dois institutos, Dilma aparece na frente tanto na pesquisa espontânea como na projeção para o segundo turno, e com a menor rejeição (Serra tem 26% e, Dilma, 19%) _ três importantes fatores que pesam na balança a seu favor. Marina Silva, a terceira via, continua praticamente no mesmo lugar, desde que lançou a sua candidatura no ano passado: tem 8% no Vox e 10% no Datafolha. Os nanicos não passam de 2%.

Agora, só nos resta esperar pelo próximo Ibope para, quem sabe, desempatar esta guerra de números, a apenas nove semanas das eleições.  Na opinião dos caros leitores, quem está certo: o Vox Populi ou o Datafolha?

Em tempo 1: a esta altura, mais de três da tarde do sábado, vocês já devem estar sabendo, mas não posso deixar de registrar. Depois toda a lambança feita pelo Ricardo Teixeira com o Muricy Ramalho na véspera, o Mano Menezes aceitou ser o novo técnico da seleção. Resta saber quanto tempo ele vai aguentar. A seleção virou mesmo brincadeira da CBF.

Em tempo 2: segue abaixo mensagem que recebi do amigo e leitor Enio Barroso Filho para darmos início à organização do nosso segundo encontro para comemorar os dois anos do Balaio, no próximo dia 11 de setembro.

CONVOCATÓRIA PARA A FESTA DE 2° ANIVERSÁRIO DO BALAIO DO KOTSCHO

Amigos Balaieiros,
No proximo dia 11 de Setembro, o Blog Balaio do Kotscho completará dois anos !!!
No ano passado, comemoramos com o primeiro Encontrão de leitores e veio gente de todo lugar, inclusive o Everaldo e o Sampaio que se deslocaram de Goiânia até São Paulo dirigindo o seu carro só para estarmos juntos e nos conhecermos pessoalmente. O Sergio Fioravante Alvarez veio lá de Americana assim como o Robson de Campinas, a Aliz de São Roque e outros que vieram do Rio de Janeiro e de outras cidades. Foi lindo !!!
Queremos replay !!!
Como este ano a data cairá em um sábado poderíamos fazer a festa durante a tarde estendendo até o quanto aguentarmos !!!
Disponibilizo aqui o meu e-mail para que todos se manifestem confirmando a participação para que até lá tenhamos idéia de quantos seremos e escolhermos juntos um local apropriado. 
Façam sugestões de um local que seja acessível, tanto na localização como de bons preços, que tenha musica ao vivo sem ser barulhento, que possua a forma em que “cada um paga a sua” e cuja liberdade possa ser extendida também aos minoritários fumantes.
ESTA CONVOCATÓRIA É IMPERATIVA !!!
artigo 1° – Não será permitida a desconsideração de qualquer das amizades construídas aqui durante esses dois anos já que no Balaio cabe de tudo e é de todos. As diferenças deverão ser explicitadas ao vivo e não mais virtualmente. AMIZADE INDEPENDE DE IDEOLOGIA !!! Todos deverão se abraçar !!! Beijar também pode !!! Apertos só para quem estiver frouxo !!!
artigo 2° – Revogam-se quaisquer disposições ao contrário.
Abraços ainda que virtuais até lá !!!
Enio

383 thoughts on “Datafolha X Vox: que se passa?

  1. Pois é Ricardo: confiar em qual instituto?
    O Vox Populi não tem a robustez que tem o DataFolha, mas será que esta faz tendenciosamente?
    O Sensus apareceu com 10 pontos de diferença para a Candidata e o Data e o Ibope disseram o contrário! Em quem confiar?
    Andando pelas ruas a gente nota que há muita gente dizendo que vota no Serra e tem também muita gente que vota na Dilma, mas como saber, acho que só as urnas tirarão essas duvidas!
    Deve sair uma pesquisa IBOPE e vamos ver se elas se equivalem ou se a dilma aparece um pouco a frente, que acho seja o real! Mas é por bem pouco!

  2. Na minha opinião as “pesquisas” Datafolha e Ibope estão funcionando como uma espécie de balão de oxigênio da candidatura Serra.
    Estão mantendo as “pesquisas” ligadas.
    Serra só sobrevive com a ajuda das “pesquisas” Datafolha e Ibope. Se desligarem essas duas “pesquisas”, adeus candidatura serra.
    Na pesquisa Vox Populi a candidatura Serra se encontra em estado terminal.

    1. Caro Roberto, concordo com o seu ponto de vista,e acho que tanto o Datafolha quanto o Ibope vão manter essa estratégica de mostrar empate,até bem próximo da eleição,e aí, como eles sabem que realmente já há uma diferença grande,eles vão inventar uma desculpa dizendo que houve um fenômeno de mudança de opinião,para que a credibilidade deles não caia em desgraça.

    2. Pois é! Essa é a pergunta q. ninguem quer responder. Por que será essa diferença. Quem merece confiança? Acho q. se houver uma reforma política esse deveria ser um ponto a ser estudado com critério. Será q. as pesquisas são um avanço da democracia, ou será apenas mais uma oportunidade de faturar?

  3. Acho estranho também. Ainda mais, quando na repotagem acima, se faz certo “ataque” camuflado a um dos candidatos, e justamente no portal que foi parceiro na encomenda da pesquisa. AO final das eleiçoes, certamente saberemos qual realmente estava certo.

  4. Institutos de pesquisa podem ser manipulados, por mais confiáveis que sejam suas metodologias. Há poderosos interesses por trás dessa história. E certamente há aí não o dedo, mas a mão inteira da “oposição” (como a ANJ se definiu em fins de 2009). Se a candidata governista ganhar no primeiro turno (o que parece cada vez mais plausível), vai ser muito divertido esperar para ver como os “isentos” institutos ligados à ANJ justificarão a disparidade. “Milagre na boca de urna”?

  5. Independentemente do resultado de qualquer pesquisa a questão que fica é em que a sua divulgação ajuda o eleitor a escolhes o seu candidato.-
    Pesquisas deveriam servir tão sómente para consumo interno dos comendos de campanha.-

  6. Pois é, ninguém fala também nas divergências nas pesquisas que envolvem a melhor terceira candidata Marina Silva. Todos os amigos pesquisadores de políticas entendem que se há alguém que tem espaço para crescer é a Marina Silva, porém as pesquisas tendem a introduzir na mente das pessoas somente dois nomes com condições de disputar a presidencia. Com certeza quando falamos de Marina todos são unânimes em dizer que só não votam nela porque não tem chance. Na verdade são estes que vão decidir as eleções, se realmente votarem naquele que e melhor para o Brasil.

    1. Caro Jackson,

      Realmente, quando o assunto é eleição e eu falo sobre a opção Marina Silva, suas qualidades, principalmente a ética em relação a vida pública, a receptividade é extraordinária, o que mostra que ela vai crescer durante a campanha.

      O eleitor brasileiro está mais “maduro” e não tem essa de votar porque está melhor nas pesquisas, a tendência é cada vez mais o voto por convicção, por outro lado, aumenta também os que pouco se importa com as eleições, esse é o efeito da melhora das condições de vida do brasileiro.

      Caso o voto deixe de ser obrigatório no Brasil, provavelmente, nem 50% iriam participar das eleições, percentual que cresce muito quando a economia está ruim.

  7. por Luiz Carlos Azenha

    Alguém está errando seriamente nas pesquisas eleitorais. Só o tempo dirá. Registro, como curiosidade, que o Datafolha já produziu pelo menos uma pesquisa que nos pareceu fora da curva. No entanto, quem é do ramo alega que pode ser apenas uma questão de metodologia. No Vox Populi a diferença em favor de Dilma é de 8 pontos; no Datafolha, de um ponto em favor de Serra, dentro da margem de erro (que é de 2 pontos no Datafolha, contra 1,8% no Vox Populi).

    De qualquer forma, como diz meu amigo Rodrigo Vianna, talvez o efeito de uma pesquisa assim seja benéfico para energizar os dois campos e evitar que haja salto alto. O que está em jogo no Brasil em 2010 é de imensas proporções. É muito mais do que a escolha de um presidente da República. Trata-se de uma escolha:

    1. Que pode ditar os rumos políticos da América Latina, onde os Estados Unidos trabalham para isolar politicamente os governos da Bolívia e da Venezuela;

    2. Ditará os rumos da exploração da maior reserva de petróleo descoberta no mundo nos últimos 30 anos;

    3. Ditará os rumos da oitava maior economia do mundo que está a caminho de se tornar a quinta maior, num contexto de crise econômica internacional.

    Internamente, as eleições deste ano selarão o destino de um grupo político pelos próximos 16 anos!

    Diante de tal enormidade, é muito útil que a eleição não se decida de véspera, através de pesquisas eleitorais. E é muito útil que todos se engajem de corpo e alma no debate e na tarefa de convencimento que não aconteceram até agora, muito porque à mídia corporativa esse debate aparentemente não interessa, mas sim os factóides que nos são vendidos diariamente a título de “campanha eleitoral”.

    1. Perfeito o seu comentário. É pena que a imprensa brasileira ( e acho até que não é só aqui ) não se ocupe de discutir ou induzir a discussão de temas sérios como estes. A maior parte dos jornais e revistas ocupa espaço com coisa nenhuma. Existe até um canal de televisão que gasta uma hora diária falando da própria programação!
      O que não se dizer da misteriosa coerência da mídia internacional ao tratar de assuntos que envolvam os interesses daquela potência que costuma aplicar castigos unilaterais ao resto do mundo? Será que todos compram papel e informações na mesma lojinha??? O mundo não é caótico? Não é isso que rezam os cânones da mais moderna ladainha difundida aos quatro ventos, ao dizer que se deixarmos um monte de lixo por muito tempo em um canto de lá surgirão ratinhos?…..
      Como não engulo esta, concluo que coerência é sinal de combinação… Preços parecidos de poucas empresas é sinal de cartel, e é assim que se parte para a investigação e a punição, se for o caso.
      Urge que a sociedade desenvolva mecanismos para coibir a formação de cartéis de mídia. Acorda gente! Isto é um imenso poder capaz de destruir a própria essência dos poderes legalmente constituídos!

  8. Quem não sabia que o Data-Phôlia não daria empate?
    Hahahahaaaa, esta bola a turma já vem cantando há tempos aqui e em outros blogs, até mesmo no FSP.
    Nem em pesquisas eles querem perder mas não conseguem ver a evidência dos fatos; Quem não sabe que esta pesquisa é fabricada?
    Pensam que somos bobos, idiótas, que somos movidos a pesquisas mas terão a resposta lá em outubro, lá, vamos acertar as contas finais. Aí eles verão se somos idiótas ou não.
    É Dilma lá e Mercadante cá prá São Paulo se libertar.

    1. Ô gente! Quem é que aguenta um petralha como este tal de
      Divaldo? Escreve Folha errado, idiotas com acento e sonha com o Mercadante no governo de SP. É paspalho.
      A Dilma deve ganhar, (ainda duvido) porque o Brasil está cheio de “Divaldos”. Vade retro Satanás.

    2. Minha querida colega Irinaxfig, achei seu comentário “um barato” mas desculpe-me dizer que escrever errado tem por objetivo um motivo pedagógico para chamar a atenção e pelo que vejo, voce caiu bem na armadilha por mim confeccionada. Se voce perder um minuto da sua atenção, leia o próximo comentário meu e verás que comento de acordo com a percepção dos diversos níveis de entendimento dos colegas, há textos para as diversas predileções.
      Tenho certeza de que muitos entendem perfeitamente o meu modo “Sui-gêneris” de escrever mas é para chamar a atenção pelo simples motivo que as pessoas são distraídas.
      Quanto aos erros de acentuação me desculpem mas eu não abdico de acentuar as palavras pois sinto que sem êles (os acentos) fica um vazio de me exprimir e pela desatenção que muitos lêem, fica difícil o entendimento.
      Eu sei que caíram muitas regras de acentuação mas acho o que fizeram foi uma maneira de facilitar aos novos alunos que tem dificuldades com a escrita e olhe que não são poucos, até jornalistas formados e com diploma e que tiveram um intenso estudo da matéria português.
      Acho que acentuar ou não as palavras em nada muda o sentido (eu disse o sentido) do que se quer dizer, mas facilta para quem escreve.
      Obrigado pelas observações.

  9. Veja como o Datafolha tira alguns pontos percentuais de Dilma em suas pesquisas e beneficia Serra!

    por Marcos Doniseti

    As pesquisas eleitorais do instituto Datafolha possuem várias e graves falhas metodológicas, que são:

    1) Somente faz entrevistas em locais de grande circulação de pessoas e não entrevista ninguém nas residências.

    Oras, isso faz com que muitas pessoas que não costumam sair de casa ou que o fazem apenas de maneira eventual dificilmente serão entrevistadas pelo Datafolha, não é mesmo? E isso altera o resultado final das pesquisas do instituto.

    2) O Datafolha (e também o Ibope) não informa aos eleitores qual o partido de cada candidato, o que o Sensus e o Vox Populi fazem em suas pesquisas.

    Vejam que na pesquisa espontânea do Datafolha, 1% dos eleitores vota no ‘candidato do PT’. Porque isso acontece? Porque o Datafolha não informa o partido dos candidatos na sua ficha de entrevista. Se informasse, esse 1% escolheria a Dilma e não o ‘candidato do PT’. Daí, ela passaria de 21% para 22% das intenções de voto.

    Então, a própria pesquisa espontânea do Datafolha prova que ao não informar que Dilma é a candidata do PT a metodologia empregada pelo instituto acaba prejudicando Dilma, reduzindo as suas intenções de voto. É a própria pesquisa do Datafolha que mostra isso e não eu.

    E se isso acontece na pesquisa espontânea, é claro que na pesquisa estimulada esse fenômeno é ampliado.

    Assim, se Dilma perde 1 p.p. na pesquisa espontânea do Datafolha, talvez ela perca uns 2 ou 3 p.p. na pesquisa estimulada devido ao fato do instituto não informar qual é o partido de cada candidato.

    Se essa informação estivesse disponível ao eleitor, provavelmente Dilma teria uns 38% ou 39% das intenções de voto na pesquisa estimulada do Datafolha, aproximando-se do resultado da pesquisa Vox Populi divulgada nesta Sexta-Feira no ‘Jornal da Band’, que mostrou Dilma com 41%.

    E esse distorção da metodologia empregada pelo Datafolha é reforçada e intensificada porque todas as pesquisas eleitorais mais recentes mostram o PT como sendo o partido preferido de cerca de 25% a 30% dos eleitores brasileiros, o que é um percentual altíssimo. Os partidos que estão em segundo lugar, que são o PMDB e o PSDB, tem apenas cerca de 6% das preferências cada um.

    Assim, o PT, sozinho, tem mais do que o dobro das preferências do PSDB e do PMDB juntos.

    E a pesquisa espontânea do Datafolha também mostra que outros 3% dos eleitores votam no ‘Candidato do Lula’ e mais 4% escolhem o próprio Presidente Lula como o seu candidato para a Presidência. Isso dá significativos 7 p.p.

    E isso ocorre porque o Datafolha esconde do eleitor que Dilma é a candidata do PT.

    Como assim? Simples: Se Dilma fosse identificada como a candidata do PT, ela poderia absorver uma grande parte destes 7% de votos dos eleitores que querem votar no ‘Candidato do Lula'(3%) e no próprio Presidente Lula (4%)., pois é do conhecimento de todos que Lula é do PT.

    Os eleitores iriam raciocinar de forma bem simples: Dilma é do PT? O Presidente Lula também é! Logo, vou escolher a Dilma! Daí, é claro, que ela teria vários pontos percentuais a mais nas pesquisa do Datafolha, tanto na pesquisa espontânea, como na pesquisa estimulada.

    E a própria pesquisa do Datafolha divulgada hoje mostra que, na pesquisa espontânea, a soma de Dilma (21%), do ‘candidato do PT’ (1%), do ‘candidato do Lula’ (3%) e do próprio Presidente Lula (4%) chega a 29% das intenções de voto. Ao passar de 21% para 29% na pesquisa espontânea, Dilma teria um crescimento de 38% nas suas intenções de voto, o que não é pouca coisa, convenhamos.

    E é claro que se a informação a respeito do partido dos candidatos estivesse disponível aos eleitores entrevistados pelo Datafolha é muito provável que Dilma também teria vários pontos percentuais a mais na pesquisa estimulada.

    Daí, o seu resultado no Datafolha chegaria próximo ou seria semelhante ao obtido pelo Vox Populi, que deu 41% para Dilma na sua mais recente pesquisa, também divulgada nesta Sexta-Feira.

    Assim, ao manter os entrevistados desinformados a respeito de que Dilma é a candidata do PT, o Datafolha está subtraindo vários pontos percentuais da candidata petista em suas pesquisas.

    3) Outra falha metodológica grave do Datafolha é que o instituto não realiza NENHUMA entrevista na área rural do país, onde vive 15% do eleitorado brasileiro. E esses eleitores irão votar no dia 3 de Outubro, fato este que o Datafolha parece ignorar completamente.

    Será que o instituto Datafolha acredita que no dia 03 de Outubro os alienígenas invadirão a Terra e irão sequestrar todos os eleitores brasileiros que vivem na área rural do país e os levarão para outro planeta a fim de impedir que os mesmos participem da eleição? Daí, isso poderia justificar o fato de que o Datafolha não faz NENHUMA entrevista na área rural. Fora isso, tal omissão é uma falha gravíssima e que altera, sim, o resultado final de todas as suas pesquisas eleitorais.

    Talvez o Tavinho Ditabranda, dono da ‘Folha’ e do Datafolha, e o Mauro Paulino tenham informações confidenciais a respeito desta invasão alienígena que acontecerá no Brasil no dia 03 de Outubro e não querem dividir a informação com ninguém… Quem sabe…

    E as pesquisas do instituto Sensus, que faz entrevistas na área rural, mostram que o Presidente Lula tem uma aprovação de cerca de 90% e que Dilma possui uma vantagem muito grande em relação à Serra na mesma.

    Portanto, ao não fazer NENHUMA entrevista na área rural do país o Datafolha está tirando mais alguns pontos percentuais de Dilma em suas pesquisas.

    Estes três fatores somados, principalmente os dois últimos, ajudam muito a explicar porque Dilma e Serra aparecem empatados no Datafolha, mas nas pesquisas do Vox Populi e do Sensus ela aparece com uma boa vantagem em relação ao candidato tucano, sendo que na pesquisa Vox Populi mais recente esta vantagem é de significativos 8 p.p. (Dilma 41% X 33% Serra).

    4) Outro fator que poderia explicar essa discrepância das pesquisas Datafolha em relação aos resultados dos demais institutos seria a pura e simples manipulação deliberada das pesquisas pelo instituto Datafolha, e que seria feita de maneira a beneficiar Serra e a prejudicar Dilma.

    Mas, para se fazer uma afirmação dessas seria necessário elementos mais concretos, com provas e dados que demonstrassem, claramente, que tal manipulação aconteceu.

    Porém, independente disso, o fato é que as pesquisas do Datafolha (e também as do Ibope) possuem gravíssimas falhas de metodologia, deixando de informar aos eleitores o partido a que pertencem os candidatos e não realizando nenhuma entrevista na área rural do país.

    Tais falhas de metodologia são mais do que suficientes para se promover uma significativa alteração dos resultados finais das pesquisas tanto no caso do Datafolha, como no do Ibope.

    Cabe a estes institutos corrigir essas falhas metodológicas ou então aguentar as consequências da crescente desmoralização do seu trabalho perante a sociedade e os seus clientes.

    Link:

    http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com/2010/07/veja-como-o-datafolha-tira-alguns.html

    1. Pra dizer a verdade embora em dúvida, acredito mais no Datafolha. Porque ir a residências é tendencioso. Quem garante q. os endereços eram certos? Quem garante q. a ida às residência não procuraria as dos militantes deste ou daquele candidato? Enfim! Claro está q. há alguma coisa errada com estas pesquisas.

    2. BRILHANTE SUA OBSERVAÇÃO. QUALQUER POBRE MORTAL, ESTÁ VENDO A PESQUISA TEDENCIOSO DA GLOBO. / DATAFOLHA ….. VIAJO MUITO PELO BRASIL E, ATÉ S. PAULO REDUTO DO SERRA DILMA GANHA DISPARADO PELOS COMENTÁRIOS DOS ELEITORES PAULISTAS……PORQUE ESSA INSISTÊNCIA EM MANIPULAR PESQUISA PELO DATA FOLHA…..

  10. Lembre-se que o Datafolha e o Ibope demoraram a admitir o empate da Dilma com o Serra, enquanto que o Vox Populi já indicava isso muito antes. Ou seja, parece que o DAtafolha e o Ibope estão segurando a onda, mostrando números defasados.

  11. Bom dia Ricardo, como sempre os debatedores do ( nosso) BLOG, sempre com divergencias, mas mantendo alto nivel, a minha opinião é q VOX e DATA estão certos, nas pesquisas espontaneas praticamente são iguais, e a diferença vai aumentando a favor de DILMA,

  12. Ricardo, acho muito extranho o comportamento da mídia, pois as maiores Empresas de Comunicação, destacam sempre as pesquisas em que o candidato Serra esta melhor colocado, isso demonstram tendencia a apoir o referido candidato?

  13. Eu estou inclinado a aceitar como correto os numeros do Voxpoli, porque o Datafolha é do grupo midiático que pertence ao Instituto Milleniun (era uma bordel cheio de mulheres se vendendo, agora é um outro tipo de bordel, ou seja, colunistas e reporteres se vendendo ao um projeto politico).
    Reparem que no Datafolha a diferença é tambem estratégica para Alkmin em relação a Mercadante em SP (maior colegio eleitoral).
    Rucardo, vai dar Dilma no primeiro turno.

  14. Caros Kotscho:

    Somente muita paixão pelo Serra, ódio pela Dilma ou “quociente de inteligência” abaixo de zero, para não notar a óbvia manipulação da Folha e do Ibope. Eu me perguntei, na divulgação da pesquisa passada, o que o Serra havia feito de positivo para conseguir um “empate técnico”?. Ora, fez aquela lambança com a escolha de Álvaro Dias para vice, tendo depois que engolir o tal Índio da Costa e os números a seu favor aumentam, justamente na semana em que oficialmente foram lançadas as campanhas? Não precisa ser muito esperto para notar a articulação da mídia tradicional. Ela trabalha em conjunto para tentar, de alguma forma, levar a eleição para o segundo turno. Basta ver a ênfase que dão quando há notícias desfavoráveis a Dilma. As multas do presidente e de sua candidata por propaganda antecipada, a tal quebra do sigilo fiscal de Eduardo Jorge?. Ora, quem é Eduardo Jorge no cenário da política nacional? Que interesse poderia ter a campanha de Dilma em saber sobre a condição fiscal desse “famoso desconhecido”?. Se ao menos fosse um tucano de plumagem mais nobre, vá lá. Analisem, pegue a parte política dos portais UOL (da Folha), Globo, Estadão, além da revista Veja, apenas citando os principais. Notem como são articulados. Como são parciais nas notícias. As contra o governo são dadas com veemência, destaque, mas as desfavoráveis à Serra, passam quase incólumes. Chega a ser descarado mesmo. O Ibope e o “Data Folha” sabem perfeitamente que vão “limpar” essa sujeira na manipulação dos números quando da pesquisa em boca de urna, como sempre acontece. É certo que quando da criação do Instituto de pesquisa, havia a melhor das intenções, conforme vc nos relatou. Agora os tempos são outros, os interesses outros (a Folha impressa provavelmente quebrará, assim como o Jornal do Brasil). Sua sobrevivência repousa no fato de ter “ganhado” um contrato milionário no governo Serra, no qual fornece seus periódicos para as escolas estaduais. Coincidência não? Os caras estão oferecendo assinatura desses jornais e revistas como brinde a outro poduto que as pessoas adquiram. Aposto, com quem quiser, como nas vésperas das eleições haverá algum escândalo contra a Dilma, o Presidente ou seu governo. Esse roteiro já conhecemos. E não muda. Por incrível que pareça, não muda. E lá está o candidato Serra, com seus tradicionais 30% (desde 2002).
    Abraços, bom fim de semana

  15. Penso que já podem passar a faixa presidencial para a Dilma, já está eleita. Provavelmente no 1º turno! O Vox Populi está com uma metodologia mais afinada para essa eleição pebliscitária.

  16. Prezado Ricardo,

    Sou engenheiro quimico , mas amante da politica.Na ciência é valorizado o estudo/pesquisa dos melhores e mais competentes pesquisadores/cientistas.Você mesmo afirma que sua esposa trabalhou no Data Folha e confirma a capacidade tecnica e lisura de suas pesquisas.Compare os universos entrevistados, ha uma diferenç enorme.Na pesquisa antewrior o resultado do Data Folha foi identico ao do IBOPE , enquanto o Vox Populi já dava Dilma com 5 % de vantagem.
    Acho que a pesquisa do Data Folha esta correta .Esperemos a do IBOPE para tirarmos a dúvida.

  17. Caro Ricardo,

    Acredito que as diferenças entre institutos estão dentro de uma margem de erro, formato e até mesmo do momento, pode sim haver diferenças entre um dia e outro, e como as coletas são feitas em momentos diferenciados os resultados também acabam sendo diferenciados.

    Um bom vendedor sabe que, um cliente que diz “não” hoje pode dizer “sim” amanhã. Caso a instituição pesquisadora repetisse a pesquisa com as mesmas pessoas logo em seguida pode encontrar muita diferença.

  18. Aguardo a pesquisa do IBOPE à qual confio, pela sua experiência no mercado. Quanto às do Vox Populi e da Datafo0lha há, de saída, uma enorme base de pesquisa. Enquanto a Vox ouviu cerca de 3.000 pessoas, a Datafolha entrevistou 10.000.

  19. Assim como eu acabei de postar minha opinião em outro blog, eu não acredito no resultado do DataFolha. Eu acredito nos que me rodeiam e na minha própria decisão. Mais de 70% dos meus amigos, parentes, clientes, enfim, aqueles que convivem no meu mundo real, vão votar na Dilma por entenderem que é esse o caminho da continuidade do crescimento do Brasil e da melhoria de vida dos brasileiros.

    1. Alguns não quer brigar com voce, por isso concordam. Na verdade, sua família está dentro do quadro da pesquisas, ou seja, tem os que estão indecisos, os que votam em branco, os que apoiam Serra, Dilma e Marina.

      Pesquisa em família é o mais complicado, ainda mais quando um ente é que faz a pesquisa.

  20. Eu li atentamente os dados do comentário do colega Marcos Doniseti e desapaixonadamente acho que estamos indo por um caminho pouco recomendável ao nos atermos em pesquisas.
    Todos sabemos que infelismente a nossa população não vive intensamente os noticiários da politica até por várias razões e entre elas (eu disse entre “elas”) o não possuir computadores e Tvs ficam à margem de tudo o que é verdade e o que é fabricado em termos de notícias, sem contar nas artimanhas e no linguajar todo próprio dos politicos e especialistas.
    Nossa gente não gosta de ler nem livrinhos de sacanagem quanto mais textos extensos de jornais com linguagem rabuscada, eles se prendem mais em figuras que está desenhada e nem precisa esforçar o intelecto para entender. Aliada a isto o pouco interesse justamente pelas dificuldades advindas daí.
    Então, em vista disto, o povo fica à mercê dos espertalhões que sabedores deste fato, manipulam a bel prazer a opinião dos eleitores incautos (alienados) e ou ignorantes, se assim podemos os classificar.
    O que se deduz disto é que a eleição fica somente adstrita a resultados das pesquisas e nossa gente vai votar em favor daquele que está na frente na preferência apontada pela pesquisa. Por este prisma podemos achar ser salutar a pesquisa dar empate.
    Sabemos que ninguém, por pura ignorância, não quer dar seu voto para perdedor e aí é que aparece o que diríamos ser uma manipulação perniciosa com relação ao pleito eleitoral.
    Em função disto acho que deveriam ser proibidas estas pesquisas pré eleitorais pois influi negativamente sobre a opinião livre e pura de acordo com as aptidões politicas e educacionais de cada cidadão e quem não tem cultura suficiente, acabaria votando pelo coração e simpatia, os que teriam um pequeno discernimento politico, votaria por esta pequena convicção e quem é instruído, votaria pelo seu poder de pente fino analisando todos os pormenores dos fatores.
    Aí sim ,seria mais justo o pleito eleitoral.
    Mas neste controle das consciências politicas fica difícil atribuir lisura no pleito eleitoral, e na verdade fica tendencioso o resultado.
    Eu penso assim, me desculpem aqueles que acham isto uma preocupação demasiadamente exata.
    O comentário do Marcos Doniseti está recheado de verdades universais e é prejudicial a candidatura da Dilma e favorece ao candidato Serra.

    1. Nossa! Depois de ler outros comentários seus, fiquei pasma c/tanta lucidez. Parabéns! Agora pergunto seu modo de se comunicar é pra esclarecer ou pra confundir? Com tta. informação pq. prefere os comentários ironicos? É pq. vc acha q. só vc sabe interpretar, ou acha q. o debate político é pra ser ironizado.

  21. “O que se passa” e exatamente o que não passou e vai passar

    O que nunca passou, e que não vai passar mais, onde cada um faz de acordo com o que acha que deve ser e ainda não foi feito, ou foi por interesse pessoal e do pessoal

    Votar pela internet e mais seguro do que qualquer, do que a soma de tudo usado para votar ate o presente

    Veja os bancos na soma de todos os clientes dos bancos tem mais clientes usando a internet segura, do que o numero de eleitores que votam

    Isso sim votar pela internet, a urna seria os notebooks indo aos locais que ainda não tiver acesso, que e difícil não ter com tantos satélites

    Votar pela internet tem múltiplas vantagens e soluções reais começando pelo meio ambiente descongestionando o transito, ate os telemarketings atuais vão ser abolidos dissolvidos pelos futuros sistemas caseiros produzidos pelas novas tecnologias diluindo os custos aumentando os benefícios

    Nesta eleição vai se suceder algo parecido com o que aconteceu na eleição de São Paulo e na Bahia, onde os eleitores quase elegeram o Kassab no primeiro turco, a onda e a mesma só mais forte do mesmo jeito que era na época onde o Kassab foi eleito

    Horário gratuito que de gratuito não tem nada, poderá definir a eleição logo no primeiro turno, se a voz do povo e a voz de Deus isso pode acontecer com a decisão dos eleitores que tem o voto para admitir e demitir sem contestação

    “Atenção ao minuto” a parte

    A elite bem sucedida patrocina o progresso, que e a solução quando ganha dentro das regras, que sai de dentro das salas de aulas sabendo como tudo funciona na vida real

    Se já estivesse no ar dentro das salas de aulas, tudo da vida real, uma matéria como esta não sairia assim, como esta saindo

    E não as imposições imposta aos que nunca aprenderam nada muito menos o que e regra que leva ao resultado futuro

    Querer comparar os transportes urbanos, que e um direito de todo cidadão que nos somos os verdadeiros sócios de todo patrimônio publico, e piada de humor

    Querer comparar transporte de laser, com transporte urbano, sem separar uma realidade da outra, e estar fora da realidade

    Precisa voltar a estudar em escola privada particular, para saber que viajar e o que mais estimula o nosso cérebro para o progresso dos estudos e dos negócios futuros

    Se o Brasil e um país de portos aeroportos ferrovias já deviam ter sido, incluídos na infra-estrutura e construído disso fim da esmola fim das favelas, há muito tempo, pelos que estão recebendo salários pagos pelos sócios do Brasil, deviam planejar melhor

    Para o futuro dos nossos descendentes ser melhor que o nosso em tudo, e não e com colocações como essa que isso vai acontecer só no papo travando o processo da realidade

    Porque o povo do Brasil e do mundo pode mais, se meter o bico em tudo que lhe pertence, a coisa pode acontecer mais e melhor a favor de todos nos

    http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2010/07/24/goldman-diz-que-trem-bala-atendera-a-elite-da-elite/#comment-7493

    Depois de tanto tempo, surge a solução para resumir o resumo do resumo, ate parece que a tecnologia tem haver com isso através dos usuários da internet estão botando as novas regras tirando os tapumes da frente dos que deviam criar a solução, quando tudo pode ficar semelhante aos cardápios de restaurantes, onde todos sabem comer

    http://colunistas.ig.com.br/leisenegocios/2010/07/24/sentencas-deverao-ter-texto-facil-advogados-aprovam/

  22. A verborréia do Marcos Doniseti nâo consegue transmitir o raciocínio dele, porque nem parece que ele tem raciocínio.
    Ele não conseguiu chegar a lugar nenhum.
    O Luiz Claudio- o Filho do Brasil, êmulo perfeito do molusco,
    é da milicia do PT que acha, convenientemente, que a mídia é golpista. Que o Data-Folha é tendencioso. Estudem petralhas. Vão para escola!

  23. Na última frase há uma falta de precisão; corrijo dizendo que ” O comentário do colega Marcos Doniseti está recheado de verdades universais que aponta ser prejudicial à ministra Dilma e favorável ao candidato Serra, estas pesquisas”.

  24. É evidente que nesta altura das eleições a candidata Dilma está na frente , o dificil é saber quanto .A coligação do PSDB e DEM , está perdendo para governador em cidades de seu reduto , como Minas , Rio Grande do Sul e Paraná , daí chegando-se a conclusão que a Dilma está com a mão na taça , e que o DataFolha está dando gás ao serrinha.

  25. Eu acho sinceramente que os percentuais verdadeiros só vão aparecer duas semanas antes das eleições. Os institutos tem que manter sua credibilidade e acertar o resultado apurado nas urnas. “As pesquisas são retratos do momento”, e desta maneira eles vão justificar a diferença de agora.

    Se folgarmos as margens de erro temos a seguinte resposta:

    Vox Populi: 40,2 (Dilma) x 34,8 (Serra)
    Datafolha: 35 (Serra) x 38 (Dilma)

    Então o mais provável é que Dilma esteja na frente no momento. Mas, não tanto como o Vox Populi mostrou, até por causa da maneira que os candidatos vem se portando no momento. Dilma tranquila e nem se defendendo (aliados a defendem) e erroneamente Serra atacando, como se fosse uma medida desesperada para retomar a dianteira.

    O PSDB já percebeu que não pode atacar, já fez isso na última eleição e não adiantou. Naquela época Lula não tinha 78% de aprovação e conseguiu vencer com uma margem bem confortável no 2º turno. Naquela época Alckimin tinha a maior parte do horário eleitoral e do 1º para o 2º turno de maneira estranha perdeu 2 milhões de votos.

    Cuidado PSDB, a eleição pode ser decidida realmente no primeiro turno. PSDB lança seu plano A e o PT está com o plano C. Mas pode sim eleger Dilma, ela tem 60% de chances frente 40% de Serra. Levando em consideração os votos da última eleição.

    Outra coisa, o PSDB errou na eleição de 2006 devia ter lançado Serra e agora errou de novo devia ter lançado Aécio.

    Tive um discurso neutro ao longo do comentário. Mas, eu vou votar em Dilma, por motivos claros tanto de campanha como morais.

  26. Kotscho, lah no meio do seu texto, a charada estah devidamente solucionada; o comportamento dos candidatos fala mais alto do que as pesquisas, especialmente a do Datafolha.

    Apesar de considerar o empate tecnico pessimo para Serra pois no horario gratuito Lula deverah fazer a diferenca, acredito piamente que este ultimo Datafolha foi o ultimo assoprao para tentar manter de pe uma candidatura que apela para recursos somente vistos em casos de grande desespero.

    Na minha minha humilde opiniao, esta eleicao jah era. Mas a midia nao vai desistir de um 2o Turno assim facil… Vamos conferir adiante.

  27. Ricardo.
    Há muitos anos estudo jogos.
    Jogos de universos gigantescos como a lotomania.
    Na lotomania não há condições técnicas de fechamento
    como ocorre na megasena, por exemplo.
    Crio jogos gigantescos e trabalho por amostragens
    para concluir se o jogo é bom ou ruim.

    Essa pratica me fez acreditar em pesquisas eleitorais.
    Se ela for honesta esta bem próxima da verdade.
    A eleição vai dizer quem inventou, quem tentou trapacear
    quem disse a verdade.

    Outra pratica provável é o Instituto estabelecer um patamar para
    um candidato e esperar que ele atinja no decorrer da campanha..
    Se chegar próximo a eleição e o candidato atingiu o patamar o Instituto,
    partindo de dados fictícios, acertou. Se continuar em
    baixa o instituto tira o seu da reta, apontando uma queda do candidato;
    divulgando dados reais; assim ele livra o seu nome e fatura a sua grana..

    Como na guerra e na eleição vale tudo, tudo é possível.

  28. É a metodologia Kotscho.
    Essa semana foi divulgada a taxa de desemprego; caiu para 7%. A menor da série histórica.
    Maravilha!
    Mas, há um dado que não está sendo divulgado. Na verdade, pela primeira vez no ano, não houve geração de vagas no mês de junho ante maio..
    E aí?
    É fácil. Segundo a metodologia do IBGE, só é desempregado que procurou emprego nos últimos 30 dias. Quem não procurou, estatisticamente não é desempregado.
    O IBGE explicou; no mês de julho, diminui a procura por empregos. Ah…Bom, tá certo!
    Pois é.

  29. Por certo esta senhora vai dar crédito a pesquisa que lhe favorece e continuar se escondendo! Em algum momento no entanto, terá que se confrontar com o Senador/Governador/Prefeito e Ministro nota 10 da Saúde, e aí é FluminenseXSão Cristóvão, com todo respeito que tenho ao Clube. O certo é que o brasileiro não vai querer dar uma de Ricardo Teixeira ao colocar no comando da Gloriosa o “boa praça” DUNGA, quando tinha gente do ramo como o Muricy/Felipão/Mano e etc. O povo sabe que “CADA MACACO DEVE OCUPAR O SEU GALHO”.
    Vicente Celestino Martins

  30. E o Brasil levou uma bordoada da ONU no quesito ‘metodologia’. Agora, o IDH do Brasil que, até ontem era considerado médio, não é mais. Agora, o IDH brasileiro é um dos mais baixos do mundo, chegando a níveis africanizados.
    Com a divulgação -pela ONU-, ontem também, o Brasil é o terceiro mais injusto país do mundo, segundo o ‘coeficiente de Gini’. do PNUd.
    São métodos de aferição aceitos internacionalmente.

  31. Querem saber o resoltado da proxima pesquisa de intenção de votos do IBOPE? É só saber que vai encomendar e vualá, quem vai pagar, e o resultado sai prontinho, antes mesmo da coleta de dados. Todos os institutos funcionam assim. O único memento de saber quem está na frente é mesmo o resultado das urnas.

  32. ricardo,ta dificil confiar nesses institutos de pesquisas,mas acredito q a candidata dilma esteja na frente,pq no meu dia a dia,por onde ando,no meu trabalho a maioria diz votar na dilma.o serra esta muito nervoso e tudo indica q va pro desespero,vai apelar pra baixaria,pq até agora não tem programa de governo,ele ta com dois discurso,qd vai ao nordeste afaga o lula,aqui no sul fala mal.

  33. A pesquisa tem diversos objetivos embora por força da lei ela não possa ser usada de forma “desonesta”, nem todas pesquisas são divulgadas e quando são porque interessa a quem pagou para que ela fosse feita e lhe favorece. Portanto só vamos ter um produto de maior confiabilidade quando encomendar e pagar por ele e se nos interessar apresentar quando for bom e esconder quando for conveniente. A forma de agir dos nomes que estão disputando a presidência nos faz crer qual pesquisa nos mostra o resultado mais real , todo os institutos sabem quem está na frente das pesquisas isto eu tenho certeza.

  34. É Kotscho só mesmo a mídia paga q dá uma sensação de igualdade p/ essa quadrilha demo/tucana, porque na realidade o companheiro LULA na representabilidade de DILMA é no 1º turno leva o caneco!!!!

  35. Acredito que o currículo de cada um, quando o assunto é política, pouco importa. Lula já provou isso, não é!
    Voltando ao assunto…
    O DataFolha pertence à organização GLOBO e quem a GLOBO apoia?
    Nada mais a declarar!

    Alisson Vogado.

  36. Fui abordada por um pesquisador do ibope semana passada na Pça da República: Vem cá vem responder é o Brasil.
    Disse que não acreditava no Ibope. Ele respondeu: Eu também não, estou só ganhando um troco, vem me ajudar.
    Então??????
    É óbvio que o candidato do PSDB já acabou só resiste com essas “pesquisas”

  37. Com o poder nas mãos e, ainda a fôrça das estatais Petrobrás,
    Caixa,BNDS e Banco do Brasil , o que se pode esperar de Insti-tutos de Pesquisas(Sensus/CNI e Vox Popoli/Collor) engajados?
    É no mínimo de se extranhar. Lembramos que os métodos do PT
    não são éticamente louváveis.
    Vamos esperar e ver as próximas semanas mas, todo o cuidado
    é pouco com a Tchurma. Antonio Carlos.

  38. Tais pesquisas deveriam ser proibidas em nosso país. Elas induzem, manipular e só servem para confundir um eleitor inseguro e diz que não gosta de “perder o seu voto” (absurdo). Diferentemente, os institutos de pesquisas não estão a serviço da democracia e do interesse público, mas sim funcionam como instrumento da máquina do poder político eleitoral brasileiro Poder e dinheiro é a única linguagem que falam. S.O.S. grita a nação brasileira.

  39. Kotscho,

    A despeito da correção da metodologia do Datafolha, o que ressalta é a nova estratégia para impedir a repercussão das pesquisas encomendadas ao Vox Populi e, provavelmente ao Sensus.

    Cada instituto tem sua própria série histórica e elas ocorriam em períodos diferentes. Em fins de janeiro do corrente, apareceu a primeira pesquisa do Vox Populi em 2010. Entre a primeira e a segunda semana de fevereiro, foi o vez do Sensus ou do Datafolha, não me lembro. Já no fim do mês, divulgaram a pesquisa do Ibope.

    Agora é diferente. Ao fazer a pesquisa na mesma semana que o Vox Populi, o Datafolha pretende inibir a divulgação do trabalho do primeiro, em favor do segundo.

    Como dizia o Tim Maia: – Vale tudo!!!

  40. Olá Kotscho. Sinto muito pelo Gordo.
    Pode ser tudo que foi dito acima e mais um tanto de outras coisas, mas o que está claro é que o povo não vai trocar de projeto, que pode ser criticado em vários aspectos , mas com mais condições de compra e vivendo melhor o que vem aí os institutos ainda não pegaram que é uma vitória da Dilma em primeiro turno e a Marina e o Serra completamente desidratados, e nós veremos isto muito bem quando Lula entrar nos programas de rádio e tv.
    No momento não interessa a ninguém mudar demais os números “públicos”,pois os de consumo interno das campanhas são os que realmente norteiam os candidatos e o sentimento deles em contato com o povo.

  41. Caro Ricardo..leio atentamente seus textos, concordando ou não com eles. Mas, perdoe-me, este texto , além de superficial, relata fatos do passado como se eles representassem o comportamento do presente.EXEMPLO: SUA ESPOSA ajudou na fundação do datafolha e vc conviveu com profissionais qualificados enquanto trabalhou na folha..pergunto: nesta época a folha de são paulo EXIBIA EM SUA CAPA FICHA FALSA de políticos ?? certamente não..hoje é bem diferente, não é ??..Há também uma ánalise ””ingênua”’ ao creditar as falas do vice do serra a um comportamento desastrado. ..Desastrado ? até as formigas de PORANGABA sabem q foi e é uma estratégia do psdb-dem em reativar a velha tática do medo…Portanto, meu querido Ricardo, gostaria, e tenho certeza de que é possível, ler em seus textos, análises mais críticas, contudentes, em relação ao pt e ao psdb…Sua experiência e inteligência me dizem que vc é capaz….abraços

  42. Acho incoerente as opiniões contrarias ao Data Folha em relação a pesquisa pesquisa para presidente, a mesma pesquisa indica vitoria de Helio Costa e Jaques Wagner no primeiro turno, onde está a parcialidade?

  43. nao e de adimira que dataflha esteja sempre contra o lua e so ver os jornais da globo so deu o resutado da dataflha e globonil temu progama chamado fato e versao so falta eles botar o botom do do canditado psdb

  44. Não sou cientista politico para formular teses sobre as pesquisas, mais como tenho mais de sessenta, e acompanho eleições e pesuisas de há muito, como curioso, acho que a pesquisa do DATA é amplamente favorável a DILMA. A pesquisa espontanea – no meu modesto entendimento a mais importante, e que nela está na frente náo perde eleição(só é pesquisar a série histórica) Dilma tem um potencial de 12 pontos a frente do Serra. Portanto, se as eleições fossem hoje a Dilma estava eleita – não tenho dúvida. Mas a eleição é em 03 de outubro.

  45. Concordo plenamente com a opinião do Sr Roberto Ribeiro, que o oxígênio do sr José Serra, está sendo o Datafolha + o Ibope juntamente com uma determinada rede de televisão,que estão patrocinando esses últimos suspiros do candidato José Serra. Se for desligado esse apoio,já éra.

  46. eu acredito que o ibope vem tambem com uma pesquisa que vai dar empate tecnico porque esta jogando para o lado do SERRA mas eu acredito que DILMA ja esta Bem na frente pois eles já estão aperriados atirando para todos os lados o INDIDIO ta dando flechadas sem direção e sem falar que a globo e outros meios de comunicação querem que venha os tucanos novamente bicudos nunca mais

  47. Não confio no Datafolha. Se analisarmos os resultado das pesquisas dos quatro institutos (6 meses), notamos que existe um padrão. Datafolha e Ibope estão sempre atrasados em relação ao Vox e Sensus. Foram 3 fases, quando Dilma começou a crescer, ao empatar e agora quando ela passou. Vox e Semsus mostraram essas fases primeiro. Data e Ibope, só convergiram em pesquisas posteriores, agora tentam manter o empate.

  48. Essa insistencia do Data-Folha em salvar a candidatura do Serra da falencia está trazendo um enorme prejuizo para a candidata Marina Silva. Apelo a seus eleitores para que, em protesto, votem maciçamente na Dilma para presidente e para governador e senador nos candidatos do PV ou suas coligações.

    Vamos dar os troco nesses manipuladores da opiniao pública que se acham acima do bem e do mal.

  49. Caro Ricardo, o que eu sinto nas postagens é que o pessoal que torce pela Dilma está radiante de com esses resultados e estão substimando o poder dos adversários e isso pode ser fatal! Eu não aposto um centavo nem em um nem e outro, prefiro que as urnas definam quem vai ser o novo dono da faixa presidencial! O poder da oposição não é desprezivel e pode até surpreender, como surpreeendeu na colombia, na Polônia e em outros tantos países que cantavam a vitória antes da hora!

  50. Claro q no ibope, vai dar Serra na frente, senão eles não publicam, tanto q no Vox deu Dilma 41 e Serra 33 eles ficaram bem quietinhos! Serra não faz oposição a ninguem, quem empurra ele pra frente é o Estadão, Folha, Veja, Globo estas familias proprietarias deste grandes meios de comunicação q querem mandar na consciencia do povo e do Brasil! Só q não enganão mais, o povo vota sempre olhando quem eles apoiam e votam contra!

  51. O candidato do psdb quando éra governador ele deu o nome a uma ponte no rio Pinheiros de Otavio Frias ja falecido, que era o dono da folha de São Paulo. A familia agradece:

  52. Uma agrada o PT Lula-Dilma e outra agrada o PSDB Serra, jogo político, não acredito nem em uma nem em outra. Tudo depende de quem e onde ocorre a entrevista e de quem é o entrivistador e qual o jogo mais interessanteda cada instituição. Tabalho no comércio e lido com um público bem diversicado e me parece que quem ganhar essa eleião será por uma margem muito pequena e sim averá 2º turno e pelo que percebo no dia-dia a campanha de Marina vem crescedo e pode tirar votos de Serra e de Dilma. Acho que ambas pesquisa estão erradas ou melhor feitas de maneira erronia. E se os institutos não se unirem numa metodologia única ficrão desacreditados pois cada vez mais nessa eleição pessoas estão deixando de lado as tais pesquisas e procurando os candidatos que FOGEM dos debates, a ESSES MEDROSOS vão certamente perder votos como nós eleitores estamos perdendo a chance de esclarecimentos necessários para viabilizar o voto, por causa do MEDO DE ENFRENTAR OS ELEITORES QUE PENSAM debates como que foi organizado pelo próprio IG estão sendo cancelados; aqui no RIO DE JANEIRO nosso caro governador que disputa novamnete o cargo decidiu simplesmente BOICOTAR TOTOS os debates uma VEGONHA! Portanto PESQUIZA influencia sim os ignorantes ou os aculturados mas NÃO ganha eleição e NÃO mostra a realidade, é jogo político pra político, acho que ambas pesquisa divulgadas hoje NÃO estão precisas!

  53. Kotscho, desculpe a sinceridade mas está claro que esta pesquisa apresenta resultados incoerentes, basta fazer uma análise dos gráficos das pesquisas anteriores dos diversos institutos e você verá a incoerência total dos resultados desse instituto, além disso, você, como uma pessoa inteligente que é, certamente já percebeu que muitos órgãos de imprensa estão fazendo um jornalismo de péssima qualidade protegendo ex-governador de São Paulo e denegrindo a imagem do Presidente Lula e da ex-ministra Dilma.

  54. A Rede Globo foi criada durante o regime militar, logo após o fim do regime, quem assumem o pais são os tucanos com, de forma indireta é claro, pois um dos ministros de Tancredo Neves era do PSDB, e estes políticos tem fortes ligações com a Rede Globo assim como o Fernando Collor também tinha.
    A revista VEJA, o jornal Folha de São Paulo, o Data folha e outros instituto pertencem a Globo.
    Nada mais natural que a Organização Globo proteja os seus afilhados.

  55. Não sei de onde tiraram essas pesquisas,Nunca me perguntaram e não conheço ninguem que fosse consultado.As pesquisas são feitas no nordeste e lá no interior do interior.Acho ridícula essa tal de pesquisa.Tendenciosa e com resultados tendenciosos.

  56. Esta divergência não entre o Vox Populi e o Data Folha e sim, o Data Folha em relação a todos os outros, isto mostra que o Data Folha é imparcial e Oposicionista!!! Isto é muito claro até mesmo pelo noticiário político sempre danda ênfase a invenções de escândalos ao Governo Lula e ao PT, enquanto que ao Governo Serra jamais vi alguma notícia de irregularidades é o” Político Santinho” segundo o Grupo Folha!!! Ainda bem que o Grupo Folha vem perdendo a credibilidade por conta disto, pois as pessoas já começaram a perceber a imparcialidade…isto está muito claro!!! Ainda bem que a Globo que seria a única a fazer um estrago decidindo a eleição para um ou para o outro, se mostra imparcial, assim como o Ibope…só mostram o que é fato!!! Até porque quando ela se mostrou imparcial, elegendo Fernado Collor, vocês lembram no que deu??? Ela não quer cometer o mesmo erro do passado, ao contrário do Grupo Folha que não percebeu que nesta briga com o Governo Lula quem está perdendo de goleada é ela!!!

    1. Há alguns anos fiz uma série de pesquisas eleitorais. Aprendi as técnicas de escolha do melhor método de escolha do universo de opiniões. Em 2002 em São Carlos SP o Data Folha errou o prognóstico da eleição para prefeito, pela escolha errada do método. Sabemos de outras derrotas do Data Folha ao longo do tempo. O Data Folha adapta o método de acordo com o candidato que deseja fazer vencer ou derrotar. É o caso agora. Posso garantir que o método de pesquisa aleatória nas ruas urbanas é o método mais favorável ao Serra, porque se pode escolher quem será o público alvo, dito aleatório, e Serra é o candidato a presidência da Folha de S Paulo. Quem sabe, sabe que é simples. O Data Folha não é confiável, manipula segundo os interesses do jornal.

    2. Rogério, ou você precisa se informar mais ou precisa deixar de ser imparcial, tal qual você fala sobre o Datafolha. Dizer que houve invenções de escandalos no governo Lula é no minimo falta de informação, no minimo, para não dizer outra coisa.

    3. Mais uma coisa… que a indignação me cegou no português. Imparcial é não se posicionar nem para um lado, nem para o outro. Nesse caso corrigo o meu texto. Rogério está sendo parcial!

  57. Basta com pesquisas, deixem de influenciar aqueles que são desprovidos de cultura neste pais, ou até mesmos aqueles onde o coronelismo ainda dita as regras, pois se apegam em quem tá ganhado e acabam seguindo o vencendor com medo de represalias, visto que neste pais o que mais tem é isso. ou pra ser radical ao extemo ” ONDE A VACA VAI O BOI VAI ATRÁS”, INFELIZMENTE TEM MUITA GENTE QUE SEGUE ESSE ULTRAPASSADO DITADO.

  58. Pela coerência deste o início da campanha: Vox Populi. Não podemos esquecer da pesquisa encomendada do DataFolha para o lançamento da candidatura Serra (10 ptos a frente de Dilma quando os demais institutos davam empate).

  59. Menino pergunta ao pai – ao ver uma bola brilhando.

    – é a jabulani correndo atrás do Lula de novo?
    – não filho! Responde o pai.
    – é o Serra com sua careca brilhando – pensando que é estrela – de ovo!

    uiiiiiii!

    que piada machista!

    E boba…

    Não tenho culpa.

    O Serra que esconde seu passado de GUERILHEIRO – não se sabe o motivo – já que naquele tempo a luta fazia sentido – é quem está estragando o cartaz dos carecas que a gente ama!

    Jabulaniiii

    Quase que a GLOBOXEIRA ficou sem técnico – Ricardo!

    Que jogo!!!

    JABULANIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

  60. O resultado de uma pesquisa independentemente de sua denominação, depende muito, e muito mesmo de como seus pesquisadores foram instruídos. Depende também de quais os interesses por trás disso, mesmo porque, desinteressadamente ninguém beneficia ninguém, por nada. O que me leva a pensar assim é o passado das mesmas, uma transmite mais confiança que a outra. Nesse caso eu confio menos na Data Folha.

  61. Fala amigo, tudo bom. é a dilma ta na frente, o serra corre atras o ricardo gomes ainda é tec do sao paulo e toque tambem continua lindo, por aqui tudo bom, saudades, abraco a todos, Renato.obs entra no site novo do barrcuda,,ainda falta terminar.

  62. Kotscho, há algum tempo, aqui mesmo, eu disse ‘cala boca kotscho’ ao ver sua docialidade com a globo e o galvão e prometi não mais acessar seu blog tamanho o desapontamento pela sua servialidade ao ‘sistema’.
    Hoje, acessei novamente pensando ver um comentário corojoso sobre a matéria. Minha decepção aumentou.
    Não só fiquei espantado com o ‘respeito’ com o datafolha mas, principalmente, com a qualificação de ‘desastrosa’ às declarações do senhor indio da costa.
    Para com isso Kotscho, tenha coragem e avalie corretamente os fatos. O indio da costa fez um promunicamento devidamente planejado e deliberado, de acordo com a coordenação da campanha de seu candidato.
    A quarta frota, as declarações do presidente do sip, as críticas do serra ao governo Boliviano, a idiotice do estadinho em relação ao Chaves, a crise entre uribe e Chavez e outras coisas do gênero provam a estratégia da udn, novamente com apoio ianque, a quem serve incondicionalmente, no jogo de poder continental.
    Lembra do golpe contra o Zelaya arquitetado pelos eeuu?
    Aqui, está acontecendo o mesmo.
    O serra e a udn sabem que não tem qualquer chance de ganharem as eleições.
    Estão preparando terreno para dar o golpe através do judiciário, tal como aconteceu em honduras, mesmo porque, nesta eleição, está em jogo o interesse colonialista do grande irmão do note.
    Quem sabe, voce recupera a coragem e venha a abordar o tema.
    Por enquanto, até nunca mais.

  63. Apesar das pesquisas do Data folha, Serra não vai nem pra segundo turno, pois o eleitor já sabe que os irmãos siameses, PSDB e DEM, governam tirando dos pobres pra dar aos ricos.

    Os pedágios extorsivos de São Paulo são o melhor exemplo do modo de governar dos irmãos siameses PSDB e DEM.

    O vice de Serra tem QI de ameba e apetite insaciável por merenda escolar.

    O ex-vice de Serra, o Arruda, é assíduo frequentador de CPI’s e já passou férias no xilindró.

    Sebastião Roriz e Roberto Jefferson apoiam a candidatura Serra de forma contundente.

    Então o jeito é “encomendar” pesquisas eleitorais e apelar pra Regina Duarte, Marilia Gabriela, Jô Soares, etc….

    Mas em outubro a onça vai beber água. O bicho vai pegar !!!.

    1. Para V.Hugo!
      Tomara que Você esteja certo, ao final.
      Pois, do contrário, a estratégia do medo vai pegar pesado.
      Vão recorrer a mais gente, não só a Regina ou a Marília. mas, é certo que a teoria da conspiração pelo medo é sempre uma alternativa.
      Eu já estou com medo dos “do norte” patrocinarem um golpe ao molde da “Operação Condor”, e aí vai aparecer alguém tipo Dan Mitrione, com um aparelhamento mais sofisticado e os porões serão poucos… Será que D. Evaristo terá veemência para intermediar os conflitos, ou Mr. Obama se contentará em apenas explorar o ouro negro da Guiné Equatorial e deixar o nosso imenso potencial só para nós?
      Vc conhece este triste capítulo da história do Brasil?
      Hoje os serristas nos mandam mensagens difamatórias apontando a Dilma guerrilheira e assassina, mas, omitem o papel de Serra, que se diz perseguido pela Ditadura e por isso fugiu…, bem ele salvou a vida dele mas ferrou com os demais.
      Acho até que ele nem saiba que o torturador Dan Mitrione ganhou uma rua com o nome dele, pelos relevantes serviços prestados. Parece-me que a história corrigiu esse pecado retirando a homenagem.
      Estou com medo, já estou na casa dos 70 anos e volta e meia me vem à lembrança um passado que quero esquecer…
      Quem viver verá.
      Temo que eles não suportem mais uma derrota nas urnas para os proletários…

      abç
      Sulista

  64. INDEPENDENTE DE QUALQUER PESQUISA, VOTARIA ATÉ
    NUM MONTE DE MERDA, MAS JAMAIS VOTARIA NO DRACULA E SEUS SEGUIDORES, ESTOU CANSADO DE SER ROUBADO POR ELES. E SINTO NA PELE ESSES ROUBOS PEDÁGIOS, IPVA, FÁBRICA DE MULTAS, ETC.

  65. Caro Ricardo,

    Sou apenas um leitor, de São Paulo , capital, vila mariana…É muito estranho , o DATAFOLHA , nessa eleição.
    Acredito, que qdo chegar perto da eleição, todos ( os institutos) vão se igualar………e aí veremos quem , ganhou credibilidade e quem perdeu.
    e.t. não entendi: na espontânea, tanto , o VOX POPULI como o DATAFOLHA , se igualam, mas acho o primeiro mais coerente….pq na estimulada, bati com a espotânea, enquanto o DATAFOLHA não bati!!!!!!!!!! Como explicar isso???? vc que tem sua esposa como pesquisadora……vc poderia falar sobre esse detalhe!!!!!????

    Abraço. Luciano

  66. Boa tarde Ricardo!
    Boa tarde amigos balaieiros!

    Pois é Ricardo!

    Difícil questão essa da diferênça.
    Mas se fosse assim do clima “já ganhou” acho que o nosso presidente não precisaría gastar tanta salíva, atropelar tantas regras, e comparar-se a Jesus, ou outras personalidades de destaque positivo na história do país.
    Há uma certa dose de preocupação evidente.
    Mas pesquisas não são nada. Como muitos aqui sabem, apenas refletem o momento.
    Ainda vai rolar muita água por baixo dessa ponte. Pelo jeito, acho que até por cima, e dos lados também.

    Abraços

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

    1. Robson, tenho em casa duas caixas de fogos. A primeira está com seus dias contados. Em outubro vão comemorar a vitória da Dilma.
      A segunda é pra comemorar o dia em que voce vai provarsu a todos do balaio que é mesmo imparcial como diz e tecer algumas criticas ao Serra, ao Alckmin e ao Kassab.
      .
      Tem lido jornais, Robson ? Estão dizendo que areas nobres da capital de Sao Paulo estão infestadas de ratos na administração Kassab. Aproveite a “deixa” e lasque o pau no pior prefeito que a capital de São Paulo ja teve. Um fanfarrão como o Indio Lambança, do Arruda Xilindró e do Roriz BRB.

      Caso contrário vou usar a segunda caixa de fogos pra comemorar a vitória do Mercadante.

    2. Victor!

      Eu não leio jornais, pois como voces dizem, é tudo mentira.
      Vejo outras fontes, como sites de notícias, e de forma que possa comparar todos os pontos de vísta.
      Leio diversos blogs.
      Caso voce não tenha lido, ou leu, e não entendeu, volte lá, e veja o meu comentário logo no início desse post.
      Voce é muito repetitívo quanto ao assunto pedágios.
      O Luíz Carlos já te disse umas, mas parece que voce também não entendeu…eu sei que é difícil, mas busque outras opções.
      Eu também não gosto dos valores que pago na Anhanguera, e Bandeirantes, mas já fui socorrído mecanicamente duas vezes.
      Na Fernão Dias, quase morrí. O mesmo deve acontecer em outras estradas federais, onde o motorísta não encontra boas condições de manutenção, e acaba indo pro inferno de forma barata, e econômica.
      No entanto, os valôres cobrados são extremamente abusívos, nisso eu concordo. Mas nada que a atual taxa de melhoría do ganho dos pobres desse país não possam absorver, não é mesmo?
      Outra coisa. Não tenho que PROVAR nada pra ninguém aqui.
      Eu critíco quem achar que devo criticar, e se alguém posa de santo, e salvador da humanidade, já faço o trabalho do “auxiliar de Cesar” para ajudá-lo a ver sua verdadeira condição de simples mortal….e de graça!
      Voltando aos pedágios, uma pequena comparação.
      Pagamos valôres altos, e temos as melhores estradas do país, ao passo que pagamos os maiores impostos, e não temos um retorno mínimo aceitável, bastando para ver, o critério de prioridades do governo.
      SAúde, educação, estradas, indo pro ralo, enquanto verbas são destinadas a ajudas internacionais que embora necessárias, podem muito bem serem menores, e não tão expressivamente propagandístas.
      Finalmente quanto aos teus fogos, cuide-se para não se queimar…nos dois sentídos!!!!

    3. …correção!

      Volte e veja no início do post sobre a atitude do candidato a vice do Serra, ao soltar as acusações “levianas” e sem nenhum tipo de FUNDAMENTO ao PT.
      Afinal…Nunca na história dessepaís um partído teve qualquer relação com as FARC. E ainda INVENTAM que exístem indivíduos dentro do governo que fazem parte desse movimento ( do bem).

  67. É SIMPLES RICARDO. O DATA FOLHA É TENDENCIOSO, DEVER HAVER UM CERTO INTERESSE DESSE INSTITUTO NÃO É POSSÍVEL.
    EM UMA PESQUISA DIVULGADA HÁ POUCOS DIAS PELO INSTITUTO SENSUS PARA O GOVERNO PAULISTA. O CANDIDATO ALKMIN APARECIA COM 38% NAS INTENÇÕES, MERCADANTE COM 18%, RUSSOMANO COM 7%, OUTROS CANDIDATOS JUNTOS QUASE 5% E 29% DE INDECISOS, OU SEJA UMA BOA PARCELA DA POPULAÇÃO ESTARIA AINDA INDEFINIDA QUANTO AO VOTO. O QUE PODE SER DEFINIDO COM A PROPAGANDA ELEITORAL NA TV E NO RÁDIO.
    JÁ O DATAFOLHA COLOCA ALKMIM COM 49% E MERCADANTE E RUSSOMANO QUASE QUE EMPATADOS E QUASE NADA DE INDECISOS. ISSO É MEIO ESTRANHO E MERECE ATENÇÃO DE ÓRGÃOS ELEITORAIS E DE UMA INVESTIGAÇÃO POR PARTE DE ÓRGÃOS COMPETENES PARA O ASSUNTO. PERCEBE-SE Q

  68. acho q. o datafolha seleciona por exemplo 3.000 pessoas ai pesquisa 2260 onde um candidato e mais forte naquela regiao e o restante e ping-pong dai seja a diferença

  69. Pra mim, todas as pesquisas são válidas. Mas que eu mais acredito,é aquela que faço entre minha familia, meus amigos ecolegas de trabalho.
    Amigos, se a tendencia se mantiver no pleito, Serra vai sair humilhado. Na minha pesquisa aqui Dilma tem 56% – Serra 27% – Marina 17%.

  70. Quando li a noticia da pesquisa Datafolha,no final da reportagem cuidaram de explicar de os resultados passaram por ponderação, levando em conta o peso politico de determinados estados. Daqui a pouco o instituto vai fazer um levantamento somente em cidades de SP e dizer que corresponde ao cenario nacional. Pode-se até desejar determinado resultado nas eleições,mas deveriam pelo menos respeitar a pequena inteligencia da população.

  71. O estranho das duas pesquisas é que leas basicamente só divergem nos n´meros de Serra e Dilma.
    Na popularidade de Lula, espontânea e nos nº de Marina praticamente não há diferença

  72. E VEXATORIO UM INSTITUTO DE PESQUISA CAMBAR P/ UM CANDIDATO COM DATAFRAUDES E O IBOPE TENTAR ELEGER SERRA..DESDE 2002 QUANDO A GLOBO ELEGEU COLLOR,ESSES ORGAOS DE PEQUISAS MANIPULADOS PELOS EMPRESARIOS DA MIDIA NAO ELEGEM MAIS NINGUEM..

  73. Leiam os dois artigos, um no conversa afiada outro aqui no IG sobre as diferenças das pesquisas, assim podemos fazer uma análise melhor dos institutos de pesquisas eleitorais. Eu não consigo até hoje esquecer de 1989, quando o Sr Marinho mandou trocar a pesquisa do IBOPE nas vésperas das eleições, invertendo os números. O PIG é muito perigoso, deixaria Hitler e Goebbels corados, rubros de vergonha

  74. RICARDO, GOSTARIA QUE COLOCASSE UMA QUESTÃO MUITO INTERESSANTE AQUI NO BLOG. O GOVERNO TUCANO ESTÁ A QUASE DEZESSEIS ANOS NO PODER EM SÃO PAULO.
    O QUE LEVA UM PARTIDO A GOVERNAR UM ESTADO POR TODO ESSE PERIODO COM ALTERAÇÃO DO PODER ENTRE ALIADOS POLÍTICOS?
    O QUE FAZEM AS INSTITUIÇÕES EM SÃO PAULO?
    SERÁ QUE EXISTE UM CONTROLE DAS INSTITUIÇÕES EM SÃO PAULO?

    1. Olha Otavio. Acredito que o PSDB está a tanto tempo no governo de São Paulo devido ao trabalho apresentado no estado. Antes da administração PSDB as estradas de São Paulo era só buracos. Hoje temos as estradas melhores do Brasil. Os investimentos no metrô e trens foram grandes. No saneamento básico foi feito grandes investimentos. Na saúde e educação tambem foi investido muito e. O eleitor vê e, quer continuidade. Sem desmerecer o candidato da oposição, o meu amigo Aluisio Mercadante que ja esteve na minha casa dando uma palestra para amigos e vizinhos meu.
      J. Leite

    2. Otávio, a prefeitura de São Paulo já foi dirigida por petistas duas vezes e verdade se diga, não foi esse mar de rosasessas administrações. Isso deve influenciar o povo paulista em não entregar a direção do estado ao pt, ainda mais que aquela lambança do mensalão teve participação, na sua maioria, de políticos petista de São Paulo e que não sofreram nem advertência da cúpula partidária.

    3. Otávio, que perguntas defíceis que voce faz, heim?
      -O que leva um pertido a governar por quase dezesseis anos em São Paulo?
      -Instituições, se forem públicas, o que fazem?.
      – Existe um controle delas em São Paulo?
      Vou deixar para o nosso amigo democrata responder ou colocar para nós as apreciar.
      Tenho uma porção de coisas prá falar disto tudo, vou decepcionar muita gente e será mais exatamente os tucanos que estão “ainda” governando e repito até quando?
      Vamos esperar o noso grande amigo propor, vou ficar de tocaia aguardando a chance de “botar prá quebrar”. Haaaaa…se vou….

    4. EXISTE. TODOS CONTROLAM O “PT” Exempo: Ministério Público, Executivo e Judiciário. MOTIVO: È q. os cidadãos Paulistas e Paulistanos ainda tem Juizo.

  75. Estimado Ricardo boa tarde!

    Até hoje eu nunca vi uma pesquisa que não tenha sido manipulada pela corja!

    E o nosso povo que segue a cartilha do “Pão e circo” vai no embalo!

    Isto é Brasil !

    Você conhece o brasil?

    Brezil? Brezil?

    Do you know Brazil?

    Brazil?

    Brazil yes yes, I know:

    Carmen Miranda!

    Pele!

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

  76. Mas que tem algumas coisas suspeitas, ah isso tem. Veja os comentários do Deputado Brizola Neto. Veja também o que o Nassif comenta sobre o desmantelamento do Datafolha como empresa. A Folha, cujos escritórios constituem quartel-general da campanha Serra, querem salvar o Serra os seus do Preju que terá se não migrarem dinheiro para a campanha (empresário não vai investir na campanha de candidato que tá morrendo). É uma série de fatores! Mas gostei do resultado para que a militância não suba no salto e veja que ainda há muito que fazer…
    Mas que há coisa aí há…

  77. Alguns leitores não entenderam lhufas do que eu escrevi. Então, irei traduzir para os mesmos:

    1) O Datafolha somente faz pesquisas com eleitores em trânsito, em locais públicos de grande movimento. Ele não entrevista ninguém em residências.

    Enquanto isso, nos outros 3 grandes institutos (Ibope, Sensus e Vox Populi) as entrevistas são feitas nas residências das pessoas. Somente o Datafolha que não faz isso.

    E isso gera uma distorção no resultado final da pesquisa.

    2) Datafolha e Ibope não colocam os partidos dos candidatos na FICHA da entrevista, ao contrário do Vox Populi e do Sensus que sempre identificam os partidos dos candidatos em suas entrevistas. Eles põem assim:

    Dilma (PT)
    Serra (PSDB)
    Marina (PV). E assim por diante.

    Já o Datafolha coloca apenas:

    Dilma
    Serra
    Marina.

    Portanto, não se trata de perguntar aos eleitores sobre os partidos dos candidatos, mas de INFORMÁ-los.

    São coisas distintas.

    Perceberam a diferença, agora?

    3) O Datafolha e o Ibope não entrevistam NINGUÉM na área rural do país, onde vive 15% da população e onde Dilma tem uma vantagem de 18 p.p. sobre Serra na pesquisa Vox Populi de Junho passado.

    Ao não fazer entrevista alguma na área rural, deixa-se de incluir os resultados relativos à mesma na pesquisa e, assim, gera-se outra distorção no resultado final da pesquisa. E como Dilma tem uma grande vantagem sobre Serra na área rural, ela é a prejudicada com isso.

    Entenderam, agora?

    Se ainda sobrar alguma dúvida sobre o assunto, então sugiro que leiam este excelente post do Nassif:

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-metodologia-das-pesquisas-0

  78. Porque o Data Folha quer o melhor para o Brasil. O Vox Populi apenas fez uma pesquisa. Sem dúvidas, Dilma está melhor posicionada, visto que o marketing do PSDB é horrível. Mas o marketing do PT não é maior que a realidade brasileira, que quer progresso econômico com justiça social, sem mudança de regime.

  79. Pode ser que a diferença das pesquisas esteja no conservadorismo e na metotologia dos institutos.Ou ,em algum interesse escuso por trás dos números.Mas,o que eu acredito mesmo é nas urnas.Elas realmente dirão qual instituto estar certo.

  80. Pesquisa nas ruas e não nos bairros cheira mal. Depende da localidade. Em Recife, Dilma dá um banho em Serra. Porém, se a pesquisa for feita num colégio de padres do Recife, cem por cento dos professores, exceto a minha esposa é Serra. Minha esposa é salesiana desde criança. Aí não pode, aí não pode ser ! já dizia um “sábio” braliseiro.

  81. Bom, eu vejo que o VOX POPULI está correto, se eu não me engano o candidato do PSDB José Serra, só ganha do PT no sul do país. Vai dar DILMA, no primeiro turno.

  82. repetindo.

    Ricardo.

    Para ser uma figura publica o cidadão tem
    que ter simpatia, empatia e competência.

    Eu acho que essas qualidades sobram no Mano Menezes.
    Afinal, a seleção é a segunda bandeira do Brasil.
    Temos que ter alguém com competência e galhardia para carrega-la..

  83. Otavio, o resultado desses 16 anos de PSDB são 227 praças de pedágio expoliando o povo de São Paulo. Acredite se quiser. 227 praças de pedágio !!!!!

    E o Alckmin promete dobrar esse numero em 4 anos.

    Acorda, eleitor Paulista.

  84. Prezado,
    Datafolha ouviu 10 mil eleitores, vox populi 3mil???
    O diretor do Vox é mesmo dono da carta capital, que é abertamente PT desde 2003, todo mundo sabe disso.

  85. A diferença do Datafolha pode ser creditado à própria Folha, um dinossauro extinto cujas assinaturas estão declinando constantemente nos últimos anos. Serra presidente é a ultima esperança de ajuda pública para salvar os Frias de uma verdadeira fria. Portanto, eles resolveram aquecer os números de Serra.

    1. É tta. impropriedd. nos comentários, tto. a favor de um como do outro. Por que essa birra c/a Globo se a candidata Dilma este a poucos dias em almoço oferecido pela viúva Marinho? CREDO PARECE CONVERSA DE DOIDO.

  86. DataFolha, DadoFalho ou TodaFalha?
    Não importa se o CONFE (Conselho Federal de Estatística) se manifesta contrariamente ou se professores de estatística de diversas universidades, como a Unicamp, gritam, ao vento, que a “pesquisa” do jornal Folha de S. Paulo NÃO segue protocolos que permitam sua validação científica (veja http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/02/21/politica,i=174887/PESQUISAS+ELEITORAIS+EM+XEQUE.shtml), o grupo de Otávio Frias continua ileso com sua “PesquiSaERRA©” que afirma ter maior exatidão, sem se importar com quem, de fora da mídia, tenta atrapalhar sua manipulação descarada da opinião pública.
    Só para que fique patente, não há possibilidade das duas “pesquisas”, DatoFalho e Vox Populi, estarem corretas, uma está fora da margem de eroo da outra. Só um dos números, dentro da sua margem de erro, corresponde à intenção de voto atual do universo de eleitores no Brasil.

  87. Pelo senso comum, faço minhas singelas observações:

    a) DataFolha é irmã gêmea do Jornal Folha e que a Folha por sua vez tem demonstrado inimizade (questão de escolha) com o PT, Lula e a Dilma….

    b)Porque a coincidência da publicidade de pesquisa do Data Folha com a Vox ? Espécie de “carta na manga” do Serra? Atenuar UTI eleitoral???

    C) Parece-me que o maior meio de comunicação do Brasil na TV omitiu informação aos telespectadores brasileiros a respeito da enorme dianteira alcançada pela candidata do Governo Lula ontem após a publicação da pesquisa. da Vox…qual a intenção????

    d) Nesta semana que antecedeu a pesquisa Vox, o Serra e o Indio estavam muito nervosos? Algum prenuncio da pesquisa Vox??

    Concluindo: Os não menos ecológicos DataFolha com o Jornal Folha são inseparáveis do Serra que por sua vez tem um Indio exasperado e assim todos farinha do mesmo pacote!!!

  88. Tais pesquisas são feitas por amostragens; geralmente em algumas poucas dezenas dos mais de 5.000 municípios do Brasil. Nas capitais, elas são feitas em alguns bairros. As pessoas são escolhidas pela cara, pelo porte, pelo comportamento ocasional. Em minha vida, uma única vez respondi a uma pesquisa; e de boca de urna.
    Grande parte dos eleitores está “escaldada” ou “vacinada” contra politiqueiros porque está mais madura e prudente.
    Portanto, pesquisa é apenas uma amostra do momento. Ainda teremos mais dois mês de propaganda obrigatória e gratuita no Rádio e na TV. Muitas nuvens vão mudar.
    Outra grande parte está a espera da propaganda gratuita no Rádio e na TV para comparar, analisar e escolher em quem votar.
    O PSDB está há vários anos gerindo São Paulo porque:
    1º os candidatos eleitos pelo PSDB, gerenciadores públicos de São Paulo, estão sendo mais honestos que desonestos; mais rigorosos que descontrolados com os gastos públicos. Se não concederam altos reajustes aos servidores públicos, pelo menos deram razoáveis salários.
    2º Os paulistas somente estão tendo duas opções: ou mantém o PSDB no Governo ou serão governados pela Marta…Relaxa e Goza…autêntica prova de insensibilidade e de despreparo humano.
    E grande parte dos 138.000.00 de eleitores brasileiros está vendo as estreitas ligações do LULISMO/petismo com os Castros, o Evo, o Chaves, os iranianos…; os exagerados gastos com OGNS…alopradas; com os MSTs, com viagens e luxos; com desnecessárias e extrapolantes PROPAGANDAS do que ainda não existe e inadimissíveis e desumanas para o brasileiro comum, que prefere ter melhores estradas pelo interior do Brasil; bons e mais hospitais; melhor qualificação escolar e profissional; mais pesquisas para melhorar o “status” vivencial do brasileiro; melhor vida e ações mais eficientes e moralizantes.

    1. 1) estão sendo mais honestos que desonestos

      R – Os casos da Alstom/Metro, do Rodoanel, da Febem, do Detran, da Secretaria de Segurança Pública desmentem isso.

      2) mais rigorosos que descontrolados com os gastos públicos.

      R – A dívida pública paulista cresceu enormemente durante os governos tucanos, mesmo tendo vendido quase todas as empresas públicas do estado. Não há rigor algum, portanto, nos gastos públicos.

      3) Se não concederam altos reajustes aos servidores públicos, pelo menos deram razoáveis salários.

      R – Nada disso. Os policiais paulistas tem o segundo o PSDB (Pior Salário Do Brasil). A situação dos professores também não é melhor. Dos funcionários da Saúde, da Justiça, também não.

      Os salários do funcionalismo público estão sendo arrochados brutalmente há muitos anos. Conheço funcionários públicos paulistas e eles tem ÓDIO dos tucanos e do PSDB.

      Nos governos tucanos e do DEM em SP os únicos aumentos salariais são concedidos para os que ocupam cargos comissionados, que são indicações políticas do PSDB/DEM e dos partidos aliados.

      4) Os paulistas somente estão tendo duas opções: ou mantém o PSDB no Governo ou serão governados pela Marta…

      R – Marta não é candidata ao governo do estado, mas ao Senado. E Kassab está fazendo um governo muito pior do que o dela na prefeitura.

      5) E grande parte dos 138.000.00 de eleitores brasileiros está vendo as estreitas ligações do LULISMO/petismo com os Castros, o Evo, o Chaves, os iranianos

      R – Os 138 milhões de eleitores nem sabe quem são Castro, Evo, Chávez ou os iranianos. Não sabem sequer onde fica o Irã. Portanto, deixa de lorota.

      E quem gosta de Ditadores são os tucanos.

      Afinal, foi FHC quem condecorou o então Ditador do Peru, Alberto Fujimori, que hoje cumpre pena de 25 anos de prisão em seu país por desrespeito aos direitos humanos

  89. EU
    ,que o vox popilli é mais confiavel, pois só onde eu trabalho tem 6500 integrantes e todos vao votar na dilma, a populaçao parece que percebeu quem é jose serra, eu axo que essa eleiçao vai ser decidida no primeiro turno, ai o datafolha fecha de vez.

  90. O MAIS ENGRAÇADO DISTO TUDO,NÃO MANJO NADA DE PESQUISAS,ESTATISTICA,PROPABILIDADES,ETC ETC, MAS A DIFERENÇA ENTRE SERRA E DILMA SEREM TODAS COMPUTADAS PARA MARINA SILVA,SEI NÃO,PARECE MUITO SIMPLISTA!!!
    NESTAS ENTREVISTAS NÃO FORAM COMPUTADOS ,OU NÃO LEVADOS EM CONTA NO MOMENTO DA INTERPELAÇÃO DO ELEITOR ,OS INDECISOS E AQUELES ARREDIOS ‘A PERGUNTAS NAS RUAS?

  91. o serra é tao arrogante q ele, se lançou candidato a presidencia da republica em plena greve dos professores estaduais, sem sequer recebe-los…, a policia civil tava na iminencia de nova greve, e, ele nem ai, parece q ele axa q nao precisa dos votos dessas pessoas , q nao precisa do trabalho dessas pessoas e , que o povo tb nao, esse cidadao com poder na mao ……, olha , o povo vai penar.

  92. ahhhh , a ultima, o serra fala q tem um plano p a segurança publica q vai resolver de vez a questao de segurança….., só q qdo foi prefeito da capital ele acabou com a guarda civil, a guarda só existe no papel, pq na pratica o serra aniquilou…. qdo governador de SP,colocou a PM p dar tiros de borracha e gas lacrimogeneo na policia civil em sua greve e, este responderam com muniçao letal ferindo varios PM, minha amiga é tec de enfermagem no AISTHEIN e, ele me disse q chegaram varios PM baleados…….. entao eu aXO q o grande plano do SERRA p a segurança publica é acabar com a POLICIA FEDERAL.

    1. Olhai aí,,óóó..o Gustavo falou numa só tacada das greves dos professores, da policia civil, da dependencia do povo nestas duas instituições, o “modus operandi” do governo administrar estes conflitos, o desgoverno do Serra na prefeitura com a quase aniquilação da Guarda Civil Metropolitana e de quebra informou que ouve tiros de verdade, não “festins” na greve das instituições da segurança pública PM e Civil.
      O pior de tudo é que o “homem” quer acabar com outra instituição importante que está prestando inestimáveis serviços à população, a PF.
      Ele falou nas instituições públicas da educação e da segurança onde estamos com problemas cruciais e ele não resolveu estes problemas com quase 16 anos de governo e só faltou a saúde para completar, nem precisa dizer algo, não é ? Também há problemas graves com a Saúde.
      O colega já deu a dica que o Serra será a figura da incompetência completa no governo federal se o colocarmos lá.
      Olhem só a nossa responsabilidade com o nosso Brasil.
      Sem dúvida caro Gustavo, corremos enormes riscos com este candidato e seu Índio e isso no impõe severidade na nossa escolha. Se correr o bicho pega e, se ficar, ele nos come.
      Voce “matou a pau” e com poucas palavras, parabéns.

    2. Vc sabia que SP tem um dos menores indices de violência do Brasil? Procure se informar antes de escrever um monte de bobagens, porque o papel aceita tudo né?
      Vai no Google e pesquise indices de violência por regiões do Brasil, depois volte e não fale bobagens!

  93. Acho bom que seja assim, com essa disparidade entre os institutos. Dessa forma os ditos institutos não terão peso no resultado das eleições….

  94. A elite arcaica que vive de sugar nos governos amigos tenta mais uma vez ludibriar o povo, mais existe a elite produtiva tanto a empresarial como a pensante que está atenta a imprensa e aos movimentos que não são mais do povo mais dos grupos politicos que ‘pensam’ em dar guinadas como foi feito pela globo.

  95. olha vamos aos fatos como o datafolha ,diz que no rio grande do sul serra vence,sou daqui e todos meus colegas de trabalho e da faculdade falam que vao votar na dilma,apiosto, que vao perto da eleiçao ageitar tudo para nao perder credibilidade.

  96. Ô Kotscho! Examine os números da espontãnea, nos dois institutos. Peça ajuda à Mara, coteje os números das pesquisas mais recentes com os das anteriores.

    Esqueça, um pouco, os resultados das estimuladas.

  97. Diferença de metodologia.
    É só isso.
    E quando aparecem divergências, como nas duas pesquisas de agora, vai acontecendo um refino no processo entre os dois institutos e até de outros institutos que ainda não divulgaram os seus resultados.
    É só esperar que essas diferenças vão se tornando menores.
    Afinal, nenhum instituto está de brincadeira ou querendo se desmoralizar.
    É isso “que se passa”, “nada más, amigos”.

  98. PESQUISAS….ORA PESQUISAS!
    O FHC JÁ CHEGOU A SENTAR NA CADEIRA DE PREFEITO, ACREDITANDO EM PESQUISAS. JANIO TEVE QUE DESINFETAR A CADEIRA NA OCASIÃO DA POSSE.
    SEJA LÁ QUEM FOR GANHAR, SE FOR MUITO RUIM PARA O BRASIL, DEUS INTERVIRÁ. LEMBRAM TANCREDO?
    NÃO VOTAREI EM NENHUM DOS DOIS LIDERES DA PESQUISA, PELO MENOS NO PRIMEIRO TURNO

  99. Pesquisas são apenas projeções de momento…
    A seleção brasileira era a grande favorita antes da copa, segundo todas as pesquisas…. E, voltou para casa mais cedo.

    A eleição para presidente também corre o mesmo risco…Quem está disparado na frente pode levar um grande tropeço…

    A GRANDE VERDADE É QUE O POVO TEM QUE OBSERVAR QUEM ESTÁ MAIS PREPARADO PARA GOVERNAR ESTE IMENSO PAÍS… E, NÃO VOTAR NESSE OU NAQUELE PORQUE SEU ANTECESSOR FOI ÓTIMO OU PÉSSIMO….

    O Povo tem que perceber que quem sai ….saiu…não será mais ele….E, que quem entra é que deve ser o melhor para o PAÌS, o mais preparado, o mais experiente….

    Quanto aos Institutos de Pesquisas…esses devem ser deixados de lado…afinal o poder economico é o grande mágico …consegue números impressionantes para os candidatos…Lembram-se do Fernando Henrique quando sentou-se na cadeira de prefeito de São Paulo como já sendo o Prefeito eleito…e, depois o Jânio Quadros “desinfetou” a cadeira…..Pois é …COISAS DAS PESQUISAS…

    1. Gostei da dica, então vou votar na Dilma, pois ela sabe muito bem como está o País, pois foi ministra estes últimos anos, e ela parece ser fera, durona. Concilia Sudeste com Sul, é mineira e morou no Rio Grande do Sul, e defende bastante os Nordestinos, acho que será melhor Presidente do que o próprio Lula.

    2. O Serra já assinou o atestado governando São Paulo com balas de borrachas, truculências, PCCs, Rodoaneis, Pedágios e etc.
      O fato de alguém ter ocupado uma cadeira no Executivo não significa que é competente.

  100. Atenção militantes.
    A candidata Dilma continua surpreendendo positivamente os liberais conservadores. Hoje, numa solenidade com os evangélicos ela não deixou por menos e mandou ver:
    “pobreza não é resultado do destino”. Ela disse que a culpa “é de homens e mulheres que se afastaram da fé”.
    Pois é. Não é o que digo. Tudo muda!
    Depreende-se, pelo ambiente, que não se trata de fé no Marxismo, mas no Cristianismo.
    Que tal?

  101. Desculpa meus amigos, mas o Datafolha insiste em nos fazer engolir uma pesquisa mal intencionada. Não estou preocupado com os meios ou os fins, mas simplesmente com a verdade, seja ela qual for, independente dos interesses. Os números do Datafolha estão muito longe da VOX, como se o instituto fosse ressuscitar o morto. NÃO ESQUEÇAM DO CAIXÃO, SEM A BANDEIRA DO BRASIL. POR FAVOR, MAS COM UM PASSÁRO TUCANO… COITADO DO BICHINHO!

  102. Vocês viram a precisão matemática do Data-Folía?
    O Serra está a exatamente um pontinho na frente da Dilma, 37% a 36%.
    Os caras são bons mesmo, heim? A isto é que eu chamo Estatística superior, igual àquela do vídeo em que o Serrote tenta ensinar matemática para a meninada na escola fundamental.
    Vou dar uma dica prá esse pessoal do Data-Pholía fazer estatística; fiquem logo após um pedágio ou no fim das estradas pedagiadas após trocentos pedágios e pergunte ao eleitor em quem vão votar.
    Aí está a verdade, pode crer.

  103. Ah Kotscho, tenha paciência. Não vem me dizer que tu é inocente a esse ponto. Infelizmente, os Frias tão jogando tudo(eu disse tudo) nessa eleição. Não tão medindo esforços. Do mesmo jeito que a Folha de São Paulo tem excelentes profissionais e, mesmo assim, faz o jornalismo porco(fichas falsas, manipulação de informação e etc.), o Datafolha os têm também e, nem por isso, deixam de seguir as ordem do Otavinho. Se o Datafolha fizesse uma pesquisa decente(isenta), amanhã mesmo o Serra ia ta na rua pedindo grana pra pagar as dívidas(ou você acha que alguém ia pôr um dobrão na campanha dele?). Pergunta pro Montenegro o que ele acha, se a Dilma nunca ia chegar a 30%. É uma pena, mas esses caras não tem escrúpulos. Tudo isso pra salvar quem? O Serra. Será se ele vale à pena? Fico aqui com os meus botões. Abraço

  104. Está claro que estão manipulando alguma pesquisa. Serra afirmou que só acreditaria nas pesquisas do Ibope e do Data Folha, quando saiu uma pesquisa em que Dilma tomava a dianteira. Após este fato, toda vez que sai uma pesquisa desfavorável para ele, em seguida sai uma favorável. O Ibope divulgou uma pesquisa em Dilma vencia com 5%. No momento do lançamento das candidaturas, apresentou outra com empate técnico 39 x 39. Vejam o portal da Globo. Somente há destaque quando Serra está à frente. Ainda há dúvida ?

  105. Em menos de 24 horas, o jenio reagiu.

    Na sexta-feira à noite, ele sofria uma derrota acachapante de 41 a 33.

    No sábado de manhã, a Folha (*) registra o tal “empate técnico” entre Dilma e Serra.

    Trata-se de um fenômeno extraordinário.

    Em menos de 24 horas a opinião pública brasileira joga fora oito pontos percentuais de diferença.

    O que terá havido no intervalo entre o Vox e a Datafalha ?

    O ovo dirigido ao Serra no Mercado Municipal de Florianópolis ?

    O processo que o Fernando Pimentel vai mover contra ele por causa das FARC ?

    A escolha do Mano Menezes ?

    O Stallone ?

    O William Waack ?

    Os portais do PiG (partido da Imprensa Golpista) tratam de ofuscar o Vox Populi com manchetes em transe dionisíaco:

    Estadão: leia!

    G1: confira!

    Folha online: acesse!

    Aqui prá nós, amigo navegante, mas esse Otavinho tem peito, não ?

    Entregar a credibilidade da empresa dele nas mãos do Serra.

    Nos momentos mais difíceis, o Serra sempre pode contar com o Datafalha.

    O Otavinho não falha.

    Deve ser um medo aterrorizador da Dilma.

    Quem mandou publicar a ficha falsa ?

  106. Se compararmos a evolução dos candidatos nos dois institutos, verificamos que no DataFalha, Serra levava 10 pontos de vantagem para a Dilma, na pesquisa seguinte 12 pontos e na pesquisa atual empate técnico, com isso Dilma subi

  107. …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………Kotcsho..?
    …………………………………………………………………………………………………
    ……………………………Na matéria aqui do IG,
    ………………a pesquisa foi do,… VOX POPULI/ BAND/ IG.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………….Cérto?
    …………………………………………………………………………………………………
    ……………..Acabei de assistir o maior telejornal do PIG.,
    ………………………………..o,…. “Jornal” da BAND.
    …………………………………………………………………………………………………
    ……………………….A manchéte das eleições FOI..:
    …………………………………………………………………………………………………
    ………….” DILMA EMPATADA COM SERRA…..no datafolha”
    …………………………………………………………………………………………………
    …………….Ai eles fizéram GRÁFICO e tudo que tem direito
    ……………………………..para mostrar o,… “EMPATE”….
    ………………………………………..é móle..!??
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………….ahahahahahahahahahahahahahahaha……………..
    …………………………………………………………………………………………………
    ……………………………..Esse PIG., não tem jeito.
    …………………………………………………………………………………………………

  108. Aqui em Minas o Datafolha consegue colocar Dilma empatada com o Serra, sendo que o candidato Hélio Costa está disparado na frente e é apoio da Dilma, e o candidato do Psdb está perdendo feio e nem tá fazendo campanha para o Serra, como o Serra tá bem aqui, se eu não consigo achar um eleitor dele??

  109. Eu estou navegando em todos os sites mais importantes do BR e nas revistas e jornais mais importantes e observo que apenas o IG mantem a notícia na primeira página!
    O DataFolha repercutiu mais que o Vox e continua em quase todas as páginas da WEB, dando a impressão que algo de podre existe no reina da dinamarca(Com o Vox)!

  110. E NÃO DUVIDE ! Se deixar com eles vão acabar mesmo com a segurança! LEMBRE-SE, acabaram com as empresas estatais, queriam acabar com os professores, queriam acabar com as polícias, acabaram com o IPESP, e carteira de aposentadoria dos advogados etc. Se é pra acabar, deixe com eles que vão acabar com tudo.

  111. Muito bem. Agora estamos nos preocupando com coisa importante. Acho que o MANO vai resolver essa diferenca da pesquisa eleitoral. Os torcedores Corintianos nao foram entrevistados pelo Datafolha.

  112. Li diversos comentários fazendo uma relação entre as pesquisas que dão empate entre os principais candidatos e a Rede Globo. Inicialmente atribuo ao fato da liderança da Globo. Ser lider é uma m…. .Agora todos esqueceram de comentar que a viúva de Roberto Marinho, D. Lilly Marinho, ofereceu um jantar a Dilma e será o único a ser oferecido a candidato a presidente. Significa que a Globo está apoiando a candidata Dilma? As pesquisas estão sendo conduzidas? Como ficam, agora, aqueles que sempre criticam a Globo?

  113. Ricardo,

    Fico boquiaberto em ver a quantidade de analistas politicos, criticos e estatísticos que existem por aí.
    Gente que informa esquemas manipuladores, gente que desmerece o país, escrevendo em várias linguas, gente que traz rebuscados textos esclarecendo, desvendando mistérios que podem ser como nuvens pairando sobre a política nacional.
    Eleição não é um campeonato de futebol. Não é um concurso de miss. Eleição é algo muito mais sério então, hipóteses e probabilidades são sempre hipóteses e probabilidades apenas.
    Todo mundo tem uma explicação dentro de sua ótica. Todo mundo desfia cabedais de informações e desaforos mas,não manjam necas de pitibiribes, como eu.
    Para mim, existe um perito que mataria no ato estas duvidas todas, estas pesquisas e indices que provocam esta fuzarca. Contratemos o polvo alemão!!! O palpite dele é infalível, vide a copa do mundo.
    Já temops no pais um Lula, um polvo seria a solução para os devaneios de nossos comentaristas nestas situações.
    Para que institutos de pesquisas para saber quem ganha na politica, no voley ou no futebol? Pergunte ao polvo, ele saberá dizer quem vai levar a rampa para casa, e assim, com certeza estes disparates percentuais irá ter um fim e com eles, a credibilidade dos institutos que, como juiz de futebol, tem a mãe xingada a cada resultrado.
    Polvo e Lula, especiarias irresistíveis!!!

    1. Em tempo:

      Realmente é intrigante os resultados mas só eles podem responder esta façanha. Aguardemos os pronunciamentos de cada instituto.

  114. Engraçado,assisti ao Jn,hoje a noite e só falou da pesquisa da Data Folha,nem lembraram que existia outra pesquisa a do Vox Populi que da a Liderança a Dilma,Só vi a pesquisa da vox populi pela internet………Eu tbm prgunto,Oque esta acontecendo…….

  115. Ricardo,

    Estranho, você, do meio jornalístico, com a “estrada” que tem, não saber o que está acontecendo.
    Não passou pela cabeça, que, a essa altura do campeonato, a pesquisa ajuda os dois?
    Olha os financiadores, aí, gente!!

  116. É uma grande idiotice e perda de tempo e dinheiro ficar fazendo pesquisa eleitoral. Isso só ajuda quem está em vantagem, tipo Serra e Dilma. O eleitor deve ter consciência em quem votar e não ficar perdendo tempo em ver pesquisas; inda mais com pesquisas tão estranhas iguais a do Datafolha e Vox Populi.

  117. Além dos horizontes…

    Caro Ricardo e bloguistas. Bem antes do início da copa 2010, cheguei a fazer um comentário, que, segundo a afirmação do Pelé – logo que os jogadores da seleção pegou o avião com destino á África do Sul disse que “não se ganha uma copa sem jogador de meio-campo”…Dito e feito: a afirmativa era do Rei dos estádios; outrora consagrado até mesmo por uma mulher, aquela que se não foi a maior escritora que já pisou nestas terras(Raquel de Queirós) que gostava de tratar o futebol como “a política da bola”…Mas que, ao menos foi ouvido e, como já era de se esperar o que reina nesse país não é a Política da Bola, e sim, a política do futebol, e foi este o grande motivo de termos perdido esta copa passada…

    Confirmando o que Eu e o Pelé, já havíamos dito com bastante antecedência! mas a história se repete:

    O que é pior, estamos cometendo o mesmo erro ao termos que engolir esse tal Ricardo Teixeira – com vinte anos no poder – e toda a sua Equipe derrotada no comando da CBF e no comando da Nova seleção! é pinto que já morreu no ovo[…]

    O futebol é a única paixão do povo brasileiro! e já que o nosso Presidente não quer interferir e nem bater de frente com o Homem, – onde estão os nossos deputados federais, que, a partir do Congresso Nacional, não podem pedir para que se faça “um plebiscito”, para ver se é isto mesmo que o povo quer!?

    Certamente, se não ofereceram este cargo de técnico da Seleção para o Pelé ou para o Zico-, é porque eles não aceitam manipulação e tampouco “maracutaia”, aos desígnios da Seleção do Brasil.

    Fica aqui, esta minha sugestão.

    Quanto ao Serra e o Índio, a ficarem por aí, viajando de avião de Norte á Sul – Leste á Oeste; perdidos que nem “amendoim na boca de banguelo”.

    Porque o povão já decidiu – faz tempo – que há de vencer a Dilma a fim de concretizar o sonho do Brasil-gigante; sonho esse tão sonhado e já iniciado não somente pelo Lula(mas por todos os brasileiros de bom senso e que têm juízo neste País).

    O Serra deveria,sim, com esses 238 milhões de reais que Ele irá gastar nesta campanha, comprar milhões de cestas básicas e distribuí-las(todas) com as milhões de famílias carentes/pobres que estão morando em invasões, ou em barracas de lixões, deste País.

    Aí, pelo menos, esse dinheiro seria melhor aproveitado e Ele estaria ganhando alguma indulgência, lá em cima, com Deus(…).

    É melhor do que ele ficar por aí, sendo xingado, e tomando ovo pela testa – igual aconteceu recentemente lá em Santa Catarina.

    “Se ele está tomando ovo pela testa, daqui a alguns dias vai tomar tomate podre e outras coisas a mais. Isto é porque o povo está gostando muito dele como Candidato á presidente”…

    Obrigado á todos, por estarem me ouvindo!

    1. Meu caro, o Serra nao esta’ por ai, sendo xingado e tomando ovo na testa, como vc diz. E’ claro que, infelizmente, existem eleitores mal-educados aqui em SC tb. Deve ser um petista radical, funcionario pago, diferente de outros petistas serios e honestos que existem. Desde fevereiro vcs ficam repetindo essa baboseira que Serra deveria desistir. Ficam colocando Deus na parada, tb. Vcs nao tem vergonha? Vota na Dilma e aceite o resultado, sem quem for. Cada bobao que aparece.

    2. Em tempo, como diria o Everaldo, ” o povao ja’ decidiu”. Que povao? A viuva do Marinho, o Eike Batista? Nem todos os ricos sao nossos, nem todo o “povao” e’ do PT. Abs. serristas.

  118. Gente!!! o Serra não engana ninguém com aquele sorriso forçado… com cara de despreso pelo povo!!! Quem viu as fotos dele aqui no sul… cara de nojo sentado tomando chimarrão… tenta ser simpático e nos passa só antipatia cada vez mais!!! Eu duvido que ele ganhe aqui no sul!!! O Rio Grande é Tarso e Dilma!!!

  119. Mas uma vez o DataSerra correu e arrumou um empate técnico para dar uma ajudinha ao seu cliente José Serra. Num país onde parte da imprensa é partidária, e na cara dura, fica difícil falar em democracia.

  120. Em 2006 na Bahia a datafolha e o ibope dava Paulo Souto como governador no primeiro turno e quem ganhou foi Wagner acredite se quiser no primeiro turno.

  121. É isso mesmo Ricardo. Mas o que vale mesmo em pesquisa é a ESPONTÂNEA, então vamos considerar apenas o seguinte:
    VoxPopuli = Dilma tem 7% de votos a mais que Serra
    Datafolha = Dilma tem 5% de votos a mais que Serra
    A pesquisa do Voxpopuli, pelo que li na internet, me parece mais completa, técnica e com critérios mais completos(utiliza periferias urbanas, favelas e região rural), consequentemente os dados refletem mais a realidade do que a pesquisa Datafolha.
    Ainda a candidata Dilma tem a seu favor mais dois fatos relevantes:
    -Rejeição bem menor que o do candidato Serra, e
    -Ainda tem muita gordura para receber votos de indefinidos com o apoio do Presidente Lula em campanhas(tanto comicios quanto os programas de TV e rádio)

  122. Resumindo tudo que foi dito e informado: A candidata do PT, Dilma Rousseff, tem enormes possibilidades de vencer a eleição para Presidente no primeiro turno e com muita vantagem de votos para os demais candidatos.

  123. Com o bendito advento da blogosfera, acabou o monopólio
    da manipulação do DATA-FALHA e do GLOBOPE, haja vis
    to que uma grande parcela da população, não está sendo
    informada das pesquisas do Vox populi e do Sensus, por
    que a Rede Bobo, estranhamento boicota esses dois ins
    titutos. Está cabendo a blogosfera fazer o papel do contra
    ponto e repercutir as pesquisas do Sensus e do Vox, no
    final o tiro da gROBO, sairá pela culatra, porque a bologosfe
    ra veio para ficar e o DATA-FALHA e o GLOBOPE, ficarão com a caragrande e a credibilidade lá em baixo.
    O povão que assiste a gROBO, é o mesmo povão aprova o
    Lula, esse povo não quer o retrocesso, o desemprego, a
    volta do neo-liberalismo, da recessão, do xoqui de jestão da
    tucanalha e de outros pesadelos da turma do zé do pedágio
    por isso e por essas, o povão do Brasil não vai retroceder
    assim como aqui em Minas, nós vamos botar a tucanalha
    para correr, parece que resistirão apenas em sumpaulo, in
    felizmente.

    Lula é o cara…
    Dilma é o caminho…
    Cureau é o golpe…
    $$$erra é o pedágio !!!

  124. O que acontece em S.P ?? as pesquisas para presidente diz uma coisa, para governo de S.P a pesquisa diz outra, Geraldo Alkmim?? paulista esta na contra mão?? estão xarope é?? essa cambada esta acabando com a locomotiva e ainda vão insistir??

  125. Desde que o Datafolha publicou uma pesquisa (que até o Clóvis Rossi colocou em dúvida) que apontava uma ascensão inexplicável do Serra, há poucos dias da convenção do PSDB, ficou claro que aquele instituto, em parceria com o Ibope/Globo, trabalha no sentido de inflar os índices do candidato tucano. Para mim, ambos, Datafolha e Ibope/Globo perderam totalmente a credibilidade.

  126. 97,5% de toda água da terra é salgada. Apenas 02,5% é doce.
    Se alguém envolto na bacia amazônica fizer um estudo, por mais sério e científico que seja, chegará a conclusão que a terra, possui majoritariamente, água doce.
    O ” ERRO ” DA PESQUISA, NÃO É UM ERRO, É UM LOCAL E UM PERFIL DETERMINADO DE ACORDO COM O INTERESSE DE QUEM FEZ.
    Quando começar a campanha na televisão , Serra DESPENCARÁ INAPELAVELMENTE.

  127. Prezado Sr. Ricardo Kotscho

    Tendo em vista o que eu li até agora, me parece que o Vox Populi faz uma pesquisa mais abrangente, com isto a distorção passa a ser menor.
    Veja só, ao incluir na pesquisa o eleitor da zona rural já faz uma grande diferença, porque este além de ser numeroso não esta diariamente nos grandes centros urbanos, e quando o faz, é mais ou menos uma vez por semana. Agora, pode-se dizer que estes eleitores têm contato diário com os grandes centros urbanos através da televisão, radio e telefone, mas também é bom que si diga, que eles têm opinião, sabem muito bem o que é bom para eles, são extremamente desconfiados com estes candidatos que muito prometem, e diga-se, são fieis e muito resistentes a mudanças.

  128. Essa discussão vai “pegá” fogo no II Encontro. Dessa vez eu vou. Amanhã mesmo reservar com a moça da rodoviária aquela poltrona da frente, na janelinha. Usá o cartão de crédito de aposentado pela primeira vez.
    Aeee “seo” Enio…ajeita um lugar pertinho do metrô. Perdidão em Sampa depois de “véio”, num dá né? “Aproveitá” pra conhecer essa gente boa, aqui frequentadora. E de quebra, “resorvê” o contencioso. De lá já sai o novo presidente. E tá cabado!
    Como diria um amigo aqui, torcedor ferrenho de um grande da Capital: “É nóisssssss….”
    Inté…

    Lano Silva/São Pedro

  129. Tomara que saia logo o livro “os porões da privataria” para que o povo saiba o que aconteceu de verdade durante o governo do FHC. Aí vão ver quem é o verdadeiro Serra e FHC que a mídia (PIG) não mostra.

  130. Oba!!!! O IG, tiraram o Vox da pagina principal, criaram vergonha na cara! Quem sabe agora colocam o DATAFOLHA pelos 5 dias também. ah! o Dfolha não interessa né? Porque? ah! porque o a Dilma aparece em inferioridade?
    Pera um pouco até começar a propaganda política obrigatória, pra chegar aos grotões onde dilma é a campeã!
    são muitas emoções, como diz roberto carlos!

    1. Alexandre Barros, aposto que você é um dos poucos que se beneficiou no governo PSDB e talvez não conseguiu ampliar o que ganhou, no Governo do PT, por isso essa revolta contra o Vox Populi e a ascenção da candidatura Dilma. Pergunto-lhe apenas uma coisa: o que ganharíamos com uma vitória do Serra? Eu tenho a resposta: NADA, ou melhor, PERDERÍAMOS E MUITO! Isto nós, que não pertencemos às classes mais abastadas.

    2. Quando começar os debates e grande jogada é mostrar para o Brasil o que o Serra fez em S.P aí o eleitorado vai chegar a conclusão que o palacio do governo paulista era muito grande pelo que Serra fez, pelo feito uma guarita de fibra de vidro tava de bom tamanho.

  131. A DIFERENÇA ENTRE OS INSTITUTOS DE PESQUISA SE DEVE AO QUE O EX-CANDIDATO CIRO GOMES FALO NA TV RECENTEMENTE

    DINHEIRO, QUEM PAGA MAIS PARA DIVULGAR O QUE QUER

    ELE POR EXEMPLO DISSE QUE O DONO DO IBOPE NÃO ERA UM SUJEITO SERIO E HONESTO?

    BOM, A QUESTÃO ENTÃO NÃO É ESTATISTICA QUALITATIVA E QUANTITATIVA

    E UMA QUESTÃO DE MORALIDADE QUE FALTA AOS NUMEROS DIVULGADOS

    EU POR EXEMPLO PERGUNTO SEMPRE AS PESSOS SE A A DILMA É BOA, SE O LULA FOI BOM ETC…

    NA MINHA ESTATISTICA NINGUEM FALA A FAVOR DOS DOIS

    POREM NOS INSTITUTOS ELA TEM 41% E O LULA 78% DE APROVAÇÃO?

    iNTERESSANTE NE MESMO?

    QUEM TEM A RAZÃO?
    NA VERDADE OS NUMEROS SÃO MAQUIADOS E NOS OS INCAUTOS FICAMOS APENAS TIRANDO CONCLUSOES

    O MINISTERIO PUBLICO ELEITORAL DEVERIA DE DAR UM BASTA NA DIVULGAÇÃO DESSAS PESQUISAS

    OS NUMEROS FALSIFICADOS VEM APENAS PARA REFORÇAR UMA MENTIRA PARA ATRAIR O ELEITORADO

    PARA FALAR A VERDADE NINGUEM ACREDITA MESMO NESTAS PESQUISAS

    1. Não se dê ao trabalho de perguntar se o Lula fez um bom governo ou não, vá buscar as respostas vc mesmo, vou te dar algumas, 12 milhões de empregos criados, temos mais de 250 bilhões de dólares aplicados em títulos americanos, ou seja o grande EUA nos deve 250 bilhões de dólares, mas… tem mais veja quantas universidades foram criadas ou ampliadas nos gov anteriores, veja quantos dólares valia o salário mínimo… depois de tudo isso vc deve ter sua resposta…!

  132. É RK. Futebol e fórmula 1: será mal dos esportes? Domínio das marcas? Do mesmo jeito que deixaram a espanha ganhar a copa, Felipe Barrichelo deixou Michael Alsonso passar…

  133. Estimado Ricardo bom dia!

    Pesquisa eleitoral nunca foi coisa séria, e isto é um ponto indiscutível!

    Não existe ninguém neste país que prove o que está divulgando, a não ser que se abra de maneira a quem possa interessar que a mesma foi efetuada sem critério lógico algum!

    A pesquisa eleitoral aqui ainda é a de curral, os famosos institutos entregam o bolo para ser comido e engolido mas ninguém “Ninguém” ninguém sabe como ele foi preparado, a não ser é lógico àqueles a quem interessa o resultado apresentado!

    Como é que uma pessoa com algum grau de instrução pode acreditar nessas pesquisas de: “consultas perguntadas” a quem e como?

    Como é que a maioria dos eleitores analfabetos ou semi-analfabetas, alienados e indiferentes ou ainda surpresos, desinformados ou desinteressados, que nunca nem ouviram falar em Dilma respondem confessando que vão votar nela?

    Tirando o Coca Cola da parada o que é que esta moça isoladamente tem no seu currículo para apresentar de útil a nação brasileira?

    O Tal do empacado PAC? Cê ta brincando?

    Agora de inútil todos brasileiros com mais de cinqüenta anos já conhecem!

    E daí o que acontece é o seguinte esses pesquisadores funcionários que geralmente não são capazes de organizar nada, tiram a conclusão matemática atestando com certeza que o nome dessa ilustre desconhecida de toda uma história da administração pública neste país e diga-se de passagem da iniciativa privada também ( Onde não teria competência para gerenciar uma agência bancária!) vai ganhar as eleições em todo o Brasil?

    Pode até ganhar sim, mas vai ser na maracutaia!

    Nessas campanhas usa-se e confundem-se vários e os mais diversos fatores para conquistar a tão sonhada a vitoria nas eleições, mas esquecem o principal objetivo que é o Brasil.

    Este país maravilhosos não pode ficar nas mãos de um grupo de meia dúzia de beneficiários inescrupulosos e pelo visto são tão caras de pau que o que menos importa e interessa são as qualidades e o real valor do candidato para desempenhar o melhor governo para o bem de todos os brasileiros.Estão preocupados nos próprios umbigos e nos seus bolsos e só!

    Que pena Brasil, que pena!

    Ta dando pão e circo de novo!

    Espaço para o habitual malho da tchurma:………………………………………………………

    Bom domingo à todos os eleitores brasileiros!

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

    1. Manoel. Estou de acordo com você. 8 anos de intensa propaganda com o dinheiro do contribuinte, resulta em colocar na disputa presidencial pessoa sem a menor condições de dirigir um país tão complexo quanto o Brasil. Propaganda até daquilo que não foi feito. Propaganda dirigida para auto promoção. Propaganda que colocar o indivíduo com aprovação de 78%. Aprovação para quem pouco realizou para o Brasil. Onde estão as reformas tão necessárias para o Brasil crescer com segurança? Onde estão as mudanças radicais para educação com saúde e segurança? (proposta que apresento no programa Serra). Enfim, De Gaulle estava mesmo certo.

    2. Manoel, bom dia. A única conclusão que se pode tirar desse seu texto é que voce é anti-PT. Direito seu. Sou, eu mesmo, anti-irmãos siameses (PSDB/DEM).

      Mas já deixei claro que “gosto” tanto dos irmãos siameses, PSDB e DEM, porque governam tirando dos pobres para dar aos ricos.

      E nunca disse que isso é crime, Manoel. É apenas o jeito de governar dos irmãos siameses, PSDB e DEM.

      Quem contesta que o DEM é o partido dos latifundiários, mega-empreiteiros e banqueiros ?

      Mas e voce, Manoel, porque “gosta” tanto do PT ?

      Não perdoa o metalurgico analfabeto por ter feito um governo melhor que o de FHC ?

      E bota melhor nisso, né não Manoel ?

      14 milhoes de empregos !!!!!!

    3. Manoel Ferreira, boa tarde.
      Sou um cara bem pacífico, mas, quando leio coisas aqui no blog começo a ficar meio invocado.
      Acredito que Vc tem credibilidade para falar o que fala, mas, veja o seguinte dilema em que me enconto quando confronto o que vejo e leio:
      Estive em SP capital e interior a trabalho. Paguei um monte de pedagios, não me irritei. Não mesmo. Afinal as estradas estão mais ou menos bem arrumadinhas. Aí passei pela grande obra do rodoanel. Aí pensei ser a relaização de um grande projeto de muitos anos.
      Num engarrafamento de veículos, tive a oportunidade de folhear algumas propostas de campanhas, revistas e jornais de SPaulo. Levei um baita susto quando vi que o Serra dizia e diz e acredito que dirá, que o PAC é ficção! Não existe e é enganação! Bom ele acabou de perder meu voto e de minha família, uns 15 pelo menos. E sabes qual a razão? É que sou ingênuo: nas placas indicativas sobre a obra do rodoanel, que são enormes, diga-se de passagem, diz o valor (o custo da obra) e qual a fonte. Li que 1/4 do valor vem do governo federal do PAC! E quando cheguei na minha cidadezinha, que foi assolada por uma enchente e que levou uma ponte importante. Pois bem, o prefeito que não é da mesma sigla do PT é do PSDB, esteve em Brasília na marcha dos prefeitos e trouxe um financiamento para a construção da tal ponte. Disse que confiou na palavra do Lula e que ele destinaria recursos do PAC para a tal ponte. E não é que alguns meses depois, lá estava a tal placa indicando a obra, o valor e a fonte de recursos.
      Manuel, Vc pode me esclarecer, já que sou um ingênuo?
      O PAC existe mesmo ou é coisa de imbecís?
      Depois e muito matutar comparei os últimos anos dos Tucanos no governo do “maior e mais trabalhador estado da federação” e comparei com os anos do governo Petista no Brasil inteiro.
      Concluí que não quero o Brasil no atraso de SP, pois, não é só de pedágios que o Brasil precisa. é de gente com sensibilidade e que “pulse” com o Brasil e pelo Brasil.
      O Serra já rompeu seus compromissos muitas vezes, começando por aquela em que exilou-se, durante a ditadura…, e que não gosta de responder questões a respeito, só se sente a vontade para falar sobre o episódio envonvendo a D.Dilma.
      Por estas razões, acredito que o PAC existe e que Serra é um mentiroso de ofício e carreira.
      Não voto nele.
      Agora, Vc, Manoel Ferreira, precisa me corrigir com um argumento, pelo menos, razoável: o PAC existe ou é ficção? Me avise, por favor.
      Grato,
      Sulista

    4. Caro Manoel Ferreira saia de cima do muro, coisa feia, não sou PT mas voto em que menos prejudicou, no caso você sabe em quem é, tens alternativas melhores por um acaso ? !!!!

  134. Falando em estatisticas, vamos lembrar da construção do metrô X tempo

    Eu éra apenas uma criança quando essa obra começou em 1968, para classe trabalhadora
    Passaram-se 42 anos e ainda não terminou, sei que muita gente não chegará a ver o final da obra pelo andar da carruagem, deve levar mais 42 anos até lá estarei com mais de 80 anos.
    Mas felizmente vi o resto do Brasil cresceur assustadoramente em 8 anos.
    Essa obra do crescimento e divisão de renda começa em 2002, só terei certeza da continuação desse projeto Brasil após as eleições de 2010.
    Devia-se protocolar em cartório todas essas promessas do PSDB, que dificilmente será cumprida haja visto a herança deixada como: queda de empregos, economia e infra estrutura, aumento da dívida interna e externa.
    Tá muito dificil poder acreditar que continuaremos crescendo, se concretizar essa volta.
    Fazendo uma analogia com a gestão em São Paulo que só favorece os mais aquinhoados com bolo todo.
    Infelizmente minha cidade é totalmente capitalista, e a maioria dos paulistanos não percebe essa realidade, somente uma parcela que viaja pelos recantos do país consegue ver.
    Mas isso tá mudando, a prova é observar aeroportos de São Paulo e de todo Brasil congestionados,e muitos que viajavam de ônibus hoje estão viajando de avião causando até um belo beneficio/custo a constatação desse crescimento.

    1. Realmente os cegos não enxergam. Quem fez a maior reforma dos últimos tempos tirando Brasil de uma inflação desesperadora, o Plano Real? Quem fez a política do câmbio flutuante? Quem fez o saneamento dos bancos, evitando uma catástofe na crise de 2008? Tudo isso deu condições para o Brasil crescer no período seguinte, ajudado pelo boom do crescimento mundial a partir de 2003. O que se viu nesse governo que ai está, é muita propaganda com nosso suado dinheiro. O quê se ver é a tomada do poder pelos sindicatos e do partidão.

  135. Eu pergunto o que é serio nesse mundo?
    O que podemos ensinar para as crianças acreditarem.
    Aos poucos todo mundo vai mostrando a sua cara.
    Vai chegar o dia que ninguém vai dar pelota
    para formula um, futebol, religião noticiário de tv.
    Qual o objetivo dessa ciranda de mentiras.
    Dinheiro, dinheiro.. por dinheiro se faz tudo.
    Paga quem quiser.

  136. Bom dia Cidadão K. Claro que, a esta hora da madrugada acho que vc não está acordado, ainda – agora são quase 11 do domingo, dia que um bom preguiçoso só acorda depois do meio dia -, o que é bom. Mas já que acordei cedo e bebo meu café, comento, pra atormentar tua vida de moderador – Santo Protetor da Mediação a ser canonizado no encontro dos balaeiros.
    Pois bem, vou dizer o que penso.
    Não creia tanto nessa tal “isenção” ou “metodologia” diferente. Sou homem de chão, vivo na superficie, e acredito até em saci.
    A época da eleição é um bom tempo de ganhar dinheiro. Chove na roça. Claro que, pra se ganhar dinheiro sempre, há que se preservar a “aparência” de isenção e honestidade. Mas quanto falta pro dia de depositar o voto na urna? Um bom tempo ainda. Pois bem, assim, nada há de errado em ceder um pouco aqui e ali e fazer chegar os indices ao gosto do freguês que está pagando. Conheço bem eleições municipais, em cidade do pequeno porte, e isso de comprar pesquisa é como comprar peixe na feira, ninguém se importa com o cheiro. Até porque valores de pesquisa ganham eleitores indecisos. Sabe muito bem que tem gente que diz: “voto em quem vai ganhar”.
    Sabe aquela do padre que chegou pro mineiro em seu leito de morte? O padre foi confessar o mineiro e ele tava vai nao vai, quase está indo. Dai que o padre pede ao morimbundo. “Rejeite o Diabo e aceite Jesus”. E o mineirinho nada. Boca fechada. E padre: “Diga não pro diabo e diga sim pra Jesus”. E o mineirinho neca de pitibiriba. Nao abre a boca. Tanto insiste o padre que o mineiro responde. “Padre, não adianta ficar insistindo, não vou escolher ninguém antes de saber pra aonde estou indo !!!”
    Assim como o mineiro tem muita gente.
    Bom, claro que, pra se ganhar sempre e manter a empresa funcionando, assim que for chegando a data da eleição os institutos de pesquisas vão chegando a um denominador comum. No final ficam iguais ou quase. Dai é isso que acho e, saiba vc, que só bebi café. Cervejinha é pra mais tarde.
    Bem, um abrqaço a vc cidadão K e todos os baleiros – bom domingo a todos…

  137. PSDB nuca mais!!!!!!!! não vamos deixar o Brasil cair nas mãos das elites que governam para os ricos, se ganharem será mais 4 anos só de privataria e a dilapidação do patrimonio publico, vão acabar com tudo que foi contruido ao longo de 8 anos, o Brasil esta no caminho certo.

  138. Formula 1 ridiculo, as corridas são para os pilotos europeus, o que existe tambem e uma guerra comercial de construtores em detrimento dos pilotos e do espetáculo da competitividade entre os pilotos, tudo previsivel, pobre formula 1, saudades dos tempos de Senna, Proust, Rosberg, Nike Lauda, Piquet e etc, aquilo e que era formula 01.

  139. Caro Kotscho, eu acho que não devemos ser levianos e portanto entendo sua preocupação em não expor o Datafolha, porém todos sabem e você não é indiferente ao mundo real, que a Folha vem trabalhando arduamente em conjunto com outros orgãos da imprensa, alguns inclusive concessões públicas, para dar uma mãozinha para o candidato tucano. Isso não é achismo não! Vide presidente do ANJ assim como todas as matérias relativas a eleição expressas nesses meios.
    O que não dá para aceitar como argumento em defesa de quem quer que seja, seja o passado das pessoas.
    Temos que escolher entre a realidade presente e a história de cada um. A o que está em questão é a importância que estas eleições têm para o futuro do Brasil. Não estamos discutindo apenas os próximos 4 anos!
    Fica como sugestão a consulta a matéria do dep Brizola Neto no seu blog “tijolaco” como consulta.
    O TSE TEM QUE ACOMPANHAR ESTAS PESQUISAS. É INJUSTIFICÁVEL QUE SE APRESENTEM NÚMEROS TÃO DÍSPARES!!!
    et. Quanto a credibilidade deles, o mercado não está preocupado com isso e sim com quem irá vencer. Pelo menos alguns “mercados”.

  140. Caro Kotscho.
    Estou convencido que há uma grande confusão entre os militantes petistas na questão do conceito de maioria. Freqüentemente se menciona aqui, a turma dos 3%. Incorre-se em dois gravíssimos erros. O primeiro é confundir o carisma e a aceitação do presidente Lula —a pessoa Lula— com preferências eleitorais. Não há a turma dos 3%, mas, a turma dos 40%. É o que revelam, na média, as estatísticas disponíveis até hoje.
    O presidente Lula não é candidato e, esperam os petistas, uma transferência de prestígio pessoal para sua indicação. O que, diga-se, está ocorrendo, uma vez que o presidente escolheu pessoalmente sua substituta que, até então, era uma ilustríssima desconhecida do grande eleitorado e conseguiu tranformá-la em favorita. A ex-ministra Dilma sequer era do PT. Era do PDT do Brizola.
    E os números da avaliação do governo Lula gira em torno de 75%, entre ótimo,bom, regular e ruim.
    Que fique, pois, bem claro; existem dois segmentos majoritários, empatados com 40%. A turma dos 3% é uma alucinação.

  141. O Balaio continua “cocho” , com tendência à esquerda (?). Mas, continua sendo porta voz do governo. Depois falam que os tucanos é que ficam empuleirados. Desce daí, o Kotscho!

  142. Caro Ricardo: apesar de ser um Serrista, um anti-lula, um contra Dilma, como o Bispo DOM Luiz Gonzaga Bergonzini, que prefiro até a Marina ao invés da Dilma e de vc saber perfeitamente o que penso e gostar do Lula, de quem foi assessor de imprensa, declaro que sou adversário, não penso como os petistas, mas não sou inimigo de ninguém. Gostaria de divagar um pouco mais sobre essas pesquisas que distoam absurdamente.
    Primeiro eu vejo com reservas os institutos Vox Populi e o Sensus pelo conjunto da obra até agora expostos e por pertencerem a gente muito ligada, umbelicalmente ao PT, logo o que se pode esperar deles?
    O Data Folha e mesmo até o Vox Populi(tendencioso) mostrou que o Serra vence no Sul, no Sudeste, região mais densa em eleitores no País, e essa é a região mais bem aquinhoada em termos de difusão da informação.
    Dilma é forte, exatamente nas regiões mais distantes dos grandes centros, porque lá chega muito bem o produto governo, e tão logo o radio e a TV começarem o horário gratuito, em que os candidatos gozarão de tempo quase iguais para se promoverem pode mexer com a cabeça do povo que vai conhecer os candidatos de forma mais profunda e suas realizações e aí, espero que a robustez do Serra se sobreponha a inexperiência da Dilma.
    Muita coisa imunda, suja, eles não sabem porque essas informações nao chegam a eles!

    1. Caro Alexandre , a unica robustez do Serra e de seu Vice, é a incomparável iguinorância atarracada de preconceito nordestofobica, e anti Lula como voce bem mencionou, o Sul do Brasil , região a qual eu pertenso e posso falar com conhecimento de causa , por que sou Gaucho ; É sim uma região que normalmente anda na contra-mão politica da história , e tem uma magoa enorme com relação aos povos do Nordeste, e por acomodar um padrão de vida melhor por assim dizer , acha-se na sua média maior superior . o que não representa a grande massa, destes tres estados. Portanto não pense que tudo é como vc pensa o PT gover, adiminstrana melhor e por isso , tão somente por isso a Dilma vai e deve ganhar , o resto é pura conjectura barata de perdedores , fracassados e incompetentes.

    2. Oi Alexandre, os seus pais deixam você participar destes debates filhinho?, talvez não seja bom para você debater estes assuntos assim tão precocemente, amanhã quando você chegar lá na escolinha pergunta pra tia se não tem problema, tá?.

    3. Sou catarinense e ninguem que conheco tem magoa dos nordestinos. Piadas, fazemos de tudo e de todos, de gauchos a paraibanos, de alemaes a portugueses. Mas respeitamos todo mundo. Apontar erros do governo atual nao torna ninguem antiLula. Fale por vc, Alexandre.

  143. QUEM LÊ A REVISTA VEJA,FOLHA DE SÃO PAULO,O ESTADÃO, OU ASSISTE A GLOBO e acreditam no que eles falam e distorcem nas noticias;só tem uma coisa a fazer:RELINCHAR bastante,pois eles estão batendo na DILMA e quem esta apanhando(com muito merecimento)pois seu discurso nazista não convence,é o canditado falido José Serra.ABRAÇOS.

  144. Com todas as distorções dessas pesquisas, as vantagens são de Dilma. É muito melhor estar com vantagem de 8 pontos numa pesquisa e empate na outra do que desvantagem em uma e empate em outra, ne não?
    Cá pra nós, quando o programa de Dilma comparar os governos de Lula X FHC e vê a grande diferença na vida dos brasileiros, vai dar Dilma no 1º turno. Pode apostar, mesmo que Serra se diz mas experiente, a competência de Dilma é em nível de administração nacional. Serra não passa confiança no que diz. Ora ataca Lula, ora defende, insiste em dizer que não oposição. Quem acredita? O discurso do PSDB é meio xoxo, disconexo, sem rumo, atropelado, pressionado pelo DEMO da vida e a gente fica desconfiado. Então é infinitamente melhor votar em Dilma porque já temos a certeza da continuidade do governo Lula, especialmente na área social. A gente vê milhões de brasileiros sair da linha de pobresa crônica e passaem a comer 3 vezes ao dia, isso é maravilhoso, apesar de que ainda exista muita gente na situação de miséria. Daí a importância de elegermos Dilma para que seja ampliada essa tarefa linda: cuidar das pessoas sobretudo de quem mais precisa.

  145. Me parece que a metodologia do vox populi é mais precisa que a do datafolha, porque o vox visita as pessoas nas residências, na cidade e no campo e usa dados do IBGE. O datafolha vai a pontos de grande circulação e entrevista as pessoas, usando dados do TSE, o que a mais impreciso a meu ver. Também a amostragem do vox é maior que a do datafolha, tanto que a margem de erro é menor.

  146. Ricardo, parece claro que os erros são intencionais (são todos macacos velhos, experientes nessa arte de medir onde querem , quando querem e quem querem, visando agradar o cliente que está pagando pela “pesquisa”), e tem a clara função de confundir aquela parcela do eleitorado que se deixa influenciar pelas pesquisas, aqueles que dizem “não desperdiço meu voto votando em quem vai perder”.
    Ao final acontece sempre a mesma coisa, a história se repete a cada pleito: às vésperas das eleições os números de todos os “institutos pesquisadores” se aproximam bastante da realidade, apresentando valores iguais entre si, faturam seu dinheirinho (que não é pouco) e a vida continua…

  147. Caro Kotscho! O blog do Brizola Neto destrinchou minuciosamente o método do Datafolha:http://www.tijolaco.com/?p=20889
    Só falta uma auditoria séria do poder competente sobre este instituto que privilegia uma amostragem em oito grande estados em detrimento do restante da nação. (Os dezenove outros estados) O texto que esclarece estes fatos estão no respeitado blog acima citado. Saudações mineiras! Marcelo.

  148. Bem, não acho que as pesquisas são tão pre´-construidas como dizem. Acho mesmo que a esplicação foi sensata, principalmente no que se refere a metodologia dos institutos de pesquisas. Quem pergunta nas rua a opinião das pessoas terá uma resposta, se perguntarmos a mesma coisa para elas e suas casa num hambiente mais calmo sua resposta pode mudar radicalmente. Os debates na tv e nos comícios é que vão dar uma base maior para o julgamento do povo. O povo não é bobo como muitos pensam, caso contrário teriam continuado fotar no PSDB que fez de tudo para impedir a vitória de LULA. Na última eleição, cujo vitorioso foi o “Barba”, li, ivi a imprensa meter o pau no LUla, Tem uma tal de Dora que só não chamou o Lula de Santo, o resto foi uma baxaria. Mas o homem ganhou novamente apesar de tudo. O brasil tem hoje uma classe média mais consciente e um povo pobre mais contente. É isso que vai pesar na balança, eu acho!

    Wagner

    1. Eleitor do Lula vc percebe de longe.Escreve explicação com ¨s¨ depois de ler percebe ou alguém o corrige , manda a correção mas escreve ambiente com H e outras mais.
      Tá na cara que é PT.

  149. Ai,ai, haja conversa pra boi dormir, como é difícil para essa oposição reconhecer a superioridade absoluta da candidata´petista e de seu governo…façam como o “Datafalha” faz, continuem procurando chifre em cabeça de cavalo e subestimando a inteligência do leitor…quem sabe um dia vcs acham!!

  150. IBOPE, Data Folha, Globo, etc, etc, querem o retrocesso. Por isso se juntam e tentam manipular a opinião do povo. Seria extremamente decepcionante para mim não continuarmos as políticas atuais… Aliás, o Montenegro disse, numa entrevista (eu assisti) que a Dilma jamais seria Presidente do Brasil.

  151. Boa tarde a todos os amigos balaieiros. Sou cidadão, eleitor, porém, apartidário, julgo a capacidade do ser humano para governar este país e tenho um comentário a fazer: A velocidade das informações (notícias) foi nestes últimos anos a grande vitória desta democracia em que vivemos. Creio que todos lembram dos escândalos, principalmente no congresso nacional, que foram noticiados pela imprensa, cujas apurações não foram bem definidas. Tivemos resultados à portas fechadas. Então na minha opinião, é só verificarmos os nomes envolvidos, que somados aos fichas sujas, devem ser extirpados da minha intenção de voto. Agora para presidente, devo pesar cada governo, o que apresentaram, quais as obras que realizaram, o que ofereceram ao povo,( não uma dentadura), mas, meios de subsistência, melhores condições de vida e por que não, até auto estima da população, lembrando que o povo é um todo, desde o mais pobre ao mais abastado, conforme estabelece o sistema democrático. Não podemos esquecer que o sistema ditatorial nos deixou velhas decepções, onde o povo era tratado sob violências mil e o que conquistamos, ”a democracia” tem de ser preservada, mas, a democracia em sua real e pura característica, não confundindo a liberdade, com o direito de praticar crimes, principalmente, o de lesa pátria. No meu entender, devemos exigir agilidade na justiça, sem que a morosidade de julgamento leve à impossibilidade da aplicação da lei, bem como a prescrição da pena. Democracia plena, com Justiça plena. Só assim construiremos um futuro justo para nossos filhos e netos. Bem…mas, já que estamos falando em julgamento, o voto é objeto de análise individua.

  152. Caro Ricardo, gostaria que você “esplicaçe” pra nóis porque apareceu até agora a pouco, na página do IG, em NEGRITO e letras maiúsculas os resultado do Vox Populi, dando todo o destaque do mundo, deixando em letras minúsculas o resultado do DataFolha! Porquê a diferença era de oito(8) pontos e no Data não tem nenhuma diferença!
    Assim fica muito “cheguei” dá muito na cara e até bobos como eu ficam desconfiados!

  153. É incrível como Globope e DataFalha se vendam desse jeito. Em 2006 ele se vendiam aqui na Bahia ao grupo de ACM e manipulavam as pesquisas. Wagner, que segundo as pesquisas não iria nem ao segundo turno, ganhou no primeiro. o.O
    Mas uma vez estão querendo enganar o povo. A primeira dama da Globo só fez o jantar pq ela sabe que na verdade quem vai ganhar a eleição é Dilma (desde quando ela não faça nenhuma besteira). Mas o grupo da globo ainda tenta manipular os eleitores, mas não vai conseguir pq o povo da década de 90 não é o povo do século XXI…rsrsrsr

    Serra Jamais pela sua antipatia e por quem vem atrás dele

    Marina talvez, mas ela é fraquinha na política

    Dilma pra continuar o que está dando certo afinal de contas fiz minha graduação, me firmei na minha profissão e construí minha casa durante esses anos que Lula é presidente, enquanto vi meus irmãos sem saberem pra onde ir nos anos 80 e 90.
    Professor Ademílton Santhos, 31 anos, professor e filiado ao PT

  154. Metodologias aplicadas tem interferencia no processo, logo as empresas deveriam informar que mecanismos são aplicados não só no recolhimento do plano amostral, mas as estatisticas apresentadas. Por exemplo no plano estatistico o estado de São Paulo, maior eleitorado do Brasil, tem peso diferenciado dos demais e assim por diante.
    Um abraço – SILVIO ROMERO- jornalista e radialista – Rádio Morada do sol – FM Patos-PB

  155. pra mim esse institupo Vox Populi pertence a pessoas muito próximas ao PT e ao governo Lula, essas pessoas se beneficiariam de um eventual governo de Dilma.
    Vamos comparar o governo com a seleção brasileira: Dilma é o Dunga, sem experiência alguma em governar, nunca foi eleita a nada, seus cargos sempre foram de “confiança”. Não podemos deixar uma pessoa inexperiente governar nosso país, pois as nossas experiências passadas com pessoas sem experiência alguma não foi muito boa.

  156. Com certeza o Vox traduz mais fielmente o que a maioria do povo está querendo. Não duvido que a Dilma ganhe no primeiro turno. Se vai ser bom ou ruim, já é outro problema….mas com esse vice do Serra enfiando os pés pelas mãos…vão perder no primeiro turno.

  157. Corrigindo:

    NÓS ESTAMOS DE OLHO!
    E muito em breve os institutos que fraudam pesquisas eleitorais serão desmascarados e punidos criminalmente na forma da Lei.
    Existe até base legal para isso. De acordo com a lei eleitoral nº 9504/97 e suas alterações, artigo 35, parágrafo 4º (Pesquisas Eleitorais), e com a resolução do TSE nº 23190/2009, artigo 18 (Pesquisas Eleitorais Eleições 2010), o instituto entre os supra mencionados que tiver divulgado dados inverídicos propositalmente terá cometido um crime eleitoral tipificado na lei e, assim, terá que ser processado criminalmente.

  158. E lamentavel que alguns politicos ajam desse jeito, sempre querendo dinubrinha os eleitores assim pagando caro para ser realizado uma pesquisa, e a mesma ser alterada com pretexto de enganar o povo, mais com serteza jamais quem saiu da linha da pobreza profunda vai querer saber dos salva patria, pois passaram tantos anos no poder e nada fizeram, só agora irão fazer?

  159. Olá,

    Com todo respeito, mas alguém está mentindo e muito. Nada justifica uma diferença tão grande entre um e outro instituto. Acho que os dados do Vox Populi são os mais consistente porque até agora são os únicos que vem se mantendo coerentes ao longo do processo.
    O Data folha vai ter que se explicar no dia 4 de outubro quando a desculpa de uso de metodologia não colará mais.

    Abs,

  160. Serra assinou a sua derrota na eleição ao engolir um vice pelo DEM. Eu ia votar nele, mas imagina se ele morre (acidentes acontecem) ou se é afastado da presidência, quem vai governar o Brasil? Nem pensar. Serra não ganha mais essa eleição.

  161. Ás vezes penso que o Serra não seria capaz de um papel de monstro contra um povo simples e humilde como o nosso.
    Logo em seguida, penso que embora talvez ele não seja um crápula, há outros que tem interesses bem excusos atráz.
    O problema está aí, na formação moral de certos indivíduos envolvidos na questão eleição.
    As amizades dele mais prejudicam que ajudam e só no assunto do vice me deu até dó pois lhe enfiaram goela abaixo um Indio asqueroso q

  162. Desculpe, acho que acionei uma tecla e foi inserido o texto antes de terminá-lo mas euqueria completar a frase sobre o Indio…asqueros que não sabe ser simpático com ninguém.
    Vai saber o que há nas entrelinhas destes acontecimentos!!!
    Eu vou votar segundo as rugas que há entre eu e as administrações tucanas anteriores, nos desmandos que cometeram contra o povo como os pedágios e a taxa de inspeção veicular.
    Eu já disse isto aqui e não saio disto, mas eu não tenho qualquer coisa do lado pessoal contra o Serra, apenas contra a administração tucana.

  163. OI, Kotscho!
    Respondendo à sua pergunta: acho que nenhum dos dois institutos está certo, ainda há o meio-termo ou como eu costumo dizer a “versão verdadeira”, eu diria que a verdade está no meio, portanto a Dilma está sim com vantagem sobre o serra, mas é uma vantagem menor que a apontada pelo vox populi: mais ou menos 4% de vantagem se fizermos a média das duas pesquisas, embora respeite a sua opinião e creia no seu testemunho sobre a honestidade do Datafolha por ocasião de sua fundação não posso concordar que esta honestidade perdure até hoje, vendo a descarada campanha anti-Lula e pró-Serra que o jornal vem fazendo não dá pra imaginar que alguém que esteja ligado a eles ainda tenha algum resquício de ética.

  164. Não acredito em diferença de metodologia para explicar resultados tão diferentes. Também não tenho dúvidas sobre o poderoso jogo de interesses que se movem sobre as duas candidaturas. A Folha de S.Paulo já deu incansáveis demonstrações de parcialidade nesta eleição. O Grupo Folha tem lado apesar da hipocrisia de uma pretensa isenção inserida em seu manual de redação. Já o Vox Populi de Marcos Coimbra tem relações de interesses inconvenientes com um dos lados. Estão todos apostando sua fichas nesta corrida. Nesta luta a verdade é só uma inconveniência desagradável. O que deixa muitos desesperados é que não dá mais para falsear a verdade, ou controlá-la, ou manipulá-la. Foge-lhes o protagonismo de determinar o que as pessoas devem acreditar ou fazer. É um risco tremendo para os lucros. Dai não me surpreender este cenário de resultados tão dispares nas pesquisas.

  165. Durante muito tempo trabalhei como entrevistador para o Instituto Gallup de opinião pública e, mais tarde quando fui estudar sobre pesquisa de mercado com o professor Antonio Carlos Ruotulo pude entender melhor o que ocorria no campo quando os dados começavam a ganhar mais consistência a cada ciclo de 36 entrevistados. Esse reforço ia se definindo nas classes sociais indicadas de acordo com a metodologia da pesquisa realizada nos domicilios com a escolha aliatória dentro das casas e a posição que cada entrevistado ocupava dentro das mesmas.
    Por outro lado quando as entrevistas eram feitas na rua havia muitas diferenças e as vezes os dados não se reforaçavam com a mesma instensidade, com as pessoas sendo menso sinceras do que dentro dos seus lares. um sipmles olhar de um amigo ou de um filho de patrão já era motivo de interferência na sua opinião momentânea.
    Quanto a iiso enho muito o que falar pois foram muitos anos e gerações difrentes entrevistadas por mim, que mais do que ninguém gosto do assunto e a cada pesquisa lançada procuro ver nas ruas a cosntatação do seus dados.

  166. Convenhamos alguém tá errando legal nas pesquisas! Datafolha com margem de erro de 2 pontos e Vox com margem de 1,8 pontos pra mais ou menos na mesma semana!
    Como a pesquisa espontânea do Datafolha é favorável a Dilma! Não batendo com a estimulada. É uma pesquisa contraditória por si só ! Tá certo o Vox Populi !

  167. nao ha´duvidas que que o data folha esta fazendo o que seu patraol esta mandado , pesquiza em bairros da elite paulistana , afinal todo mundo sabe que a imprensa vagabunda de sao paulo so faz o que seu patrocinador (serra ) manda , ou então ja sabe os patrocinios (sabedsp…) estao cortados, o data folha nao é um instituto serio, um jornal que colabou com a ditadura, que emprestou carros para ditartura se manter no poder as custas do sagua dos brasilieiros nao é uma imprensa seria e so precisa de um pouco de patrocinio (dinheiro) para mostarar suacara, pobre o brasileiro que le a folha e acredita nela.

  168. Li alguns comentários a respeito meios de comunicações Rádio e TV, jornais, faço uma observação e questiono quais os meios de rádio e tv são de trabalhadores se tiver equivocado gostaria de ser informado.

    Como poucos sabem as concessões das grandes redes vem de decadas passadas, onde a maioria dos estados essas emissoras pertencem a políticos do PFL e outras ao MDB dividido hoje como PMDB, “concorrentes” só em programação de futebol, novelas e programas de auditorio e tem gente que fala que é através desses meios que o governo federal tem mais votos é uma distorção e até má fé.

    As pessoas que moram no interior dos estados elogiam o governo não pelos veiculos de comunicações e sim pela barriga cheia e o corpo a corpo, não conhecem os grandes centros onde as informações e manipulações por esses meios de midia são mais acentuados devido o mercado consumidor/propaganda/caixa que é o que mais interessa para para os patrões, e não pessoas de baixa renda.

  169. Caro Kotscho

    Tô nem aí pra pesquisas !!!
    Eu me fio é na Economia !!! É a Economia que vai decidir também mais essa eleição !!!

    Outro fator importante é o clima nas ruas. Veja as imagens da Dilma na rua e as do Serra e compare. Se de um lado há uma massa enorme de gente e um frenesi indiscutível, do outro é meia dúzia de gatos pingados mas bem pagos além da multidão de fotógrafos da midia esquizofrênica, sem cura, golpista e venal.
    É pelo clima nas atividades eleitorais que eu sempre me fio. Por isso nunca errei as minhas previsões, tanto nas vitórias quanto nas derrotas e dessa vez o clima está quente com nunca !!!
    Se lembra Kotscho, da campanha de Lula em 89 ?
    Os “institutos” falavam do Collor em primeiro turno ou quando muito com a certeza do Brizola na disputa. E o que deu ? Aquela foi a campanha mais contagiante, bonita e empolgante da recente história política do Brasil !!! PERDEMOS MAS GANHAMOS os momentos mais emocionantes das vidas de quem gosta da política !!!

    ESSA AGORA DA DILMA NÃO SERÁ DIFERENTE !!!
    Eu sinto isso porque vejo !!! Porque ESTOU nas ruas !!!

    Em Tempo: Esse tal de “Datafolha” daqui a pouco lança uma explicação de como obter empate técnico em jogo de par ou ímpar !!! Coitados…
    É o que dá misturar metodologia estatística com “manual de redação pró-tucano” !!!

  170. O ibope , junto com o datafolha, tentaram manipular a eleição na Bahia em 2006 , assim como fizeram em 2002, em 2002 mostraram um abismo entre o 1° e 2° colocado. O que se viu foi uma diferença pequena entre os dois.
    Em 2006 Tentaram a mesma Peça , mas o povo já estava esperto não se deixou enganar apesar de todo o esforço doas institutos, o ibope na vespera da Eleição talvez num ato desesperado para não sujar muito sua reputação publicou na vespera da eleição Souto 52 Wagner 42 , o que se viu foi a verdade das urnas Wagner Levou .
    Motivo pelo qual não acredito nem no datafolha nem no ibope Instituto sério é o VOX POPULLI

  171. A UNICA COISA CORRETA NESTA PESQUISA DO Vox Populi
    É SABER QUANTO O PSDB PAGOU PELO RESULTADO, O QUE O INSTITUTO DIVULGOU NÃO INFLUI NO RESULTADO.

  172. …E DIZEM QUE O GOVERNO FHC(PSDB/DEMO) NÃO TRABALHOU POR TODOS OS BRASILEIROS:
    1. PELOS EMPRESÁRIOS: VENDEU A VALE, AS TELES, AS ELETROS, A CSN, E OUTRAS, E AINDA EMPRESTOU O DINHEIRO AOS COMPRADORES ATRAVÉS DO BNDS COM JUROS SUBSIDIADOS.
    2. PELOS BANQUEIROS: FEZ EMPRESTIMOS AOS BANCOS (PROER) PARA SANEAR SUA INCAPACIDADE(?) FINANCEIRA E AINDA AUTORIZOU A COBRANÇA DE TARIFAS PELOS SERVIÇOS BANCÁRIOS PARA EVITAR PREJUÍZOS AOS BANCOS. LEGAL, NÃO É?
    3. E PELOS TRABALHADORES FEZ MUITO MAIS: CONGELOU OS SALÁRIOS, ARROCHOU AS APOSENTADORIAS E LIBEROU OS PREÇOS; PROMOVEU A DEMISSÃO DE MILHARES DE TRABALHADORES ATRAVÉS DE PROGRAMAS DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA?; AUMENTOU O PRAZO PARA O TRABALHADOR SE APOSENTAR( A OCIOSIDADE FAZ MAL- JÁ SAI DO TRABALHO DIRETO PRO CAIXÃO): DEVOLVEU O REAJUSTE DO FGTS-EXPURGADO COM CARÊNCIA DE 03 ANOS E EM 05 PARCELAS ANUAIS E SÓ COBROU 20% DE COMISSÃO PELA DEVOLUÇÃO DO NOSSO DINHEIRO-(TRABALHADOR GOSTA DE PROMOÇÃO); AUMENTOU O DESEMPREGO(INCENTIVO PARA O TRABALHADOR SE TRANSFORMAR EM EMPREENDEDOR).
    4) PELO PAÍS – AUMENTOU A DÍVIDA INTERNA DE 60 BI PARA QUASE 1 TRI(É MOLE?) E A EXTERNA DOBROU DE 150 BI PARA MAIS DE 300 BI, MAIS PRECISOU DA AJUDA DO FMI PARA ESSE FEITO; O DÓLAR CHEGOU A FICAR DE
    R$ 4. E ATÉ MAIS(AFINAL ELE É AMIGO DO CLINTON); OS JUROS ENTÃO, UMA BELEZA, QUASE 30, (AO ANO? NÃO, AO MÊS! – AFINAL, ALGUÉM TEM QUE CUIDAR DA SAÚDE FINANCEIRA DOS BANCOS); E A POLÍTICA EXTERNA UM SUCESSO, O HOMEM VIAJOU MUITO. PORQUE? PRA VENDER O PAÍS? EU PENSAVA QUE SIM, POIS O HOMEM
    RECEBEU UM MONTE DE TÍTULOS DE DOUTOR “HONORIS CAUSA” POR TUDO ISSO QUE ELE FEZ. MAS DEPOIS DE TODO ESSE TRABALHO QUE ELE TEVE PRA MELHORAR A VIDA DO POVO, QUEM COMPRASSE NÃO IA TER O QUE FAZER!!!

  173. Só vamos conhecer o novo Presidente, após contagem dos votos. Quem sabe alguém que pense grande e nivele o povo brasileiro por cima e não por baixo. Sou geólogo, com aposentadoria que mal paga o convênio médico, e conheço mai ou menos a situação e pelo que passa o povo deste país, e chega de pesquisas dirigidas para confundir a população.

  174. Bem , o que posso dizer é que na hora de votar, é claro que a grande maioria(+ de 80%), vão lembrar do LULA e vão lembrar da DILMA(a candidata do LULA). Nada diferente disso, sem pesquisador, sem rádio, sem TV, sem jornal, apenas o eleitor e a urna e todas as lembranças de como a vida melhorou muito com o governo de LULA e com a Ministra DILMA. Apenas isso, o resto é conversa fiada, história pra boi dormir, balela e papo furado.

    1. AS PESQUISAS SAEM DE ACORDO COM O PREÇO QUE O INTERESSADO PAGA, AQUELE QUE PAGA MAIS,. SAI NA FRENTE.
      DE ACORDO COM AS PESQUISAS”PAGAS” PELOS PARTIDOS. SEM MORAL. O PROXIMO PRESIDENTE VAI USAR UNIFORME MILITAR. E CALAR A BOCA DA IMPRENSA. QUE PENSA QUE É LIVRE

  175. Como diz o povo da minha terra: É tudo farinha do mesmo saco…

    E nós… …se ferrando!

    É bom lembrar que aqui, nem todo mundo é Collor…

    Cruz credo!! Sai pra lá, coisa ruim! Passa reto!!!

  176. É lógico que o povo com seus BOLSA FAMILIA, VALE GÁS, VALE ISSO, VALE AQUILO, não vai deixar de votar no Lula (quer dizer), na Dilma e, segundo eles, perder tudo…

    Ainda bem que não é o mais o Collor…
    Cruz credo! Sai pra lá coisa ruim! Passa reto Nosferato!!!

    1. PERTO DOS DESGOVERNOS QUE ESTAMOS VENDO O COLLOR FOI O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL. JA TEVE. INFELIZMENTE NÃO FEZ ACORDO. COM OS PARTIDOS DE ALUGUEL. PMDB. PP. PR. PT. PSDV. PJ. PF. PU. PP.PLK.PO,,LÇ.;KOKKPÇ.;ÇLIKKMKLKLLÇ,

  177. o que eu acho e que os politicos devem mostrar plano de governo e não ficar apntando os erros dos outros porque o povo não aguenta mas com tanta bobagem niguem vai ligar um televisou para ouvir besteira. macaço olha para o rabo de sim proprio. as pesquisas são muito inportante.mas ate o momento na minha casa são cinco votos e todos para mesma pessoa.e niguem nós perguntar em quem voces iram votar? muito obrigado

  178. É revoltante ver como o povo brasileiro não tem memória e nem vergonha na cara. Depois de tantas mazelas e falcatruas da quadrilha do PT, os fanáticos e ignorantes eleitores parece que vão mais uma vez, votar neles. Apesar de saber que a maioria vota em troca das esmolas recebidas do presidente, sei que muita gente pensa como eu: não adianta esbravejar pois, nada vai mudar. Pelo fato de a maioria absoluta dos nossos políticos ser formada por larápios, corruptos, caras de pau e outros adjetivos impublicáveis, talvez fosse melhor se aparecesse um ditador que acabasse com os cargos? eletivos e colocasse na cadeia todos os ladrões de colarinho branco, além de exigir a devolução de tudo que roubaram. Pobre Basil..

    1. Prefiro ser sem memória, sem vergonha que ver falcatruas mais sem vergonhas ainda perpetuadas pelos tucanos.
      Quer sem vergonhice maior que pedágios escorchantes, centenas de praças de pedágios, taxa de inspeção veicular enfiadas goela abaixo do pobre trabalhador e eleitor e ainda diz o sr serrote que os padágios estão baratos.
      Quer mais discaratice que isto? Roubar o povo não é pouca vergonha?
      Arranja outra que esta já foi desmistificada amigão!

  179. creio que a partir de agora alem de desacreditar alguns setores da midia(revista veja,folha de sao paulo,etec),passaremos a desconfiar dos institutos de pesquisas. Será que eles nao sao tendenciosos? não vamos deixar que eles influenciem em nosso voto.

  180. Cuidado com essas pesquisas, lembram em são Paulo, para prefeito, na ultima semana saiu uma indicando a Marta 12 pontos a frente do Kassab e o que aconteceu…..

  181. Caro Ricardo,

    Atendendo ao chamado!convocação!intimação para nos juntarmos em torno do aniversário deste blog farei o possivel e o impossível para estar desta vez celebrando a vida com vocês.
    Como será a tarde, poderei voltar no mesmo dia para o Rio. Já vou ver os horários dos ônibus e programar esta aventura a terra da garoa.
    Por todos vocês, vale a pena essa fugida!

  182. O que me assusta entre estas empresas de pesquisas é a matemática estatística que aplicam.
    Tem 60% de filosofia (métodos) e 40% de estatística pura que dá uma margem de acerto fantástica, não?
    A Vox Populi deu 41% pra Dilma e 37% pro Serra e na mesma semana deu o Data-Folha 37% pro Serra e 36% prá Dilma. Maravilha, mas que precisão matemática medonha do Data Folha apenas 1% (um porcento de vantagem?) tenho que rir,,,kkkkkkkkkkkkkkk…..
    Não posso crer nas pesquisas dessa forma 1% é empate técnico, então o Serra não está na frente, estão virtualmente empatados. Contudo é mais fácil prá mim crer no Vox Populi por que apresenta numeros mais concretos e não é só pela vantagem da Dilma, é que os numeros representam a situação mais palpavel entre os candidatos ocasionados pelos próprios métodos.

  183. Caro Ricardo…

    Não durou muito a coragem do Otavinho da Folha.

    Em menos de 24 horas, a mentira foi desfeita.

    Na sexta-feira à noite, Serra sofria uma derrota acachapante de 41 a 33 – na pesquisa Vox Populi –

    No sábado de manhã, a Folha registra o tal “empate técnico” entre Dilma e Serra.

    Em menos de 24 horas a opinião do Datafalha mudou.

    Veja aqui: http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/07/25/pesquisa-datafolha-41-apostam-em-vitoria-de-dilma-30-na-de-serra-917235585.asp

    Segundo matéria publica hoje as 07h 39min
    “Pesquisa Datafolha: 41% apostam em vitória de Dilma; 30%, na de Serra”.

    Ou seja, No Domingo, Serra sofre uma derrota acachapante de 41 a 30 – na pesquisa Datafolha –

    O que terá havido no intervalo entre ontem e hoje?

  184. Caro Etevaldo
    Eles também tem quadrilha ou vc esqueceu do caso de BRASILIA, pelo menos com essa o povo está feliz e vivendo muito bem.

  185. Gostaria de responder ao Etevaldo que o povo não é idiota e muito menos burro, seria tudo isso se votassem no PSDB, no DEM ( PFL) e outros partidos corruptos. Por favor pare de copiar os discursos de que tenta dizer que quem vota na Dilma é pessoas de baixa escolaridade e miseraveis. Digo isso porque sou graduado e com mestrado em uma das melhores universidade desse país.
    As pessoas votam na Dilma e no PT porque o país está centenas de vezes melhor do que na época do FHC que era do PSDB, não sei sua idade, mas se procurar se lembrar vai perceber que o país cresceu com desenvolvimento social. Além disso, não sei sua situação financeira, mas para quem era esquecido nos cantaões desse país essa esmola a que você se refere faz muita diferença, e o Brasil não o único que faz distribuição de renda dessa forma.

    Voto na Dilma pois não quero o retrocesso, isto não quer dizer que não exista problemas com o PT, mas o jeito de governar do PT é bem melhor e mais humano do que o PSDB e o DEM.

    Pense nisso, minhas cordiais saudações.

  186. minha gente ta hora de acordar esse lula nem no brasil para passou o governo todo gastando dinheiro fazendo turismo lá fora e trabalhar que bom na veja os hospitais a educação desse pais ta um lixo vomos mandar esse coja pra fora do pais

  187. O mais importante não é o Vox Populi ou o Datafolha
    O que mais interessa é que a DILMA vai ganhar de lavada do careca e se vacilar vai ser no primeiro turno…..

    Adeus PSDB
    Adeus burguesia
    Adeus atraso do país

    FORA SERRA
    FORA ALCKMIN
    FORA PRA SEMPRE P S D B

  188. Está passando da hora dos nosso congresso criar uma lei
    proibindo as pesquisas eleitorais , para mim n]ao valem de
    nada a ser para manipularem a opinião publica e calibrar
    o resultado para uma possivel fraude no resultado da urna
    eletronica, já que a mesma deveria emitir um comprovante
    do voto para ser depositado numa urna a parte.

    Em uma eleiçaõ limpa e transparente, a tucanalha de triste
    memória, só volta ao poder atravez de algum tipo de fraude
    e golpe.

    Lula é o cara…
    Dilma é o caminho…
    Cureau pode ser o golpe…
    $$$erra é o pedágio !!!

  189. povinho deste pais. depois que eu vi o joaquim , aquele!!!!!, la de brasilia, socio do arruda. e amigo do lula. com 40% de intenções. de votos. eu desisti, vou mudar para o uruguay., porque aqui. educação ???????????????????, o mal do brasil nao são os “governantes” e sim o povo atrazado, e mal,. informado, que vende seu voto por uma dentadura, ou um par de chinelo. ou algum tipo de bolsa sei la o que mais.,BEM FEITO…….

  190. Infelismente ainda tem gente que é do quanto pior… melhor… esqueceram da GANG, do PSDB, que desmontou o nosso páis, sucateou as universidades, a saude, deixou o povo na minseria, é mole ou quer mais.
    É DILMA UM BILHÃO DE VEZES…

    1. O cara vc é uma pessoa inteligente e com certeza curioso, e por certo já procurou saber quando foi descoberto esse grande reservatório de petróleo, chamado de pré-sal! Não se assuste se te disser que foi no governo do Itamar Franco que a Petrobrás descobriu essa reserva, mérito do PT, tá brincando né mané?

    2. Dona Neusa, a Petrobrás tem muito mais que oito anos, ela vem desde a épca do Getúlio Vargas e ainda me lembro do Jéca Tatú do Monteiro Lobato que defendeu a Petrobrás (O petróelo é nosso). Mas antes de o Lula governar, ela estava bem capenga e quase mudaram o nome dela para Petrobrax só para ser leiloada também a troca de bananas como fizeram com a Vale do Rio Doce. E agora esta empresa é uma das maiores do mundo no ramo petrolífero, é mole? E em apenas menos de oito anos coincidentemente com o governo do Lula. Que voce acha, heim?

  191. com o passar do tempo,o eleitor vai se conscientizando da necessidade de manter o caminho das mundanças é dilma.
    temos muito ainda que avançar,em setores vitais,como saude,educaçao e segurança e precisamos efetivar reformas importantes como a plotica e a tributaria.espero que o governo dilma,mantenha o caminho indicado por lula e avance nessas questoes.

  192. Por que será que o PT quando quer ver o seu candidato na frente encomenda suas pesquisas à voxpopuli? Isto tem acontecido nas últimas campanhas inclusive municipais. Todo Petista adora a VoxPopuli e odeia os demais institutos…! Por que será…?

  193. acho que ambos institutos de pesquisas nao batem com a realidade, tenho percorrido varias regioes do brasil a negocio e sempre conversando sobre a corrita presidencial. na minha analise a diferença para Dilma esta acima de 10%

  194. É logico que o povo vai estar com a Dilma, infelizmente o Serra tem muita competencia mais o partido dele só nos lembra desgraça para povo, pouca distribuição de renda, o Serra jamais subira o morro, irá ver quem precisa de ajuda, quem depende do governo até para se alimentar, saúde, educação e outros, o PSDB, não tranquilidade, confiança e algo mais, gostaria de ver o Aécio, até o Serra contribuindo para o País crescer mais, não como oposição…

    1. Eu morei um alguns estados brasileiros e confesso a vc que fiquei penalizado com os brasileiros que nao moram em SP – Olhe a desgraça que o PT colocou no RGS, na prefeitura de SP, na prefeitura de Sto André, de campinas, no Piauí, tanto que jamais voltam !

    2. Não exatamente pq citou Campinas… mas se morasse lá, saberia q o último petista ELEITO em Campinas foi o prefeito Toninho, assassinado em 2001 justamente por bater d frente com a grande rede d corrupção q imperava na metrópole. Ótimo sujeito, ótimo prefeito e q teve uma vice q sofreu o grande mal d ser comparada com um mártir da politica nacional. Não sou PTista e escolho idéias ao invés d partidos. Mas o PT em campinas não pode ser condenado, pelo contrário. E se hj o atual prefeito faz um bom trabalho, ta colhendo e dando continuidade a projetos iniciados ha cerca d 10 anos.

  195. É de uma estranheza muito grande o resultado dessas pesquisas. A rede globo noticiou essa pesquisa com um certo sensacionalismo e ironia. A questão aqui não é uma possível ligação com as FARC ou uma simples guerra de ideologias. A questão aqui é que um povo que há muito vem sendo deixado de lado, resolveu votar com uma certa “consciência”. Diversos programas de inclusão social e desenvolvimento nacional, bem como de transferência de renda têm impactado a opinião de quem realmente elege um presidente nesse país. Enfim, quem sabe, não estamos vivenciando uma mudança de rumo, em direção a um amplo desenvolvimento nacional, ao invés da concentração de renda de antigas oligarquias?. Independente de pesquisas, o que devemos pensar de agora em diante é um plano de desenvolvimento nacional, cujas prioridades não possam ser distorcidas por quem quer que assuma a direção desse país.

    1. Eberth.

      Ideologia neste caso é muito importante sim. Uma pergunta que deveria ser feita nas pesquisas antes de perguntar em quem o cidadão vai votar é a seguinte: Você votaria em um candidato que afaga ditaduras como as da Venezuela, Irã e Cuba, e transforma o Brasil em chacota mundial? O povo não lê, não tem qualquer informação acerca de como realmente são os candidatos a presidencia. Os petistas obedecem segamente um presidente cínico e que decumpre a lei, quando deveria ser o primeiro a defendê-la. Não podemos esperar muito de um povo que coloca seus interesses pessoais acima dos interesses de um povo, “Farinha pouca, meu pirão primeiro.” Essa é amensagem do “Nosso Guia”, ao seu povo zumbi. Observ e como o IG mantêm em destaque as pesquisas que colocam Dilma à frente.

  196. não acredito no Vox Populi, em termos de seriedade sou mais Datafolha, independente de quem esteja na frente. Como o post anterior concordo que a vida realmente melhorou nos últimos anos, mas pq moro no estado de São Paulo, pq se morasse em algum outro estado no Norte ou Nordeste, já teria morrido de Dengue

    1. Sou paulistana e moro no Nordeste há 15 anos e você pode ter certeza de que está muito enganado quanto a sua declaração. A ignorância é triste. A pessoa acredita no que quer …

  197. Muito me entristece essa pesquisa, que simplesmente mostra a cara da elite brasileira, que manipula o povo pelos meios de comunicação. Prova maior disso, foi a eleição do ex – presidente Collor.
    Só uma pessoa muito ignorante, pode defender a ditadura!!!
    Hoje por muitos modos, é inquestionável que país, está no rumo certo!!!!
    Viva o Brasil e o povo brasileiro!!!
    Viva a nossa democracia, que mesmo com todos os erros, é o que nos dá a liberdade de expressarmos nossas opiniões e nossas escolhas!!!
    Deus me perdoe se estiver errado, e me ajude se estiver certo!!!

  198. Eba! Estou contando os dias para o próximo Encontrão, Kotscho! Se precisar de mim para alguma coisa, é só dizer, tá bom?
    Vamos pessoal, animem-se, é uma experiência valiosa!
    Beijos

  199. MESMO A DILMA GANHANDO NO PRIMEIRO TURNO. A GLOBO AINDA ASSIM VAI DAR EMPATE.
    INCLÍVEL, MESMO COM A VÍUVA DO SENHOR FALECIDO ROBERTO MARINHO, ESTAR NO LADO DA DILMA, ELES, JORNALISTAS DA GLOBO CONTINUAM PUCHANDO PARA O LADO DO INFELIZ DO SERRA…..PORQUE SERÁ??????? ESTÂO ACHANDO QUE A SENHORA MARINHO VAI MORRER ANTES DAS ELEIÇÕES!!!!!!!!!!!!! DALE DILMA…..

    1. Você sabe quem é a Dilma? Você realmente acredita que essa senhora tem condições de ser presidente? Os PTralhas estão infiltrados em todos os órgãos públicos, sugando a eficiência e bancando de forma indireta o partido com dinheiro público. Precisamos extirpar este câncer que corroi e mata lentamente nossa democracia.

  200. Pesquisa mais coerente é aquele que vc escuta no dia em contato com o povo, ainda assim não acredito que o povo aposte no retrocesso e o candidato do PSDB representa sim o que há de pior na nossa política . Que nos diga os companheiros da área de educação.

  201. Como podemos ainda acreditar em alguém do PSDB? e pior no Serra, não podemos deixar este pessoal voltar a comandar o País, seria um atraso profundo, sobre as pesquisas, depende de quem encomenda.

  202. E claro que estes institutos estao a serviço do poder central. Acho até que eles deveriam ser devidamente investigados, como também, a lisura das suas pesquisas. A justiça deveria limitar as ações dos institutos de pesquisas. Eles, os isntitutos ajudam a formam opiniao, fazem referendos com os seus resultados, de modo ajudar o candidato A ou B. Entao atenção aos Institutos.

    Carlos

  203. O que está em jogo é o futuro do país. Projeto de governo que está em curso e não pode ter retrocesso. Alguém dúvida disso se houver mudança na política? Em time que está ganhando não se mexe. Depois não adianta chorar!

  204. Pesquisa Eleitoral deveria ser Proibida. Ou então que se torne obrigatório que a pesquisa seja feita em todos os municípios brasileiros com o mínimo de 0,1% do número de eleitores, e os resultados devem ser divulgados levando-se em conta esta proporcionalidade. Por exemplo: Se numa Pesquisa que foram entrevistadas 1.000 pessoas e um candidato teve 40% de intenção de votos, então ele está com apenas 0,00037% de intenção de votos pois o Brasil possui cerca de 135 milhões de eleitores e não apenas os 1.000 entrevistadas. O resto é usar os meios de comunicação para fazer propaganda eleitoral antecipada e enganosa, o que configura CRIME ELEITORAL e deve ser punido como tal.

  205. O Cleber Souza larga de ser provinciano, vai conhecer o brasil e verá que fora do estado de São Paulo a vida melhorou mais que no próprio Estado de SP.

  206. PESQUISAS DO DATAFOLHA E IBOPE (GLOBOPE) SÃO TENDENCIOSAS E NÃO ENGANAM MAIS NINGUÉM. PODEM TER CERTEZA.
    OS JORNALISTAS DA GLOBO AO ANUNCIAREM AS PESQUISAS FICAM ATÉ SEM JEITO EM COMENTAR O NOME DE DILMA ROUSSEF.

  207. Até 2002 eu era um conceituado doleiro e agiota. O que sobrava aplicava em papéis do governo, que com a taxa Selic de 40 % ano rendia maravilhas. Fui sócio até da ex-toda poderosa FININVEST. Cheguei a recusar um emprego em Brasília no escritório do antigo patrão do governo, o FMI. Mas agora o crédito é consignável, e estes bancos estatais BB e Caixa vendem dinheiro a preço de banana. Maldita hora em que FHC não conseguiu privatizar os mesmos. Hoje em dia tenho que trabalhar pra sobreviver. Fora Lula! Agora é Serra.

    1. É por esta e outras razões que os tucanos não vão ganhar voto nenhum do povo exclarecido.
      PSDB, Dem e PPS são sérios candidatos a ser partidos nanicos. Agora é daí para a extinção, assim seja. Rssssss
      Foi-se a época de amarrar cachorro com linguiça, a turminha da moleza agora tem que suar a camisa.

    2. Mas como doleiro e agióta pode ser tudo menos idiota pergunto: Quem vai pagar essa conta, o q. vai acontecer qdo estourar essa bolha de crédito fácil sem suporte.

    3. uauauauauauaua, fora os doleiros!! querem vida mansa? vão trabalhar honestamente. Para seu bem moral é bem melhor Dilma ganhar pq, voltar a ganhar dinheiro com especulação, enviar dinheiro para fora sem pagar imposto…. é crime, dá cadeia rapaz. Sôbre as disparidades dos Institutos é simples: Alguem tá puxando o saco do serra.. é só ver a ascenção da Dilma, começou em míseros 3%, agora com 41, serra começou com 45 e ainda tá com 33, com o histórico dele, atrelado a fhc e agora o índio fumando o “cachimbo da paz”, ainda mais com todos os partidos contra ele, mesmo alguns que nacionalmente estão na coligação, mas particularmente os deputados e senadores estão com Dilma e ainda o DATAFALHA teima em dar empate técnico, Serra não ultrapassará a rocha chamada LULA, ele é intransponível, ao menos agora.LULA já venceu o medo, vencerá agora a discrimação a começar pelo estatuto racial, terminando em eleger uma mulher para ser a primeira PRESIDENTA DA FEDERAÇÃO. Que alguem goste ou não, LULA É O CARA.

    4. Só que a privatação serve somente para um pequeno grupo seleto, enquanto a coisa pública, serve para todos brasileiros. Ex-doleiro: por causa da sua ganância e de seu egoísmo foi que o Brasil quebrou nos governos anteriores. Não seja tão egoísta que o Brasil é de todos brasileiros.

    5. Fique tranquilo ninguem morre por trabalhar,isto vote no Serra ,os Tucanos reis do pedagios,acabaram com as Ferrovias,doaram nosso solo,nossa agua isto vote,quem sabe voce ainda volte nao a trabalhar mas a mendigar

  208. Marcos Donisete- 24/07 às 23:11.
    Fiquei muito preocupada com a resposta q. vc deu no item 5º. Voce acha mesmo q. 138.000.000 de brazucas não sabe quem é Chaves, Castros e Evo Morales, ou mesmo q. não saiba onde fica o Irã. Então o caso é mais grave do q. eu pensava. Quer dizer: dentro desse universo de pessoas, só nos três é q. estamos informados?

  209. Acredito que o Kotscho tenha esquecido, antes do IBOPE terá uma pesquisa do CNT SENSUS para o desempate a favor de Dilma,a do IBOPE ampliará a diferença,a vantagem de Dilma é notória nas ruas.

  210. ola vc acham que a globo vai divulgar uma pesquisa em a candidata Dilma dispara na frente vcs estao de brincadeira nao, justo a globo e o data folha que pertence ao jornal do PSDB folha de sao paulo.

  211. Concordo plenamente com o cidadão acima.Quando o FHC foi presidente esse país tinha dignidade, não se ouvia falar que o Brasil andava envolvido com FARCS como é agora. O Lula em nome da democracia está implantando comunismo no Brasil. Hoje vivemos na era de um verdadeiro radicalismo, ditadura. Não se pode opinar, e somos obrigados a aceitar horrores como o PNDH-3 e muitas outras coisas mais que ficam escondidas por debaixo dos bastidores. É só pesquisar que todos saberão as safadesas que estão favorecendo a corja do PT. Que Deus tenha piedade de nós e tire essa máfia do poder.

    1. Minha cara Regina Duarte genérica, brasileira revoltada, nem em 64 o comunismo inventado pela imprensa imperou , e não vai ser agora que o comunismo esta extinto, fique tranquila as Forças Armadas estão dormindo em paz com o chefe Lula no comando.

  212. Ricardo,

    Todo mundo sabe que a folha é SERRA e SERRA é folha….

    Quem publicou ficha falsa da DILMA na primeira página????

    Isso pra mim é claro como água…..

    Mas dia 3 vamos ver DILMA no 1º Turno…..daí não sei o que vai ser da FOLHA………baixar as portas seria um sonho tão impossível assim????

    Forte Abraço

  213. Coincidentemente até 2002 eu era funcionário da Usiminas. Uma empresa dinamica e com um emprego empolgante e desafiador mas que me pagava muito mal. Após concurso entrei na Petrobras, nunca ví tanto despedicio de dinheiro, como brasileiro digo… Maldita hora em que FHC não conseguiu privatizar a BR. Hoje em dia não tenho orgulho do que faço. Fora Lula! Agora é Marina Silva.

    1. Fernando,
      eu no seu lugar ja teria pedido a conta e voltado para Usiminas para ser metalurgico, afinal de contas ferro é bom para o organismo e musculos ainda mais que o PSDB/DEM querem voltar e natauralmente o feijão que contem ferro custará mais caro,
      Fernando voce sim tem uma boa boa opção e como concursado deve ter deproma também.

  214. Olha, o meu feeling é de que o datafolha está mais tendencioso este ano, assim como diversos veículos de mídia (descobri que o IG não se enquadra dentre estes). Apenas feeling, realmente.

  215. O Luis Carlos Azenha levantou uma bola que merece continuar em jogo. Já que o debate político infelizmente jamais irá adentrar por discussões realmente importantes, vamos lá!
    Antes de mais nada chega desse negócio de FARC. O Brasil, para quem não é néscio em assuntos militares é indubitavelmente a potência militar da amazônia.São milhares de soldados muito bem treinados perfeitamente adaptados para viver ( não apenas sobreviver ) na floresta. Muitos são índios ou caboclos ( mamelucos ) equipados com armas modernas, inclusive mísseis russos antiaéreos de última geração, dezenas de helicópteros de ataque, perto de uma centena de super tucanos armados com mísseis e etc. Ou seja, nenhum dos vizinhos é páreo para o Brasil na região.
    As armas do Chavez são para tentar impor algum prejuizo, no caso de uma agressão americana à Venezuela. Bem, quanto às bases norte-americanas na Colômbia…

    O que está verdadeiramente em jogo nesta eleição ( daí o empenho do PIG ) é o futuro de nossos filhos e netos. Observem o que estão fazendo os EUA ao semear a discórdia no Oriente Médio, entre as Coréias, na farsa da bomba atômica iraniana e aqui na América do Sul, entre a Colômbia e a Venezuela. Gente! O diabo mente, e nisto ele é o maior especialista. Ele consegue enganar todo mundo ( com certa cumplicidade da mídia ) ao dizer que os outros são o mal e que ele é o verdadeiro defensor da democracia e dos direitos humanos! Dêem uma olhada na história do Império Romano no século I da Era Cristã. Roma precisava de dinheiro ( Nero queimou a cidade ), olhou em volta e se lembrou da riqueza de Jerusalém e seu Templo. Simplesmente, enviou as legiões para lá, cercou, massacrou os habitantes da cidade e pilhou os tesouros! É assim que fazem as super potências! É por isso que as elites de Latino-América não gostam de escolas para pobres. Seu trabalho sujo de pilhagem dos mais pobres e a subsequente transferência dos recursos para os ricos do primeiro mundo, que são seus patrões, ficaria visível.

    Nada contra Serra, no plano pessoal, porque isto afasta do debate o que realmente importa. Serra pode ser a pessoa mais séria e honesta deste mundo, mas com quem ele irá governar? Que forças políticas o apoiam? Como pode ele alegar que irá continuar o trabalho feito no governo Lula? Estão tentando enganar a população ( uma mentira repetida muitas vezes acaba se transformando em uma verdade- Goebbels-ministro da propaganda de Hitler ) dizendo que a política de Lula é a continuação da política econômica de FHC. Realmente, alguma coisa da política monetária se manteve, mas não poderia ter sido diferente pois Lula herdou o país com enormes dívidas interna e externa. ( A pergunta que não quer calar : para onde foi o dinheiro das privatizações? ) Se Lula tivesse agido de modo diferente, o mercado teria exigido o pagamento das dívidas e o país entraria numa monstruosa crise ( lembram da visualização do porrete quando o dólar foi a R$4,00? ).

    A enorme diferença entre FHC e Lula é o papel do estado na economia. Aqui entra a polêmica do privado X estatal. Vejamos porque as empresas estatais foram mostradas ao povo de São Paulo de forma muito distorcida.
    Antes de mais nada, quero dizer que tenho muito orgulho deste pedaço de Brasil que é o Estado de São Paulo ( sou carioca mas morei lá vários anos ). A imigração italiana nos legou duas coisas extremamente importantes : a produção fabril e o pensamento de esquerda. O empreendedorismo paulista ( aí entram também os bandeirantes mamelucos ) aliado a hordas de migrantes internos que chegaram de outros estados “com uma mão na frente e a outra atrás” construiu um Brasil moderno. Isto foi, de fato, fruto da iniciativa privada.
    Por outro lado, os cariocas e baianos construíram a maior empresa do país. Mineiros, cariocas e paraenses construíram a segunda maior empresa do país. A Petrobrás é estatal ( bem que tentaram detona-la ) e a Vale é uma ex-estatal.
    A agricultura de enorme sucesso do país é fruto do trabalho de pesquisa de uma estatal com o grande capital privado. Portanto, o que se tira de lição disto tudo é que esta discussão iniciativa privada X poder público está completamente fora de foco. O modelo americano está fundado na cultura norte-americana e não funciona senão nas condições desta. Transplantar este modelo para o Brasil significa destruir tudo o que construímos ao longo da história. Este discurso é vazio e quem o propaga ou está carregado de ma fé ou é absolutamente desinformado!
    Adoro a liberdade do livre empreendedorismo e vá de retro comunismo! O estado forte, que precisa recolher impostos para funcionar devidamente, deve prover a defesa nacinal, a segurança coletiva, a educação pública e gratuita, a saúde de seu povo e o norteio de certas áreas estratégicas através de regulação e ações que garantam ao seu povo o fruto do trabalho da nação.

    A continuação da construção do Brasil depende desta eleição. Não se iludam! Serra não vai poder fazer o que promete, porque se ele ganhar ele terá derrotado as forças populares que estarão dispersas. Ele vai se apoiar em quem? No grande capital internacional? Esta é a hora em que o diabo aparece com a conta….
    Por favor , usem a cabeça para pensar na hora de votar!!!!

    1. Olá, Mariano S. Silva.
      Finalmente leio um coment com fundamento histórico.
      Existem aqui vários comentarista ilustres, cultos, lúcidos que cooperam e trazem uma contribuição construtiva ao debate, sem fazer uma propaganda explícita.
      Também são ótimos aqueles que defendem suas bandeiras ideológicas, nada contra.
      Mas, é preferível discutir com conhecimento de causa e trazer luz ao debate tão empolgante como é uma possível manipulação de resultados de pesquisas.
      Fiquei feliz em constatar que alguém conhece o que já aconteceu com o aniquilamento das economias de nossos vizinhos nos idos de 1800… É preciso estudar para conhecer o que é exatamente uma classe da elite e uma classe de “campesinos”. Seria bom ler, além de livros de história de vencidos e vencedores, os poemas de Martin Fierro.
      Indistintamente, todas as nações da nossa América do Sul foram sistematicamente expoliadas: Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai, (neste país, nós contribuimos e muito com o aniquilamento de toda a sua economia…). Vamos ficar só nestes.
      A maioria dos debatedores não conhece o que discute, nem há culpa nisto, a bem da verdade educação de qualidade nunca foi uma prioridade no Brasil, nem antes, há 100 anos, quanto mais agora!
      Também não tenho ideologia, apenas observo os fatos e não é de hoje que aprecio “história”, e quando leio essa cantilena de FARC, Castro, Evo, Chaves, Irã, etc, nem percebem o blá, blá, blá que repetem…
      Agora seria interessante conhecer onde as grandes potências, que estão quase sem petróleo para mover a sua grande engrenagem, estão se abastecendo… e quais afagos estão dedicando a presidentes-ditadores de paises (não precisa citar quais) na África Equatorial…
      Só para lembrar, a história é contada pelos vencedores…
      Mas, em nome da verdade, os vencidos que não foram mortos, permaneceram para contar a história…
      Leiam, senhores, leiam, e verão que o debate poderá ser ainda mais enriquecedor, sem arroubos e paixões, já que nenhum dos nossos candidatos são merecedores da nossa eloquência…
      abç
      Sulista

  216. A pesquisa são diferente porque talvez exista algun jogo de interesse ,pois as eleições presidenciais mexe com muito interesse oculto.
    MAS acho que sera dificil a DILMA perde porque o governo LULA esta super não hiper valorizado.
    EU SOU DE AVARE E O PSDB NÃO FEZ NADA.

  217. A diferença entre os institutos Vox Populi, Sensus do Datafolha e do Ibope é grande. Sabe por que?… Os dois primeiros fazem pesquisas na área urbana e rural dos pequenos e grandes municípios do Brasil, enquanto Datafolha e Ibope só faz pesquisa em grandes centros urbanos que povo não tem tempo de respirar quanto mais opinar. Vejam que os dois primeiros estão a serviço da democrácia e os dois últimos estão a serviço da Globo e do capital estrangeirro. Por isto que há uma grande diferença.

  218. A resposta é muito simples; 1) Não existe órgãos fiscalizador para investigar as pesquisas; 2) Qualquer pessoas pode abrir um escritório e uma empresa de pesquisa; 3) A maioria, se não todas, recebem grana do planalto, pois sabemos que o Lula acredita que com dinheiro compra tudo e todos e pode corromper facilamente; 4) Que essas empresas sabem que terão que permanecer mentindo para a nação, pois repetindo essas mentiras os incautos aceitarão como v erdfade que a Botox, Esticadinha Dilma está de fato à frente nas pesquisas.

  219. Sou petroquímico há 36 anos e durante minha vida lutei na esperança de mudança por um govêrno ético, chegando até a assinar listas de filiação ao partido e depositei tôda esperança no PT, porém Lula, Wagner, Rui Costa e outros mais trairam a classe. Hoje desisti, Não acredito mais em nenhum político seja ele do DEM, PSDB, PT ou PQP. Não voto mais. Quem quiser que me ache ignorante, mas prefiro assim do que corroborar com meliantes que se aproveitam da ignorância do povo e só querem defender seus interesses. O govêrno está loteado de incompetentes sindicais em todos os cargos. Viva o voto NULO

  220. Nessa controvérsia das pesquisas fico com a Vox Populi, que na minha opinião se apresenta mais viável.Devemos nos lembrar que José Serra deixou muito a desejar em sua passagem pelo governo de São Paulo. O metro, saúde,segurança pública e educação.Essa ta na cara que é da Dilma, pois o Serra já conhecemos de sobra. Não faz nada do que diz. A pesquiza do Alkimin também não é muito convincente, visto ter ele perdido feio a prefeitura de São Paulo para o Kassab em passado não muioto distante e ter ele tambem deixado o funcionalismo público estadual a ver navios. Funcionarios da Segurança Pública não vê melhoria em seus salários há 15 anos. Com esses com certeza ele não contará!

    1. Se eu moderar não estarei defendendo a verdade, pois sou funcionário público, com salários defasados e falta de assistência médica mesmo pagando o Iamspe. Se eu precisar de cirurgia, morando no interior, dependendo dela só em São Paulo. Portanto estou desiludido com esses governantes e tentarei outro.

  221. Bacana o comentário deste ex-doleiro. O umbico dele é o mais importante. Pensemos nos 190 milhões de brasileiros e não no seu umbico.
    sds
    carlos

    1. BEM LEMBRADO, ESSE PESSOAL ANDAM LADO A LADO COM SERRA, SO PENSAM NELES , POR ISSO ACONSELHO – LEVEM DILMA E MARINE PARA O SEGUNDO TURNO, É MELHOR PRA VOCE E PARA O BRASIL.!

  222. É fácil saber porque o datafolha divulga estes dados, ele só faz o que a folha manda, da mesma forma que o ibope, só faz o que a globo manda, só que Dilma já está na frente 13 pontos, eles manipulam a mídia o tempo todo., pensam que os brasileiros são bestas. O tempo mudou, ´É O TEMPO DO LULA.

  223. O BRASILEIRO NÃO GOSTA DO PT E PONTO FINAL…… ATÉ PORQUE O BRASIL È O QUE É HOJE, MOTIVADO PELAS MEDIDAS AMARGAS E IMPOPULARES MAS CORAJOSAS DO GOVERNO FHC, ONDE A POPULAÇÃO COMEÇA A ENTENDER QUANDO VER QUE O ATUAL GOVERNO APENAS SURFA NOS BONS NÚMEROS DO CAPITALISMO (QUE OS PTRALHAS NÃO ACREDITAM) PARA GASTAR E TOMAR MEDIDAS POPULISTAS QUE LEVARÃO O BRASIL NOVAMENTE PARA O BURACO, CASO A LOUCA DA DÍLMA VENÇA AS ELEIÇÕES…..O QUE SERIA UMA TRAGÉDIA

    1. Lamentável essa sua posição.
      FHC nãochegou a governar o pais, sempre perdido…
      Quebrou a nossa economia 3 vezes e ainda não teve a hombriedade de admitir, jogou a culpa no PT.
      Quando o PT acerta, é graças ao FHC. Quando o FHC errou, foi culpa do PT.
      Quando será que o PSDB vai ter a humildade de admitir que é incapaz e corrupto???

    2. Ô inJUSTO, ainda está dormindo acorda, se hj o Brasil é muito bem visto no mundo é pq a esquerda juntada com a inteligência do Lula está administrando na era FHC o Brasilera só dívidas e desemprego. Acorda lerdão.

  224. Para o ex-doleiro.
    Continua uma maravilha para a CEF principalmente, a cobrança de juros de 9% a 12% no financiamento da casa própria.
    Os juros do SFH brasileiro, são um escândalo.
    Em vinte anos os coitados que financiam uma casa acabam pagando três, e isso ainda vai dar muito problema.

  225. Boa tarde
    Acredito que a Dilma será eleita presidente da república, por ser a melhor alternativa para dar continuidade ao bom governo que o Lula vem realizando, não vamos trocar o certo pelo duvidoso portanto vote Dilma, vote 13.
    VIVA A DEMOCRACIA VIVA O LULA VIVA DILMA.

    Reinaldo.

  226. Segundo noticias aqui no ig o Sr Serra é contra todos os mandatários de nações que ele não simpatiza, quer ser presidente do Brasil e cortar relações com eles, não interessando se é bom para o País, fora Serra vai procurar sua turma vôce não nasceu para estadista.

  227. Concordo com você kotscho, que a credibilidade é o maior patrimônio que um instituto de pesquisa pode ter. Mas ainda assim, acredito que todos eles sejam capazes de dar uma maquiada nos dados para terem o resultado desejado.

    Explicando melhor: Como a eleição ainda está muito distante, eles terão tempo de ir se ajustando à realidade sem precisar assinar o atestado de manipulação.

    Nesse momento é mais importante para o PSDB(datafolha e ibope), demonstrar aos investidores nas campanhas que eles ainda estão no páreo, do que para o PT(Vox Populi) provocar um oba-oba. Um oba-oba na campanha do PT, nesse momento não seria benéfico. Enquanto que o funeral da campanha do SERRA afugentaria toda e qualquer doação de campanha e até uma corja de aliados fajutos. Já a candidatura do PT não depende tanto assim do índice de Dilma nas pesquisas para receber doações, porque elas já estão garantidas pela máquina…

    Parece-me um raciocínio plausível. Para acabar com toda e qualquer especulação, só se todos os institutos de pesquisa se deixassem auditar por auditores independentes. Sem acesso amplo e irrestrito a toda a metodologia e banco de dados da pesquisa é impossível saber com exatidão o motivo do disparate.

    Mas com certeza, o motivo de tal disparate não pode ser creditado simplesmente ao acaso, ou à sorte de um ou outro instituto ter jogado uma moeda para cima 3000 vezes e em todas as vezes ter dado CARA(Serra) em vez da COROA(Dilma).

  228. Proponho um projeto de lei para disciplinar as pesquisas, para que elas deixem de ser eleitoreiras e passem a ser simplesmente eleitorais:
    1. Toda pesquisa so poderia ser iniciada, com a apresentação pública antecipada da metodologia detalhada a ser aplicada.
    2. O TSE ficaria incumbido de diligenciar essa apresentação pública e submetê-la ao crivo de auditores especializados para aprovação.
    3. Pelo menos dois institutos seriam sorteados para fazerem a mesma pesquisa, com a mesma metodologia, na mesma data/região.
    4. Os resultados dos dois institutos seriam divulgados ao público, ao mesmo tempo em que o resultado combinado das duas pesquisas para diminuir a margem de erro.
    5. Qualquer metodologia com margem de erro maior que 1% não poderia ser aplicada.

    Está aí a proposta. É só melhorá-la, votá-la e implantá-la. Isso daria credibilidade às pesquisas. Do jeito que está, não pode ficar !

    1. O que é isso Anibal?
      Quer tirar o VoxPopuli do mercado? Tá louco?
      Você até entendo que fique confuso, mas o Kotscho? Kotscho sabe das coisas. E como.
      O engraçado é o Kotscho se perguntando ‘meu Deus, o que está havendo?” Tanto sabe que faz um esforço tremendo para igualar em tudo os institutos de pesquisa, tentando ocultar o fato de que o Vox pertence a Marcos Coimbra, petista até onde a lei faculta! Trabalha para o PT!
      Aí é bem simples: Sabendo que Datafolha estava fazendo pesquisa e sabendo também qual seria o resultado (num universo de mais de 10 mil pessoas), vem o Vox Petopuli e joga na imprensa uma pesquisa fajuta – menos de 3 mil pessoas (!) – para ficar naquela de – ah, pesquisa boa e verdadeira é essa, as outras são todas da maldita mídia golpista, que não recebem verbas publicitárias a rodo do Franklin Goebbels Martins. Só para confundir. Claro.
      Desde o começo do ano, o que dá na mídia “verbalizada” e na “ameaçada” é:
      Dilma sobe, Serra desce, Dilma sobe, Serra desce…
      Pelas contas, Lula com 99% de aprovação, Dilma deveria estar com 75% contra 12% do Serra.
      Mas não está! Por que será?
      8% de vantagem?? Não me faça rir, Coimbra, não me faça rir…
      “Quem está certo: o Vox Populi ou o Datafolha?”
      Essa não é a pergunta! A pergunta é quem fez um trabalho digno de respeito, registrado, com método de amostragem válido e divulgado na forma da Lei?
      O engraçado é que quando o mesmo Datafolha registrava a natural ascenção da Dilma, era elogiado pelos mesmos que aqui hoje apedrejam. Era a redenção do Datafolha, que havia se perdido no caminho, mas voltara à luz…
      Está batendo uma certa impaciência na turma.
      É que o povo está abrindo os olhos, vendo quem é a Dilma, seu passado, seu presente e seu futuro. E não está gostando nada, nada do que vê. Isso está se espalhando pelo inconsciente coletivo do povo populis, que mesmo com as piadas, o deboche e os constantes desafios às leis protagonizados por Lula, de quem deveria dar o exemplo (e o dá!), não estão engolindo tão facilmente mais essa mentira. Não tem o carisma dos ignorantes, porque ela vem de uma família de classe média-alta, não tinha nada de povo na estória do contra-golpe que os militares deram naqueles que queriam implantar um regime socialista, uma ditadura comunista nos moldes da China, da Russa e da filial Cuba. Eram filhinhos(as) de papai sonhadores e românticos achando que o regime socialista importado era o melhor dos mundos, um poço sem fim de justiça e respeito pelos direitos humanos e pelo Estado de direito. Tenha paciência.
      Ah, soube também que Lula vai ser o “apresentador” do programa da conhecidíssima candidata a avatar.
      Se ela é tão conhecida, porque diabos então ela precisa que ele a apresente ao respeitável público?

    2. Que isso, Pedro ?

      Você não propôs nada. Você não colocou nenhum idéia para se contrapor ao meu projeto de moralização das pesquisas. Você se esqueceu que a lei valeria para todos os institutos de pesquisa.
      Fui ao site do TSE, e lá não existem os dados de nenhum dos dois institutos: Vox e Datafolha.
      Exite apenas o pedido de registro das pesquisas, sem nenhum dado concreto sobre as mesmas. Então, o partido nanico que solicitou acesso aos dados, deverá ir até o tribunal para ler os dados da pesquisa, pois eles não foram colocados ao público.
      Ouvir 3.000 ou 10.000 pessoas não faz muita diferença se não a amostra não estiver bem estratificada. O Datafolha optou por ouvir 10.000 usando um método que fica mais barato, do que ouvir 3.000 pelo método do Vox Populi.
      O bom senso ensina que o BOM, BONITO e BARATO não existe. Logo, se o Datafolha optou por usar um método que pega um montão de gente, mas que fica mais barato, o fez em detrimento da confiabilidade.
      Veja que o Vox Populi, com os seus 3.000 entrevistados, informa uma margem de erro menor que a do Datafolha.
      Não podemos confiar cegamente em nenhum dos institutos de pesquisa, pois estão voando cada um, na altitude que deseja.
      Agora, é só acompanharmos as curvas de correção que serão feitas para a convergência final na hora do pouso. Quem estiver voando mais alto terá que fazer a correção mais abrupta. Nem precisaremos nos dar ao trabalho de auditar as pesquisas.
      Se o dono do Vox Populi é Petista, e o dono da Folha, é o que ?

    3. Pedro, não adianta ficar esperneando, fazendo beicinho, pirraça, pois a maior prova de que a candidatura Serra está indo direto pro beleléu é que os aliados regionais estão abandonando esse barco furado. Os ratos estão fugindo. Talvez eles tenham acesso privilegiado aos dados verdadeiros das pesquisas. Eles estão sabendo da verdade.
      Os aliados regionais não têm coragem de dizer que apóiam o Serra. Isso é motivo claro de que o Serra vai morrer na praia, apesar de ter partido na frente !
      Chora cambada !

    4. Os ratos estão fugindo, indo todos eles para a nau petista. Lá irão se sentir em casa.Eu tenho a solução para todos os problemas e todas as mazelas deste país:
      Acabar com as pesquisas eleitorais, ou melhor, a divulgação delas.
      A pesquisa serviria apenas para consumo interno do partido, para suas avaliações sobre a performance de seu candidato e tomada de decisões táticas e estratégicas.
      O partido teria que registrar sua pesquisa no TSE. Caso fosse divulgada, a coligação sofreria uma sanção mais severa.
      Mas meu caro, contraponto a quê?
      Talvez quem tenha acesso privilegiado aos dados verdadeiros das pesquisas seja você. É o que parece!
      Chamar essas idéias primárias, risíveis e inexequíveis de projeto de moralização de pesquisas é muita pretensão!. E se o seu “projeto” fosse valer realmente para todos os institutos, iria tirar o Vox Ptopuli do ramo.

  229. Sr. Ricardo, o Mino Carta foi um dos fundadores da revista Veja que já teve muita credibilidade e atualmente olha só no ela se transformou.

  230. Gostaria que alguém me explicasse como funcionam as pesquisas nos quesitos “estimulada” e “espontânea”. Se já tenho candidata e me perguntam diretamente em quem vou votar respondo Dilma. Se me mostram uma lista com os nomes dos candidatos aponto novamente Dilma. Não entendo como no Datafolha na espontânea aparece Dilma 21 x Serra 16 e na estimulada Dilma 36 x Serra 37. As pessoas mudam de opinião ao ver a lista completa ou são induzidas de alguma forma pelos pesquisadores?

    1. Há muito tempo? É mesmo, figura?
      Não é o que parece!
      Ah! então o Datafolha é tendencioso?
      O que se discute é o método: vou simplificar para você, que parece que não leu o texto:
      Datafolha: Não trabalha para partidos, entrevistou 11 mil, utiliza métodos válidos e divulgados e registrou legalmente a pesquisa;
      Vox Ptopuli: Entrevista às pressas parcas 3 mil pessoas, vem com uma pesquisa (melhor: “números”) da noite para o dia e atravessa a pesquisa do Datafolha para que pessoas como você, pensem:
      Ah! Essa é a pesquisa boa, a nosso favor. A outra, que apresenta outro resultado, deve estar a serviço do adversário, porque você sabe, o pt é um castelo de verdades, onde a moral e a ética reinam…
      O curioso é que os petistas proclamaram há pouco a redenção do Datafolha, quando esta divulgou a subida “vertiginosa” da Dilma, que ao contrário do que você falou, não faz tanto tempo assim – foi depois do programa partidário do pt, que se transformou em palanque eleitoreiro, quando lula fez o papel de chacrinha ao apresentar uma Elke Maravilha que ninguém conhecia (e por eleitoreiro, recebeu uma pesadíssima punição do TSE, tsc,tsc)…..
      Mesmo com o presidente tripudiando das leis eleitorais e fazendo, junto com a máquina do Estado aparelhada pelos petistas, campanha ilegal há mais de um ano, mesmo com o presidente e o Franklinstein derramando nos últimos dois anos (!)1 bilhão e 300 milhões de reais em propaganda do Brasil maravilha escandinava e na construção do mito, a candidata não dispara. Porque se ela tivesse subido toda vez que se falou “Dilma Sobe” , já teria ultrapassado os 100% de intenções de voto.
      Mas o petismo é isso aí: a subversão dos valores, a inversão total da moral, das leis e da lógica a serviço do plano de poder. Para petistas, contra argumentos regiamente remunerados na imprensa, não há fatos (fatos concretos, como diria lula).
      A realidade, como se vê, é um conceito muito subjetivo.

    2. A tá. Sr. Pedro Borges, então a Dilma e Avatar, Elke Maravilha sendo apresentada por Chacrinha?
      Por que o Serra fugiu da sabatina na SBPC?
      Por que voltou atrás na afirmação de que teria criado os genéricos e o programa de AIDS? por que ele mentia antes ou esta mentindo agora?

      Vamos falar de coisas concretas, de pais que quebrou 3 vezes com o PSDB, cujo chanceler tirou sapado para tio SAM e que hoje e respeitado no mundo com o governo do PT e tem uma economia sólida.

      Acho que vc não gosta de ver os pobres e miseráveis podendo comprar comida e pior ainda, abarrotar aeroportos.

      Nem precisa responder. Nos falaremos em 3.10.

    3. Elke admirável? Pobre Ênio, carente de referências…
      Mas é isso que me causa espécie:
      A Elke por ser tão conhecida e admirável, não deveria prescindir do Abelardo Barbosa de Garanhuns?

      Clarivaldo?!?
      O fujão agora é o Serra?!?!?!?
      Nós sabemos qual dos dois candidatos é dada à mentiras….nós sabemos, não é Valdinho?
      É como sempre digo:
      Para petistas, contra argumentos não há fatos (fatos concretos, como diria lula).
      E a realidade, como se vê, é um conceito muito subjetivo.

      O caso do sapato foi após 9/11/2001. Tirando os representantes do Conselho de Segurança da ONU, todos tiravam. Coisa normal.
      O Celso Amorim acaba de ser barrado – nem tirou os sapatos! – foi barrado por Israel na faixa de gaza, onde iria se reunir com mais uns companheiros terroristas do Hamas, produzir um factóide sem a menor importância e proclamar a “vitória” da política externa brasileira, do estadista global (kkk) lula e tirar o foco do caso farc-pt.
      Israel já percebeu, assim como os países desenvolvidos do mundo, qual é o norte da política externa do lula. Bazófia. Vergonha. Fiasco. Alinhamento com o que há de pior na Terra.
      Isso é que é uma vergonha. Isso é que é humilhação. Lá fora a máscara já caiu. Só falta aqui nesse terreiro.

      Pobres comprando comida. Ótimo! Quem pode ser contra isso, não é? Mesmo que seja em troca de votos, não é mesmo. E isso foi o lula que falou!
      Gosto de saber que os pobres abarrotam os aeroportos e também abarrotam sua cadernetinha de dívidas, Crédito fácil dado pelo lula pra que consumissem, agora a “nova classe média” está endividada e insolvente. Parabéns! Os bancos amigos que concedem crédito consignado agradecem. E como.

  231. Interessante a baixaria nestas campanha, vi um ”índio” dizendo que o PT é macumunado com as Farcs, ví um candidato dizendo que Lula se alia com o governo iraniano e que não tem as mínimas condições de governar o país. Só que se Lula estivesse disputando a presidência, seu oponente que o difama aleatóriamente, não teria chances de vitória, e ele sabe disso. Portanto acho melhor elevar o nível, mostando ao povo o que se pode fazer pelo país, se é que tem projétos.

  232. Não é de hoje que as pesquisas eleitorais e suas metodologias não são iguais. O que se vê agora, é a tentativa desesperada de institutos claramente partidarizados de provocar confusão no eleitor. Empates técnicos fabricados com certeza não ifluenciarão o eleitor porque há diversos institutos de pesquisa e resultados para se comparar. Foi-se o tempo em que os ibopes e datafolhas eram os gurus das eleições. Até nisso o país está mais democrático. São resultados de pesquisas encomendadas para agradar os contratantes. É aquela história: O cliente sempre tem razão…

  233. Ao RK. Ví hoje no ùltimo Segundo, que um candidato palmeirense, janta com um símbolo Corinthiano. O que é a política…Voce poderia, melhor que eu editar no blog, para o comentário geral. É apenas um ”palpite”, desculpe este intruso. Boa tarde e que Deus o abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *