Com 4 anos de atraso, Teixeira chama Muricy

Com 4 anos de atraso, Teixeira chama Muricy

Caros leitores,

foi o tempo de eu sair para pagar algumas contas, e já mudou tudo de novo. O Fluminense não liberou Muricy Ramalho, que tem contrato com o clube até o final do ano e ele decidiu ficar no clube. A escolha do novo técnico da seleção brasileira volta à estaca zero. Justamente agora que o Ricardo Teixeira acertou uma, e o povo aprovou, deu zebra.

Da minha parte, não tenho palpite: o que vocês acham que vai contecer agora?

Abraços,

Ricardo Kotscho

***

Em 2005, Muricy Ramalho, então técnico do Internacional, já havia sido eleito o melhor técnico do Brasileirão. Mas, depois do vexame do Brasil de Parreira  na Copa da Alemanha, no ano seguinte, Ricardo Teixeira, o eterno presidente da CBF, surpreendeu todo mundo ao inventar Dunga como técnico da seleção brasileira. O currículo dele como treinador ainda era uma folha de papel em branco.   

Muricy repetiria a dose nos três anos seguintes, sendo novamente eleito o melhor treinador do país, quando conquistou o tricampeonato brasileiro pelo São Paulo. Com quatro anos de atraso, após a eliminação do Brasil nas quartas de final da Copa da África do Sul, agora o mesmo Teixeira chama Muricy para assumir o comando da seleção.

Qual o critério? Na maior cara de pau, depois de tomar um café da manhã com Muricy no Itanhangá, um clube de golfe, como convém a um neo-aristocrata, Teixeira justificou a indicação de Muricy pelo “currículo do técnico”. Será que só agora o manda-chuva da CBF descobriu que este é um técnico vencedor, com perfil talhado para renovar não só o elenco, mas os usos e costumes da nossa seleção?

Se não receber carta branca para trabalhar e montar a comissão técnica à sua maneira, temo pelo futuro do meu amigo. Desconfio que Teixeira pode ter gostado dos muitos títulos estaduais e nacionais já conquistados por Muricy, mas não recebeu informações suficientes sobre a personalidade do técnico para saber com quem está lidando.

Muricy é jogo duro. Com este treinador, tudo tem que ser do jeito que ele quer, do corte do gramado de treinamentos à alimentação dos jogadores. Nunca aceitou palpites de dirigentes, quer distância das diretorias, não entra em cambalachos, não faz média com jornalistas _ é, literalmente, um bicho do mato.

Não por acaso o lugar onde mais gosta de ficar quando não está trabalhando _ e ele gosta de trabalhar muito _ é no seu sítio perto de São Paulo, com a família e uns poucos amigos antigos, longe  de qualquer holofote ou bochicho.

Conheço Muricy deste o tempo em que ele surgiu como a grande revelação do meio de campo do São Paulo, nos anos 70. Só não foi para a seleção na Copa de 78 na Argentina por causa de um problema no joelho que o fez encerrar precocemente sua carreira de jogador.

Depois, como técnico, seria campeão por times de vários Estados, de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, conquistou títulos no México e até na China, sem nunca aprender a levar desaforos para casa.

Durante uma longa entrevista que concedeu para a revista Brasileiros, no começo do ano passado, no CT do São Paulo, na Barra Funda, Muricy Ramalho fez uma viagem pela sua vida desde os tempos em que, ainda menino, foi jogar no dente-de-leite do seu time do coração, até a conquista do tri brasileiro pelo mesmo São Paulo. Várias vezes ele se referiu a seu grande mestre, Telê Santana, de quem foi assistente e depois substituto no Morumbi.

Para ler a entrevista completa: http://www.revistabrasileiros.com.br/edicoes/19/textos/499/

Muricy tem verdadeira idolatria por Telê, que perdeu duas Copas no comando da seleção, em 1982 e 1986, mas até hoje é venerado como um dos melhores treinadores da história do futebol-arte, o oposto deste futebol retrancado e burocrático, chato e previsível, triste mesmo, que o Brasil vem jogando faz tempo.

Boa sorte, caro Muricy. Se você se inspirar no velho Telê, que também não era de abanar o rabo para os poderosos e humilhar os subalternos, quem sabe o Brasil volte a jogar como o Brasil de antigamente, que a torcida quer ver de novo em campo, encantando as platéias do mundo e levantando canecos, se possível.

Tua chance é agora, tem que aproveitar. No próximo dia 10, teremos o primeiro amistoso da seleção pós-Copa, contra os Estados Unidos, em Nova Jersey. A CBF já decidiu que só deverão ser convocados jogadores em atividade no Brasil. Pois, então: foi exatamente isso que sugeri aqui no Balaio logo após a derrota contra a Holanda para dar início à prometida renovação da seleção brasileira.  

Desta vez, Ricardo Teixeira acertou na escolha do técnico. É só deixar ele trabalhar. Antes tarde do que nunca.

Em tempo: se bem que, como são-paulino, eu teria achado melhor o Ricardo Teixeira chamar o Ricardo Gomes para a seleção. Era um dos cotados… E, agora, para completar, já estão falando em contratar o Dunga para o lugar do Gomes… Não seria melhor ter ficado com o Muricy? Se ainda estivesse no São Paulo, talvez a CBF nem se lembrasse dele…

28 thoughts on “Com 4 anos de atraso, Teixeira chama Muricy

  1. Sei não, mas, a “conditio sine qua non” para ser técnico da seleção é cultivar o mau humor e fazer cara feia para a mídia. Haja vista os casos de Zagalo (vocês vão ter de me engolir) e Dunga.

  2. Continuo defendendo que alguém com o devido poder ou interesse, tome a iniciativa de se estabelecer no estatuto da CBF, que toda vez que o Braisil não for campeão, que seja destituida toda a direção da mesma, desde o presidente ao faxineiro.
    Além de tornarmos mais democrática esta instituição, vamos ver mais seriedade com o nosso apaixonado torcedor.

  3. Realmente é o melhor que tem no mercado, com experiência, prestigio e competência. Pode perder ou ganhar, mas sabemos que haverá profissionalismo do melhor nivel.
    Se o presidente Lula fizesso o mesmo, em vez de escolher a Sra. Dunga, digo Dilma, certamente todo o País estaria mais feliz, com está hoje com a escolha certa, e quem diria, do Ricardo Teixeira.

  4. Kotscho deixa de ser puxa saco do Muricy só um pouquinho…
    Entre ele e o Mano com certeza ele foi a escolha certa, pois tem mais experiência e titulos, mas trocaram o Dunga pelo Zangado, vamos ver até onde vai, senão é Felipão já em 2012…

  5. Sinceramente, não entendo porque esta bajulação toda com o “De Cujus” Sr. Telê Santana. Sem desmerecer sua integridade moral, seu caráter e trabalho, o que eu sei é que o Telê foi o único Técnico de Futebol do Brasil que conseguiu perder duas copas do mundo seguidas, tendo as mãos uma senhora geração de craques até hoje lembrados. O Sr. Telê, apesar de ser um técnico exigente, foi campeão brasxileiro pelo Galo no longínquo ano de 1971 quando o campeonato brasileiro era incipiente, posteriormente ganhou um ou dois títulos no sul e com o São Paulo ganhou tudo que disputou. Também pudera, nas campanhas vitoriosas do São Paulo foram usados aproximadamente 50 jogadores, todos craques. Aí, até eu que não sou treinador ganharia todos os títulos. Chega de bajulação ao Sr. Telê. Será que é pelas duas copas perdidas só com craques. Respeito, a memória do Sr. Telê Santana merece, bajulação não.

  6. Olha, se o Lula fosse técnico da Seleção, sei não se não levantava o caneco.
    Tá loco, dá tudo certo pro homem.
    E acho que a culpa não foi só do Dunga.
    Metade da culpa foi dos jogadores.
    E o mais culpado do fiasco, foi o Kaká. Sem condições físicas, prá manter seu nome em alta, enganou toda a torcida.
    E vamos acreditar no Muricy que a Seleção é Sagrada.
    E a Dilma já “carcou” 7 pontos de vantagerm no Serra.
    Com essa, tem gente da oposição que já começa a repensar o discurso, falatórios ou besteiras; assim meio que arrependido.
    Balaieiros, bom final de semana.

  7. Caro Kotscho, Telê Santana é amado por atleticano (entre os quais eu me incluo), porque a ele devem seu único e distante título, e por razões obvias, por são-paulinos (entre os quais o sr se inclui: Telê será sempre eterno! Mas embora o Murici seja discípulo e admirador declarado e tenha ganho muitos títulos, não arma seus times à maneira do velho mestre. Creio que o Murici pode obter títulos, mas futebol alegre, bonito e prá frente, pode esquecer!!!

  8. Até que enfim um tecnico de valor, profissional, competente e vencedor.
    Agora podemos tirar o “pé atras” e torcer com vontade.
    Apoio total!

  9. Boa tarde Ricardo,

    Também fico feliz pela escolha do Muricy. Espero que ele aceite (não sei se já aceitou), bem como que o Fluminense o libere. Agora convocar para a seleção brasileira de futebol, mesmo que seja para um amistoso, somente jogadores atuam no Brasil, é temerário. Os extremos são sempre perigosos. Tem muito jogador de excelente qualidade que participou do último mundial. Há que se mesclar a experiência com a juventude, ou melhor, a novidade. Espero que o Muricy consiga convocar, sempre, os melhores jogadores do momento, jogue no Brasil ou no exterior.

    Abraços.

    1. O jogo é nos usa. Para a nike e ambev senhoras da seleçao os USA são um mercado.
      mercado bom de grana e meia boca de futebol. Pra isso
      seleçao local mesmo serve mesmo porque os ‘ sul-africanos’ estao cansados… jogariam menos ainda.

  10. O inexperiente, zangado e mal educado Dunga, com sua seleção meia boca, ganhou uma série de títulos internacionais muito mais importantes dos que o do experiente, retranqueiro, zangado e mal educado Muricy, que os faturou ao longo dos anos, com muito mais calma e menos pressão do que o Dunga sofreu. Queria ver o Dungão com mais experiência. Seria o melhor técnico do mundo! Quanto a serem zangados, com jornalista chato e metido a besta, tem que ser asssim mesmo! Querem transformar o Dunga num idiota, mas só torcedor burro pra cair nesse lobby contra o Dunga!

  11. Já está nos noticiários do ùltimo Segundo, O Fluminense não libera o Muricy para ser técnico da seleção, em contra-partida, o São Paulo com essa diretoria teimosa e burra, resolveu manter o técnico Ricardo Gomes, que contratou antes mesmo de demitir o Muricy.

  12. Pois é. O Murici (tambem conhecido como o zangado) não aceitou. Ao que me parece ‘pipocou’. A questão é: não aguentou a turma que o secava no São Paulo, a turma do amendoim o derrubou no Palmeiras, e, agora ele tem a UNIMED – que fatura muito, por traz, e não quer deixar esta teta… não há mais qualquer interesse em treinar a seleção brasileira. Que bom patriota!!!

  13. Boa noite cidadão K. Primeiro desculpe pela piada de mal gosto sobre cachorro. Lamento. Vendo a foto dele e da sua neta, (a minha nasce no final de agosto), imagino a dor pela perda. Cachorro é amigo fiel. Tem um filme em DVD, “Sempre ao teu lado”, que indico pra todos aqueles que amam os animais e admiram a sua lealdade. É baseado num fato verídico.
    Por enquanto é isto ai, volto depois

  14. Esta sobrando dinheiro na CBF para bancar a multa de rescisão de contrato.
    Esse dinheiro bem poderia ser usado para financiar o esporte amador.
    Atletas em inicio de carreira com futuro promissor.
    Gasta-se uma fortuna para contratar um técnico dengoso, ranzinza,
    depois não ganha a copa e vem a frustração e o desperdício de dinheiro.
    Pra quem contratou o Dunga bem que poderia contratar o Romário,
    ou, então, o Leão que sai na porrada.
    Teríamos a repetição de UM DIA DE FURIA.

  15. Ninguém quer saber de ficar no lugar do Dunga. Até parece uma heranca maldita como o Lula herdou do FHC. Em time que está perdendo ninguém quer se responsabilizar, só o Lula teve coragem de pegar o outro Brasil e livrá-lo da heranca que o FHC deixou.
    Agora a escala vai baixando e acho que ninguém vai querer aceitar, o Mano do Corithians já está descartando e Felipão também está compromissado com o Palmeiras e o técnico do São Paulo também vai dizer que está compromissado no fim sobrará pro Leão ou prá quem estiver desempregado.

  16. MURICI MERECE RESPEITO, POIS MOSTROU O QUANTO TEM PALAVRA AO DIZER NÃO A CBF.

    ESPERO QUE O MANO DIGA O MESMO, POIS FICOU EM SEGUNDO PLANO E SE ACEITAR SERÁ MOTIVO DE CHACOTA.

  17. Ao desistir de ser Técnico da Seleção Brasileira, o Muricy Ramalho acertou mais uma na sua carreira. Agora que o time que ele comanda assumui a liderança do Campeonato Brasileiro, e ele sabe fazer muito bem isto, querem levá-lo para a Seleção… Querem saber, o Brasil fracassou porque o Dunga brincou de fazer escalação. Muitos jogadores bons ficaram de fora enquanto muitos estavam no lugar errado.

  18. Estimado Ricardo (Não o Teixeira) bom dia!

    Bem: A seleção?

    Hum!!!!!!! Seleção pra quê?

    Ah! Pra jogar contra o catado de Nova Jersey?

    Catado de quem?

    Bem o Teixeira?

    Putz esta bosta ainda não se mandou?

    Pô Ricardo fala pro homi dá um pé na bunda deste safado!

    Bem o Muricy ?

    Ah! O Muricy: Cê lembra quando ele jogava?

    Pois é era o gerente do banco do Glorioso São Paulo. Quando o time precisava de velocidade o mestre chamava o moleque e lá ia ele com aquele mini calçãozinho e pimba: O Garoto cabeludinho corria feito um louco, e realmente imprimia um ritmo de jogo mais rápido ao timer e só!

    Bem como técnico: Pra mim também ruinzinho, to até estranhando o que acontece no Flu, depois de ele afundar de vez o Palmeiras que, aliás, vinha muito bem ( Só ganhava de goleada!) com o Jorginho, portanto ele pegou o mesmo time com os mesmos jogadores e enterrou o time!

    Mas para o Ricardão pilantra Teixeira era o cara certo. Parabéns ao Fluminense que fechou a porta na cara do safado, e tomara que o Corinthians faça o mesmo.

    Então fica aqui o meu protesto: “Abaixo toda a direção da CBF.” Vamos reconstruir o futebol brasileiro sem essa malandragem e distante da dinastia Havelange!

    Adeus picaretas!

    Abraços fraternos

    Manoel ferreira

  19. Bem párece que o mano aceitou e o Timão abriu as portas pra ele ir!

    Boa sorte ao mano, ele vai precisar por que camarada que tem caráter não se adapta bem naquela joça não, tem que ser do estilo felipão: “Quem manda aqui sou eu, quer quer? Não quer? Tchau!”

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

  20. Kotscho , Boa Tarde !!!

    Ahhh , te peguei!!
    Olha , vou cobrar o ECAD pela idéia do Ricardo Gomes da Seleção !! Prepare o cheque !!
    Tinha sugerido a campanha lá atrás , se você tivesse lançado a campanha antes , acho que o Doutor ( pois é , chamam ele assim…) Ricardo Teixeira teria comprado a idéia !!!
    Bom , agora sério >
    Acho que está na hora de o pessoal lá no clube começar a tratar um pouco da saúde do Presidente ……
    A ver :
    – Ricardo Gomes
    – R$ 600 Milhões para fazer 4 jogos da copa
    – CONTRATAR O DUNGA E JORGINHO !!!!!
    Sei não Kotscho …..
    Dá um desânimo !!

    Grande Abraço Tricolor do
    Hélio

    PS > O post do Gordo > Dá vontade de dizer TANTA COISA ….
    Você mexe com a gente
    Obrigado

  21. alo
    bem sernhor ricardo, concordo que o muricy aprendeu muito com tele, sim muito mesmo, mesmo na arte de pagar as contas, pois muricy tem a fama de pão duro,
    quando com amigos em um restaurante sempre na hora de tirar algo do bolso ia ao banheiro.
    bem o tele, o tele, nem dinheiro levava.
    quem e meu amigo e eu sempre digo a ele , meu paizão, o senhor carlos caboclo, diretor internacional do são paulo,
    e ele era o maior amigo e confidente do tele.
    o seu carlos tem muitas historias do tele para contar,
    e essas estorias não podem ser perdidas.
    imagine os bons momentos que passo, quando o seu carlos em minha casa a tomar uma geladinha se poe a falar.
    eu falo a ele, seu carlos, tem de ser escrito um livro sobre o
    senhor , pois tem muito e muito para se dizer.
    ele simpresmente fala, por enquanto não luiz…….
    ciao

  22. A direção do SPFC demorou demais para fazer a dispens do tecnico Ricardo Gomes,e talves por essa demora na decisão,o SP deixou de faturar alguns titulos. Sempre eu falei que Ricardo Gomes era um pessimo treinador,sem nenhuma prespectiva para dirigir um clube como é SP. Não deu outra, se ele continuasse o SP seria um forte candidato a segundona,ainda bem que se foi,tarde demais.
    Abraços Ricardo

    Araçatuba- SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *