Temos que tirar o chapéu para Dunga

Temos que tirar o chapéu para Dunga

Apanhou como cachorro magro e reagiu como um pitbull, mas Dunga teve a grandeza de pedir desculpas pelo ataque de fúria que teve após o jogo de domingo. São muito raros os casos de homens que ocupam função pública, qualquer que seja, com capacidade de reconhecer o erro.

“Quero pedir desculpa ao torcedor brasileiro pela minha atitude, a forma como me comportei. O torcedor não tem nada a ver com problemas pessoais meus”, reconheceu o técnico, na antevéspera do jogo.

Por coincidência, escrevi que a torcida não tem nada a ver com esta pendenga entre o técnico e a TV Globo no final do meu texto de terça-feira (ver abaixo), em que comentei como, de uma hora para outra, Dunga tinha virado uma nova Geni da imprensa, dando uma trégua aos políticos nestes tempos de campanha eleitoral e Copa do Mundo:

“Estão atirando pedras para o lado errado e vão acabar acertando na nossa torcida que não tem nada a ver com isso”.

Em lugar de elogiar o gesto de grandeza de Dunga, os coleguinhas que estão na África do Sul o criticaram novamente o técnico por pedir desculpas só à torcida e não à imprensa. E por que ele haveria de pedir desculpas à imprensa num episódio em que os dois lados erraram? Por acaso os jornalistas foram pedir desculpas a Dunga?

O sol bate forte desde cedo, as vuvuzelas e as buzinas já estão ensandecidas, mas ainda faltam duas horas para começar o jogo do Brasil contra Portugal. Escrevo antes da partida para não parecer que estou surfando na onda dos resultados, como é de hábito nos comentários sobre futebol.

Tanto faz o resultado do jogo de hoje, se no final o Brasil vai ou não trazer o caneco mais uma vez, se Dunga voltará como herói ou vilão. Até aqui, ele fez o papel dele de montar um time vencedor, conquistar títulos, classificar o Brasil para a Copa da África do Sul e, antecipadamente, para as oitavas de final.

Assim como ninguém é obrigado a gostar da Globo e do Galvão Bueno, como escrevi na quarta, também ninguém é obrigado a gostar do Dunga, mas não podemos deixar de reconhecer os acertos do seu trabalho até aqui, mesmo com toda torcida contra ele de quase toda a imprensa esportiva, desde o seu primeiro dia na seleção.

Pouco importam seus modos toscos, muitas vezes rudes, sua cara amarrada, a falta de um sorriso ou um agrado de vez em quando, suas roupas esquisitas. Dunga não está nesta função para agradar a ninguém _ a não ser à torcida brasileira, que é a quem ele deve satisfações e foi a quem ele pediu desculpas. Temos que tirar o chapéu para Dunga.

70 thoughts on “Temos que tirar o chapéu para Dunga

  1. Agora só falta a emissora pedir desculpas por tentar forçar a exclisividade nas entrevistas.
    Mas, não é o caso dessa emissora e dos seus empregados que são uns eternos “BOZÓS”.

  2. Eu que nunca fui apreciador do estilo Dunga tiro o chapéu para ele. Dunga só tem que ganhar a copa. Tudo o mais não interessa. Infelizmente a imprensa não vai aprender nada do espisódio. Azar o deles. A cada tempo passado cai o seu crédito que já é pequeno faz tempo.

  3. JA PERDEMOS COPA DO MUNDO POR FALTA DE SERIEDADE E EMPENHO ONDE OS JOGADORES NO TREINO FICAVAM ROLANDO NA GRAMA E EM CIMA DE COLCHONETES PARECENDO QUE ESTAVAM DE FERIAS. A COISA E MUITO SERIA POIS ESTÃO REPRESENTANDO UM PAÍS E NAO ESTAO LA PARA FAZER TOUR. TEM QUE TER CONCENTRAÇAO, SERIEDADE E COBRANÇA POIS ELES DEVEM SABER DISSO ANTES DE ACEITAREM ESSA GRANDIOSA MISSÃO E O DUNGA SABE IMPOR ISSO. QUANTO A MIDIA ELES MALHARAM MUITO O DUNGA E AGORA TEM DE AQUENTAR O ROJÃO…SUCESSO A NOSSA SELEÇAO E AO DUNGA.

  4. O Serra, agora, resolveu atacar de Patricia Amorim, presidenta do flamengo, para vice.
    Não seria melhor convidar o Dunga para vice,
    ou quem sabe, o Romario?
    O Romario quer ser deputado, ja ataca de vice.
    A tucanada entrou panico, vai voar penas para todo lado.

    1. penas vai sobrar para o seu comentário,o comenmtário e sobre a copa e dunga, e voce vem aproveitar para fazer comentário politico no teu caso só torce e o melhor que faz….

  5. Bom dia
    Estou muito contente com o resultado da ultima pesquisa Ibope em que a candidata Dilma aparece em primeiro lugar com 40% na preferencia dos eleitores, mostrando que o eleitor brasileiro está cada vez mais conciente escolhendo melhor seu candidato, porem respeito os eleitores que votam no Serra afinal vivemos num país que tem democracia, na minha opinião a Dilma é a melhor escolha para dar continuidade ao bom governo que o Lula vem realizando.

    VIVA DILMA, VIVA LULA, VIVA A DEMOCRACIA

    Reinaldo

  6. Alguns jornalistas enchem o saco de treinador de seleção faz tempo, quando o Zagalo disse VÃO TER QUE ME ENGULIR foi a mesma atitude, só um Dunga mais manso.

  7. Os reporter fala mau do Dunga, por que acabou a bagunça na seleção!
    Graças à Deus, neste ano não ví jogadores empunhando instrumentos de pagode, tipo pandeiro ou tantan como se estivessem indo à um pagode, e não à uma disputa do esporte mais importante no mundo!
    Dessa vez ví pessoas compenetradas só no esporte!
    Só espero que em 2014 ele continue não seleção, botando ordem na casa, e colocando a Rede Globo no seu devido lugar!

  8. Parabéns, Ricardo Kotscho, realmente o Dunga foi imbuído de uma das virtudes em Falta neste País, a “Humildade” .
    Alguns profissionais da Imprensa se Julgam Onipotentes, e creem que todo cidadão lhe é subserviente.
    Como torcedor da Seleção de meu País, não só aceito as desculpas do Técnico Dunga, como conclamo outros Torcedores Brasileiros à também aceitarem-nas.
    Não importa se vamos ganhar ou não a Taça, o que queremos é que joguem com muito ” Patriotismo” isto dá resultado positivo.

  9. Querem contestar um técnico que ganhou TUDO.
    Sim; verdade; perdeu as Olimpíadas, porém com Ronaldinho Gaúcho, Diego…enfim os jogadores que a imprensa pedia.
    Torço para que ganhe a Copa e a ERA DUNGA que foi denominada pela imprensa como sinônimo de fracasso acabe por se tornar a era MAIS VITORIOSA DA SELEÇÃO:

    * Campeonato Sul-Americano Sub-20: 1983
    * Copa do Mundo Sub-20: 1983
    * Torneio Pré-Olímpico: 1984
    * Copa América: 1989, 1997, 2007
    * Copa do Mundo FIFA: 1994
    * Copa das Confederações: 1997, 2009

  10. Se o Dunga pedir desculpas à Globo, perderá todo o apoio que conquistou nesse episódio, até de pessoas que não simpatizavam com ele. No máximo, pedir desculpas aos jornalistas, mas à emissora? NÃO.

  11. Caro Ricardo, você tocou no ponto: quando é que a imprensa, em sua maioria, pede desculpas?

    É normal, para eles, achicalharem, errarem, deturparem e depois de ser verificado que cometeram injustiça, apresentam duas linhas como um ERRAMOS.

    Sobre o Dunga, continuo criticando-o por sua postura defensivista, por sua paixão por volantes truculentos, mas não misturo as coisas.

    Ela deve ser até uma boa pessoa.

  12. A Globo deve desculpas, mas é ao eleitor brasileiro, pelos Collor, FHC, Alckmin, Serra, Kassab, Arruda, etc.. que sempre contaram com seu apoio para dar continuidade a governos que tiram dos pobres para dar aos ricos.

    Lembram da Regina Duarte no programa gratuito do PSDB ?

    Dilma neles em outubro.

  13. Kotscho,

    Bem vindo à torcida brasileira!

    Eu nunca vi ninguém contabilizando o fiasco da Seleção do Telê como um feito, apesar do timaço. Elogia-se o grupo e tal, mas não passa disso. Em compensação, os times de Parreira em 94, e de Felipão em 2002, merecem um muxôxo quanto à beleza das exibições, mas todos nos orgulhamos das conquistas. Do ponto de vista do torcedor o que interessa é que o Brasil é penta e o objetivo próximo é ser hexa, não importa os que achem que é impossível ganhar sempre.

    Enquanto a Globo demonstra não ter qualquer compromisso com a Seleção, e por extensão, com os torcedores, mostrando que para ela a Copa do Mundo é apenas um grande negócio, do qual Ricardo Teixeira é o sócio mais privilegiado, Dunga já mostrou à exaustão o quanto está comprometido com a eventual conquista do hexa e com o desejo da torcida brasileira, ainda que para isso pague o preço de estar sendo literalmente linchado. O linchamento do técnico é a resposta dos “especialistas” da mídia ao fato de Dunga estar mostrando aos brasileiros que não merece e não mereceu ser acusado de único responsável pela campanha de 1990, de onde foi cunhada a expressão “era dunga”, apenas um bordão à custa da reputação de um brasileiro, no caso Dunga, massacrado irresponsável e criminosamente desde então, como é praxe e rotina nas famílias que controlam os meios de comunicação no país.

    Só que, entre todos os que apedrejaram o técnico nesta semana, não vi ninguém com a habilidade do Maradona para driblar o Dunga e fazer um gol. Pelo contrário, alguém (Ricardo Teixeira) que deveria manter-se fora das quatro linhas, entrou em campo e mandou uma bola nas costas do técnico, que mesmo assim afastou o perigo, ainda que levando vários carrinhos de gente (de Fátima Bernardes, Alex Escobar, Galvão Bueno, Tadeu Schimdt e outros) que deveria estar nas arquibancadas, ou vendo os jogos pela TV. Apesar da jogada perigosa e irregular, Dunga está saindo com a bola dominada sob os aplausos da torcida brasileira – nas ruas, no twiter, no orkut – não por ter salvo o Brasil, mas por ter feito o que a torcida brasileira espera dêle: lutar para trazer o Caneco.

  14. Vamos falar sobre a Copa, o importante e ganhar não importa o placar está e a lei, estão parabensssssssssss a Dunga e a todos nossos jogadores vamos lá Brasil, aos que fazem criticar meus pesames…..

  15. Zero à zero. Nenhum golo, como dizem os portugueses. Bom para ambos times. Ouvindo a rádio Renascença-PT e assistindo o jogo na TV, notei como ficaram felizes os comentaristas portugueses com o resultado. Achei muito bonito a troca de “camisolas” entre os jogadores. No esporte, na maioria das vezes, tem dessas coisas enquanto na nossa imprensa trocam farpas sempre.
    Na realidade a Rede Globo e seu partido anti Lula sempre torceram pelo quanto pior melhor.
    Eu torço pelo sucesso da equipe brasileira, é lógico. Torço ainda mais pelo sucesso do Dunga para esfregar na cara dessa imprensa golpista o que eles merecem. Mas, cá no meu particular, meu palpite é que a Argentina venha ser campeã e o Brasil vice.

  16. Concordo plenamente, o Dunga não tem que pedir deculpas nem a Rede Globo, e muito menos a Imprensa, ele sempre foi um VENCEDOR dentro dos gramados e está mostrando que fora deles, hoje como treinador que também e um VENCEDOR, e como todos os vencedores, estará sempre cercado que invejosos e ambiciosos. Parabens Dunga, seja sempre um DUNGA CAPITÃO, ou um CAPITÃO DUNGA.

  17. Caro RK, muita boa tarde!
    Estou tentando e vou conseguir ser aprovado pela moderacao porque não vou atacar ninguém!
    Acho que o Dunga está certo e torço pelo meu Brasil querido, não pelos oportunistas de plantão!
    Aproveito também para felicitar a escolha do Senador Alvaro Dias, como vice da chapa tucana( um paranaense aguerrido que dizem ser Gay) mas que eu admiro muito pelas suas qualidades intelectuais!

  18. Este episodio teve pelo menos um mérito: deixou claro para uma parcela bem MAIOR dos torcedores o desmando, ou a sede de mando, o imperialismo ganancioso da Plim-plim.
    E dunga teve o merito de deixar a nú TAMBEM a suruba festiva da CBF, imprensa e luta pelo espaço midiatico.
    É isso, a relaçao incestuosa de CBF, empresarios, marketing de jogadores e a competiçao comercial midiatica
    E porque razão AQUELES que ´proporcionam essa exposiçao aos atores do circo, o fariam GRATIS?
    O que Dunga fez foi impedir que o odor das fezes
    chegasse aos seus jogadores, que sao quem vai ganhar ou perder.

  19. Leio alguns companheiros fazendo críticas ao Serra pelo fato de estar procurando a melhor alternativa para a chapa tucana! fazendo chacotas com a presidente do Flamengo, que é vereadora do PSDB carioca e aliada do Serra, mas fiquem tranquilos que os tucanos não estão baratinados como vcs dizem, sabem o que estão fazendo e não tem nada ganho até agora, ao contrário tudo que sobe desce, aconteceu com o Serra e agora a bola da vez é exatamente a Dilma que está subindo e quem sobe desce!

  20. Romário para vice de Serra! “Jenial” a ideia. Ricardo, não acho que o Dunga deveria pedir desculpas para a imprensa. Já estou cansado do monopólio da Globo com a seleção brasileira.

    Eles gostam muito de intriga e o Galvão é muito palpiteiro. APOSENTA Galvão!

  21. Também tiro o chapéu para o Dunga. Ele é um excelente profissional, batalhador. Tem os problemas dele, da família (doença do Pai) e mesmo quando todos não acreditam, ele não esmorece e com certeza tem muita “moral” para enfrentar a Globo.
    Esta Globo que durante a transmissão do jogo de hoje o Sr. Galvão Bueno ficou induzindo a torcida para ficar contra o Dunga. É só observar os comentários do 2º tempo. (Que sujeira e falta de profissionalismo!!!)
    Espero que a Seleção corresponda as expectativas e sejamos campeões nesta Copa. O Dunga com a equipe e os que acreditam nele merecem esta grande vitória.
    Que Deus os proteja e abençoe!!!
    Obrigada

  22. Estimado Ricardo boa tarde!

    Putz! E ainda não acabou esta meleca!
    Mas hoje, antes de qualquer pitaco gostaria primeiramente de lembrar que o Dunga nunca me ofendeu não me deve nada eu nada espero dele a não ser que escale o time e fique na torcida como outro brasileiro qualquer. E eu acredito ser ele um cara que merece respeito por parte desta maldita imprensa mela cueca!
    Dunga é um cara honrado, trabalhador, não faz média com vagabundo nenhum e reafirmou o seu carinho respeito e admiração por seus pais e pelo sofrimento e amarguras por que passa sua mãe pela enfermidade enfrentada por seu pai à anos!
    Portanto que fique registrado aqui que eu: “Dou total apoio ao Dunga, acho uma falta de respeito e profissionalismo falar ao telefone e dar risadas na hora da entrevista coletiva.
    Achei muito pior a atitude do repórter do fantástico, Tadeu Schmidt, cujo o qual perdeu o meu respeito e que tentou mais uma vez ser agressivo com o nosso técnico, ele sim, foi mal educado e tentou reverter a situação a seu favor. A partir de agora para mim este garoto voltará a ser apenas o irmão do Mão Santa e nada mais!
    Acho que a imprensa de um modo geral deveria ter mais respeito com o nosso representante, e parar de falar coisas fúteis, como a roupa que ele veste, ou se sorrir ou não.
    A grande maioria de repórteres que conheço é um bando de vaselinas que só querem vida boa e estar no foco, nem parece que são profissionais, aliás, n nem formação a grande maioria possui!
    O Dunga, que fique tranquilo, porque ele não tem porque pedir desculpas a nenhum torcedor, por que não ofendeu nenhum torcedor, quanto a Imprensa (Globo), tá mordida, porque quer privilégios, e exclusividades, até na hora que os jogadores vão se alimentar e até na hora do dormir, vamos parar de hipocrisia e cretinice, deixem o Dunga trabalhar com tranqüilidade, e se ganhar esta bosta desta copa ganhou e se perder perdeu e fim de papo e cada um que procure uma ocupação e assuntos mais sérios para resolver.
    Use esse dinheiro gasto em cachaça e botequins para visitar asilos e creches, levar uma palavra de conforto na ala infantil do hospital do Câncer, adotem uma criança e tornem sua vida útil!

  23. Acredito que o Dunga está certo. Ele está la para dirigir a seleção brasileira com seriedade. Não pode ficar fazendo coisas para agradar a inprensa ou alguns torcedores. Tem que manter a ordem na casa, e ele está fazendo muito bem mas. Acredito que se Neimar, Robinho, Paulo Henrique e Antré tivessem no ataque do Brasil contra Portugal o Brasil teria enfiado uns quatro gols na seleção Portuguesa.

  24. Olá, Ricardo!
    Parabéns pelo texto. O “humano” Dunga sabe direitinho a dimensão de seus atos e responsabilidades. Pedir desculpas não o diminui, ao contrário o enaltece. Mantém os desafetos atrás do “biombo”, e carrega a imensa torcida com ele. Confesso que gostei da cara de máu e a banana que mandou para a imprensa! ele não fez o gesto, mas, sentimos o que estava implícito… Com o Dunga podemos mostrar ao mundo um dos nossos tantos talentos, que é o bom futebol, pelo menos tem se esforçado em montar uma seleção vencedora até o momento. Se trouxer a taça, ótimo; caso não a traga, paciência. Já terá feito um excelente trabalho, sem ser capacho.
    Gaúcho bom não dobra a espinha…
    Isto é que é exercer democracia…
    Dá-lhe Dunga!
    abç
    Sulista

  25. Até que enfim um cometário correto, coerente, espero que outros jornalistas se espelhem no comentário doRicardo. Afinal, o técnico da seleção só deve mesmo agradar a torcida.

  26. Ricardo,

    Toda pessoa que é franca, objetiva, rude possui um senso grande de, digamos, justiça pelo que sofre e pelo que comete.
    Nada mias característico ao Dunga ele ter este ato louvavel de vir a publico e pedir desculpas a torcida que na realidade intrinseca são os verdadeiros patrões não só de dunga mas de toda a seleção.
    Continuo arfimando que a rede globo cumpre o papel dela. Demos a ela a força, a audiência então, agora, aguentemos a cruz de nossos erros do passado.
    Se O Galvão não fosse uma celebridade será que fariam um mamulengo dele lá em Recife? Ou é mais uma jogada da Globo?
    Sei lá, só sei que o Brasil mais uma vez passou para as oitavas. O resto é balela neste assunto.

  27. Parabéns pra nossa seleção e pro técnico Dunga, estamos classificados em primeiro do grupo. As oitavas de final em diante é uma outra história… somos a melhor seleção, mas acho que não ficaremos campeões, torço pra sermos hexa… seria uma ótima surpresa!!!
    Imprensa adora detonar os outros, mas quando é com ela não suporta, diz que é censura, etc… viva o Dunga!!

  28. O Dunga pode até ficar bravo com a imprensa, mas nunca poderá faltar com o respeito aos profissionáis que como ele estão lá para realizar um trabalho. ENTÃO DUNGA RESPEITO TODO E QUALQUER TRABALHADOR – JORNALISTA, COMENTARISTA, ROUPEIRO, MASSAGISTA, MÉDICOS, E JOGADORES. Quanto a falta de humor acho que ele precisa seguir as recomendações do sr. ministro, seeeexxxxxo DUNGA.

  29. Dunga, parabéns pela atitude de homem. Você foi o cara. Deu um NÃO bonito para a ex- poderosa. Todos nós, quero dizer, a maioria está do seu lado.

  30. Gente, o que tem a ver abriga do dunga com eleição…. Tem alguns que não sabem mesmo separar a coisas… pessoal se querem falar de Dilma e Serra, com certeza não seria neste espaço…. Já sobre a Briga de Dunga com a Imprensa… Acho uma bobagem sem tamanho. Agoar Será que o Dunga quer ser visto como super herói. Que perda de tempo heim! ELE PRECISA SER CAMPEÃO POR ISSO É O TECNICO DO BRASIL, SENÃO DE NADA VAI ADIANTAR BRIGAR COM A IMPRENSA!

  31. É tudo papo furado, todos os jornalista tem telhado de vidro, a verdade é uma só, o dunga só pediu desculpas por que a FIFA ameaçou chamar sua atenção ( se preferir dar um créu nele ), pela grosseria e arrogancia que le é peculiar, ele é um incompetente e não ganhou nada de importante até agora, o que ganhou não fez nada mais que sua obrigação, só chutou cachorro morto!!!

  32. O que todos queremos é que ele faça o Brasil hexa. Que ele trouxe resultados que ninguém acreditava no princípio e provou capacidade em fazer um time competitivo, todos concordamos. Acho que ele errou na convocação e costuma acertar na escalação. Falta a ele – e a TODOS os treinadores que já passaram pela Seleção Brasileira, sem exceção – mais humildade e respeito com todos que torcem para o Brasil: torcida e imprensa (ele que se resolva com um ou outro repórter nos bastidores!).

  33. Kotscho,permita retornar ao post de ontem e peço que publique meu texto resposta ao Sr. Enio Barroso pois só voltei a acessar a a coluna de ontem,hoje, quando então percebi a polêmica que causou meu comentário…Como acredito que o Enio irá acessá-lo hoje permita a publicação ou indique o mesmo,se vc tiver contato com ele,para voltar ao post de ontem…Obrigado!
    Caro Barroso.
    Não sei se serei lido novamente pois este post já era,é passado como tudo aquilo que aconteceu ontem.Virou história.E o momento atual do país execra a história pois estamos na fase DLl (Depois de Lula) e o que construíram antes não importa mais!
    Mas ressalto que não é necessário ser petista ou vermelho,termo usado por vocês,para ser alegre e feliz.
    Não acredito que o linguajar do povão seja pejorativo em relação aqueles que pensam ou falam diferente deles e acredito em educação real e não midiática e creio que deve ser aspiração de todos melhorar em seu linguajar e em suas atitudes.Acredito também em ética, em trabalho,em qualidade de vida.E acredito que todos estão em buscas desse mesmo objetivo,qualidade de vida.Sim, a mesma ladainha,pois é verdade…Educação,segurança,saúde preventiva e curativa…
    entre outros fatores.
    Não aceito a pecha de inimigo do Brasil e não aceito a polícia ideológica escondida em termos como “urubuzada” ou citações como “e o destino das vossas crenças ideológicas é mesmo amargar as dores da inutilidade da vossa “choradeira” nessa impotente tentativa de reação !!!” e como”ABRAÇOS JUSTOS, FRATERNOS E SOLIDÁRIOS ( na tua dor ).
    Isso apenas demonstra o preconceito contra pessoas que também tem uma história para contar,mesmo que seja diferente da sua . Não percebo em suas palavras a alegria que cita no texto e percebo mais uma alegria cínica de quem quer vencer o inimigo imaginário e paranóico do mal para tripudiar em cima! Desejo a você um pouco de reflexão e sensatez e que não julgue os outros como pensa que os outros o julgam e que não confunda humor com felicidade.
    Quanto ao meu lado, sou do bem…mas sempre contrário ao seu rancor e preconceito!

  34. Ricardo.
    Alguém disse:
    TRISTE DO POVO QUE PRECISA DE HERÓIS.
    Mas veja o que é mais triste.
    MUITO – MUITO TRISTE É VER OS HERÓIS DE UM POVO – APANHANDO DE QUEM SE DIZ IMPRENSA ÉTICA IMPARCIAL – QUASE O TEMPO TODO.
    Por isso repito:
    DUNGA foi a gota que falta.
    Andamos cansados e SOMOS MUITOS – de ver como alguns da GRANDE IMPRENSA – maltratam nossos heróis.
    Querendo ou não – hoje LULA, DILMA, PT.. por vários motivos são sim – HERÓIS de uma pátria que não respeitava todos os seus cidadãos. A IMPRENSA – a que hoje maltrata o DUNGA – também não nos via. E corria atrás dos que AMAMOS E RESPEITAMOS – só para pegar coisas que pudessem usar para AGREDIR A ELES E A NÓS.
    O BASTA – SEI – FOI POR TUDO ISSO!
    Estamos cansados de sermos apenas número para IBOPE.
    Queremos respeito para conosco e para com as pessoas e instituições, partidos… que aprendemos a RESPEITAR pelo bom trabalho.
    QUEREMOS SER OUVIDOS E RESPEITADOS.
    Queremos uma IMPRENSA ética, imparcial e democrática.
    Só isso.
    Mas acho que entenderam.
    Alguns.
    Os que ainda acham que podem mais do que O POVO – mais cedo ou mais tarde – PERDENDO AUDIÊNCIA – irão entender que os tempos são outros.
    TEMPO DE SER FELIZ!
    E aquele dia – era o nosso e o dia do DUNGA!
    Mexeu com ele – MEXEU conosco!
    Abraços.

    1. Os que ainda acham que podem mais do que O POVO – mais cedo ou mais tarde – PERDENDO AUDIÊNCIA – irão entender que os tempos são outros.

      Viu como é fácil entender. Perdendo audiência, qualquer emissora deixa de existir, mas, veja só, a decisão é do telespectador ou ouvinte e, não de um colegiado de iluminados e sabichões. Isso é liberdade de escolha e vale inclusive para o butiquim da esquina; se a turma da manguaça não freqüentar, fecha!

      A diferença teórica entre o totalitarismo e a liberdade é sutil e muitas vezes confunde os incautos.

  35. O vice do Serra vai nascer de cesariana.
    De parto normal não sai.
    Esta atravessado com cordão umbilical enrolado
    no pescoço.
    Não sai porque vive uma crise de identidade.
    Não sabe se é homem ou mulher, se é anjo ou vampiro.

  36. SOBRE O JOGO DE HOJE

    Sorte do SISTEMA GLOBO E ALGUNS OUTROS – que o Brasil não perdeu o jogo de hoje.
    Se tivesse perdido – O PSICANALISTA DA GLOBO SABE DISSO – um dos culpados seria o BARULHO feito pela tal mídia que não gosta do DUNGA.
    Ele e a equipe – poderiam terem sido CONTAMINADOS – com tanto RUÍDO por pouco.
    Vero?

  37. Que bom não ler você falando sobre política.Melhor ainda,ver você defendendo quem está sendo linchado pela sua entidade de classe.Eu não sou repórter nem jornalista ,mas apesar de não conhecê-lo pessoalmente ,acho o Escobar o típico cara que gosta de aparecer.Lembra aquele menino,o maior da turma, que gosta de chamar atenção e atrapalhar a professora.Parece que ele está se achando mais importante que o técnico.Principalmente quando tenta impor sua vontade, não respeitando a vontade de quem realmente importa,ou seja ,o NOSSO técnico.O Escobar está representando a Globo,depois deste triste episódio deveria voltar para casa para não deixar o Dunga constrangido.Afinal a Copa passa muito bem sem a sua irreverência e suas piadinhas sem graça.

  38. Caro Kostcho
    Frequentemente acesso seu blog, pois acho o que escreve pertinene e sensato. Creio que nesse episódio do Dunga, tirar o chapéu por que ele se desculpou? E aí ? Continua sendo o cara antipático e de modo fascista. Deve dar atenção a imprensa sim, já que é através dela que ficamos sabemos dos fatos.A seleção Brasileira deve sim dar satisfações a seu povo. Só temos um modo . A imprensa. Sou uma das mais feroz (já que acredito que existam mais)adversária da Globo, pois a acho deseducadora , mas daí ouvir aquele que nos representa através da nossa seleção,se descontrolar diante das câmeras e depois pedir desculpa e você Kotscho em seu blog tirar o chapéu. Isso não é virtude é apenas obrigação.Fico triste já que você é dos pouucos a quem respeito, e vem com essa de tirar o chapéu para aquele que se desculpa? Ora, ora. Como digo sempre, que mundo é esse onde os animais são tratados como gente e as crianças mandam nos pais. Voilá, que saudades do século passado que tirávamos o chapéu por bem mais.

  39. Kotscho , Boa Noite !!!
    Bom quanto ao texto
    PARABÉNS
    Como sempre né …..
    Agora uma coisa

    ESTÁ RESOLVIDA A QUESTÃO LÁ NO TRICOLOR !!!
    Você está INTIMADO A PEGAR O TELEFONE JÁ- E falar com seu amigo Lula lá na reunião do G20 …
    Para que ele se encontre com o Sarkozy e diga que – ele Lula TEM A SOLUÇÃO PARA O FUTEBOL FRANCÊS !!!!
    UM TÉCNICO FRANCÊS DE FINA ESTIRPE que o Lula mandará IMEDIATAMENTE para a Seleção Francesa :
    Messieur RICARDO GOMES !!!!
    Pronto !!!
    Ah queCopa que nada !! Já pensou aí o Tricolino com o Adilson Batista , por exemplo ??
    AO TELEFONE KOTSCHO !!! JÁ !!!
    Grande Abraço Tricolor
    Hélio

    PS > Essa Seleção ( ????) – sem KaKá , Robinho , com esses dois Treineiro se vem aqui , não classifica para a Libertadores !
    SulAmericana e olhe lá …….

  40. Eu tiro o chapéus com toda a reverência pro Dunga sim e endosso o que vários colegas já disseram aqui, que ele não deve desculpas à torcida.
    Dunga eu só peço que continue assim, do jeito que voce é, pois sendo assim voce está sendo autêntico e isto é uma qualidade fenomenal.
    Nós todos estamos torcendo pela seleção e por voce também, no mesmo diapasão.
    Outra coisa, voce não precisa e nem deve se desculpar nem com a Globo e nem com estes jornalistas reacionários do PIG do futebol, seja lá o que voce insinuou a dizer diante dos microfones e câmeras de TV.
    Tem mais uma coisa, eu não acredito que voce sequer insinuou dizer palavras de baixo calão prá eles e acredito sim que eles já lhe falaram pelo menos pelo pensamento, mesmo por que, voce não é de meias palavras e com gente deste tipo, é necessário que voce exerça a sua maneira de ser autêntico.
    Eles merecem este tipo de tratamento não só nesse episódio do futebol mas também no episósio das meias notícias sobre o nosso presidente, nos episódios do esconde esconde das boas notícias do presidente Lula e principalmente em torcer para que tudo que se faz nesse governo dê errado.
    Eles são nossos inimigos que vivem conosco, que querem o nosso fracasso para daí, num golpe de oportunismo, tirar as suas vantagens.
    Há muito estávamos esperando que alguém desse uma resposta prá eles ao nível que merecem e se eles entenderam que voce insinuou ter dito palavras de baixo calão, eles de fato merecem.
    Meus parabéns, eu estou contigo e não tenha medo de ser feliz, seu time será o campeão e eles terão que ouvir de ti que não sabem nada de futebol.

  41. Poucas pessoas sabem que Galvão e Renato Mauricio Prado tramaram a queda do Dunga, para colocar Murici Ramalho.
    Essa trama deve ter uns dois anos.
    Renato M Prado deu em primeira mão no programa do Galvão e com a presença do Murici, que ele ia ser o técnico.
    Dunga gahando a Copa América e das Confederaçoes o plano do Galvão foi para a tonga da mironga.
    Derrubar o Dunga, querer exclusividade, aí Dunga disse lá prós botões, essa é a minha vez. Azar do Alex Escobar.
    Parabens Dunga, esportiva e politicamente são uns canalhas.

  42. Acorda Kotscho! Acorda!

    Dilma recebida pela nata paulistana no palacete do Abílio Diniz!

    Os new boys do DEM querendo dar porrada no PSDB !

    E você falando de Dunga, que não vai acontecer nada …

    ACORDA !

  43. Como tirar o chapéu , com este futebol tosco de resultado, não é disto que gostamos , queremos ver caneta ,chapéu , pedaladas, lançamentos e gol de bicicleta e goleadas nestes gringos perna de pau , já pensou numa seleção só, Pelé , Gerson , Riva , Jair ,C. Alberto , Clodoaldo , ha não da! e nesta? procuro e não encontro um craque sequer , fora temos o Ganço , Neimar , Pato, R. Gaucho , Alex , eu , enfim , o Dunga esqueceu de nóis sô !

  44. Atualmente estou tirando chapéu para Dunga e para o PT de Lula, que mui inteligentemente impõe aos brasileiros agradecidos ao Lula pela qualidade de vida que ele propiciou, com as suas acertadas ações políticas públicas, o Nome da Dilma, que tem a ficha limpa porque houve uma LEI DA ANISTIA, com o Figueiredo, caso contrário seria a ficha mais suja de todas. Os fichas sujas de hoje não fazem nem COSQUINHA na ficha dela!

  45. À época da convocação, escrevi aqui no balaio que eu ia torcer para a Argentina por conta do futebol burocrático proposto por Dunga, porém, parte da imprensa (globo, folha, veja) atingiu um grau de falta de simpatia e de crédito que passei a torcer por Dunga contra a globo.

    Muito bem lembrado, por que os jornalistas não pedem desculpas ao Dunga? Jornalistas e magistrados acham que podem mais do que os mortais. Porém se fecharem os tribunais e não houver jornal, a vida continua, mas se os garis pararem a cidade se torna um caos.

  46. Ricardo, sempre procuro ler sua coluna e, claro dar meu palpite sobre o tema. O tecnico DUNGA é competente e mais de 200 milhoes de pessoas cobram resultados Baita pressão, hein!!! . Nesse clima de copa do mundo tá certo o tecnico em não querer dar entrevista exclusiva; reserva-se um tempo diário ou semanal e convoca a imprensa. Ponto final.
    Viva a democracia, viva a concorrencia.

  47. Concordo com vc, Kotscho, o Dunga combina ótimos resultados no campo e no dia a dia da seleção, não permitido a interferência abjeta da globo. Dá-lhe, Dunga!!!

  48. Tirar o chapéu, Kotscho você está de brinquadeira, os fins não devem justificar os meios. Dunga é mais um caso de apadrinhamento político, que é o cancêr da política brasileira.
    Ele foi nomeado para o cargo de confiança do presidente da cbf, o dono da dita seleção brasileira, sem nenhum currículo como treinador em detrimento de todos técnicos que ralam nos campeonatos disputados no Brasil.

  49. Precisa de curruculum pra ser técnico da seleção?

    Que eu saiba o Dunga é Campeão Mundial em 94 (tetra) pela seleção brasileira, vice campeão em 98 na copa da França e quinto lugar na copa da Itália de 90. Além de vários campeonatos por clubes que passou. Será que ele precisa de mais alguma coisa?

    Confirmado!!!

    O brasileiro não tem memória.

  50. Kotscho penso que vc. passou ao largo ou as migas são para “encaminhar”,espero. O que me parece ocorreu de fato foi um problema específico(pessoal) com o dito jornalista.Todos os chingamentos “balbuciados”por Dunga remetem a isso e que depois ele confirma com desculpas ao torcedor por desabafo de problema pessoal.
    Mas o interessante nesta história é a Globo, e “a Globo”são seus funcionários, tenta reeditar o top-top do Garcia que todos sabíamos era para a Globo e não para a tragédia como tentou fazer parecer a poderosa e que vc.Kotsho.
    “Noves fora”, fico feliz em ver que sua memória voltou depois do texto anterior sobre o mesmo assunto.

  51. Torcendo contra
    (publicado na revista Caros Amigos em junho de 2010)

    Vai começar o espetáculo do ufanismo histérico. Mídias de todos os suportes serão tomadas pela publicidade oportunista do verde-amarelo. Jornalismo e marketing, amalgamados por interesses comuns, fornecerão os delírios de união e superioridade que o público precisa para engolir a farsa consumista. Milícias uniformizadas tomarão ruas e bares, assegurando a adesão das massas ignóbeis à ditadura do hexa.
    Pois não contem com este humilde escriba. Torço apaixonadamente para o fracasso da seleção brasileira na África do Sul. Quanto mais humilhante e precoce, melhor. De preferência jogando mal, tomando olé, sob apupos das torcidas e o escárnio da crônica internacional. Que os falsos craques sejam desmascarados, patrocinadores amarguem prejuízos, apresentadores e comentaristas engasguem na desmoralização dos seus favoritismos.
    A escolha soa impopular e arriscada, mas deveria constituir uma demonstração de coerência para os apaixonados pelo esporte. O time da CBF personifica os vícios e artimanhas que envenenam o futebol nacional. Ali podemos entender a pauperização dos campeonatos regionais, a destruição de clubes interioranos, o êxodo de talentos, o esvaziamento dos estádios, a imoralidade dos bastidores.
    Uma seleção formada quase exclusivamente por jogadores de times estrangeiros não possui qualquer identidade com o torcedor brasileiro. Eles nem ao menos são melhores do que dezenas de atletas que jogam no país, e que formariam uma equipe mais entrosada, motivada e empolgante. Mas, claro, Dunga não pode privilegiar a qualidade. Sua caricatura de sargento brucutu ameniza as motivações financeiras da convocação, que atende aos interesses de empresários, cartolas e especuladores.
    O legítimo espírito patriótico deve repudiar esse empreendimento nefasto e sua utilização da retórica nacionalista em benefício de corjas obscuras.

  52. boa tarde (ricardo), teria eu, uns cometarios contra ao seu,
    em defesa de galvão se não escrevesse sobre dunga tabem.rsrs.

    sem te conhecer e só saber de onde vem gostaria de te contar um fato do brasil atual e sempre.
    é simplesmente, um apelo!

    tenho um primo, como todo jovem sonhador, gostaria de ter um futuro brilhante.
    No inicio passou na escola de agulhas negras do exército em salvador, no tempo dele. e achou, depois que entrou, que foi um mero acaso do estudo e iteligencia que tens ou seja (não era para ele).

    após isso, fez federal para química, passou novamente e não viu a vida em números e formulas, desistiu infelizmente.

    Dai enxergou um lado muito difícil do brasil talvez até do mundo, que foi fazer “teatro”.
    pois bem, foi ai que ele se descobriu como pessoa, e convicto do que gostaria de fazer.

    fez algumas coisas nas telinhas e no teatro mais infelizmente por falta de sorte ou não sei o que realmente é, ainda não teve uma oportunidade de despontar em sua carreira e ele ainda espera “ricardo” essa chance.

    temo, por que o tempo passa e existem muitos talentos no mundo perdidos por não terem uma chance e voçê como jornalista sabe disso, e sabemos tambem que pessoas assim, até dirrepente vivem o resto de suas vidas amarguradas, por uma coisa que sempre lutou para alcançar e não consegui.

    ricardo, ele está indo para o rio de janeiro ficar na casa de um parente nosso, isso acontece agora em julho e ficará por lá uns quatro meses.

    dai gostaria de saber de ti, se haveria por conhecer muita gente envolvida com as telinhas, a possibilidade de uma indicação no tempo em que ele estiver por lá. se é que conhece alguem em seu curriculum para isso, pois acho que sim.
    não te dou uma obrigação e sim te faço um apelo

    poderia ser a ultima chance dele, acho ele muito talentoso.
    ensaio alguns papeis que de tempo em tempo ele faz para o teatro um tanto quanto ainda na vida dele escondido

    ricardo, agradeceria qualquer tipo de resposta sua, mas se fosse uma resposta de mais uma árvore plantada na vida de uma pessoa seria um tanto melhor, muito obrigado e muito agradecido, mande a menssagem para este email.

    deculpe-me por qualquer coisa!!!

    >> cleciofpinto@hotmail.com
    ATT: clecio ferreira pinto

  53. Na minha opinião, o Dunga se mostrou um grande homem, exatamente pelo fato de contrariar ou bater de frente com aquela que dita a moda e as regras do pensar e dos costumes do brasileiro, a poderosa Rede Globo. Coisa que muito pseudo-intelectual e político às avessas não fazem, por temê-la, de tremer as calças. Quando ele desfez da altivez da nova-velhinha jornalista Fátima Bernardes, que está mais maquiada do que nunca, para esconder as ruguinhas do (desm)amado maridinho William Bonner, quando lhe tirou o direito de exclusividade de entrevista, dando a todos os outros jornalistas a mesmoa prerrogativa, mesmo passando por cima do arbitrário “dono” da CBF, Ricardo Teixeira, mostrou que não é Macho, só por ser gaúcho, mas na assepção da palavra.
    Portanto, temos que reverenciá-lo (o dunga) efusivamente ao invés de somente tirar o chpaéu para ele, como disse Kotscho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *