Ibope: sobram só 3% de "ruim e péssimo"

Ibope: sobram só 3% de "ruim e péssimo"

Mais do que Dilma aparecer pela primeira vez na frente de Serra (40 a 35), o que já era esperado por todo mundo no meio político, um outro dado lateral me chamou a atenção na última pesquisa Ibope/CNI divulgada nesta quarta-feira: o índice dos que consideram o governo Lula “ruim ou péssimo” não está mais fincado naqueles 5% de sempre, como em todos os levantamentos anteriores dos diferentes institutos. Caiu para 3%, ou seja, quase pela metade.

Este número ínfimo de insatisfeitos com o governo pode ajudar a explicar os outros índices, à medida em que o eleitorado vai identificando Dilma como a candidata do presidente Lula. O índice de aprovação do presidente mantem-se em 85% e 75% dos eleitores avaliam o governo como “ótimo e bom”, faltando apenas três meses para as eleições.

Diante deste quadro, o que resta à oposição fazer, além desta desgastante busca de um nome de vice para compor a chapa, em que já estão falando até em indicar a presidente do Flamengo? No começo, não deu certo poupar o presidente e o seu governo,  porque a candidata dele continuou subindo. Agora, também não está funcionando a tática de passar a atacar Lula, Dilma e o governo porque Serra está caindo e a rejeição já chega a 30% (Dilma tem 23%).

Não bastassem os números todos desfavoráveis para a oposição no último Ibope, que apontam para uma vitória de Dilma sobre Serra por 45 a 38 no segundo turno, invertendo a curva da pesquisa de março, são os números da economia que vão estreitando o caminho para uma reação de Serra.

Basta pegar a manchete do iG desta quinta-feira: “Brasil está próximo de pleno emprego”. Segundo o professor José Pastore, da USP, pesquisador das relações de trabalho, “com uma taxa de crescimento de 5% chegaremos a um desemprego de 6%, que é o pleno emprego. Isto pode acontecer ainda este ano”.

Com emprego garantido e dinheiro no bolso, o que pode fazer o eleitor brasileiro ainda mudar de idéia até outubro para reverter a tendência pró-Dilma revelada nas últimas pesquisas?

173 thoughts on “Ibope: sobram só 3% de "ruim e péssimo"

  1. Finalmente, Kotscho, você se deu conta de que há “coisas acontecendo”.

    1- Serra faz mal à Serra. Quanto mais aparecer na televisão, mais votos perderá.
    2- O povo não quer saber de currículo. Quer saber de quem melhore sua vida. Lula, por exemplo.
    3- Para ganhar votos é preciso conquistar corações e mentes. Carisma, Serra não tem. Corações fora. Discurso inovador, que traga para o povo uma melhor perspectiva de vida, Serra não tem. Mentes fora.

  2. O problema de Serra e do PSDB é que eles não tem nada a apresentar. E o povo sabe que SP tem 163 pedágios bem caros, sabe que SP sofre com enchentes todo ano, sabe que as escolas não tem qualidade e por aí vai. Quem vai querer um presidente que só espalha problema? Além do mais, Serra não terminou nenhum dos últimos mandatos que começou, apesar de prometer publicamente. Não dá pra confiar.

  3. O discurso da oposição é tão sem originalidade que se continuar assim só tende a perder mais votos. Já passou dá hora de ter que escutar as mesmas ladainhas de sempre como “o Lula não tem estudo” “a Dilma caiu de para quedas” etc. Serra é igual a todos que estão ai no meio da política. Oportunismo e jogo de interesse é a essência da política e isto não tem distinção partidária. Na pratica o que vale é são as melhorias na vida de cada cidadão.

  4. Caro Kotscho.
    Em outras participações aqui eu dizia que a candidata Dilma está mais à direita (ideologicamente) do que o Serra.
    As últimas afirmações da candidata me dão razões de sobra, se não, vejamos:
    ”Dilma Rousseff, afirmou nesta terça-feira, 22, numa entrevista à Rádio Educadora Jovem Pan, de Uberlândia, que não vai tolerar ações ilegais do MST ou dos movimentos sociais, como invasão de terras, de centros de pesquisas e de prédios públicos. “Ninguém que governe um País, um Estado ou um município pode ser complacente com a ilegalidade. Invasão de terras, de centro de pesquisa, de prédios públicos é ilegalidade e ilegalidade não é permitida. Quero deixar isso muito claro”, disse.”

    ”E, ontem, numa entrevista a uma rádio, sobre a extradição de Battisti: ”Houve uma posição do STF. Acho que o presidente Lula, até o final do governo, decidirá sobre o caso Battisti. Caso não se decida, acho que tem que se cumprir a decisão do Supremo. E a decisão do Supremo é clara.”

    Dilma sustenta, sem meias palavras, que manterá intacta a atual política econômica, inclusive, se necessário, usar sem restrições as altas taxas de juros para inibir o consumo, quando houver sinais e tendências inflacionárias.

    Não lhe parece um discurso mais próximo do ultraliberal Roberto Campos?
    E eu, claro, concordo totalmente!

    Parece que daquela velha esquerda dos fóruns sociais só restará o PSOL. O PSOL que, diga-se, está completamente rachado. E, talvez, o PCO do Zé Maria.

    Ou não?

    1. Caro Velho,

      Acompanho sempre seus comentários e nunca me manifestei contra ou a favor pois sempre paro para questionar, analisar e geralmente o assunto passa.
      Mas hoje, resolvo comentar na hora pois foi de ótima lembrança e comparação sua colocação.
      Só que não digo que a Dilma está com uma postura direitista com os comentários citados. Vejo sim uma tendencia ao DIREITO, ou seja, aplicar medidas necessarias para que não se trnasforme o governo em uma anarquia e um descompasso econômico.
      As atitudes do MST sempre foram combatidas pelo governo. Se de esquerda não significa ser baderneiro, inconsequente ou mesmo irracional para exigir de quem de direito atos ou soluções para seus problemas particulares.
      Um absurdo a invasão campesina ao centro de pesquisas no sul. Demonstra claramente o despreparo de cada membro do MST.
      Reetr a inflação com a alta de juros, significa freiar o consumo, segurar a demanda e se não existe demanda, logicamente aumentar preços, por exemplo é um suicídio para qualquer segmento comercial, industrial. Então a reação ,é a estabilização da inflação.
      Estas declarações não denota de maneira nenhuma um posicionamento novoi da Dilma, pelo contrário, demonstra um comportamento óbvio administrativamente. Um acompanhamento evolutivo da politica que está deixando de ser idólatra, ideológica para ser técnica.
      Com relação ao PSOL, PSDU e outros, terão que mudar a conduta, a retórica, perder aquela dialética dos anos 70, de revolucionários que hoje lutam contra os moinhos de vento.
      Quem realmente hoje é esquerda por convicção, permanece no empirismo, e quando entram na ativa ou seja no poder, se perdem, o que não ocorreu com o Lula e claramente notamos não estar acontecendo com Dilma. Infelizmente o discurso dos ditos direitistas está se perdendo em uma filosofia e praticas retógradas paradas no tempo que se reflete no resultado desta pesquisa.

      Abraços e o meu respeito

    2. Luís (Velho) e Marcus Benedictus, vocês dois são rapazes evidentemente bem intencionados, mas não têm informações corretas sobre o MST e nem sobre o historico da terra no Brasil. O MST é o movimento social mais considerado e respeitado, do mundo, e isso por sociólogos e acadêmicos europeus e norte-americanos, estudiosos da área. Já impressionou positivamente estudiosos de vários paises do mundo, dada a heroica resistência, a clareza dos objetivos e a organização, apesar de todas as dificuldades que seus membros enfrentam. Os bilhões destinados para o latifúndio e grandes grupos agroindustriais são uma das razões das invasões do MST, ou vocês acham que o touro ataca, o cão late e o cordeiro berra porque gostam? Visitem um acampamento do MST. Serão recebidos com alegria e gentilezas e terão a possibilidade de vislumbrar, ao menos um pouquinho, o que é a busca ferrenha de um sonho.
      Um abraço.

    3. E Laurindo fala como se fosse dono da suprema verdade, meu Deus, voltamos a 1917! É terrível ser tão seguro de si, quando se está errado. E se dirige a nós do alto de sua “sabedoria” de almanaque de Mao, como se fosse alguém. Depois não se sabe porque patinamos.

  5. Daqui uns dias vocês falaram que foi o Lula que criou o Brasil e descansou no sétimo dia, não sou tão pragmático, ó o Brasil vai crescer e fechar os olhos, como Lula fez em todo o seu governo em relação aos escândalos de corruPTção.
    ë senso comum, todos roubam, ok acredito, mas não vou endeusar o senhor Lula, nem que eu seja o último o 0,000000000001 % que acham o Lula um gestor incompetente, cujo grande feito foi saber se fingir de morto.
    Tenho medo da Dilma… e uma PT mexicanização da política brasileira.

    1. É André, a derrota é dura. Tucano de bico podre jamais vai admitir publicamente o incrível sucesso de Lula e seu governo. O duro é que todos sabem que intimamente, mesmo vocês tucanídeos direitídeos radicalis, quando sozinhos, quando deitam a cabeça no travesseiro, tem que aguentar os seus próprios pensamentos, se perguntando, como é que o sapo barbudo, torneiro mecânico, fez tudo isso?
      Como é que ele pegou um país quebrado, desmoralizado, quase todo vendido e transformou essa nação em apenas 7 anos e meio?
      Pleno emprego? como?
      Dívida externa transformada em reservas ??? como?

      Deve ser duro tucano dormir com um barulhão desses…

    2. André,
      é isso aí! É a democracia! Cada um com sua opinião! Lute por suas idéias e seus ideais.

      Vá em frente, funde um partido, traga uma renovação na política brasileira.

  6. Caro Ricardo, eu e minhas irmãs rimos muito quando saiu a pesquisa dando os 3% que não aceitam o Lula.Mas nós ainda têmos esperança de eles ainda vão conseguir superar o preconceito deles.Faz mal ao fígado esse tipo de sentimento.Quanto aos números da nossa Dilma, achei correto ela usar da cautela para comentar a resultado da pesquisa.Agora, o Serra apelar para a presididente do Flamengo, achando que a torcida vai atrás?Pode ir tirando o cavalinho da chuva..A menina não é boba e , além disso todas as minhas irmãs são flamenguistas e simplesmente adoram o Lula.Sem chance mister Serra, sem a mímima chance.É isso. Até a próxima e um abraço para o Ricardo, sangue bom, como dizem minhas irmâs e parceiras de buraco. Adoramos as fotos da festa junina do Lula.Obrigada.

  7. O André Anjos disse tudo. Só acho que Lula é sim competente, porém inescrupuloso e mal caráter fingido. A herança moral que ele está deixando para o Brasil é pior do que um desastre econômico. Infelizmente nossas crianças aprenderão que vale a pena qualquer jogatina para alcançar o poder, or exemplo se envolver com gente inescrupulosa, desrespeitar as leis e por aí vai.

    1. Alessandro, junto com o André, vocês já são dois. Fica mais fácil fundar um partido para acabar de vez com a “gente inescrupulosa”.

  8. Será que seria melhor Serra desistir? Ele não consegue nem um vice !!! Já sondaram nada menos do que 16 nomes e ainda não definiram. É demotucanospps parece que os eleitores de vocês vão ficar mesmo é nos 3% porque os outros 2% já aderiram a Lula. Aqui vai os nomes dos futuros vices de Serra: AÉCIO, ARRUDA, AGRIPINO MAIA(o foên), ARTUR VIGILIO ( o truculento), ALELUIA, BENITO GAMA, DORNELES, HERÁCLITO FORTE (boca cheia), ITAMAR, KATIA ABREU,OSMAR DIAS, PIMENTA DA VEIGA, SÉRGIO GUERRA (fantasmológico), TASSO JEREISSATE. E agora surge mais nomes duas mulheres: uma é PATRICIA, presidente do Flamengo e a outra é uma Senhora do Amazonas (não estou me lembrando do nome agora, desculpem), Já viu que situação? O povo rejeita tudo isso e vai eleger Dilma já no 1º turno, né não?

  9. Concordo plenamente que Serra não tem carisma e Dilma tem? Entre eleger um poste porque Lula fez um bom governo e eleger um ambicioso Serra, fico sem saber o que fazer. Não duvido da copetencia de Dilma mas da governabilidade politica principalmente tendo o PMDB como vice. O Brasil pode mais muito mais e a alternancia do poder faz bem a democracia, embora Serra ainda não me convenceu pretendo vota na e pela democracia, a amizade lulista com ditadores me assusta. Não tenho voto decidido! Ah! Ainda tem Marina, muito inteligente e capaz, clara em suas ideias, firme em suas entrvista, embora ciente que ela tem pouca chances de ganhar pois está em um partido pequeno, Marina tem chamado muito minha atenção e já vejo gente afirmando que voto conciente é votar em Marina Silva, trabalho com comercio e no dia dia tem ouvido o seguinte: Meu voto seria de Marina, mas voto em Dilma para Serra não ganhar ou Meu voto era pra ser de Marina Silva mas voto em Serra pra Dilma não ganhar! Acho muito cedo para apontar ganhador nessa eleição, como eu tem muita muita gente sem voto decidido!

    1. Serra tem MUITO carisma.
      Quando ele fala em “trololó” ou em “frufrú”, sente-se ali um homem do povo! A linguagem do povo!
      E quando explica que , para evitar a gripe suína “basta ficar longe do focinho dos pôrquinhos” (ele fala pôrquinhos , com o o fechado. Não é fofo?) aí ele arrebata multidões !!!!

  10. Coitado do Serra, tá perdidinho da silva, vai perder no 1º turno.
    Contra os “nùmeros” não há o que negar, os números do governo Serra em SP são lamentáveis, e os números do Serra no governo FHC(vá de retro) são piores ainda, sem falar na sua postura e comportamento além de mentiroso e falso que assina documento em cartório que vai cumprir mandato e não cumpre. Serra se for presidente e não será vai assinar documentos e acordos internacionais e cumprir?

    1. Luiz Fernando, diga o cartório para que eu possa ver o tal documento. Não acredito em vc. Não basta ganhar, tem que contar estorinhas. Melhor, passe lá, pegue uma cópia e divulgue. Papo furado, cara.

  11. E é porque o ex-governador apareceu em entrevistas (Veja, IstoÉ, e quetais), participou de sabatinas dirigidas, entrou na televisão em programas de 3 outros partidos, o que é proibido pela lei eleitoral, e ainda criou um factóide para posar de vítima. Não adiantou! Marcos Coimbra afirmou recentemente que 3 dentre 4 jornalistas acham que o eleitor vota errado (é muita prepotência). E é esse pessoal quem apoia o ZÉ. Ele está bem acompanhado!!

  12. 2% menos EM um contingente 5%, São 40%, a menos, isso quer dizer que 40% dos “contra LULA97%” passaram a APROVAR o PRESIDENTE.
    O IMPORTANTE É QUE POVO JÁ SABE QUEM É A SUCESSORA DO LULA97%, COM ISSO ELA CRESCEU, ESTÁ COM 45% CONTRA 38% NO SEGUNDO TURNO, QUANDO CAMPANHA COMEÇAR PRA VALER, ELA VAI DESPONTAR DE VEZ.!! SERÁ 65% DE VOTOS AINDA NO PRIMEIRO TURNO.
    AGUERDEM

  13. Kotscho,

    A única surpresa da pesquisa é a ultrapassagem da Dilma ter ocorrido agora, antes do Lula entrar em campo, em momento de super exposição do Serra – inclusive usando o horário eleitoral dos partidos coligados – e com a inauguração da temporada dos falsos dossiês imputados ao PT. Era quase consenso que ela só avançaria – se o fizesse – após o início do horário eleitoral.

    Não me surpreenderei se alguém do “skaff” de Serra, digo, “staff” de Serra, fizer uma consulta ao TSE para saber se o candidato pode disputar as eleições presidenciais sem ter um candidato a vice na chapa. Se concedida a autorização pelo tribunal, as mentes tortuosas das baratas tontas que assessoram o oposicionista, tentarão nos convencer de que a decisão de concorrer sozinho, sem vice, é um ato de coragem e patriotismo de Serra sem precedentes. Isto, antes de saírem em desabalada carreira pela porta dos fundos da candidatura.

  14. Tudo isso nos mostra também um efeito nos elevando rumo a um país politizado, com a plenitude da conscientização brasileira de que o Brasil de fato, já não pertence só a elite, agora ele é de verdade, um país de todos. Conforme o que diz o slogan: “Brasil um país de todos” isso independente de campanha eleitoral. Eu acho também, que quem faz parte dos 3%, faz porque quer, mas sabe que não está com a verdade.

  15. Ricardo,

    Existe determinadas coisas que devemos nos calar principalmente determinados comentários que extrapola o bom senso permanecendo em uma condição estática, não evolutiva que leva a estagnação de determinados comportamentos que aos poucos se deteriora como um castelo de areia na beira do mar eleitoral.
    Estes 2% de crescimento da popularidade do Lula e esta ultrapassagem da Dilma pelo Serra reflete extamente este comportamento do PSDB, principalmente, envolvido direto na campanha a presidência.
    Possa não parecer, apesar de diversos comentarios de que os aposentados só receberam 7.7% de aumento, o adjetivamento de miséria deste percentual, não influenciou a alegria dos aposentados pois pela primeira vez foram prestigiados e olhados não como estorvos mas sim como brasileiros que deram seu suor e a saude em prol deste pais.
    Talvez este percentual seja reflexo desta atitude pois 2% é um percentual de peso e pode significar a representatividade dos aposentados. Alias Sérgio Cabral soube trabalhar muito bem este segmento aqui no Rio.
    O crescimento da Dilma ja realmente era esperado. Claramente a campanha do Serra está perdida, sem meio de campo, com ataques que em vez de desmerecer o atual governo reforça a demonstração clara de despreparo politico e estratégico perante uma situação a qual claramente é desfavoravel ao candidato do PSDB e que a cada dia consolida a preferência a Dilma.
    O companheiro “velho” em seu comentario soibre este tema, colocou pronunciamentos da Dilma para uma rádio do triangulo mineiro e outro para outra rádio. Claramente estes exemplos, para mim, demonstrou a evolução politica da candidata que acompanha a modernidade que hoje a politica, o governo em si tem que ser tecnico e não mais idólatra e ideologico. O PT vem fazendo uma campanha de vanguarda, enquanto o PSDB repete os erros do passado que levaram a oito anos atrás os brasileiros colocar Lula no poder.

    1. Prezado marcus:
      Tento, na medida do possível, mostrar que as maiores mudanças ocorridas na história, não ocorreram por revoluções sangrentas ou por guias iluminados. Os conservadores, xingados de reacionários, na verdade, foram os grandes mudancistas. O respeito pelas tradições não significa apego irrestrito a elas. Temem eles, no entanto, qualquer tipo de ação revolucionária que busque moldar artificialmente a sociedade.
      Mudanças apenas quando existem fortes razões para acreditar que serão melhores, que, de fato, promoverão o progresso e uma vida melhor para todos.
      Os homens já deveriam ter aprendido que, ”Apenas lenta e gradualmente os hábitos e costumes podem ser mudados sem que destrua a ordem ou a liberdade, ou, o que é pior ainda: as duas!

      Por isso, acredito que os liberais e libertários, se regojizam com a postura da candidata Dilma. Com o discurso de respeito as leis em vigor, e a firmeza na proposta de combater, com a lei, aqueles que se imaginam acima delas.

      Vá ao Google e pesquise sobre as duas Coréias. Veja como uma nação livre (Coréia do Sul) se transformou em menos de 50 anos numa potência e ostenta uma renda per capita de mais de 20 mil dólares e uma melhores distribuição de rendas do mundo; GINI 0,3. Compare com a outra cuja renda não passa de 1700 dólares e tem uma renda concentrada iguais a de alguns países Africanos destroçados por guerras tribais.

  16. Ricardo, agora vc vai ter que achar os 3%, até o fim do mandato espero que o numero seja de 0%, o que é dificel pelo preconceito destas pessoas. Vai dar Dilma no primeiro turno.
    Helena

  17. É DE DOER COMO PODE? A TURMA DO CONTRA TÁ VIRANDO A CASACA.SEJA BEM VINDOS +2% ESTAMOS AQUI PARA RECEBEREM DE BRAÇOS ABERTOS.GOVERNO LULA,GOVERNO DE TODOS OS BRASILEIROS…VAI AQUI UM RECADO PARA A OPOSIÇÃO 5%,40% ACABARAM DE ABANDONAR O BARCO RESTA SÓ 3% QUE CRITICAM O LULA. ESTOU MUITO FELIZ PARABÉM GOVERNO LULA,PARABÉM BRASIL………………

  18. Penso que, a essa altura dos acontecimentos, é melhor o Serra indicar o Clube dos 13 -acho que 13 não pode, não é? -, para vice, só a presidente do Flamengo não será suficiente pra virar o jogo.

    1. Grande Reinaldo, sua comparação é bem apropriada, tudo a ver. Este governo assassinou milhões, perseguiu outros tantos, invadiu outros países. A vantagem do seu comentário é que sabe-se agora o nivel intelectual dos 3% que desaprovam este governo. Por isso que tem um ditado que diz … ” todo dia sai um bobo de casa”

    2. …………………………………………………………………………………………………
      ……………………………………………É,
      …………………………………………………………………………………………………
      …………….e no JUQUIRÍ tá cheio de,…. “NAPOLEÕES”….!
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……..Por que você não abre uma “franquia” do mãnicômio
      ……………………………………………..e
      …………………………..e sê intérna como,….. “Fiurrer”.
      …………………………………………………………………………………………………
      ………………Pelo menos você divide a “popularidade”
      …………………………………………….do,
      ………………………………………..” NAPO”
      …………………………………e mostra prô Brasil
      …………………………..que a,….. tua,…. lobotomia
      ………………………………..é genética e literária.
      …………………………………………………………………………………………………
      …………………………………………………………………………………………………

      …………………………………………………………………………………………………

    3. Gostam de fazer comparações, deve ser para mostrar como cada um usou o poder que teve em mãos, um usou para destruir, tornar a vida no país pior que já é, e outro usa esse mesmo poder para melhorar a vida de seus patricios, melhorar a vida de cada brasileiro, um entrou para historia pelas mortes que causou, pela destruição que provocou, pelas tragédias que cavou com as própria mãos. O outro vai entrar para hitória pelas vidas que salvou, por resgatar 40 milhões de brasileiros que foram atirados a propria sorte, atirados a fome, a miséria por governos fracassados e decreptos do passado, Lula97% entra para história por ser o único que humanitáriamente os resgatou, e deu dignidade, fez um país decente para todos nós.
      NÃO ME ESPANTAREI SE O SR. reinaldo FOR UMA DESSAS PESSOAS, que agora passa a viver com mais dignidade.

    4. E para o seu deleite, HITLER era de um partido de DIREITA, tipo DEM e assemelhados, talvez seja mais apropriado compará-lo com um TUCANO.

  19. KOTSCHO, a midia golpista não vai falar do Sergio Guerra, que tem funcionarios fantasma no senado, ou vai ver se assim consegui ele como vice do ze pedagio, so pra lembrar PSDB/DEM que ate os governadores que tinham em certo estado vai perder, so vai sobrar pena dos tucanos, DILMA SEMPRE DILMA no primeiro turno, politica se faz como nosso presidente LULA, pais crescendo, todos tem seu emprego, não vendeu o brasil, como fez FHC, falando nesse cara quem sabe serve de vice do ze pedagio, o presidente que chamou os aposentados de vagabundo, afundo o brasil, so falta os paulistas agordarem, ficaram livre do ze mané, o brasil não quer PSDB/DEM nunca +, agorda sp, DILMA PRESIDENTE E MERCADANTE GOVERNADOR EM PRIMEIRO TURNO

    1. Lima…parabens para o comentario!!! tenho pena do Reinaldo!! coitado..comparando Hitler com o Lula. ele deve ser do PSDB…não tem outra explicação para tanta ignorancia!

    2. Pela milionésima vez, o FHC não chamou OS aposentados de vagabundos. Ou a turma não entende português ou é viciada em mentir, mesmo. Vá sonhando com vitória no primeiro turno, vai. Eu to sonhando com a nossa no segundo mesmo. Abrs.

  20. Kotscho, só notícias boas, hein! Puxa, graças a Deus! E olha que a Dilminha ainda nem começou a falar, quando começar, é vitória no primeiro turno na certa! Ninguém em sã consciência aprova o governo do Serra e a mentalidade que guia a diretiada. Mas prepare-se, querido Kotscho, porque a galerinha que compõe esse número ínfimo de 3% ADOOOORA descarregar suas amarguras aqui no Balaio…rs. “Eles estão descontrolados…” ahahahahahaha.

    Beijão!

  21. Quando se observa Serra acompanhado de sua entourage,é como se uma cena fotográfica caída de arquivos empoeirados da velha república. Anacrônicos:físicos e morais. Quércia e Alckmin,já bastam.O que diria se Arruda fosse confirmado como seu vice, antes do escândalo?Certamente , desnorteou a campanha. Como circula na blogosfera, Serra, tem um problema de “cal více”.Ostensivo,claro!

  22. Tadinhos… tou com tanta peninha! Ha Ha!

    Analfabetos e ignorantes são os que entregaram(doaram) a pátria aos gringos privatizando excelentes empresas e o pior: emprestaram dinheiro a juros baixos para vender para eles! Estes são os 35% dito instruídos que só votam nos demos e tucanos.
    Chupa demos e tucanos! 3% !!! É isto tudo que a tão falada e criticada bolsa família rende de votos: miseráveis 3%. Então, de quais pobres, analfabetos, vagabundos vem os restantes 65% ??? Tucanos estão na TV posando de mocinhos faz anos e continuam com o mesmíssimo índice:+- 30%. Não saem disso! Não adianta a imprensa golpista trabalhar dia e noite pra rei fernandinho, pois o povo não é mais globo a muito tempo; o povo não acredita em mais nada que diz a rede Bobo.
    >>>

  23. TEMOS Q DEIXAR DE IPOCRISIA E SERMOS MAIS PATRIOTA. DEIXARMOS O RADICALISMO DA POLÍTICA E TERMOS O BOM SENSO DE ANALISARMOS O PAÍS COMO
    O MUNDO O ESTÁ ANALISANDO. É IMPRESSIONANTE COMO ESTA RELAÇÃO É APLICADA TAMBÉM NA SELEÇÃO
    BRASILEIRA DE FUTEBOL. MENOSPREZAMOS O QUE É
    NOSSO E EXALTAMOS NOSSOS RIVAIS.
    ” AINDA SOMOS TUPININQUINS!”.

  24. Desde que me conheço por gente, sempre me disseram, e vejo, que político não presta!
    Entre a Dilma e o Serra, prefiro “trilhões” de vezes a Dilma, porque será a continuidade de um governo que está bom.
    O Serra no governo de SP está uma lastima e estou sentindo na pele por causa das escolas que os meus filhos estudam, onde faltam vários professores (ué, cadê os dois professores por sala??? Que propaganda enganosa, hein?)
    Sou funcionária estadual, e tb por este motivo, sinto na pele o descaso com o funcionalismo público.
    Então, diante do que vejo, só resta mesmo votar na Dilma.

  25. Caro Kotscho

    Tem coisa que não dá mesmo pra explicar. Falaram tanto que este seria o mês do Serra, que ele iria ter um desempenho extraordinário nas pesquisas e coisa e tal. Burlaram a lei eleitoral de forma escandalosa, puseram o “hômi” pra falar em tudo quanto é mídia. Fizeram entrevista dele com os funcionários do “Roda Viva”, fizeram sabatina no UOL ( desta vez com funcionários terceirizados ) e foi exposição em cima de exposição !!!. O jornal Estadão chegou até a explicar em manchete que queriam “popularizar” o candidato !!!
    Tantos mandatos e tanta “experiência” e o “hômi” ainda não é comhecido ?
    Pesquisa vem, pesquisa vai e o “sujeito” não sai daquele número de sapato de pé de moça: É de 35 a 37 !!!

    Fui pedir “ajuda aos universitários” e li as “análises” dos “especialistas em pesquisas” pró-Serra. É um aguaceiro !!! Uma choradeira só !!! Os caras fazem contorcionismos dos mais esquisitos e estapafúrdios possíveis !!!
    – ” É porque ele ainda não tem quem queira ser Vice…”
    – ” O “pobrema” é a falta de discurso… falta um “mote de campanha” eficiente…” precisa de uma aproximação mais consistente com o eleitor…”
    – “É a Copa…” diz um
    – “É o Dunga…” diz outro
    E BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ….E “TROLOLÓ” e mais “TROLOLÓ”….!!!

    Mas a unica obviedade e a “verdade mal divulgada” que não ousam por pra fora e preferem não dizer é essa:
    O SERRA COMO CANDIDATO É UMA BOSTA !!!!!!!!!!!

    Não tem jeito que dê jeito !!! E agora já não há mais tempo para devolução !!!
    Ontem Serra saiu na rua lá em Guarulhos-SP para um corpo a corpo com o povo – mas nem tanto assim -, acompanhado de uma centena de seguranças, correligionários, motoristas e muitos fotógrafos, mas o que ele ouviu mesmo diretamente das bocas do “povão” foi muito desafôro e “xingamento” !!!
    E quando um candidato começa a bater boca com os eleitores na rua é porque a vaca foi mesmo beber agua no “corguim”…

    Como diz o Mino Carta, até o “reino mineral” já sabe que :
    QUANDO O POVO QUER NINGUÉM DOMINA !!!

    Enquanto isso…
    A “Kombi” da “urubuzada” vai desmanchando pelo caminho !!!

    1. Ô, Enio!
      Lá nos confins do Rio Grande, tinha um velho advogado, que dizia sobre uma coisa ruim de levar a diante, e neste caso a candidatura do Serra: ” … O Serra trocado por m**da é crime contra a economia popular…”!
      abç
      Sulista

    2. Porque urubuzada? não consigo entender essa dificuldade em aceitar opiniões contrárias…Isso deve-se a alguma frustração ou trauma. Porque você acha que Lula é Deus eu preciso comungar e engolir a hostia da sua religião.
      Me perdoe, mas a sua posição é equivocada!

    3. É isto aí Negãããão !!!

      É DILMA de morro acima
      E Serra de morro abaixo
      Oposiçãozinha de merda
      Doutorada em cambalacho
      Agora vão se f.dê
      No inferno…é o queu acho.

  26. AH! ESQUECÍ DE COMENTAR: O LULA TEM ESSA ACEITAÇÃO E A DILMA VAI GANHAR A ELEIÇÃO É PORQUE,
    HOJE, O POVO NÃO SE DEIXA MAIS SER ENGANADO POR
    UMA IMPRENSA COMPROMETIDA COM O PODER DE CORRUPÇÃO. QUE NÃO OBSERVOU AINDA, AONDE O POVO TEM BUSCADO A VERDADE.

    1. É meu caro lindoso , hoje o povo não se deixa enganar pela imprensa , mas os políticos demagogos continuam enganando , muitos se fazendo passar por pai da pátria , ungido que estimula a ignorancia para continuarem mamando nas tetas da nossa mãe gentil , ainda estamos num estágio de educação muito atrazado, somos o 75° do mundo em IDH , E O35° em IDC,desenvolvimento humano e cultural , são índices da ONU .

  27. Ricardo, já já alguns irão dizer aqui aquela frase feita de que ‘toda unanimidade é burra”. Para esses pergunto: Quando a unanimidade é para achar ruim é burra também? Melhor: Quando todo mundo achava o governo FHC péssimo ou ruim, essa unanimidade era burra também?

  28. O presidente dos tucanos tem que entrar com um processo contra o ibope, onde já se viu, o ibope anunciando em sua pesquisa que a Dilma está na frente o motoserra. É Dilma no primeiro turno.
    Fora tucanos e fora demonios, vendedores do Brasil.

  29. Eu e meu marido mudamos de idéia. A falta de solução do governo Lula para os aposentados que foram rapinados pelo fator previdenciário nos fez mudar de idéia.
    Eu votei no PT a vida inteira porque desejava uma opção para o grupo economico e político que dominou o país durante 500 anos. Apoio as medidas tomadas que beneficiam as classes mais pobres do país e o atuação do governo na crise financeira.
    Mas o governo, na questão das privatizações não teve uma só ação para corrigir os favorecimentos concedidos pelo governo FHC nas áreas de telefonia, energia elétrica e ferroviária. Os juros pagos pelo governo aos banqueiros (que são pródigos em contribuir para as campanhas políticas) continuam nas alturas. Esses acordos políticos espúrios que vem sendo feito pelo PT também me desiludiram. Será que era preciso chegar a tanto no Maranhão do coronel Sarney?
    Mas a gota da água foi a questão do fator previdenciário. Essa geração que está sendo prejudicada foi a que fez o PT. Quando a proposta do partido não era entendida pelos proprios trabalhadores a geração que agora esta na faixa etária dos 50 anos e que tinha consciência política foi quem desmistificou a proposta do partido dentro das fábricas. Não sei como era no ABC, mas eu e o meu marido, que moramos no interior (na época dominados pelo malufismo e depois pelo quercismo), chegamos a perder emprego por isso. Esperávamos mais de um governo cujo presidente pisou no chão de uma fábrica como operário. E não esperavamos nada extraordinário, apenas uma lei mais justa que permita aos cidadãos não serem roubados em metade do salário a que tem direito apenas porque começaram a trabalhar e contribuir para a previdência com 15 anos de idade como é o caso meu e de meu marido (embora eu, por exemplo, tenha começado a trabalhar com 11 anos de idade).
    Não voto na Dilma, no Serra nem na Marina. Todos não compreendem esta injustiça pois serão aposentados por leis especiais. Quanto a nós, teremos que continuar a trabalhar para não passar necessidade na velhice. E nossa única forma de protesto é o voto nulo.

    1. Cara Vera, antes de mais nada, tambem acho que o fator previdenciario e’ uma coisa perversa – entretanto, ele sempre existiu. E, ainda que indesejado e criticavel, ele e’ necessario e produz efeito positivo para o povo de um modo geral – ele aproxima extremos (de salarios), pelo menos, dentro do espectro dos aposentados do INSS. E isto, e’ uma melhor distribuicao de renda. Queiramos e gostemos, ou nao!
      Ideal seria que um dia todos os brasileiros nos aposentassemos com um mesmo salario e todos tivessemos um poder aquisitivo muitissimo satisfatorio.
      Acabar com o fator previdenciario hoje, entretanto, e’ praticamente inviabilizar o INSS – mesmo achando que o pleito de se ter sempre um mesmo nivel salarial durante toda a aposentadoria seja legitimo.
      Porem, e’ exatamente ai’ que funciona o entendimento e a aceitacao de toda a coisa: se o Pais melhorar, o valor do seu dinheiro tambem melhora, aumenta. E, se o Real se tornar realmente uma moeda forte no cenario mundial, como comeca a acontecer neste Governo, o povo brasileiro enriquecera’ como um todo. Se isto nao acontecer, nao ha’ banimento de nenhum fator previdenciario, ou afim, capaz de fazer o nivel de vida de ninguem melhorar.
      Nao existe melhor distribuicao de renda do que a que e’ feita atraves da valorizacao da moeda de um povo. Mesmo que a diferenca entre o que se ganhava na epoca da aposentadoria com o que se ganha agora seja bastante, o enriquecimento do Pais e de seu povo ira’ anular qualquer consequencia de qualquer fator previdenciario existente.
      Pelo menos, e’ assim que eu vejo e espero.

  30. Caro Ricardo!
    Então é assim e vai ficar melhor. Já passei dos 70 anos, e tenho orgulho em votar. Acompanho cada eleição e sinto-me feliz por por ter podido ver um Brasil, que faz jús ao seu hino.
    Em um de seus temas atrás, sobre os 5%, tive o trabalho de ler todos os coments e apartes e, claro, fique agradavelmente estarrecido! De parte à parte a luta pelo triunfo de suas idéias. Muita gente esperançosa, muita gente reacionária. Salvam-se os ponderados que conseguem ver que o Brasil está sendo conduzido para um patamar soberano, independente e live peias. Claro que o mérito não é só de Lula ou do PT. Não dúvida que se há continuísmo da plataforma do PSDB, Lula teve o bom senso de abandonar alguns slogans retrógrados e direita volver!
    Bom, se é continuísmo e ele não fez nada e deu nessa maravilha cantada em prosa e verso, e decantada por esse mundão afora, cadê o motivo de não eleger Dilma, já que ela diz alto e em bom som que não vai tolerar as barbaridades do MST e congeneres, que vai manter as decisões do Poder Judiciário, que não vai tocar na política econômica haja vista dar sinais de acertos?
    E mais, Lula alavanca sucessor pelo seu bom desempenho, então, vota-se, para consolidar e melhorar o que já vem sendo feito. E esse voto não será, por certo, de Serra. ou de Marina.
    No caso da Marina, creio que existe um incômodo com o palanque no Rio: Marina, Gabeira, Serra?! Dilma é atacada como ex-guerrrilheira e Gabeira era o quê mesmo, frade franciscano em parece que não…
    Esta será. pelo andar da carruagem, uma eleição das mais tranquilas, espero que não ocorram muitas baixarias.
    E que Serra tenhá dó da sua própria saúde fisíca e emocional, e da nossa tbm, muitos dos meus amigos já estão preocupados com suas aparições nos programas, tão pálido, descarnado, olheiras… sei não…
    Para finalizar, recebi uma mensagem de outros amigos, em que a Marília Gabriela assina um testemunho em que assegura ter pavor de Dilma. Não pude deixar de lembrar de Regina Duarte com medo de Lula. Está na hora dessas formadoras de opinião deixarem de lado a hipocrisia e abrir os olhos para o Brasil que avança e em que os brasileiros adquirem poder de análise…
    Obrigado pelo seu valoroso trabalho.
    Boa tarde a todos!
    abç
    Sulista

  31. É! Sobraram 3%.
    Deve ser o pessoal daquela mesa redonda direto de Nova Yorque ou de uma grande revista semanal paulista.
    Ou seja,… são os mesmos!

  32. Caro Kotscho

    Bem que o Serra pensou em desistir a alguns meses atrás…
    Mas essa insistência da Direitae da mídia esquizofrênica, golpista e venal em ter candidato e ainda defender com unhas e dentes o seu candidato ( não sei se mais dentes do que unhas ou o contrário) me lembra a história do “anão no metrô”:

    Anão no Metrô:

    Num vagão de metrô, um anão começou a escorregar pelo banco e um passageiro ao seu lado, solidário, o recolocou na posição.
    Pouco depois, lá ia o anão escorregando e o mesmo passageiro o recolocava no assento, com toda gentileza.
    Quando a situação se repetiu pela quinta vez, o homem, já “puto”, esbravejou:

    – “K.rai” !!!…, você não consegue ficar com a bundinha sentadinha direito no banco, porra?

    E o anãozinho respondeu:

    – Porra digo eu, meu amigo, já era para eu ter desembarcado a três estações, mas você não deixa !!!

  33. Nossa, nem Jesus Cristo conseguiu estes números, nem Maomé, nem Buda, vamos fazer uma campanha: Lula para Deus!!!

    Jornalista não tem noção mesmo quando está comprometido, mesmo o respeitável Kotscho.

  34. Ricardo:
    Nesses 3% quase todo mundo é jornalista da Globo, Folha, Estadão, Veja, humorista do Casseta ou parente dessa gente toda. Tire toda essa galera fora e o percentual vai cair pra 1%.
    Nossa, estou adorando escrever essas coisas.

  35. O Serra vai cair ainda mais!! E AGORA JOSÉ???Sem palanque nas maioria dos Estados….sem vice….sem educação….sem presidente popular apoiando!!!E AGORA JOSÉ???

  36. Parabéns Ricardo pela matéria. Fiquei muito feliz quando assistia ao jornal e foi divulgada a mais recente pesquisa presidencial. Mesmo a pesquisa mostrando a candidata Dilma, cinco e sete pontos respectivamente a frente do oposicionista José Serra, acho que a pesquisa ainda não reflete a realidade, pois só se vê o povo falando que vai votar em Dilma e raramente algumas pessos comentam sobre a Marina. Em relação ao candidato José Serra, por mais que ele tente esconder, o que está em jogo é a volta do projeto do PSDB, herança de FHC e esse o povo em hipótese alguma quer de volta. Ficar tentando esconder que não é oposição ao governo Lula isso não funciona, e é claro que praticamente todo os eleitores que apoiam o governo Lula irão votar na sua candidata, e ela se chama DILMA. Quem sabe se o PSDB mudar de posição no governo da Dilma, eles possam ter chance de disputar novamente a presidência em 2014. Desculpe eleitores de Serra mais ainda não vai ser desta vez. Viva a democracia brasileira.

  37. A baixa no pessoal do contra se dá pela época.
    Estamos na África do Sul, acompanhando a Copa in loco e tendo nossas malas roubadas – daí não estarmos disponíveis para responder a tão “importante” pesquisa. Assim que estivermos de volta, refaz a pesquisa que vai dar 5% de novo hehehe!

    (pô, se o cara tem certeza que o governo dele é tão bom, pra quê ficar perguntando toda hora? Necessidade infantil de se provar? Só pode ser…)

  38. quem foi a favor do plano Real? quem foi a favor da lei de responsabilidade fiscal? quem foi a favor do fundef? quem, hoje, não possui um telefone em casa e um móvel (celular)?
    quem sabe o valor dos impostos que a CVRD recolhe anualmente para os cofres públicos? …; não cuspam no prato que vcs comeram e continuam comendo.

    1. ¨não possui um telefone em casa e um móvel (celular)?¨ Grandes coisas!! Antes eu não tinha telefone mas um precioso patrimônio que esse FHC acabou roubando os 30 que eu tinha feito um pé de meia. Espero que Dilma ganhe e reestatize e nos devolva o que era nosso.

  39. Caro Kotscho, como é que só apenas 3% ou 5% acharem o governo Lula péssimo? Você já foi a um posto de saúde publico? Já frequentou uma escola pública? Toma ônibus? Vive de salário? Quase 70% da população brasileira vive em favelas ou em habitações precárias… Os governos (prefeituras, estados, União) ficam com quase metade da riqueza produzida (37%), padrão escandinavo, e devolvem serviços públicos haitianos… A corrupção campeia solta em todos os níveis de poder…. Vc sabe disso… Não seja puxa saco. Não perca o senso crítico só porque participou do governo. Jornalista não tem lado… esqueceu?

  40. Ah… esqueci das enchentes em santa catarina, são paulo, as encostas do rio de janeiro que desabaram, escancarando a miséria que assola este país… só 3% de péssimo? este é um país que vai prá frente…

  41. Olha o comentário interessante de um Portugues.

    Direto da Zoropa.

    Apesar do descontentamento da população em geral, pessoas que realmente sentem o reflexo imediato da crise, com cortes no orçamento familiar e aumento dos impostos estando cada vez mais empobrecidos, os políticos portugueses não veêm a saída da CEE como solução para a crise sem precedentes que a europa está a atravessar, pois de certa forma ficariam isolados na ponta da península ibérica e diferentes dos grandes da europa. Portanto usando uma termologia popular brasileira “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come

    E eu Paulo Barbosa digo e viva o Lula nosso Abranhan Lincom, umildade acima de tudo.

  42. Prezado Ricardo, Boa tarde…

    O que me parece que aconteceu com esta nova pesquisa IBOPE é que o Montenegro caiu na real.

    Sim senhor, amigos amigos, negócios à parte.

    Essa aventura de parte da mídia e dos principais institutos de pesquisa de apostarem em um candidato que à esta altura do jogo mostra-se inteiramente impotente diante da motoniveladora Lula/Dilma, parece que chegou ao fim; pelo menos para Montenegro.

    Como dizem os americanos, “enough is enough”.

    Li nas entrelinhas da pesquisa a seguinte mensagem dele aos seus pares do Instituto Millenium: “Fiz o que pude… Insistir será jogar no lixo uma reputação que já está bastante desgastada”.

    Seria bom se o Dr. Otavinho, ou alguém de peso na Família Frias, tomasse a mesma atitude.

    Um abraço Ricardo e continuamos juntos com o nosso Brasil na Copa; não está difícil chegar à final.

  43. Nem li os comentários, mas já sei qual será o resultado: bombardeio dos 3%, pois embora em número bem menor, esses cidadãos são, em sua maioria, a parcela que detem o poder econômico, portanto os possuem os meios necessários para encherem o nosso saco com àqueles comentários ultra-conservadores e de ultra-direita. Os nazi-fascistas de plantão.

  44. A questão é a seguinte.
    Parafraseando o Presidente Lula e suas metáforas : ” em time que está ganhando não se mexe”.
    Todo dia, eu leio notícias positivas da economia: recordes de arrecadação, alcance do pleno emprego, 35 milhões saem da linha da pobreza, enfim, porque eu iria mudar um tipo de pensamento administrativo em que TODOS saem ganhando para outro, cuja fórmula – privatizações, Estado Mínimo, desregulamentação – está ultrapassada e não melhorou o país.
    Além disso, sinto orgulho de nossa política externa, falamos de igual para igual com os grandes, somos criticados por estes porque somos ouvidos agora.
    Será que não dá paara perceber que só é criticado quem é levado a sério?!?!
    Então, é DILMA NO PRIMEIRO TURNO, para o país avançar ainda mais…

  45. Estimado moderador, vai lá e risca mais esta!

    A grande verdade é que:

    1- Depois dos governos militares, todos os governos, sejam de direita ou esquerda, não mais investiram na segurança pública, no judiciário e outros meios de controle das falcatruas, violência… etc… Bem como tornaram a legislação mais condizente com a perpetuação dos crimes. Pelos seguintes motivos:

    A) É melhor investir em obras ou dar dinheiro para quem não trabalha, rende mais votos. As obras as pessoas conseguem ver todo o dia, já a segurança, é só colocar a culpa na mudança de costumes e outros.

    B) Com segurança menor e legislação condizente, fica mais fácil acobertar as falcatruas do partido.

    C) É melhor deixar a população se preocupar com a violência, sabendo que quando vai pedir alguma coisa no judiciário, demora anos. É um meio de não atender mesmo as pessoas. Caso atendam as pessoas, aí podem começar a questionar mais ainda as falcatruas e outros.

  46. FHC esta dando à lógica

    Na única coisa que o cidadão tem livre, votar em quem quiser ainda ficar melhor quando for decretado, o fim do voto obrigatório ficara melhor

    Como se precisasse saber disso perguntando, se as pesquisas já estão respondendo por si só, que nem vai dar segundo turno se tudo continuar pelando, nas pedaladas que a torcida esta dando em favor da seleção e da Dilma

    Que não e nem uma surpresa, se isso acontecer pelos boatos que estão aumentando nas praças e dentro dos botecos, indica isso

    Talvez a maior razão disso tudo, tem haver com a falta de atenção ao próximo e com o semelhante sendo subestimados pelos próprios semelhantes, achando

    Achando que a internet nunca ia chegar a produzir resultado, foi o que disseram muitos eleitos pelo povo, quando foram expostos os projetos da ficção

    Disseram que eu estava louco, disse que loucos todos vocês iram ficar por serem responsáveis por instituições que não estavam fazendo o papel que devia fazer

    Por isso muitas instituições organizações pessoas iriam começar a ser substituir por novas que iriam deixar o povo participar sendo ocupada por gente simples como a maioria

    Foi dito que isso seria um castigo servindo de lição positiva, para ficar gravado na memória de todos nos que devemos ter dois mundos dentro de um mundo quando as pessoas são iguais, sendo separadas por falta escolas que qualifique todos

    Porque quem nasce não escolhe o lugar, ate se tornar adulto precisa de suporte com toda infra-estrutura básica de baixo para cima lugar para morar lugar para estudar comida para comer

    Eike Batista o futuro dele por obrigação tem que se candidatar a Presidente filiando a um partido ou criar o partido X

    Ter a tecnologia aliado aos negócios e encurtar distancia, assim todos deviam ter em mente, a tecnologia, que vai cuidar mais da gente no futuro

    Ai esta mais um bom motivo para Eike Batista investir alem do que já investe aumentar mais os investimentos a favor do semelhante, a única matéria prima insubstituível, ainda somos- nos

    E a tecnologia e o caminho mais curto para encurtar a distancia que existe entre-nos e na educação na formação de todos os nossos semelhantes, deve ser melhor que a nossa

    Por isso ele e o cara que pode comprar o Castelinho da Av. Brigadeiro Luiz Antonio SP, ceder pra o projeto Hora da Leitura, que tem como na tecnologia um dos principais núcleos

  47. Sempre li a opinião de um tal de enio barroso filho pensando ser,assim como o kotscho,um jornalista de esquerda.
    Sempre passei despercebido apesar de não comungar com seu estilo chulo de escrever. Hoje,eufórico pelo resultado parcial do Ibope,me chamou a atençaõ a maneira grosseitra de se expressar e mais uma vez o termo “urubuzada” encontrado para dar vazão a sei lá qual tipo de sentimento!
    Respondi então ao comentário do tal enio. Voltando agora,no final da tarde ao blog kotcho percebi que minha resposta ainda não foi liberada e está aguardando moderação. Resolvi então clicar em cima do nobre e educado enio e fui cair num tal de ptrem das onze,acho que é isso. Não sei se fiquei assustado ou desiludido…mas com certeza não é isso que quero para o meu país e para meus filhos.
    Que vença a Dilma se assim quer o povo,afinal estamos em uma democracia,pelo menos por enquanto, mas é muito triste saber que quem apoia ou torce pela mesma tem esse nível de educação e pensamento. Espero que a própria Dilma tenha ressalvas por esse tipo de blog, se ela tiver talvez ainda haja esperança. Mas mesmo assim prefiro não arriscar…estou fora!

    1. Meu caro Xará…e grande Robson! Vejo que escreveu bem, e ponderadamente, no entanto, gostaría de lhe dizer, que tem uma falsa impressão desse nosso amigo vermelhinho.
      Só quem conhece ele pessoalmente, e a sua maravilhosa família, pode ter uma impressão melhor.
      Não se iluda pelas características ideológicas desse grande cara, nem a forma divertída, e característica de seus textos. Ele apenas está lutando por aquilo em que acredita, assim como eu, ou voce.
      Não se esqueça de que nem todos os petístas são essas criaturas “abomináveis” de que tanto pregam.
      Criaturas abomináveis surgem de todos os lados, em todas as facções, e em todos os níveis culturais.
      O amigo Enio, para mim, é antes de tudo, um gozador.
      Um cara de bem com a vida. Exceto, quando pisam no calo, derrubam sua “caninha”, ou convidam ele para um passeio de moto.
      Aí meu caro, nem fique perto.

      Grande abraço!

    2. Meu caro Robson Gouveia

      Primeiro te agradecer pela tua visita ao meu humilde “bloguinho de fuleragens políticas”. Que talvez voce não tenha percebido na definição das intenções daquele blog mas trata-se de um BLOG DE HUMOR !!! Assim como são as charges políticas tão necessárias nos mais variados outros espaços de mídia.
      NÃO SOU JORNALISTA !!! Até tive o sonho na juventude de almejar sê-lo mas acabei por me formar nas “engenharias químicas” da vida. Sou “desapegado” de tratados sociológicos e de erudição catedrática. PREFIRO O LINGUAJAR DO POVÃO de onde sou originado e com quem mantenho o meu convívio.
      “…E melhor ser alegre que ser triste, a alegria é a melhor coisa que existe, é assim como a luz no coração…” já escreveu o poetinha vagabundo Vinícius de Moraes, diplomata mas segundo ele próprio “o branco mais preto do Brasil ” para quebrar preconceitos da sua época e que até hoje – pelo tom da tua queixa – ainda persistem !!!
      O termo “urubuzada” são para aqueles que vivem da carniça, que torcem para que o Brasil vá mal e assim “,,,afastem de SI esse cálice,,” imundo que é “beber” da visão dos infernos de um operário nascido do povo vivendo por tanto tempo no Palácio da Alvorada !!! E o pior para os tais “Sarcoramphus papa” – aves de rapina da família “Cathartidae” – é que o Governo do ralé é sucesso no mundo todo !!! Voces não contavam com isso !!!

      Agora é tarde !!!
      O Brasil é melhor, o povo entendeu isso, AMA O SEU PRESIDENTE como nenhum outro foi amado e o destino das vossas crenças ideológicas é mesmo amargar as dores da inutilidade da vossa “choradeira” nessa impotente tentativa de reação !!!

      Eu prefiro continuar “de boa”, com o emu humor que pode não te agradar mas que agradam muitos que com certeza jamais tiveram medo de serem felizes !!!

      Quando quiser me dar a honra de retornar ao meu Bloguinho saiba que será para mim de muito bom grado mas não espere que eu escreva para a tua satisfação !!!
      Eu escrevo para mim e para os que estão do MEU LADO !!! Não busco e não quero ganhar a vida com isso !!!

      EM POLÍTICA HÁ QUE SE TER LADO !!!
      O meu é “capenga” para a ESQUERDA !!!
      E o teu ?

      ABRAÇOS JUSTOS, FRATERNOS E SOLIDÁRIOS ( na tua dor )

    3. Rob Som !!! Meu Bom “de Oliveira” !!!

      Obrigado pelas imerecidas gentilezas e palavras !!!
      Mas voce bem sabe qie hoje em diz é muito difícil alguém conseguir pisar no meu calo !!!
      VALEU !!!

      E agora voltando ao meu outro “Rob Som”, o Gpuvêia

      Eu me esqueci de lembra-lo que o nome do meu “antro” é “PTrem das TREZE” !!! e não “das onze” como o do Adoniram ou o “das. sete” como o do Raul Seixas.
      Escolhi esse “número” não só por conta do numero do meu partido mas porque no linguajar das cadeias e hospícios da vida, TREZE significa “o louco”, “o doido”, “o maluco” ou simplesmente “o treze”
      (segundo os codigos penal e banal)

    4. Já que isso aqui virou uma espécie de conclave entre os Robsons, também vou meter a minha colher e dizer ao xará Gouveia:

      Preocupou-me esta oração de um de seus parágrafos:

      “Que vença a Dilma se assim quer o povo, afinal estamos em uma democracia,pelo menos por enquanto…”

      “por enquanto”, era a democracia brasileira quando Jânio assumiu. E deu no que deu… Muito cuidado com Serra; ele é apoiado pelas mesmas forças políticas e midiáticas que apoiavam Jânio.

      Se alguém é um risco para a democracia, não é Lula ou Dilma que, se tivessem tal pendores, não teriam feito pela democracia (e capitalismo) brasileira o que fizeram…

      Saudações verde-amarelas.

    5. Caro Barroso.
      Não sei se serei lido novamente pois este post já era,é passado como tudo aquilo que aconteceu ontem.Virou história.E o momento atual do país execra a história pois estamos na fase DLl (Deois de Lula) e o que construíram antes não importa mais!
      Mas ressalto que não é necessário ser petista ou vermelho,termo usado por vocês,para ser alegre e feliz.
      Não acredito que o linguajar do povão seja pejorativo em relação aqueles que pensam ou falam diferente deles e acredito em educação real e não midiática e creio que deve ser aspiração de todos melhorar em seu linguajar e em suas atitudes.Acredito também em ética, em trabalho,em qualidade de vida.E acredito que todos estão em buscas desse mesmo objetivo,qualidade de vida.Sim, a mesma ladainha,pois é verdade…Educação,segurança,saúde preventiva e curativa…
      entre outros fatores.
      Não aceito a pecha de inimigo do Brasil e não aceito a polícia ideológica escondida em termos como “urubuzada” ou citações como “e o destino das vossas crenças ideológicas é mesmo amargar as dores da inutilidade da vossa “choradeira” nessa impotente tentativa de reação !!!” e como”ABRAÇOS JUSTOS, FRATERNOS E SOLIDÁRIOS ( na tua dor ).
      Isso apenas demonstra o preconceito contra pessoas que também tem uma história para contar,mesmo que seja diferente da sua . Não percebo em suas palavras a alegria que cita no texto e percebo mais uma alegria cínica de quem quer vencer o inimigo imaginário e paranóico do mal para tripudiar em cima! Desejo a você um pouco de reflexão e sensatez e que não julgue os outros como pensa que os outros o julgam e que não confunda humor com felicidade.
      Quanto ao meu lado, sou do bem…mas sempre contrário ao seu rancor e preconceito!

  48. Já se dizia que todo povo tem o governo que merece , e Lula é o exemplo típico , com seu jeito bonachão popularesco ,que até nos defeitos como ele mesmo admitiu ,quando falou que joga latinha pela janela do carro , e é isso que o povão quer ver , um igual , já Dilma vai ter que fazer um curso com Lula , como ser popular , junto ao povo, vai ter que encarar buchada de bode , tomar pinga na feira e comer pastel com caldo de cana, com a chegada das festas julina , pode ir preparando seu vestido rendado de maria chiquinha , tudo isso se quiser atingir os niveis de popularidade do nosso Lulão , agora tem que tomar cuidado com a pança , porque o nosso presidente relachou no regime que vinha fazendo , ta com uma barriga de rei momo….

  49. Reinaldo,Hitler foi um ótimo governante, ótimo estrategista, excelente marqueteiro, maior psicólogo que a umanidade já teve, mestre, conhecia a alma humana como ningém, o Lula tem todas essas virtudes, diverge apenas do Hitler no fator desumanidade, assim, ACABAS DE POR LULA NO OLIMPO.
    POR ISTO, PERGUNTO: o quê queres com teu comentário, elogiar ou denegrir ao Lula ?
    Se for denegrir, refaz teu comentário.

  50. Bem como parte dos 3%, que posso dizer?Em primeiro lugar, não me contento só com mentiras, como se o Brasil estivesse em uma era de prosperidade, de combate a corrupção, com investimentos sólidos em saúde e educação.A verdade meu caro ” petista enrolador”, é que em um país de ignorantes funcionais como o Brasil, não se dão conta que a única coisa que eles estão vendo que é a prosperidade econômica(migalhas), se deve ao fato que a sua turma deu continuidade a política econômica do FHC, contudo aprofundou ainda mais a corrupção, o empreguismo, a ineficiência do setor público, etc, que já eram alarmantes com o governo anterior.Como relatou outra pessoa, o Hitler teve também 90% de aprovação, a multidão em mais de 95%, pediram para que Jesus fosse crucificado e soltassem o assassino Barrabás.Mas não é fácil conviver com tanta ignorância, mas felizmente faço parte dos 3% que pensam e não vislumbram qualquer projeto para este país senão a perpetuação de poder por estes políticos que aí estão.

    1. Robson 24/06/2010 às 18:08

      …mas felizmente faço parte dos 3% que pensam…

      O teu pensar não eliminou a pobreza, nem a má distribuição de renda, nem o entreguismo de pelegos da política nacional, nem a violencia, nem os alagamentos, nem o desencanto da população carente nestes 500 anos desde o descobrimeno.
      Isto temos visto agora nestes ultimos 8 anos; então, dá-lhe Lula, Vamos lá Dilma 2010.

  51. O eleitor brasileiro finalmente percebeu que os irmãos siameses PSDB/PFL(DEM) governam tirando dos pobres para dar aos ricos e não tem “marketeiro” que faça milagre.

    Né não, Luiz Carlos Velho ?

  52. Luiz Carlos Velho, A Dilma deu o recado pro MST e leva já no primeiro turno, não acha ?

    Mas fique tranquilo. Ela vai acabar com os sem terra, mas é fazendo reforma agrária, distribuindo renda e apostando no crescimento economico, como fez Lula.

    Luiz, já te falei que o pedagio do Lula, na rodovia Fernão Dias é de apenas R$ 1,10 e o do Alckmin era R$ 6,10 (antes do aumento) no complexo Bandeirantes/Anhanguera ?

    E voces ainda sonham com o Aécio na chapa de Serra. Mineiro é liso, Luiz. Não bota a mão em cumbuca.

    1. Acho que o Sr. ainda não entendeu. A candidata disse com todas as letras que não permitirá, em seu governo, atos e ações que contrariem a lei e nominou os movimentos sociais como o MST e todos os demais que se julgam acima das leis. Foi isso.
      Quanto a reforma agrária, é outro assunto, mas, desde já, é bom lembrar que, também neste caso, há que se respeitar a legislação em vigente que é clara; CF de 88 Art.5º, XXII: ”É GARANTIDO O DIREITO DE PROPRIEDADE”. Cláusula pétrea, diga-se.

      E mais ainda meu caro; a propriedade, segundo a mesma CF, atenderá a sua função social, podendo, portanto, haver desapropriações, mas estas, serão nos limites e imposições destas mesmas leis e, decididas em última instância pela justiça e, não pelos tais ”movimentos sociais”. Foi isto que disse a candidata. Daí em diante é por sua conta. Esta é a realidade. Não sei a sua realidade!

      ”É mais fácil matar um fantasma do que a realidade”

    2. Caro Xará, e vc acredita que a candidata fala a verdade? Ela disse que foi o braço direito e o esquerdo do Lula, e o governo deles tem dado poder e grana pro MST o tempo todo. Ela aprendeu a mentir, como seu ídolo (dela). Reforma agrária? Aquela prometida pelo Lula tb? Cadê? Lembro dele aqui em Blumenau, na campanha para 2003, dizendo categoricamente: ” Se for eleito, meu primeiro ato será assinar a duplicação da BR 470″. Cadê? Abs serristas.

    3. Velho, a CF/88 diz também que “a propriedade atenderá sua função social” Art. 5º, XXIII, c/c Art. 156,§1º, Art. 170, III, Art. 182, §2º, e Art. 186. Sem esses pressupostos, o direito a propriedade pode e deverá ser mitigado.

  53. OLÊ…OLÊ…OLÊ OLÁÁÁÁ
    DILMÁÁÁÁ…DILMÁÁÁÁÁÁ

    Deixa a DILMA me levar
    DILMA leva eu
    Deixa a DILMA me levar
    DILMA leva eu
    Deixa a DILMA me levaaar
    DILMA leva euuu
    DILMA minha presideeente
    Podes crer meu voto é teu

    DILMA é mais competente
    Pro Brasil seguir em frente
    É nela que vou votaar

    DILMA é uma guerreira
    Não está pra brincadeira
    O país não vai parar

    DILMA tem o coração nobre
    Ela vai cuidar do pobre
    É o que LULA diiiz

    Por isto é que eu sou DILMA
    O Brasil todo é DILMA
    Pra continuar feliz

    DEIXA A DILMA NOS LEVAAAAAAAR !!!

    …agora só no pianinho…

    deixa a DILMA me levar…DILMA leva eu…e vamu qui vamu.

    1. …há meses eu digo aqui, que o coitado do Serra, não chegava ao fim de junho. Com os índices desta pesquisa a debandada vai ser geral. Se tava difícil encontrar um vice, agora vai ser quase impossível.
      Os caras não servem nem pra ser oposição…ô povim incompetente.

  54. …até os neguim dos 5%, já começaram a vazar. Um que frequenta o bar do Palito, aqui perto de casa, já disse:

    Qualé meuirmão…
    Ser besta de graça até aceito
    Mas…pagar pra ser besta não.

  55. Tenho um amigo desempregado__ imagina estar desempregado na era do pleno emprego como agora, É UM ATESTADO INCONTESTE QUE O INDIVÍDUO É VAGABUNDO MESMO, AGORA AS MÁSCARAS VÃO CAIR, DESEMPREGADO POR QUÊ ??___, mas, como dizia, tenho um amigo (vagabundo ), desempregado, SERÁ QUE O SERÁ NÃO QUER ELE DE VICE ?????????

    1. Deve ser tucano mesmo. Os petistas estão todos empregados. Claro que meu comentário é cretino. Existem petistas e não petistas que votarão na Dilma e estão bem empregados em empresas privadas e até as suas, próprias. Mas comentei para equilibrar com seu comentário cretino também. Vagabundos, em todos os sentidos, existem em todos lugares e partidos. Abraço fraterno deste adversário de idéias.

  56. Artur Cartacho, agora você pegou pesado!!!!
    Colocar a buchado, um prato típico e saboroso do Nordeste nesta comparação é uma total ignorância ou afetação, pieguice ou, um desvio de conduta.
    Saiba, que nada mais fashion, chic e atual, que comida de botequim e, nesta nova ordem gastronômica a grande estrela é a buchada.
    Esse cardápios rebuscados e clichês, hoje é coisa de veado, desinformado ou um cafona simplesmente.
    Sabe o que está bombando em Londres? feijoada.
    Depois que o Lula, numa demosntração de caráter, impós a todo chefe de estado que nos visita, as nossas comidas típicas.
    Enquanto FHC, recebeu o 1° minitro dinamarquês com uma bacalhoada, RIDICULO NÃO !?!
    o COITADO LOUCO PARA ESPERIMENTAR UMA BUCHADA,
    COMO DEPOIS SE DESCOBRIU, PORQUE ELE HAVIA VISTO UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A COLINÁRIA BRASILEIRA.

  57. A culpa pela debandada dos ultimos 2% de reprovadores do LULA97% é do próprio ZÉ SERRA, ele baniu a presença do FHC em seus palanques, em seus comícios, em seus pronunciamentos. EXECROU A PRESENCA DO MESTRE E DONO DE SUA CANDIDATURA, com isso os 5% estão desiludidos, e 2% JÁ DEBANDOU resta apenas 3% dos guerreiros efeagassistas, JÁ podemos até chamá-los de: EXERCITO DE BRANCALEONE EFEAGASSISTAS, eles que amavam tanto seu mestre maior o EFEAGACÊ, se sentiram abandonados, sentiram a sua ausência.

    1. (Parodia ao ‘ANALISTA DE BAGÉ’, de Luis Fernando Verissimo)
      O ANALISTA DE ACARAJÉ me disse: caro Ailton, todos dizem que SERRA esconde, bane, execra o FHC, más todos não perceberam, É O FHC QUE CAIU FORA, ELE NÃO QUER ‘QUEIMAR SUA IMAGEM’, ‘SEU FILME’ AO APARECER NOS PALANQUES E COMíCIOS DO SERRA.
      ahh se for assim, se olharmos por esse angulo, O SERRA FICOU SOZINHO NESSA EMPREITADA, ALIÁS, SOZINHO NÃO ACABO DE VÊR O ROBERTO JEFFERSON AO SEU LADO NO PROGRAMA ELEITORAL GRATUITO(TV). BOM PARA CAMPANHA, TODOS LEMBRAM DO ROBERTO JEFFERSON. OU NÃO??

  58. Acabo de ver o programa do Serra, quer dizer , do PTB na televisão.

    A única coisa útil foi a constatação de que o estilista do Bob Jefferson é o mesmo do Dunga.

  59. Boa noite Ricardo!
    Boa noite amigos balaieiros!

    Estive meio sumido, mas hoje dá pra dizer alguma coisa.

    Pesquisas…pesquisas…e pesquisas. Continua a mesma coisa…Mas vamos lá.
    Difícil dizer qual dos dois é mais “carismático”, ou mais competente. Primeiro teríamos que saber, em relação a que?
    Serra se apresenta como um “poço de virtudes”, e desde que não brinquem com ele, podem admirar um sorriso amável.
    Dilma se apresenta com um sorríso amável, e desde que a deixem mostrar, certamente também apresentará seu “poço de virtudes”.
    Um, ou mais comentarístas aqui, já disseram o X da questão.
    Serra quer mudanças em hora não muito própria. Só para fazer o papel de oposição.
    Dilma prega continuidade, assim como o seu mentor a aconselhou, e também o fez quando entrou no governo há 8 anos atras.
    Comparar governos é outra questão.
    Existem épocas, situações, conjuturas, e toda uma dinâmica variável de gestão para gestão.
    Continuo insistindo na comparação de “arrecadação”, e resultados apresentados.
    Essa é a mais lógica.
    Nunca me enquadrei, mas sim fui enquadrado nos 5%, afinal, sempre reconhecí algumas coisas boas no reino do Brasil. Além do mais, não sou um número, sou um cidadão.
    Isso é fato obrigatório, já que pagamos, e caro por esses fantásticos progressos.
    Estive recentemente envolvido em um “safári blogal”.
    Minha “imparcialidade” foi submetida a verdadeira tortura, de ambos os lados.
    Cheguei até a me “auto-expulsar” de um blog considerado de direita.
    Me ví impedido de participar de outro de esquerda.
    Impressionante a capacidade de TODOS cavarem trincheiras e se matarem com argumentos idiotas.
    Existem excessões, mas são muito poucas. Não é a toa que o Ricardo abre as portas de sua casa aqui no balaio para todos indistintamente. Isso se chama democracía.
    Alguns lhe chamam de censor, mas garanto que só quando exístem certos exageros no verbo que isso se procede.
    Mas voltando aos blogs. Tem muitos argumentos que procedem, então, eu me pergunto.
    Por que não utilizam os tribunais para dirimir certas questões?
    Ficam no vou não vou? Vai voce primeiro pra ver o que vai dar? Estou sendo censurado daqui? Estou sendo perseguido dalí?
    Quanta idiotíce, e fanfarroníce sem sentido.
    Todos se colocando como vítimas injustiçadas?
    Quanto ás eleições, bem! Coloquemos a disputa entre Dilma, e Serra, sem o Lula. O que daría?
    Até José Dirceu tería mais chances do que Dilma seguindo o mesmo princípio atual. O mesmo carísma, quase a mesma biografía, e o nível social…
    O “continuísmo” que se iniciou após a era FHC, deve prevalecer, não há dúvidas, mas e as tão sonhadas, faladas, pedidas, imploradas reformas que necessitamos?
    Algum dos candidatos deu alguma ênfase nessa questão?
    Ou só irão implementar os projetos assistencialístas paternais, e emergenciais eternamente?
    Governos comentem erros, e acertos, alguns mais ou menos do que outros, isso dependendo da situação internacional.
    Quando chegar o final dessa guerra de “quem faz mais gols de braços” e nega que tenha feito, virei aqui parabenizar os partidários, não importa quais sejam.
    Não precisarei “sumir” como sei que muitos farão.
    Assim como um grande amigo que tenho aqui, também tenho nome, enderêço, e acima de tudo LADO!
    Sempre estíve, e estarei do lado da “coerência” e não da estúpides. Sempre estíve, e estarei do lado da argumentação, e não do “oba oba” ensandecído!
    Nunca escreví aqui algo como “fora Lula” ou fora FHC, ou Serra, ou qualquer coisa parecida. Isso é anti-democrático.
    Sempre cobrei em qualquer espaço o direito a plena democracía, e a implantação do VOTO FACULTATÍVO, e só isso.
    Mas já que isso talvez seja algo impossível, eu vejo primeiramente a necessidade de se ACABAR com o verdadeiro mal que assola esse país. Um partído que cresceu o suficiente durante anos, para sempre desestabilizar qualquer governo.
    Um partído de sangue-sugas, que somente funcionam como PARASÍTAS de uma pseudo-democracía.
    Esse partído é o P.M.D.B.
    Eles é que governam o Brasil. Nos bastidores, nas intrígas, nas alianças quase obrigatórias que “impõe” aos que querem governar insinuando o seu GIGANTÍSMO.
    O pluripartidarísmo oferece a todos voces, variadas opções.
    Observem atentamente esse fato.
    …e ganhando quem ganhar, vencendo quem vencer, que o “Zé” nos ajude!!!!!

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

    http://ecoblog-blogeco.blogspot.com/ (meu bloguinho)

    1. Resumindo o texto do Robson :

      Eleitor brasileiro, não vote nos candidatos do PMDB.

      Mas é isso mesmo que os petistas pretendem fazer: Votar na Dilma, no Mercadante e nos candidatos do PT de cabo a rabo.

      Mas, Robson, o que devemos fazer com os canais de TV, com as radios e jornais desse pessoal do Sarney e demais politicos do PMDB ?
      Convidar Hugo Chaves pra ministro das comunicações ?

      Responde aí, Robson.

    2. Caro Victor!

      O resumo sería este mesmo, só que não se esqueça de que votando na Dilma, levamos um vice do PMDB junto.
      Esse partido tem que perder os poderes que tem.
      Mas vá la que seja.
      O que fazer com as TVs?
      Bem. Uma pode ficar na sala, outra no quarto, aí vai depender do gosto de cada um.
      Alguns gostam até de tv no banheiro.
      Quanto às emissoras, bem…sendo um governo com “tendências” esquerdístas, nada mais adequado para ele, que “cassar” as concessões como fez esse que voce sugeriu para ministro das comunicações.
      Como provavelmente o povo não´iría gostar muito disso, sería necessário também, quem sabe, um “toque de recolher”, e se a coisa apertar, nada melhor do que “fechar o congresso”, e colocar o exército nas ruas.
      Afinal, tem gente que não tolera ser “contrariado”,.
      Isso tudo com certeza nos aproximaría ainda mais dos nossos amigos iranianos, venezuelanos, cubanos , norte coreanos, e incas venuzianos…sei lá.
      Enfim…toda a “galerinha” do bem, e seus simpáticos líderes.
      Mas brincadeiras (espero) a parte, tomara que tenha entendido a explicação do Luíz Carlos sobre as tarífas de pedágios, e suas implicações no bolso do povo.
      Eu não sabia disso também.
      …vivendo e aprendendo!!!!

  60. Candidato ao Governo do Estado da Bahia, pelo DEM, O Sr Paulo Souto faz campanha as sós, quando em comicios não toca NEM no nome do SERRA, Paulo apoia o Zé Serra para presidente, más quer desvencilhar a imagem do Paulista de sua campanha. É que ao comparecer na CONVENÇÃO DO SERRA aqui em Salvador, O CANDIDATO do DEM, DESCEU NAS PESQUISAS, SAIU DE 19% PARA 14%, Situação terrível. o que fazer?

  61. Se o assunto Galvão Bueno rendeu mais de 400 comentários, este com certeza vai render muito mais.
    O assunto eleição só descansa, mais fica esperto quando atiçado.
    A coisa vai ferver depois da Copa ou da eliminação do Brasil.
    Dai que, se faltar verdade, serão usadas mentiras. Não tenha dúvida. Vai ter muita gente perdendo o caráter até a boca da urna. Ou perderá por denúncias verdadeiras, ou caluniosas, ou as perderá por dissiminar mentiras. Ninguém vai sair limpo. Não vão entregar o governo a Dilma assim, mole, mole.
    Tudo o que virá tem um fundamento bom: o povo gosta de votar em ficha limpa. Dai que é tarefa emporcalhar. Ou pela verdade, ou pela mentira (e este segundo fundamento não é bom).
    Tanta lama em pedra dura, tanto bate até que fura. Já até ouvi o Maluf dizer que “não existe candidato com ficha mais limpa que a minha”. Durma com um barulho desses…
    Um abraço Cidadão K

  62. Sou morador de Alagoas. Hj por um acaso, ao visitar uma das cidades destruidas pela enchente, tive o privilegio de me deparar com a comitiva do senhor presidente da republica, LULA. Minha esposa ficou adimirada por ver tanta gente correndo atras do carro do presidente. O que me levou a dizer: Isto só prova o amor e a confiança do povo (95 %) pelo Lula, as pessoas sabem que ele fará algo por elas. Ele não veio aqui com demagogia politica, veio trazer solução. Dai o povo correndo atras dele.

  63. Da Folha.com (19h25) :

    A Folha apurou que Geyze Diniz, mulher do empresário Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, maior rede varejista do país, vai oferecer nesta 6a feira um chá da tarde, em São Paulo, para a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Geyze convidou um grupo de amigas para conhecer a plataforma de governo da candidata petista. Segundo a assessoria de imprensa do Grupo Pão de Açúcar, Geyze teria convidado “mulheres de sua relação que são interessadas em política”. Em março, durante um evento do Grupo Pão de Açúcar, Diniz declarou que “ Dilma tem todas as condições de levar adiante o legado que será deixado pelo presidente Lula. O legado do crescimento, da geração de empregos e da distribuição de renda. Tenho hoje uma profunda admiração por este homem “.

    Ehehehe… Imaginar a turma dos 3%, que avaliam esse governo “péssimo”, incrédulos ao ver “ ignorantes “ do porte de empresários como Abílio Diniz e José Alencar reconhecendo o legado de Lula, NÃO TEM PREÇO !!!

    1. Deixe eu entender: se o cara é milionário, mas vota na Dilma, não é elite. Se é pobre, classe média ou rico, vota no Serra, faz parte da elite retrógada e burra. Acho que seria interessante mesmo descobrir quem são os 3%, o que fazem e o que pensam. Claro que mais interessante ainda, seria descobrir quem são os 40% da Dilma, o que fazem e o que pensam. Ambos resultados trariam surpresas e talvez as pessoas respeitariam mais a opinião dos outros. Estou sonhando, é claro. Abs serristas.

  64. DILMA ROUSSEF GANHARÁ NO PRIMEIRTO TURNO. A POPULAÇÃO JÁ PERCEBEU A INTENÇÃO DO PSDB DE ENTREGAR O RESTO DO PAÍS AOS ESTRANGEIROS. DILMA DARÁ CONTINUIDADE AO CRESCIMENTO E EU COMO A MAIORIA DOS BRASILEIROS, ESTOU MUITO CONTENTE COM O GOVERNO LULA QUE NOS DEU UMA BOA OPORTUNIDADE DE TRABALHO E SEI QUE DILMA IRÁ DAR CONTINUINDADE A ESSE PROCESSO. ACREDITO AINDA QUE COM A DILMA NA PRESÎDÊNCIA, SÓ QUEM TEM A GANHAR É A POPULAÇÃO BRASILEIRA QUE TERÁ AINDA MAIS BENEFÍCIOS. NÃO SOU TÃO NOVO, MAS NÃO ME LEMBRO DE UM GOVERNO TÃO BOM QUANTO O GOVERNO LULA. O SERRA NÃO TEM NENHUMA CHANCE DE GANHAR ESSA ELEIÇÃO. ELE NÃO TEM CARISMA E O POVO JÁ PERCEBEU QUE EM SÃO PAULO, SERRA FOI UM PÉSSIMO GOVERNADOR. NÃO INVESTIU EM SEGURANÇA PÚBLICA, EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E INFRAESTRUTURA. O POVO DE SÃO PAULO ESTÁ MUITO DESCONTENTE COM O PSDB, ACREDITEM SE QUIZER, MAS É VERDADE. HÁ DEZESSEIS ANOS NO GOVERNO DE SÃO PAULO O PSDB SE ESQUECEU DE GOVERNAR E ATENDE APENAS ALGUNS SETORES DA SOCIEDADE PAULISTA.

    1. ME LEMBREI DE UMA TIRADA DO DATENA JORNALISTA RETADO. COM ELE NÃO ‘LESCOMQUÉS’

      Quando na abertura do PAN-RIO, em 2007, LULA97%, foi muito vaiado, naquele dia SAIU EM SUA DEFESA, o EMBLEMÁTICO DATENA, disse ele:

      (REPRODUZO COMENTÁRIO DO JORNALISTA DATENA,)

      “-ORA!!! VAIARAM O PRESIDENTE, MÁS VEJO QUE TODOS PUDERAM PAGAR R$600,00 DE INGRESSO PARA ASSISTIR A ABERTURA DO PAN!, É SINAL QUE A VIDA MELHOROU E MUITO PARA OS CARIOCAS, GRAÇAS AO LULA, ‘HÁHÁ’ (RISOS SARCÁSTICOS)” OU NÃO?, SERÁ QUE ESTOU FALANDO ALGUMA BOBAGEM? ORA, OUTRO DIA MESMO, O MARACANÃ ERA ABERTO POR APENAS R$5,00 E SÓ GATOS PINGADOS PUDERAM IR LÁ,’ ME AJUDA AIIIÊ HÁHÁHÁ (AQUELE RISO SARCÁSTICO DO DATENA).

      Claro que não está a falar nenhuma bobagem, MEU CARO DATENA!, É QUE NA ÉPOCA HAVIAM, AINDA 27% DE DESCONTENTES COM O GOVERNO LULA, ESSE ÍNDICE CAIU PARA APENA 3%, VAIAS HOJE SERIA SUPRIMIDAS PELOS 97% DE APLAUSOS.

      ABRAÇOS.

  65. Caro Kotscho

    Te confesso que até perdi o sono de tanto rir !!!
    É que eu continuo me divertindo com as “explicações” de jornalistas especialistas em pesquisas eleitorais. EU NÃO SOU !!! Mas tenho aprendido muito com esses “cabeças de “ananás” ( é o mesmo que abacaxi ) Não fui muito bem em Estatística nos meus tempos de faculdade há muito, muito tempo atrás mas ainda dá para lembrar alguma coisa.

    A melhor forma de aprender com esses “cabas” é fazer o raciocínio contrário ao deles. Não vou aqui exemplificar as tantas besteiras que li mas tem um tal de Jose Roberto de Toledo que escreve uma coluna no Estadão que supera geral toda a estupidez e vale a pena ser citado
    Voce imagina que o sábio criou uma tal de “MÉDIA MÓVEL” e um “jumentismo” por nome EFEITO ALICATE nos gráficos das pesquisas ?
    E esses “cabas” ainda ganham a vida escrevendo merda em jornal !!!
    E passam por esse vexame só pra agradar os patrões tentando “provar” que o Serra ainda tem chance !!!

    É de morrer de rir !!!

    1. Concordo!
      É tanta idiotice, quando “analisam” pesquisas, que nem dá para comentar.
      O erro é de origem. Não sabem o que é uma pesquisa, qual seu significado. Não sabem sequer o que é uma eleição, os fatores que infuenciam o comportamento do eleitor ou quais sejam os valores aos quais os eleitores dão importância.

      Uma lástima!

  66. É , o que fará a oposição depois de quase tudo tentado? Eles podem tentar a tática de um maluco paranóico neurótico que anda por aí há uns bons anos pregando o apocalipse. Na teoria lunática dele Lula é o próprio demônio que trará o caos muito em breve e , é claro, devorando criancinhas. Aliás, a “Folha” publicou ontem uma incrível matéria “informando” que uma conhecida política tucana (nunca ouvi falar, mas deve ser) perguntou em sua página no Tweeter “Você deixaria seu filhos sozinho com Dilma ?”. Será que vai pegar? Na página do lunático paranóico citado essa teoria do apocalipse com Lula no papel de anticristo, comunista e legítima ameaça vermelha já completou até aniversário. O apocalipse ainda não chegou mas ele garante que é só questão de tempo. Tem lá uns fiéis e fanáticos seguidores , parte dos 3% que não tem muito o que fazer na vida senão resmungar , praguejar e esperar o juizo final. Eu já vi de tudo , mas não duvido que essa seita seja adotada até pelo próprio Serra explicitamente.rsrrs

  67. Depois da última pesquisa IBOPE – que já ficou conhecida como “arrasa reaça” – é preciso mais do que nunca reenfatizar que:

    Dilma é o caminho; Serra o pedágio!

    1. Convido o amigo Robson a conhecer a realidade e não apenas reportagens fabricadas. Venha conhecer de perto as rodovias em Santa Catarina nas quais foram implantados pedágio pelo governo Lula, especialmente a 101. No trecho duplicado pelo governo FHC, o governo Lula entregou para pedágio. Você pode dizer: “Ah, mas o pedágio é barato.” E eu digo: “Sob FHC não havia pedágio na 101”. Mas, o melhor é o seguinte: o trecho não duplicado está a 7 anos esperando o Lula terminar. É pista simples. Aquele trecho é um açougue. Morre muita gente. E o que fez o Lula? Concluiu o trecho? Não, velho. Implantou pedágio. Este é o governo Lula de verdade. Esta é a verdade sobre pedágios no governo Lula. O Governo Lula implanta pedágio em rodovia duplicada pronta e em rodovia simples que nunca será duplicada. Venha conhecer os pedágios de Santa Catarina, aquele estado que espera desde 2008 o dinheiro das enchentes. Aquele estado que o PMDB interviu porque “ousou” ser contra Lula. Lula rumo a 150% de popularidade. Uma pergunta pro blog: nos estados que o Serra ganhar devem ser pintados de roxo no mapa do Brasil?

  68. ”Luiz, já te falei que o pedagio do Lula, na rodovia Fernão Dias é de apenas R$ 1,10 e o do Alckmin era R$ 6,10 (antes do aumento) no complexo Bandeirantes/Anhanguera ?”
    Olha só:
    O governo PT mudou o critério das concessões rodoviárias. Pelo modelo PT, a concessão é ”ENTREGUE” ao operador a custo zero e o período licenciado alongado.
    Entendeu?
    No governo Paulista, que segue o sistema do governo FHC, a concessão é ”VENDIDA” e financiada a longo prazo para o concessionário. Neste caso a tarifa embute o custo da concessão e o governo, além dos impostos, ganha ainda, com os juros que retornam ao tesouro via BNDS.
    Como pedágio é tarifa, e não taxa, só quem paga é o usuário do serviço.

    E eu concordo com o sistema do PT. O que não entendo é um petista concordar, pois, trata-se, no entender dos ”nacionalistas” de botequim, um sistema ”entreguista”.

    É por isso que, agora sim, concordo com a candidata Dilma e, não entendo a euforia dos petistas.

  69. Ah, quer dizer então que os tais 5% agora são 3%? O que será que aconteceu com os outros 2%? mudaram de idéia, enxergaram melhor a realidade, tiveram seus cérebros lavados?

  70. Apenas 3% para serem fichados? Que beleza. Dá menos trabalho. O custo de produção dos triângulos roxos será menor também. Ah e sobrará mais: para o partido, para os blogueiros de aluguel, para obras contra desastres (Alo Santa Catarina. Um dia o dinheiro chegará prá vocês), para pesquisas encomendadas pelo Sindicato dos Montadores de Dossiê de São João do Mato Escuro. Vamos continuar trabalhando. Rumo à 150% de popularidade.

  71. Aqui em Contagem-MG, já defenestramos a tucanalha entre
    guista, a prefeita Marília campos(PT) foi reeleita, a cidade tá
    limpa, postos médicos funcionando, funcionalismo satisfei
    to e com plano de carreira, e ontem fiquei muito feliz de sa
    ber que os filhos da prefeita estudam em escola publica mu
    nicipal(Vasco Pinto da Fonseca). Agora vamos enterrar definitivamente esses piratas das privatizações e neo-libe
    rais em nivel nacional

    LULA É O CARA…

    DILMA O CAMINHO…

    cerra É O PEDÁGIO !!!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!!!!!!!!!!!!

  72. Lembrando àqueles que desembarcaram agora da arca de Noé: Discurso de posse do presidente Lula em 1º de janeiro de 2003. “Vamos mudar, sim. Mudança por meio de diálogo e negociação, sem atropelos ou precipitações…”
    Notem bem; não há nada aí que lembre o ”mudar tudo isso que tá aí”

    Lula fez questão de garantir; ”a reforma agrária será realizada em terras ociosas e que toda a política agrária de sua gestão será compatível com “O NOSSO VIGOROSO APOIO À PECUÁRIA EMPRESTAR, À AGROINDÚSTRIA E AO AGRONEGÓCIO.

    Em caso de dúvida, por favor, consultem os arquivos.

  73. Poxa, Kotscho. Será que aquele post (os 5% do contra) influenciou? As pessoas se tocaram que estavam criticando sem razão? Será que o sucesso da web mudou este resultado?Se sim, legal!

  74. Os 2% que agora deixaram de achar o LULA ruim ou péssimo é os que estavam acreditando na “milonga” de que o ‘$-erra’ seria o candidato do BARBA! Agora que chegaram a conhecer que a sucessora escolhida por ele é a DILMA, voltaram a confiar no CARA! Entendeu, Ricardo?

  75. Se for ver na prática quem são estes 3% da sociedade, vamos descobrir que são, na Educação os diretores de escolas e assistentes, na Saúde, os chefes e diretores dos hospitais estaduais, nos Transportes, os chefes e seus assistentes, na Segurança,,,opaa…este é um terreno minado, podemos até dizer os chefes, me desculpem a franquesa, estou em dúvida, nas demais repartições repito os chefes e assistentes.
    Bem,,,,mas porque sempre os chefes e assistentes?
    Como diria aquele famoso detetive inglês Nick Holmes; “Elementar meu caro Watson”, que era seu assistente cheio de dúvidas.
    Este pessoal,que depende do serviço só tem que se apegar ao seu chefe supremo e babar ovos por ele.
    O que ele pensa é “lei”, senão……lá vai de roldão o tão sonhado empreguinho que hora por outra deixa seu paletó no encosto da cadeira, só para dizer que não faltou ao serviço.
    Sabem,,,, pela “gestão” do governo tucano estes 3% estão lá nas repartições estaduais morrendo de medo, pois, após a saída dos governantes dos quase 16 anos e entrada dos novos, impostos pela vontade popular, eles serão varridos de lá.
    Fazer o que não é moçada!!! Rei deposto, outro imposto, mas acho que a culpa é toda dos pedágios exorbitantes, escorchantes, aviltantes e nunca mais será como dantes no quartel do abrantes.
    Sorte do nosso tão sofrido povo.
    Dilma lá e Mercadante cá.

  76. Por que não fazem uma pesquisa sobre o Governo Serra em São Paulo? A explicação é simples: Seria necessário que as empresas de pesquisas levantassem fundos monetários para pagarem os PEDÁGIOS espelhados pelo Estado de São Paulo e este imenso custo inviabiliza a sua realização. Serra privatizou as estradas. Seu plano de privatizações inclui muitas outras coisas, exemplo: Os rios, o céu, o ar, o sol, a camada de ozônio, as plantas, o som, o vento, os animais, a chuva, o medo, o escuro, sei lá mais o que…

  77. Acredito que na hora de votar o eleitor deve votar pensando em eleger o melhor presidente para administrar o Brasil. Não se deve ir no enbalo de votar no que está na ponta nas pesquisa. O Lula pegou o Brasil com uma divida pública que estava a pouco mais de R$ 500 Bilhões. Em sete anos e meio, hoje a divida´pública está beirando os R$ 2 Trilões. Em mais um mandato de um governo igual ao Lula a divida publica ultrapassa o valor do PIB brasileiro. Por éssa razão acredito que o ideal é trocar os dirigentes do país. Por isso vou votar no Serra porque acho o serra mais preparado para governar o país.
    J. Leite

    1. O que é terrível é dívida externa, coisa que Lula pagou toda e viramos credor, da Argentina, Cuba, Bolívia, etc. Dívida interna é como acontece em toda famíla. Deve-se para irmãos, tios , sobrihhos,etc, mas, só paga quando for possível.

    2. Factóide……..! Interessante sempre dizerem “pagou” quando na verdade não foi paga. Apenas foram criadas situações que “permitem” o pagamento. Mas o mesmo não foi feito.
      Em contrapartída, a dívida interna, que aumentou um “pouquinho” sofre com uma taxa de juros das mais “agradáveis” do mundo.
      Sería algo como, pegar emprestado com um agiota “dos ferozes”, e aplicar na caderneta de poupança.
      Mas o que vale mesmo, é “ficar bem na fita”.

    3. (R.Kotscho, ok sem nomes

      JLeite
      Trocar porque? se foi LULA97% quem pagou as dividas realizadas por presidentes irresponsáveis como esse que você quer ver DENOVO no poder?
      >A divida com o FMI era de 170 bilhões de dólares, dos quais U$120 bi eram da década de noventa, (TOMARAM PARA SALVAR OS BANCOS DE AMIGOS E PARENTES FALIDOS), O LULA PAGOU AVISTA E DE UMA SÓ VEZ
      >Divida Externa era de U$ 680 bilhões de Dólares, (dos quais U$238 bi. fora gerada em anos noventa e U$ 442 bi de dólares fora Dan época dos militares do Maranhense e Alagoano) LULA QUITOU EM TRÊS PESTAÇÕES, EM 2006, 2007 E 2008.Não devemos mais nada a ninguém.
      J.Leite divida interna ultrapassar o PIB é difícil, pois o PIB Brasileiro é avaliado em 1,9 trilhões de dólares.
      Sabe quem é o maior devedor do BRASIL na atualidade?? Sim, isso mesmo são os ESTADOS UNIDOS, ELES NÓS DEVEM A BAGATELA DE U$ 187 BILHÕES DE DOLARES.

  78. Haroldo M. Cunhadisse:25/06/2010 às 14:38
    ”Velho, a CF/88 diz também que “a propriedade atenderá sua função social” Art. 5º, XXIII, c/c Art. 156,§1º, Art. 170, III, Art. 182, §2º, e Art. 186. Sem esses pressupostos, o direito a propriedade pode e deverá ser mitigado.”

    Sim, claro:
    Deve não. A lei diz que ”poderá”.
    Refiro-me ao princípio fundamental. As ressalvas são conhecidas mas, lembre-se; Inc, XXV DO aRT.5º: ” a LEI estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante JUSTA E PRÉVIA INDENIZAÇÃO EM DINHEIRO, ressalvados os casos previstos nesta carta”

    Aliás, na democracia, todos podem mitigar o que quer que seja, menos os princípios; no caso da propriedade como um direito Constitucional 0 limite só pode ser questionado na própria lei.

    Mesmo em caso de cultivo de plantas psicotrópicas o STF já decidiu em favor do proprietário.
    Fonte: STJ
    ”O Superior Tribunal de Justiça manteve o acórdão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região que rejeitou a possibilidade da desapropriação automática de área utilizada para o cultivo de plantas psicotrópicas sem a devida comprovação da participação consciente do proprietário da terra na conduta ilícita.”

  79. Não brinquem com a matemática. A dívida pública de R$ 500 bilhões alegada acima contra os quase os R$ 2 Trilhões do Lula mostra o seguinte: O Governo anterior só podia gastar R$ 500 bilhões internamente porque os outros quase R$ 1,5 Trilhões eram para pagar juros da dívida externa. Lula Pagou a dívida externa e pôde investir mais em infra-estrutura.

  80. Comerntário muito criativo do nosso amigo “DÁ-LHE DUNGA” (25/06 10:50h):
    LULA é o CARA.
    DILMA é o CAMINHO e
    SERRA é o PADÁGIO.
    Muito bom!!!

  81. Robson Oliveira, releia meu texto com bastante atenção e tente responder a pergunta que lhe fiz. O que faria Lula, Fidel ou Hugo Chaves eu já sei. Gostaria de saber o que voce faria com essas emissoras de TV, radio, jornais, etc..

    Robson, pago pedagio na Fernão Dias e na Bandeirantes e não preciso de explicações para entender que o pedagio de Lula (R$ 1,10) é seis vezes menor que o de Alckmin (R$ 6,10 antes do aumento).

    Robson, peço sua atencão para esses valores. Eu disse seis vezes menor. Não confunda com 30 % mais barato.

    Acho que quem precisa de explicações pra entender a diferença não sou eu, Robson.

    Espero que tenha um ótimo fim de semana. Voce e todos os participantes do blog RK.

    E que ninguem da minoria perca o sono com as recentes pesquisas. Tenho certeza que todos vão gostar de viver num país de primeiro mundo. O caminho é longo, mas estamos na direção certa. No governo passado corriamos desenbestados para o lado contrário.

    Né não, Robson ?

  82. Esta é a tendencia mesmo, baixar cada vez mais o índice de “reprovação” de Lula, a celebridade. Quanto menos ele faz, e não faz nada mesmo, todos sabemos, o país melhora e sua popularidade aumenta entre os 5% aleijados mentais, espécie de dissidentes do pensamento único, segundo RK.

    Ademais, seu governo foi muito melhor do que as elites esperavam, pela inação, claro. Se Dilma continuar seu “não legado”, será ótimo para as elites, que é para quem Lula governa, caso ainda não tenham percebido. O resto são migalhas dadas aos desvalidos. Populismo se chama.

  83. Pesquisei no Google “País está próximo de plano emprego” e constatei que diversas agencias de notícias noticiaram desta forma, mas reparei que somente uma diz o contrário: Mirian Leitão…

  84. Esse tal “Fernandão” é cheio de conversa afiada.

    Todos sabemos quem governa para a elite.

    Viva Lula, Dilma e Mercadante para o governo de São Paulo;

    1. Sinceramente Pedro, eu nunca ganhei tanto dinheiro na minha vida como agora, e não vejo nenhum rico malvado perdendo dinheiro, então de onde vem o dinheiro que está sendo distribuído aos pobres eu não sei, da elite é que não é. E se for para continuar a enriquecer que venha mesmo Dilma, Mercadante e o resto da quadrilha.

      ps. Eu também gosto de voce Pedro.

  85. Os eternos 5% não resistiram à tentação de mais uma vez contrariar o país. Como não tinham mais argumentos, a alternativa foi ser uma das duas únicas “coisas” a encolher no Brasil do crescimento.

    A outra foi o Serra. Mas nisso ele é o cara.

  86. Dilma na presidência e Mercadante no governo paulista essa é uma verdadeira solução.

    Não tem outra. Não dá pra engolir o Serra e muito menos o Alkmin

  87. Gosto das metáforas de um jornalista da BAND, TVBAND, Comentário RECENTE do Apresentador, “BRASIL JÁ É A SÉTIMA ECONOMIA DO MUNDO, E JÁ COMEÇOU A PEDIR PASSAGEM AO CANADÁ, QUE COMEÇA A VÊ-LO PELO RETROVISOR, BRASIL COMEÇA A DAR SETA PARA FAZER ULTRAPASSAGEM”.

    Disse ainda, “PAÍS ANDOU DE LADO POR TRÊS DECADAS, SEMPRE NAS ULTIMAS FILEIRAS DO GRID DE LARGADA”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *