"Fogo na floresta!" Melhor é rezar…

"Fogo na floresta!" Melhor é rezar…

TREMEMBÉ (SP) _ São pouco mais de quatro da tarde nesta bela região do Vale do Paraíba, aos pés da Serra da Mantiqueira, no caminho de Campos do Jordão.

Aqui viveram e construiram parte da sua obra dois grandes brasileiros, Monteiro Lobato e Mazzaropi, que muito admiro pela contribuição que deram à nossa cultura, cada qual no seu canto.

Na Fazenda Maristela, que já foi um mosteiro trapista,  começa a cair a temperatura, e a noite promete ser bem fria neste final de outono, embora ainda esteja tudo verde ao meu redor, e as flores lilazes e brancas dos manacás da serra resistam bravamente à chegada do inverno.  

Fomos os primeiros a chegar para o nosso retiro anual dos Grupos de Oração espalhados por São Paulo, Rio e Minas, que congregam mais de cem companheiros, sob a inspiração do nosso veterano frade, o Betto. O tema do encontro deste ano é muito bom: “Alegria e silêncio”. Será possível conciliar uma coisa e outra?

Os netos foram passear com a avó e, assim, finalmente, arrumei um tempinho para atualizar este Balaio. Nada como um retiro numa fazenda cercado pela família e pelos amigos, depois do tiroteio desta semana no blog, justamente nos dias em que eu estava fechando uma reportagem de 44 páginas sobre o Novo Nordeste, o Brasil que mais cresce no Brasil, a ser publicada na edição de junho da revista Brasileiros.

Confesso que fiquei assustado com a violência dos comentários para cá enviados desde o começo da tarde de segunda-feira, como se alguém tivesse gritado “fogo na floresta!”, atiçando a matilha, que invadiu este blog com uma ferocidade nunca vista antes.

No domingo, havia publicado um texto sem maiores pretensões, sob o título “Que Brasil é este dos 5% do contra?”, apontando uma coincidência estatística nas pesquisas de todos os institutos, que sempre registram este índice dos que consideram o governo Lula “ruim ou péssimo”.

Nem mais nem menos: são sempre os mesmos 5%, faz muitos meses, quaisquer que sejam as cicunstâncias do país naquele momento.

A partir desta curiosidade sugerida pelos números estáveis,  já que ninguém investigava o fenômeno, na imprensa ou na academia, levantei algumas perguntas sobre o perfil deste eleitorado cativo. Coisa de repórter curioso. Quem seriam estes 5%, o que pensam da vida?

Foi o que bastou para me chamarem, ao mesmo tempo, de comunista, fascista, judeu, nazista e petista, como se eu fosse um tira malvado que quisesse identificar os do contra para fichá-los e entregá-los à polícia. Que bobagem!

Creio que a maioria destes “comentaristas” profissionais nem leu o que escrevi. Vieram a mando, como se uma central de infâmias tivesse distribuído vários modelos de textos para me atacar,  não respeitando familiares e amigos, que nada tinham a ver com a história. Foi um verdadeiro massacre, mas decidi não responder, já que é absolutamente impossível argumentar diante da irracionalidade dos fanáticos.

Desde o primeiro dia deste Balaio, deixei bem claro aos leitores que não pretendia entrar na guerra dos blogueiros, já naquela altura bastante radicalizada, mas apenas contar as minhas histórias em mais de 45 anos de jornalismo, e falar dos fatos novos do dia a dia da vida real. Não pretendo convencer nem catequizar ninguém aqui, como acontece nestas seitas eletrônicas que se espalham pela internet. Não é a minha praia.

Às vezes dá um desânimo danado quando a gente tem que enfrentar a ignorância e/ou a má-fé de pessoas que fazem da guerra política a sua única razão de ser, e são incapazes de debater com um mínimo de civilidade. Por isso, peço desculpas aos leitores habituais do Balaio pelo que aconteceu esta semana.

Procurei eliminar as manifestações mais escatológicas, insanas e intolerantes, mas sempre escapa alguma coisa. Também não quero ser chamado de censor ou sectário por não publicar opiniões contrárias às minhas. Tenho pavor do pensamento único e dos donos da verdade. Mesmo assim, mais de 900 comentários estão publicados, a maioria contestando o que escrevi.

Como bem sabem os balaieiros mais antigos, aqui há espaço para manifestações de toda ordem. Recebo com tranquilidade as críticas que me fazem. Sempre é tempo de aprender com os outros, mas para tudo há um  limite.

Vou até evitar assuntos polêmicos nestes tempos de vale tudo da disputa eleitoral porque não quero entrar no jogo sujo dos pistoleiros de reputações alheias. Pelo menos, fiquei sabendo um pouco mais do que sentem, pensam e do que são capazes estes 5% que não respeitam os que apenas pensam diferente, ou seja, que a vida dos brasileiros melhorou nestes últimos oito anos.

Acho que o melhor a fazer neste momento é rezar para desarmar os espíritos, pedir que as próximas eleições sejam mais um motivo de festa da nossa jovem democracia _  não esta guerra insana que transforma eventuais adversários políticos em inimigos de morte. 

Quase todos os amigos já chegaram, e está escurecendo na Maristela. Vou parando por aqui. Até domingo, se nenhum fato novo justificar uma edição extraordinária do Balaio, pretendo me recolher à companhia dos netos e dos orantes neste lugar encantado, onde se respira paz, na certeza de que cada novo dia é um novo motivo para celebrar a vida, não a morte; o amor, não o ódio.  Vida que segue.

339 thoughts on “"Fogo na floresta!" Melhor é rezar…

  1. Prezado Ricardo,
    Leio sempre o seu blog, assim como leio outros como o do Nassif, do PHA, do Azenha, do Vianna e outros menos votados.
    O que você relata nada mais é do qu.e o desespero, ignorância ou mesmo má fé de um monte de gente que “se acha”, que emite suas opiniões, como você disse, parecendo orquestradas
    Creio que esse fenômeno deve se repetir em todos os blogs que se proponham a discutir, de modo isento, os fatos da vida política brasileira, particularmente no momento atual.
    A meu ver, esse comportamento, pelo menos na maioria dos casos, tem esse propósito mesmo – calar quem pode contribuir, com a discussão, para esclarecer as marchas e contramarchas dessa campanha política.
    Não vou deixar de ler suas matérias, mesmo que daqui prá frente você se resuma a amenidades.
    Vou apenas lamentar, porque você é um dos jornalistas que honram a profissão.
    Abraço e boas orações

  2. Kotscho,
    Os 5% provavelmente são aqueles que criticam “tudo” o que o governo faz, fez, deixou de fazer ou diz que irá fazer. São os mesmos que dizem: Não lí e não gostei.

    Esses 5% são aqueles que criticaram a vaninação ou falta dela no auge da pandemia, dizendo que o governo era relapso e as mortes deveriaõ ser creditadas ao governo e a Lula. Hoje sabemos que o Brasil foi o que mais vacinou no mundo, em quantidade e número por habitantes…

    São os mesmo que criticam as politicas do governo e fazem comparações absurads, e quando uma entidade, jornal, personalidade, elogiam o governo brasileiro, denigrem a origem dizendo ser “duvidosa”, mesmo que seja o TIME, o Papa, Obama, o FMI, a ONU, entre outras…

    Esses 5% são poucos, mas tem a força dos 95% em voz e poder. Eles só não podem votar pelos 95%. Ainda bem…

  3. Até 2002 eu era um conceituado doleiro e agiota. O que sobrava aplicava em papéis do governo, que com a taxa Selic em 40 % rendia maravilhas. Fui sócio até da ex-toda poderosa FININVEST. Cheguei a recusar um emprego em Brasília no escritório do antigo patrão do governo, o FMI. Mas agora o crédito é consignável, e estes bancos estatais BB e Caixa vendem dinheiro a preço de banana. Maldita hora em que FHC não conseguiu privatizar os mesmos. Hoje em dia tenho que trabalhar pra sobreviver. Fora Lula! Agora é Serra.

    1. Que maravilha!
      Eu sou torcedor, consciente.
      Estamos todos orando para que aqueles que estão dentro dos 5%, deve ser 0,5%, nunca mais tenham apoio de forças externas que se sintam prejudicadas no seu domínio político e econômico. Sempre que esses exploradores se uniram, os brasileiros, e toda América Latina, perderam.
      Os governantes que erraram no passado recente agora dizem que vão fazer diferente, não reafirmam nada do que fizeram durante o seu mandato, simplesmente querem enganar o eleitor se dizendo um Lulista de primeira linha e que vai melhorar ainda mais o país, muitos se iludem, mas é claro, com a diretora do sindicato dos patrões da mídia conclamando seus associados a serem a oposição diante da inércia e inépcia dos políticos opositores. Essa atitude deturpa a função da mídia e atrapalha o entendimento do eleitorado sobre a maturidade de nossa democracia. São os mesmos que fizeram os militares de inocentes úteis e após se locupletarem do dinheiro público jogaram esses militares na vala dos inúteis, reafirmando o poder da mídia. O povo, logicamente, exigia melhorias de vida e para não perderem os dedos entregaram alguns anéis para os sindicalistas distribuirem para o povo, seriam os inocentes úteis do momento. Grave engano, Lula e os sindicalistas tomaram a oportunidade com os dentes e entregaram suas vidas para o bem público, muitos fugiram diante da responsabilidade, por medo, ameaças, sentimentos e até egoísmo. O embate tem um round importante nessas eleições e esses personagens querem tirar, como tiraram os militares, LULA E DILMA do caminho para passarem de quarto poder para o poder único, só isso justifica os 5,0%.
      Contra esses exploradores nós estamos orando com DILMA E LULA pela continuidade da vontade popular e por uma participação isenta de todos os personagens da Democracia.

    2. Tenho um amigo que não é ex doleiro mas é ex doceiro.
      A noite ele fazia cocada em casa para vender de dia nos escritórios e no comercio do centro de nitewrói. Seumaior sonuo era ter como comprar uma carerocinha de cocadas que poderia fazer na hora aqueles amendoins coberto com chocolate.
      Juntavae juntava dinheiro e sempre pimba, aparecia um ´plano, uma reviravolta np0 dolar que te dava mais dinheiro, ou seja tirava do meu amigo e passava economicamente falando para seus bolsos.
      Mas o jogo vira, o vento vira, a maré vira e veio o Lula, que de uma forma ou de poutra, deu condição do meu amigo pegar um empréstimo na caixa e comprar sua sonhada carrocinha. Pois é da mesma forma sua ele ainda trabalha, já pagou seu empréstimo e continua ser doceiro enquanto ao senhor, deixou de ser e nunca mais vai voltar a ser doleiro, com a graça de Deus!!!

  4. Entendi perfeitamente sua justificativa sobre “investigar” os 5% anti lulistas (sou um deles). Sou brasileiro, 60 anos, militante político nos anos 60, 70 contra o regime militar e não contra a Democracia e a implantação de uma ditadura do proletariado como pretendiam os hoje petistas. Que tal fazer outra matéria para se “investigar” a porcentagem de pessoas que atribuem a Lula o conceito de ótimo? Poderia até antecipar algumas suposições: 1. os comunistas e radicais socialistas na contra mão da história, 2. milhares de companheiros comissionados em cargos públicos e temerosos de perder suas mordomias. 3. as dezenas, centenas ou quem sabe milhares de companheiros com rabo preso, envolvidos em casos de corrupção 3. os beneficiários das bolsas disso e bolsas daquilo (meros instrumentos assistencialistas eleitoreiros), 4. dirigentes sindicais e coordenadores de Ongs que se sustentam às custas de dinheiro público, 5. proprietários de veículos de comunicação e jornalistas que tem contrato de gaveta, recebem pro-labore ou jetons por escritos em favor do governo. Como jornalista experiente e premiado acredito que você tem mais gente para ser incluido nessa relação, muito mais que os 5% anti petistas. A propósito, mesmo depois de concluir minha pós graduação continuei estudando, até hoje trabalho pra valer e tenho convicções próprias, fundamentadas, diferentemente do Lula que abandonou os estudos, não sabe o que é “bater ponto” há décadas e tudo que diz e faz é produto do que lhe sopram ao ouvido.

    1. Amigo, se vc estudou, imagino se fosse analfabeto, aliás, com 60 anos ( e não vou falar isso por preconceito pq tenho 58) vc está é senil isso sim. Olha, o Lula não é perfeito, afinal nem Jesus Cristo contentou a todos, porém, o que se louva é que pelo menos olhou pelos menos afortunados, aliás, coisa que vc jamais saberá o que é faltar comida na mesa. Como se vangloria, se formou, fez pós. Vai alí no Nordeste e confirma, quem poderia se dar a esse luxo, durante os governos que vc tanto ama? Sentiu a diferença? Como é fácil escrever besteiras não? Lutou contra a ditadura, essa é boa!

    2. Mas não é que essas amebas da pretensa elite são preconceituosas e prepotentes mesmo!E por falar nisso…não existe burro com diploma, mas existem muitos diplomados completamente burros!!!

  5. Você que sabe da existência do transcendente e este planejou que a existência consiste na ressonância, na vibração, na sintonia de uma energia do bem, do belo e da verdade. Explicar o mal nada mais é do que não estar em sintonia com ela.
    Realmente é difícil compreender o limite, do meu ponto de vista, de se colocar nos 5%. Para mim me situo do lado dos 85%. Não é preciso muita analise cientifica, isenta, senão também da transcendência, do espírito, da alma enfim.
    Por exemplo: O acordo do Irã e as criticas. Uma energia transcendente interferiu, sem violentar o livre arbítrio de cada um. Simplesmente, “sincronizou” a reação de Israel. Que hoje duvidaria de que o acordo foi “providencial”
    Alguns lançaram mão da filosofia de Nelson Rodrigues para justificar que “toda unanimidade é burra” Sim mas dele também recorro ao difundido “complexo de viralatas” Forma simples, direta, inteligível que Leonardo Boff analisa filosoficamente citando Hegel no seu artigo
    “A saudade do servo na velha diplomacia brasileira” – http://www.tijolaco.com/?page_id=17196
    Então como é bom ficar do lado da maioria neste caso onde sinto insuflar uma nova sensação de se sentir brasileiro dos mais ricos aos mais humildes.

  6. Kotscho,

    Pode ter sido uma experiência assustadora para ti e para nós, balaieiros habituais. Porém, sempre aprendemos alguma coisa nestas horas. Já sabemos que os 5% do contra desprezam não só os brasileiros, mas também árabes em geral, africanos e asiáticos. Para êles, todos êstes – curiosamente, a maioria da humanidade – devem servir como figurantes na vida real, assim como nas produções hollywodianas. E pelo jeito, também a democracia é apenas circunstancial, podendo ser tolerada ou suprimida de acôrdo com as conveniências do momento.

    Mas nada disso vai mudar o curso de nossas vidas e da História. Rancor e intolerância nos acompanham os humanos desde sempre, e chegamos até aqui, apesar dêles.

    Bom descanso prá Você.

  7. Meu caro Kotscho, permita-me chamar assim.

    Você veio suprir o espaço deixado pelo Mino, nos blogs. Voltei ao prazer da leitura e da reflexão.
    Ps! Saudades! dos textos do Mino, das delicosas receitas de bacalhau…

  8. Cidadão K, vc está ferrado ! Até a eleição vc vai apanhar mais que cachorro vira lata. Desculpe a comparação, mas foi a única figura comparativa que me ocorreu pela tremenda falta de respeito que passa e vai passar.
    Um abraço Cidadão K, estava viajando com miha mulher e alguns amigos. Fomos para Gramado, Canela, Bento Gonçalves, etc., passar um friozinho gostoso, ver coisas bonitas, comer queijo e beber vinho. De vez em quando faz bem.
    Viajou conosco um amigo que mora nos Estados Unidos, trabalha num banco multinacional e viaja pelo mundo. Lá pelas tantas a política entrou na conversa. Ele foi taxativo: o único lugar do mundo onde se fala mal do Lula é no Brasil.
    A nossa oposição, hoje limitada a 5% ou menos por cento, é a mais feroz, preconceituosa, maldosa, etc. que já se viu por toda história. O pessoal tá magoado ao extremo: tem que engolir um operário na presidência, quando o que desejam é vê-lo na fábrica produzindo ou na fila do desemprego; tem que engolir um negro na presidência americana, quando só são capazes de enxergá-lo de mão estendida pedindo esmola; e por ai vai as decepções desse pessoal que construiu paradigmas, como buracos profundos, e agora cairam dentro deles e não são capazes de sair.
    Lamentável. Ainda vão rosnar muito, ainda vão clamar muito pela intervenção de alguma “vaca fardada” do exército (ainda sonham com isso, como se as armas fossem seus vassalos – Graciliano Ramos, no livro “Memórias do Cárcere”, tem uma passagem interessante que ele assistiu e que bem espelha o pensamento desse tipo de gente. Vou narrar de memória. Na caça para prender os “inimigos do regime” um tenente sentou e começou a comer um lanche. O “chefe político” da opressão chamou-lhe a atenção: “Agora não é hora de comer tenente. É hora de trabalhar !”)
    Então Cidadão K, vc tem um blog que permite essa gente expor a sua ira, a sua frustração, os seus preconceitos.
    Tá ferrado !
    Um abraço.

    1. pERMITA-ME copiar o seu texto e divulgar em todos os debates de internet e distribuir na minha lista.
      Aproveito para lembrar ACM se gabando de estar na ditadura “dando tapa na cabeça de um generalzinho, derrubando seu quepe e lhe dizendo que na Bahia mandava ele.”

  9. Caro RK. Continuo achando que as reações ao seu texto foram exageradas. Concordo com a maioria dos motivos daqueles que, com respeito, enumeram suas várias razões para pertencer aos 5%. E sou obrigado a respeitar aqueles que fazem parte dos 95%. Nada de bom-mocismo, não. Apesar de reagir mal aos comentários como este do ex-doleiro, que soa ao mesmo tempo falso e irônico, concordo com vc que não somos inimigos e o ódio não soma nada. Precisamos construir um país melhor, ouvindo os contrários e lutando por nossos pontos de vista. Um abraço fraterno a todos e bom descanso a vc e sua família.

    1. ¨E sou obrigado a respeitar aqueles que fazem parte dos 95%. ¨ Pois é exatamente dessa obrigação básica que esses 5% estão querendo ficar livre e colocar o país em risco.

    2. Caro E, não entendi a sua resposta. Tudo bem. No entanto, lembro que nos 95%, tem uma boa turma que não respeita os descontentes. Estão errados também. E, como diz o RK, a vida segue.

  10. A paixão é um dos males da política. É verdade que o Lula goza de grande popularidade. O senhor Kotscho é um apaixonado pelo Lula. Tudo isso é verdade. Mas será verdade que vcs, petistas, são os reais responsáveis pelo que melhorou no país nos últimos anos? O dinheiro que circula neste país é resultado do socialismo petista ou de uma superestrutura nacional criada pelos empresários?
    Quem dá emprego? São os empresários socialistas? O PT de hoje (com vermelho esmaecido) ainda poder ser considerado um partido de vanguarda, de esquerda ou mesmo socialista? Respondo: tanto quanto mudou o pensamento revolucionário da sra. Roussef, a ponto de tentar governar um país c.a.p.i.t.a.l.i.s.t.a renegando o marexismo-leninismo antes tão defendido, mudou o rumo do PT. O que é hoje este antes um partido que se propôs a renovar os costumes e métodos desonestos de nossa política? Neosocialistas ou neocapitalistas? Respondo: Já não há diferença palpável entre os pseudopartidos da república brasileira. Salvo um Fla-Flu eleitoral (Lula x FHC, Serra x Dilma, ou o que seja) nada vai mudar, como não mudou de FHC para Lula, e quem vai continuar mandando são os magnatas das bolsas, do agronegócio, dos fabricantes de carros, dos especuladores internacionais… Enfim, nada que não seja a superestrutura capitalista. Já foi provado que as tais “bolsas” não trouxe melhoria significativa NO NÍVEL DE POBRESA da população nordestina que adora trocar seu voto por essa esmola, o que talvez leve o Lula a permanecer no poder por mais doze anos… desde que continue controlado por quem realmente manda.

    1. ¨O que é hoje este antes um partido que se propôs a renovar os costumes e métodos desonestos de nossa política? ¨A velha tática de sempre, quando sabe que se o petismo continuasse com essa balela de honestidade nunca seria eleito para nada.

    2. Respeito ao povo nordestino é que voçê e todos que pensam desta maneira devem ter! O grande mal que voçês enfrentam é não destinguir um ponto de vista, com a posição pessoal de cada um. Quanto ao nível de redução da miséria, é lamentável querer contestar fatos.

    3. Geguba, essa sua filosofia de comercial de biscoito (Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho por que vende mais ?) é de dar dó.
      Faça como os 95 % que aprovam o atual governo. Compare o numero de empregos criados no governo FHC, ou seja nenhum, com os 12 milhoes de empregos criados no governo Lula.

      Se não lhe tivesse faltado imaginação voce acabaria afirmando que trabalho escravo é sinal de desenvolvimento social.
      Melhor sorte na proxima, Geguba.

    4. Geguba, meu principal argumento é: se foram o FFHH e os empresários que colocaram o país na atual situação, pq jamais se viu, sentiu ou se usufruiu de tão grande capacidade dos mesmos? Somente agora que um analfabeto assumiu o poder é que as coisas passaram a ser melhores, principalmente para os de menor poder aquisitivo? Claro que sabemos que é um conjunto de medidas, a diferença é: FFHH e os anteriores, governaram para a Globo, os ricos e poderosos e o Lula, para os pobres e descamisados, é apenas isso amigão.

  11. Boa noite Ricardo!
    Boa noite amigos balaieiros!

    Que susto esse título. Com todas essas queimadas que fazem por aí!

    Mas aqui é o mesmo Ricardo! As vezes o “foguinho” se descontrola um pouco. Mas o “lixo” acaba se queimando.
    Não estou me referindo aos que opinam, mas aos que agridem sem sentido.
    Aproveite bem essa estadía tranquila, e reúna forças energéticas para o que vem por aí.
    Com certeza voce não irá conseguir ficar longe desses assuntos políticos, mas tenho certeza de que irá aguentar as provocações que com certeza virão.
    Mas……….Um dia de cada vez!

    Abraços, e um ótimo retiro!

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

    http://ecoblog-blogeco.blogspot.com/

  12. Hoje fiz um comentário no blog do Helena em razão de tantas agressões sofridas pelo mesmo, só porque referido jornalista escreveu contra o Dunga e aproveitou para falar das qualidades que êle Helena possui. Se o caro KOTSCHO tiver interesse, solicito que leia o que lá escrevi, pois se encaixa aqui perfeitamente. Respeito é bom e todo mundo deveria gostar. Todo irracional é burro e violento. Devemos analisar o homem e não a que partido pertence e qual ideologia adota. Se é honesto, democrata, sensato e bem intencionado, é êsse que serve para receber o voto popular, desde que capaz para função pretendida. Apresento minha solidariedade e repúdio aos infames.

  13. Sr Ricardo,li seu texto,li tambem muitos comentários,concordo que houve muita intolerancia ,das das duas partes,dos chamados 5% e da ala petista que não aceita que seu Deus onipotente lula seja criticado,essa intolerãncia da ala petista me deixa apreensiva com o rumo das coisas,e eu acho sinceramente que a nossa ”jovem democracia”(palavras suas),está seriamente ameaçada,se formos analisar as atitudes do presidente ,com relação a sua politica externa,suas amizades com ditadores,a omição do lula em relação aos presos politicos de cuba,o fato dele(lula) apoiar Hugo Chaves e declarar que naquele país tem democracia até demais quando nós sabemos que não é verdade.Sendo o sr um jornalista pessoa culta e com acesso a toda e qualquer informação,deveria também engrossar as estatisticas dos 5% ou então eu devo achar que o senhor não é um apreciador da democracia.
    Um bom descanso.

    1. Marcia, Lula está preocupado é com o povo pobre e injustiçado deste Brasil.
      Voce é que se preocupa demais com Cuba, Hugo Chaves, Ahlmadinejad, etc…
      Lula só quer abrir mercado para os produtos brasileiros nestes paises e gerar mais alguns milhoes de empregos no Brasil.

      Não seja ingenua, Marcia. Lula não caiu ontem de uma carroça de feno.

  14. Preocupe-se não Kotscho, são os mesmos 5% que a partir de 2011 continuarão contra. Eles já perceberam isso e estão exercendo o justo direito de espernear

  15. Seria bom uma campanha ecumênica pregando a paz e a tolerância em nosso país. Noto que estamos caminhando para a formação de lados antagônicos em tudo: na religião, no esporte, na condição social, economica e até geográfica.
    Na política então é um descalabro = nós roubamos mas os anteriores foi que começaram… o que voces fizeram foi nós que começamos… não, nunca antes neste país…ele é vampiro… ela é guerrilheira… êle é analfabeto eu cursei faculdade…e assim por diante. É um debate de ofensas e ataques pessoais que nada esclarece e nada acrescenta.
    Proponho uma reflecção geral sobre nossas atitudes e, já que o Bloguista está num retiro de orações, deixo aqui para todos parte da oração de São Francisco:

    Onde houver ódio que eu leve o amor
    Onde houver ofensa que eu leve o perdão
    Onde houver discórdia que eu leve a união
    Onde houver dúvida que eu leve a fé
    Onde houver erro que eu leve a verdade
    Onde houver desepero que eu leve a esperança
    Onde houver tristeza que eu leve a alegria
    Onde houver trevas que eu leve a luz
    Fazei, Senhor, que eu procure mais consolar, que ser consolado; compreender que ser compreendido; amar que ser amado.
    Na verdade sabemos que nem Fernando Henrique nem Luiz Ignacio da Silva são bandidos, tiveram erros, tiveram acertos e, de uma forma geral contribuiram para o País. Praticamernte são quase passado e passarão para a história como Presidentes ilustres para as futuras gerações, quer queiram ou não.

  16. Sou frequentador assíduo deste blog e de outros tantos, pois sou um cidadão vivamente interessado nos destinos do meu País. Não podemos esperar equlíbrio, respeito, civilidade do pequeno percentual daqueles que cruxificam o governo Lula. Infelizmente ainda temos no nosso meio, pessoas que desconhecem as mazelas do regime militar, a voracidade e destruição social das políticas neoliberais e carecem, no mínimo, de capacidade e tolerância para conviver com o contraditório e a criticidade positiva. Assim como a mídia, que sempre imaginou deter o poder de formar opinião e deu com os burros n’água nos dois últimos pleitos eleitorais, assim teremos que conviver com os raivosos, preconceituosos e infames que pululam nesse território de ninguém da internet e terão que engolir mais 4 anos de governo Dilma. Espero que vc não desestimule-se com esse ínfimo percentual de patifes e continue a nos brindar com os seus comentários. Abraço.

  17. Talvez seja o País da pretensa grande imprensa que brada o fim do mundo e na decáda de 90 criou e elegeu o “Caçador de Marajás”. Quem sabe lembrar de um certo empresário que apregoava um congestionamento nos nossos aeroportos se determinado candidato fosse eleito. Pode ser também determinadas mensagens subliminares lembrando que partidos devem se alternar no poder, desde que não seja na loucomotiva do país

  18. Ao apresentar minha solidariedade ao sr. Kotscho, o fiz como repúdio as ofensas e ataques que lhe foram dirigidos. Porém, gostaria de deixar bem claro que o ser humano não é um “percentual” qualquer. Eu não sou um 5% ou um 95%. Sou um cidadão brasileiro respeitável que hoje posso aprovar alguma coisa que venha reprovar mais tarde em razão de desvio de percurso. Portanto, desde que não agrida e ofenda, tenho direito de ACHAR, que hoje pode ser, em razão do que tiver ACHANDO, uma opinião minoritária, como amanhã em razão do que tiver ACHANDO, ser maioria. Aprovo o LULA e não aceito DILMA.

    1. Ihh amigo, vc vai se aborrecer muito ainda, eu mesmo não achando que ela é a nº 1, prefiro ela a qualquer um dos outros que aí estão, portanto, tenho a impressão que o amigo vai se aborrecer demais lá para novembro. Abraços!

  19. elele…fico pensando o que esses 5% que vivem na fartura a custa do suor e sangue alheio não deveestarem felizes com o sapo barbudo que resolveu transformar a nossa população de miseráveis em pessoas de bem, com auto estima elevada, dignidade…etc…etc.
    mas um dia a casa cai para essa burguesia reacionária, racista e burra….
    trabalhadores do mundo todo, vamos nos unir contra os tucanalhas

    1. Chico, a burguesia reacionária não chega a 1%…

      São os serviçais daquela burguesia, como o Reinaldo Cabeção, que completam os 5%.

      Não conseguem entender a que categoria social pertencem e sentem-se bem achando que fazem parte da Tchurma.

      São uns coitados…

    2. Sr. Chico, os que vivem na fartura estão muito felizes com o governo Lula, veja os banqueiros… Os que não estão nada felizes são da classe média, soterrada em impostos, sem contrapartida decente e enojados com a corrupção.

    3. Resposta à Daysi,

      Se você é de SP deve estar muito satisfeitas com os pedágios da tchurma do PSDB, com o seu famigerado choque de gestão. Veja se abaixaram algum imposto. E além do mais ,no governo do PT não se aumentou impostos, a carga tributária que está aí é herança do FHC. Até se isentou alguns impostos para a política anti-crise. A reforma tributária está no congresso e o partido do Serrálio e seus amiguinhos do DEM e PPS não fez nenhuma força para aprovar. Vê se se informa direito, para depois escrever, não fica repetindo o que o PIG diz que nem bonequinho de ventrílogo sem cérebro, porque pega mal falar coisas sem conhecimento de causa.

    1. A mesma coisa de sempre. Reza-se para Deus e torce para o diabo. Como no dito popular: “Com um pé em cada canoa”. Vi isto na última eleição para presidente, onde mesmo com a vitória do PT, poucos assumiram seu voto ao Lula. Fiquei impressionado, será que havia fraude? Se a maioria não assumia seu voto no vencedor… era para deixar maluco… mas não fiquei… ainda. Não sou PT, mas reconheço o bom trabalho, apesar da corrupção alastrada.

  20. Olá Ricardo paz e bem!
    Puxa quer dizer que os viciados em diazepam, lexotam e álcool apareceram aqui para fazer terapia huahuahua…
    Não esquenta meu amigo, quem sabe um dia a internet será um lugar de pessoas realmente educadas e dispostas a debater sem radicalidade e emoção.
    Fiquei preocupada com a possibilidade de ter sido mal interpretado o meu comentário…
    Quero deixar claro que NÃO me incluo nos 5%,mas também não sou dos outros %. Analiso sem partidarismo e apesar de tudo acredito que Lula, tirando algumas omissões e erros de seus correligionários, fez sim um mandato razoável.
    Obrigada Presidente…poderia ter sido melhor ainda…
    Abraços para todos
    Rita

    1. Olha Rita, se você é uma pessoa sensata e sabe aonde procurar vai encontrar motivos para pertencer aos 5%, nos quais me incluo.
      Somente aquele que não quer ver é que defende o que aí esta como governo.
      Me perdoem, mas a verdade é uma só, sem distorções nem nada.
      Precisa muita propaganda(e isto o PT sabe usar muito bem)para convencer qualquer pessoa com um mínimo de discernimento a acreditar que o governo Lula foi competente e fez o que anuncia.
      Sabiam que a transposição do São Francisco, inaugurada com alarde, está parada por falta de verbas e que funcionários(+/- 4000) foram demitidos ??? Pois é, isto a “imprensa” não publica.
      O PAC sequer atingiu os 50% do proposto. O programa “minha casa minha vida” nem 1% pronto, o petroleiro inaugurado por Dilam e Lula e que na propaganda oficial diz estar pronto para navegar é um casco sem motores, parte elétrica e previsão de +1 ano para seu término.
      Aí fica difícil não fazer parte dos 5%

      1. Baba! Roberto Sterling. Nunca antes na história deste pais senti tanto orgulho de ser brasileira. Graças a Deus a era Efe Ga Ga Cê se foi.

        1. Você é uma ridícula. Grosseira e deve ser mal amada. Vai estudar história Este tipo de comentário o Kotscho tão altruista não veta. Vocês se merecem.

      2. Partindo do seu reciocinio, alguma coisa esta sendo feita, ao passo que no governo anterior nada foi feito, e o pouco que tinha foi destruido.

          1. Nem tampouco foi o Pedro Alvares Cabral! O que Lula trouxe foi luz à escuridão. Mas tudo bem, acredite se quiser, estamos em uma democracia de verdade, não àquela do FHC, onde qualquer tentativa de investigação das falcatruas eram acobertadas pelo “Engavetador Geral da República” Sr. Geraldo Brindeiro. Lembra dele? Ah, esqueceu, né?! Muito conveniente, hein? Mas, também, vindo de um governo que “escondia o que era ruim e liberavara o que era bom” nada me espanta! CARA, VERDADEIRAMENTE: EU TENHO MEDO!!!!!

          2. Haroldo me desculpe, não é nada pessoal e nem acerca do seu texto, mas vou me servir desta luz para postar, pois eu escrevo hoje e o comentário quando é postado é ontem!

            Estimado Ricardo bom dia!

            Bem mais uma vez você jogou pela linha de fundo um comentário meu o qual foi baseado em fatos ver´ridico e com manchas gravíssimas contra o monarca e sua “”Jestão com “”JOTA””

            Entenda bem meu caro: A mim pouco importa quem vença a eleição de 2010 — o vaselina tucano ou a malfeitora petista —, uma coisa é certa: a legalidade já perdeu.

            E a bandalheira é por enquanto, amplamente vitoriosa.

            E de que adiantam as multas se quem as paga é o povão inclusive os 5%!

            O homi usará toda a grana que restou para colocar a moça no trono para os caras do mal continuarem a bancar suas mazelas.

            Depois que já se safaram do mensalão, a quadrilha está descobrindo que o crime, também o eleitoral, compensa.

            Lulão ambicioso e gananciosos que só já não disfarça, e não tenta fingir, não tergiversa.

            É mesmo um homem sincero: usa a máquina e pronto!

            E hoje em dia considerado um semi-Deus pela vagabundagem de plantão, o monarca mesmo se considera acima da lei

            É isso então querido?,

            Serão mais oito anos de cambalachos?

            Bem tentei ser gentil e passei a você anteriormente informações as quais os 95% de intelectuais não terão acesso

            Hum!

            Não?

            A verdade é que mesmo que eles o tivessem, (Eles não lêem jornais como você mesmo alega!) e ainda que o fizessem não entenderiam uma sílaba sequer.

            Então é isto, mais oito anos de cachaça e buchada de bodY com “Y” para dar um toque de requinte à côrte!

            Bom domingo à todos

            Manoel Ferreira

            Será que passa?

          3. Prezado senhor Manoel Ferreira, se depender de mim que passei a ler jornais logo seremos 6% !

            É muita corrupção neste governo, e uma impunidade sem fim.

            Só por Deus!

          4. Sarita,

            Me aponte um governo até hoje em nosso país a qual a presença da corrupção não se faça presente?
            Pelo menos, no governo Lula, mesmo sendo contra seu partidfo, as averiguações e denuncias vem a tona e não são abafadas.
            Cabe a nós escolhermos os politicos certos para os cargos.
            Condenemos não só uim governo mas todos que passaram por nós desde Dom João.
            Isso ainda é cultural no Brasil.
            O lado dos que se dão bem contra os que deixaram de se dar bem!!!

          5. Me aponte um governo até hoje em nosso país a qual a presença da corrupção não se faça presente?

            Bem observado: ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.

          6. Como não vejo as nossas criança já roubando chupeta deve haver um núcleo fundamental em que corrupção é a tônica. Uma historinha para ajudar alguns entender isso… o movimento estudantil petista quando soube que o ex-reitor da UFPA Alex tinha recebido uma verba extra polpuda e que iria fazer alojamento estudantil no campus do guamá, invadiram o seu gabinete e exigiram que fosse auditório de luxo, como de fato aconteceu, posto que, alojamento serviria mais para acoitar vagabundo. Ainda essa semana na UFPA encontrei um bando de petista fazendo campanha para que uma professora doutora pela França fosse eleita para um cargo, porquanto, se eleita, não ministraria mais aula. Ao indagá-los esses disseram que o bom é ter professor o mais imprestável possível e seria um luxo gastar gente tão bem qualificada com um bando de imprestáveis. Além disso, o docente que não fizer isso vai morrer de fome.

          7. Alguma pessoa agem como se todo esquerdista tivesse feito juramento de que uma vez no poder iria morrer de fome mesmo pudendo afanar um pouquinho do dinheiro público.

          8. Pensamento DEREITISTA de alguém que se olha no espelho, pensamento a mostrar como agiria se ocupasse um cargo público.

          9. A corrupção foi instalada no Brasil com a chegada de Cabral em 1500. Naquela época, ao aportar, já foi logo subornando os índios com espelhinhos, vidros coloridos e outras bugigangas. De lá pra cá, só foi se aprimorando.
            Quem discordar, que reescreva a História.

      3. Mas.. esse petroleiro não é mesmo para ser usado agora, mas apenas quando o pré-sal estiver produzindo. E essa de que as obras do São Fransciso estão paradas, o PIG já dizia isso desde antes de começar.

      4. Roberto,

        Você com certeza age de má-fé, qualquer pessoa que entra neste blog e fala mal do PT e dos blogs que apoiam o PT, porque simplesmente NÃO SE PODE FALAR MAL do PSDB e do Serra nos blog que os apoia, simplesmente é censurado. Aí vocês vem aqui falam um monte de abobrinhas, mentiras e achincalhes, estes por praticarem o jornalismo de ética, publicam e a gente tem que ficar lendo estes textos sem noção. É dose, não?

  21. Não faço parte de nenhuma pesquisa, pois nunca fui entrevistado por nenhum destes institutos,

    Não sou totalmente contra o governo, mas imaginar que ele é está maravilha é brincadeira. Antigamente se acretidava em lobo mau agora é em Papai Noel.Sejamos mais realistas e analizemos somente os fatos.

    Dizem que o Pais está uma maravilha e que é proveniente do governo Lula. Esqueceram que as mudanças estruturais que proporcionaram isso, começaram no governo Collor de Mello, tiveram proseguimento no governo FHC e Continuidade no de LUla.
    Falemos de alguma questões isoladas
    O Pres. Collor de Mello caiu por corupção em seu Governo.
    Nunca desde que me entendo por gente vi mais corrupção que nesse governo.
    Que a uma melhora na vida do Povo??? Um apopsentado que ganhava cinco salários mínimos quando da sua aposentadoria, hoje ganha dois.
    80% das riquesas do Pais estava na mão dos Mais ricos , hoje são 90.
    Sem falar em outros temas que são contraditórios neste governo. Um governo que prega a democracia, mas, apoia Hugo Chave, Fidel dentre outros. Um governo onde os Bancos mais lucro obtiveram nos últimos anos.
    há uma coisa que diferencia este governo é que de certa tenho que bater palmas. Ele engana os miseraveis com programas ( que não começaram no gov. dele) e assim garate a maioria dos votos. e fecha com os mais ricos que podem comprar e fazer opinião.
    Não existe uma nova classe média , e sim é a classe média antiga que agora está mais pobre.
    Pois o que eles querem e apenas duas classes no Brasil
    Uma onde o Filho do Noso presidente chegou derepente
    e a outra onde se ganha o bolsa família.

    1. Estranhas atitudes de pessoas que tentam demostrar conhecimento de economia, porém, de forma hipócrita e mentirosa, fingem ignorar o fato concreto e comprovado que Lula criou milhões de empregos e que é isso que fez com que os mais pobres tivessem, finalmente, ASCENSÃO SOCIAL nunca antes acontecida e que a classe média, graças a isso, conseguiu melhoria salárial também nunca antes acontecida!
      Se hipocrisia matasse, não tenham dúvidas, tais pessoas lotariam os cemitérios do Brasil!

    2. 1 – O Pres. Collor de Mello caiu por corupção em seu Governo. – Até Lula já reconhecue que tudo foi culpa de um bando de gente incetivado pelo PIG que fez toda essa desgraça como esse cidadão;

      2 – Pode ser que aposentado esteja ganhando menos, mas tudo que Lula economiza Ele aplica em bolsa família que vai tirar outro da miséria total;

      3 – Lula não morre de amores por Fidel e Cia, apenas respeita as leis dos outros países. Assim, se a lei cubana exige que o sujeito seja tratado por marginal, Lula não pode tratá-lo de outra forma para não colocar em risco que o Brasil ganhe inimigo que poderá destruí-lo;

      4 – Lulinha cresceu nesse governo e não nos outros pelo fato de que esses outros tratavam gente talentosa como ele de forma imoral.

    3. Vc não faz parte dos 5%, vc é100%……cego! E nem vou te falar sobre os demais predicados, mas, posso te dizer claramente, se deixas que a política te transforme nisso que és, cara, morre, é o que melhor fazes a ti, tua família e a todos que te conhecem. Como o blogueiro até comentou, o que existe de mau-caratismo, apenas pelo mau-caratismo!

    4. Sérgio, concordo com você, pois o PT quer os louros do mérito do FHC, este sim organizou a economia e o medo que todos tinha (dólar a R$ 4,20/ março de 2006) no primeiro ano de Lula no governo não se confirmou. Graças eu credito à influência do Banco Central, através do Henrique Meireles. A força do Banco Central então ficou tamanha que ele segue no seu posto por oito anos initerrúpitos, apesar da turma reacionária do PT ter sido contra.

  22. Prezado Kotscho, na sociedade em geral são apenas 5% que consideram o governo Lula ruim ou péssimo, mas pelo teor do seu post e dos comentários em geral, fica claro que esses 5% que frequentam os portais são a maioria, por isso tanta malhação no Judas….. Bem, no blog do Noblat havia uma pesquisa cujo resultado deu que 75% dos internautas achavam que a Dilma nunca passaria o Serra. Pois não deu duas semanas e a Dilma passou. Ou seja, o pessoal que escreve e frequenta a internet e principalmente os grandes portais não é representativo da população. Ainda bem….. Viva Lula-Dilma.

  23. Não faço parte de nenhuma pesquisa, pois nunca fui entrevistado por nenhum destes institutos,

    Não sou totalmente contra o governo, mas imaginar que ele é está maravilha é brincadeira. Antigamente se acretidava em lobo mau agora é em Papai Noel.Sejamos mais realistas e analizemos somente os fatos.

    Dizem que o Pais está uma maravilha, e que é proveniente do governo Lula. Esqueceram que as mudanças estruturais que proporcionaram isso, começaram no governo Collor de Mello( Não estou questionando a tal corupção), tiveram proseguimento no governo FHC e Continuidade no de LUla.
    Falemos de algumas questões isoladas
    O Pres. Collor de Mello caiu por corupção em seu Governo.
    Nunca, desde que me entendo por gente vi mais corrupção que nesse governo.
    Que a uma melhora na vida do Povo??? Um aposentado que ganhava cinco salários mínimos quando da sua aposentadoria, hoje ganha dois.
    80% das riquesas do Pais estava na mão dos Mais ricos , hoje são 90.
    Sem falar em outros temas que são contraditórios neste governo. Um governo que prega a democracia, mas, apoia Hugo Chave, Fidel dentre outros. Um governo onde os Bancos mais lucro obtiveram nos últimos anos.
    Se há uma coisa que diferencia este governo é que de certa forma tenho que bater palmas, é a de que são espertos espertesa. Eles enganam os miseraveis com programas ( que não começaram no gov. deles) e assim garatem a maioria dos votos ( pois o Pais é de maioria miseraveis). e fecham com os mais ricos que podem comprar e fazer opinião.
    Não existe uma nova classe média , e sim é a classe média antiga que agora está mais pobre.
    Pois o que eles querem e apenas duas classes no Brasil
    Uma onde o Filho do Noso presidente é a maioria dos politicos chegam derepente,
    e a outra onde se ganha o bolsa família.

    1. ” Se há uma coisa que diferencia este governo e que de certa forma tenho que bater palmas, é a de que são espertos… ”

      Sérgio, eu vou lhe dizer o que diferencia esse governo do anterior e que você deve bater palmas e dar graças a Deus. Como inclusive falou a VEJA, na matéria de capa de duas semanas atrás, no atual governo Lula, a cada dia, 6 pessoas de classe média ficam ricas. No governo FHC, a cada, dia 6 pessoas de classe média ficavam pobres…

      Isso sem falar que 19 milhões de brasileiros deixaram de ser pobres e mais de 30 milhões ingressaram na classe média. Daí Lula ter 76% de ótimo e bom.

      É a economia, meu caro Sérgio !!!

    2. Walter, vc lê a VEJA? Mas isso não é pecado? Desculpe a brincadeira, caro Walter. Apesar de não concordar com muitos comentários seus, eles são bem escritos. É bom aprender e respeitar um adversário de idéias e voto. Abs.

  24. Gozado os 5% estão, raivosos, descontrolados, desorientados, e outras besteiras mais, então porque já estão sendo preparados pelos mansos petistas os famosos dossies, o raça maldita.

    1. Engraçado é que pessoas que se consideram inteligentes, porém, de forma hipócrita e mentirosa, fingem ignorar que o Serra, mais desesperado a cada nova pesquisa que indica a ascensão forte da Dilma, só achou a saida de tentar criar um fato novo no sentido de frear esta ascensão!
      Lógico que até a equipe dele percebeu a burrada e evitam comentar claramente o assunto, principalmentena internet onda a reação a favor de Dilma seria avassaladora!
      Viva nossa querida Dilma Roussef !

    2. Pelo que entendi, já que Dilma é novata, estavam apenas fazendo um levantamento básico para que ela conhecesse algo de todos, inclusive de alguns petistas. isso tudo para essa não seja surpreendida, como aconteceu no Maranhão, em que um bando de serristas infiltrados no petismo tentaram melar os votos já garantidos por Sarney, fazendo com que essa corra o risco de não ter nenhum se Sarney ficar zangado.

  25. so o sr ve o nordeste crecer..o que aumentou de uma maneire inclivel..foi a prostituiçao infantill..isto em pernambuco..sem falar no nordeste inteiro..terra ddo cara,.eu acho que o senhor as vezes se dicha levar pela paixao..que o senhor tem por este governo que na historia deste pais e o mais desonesto de todos veja exemplo mensalao…correios…escandalo de brasilia junto ao sr paoloci..etçetç saude e properidade ,a sua pessoa sr kotocho

    1. Na hora em quase tudo quanto é caseiro começa aparecer com R$ 30.000,00 ou mais nas suas contas, é preciso que todo ministro investigar, posto que, pode ser que a elite esteja contratados-os para derrubar o governo.

    2. David, pesquisa fundo, e verás que tudo teve início num partidinho excelente prá ti….PSDB…e olha que em MInas, viu colega? Só que naquela época tudo se abafava, ahhhh….a exemplo do que acontece em São Paulo no governo Serra, viu amiguinho?

  26. Fui dar uma olhada no penico do reinaldo azevedo e muitas das obras ali depositadas vem aqui com seu odor caracteristico de excremento.

  27. TODO AGIOTA DEVERIA ESTAR NA CADEIA,POIS COMENTEM VARIOS CRIMES ALEM DO DE GANHAR DINHEIRO COM A MISERIA DOS OUTROS,PSDB NUNCA MAIS NESTE PAIS PELO AMOR À NAÇAO E PELO POVO BRASILEIRO.

    1. Para mim nem psdb, nem pdt, nem pc do b, nem pt, nem pmdb politico não vale nada e esta democracia hibrida e sacana só serve para enganar trouxa.

    2. Isso se não tivessem eleitos políticos que tratam de transformar os seu crimes em regras para serem aceitas. Mas desconfio que achas que Lula prometeu um governo que mataria de fome os banqueiros, o que é falso. Lula é contra qualquer um ficar na miséria, mesmo que seja da elite.

    1. Lula salvador da pátria?!!!?? Estavas aonde enquanto Lula salvava o mundo da destruição total por causa de uma guerra nuclear do mundo contra o Irã?

  28. Caro Ricardo: engraçado, o que vc estava esperando que acontecesse com uma matéria como essa?
    Vc acha que eu fico feliz em assistir a um vídeo na internet, em que humoristas estrangeiros fazem chacota com o meu presidente?
    Vc acha que fosse outro o presidente, você mesmo, estaria sendo alvo dessas gozaçoes?
    Vc acha que o brasileiro deve se orgulhar daquilo que tem ou deve ficar constrangido? Eu fico constrangido e sou obrigado a concordar com o profeta Mourão Filho!
    Quem fala o que quer ouve o que não quer, não é assim qjue funcionam as coisas?

  29. Caro Kotscho:

    Confesso que também fiquei muito assustado com os comentários, ofensivos, preconceituosos. Achei que seriam leitores e ouvites do Arnaldo Jabour, da CBN. Nem esses são tão ferozes. Fica evidente que foram articulados. A violência vem na mesma proporção em que as esperanças desses 5%, na candidatura Serra, se esvaem. Imagine um canditato à presidência que não consegue um vice. Já foi o tempo em que Globo, Folha e Estadão selavam os destinos do país. É impressionante como só falam agora na sobrecarga de impostos, como se os tributos fossem criados pelo LULA. Como se na carga tributárias não estivessem também os impostos de competência Estadual e Municipal. Tenho pena do coitado do Guilherme Afif Domingos, um dos artífices do impostômetro instalado na Rua Boa Vista. Devíamos criar uma associação de proteção a Empresários Milionários, com problemas psicólogicos decorrentes da enorme carga tributária. Percebe-se que eles vivem mal né? Coitados. Perguntei no blog do Sardenberg se ele conhece alguma outra forma de distribuição de renda senão a cobrança de impostos para reversão em favor de programas sociais. Claro que virá com a história de deixar o bolo crescer para depois repartir, como dizem a 500 anos. O problema do ódio, no caso do Brasil, a meu ver, é preconceito puro. Todos os empresários, banqueiros, industriais, etc. conhecem o perfil autoritário do José Serra. Jamais ganharam tanto dinhero como ganham agora, com o desenvolvimento do país, mas ainda assim não conseguem se conformar que todo esse progresso tenha vindo no momento que um trabalhador, sem títulos acadêmicos. Esse indivíduo oriundo da classe operária, querer fazer um sucessor, soa ainda mais insultante para essas pessoas. Faz muito bem em não falar mais de política nessa fase. Só dará campo para esses “cachorros loucos” proliferarem, Deus sabe a mando de quem.
    Abraço e não de desgaste com isso. Não vale a pena.

    1. Concordo com você João Luis, estes caras são racistas, porque o Lula está fazendo com que a classe D e E ascenda social e financeiramente, através de aumento do crédito, tocado pelos bancos públicos (porque os privados só emprestam para quem tem), aumento do crédito para casa própria. Aumento do emprego formal (com carteira assinada) , política educacional facilitando o ingresso dos estudantes de baixa renda às Universidades. Isto é uma barbaridade para esta gente preconceituosa. Não conseguiram até hoje aceitar a Lei Áurea, boicotando-a há mais de 100 anos, praticando, em seus governos, uma política de exclusão social. São uns RACISTAS REACIONÁRIOS! Que vão todos para o inferno que é o lugar deles!

  30. Caro Kotscho

    Hoje eu vou rezar pelo meu amigo Paulo Teixeira e pela sua família que perdeu tão precocemente o filho querido. Pedro Yamaguchi Ferreira tinha só 27 anos.
    O menino estava no Amazonas trabalhando como advogado da Pastoral Indigenista na Diocese de São Gabriel da Cachoeira desde fevereiro deste ano. Ele deveria ficar ainda por cerca de três anos naquela cidade.

    Militei com o hoje Deputado Federal Paulo Teixeira aqui na Zona Norte de São Paulo quando ele coordenava a ADSU ( Articulação em defesa do solo urbano ) e fizemos parte da ATZN – SP ( Associação dos trabalhadores da Zona Norte ) que era um órgão que prestava advocacia trabalhista gratuita aos trabalhadores sem recursos da época. Foi no final da decada de 80.
    Estou muito triste assim como todos os companheiros do nosso partido !!!

    Ao Paulinho e família …todo o meu amor e a minha solidariedade eterna !!!
    A FRUTA NUNCA CAI LONGE DO PÉ !!!!!!

    Pedro Yamaguchi Ferreira…
    Voce ESTÁ para sempre PRESENTE !!!!!!!!!!

  31. oi, concordo que de um modo geral a vida está um pouquinho melhor para os piores.

    Gostaria de votar no candidato do Lula, mas ainda não decidi meu voto, por dois motivos:

    primeiro porque, infelizmente, a corrupção manchou o governo do PT. Sei que a corrupção está entranhada no sistema, no poder, e todo mundo podia alimentar essa corrupção, menos o PT. Quem conhece a historia do PT sabe porque estou falando isso.

    O segundo motivo é a falta de carisma de Dilma.

    Bom, vou continuar pensando e pesando prós e contras.

    queria que o ciro fosse candidato, mas ele foi traído pelo partido, né.

    1. ¨todo mundo podia alimentar essa corrupção, menos o PT. Desde de quando esquerdista significa ter o poder e morrer de fome, mesmo podendo afanar só um pouquinho?

  32. Prezado Ricardo, não se preocupe com golpes abaixo da cintura, continue fazendo o seu trabalho e permita-se errar, de tempos em tempos. Não posso ser taxado de petista, Lulista, esquerdista e muito menos de conservador ou direitista, situo-me como pessoa de centro e, honestamente, não defini ainda meu voto para as eleições presidenciais. Pretendo, sim, não menosprezar as informações (e não campanha de marketing vazio) votando em paz com minha consciência. Meu voto pode ir para Serra, para Dilma, ou quem conseguir convencer-me melhor de que merece minha confiança.
    A única coisa que eu não tolero é a intolerância, pródiga no comportamento dos fanáticos seguidores do execrável Reinaldo Azevedo, que usa métodos fascistas e incita suas tropas de assalto contra aqueles a quem ele pretende dirigir o foco de seus ataques.
    Já presenciei no passado essa covardia contra o blog do Gerald Thomas, do Luis Nassif, do Azenha, e perseguições dignas de um sem número de “camisas negras” em pleno Século 21 (nesse caso, troquemos as camisas pelo chapeuzinho do Reinaldo, que em funesta analogia alguns neurastênicos seguidores dele adotam).
    Não se preocupe, no entanto, com essa turma que berra, intimida e brande bastões. No Brasil, são uma minoria, inocentes úteis e acríticos, muito abaixo das pessoas de classe “D” que tanto abominam e temem!

  33. …enquanto isto…lá em Jeremoabo, sertão da Bahia, um grupo de velhinhas cantam ao rezarem um terço:

    A mão de Deus acendêa a luz
    Aluz que alumêa
    A mão que deu o seu filho Jesus
    Nos incendêa

    Do lado de fora do casabrezinho, agora iluminado com a energia elétrica que LULA levou para mais de 2 milhões de brasileiros, o marido de uma daquelas velhinhas, ouve satisfeito o seu canto. Vai até o pequeno curral, onde agora estão dez vaquinhas de leite compras com o crédito que LULA fez chegar a mais de 6 milhôes de sitiantes, passa a mão na cabeça de uma delas, volta brincando com seu cachorrinho Tétéu. Olha para o céu lindamente estrelado.Antes de LULA, nem estrelas via, pois só andava de cabeça baixa. E vai falando consigo mesmo: Se Deus quizé, e eu sei qui Êle qué, vamos inlegê DILMA presidente, e, sem se dar conta, o velho sertanejo grita pra sua velha: NÉ NÃO ZEFA ???

    ÉÉÉ, meu véi !!! Responde dona Zefa. Enquanto recitava a sua Salve Rainha.

    Longe do barulho dos blogs, da imprensa golpista, dos institutos de pesquisas, o nosso povo, concilia “silêncio”, e as suas alegrias.

    …a mão de Deus acendêa a luuuuz
    A luz que alumêa
    A mão que deu o seu filho Jesus
    Nos incendêa.

    …e vamu qui vamu

    1. …tem jeito não…quem vê com o “terceiro olho” já viu…DILMA será nossa presidente. Já recebeu a “benção” de milhões de donas Zefas.
      O “adversário” já sentiu…até o final de junho, sua candidatura estará “morta”

  34. Caro Kotischo. Peço desculpas se fui ofencivo nos meus comentarios. Procurei apenas passar aquilo que penso mas. As ofensas foram dos dois lados. Apenas 10% passaram apenas ideias. 5% vermelho e 5%verde amarelo. O restante foram ofensas de ambos os lados. Não escondo de ninguém que não estou totalmente contente com o governo Lula e. Vou votar no Serra porque o Serra é mais preparado para governar o Brasil
    J. Leite

  35. Precisa realmente ter estômago e paciência pra aguentar a turma dos 5%. E pior é que eles seguem uma mesma linha de pensamento. Partem sempre para o preconceito e o rasteiro. Depois acham ruim quando os rotulamos. Recebo, por exemplo, a réplica do Sr. Ubaldo Matos e aí tenho que ler coisas como :

    “ Existem petistas honestos e existem petistas inteligentes. Mas os dois atributos juntos você não vai encontrar num petista. Uma pessoa honesta só vai se atrelar ao pt se for limitada em inteligência (ingênuidade, ignorância assumida, deficiência no pensamento abstrato, falta de cultura, falta de vontade). E uma pessoa inteligente só se atrela ao pt, se não for honesta ( não precisa ser ladrão, batedor de carteiras, é honestidade de propósitos mesmo ). É inexorável “

    PUTZ ! Dá pra trocar alguma idéia com quem já tem um caminhão de preconceito como esse cara ? É sempre a mesma ladainha. E isso começou lá no blog do Reinaldo Azevedo, com o rótulo “ Petralhas “. Todo petista ou lulista seria um desonesto, pilantra, corrupto. Já os tucanos e demos são os “ homens bons “. Sei… Pois eu acho que quem se manifesta assim, já rotulando o outro de safado, é que é mau-caráter. O fato é que o Kotscho botou o dedo na ferida e o homem lá da Veja. Foi depois que ele escreveu um texto esculhambando o Ricardo lá no seu blog e convocando seu rebanho de radicais raivosos a virem aqui baixar o nível, que o texto dos 5% realmente bombou, o que não foi nenhuma vantagem para os leitores desse blog que não estão acostumados a truculência da turma lá do Tio Rei. E o infeliz revoltado continua irado e atacando a tudo e a todos. Agora se agarra ao velho factóide tucano do dossiê:

    “ MAS O QUE QUEREM OS VAGABUNDOS DAS SOMBRAS ? OU: ELES ODEIAM A DEMOCRACIA “ – “ Mas, afinal, o que querem os vagabundos que fabricam dossiês e que traficam relatórios ? Blá, blá, blá… “. E encerra : “ …No fundo, o que essa gente odeia é a democracia. No fundo, o que eles detestam é existir quem não esteja subordinado a seu tacão. Não é por acaso que aquele jornalista pançudo demonstra interesse em fichar o que ele chama os “5%” que rejeitariam Lula “

    Pois é… O homem ” honesto e inteligente ” ofende novamente o Kotscho e não se cansa de falar em “ democracia “. Logo ele que recebe inúmeros posts do tipo “ Reinaldo, por que os militares não tomam uma atitude ? “. Pois então vou postar de novo o final do texto que ele escreveu quando Lula ganhou de Alckmin, em 2006. Posto outra vez para desmascarar o ultra-direitista e “ guardião da democracia “, Reinaldo Azevedo :

    “ É LULA DE NOVO, COM A CULPA DO POVO “

    “ …Eu não tenho o menor interesse na opinião do povo. Quase sempre ele está errado. A democracia sempre foi salva pelas elites e posta em risco justamente pelo povo, essa entidade. Vai acontecer de novo. Lula, reeleito, tende a levar o país para o buraco. E uma elite política terá de ser convocada para impedir o desastre. O povo, nos assuntos realmente importantes, não apita nada. É uma sorte ! Aqui e no mundo inteiro. Os petralhas sabem: fico aqui queimando as pestanas, tentando achar um jeito de eliminar o povo da democracia. Ainda não consegui. Quando encontrar, darei sumiço no dito-cujo em silêncio. Ninguém nem vai perceber… Povo pra quê ? “

    Ahhhhh… ! Agora entendi. Essa turma quer uma democracia SEM POVO !!! Onde só o que eles chamam de “ elite “ tomem as decisões. E aí volto a réplica do Sr. Ubaldo. Por que isso ? Porque para eles o “ povo “ ou é burro ou desonesto. Já a tal “ elite “ é inteligente e honesta. Resumindo: KOTSCHO, VOCÊ ESTAVA CERTO. ESSE PESSOAL PRECISA SER ESTUDADO. E DEPOIS… TRATADO !

  36. Caro Ricardo,

    Parece que não leram nem o novo texto, pois os comentários ainda são em relação aos 5% contra.

    Contudo, volto a afirmar, como a Natureza nos ensina: os extremos é que acentuam o valor, afinal, voce mesmo pôde confirmar isso, a “descarga raivosa” das mensagens acentuaram a beleza do lugar que se encontra, a paz e o amor em que és absorvido por este momento.

    E nada como a Paz e o Amor emanado pela presença de Deus para coroar a vida, que é tão curta e limitada para os seres humanos.

    Os governos são espelhos e refletem a luz que a sociedade lança sobre ele, e, neste caso, que o Brasil, cada vez mais, possa brilhar aos olhos do mundo.

  37. Ricardo, uma amiga, que também é jornalista, me respondeu meio puta com você quando enviei seu texto sobre os 5%. ela disse que tinha vontade de falar com você para te explicar que os 5% são a direitona de sempre. segundo ela, parece que só você não sabia disso.
    se há alguém que não merece essa saraivada de balas em função de um artigo tão tranquilo é você. disso sabe todo mundo que te conhece.
    beijos e boas orações. Vanda.

  38. Sectário é você, que claramente não se conforma com a existência dos 5% que não gostam do governo Lula. Não fica contente com menos de 100% de aprovação.

    Que nobreza de espírito! Que senso democrático apurado!

  39. Não faço parte de nenhum desses grupos identificados nas tais pequisas. Entretanto, entendo que hoje o Brasil está um pouco melhor. Claro que falta melhorar muito para se tornar um país mais justo e igualitário. A elite egoísta, incompentente e insensível mandou no Brasil praticamente durante 500 anos, e nos poucos perídos, como nesses últimos anos, procurou e procura atrapalhar de todas as formas que os avanços se concretizem. Tenho fé inabalável no destino desta Nação, cujo povo, em sua grande maioria, é trabalhador e honesto. É para frente que se anda!

    Bom feriadão para você Ricardo!

  40. Tenho 35 anos de idade, moro e trabalho na capital do país, bem como toda a minha família (pais, irmãos,cunhados, cunhadas, filho), bem como toda a família da minha esposa e assim vai adiante. Recentemente, em conversas que tivemos durante uma grande reunião familiar, chegamos a conclusão que nunca tínhamos sido entrevistados por estas tão faladas pesquisas e pior, nunca soubemos de alguem que foi entrevistado. Não é interessante, para dizer no mínimo estranho?
    Quanto a alta aprovação do lula e da sua trupe, bem, pelo menos no meu ambiente, posso afirmar que não condiz absolutamente com a verdade. E querer dizer que a dilma é a continuação dele, ora, convenhamos, é uma asneira sem fim. Afinal, nunca houve na história do Brasil alquem que tenha tamanha lábia agregada a discursos e ações totalmente dissimulados. Claro que se ela conseguir chegar a presidencia deste país, não conseguirá manter este padrão sensacional de dissimulação e sua máscara cairá rapidamente.
    Realmente o lula melhorou a situação dos pobres, pergunte à SARNEY, CALHEIROS, LULINHA, DUDA MENDONÇA, GENOÍNO, JOSÉ DIRCEU, etc, etc. Realmente estes pobres tiveram suas situações melhoradas, com certeza.

  41. O que provoca toda essa celeuma é o fato da dita oposicão, os 5%, não aceitar que realmente o pais melhorou substancialmente neste governo do Lula e por esta razão a sua aceitacão está a níveis nunca dantes visto na politica brasileira.
    Só que há o lado do orgulho ferido em ter que admitir tal fato e ver seu candidato gastando milhões com propaganda no rádio e na Tv pensando que todo o pessoal eleitor tem suas opiniões movidas a propaganda mas que do outro lado quem viaja a todo instante, tem que parar em uma praca de pedágio e desembolsar uma soma escorchante tornando a viajem o dobro do valor que teria que custar.
    Eles, os 5%, acham que o povo não tem direito de reclamar de tal ato ditatorial só porque dizem que a estrada está melhor.
    Verdadeiramente a estrada está melhor mas há outras formas e meios de torná-la melhor sem avancar sobre os bolsos dos pobres trabalhadores brasileiros e deste modo qualquer um pode simplesmente fazer um bom governo.
    Mas o pior é que este pretenso candidato não faz um bom governo e seu amigo prefeito também já é considerado um dos piores que frequentaram as cadeiras da prefeitura.
    E eu pergunto simplesmente; o povo paulista classse média não errou na escolha?
    Este é o grande risco que o nosso país passa com a candidatura dos tucanos e seus amigos, se de modo azarado o nosso povo insistir no erro de colocá-los lá.
    Acho que este possível erro é que está trazendo uma disputa tão acirrada para as próximas eleicões presidenciais.
    De um lado os 5% querendo dominar as opiniões dos 95% que já aprovaram a administracão do torneiro mecânico e ex-sindicalista bem sucedido e do outro o candidato pelo seu comportamento sendo forcado a admitir e dizer que o presidente está acima de tudo e aceita o seu trabalho como apenas bom mas que o povo eleitor sabe muito bem que isto não passa de enganacão para ganhar mais alguns votos daqueles que estão sobre o muro.
    É este o Fla-Flu antes mesmo das eleicões mas tenho a informacão prá maioria, os quase 95%, que 5% das andorinhas não fazem verão, assim diz o ditado popular.
    Por isso, a maioria não devia se preocupar com as investidas trasloucadas dos já famosos 5%, eles querem é fazer sucesso e denegrir o do presidente Lula.
    Sabem,,,acho até bom que eles se esperneiem e deitam falatório, inventando factóides e que por isso, ganhar um jogo de um time que não tem torcedor é até sem graca, voces não acham?
    Portanto mocada amiga, a Dilma já está lá e não se preocupem com o que falam os 5%, pois isto é reacão de quem sabe que já perdeu sem iniciar a disputa prá valer.
    Kotscho, o povo está em uma plena democracia, na mais pura democracia e podem falar, pelo que me consta até o momento e não sei se depois destas eleicões, vão poder continuar falando e espressando as suas idéias, sejam elas boas ou más.
    Isto, faz parte da democracia.
    Resta a nós simples mortais, perdoar a falta de sensibilidades deles e procurar aceitá-los com seus defeitos pois não há entre nós gente 100 % perfeita nos méritos de cidadãos civilizados e cá entre nós, este é o tempero que torna a democracia mais deliciosa.

  42. A DILMA JA PASSOU O SERRA, porque:

    São 127.400.000 eleitores em todo o Brasil.

    NO SUDESTE …………………..55.622.840 eleitores…43,66%.
    NO NORDESTE…………………34.512.660 eleitores…27,09%.
    NO SUL……………………………..19.237.400 eleitores…15,10%.
    NO NORTE………………………….8.956.220 eleitores……7,03%.
    NO CENTRO OESTE…………..8.943.480 eleitores……7,02%.

    …………………………………………..DILMA…………SERRA.
    SUDESTE………………………….35%…………….34%.
    NORDESTE……………………….44%…………….29%.
    SUL…………………………………….30%…………….44%.
    NORTE……………………………….41%…………….32%.
    CENTRO OESTE………………..33%…………….31%.

    TOTAL NO BRASIL……………..37%……………..27,5%.

  43. ACABOU A POSE DO SERRA: a campanha “ETICA”, “LIMPA” E EM “ALTO NIVEL”, QUE O SERRA DEFENDIA ACABOU”! Será que é porque o Serra ESTÁ PERDENDO?

  44. ……………………………….DILMA………………….SERRA.
    SUDESTE………………19.467.994…………..18.911.765 VOTOS.
    NORDESTE……………15.185.570…………..10.008.654 VOTOS.
    SUL………………………….5.771.220……………..8.464.456 VOTOS.
    NORTE…………………….3.672.050……………..2.865.990 VOTOS.
    CENTRO OESTE……..2.951.348……………..2.772.478 VOTOS.

    TOTAL……………………..47.048.182…………..35.023.343 VOTOS.

  45. Claro que o país melhorou nos últimos anos… Só não vê quem não quer. E querem dizer que os Governos Collor e FHC tiveram a mesma importância que este? Não consigo concordar. Olhem os índices. E não mais ficamos submissos ao FMI e Banco Mundial, com o rabinho no meio das pernas e dizendo “sim senhor sabe tudo”… Agora “os sabichões” estão pedindo dinheiro emprestado. É… pra alguns, o negócio é estado mínimo, mas mínimo mesmo, e azar de quem precise dele. Voltemos as privatizações de balaio…

  46. èéé…por isso que a democracia é o melhor caminho, querido Ricardo, pois permite a gente descobrir os que ficam na moita esperando oportunidades pra ganhar no mole ou berganhar com o sofrimento alheio. POR ISSO, SEI QUE NUNCA SE VENCE UMA “GUERRA” LUTANDO SOZINHO, NÃO É, E LULA ESTÁ COM A MAIORIA DA POPULAÇAO A SEU LADO, POR QUE ELE GOVERNOU PRA TODOS, mostrando ao mundo que o Sol pode nascer pra todos, sem tirar o brozeado dos que vivem a passeio aqui na terra.Né não???? Bem , comvido a todo pra verem meu Show amanhã em Paraibuna, as 22 horas. Amorim Meneezes ,Clone de Raul Seixas. Rá!!!

  47. Ricardo, faz algum tempo(anos) que eu falo para todos que quanto mais batem no LULAÇO, e de uns meses pra cá na DILMA PRESIDENTE mas sobem os índices positivos dos dois, em todas as pesquisas. Outro dia o próprio LULAÇO falou isso na inauguração daTV MUNDIAL do BRASIL. Então, por isso, que os 5% já deveriam ter caído para 3 ou 2%. Mas como as pesquisas são manipuladas não sai dos 5%, né?

  48. olha Kocho nao sei se são profissionas que metem boca acho que é paranoia ou inocencia eterna sua exste um descontentamento pelo que se esperava do Lula e o que aconteceu no governo dele que nao viu nada e agora querem o premo Nobel uma piada , deveria ganhar o premio MOVEL porque nao para no palanque anda de um lado pro outro como Alanis morrssete , as viagens passou boa parte fora do BRASIL segundo joelmr beting os gastos o fhc : gastou 50 e Lula critiicou fhc mas ele gastou 500, a saude esta um lixo a segurança piorou dlma diz que vai acabar com o crack quando for governo , ela é mnistra da casa civil ta achando que somos idiotas ?
    e os cargos sao sempre dos mesmo parasitas que falam mole sao rapidos para mudar de lugar na direçao nas prefeituras nao vejo patriotismmuto menos profissonalsmo tecnico , nas criticas , o serra tambem é fraco os interesse dos politicos do psdb impedem que se arrume um vice porque esta todo mundo olhando sua propria eleiçao niguem quer o abacaxi Serra nao pensa o povo so pontes e trem assim como Marina que nao fez nada na Amazonia , é substituida por um cover do mario henrique simonsen , que ja caiu fora porque a eleiçao dele pra deputado é mais importante que a amazonia .
    ser petista parece uma coisa acima do bem e do mal ja torci pro lula mas da um tempo, nao uso meia verde
    nao ha saida para o brasil com esse politcos e juros altos e gravatas e ternos caros e e escandalos baratos A ELEIÇAO PRA MIM NAO É PARA PRESIDENTE E SIM PARA CAPACHO DE BANQUEIRO
    É o homem comum que reclama , jA o pt li que esta treInando gente para responder na net
    e outra coisa chamar voce de nazista ou judeu ou dedo duro que entrega para policia é bobagem esta tudo muto parecido olha quem manda no lugar tropical que parece que vai acabar amanhã ? o mundo esta enganado disse o cara nesse episodio de gaza dos navios , quem manda no brasil?
    segundo Hendy Epstein pega mal falar mal para no ser enquadrado mas os cargos de dIretoria estao na mao de quem ? olha a cabocla na tv , nao esta cercada ? o brasil esta cercado, sem carro blndado nao se leva o filho na escola sem segurança , nao exste governo competente
    Entao os comentários sao reais nem sempre de profissionais , a Marina falou uma coisa boa só
    o brasil nao tem elite porque elite é quem pensa no brasil, no povo e como diz um jornalista famoso pra caramba A ELITE BRASILEIRA É ARCAICA E SEM VERGONHA ai eu completei aqui DE DIA ROUBA O POBRE E A NOITE MORDE A FRONHA
    ja alegria e silenco depende do que vc usa para manter a elegancia de tanto religoso de araque
    UISQUE , VINHO NAO DA CERTO, NO MERCADO PARALELO TEM COISA MELHOR QUE COMBINA MAIS COM O LUGAR TROPICAL.

  49. Olá Ricardo
    Há algum tempo, nesse espaço, comentei a respeito desses 5%, o barulho que faziam. São os “comentaristas profissionais” que freqüentam não só o Balaio como outros blogs.
    À época da ditadura quem era contra era comunista assim como tudo que não prestava nesse país era culpa dos comunistas. Com o fim da ditadura os comunistas puderam se agrupar e a população viu a mentira que pregavam contra eles. Com o aparecimento do PT a história se repetiu, há anos querem enfiar na cabeça das pessoas que tudo que não presta nesse país é responsabilidade do PT.
    Felizmente o governo Lula veio demonstrar o contrário, por essa razão o desespero dos 5%.
    Aliás, os 5%, acho que estão em SP pois é só ver a felicidade desse povo em pagar pedágio em rodovias construídas com nosso dinheiro para mesma empresa que agora explora o metrô, feito com o nosso dinheiro, e essa mesma empresa explora a população com o tal inspeção veicular, são mais de 6 milhões de veículos na capital a mais de 50 paus cada um. Quanta grana sem fazer p… nenhuma.
    Ricardo há algum tempo eu lhe perguntei a respeito dessa inspeção veicular e você não souber me responder: agora temos a resposta.
    Por enquanto, como você, vamos continuar orando.
    Abraços

  50. Ricardo,

    Me admiro de sua Fé, católica, cristã a qual despreende de seu tempo para se dedicar a um retiro em um parnasiano recento onde o aconchego de amigos e da família são verdadeiros postos de abastecimento para nossa alma conseguindo assim, continuar a estrada da vida, vivendo os loros da vitória e sobrevivendo aos tijolos jogados pelos fariseus que se dizem cristãos.
    A oração é algo de muito importante na vida dos homens humildes e com fé. È dela que se alcança as glórias e as graças, que ajuda a superar as barbaries que conseguem construir sobre um fato, inofensivo mais questionante inclusive, a miudo, podendo ir contrs a sua particular crença politica pois se foer estes 5% uma fraude, poderá ser contra o governo Lula.
    Mas me absorvo em ver que colocas hoje um texto mostrando e explicando o que comentaram mas, continuam criticando, politizando, conjeturando e deturpando o tema do dia com os 5% que criou tamanha polemica.
    Este fator não é previlégio do PSDB ou do DEM. Não é caracteristica só da esquerda atual mas sim também do PT que possuem em suas fileiras verdadeiros alienados que não conseguem parar e pensar que com pedras, desaforos e tentativas de desmerecimento é apenas dismerecer quem tem um alto prestígio e age totalmente contra a estas posturas e muito menos endeusa os que estão no poder como na alemaha Nazista onde Hitler era comparado ao novo messias. Quanta prepotência e hipocrisia. Deu no que Deu.
    FHC, LULA, SERRA, DILMA e outros yão exacerbadamente qualificados são normais, pessoas normais, que acertam e erram.
    Hoje, o Pe Marcelo abençoou o Serra! Ser´pa

    1. Perdão, aperteim onde não devia!!!

      Continuando…
      Será que vai ter Tucano indo ser abençoado no santuario de Pe Marcelo? Será que a linha PTista da igreja católica vai se virar a favor do Bispo Macedo? Será que PTistas e catolicos ferrenhos vão atear fogo nos cd’s e livros do Pe. Marcelo bem como no Santuário Bizantino?
      Claro que não!!! Então por que manter neste blog ou em outros umaq postura animalesca, ofensiva a quem pensa diferente? Se colhermos dados de todos os governos encontraremos pós e contras. Seja no LULA ou FHC.
      Mal comparando seu encontro de oração com mo momento pólítico, votar em DILMA é ter fé no Lula pois ela é uma incognita a qual passou a sewr conhecida devido ao Lula.
      Votar no Serra e quase ser Jó. Poios ele tem algo a mostrar.
      Antes que me chaqualhem, sei que também tem muitos erros, mas biblicamente falando:
      “Jesus ao ver que a multidão apredejaria uma adultera, chegou a frente da multidão e faloi; ‘QUEM NÃO TIVER PECADO QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA!!!” no mesmo instante um tijolo veio e atingiu a face de Jesus em cheio levando-o ao chão. Rapidamente levantou e olhando para uma mulher humilde, com olhar materno falou: “PÔ MÃE!!! A SENHORA NÃO VALE!!!
      è mais ou menos por aí, quem na politica não tiver errado que atirew a primeira pedra!!!

  51. O SERRA E O PSDB NÃO CONSEGUEM ACHAR UM VICE:

    AÉCIO NEVES……………………….PSDB-MG……….”NÃO QUER”.
    TASSO JEIREISSATI……………..PSDB-CE……….”NÃO QUER”.
    PIMENTA DA VEIGA……………….PSDB-MG……….”NÃO QUER”.
    SERGIO GUERRA…………………PSDB-PE………”NÃO AGRADA”.
    JOSE AGRIPINO……………………DEMO-RN……..”NÃO AGRADA”.
    JOSE CARLOS ALELUIA……….DEMO-BA………”NÃO AGRADA”.
    KATIA ABREU………………………..DEMO-TO………”NÃO QUER”.
    ITAMAR FRANCO…………………..PPS-MG…………”NÃO QUER”.
    FRANCISCO DORNELES……..PP-RJ…………….”NÃO QUER”.

    Os provaveis nomes serão de:
    BETO RICHA…………………………PSDB-PARANÁ.
    ARTUR VIRGILIO…………………..PSDB-AMAZONAS.
    ACM NETO…………………………….DEMO-BAHIA.
    MÃO SANTA…………………………..PSC-PIAUI.
    ESPIRIDIÃO AMIN…………………PP-SANTA CATARINA.
    PAULO BONHAUSEN…………..DEMO-SANTA CATARINA.
    CESAR MAIA…………………………DEMO-RIO DE JANEIRO.
    EDUARDO AZEREDO…………..PSDB-MINAS GERAIS.
    YEDA CRUSIUS……………………PSDB-RIO GRANDE DO SUL.

  52. Caríssimo Ricardo Kotscho,
    Este é o valor da democracia onde as pessoas manifestam aberta e tranquilamente o seu pensamento e opinião. No presente caso, é uma maioria absoluta a favor do governo LULA e de suas realizações em benefício das pessoas em geral principalmente das mais necessitadas. É a força da democracia. Além do mais, apesar das pesquisas de opinião altamente favoráveis o Presidente LULA não se comporta como arrogante, autoritário… É sempre simpático, receptivo e disponivel com a imprensa e as pessoas em geral, inclusive com os mais humildes … O poder não subiu para a cabeça dele, o que é muito comum nesses casos. Tanto é assim que em nenhum momento alimentou a ideia e sugestões de se criar condições para um terceiro mandato. Muito pelo contrário .. tudo em nome da preservação e fortalecimento da democracia brasileira renovada e robustecida nos últimos 20 anos.

  53. Quer saber?

    Talvez você encontre essas pessoas o tempo todo, na rua e no trabalho, e tenha uma conversa agradável, sem nem saber quem são.

    Talvez você não saiba que essas pessoas também são
    tão alegres ou tristes como você é, às vezes.
    Talvez, algumas dessas pessoas nem se preocupem com porcentagens ou vantagens, ou blogs.

    Talvez, a oração delas, tenha o mesmo valor que tem a sua.

  54. Caro Ricardo, Este é o preço que pagamos pela democracia, onde todos têm direito a expressar a sua opinião. Você Que é um democrata (não o partido), cede seu espaço à aqueles que não aceitam a verdade dos outros. Mas contra fatos não existem argumentos, a esmagadora maioria dos Brasileiros, aprovam os rumos que o país tomou na administração do governo Lula, e por mais que gritem e esperneiem, sempre ficarão à sombra de 95% da população.

  55. Esses 5% devem ser aposentados como eu, perseguidos e demonizados pelo sr. Lula.
    São os aposentados cujos parcas correções dos seus proventos são sempre apontadas como causadores da quebra do país, são os aposentados que estão pagando a conta do Bolsa Família, já que é da previdencia que se retira o dinheiro para a caridade do governo. São os 5% que estão pagando a conta, enquanto os banqueiros, e dos megaruralistas continuam com os seus exorbitantes lucros intactos.
    Como vê nem todos acham o Santo Lula a oitava maravilha, o ungido e o infalivel.

    1. O carma negro dos aposentados não vem de agora, deste governo. È algo que vem se arrastando a anos e que acaba sempre explodindo no atual governo, como uma série de outras coisas.
      O problema é grave sim, mas enquanto a nossa carga tributária for alta e nossos dirigentes não souberem aplicar esta receita, varios sangradouros surgirão para cobrir esta tradicional ignorancia administrativa dos erários.

  56. “Irracionalidade dos fanáticos?” Desculpe-me, os fanáticos infelizmente são os 95%, onde vc se inclui. Mas muito me estranha este 95%, pois sou de classe média, trabalho em uma grande empresa, convivo com muita gente de classe média e no meu círculo só tem anti-petista. O que me faz concluir que sou mesmo uma rara brasileira que consciente e, obviamente, fora dessa massa de analfabetos funcionais (75% da população brasileira). Acho que isso explica a aprovação deste governo, pois ninguém entende o que realmente está acontecendo e deixa-se levar pelas palavras bem popularmente colocadas pelo nosso presidente.

    1. ¨fanáticos infelizmente são os 95%¨. Mas se esses fossem mesmo não restava mais nada dos outros. Pelo contrário, são tão seguros das suas convicções que mesmo esse 5% em nada abala, a não ser pela pena que causa ver alguém diante de uma verdade tão eterna e acreditando em mentira do PIG, como essa história do dossiê. Desde de quando alguém que ganha dinheiro vendendo informações sigilosas pelo submindo haveria de quer aparecer dando entrevista para Veja, etc.A menos que o seu ¨trabalho¨ real fosse exatamente esse.

  57. Kotscho,

    Sinceramente, quando comecei a ler este seu post, realmente comecei a levar em consideração que TALVEZ estivesse realmente sido mau interpretado no uso errado de palavras para expressar sua onpião no post anterior.

    Porem quando cheguei neste trecho “Pelo menos, fiquei sabendo um pouco mais do que sentem, pensam e do que são capazes estes 5% que não respeitam os que apenas pensam diferente, ou seja, que a vida dos brasileiros melhorou nestes últimos oito anos.” entendi o que o senhor realmente pensa. Generaliza. Alguns dos 5% de repente foram agressivos, mas nem todos, como eu por exemplo. Sempre que me dirigi a você em meus comentários foi de forma educada.

    Você usa o termo “esses 5%” de forma pejorativa. Diz que não consegue compreender porque somos do contra. Eu não entendo como você pode ser a favor mas respeito seu ponto de vista e tento entender, mas por favor, respeite a opnião e o ponto de vista de nós 5%.

    abraços sinceros.
    Alfred Noyes

    1. Não entendi o seu ponto de vista. A palava “estes” não está dirigida sa parte da população que forma estes 5%. Está sim diretamente dirigida ao fator estatistico 5% que não aumenta nem diminui.
      Não o recrimino por ter levado para um caminho diferente a analise do texto do jornalista, isso faz parte de um afam que cega tanto os membros ativos deste 5%, como os ativos nos 85% ou seja que fator percentual for. esta cegueira tolhe o olho analítico de funcionar ocorrendo etes comentários.
      Quando lemos algo, temos que nos despir de partidarismo, paixões e opiniões pre formadas para podermos fortalecer nossas convicçõers ou mesmo, m,udalas em um sinal de sapiencia.

  58. Kotscho, não se faça de dissimulado. A reação é proporcional ao conteúdo de seu post, sim senhor!

    Você afirmou no seu post que esses 5% são pessoas que apenas repassam o que é lido ou assistido nos órgãos de imprensa que vocês, petistas, não gostam (CBN, Veja, etc).

    Isto é um absurdo, não passa pela sua cabeça que alguém que não seja leitor de tais órgãos também desaprove o Lula? Por exemplo, não poderiam reprová-lo simplismente porque ele mente com frequência????

    Não poderiam reprová-lo por acharem que o mesmo avanço social poderia ser conquistado sem a distribuição de milhares de cargos de confiança à companheirada?

    Seu post foi para despertar reação mesmo, não venha dar uma de quem não quer entrar na discussão.

    1. Tiago, não se vanglorie tanto, achando que vcs. só repassam o que lêem naquele tipo de imprensa ( PIG). Eu acho que nem isso vcs. fazem. Vcs. mal lêem as manchetes e já saem disparando a meia dúzia de frases feitas de sempre. Vc reconhece que houve avanços sociais? Que ótimo! E quanto à “companheirada”, defina melhor o que é isso. E saiba que todos os governos nomeiam em seus quadros “cargos de confiança”, além dos concursados. No site Portal da Transparência, está tudo isso. Se vc. descobrir uma irregularidade, denuncie.

    2. Tiago,

      menos!!! Menois!!! Um jornalista pões algo neste blog para estar aberto a debates, não a imbates.
      Não confunda a mensagem com o mensageiro!!!

  59. Oi Ricardo,

    Acredito que mesmo você sendo um profissional bastante experiente, fica dificil lidar com as manifestações de pessoas desequilibradas e desrespeitosas, que não sabem discordar das opiniões contrárias sem partir para baixaria e agressões.
    Gosto muito da sua coluna, onde sempre comento sem nenhum tipo de cerceament da sua parte.. mesmo que as vezes nossos pontos de vista, não coincidam.

    Reconheço que nesta época de eleições os ânimos ficarão cada vez mais exaltados e os cachorros loucos estarão soltos e sedentos .. sinceramente está complicado ler certos comentários !! e olha que vc já modera os piores!!!
    Mas tente não se estressar demais.. os 5% dos desesperados vão pirar ainda mais…. eles piram e Dilma sobe cada vez mais e mais nas pesquisas…. vai ser uma vitoria arrasadora primeiro turno.. isto se o Serra não desistir de concorrer.. a historia do dossiê que a turma do Aécio elaborou.. vai dar pano para a manga.. será????
    Tenha um otimo final de semana e reze sim… melhor é rezar.. assim as vibrações melhoram!!!! abraços !

  60. É caro Kotscho você joga o combustível, risca o fósforo e sai de mansinho com cara de paisagem como se não tivesse nada com isso.
    Menino você realmente é da pá virada rsssssssssss.

  61. Kotscho, vc é realmente um democrata, mantendo tantos comentários de pessoas preconceituosas que simplesmente se acham os “entendedores”, os 95% estão errados e eles certos ( evidentemente). Enfim, vida que segue, conforme vc disse. Parabéns pelo ótimo blog.

  62. Acredito que o Sr. Ricardo surpreendeu-se com a falta de aplauso que o mesmo possivelmente esperava. Se levarmos em consideração que os útimos jornalistas brasileiros que podiam ser chamados de combativos morreram junto com o “Pasquim”, fica fácil entender o quão refratários são os jornalístas à críticas e o fato de só conseguirem conviver com a irrestrita aprovação. O artigo do mesmo que suscitou a “revolta popular” parecia subentender uma insinuação quanto aos índices de aprovação do atual presidente a qual poderia ser interpretada tanto no sentido da credibilidade quanto no da representatividade dos que respondem a pesquisas. Em ambos os casos suspeitas de origem falaciosa e arrogante típicas de uma pretensa “elite intelectual” que não consegue conviver com o fato de que um cidadão de muito pouca bagagem cultural seja uma quase unanimidade mundial enquanto seus representantes nunca conseguiram ser mais do que “vacas de presépio” no cenario internacional e administradores sem brilho no contexto nacional.

  63. Apesar deste governo ter defeitos (algumas coisas poderiam ser melhores, como por exemplo a política monetária do Banco Central e o manejo dos juros), é o melhor governo desde JK e Getúlio. Nós, que havíamos perdido a esperança no futuro do Brasil, agora vemos que o Brasil tem futuro e ele está próximo, logo ali adiante. Temos agora um governo brasileiro e nacionalista, preocupado com os interesses do país e do seu povo, não somente da sua “elite-lúmpen” entreguista, prostitura e vendida aos estrangeiros . Basta não eleger os demos-tucanos e eleger a Dilma. Aliás, a Dilma vem do PDT do velho Brizola, e é mais nacionalista até do que o Lula e o PT. Vocês vão ver.
    O Brasil agora tem futuro, com Dilma lá….

  64. Caro Kotscho cortar determinados comentários não é ser censor ou sectário, isso é profilaxia. Afinal estamos lidando com uma turba de desesperados por lhes faltarem discurso e projetos.

    O seu texto perfeito foi reproduzidos em diversos blogs, a exemplo do Blog Bahia de Fato de Oldack Miranda.

  65. David. A prostituição no Nordeste pode até crescer porque ainda tem espaço, mas no Sul/Sudeste não pode mais crescer porque não tem mais espaço, a prostituição é geral. Rio Babilônia.
    No Nordes é na orla marítima e no Su/Sudeste é nos prédio de apartamentos de classe média.

    1. Eureka, quando vc resolver ofender pessoas de algum lugar, como vc acaba de ofender a mim e minha família, que mora aqui, nestes prédios onde vc diz todos são prostitutos, tenha a coragem de usar seu nome. Não que o uso dele vá detonar uma resposta cretina ou ameaça, mas pelo menos saberemos o nome de quem ofende, de quem calunia. De qquer modo, um comentário como o seu é interessante, mostra definitivamente que meus colegas adversários tb tem sua cota de gente que escreve bobagens. Existem raivosos fora dos 5%.

  66. Não liga não Ricardo esses 5% são tudo gente boa desde que seja governo, não são agressivos desde que, com muita grana no bolso, foi apenas um um desvio de conduta.

  67. alo
    senhor ricardo, não concordo com o raciocinio que o senhor colocou para explicar os 5% , como também não concordo com a agressevidade dos blogueiros.
    tinha preparado um texto, mas com o alerta do senhor, resolvi não manda-lo, pois poderia ser confundido,
    pois não minto que sou critico a situação vigente.
    tambem, senhor , todos que ja se apresentam ha tempos neste blog, não são flores que se cheiram.
    quando não concordam, ao inves de entrar no debate, entram com agressevidades, que não levam a nada.
    também não existe consenso, como por exemplo, se o assunto e esporte que debatam somente esportes.
    bem sobre os 5%, e um perigo o raciocinio que o senhor empregou, pois isso faz lembrar o inicio da geração do ovo da serpente na republica de weimar.
    e muito perigoso.
    ‘ame a mim acima de qualquer coisa’.
    estamos caminhando para isso.

    bem , o que pode explicar muito bem, e a estoria do rei nu:
    vide abaixo:
    ————————————————————————
    “Cidadãos do nosso país! Dentro de poucos instantes a sua inteligência será colocada à prova. O rei vai desfilar usando a roupa que só os inteligentes podem ver.”

    Canhões dispararam uma salva de seis tiros. Ruflaram os tambores. Abriram-se os portões do palácio e o rei marchou vestido com a sua roupa nova.

    Foi aquele oh! de espanto. Todos ficaram maravilhados. Como era linda a roupa do rei! Todos eram inteligentes.

    No alto de uma árvore estava encarapitado um menino a quem não haviam explicado as propriedades mágicas da roupa do rei. Ele olhou, não viu roupa nenhuma, viu o rei pelado exibindo sua enorme barriga, suas nádegas murchas e vergonhas dependuradas. Ficou horrorizado e não se conteve. Deu um grito que a multidão inteira ouviu:

    “O rei está pelado!”

    Foi aquele espanto. Um silêncio profundo. E uma gargalhada mais ruidosa que a salva de artilharia. Todos gritavam enquanto riam: “ O rei está nu, o rei está nu…”

    O rei tratou de tapar as vergonhas com as mãos e voltou correndo para dentro do palácio.
    (esse texto do rei nu, tirei da internet).
    ————————————————————————–
    pergunto, senhor ricardo, o menino seria os 5% que o senhor apregoa, rsssssss..
    ciao

  68. Prezado Sr. Kotscho. Me admira seu espanto. 45 anos é bastante tempo de estrada. Quem se dispõe a ser blogueiro nesse país deve estar preparado para receber desaforos e impropérios de toda ordem e por uma razão simples: o cidadão da terrinha não sabe criticar. Muito menos ser criticado. Diferenças de opinião, de posições políticas, viram questões pessoais, inimizades, quando não caso de polícia. Nosso sistema educacional e cultura jamais favoreceu a divergência como instrumento de evolução intelectual. Procura-se, sempre, a unanimidade burra!!! Morei diversos anos no exterior envolto por uma atmosfera acadêmica sadia para poder afirmar isso de cadeira. Aqui todos nós que ousamos pensar com as próprias cabeças e temos idéias originais, nos diversos nichos de profissão (não só jornalistas), sentimos o efeito dessa intolerância que inexplicavelmente o surpreendeu. “Ao cão danado, todos a ele!!!”

  69. Olá Kotscho. Me chamo Cássio Pereira, tenho 21 anos e moro em uma cidade chamada Montenegro, distante alguns quilômetros de Porto Alegre. Sou estudante do 4º semestre de Jornalismo e assíduo leitor do Balaio. Peço que não dê bola a essa gente malvada, que fale sem pensar e por pura maldade. Sempre que leio tuas histórias, tua visão apaixonada pelo Jornalismo, sinto que minha escolha pela profissão valeu a pena. Sei que sifnifica pouco, mas te parabenizo pelos mais de 40 anos como um incrível contador de histórias. Um forte abraço desse jovem gaúcho que admira teu trabalho.

  70. Muitos desses virulentos estão sofrendo de dor de bolso. Até hoje tem gente que elogia Hitler e aplaude a ação irracional e nazista de Israel. O que eles fazem com o povo palestino, sob a proteção de 400 bombas atomicas e o império, é sim, o verdadeiro holocausto, .

  71. É isso que o Paulo Henrique Amorim chama de PIG(Partido da Imprensa Golpista): os burgueses que nada têm a fazer mandam seus lacaios fazerem o policiamento na internet e criticarem tudo o que lhes é conveniente.Fora a Veja, a Folha , o Estadão e a Globo!!!.Só cego ou burguês que não vê que o Brasil de Lula é o melhor de todos os tempo, com seus erros e acertos, mas pela primeira vez na História do nosso país, um Presidente tenta diminuir a desigualdade social.Isto, meu amigo , a elite não tolera.

  72. Quem escreveu este artigo
    Para se ter uma idéia de até onde pode chegar a paranóia dos 5%, reproduzo abaixo texto que saiu em outro blog. Repito, é um texto sério, de uma mulher que se auto-denomina avó-canguru (sei lá o que é isso) e diz ser formada em história pela PUC. Tem a cara de pau de dizer que participa de um movimento apartidário, mas que é ant-petista e anti-lula. Como é que pode?

    mara montezuma ASSAF
    Formada em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae em 1967 (hoje PUC). Hoje – cidadã aposentada, avó-cangurú na ativa com muito prazer. E no exercício de minha cidadania participo do Grupo POR UM BRASIL MELHOR, grupo apartidário que reune cerca de 50 missivistas , que usam do espaço de cartas de leitores em jornais de todo o país para combater tudo e todos que firam a ética e a moral dentro da política. Por esse motivo, somos principalmente anti-Lula e anti petistas.

    montezuma.fassa@gmail.com

    Que feliz coincidência!
    01/06/2010 – 20:17:08

    Israel não caiu em cilada alguma na questão da frota humanitária, como alguns imaginam. Israel simplesmente demonstrou que, à despeito do que o mundo pense à respeito, não deixará de reagir à atos de provocação de seus inimigos declarados, aqueles que ameaçam “varrer” Israel do mapa. Israel tirou lições do Holocausto, e jamais se curvará novamente a um opressor. É isso. Punto i basta!

    Mas, levanto uma questão: ninguém achou oportuna demais a presença daquela “cineasta” de quem nunca se ouviu falar… e justamente brasileira…, bem à bordo da frota dita humanitária? A ninguem ocorreu a idéia de que ela, estando lá, seria a “voz do Brasil de Lula”, o apaziguador mundial, a dar credibilidade à denuncia de agressão de Israel contra crianças e mulheres? Desculpem, eu não acredito em acaso, a moça brasileira foi “plantada” lá! Isso foi adrede planejado, provavelmente quando da visita de nosso chefe de governo ao Irã… à Turquia… não acham não?

    E esta gritaria propositalmente ruidosa , esta orquestração aparentemente mundial contra Israel , é só o primeiro ato da farsa montada… É assustador, o palco é diferente, mas o cenário e o enredo da peça são muito semelhantes aos que foram criados pela demoníaca loucura de Hitler… pouco antes de invadir as fronteiras de outros países na Europa dando início à Segunda Guerra Mundial ! Espero estar errada, espero mesmo!

  73. Ricardo, é o ônus de quem tem uma atividade como a sua, fique em paz.
    Falar bem do governo, não quer dizer concordar com tudo, e nem admitir que está tudo jóia, há os tropeços, os fatos inerentes de quem está no “poder”, e que todos condenamos , bem mais do que 5%, mas dizer que este governo é mais corrupto que outros, é demonstrar ignorãncia , no mínimo, há livros publicados sobre corrupção nos governos collor, sarney, fhc, e inclusive este.
    Esta doença não é dos políticos, é de muuuuuitos brasileiros, está no dna e de difícil cura.
    Lula é o melhor deles, desenvolveu o país com distribuição de renda, ou seja, a agenda econômica “andou de mãos dadas” com a social. E ponto final.

  74. 5% significam antes de mais nada, os que de alguma forma não se conformam como um povo conseguiu de alguma forma colocar um nordestino que passou fome, e que veio para o sudeste num pau de arara.
    5% significam também, os intelectuais que falam várias línguas, que escrevem livros, que recebem prêmios de literatura, tanto econômica como romances, que não conseguem engolir como um semi analfabeto consegue administrar um país melhor que eles.
    5% significam a boa parte da elite brasileira, que desde o descobrimento subjugou o povo as piores condições, as humilhações, e as mendicâncias que eles (ricos) nos davam e achavam que era muito para um povo que tinha que ficar sempre nas piores condições.
    5% significam todos aqueles que sabem que o país melhorou, mas que não dão o braço a torcer exatamente porque quem conseguiu melhorar o país saiu da pobreza absoluta, quem conseguiu melhorar sabe o que é passar fome, quem conseguiu melhorar sabe o que é não poder estudar, quem conseguiu melhorar sabe o que é não ter direito a nada, e sabendo de tudo isso, tentou melhorar a vida daqueles que passam por esses males da vida.
    Jesus quando veio ao mundo, curou, amou, ressuscitou mortos, e mesmo assim trocaram ele por um ladrão, na minha opinião quando a massa é ignorante ela é facilmente influenciada, como a Dilma está crescendo nas pesquisas, tudo indica que não é o nosso caso, mas na época de Jesus, o povo era extremamente ignorante, tomara que os 5% não crucifiquem uma pessoa que pelo menos tentou fazer o bem, porque uma coisa é você receber lavagem cerebral sem ter conhecimento de nada, outra coisa é a pessoa vender a alma só para ver o circo pegar fogo..
    .

  75. Um dos países que mais tem crescido nas últimas décadas, de forma sustentada e é sempre olhado com inveja pelos demais, é a China, que manteve uma taxa de crescimento médio de seu PIB de 11,45% a.a. entre 1991 e 2003. No mesmo período o Mundo cresceu, em média, 4,41% a.a. e o Brasil apenas 1,98% a.a.
    Podemos relembrar o periodo do “milagre brasileiro”, com autoridade e segurança, mas criticado por alguns que nem eram nascido.

  76. As ações de um governo são de longo prazo, fico impressionada que vc não analisou as plantações do governo passado que nos fez colher neste. Somente isso e todos pensam que foi o governo atual – que não fez nada – que MELHOROU O BRASIL, sendo que ainda vivemos de plano REAL ou vc se esqueceu?

    1. Lo, os criadores do REAL foram 2 banqueiros, os méritos do plano deve ser creditado aos brasileiros que suportaram uma taxa de desemprego altíssima no governo passado, além da entrada no País de mercadorias com taxas de importação reduzidas que quebraram empresas principalmente dos ramos téxteis e calçadistas e redução criminosa de crédito em função do depósito compulsório dos bancos. Os governos do PSDB e do PT apenas administram o plano. Informe-se quem são ANDRÉ LARA RESENDE E PÉRSIO ARIDA.

    2. Tiago, mudou a estratégia? Depois de negar os benefícios do plano Real, agora se nega a autoria no governo Itamar e seu ministro FHC? Deixe-me entender: dois banqueiros estavam conversando e, sem ninguém sugerir ou solicitar, criaram um plano fantástico e jogaram no “odiado” mercado. Interessante.

  77. assusta não com o fogo mas com os 100.000 carrros com busca e apreenção de janeiro a abril de 2009 este ano ainda não foi publicado pelo orgão de divulgou este indice do ano passado deve ser o triplo isto ninguém comenta só comenta a alta de venda de carros.

  78. Não é difícil concluir quem está por trás dessa “central de infâmias” a que v. se referiu. Se repararmos, veremos que nos comentários daqueles que se dizem pertencerem aos tais 5%, os estilos de redação são iguais, como se tivessem saído de uma “central” mesmo. Nem disfarçam… merecem estar mesmo entre os eternos descontentes. Bile pura.

  79. Meu querido , bom dia!

    Ora bolas ! Você passou tão perto e não veio tomar um café conosco?

    Está bem fica pra´próxima!

    Bem vamos ao texto em epígrafe.
    As suas palavras:

    Acho que o melhor a fazer neste momento é rezar para desarmar os espíritos, pedir que as próximas eleições seja mais um motivo de festa da nossa jovem democracia _ não esta guerra insana que transforma eventuais adversários políticos em inimigos de morte.

    O que penso a respeito?

    Bem vejamos: “O que merece a nossa jovem democracia?”

    Que não haja eleições no próximo ano!

    Vamos passar uma década sem políticos sem congresso sem presidente, sem assembléias e os eteceteras e tal !

    Vamos deixar o País ser administrado por pessoas de bem e competentes.

    Abaixo os corruptos,vigaristas cambalacheiros, e toda espécie de ladrão de galinha que se encontram fora das grades e em todas as repartições públicas e outros!

    Vamos fazer apologia ao estudo a educação e a cultura!

    Vamos enaltecer as pessoas que fizeram suas vidas valerem a pena honestamente: Os que estudaram, trabalharam e construiram suas vidas com honra e dignidade!

    Que todos os cargos públicos desde os valorosos faxineiros até presidente, senadores, deputados governadores e afins sejam preenchidos por um concurso público sério aplicado por pessoas sérias e patriotas!

    Ah! Sim você vai dizer que sou chato?

    Tanto faz!

    Por uma nação melhor e um país limpo!

    Avante Brasil!

    Abaixo canalhas!

    Bom dia à todos

    Manoel Ferreira

  80. Caro Ricardo,

    Li por inteiro sua matéria sobre os 5% e toda a repercussão causada por ela. Como o seu blog é democrático vou colocar aqui a minha opinião como cidadão e representante dos 5% totalmente descontentes com o governo LULA e tudo que ele representou e representa para a recente história VERDADEIRA do Brasil.
    Primeiro gostaria de esclarecer que sou de origem bastante humilde, trabalho desde muito jovem e por conta própria trabalhando paguei meus estudos, diferente de vários comentários que sugerem que estes 5% representam uma elite abastada. Gostaria de dizer ainda que grande a maioria dos meus amigos que também corroboram da minha opinião tem a mesma origem.
    Sua matéria é bastante bem escrita e provocativa, estava claro pelas suas argumentações que já era esperado este tipo de manifestação, imaginar que todos que discordam do governo Lula são mal humorados e do contra conforme você escreveu é tendencioso e provocativo e um jornalista do seu nível sabe claramente onde pretende chegar.
    Porem não estou escrevendo para falar de você, mas sim o que representa o governo Lula na recente história VERDADEIRA do Brasil, ele trousse a tona no seu primeiro mandato o que existe de mais baixo e desprezível na política, a compra da democracia pelo dinheiro, o apoio irrestrito através da corrupção, impedindo toda e qualquer manifestação contraria as suas decisões. Quando ouço Lula dizer em declaração pela televisão “caixa dois é coisa normal no país”, “eu não sabia de nada” este é o sintoma de um país que está indo moralmente esgoto abaixo.
    Em seguida procurou a todo custo “comprar” as classes consideras menos privilegiadas que infelizmente no Brasil representam mais de 70% da população, com “bolsas isso”, “bolsa aquilo”, eliminou totalmente a meritocracia na educação com “cotas para negros” “cotas para índios” entre outros benefícios injustificáveis em qualquer país serio e democrático.
    Por fim “inchou” o estado com milhares de contratações descabidas e sem concurso para acomodar os “companheiros” das mais diversas linhas desde que representem algum beneficio pessoal para ele e sua turma. Com estas ações “confiscou” quase 50% do PIB, retirando da produção que gera empregos e oportunidades reais para as pessoas, gastando este dinheiro com pessoal em serviços de péssima qualidade onde o cidadão não tem direito algum. Apesar de todo este “confisco” a saúde piorou, a educação piorou, a segurança piorou, as estradas do país pioraram, os aeroportos pioram, os portos piorarm, e não se trata de “reclamação vazia dos eternos descontes“ como você escreve em sua matéria é a PURA REALIDADE é o Brasil VERDADEIRO.
    Após 8 anos de um governo “popular” o que resta para a historia VERDADEIRA é constatar que o bom é ser funcionário publico ou viver de “bolsa alguma coisa”, trabalhar na ilegalidade “pois caixa dois é normal”, “confiscar” metade do PIB e gastar a vontade de forma incompetente e corrupta, atendendo apenas a interesses pessoais, proteger os companheiros de qualquer tipo de punição e por fim comprar algumas “inteligências” com nível de esclarecimento suficiente para entender a REALIDADE dos fatos para que escrevam artigos que são puro MARKETING LULISTA.

    1. Não acredito que voce acredita em tudo que disse! Que não viu o desenvolvimento nestes 8 anos de governo Lula? Que o país cresceu, desenvolveu, melhorou a vida da maioria da população brasileira? 12 milhões de empregos criados, rodovias sensivelmente melhores que nos anos de chumbo FHC, industria naval retornando aos patamares da década de 70-80? Só alguem isolado do mundo não sabe o que o aconteceu neste país? Falar que prefere o PSDB tudo bem, mosoquista também pode opinar, mas falar que o governo Lula não foi melhor que o governo FHC é ser contra os 95% que viram melhorias nas suas vidas!

  81. Esses 5% do ‘hay gobierno? soy contra’ nem são os principais sintomas do derrotismo, caro Ricardo. Piores são aqueles que, no apagar das luzes do segundo mandato do presidente Lula – quase oito anos depois do início de seu memorável governo – continuam mandando aqueles e-mails tendenciosos, chamando-o de apedeuta para baixo, ‘denunciando’ falsas irregularidades já amplamente explicadas, achando que com isso conseguem sugerir ao povo, quem sabe, um movimento pelo impeachment. Freud explica? Acho que um axioma básico os define: quem desdenha…

  82. Prezado Ricardo: Você assistiu um documentário na GNT sobre a pesca da Sardinha?
    Onde tem uma, tem milhares e um indicativo de que estão por lá, é a presença dos predarores naturais por perto.

  83. Era só uma pergunta sociológica
    Mas uma pequena parcela desses 5% – que COMENTA em todos os espaços – usando quase SEMPRE OS MESMOS TERMOS – não se conforma em fazer parte de universo tão pequeno.
    E qual o real motivo dos comentários quase sempre iguais, – quase sempre agressivos?
    LULA NÃO LHES PERTENCE.
    Lula é o primeiro presidente que NÃO ESPEROU O BOLO CRESCER PARA DIVIDIR – entre os mais pobres.
    Isso incomoda.
    VER A FELICIDADE DO POVO MAIS POBRE – É QUASE INSUPORTÁVEL PARA ALGUNS MEDÍOCRES QUE SE ACHAM.
    Mas são poucos. Os que OFENDEM E AGRIDEM, CALUNIAM E MENTEM – desconhecem a nova REALIDADE – BOA – resultado das políticas sociais de Lula.
    Só isso.

  84. Ola Ricardo. Esse pessoal está descontrolado. Eles ja babam na gravata ha 8 anos e agora estao à beira de surtarem de forma irreversível, com o Serra evoluindo para baixo. Ai vc, sei que despretenciosamente, resolve cutucá-los. Mas, bem faz de nao dar trela pra esse tipo de gente. Basta dizer que no blog do jornalista(?) que começou isso tudo, há colunas e colunas de uma defesa arraigada à açao militar de Israel. Bom feriado!!

  85. Sr. Ricardo Kotscho
    Que vergonha o senhor excluiu o meu comentário isto é a cara do governo Lula, tudo que é contra com argumentos VERDADEIROS deve ser excluído da história, só reforça minha opinião do seu marketing mal disfarçado, LAMENTÁVEL…….

  86. Kotscho, você me deixou curiosa: afinal, quem são esses 5%? O quê se sabe sobre eles? Qual o perfil geral desse grupo, segundo os institutos de opinião?

    Não liga pra fascistada que acha que a opinião ou o livre pensamento deve ser reprimido, não… continua seu trabalho, que engrandece a imprensa brasileira, e compartilhe conosco suas considerações!

    E bola pra frente, que o retiro já acabou e a copa (e as eleições) estão pra começar!

  87. Não sei porque tanto barulho pelos 5% de oposição. Oposição é saudável. Ficaria preocupado se não houvesse oposição. Acho que a oposição é até muito pouco. O ideal seria de 15%. Gosto do governo Lula, não aprovo tudo, mas o governo tem um bom percentual de acerto.

  88. Ola meu caro !

    Apos um longo e tenebroso inverno aqui volto.

    Excelente post e nao se assuste com os 5%, eles gritam muito mas podem cada vez menos nesse pais que podem mais. Eles provavelmente erraram de blogs …

    Abraço e espero voltar a comentar mais !

  89. Os índices de popularidade de qualquer dirigente político são efêmeros.Galtieri durante a guerra das malvinas tinha um índice de popularidade semelhante ao senhor Lula.Se a política econômica desandar adeus Lula…….adeus Dilma!

    1. Ó Luis…se preocupe não….só haveria uma maneira de a política econômica desandar neste país. Se os DEMO-TUCANOS viessem a ganhar a eleição. Daí seria a volta das privatizações criminosas, do desemprego, do apagão…do estado pequeno-PIB pequeno. Olhe, vc tá com um problema sério: memória seletiva. Vc se lembra de fatos antigos que te interessam para argumentar. e se esquece daqueles que não dariam sustentação aos seus argumentos, porque simplesmente vc tem dificuldade em aceitar o fato do sucesso do presidente LULA e da muito provável eleição de DILMA.

  90. Caro Ricardo, primeiro quero desejar-lhe um bom descanso e pedir-lhe que reze uma oração para o Serra melhorar da cabeça, Ele anda precisando muito, principalmente depois do último ataque à nossa Dilma. Segundo, reze tb. para os 5%, eles tb. precisam de muitas orações, pois vivem no mundo das sombras. Uma opinião minha:não acho que vc. deva evitar os temas polêmicos. Os 5% vão achar que vc. ficou com medo deles.É claro que elles são os canídeos contratados para ameaçar quem tem coragem de se opor à mídia amestrada.Pense bem sobre isso ai no seu retiro espiritual.O Brasil precisa de intelectuais isentos como vc.Uma abraço fraterno e que Deus o abençoe.

  91. Pelo resumo de suas atividades profissionais, dava para suspeitar de sua veia partidária.Quando li o assunto dos 5% do contra,não sei se foi sua intenção, mas pareceu quase como uma provocação.Parecia que o povo dos 5% ficaria calado com medo da sua maioria,dos 95%.Não sou comentarista profissional como você nos refere,ou seja,tenho minha profissão.A grande maioria das pessoas que conheço,99%,são contra o atual governo,mas não conheço nenhum político(ou pessoas que trabalhem para eles) ou pessoas que organizem essas pesquisas,cujos resultados obviamente não acredito, pois para mim são manipulados.Também não recebo nada de graça, só com meu trabalho ,assim como as pessoas de meu convívio social.Burguesa?Não, sou só uma trabalhadora descompromissada com qualquer partido político.

  92. Prezado senhor
    Este pessoal “autoritário” nunca me enganou,estudei com alguns deles, outros nunca estudaram,quem opina , tem idéias diferentes ou até pouco diferentes deles , sofrem perseguição ,são massacrados,dificilmente conseguem “comer no prato deles”.Esse´pessoal é cordeiro na época de eleições e lobo quando agarram o poder…

  93. Olá Kotcho. Acho que é a primeira vez que comento neste blog, apesar de lê-lo frequentemente. Normalmente discordamos, mas mesmo assim gosto de ler, sempre tiro algo de proveitoso, como no artigo sobre o programa minha casa minha vida e a entrevista que fez com um pequeno construtor. Obviamente me assusta o radicalismo que envolve discussões políticas neste país. De ambos os lados. Me assusta também como muitos dos leitores do blog se referem à críticas como “dor de cotovelo”, desespero, e utilizam termos como lacaios, burgueses, golpistas. Se existe um ranço de direita neste país, é visível que também existe um de esquerda. Não vêem que um país forte necessita de uma classe média (burgueses?!?!) forte e majoritária. Mas vamos ao ponto. Sim, eu faço parte desses 5%. Não acho que nosso presidente foi a pior coisa que aconteceu. Mas está longe de ser a melhor. Assim como FHC. Esquecem de que o que acontece agora só foi possível graças à um planejamento que começou com Itamar e prosseguiu em seu governo. Os mesmos que criticam privatizações têm muito orgulho da petrobrás na gestão de Lula. A questão é que nossos problemas crônicos continuam. Quando li que 40% da população do Rio Grande do Norte depende do Bolsa, fiquei realmente assustado. O que está sendo feito para que não dependam mais? Muito pouco. Como sempre foi feito. Muito pouco. O que vejo é uma melhora de curto prazo, não focado no preparo e sim na assistência. Enfim, não estou otimista como todos. Não vejo o menor sinal de melhora à médio e longo prazo. Não temos gente educada e qualificada de maneira à expandir nossa economia. E nenhum plano para que isso aconteça. Enquanto a “melhora” ocorrer graças à impostos obscenos (o mesmo que é cobrado na França, por exemplo, com uma diferença de retorno incontestável) que o governo cobra de quem consegue produzir um pouco que seja, e não graças à uma economia desenvolvida, nada, nada vai melhorar. E enquanto isto não acontecer, fico nos 5%. Seja quem seja o presidente.

    1. Caro Daniel.

      Vamos lá, por partes: um país capitalista predcisa de capitalistas, certo? E os capitalistas deste país vão muito bem, obrigado, lucrando com as vendas sustentadas pelas políticas sociais e de expansão do investimento e emprego . E assim, os trabalhadores, na medida do póssível começam a ter emprego e renda, depois para sair debaixo das asas do Estado. (as estatísticas servem para isso mesmo: para se avaliar as tendências e resultados. Assim, não há motivo para se falar mal do governo. E os 5%: vão mal ou são ignorantes mesmo? Da comparação: LULA se elegeu por que o povo não aguentava mais os DEMO-TUCANOS e suas políticas retracionistas privatistas -ainda bem que não deixaram privatizar a Petrobrás e nem mudar o nome par Petrobrax- e do modelo-estado-pequeno-PIB-pequeno-importado-do-exterior e seus erros (lembra do apagão? O mundo crescendo e o Brasil em recessão?) Meu caro, não dá pra comparar, né? O que LULA fez foi corrigir as ca….do FHC. Meu caro, eu estive em NATAL e JÕAO PESSOA , ano passado e ví como o Nordeste está mudando (ví, não ouví falar) obras públicas como a duplicação da BR, grandes Shoppings, resorts…não acredite em tudo o que vc “ouve”. Isso enquanto São Paulo está quase parando no trânsito, a educação pública está… vc sabe…nem preciso falar…transporte público,criminalidade então….Se vc não está otimista, meu caro,vá para a China, India ou Russia. Mas se quizer ser mais nobre, vá para os EUA, ou para a Europa, antes que acabe….

  94. Olá Ricardo, tudo bem? Eu sempre leio seus blogs, mas nunca comentei. Eu geralmente leio o post e também os comentários. Bom, eu sempre me pergunto se o Brasil realmente melhorou ou é só a mídia. Um dia desses fui pra linda capital de Alagoas e reparei em algumas coisas. A primeira delas é que o Sul/Sudeste (Principalmente São Paulo) não representam claramente o que é o Brasil, no Sul e no Sudeste ter o básico é um pouco mais fácil (Não dizendo que é simples, mas é mais fácil), logo vem a segunda impressão que o necessário pra uma região mais abastada (ou que se diz mais abastada) como o Sul e o Sudeste é muito diferente do que o Norte/Nordeste precisam. Pra quem tem mais dinheiro o que importa ter restaurante de 1 real? (eu sei quem criou, mas esse não é o caso.. é só um exemplo) o que importa ter um curso pra receber turistas, como eu vi em Maceió. Logo, as necessidades são diferentes e a percepção de um Brasil melhor também é diferente. Antes de mais nada não votei no Lula, mas concordo que foi promissor. Mas para os 5% eles esperavam mais… é só isso. Pra quem quer muito dinheiro, em abastança, não combina a política de distribuição de renda, concorda?

    1. Caro Henrique. Os 5% não estão nem entre os empresários que estão muito bem, com os lucros de suas empresas e nem entre os trabalhadores que estão tendo oportunidade de viver melhor. Ou seja, eles são descontentes porque são descontentes mesmo….que pequem um avião para a China, Rússia ou India, ou para os EUA para serem escurraçados ou para a Europa, antes que acabe….

  95. Somos-nos assim, mesmo

    Por falta de pavio bicamos ai cada um vai procurar outro, lugar

    Assim e nas famílias nas sociedades nas ONGs nas religiões nos partidos nos sindicatos nas escolas

    Por indiferenças discordantes, se larga a família a sociedade que esta, para ter outra família outra sociedade, assim e os partidos nas religiões nos sindicados nas ONGs

    Conforme vai aumentando os desentendimentos nessas diversas instituições, vai se multiplicando as mesmas ficando sem rumo, quando devia diminuir se associando para multiplicar as soluções

    Estamos entrando na era do primeiro cheque mate do assentamento humano, assim como esta em transito o cheque mate do assentamento econômico

    Que aos poucos o sistema vai incorporar unindo todas as coisas numa fila só ficando do básico para cima uma taxa única universal, onde tudo vai pertencer a todos nos que vamos receber os dividendos de tudo em vida, as rendas alem dos salários e o lucro de tudo

  96. Ricardo, vc está numa região do Brasil onde os índices de rejeição a Lula são bem maiores que os 5% apresentados nas pesquisas. Tenha uma convesra com o pessoal daí e descubra o porquê. Vá até Taubaté, Pindamonhangaba, Caçapava e São José dos Campos. Procure saber um pouquinha da hitória dessas cidades e descubra quando elas realmente cresceram. E, tente descobrir tb, pq o PT e Lula não são coroados com o mesmo entusiasmo que o resto do Brasil aqui na região do Vale do Paraíba. Acho que vai entender. Abraço.

    1. Meu caro:
      Sou nascido e criado na Capital de São Paulo. Por isso
      posso te responder: Paulista come mortadela e arrota caviar. São Paulo está deixando de ser a locomotiva do país, e os paulistas ainda não se deram conta. o restante do país está se modernizando e São Paulo ficando pra trás…..Acham bonito ter governantes pseudo-intelectuais. Que querem parecer mais inteligentes, alinhados com as política erradas do exterior. Só porque são paulistas. No interior, pior ainda. Parecem os americanos do Texas que pensam que no Brasil só tem cobras e indios e que a capital é Buenos Aires. O interior é super conservador e será que vai continuar elegendo governadores e prefeitos fracos só pra não mudar?

  97. COMO FUNCIONA PESQUISA? SIMPLES A RESPOSTA, PEGUE UM PESQUISADOR E LEVE-O A COMUNIDADE DA ROCINHA, ELE TERÁ QUE PESQUISAR SOBRE O LIDER DA FACÇÃO QUE ESTEJA NA LIDERANÇA, COM CERTEZA DARA 100% DE APROVAÇÃO, LEVE ESTE MESMO PESQUISADOR E O LEVE PARA IPANEMA, PARA QUE ELE PESQUISE SEBRE O MESMO TEMA E O CHEFE DA GANG, TERA 100% DE REPROVAÇÃO, É ASSIM QUE FUNCIONA. É SÓ PESQUISAR A ONDE INTARESSA E PRONTO.
    NASMASTÊ

  98. Acho que o país tem melhorado sim, mas não teria sido por várias ações de governos anteriores, tais como todas as “bolsas” criadas no governo de FHC (Bolsa escola, alimentação, vale gás, refeição e etc.) que o atual governo juntou todas numa só e colocou o nome de bolsa família, apregoando que foi criação sua? O momento mundial também concorre para que o paíz esteja melhor. O que mais me impressiona é o tamanho da corrupção neste governo (PT) e não acontece nada. “Nunca se viu na história deste país” tanta bandalheira, o que vai ser quase impossível consertar, desde que o Lula “aparelhou” todo o nosso querido Brasil com seus apaniguados em todas as empresas, tanto públicas quanto privadas (em troca de favores|) governamentais. Por exemplo o “bolsa família” colocou uma multidão de pessoas aptas a trabalhar a viverem dessa esmola e não querem nem saber de procurar emprego, para não perder o favor. Assim não dá.

  99. Ao meu ver pratico no dia a dia na simplicidade de meu proprio negocio . verifico pessoas cada vez mais endividadas . estive com meu contador e me informava que existe no comercio em geral uma quebradeira . gente devendo impostos mais alugueis . vejo clientes meu comprando carros em sessenta meses depois descobrem que nao conseguem nem dinheiro para pagar a manutencao do mesmo. espero que isto nao se transforme numa grecia futura . la teve o mesmo sintomas pessoal do sindicato tomou o poder e levou a turma toda . deu nisso ai . abracos MORAES

  100. Prezado Jornalista

    Estou entre os 5% e a disposição para debates, caso queira entender os motivos desta opção.
    Meu e-mail está ai.

  101. Não sei o que leva eses jornalistas a verem neste governo como um dos melhores que já existiu neste “pobre” país, é claro que os mulhões de reais gastos com propaganda fajuta influenciam muito a favor dos meios de comunicação. As melhorias são pífeas, ridículas, basta ver a situação da saúde pública, da segurança pública, das estradas, da reforma agrária, aeroportos, etc, todos estes setores estão passando por um verdaeiro caos, então, pergunto, o que melhorou, a educação? sim, alguma coisa no ensino superior – FIES, entre outros – mas e o ensino básico? e o saláio dos professores? bolsa família? isso é um programa palhativo, que se não for incrementado por algo mais consistente, também não resolve, a não ser os votos angariados por quem institui um programa como esse. E o que dizer, então, da política externa? Me digam, o que melhorou tanto assim, a não ser o aumento na cobrança de impostos? Olha, não sou filiado a nem um partido político, aliás, entendo que 95% desses partidos políticos, e, obviamente, esses senhores que os integram, buscam apenas a sua projeção pessoal, tanto financeira como para a detenção do poder. Abraços.

  102. A corrupção no Brasil é realmente inegável e o país ainda tem que aprender muito e resolver esses problemas, para começar, deveriam proibir que esses caras de pau continuem na política… Concordo com muito do que foi dito pelas pessoas que são contra o governo Lula, que muitas das declarações feitas por ele foram infelizes, pois acredito que como presidente, ele deve se posicionar e não ter medo de falar o que ele sabe, ficando em cima do muro em situações que deveriam ter um basta.
    Bem, mesmo discordando de muitas coisas feitas por ele, eu também tenho que dizer que tivemos presidentes que não fizeram metade do que ele fez… Então, não faço parte dos 5%, não o apredrejo, nem o idolatro, pois aprendi a enxergar erros e acertos e sei que governar num meio onde a corrupção impera não deve ser nada fácil.

  103. Ah, quase esqueci de uma coisa importante que, se não foi um projeto elaborado pelo Lula, foi tirado do papel no governo dele: a Universidade Aberta do Brasil. Se não fosse a existência desse programa, eu não poderia frequentar a universidade. O ensino oferecido na modalidade a distância pelas instituições federais tem qualidade e são uma grande oportunidade para muitos, que como eu não tem condições financeiras de custear os estudos numa universidade federal em outra cidade, transporte, alimentação, moradia, etc.
    Agradeço muito e eternamente pela oportunidade que estou tendo na minha vida! o/

  104. É querer demais a sua neutralidade quando o assunto é política sr Ricardo….. em tudo o que o sr escreve sempre tem….nestes 8 anos….se o sr é o intelectual que é só fala isso….imagina os bolsistas …os sindicais comprados…os estudantes….os que tentam continuar com as boquinhas….fico triste com tudo isso….quem poderia lutar por ÉTICA se cala……o Brasil está virando um país de bandidos….sim já exitiam muitos…..mas está igual capim…..terra sem lei……………………

  105. Caro Ricardo: não existe nada melhor que o PT e a Dilma!

    Vou ficar rezando para que o dilma vença e que o Lula possa comemorar a vitória da seleção e da nossa Guru!

    Unico partido honesto, transparente e puro é o PT!

  106. O que não se percebeu ainda é que por causa de 5% desses é que Cuba tem quase todo final de semana deslocado força policial para manter algumas senhoras nas suas casas e evitar derramento de sangue.

  107. Amigo Kotscho,boa tarde.

    Não se preocupe,em qualquer sociedade,em qualquer grupo,
    existem os extremistas,os fanáticos sempre descontentes,
    o importante ´é que,a maioria,está trabalhando para a”melhora” do nosso querido e solidário Brasil.

    Estamos crescendo,não apenas economicamente,mas
    culturalmenta,socialmente,com melhora da nossa pirâmide
    de renda.

    Uma tese : Devemos ser mais nacionalistas.

    Um bom fim de semana,

    Bernardo Diederichsen

  108. Olha essa que eu li! Vc já viu uma coisa dessas?
    Esse cara acusando o nosso PT de irregularidades!
    Leiam isso e tirem suas conclusões, esse cara qjuer o que, nós somos tão transparentes e limpos!

    A oposição estuda a forma de questionar na Justiça a distribuição de cartilhas que fazem propaganda de ações do governo federal. O clima esquentou nos últimos dias, depois que VEJA publicou a organização de um novo grupo de inteligência do PT para confeccionar dossiês.

    O tucano José Serra responsabilizou a adversária Dilma Rousseff pela existência de dossiês. O PT resolveu ir à Justiça contra Serra.

    Para o senador Sergio Guerra, presidente do PSDB, os petistas estão “rompendo o pacto democrático”. “Eles fazem propaganda usando a máquina e ainda interpelam o nosso candidato, que é o alvo do dossiê. Onde já se viu ir à Justiça contra alguém que é vítima de um dossiê?”, afirmou.

    Segundo Guerra, a disputa é desigual neste momento por conta do uso de recuros do estado na campanha de Dilma. Há quatro anos, Lula foi multado em 900.000 reais por distribuir uma cartilha que foi considerada propaganda antecipada. Em uma nova eleição, o governo repete o método: começou a distribuir no mês passado um caderno com 43 páginas exalta programas governamentais e faz elogios à gestão Lula. A publicação é chamada “BRASIL 2009 ? Estamos vivendo um novo Brasil. Feito por você. Respeitado pelo mundo”. Em todas as páginas o bordão “estamos vivendo um novo Brasil” é repetido.

    Logo na apresentação, o texto diz que “o Brasil está no caminho certo”. A conclusão é ainda mais laudatória e aponta para o futuro, em um ano eleitoral em que Dilma é candidata. Diz o texto: “As principais conquistas do povo brasileiro em 2009 e suas projeções para os próximos anos são apresentadas nesta publicação, que é uma prestação de contas do governo federal, mas também uma demonstração de que o Brasil sabe enfrentar os desafios e encarar o futuro”.

    A Secretaria de Comunicação da Presidência, responsável pela publicação, diz que imprime o texto todos os anos e que, em 2010, foram produzidos 1,2 milhão de exemplares, ao custo total de 2,195 milhões de reais. A entrega do material ocorreu em 207 mil escolas municipais, estaduais e federais, universidades, federações, sindicatos, bibliotecas, governos estatuais,prefeituras, embaixadas, deputados, vereadores e ONGs. “A distribuição deste ano está praticamente concluída, e nenhum exemplar será entregue no período eleitoral, assim eventual saldo não distribuído até a próxima semana,

  109. Kotscho!
    justamente no momento em que eu estava me defendendo de um ataque insano de um dos prováveis membros dos 5%, vejo em seu blog que vc passava pela mesma experiência da intolerância alheia!
    eu estive em Nanuqe, uma cidade do interior de Minas Gerais, em janeiro deste ano. Como sempre faço, fiz dessa viagem ao que eu chamo de “lado B” do Brasil (para mim, o lado mais interessante, onde estão sempre as pérolas escondidas ou esquecidas), transformei minhas impressões e fotografias em um post nos meus humildes Caldos de Cana. Aí, para minha surpresa, recebi um ataque de intolerância de uma pessoa que não se identificou, mas desqualificou minhas impressões, chamando-as de “manipuladas”, como se em algum momento mostrar o Lado B fosse algo ruim!
    eu concordo com vc: vivemos tempos obscurantistas e revanchistas, e acho que nossa “jovem democracia” deveria amadurecer, e as pessoas começarem a perceber que política não deve ser feita com inimigos – mas sim, com conciliação. bem, coitados desses 5%… abraço

  110. Caro Kotscho:

    É na vivência da democracia que se enxerga os/as verdadeiros(as) viúvos(as) dos tempos em que para tuido se dava um jeitinho. Até para os considerados de menor estirpe, ou seja a maioria do povo, não pudesse alcançar as alavancas do progresso, como exemplo a educação.

    Hoje são míseros 5%, amanhã, com certeza, não serão nada.

    Claro que ainda estamos longe da total independência popular, mas caminhamos a passos larguíssimos.

    A diferença é que nos atuais tempos, as pedras do caminho são facilmente tiradas.

    Não temos mais a mandatória propotência das “elites”, a subserviência fardada, nem a total falta de informação popular.

    Deixamos de assistir só a novelas bobas e similares.

    Mas ainda existem alguns donos da comunicação que, não podendo mais “enfeitar” os fatos, quando esses não são favoráveis aos seus “correligionários”, simplesmente deixam de mostrá-los. Se esquecem que não estão mais sozinhos no mundo da comunicação.

    Um abraço.

    E continue de Braçadas.

  111. Caro Kotscho:

    É na vivência da democracia que se enxerga os/as verdadeiros(as) viúvos(as) dos tempos em que para tudo se dava um jeitinho. Até para que os considerados de menor estirpe, ou seja, a maioria do povo, não pudessem alcançar as alavancas do progresso, como exemplo a educação.

    Hoje são míseros 5%, amanhã, com certeza, serão nada.

    Claro que ainda estamos longe da total independência popular, mas caminhamos a passos larguíssimos.

    A diferença é que nos atuais tempos, as pedras do caminho são facilmente tiradas.

    Não temos mais a mandatória propotência das “elites”, a subserviência fardada, nem a total falta de informação popular.

    Deixamos de assistir só a novelas bobas e similares.

    Mas ainda existem alguns donos da comunicação que, não podendo mais “enfeitar” os fatos, quando esses não são favoráveis aos seus “correligionários”, simplesmente deixam de mostrá-los. Se esquecem que não estão mais sozinhos no mundo da comunicação.

    Um abraço.

    E continue de Braçadas.

  112. Vivem criticando que o PT é o partido do mensalão, que o José Dirceu era o chefe da quadrilha! E eles não se enxergam?
    Falam que os mensaleiros estão sob proteção do STF e que estão adiando ao máximo o julgamento pra ver se o povo esquece! vc já viu uma coisa dessas?
    Estão dizendo que o PT está aliado do Sarney, do Renan, que tem apoios internacional, do Chaves, do Fidel, do Zelaya, do Irã e que eles querem a dilma no lugar do Lula!
    O que eles querem afinal?
    Falam até que nós nos aliamos ao PCC, as FARCs e ao MST que apoia a Dilma, isso não falta do que falar?
    Vc acha que o Lula está faltando com o respeito a justiça? Eu acho que ele está agindo com toda a correçao e zelo!

  113. Numa análise fria, racional e pautada em metódo cientifico não vai deixar de constatar que o Brasil melhorou no governo Lula. Se poderia ser melhor é só especulação que um analista sério não entraria no mérito. O “SE” é achismo ideológico.
    Quanto a esses 5%, eu já identifiquei alguns: caras que estavam no serviço público sem concurso; donos de empresas que tercerizavam serviços públicos. Essas mamatas acabaram, daí o mau humor desse pessoal. A maior transparência na administração pública também tem ajudado a identificar e corrigir distorções.

  114. Eu também fico muito triste com alguns comentários que circulam pela internet. Não só em seu BLOG, mas em diversos. Estes 5% na maioria das vezes é que se escondem a traz de um estereótipo rebelde, mas na verdade não tem força nem para mudar a si próprio, quanto mais para mudar o meio que eles vivem. Hoje a internet está mostrando que não somos uma raça que caminha para evolução. Porque o que defini uma sociedade é conviver, mesmo com as diferenças, em respeito e paz. Divergências fazem parte do nosso mundo, e por sinal é isso que nos fazem crescer, mas o problema é radicalizar ao ponto de transformar um debate de idéias, em um “gore” de sangue e tripas onde a racionalidade é deixado de lado. Estamos voltando aos tempos onde o que da prazer é protuberância fascista e violenta, onde o que manda é o próprio ego, que a lei é aquela que fazemos, que a verdade é aquela que acreditamos. Que os do contra, são “cegos”, “burros”. È triste ver que pessoas assim caem em desgraça, porque se frustram, não são o que são, apenas vivem, respiram, desafeto-ão e morrem, sem nada a acrescentar. As estes 5%, meus pêsames, por não usar essa força revoltosa para mudar o mundo, mas simplesmente usam para levar ao cataclisma seu próprio ser. Para começar mudar ao mundo deve-se mudar a si próprio.

  115. Talvez esses 5% sejam aqueles que tenham repertório de fato para comparar entre o que é, na real, bom e o que é, na real, ruim. É aquela história – quem sabe o que é carne de primeira, não se engana com bife amassado no martelo, por melhor que seja o molho. Já quem não sabe leva gato por lebre, sem nem desconfiar. Eles sabem que o país poderia ser bem melhor e questionam exatamente isso. Muitos dirigem ONGS – ONGs de VERDADE, sem dinheiro público, sabe Kotscho? – e, ao seu jeito, vão construindo um país melhor, mais justo, onde as leis e oportunidades sejam iguais para todos e não só para os amigos do Rei.

    Entretanto esses 5% não são infelizes. Pelo contrário – têm os melhores planos de saúde, os filhos estudam nas melhores escolas, moram nos melhores bairros, têm bons carros, viajam, enfim, aproveitam a vida no que ela têm de melhor. Suas casas não são invadidas pelas enchentes, não têm que ficar em fila do SUS, nem ver seus filhos enganados em sub escolas, sub universidades, com sub aprendizado. Futuro, para essas pessoas, não é uma promessa, mas uma meta que vai ser alcançada. Suas esperanças não são vazias – o futuro, depende apenas deles mesmos e não de algum político populista e espertalhão.

    Kotscho, você que é jornalista já de longa estrada, precisa entender duas coisas: inconformismo não é infelicidade e a maioria nem sempre está certa. Galileo que o diga… Quanto à violência de alguns “oradores” – aí já é questão de educação, daquela que devia ser aprendida em casa e que anda em falta. Mas, até aí, Kotscho, você também chamava todo mundo que discorda de urubuzada… e isso também não era lá muito respeitoso, vamos concordar…

    Saudações do Renato, um feliz participante dos 5% e que acredita no brasileiro, mas não em político! Em resumo – um liberal de carteirinha!

    1. Ah. Renato….com esse ar pseudo-intelectual e pseudo-nobre, voce não engana não….não vem com essa que vc não é infeliz….vc tá incomodado sim: vamos lá, pode se abrir : teu comentário já começa arrogante a ponto de querer fazer crer que vc arrota caviar….e come caviar……eu confesso que comi e não gostei….e tenho coragem de dizer que prefiro um pratinho de azeitonas e uma cerveja. Como vê, Isso é uma questão de opção…e não estou nos 5%; mas deve ser melhor ainda comer alguma coisa quando se passa fome. Não me venha com essa de que “o país poderia estar melhor ainda”. O país poderia estar melhor, se não houvesse sido massacrado pelo governo anterior (aquele do apagão, lebra?). Tudo o que vc arrota, mostra que vc não tem felicidade apesar do conforto: te falta dignidade. Esta é a marca registrada dos 5%.
      Te digo mais: inconformismo com o sucesso de alguém que lhe suscita inveja é infelicidade sim. Meu caro, vcs já tiveram sua chance e jogaram fora. Agora é dar o lugar pra quem tem competência. Sem mágoas tá?

  116. Ou Ricardo,
    você deveria colocar todos os comentários para a gente ler. Para assim a gente ver na prática o que pensam os brucutus minoritários representantes do 5% do eleitorado brasileiro.

  117. KOTSCHO, BOA TARDE!

    SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER. O LULA É O MAIOR PRESIDENTE DO BRASIL DESDE GETULIO VARGAS.
    JÁ PASSOU O JK E A MELHOR PARTE DO REGIME MILITAR
    NA QUESTÃO DE CRESCIMENTO ANUAL DO PIB.
    PLENO EMPREGO, INVESTIMENTOS NAINDUATRIA E COMERCIO, CLASSE E D E C EM EXPANSÃO DE SEU
    ESTILO DE VIDA, ETC. FALTA MUITO AINDA.
    EDUCAÇÃO, SAUDE E TRANSPORTE COLETIVO SÃO
    OS PRÓXIMOS OBSTÁCULOS.
    MAS COM A CONTINUAÇÃO DESTE GOVERNO QUE VENCERÁ OS CANALHAS ENTREGUISTAS NOVAMENTE NAS ELEIÇÕES, ISTO TERA COM O TEMPO SOLUÇÃO.
    O RESTO É PRECONCEITO DE DONO DE CANUDO FRUSTRADO OU IGNORANCIA HISTORICA.
    UM ABRAÇO!

  118. Olá Ricardo e todos , uma boa tarde! “Brasil, um País de Todos”. Até destes 5% que pensam que entendem de política externa, de planejamento e de diplomacia. O mais uma vez candidato José Serra em horário político tem feito insinuações incabíveis, não quis entender o efeito deste slogan. Ou não assume que o Brasil hoje, está bom para o banqueiro, para o comerciante, para o industrial, para o profissional liberal e para o operário. Bom também para o professorado , para o esportista e para o artista, E o resultado disso tudo; é bom para todas as classes. Ou seja, bom para o povo. Dizer insinuando, que Lula e o PT excluem, não é verdade. Esta política de insinuações é coisa do passado e o Brasil do futuro é este mostrado e demonstrado pelo Lula e pela Dilma. Insinuar que um pacifista como é o Lula faça divisões é mentira e a mentira de hoje não pisa mais na verdade do futuro, ela tem perna curta, não alcança mais. Ricardo, o dia em que eu não vejo sua matéria no IG, já fico preocupado, pensando, será que ele está sofrendo represálias? Venha logo para nosso convívio. .

  119. Caro Ricardo Kotscho,

    Me parece óbvio que existe uma matilha raivosa solta na internet, que talvez por desespero de ver o patrão que lhes paga caindo vertiginosamente nas pesquisas de opinião pública, vocifera e ataca a tudo e a todos com o ódio próprio de elites ultrapassadas e preconceituosas que não adimite que um simples operário possa ser presidente e, pior ainda, um presidente muito mais preparado que os engravatados representantes dessa pretensa elite estúpida que desgoverna esse país por mais de 2 séculos!
    Para esses párias, envio o meus mais recente soneto:

    GETUBRILU

    Houve uma época em que um povo forte
    Era dominado por uma elite tola e servil
    Que achava que ser um escravo do norte
    Era o único destino reservado ao Brasil.

    Mas um dia surgiram três grandes brasileiros
    Que num gesto de amor à terra e à sua gente,
    A libertaram da exploração dos estrangeiros
    E fizeram dela a maior potência do ocidente!

    Eles enfim colocaram o país no prumo,
    E essa nação não caminhou mais a esmo,
    Tendo finalmente encontrado seu rumo!

    A elite podre que contenha sua gula,
    Pois o Brasil não será mais o mesmo
    Depois de Getúlio, Brizola e Lula!

  120. Brave será lançado livro em que trata das privatizações e mostrará quem é Serra, sua filha e FHC, o mal que essa gente fez ao país. Tudo o que o Serra e o Guerra andam dizendo é tudo mentira, como sempre.

  121. até eu que sempre leio o BALAIO, mas nunca posto comentario, fiquei horrorizado com o que li.
    não sei, parece que em época de eleição a insanidade aumenta.
    por um lado fiquei contente por ver a dimensão do BALAIO, mas por outro achei grotesca a forma que alguns insanos postaram aqui. quando digo insano não me refiro a todos os que se manifestaram dentro dos 5%, mas aquele que não respeitam um espaço democrático como é este blog.

    são dignos de orações.

  122. Uma coisa não entendo. Como os defensores do lulismo (que pode perfeitamente se comparar ao chavismo, e só não o é totalmente, porque graças a DEUS temos uma democracia, instalada anteriormente a este triste período da história brasileira) alegam que o poder foi tirado da elite, que a elite está nervosa e que os pobres tem vez, depois de 500 anos? Pelo que me consta, os que estão no poder hoje são os mesmos que sempre estiveram e com um agravante. Alem de se aliar ao que havia e há de pior da politica brasileira, os proprios membros do PT são na maioria uns loucos sedentos pelo poder e dinheiro (público, diga-se de passagem). Ou será que só eu vi e vejo a quem este governo está ligado: ACM,Sarney, Jucá, Calheiros, Palocci, Suplicy, Iris Rezende, Paulinho da força, Genoíno, etc, etc.
    E a melhoria de vida dos pobres? Com esta bolsa família estimulando os pobres a ficarem esperando por este valor irrisório durante todo o mes, ao invés de procurarem estimular trabalho e produção. Será que isso que é a melhoria que tanto propagam?
    E o tão falado PAC? Cade as obras? Cade a eficiencia e necessidae das pouquíssimas que foram concluídas e algumas que nem chegaram a ser iniciadas?
    Sequer conseguiram realizar as que lançaram a 4 anos atrás e já programam outras para o próximo governante? Quanta hipocrisia e cara de pau!
    Que DEUS nos salve deste bando de loucos mentirosos.
    PT= PARA TOLOS.

    1. Ò Hermes: aprenda uma coisa: a políctica neste e em qualquer outro país se faz com alianças. Aqui, também exixtem os partidos de aluguel. Para se ter maioria. E não se governa sem maioria. O que se conclui? Qualquer governo tem que pagar mensalão para aprovar seus projetos. Logo, um governo tem que ser analisado pela qualidade dos seus projetos, certo? Vc acha que FHC aprovou tantos projetos que o povo não queria, na calada da noite, como? VC quer negar o mensalão do PSDB (Azevedo em Minas) ou do DEMO- ARRUDA, no DF? A sorte do FHC foi que LULA ao assumir, não cavocou os processos de priovatização criminosas que foram promovidas pelos DEMO-TUCANOS. Opior cego, é aquele que não quer ver. É o teu caso. São Paulo está uma porcaria. Educação, saúde, transporte público…os demais estados estão se desenvolvendo, os mais pobres estão aproveitando as oportunidades de trabalhar, mas vc não vê….pelo jeito, vc não lê, não sai do teu mlugarzinho e apenas repete papagaio o que alguém fica buzinando no teu ouvido. você tá INFELIZ heim…Sem mágoas tá?

  123. Olha nao concordo com dono do balaio, mesmo porque ha uma mordaça ferrenha p/ nao haver ofensas em comentarios.Mas que esse sr, é lulista isso ele é, ele em suas exposiçoes nunca teve a dignidade de dizer que os 70 e poucos pontos de lula se deve a gestao FHC, que deixou o brasil em reta, coisa que o lula nao vai deixar .

    1. Ô Milton….deixe de papagaisse. Em primeiro lugar: se o governo FHC tivesse sido tão bom, à ponto de dar a ele 70% de aprovação, ele teria eleito seu sucessor, pois não? LULA se elegeu por que o povo já não aguentava mais PSDB e suas ca…..(lembra do apagão? O mundo crescendo e o Brasil em crise? ) Pensavam: LULA vai enfiar os pés pelas mãos…e qual não foi a surpresa: Lula armou um time de primeira, corrigiu as ca……..do FHC e ainda teve reconhecida sua capacidade de liderança, de negociador, de democrata e de honrar o nome do BRASIL por onde passou.

  124. Isso apenas demonstra (há evidências outras em fóruns diversos pela internet) que o pública “contra-Lula” pertence a grupos sociais que tem acesso a internet. E que o acesso à internet ainda é bastante limitado no país.

    Um estrangeiro que resolvesse entender mais sobre o Brasil e os brasileiros monitorando o comportamento de foristas Brasil afora teria certeza absoluta que a popularidade do presidente é pequena, para não dizer que há um clima generalizado de golpe ou derrubada deste.

    A realidade, diversa desta, apenas evidencia o quanto a internet está longe de ser um meio de comunicação de amplo alcance social.

    1. Manoel:

      Preste atenção ao noticiário internacional: segundo eles, o BRASIL vai muito bem, obrigado, a pobreza está diminuindo, o emprego aumentando, o PIB também. Como a aprovação e a popularidade do presidente poderia ser baixa? Tenho certeza de que um estrangeiro inteligente não tomaria por base comentários dos 5% incomodados para avaliar um governo. Para isso existem as estatísticas. Exatamente o que os 5% não enxergam ou não querem enxergar. E os antigos já diziam: o pior cego é aquele que não quer ver…..

  125. Lula, um cara exemplar, respeitador das leis e de horários, sendo vaiado por uma claque demotucana!

    Lula é vaiado por atraso em Conferência do Esporte
    04 de junho de 2010 | 13h 41
    Leia a notícia
    Comentários EmailImprimirTwitterFacebookDeliciousDiggNewsvineLinkedInLiveRedditTexto – + LEONENCIO NOSSA E ROSANA DE CASSIA – Agência Estado
    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado ao chegar à 3ª Conferência Nacional do Esporte, em Brasília. A plateia, formada por estudantes e representantes de entidades esportivas, irritada com o atraso de 1 hora e 40 minutos do presidente, também vaiou o ministro do Esporte, Orlando Silva.

    Pouco antes, a plateia começou a gritar que estava com fome e que queria almoçar. O apresentador do evento, o ex-atleta, Robson Caetano, tentou acalmar os presentes, mas sem sucesso. O presidente condecorou um grupo de atletas e representantes do setor.

    O objetivo do evento, que se estenderá até domingo, é discutir e aprovar o Plano Decenal para consolidar o esporte e o lazer como política de Estado. A Conferência Nacional do Esporte foi convocada por decreto presidencial em janeiro de 2004.

    ?

  126. Só p/ vc ai da mordaça ler, o pt vai acabar com a imprensa deste pais, sei que todos jornalista tende a canhota, acham que ser desse lado é chique, mais ainda vou ver vcs a imprensa chorando sangue por causa desse pt que vai sim amordaça los, se caso continuarem no poder, acorde vcs ai. acabe com esse pt. ja. ´so p/ vc ai da mordaça ler ok.

    1. estimado Sr. Milton acho que o senhor ainda não percebeu que mordaça na imprensa existe há muito tempo: a imprensa deste país está nas mãos de meia duzia de familia, de barões que noticiam o que lhes interessam deixando o povo desinformado e alienado. Que democracia é esta em que a mídia está nas mãos de poucos privilegiados: são eles que colocam amordaçam a verdadeira informação e por um acaso ” caí ” em alguns blogs ligados a esses 5% e ví o que nos espera se o nosferatu ganhar. O que conta é que o preconceito no Brasil é muito grande e sei por experiencia que a elite não aceita que preto, pobre, nordestino seja protagonista de alguma coisa boa neste país. Acorde senhor Milton…. leia a história do Brasil e, no mais, que Oxalá o abençoe… a você e a esses 5% que pensam ser donos do país e cultivam a desigualdade….

  127. ricardo, nao se preocupa a maioria do e-mail inviado foi leitor do reinaldo azevedo, o reinaldo ta ficando louco, principalmente eles tem dados de pesquisa dando a vitoria de dilma no 1 turno, eles estao desesperado, o reinaldo ta perdendo os ultimos cabelos ate a eleiçao

  128. esse reinaldo azevedo da veja, ta desesperado, ate a cupula do psdb ta conformada, sera que esse reinaldo ta querendo o ministerio de comunicaçao

    1. A admiradora inconteste do Serra? Todos tem o direito de mudar de opinião sobre algo, afinal, não mudar significar estagnar, apodrecer nos seus dogmas. Mas, o que essa moça fez, foi não foi mudar e sim mostrar-se como realmente sempre foi. Palmas para ela, que ao menos assumiu-se como direita e não nega, no entanto, “pedra que muito se muda, não cria limo jamais”.

  129. eu fico pensando que situaçao se meteu o serra, vai perder a eleiçao, o alckmin vai sera eleito governador, vei adr um chute na bunda do serra, o aecio tambem, ele vai ter q se juntar ao fhc e ficar falando besteira, sorte que o lula vai dar aumento a aposentado

  130. Caro Kotscho
    Viver é perigoso, já dizia o poeta. Patrulhamento neste País chamado “Terra Brasilis”, é mais comum aínda em pleno século 21. Importa não meu caro.
    Dilma já está eleita. E isso sim, é uma verdade.

  131. Esses 5% são as pessoas que estão preocupadas com o caminho que este pais está tomando e se continuar,vai tomar. São pessoas que não querem mais a ditadura,seja ela militar ou de um governo comunista ou seja oque for,são pessoas que querem a democracia e a liberdade e respeito. São pessoas que querem seus impostos aplicados aqui, na educação,transportes,segurança. São pessos que não querem trabalhar para que paises governados por tiranos fiquem com nosso dinheiro como o que está acontecendo,só não vê quem não quer.

  132. Petista e imprensa petista ,mesmo que nas entrelinhas só ficam martelando os politicos e eleitores da oposição, está tudo bem , tudo ótimo, tudo maravilhoso, agora quando do outro lado reage aí são descontrolados, desesperados, isto e aquilo, por isso é melhor esperar serem contados os votos aí veremos quem pode mais vai chorar menos.

  133. Caro Ricado,
    V/c já percebeu que os GOVERNOS(autoridades em geral
    do país) usam e abusam do CAUSUÍSMO e OPORTUNÍSMO, p/tentar iludir ainda mais o “Zé povinho”
    que se deixa vender por “bolsas”, quando O CERTO seria
    mais cultura,saúde, EMPREGO,SEGURANÇA e, sobretudo
    JUSTIÇA(via jurídica), pois como SABIDO, quando esta “chega”, já se transformou numa INJUSTIÇA?. Pois
    bem, em resposta aos 5% citados, por certo tenham a mesma VISÃO, não comuncam c/ o que aí está. E mais,
    UM TIRO CERTO(´NÃO NO PÉ”) seria que essa”panela”
    de corruptos e corruptores, virasse de cabeça p/baixo,
    despejando-os no INFERNO. Para tanto, uma só palavra::
    “VOTO NÃO OBRIGATÓRIO. Muito se fala, mas quem se
    HABILITARIA a implantá-lo?-Os (políticos)construtores de
    CASTELOS?, Enquanto o”Zé…” passam fome, e agrúrias
    citadas. Finalmente, v/c concorda c/tal colocação?
    Atente p/ o”Causuísmo e Oportunísmo”-Eleições:
    a)Libertação e cultura p/presos;b)”Pré-sal”,b)(5%) de
    aprendizes nas Indtªs.,c)gestantes(60)dias; entre outras.

  134. Kotscho,
    Sua clareza ao escrever me espanta. E como voce trata com leveza tanta gente pesada.
    trabalho co público e sei que os 5% são tristes, se não tiver preparo espiritual e força de vontade, conseguem detonar seu dia. Não adianta pedir argumentos, nem mesmos eles sabem porque são tão azedos. Coitados dos familiares que tem de conviver com eles todos os dias…

  135. Ricardo Boa tarde. Não se deixe levar pela fúria da tempestade.Está bem abrigado, quero quer que o assunto que está em pauta é bem atual nessa Era de distorções de Etica e Moral. Este ano vamos presenciar uma VERDADEIRA GUERRA, por causa das eleições. Mas peço a DEUS que nos proteja e a voce também. Um beijo no coração. O fogo tem medo da agua, jogue um balde nele.

  136. Confesso que tento me conter diante da onda de desespero, ignorância e inveja que anda circulando por aí. Mas tem vezes que há a necessidade do esculacho aberto, tipo desabafo mesmo. Mostrar a relidade que alguns tentam esquecer ou fingir que não existe ou nunca existiu. Ou crer doentiamente e querer fazer crer em absurdos. Realmente diante destas situações tenho uma vontade imensa de “enquadrar” o sujeito (destes 5%) . Por isso peço desculpas…

  137. Kotscho, nós vivemos em paz, gostamos da paz, conquistamos isso com muito custo, por isso desfrutamos desse direito de resirar em tranquilidade. Esses que esbravejam, desrespeitam, apelam estão longe de sentir essa bênção e essa certeza de que daqui pra frente só o melhor virá.
    Mergulhe na sua oração, porque apesar de você ser sempre muito sensato, precisa também de muita paciência pra aturar e compreender os desesperados que estão soltos por aí.

    Beijos e desejos profundos de paz.

  138. Relaxe amigo…Qdo o projeto do futuro governo Dilma sobre a banda larga “popular” esses 5% terão que dividir as opiniões na rede com pelo menos mais 40.000.000 de brasileiros.

    Uma constatação, a internet é o esconderijo de boa parte dos 5%, o que mostra que além de alienados ou analfabetos políticos são também covardes…

    Abraços e continue nos fazendo pensar, pois não é 5% de ignorantes que vão nos fazer idiotizar.

  139. DO JEITO QUE ESTÁ INDO “NEM O PÓ DO PSDB VAI SOBRAR EM MINAS”. Em recente pesquisa o HELIO COSTA candidato do PMDB aparece em PRIMEIRO, e o FERNANDO PIMENTEL candidato do PT parece em SEGUNDO. O ANESTAZIA do PSDB aparece em TERCEIRO, com 4 pontos atrás do FERNANDO PIMENTEL e 6 pontos atrás do HELIO COSTA. O Patrus Ananias do PT, SE NÃO FOR VICE do HELIO COSTA, “FICARÁ COM UMA VAGA PARA O SENADO”. Desta forma o UNICO DO PSDB que ainda resta É O AÉCIO NEVES candidato à SENADOR.

  140. Caros,participantes deste blog,sera que somente 5%,da populaçao é tao radical aponto de considerar o gov.Lula,pessimo.
    Como é sabido as pesquisas sao montadas,em regioes sempre favoraveis para criarem um ambiente propicio ao politico.Surprende-me as declaraçoes clubisticas em favor de a ou b,nunca apresentado razoes palpaveis e sim um fanatismo unfanico.
    Sejamos sensatos colocar um desgoverno como este em estar entre os melhores é colocar um atestado de burro na cabeça.
    Se analisarmos friamente a saude a educaçao e os impostos pagos pelos cidadaos,vemos um universo totalmente diferente das pesquisas,assim como a divida interna que todos esquecem.
    Ao defenderem fervorosamente este desgoverno só podem ser ou apaniguados ou benemerentes dele,assim nao devemos ir tanto ao mar ou tanto a terra.

  141. Esse tal Reinaldo Azevedo tem uma atração incrivél por Lula tanto é que só fala no Presidente Bem o Mal mas só fala nele, deve ser uma paixão reprimida, e aqui estamos dando notoriedade além da conta, quais os serviços que ele prestou a nação algum dia, para ter tanta notariedade aqui?
    A revista deve vender mais é isso que eles estão gostando
    O que tem de call center ligando para minha casa querendo vender revista não está escrito, meu tel tá congestionado mas já coloquei na gravação e a Loira da gravação que atende.

  142. Mosteiro trapista? Achei que só existia na Europa Central.

    Não era a ordem do Thomas Merton?

    Eu sou dos que acham que o Brasil melhorou muito nestes oito anos de Lula. Acho que ele falhou em algumas promessas de campanha, como as feitas aos aposentados e me deixa chateado o fato de ele vetar o fim do fator previdenciario, invenção-trambique insensível, coisa de economista incompetente e fascista do governo FHC.

    Mas foram muitas promessas e tem o nosso Congresso, onde, aí sim, tem só 5% de competencia.

    Abç

    Rubens

  143. Imaginem pessoas que durante mais de cinquenta anos, fizeram o que bem entenderam com o povo Brasileiro, e tiveram a cobertura da grande mídia (Globo, Veja, Folha e etc).
    Roubaram, mentiram, iludiram e etc,,,
    Achavam que iriam voltar ao poder enganado o povo outra vez, mas após oito anos de um governo bem sucedido, perceberam que a única chance é voltar a fazer terrorismo, chantagem e etc…
    Devemos estar preparados para tudo….

  144. O problema é que para este 5% é difícil ver o sucesso seja lá de quem for. A prepotencia de alguns está acima do bom senso, digo que luto pelo povo, só se puder pisar no povo.

  145. Eu fico decepcionado com esses que não sabem perder e nem estão afim de um brasil melhor. Está escancarado que o Brasil mudou e mudou para melhor,só não ve quem não quer. Infelizmente tem aquela parte que tem dor de cotovelo,só pensa em si. abraços.

  146. Ricardo, você está coberto de razão. Nunca vi uma campanha eleitoral tão odiosa. Estes 5% não se conformam com o sucesso que é o nosso país hoje. Diariamente recebo e-mail de colegas com arquivos PPS denegrindo a imagem da candidata petista e exaltando as “virtudes” do seu oponente. Deve existir uma central de produção de e-mails com essa finalidade, pois não é possível. Em um destes e-mail, chegaram até a dizer que se a Dilma fosse eleita não poderia comparecer a ONU para discursar, pois seria presa nos EUA por participar do sequestro do embaixador americano naquele famoso episódio. Acredito que é este tipo de artilharia mentirosa e sem escrúpulos é que vai corroer a candidatura da oposição!
    Abraço.

  147. Pra que deixar comentários serenos e educados que se contrariarem o escritor não serão publicados ?
    É a democracia sr Ricardo por quem lutaram e agora deitam e rolam nas imoralidades que o sr conhece mas prefere a ladainha…nunca antes neste pais….e eu completo…nunca antes nesse pais houve tanto cinismo e tetas,desculpe…seios tão fartos para os amigos do rei. Não precisa publicar não….se é que o sr lê já está bom….

  148. Lamento dizer, mas os 5% são bem mais do que isso, são pessoas que vêem a verdade e não o que os outros dizem que é verdade.
    Este govêrno que aí está NADA fez por este país em seus 8 anos de roubos, omissões, falcatruas, etc…
    Nada que este govêrno fez que tenha tido sucesso foi originário dele, mas do anterior que saneou o país para a governabilidade.
    Lamentável vem um a pessoa em idade avançada como eu ter os olhos cobertos por mentiras e mais mentiras que nos são jogadas na cara a cada pronunciamento do Sr. presimente.
    Quem tem um mínimo de discernimento sabe separar ações efetivas de panem et circus !!!

    1. Sr;Roberto segundo seu lamento vamos extinguir o cargo de presidente da republica, não precisa, já que o Lula não fez nada e o Brasil continua caminhando com um presidente 0 a esquerda, economizamos dinheiro e afagamos nosso égo né não.

    2. Pelo visto a idade alegada pelo Sr. não lhe trouxe nem o que o que o Sr. diz ter discerninento, nem humildade, por não ouvir a voz do povo, quando ele diz que está melhor agora que há 8 anos atrás.

  149. ASPONES X PEÕES

    Meus caros ASPONES dos 5% e do tal de Reinaldo. Saiba vocês que quem constrói e está construindo esse País são e foram os peões, não tem nada a haver com partido A ou B, nós peões mão de obra não precisamos de ASPONES, que só ficam plantados em uma mesa e não conhece nada fora dela, só indicadores em suas plataformas de slides, quem dá duro são os peões a qual vocês chamam de analfabetos, nós peões não precisamos de ASPONES. Existem muitos peões formados na escola da vida, a alavanca que impulsiona esse País, saia da mesa e conheça o resto do Brasil ou pelo menos descubra esse ou Brasil, esse sim cabe de tudo, todas as classes raças, como aqui no BALAIO.

  150. CADÊ O LULA?

    Á todos vocês bloguistas que criticam tudo e todos – cadê o Lula que nada pronuncia diante do aumento da droga que entra neste país propiciando a gama de crimes bárbaros jamais ocorridos dantes?
    Que país é este que não respeita as suas crianças que são violentadas em praças públicas ou mesmo dentro de escolas públicas e ninguém é punido, ninguém é responsabilizado de nada?
    -Será que tudo que a televisão e a imprensa mostra é mentira?
    Que país é esse que não respeita os seus idosos nem os seus professores pois pagam míseros salários enquanto ficam aí discutindo sobre a vida futura de um Aécio ou de um Anastasia ou de uma Dilmasia que já está dando azia…
    -Onde estão também os deputados federais e senadores que só aparecem para os eleitores três meses antes das eleições, mas que deixa esse volume de droga e armas que está entrando neste país acabando nas mãos dos jovens, conforme publicou recentemente VEJA e outros meios de comunicação?(Já que é mentira porque o Partido do PT não processa a Veja por injúria, calúnia ou difamação)???
    – Por acaso, durante este tempo de governo do presidente Lula você já fez as contas para saber quantos dias o Presidente ficou fora do país??? Você não sabe, mas eu sei, e muita gente sabe(…)
    *É por isso tudo que EU, orgulhosamente pertenço a esses 5% que ainda não sabe em quem votar, talvez eu escolha no último segundo lá na cabine de votação.
    E vou lhe falar mais ainda que a coisa está equilibrada e vai depender muito para desequilibrar das propostas que serão apresentadas após o evento da copa conforme muito bem expressou o jornalista Vilas Boas Corrêa, e outros jornalistas, recentemente no Jornal do Brasil, faz mais ou menos uma semana. É por isso, Sr. Ricardo que a maioria dos seus bloguistas(968) estão contra a política do Lula.
    -Finalizando, eu sei que a maioria dos brasileiros têm memória curta e tem muito motivo para tê-la curta.
    Como também sei que esta minha opinião,repito, não irá mudar a sua que também tem os seus motivos para escolher o seu candidato. Eu estou tentando apenas melhorar a realidade que está péssima…
    O jogo é de carta marcada – MEU IRMÃO – isso graças ao capitalismo esse capitalismo selvagem que aí está…
    E qualquer um dos dois que ganhar – vai continuar essa Ditadura Capitalisma onde o rico fica mais rico e o pobre fica mais pobre porque fala mais alto o interesse particular e não o interress coletivo. Você que enxerga um palmo na frente do nariz sabe disso…
    Veja só este exemplo: – Eu aposentei a dez anos atrás com dez salários mínimos. Hoje já perdi 50% do que eu ganhava. Daqui a dez anos vou estar perdendo 50% do que eu ganho hoje…
    -Por tudo isso é que sou do 5%… Se não tem dinheiro para fazer o reajuste de 7,7% para os aposentados é porque o Lula gastou a poupança de mais de 30 anos da Previdência transferindo para o Fome Zero, Bolsa Escola, etc.
    “Angu de um dia não engorda cachorro”, e, no fundo no fundo indiretamente você não acha que esta atitude ou esta política petista é uma compra de votos? Isso tudo com a desculpa de acabar com a pobreza do Brasil…
    Eu posso lhe mostrar uma obra publicada nacionalmente que o escritor economista confirmou esta minha hipótese.

    1. Sr.Jose

      São procedentes seus reclamos, mas o que Sr.propõe? uma REPUBLICA SINDICALISTA DOS APOSENTADOS?
      O Sr.se insurgiu quando FHC intituiu o FATOR PREVIDENCIARIO? a origem das nossas perdas esta ai, não pense com o fígado.

    2. O pior de tudo que antes essa poupança a que o Sr se refere estava sendo transferido para os donos das empresas tercearizadas como fora feito com as Estatais Privatizadas isso é um fato, se é que o Sr não sabe. Se atualize,foi corrigido isso em tempo, no governo atual.

  151. Cara, penso que os 900 que lhe atasanaram, devem ser representanyes dos 5%, sobre quem você ousou perguntar. Agora todos e todas, já lhes conhecemos o Perfil. Alguém se anima a perfilá-los? Eu não…….

  152. Ricardinho,

    Estou pasma com tantos comentários pequenos.
    Quero fazer um registro sobre a perda de um rapaz de 27 anos que viveu muitos anos além da sua idade cronológica, com ações que envergonhariam muita gente que vive só de discurso. Certamente, tanta gente que fica mandando mensagens agressivas, não parou pra pensar que dá pra melhorar o mundo protestando, cobrando o poder público, mas fazendo também a sua parte. Mas com ações concretas e não no bate-boca. O governo que temos nada mais é que o reflexo de cada um de nós, seja no âmbito municipal, estadual ou federal.

    Hoje à tarde estivemos, na Catedral da Sé, na missa do filho do Deputado Federal Paulinho Teixeira, Pedro Yamaguchi Ferreira, que perdeu a vida nas águas do Rio Negro (AM). Em fevereiro de 2010, embarcou para a cidade de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas, para advogar a favor da Pastoral Indigenista na diocese da cidade. Desde o culto ecumênico em memória de Herzog, poucas foram as vezes que a Catedral da Sé lotou. E não era apenas porque o Pedro é filho de um homem público. Pedro traçou o seu próprio caminho de luta e determinação. Buscou o pragmatismo nas ações de quem não suporta o estado das coisas – tanto na Pastoral Carcerária, ainda em São Paulo, quanto na Pastoral Indigenista, no Amazonas. No link que segue, abaixo da foto, confira o discurso de Pedro, em despedida de SP, rumo a São Gabriel da Cachoeira: http://www.pauloteixeira13.com.br/?p=5894. Só pode, mesmo, ser fruto de gente elevada – política, intelectual e humanisticamente – que, certamente, não se limitou em reclamar do mundo em meia dúzia de linhas pela internet.

  153. O pior do lulo petismo é que de tanto falaram bobagens e mentiras diariamente, eles mesmo acabam acreditando nelas. Já fazem trinta anos que vendem ilusões em proveito proveito, pois a maioria dos 171% que aprovam esse governo, não sabem ler o nome que escrevem, lhes faltanto o discernimento para saberem que estão sendo usados como massa de manobra. Mas o PT, como outros tantos, vai se acabar nos grotões do Brasil, unico lugar onde ainda consegue votos. Essa onda também passará.

    1. Irineu quem aprova esse governo tambem aprovou o sociologo mesmo sem saber ler o nome, ative a memoria mané e saiba fazer criticas não preconceito.

  154. Prezado Kotscho,
    pela leitura de alguns comentários., perecebo que houve gente que não entendeu o que estava escrito em seu post sobre os tais 5%.
    É o problema do analfabetismo funcional, a dificuldade de interpretar um texto. O que era uma simples manifestação de curiosidade, legítima, foi entendido como uma ofensa.
    Bem, tem também a questão da carapuça… o desejo incontrolável de vestí-la, mesmo que inexistente.

  155. Ricardinho! Gosto de participar do Balaio e gosto de ler aquilo que inteligentemente escreve, e sinto muita falta do seu nome na página principal do IG, até parece que estão colocando vc de lado!
    Será que eles não estão valorizando o fato que vamos vencer essas eleiçoes?
    Preste atenção! deram mais uma multinha que não faz nem cosquinha no nosso guru e vc precisa sair em defesa dele, coitado, ninguém se manifesta!

  156. Como disse um leitor deste blog: muitas criticas ao presidente Lula estão escritas com nomes diferentes mas de um mesmo jeito, eles nem disfarçam: sem parágrafos, erros de português,letras minúsculas, mas bem articuladas, citando fontes , etc e tal, sugerindo que vem de uma mesma pessoa. É o PSDB tentando parecer povo. N

  157. “ Expansão nas faixas A e B foi de 11% no 1° trimestre, enquanto a C cresceu 16%. Maior expansão foi no Norte e Nordeste “

    “ Vânia Barbosa Nunes entrou ontem à tarde em uma perfumaria da Zona Oeste de São Paulo. Comprou esmalte, tintura para cabelo, xampu e condicionador. A conta chegou a quase R$ 80. Perto dali, a empregada doméstica Betânia Clementino Santos escolhia itens de limpeza e de higiene pessoal entre as prateleiras de um pequeno mercado. – Se é cheiroso e gostoso, eu levo – afirmou ela, que declara ganhar pouco mais de R$ 500 por mês. Vânia e Betânia estão longe de ser exemplo isolado. Duas pesquisas divulgadas ontem confirmam a explosão do poder de consumo das classes D e E, que têm incorporado hábitos e produtos antes exclusivos só dos consumidores endinheirados “. MEU DEUS ! QUE HORROR !!! Pobre se sentindo gente e parte da sociedade como nunca antes na história desse país ??? É por isso que eu faço parte dos 5% e acho esse governo PÉSSIMO ! ASSIM NÃO DÁ ! ASSIm NÃO PODE !!! ( Ehehehe… )

    1. Aí, Walter, caprichou, hein? Vcs acreditam mesmo que não tem pobres nos 5%? Que ali só tem elite egoísta, racista e outros istas mais? Lendo alguns comentários, percebo que é maior, bem maior o complexo de inferioridade e a raiva aos abastados (que não sou), do que o inverso. Os tais 5% se incomodam pouco com os outros, estejam esses outros ganhando dinheiro ou não, melhorando de vida ou não. E tem muita gente que aprova o governo Lula e votará no Serra, sim senhor. Parece que querem estigmatizar os descontentes, para que aqueles que ainda tenham dúvida em relação ao seu voto, fiquem com a maioria. Muita água ainda vai rolar, disse RK. E a vida segue. Abs.

  158. O que acontece é que esse 95% define claramente o que é o povo brasileiro. E isso deve ser respeitado e nesse caso a lei de Mendel é generosa: adapte-se ou compre uma passagem para outro lugar, há tantos pelo mundo. O que não pode é jornalista de meia pataca se passar pelo povo e até criticar a ONU, tomando para si o que apenas pode ser do nosso único representante no mundo.

  159. Esse pessoal do comitê da Dilma é muito insensível por não ver que trazendo gente do serviço de informação para dentro da campnha corre o risco da Dilma topar com um dos seus torturadores.

  160. Uma coisa que ninguém disse ainda. Todos antes do Lula tinham um lugar no exterior para se mandar quando o país tivesse pegando fogo e, portanto, ficava espalhando gasolina no meio do povo. Lula só tem um pedaço de terra no nordeste para se recolher.

  161. Pelo que se lê, aqui e agora, depois de toda essa polêmica, parece que o PT é um partido de santos e o Lula, um deus.
    Afffff!!!
    Só uma pergunta: quem provocou todo esse alarido? agora se faz de vítima?

  162. Parabéns Ricardo Kotscho… uma simples pergunta e algumas reflexões foi capaz de provocar muito debate… Serve para uma análise muito interessante do atual cenário político brasileiro, analisá-los e compreendê-los poderá ser muito util para entender o ódio, a raiva, sei lá mais o que contra o Presidente Lula…
    Mais uma vez. Parabéns, pela pergunta simples, mas fundamental.

  163. Que coisa feia, Lula e Dilma precisando desse golpe baixo, desse expediente criminoso, coisa de máfia!

    Delegado relata o plano de espionagem contra Serra
    Ele se chama Onézimo Sousa. É delegado aposentado da Polícia Federal. Ganhou súbita notoriedade. Foi ao noticiário como chefe de um grupo de espionagem que se tentou montar no porão do comitê de campanha de Dilma Rousseff.

    O policial de pijamas foi trazido à boca do palco pelos repórteres Policarpo Junior e Daniel Pereira. Entrevistaram-no. E levaram o conteúdo da conversa às páginas de Veja.

    Onézimo contou que, de fato, participou de uma reunião de planejamento. Afirma que, por ter discordado dos métodos e do tipo de operação, refugou a oferta de trabalho. Previa dois movimentos.

    Num, desejava-se identificar um membro da campanha de Dilma a quem se atribuía o vazamento de informações estratégicas do comitê. As suspeitas recaíam sobre Rui Falcão (PT-SP). Noutro, planejava-se espionar o presidenciável tucano José Serra, familiares, amigos e o deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ).

    Onézimo relatou que foi convocado para uma reunião com Fernando Pimentel (PT-MG), amigo de Dilma e um dos coordenadores da campanha petista. No local combinado, a área reservada de um restaurante fino de Brasília, apareceu o jornalista Luiz Lanzetta. É dono da Lanza Comunicação, contratada pelo PT para atuar no setor de comunicação da campanha.

    Segundo Onézimo, Lanzetta lhe disse que falava em nome de Pimentel. A conversa desceu às cifras. Onézimo receberia R$ 1,6 milhão, em parcelas mensais de R$ 160 mil por mês.

    Não haveria contrato. O dinheiro seria provido por Benedito de Oliveira Neto, um dono de empresas que prosperou sob Lula, prestando serviços ao governo. Benedito estava presente à reunião. Também tomou parte da conversa um repórter chamado Amaury Ribeiro Jr.

    Abaixo, a entrevista que o delegado Onézimo concedeu a Policarpo e Daniel:

    -O senhor foi apontado como chefe de um grupo contratado para espionar adversários e petistas rivais?
    Fui convidado numa reunião da qual participaram o Lanzetta, o Amaury [Ribeiro], o Benedito [de Oliveira, responsável pela parte financeira] e outro colega meu, mas o negócio não se concretizou. Havia problemas de metodologia e direcionamento do trabalho que eles queriam.

    -Como assim?
    Primeiro, queriam que a gente identificasse a origem de vazamentos que estavam acontecendo dentro do comitê. Havia a suspeita de que um dos coordenadores da campanha estaria sabotando o trabalho da equipe. Depois, queriam investigações sobre o governador José Serra e o deputado Marcelo Itagiba.

    -Que tipo de investigação?
    Era para levantar tudo, inclusive coisas pessoais. O Lanzetta disse que eles precisavam saber tudo o que eles faziam e falavam. Grampos telefônicos…

    – Pediram ao senhor para grampear os telefones do ex-governador Serra?
    Explicitamente, não. Mas, quando me disseram que queriam saber tudo o que se falava, ficou implícita a intenção. Ninguém é capaz de saber tudo o que se fala sobre alguém sem ouvir suas conversas. Respondendo objetivamente, é claro que eles queriam grampear o telefone do ex-governador.

    – Disseram exatamente que tipo de informação interessava?
    Tudo o que pudesse ser usado contra ele na campanha, principalmente coisas da vida pessoal. Esse é o problema do direcionamento que eu te disse. O material não era para informação apenas. Era para ser usado na campanha. Na hora, adverti que aquilo ia acabar virando um novo escândalo dos aloprados.

    – Quem fez essa proposta?
    Fui convidado para um encontro com Fernando Pimentel. Chegando lá no restaurante, estava o Luiz Lanzetta, que eu não conhecia, mas que se apresentou como representante do prefeito.

    – Ele pediu para investigar os petistas também?
    Disse que estava preocupado, que tinha ocorrido uma reunião entre os seis coordenadores da campanha e que tudo o que havia sido discutido foi parar nos jornais. Havia alguém vazando informações, e ele queria saber quem era. Suspeitava do Rui Falcão.

    Ouvido, Fernando Pimentel disse que não conhece Onézimo. Afirmou que Luiz Lanzetta não está autorizado a falar em seu nome. Lanzetta, segundo Veja, declarou ter feito “uma bobagem”. Alegou que o grupo agiria apenas evitar ataques dos adversários.

    Ao longo da semana PT e PSDB trocaram farpas. Serra atribuiu à rival Dilma a montagem de um dossiê contra ele. “Uma injustiça”, uma “ignomínia”, respondeu a candidata petista.

    Presidente do PT, José Eduardo Dutra anunciou que, na segunda (7), vai interpelar Serra judicialmente. Se confirmar o que disse, será alvo de um pedido de indenização por danos morais. “Uma bobagem”, reagiu Serra. Cabe ao PT se explicar, disse ele.

    Curiosamente, a empresa de Luiz Lanzetta continua formalmente contratada pelo PT.

    – Siga o blog no twitter.

    Escrito por Josias de Souza às 03h21

    Comentários (16) | Enviar por e-mail | Permalink

    As manchetes deste sábado

    1. Nossa ! Josias, Veja , Estadão, Folha,… Todos falando do dossiê da Dilma. E isso logo após ela ter passado o Serra nas pesquisas… Elpídio, você não sabe do resto… Dilma também vai implantar o comunismo, confiscar a poupança e sequestrar o Abilío Diniz !!!

    2. Imagine se pessoa que trabalham no submundo da informação pode ainda dando entrevista na mídia. Achi que éo mesmo golpe de sempre: um membro de terceira categora do comitê petista recebe proposta para serviçõ que custariam mais de R$ 10 mi sendo ¨ofertado¨ por alguns trocados. O coitado pensando em prestar serviço, pagando do próprio bolso, cai na armadilha. Imagine se Dilma iria trazer tais pessoas para dentro do comitê e correr o risco de se deparar com um ex-torturador dos tempos da didatura.

  164. O nosso guru, líder emergente,que costuma parelhar-se com o Obma, figura cantada pelo profeta Mourão Filho, foi multado pela 5a vez, enquanto a oposição que não controla o TSE, ainda nem passou pela porta!
    Nunca um presidente, por mais autoritário que fosse, mesmo um Getúlio ou os Militares, passaram por situação tão constrangedora! Quem deve respeitar as leis de um estado constituido? Por acaso é o seu presidente???

    1. Elpídio, você é um pândego!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!! Nem mesmo os que incentaram isso, acreditam tanto quanto você. Meu caro Noblato, esse é o seu nome real, tente uma nova, essa aí não colou!!!!

    2. Quem foi apenado já pagou pelo seu possível crime e não deve pagar mais nada por isso. Se além da grana ainda tivesse que perder algum voto, isso seria um absurdo. Além disso, depois que Lula ganha o voto do cara, nunca mais que perde.

    1. Seus comentários estão aí, Elpídio. And so what?

      Só asneiras e bobagens. Como a de seu líder que anda muito nervosinho ultimamente.

      Pudera, outra eleição pra presidente perdida…

    2. Aqui só não passa ofensas, meu caro. Vai agora lá nos
      ” democraticos ” blogs da Veja, do Reinaldo Azevedo e do Augusto Nunes, que são pagos pra bater no Lula dia após dia, e posta um comentário assim :

      ” Eu acho Lula um bom presidente e aprovo seu governo ”

      Veja se o seu comentário é publicado. Faça o teste.
      NUNCA ! E você vem falar em censura aqui ???
      Acorda cara !!! Censura tem nos blogs que fazem campanha pro Serra e demonizam a Dilma, isso sim !

    3. Ao Walter e o Robson desejo boa sorte, convivo com vocês, ganhando ou perdendo, desde que o Brasil saia vencedor!
      Vamos esperar um pouco para não sermos surpreendidos como foram os colombianos!

      De qualquer maneira vou votar contra a Dilma, sempre, por motivos obvios!

  165. Ricardo
    Voce é um gigante da imprenssa brasileira nos dias de hoje , um tempo , infelizmente , de tanta pobreza de valores nos ditos “formadores de opinião” .
    Para mim , voce , Nassif e Azenha são a Santíssima Trindade dos blogs . Pode ter gente tão competente qto voces escrevendo na blogosfera , e , até , fora dela . Mas ninguém reune tantos valores : Conhecimento , Classe , Cultura , Sofisticação e ao mesmo tempo Simplicidade e , mesmo , Humildade (que para mim seria a maior virtude entre os homens ) nos seus maravilhosos e inesquecíveis textos !
    Muito obrigado por tudo isto , pelas belas , sensíveis , profundas , equilibradas e humanas cronicas colocadas por ti aqui neste espaço . Que tenhas um bom Retiro , com as bênçãos do Bom Deus a todos aí , inclusive ao grande homem e brasileiro , Frei Beto , de quem tive a graça de assistir uma linda palestra lá em Petropolis há duas semanas atrás !
    PS . : À proposito , concordo com voce , sobre a essência do ser humano , e , que parece , termos perdido nas grandes cidades . Estou aqui no interior de Minas ( Cambuquira , Sul de Minas ) , e quanta humanidade , quanta singeleza , e , ao mesmo tempo grandeza de espírito por parte das pessoas dessa terra ! É outra cabeça , outro mundo , que , infelizmente , penso que estamos cada vez mais perdendo nas grandes aglomerações urbanas onde vivemos !

  166. Caro RK. Voltou o Sol aqui na santa e bela catarina. Eu vou passear, dar uma olhadinha na praia com minha querida cara metade. Lendo, de vez em quando, os comentários para dar uns pitacos. Saúdo a volta de alguns comentaristas. Bom descanso a todos e um abraço deste DEMo a todos, especial ao petista Victor Hugo.

  167. Querido Ricardo,

    Nossa !! Quando temos que conviver com diferenças, a coisa nem sempre vai para o rumo em que foi lançada, normalmente para defender seu ponto de vista, o cidadão dá um nó nas palavras que foram escritas e então todo mundo puxa a sardinha para o seu lado e sai cada coisa….que a gente nem imagina…..
    Mas não tem nada não….
    Bom, espero que vc esteja aproveitando o retiro espiritual e que o silêncio e a alegria estejam no seu coração!
    Deus te abençoe sempre,
    Norma M.

  168. Esses 5% contra Lula da oposição tão criando difilcudades para ganhar facilidades.
    Olha só a babaquise do assunto Dossiê, eta assuntão, agora vai, agora vai dar certo falar de dossiê, agora sim vão emplacar, qual sera a bola da vez, qual o proximo a ser atacado.
    O povo não quer saber dessas babaquisses , o povo quer saber de panela no fogo agua no feijão e barriga cheia.
    O resto é só assunto pra encher linguiça e desviar o real motivo. Levantar tanta mesquinharia, coisa de gentinha, fofoca da dona Maroca, coisa da turma de lá contra cá, como no tempo de moleque. E se acham espertos.

  169. Caro RICARDO!!!

    Estamos com sua brilhante opinião:Ontem,Hoje e sempre!!!
    Os incomodados que se mudem!!!.E não volterm!!!

    Abraços dos milhares de internaltas fiéis ao seu Blog nº do Brasil!!!

  170. Ultima do ibope, 5% acham o governo ruim ou péssimo. E isso ai moçada, resistência firme ao totalitarismo , ao patrulhamento do politicamente correto, ao populismo, a socialização da mediocridade, à carga tributaria de 38% (elevada pelo FHC E TB PELO LULA) etc…

    1. Ou você é retardado, ou não sabe ler…

      São os 5% que Kotscho havia antecipado, idiota.

      Lotem uma kombi e vão reclamar amanhã na Paulista…

  171. Confirmado…

    Reinaldo Cabeção e suas bestas feras são afrontadas por quem?

    Pelo IBOPE… Logo o IBOPE, o instituto de pesquisa da casa…

    Segundo o IBOPE, está confirmado:

    “75% consideram o governo Lula ótimo ou bom ; 20% regular e 5% ruim ou péssimo”.

    Nem mais nem menos, 5% APENAS, desaprovam Lula.

    Chupa essa, bando de infelizes.

  172. Kotscho,

    O senhor insiste em uma mentira.

    O seu texto não apenas levantou perguntas, mas sim trouxe respostas aos 5%.

    Fenômeno psíquico, contra porque é do contra etc.

    O senhor foi o primeiro a agredir.

    Não esqueça disso.

    Por mais que o senhor discorde desses 5%, é preciso respeitá-los no processo democrático.

  173. Se o IBOPE, já divulga empate, é porque a DILMA deve estar, no mínimo, com 10 pontos na frente.
    O atraso vai ser definitamente banido de nossa nação. A candidatura do Sabugo Liso, despencou, e, até o final de junho estará morta.

    VIVA LULA !!! O LIBERTADOR !!!

    ÓIA A DILMA AÍ GEEEEEENTE !!!

    Deixa a DILMA me levar
    DILMA leva eu
    Deixa a DILMA me levar
    DILMA leva eu
    Deixa a DILMA me levaaar
    DILMA leva eu
    DILMA minha presidente
    Podes crer meu voto é teu

    DILMA é mais competente
    Pro Brasil seguir em frente
    É nela que vou votaaar

    DILMA é uma mulher guerreira
    Não esta pra brincadeira
    O país não vai parar

    DILMA tem o coração nobre
    Ela vai cuidar do pobre
    É o que LULA diiiz

    Por isto é que eu sou DIIILMA
    O Brasil todo é DILMA
    Pra continuar feliiiz

    DEIXA A DILMA NOS LEVAAAAAAAAAAAAAR !!!

  174. Você é parcial. O Brasil não melhorou apenas nestes 8 anos. Vem melhorando desde o plano Real. Fica se fazendo de vítima, mas é na verdade mais um petista que não reconhece as conquistas que o governo Fernando Henrique conseguiu e não tem a hombridade de tocar neste assunto.

  175. Uma da maiores idiotices dos opositores é impingir a pecha de “totalitários” ao PT e aos que votam com Dilma/Lula. Inventem outra ou então fundamentem que atitudes foram tomadas para que fossemos taxados dessa forma. As armas dos incompetentes são a mentira e a injuria.

    1. Se esses fossem totalitários já teriam fechado o judiciário e o legislativo. Porém, Lula nem exigiu o seu direito mais elementar que era o congresso votar reeleição indefinidamente.

  176. A tucanagem é expert em criar Dossiês e outros factóides.
    Por issso mesmo são gente que posam de coitadinhos, de perseguidos, de inocentes, mas a pura verdade é que são lobos em pele de cordeiros.
    Quem não se lembra do já famoso dossiê das ambulancias superfaturadas e que logo trataram de reverter o assunto arranjando a desculpa dizendo que os PTistas ofereceram dinheiro para denunciá-los? Onde e como os tucanos levaram aquela bolada de dinheiro naquele hotel e que até hoje ninguém conseguiu saber como este dinheiro foi parar lá? Por onde ele entrou e como entrou lá? Pois precisaria de uma caixa muito grande para passar pela portaria sem causar qualquer desconfianca e que gerou toda aquela celeuma?
    Só sei que acomapanhando o noticiário da imprensa e da tv e o seu desenrrolar acabou ficando provado o caso de superfaturamento das ambulancias onde apareceram os nomes de muitos componentes tucanos e ficou por isso mesmo?
    Este caso me parece ter as mesmas características do dossiê do superfaturamento das ambulancias.
    Como neste caso que configurou sendo um dossiê montado e que foi considerado como um tiro nos próprios pés dado pelos tucanos neles mesmos. Tenho a impressão que a historia vai se repetir e se eles forem desmentidos será mais um cabo eleitoral para o PT.
    Isto tudo foi o que entendi acompanhando os noticiários quando os tucanos e a imprensa PIG falou mas não disse nada quando viu que o tiro saiu pela culatra.

  177. Na Folha: Bancos pressionam senadores em lobby pró-Petrobras. Eis o exemplo defintivo: se fosse no governo FHC os banqueiros estariam lutando para que essa quebrasse e pudesse ser comprada a preço de banana. Já no governo Lula esses lutam para que o governo injeto mais dinheiro e, portanto, em defesa desse patrimônio do povo brasileiro. E de ficar arrepiado vendo banqueiro esquecendo dos seus lucros só para ajudar o Brasil

  178. Caro Ricardo
    Tambem coloquei-me contra o seu texto. Acho, que voce deve reve-lo. Ficou a sensacao de quem nao considera bom o Governo Lula, sao ressentidos a direita reaccionaria,etc. Representam uma anomalia dentro da sociedade. Voce julgou, e colocou todo mundo no mesmo balaio. o que convenhamos e simplista e injusto. A analise de um governo, deve ser feita de diferentes perspectivas. E normalmente voce vai achar acertos em determinadas areas e erros em outras. As perspectivas de classe tambem de vem ser levadas em conta. Dou-lhe um exemplo: moro no exterior (Reino Unido), e acompanho bem de perto as agruras da grande comunidade brasileira aqui. Sao pouco mais de 300000 brasileiros somente aqui. E muita gente. O que vemos? Os servicos consulares sao caros e ruins. E uma amostra do pior da nossa burocracia.
    O atendimento as demandas dos cidadaos brasileiros inexiste. Ano passado o Itamarati promoveu no Rio de Janeiro uma grande boca livre. Uma conferencia, a segunda, para discutir a Diaspora Brasileira. Interessante, porem muito palavrorio e nenhuma acao. Ficou decidido nessa conferencia a instalacao de um ” Conselho de Representantes do Brasil no Exterior” . Passado alguns meses, foi divulgado que em maio ocorreria a eleicao para o tal conselho. Ate agora nada. Diz-se por ai que a coisa foi cancelada. O cancelamento em si ja e bem ruim. Agora, nem comunica-lo e pior ainda. E falta de respeito. Se voce for a pagina do Consulado-Geral do Brasil em Londres vai achar la as regras preliminares para a eleicao. Sobre adiamento ou cancelamento nenhuma palavra. Deste angulo que nota voce daria ao Governo brasileiro?

  179. É tão bom estar em um espaço tão “democrático”como é esse! Estou lutando para ser amigo do Lula, quem sabe chego lá! O Benedito Oliveira chegou com louvor e honras, e o Lulinha faz inveja a muitos gênios!
    Acho que os anteriores também fizeram “mediocres” reis!

  180. Alguém poderia me dizer quantos dias o nosso ilustre presidente ficou aqui no Brasil?

    Afinal se parou por aqui uns poucos dias, destes dias quantos ele trabalhou de verdade?

    Concordo em gênero número e grau com o Sr. Manoel Ferreira isto aqui está uma esculhambação geral!

    1. Esculhambação está nos blogs do chapeludo, augusto nunes, um não publica e o outro censura.
      O Balaio é democrático demais, fica aturando os 5% arrotando asneiras.
      Leidiane 5%, o presidente viaja para consertar as besteiras do sociólogo, que deixou o país falido, incrementando as nossas relações comerciais no mundo.
      As nossas reservas em dólar são 260 bi sabia.
      Há o presidente viajou muito para pagar as dívidas ao FMI que o princípe pediu emprestado, foi lá de pires na mão com anuência do Clinton
      Os 5% são paus mandados do Eduardo Graeff ou do Marcio Aith que o Ricardo conhece muito bem.

    2. M.E.N.I.N.I.N.H.A LIIINNNDDDAAA, COMO DÍRIA O TIRÍRICA,

      TODA VEZ QUE UM PRESIDENTE VAI LÁ FORA EM VIAGEM, É PARA FECHAR CONTRATOS DE EXPORTAÇÃO, OU VOCÊ ACHA COMO FOI QUE PAÍS VENDEU 180 BILHÕES EM 2009?? E ATÉ MAIO/10 JÁ VENDEU U$110BILHÕES DE DOLARES??

      ELE É O GAROTO PROPAGANDA, SEM VIAGEM DE PRESIDENTE OS OUTROS PAÍSES NÃO COMPRAM. FOI POR ISSO QUE O CATEDRÁTICO SÓ FECHAVA O ANO COM CINCO, SEIS OU MESMO NOVE BILHÕES DE DOLARES EM EXPORTAÇÕES POR ANO??? quando ele viajava era para fazer RAPÁ-PÉ, BEIJA-MÃO, NUNCA CUIDOU DAS VENDAS DO PAÍS, PRESIDENTE ATUAL VIAJA MUITO É POR ISSO QUE PAÍS VENDE MUITO.

      ESPERO TER EXPLICADO.

    3. LEIDIANE

      A viagem do LULA95% ao IRÃ, PRO EXEMPLO, além do acordo nuclear minimizado pelos IANQUES, VISITA rendeu, EU DISSE, RENDEU CONTRATOS DE U$1,7 BILHÃO DE DOLARES EM EXPORTAÇÕES DO BRASIL PARA O PAIS DO AIATOLÁS, PRINCIPALMENTE CARROS, 30% DOS CONTRATOS, FOI DE EXPORTAÇÃO DE CARROS 25% PARA FRANGOS E RESTANTES ELETRODOMÉSTICOS BRANCOS, ELETRÔNICOS E MUITOS CONTRATO DE TELECOMUNICAÇÕES. COMO VOCÊ VÊ, NENHUM RAPA-PÉ, NENHUM BEIJA-MÃO COMO NO PASSADO,SÓ HOUVE NEGÓCIOS E BONS NEGÓCIOS PARA O BRASIL, O IRÃ SÓ COMPRA AVISTA. ELE NÃO É MEMBRO DA OMC, POR ISSO NÃO MOVIMENTA COMMODITIES NEM MOEDAS ESTRANGEIRAS , SÓ PAGA COM PETRÓDÓLARES , BOM PARA O BRASIL.
      /
      /
      /
      / “ELE É O CARA”

  181. FOGO
    FOGO
    FOGO
    FOGO
    FOGO

    FOGO – RICARDO – É A PUBLICIDADE QUE O LIVRO DO AMAURY – SOBRE SERRA E SEUS ESCÂNDALOS – ESTÁ RECEBENDO – DE GRAÇA – NA GRANDE MÍDIA!

    Piada que corre por aí…
    O tal SUPOSTO – dossiezinho – esconde também – entre outras coisas que estão no livro – adivinhe….

    O VICE DO SERRA!!!

    Foi por isso que o homem ficou tão irritado. Ele queria mostrar o vice só depois da eleição. Coitado!

    Agora – COISA INCRÍVEL MESMO – é ver como ELEITOR – CULTO – do PSDB e aliados – se deixam enganar. Não os vejos pedindo aos jornais – que contém o que está ESCONDIDO – dentro do SUPOSTO – dossiezinho….

    Pois.

    ANALFABETO POLÍTICO – CULTO – É OUTRA COISA.

    Bom domingo.

  182. Caro Kotsho,

    não sou muito de escrever… mas sou muito de ler e refletir no nosso Balaio… digo nosso, porque me identifico muito com suas declarações, seu modo de pensar, suas contribuições, seu jeitão de ser…
    Muitas vezes, me divirto com boas gargalhadas com as leituras de comentários deixados por comentaristas ferrenhos, cheios de veneno e propagadores do apocalipse.
    Mas, como sabemos, o mundo se move no equilíbrio das forças e, sempre haverão os extremos, os radicais e, a sociedade é sábia em expurgar os incendiários e por fim, sempre vence o bom senso e o equilibrio.
    Que seu retiro, suas reflexões possam servir de incenso que inunde nosso Balaio e nossos balaieiros se tornem mais reflexivos.

    abraços

    Valdemir Moraes

  183. Veja pelo lado positivo, Kotscho, de uma coisa você já pode ter certeza: uma boa parte destes 5% acessam a internet. 😀

    Porém, já que você se apegou tanto a estes 5% que se mantém, você confia “mesmo” nos centros de pesquisa? Conheço muita gente que trabalha em diversos centros de pesquisas e “nem eles” acreditam nas pesquisas dos institutos deles porque eles conhecem bem as pessoas que vão para campo. E posso dizer que as pessoas que vão para campo não têm treinamento adequado, não são instruídos para orientar o pesquisado quando este se encontra em dúvida, muitas vezes não têm instrução suficiente para entender certas perguntas e frente ao não entendimento de algumas respostas, o pesquisador dificilmente reporta a dificuldade, assumindo uma resposta que não condiz com a resposta do pesquisado. Com isso, os analistas precisam, muitas vezes, complementar as respostas de próprio punho.

    As metodologias de pesquisas políticas são arcáicas e nenhum centro de pesquisa assume isso. Sabemos, também, que as pesquisas têm sido utilizadas como meio de indução de voto. Por isso, até, defendo que pesquisas de aprovação de governos e de intenção de votos não deveriam ser levadas tão a sério como se leva no Brasil.

    Para quem analisa pesquisas há uns 10 anos, no mínimo, este valor de 5% estagnado por diversas pesquisas é um fenômeno que só pode acontecer em pesquisas que se baseiam no esquema de cotas. O esquema de cotas, como você deveria saber, só é usado porque o tempo de execução dele é baixíssimo se comparado com uma pesquisa com amostragem probabilística.

    Para se ter uma idéia, as margens de erro declaradas, como admite o IBOPE, são baseadas em fórmulas de amostragem aleatória simples. E aí, meu caro, tudo aquilo que entendemos como margem de erro em pesquisas deste tipo são altamente questionáveis.

    Questionando a pesquisa de forma bem mais séria, em um universo de 2.002 entrevistados em 141 cidades, a porcentagem de 2% para mais ou para menos chega a ser absurda porque somos aproximadamente 193.000.000.000 brasileiros. Isto é, as pesquisas políticas no Brasil até poderiam mostrar que são mais sérias se os centros não coletassem apenas 0,00000001% da população e tirassem conclusões da opinião de um Brasil todo à partir desta pesquisa com um mísero valor de 2% de margem de erro.

    Talvez as eleições mudassem drasticamente se houvessem mudanças sérias nos centros de pesquisas. Porém, é certo que dentro do modelo que é feito hoje, os centros de pesquisas ganham dinheiro a rodo porque, com o esquema de quotas, algumas pesquisas podem deixar de ser feitas em uma certa região e os dados podem ser facilmente alterados a qualquer momento, dependendo da percepção dos analistas.

    Só que se você vai conversar com gerentes, diretores e presidentes destes centros de pesquisas, você nunca vai saber dos problemas que são enfrentados no campo e que alteram ferozmente uma pesquisa. E isso faz com que, como eu disse em um outro post, estes 5% (que ocorreram nas pesquisas de fevereiro, março e nesta de junho, havia sido 6% em abril de acordo com o IBOPE) possam ser 10 ou 15%, porque, sinceramente, o número de 75% é grande demais para a aprovação de um governante qualquer.

    Mas existe outros pontos que você não se atentou nestas pesquisas e que vão além do questionamento de quem são os 5% da aprovação do governo, até porque existe uma certa incoerência nos números. Acompanhe os dados da última pesquisa:
    1) 5% não estão contentes com o governo;
    2) 11% dizem que a vida piorou nos últimos 2 anos;
    3) 16% dizem que a vida continua igual;
    4) 11% desaprovam a maneira como o presidente está governando o país;
    5) 7% deu nota inferior a 5 para o Governo (na escala de 0 a 10).

    Conhecendo bem como é a opinião média do brasileiro em pesquisas de opinião, atentar-se apenas aos 5% de uma pesquisa com 5 opções (ótimo, bom, regular, ruim e péssimo) é um erro gigante. Tanto que eu até já levantei a possibilidade para um dos meus amigos que trabalham em centro de pesquisa sobre uma possibilidade de alteração na mecânica desta pergunta. Esta pergunta sobre a aprovação de um governo deveria ter duas respostas para se diminuir o erro: a primeira resposta entre as 5 opções (ótimo, bom, regular, ruim e péssimo) e com o entrevistador perguntado “e se você tivesse apenas bom, regular e ruim, como você vê este governo?”.

    Enfim, esta pesquisa, do jeito que é feita, é inconclusiva para mim. Se ela fosse uma pesquisa mercadológica para qualquer produto ou serviço de um cliente meu, eu descartaria e chamaria outro instituto de pesquisa (principalmente aqueles pequenos, que fazem um trabalho excepcional).

    Por sinal, até acho que os institutos de pesquisas pequenos poderiam liderar as pesquisas nacionais de intenção de voto por região e por intermédio do TSE, que serviria como intermediário quando qualquer empresa quisesse encomendar uma pesquisa política e indicaria os institutos de pesquisas a serem utilizados. O certo é que as últimas eleições já foram um festival de erros de pesquisas, e hoje vai de cada um acreditar nos dados que ela vem oferecendo. Eu não acredito.

  184. Várias vezes Nelson Rodrigues foi citado aqui. O ”revolucionário reacionário” era também profeta. Lembro a velha discussão entre Nelson Rodrigues e Alceu Amoroso Lima sobre o socialismo. Numa destas discussões, o ”reacionário” Nelson escreveu: ” O dr. Alceu fala a toda hora na marcha irreversível para o socialismo. Afirma que a Revolução Russa também é irreversível. Em primeiro lugar, acho admirável a simplicidade com que o mestre administra a História, sem dar satisfações a ninguém, e muito menos à própria História. Não lhe faria mal nenhum um pouco mais de modéstia. De mais a mais, quem lhe disse que a Revolução Russa é irreversível?”

    Profecia cumprida em menos de três décadas.
    Antes, porém, o ”reacionário” Nelson já havia vaticinado:
    ”Diz o dr. Alceu que a Revolução Russa é ‘o maior acontecimento do século’. Como se engana o velho mestre! O ‘maior acontecimento do século’ é o fracasso dessa mesma revolução.

    O velho reacionário dizia que na escravatura, os escravos, se pudessem, exterminariam seus algozes, Em nosso tempo, o socialismo inventou outra forma de escravidão: — A ESCRAVIDÃO CONSENTIDA E ATÉ AGRADECIDA.

    Que falta nos faz o velho reacionário…

  185. Se alguém quer saber a verdade sobre pedágios que a imprensa PIG nada diz é só dar uma espiadinha lá no blog do PHA e constatar através de uma reportagem em que a propria consorciada da Globo Campinas apresenta.
    Vejam o despropósito que se cobram de pedágios em São Paulo.
    Eu andei por várias rodovias norte-americanas como a 75 e outras e não vi nenhum pedágio, mas aqui há uma praca a cada 40 kilometros.
    Isto é só uma dica para que os eleitores não caiam na conversa dos tucanos veja e comprove, é a pura verdade.

  186. RICARDO
    Não é ESTRANHO que Serra tenha ACUSADO DILMA de ter mandado fazer um dossiê q/ só ELE SABIA QUE EXISTIA?!
    A grande IMPRENSA passou o final de semana inteiro falando de SUPOSTO, SUPOSTO, SUPOSTO, SUPOSTO…
    Serra não!
    Serra TINHA TANTA CERTEZA QUE HAVIA O TAL DOSSIÊ que parece que sabia como, quando e onde foi feito e tudo o que de fato CONTINHA. Tanto que ACUSOU DILMA.
    SERRA SABIA QUE NÃO ERA SUPOSTO.
    Mas como?
    COMO?!
    Estranho!
    Muito estranho.
    Ou jornais GRANDES não conseguem ter CERTEZA de nada? Nem DESCOBREM o que tem dentro desse tal dossiezinho.
    Sei.
    O LIVRO DO AMAURY É UMA BOMBA PARA O TUCANO.
    E A REJEIÇÃO DETECTADA PELO IBOPE – 24% – MATA PASSARINHO.
    Viu que o IBOPE não deu IBOPE no oglobo?
    Sai de fininho….
    Ficou só o SUPOSTO SUPOSTO SUPOSTO SUPOSTO…
    do qual SERRA é o unico a ter certeza.
    E as VERÔNICAS existem ou tambem são SUPOSIÇÕES?
    A GRANDE IMPRENSA NÃO FALA DISSO E NEM DO TAL DANTAS.
    Quem é DANTAS?
    Alguém SABE qual a RELAÇÃO desse DANTAS com Serra?
    Sabe?
    Então conta!

  187. Não vamos nos esquecer de Larry Rother, aquele cabrinha do NYT.
    Bem que ele poderia agora dizer alguma coisa sobre…
    É…
    Vazamentos…
    Vazamentos de Petróleo.

  188. Caramba, leio os comentarios do povo daqui é bom ver este balaio democratico e vibrante.Querer entender os 5% que são do contra sempre, é querer entender o ser humano ou seja missão impossivel, cristo não foi unanimidade em sua época e nem hoje. Esquece gente vamos viver a vida com os prós e os contra. Ah avisa o cidadão que escreveu sobre o navio que o Lula lançou, que é assim mesmo viu o casco pronto é lançado flutua e els terminam pôr dentro(isso eu vi no discovery)pois a doca precisa dar espaço pra começar outra embarcação.Eita 5% desinformado he he

  189. Lanzetta ao G1: “Não houve dinheiro, não houve espionagem, não fizemos nada. O que houve foi um oferecimento (de dossiê) que foi recusado”.
    mais uma razão de ser um dos 5%

    1. ACUSARAM LULA95% DE FAZER UM DISSIÊ CONTRA O ALCCOL EM MIM, PARA ISSO CANDIDATO E PT TERIA GASTO R$5 MILHÕES, AGORA EU PERGUNTO PARA QUE ALGUÉM COM 65% DOS VOTOS NO SEUGUNDO TURNO DE 2006 FARIA UM DISSIÊ CONTRA ALGUÉM COM APENAS 31% DAS INTENÇÕES DE VOTOS??? TEM LÓGICA, O PSDB NUNCA MOSTROU ESSE DOSSIÊ!! PARTIDO PARECE O ALCAÍDE QUE GOVERNOU A BAHIA NO PASSADO, ELE JÁ MORREU, MÁS O CIDADÃO SEMPRE BLEFAVA COM DOSSIÊS CONTRA ALGUÉM QUE CONCORRIA COM ELE AO GOVERNO DA BAHIA. ELE FOI BANIDO PRA SEMPRE MORREU NO MAIOR ESQUECIMENTO POPULAR.

  190. A “oposição” ao Governo Lula é composta de: PRECONCEITUOSOS….FILHOTES DA DITADURA…….e…FUNCIONARIOS COMISSIONADOS DO GOVERNO FHC/serra…….

  191. PARA: PEDRO-80

    POLICIA MILITAR DO SERRA, QUEBOU NO PAU, ESPANCOU, DEU TIRO NA POLICIA MILITAR E POLICIA CÍVIL DO SERRA, EM PERIÓDO DE GREVE, QUANDO GRUPO SE DIRIGIA AO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, PARA AUDIÊNCIA COM O GOVERNADOR SERRA.
    PASSEATA DE PROFESSORES EM SÃO PAULO, PROFESSORES SÃO AGREDIDOS, SENHORA PROFESSORA LEVA UM MURRAÇO NO MEIO DA CARA, DESMAIA E POLICIA DIFICULTA O SOCORRO, MULHER FICA HORAS ESTENDIDA NO ASFALTO, MURRO FOI DESFERIDO POR UM SARGENTO DA POLICIA DE SÃO PAULO, MUITOS PROFESSORES SÃO INTERNADOS COM ESCORIAÇÕES, PERNAS QUEBRADAS, BRAÇOS DESLOCADOS DEPOIS DAS PACADARIAS.

    AHH PROPÓSITO, O GOVERNO DE SÃO PAULO É PSDB, E AINDA DIZEM QUE PT QUEM É AUTORITÁRIO, CITE UM ATO VIOLENTO NESSES OITO ANOS DE PT.

    BAHIA TEVE GREVE DE POLICIAIS NO ANO PASSADO, NENHUM INCIDENTE OCORREU, GOVERNADOR DO PT RECEBEU A DELEGAÇÃO MILITAR, OUVIU AS REIVINDICAÇÕES, ATENDEU AS QUE TINHA RESPALDO E TUDO ACANOU EM PÁZ, ESSE É O METODO PT DE GOVERNAR.

  192. Depois de vocês lerem esta reportagem do Valor Econômico abaixo, dá para pensar em votar em alguém diferente do Lula ou quem ele indicar?

    Valor Econômico
    NE oferece 30% dos novos empregos na construção

    O bom momento, no entanto, vem acompanhado de uma grave crise na oferta de mão de obra
    Em ebulição, a indústria da construção civil cresce a taxas chinesas no Nordeste, resultado da combinação entre crédito farto, déficit habitacional elevado e crescentes investimentos em infraestrutura. O bom momento, no entanto, vem acompanhado de uma grave crise na oferta de mão de obra, o que já está se traduzindo em perdas para algumas empresas. Faltam pedreiros, pintores, carpinteiros, eletricistas, engenheiros e até estagiários. A região responde por três em cada dez empregos gerados no setor em todo o país, enquanto o consumo de cimento nos nove Estados cresceu em média 9,3% ao ano entre 2006 e 2009, muito acima da média nacional de 5,9%.
    O mercado da construção no Nordeste deve continuar aquecido nos próximos anos. Além das boas perspectivas para o segmento residencial, puxado pelo programa Minha Casa Minha Vida e pelo aumento do crédito imobiliário, a região abrigará três sedes da Copa do Mundo de 2014, o que deverá gerar investimentos importantes em Fortaleza, Recife e Salvador.
    As condições favoráveis colocaram a região no mapa estratégico das grandes construtoras do Sudeste. Há cerca de dois anos, elas vêm aumentando o número de projetos no Nordeste, sozinhas ou em parcerias com empresas regionais, que também estão ampliando bastante seus negócios.
    O resultado pode ser visto em números. De 2006 a 2009, o Nordeste dobrou sua participação na geração de empregos na construção civil, passando de 15% para 30% de todos os postos criados no país. No mesmo intervalo, a fatia do Sudeste caiu de 69% para 44%, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
    “O emprego é o melhor termômetro para se medir o desempenho da construção civil, pois dá a fotografia do momento”, explica o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia, Carlos Vieira Lima. Segundo o executivo, o mercado baiano, o maior do Nordeste, passa por um de seus melhores momentos, puxado pela habitação de baixa renda e por obras de infraestrutura. A expectativa é que o crescimento se acentue com a implantação de um programa de mobilidade urbana e com as obras ligadas à Copa de 2014.
    O vice-presidente do Sinduscon do Ceará, André Montenegro, destaca o aumento na demanda por cimento. A participação do Nordeste no total consumido no Brasil passou de 17% em 2006 para 21,1% em fevereiro deste ano.

  193. Caro, sou contra o ataque pessoal. Mas acho tuas analises um tanto superficiais para um jornalista. Se contentar a dizer que o país melhorou nos últimos anos, é falta de análise crítica. Em que aspectos melhorou, em que aspectos piorou? Talvez, o pior deste governo seja a ameaça constante à democracia. E só não sabe quem não vê, seja por ignorância ou má fé. Há um grupo de esquerdistas que não mediram forças para implantar uma nova constituição. Para você ter uma idéia, para que o PNHD3 entre em vigor, é necessário rasgar a constituição atual. Mas acho que você já sabe disso. Discuta os pontos, em vez de ser tão parcial. Acredito que um bom jornalista deve analisar criticamente a situação e não somente dizer “melhorou!”.

  194. Ricardo.
    Eu comecei a escrever em blog no Blog do Gerald Thomas.
    Apesar dele ser anti petista, anti Lula ele me suportava.
    As vezes, nas entrelinhas, eu o cutucava.
    Com o tempo ele percebeu, e começou me refutar.
    Mês mesmo assim continuamos, havia vários internautas
    que a gente podia trocar idéia, e com outros uma discussão mais acalorada,
    nada que fosse baixo nível, apesar de algumas vezes o GT não medir as
    palavra e partir para ofensas como idiota, imbecil, etc.
    O GT sai de cena, assumi o seu escudeiro Vampiro de Curitiba,
    com o propósito de ganhar tempo para volta do GT.
    Pretendia segurar o time fazia mais de 1000 comentários por post.
    Ficamos ali, por um tempo, esperando Godot.
    Sem “nada a fazer” o Vampiro entre em crise, fecha ou não fecha o blog?
    Resolveu dar mais um tempo, e com o tempo radicalizou a sua postura anti Lula.
    Censurou tudo que era pro pt, afugentando a maioria dos internautas,
    afinal, eles são 5% .
    O radicalismo, o fanatismo político, a intolerância, o palavrão,
    dispersou um grupo de internautas que produzia mais de 1000 comentários
    sobre variados temas como arte cênicas, política, economia, ciências, religião, historia etc.
    Faltou sensibilidade, faltou altruísmo. Foi um desperdício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *