Que Brasil é este dos 5% do contra?

Que Brasil é este dos 5% do contra?

Atualizado às 21h50 de 1º de junho

Caros leitores,

desde o começo da tarde de ontem, segunda-feira, como podem ver pelos comentários aqui publicados , estou sofrendo ataques ferozes de um setor da blogosfera citado no último domingo no meu post sobre o Brasil dos 5% do contra que, em todas as pesquisas, consideram o governo ruim ou péssimo.

Não fiz ameaça alguma a ninguém, apenas mostrei uma curiosidade estatística que me chamou a atenção. Usei o verbo investigar, como está bem claro, no sentido de pesquisar, estudar, tentar entender. Basta ver o texto abaixo.

Jamais respondi nem vou responder a esta gente que age de má-fé, em respeito a mim mesmo e aos leitores do Balaio.  Podem esperar sentados.

Em tempo: como eles insistem e não desistem, repito o que já escrevi outras vezes. Não vou ficar aqui batendo palmas pra ver louco dançar. Não irei alimentar a central da infâmia que está entrando em fase de desespero diante das últimas pesquisas da campanha eleitoral.

Grato pela compreensão, um abraço

Ricardo Kotscho

***

O tema do Balaio deste domingo vale uma pesquisa em profundidade, uma tese acadêmica  ou mesmo uma capa de revista: que Brasil é este dos 5%?

Entra pesquisa, sai pesquisa, eles estão sempre lá do mesmo tamanho. São os que consideram o governo Lula ruim ou péssimo. A aprovação do presidente e do governo pode variar entre 70 e 80%, conforme o instituto, os restantes ficam na categoria regular e, invariavelmente, temos os 5% de insatisfeitos com os rumos do país, tanto faz o que esteja acontecendo naquele momento de bom ou ruim.

Quem são eles, onde vivem, o que fazem, o que pensam? Já que ninguém se atreve a investigá-los, disponho-me aqui a encontrar algumas respostas sobre o perfil deste minoritário, mas sólido contingente de brasileiros que não mudam de opinião, mesmo remando contra a maré.

Mais do que um posicionamento político-partidário ou mesmo ideológico, como à primeira vista indicam as pesquisas, creio que se trata de um fenômeno psíquico, algo mais ligado aos sentimentos do que à razão, ao comportamento humano de um núcleo duro que é do contra porque é do contra, quaisquer que sejam suas motivações.

Em termos absolutos, estes 5% representam mais ou menos 9 milhões de brasileiros, o mesmo universo dos que lêem habitualmente jornais e revistas da grande mídia, o que pode representar uma primeira pista para entendermos seu pensamento.

Noto isto pelos comentários dos leitores publicados aqui no Balaio. Qualquer que seja o assunto, política, futebol, literatura, música, cinema, observações de viagem, mulheres bonitas, praias, botecos ou buracos de rua, sempre aparecem os mesmos comentaristas, escrevendo as mesmas coisas, com os mesmos argumentos: nada funciona, ninguém presta, tudo está ruim, a vida não vale a pena.

Confundem o país com o governo, a vida real com o noticiário do poder, ao reproduzir o que lêem nas manchetes e nos editoriais dos grandes veículos, nos blogs da Veja.com, nas colunas de O Globo ou ouvem dos comentaristas da CBN e da Jovem Pan. Se você fala bem de alguma coisa acontecendo no país, logo te chamam de vendido, chapa-branca, idiota.

Não importa o assunto. Nas viagens pelo Brasil que fiz nas últimas semanas, falei da minha alegria em revisitar as cidades de Teresina e Rio de Janeiro, que me encantaram por algumas características que tornam a vida dos seus moradores mais agradável, mesmo com todos os problemas de qualquer capital, grande ou pequena.

A grande maioria dos leitores destes dois lugares gostou do que escrevi, até me agradeceu por falar bem destas cidades que normalmente só aparecem no noticiário pelo lado negativo, dando-se mais destaque às suas mazelas do que aos seus encantos.

Mas lá estavam também os 5% de sempre, que me esculhambaram por elogiar a cidade onde vivem, dizendo que eu não vi nada, que a vida ali é um inferno, que não existe nada de bom, que só pensam em ir embora de lá.

Teresina é administrada pelo PSDB e, o Rio, pelo PMDB, em aliança com o PT, o que me prova não se tratar de implicância partidária, mas de um estado de espírito.

Como não posso pedir ajuda aos universitários, apelo aos leitores para que juntos encontremos outras respostas capazes de explicar que Brasil é este dos 5%. Ou será que vivemos em países diferentes?

Belas reportagens na

Folha e no Estadão

Fui agradavelmente surpreendido esta manhã por duas reportagens de fôlego, publicadas nos dois grandes jornais paulistas, escritas por colegas da maior competência.

No Estadão, Lourival Sant´Anna viajou quase 13 mil quiômetros para apresentar “Um retrato do eleitor brasileiro”, tema de um alentado caderno especial publicado pelo jornal.

Na Folha, Fernando Canzian deu a manchete do jornal: “Nordeste do país cresce em ritmo de Chináfrica´”, por coincidência mesmo tema da reportagem que estou fazendo para a edição de junho da revista Brasileiros.

Recomendo vivamente aos balaieiros a leitura de ambas. É sempre um alento voltar a encontrar grandes reportagens na nossa imprensa, a melhor forma de diferenciar um jornal do outro e enfrentar a concorrência das novas mídias eletrônicas.

Bom domingo a todos.

1.032 thoughts on “Que Brasil é este dos 5% do contra?

    1. 5% é uma ótima margem de insatisfação de um governo em crescimento. Tentar entender o por que esta porcentagem diz “não” e quem são estas pessoas parece até algo legal de se investigar em um primeiro momento, mas imaginar que estes 5% que dizem “não” são contrários ao crescimento da nação é a mesma coisa que pegar um simples número de uma pesquisa de satisfação e tentar manipular o resultando buscando vilões.

      Estes 5% não são vilões, são pessoas com opiniões diferentes, apenas. Ouví-las é muito mais interessante e inteligente do que tentar descobrir quem são ou marginalizá-las com comentários como “será que vivemos em países diferentes?”.

      Estas pessoas certamente precisam de algo que o governo não lhes dá, ou não lhes passa a confiança em dar. E, lógico, que esta porcentagem vive no mesmo país, considerado por muitos como Belíndia. Um país com pouco investimento em educação, mas com enormes recursos naturais. Um país com instituições governamentais extremamente burocráticas, mas é o nono país que mais acessa a internet no mundo.

      Ou seja, quem dá importância alta e prefere crescer à partir da qualificação, ou quem dá importância alta ou necessite das instituições governamentais brasileiras, certamente pode fazer parte destes 5% descontentes.

      O número é normal e nenhum governo deveria ser unânime. Creio que seja à partir das diferenças e, principalmente, do embate de idéias entre ambos os lados que se cresce uma nação. O certo é que ainda falta muita coisa para um dia deixarmos de ser a nação do futuro e estes 5% certamente devem levar isto em consideração.

      Quanto ao que o Alexandre disse acima, realmente, muita gente credencia ao governo (independente de quem seja o presidente, governador ou prefeito) a divisão de uma certa região… porém, com um país da dimensão do Brasil a gestão é altamente complicada. Por isso, existem regiões brasileiras em que não se observa a atuação do governo. Seja em regiões de fronteiras, do centro ou do litoral brasileiros.

      O certo é que os 5% devem sempre existir. Em maior ou menor número, mas devem existir para que governantes não imaginem que do jeito que está está bom. Reciclar e ouvir os descontentes é sempre preciso.

    2. Pode ser que a insatisfação seja com a situação pessoal em que se encontra atualmente, talvez nada pessoal, mas esse negócio de União Nacional acredito ser apenas pelos objetivos que são comuns para eles.

  1. Bom dia Ricardo!
    Bom dia amigos balaieiros.

    Pois é meu amigo. Quem são esses 5%?
    Pelo vísto, as “minorías” continuam sendo perseguidas né não?
    Muitos dizem que fazem parte dos simpatizantes da oposição. Outros que SÃO a oposição.
    Mas tem aqueles dentro dos 85% que aprovam o governo, que com certeza, não sabem bem o que esta acontecendo.
    A começar pelas perguntas feitas nessas pesquísas.
    Alguém aqui conhece o conteúdo ao menos dessas perguntas? Ou simplesmente questionam o cidadão se ele está “gostando do governo” assim pura e simplesmente?

    É certo que existem pessoas que são contra tudo, e nunca estão satisfeitas.
    Se esse fosse por exemplo, o meu caso, nem entraría aqui para opinar.
    Já disse que existem sim coisas boas acontecendo.
    Mas sempre questionei os CUSTOS que pagamos por elas.
    Sempre fiz isso, em todos os governos. Obviamente não deixaría de fazê-lo nesse. Como também não deixarei de fazer nos futuros, seja de quem for.
    Isso se chama DEMOCRACÍA Ricardo.
    Uns são contra, outros a favor, outros não entendem nada, e seguem sua vida como zumbís.
    Vejo quando muitos questionam o porque do presidente não fazer algo sobre questões que não são de sua alçada.
    Muitos confundem os poderes.
    Transformam a política num imenso “oba oba” de campeonato em que as paixões se deixam levar pelo sabor dos acontecimentos.
    O máximo que conseguem expressar é um “fora isso”, ou “abaixo aquilo”.
    De outro lado, os “sabichões” e intelectuais do verbo chulo, usam de suas prerrogatívas para ” calar” convenientemente aqueles que por acaso, não compactuem com suas visões.
    Até voce é vítima constante meu caro.
    No fim, ao invés de “troca de parecêres” isso se transforma em uma arena, onde a falta de educação aliada á vontade de “ser o macho”, impede que se expressem em argumentos mais concretos, e racionais.
    É Deus e o diabo na terra do baláio.
    O Brasil é lindo! O povo é manso, e maravilhoso!

    Minha “quizila” é com a classe política, que continua achando que o povo é “gado”.

    Se isso me qualifica a estar nos 5, ou nos 85% é só uma questão de apreciação sobre pontos de vísta.

    Abraços, e bom domingo!

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

    http://ecoblog-blogeco.blogspot.com/

    1. Robson, sua “quizila” é tambem com o Rei dos pedagios, Geraldo Alckmin, o abafador de CPI’s ? Então somos dois. Ate que enfim concordamos em algum a coisa.
      Deixei um enigma pra voce responder no topico anterior “Time de Dunga e Eleições….”
      Duvido que voce consiga. Em todo caso…..

  2. Chamam-se minoria esclarecida, ou a outra versão, o reverso de “toda a unanimidade e burra”, embora a frase não seja bem essa.

    Trata-se de uma elite, não necessariamente financeira e/ou nociva, apenas uma elite que acha que para os outros ascenderem não precisam ser eliminados, e estão certos, mesmo com a performance bastante razoavel, dada as expectativas, deste governo.

  3. Será que a midia vai se lembrar de comentar os ultimos encontros do Lula com o porralouca do Ahmadinejad e do Cocaleiro Evo Morales. Se teve ou não influencia no indice de popularidade do presidente? Não é possível que acontecimentos dessas envergaduras não tenham repercussão.

  4. Sou um destes descontentes com este governo “TRAIRA”, o qual votei como trabalhador que sou,durante estes 30 anos de PT.
    Nestes 5% estão os aposentados,e futuros aposentados,que foram garfados em seus salarios,e no seu direito sagrado de aposentar apos trinta e cinco anos de trabalho ininterrupto,vitimas deste FATOR PREVIDENCIARIO instituido pelo FHC,que LULA,tanto esperneava quando oposição e agora se nega a reve-lo!!!
    So esta categoria,aliados aos parentes dependentes,do salario dos aposentados para complementação de renda nos seus lares,representam com certeza 5% ou mais!!! Basta olhar bem a tabela do fator e ver o quanto ela é injusta!!!

  5. A Bolívia tem cerca de 9 milhões de habitantes e estima-se que a gente tennha cerca de 1,2 milhão de pessoas viciadas em crack, a maioria de jovens, portanto mais de 10 por cento da populacao daquele país produtor, que encontra facilidades governamentais, dos dois lados para colocar o produto deletério, deles para matar nossos jovens e fazer que eles matem os proprios irmaos!

  6. Raciocínio puro (pensamento livre) = 5%
    Pensamento dogmático (esquerda e direita) = 40%
    Defendem privilégios = 37%
    Sem definição = 18%

  7. Num país onde o estado democrático prevalece, creio que seja comum e até mesmo bem vindo outras opiniões, este tipo de divergência quando colocada de forma inteligente e baseada em fatos sensatos e reais, me parece que mais ajuda do que atrapalha aos outros 95% a ter uma opinião mais lúcida e clara.

  8. Kotscho: sou seu fã há muitos anos…Você é de uma geração de Jornalistas que, no mínimo não assassinam, a lígua portuguesa e, por até por isso, merecem ser chamados de Jornalistas, muito embora alguns da sua geração emprestem hoje seus nomes e seus prestígios para fortalecer o que o Jornalista Paulo Henrique Amorim (tão bom quanto você) chama de PIG…Das gerações mais novas sobram pouquíssimos…Mas uma coisa me intriga na sua conduta: você não faz a crítica à dita “grande imprensa brasileira”; a essa imprensa que é lixo puro…Logo você que não vive às custa dela!!!!

    1. A mesma grande imprensa “direitista” que não fala sobre o Foro de SP e sobre o financiamento do BNDS para os cocaleiros da Bolívia terem “sua” (as custas do povo brasileiro) vendenrem crack para NOSSAS CRIANÇAS??? A mesma mídia que demorou MESES para desmascarar a FARSA do golpe em Honduras, onde o único golpísta de fato era Manuel Zelaya?

      Vocês de esquerda são muito burros mesmo… se marcar ainda acham que Karl Marx foi o maior humanista que existiu, mesmo quando este pregava a sub-tese do nazismo.

      Aconselho a vocês a ver o documentário “Uma História Soviética”. Depois vocês irão entender quê são os 5% contrários a este governo calhorda que está aí.

  9. Caro Ricardo

    São os opostos extremos, assim como há 5% dos que vêem tudo ruim, também há 5% dos que vêem tudo maravilhosamente bem, e isso faz parte da vida.

    Talvez a ciência pode explicar isso: não tenho como citar a origem, mas diz-se que o cérebro chega a consumir até 80% daquilo que injerimos, e o principal resultado é o pensamento, que é uma dissipação de energia. E como a lei de Lavosie define “nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”, pensamentos são coisas em forma de energia.

    E assim como as materias têm as que são negativas(aquelas que só recebem eletrons), positivas(aquelas que só doam eletrons) e as que neutras(que não doam e não recebem eletrons). Todas são importantes, mas a troca de energia entre as negativas e positivas é que produzem o trabalho.

    Neste caso, as vezes é chato ouvir um “reclamão”, mas ele não deixa de ser um elemento motivador para que aconteçam as coisas.

  10. ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………..Depois da “coleção”,
    ……………………………….”Disquinho do Kotcsho”,
    ………………………….vem agora o novo lançamento..:
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………….” A ladainha do Kotcsho..”
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………..Quem..??
    ………………………………………..No BRASIL,
    …………………………. está preocupado com os 5%
    …………………….que torcem para a nação,… AFUNDAR.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………………Aqui no,
    ………………………………………….. “Balaio”,
    …………………………….você defende com unhas e
    ………dentes sua “amizade” com o famigerado entreguista,
    ………………………………………….Faról HC.
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………Você elogia a,… “pombagira da popagrãnda” ,
    ……………………………………..nizã minganai.
    ……………………………………………………………………………………………….
    ………………Tórce para o michél temer ser vice de Dilma.
    …………………………………………………………………………………………………
    ………..Chama o Manuel Zelaia de “maluco” e não sei mais
    …………………………………………….o “que”.
    …………………………………………………………………………………………………
    ………….Faz um DISCURSO do,.. ” PIRIGO ” que é a internét
    …………………………………para a,… DEMOCRACIA.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………….Chama a imprensa de,….. ” mídia..”.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………..Faz um “post” do dia que os,…. “mesquistas”
    ………………….”fugiram” do estadão,…como perseguidos
    ……………………………pela ditadura que apoiaram.
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………………Kotcsho..?
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………..Sua hóra já é chegada.
    …………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………………..Porém,
    ………………..Porangaba,……..não será seu,……… “fim”.
    …………………………………………………………………………………………………
    ………….Você vai ser coléguinha do Cunha Lima como,
    ……………………………………………coroinha,
    …………………………….( na melhór idade,….claro..)
    …………………………….. lá no mosteiro São Bento.
    ……………………………………………………………………………………………….
    ……………………..Alí,….você terminará sua,…… “carreira”.
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………E,…….. nós,………exclamaremos,
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………” vá de rétro
    ……………………………………………….. e
    …………………………………….descãnse em pax”
    …………………………………………………………………………………………………
    …..ps..:
    ………………..No dia seguinte,……..”manchéte” no estadão…:
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………..” Mórre mais um jornalista chapa branca,
    ……………………………………………petista….”
    ………………………………………………………………………………………………..

    1. E não querem que se reclame que há apenas 5 % dignos e valiosos. Há aqui um gênio das letras que permanece incógnito. Nem que se espere, digamos, duzentos anos, para que com o acréscimo da inteligência humana, se reconheçam seus méritos. Prossiga. Persista, obstinado e seguro. Isso é atitude!

  11. Caro Ricardo, as mentiras do PT envergonham o país. Dilma mente nos eu curriculum, o que em empresa privada dá demissão. É impressionante como o Partido (Bolchevique)dos Trabalhadores (será…) não inova em nenhum segmento do governo, a não ser em se preocupar em montar um grande aparato marqueteiro para além de divulgar o que nunca fez ou existiu (PAC, por exemplo), ainda tentar surfar na onda do legado deixado pelo governo do PSDB, como a LRF, o câmbio flutuante e o controle do défcit público ( se bem que nesse último ítem o partidão está cada vez mais irresponsável).
    Junta-se ainda a terrível agenda adotada pelo PT em relação a política externa que privilegia a defesa de governos déspotas em detrimento dos interesses barsileros (Bolívia, Cuba, Irã,entre outros). Barão do Rio Branco deve estar se revirando na tumba.

    O Brasil sem infraestrutura alguma caminha para um desastre se a mentirosa vencer. China e Índia investiram fortemente nas construções de novas usinas hidrelétricas, portos, estradas, ferrovias e saneamento básico, num gritante contraste com o marasmo do setor no Brasil. Chineses e indianos têm motivos para comemorar — e nós para ficar preocupados. Os serviços e produtos gerados pelos setores de infra-estrutura — energia, petróleo e gás, transportes, telecomunicações e saneamento básico — funcionam como órgãos vitais em qualquer sistema econômico. Fora isso o aproveitamento do que temos é muito baixo. Não se pode confiar em um governo que apostou todas as suas fichas em programas sociais – que já existiam- aperfeiçoando-os para manipular os pobres, menos escolarizados e os ingênuos. Além disso, 80% da cocaína que entra no Brasil vêm da Bolívia, e esse movimento se elevou muito após a ascensão de Morales.

    FORA PT

    1. Sr. De Lucca,

      Nota-se que o ilustre é leitor da Veja. E, pio,r acredita nela.

      Sendo assim, qualquer coisa que outros digam, o leitor daquela revista não acreita. Mesmo assim, não custa nada, tentar. Procure se informar lendo os relatórios adisposição no Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime – UNODC.

    2. Dum, a Regina Duarte perdeu todo o medo do governo Lu la. Só voce está se borrando todo.
      Calma, Dum. Seráo só 8 anos de Dilma. Depois volta o Lula.

      Dum, entendi direito ? Foi o FHC quem inventou o bolsa familia para manipular os pobres ? Eu achei que a unica invenção do governo FHC deixada pro Lula fosse o e squema do mensalão de Marcos Valério e Eduardo Azeredo.

    3. Se o PT esta conseguindo enganar o planeta e o Lula recebendo elogios e premios de paises 1º mundo, vamos continuar enganado pois essas mentiras são as mais verdadeiras que já vi.

  12. Ricardo, graças a Deus eu não faço parte desses 5%,rsrsrsrsrsrsrsrsrsr – mas acredito que esses 5% ainda irão se contradizer e se a chegar aos 95%,rsrsrsrsrsrsrsrsr só para ser contra a si mesmo,rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  13. Penso que esses 5% são os “radicais” que acreditam que crime é crime, e não erro. Que criminoso é criminoso e não aloprado, ronaldinho, ou companheiros de primeira hora. Que mentira é mentira e não hipérbole, que incoerência é incoerência e não assimetria. Que a palavra que um homem diz hoje, deve ser coerente com o que ele faz ou fez e com o que ele dirá amanhã. Enfim,para não mais me estender, penso que esses 5%, perfeitamente definidos numa curva normal, são aqueles que perdem sempre diante da falta de ética, da corrupção desenfreada, do aviltamento dos valores morais da sociedade e da força do pensamento dominante. Talvez fosse melhor o colunista, que já partilhou do mesmo prato de lula – acredito que já não esteja mais, por medo das consequências – procurar saber, dentro dos 75% “normais”, o que os move a se posicionar nessa faixa. Quem sabe, pouca massa cinzenta, quem sabe ignorância, quem sabe esperteza, quem sabe fanatismo.

    Não é preciso informar em que faixa me encontro. Eu sou desses que não mamo nas tetas do governo, pago fielmente, porque não tenho opção, meus impostos – me repugna contribuir para um governo corrupto dos pés aos fios de cabelo – e que não tenho medo de me posicionar.

    1. Caro Dalton. Eu também não mamo nas tetas do governo, pago meus impostos, e às vezes também tenho repugnância em contribuir para governos FEDERAL, ESTADUAL e MUNICIPAL, principalmente aqui em São Paulo. Veja só, você somente lembrou-se que existe o governo federal porque a grande imprensa fez você esquecer-se que existem o ESTADUAL e o MUNICIPAL. Essa sua seletividade é a principal característica dos 5%. E é disso que o post trata. Talvez o Jornalista Ricardo Kotscho pudesse desenhar, mas com a sua sutileza não será necessário. Grato.

  14. Ricardo, no governo Lula posso até pensar política e dialogar com você. Falamos que no governo Lula as pessoas estão comendo mais, comprando mais a economia na “história desse país nunca esteve tão boa” mas quero abrir um parenteses!! Eu estou até estudando uma língua estrangeira isso é possível neste governo de 95% de aprovação. Gracias amigos hermanos.

  15. .
    Nordeste vive “Chináfrica”, com aceleração e gargalos

    Folha de São Paulo verdade em parte, na era FHC várias obras de infra-estrutura foram é paralisadas desde 1995, tem ponte que só foi retomada no governo Lula e já concluídas. A transposição do Rio São Francisco não vai ser mais um sonho e sim uma realidade, o saneamento básico no Nordeste só foi retomado no governo Lula, muitas obras em andamento.
    É notório sim que a maioria dos políticos não investe em obra debaixo da terra não dá voto, mas o que vejo no nordeste está sendo diferente, lembra-se do palavrão que Lula falou no Piauí sobre tirar o povo da merda, são obras de saneamento do governo Federal, mesmo o governo do Piauí sendo do PSDB e Lula está investindo.
    São Paulo que é o Estado mais rico da federação também levou muito tempo para ter uma água de qualidade pelo menos para lavar roupa. Muitas dessas obras foi como fazer a casa começando pelo telhado, isto é, um asfalta vem outro abre o buraco para colocar encanamento, depois volta ao mesmo ciclo fazendo remendo no asfalto, não dá para falar do Nordeste nesse aspecto e quem ganha com isso são as empreiteiras aí vem o difícil orçamentário que nada mais é pela falta de planejamento onde o Estado gasta e o dinheiro some, mas isso está mudando, nesse quesito podemos elogiar FHC, o ex ministro Palocci do PT que já tecia elogios a lei de responsabilidade fiscal, essa sim valeu a pena, falta agora ser efetivada a lei antitrust, coibir oligopólios em qualquer área de infra-estrutura e serviços

  16. Querido Ricardo,
    Milito na política faz muito tempo e já desisti de tentar resposta para essa questão. De qualquer modo, falarei de um fato acontecido na minha querida Senador Pompeu aqui no meio do Ceará. Um amigo de infância, ex-seminarista, versando no latim, no português etc, contou-me o seguinte diálogo acontecido entre ele uma pessoa que, certamente faz parte desses 5%. Veja.
    Diz o professor:
    – Eu voto no LULA.
    O outro:
    – No LULA? Professor você me mata de vergonha. Como pode o Sr. um homem empregado do BB, professor, quase padre votar no LULA.
    O professor meio que tonto, reagiu.
    – Mas por quê não posso votar no LULA?
    – Professor o LULA tem aquelas coisas, aqueles negócios.
    – Que coisas, que negócios?
    – Eu sei lá. Mas que tem, tem.
    Ricardo, são esses os motivos, portanto, sei lá….
    Grande abraço,
    Prudente

  17. Acho que não é uma questão de ser do contra. É uma questão de manter os pés no chão, não achar que está tudo maravilhosos e não perder os problemas de vista. A economia melhorou? Ótimo. As bases desse sucesso são sólidas? Há controvérsias. E ainda existem mais de 700 mil casas em favelas no Rio, então não dá pra ficar celebrando vitória ainda. E acho que os “do contra”, tá certo que de forma exagerada, não deixam a a gente esquecer disso.

  18. Boa tarde Kotscho, podemos estar falando de um pequeno universo de pessoas onde encontramos, mentalidade tendenciosa? ou mentalidade preconceituosa? já que se é gente que ler jornal não podemos dizer que é gente desinformada. Será que a mídia, em muitos casos, não fomenta o preconceito, principalmente o preconceito de classe e o preconceito regional?. De qualquer forma, muito bem levantada a questão. Parabens.

  19. Ricardo,
    Fazendo a leitura e analise do seu texto, lembrei da “esquerda” e dos metodos que utilizavam anos atras antes de entrar no executivo federal, nada prestava, tudo era errado, uma visão negativa do país , uma oposição irredutivel ao governo de situação.
    Também não gostava daquela forma como “eles” expressam seus descontentamentos, nada produtivo para o país. De qualquer forma estamos avançando como nação e a critica deve ser constante, desde que dentro de padrões democraticos e humanistas. O poder vem e vai, devemos aprender que democracia é dar voz a todos.

  20. Quem avalia o governo Lula como ” PÉSSIMO “, na verdade não faz análise alguma. Tudo se resume a uma única coisa :

    PRECONCEITO !

    1. Não é por preconceito. É por enxergar que boa parte do que há De bom, foi plantado antes e está sendo colhido pelo PT como se nao existisse Brasil antes de 2003. E também por nao concordar com o aparelhamento do Estado, patrocinio a Movimentos Sociais desordeiros, PNDH3 etc.
      Atc
      Luiz

  21. Infelizmente há pessoas que sempre estão “pra baixo”. Se recebem um convite para uma pescaria, logo respondem “não, vai chover”. Não adianta argumentar que se pode levar barraca, guarda-chuva… que em seguida dizem “já pegaram todos os peixes”.

  22. …essse pessoal parece que nasceu com o contrário a favor…meio que tal curupira das idéias…apesar que o curupira na lenda é bonzinho e esses “do contra” a gente ainda não sabe até que ponto vai a intenção deles…

    Forte abraço e fica na PAZ

  23. Eles fazem parte do séquito que se vacina diariamente com Reinaldox, num mini-feudo auto-alimentado que destila ódio, racismo e preconceito em altas doses (junto com um pouco de muita sem vergonhice e invejaVEJA)
    São colon-nizados de primeira hora, ovelhas clonadas de um passadismo mambembe e risivel.
    Calçam “cotunos noturnos” e estão em “alerta total” para um guerra terceiro-mundista que jamais vencerão por inexiste…

    1. Joshua, se existe racismo e preconceito em alta doses no Reinaldox, seja honesto e denuncie, apresente provas e vá em frente. Não concordo com muitas coisas que são escritas no mini-feudo e concordo com muitas outras. E vou radicalizar na minha resposta ao seu comentário: vc está mentindo. Desculpem-me os outros comentaristas. Abs.

    1. Mas o pai do pensamento único o TINA “there is no alternative” foi o tal do Fukuyama com o tal ” fim da historia com a queda do socialismo. Com adeptos que não souberam imp´lementar os valores do Mercado que agora preciso ser purgado de seus desvios. Muitos dos 5% são contra o povo, simples assim

    2. Isso é papo furado. Lembra da estoria do filho marchando descompassado… e o pai: só meu filho esta certo. Dizer que o governos esta PESSIMO/RUIM é puro preconceito de classe (essa raça)… REGULAR seria mais honesto. Pra mim: considerero OTIMO (comparando com os ultimos 30 anos).

  24. Até bem pouco tempo esses 5% infestavam os espaços de comentários do IG. Agora, que esses espaços foram abolidos, eles migraram para o TERRA. São os mesmo de sempre, com os mesmos “argumentos”, raivosos e repetitivos. São poucos, mas têm fôlego, pois fazem um barulho infernal. Puro desperdício de energia.

  25. acho que esse 5 % sao pessoas que nao se inflenciam por tendencia nenhuma quando pessoas tem nivel escolar muito alto se tornam pessoas dificeis de convecer por qualquer governo iso acontece em paises ricos tambem por mais que o lula faça melhorias para o pobres ele nao consegue dissipar a corrupçao e isso faz com que os 5 % nao se sensibelize por qualquer lado para eles tudo e’ ruim

  26. Pode criticar e desdenhar à vontade dos ‘seus’ cinco por cento.
    Porque eu teria que ser Maria vai com as outras e me contentar apenas porque a maioria esta contente?
    Posso até mudar (porque amo a vida) se eu perceber que a coisa esta saindo do controle e o fanatismo petista exacerbar e mandarem exterminar aqueles ‘cinco por cento’ que insistem em não entrar na linha kkkkk como parece seu objetivo.
    Francamente tenho medo da unanimidade e da truculência que pode esmagar os que pensam diferente.
    Já houve época na historia em que a unanimidade fez bobagens… A não ser que pense diferente e não acredite nisso, aí eu me calo e me recolho porque francamente tenho medo.
    Pinote o fracote e Janjão o fortão

    1. Acontece que antes havia uma polaridade fundamental na economia. Estado e Mercado. Aquele foi fulminado por este (Yeltsin b)bebum. Vivemos sim uma hegemonia de otimismo se contrapondo áqueles. Não são somente pobres que dão os 85% ao governo. Abilio Diniz, o sequestrado por aqueles que lhes vestiram camisas do PT disse “Sou fã de carteirinha do Lula” Prudentemente não declarou seu voto, mas disse que ambos, Dilma e Serra podem governar. Eu voto em Dilma.

  27. É o Brasil dos demotucanos/PPS, da grande mídia, dos grandes empresários,dos latifundiários, do grande capital, daqueles que querem o Brasil só para eles. Mas o Brasil é de todos nós, e eles vão ter que entender. O Brasil mudou, e não é mais submisso, e muito se deve a Luís Inácio Lula da Silva, o maior presidente de sua história.

  28. Trata-se ,no meu ponto de vista,esses 5% nos quais me incluo,de pessoas que não veem uma melhoria no universo em que elas vivem.Falam-se em grande sucesso nacional e internacional,mas o retorno que eu gostaria de ver,na região onde moro,na educação,segurança,saúde ,etc…,infelizmente não consigo acompanhar essa melhoria,apesar de estar pagando cada vez mais impostos.Frases feitas,corrupção,candidatos com ficha criminal,nada disso é motivo para a não aprovação de um governo?Apesar de tudo isso o Brasi está bem economicamente.DEUS talvez seja realmente brasileiro.

  29. Eu sou um desses 5%.

    Pessimista, e que não acha que algum ganho economico compense a degradação ética de nossos governantes.

    Lula, para mim, deveria estar preso, junto de grande parte de seus companheiros.

    O mesmo se aplica ao PSDB.

    Vai ver os brasileiros é que são otimistas demais.

    Com um potencial tão grande, é lamentável a situação do Brasil. E, tão lamentável quanto, é saber que, se há pão e circo, a aprovação de um governo será elevadíssima.

    1. Tinha um marchinha de carnaval talvez do teu tempo que era assim:

      “enfia o dedo aí..
      enfia o dedo aí..
      enfia o dedo aí.. E gira !!!
      Não é nada disso que voces estão pensando
      É do telefone que eu estou falando !!!

      Boa né ?
      É carnaval que pra tua “ranzinzisse” é classificado como “circo” !!!
      EU GOSTO !!!
      EU SOU DA VIDA “CUMPADI VÉI” !!!

    2. Enio,

      Aqui agente cantava assim:

      OI METE O DEDO! METE O DEDO E RODA!!!
      OI METE O DEDO METE O DEDO E RODA!!!
      NÃO É NADA DISSO QUE VOCÊS ESTÃO PENSANDO
      È DO TELEFONE QUE ESTOU FALANDO!!!

  30. Sistema de pesquisa funciona como uma compensação bancaria

    De um lado saldo, positivo tem rotatividade

    De outro lado saldo, negativo tem rotatividade

    Como foi a pesquisa feita para saber se o voto devia continuar obrigatório

    Ou sem ser obrigatório, essa pesquisa pode ate ter sido feita, mas o resultado

    O resultado, dessa pesquisa foi como um jogo de cartas marcadas, deviam fazer essa pesquisa depois de por isso nas salas de aulas, nas novelas programas de todas as midias

    Exemplo de cartas marcadas, os partidos políticos imitam as produções de novelas filmes propagandas, contratam gente pagando uma taxa mais transporte lanche, variando de político para político

    Tudo isso para ter publico para dar ibope ilusório, ao contrario das produções de novelas e das propagandas

    Ilude mesmo, podíamos começar a pedir para iludir certo no lugar da fantasia colocar aulas onde contratam tanta gente podiam contratar especialistas, no caso da política alem de estarem enganando os outros, estão enganando a si mesmo, botando em cheque mate o futuro dos seus próprios descendentes por um cachê de teto mínimo de 20 e o teto máximo e secreto porque isso corre por debaixo dos matos

    Tanto para vista da sociedade como para contabilizar os gastos precisam fazer uma mágica referente a certos gastos aparecendo outros, na contabilidade, isso quando e contabilizado

    Fazendo a rotina no PQ da aclimação, tinha um evento sendo realizado fora outro dentro

    Fora do PQ eventos das bicicletas com musica ao vivo

    Dentro do PQ eventos da fome globalizada das pessoas que passam fome pelo mundo, virando fantasmas brancos

    Aliais belo evento promovido pela TNT MERCURIO TRANSPORTADORA GLOBAL, todos os presentes estavam de camisetas brancas, uma bela iniciativa, (mas ali não tinha ninguém com fome) tinha pipoca sorvete Kibon para as crianças

    Precisa ser criado um sistema associativo global para todos que tem fome no mundo, ter o que comer, com núcleos de ressocialização ate fazer uma infra-estrutura básica educacional, para terminar a geral

    Pelo mundo se faz a promoção de muitos eventos, em fazer de tudo, e na pratica estamos fazendo o que, se a fome dos que tem fome continua, e as guerras reais e as comercias continuam, e ainda queremos manter os sistemas que regem a economia atual mantendo

  31. Fala Kotscho,

    Vou comentar aqui algo que deixei de dizer no post que gerou uma discussão imensa em torno da minha opinião:

    Todo ano de eleição é sempre a mesma ladainha: o bem contra o mal. Ter opinião diferente, à partir de um ponto de vista diferente, significa que você é preconceituoso, vilão, coxinha, cabeça oca e um monte de outras gentilezas que você lê de pessoas que nunca te conheceram, nunca souberam o quanto você já lutou (ou o quanto ainda luta), nunca souberam o que você leva em consideração em sua opinião…

    E aí, depois que você vê uma enxurrada de desrespeito só porque você tem uma opinião diferente dos outros, você põe a cabeça no lugar e tenta imaginar o quanto é válido dar sua opinião em um país que não aprende a respeitar as diferenças.

    Infelizmente, moramos em um país no qual o que você diz tem que ser “politicamente correto”, e com isso criamos vários tabus com relação a cor da péle, região, religião, lugar onde mora, profissão que trabalha e etc. E tocar em qualquer destes pontos em uma discussão política é o mesmo que entrar com a camisa azul no meio da torcida do Inter.

    Porém, o nosso discurso “politicamente correto”, na maioria das vezes não acompanha as atitudes das pessoas. No Brasil como um todo (e conheço pessoas de várias classes sociais, regiões, religões), o que você diz é observado e criticado por todos, mas o que você faz tanto faz. E ser “politicamente correto”, nessas horas, é deixar de apontar os defeitos onde eles ocorrem.

    Com isso, vivemos em uma redoma em que as pessoas se sentem obrigadas a dizer que está tudo bem, mesmo não estando aquela maravilha. Ou, até, é comum você ver pessoas que viram algo, mas juram de pés-juntos que não viram.

    Esta, na verdade, é a sociedade que vivemos. A sociedade em que 5% pode ser 10-15%. Uma sociedade em que as pesquisas não refletem a opinião da maioria, e que erram feio em projeções simplesmente porque o Brasil é um aglomerado de várias opiniões e várias culturas, mas que sofre ferozmente com a Síndrome do Politicamente Correto e, com isso, ficamos cada vez mais sem voz.

  32. Caro Ricardo paz e bem!
    O mundo está no vermelho afirmam jornais e revistas especializados, mas nós que somos governados pelo presidente torneiro mecânico e desqualificado para o mercado de trabalho e sua equipe estamos caminhando e apesar dos inúmeros escândalos de apropriação, licitação e uso irregular do dinheiro público.
    Pois é, enquanto as mentes formadas, com todo respeito, em Universidades renomadas observaram seus modelos de desenvolvimento fenecerem, estamos caminhando.
    Moral da história: o que é difícil engolir é que alguém que não seja um tecnocrata tenha carisma, língua solta, seja baixinho, feio, barrigudinho e nordestino…. Quanto preconceito, quanto absurdo.
    Seria muito lindo se estas empresas de mídia deixassem claro que estão se posicionando politicamente em favor de um partido, mas o que acontece é que gostam de se proclamarem isentas quando na verdade professam a ideologia de “Manitu” : manda quem pode e obedece quem tem juízo. E isto já está derrogado a muito tempo.
    Agora… Não se pode canonizar. E isto porque muitas vezes, e infelizmente, há histórias e estórias não muito bem esclarecidas dos bastidores e muitos problemas ainda necessitam ser resolvidos em nosso país como por exemplo a reforma política, tributária, e implementação de políticas em vários setores da economia.
    Abraços
    Rita

  33. Faço parte dos 5%, orgulhosamente e sem medo de patrulhas.
    Só consegui votar em Lula para evitar Collor – cheguei até a escrever artigos vendendo o peixe, ou melhor, o Lula.
    Considero o governo Lula um atentado às instituições e um retrocesso civilizacional.
    Salvo do impeachment por uma oposição tíbia, temerosa de ver os tais “movimentos sociais”, que nada mais são que aparelhos do PT, ocuparem as ruas para salvá-lo, Lula, graças ao seu Fla-Flu ricos/pobres e à inédita performance da economia mundial por mais de 5 anos consecutivos, sem falar do terreno totalmente arado e aplainado que encontrou, logrou atingir taxas estratosféricas de popularidade.
    O resto é conseqüência… Qualquer asneira dita por ele é considerada ou genial ou uma grande sacada ou uma esperteza que só um decclasée seria capaz de impingir à elite podre que é culpada por tudo de ruim nestepaiz.
    Não consigo entender como uma pessoa ética, séria e comprometida como você consegue avalizar um cara que admite que tudo o que fazia quando era oposição não passava de bravata!!!!
    Não me entra na cabeça como alguém que sempre admirei como jornalista leve a sério um cara que diz que antes dele nada de bom havia sido feito nestepaiz!!!
    Não consigo engolir velhos petistas que continuem petistas depois de tudo o que se viu nos últimos 7 anos, do mensalão às alianças com Sarney, Collor, Jader et caterva!!!
    Ou seja, caro colega jornalista, Hitler, Mussolini, Stalin também já foram unanimidades, o que comprova que a sua dúvida é muito mais engajada do que você imagina.
    Abraço

    1. Ô “”minzifio” sergio uchoa !!!

      Cada um com a sua ideologia. Tudo bem…é do jogo !!!
      Mas cá pra nós…O que é que tu acha que o povo vai entender quando tu escreve “…civilizacional…” ?
      Que diabo é “decclasée” ?
      É de comer ? É culinária francesa ?
      E pra que escrever “et caterva” ?
      Ora ,,, Vá te catar !!!

      É por isso que voces da direita estúpida vivem se remoendo juntos na kombi dos 5 % !!!
      Teus brioches estão no fim !!!
      ESCREVA EM LINGUAGEM DE GENTE !!!
      DE GENTE BRASILEIRA !!!
      DE GENTE DO BRASIL !!!!!!!!!!!!

      E VIVA O POVÃO !!!
      E VIVA O LULA !!!

    2. Sergio
      Pobre mente a sua !
      O ótimo , maravilhoso , para você , é o FHC , da USP , Sorbonne , o grande sociólogo (um de maiores ídolos da minha juventude , que pena ) , o homem que teve todas as oportunidades , mas vendeu sua alma ao diabo , como o “Dr. Faustus” de Goethe ! Perdeu o bonde da história ! Deu-nos todas as esperanças , e depois , por falta ou fraqueza de caráter , incompetência , ou qualquer que o seja , tirou-as como quem tira o pão de uma criança faminta !
      Esse é o homem e o governo ( do possível , como ele adorava dizer ) , continuação (covardia , e não audácia) do mesmo modelo de dominação de classe dos últimos 188 anos , objeto de sua admiração , e a ser seguido ?
      Pobre de gente como ti , “homem , decente , politizado e de visão” , “doutores que adoram reclamar” , mas pagam uma empregada doméstica R$500,00 , ou a um professor que nobremente ensina seus filhos a ler e escrever , o grande salário de R$750,00 , e ainda acham que é muito !

  34. Somos o País do “jeitinho”, praticamente todos ja utilizamos de meios ilicitos para podermos levar vantagem em algo.
    Provavelmente seja isso.
    Se eliminarmos todos os “espertinhos” em todas as esferas nacionais, muito provavelmente sobrarão os 5% de homens decentes,politizados e com visão suficiente para
    não se levar com falsidades e mentiras.

  35. ESSES 5% A QUE SE ESTÁ REFERINDO É AQUELE PERCENTUAL DAS PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM EVOLUIR DENTRO DA SUA ESPÉCIE. SEM DÚVIDA É UM PROBLEMA DE DISTÚRBIO MENTAL.

  36. Acredito que, parafraseando Nelson Rodrigues, ” Toda unanimidade é burra”. Quando leio a Constituição, vejo que a função principal do Estado é prover segurança, saúde e educação para todos os cidadãos e ao observar vejo, pelo menos aqui no Rio que o Poder Público não tem provido nehum destes itens. Hoje o que temos é um Presidente “viajante” tentando resolver os problemas do Mundo (doa dinheiro ao Haiti, a Bolívia, a Africa etc… mas não na hora de conceder aumento ao aposentado não dá mais que 7%, vejo corrupção em todos os níveis governamentais, vejo voto amarrado a uma miséria chamada Bolsa-Família, e vejo uma enorme parcela de cidadãos desinformados que não leem um jornal decente, não criticam e aceitam tudo o que a mídia diz. Claro que este é um ambiente propício a se atingir altíssimos índices de popularidade. Para finalizar, ao que tudo indica vamos ter a repetição desse governo de “maravilhas” até pelo menos 2022. Para quem aprova, é um prato cheio.

  37. ¨Confundem o país com o governo¨ Mas se antes nem havia uma coisa e nem outra, como não acreditar que só com Lula tudo nasceu e , portanto, nasceram juntos?

  38. É verdade, Alexandre leite. Eu assisti o programa do DEMO que praticamente só aparecia Serra e vi Agripino Maia (Agripino porque ele só vive gripado. Vê como fala foên, pelo nariz) dizendo que Lula e Dilma tenta jogar os pobres contra os ricos e que quer dividir o país e bla-bla-bla.
    A situação dos DEMOTUCANOS está mais feia do que briga no escuro, relampejando, de morro abaixo e cheio de tocos.

    Aécio não é burro. Bom pra ele é sair candidato ao senado e melhor ainda para Dilma, porque o Serra vai ter chamar um deses Demos tipo Arruda, Rodrigo Maia, Claudia Abreu, Efraim de Morais ou então o homem do caratê o trulento do Artur Virgilio, Mão Santa, etc. e aí o coro vai comer. É Dilma no 1º turno, para o bom do Brasil. Que venham as próximas pesquisas.

  39. E tem sempre um boçal achando que conhece melhor a cidade que os leitores moram, boçal do tipo turista que só anda por lugares turísticos e com uma certa segurança. Todos são sempre iguais elogiam e criticam quem conta o verdadeiro dia-a-dia. A não ser que estejam a serviço do tal Cabral que paga muito bem por elogios.

  40. Posso garantir que os 20% que acham o Lula ruim ou péssimo não é da direita. Os banqueiros e os empresarios nunca ganharam tanto dinheiro quanto no governo Lula. Acredito que os eleitores que regeitam o governo Lula são eleitores do proprio PT que não enguliram as mudansas da agua para o vinho do governo Lula e, os eleitores do PSOL. que são eleitores que sairam do PT para fundar o PSOL. Quem não suportava o PT de 1989 hoje são os que defendem o PT, como Nós defendiamos em 1989.
    J. Leite

  41. Caro Kotscho

    Que Brasil é esse dos 5% ?
    Resposta fácil e na ponta da língua: É O BRASIL DE FHC !!!

    Pois é…
    Aqui perto de casa tem um vizinho, o “Seu” Juvenal , que é assim também. O “hômi” só tem um caco de dentadura na boca e acha que é das “elites” Tudo para ele está ruim, ninguém presta – nem as filhas dele !!! – para ele é tudo na base do “fófa bosta” , “num fui teu pai porque não quis”, “roubador de leite de menino;’, “lambe cú de prefeitora” “barriga de sôro azêdo”, “professozim do lalau” “teu oarente é 3 X 8”, “batedor de chapéu de cego”, “mutuca de palanque”, “pilantra”, “corno”, “cuzeiro” e “ladrão” !!!,
    Para ele o mundo só tem sindicalista cachaceiro, cafetão, “muléres dama”, puta, peidorreiro, professora de safadeza. delegado viado e murcho, vagabundos ,..COMUNISTAS “DO CARRETÉ”, CANALHAS, PETISTAS E PETRALHAS !!!
    Se a bola dos meninos da rua cai no seu quintal ele fura é diz que a culpa é do Lula !!!

    E tudo isso sabe o que é meu caro Kotscho ?

    – É GALA SÊCA !!!!
    Então a solução é só esta: VIAGRA NELES !!!!

    1. Quer saber uma ?

      O “Seu” Juvenal está dizendo que se a Dilma genhar ele sai do país !!!
      Ainda ontem eu vi o sujeito na fila do SPTrans pedindo a carteirinha pra viajar de graça nos onibus !!!
      É…
      Vai ter que fazer empréstimo e pagar prestação a vida inteira pra pagar a passagem só de ida para o Paraguai !!!
      Eita povinho besta….

    2. Suas respostas ao Celso,ao Sergio Uchoa e à Katia só demonstram que vc é mais um cegueta a serviço dos petralhas,nada mais do que isso,caiu a máscara.

    3. Luiz Teske

      No teu caso tanto faz o VIAGRA azul quanto o amarelo, né não ?

      É como diz o meu “caba” mano Everaldo:
      “…deixa a Dilma me levar…Dilma leva eu …”

      NADA COMO VIVER DE BEM COM A VIDA SEM MEDO DE SER FELIZ !!!!

      O DEMO tem maluco ?
      O que mais tem no DEMO é político cassado ou preso por corrupção !!! Na enquete do “movimento pela ética na política” esse partido foi o campeão absoluto com 69 cassações em 7 anos !!! Fora os Hidelbrandos Pascoais do passado que passavam os adversários na serra elétrica !!!
      Nesse quesito o PT ficou com a lanterna !!!
      Quem escapa ? Me diz aí ….

    4. Caro Enio, sem remédio na minha vida, nada de viagra nem qualquer outro. Entendo vc, toma tanto remédio que ele afeta o que resta do cérebro sadio. Tudo bem, te desejo saúde e felicidade. Olha, no Dem tem bandido sim, mas nós mandamos embora. Talvez até prá manter as aparências. Mas no PT nem isso acontece. O PT se orgulha dos seus. E não vem com esse papo furado de que não foram condenados. Estão todos aí na campanha da Dilma. Deixa ela te levar e fique feliz, se a dita for eleita. Mas insisto, tás caprichando nas bobagens hoje. Abs.

  42. Como sou leitor diário de no mínimo 10 jornais de diferentes regiões, sou aqui do sul, me considero entre esses 5%, porém minha opinião é diferente daquela por voce citada. Sou de opinião, que o Brasil e o brasileiro, nunca tiveram um momento tão bom como esse. Basta ir a qualquer supermercado e ver se é ou não verdade. Estão sempre lotados e gente de toda a espécie,fazendo suas compras. O dia que conseguirmos políticos sérios como maioria no congresso, legislando para o povo e não em prol de interêsses, quando não próprios, para outros pequenos e poderosos grupos, seremos sem dúvidas, guindados ao lugar que o Brasil merece, ou seja, junto aos países de primeiro mundo.

  43. Vamos tentar fazer uma “psicanálise” ( de brincadeira,é claro pois psicanálise é coisa séria ) deste grupo social dos 5%.
    Certamente o maior contingente é o cidadão que não fala, não escuta e não vê. Seus antededentes mais remotos já diziam que a esquerda tem o mau hábito de fazer festins diabólicos que envolvem o churrasco de crianças…
    Outro importante contigente é populado, pelo que gosto de chamar, de adeptos da cultura da revistinha semanal. Estas pessoas de classe média gostam de exibir alguma desenvoltura no discurso. Dominam a língua razoavelmente bem, mas infelizmente não tem conteúdo. Provavelmente nunca leram coisa alguma de filosofia, história,artes,ciências,etc. O único discurso político que lhes vem a boca é o trato da corrupção no poder. São excelentes consumidores do produto caixa-pensamento vendido em todas as boas lojas midiáticas. Sempre tem alguma bem perto de você…
    Há um pequeno grupo, que conscientemente ( muitos ostentam até uma cultura respeitável ), integra o contingente dos 5%. Obviamente os que partilham do poder contrário e os que tem interesses econômicos divergentes ao curso do grande rio da nação brasileira. Estes, sem dúvida alguma, são atores que naturalmente ocorreriam no processo democrático.
    Finalmente, temos a grande mídia ( ou me enganei – medusa ?). O nascer da imprensa que aparece muito bem romantizado nos filmes antigos de “far west” é ao lado do povo ( entenda-se da maioria ) combatendo os poderosos.Quem, com alguma idade, não se lembra disso? Que aconteceu então? Porque a mídia atual não espelha o pensamento majoritário? A explicação pode estar no gráfico torta das fontes de recurso das empresas de mídia. O quinhão maior ( o pedaço do guloso ) é dos anunciantes-as grandes empresas e até mesmo o governo.Como então um governo tão popular é tão modulado ( para menos ) se ele tem tanto poder? A resposta parece ser a própria pressão política exercida pela mídia que o força a distribuir os anúncios de forma mais homogênia, quando o esperado seria o contrário.
    Vou dar um exemplo de modulação. Ocorreu na semana que se encerrou um evento de grande importância para o futuro do país : A 4ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação. Cinco mil e quinhentos pesquisadores, estudantes de pós-graduação, empresários, militares e funcionários de alta hierarquia, ministros de estado e o presidente da república lá estiveram. A única coisa que saiu na grande mídia foram frases pronuncidas pelo presidente que foram pinçadas fora do contexto. As palmas que se ouvem foram da imensa platéia de sisudos cientistas aos milhares. Porque não viraram a câmara brevemente para o lado oposto e mostrar a ovação recebida? Como, se a educação de nossas crianças, a competitividade de nossas empresas ( na luta pela sobrevivência em um mercado externo agressivo ), a tecnologia do futuro e seus desafios não mereceriam a atenção de nossa sociedade?
    A democracia como é vista pela enorme maioria da humanidade não pode conviver com estruturas de poder tão influentes e tão camaleônicas. Meu difinitivo NÃO A CENSURA DA IMPRENSA este não é o caminho. PRESISAMOS SIM REDUZIR O PODER DOS ANUNCIANTES NA RECEITA DA MÍDIA. É por este caminho, a meu ver, que chegaremos ao devido equilíbrio.

  44. Caro Ricardo, como disseste outro dia, há vantagens, diria, há também vantagens no envelhecermos… Comprovadas as nossas atitudes pessoais de coerência e honestidade, predicados naturais no teu portfólio pessoal e profissional, a gente deve e pode dar testemunho fidedigno sobre fatos e pessoas do passado e do presente.Eu cá nos meus 80, posso pois afirmar-te: esses inváriaveis 5% são o que sabemos. As restantes minoriais imperiais e inconformadas com a exigitiva evolução da História. Recomendo a eles lerem Albino Forjaz de Sampaio, um excepcional autor lusitano dos começos do século XX. De seu amplo legado escrito destaco o Livro, Palavras Cínicas. Não desejo ofender quem quer que seja. Talvez no entanto alguém dos 5% lendo-o, acorde para a Realidade pessoal, social e contemporânea dos caldeamentos de nossa evolutiva História do Brasil.

  45. Se está satisfeito com o Estado da: saúde; segurança, educação e a corrupção, seguramente não faz parte desse percentual que visão politica. Para mim, o governo não tratando essas partas com prioridade, ele é simplesmente um desgoverno e, também um oportunista mentiroso. Ele queria o que tem.

    1. Já que o nobre Agenor fala de saúde. O governo de São Paulo (Serra) recebeu do governo Federal verbas para aplicar na saúde. Sabe o que trololó fez? Aplicou no sistema financeiro.
      Informe-se, leia mais um pouco.

    2. A SATISFAÇÃO É UM ESTADO DE ESPIRITO,É LOGICO QUE POR MAIS DIFICIL QUE SEJA O POVO QUE SAI DO LODO E TEM UMA CASA, UM EPREGO E VAI SUPERANDO AS DIFICULDADES.QUANTAS PESSOAS SAIRAM DO ESTADO DE MISÉRIA 35% SE ALGUEM FEZ A DIDERENÇA , ESSE ALGUEM É AQUELE QUE VEIO DA MISÉRIA , E AS “PESSOAS” INTELECTUAIS NÃO ADMITEM SABER QUE NÃO SOUBERÃO FAZER . OU POR NÃO SABER GOVERNAR OU POR DESVIO DE!!!.

  46. A pressa é inimiga da perfeição… Aqui vai o texto revisado.

    Vamos tentar fazer uma “psicanálise” ( de brincadeira,é claro, pois psicanálise é coisa séria ) deste grupo social dos 5%.
    Certamente o maior contingente é o cidadão que não fala, não escuta e não vê. Seus antecedentes mais remotos já diziam que a esquerda tem o mau hábito de fazer festins diabólicos que envolvem o churrasco de crianças…
    Outro importante contingente é populado, pelo que gosto de chamar, de adeptos da cultura da revistinha semanal. Estas pessoas de classe média gostam de exibir alguma desenvoltura no discurso. Dominam a língua razoavelmente bem, mas infelizmente não tem conteúdo. Provavelmente nunca leram coisa alguma de filosofia, história,artes,ciências,etc. O único discurso político que lhes vem a boca é o trato da corrupção no poder. São excelentes consumidores do produto caixa-pensamento vendido em todas as boas lojas midiáticas. Sempre tem alguma bem perto de você…
    Há um pequeno grupo, que conscientemente ( muitos ostentam até uma cultura respeitável ), integra o contingente dos 5%. Obviamente os que partilham do poder contrário e os que tem interesses econômicos divergentes ao curso do grande rio da nação brasileira. Estes, sem dúvida alguma, são atores que naturalmente ocorreriam no processo democrático.
    Finalmente, temos a grande mídia ( ou me enganei – medusa ?). O nascer da imprensa que aparece muito bem romantizado nos filmes antigos de “farwest” é ao lado do povo ( entenda-se da maioria ) combatendo os poderosos. Quem, com alguma idade, não se lembra disso? Que aconteceu então? Porque a mídia atual não espelha o pensamento majoritário? A explicação pode estar no gráfico torta das fontes de recurso das empresas de mídia. O quinhão maior ( o pedaço do guloso ) é dos anunciantes-as grandes empresas e até mesmo o governo. Como então um governo tão popular é tão modulado ( para menos ) se ele tem tanto poder? A resposta parece ser a própria pressão política exercida pela mídia que o força a distribuir os anúncios de forma mais homogênea, quando o esperado seria o contrário.
    Vou dar um exemplo de modulação. Ocorreu na semana que se encerrou um evento de grande importância para o futuro do país : A 4ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação. Cinco mil e quinhentos pesquisadores, estudantes de pós-graduação, empresários, militares e funcionários de alta hierarquia, ministros de estado e o presidente da república lá estiveram. A única coisa que saiu na grande mídia foram frases pronunciadas pelo presidente que foram pinçadas fora do contexto. As palmas que se ouvem foram da imensa plateia de sisudos cientistas aos milhares. Porque não virar a câmara, brevemente, para o lado oposto e mostrar a ovação recebida? Como, se a educação de nossas crianças, a competitividade de nossas empresas ( na luta pela sobrevivência em um mercado externo agressivo ), a tecnologia do futuro e seus desafios não merecessem a atenção de nossa sociedade?
    A democracia como é vista pela enorme maioria da humanidade não pode conviver com estruturas de poder tão influentes e tão camaleônicas. Meu definitivo NÃO A CENSURA DA IMPRENSA este não é o caminho. PRESISAMOS SIM REDUZIR O PODER DOS ANUNCIANTES NA RECEITA DA MÍDIA. É por este caminho, a meu ver, que chegaremos ao devido equilíbrio.

    1. GOSTARIA DE SALIENTAR A IMPARCIALIDADE DAS EMISSORAS DE TV, E O USO POLITICO POR ELAS, ISSO QUANDO ELE (POLITICO) NÃO É O PROPRIO DONO DELA.

    2. Perdão,

      Mas não entendi muito bem o porque de diminuir a midia na imprensa tem a haver com estes 5% que aparecem nas pesquisa.

  47. OS 5% SOMOS NÓS MILITANTES DO PSTU E DO PSOL QUE TEMOS UM PROGRAMA VERDADEIRO DE GOVERNO QUÉ NADA MAIS É QUE O VELHO E BOM SOCIALISMO QUE ERA PARA ESTAR AJUDANDO TODA A HUMANIDADE SE NÃO FOSSE AS SABOTAGENS QUE O CAPITALISMO JUNTO COM OS IMPERALISTAS USARAM PARA NOS ARRUINAR

    1. O Socialismo nada mas é do que a doutrina dos incopetentes e malandros, que vivem do trabalho dos outros
      queram socialisar o lucro e o trabalho, e democratizar os prejuizos.

  48. Será que estou ficando louca,ou a classe média de tão oprimida resolveu se calar?A educação,saúde,segurança um verdadeiro caos e temos que figir que está tudo bem.Corrupção ,cinismo,bandidos disfarçados ,mas fingimos acreditar que está tudo melhor.Pagamos impostos cada vez mais altos,e não sabemos como vai ser quando chegarmos na velhice.Não acredito neste tipo de jornalismo,não é possível,só pode está querendo alguma mamata do PT.Acredito em um Brasil melhor.,Mas depois de tantos escandalos como poderia acreditar neste governo?

    1. Andrea!
      Recentemente fiz uma cururgia de cancer de mama.Fiz todo tratamento pelo sus,onde fui muito bem atendida.
      Continua fazendo controles…….estou muito bem
      Acho que tem muita coisa para melhorar,mas se não fosse o sus,muita,mas muita gente mesmo morreria.
      A saude pode não ser das melhores,mas não é o caos que o loby s planos de saude tenta nos passar,atraves de sua propaganda.A educação precisa melhorar e muito,principalmente o ensino fundamental,mas as vagas nas universidades aumentaram e bastante,as opções de ingresso.
      A corrupção,na época do regime militar foi N xs maior
      Enfim,nada é como dantes…….mas estamos melhorando e
      acredito que o Brasil,vai crescer muito mais,distribuir renda
      e ser um pais mais justo.

    2. Andrea,

      Quem governa o teu estado???

      Ele não te atende em: Saúde, educação, segurança, infra-estrutura???
      Onde você estava quando votou nele?
      Seguramente, os governos estaduais e municipais recebem recursos do federal, quando enviam-lhe bons projetos.
      Melhor você reprojetar teu voto para as próximas.
      Lamento, por você.

    3. A mamata deve está com o DEMonios que vocês querem botar no governo. A mamata deve está com Rodrigo Maio e Arruda e o PSDB que tinha 4 secretarias no governo Arruda. Mamata é isso ai.

      Os impostos que estão ai foram criados no governo FHC, o fator previdenciários, que ferrou com os aposentados foi criado por FHC (lembra ao criar esse crime fator previdenciario FHC chamou todos os aposentados de vagabundos)?

      Bom mesmo é DEUS.Esse sim pode deixar tudo 100%. Abaixo de Deus só Lula e Dilma para continuar o melhor governo que esse País já teve.

      Creia Dilma é, de longe a melhor opção !

    4. Adreia ia me esquecendo, tomo uma medicação importada no valor de R$ 7.000,00 por mês, fornecida pelo Governo Federal. No desgoverno FHC tive que vender um imóvel para suprir meu problema de saúde.

      Tem mais,só no meu grupo de Saúde, tomando essa medicação tem mais de 100 pessoas .

      Mais uma para vc, a filha da senhora que trabalha em minha casa, vai se formar em Direito pelo PROUNI.

  49. Kotscho
    Lí um post seu sobre o retorno ao Rio de Janeiro e fiquei pensando: a última vez que fui ao Rio, foi em 1969 e julgar pelo que vejo na TV, não retornarei lá tão cedo. Em São Paulo não vou há 5 anos!

    1. Zaidem,estive recentemente no Rio,confesso que a principio andei meio receosa.Aos poucos fui adquirindo confiança .
      Fiquei hospedada no Catete.Saia para fazer caminhadas diarias no aterro.O meu meio de transporte era o metro.
      Nestas idas e vindas,só tive gratas surpresas.Fiz belas fotos,curti as praias,andei pelas ruas.Felismente não presenciei nem um ato de violencia.
      Se voce for ao Rio,vai se surpreender.
      Violencia tem em toda parte.Sou gaucha e vivo em Porto Alegre.
      Sdçs,Vera

    2. Zaidem,

      Os sucessivos governos paulistas, tornaram S. Paulo e Rio iguais em criminalidade.
      E viva a boa administração, tão decantada dos tucaninhos.
      Nem eu viajo tanto para ambos.

    3. Todo mundo que pensa assim, quando vem ao Rio, muda rapidinho. Isso aqui é o paraíso na terra! Acho até bom que não venha muita gente, a praia anda muito cheia…

    1. Luiz Antonio,

      O Alberto F.P. Ferraz, pode até pertencer aos 5%, mas é um cara de visão. E concordo com o que disse.
      Só não com o rsrsrsrsrrs… que deve ser algum erro de grafia no texto.

  50. Pode procurar esses 5% entre os que são contra a grana nas cuecas, mensalões, a boa vida aos banqueiros, aposentados, os que odeiam mentiras…e por vai. É muito mais de 5% e eu nem fui consultado.

  51. Acho que um perfil,de pessoas que são pessimistas.
    Elas não sabem porque,mas sempre acham que esta tudo ruim e nada vai dar certo.
    Quando vemos na midia o caos na saude,vemos um caso onde tudo deu errado.E os milhares de outros acertos
    não aparecem,porque não é noticia.A obrigação e função da saude salvar vidas,quando não salva…..é a manchete.
    A escola publica precisa melhorar muito,mas as familias também precisam melhorar seus valores.
    Não adianta querer ver só o que não deu certo.Tem mais acertos,sem manchete de capa.

  52. Acertou na môsca! – Grande parte desses 5% de descontentes são de pessoas contrárias a tudo independente da situação atual do país. É questão de cultura, (estes, na maioria tem mais de 40 anos de idade.)

  53. A tá. Quer dizer que esta tudo dominado então. Ponha os oculos: levanta a cabeça e olhe um pouco mais alem e um pouco mais atras. Viu alguma coisa esquisita? não? então meu amigo vá ao oculista. Estais vesgo. Lula + Sarney+ Maluf+Collor+Barbalho…já ouviu falar desse pessoal não? Aí queres que durmamos em paz. Tá brincamdo…

  54. “FIM DE SEMANA Turismo
    Veja 4 maneiras de explorar a Estrada Real. Trajeto pode ser feito de carro, bicicleta, a cavalo ou a pé
    Música
    Bebel Gilberto comenta insegurança de tocar no Brasil”

    tem alguma coisa a ver?

    1. /

      Belo exemplo de quem nem sabe do que está reclamando.

      Pergunta pra rapaz a porcentagem do Bolsa Família no Orçamento da União.

      Duvido que ele saiba.

  55. Todo país tem gente que não presta, nós temos só 5%, ainda bem, gostar do Brasil do Lula é uma obrigação de todo ser terrestre.

    1. Ao Tiro Certo

      Eu “não presto” só pq não sigo o “sapo barbudo” ?

      E, quem o segue é o que ? Idiota ?

      Como vc pode cobrar “respeito” as pessoas se vc não as respeita ?
      Em respeito ao dono deste blog, não vou te mandar prá onde vc merece ser mandado. Mas vc sabe onde é.
      Vai prá lá. Vá e não volte…..

  56. Prezado blogueiro:

    Quer dizer que nos País, só existem 5% insatisfeitos com acordos espúrios PMDB X PT ? Com Mensalões ? com
    uma dívida interna que pulou de 600 bilhões para 2 tri
    lhões e 500 bilhões ? com dólares na cueca ? com escra
    vidão monetária dos aposentados ?
    Se esse nosso MENTIROSO de nosso presidente ( com
    letra minúscula ) mesmo, era contra todas as privatizações,
    porque nao as reverteu ?

    ELES PENSAM QUE SOMOS TODOS BOBOS, mas as pes-
    quisas nao compradas por esse desgoverno mostrar que pelo menos, temos a metade dos votos, isso contando que
    nao contrariamos a legislação eleitoral, com presidente fa
    zendo campanha abertamente por sua canditata.
    Vamos ver se os institutos terão a mesma pressa em fazer
    pesquisas, logo após o programa eleitoral do PSDB em Ju
    nho, tenho a impressão que aí, eles vão se esconder, pesquisando sómente entre aqueles que recebem BOLSA
    FAMILIA

  57. Dos 5% que eu conheço, são os preconceitouosos e anti PT. Não gostam do Lula e qualquer coisa que ele fizer sempre será ruim. Não importa o crescimento do país. Eles querem o Lula fora do governo e não se conformam com o voto do povo. Se consideram instruidos, informados e previlegiados. O resto, é gentinha desinformada.

  58. O Brasil dos 5% é representado pelos mal humorados de plantão, aquele pessoal que, infelizmente, já acorda sentindo na boca o gosto de fel, e que, por “dever de ofício”, vocifera contra tudo e contra todos não se conformando com os acertos do atual governo, administrado por um nordestino sem diploma e sem berço…
    Creio cada vez mais que basta uma palavra para definílos e explicar tanta dor de cotovelo: PRECONCEITO…

  59. Os pessimistas sempre repetem discursos em relaçao às condições de saúde, segurança, educação, dentre outras áreas deficitárias em nosso País. Mas à propósito, quando foi que tivemos serviços básicos de primeiro mundo? Ora, o Brasil até poucos anos atrás era considerado País de terceiro mundo, desprezado no cenário mundial e com profundos problemas economicos e sociais. Evidentemente que tais problemas ainda estão longe de uma soluçao definitiva. Contudo, a questão fundamental e sentida pela grande maioria da populaçao não é em relação à situaçao atual em que nos encontramos, mas sim o quanto melhoramos nestes ultimos anos. Acho que esta pequena parcela de descontentes muitas vezes se cega ante tal conjuntura somente pelo instinto de criticar, de ser do contra. Acredito que a oposição mesmo que mínima a qualquer cisrunstância faz parte de um fenômeno social, inerente à propria psicologia humana. Muitas vezes não contribui pra nada, ao contrário, apenas atrapalha, mas não podemos negar que são de fundamental importância para mantermos aceso o debate, evoluirmos as ideias e, com isso, chegarmos próximos de um pensamento ideal.

  60. Em estatística há um limite de confiança de qualquer resultado medido que corresponde a 95%. Quando se atinge este nível geralmente aceita-se esta hipótese, logo 100% nunca existe, existe sim o 95%, o resto é o resto.

  61. Meu caro Luiz dos Santos Leal, vc esta completamente errado quando acha que as pessoas com mais de 40 anos são os 5%. Ao contrário meu caro. Hoje vive-se mil vezes melhor do que a 40,50 ou 60 anos atrás. A única vantagem que vejo é no trânsito, como éra bom, pra quem tinha possibilidade de comprar um carro. Eu andava de ônibus. quanto a insegurança, vc nunca ouviu falarem em Luz Vermelha, Saponga, Cara de cavalo, etc? Esses caras sim é que eram bandidos, assassinos, etc.
    E a respeito da corrupção? Esqueceu que os militares cassaram mandatos e expulsaram do País uma centena de malandros, que depois voltaram e se acham injustiçados?
    Pergunte aos velhinhos se gostariam que o Brasil fosse como era em 1960.

    1. Eu, adoraria… Voltaria a ter 18 anos… E tem mais: a música era melhor, o cinema (que saudades dos bons filmes italianos e franceses) era melhor, os amigos eram melhores e a cidade era melhor.

      Ah, naquele tempo não tinha iPod… que droga!

  62. Kotsho,

    Você mexeu no vespeiro. Se com 5% foi uma saraivada. Imagina se fosse 95%?????
    Parabéns pelo texto e por ele ser uma boa provocação.
    Da próxima vez eles fazem um lobby para crescerem.
    Quem sabe elegem: Mandela, Madre Tereza…Gandih..

  63. É interessante. Só os petralhas não vêem. Por exemplo:
    1- O Brasil progrediu porque o mundo estava numa boa. O Brasil estava sendo dirigido por piloto automático.

    2- Lula com 80-90% de aprovação. Claro: com bolsa-família para quem só quer ganhar sem trabalhar, ter votos é fácil.

    3- Lula promete nomear mais 300 mil petralhas para o serviço público.

    4- Lula deve estar no guinnes book de maior mentiroso da história brasileira.

    5- O Brasil é um país corrupto. Mas Lula colocou a corrupção como programa de governo.

    6- O Brasil tem os impostos mais caros do mundo.

    7- O Brasil infelizmente ainda é um país de analfabetos. Quem só se acultura pelo Jornal Nacional e pelo bolsa-família, é Lula e não abre.

    7- A diferença entre Ruth Cardoso e Marisa Letícia, a inútil, é abissal. Mas o povo nem sabe quem é uma e quem é outra.

    8- Os antigos adversários do PT, tipo Sarneys, Barbalhos, Colllors and so one são o porto seguro de Lula.

    9- Quando a história for escrita pra valer, aí sim, vamos ficar conhecendo Lula. Será o Lech Walesa brasileiro, ou seja, o ninguém.

    Agora, você Kostcho, não faz parte dos denonestos. Foi apenas oportunista. Fez seu pé-de-meia entre os companheiros, pgou sua parte e foi morar na praia de São Sebastião. Assim eu também iria. Com Lula e tudo. Nós, os 5% de que você fala, somos o que não ganhamos nada e só ficamos torcendo para o Brasil.
    Agora, se a falsa guerrilheira for eleita, ainda não sei que atitude vou tomar. Acho que vou me mudar para o Paraguay. Afinal, iria viver no meio de tudo que é falso. E eu seria apenas mais um.

    1. “O Brasil progrediu porque o mundo estava numa boa”

      Basile, quando Jânio assumiu, o Brasil, depois de JK, e o mundo, estavam numa boa. E o que aconteceu?

      O herói dessa mesma classe média paulistana autista, muito parecido com o Serra de hoje, jogou-nos em 24 anos de trevas.

      Não se discute com o sucesso. Faça como o resto do mundo. Aplauda Lula.

    2. Basile, matou a pau. Eu ia escrever um comentário, mas você colocou tudo que eu penso. Não é porque as coisas vão bem que temos que dizer “que maravilha”. Espero não termos que nos encontrar ano que vem no Paraguai.

    3. ¨com bolsa-família para quem só quer ganhar sem trabalhar¨ O brasileiro é antes de tudo um ingrato. Você sabia que nem todo que recebe bolsa vai votar na Dilma?

  64. Fico com a opção de que estes 5% são em parte os leitores assíduos de uma imprensa burra, tendenciosa e preocupada exclusivamente com seus interesses. Outra parte são aqueles que sempre acharão defeito em tudo. Este grupo é necessário, eles nos estimulam a procurar a excelência.. Houve quem dissesse que “toda unanimidade é burra”. Eu também acho.

  65. Não pertenço a esses 5%, mas acredito que a democracia necessita de pessoas contra e a favor, toda a uninamidade é burra.
    Não podemos e nem devemos agradar a todos (agradar a todos é uma quimera), é necessário ter sempre algo a melhorar e lapidar.

  66. Ricardo! Tarefa muito difícil essa, hein!

    Inclusive existe a probabilidade de jamais ser resolvida, pois pode-se estar em face de UM PROBLEMA SEM SOLUÇÃO nos próximos X anos, sendo 1ano<X<304anos. O autor, psiquiatra, de um dos meus livros de auto-ajuda começa a sua fala simplesmente assim: A VIDA É DIFÍCIL!( PONTO!) Agora vamos conversar….

    Da minha parte acho que A VIDA É DIFÍCIL MESMO, para qualquer pessoa em qualquer parte deste Planeta Terra. Assim, no caso em foco, tanto faz se a pessoa está entre os 5% ou entre os 95%. É com esse pensamento que lembro e ou recomendo a todos aqueles que quiserem entender o Brasil de hoje e o Brasil do futuro uma visita ao seguinte "website": " Brasil levará 304 anos para ter igualdade de país rico", diz estudo…
    http://noticias.uol.com.br/bbc/2006/01/23/ult2363u5599.jhtm

  67. Pode ter certeza esses 5% são do pessoal do Serra que quando alguma coisa dá erra eles põe a culpa nos outros.

    Segundo eles:

    1 -As enchentes em São Paulo é culpa do mau tempo e nunca da falta de investimentos em galerias.
    2- As estradas do Estado de São Paulo estão esburacadas por causa do movimento de veículos e nunca por falta de um política de recuperação de Rodovias.
    3- o pedágio em São Paulo são os mais caros do país, porquê o povo é quem quer pagar e nunca porque o governo do PSDB privatizou as Rodovias.

  68. Eu vou lhe explicar quem são esses 5%: -São os jornalistas, os médicos, os engenheiros, os economistas, os professores, os políticos, os cientistas, os poetas e os empresários. Enfim, é esse percentual de pessoas que governam o mundo, pois estão na frente puxando os outros 95%.
    Hitler e Cristo usaram até 15% da capacidade do cérebro humano com uma única diferença: Cristo usou para o bem e Hitler, usou para o mal…
    -Você, Kotscho, tem um clube de leitores que constitue a nata da elite intelectual deste País. Apesar de infelizmente muitos não aproveitarem seriamente este espaço que está nos sendo oferecido ou até mesmo tenho visto esta utilidade pública para o amadurecimento de muitos políticos…
    Pro outro lado, existem jornalistas que usam da mídia esoecializada de maneira cruel e acintosa para tentar mudar a realidade nacional como esta reportagem da VEJA Nº 22, de 02 de junho de 2010 – pág. 212 ref. ao título: ‘Mudar os professores ou mudar de professores’ – de Gustavo Ioschpe. “Hoje, segundo os dados mais recentes da OCDE, o Brasil gasta praticamente 70% de seu orçamento educacional apenas com a folha salarial. O artigo 212 da Constituição estipula que estados e municípios precisam gastar pelo menos 25% de sua receita com educação. Ora, 70% de 25% é 17,5%. Dobrar o salário de professores implicaria destinar 35% de toda a arrecadação de estados e municípios somente ao pagamento desses funcionários’.
    -Agora, veja o que diz a CF: ‘A União aplicará, anualmente, nunca menos de de dezoito,e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo…’
    Pelo Orçamento Geral anual do Brasil sempre se aplica 3%, quanto muito 3,5% na Educação, de vez que o Município poderá aplicar no mínimo 25% podendo chegar até 70% do seu Orçamento anual; hoje auxiliado pelo MEC, através de um fundo nacional da educação para garantir o pagamento de professores que é depositado diretamente na Caixa Econômica Federal, e que nem o prefeito consegue por a mão. Entretanto está equivocado esse jornalista, pois, ao meu ver falou várias baboseiras-, inclusive falou que Ensinar com eficiência não exige competência extraordinára. É feijão, com arroz em total desrespeito á classe de professores deste país pois se teve ou que se tem algum desenvolvimento agradeça á nós Professores do Brasil .
    -Pergunto: qual jornalista ou qual político que em sua vida nunca teve um professor???
    -Finalizando, será que este jornalista da VEJA já foi professor ou esteve sequer em uma sala de aula para ver o que passamos com os alunos? Caso contrário, teria outra opinião.

  69. Eu tenho feito essa pergunta. Um pequeno comerciante ao quem ponderei, confirmou que está vendendo mais. Qdo não tem freguês para atender lê um jornal, disse “o que Lula tem que ir fazer lá no Irã, com tantos problemas aqui”. “E o aumento dos aposentados”. “Na Dilma não voto e eu “Vai votar no Serra então? Não, na Dilma não voto de jeito nenhum. Vou naquela “baianinha”……….Eu “a Marina”, ele “é isso mesmo”. Eu não tenho certeza e continuo indo lá para comprar água e produtos de limpeza.
    Parte deles não vota em ninguém mas outra parte deve reforçar os 35% que Serra tem de intenção de voto.
    Sobre essa realidade de que estamos presos nas trevas midiaticas como no mito da “caverna” de Platão, a luta partidária na qual se engaja a mídia, até na concedida pelo Estado e que a Internet possa representar uma liberdade. O que estou aqui agora a fazer.
    Entretanto essa hegemonia está fazendo água na parte econômica e na política.
    Leiam o artigo do Emilio Odebrecht na FSP em “A imprensa e o novo Brasil“, ele empresário, criticando a abordagem negativa da imprensa vide em
    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=572IMQ005
    Esses outros do Stephen Kanitz, considerando aspectos psicológicos http://www.kanitz.com/impublicaveis/jornalismo_do_deboche.asp e
    http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-verdadeira-funcao-da-imprensa/29855/

    O vídeo da Intervozes sobre a liberdade de expressão em

  70. Os cinco por cento são somente cinco porcento. Estão no desvio de +- 5% para mais ou para menos, dentro do desvio padrão. Pode ser 95% ou 105% para Lula. Estatística pura.

  71. Olá a Todos

    Prezado Kotscho, sempre vamos encontrar pessoas reclamando de tudo.

    Na maioria dos casos e pelo tipo de reclamações sempre genéricas ou insinuando que todos são do mal enquanto eles são as salvadoras ou seu candidato é o salvador.

    Um exemplo:

    Contra o Lula e o governo do PT acusam de partilharem companheiros tipo Jader Barbalho, Renam Calheiros, Sarney e outros.

    Como se durante o governo de FHC e na busca de apoio o Senhor Serra não procurasse as mesmas pessoas ou deste naipe.

    Já se acertaram com o Serra os Bornhausens, os Maias, Roberto Jeferson e outros. Vale lembrar que Sarney, Barbalho e Renam participaram do governo Tucano. Será que naquela época eram do bem???

    A meu ver a lógica é simples:
    Meus amigos são do bem – Meus inimigos são do mal. Aja simplismo.

    Por trás deste pensamento se esconde muita frustração e baixa alta estima. Quem não se gosto acaba procurando culpar o exterior. Pode ser o irmão que venceu; a esposa que casou de novo; os filhos que são egoístas; o chefe opressor.

    Normalmente agem desta forma por não aceitarem a situação que vive terceirizando seus medos e frustrações. Afinal de contas é muito mais fácil culpar o governo ou nosso chefe a aceitar que nos e somente nos somos responsáveis pelo nosso destino.

    Lembre-se que se o governo é bom ou ruim ele o é para todos. De forma que em um momento como agora em que o Brasil cresce e distribui riquezas como nunca fez, quem reclama (os 5%) são frustrados por não atingirem seus objetivos pessoais.

    Um nordestino pobre e analfabeto faz o melhor governo da história do Brasil dá uma baita frustração. Afinal de contas se um ser deste “Nível” consegue porque eu não dei certo ou não consegui?

    Eu preciso a qualquer custo destruir este individuo ou minha aceitação
    se torna muito dura e amarga.

    Adriano Bueno

  72. votei no sr.luisinacio em todas eleições,menos na reeleição.comecei a me decepcionae na formação do primeiro ministerio(antes da posse)e de la prac´so decepções.porque acho o governo pessimo? na minha visão não ví melhoras na educação, na infra estrutura,na educação.sinceramente:se alguem me provar que estou enganado votarei no candidato do sr.lula

    1. As melhoras na educação 1) ProUni – com esse programa o governo está formando pessoal em nível superior com qualidade acadêmcia 20% mellhor que nas públicas e com um custo 70% inferior. O que abre espaço para futuramente se acabar com essa consumidora foraz de recursos públicos e investir mais em bolsa-famíla. 2) Novo enem – graça a isso milhares de jovens pobres da rede pública de SP que não teriam a menor chance de ingressar numa pública de SP foram fazer curso superior em outros Estados.

  73. no outro comentario relacionei duas vezes o item educação,o item a que me refiro é o da saude publica. desculpem. moro no RJ nunca votei o sr.segiocabral,todavia,parece,que nosso governador resolveu o problema da segurança.se,realmente,isso acontecer passarei a ser o eleitor mais entusiasta.do sr.cabral

  74. Caro Ricardo,

    As vezes, ver o que não está bom também ajuda, desde que se busque meios para solucionar o problema.

    No final do governo Sarney, quando a inflação mensal superava os 30%, o que me estimulou a pensar em alternativas para estabilizar a economia brasileira foi ver uma senhora, idosa e pobre, comprar carne no açogue, não por peso e sim pelo valor de 100 cruzados, valor desprezível da moeda que, foi de sentir dó a cena. Naquele instante, prometi a mim mesmo, tem de haver uma solução para isso, se muitos paises tinham moedas estáveis que permitem melhores condições de vida à população, por que não nós, os brasileiros.

    Daí veio o governo Collor e o seu plano, minhas idéias ficaram guardadas na expectativa de que o “tiro só” resolveria o problema, mas um ano depois, o cenário de decepção coletiva voltou diante do fracasso do plano.

    E ver, mais uma vez, as coisas ruins foi determinante para criar coragem e começar a enviar as opiniões e sugestões para que o Brasil mudasse de curso e que as pessoas, mesmo que pobre, mas que vivesse com dignidade.

    Daqui um mês, dia o1 de julho, o Real vai completar 16 anos e isso foi fundamental para que o Brasil conquistasse vitórias internas e externas, que favorecem tanto a população como seus governantes.

    Portanto, ver erros e defeitos também faz bem à humanidade, mas usar isso não apenas para criticar, e sim, para construir.

    1. ô “minzifio” Benedito Lemes

      Eu sou devoto do filósofo Bezerra da Silva que dizia :
      “Malandro é malandro e Mané é Mané…”

      Tu tem jeito de doido, pensa como um maluco, aje como um louco e pior, tu te acha a maior usina de idéia desse planeta !!!

      Mas …desconfiado e vivido como sou nessas “imbuanças” de política e comichões “deputadais”, ACHO EU que saquei qual é a tua:
      TU É CANDIDATO !!!
      E achou de se atabacar por aqui pra fazer a tua campanha !!!
      Estou errado ?
      Caso eu não esteja, tu conseguiste aqui no Balaio uma unanimidade :
      Daqui tu não arranca nenhum voto !!!

    2. Robson Porto e Enio, tenham mais consideração com o Napoleão Bonaparte, digo, Benedito Lemes.

      Acredito mais nele que no Robson Oliveira.

  75. segundo um acreditado instituto de pesquisas o salario minimo devia ser mais de dois mil reais.ora,se a maioria dos brasileiros tem como salario minimo 510 reais, como um pais desse pode viver feliz. por causa disso…só por causa isso, faço parte dos 5% descontentes.advertencia o sus é prejudicial a saude!!!!

    1. Caro Luiz

      O SUS é um outro desafio, justamente porque, ou voce precisou, ou precisa ou precisará de seus recursos.

      É claro que a solução existe e depende da aceitação e enganjamento de toda população, que, com certeza, aceitaria, ainda que “vozes” contrárias, bem definidas por Ricardo Kotscho nesse tópico, e que insistem em manter o “ruim” porque gostam de ver as coisas sempre assim para poder ter motivos para criticar.

  76. Os 5% sempre insastifeitos com alguma coisa, são pessoas com algum desajuste ou transtorno psiicologico. Estes, em qualquer situação, (favorável ou desfavorável), sempre reclamarão de alguma coisa. Sigmund Freud pode esplica isso.

  77. Kotscho

    Se somos 5% por cento os descontentes eu não sei. Só sei que não sou descontente com meu pais, com minha cidade, com meu Estado, não falo mal de tudo e de todos, assim como não aceito que falem mal do meu Estado.
    Vc sabe disso pois já me insurgí várias vezes contra os que que “são do contra” os sem base, os que falam mal por falar mal.

    Sou e estou descontente com com a camarilha que após vencer as duas últimas eleições tenta perpetuar-se no poder pelo poder, sem projetos, a não ser o poder.
    Duvido que vc tenha coragem de dizer que o lulla não falou e desfalou sobre vários itens de nosso dia a dia.
    Duvido.
    Duvido que vc tenha coragem de dizer que o lulla está certo quando infringe a Lei, é condenado e ainda “tira sarro” de quem o condena.
    Duvido.
    Duvido que vc tenha coragem de dizer que o Governo do lulla não é puro marketing.
    Duvido.
    Eu sou do bem e de bem, amo meu pais, mas não posso aceitar um Presidente mentiroso, nem ele nem quem ele tenta emplacar como sua sucessora com base em mentiras.
    Não sou do contra, não me abasteço sómente em notícias, eu leio, converso, analiso, tenho idéias próprias.
    Os que te chamam de “chapa-branca” são ptralhas que não aceitam sua independencia, acham que por vc ser quem é deve obrigações e deveres ao governo atual por ter sido secretário do lulla. Nesse caso não são os “passageiros da kombi” os que te atacam. São seus pares, são os que tentam tomar as rédeas do pais em proveito próprio. São os que acham que o lulla e seus ‘amigos” tudo podem.
    Já defendí vc em seu blog no do eduardo, no altamiro e de outros pq sinto sua franquesa, sua imparcialidade, mas quem o chama de chapa-branca são os petralhas qua não entendem que no Brasil há 190 milhões de pessoas, que é impossível todos pensarem da mesma forma.
    Eu acho vc um cara de bem e do bem.
    Abraços
    Reginaldo Gadelha

    1. Gadelha, você não faz parte dos 5% que o Kotscho se refere…

      Você faz parte dos 0,5% que, se pudessem, eliminariam fisicamente Lula pois não conseguem conviver com uma realidade que não faz parte de sua visão de mundo; um mundo feito de violência, fascismo e de uma elite superior (que você pensa que faz parte) que sempre privatiza o lucro e socializa o prejuizo.

      Vocês detestam Lula porque ele trouxe à tona o Brasil real, um Brasil que vocês odeiam.

    2. Ao Robson

      Um dia a verdadeira história do “período negro” do governo petista vai ser escrito, e quando o for os brasileiros saberão a verdade sobre essa gente que desgoverna nosso pais.
      Não sou contra o homem luiz inácio da silva, sou contra o político lulla, o homem que mais mentiras aplicou a nossa população.
      Se sou dos 5% o sou conscientemente, aliás, eu já disse aqui, não sigo líderes, sigo idéias, e o lulla não tem nada para me dizer, a não ser que é bom de marketing.

    3. Ao Robson
      Terminando. Eu sempre trabalhei, nunca me “encostei” em nenhuma secretaria, nunca deixei de recolher os impostos cobrados e devidos, nunca recebí bolsas-de-nenhuma-espécie, nunca me aproveitei dessa ou daquela corrente política para “me dar bem” .
      Não sou elite financeira, mas tenho do que viver até o fim de meus dias, e o que tenho eu fiz com meu suor. Não sou facista, não sou socialista nem comunista, sou nacionalista, amo meu pais e o defendo dessa praga de gafanhotos petralhas que dizimam o que veeem pela frente.
      E o Brasil não foi “criado nem inventado” pelo lulla, ele só soube se aproveitar do que encontrou pronto pq há gente como vc que quer continuar mamando nas têtas da nação e diz amém ao que ele e a camarilha que o segue fala.
      Um dia a história vai mostrar quem foi o lulla.
      Tomara que esse dia venha logo.

  78. Eu tenho um ex-colega de trabalho q é a cara deste pessoal dos 5%. Um reaça emperdenido. Vive me mandando e-mails falando mal do Lula, que nem me dou mais ao trabalho de abrir. Coitado, é um infeliz. No fundo, tem saudade do tempo dos milicos no poder.

  79. Ricardo,

    Como jornalista, reporter fotografico, fico assustado em ver a grande onda que transforma a nossa imprensa em uma GENY do século XXI.
    Se um meio de comunicação vai de encontro a principios, todos tem o livre arbítrio de mudar de canal, de jornal, de blog, de revista ou mesmo de poste como em muitas cidades do Brasil existe este tipo de “imprensa”.
    Ambos os lados tem o direito de ler ou escrever o que melhor lhe prover, seja este assunto detrimento de um governo ou de uma seleção ou um elogio a este mesmo governo ou a esta mesma seleção.
    Não podemos nivelar todos os profissionais de imprensa, todos os meios de comunicação em um só plano.
    Será que estes 5% a culpa é de nós, jornalistas? Será que a responsabilidade recai sempre nos meios de comunicação? Puxa, eu pensava que o jornalismo em nosso país tinha mais poder de penetração na grande massa. Hora bolas, se o indice de aprovação de um presidente é de 85%, é sinal que estes senhores das palavras contrarias ao governo Lula não tem tanta força assim.
    Mas em um lampejo de pensamento me ocorre a possibilidade de ser esta aprovação toda uma confusão da figura do Lula, do seu carisma, da sua postura em fim, de ser um Dom Quixote nacional que enfrenta os moinhos do mundo, coisa que nunca ninguém, nenhum brasileiro viu até hoje. Sempre baixamos a cabeça para os poderosos desde o tempo de colônia portuguesa. (olha a Inglaterra aí Dom João!!!), com o governo em sua totalidade que são os poderes executivo, legislativo e judiciário.
    Pode ser. Aliás, pode ser qualquer coisa estes 5% até um erro de calculo.
    Pergunto se este número prejudica em alguma coisa a alta avaliação do Lula?
    Infelizmente analisamos serviços, atendimentos e politica dentro do restrito hambiente em que se vive. Se fui mal atendido por um funcionario publico neurotico, insatisfeito, não significa que o serviço ou a instituição publica seja uma droga. Quando infartei fui super bem atendido pelo SUS, ja um amigo, reclamou muito do atendimento que recebeu no mesmo hospital, na mesma época. Para mim o SUS é uma excelente coisa pois minha experiência até hoje, a qual me proporciona uma fisioterapía de primeiro mundo, são boas.
    Agora, será sorte? Sim, um pouco pois sempre peguei equipes responsaveis com o serviço. A estrutura está lá, está a disposição de todos os brasileiros, agora quem faz estes serviços chegarem até nós é que são elas.
    Por tanto, estes 5% devem ser estas pessoas que infelizmente esperam um aumento abusivo em seus salarios ou proventos previdenciários, pessoas mal atendidas em alguma repartição, ou mesmo puro senhores do contra.
    Nunca respondi a nenhuma pesquisa sobre o assunto e não conheço ninguem que tenha sido abordado. Partindo deste principio será que este 5% existe ou é mais? Ou é menos? Coisas da politica!!!

  80. Olha Kotischo! Se levar em consideração os comentaristas deste blog, Quase 50% da pópulação tem pensamento negativo sobre este governo. Quanto mais da candidata deste governo. O outro candidato é muito mais esperiente. Espero que o eleitor pense no Brasil e vote no mais esperiente.
    J. Leite

    1. Sem duvidas Sr: J. Leite 50% estão putos com esse governo porque queriam que ele continuasse num 3º mandato e ele não quer, aí eu choro.

    2. Por favor, não me confundam com esse ilustre J.Leite.
      Mas o colunista erra nos números: se o número de adultos, ou de eleitores, gira em torno de 120 milhões, esses 5% correspondem a 6 e não 9 milhões como está no texto.
      É só.

    3. Caro J Leite,

      Mais uma vez eu falo aqui e em outros locais. Se escreveu experiente com S, todo mundo entendeu que o que quiz dizer foi experiente.
      O que importa é a fonética, grafia somente a virgula é importante pois muda a história.

  81. Todos os 5% não dá para explicar, mas uns 3% localizam-se no estado de São Paulo.

    Representam o que restou do Malufismo, são eles os congênitos, hoje com Serra por falta de opção para derrotarem o PT.

    É a famosa turma da Kombi, futura Romizeta.

  82. Eu estou nestes 5% e estaria também, se o presidente fosse fosse o Serra ou outro qualquer..
    Porque? porque acho a política brasileira e até mundial algo ultrapassada, os partidos sempre escolhem os candidatos com alto potencial de votos e não pela sua competência de administrador.
    Os partidos não se preocupam em formar políticos administradores.
    Em qualquer empresa para assumir um cargo exige conhecimentos específicos e é normal exigir mesmo, entretanto para um cargo político nada disso é exigido.

    Confiamos a alguém, sem conhecimentos e competência alguma, que nos digam o que devemos fazer ou não , principalmente cargos legislativos.

    Em política “colocamos a raposa no galinheiro fechamos a porta e depois reclamamos porque a mesma comeu as galinhas.”

    Porisso valorizo meu voto e voto nulo!

  83. Ao ver a tamanha licenciosidade tucana na apropriação do mote “o Brasil pode mais” (reconhecendo-se o êxito do Governo Lula) lembro-me do período de oito anos do pífio governo FHC/PSDB (e dos 18 anos de inócuo tucanato paulista) e recorre-me o seguinte pensamento, do escritor francês François Rabelais: “Conheço muitos que não puderam quando deviam, porque não quiseram quando podiam”.

  84. 5%? NÃO TENHO CERTEZA.MAS VAI AÍ UM CHUTE.É DO PIG(IMPRENSSA GOLPISTA PORQUE ANALISANDO QUE:PSDB/DEMO/PPS E PV TEM JUNTOS 30% DE APROVAÇÃO ESSES 5% DEVE SER DE.(INTELECTUAIS,VIUVOS E VIUVAS DO PODER,DESTRUIDORES DO BRASIL,ASSASSINOS DE POBRES MATANDO-OS DE FOMES, ATRAVÉS DO DESEMPREGO E DA FALTA DE OPORTUNIDADES)OS OUTROS 25% APROVA AS AÇÕES DO GOVERNO.PORÉM NÃO VOTAM NELE,TALVES POR UMA QUESTÃO IDEOLÓGICA.ISTO È BOM PARA ELES APRENDEREM NUNCA MAIS,FAZER A POLITICA DA DEMAGOGIA,DA TRUCULENCIA, DA ENGANAÇÃO.

  85. Caro Enio,

    Eu não me acho a maior usina de idéias do planeta, há milhares de pessoas muito mais competente que eu. Agora, quando vejo um problema, sempre procuro analisar as causas e as respostas que a própria natureza nos mostra, e, como foi Deus que a fez, portanto, a resposta que encontro é fruto da Sabedoria de Deus.

    Agora, voce achar que sou louco, eu não me importa, afinal, na Biblia está escrito: “Loucura para os homens é Sabedoria para Deus”.

    E quanto a ser candidato, eu não sou não, mas até que gostaria de ser, justamente porque, muitos problemas que a sociedade brasileira ainda sofre as consequências e, com certeza, algumas idéias minhas podem ser a solução.

    Muito obrigado pela campanha que tens feito por mim, afinal, suas críticas são como luzes que iluminam meus passos.

    1. Benedito,

      Perdoe mas sua colocação biblica não tem muito a haver com o tema ou a critica do Enio ou de quem for.
      O quer é loucura para os homens não é tacar pedra em avião ou ficar rasgando nota de 100.
      Loucura no sentido biblico da coisa são aquelas coisas que a mente humana não consegue entender por isso para Deus, se torna sabedoria pois partimos do principio que ele sabe de tudo.

  86. Kotscho, me permita chamá-lo assim, pois estivemos em toque toque no começo do ano, mas não sei se o Sr está lembrado de mim. Fomos apresentados, mas pouco conversamos. Esses 5% os conheço bem. Moro em Presidente Prudente, e creio ser o único lulista por aqui. Todos, mas todos mesmo por aqui, criticam o governo Lula. Creio que a “culpa” é da mídia, pois o que Globo e revista Veja, assim como o jornal Folha de S Paulo publicam, eles repetem de “boca cheia”. Além de ser de um estado conservador, o de S Paulo, o oeste tb é conservador. Espero ter ajudado a encontrar esses 5% de “teimosos”. Abraços, Roberto

  87. Eu acho que nestes 5% estão aqueles chatos, psicologicamente deprimidos, que nem os filhos aguentam e, se jovens, os colegas fogem da sua compania. Mas acho que cada influenciam menos.

  88. Os 5% sao os miopes que so tem os olhos pra revista veja, isto e, folha de sao paulo, e assistem a rede globo. este eh o mundo percebido por eles. nao conseguer ver e descobrir o que ha alem disto.

  89. Só para complementar meu comentário anterior: Não basta um governante ser popular. Há formas de se fazer um governo polular e, ao mesmo tempo, deletério à sociedade livre e democrática.

    Nossa história recente está cheia de governos e governantes populares que nem deveria ter nascido. Maluf foi muito popular, antes dele, Emílio Garrastazu Medici foi muito querido. O milagre econômico dos anos 70 causou muita euforia pela ditadura militar.

    Lula, espelhando-se publicamente em Getúlio Vargas (outro ditador muito popular), sai do governo para entrar na história pelo mesmo caminho e com ele a promessa de transformação política que ficou apenas em promessa.

  90. Contra o plano cruzado, contra a lei de responsabilidade fiscal… te lembra algo? Esses de que você fala não estão interessados no país mas sim em projeto pessoais. Às vezes serão teus amigos (quando estiverem oposição) às vezes serão teus adversários (quando teus amigos forem situação). Posto de outra forma, para políticos no Brasil ética é aquilo que a oposição não pode fazer, mas quando eu fizer vai terei uma boa explicação para isso. E isso vale para todos.

  91. Quer dizer que e assim que funciona ?
    O sr acha que o Lula seu governo têm que ter 100% de aprovação e que esses 5% que as pesquisas dizem não gostar do seu messias é que são “do contra”?
    Faltou pouco pra dizer que quem não ama o seu supremo guia tem algum tipo de problema.
    Procure entre pessoas que durante mais de 20 anos votaram acreditando na etica do antigo PT e encontrará um alguns desses “problemáticos”.
    Abraços.

  92. Caro Ricardo, nestes 5% estão os incomodados, os ressentidos, os preconceituosos, os invejosos, os difamadores, os deturpadores, os cegos, os iludidos, os oportunistas…
    Ainda bem que são tão poucos!!!!!

  93. Caro Ricardo, os 5% são aqueles despeitados, cheios de inveja e que não dão o braço a torcer en reconhecer que nosso presidente torneiro mecânico é mesmo a melhor coisa que já aconteceu neste país , ouso dizer, mesmo antes e antes e antes de Getúlio.Teve um internauta que disse dias atrás que os demos mais os tucanalhas iam todos se jogar abismo adentro quanto o Lula começasse a receber os ´33 títulos nacionais e internacioanis que ele deixou para depois que terminasse seu mandato .Bem, como esses 5% não estão nem ficarão satisfeitos com a eleição da Dilma, eu os convido a seguirem seus mentores tambem.O Brasil ficaria mais arejado sem essa carga de pensamento negativo que eles carregam em seus corações preconceituosos.Ficaríamos, sim bem melhores sem eles, porque fazer crítica sem fundamento não leva à nada. Quanto á mídia amestrada, à que sempre me refiro, faço um mea culpa: graças à Deus nem toda ela pertence à raça dos canídeos.Um abraço e até breve.

  94. Quem diria..agora o Kotscho passou a analisar quem é contrário ao governo Lula. Só falta ele nominar e mandar prender todo mundo, pois, ao que parece lendo a matéria, a ira é “ser contra Deus Lula”. Que tal falar do endividamento monstro que o Lula está deixando para o seu sucessor, Kotscho? acho que voce não tolera que exista oposição ao Lula. Para com isso rapaz, a unanimidade é burra (voce já está velhinho para não saber disso).

  95. Ricardo, apenas acho que esses 5% são colocados aleatoriamente em qualquer pesquisa, não correspondendo a nenhuma facção do público pesquisado. É simplesmente o percentual que os pesquisadores colocam automaticamente na sua folha de respostas.

  96. Este seu artigo expressa, de forma muita clara, como pensam os petistas. Eles não admitem discordância, todos devem bater palmas para o chefe e achar que está tudo ótimo. Na antiga união sovietica , os que discordavam eram taxados de inimigos do povo e encaminhados para tratamento em “centros psiquiatricos” ou campos de concentração. Aqui bem que voces gostariam de prender esses “desajustados” e calar o que chamam de grande imprensa. Ocorre que, para desespero dos senhores, numa democracia esse tipo de procedimento jamais será aceito.

  97. Sr. Kotscho.Li seu comentário no Noblat. Vicê e´como a maioria dos Brasileiros de memória curta. Ou esqueceu, como sempre foi o comportamento do PT e do LULLA? esse portento. Eleição de Tancredo. Aprovação do Plano Real, Fator Previdenciário. Constituição de 88 e por ai. Chegaram a expulsar Petista puros e autênticos porq

  98. Tá bom memória curta. Lembra a Constituição de 88? Eleição de Tancredo, Fator Previdenciário,Plano Real etc. etc.~Hoje pode ser só 5% porque os Sind. os Est. os MST. estão no mesmo barco do Lulla. O PT expulsou quem votou no Tancredo. E voces ridicularizam movimentos contrários a essa sumidade. Lembro Nelson Santos; A unanimidade é… Um dia lembrar-te-á de Hitler que tinha 95%

    1. Essas comparações com o Hitler…
      Vamos por esse caminho: Hitler era homem, lembra? Serra também!
      Hitler comunicava-se com os outros por meio de palavras, lembra? Serra também!
      Hitler caminhava de pé e, quando queria descansar, sentava-se. geralmente dormia deitado. Lebra? Serra também.
      São comparações “muito inteligentes”.

  99. Esta abordagem falando dos 95% é apenas mais uma ferramenta promocional de apoio à candidata de Lula. Se as pesquisas mostram 37 a 37, o que está diferente? A abordagem. Sem dúvida o presidente tem grande apoio popular, mas porque não pergunta: Qual a razão que 37% dos eleitores preferem votar em Serra se o presidente tem 95% de aprovação? Quanto às agressôes constantes que adoradores fanáticos utilizam contra aqueles que pensam diferente, a explicação está em outro ponto. Será que estas pessoas não se sentiam representadas anteriormente ou se sentiam desvalorizadas em face de sua escolaridade?
    Complicado, não é?

    1. Complicadíssimo!
      vamos tentar entender: 95% é o índice dos que não acham o governo do Lula ruim ou péssimo. Essa é fáciil de entender, não?
      37% é o índice dos que, no começo de Maio, declararam inmtenção de votar em Dilma. Também é fácil, não é ?
      Agora, o complicado : uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Isso é que é o complicado?

  100. Minha esperança de que existissem políticos decentes no Brasil foi para o buraco quando o PT acabou de enterrar a ética no País.
    Cada Governo reflete o que são os habitantes do País. Um País onde a maioria é conivente com a corrupção, compra produtos pirateados, paga propinas, recebe propinas, vende votos, estaciona em locais proibidos, joga lixo na rua, vive pela Lei do Gerson, só pode eleger politicos que são sua imagem e semelhança: corruptos.

  101. Estes 5% são aqueles que acreditam que os fins não justificam os meios. São os que acreditam que a dignidade do ser humano está acima da ideologia e dos interesses pessoais de nossos governantes.

    Estes 5% são aqueles que acreditam que a ética e a honestidade estão acima dos sucessos ou insucessos do governo.

    Este 5% são aqueles que não acreditam no “rouba mas faz”.

    1. Discordo. para mim, esses 5% são os que pensam que roubar é um direito único e exclusivo dos brancos bem nascidos , bem educados, que estabeleceram esse direito logo que aqui chegram, no sec.XIV.

    2. Muito bem…
      Incluo-me nestes 5% que rejeitam completamente a idéia de que tudo está uma maravilha nestepaiz.
      Nós, os 5%, temos senso crítico e não nos enganamos com o bolsa-família…
      É uma pena você Kotscho ter uma mentalidade tacanha.

    3. Senhor Benevides,

      Esse argumento estúpido e vitimista já não cola mais. A Alemanha e o Japão estavam destruídos depois de 2a. Guerra e ao invés de reclamar, trabalharam e hoje são países ricos. Coréia e Chile também são exemplos de países que nos ultrapassaram economicamente.

      Essa sua ideologia é a causa desse atraso, que nos emperra até hoje.

  102. Sr. Kotscho,

    Numa democracia devemos respeitar as diferenças de opiniões. Não cabe a ninguém se exaltar por causa de pensamentos diversos a não ser que ofereçam risco real (e aqui me refiro a idéias ultrajantes aos direitos humanos) aos demais.
    Seriam estes 5%, considerados pelo senhor, risco real ao atual governo?

  103. Sr. Ricardo. Não é que somos contra, e não acreditamos que somos somente 5% de descontentes. 5% talvez sejam apenas aqueles que são bem informados, e que tem a certeza de que o pt contaminou toda a esfera da administração no brasil, e se forem descobertos, seria o caos. Talvez nem a oposição queira que tudo venha a tona. Porque não querem a CPI da Petrobras. Porque este governo se interessa tanto em política internacional, onde estão fazendo as maiores hahadas, inclusive contra os interesses nacionais, como foi o caso da bolivia, paraguai e equador. Deve ser para desviar a atençao, daqueles 95% que voces consideram satisfeitos.

  104. Pessoal, nao é para dar juizo de valor.
    ´[e somente para radiografar o fenomeno, o perfil social, psico ou economico ou marcianológico das pessoas que compoes essa faixa populacional. Nada mais.

    1. Não, são os 5% que conseguem pensar e não escrever boçalidades. Que conseguem enxergar que estamos onde estamos apesar desse governo medíocre.

  105. Um dia você foi MINORIA, Kotscho, mas o poder do PODER já se fez notar em sua memória. É terrível esta constatação. A cada dia vocês afundam mais e mais na arrogância e intolerância. Estão se transformando em iluminados, dirigidos por um TODO PODEROSO. O pior, meu caro, é que a História está ai, cheia de exemplos de “unanimidades” que terminaram de forma lamentável, e minorias que sobreviveram para manter a DIGNIDADE e contar a História.

    Esqueceu-se de que é mais difícil ser minoria, manter-se íntegro, do que aliar-se à maioria na expectativa de que alguma migalha caia nas mãos.

    Vocês me dão NOJO!!!!

  106. Caro Enio,

    Pensando bem… Já que voce me acha “maluco” e que José Serra não escolheu seu vice, não deixa de ser uma boa idéia postular essa vaga. Já que sou mineiro, pode reaviver a velha história sobre Benedito Valadares, será o Benedito????

    Conto com seu apoio!!!

    1. Benedito, o vice do Serra será mesmo o Arruda.
      Mas apóio seu nome para vice do Alckmin, que tambem é outro que parece ter fugido de algum manicomio, pois cismou que em seu governo foram despoluidos os rios Tietê e Pinheiros. E vai tentar convence-lo do contrario…..
      Lembra do passeio que ele fez com toda a familia pelas aguas “barrentas” do Tietê ?
      E com aquele narigão de pinóquio a sorver os aromas do “barrão”…….
      Nem voce faria o tal passeio turístico. Né não, Bonaparte, digo, Benedito ?

  107. Lamentável texto!
    Quer dizer q discordar desse governo alinhado com o q há de pior no mundo faz com q se mereça ser investigado?
    Essa idéia é sua ou tirou de alguma cartilha stalinista?

  108. Que que se queria tb de um “jornalista” q foi Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no governo Luiz Inácio Lula da Silva…ê chapa branca!!!!

  109. Caro Kotscho,

    Lí o seu cometário no Blog do Noblat, do qual fui expilso inúmeras vezes. O motivo???

    Discordar dos 5% que no blog do renomado jornalista são a imensa maioria e boicotam os pobres idealistas, que pretendem ver um Brasil melhor, seja ele de esquerda, direita, ou alguma outra proposta cívica, digna, e honesta…

    Os 5% Kotscho, embora em número pequena, são de classe social média, rica, e com a pretensão de serem superiores, sendo assim não suportam alguém que não tenha um diploma sair vitorioso…

    Seriam os antigos Barões do Café, os senhorios, os capitães, os endinheirados, os que dependem da “antiga” e generosa máquuina administrativa, que mudou de mãos, jornalistas preocupados com uma possível guinada à esquerda, com o fim da “libertinagem de imprensa”, e por ai vai…

    Lula e seu governo cometem erros e são passíveis de críticas, até mesmo rigorosas, mas a “guerra’ que se faz contra o governo, inclusive por parte da “grande mídia” mais parece coisa do Chavez a quem tanto criticam…

    A propósito. Meu candidato seria Aécio Neves.

    Assinado, o assassinado Pisando em Ovos…

    Lembra seu Noblat???

  110. Kotscho, é indescritível o orgulho que tenho por fazer parte desses 5%.

    No tempo do Médici, que talvez você já tenha se esquecido, os jornalistas chapas-brancas também faziam essa pergunta. Era uma MINORIA INSIGNIFICANTE que estava contra o Ditador. Era o tempo do Brasil Grande: “Este é um país que vai pra frente….” ou “Brasil, ame-o ou deixe-o”.

    Que coisa, né Kotscho, como as coisas mudam, e como as pessoas também mudam. Será que você e seus “companheiros” estavam na “minoria” na época do Regime Militar, ou compunham com a “maioria”?

    O que o PODER não faz com as pessoas… Como as “boquinhas” transforma as consciências…

    O que vocês pensam em fazer com essa “minoria”? Seremos “fichados”? Exigirão que apresentemos um Atestado Ideológico?

    A que ponto chegamos!!!!

    E eu que pensei ter visto tudo o que os petistas tinham para mostrar, constato que a cada dia vocês apresentam uma coisa diferente.

    Lembra-se daquela brochura que esteve na moda lá pelos anos setenta, do Georges Lukacs? Para refrescar sua memória: “CARTA SOBRE O ESTALINISMO”, Aquela, que trazia na capa uma pirâmide formada de soldadinhos de chumbo representando STALIN. Seria bom você voltar a ler…

    1. O povo pra nao entender a ideia de um texto…nem!!! Onde esta no texto tal ideia estaparfudia… (que ser quer eliminar quem pensa diferente…meu deus do ceu…)

  111. Artigo estúpido. Felizmente os comentários estão bem melhores que o artigo. Este atual governo, se o Brasil ainda fosse sério, estaria todo na cadeia. Se fosse na China, Eua, Japão, etc, os Petralhas estariam na fila do paredão (pena de morte). Será que o jornalista não enxerga o óbvio ou também já entrou na folha de pagamento da quadrilha. Mas isto vai acabar muito mal para nós brasileiros honestos, pois esta conta já passou de um trilhão de dólares (DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA).

  112. Amigo, dois comentários:
    Primeiro: quem garante que nos 5% são as mesmas pessoas?
    Segundo: e daí? Os 5% são brasileiros e estamos em uma democracia, se estes 5% possuem critérios que o atual governo não atende, há algum problema com elas?

    Ou há com o senhor que não consegue reconhecer o valor da democracia?
    Prazer, faço parte dos 5% desde quando Lula resolveu humilhar nosso país em rede mundial.

  113. O senhor pode estar certo, mas não no meu caso.

    Acho o governo Lulla ruim não porque está tudo ruim mas pela forma como o faz. Vale lembrar: o que de melhor existe no governo Lulla veio do governo anterior (política econômica).

    No mais sou contra esta sociedade de divisões e discórdia patrocinada por Lulla da Silva. Compra os pobres com o Bolsa Família, compra os ricos com Bolsa “BNDES”, compra os universitários com bolsa UNE e Prouni, compra os intelectuais com o Bolsa ditadura, compra os sindicatos com o Bolsa imposto sindical, e vai comprar os aposentados com o Bolsa abono…

    Sim, é contra esta forma de fazer política que eu sou contra, contra esta sociedade dividida que Lulla está plantando no Brasil.

  114. O jornalista está enganado quanto aos números. E quanto ao enfoque. O Brasil não é o Lula não. Se fosse, 49% dos brasileiros(Serra+Marina) contra 37% do Lula(Dilma) não estariam querendo mudar o país. E que falta de respeito aos seus colegas de profissão. Se eles assinam o que escrevem, não podem opinar como você? E quem é você para censurar, mesmo que seja 0,00001% e não 5%? Vai abrir um gulag para botar quem é contra o Lula dentro?

    Paulo Adonai

  115. Tenho orgulho de estar as minhas custas nos 5% que são contrários a esse governo mentiroso. Vende ilusões aos 85% em proveito próprio. Nunca antes nesse Pais se mentiu e se falou tanta bobagem como nesses últimos anos.

    1. é mesmo xará? será que a melhora na qualidade de vida que a população sentiu nos últimos 7 anos é mera ilusão? talvez seja apenas um efeito psicológico então…

  116. Como assim? quer dizer que tem gente que é contra a bela participação do Brasil no caso do Irã? realmente lamentável, onde já se viu discordar de um governo só pode ser coisa de direitista.

  117. Caro jornalista chapa branca! Eu sou um dos 5% aos quais você se refere, apesar de nunca na vida ter tido o prazer de responder uma pesquisa destes institutos fajutos… Mas te adianto o meu perfil: Trabalhador da iniciativa privada ,pagador de impostos, não mamo nas tetas do governo, pago plano de saúde para não ter que morrer na porta de um hospital público, pago colegio para os meus filhos, pois o ensino público é de pessima qualidade, moro em um condominio com cerca eletrica, monitoramento, segurança 24 para diminuir as chances de ser assaltado e morto em minha casa e o pior: sustento esta cambada de vagabundos intitulados de “esquerda” que tomaram de assalto o país! Tome vergonha meu senhor!

  118. Quer saber o que pensa um dos 5%? Pode me perguntar à vontade, estou aguardando seus questionamentos.
    Também aguardo explicações de por que mesmo o Sr. saiu desse governo? Se é tão bom assim por que quis sair? Me lembro de algumas declarações da época, mas seria bom algum esclarecimento.

  119. Sr. Dono do Blog,
    Com muito orgulho faço parte dos 5% que não se deixaram levar pelo “embromation” oficial.
    Sou da oposição sim! Pois toda unanimidade padece de burrice crônica. Stalin tinha 110% de aprovação, assim como o camarada Mao e o companheiro Fidel.
    Portanto, não satanize o que voce ja foi.
    Até porque a situação pode mudar, É assim na democracia, regime que voces, petralhas, abominam e solapam.

  120. Caro senhor, boa tarde. Incluo-me nestes 5%. E com toda satisfação. O senhor é destes 75, 80 por cento que adoram corrupção ? Que este partido (pt- partido dos traíras, corruPTo e outros) é o responsável pela nossa falta cotidiana de segurança, pelo tráfico de cocaina, maconha, produtos chinese e outras infâmias?
    A nossa economia só vai bem porque as bases foram criadas para uma boa sustentação. Isto em governos anteriores e não neste governo perdulário, dos obscuros cartões cooporativos.
    Poderia ficar o dia escrevendo, mas não vale a pena. Faltam alguns meses para este inculto ir embora e talvez, sem Dilma, nem Serra, nem Marina, apareça alguém que possa devolver a esperança roubada nos porões do ditadura petista.
    Arre.

  121. Que pérola do chapa-branquismo! Então os 5% descontentes são os leitores da “grande mídia”? “Confundem o país com o governo”? Caramba, me poupe desse petismo hipócrita, ainda do mais do partido que foi contra tudo quando estava na oposição – constituição, real, responsabilidade fiscal…

    1. Se isso fosse minimamente real, a conclusão seria uma só – e péssima pra seu time, sr. adam: conclui-se que FHC e cia tinham nas maos 100% das politicas corretas mas… a brutal incompetencia não deixou margem para o sucesso.

    2. A casa caiu chapa branca!!! Faço parte dos 5% que na verdade são muitooooooooo mais do que isso. Por onde passo só vejo gente anti Lula ,lá e aqui

  122. É difícil encontrar esses 5% contra Lula aqui no Brasil, cada vez mais difícil.
    Talvez seja mais fácil encontrar essa raça dos 5% do contra em Cuba: vivem fazendo greve de fome nas cadeias.
    No Irã é mais complicado ainda, tinha uns cinco contra o regime, mas foram enforcados.

  123. Caro Sr. Kotscho,

    A democracia pressupõe diversidades de opiniões. Temos alguns exemplos em que a hegemonia de opiniões deu em matança de milhões de seres humanos, o Sr. já ouviu falar no Holocausto ? Como já dizia nosso grande Nelson Rodrigues; “toda unanimidade é burra!”. Mas ao que parece, a “democracia petista” acha que divergência é esquisitice, não é mesmo Sr. Kotscho ? Eu acho é que a democracia à moda PT é que é esquisita.

  124. Muita arrogancia sua querer investigar os 5%. Sou um brasileiro que esta nesse grupo pelo fato simples de ter a certeza de que Lula nao e um semi deus

  125. Em primeiro lugar, são 5% os “descontentes” na contabilidade de seus institutos de pesquisa, meu caro. Como explicar que o candidato da oposição não teria quase 40% das intenções de voto? Segundo, tens aqui meu nome completo. Não estou anônimo. Leio noticiários de todos os jornais. Não digo amém a governos e a correntes majoritárias de opinião. Mantenho o espírito crítico.

    Ridículo, autoritário e primário este seu post. Só podia mesmo vir de um petista.

  126. Sr. Koscho:

    Segundo levantamento levantado pelo sr., considero-me dentro do percentual dos 5% e acredito que o sr. deveria se preocupar com os outros 95. Além de achar que a famosa frase de Nelson Rodrigues cai muito bem ao contexto, a história está cheia de exemplos de grandes unanimidades políticas, sendo que muitos são ou eram ditadores, de esquerda, ou vá lá, direita. Outra coisa, se me deixasse influenciar por aquilo que o sr. chama de “grande mídia”, que é em sua maioria, pró-governo, pró-pensamento de esquerda, eu estaria no grupo da maioria do Nelson Ridrigues.

  127. Meu Deus!!

    O que é isso?!? Quer dizer que não se pode discordar desse governo que o autor do blog acha que essas pessoas precisam ser INVESTIGADAS?!
    Qual a próxima proposta? Um “Gulag Tropical” no meio da Amazônia, pra os que discordam do governo?

    1. O artigo do Kotsho tem que ser emoldurado e pregado em todos os cantos do Brasil. É o símbolo perfeito do espírito do tempo em que vivemos. Marca impagável do fascismo tropical comandado por Lula. Onde será o Gulag dos 5%?

  128. Para economizar tempo. NÃO vai encontrar insatisfeitos.

    1)No palácio do planalto, Brasília.
    2)Nos sindicatos estilo Paulinho da Força
    3)Entre as elites dos movimentos sociais tipo MST
    4)Nos atendidos pelas Bolsas Família.
    5)No BB, e nos grandes bancos.
    6)No Irã (Só na ala masculina). Os 5 contra foram enforcados
    7)Revistas capitais e Blogs afiados
    8)Nacionalistas socialistas e anti americanos.
    9)PT. Especialmente no PT dos gaúchos machos.
    10)Entre os partidários de Evo, Hugo, Correa, Kirchner, Castro, Ahmadinejad, Kim Jong-il
    11) Na Gamecorp e em certas Teles
    12)Nas elites da Petrobrás, grandes estatais de uso privado do PT
    13) Em “pequenas igrejas” e grandes negócios.
    14)Entre os mais ricos.Tipo o homem mais rico do Brasil Eike Batista.

  129. totalmente fora de pauta.
    Mas desisto da Jovem Pan!!!
    Novo contratado como comentarista da Copa da África: “o jornalista mais temido pelos políticos” (de acordo com o próprio anúncio da JP): Diogo Mainardi.
    Não aguentei e mudei o canal do meu rádio, nunca mais irei ouvir o jornal da manhã, pode ser que fique cego pelos ouvidos se continuasse!
    No dia que algum político honesto (até desonesto) temer Diogo Mainardi, o Serra será presidente (não falei do que).

  130. Seria interessannte o Vox Populi ou a Sensus,nas suas pesquisas realizadas após as inserções publicitárias do PT, investigarem a origem desses 5%.

  131. Sem comentários. Apenas inclua-me nos 5%, nos 5% que trabalham, não só eu, mas também minha mulher, e ou mais meses do ano para pagar impostos para sustentar a monstruosa máquina do governo montada por Lula, para pagar a enorme despesa com publicidade do governo Lula, para pagar as viagens de Lula e Marisa Letícia ao exterior e pelo Brasil, para sustentar os programs sociais usados como moeda de troca por votos e que jamais tiraram os pobres da miséira em que vivem, para sustentar o MST invasor de propriedades alheias. Dê graças a Deus que existam esses 5% sr. Kotscho, pois somos nós, esses 5% satanizados pelo senhor que trabalhamos para sustentar o Brasil e os ladrões que o assaltam diuturnamente, nós que nada recebemos do governo, pois pagamos escola para nossos filhos para terem educação decente, pagamos assistência médica para nós e nossos familiáres para termos assistência médica decente, enfim, pagamos tudo, pois o governo quando oferece, oferece lixo para o contribuinte. Não recebemos incentivos fiscais e benesses como recebem os industriais e banqueiros, outrora inimos do PT e hoje amigos e doadores de campanha com altíssimas somas.

  132. Não frequento o seu blog, mandaram seu artigo fascista como exemplo de mentalidade totalitária. Estavam certos. O sucesso da economia decorre da rendição de Lula ao Plano Real, de FHC e à economia mundial em alta, qual é o mérito próprio?

    Você quer unanimidade a favor? Quem tinha “unanimidade” nas eleições era o Saddam Hussein, lembra dele? Aquele exemplo de democrata.

  133. Com muito orgulho e honestidade eu faço parte dos 5% a ser investigado.
    Se quiser saber onde vivo, oque faço e penso alem do meu RG e CPF, é só me mandar um e-mail que eu respondo tudinho.
    Obrigado.

  134. Sou parte dos 5%.
    Agora vem aqui em casa me investigar, vem, pra você ver o que te acontece. Não aguenta dez segundos na porrada comigo… e aí, vai encarar?

  135. A maioria desses 5% residem em São Paulo e o restante no Sul. São ricos, racistas e preconceituosos. Não gostam de concorrentes, ainda mais se forem de outra cor.

    1. Deixe de ser preconceituoso Fábio.
      Ser rico e morar em São Paulo ou no sul é algo ruim?

      Sou carioca de classe média e faço parte dos 5%.
      Gostaria muito de ser rico, e moraria tranquilamente em são paulo ou no sul.

      Vc não gostaria de ser rico não?

  136. Hum, mas essa aprovação é uma bela confusão. Não entendo como o “hómi” tem 80% de bom e ótimo e a oposição a sua candidata somam quase 50%…

    Acho que o povo aprova o que Lula não faz, aprova ele ficar quietinho sem mexer na ordem econômica, apenas brincando de palanqueiro. Pode ser a resposta né?

  137. Certamente vivemos em países diferentes Sr. Eu vivo num país onde nada é devolvido ao trabalhador que precisa quase 6 meses do ano de trabalho só para pagar impostos, eu vivo num país aonde o Presidente é um apedeuta e se acha a melhor bolachinha do pacote, eu vivo num país aonde política externa se resume a apoiar ditadores e ditaduras, eu vivo num país aonde a candidata a presidência não consegue manter uma linha de raciocínio lógico por mais de 1 minuto, eu vivo num país em que o revanchismo de esquerda é rançoso, eu vivo num país em que gasta-se mais com publicidade governamental do que em saúde e educação, eu vivo num país em que mentir é palavra oficial do govêrno.
    Este é o meu pais Sr., qual o seu ??

  138. gozado, pensei que fôssemos 16%, nem sabia que agora somos 5%. Eu tô nessa.
    O Senhor, Sr. Kotscho, aos 62 anos ainda não aprendeu nada sobre Democracia!!!! que vergonha!!!!

  139. Sou afro descendente, sou do sul, classe média baixa. Claro que não sou racista nem rico. E faço parte dos 5%. Tem mais: não sou ptista, corrupto. Não quero nada com esta corja.
    Se o Senhor tivesse o minimo de vergonha na cara sacava este artigo dai.

  140. Gostaria de saber como é feita a pergunta associada ao índice de aprovação de seu queridinho.

    Será que é algo do tipo: “Você concorda com a política econômica do Governo Lula?”

    Se sim, ponto para aprovação de Lula???

    Será que não são os 5% que realmente amam o seu presidente?

    Moro em SP e trabalho no RJ, quase que a totalidade ODEIA o seu mestre.

    Ms tenho certeza se eu fosse a um sindicato, este percentual mudaria.

    A propósito, por que mais de 5% criticaram o seu texto???

  141. Eu já acho que deveriam investigar os 5% que acham o governo(?) Lulla ÓTIMO!!Verificar o porque disso…Saber como esses caras vivem, daonde vem a grana que está nas contas bancárias deles, se trabalham, etc…Que tal, jornalista??

  142. Em primeiro lugar, gostaria de dizer que não sou um leitor do seu blog. Acompanho o blog do noblat, e hoje foi impossível não vir até aqui comentar.
    Estou feliz e muito satisfeito com a minha vida, seja com relação ao passado, presente ou as perspectivas para o futuro. Adoro o Brasil e acredito que não há lugar melhor no mundo. Vejo que sou muito influenciado culturalmente pelo meu país, tanto pelos pontos positivos quanto pelos pontos negativos. Todos os dias, tento utilizar o máximo as qualidades que só adquiri pelo fato de ser brasileiro, ao mesmo tempo que luto contra os vícios do famoso “jeitinho”. Pois bem, acho que o governo Lula teve lá os seus avanços. Mas não acho que é bom, não acho que é ótimo. Tento achá-lo regular porque… afinal de contas… vão ser oito anos né? Mas ele é ruim. Ele é ruim porque praticamente não avançou em nada. Não teve boas idéias acrescentar. Eu colocaria talvez o ProUni como uma boa nova idéia. E só. O resto é CTRL+C CTRL+V do governo FHC, com uma dose excessiva de marketing e falso esquerdismo. Enfim, acho que a questão central não é dizer porque acho o governo Lula ruim. Acho que o fundamental é ressaltar que estar entre os 5% não me torna uma pessoal de mal com a vida. Isso se chama democracia. Isso se chama diversidade. Isso para mim é uma das coisas mais belas da vida e, sinceramente, sinto pena de você por não se dar conta dessa coisa tão óbvia. De todas as coisas que leio diariamente sobre nosso país maravilhoso, sejam elas boas os ruins… esse foi o post mais infeliz que eu li até hoje.

  143. Sr. Ricardo Kotscho,
    Nao conhecia o seu blog, mas li que o Sr. quer saber quem sao os 5% “do contra”!
    Favor incluir meu nome e, se quiser, tambem passo todos os meus dados para futuras investigacoes pela SS de LuLLa, que aparentemente é o seu guia tambem, sem problemas!
    “Para que o mal venca, basta que os homens de bem se omitam”.

  144. ñ frequento isso aqui., vim dar uma olhada depois do email que recebi… e ñ acredito que algém em sã conciencia tenha escrito um absurdo desses…….. com mto prazer , faço parte dos 5%… e concordo em nº genero e grau com o Sr Mauro Moreira ai de cima….cara vc é tosco…..

  145. Sr. Ricardo. Faço parte dis 5%, muito prazer!
    Quer saber pq?
    Não concordo com o bolsa-familia sem a devida exigencia de presença na escola e no posto de saúde das crianças com ela agraciada.
    Não concordo com a posição do país no caso Irã.
    Não concordo com o acobertamento dos mensaleiros e do chefe da quadrilha que hoje faz “negócios” internos e externos além de “reuniões políticas” a fim de estruturar o palanque da Dona Dilma.
    Não concordo com o bolsa-ditadura p/ Glauber Rocha ( amigo dos militares que fez um filme sobre as virtudes messianicas do Sarney ).
    Não concordo com as respostas de baixo aspecto técnico da Dona Dilma sobre o apagão de 2009.
    Não concordo qdo Lula tenta apagar da foto as conquistas de FHC que ele hoje aproveita.
    Enfim, não concordo com o que que temos hoje pois poderíamos ter muito mais se os “éticos” não estivessem no poder.

  146. Kotscho, eu não acredito que esses 5% sejam tão homogeneos, como você nos força a acreditar (talvez para menosprezar quem vai contra o seu Governo). Tenho certeza que grande parte deles é de quem vê no Governo que você defende (sem ver nada de errado) a falta total de esforços para tirar o Brasil da lama no que se refere à educação. É muito triste perceber que em 8 anos de governo o país piorou nesse quesito, que antigamente era uma das bandeiras do PT. Podemos ter um aumento de 6% do PIB, melhorar em muitos aspectos, mas enquanto negligenciarem a melhora da educação, continuaremos sendo toscos. Por falta dessa melhora, nossa econômia tem voltado a ser uma econômia de commodities, destruindo a nossa terra para ganhar centavos com grande esforço, quando poderíamos estar exportando tecnologia como a Coréia do Sul faz, para ficar no exemplo mais vergonhoso para o Brasil já que nos anos 70 a Coréia do Sul tinha uma economia menor e menos sofisticada que a nossa. Enfim, nem vou me dar mais ao trabalho de ler artigos de quem não tem compromisso com a sua própria consciência, porque dúvido que você não tenha idéia do lado negro do Lula. Afinal de contas, ao contrário da grande população de analfabetos Brasileiros, você teve uma formação boa.

  147. Fique sabendo que você estava a minha procura.

    Quero preencher a ficha dos 58%.

    Meu nome é Samir. Sobrenome: Inglês e libanês. (não é turco).

    Profissão: Adevogado com analfabetismo funcional.

    Paiz: Mato Grosso (País que não produz seu próprio alimento)

    Capital: Cuiabá.

    Espero ter contribuído e obrigado por abrir seu espaço para comentários.

  148. Nunca vi e nem conheço uma alma viva desses 70-80%, tão pouco alguém que ja respondeu esta pesquisa. Mas va lá… suponhamos que eu, branco e da elite viva em um mundo totalmente diferente da maioria dos brasileiros.
    Alias, acabei de crer que essas pesquisas é de uma bandidadem imensuravel (vide o caso da Colombia)
    Sou o que faz parte dos 5%, Sr.Kotscho, e também não sou “idiota”!

  149. Me prontifico a ajudar o Kotsho… sou um deles! pode contar comigo, sou um livro aberto… sou advogado, empresário, empregador de 12 pessoas e não tenho mais estômago para aguentar tanta hipocrisia e desídia do (des)Governo Lula.
    Não suporto mais sua política externa.
    Não suporto mais sua economia pseudoincluidora.
    Não suporto mais desculpas esfarrapadas.
    Não suporto mais o desserviço no enfrentamento da corrupção.
    Não suporto mais negociatas em nome da governabilidade.
    Não suporto mais o crescimento desenfreado e sem controle das Centrais Sindicais e Sindicatos.
    Não suporto mais migalhas confundidas com políticas públicas de inclusão.

    Sou dos que não suporto mais.

    Fácil me encontrar.

    Quer mais? Procura os beneficiários do INSS. Aqueles que precisam de perícia. São todos destratados, só não têm consciência quem é o rei supremo pra falar mal. Ou seja, fruto de pura desinformação.

    Gosto de você, Kotscho. Da sua filha também. Mas o artigo foi intempestivo, tacanho e preconceituoso.

    1. MENTIROSO !!!!

      Eu sou aposentado por invalidez !!!
      Fui chamado para fazer minhas perícias COM HORÁRIO MARCADO !!!
      Fui atendido na hora !!! E com um carinho que não teria necessidade !!!
      Tinha até um funcionário para conduzir minha cadeira até a sala de espera !!!
      Foi no posto do INSS aqui na Av. Braz Leme na Zona Norte de São Paulo !!!
      De tanto ouvir e ler bobagens na mídia e dos seus seguidores achei que iria para um açougue. FUI MUITO BEM TRATADO e a minha aposentadoria saiu rapidamente !!!

      Se não tem o que falar, não fale merda !!!
      O INSS melhorou muito !!!
      Cadê as filmagens de filas que inundavam os nossos telejornais ?
      ACABARAM-SE AS FILAS DO INSS !!!!!!!

    2. Enio, não perca seu tempo…

      Esses canalhas fazem parte do canil do ex-Graeff. Deve ser uma nova tática do Serra, entupir blogs independentes com a matilha.

    3. Ao Enio
      Por falar em MENTIROSO, vc é um MENTIROSO.
      Me diz, em qual Estado do Brasil não há filas nas portas do INSS ?
      Com certeza vc foi ajudado por um petralha que trabalha no posto onde vc foi atendido e o isentou da fila .
      Que é isso Enio ? Dizer que não há filas no INSS. Essa nem o lulla acredita.
      Eninho, vc anda “tomando” demais, por isso fala essas MENTIRAS, falando merda.

    4. Gadelha

      Eu tenho te evitado, caso voce tenha não percebido, para te poupar um pouquinho. Se voce persistir em me ofender EU VOLTO À CARGA !!!
      Voce acredita mesmo que todo funcionário público federal é petista ? Voce acha que nos concursos públicos feitos no país ao longo dos anos só petista consegue passar e se efetivar ?
      Se acha assim, obrigado por isso !!! fico feliz por mais essa qualidade notada nos meus companheiros !!!
      Voce precisou do INSS de uns tempos pra cá ?
      Já viu as reformas ?
      Já ouviu falar da informatização ?
      Sabia que hoje qualquer cidadão em idade ou tempo de se aposentar consegue fazer isso em 10 minutos ?
      VÁ EM QUALQUER POSTO DO INSS DO BRASIL E COMPROVE !!!
      EU VI ISSO !!! Não sou como tu que “só ouve dizer” !!!

      Quero ver o teu comportamento melhorado daqui para frente !!!

    5. Ao Enio

      Suas bazófias não metem medo em ninguém, principalmente em mim. Reafirmo o que eu disse. Vc é MENTIROSO.
      Vc fala do que não sabe, vc fala o que não é, aliás, para puxar o saco desse desgoverno vc dá sua alma ao diabo.
      Me diz Eninho, vc já foi a um posto do INSS durante a madrugada para ver as imensas filas em suas portas ?
      Essas filas são prá que ?
      Enio, vc não vê as filas pq nessas horas vc tá voltando do bar, já “mamado” e não se dá conta de que aquelas milhares de pessoas em pé nas portas dos postos estão TENTANDO marcar uma consulta, a mesma consulta que vc alega ter conseguido em 10 minutos.
      Enio, nem se o lulla mandar vc vai ser atendido em 10 minutos. Portanto, não MINTA, as filas existem e longas.
      Quanto a vc voltar a carga, tou esperando.
      Enio, diminua a carga etílica, tá te fazendo “ver coisas, dizer coisas”
      Abraços
      Reginaldo Gadelha

  150. Eis me aqui, mais uma dos 5%, com muita honra. Se Lullllla com sua empafia, não tivesse descoberto o Brasil,*nunca antesnestepaiz, se tivesse respondido pelo mensalão,pelos amigos e aloprados que lhe servem, se não tivesse enchido a Petrobras com seus compadres, se tivesse ensejado esclarecimento da morte do Celso Daniel e do Toninho do PT, não contasse entre seus amigos de peito Fidel, Chavez,Correa, Kirchner , Zelaya, alamedinejad(minuscula mesmo) enfim todos os ditadores mau carater do mundo,tipo Ali Amin Dada, se tivesse se preocupado com educação, saúde, legalidade e etc, etc. etc., se não tivesse dividido o Brasil em pobres e ricos, coloridos e brancos, com casa, sem casa, com terra, sem terra, e vai por ai….talvez deixasse de fazer parte dos 5%.Mas acho que na realidade nos somos bem mais do que 5%, pois nuncaantesnestepaiz se mentiu tanto.

  151. Ou seja, os 9 milhões que lêem jornais e revistas são informados suficientemente para saber que este governo é uma fraude e vamos pagar a conta seja com Dona Dilma ou com Serra. Esse é o projeto. E depois de quatro anos fechando os buracos deixados os 95% que não lêem jornais e revistas colocam o cara lá de novo…….

  152. Essas “pesquisas” que dão 370% de popularidade para o Adolfinho de Garanhuns, são as mesmas que davam empate técnico nas eleições da Colombia??

  153. Aí Ricardo… Seu texto foi descoberto lá no blog do esgoto. O jornalista da Veja ficou sabendo e lhe fez um ataque daqueles. Estilo Tio Rei. Levantou a bola e chamou o rebanho pra estufar a rede. Isso foi às 13h00. Então não estranhe se a partir desse horário começaram a aparecer comentários mais raivosos e truculentos por aqui. Você sabe o ( baixo ) nível daquela turma. Prepare-se. Abs

  154. Sou classe média, pago em dia os meus impostos, moro no interior do RJ, detesto o governo Lulla e tenho muito orgulho de pertencer aos 5%. Como as eleições vão provar são muito mais que 5%. Se o senhor quiser fazer o meu cadastro é só mandar um e-mail. Prometo que respondo.
    Meu avô sempre dizia: “homem depois dos 60 fica mole e tolo”.

  155. “Na Folha, Fernando Canzian deu a manchete do jornal: “Nordeste do país cresce em ritmo de Chináfrica´”, por coincidência mesmo tema da reportagem que estou fazendo para a edição de junho da revista Brasileiros”

    Você está com algum problema. Essa reportagem não foi negativa ao Lula de jeito nenhum. O crescimento da atividade econômica de região é um dado positivo. É claro que problema de infraestrutura é consequência por uma maior demanda em serviços públicos; e existe no Brasil inteiro; em qual estado não temos problemas em rodovias? Fora São Paulo, são todos. Certas regiões do Mato Grosso o cara anda até 500 quilômetros em estrada de terra; e antes do Maggi a coisa era pior ainda. Na época de chuva a rodovia Vilhena/Juína é intransitável.

    Muitos desses 70% que aprova o Lula, gosta da sua economia , que é uma continuação do governo anterior, mas não vota nele. Ou você acha que FHC, por exemplo, vai criticar a economia que é seu legado?

    Falar mal por falar mal, não se esqueça da militância petista, e dos próprios corleones como Mercadante, Lula, Mantegna, Marta, Heloisa Helena. Falavam mal até da D. Ruth.

  156. OU FRED SP É PORQUE CADA TU/DEMO ESTÃO MANDANDO VÁRIOS COMENTARIOS E TROCANDO Ó NOME “ÔXENTE BIXIM”NÃO APRENDEU AINDA SER TRAMBIQUEIRO?PERGUNTA PARA OS 5%!!ALGUNS VÃO TE ENSINAR……KAKAKAKAKAAKAKA

    1. Aprender a ser trambiqueiro, realmente não me interessa. Tenho capacidade para trabalhar e me sustentar de forma honesta, Não preciso cortar o dedinho e nem de me fingir de perseguido para viver às custas de dinheiro público. É isto que os amedronta? Ter uqe correr atrás de emprego?

  157. Ricardo

    Você quer saber porque existem 5% de brasileiros contra o desgoverno Lula vamos lá:
    1- São brasileiros que NÂO acreditam nas mentiras oficiais(PAC,LUZ para todos,navio de Suape navegando etc)
    2-São brasileiros que não se conformam em trabalhar 5 meses para pagar impostos que são tragados pelos sindicatos, Ongs amigas MST, propaganda enganosa e NÂO são investidos em saude, educação,infraestrutura etc.
    3-Não aceitam a corrupção,
    4-Não aceitam a incompetência e a irresponsabilidade
    5-São DEMOCRATAS que NÃO aceitam nenhum tipo de patrulha como a que você está propondo
    6-São aqueles que respeitam e querem que a LEi seja respeitada por TODOS
    7- São aqueles que NÃO acreditam na imprensa amiga, via verbas oficiais.
    8-Só para lembrá-lo em 2006 foram 40%

    1. Perfeito Luis Fernando, resposta perfeita!
      Ia fazer uma resposta ao dono do blog nessa linha mas voce sintetizou muito bem.
      Ta ai Ricardo Kotscho. Esse são os Brasileiros que não aprovam o governo Lula. apenas oito razões de não apovação… poderia dar mais oito. Fica o desafio de caracterizar quem são outros “95%”.
      Aposto que um bom pedaço vai ser dos beneficiados do bolsa-familia e outrro da petezada militante que aceita mensalão.
      Agora voce quer 100% de aprovação para o nosso “fhurer”?
      So se me matar por que não aprovo governo populista, corrupto, hipocrita, oportunista, etc…
      Mas uma pessoa de mentalidade totalitaria não vai entender por que nosso “fhuerer” não tem 100%, prefere ridicularizar e desqualificar os “5%”, que em 2006 foram 40% e esse ano serão 40% no minimo também!

    2. Gostei da sua honestidade de assinar filiação na turminha dos 5% Mas poderia ser mais honesto e verificar se algumas dessas 10 razões que o tornam tão irritado nunca tinham acontecido nos outros governos (pode ser que com outros nomes). Por exemplo os impostos nessa proporção não começararam com Lula e os atuais governos estaduais e municipais de oposição nunca nem pensaram em reduzir suas taxas.
      Vc acusa o Ricardo de “patrulhar” no blog dele??? Nunca vi acusação parecida em nenhum comentário liberado nos blogueiros dos 5%.

    3. Veja até aonde vai o preconceito e o egoismo dos 5%.
      São brasileiros que não acreditam em mentiras oficiais, O Lula pode enganar um país inteiro?? e o planeta??
      São brasileiros que não aceitam a carga tributaria, OK, esta no congresso a anos a reforma tributaria que eles não votam.
      Não aceitam a corrupção,OK , a Policia Federal foi equipada para isso, se não vai ninguem preso é porque as leís o favorecem e o Lula não é o dono do congresso.
      Não aceitam a incompetencia e a irresponsabilidade, OK e o Lula recebe premios por isso.
      São democratas que não aceitam patrulhamento, OK o Ricardo só quis saber o que pensam, nada mais.
      São aqueles que respeitam e querem que a leí seja respeitada por todos, OK, mas só vale para aquele que nunca comprou sem nota fiscal, esse item é melhor pular ninguem se enquadra.
      São aqueles que não acreditam na imprensa amiga, não sabia que a imprensa internacional recebe verbas do Brasil.
      Em 2006 eram 40% agora são 5% vitória do governo Lula, nisso não acredita aposto. em resumo, puro preconceito e egoismo.

    4. Este Luiz Fernando é um dos que “Confundem o país com o governo, a vida real com o noticiário do poder, ao reproduzir o que lêem nas manchetes e nos editoriais dos grandes veículos, nos blogs da Veja.com, nas colunas de O Globo ou ouvem dos comentaristas da CBN e da Jovem Pan.”

    5. 1- Acreditam em Rodoanel?
      2- São também os que na declaração de imposto sonegam informações, fazendo mil e uma maracutaias para se livrar de imposto, colocando até dentista pra cachorro na declaração.
      3 – Mas se pegos oferecem uma “cervejinha” pro guarda.
      4 – Mas os filhos menores de 18 anos podem dirigir e beber( se pegarem o papai paga a multa)
      5 – Democratas como Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Guilherme Fiúza, Coronel Ulstra, Jair Bolsonaro, etc…
      6 – A não ser quando estou ao volante de meu carro importado de 250 CV ou na minha moto a 300 km/h.
      7 – Tanto que ela é chamada de P.I.G.
      8 – E Lula tinha 38% de aprovação hoje são 85%.

    6. Desculpe, errei, vc. citou 8 razões e não 10. Mas dá na mesma, eu até poderia escrevê-las (são tão repetitivas e sem base real) em qualquer número, mas tenho certeza que naõ terei resposta para meu questionamento. É assim mesmo com essa turminha do site do “se não entendeu eu desenho” (reinaldo), estão cheios de listas de motivos, mas se alguém questiona sobre algum deles, o silêncio é total, pois o “tio rei esqueceu de desenhar”.

    7. Tiro certo
      1- Lula não pode enganar um pais inteiro, mas parte ele está enganando.Você acredita no 1 milhão de casas do Minha Casa Minha Vida?Você acredita no PAC?Você já viajou de carro fora de SP?Não há aqui nem egoísmo nem preconceito.
      2- Lula tentou a reforma tributária em 2003.Estamos em 2010 e até agora nada.Com a imensa maioria que o governo detém já devia ter aprovado.Ou não?A carga trubutária subiu no governo Lula quase 5%.
      3- Dentre aqueles que não estão presos podemos incluir o núcleo do PT envolvido no mensalão?Afinal ‘o chefe” não está envolvido até o pescoço na campanha da Dilma?
      Quem comanda a Polícia Federal?
      4-Lula pode até receber prêmios, mas quem acha que a educação é ótima , saude excelente,infraestrutura maravilhosa vive em outro país.
      5- Seu argumento para o respeito às leis é pífio, mas para seu controle compro com NF sim, uso a nota fiscal paulista, e pago o IPVA de meu carro com esses créditos.
      6- Quanto a imprensa internacional, se informe sobre um contrato que a Secom tem com uma Empresa internacional, para alavancar os feitos de Lula.Mesmo que não tivessem, eles não moram aqui e muito pouco sabem sobre a situação em aqui vivemos.
      Finalmente meu caro,não há nenhum preconceito nem egoísmo.O que há é a vontade de ver um país muito melhor do que o atual.A unica coisa boa que Lula fez, foi não destruir aquilo que demorou anos para ser conquistada na área econômica, ao contrário do que queria e quer o PT.

  158. Não acesso muito o blog do Ricardo Kotscho, mas admirava o seu equilíbrio, como um petista ex-assessor de Lula. Agora leio esse artigo:” que Brasil é esse dos 5% do contra?” pessoas de mentalidade totalitária sempre detestam oposição, por menor que seja. Kotscho revelou isso, claramente em seu artigo. Não é verdade de que quem não gosta da discurseira de Lula é um sujeito só vê o país pelo lado ruim. O Brasil melhorou em função do crescimento da economia mundial nesses seis anos. O PT mudou porque deixou de lado seu discurso raivoso contra o capitalismo e contra” tudo o que está aí”. Sr. Kotscho, é sempre louvável haver oposição. É a essência da democracia. Unanimidade é ditadura, totalitarismo.

  159. Eu sou um dos 5%. E faço das palavras do Reinaldo as minhas:

    É um troço fabuloso! Parece que Kotscho está propondo que os lulistas críticos, independentes e isentos como ele façam o que setores da Polícia Federal, ao arrepio da lei, já tentaram fazer sem sucesso: FICHAR os 5%, segundo algumas pesquisas, que acham o governo Lula “ruim ou péssimo”. São nove milhões de brasileiros, diz Kotscho. Ele quer saber o que são e como vivem. Entendo a sua curiosidade: não devem ser os banqueiros, não devem ser os industriais que contam com isenção fiscal, não devem ser aqueles que prestam serviços sem licitação para a máquina pública, não devem ser os jornalistas de revistas sustentadas pela propaganda oficial, não devem ser filhas de jornalistas chapa-branca com contrato na TV sem público do Lula. Quem será essa gente, meu Deus? Precisamos, como diz Kotscho, empregando o verbo sem dúvida correto e se sentido inequívoco: “INVESTIGAR” essas pessoas.

    Stálin, por exemplo, tinha essa mesma curiosidade científica do “companheiro jornalista”. E dava eficiência prática à sua inquietação intelectual: levava no bolso uma caderneta com o endereço dos dissidentes — no caso, quem estava em qual campo de trabalhos forçados. No Brasil, talvez não se chegasse a tanto. No máximo, é preciso identificar onde estão essas pessoas esquisitas para que passem por aquilo que o neo-socialista Gabriel Chalita chamaria de “Pedagogia do Amor”.

    Kotscho ainda não “investigou” essas pessoas, mas ele já tem o perfil dos “doentes”:
    “Confundem o país com o governo, a vida real com o noticiário do poder, ao reproduzir o que lêem nas manchetes e nos editoriais dos grandes veículos, nos blogs da Veja.com, nas colunas de O Globo ou ouvem dos comentaristas da CBN e da Jovem Pan. Se você fala bem de alguma coisa acontecendo no país, logo te chamam de vendido, chapa-branca, idiota.”

    Eis aí… O valente já está identificando alguns endereços para o sonhado “Pogrom do Kotscho” — como se nota, ele quer nos pegar para nos mostrar a verdade. No mesmo post em que ele propõe que a “SA do Amor” identifique onde estão os esquisitos, elogia o trabalho de dois jornalistas, embora, no trecho acima, ela ataque os grandes veículos, especialmente editoriais e manchetes. É uma forma de agredir a grande imprensa, porém preservando a “categoria”. Afinal, ele continua na ser um bom rapaz da corporação.

    Ao ser despertado para esta indagação espantosa — “Mas quem são esses 5%?” —, Kotscho expressa o seu inconformismo com o fato de o governo não contar com os ambicionados 100% de aprovação. Lembro que Saddam Hussein vencia eleições no Iraque com apenas 97% dos votos. E não consta que corresse atrás dos 3% que diziam “não”. Faltava-lhe um Ricardo Kotscho para dar a idéia.

    E o homem do balaio já se defende: não é ”vendido, chapa-branca ou idiota”. Eu nunca disse que ele é idiota. Ao contrário, acho que está na categoria dos espertos.

    1. Os seres humanos sao racionais. Os que resistem vao sendo reduzidos numericamente a 6%, 5%, 4% até um certo limite. Isso é um fenomeno que acontece.
      Mas apenas no principio é um processo indolor. Depois
      fica cada vez mais álgico, como a compressão de uma mola.
      Mas-por favor don´t vanish! Lulao precisa de voces, ah como direi,..por uma questão da democracia… Apenas ele não pode evitar que voces vão se erodindo por si mesmos.

    2. Sentiu Lenzi o que é Democracia?
      Se eu fosse ao Reinaldo e coloca-se este texto do Ricardo nos comentários ele viria com o tal Reinaldox e nem publicaria o meu comentário e ainda tiraria um sarro ( coisa de reaça direitista).
      Aqui ao contrário, seu comentário sendo contra o que diz Ricardo é publicado.
      Sente só o cheiro de Democracia…
      Depois volta pro esgoto.
      Vai lá se esconder atrás do Reinaldox.

    3. Acho a maior piada quando tipos como o senhor “Alberto Porém Jr.” (31/05/2010 às 17:27) dizem que nos Blogs do governo brandam: Têm democracia aqui!!!

      Engraçado, censuraram o meu e diversos posts da “galera dos 5% contra o nazismo petista”. E aí hein?

      No Reinaldo ele pelo menos postou o que seu mestre intelectual esquerdinha “pensa” sobre o que de fato é democracia, no caso, ele defende a ditadura do proletariado, aquela coisa “meiga” que massacrou MILHARES de pessoas em nome do ser mais insano que pisou neste planeta, Karl Marx.

  160. É um escárnio. Nem os militares tiveram tanta soberba quanto os jornalistas ” engajados” do PT. Nassif, Azenha, Família Kotscho e toda a galera da EBC. Mas como diz o lulista Chico: Vai passar.

  161. Olá Ricardo Kotscho, muito prazer.
    Faço parte dos 5%.
    Sou micro empresário, homem, heterossexual,
    branco, cristão e de direita. Adoro a variedade da vida e as pessoas com senso de humor.
    Será que tem lugar pra mim na sua “utopia” 100% lulista?

  162. só no F5, tá muito divertido isso aqui. parece q todos os 5% q tem internet vão vir aqui. seu blog vai sair do ar. e qdo voltar não vai ter esse post absurdo.

  163. O pessoal guiado pelo PIG tá muito nervosinho, o que há de mal em querer investigar e entender o que pensam estes 5%, em nenhum momento o Ricardo falou em “fichar” ou “enquadrar” esse pessoal, mas entender o que pensa esse pessoal. Concordo com a tese apresentada por ele, afinal bastou o pessoal dos blogs da Veja dar o comando que os 5% obedeceram e se mostraram aqui nos comentários…. por sinal péssimos comentários.

  164. Sou um dos 5% que não acham o governo do Lulo-petismo o máximo, o maior e melhor de toda a história, não só do Brasil, mas do mundo, ou melhor ainda, de todo o Universo.

    Considero a gestão do sr. Luiz Inácio medíocre> Razoável na economia, onde adotou a política econômica do governo anterior, inclusive colocando no Banco Central um banqueira tucano, que lá está até hoje. Acertou em algumas áreas, expandiu as políticas sociais, que já existiam anteriormente – não criou nenhuma política social nova, apenas mudou nomes e rótulos, com um marketing político muito bem feito no caso -. O BPC foi implantado pela Constituinte de 1988 (aliás, o Lula e o PT não assinaram a Constituição), a LOAS já existia, o salário mínimo já era objeto de correção real do seu valor, e assim por diante.

    Mas, no conjunto, é uma gestão medíocre, onde as realizações são violentamente “infladas” por uma gigantesca propaganda.

    Francamente, sem qualquer intenção de ser ofensivo, achei o seu texto NAZISTA. Nem o Joseph Goebbels faria melhor.

    É nazismo puro não aceitar que as pessoas não possam ter a mesma opinião que o senhor.

    Democracia é a livre discordância; o livre pensar; a livre opinião; não seguir a maioria só porque esta é a “maioria”; usar o discernimento e a capacidade de análise para refletir sobre a realidade, comparando presente, futuro e as tendências que podem ser observadas; considerar o conjunto do que foi feito, nos últimos cem ou duzentos anos, de acordo com as circunstâncias políticas,sociais e econômicas de cada momento histórico; e assim por diante.

    Nós, os 5%, temos todo o direito de não concordar com o senhor, e de não achar o governo petista-lulista essa “maravilha” que o Lula tanto apregoa dez vez por dia, sete dias por semana, doze meses por ano, numa verdadeira e brutal lavagem cerebral.

    O que o senhor vai propor agora para estes 5%? Uma lobotomia radical?

    Atenciosamente

  165. VOU MANDAR FAZER UMA CAMISETA PRA MIM ESTAMPADA ” 5%, EU FAÇO PARTE!”
    vamos iniciar um movimento hehe
    ALGUEM QUER COLABORAR?
    hehehe

    1. Ao Alfred

      Eu topo.
      Que tal o seguinte texto;

      “Sou dos 5%”

      Não sou lullista
      Não sou comunista
      Não recebo Bolsa Família.

      “EU ME SUSTENTO”

      Alfred, tou te mandando um e-mail
      ( gadelhas_gadelhas@latinmail.com)
      que acabei de “criar” exatamente para darmos prosseguimento em sua idéia.
      Aguardo notícias suas.

  166. Ao menos 5% ainda pensam e conseguem enxergar este país além das mentiras do governo e não se deixam enganar pela imprensa chapa-branca.

  167. Sr. Kotscho:

    Talvez o sr. queira estudar a “turma do 5%” tal como faz a dupla de irmãos de Cuba?.
    Certamente está assim de petista, colegas seus, doidos para empregar os método de tratamento de dissidentes políticos daquela ilha-prisão por aqui….

  168. Esse foi um argumento muito empregado na Alemanha nazista…..vamos estudar aqueles que pensam diferente de nós (de preferencia em campos de trabalho forçado).
    Lênin também fez o mesmo. Mas antes expulsou os dissidentes intelectuais da ex-URSS.

  169. Mas o que há de errado em ser crítico? Muito infeliz esse seu post. Vivemos em uma democracia e o que faz uma democracia cvrescer é a diversidade de opiniões!! Vc acredita mesmo que se vivessemos em um pais de cultura elevada, esses “criticos” que vc tanto horroriza seriam apenas 5%?

  170. Esses 5% contra os que mais nescessitam precisam ser investigados como foi o PT, com tantas CPIS jamais vista na história na terra descoberta por Cabral.
    São esses 5% os que ficavam (passado), digo ficavam com a maior fatia do bolo, muita grana rolou nesses 510 anos de história do Brasil. Queriam continuar ou querem a volta da dinastia e a dependência externa.

  171. Eu sou um deles. Um dos 5%. E as minhas razões são bem simples e objetivas: não suporto demagogia, proselitismo, ignorância e o conluio com criminosos. Tenho vergonha de ver o presidente do meu país dizendo as sandices que o atual dirigente diz, impunemente. Tenho náuseas ao ver que os mensaleiros, churrasqueiros, ‘cuequeiros’ e aloprados continuam a desfilar seu poder nos corredores do Planalto. Tenho arrepios ao ver o Brasil alinhado com a escória do mundo, na ânsia de demonstrar um ridículo protagonismo.

  172. “ao reproduzir o que lêem nas manchetes e nos editoriais dos grandes veículos, nos blogs da Veja.com, nas colunas de O Globo ou ouvem dos comentaristas da CBN e da Jovem Pan.”

    Sinto-me orgulhosa ao informar-lhe que faço sim, parte desses 5% da população que lê, e não se deixa convencer pelos outros 95% que não lêem, e que sobrevivem às custas do dinheiro da viúva.

    Você tem meu nome completo. O que vai fazer agora? Me colocar no paredão, tal qual os Castro, ou fazer-me uma lobotomia para que perca a mania de ler, e passe a pensar como você? ACORDA, KOTSCHO! Estamos numa democracia! AINDA!!!!

  173. Vc tem 300 comentários, a maioria deles, iguais ao meu, que gosta de noticias boas do meu patrão e dessas noticias eu gostaria que vc nos informasse, já que é muito antenado, como está a situação do Navio do PAC lançado ao Mar, como petroleiro na Petrobras!
    Ansioso por noticias, já que gostaria de divulgar nas minhas bases eleitorais, espero seu comunicado É o João Cândido viu Kotchso!

  174. “Um homem de espírito é sempre do contra”
    H.L Mencken
    (um jornalista americano que sempre esteve contra
    a opinião da maioria e abominava a adulação aos políticos de qualquer espécie)

  175. E isso, ai! TB sou um dos 5%. Somos “poucos” mas somos bons! Somos do BEM! RS
    E sou capaz de afirmar que muitos dos 5% concordarão com as citações abaixo:

    “A única condição para o triunfo do mal é que os homens de bem não façam nada.” (Edmund Burke).

    “E, lembre-se, quando se tem uma concentração de poder em poucas mãos, freqüentemente homens com mentalidade de gangsters detêm o controle. A história provou isso. Todo o poder corrompe: o poder absoluto corrompe absolutamente.”
    (Lord Acton).

    “Também servem aqueles que apenas ficam e aguardam” (J. Milton)

    1. vcs. são poucos, mas são bons? faltou o modéstia a parte. Mas é assim mesmo, o pior é pensarem que são mais instruídos, mais puros, mais honestos etc. que o restante da humanidade. Além disso essas 3 frases que vc. pinçou no Wikipedia, não correspondem nem um pouco com o Brasil em que vivemos (por que só vc. são do bem? onde está a concentração de poder?) .

  176. O ANO DE 1989 CHEGOU MUITO TARDE, só chegou em 2002, tudo poderia ser como é agora, tudo poderia começar AINDA no fim da decada de oitenta, perdemos um pouco de tempo. É que, Para persuadir povo a não votar no LULA94% até disseram que 800 mil empresários deixariam o país com a eleição do LULA94%, NO ANO DE 1989. O ironico é perguntar agora qual desses 800 mil EMPRESÁRIOS NÃO VOLTARIA NÃO LULA, NÃO O ELEGERIA DE NOVO, POIS TODOS TRIPLICARAM SEUS NEGÓCIOS.

    AHHH SE ARREPENDIMENTO MATASSE!!!!! ALÔ SR. MÁRIO AMATTO QUANTA IMAGINAÇÃO!!!!

  177. Senhor Ricardo Kotscho, sou mais um dos “5%” (diante das pesquisas encomendadas do PT como foi nas eleições em SP entre Cassab e MarTaxa, não mais acredito nelas). Estou aqui me apresentando com login anônimo pois diferente de você e demais “jornalistas aliados” (vendidos) do PT não tenho grana para pagar “seguranças” (jagunços) para me proteger.

    Como todos comentaram aqui, achei LAMENTÁVEL sua atitude. Sei que você, Nassif (que não sabe mais se defende LuLalau) e do nefasto Paulo Henrique Amorim, fazem de tudo (mesmo) para defender seu Rei Lula, mas querer mandar KGB para quêm ousar ser contra o vosso rei, nessa o senhor ultrapassou o limite da tolerência democrática.
    Lamento ser eu o primeiro a informar, mas não estamos vivendo num dos países que seu rei Lula defende, onde lá oposição ao pensamento do rei se trata com PENA DE MORTE. Aqui meu caro, é o Brasil, aquele país onde tipos como o senhor lutaram contra os militares para que todos, mesmos as minorias, pudessem ser ouvidas.

    Resumindo: Ricardo Kotscho, sua atitude foi digna de Stalin, Mao, Fidel, Hugo Chávez, Evo Morales, Ahmadinejad, enfim, de todos ditadores e apoiadores de traficantes e terroristas que nosso rei Lula adora defender.

    Quanto a apagar os comentários o dia inteiro… dá uma olhada no Blog do Tio Rei (Reinaldo de Azevedo), o quão insiginificante é a opinião dos seus “5%” de insatisfeitos por terem um governo corrupto e nefasto (que apóia tudo que não presta no planeta).

    Sem mais 5% (têm muioooo mais… porquê você não imvestiga?) de verdades sobre o “maravilhoso” reinado do Rei Lula, que agride a democrática Honduras e defende a tirânica Cuba…

    1. capitão américa, vcs 5%. tem essa mente colonizada, q. só sabe “raciocinar” em histórias em quadrinhos made “in usa” (mas traduzidas é claro que a tua faculdade é daquelas meia-boca).

    2. Capitão América,

      Sabia que eu nunca tive um comentário apovado no blog do Tio Rei, sendo certo que nenhum deles tinha qualquer conteúdo ofensivo? Será porque?

      Nos blogs do 5% só a opinião é única, nem que tenha que criar comentários para dar volume.

  178. Amigo KOTSCHO são apenas 4% e desses 4% muitos estão com um dilema terrível, QUEREM VOTAR no Serra/FHC/psdb, más estão com uma grande dor de ‘cabeça’. Muitos tem medo de votar nos seus AGRACIADOS tucanos e perder tudo que já conquistaram na era LULA94%. Sabem que beiraram a fome com a politica dessa gente na decada de noventa.

    bela sinuka de bico para os simpatizante SERRISTA/EFEAGASSISTAS.

  179. Proponho a fundação de um partido ou associação, ou ate mesmo Ong.
    vai se chamar “5%”. Vamos montar um estatuto e eleger um presidente(a) mas com mandado unico.

    PS: No artigo segundo do estatuto proponho que proiba sumariamente reeleição, tipo a Constituição de Honduras, que o Zelaya queria reformar e foi sumariamente deposto (como tambem previa a carta).

  180. Já que vc quer saber, vou lhe passar os meus dados.
    Adriano Moterani, brasileiro, casado, 36 anos, formado em direito porém não exerço a profissão. Sou MICO empresário e arco com a maior carga tributária do mundo. Na minha empresa tem 26 funcionários devidamente registrados. Infelizmente vivo apertado e atolado no cheque especial e, portanto, pago os juros reais mais caros do mundo. Trabalho de segunda a sabado das 08:00hs ás 21,22,23..e aos domingos das 07:00 as 13:00 para que os meus funcinarios trabalhem 44horas semanais.

  181. Se acompanharmos a estatística, apenas 4% dos empresários do Sr. AMATTO, ou seja 32.000 não votará no LULA/DILMA em 2010 e 768.000 mudaram seu voto, sua idéia, se arrependeram em concordar com o presidente da FIESP DA DECADA DE OITENTA, 768 mil votará no LULA94%/ DILMA.

  182. Eu estou nestes 5%, e digo o porquê, quero viver em um pais, sem mentiras sem corrupção, sem malandragem, um pais digno para todos, na saúde, educação, infra-estrutura e com segurança, por isso digo que estou nestes 9 milhões de Brasileiros que é honesto não vive de falcatruas, sem mentiras e sem ilusões, acho que existam muito mais de 5% as urnas vão provar a realidade é esperar para ver.

  183. Grande Kotscho … a imprensaPIG, de vez em quando, tem suas recaídas.
    Quando volta a ser uma boa imprensa a gente vai na banca e compra o jornal.
    Mas quando voltam a ficar ‘malcriadinha’ a gente lê Brasileiros, Caros Amigos, Carta …
    E passeia aqui nos Blogs …
    Se Deus quiser, Mesquitas, Frias e Marinhos vão voltar a fazer jornalismo ou desaparecerão.
    Não duvide!

  184. É uma droga mesmo: no governo Médici, crescimento de 10% ao ano, lá estavam os 5% do contra. Pinochet, tudo certo, mas lá estavam os 5%. Mussolini, mesma coisa, os 5%. de sempre. Hitler no poder, a droga dos 5% para incomodar. E agora o Lula: de novo os 5% de não patriotas para criticar seu acordo com o humanista de Teerã. O que você sugere, grande jornalista e democrata de escol? prisão ou campo de concentração? Terei direito à habeas corpus ou serei torturado por ser um dos “5% do contra”?

  185. Tudo depende da maneira com que a coisa é vista.
    Os aposentados do Inss que contribuiram durante
    toda vida, com valores acima de um salário mínimo
    e são roubados em seus direitos, certamente estarão
    entre esses 5%.
    Eles desaprovam o governo porque têm ódio estar
    sendo enganados e ainda servirem aos ministros
    da área econômica para bucha de canhão.
    “Quem tudo quer, nada tem”, disse um deles um
    dia desses. O aposentado ouve isso e sente ódio
    porque se descobre absolutamente impotente
    diante de tanta prepotência, desprezo, pouco caso.
    Fico só nesses por enquanto.

  186. Sr. Kotscho. Até o dia de hoje, nunca tinha ouvido falar do seu Blog. E não acreditei quando me disseram o que havia postado aqui. Após constatar a existência e seu conteúdo, decidi postar aqui meu repúdio, seguido de meu nome e endereço se precisar, para expressar que poucas vezes li texto com questionamento mais infeliz do que este. Evidentemente está é a MINHA opinião. Opinião que este Governo ainda não me tirou. Da mesma forma, imagino que me incluo nos 5% a que sua curiosidade se refere , por que não vendi a minha consciência e meus princípios de liberdade e democracia à este projeto de poder totalitário que, primeiro sorrateiros, agora mais açanhadamente, creio que animados pela popularidade surrealista do Grande Mestre, eles tentam implantar no Brasil. Viva a diferença! Viva os 5%! Viva o Brasil!
    Angelo Moriondo Alves, 48 anos, Brasileiro, Casado, Eng. Civil, residente a Av. Dante Micheline, 2207 – Vitória- ES- BRASIL

  187. Investigar?!
    Devo deduzir então que vc não se conforma que exista alguém que não concorda e/ou aprova o governo Lula?
    Daqui a pouco vc vai querer investigar o que vai no pensamento dessas pessoas para fazer uma lavagem cerebral…
    Acredito que na sua idade já dá para entender que democracia é isso aí mesmo: alguns pensam de um jeito, uns de outro…e assim vai se formando a convivência pacífica.
    Agora o que não pode mesmo é transgredir as leis. Mesmo que se tenha 100% de aprovação.
    Aliás, não sei porque que não confio muita nesta altíssima aprovação de Lula. As vezes me cheira a coisa de “aloprados”…

    1. SE CASO FOSSE INVERTIDO, SE PESQUISAS FOSSEM FAVORÁVEIS AO FHC E AO SERRA SERIA LEGITIMADAS, MÁS COMO SÃO PARA O LULA94%.HÁ ATÉ COMPARAÇÕES BIZARRAS. AGORA, PELO QUE ME LEMBRO QUEM QUEBROU ESSE PAÍS, QUE O LEVOU A BANCARROTA NÃO FOI O LULA94, ELE FOI QUEM FEZ O RESGATE, QUE CONSOLIDOU A ECONOMIA, QUE SE FEZ DESSA NAÇÃO UM PAÍS RESPEITADO NO MEANDRO INTERNACIONAL, PAÍS ATÉ SE FAZ MEMBRO DO G-8, COISA QUE ‘ELES’ NUNCA PENSARAM NEM PASSAR NA FRENTE DO PRÉDIO DO FORUM DAS MAIS RICAS, CLUBE ERA G-7 AGORA PASSA A CHAMAR G-8 COM INCLUSÃO DO BRASIL.

    2. Tá vendo Kotscho, taí um exemplo dos 5%. E o engraçado é que eles são rápidos no gatilho (ou melhor no teclado) este foi logo o 1º comentário.

  188. Eu não fiz parte da pesquisa, mas me sentiria honrado em ser um desses 5%.

    5% que não aguenta mais a carga tributária e economia planificada.
    5% que não quer mais ligação do governo com todo tiranete internacional como Ahmadinejad e Chavez.
    5% que não suporta mais funcionalismo público vendido como aumento de empregos.
    5% que não suporta mais a quantidade de mortos pelo narcotráfico dos amigos Farcquistas do PT.
    5% que não aguenta mensalão na cueca, Sarney, Collor.
    5% que não aguenta gentequemente.org.br

    Vamos pro paredón Kotschista com orgulho!

  189. Voce tem razao , esses 5% que, em verdade sao mais de 40%, não vivem no mesmo mundo que vc.
    Eleas vivem em um mundo onde nao basta bajular o governo ,participar de ” movimento social” ou ONG para ganhar a vida .

  190. E entre os 95 há alguns com o raciocinio tão enrolado, enviezado e engessado que acham complicado considerar que 37% de intenção de votos para Serra seja dificil de entender. Porque o que interessa é o que está em jogo. O que interessa é preservar os valores da nossa democracia que, embora fragilizados após tantos ataques, valem mais que o endeusamento de um homem que pretende se eternizar, mesmo á custa da nossa liberdade. A sra Dilma é apenas um degrau, perigoso é verdade, mas um degrau. Se com sete anos e meio o presidente está fazendo na política externa o que está fazendo, imaginem o que vem por aí. O pior é que é o povo brasileiro que vai pagar o pato. Os tais 5% abordados na maioria dos comentários são, a meu ver, 37% ou mais. Só a liberdade, e suas eleições continuadas, vai permitir a melhoria no discernimento dos eleitores, para distinguir mentiras de verdades.

  191. Por várias vezes me fiz esta pergunta e não obtive resposta.
    Primeiro eu pensava que estes 5%, eram como voce chegou a cogitar, pessoas com algum transtorno psíqucio-mental, depois pensei que poderiam ser alguns velhos ranzinzas, préalzaimados que não se lebravamm mais de nosso passado, mas,… quem me deu a resposta mais convincente foi o TROFÉU, aquele catador de lixo reciclável que toda tarde esta aqui no bar do Palito para tomar a sua cervejinha e tem este apelido porque toda vez que pega a cerveja a levanta sobre a cabeça e diz : PRESENTE DE LULA !

    1. Segundo o Troféu, estes 5 % são aqueles que, são tão apaixonados pelo LULA, o acham tão capaz e competente, o admiram tanto, e por esperarem muito mais do que ele já esta fazendo, se colocam contra por causa desta pequena frustração.
      Estão putos por o LULA ser tão democrata, pois tem tudo para se perpetuar no poder e não o faz, e por isto o “odeiam”. Eles adoram uma ditadura.

      …esse Troféu tem cada uma…

  192. Ricardo, pelos comentários que li vc já achou os 5%. Minha opinião é que são 5% de preconceito!! nunca vão dar o braço a torcer e reconhecer que o nosso presidente é O CARA!!!!!!!
    Helena

    1. Cara Helena

      Pelos comentários que você leu aqui no blog os 5% justificam suas opiniões, com dados e fatos.Não ví nenhum comentário preconceituoso contra esse presidente.Seria bom se você pudesse desmentir ou justificar os argumentos aqui elencados.Como seria bom que você pudesse dizer que nossa educação é de primeiro mundo,que o atendimento médico é fantástico, que nossas estradas são de causar inveja aos europeus,que nossos portos e aeroportos batem recordes de eficiência,que esse governo, apesar do PNDH3, tem compromisso inalienável com a democracia,que o Brasil não é o paraíso dos especuladores e banqueiros.Seria muito bom para todos nós que você pudesse dizer isso.Mas, infelizmente, você não pode.Você pode achar que ele é o cara, e quanto a isso você só deve satisfação à você mesma.

  193. Sou mais um dos 5%, prezado Ricardo! Meu perfil é este: 43 anos, Pai de dois filhos, tenho nível superior (Admininstração PUCRS, pós-graduação incompleta em Gereência de Projetos (FGV-Decision) – não minto meu currículo – e desde o começo via no projeto de poder instituído pelo partido dos sindicalistas um atraso em todas as coisas conseguidas, a duras penas, até então, e afirmo todos os dias que o único mérito deste Governo, foi ter repetido as bases de Governo, de Fernando Henrique Cardoso. Entretanto para isto destruíram o ano de 2002 pelo discurso reacionário, e o ano de 2003 para provar que não fariam o que disseram, que fariam. Nunca houve plano de Governo pelo simples fato que isto não faz parte da cartilha sindical. O único objetivo é o poder, e todos sabemos o que o poder faz com homens despreparados. Foi um prazer apresentar-lhe um pouco do meu perfil e dos meus pensamentos pois passarei a prestar atenção nos seus, e nesta fase da vida democrática de nosso País, mais uma vez!

    1. Ou seja, leitor A-S-S-Í-D-U-O-S da mídia golpista. Destes que quando leem os artigos do Tio Rei e do Maynard, tem orgasmos de satisfação. Se sentem poltizados lendo estes articulistas de direita, não fazem uma comparação entre o que eles escrevem e a realidade, o que está se passando na rua. Seria demais para a INTELECTUALIDADE deles.

  194. É o BRASIL dos que não se conformam com o sucesso de um governo cujo presidente é nordestino, veio do meio dos mais pobres, aprendeu tudo na faculdade da vida, tem SABEDORIA para buscar a PAZ MUNDIAL e não a guerra e foi capaz de MUDAR PARA MELHOR A VIDA DE MILHÕES DE BRASILEIROS.
    Só isso.
    Não vou dizer que são todos preconceituosos. Mas a maioria. Percebe-se pelos comentários.
    O QUE IMPORTA É QUE O BRASIL NUNCA MAIS SERÁ O MESMO DEPOIS DE LULA.
    LULA FEZ A MÁGICA DE CRESCER E DISTRIBUIR RENDAS AO MESMO TEMPO E ISSO MATA OS MEDÍOCRES.
    Sem contar que Lula acertou mais do que economistas:
    MAROLINHA!
    E ao se posicionar pela busca da PAZ e não da GUERRA – LULA deixa para SEMPRE a sua marca na história do Brasil.
    Só isso.

    1. É Salete eu afirmo que são preconceituosos, tenho certeza que se o Lula tivesse o cabelo loiro olhos azuis e Catarinense teria 100% de aprovação, e são egoistas natos, pelos comentarios da para notar, eles querem que o país se adpte a eles não o contrario, são medíocres e estou elogiando viu.

    2. O tiro certo, além de saber quem são os 5%, sabem onde vivem: em Santa Catarina. Parabéns, nota 10 em bobagem. Abraço cordial deste DEMo catarinense.

  195. É impressionante o número de viúvas do reacionário REINALDO AZEDO que resolveram dar pitaco aqui. São os eternos insatisfeitos, especialmente quando aquele que ocupa a Presidência não atende a seus interesses e propósitos, então destilam seu veneno. Parabéns, Ricardo, concordo integralmente com que vc disse. E deixem que os cães ladram……….

    1. Roberto, quem está destilando veneno é você. Eu não sou petista, apesar de já ter votado em Lula, e inclusive votei na Marta em 2008 no segundo turno. Agora para governador de SP vou votar em Geraldo Alckmin e Marina Silva para presidente. Mas lhe digo, gosto muito das opiniões de Reinaldo Azevedo, assim como frequento este blog porque admiro a inteligencia e jogo de cintura de Ricardo Kotscho, gosto de seus comentários e também sou são-paulina.
      Você, Roberto, ainda tem muito a aprender sobre as relações com o contraditório.

    2. Tática serrista de tentar afogar blogs não alinhados…

      Mas Kotscho está certo; publique… e deixe esses palhaços mostrarem porque apoiam um candidato à presidente da… Bolívia.

  196. Ricardo…estes 5%, validam a máxima do Nelson em que toda unanimidade é burra. Sem eles os outros 95% não seriam inteligentes.
    São nossos maiores aliados, pois vivem “batendo no LULA”, e, LULA é como massa de pão, quanto mais nele batem, mais ele cresce e fica “bão”.

    1. …toda vez que vejo um deles, me lembro do Chicó, um galo que o meu pai criava.
      Meu pai o pegou para criar quando ele ainda era um pinto, um pitinho de nada. Até hoje tento entender aquela paixão de meu pai pelo Chicó.
      È bem verdade que ao crescer, o Chicó, por ser muito bom de briga, foi o responsável por várias feiras que o meu pai levou para nos alimentar, com o dinheiro que ganhava com o seu galo. O Chicó chegou a ser considerado o “o Rei da Rinha”
      Só tinha uma fraqueza o bravo Chicó, era gamado por uma galinhazinha preta que minha mãe criava. Toda manhã, o filha da mãe do Chicó, ficava debaixo do poleiro esperando a pretinha. Desciam todas as galinhas e o Chicó nem tchum pra elas. A pretinha, usando alguma inteligência avícola, só descia por último, talvez esperando que o Chicó se interessasse por outra e a deixasse, pelo menos por um dia , em paz. Mas nada, o chico era mesmo chegado na pretinha.
      Por conta disto, minha mãe começou a odiar o Chicó. Certo dia ela clamando para mim esta sua raiva do Chicó, por ela ele já tinha virado escaldado há muito tempo, eu lhe disse:
      -Mamãe porque a senhora não mata esta pretinha, a senhora fazendo isto o Chicó não dura um mes.
      No domingo almoçamos a sua galinhazinha preta.
      O Chicó morreu com menos de um mes de um mal desconhecido.
      O meu pai morreu, depois de uns quarenta anos, sem saber que eu havia matado o Chicó.

      Esta turma não seria Chicó% ???

  197. Pois é, aonde estão estes 5 % de ingratos, né Kotscho ???

    Afinal de contas, as coisas vão tão bem !!!

    Vejamos:

    – Sistema de Saúde: uma maravilha, “beira a perfeição” como diz Lula.

    – Segurança Pública: convenhamos, é dar inveja a qualquer dinamarquês.

    – Educação: este setor então é o orgulho nacional.

    – Corrupção: no governo Lula foi simplesmente extinta.

    – Infraestrutura: taí a maravilha das estradas nacionais que não deixa mentir. É de primeiríssimo mundo.

    – Juros: os brasileiros, como é sabido, pagam as menores taxas mundiais.

    Estes são apenas alguns exemplos que demonstram o quanto são ingratos esses miseráveis 5% de traidores.

    Onde já se viu o Lula não ter 100 % de aprovação ???

    Ingratos !!!

    Concordo plenamente com você Kotscho, temos de investigá-los e mais do que nunca enquadrá-los.

    Safados !!!

    Polícia Federal neles !!!

    1. Taques, parabéns!!

      O Kosho, meu e-mail está aí mesmo. Não é falso como o currículo de alguns e algumas. Nem é falso como pesquisas que eu nunca vi em campo, ou tenha participado. E mais: se quiser me investigar é só usá-lo, ok??

      Parabéns pelo BRILHANTE E ENGAJADO texto. Os chefes devem ter ficado felizes!!

    2. Se o Serra ganhar, dia primeiro de Janeiro, o carruagem vira abobora automaticamente. TUDO vai ficar uma porcaria.
      E esses comentaristas que ficam ai defendendo o Lulla, vão virar os pichadores, basta o Serra assumir.

    3. Taques, com certeza os aposentados que ganham acima do mínimo porque contribuiram PELO TETO, não fazem parte dos 5% que rejeitam o governo , porque estão muito felizes com os reajustes que Lula tem dado.

    4. O que incomoda nos 5% que não gostam de Lula não é a divergência política… mas a pobreza de argumentos, em geral racistas. E racismo, como sabemos, é sinal de burrice… e da grossa.

  198. O MAIS ENGRAÇADO, muitos que se dizem fazer parte desses 5% de PSDB, QUASE TODOS NA VERDADE VÃO VOTAR NO LULA94%/DILMA, Em segredo. É que, ELES TEM MEDO DE VOLTAR A ÉPOCA das DIFICULDADES QUE VIVIAM, QUE PASSAVAM QUANDO LULA NÃO ERA O PRESIDENTE, E SIM O FHC/SERRA.

  199. Boa Tarde, sr. Kotscho.

    Com muito orgulho e consciência tranquila, faço parte desses 5%.
    Faço parte dos 5% que trabalham mais de 8 horas por dia. Que ainda têm personalidade. Que são honestos. Que ainda honram o nome que receberam. Que ainda têm caráter, vergonha na cara e brio. Faço parte dos 5% que ainda têm como princípio a tradição da família e seus valores. Que dá valor à cultura e à boa educação. Que não vende sua consciência por nenhum preço deste mundo.
    Faço parte dos 5% que ainda podem encostar a cabeça no travesseiro e dormir em paz.
    Passar bem.

  200. Eu faço parte dos 5%. Quer meus dados completos? Pra começar, estudei, estudo, e continuarei sempre a estudar, e muito. Tenho um bacharelado em ciências e mestrado e doutorado em engenharia. Trabalho. Trabalho, e muito, na iniciativa privada. Eu faço parte da iniciativa. Eu não espero, eu faço acontecer. Não dependo de acordos, indicações, amizades. Minha competência basta.

    E quando se busca ser competente, sabe-se reconhecer a incompetência, a inaptidão e, principalmente, a servidão de terceiros.

    Quer saber mais sobre mim?

  201. “QUAL É O POVO MAIS SÁBIO, O QUE DERRUBA O REI OU O QUE LHE DÁ 8O% DE APOIO?”Millôr

    Se “o cara” realmente tiver 80% deve ser imediatamente deposto, não acredito que chegamos a um número tão grande de imbecis.
    Nem dentro de sua casa ele tem 80%.

  202. NÃO ERA A INTENÇÃO ‘deles’ UMA NAÇÃO GRANDE, RICA E PODEROSA, UM PAÍS QUE SOUBE ENCONTRAR O SEU CAMINHO, QUE SE IMPÔS DIANTE DAS GIGANTES, QUE ENCONTROU SEU LUGAR E SOUBE SE FAZER GIGANTE DIANTE DAS MAIS RICAS NAÇÕES.

    É LULA VOCÊ VENCEU!!!!!!

  203. Eu faço parte desses 5%. Quer saber quem sou? sou aposentada e pensionista do INSS, tenho 60 anos de idade, sou do interior de Minas Gerais. Faço parte desses 5% com muito orgulho sabe por quê? porque detesto o PT, detesto o Lula que disse em palanques, em campanhas políticas, que queria ser presidente para acabar com a corrupção, que no governo dele corrupto não teria vez e blá blá blá. E o que ele fez? colocou no governo os mais corruptos e ainda disse que não sabia de nada, que foi apunhalado pelas costas. E continua tão amigo desses que o traíram? Me engana que eu gosto seu Lula da Silva e tome bla´blá blá.
    Só sei que no governo Lula a ética, a moral e os bons costumes foram para as cucuias.
    Leio e assino a revista Veja, a revista Exame, a Marie Claire, leio jornais e assisto à televisão. Como vê, estou bem por dentro dos fatos que acontecem aqui e lá fora.
    Faço parte, repito, com muito orgulho, dos 5%.
    É isso.

  204. Minoria é minoria. Então entre os 5% estão com certeza os sonegadores, os babacas como Minardi, Noblat, Ricardo Azevedo, a Elite Paulistana, os partidários do DEM.
    Essa minoria deveria se mandar do Brasil.

  205. caro, o seu texto foi comentado pelo blogueiro da veja, daí porque a invasão de comentários agressivos e sem conteúdo. Felizmente a maioria silenciosa do povo brasileiro vai enquadrando a mídia e deixando essa gente em sua insignificância . Pelo nível que vemos aqui, imaginem esse tipo gente no poder. Aonde o Serra e Psdb foram parar, que decadência…

  206. Caro Kotscho

    Mereceria um “estudo” mesmo essas revoadas extemporâneas na internet.
    Vez por outra eles aparecem em bando por aqui ou em outros blogs democráticos QUE PUBLICAM todo tipo de comentário e não censuram !!!
    São “mutucas” !!!
    Vem…dão a picada…e voltam pro lôdo…
    A caverna de “Tio Rei” funciona assim: As “mutucas” ficam lá comendo da merda do seu líder e basta uma ordem para que saiam da caverna no intuito de infestarem e passarem as suas doenças em outros blogs antagônicos aquilo lá !!!
    Nada que uma tapa não resolva !!!
    Fazem isso de vez em quando. depois desaparecem. São bem amestrados !!!

    Ô “LAMPADINHA” !!!
    Tu é parente do “vagalume” ?
    O “vagalume” era um outro doente anônimo de lá que aparecia por aqui tentando nos iluminar pela bunda !!!

    É de dar dó ….
    Mesmo assim vou chamar o “DDDrim” e as “mutucas” se irão de volta pro lôdo !!!
    Não aguentam uma fumaça !!!
    Um peido !!!

    1. Ao Enio

      Em seu comentário vc diz que as “mutucas” ficam lá comendo a merda de seu líder.

      Essa frase se aplica bem a vc. Se seu líder mandar vc come a merda dele. Aliás, acho que vc já faz isso há muito tempo, desde São Bernardo.

      Que vergonha eninho, (daqui prá frente vou escrever seu nome em minúsculas, é que perdí o respeito por vc) como vc pode falar em iluminar pela bunda, se tuas idéias, com certeza são lançadas por tua bunda ?

      eninho, pare de beber tanto, (outro dia ví tua foto no teu blog, caraca, vc tá com cara de ébio contumaz) para de dizer o que quer, até pq, quem diz o quer ouve o que não quer.
      abraços sinceros
      Reginaldo Gadelha

  207. Ótima sugestão, caro senhor Kotscho, devemos investigar a vida desses 5%. E, melhor ainda, quem sabe fichá-los, seguir seus passos e talvez até interrogar a eles e suas famílias. Sendo constrangidos a falarem por si próprios, quem sabe se esses 5% não respondem a essa instigante pergunta: Como é que esses traidores da pátria não vêem que o Brasil é uma maravilha?! E o governo Lula, praticamente sem máculas, dizem que o Homem será aclamado Líder Mundial dos povos na ONU e Chefe do Banco Mundial! Não precisa nem de eleição, todos concordam!

    Aliás, concordo com a sugestão de que os que lêem jornais estão sujeitos a serem indotrinados pelos maléficos grupos que controlam a oligarquia midiática. Por outro lado, todos sabem que quem não lê jornais ou revistas, não ouve rádios nem vê noticiário na TV tende a ser mais bem informado, pois descobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo usando as habilidades mágicas inerentes ao povão!

  208. hehehe! Quem mandou mexer com quem estava quieto?
    Você acordou a turminha dos 5%.
    Geralmente, quem acorda de sopetão, fica mal humorado.
    Agora gueeeeeeenta, RK !

  209. Olá !
    Nunca fui pesquisada por estes institutos “isentos” na vida, porisso PELOAMORDEDEUS me inclua nestes 5% que acha que o nosso presidente perdeu a vergonha e o carater no primeiro mandato com o mensalão, depois disso a coisa só piorou…

    Se aliou com o que existe de pior na politica de governo e com “esses aliados” pensa em eleger alguém que nunca concorrreu a nada na vida.

    No primeiro turno votarei na Marina, mulher de fibra… um exemplo pros meus filhos seguirem.

    Me inclua aí !!!

  210. Opa, epa, PRESENTE! Eu sou uma pertencente aos 5%, Kotcho. É mais fácil você iniciar sua “investigação” (nossa, que bonito, isso!) procurando saber quantos brasileiros são os que lêem (eu disse “LÊEM”, e não “dêem uma olhadela) jornais, livros (mais que 3 ao ano, de preferência!), se interessam pelo que vai nos outros países. Gente que, além de ter estudado muito e de estudar sempre, pensa. Não sai comprando o que o jornal “X” fala, sem antes contrapor com informações que tem, atuais e passadas.
    Seus 5% estão aí. Por exemplo: não adianta me mostrar um navio navegando pelos mares como coisa pronta, para que eu saia comemorando. Como eu me informo, sei que o tal navio é só…um casco. etá lá, no dique seco, sem nada dentro.
    Não adianta me dizer que o Brasil está bombando, se eu sei que as nossas contas estão um lixo e que os exportadores estão no desespero e que o desemprego real não é aquele da FGV, mas a da SEADE, que é de 13,4%. Se estamos bombando, por que temos 44 milhões de pessoas recebendo auxílio do governo? E por que a população de rua aumentou 61% dos últimos anos?
    Percebeu? Pois é. Somos os 5% que perguntam “por que”.

  211. Boa noite Ricardo!
    Boa noite amigos balaieiros!

    Saio um pouco do texto, para mostrar meu “repúdio” ao ataque feito pelas tropas de Israel, contra um barco supostamente em atitude humanitária, e que entre as diversas vítimas, pode estar uma brasileira.
    Isso deve ser apurado, e cobrado pelo governo. Já que não foi cometido por um governo de esquerda.

    Quanto ao post sobre essa pesquisa dos 5%, eu levanto a questão agora da situação vexatória colombiana para o candidato que ACHAVA que as pesquisas eram confiáveis.

    Portanto, continuo cético na parte que se referem às pesquísas.
    Minha pergunta para os entrevistados dessas “pesquisas” sería essa.
    Voce aprova o governo Lula?
    Em seguida essa:
    Por que razão voce aprova o governo Lula?
    E então essa:
    O que melhorou pra voce, e para seus conhecidos o governo Lula?
    Aí então, o cidadão tem que “pensar”, e não apenas responder com aquele sorríso de quem não está entendendo nada.
    E pensando, terá que mostrar argumentos que lhe justifiquem a resposta.
    Senão, vai ficar aquela resposta abstrata.
    Voce gosta do Lula?
    Sim!
    E por que?
    Porque sim!
    Se voce não fosse obrigado a comparecer para votar no pleito, voce iría assim mesmo?
    Não!
    E por que não?
    Porque não!
    Voce tem acompanhado todas as “propostas”, e programas de governo?
    Sim!
    E por que?
    Porque sim!
    Qual é a melhor opção pra voce para exercer a presidencia?
    Não sei! Aquele que ele mandar!
    E por que?
    Porque sim!

    …Santo Deus!

  212. Olá, Roberto. Sobre sua pergunta, estou entre os 5% que acham ruim o governo atual, assim como estava entre os que achavam ruim o governo Arruda, que antes dos escândalos tinha aprovação de 80%, mais que o Lula. Você realmente pensa que, ao me posicionar de maneira crítica ao Arruda, estava sendo apenas “do-contra” e agindo mais com o sentimento que com a razão, sem ter motivos reais? Duvido, mas, se essa for essa a sua opinião, por favor me explique com clareza. E antes de argumentar que a comparação é descabida, adianto-lhe que os motivos que me levam a discordar desses governos são exatamente os mesmos: corrupção, ineficiência e demagogia. O governo Arruda se baseava num esquema de corrupção, compra de deputados, loteamento político de cargos públicos, além de obras e programas de impacto publicitário, que asseguravam, apesar do péssimo funcionamento dos serviços de saúde, educação e segurança, a popularidade entre o eleitorado. Pode ser que seja, ou não, o caso do governo atual, e uma discussão, saudável e democrática, para ver quem tem argumentos melhores, é o que se espera com relação a um assunto tão importante. Mas, por favor, sem rotular o interlocutor, sem nos focarmos na pessoa de quem pensa diferente, mas sim em suas razões.

    Antes do escândalo do “mensalinho do DF”, todos defendiam o governo. Arruda gozava de grande popularidade, 80 %, e quem quer que se opusesse a isso era considerado motivo de riso, mesmo porque não havia provas. Estas só vieram com a delação premiada de um integrante do próprio governo: são as imagens que todos cansamos de ver. Não fosse essa divergência dentro do próprio esquema (algo raro de se ver na política), nunca teríamos sabido de nada, mesmo porque o Ministério Público era parte do esquema. Isso demonstra que mesmo o fato de não haver, ainda, condenações na justiça, especialmente numa justiça corruptível e lenta como a nossa, não anula detodo a possibilidade de haver esse tipo de delito. Portanto, é bom não atribuir assim tão facilmente a discordância de um minoria a fatores emocionais, ou outras generalizações que subestimam sua capacidade de discernimento. Podemos levar adiante essa conversa, se você se dispuser a tanto.

  213. Ricardo, pense bem cara. Não consigo acreditar que tenha sido você mesmo que escreveu “Que Brasil é este dos 5% do contra?”. Como pode um sujeito tão premiado e admirado como você escrever tamano absurdo? Não é possível meu Deus do céu! O que está acontecendo com o Brasil?

  214. Boa noite Ricardo!
    Não sei como as coisas funcionam atualmente na capital, mas no interior, aqui em Ribeirão Preto – SP é bem claro quem são esses 5%.
    São pessoas que odeiam o Lula.
    Falando assim dessa forma, pode até parecer uma arrogância da minha parte. Mas, antes que se aprecem em me julgar, quero explicar, que sou um grande curioso quanto a essa questão dos 5% e, há algum tempo, venho fazendo uma pesquisa particular.
    Adoro conversar, sou um bom ouvido e muito curioso. Tenho paciência, converso com um na padaria, depois com o outro na praça, outro ainda no banco, enfim, coloco o assunto na roda e fico ouvindo atentamente. Ouço as maiores barbaridades, geralmente de pessoas com boa formação educacional, vida econômica estável, que falam mal, com um prazer quase orgástico, do PT e do Lula.
    Essas pessoas se acham melhor que o Lula e toda a sua equipe. E, acham isso de maneira preconceituosa, não fazem uma análise lógica de nada. Falam de maneira ignorante, afirmando grandes barbaridades, como enriquecimento do Palocci, compra de grandes empresas por grupos de petistas, enfim, assuntos que nem na mídia apareceram, eles afirmam como verdade e dizem que sabem por intermédio de alguém do próprio governo.
    É algo muito curioso. As pesquisas, por exemplo, eles desmerecem, afirmam que existe um complô organizado para implantar um governo de esquerda, aquele mesmo papo de 20 anos atrás.
    Todas as vezes, que educadamente, sem fazer qualquer afirmação mais séria, faço uma análise, tentando mostrar que todos os dados favorecem o governo Lula, mais uma vez a ignorância vem a tona, e afirmam que é tudo maquiado.
    Então, Ricardo, posso te afirmar, que uma boa reportagem vai confirmar que no interior, os 5% que acham o governo ruim e péssimo, são pessoas que não querem enxergar nada além do que eles já sabem, isto, porque são melhores que todos.
    Um abraço,
    Lau Baptista

  215. Esses 5% contentes por estarem entre os 5% desafiam até a lei da Física, querem ser os herois do contraditório. Estão ao lado dos mais abastardos, esquisito né, querem continuar a dividir e não somar, isto é dividir o prejuizo e somar os lucros entre eles os 5%.
    Usam sempre argumentos já saturados como saúde educação e outros bichos, sabemos que para estar um governo em 100% dos quesitos, saúde educação e segurança não se consegue sómente em 8 anos de governo, a casa estava muito mau arrumada no geral, mas o avanço em relação aos governos passado é uma realidade, esses 5% se incomodam com o sucesso, por esse sucesso ser de pessoas exculidas dessa sociedade capitalista, os dois capitalismo e socialismo tem que caminhar juntos um depende do outro, sem capital não tem o social sem o social não tem capital é a força do trabalho, não é tirar do que mais tem e sim deixar quem não tem ter.

  216. É bom lembrar que esses 5% tem muita força e dominaram o país durante anos a fio….

    O problema é que dizer que o governo é ruim ou péssimo demonstra algo além de uma análise fria e imparcial.
    Os números derrubam a tese dos 5% , a não ser que eles foram prejudicados pela perda do emprego em estatais, órgão públicos, fornecedores, e outras coisinhas…

    O Brasil hoje é destaque no Fórum Econômico, e citado como um exemplo a ser seguido…

    Desafio um dos 5% a demonstrar com números sérios que o Brasil piorou ou ficou na mesma situação de quando Lula assumiu…

    Sou todo ouvidos.

    Meu candidato seria Aécio Neves!!!

  217. Ontem li, aqui mesmo no IG, que o PT está “treinando” quase 100 mil pessoas para um ataque e contra-ataque aqui na Internet abrangendo todos os blogs e formas de comunicação entre os internautas, visando a candidatura Dilma. Acredito que sejam remunerados! Isso muiito me decepciona pois doravante não terei certeza se o internauta que comenta ou rebate um comentário o estará fazendo por convicção própria ou por dinheiro, utilizando um manual de argumentos prontos…
    Para mim este campo de que dispunhamos para verificar, analisar e trocar idéias está definitivamente desacreditado, tornando-se um out-dor publicitário e demagogo.
    Respeito o Lula desde os tempos de sindicalismo e embora não sendo petista sempre o defendi como pessoa e politico inteligente, posicionando-me sempre contrário aos que o chamam de despreparado e analfabeto. Essa posição, porém, nunca me levou a votar nele.
    Mas por tudo o que ví e ouvi nesses aoito anos, a partir de agora faço parte desses 5%

  218. Alberto Porém Jr. disse: 31/05/2010 às 18:241- Acreditam em Rodoanel?
    2- São também os que na declaração de imposto sonegam informações, fazendo mil e uma maracutaias para se livrar de imposto, colocando até dentista pra cachorro na declaração.
    3 – Mas se pegos oferecem uma “cervejinha” pro guarda.
    4 – Mas os filhos menores de 18 anos podem dirigir e beber( se pegarem o papai paga a multa)
    5 – Democratas como Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Guilherme Fiúza, Coronel Ulstra, Jair Bolsonaro, etc…
    6 – A não ser quando estou ao volante de meu carro importado de 250 CV ou na minha moto a 300 km/h.
    7 – Tanto que ela é chamada de P.I.G.
    8 – E Lula tinha 38% de aprovação hoje são 85%.
    _______________________________________________

    Viram o texto acima? O sujeito defende o “homem do povo” sendo um tremendo de um capitalista burguês. De fato, nunca os ricos ficaram mais ricos e nunca a classe média ficou atolada com os pobres como neste governo corrupto e adulador de assassinos, traficantes, ditadores e terroristas.

    É isso aí, aqui também têm PIG, só que aqui é o Partido da Imprensa Governista, que defende tudo de besteira que Lula faz Brasil e mundo afora. Honduras que o diga!

  219. Caro Kotscho,
    Você sendo inteligente com é, não deveria usar de argumentos tão simplistas como estes que acabou de usar.
    Estes 5% podem ser de pessoas que pensam por conta própria, por exemplo, pessoas que não sucumbem ao marketing político do governo atual, pessoas que para seu lamento leêm, sim , editoriais de grandes veículos de cumincação. Pessoas politizadas incomodam, pois não pode dominá-las com um cabresto. Mas não fique triste, os petistas também são bastante difíceis de se dobrar, se você não se lembra é só pesquisar e verá que eles eram contra tudo e contra todos. Não se lembra?

  220. Prezado RK,

    Porque nao consultar novamente o Montenegro do Ibope, ele deve ter a resposta.

    E aproveitaria a ocasiao para perguntar:

    “O que aconteceu com as pesquisas do Ibope” ?

    Agora só se a Dilma cair ?

  221. Resaltando que neste período copa-eleição,todos esquecem de que o país necessita de atenção dobrada pra suas maselas que impedem o progresso de seu povo.Durante esta euforia,muita emoção,sentimentos aflorados e os problemas postos de lago.Acoooorda Brasil.

  222. Caro Marcus Benedictus,

    A citação bíblica que fiz cabe sim à opinião postada pelo Sr Enio, afinal, quando a pessoa não compreende ela tende a definir como “loucura”, e isso aconteceu com cientistas, como Galileu, quando é relativo à ciência, ou aos apóstolos, santos ou critãos que foram executados porque foram taxados como “loucos”.

    Mas não me importo que ele pense ou diz isso sobre mim, o importante são as conquistas que o Brasil tem conseguido e se sugestões contribuiram para isso, já é um grande prêmio.

    http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2010/05/22/governo-pode-usar-tarifa-de-ipi-de-carro-popular-para-estimular-veiculo-eletrico/

    No endereço do blog acima, fiz um comentário e o Governo cancelou o evento, provavelmente alguem deve ter lido e viu que a proposta e muito mais abranjente.

    E, por favor, vê se a idéia se compara a jogar tijolo em avião ou rasgar nota de 100. Muito pelo contrário, a moeda Real vai completar 16 anos no próximo dia 01 de julho e ninguém mais rasgou nota de 100, e as notas estragam por uso e tempo, não mais por serem desprezíveis.

    Agora, quer queiram aceitar, quer não, isso foi resultado de várias missivas endereçadas ao Palácio do Planalto.

  223. Eu faço parte dos 5%. Acho que os anos de ditadura tiraram o seu juizo. Numa democracia é assim mesmo. Nem todos se submetem à ditadura da maioria. Espero que você me “investigue” e me mande para um gulag tupiniquim . O seu texto levaria Laurenti Beria, Iagoda, Yezhov ( a turminha da NKVD ), kamenev e Zinoviev às lágrimas.

  224. Entendo compreensível a curiosidade do blogueiro Lulista, ex-secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no governo Lula. Por isso, em colaboração, apresso minha identificação. Também faço parte da honorável confraria dos 5% com muito orgulho. Saiba que não sou banqueiros, não sou industrial que goze de isenção fiscal, não estou entre aqueles que prestam serviços sem licitação para a máquina pública, não sou jornalista de revistas sustentadas pela propaganda oficial, nem blogueiro patrocinado por verba pública para fazer balaios de conversas fiadas. Sou apenas alguém que não come nem bebe no mesmo coxo com os donos da verdade. Como integrante dessa confraria dos 5%, posso garantir que sei aonde estão os 5%! Agora desafio o Kotscho a revelar quem é e onde estão os 95%, do lado de lá???
    Kotscho, venha me investigar.
    Estarei no bar do Tubarão, comendo umas coxinhas, lendo e me perguntando como faço para não pagar impostos neste ano.
    Como discordo sempre do Lula que ensina que não se deve ler porque dá sono, vou aproveitar o tempo para ler as manchetes, os editoriais dos grandes veículos, os blogs da Veja.com, as colunas de O Globo e ouvir os comentaristas da CBN e da Jovem Pan. Se todo mundo fizesse assim não seriam tão ingênuos, nem seriam enganados por políticos inescrupulosos.

    1. Rarará…

      Já imaginou a grande dobradinha que a Jovem Pan reuniu? Joseval Peixoto e Diogo Mainard?

      A direita paulistana não é só burra… é hilária.

  225. É simples meu caro, esses 5% são pessoas honestas que se incomodam com esta corrupção (aparelhamento do estado, cartões corporativos, indicação política independente de méritos, aliança espúrias, etc…). Quem não quer ver, não vê… Simples assim e vc sabe disso.

  226. Senhor Ricardo,
    Eu faço parte dos 5%.Aliás, um dos quase 40% de eleitores, que significam 30% da população que não votarão na candidata de seus sonhos, a bem da verdade.Correção importante:os 70, 80% que aprovam Lula e o seu governo são a soma de Ótimo, Bom, Regular na média das pesquisas. Temos ainda aqueles que preferiram não se manifestar e os famosos 5% de ruim ou péssimo a quem o senhor se refere e pretende descobrir ou fazer com que os militantes do partido de sua preferência descubram onde estão para colocar em suas testas uma marca indelével de traidores da pátria que o senhor que tem origem judaica, sabe tristemente o que isso significa.
    O governo Lula somente foi bom na economia e na redução da desigualdade social pois teve a esperteza de aplicar e aperfeiçoar a herança do governo anterior embora eu tenha ainda sérias ressalvas aos gastos públicos excessivos e à forma de simplesmente dar dinheiro público a quem precisa e não a quem merece. Estas providências atenuam um problema no presente e o pioram no futuro.

    Porisso eu classifico este governo de ruim e também principalmente pelo mau exemplo da falta de ética ao se aliar ao que há de pior na política deste país, do verdadeiro deboche à Lei, do desprezo pelas instituições democráticas tão duramente reconquistadas por pessoas como o senhor e eu há 26 anos atrás. Defender ditadores como este governo defende é negar todas as convicções da maioria dos fundadores do partido do seu coração.

    Mais importante do que um bom momento passageiro na economia é rifar o futuro do país e este governo está fazendo exatamente isso.

  227. Nestes 5%, “com toda certeza”, não estão os aposentados que tiveram que voltar ao mercado de trabalho. Pudera, eles também não são obrigados a votar. Não importa, enquanto o aposentado puder ir se arrastando, vai trabalhar!

  228. Vergonhoso!!!

    o governo lula eh pessimo…basta VER e nao se deixar levar por essa maquina de lavagem cerebral.

    A UNICA coisa decente que este sr. fez foi nao mexer na MALDITA HERANÇA BENDITA ecomonica que o Sr. Lula recebeu…

    SR. Kotcho…o sr. se esquece…

    pode enganar alguns por muito tempo ou muitos por pouco tempo….

    eu estudei…analiso as coisas…..

    alias…

    que bela ideia facista essa sua…investigar-nos…nao tens vergonha….entao monte sua SS..

    eh exatamente por isso q os 5% existem…

  229. e o que vc quer ?
    100% de aprovação ?
    essa situação não lhe lembraria de nada ?
    aliás , eu faço parte sim dos 5%, mais pelo posicionamento ideológico deste governo , do que pelos feitos !
    ah, e eu acesso à internet, me informo pelas redes sociais, basicamente, não assino nada, pouco vejo tv.
    fui militante do PT desde antes do PT existir, se é que vc sabe o que é isso. Me curei dessa doença a tempo, após quase 20 sofrendo. Sua postura de querer fichar os 5% só evidencia o caráter totalitário dessa gente. óbvio que vc não vai aprovar esse comentário !

  230. Está com 62 anos e ainda não criou juizo. Que estória é essa de ser contra aqueles que não concordam com a maioria criada pela midia, paga com o nosso dinheiro de contribuintes? Hitler, seu conhecido, também condenava seus opositores e os perseguia implacavelmente. Procure se informar e aplicar esses conhecimentos nefastos no seu cotidiano de pensamento, se é que o você tem.

  231. Estou contido no gueto dos 5%. Cercado, pela sua matemática. Heil Lula, Herr Kotscho! Que faço agora? Toco piano, ou direto para a câmara de gás?

  232. PARABENS PELO ARTIGO, QUE BRILHANTISMO!!!1
    REALMENTE ESSES 5% SÃO UM PROBLEMA. COMO OUSAM QUESTIONAR O POPULISTA…
    O TOTALITARISMO COSTUMA TER CERCA DE 100% DE APROVAÇÃO VAI VER QUE A GENTE NÃO QUER ISSO, VAI VER QUE TEM GENTE NESTE PAIS QUE PENSA, QUE NÃO USA CARTÃO CORPORATIVO E NEM É PATROCINADO PELO GOVERNO
    VAI VER QUE AQUELA PARTE QUE REALMENTE SUSTENTA O PAIS NÃO ENGOLE CONVERSA FIADA, ASSIM COMO DILMA ENTENDEU E TAMBÉM FOI MAIS SINCERA NO EXTERIOR. BOM A NOVIDADE É QUE NO PAIS TAMBÉM EXISTE GENTE QUE ANALISA E ENGOLE PAPO-FURADO COM TANTA FACILIDADE, SEI QUE MUITA GENTE NÃO ACREDITA, MAS TEM GENTE MUITO BEM ESCLARECIDA NESTE PAIS COM OU SEM BOLSA FAMÍLIA. VAI QUERER FICHAR…VAI SER INTERESSANTE VAI DESCOBRIR QUE EXISTEM MUITO MAIS QUE 5%.

  233. Kotscho,

    Que boboca eu sou!

    No início dos comentários, deparei com um tal de Capitão América faltando, para variar, com o mínimo de decôro no trato com o blogueiro e comentaristas até então. Não encontrando a marca de “responder” abaixo do comentário dêle, cliquei no nome do missivista e … fui parar no blog do Reinaldo Azevedo, da Veja.

    Lá encontrei, talvez, a resposta que procuras prá tua pergunta. Um bando de gente sem rumo, entoando lôas uns aos outros, sem um argumento sequer para opor-se aos 95% outros que habitam o país. Vociferam coisas tão além da realidade presente, que certamente não vale a visita ao blog, o qual acessei sem ter desejado.

    Minha mãe foi enfermeira na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, que tinha a reputação de guardar loucos. Na verdade, a Colônia abrigava pessoas, na maioria abandonadas pelas famílias, que naquele tempo, os anos 1950/60, tinham como doença o que hoje é reconhecido como a singularidade de cada indivíduo. Em outras palavras, preconceito.

    Talvez, os 5% que buscamos entender, precisem apenas de acolhimeto e orientação para que compreendam e aceitem o mundo em que vivem.

    1. Como assim aceitem o mundo que vivem… aceitar quer dizer concordar…se da pra fazer melhor entao deixa pra la ,vamos ficar somente quietos e assim já tá otimo.
      Voce criticou ´´aquelas´´ pessoas que trocam loas sem rumo, ao contrario, ta cheio de sugestoes concretas para melhorar.
      Cada um tem sua preferencia…o que dá pra debater é a diferença entre elas e não simplesmente são um bando de idiotas e pronto.
      Bom de boa era só debate pontual. Sem confrotaçoes pessoais .
      Sem parecer Corinthias X Palmeiras rs…
      Até.

    2. Voces os 5% (nao todos) expelem preconceito pelos poros e nao percebem… aceitam as informacoes da grande imprensa sem analise critica … Só uma coisa importa no universo: destruir o PT.

  234. Os 5% sao o seguinte, caro Ricardo: os tres partidos da oposiçao(?), o PIG (que faz o papel da oposiçao), o Reinaldo Azevedo e seus seguidores – que acham ele top do pensamento liberal -, o Olavo de Carvalho e mais meia duzia de sujeitos que se dizem classe média de direita. Nao da pra assutar ninguém!!!!

  235. Seria ótimo se a unanimidade fosse apenas burra. Ela é muito pior: é perigosa! Os que querem unanimidade defendem o pensamento único, o partido único, a ditadura. FHC deixou o seu legado, Lula está deixando o seu, que venha o próximo! Tomara que o futuro presidente dê continuidade a esses 16 anos de desenvolvimento da democracia. Não temos nenhum Collor, nenhum Sarney disputando a presidência. Isso não é bom? Se o próximo presidente tiver unanimidade, é porque estaremos em uma ditadura. Tá louco… Então, viva os 5%! Que, aliás, torço para que sejam 10, 20, 30% . Seria mais saudável assim. Ah, e mantenha-os no anonimato, deixando-os livres para pensar e exercer seus direitos, inclusive o de discordar, inerentes a uma democracia.

  236. Faço minhas todas as palavras de Luiz Fernando (às 16:24).
    E mais, que tenho orgulho de fazer parte da lista de brasilerios que acha o desgoverno LULA uma PORCARIA.

  237. Sou mais um dos 5% que não se deixam enganar por este governo de propaganda.
    Engraçado é como os outros aceitam tudo sem nunca contestar. Pra mim quem nunca contesta atos de um governo ou é fanático ou é burro. Estamos virando um país de fanáticos e burros onde não se pode mais falar das coisas erradas que estão acontecendo e temos que dizer amém a tudo. Mesmo este governo tendo feito tudo ao contrário do que pregava e seguido tudo o que foi feito no governo anterior.
    Engraçado que nós, os 5%, não aceitávamos tudo no governo anterior como não aceitamos neste. Nada pior que uma imprensa que não pensa, que não critica. É o começo do totalitarismo.

    1. Paulo por falar em FASNÁTISMO:

      vocês votaram naquele caçador de marajá, FANÁTICAMENTE acharam que ele era a solução para o BRASIl, era o SALVADOR DA PATRIA, NUNCA PARARAM PARA OUVIR O BOM SENSO, VOTARAM NELE POR SER JOVEM, ‘BONITO’, GOSTAVA DE CARRÕES, JET-SKY E TINHA SEMPRE UM ESPELHO E UM PENTE ÁS MÃOS; VOCÊ ACHOU QUE ISSO ERA SUFICIENTE PARA GOVERNAR O BRASIL. depois deram dois mandatos ao trocador dos NOMES DA MOEDA E da PETROBRÁS, mesmo a fazer um dos piores governos da históra recente desse país, O ELEGERAM POR PURA EMOÇÃO E FANÁTISMO, TODOS SABIAM QUE GOVERNO ERA INOPERANTE E INCOMPETENTE, QUEBRARIA ESSE PAÍS E O QUEBROU DE FATO. AINDA DESTRUIU UM DOS MAIORES PARQUES FÁBRIL DE PROPRIEDADE POPULAR. AGORA QUER NOS CHAMAR DE FANÁTICOS.

      REVEJA SEUS PRÓPRIOS FANÁTISMOS

    2. Cara, você esqueceu que viamos no totalitarismo? Não lembra de (ou já tenha ouvido falar) em 31/03/1964? AI-5? Torturas? Presos políticos?

    1. Meu caro, esses 5% podem comprar computadores aos montes, pagar por um acesso de qualidade na internet, sendo assim, pelo aqui, muito mais que os 5% do Ricardo. Sem falar que podem ficar na rede o horário que quiser, por motivos vários!!!

  238. Os 5% estão certos, vc é quem não tem a menor idéia do que esta acontecendo, e alem disso é pago para não saber, pelo menos nisso vc é bom.

  239. Caro Kotscho,

    Qual o problema de discordar do governo?! Isso por acaso é pecado?! Lula não é Deus, pode ser para o senhor, mas para mim ele é um político, somente.
    Se você passa por alguma cidade só de passagem é natural que tenha somente boas lembranças, mas quem mora lá sabe de suas mazelas e tem todo o mérito de reclamar sim.
    Eu não acho tudo que está aí ruim. Eu reconheço os méritos do governo Lula, o maior deles foi manter a votoriosa política econômica que FHC iniciou. Mas não é por isso que devemos baixar a cabeça e aceitar toda a corrupção desse governo como se ele fosse inquestionável.
    O sucessivos vexames da diplomacia brasileira lhe agradam?! O esquema do Bancoop de desvio para campanhas do PT, que lesou milhares de pessoas, foi certo?! Meu caro, todo governo , até o mais popular, pode ser questionado, e a oposição é extremamente saudável para a democracia. Apesar de reconhecer os méritos do governo Lula pode me incluir nos 5%, porque eu me incluo com orgulho. Nós vivemos numa democracia em que existe o direito de discordar do governo, sem que nenhum blogueiro chapa-branca tente fazer uma espécie de censo sobre quem é que faz oposição a Lula.
    um abraço

  240. Lí o comentário do Reinaldo Azevedo sobre o post do Kotscho.

    Uma verdadeira lástima.

    Pela leitura fica muito claro porque ele, e seus seguidores, fazem tantas menções à Hitler.

    É um caso explícito de paixão recolhida.

    1. Caramba fui ler é verdade, os caras são prepotente mesmo, se acham os donos da cocada prêta, nenhum dos 95% tem vez lá!!!! será que é o patrão quem manda, não acredito, tem que vender a todos ou estão contentes com 5% ? ah sim é só uma luta entre classes !!!!! ainda bém que aqui no BALAIO cabe todas as classes.

  241. Por quê apenas 5% ?
    1- Com Lula no governo, o Brasil melhorou muito e a vida dos brasileiros, de todos os segmentos e classes, também.
    2 – A oposição foi nula. Não apresentou nenhum projeto de Nação, nenhum programa, nenhuma alternativa. Limitou-se a ataques, muitos deles vazios ou partidos de premissas falsas.

  242. O governo FHC privatizou tudo o que conseguiu. Não gerou emprego algum e o crescimento foi pífio. O dinheiro das privatizaçoes virou pó
    O governo Lula, ao contrario, fortaleceu empresas estatais tornou-as eficientes e lucrativas. E o mais importante: Usou-as como instrumentos para o crescimento economico. Gerou 12 MILHOES de empregos.
    Distribuiu renda e levou esperança a milhões de famílias brasileiras.

    Seu governo deu prioridade aos menos favorecidos que re tribuem agora com aprovação recorde de seu governo.

    É a verdade, doa a quem doer.

    Por meu lado acredito e aposto tudo na Educação e espero pouco dos politicos.

    Não sou ganancioso. Vivo bem sem mordomias, sem luxos desnecessarios ou artigos supérflos. Não sou consumista. Eduquei bem meus filhos. Não tenho medo de trabalho árduo nem do futuro incerto. Não temo governos de esquerda. Não temo nem apóio governos de direita por acreditar na necessidade de sermos solidarios.

    Não temo o Irã. Respeito o povo cubano, mas não me preocupo com Cuba. Não sonho em conhecer Nova York. Sou brasileiro. O Brasil e seu povo me bastam.

    Não consulto oráculos. Decido meu voto comparando administrações, suas promessas e realizações.

    Já escolhi meus candidatos.

    Desejo sorte a todos os eleitores deste “continente” bra sileiro.

    1. Estude um pouco mais e verá que não foi o Lula quem fortaleceu as estatais. Ele pegou mascado, a tal da Herança maldita.

  243. Nossa, Kotscho, os 5% enlouqueceram, hein?, rs. Como é que é?, estão dizendo que vc e os “veículos lulistas” (sic, serão a Folha, a Veja e o Estadão?, rs) querem “patrulhamento”?, rs. Não serve nem pra piada. Escuta, seu blog faz sucesso, hein?, parabéns. Peguei no blog da Cidadania, que comentou seu ótimo texto, o seguinte comentário sobre os 5%, perfeito: “São pessoas fanáticas, somente isso. A partir de certo momento ( anos e anos “militando” na direita reacionária e preconceituosa, [ e lendo revista veja, Reinaldo Azevedo e assemelhados] ), a própria pessoa às vezes não sabe, mas o fanatismo já tomou conta dela, ela acha que ainda pensa e tem suas próprias ideias mas, na realidade, não tem mais. Ela “tornou-se” o próprio fanatismo. Da minha parte, deixo-as de lado, no seu mundo irreal, o mundo dos 5%, lendo e delirando com as “notícias” do PIG ( o PIG, como diz o PHA, parou no tempo e ainda está em 2002). Lá, no seu “mundo 5%”, elas “imperam”, bem longe de nós, felizmente…”. E eu completo: eles não admitem que um torneiro-mecânico recupere o país ( e o torne reconhecido mundialmente )que o “presidente” deles ( aquele, o pior presidente da história) quebrou três vezes, o que é até normal, visto que a incompetência demotucana é crônica. Um abraço, parabéns pelo ótimo blog.

  244. Olha o velhinho gagá pregando militância na oposição dos petralhas. Os 9 milhões são a resistência democrática desse país, cada vez mais fadado ao “modelo democrático” dos companheiros vermelhinhos, estes não lá muito chegados em uma liberdade de pensamento.

  245. Apesar de nunca ter sido entrevistado por nenhum instituto de pesquisa ao longo dos meus 41 anos de idade, posso me considerar entre esses 5%!! Porque não acredito nesse governo e o considero o pior governo no Brasil de todos os tempos.
    O mais corrupto é! Com certeza!
    Nunca antes na história um governo trabalhou de forma tão ostensiva para dar continuidade ao um projeto de poder como esse desgoverno dos ptralhas.
    Infelizmente, não temos instituições sérias para tomar providências contra esse senhor que se acha o dono do Brasil.

  246. Falo por mim: sou dos 5% por nao concordar com os recorrentes surtos anti-democraticos deste governo, expressados tbm por vc que ja trabalhou pra este governo.

  247. [Beneficiários do Bolsa-Família não superaram miséria] Como é possível um mentira tão absurda desta. Não conheçõ niguém que passou a ter bolsa não esteja muito bem de vida. Só falta agora esses caras inventarem que tem obra da transposição do São Francisco parada e milhares de trabalhadores demitidos.

  248. O Brasil demorou.

    São necessários gastar 180 bilhões nas estradas (segundo os últimos dados do governo).
    85% de nós, pelo visto, esqueceu que Lula em vez de fazer algo assim isso optou pela OPERAÇÃO TAPA BURACOS de 2 Billhões de reais.

    O Brasil podia ter feito muito mais.

  249. Faço parte com orgulho dos 5%. NUNCA aprovei e NUNCA aprovarei Lula e sua gangue.

    E vou dar um único exemplo do porquê disso. Porque sinto um misto de nojo, vergonha e ódio quando vejo um sujeito abraçando um presidente que incentiva a produção e o tráfico de cocaína em seu país, debochando e dizendo em seu português defeituoso, próprio dos iletrados: -“Vamos fazer(sic) inveja no Serra”. Isso no mesmíssimo dia em que a polícia federal apreendia 500 quilos de cocaína boliviana.

    Queria que as famílias dos 50.000 mortos por ano por causa do tráfico de drogas e armas percebessem com esta ‘sutil ironia’ quem é o ‘cara’, pena que a maioria destes infelizes provavelmente não saiba ler nem escrever, recebam bolsa-alguma-coisa e ainda votem no ‘hómi’.

  250. Ricardo Kotscho ,

    Eu faço parte dos 5 % . Por que ?

    Nao ganho bolsa familia , moro fora do Brasil desde 1991 , estudei às minhas custas , me formei em engenharia mas tive que vir embora pra Italia pois o Brasil que eu conheci de 1948 até 1991 nao me deu nada de graça .
    Ao contrario , eu tinha que dar duro pra conseguir pouco e pagava muito imposto pra sustentar vagabundos que nao trabalhavam .

    A Italia me deu tudo que eu tenho . Hoje , eu tenho vontade de voltar , o meu Rio de Janeiro que piorou tanto parou de piorar e parece até querer melhorar um pouco . Mas tenho medo , pois o Brasil de hoje , pelo que me dizem os meus amigos antigos , està nas maos de voces PTralhas . Empresas como a Petrobras , que era uma gloria , uma maravilha , cairam nas maos dos sandalinhas havaianas .
    Votar na Dilma ? Nem morto . Mas ela vai ganhar , fique tranquilo .
    Eu nao votaria no Serra tambem , nao gosto de FHC , votaria sim num candidato que hoje nao existe , que soubesse falar , pensar e que nao me obrigue a explicar aos italianos todo santo dia como é que o Brasil , um pais bonito como é , nao vai . Ou vai pro bolso de voces PTs .
    Serà que é por que està na mao de um operario que se orgulha de ser analfabeto ?

    Elio Gilaberte Jr. , um dos orgulhosos 9 milhoes mas que sente que no fim vai ter que dizer : Eu nao dizia ? Eu nao avisei ? .

    PS : pra nao dizer que eu falo mal de tudo , voces PTs nomearam talvez o melhor Presidente de Banco Central da Historia . Eu nunca entendi como Henrique Meirelles acabou Presidente do BC no governo dos PTralhas . Deus queira que ele continue , que a Dilma seja forçada a mante-lo pelos Bancos Internacionais

  251. Como estará nossa nação daqui a 490 anos
    Ainda seremos eternos atrasados

    ESTE PAÍS NÃO TEM JEITO. QUEM VIVER VERÁ
    Quando o Collor caiu e veio o Itamar perguntaram ao jogador Sócrates se a partir daquele momento o Brasil se moralizaria, e o mesmo respondeu: Nem daqui a 100 anos.
    Eu concordo com o jogador e vou bem mais longe. Acho que nem daqui a 500 anos este país chega ao desenvolvimento máximo.
    É nossa sina sermos atrasado. Não tem quem dê jeito.
    Temos a cultura do atraso já enraizada
    Como vamos melhorar se temos uma elite atrasada, reacionária, indiferente e gananciosa?
    Como vamos melhorar se a grande maioria dos políticos são corruptos e insensíveis à miséria em que vive parte da população?
    Como vamos melhorar se o governo não educa o povo?
    Como vamos melhorar se as cabeças pensantes deste país são submissas ao poder dos donos do capital?
    Como vamos melhorar se o povo não ajuda, só pensa em futebol, carnaval, novela e não sabe votar?
    Apesar de que, mesmo o povo sabendo votar quem seriam os melhores políticos para governarem a nação?
    Infelizmente não existem os melhores, são todos farinha do mesmo saco.
    No poder os ditos melhores só pensam em si próprio
    Neste país não funciona “O saber votar”, pois existem poucas instituições com poucas pessoas digna para melhorar alguma coisa, então não adiantaria o “votar certo”.
    Fica a pergunta: Votar em quem? Confiar em quem?

    LEIAM MINHAS PREVISÕES PARA ESTE PAÍS DESCOBERTO POR CABRAL
    Em2010 nada de bom virá para os pobres…..
    Em2011 idem,
    Em2014 idem,
    Em2018 idem,
    Em2035 idem,
    Em2083 idem,
    Em2127 idem,
    Em2143 idem,
    Em2185 idem,
    Em2228 idem,
    Em2257 idem,
    Em2282 idem,
    Em2335 idem,
    Em2375 idem,
    Em2388 idem,
    Em2419 idem,
    Em2464 idem,
    Em2490 idem,

    Brasil ano 2500
    COMO ESTAREMOS? TUDO DANTES COMO NO QUARTEL DE ABRANTES

    VEJAM EM QUE SITUAÇÃO ESTARÁ O BRASIL NO ANO 2500
    As elites brasileiras continuarão conservadoras e reacionárias
    Os banqueiros continuarão impondo seus juros altos e seus lucros nas nuvens
    Os ricos continuarão cada vez mais ricos e os pobres mais pobres
    Os políticos continuarão corruptos e nada farão de bom para o povão e para a própria nação
    Além do caixa 2 já terá caixa 3, 4, 5
    Ainda existirão as raízes do PFL de ACM, da família Sarney e do PSDB do FHC.
    Aparecerão mais favelas e se juntarão às centenas já existentes
    As pessoas pobres de dinheiro e cultura continuarão a enriquecer os pastores evangélicos
    As elites continuam falando para os pobres que o Brasil é assim porque é uma nação jovem, descoberta há pouco tempo
    O povo brasileiro continuará achando que a culpa do nosso atraso é dos americanos
    O Nordeste continuará pobre e governado pelas oligarquias
    Será feita a transposição do Rio São Francisco
    A revista Carta Capital denunciará que houve super faturamento nas licitações feitas para a escolha da empreiteira que fará o serviço da transposição do Rio São Francisco e que a empreiteira responsável pelo serviço pagou propina aos políticos do Nordeste.
    A revista Caros Amigos denunciará que a maior parte da água do rio desviada foi para as fazendas dos tataranetos de Sarney, de Inocêncio de Oliveira, Tasso Jereissati e demais coronéis que governam o Nordeste e que os pequenos agricultores não foram beneficiados com a transposição do rio…
    A programação da TV aberta ainda continua uma porcaria, o brasileiro ainda prioriza as novelas televisivas como a melhor diversão do mundo, nossa música não saiu da mesmice, o nosso cinema continua ruim e muito inferior ao feito em Hollywood, a tataraneta da Xuxa estará comandando um programa infantil na Globo….

    O QUE AS ELITES ESTARÃO OFERECENDO COMO MELHORAS PARA O POBRE:
    Mais creches,
    mais assistencialismo,
    mais carnaval com a inclusão de mais 45 ruas para no roteiro do carnaval de Salvador,
    serão incluídos mais ½ kg de farinha de mandioca na cesta básica,
    o Bolsa Família vai atingir mais algumas famílias,
    o salário mínimo terá um ganho real de 0,0000000035%,
    o Vale gás será distribuído de porta em porta basta mostrar um atestado de pobreza,
    teremos mais trios elétricos nas ruas,
    teremos o 3º maior estádio de futebol do mundo.

    MESMO SENDO UMA NAÇÃO POBRE CONTINUAREMOS a nos exibir para o mundo mostrando que somos Trigésimo campeão mundial de futebol (Trinta vezes campeão),
    Nos gabando e comentando que temos a Amazônia e que a mesma é o pulmão do mundo,
    Comentando que o filme “Central do Brasil” quase ganha um Oscar,
    A nos gabar espalhando por aí que o FMI nos elogiou por termos pago direitinho nosso débito com eles,
    Anunciando ao mundo que somos os maiores fabricantes de tambor, trios elétricos e fitinhas com a inscrição do Senhor do Bonfim.

    O QUE OS DONOS DO PODER FARÃO PELA NOSSA CULTURA:
    O governo colocará mais meio grama de proteína na merenda escolar para reativar o cérebro do aluno,
    será cobrado das empresas mais um impostozinho para ser aplicado nas produções cinematográficas brasileiras,
    neste ano de 2500 se completam 515 anos do nascimento do axé e como forma de homenagem será dado mais uma semana de carnaval para o povão e confeccionadas estátuas do Luís Caldas o pai do axé e da Daniela Mercury que foi a rainha deste horroroso ritmo musical.

    COMO NADA É IMPOSSÍVEL TALVEZ JÁ TENHAMOS:
    Ganho um ou 2 prêmios Nobel,
    um ou 2 Oscar para melhor filme estrangeiro,
    ganhos mais alguns Grammys na música Latina,
    alguns hacker brasileiros trabalhando na Microsoft, pois serão contratados por esta empresa para os mesmos não desviarem dinheiro de bancos americanos instalados no Brasil,

    Se em 2500 o pobre ainda não ter conseguido uma vida digna neste país dá-se para suportar e empurrar com a barriga. O ruim é se os pastores e bispos evangélicos com seus suntuosos templos continuarem a crescer como nos dias de hoje. É aí que mora o perigo, essa turma vai querer dominar este país e ser dono do dinheiro do povo pobre e mal esclarecido.

  252. Me inclua nos 5% Kotscho! Da minha parte, posso dizer que minha mãe me educou a confiar em quem mente. Então, eu sempre vou achar que o PT poderia ter feito o que fez (e não inovou muito, diga-se de passagem) sem as mentiras e propaganda enganosa.

    1. DIFICIL ENTENDER AS PESSOAS DO 5%, ELAS DIZEM QUE TUDO QUE ACONTECE DE BOM NO GOVERNO LULA94% É PROPAGANDA ENGANOSA, ORA COMO PODE SER ENGANOSA SE ACABO DE LER NOS SITES DE VEJA, NO G1 DA GLOBO, NO BLOG DA FOLHA DE SÃO PAULO, NO SITE DE IG, NO YAHOO QUE O SALDO DA BALANÇA COMERCIAL EM MAIO/2010, BATEU TODOS OS RECORDES, EXPORTAMOS 17,7 BILHÕES E IMPORTAMOS 14,5 BILHÕES DE DOLARES, COMO PODE SER ENGANOSA SE O PRÓPRIO SALDO COMERCIAL DE U$ 3,2 BILHÕES DE DOLARES (de maio) É MAIOR QUE TODA A TRANSAÇÃO COMERCIAL DOS OITO ANOS DAQUELE PRESIDENTE DA DECADA DE NOVENTA???

      Nunca entendí, por que até imprensa contraria ao lula94%, noticiam em favor dele!!!! dão noticias de boas realizações.

  253. Lendo todos os comentários, percebo claramente quem é petista e quem não é. Pergunto: por que os petistas escrevem tão mal? eu só queria entender. Pior: teve um aí que disse que o Ricardo Coxo possui um apuro gramatical. Onde?!!!

    1. Antonieta
      Quando você diz “eu só queria entender.” , o “eu” deveria ser com maiúscula, pois inicia uma sentença. Nota 8,5
      Ti dezejo pra voçê miór çórte na prossima vês.
      Agora é minha vez, dê nota para a frase seguinte:
      O maior problema com essa minoria dos 5% é que eles “se acham”, se consideram a nata da cultura e da inteligência, quando mal lêem as manchetes dos seus jornalões e revistas e decoram meia dúzia de frases feitas. São muito semelhantes a alguns esquerdistas dos anos 1950 e 1960 que viviam recitando as bulas do partidão (cujo sucessor, o PPS, hoje faz parte da turma mais raivosa dos 5%) sem sequer entender o que falavam.

    2. Escrever ou falar errado pode ser falta de um pai que banque a escola, agora pensar e agir errado é falta de berço, o que é muito pior, preconceito esta no berço, e o Caetano detonou a Antonieta héim.

  254. Caro blogueiro,

    entendo o pensamento do contra. Tenho uma amiga assim e dá trabalho entender, mas o pessoal a leva na brincadeira. Ela do tipo que se um copo está pela metade ela diz: “O copo está meio vazio”. É o jeito dela…inexplicável essa má disposição para ver as coisas boas. Acho que tem gente que é assim por natureza, outros com essa mesma pre-disposição têm, influência ideológica e partidária.

    Vida que segue…

    grande abraço!!

  255. É kotscho, vai bater uma nova marca em seus comentários, hein?

    Livre de paixões, o direito dos 5% (mas somos muito mais) de pensar ideologicamente diferente (sim, o seu líder em certo vídeo muito popular no youtube disse que no Brasil, infeizmente, não se votava em ideologia) é claro.

    Além do que caro colega, conhecendo o povo brasileiro como diz conhecer, o senhor já deveria saber que “bom” para nós não quer dizer o melhor, sabe que quem diz que algo está “regular” é porque não gosta do que vê, e mesmo quem diz bom não acredita que está como deveria estar.

    O ótimo é sim um bom critério de aprovação, são aqueles que gostam de tudo do jeitinho que está, lamentavelmente não divulgam o “ótimo” separado do “bom”.

    Seria surpreendente hein “Kostcho aprovação universal”.

  256. É sinal que temos ainda gente que pensa com a inteligência neste pais, que não se contenta com esmolas e está cansado com a indigência mental deste governo.

  257. O que se tem visto em varios comentarios dos 5% é que são do contra colocando a culpa no Lula em assuntos inerentes e de responsabilidade dos governadores, prefeitos e congresso, ou são mau informados, ou são mau intensionados nesse ultimo quesito a P.F deve investigar porque são os talibans do teclado, são do contra porque são do contra.

  258. Faço parte dos 5% com orgulho ! Sou aposentada, nivel superior , descontente com a saúde, educação e principalmente com a corrupção deste governo e com esse patrulhamento de ditadura de esquerda do qual o Sr. faz parte. Precisa mais argumentos ???

    1. Nós vivemos 502 anos com a direito no poder, como é que se pode falar em ditadura de esquerda? Lula deu um golpe para estar lá?

  259. Só p/ ver o chapeleiro maluco surtando na Veja já valeu o texto!!!
    e tbé várias pessoas batendo no peito aqui orgulhando-se de fazer parte dos 5%….valeu Kotscho!!! típico do Classe Mérdia, acha q tem pedigree e é um sujeito diferenciado, imaginando q nessa classe prevaleça os Sr de classe média alta e ricos….puro engano!!

  260. Caro Kotscho, seu comentário está com um atraso de pelo menos 10 anos em relação ao do FHC, que imortalizou o descontentamento com os descontentes (sim, lembre-se que ao criticar os descontentes sem outra razão que o seu idiossincrático descontentamento, você não faz senão engrossar a fileira destes) ao proferir o bordão hoje imortal: “Chega dessa República do nhem nhem nhem.”

  261. Muito bom, esse post!
    A oposição descarrega suas raivinhas e frustrações, xinga, inventa, ofende… fica feliz com o dever cumprido.
    Enquanto isso, no Brasil real, Dilma sobe nas pesquisas.

  262. E outra coisa, sempre que alguém critica os discordantes preciso lembrar uma outra afirmação imortal dada por um famoso discordante do consenso após ser obrigado a, oficialmente, concordar com os mores do seu tempo: “Eppur si muove.”

  263. Esses reacionários estufam o peito e dizem: ” Tenho curso superior e faço parte destes 5%”. Graaaaaaaade coisa ter curso superior. Somente os mediocres de espírito e de valores estão incluso nos 5%.

    1. Mediocres de espirito e de valores são aqueles que temem ir contra a maioria, mesmo essa maioria estando errada. Ou aqueles que acreditam em tudo que escutam sem ao menos se darem ao trabalho de verificar a veracidade.
      Ou aqueles que se satisfazem com pouco, ou qualquer besteira.
      Esses eu costumo chamar de “Maria vai com as outras.”

      Eu estou nos 5%. Não vejo motivos para aprovar este governo.

  264. Estou aqui, me apresentando.
    Muito prazer!

    Me considero um cabeça-dura: não tolero escorregões.
    Votei em Lula em 2002 e me considero traído pelo PT.
    Simples, amigão totalitário…