Cid Gomes e Eduardo Campos, imbatíveis no CE e em PE

Cid Gomes e Eduardo Campos, imbatíveis no CE e em PE

Os assuntos mais comentados pelos leitores na última semana:

Balaio

Dilma-Lula: 507

Os ventos da campanha: 155

O Brasil que gosta do Brasil: 144

Folha (de um total de 791)

Mudanças na Folha: 11,5%

Irã: 10,4%

Eleições: 7,2%

Veja (não publica números)

Afeganistão

Deboche petista da lei eleitoral

Convocação da seleção brasileira

***

Como os leitores podem observar no levantamento acima, a partir desta semana a Folha deixou de publicar o número de mensagens recebidas pelas matérias mais comentadas da semana, optando por divulgar o percentual obtido por cada uma sobre o total de cartas recebidas (791). A revista Veja, já há algum tempo, também havia deixado de publicar o número de mensagens enviadas sobre os assuntos mais comentados pelos seus leitores.

Diante disso, acho melhor deixar de publicar aqui este ranking semanal, prática adotada desde a primeira semana do Balaio, com os números do Balaio, da Folha e da Veja, fazendo uma comparação do blog com as duas publicações impressas de maior circulação no país.

O objetivo era apenas mostrar aos próprios leitores quais os temas que mais provocaram comentários, de acordo com o seu grau de interesse. Com a mudança de critérios da Folha e da Veja na divulgação deste ranking, deixa de ter sentido prosseguir com esta publicação, que faço pela última vez neste domingo.

***

Foi uma semana bastante atribulada para mim, que começou em Pernambuco e terminou num hospital em São Paulo, o que me impediu de fazer, como de hábito, a atualização do blog e a moderação de comentários.

Entre uma viagem e outra por terras nordestinas, acabei esquecendo de escrever sobre um cenário eleitoral que me chamou a atenção tanto no Ceará como em Pernambuco.

Nestes dois estados, a quatro meses das eleições, a parada já parece decidida. Os governadores Cid Gomes e Eduardo Campos, ambos do PSB, estão praticamente reeleitos por absoluta falta de adversários viáveis.

No Ceará, a disputa eleitoral se limita ao Senado, já que ainda não apareceu ninguém de peso para enfrentar Cid, até aqui correndo como candidato único.

Em Pernambuco, Eduardo Campos ganhou há poucos dias um adversário, o ex-governador Jarbas Vasconcelos, dissidente do PMDB, que resolveu ir para o sacrifícocom  o único objetivo de oferecer um palanque para o seu aliado José Serra.

Mesmo sem qualquer chance de ameaçar Eduardo Campos, um dos governadores mais bem avaliados do país, que está na faixa de 60% nas pesquisas, Jarbas, que não parece nem um pouco animado com a campanha, ainda corre o risco de mais tirar do que dar votos a Serra. Afinal, ele passou os últimos anos batendo pesado em Lula, um mito em sua terra natal, de quem até o candidato tucano só fala bem quando passa pelo Nordeste.

Pelo menos no Ceará e em Pernambuco, esta eleição promete pouca ou nenhuma emoção. É jogo jogado, como diria o Elio Gaspari.

***

Elifas Andreato e as

“Cores da Resistência”

Sábado foi um dia de reencontrar velhos amigos e resgatar um pedaço da história de cada um de nós, tendo por cenário o antigo e temido prédio do DOPS, no Largo General Osório, agora transformado em Memorial da Resistência de SãoPaulo.

Com curadoria de JC Bruno, o nosso grande artista Elifas Andreato abriu uma exposição, que fica em cartaz até 24 de outubro, com algumas das suas obras mais importantes produzidas durante a ditadura militar _ cenários de teatro, capas de discos e livros, cartazes com “As Cores da Resistência”, o nome dado à mostra.

Jovens estudantes misturaram-se a velhos combatentes da cultura e da imprensa para assistir a um debate sobre o período com a participação de Audálio Dantas e Fernando Morais, dois dos mais importantes jornalistas da minha geração.

Depois do evento, como era de lei nos sábados daqueles tempos tenebrosos, fomos comer uma feijoada no velho Amarelinho, um boteco da melhor qualidade, ali mesmo na praça General Osório, para onde os repórteres iam depois das longas coberturas no DOPS.

Entre tantas histórias contadas à mesa, lembrei-me de uma passagem insólita da qual foi protagonista minha amiga Gisela Bisordi, já falecida. Numa tarde particularmente agitada na sala do sinistro delegado Sergio Fleury, após mais uma série de prisões, a repórter da Folha foi até a janela e chamou todo mundo para ver: “Olha, pessoal, que belo arco-íris!”.

Na apresentação da mostra, Elifas colocou a frase que ele me disse em entrevista para a revista Brasileiros, que resume bem o pensamento e o sentimento deste artista incomum, um autodidata que, com suas armas _ o lápis, a caneta e o papel _ registrou com arte e coragem um pedaço da nossa história:

“Preciso preservar a minha capacidade de resistir”.

Valeu, Elifas.

 

 

72 thoughts on “Cid Gomes e Eduardo Campos, imbatíveis no CE e em PE

  1. Estou impressionada com o furacão que atingiu a cidade de São Paulo, a partir da divulgação da última pesquisa do Datafolha…

    Conversando com amigos tucanos e reaças em geral, fica a impressão de que foi o último prego no caixão, ainda tão longe o dia e a hora do funeral.

    O clima em torno de Serra lembra aquela espera aflitiva que cerca os últimos dias de doentes terminais desenganados.

    Será que o PSDB vai enterrar o moribundo antes mesmo de morrer?

    1. Agora só falta o Lula falar da necessidade de Sao Paulo eleger Mercadante para sair do atraso milenar imposto pelo PSDB e o pânico toma conta do partido dos entreguistas.

    2. Muita gente falou que o Aécio tinha maior capacidade de agregar do que Serra. Verdade! O PSDB ainda alimenta o desejo de ter Aécio como vice. Mas se o fizer agora, vai descartar uma importante carta que pode ser jogada em 2014. Que o PSDB faça o que puder por Serra!!! Mas que Dilma vença!

  2. Bom dia Ricvardo! …só pra começar este domingo DILMAIS

    Deixa a DILMA me levar
    DILMA leva eu
    Deixa a DILMA me levar
    DILMA leva eu
    Deixa a DILMA me levaaar
    DILMA leva eu
    DILMA minha presidente
    Podes crer meu voto é teu

    DILMA é mais competente
    Pro Brasil seguir em frente
    É nela que vou votaaar

    DILMA é uma mulher guerreira
    Não esta pra brincadeira
    O país não vai parar

    DILMA tem o coração nobre
    Ela vai cuidar do pobre
    É o que LULA diiiz

    Por isto é que eu sou DIIILMA
    O Brasil todo é DILMA
    Pra continuar feliiiz

    DEIXA A DILMA NOS LEVAAAAAAAAAAAAAR !!!

    …e ….vamu qui vamu…né não véim ???

    1. Parabéns Everaldo,bela parodia com a musica do Zeca pagodinho, não é atoa que vc é beneficiario do bolsa família.

      Albertino

  3. o governador de pernambuco eduardo campos,será reeleito porque é um gorvernador jovem,com conciência política e social,que deu a pernambuco um salto muito grande ná economia do estado.o povo hoje tem mais conciêcia,deixou de ser massa de manobras políticas.

  4. Essa eleição, e o ultimo ano das eleições a moda antiga, onde a maioria esta sem parâmetro indo no chute, se a tecnologia estivesse presente, a historia seria outra

    Com a tecnologia, desapareceram todos esses mitos presentes, sem visão futuro, com as exceções

    Lula, Dilma, eu a ficção e tantos por ai afora

    Depois dessa eleição começara e entrara no ar a política dos políticos acadêmicos dentro da realidade do futuro, para substituir tudo que esta fora de linha, como um produto vencido, pedindo para ser substituído

    Assim como alimento e o melhor plano de saúde para vida toda, dentro do prazo de validade do vencimento dos produtos que comemos

    Isso e uma passagem de uma era para outra, ate então o que tinha de melhor, para passagem da nova era futuro que tem de melhor precisa substituir, essa turma que parou no tempo, acordando tarde com a idade vencida, sem dar mais tempo, com a entrada do Lula na Presidência

    Uma exceção positiva, que foi subestimado por meia dúzia que já deviam estar fora do ar da política por iniciativa própria, como a teimosia fala mais alto vão ser descartados pelos eleitores já dentro da realidade com uma visão futura

  5. Querido Ricardo,

    Espero que você esteja bem e se precisar de alguma coisa por favor entre em contato tá bom?
    Fiquei impressionada com essa história do arco iíris, afinal são as cores básicas da alegria, do amor e do desprendimento da alama…que sensibilidade dela…
    Tenho conhecidos do PT em Petrolina e Santa Filomena, mas temo que como vc disse não há candidatos para concorrer, que pena…
    Um abraço forte, se cuida,
    Norma M.

  6. Ricardo,

    Somente os bravos podem colocar nos lábios esta frase.
    Preservar a capacidade de resistir é um ato dos fortes, dos que possuem dentro de si a magia colorida do guerreiro alado que nos lábios tem pendurado o sol da liberdade.
    Precisamos preservar esta capacidade de resistir, as arbitrariedades do mundo, as fantasias utópicas do idealismo, as tentativas de bloqueio a nossas palavras que retratam nossa alma, nos momentos mais difíceis.
    Precisamos sim preservar a capacidade de resistir, resistir sempre a tudo àquilo que chega até nós objetivando destruir o que construímos a duras penas, ao suor e às vezes ao sangue de nossas faces para uma sociedade mais justa, mais livre mais humana.
    Temos que resistir. Temos que nos frear e brecar a fraqueza de querermos cair na tentação de entregar os pontos, pois estamos cansados, saturados esgotados de tanta coisa que nossas costas carregaram, e carrega quando somos idealistas.
    Temos que resistir aos pelegos, às pústulas, aos burgueses exacerbados que querem a toda força transformar o humano em capital.
    Temos que resistir a nós mesmos temos que alimentar a força mágica que nos faz resistir.
    E, que força mágica é esta?
    Talvez a Fé, a coragem à vontade
    O acreditar que conseguimos preservar em nosso EU a capacidade de resistir.

  7. ¨PMDB quer cobrar mensalidade em universidade pública¨ Isso é coisa da banda podre do PMBD para colocar Dilma contra o pessoal das universidades públicas.

  8. Kotscho,

    Respeito você como jornalista, mas acho que faltou aprender um pouco com Lula nesses anos de convívio com ele.
    No último mês, a maioria da grande mídia, dos colunistas e dos chamados formadores de opinião (que felizmente cada vez influenciam menos) tentou pautar que a campanha da Dilma só errava e a do Serra acertava todas. Sinto que você também tenha caído nessa.
    Se saíssem às ruas e vissem as pessoas com mais emprego, comprando mais comida, eletrodomésticos, tendo acesso ao crédito fácil, comprando o seu primeiro apartamento, veriam que muitos da classe operária estão finalmente chegando ao paraíso ou se aproximando dele. O Brasil está mudando e as pessoas se dispõem a votar na Dilma por isso.
    A Dilma não vai ganhar a eleição somente porque mais de 70% da população aprova o governo Lula. Vencerá também porque a grande mídia e os sustentáculos da candidatura Serra não reconhecem as vitórias do governo Lula/Dilma. De forma oportunista, alguns agora até fingem defender programas como o Bolsa Família, mas é tarde demais.
    Saudações,
    Picolotto

    1. Boa noite Picolotto.
      Realmente, você identificou bem o que está acontecendo.
      É isto mesmo.
      Basta ir às ruas para perceber as mudanças.
      Eles perderam o bonde da história e dizer que Lula é bonzinho agora não cola mais: é falsidade e a população sabe identificar estes que querem enganá-los.

  9. Ricardo Kotscho, logo percebi seus elogios aos Candidatos, Eduardo-PE e Cid -CE, ao ler suas ABILIDADES PROFISSIONAIS, por isso percebe que VOCÉ E PETISTA DE CARTEIRINHA. Não esqueça que você é Paulistano, e povo Permambucano, saberá fazer a sua escolha, pois falta muita água a passar por baixo da PONTE. POR SER MAIS CLARO AS ELEIÇÕES ESTÃO LONGE…………………………………………………………………

    1. Caro Jalves, sabemos que a eleição esta longe mais é de conhecimento do povo de Pernambuco que hoje ninguem fez mais pelo nosso estado do que Eduardo. Não sou politico mais reconheço pelo bom trabalho tanto na area de saúde, segurança, e infra-estrutura que temos que dar mais uma oportunidade para o governador continuar o seu trabalho de desenvolvimento do nosso estado. Sempre que posso visito as obras que estão em andamento em nosso estado, principalmente em Suape e na transposição do são francisco e vejo nos olhos dos trabalhadores a alegria de participar de uma obra como essas. Pernambuco merece muito mais pois viveu no ostracismo por muitos anos, inclusive por gente que foi vice presidente e nunca fez nada para alavancar o nosso estado.

    2. Resposta ao Sr. Jalves

      Os governadores do ceara e pernambuco nao sao do PT (ambos sao do PSB).

      O caro Jalves se enganou.

      Quanto ao mais, concordo com a mat[eria postada pelo Ricardo Kotscho.

      E tenho dito.

    3. Kotscho tem razão sim. É meu sentimento aqui em Pernambuco e não é de agora.

      Jarbas perdeu o bonde desde que resolveu se posicionar conrtra Lula. Pernambuco bombando de obras e crescimento econômico e Jarbas torcendo por Serra e Fernanco Henrique que o obrigou, porque não mandava dinheiro para cá, a privatizar a Celpe. E, o que é pior: com o dinheiro, Jarbas recuperou uma BR.

      Para ser mais precisa, Jarbas já vinha se atrasando desde já algum tempo para pegar o bonde: foi quando resolveu dar carona so PFL (=Arena, PDS, hoje DEMo).

  10. O Ceará nunca teve um governo positivo, como o atual, no mês que o PIB nacional caiu, o PIB cearence subiu.
    O povo cearence confia em Cid Gomes, “acreditamos” que Cid faz o melhor para o Ceará, economia cresce, industria cresce assim o estado consegue dar um salto que há anos não se falava.
    Queria que lula tivesse posto Ciro Gomes como substituto, homem que já tem eleições, no seu curriculo, como por exemplo, na ultima eleição ele se tornou o deputado federal mais votado em todt o país. As vezes se deixar ser aceitado não é derrota, e sim uma estratégia para uma grande vitória.

  11. Santa Clara, Santa Clara
    Faz uma coisa pra mim
    Fortaleça e dê saúde
    Ao nosso querido Véim
    E que ele demore muito
    …a comer…
    Pela raiz o capim

    Que dona Mara lhe amarre
    Em uma cadeira na sala
    Esconda as suas roupas
    Jogue fora a sua mala
    Pra vê se êle se aquieta
    Fure os pneus do Opala
    Depois de tudo isto feito
    Vamu vê o quele fala ???

    Já vi muito Véim inquieto
    Mas como este não vi
    É um dia em Porangaba
    Outro dia em bolo-bole
    …dona Mara:
    Viver com um peste
    Eu sei, dona Mara, né mole

  12. Realmente Ceará e Pernambuco são jogo jogado, onde o neodemotucano Jarbas Vasconcelos entrará para a história com um GRANDE DERROTADO, igual ao também neodeotucano Roberto Ftreire.

    Mas quero dar um recado:

    A Direita Golpista e Entreguista, que passou décadas iludindo o povo e criando currais eleitorais, tenta agora passar a idéia de que o apoio do presidente para fazer o seu sucessor é ilegal e criminoso.

    É como quisessem dizer que o povo está sendo iludido, manipulado e que é mentira que a nossa vida melhorou e que o Brasil cresceu, querem afirmar que tudo é fruto do uso da máquina, como eles fizeram também por séculos.
    Que a candidatura Dilma cresce criminosamente e fraudulentamente. É um absurdo!!!

    Eles já perceberam que LULA É IMBATÍVEL NAS URNAS.

    E vão tentar um Golpe jurídico como a folha já esta articulando com essa sua “enquete”, e como já começaram a fazer na blogosfera sabotando conexões e links.

    Vamos derrubar a enquete da FOLHA DE SÃO PAULO acessando e votando NÃO, e pedindo para os nossos amigos votarem também!!!

    Acessem e votem:
    http://polls.folha.com.br/poll/1013902/

    1. Gilberto, táq bom, fui lá votei não. Poderia votar 10 mil vezes. Qual será o efeito dessa extraordinária votação? Nenhum, não é mesmo? Estás dando valor a coisa sem importância.Estás por acaso com medo de que a STE vá se balizar por uma enquetezinha de jornal? Tenha a santa paciência.

  13. Estava lendo, ontem e hj, que nos 2 comentários que acrescentavam alguns outros dados, que na pesquisa espontânea, a que vale pra mim, a Dilma chegaria aos 28% dos votos contra 14% do Serra. Então o balaio já tem dono e vai ser recheado com nossa turma no primeiro tempo do jogo.

  14. Ceará
    É caro João Paulo e Ricardo é muito fácil se iludir com grandes OBRAS mas vamos aos menores, O governo CID tem obras e mais obras, ronda e coisinhas mais parabéns ele fez um pouco do que esses político brasileiros deveriam fazer pois o Ceará continua pobre e não precisa de muito não andaste pelo interior e verás muitas obras OBRAS e OBRAS verás tmb fome, miséria e muita politicagem pobres doando um bem unico por pouco para ter um pão do dia e so naquele dia. Resido na cidadezona do presidente da Assembleia legislativa vc passou por aqui Ricardo? Acho que não pense numa cidade desenvolvida, aqui tem de tudo, todos os programas governamentais e não governamentais estão aqui, pena sabe o que é? é um misserável passar um dia inteiro pedindo chuva a Deus pra ter o que plantar e garantir o que comer, famílias sem o que vestir, sem como mandar os filhos a escola, sem ter peixe no hospital público para tratamento médico e todos esses Misseráveis pagaram a folha de pagamento da Assembleia pior pagar a quem nem trabalha, pior ainda ninguem faz nada, pior mais ainda a imprensa esconde e deixa nosso dinheiro rola para mãos dos HONESTOS político com a reeleição na mão continuar continuar isso é triste venha conhecer esse lado Ricardo ai vc vai vê o que é bonito a política no brasil é triste quando aparece mensalão, cueção, panetone e no Ceará não vão mostrar não? é pública a folha de pagamento procure pelos conterraneos do Presidente da assembleia e verás que é veridico o que falo. Mais ainda tenho a acrescentar rezo para que os que recebem esse dinheiro inlegal saibam trabalhar pois de R$ 1000 a 10.000 mil faz falta e se não souber fazer nada vai sofre o que passam os pobres que vivem uma vida sem nada e ainda sendo roubados, explorados, surrupiados. Hê Ricardo será que vc vai investigar o cenário cearense ou vai ficar iguazinho a Deusa da justiça de olhos vendados. Essa realida é triste porem veridica. O Ceara passa por uma turma pessada. E concordo com vc quando diz o Governo CID é certo já.Não tem quem tenha coragem de se meter entre eles não. Quem é o doido?

  15. Olá Ricardo!

    Por curiosidade, após ler o último comentário (Gilberto), fui ver o link sugerido por ele. Resolvi colocar o voto. Verifiquei a estatística, e resolvi VOTAR DE NOVO. E não é que é possível? Resolvi votar outra vez, e ele aceitou novamente. Aí, para concluir, é facil. Basta “alguns” ficarem votando muitas vezes na mesma escolha, que se forma uma enquete BASTANTE TENDENCIOSA. Afinal, a quem esse grupelho (que já deixei de considerar faz algum tempo, assim como a Veja, que perdeu para mim, qualquer possibilidade de ser levada a sério) acha que engana????
    Será que alguém acredita nesse tipo de enquete fabricado por uma mídia dessas???? Acho que nem o Serra e o seu Príncipe acreditam. Abs,

  16. A IMPRENSSA ELITISTA E ALIENADA AOS POLITICOS MONOPOLIZADORES E EGOÍSTAS ,NÃO MUDARÁ A SUTIL INTELIGENCIA E SABEDORIA DO POVO BRASILEIRO,NÃO ADIANTA PROIBIÇÃO DE PROPAGANDA DO PT NA TV,RADIO,OU INTERNET,IMPRENSSA ETC… ,NÃO ADIANTA BATER COM FORÇA E COVARDEMENTE NA DILMA ,FAZER MANOBRAS POLITICAS SUJAS CONTRA A MESMA, NEM TÃO POUCO NO NOSSO PRESIDENTE LULA.POIS, O POVO DESSE PAÍS AINDA MANDAM EM SEUS ANCEIOS ÍNTIMOS PARA MELHOAR NOSSA QUERIDA NAÇÃO RASILEIRA .QUANTO MAIS ATACAREM A DILMA, MAIS PERTO ELA FICA DE ALCANÇAR A RAMPA DO PLANALTO.

    A ESTRATÉGIA DOS FRACOS É DENEGRIR DE FORMA INEXCRUPULOSA A IMAGEM DOS FORTES,NOSSO PRESIDENTE MERECE MUITO MAIS O PRÊMIO NOBEL, QUE O OBAMA .MAS… NOSSO PRESIDENTE BARRIGUDINHO,FÊIO,ANALFABETO,E… “NORDESTINO”, VAI CHEGAR LÁ,PORQUE ELE ACREDITA EM DEUS E O POVO DESSA NAÇÃO TAMBÉM NÃO DUVÍDA DE DEUS, NÃO É COMO UM CERTO POLITICO, VEM FAZENDO QUANDO DISCURSA DESESPERADO,RSRSRS
    COITADO!!! JÁ COMEÇOU MAL, DUVIDANDO DO PODER DIVINO,AFEEEEE RSRS

  17. Nao sei se esse comentário vai ser VETADO de novo.

    Censura pouca no seu blog é coisa pequena. No tópico anterior deixei meu comentário, que não foi ofensivo e nao citava nomes, bem como nao ia contra as leis nem manchava a honra de ninguém e foi VETADO.

    censor…. esse pode ser seu segundo nome.

    1. Cleiton, acontece com todos nós. As vezes não nos dam os conta da agressividade das asneiras que escrevemos.

      Agradeçamos ao RK por nos poupar do constrangimento.

  18. Sou um dos fundadores do PT. Trabalhei muito para o PT se estabilizar. A nossa bandeira de luta era, independencia aos trabalhadores. O PT era contra a distribuição de cestas basicas aos trabalhadores. O Lula dizia . ( Nos trabalhadores não vamos lutar por cestas basicas para os trabalhadores, porque entendemos que cestas basicas não passa de uma esmola. Um cala aboca dos trabalhadores. Nós vamos lutar para que todos os trabalhadores recebam salarios para morar numa casa confortavel. vestir bem os filhos. Dar boa educação e sobrar dinheiro para o laser. queremos os trabalhadores independente finaceiramente. Tudo o que o governo da é os proprios trabalhadores que paga.) Este era o partido dos trabalhadores. Hoje PT significa partido dos trombadões. Quem está com Lula? Sarnei, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Collor de Melo, e todos os covis de ladões que nós tanto combatemos. O PT hoje é a extrema esquerda e a extrema direita, que da apoio aos malandros da esquerda e da direita. Esses baba ovo que comentam aqui não conhecem a origem do PT. Ainda sou filiado ao PT. Mas. Vou votar no Serra que é o mais preparado.
    Daniel Sanches

    1. Daniel, o governo Lula gerou 13 milhões de empregos. O bolsa familia é apenas uma medida emergencial e pal iativa.

      Como Petista sou grato pela sua ajuda no passado.

      Desejo-lhe boa sorte no novo partido. Tenho certeza de que sua inestimavel ajuda será bem recebida no PSDB, pois a situação está “braba” por lá.

      Vá com Deus e seja muito feliz.

      Tambem sou fundador do PT e quanto orgulho essa lembrança me traz.

      Lamento por voce, Daniel. Sinceramente.

    2. Esse tipo que diz que votou PT e não votará nunca mais, é um engodo total.
      Tenha respeito pelo menos à nossa inteligencia.
      Essa nunca colou.

    3. O que é isso companheiro?

      Ao menos não perca a coerencia e se desfilie do PT.

      Não corra o risco de ser igual a um Roberto Freire.

      Seja honesto pelo menos com você mesmo!

      SE RESPEITE!

    4. Que que houve companheiro, perdeu a boquinha ou te pegaram roubando?
      O serra não tem nada de + preparado.
      Isto é coisa que eles colocam na sua cabeça.

    5. Concordo com vc amigo Daniel,tb sou petista mais confesso que fiquei muito triste com o rumo que o meu PT tomou quando chegou no poder. que saudade daquele PT qnd eu era sindicalista e fazia porta de fabrica..
      Albertino

    6. Caro Victor Hugo, não sou fundados do PT, mas briguei muito com meus gerentes para poder usar bottons do Lula. Não sofri represálias porque era delegado sindical e o pessoal do banco levava na boa. Assim como o Daniel, decepcionei-me muito com os rumos que o PT tomou, mas lhe dou os parabéns pela resposta que vc deu ao comentário dele. Assim é bacana e, apesar de alguns exageros nossos de vez em quando, admiro a sua postura. Tal o RK, vc é um cabra que respeito. Saúde e paz ao Daniel e ao Victor Hugo. Abs.

    7. Respeito sua posição mas me parece que o seu erro é fazer política motivado pelo moralismo e pelas ilusões.

      Moralismo que acha que o grande objeto político de um partido de esquerda tem que ser combater a corrupção. Ética é uma bandeira sim. Mas só a ética não funciona e inclusive esvazia projetos políticos.

      Ilusões porque se baseia nessa idéia terrível que no poder ou a esquerda muda tudo ou é preferível deixar a direita lá como se o bem estar dos trabalhadores e das massas (que no fundo é o que importa!) fosse irrelevante. Aliás nada mais Chico Oliveira que isso…

  19. Se o Serra já tinha poucos cabelos (com todo respeito aos carecas , inclusive eu) agora depois dessas pesquisas vai ficar igual a ovo.
    DILMA É 2010.

  20. Em homenagem ao magnifico presidente LULA, todos os politicos desse Brasil devem como obrigação fazerem projetos de leí dando o nome das pricipais avenidas de suas cidades para AV; PRESIDENTE LULA ex: Av Faria Lima passa a chamar em 2011 Av: PresidenteLula, Av: Brasil no RJ, Av Presidente Lula e assim por diante, todos os municipios.

  21. Ricardo Kotscho: Não quera ser Deus.Pois só ele sabe o que vai acontecer a manhã. Vc é somente um jornalista alienado como pode falar dos golpistas se COLLOR, MALUFm e tantos outros como o SARNEY e o Ministro da Agricultura do governo da Ditadura Militar, todos no mesmo palanque? ou vc é burro ou doido ou quer fazer o povo de besta ou idiota. O povo nordestino em primeiro lugar são brasileiros e inteligente igualzinho aos sulistas e sudeste, todos somos brasileiros capaz e inteligentes suficientes para saber decidir o que é melhor para nós e não é vc quem decide o que vai acontecer daqui ha três mêses ok.

  22. Seria muita burrice do povo se deixasse de votar no candidato de LULA para votar no candidato do FHC, o candidato da ELITE golpista, tipo Folha de Sao Paulo, Revista VEJA, Rede Globo e outros menos votados, eles deviam ter vergonha na cara e anunciar para todos os BRASILEIROS que o momento atual é de pleno sucesso e confiamos no presente, presente que EU pensei só iria acontecer a partir de 2050, o nosso pais avançou como nunca visto, quem tem a minha Idade 48 anos sabe do que estou falando chega de Globos e folhas de Sao Paulo serem donos da verdade, VIVA O BRASIL hoje tenho orgulho de ser BRASILEIRO vivo um PRESENTE que com certeza aceito como Futuro .

  23. Meu caro Ricardo, boa noite. Quero ser breve, mas não lacônico. Pego esse atalho para chegar até você e provocar sua voz. Em Mossoró, que conheces tão bem, em que o “vitimei” com meu livro de folclore político, a ditadura está co força total. Perseguição implacável aos que pensam, aos que pensam diferente, ao jornalismo combativo, analítico-opinativo e questionador. A facção que comanda a Prefeitura de Mossoró empilhou, só no dia 7 de maio último, dez processos contra mim. Mas são quase 20 ao todo e deve vir mais. Veja AQUI: http://www.blogdocarlossantos.com.br/index.php?not#19555
    Veja também esse link: http://www.blogdocarlossantos.com.br/index.php?idnot=19554#19554
    Espero que possas dar vazão à minha voz quase solitária, nesse mundão do meu webDeus. Um abraço, saúde e paz. Carlos Santos

  24. É engraçado como sumiram daqui os tucanos de carteirinha que ficavam falando bobagem e defendendo o que não tem defesa…após essas últimas pesquisas sinto que o Brasileiro está dando a resposta ao PSDB por tudo que esse partido das elites tem feito de mal para nação brasileira, o que o povo tem fazer mais é assistir menos a redo Globo, pois ela não mostra a verdadeira situação de SP, que está sem nada…falido e devendo…a única tristeza dessa eleição vai ser se o Alkmin se eleger em SP….vamos lá paulistas só faltam vcs darem um NÂO bem grande pra esse partido de cana….. e VIVA O BRASIL!!!!. Mais justo e mais fore do que nunca!

    1. Muito provavelmente o ex-Graeff reuniu a tropa para uma retomada de posição ou, o que não seria surpresa, dispensar a tropa.

      The dream is over…

  25. É São Paulo vamos mudar chega de DEMOPSDB Uemos todos contra esses que há mais de 12 anos estão aí Votemos em Mercadante Dilma e acabemos as eleições no Primeiro turno

  26. Daniel Sanches, você é PT???????. Porque você não vai tomar… Você é DEMOTUCANO do rocho. Deve estar sofrendo pra caramba. Também puderas, Lula-Dilma arrebentando a boca do balão não é pra menos. E viva o povo brasileiro!!! – É Dilma no 1º turno.

  27. É isso aí Ricardo, mesmo o Cearense levando toda família para uma esbórnia na Europa as custas do erário, ele está reeleito SEGUNDO O SENHOR. Esse é igual ao irmão que faz pose de modernidade, critica por demais São Paulo dizendo que lá a política é atrasada, o que dizer dos novos coronéis do sertão nordestino ? São eles Jereissati e Ciro. Isso é o puro e Gemoíno (vale a metáfora) atraso.

  28. Caro Ricardo,

    Acho que você se empolgou demais e acabou casando Cid e Eduardo. Não é nenhuma crítica, apenas uma correção. É Eduardo Campos e não Eduardo Gomes.

    Um abraço.

  29. O partido cujo lider foi contra a projeto ficha limpa esse senhor Romero Jucá lider de Lula..
    so depois da pressão voltou atrás..tenho vergonha desse PT
    Albertino

  30. É interessante que há pessoas que perdem seu tempo fazendo comentários no blog do Kotscho dizendo ter sido ou são PTístas de carteirinha.
    É quase impossível tentar, pelo menos entender estas criaturas.
    Voces por acaso já tentaram pensar em um corinthiano virar a bandeira para ser palmeirense ou sãopaulino?
    No mínimo voces dirão que esta pessoa não tem personalidade, que é um vira-folhas, um leviano.
    No mínimo o que se pode pensar de um indivíduo destes é que podemos deduzir ser ele um correlegionário tucano travestido de PTista que quer enganar quem está ainda encima do muro.
    Meu amigo,não se iluda pensando que nossa gente é ignorante e boba pois estes tempos já passaram e por acaso não sabes que o povo atualmente já é bem instruído, e que embora pouco lê é muito esperto e já enxerga longe?
    Nossa gente tem sensibilidade exacerbada e sente na pele que suas vidas melhoraram e não são ingratos pelo tanto que o governo Lula já fez a nosso favor.
    A própria pesquisa de votos e preferencias é um espelho fiel do que pensa nossa gente.
    Quem não vê que o governo tucano paulista, aliado ao seu comparsa Dem, tem feito contra o pobre povo paulista?
    Metem as mãos nos nossos bolsos sem a menor contemplação espalhando por todas as estradas, pedágios excorchantes, exorbitantes ( com X para dar mais tcham e o povo como voce, entender) e seu amigo prefeito ter criado a já famigerada taxa de inspeção veicular, que agora não é mais devolvida ao pobre trabalhador.
    Se voce é um mediano matemático, pare e analise quantos carros novos não entram a cada dia a circular pelas ruas e novos em folha que obedecem a todas as normas contra poluição?
    Cá entre nós, será que voce percebe o quanto a prefeitura fatura todos os meses só com esta taxa?
    E que voce vê, entre outras coisas, que as ruas da capital estão esburacadas e sujas com sacos de lixo espallhados com cachorros vira-latas revirando estes lixos?
    O que voce pretende? Chamar-mos de ignóbeis, de alienados da sociedade por tabela?
    Sabe….voce perdeu seu tempo fazendo este comentário e podes crer que voce afundou mais um pouquinho a descrença que alguns eleitores tucanos desconfiados já tem deste governo fajuto do PSDB.
    Porque o próprio governador, pretenso candidato a presidente não ousa criticar o presidente?
    Lógico, ele não é bobo nem nada pois se assim o fizer saberá que o seu governo é pouco avaliado pelo povo e que para ser presidente precisa mostrar serviço ao cidadão eleitor, e por outro lado pensa que somos todos alienados da vida que não perceberíamos esta sua faceta enganadora.
    Acorde amigo e não tente lutar contra a força avassaladora da verdade.
    O povo já elegeu a Dilma a presidente e só voce ainda não percebeu.

    1. Divaldo, a Dilma pode ganhar e que o Brasil continue. Mas éxiste gente sim, que era pt ou simpatizante do partido e não vota mais neles. Eu sou um, e acredito que alguns mentem quando falam e outros não mentem. Tem muita gente que decepcionou-se com o PT, assim como muitos que votaram no Serra não votarão mais, contentes que estão com o governo Lula. Cada um com suas razões. É tão difícil assim acreditar nisso? Olhe as coisas com menos paixão. Bom voto em outubro.

  31. E sr. sanches tem raçao eu tambem acretitava ,mas me enganei ,mas para ter uma ideia me aposentei com 3 salario,hoge ganho 1 se, nao trabalhar passo fome ou depender dos meus filhos.

  32. Kotscho,

    E olha que Eduardo Campos não usa o sobrenome do avô, que tal qual Lula hoje, Gonzagão e muitos outros ontem, também foi Deus em vida para os pernambucanos. Após a Anistia, por razões familiares, vi o retôrno de Miguel Arraes do exílio, pelo Aeroporto do Galeão. Tinha mais pernambucano no saguão do atual Tom Jobim do que em Guararapes, no Recife. Era uma multidão de meia idade, feliz e esperançosa, que nos dias que se seguiram ao Golpe de 64, viu espantada o conterrâneo Gregório Bezerra ser arrastado pelas ruas como um cão, com uma coleira no pescoço, além da perseguição brutal contra sindicalistas e membros do governo estadual deposto. Muitas destas histórias foram contadas depois, e com muito bom humor, em livro escrito pelo advogado pernambucano Paulo Cavalcanti, intitulado “O Caso Eu Conto Como O Caso Foi: O Ladrão É Ladrão, E O Boi É Boi!”

    Fiquei emocionado ao ver a multidão carregar Arraes no braços, cantando o jingle da campanha que o fêz governador no início dos 60:

    “Quem é, quem é,
    Aquele que faz mais,
    Arraes, Arraes, Arraes,
    A reação já ficou prá trás!

    No Nordeste, a vida é vivida com o coração em uma das mãos e a peixeira na outra, e quase sempre com um sorriso no lábios, que pode ser de ingenuidade ou de esperteza, a depender do interlocutor.

    Quanto ao Cid Gomes, ……

  33. COM A MELHORA NO NIVEL DE INFORMAÇÃO E A BUSCA DE CONHECIMENTO DOS BRASILEIROS, JA ERA DE SE ESPERAR que mais cedo ou mais tarde a IMAGEM DOS GOVERNADORES DO PSDB, TEOTONIO VILELA (Alagoas), CASSIO CUNHA LIMA (Paraiba), JOSE DE ANCHIETA FILHO (Roraima) e YEDA CRUSIUS (Rio Grande do Sul); além do JOSE ROBERTO ARRUDA do ALIADO DEMO de BRASILIA, iria RESPINGAR NA campanha do SERRA, como acontece com a IMAGEM DO FHC.

  34. Realmente – O FINAL DE SEMANA FOI DILMAIS!

    O nordestino – mais corajoso do que os “curtos” do sul – deu um pelotaço na Ave de Rapina. Dizem que até agora o Obama pergunta para Hillay: onde estão os charutos do teu marido?
    Enquanto isso – o Brasil dá um MURRO na cultura machista sexista – mostrando que pode eleger pela primeira vez uma mulher.

    DILMA/ESTRELA – SOBE!
    SERRA – CAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII…….

    Que semana!

    Viram?

    MANCHETES EM TODOS OS JORNAIS E REVISTAS DO BRASIL. Os JORNAIS DE TV, programas… todos DANDO TÍTULOS GARRAFAIS ao que NUNCA ANTES SE VIU NESTE PAÍS.

    Não sou jornalista. Mas tenho alma de JORNALISTA. Sei que o que Lula fez é NOTÍCIA. Até o silêncio do Obama com sua carta – deveria estar em todas as manchetes pois ele mostra finalmente como age a AVE DE RAPINA>

    E quem vai ser o PRIMEIRO a fazer uma análise do começo do fim da cultura machista/sexista neste nosso Brasil? Não percebem? NUNCA MAIS SEREMOS OS MESMOS DEPOIS DE ELEGER UMA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL.

    Salve ESTRELA!
    SALVE O POVO BRASILEIRO QUE NÃO TEM MEDO DE SER FELIZ!
    E aprendeu a ESCOLHER entre os seus.

    1. QUANTO SABER ONDE ESTÃO OS CHARUTOS, (THE CUBAN CIGARS) SÓ A MÔNICA LEWINSKS poderá responder, só ela te responderá, talves ela só consiga responder as suas perguntas DE PÉ.

  35. Boa tarde, RK. Cuida da sua saúde e da saúde dos seus, e bola prá frente. Continue escrevendo e nos brindando com a oportunidade de debater. Falando nisso, caros adversários, não cantem vitória antes do tempo. O vento pode mudar de novo. Abs serristas.

    1. Luis
      Sabe que tem certas horas que gosto do Serra? Naquele dia em que ele resumiu tudo sobre o Lula dizendo:
      LULA ESTÁ ACIMA DO BEM E DO MAL – ADOREI!
      Espero agora que ele tenha a mesma grandeza de perceber o gesto do Lula em mostrar ao mundo que é possível buscar a PAZ através do diálogo e não da guerra.

      Veja:

      Lula percebeu que havia LUZ fora da CAVERNA.
      Gritou:
      -saiam!
      -a PAZ não precisa de guerra!
      Mas a AVE DE RAPINA – pega na omissão, na mentira ou na ma fé – chamou rapidamente seus representantes e mandou dizer que o embargo já estava pronto.
      Pior:
      Os JABORES e outros escravos – com MEDO – da AVE – se ajoelharam e gritaram:
      -mentira!
      -não é possível que um humilde nordestino esteja vendo a LUZ que a gente não percebe.
      Mas Lula continuou gritando:
      -venham!
      -TEM LUZ PARA TODOS!
      -NÃO PRECISAMOS DE GUERRA!

      E então – os ESCRAVOS – poucos – do país desse Lula – preferiram se esconder no NINHO – com medo da PAZ.

      Escravidão por tanto tempo – gera medo inconsciente e nos leva para a ESCURIDÃO DAS CAVERNAS DAS ARMAS!

      Platão teria vergonha de ver que ainda há tantos escravos.

    2. Salete, acho que até teus colegas ficaram pasmos. Eu os tranquilizo, dizendo: “Não se preocupem. Aqui tb tem malucos”. Fique com Deus (estou me referindo aquele da Bíblia, não Lula).

  36. Nós aqui em Pernambuco daremos a resposta a está corja dos tucanalhas, demônios e seus aliados. Será uma festa para mim ver este senadiziho anti lula levar a maior surra da sua vida. EDUARDO E DILMA para afasta de vez estes pilantras.

  37. Luiz
    PENSEI QUE VOCÊ TAMBÉM CONHECIA O MITO DA CAVERNA
    E que sabia o que Serra disse sobre Lula.
    Achas mesmo que Serra é louco?!

  38. Engraçado as propagandas da Prefeitura de SP onde o atual prefeito Kassab tenta dar um ar de honestidade em sua administração através de consultas pela internet nas contas da prefeitura pela população.Diz que é o jeito DEM de governar….pra mim o jeito DEM de governar já foi mostrado aos brasileiros pelo governador do distrito Federal Gov. Arruda que acabou preso de tanta podridão em seu governo. Quem sabe um dia os paulistas tiram essa corja do poder PSDB e DEM daí vamos ter as crtinas abertas.

  39. A IMPRENSA PAULISTA E REVISTA VEJA TENTA ATACAR O PT DE TODAS AS FORMAS E ATÉ INVENTAM HISTÓRIAS. O DESESPERO É DESESPERADOR.

    NÃO QUEREMOS O SERRA PRESIDENTE. ESSE É O LEMA DO POVO BRASILEIRO. NÃO ADIANTA A IMPRENSA PAULISTA QUERER EMPLACÁ-LO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *