Dilma-Lula já faz Serra mudar discurso

Dilma-Lula já faz Serra mudar discurso

Mais do que o empate (37 a 37), com a subida de Dilma e a queda de Serra, agora finalmente admitido também pelo Datafolha,  foi a imediata mudança no discurso do candidato tucano que mais me chamou a atenção no noticiário político deste sábado.

Ao mesmo tempo em que se consolida a imagem de Dilma-Lula, acaba a versão “Serrinha Paz e Amor”, com elogios a Lula e ao governo, adotada pelo PSDB desde a largada para as Eleições 2010. Ontem à noite mesmo, certamente já sabendo dos números do Datafolha, Serra voltou ao figurino original.

Atacou duramente o PT e até colocou em dúvida a existência de Deus: “Se aquele que era o guardião da moral, da ética, do antipatrimonialismo toma outro rumo, o rumo oposto, para muita gente Deus morreu”. Se falar em “momento mais patrimonialista da nossa história” vai ou não lhe render votos, não se sabe, mas é certo que daqui para a frente o tom será outro.

Em encontro com seus aliados do PPS de Roberto Freire, na noite de sexta-feira, Serra saiu dos cuidados recomendados por seus marqueteiros e criticou duramente a política econômica, um dos esteios da popularidade do presidente Lula, que bateu novo recorde no Datafolha (foi a 76%):

“Nós estamos voltando rapidamente a um modelo (voltado exclusivamente para o setor agrícola para exportação) que não atende à demanda de emprego que o país possui. Nós precisamos de uma economia que desenvolva não apenas o setor primário”.

O que aconteceu, afinal, para justificar esta guinada dos resultados do Datafolha e, em consequência, do discurso do candidato da oposição? Segundo o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, foi a televisão:

“O principal fato que pode ser apontado como responsável por essa alta da candidata é o programa partidário de TV que o PT apresentou recentemente”.

Sem tirar o mérito do competente programa do PT criado por João Santana na semana passada, em que o presidente Lula apresentou Dilma Rousseff como a sua candidata para dar continuidade às políticas do governo, o fato é que esta identificação por parte do eleitorado era só uma questão de tempo, como já vinha sendo mostrado pelas pesquisas Vox Populi e Sensus, divulgadas anteriormente. O programa serviu para apressar este tempo, antecipar uma tendência.

Na minha recente viagem pelo Nordeste, deu para perceber nas conversas com eleitores, principalmente nas cidades mais pobres do sertão, que muita gente ainda não sabe nem que teremos eleições presidenciais em outubro, muito menos quem são os candidatos. Alguns chegaram a falar vagamente que votariam na “mulher do Lula”, sem saber de quem se trata.

Se na pesquisa estimulada do Datafolha os dois principais candidatos chegam ao final de maio em situação de empate, abriu-se para cinco pontos a diferença na espontânea, agora fora da margem de erro: Dilma foi de 13 para 19, enquanto Serra subia de 12 para 14. Acrescente-se a isso o fato de 5% dos eleitores ainda terem intenção de votar em Lula, mais 3% que querem votar no “candidato de Lula” e mais 1% no “candidato do PT”.

Somados estes votos, que fatalmente irão para Dilma, quando todos forem informados de que ela é a candidata de Lula, a ex-ministra já poderia estar com 28% na espontânea neste momento.

Pela primeira vez, o Datafolha só trouxe notícias boas para Dilma e péssimas para Serra. Na rejeição, o índice de Dilma caiu de 24 para 20%, enquanto Serra subia de 24 para 27%. Na projeção de segundo turno, em que a pesquisa anterior, de abril, apontava uma diferença de 10 pontos a favor de Serra (50 a 40), agora Dilma aparece um ponto à frente (46 a 45).

Mais à vontade no papel de candidata, com menos gente dando palpite e falando em nome dela no comando da campanha, como eu já havia constatado no post anterior (“Virou de novo vento da campanha eleitoral”), tanto nos números das pesquisas como na sua atitude diante das platéias, Dilma inverteu os papéis com Serra, que começou melhor na largada, mas agora vai ter que rever toda sua estratégia.

É disto que falaremos nos próximos dias. Agora, será a vez de Serra e seus aliados ocuparem a televisão. Se o programa do PT se preocupou apenas em fazer de Lula o grande cabo eleitoral de Dilma, o que poderá dizer o programa do DEM na próxima semana?

Que Serra é o candidato de Rodrigo e Cesar Maia? Ou o PPS dirá que Serra é o candidato de Roberto Freire? E o do PSDB? Dirá que Serra é candidato de quem? Do próprio Serra, já que não é recomendável lembrar de FHC?

A campanha do candidato da oposição, que parecia caminhar tão bem, segundo o noticiário político, chega a uma encruzilhada. Já que não convém bater em Lula e no governo, que são rejeitados por apenas 5% da população, segundo o Datafolha, a única esperança de apresentar um fato novo na campanha para reverter a “onda Dilma”,  que já começa a se formar, será convencer Aécio Neves a aceitar o papel de vice. Mesmo que ele aceite, o que parece improvável, já pode ser tarde demais.

Em campanhas presidencias, quando se começa a formar uma onda, como aconteceu com Fernando Henrique Cardoso e seu Plano Real, em 1994, ou com Lula e seu grito de mudança, em 2002, fica muito difícil detê-la. Os números das últimas pesquisas, confirmados agora pelo Datafolha, mostram um quadro que pode se tornar irreversível à medida em que o eleitorado tomar conhecimento de quem é candidato de quem e o que cada um representa.

660 thoughts on “Dilma-Lula já faz Serra mudar discurso

  1. Prezado Ricardo, Bom dia…

    Corri todos os blogs confiáveis e tenho que reconhecer que, de todas as análises, a sua é a que melhor sintetiza o drama de Serra:

    “Em 2.002 foi continuidade quando o povo queria mudança e em 2.010 é mudança quando o povo quer continuidade”.

    Serra e os membros da ANJ apostaram que uma intensa campanha “midiática” em seu favor poderia criar no imaginário popular a percepção (palavra chave) de que sua candidatura seria imbatível.

    Todos os esforços foram somados, inclusive os de donos de institutos de pesquisa, como o Montenegro, que garantiu, aqui mesmo no Balaio, que o “povo” estava cansado do PT e que Dilma jamais ultrapassaria a marca dos 20% nas sondagens eleitorais.

    Sabiam que teriam que chegar no Horário Eleitoral Gratuito com uma boa vantagem, caso contrário, quando Lula começasse a pedir explicitamente votos para Dilma, a subida da candidata petista seria inevitável.

    Como nada funcionou, resta um último cartucho, que me parece inóquo a esta altura do jogo: o anúncio de Aécio como vice de Serra.

    E também contar com o famoso fator “A Espera de um Milagre”, aquele famoso filme de Tom Hanks, quando um prisioneiro, agarrando-o pelos escrotos, livrou-o de um câncer.

    Só mesmo um milagre, pode viabilizar Serra Presidente.

    Um ótimo final de semana a todos os Balaieiros.

    1. É engraçado as pessoas dizerem que o povo quer continuidade… com que prioridade dizem isso? A distribuição de renda está ainda mais cruel no Brasil porque é a classe média dos grandes centros urbanos quem está vendo o dinheiro do seu trabalho suado sendo redistribuído para a região de Norte e Nordeste.

      É por essas e outras que no aglomerado de eleitores das regiões Sul e Sudeste, “dificilmente” elegeriam um presidente petista. Falo isso porque os eleitores desta região são eleitores com maior capacidade de captação de informação, o que diminui a influência apenas da televisão, o que diminuiria este crescimento “descabido” de 7% entre uma pesquisa e outra.

      Infelizmente, como o próprio Kotscho deu a entender, o nordeste ainda é a principal motivo de preocupação brasileira porque é nele que se reside as maiores desigualdades brasileiras. Porém este é o lugar que tem definido as eleições e é a principal fonte de votos dos candidatos que defendem o “meio crescimento” (ou falso crescimento, como queiram) porque estes são ótimos em discursos e péssimos em soluções a longo prazo.

      Assim como o “The Economist” anunciou nesta semana, a tendência do Brasil é, se crescer como parece crescer nos próximos anos (5 a 10%) gerará uma demanda pela qual ele não terá capacidade de cumprir, gerando um crescimento insustentável. E assim como o “The Economist”, eu também prevejo um colapso brasileiro daqui a pouco tempo se mantivermos um crescimento sem investimentos em dois pilares básicos para o crescimento de uma nação: ensino (em primeiro lugar) e infraestrutura (e aí falo de coisas muito além do PAC).

      Só que a verdade é que ano após ano a classe média brasileira está perdendo força econômica. Além de perder força econômica, a única oportunidade que a classe média teria para crescer e se fortalecer seria estudando, mas esta é uma área que não é incentivada pelo governo a anos, o que me leva a dizer que o ensino brasileiro está falido, precisa urgente de uma reformulação e levaria uns 10 anos para formar uma nova geração de pensadores e criadores de solução.

      E não é à toa que falta mão de obra qualificada. Mão de obra qualificada é sinônimo de classe média, que pode investir em qualificação. Só que 64% dos empregadores não conseguem preencher postos de trabalho por escassez de trabalhadores qualificados… e aí, meus caros, voltamos ao questionamento da continuidade, linkando com o nordeste e deixarei perguntas para vocês responderem:
      1) Será que uma nação consegue crescer de forma “sustentável” com o modelo atual sem investimento em ensino?
      2) Será que uma nação que retira cruelmente o dinheiro da sua classe média para distribuir para as pessoas de uma classe mais baixa terá capacidade de algum dia conseguir resolver os problemas de distribuição de renda?
      3) Será que o pensamento regional (motivado pela falta de conhecimento de Brasil pela população e pelo isolamento politico de algumas regiões) não cria barreiras intransponíveis quanto às principais reformas necessárias para o Brasil (reforma fiscal e política)?
      4) E, por fim, será que as pessoas no Nordeste conseguiram, algum dia, ter esta noção de desequilíbrio que os votos delas estão gerando por falta de uma discussão ampla em torno de um projeto Brasil?

      Não sou partidário de ninguém, na última eleição, até, votei no Cristóvam que era o único que defendia os reais interesses da classe média (investimento em ensino) e que certamente levaria o Brasil a um outro patamar de crescimento. E, até, por isso acho que esta eleição polarizada do jeito que está NÃO AJUDA na formulação de um plano coeso de futuro.

      Sou um jovem (28 anos) de classe média que tem visto os salários abaixando, pessoas com menos instrução e qualificação substituindo pessoas altamente qualificadas porque as empresas querem cortar custos, a criação de postos de trabalho pelo qual o presidente se orgulha em dizer é muito mais para trabalhos básicos, com isso, a média de qualidade dos serviços prestados caem por falta de qualificação (e quando falo de serviços eu falo de 3º setor), só que mesmo assim a popularidade do presidente sobe. E aí, meus caros, me desculpem, mas eu não devo ser o único que enxerga que este modelo de Brasil, que tem matado a classe média, seja um modelo promissor. Já morei na Índia e a última coisa que eu gostaria é ver o país onde vivo, onde meus amigos vivem, se transformar numa Índia, onde praticamente inexiste classe média.

      Desculpe o desabafo Kotscho.

    2. Ninguém vai comentar a “coincidência” dos 37 a 37?

      Numa pesquisa com mais de 2.000 entrevistados, fica assim mesmo? 740 entrevistados optaram por Serra e outros exatos 740 optaram por Dilma?

      A senha está aí…

      Para a coisa não ficar feia demais, Paulino e Otavinho arredondaram os números; tipo 39,6 de Dilma vira 37 e 35,2 do Serra também vira 37.
      Os tais dois pontos (pra cima e pra baixo) de margem de erro foram usados pelos donos do Datafolha de modo a suavizar a bagaça.

    3. Boa tarde.
      Vejo que Aécio já não resolve mais, pois se resolvesse seu representante em Minas Gerais estaria disparado nas pesquisas. Pelo contrário. Tanto Hélio Costa , quanto Pimentel a pesquisa mostrou que podem ganhar ainda no primeiro turno. Então a realidade está aparecendo. Não adianta querem o Serra e seus comparsas, pois o povo quer a Dilma.

    4. A opinião do Tales é pertinente, pois tenho um filho com 27 anos (quase a idade do Tales) e sei o que é a pessoa ter uma graduação e não conseguir ganhar decentemente e muito menos um registro em carteira.

    5. Tales e Angela, o mínimo que posso dizer à respeito de vocês é que são insensíveis e pouco lúcidos em relação à realidade BRASILEIRA.

      Não sei se o que vocês tem é pouco ou muito; o que sei é que a maioria esmagadora do povo brasileiro precisava de alguém que olhasse por eles.

      O respeito internacional que o Presidente Lula conseguiu foi exatamente por isso, por ele ter dado as prioridades e as ênfases certas em um país que a maioria sequer tem a chance de participar de um bate-papo em blogs.

      Somente a partir de uma base robusta é que o Brasil poderá tornar-se uma grande nação mas que, aí sim corcordo, ainda tem muito o que se trabalhar.

      No entanto, também é verdade que todos os que trabalham e são competentes, e não somente os pobres, estão progredindo com velocidade surpreendente.

      Se isso não está acontecendo com vocês, o problema deve estar com vocês mesmos e não com o país.

      Reflitam à respeito.

    6. Caro Tales

      É Bom o BRASIL SABER que o País não é São Paulo, Rio, Riogrande do Sul, mas sim eles fazem parte da federação que se chama Brasil.
      Então eu tenho a mesma idade de você e quero dizer vai estudar e acordar as 5hs da manhã como eu faço que a renda irá ao seu bolso.
      Pois só a Sombra para quem um dia teve o sol da sua cabeça.
      abraços e desculpe.
      Dima Neles…
      Dilma Presidente.

    7. Engraçado que ao invés de tentarem discutir sobre um comentário pertinente de alguém, alguns preferem se utilizar de falácias para formular ataques contra a pessoa que não tem a mesma opinião que elas.

      1) O Robério Cavalcante (23/05/2010 às 9:50) deu mostras que leu só uma parte do comentário (principalmente a parte que eu questiono a posição do Nordeste nas eleições) definiu que eu sou um separatista, ao invés de olhar minha opinião como um “questionamento” sobre a distribuição igualitária do ensino e acesso à informação pelo Brasil;

      2) A Márcia Aranha (22/05/2010 às 19:45 e 23/05/2010 às 8:07) acha que eu sou um daqueles sentinelas políticos que atuam em blogs tentando vender para todos o candidato pelo qual torce, sendo que ela poderia fazer um esforço maior para entender que “nenhum” dos candidatos que se apresentaram para a próxima eleição satisfaz a “minha” necessidade ou a necessidade dos que me cercam… e nem por isso eu estou dizendo “VOTEM EM X”, “VOTEM EM Y” ou “ANULEM SEU VOTO”;

      3) Já o Fernando Pires (23/05/2010, às 0:07) me disse para acordar às 5 horas da manhã que a renda entrará no meu bolso… o problema é que em nenhum momento eu citei se estou passando por problemas financeiros ou se o dinheiro não entra no meu bolso, ou se eu estou desempregado, ou se eu não esteja atuando na área pela qual me formei… é estranho uma pessoa me dar uma “orientação pessoal” à partir de uma opinião macro.

      A discussão, no fim das contas, parece que foi desvirtuada. Tanto que acho até engraçada a abordagem destas pessoas que são GUIADAS e/ou ORIENTADAS para atuar em blogs para defender seus candidatos como se fossem torcedores de times de futebol, vestindo a camisa do partido antes da camisa da sua própria nação.

      Portanto, respeito as opiniões daqueles que se engajaram, LERAM e TENTARAM ENTENDER minha opinião. Quanto aos que não fizeram isso, paciência… quem sabe um dia vocês não entendam que são pessoas como vocês (tomando este tipo de atitude) que barram discussões mais amplas sobre uma nação.

    8. Tales!
      Uma dica.
      Tente ser menos preconceituoso nos seus comentários.
      Essa história de desqualificar toda hora Norte e Nordeste, e enaltecer o Sul Maravilha trabalhador e “bem informado”não cola mais. Acreditar que as pessoas de menor renda, estão em uma melhor situação financeira hoje em dia, porque ganharam o dinheiro retirado “cruelmente “da classe média é de uma pobreza de visão impressionante.
      PS: Sou gaúcho, classe média, morando no estado com o governo mais medíocre da história, eleito pelos eleitores “politizados”que dificilmente elegeriam um petista.

    9. Esse mundo esta mudando mesmo, já existe qente vindo do alem com 16 anos e auto suficiente, nunca foi ajudado nem no parto nem na alimentação até os 16 anos, nem o papai precisou pagar a escola, ele já veio pronto, por isso está se queixando de ajudar o proximo que infelizmente nasceram no norte e nordeste, só dessa maneira ironizando é que se entende uma cabeça ôca dessas né TALES, O FENOMENO EXTRATERRESTRE.

  2. Se é como o DataSerra diz que a Dilma cresceu devido ao programa do PT,então ela já deve estar uns 10 pontos na frente, pois a pesquisa Vox-Populi foi um dia antes. Como explicar isso?

  3. Não só Será como alguns veículos de comunicação estão aproveitando para começar a mudar a realidade via opinião publica que só meia dúzia era capaz de fazer mais

    Agora todos nos podemos, sim decidir coletivamente, porque a internet passou a ser um anjo

    Agora todos nos podemos fazer mais, e como se pode fazer mais, e fácil aprender em salas de aulas com tudo da realidade

    Melhor preparar toda população para ser Presidente do que ter meia dúzia despreparada usando apito pra nada

    Essa sua colocação esta correta Cristina Lôbo da Rede Globo

    Apenas uma parte do texto podia, estar escrito assim o Lula acolheu toda necessidade da população

    Escolhendo as prioridades, educação moradia infra-estrutura geral, que faz parte do nosso desenvolvimento

    E deu a ela como prioridade para planejar o básico do que cada família, mais preciso lugar bom para morar, boas escolas com educadores

    E assim vai, porque qualquer político, eleito o resultado depende da equipe dos especialistas que compõe a equipe

    E assim na rede globo, que tem sua equipe de profissionais especializados na área que atua por isso a concorrência sofre com a falta de especialistas para competir com o resultado

    Assim o Lula, esta provando que o time campeão e sempre aquele com a melhor equipe coletiva com os melhores especialistas de cada área atuando dentro do planejamento elogiando a inteligência de todos semelhantes sem dispensar os competidores que faz parte do progresso da vida de todos que querem progredir precisam aprender a escalar o time de cada área

    O lula montou vários times sem precisar ser técnico e sim selecionar os melhores nomeando os gerentes entre esses tinha que escolher um, foi uma mulher a gerente Dilma

    Muita gente vai levar muito tempo entender isso, o que, esta, escrito na frase da ficção

    Se o Lula não fizer nada, já e um milagre, se fizer nem precisa do milagre, Deus esta fazendo essa parte por todos, com ele Presidente, sugerindo a Dilma essa parte e dos eleitores que vão dar o veredicto

    Conforme o resultado da economia o maior cabo eleitoral de, pois do Lula a população não cai mais em conto de fada, com um maestro só

    Link Diz isso e mais que um castigo dos dois lados “Fator previdenciário pode reduzir aposentadoria em mais de R$ 1.000 “

    http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/05/fator-previdenciario-pode-reduzir-aposentadoria-em-mais-de-r-1000.html

    1. Fator previdenciário é na verdade um grande confisco, um crime, pois expectativa de vida neste caso só por Deus!
      Ter contribuido 30/35 anos para o INSS já é o bastante.
      Por quê será que os Federais e nossos Governantes não abnegam de seus direitos em nome da distribuição de renda, da desigualdade social e da política de valorização do salário mínimo???

  4. Deixa a DILMA me levar
    DILMA leva eu
    Deixa a DILMA me levar
    DILMA leva eu
    Deixa a DILMA me levaaar
    DILMA leva eu
    DILMA minha presidente
    Podes crer meu voto é teu

    DILMA é mais competente
    Pro Brasil seguir em frente
    É nela que vou votaaar

    DILMA é uma mulher guerreira
    Não esta pra brincadeira
    O país não vai parar

    DILMA tem o coração nobre
    Ela vai cuidar do pobre
    É o que LULA diiiz

    Por isto é que eu sou DIIILMA
    O Brasil todo é DILMA
    Pra continuar feliiiz

    DEIXA A DILMA NOS LEVAAAAAAAAAAAAAR !!!

    …e ….vamu qui vamu…né não véim ???

  5. Serra não é um estadista e não tem carisma. Foi eleito prefeito em 2004 porque as pessoas quiseram votar no candidato do Alckmin, ele sim querido por aqui. Em 2006 ele acabou sendo eleito governador pelo mesmo motivo, embora já perdendo votos por haver quebrado sua palavra ao prometer que não deixaria a prefeitura e fazê-lo posteriormente. Agora, ele perderá mais votos ainda em SP, por ter traido Alckmin e apoiado seu pupilo Kassab. Fora isso, ele está muito envelhecido para a idade que tem e o povo prefere alguém mais jovial. Por fim, o PSDB deveria ter realizado as prévias que Aécio tanto queria, pois isso acabou gerando o fator Dilmásia em Minas. Então, não entendo a razão de Serra ter tanto poder e “mandar” no partido, a ponto de ter imposto sua candidatura. Aécio teria sido um candidato muito melhor.

    1. Angela, voce tem uma visão ampla, pois o Serra deveria ter cumprido o que prometeu, ser prefeito de São Paulo até o fim do mandato, isto pesa mil vez mais do que o passado de Dilma, fato que a meu ver, deveria ser tido como um ato heróico, pois Lamarca virou heroi etc. Alguns fugiram do pais, até vestidos de mulher. O lamentável é que tucanos mais 4 anos em SP? Mas mil vezes Geraldo que Serra,
      Eu votaria em FHC, mas o Serra multiplicou o numero de pedagios e se aliou aos piores nomes nacionais.

    2. A paixão cega a razão. É como na questão Pelé X Maradona para os argentinos. Para eles, Maradona sempre será “ melhor que Pelé “. Diria alguém sensato, “ Mas Pelé foi campeão com 17 anos de idade em sua 1a Copa !, ganhou 3 vezes a Copa do Mundo, marcou mais de 1200 gols “, e por aí vai… Ao que os argentinos responderiam simplesmente: “ Maradona e melhor que Pelé… e pronto ! ”. Quantas vezes em vários blogs, comentaristas não listaram quinze, vinte comparações mostrando que o governo Lula-Dilma, como diz a própria, é 400 vezes melhor que o de FHC-Serra ? Obviamente que a grande maioria do povo vai votar pela continuidade do que está bom. Mas aí… lá vem as viúvas de FHC e os serristas dizendo que “ Maradona é melhor que Pelé “. Fazer o que ? Como eu disse no início, a paixão ( ou o ódio e o preconceito ) cega a razão…

    3. Se o Aécio Neves vencesse a convenção partidária e fosse candidato a presidente e por azar dos brasileiros vencesse a eleição as estradas do Brasil ficariam assim: as que tem duas pistas, ficariam com uma só. As pistas de mão dupla, ficariam apenas meia pista, os trens teriam um só trilho. Os Aeroportos seriam retirados toda a camada de asfalto, Os portos seriam apenas para canoas. Enfim. Iria fazer o mesmo que fez em Minas Gerais, Usaria o nome sagrado de seu avo – Neves. Sou Dilma, o Brasil Também. Clelio.

  6. Ricardo e amigos do Baleio

    Considere também o fator MANIPULAÇÃO EM PESQUISAS e Serra sendo ajudado pela grande mídia.
    Quando começar o horário eleitoral – DILMA subirá bem mais rápido.
    Anotem.

  7. Quanto mais oscila, mais o KILT do Serra desce e mais as vergonhas dele ficam expostas. Mas como todo orgulhoso ele vê apenas o que quer ver, ou seja, suas próprias virtudes (como se até o orgulho fosse uma virtude, coisa que não era antes de Cristo e continua não sendo depois dele).

    O declínio sistemático de Serra é a prova de que insistir numa candidatura natimorta é tolice.

    Se tivesse um mínimo de coerência e percepção do momento, Serra se retiraria da arena política como fizeram Getulio Vargas e Charles de Gaule. Mas isto é impossível, pois Serra tem um mestre e seu mestre é igualmente VAIDOSO. Como FHC, Serra também acredita que é INSUBSTITUÍVEL e IMBATÍVEL um semi-deus em terra de mortais inferiores. Ele ainda não percebeu que os inferiores elegem quem quiserem e não necessariamente quem FHC, Serra ou a mídia querem que seja eleito.

    Eu nunca pensei que o Brasil se tornaria tão melhor. Mas eu não credito isto ao Lula e ao PT, que também pisaram na jaca e afundaram na podridão política. Eu só credito isto ao povo brasileiro, um povo que finalmente se afirma como povo. E se afirmará mais ainda quando enterrar tanto o PSDB/DEM quanto o PT/PMDB.

  8. O CERTO É QUE O POVO SE CANSOU DO PSDB O QUAL PRATICA UMA POLÍTICA VOLTADA PARA ALGUNS E NÃO PARA O BEM DA COLETIVIDADE E DO PAÍS. EU QUE ERA TUCANO SEM CONVERSA. HOJE NÃO ACREDITO MAIS NESSE PARTIDO. VEJO EM SÃO PAULO, UM PURO DESCASO EM TODOS OS SETORES. NA EDUCAÇÃO, NA SAÚDE, NOS TRANSPORTES, NO SANEAMENTO BÁSICO, NAS ESTRADAS, E PRINCIPALMENTE COM A SEGURANÇA PÚBLICA, POIS EM SÃO PAULO NÃO HAVIA CRIME ORGANIZADO ANTES DO PSDB ENTRAR NO COMANDO. NESSES ULTIMOS QUINZE ANOS DE GOVERNO DO PSDB EM SÃO PAULO NÓS PERDEMOS MUITO. A POPULAÇÃO PAULISTA MERECE MAIS, POIS PAGA A MAIS ALTA TAXA TRIBUTÁRIA DO PAÍS E NÃO VÊ RETORNO. POR ISSO VAMOS MUDAR E PROCURAR O MELHOR PARA SÃO PAULO. EU VEJO QUE MUITOS NÃO QUEREM EXERGAR O DESCASO EM SÃO PAULO E PARECEM ACEITAR A CONTINUIDADE TUCANA. ISSO NÃO É O CORRETO DEVEMOS FISCALIZAR PARA QUE AQUELES QUE ESTÃO NO GOVERNO PAULISTA USEM NOSSO DINHEIRO DE MANEIRA CORRETA. HÁ QUASE QUINZE ANOS NO COMANDO, O PSDB DEIXA A DESEJAR EM SÃO PAULO.

  9. “agora finalmente admitido também pelo Datafolha”

    hehe

    Primeiro teve que comprar briga com o mercado, agora com os agronegócio…

    Quem vai ser o proximo?

    O cara não tem pra onde fugir…

    E outra, o que tem a ver o Aecio nessa história? Alguem vota em candidato por causa do vice? Alguem vai votar na Dilma por causa do Temer?

  10. APÓS PESQUISAS DE DOIS GRANDES INSTITUTOS RENOMADOS, ONDE A CANDIDATA DILMA ROUSSEF APARECE A FRENTE DE SERRA, NÃO TEVE COMO O DATAFOLHA ESCAPAR E DESSA VEZ TEVE QUE MOSTRAR A VERDADE. FICARAM COM MEDO DE CAIR NO DESCRÉDITO DO POVO PAULISTA. SE ISSO JÁ NÃO OCORRE.

  11. A tá, então as pesquisas do Datatafolha não são feitas por constatação é por “admissão”. Agora ela passa a admitir o óbvio. Certo.

  12. Boa tarde Ricardo, parabéns por sua conduta. Pergunto a voce, uma pessoa que tem formas e meios de questionar , o PT NADA VAI FAZER, com a tendencia de alguns orgãos de imprensa(inclusive portais ) que explicitamente alfinetam Dilma, em campanha pro Serra?
    E so ler os maiores conteudos …

  13. caro amigo Ricardo,com essa declaração de serra que Deus não existe,ele simplesmente deve estar louco porque dias atras ele esteve em um evento evangélico atrás dos votos,agora ele se ferrou e como poderá se explicar para os cristãos de todo o Brasil,foi-se Serra para o brejo com corda e tudo mais.

  14. AH………….. que orgulho desse povão , q a grande midia diz ser burros ao contrario muito inteligentes um conselho povo não deixem levar pelo q os poderosos dizem , porque nossa vida melhorou muito , ha muito o q mudar principalmente os privilegios dos q detem o poder em todos os niveis.

  15. Bela análise, do cenário atual só falta a Dilma comentar das privatizações, da sigla FHC, da politica cambial de R$ 1,00 vale U$ 1,00 de Serra quando ministro que gera arrepios na espinha de todo cidadão consciente e aí sim eles, Serra e PSDB vão governar o Iraque ou Bolivia sei la menos este país.

  16. Odeio politica, todos mentem!!!!
    Dilma mente!
    Serra mente! Lula mente!!
    Marina Mente!!!
    Vo votar no candidato mais P*** Louca que aparecer!!!!

    Abraços aos sonhadores!

  17. O grande obstaculo para Serra serah desvenciliar-se de FHC, uma amarga lembranca de mal agradecido com Itamar, o Real pai do Real e emancipador do amor proprio do brasileiro, apos o furacao Collor, com uma administracao 6% PIB ano, de entreguista ao privatisar de forma discutivel grande parte do nosso patrimonio e de um governo mediocre e vaidoso. Tudo isso estah na cabeca do eleitor e pesarah. Pior, o apoio dos Demo lembra Arruda, os Maya, a fuga do confronto qando Arruda ameacou. A derrota do imposto do cheque tambem pesarah, sobre tudo depois da proposta do Senador Simon que dava reais condicoes deste imposto ser utilissimo ao povo. Assim sendo serah dificil, dificilimo o Serra Marcar e teremos pela frente o PT no poder e o risco permanente de alguma loucura perpetrada por “ideologos” do partido.

  18. Everaldo, taí um sambinha excelente para a campanha de Dilma. Não tem jeito para os demotucanos, quanto mais xingam, tentam esculhambar o PT, deitam preconceitos, tentam desmoralizar Lula e Dilma, com todo apoio da mídia direitona e tudo o mais, a maioria esmagadora dos brasileiros confia e sabe que Lula é muito inteligente e tem equipe que sabe trabalhar. Até os próprios adversários sabem que o melhor para TODOS é elegermos Dilma e já no 1º turno. É só continuar trabalhando a campanha porque como nosso país continua avançando o que já dá um grande respaldo para a vitória de Lula-Dilma. E viva o povo brasileiro!!!!!!

  19. Ricardo !!! Vai aí minha idéia, para um jiglelzinho maneiro e legal.
    Se achar que vale, passaí pra turma da DILMA.

    Seguinte:

    Um moleque descalço batendo uma bolinha canta baixinho sem fundo instrumental:
    “Deixa a DILMA me levar”

    Uma senhora na feira:
    “DILMA leva eu”

    Um caminhoneiro no volante de seu caminhão:
    Deixa a DILMA me levar

    Um catador de lixo reciclável:
    DILMA leva eu

    Um seringueiro na mata:
    “Deixa a DILMA me levaar”

    Um gaucho nos pampas tomando seu chimarrão
    “DILMA leva eu”

    Uma morena bonita, bunduda, numa praia
    “DILMA minha presideeente”

    Um gari varrendo o sambódromo:
    “Podes crer meu voto é teu”

    Um empresário em seu carrão importado:
    “DILMA é mais competente
    Pro Brasil seguir em frente
    É nela que vou votaaar”

    Uma lavadeira de roupas nas margens do São Francisco
    “DILMA é uma mulher guerreira
    Não esta pra brincadeira”

    Um tratorista numa colheitadeira numa enorme plantação de soja
    “O País não vai parar”

    Uma veinha, por exemplo, dona Zefa esposa de seu Manoel Galdino lá em Jeremoabo:
    “DILMA tem o coração nobre
    Ela vai cuidar dos pobres”

    Seu Manoel Galdino com aquela voz grossa de cabra macho
    “È o que LULA diiz”

    Um grupo de mocinhas classe média saindo da faculdade
    “Por isto é que somos DIIIILMA
    O Brasil todo é DILMA”

    Um grupo de rapazes, se aporximando delas:
    “Pra continuar feliz”

    Entra a bateria de uma escola de samba, de preferencia de minha Viradouro, e repete o jingle com outras cenas.

    Pra finalizar, o mapa do brasil cheio de alegres brasileiros gritam:

    DEIXA A DILMA NOS LEVAAAAAAAAAAAR.

    …te garanto que é pau na moleira desta tucanalha.

    1. Por sinal já melhoraram muito, a estão vestindo melhor, mais pra frente.
      Esta semana ELA estava muito bem de vermelho, cores pastéis também batem legal, o amarelo suave…é por aí.
      Sairam daquele azulão pesado cheio de babados. O cabelo esta bem melhor…quer saber de uma coisa rapaiz…nossa DILMA é uma GATA.

      …( falando sòzinho )…rapaiz !!! esta de gata foi legal, gata come rato,…que é o que mais tem no ninho DEMOTUCANO.

      1. Everaldo… te cuida, guri. Nesse passo tu vais apanhar da patroa. Até aí tudo bem, mas e se ela resolver votar em branco, pra não votar na Dilminha?
        Um abraço.

    2. Parabéns Everaldo pela criatividade e visão real da maioria da população brasileira neste momento histórico.Pode deixa tchê que aqui no RGS toda gauchada também vai entoar este samba para fazer Dilma presidente com a força do povo.Viva a moderna Revolução Socialista……….

  20. Agora é só esperar a debandada geral que vai ocorrer na candidatura tucana, as velhas raposas que o acompanham não vão querer ancorar suas candidaturas nos estados a um candidato presidencial em queda livre nas pesquisas. Em São Paulo o drama é maior já que a candidatura tucana a governador enfrentará pela primeira vez uma frente ampla em apoio a candidatura petista de Mercadante. Se cuida picolé de chuchu que a onda vermelha chegara em São Paulo.

  21. O Serra nao mudou, ele se transvestiu um figurino lulista com o proposito de ludibriar o eleitor, mas mentira tem perna curta, caiu a mascara Serra é ele mesmo, arrogante, preconceituoso, egocentro, vestiu o figurino me engana que eu gosto, achando que a população é idiota, sugiro a ele, que no seu ostracismo de 2 anos, em 2012 ele pode voltar a ser candidato a prefeito, ja que Sao Paulo gosta tanto dele.

  22. O candidato Serra ainda não definiu o rumo de sua campanha. A demora nesta posição está trazendo benefícios para os outros candidatos. A queda nas intenções de voto reflete a pouco ou quase nenhuma densidade nacional desta candidatura. É uma pena!!! Não dispomos mais de alternativas para a necessária alternância de poder. Vemos que no Brasil o voto ainda é conquistado a com a doação de migalhas aos menos favorecidos. Somos muito pobres de espírito. As vaidades são sentidas em todos os momentos. A oposição teve oito anos para se preparar para estas eleições e via perdê-la. Não existe um nome para disputar esta eleição com chances de vitória. O pleito já está definido. É esperar para ver. Será que alguém vai colocar sua vontade pessoal de lado e por meio de um processo de união sério vai buscar a tão necessária alternativa ao atual governo??

  23. Olá Ricardo!
    Pois é… a “oposição” brasileira vai questionar os resultados da pesquisa Datafolha? Vão querer invadir os escritórios com ordem judicial e tudo para conferir os números, a metodologia, os responsáveis? Vão querer o quê, agora? Se até o instituto (e por tabela o empresa toda) que apoia de forma descarada o Serra, informa a tendência de subida da candidata do governo, creio que a “vaca”, ou seja, a eleição, está indo pro brejo. Só com fatos muitos fortes e implicadores farão que essa tendência mude de lado. Abs,

  24. Não que eu tenha alguma simpatia por Dilma. Não tenho. Mas esta notícia me faz ficar extremamente feliz, porque o tucano com serra no bico, pelo visto, terá o bico e a serra devidamente limados. Aquela cantoria toda dele só engana quem não o conhece. Se é para isto, que venha Dilma!

  25. Os dois presidentes brasileiros que mudaram a fisionomia do país no século passado – Getúlio e Juscelino – não conseguiram fazer seus sucessores. Lula mudou não só a fisionomia, mas também as vísceras do Brasil. E tudo indica que fará seu sucessor, ou melhor, sua sucessora, atrropelando malfadados arranjos políticos como o café com leite de paulistas e mineiros, que nos deram mais do mesmo por décadas.

    Serra tentou reviver o arranjo com a truculência que lhe é habitual, e deu no que deu. Aécio o rejeitou e foi cuidar da própria vida. Não jogará fora sua vida política para satisfazer o ego de Serra.

    Outro dado muito interessante colhido entre os entrevistados, não sei se na pesquisa da Sensus ou da Vox Populi, é que mais da metade deles não votarão em um candidato indicado por FHC.

    Serra deve estar aceitando idéias que possam ajudá-lo a sair do buraco em que se meteu, ou no qual que foi jogado pela indiferença com que o PSDB e seus aliados, no poder ou fora dele, trataram o povo brasileiro.

  26. A marcha batida do crescimento consistente e crescente de DILMA, já não pode mais ser escondido.
    Até o Datafolha já registra.
    É claro que bem depois da Sensus e do Vox-Populi, que já mostraram antes a ultrapassagem alcançada pela candidata DILMA à sucessão de LULA.
    A lógica de um governo bem sucedido, com resultados e números facilmente verificáveis se refletem no prestígio de sua candidata .
    E como constatou o Marcos Coimbra, não é uma virada de uma hora para outra, é gradual. O eleitor vai se informando e escolhendo, comparando. Portanto, para aqueles que falavam que o nosso eleitor só decidiria depois da Copa, não é bem assim.
    Estamos dentro da lógica política que não surpreende ainda. Veremos o tamanho do crescimento de DILMA no horário eleitoral, onde as realizações destes dois governos de LULA e as propostas de DILMA para os próximos 4 anos.
    Esta campanha terá que ser de propostas, pois, o eleitor já mostrou que NÃO aceita moedeiros falsos, e que prometem ministérios de segurança, sem jamais resolver sequer o problema da segurança do Estado de S.Paulo que governou por 3 anos.

  27. Parabéns!!!…tá hora do povo acordar e ver o que o Sr. Serra fez com o Estado de São Paulo…diminui o funcionalismo publico a numeros…n respeita o ser humano…Imagine só esse senhor tomando as redeas de 1 país??

  28. C. Montgomery Burns J. Serra, o homem mais rico de Sampagfield. Construiu sua fortuna de tanto falar que foi Ministro da Saúde, desde o princípio esperava herdar o legado político de FHC. Como proprietário do Estado de Sampagfield, foi capaz de controlar as eleições locais, torce para um time de futebol que não vence campeonatos, diz que as prioridades de governo têm sido o Rodoanel Mário Covas, a expansão do Metrô, a modernização da rede de trens da grande São Paulo, desde que chegou ao Palácio dos Bandeirantes, Sr. Burns Serra combina uma gestão fiscal agressiva, para elevar receitas e investimentos. E como de hábito massacra como um rolo compressor quem não compartilha da sua opinião, tem como objetivo construir um aparelho grande o bastante para privatizar o país e mergulhar o mesmo na mais completa escuridão. Sr. Burns Serra, retornou ao poder onde está até hoje, após dizer que cumpriria seu governo como prefeito até o fim. Diz-se mais mal compreendido do que mau, o Sr. Burns Serra pode possuir um poder sem par em Sampagfield, mas mal consegue ser carismático para o país. Seus hobbies incluem disputas por poder com seu capacho, Waylon Smithers Rodrigo Maia.

  29. Vamos lá Ricardo: vc apresentou uma boa avaliação do quadro sucessório presidencial com sua visão de jornalista equidistante da influência partidária, já que vc já foi homem de Lula no governo e bem poderia puxar o saco do PT. Mas não!
    Fez uma avaliação correta e a viabilidade da vitória de Dilma é flagrante, pois a onda quando começa só termina no fim da jornada.Mas eu coloco aí uma questão:
    como o Serra já começa a despencar e quem queria votar nele vai mudar de candidato, só poderá mudar para a Marina Silva, e isto bem que poderá ocorrer, levando a Marina Silva para o segundo turno ( com apoio da oposição – PSDB/DEM) contra a Dilma.
    Até aí, nada de mais. Mas tem um componente que pouca gente sabe, só os tarimbados em experiência de marketing, como eu, que tenho mais de meio século de estrada na área, posso prever que se a cara e o visual da Marina continuar nas mãos incompetentes dos marqueteiros do PV, quem leva no segundo turno é a Dilma mesmo. Pode-se ver a transformação da imagem da Dilma, parece artista de cinema e/ou Rede Globo, quando ela deu uma escapadela escondida para fazer a recauchutagem geral lá nos States, deram nela um toque que atrai todos os olhares positivos admirados com seu novo visual, ela mudou, parece mais moça e feliz, e vamos concordar nisso, ficou bem melhor do que antes, e aí ve-se sua ascenção nas pesquisas. Agora olhe a imagem da Marina, parece velha demais, tem muitas rugas, o cabelo é de pessoa muito humilde, seu corpo franzino dá impressão de fome, enfim, eleição em países como o Brasil, de terceiro mundo, quem ganha é a aparência. O eleitor nem está aí quem vai ganhar, pois quem eleje é a quantidade de votos e não a qualidade.Vide os presidentes eleitos no Brasil desde JK. O João Goulart era um boa pinta.O Collor eleito depois de quase trinta anospois a vitória foi de um jovem galã tipo novela da Globo. Depois veio o FHC, um coroa enxuto, tipico galã meio madurão de novela da Globo,
    e enfim, chegou o LULA, mas não foi pela aparência de galã, mas a de um pobre trabalhador esperto e bom de discurso ( denotando ser o trabalhador também um ser inteligente e sagaz como todos os operários bem sucedidos que se tornaram patrões pela própria capacidade e iniciativa ( quase um herói mítico ), e com sua
    esperteza, tinha a inteligência do homem brasileiro simples e a experiência política de decadas de compartilhamento com pessoas intelectuais das quais bebia a sabedoria, como o Florestan Fernandes, o Paulo Freire, o Zé Dirceu , etc., e se transformou no novo Getúlio Vargas dos tempos modernos sendo admirado e aplaudido pelos chefes de estado de países mais desenvolvidos, tendo levado a imagem do Brasil a ser mais bem avaliada no exterior.
    É um grande e sagaz estadista. Mas como não pode passar o bastão ao Zé Direu, porque este está cassado politicamente, escolheram-no para ele apoiar a Dilma, que é do grupo de comando subterraneo do Lula ( frei Beto e o ex-seminarista Gilberto Carvalho ) e que agora deve dar continuidade ao trabalho feito pelo Lula, porém, com mais severidade para colocar o Brasil fora da submissão de meio milênio aos interesses internacionais, desenvolvendo
    corretamente no governo a ser eleito para mais quatro anos, o principio da independência verdadeira que nosso país precisa para se tornar auto-suficiente de fato.
    Espero ainda ver isso se realizando enquanto vida tiver. Será a ideologia cristã a serviço do povo brasileiro na sua real necessidade. Quem viver, verá!

  30. OLA COMPANHEIROS

    fica dificil ? e ficara mais ainda pois tem muita gente ainda que nao sabe o quanto o brasil modou e esta mudando de verdade – eles pensam eh eh so bolsa familia hahaha – estamos preparando o BRASIL PARA OS BRASILEIROS e pra ser respeitado la fora e em qualquer lugal – estes dias ouvi falar que o brasil EXPORTOU tanto pra china ( frango) que era muito mesmo – pois o brasil nao esta preparado para tanto eh por isto que precisa de mais estrutura – pois a CHINA nao pediu nem um decimo do que eh capaz – E QUANDO PEDIR DOIS DECIMOS SERA QUE JA ESTAREMOS EM CONDIÇOES DE EXPORTAR??? – FALTA MUITO PARA O BRASIL mas ja temos horizontes – aqueles que nao querem o brasil crescendo eh que torcem contra TUDO E CONTRA TODOS –
    pode botar o Aecio e qualquer um outro QUE NOSSO CAMINHO SERA NO PRIMEIRO TURNO – embora prefiro o AECIO FUTURO CANDIDATO AO SENADO E CANDIDATO A PRESIDENCIA DO SENADO – MAS TEMOS MUITO HA CAMINHAR – TAMBEM GOSTARIA DE VER O PMDB E O PT E SUA BANCADA DE BASE ALIADA – ELEGER UMA CHAPA FORTE EM SAO PAULO – CIRO GOVERNADOR – LULA SENADOR – E UM OUTRO SENADOR FORTE DA BASE – E PORIA O MERCADANTE COMO SUPLENTE DE LULA NO SENADO – ESTE PSDB JA GOVERNOU MUITO E EH CHEGADA A HORA DELES ENTENDEREM QUE DEMOCRACIA PRECISA DE MUDANÇAS – NEM O DEM QUER SER GOVERNADOR POIS NAO SABE GOVERNAR PARA O POVO E SIM PRA ELES LAEMBRAM DE BRASILIA?? DF – DEU EM QUE MESMO???? HAAAAAAAA SEI TINHA MUITO ALIADOS ENVOLVIDOS – TA BOM TA BOM – MAS TORÇO PARA QUE AS BANCADA SEJAM TROCADAS COM MAIS DE CINQUENTA POR CENTRO – POIS SO ASSIM TROCAREMOS UMA BOA PARTE DE UMA BANDA PODRE QUE MANDA NO CONGRESSO POR MUITO ANOS – ESPERO QUE TENHAMOS GENTE QUERENDO MUDAR MESMO E QUE SEJAM SEMPRE DE DIVERSAS CORRENTES – PARA NAO CRIAR UM CORPORATIVISMO DESENFREADO – PRECISAMOS DELES NA OPOSIÇAO SOMENTE NA OPOSIÇAO.

  31. Sr. Ricardo, analisando seu comentário, que por sinal de muito boa qualidade, acredito que a maior influência no indice de crescimento da Dilma é o fato da desistencia do Ciro Gomes, no qual, parte dos seus eleitores migraram para para Dilma. Até porque particularmente eu acredito que no 2º turno este senario favoravel a Dilma poderá se concretizar com um possível apoio de Marina Silva. Concluindo: Com Serra, PSDB e Fernado Henrique de sobremesa o Brasil não merece!

  32. Tá certo!

    Elejam e entreguem o país a uma pessoa que nunca ganhou eleição nenhuma.
    Nem vereadora foi um dia.
    Sem experiência e quer aprender na marra.
    Fora o espetacular “passado” da mesma…
    Assim como seu mentor!

    Parabéns a vocês.

    1. Ei, Thiago!
      É só uma sugestão:
      Estude, cresça e apareça! Comece pelo texto do Fernando K. logo acima. Estude também os anos da ditadura e depois a abertura política; analise os últimos 25 anos dos governos paulistas, e veja como está o valoroso estado locomotiva do Brasil. E olhe o Brasil do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça, ou seja, quando os políticos prometiam um par de botas, um pé antes das eleições e o outro pé, caso fosse eleito… Você vai se assombrar com a mediocridade do PSDB/DEM, mas, veja de onde vieram e com que amargura e vergonha esses senhores criaram esses partidos, veja a história anterior. Não que o PT/PMDB seja essa maravilha toda, mas pelo menos é um pouco mais coerente. Agora, você não vai ter a coragem de que SERRA é o nosso remédio. Na semana passada esteve em SC no encontro de gedeãos, pediu votos e preces da Assembléia de Deus, mas, é católico praticante; recebeu e foi homenageado pelos prefeitos do PSDB/DEM, esteve presente o governador em exercício Pavan, e de quebra a imprensa noticia que o ex-prefeito de Camboriú, assassino de um deficiente físico, estava “aboletado” no gabinete do governador! São fatos verídicos amplamente divulgados e não contestados. Na semana seguinte esteve no nordeste e seu primeiro compromisso foi pedir benção a padin Cícero… Thiago, por mais boa vontade que se tenha, não tá dando para acreditar nesta turma… Não leva a mal, mas, gosto de história e fatos…
      por isto recomendo ou sugiro, estudo, cautela e perceba: O Brasil é outro após Lula e o mundo já sabe que os humildes ouvem a sua voz… Não sou eu quem o diz, é o mundo e os grandes do mundo… Eu já somei minha voz às deles…
      Sulista

    2. Desculpem: no meu texto anterior, o ex-prefeito de Camboriu, a que fiz alusão, não é o Pavan, por favor.Estes fatos foram amplamente divulgados pela imprensa de SC bem na semana em que esteve por aqui o Sr. Serra. Pegou muito mal, pois o tal ex-prefeito é do PSDB/DEM e até a semana passada estava foragido da Justiça!
      Sulista

    3. Tiago arruma outra. O Lula também foi vítima destas críticas, que nunca havia sido prefeito nem governador; e está aí sendo o melhor presidente que o Brasil já teve. Eu entendo que já ter sido prefeito ou governador é pior.

  33. Bom, o melhor do dia!!!!!!!! Mas os comentarios! Da gosto de ler, sem ofensas, sem calunias,eticos, mas é só ir nos Blogeiros da “elite” nossa é puro escroto, a partir dos blogs e dos comentarista, bem o tipo dos “riquinhos” q nunca fizeram nada e acham q qto pior melhor, seguem sempre a mesma ideologia. Não reconhecem o q foi feito!

    1. Com certeza não é o povo nordestino, que o Sr. Tales comentou no seu “bla, bla,blá”. Me pareceu até com um cunha separatista. Ele devia conhecer o povo nordestino primeiro!!!!

  34. Olha, diante dos comentários exibidos e da análise e vidências brilahntes do Ricardo Kotscho tenho poucas coisas a comentar, talvez uma só.
    Que os institutos de pesquisa (especialmente os que atendem ao serra – datafolha e ibope – agora se sabe pq o botafogo nunca ganhou nada em sua gestão) caiam na relaidade, eles parecem que estacionaram no tempo, que não evoluíram.
    Ora meus amigos leitores, como disse um dos comentários, a “internet´virou um anjo”, é verdade, toda mentira, toda idéia deturpaba são rebatidas e clareadas em miléssimos de segundo por todos os cantos do País.
    Não dá mais para ficar inetando ídolo, criar carisma em gente, que todo mundo ver que não tem.
    Ninguém se sustenta mais em mentiras.
    Esse resultado foi estampado há um mês mais ou menos atrás pelo instituto Sensus, qdo o PSD se estribuchou, e o datafolha, em papel ridículo, produziu uma nova pesquisa a menos de 15 dias que tinha feito outra.
    Então, não queiram inventar, criar nomes para o povo, mostrem o resultado da realidade da população, queira ou não, a população desse País está melhor, nada se compara na hist´roia ao que foi feito nesses oito anos.
    Quer só um exemplo: A indústria naval, de destruída, hoje é uma realidade com milhares de trabalahdores com seus empregos garantidos por muito e muitos anos.
    Essa mesma indústri que o PSDB do senhor FHC destruiu fortalecendo as do resto do mundo.
    Para quem tem seu emprego e salário bons deveriam pensar naqueles que têm família e que hoje estão empregados nos mais diversos setores econômicos desse País.
    Estradas, portos, aeroportos, construção civil, etc…gente humilde que hoje pode se orgulhar de ter cidadania, de fazer parte dos empregados, de poder se alimentar dignamente.
    Lógico, ainda falta muita coisa, mas nada se resolve num país que viveu 500 anos debaixo de tantos demandos, renegando a população mais carente ao ostracismo da precarieade.
    Então, ouçam o clamor da população.
    Dilma Presidente
    Abraços a todos.

  35. Antes era comum dizer que o brasileiro esquece de tudo com um pouco de pão e circo.

    Vamos lembrar apenas algumas pitadas da praia Serrana. Ele é PSDB e não venha dizer que não rezará pela cartilha do PSDB. Se ainda precisamos de MUDANÇAS, essas já estão bem delineadas. Já tramitam reformas de INICIATIVA POPULAR (quem diria), e o caminho tem que ser por aí.

    Às lembranças:

    – Lembremos quando fomos chamados de vagabundos, e futuros vagabundos, quando o PSDB

    1. Você está falando de quem ???… Dos aposentados???
      Se sim, pergunto: – O que Lula tem feito para beneficiar os aposentados e pensionistas (ex-trabalhadores da empresa privada)???… Ele também é contra reajustes, o fim do fator previdenciário, recuperação das perdas para esta classe.

  36. Kostcho, seu esforço para parecer isento é grande, mas vc é dilmista e lulista. Sua análise é tendenciosa. Pelo amor de Deus, para de tentar enganar.

  37. Antes era comum dizer que o brasileiro esquece de tudo com um pouco de pão e circo.

    Vamos lembrar apenas algumas pitadas da praia Serrana. Ele é PSDB e não venha dizer que não rezará pela cartilha do PSDB. Se ainda precisamos de MUDANÇAS, essas já estão bem delineadas. Já tramitam reformas de INICIATIVA POPULAR (quem diria), e o caminho tem que ser por aí.

    Às lembranças:

    – Lembremos quando fomos chamados de vagabundos, e futuros vagabundos, quando o PSDB (representado pelo sr. FHC) se referiu aos aposentados, quando INSTITUIU O FATOR PREVIDENCIÁRIO, RETIROU O REAJUSTE DAS PENSÕES PELO INPC. Alguém esqueceu dessa? Eu não!!!

    – Privatizações….. Alguém esquecer do imenso número de desempregados que esse roubo ao patrimônio público gerou? Esse câncer político iria até o fim, não fosse o Lula ter batido Serra na primeira eleição entre os dois.

    – ALCA. Lembram o Serra todo cheio de graça com o que os americanos insistiam em implantar e o Lula (pela primeira vez na história) contrariou as ordens do patrão? Hoje os EUA estariam com as contas em dia, e o Brasil no fundo do poço, e afundado até 10 metros abaixo da merda, com o FMI rindo e fumando um charuto.

    – PSDB insiste em dizer que Lula é continuísmo na política econômica. Será?
    O Brasil cresceu 0,3% quando FHC saiu, e hoje supera crises, hoje é a 5ª economia mundial, e um nome já respeitado no cenário internacional. Bate de frente com os ex chefes ameriicanos na economia, faz retaliações, briga pelos interesses DO BRASIL, e TODOS os números de indicadores sociais melhoraram bastante.

    Bem, só algumas lembranças horríveis da passagem do PSDB no governo. Vou votar para o retorno de 500 anos de desgraça de novo?

    NUNCAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Márcio, o nosso Presidente é tão carrasco quanto FHC foi, pois tem nas mãos a oportunidade de reparar uma grande injustiça e não o faz. Veja, empresta-se bilhões ao FMI, doa-se ao Haiti e tantos outros países e assim diante de tanta benevolência um Governante que se diz tão competente e responsável não pode e não quer devolver a dignidade a esta classe.

  38. Até que enfim, uma boa noticia,Ja tava preocupado com esse Serra la em cima e num caia nunca. Só espero que ele permaneça aqui em baixo, sem nos incomodar, rsrsrsrs. Dilma la, esta é séria

  39. souu dilma sou comtra serra e ai mao santa artur virgilio gereisate efrain ladrao os 3 senadores do para sera que agora caio a fixa de voces a tendencia e so a dila subi e vocesa derceirem

  40. Ricardo,

    Gostaria de sugerir uma nova enquete:

    Quando Marina ultrapassara Jose Serra?

    Esta chegando a hora dos institutos pesquisarem o segundo turno Dilma x Marina…. a diferenca Serra pra Marina vem caindo muito, mais uma ou duas pesquisas nesse ritmo,ao sei nao…

  41. VAMOS TORCER PARA QUE A DILMA, MESMO SENDO UMA MULHER E SEGUNDO A OPOSICAO ARCAICA DESPREPARADA PARA GOVERNAR, VENCA EM PRIMEIRO TURNO AS ELEICOES PARA PORSIDENTE DO BRASIL E DE CONTUIDADE AS OBRAS INICIADAS POR LULA.]
    QUEM É PAULISTA SABE BEM AS OBRAS DO PSDB EM 17 ANOS NO GOVERNO ESTADUAL DE SAO PAULO, SAO ELAS VALORES DOS IPVAS UM ROUBO, PEDAGIOS ATE NO MEIO DE CANAVIAL, FABRICA DAS MULTAS, INSEGURANCA PUBLICA, ZERO NA EDUCACAO, ZERO NA SAUDE PUBLICA, RODOANEL SO SAIU DO PAPEL POR CONTA DA VERBA DO DNIT PARA SUA CONSTRUCAO, OU SEJA DINHEIRO DADO PELO GOVERNO FEDERAL. SE HOJE TEMOS ESTABILIDADE ECONOMICA, VAMOS RECORDAR A EPOCA DO FHC ONDE VENDERAM QUASE TODAS ESTATAIS, ENDIVIDARAM O PAIS POR ANOS, FERRARAM COM AVIDA DOS APOSENTADOS E DAQUELES QUE IRIAM APOSENTAR, ATE HOJE ESSES PAGAM CARO A MUDANCA DAS LEIS FEITAS PELO FHC. O POVO DEVE ESTAR DE SACO CHEIO DESSES TUCANOS INCOPETENTES, SAO IGUAIS AS AVES PERUS, SO TEM PAPO E FURADO. TROCAR O CERTO PELO DUVIDOSO É COISA DE ELEITOR BURRO E ISSO ACHO QUE OS BRASILEIROS ATUALMENTE NAO OS SAO.

  42. eu nao consigo entender como alguem que more em sao paulo vote no serra, se analizarmos as realizações dele aqui em sao paulo, veremos que é bem parecido com seu pai o fhc, abra o jornal e veja as noticias, divida entre competencia estadual (serra), e federal (lula), o que é da estadual como educação, segurança pública, hospitais, habitação, todas estas áreas um caos total, e olha que a economia vai muito bem, a arrecadação bate recorde tambem no estado mas para a rede globo só o governo federal recebe impostos(ela quer que pensemos assim, talvez pense que somos burros), por outro lado veja as realizações do governo federal, o esforço que faz em educação, ecomomia, habitação, nao tem comparação os resultados.
    Por isso eu nao consigo entender como algum paulista, ou paulistano ainda vota no serra? se fosse do amazonas vá lá mas paulista, como pode?

  43. É preciso reconhecer que nós, brasileiros, temos a Constituição mais curta do mundo. A Constituição em vigor não é aquela de 1988 escrita pela Assembléia. A Constituição que vigora foi escrita por um jogador de futebol, uma empresa de publicidade e uma marca de cigarro lá pela década de 70 – é A LEI DE GERSON – muito curta e com um só parágrafo = É preciso levar vantagem em tudo.
    É por esse único parágrafo que o brasileiro se pauta, seja na vida privada seja na vida pública, o resto não vale nada. Assim, o partido no poder e o governante despreza a lei eleitoral e passa a fazer campanha fora do prazo e não importa que seja multado, pois mesmo pagando 5 mil ainda leva vantagem em tudo. O eleitor diz que vai votar “na mulher do Lula” sem nem mesmo saber quem é pois o que lhe interessa é auferir a vantagem de um bolsa familia ou coisa parecida. O pessoal eleito para o Congresso age da mesma forma, vota as mudanças nas aposentadorias que lhes traz projeção eleitoral, vantagem que vale mais que o rombo causado nas contas publicas. Nas escolas, no trânsito,nos postos de saúde, nas empresas, nas igrejas e em toda a sociedade o lema é “Levar vantagem em Tudo”.
    Isso posto, pouco importa que seja Serra ou que seja Dilma, desde que não modifiquem a constituição em vigor:
    ‘ LEVAR VANTAGEM EM TUDO ” Revogam-se as disposições em contrário, menos as que me dêm alguma vantagem.

  44. Sua analise da pesquisa é uma foto do que tentaram esconder na pesquisa passada da folha. Sou do interior de São Paulo/Votuporanga e sei o quanto é importante para população local LULA/DILMA, Agora temos que avançar em São Paulo com Mercadante governador e Suplicy como Vice, com sua honestidade ele vai passar mais confiança do que seus concorrentes.

  45. Por que O SERRÓQUIO não consegue explicar pelo menos 4 questões:

    1 – Em qual faculdade ele cursou Ciências Econômicas? Não seria te mais elegante dizer que é autodidata?

    2 – Quando ele diz que não é patrimonialista, POR QUE ELE TEM seu séqüito o neotucano Roberto Freire?

    3 – E com relação a ser VAMPIRO, por que lê ainda não explicou o caso das ambulâncias da PLANAN?

    4 – Se ele é democrático, por que quando governador em São Paulo botou polícia militar contra polícia civil, policia militar para espancar professores em greve e mandou invadir a USP?

    ENQUANTO ELE NÃO EXPLICA CAMTAMOS:

    “Depois do Cara a gente vota na Coroa

    A gente quer é gente boa!

    Deixa o Lulinha sair

    Deixa a Dilminha entrar

    POR QUE ASSIM O BRASIL NÃO VAI PARAR!!!

  46. Eu já sabia que isso aconteceria, só questão de Tempo para o povÃO votar na Dilma e ganhar já no 1º Turno. O povo não é mais Massa de Manobra de Alguns Jarnalistas Pagos para bater no LULA e Sua Adminstração.
    Vejam; Quanto mais a Emprensa Falar do LULA e Dilma mais Popularidade e Votos para Dilma. Quem esta comendo melhor, empregado, estudando, Viajando a passeio, sem inflação, comprando Bens não Muda ´Para Ariscar em promessas e Falta de Programa para o Brasil, só fala VOU MELHORAR isso não BASTA. Ainda mais os arrogantes do PSDB, DEM, PPS. QUEM são estas FIGURAS PARA Falar do Governo LULA O que fizeram pelo povo do Brasil.Ao Contrário quebraram, inflacionarm, aumentram os JUROS 45%, Aumentaram o desemprego a pior coisa e praga para um PAI de FAMÍLIA. Não ter dinheiro para COMPRAR o Sustento analizem; o BRASIL MUDOU ATÉ PARA OBAMA O LULA negociou com O Irã e fez certo. Ficaram de cara baixa querem a Guerra não a Paz.. O povo classe média e baixa não vota no SERRA ; Sobe o que é comer, estudar e comprar bens.
    Companheiros até a VITÓRIA DA PRESIDENTA DILMA JÁ NO 1º TURNO Só PRECISA O LULA COLAR A FOTO JUNTO NO HORÁRIO GRATUITO QUE o povão vai Votar pode escreverem.

  47. interesante que varias pessoas citam deus…bem com todo respeito..eu acho que deveriamos respeitar ..mais .e invocalo em horas que realmente..nos tivermos necesidades de invocalo vamos respeitar …..aprroveito esta coluna petista e propagandista eleitoral..e peço permissao. para mandar um recado ao sr cara…que gostaria de sequir a receita que ele deu para se consequir resultado em politica. fazer amizdes com sarney..fidel castro…ugo.chaves….collor……calheiros…raul castro.enfim com um monte de maus carater e ditadores…bem tenho uma dificuldade..meus amigos sao todos trabalhadores como eu.cidadoes comuns..sem ditadores ou maus politicos…outra coiza estranho que eu tenho notados.e que neste governo..esta em posiçoes . elevadas tais como.ministro…velhos compnheiros….de 69 a 75…….os mesmo que quizeram transformar o brasil em pais em comunismo…aqueles que supostamente assaltaram bancos..etç;etç guanto ao sr kotocho..seja mais sutil. em sua preferencia..e faça uma coluna mais democratica..e menos eleitoreira

    1. Sr: David só para lembrar, um comunista declarado é um dos braços do Serra e chama-se Roberto Freire, e como todo incoerente não vai comentar né.

    2. Sem permissão do Ricardo eu digo:
      Se eu fosse o Ricardo, eu mandaria democraticamente o Sr. David, navegar no Terra, pois lá parece ser elitizado. “Ser mais sutil”. Não, pelo que entendo omissão é covardia e ele é verdadeiro, ou isso incomoda?

  48. Se a escolha fosse empresarial, baseada no “Curriculum”, a escolha seria por Serra, mas a escolha política é diferente, envolve o carisma pessoal, não importa o que o líder faça, ele ganha sempre. Assim, ocorre com Lula, perfeito discípulo do “Tio Nicolau Maquiavel”. Parabéns Lula.

  49. Como dizem os estelionatários da oposição, o Serra é o mais preparado, eu digo que é o mais preparado para a segunda posição, já foi longe demais.

  50. Não venham me dizer que uma inserção de Lula quase pedindo voto à Dilma , faria Serra despencar 10 pontos; ou a saída de Ciro Gomes: a pesquisa Folha já estava erra e continua errada. Dilma já deve ter de uns 7 a 8 pontos na frente de Serra, e agora, sim, por isso, vão ter que mudar o discurso e atacar Lula, aliás os Jornais já os fazem através da questão do Irã, mas Lula já provou que estava certo e estão todos de bico Tucano calados. Ninguém segura Dilma, sou do nordeste e não acredito que exista tanta gente que diz que ainda não sabe que vai ter eleição neste ano, isto é mais um galelo portugues para mais tarde poderem explicar mais uma subidad da Dilma.

  51. Prestem bem atençao, vamos mais uma vez fazer historia no brasil, vamos ter uma presidenta, nao adianta os caciques do PSDB, continuarem a ser contra tudo e se apresentarem como os salvadores da patria, eles ja tiveram sua oportunidade e o que fizeram, foi vender as melhores empresas brasileiras e ninguem sabe onde foi aplicado o dinheiro.

  52. Caro Ricardo, sempre te admirei. Mas confesso que aquele se comentário rendendo elogios à campanha do Serra e criticando a campanha da Dilma e a sua postura, amparado exclusivamente em “notícias” dos 4 principai jornais do eixo Rio – SP e na “pesquisa” Data-Folha, me deixou intrigado. Enquanto está clara a partidarização anti-Lula/Dilma destas empresas e a manipulação, no mesmo contrexto, das pesquisas dos seus intitutos, você fez uma análise baseada tão somente neste terreno falso. Por fim, discordo que os ventos estejam mudando para o lado da Dilma. O Data-Folha é que tentou mudar a direção dos ventos, que estão como sempre estiveram: empurrando na direção da continuidade de um governo tão bem avaliado e querido pela população, projeto que a Dilma encarna como ninguém. O vento, portanto, nunca mudou de sentido. Só as pesquisas manipuladas e as análises de rabo preso conseguem ir contra este fato. E segue a desmoralização da velha mídia.

  53. O PSDB, mais uma vez, bobeou!!!
    Porque?? Vamos lá!!!
    Concordo com o amiga Angela, mas agora é tarde. Aécio era o único político em condições de enfrentar a Dilma, isto porque Aécio tem uma certa tedência populista e só está no PSDB, pela tradição familiar. Muito provavelmente a Dilma ganhará as eleições e será, nada mais nada menos, que a clone do Lula e em 2014, entregará, mais uma vez, o governo nas mãos do Lula, isto já está no script. E mais uma vez o PSDB vai se estrepar de novo, porque??? Vão lançar o Aécio coitado, que nestas alturas será Senador de MG, só que o moribundo, vai estar apagado no cenário da política nacional, a exposição de um governador, como é o caso dele agora, é muito mais expressiva que a de um Senador almejando a candidatura a presidência e de quebra tem o Lula. Então meus amigos, o PSDB deveria ser extinto e eles sabem muito bem que se não ganharem agora, nos próximos 12 anos vai ser difícil. gde abraço.

  54. Amigo Ricardo o Psdb, é um partido sem palavra, quando venderam ,tudo que era do povo diziam que todo o dinheiro ia para ,saude ,educação , segurança ,não foi para nada disso.E foi buscar dinheiro no.F.M.I. É móle.O Serra quando assumiu a Prefeitura falava que ia até o fim do mandato.Resgistrou isso em Cartorio.E cumpriu? O povo sofre de amnésia para esses fatos.

  55. Para o povo em geral, eu não sei, mas para o funcionalismo público, a candidata Dilma deixa transparecer seu jeito de comandar, o episódio em New York demonstrou isso
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u738971.shtml
    em que demitiu a tradutora no meio do evento.

    Uma atitude que, certamente, o presidente Lula ou outro lider de bom senso, e com poder da situação, jamais faria isso.

    Robispierre foi um lider francês que era contra a pena de morte, mas depois, no poder, chegou a mandar à guilhotina milhares de pessoas, sendo que, num só dia, foram mais de 800.

  56. Kotscho, boa tarde!

    Você tem um público cátivo e parece que busca cativa-lo. É um homem experiente e pensa rápido.
    Se me permite, gostaria de fazer uma analogia, embarcando na era Lula e aproveitando um pouco do que disse em uma de suas matérias anteriores.

    De que adianta, eu falar bem do Corinthians, entre corinthiano? Seria redundante e cheio de afagos, mas isso não traria nem mais torcedores ao Corinthians e nem ajudaria na contratação de novos jogadores, para fortalecer o Corinthians.

    O que quero dizer é que sua escrita dá clara conotação a sua posição petista, mas isso é natural, todos temos posições sobre tudo. Mas a pergunta é: Adianta ficar exaltando a Dilma entre petistas? Petista nunca deixa de ser petista… então os seus textos exalta a multidão que já está exaltada.

    Vi a Dilma reconhecer erros normais, pelo Twitter e por entrevista, sobre isso, não escreveu nenhuma nota. Sobre o comentário da Marta sobre o Gabeira, nem passou lhe na cabeça falar… mas colocou a frase do Serra fora do contexto.

    Isso faz com que, pessoas que como eu, gostam de ler, buscam se informar, não são petista e nem tucana, se convença de que vale a pena apoiar a Marina e parar de lê lo.

    Eu não sou torcedor, eu sou eleitor, sou leitor, mas não torço para nenhum candidato, eu torço pelo Brasil e por mim, quero amplos debates que permitam que os eleitos tenham conciência que essa bandalheira tem que acabar. O Brasil precisa de ordem, não sendo isso peculiar apenas ao Presidente, mas a Camara e ao Senado, bem como também na Justiça e em todos os cargos assumidos dentro de uma repartição pública.

    Fui eleitor do Mercadante e conversei com ele o por que não votaria mais nele, isso, antes de ele revogar o irrevogável. Agora está sacramentado que não voto nele.

    Dito isso, espero realmente que minha nota, seja alvo de sua apreciação e veja, que o Sr. pode mais e nós queremos mais!

    Ps.: Duas semanas atras, o grande colunista Ethevaldo Siqueira comentou no Estado de São Paulo e em seu Blog, as mudanças do jornalismo e essa interatividade, dos problemas com os que acessam o blog e escrevem o impublicável mas da vantagem de poder abrir dialogo com aqueles que tem algo a acrescentar. Vale a pena ler.

    abs

    1. …esqueci de dizer que sua análise não é realista pois o Collor no meio da campanha virou e ganhou do Lula, justamente por manipular uma frase do Lula no debate, bem como o Cyro chegou a liderança e caiu duas semanas antes da eleição, por causa da infeliz frase sobre a ocupação de sua esposa em sua vida, bem como a filha do Sarney que ia bem até o escandalo. Logo, as eleições só se definem nos dias que antecede o sufrágio e não neste período pré eleitoral aonde o Lula e a Dilma foram multados por agirem fora e contra a lei. No meu tempo, exaltavasse o bom menino que agia dentro das regras e afastavamos daqueles que tinham por caracteristicas, cometer crimes e contravenções. Mas cada um é cada um e o Sr. parece moderninho em comemorar isso falando de Lula ter colado sua imagem a pré candidata Dilma, sem citar as punições pela justiça, afinal, órdem é coisa da ” ZELITE.

  57. Calma!
    Nesse momento, a luta está apenas entre as empresas de pesquisas e alguns meios de comunicação, que não conhecemos suas tendências e interesses. A luta está apenas começando. Há muita manipulação. Alguns, querendo na verdade, mostrar suas próprias vontades.
    Quando começarem a colocar na lembrança do povo as diversas falcatruas de quase todos da equipe do governo Lula (mensalões, desvios de dinheiro público, etc.), e, que um dia todos nós, cidadãos de bem é que pagaremos a conta, talvez a coisa comece a mudar esses percentuais imaturamente divulgados. Sinceramente, não posso continuar aceitando que o voto de pessoas de boa formação de conhecimento e caráter, tenham o mesmo peso dos votos daqueles que se deixam levar pelo ranso do coronelismo retrógrado, dessa turma que está aí, dizendo-se socialistas e com as “burras” cheias de dinheiro do povo. Será que ainda não bastou? Sem rancores,tenham dó, Deus no ajude.
    Só Deus na causa!!!

  58. Kotscho,
    sem a blindagem à notícias ruins sobre José Serra e seus aliados, que acontecem na mídia maior e globalizada, a candiidatura de José Serra não ultrapassaria as divisas de São Paulo… talvez descesse um pouco para os estados do Sul…
    a mídia globalizada vai perder mais uma eleição presidencial…
    inventaram a Marina mas não conseguem fazê-la tirar votos da Dilma…
    inventaram que os votos do Ciro Gomes iriam para o Serra…
    inventaram fichas e dossies falsos dobre Dilma…
    inventaram a impossibilidade do Presidente de dizer quem é a sua candidata…
    inventaram que o bolsa-família era uma esmola… depois que precisava de ajustes…
    inventaram que o sucesso da política econômica do Governo Lula é fruto do Plano real do FHC… os servidores públicos tinham aumentos? como era a política salarial dos aposentados? como estavam os juros? como estão os juros agora? as taxas cambiais? o que acontecia com a economia do país quando havia uma marolinha nos paises asiáticos? e o que aconteceu no governo Lula com a grave crise que aconteceu em 2008?
    podem tirar o olho do pré-sal…
    podem tirar o olho da Petrobrás, do BB e da CEF…
    podem se espantar com a nova Embratel…

    creio que os eleitores estão vacinados… o Jornal Nacional não convence mais ninguém…

    a única coisa que me preocupa é o desespero destas pessoas… eles não aguentarão um novo Governo petista…

  59. Parabéns aos marqueteiros do PSDB, com o Serra Paz e Amor, com palmas para o governo Lula e a política econômica. Se o discurso da oposição aplaude, então, é porque é bom. Raciocínio lógico e de senso comum.
    Em qualquer cursinho básico de vendas. Não fale mal do concorrente, muito menos mostre suas qualidades. Fale e enalteça as qualidades do teu produto!
    Ainda há tempo de mostrar qual é o inimigo comum da sociedade brasileira, que cresceu, tonificou-se e está fora de controle, no governo Lula.
    E, principalmente, mostrar como pode dar solução para o problema.

  60. Ricardo,
    Tenho certeza que a Dilma leva no primeiro turno. Nunca antes na história desse pais, como diz meu presidente, o povo ficou tão feliz, podendo comprar as coisas mais básicas para qualquer ser humano. Essa ótima politica tem de continuar!!!!!! Helena

  61. Caro Sr. Ricardo Kotscho

    Esta encruzilhada da oposição surgiu em virtude do ultimo programa eleitoral do PT, aonde o Presidente Lula disse, em alto e bom som, quem era o seu candidato, e porque. Este negócio do Sr. José Serra querer pegar carona na popularidade do Presidente esgotou-se, ou seja, a mascara caiu. Ele, agora, tem que assumir a sua propria identiidade, porque já se conhece o jogo do simpático Serrinha, paz e amor.
    É bom que se diga também, a situação para a oposição vai ficar ainda pior, porque o povão, eleitor, esta sabendo cada vez mais quem são os candidatos, e quem é candidato de quem. Portanto, não tem para aonde correr, a verdade sera restabelecida.

  62. Muita água ainda vai correr mas, a correnteza está levando a candidatura do Serra por água abaixo. Fica dificil esquecer o Serra não terminar o mandato de prefeito,com compromisso assinado em Cartório e tudo. o Serra vai se esvair no ar. Pena que já foi “esquerda intelectualizada”, mas se perdeu na mata com o FHC,com seu estilo autoritário e sua mania de querer privatizar o Brasil.

  63. O Serra acordou tarde. Ele tem que mostrar aos eleitores que o Lula não fez quase nada. Me apontem uma grande obra do governo Lula. Não tem. Só fez algumas coisinhas visando o assistencialismo, ou compra de votos. Quem é que paga o assistencialismo desmedido deste governo?. E voce, contribuinte. Somos nós, trabalhadores e empresarios honestos, que produzimos a riqueza do país que pagamos a conta dos desgovernos desta administração. Quem paga o luz para todos? Olhe na sua conta de luz., que está la, duas taxas: PIS/pasep e cofins. Com esse dinheiro que o governo banca o luz para todos. Portanto. Nós estamos colocando luz para todos, não o governo e. Engana-se quem pensa que o luz para todos só coloca luz para os pobres. A empresa que executa o serviço passa nas propriedades e não pede atestado de pobresa para ninguém. Pequenos proprietarios grandes proprietarios, fasendeiros, como o proprio mome ja diz ligam para todos, seja ricos ou pobres. Assim é o bolça-familia e todos os programas assistencialistas é o contribuinte que paga, e os pobres pagam mais do que os ricos. Por tudo isso vou votar para mudar. Vou votar no Serra
    J. Leite

  64. Isto mostra como a oposição é ruim (pra não dizer terrível). Serra já perdeu! Dilma nunca disputou nada e o ex-governador de são paulo é figurinha carimbada e “candidatíssimo” dos mais abastados do país. Lulla não quebrou o país e mantem a relação dívida/PIB em níveis confortáveis. O datafolha não elege e nem confirma nada…O que Serra fez por são paulo mesmo?

  65. O Serrote vai serrar até suas sanches.
    Isso é o mesmo que jogar uma toalha suja na competição eleitoral.
    “Atacou duramente o PT e até colocou em dúvida a existência de Deus: “Se aquele que era o guardião da moral, da ética, do antipatrimonialismo toma outro rumo, o rumo oposto, para muita gente Deus morreu”. Se falar em “momento mais patrimonialista da nossa história” vai ou não lhe render votos, não se sabe, mas é certo que daqui para frente o tom será outro”.
    Em relação à matéria de hoje e em especial a este parágrafo que vai de encontro ao que disse Marta Suplicy na campanha que disputou com o Serra, quando se referiu ao que havia dito o FHC: “que o problema não é o Serra, problema é o diabo que existe nele”.
    E eu imagino: Um com o diabo e o outro sem Deus, Serra e FHC.
    Isso caracteriza falta de inteligência política, em desrespeitar o que a maioria acredita. E não é bom para um país de maioria Cristã ter governantes ateus.

  66. É recomendavel sim lembras de Fernando Henrique Cardoso, porque queiram ou não tudo que esse povo está dizendo que fizeram para o povo, quem deixou o caminho aberto para tal, foi FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, quando ao sr está esquecendo que alem do lula ela deve apresentar josé dirceu, renan calheiros, sarney, romero jucá, jader barbalho e por aí vai.

  67. Essa forma de querer ganhar no grito já acabou faz tempo. Até agora o PSDB, PPS e DEM, principalmente de SC, mais especificamente o Dep. Federal Paulo Bornhausen, só tentaram destruir aquilo que o governo LULA fez. Muitas críticas evasivas e pouca ajuda ao povo. Tentaram de todas as formas querer iludir o povo, mas não deu certo , pois todos estão sentindo o que está acontecendo no país. Precisa melhorar? Precisa. Mas o caminho está traçado. É muita hipocrisia dizer que está ruim, se até o fim do governo LULA a previsão é de 12 milhões de novos empregos com carteira assinada, quando OS OUTROS GERARAM APENAS 4 MILHÕES. A Dilma ganhará no primeiro turno e cada vez este país será melhor.

  68. o povo brasileiro está encantado com um “endeusamento” falso, a maioria acha ou tem certeza que o LULA fez tudo, que só ele pode, lhe dando coisas superlativas, é o melhor disso, é o mais daquilo. ledo engano. reconheço o seu sucesso no campo econômico, mas ele já tinha uma base, não criou nenhum plano. se cria a situação era outra. com os radicais do PT dando ideias desse plano vocês veriam que monstros seria criado. temos que reconhecer também que muita, mais muita coisa precisa ser melhorada. em todos os aspectos econômico, social , cultural e principalmente educacional.
    povo brasileiro não se deixe levar por essas ondas de ufanismo de LULA ponha o pé no chão, saiba escolher seus representantes, pra não ficar chorando nos postos de saúde e delegacias com vemos nos noticiários todos os dias.
    o LULA não está imune a qualquer crítica, isso é um engano. Veja só, na questão da corrupção o que ele fez ? na questão da ética o que ele fez ? veja a base de sustentação de LULA. Collor, Renan Sarney, Jader Barbalho, Paulo maluf e os quarenta ladrões denunciados pelo SUPREMO. então LULA não é tudo isso que o povo está lhe dando de popularidade, pena que o povo não tem discernimento para analisar com a razão o governo LULA.
    temos que ter alternância de poder, Fernando Henrique ficou oito anos, LULA também agora é a vez de outro tomar conta de nosso país.

    1. Tinha uma excelente base econômica, Desemprego 19,5% (hoje 5%), Devia quase 20% do PIB (hoje 5%), Única obra deixada para posteridade foi a doação das estatais para seus compadres e patrões dos seus filhos, 52 milhões de brasileiros pobre ou na miséria.
      Agora vc sabe pq o povo quer a continuidade ou precisa desenhar?

  69. SERRA NÃO VAMOS NOS REBAIXR VAMOS FAZER A NOSSA CAMPANHA SE DER DEU SE NÃO DER NÃO DEU, SERRA VC NOS ENGANOU E NOS SOMOS COBRADAOS POR SUA PROMESA QUE NÃO DEIXARIA OS MANDATOS ANTERIORES E NOS ESTAMOS SENDO TAXADOS DE MENTIROSOS ENTAO VAMOS FAZER A NOSSA CAMPANHA LIMPA PARA NOS NÃO PERDERMOS A NOSSA CREDIBILIDADE, NÃO ADIANTA FICAR ATACANDO OS NOSSOS ADIVERSARIO NOS SABIAMOS QUE COM VC CANDIDATO SERIA MUITO DIFICILDE VENCER ESTA ELEIÇÃO E E O QUE ESTA ACONTECENDO CONFORME ESTA NAS UTIMAS PESQUISA.

  70. Alô Everaldo,

    Gostei da Música.

    Espero que os Marqueteiros de DILMaravilha estejam
    Ligados na sua.

    Parabens, garoto.

    Edmilson

  71. Pimeiro quero cumprimentar o Everanto pela musica da Dilma. Ta excelente.

    Em 2006, nas eleições para prefeito, percebi que os candidatos evitavam criticar o governo Lula.

    Este ano os(as) candidatos(as) apoiados(as) pelo Lula, terão vantagens incalculavel, e os que são da oposição, na medida que ignorar os avaços do governo Lula, só tem a perder, porque o povo não é bobo.

    O Lula em 2002, provocou uma marolinha, este ano Dilma/Lula a onda tera efeito de tsutami.

  72. Eu respondo pra voce, Angela:

    Serra, assim como Maluf naquele tempo, só pensa “naquilo”. Quer ser presidente de qualquer maneira. Ganhou e abandonou a prefeitura de São Paulo. Sequer demonstrou interesse em disputar a reeleição. Tipo: vai voce Alkimin, que isso é pouco pra mim…Quiz atropelar o Aécio que, mineiramente, já tinha visto este filme com Alkimin e não titubeou em não servir de escada para o “Careca”. Somente a maioria do povo paulista não enxerga isso. O Brasil inteiro está mudando pra melhor e o paulista não está vendo, ou não quer ver, por orgulho besta. São Paulo está ficando pra trás e o povo besta votando errado. Até quando?

  73. Brasileiros! Cada pais tem o governo que merece os presidenciaveis não tem um que se aproveite, todos farinha do mesmo saco o que devemos fazer? ANULAR O VOTO!!!!!!

  74. Kotscho, a pesquisa Vox-Populi mostrou Dilma à frente de Serra 1 dia antes do programa de TV. Esse discurso de ser superexposição da Dilma é furado. O povo já está entrando na sintonia de que Lula foi melhor que FHC, sem qualquer margem de erro, e de que Serra seria uma volta ao passado sombrio dos anos de PSDB no poder.

    1. Não é totalmente furado, não, tem intenções subliminares e [por enquanto] subliminarmente golpistas. O dedo de FHC está nisso aí, podem crer. A propósito do título do post, se a mudança do discurso de Serra se deve ao peso de Lula na campanha de Dilma [não é o que Kotscho sugere ao escrever Dilma-Lula?…], a questão é: o tucano terá se surpreendido com isso? Algo que sempre se soube aconteceria… Cadê a sua [do candidato] maior competência?

  75. É mais que evidente ter Lula como cabo eleitoral vai ajudar e muito Dilma. Aprovo o governo Lula, contudo fica cada vez mais claro que o presidente e Dilma não estao respeitando a lei eleitoral e já foram multados 4 vezes, um candidato que não respeita a lei irá respeitar a Constituição? Serra não me agrada mesmo sabendo de sua eficiencia admistrativa e politica. Descordo quando diz que Serra não tem referencia, ele é PSDB queiram sim queiram não as mudanças tão promugadas por aí começaram com FHC do PSDB, negar os efeitos FHC é mesmo que negar LULA, não dá… como já afirmei outraz vezes: ambos tiveram erros e acertos! Pena que todos esquecem de Marina que é logica e constante, inteligente, eficaz, ponderada… contudo com poucas chaces e a eleição deverá ficar em torno de Dilma e Serra, isso se o ventos não soprarem novos ares.Acho que teremos uma eleiçao de muitos ventos e nada está decidido, acho que cada entrevista dos canditdatos moverá votos, que cada debate entre si poderá mudar rumos, acho que os famosos e esperados debates televisionados serão novos ventos, acho que há mais gente indecisa do que as pesquisas mostram, que nem Serra nem Dilma estão seguros para afirmarem ganho desta eleição. E lembrando tudo pode mudar a cada novo vento e o inesperado pode acontecer, essa eleiçao será decidida por pequena margem de diferença de votos, então meus caros eleitores brasileiros, valorizemos nosso voto!

    1. Prado, deixa de lado este discurso moralista!… Todos os pré-candidatos estão desrespeitando a lei eleitoral. Criticável é obrigá-los a se desvincularem dos cargos que exerciam dois meses antes do início da campanha. No intervalo, eles vão fazer o que: tirar férias no Caribe? Uma autêntica jaboticaba.

  76. Isso mesmo, vamos dar continuidade ao mensalão, as malas de dinheiro público, ao Marcos Valério, a corrupção e a ajuda a CUBA, isso memso, ajuda a CUBA, porque por aqui já ta tudo resolvido……hehehe….. povo acorda que ainda dá tempo de salvar esse BRASIL. Serra neles!!!!!!

    1. Sr. JONAS Sinceramente, o Srº Acredita nisto. O Brasil ajuda não so a Cuba como Bolivia, Paraguai, Grécia, da União Européia, e ainda deu 17 Bilhoes ao FMI, coisa q na saida do FERNANDO HENRIQUE do PSDB, pediu de PIRES NA MAO 14 BILHOES de Emprestimo, HJ. O Lula esta emprestando, VC Consegue perceber a Diferença. Ou Você quer que eu DESENHE.

    2. Jonas, não é só ajuda a Cuba, há também generosidades com Bolivia, Paraguai, paises africanos, Haiti (estamos com exército lá desde 2004, esqueceu? E neste ano o contingente foi dobrado.

    3. Claudio Pereira de Souza,
      Huuuummmm!!! Quanta benevolência, não é mesmo???
      Mas com relação aos aposentados é tão carrasco quanto FHC foi!!!

  77. Diante desses números, que só tendem a aumentar a medida em que novas pesquisas forem realizadas, mostrando uma diferença cada vez maior entre a Dilma e o Zé Pedágio, é uma delícia poder assistir de camarote ao desespero da tucanalha e dos demos, dignamente representada pelo que há de mais retrógrado e arcaico da politicalha brasileira, responsável pelo atraso e subserviência do país ao longo da história…
    É Dilma lá, é Dilma já!!!

    1. Meu Deus, os ladrões estão do lado do Serra? A politicalha e os retrógrados estão é com o Serra? Você deve ter um carga muito bom neste governo, amigo. Ou é louco….

  78. Uma análise realmente muito lúcida do quadro atual. Acredito que se não houver fato novo Dilma vai deslanchar quando começar a propaganda eleitoral. Esse Joao Santana já provou que é muito bom e a petista está passando mais tranquilidade pra o eleitor, parece que está mais solta. Como a maioria dos nordestinos torço por sua vitória e espero que ela sendo eleita – primeira mulher a chegar à presidência da República – corresponda plenamente. Elegemos um ex-operário e ele deu show de bola. Que Dilma Roussef seja tão competente politíca e administrativamente quanto seu padrinho. Mas nada de salto alto: primeiro é preciso ganhar as eleições que Serra não está morto.

  79. Estimado Ricardo, boa tarde!

    Bem querido este papo de política é um porre mas como já faz tempo vamos lá:

    Hoje me deu uma tristeza infinita ao ler uma das últimas frases do seu brilhante texto meu amigo, quando nós chegamos a mesma conclusão de que:

    “Em campanhas presidenciais, quando se começa a formar uma onda, como aconteceu com Fernando Henrique Cardoso e seu Plano Real, em 1994, ou com Lula e seu grito de mudança, em 2002, fica muito difícil detê-la.”

    Desta maneira estimado Kotscho fico um pouco triste e como sempre mais uma vez desiludido por tudo aquilo que perdemos em relação a prática da justiça da verdade e da cidadania, passando o pleito eleitoral a uma mera disputa de times de várzea (Com o devido respeito aos varzeanos!)

    Fico triste ao ver ao que se resumiu este lixo, esta nódoa (ou sei lá chame daquilo que quiser) o mundo político brasileiro e porque não mundial!

    Fico imaginando que espécie de tralhas ou de vagabundos nós teremos pela frente em nossos quadros políticos, pois se hoje em dia os nossos quadros políticos seja ele em todas as esferas, (Municipal, Estadual e Federal!) estão sendo preenchidos pelos piores elementos que se podiam imaginar rarísssimas excessões. Pois entendo que os homens que se tornam políticos são aqueles em sua maioria que não possuem competência para vencer na vida pelos seus próprios méritos pessoais e pelo seu esforço e pior é quem os defende, pois este apenas sobrevivem das migalhas deixadas por estes delinqüentes à beira do caminho da podridão!

    E eu sinto muito Ricardo pelos seus e pelos meus netos, os quais espero um dia lá na frente, que assim como foram os nossos filhos estes também se tornem homens e mulheres de bem e que vivam tão somente do suor de seu rosto derramado honestamente no seu trabalho digno de sol a sol assim como foi com os meus amigos e boa parte da minha geração!

    Que as gerações futuras e as que despontam já no horizonte eleitoral não creiam nestes péssimos exemplos de que estudar é uma estupidez e que ser honesto é vergonhoso. è mentira meus jovens! É mentira, tudo é mera casualidade láboia egolpe de sorte, um homem não pode viver aos ventos do destino e sim moldar o seu próprio futuro com esforço e dedicação!,,

    Por isto Ricardo eu espero que os jovens de hoje e aqueles que haverão de vir nascer neste solo sagrado entendam que este país precisa mais de respeito do que de palavras idiotas proferidas ao vento como se nada valessem tão vazias e evasivas quanto os malandros que as proferiram!

    O que está acontecendo conosco Ricardo?

    Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos.

    Não levar vantagem em tudo significa ser idiota.

    Trabalhador digno e cumpridor dos deveres virou otário.

    Pagar dívidas em dia é ser tonto…

    Anistia para corruptos e sonegadores…

    Diga lá Kotscho, o que aconteceu conosco?

    Um país onde os nossos educadores são maltratados nas salas de aula,tem seus veículos financiados riscados nos pátios da vergonha da droga e da prostituição?

    O que aconteceu conosco Ricardo, onde estão os bilhões de empregos, onde anda o fome zero, o tal primeiro emprego, e as nossas estradas esburacadas, os aeroportos, onde andam aquelas promessas estúpidas e que de antemão sabíamos se tratarem de mentiras e ilusões?

    Diga lá meu caro onde se esconderam os corruptos e os mensaleiros, me diga além do cara do panetone (que já se safou para não abriri o bico) quantos já cumprem pena neste momento, agora neste final de mandato, onde anda a segurança pública querido?

    Ou melhor Ricardo, pergunte como vai a vida dos micro empresários e dos comerciantes ameaçados por traficantes

    Grades em nossas janelas e portas. O cidadão na cela e os marginais a solta!

    Que valores são esses?

    Ricardo vamos esquecer um pouco este lixo em que vem se transformando esta campanha e vamos voltar nossos olhos para mais adiante.

    Que esta nova geração que desponta no horizonte acredite acima de tudo em Deus e façam deste nosso Brasil hoje envergonhado pela classe política ((Doente, Inseguro, Analfabeto e imoral)) uma grande nação e um bom lugar para que os seus filhos e os filhos de seus filhos possam viver com dignidade.

    Que os nossos jovens acreditem na educação e na cultura e que se apartem de toda sorte de assédio moral e intelectual pelo qual hoje passa esta escóri da sociedade que é nossa classe de políticos corruptos.

    Prevaleceu a impunidade e a falta de ética que continua até os dias de hoje reinando na mente perversa de cada um dos nossos representantes, Então que os nossos jovens vivam longe da idiotice da corrupção e de toda sorte de imoralidade agora praticada nesta terra sem lei!

    Quem sabe em 2.014 apareça alguém digno?

    Quem sabe meu amigo, quem sabe?

    Abraços fraternos

    Manoel ferreira

    1. Querido Manoel Ferreira!

      Não vejo respostas para suas perguntas. Não importa o vencedor dessa guerra suja. O estêrco pode continuar o mesmo, ou não, o que mudam mesmo, são as moscas. Umas varejeiras azuis, outras verdes, quem sabe algumas vermelhas.
      Recentemente em minha pequena fábrica, passei a contratar mão-de-obra somente de ex-detentos. Pessoas incríveis, e que possuem histórias de arrepiar todos os cabelos do corpo.
      Sei um pouco mais pelo que passaram esses pequenos cidadãos, e comparo pelo que passam esses “ilustres excelências” NÃO TEM COMPARAÇÃO.
      Quanto a aparecer alguém dígno, esqueça, pois mesmo que por milagre aconteça, o próprio sistema corrompido e corroído por tudo que está aí, vai se encarregar de tranformá-lo no mesmo.
      O jeito, é continuar “sobrevivendo” e pagando nossos altíssimos impostos, e continuar aplaudindo (o que não é o meu caso, nem o seu) esses graciosos espetáculos a que somos expostos todos os dias.

      Segue a esperança de que um dia o povo acorde.

      Abraços meu caro!

      Robson

    2. Parabém, meu caro colega Manoel. Eu achei que esse ser humano já não existia mais,más vejo que ainda no meio de tantos valores invertidos, achei alguém com valores íntegros, cidadão do bem, iluminado por Deus, e adimirados por pessoas de valores de princípio. Obrogado.

    1. ESTE SERRA ESTA FICANDO DESCEPERADO EM FALAR QUE DEUS MORREU,ELE E ATOA,DEUS EXISTE E ESTA MUITA VIVO PARA OLHAR OS SERES HUMANOS QUE FAZEM O BEM E O MAL.

  80. Pois eu acho que Serra vai apelar para Marina, mais do que Aecio que não vai embarcar nessa canoa furada do PSDB-DEM no apelo chapa puro-sangue.A noiva mineira é muito exigente é nova e caprixosa demais para se contentar com o papel de figurante.Afinal de contas, Dilma pode emplacar 8 anos de governo, e Aecio ainda vai estar em forma, até para disputar com um Lula mais refinado e traquejado nos corredores da política internacional. Muito provavelmente não vai trocar as conferências de uma vida dolce-far-niente, a enfrentar os rincões podres e pobres do hinterland nacional.

  81. A prova está aí, mesmo com toda a mídia contra o Brasil e o povo brasileiro os eleitores sabem oque é melhor para o Brasil, só queria saber porque toda a midia brasileira é contra um presidente que tanto trouxe de benefícios para o Brasil e seu povo, até quando os órgãos da imprensa ficarão a favor dos poderosos,assim como o povo deu o troco e dará novamente, está na hora da imprensa e esses Serras da vida abrir o olho, pois os eleitores são inteligentes. Viva o BRASIL viva nossa futura presidente. DILMAAAAAAAAAAAAA.

    1. Sou responsável porque não colocam a mesnsagem que mandei, nada tem de ofensivo ou vocês também são da turma que só querem elogios a esses tucanos, os brasileiros estão fora disso.

    1. Tudo normal. Não fossem os corajosos, protestarem ou ainda pegarem em armas, ainda estaríamos sob os coturnos dos militares. Qual o problema? Viva Dilma….

  82. NÃO DÁ PARA PARAR OP FENÕMENO DO CRESCIMENTO BRASILEIRO… O SERRA NÃO TEM CARA DE POVO… TEM CARA DE VAMPIRO… E O LULA É O PRÊMIO NOBEL 2011.

    VAMOS APOSTAR?

    quanto a serra negar Deus… é simples… ele não acredita nele…

  83. O PSDB está colhendo o que plantou. Tentou desmoralizar e mentiu o tempo todo sobre o governo Lula. Não sou petista, mas gosto e procuro aprender sobre política dsde os meus quinze anos de idade. Passei pela ditadura e pela eleição indireta de Tancredo. O que o presidente Lula conseguiu fazer nesse últimos sete anos é de tirar o chapéu. E a esquerda demorou pra entender isso. Não é só um governo polulesco, como alguns metidos a atender de política, que geralmente quebram a cara. Como dizia, a classe trabalhista tem pouquissimo a reclamar. O empresariado, ao contrário da minoria, confia na Dilma, querendo melhorias como todos e o pricipal disso tudo é a credibiliade da economia brasileira, que em plena crise mundial em 2008/2009 não deixou de investir no Brasil. Pra piorar a situação do governo anterior, o que fizeram de marcante para o povo brasileiro que justificasse a mudança recomendada pelo PSDB?? Nada. Prometem mudanças que não farão, como durante o governo FHC, que foi colocado de lado propositalmente. Se o governo anterior tivesse sido bom como eles dizem, porque o sumiço do padrinho do Serra da mídia?? Creio que fico tarde para reverter seus erros e graças a Deus ficaremos livres desses mentirosos por mais 8 anos.

  84. A força do Lula é atroz. A luta deve seguir, mas precisa EMPOLGAR o Povão. É preciso muita CRIATIVIDADE, multiplicar Idéas, só elas podem envolver a grande massa, se não atingir largos pilares a energia do Lula sobre Dilma será imbatível. É preciso avançar para a luta não ser INGLÓRIA. Serra, você tem que ser o Cara! Avante, mas não perca o rumo.

  85. Qual a credibilidade, ao falar sobre política, de um colunista que “exerceu o cargo de Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no governo Luiz Inácio Lula da Silva, no período 2003-2004”? Levando em conta o governo que temos… Dureza…

    1. Te garanto Andressa que ele tem muito mais credibilidade do que o Ministro do Planejamento do governo FHC, responsável pelo apagão energético.

      Tá bom, ou quer mais, nega?

    2. garante é? faz parte do quê pra poder garantir? sabe o que seria bom? que se o pt ganhar essas eleições (qq um menos pt né?) todo brasileiro honesto não pagasse mais impostos ou fosse embora do país…hahaha,seria bem legal o pessoalzinho se matando pra tentar se dar bem uns nas custas dos outros…hahaha.
      queria ver ter jornalista que precisasse trabalhar ‘de verdade’

  86. Entrou na campanha, Ricardo? Dizer que Serra colocou em dúvida a existência de Deus, na sua frase, é falso, o que não combina com a isenção e imparcialidade dos seus outros textos. Se vc queria dar munição a turma dos petistas, para que eles divulguem mais uma mentira contra os tucanos, conseguiu. Qquer eleitor mais desapaixonado percebe que vc exagerou. Abs.

    1. Luizteske, concordo contigo, Kotscho errou ao dizer que Serra colocou em dúvida a existência de Deus.

      Ele deveria ter dito que Serra é um agnóstico confesso… E todos sabemos que um agnóstico é um ateu envergonhado.

    2. Mais fácil ser imparcial num Fla x Flu, ou numa partida do Curíntia contra o Parmeira, do que em uma campanha eleitoral como esta. Com três candidatos, quem não tomar partido tem mais é que se dedicar ao futebol de várzea.

    1. Epa, Edgar! Até parece que vc é “viúva” da Regininha Duarte!!!! Tá com medo, tá?
      Então te matricula na escola que o Serra autorizou a Globo edificar (com o dindin do governo paulista) naquele terreninho ao lado da sede da “poderosa”, que foi cercado para a Aninha Maria Braga, se exercitar… Aliás, bem oportuno o afago do Serra para a dona da opinião publica, hehehehehe
      ah, e de quebra, se ela (Aninha) com seus imensos dotes literarios, publicar um romande cuja estória se passa no século 13, a teremos como uma imortal da academia brasileira de letras…
      É mole?????
      Sulista

  87. O certo é que um “Golpe Democrático” esta a caminho, isso já é um fato, mas o Sr Marco Aurélio Melo, vai quebrar a cara, eles estão achando que o povo vai ficar parado vendo a Banda Passar, como fez a sua geração, esta muito enganado.

  88. Afinal, quem é a verdadeira Dilma, se até agora ela subiu colada na imagem de outrem? Então, o critério do eleitor é apenas o de imagem superposta?

    1. Em primeiro lugar, Marília, Dilma é uma mulher…

      E você, como mulher que acho que é, deveria saber que para uma mulher chegar onde ela chegou, tem que ser muito mais do que apenas uma imagem superposta. Tem que ser mais competente do que os homens.

      Assista a entrevista que ela deu à CBN. É fácil, é só entrar no site.

      Quem sabe você, como mulher, fique orgulhosa de ver que existem sim mulheres de valor neste país machista por excelência.

  89. ESSA COISA DE QUERER JOGAR PESADO COM MULTA CONTRA O PRESIDENTE LULA E TENTAR SABOTAR A CAMPANHA DA DILMA NA MIDIA COM PROIBIÇÕES E MULTAS,TÁ FERRANDO OS INVEJOSOS SEGUIDORES DE FHC,KKKKKKKKKK,
    NÓIS BRASILEIROS SABEMOS O QUE QUEREMOS NA HORA DE VOTAR,NINGUÉM MAIS ! MANIPULA A NOSSA VONTADE E NEM NOSSOS DESEJOS MAIS ÍNTIMOS PARA NOSSA NAÇÃO.
    ALÉM DO QUE, ENGANA-SE O POLITICO OU ESTREGÍSTA POLITICO, ESTUDIOSOS DA POLITICA NACIONAL,QUE SE AÉCIO NEVES FOSSE VISSE DE JOSÉ SERRA IRIA MUDAR ALGUMA COISA,O CENÁRIO DAS ELEIÇÕES QUE ESTÁ PARA ACONTECE BREVE NO NOSSO PAÍS,POIS O AÉSIO NÃO TEM ESSE GABARITO TODO, QUE OS POLITICOS PENSAM A RESPEITO DELE, COMO POLITICO.PELO CONTRÁRIO,EMBORA ELE SEJA MUITO ACEITO NO ESTADO DELE (MINAS GERAIS) POR CONTA DA HERANÇA POLITICA DO AVÔ,ISSO NÃO FAZ DELE UM ELEGÍVEL PARA TODO ELITORADO BRASILEIRO. NÓIS ELEITORES ACOMPANHAMOS SUTILMENTE OS PASSOS DA VIDA DO AÉCIO NEVES,E ELE NÃO TEM TANTO PRESTÍGIO PARA O ELEITORADO BRASILEIRO NEM POLITICO NEM PESSOAL,PARA SER UM PRESIDENTE DO BRASIL OU VICE.COM AQUELE AR DE PLAYBOY QUE ELE CARREGA ATÉ NO SEMBLANTE DELE,. E NEM MINAS GERAIS, SOZINHA, ELEGE UM PRESIDENTE.
    QUE TODOS POLITICOS DO BRASIL ,ENTENDAM ISSO.O PRESIDENTE LULA É FIADOR DE DILMA E OS BRASILEIROS PASSAM SER TAMBÉM.

    AÍ ESTÁ MEU RECADO,OK?

  90. O Serra tem a cara e o caráter do personagem Mr. Burns, patrão de Homer Simpsons. Quando tem interesse, se comporta como cordeiro, mas agora está mostrando sua verdadeira face, face de lobo. É só verem as respostas que ele deu para o repórter do CQC. Já se acha o Presidente. Vou assistir ao tombo de camarote.

  91. O DATAFOLHA ESTÁ UM MES ATRASADO. O CNT/CENSUS JÁ HAVIA APONTADO A VIRADA DA DILMA. MAS COMO O PSDB QUESTIONOU A “REALIDADE”. SE CONTINUAR ASSIM NEM SEGUNDO TURNO TEREMOS.

  92. O Lula e a Dilma não sai da midia, estão todos os dias nas Tvs! Eles dizem que respeitam a democracia, mas não estão respeitando a constituição! Vive fazendo campanha antecipada. Estão usando a maquina pública para fazer campanha, já foi multado várias vezes. Será que não caberia uma punição mais severa! E o Serra qual é o espaço que ele tem? Nenhum ou raramente!
    O TSE em vez de multar o Lula, deveria dar o mesmo tempo de espaço na midia para o SERRA…..o mais competente, mais ético, estão esquecendo de falar dessa qualidade, sem corrupção e sem desmando.

  93. 1969 O Brasil era conhecido pelo título de pais sem crédito, bagunçado , desorganizado, méritos das forças armadas, e precisou que alguem como um sindicalista destemido e proverbial de fala clara tivesse a coragem de falar cara a cara com qualquer militar que atravessasse sua frente e que desejasse impedir a presença daquele que viria abrir caminhos (abrir o mar guiar um povo humilde a encontar a terra da promessa) e fazer do Brasil uma patria onde haveríamos de viver honradamente e sem opressão. Em seu primeiro discurso na minha posse como Vice-presidente SEEB de BH, fui tremendamente criticado pela classe chamada direita, deputados,empresários, delegado do trabalho pedindo que eu abandonasse aquele sindicalistas malucos de lingua solta, e que poderia ser muito perigoso para mim e minha familia, êsses meus pseudos amigos conselheiros me abandonaram e passaram a não fazer parte do meu novo grupo de amigos, em meu nome e em nome de minha familia agradeço ao LULA por ter preservado nossas idéias e sonhos de novos dias para nosso querido Brasil. Em minha casa são 5 homens e uma mulher ELA é porreta, dá conta de tudo, encherga tudo que é errado, e faz várias coisas ao mesmo tempo ficando os homes livres para produzir, angariar recurços, inventar, e voltar para casa com os braços cheios de feixes de vitórias. Agora sim , nossa patria esta pronta para produzir, vamos eleger Dilma para administrar a casa ela deu prova disso que sabe administrar a casa civil, Nos os homens vamos fazer o que cabe a nos , é no front do desenvolvimento que nos os 5 homens estaremos construindo caminhos do progresso.A TERRA ESTA PRONTA.

  94. É triste ver os nossos candidatos….Serra é mais falso que nota de 3 reais e Dilma tem o carisma de uma bola murcha….ta dificil….mas acho que quando embalar a campanha o “efeito Lula” vai prevalecer…e não dá pra negar que ele foi um dos maiores presidentes da história, tanto em resultados quanto em carisma…e reconhecido como um dos estadistas que marcaram época.

  95. AMIGOS DO SERRA NADA DE FAZER CRITICAS A FUNASA PQ SE ELE GANHAR ,COISA QUE NÃO QUERO TBM VAI COLOCAR TODA AS PESSOA LIGADAS AO PSDB E SEUS ALIADOS
    DILMA E CONTINUAÇÃO DE LULA
    EU APROVO

  96. Pensei igual ao povo brasileiro nos ultimos 50 anos. Participei de passeatas, fui contra a ditadura, e achava a social-democracia europeia recomendavel para Brasil. Fui enganado pelo PT. Meu voto foi utilizado para outros fins. Quando discordo do governo sou chamado de alienado, elitista, retrógrado, etc.. Este não é o Brasil dos meus sonhos. O pais está indo para um caminho que mais parece um buraco negro. Vou trabalhar para tirar estes corruptos de Brasilia. Mas, na pior das hipoteses, se ganhar o PT as próximas eleições, estarei levando meu filho para o exterior. Cansei. Não quero que ele viva em um pais com este tipo de cultura. Com a corrupção acima de qualquer outra coisa.

    1. A porta é serventia da casa…
      Aproveite e leve toda a tucanalha e a turma do Cansei, que nada de positivo produzem para o país
      DILMA 2010

  97. Sempre achei o FHC péssimo presidente, mas descobri que esse que aí está é muito pior. E a candidata dele? deu muita sorte no tempo da ditadura militar. Se ela ganhar me mudo até para o paraguai (com p mesmo)…..

    1. Pode adiantar a mudança, pois Dilma vem aí.
      Se quiser repensar, olhe os indicadores, e veja a posição internacional que ocupamos hoje, veja a questão do FMI, a questão de muitos desprovidos de recursos, que hoje são assistidos e pare de ouvir o Bóris Casói e demais intelectualóides de plantão. Falcatruas sempre houve, é que agora está sendo apurado, qual o problema?

  98. lula premio nobel interessante isso nao havia pensado em tal honraria religiosa , 14 premios pra ele nosso querdo amigo presidente lula e se o lula quser grava eté disco de rock n roll tem carta branca no nicho e o backng vocal da criola liza fisher dos rollng stones será da dilma é craro creide e marcos valerio no pano

  99. Pois é,

    O que resta a oposição é o discurso vazio do tipo UDESNISTA, da corrupção, que os políticos não prestam, em geral, essas pessoas são hipócritas, só veem corrupção no quintal dos outros. Isso não é política, corrupção é caso de polícia e do judiciário, o bom governante é aquele que dá poderes a essas instituições, não o hipócrita que prega algo que ele não pode prometer, afinal, a máquina pública é composta por funcionários e a sociedade brasileira está longe de ser uma vestal. Assim, o que a política precisa é cuidar para o desenvolvimento e a distribuição de riqueza, com o social, educação e saúde. E nisso o atual governo é muito melhor que qualquer outro em nossa história, e o povo não é bobo, PSDB é uma volta ao passado!

    [ ]´s

  100. Olhando a política,de longe da prá ver,que nas gestôes
    anteriores,nós tíamos treis classes de pessoas
    a classe dos ricos,média,e a pobre.
    Agora,nós temos quatro classes,os ricos,média,pobre e as
    dos miseráveis.
    sem querer discriminar ninguém essa é a realidade que nós Brasileiros estamos passando,eu particularmente
    continuo confiando em Deus e não nos politicos com respeito que eu,tenho a eles.

  101. O PSDB tem duas alternativas: a) Buscar a Heloisa Helena para vice de Serra, para ela desmascarar o PT e seu bando ou b) Definir urgente o MAO SANTA para ele mostrar o verdadeiro Luiz Inacio…………….esse discurso do Psdb nao vai a lugar nenhum.

  102. Só para lembrar: Quanto tempo o Estado de São Paulo está sob o comando do PSDB? Veja quanto São Paulo cresceu? É o menor crescimento proporcional do país! Dá uma olhada na segurança pública de São Paulo: Veja quem era o corregedor no seu governo? Veja a violência como a polícia de São Paulo agia contra a população que só veio a tona agora porque o Serra saiu do Governo…Vja a demissão do secretário de educação de São Paulo que expôs a face aguda da educação? Os programas um a um foram tirados. Veja o setor público: onde os servidores públicos ganham menos? São Paulo e Minas Gerais: Por coincidência governos do PSDB. Pergunte quanto ganha um delegado em São Paulo e quanto ganha um em Goiás? Compare um a um as carreiras do setor público e veja quanto pagam estes dois estados. E as privatizações? A do Banespa está sendo questionada na Justiça: A acusação é que o Santander pagou preço de banana pelo banco. E a estatal de energia de São Paulo vendida? Veja quanto valem suas ações hoje? Para onde vai o dinheiro dessas privatizações? Serra é desagregador e autoritário, como dizem seus próprios correligionários, e isso será o seu fim…

    1. Pô, James, informação é quase tudo mesmo, hein? Só quero acrescentar: o pedágio mais caro do mundo, tirando EUA, Japão e Inglaterra e a contaminação da água da torneira em aproximadamente 30 municípios servidos pela Sabesp, inclusive aqui onde moro.
      Um abraço.

  103. Eu sou tucano e vou aproveitar para fazer uma auto-crítica: eu sou pró PSDB, mas sei que o PSDB também se beneficia dos mensalões, tanto é verdade que não moveu um dedo para mudar a legislação, já que também se beneficia. E para ser bem sincero, quem criou o mensalão foi o PSDB de Minas Gerais em 1998, quando Eduardo Azeredo utilizou esse sistema.

    1. Se existe um Deus podero no ceu vai fazer Dilma Presidente.porque serra é o retrocesso para o brasil são paulo é um verdadeira ditadura, que o diga o secretario da educação…São Paulo esta a 16 anos nessa ditaduro os ricos enganan os eleitores sem ideolugia politica, e ficam sendo engados pela buguesia facista que so querem se locupletarem. Povo de São Paulo vamos mudar o nosso estado Marcadante Governado… Adues Serra Aecio Tasso Arthur Virgilio Bonhauser Cesar ladrão maia e seu filho Rodrigo

  104. A midia paulistana pensa que manipulando os nordestino de Sao Paulo tambem vai manipular os nordestinos do nordeste… Tem uma trupe de jornalistas comprados pela propaganda paulistana, que resume ao Basil a uma pequena oligarquia PSDBista que a anos controlam Sao Paulo… So tenho a comemorar o crescimento de Dilma… Vitoria nao se compra se conquista…

    1. Luciano os SUDESTINOS nunca manipularam a ninguém, eles sim que são uns manipulados.

      Atente para a palavra, eu disse SUDESTINOS, comigo acabou essa história de SUDESTINOS NOS CLASSIFICAREM COMO UMA REGIÃO E NÓS OS REFERIRMOS COMO ESTADO, AGORA SERÁ DENOMINADO POR REGIÃO, ENGLOBA TODOS. SUDESTINOS E NORDESTINOS, SULINOS E NORTINOS E CENTROESTINOS, Isso mesmo, SULINOS É O SUFIXO CORRETO PARA QUE NASCE NA REGIÃO SUL, E NÃO SULISTAS COMO PENSAVAM OS SULINOS.

  105. Não durou muito a farça do Data Folha, tentando mostrar uma superioridade do Serra que não condizia com a verdade, aliás, é sempre assim que agem os pró PSDB, quando começou a aparecer “o rabinho” do PSDB no mensalão, aí eles pararam de investigar e encerraram a CPI´.

  106. Só para lembrar: Você que está em algum outro Estado da Federação: Você acha que a dobradinha São Paulo-Minas vai fazer com que os recursos do país sejam distribuídos pelos outros estados como foram no governo Lula, onde verbas nunca chegaram antes? Você acha que o poder econômico de São Paulo e Minas está interessado no resto da nação? Veja qual a melhor alternativa para o seu Estado e medite se vai chegar algum projeto para ele se o Serra (São Paulo) ganhar.

  107. Amigos, não adianta discutir com tucanos, pois para eles, o Brasil é melhor quando se pode pagar 500,00 para uma empregada doméstica nordestina trabalhar de 2a. a domingo e 500,00 para o porteiro afro-brasileiro, mas isso já começou a mudar. É isso que eles querem manter. A classe média brasileira (nem todos é claro) morre de medo de não ter mais empregada doméstica e ter que começar a limpar a própria casa.

  108. Esse ano tudo vai dar certo. É ano em que o tricolor mais querido do mundo vai ser tetra da Libertadores e do mundial Interclubes, a Dilma vai ser eleita presidente e ter maioria no Congresso e São Paulo vai ser governado pelo Aloisio Mercadante. Avante Brasil.

  109. Julio,

    É verdade cara, já perdi 2 empregadas no período de 2 meses porque arrumaram emprego em indústria para ganhar mais. Eu acho isso ótimo, pois o Brasil melhora e quem quer empregado tem que pagar mais.

  110. O problema do Serra é não falar a linguagem do povo. O povo não sabe o que é patrimonialismo, o povo entende o que Lula fala. Aí a grande diferença. Quando a identificação for mais cristalina aí o resultado vai ser outro. Os tucanos começam a ficarem perdidos. O resultado do confiável Data deixou o Roberto Freire mudo.

  111. SEM DÚVIDA QUE A DILMA VENCE O SERRA NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.
    SERRA PASSA POR DEMOCRÁTICO, MAS LEMBRA POLÍTICO DE DIREITA DA ÉPOCA DO REGIME MILITAR, O ANTIGO PARTIDO DA ARENA, PELAS ATITUDES QUE SEMPRE TOMOU…ASSIM É O SERRA: INFLEXÍVEL, AUTORITÁRIO, ARROGANTE E MANIPULADOR E QUE TEM COMO PRINCIPAIS “OBRAS”: A FESTA DOS PEDÁGIOS E A DESTRUIÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO.
    LULA É O PRESENTE, DILMA É O FUTURO E SERRA…QUE FIQUE NO PASSADO!!

  112. VIVA O SOCIALISMO !!!!!!
    VIVA LUIS CARLOS PRESTES, OLGA , GUEVARA , LULA ,DILMA !!!!!
    DESTRIBUIÇÃO DE RENDA PARA O POVO!!!!!
    VIVA A INTERNACINAL COMUNISTA!!!!!

  113. Jovanio,

    Eu sou aqui do interior da Paraiba e tenho amigos no Ceará, em Natal e na Bahia. Investimento aqui só chegou depois do Lula. Tenho um amigo que é assessor do tucanato que disse que a filosofia deles é investir onde eles acham que o dinheiro vai ser melhor aproveitado e que o Nordeste e o Norte não faz parte dos planos.

  114. Estou incluso naquele pequeno número de indecisos. Mas pelo amor de DEUS, o Plano Real não é obra do PSDB como muita gente acha. Os autores do plano são os economistas e banqueiros Pércio Arida e André Lara Rezende. O papel do FHC foi como de um Ofice Boy, levou o Plano para o Itamar Franco (PMDB) assinar. O sucesso do plano deve-se a toda sociedade brasileira que concordou com taxas absurdas da SELIC, do Imposto Compulsório do Bancos e com a entrada dos produtos chineses que quase aniquilaram com a indústria nacional.
    Gente, informem-se antes de escrever o que não sabem.

  115. A midia paulistana pensa que manipulando os nordestino de Sao Paulo tambem vao manipular os outros nordestinos… Tem uma trupe de jornalistas comprados pela propaganda paulistana, que resume ao Basil a uma pequena oligarquia PSDBista que a anos controlam Sao Paulo… So tenho a comemorar o crescimento de Dilma… Vitoria nao se compra se conquista…

  116. A verdade é que não queremos o PSDB de volta,não podemos voltar ao passado sombrio de FHC,não adianta o Serra dizer que vai fazer tudo diferente.Olhamos p/ a craição de emprego,divida externa,exportação,crescimento da industria automobilisca(vendas).E muitas outras coisas no país.
    Então temos que dizer DILMA NELES………….PSDB NÃOOO!!!!!

  117. Caro Sr Ricardo , me admiro que não tenha notado que a bolha economica está sendo esvaziada , a desculpa para subir os juros que não pagamos e sim o governo paga e aumenta a inflação , pois consumo só aum,enta inflação na cabeça de econimista,pois com o aumento das vendas se pga mais impostos e aumenta a receita do governo , diminui a receita aumenta a inflação ,isto era quando a anos atras se estudava e era simples assim, mais como todos mudam nós passamos a ser analfabetos e as pesquisas só procuram as classes mais baixas para fazer pesquisa ,es o milagre da alta , um governo que simplesmente seguiu o modelo de FHC , que pegou uma ducha que seu Sarney deixou com uma inflação galopante e que ninguém comenta , que passou para esta tal de LULA a economia mais ou menos controlada , e agora vem dizer que é o melhor em que se passou 08 anos viajando e deixando o governo na mão de não se sabe quem .Diversas Leis foram feitas mais as regulações não por falta de tempo deste tal de LULA não ter tempo para assinar ou desculpas foram feitas .PESSIMO GOVERNO PRECISA MUDAR , ou teremos um perigo de uma ditadura tipo aquele ditador HUGO CHAVES, grande companheiro do daqui.

  118. O que determinou o crescimento de DILMA na pesquisa DATA FOLHA , enganam-se os que pensam que foi o LULA ou o programa de televisão, a realidade é que a juiza federal ,que determinou que qualquer pesquisa deverá ser auditada pela POLÍCIA FEDERAL em caso de suspeita de fraude é que causou o estrago definitivo na campanha do SERRA.

    Esperem e verão como a fraude da pesquisa do GLOBOBOPE (IBOPE) vai vir bonitinha também.

    E vamos convir o data folha colocou o empate porque inflou a MARINA para 12% , tirando no mínimo 3 pontos da DILMA. na real está DILMA 40%x37% zé alagâo .

    Bye, Bye serrágio até nunca mais .

    RICHARD PEREIRA

    .

  119. Não podemos confundir lula, com dilma, são pessoas totalmente diferentes, mas uma coisa é certa, esta sra. não tem passado, ela é nervosa, ela não tem 5% da poparidade de lula, e uma coisa certa, a história tem demonstrado que não é bom ter um partido no poder por muito tempo, acreditamos que o fhc, ficou 8 anos lula, 8 anos, o diabo é que não temos opção. Vai ser uma campanha de comparações é triste ver isto, o que deveríamos ver e projeots, plataforma, a população apoia lula, não a dilma, é bom ver algumas das promessas do nosso rei. Onde ficou reforma política, trabalhista,previdencia, sindical, agrária e entre outra a qual julgo tão ou mais importante a reforma tributária. Os amigos da corte, afirmaram outro dia que lula não pode fazer tudo e o que é tudo!! Na verdade apesar da democracia em nosso país, ainda vivemos o bipartidarismo, que torçam a cara quem quiser.

    1. ¨história tem demonstrado que não é bom ter um partido no poder por muito tempo. ¨ A história só tem demonstrado isso quando o governo não presta. Sendo bom, portanto, popular, pode ficar até uma eternidade. E sendo maravilhoso como o do Lula, até uma eternidade é pouco.

  120. Povo do Brasil,

    Não gosto do PT, apesar de não ter nada contra a Dilma, mas não façam a besteira de eleger José Serra. A Segurança em São Paulo está às moscas (na semana passada assaltaram uma mulher dentro da Delegacia e a polícia não fez nada), a educação está nos piores níveis (aqui existe uma tal de progressão continuada que aprova mesmo sem saber escrever), as estradas que o governo do Serra tanto faz propaganda são privatizadas (aquelas que não foram estão caindo aos pedaços. POR FAVOR NÃO ELEJAM SERRA. EU GOSTAVA MUITO DO FERNANDO HENRIQUE, MAS O SERRA É UMA FARÇA IGUAL AO COLLOR.

    1. Um cara que briga com todo mundo nunca seria um bom presidente, além de tudo de ruim que ele fez em são paulo como vc acabou de dizer.

  121. VOTAR EM DILMA É MUITO BOM ISSO SIGNIFICA SER:ANTI-SERRA, ANTI-PSDB, ANTI-PRIVATIZAÇÃO.

    QUEM QUER TENTAR PRESTAR CONCURSO PÚBLICO
    ESQUEÇA O PSDB.VOCÊS NÃO LEMBRAM QUE ELES
    TETARAM VENDER O BRASIL…………….

    IRMAÕS, VAMOS À LUTAE JAMAS PERMITAMOS QUE ESSA RATAZANA VOTEM AO PODER!!!!!!!!

  122. QUL VANTAGEM DO BRSIL REGREDIR COM SERRAELETRICA? CRMB O BURRO VOLT NESSE SERRA, O CARA É REPREENTANTE DO ATRASO REPRESENTA FHC QUE DEIXOU O BRASIL AFUNDADO. DHA-LHE DILMA!!!!!!!

  123. Por que cortaram o meu comentário sobre a eleição? Será do mesmo modo como fez o Peron+Isabelita na Argentina. Ou seja, sr.Luis será presidente até morrer.

  124. VAZ TEMPO QUE EU VENHO FALANDO QUE A DILMA VAI GANHAR A ELEIÇÃO NO PRIMEIRO TURNO, PORQUE O POVO NÃO É BOBO,ATÉ AQUI EM SÃO PAULO A DILMA JÁ ESTA VIRANDO EM CIMA DO SERROTE

  125. RK escreveu: Atacou duramente o PT e até colocou em dúvida a existência de Deus: “Se aquele que era o guardião da moral, da ética, do antipatrimonialismo toma outro rumo, o rumo oposto, para muita gente Deus morreu”

    Caramba que forçada de interpretação hein Ricardo? A critica se refere a Lula e o PT, a frase “para muito gente Deus morreu” reforça a critica ao Lula e ao PT, o que faz até crê que Deus morreu e ou não toma atitude com a atitude do PT e Lula…

    Além disso é forçar o texto a dizer o que você quer que ele não disse…

  126. Amanhã será um novo dia, cheio de alegria … ch eio de vitória.. embora saibamos, do deusniho ele é necessário à transformação….à Dilma virá e nós estaremos juntos da transformação e o Brasil enfrentará toda a distenção, com fogo! glóriA E PODER… E ASSIM SERÁ!!!!!!!!!

  127. São mesmo inegáveis as realizações do governo Lula, pouco é verdade diante do caos e da pobreza que assola o país. Infelizmente ainda não somos verdadeiramente iguais diante da lei, talvez pelo simples fato de haver muitas pessoas, entidades, e correntes politicas que não a cumpre.
    Espero que nosso próximo presidente continue fazendo o que deve ser feito em favor de todos os que necessitam, e que queira fazer mais e que tenha coragem para fazer, passando por cima, se for preciso, de interesses escusos de quem quer que os tenha.

  128. Lula tem uma inteligencia temporal, o que ele escuta repete prontamente de forma super pessoal, atingindo 80% da camada social a qual pertence, ora, se Lula quisesse indicar para o Governo Federal uma mulher sabiamente deveria te-lo feito para a dona MARINA SILVA, sem nenhum passado conturbado e o presente límpido….

  129. Lula mudou tudo e trouxe progresso e emprego.

    Serra é o sucessor de Ferenando Henrique.

    Comparações:

    Construção Naval:
    Fernando Henrique quebrou a industria naval colocando encomendas no exterior. Todos os trabalhadores ficaram desempregados.
    O Lula colocou encomendas nos estaleiros e hoje emprega muita gente.

    Bancos:
    Com FHC e Serra, o pobre não entrava em bancos, porque não tinha conta em bancos. Hoje os pobres são disputados e a Caixa e o Banco do Brasil aceitam eles e os demais bancos imitaram.
    Com FHC e Serra pobre não tinha cartão de crédito. Hoje com Lula os pobres não tem só um, mas muito mais de um cartão de crédito.
    Empréstimos a mesma coisa.

    Privatização:
    O FHC não privatizou, ele entregou as nossas estatais a troco de banana. Era para pagar a dívida? Não pagou nada e a dívida externa cresceu mais ainda. Mais desemprego!

    Energia:
    Prejudicou a Petrobrás e se Lula não ganha hoje ela pertenceria totalmente aos gringos. Além de tudo eles não tinham sorte e na época deles o Brasil não descobriu um litro de petróleo o Brasil era importador. O Lula, ao contrário, tem sorte e o Brasil tornou-se auto-suficiente em petróleo e em matéria de energia ele agregou mais outras fontes. O próalcool era falido. Hoje somos os maiores em etanol. E o Bio combustível? do zero hoje somos os primeiros no mundo. Energia Eólica: Fui ao Nordeste e fiquei pasmo com tantos moinhos gerando energia! E a energia que mais temos em abundância estava fadada a morrer. Eles deram uma facada pra matar mesmo na energia hidráulica. Salve Lula que teve coragem e peito para dar um basta e vejam Belo Monte e outras. È obra pra tudo que é lado no campo da energia, inclusive na Energia Nuclear que estava com equipamentos enferrujando e hoje segue em complementação as demais fontes energéticas. Com eles o apagão e com Lula luz!

    Educação:
    Cursos Técnicos, Universidades de montão em vários locais do Brasil e facilitou aos mais humildes ingressarem em cursos superiores.

    Concurso Público:
    Na época deles não houve um sequer. Com Lula vários concursos e em todas as áreas. Eles só tercerizavam e na terceirização só entra apadrinhados.

    Dim Dim!!!
    Dívida externa monstruosa e o FMI fazia de nós bonecos de fandango. A gora o FMI é boneco na nossa mão!

    Política Externa:
    Eles eram entreguistas e se subjulgavam aos gringos. Lula dá um passeio e até faz acordo que deixam as potências impotentes, porque eles não querem negociar e sim colonizar!
    Lula é um caixeiro viajante e vende pra todos. Eles só vendiam para os Estados Unidos e para Europa. O Lula acertou porque hoje esses estão quebrando e temos outras alternativas comerciais.

    Investimentos:
    E os investimentos em infra-estrutura?
    São muitos atualmente quando na época deles era nenhum! Olha o PAC aí minha gente!!!!
    Não dá pra voltar.
    Dilma pra presidente!!!!!!!!!!!

  130. Gostei muito da alegria do colega Armando, também concordo em ´número genero e grau, que vem ai Tricolor Paulista campeão da Libertadores da Amárica, DILMA presidenta, da Repúbilca e Mercadante Governador.
    um abraço
    Hamilton Clemente
    São Mateus – São Paulo

  131. ( vinhetinha )…

    Balaio meu bom Balaio
    Balaio carrega o que ?
    Uns malas reacionários
    E a turma quente do PTêêêêê

    ( errres vibrantes )…RRRRRRRÁDIO BALAIO…UMA RRRRRRÁDIO DOS K. ..AIOS…

    ZYW 13…RÁDIO BALAIO…131313 Mhz…falando pro Brasil e para o muuuundo !!!

    …Agora há pouco ( parodiando o casal mumificado da Globo ) recebemos informações de nossos correspondentes lá em Jeremoabo, sertão da Bahia, nos comunicando que seu Manoel Galdino, fanático eleitor de DILMA, quase morre de alegria ao saber que o Sabugo Liso, Zé Serra, despencou de vez nas pesquisas, até seu fiel companheiro o cachorrinho Tétéu, estranhou a vibração do véi Mané quando gritou pra sua velha companheira: LULA É O MAIÓ, NÉ NÃO ZEFA ???

  132. Nós temos uma saída, Cumbica e entregar este país de vez para o MST, para o Hugo Chaves, para o Evo Morales e para a corja dirigida pelo Zé Dirceu. Cada povo tem a porcaria de político que merece, um povo sem memória e sem educação vai votar numa guerrilheira que irá na primeira oportunidade transformar isto aqui numa imensa Cuba. Parabéns petralhas?!

  133. Falaram aqui onde servidor ganha menos, rio e minas, que piada, e o rio de Cabral de LULA?

    E servidor tem mais é que ganhar pouco, faz nada.
    PRF faz o que nas estradas para ganhar 7.000,00 reais?
    Multar carro e levar algum de carretas das Casa Bahia e Ponto Frio!
    Divida de 64% é um exemplo de ótima administração do mal governo Lula!

  134. Agora que eu li sobre o blogueiro “Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no governo Luiz Inácio Lula da Silva, no período 2003-2004.”

    Explicado!

  135. Não podemos reviver a era das privatizações, a retomada do pensamento neoliberal falido e o estado mínimo que é o que reprenta hoje o PSDB. O Brasil já evoluiu, avante Dilma!

  136. Eu sempre acreditei que o crescimento da Dilma nas pesquisas era uma questão de tempo. Esse crescimento agora em todas as pesquisas veio comprovar o meu otimismo. A vitório é só esperar, para desepero da mídia elitista brasileira. Eu quero ver se a Globo vai deixar de divulgar esse resultado.

  137. E fevereiro escrevi aqui que caso chegasse em junho empatado com Dilma, o Serra daria um jeito de sequer sair candidato. Caminhamos pra isso.
    Por quê? Ora, ele não é tonto a ponto de achar que ganha uma eleição em que o candidato do Lula, já a essa altura dos fatos, encontra-se em progressivo crescimento e não podendo bater no Lula, por prudencia, nem na Dilma, por essa não ter o desgaste de um governo decadente, como foi o caso do FHC, em 2002.
    Não me surpreenderia se amanhã o Serra já estiver a procura de mais um “Geraldo” para tomar mais uma surra eleitoral. Como em 2006.

  138. Boa noite meu Brasil!!!!!!!!!!
    Brasileiros e Brasileiras, pelo amor de Deus, não votem no PSDB/SERRA, sei que Dilma não vai ser a salvadora da Pátria, é verdade, porém, a pior desgraça do povo brasileiro será eleger alguém como SERRA-PSDB; pra quem não sabe São Paulo uns 20 anos ou mais na mão deles e é só caos na segurança, na educação, no transporte, na saúde e tudo mais; pensem bem, não vamos dar change para eles.

  139. graças a Deus essa eleição vai sepultar a carreira política desse Serra…………..sempre disse que não haverá segundo turno……..quem duvida?

  140. Um torneiro mecânico sem instrução, mas que sabe falar a língua dos banqueiros e empresários tanto quanto a dos mais necessitados não podia ser impopular. Empresários que não apoiarem Dilma nessa eleição são perfeitos idiotas, eles nunca tiveram tantos lucros quanto nos últimos 8 anos. Agora, deve ser duro para os PHD’s do PSDB, DEM etc, vão combater o quê no governo Lula? Corrupção? Tenham a santa paciência. Voto de oposição atualmente é puro preconceito.

  141. sou do NE, e o maior erro de Serra( é )ou será, bater em Lula, situação dificil esta pois se bater,aqui já estamos quase em 94% LULA ,vamos ficar zangados e talvez aumente aida mais, se afagar vamos gostar,e mostrar a um ou outro indeciso, que até o Serra seria voto para Lula … isso nos dá uma felicidade de saber que mais uma vez o povo,a economia, a estabilidade pode vencer.

  142. O resultado da pesquisa reflete o que Erc Robsbawn disse na 1º Festa Literaria em Paraty, depois do Lula, nunca mais o povo brasileiro ira votar como antes. O povo sabe que a politica, dependendo de quem nós elegemos, ajuda ou atrapalha a vida das pessoas. Nunca na hinstoria banqueiro ganhou tanto dinheiro, a pobreza diminuiu, de devedo, viramos credor, temos copa do mundo aqui, olimpiadas e tudo. O projeto de país precisa ser garantido. Dilma Presidente! UFA!

  143. TEM QUE FALAR PRO SERRA QUE, QUEM MUDOU NÃO FOI ELE, QUEM MUDOU FOI O POVO, E ELE PODE VIR PINTADINHO DE OURO QUE NINGUÉM ACREDITA NO DISCURSO DELE. FHC ACABOU COM O PSDB, ASSIM COMO OS DESONESTOS ACABARAM COM O PFL.
    NO PRIMEIRO TURNO É POUCO PARA QUEM DUVIDA DO POVO.

  144. Não vou comentar sobre o resultado da pesquisa,absolutamente normal, mas sim,a sujestão do amigo Everaldo sobre as cores que a futura Presidente do BRASIL deverar adotar em suas vestimentas.
    Uma vez mais,o VAMPIRO vai amargar uma derrota para o bem de toda a população brasileira e avanço ainda mais do nosso País.DALHE DILMA.

  145. Qualquer ser humano que tenha mais que dois neurônios sabe ver a safadeza que está acontecendo nesse governo do Lula. A Dilma, outra idiota, pau-mandado que está repetindo o que assessores bem preparados estão falando no ouvido dela. E assim Lula continuará por trás governando, se é que dar cesta básica e auxílio financeiro ao Nordeste inteiro é governar. Esse povo do Nordeste tem é que começar a trabalhar. Querem ficar embaixo do coqueiro esperando a comida cair na cabeça. E o Lula dando a comida. Quem sabe Deus olha pelo Brasil e coloca o Serra pra arrumar tudo isso. Misericórdia! A Dilma é completamente goiaba! E o povo que vota nela também!

  146. Fico impressionado como o PT consegue enrolar nosso povo. No passado criticaram os rumos de nossa economia e depois continuaram na mesma empreitada. Ninguém está vendo nossa dívida pública aumentando. Em 2011 ou 2012 teremos déficit fiscal assustador, mesmo com tantos impostos que pagamos.

  147. Me desculpe Mr. Kotscho, mas no Nordeste, seja no sertão ou seja nas cidades todos sabem quem é a Dilma e quando são as eleições. Não preciso entrar em detalhes. Até mesmo Mr. Kotscho não acredita no contrário, já que o Nordestino jamais declara seu verdadeiro voto, sendo nisto mais mineiro que o próprio mineiro. Essa é a grande realidade. Analfabetos políticos existem sim, mas nas grandes cidades do Sul, no qual vivem milhares de eleitores alienados massacrados pela grande máquina urbana. Política no Nordeste seja no sertão, interior ou capitais está no sangue do Nordestino mais analfabeto das letras, mas não da política.

  148. Eu moro em são paulo, graças a Deus o estado ficou na mão do PSDB durante esses anos, só sendo cego para não ver o trabalho feito pelo governo do SERRA. O Lula é só conversa. blasblabla, marionete do pt. TUDO o q ele fez de bom foi manter o que FHC deixou, O Brasil é o maior país da América Latina e pq é o que crece menos????
    Pq o governo do Lula é insuficiente, incopetente para o tamanho do Brsil. SERRA VAI GANHAR!!!

  149. Infelizmente a falta de formação da população brasileira está levando o país a um terceiro mandato do PT. As pessoas apenas assistem a programas de segunda linha, a noticiários de violência ou de diversão. Se o país tivesse um pouco mais de cultura e as pessoas se informassem com veículos de primeira linha como IG, Folha de S.Paulo, Veja, Estadão, veriam toda a corrupção que ocorreu e continuará ocorrendo no governo Lula. E que apesar de ser impopular, o Serra é trabalhador, fez muitos projetos bons em SP e no País. Quem fez o melhor atendimento HIV no Mundo? Quem baniu o cigarro? Quem fez os genéricos? Quem está investindo 23 bilhões no metrô de SP? A Dilma infelizmente será um brinquedo do PT, que nada fez pelo país até agora, somente fumaça.

  150. São Paulo e Minas Gerais serão os fieis da balança destas eleições e nós, paulistas e mineiros, não permitiremos mais uma temporada de aloprados,mensaleiros,Hugo Chaves.mentiras e tudo o que de pior aconteceu nestes últimos 8 anos de descalabro e aparelhamento no Brasil,

    ào

  151. já pensou alguém vender corda em casa de enforcado?
    é o que o Serra quer! andem pelo Brasil e verifiquem o pensamento popular em relação ao candidato Serra! ele até é um bom candidato, mas, com um cabo eleitoral como o Lula, voto até no poste que ele mandar. Vai dá Dilma no primeiro turno.

  152. Achei esse blog bastante tendencioso (pra Petista, claro) pois duas coisas que achei absurdas foi citar a Vox e a Sensus como uma fontes confiáveis, sendo que foi COMPROVADO problemas de métodos e irregularidades. Quanto ao comentário sem fundamento “já que não se deve mencionar FHC” isso não procede. FHC é o PAI do sucesso de Lula, ele é motivo de orgulho para o PSDB e nunca o escondemos, como alguns petistas falam. FHC está em todos os grande eventos, sempre bastante aplaudido e apoiando o candidato José Serra. SERRA NELES. Eu acredito na mudança para melhor desse país, com a SAÍDA dos petralhas que estão hoje no comando.

  153. Concordo com muita gente que o Serra não é lá muito simpático. Mas pra que um presidente simpático como o Lula que faz política às custas dos pobres? A população esclarecida sabe que estados ricos do sul sustentam o Nordeste e que o Lula se aproveita desta massa pobre para continuar se elegendo, lógico, porque quem vai continuar comandando será ele. Será que as pessoas não enxergam que São Paulo é um estado diferenciado, rico, com progresso e que quem tem cuidado deste estado é o PSDB, gostem ou não do Serra? FHC é e foi maravilhoso. Serra é cria dele. Espero sinceramente que o Serra ganhe desta vez pra colocar em ordem o país, como tem feito com o Estado de SP. Não entendo elogiarem o Estado de São Paulo e não votarem no PSDB e no Serra para dirigir o país! As pessoas não são nada razoáveis. Mais Educação e Cultura Brasil!!! Vamos dar uma chance ao Serra na Presidência. O PT já estará no terceiro mandato e a pobreza do país continua!

  154. Esta foi a melhor notícia do ano. Meu Flamengo perdeu o Carioca e foi desclassificado na libertadores mas, sabia que uma coisa muito boa ainda iria acontecer. Dilma, nós te amamos. Vamos a Vitória.

  155. MEUS QUERIDOS BRASILEIROS SEM COMENTÁRIOS PARA OS RESULTADOS DA PESQUISA. O POVO BRASILEIRO É IDIDIOTA DEMAIS. ACHAR QUE O LULA E A DILMA SÃO SALVADORES DO PAÍS. SANTA PACIÊNCIA!!!!!

    1. Não queira matar coisas tão antigas quando a terra, como o ditado que diz que a voz do povo é a voz de Deus. Antes de tudo é hora de resignação ante mais uma derrota já definida.

  156. O PT e o petismo nasceram (ou apenas mentia demagogicamente, como costumava fazer Ademar de Barros e tantos outros de tristes exemplos, que quase acabaram com o Brasil e com os brasileiros???) em berço ético, e na mais simpática seriedade. Mas hoje estão e ficarão bem piores que sarney, acm, ademar, maluf e outros iguais: cuecões, mensalões….msts (sem terra, sem teto e SEM QUALQUER BOM SENSO, SEM QUALQUERQUALIFICAÇÃO EDUCACIONAL). O LULUSSIMO-PETISMO PRATICAM AS MESMAS POLITIQUEIRICES DIS TIRANOS, DEMAGOGOS, MAQUIAVÉLICOS, DITADORESZINHOS MENTIROSOS E DECEPADORES DE TODAS AS LIBERDADES E DIGNIDADES. ENGANAM AOS BOBOS COM BOLSITAS-FAMILIARES, QUE FACILITAM A PREGUIÇA A BURRICE , A VIOLÊNCIA, A INSENSATEZ E A DESONESTIDADE. MAS AS PIORES DAS PIORES AÇÕES E ATITUDES SÃO OS DESCONTROLES E DESCALABROS ABISMAIS QUE O LULISMO E O PETISMO ESTÃO FAZENDO COM OS DINHEIROS PÚBLICOS. O LULISMO SÓ TEM AUTORIDADE E RIGOR PARA REPRIMIR, DESCONSTITUIR E DESESTRUTURAR A MÍDIA E OS REPÓRTERES QUE DIZEM A VERDADE. NÃO AS TEM PARA REPRIMIR AS ATITUDES DESEMBESTADAS DOS SARNEYS; PARA REPRIMIR A VIOLÊNCIA , A ROUBALHEIRA POLÍTICA, ETC.
    NÓS PRECISAMO DE MUITO BOM SENSO, MUITO RESPEITO, MUITA DIGNIDADE, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DIREITO-JUSTIÇA; MUITO RIGOR NAS CONTAS PÚBLICAS; MUITA AUTORIDADE NO CONTROLE DA VIOLÊNCIA; MUITA QUALIFICAÇÃO E PROGRESSO NA EDUCAÇÃO, NA SEGURANÇA PUBLICA, NA ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR. LULA TEVE TUDO PARA SER O MAIS HONESTO, AUSTERO, DIGNO E RESPONSÁVEL GOVERNO. MAS FACILMENTE SÓ SE DEIXOU LEVAR PELOS DOCES EMBALOS IMAGINÁRIOS DO SONHO DE SER ” O DEUS BRASILEIRO DE GARANHUNS”

    1. Pelo que sei, esquerda nunca se comprometeu que iria morrer de fome, mesmo tempo oportunidade de ganhar algum por fora quando estivesse no poder, mas apenas em não inventar novos meios de roubar do dinheiro público.

    2. VOCÊ AJUDOU O CONSEGUIR TODAS ESTAS UTOPIAS EM SETE ANOS? E O QUE FOI CONSEGUIDO NÃO TEM NENHUM VALOR? SOMENTE O SEU DESEJO DE SER O DEUS LÚDICO DAS LETRAS, TALVEZ VOCÊ DÊ AULAS NA UNIVERSIDADE DE GARANHUNS E SE TORNE O TAL DEUS INVOCADO.

  157. Fico imaginando o Sr. kotcho ” PSDB Rôxo” tendo que engolir essa situação! E o Fernadinho hein! vai perder mais uma chance de privatizar os patrimônios da nossa nação. Quando vejo líderes mundiais parando para ouvir o que o COMPANHEIRO LULA tem pra falar meu coração só falta explodir de tanto orgulho. Ao passo que me dá nôjo quando lembro do Fernandinho estendendo um tapete vermelho para o presidente dos USA e engraxando seus sapatos.
    Nunca mais mais seremos colônia dos Estados Unidos e de nehum outro País. Sinto muito Sr. Kotscho, serrinhas e fernandinhos da vida, nós teremos mais oito anos de diminuição da desigualdade social. Bem-vinda Presidente DILMA!!!

    1. A conversa do caríssimo sr. Nivaldo é de um cara típico do PT, cabelos compridos, barba por fazer, calça rancheira (jeans), algum grau alto de escolaridade (tipo USP, doutorado ou coisa que o valha) e vidrado em sociologia. É o tipo que diz querer salvar os pobres, como diz o PT há tempos, mas na verdade quer chegar ao poder pra passear em Nova York, ter carro blindado e comer lagosta como a Martaxa Suplicy, morando num bairro chique.Graças a Deus nós do PSDB fazemos tudo isso às custas do nosso próprio esforço, do nosso próprio trabalho. E não às custas da política da pobreza, como os intelectualóides do PT. Vamos aguardar o fim do jogo. A sorte do Lula já está começando a acabar. Vejam que ele acabou de ser atropelado e massacrado pela Hilary e por 5 grandes potências, em sua tentativa marketeira de convencer o Iran – aliás, seu presidente amigo de lutas armadas – a abandonar suas políticas de enriquecimento de urânio. E os intelectualóides do PT achando que este Presidente fez uma grande coisa. Meu Deus! Como são ingênuos. E a campanha eleitoral nem começou. Vamos ver a tal DILMA falando bobagens na TV. Os assessores vão estar por perto o tempo todo, mas ela com certeza vai começar a dar ratas. Como li num jornal esta semana, ela acorda católica, a tarde é protestante, a noite é budista e na madrugada umbandista. Como ninguém percebe o jogo que esta senhora está fazendo? Como a massa pobre se deixar levar pelos intelectualóides do PT? Como é fácil convencer essa população sofrida fazendo personagem e se dizendo amiginhos dos mais pobres. Enfim, muita água ainda vai rolar neste riacho antes do dia das votações. Ainda se o Aécio decidir ser vice, não terá pra nenhum petista. Já não se esbaldaram do bom e do melhor e se divertiram no poder? Pelo menos o Lula e sua comitiva tiveram, pela primeira vez na vida, a oportunidade de conhecer o exterior. Ele poderia se candidatar a alguma coisa no Iran né? Tem mais a cara dele.

  158. nos governos anteriores, nós pagavamos contas e nunca tinha nada.
    hoje nós pagamos contas mais temos casas, carros zero, nós passeamos nas ferias, os meus filhos estão fazendo faculdades, etc. etc.e etc…
    vamos pra frente Dilma!!!!!!!!

  159. Na verdade, quem elege o candidato, somos nós. MAS quem escolhe é DEUS. Por isso, podem até tentar querer nos enganar mais a DEUS ninguém engana. O que queremos é ver o que tem acontecido neste pais; a economia melhorando, a educação, o salario, aquisição de moradia, a saúde, os tranportes, etc;. Pois neste governo ouve uma grande evolução, para alguns não é nada, mas temos visto com os proprios olhos as grdes mudanças. Não sou petista. Mas o meu voto é da Dilma. Meus parabéns Sr. Pres. LULA. Pois nos proximos anos o seu nome soará muito forte. Desde já, deixarei uma palavra que à glória é do SENHOR DEUS, e ELE não dará a outrem. Pois Ele te deu capacidade para dirigir está nação juntamente com os seus ministros. DEUS TI ABENÇÕE!Candidata Dilma Russef peça a direção de Deus e Ele te colocará em evidencia.

    1. A palavra de Deus diz que dele é a glória,ele não dará a outrem,que nosso Deus todo poderoso continue a ter misericórdia de nós, que a representante do projeto Brasil para todos receba as benção de Deus.

  160. Caro Humberto,

    Lula também foi chamado de analfabeto e conseguiu chegar a ser Presidente do Brasil, e tem feito um bom governo. Não sei o que voce faz e como está sua vida, mas, com certeza, está muito melhor do que era antes do Plano Real e, eu posse lhe afirmar, se não tivesse insistido nas sugestões enviadas ao Palácio do Planalto, não terias a melhora de vida que tens agora.

    Foram dezoito anos de insistência, até que a economia brasileira atingisse maior idade, em que mostrou isso ao superar a forte crise internacional.

    Portanto, caro Humberto, não importo se voce faz uma pergunta se não sei ler, o importante é que tenho idéias, e que elas foram fundamentais para que o Brasil e os brasileiros, principalmente os mais pobres, tivessem melhores condições de vida.

    Não estou cobrando seu reconhecimento porque isso vem do coração e nem tampouco fiz por isso, o fato é que tudo que fiz, fi-lo por qui-lo.

    1. Atenção, pessoal… quem tiver uma camisa de força colarinho 42, envie para o Kotscho…

      Vamos deixar no jeito para o Benedito “Napoleão de Hospício” Lemes.

  161. É pra frente que se anda. Depois de Lula com certeza o Brasil nunca mais será o mesmo. Que essa onda positiva invada todos que ainda estavam receosos com a Dilma. Eu quero Dilma presidente!!!!

  162. Caro Kotscho, para mim aqui no interior da Paraiba, não é surpresa o crescimento da Dilma. Já o mes passado, com o histerismo do PSDB/DEM em relação às pesquisas do Sensus e do Vox Popoli, chegando a acionar a justiça na tentativa de desqualificar os institutos, simplesmente por que o data-folha estava inflacionando os números de Serra, mostra que essa coligação já sabia do crescimento da Dilma. Com a economia em alta e a popularidade de Lula, só uma catástrofe impedirá a eleição de Dilma. E não se enganem a direita, principalmente o Dem e o PPS irão tentar o terceiro turno nos tribunais. A direita no Brasil sempre foi e sempre será golpista. Já há juizes no TSE insinuando possíveis ações após as eleições. Então, não basta ganhar, tem que ganhar bem e estar atento às manobras golpista que serão tentadas.

  163. Não preciso nem comentar mais nada o povo já disse, um candidato que não tem o que acatr do governo atual, não tem outra saida, vai perder ainda falando bem do governo Lula, Dilma na cabeça.

  164. Gente: Cadê as viúvas do FHC que não apareceram com seus xingamentos aqui? Os ratos já abandonaram o barco mesmo antes dele afundar totalmente? E é esse tipo de gente covarde que queria tomar o poder no Brasil de novo. Certamente, se estivéssemos nas mãos deles estaríamos nos arrastando aos pés dos americanos e dando a maior força pra eles detonarem o Irã, como fizeram com o Iraque. Viva Lula e morte aos inimigos da pátria!!!!!

  165. Dilma será eleita a primeira mulher presidente (ou presidenta) do Brasil caso continue adorando o mesmo discurso atual, ou seja, o governo LULA.
    Por outro lado, Serra eleito presidente, deverá fazer um governo ainda maior que o do LULA, caso nao queira bater de frente com o mesmo LULA em 2014

  166. PARABÉNS AO ELEITOR BRASILEIRO,QUE CADA VEZ MAIS REVELA SEU GRAU DE MATURIDADE E INTELIGENCIA POLÍTICA,AO BUSCAR O BANIMENTO Á POLÍTICA NEOLIBERAL DO PSDB. O CRESCIMENTO DE DILMA NAS PESQUISAS, VEM CONFIRMAR O DESEJO,SOBRETUDO,DOS MAIS POBRES EM PODER TER UM GOVERNANTE QUE SAIBA UQE NESSE PAÍS EXISTEM MILHARES DE BRASILEIROS PASSANDO FOME, E QUE ESSE SACRO DIREITO FOI NEGADO AO NOSSO POVO A VIDA TODA POR ESSA CAMBADA DE POLÍTICOS CORRUPTOS E PERVERSOS DO DEM E DO PSDB.
    FIM,Á POLÍTICA NEOLIBERAL DE FHC,RESPALDADAD PELO SERRA E A CORRUPÇÃO MASCARADA E NEFASTA DOS DEMONIOS.

  167. Alô Povão das Periferias !!!
    Alô meu povo do Brasil de Dentro !!!
    Alô galera dos milhões com carteira assinada !!!
    Alô marginalizados e esquecidos pelos políticos de outrora e pelas elites dos “Galeguim do Zóio Azul” !!!
    Olha a nossa “Dilminha” já subindo a rampa aí gente !!!

    “…Estrela de luz, que me conduz, estrela que me faz sonhar…!!!”
    “…Estrela de luz, que me conduz, estrela que me faz sonhar…!!!”

    Alô Dona de Casa, Doméstica, Aposentado ( como eu ), Açougueiro, Alfaiate , Fotografo, Atendente, Secretária, Enfermeiro, Barbeiro Cabeleireiro, Manicure, Maquiador,, Jornaleiro, Lixeiro, Borracheiro, Contador, Contador de “Causo”, Escritor, Jornalista, Arquivista, Escriturário, Bancário, Vigia, Guarda Noturno, Policial, Soldado, Carpinteiro, Marceneiro, Costureira, Frentista, Mecânico, Torneiro, Funileiro, Bombeiro, Ferramenteiro, Serralheiro,Soldador, Mestre de Obra, Motorista, Carreteiro, Carreiro, Assessor, Assensorista, Trabalhador Rural, Leiteiro, Queijeiro, Criador de Galinha, Tocador de Boi, Tocador de Rabeca, Tocador de Pandeiro, Musico, Garçom. Cozinheiro, Balconista, , Office-Boy,, Moto-Boy, Carregador, Estivador, Catador de Papel, Demonstrador, Decorador, Pintor de Parede, Desenhista, Eletricista, Esteticista, Vendedor, Feirante, Ajudante, Servente, Pedreiro, Equilibrista, Professor…Artista……
    … Marreteiro, Taxista, Cobrador de “Buzum”, Sineiro, Inspetor de “Veínho”, Fumeiro ( quem sempre levou fumo !!!) Cachaceiro ( quem fabrica a cachaça pois quem bebe é “cachacista” ) , Degustador, Marreteiro, Ambulante, Modelo, Artesão, Rufião, Cafetão, Puta, Pesquisador do DataFolha, Adivinho, Pai de Santo, Benzedeira, Parteira…
    Enfim… TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL !!!
    ( menos padres, pastores, economistas, milicos e sociólogos que nunca fizeram e nada fazem para melhorar o Brasil )

    CHEGOU A HORA !!! A HORA É ESSA !!!

    e não é por essas “pesquisas” não !!! É pelas notícias que vem do front da ECONOMIA e pelo respeito e admiração lá fora alcançado pelo melhor Presidente que a nossa República já produziu !!!
    NADA E NINGUÉM PODE MAIS DO QUE LULA !!!
    Se UM programinha de televisão, UNZINHO SÓ como esse já fez o estrago que fez, imagine quando chegar a hora oficial em que Dilma e Lula aparecerem juntos todo santo dia com mais da metade do tempo na televisão e nas inserções de rádio e TV !!! Aí vai ser um MASSACRE !!!
    EU NÃO TENHO MAIS DÚVIDAS !!!
    É FATURA LIQUIDADA !!!

    Portanto tratemos de cuidar dos outros cinco votos dados na urna. Vamos eleger a maior bancada de Deputados Federais e Senadores petistas para que o Congresso tenha condições muito mais favoráveis de sustentabilidade para a PRESIDENTA DILMA do que teve até então para Lula !!! Tratemos de abarrotar as assembléias legislativas de Deputados Estaduais petistas para sustentarem as governabilifdades estaduais dos Governos tanto do PT quanto dos aliados !!!

    Kotscho…
    Amanhã cedo o Mecadante e a Marta estarão aqui na Zona Norte, na quadra da Rosas de Ouro – EU ESTAREI LÁ – e pelo que já senti da companheirada, com quem falo todo dia, o clima é de euforia !!! E quando a nossa militância está eufórica a ONDA VERMELHA é inevitável e imbatível !!!
    E desta vez tudo indica que não será “marolinha”, vai ser um TSUNAMI VERMELHO que vem do Oiapoque, que vem do Chuí, de Cabo Branco em Natal e de Rio Branco no Acre para desaguar em São Paulo e tirar de uma vez por todas o nosso Estado dos grilhões envelhecidos há 27 anos pelos mesmos maus políticos !!! ( Quércia apoia Alckimim )
    As condições nunca foram tão favoráveis !!!
    O empresariado paulista já começou a transferir as suas doações para o Paulo Skaf da FIESP. Deixaram o Picolé de Xuxu na mão outra vez !!!
    Voce se lembra daquela foto do Alckimim que voce publicou aqui no Balaio com ele vagando sozinho no centro de São Paulo procurando algum apoiador no final da campanha para prefeito ?
    Pois é…
    Voce pode procurar aquela para publica-la de novo depois da Copa !!!

    VIVA O BRASIL !!!
    VIVA LULA !!!
    VIVA A PRESIDENTA DILMA !!!
    E VIVA O MERCADANTE GOVERNADOR DE SÃO PAULO !!!

    1. EM TEMPO
      ( esse é o meu primeiro “Em Tempo” que escrevo na vida !!! Gostei !!! )

      Aos eleitores anti petista aqui vai minha mensagem:

      ” O TEU CHORO E O TEU ÓDIO ESPUMANTE SÃO PARTES IMPORTANTES DA MINHA ALEGRIA !!!”

    2. Meu Deus do ceu. Como é ingênio! Mercadante Governador de São Paulo. Não mer faça rir a essa altura da madrugada!!! Mercadante não se elege nem dentro do PT…

    1. Não faça isso, JA. No máximo vai postergar seu voto em Dilma para o 2o turno.

      Vamos liquidar o careca (Serra, nada a ver com o Kotscho) no 1o turno.

      Contamos com você…

    2. Que desrespeito do José Araujo. Chamar um Governador de Estado de “o careca”. Coisa feia, baixaria. Poderíamos dar tantos apelidos a tanta gente esquisita dentro do famigerado PT, mas como tivemos educação já no berço, nós de outros partidos e contrários ao governo Lula, mostramos aqui o que é educação. E assim, como diz o ditado, separamos o joio do trigo. Obviamente nós que apoiamos outros partidos somos o trigo.

  168. Só para completar Humberto, muitos falam sobre quem é o pai do Real, mas o verdadeiro pai é aquele que acompanha o filho desde o nascimento, nos momentos bons e, principalmente, nos difíceis, se alegra com o bom desenpenho, o acompanha sempre, e cuida para que consiga vencer os obstáculos da vida.

    Para mim, acima de partidos e ideais, está o que é melhor para o Nosso Brasil e, principalmente, os brasileiros que são o nosso país.

    Tanto é que, nunca deixei de apresentar sugestões, e olha que foram guinadas de 180º, considerando Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, da direita à esquerda.

  169. Que notícia boa! Embora a Dilma não seja o ideal para nosso país, ainda é preferível arriscar e votar nela a eleger o Serra, pois esse já conhecemos bem. Acabou com a educação no estado de São Paulo, a saúde é caótica e a criminalidade aumenta visivelmente, no entanto nada disso é divulgado, pois transparência é outra coisa que falta em seu governo.
    É isso aí pessoal, vamos tomar as rédeas da situação e mostrar ao Serra que não somos alienados.

  170. Há muito tempo digo que o Morrinho não emplaca. É um candidato desgastado. Fez da sua vida politica o objetivo da presidencia. E foi ganhando eleições (municipal e estadual). Não administrou. Deixou o vice fazer esta tarefa que os eleitores lhe confiaram pra pavimentar o caminho da presidencia. Com administrações sofriveis – Kassab é um desastre – vai colher agora o resultado da sua desidia.
    O PSDB cometeu um grande erro na eleição passada quando deixou o Alckimin a propria sorte. Foram na conversa do Jereissate. Cruzaram os braços e confiaram que o Morrinho seria o proximo presidente.
    Não vai ser. E nem o Aécio lhe vai salvar a candidatura. Aliás, Aecio, que não é bobo nem nada, não vai embarcar neste barco furado.
    O PSDB vai se desintregrar. É bem o que esperam os urubus que se juntaram a eles: Quércia e Maluf. Quem tem estes dois aliados nem precisa de inimigos.
    Um abraço Cidadão K – bem esclarecedor teu comentario, bem confusa minha conversa. Talvez eu não saiba o que falo, talvez os meus argumentos estejam errados, mas só não esta errado meu palpite, porque tenho ouvidos para a voz do povo – o Morrinho não ganha nem no estado de São Paulo. Ai fica dificil…

  171. Vamos celebrar a estupidez humana
    A estupidez de todas as naçoes
    O meu país e sua corja de assassinos
    Covardes, estrupadores e ladroes
    Vamos celebrar a estupidez do povo
    Nossa polícia e televisao
    Vamos celebrar nosso governo
    E nosso Estado, que nao é naçao
    Celebrar a juventude sem escolas
    As crianças mortas
    Celebrar nossa desuniao
    Vamos celebrar Eros e Thanatos
    Persephone e Hades
    Vamos celebrar nossa tristeza
    Vamos celebrar nossa vaidade.

    Vamos comemorar como idiotas
    A cada fevereiro e feriado
    Todos os mortos nas estradas
    Os mortos por falta de hospitais
    Vamos celebrar nossa justiça
    A ganancia e a difamaçao
    Vamos celebrar os preconceitos
    O voto dos analfabetos
    Comemorar a água podre
    E todos os impostos
    Queimadas, mentiras e sequestros
    Nosso castelo de cartas marcadas
    O trabalho escravo
    Nosso pequeno universo
    Toda a hipocrisia e toda a afetacao
    Todo roubo e toda a indeferenca
    Vamos celebrar epidemias:
    É a festa da torcida campea.

    Vamos celebrar a fome
    Nao ter a quem ouvir
    Nao se ter a quem amar
    Vamos alimentar o que é maldade
    Vamos machucar um coraçao
    Vamos celebrar nossa bandeira
    Nosso passado de absurdos gloriosos
    Tudo que é gratuito e feio
    Tudo o que é normal
    Vamos cantar juntos o Hino Nacional
    (A lágrima é verdadeira)
    Vamos celebrar nossa saudade
    E comemorar a nosso solidao.

    Vamos festejar a inveja
    A intolerancia e a incompreensao
    Vamos festejar a violencia
    E esquecer da nossa gente
    Que trabalhou honestamente a vida inteira
    E agora nao tem mais direito a nada
    Vamos celebrar a aberracao
    De toda a nossa falta de bom senso
    Nosso descaso por educacao
    Vamos celebrar o horror
    De tudo isso – com festa, velório e caixao
    Está tudo morto e enterrado agora
    Já que também podemos celebrar
    A estupidez de quem cantou esta cancao.

    Venha, meu coracao está com pressa
    Quando a esperanca está dispersa
    Só a verdade me liberta
    Chega de maldade e ilusao.

    Venha, o amor tem sempre a porta aberta
    E vem chegando a primavera –
    Nosso futuro recomeca:
    Venha, que o que vem é perfeicao.

    1. Gostei João, parabéns…principalmente pelo final:
      “Venha, que o que vem é perfeicao.”
      Pra alegria do povão
      Que antes nada comia
      Hoje tem carne e pão
      Por isto voto em DILMA
      Pra governar a nação.

      ÊÊÊÊÊ trem bão !!!

  172. Pena que vivemos em um pais extremamente ignorante bem como nosso amado presidente,não discuto aqui a sua historia ,nem politica nem tão pouco de sua vida…qual o brasileiro que não tem uma historia ? principalmente para os das mentes cauterisadas por essa politica caotica que vivemos…mas eu acho muito pouco para una nação que sobrevive de uma esmola dado por politicos, e esquecem com muitas facilidades dos dinheiros na cueca,nos mensalões dos Zé Dirceu…Delubiu…enfim de uma coja que cuja mentalidade é justamente essa …de ganhar a consciencia de uma nação que preferem estar aumentando o nivel de esperança de um povo desarfortunado de saberes ,esperando apenas em suas redes de descanço pelo nordeste afora o dia do grande salario…bolsa familia… que vergonha que tenho de ser Brasileiro “voce tambem é responsavel…então me ensine a escrever, eu tenho a minha mão domavel, eu tenho a sede do saber…é isso que precisamos de uma país conectado no mundo da educação de formadores de opiniões, não de pessoas que tem medo de mudanças…com medo de perder e salatio fome..que País é esse… agora vão eleger uma pessoa …que tenho minhas duvidas…

    n sou partidario detesto isso …. sou mais adepto de uma sociedade alternatina “Gita”

    1. Vc deve achar o pais extremente ignorante por não mais exitir o voto de cabresto, o coroneis vontado no lugar do povo. Somos ignorante sim, pois hoje sabemos analisar o pasado, o resente e ver pespectiva de futoro. Por isso por nossa ignorância a Dilma deve ganhar no primeiro turno, para o desespero do inteligente, dos coroneis e daqueles que vive de nome poposo do pasado.

    2. antes de falar que o brasiliero é ignorante em relação a voto.
      Dá uma olhada na estatística das eleições em brasília de 2006. Vcs sabem qual foi o percentual de voto que o ARRUDA E RORIZ tiveram na asa sul, asa norte e sudoeste, “bairros” de brasília com um dos maiores níveis de escolaridade DO BRASIL E DO MUNDO? Consultem o site do tre do DF…

  173. irretocáveis os comentários do ricardo kotscho, que com sua sabedoria e experiência nos trouxe um verdadeiro retrato do momento político brasileiro. sinto-me feliz e contemplado com tal artigo, porque quero o serra e o PSDB descendo a “serra” para morrerem afogados nas águas sujas da praia de santos. que Deus nos ilumine e que Dilma seja eleita ainda no primeiro turno. Viva o Brasil!!!

  174. Duvido que na coluna de um petista um comentário contrário seja publicado, em todo caso…
    Só falam em Serra e Dilma, sabiam que Marina Silva é candidata? E para quem não gosta de Serra/PSDB, muito melhor que Dilma.
    Votar numa candidata PORQUE LULA QUER, é muita idiotice. O Brasil de 2010 não é obra do PT, até porque Lula não tem capacidade para isso. O Brasil avança sozinho, desde que não atrapalhem. Bem tenho que admitir que o governo Lula foi sábio em não modificar a política econômica de Fernando Henrique, que foi quem criou uma base estável para o desenvolvimento.
    A estratégia dos petistas é repetir mentiras até que pareçam verdade para os incautos. Quem afirmou aí em cima que São Paulo é um caos certamente mora em outro estado e não sabe o que está falando. Para ele eu perguntaria porque então milhões de nordestinos preferem viver em SP ao invés de voltar para o nordeste?
    Enfim façam o que quiserem com seus votos.

  175. É tapa, soco,supapo
    Tucanato em pé de guerra
    Todos brigam com todos
    Poeira sobe da terra
    E DILMA voando alto
    Enquanto Serra se enterra

    Tem doido demais neste mundo
    Maluco tem pá lascá
    Quem foi que fez este homi
    Pensá que ia ganhá
    O caba já nasceu froxo
    Preparado pra apanhá

    Olhem só o que queriam ?
    O grande LULA derrotá !!!
    Deviam estar embriagados
    Pois em quem LULINHA pisa
    Tão f. didos, tão lascados

  176. Quem apoia esse tal Serra no governo é porque não conhece de fato suas mazelas com a Escola pública aqui em São Paulo e nem deve ser funcionário público, aliás esse tal sujeito detesta o funcionalismo publico, basta perguntar para os policiais, professores, pessoal da saúde, enfim, o cara é arrogante, prepotente, autoritário….. e pensar que ele já pertenceu aos quadros de homens que passado não jogava no time da elite e hoje só vive para ajeitar a vida desse pessoal

  177. Pena que vivemos em um pais extremamente ignorante bem como nosso amado presidente,não discuto aqui a sua historia ,nem politica nem tão pouco de sua vida…qual o brasileiro que não tem uma historia ? principalmente para os das mentes cauterisadas por essa politica caotica que vivemos…mas eu acho muito pouco para una nação que sobrevive de uma esmola dado por politicos, e esquecem com muitas facilidades dos dinheiros na cueca,nos mensalões dos Zé Dirceu…Delubiu…enfim de uma coja que cuja mentalidade é justamente essa …de ganhar a consciencia de uma nação que preferem estar aumentando o nivel de esperança de um povo desarfortunado de saberes ,esperando apenas em suas redes de descanço pelo nordeste afora o dia do grande salario…bolsa familia… que vergonha que tenho de ser Brasileiro “voce tambem é responsavel…então me ensine a escrever, eu tenho a minha mão domavel, eu tenho a sede do saber…é isso que precisamos de uma país conectado no mundo da educação de formadores de opiniões, não de pessoas que tem medo de mudanças…com medo de perder e salatio fome..que País é esse… agora vão eleger uma pessoa …que tenho minhas duvidas…

    n sou partidario detesto isso …. sou mais adepto de uma sociedade alternativa.

  178. Que bom esta onda Dilma/Lula pegar, precisamos continuar indo em frente, hoje as coisas sao mais estaveis, posso programar minhas contas, ter como passear, pagas escola de meus filhos e muito mais, é isto ai efeito Lula neles…sou Lulista roxo..

  179. Caro Kotscho, eu gostaria que o Serra e os seus aliados Marqueteiros prestassem bastante atenção nesta minha opinião, de vez que sou um filho de político tradicional, gosto da política, e sei muito bem o que estou falando, como também, acho que sei em qual terreno eu estou pisando…
    Desde já, vou logo dizendo que não quero e tampouco almejo qualquer cargo político para mim ou para a minha família; de vez que pertenço a uma classe média, que venceu com o seu trabalho e honestidade, diga-se de passagem, portanto, graças á Deus, tenho uma boa estabilidade economica, ao contrário de muitos que aqui lêm minhas opiniões que são como sempre bem diferentes da maioria ou de todos. Muitas das vezes a gente compra a briga de outros que sofrem mas não podem gritar nem reclamar daquilo que sofrem ou estão sofrendo de alguma discriminação, geralmente, de alguma situação que não vai bem neste País. E na maioria das vezes pensam que se você está reclamando deste governo ou de políticos você tem necessariamente a obrigação de ser pobre ou viver num interminável pobreza. A pior pobreza é a pobreza de espírito. Falo isso, porque já aconteceu, comigo aqui em uns de meus comentários ou colocações(…)-, fui assim analisado e interpretado. Mas lhe agradeço pela liberdade que você sempre nos dá. Qualidade ou característica esta dos grandes escritores ou jornalistas que já passaram por este País. Pelo tempo, acho que já tenho intimidade por estar-lhes, revelando este meu sentimento.
    Como sempre, quero apenas ter o prazer de estar dando a minha opinião, doa em quem doer, como parte do crescimento da Democracia… Mesmo porque faço parte daqueles 5% que ainda não decidiu em quem votar(…). Aliás, como pessoa esclarecida que acho que sou, repito, detentor de quatro cursos superior, nem sei se vale a pena votar nestes candidatos pois estão colocando os seus interesses particulares acima do coletivo.
    Está muito cedo para se prever de antemão qualquer resultado entre o Serra ou a Dilma, pelos seguintes acontecimentos em curso, que irei justificar:
    1º) como é tradição, no Brasil, é a grande maioria dos pobre que decidem qualquer eleição. Daí, talvez, o fato de você e alguns petistas bloguistas mencionarem a grande importância nordestina que pende para o lado da Dilma…
    2º) a grande massa de aposentados aguarda o veto presidencial do Reajuste salarial e o fim do Fator previdenciário; já votados pelo Senado e que deverão receber essa proibição de embargo do chefe do Poder Executivo antes da eleição presidencial. E que, (cf declaração de vários ministros – ver o Blog da Cristina Lemos da RecordNews no R7. com – ao entrevistar o ministro Carlos Gabas – funcionário de carreira da Previdência), para mim, -é aquilo que eu sempre vem falando aqui neste seu espaço: ” -O Presidente Lula veta todo e qualquer projeto de lei que beneficia o trabalhador para sobrar para Ele ajudar o povo lá fora, de outros países…” -Portanto, certamente, imagino, eu, todo espaço dos Blogs e Twiteres deste País serão muito pouco para conter as reclamações dos aposentados que prometem uma campanha de determinação ou desmoralização deste governo nunca vista antes.Tal advertência já está sendo anunciada em vários rádios deste País que deverão mudar para sempre o resultado desta e de qualquer pesquisa.

    1. Amigo acho que vc ta meio perdido, no eu só pobre e anfabeto que apoaia esse governo.Meu voto ta decidado e eu não sou probre, nem anafalbeto e não preciso do poder público. Votarei na Dilma apenas analisado o pasado, o presente e pespectiva de futuro. Fácil simples vc não acha.

    2. Com todo respeito José.

      O veto do LULA, não prejudicará a grande maioria dos aposentados.

      Esta campanha não vai dar em nada, meu irmão.

      Isto é sintoma do estado de desespero desta oposição medíocre. Isto é coisa de tucano louco.

      Se você vier a negar o seu voto a DILMA por sentir deficiências neste governo, porque não o negar a esta oposição incompetente, que poderia ter contribuido verdadeiramente para a nossa democracia se adotassem outra postura ???

      José…eles não merecem o seu voto.

      Se nem como oposicionistas serviram, pra que podem servir mais ???

      Aqueles que os defendem, sem desfrutarem de nenhuma vantagem no momento, o fazem por alguma deficiência psíquica, podes crer meu irmão.

    3. Interessante que você diz ter quatro (4) cursos superiores e ainda não aprendeu a fazer contas simples, elementares.

      Um salário mínimo hoje vale algo em torno de U$ 250,00. Há 8 anos atrás valia ao redor de U$ 50,00.

      Um aposentado hoje tem mais dinheiro no bolso (independentemente se recebia 8 mínimos e hoje recebe só 3).

      Pare de encher este blog com lixo. Você é um típico troll do Serra.

      Vá cantar em outra freguesia…

    4. Seu nome é esse mesmo, acima, ou você é o Tales D Angelo que postou lá no início deste post?

      Meu caro, pelo menos mude o estilo… gambás são reconhecidos pelo cheiro e não só pela aparência.

      Você é um legítimo ex-Graeff, a serviço do mafioso que, agora, vai começar a mostrar sua verdadeira face.

    5. Caro José Anísio
      É verdade, logo seremos milhares e milhares unidos em uma só voz!!! A cada dia mais trabalhadores da ativa são sensibilizados e tomam conhecimento desta causa tão nobre, já que serão os aposentados de amanhã. Além disso, cada aposentado conta com seus familiares que solidariamente abraçam essa causa.

      Sr. Pantaleão
      Garanto que os aposentados já choraram bastante diante de tanta injustiça, muitos nem chorar podem mais, já morreram e não precisaram de seu lenço, então guarde-o, talvez precise dele amanhã !!!

  180. lembro da minha infância, hulmilde, sem pespectiva no interior da bahia e surgio uma esperança o partido dos trabalhadores e surgiu, nossa estrela , Luiz Inacio da Silva, NÃO PRECISO FALAR muito para provar, a diferença entre petistas X DEM, PDS,PFL,PSDB.Esses que destruiros famílias acabaram com sonhos de pessoas mas nao conseguiram acabar com a coragem e a gara de lutar e vencer para colocar este país nos trilhos Viva a LULA e que vem a DILMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  181. O brasileiro só não é mais Burro porque o Burro estar em extinção

    olhas as cargas tributarias seus ignorantes… qual deles irão retirar isso de nossas costas hem

  182. A PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO DO PSDB EM SÃO PAULO JÁ DIZ TUDO. O SERRA NÃO GANHA PRA MAIS NADA. PODEM TER CERTEZA. FICOU QUATRO ANOS NO GOVERNO PAULISTA SÓ FAZENDO NÚMERO ESPERANDO AS ELEIÕES PRESIDENCIAIS DESSE ANO E ESQUECEU DE GOVERNAR SÃO PAULO. MAS ESQUECE QUE O POVO PAULISTA FICOU A TODO TEMPO ANALISANDO SEU GOVERNO. AGORA QUEREM IMPLACAR O ALKMIN, DEUS ME LIVRE. NEM PARA A PREFEITURA DE SÃO PAULO ELE GANHOU. PERDEU ATÉ PRA MARTA E PARA O KASSAB E AGORA QUE VOLTAR AO GOVERNO PAULISTA APÓS DUAS PÉSSIMAS GESTÕES. SÃO PAULO ESTÁ NAS MÃOS DO PSDB HÁ QUINZE ANOS, AGORA É HORA DA MUDANÇA. NÃO TENHAM MEDO DE MUDAR, NÃO IRÃO SE ARREPENDER, PIOR DO QUE ESTÁ NÃO PODE FICAR.

  183. Fico contente com essa pesquisa dando Dilma bem antes do inicio das ilarias propagandas politicas, pois nosso mediocre ex governador Serra ja esta soltando sua farpas e mostrando quem é realmente ‘ Lobo na pele de cordeiro’ E Dilma na cabeça !!

    1. Paulo ele foi e não deixou cometer uma desastrosa gafe: Ao final do culto o bispo disse Jesus é o Caminho ai ele disse para o Deputado que estava ao seu lado; NÃO DÁ PARA COLOCAR UM PEDAGIO NÃO?

  184. José Anísio: Deixa estes pobres de espírito pensarem no governo e Dilma! Esquecem que um dia serão aposentados, se coneguirem viver até os 70 anos…Aí verão o que é viver com salário mínimo que é o que todos nós iremos ganhar. Mal sabem eles que estão caindo em um bela armadilha!!!!

  185. Patri Oque? patriolismo?

    Mais ah!!! O grande orgulho de ser brasileira, o resgate da nossa cultura, da nossa humanidade original. Ah! Lulinha, com seu governo de justica economica e social. O Lulinha que aposta no Brasil e nos brasileiros. A grande Dilma que pensa num programa de combate ao crack, que consultara as maes sofridas. A Dilma que lancara valor ainda maior a educacao. Ah! O PAC 1 e o PAC 2. O bolsa familia alimentando pobres. O amor que se pode palpar que Lula e Dilma sentem pelo povo antes massacrados por elite, esta sim burra e sem nenhuma criatividade nem inspiracao.
    Serrinha bobo na rede grobo. Pode fazer campanha negativa a la Sarah Palin. Nao tem pra ti. O Brasil e outro e os brasileiros reconhece quem sao os verdadeiros “analfabetos” Quem te aconselha? Karl Rove?

  186. Aleleuia irmãos !!! Aleluia !!!

    Entrei aqui para dizer a estas pobres almas, que insistem em permanecerem nas trevas, que não reconhecem o grande feito de nosso grande Presidente, que se apascentem pois: ” Na glória tudo cessará ”
    E a glória irmãos é votar em dona Dilma. E frequentarem a minha igrejinha que estou abrindo aqui no Jd. Moema, toda pequena ajuda acima de mil reais será bem vinda.
    Venham irmãos, amenizar seus sofrimentos.

    Amém.

  187. Moderadores: Sejam éticos e publiquem o que escrevo!!! Não estou escrevendo nenhuma mentira….E vcs sabem disso!!! Ou dona Dilma foi santa na época que era comuna….desgraçada!!!

    1. Eleitores de Serra, sem argumentos consistentes, batem na tecla do passado de Dilma na luta contra a ditadura. A questão é simples: a Lei da Anistia (cuja revisão foi rejeitada) tem por objetivo sepultar esses fatos. Portanto esse tipo de colocação é um desrespeito à lei.

    2. Ao Marcelino,

      Primeiro: não é bom e nem adianta xingar assim. Segundo: você se esqueceu que o STF sustou a revisão da Lei de Anistia? Todos (militares que assassinaram Wladimir Herzog, guerrillheiros etc….) foram perdoados e receberam a anistia e ponto final. Nao podem mais ser cobrados pelo que fizeram no passado. Uma burrice do judiciário brasileiro. Aos que cometeram tortura, e Dilma não cometeu, caberia sim, punição. Eta falta de conhecimento histórico.

    3. “Desgraçada” ?
      “Desgraçada” ?????????????

      Ô “minzifío”

      Eu tenho duas coisa pra te dizer:
      A primeira eu me esqueci mas a segunda é que tu é uma besta !!!

      ( parodiando o meu “véi Everaldo e falando sozinho: “- Mas é cada “fii” duma taba lascada que me aparece por aqui…!!! )

    4. Cavalheiro,

      Se Dilma ficou e pegou em armas, só enriquece o currículo dela. Serra pertenceu a organização AP Ação Popular, que também pegou em armas contra a ditadura, mas Serra optou por entrar num portamalas…e fugir. Que diferença de caráter, não é?

    5. Marcelinho;

      Como você fala em ética para publicar seu comntário, por um acaso o Reinaldo de Azevedo tem ética para publicar todos os comentários.Seu idiota, vai puxar o saco do Reinaldo.

    6. JOSÉ BENEDITO

      NÓS VAMOS ELEGER UMA GUERRILHEIRA APESAR DISTA, CERTO?
      NOSSO PAÍS ESTA A CAMINHO DE UMA DITADURA SABIA?
      DITADURA PRA MIM, TENHO 63 ANOS, FOI ÓTIMA, SÓ NÃO FOI PRA POLÍTICOS, ARTISTAS, MUSÍCOS E JORNALISTAS,MASS PARA O POVO DE UMA MANEIRA GERAL FOI OTIMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, NÃO TINHA ESTA POUCA VERGONHA QUE VEMOS HOJE EM DIA, SENHOR LULA ESTA MARAVILHOSAMENTE NAS PESQUISAS, PORQUE COMPROU VOTO COM BOLSA FAMÍLIA E OUTROS BENEFÍCIOS DO GÊNERO DADO AO POVO IGNORANTE , QUE SEMPRE VOTA EM QUEM ESTA NA FRENTE DAS PEQUISAS, ISTO JÁ É CULTURAL NO BRASIL, DESDE MEU VELHO PAÍ, QUE ERA LEVADO DE TAXI PARA VOTAR, NÃO QUE ELE FOSSE DEFICIENTE MAS, PQ NADA MUDOU NO PAÍS DE LA PRA CÁ, A NÃO A FALADA DITADURA QUE VCS TANTO ODIARAM, TALVEZ PQ NÃO PODIAM ROUBAR TANTO QTO HJ.
      NOSSO PAÍS SAIU DO ANONIMATO, DO PROVINCIONALISMO NO REGIME “DITATORIAL”, NÓS SAÍMOS DO ATRASO NESTE PERÍODO, PORS SINAL NÓSSO PAÍS SEMPRE DESENVOLVEU NOS REGIMES TIDO COMO DITATORIAL, VEJA O CASO DE GETULIO VARGAS, MILITAR, AGORA VEJA O PEÍODO DEMOCRATICO O QTO SIGNIFICOU DE CORRUPÇAÕ.
      O PIOR QUE SEU LULA SEMPRE ESTA POR DETRÁS E NUNCA LEVA CHUMBO, O POVO É TÃO BURRO QUE INSISTE EM LHES DAR CRÉDITO, ESPALHAM A BALELA DE QUE NUNCA SE APUROU TANTO OU AQUELA DE QUE HJ EM DIA SE DESCOBRE, UIIIIII, O PIOR QUE NEM SE PRENDE HJ OU MESMO CHEGA HA UM FINAL AS CPIS 9 ENGANAÇÃO DO TIPO FINJO Q ESTOU INVESTIGANDO E VC FINGE SOFRER ) ME APONTE UM POLITICO PRÊSO E EU LHES DOU RAZÃO E VOTO NA GUERRILHEIRA.

  188. Não devemos nos esquecer que o povo do modo geral aprendeu a votar. Falta de informação não é desculpa mais.

    A aprovação do governo Lula é estraordinário, então vamos seguir essa tendência tão positiva dando continuidade ao seu governo com Dilma presidente. Me perdoem os outros candidatos ,mas o PT é a melhor opção de todos na minha concepção.

    1. Amigo, o próprio texto diz que no interior do nordeste o povo nem sabe que tem eleição ainda você vem falar que falta de informação não é mais desculpa? Já ouviu falar em analfabetismo fucional? Finalmente, extraordinário é com x…. abraço

    2. antes de aprender a vota, é necessário aprender a escrever. E isso Lulla não quer, pois a ignorância mantem o pt no poder. Extraordinário é com “X”…

    3. O POVO SABE VOTAR?
      SO VOTAM NO QUE ESTA GANHANDO
      É UM POVO CHUCRO, PRINCIPALMENTE A TURMINHA QUE VOTA NO CORONÉ. OUEM TROCA DE UMA BOLSA FAMILIA, UMA BOLSA PRESIDIARIO,……. E ASSIM VAI, QUEM É A DILMA ? O POVO NÃO SABE, ESTA VOTANDO NELA PORQUE O CORONÉ LULA MANDOU, E NINGUEM FALA MAIS NISSO,

  189. pena que alguns lembrem apenas do dinheiro da cueca do PT mas não lembrem das “cuecadas”recentes envolvendo o DEM de brasília que apoia Serra, bem como dos aliados como Sérgio Guerra apontado como um dos anões do orçamento, Marco Maciel,etc.. Os “ignorantes”do NE vão ajudar a eleger Dilma sim, vão saber reconhecer e agradecer os grandes avanços conseguidos nos ultimos anos graças a um presidente que olhou para uma região que sempre foi esquecida.

    1. Desculpe Eduardo Guerra, mas é assim que chamas os nordestinos, nossos irmãos da Pátria Brasil? Ainda que a pessoa não seja culta e tenha instrução não quer dizer que é ignorante. Acho que voce deveria pedir desculpas por isso, ainda que não altere nada em relação a sua candidata, é questão de ética.

    2. Você esqueceu das bandas dos Pampas Gaúchos. Aquele povo estão escaldados com a água quente do chimarrão que a governadora derramou neles. E de quem é o Partido?

  190. Ricardo,

    Em 1950 o Brasil era o favorito isolado para ganhar a copa. A euforia verde amarela estava flamejante em tods os corações brasileiros.
    Volto a dizer que o clima de OBAOBA não condiz mais com a atual politica nacional. Não que eu não queira a vitória de Dilma, não é isso, quero sim mas, neste momento, até as urnas serem fechadas e apuradas o prato principal tem que ser cautela e caldo de galinha.
    Começou a gangorra eleitoral, não é a reta final. O contra ataque do Serra vem recheado de posições que podem abalar sim a imagem Dilma, pricipalmente no fator experiencia a qual o marketing serrano está contundentemente marretando na bigorna petista.
    Por outro lado, a figura do Lula é muito forte, sua influencia nos eleitores é muito, forte mas, hoje a maioria dos eleitores dos maiores colégios eleitorais ja sabem pensar, analisar não são mais massa de manobra de politicos de taberna.
    Calma, sem previsões precipitadas , em qual região foram feitras estas pesquisas? Quem domina a região? Por exemplo, aqui na minha região as pessoas que converso são Lula, verdadeira paixão por ele mas, estão optando pór Serra, não estã acreditando na Dilma. Creio que em muitos lugares istyo ocorra e fica dificil mensurar este ponto pois as pesquisas são diretas em suas perguntas, fulano, beltrano ou Cicrano?
    Portanto que bom que Dilma passou Serra, mas ´campanha é um Derby, as vezes o favorito perde por um fucinho.

  191. Caro Robson Porto,

    O que acontece que estás com tando medo? Eu só te fiz bem, a estabilidade econômica que vives e assim atiras contra mim. Mas não tem importância, se com Jesus Cristo, que é o Nosso Senhor, aconteceu muito pior, por que não aconteceria comigo?

    Estou de coração aberto para a sua camisa de força, que ela seja tão forte como os sentimentos que tenho para com o nosso povo. Muito obrigado!

  192. O povo não é burro. O Zé quer usar uma capa que ele não é: a de bomzinho, mas todos conhecmos o que ele/PSDB/DEMO/PPS fizeram aqui em São PAulo neste 20 anos e que agora está sendo revelado.

    Somos quem podemos ser. Sonhos que podemos ter.

    BRASILLLLLLLLMAAAAAAAA

  193. A revista VEJA, da qual sou assinante, e a Globo vêm fazendo a campanha do Serra há tempos. Mesmo assim, o cara vem perdendo a preferência do povo, porque é arrogante e paulista não gosta de nordestino. VAI perder uma boa oportunidade de continuar sendo Governador. Vai dançar novamente. Não acredito que Aécio, que é inteligente, entre neste barco afundado.

    1. J. LOIOLA

      VC CONHECE O DITADO QUE PAI É QUEM CRIA, POIS BEM, O LULA É PAULISTA MAS, ENGANA OS NORDESTINO DIZENDO SER DE LA, ORAS ELE ASSIM OFAZ POR INTERESSE, JA QUE ELE SABE Q O POVO DAQUELAS BANDA VAI-LHE DAR O VOTO, AFINAL REGIÃOMAIS BAIRRISTA DO QUE O NORDESTE NÃO TEM NO BRASIL, NEM GAUCHO O É, NOSSO PAÍS ESTA NA MER DA, PORQUE A POLITICA DESTE PAÍS É DOMINADA PELOS CABEÇAS CHATA,ISTO VC NÃO PODE NEGAR, TODOS PROJETOS QUE ENVOLVA MUDANÇAS NA AREA ECONÔMICA NÃO VINGAM,VEJA REFORMA TRIBUTARIA NÃO SAI, VEJA REFORMA POLITICA NÃO SAI, PQ?

  194. Eduardo Guerra: Com a grana da classe média todo mundo pode!!! Até quando vamos crescer tirando dinheiro de outros??? São Paulo coopera com o Brasil em 80% de impostos e destes, somente 20% volta prá cá!!! Grande parte vai para alimentar os famintos do NE, que não estudam, nao trabalham, nem querem trabalhar!!! Nem te digo que o outro candidato é bom!!! Meu voto será NULO. Agora o BRASIL não tem infra estrutura, não tem Educação de qualidade, não tem patriota, tá na hora dos Milicos tomarem o poder de novo….E prender toda esta corja de bandidos que estão por aí, inclusive os remanescentes comunas!!!

  195. Não entendo de politica, agora o Lula é grande homem.Não estudou e está dando conta do recado.FHC, é sociológo mais não está conseguindo emplacar os seus candidatos. SerraX Lula, Deu Lula, Alklim Lula deu Lula, e agora a turma diz que vão votar na mulher do Lula, olhem a mulher do Lula e Marisa e não Dilma

  196. O POVO BRASILEIRO NÃO É MAIS BURRO ELE ESTA VENDO A SITUAÇÃO QUE O BRASIL SE ENCONTRA NUMA SITUAÇÃO QUE NUNCA TEVE NESTE 52 ANOS DE IDADE QUE TENHO NUNCA VIR UM GOVERNO TÃO BOM COMO ESTE ENTÃO EU DIGO BRASILEIRO NÃO SEJA BURRO FAÇAM O QUE LULA PEDE É
    DILMA 1000 VESES DILMA………………………………

  197. Caros amigo é fato que só e contrario a Dilma que é burro muito rico ou um dia sonhava em ser rico deixando uma grande parte passa pessoas que o cercavam na pobreza.
    Burro porque não quer ver que a coisa só ta ruim da boca para fora nunca se trabalhou tanto no Brasil, nunca se gastou tanto no Brasil . Rico porque não há mais a pobreza absoluta que DEM e PSDB administravam nos governos anteriores onde uma tal classe média ostentava um estatus que hoje como diria Boris Casoy “Como é que pode dois garis desejando feliz ano novo do alto de sua vassoura” eu diria :
    Isso é uma vergonha ! É sim mas nós chegamos e o que é pior nem 15% dos pobre ainda tem noção do que representam. Aló pessoa de Havard e Cambridge o pessoa do morro e suburbio estam chegando.

  198. Fator previdenciario, este talves saja o maior inimigo Lula/Dilma porém Saibam que os mesmos que criaram agora estão querendo acabar justamente nas vespaeras das elicões. Iteressante não!!!!!.Vamos acordar isto é uma jagada política pra enfraquecer Lula/Dilma não é possíl um Brasieiro se oposentar com 40 anos e viver mais 40 quem pagar esta conta? O povo brasileiro não é pregiçoso vamos trabalhar e transformar este pais numha potência Mundial.

  199. O cara fala em carga tributária…
    Vamos falar então em IPVA… a média nacional é de 3% do valor do veículo, no Paraná é de 2,5%, GO dá isenção para o primeiro emplacamento.
    Enquanto isto EM SP o IPVA É DE QUANTO??? … 5% !!!!
    E ainda pagam pedágios…
    Em MG é de 4,5%.
    Fica a pergunta: por que os governantes destes Estados não baixaram os valores de seus impostos estaduais (IPVA). Ao menos para se adequarem à média nacional?

  200. O Aécio é um político bem informado e ele com certeza tem pesquizas que mostram que o Serra está bem pior que este resultado do datafolha e, por isso ele não vai arriscar sua carreira política para tentar tirar da lama o Serra, aquele mesmo que o derrubou dentro do Psdn para que não houvesse prévias.
    Aécio além de não aceitar candidatar a vice do Serra também não vai fazer campanha para ele em Minas para não perder votos para o senado, pois ele sabe que nõs não votamos no Serra.

  201. Eu sou PT, mas acho cedo de mais cantar vitória antecipada.
    Se alguem acha que já ganhamos o jogo estar totalmente errado, o juiz ainda não tocou o apito. É mentira o que estão pregando os institutos de pesquisas, o que ewles querem é que a militancia do PT, fiquem de braços cruzados esperando o juiz tical o apito e o PT perder ok.

  202. Dilma e a mais qualificada a mais gabaritada pois, ja sabemos o que e governo do PSDB isso ficou marcado nas nossas memorias com os tenebrosos e sombrios anos da era FHC.

  203. Na semana da baixaria na internet, promovida por pessoas pagas pelo psdb, fingindo serem leitores, encheram os espaços para comentários nas notícias de toda sorte de baixariae palavras feitas que provoca asco nos próprios DEM-PSDB. Serra recebe a notícia que não dá mais e está agora tentando o senado. Será que alkimin vai deixar ele quebra seus acordos?

  204. Já falei antes dessa virada nas pesquisas que Dilma Roussef venceria as eleições,continuo afirmando ,sem dúvidas nenhuma que ela vai ser a presidente do BRASIL e dar continuidade nesse programa de governo que revolucionou o País ,esse Lula é um fenomeno.

  205. O LULA faz o melhor governo do Brasil e também do mundo, como está se constatando. Como então não fazer seu sucessor?… como não deixar o povo saber quem faz parte desse governo aprovadíssimo? Como pretender ganhar figindo que não é oposição?… o povo é sábio, besta é que acha que todo o mundo não conhece os fatos. assim entendo que a DILMA vai vencer com avassaladora maioria. Só uma fraude de notícias poderia provocar o contrário. Serra ainda tem essas porcentagens porque é dissimulado e não assume o seu papel de oposição que tem causado grandes males ao nosso povo, votando contra o pré-sal para a educação e a saúde, contra os 40bi da CPMF que não prejudicava ninguem e até o empresários apoiavam. Que querem vincular nossa política externa aos interesses americanos e não apoiam a política exportadora e independente do Brasil. …etc…

  206. acho que voce se omitiu em analisar o fato mais importante da pesquisa: discrepância abusurda entre as duas pesquisas datafolha, e entre a pesquisa anterior do datafolha e a do sensus e vox populi. o datafolha colocou em dúvida a moral dos concorrentes. Agora, apresenta números que colocam em dúvida sua pesquisa anterior. E voce, nem problematizou o tema, repetindo a explicação improvável do chefe do datafolha.

  207. Povo Brasileiro não tenha duvida na hora de votar, vote na Dilma ,votar na Dilma é continuar o programa de governo do presidente lula, o melhor presidente da historia do Brasil.
    O PSDB GOVERNOU O BRASIL 8 ANOS QUEBROU O BRAIL, AUMENTOU O DESEMPREGO, AUMENTOU O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO PARA OS APOSENTADOS, RISCO PAIS ERA DOIS MIL E QUINHENTOS PONTOS, DOLAR QUATRO REAIS, PRIVATIZOU AS ESTATAIS E NUNCA DISSE AONDE APLICOU O DINHEIRO, PSDB NUNCA MAIS. SÓ SABEM CRIAR PEDAGIO.

  208. Sou nordestina, e com muito orgulho tenho a FELICIDADE de ver nosso QUERIDO LULA comandando os destinos do nosso País, e mais ele não fez apenas pelo Nordeste, por isso é reconhecido até mundialmente… ” É O CÁRA” !!! Com certeza votando em DILMA teremos a continuação de LULA PRESIDENTE.

  209. O ÚNICO PLANO DE SERRA É FAZER CRITICA A LULA. VAI PERDER NOVAMENTE, ATÉ APRENDER A TRABALHAR E NÃO FALAR MAL DE NINGUEM. SERRA VAI FAZER ALGUMA COISA POSITIVA PARA O PAIS.

  210. É tão facil ver como o nosso país mudou logo ápos que FHC sumiu,pois ele só fez m…. , então vamos ver o PSDB acabar com nosso país ou ver nosso Brasil avançar com Dilma , Lula e o PT?

  211. VEJO O POVO ACORDANDO E VENDO QUE A MELHOR OPÇÃO NO MOMENTO NÃO E TROCA O CERTO PELO DUVIDOSO,CHEGA DE BATER NA EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA O MOMENTO DE DAR UMA RESPOSTA OA PSDB O UM GRITO DE NÃO….

  212. O grupo, q entregou o Brasil para os estrangeiros (se pelo menos tivesse vendido) agora quer voltar para entregar o restante do Brasil (. Bco Brasil; Petrobrás; etc) sem contar, que apesar do nível cultural, se sentem seres inferiores, junto as grandes potencias, coisa q n acontece com o Lula.
    Brasileiros, reflitam bem.

  213. Essa demotucanagem está ficando o quê? Perdida, ridícula?
    “Modelo exclusivo para agricultura de exportação” é uma densa inverdade . Represamento da demanda de emprego? Compare os números pra ver o quê dá:goleada.

  214. O Brasil está no rumo certo…se portando com soberania, sendo respeitado e reconhecido lá fora; no âmbito interno, distribuiçao de renda começa a despontar, geraçao de emprego, economia estável, recuperaçao de setores e infraestruturas sucateados, combate efetivo à “cultura” da desordem e impunidade, apoio ao ensino e à pesquisa, fomento ao desenvolvimento sustentável, moralidade administtrativa, ficha limpa, etc, etc…Dilma presidente!!!

  215. O Brasil precisa andar para frente, progredir, com a Dilma na presidencia tenho certeza que ela continuará a desenvolver politicas de geração de empregos e principalmente, irá manter todos os projetos do presidente LULA.
    Que fez em 8 anos uma revolução no dessenvolvimento deste pais, obrigado presidente você vez a sua parte.

  216. Esta oposição e realmente incompetente , lembra do Roberto Freire “COMUNISTA ” hoje social democrata ou liberal com emprego de funcionário publico em São Paulo me parece que reside em Recife , Marcos Maciel grande representante da ditadura .

  217. Se fosse comentário feito por alguém do PSDB, seria inteiramente outro. Mas como é feito por alguém que segue o chefe da Nação, não tem valor algum.

  218. Não devemos lembrar passado, atualmente o momento está muito bom, principalmente na área economica. No entanto, time que está ganhando não se mexe.

  219. O que as pesquisas mostram é uma realidade do nosso dia a dia, de nada ainta mais uma vez a mídia querer manipular, o POVO É ESPERTO, o país mudou, melhorou as condições de vida de todos, somente uma minoria reacionária, burra e mipo e que não consegue ver o obviu. Com LULA estamos a cada dia melhor e a Dilma será consolidação de um projeto politico que nos colocará etre um dos lugares do mundo para se viver. Avante DILMA.

  220. Eu acho que Lula deve ser eleito presidente do universo e deve distribuir tudo quanto é bolsa em todas as regiões do mundo. È o maior, o mais fantástico homem que veio ao mundo e Dilma pode ser a continuação deste milagre, os dois vieram dos céus num carro de fogo e desceram no Brasil, um país de tolos!

  221. É bom saber que o povo está aprendendo a votar!
    Dilma é a melhor escolha para o Brasil. Quem tem apoio do DEM (Arruda) nunca terá o meu voto nem o da minha família.
    Paraná, Foz do Iguaçu!!! Dilma Dilma… tomará a Deus que ganhe! Não podemos parar de diminuir a pobreza neste país. Pois a pobreza é a principal causa da violência que este país está vivendo.
    Abraços e vamos em frente – queremos uma mulher presidente!

  222. Lógicamente a folha não poderia continuar mentindo tanto, uma vez que todos sabem que a ex ministra DILMA, há muito ultrapassou o BIRUTA DE AEROPORTO, O MESMO QUE DESTRUIU o pouco de educação que ainda existia nas escolas públicas estaduais em São Paulo, que passou a idolatra o grande estadista, pensando que o povo é bobo. Agora ele e sua turma está em desespero, no entanto a candidata Dilma, é coerente, não comemora não faz alarde mas é a vontade do povo , do povo pobre do consciente, que as vezes não teve a melhoria pessoal, como é o meu caso, mas viu e conhece um grande número de pessoas famílias que sairam da miséria absoluta, entraram em uma faculdade, encontraram emprego, enfim, conquistaram a sonhada cidadania sob a orientação e governo de um retirante nordestino, que tem o mundo inteiro a admira´-lo, somente a imprensa falsa componente do PIG, quer ignorá-lo. Mil vezes LULA, fará certamente a sucessora, com o meu voto e das pessoas não egoista em conjunto. parabéns.

  223. Áecio se arriscará por nada. Ninguém vota em vice. Isto é uma realidade. A eleição tá dada. As pessoas querem a continuidade de Lula e por isso querem sua candidata, as pessoas, mesmo as de Minas, não querem um mero efeito estético que seria se Aécio fosse vice só porque ele é de Minas. Vice não faz nada,a não ser servir de Stand By.

    Acabou esta de votar porque fulano é bonito ou porque o vice é do meu estado. Aliás, esta última situação nunca existiu. As pessoas estão preocupadas é de votar ou não naquele que irá governar. Aécio não vai governar. Serra vai governar se ganhar.

    Ainda do mais Dilma é mineira. E ele vai governar.

    Aécio pode fazer como Ciro Gomes com aqueles que queriam porque queriam tê-lo como candidato em SP para o governo do estado. Dá uma banana. Ciro não quis se arriscar na aventura.

  224. Em direito se diz que se deve responder às perguntas: “se pode”, “se deve” e “se quer”. A lei responde que pode e deve, mas a oposição sempre respondeu “não querer”. Com Lula, saiu-se dos discursos de sofismos e cavilosidades, partindo-se para as obras: Encomendas de plataformas, navios e congêneres no Brasil, aparecendo centenas de milhares de empregos, renda e tecnologia. Que o digam a P51 e o navio JOÃO CÃNDIDO. A Petrobras, quase vendida pela oposição, mas barrado por Lula, virou a nata da indústrias, Em 2009, teve o 2º maior lucro do mundo. (a desculpa para a venda era a falta de capacidade dos trabalhadores). E agora, que, com a mudança de concessão – doação, para o regime de partilha – com pagamento ao Tesouro, se pode mudar os 3% do orçamento para educação em 10%. 3 vezes mais do que o atual? No Ceará temos a indústria geradora de energia mais limpa do mundo. Que indústria primária éssa. De 83 escolas técnicas para 300. 40.000.000 de novos consumidores (Por falta de grades escolares apropriadas para as classes D e E, as indústrias se travestiram de escolas e 5% da mão de obra – qualificada na empresa, passaram a ter carteira de trabalho. Quais discursos vencem as obras vistas no Brasil todo?

  225. A verdade é que as elites chegaram a conclusão que a melhor candidata (para elas, é lógico) é a Dilma. Diferenças ideológicas entre a Dilma e o Serra são pequenas, então porque não manter o “status quo”.
    Se consolida então, mais uma vez, a união nacional, empresários, grandes latifundiários, a imprensa, sindicatos, ongs, banqueiros, partidos politicos de todos os matizes, políticos de todas as origens.
    Nada que seria muito diferente no governo Serra, mas por mais quatro anos as necessidades básicas da população brasileira, saúde, educação e segurança, não serão atendidas. Ah sim, mas os bolsas esmolas vão continuar.

  226. Time que está ganhando não se mexe. Seria até burrice ir atrás de uma aventura. Melhor dizendo, não é nem aventura pois esse filme nos já vimos e não gostamos.

    Qual a razão que tenho para votar em Serra? nenhuma.

    Então vamos continuar com o mesmo time em campo: DILMA é DILMA.

  227. Tem razão os petistas, o povo esquece rapido do dinheiro na cueca, dos 40 do mensalão,da Itaipu que o presidente do Paraguay quer aumentar o contrato fora do tempo, da perda de uma unidade da Petrobras para outro pais dos companheiros do Cara,das amizades do Cara com o Cara do Iran , dos autos juros que estamos pagando aos bancos, dos impostos mais caros do mundo, assim é facil pagar a divida externa aumentando os impostos. E o escandalo do presidente do Senado ? que como sempre sendo da base aliada sempre ñ da em nada. Sera que isso é o melhor par o Brasil. Salve quem puder.

  228. Caro Kotscho

    Diz-se que…
    Após um dos eventos de inauguração do Governo Lula e que contava com a presença do então Governador José Serra, o Presidente do Povo Lula foi almoçar em um restaurante. Serra escutou a conversa e foi atrás. Chegando lá no tal restaurante o Presidente foi acomodado em uma das mesas e para sua surpresa o “não convidado” apareceu do nada e sentou-se junto. O Presidente chamou o garçom e ele pedia, o Serra pedia igual. A história se desenrolou assim:
    Lula:
    – Ô garçom, me traga um bife a cavalo.
    Serra:
    – Um pra mim tomêm.
    O Garçom (estranhando):
    – Os senhores estão juntos?
    Lula:
    – Não, não estamos juntos. Aliás, nem sei o que esse “sujeito” faz aqui !!!
    Serra (seguro de si):
    – Nós não estamos juntos, mas eu quero um bife-de-cavalo tambêm, ora bolas !!!.
    Lula (ainda para o garçom) :
    – Aproveite e traga-me um arroz bem soltinho.
    Serra:
    – Dois. Um arroz pra mim tomêm.
    Daí seguiu-se essa lengalenga e esse trololó . para irritação do Presidente que foi ficando vermelho ( mais do que já é ).
    Lula :
    – Traga-me uma água gelada.
    Serra:
    – Duas.
    Lula :
    – Um cafezinho pra arrematar.
    Serra ;
    – Dois. Um pra mim também !!! .
    Lula:
    – A conta.
    Serra:
    – Duas. Pra mim também (Ainda bem, pensou o Presidente).
    Aí o Presidente Lula, ao olhar para os próprios pés, notou que os sapatos estavam precisando de uma boa graxa.
    Lula:
    – Garçom! chame aí um engraxate !!!.
    Serra (no ato) :
    – Um pra mim também !!!
    Lula:
    – Peraí, ô Serra.!!! Tome tento !!! Um engraxate pra nós dois é suficiente não acha nã ?
    Serra (na lógica dele)
    – Presidente !!! Voce não tem nada com isso !!!. Eu como um, e voce come o outro !!!.

    O treinamento do marqueteiro Luiz Gonzáles aplicado no Serra para fazê-lo seguir e prometer o tempo todo fazer igual TUDO O QUE FOI FEITO POR LULA dá nesses “lapsos” !!!

    Serra é um candidato sem personalidade !!!
    Serra não tem carisma !!! ( Precisa se escorar no carisma dos outros )
    Serra não tem e nunca teve idéias próprias !!! ) Tudo o que ele afirma ser dele, na verdade não é dele )
    E por isso mesmo, Serra a partir de agora é TAMBÉM UM CANDIDATO SEM VOTOS !!!

    EM TEMPO:
    ( Gostei mesmo disso !!! )
    Essa história não pode ser confirmada embora não possa ser descartada, como nos ensinou a Folha no episódio da publicação da ficha falsa de Dilma !!!

  229. Veja como o PIG ataca no Maranhão usando gente da oposição infiltrada no petismos. O partido precisa fazer uma varedura e dura, posto que, vão usar falsos petistas para atacar o projeto de Dilma.

  230. Esse resultado da pesquisa datafolha é realmente preocupante. O que vemos pelo mundo são os paises com governos de esquerda afundando em suas economias. Grécia, Espanha, Portugal e até a Inglaterra com os trabalhistas que levaram o Reino Unido para uma situação complicada, para citarmos paises do primeiro mundo. Temos que realmente investir no social, mas com cuidado e inteligencia, sem esquecer do principal que é investir em infraestrutura, e que o Brasil não está nada bem neste aspecto. Vejam os países europeus mencionados, gastaram no social mais do que podiam, e de repente estão vendo o débito público alcançar uma cifra incontrolável. Que adianta investir maciçamente no social, levar a economia para a insolvencia, e depois ter que cortar o que foi alcançado, para não ver a economia mergulhar num buraco sem volta!!! O que me preocupa em Dilma é que ela falou após a convenção do PT que a exemplo de Lula que fez a famosa carta ao povo brasileiro, se comprometendo em preservar a democracia, o livre direito de pensar, imprensa livre etc.etc. A sra. Dilma disse que só tem compromisso com o partido e com mais ninguem. Não seria de bom alvitre que a sra. Dilma, a exemplo de Lula, fizesse uma carta ao povo brasileiro se comprometendo com a democracia, liberdade de pensamento e expressão etc.etc., pois sabemos que ela é radical, e quem garante que no poder ela irá seguir 100% o caminho de Lula?
    Espero que no futuro não tenhamos que chorar sôbre o leite derramado!!!

  231. A máscara do Dr. serra está caindo por água abaixo! Será que ele acha que o eleitor se esqueceu do descaso em que tratou o funcionalismo público de São Paulo, em especial os profes-
    sores que estão sem aumento salarial a anos? O eleitor com
    certeza não esqueceu! e a resposta será dada nas urnas!

  232. Acho que a população brasileira,está anesteziada,ou o des-
    conhecimento do que está acontecendo neste governo e –
    muito grande,o sistema de saude,segurança pública,mora-
    dia,portos,aéroportos e toda infra-estrutura e logística estão
    totalmente comprometidas,por todas estas mazelas,como
    este governo pode ter tanta popularidade?.

  233. é gratificante perceber que o povo pobre já não se deixa manipular com tanta facilidade pelos que só se lembram dele para ganhar seu voto. Nenhum partido governou, até hoje, melhor do que o PT. Basta ver os números. Melhor: basta ver a cara do povo: mais confiante e esperançoso. Isso não é fruto do acaso.

  234. A polulação está acordando, ficando mais esperta e politizada, e o bom senso diz , não se mexe em time que está ganhando, quem não quer a continuidade de um governo sério, que governa para o povo, acho que todo cidadão responsável e consciente, que pensa na sua familia e no seu País quer.

  235. Uai… Mas segundo você Dilma estava fazendo tudo errado. O que aconteceu? O erro era dela ou seu? Macaco velho pegando em galho seco?

  236. Agora estou sentido a compreensão do povo brasileiro. Estava a pensar que a maioria sofria de amnésia e que só sabia decorar e lembrar dos enredos novelísticos da Rede Globo, seus atores e personagens, além, dos Big Brothers e cada um dos participantes seguindo suas vidas após.
    Não!… O povo está alerta e não está esquecendo da verdadeira história política do Brasil, o passado, os personagens de sempre, suas histórias e trajetórias políticas contra a nação. O povo hoje sabe como é tão difícil escalar esse time pra todos sairem ganhando e mudar nossa história que nunca mudava o capítulo e tinha sempre os mesmos persongens com suas linhagens definidas.
    O povo está esperto. O povo que está escolhendo o governo do povo para o povo. Isto é Democracia.
    Sempre tivemos um governo de elite governando só para uma camada da eleite e o Brasil cada vez mais afundando de FMI à apagões, de vendas de estatais com procedimentos escusos às Ilhas Cayman com CPIs arquivadas. Etc, etc, etc…

  237. o povo deixou de ser trouxa, para desespero do ditador jose serra, vc serra era tao arrogante nas suas atitudes, que deixou o governo de sp, em plena greve dos professores e dos delegados de policia, se achando o bam-bam-bam e, agora ta todo apavorado com a subida da futura presidente do brasil dilma, vc ainda terá uma grande surpresa qdo as pesquisas forem feita só aqui em sp, vc perdera p dilma pode escrever, o paulista ja percebeu quem é o senhor, um ditador do seculo 21.

  238. Deus já salvou e deu uma oportunidade da Dilma continuar neste planeta. Excelente. ela está bem de saúde e espero sinceramente que ela tenha vida muito longa, como também quero ter. Desejo tudo de bom a ela. E acredito que ela está muito agradecida a vida. Mas ela precisava entrar para o jogo do Lula, do PT, e ameaçar continuar a ajudar o PT, se eleita, a estragar este país? Por que ela não fica no cantinho dela, sem encher o saco, a paciencia de todo mundo, com este discurso socialista de araque? Vai fazer pão de queijo, cozinhar no fogão a lenha, cuidar da família dela que ela ganha mais. Pra que estragar a vida de tanta gente e do país se for eleita pelo PT? Ficar abaixando a orelha para o Lula e os petitas intelectualóides? Não estou duvidando da eleição dela não, o povo é pobre, não tem educação de berço, não tem cultura, fácil de ser enganado, e essa chamada mancha vermelha não sabe diferenciar vermelho de amarelo. Capaz dela ser eleita mesmo, para o azar do país, porque eu, graças a Deus, estou bem e vou continuar bem independente de um idiota do PT entrar na Presidência outra vez. Já tenho meu Apê, um bom carro e uma boa profissão. Agora quem vai continuar se ferrando são os pobres que não tem o que comer, ou onde morar. Insistem em manter o PT no poder. Problema deles. Que se danem. Enquanto o Lula fica conhecendo o mundo todo em suas viagens, nosso Governador José Serra investiu milhões no transporte em SP para que essa gente sofrida, pobre, perca menos tempo no trânsito e chegue em casa mais cedo, num transporte de melhor qualidade. É o Metrô que está avançando. Ninguém investiu no transporte em 40 anos e o Serra está melhorando a vida de quem anda de ônibus e trem. Porque ele não precisa disso, anda de elecóptero. Então fez pra beneficiar a população mesmo. Enquanto isso, dr. Lula fazendo marketing no exterior, porque quer uma boquinha na ONU ou em qualquer órgão internacional. Quem não quer trabalhar e morar na Europa, com um bom salário. De tonto o Lula não tem nada. Só não percebeu essa população miserável, que vende seu voto ao PT por causa de uma cesta básica e um prato de comida. Ainda assim, está inundando aquela área dos indios lá. Quero ver o que ele vai fazer agora… até os EUA já estão dando pitaco e apoiando os indios. Deixa os indios lá. É deles a terra, nasceram lá. E o discurso social do PT? Foi por água abaixo? Lá foi, porque quem vota no lula é norte e nordeste, indio não vai votar mesmo. Pra que agradar os indios? Eta povo que gosta de ser enganado pelo Lula. Com esse discurso de bonzinho, comendo do bom e do melhor, morando e viajando às custas de todos nós, que pagamos nossos impostos. Deixa ele lá. Foi pobre, coitado, nunca teve regalias. Deixa ele se esbaldar mais um pouquinho, como a gente faz com criança de orfanato que sai para passear. Como diz minha mãe, pobre quando come doce, se lambuza…

  239. atençao eleitores do brasil inteiro vamos assistir somente o programa politico da dilma, qdo começar o do serra vamos todos desligar a tv, pq como o serra mesmo disse ele ta mais tempo na politica enganando o povo,e portanto mais experiente e, pode tentar enrolar os mais humildes com sua fala mansa, por isso devemos tomar cuidado, nós brasileiros nao merecemos esse senhor como presidente….. ah só mais uma ele disse que vai revolucionar a segurança no brasil, mas qdo governador de sp colocou a pm para dar tiro de borravha na civil em sua greve……… ai eu te pergunto da para acreditar nesse senhor.

  240. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 , 11, 12, 13 milhões de empregos.

    Entenderam, DEMO/Tucanos ?

    Como dizia Fiori Giglioti : Não adianta chorar….

    E fica assim a eleição :

    Dilma eleita no primeiro turno.
    Marina em segundo lugar.
    Aécio em terceiro.
    Serra desiste (desistiram ele).

  241. quero lembrar a alguns partidário do psdb, que o mensalão começou com psdb mineiro, na campanha do sr. Eduardo azeredo, se alguém deu lagarda foi o FHC, guando na mudança para reeleição, tenho certeza que o pessoal do PT entrou nessa,. mas julgar apenas o pessoal do PT, é errado, por isso eu voto e continuo a favor, do PT, pois politiocaé bem mais seria e aberta do que a PSDB, e quando isto acontece existem mais escãndulos de corrupição, e policia federal tem liberdade de trabalhar e divulgar sua investigação, principalmente depois que cai na imprensa, fica apartecendo que é ogoverno, mas não é, são coisas que ja acontecia muito tempo.

  242. os aposentados não devem votar nem na Dilma, tampouco no
    Serra.Eles são a favor de ferrar com os aposentados. Dizer
    que a longo prazo vão recuperar as aposentadorias é uma
    ilusão, porque então mudaram para diminuí-las.Deveria voltar oque era antes.Apoiar aos partidos que tem conciencia da situação.Quanto mais idoso mais gasto há
    são a favor da
    recuperação das aposentadorias. Os aposentados tem

  243. Parabéns Ricardo pelo escrito, excelente. Não pertenço ao pt e nem ao psdb, mas pertenço a esse país maravilhoso chamado Brasil. Li todos os comentários e afirmo sem sombra de dúvida: quem ama os brasileiros, sabe como é lastimável a dor da fome, conhece o sofrimento do povo na fila de um hospital público ou de uma escola, sabe o que é transformar um salário mínimo em vestimentas, alimentos, remédios, transporte, lazer, cultura…, foi perseguido, sofreu discriminação, não teve oportunidade para estudar e mesmo assim pode dar aulas de ética, cidadania, civismo, patriotismo… tornou a política brasileira estável, bonificada internacionalmente e internamente com o pagamento da divida externa e empréstimos a países/irmãos dilacerados pelos flagelos da vida, que fez da transparência um fator base de seu governo, onde o povo se viu POVO valorizado, com direitos reconhecidos, nunca vi a agricultura produzir tanto, a rede rodoviária e ferroviária receber investimentos…enfim mais inúmeros lembretes…como faz o presidente Lula.
    Então, por que não eleger a primeira mulher que ocupará um cargo de presidência na história do país? É a privilegiada chance de dar continuidade a esse trabalho bonito de se ver…o miserável tem hoje um prato na mesa pra se alimentar, a divisão de castas continua porém, numa verticalidade menor… BOA SORTE A TODOS OS CANDIDATOS! mas essa pepista da bela cidade de Pirenópolis-go já fez sua escolha boa ou não, acertada ou não, prefiro continuar com LULA OU DILMA-LULA e deixo aqui o meu pedido: vença com louvor e priorize a Educação e a Saúde, consolide de vez o país no cenário mundial.

  244. o LULA merece que sua candidata seja eleita a DILMA merece o apoio de todos nós pra que o BRASIL siga em frente dando continuidade ao que já esta dando certo e a DILMA vai continuar o que o LULA começou para o bem de todos os BRASILEIROS e dale DILMAAAAAAAAAAAA

  245. DILMA sera nassa presidente ´SERRA voce esqueceu que deus proteje aqueles que olham pelos pelos pobres e oprimidos ira abençoar aquele que continuara aprotegelos depois do LULA, tenho certeza SERRA que osenhor não é essa pessoa pois duvidas de DEUS como podes deste um tiro no proprio pé eDILMA no PRIMEIRO TURNO eu SONIA estou torcendo essa mulher guerrilheirae porreta

  246. Uma pergunta aos “renomados” analistas tucanos, para quem a Dilma subiu pq fez campanha (ohhh) e o programa do PT de maio, onde Lula ficou no pingue pongue com Dilma. Quer dizer, adimitamos que essa baboseira tucana esteja certa; se 10 minutos de programa fizeram este estrago na campanha do candidato de FHC, imaginem quando a propaganda começar na TV, o serra vai ficar com índice negativo nas pesquisas.

  247. Acorda Serra!!! Com o atual Secretário da Educação do estado de São Paulo, autoritário, fechado, e se proclama dono da verdade, fazendo mudanças radicais que prejudicou uma categoria inteira, o que o Sr esperava: tem agora uma legião de educadores fazenda campanha contra sua candidatura. ACORDE….

  248. Acredito que o governo Lula, grande cabo eleitoral de Dilma, é dificil ser combatido: as suas politicas estão de acordo com a tendência da História, excpressa no Principio que prioriza o ser humano na vida social. Nenhum governo no Brasil pensou no combater a pobreza, como vem fazendo Lula, ao mesmo tempo que preserva a estabilidade econômica e a democracia. Grato, Enildo.

  249. A guerrilheira como candidata a presidente é uma verdadeira piada. Não consegue nem se expressar pois é apenas uma xerox do Lula, que pelo menos tem uma carreira política.Brasileiros acordem.O PT era contra o Real,contra o Fator Previdenciário e agora é a favor.Fernandoi Henrique nos deixa o legado de um grande lider juntamente com Juscelino e Getúlio Vargas.

  250. Gostaria de lembrar aos prezados eleiores do nordeste, meus compatriotas se êles já se esqueceram de que quando SERRA foi candidato a prefeito de~São Paulo, no seu discurso, promoveria uma análise dos moradores nordestinos de São Paulo e iria se esforçar para demandá-los da capital a fim de que a cidade podesse crescer com mais orgulho e desenvolvimento social e cultural sem a presença destdes nordestinos que só pensam em pedir esmollas e caçar lichos..

  251. Time que está ganhando não se mexe, deixe Lula trabalhar e Dilma continuar o seu trabalho no próximo ano. Para transformar este país, precisamos ainda de 10 anos para chegarmos ao 1o Mundo. Deixemos os competentes governar este país e não o atraso do PSDB.

  252. ate que emfim o brasil reconhece o sucesso do melhor Presidente que o BRASIL JÁ TEVE assim afirmam as pesquisas pela primeira vez um presidente irá alavancar votos p/ o seu sucessor indicado

  253. Se o Aécio não aceitar em ser o vice na chapa do Serra, sinal que o Aécio já está jogando a toalha.
    E aí, como fica o Serra?
    E mais.
    Se o Serra não conseguir um bom vice (mesmo que o vice não tenha grande influência como dizem), o Serra já estará até desmoralizado.
    Vai pegar mal se não conseguir apresentar um nome de peso.
    E agora, o Serra realmente precisa de algo novo, uma coisa nova, caso então de um bom nome para ser o seu vice na chapa.

  254. Queiram ou não o PT fez um ótimo governo. A oposição não fala abertamente e nem vai atirar pedra. Vocês viram o que aconteceu com o LULA, quando ele falou mal do Plano Real. Perdeu na primeira. É ver e conferir.

  255. Sinto muito pena de nos que habitamos a região sudeste e sul do Pais, porque continuaremos a ajudar a pagar a mafia que será formada em brasilia pelos Joses, Dirceus eoutros, que Deus nos ajude.

  256. ESSE PESSOAL DO PSDB SERRA ETC..TEM QUE TOMAR VERGONHA NA CARA .
    ESSE SERRA NÃO SERVE NEM PARA OFFICE BOY DO LULA..
    É DILMA E ESTAMOS CONVERSADOS.
    TENHO 67 ANOS E GRAÇAS AO DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DO BRASIL,CONSEGUI VOLTAR A TRABALHAR,POIS ESTÁ FALTANDO MÃO DE OBRA
    AS FRENTES DE SERVIÇOS SÃO MUITAS.
    SERRA VA CHORAR NA CAMA QUE É LUGAR QUENTE.
    É O QUE VOCE PRECISA POIS ESTÁ FRIO FRIO FRIO….

  257. Voto no Lula a muito tempo. Não sou PT, daí devo votar em Dilma por ela ser candidata dele, mas pelo PT, jamais. Por outro lado, vamos experimentar uma mulher no planalto?

  258. Não sei qual a razão do PSDB, do próprio José Serra, e de alguns setores da imprensa colocarem tamanha esperança em Aécio Neves como vice de Serra. Em Minas, o candidato dele está longe no terceiro lugar, depois de Hélio Costa (PMDB) e de Fernando Pimentel (PT). Como sou meio metida a entender razoavelmente bem de carisma e empatia, posso garantir com mais de 70 por cento de possibilidade de estar certa, que nenhum dois caracteres Aécio tem de forma tão avassaladora. A primeira prova é o candidato dele. Depois disso, nem que tivesse, um vice da mesma linha ideológica – Aécio mais privatista – acrescentaria o quê? Acho que tiraria, pois o povo brasileiro tem horror a excesso de privatização.

  259. Pedro Lima disse para Dirceu Brito, que me enviou este email.
    (Economista e Professor da UFRJ)

    Lula, que não entende de sociologia, levou 32 milhões de
    miseráveis e pobres à condição de consumidores;
    e que também não entende de economia; pagou as contas de FHC,
    zerou a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos
    Lula, o analfabeto, que não entende de educação, criou mais
    escolas e universidades que seus antecessores juntos [14
    universidades públicas e entendeu mais de 40 campi], e ainda criou o
    PRÓ-UNI, que leva o filho do pobre à universidade [meio milhão de
    bolsa para pobres em escolas particulares].

    Lula, que não entende de finanças nem de contas públicas,
    elevou o salário mínimo de 64 para mais de 291 dólares [valores de
    janeiro de 2010], e não quebrou a previdência como queria FHC.
    Lula, que não entende de psicologia, levantou o moral da
    nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo. Embora o
    PIG-Partido da Imprensa Golpista, que entende de tudo, diga que não.

    Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de
    nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país
    à liderança mundial de combustíveis renováveis [maior programa de
    energia alternativa ao petróleo do planeta].
    Lula, que não entende de política, mudou os paradigmas
    mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes,
    passou a ser respeitado e enterrou o G-8 [criou o G-20].

    Lula, que não entende de política externa nem de
    conciliação, pois foi sindicalista brucutu; mandou às favas a
    ALCA, olhou para os parceiros do sul, especialmente para os vizinhos
    da América Latina, onde exerce
    liderança absoluta sem ser imperialista. Tem fácil trânsito
    junto a Chaves, Fidel, Obama, Evo etc. Bobo que é, cedeu a tudo e a
    todos.

    Lula, que não entende de mulher nem de negro, colocou o
    primeiro negro no Supremo (desmoralizado por brancos) uma mulher no
    cargo de primeira ministra, e que pode inclusive, fazê-la sua
    sucessora.
    Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha (a
    convite dela) e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.

    Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de
    Keynes, criou o PAC; antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é
    hora de o Estado investir; hoje o PAC é um amortecedor da crise.
    Lula, que não entende de crise, mandou baixar o IPI e levou a
    indústria automobilística a bater recorde no trimestre [como
    também na linha branca de eletrodomésticos].

    Lula, que não entende de português nem de outra língua, tem
    fluência entre os líderes mundiais; é respeitado e citado entre as
    pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual [o melhor do mundo
    para o Le
    Monde, Times, News Week, Financial Times e outros…].

    Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um
    brucutu, já tinha empatia e relação direta com George Bush –
    notada até pela imprensa americana – e agora tem a mesma empatia com
    Barack Obama.

    Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas um
    agitador;.. é amigo do tal John Sweeny [presidente da AFL-CIO –
    American Federation Labor-Central Industrial Congres – a central de
    trabalhadores dos Estados Unidos, que lá sim, é única…]e entra
    na Casa Branca com credencial de negociador e fala direto com o Tio
    Sam lá, nos “States”.

    Lula, que não entende de geografia, pois não sabe interpretar
    um mapa é autor da [maior] mudança geopolítica das Américas [na
    história].

    Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois
    nunca estará preparado, age com sabedoria em todas as frentes e se
    torna interlocutor universal.

    Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um
    locutor de bravatas; faz história e será lembrado por um grande
    legado, dentro e fora do Brasil.

    Lula, que não entende nada de conflitos armados nem de guerra,
    pois é um pacifista ingênuo, já é cotado pelos palestinos para
    dialogar com Israel.
    Lula, que não entende nada de nada;.. é bem melhor que todos
    os outros…!

    Pedro Lima * |
    Economista e professor de economia da UFRJ

    DESCULPE OS NAO-LULAS MAS COMO RECEBO MUITOS EMAILS IRONIZANDO, DEBOCHANDO E FALANDO HORRORES DELE
    ACHO QUE TENHO O DIREITO DE ENVIAR UM UNICO EMAIL QUE FALE BEM DESSE MARAVILHOSO ANALFABETO

    __._,_.___
    | através de email | Adicionar um novo tópico
    Atividade nos últimos dias:
    Visite seu Grupo

    1. parabens companheiro…………se ficarmos no silencio………como os tucanos faziam,amputando nossos ideiais de um povo livre e construtor,jamais poderiamos alavancar os pilares que vão dar continuidade ao processo de construção desse novo brasil, e vamos sim,eleger a dilma.

    2. Caro PROFESSOR estou muito feliz em ler seu comentário, chego arrepiar, estou chorando de orgulho, chorando mesmo, sem gozação. Escreveu do fundo do coração algo que é tão visto que até cego pode ver que o “brasil” passou a ser “BRASIL” com LULA. Sou militar, meus pais, trabalhadores rurais analfabetos que perderam sete filhos por falta de tudo, de tudo mesmo, quase miseravéis, vendendo em feira e sofrendo do tipo de humilhação. Não vejo isso hoje, as vezes no almoço de domingo digo pra família se os pobres não acabraram diminuiram muito. Aquele pede, pede de esmoslas acabou, não batem mais na porta de casa pedindo esmola, e isso é legal demais. Parabens adorei e vou até usar o comentário de Vossa Senhoria em reunião de associação que participo como produtor rural e como apicultor.

  260. Kotscho, peça ao Mercadante pra incluir em seu programa de governo e divulgar no horario gratuito na TV que vai baixar o valor do pedagio cobrado em São Paulo para R$ 1,10, ou seja, o mesmo valor cobrado pelo governo Lula nas Rodovias Federais.

    É vitoria no primeiro turno.

    Ajude-nos a livrar o povo de São Paulo do Geraldo Pedagio Alckmin. Nem o Serra tolera o abafador de CPI’s.

    Para arruinar São Paulo já temos o Kassab.

  261. SEM DUVIDAS DILMA SERIA A MELHOR E A MAIS PREPARADA POR QUE A MESMA JA PROVOU AO LADO DE LULA SEU GRANDE TRABALHO E A BOA ATENCAO DADA A POPULACAO BRASILEIRA. QUEM MORA EM SAO PAULO SP SABE QUE O ALCKIMIM E SERRA NAO FIZERAM NADA DE BOM FALTA POLICIAMENTO, REBELIAO EM FEBEM E SAUDE PRECARIA.NUNCA FEZ NADA DE BOM.ANTES DA ELEICAO COMECOU A FAZER ALGO E NEM TERMINOU COMO O METRO DE SAO PAULO LINHA AMARELA PARADA ATE HOJE. O PAIS NAO PODE VOLTAR A EPOCA DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO QUE SE PREOCUPOU SOMENTE COM OS RICOS E NOS POBRES ESQUECIDOS. ENTAO DILMA SEM DUVIDA

  262. Bom dia a todos, eu ouvi um programa partidário onde o candidato disse entre outras promessas que vai contruir o IMPOSTO ÚNICO no valor de 10% sobre tudo que qualquer brasileiro ganhar, não sei como ele vai conseguir isto, mas fica a pergunta:
    Não seria este o candidato ideal?
    Ou será que estou errado, se estiver errado que me corrijam. E eu ainda vou agradecer.

    1. Hermeto, chaga de dízimo! Assim ferra os que pagam 10% nas igrejas empresas, passará para 20 % que se vai pagar. Dessa forma muita gente vai para o “beleleu” e volta a ser miserável. .

  263. Aos que querem tirar do Lula seus méritos , podem parar, pois ele não herdou nada do FHV, ao contrário desde o seu centésimo dia de governo, tentam destroná-lo e ele vence tudo. E mesmo havendo desvios de verbas praticados pelos seus opositores, ele vence, pois suas propostas são maiores do que a corrupção de muitos políticos e governantes da oposição. Nós e o mundo precisamos do Lula, agora e pós Dilma.

    1. É Soares, todos os prós-FHC/Serra dizem que tudo de bom no governo Lula é uma herança bendita (agora tem isso).
      Mudem o discurso (aliás, Serra começará a fazer isso).
      Lula é um grande estadista.

  264. Ricardo,
    Sou historiador, temos tempos diferentes dos jornalistas.
    Os movimentos de tempos longos são os que explicam melhor a tendência.
    A oposição passou 7 anos e meio fazendo apenas tirotéio no governo Lula.
    Lula deu conta do recado que lhe foi dado, especialmente em 2006. Façam bem as coisas ou senão perderão. E fez as coisas melhor do que no primeiro mandato.
    Por mais que esperneie, a oposição não poderá construir em meio ano o que não fez em 7 anos e meio.

  265. bom eu nem ligo (por agora) só resolverei minha vida depois das eleições. em pt ganhando (leia-se cada vez mais chupins no governo) tô indo embora morar em algum país um pouco sério que seja. porque esse já não era sério, agora então…

    1. Israel.Nós ,gente humilde,conseguimos sobreviver a ditadura apoiada pelos seus amigos do DEM e a FHC com sua politica para os ricos .fique no Brasil você aguenta também,se não for um boyzinho filhinho do papai que está sendo obrigado a gastar mais com o aumento do salário dos empregados.

    2. Com este pensamento mediocrre eu nao sei o que vc ainda esta fazendo por aki, vai mesmo morar no exterior e ser tratado como marginal, ai quando nao tiver mais a quem recorrer vc procura pela embaixada do brasil e pede socorro, seu mane.

    3. pô Vitor Hugo, mto bom! mande seu e-mail pra podermos fazer um contrato válido por tempo indeterminado, ok??!!

      eu escolho o país (sério óbvio, Irã e demais comunas nem se cogita). e fiquem aí pagando as contas dos chupins de plantão. seus tolos. (inclusive o salário do dono do blog, hahahaha)

    4. Israel, voce só fica se ganhar o Serra ? Então é melhor arrumar as malas.

      Mas não fuja como o vampiro anêmico. Fique e lute com fez a Dilma.

      Tenha um ótima semana.

  266. E agora ? O Sr. Sérgio Guerra (DEM )terá que abrir 3 processos. 1 contra o data folha, 1 contra o sensus e 1 contra o vox populi.
    Motivo: A Dilma está na frente do Serra em todas pesquisas e isto os DEM/PSDB não admitem.
    E agora ? estão calados ? ningem mandou os advogados investigar as pesquisas ?

    1. Desde já o Data(Foha) tem que entrar com juntamente com o PSDB/DEM/PPS com um processo contra o próximo IBOPE, pois já temos o resultado da pesquisa. RSRSRS.

    2. Desde já o Data(Foha) tem que entrar conjuntamente com o PSDB/DEM/PPS com um processo contra o próximo IBOPE, pois já temos o resultado da pesquisa. RSRSRS.

  267. Parabéns aos comentários,li todos, tudo já era previsível.Adorei o vídeo da Noviça,pena que não consegui localizá-lo novamente. Estou com Dilma e não abro mão.

  268. Quem´muda o discurso?

    Fonte: Ig

    Na tarde desta segunda-feira (17/05/2010), em entrevista ao “Programa do Ratinho” do SBT, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, defendeu a redução da carga tributária e a desoneração de diversos produtos como remédios, energia e da folha salarial. Horas antes, na rádio CBN, Dilma havia adotado um discurso completamente oposto, no qual defendeu a extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e disse que será muito difícil melhorar a saúde pública sem aumentar impostos.

    “Houve uma grande campanha contra a CPMF, mas não vi resultado prático no bolso da população e houve perda da capacidade de fiscalização”, disse Dilma, de manhã, em entrevista à CBN, sem afirmar, no entanto, que pretendia reeditar o imposto.

    A pré-candidata respondia a uma pergunta sobre saúde. Segundo ela, será muito difícil melhorar os serviços públicos na área sem aumento de impostos. Questionada sobre o assunto, Dilma respondeu: “Acho que vai ter que aumentar os recursos para a saúde. Acho que vamos ter que ser responsáveis. É impossível ter uma melhoria na saúde se não recompor o orçamento”.

    À tarde, no SBT, Dilma adotou um discurso oposto. O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, questionou a candidata sobre o fato de uma dona-de-casa pagar R$ 40 de impostos a cada R$ 100 gastos no mercado.

    “A reforma tributária é para simplificar tributos e tirar impostos da folha de pagamento, porque hoje um empresário ele é mais tributário quanto mais ele emprega. Isso é um absurdo. Sou francamente favorável a tirar toda a tributação possível da folha de salários. Sou a favor também de reduzir a incidência de tributo sobre questões fundamentais para o povo como alimentos, remédios e energia elétrica”, disse Dilma, acrescentando que também pretende desonerar os investimentos.

    A declaração foi seguida de uma salva de palmas incentivada por um animador de auditório. Dilma e Ratinho rasgaram a seda para o presidente Lula, pelo fato de ter conseguido um acordo nuclear com o Irã. Ao responder sobre o que acha do presidente, Dilma não economizou: “é o maior político do mundo”. Seu adversário, José Serra (PSDB), também foi alvo de elogios. “Serra é um bom brasileiro. Um homem respeitado”.

    A pré-candidata não foi tão generosa com os demais colegas de política. Perguntado sobre o que acha dos políticos, ela respondeu: “os políticos têm que melhorar muito para fazer face ao que o Brasil espera deles”.

    O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, amigo de Lula, não goza do mesmo prestígio com Dilma. “Chávez é um dos presidentes com o qual teremos que conviver”, disse ela. Ratinho explorou temas como a origem mineira da ex-ministra que construiu carreira no Rio Grande do Sul, a imagem de durona construída ao longo do governo e até o novo corte de cabelo da pré-candidata, mais curto e com um tom aloirado, obra do cabeleireiro Celso Kamura.

    “Aquele japonês chato. Foi ele que consertou este cabelo”, brincou Ratinho

    1. Não podemos esquecer que Serra só governará para a população do Sul e Sudeste, somente para a classe dominante. O povo carente e nordestino são esquecidos. Quem tem boa lembrança não esquecerá dos governos anteriores. Serra! É mais um deles!

  269. o que os TUCANOS não querem engolir e de que o LILA vai gahnar de novo,e que o governo de LULA mesmo perdendo o PALOCI e ZE DIRCEU que foram eficases para este governo,para se ter uma ideia o LULA botou a cara para qualquer um bater quando falaram do MENSALÃO quem errou foi punido quem não errou foi poupado,so que nos governos passados roubavan a vontade e ate o FHC que da uma de bom moço roubou e vendeu empresas e ate hoje não se sabe onde foi o dinheiro,pouco de nos sabemos que para o brasil melhorar não esta na escolha do PRESIDENTE mas em uma CAMARA DE DEPUTADOS com compromisso com o povo e um SENADO transparente sem aquela corja que esta la so mamando,por fim tem tirar quase todo o PMDB que e a quadrilha de mentores de crimes de la so tem ladrão e criminosos de palitó.BRASILA E O CANCER DO BRASIL APRENDAM A VOTAR.

    NÃO VOTEM EM.

    TARSSO GEREISSATE
    ARTHUR VIRGILIO
    GERSON CAMATA
    RODRIGO MAIA
    ACM NETO
    ROMEU TUMA JR
    ROBERTO JEFERSON
    JOSE GENUINO
    MAGNO MALTA
    JOSE SARNEI
    EDSON LOBÃO
    EDSON LOBÃO FILHO
    EDMAR MOREIRA

    E MUIROS OUTROS QUE SE BOBEAR NÃO TEM ESPAÇO NESTE CAMPO….

  270. Coitado dos trabalhadores que contribuem com varios salários minimos para a previdência, e na aposentadoria ficar somente com dois ou um salário minimo. O que nosso presidente quer é deixar todos os aposentados com um salário minimo. O PT é a praga dos aposentados e futuros aposentados, Se ele esta com 76% de aprovação, só pode ser do norte e nordeste.Cada povo tem o governo que mereçe.

    1. Certo, Nelson. No mínimo você abrirá um campanha para espurgar estas regiões do resto do Brasil, como um câncer.
      Já viu as pesquisas do próprio DataFolha. Nelas Dilma somente crescre em todas as análises, inclusive no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, Marinha cresce em um dos itens, Serra somente tem uma ladeira a continuar descendo.

    2. Nelson, quem mudou as regras de aposentadoria e criou o fator previdenciario, que voce nem sabe o que é mas que diminuiu o valor final das aposentadoria foi o governo FHC. Que lamentável que voce seja tão desinformado e fique dizendo asneiras que só confundem a cabeça dos velhinhos.

  271. O Serra e todos os tucanos, não merecem nem nossa atenção. Eu convoco a todos os policiais paulistas e porque não todos os funcionários públicos estaduais, e mais todos os brasileiros que querem mais segurança, mais educação, mais saúde a dar o troco a todo o tucanato nacional nessas eleições. Lembrem-se não basta votar só no governador, só no presidente, temos que votar nos senadores, deputados federais e deputados estaduais, do mesmo partido ou se não der votar naqueles partidos que estão juntos. Só assim vamos mudar. Fora Serra.

  272. pessoal, não é o pt ou psdb que resolvera os graves problemas do Brasil e sim a sociedade com grandes movimentos como o ficha suja, agora deviriamos fazer um movimento para fechar o senado e reduzir numeros de deputados e veriadores em pelo menos em 50 por cento, já imaginaram o tamanho da economia.

  273. Tenho observado os candidatos,e ao meu ver a história se repete é sempre a mesma ladanhinha.
    eu,digo a classe rica continua cada veis mais rica,e a classe média continua arcando com os juros Bancários que não são poucos.
    a classe pobre está cada veis mais pobre,agora para completar o nosso presidente criou mais uma classe,que é as dos miseráveis. Que Deus tenha misericórdia da nossa naçâo.

  274. Me espanta o Serra, que é um economista, criticar a política econômica do governo. Será que haveria outro jeito melhor de conduzir a economia, nas atuais conjunturas?

    1. Fariam o que sempre fizeram nas crises anteriores, durante o reinado FHC…

      Dariam explicações extraordinárias e não fariam nada.

    2. Agora ele é contra a indepência do BC.
      O quê que é isso.
      Estou ficando doido.
      E mais: Dilma é a favor da indepência.
      As coisas correm com o vento.
      Agora que desce, Serra começará a falar mal do Lula?

  275. Será que se o PSDB estivesse no poder teria peito pra reduzir o IPI no momento em que a economia sofria com a ” marolinha”?

  276. Qual a novidade? Não há possibilidade de Serra se desvincular de FHC. Essa marca, é inapagável( lembram do ex-ministro?). Agora, aguennnnnta, Serra! Felizmente o Brasil deverá continuar com a mesma postura de crescimento e desenvolvimento.

    1. eiii! so uma lembraça: o ripe da economia lulista é a mesma de FHC. A nossa moeda chama-se Real do Plano Real. Lula fex um bom governo, conduto desmerecer FHC é igenuo, ou burro e sem falar que o contesto herdado por FHC era de hiper mega inflação , claro que cometeu erros e também Lula, pra são farinha do mesmo saco!

  277. Não é mesmo possível que alguém tenha se esquecido do que foi o péssimo governo FHC. É menos possível ainda que alguém queira de volta aquele tempo de horror!

  278. A unica herança deixada pelo PSDB para o presidente Lula (além do país quebrado e de pires na mão na porta do FMI) foi o esquema do mensalão de Eduardo Azeredo, govenador mineiro do PSDB, e do “empresário ” Marcos Valério.

    Brasileiro tem memória curta ? Espere até outubro.

    PSDB e DEMO nunca mais.

  279. Mesmo com todos os últimos acontecimentos, somente o PT, poderia eleger uma Mulher Presidente do Brasil…O PT é inclusão e diversidade.

  280. O Serra faz propaganda enganosa em SP,nada do que ele mostra na TV é verdade. como pode mentir desse jeito ?.Será que ele pensa que o povão é troxa…

  281. Quem conhece a trajetória de vida da Dilma, seu compromisso com a justiça social, sua luta por um pais mais justo desde sua juventude, sua coragem, seu heroismo na luta contra a ditadura militar, sua competência como Ministra da Casa Civil, a função mais importante e primordial para qq governo democrático, sua honestidade e compromisso com um pais justo e progressista não tem dúvida nenhuma em votar nela com ajuda ou não de Lula.

  282. não podemos nos esquecer que serra é o candidato do fernando henrique e representa a clace rica deste pais
    por isso digo serra é a cara do fernando henrique
    e pença com a cabeça do maldito fernando henrique
    cardoso. eles tão loucos pra matar todos os pobres
    deste pais: pencem bem na hora de votar.

  283. A Competência do Comando de Campanha do PT há muito já é conhecida, bem como a INCOMPETÊNCIA dos tucanos!! Serra perder essa eleição para o “poste” Dilma é igual o Palmeiras perder o campeonato brasileiro. Infelizmente parece que a desgaraça tá feita mesmo. PT por mais 20 anos (4 de Dilma + 8 novos de Lulla) graças à incompetente oposição. Tucanos, o bando de incompetentes!!

    1. Carlos, dá pra explicar porque voce torce pela vitória dos incompetentes ? Não entendi bulhufas do seu comentário. Voce está tonto com o resultado das ultimas pesquisas ?
      Então senta, porque quando divulgarem as próximas….

  284. Israel, se tirar o povo da miseria e fazer do Brasil um pais digno e respeitado la afora e ser pouco serio, entao eu sou pouco serio, o tucanato-demo governou para 80.000.000 milhoes de brasileiros, eles nao conseguem entender que o Brasil quase 200.000.000 de habitantes por isto sempre perderao, quen ja provou do e bom, nao vai quere mais o que e mais ou menos ( eu sou extrangeiro, viu? sei o que estou falando, conheço outros lugares )

  285. O que é bom para os USA é bom para o PSDB-DEM, ao recusar a ALCA e investir no Mercosul, o Brasil se livrou de ser um México que a pouco tempo era um país de futuro e agora é do passado. Se os USA tiverem uma simples gripe o México pega uma penumonia gravíssima. VIVA Lula, VIVA Dilma 2010.

  286. Dilma vai ganhar e no primeiro turno, não tenho dúvida. O povo brasileiro ainda não esqueceu o desastroso governo PSDB/DEM, do intragável FHC. Sei que o Serra não é um FHC mas o povo não entende assim. No governo passado grande parte da classe média sofreu com o aumento excessivo da carga tributária. No governo Lula a tabela do imposto de renda foi anualmente corrigida, não como devia, mas foi. Não se pode comparar LULA/PT com FHC/PSDB/DEM. Por isso voto DILMA.

  287. tenho procurado ser neutro comigo mesmo nessa questão de sussessão eleitoral, mas pela soberba dos simpatizantes do pt, já estou começando a me definir…até agora vi um fenômeno esquisito: o de que é cafona; fora de moda; ou algo que o valha, não ser do pt…e isso eu nao quero prá mim. Aos outros………..cada um com seu cada um, é uma pena que reflete em todos.

  288. Que bom que sobrou alguém lúcido na grande imprensa e que faz uma análise límpida como a sua.
    O anti cândido canditato Serra não tem discurso e este é feito pela imprensa que o fez candidato e que tb faz o seu discurso e o Serra, que afundou São Paulo, bota a carinha para apanhar de novo.
    Na minha opinião ainda tem muita água para passar debaixo da ponte e muita acusação Demo Tucana vai
    emergir ou ser requentada, mas o ventos indicam que o Brasil não vai parar nas mãos de Serra, ufa, vai continuar caminhando veloz com Dilma.

  289. A política dá muitas voltas. É como nuvem, cada hora tá de um jeito. Ainda teremos muita água rolando rio abaixo. Teremos um período de quarentena agora por conta da Copa, quando o povão esquece de tudo que não seja redondo. A corrida eleitoral vai ter lances pitorescos após a Copa. A rinha vai ser dura. Nossos candidatos ( Dilma e Serra) são muito bicudos e vamos ter bicadas e, algumas sangrentas. Mas, não vejo muita diferença neles, a não ser o enfoque estatal sindical da Dilma e o lado estado menor do Serra. Fora isso, Dilma e Serra farão bem ao Brasil. Fico até imaginando, que quem ganhasse indicaria outro como o que aconteceu com Obama e Hillary. O Brasil está muito maduro e, preparado para escolher o candidato e colher boas safras de resultado.

  290. é o seguinte: eu, como sou servidor público de SP, não voto no serra (minúsculo mesmo) nem q a vaca tussa e cuspa quadrado, morou? nem q o vice dele seja o tal Aécio ou o FHV, sacaram? tchau.

  291. A voce F publico federal nao vote no Serragio, pois ele assim como os seus antecessores do ( PSDB ) estao acabando com os serviços publicos em SP, sou f publico tbem e estamos em greve assim como tantas outras categorias, o Governo de SP nao cumpre data base q é Lei Federal e nos pune por entrarmos em greve. O Serra assim como toda a turma do PSDB nao tem nada de democratico, sao todos ditadores travestidos de democraticos. O Serra disse q nao precisa dos votos dos servidores publicos , mas se esqueceu q cada servidor tem familia e amigos, e por isso ja esta perdendo as eleiçoes, por isso prestem a atencçao em votar para esse SErra, pois estamos ha 16 anos sem aumento salarial. obrigado!!!

  292. Sabem o que mais me irrita em muitos comentários que aqui leio?! É a negação dos fatos históricos. Não tenho a menor dúvida que Lula fez um ótimo governo, que ampliou o social, fortaleceu algumas estruturas contudo negar os efeitos positivos de FHC é esquecer que vivíamos num país incontolável, sem rumo, sem trilho até a elaboração e a prática do Plano Real com seu tripe bem alicerçado e seguido pelos economistas e da boa equipe de Lula, ambos tem de ser respeitado como grandes marcos na história do Brasil. Esse ufamismo lulista e ptista que o Brasil mudou só com Lula é irritante, é negar a história. Ok parabeliso as equipe que cuida da campanha PT pela virada mesmo passando por cima da lei eleitoral, nesse ponto Lula erra, pois ele deveria ser o primeiro a respeitar as leis e não ignorá-las. Quem vai ganhar a eleição? Espero que o povo e futuro de nossa nação. Espero que esqueçamos o ufamismo, a idolatria desse ou daquele e que venhamos apontar com segurança o futuro. O amanhã é calçado pelos atos presentes e este é vestido pelo passado. Já vivemos tanto tempo sobre a ditadura que tantos lutaram, morreram, foram exilados, tivemos presidentes incopetentes e corrupidos, caras-pintadas etc e tudo faz parte da história, NÓS fazemos a história, corrigimos erros ou os afirmamos, tudo depente de nossa busca para um real esclarecimentos ou nos ocultemos nas trevas ufanicas irracionalizadas! Deixo aqui bem claro e afirmado: NÃO TENHO VOTO DECIDIDO! Mas me irrito com a irraciolalidade, é um momento sério e decisivo, é precioso raciocinio lógico e NÃO idolatria!

    1. Fernando, tome um chazinho de camomila e compre alguns calmantes porque daqui pra frente a coisa só vai piorar. Aguarde as proximas pesquisas. Dilma disparada na frente do vampiro anêmico.

  293. Snif..Perdi..O Lula é o melhor presidente da história do Brasil e o melhor do mundo atualmente. E agora, acho que vou votar na Dilma também. Dilma neles !! Lula o master …
    Chora DEM, PSDB, FHC, ARRUDA, ACM neto..

    1. A.C.M o velho /A.C.M. o filho/A.C.M.o neto / PAULO SOUTO/CESAR BORGES/ ANTONIO IMBASSAHY/GABAN.

      Família já foi banida do poder BAHIANO há quatro anos, o caúdilho desceu á sepultura, juntos desceram todos os seus aliados, todos foram “enterrados”, não se ouve mais falar DELES.

  294. Não podemos esquecer dos candidatos aliados de Serra o que fizeram com o nosso país, e precisamente, com o nosso povo, quando estivera no poder. Cuidado com o Serra!

    1. Muito bom Ilza, mas voce e todo o resto esquece quem está ao lado do Lula desde 2002, que antes era tido por ele e por todo o PT como escoria. Agora , alias desde sempre no governo o Lula Lá é amigo do Sarney, Delfim Neto, Collor e por ai vai….
      Eta memoria….

    2. NÃO PODEMOS ESQUECER QUE SERRA É O CANDIDATO DO REI DAS PRIVATTIZAÇÃOES , VENDA DO PATRIMONIO PÚBLICO QUE É DO POVO, É O CANDIDATO DE MÃO SANTA SANTA QUE FOI ARRANCADO DO GOVERNO DO PIAUI POR FHC, MÃO SANTA DISCRIMINA LULA, É O CANDIDATO DE CESAR BORGES, É O CANDIDATO DE CEZAR MAIA, É O CANDIDATO DA IMPRENSA MARRON, ´´E O CADIDATO DOS QUE QIEREM QUE O GOVERNO NÃO DE CERTO. É O CANDIDATO DO PARTIDO EM QUE A META É VENDER O NOSSO PATRIMONIO. JÁ PENSOU SE TIVESSE DADO TEMPO VENDER A PETROBAS, NESSA CRISE COMO ESTARIA O NOSSO PAÍS. AS BOLHAS COMO COSTUMAVA CHAMAR O MINISTRO DA FAZENADA FHC ESTARIAM ESTOURANDO EM TODO O PAIS.

  295. O interessante é ver pessoas associando o massacre aos aposentados ao governo Lula!
    Por acaso no governo do FHC (que os chamou de vagabundos, lembram ?) foram tratados com alguma dignidade ?

  296. Não vamos com muita sede ao pote. Eleição não campeonato de futebol, onde se torce para esse ou aquele time independemente de sua capacitade técnica e tática. Lula é um indivíduo muito sortudo pegou a administração do país com a a inflação controlada, a economia estabilizada e processo de globalização implementado, portanto na minha humilde opinão, o maior feito de Lula foi manter a política econômica que ele recebeu. Lula é aquele jogador oportunista que recebe a bola debaixo da trave e chuta para gol. Explico: o governo de Lula não teve que se preocupar em fazer planos econômicos para combater inflação e estabilizar a economia, recebeu tudo isso pronto. Reforma política, reforma eleitoral, investimentos em saúde, educação, transporte, segurança pública, etc… para falicitar a vida das pessoas mais necessitadas não recebeu atenção especial do governo. Portanto de um governo altamente competente esperava-se um esforço para esta áreas, na proporção daquele que debelou a inflação e estabelizou a economia. Abaixo os mensaleiros de qualquer agremiação. Veja, no governo de Lula tivemos, com o apoio do PT, o estupro do Projeto de Lei de iniciativa popular dos fichas limpas, no Congresso Nacional. Lula é muito sortudo, pois para quem não sabia que o mensalão funcionava no gabinete de José Direceu ao lado do gabinete presidencial, no palácio do planalto, e mesmo assim governo vai bem, só pode ser obra do destino, ou seja, recebeu a máquina em perfeito funcionamento. Para finalizar, votei em Lula em 1989, 1994, 1998 e 2002, principalmente pelo discurso em favor da ética que a bandeira do PT.

    1. Sr Amilton, o sr etá muito enganado com os nnumero; quando LULA assumiu o governo a inflação era de quase 20% ta bom? e tem mais num foi facil pegar um país devendo mundos e fundos FMI/DIVIDAEXTERNA, e tem mais meu sr os salarios na era LULA subiram mais que em qualquer outro governo passado, e com inflação controlada, agora vou lembrar vc de mais uma coisinhas 11 universidades federais 214 escolas tecnicas(sefet) prouni etc etc etc, então isso num sorte é competencia

    2. Gostaria de lembrar ao sr Amilton qeu o rico Brasil era quase 900 pontos. Que o governo brasileiro enfrentou a maior crise mundiao do pós guerra . E o governo Lula sem vender uma empresa, fazendo concursos, melhorando salário, elevou o salário minimo para seu maior valoar comparado com o dolar. Isso é comptencia, meu amigo, reconheça. Já pensou se tivessemos um governo do PSDB nessa crise? Nos estariamso fritos

    3. Vc confunde estabilidade monetária do Fhc com Estabilidade Econômica .. Talvez sua memória seja curta demais para lembrar que no final do governo fhc o país já havia quebrado pela terceira vez .. Se fossem tão competentes São Paulo estaria uma maravilha .. Por favor, menos discurso simplista!

    4. Só pode ser delírio… alucinação! Ou será autismo?Que total desconexão com a realidade!!!
      Será que o Sr. Amilton acredita mesmo no que escreveu acima? Se sim, só internando!

    5. VOCÊ PRECISA ANALISAR FRIAMENTE A SITUAÇÃO SEM PAIXÃO, FHC ENTROU NO FMI ATÉ OS ULTIMOS DIAS DO SEU GOVERNO., NO MUNDO LULA FOI O UNICO PRESIDENTE QUE NUNCA ENTROU NO FMI, NUNCA PERMITIU QUE O FMI DESSE PALPITE EM NOSSA ECONOMIA. SEGUNDO O MINISTRO DA FAZENDA FHC PEDRO MALAN, BASTAVA LA NA CHINA TER PROBLEMAS NA ECONOMIA E AS BOLHAS COMEÇAVAM A ESTOURAR EM NOSSO PAÍS. LEMBRE QUE O BRASIL É O UNICO PÁIS QUE ATAVESSA ESSA CRISE SEM CONSEQUENCIAS GRAVES. SÓ CEGO OU QUEM NÃO QUER VER, OU MESMO AQUELES QUE COMUNGAM COM A IDEIA – QUANTO PIOR MELHOR! É QUE NÃO PERCEBEM.

    6. Sua miopia é contagiante.
      A diplomacia sul-sul é igual? A nao privatizaçao é igual? O uso intensivo do investimento publico, uso das estatais -que sobraram- para alavancar o crescimento é de quem?
      o credito abundante, o credito consignado é de quem?
      A distruiçao do mito que nao se pode aumentar em termos reais O salario minimo é de quem? O primeiro ano no qual Lula parou a economia para curar o desastre fernandista foi decisão de quem?
      E, que sabe tanto de macro, diga-nos quantos regimes de cambio existem/são possiveis?
      O sortudo venceu na pratica. E demoralizou, na teoria e pratica, os dogmas dos neolibs
      de A a Z.

  297. De tanto assistir os programas do pt, pra ver se estão falando na candidatura Dilma, afim de processa-los, esse pessoal do Psdb/Dem perderam a ponta do cipó, acabou os argumentos, acabou os coelhos da cartola,agora é ficar na arquibancada,vendo pra ver todas besteiras que fizeram, esperar quem sabe 2014 com um papo novo, se é que vai haver.

  298. Com relação ao resultado da pesquisa, acho que o Datafolha, ante as evidências de que Dilma superava já há semanas o candidato Serra, resolveu, para se preservar, apresentar um empate entre os dois (para não ficar muito feio), já que os outros institutos já mostravam a Dilma em primeiro lugar. É provável que a Dilma esteja ainda mais à frente. IBOPE e Datafolha: não são um tanto comprometidos com a direita? É uma dúvida minha, não é uma afirmação.

  299. Diz velho adágio que faltando cachorro se caça com gato. É o que faz o pessoal TUCANO-DEM-PPS. Na falta de votos,caça-se com multa colhida nos tapetes. E lá vem xingamento, pois essa turma, desde que o Lula chegou lá, e com ele o povo, sem capacidade para discutir política, xinga o Lula e seus aliados. Quem gosta do Lula é o povo brasileiro, principalmente os mais pobres, que com ele melhoraram de vida. Judiciário, mídia e cia o detestam.Filadelfo

    1. Verdade !! Pura verdade !! Eis que esqueces de dizer de onde vieram os programas que num saco só o Lula os colocou e os entregou como migalhas ao povo que iludido, acha que o senhor Lula Lá como um Deus que tudo fez.
      Oras tenha a pachorra !!!

  300. E O ENTREGUISTA DO ESTADO DE SAO PAULO, VENDEU TUDO O QUE PODIA PARA FAZER POLITICA ATE A NOSSA CAIXA, PONTILHOU AS RODOVIAS PAULISTA DE PEDAGIOS COM CUSTO NAS NUVENS, ESTA NERVOSO PORQUE O POVO NAO QUER ELE. QUEM QUER UM GOVERNTANTE QUE E CONTRA O POVO, NEM AUMENTO AOS PROFESSORES DO ESTADO ELE DEU.

    1. O PIOR QUE VAMOS ELEGER O ALKIMIM, QUE DUREZA, EITA POVINHO QUE VOTA SEMPRE NO POPULAR E NUNCA FAZ UMA ESCOLHA BASEADA NA LEITURA SOBRE QUEM É O CANDIDATO, APESAR QUE NO NORTE ELES VOTAM NO “CORONÉ”, QUASE DA ELAS POR ELAS

    2. boa Fabio, vale lembrar que o estado de SP tem hj 184 praças de pedágio, 84 implementadas na gestão Serra, o segundo estado que tem mais pedágios é RJ com 39 praças, que diferença!!! ta tudo no site do DER.

  301. Não sou nordestino, más vir com ironia sabre os nordestinos, pode ser qualificado como discriminação, e todos nós brasileiros diante da constituição somos iguais.Portanto eu na qualidade de Paulistano peço o devido respeito ao povo do nordeste, que foi o principal ator, do desenvolvimento dessa grande metrópole que é São Paulo, Poderíamos dizer também que São Paulo tem o governo que merece e que a Dinastia paulista dura mais de dezesseis anos, grande parte já cansou. Parabéns aos nordestinos de São Paulo, Parabéns ao governo LULA, Meus respeitos e Parabéns A Mineira-Gaucha de todos os Estados do Brasil. Estamos com você Dilma, você será a nossa Presidente, confiamos, sabemos que você é valente e não tomba fácil. Eu Sou Dilma. Clélio.

  302. Caso Lula quera vetar o aumento ou fator, seria lógico, vetar o aumento e sancionar o fator.
    Muitos dos eleitores, desviaram seus votos, caso Luta vete o fator previdenciário…

  303. Toda a imprensa está falando de diversos assuntos e não mencionam os aposentados e pensionistas que estão no fundo do poço e são cerca de 20% do eleitorado. Se contarmos os familiares, concluimos que são eles que decidem a eleição. Parece que estão orientados a não perguntarem pela política junto aos aposentados e nem mostrar a verdade. A Dilma faz o que o Lula pede, estando comprometida com os poderosos e a Previdência do RGPS paga a conta. Quem ganhava 8 salários hoje ganha 3. Quem ganhava 3, hoje ganha 1(um). E falam que não existe perda. Nem Serra e nem Dilma não querem contrariar os poderosos pois eles financiarão a maior parte de suas campanhas. E por isto Serra pode perder, pois os aposentados não estão confiando nele, porque não tem propostas que resgatem a dignidade social desta classe.
    e não procura saber a verdade verdadeira sobre a previdência. O Governo deve mais de um trilhão á Previdência, a isenção previdenciária em 2010 será de 19 bilhões, em 2008 sobrou das contas da previdencia mais de 3 bilhões e em 2009 mai de 4 bilhões reconhecidas pelo próprio presidente Lula e confirmado pe