Como Meirelles foi parar no BC

Como Meirelles foi parar no BC

Com o dólar, a inflação e o risco Brasil subindo assustadoramente no período entre a eleição e a posse de Lula, no final de 2002, tornava-se cada vez mais urgente, para acalmar os mercados, que o novo presidente indicasse logo o ministro da Fazenda e o presidente do Banco Central. Foi preciso dar logo nomes aos bois para provar que a Carta aos Brasileiros, lançada em meio à campanha, era para valer.

O problema é que ninguém queria aceitar o cargo de presidente do Banco Central de um governo do PT. Após alguns convites recusados, Lula chegou ao nome de Henrique Meirelles, ex-presidente mundial do Banco de Boston e recém-eleito deputado federal pelo PSDB de Goiás, por indicação de Aloizio Mercadante, seu antigo assessor econômico, que acabara de se eleger senador pelo PT de São Paulo.

Já naquele momento não era fácil para Meirelles tomar uma decisão, como acontece agora com o suspense em torno da sua permanência ou não no Banco Central: para aceitar o convite de Lula, ele teria que renunciar ao seu mandato de deputado federal. Como sabemos, o poder de convencimento de Lula funcionou naquela ocasião.

Meirelles e Mercadante se conheceram em 1995, após a derrotada campanha presidencial de Lula no ano anterior, durante a implantação do Projeto Travessia, um programa social para menores de rua do centro da cidade, criado por iniciativa do Sindicato dos Bancários de São Paulo, no qual eu também trabalhei.

Então presidente do Banco de Boston no Brasil, Meirelles aceitou logo de cara o convite que lhe foi feito pelo presidente do sindicato na época, o hoje deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), e vestiu com gosto a camisa do Projeto Travessia, que existe até hoje, e é considerado um modelo no atendimento a menores carentes.

Participamos juntos de várias reuniões para viabilizar o projeto e surgiu daí a admiração mútua entre Meirelles e Mercadante. Nem o homem do Boston estava nos planos iniciais do presidente eleito, muito menos Meirelles poderia esperar este convite, tendo sido eleito pelo PSDB, o partido derrotado pelo PT em 2002.

Da mesma forma como ninguém esperava que o médico sanitarista Antonio Palocci, então prefeito de Ribeirão Preto, fosse convidado por Lula para assumir o Ministério da Fazenda, a indicação de Meirelles só surpreendeu quem ainda não conhecia os critérios do novo presidente para montar seu governo.

Lula tinha deixado claro para sua equipe, antes mesmo antes da eleição, que pretendia chamar para o governo os que considerava  melhores em cada área, independentemente do partido a que pertenciam ou do candidato que tenham apoiado.

Foi assim que ele convidou o agrônomo Roberto Rodrigues, que havia se engajado na campanha presidencial do tucano José Serra, para o Ministério da Agricultura, ao descobrir que ele se encontrava hospedado no mesmo hotel em Araxá, onde Lula participava de uma reunião convocada por Aécio Neves com os governadores eleitos pelo PSDB.

Pelo mesmo motivo, convidou também outro apoiador de Serra, o empresário Luiz Furlan, então presidente da Sadia, para o Ministério do Desenvolvimento, encarregando-o de exercer o papel de grande mascate dos produtos brasileiros no exterior com a missão de abrir novos mercados.

No governo, Antonio Palocci (depois substituído por Guido Mantega) e Henrique Meirelles seriam os principais responsáveis, primeiro, pela estabilidade e, depois, pelo crescimento econômico registrado pelo país nos dois mandatos de Lula.

Por isso, a insistência do presidente Lula para que Meirelles permaneça à frente do Banco Central até o final do governo. Meirelles ainda não anunciou oficialmente o que pretende fazer da vida, mas tem tempo até esta quinta-feira para dizer se fica ou se sai do BC. Se depender do presidente Lula, que é muito grato a ele, e reconhece a sua importância para o bom momento econômico vivido pelo país, tenho certeza que Meirelles fica.

126 thoughts on “Como Meirelles foi parar no BC

  1. Meirelles sem dúvida foi um nome que acalmou os animos do mercado e fez jus a expectativa, mas que nunca antes na história deste país(SIC), o Presidente cogitaria colocar para presidente do Banco Central, o ex presidente de um Banco Mundial, temendo ser taxado de extrema direita pela oposição, isso ninguém diz…ou seja, o Lula de fato é dono de um discurso que envolve as pessoas a aceitarem que ele acende vela para os anjos e para o inferno…
    Também não se diz que muitos no mercado, pediram a manutenção de Armínio Fraga, que conduziu com excelência o BC e que levou a quebra dos especuladores contra a econômia nacional e que o Lula vetou por ser herança do FHC.

    Abrs

    1. Se o Serra vencer as eleições o Meirelles deverá continuar no cargo de presidente do BC, afinal de contas ele já é do PSDB mesmo, não é verdade? Aliás se em 2003 permanecesse no BC o Pedro Malan ou o Fraga a situação econômica que vivemos hoje seria exatamentea mesma. As bases já haviam sido implementadas, bastava dar continuidade, da mesma forma que o próximo governo também deve ser continuísta…

    2. Arminio Fraga, aquele que vai ao exterior falar mal do Brasil, afastar investidores, o mesmo, não disto não precisamos, e me diga o que ele fez de excelencia na gestão desatrosa dele no BC, juros altos ?

  2. O PSDB não é tão mal assim.
    Tá vendo, tinha o Meireles.

    Esse PSDB é o partido dos Engenheiros e Adminstradores.

    Na sede do PT tem uma placa :

    Pricisa-ce de Tisorero
    Tratar aqi.

    Para a vaga irão contratar um profissional egresso do PSDB.
    Que se não consertar as finanças do partido que conserte pelo menos a placa.

    Salve 31 de Março é Hojeeeee !

    1. Jupirama:

      Você deve dormir e não sonhar, você deve ter convulsão pelo veneno que destila contra o PT e ao presidente Lula nos seus comentários.

      Hoje todos querem tirar proveito dizendo que Meirelles foi ou é do PSDB. Como a postagem do articulista sugere quem era Meirelles para o PSDB antes de ser presidente do BC? Quem o conhecia? O próprio partido do FHC deu a ele o valor merecido? Quem descobriu o Henrique Meirelles foi o Mercadante, não o FHC ou o Serra. Agora fica muito fácil fazer politicagem dizendo que ele é bom porque foi do PSDB. Acho que você e tantos irão se esgoelar quando vir que Meirelles continuará no BC com Dilma presidenta do Brasil.

    2. Pode ser q esta placa mal escrita esteja afixada na porta de outro partido! Já q a maioria dos prof. universitários no Brasil apoiam o lado “esquerdo” da política brasileira, eles não deixariam uma placa dessas lá. Já não posso dizer o mesmo do PSDB, onde quem manda é os EUA, e eles não são lá muito bons em português…!

    3. Jucapirama,

      Quanto ódio, né não? Você sabe que escreve mentira, mas mesmo assim não se incomoda com isto. Temos vários economistas, engenheiros e intelectuais no governos, mas o PRECONCEITO que vcs tucanos têm com o Pres. Lula os cega a ponto de não se envergonhar de escrever estas atrocidades. Ódio contamina o corpo e a alma, companheiro!

    4. O Problema com o PSDB é que para cada Henrique Meirelles eles tem pelo menos 50 energúmenos como o Geraldo Pedagio Alckmim. O Lula, que de bobo nao tem nada, tratou de tirar de lá o unico aproveitável. Em outrubro, os partidos dos entreguistas, PSDB e DEMO entrarão em processo de extinçao e nao vão deixar saudade. O Meirelles naturalmente já terá mudado de partido.

    5. Hehehehehhhhhhh…. Vc é ótimo, Juca. Vc sabe, neh? Sabe; porém, não fala… O Pres Lula é um tremendo do político… Sabe tudo, de gestão… Então, se existe um problema no espaço, q ele procura fazer, pra aplacar com as críticas dos adversários, maldoso? Q o Pres faz? Ele pega um do clube dos adversários, q tenha bom caráter… e q seja bom de transa, claro… e emprega. Não é q dá certo? Os críticos não vão falar mal de uma coisa, q tem um dos seus, colaborando… E não foi, assim, q ele, o seu Presidente da República, tbm, fez, no Ministério da Defesa?… risos Botou o Jobin, q redundou em um silêncio, imediato, do falatório, na mídia, maldita…risos Lembra? O seu Presidente é genial, Juquinha, Pirama… risos Ele usa do veneno da cobra, pra matar a cobra. Cuidado, heim?….

    6. Jucapirama

      Voce está prejudicado para qualquer debate desde que aqui qualificou o Paulo Maluf de “doutor” !!!
      Voce é o ultimo “malufista” ainda vivo !!!

      E aí ? Voce pode viajar para fora do Brasil ?
      Ou está impedido também como o teu mestre e ídolo político ?
      Maluf, o filho e os seus seguidores estão hoje sendo PROCURADOS pela justiça no mundo inteiro !!!
      São criminosos à solta !!! E tidos como perigosos em mais de 180 países !!!
      Não vai dar nem para dizer que caso a Dilma seja eleita, voce sai do país !!!

      ESSA É A SINA DE UM DIREITISTA !!!
      E EU ESTOU MORRENDO DE RIR !!!
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK….

    7. Sr. Jucapirama, muito bonito o que Lula fez para forma sua equipe de trabalho, procurou os capacitados, não importando de onde, a que partido pertencia. Um grande lide trabalha em função do pais. Acho vc um idiota de pequena sabedoria.

  3. Kotscho , Boa Tarde !!

    Gostaria de ler algo de você sobre o Armando Nogueira
    O que você acha ?

    Grande Abraço do
    Hélio

    P.S. > Aí vai o início de movimento :
    QUEREMOS FICAR ACORDADOS !!! FORA RICARDO GOMES !!!!

  4. A elite, setores derrotados do PSDB e o finado PFL,os “demo” de hoje, empreenderam um surda campanha tentando desqualificar Meirelles, assim como, radicais do PT e dos partidos de esquerda da aliança de sustentação.
    Contudo,vice ideal para Dilma,teria que ter trânsito amplo no congresso,o que não cabe no figurino do presidente do Banco Central.Se desistir de candidatar-se e se mantiver no posto, é porque acredita na vitória de Dilma e na confirmação de seu mandato no BC.Seria nosso Alan Greenspan,o longevo presidente do FED americano.

  5. O Mercado que é um Gênio, não o Presidente do Banco Central nem o Prisidenti.Os Lideres das Empresas que fizeram deste país o que ele é hoje. Apesar de altissimos Impostos.

    1. Cadê a tão falada reforma tributária ? Porque não tiveram peito p/ fazê-la ? Será que vamos estar vivos para ver políticos que tenham algum interesse em melhorar a vida de quem realmente trabalha e faz este país funcionar ? Será que vamos ver políticos que não utilizem o governos p/ empregar um bando de incompetentes, só porque estes mesmos são cumpanheiros, e quem paga a conta duplamente somos nós que trabalhamos. Pois além de pagar o salário deste bando de sanguessugas, o país funciona mal, quando funciona. ?

    2. É mesmo!? Rapaz nunca tinha olhado por esse lado da moeda. Concordo foram os lideres das empresas que fizeram o que o País é hj. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Essa foi boa… valeu mesmo.

    3. Marcos,

      Acorda! O neoliberalismo já foi defenestrado, cara! O Sr. Mercado anda em baixa. Quem fez o Brasil crescer chama-se LUIS INÁCIO DA SILVA. Se não fosse ele na frente tocando a coisa lá no Planalto, nós estaríamos ainda mergulhados na crise, que nem os países de 1º mundom, que ainda estão patinando.

  6. Agora é a hora – de colocar no Banco Central – a galera do PSOL – ou seja, para Presidente do BC a Sra. Heloísa Helena – e para Ministro da Casa Civil – a Luciana Genro.

  7. Serra, Dilma, Sergio Cabral, Aécio (o velho Tancredo deve estar se remoendo no túmulo), Hélio Costa… Não adianta, são todos farinha do mesmo saco, ou seja: Só querem se locupletarem (e f*@# o Brasil)

    1. Concordo, pois a classe política está é preocupada com a própria barriga, enquanto com o povo é só dar umas migalhas que a grande maioria fica satisfeita. Vide os bolsas sei lá o que,o governo distribui para comprar o povo, enquanto nos hospitais cidadãos morrem empilhados nos corredores como mercadoria estragada, somos assaltados, reprimidos pois não temos segurança; cria-se um sistema de cotas onde o importante é se dar a ilusão de um dia levantar-se um diploma, mesmo tendo formado um péssimo profissional, pois no ensino público não é dada uma base necessária para formar bons profissionais, mais uma vez engana-se o povo e ele fica feliz. Pobre povo brasileiro não de gente tão espúria.

  8. Deus e muito bom para nós de SÃO PAULO de uma paulada só nos livramos dele em SP e o Brasil aposenta o mesmo para sempre. viva a saida do SERRA de SP, viva Todos nós, viva o Brasil

  9. tratando-se de um transfuga, não creio que serra conservará meireles no banco central ou outro cargo. ele é um duble de alckim – traíra

  10. Só para colocar os pingos nos i, Meirelles é hoje um filiado do PMDB.

    E mais, como estamos num regime Presidencialista, o mérito dos exitos colhidos nestes últimos 7 anos é todo do Presidente Lula.

    1. Concordo, Celso!
      Assim como discordo quando os criticos da politica de juros altos fazem carga contra o Meirelles e contra o “BC”.
      Por que não criticam o Chefe?

  11. Ebah!!!!!! Agora é que vai começar o divertimento…, vamos esquecer o clima de já ganhou. Vai ter muito alegria do ar com as gaitices, os faróis, as mentiras deslavadas.
    Eu não tenho a menor esperança de que seja uma disputa leal, não será. Será um Deus nos acuda, um verdadeiro circo de horrores. Mesmo assim eu acredito que vou dar muitas gargalhadas.
    Esperemos o ESPETÁCULO começar…

  12. Acho uma injustiça muito grande subestimar o nome do Senador Eduardo Suplicy, um dos únicos políticos limpos deste país corrupto, que teria muito mais chance de se eleger governador, por sua integridade ética e moral que acompanha sua vida desde o inicio de sua caminhada parlamentar; não tenho nada contra o Mercadante, mas os boatos de acusações até injustas, no caso do povão, que não distingue a verdade das entrelinhas, ficará sempre uma sombra de dúvida e a turma do Geraldo não vai perdoar, pois vai insinuar justamente este boato na campanha eleitoral. Acho que o Mercadante não possui um carisma com cara de povão e o Suplicy é amado por todos…
    O que ocorre é que o PT acha que o Suplicy é pó de arroz, gente rica e não combina com a imagem do partido, que quer passar uma imagem de povão, pois vence a maioria de votos e não a qualidade dos mesmos.Assim, no meu entender pessoal, o Mercadante não vai vencer o ALKMIN de jeito nenhum. Assim, um partido que queira de fato mudar o país, precisaria ter o comando de Brasilia, do Estado de São Paulo e em 2.013, o camando da maior cidade do Brasil e trabalhar neste sentido. E um governo de continuidade do PSDB com a vitória do Alkmin, vai dar vantagem a um candidato do partido na sucessão do Kassab, pois este não teve sorte junto à massa, pois as enchentes, as rua esburacadas dos jardins e as restantes da periferia, o aumento do IPTU, a manutenção da fiscalização do CPDU de gente useira e vezeira na corrupção, a inflação das multas que são muitas vezes injustificadas e os propprietários que recorrem não tem sequer justificativas e recebem o indeferimento de lacráias mantidas pelo prefeito na comissão de transito, a nomeação de coronéis da ditadura da reserva remunerada na direção das subprefeituras, denotando o medo do prefeito em encarar o povo reivindicador, etc., etc., etc…
    O erro do PT em subestimar Suplicy vai no futuro transformar o partido do ” povão ” em mais um que não se diferenciará de qualquer outro que até hoje existiu nesse país rico mas de gente de mentalidade pobre. E pobre do PT por errar nesta escolha burra. Se o PSDB souber usar bem a mídia, pode vencer o pleito de governador do estado com um pé nas costas.

  13. Mesmo Meirelles, agora e aqui elogiado, foi sempre criticado pelo PT e até pelo vice-presidente por sua politica extremamante conservadora quanto aos juros.Palocci foi demitido por Lula pelo caso do caseiro e Zé Dirceu virou réu no caso do Mensdalão.
    O problema é que o PT, na saída de Lula, não possui quadros à altura dos desafios que o Brasil apresenta. Qual é a figura de projeção nacional do PT que concorreria com Serra em pé de igualdade?
    Alguem aí se anima a citar algum nome?

    1. Caribenho, o PT jamais criticou o Meirelles, pois este era um ilustre desconhecido até ser descoberto por seu assessor Aloisio Mercadante. Voce nao leu o texto do Ricardo Kotscho aí no alto ? Entao leia, vacilão. E pra concorrer com o Serra, temos Dilma Roussef, Marta Suplicy, Eduardo Suplicy, Olivio Dutra, Tarso Genro, Patrus Ananias, Guido Mantega, Ideli Salvatti, Celso Amorim, etc…

    2. Filho, calma. Você, por suas palavras mal escritas, certamente achava que Lula não estaria à altura do desafio… viu o que deu? Quem não está a altura de QUALQUER desafio é o Jose Serra, que vive pulando de eleição em eleição, sem completar mandato, sem poder fazer balanço real de suas obras (? – o Rodoanel ficou bacana, não? Ah, caiu???), mentindo sobre seu currículo, enfim, ele realmente está a altura, mas felizmente apenas para retrógrados conservadores (vai assim mesmo) que poluem a paisagem brsileira…

    3. Tarso Genro???Eduardo SuplicY???Ideli Salvati???e o melhor e todos…Celso Amorim…Jose Sambora,num é prá trabalhar no circo não cara,o negócio é mas sério um pouco…e a Marta Suplicy…kkkk

  14. Gente, o Meirelles só é o que é porque houve quem o descobriu e o empregou. Não confundam chefes de Estado com ministros. Ministros são técnicos que trabalham pelo objetivo traçado pelo líder, o chefe!
    Ele tem mérito como técnico, mas a colheita política é do Lula, como o Plano Real para FHC e Itamar, respectivamente. Não vamos confundir liderança política (cargo eletivo) com gerência (ou “gestão” como os tecnocratas gostam de dizer), esse parece ser o maior defeito dos tucanos. Lembrem-se que ninguém se lembra de que o Plano Collor tenha sido um Plano de Zélia ou de Sayad. O Plano foi do Collor, entenderam por esse exemplo?
    Abraços.

    1. Jarbas,
      Concordo com Vc.
      Por isso mesmo acho muito esquisito quando vejo por aí, em outros blogs, criticas severas à atuação do BC, epecialmente na questão dos Juros.
      Falam mal do Meirelles…
      Não deviam criticar o Chefe dele?

    2. Por mim, eu sempre entendi q o Plano Real foi um plano de estabilização posto em prática durante o Governo do Presidente Itamar e elaborado por economistas da PUC/Rio… O prof cardoso só entrou na história, politicamente; pq nunca teve gabarito pra tanto… Foi, aliás, o Pres Itamar quem o promoveu à estrela… Já q, em tudo, demonstrou falta de tato, tino político e embasamento na ciência econômica. Ocupou o Ministério da Fazenda, sim; porém, não teve proeminência, alguma; assinando as notas de reais, já fora do Governo Itamar, o q foi um ato, até, em desacordo com a lei… Como Pres da República, apesar de ter toda a imprensa lhe apoiando, fez um trabalho de demolição do Estado brasileiro, perfeito; já q aplicou, em todas as letras, o Consenso de Washington, aos negócios de Estado. Aliás, na montagem desse tal consenso, lá em Washington, ele colaborou, ativamente; fazendo parte da co-gestão de uma ONG, financiada pelo Congresso dos EEUU, ativamente, responsável por tal plano. Então, voltando… o q vc lembra, em seu comentário, meu caríssimo, não se encaixa, bem, em mtos… ou pra mtos…. O eleitor, não sei se já percebeu, não acredita, mais, em Papai Noel… Observa os fatos e as conclusões e toma suas decisões, próprias… O povo não acredita mais nessas conversas fiadas, de políticos… e da mídia. Abraços

    3. Você diz que os ministros trabalham pelo objetivo (s) traçado (s) pelo líder, o chefe, nesse caso o Lula.
      Considera-se então que os méritos pelo bom desempenho do Meirelles devem ser atribuídos a Lula, que traçou as diretrizes.
      O que você tem a dizer sobre o desempenho do Zé Dirceu à frente do “mensalão” quando ministro do governo Lula?

  15. Ricardo,

    Toda esta historia de flano era do PSDB, era do PT, foi descoberto por A ou B, me prova apenas a grande maturidade politica administrativas do presidente, apesar de ter muitas pessoas que acha isso uma jogad ou uma armação.
    A verdade é que funcionou e funciona.

  16. Meirelles, foi, sem dúvida nenhuma um ótimo presidente do BC e fez um grande trabalho. E, vai ser um grande problema para o próximo presidente, seja ele Serra ou Dilma, encontrar um substituto á altura. Alguém aí falou que ele poderia ser o nosso Alan Grespan. Concordo, quiça ele pudesse ficar uns longos anos no cargo, pela sua competência, sua inteligência e seu despreendimento.

  17. Bom a gente ficar sabendo.
    Bom que haja quem conte.
    Bom que não se oculte.
    Bom que nao se cale.
    Até hoje estou esperando ouvir alguma explicação, ou por parte do BHC, digo, FHC, e dois “pais” do Plano Real a respeito da acusação feita pelo jornalista Luis Nassif, (em “Os cabeça-de-planilha”, livro lançado em 2007) a respeito da manipulação do cambio em 1994/1995 com o objetivo de favorecer com centenas de milhoes de dolares o banco Matrix, dos quais eram sócios os tucanos (hoje classificados como aves de rapina, numa evolução que nem Darwin consegue explicar), os tucanos: André Lara Rezende e Luis Carlos Mendonça de Barros.
    Nome os bois têm, só não tem vergonha na cara pra dar alguma explicação.
    Até hjoe silenciam.
    Veja a denuncia apresentada pelo Nassif: “”Eles (os formuladores do Plano Real) tomaram um conjunto de medidas técnicas cuja unica lógica foi permitir enormes ganhos para quem sabia para onde o cambio ia caminhar. E o grande vitorioso desse período é o Andre Lara Resende, um dos formuladores dessa política cambial.”
    Quer mais?
    Então leia: “Nos meses que antecederam a implantação da nova moeda, Winston Fritsch reuniu-se reservadamente em São Paulo com instituições financeiras internacionais, praticamente fornecendo o mapa da mina da apreciação do real. Um dos presidentes de instituições estrangeira presente no encontro me contou a surpresa deles ao ver um membro do governo passando o mapa da mina cambial. Seu banco entrou no jogo, ganhou bastante, …”
    Acha pouco? Então vai mais:
    “André Lara Rsende via o Plano real como uma forma de enriquecimento e ascensão social. Depois de enriquecer com o Real, realizou sonhos de adolescentes de comprar cavalos de corrida – que transportou de avião para Londres, quando resolveu passar uma temporada por lá”.
    E por ai vai. Recomendo a leitura. Mas tenha um saco de vomito ao lado, porque é muito, mas muito nojento.
    E hoje leio que o Serra sai do governo orgulhoso, porque no seu Estado de São Paulo não há escandalo.
    Esse é o perigo.
    Ocultar.
    Porque, ou eu nao entendo mais nada, ou acho que alguem do PSDB (partido que é acusado claramente no livro) até hoje está mudo. Preferiu, junto com as pessoas citadas no livro, a ficarem na moita e deixar o escandalo esfriar.
    Honoré de Balsac, no livro “Código dos Homens Honestos” (Coleção Super Classicos da Editora Abril, 2004), codifica:
    Artigo 13º – Em qualquer empresa, nunca seja simples acionista. É necessário ter sempre o direito de sentar-se à mesa com os administradores, porque a mesa de negociações representa uma bandeja de onde deve ser possível retirar sua parte, como na mesa dos comensais”.
    Bingo; o conselho é de 1.828.
    E mais aconselha:
    “O cidadão tomou todas as medidas; dorme tranquilamente, fiando-se na chave que tras pendurada na corrente, junto com os berloques; acredita nos bons costumes e na inviolabilidade das fechaduras; e se, enquanto repousa em paz, um alucinado derruba portas, venezianas, arromba gavetas, leva tudo, esse abuso de confiança é mais hediondo do que o roubo cometido in presencia.”
    Fique esperto com os homens de gravata, sorridentes, que nunca que entram pelas portas dos fundos, mansos, dando tapinhas nas costas e que nunca aparecem para dar explicações.
    Assim Cidadão K, gostei da explicação.
    Um abraço em todos e feliz Páscoa… (nosso tricolor nao vai mesmo !)

  18. Caro jornalista tucano (declarado)
    O encontro foi em 1994, ano da copa em que o Brasil foi campeão. O fato de você dissociar esses elementos traz aos brasileiros uma data que não corresponde ao fato. Acredito que a Illuninatti tenha o convencido, como o governador, a requerer a diferença quanto à manipulação do poder; A visita da Madonna não foi em vão. O Serra não a recebeu indiscriminamente: o mundo pertence a uma hegemononia globak.

  19. Chamar alguém do PSDB para o Banco Central foi uma maneira eficaz de fazer algo muito difícil se fosse alguém PT: evitar o aparelhamento e manter o BC livre. Banco Central independente é uma coisa bem neoliberal, mas funciona. Não dá para desqualificar a importância histórica que tem o Lula e, principalmente, seu governo. Mais que isso: Lula tem a sacada histórica. Mudou o clima do Brasil.

    Pena a eleição desse ano estar tomando um caráter tão bobo, de antagonismo. O acerto de Lula foi pender ao centro, e agora não aparece um candidato que possa ser chamado como opção de centro (talvez um Ciro, que dificilmente será candidato). Ainda há quem ache bonito e fique falando que é coisa de 1º Mundo o bipartidarismo, que funciona nos mais lindos países do mundo. A questão é que, nesses países preto é preto, branco é branco, dinheiro é dinheiro, governo é governo. No Brasil isso é totalmente fora da realidade, os limites entre as coisas são muito mais sutis e a confusão é grande. Aliás, a gente já teve o bipartidarismo aqui (coisa de país desenvolvido): no regime militar.

    Na minha opinião um governo de coesão, negociação e acomodação das diversas vertentes de pensamento de acordo com um projeto maior é a melhor opção. Não dá pra ter um ministério (ainda mais esse, com 200 ministros) com todos de mesmo perfil. Há de ter os mais moderados, os mais atacados, os conciliadores e os conservadores.

    Muito melhor do que um governo de classe. Coisa que os dois maiores candidatos hoje representam.

  20. Não mudou nada,o PT realmente não tem quadros para governar e agora mostra não ter nem prá compor uma chapa ,e outra hein! Por que mesmo o Palocci foi substituido?

  21. … Tem aquela, tbm… eu acho, entendo, q o Pres Lula foi a New York e voltou portando o Meirelles, já como Pres do Bacen. Acho q deixou, claro, q iria honrar as dívidas, todas… risos No mínimo, foi assim. Aliás, o Pres Lula, Ricardo, tbm participou daquela tal ONG, malfadada ONG, Diálogo Interamericano, patrocinada pelo Congresso Americano; q, em conjunto com a OEA, bolou o Consenso de Washington, a bíblia sagrada do neoliberalismo. Como eu sempre procuro repetir… essa obra, o Consenso, teve a colaboração do prof cardoso, como co-presidente da organização… Mto engraçado, tudo isso… O Pres Lula deixou essa organização…. risos, por volta de 1998, pra concorrer a presidência; pulou, fora. O fato, real, é q o comportamento do prof cardoso e do Pres Lula são bem distintos, qdo exerceram o cargo, de gestor; um, se dedicou a aplicar, rigorosamente, as regras de desmonte do Estado; outro, justo ao contrário, está conseguindo provar q se pode crescer, enconomicamente, sem inflação e ainda, erradicando a desigualdade social. Um conseguiu promover sua intenção, ardilosa, pensadamente, de arrazar com o Estado brasileiro; levando o povo ao desemprego, à miséria e até à fome; acabando com a educação, a saúde e a segurança; deixando as instituições à beira da desintegração, com uma impunidade, desenfreada. Outro, criou políticas corretivas de desigualdades regionais; cuidando da moeda e de seu valor e afastando os ataques inflacionários; alijando qualquer sintoma de autoritarismo e paternalismo, como forma de se fazer política de estado. Então, Ricardo, o Meirelles, no Bacen… com a equipe do Bacen, foi peça importante nessa política de estado, aê… Foi ou foram, ele e seus diretores, q conduziram as políticas monetárias, contra… lembra?… uma guerra, total, de críticas. Era uma batalha, atrás da outra, de tentativas pra desestabelizar; tanto o homem, qto as decisões… E o q sobra? Uma competência comprovada… Ricardo: acho q estamos, todos, de parabéns. Aquele abraço, fraterno

  22. Vejamos: Se Roberto Rodrigues, Luiz Furlan – todos ferrenhos defensores de Serra (PSDB – DEM) – e entre os melhores Ministros deste governo – devo concluir que há muito o melhor para o Brasil é a Dilma?

    Aliás, Henrique Meireles no BC não apenas para acalmar o “Mercado”. Mas por um lampejo de lucidez, pois quem o PT poderia indicar quando o assunto é economia? Delúbio Soares? José Dirceu?

    Rememoremos. O PT tardou a apoiar as Diretas, depois quis fincar as bandeiras vermelhas como protagonistas.

    O PT NÃO assinou a Constituição, e dela hoje se beneficia, infelizmente, não a observa muito bem, vide as multas impostas pelo TSE e o deboche do Mito de uma parcela dos aloprados.

    O PT fez oposição odiosa ao Plano Real, a estabilidade econômica, e dele hoje se farta. Fala da privatização com a profundidade de um pires e o Brasil explode de Ministérios.

    Entretanto, apresentam a tese de que existem dois Brasis – de maneira simplória, reinvidicam que a parte boa são eles – o PT – a parte ruins são os outros – ou seja, o resto do Brasil, que tramamos ardisolasamente contra os mais carentes, devo concluir que melhor para o país é a Dilma?

    Confesso, diante do exposto, não sei em quem votar. Devo dizer: Até breve ou já vai tarde?

    Com a palvra, Sr. Kotscho.

  23. Esrá foi praticamente a Segunda Grande Mentira do PT e do “lula” o pinoquio, a 1° foi a carta aos Brasileiros , negaram tudo o que Pregavão e o Meireles Presidente do Boston Mundial, ele não disse que não colocaria um BANQUEIRO no BC ? ,isto foi só o Comeco.

  24. O Sr. Meireles foi muito bom para o País. Parabéns ao Lula pela escolha. A única coisa que desabona o nome de Meireles é a sua ligação com o Mercadante, politico que não esta a altura de representar o povo paulista. No meu entendimento para ser Senador ou Governador o sujeito tem que tomar suas decisões sozinho e não se submeter a vontade alheia.

  25. Pelo visto, se Lula perde poderíamos ter ganhado Mercdadante no BC e estavamos, como com toda certeza teve Lula, que estaríamos num bur(r)aco. Por isso, Dilma tem que dizer quem vai nomear para o BC o quanto antes.

  26. Meu caro jornalista Ricardo,

    A fala de 59 minutos do José Serra (ex-Presidente da UNE, ex-Deputado Federal Constituinte, ex-Prefeito de São Paulo, ex-Ministro do Planejamento, ex-Ministro da Saúde, agora ex-Governador) e futuro Presidente do Brasil, me pareceu um marco divisor da que seria a antiga política do ódio e a nova política do entendimento.
    Falando da sua trajetória, sem “espetacularização”, ele chama o povo brasileiro a uma necessária reflexão sobre os novos tempos na política e suas conseqüências na administração do país.
    Sinceramente, acho que todos os brasileiros, sem exceção, deveriam ouvir o que disse o líder tucano.
    O tom cavalheiro e verdadeiro da sua fala eleva o nível da política, tão conturbada pelos desmandos administrativos e querelas de cores partidárias.
    Refletindo, acho mesmo que até para o PT seria um bom momento de passar o bastão do comando nacional. O que o faria repensar sobre uma nova postura do partido para eleições futuras, mudando-se a prática anti-ética de sua administração maior. Uma espécie de retomar a estrada, o caminho, que havia perdido quando o seu líder “mitificado” assumiu o lugar maior na administração do país. Tenho absoluta certeza que o PT se refrescaria dos holofotes impostos sobre as suas mazelas e tornando-se oposição de um governo tucano poderia tentar se refazer da perda do caminho.
    Até pra isso a fala do Serra foi boa…
    Sem bravatas, graça e paz!

  27. Em 2.002. No início do governo Lula, foi chamado pelo Presidente dos EUA. No Aeroporto, saindo de viagem, Lula foi entrevistado. Perguntaram se já havia escolhido o presidente do Banco Central, e até fizeram um comentário, o homem responsável pela chave do tesouro. À resposta do então Presidente eleito. Que estava estudando algumas possibilidades e que tinha tempo para decidir, não precisava ter pressa. No mesmo dia, após encontro com o Presidente dos EUA, liga para o Brasil, imediatamente, nomeando o Sr.Henrique Meirelles.(Ex-Presidente do Banco de Boston). Que continua até o presente momento na frente do Banco Central. Em resumo o seu relato é bacana e bastante ilustrador, no que se refere à nomeação do Sr.Henrique Meirelles. Mas fico aqui com minhas dúvidas à respeito. E creio que tem mais brasileiros que também se lembram destes fatos que citamos acima, e comungam da mesma opinião. “Algo estranho aconteceu” Abração.

  28. COMO QUE O FERNANDO HENRIQUE CARDOSOS, não conseguiu VER UM “CARA DO SEU PARTIDO”, e deixou o PEDRO MALAN com o dolar à R$ 3,80 por mais de ano? Depois o Lula QUE É O CHUCRO!

  29. AGORA É PRA VALER, e você decide: O candidato QUE TEM EXPERIENCIA NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, porém NÃO SABE ADMINISTRAR, versos A candidata que NÃO TEM EXPERIENCIA.

  30. CURIOSIDADE de EXPERIENCIA PARA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA: O FHC, “NUNCA TINHA SIDO PREFEITO OU GOVERNADOR antes de ser presidente”. O LULA “TAMBÉM NÃO” e o SERRA “MUITO MENOS”, assim como A DILMA NUNCA TEVE TAL EXPERIENCIA. O Alckimin “foi prefeito da pequena cidade de PINDAMONHANGABA”, e o MERCADANTE, “foi VICE prefeito da cidade de São Paulo na gestão da Erundina. Então vejam que NÃO TEREMOS ADMINISTRADORES e sim ‘LIDERES’. Quem é MAIS LIDER: DILMA ou SERRA; AlCKIMIN ou MERCADANTE.

    1. Dilma e Mercadante é lógico, governos dos Tucanos são contra aumentos de salários a servidores públicos, lembram que toda vez que o LULA dá aumento salarial eles dizem que a máquina pública vai quebrar o País. Lembram do tempo do FHC, pois é foram longos 08 anos sem AUMENTO salarial do funcionalismo.

  31. PLANO REAL NA REAL: O plano real surgiu quando o PSDB nº 45 na epoca ALIADO do PT nº 13 e de OUTRAS ALAS DA ESQUERDA como o PSB nº 40, o PC do B nº 65 e o PDT nº 12; montaram um movimento e se uniram ao PMDB nº 15, para que NÃO DEIXASSE O BRASIL VOLTAR PARA AS MÃOS DA DITADURA, ja que o PDS hoje PP nº 11, e o PFL hoje DEMO nº 25, hoje aliadao do PSDB, estavam POR LÁ, porque FAZIAM PARTE DO GOVERNO DO PRESIDENTE CASSADO “COLLOR”. Esta medida FOI FUNDAMENTAL para garantir a continuidade da democracia, mas se NÃO FOSSE O ITAMAR, aceita-la, nada EXISTIRIA JA QUE ELE ERA O PRESIDENTE DE DIREITO, POR SER O VICE DO COLLOR. Então um grupo de NOTAVEIS, entre outros, PROFESSORES UNIVERSITARIOS e ECONOMISTA, “CRIARAM O PLANO REAL”. Nessa epoca o ITAMAR “OFERECEU MINISTERIOS A TODOS OS PARTIDOS DE ESQUERDA”, inclusive ao PT que NÃO ACEITOU, e foi ‘POR CAUSA DISSO QUE A LUIZA ERUNDINA”, saiu do PT. O PSDB, como JA DETINHA A FAMA QUE ATÉ HOJE OSTENTA, de ‘ENCIMA DO MURO”, aceitou o MINISTERIO DA ECONOMIA, denominação que o COLLOR CRIOU PARA “O DE SEMPRE MINISTERIO DA FAZENDA”. Então o FHC assumiu a pasta e o ITAMAR FRANCO, AUTORIZOU A IMPLANTAÇÃO DO PLANO REAL. Ou seja, o PLANO REAL FOI FEITO “PELA SOCIEDADE” e NÃO POR UM PARTIDO ESPECIFICO. Se TINHA PSDB no plano real tinha PSB.

    1. A luta foi contra transformar o salário reduzido em URV enquanto os preços estavam no momento mais alto. Esse absurdo segurou a estabilidade até o fim do 1º mandato fhc. No segundo a incompetencia só foi escondida com a venda das maiores e melhores empresas do mundo, a preço de banana.

    1. IMAGINE Q UMA PESSOA JANTE EM SUA CASA , E DIGA Q ESTA TUDO UMA BOA MERDA . ENTRETANTO NO DIA SEGUINTE CONVIDE O COZINHEIRO PRA FAZER O MESMO CARDAPIO , DANDO NOVOS NOMES AOS PRATOS . ISTO FOI O Q ACONTECEU CONOSCO , CONTINUA TUDO IGUAL , BANCOS E EMPRESARIOS FATURANDO HORRORES .

  32. muito blá blá blá . mas uma coisa e certa o Brasil mudou muito, precisa mudar mais e não foi para pior como falavam, só não enxerga aqueles que são os contrarios em tudo , se for do PT. A batalha e guerra partidaria atravanca o trabalho neste belo país. Até quando os brasileiros terão que aguentar as besteiras daqueles de plantão.

  33. a que ponto os brasileiros chegaram: votar em dilma( o nada) ou em serra (coisa nenhuma) triste sina! tanto faz, com um ou com outro, teremos mais cinco anos negativos.

    1. Isso porque você, ou pessoas íntegras, capazes e eficientes, como você, não se candidataram.

      Agora, não adianta chorar. Candidate-se nas próxomas eleições !

    2. Convenhamos!! Essas as únicas opções que dispomos e não se pode reclamar de cavalo dado. Cada um escolhe o seu, vai na urna e pronto, cumpriu o seu dever.

  34. FHC LANÇA MAIS UM LIVRO e o PRESIDENTE DA FORD VISITARÁ O BRASIL: O FHC, lançara mais um livro provavelmente na proxima semana. O Livro do SOCIOLOGO FHC, provavelmente FALARA DE EXATAS ou BIOLOGICAS, ja que o SOCIOLOGO FHC não fala muito de CIENCIAS HUMANAS. Talvez num futuro o “ANALFABETO LULA”, quando o FHC ja tiver lançado o seu livro de NUMERO 20, também lance um livro com paginas em branco, mas FALANDO como SE ENCARA O FMI e os países poderosos, e como se DEFENDE SUA PROPRIA PATRIA dos INTERESSES ESTRAGEIROS. Bem, mas com tantos livros lançados, e a economia propicia ATÉ PARA A VENDA DE LIVROS DO FHC, COLLOR, SARNEY e do ALBERTO HELENA Jr. ; por que NÃO APROVEITAR A VISITA do PRESIDENTE DA FORD, para perdir explicações a ele e ao FHC, pelas denuncias DO ACORDO NA EPOCA DA DITADURA entre eles, que pipoca EM TODO O GOOGLE?

  35. O plano Real seguiu receituário imposto pelo FMI(aos paises endividados) e já era praticado em paises da Ásia e aqui na América por Argentina e México. Não podemos esquecer que os governos brasileiros eram meros serviçais do FMI, não tinham autonomia para desenvolver e implantar um plano próprio.
    Ao fim do governo FHC o Plano Real estava praticamente falido, tanto que já se falava em moratória da divida. Naquele tempo o Brasil seguia o mesmo caminho de nossos irmãos México e Argentina. Entre os 3 o Brasil foi o único que conseguiu crescimento econômico, com geração de empregos e distribuição de renda, isso não cai do céu e foi graças a mudança de governo.

  36. não consigo entender como um pais que tem o pib menor que um por cento, salario minimo de RS510,00 QUANDO DEVERIA SER rs2.OOO,OO quando o ihd é muito baixo, quando as cidades vivem cheias de brasileiros dormindo nas ruas, com fome. que progresso é esse. esse é o espetaculo do crescimeno? temos assistencia medica efeciente? temos escolas funcionando a contento,? temos segurança publica que nos da o direito de ir e vir? temos infra estrtura a altura dos escorchantes impostos que pagamos? se temos mostrem-me por favor que devo estar cego.

    1. Vc ñ viu o espetaculo do crescimento?? É realmente vc deve estar cego, vc não lembra? o nosso QUERIDO BRASIL cresceu + q o Haiti,isso mesmo aquele do terremoto…..

    2. Quantos países existem no mundo? Essa estabilidde do PIB foi a 6ª do mundo. Falem bobagens lá no Terra, aqui no balaio seria bom mais respeito. Vcs sabem os índices dos anos tucanho? Precisa lembrar?

    3. O PIB do Brasil em 2009 foi menor que zero, pois apresentou uma queda de -0,2%. Foi o primeiro resultlado negativo da atividade brasileira desde 1992, era collor, que naquele ano ficou negativo em -0,5%. O PIB representa a soma de toda riqueza do país (bens e serviços) em determinado momento.
      O Ministro Guido Mantega no início do ano de 2009 previa um Pib para 2009 de 6%, porem em março a previsão caiu para 5% a 4%, devido a Crise Mundial. Não contava com essa retração abaixo de zero. Se fosse um técnico de futebol a Diretoria iria de imediato trocar de treinador.

  37. Meirelles deveria agradecer, todos os dias, a Lula, por lhe ter convidado.

    Não fosse isso, seria um obscuro deputado por Goiás. Poderia ser um ótimo deputado, mas seguiria desconhecido.
    Presidente do BC, é figura nacional ( e internacional) e pode pretender voar mais alto.

    1. O agradecimento deve ser recíproco. Se houvesse um maluco no BC, incapaz de manter a inflação nos eixos aumentando os juros, porque o governo central não faz a parte dele. A cada ano que passa só aumenta os gastos a inflação já teria retornado a muito tempo e o país não estaria crescendo. Em minha opinião, qualquer que seja o novo presidente eleito, deveria colocar na presid~encia do BC ou o Meireles ou o Armínio. Os dois seguem a mesma cartilha.

  38. “No governo, Antonio Palocci (depois substituído por Guido Mantega) e Henrique Meirelles seriam os principais responsáveis, primeiro, pela estabilidade e, depois, pelo crescimento econômico registrado pelo país nos dois mandatos de Lula.”

    Será mesmo? E o preço que nós pagamos pelos erros cometidos pelo Palocci? Sou muito mais o mantega que o Palocci.
    O que nós temos é memória curta….

    1. O que o Palocci fez você não esta pagando nada, se alguém perdeu foi ele mesmo sendo vítima da oposição e da “midiazona” tendenciosa. O Palocci deve ser avaliado como um excelente técnico na função que exercia, e, isso a o que dizer? Justamente pela capacidade dele a oposição invejosa promoveram de tudo para incriminá-lo. Só acredita naquela história do caseiro quem procurou nele ver verdade. Ou você procura saber a verdade ou realmente você não tem momória.

    2. Seria interessante, para nossa reflexão, que fossem relacionados os erros do Palocci.
      O Davi Antunes poderia colaborar para o debate fazendo essa relação.

    3. O pobre do Francenildo já recebeu mais algum dinheiro do paisão piauiense, amigo de heráclito que emprega filha de fhc?
      O garoto, desde aquela época reconhecido tem direito a herança. Em qual cartório está o reconhecimento?
      As pessoas que sabem juntar 1+ 1 não querem os tucanhos mentindo nunca mais, quem quiser acreditar numa história dessas sinta-se liberado, não queira que os outros engulam.

  39. Luiz Geraldo, sua insatisfação é legítima, mas sua memória é estrategicamente curta e seu raciocínio completamente simplista e descolado da visão histórica. Durante o período Ricupero-FHC-Ciro Gomes, a meta tão sonhada de SM era de US$ 100,00, o que hoje seriam R$ 178,00. Não se muda um país vilipendiado por séculos pela elite boçal dominante e dissimulada em poucos dois mandatos presidenciais. Precisamos continuar no caminho que estamos. Do contrário, veremos nossas riquezas (inclusive o Pré-Sal) escorrer para mãos estrangeiras.

    Cego você não está. Talvez com a visão embaçada por algum interesse partidário.

  40. ESSE CARAS TODOS AI , MEIRELLES, PALOCCI, FHC GUIDO MANTEGA, SARNEY ,COLLOR , LULA MERCADANTE, PARA MIM NÃO SÃO NADA, OU MELHOR SÃO PESSIMOS HOMENS PÚBLICOS ,CIDADÃO DE QUINTA CATEGORIA. POR ISSO QUE O BRASIL È ESTA PORCARIA PORQUE È GOVERNADO POR GENTE DESSE TIPO À 510 ANOS. OU ESTOU ERRADO?

  41. Sexta Feira da paixão, a Cruz e Simão o cireneu!

    Estimado Ricardo, muito se escreve a respeito da Crucificação de Jesus, mas hoje eu gostaria de falar de um personagem, importante na história do Calvário!

    Simão nascido em Cirene!

    A manhã apenas despertara e o homem se levantou.

    Na tristeza com que se sentia envolvido, olhou para a filha doente, que gemia no leito pobre.

    A esposa dormia e ele se preparou para sair antes que ela despertasse.

    Seu rumo era o mercado, onde ele recolhia os frutos desprezados por aqueles que têm em demasia e desconhecem a dor do estômago vazio.

    Tomou seus dois filhos pelas mãos um dois quais carregava em seu colo a ovelha da oferenda pela oferta de holocaustos!

    Mas ao sair de sua casa notou um grande alvoroço no raiar daquele dia. Eram gritos, e palavras de xingamento e uma grande correria, e havia algo muito estranho no meio daquela gritaria!

    O povo se acotovelava formando um cortejo barulhento.

    Soldados da Roma dominadora e audaciosa conduziam um condenado à morte.

    Mas porque de tanto estardalhaço, é só mais um pobre pecador rumo ao seu triste destino o qual fora assumido pelos seus atos.

    O homem parou a observar aquela cena e pensou que aquele prisioneiro era mais infeliz do que ele próprio.

    Suas dores eram morais: doíam por dentro de todos que ali se encontravam, não o suportavam olhar frente-a-frente, seu olhar era penetrante e justificador. Ao olhar para o seu bondoso olhar os mentirosos e os malfeitores sentia como se uma lança pontiaguda atravessasse os seus corações repletos de mentiras e de enganos.

    Mas mesmo assim, aquela criatura que se apresentava machucada, ainda recebia pedras jogadas contra seu frágil corpo, Seu rosto se misturava entre lágrimas derramadas por Seus filhos o sangue que corria e a cusparada que recebia que deles recebia, e mesmo sem forças, o jovem esmagado pelas dores continuava sem reclamar a carregar sobre os ombros aquele madeiro bruto e pesado o qual a outro havia sido destinado.

    Seus passos eram vagarosos, como num compasso de sinfonia fúnebre.

    Arcado, a túnica que vestia se arrastava pelo chão embaraçando-lhe os pés, dificultando-lhe, ainda mais, o caminhar.,

    O cireneu estava extático. Simão já havia testemunhado outros rituais de Cruzfixão, mas nada se comparava àquele que agora testemunhava, e sem medo de ser açoitado ficou mais AA frente o que podia, a dor da morte daquele jovem o consumia. Ele até se esqueceu por que de sua casa saía!

    O homem estava sendo conduzido para o terrível suplício da cruz no temido monte da Caveira, ou o Calvário como nós o conhecemos, um lugar triste e sombrio que nunca mais foi o mesmo após aquele dia.

    O Jovem que carregava a cruz, Simão não conseguia pensar em outra coisa, era pouco mais velho que seus filhos mas era apenas um jovem de que ele não o conhecia, seu rosto estava tão desfigurado com pode um homem suportar a tanta dor perguntava a si mesmo o Cirineu?

    Era, sim, muito mais infeliz que ele próprio.

    Nisto, a voz áspera de um dos soldados lhe ordenou auxiliar o condenado que caíra.

    Não que o soldado se condoesse da sua dificuldade.

    É que tinha pressa de se desvencilhar daquela tarefa.

    E aquilo que a outrem poderia ser um castigo e um fardo humilhante, para Simão foi a coisa mais boa e útil de que jamais tinha feito em sua vida até então, poder repartir com aquele jovem um pouco de seu martírio seria o maior benefício que Simão poderia receber em vida!.

    O homem foi praticamente jogado para debaixo daquela madeira bruta, cheia de farpas.
    Mas Simão não se aborreceu, e erguendo o madeiro à aquele jovem sofrido e humilhado em seus ombros fortes ele também ele ergueu

    Colocou o ombro ao lado do condenado e suspendeu o peso do madeiro no outro. O Romano o chicoteou dizendo que era para o jovem arcar com a maior parte do peso, mas Simão nem se incomodou.

    Sentiu uma dor profunda nos ombros e o olhar do auxiliado o penetrou. Eram dois olhos de luz estampados numa face de sofrimento.

    Simão nunca havia conhecido antes Àquele jovem esmagado por tantas pisaduras que agora cambaleante carregava tal rude e injusta cruz, mas seus dois filhos, Rufo e Alexandre Deste Moço tido como profeta por alguns já tinham ouvido falar e embora não mencionada na escritura a sua esposa também.

    O Olhar do Senhor!

    Jamais o Cireneu haveria de esquecer aquele olhar.

    A dor do ombro aumentava.

    Logo adiante, o prisioneiro voltou a tropeçar e cair e as chicotadas da brutalidade o fizeram levantar-se.

    Um pouco mais de tempo chegando ao Gólgota o Cireneu no chão a cruz depositou e com um carinho sem igual deitou o jovem já quase sem vida ao seu lado livrou-se do peso daquela cruz mas não abandonou aquele lugar. E dizem alguns historiadores que todas as tardes Simão reunia seus filhos e esposa e voltava àquele lugar para ora para o Jovem Deus que ali nos salvou!

    Agora o madeiro se transformara na cruz erguida para crucificar o condenado.

    Aquele homem de Cirene, conhecido como Cireneu, que abandonara sua terra natal devido a seca e as perdas na lavoura para viver nos arredores de Jerusalém aguardou junto a corajosa Madalena, ao impetuoso João, a Nicodemos e a mãe daquele que pendia na Madeiro que a morte do Jovem Deus agora crucificado se consumasse.

    Simão ficou ali parado, mesmo tendo açoitado no início pelos algozes do Nazareno pára que se afastasse do local donde se colocavam as traves ele nem se incomodou, continuou ali parado contemplando aquela tragédia provocada pelos nossos tantos pecados, alguma coisa dizia a seu coração: “Estou aqui pata libertar você e sua família de outros castigos e da morte assumida por Adão lá no Édem Simão, Eu estou aqui por você, pelo Meu filho Ricardo, Enio, Simei, Fabio e todos aí de São Paulo e de todas as partes do mundo, pelo Manoel lá em São Jose, pela Minha querida filha Norma com todos os seus afazeres, pela Leidiane, pela Neide e por todos que já morreram na esperança da ressurreição bem como à todos os que um dia ainda virão a este mundo.

    Simão não se mexia, e num determinado momento chegou junto ao madeiro e abraçou Maria. Algo nele o atraía, magnetizava-o. E ali ficou até a retirada do Salvador!

    Ao chegar em sua casa, atônito pelo tudo o que havia presenciado Simão encostou na parede e só agora chorou. “Como podem ter feito isto à alguém com tão meigo e doce olhar?”

    As mulher ai vê-lo de mãos vazias logo o repreendeu, como pode sair para fazer as compras e voltar sem nada nas mãos?

    Mas Simão não ligou, e seu filho Rufus havia perdido a ovelha e por isto chorou, mas o pai ao ver o sofrimento do filho lhe disse: Não chores meu anjo, erga os olhos e olhe para o alto daquele monte e veja que naquela Cruz do meio que de agora em diante estará para sempre o seu carneiro!

    Está pago Rufus, está pago!

    Uma paz diferente tomava conta dele.

    A filha veio correndo e o abraçou e disse: “Estou boa, papai!”

    Naquele momento o homem recordou aqueles dois olhos de bondade que agradeceram seu auxílio, sem nada dizer. E um perfume sem igual penetrou o lar pobre.

    A mulher se enterneceu.

    Uma delicada e sutil presença podia ser sentida pelos cinco.

    A vida do honrado Cireneu se transformou.

    Apesar das lutas e dissabores, nunca mais o fantasma do desespero fez morada em sua casa.

    Boa tarde à todos

    Manoel Ferreira

  42. Kotscho , Boa Tarde !!!
    Vamos ao Tricolor – Ai meu Deus !!
    Depois do que vimos ontem :
    Ficam falando disso daquilo , mas vamos ao ponto :
    Todos esses problemas acabariam se a Diretoria se preocupasse com aquilo que importa > gerir o clube e o futebol e ESQUECESSE DE VEZ essa praga chamada “Morumbi na Copa de 2014?

    Isso está me lembrando meus tempos de garoto , quando a prioridade era a construção do Morumbi e , por causa disso vi cada time ( Fábio goleiro, Cecílio Martinez , Meu Deus…) que me dão pesadelos até hoje !
    Olhe bem Kotscho > ESTAMOS ENTRANDO NUMA ERA IGUAL !!!

    A verdade é que TODOS , sócios e torcedores querem é ver o time jogando bola e o clube bem !!

    Seguinte : Você , com seu conhecimento , faça uma sugestão para o Presdente Juvenal Juvêncio >
    ‘Presidente , o que o senhor acha de fazer uma pesquisa para avaliar o que é mais importante para seus sócios / torcedores , se o clube e o futebol ou abertura de Copa do Mundo ??”
    Acho que está faltando alguém com iniciativa para dar uma “acordada” no Presidente , o que você acha ??
    Grande e Sofrido Abraço Tricolor
    Hélio

  43. E hoje temos nomes como Edilson Lobão à frente do Ministério de Minas e Energia…

    “Lula tinha deixado claro para sua equipe, antes mesmo antes da eleição, que pretendia chamar para o governo os que considerava melhores em cada área, independentemente do partido a que pertenciam ou do candidato que tenham apoiado.”

  44. Falando de eleições. O PT já ganhou, o presidente Lula já ganhou, o Brasil já ganhou. Não, não falo das eleições presidenciais; falo do projeto de centro-esquerda capitaneado pelo Lula. Digo isso porque mesmo com a vitória do Serragio, o projeto do PT em essência não poderá ser alterado com profundidade pelo tucanato; pois com a força de Lula e dos setores progressistas que se fortaleceram nos seus 8 anos de mandato, qualquer leviandade social que Serra fizer será repudiada veementemente nos quatros cantos do Brasil e, inclusive, do mundo. Será que Serra – SE for eleito -quererá ser conhecido como o presidente que levará o Brasil a uma crise social e política, uma crise recheada de greves, movimetos sociais radicalizando e tudo o mais que a direita odeia? Por esses motivos, caros amigos, já ganhamos essa eleição por atencipação de tão magistral que estão sendo esse nosso anos no poder. Viva o Brasil!

  45. Era só o que faltava na nova história do BrasiL da era Lula : o dia do fico. Pois, é Meireles garantiu pelo menos seis meses de estabilidade econômico do governo Dilma. Maravilha!!!

    1. Claro E……; se é para o “Bem do Povo” e “Felicidade Geral da Nação” digam ao “Povo” que “Fico” achei essa postura muito patriótica,afinal “Eles” fazem a confusão que fiquem pra arrumar a casa, ‘sê’ não acha?!
      Tôdas as vezes em que é feito uma festa, é preciso depois vir a ‘limpeza’, então………………nada mais propício e justo que alguém fique pra por a “Casa” em “Ordem” concorda?!
      Abraço!

  46. Vamos aproveitar que hoje é sexta-feira da paixão, e vamos lhar o judas, ou seria melhor dizer os judas? Vamos matar FHC. MALAN, ALCKMIN, ARMINIO FRAGA, ARNALDO JABOR, WILLIAM WAACK, JÔ MALDITO SOARES, E TODA A GALERINHA DONA DOS JORNALÕES E REVISTINHAS E QUINTA CATEGORIA.

    1. Sandra, vamos fazer melhor. Em outrubro vamos varrer o PSDB e DEMO da politica nacional.
      Vamos dar um “BASTA” aos entreguistas do patrimonio publico e capachos do FMI.

  47. Lembro da administração do FHC juntamente com Serra, as prefeituras quando chegavam o fim de ano para pagar o funcionalismo (13º) não tinham dinheiro para o pagamento porque o SR FHC não repassava o dinheiro do fundo de participação para os municípios e os coitados dos prefeitos ficavam a MINGUA sem dinheiro.

  48. Meu caro José Eduardo, não esqueça que o chamado “MENSALÃO” surgiu em Minas Gerais com os TUCANOS, lembra do então governador de MG EDUARDO AZEREDO? E a compra de votos para a TAL da REEILEÇÃO do FERNANDINHO? Lembra?

    1. Esse foi o virus que essa turma passou para o petismo. E ainda acho que nessa história vai aparecer o cara que obrigou o pessoal do petismo ter que se envolver com o mensalão. É triste quando pessoas da mais alta honestidade é obigada se envolver em coisas desse tipo.

  49. Kotscho,
    Por que no teu blog todo mundo escreve o que pensa e os comentários sevem para se analisar e outros não? Estive olhando um dos blog que fazem parte do PIG. Que coisa terrível! tinham uns 300 comentários sem identificar quem os escreveu. Percebi que todos os textos são idênticos e extremamente agressivos contra Lula, Dilma e o PT como todo, nenhuma favorável. São palavras de baixo calão, preconceituosas, satanizadas, desrespeitosas e denegrindo as pessoas. Fiquei estarrecido e pensando: Ou estão muito desesperados e apelando ou pode ser pessoas que fazem parte do 5% que ideiam o Lula e ficam mandando centenas e centenas de mensagens agressivas e cheios de xingamentos como se fosse eleitores insatisfeitositos.
    Ainda me chamou a atenção os textos bem redigidos. Não há erros ortograficos, concordância, coisas assim. Eu não entendi aquilo como um espaço democrático.
    Só tem uma coisa: quanto mais os insatisfeitos tentarem
    baixar o nível, mas a coordenação de campanha de Dilma deve mostrar grandeza, com humildade, mas com firmeza, perseverança e afirmar ” a Esperança contunua vencendo o medo” e dar continuidade a administração Lula.
    É Dilma mesmo.

    1. É isso mesmo.Também já percebi isso em varios sites e blogs do PIG. E concordo com você: ou são esses 5% que não gostam do Lula ou são gente paga para denegrir a imagem do Lula do governo dele e da Dilma. Tenho c erteza disso. Mas mesmo com essa baixaria não vai ter jeito não. É Dilma na cabeça e com grande vantagem.

  50. Meireles e Lula são duas pessoas maduras.
    Eles sabem que estão conduzindo um país, diferente de Armínio Fraga, franguinho, que não sabia direito conduzir um cargo de tanta responsabilidade.
    São profissionais assim que o Brasil precisa, não dessa patranha que tivemos em governos anteriores, pintando e bordando com a economia. Que esses tempos fiquem para sempre nos quintos dos infernos.

  51. Concordo com o comentario de Mata Cruz, tem blog ante Lula que o blogueiro mesmo manda comentarios como se fossem os eleitores, todos falam palavras de xingamentos, não tem erros de portugues, essa turma dos jornaloes estao se enganando com o que é democracia, estao pegando pesado, cuidado turma o lado de ca tambem tem, se voces pegam pesado das redaçoes, quando a coisa for pras ruas se é que nao ja chegou nas ruas, vide passeata dos professores onde a turma da Globo quase…………

  52. Do modo que a turma da veja fala do Lula; Dilma e do PT, ja era tempo de pensarmos em dar um jeito nessa rapaziada, a ofensa ja e demais, a coisa ta virando raiva, preconceito e mentiras, vamos contra atacar seja de que maneira for,,,,,,,,,,estamos muitos passivos com essa gente……..quem com calunias fere, com ferro sera ferido.

  53. O que essa turma de blogueiros da Veja, Isto é, Globo, estadao e outros estao fazendo é trocando a bola, quer bater bata mas com decencia, do jeito que eles fazem, a ditadura foi realmente a ditabranda como a Folha quis empurrar goela abaixo do povo, eles estao abusando das prerrogativas de jornalistas, por tras disso tudo tem algo muito pesado, acho que a parte da imprensa que nao é podre como essa turma ja deveria estar de olho nisso, eles sao a ameça a democracia, e joga pra cima dos outros que essa desacaraçao, acho melhor abrirmos os olhos e nos prepararmos……..acho que essa canalhada esta se tornando um mal pior que a ditadura.

  54. Olá Ricardo e balaieros, estou de volta depois de levar um chá de espera da telefônica de quase 50 dias. Foi um raio que atingiu a minha casa e perdi vários eletro-eletrônicos. Mas nesta questão do Meirelles, minha opinião é de que em time que está ganhando não se mexe. Quem têm Habilidade, competências e responsabilidade fica em bons governos ou em boas empresas e a Dilma vai continuar o governo Lula que melhorou e muito o Brasil.
    O truculento tucanalha que está deixando o Estado de São Paulo, não negocia a reposição salarial para o funcionalismo estadual que têm 34,3% de percas desde 1998. Semana passada mais de 20 professores feridos…Truculência e inconpetência tucano Serra que não ficou!!!!

  55. Conhecida aqui em Minas Gerais, por nós professores da rede estadual de ensino, como, “Choque de Gestão”, esta pseudo-política de cidadania tem um único objetivo que é financiar a longo tempo a pobreza e a miséria deste País através do sucateamento da saúde e da educação através dos baixos salários de fome pago aos trabalhadores,póis, que, está nas mãos de um Presidente que se diz orgulhoso de ter o seu único diploma que é de Presidente da República(esta é a política neo-liberal da América Latina).

  56. Chega ser irritante ver e ouvir o tratamento parcial (contra) o atual governo e sua candidata ao Palácio do Planalto. Ilário o esforço que a Globo fez para mostrar alguma realização do governo de S. Paulo, antes da saída do seu chefe; como não tinha, inventaram a tal inauguração do trecho do rodoanel, que, lém de inacabada (aliás, vi no dia seguinte o transtorno causado no tráfego, por conta da falta de sinalização), é uma obra com muitos recursos federais. Vejam que é um projeto antigo, que a “competente” administração tucana/demo nunca foi capaz de tirar do papel; só está saindo por conta do esforço do atual governo federal. Igualmente cômico é a tentativa dos descompromissados com os mais pobres do Brasil (organizações globo, grupos abril e folha de s. paulo, principalmente) para transformar o caso bancoob em escândalo nacional, tudo com o intuito escancarado de dá voz a uma oposição desnorteada, combaliante, sem discurso e sem projeto para o País, e atingir a candidatura da ex- ministra Dilma Rulssef; ora, essa turma precisa entender, de uma vez por toda, que quem mora fora do eixo rio-são paulo tambémm tem capacidade de formar opinião própria e que não mais é refém das manchetes pré-conceituosas diredcionadas e, muitas vezes, irresponsáveis, desses meios de comunicação de massa.
    Esses grupos, que sempre se locupletaram da miséria e desinformação da maioria da população, hoje não admitem ver seus interesses seriamente ameaçados por uma melhora, incontestável, da situação do Brasil como um todo, com consequente mudança de comportamento da população. Não por acaso a credibilidade desses órgãos da imprensa aproveitadora vão, de vento em poupa, ladiera abaixo.

  57. Kotscho, se levas uma “semana” a cada vez para atualizares
    o site, num momento de “explosao” de informaçoes especialmente na politica, eu que sou seu admirador, começo a deixar de acessar sua coluna.
    Avido, de novas,
    Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *