Papa, Lula, Serra e o poder da imprensa

Papa, Lula, Serra e o poder da imprensa

Primeiro ministro das Comunicações do governo Lula, o jornalista e deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ) nem terminava de ouvir as queixas que o presidente e seus colegas de gabinete lhe faziam contra a imprensa. Com bom humor, apontava para mim, e encerrava a discussão:

“A culpa é do Kotscho!”. Na época, eu era o responsável pela área de imprensa do governo.

Toda vez que nos encontrávamos, era esta a saudação que ele me fazia, e faz até hoje. Lembrei-me destas brincadeiras do Miro ao  ler as queixas do papa Bento 16, do presidente Lula e do governador José Serra contra a cobertura que a imprensa lhes dedica. Os motivos são diferentes, mas a bronca é a mesma. 

Criticado por acobertar a prática da pedofilia envolvendo padres da sua igreja, Bento 16 aproveitou a missa do Domingo de Ramos no Vaticano para desabafar e garantiu que não se deixará intimidar por “fofocas de opiniões dominantes”.  

O presidente Lula, que vive às turras com a chamada grande imprensa desde o início do seu governo, subiu o tom nos últimos dias e acusou de “má-fé” orgãos de imprensa que dão mais destaque a problemas do que às grandes obras do seu governo.

Na mesma linha, o governador Serra, que já bateu de frente com repórteres da TV Record e da TV Brasil, cobrou publicamente, na semana passada, mais destaque na cobertura jornalística das suas obras na área de saúde e qualificou de levianas algumas informações publicadas. 

Que se passa para juntar no mesmo balaio figuras públicas tão diversas?

Não há nas reações de Bento 16, Lula e Serra nenhuma grande novidade. Sempre foi assim, desde que comecei a trabalhar em jornal, já faz quase meio século. Tanto nas igrejas como nos governos, ninguém gosta de ser criticado, e confunde-se habitualmente jornalismo com propaganda.

A partir do momento em que a imprensa começou a ser chamada de quarto poder, alguns coleguinhas, de fato, se empolgaram com seu papel, e passaram a agir como se fossem, ao mesmo tempo, policiais, promotores e juízes, dando-se o direito supremo e único de denunciar, julgar e condenar qualquer pessoa, entidade ou instituição.

Sem entrar no mérito das queixas dos três personagens citados neste texto, o fato é que há algo de muito estranho acontecendo no nosso país quando a presidenta da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Judith Brito, se sente no direito de afirmar, como fez em recente encontro promovido em São Paulo, segundo o jornal O Globo:

“A liberdade de imprensa é um bem maior que não deve ser limitado. A esse direito geral, o contraponto é sempre a responsabilidade dos meios de comunicação. E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. E esse papel de oposição, de investigação, sem dúvida nenhuma incomoda sobremaneira o governo”.

Como assim? Quer dizer que, se os partidos de oposição estão fragilizados, cabe aos orgãos de imprensa representados pela ANJ assumirem a tarefa de enfrentar o governo?

Está aí uma coisa que muita gente já vinha desconfiando, mas ninguém ainda da alta cúpula da mídia havia admitido assim, publicamente, com tanta franqueza: em lugar do PSDB, DEM e PPS, a oposição oficial, agora era a mídia, que deveria assumir esta responsabilidade.

Em seus encontros anteriores, como a do Instituto Millenium, os donos da mídia e seus homens de confiança, ao contrário de Brito, acusavam o governo exatamente de ameaçar a liberdade de uma imprensa que sempre fez questão de se dizer independente, apartidária, plural, neutra, objetiva, isenta e tal, que se limita a apurar e publicar fatos.

De outro lado, não acredito que seja tarefa de governantes criticar coberturas jornalísticas e dizer como o trabalho da imprensa deveria ser feito. Não ganham nada com este papel de ombudsman e só pioram a relação com a mídia. Já tive a oportunidade de dizer isso várias vezes ao meu amigo presidente Lula, quando trabalhei com ele, e até agora. Cabe, sim, à imprensa fiscalizar e criticar os governos de qualquer latitude.

A confusão começa, porém, quando esta mesma imprensa deixa de lado os cuidados com seus deveres de bem informar a  sociedade para agir como partido político. Se cada um cuidasse apenas da parte que lhe cabe na grande orquestra da democracia, todos sairiam ganhando.

Sobre este mesmo tema, meu colega Luciano Martins Costa, escreveu no Observatório da Imprensa: “O risco maior para a imprensa vem da própria imprensa, quando os jornais se associam para agir como um partido político (…) Quando a imprensa abandona seu eixo, todos saem perdendo. Principalmente a imprensa”.

Se até o Papa, que é o Papa, já anda reclamando das “fofocas” da imprensa, posso imaginar como se sente diante deste poder o cidadão comum, que hoje não tem nem direito a resposta em nosso país.

210 thoughts on “Papa, Lula, Serra e o poder da imprensa

  1. Pois é, Kotscho, o afirmação da ANJ só embasa o que o jornalista Paulo Henqrique Amorim sempre afirmou… o PIG (Partido da Imprensa Golpista) existe mesmo. Mas nem precisava que esta senhora fizesse esta afirmativa… todos já havíamos percebido. Vivemos a ditadura da mídia, o jornalismo terrorista, o terrorismo jornalístico. Vemos hoje notícias mentirosas, tendenciosas. E inconstitucional. Este não é o papel da imprensa. Agora vemos que existem na Venezuela e no Brasil jornalismo de oposição, termo que a grande mídia gosta de se vangloriar. William Bonner para Presidente, Merval Pereira para Ministro das comunicações, Miriam Leitão para Ministra da Economia e William Waack para o Ministério das Relações Exteriores… é só que falta. Mas todos com aquele aparelhinho no ouvido para não errar o texto.

    1. O que prega PHA, é pura síndrome de perseguição.

      O queriam o governo federal e seus simpatizantes (sejam eles remunerados ou não) é que a imprensa encubrisse o que fosse defeito e exaltasse as qualidades.

      Mas o ego do PT, não permite críticas.

      Vi muita, mas muita mesmo, nota positiva sobre o gov. federal. Mas como tudo na vida, existem falhas, e esse governo (ajudada pela tropa de choque remunerada da blogosfera) não aceita que seja publicada.

      Entendo que o gov federal tem uma inveja imensa do Chavez, pois não teve peito de fazer o que o fanfarrão bolivar faz na Venezuela. Mas é exatamente o que queria fazer aqui: fechar a globo, a abril e a folha e deixar a emissora dos bispos soberana, uma só voz corrente.

      Felizmente, isso não ocorrerá.

    2. Cara Roberta Souza, quem disse que a imprensa faz oposição foi a própria presidenta da Associação Nacional de Jornais e diretora-executiva da Folha. O Paulo Henrique Amorim já havia antecipado essa postura partidária da imprensa o que foi agora confirmado textualmente. Não se trata de síndrome persecutória, nem de ser contrário a críticas. O que pretendemos todos é que os jornalistas hajam como profissionais de imprensa e não como cabos eleitorais a mando de seus patrões. Não sei como esses jornalistas tratam intimamente essa situação, mas deve ser muito difícil renunciar aos princípios e a ética de sua profissão em troca da manutenção do emprego. Essa talvez seja a principal razão da crescente perda de credibilidade da imprensa escrita e televisada, principalmente.

    3. Concordo plenamente contigo, Almicar. Acresento ainda que quando a imprensa ressalta só as mazelas de um lado e realça pequenos feitos do outro lado, é lógico, ela está sendo parcial. Se a imporensa quer ser respeitada, ela deve ser imparcial e dedicar-se as verdades. É sabido que uma mentira dita e repeitda muitas e muitas vezes torna-se verdade. Os incultos absorvem com muita facilidade.
      Um povo que perde o tempo assistindo os Big Brothers e programas sensacionalistas, que depara com uma primeira fofoca e faz dela uma verdade não indo em busca das realidades dos fatos, é um povo ridículo ao extremo. Nunca terá, este povo, memória para lembrar o que comeu ontem, o que vestiu, como retocou a maquilagem da cara de pintada no reflexo de alguns anos sob o escuro indesejado. A nossa cultura está deteriorizada que até as crianças de duas décadas e meia pra cá têm sua libido ativada antes dos dez anos de idade. E sabemos muito bem de quem é a responsabilidade disso tudo.
      Acompanho os noticiários de Portugal, Espanha e Inglaterra e tenho notado que lá também a imprensa é tendenciosa, porém, não chega às pontas das unhas dos dedos do pés de nossos malfadados meios de comunicações, principalmente o televisivo que alcança e entra em nossos lares sem pedir licença.

  2. Excelente os seus esclarecimentos Kotscho, é necessario que a população tenha consciencia , opinião e discernimento para entender o que deveria ser o papel da imprensa….Porque o que temos visto é desolador. e todo mundo sabe de que lado a grande imprensa está; defesa dos seus próprios interesses. Fique indignado quando vejo esses ancoras nos jornais da TV com noticias tendenciosas e apresentando jornal como se estivesse sentado no sofá de sua casa..apáticos e num cinismo …percebe que não há compromisso com ética e bom senso.

  3. Kotscho,

    para variar, seu texto é muito exato e me leva a refletir.

    Neste caso, eu, que sou jurista de formação, questiono se, de fato, deixamos de ter direito à resposta, em caso de injúria, difamação, ou imprecisão na informação prestada.

    O alardeado fim da lei de imprensa não isenta donos de veículos de comunicação das responsabilidades pela informação prestada. Assim:

    – caso alguma pessoa, física ou jurídica, é injuriada, difamada ou clauniada, pode recorrer à lei penal e pode, sim, solicitar em juízo o direito de esclarecer, por meio do veículo incriminado, a sua versão do fato;

    – Caso a informação passada pelo veículo seja imprecisa, falaciosa, ou mentirosa, cabe acionar o direito da população (direito fundamental, diga-se) de ser bem informada pelos veículos de imprensa, que existem para lhes garantir acesso à verdade dos fatos, nos limites normais da parcialidade, inerentes a todo trabalho “intelectual”.

    Penso que essa pecha de quarto poder insuflou os egos de seus colegas. Dei aulas em curso de jornalismo e verifiquei como, desde cedo, os alunos de jornalismo são levados a acreditar que têm poder e passam a articular um discurso ao mesmo tempo arrogante e vazio, dado o currículo do curso que, na faculdade em que trabalhei, era notadamente superficial e pouco aprofundado nas questões sociológicas, históricas e mesmo deontológicas que cercam e compõem (ou ao menos deveriam compor) a prática da elaboração e publicação de notícias.

    Penso que essa presunção de influência foi o maior tiro no pé que os profissionais desta categoria deram:

    primeiro, porque são, em grande maioria, meros assalariados e a sua atuação é permeada pelas imposições comuns à relação capitalista entre patrão e empragados. Sua frustração financeira faz, quem sabe, o jornalista pensar: “que falta me fez um estudo melhor do marxismo” (risos)

    Em segundo lugar, esta prepotência lhe retira o que consubstancia sua profissão: a credibilidade. Uma informação desligada dos reais acontecimentos é percebida como mentira e, mesmo justificada pelo público pelos limites ideológicos que cada veículo se impõe (quando estão esclarecidos em seu editorial), este deslocamento do real pelo jornalista é, para mim, o que tem tornado a formação profissional nesta área pouco relevante.

    Tanto o é que, em períodos de alguma controvérsia, como o eleitoral, bons profissionais passam agastar muito tempo a escrever sobre a imprensa e a comentar as múltiplas faces dos acontecimentos, como que preenchendo uma lacuna deixada pelos seus colegas e os respectivos patrões.

    Uma pena… E ao mesmo tempo um sinal de que, no fim da scontas, a vítima do engodo foi o próprio jornalista, já que, de burro o povo tem nada. Nada sinaliza melhor este dado, do que a presença de um publicitário como âncora do mais assistido telejornal do país, tornado, inclusive, o segundo mais confiável entre tantos outros notaveis. Vê que um gatuno usurpou de uma prerrogativa da sua profissão, Kotscho, e a leva às últimas consequências, em detrimento de sua categoria?

    Forte abraço.

    1. O direito da população, ou o direito fundamental deveria estabelecer que o mesmo espaço, as mesmas cores, os pixels (caso digital), horários, paginas e etc fossem reservados com o direito de resposta editado, explicado com as devidas responsabilidades pelos que denegriram, feriam amoral da pessoa requerendo de seus direitos. Mas acontece o contrário. Usam duas páginas com letras garrafais para denegrir uma pessoa pública ou não e o direito de resposta aparece numa cantinho qualquer ocupando alguns milímetros com umas duas dezenas de letras.
      Se alguém fuma em meu estabelecimento comercial onde sirvo café e alguns lanches de acompanhamento eu serei multado e devo pagar, sem questionamento jurídico, o mais rápido possível. Numa outra reinscidência, tenho até meu estabelecimento fechado. Por que não criar Leis assim contra a imprensa?

  4. O orgulho e o egoísmo são os maiores obstáculos ao desenvolvimento moral da humanidade.

    Em toda qualquer área de atuação o “homem”, ainda permite que esses defeitos, tomem posse de seus pensamentos, atos e palavras.

    O remédio não é tão simples assim, dominar os impulsos, substituir os defeitos morais pelas virtudes da Humildade e Caridade, éssa é a única saída para todos nós.

    O resto é continuísmo e perda de nosso precioso tempo.

  5. A nossa grande (?!) Imprensa é uma lástima, uma tragédia. Já abandonei os jornais e as revistas faz tempo. Na verdade, eles, jornais e revistas, é que me abandonaram, ao se desviaram para o triste caminho que percorrem hoje.

  6. Parabens!
    Excelente artigo.
    A arrogancia da grande imprensa é tamanha que se permitem até admitir isso, pois sabem que nada, absolutamente nada poderá dete-los.
    Acho que deveriam considerar a força que aos poucos está sendo criada via net.
    O poder absoluto dela está com o relogio regressivo disparado.

    Abr

  7. Para as grandes profissões, tais como: medicina, engenharia, contabilidade, etc. existem os conselhos de classe. Um exemplo emblemático é que recentemente, para a nobre classe dos advogados, foi criado o CNJ, que de certa forma exerce um papel disciplinatório das atividades da classe, a nível do funcionamento dos órgãos de justiço, além da própria OAB. Os conselhos existem, não para tolhir a atividade de seus associados, mas para disciplinar os excessos e desvios de condutas, que convenhamos, não são poucos, inclusive, na excelente classe de jornalista, que tanto admiro, até por se tratar de seres humanos, como nas demais profissões, passíveis de cometer erros. Portanto, não vislumbro motivos que justifiquem que um conselho de jornalismo não seja criado.
    Quantos não já foram publicamente massacrados a partir de denúncias feitas por meios de comunicação e que depois se descobre que nadam tinham a ver com o que fora veiculado? Aí, inês é morta.

  8. Não acho que o presidente viva às turras com a imprensa.

    Se ele fosse “rochedo” mesmo, já tinha investido em comunicação pública, popular e comunitária. Também já teria implementado algumas regrinhas sobre conteúdo e controle de mídia que já existem em diversos países do mundo.

    1. Vc pode citar esses países do mundo, Ivan?

      Deixa eu te ajudar:

      Cuba, China, Irã, Venezuela….

      E tb devo concluir que essas “regrinhas” serviriam tb para casos como o do Arruda, certo?

  9. Olha só o absurdo em São Paulo, precisamos divulgar isso para o Brasil inteiro, é uma ditadura, ninguém pode reclamar de nada em São Paulo que esse partido faz ameaças. Com medo de perder votos pela incompetência do seu governo, agora estão querendo inibir os professores que além de apanharem da polícia passam também a serem ameaçados pelo PSDB.

    PSDB aciona representante dos professores de SP
    O PSDB entra hoje com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e a presidente da entidade, Maria Izabel Noronha. No documento, o partido alega que a manifestação da entidade na sexta-feira teve conotação eleitoral e que recursos sindicais podem ter sido usados para campanha antecipada.

    Na avaliação do partido, o protesto realizado pela Apeoesp, que terminou com um saldo de 16 feridos e infringiu a legislação eleitoral ao promover pronunciamentos sobre a campanha presidencial deste ano. A representação cita o discurso de Maria Izabel, segundo a qual os manifestantes estavam ali “para quebrar a espinha dorsal desse partido e desse governo”.

    De acordo com o PSDB, a entidade cometeu duas infrações: promoveu campanha antecipada e usou recursos e estrutura sindical, como um carro de som, para colocar em prática o ato eleitoral antes do prazo permitido – a legislação só autoriza campanha depois das convenções partidárias, realizadas em junho.

    Constam da representação, acompanhada de gravações, transcrições de falas feitas de cima do carro de som, que, segundo o documento, dirigiram “os mais absurdos discursos de índole eleitoral” contra o governador José Serra, pré-candidato do partido à Presidência da República.

    Caso a Justiça considere a acusação procedente, a Apeoesp e sua presidente terão de pagar multa. Procurada, Maria Izabel disse que só irá se pronunciar após tomar conhecimento do conteúdo da representação. “Não vou comentar nada. Primeiro quero ver essa representação para depois me manifestar.” As informações são do jornal

    1. Bom dia, Pedro
      Faço de sua palavras minhas palavras
      concordo plenamente com você
      Acho um absurdo o que faz este Serra em São Paulo com os professsores, imagine se ele for presidente da República o que será de nós brasileiros.
      Portanto para todo os trabalhadores do Brasil.
      Não se esqueça, para presidente da Republica vote 13
      Vote na Dilma e viva a democracia

      Abraços,
      Reinaldo

    2. Não vi novidade nenhuma na atitude do Serra. Desde a era Covas/Alckmin e agora Serra a postura do PSDB sempre foi a mesma: abafar escândalos, mostrar um estado as mil maravilhas e perseguir seus opositores. Do jeito deles, parece que São Paulo é um conto de fadas de tão perfeito.
      O ensino no estado consegue ser um LIXO e do mesmo modo são tratados os professores. Como um estado cresce com pessoas mal escolarizadas? Este é o futuro que o PSDB quer para o país? Pois é… esse é o padrão Serra, o letrado da USP.
      Não existe governo perfeito, é verdade, mas que o “ignorante” Lula superou os letrados, superou. E muito!!!

  10. Exatamente como na ditadura militar, quando a mídia era a única oposição e fiscalizava como podia, e olhe lá!

    Já esqueceram?
    Porque agora não é desejável este papel da mídia?

    O que esta senhora disse é que a oposição, enlameada tanto quanto o governo, de nada é capaz, e que o papel fiscalizador da oposição sobrou para a imprensa, diga-se aliás, papel este sempre muito bem feito pelo PT, quando oposição.

    Ademais não existe jornalismo isento, e o de esquerda não foge à regra.

    Distorcer o que ela disse é que é campanha de jornalista chapa-branca.

    Viva a mídia fiscalizadora, que o PT tanto odeia, e abaixo os chapas-branca, tão adorados por Lula, pelo papa e por Serra, pois nada fiscalizam.

    1. Se não existe jornalismo isento que cada um assuma suas preferências como, por exemplo, ocorre nos EUA país tão aclamado pelos emergentes nacionais.
      O que pretendemos todos é que os jornalistas hajam como profissionais de imprensa e não como cabos eleitorais a mando de seus patrões.
      Mídia fiscalizadora sim, desde que honesta, construtiva e apartidária.

  11. Tudo indica, após as declarações dessa importante representante da imprensa( emboras as pessoas mais atentas já tivessem se apercebido disso há algum tempo), que o principal adversário da Dilma será mesmo o PIG(Partido da Imprensa Golpísta). A reversão nas últimas pesquisas(se é que são verdadeiras) pode ser um indicador da influência dessa imprensa “engajada”. Meu lado otimista continua acreditando que o eleitorado está vacinado contra essa postura nefasta de grande parte da mídia brasileira, vamos aguardar.

  12. Fernandão: a mídia NÃO deve ser contra QUALQUER governo. deve trabalhar a edificação da sociedade, junto com outras instituições. e não ser contra por ser contra. na verdade IMPARCIAL é a palavra, o dever ser da imprensa.

    algo que nunca ocorrerá no Brasil.

    1. Renen, governos são a maior corporação que pode existir, imprensa nenhuma consegue ser maior. E para que não se perpetuem, os governos, devemos “TODOS” ser oposição, ser “CONTRA” qualquer governo, “CONTRA” qualquer corporação que queira sair de nosso controle, nosso, dos cidadãos.
      A tal imparcialidade, como voce bem disse, jamais vai haver no Brasil, e em qualquer outro lugar, porque a imprensa, ainda que refletisse os anseios do povo, estes não seriam neutros, imparciais ou igualitários, seriam os anseios da maioria apenas, ou dos mais fortes e atuantes. Governos se perpetuam e oprimem, são um mal necessário mas não devemos nunca largar do pé deles, nunca! Abraços.

    1. Muito interessante. Enquanto lia o texto me veio à memória a história do “descobrimento!” do Brasil. Os índios atenderam os caprichos de Pedro Álvares Cabral e sua equipe em troca de espelhos, bebidas e outros objetos comuns.
      Nossa tradição se resume no ato da troca e sempre estamos pensando em passar a rasteira em alguém. Quem sabe um dia não surja um Anhanguera que bote fogo nas águas poluídas de nossa mente volátil e em troca passamos a entender Flamel de uma forma metafórica mais próxima do compreensível?
      Nós, hereditariamente, não só perdemos a dignidade, alías, nascemos sem ela por questões ambiciosas.

  13. Cada um procura o seu próprio interesse, se fossem para receberem elogios os tres cavalheiros iriam adorar e se não houvessem paparazzi’s iriam solicitar aos capangas que dessem um jeitinho. Na verdade são tres pobres de espirito, o ex-Vigário(alias,este termo vêm de vigarista?),
    perplexo está por saber que pedofilia sempre existiu desde a inquisição mas foi apararecer justamente em seu governo. O Barbudo, não podia reclamar quando sua cara era fotografada no DOPS e a imprensa mesmo assim publicava e o Careca está tambem fazendo campanha antes do tempo permitido. Será que 22/12/2012 vai dar um jeitinho em tudo isto ??

  14. O que percebo hoje é que a imprensa é uma grande formadora de opiniões. Isso lhe dá poder, pois tanto pode eleger como pode destruir alguém. Isso percebemos no julgamento dos Nardoni. Todas as mídias explorando o caso até a exaustão. E o povo, claro, no calor do discurso dos jornalistas se viram na obrigação de se apresentar como juízes. O que lamento é que o jornalismo teria que ser informativo, mas raramente lendo um artigo me sinto informada. Sempre penso que estão querendo fazer minha cabeça contra algo ou para comprar algo ou para votar em alguém ou para assistir a determinado programa de Tv.

    1. Loba, procure consultar o maior número possível de fontes de informação, inclusive do exterior. De todas as tendências imagináveis. Talvez depois disso seja viável formar uma opinião menos contaminada pela mediocridade nacional. Pobres daqueles que se limitam a assistir o Jornal Nacional.

    2. Costumo, várias vezes por semana, senão todos os dias, visitar endereços na net onde posso me informar através da imprensa estrangeira sobre os fatos em geral. Tenho amigos e alguns parentes que moram nos países do “euro” e sempre mantemos contatos via e-mails e, por vezes, através de telefonemas. De lá fica mais barato telefonar e eles são quem toma a iniciativa de ligar pra mim contando as novidades pessoais e os fatos políticos, sociais e culturais da região.
      É bom mantermos contatos com o mundo do outro lado para definir nossas opiniões e fazer comparativos sem menosprezar isto ou aquilo.
      Sugiro que visitem os endereços que forneço logo abaixo. São endereços que costumo visitar sempre.

      De Portugal:

      http://clix.expresso.pt/
      http://diario.iol.pt/

      Da Espanha:

      http://www.elpais.com/global/
      http://www.diaridebarcelona.com/districtes-diari-de-barcelona.php?districte=eixample

      Da Itália:

      http://ilpiccolo.gelocal.it/

      Da Inglaterra:

      http://www.thisislondon.co.uk/standard/
      http://www.independent.co.uk/

  15. QUEM FAZ A COMUNICAÇÃO É RESPONSÁVEL PELO ENTENDIMENTO DA QUESTÃO. Por isso, os responsáveis por matérias a serem veiculadas nos meios de comunicação devem rever alguns chavões normalmente utilizados, sem se preocuparem devidamente com o que, de fato, está ocorrendo em relação ao assunto abordado, Isso ocorre principalmente nas manchetes das matérias, como por exemplo: SÃOPAULO DEBAIXO DÁGUA – quando na verdade há vários pontos de alagamento. COM EXCLUSIVIDADE. – matérias que normalmente a gente vê em outro meio de comunicação. MAIOR DE TODOS OS TEMPOS – não levando em consideração que todos os tempos representa passado, presente e futuro, que não se sabe o que vai acontecer. Eu, particularmente, acho que a imprensa brasileira deixa muito a desejar. Porém, não posso “cair de pau” somente na imprensa porque ela é composta por pessoas da nossa sociedade que para ser classificada como ruim, a meu ver, tem que melhorar muito. Mais sobre esse e outros assuntos relativos a nossa sociedade, Você encontra no BLOG: blig.ig.com.br/encontroconsigomesmo que já conta com parte do livro de auto-ajuda “CASA DE REFLEXÃO – o encontro consigo mesmo(a)” que pode ser consigo gratuitamente, via e-mail. É só solicitar para ifotac@ig.com.br.

  16. valeu jornalista, seus comentários sempre trazem contribuições. Abaixo VEJA, ESTADÃO, FOLHA, GLOBO e outras mídias envolvidas em retroceder o país através do PSDB. Acredite, Minas em peso dará o troco no tucanato paulista votando em Dilma; isto são conversas com o povo nos bares da vida, nas escolas, nas igrejas, em todo lugar.

    1. Acredito nisso não, Adauto.

      Este post é um mantra indiano? Em que se propaga uma ideia o maior número de vezes possíveis para se tornar realidade?

      Minero num é besta não sô!

      E digo mais, com o casamento com o helinho costa, ceis vão ficar sem gov, e senado.

      Triste fim da estrelinha corrupta nas gerais…

    2. Aécio Neves construiu uma nova sede para o governo mineiro. O preço da aventura : 2 BILHÕES de reais. O suficiente pra construir CEM MIL casas populares ao custo de VINTE MIL reais cada. E tome propaganda do seu governo. É o Alckmin de Minas.

  17. Liberdade de imprensa sempre foi e é uma mentira. A mídia jamais se preocupou com a liberdade como instituição universal. A mídia é covarde,suja, desleal, mentirosa. Ela vende ideologia e se diz independente. Filadelfo.

  18. Kotscho, você é jornalista e sabe que os jornais, além de noticiarem os fatos também tem suas linhas de pensamento, suas próprias opiniões.
    Este seu blog mesmo, é um espaço onde você sempre, em qualquer circunstância, invariávelmente defende o Lula e o PT. Fazer o que, é a sua opinião. Eu, seu leitor, até gostaria que fosse diferente, mas fazer o que, você é Lula e petista e não abre, não é. Vou continuar lendo seu blog, até para poder criticar.
    O que o lula/petistas odeiam nos jornais, na verdade, são simplesmente as reportagem de fatos reais, que eles não gostariam que fossem divulgadas, mas que acontec eram mesmo, tipo: mensalão do PT, dolares nas cuecas e malas de dinheiro, apoio incondicional do lula ao MST vestindo suas roupas e boné, as imagen de TV onde sempre o Lula está cercado de ótimos amigos com folha corrida enorme de sujeiras (Renan, Jader, Sarney, Dirceu, Genoino, mensaleiros, etc…inclusive os amigos íntimos do exterior, como Chaves, Fidel, Raul, Evo Morales, Ahmadinehad e outros ditadores sanguinários que, em seus respectivos paises não tem o menor respeito pelos direitos humanos e pela democracia.
    O que essa turminha que reclama da imprensa não gosta é que a imprensa publíca que o PAC, administrado pela Dilma, após tres anos não tem nem mesmo 20% realizado e 54% do PAC ainda não saiu mesmo do papel. Ainda assim, para poder fazer propaganda politica para a Dilma, com o dinheiro dos contribuintes, o Lula lança o PAC 2, o que é um absurdo, porque, além de não dizer de onde vai tirar esse um trilhão de reais, ainda tem a pretenção deselegante e estupida de querer fazer o programa de governo do próximo presidente. Ora bolas, se ele não consegue fazer o PAC 1 em quase 4 anos, porque quer ter o direito de dar palpite no governo próximo que não será dele? É muita ignorância e pretensão mesmo. São essas besteiras do governo Lula que eles não gostam que osa jornais publiquem, não é? Não querem que publiquem que uma quantidade enorme de obras estão condenadas pelo Tribunal de Contas da União por corrupção nas concorrências, nos contratos, etc…
    Mas, você que é jornalista sabe que esse é o papél da imprensa, e graças a Deus ela assim age, senão o Tesouro estaria sendo muitissimo mais saqueado.

    1. Para de ser papagaio rapaz.

      Há obras e obras.

      Uma hidrelétrica tipo ‘Belo Monte’, que depende de aprovações várias, principalmente adequações
      ambientais, não pode ser construida em 3 anos.
      Só o projeto adequado, leva uns 6 a 10 meses.
      Refinarias, Siderúrgicas, Ferrovias extensas,
      trem bala, são obras demoradas.
      E são as que somam o maior valor orçamentário do PAC1.
      Aí fica fácil criticar com percentuais.
      Ou mencionar que ‘não foram entregues’, sendo que
      a obra está em andamento.

      E vem os representantes do maior desmatador e poluidor do planeta, os EUA, cineasta do ‘Avatar’ e o Al Gore, dar
      pitacos na construção de Belo Monte.
      E a mídia facciosa, de joelhos, da´ espaço p’ros caras.

      Lamentável.

  19. ” Concordo plenamente, principalmente a mídia paulista publica como fosse um folhetim de anúncio de propaganda de um partido político aliado ao PSDB. É tanta parcialidade que quando o PT lançou a propaganda em São Paulo a mídia toda denunciou. Agora o Serra está com a sua propaganda explicíta e a mídia o denunciou? Lula tem razão falta imparcialidade a essa grande imprensa brasileira, monopolista, vinculada a grupos políticos do passado, coloco neste balaio: Veja, globo, época, a folha, tudo grupos viciados da época da ditadura.”

  20. De tudo o que leio na imprensa, as perguntas que me faço são sempre as mesmas: E o Brasil? E o povo povo brasileiro? Como cidadã brasileira é isto que me interessa. Mas para a grande imprensa (com algumas exceções) o que interessa é a eleição de um candidato que lhes garanta a sobrevivência financeira e o emprego dos jornalistas com o repasse das gordas verbas de publicidade que o governo dispõe.
    Quem da grande imprensa foi fazer uma reportagem no interior do nordeste ou da amazonia para saber se a bolsa família é só política mesmo? Quem da grande imprena elogiou o trabalho da Polícia Federal que começava a desvendar a corrupção do país? Quem da grande imprensa condenou a criação sucessivas de CPIs ou os ataques covardes que foram feitos à ministra Dilma Rousseff como manobras medíocres da oposição para conquistar o governo ao invés de cobrar da oposição projetos de governo para o Brasil (que não fossem a criação de pedágios e a privatização das riquezas nacionais a preços irrisórios).
    Quer saber de uma coisa: a imprensa brasileira é medíocre, corporativa e só defende a elite a que pertence. Fui leitora de jornais e revistas por mais de 20 anos. E só depois da web, que me mostrou o que há por trás das notícias, é que descobri como fui usada como massa de manobra.

    1. Você defende apenas a sua causa.Qual a imprensa ideal para você.Apenas aquela que afaga a sua ideologia.
      Aquela contrária a sua posição é sempre manipuladora?
      E as notícias da Web,como voc~e filtra?
      Pelo seu texto as falcatruas políticas sempre serão da oposição e o mensalão só existe nas linhas contrárias.
      Educação,opinião própria e leitura das diversas fontes é que nos mostrarão o caminho a seguir. Unanimidade da imprensa em favor da situação é unanimidade burra.
      Não à censura da Imprensa!

  21. Parabens Kotsho, pela sua feliz abordagem.
    Como já se sabe, agora a midia acabou se auto aclamando oposição do governo Lula. (Pelo menos sairam da toca).
    Como profissional de outra área, vejo que a imprensa além de nariz empinado, agora tornou se tambem pedante.
    Entendo por liberdade de imprensa, o direito de bem informar os fatos, e não ordenar oque devemos concluir desses fatos.
    Quase sempre somos menos idiotas doque os “Âncoras” da mídia.
    É lamentavel esse tipo de gente achar que raciocina melhor doque o cidadão que não pertence à mídia.

  22. Essa tal liberdade de imprensa tão ferozmente defendida principalmente pelas grandes redes de TV e Jornais, parece não funcionar principalmente, quando as verbas de publicidade dos governos são despejadas aos milhões. Vejamos a publicidade do governo Serra – nas últimas duas semanas ela ocupa os horários nobres de todas as redes divulgando inverdades sobre a situação das escolas públicas (reformadas, equipadas, bônus, etc), e nenhuma rede vai até a escola verificar a verdade. O que essa imprensa quer é liberdade para falsear a verdade e engordar seu caixa. ESSA POSTURA NÂO AJUDA EM NADA A DEMOCRACIA, MUITO PELO CONTRÁRIO.

  23. Como na religião e na política, na imprensa também há os maus formadores de opinião, é só observar com mais discernimento os efeitos tendenciosos, pois não devemos isentar a imprensa destes males. Cuidado Roberto, sei muito bem do que você é capais, mas não generalize nunca. E parabéns pelos temas de hoje, sou seu fã.

  24. Olá Ricardo,

    Qual o medo da imprensa denunciar as falcatruas dos politicos? Qual o medo da imprensa de opinião?
    Depois do mensalão do PT, PSDB, e do DEM, qual é o medo da fiscalização severa da imprensa.
    Na hora que a ética voltar aos partidos politicos, talvez a
    imprensa não precise fazer o papel dos orgãos de fiscalização da sociedade.
    Deixem a imprensa falar, a justiça está ai para coibir os
    excessos de todos os participantes da Democracia.

    As tentativas de mordaça sempre acabaram em Ditadura.

    1. Putz!… Vc vê, entende as coisas, tudo errado… Justo como se quer e desejam; inclusive, q vc fique no seu lugar… devido e autorizado. Abra os olhos, meu caro. Parece azul; mas, é verde, a cor q vc está vendo… risos Aquele abraço, fraterno

    2. O Mensalão ou Caixa 2, na ordem correta de criação/autoria
      é PSDB/DEM e o PT depois.

      O problema não é só a imprensa, mas judiciários estaduais, MPE, e legislativo ‘sob controle’.

      EX.: Porque o MPE não acionou o Gov.SP a tirar
      imediatamente aqueles seres humanos(nordestinos)
      do Jdim Romano/Pantanal, daquelas condições
      subumanas causadas pela Sabesp?

      Porque o legislativo estadual não implementou nenhuma das mais de 40 CPI’s em São Paulo?

  25. Nunca ouvi falar dessa senhora Maria Judith Brito, mas acho que os orgãos de imprensa tem realmente que mostrar as deficiências do governo, em todos os níveis.
    Se a imprensa não fiscalizar quem o fará???
    A sociedade? a sociedade não tem organização nem os meios para isso.
    O próprio governo? O governo jamais irá mostrar suas falhas.
    Existe uma frase famosa dita por um ministro e que vale para todos os governos: ” o que é ruim agente esconde e o que é bom agente fatura”.
    Essa é a realidade nua e crua.
    Mas sinto a sociedade totalmente abandonada pois os orgãos de imprensa estão todos comprometidos e nenhum deles bate forte como deveria.

  26. Quero me associar a todos que elogiaram o comentário do jornalista Kotsho, pois ele foi muito feliz em tudo o que disse.
    Realmente é próprio do ser humano, só gostar de ser elogiado, mas temos que reconhecer que o papel da mídia de tentar fazer o que os partidos de oposição não está dando conta de fazer é algo lamentável!
    Mas agindo como crítico da imprensa as autoridades sejam elas quem forem, colaboram para que o debate fique ainda mais azedo!

  27. Está difícil encontrar um jornalista imparcial que não esteja partidarizado. Se ele não estiver, o patrão dele está porque é empresário e tem interesses econômicos, portanto, políticos e politica se faz por meio dos partidos.

    Não é novidade o que essa presidente da ANJ falou. O problema desses jornalistas opositores é que eles batem todos os dias no presidente e no governo Lula e a popularidade dele – de Lula – continua alta, record. Esse é o problema porque atinge o ego, então, se tornam importentes por suas incompetência e, em alguns caso, por suas desonestidades.

    Além de ser econômico, o problema também atinge o ego dos jornalistas a quem efetivamente a população não está nem aí. É jornalista recebendo dinheiro público pra sua ONG. Publicam matéria pra servir de argumento para pedido de habeas corpus preventivo de quem está sendo investigado, etc.

  28. Ricardo: vc, talvez por seu espírito conciliador e por ser um homem educado, está argumentando e comentando, pela metade… Não expõe o problema, claramente. Entendo, isso. Tbm, sou, apenas, uma pessoa de média compreensão das coisas, desse mundo de Deus… Eu diria, q o q ocorre no mundo, e de forma mto especial em nosso País, é q a classe dominante, a elite q sempre ditou as regras está agindo, descaradamente, visto a “gentalha” estar ganhando mais força, politica — quero dizer, de se fazer valer. Então, aqui em nosso País, a classe dominante sempre esteve ao controle do barco… Acontece, q, ao lado disso, os partidos políticos q deveriam fazer política, se desmoralizaram tanto, ultimamente, às vistas dos eleitores e em consequência, inclusive, de ações da própria elite — suas mentoras, suas determinantes, suas financiadoras. E os partidos politicos se desfizeram, ainda, consequência primeiro da “redentora” e, agora, o q foi uma calamidade, com a aplicação do tal Consenso de Washington, com a destruição, traiçoeira, covarde, do Estado brasileiro. Então, cara, não existem partidos políticos. O q existe é a elite conservadora, ultimamente… rancorosa, mordida de morte. E como entra a imprensa, nessa história, toda? A imprensa, q exige ser livre, liberta… não passa de instrumento dessa mesma elite reacionária (repara, q estou me dedicando, apenas, aos três personagens apontados por vc, mesmo… Pq existem outros atores). Sabe, Ricardo, vc parece q está tapando o sol, com uma peneira… Eu acho, entendo, q essas forças q ditam as marés estão chegando a um impasse, talvez. Mto perigoso, isso. Eu me vejo à margem da exceção. Essa gente já, até, colocou a falência das instituições… Lembra? São o diabo. Depois, recuaram… São capazes, meu querido, de mto… E o seu amigo (risos…) Lula, ainda tem a petulância de descentralizar a atuação das políticas de desenvolvimento… Cara, a elite não pode aceitar, isso, assim… A saída mais segura e melhor pensada seroa fortalecer os partidos políticos, com uma reforma política. Isso, em primeiro lugar. E deixam?… Depois, sonhar com a liberdade da imprensa; a liberdade real. Só uma atividade política, com base em partidos políticos, fortes, poderá transformar o sonho em realidade. Aquele abraço, fraterno.

    1. Goes, oposiçao contra quem ? Quem faz jornalismo de oposiçao ao PSDB e DEMO ? Não foi isso, certamente, que disse o Millor. A menos que a frase esteja incompleta. Jornalismo é oposiçao …. ao PT.

  29. quem tem um microfone na mão ou um jonal
    fala ou escreve o que quer até mesmo puxa saco de um ou outro politico . deveria da o mesmo direito de resposta
    na mesma proporção , voce iria ver se falam ou escrevem
    certas fofocas ou mentiras ,existe politico que não faz nada
    e aparece igual a um santo , outros trabalham e nada aparece.está na hora de mudar isto.

  30. Au acho que o que falta aos seres humanos é o bom senso!
    Teriamos que ter um termo entre a nossa atual liberdade de imprensa e a ditadura, porque somos 8 ou 80.Ou o pau quebra pela ditadura, ou se fala o que quer com tanta liberdade.é por causa da liberdade de imprensa que o casal nardoni foi condenado, e nao pelo crime que cometeram, afinal, a globo teve o poder de condenar o casal antes de todo mundo, e aqté da lei! foi pela liberdade de imprensa que se criou dezenas de revistas fúteis, falando da vida de todo mundo, e é pelo excesso de liberdade de imprensa que se permitiu a criação do programa CQC.Quando as pessoas exigem liberdade de imprensa, nao entendo o porque, se aqui se fala tudo o que quer, o que nao deve, o que nao pode, e as vezes até o que pode falar se fala.nenhum crime, julgamento consegue chegar à um resultado positiva por causa da liberdade de imprensa, que atrapalha investigações, e se condena inocentes antecipadamente, justamente pelo enorme poder de julgar, afirmar sem ter certeza.Acho que o momento é de segurar um pouco as rédeas, nao de forma a lembrar a ditadura, mas, de forma a manter um parâmetro.
    A Liberdade em excesso, vai nos mandar pro buraco juntamente com a “presidenta” Dilma “Hussein”.

    1. CQC é tbém PSDB.
      Vai no Blog do TAS.
      Só bate no Lula
      O Serra nunca é mencionado
      Poque será, hein?
      Só este ano o Serra gastou R$ 300 milhões em propaganda.

  31. Quando uma pessoa/alguém começa a agir de maneira superior ao cargo ou trabalho que executa é por que tem alguma coisa errada.
    Esse é uma regra que qualquer administrador sabe. Vale até para o Papa. Que ele acobertou e ainda acoberta pedofilia é fora de discussão. A igreja catolica, em questão sexual, ainda está na pré história. Nao sei de quem é a culpa. Talvez do voto de castidade. Tem coisa mais contra a natureza humana do que jurar aquilo que não se consegue cumprir. Padres que pulam a cerca são quase todos, alguns com mulheres, outros com homens. E outros ainda pior. Não vou deixar de ser catolico por isso, apenas deixo de acreditar na infalibilidade papal e em conversa de padre. A igreja somos todos nós.
    Bem, falei demais.
    Que a grande imprensa anda falando bobagem também não há que se discutir. Se consideram, realmente, em quarto poder. Um poder superior, independente, isento de erro, de interesses, acima da humanidade e de todos nós mortais. São seres superiores, de outra galáxias, que tem resposta e solução para tudo. Vestutos da honestidade, da moralidade, da infalibilidade. É ai que começa a ser desacreditada.
    Lembro da novela Bem Amado, que tinha um personagem que tinha um jornal e o jornal fazia oposição ao prefeito. Oposição cerrada. E sempre que aparecia alguma cena no jornal, em que se discutia alguma coisa ou fato com relação a novela, entrava o chefe da oficina e declarava: “Tem um espaço sobrando na primeira página, o que eu coloco?”. E o dono do jornal respondia sempre a mesma coisa “Coloque lá – Odorico é ladrão !”.
    Tanto isso era repetido que o jornal não tinha credibilidade pra fazer a acusação. A nossa grande imprensa hoje lembra muito a terra de Odorico Paraguassu . Só tá precisando aceitar critica.

    Pois é.

    Mas deixa-me dizer, Cidadão K, o que eu acho que ocorre. Com nossa grande imprensa (afinal, pelos numero dos leitores não é tão grande assim…). é mais ou menos o que ocorre em casos com o ministério público e o judiciário, como se diz, data venia, com todo o respeito, mas que coloco apenas como amor ao debate, sem acusar ninguem (espero com este alerta não ser penalizado pelo espirito de corpo que navegam nessas áreas de oficio).
    O que há é um processo de desiquilibrio entre as instituições democraticas neste pais. Estamos em construção, nossa constituição não tem ainda 30 anos, tão jovem e tão cheia de defeitos ainda.
    A sociedade civil é um campo de ação human, de interação entre as pessoas, de influencia economica, politica, de interesses, que tem caracteristicas de multiplicidade e publicidade. Tem a sociedade todas as facetas, ou mais, as facetas de todas as pessoas. E deve ser publica todas essas facetas. E é bom que assim eja.
    Só que para a vida democratica com respeito ao direito e interesse do proximo precisam todos obedecer regras. E, para obedece-las, reconhece-las como válidas. O legislativo inventa as leis; o executivo as aplica; e o judiciário pacifica os conflitos. Facil assim no papel e tão dificil na prática.
    O problema é que nesse esquema certo, procuram se intrometer outros que se consideram poder, poque tem uma posição dentro da sociedade que julgam superior aos demais. É o caso da imprensa que pode (ou pensa que ainda pode) formar a opinião pública, é o caso dos militares (que ainda se julgam um poder moderador – inclusive separam para eles algumas prerrogativas – como justiça militar, etc), a FIESP/CIESP/ou qualquer outra instuição que representa os empresários – o capital em dinheiro, a riqueza; e as Forças Sindicais que representam o trabalho e somam grande numero de pessoas, mais ONGs, OABs., ABI, etc e tal. Dai que escorados assim, se veem fortalecidos para aprontar o que lhe vier a cabeça, achando-se poder que esqueceram de colocar na constuição, no contrato social que há entre a figura utopica do Estado e os Cidadãos.
    Esse fenomeno não é encontrado nas democracias maduras, ou então tem um expressao muito menor.Ñesses paises mais evoluidos democraticamente e com uma historia de luta maior temporal maior do que a nossa, não existe essa oposição que grita asneira pra se sobressair do jogo democratico. Até porque, por experiencia, ja sabem o resultado: anarquia, desigualdade, opressão, guerra e morte e por ai afora…
    É um fenomeno que assistimos hoje no Brasil que conflita com a democracia, porque aumenta a incerteza das decisões politicas, a sociedade se vê uma arena de luta de gladiadores, onde cada qual quer impor a sua força, e passa a ideia equivocada de que a sociedade civil é incapaz de gerir o pais e defender os intereses organizados da sociedade.
    Um dos maiores culpados é a qualidade dos nossos politicos, que alimentam a plebe de verdades nojentas e comportamentos desonestos.
    Dai que o legislativo, pela sua baixa qualidade, passa a impressão de bagunçada. Nao é invenção da TV o arruda juntando dinheiro na cueca. O executivo, por sua vez, se defende como pode. E o judiciário se intromete onde nao deveria. Gera-se o desequilibrio. Os tres poderes ficam fragilizados. E , como agua de esgoto, todo tipo de interesse quer entrar no barco.Para no naufragio, salvar o seu butim.

    Um abraço Cidadao K, desculpe pela minha extensa divagação. Minha saudação a todos os balaeiros e cidadãos brasileiros…

  32. Tomo como exemplo o ‘caso Nardoni’.

    Seria só mais um crime cometido ou fatalidade a ser investigada pela Justiça, sem grande destaque na imprensa.

    Mas, sucedeu que a Globo, e a ‘emprensa’ associada, precisava obscurecer a cobertura do caso de revelações dos gastos do Fernando Henrique, pois as investigações da Polícia Federal apontavam para o gabinete do Senador Alvaro Dias, coisa que a ‘emprenssa’ toda atribuia a Ministra Dilma. Tão logo o foco da atenção foi desviado, o pessoal aliado do Alvaro Dias, que presidia a CPI, apressou-se em engavetar a mesma e não se falou mais no assunto, isto para evitar uma investigação de quebra de decoro parlamentar e cassação subsequente do Alvaro Dias.

    Posso estar equivocado, mas não foi investigada a hipótese de uma fatalidade, na qual a criança acometida de uma fobia, claustrofobia, tivesse procurado sair do apartamento e para tanto ela mesma tivesse feito tudo para sair do apartamento, até mesmo cortar a rede de proteção e saltado para a ‘liberdade’. Digo isto pois algum tempo depois do fato do ‘caso Nardoni’, um casal, se não me engano do Rio de Janeiro, estava em uma festa no condomínio, e como queriam continuar na festa, levaram a filha, com 5 anos se não me engano, para o apartamento deles a fim de que a mesma lá ficasse dormindo e a trancaram no apartamento. Ocorreu então desta acordar e se atirar pela janela na tentativa de sair.

    Claro que isto não interessava a grande ‘emprensa’, pois seria algo que não criaria comoção suficiente no telespectador, para galvanizar as atenções a tal ponto de não mais prestar a atenção a outras notícias.

    É provável que o funcionário que faz a cobertura e opera a máquina de notícias não tenha noção do que está por trás de uma diretriz jornalística do patrão.

    O fato é que até as autoridades responsáveis pela investigação tenham se comovido e alinharam seus pensamentos com o que a ‘emprensa’ havia julgado conveniente, que o pai e a madrasta tinham cometido uma barbaridade, eram culpados e ponto final. Já haviam emitido juízo de valor, após terem sumariamente investigado, julgado e condenado, só restava ao Estado e exucução da sentença.

    É só lembrar o caso da Escola Base.

    Tenho dito.

  33. Nossa!!!Como essa gente gosta de dar palpite rs
    Fazer o seguinte: não ler mais jornais, revistas, ver Tv e, assim como eu faço hoje em dia Ler um bom livro…ir ao cinema…arejar!!!!
    Não adianta ficar nervoso e mandar essa raiva para o pobre Ricardo e para mim que leio essas besteiras e fico com raiva tb rs
    Paz e Amor gente!!!!1

  34. Quando a crítica da mídia seja ela positiva ou negativa, tem a finalidade de informar de forma isenta e equilibrada, sempre será bem vinda, agora quando ela só vê um lado, aí é um perigo para o aperfeiçoamente da democracia.
    Sempre achei que essa crítica que à esquerda faz da mídia fosse paranóia de militante do PT. Há vários anos comecei acompanhar articulistas e comentaristas da grande mídia, Veja, Folha SP, Globo, Band, RBS, para tirar minhas próprias conclusões: com toda a certeza a mídia tem lado, não é isenta nem aqui nem na china. Acompanhei durante 2 anos 2 comentaristas politícos da mídia guasca, Lasier Martins da RBS e Felipe Viera da Band, as critícas eram sem ter medo de errar quase 90% negativas em relação ao PT e o Lula, raras vezes quando acontecia algum fato positivo, logo em seguida vinha uma notícia negativa, isso era sistemático, principalmente quando se elogiava fatos relacionados a partidos que fazem oposição ao PT. Estamos muito longe de termos uma imprensa livre, só a blogosfera nos salva!!!

  35. Boa tarde Ricardo!
    Boa tarde amigos balaieiros!

    É certo que nossa imprensa, tem muitas vezes demonstrado claramente sua oposição ao governo. Mas nem sempre isso acontece.
    No caso do Papa. O que ele quería? Que a imprensa “louvasse” ou fechasse os olhos?
    No caso dos governos que se sentem perseguidos e reclamam que a “dita cuja” não publíca as “BOAS COISAS” que ele faz? Aí não sería IMPRENSA e sim uma AGÊNCIA DE PROPAGANDA.
    Cabe aos que se sentirem ofendidos, ou injuriados, que busquem a LEI. E processem o órgão.
    Qualquer poder, não pode estar ACIMA DA LEI, e deve responder por seus excessos, ou não.

    Posar de VITIMIZADO, e com isso alavancar, ou POTENCIALIZAR o agressor, tomando para sí o título de Daví, apenas para angariar simpatías, me parece ser o que o governo vem fazendo, chega a ser incompreensível.
    Afinal, a imprensa não tem obrigação de PUBLICAR as boas coisas de um governo, mas sim, fiscalizar, criticar, e informar a população sobre o que está ocorrendo.
    Sempre é óbvio, evitando criticar os indivíduos, mas sim, as suas atitudes.
    Com excessão daqueles que comprovadamente comentem crimes.
    Hoje, os comunicadores, estão sujeitos até a análise criteriosa das suas “expressões faciais” durante uma notícia.
    Se falam algo bom do governo, já desvalorízam a informação, por causa de uma sobrancêlha mais arcada que a outra, ou o naríz torcído.
    Se falam mal, (o que é comum) reparam no sorrisinho sarcástico no canto da boca.

    Política é uma coisa surpreendente mesmo.
    Estamos até criando novos “analístas de expressões”, ou “decodificadores de entonação de vozes”.

    O fato é o seguinte. Se me caluniarem, eu entro com uma ação na justíça, e pronto.
    Se não tem jeito de fazer isso, então não sei para que servem tantos juízes, advogados, e os “krái” a quatro” !

    Boa tarde!

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

    ps. Só passei rapidínho, e tenho que voltar pra luta…!

  36. Caro Kotscho,

    em suas linhas está escrito o verdadeiro Kotscho que conheço e sempre com a característica que o fêz ser o que é. Gente da gente, cidadão comum, sofredor com os sofredores e, quando esteve no poder soube muito bem não se emlabuzar como quase todos seus pares.

    você faz falta na equipe de governo apesar, que sua presença estaria incomodando a muitos…..

    Kotscho… posso dizer com franqueza do coração e, sem medo de errar… você era e é o verdadeiro cara !

  37. MEU QUERIDO RICARDO, FELIZMENTE CAÍU A MASCARA DA IMPRENSA BRASILEIRA, POR QUE NA VERDADE ELA NUNCA FOI ,NEM NUNCA SERÁ LIVRE, DEMOCRÁTICA E PLURAL; DESDE Á ÉPOCA DE GETÚLIO VARGAS , ELA NUNCA FOI ,ISENTA IMPRACIAL, PLURAL E OBJETIVA, NO NOSSO PAÍS E INFELIZMENTE NA NOSSA QUERIDA AMÉRICA LATINA, OS DONOS DA ” MÍDIA” , SE ACHAM NO DIRIETO DE FAZER POLÍTICA PARTIDÁRIA, MISTURADA A INTERESSES EMPRESARIAIS EXCUSOS, ELES SÓ GOSTAM DE GOVERNOS DE DIREITA ” REÁCIONÁRIOS ” E CONSERVADORES , QUE FASSAM NEGÓCIOS COM ELES , VIDE O APOIO ÛNANIME DOS “BRARÕES DA MÍDIA” AS PRIVATIZAÇÕES BRASILEIRAS ,NA ÉPOCA DO FHC. A NOSSA MÍDIA ´´E REÁCIONARIA , CONSERVADORA E DE DIREITA COM INTERESSES NOS COFRES DO GOVERNO( DE DIREITA).
    POR ESSES MOTIVOS ELES SÃO CONTRA QUALQUER GOVERNO DE ESQUERDA MINIMAMANETE INDEPENDENTE, E QUE NÃO SE SUBMETA AOS SEUS CAPRICHOSE OU NEGÓCIOS. FOI ASSIM CONTRA GETÚLIO VARGAS, JANGO, JK( APESAR DE NÃO SER DE ESQUERDA CLASSICA, SOFREU VARIAS TENTATIVAS DE GOLPE), BRIZOLA, E FINALMENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, É SÓ LER OS LIVROS DE HISTÓRIA. E ASSIM SERÁ COM A DILMA, CASO ELA SEJA ELEITA; OS BARÕES DA ” MÍDIA “, VÃO FAZER DE TUDO PARA QUE O PT SEJA APEADO DO PODER , ATENÇÃO VEM AÍ UMA NOVA GUERRA SUJA ( AS ÓRGANIZAÇÕES GLOBO SEUS JORNAIS RÁDIOS AM E FM A TV GLOBO, O JORNAL O GLOBO , SE JUNTARÃO AO ESTADÃO DE SP A FOLHA DE SP A VEJA Á ÉPOCA Á ISTO É, PARA MASSACRAR A CANDIDATA DO “SAPO BARBUDO” FABRICANDO DENÛNCIAS OU NA FALTA DELAS REQUENTANDO AS ANTIGAS , NÃO IMPOTAM SEJA TENHAM 5 ANOS. CUIDADO ELES PENSAM QUE DISPÕEM DE PROCURAÇÃO DO POVO , PARA DERRUBAR GOVERNOS DE ESQUERDA , ELEITOS E CONSTITUIDOS DE FORMA LEGÍTIMA E CONSTITUCIONAL NO BRASIL. QUEREM POR EXTESÃO SUBJULGAR O LEGISLATIVO, E SE ACHAM AINDA NO DIREITO DE PRECIONAR O JUDICIÁRIO, VIDE O CASO A INTERCPTAÇÃO DE EMAIL DOS MINISTROS DO SUPREMO ,NA ÉPOCA DA ADMIÇÃO DO MENSALÃO DO PT , COMO CRIME. SEGUNDO O MINISTRO RICARDO , O SUPREMO JULGOU A ADMISSBILDADE DA DENÚNCIA ” COM A FACA NO PESCOÇO”. A PERGUNTA QUE EU FAÇO É. QUEM VAI SEGURAR ESSE PESSOAL ?????????????????????” OS BARÕES DA MÍDIA”VÃO VENCER O POVO?????????????

  38. Kotscho, a atual geração de políticos se melindra com qualquer coisa – chamam a imprensa de golpista, acusam o TCU de atravancar, dizem que o Ministério do Ambiente só trava projetos e que a PF é partidária (quando é o PT no poder, a PF é tucana, quando é o PSDB no poder, a PF é petista).

    Ou seja, o problema está sempre e somente nos outros… Puxa vida, essa nossa social-democracia é uma incompreendida!

  39. Prezado Kotsho, admiro a maioria de suas colunas, mas essa…
    A imprensa é parcial, e é impssível não ser!! portanto ela é um “poder”; não o 4º , mas sim o 1º poder!!!
    e outro problema, ela vive das notícias ruins… nenhum canal noticia quando a velhinha atravessa a rua, mas se ela for atropelada aí sim virará notícia, e das boas!!!!!!
    Como é maravilhoso quando assistimos a raros programas na TV que mostram o lado positivo da vida… é uma pena que eles são uma minoria!!!
    Por que a imprensa não faz uma reportagem com os bons políticos??? e suas boas obras??!! por que ??
    Que tal falarem. por exemplo, que o Brasil já atingiu a meta da erradicação da fome, prevista para 2014… por que???
    abraços
    Bile Zampaulo

    1. Caro Urubu Rei, primeiro vamos deixar bem claro que sou ‘radicalmente’ anti-PT; mas deixar o Senador Eduardo Suplicy, é BOM POLÍTICO SIM SENHOR. ou vc conhece algo que possa denegrir sua imagem, como político?

  40. Prezado Ricardo, Boa tarde…

    Esse assunto é prá lá de polêmico e jamais se chegará a uma conclusão porque ela não existe.

    Ninguém discute que um dos papeis da imprensa deveria ser o de fazer cobertura crítica em relação aos governos. E isso deveria valer para os governos federal, estadual e municipal.

    E é aí que a porca torce o rabo.

    É perceptível, em São Paulo, a diferença de atitude crítica quando o alvo é o governo federal. E nem vou me referir às sutilezas de cobertura, como os tipos de fotos selecionadas, ridicularizando uns e enobrecendo outros.

    José Serra reclamar da imprensa só pode ser entendido como piada, e de mau gosto; de um cinismo amador. Agora mesmo temos um caso rumoroso acontecendo, com a suspeita seríssima de que a PM de São Paulo infiltrou gente sua no movimento grevista dos professores.

    Um assunto desses, palpitante para dizer o mínimo, e sob medida para fazer a festa de uma redação de jornal, gera o que? Nenhuma nota na grande imprensa.

    Viés existe desde que Gutemberg inventou a imprensa. Mas o que está acontecendo hoje no Brasil é algo muito mais sério. É a desmoralização do jornalismo.

    A quem isso interessa, difícil de responder.

    Abraços.

    1. Pois eu pergunto: a educação é ruim porque o salário é baixo? Ou o salário é baixo porque a educação é ruim?
      É fácil culpar o governo pelas próprias deficiências. Por isso eu acho que o salário é baixo porque a educação e ruim.
      Se no estado tivéssemos uma boa educação, até concordaria com a greve. Mas acho somente que o atual movimento é apenas um “atestado de incompetência”.

    2. O Mauri que é radicalmente anti – PT aponta o Suplicy como dos poucos politicos honestos do Brasil. Isso mostra que ele conhece muito bem os politicos do PSDB e DEMO, especialmente o AlckminDaslu, o Kassab e o Arruda. Parabens, Mauri.

    1. É Sérgio Minatti, a corrupção só não tinge os governos do PSDB, DEM e PPS, afinal são LIMPISSÍMOS, aqui em Brsília mesmo o Governador e seu vice, ambos do DEM e APOIADOS com secretários do PSDB e PPS foram banidos dos seus cargos por serem muitos honestos.

    2. Ô, imbecil, ninguém está dizendo que a imprensa não deve denunciar onde exista roubo e corrupção. O que ela não pode fazer é inventar histórias de roubo e corrupção para idiotas como você lerem e acreditarem!

  41. A realidade mudou, muita gente esqueceu de sair do estacionamento

    A internet ainda nem começou e já esta mudando a realidade de tudo, uma coisa ate o Papa autorizou o disque denuncia para denunciar abusos de gente grande que se aproveita de gente pequena, quando já devia ter feito isso a muito tempo

    Tenho uma historia real, com o titulo isso aconteceu, no presente e pedofolia, no passado era o que?

    Os políticos poderia solicitar, a imprensa fazer uma enquete par ver o grau de satisfação, de todos os níveis de estudantes, dos professores em relação a tudo a qualidade do conteúdo do estudo, dos alimentos e de tudo

    Porque tem muitos estudantes dizendo que os restaurantes de um real dos necessitados, supera a qualidade das universidades pelo Brasil afora, ate dizem que os salgadinhos requentados mais carros estão nas praças de alimentação das universidades

    Se tiver grana paga uma fortuna comento por kG como a maioria e filho dos bacanas bem preparados paga e fica tirando uma dos estudantes despreparados segundo eles e ate alguns que estão lá para ajudar tiram uma dos estudantes dedicados, saindo das escolas publicas

    Sem contar quando os estudantes vão fazer uma consulta medica, ao relatar o que sentem o profissional já tem a resposta na língua, come no bandejão, sim

    Mas se as pessoas imaginassem o que a tecnologia esta produzindo, procuraria mudar o ponto de vista dispensando o presente olhando para o futuro dos nossos descendentes

  42. Só para lembrar:

    os12% de comissão, os 14% de juros ao mês, o maior juro real do mundo, obras mal feitas,obras inacabadas,obras superfaturadas, obras atrasadas, corrupção, conivência, silenciamento de senadores e ministros,expansão consentida das drogas no país, crianças mortas por falta de atendimento hospitalar na cidade de um certo político famoso…

    Ú bRASIú é lindiúh.

    1. Este comentário é de quem vota no PSDB ou no DEMO que não gosta do povo. Viu como é fácil a gente identificar nos comentários os INFILTRADOS dos tucanos e demos? Eles se traem facinho, como o PM infiltrado no manifesto dos professores em SP.

    2. Falou a voz da sabedoria….qta arrogância em seu comentário Inês, conseguiu ser pior q o Marcos…

      parabéns para vc Inês…se queimou sozinha

    1. ´So pra ti alertar: a corrupção no governo Lula pode ser considerada bem menor no governo de São Paulo, de Brasília e do grande sociólogo FHC. A diferença é que se joga muito menos para debaixo dos tapetes, vindo a público, como nunca aconteceu nesse país, por a corrupção começou em 22/04/1500 com a chegada dos nossos “descobridores” perpetuando até hoje com os famosos quatrocentões da nossa política: MDB (PMDB e dissidentes formando o PSDB) DEM (PFL), ARENA e outros tantos dos mandantes de nosso corrupto e lindo país chamado BRASIL. Antes que me esqueça: a dita esquerda hoje (os grandes mandantes de nossa país desde o descobrimento) tem a cara de pau de dizer que a corrupção no Brasil começou em 2003. Deveriam reconstruir a Arca de Noé para poderem salvar o Brasil e o mundo com seus honestíssimos membros. Me salvem……….

  43. Concordo em tudo. A mídia tem o papel crucial de informar e fiscalizar. Com a imparcialidade que é a sua característica. Os meios de comunicação não são de propriedade de uma pessoa e nem de alguns jornalistas que se entitulam arautos da ética. Eles ganham e creio que não seja pouco. Infelizmente jornais, rádios, televisões estão nas mãos de alguns que pagam para escolhidos jornalistas fazerem editoriais. Quem fiscaliza quem? E mais. As revistas e jornais estão com dias contados. A cada ano que passa o número de assinaturas diminui. O povo pobre não compra revista e jornal. Depende ainda de informações veiculadas nos rádios e nas televisões. Por isso acredito que os jornais e outros meios de comunicação terão que fundar um partido. Só assim vão continuar existindo.

  44. Caro Kotscho,

    Mesmo quem não simpatiza com o governo Lula reconhece uma parcialidade exagerada na imprensa. Não se espera isenção absoluta, coisa impossível, mas no mínimo algum equilíbrio. O país retratado nos jornais não está em sintonia com o país que os brasileiros veem. Por isso, em 2006, Lula foi reeleito, apesar da mídia. A preocupação é que se repitam momentos terríveis como em 89, naquela edição “histórica” do Jornal Nacional. A imprensa brasileira merece destino melhor. A morte do Armando Nogueira, que consta, se recusou a participar daquela edição, deveria servir de alerta. Agora, o que impressiona mesmo é o silêncio dos colegas jornalistas e dos sindicatos, todos acomodados nos seus bons salários e na expectativa da fama, que não virá. Do outro lado, o presidente Lula poderia ajudar se acabasse com essa tolice de controle da informação.
    Abraço e parabéns pelo artigo.

    1. João, neste filme não tem mocinhos…

      Se é verdade que Armando Nogueira não participou da armação que elegeu Collor, não é menos verdade que foi ele o articulador global do escândalo PROCONSULT de triste memória.

      Que descanse em paz e que faça bom proveito do Happy Hour no bar do Inferno. Com certeza Brizola estará lá esperando-o para um acerto de contas…

  45. Realmente , Serra reclamar da imprensa… as notícias são todas favoravéis a ele, humm. Sabe o perigo Kotscho, ele se fazer de vítima. Inclusive é interessante o Lula por as barbas de molho, pois o Caudilho Serra, tem procurado afastar a Sra Dilma, até do próprio Lula, se colocando como um aliado, do Lula , não do PT. Por diversas vezes durante inaugurações, tem sido essa a tonica. A uma pequena percepção sendo passada para o público de que ele será e dará continuidade ao projeto do PT, o que convenhamos, e como ele é craque em mentir, vide a assinatura em cartório, de que não concorrêria a outro cargo senão o de prefeito de SP, o qual ficou um ano, pulando para governo Estadual…

  46. a imprensa é livre e deve continuar livre, sempre. e o seu papel é exatamente esse: ressaltar tudo que está acontecendo, seja bom ou ruim, para que o povo possa julgar. ainda bem…isso é democracia! o choro vai continuar sempre, de um lado ou de outro, de quem se sentir afetado, mas, para nós será sempre um dado esclarecedor para um julgamento próprio.

  47. Kotsho!

    Mais uma vez, parabéns! Mas sabe o que me entristece, nobre jornalista? Vou te contar.

    A Imprensa precisa ser livre, isso é absolutamente sagrado. Mesmo a Imprensa marrom. Porém, cada vez mais vejo a Imprensa menor.

    A Democracia requer partidos políticos, pluralismo, debates, isso é absolutamente sagrado. Porém, cada vez mais vejo a corrupção “apartidária” em nosso país.

    E o cinismo, muito cinismo.

  48. É muito difícil dizer alguma coisa boa do Brasil entre muitas.
    Embora sei que tem coisas boas aqui.
    Mas na verdade quando se fala de coisas ruím, todos falam que é realidade, exitem tantas coisas boas acontecendo aqui, que também é realidade mas ninguém mostra.
    Infelizmente a maioria das pessoas vivem na cegueira mental mas isso pode ser mudado desde que as pessoas possam ver o lado positivo das coisas porque se procura, encontra e para não se estender muito é preciso que as pessoas acreditem mais em si mesmas que são capazes de fazer a diferença e é só acreditar que podêm.
    Isso não é utopia é só está no meio da pessoas certas,que estão em busca de um ideal de vida.

  49. Leiam as matérias de hoje do jornal “O Estado de São Paulo” e vejam se o Lula não tem razão. “Pac 2 traz promessas para atrair eleitor urbano”. Promessas cara pálida? Tentar fingir que o PAC é promessa é burrice. As usinas hidrelétricas e demais obras que estão sendo inauguradas não existem? É impressão nossa? Como o presidente as está inaugurando? Aliás, porque o jornal dos Mesquitas vive criticando o Lula por esta inaugurando obras, se elas não existem? O Rodoanel inaugurado hoje tem R$ 1,2 bilhão do PAC. Ele não existe? É ficção? Agora as obras inacabadas do Serra não sofrem críticas. O jornal faz matérias de cunho ideológico partidário. “PSDB aciona sindicatos dos professores” , diz a matéria que para o partido a greve teve conotação política. E o policial P2 infiltrado, atitude que só os regimes não democráticos adotam? Se o jornal fosse sério faria um editorial criticando o governador paulista, pois isso rerpresenta um risco para a democracia. É ISSO.

  50. Prezado Kotscho, perfeita sua avaliação. Mas, o que dizer de um imprensa , cuja avassaladora orientação se faz pela SANTA MADRE GLOBO em todas as suas variações, escrita, falada, televisada( até na TV a cabo!), COM A PASSIVIDADE DAS “CONCORRENTES”? Haja vista a cobertura desconectada da realidade que foi dada ao julgamento do casal que, antecipadamente, já estava condenado! Não estou em defesa da ação do casal, e sim do direito que deveria ser respeitado de serem condenados pela justiça, e não pela mídia capitaneada pelos jornalistas/juizes da emissora. Se conduzida a sério, por jornalistas competentes( e os há), e sérios(poucos), poderia e deveria ser uma fonte honesta de informações e, aí sim, ser um 4º poder real. Possibilitaria, com informações consistentes e não tendenciosas, a tomada de posição da população. Mas, o que se deduz é que o interesse é manter o emprego divulgando as tendências do proprietários e defendendo-às vezes inocentemente- os interesses dos grupos que os contratam.Até os horários de esportes devem seguir os interesses comerciais de emissoras de TV! Voce tem uma responsabilidade grande, junto com alguns de seus colegas: mostrar aos capachildos que podem ser independentes e corretos em suas informações.

  51. É o que eu costumo dizer aos meus amigos, Kotscho… a atual imprensa será a grande responsável por uma falta de liberdade da mídia, pois a liberdade de imprensa que ela apregoa é apenas querer o direito de opinar sem oposição de pensamentos… percebam os “debates” da Globo News, ninguém discorda de ninguém… são trinta ou sessenta minutos de discursos diferentes apenas nas palavras, pois os teores e as interpretações são sempre as mesmas… já cancelei a minha assinatura de O GLOBO e da globo.com, agora só falta cancelar a SKY… é o que eu posso fazer para contribuir com a democracia. E democrático temos apenas a internet e a banda larga para todos vem aí.

  52. Felizmente a grande maioria da população não se deixou enganar nas duas últimas eleições, a Elite e a midia bem que tentaram, agora Lula que tome cuidado pois essa gente sem escrúpulos farao qualquer coisa para voltar ao poder. até mesmo matar a própria mãe.
    Falsas denúncias surgiram de todos os lados, correntes de email etc… Tem muito imbecil que ainda acredita pois não aceita um semi analfabeto tirar 20 milhoes da extrema pobreza.
    Que Deus nos ajude se Serra ganhar…..

  53. sabe a diferença entre um jornalista e um médico,o médico acredita que é deus, o jornalista não tem dúvida. as vezes quando se critica o papel da imprensa os jornalistas ficam cheios de dedos, eles não erram nunca nao se equicovam nunca,são todos deuses cheios de verdades.

  54. A imprensa, digo, a mídia(mais abrangente), TV’, rádios,
    jornalecos, revistinhas e portais da Internet, irrigados,
    aqui em Sampa, por R$300 milhões(orçamento básico
    do GovSP), fazem , escancaradamente a função de
    partido político de oposição.
    Só não vê quem é cego.
    Ao invés de informar, o viés é doutrinar.
    Aí as ferramentas são várias.
    Omitir, distorcer, esconder,editar, pinçar frases mudando
    o conteúdo do discurso, combinar imagem e texto, deformando o conteúdo original.
    Um descalabro.
    Mesmo que não houvesse a confissão, o povo não é bobo,
    e já percebeu isto.
    O 4. poder é autonomo, na proporção direta das verbas
    governamentais e de interesses escusos de grandes grupos.
    A liberdade da imprensa, tem o tamanho das tetas do governo.

  55. Não vejo inverdades no que o Lula disse. E acompanho (de maneira triste) o que os jornais, tvs e revistas de grande circulação tem feito.
    Para quem não tem um salário de professor e não vive como professor é fácil criticar qualquer comentário feito à mídia.
    Não conheço nenhuma matéria ou jornalista (da grande mídia) que acompanhe o dia a dia de uma escola pública ou mesmo que faça entrevistas com professores da mesma.
    Nós, o povo, estamos sem referência. Sem voz. Estamos orfãos de uma mídia imparcial (existe isso?) e que nos dê voz.
    A única coisa que nos acolheu foi a internet. E se você acompanha a internet já deve ter percebido que grande parte das matérias feitas andam na mesma linha, de crítica à grande mídia, do presidente.
    Não me sinto representado por vocês. Não tenho e não temos voz por vocês.
    E já que vamos realmente ficar nelas por elas não vejo mal algum em criticar quem não é nem ao mínimo CRÍTICO para escrever artigos, que se mostram direcionados e mentirosos. Não estou falando de você, pois não conheço seu trabalho. Falo da grande mídia. Do PIG como chamam e que acabei adotando a mesma designação.
    Triste….muito triste….

  56. %%%
    Analfabetos e ignorantes são os que entregaram(doaram) a pátria aos gringos privatizando excelentes empresas e o pior: emprestaram dinheiro a juros baixos para vender para eles! Estes são os 35% dito instruídos que só votam nos demos e tucanos.
    Chupa demos e tucanos! 3% !!! É isto tudo que a tão falada e criticada bolsa família rende de votos: miseráveis 3%. Então, de quais pobres, analfabetos, vagabundos vem os restantes 65% ??? Tucanos estão na TV posando de mocinhos faz anos e continuam com o mesmíssimo índice:+- 30%. Não saem disso! Não adianta a imprensa golpista trabalhar dia e noite pra rei fernandinho, pois o povo não é mais globo a muito tempo; o povo não acredita em mais nada que diz a rede Bobo.
    >>>

  57. Quando surge essa conversa do papel da imprensa frente ao Poder, limito-me a repetir Millor Fernandes, o Guru do Meier:

    “Imprensa é oposição. O resto é armazem de secos & molhados”

    Portanto…..
    Vou ficar preocupado mesmo é quando os poderosos não mais reclamarem da imprensa….

  58. Caro Kotscho:

    Acredito que a maioria dos brasileiros que leram seu artigo gostaram e até concordaram com você. O que fazer ? Se nossos intelectuais têm o preparo que têm, que dirá de nossotros brasilerinhos eleitores de lula.

    Você misturou 3 situações completamente diferentes, talvez por cansaço mental, uma vez que administrar um blog como o seu é bastante empenhativo.

    Lula sempre foi visceralmente contra a liberdade de imprensa, ainda que tenha declarado que se não fosse ela não chegaria aonde chegou. Mas que se pudesse fechar todos os jornais, ah isso faria de bom grado. E nisso você tem alguma culpa porque foi durante anos espírito santo de orelha do presidente.

    Serra nunca foi contra a Imprensa e somente agora manifestou alguma contrariedade pelo fato de não darem o relevo que ele acha que o evento teria.

    Com relação ao Papa, o buraco é muito mais em cima. Existe um espécie de conspiração contra a Igreja Católica que busca, de todas as maneiras atingi-la mirando em seu coração que é Roma. Já buscam até atingir JP II.

    Lembro que a Imprensa age “como partido político” – na minha opinião isso é bullshit – também a favor do governo. Vide FSP.

    Bom o artigo. Bem ligeiro. E a propósito: eu também sou a favor da paz mundial.

    Parece que virou moda o discurso de candidata a Miss Brasil que o lula frequentemente faz.

    Só diz que a Imprensa é o quarto poder quem nunca esteve em briga judicial com o Leão. Se você ganha uma causa eles logo expedem uma Portaria Interna que derruba seu direito. E os juízes (?) acatam. Não quero brigar contra a opinião mundial, mas 4o. poder mesmo é a Secretaria da Receita Federal. É o local no país onde você encontra o maior número de 171 por metro quadrado.

  59. Caro Kotscho

    Gostaria de ter essa tua profissão: JORNALISTA. Mas quis o destino que eu me formasse Químico – “quimicuzinho” a bem da verdade – Ao quimico é dada a função de prever o resultado de uma reação antes mesmo de verificado o experimento. Tome então a seguinte fórmula:
    “Junte em um cadinho pré aquecido por alta temperatura e muita pressão uma pequena pitada de INFORMAÇÃO e uma dosagem exagerada de OPINIÃO. O resultado desta reação é só esse: UMA BOA QUANTIDADE DE MERDA !!! ”

    Já houve um tempo em que o bom jornalismo era o resultado de boas reportagens. Aquelas em que o profissional da notícia saía às ruas para conversar com o povo e ouvir e contar as suas histórias. Histórias boas ou más. É certo que só é notícia quando alguém morde o cachorro. Quando o cachorro morde alguém isso é fato corriqueiro. Era assim até que inventaram o “ÂNCORA” nos tele jornais.”Âncora” não é aquele instrumento que afunda com o objetivo de para o navio ? Pois é ..Tem “Ancora” por aí tão pesado que se afunda sozimho e leva junto TODO O NAVIO !!!
    Outra coisa que aconteceu foi que priorizaram a “opinião absoluta” do “chefe de redação” em detrimento da boa, velha e simples informação. Alguns sabujos midiáticos, embora roedores de osso, buscam cada vez mais serem ávidos por fazerem se merecer melhores rações e mais afagos de seus donos e “patrões”,, com isso a “cachorrada” passou a morder como nunca e além da conta !!! Então o que não era notícia, passou a ser e o que era inusitado passou a ser banal. É comum hoje em dia ver “jornalista” mordendo o cachorro, distorcendo os FATOS, mentindo a valer e tentando esconder a razão.
    E A RAZÃO E SÓ UMA : PARTIDARIZAÇÃO !!!

    A mídia brasileira escolheu o seu lado, alguns por ideologia mas a maioria o faz mesmo é por DINHEIRO. Essa semana corre na internet que o tal Gilberto Dimenstein tem mais de “tres milhões” de motivos para defender José Serra com tanto amor e paixão. Trata-se de uma parceria dele com o Governo do Estado de São Paulo muito esquisita e carente de explicação. Aguardemos “os”dois lados”, perdão, ” o mesmo lado” se pronunciar.

    Mas o que essa gente ainda não percebeu é que depois que um operário chegou À Presidência da República muita coisa mudou:
    A ponto de um simples, mas valoroso “lixeiro” tirar do ar o vergonhoso “isso é uma vergonha” Boris Casoy !!!
    A ponto de uma simples mas valorosa dose de “cachaça” jogar no chão a impiedosa “comentarista do contra” Lucia “menina do Jô” Hipólito !!!

    Srs. Jornalistas adoradores do ” Milênium” – A Ku Klux Klan do Brasil !!!
    Antes alguns de vós amavam a profissão e por esse amor à arte da escrita viravam Machado de Assis, Jorge Amado ou Guimarães Rosa !!!
    Hoje a maioria de voces parece que busca serem não mais que um Carlos Lacerda !!!
    QUE MERDA !!!

  60. Todo “absoluto” é problemático e isto inclui a “liberdade absoluta” da imprensa (ou uma liberdade que só a própria imprensa pode julgar, sabido que ninguém é bom juiz de si mesmo). Para dar um único e conhecido exemplo, lembremos de como a imprensa julgou e condenou os donos da Escola Base em SP, destroçando a vida do casal de velhos professores. Depois, desfeitas as acusações, o mal já estava feito e a imprensa tampouco se organizou para indenizar os prejudicados.
    Deveria – e deverá – haver, sim, controle social da informação: mas, controle SOCIAL, e não ESTATAL, não de governo. E isto deveria ser obtido através de longos e democráticos debates, incluindo representantes da própria imprensa, do Estado e de diversos setores da sociedade civil.

  61. O grande problema é que a impressa assume o papel de oposição, fato este revelado pela presidente desra famigerada associação. Ai que mora o perigo em 64, foi justamente a impressa golpista que criou o clima para que os militares darem o golpe. Por isto tem de haver o controle social para poder equilibrar as partes. Alias a impressa, radio e Tv, são concessões do poder público e isto nunca é noticiado.

    1. Ao Sidney

      Vc nem havia nascido em 1964 e fica ai falando sobre o que não sabe.
      Provavelmente vc não sabe, mas jornais como O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, além da Globo e da revista Veja sofreram intervenções, foram “ocupadas” por militares, sofreram censura prévia, seus dirigentes e jornalistas sofreram retaliações por serem contra o golpe.
      Vc não sabe do que está falando.
      Informe-se e volte a comentar.

  62. Prezado Ricardo,
    Que tal abordar o que a Veja fez com o ex-ministro Humberto Costa. A revista piblicou em sua capa: ” Veja Como o MInistro da Saúde Humberto Costa irrigava com dinheiro a máfia dos Sanguessugas”. Agora a justiça absorveu Humberto.E a Veja a com cara mais lavada do mundo não se digna a publicar nem uma linha pedindo desculpas. Para quem conhece Humberto-inclusive gente que não concorda politicamente com ele- esta acusação nunca bateu com a vida de um homem que é funcionário público há décadas e acumula modesto patrimônio.
    Oxalá a Veja tivesse 1% da honestidade de Humberto.
    Em frente, amigo.

    1. Gadelha, o Sidney citou “a imprensa golpista”, nao disse “a Veja, a Folha, o Estadao”. E pare de fazer piada com assunto sério. A Globo ter sofrido intervençao do governo militar é de doer. Conta outra, Gadelha.

  63. A ANJ disse o que todo mundo já sabia

    “A liberdade de imprensa é um bem maior que não deve ser limitado. A esse direito geral, o contraponto é sempre a questão da responsabilidade dos meios de comunicação. E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo, de fato, a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. E esse papel de oposição, de investigação, sem dúvida nenhuma incomoda sobremaneira o governo.” Maria Judith Brito, presidente da ANJ; O Globo pág 19 “O País”

  64. Penso que independente de ser ou não o papel da mídia, o q importa é a veracidade das notícias. Lula espertinho como é, não entra nos méritos se as tais notícias ruins são verídicas ou não. Pq as notícias boas podem ser veículadas e as ruins não? 2 pesos e duas medidas?
    Desde q as notícias sejam VERDADEIRAS não vejo mal algum serem publicadas por mídia A ou B. Quem não deve não teme. O governo (não somente este atual, mas todos) possuem uma grande máquina que divulga apenas as BOAS NOTÍCIAS, ou seja, propaganda tendenciosa tbm não? Se a mídia não puder falar certas verdades só pq são contrárias a situação, fecha a porta e pronto.

    QUEM NÃO DEVE NÃO TEME.

    Aliás, ontem li várias e várias notícias sobre o PAC 2, não sei qtos trilhões de investimento, já pensou se somente essa notícia fosse veiculada, q maquiagem iria enfiar nossa mente a dentro? Já pensou se a mídia não publicasse que sequer 50% do PAC foi feito, pensaríamos todos que a maravilhosa máquina governamental estava voando, acabaram as obras do PAC 1 e já estariam prontos para o PAC 2.

    Tendênciosas são as manchetes que o governo lança, isso sim, seja ele do partido q for, todos só querem mostrar o que não existe na prática.

    Notícias verdadeiras sim, doa a quem doer!!!

    1. Luisinho, tá pensando que o PAC 1 é Rodoanel, que poderia ser construido em 6 meses, mas esta atrasado em 20 anos graças a incompetencia do Alckmin e Serra? Veja a duplicaçao da Fernao Dias. O trecho situado dentro do estado de Sao Paulo, foi o ultimo a ser concluido, e foi pro saco em Mairiporã com a primeira chuva. So volta a ser liberado dentro de 8 meses. Quanta incompetencia do PSDB. Não se deixe enganar como um Luisinho. Pense como Luisão.

  65. Kotscho,
    o partido da oposição — isto é, a imprensa — vira e mexe reclama que o governo lula quer tolher a liberdade de expressão, seguindo o figurino chavista, essas coisas. concordo; nunca houve tão pouca liberdade de imprensa no brasil. não para os patrões, que mandam e desmandam, mas PARA OS JORNALISTAS

  66. Caro Kotcho, É inegável que a imprensa é tendenciosa faz tempo. Criticar é uma coisa, criar espetáculos das desgraças e das coisas erradas é outra. A imprensa vive da competição pela audiência, não importa se o que fala é certo ou errado, falso o verdadeiro, o que importa é que comprem o jornal ou assistam o programa.
    Agora a declaração da Judith não tem nada demais, sabe porque, só faltava isso, agora não falta nada para sabermos que o PIG, Partido da Imprensa Golpista é verdadeiro e assumido.
    Ter lado não é errado, errado é esconder isso de quem lê e fazer tipo de imparcial.
    Agora que aconteceu a Confecom e com passos de formiga caminharemos para a regulamentação do setor de comunicação que fala o que quer e nunca é penalizado por isso, podemos enxergar no horizonte o direito à comunicação e a liberdade de expressão que é grande e para todos, não a de imprensa que é limitada aos que tem dinheiro. Parabéns por colocar este assunto. Abs. Victor

  67. A imprensa nacional é golpista e representa a oposição neste país.

    Acredito no seu fim a partir deste ano. A vitória de Dilma e a perda do poder em SP afundará a grande mídia golpista.

    Caso isso não ocorra (vitória da Dilma e perda do PSDB em SP) realmente o fim do mundo está próximo.

    Abaixo a mídia corrupta e golpista

    Viva ao Brasil sem mídia…

  68. A presidenta da ANJ, apenas revelou publicamente o que a mídia faz historicamente. Quando os partidos políticos da burguesia perdem a hegemonia, os jornais desempenham essa função. Isso foi descrito por Gramsci, já há muuuuuito tempo.
    Lembre-se do papel da imprensa de 1950 para cá. Sempre foi o de partido da burguesia, exceto na ditadura e no governo FHC, quando era apenas imprensa, pois não havia ameaças à hegemonia de sua classe.

  69. O governo federal tem feito obras maravilhosas e a imprensa divulga mas assim de uma forma fria, sem vibracão alguma, noticia por noticiar, mas quando é inauguracão do governo tucano Serrista, eles enfeitam o pavão e mostra tudo e só não mostra e nem fala dos pedágios nas estradas, do Rio Tietê poluido, um esgoto a céu aberto, morto.
    Não é que sou contra Pedágios mas sou a favor por aqueles em que constitucionalmente sejam justos.
    O pedágio em qualquer rodovia deveria ser no máximo de uns R$ 2,00 e sòmente apenas um (1) para a rodovia toda.
    Mas cá entre nós, que o Serra benefecia seus amigos com as concessões destes pedágios, isto está mais que evidente, tá na cara.
    E tudo isto é fácil deduzir, só analisarmos os valores que cobram, é uma excorchancia, é inconstitucional.
    Onde já se viu gastar mais de pedágio que de combustível nas estradas paulistas?
    É por isso e por outras razões que ele não vai ganhar meu voto, ainda mais pela enganacão de inauguracões sem ter terminado as obras.
    Como disse o Lula e com toda a razão: O Serra só faz inauguracão de obra em maquete.
    Mas eu que não sou bobo nem nada, não caio na conversa fiada dele.
    É Dilma lá sem pestanejar.

    1. Acho q essa tarifa de 2 reais citada foi a usada naquela operação tapa buraco, q foi um fracasso e não resolvei nada em nenhuma estrada federal….ou vc gosta das estradas federais? cite uma decente..

      melhor gastar em pedágio do q correr risco de vida nessas estradas de morte, não nasci para aventuras de vida ou morte

  70. demorou para nosso líder calar a boca dessa corja ingrata (impren$a).

    tribunal de exceção já para essa cambada de nojentos!!!!

    vão todos para a masmorra ano que vem!

    só os grandes ficarão, como voce, grande Kotscho!

    1. A Lula o Grande Estadista (kkkkkk)

      Masmorra ? Credo !!!!

      Cara, vc está com síndrome de Fidel Castro, ou será com síndrome de Chavez ?

      O que vc quer, uma ditadura de esquerda ?

      Só falta vc propor mandar quem não apoia o lulla direto para à Ilha do Marajó.

      Menos, menos, muito menos
      Lembre-se do que a Ministra falou ; relaxe e goze.

  71. Caro Ricardo, que as pessoas públicas reclamem da imprensa, em algum momento é absolutamente normal.
    Que a imprensa no Brasil tornou-se partido politico é anormal e não faz bem para a democracia.

  72. a imprenssa e´tao importante que os senadores levam para o debate nos seus locais de trabalho; revitas ao inves de materias legislativas. se essas revistas levantam temas polemicos ,ai vai para o plenario tambem

  73. Para os partidos políticos cujas ações de governo demonstram claramente, a falta de interesse e comprometimnto com a nação, como o PSDB, DEMe PMDB, os mires e os satélites, que nõ repentam nada, a mídia atrapalha e muito, ideolizando todas as qestões e não informo corretamente ao pov, aeuçõ dos programas.
    Com Lula, o prejuizo é pequeno, uns se convencendo de ser Lla isso ou aquilo, mas, as obras, a inteligência de sua comunicação direta com o povo, o atendimnto de coisas, d meso modo que se possa esperar, como milhares de empregos, de escolas, de estudos e capacitações até, fora ds escolas, como ó caso dos trabalhadores dos taleiros, mortos por 3 décadas, provaam suas forças de trablho, com a P51, navegando nossos mares, extraindo petróleo do Pré-Sal etc etc. O Brai é um verddeiro e inteiro canteiro de obras. No final, 76% aprovaram, 20 acharam regular e só 4% reprovam. Aos poucos, até aqueles menos letrados, sabem fazer suas escolhas, nõ pl que leem ou ouvem, m do que olham e aprovam.

  74. Dessa vez não posso concordar com você, amigo Kotsho, apesar de ser um leito assíduo da sua coluna: você comparou alhos com bugalhos. Desses três, o único que tem, notadamente, razão é o presidente Lula. E você sabe disso. Fazer média com o Serra a esta altura do campeonato, é tudo que os tucanos querem. O povo já não cai mais nessa história de que o Lula só deu continuidade às políticas do FHC. As diferenças são marcantes e determinantes para o sucesso que o país vem alcançando, mesmo sendo diariamente massacrado pela grande mídia, ou PIG- Partido da Imprensa Golpista.

    Um grande abraço e trate de se retratar, pelo bem da informação correta e da democracia, que é constantemente ameaçada por essa gente que se diz defensora dela.

    1. Ao Daniel

      O lulla é massacrado pelo PIG ?
      Nesse caso o Serra é massacrado pelo PIPSG. (partido da imprensa puxa saco do governo) Essa tal PIPSG vive de mamar nas têtas do governo. São jornalistas covardes que vivem mudando de lado, de acordo com os acordos financeiros.
      Há dois deles, super conhecidos, que recebem milhões de reais para produzir programazinhos fuleiros e, ainda reclamam quando perdem a têta.
      Tá explicado ?

  75. Voce esqueceu uma coisa muito importante de fora de seus comentários, a oposiçao foi fragilizada pelo seu amigo e companheiro, quando comprou a tudo e a todos com seu mensalão, por sinal, arquivado no STF, até que as eleiçoes terminem.
    Os Petralhas odeiam criticas, denuncias, sós as contra eles, odeiam opinioes diferentes das deles e estao tentando encabrestar a midia, para que ela só diga coisas favoráveis ao seu desgoverno.

    1. Carlos, que apelidinho criativo você daria aos politicos do PSDB, como o Geraldo Daslu Abafa CPI Alckmin. E aos do DEMO, como o Arruda ? Use a imaginaçao. Voce consegue.

    2. Quando comprou a tudo e a todos acho que você está se referindo a reeleição do fernando henrique cardoso……
      QUEM QUISER A EDUCAÇÃO OU AS ENCHENTES DE SÃO PAULO VOTE NO SERRA……..(PS NA DÚVIDA PERGUNTE AOS PROFESSORES PAULISTAS)

    3. Nos façam um grande favor, fiquem com o Serra por aí até os ultimos dias de sua vida. Não queira para o Brasil o grande bem que ele faz por São Paulo. Me ajuda aí.

  76. Até saber como se formam e se mantém muitos grupos de comunicação – A TAL GRANDE IMPRENSA – confesso que ficava surpresa com certas atitudes anti éticas.
    Depois que entendi QUAL É O JOGO E Qna maioria das vezes os jornalistas não podem dizer o que de fato pensam ou então dizem só o que lhes interessa – NA MAIS ME SURPREENDE!
    Atualmente – o que mais me pergunto vendo certas matérias é: ONDE ANDA A ÉTICA DE MUITA GENTE QUE SE DIZ DA IMPRENSA?!
    Pois é.

  77. Engraçado, Sérgio Minatti. No começo do governo petista , tentaram convencer o povo brasileiro de que o PT inventou a corrupção e de que o homem foi expulso do paraíso no dia 1º de janeiro de 2003. O PT errou também. Mas, de anos para cá, quase não há petistas denunciados ou presos por corrupção. Já o outro lado… São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília… Quais os partidos dos que a PF tem prendido em suas frequentes ações? Lembre prefeitos, vereadores … E os deputados cassados? Ou você não lê jornais? E olhe que o Governo Lula não criou um Geraldo Brindeiro, o engavetador, e um Gilmar Mendes, para acobertarem os escândalos. Mas a ladainha continua: o Govemerno Lula é que é corrupto. Esquisito! Temos de combater a corrupção como elemento da cultura política brasileira, não politizá-çla, partidarizá-la.

  78. A imparcialidade é parcial, pois ao lado do imparcial está. Se ela (a imparcialidade) é parcial, então imparcialidade não existe. Portanto, falemos de algo que existe. Outro post por favor.

  79. Lembrete: amanhã,,,31 de março..dia do GG – Golpe dos Gorilas..a ministra Dilma foi uma das vítimas…triste dia.
    Vc sabe da última sobre a policial que teria sido socorrida por um professor de SP e agora se saber era um agente secreto de Serra..,tudo encenação para entrar no horário eleitoral do serra…o serra é expert em alta-espionagem e para isso sempre contou com uma grande equipe que se estende à internet…a policial que está sendo carregada pelo araponga não está ferida,,,ela ocultou o rosto com o capacete,,,bem arrumadinho ne…

    Quanto a imprensa chega a ser uma vergonha redes de TV, concessionárias de serviço publico, mentirem sem pudor,,como foi o caso das acusões contra o tesoureiro do PT, totalmente falsas e no entanto repetidas mil vezes como se fossem verdades prontas e acabas…mesmo assim a Globo quer porque quer manter o seu monopolio da fala e da informação…no nordeste tinhamos a TV Diário..o que aconteceu com a TV Diário..A Globo mandou fechar…..ai o stalinista é Lula…Então tá….

  80. Tragédia sempre deu ibope. E se o jornal esta vendendo bem é porque o povo gosta. E a grande imprensa faz parte da democracia. Ninguem é obrigado a ver. Só desligar o botao de sua TV. Muita gente nem assiste Jornal Nacional. Eh sempre a mesma desculpa, roubando sua frase “A culpa é da Grande Imprensa”.

  81. Caro Kotscho!
    Saudades… Eu desde Santiago do Chile sempre blogando quando posso, pois já não é mais saudável ler os jornais e as revistas ou mesmo muitos programas de radio ou TV dessa grande imprensa brasileira. Uma afronta a qualquer leitor, ouvinte ou telespectador com mínimo bom senso e inteligencia. Manipulação torna-se um conceito insuficiente para definir os disparates. E não pense vc que por aqui muda muito, mas ainda a imprensa chilena tenta manter mais as aparências, talvez porque a indiosincrasia chilena se apresente de maneira um tanto formal.
    Pelo jeito no Brasil, a imprensa já perdeu as referencias daquilo que é ou não é fazer jornalismo e de ser ou não ser imprensa.
    Já arquivei seu texto no banco de dados para a minha tese de doutorado, pois ainda no mestrado não tinha colhido, nas minhas investigações, frases tão claras e confessas e posições tão assumidas como a da dirigente da ANJ que afinal representa a categoría.
    Prometo te escrever mais. Por enquanto deixo um abração pra vc , outro na Mara e um beijão pra Mariana. “Y saludos para todos los demás de la família”, como dizem em espanhol!
    Paola

  82. Pena que grande parte da inprensa é comprada por interesses obscuros. Ao contrário, muito mais “coisas” viriam à tona, sobre corrupção e crimes cometidos na política brasileira e mundial. “Mas a culpa é do KOTSCHO”.

  83. Não tem niguem santo, a petralha acha santo so os petista que tambem fizeram os mensalões, os aloprados etc. Dizer que Lula, também, não faz campanha antecipada, é bricadeira, desde o lançamento de Dilma que ele vem fazendo. Então, não pode ficar reclamando dos adversários. Lula foi quem mais se beneficou do governo do F HC, pois, foi ele, que, fez um governo de estabilzação da inflação, lançou o Real, que tanto Lula desejou mal.
    Acho que a imprensa faz seu papel de divulgar os fatos ocorridos
    Temos que dar valor as nossas empresas. A Globo, é a 4ª emissora reconhecida mundialmente. Nem Jesus Cristo ageradou a todo mundo.

    1. Mais propaganda antecipada:
      Campus de Sorocaba
      Em função do plano de expansão do sistema federal de ensino superior do Governo Federal e atendendo a uma antiga demanda da população de Sorocaba, terceira maior do interior paulista, a UFSCar foi eleita para implantar um campus no Município. Assim, através do vestibular 2006 ingressarão no Campus os primeiros alunos para os cursos de graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Biológicas, Turismo e Engenharia de Produção.

  84. O senão que eu faço a respeito da nossa imprensa,ou de qualquer país,é que ao “caluniar(eu disse caluniar)qualquer pessoa,”a imprensa deve ser punida”.
    Pois isso ocorre com qualquer cidadão,no mais a imprensa não deve ser cerciada.
    “Quanto a história do Papa,não se trata de fofócas nenhuma”,o Papa gostaria de deixar essas monstruosidades cometidas pelos os que se dizem:REPRESENTATES DE DEUS,como se DEUS precisassem desses facínoras para represent-lo.
    DEUS não precisa de PEDÓFILOS para serem seus representantes.Esse PAPA é o oposto do seu antecessor,na mimha opinão “ele” é um SONSO,dissimulado.

    1. Amiga,

      A igreja é santa por ser divina, mas, ao mesmo tempo, pecadora, por ser formada por seres humanos. Mas não se pode cmeter a injustiça de generalizar. Lembre-se: dos 12, 1 traiu Jesus. Mesmo sendo frágil, por ser humana, a igreja vai até o fim do mundo, pois é uma promessa do seu fundador: Jesus Cruisto.

    2. Querida, imprensa punida? Não pode, eles são deuses que nós devemos obedecer. PIMENTA FEZES baila pela pauliceia como se seu crime fosse uma batida de carteira, assassino confesso protegido pela presidente da ANJ não vai para a cadeia, tomara que tenha um ataque e resolva fazer justiça com a própria corda.

  85. Esse seu blog é recheado de paulistas e paulistanos que nunca atravessaram a rua. Não conhecem o nordeste, por exemplo.Só conhecem as pizarias aos domingos. Tenho pena. A vida é prá ser vivida “corredores” que vivem atrás de ônibus.Que vida !

    1. Sr.Alício -Respeito muito o seu ponto de vista,assim como eu,o Senhor tem todo o direito de opinar,expor as suas opiniões,mas o seu comentário não está inserido no contexto,não tem NADA haver com o assunto abordado pelo blog.
      Sabe Senhor Alício,eu atravesso a rua,e digo ao Senhor que eu atravesso “direitinho”(como manda o figurino nordestino,pois como no Nordeste,os carros aqui TAMBÉM MATAM).Venha a São Paulo ,o Senhor será bem recebido,além de conhecer PIZZARIAS MARAVILHOSAS,RESTAURANTES ,DOS DEUSES,a nossa vida noturna só não é melhor,por falta de espaço,e outras coisas maravilhosas que existem em S.Paulo.
      Ia esquecendo,os corrededores de ônibus,daqui:SÃO DO PIRU!

  86. Quem não gosta de receber elogios?Agora críticas, não conheço ninguém que goste de receber. Algumas figuras públicas, tentando uma diplomacia artificial admitem a construtiva…Dizem…rsrsrs mas não aceitam nem essa porque são egoístas e só pensam em receber aplausos e e dividendos….”Saiba quem é uma pessoa dando-lhe poder”…Nossa! Deixam de ser humano e começam a se sentir Deuses, Absolutos que devem apenas ser reverenciados, jamais criticados….A imprensa independentemente das Marias e Josés chorões, tem que prevalecer, com seus erros e acertos, com liberdade plena de expressão; pois o pouco de informação e consciência que a população consegue ter vem exatamente dessa imprensa imperfeita como qualquer um de nós somos, mas essencial, autêntica atuante e democrática. Tantos fatos da imprensa que discordamos….E tantos outros que concordamos também…Temos que aprender é respeitar a visão dos outros , pois o mundo tem mais de 6 bilhões de humanos cada um com cabeça e uma idéia…Não podemos querer unanimidade de pensamento e nem achar que o mundo é feito apenas pra nós, ignorando o direito dos outros…Às vezes ficamos anos sem um governo que concordamos etc, mas se estão lá é porque está agradando a outros que devem ser respeitados. Agora a cobertura da imprensa em qualquer fato,ingerências, corrupções, etc de quem quer que seja tem que existir sempre, doa a quem doer… Quem detesta críticas e imprensa livre são Ditadores, e estes que vão p’ro Diabo que o parta….Amém

    1. Joaquim
      Já te disseram que a tal IMPRENSA é feita por pessoas?
      Sabia que um há um código de ética que deve ser seguida?
      E que a tal IMPRENSA – em geral pertencente a um grupo de interesses – não está acima da lei?
      QUE TAL UM ESCOLA DE BASE PARA VOCÊ E SUA FAMILIA?
      Amem?!
      Não!
      Não desejo que você seja REFÉM de gente que se diz IMPRENSA como esses que destroem pessoas, empresas, governos… enquanto BOBOCAS dizem ASSIM SEJA!
      Pense nisso.

    2. Eu não sei de onde esse Joaquim tirou essa de “imprensa livre”. A questão não é ter idéias ou opiniões diferentes, sr. Joaquim, o foco está na própria afirmação da presidenta da ANJ quando se auto-intitulam oposição ao governo. Acreditar em imprensa livre é acreditar que existam regimes altamente democráticos com uma concentração tão absurda de poder nas mãos de poucos, como é o caso da “grande” mídia nacional. Eles conspiram ao bel prazer, inventando, omitindo, produzindo fatos e denúncias que depois se mostram falaciosas. Obviamente não é 100%, mas 99. Repito o que já foi dito outras vezes: Eu não votei no Ali Kamel, você votou? Ele não me representa, nem tão pouco os demais jornalistas, que deveriam cumprir seu papel de informar e denunciar, sim, sem direcionamento político-partidário, o que me parece claro que é a motivação por trás da “notícia”. Para pessoas como o senhor, com o devido respeito, a imprensa está livre para agir sem responsabilidade alguma, ao desejo de seus controladores, como se informação fosse apenas mais um produto numa prateleira. Não é assim que funciona em países considerados desenvolvidos. Lá já vi jornalista sendo preso por manipular informação, e aqui? Só vi um enjaulado porque é assassino confesso, mas já está soltinho da silva…

  87. Putz Ricardo…em cima do São Paulo…???
    “Amanhã pela libertadores jogam um monte de reis x um monte de gays”.
    Luiz Cláudio Lula da Silva, o Lulinha Segundo, integrante da comissão técnica do Corinthians porque o pai é o Primeiro Torcedor, analisando pelo twitter, com a elegância estilística e o vocabulário cavalheiresco que caracterizam os pronunciamentos da família, o jogo entre o São Paulo e o Monterrey.
    Grossura nasce no berço!

    1. Caribenho
      Desde quando pais devem responder pelos filhos adultos?
      ATIRE A PRIMEIRA PEDRA se na sua familia – você mesmo – NUNCA DISSE NADA POLITICAMENTE INCORRETO!
      Sei.
      TODOS SANTOS!

  88. ISSO NÃO É QUALQUER COISA.
    A Folha de S. Paulo publicou em 5 de abril de 2009 uma suposta ficha criminal de Dilma, que faria parte do arquivo do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), onde constam anotações sobre diversos crimes supostamente praticados. Dilma contestou a veracidade da ficha, afirmando ser um documento forjado, apresentando inclusive perícias que comprovariam a fraude, o que levou o jornal a reconhecer que não obteve o documento.
    Perdem a decencia, e assim como político ou balaeiro malandro ou mau carater, perdem a credibilidade, afundam junto com o descrédito na democracia.

  89. Ricardo, imagine se o Lula fizer com uma parte da imprensa o que o Obama fez com a FOX ? FOX não é mais tratada como entidade jornalística e sim como partido de oposição.

    Ditador?

    1. Esse é que é o problema, Marco…

      Nos Estados Unidos existem 3 grandes redes de TV aberta, vários jornais e, na TV fechada, além da Fox, que não lidera, tem a grande líder CNN.

      Ou seja, isoladamente, lá, ninguém faz muita diferença.

      Bem diferente daqui, especialmente na questão jornalismo televisivo. Fica muito complicado quando Folha, Estadão e Veja, atuando em conjunto, geram factóides para serem repercutidos nacionalmente pelo Jornal Nacional.

      É esse monopólio que complica muito qualquer político que se posicione contra os interesses do chamado PIG.

      Abraços.

  90. concordo plenamente com o texto, pois uma imprensa que bate no peito e diz que ela deve ser livre, mais ao mesmo tempo vende aos governantes sua liberdade, com colocações de propagandas, etc. e passa no seu editorial a fala do partido que interessa, isso não é ser livre, para mim é ser partidario do “dinheiro” e isso não é imprensa, e só ler a revista veja PSDB, até nas suas cores.

  91. SARNEY OPERADO EM SÃO PAULO.

    RICARDO,
    FICARIA BEM QUALQUER DIA VOCE COMENTAR AS OMISSÕES DA IMPRENSA. POR EXEMPLO:

    A OMISSÃO DA IMPRENSA EM PERGUNTAR AO SARNEY POR QUE ELE NÃO PROVISIONA O ESTADO QUE ELE REPRESENTA COM UM HOSPITAL DIGNO DE ATENDÊ-LO?
    PORQUE ESSE BIGODINHO CAFONA VEM SE TRATAR AQUI EM SÃO PAULO, ENQUANTO CRIANÇAS DO MARANHÃO ESTÃO MORRENDO POR FALTA DE ATENDIMENTO MÉDICO?
    SERIA O SARNEY, EM OUTRAS ENCARNAÇÕES UM CARRASCO NAZISTA?
    APENAS NÃO SERIA PORQUE ELE É CONTEMPORÂNEO DOS MESMOS?

  92. nois aqui do interior temos que viver diariamento com dois aspectos da imprensa o primeiro a reprodução fiel da grande midia e o segundo pelas informações e contra informações de quem paga mais no caso politicos sujos e hipocritas mas tambem toda a impresensa nacional pertence a politicos assim sendo trata-se de matriz de partidos politicos e mais uma correção a imprensa não eh o 4º poder e sim o 1º poder e isso a muito tempo.meus pesames aos brasileiros que acreditam na falsa democracia praticada pela midia nacional.

  93. Caro Ricardo, na Constituição Federal em momento algum relata que o PIG é um poder á parte, muito pelo contrário. Que quarto poder que nada, isso é falácia! Na Constituição Federal deixa bem claro quais são os Poderes da República. O Povo em momento algum delegou ao PIG subistituí-lo como Agente Principal do processo democrático. O que precisa, é o Poder Judiciário agir com RIGOR contra o PIG, ou o POVO o fará em dias ou menos dias. Como quer ser PODER Rádio e Televisão se são CONCESSSÕES do Povo? Tá Brincando! Quer dizer que o PIG pode tudo? Acorda Ricardo. O Povo tem direito de saber que o PIG age orquestradamente contra o Povo e de MÁ-FÉ. Ou você acha que o PIG age de forma honesta? Ou Comete erros casuais? Com sua visão e outros, aconteceu a DITADURA MILITAR com apoio do mesmo PIG, ou você aha pouco? Isso é demais. de Belo Horizonte.

  94. O comportamento tendencioso e partidarizado dos grandes meios de comunicação estão levando-os ao descrédito. O governo do presidente Lula diariamente é criticado tanto nos jornais quanto na TV, o que a economia apresenta de bom é escondido, escândalos requentados, e mesmo assim o governo é bem avaliado pela população, é um sinal de que a opinião dos grandes meios de comunicação estão perdendo a credibilidade.

  95. Essa foi boa! Muito boa mesmo! olha só o slogan do Serra.

    O Zé dos Pedágios (estradas privatizadas e pedágios muito caro) ou então quem sabe o Zé dos Buracos (estradas esburacadas) ou o Zé violento (alto índice de violência em São Paulo) ou então o Zé da doença (saúde pública péssima em São Paulo) e tem mais o Zé do Burro (uma das piores educação do Brasil).

  96. Estou terminando de lêr “O Chefe”, de Ivo Patarra-curiosamente uma edição do autor, de março do corrente ano,pois devido à censura oculta do Poder, não pode ser encontrado nas livrarias. É o “Livro Negro” do atual Governo ,com dados todos obtidos na nossa imprensa. Obra nada edificante, produz um certo desconforto na leitura, mas elucida o que se passa nestes tempos da nossa historia contemporânea. Seria interessante tambem produzir obras parecidas com os segredos mal escondidos dos demais partidos, que consta não são poucos- teríamos uma excelente enciclopédia da corrupção em todos seus gêneros, números e graus, tudo graças à imprensa livre- que deve poder trabalhar dentro de sua ética, e não ser tratada como os mensageiros de outras épocas, que quando traziam más noticias eram imediatamente mortos. Lembro as palavras de Lord Acton (1834-1902) – “O Poder tende a corromper , mas o Poder absoluto corrompe absolutamente” – e é este o cuidado que nós cidadaõs devemos ter!

  97. ESTE É O GOVERNO LULA, O QUE NÃO DIZEM:

    Em dez anos, índice de homicídios salta 37% no interior
    30/03 – 12:39 , atualizada às 19:41 30/03 – Lecticia Maggi, iG São Paulo

    ImprimirEnviarCorrigirNotícias SMSFale ConoscoA violência migrou para o interior. O Mapa da Violência – Anatomia dos Homicídios no Brasil, estudo que avalia a trajetória dos homicídios no País entre 1997 e 2007, aponta que nesse período houve um aumento de 37,1% no índice no interior, enquanto que nas grandes cidades e regiões metropolitanas houve queda: 19,8% e 25%, respectivamente.

    1. Caro amigo, foi fácil tirar o lixo de nosso quintal e jogar no terreno vizinho. Tiramos a detenção de São Paulo, Carandiru e democraticamente distribuimos a criminalidade para o resto do estado. isso dá voto. Afinal a capital de milhões de eleitores. Os bandidos da capital estão presos em cidades de 5, 10 mil habitantes, quantos eleitores?qual o peso político? a imprensa vai dizer algo contrário? os fazedores de opinião? Resolvemos o nosso problema? Transferimos para outros, é como pensa a maioria… então lixem-se as pequenas cidades. Para lembrar: a questão das prisões, em quase cem por cento, é dos estados e não federal.

    2. Caro Walfrido, se tiver tempo, recomendo que assista ao filme “Salve Geral”, já disponível em DVD nas locadoras…

      Dará para sentir o que pensa, e como age, a administração tucana sobre a questão da segurança em São Paulo.

      Abraços.

    3. Walfredo, nao deixe que seu analbetismo politico comprometa o futuro do povo brasileiro, especialmente dos mais jovens. Segurança publica é atribuiçao do governo estadual. Ou seja: a culpa pelo aumento de homicidios no Estado de Sao Paulo é do governador Serra e de seu secretário de segurança.

  98. Felizmente os chamados “fazedores de opinião” irão para o espaço, juntamente com os meios de comunicação que representam. Em todos os segmentos existe essa praga. À época da economia desastrosa, apareciam os economistas que resolviam tudo, lá estava eles em jornais, revistas, tv e rádio com suas formulas mirabolantes e quando guindados aos governos nada resolviam. Meter o pau é fácil. O exemplo clássico são as “mesas redondas” onde o festival de besteiras assola definitivamente o país, todos sabem tudo, são os melhores que os técnicos, que os jogadores, etc e, a maioria, nunca chutou uma bola.
    Está na hora do jornalista ter um órgão regulador de sua profissão. Todos os profissionais desse país o tem, como por exemplo médico, advogado engenheiro, profissões de nível médio, etc. etc. e nenhum desses profissionais se sente tolhido em suas profissões. O jornalista fala, escreve as barbáries que quer e fica por isso? Existem milhares de exemplos de linchamentos feito pela imprensa que, depois comprovamos que não passa ou passou de mentira, e fica por isso. O que se cobra é responsabilidade e não censura.

  99. Ricardo
    Os adolescentes do meu grupo sabem o que é IMPRENSA ÉTICA.
    No entanto, alguns que comentam por aqui, parecem nunca terem ouvido falar numa escola de base e outros absurdos.
    Nem percebem que IMPRENSA não é um DEUS NO OLIMPO uma vez que vários interesses estão em jogo nos grupos. Tem ainda a questão pessoal de cada profissional. Então essa coisa de confundir IMPRENSA LIVRE com VALE TUDO – chega a ser ridícula!
    Como podem pensar que IMPRENSA é SANTA – se lá estão HUMANOS a ainda a CAMINHO DO SER? Pois é. Então é preciso cuidado quando se percebe que até gente que se diz culta – solta essa discurso de VALE TUDO – sem perceber. Acho que é ingenuidade mesmo. Duvido que lembrem da ESCOLA DE BASE, da sustentação de regimes impostos por DITADORES, de interferência de outros países – através da tal imprensa… etc.
    LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE!
    Respeitando leis e código de ética!
    Não se pode esperar que grupos que vivem de IBOPE e de verbas públicas e privadas estejam acima da lei e da ordem.
    É MUITA INGENUIDADE!
    Liberdade SIM!
    Mas com tudo o que ela IMPLICA!
    IMPRENSA NÃO É SINÔNIMO DE DEUS!
    Caso o DEUS dos que a acham SANTA – seja PERFEITO!

  100. Essa história de dizerem que Lula é contra a liberdade de imprensa é balela, estão colocando palavra da boca dele. Se todos fizer uma análise sem paixão hão de ver que a grande imprensa tem um vínculo muito forte com a oposição. Quero dizer: há uma má vontade de anunciar as boas realizações que este governo vem fazendo, quando Lula critica essa má vontade ele é criticado por criticar e é taxado de cecear a dita imprensa.
    Somos carentes de informação, louvo a imprensa investigativa desde que não seja tendenciosa como muitas fazem em troca do quinhão recebido. As verdades não podem ser só as que privilegiam uns e detona quem não é do agrado. A verdade não pode ser evitada com medo do crescimento político de quem esta do outro lado. Não tem como não admitir que os principais Âncoras do jornalismo brasileiro não favorecem os seus, que neste caso a oposição do PSDB/DEM do Arruda e PPS do Roberto Freire são os mais beneficiados pela formação de opinião.

  101. Bom dia
    Pergunte::
    Porque a Folha de São Paulo,a Revista Veja
    Não fala sobre a currupção que há no governo Serra e Kassab em São Paulo, será porque eles são aliados do Serra.
    Estão maquiando tudo em Sâo Paulo.
    Tentando à fogo e à ferro de todo jeito tentando eleger o Serra, este jornal este revista acima citados são totalmente parcial isto é um atentado contra a democracia.
    espero que a imprensa de modo geral mostre para todo o Brasil a verdadeira cara deste Serra, lembram daquele confronto da policia cilvel com a policia militar em 2008?
    E mais recentemente policiais batendo em professores?
    LEMBRAM? A revista Veja e a folha de São Paulo publicaram isto?
    Porque será que eles estão omitindo estas informações.

    Agora o povo já sabe.
    E 13 é DILMA, VIVA A DEMOCRACIA.

    Reinaldo

    1. Ao Reinaldo
      Vc diz que a Folha de São Paulo, e Reviata Veja não falam nem denunciam a corrupção em São Paulo.
      Vc está errado, se vc dizer onde está ocorrendo essa tal corrupção da qual vc fala, eles, com certeza investigarão e publicarão.
      Vc descobre, denuncia e a imprensa denuncia.
      Se vc fala isso por conta das denúncias no governo do lulla, elas foram denunciadas pq há provas contundentes e robustas. Nenhum veículo vai denunciar o que não existe, ou o que não foi denunciado.
      Quanto a policiais “batendo” em Professores em São Paulo eu te respondo; em Brasília os policiais também bateram em Professores. Se aqui em São Paulo foi o Serra que mandou, em Brasília foi o lulla ?
      Vc diz que a Revista Veja e a Folha de São Paulo não publicaram o fato.
      Mentira sua.
      Publicaram sim.
      Quanto a dilma.
      Quem é dilma ?
      Acorda reinaldo, mentir sobres fatos públicos é vergonhoso, até pq neste universo de intranet não há bôbos.

  102. Muitos ignorantes não sabem. Mas vamos ensinar os pobres coitados. A Segurança Pública é dever dos Estados está prevista no art. 144 da Constituição federal, mas os municípios hoje estão criando Guardas Municipais para suprir o problema, pois os estados não tem competência para manter a Segurança Púbblica. Principalmente no Estado de São Paulo. Há !!! estava me esquecendo, as Guardas Municipais também estão previstas na constituião, mas a sua atribuição é no patrimônio público municipal, o que não acaba ocorrendo, pois acaba ajudando a Polícia que não tem gente suficiente para trabalhar.

  103. Agora é hora de mudanças em São Paulo!!!!!!!!!! Vamos lá pessoal é MERCADANTE GOVERNADOR !!!!!!!!!!!!!!!! não queremos mais o PSDB. DIGAM NÃO AO ALKMIN. FORA ALKMIN!!!!!!!!!!!

  104. O que eu acho muito especial na política do Lula é o efeito que ela gera nos eleitores do Serra, pois nunca na história deste país se entendeu tanto de política externa. Eu conheço um que até disse: “O Lula não tem competência nem se quer de governar um condomínio, como pode se meter em problemas de Israel e Palestina?”. Mas dei-lhe esta resposta: Amigo o povo e o mundo sabem o que você sabe da competência do Lula. Só alguns paulistas sabem e não assumem e sabem também que já foi prometido pelo Serra e pelo Alkcmim há vinte anos para São Paulo, e nada foi resolvido, segurança falha, saúde precária e os mistérios da corrupção. É preciso alguém fazer algo diferente, e Dilma e Mecadante, como o Lula são diferentes. Aí está a diferença com ação! Ou então, a coligação PSDB-DEM do Kassab.

    1. Prezado Joares, não perca tempo com essa gente. Como já disse aqui mesmo várias vezes “os paulistanos tornaram-se reféns da própria estupidez”.

      Acham que qualquer tipo de crítica aos tucanos pode significar um elogio aos petistas. E aceitam calados e até com aprovações, todo tipo de argumento contra o PT e Lula. Veja, Folha, Estadão e Rede Globo sabem disso e deitam e rolam em cima desses otários.

      Antes que os idiotas de plantão comecem a jogar pedra, esclareço que sou paulistano do Cambuci e, às vezes, me sinto envergonhado de dizer que nasci em São Paulo.

      Mas, alguém também já disse aqui, que o que revolta não é o espírito crítico do PIG em relação ao governo Lula, isso só não é bom mas recomendável. Mas a ausência completa do mesmo espírito crítico em relação aos últimos governos tucanos em São Paulo.

      Depois de Mário Covas, praticamente não se lê nada, que não sejam notinhas básicas, como as das enchentes recentes e, assim mesmo, sempre acompanhadas de estatísticas quase culpando São Pedro pelo caos.

      Abraços.

  105. Para Senhor Jorge -postado no dia 30/3/2010 – ás 21:37.
    Caro Senhor Jorge,eu em momento algum generalizei a minha crítica a respeito da Igreja,o Senhor deve ter interpretado-me mal.
    Concordo com o Senhor,quando diz:a Igreja é Santa por ser Divina,como em todo segmento existem pessoas más,cruéis,e na “nossa Igreja,existem pessoas(se é que se podem chamá-las de pessoas)que cometeram,e provavelmente continuam a cometer,atos que não são dignos de pessoas que tem Deus no coração,e que dizem que são representantes de Deus,aqui na terra.
    Posso estar errada,pois não sou dona da verdade,e nem pretendo ser,mas eu não consigo perdoar,e aceitar o comportamento dessas pessoas,volto a dizer:posso estar errada,mas fazer o quê?

  106. Será que a imprensa, que mais ataca do que critica ou informa, não está caindo numa “burrice cavalar” digamos assim?
    Capaz! Para os partidos oposicionistas é melhor, muito mais confortável, que alguém faça o trabalho sujo, ou o trabalho duro melhor dizendo, por eles (os partidos).
    Além disso, a oposição há muito já entendeu que é perda de tempo atacar o Governo Lula, sem contar os perigos de se queimarem cada vez mais diante do povão.
    E mais, a Presidenta da ANJ, falou besteira por pau mandado e por pura raiva incontida, sentindo a força incontrolável das simples mas sábias palavras do nosso Presidente da República.
    O Povão, em primeiro lugar, ouve Lula.

    1. Interessante o raciocínio desta senhora, a tal de Judith Brito.

      Ela acha que a imprensa tem que fazer oposição porque a oposição (PSDB/DEM) é incompetente para fazer oposição.

      Como até as pedras sabem que foram incompetentes também nos oito anos que tiveram o poder (FHC), a dedução é cristalina:

      “Vamos fazer oposição ao governo Lula para que, quem foi incompetente como governo e oposição volte ao poder”

      Durma-se com um barulho desses…

  107. Quando se trata de política a memória falha e, para compensar, inventa histórias e as repete à exaustão. É o caso da apregoada “incompetência” dos governos do PSDB em S.Paulo. Como o eleitor paulista persiste mantendo os tucanos no governo, porque entende ao contrário, só resta a generalização do “governo incompetente”, não é “tchurma”?
    Aliás, a “tchurma” é especialmente competente na arte de desinformar. Repetir, repetir, repetir até que alguem, diga:
    “Deve ser verdade. Eles não param de repetir”
    A campanha eleitoral está chegandoi. Lembrem-se: Mentir
    sôbre o adversário é sinal de fragilidade. Sou mais o povo de S.Paulo. Como toda generalização, esta tem os mesmos defeitos. Nem todos da “tchurma” mentem. Agem de bôa fé. Devemos respeitá-los. Não estão na direção do
    partido. Mas vão votar nêles achando que estão defendendo a democracia.Não estão.
    Democracia sem adjetivos é democracia.
    Democracia do Comitê Central do Partido não é democracia. Não é “companheira” Dilma?

  108. Agora é Mercadante em São Paulo. Nosso futuro governador será do PT. Vamos mudar São Paulo, é hora de renovar. Vamos de Mercadante para governador.

  109. Sr Kotscho, és indiscutivelmente um grande jornalista e teus textos são de inestimavel valor. Mas este blog nao está à tua altura, pois nao deixas claro quais critérios adotas para a moderaçao dos comentarios. Os eleitores/politicos do PT foram tratados de “petralhas” num texto, salvo engano, do Sr Reginaldo Gadelha, e quando perguntei ao autor que apelido criativo daria aos eleitores/politicos do PSDB e DEMO o texto sumiu, privando seus leitores do prazer de saborear a criatividade do criador do engraçadissimo termo “petralhas”, não acha ?

    Em tempo: Peço perdao ao Gadelha, se tiver cometido erro de autoria.

  110. O problema de segurança pública é principalmente da legislação que, defasada, não atende mais às necessidades atuais A sensação e a realidade da impunidade generalizada incentiva o crime. O Tratamento da criminalidade de menores é o que se vê. Etc, etc. O resultado é que a repressão torna-se insuficiente em face da falta de recursos, de preparo, de tecnologia, de logística, de pessoal habilitado e demais condições.Isto em todas as áreas. Conclusão – a solução está no congresso, onde não há ninguem interessado em resolver e atualizar e adequar a legislação Os governos federal e estaduais
    nunca conseguirão vencer esta guerra sem as armas suficientes. Estamos perdendo batalha atrás de batalha. É assunto para se exigir dos candidatos uma promessa de solução. Não adianta jogar nas costa do governador que é candidato da oposição. Pega em todos os governadores
    adeptos da situação tambem. È isso aí Pedro. Menos radicalismo é bom e ajudará a ser ouvido..

  111. Oh gente. Qual é a alternativa. Emissoras do governo? Dos sindicatos? Dos partidos? A única é manter viva a democracia. Se v. não gosta ou não concorda com o que ouve na Globo, na Record, no SBT ou qualquer outra estação, mude de canal ou desligue a tv. Se preferir ler jornal, não faltarão jornais de todas as tendências. Pode escolher à vontade. Ou ouça rádio. Tem até igreja prometendo o paraíso em troca de um dízimo. Basta aderir. O que é importante é o seu direito de ter opinião. Defenda-o com todas as suas forças ou nos tornaremos uma Cuba, Venezuela, etc, onde nunca encontrarão solução para suas demandas pois os Comitês é que decidem.

  112. A todo o pessoal que está apoiando Dilma face à escolha do presidente de fazê-la candidata.
    Como toda a argumentação é baseada nos feitos do presidente atual, há a presunção de que a Sra Dilma vai continuar no mesmo caminho. Será? Não sabemos. Como a origem dos dois (Lula e Dilma) é muito diferente, sabemos que o presidente manteve os radicais do partido sob controle, impedindo-os de participar da solução dos principais problemas do país.Com algumas excessões na área internacional. E a candidata? Da mesma origem dos radicais que o presidente manteve sob controle, conseguirá ou vai querer controlá-los? É um risco que ninguem que preze a democracia, tem o direito de correr, até porque o que está em jogo é o futuro dos nossos filhos e netos. Como viverão num país com suas liberdades castradas por radicais de um partido só? Deus permita que o povo brasileiro entenda que está em uma encruzilhada.

    1. Mauricio, nosso país tem um regime presidencialista e por força disso, governa com uma coalizão. No primeiro mandato de Lula, não havia uma coalizão forte e por isso houve vários problemas, como o mensalão por exemplo, mas no segundo, com o PMDB em peso na coalizão, quase não teve problemas. Esse “radicalismo” que você aprogoa não tem a mínima chance de vigorar, por não ser viável dentro da próxima coalizão.

  113. Chega de trololó, agora é hora do PT em São Paulo também. MERCADANTE GOVERNADOR. Paulistas chega de PSDB em São Paulo, vamos abrir os olhos. Querem ver São Paulo crescer e vencer então mudem e elejam MERCADANTE para governador!!

  114. É isso mesmo. Votar no ALKMIN não dá mesmo! Esse cara perdeu até a prefeitura de São Paulo. Ficou atrás do Kassab e da Marta. Não foi nem para o segundo turno para prefeitura de São Paulo.

  115. MERCADANTE VAI DAR TRABALHO EM SÃO PAULO. PESQUISAS DO DATAFOLHA INDICAM QUE ALKMIN ESTÁ MUITO A FRENTE AO GOVERNO PAULISTA (HÁ QUEM CONTESTE) O ALKMIN NÃO GANHOU NEM PARA PREFEITO DA CAPITAL PAULISTA, NEM SE QUER CHEGOU AO 2º. TURNO PARA PREFEITURA. E É ISSO QUE INTRIGA.

  116. Josimar: A meu ver a nossa coalisão existe porque a legislação permite a existencia de mais de vinte partidos, o que impede a formação de maiorias e incentiva a corrupção. Eu não apregoo radicalismo, eu os constato. Infelizmente posições e decisões de fundo radical foram tomadas por nosso governo, principalmente na área externa. Lamento que o colega balaieiro não concorde. Eu vejo perigo. nas tentativas de controlar a imprensa, entre outras por exemplo. Afinal o preço da liberdade é a eterna vigilancia,disse alguem cujo nome me escapa neste momento. Haverá nesta eleição enorme dificuldade de diálogo pela quantidade de pessoas que tenta compensar a falta de argumentos com grosserias e agressões como pode ser visto em várias outras manifestações aqui no Balaio, não acha?

  117. Quanta compra e votos e conscienciais, o Brasil e um grande morro do bumba. Bolsa gás, bolsa geladeira, bolsa escola, bolsa celular, bolsa presídio. Que tal se se criasse a bolsa trabalho? Ah, não incrementa a comercio não é? A industria não venderia mais. Agora as casas do Rio, amanhã as de onde? Já começaram os carros bombas, os assassinatos lavram as ruas, enquanto isto, cuidamos das tartarugas. Que cinismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *