Dois anos no iG esta semana

Dois anos no iG esta semana

Os assuntos mais comentados pelos leitores na última semana:

Balaio

Caso Nardoni: 572

A guerra suja na web: 316

 Santos, a alegria do futebol: 116

Folha

Caso Isabella: 57

Educação: 52

Lula: 48

Veja ( a revista não publica mais os números)

Morte de Glauco e o daime

Delúbio Soares palestra sobre ética

Lula mensageiro da paz

***

Nesta próxima quinta-feira, 1º de abril, completo dois anos de trabalho aqui no iG. O tempo correu, é verdade, mas não é mentira…

Estava em Fernando de Noronha, comemorando meus primeiros 60 anos de vida, quando fui convidado pelo então presidente do portal, Caio Túlio Costa, um pioneiro do jornalismo na internet, antigo colega da Folha, que hoje trabalha na campanha da minha amiga Marina Silva.

Como até hoje, eu era na época repórter da revista Brasileiros e meus planos naquela altura do campeonato se limitavam a trabalhar para viver e não mais viver para trabalhar. Queria ter mais tempo para ficar com a família e os amigos. Acabou acontecendo o contrário.

A idéia inicial do Caio era que eu entrasse logo no mundo maravilhoso nos blogs, mas fiquei com receio de virar mais um escravo da web, aquela gente estranha que passa o dia inteiro na frente do computador. Achei melhor apenas fazer uma coluna, duas ou três vezes por semana. Publicava entrevistas e reportagens iguais às que escrevia em jornais e revistas.

Alguns meses depois, porém, ele me convenceu a abrir um blog para tratar de qualquer assunto, com toda liberdade e um texto mais pessoal, mais opinativo, e assim entrou no ar este Balaio, em setembro de 2008 _ independente, informativo e democrático, desde o primeiro dia.  

Na verdade, entrei para a internet, e já estou aqui no iG, desde o começo de 2005. No final do ano anterior, tinha deixado o governo, onde era secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República. O primeiro convite de trabalho que recebi, feito pelo Roberto Benevides, foi para escrever uma coluna semanal no site “No Mínimo”, criado por antigos colegas do Jornal do Brasil, hospedado aqui mesmo neste portal, enquanto durou.

Já são, portanto, cinco anos de convívio com os internautas de todo o Brasil, depois de ter trabalhando por 40 anos nos principais veículos da mídia impressa e de televisão do país. Estou gostando muito desta experiência, apesar do trabalho que dá _ quase todo dia, incluindo fins de semana e feriados, o dia todo batucando neste teclado para escrever novas matérias ou moderar comentários.

“Isto está virando escravidão!”, queixou-se minha mulher ainda ontem, enquanto me esperava para irmos à festa aniversário das netas, e eu teimava em liberar apenas mais alguns comentários. Em compensação, posso trabalhar em casa, tenho toda liberdade para escolher os assuntos e não preciso dar satisfações a ninguém sobre o que escrevo, a não ser aos meus leitores.

É o sonho de todo jornalista: ter seu próprio jornal para dizer o que pensa da vida, contar o que está acontecendo, publicar uma novidade antes dos outros. Por isso, sou muito grato aos colegas do iG, pela paciência com que sempre me ajudaram nas minhas dificuldades internéticas, e aos leitores, razão de ser de qualquer espaço jornalístico como este.

Por uma feliz coincidência, fui informado neste sábado pelo meu amigo Luiz Fernando Vieira, da África, que a Vale, a quem agradeço a confiança e o apoio, vai renovar o contrato de patrocínio deste Balaio. Que venham outros… Vida que segue.

***

O recorde de Lula

A popularidade dos governos, de qualquer governo, em qualquer país, costuma declinar quando está entrando na reta final do mandato. Com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, está acontecendo exatamente o contrário.

A nove meses do final dos seus oito anos de governo, a manchete da Folha de hoje nos informa que “Popularidade de Lula bate recorde _ 76% da população acha governo ótimo ou bom, maior índice desde que Datafolha iniciou pesquisa, em 90”. Apenas 4%, o menor índice até agora, desaprovam o governo, considerando-o péssimo ou ruim.

A mesma pesquisa Datafolha que mostrou no sábado o tucano José Serra nove pontos à frente da petista Dilma Roussef (36 a 27) revela hoje que o recorde de Lula “se fragmenta na eleição de seu sucessor”. Aos números: entre os que aprovam o governo Lula, 33% dos pesquisados declararam que vão votar em Dilma e 32%, em Serra _ ou seja, temos aí um empate técnico.

Este dado da pesquisa pode ser explicado por outros números: embora o nome de Dilma já seja conhecido por 87% dos eleitores, apenas 58% sabem que ela é a candidata do presidente Lula.

A grande questão colocada pelo Datafolha neste momento da campanha eleitoral é exatamente até onde ainda poderá chegar a transferência de votos de Lula para Dilma. Dos 73% que não votam nela, segundo esta pesquisa, 19% votariam com certeza num candidato apoiado pelo presidente Lula e 23%, talvez.

A maior dificuldade de Serra, por sua vez, reside exatamente aí: em 2002, ele era o candidato do governo FHC, com popularidade declinante, e agora é o candidato de oposição a um governo que bate recordes de aprovação. 

O quadro só deverá ficar consolidado a partir de agosto, após a Copa do Mundo, quando começar o horário político no rádio e na televisão, e ficará mais claro quem está apoiando quem nesta campanha. Até lá, quem tiver juízo não deve mais arriscar previsões nem colocar em dúvida os resultados oscilantes das pesquisas, que agora mais parecem uma gangorra, como escrevi no meu texto de sábado.

Bom domingo a todos. Agora preciso ir ao supermercado. Vai demorar um pouco a moderação de comentários.

 

115 thoughts on “Dois anos no iG esta semana

  1. Parabéns Ricardo Kotscho pelos 2 anos!
    E parabéns ao IG e a Vale que continuam apoiando essa proposta.
    “Conversar” pela internet pode ser muito prazeroso, descobri esse benefício aqui no Balaio e agora sou frequentadora assídua.
    Comecei no jornalismo agora (é minha segunda Graduação) e me emociona pensar que um dia chego aqui, onde o seu trabalho sério te trouxe!

  2. Bom dia Ricardo!
    Bom dia amigos balaieiros.

    Meus parabéns meu amigo, por ainda estar aqui com a gente. Sei como é ficar toda hora tendo que “moderar” certos indivíduos que agora não tem mais onde “despejar” suas pixações devído ao fim da parte de comentários do ig.
    Mas tem aparecido muito gente boa nesses ultimos tempos.
    Apesar de sua preferência partidária, que muitos atacam, consegue manter uma certa isenção em muitos assuntos. Alguns até por incrível que pareça, discordando sobre certos atos do governo.

    Realmente, não é por ser partidário, que se vá fechar os olhos, e seguir cegamente tudo que lhe é exposto.
    Todos temos nossas próprias individualidades, e opiniões.

    Talvez aí resída o grande respeito, e admiração que tem ganhado de novos leitores.

    Quanto ao fato das pesquísas, provavelmente irão questionar o avanço de Serra, por ser da Datafolha, mas não questionarão sobre a popularidade do Lula.

    Enfim, vá se entender esse povo.

    O que o povo precisa saber é que Lula é Lula, e Dilma é Dilma.
    Ela vai “continuar” seu governo, guardando a cadeira para uma possível volta? Ou vai tomar a iniciatíva de um governo próprio, e com a “sua marca”?
    Se for assim, qual sería essa “marca”?
    Tería ela a necessidade de também elaborar uma “carta aos brasileiros”?
    Ou vai apenas se “respaldar” na popularidade, e dirigir depois se eleita, da sua maneira?

    Como voce diz meu amigo…vida que segue!!!!

    Bom domingo!

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

  3. Acredito que o LULA tranferirá quase sua totalidade. O Placar final, será DILMA 67% e Zepedágio 33%. O PIG pode a continuar se estribuchar. Pode criar factóides á vontade, o Povo quer continuidade. E DILMA representa LULA e o PT. Mesmo que o PIG FolhaDitabranda,se esforce com sua pesquisa relâmpago, não mudará a VONTADE do Povo. Saiu uma pesquisa do Vox Populi pra o Estado do RIO, que joga de vez por terra esse factóide, a pesquisa saiu no jornal O DIA do RIO. e no http://www.tijolaco.com do Brizola Neto. Acho estranho essa pesquisa relâmpago do PIG Folha, é como se o Povo tivesse dormido desiludido da vida no dia 25 e 26 de março e acordado á procura de um salvador da Pátria, e segundo o PIG, esse nome é o Zepedágio,ZeAlagão,ou o ZeMentiroso, isso é brincar com nossa inteligência. de Belo Horizonte.

  4. Parabéns pelos dois anos. Não esqueço aquela sua despedida do NoMínimo, onde incluiu o texto sobre desapego, lido no seu grupo de oração. Aquilo me fez refletir sobre minha vida, e me fez mudar em muita coisa. Um abraço, bom domingo.

  5. Conheci num passado, cujas imagens voltam de repente, um daqueles coroneis que trazia um revólver calibre”44″ na cintura, e, montado em uma mula baia, andava pela cidade mostrando quem era, para na verdade, àqueles que muito o conhecia. Admirava o revólver, a mula ornamentada e depois, como terceiro item, o cavaleiro, que com um traje de linho bem amassado, que outrora fora branco, já não o era mais. Aquela figura coronelísticia(não sei existe essa palavra), se impunha, não pelo que na verdade era, más sim, pela arma calibre “44” na cintura e por aquela mula, bem ataviada para o passeio. Com o passar dos anos, a mula envelheceu e já não mais conseguia se impôr. O revólver calibre “44” corroído pelo tempo já não mais se impunha, não intimidava ninguém. A figura temida do coronel, era o que menos importava, primeiramente se olhava a mula ataviada, depois o revólver,depois o traje de linho amassado e depois sim, o cavaleiro. Assim, tenho a dizer que a figura do coronel que hoje se populariza em todos os confins do mudo, como o caso do nosso amado presidente, não conseguiria de forma nenhuma se impôr diante de um eleitorado de mente livre como os de hoje. O que ocorreu com o governo Lula, foi que ele não mostrou ao povo a mula que montava e nem a arma que empunhava e os trajes por ele vestido. Aquele coronel do passado coneguiria eleger qualquer dos seus ítens, “a mula…o revólver e o traje de linho surrado”, pois os exibia e eram vistos primeiro que ele. Ao contrário do Lula, que deixou somente para o fim dos seus dias, mostrar aquela que lhe carregou e que lhe deu as armas para lutar. Será culpa da Dilma se não se eleger, claro que não, a culpa sempre será do cavaleiro e não da mula que o carregava. A popularidade não transferida para Dilma, diz na verdade de quem se trata o Lula, uma pessoa egoísta e que pensa unicamente em sua popularidade e somente tentou passar a imagem de Dilma, agora que não encontrou outrao condidato capaz de “tentar ganhar uma eleição”. Se não der certo Dilma, saíba que a mula carregou o coronel, más conseguiu ser vista antes dele e a arma, mesmo que nunca usada, se mostrou ainda como um elemento capaz de dar a segurança para aquele que a portava.

  6. Como sempre a mídia interfere na grande massa desinformada, mostrando que existe somente dois candidatos. Onde estão os candidatos Ciro, Marina, Plinio.
    Certamente as cartas já estão marcadas.

  7. Não sei se vocês vão me entender, mas nós temos uma elite brasileira maldita, invejosa. A Veja (editora Abril) A Globo, a Folha, O estadão e mais uma corja desta trupe, são OS VEDADEIROS INIMIGOS DO BRASIL! Tem uns canalhas na Globo, lá tá cheio, de verdadeiros inimigos do Brasil. Pergunto: Na Globo tem algum Hugo Chaves? Sim, porque ao que parece, todos, eu disses TODOS! OBEDECEM! Todos falam mal? Por que a unanimidade só neste “meio”? Tem um William Waac, Cristiane não sei o quê, Míriam Leitão, Arnaldo Jabor (isso é um lixo!), André Trigueiro, Carlos Monforte, Sardemberg… esse até que dá para a gente entender, tá gagááááá´! A Globo é infestada de coisas que fedem. Tem até um tal de Diogo Maisnada! Viram só? Não tem um de outro lugar! Dona Marluce (CHAVES?) deveria levar o Boris Kasoi, aquele outro gagá que era da Globo e que agora está na Band que só diz m…
    Falam tanto do Hugo Chaves, do Fidel, do Ahrmadinejad e se esquecem de que na empresa onde eles trabalham são todos subservientes de um mesmo propósito. Parece até que foram admitidos, TODOS, sob efeito de lavagem cerebral, porque todos combinam, se combinam e são homogêneos… Dá-lhe Marinhos! Eles tomam o Daime???
    Acho que esses gagás só trabalham ainda porque a aposentadoria deles não os sustentam… Só a do Alexandre Garcia (pois é do Banco do Brasil!, dos tempos em que ele não criticava tanto o Brasil, nem a entidade que o pagava, para enrolar.) São uns invejosos, torcendo para o Brasil não crescer, não dar certo. Tudo porque seus “catedráticos” foram e continuam sendo incompetentes e inúteis e imbecis e não olham seus fundos podres como os mensalões que eles são “proprietários”… Uma hora dessas nós vamos descobrir os mensalões dos pedágios…
    Se o Presidente Lula desse ouvidos às asneiras desta oposiçãozinha medíocre, o Brasil tava lá atrás, como nos tempos deles, com a canequinha na mão atrás do FMI. Mas de uma coisa eu sei: Se for bobo ou idiota ou imbecil na época da eleição só serão alguns poucos de São Paulo, que engolem “um estado cada vez melhor” só nos infernos. Temos violência a dar com pau a toda hora, sequestros, roubos, a saúde um caos, a Educação nem se fala e os “espertos” tentando nos enganar com animações mentirosas na tv (GLOBO!). São Paulo virou MAR e o Serra não diz o que fez! O Kassab, desaparece! Só aparece quando é para dizer o que vai fazer e não faz nada! O povo morre afogado, carregado pelas enchentes. Este estado é governado pelos tucanos há 20 anos e o cara me aparece agora, com milhões gastos em propaganda mentirosa, deixando de investir no Professor, na Saúde e etc.,dizendo que fez 10 hospitais! Num estado rico como São Paulo, em 20 anos, não é pouco??? Alguém já foi ao Hospital do Servidor Público Estadual? Tentem agendar uma consulta lá!!! Procurem um remédio na farmácia de lá! E o cara enganando o povo com o dose (in)certa! Dipiorona, melhoral, aspirina…GENÉRICOS! Como o governador! Sim porque este governador não é de verdade, ele é definitivamente, um GENÉRICO!
    Votem neles e aí vocês vão ver logo, logo, milhões de pires na mão, sem emprego e tendo que devolver os carrinhos comprados agora, neste governo!
    CUIDADO! Quando o arrependimento vem depois,
    É TARDE!!!

  8. Resultado da próxima eleição e como o surgimento do terceiro movimento, ate o dia da decisão às ondas vão balançar para os dois lados, e sobrar para o terceiro

    Fim do voto obrigatório, fim de muita coisa que esta fora da realidade, virando moda sem a preferência dos consumidores

  9. Como já era de se esperar caro Ricardo Serra começa a subir nas pesquisas. Quando os dois se enfrentarem nos debates no TV ai é que a coisa vai pegar. Não me parece que a Dilma tem preparo suficiente para encarar o experiente Serra, dado a falta de carisma e a má articulação da ainda Ministra. É com muita esperança que

    1. Albert, o Serra é lindo, sexi, elegante, educado, culto, preparado, bom filho, pai exemplar, marido fiel, e a Dilma é feia, deselegante, sem cultura, trai o marido, abandona os filhos. É assim que voce espera conquistar votos para o Serra ? Está subestimando os leitores deste blog. O que nós queremos discutir aqui é o PÍFIO desempenho do Serra como governador do estado mais rico da federaçao. Estamos discutindo eleiçao pra Presidente da Republica, nao para sindico de condominio do CDHU.

  10. vemos o PSDB ganhar pontos no nordeste, que é o pátio eleitoral do PT. Esses recordes de aprovação que as pesquisas apontam, sempre me pergunto, são pesquisados onde? Eu nunca fui pesquisado, como não conheço ninguém que foi. Acredito que nos rincões do sertão onde as bolsas tudo reinam aos montes. Sul e Sudeste são do Serra, a batalha se dará no norte nordeste. Mas o essencial será o desempenho nos debates. Acredito em transferência de votos com perfil de quem aplaudiu o presidente tripudiando a multa que levou por fazer campanha antecipada. Esse será o início da queda do PT e do seu projeto de tornar aqui um estado totalitário, como a Venezuela.

  11. Caros Amigos,
    Hoje é domingo, e acabei de acordar, por isso vão acabar notando que minhas opiniões são meio confusas, porém, delatam meus sentimentos.
    Pois bem, ao ler comentários e pesquisas, sinto que existe alguém atraz de mim puchando as rédeas para um lado e para outro, e mesmo já sendo um sujeito politicamente tendencioso, não gosto da sensação.
    As duas maiores forças políticas, que aglutinam figuras ilustres de nossa história, deixaram, e deixarão, um rastro de corrupção e de vergonha, por conta de coalisões e apoios nunca imaginados, em nome da governabilidade.
    Confesso que sinto saudades de ver FHC, Serra, Covas, Lula, Zé Dirceu, Genuino, Montoro, Suplicy, Mercadante e Aécio no mesmo palanque e com os mesmos objetivos. Pena que a vaidade e projetos pessoais privaram o povo brasileiro de um melhor futuro mais rápido.
    Quanto ao Serra, apesar de competente e com o nome já gravado na história, acho que seu tempo já passou, e a Dilma, vejo-a como uma tecnocrata, ainda sem história para que possamos analisar, e pior ainda, me lembra muito da eleição do Pitta, com apoio do Maluf.
    Infelizmente, vamos perder, novamente, a oportunidade de eleger um presidente apoiado por PT e PSDB, que na minha humilde opinão deveria ser o Aécio.
    E pra quem achar que sou tucano e mineiro, já erraram, pois, sou paulista, petista de carteirinha, porém, principalmente, um cidadão comum.
    Grato pelo espaço.

    1. Carlos, voce acordou, mas está sonhando com o dia em que os politicos serao honestos, PT e PSDB irmanados visando o bem da sociedade, os meios de comuncação informando sem parcialidade a opiniao publica, etc…. Nós, ao contrario, preferimos comparar os governos FHC e Lula e, já que a eleiçao esta polarizada entre Dilma e Serra, votar no melhor. Ou seja, naquele que gerou mais empregos, promoveu distribuiçao de renda, deu mais autonomia à Policia Federal, colocou governador corrupto na cadeia, etc…

      Como voce pode ver, nada tão complicado quanto acabar com a corrupçao sem acabar com o poder do dinheiro.

  12. PRESIDENTE DO IBOPE
    É DESMENTIDO PELO
    PRÓPRIO INSTITUTO
    QUE PRESIDE

    “EU NÃO ACREDITO QUE DISSE AQUILO”

    Por falar em pesquisa, julgo pertinente comentar as “profecias” do presidente do IBOPE, Carlos Augusto Montenegro. Ele é mais um entre tantos q vivem a fazer previsões c/ vistas a minar tudo e todos q tenham a ver c/ o governo central. Mesmo q mais à frente tenham de lidar c/ o ridículo de suas avaliações não raro propositalmente equivocadas.

    Em fins de abril do ano passado, quando Serra cravou confortáveis 21 pontos percentuais sobre Dilma Roussef, Montenegro jurou q a ministra chegaria ao final da campanha c/ cerca de 15% a 17% dos votos. Acrescentou q a transferência de votos do presidente Lula para a ministra candidata, chegaria no máximo a um patamar de 15%: “A partir daí, será difícil conquistar cada ponto a mais.”

    Três meses mais tarde, em julho deste ano, quando pesquisa do DataFolha já indicava o crescimento da ministra, ao apontar uma queda de 8 pontos percentuais na vantagem de Serra sobre ela, Montenegro não perdeu a pose: “Continuo com a mesma opinião. Defendo tudo aquilo que disse antes”.

    No entanto, ao ter confrontadas suas “profecias” c/ os resultados da pesquisa do IBOPE revelada na última quinzena de março deste ano, dando conta de q a diferença q Serra mantinha p/ Dilma havia caído p/ irrisórios 5%, Montenegro rebolou: “Eu não acredito que disse aquilo.” Na verdade, poucos acreditaram, posto q já é de domínio público q a bola de cristal do presidente do IBOPE pende muito mais p/ o tendencioso do q p/ o científico.

    É natural q os q militam no ramo da pesquisa de opinião guardem simpatia por este ou aquele candidato. Vedado a eles, ao menos do ponto de vista ético, é se valerem de seus cargos p/ alardear opiniões e avaliações, carentes de lastro científico, cujo objetivo é o de beneficiar “a” ou “b”. Seria mais prudente q essas entidades fossem dirigidas por profissionais q não se travestissem de cabos eleitorais de plantão.

  13. Bom domingo Ricardo e familia.
    Bom domingo amigos do Balaio.
    Celebrem!
    NUNCA ANTES NESTE PAÍS – UM PRESIDENTE – FEZ TANTO POR TANTA GENTE – SEM ESQUECER DOS QUE MAIS PRECISAM DE GOVERNO!
    Tenho certeza de que essa POPULARIDADE não é por acaso. Lula – com o nosso apoio – LIBERTOU escravos que não tinham salário ou condição de negociá-los.
    LULA É A ESPERANÇA DE QUE O BRASIL FICARÁ AINDA MELHOR – SEM MEDO DE SEM FELIZ!
    Quem mais ousaria dar oportunidade a NÓS MULHERES?!
    Lula tornou VISÍVEL os “Silva” e as mulheres por outros esquecidas – como FORÇA POLÍTICA – EM CONDIÇÕES DE CHEGAR À PRESIDÊNCIA.
    Sábio Lula!
    NUNCA ANTES NESTE PAÍS ALGUÉM FEZ TANTO PELOS MAIS POBRES, POR NÓS MULHERES E PELOS QUE LUTAM POR VIDA DIGNA PARA TODOS!
    Vai dar ESTRELA outra vez!
    O Brasil merece!

    1. Só para lembrar o que de NOVO traz esta pesquisa:
      Popularidade AUMENTA entre os idosos e as MULHERES.
      Percebem como é fácil saber que vai dar ESTRELA?
      Eu já disse: Lula resgatou os “Silva” da escravidão e agora ao lançar a MINISTRA DILMA – resgata a nossa auto estima. NUNCA ANTES NESTES PAÍS – VAI SE VER TANTAS MULHERES ENTRANDO NA VIDA POLÍTICA.
      Anotem!
      Seremos um exército – UMA ONDA GIGANTE – BOA – que vai AJUDAR A CONSTRUIR UMA VIDA – MELHOR AINDA PARA TODOS!
      Sem a igualdade de sexos no poder – NUNCA SEREMOS UMA SOCIEDADE JUSTA!
      É assim numa familia!
      Quando só uma manda os outros viram escravos.

    2. Sim,sim. Os hospitais estão maravilhosos; existem moradias para todos, a educação é ótima, a estradas, portos, aeroportos e ferrovias são modernas e funcionam; e o melhor, Lula não apoia estados totalitários e baniu a corrupção e a impunidade. Salete acorda pra vida. Sai desse desnunbramento e seja criteriosa. A Dilma é o Pitta do Lula, DEUS nos livre.

  14. Ricardo,

    Comentar sobre a popularidade de nosso presidente retirante é repetitivo pois é publico e notório a todos os olhos a sua grande aceitação, a sua grande aprovação.
    Mas, comentar o seu sucesso em todos estes anos, em todos os veiculos a qual você colocou este carisma é algo incansavel, é algo que sempre terei o prazer de comentar e exaltar pois poucos monstros sagrados da comunicação tem esta humildade e perseverança que possuis.
    Mas um aniversário do Balaio é mais uma pedra no sapato de uma série de invejosos e profissionais frustrados que povoam este blog sendo nefastos comentoristas de suas idéias, de suas dcolocaçãoes, das escolhas inteligentes de temas.
    Quanto as eleições, Dilma ou Serra, hoje e até dia 1 de abril não importam, são apenas figurantes de seu enredo, de sua hístória, de sua vida que diariamente compartilha conosco.
    Parabéns!!!

    1. Zé simbora….você nem saideira aguenta mais. O que tem a ver o Arruda com o Serra? E a Dilma é proporcional ao Pitta sim…sem nenhuma expressão, sem carisma e sem noção. LARANJA.

  15. Caro escriba, parabéns pelo sucesso. Você é dos bons!
    Dilma ganhará, o Brasil merece.
    Nós, trabalhadores, continuaremos fazendo história.
    Longa vida!…..

    1. Carmen, quer mesmo nos convencer que nao sabe que o Arruda havia sido escolhido para vice de Serra ? Dispense a saideira. Peça o logo o taxi enquanto ainda se lembra do endereço pra informar ao choffer.

  16. Só não sei até onde podemos confiar na pesquisa do Datafolha, pois a aprovação do presidente continua subindo
    Onde que o José Serra conseguiu estes quatro pontos a mais?
    Como explicar a queda de Dilma ?

  17. Coincidencia ou nao, temos 75% de analfabetos funcionais e o governo do ilusionista tem 76% de aprovaçao, por esta e outras é que nao se investe em educacao de qualidade, querem um povo que saiba ler e escrever porém nao saiba analisar, discernir e concluir suas proprias ideias.

    1. Isso pra mim é claro. Esse governo nunca teve a intenção de educar,mas apenas manipular. É o projeto do PT, uma idéia retrógrada que morreu faz tempo.

    2. Carlos
      Você acha que o POVO BRASILEIRO não é inteligente só por não VOTAR nos SEUS. E esqueces que quem não come não tem cabeça para estudar. Lula libertou os ESCRAVOS e agora – se ainda não sabes – na comunidade onde trabalhei nos últimos 10 anos – todos os que tinham bolsa familia ou ainda tem – VOLTARAM A ESTUDAR.
      Dá uma passeada nas comunidades mais pobres e vais descobrir que é nelas que está o ELEITOR MAIS CONSCIENTE DESTE PAÍS. Os outros? Em geral são medianos medíocres que vivem grudado ou boiando nas águas de parte da eleite malandra – se achando esclarecidos. DO TIPO SÓ LEVAM VANTAGEM E SÓ OS SEUS CANDIDATOS PRESTAM.
      Não é verdade?
      Acorda!
      HITLER TINHA BANCO DE FACULDADE e não era sábio!
      Sabedoria é coisa que se aprende na VIDA. Claro que o estudo ajuda ou piora. E se achas que outros foram melhores dá uma olhada no que fez o PSDB no tempo do Fernando: NEGOCIOU MANDATO NO TAPETÃO!
      CRIOU O MENSALÃO!
      Achas que isso – Carlos – é VOTO CONSCIENTE?
      RASGAR A CONSTITUIÇÃO DO BRASIL – se tiver faculdade ou se for Mestre e Doutor – PODE?! Isso não é a mais clara prova de ANALFABETISMO POLÍTICO ou é apenas sacanagem e CRIME DE LESA PÁTRIA – mesmo?!
      Pois é.

    3. Caro Carlos,
      Sugiro que faça uma pesquisa (Google?) e reflita sobre quem é responsável pela implantação da política educacional dos “analfabetos funcionais”. Você já ouviu falar em Progressão Continuada? Faça uma pesquisa… você vai se surpreender ao descobrir quem é o real analfabeto… Quiz para você: qual o partido que governa o Estado de São Paulo por 20 anos?

  18. Comentaristas DavidRdaSilva, Geônimo (fostei do “Serra é genérico”), Salete e Claudionor, foi bom le-los. É claro que a popularidade de LULA é merecida; a olhos nus o Brasil melhorou (e muito) com a competencia com que foi governado pelo Presidente Lula. Dilma representa a continuidade e é do que precisamos e merecemos. Se ela é bonita ou feia, se gorda ou magra, se sorri ou não, isso não importa. O que importa é a continuidade dos programas deste governo, o “seguir em frente” |(e ainda temos o pré-sal). Serra não tem competência, não tem carisma e seria um retrocesso na credibilidade deste país que só agora é respeitado. è só ver a bonita e enorme São Paulo: mal administrada nas mãos desse quarteto: fhc,serra.alckmin e kassab. Paulistas, acordem… libertem São Paulo desse jugo do PSDB, associado ao DEM!

  19. Acho que a pesquisa sobre a popularidade de LULA é feita em algum sindicato pois não é isto que vemos e ouvimos na rua. Aposentado que ganha mais de um salario mínmo que votar ou aprovar o governo LULA, merece uma surra de cançanção. Xô corruPTos.

  20. Ao comentarista Geronimo.
    Vai tomar um anti ácido , cara!
    Vc está de mal com a vida e põe a culpa nos outros.
    Vai estuadar e quem sabe voce não consegue uma vaga de jornalista da Globo hahahaha

    1. Carmen, o instituto que aponta a popularidade de Lula é o Datafolha. O seu raciocínio está lento, mas se a visão estiver duplicada é melhor passar para os refrigerantes.

  21. Serra dispara na pesquisa DataFolha novamente, ao anunciar sua canadidatura. Ou seja, agora a difença é de 9 pontos, ou 34% à mais que a Dilma Rousseff. E para o José Serra a campanha começa somente depois do dia 10 de abril. E a filha politica do Lula está há dois anos tentando convencer o eleitorado. Ou seja, já queimou todas sua fixas e do presidente também. Além do provavel crescimento do governador, o Ciro Gomes que é bom de comunicação e a Marina Silva devem avançar nas pesquisas. E a Dilma deve despencar… E o Lula que quer mostrar que entende muito de futebol, ainda não aprendeu que jogo nenhum se ganha antes de iniciar a partida. Isso prova que o PT é um conjunto de camelôs que só vendem produtos piratas…

    1. Percebe-se que além de torcer para a Dilma cair nas pesquisas o senhor não acompanha o que acontece em São Paulo. Todos os dias as televisões estão repletas de anuncios do Governo do Estado. É Sabesp, Metro (não mostram a estação Tietê), o Rodoanel (nem foi inaugurado e já está privatizado). É claro queJj Serra está em campanha. Não adianta torcer, pois somos um pais pobre e os pobres (tão ajudados pelo aumento da renda dos empregados, do salario minimo, queda do desemprego e pela diminuição da desigualdade) elegerão a candidata que se enquadra nesta linha que o povo quer. Infelizmente para os abastados.

    2. Paulo
      Serra não dispara!
      Serra permanece e até desce.
      Quem DISPARA – comparando todas é a DILMA – nossa ESTRELA!
      E notou que a popularidade do LULA além de aumentar trouxe consigo uma novidade?
      Agora – mais IDOSOS e MULHERES aprovam o governo Lula.
      IDOSOS SÃO SÁBIOS E MULHERES ALÉM DE SÁBIAS SÃO VOTO CONSCIENTE.
      Se gostam do Lula votam em quem ele INDICAR.
      Então anote. Essa eleição vai ser do PT. Ate por terem roubado mais de 3 mandatos dos TRABALHADORES. Um com um plano só jogado na véspera de eleição – sem ligar para o sofrimento do povo. Outro comprado no TAPETÃO com MENSALÃO do PSDB/DEM que ninguém é bobo. Aquele congresso não deu de graça para o FH e sua turma. E ainda tem aquele que foi comprado com a CRIAÇÃO DO CAÇADOR DE MARAJÁS que hoje tenta devolver – apoiando as medidas boas – o que roubou do Lula, PT e o POVO BRASILEIRO.
      Então não tem como não dar DILMA ESTRELA GUERREIRA COMO TODAS NÓS MULHERES BRASILEIRAS. Até por respeitarmos os camelôs e não ficarmos feito BABACAS achando que só os mais pobres vendem ou compram produtos piratas. Todos os dias tem medíocres e suas elites nos “steites” comprando – sempre que podem – coisas sem declarar impostos.
      NÃO VISTES O QUE ACONTECEU COM A DASLÚ?
      E lá não tinha camelô.
      Pois é.
      Pense antes de falar bobagens!

  22. 9 pontos s´em São Paulo onde ele é conhecido mesmo assim demonstra que os Paulistano bem como o resto mais miseráveis do Pais são analfabetos Politicos onde já se viu votar num vampiro que coloca um pedágio a cada 9 km do rodoanel e ainda não teve vergonha de mentir sobre a Educação onde o mesmo não deu nada de aumento e ainda dividiu a classe. É só a alta burguesia que gosta do vampiro do Serra. Movimento Qualquer um menos o Serra ou mesmo PSDB. Cuidado com o PSDB ele vai vender você!!!!

  23. As vezes fico pensando sobre as terríveis possibilidades que se apresentam.
    Tanto um lado, como o outro.
    Apenas dois nomes em destaque.
    Um nome que se apresenta sem proposta, e baseado apenas num péssimo governo estadual. E outro nome que se “apoia” ou tenta de todas as formas se apoiar na credibilidade e no carísma sem dúvidas conquistados pelo atual governo.
    Vejo melhoras no país, mas não aquelas melhoras tão enaltecídas, e de grandiosidade assim como pregam os defensores.
    Vejo que o mundo desceu no abismo, e o Brasil, apenas não caiu junto.
    Durante um bom período do governo, houve chance de crescer, e essa chance foi desperdiçada.
    Houve avanços, mas isso tem que ter mesmo. Até Collor abriu o pais para o mundo.
    FHC estabilizou a moeda, sendo que só o Itamar retrocedeu na fabricação do velho Fusca.
    No governo FHC o investimento na educação foi de base, e no de Lula no superior.
    Mas e a saúde? A segurança?
    A dívida externa não foi paga, mas temos crédito para pagá-la.
    Em compensação nossa dívida pública quase TRIPLICOU.

    Basta fazer uma busca no google sobre comparatívos de governo, e ler os diversos que tem lá.
    Não gosto do Serra, mas também não confio na Dilma.
    Talvez uma opção melhor fosse um “ORESTES QUÉRCIA” .

    Bom…brincadeiras de lado, o fato é que com certeza iremos ouvir essa senhora com a voz bem macia, e com musiquinha no fundo, durante um bom tempo. Bem diferente das doces, ternas, e amorosas palavras que costuma pronunciar, sempre com aquele sorriso angelical.

    Vamos aguardar então!

  24. tenho certeza de que a Dilma ganhará no primeiro turno.
    Somente se o Brasileiro for muito BURRO reconduzirá ao governo aqueles que durante oito anos arruinaram o país.
    não acredito que a população já esqueceu aquilo que o Lula herdou, apesar da memória curta do povo.

  25. Esse record do presidente LULA se explica nos sorrisos do povo Brasileiro, que recuperou sua alta estima e sobre tudo a dignidade que no seja dentro do pais como fora do pais, como pude presenciar em jantar oferecidos por espanhois na cidade de Valencia, que diziam seentir enveja do nosso presidente.

    Viva o presidente LULA viva o povo Brasileiro, mesmo aqueles que não querem um pais grande e sim pequeno para uma minoria cega.

    Abraços Ricardo,

  26. Vc bem que poderia sugerir no seu blog a primeiro boicote ou FORA FOLHA virtual contra o CHEIRA MAL DO DATAFOLHA.

    Escolhe uma data tipo 6 de abril neste dia os leitores do blog não irão acessar o sit da folha ou do UOl, alem disto seria feita uma limpeza nos pc retirando de favoritos os sit da UOl e Folha

  27. A candidata Dilma está na minha há muito tempo como pré-candidata, sempre ao lado da pessoa que mais interessa a sua eleição. O seu principal opositor só entrará no páreo, para valer, depois que sua candidatura se efetivar. Depois, então, vamos ver se a popularidade do seu padrinho político irá ajudá-la a conquistar votos, mesmo que seja em prévias.

  28. A popularidade de Lulla não agüenta o “maracanaço”, isto para provar que o Lulla arrecada muitos impostos não para desenvolver o país, e, sim para comprar pessoas, institutos de pesquisas e instituições, como a UNE (venal e dissoluta). É preciso lembrar constantemente o show de corrupção do primeiro mandado do governo Lulla (dois “ll” como do Collor, agora já aliado de Lula), e, que nada ele fez para desenvolver o país há não ser aquele programa bêsta do “fome zero” para enganar os trouxas, e que teve muito mais adesão da sociedade do que do governo. E no final do mandato do 1º governo dele a base aliada estava rachando. E aí como é que um cara deste foi reeleito? Claro, fraude eleitoral! A urna eletrônica não é inviolável, professores de informática receberam telefonemas de alguém querendo saber se eles sabiam como fraudar urnas eletrônicas, a Band noticiou que urnas eletrônicas foram fraudadas em quase todo o país. Depois o Lulla inventou uma desculpa para dar 30 milhões a UNE. É só ligar os pontos e aí veremos um novo escândalo. E o golpe que ele deu no Flamengo? Ele forçou a Petrobrás a não patrocinar o Flamengo por disse que era absurdo as estatais fazerem propaganda nos clubes. Isto para conter os gastos. E o Flamengo já estava de olho no Ronaldo “O Fenômeno”. Só que sem o dinheiro não poderia comprar o jogador. Quem comprou o Ronaldo “O Fenômeno”? O time do coração do Lulla! O Corinthians! Depois há pouco tempo, o Vasco apresentou os seus reforços e na camisa do clube a propaganda de um estatal! A Eletrobrás! Foi ou não foi um golpe contra o Flamengo?

  29. Acho engraçado como essa pesquisa feita em 1 semana foi ao ar tão rápido e a outra , onde o JS estava perdendo demoroouuuuu! Isto não m cheira bem!!!!
    Algo de Podre no reino da Dinamarca……rsrsrs
    Presta atenção pesquisadores os brasileiros estão melhores, mais bem nutridos e portanto mais espertos….

  30. Quem viver verá, vai dar ESTRELA.o problema maior é que a inveja corroi a alma…
    Ë notorio, que este foi o melhor presidente que o BRASL teve o que os outros fizeram? O FHC, fez muitas coisas boas mais não foi o suficiente.
    Sou paulista e vou votar consciente em DILMA

  31. Quantos milhões o governo de SP gasta c/ essa mídia macartista para enganar o povo?
    A realidade nos mostra alagamentos contínuos, protestos de professores, desabamentos em metrô, rouboanel, etc.
    Quero ver no cara a cara c/ a Dilma durante os debates onde é que esse farsante careca vai se esconder.

  32. Carmem
    Entre uma mulher corajosa que largou a vida boa para lutar por liberdade – HOJE ESTÁS AQUI ESCREVENDO GRAÇAS A ELA E OS QUE LUTARAM PARA DERRUBAR A DITADURA – tu escolhes quem rasgou a constituição – NEGOCIANDO MANDATO NO TAPETÃO – PSDB e aliados – só para parecer intelectual?
    Sei.
    Com certeza não lestes BRASIL NUNCA MAIS!
    Leia.
    Vais mudar de opinião e começar a ter AUTO ESTIMA. Antes disse só vais escolher homens com história ruim ou não. NÃO VOTAS EM MULHER Não É VERDADE?
    Achas que os partidos que RASGARAM A CONSTITUIÇÃO são idéias modernas?
    Santo Deus!
    Carmem!
    Carmem!

  33. Só quero ver qualquer um dos que assumir ,pagar a conta da farra dos amigos do PT, nos cargos criados a partir dos incontáveis ministerios, “criados” para dar abrigo aos “companheiros”.

  34. Será difícil, Dilma uma figura mediocre e autoritária, parece a Marta que não traduz segurança e simpátia, enfiará os pés pelas mãos e que talvez pela doença, o governo poderá acabar nas mãos do vice(mas quem será o vice dela mesmo ?). Serra traduz governos que no passado nada fizeram pelos pobres e classe média, atendiam sómente empresários e amigos. Será que é melhor o mundo acabar em 2012 ?

  35. Helllooooooo Salete !!!
    Acorda ! tudo que voce falou foi de Lulismo.
    PT é Genoino, Shiguen,Palossi, Suplicy’s(coitados) e outros tantos escandalos do primeiro mandato, esqueceu ?
    Dilma, se esconde nas costas do Lula, mas ele terá a Marisa para cuidar.
    Se o Lula que é o Lula teve de amargar tudo isso acima,
    a sua ESTRELA com certeza não conseguirá.
    Dilma terá que andar com as próprias pernas, não conseguirá !

    1. Bismark
      Sabia que até conhecer Dilma pessoalmente eu também pensava como você?
      Tem mais: eu a imaginava antipática quando na verdade ela é uma simpatia de pessoa.
      Foi por ela ser simpática que fui atrás da sua história.
      Cara!
      Você não tem idéia da ADMIRAÇÃO que passei a ter por essa mulher GUERREIRA como todas nós BRASILEIRAS!
      Dilma é uma ESTRELA verdadeira. Dilma é corajosa. Dilma vai a luta. Dilma não se acomodou numa vida boa quando mocinha. Dilma colocou em risco a própria vida – por uma vida mais digna para todos.
      JÁ PENSOU QUANDO TODAS AS MULHERES E HOMENS POBRES DESTE PAÍS CONHECEREM A VERDADEIRA HISTÓRIA DA DILMA?
      Aí é que você vai ver o que é CAMINHAR não apenas com as pernas – mas também com o CORAÇÃO!
      CORAÇÃO DE DILMA É CORAÇÃO DE MÃE – DE IRMÃ – DE AMIGA DE TODOS OS QUE LUTAM POR IGUALDADE.
      Não tenha medo.
      Para saber um pouco do que Dilma enfrentou leia por favor:
      BRASIL NUNCA MAIS!!!

  36. Fico admirado de ver grande parte do povo paulista defendendo o feio, sem sal e governante de péssima aceitação por todo o Brasil, continuarem a insistir só com o genérico e feioso SERRA. Certas coisas devem existir sempre por titularidade e aproveitando um caminho já percorrido e como dizia e velho e bom Chacrinha: tudo na televisão nada se faz, tudo se copia. Ainda é muito cedo par podermos determinar a quantidade de transferência de votos que o presidente LULA fará a favor de DILMA. Não sou petista, sou filiado ao PDT e muito menos paulista, sofredores de alagamentos intermináveis, rouboanéis, maquetes de obra nem licitada e buracos do metrô que exteerminam trabalhadores e população em quantidade. Minha gente, como disse o próprio Ricardo, ainda é muito cedo e se DEUS permitir, acho o melhor caminho do PSDB deixar de fora da campanha para presidência este senhor desgastado, chato e mentiroso genérico.

    1. Poque sabemos que ele é um bom governador Nilo. Alagamentos existem em todas as cidades, o Rodoanel é a maior obra viária do Brasil e vai beneficiar seu Estado também, pode crer. Rss…o metro vai bem e em plena expansão. Gostaria de saber quais as obras de infra estrutura, como aeroportos, hospitais, escolas, rodovias, etc, do governo federal? Lula é bom em criar ministérios para empregar seus comparsas

  37. Serra vai levar essa merecidamente. Nada contra Lula, mas ele batalhou muito mais do que essa tal de Dilma que quer chegar e levar algo que exige muitos anos de luta.

    1. Batalhou? – Só se for para superfaturar ambulancias, deu duro na privataria, Dá duro para construir o rouboanel (mais caro do mundo), metro superfaturado (alstom) e com pessima qualidade (buraco), Dá duro para pagar pessimo salario aos professores que estão em greve. Manda a policia dar duro nos professores com cassetetes. Serra é uma lastima, o poir que pode nos acontecer.

    2. O PSDb não deu o impulso que Sp precisa para enfrentar os novos problemas, o PSDB/DEMO fracassaram em SP. E não preciso dizer que a experiência FEDERAl do PSDB tem mais contras que prós.

  38. Eu não concordo cvom a citação de q Lula transfira votos para
    qualquer um por melhor q seja.Ele é um Presidente demagogo
    q usa sua habilidade da fala pra convencer a maioria analfabeta do País,q como os cultos evangelicos,usam a fala para convencerem os menos letrados.Estão sendo iludidos pela palavra,mas a realidade é completamente diferente.O futuro há de mostrar a realidade e então,será
    tarde de mais.Espero q os mais ilustrado se é q tem racio
    cinio ou tenham alguma massa encefalica não entrem
    nessa conversa fiada.

  39. Faça um retrospecto e veja a porcentagem da Dilma e Serra há um ano atras.

    Quem subiu e que desceu?

    Temos pela frente 6 meses para comparar 8 anos de FHC/Serra e quase oito anos do Lula/Dilma.

    O resto é esperar o dia D – 3 de outubro de 2010.

  40. Todo o balanço dessa gangorra vai parar quando o brasileiro ficar ciente que a candidatura Serra representa o passado neoliberal que já se demonstrou funesto para o povo brasileiro e latino-americano.., quando o trabalhador-presidente arregaçar a manga da camisa e sair abertamente em campanha pela continuidade do seu governo.

    1. Até concordo que Serra não seja a solução, mas achar que o Lula é trabalhador, ai é o cumulo do absurdo. Ele nunca gostou de trabalhar, sempre esteve encostado em sindicato para não trabalhar e nunca trabalhou como presidente, sempre enrolou. Nunca sabia de nada!!

  41. Com essa imprensa golpista que nós temos é muito díficil acreditar em pesquisa.

    O Datafolha é do grupo de serra. Logo, pesquisas destes grupos nãdevem ser considerada.

    Creio que o povo brasileiro não vai votar no modelo serra de governar…São paulo sofre com isso…. e o brasil não precisa de outro FHC.

    Viva ao Lula e vamos Dilma…

    Abaixo a imprensa golpista e nojenta

    1. Marcos quem precisa trabalhar sao os mediocres como voce. O Lula traçou seus objetivos e os atingiu. E voce, quais sao seus objetivos e quando espera alcançá-los ?

  42. se a dilma fosse mais esperta, estaria tratando junto ao lula o assunto ref. aos aposentados, pois e uma categoria que nao se deve despresar quando se trata de “urnas “.

  43. Meu caro Kotscho. Parabéns pelos seus cinco anos à frente deste blog. A facilidade para o trabalho do jornalista encontrada hoje com todos estes meios eletrônicos é fantástica. Quando conto para os estudantes de jornalismo nas palestras sobre os meios que tinhamos para trabalhar eles ficam querendo saber detalhes pois muitos não acreditam. As máquinas de escrever, as laudas com carbono, a preguiça em refazer o lide depois de jogar muito papel no chão e escrever na margem com caneta a conclusão da linha, a cola de parágrafos em cima do que não queríamos, as pesquisas demoradas no arquivo do jornal ou no arquivo do Estado, as dezenas de telefonemas para as fontes e busca de novidades, as horas e horas em um gabinete ouvindo muitas vezes conversa fiada para fazer amizades que acabariam por nos dar o que todo jornalista deve procurar: o furo, a exclusividade.
    Tinha ainda o texto passado de cabeça pelo telefone. Enchiamos a caixinha de fichas para evitar que a ligação caísse. E as fotos retransmitidas pelo telefone. Hoje com e-mail, webcan, facebook, etc, como diria um locutor esportivo, que beleza!!!!
    Ficou tudo mais fácil. A pesquisa é feita em poucos segundos e tem gente, preguiçosa, que não se dá ao trabalho nem mesmo de montar seu próprio texto. Copia e manda em frente. Por isso quando a rede cai tem gente desesperada nas redações pela falta de notícias sem saber onde procurar.
    Enfim, é isso meu amigo. Nós nos incluímos nessa nova mídia, uma mídia maravilhosa. Com todos esses recursos basta ter vontade para ir em frente nessa profissão que é desenvolvida num trabalho sem rotina, com fatos novos a cada dia e um desafio sempre pela grande reportagem.
    um grande abraço

  44. Cidadão K, dificil assumir, mas somos mesmo fregues do Corinthias, infelizmente. Deceopção…
    Parabéns pelos dois anos de balaio, que continue o sucesso.
    Bom domingo pra todos

  45. Que Lula chegue aos 110% de popularidade. Vai conseguir fácil, fácil, é só continuar a fazer esta pesquisa nos grotões da miséria, ignorância, pobreza e fome…..o Nordestão do país. VIVA Bolsa Esmola, VIVA….

    Que Lula chegue aos 110%, mas Deus é justo. A partir de 02 de janeiro estamos livres do Governo mais corrupto e mentiroso da história do país….

    1. Se pesquisas ganhassem eleiçao, Lula nao teria sido eleito nem reeleito presidente do Brasil. Não podemos perder o foco da nossa missão cívica: Em outubro vamos varrer o PSDB e DEMO da vida politica nacional. Fora entreguistas. Fora PSDB. Fora DEMO. O Brasil é dos brasileiros.

  46. Fico perplexo como esse pessoal do PSDB/DEM nâo sentem vergonha de tentar demonstrar algo que eles não são, os caras estão a mais de vinte anos governando São Paulo que é o estado mais Rico e com maior representatividade no congresso e não conseguem nem ao menos resolver o problema das enchentes que assola o estado como podem vir a publico dizer que sabem governar?

  47. Eu me pergunto como alguém que queira o bem para o seu país possa torcer pela permanencia de um partido que APOIA A DITADURA CUBANA, que diz que o MASSACRE DE CIDADAOS IRANIANOS que lutam pela sua LIBERDADE é coisa menor, quase que uma briga de torcida. Que APOIA A DITADURA IRANIANA, deixando morrer pessoas que pedem ajuda. E que o faz alegando que o país nao é uma ONG e nao pode interferir na politica interna de outra nação.
    OQUE FOI ENTAO O POSICIONAMENTO DO GOVERNO NO CASO HONDURAS? Nao adianta dizer que o Brasil entrou nessa de gaiato, pois tinha em suas mãos a solução da questão, nada fez, e agora toda a comunidade internacional reconhece um presidente eleito pelo povo, menos o Brasil.
    COmo alguem pode apoiar um governo que descaradamente usa todos os palanques possiveis para emplacar sua candidata. QUE SÓ É CANDIDATA HOJE PORQUE TODOS OS POSTULANTES A VAGA FORAM PEGOS EM ESQUEMA DE CORRUPÇAO.

    Antes que venham me dizer que sou Tucano, muito leo contrario. TENHO NOJO DO PSDB. TENHO NOJO DO PT.

    Nao se iludam. Nem PT, nem PSDB, nem LULA, DILMA,SERRA, se importam com voces.
    Voces que defendem Lula, Que defendem Serra, DEFENDAM A SI MESMOS, POIS É ISSO QUE LULA, DILMA, SERRA E CIA. FAZEM.

    O unico interesse de Serra é chegar ao poder PARA TER MAIS PODER.
    o UNICO INTERESSE DE LULA É QUE DILMA GANHE PARA QUE ELE CONTINUE NO PODER.

    Eles nao sabem quem voce é. Eles nao querem saber.
    Entao parem de defender absurdos, parem de se enganar, parem de achar que SE O LADRAO É MEU AMIGO, NAO TEM PROBLEMA.

    Nenhum deles presta.

    1. Tony, voce que se preocupa tanto com os cubanos, iranianos, haitianos, hondurenhos, chilenos, etc… vá até a ag Banco do Brasil mais proxima e faça sua contribuiçao em dinheiro aos haitianos e chilenos. Nós nao somos hipocritas e estamos interessados no futuro do Brasil. E por esse motivo estamos em campanha para varrer os entreguistas do PSDB e DEMO nas proximas eleiçoes.

      A Petrobras e o pre-sal são nossa esperança num pais mais justo.

      Fora PSDB. Fora DEMO. Fora traidores.

  48. Esta pesquisa com certeza foi manipulada. Foi feita dias 25 e 26.03.2010 e publicada no dia 27, justamente para coincidir com a oficialização da candidatura de Serra. Para enganar os eleitores aumentaram a aprovação de Lula com o objetivo de dizer que o presidente não transfere voto. Quando Lula tiver tempo na propaganda eleitoral e declarar seu apoio, sem censura, não vai ter manipulação que dê jeito.

  49. Acredito que o Brasil melhorou, nas estradas, no crescimento das empresas nordestinas e de outros pontos do Brasil também, assim como estaão sendo feitos investimentos em portos, aeroportos etc…. Não votei no Lula, mas devo considerar que para um ser humano nascido na pobreza, que teve uma infância , adolecência e juventude muito difícil Lula é o CARA, hoje vejo o quanto melhorou a vida dos mais pobres, a facilidade que se tem para comprar um caro, uma moto, um eletrodomético e tantas outras coisas, tão mais simples como simplesmente poder comer.

  50. Cinco aninhos, cara? Parabéns!… Pra vc e pro Curintians… Kakakkkkkk…. Não enrola, neh? Desses cinco, vc passou pelo menos um ano, inteiro, falando daquele timeco… Não enrola, tá? Poxa, Ricardo… o meu Vasco ‘tá na pior. E, ainda, arruma aquela camiseta, nova (Vc viu a camiseta, nova? É a cara do Dinamite…Barrabás! Uma falta de gosto, assim… de Curintinanu), q dá um azar, da peste. Não sei, não. Acho, do jeito q vai… Não sei, não. Agora, a única coisa boa é essa pesquisa, aê…. do seu Presidente. Viu como, qdo querem, fazem um trabalho correto?… Pq a outra pesquisa tem toda a cara de encomendada, pra grde festa de lançamento da cão-dita-dura, do Zé Serra; finalmente, parece, q o Zé vai ser senador, mesmo. Já q vai perder essas eleições e se candidatar, na proxima, pro Senado… risos Aquele abraço, fraterno

  51. É impossível ter certeza do que vai acontecer daqui para frente. A verdade é que Serra ainda está no laboratório, ao contrário de Dilma, que já botou o bloco na rua ha quase dois anos. Os tucanos não podem ser desprezados, basta relembrar 2006 quando Alckmin encostou-se a Lula no segundo turno com 42% da preferência. A briga vai ser boa, mas colegas jornalistas devem deixar o puxasaquismo de lado e comentar com mai seriedade sem bandeiras.

  52. Nosso presidente bate todos os recordes. Ressuscitou a Petrobras, setores industriais, mais particularmente os estaleiros e seus reflexos – usinas siderúrgicas, metalúrgicas, fomento da tecnologia, fontes de emprego e renda, mudanças de perfil dos estados mais pobres, enfim. Acordou o Brasil. De pires nas mãos, passamos a sócio do FMI, fundamos o Banco da América do Sul – um concorrente ao FMI, enquanto o munda afundava e ainda afunda, provamos que somos verdadeiros campeões em tudo. Nossa Petrobras, em 2009, foi a 2ª maior do mundo. Rui Barbosa dizia que “Ler é vulgar e raro o refletir”. Parece que os comentários contrários ao Lula, partem dos míseros 4% das pessoas que acham o governo dele péssimo. São cegos e irrefletidos. Abram os olhos e vejam o canteiro de obras em que o Brasil se transformou, existindo obras mesmas, nas fábricas terrenas, dezenas de navios, plataformas e acessórios, mar a dentro. Ora! a maior desculpa do PSDB/DEM, para vender/doar o Brasil era a péssima qualidade de nossa gestão e trabalhadores. Reflitamos: Como pode ser possível a Petrobras alcançar o topo do mundo em tudo (Maior lucro, melhor capacitação profissional, 1ª na exploração quilômetros e mais quilômetros, mar a dentro, voltar-se para o mercado nterno e daí encomendar suas compras, gerando amplitude e progresso nas empresas e pessoas. Sabemos que os políticos tradicionais conseguem convencer as pessoas que o inferno é melhor do que o paraíso, mas, vedar os olhos para o Brasiol todo em todas as áres é muito difícil.
    Se nosso presidente tem 96% de aprovação, seja lá quem for escolhido para sua sucessão, em primeiro lugar, sem dúdida, tem a aprovação dele e, se assim é, desses 96%, pelo menos 60% lhe darão crédito.

  53. Felizmente o povão está começando a ficar esperto. Está vendo como uma minoria raivosa esperneia quando percebe que a vaca está cada dia mais indo pro brejo.
    Quanto mais vociferam, mais estão jogando votos para o colo da Dilma. Quem viver verá.

  54. Lula tem 76% de aprovação. Coincidentemente, a nação tem, aproximadamente, 76% de analfabetismo funcional. Coincidentemente, o Bolsa Família é o maior mensalão do mundo.

    1. Paulo COINCIDENTEMENTE o PSDB não fez o que deveria.
      Perdeu precioso tempo – COINCIDENTEMENTE – comprando mandato no tapetão enquanto o povo MORRIA DE FOME.
      Mas CONCIDENTEMENTE os 75% abandonados pelo governo do PSDB Serra e tantos outros – foram lembrados pelo governo Lula. E então – pasme – COINCIDENTEMENTE – o Bolsa Família passou a tirar da linha da miséria essa multidão a qual você se refere. Se é que estás certo.
      Agora só para você lembrar COICIDENTEMENTE – antes deste governo – quem TINHA BOLSA NÃO ERAM – FAMILIAS POBRES NÃO – era o congresso para rasgar no tapetão a nossa constituição.
      COINCIDENTEMENTE – o presidente era mestre, sociólogo e doutor – mas não percebia como o POVO VIVIA.
      Pois é.
      COINCIDENTEMENTE você não percebeu nada disso. E nem sabe que o POVO que agora já não tem fome está VOLTANDO PARA A ESCOLA, FACULDADE…
      Quem diria que tudo isso COINCIDENTEMENTE aconteceria no governo escolhido por eles que deixaram de ser os ANALFABETOS POLÍTICOS que VOTAVAM NO CANDIDATO DOS OUTROS.
      Pois é,
      Eta POVO MARAVILHOSO.
      APRENDEU A VIVER SEM MEDO DE SER FELIZ|!
      COINCIDENTEMENTE!

    2. Coincidentemente a manchete do Jornal Nacional desta noite foi : Governo Lula bate novo recorde de aprovaçao. Pra desespero das viuvas do FHC e pânico na candidatura Serra / Arruda.

  55. Valeu Kotscho!
    Parabéns pelos 2 anos, pela isenção nos comentários, pela lisura com que comanda esse Balaio… vc é um exemplo para o PIG, para a imprensa falida e doente representada pelos velhos jornalecos e revistas que tentam “fazer a cabeça” da classe média brasileira, supostamente fazedora de opinião…
    Quanto a essa questão, o raciocínio é simples… nem a direita brasileira, representada pelo PSDB e DEMO acredita na vitória do Serra, porque todos sabemos que quando as cartas forem colocadas na mesa e as diferenças gritantes entre o estilo deles de governar e o do Presidente Lula for comparado o resultado será uma autêntica goleada…
    DILMA LÁ, DILMA JÁ!!! ou: DILMA JÁ, DILMA LÁ!!!

  56. Ver Dilma e Serra como candidatos á Presidência do Brasil e o AÉCIO fora… é uma pena, pois quem visse a administratação do Aécio aqui em Minas, votaria nele, pois ele é um político competente e sério, mas infelizmente a maioria das pessoas não se preocoupam em conhecer a competência dos políticos e às vezes votam num determinado político porque ele é mais conhecido nacionalmente “não interessando se ele é ou não competente”. O Aécio só tem um defeito….é cruzeirense.

    1. O defeito do Aécio Neves do PSDB de Minas, é ter construido uma nova sede para o governo mineiro ao custo de DOIS BILHOES de reais, dinheiro suficiente para construir CEM MIL casas populares ao custo de VINTE MIL reais cada. O sr tem casa propria, sr João ?

    2. Sr. João
      Ver Serra ou Dilma como candidatos à Presidência do Brasil, é uma atitude democrática.
      Não é nem nuca fora democrático é usar incoerrentemente o dinheiro público.
      Durante oito anos o PSDB fez isso durante oito anos F.H.C, e, caso a Dilma venha a ser eleita, o PT poderá fazer o mesmo, desta vez por 12 ou 16 anos.
      Se ser competente é usurpar o povo, os dois partidos estão de parabéns.
      Em nossa região, o aliancismo é fundamental para manter o povo fora das decisões coerentes e funcionais.
      Há uma oligarquia que no passado massacrou o PT e agora quase consegue uma aliança completa com o mesmo a fim de se perpetuar-se no poder por mais oito anos, isso somente não foi possivel porque a aliança dependeria de uma escolha eleitoral classita e, 87 delegados do PT reprovaram tal acordo, perdendo apenas por dois votos, ou seja, 85 delegados optaram pela aliança.
      Fica claro que o PT dos trabalhadores perdeu sua identidade, restando apenas o PT dos gabinetes.
      O Brasil pode ser governado por qualquer partido, desde que este ou aquele realmente represente os anseios do povo, pois entendo que DEMOCRACIA É CONSTITUIDA POR UM GOVERNO ELEITO E REPRESENTATIVO DO POVO E EM SEU NOME VENHA A GOVERNAR.
      Lembrando meu caro João, muitos dos mais de 180 milhões de brasileiro têem casa própria, o problema é que um terço deste povo vive em cortiços, mocambos, favelas e/ou presídios e, o PAC1 e o futuro PAC2, não irão resolver a situação de miséria do brasileiro, pois a maior parte dos investimentos são repassados aos Estados e Municípios e, estes os desviarão para a manutenção do clientelismo eleitoreiro e paternalista.

    3. vc é muito puxa saco do psdb, olha…. se derem um chute no saco de neves, acerta seus dentes, vc fica só chupando, pq dentes, chau chau . Ahhh se vc quiser:: pesquise como o seu querido gov. junto com o santo do DF e a santinha do Rs, estão tratando o dinheiro federal da saúde, constatado pela CGU… só uma dica: estão investindo em rendas fixas, pode? e quanto a saúde o povo…. bem quanto a isso , pobre que se exploda (justo veríssimo, guru do pig e psdemos)

  57. Meus amigos vocês apoiam o Serra porque nunca viajaram no trem da cptm que faz o trajeto FRANCISCO MORATO a LUZ no horário de pico de manhã e na falta de ar condicionado no metro que estão quebrados esse é o tratamento que da para trabalhador digo homens e mulheres pais de família a qual saem para trabalhar buscar o sustento de suas família não são tratados com o mínima dignidade vota no serra o camarada que só olha no próprio humbigo e não encherga os problemas da maioria é como o própio JOSÉ SERRA…

  58. Paulo Spock…Meu caro se voce nao entendeu a mudanca do nosso Pais ate agora…E duro…Acho bom voce ir para uma escola, provavelmente e um derrotado na vida.

  59. Popularidade de um governante se mede pelo complementar dos que não aprovam. No caso Lula, 96% de popularidade. Agora não importe que ganhe essa eleição, ou qualquer outra pelos próximo 100 anos, com a exceção do próprio, será um zé niguém ante Lula. É a luz da nova História, é um novo tempo.

  60. O Sr. Lula criou a Sra. Dilma. Figura totalmente oca, sem conteúdo. Mas com um jeitão arrogante e prepotente. Aqui em São Paulo está nos impondo o Mercadante, figura em baixa nos últimos tempos, principalmente no quesito independência. Onde já se viu a Sra. Marta lhe tomar o lugar de candidato a senador. As bases foram ouvidas? Esão jogando a Presidência e o Governo de São Paulo nas mãos do PSDB. É triste dizer isto: mas com essas opções petistas estaremos melhor mesmo com o PSDB.

    1. E do outro lado do corner temos o Geraldo Pedagio Abafador de CPI’s Daslu Alckmin. Vou de Mercadante mesmo. Pelo menos posso exercer meu direito constitucional de ir e vir sem pagar pedágio.

  61. [Condomínio pode custar o dobro da prestação da casa
    Prestação mínima do financiamento dos imóveis do Minha Casa, Minha Vida é de R$ 50, mas condomínio custará cerca de R$ 100] O PIG e seu terrorismo eleitoral. Desde de quando condomínio foi, tal qual cotação de moeda, problema de mercado. Isso é uma questão que cada grupo de moradores discute e decide, conforme suas posses.

  62. O direito de comparar
    (publicado na revista Caros Amigos)

    A mídia conservadora menospreza o tom plebiscitário das eleições presidenciais porque tem horror a promover um confronto direto entre os resultados dos governos FHC e Lula. Embora a imensa aprovação ao petista represente um julgamento público que jamais estaria dissociado de méritos administrativos, seu caráter subjetivo permite atribuí-la parcialmente ao carisma ou à índole populista do mandatário. Já as estatísticas são perigosas, pois menos permeáveis a contaminações ideológicas de qualquer espécie.
    Por isso há tamanho esforço para omitir os dados existentes ou diluí-los em amostragens de longa duração. A previsível tendência evolutiva dos grandes períodos atenua as particularidades das gestões, conferindo base pseudocientífica à falácia de que elas foram semelhantes e indissociáveis. O passo seguinte é adotar o discurso oposicionista contra a “malandragem de Lula”, não apenas para roubar-lhe a discutível glória de superar seu medíocre antecessor, mas porque, em 2006, a candidatura de Geraldo Alckmin ruiu no momento em que o impopular FHC foi trazido ao debate.
    A tentativa de desqualificar as comparações é uma estratégia antidemocrática para empobrecer a campanha eleitoral em favor da candidatura do PSDB. O golpe visa neutralizar um elemento fundamental da definição do voto, mais importante ainda quando a escolha envolve continuidade e ruptura, personificadas por partidos adversários, que protagonizaram governos sucessivos. Excluída a possibilidade de cotejar experiências administrativas, restam demagogias, ataques pessoais e falsas reputações fabricadas pelos tendenciosos veículos de São Paulo e Minas Gerais.
    A imprensa viola suas prerrogativas constitucionais quando sonega informações cruciais para o exercício da cidadania. O eleitor tem o direito de conhecê-las, e só ele pode julgar sua relevância.

  63. Dimenstein tem seu dia de João Vacari
    “Na esteira das leviandades, até imaginam que teriam encontrado provas das ligações suspeitas com Serra. Isso porque a entidade da qual sou fundador (Cidade Escola Aprendiz) –e não sou presidente há mais de sete– anos recebe legalmente recursos de um fundo municipal (Fumcad) mantido com recursos privados, sem um único centavo de dinheiro público. Toda a documentação está aberta na internet.

    Segundo a lei brasileira, empresários e pessoas físicas têm o direito de abater parte de seu imposto devido e ajudar alguma entidade, desde que esta já tenha passado por ampla auditoria e submetido seus projetos à análise. As mais sérias e respeitadas entidades sociais da cidade (AACD, por exemplo) são beneficiárias do Fumcad. Ofendem-se assim milhares de pessoas que trabalham nesses projetos.

    Lembre-se que Cidade Escola Aprendiz é considerada pela UNESCO e Unicef, além da Escola de Administração de Harvard, uma das mais inovadoras experiências comunitárias do mundo.” (G.Dimenstein)

    O colunista da Folha de S. Paulo experimenta o gosto amargo do denuncismo e tem que se explicar. Viveu, enfim, o seu dia de João Vacari.

  64. Caro Ricardo!!!

    Temos muito orgulho de acompanhar o seu sucesso na direção do blog “O BALAIO” e parabéns pelos dois anos no Portal “IG”.Somos testemunha da sua luta diária,para responder os comentários do Balaio,onde você tem por muitas vezes, de deixar seu afazeres de sua vida familiar, para dedicar a nós internaltas,por um puro prazer de servir ao próximo e a vida política e nem sempre sem ser remunerado pelo seu talentoso traballho.
    Nossos parabéns e muito obrigado por nos colocar sempre a frente de seu afazeres e de seu elogios.

  65. Fôlego para Serra

    O último Datafolha suscitou comoção exagerada. As médias dos principais institutos apontam para o estabelecimento de duas linhas paralelas: José Serra na faixa dos 35% e Dilma Rousseff na dos 28%. A tendência é esse quadro permanecer, até o acirramento da disputa, a partir de julho.
    As oscilações apontadas pelo Datafolha foram construídas pela agressiva campanha midiática empreendida para salvar a candidatura Serra. Houve peças publicitárias financiadas pelo contribuinte paulista; nenhum analista mencionou-as porque possuem uma conotação explicitamente eleitoreira e, portanto, ilegal. Mas houve também ativa contribuição dos grandes veículos “jornalísticos”, fabricando noticiário e colunismo escancaradamente favorável ao governador.
    É um equívoco menosprezar a pesquisa. Seu resultado era previsível. Serra conta com uma competente assessoria de comunicação, gigantesca máquina administrativa, apoio da mídia corporativa. Todas as fichas do projeto oposicionista estavam empenhadas no crescimento do governador antes da desincompatibilização. Foi sua manobra estratégica mais importante do primeiro semestre.
    Se os coordenadores da campanha de Dilma não perceberam que isso poderia acontecer, a candidata tem mais problemas do que imagina.

  66. PSDB!!!! jamais! voto em um cachorro, mas não voto nesse partido. Nunca vi tanta incompetência em São Paulo. Paulistas pelo amor de Deus abram seus olhos e vejam o que esse partido fez em São Paulo durante esses quinze anos.

  67. É verdade, agora é hora de mudar, vamos acabar com essa ditadura tucana em São Paulo, só pra lembrar a ditadura dos militares durou vinte e um anos em São Paulo. Não vamos deixar que esse partido dure o mesmo tempo. E lembre-se bem a ditadura foi um terror para o nosso desenvolvimento. Não vamos deixar isso acontecer nesse estado. VAMOS DE MERCADANTE GOVERNADOR 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *