Para onde irão agora os amigos Ciro e Tasso?

Para onde irão agora os amigos Ciro e Tasso?

Caros leitores,

acabei de ver agora a primeira edição de um novo blog que é uma beleza para quem gosta de ler. Foi criado pelo meu amigo Fernando Portela, titular do primeiro time dos repórteres brasileiros. Como hoje estou sem assunto e sem ânimo para escrever, recomendo a leitura de “A sorte é para quem tem”, que abre o blog. Confiram e me digam se não tenho razão:

http://fernandoportela.wordpress.com

Abraços,

Ricardo Kotscho

***   

Ao dar uma olhada no noticiário político sobre a campanha presidencial, sem grandes novidades nesta quarta-feira, as informações sobre dois importantes personagens, Ciro Gomes e Tasso Jereissati, chamaram-me a atenção e levaram-me a viajar no tempo até um episódio de que fui testemunha muitos anos atrás.

No final de 1993, durante um almoço na Cantina do Mário, no bairro do Ipiranga, perto do Instituto Cidadania, onde Lula começava a montar sua segunda campanha presidencial para o ano seguinte, foi praticamente selada uma aliança histórica entre o PT e o PSDB.

Com as bençãos de Ciro Gomes, velho amigo e aliado de Tasso, e na presença também do jornalista Egídio Serpa, meu bom amigo e assessor dos dois políticos do Ceará, uma chapa foi montada antes que fosse servido o café: era Lula para presidente e Tasso para vice. Claro que era só uma idéia, que precisaria ser discutida pelos partidos, mas os três sairam do almoço convencidos de que aquele era o melhor caminho para o Brasil.

Àquela altura, o PSDB ainda não tinha candidato. O caminho parecia livre para esta articulação. Nem se falava no nome de Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda de Itamar Franco, que estava em dúvida se seria candidato à reeleição ao Senado ou disputava uma cadeira de deputado federal. 

Poucos meses depois, surgia no cenário o projeto do Plano Real, que acabaria com a inflação de um dia para outro, e transformaria o ministro da Fazenda não só no candidato do PSDB, como em candidato imbatível, como logo se veria.

Lembrei-me deste almoço, que poderia ter mudado completamente o quadro político-partidário do país, ao ler no noticiário que Ciro Gomes pode tanto ser candidato a presidente da República como a governador de São Paulo, e que o nome de Tasso Jereissati já está sendo cogitado pelo PSDB como vice de José Serra, caso ninguém consiga convencer Aécio Neves a aceitar este papel.

Com a debacle do DEM, o aliado preferencial dos tucanos desde sempre, o PSDB pode ser obrigado a montar uma chapa puro-sangue, o que seria inédito nas eleições presidenciais do país. Entre os nomes cogitados, surgiu o de Tasso, que não tem sua reeleição assegurada para o Senado pelo Ceará.

Ciro, por sua vez, que construiu sua carreira sempre ao lado de Tasso, está numa encruzilhada em que pode querer tudo, mas corre o risco de ficar sem nada, já que não pensa em se candidatar novamente a deputado federal.

Nas voltas que a vida dá, PT e PSDB são hoje as duas forças hegemônicas e antagônicas que disputam o poder no Brasil a cada eleição.  Entre o almoço na Cantina do Mário e o surgimento do Plano Real, o destino traçou o caminho de Lula, Tasso, FHC e Ciro, do PT e do PSDB, e da história política do país nas últimas duas décadas.

Qual a surpresa que nos guardaria esta eleição de 2010, a menos de oito meses de irmos às urnas, ainda sem a definição do quadro de candidatos?

116 thoughts on “Para onde irão agora os amigos Ciro e Tasso?

  1. Olha o PIG: ¨Lula deve explicar denúncias contra Dirceu sobre “nova” Telebrás, diz OAB ¨. Imagine se Lula tem como ficar vigiando tudo que Dirceu faz ou deixa de fazer. Assim como, qualquer um do governo.

    1. Caro Silva. Quem deve explicações nesse caso é o próprio governo. Existe tecnologia mais apropriada que o “esquema” das fibras ópticas e que cobre todo o país. É a PLC, transmissão de dados via rede elétrica. A ANEEL já regulamentou a parte que a ela cabe. A ANATEL deve fazer o resto. Ou seja, parece que estão querendo criar uma nova estatal, uma vez que o sistema PLC está em parte nas mãos das distribuidoras privadas de energia elétrica. Essa é uma discussão boa e envolve muito grana. Logo, muitos ratos e ratazanas. È interessante observar que há um plano governamental (justo) de levar banda larga para todos os cantos do país até 2014. Vide Comite Gestor da Internet. Porém, daí pode sair mais um mico para o Estado. Cabe criar mais uma estatal?? Seria de interesse futuro de Dilma??? Tã, tá, tá tããããã………….

    1. A Dilma vai levar no Primeiro Turno, igualzinho como aqui na Bahia, onde Jaques Wagner(PT) levou no Primeiro Turno, foi uma surpresa geral. Derrotou o DEM (PFL) que mamava na Bahia por 40 anos.

      Grato

      Sousa

    2. Tá explicado donde vêm estas mordidas que tenho nos dedos: é das galinhas que tenho no terreiro e que se alimentam na minha mão. Filhas da mãe, criaram dentes! quem diria!!!!

  2. Caro Kotscho:
    Plano Real que até hoje impulsiona a economia brasileira, fazendo um enorme BEM ao nosso sofrido povo.
    É uma “pena” ter que lembrar que os “aloprados do p.t., foram RADICALMENTE contra a esta brilhante iniciativa, e hoje colhem os referidos “louros” .

    1. Convem lembrar que o Plano real não foi criação do FHC, e na administrção dele esse plano fez água por tres vezes. Quem não se lembra da situação caótica que a nossa economia se encontrava quando Lula assumiu?
      Hoje temos a economia estável graças à administraçõ do PT.

  3. Senhores,
    Gosto de acompanhar a politica pois vejo que em todos os segmentos de nossa vida acaba existindo uma certa dose de politica nas motivações, amizade e até mesmo na direção e atitude que tomamos.
    Porem nesta proxima eleição temos uma situação que nos deixa muito louco (coisas de louco) vamos analisar:
    1) temos diversas pessoas que querem ser presidente, governador ( ou estar no governo ) de alguma forma
    2) Estranhamente os candidatos parecem que estão com medo de falarem que são candidatos.
    3) Se quiserem porque não falam logo para o povo poder analisar as biografias e historicos.
    4) Exemplos:
    Cargo: Presidente
    Dilma = vai ser?
    Serra = vai ser?
    Ciro = vai ser?
    Aecio = vai ser?
    Marina = a unica que falou abertamente que issa ser e depois sumiu do mapa, ninguem mais fala dela.

    cargo: Governador de SP
    Serra = vai ser?
    Geraldo Alckmin = vai ser?
    Ciro = vai ser?
    Mercadante = vai ser?
    Marta = vai ser?

    Ou seja todo mundo quer mais ninguem quer ser condidato, como pode isso acontecer, se é preciso ter os nomes nas cedulas de votação.
    Do jeito que está até eu se falar e oficializar que vou ser candidato tenho mais chance de conseguir pois não vou ter concorrencia.
    Abraços.

  4. Caro Ricardo,

    É por esse tipo de conchavo que eu não acredito mais em ideologias nem tampouco em política partidária e sim em homens íntegros (tá difícil!!!), programas que atendam ao povo brasileiro e não as minorias corruptas e ética e decência. Essa história de ter que fazer todos os conchavos do mundo pra governar leva os governantes a perderem de vista o foco primeiro de uma nação que é proporcionar qualidade de vida a sua população o que inclui, saúde, educação, trabalho (não esmolas), respeito, e subserviência do governo ao povo e não o contrário. Tanto Tasso (figura respeitada no Ceará pelas coisas boas que fez pelo seu estado), como Ciro (também com bom curriculum de trabalhos feitos no estado do Ceará), ou Lula (na época uma ótima alternativa a Presidência) foram figuras exponenciais na política brasileira. Veja hoje, Ricardo o que aconteceu com os 3. Será que não é de tanto fazer conchavos ? Ou as idéias dos 3 se modificaram ou se corromperam com o passar do tempo ? Não acredito que suas idéias mudaram. Conheci o Lula sindicalista e suas idéias não mudaram, apenas seu “modus operandi”. Faz qualquer coisa pra permanecer no poder. Não pelo povo e sim por ele próprio. Abraços.
    P.S. Vc podia pedir aos frequentadores do Balaio que usem nos comentários linguagem de reconhecimento em todo território nacional sem o uso de expressões idomáticas regionais o que dificulta o entendimento da maioria.

  5. Boa tarde Cidadão K, dias tricolores melhores virão, quem viver, verá.
    Tasso é um traira. Merece ser vice do Morrinho. Vão se afogar juntos. Esta é minha opinião.
    Dois sujeitos de quem eu não compraria um carro usado.
    E só, porque na quaresma a gente nao pode blasfemar.

  6. Caro Kotscho

    Mas resta alguma alternativa ao PSDB senão formar uma chapa puro “sangue ruim” ?
    O PPS é acusado de roubar dinheiro da Saúde em Brasília.
    O DEMO Faliu !!! O ex-vice de Serra e vitrine da direita, governador Arruda do DF está preso. O outro – prefeito de São Paulo – vai levar a marca na testa até 2012 como Gilberto “Kassado” !!!
    E quanto aos palanques estaduais ?
    No RS, a Yeda Cruzius é pelas pesquisas a pior governadora de todos os tempos no Brasil, ( 7 % de “otimo e bom” ); Em SC, o vice governador Leonel Pavan do PSDB foi filmado praticando corrupção em pleno aeroporto. No Paraná tem pena de tucano pra todo lado voando pelas garras de Beto Richa e Alvaro Dias.No Rio de Janeiro tem a chapa Gabeira e Cesar Maia, um tem que dar o unico palanque do Brasil para a Marina, restando para o Serra ser defendido por aquele blogueiro no exercício do cargo de prefeito Cesar Maia, o “fadiga de material”. No Espírito Santo, nem esse e nem o Pai e o Filho querem saber do “vampiro”. Em Minas Geraes, se o vice Zé Alencar conseguir convencer a família e se lançar candidato a governador, não tem pra ninguém e pra poste algum !!!
    No Norte e Nordeste, eu pulo. Não há necessidade de comentar. No Centro Oeste é barbada para Dilma..
    Sobrou São Paulo. O Estado mais conservador do Brasil cujos habitantes de tanto insultarem os nordestinos e de tanto “se acharem” a locomotiva e “os donos” do Brasil provocaram a repulsa de todo o resto do país – Eu vi isso no Congresso do PT em Brasilia conversando com pessoas de todos os Estados –

    E agora “José” ?
    Em oito meses terá que achar um rumo, encontrar um discurso, elaborar todo um projeto alternativo para melhorar ainda mais a vida de TODOS os brasileiros – e não só a dele – e ainda fazer o que os tucanos sempre fizeram:
    COMEÇAR A AJUNTAR DINHEIRO PRA SÓ DEPOIS AJUNTAR GENTE !!!
    Serra tem duas alternativas: Ou vai para o sacrifício e corre o risco de ir pra História com a maior “lavada” eleitoral jamais vista ou “mija pra trás” e FOGE OUTRA VEZ !!!
    Eu estou com o Ciro !!! O Ciro Gomes vem apostando com todo mundo que o Serra vai “pedir pra sair” ( como no filme “Tropa de Elite” ) Vaidoso como sempre foi, não vai querer perder tudo, e “FUGIR” sempre foi a sua marca. Fugiu do Brasil na ditadura – não foi exilado – Fugiu do compromisso assinado de não deixar a Prefeitura de São Paulo e foge como o diabo da cruz, que é o seu “muy amigo” FHC !!!

    Acho que finalmente perde São Paulo também !!!
    Fez um governo medíocre, sem nenhum “trunfo” para apresentar a não ser o tal “rodoanel’ que não sai das campanhas tucanas desde o tempo do Covas e cuja obra nunca acaba e só aparece quando cai as vigas nas cabeças da população !!!
    Voces repararam que o tal “rodoanel” é uma “Ferradura” na verdade ?
    A parte norte jamais será construída !!!
    Destruiria a Serra da Cantareira ultimo pedacinho de pulmão verde que restou pra São Paulo !!!

    Tem mais …
    Eu conheço “tucano” que já se aposentou por tempo de serviço só em cargo nomeado !!! Estão lá desde 1982 quando era governador o Franco Montoro !!!
    Com tanta “fadiga” acho que tanto o Ciro quanto o Mercadante derrotam Serra em São Paulo já que só o PT, sem levar em conta os outros partidos coligados começam a campanha com os históricos 30 % dos votos paulistas !!!

    Kotscho
    Se eu comprar AGORA as passagens para o “reveillon” e a posse da Presidente Dilma Rousseff em Brasília eu teria um bom desconto ?
    Eu só preciso de um terno !!!
    Algum comentarista daqui me empresta ?
    Eu não tenho nenhum, O ultimo que usei na unica vez na minha vida foi para a posse do Presidente do Povo Lula em 2002 !!!!

    Me ajudem aí PÔ !!!!

    1. Enio,

      Te darei um ternom de presente, um de tropical inglês, risco de giz e um chapeu panamá, e melhor, desta vez vou com você pois Deus quer!!!
      Só não vou pegar carona com você em sua possante pelos eixões de Brasilia.

    2. Falou muito e não disse nada meu caro ênio.
      Da mesma forma que afirmei 3 anos atrás que a Dilma seria candidata (bastava observar ela em plena campanha fora de hora) hoje faço nova afirmação:
      1- GERALDO ALCKIMIN SERÁ O PRÓXIMO GOVERNADOR DE SÃO PAULO (que venha Ciro, Mercadante, esse é um trouxa completo, aqui em São paulo nem o lula ganha)
      2-SERRA SERÁ O PROXIMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA (Dilma não tem curriculum, não tem liderança nem experiência. Nem um monte de cirurgia plástica fará ela ganhar);
      EM NOVEMBRO PODEM ME COBRAR. EU NÃO ERRO NENHUMA.

    3. QUANDO VC FALA DOS PAULISTAS, NEM TODOS SÃO ASSIM, SEM OS NORDESTINOS SÃO PAULO SERIA UM ESTADO COMO QUALQUER OUTRO, MAS TEM UMA CLASSE CONSERVADORA, CHINFRIM, Q SE ACHA A MAIORAL, SOBRE O TERNO EU TENHO DOIS CONFORME O MANEQUIM TA NA MÃO. SAUDAÇÕES PETISTA

    4. ASSIM FALOU ZÉ DE TUSTRA…

      Ênio !!! Compra a passagem meu fi, pra embarcar depois da posse do Mercadante ou do Ciro aí em São Paulo, pois tudo vai acontecer no mesmo dia.
      Os PSDBostas vão pro esgoto, os DEMolidos vão pro setor de entulhos no lixão.
      No dia posterior vai acontecer muitos enterros aí em São Paulo…serão dos suicidas da TEP ( tradicional elite paulista )

    5. Caro Enio,

      Respeito sua postura assim como respeito a de todos os que frequentam nosso Balaio, porém, não acredito em prognósticos eleitorais pois já vi de tudo acontecer no nosso País, em têrmos de eleiçoes. Na década de 80 em São Paulo, Capital, FHC chegou a “limpar” a cadeira de prefeito da cidade tal era seu favoritismo em pesquisas sobre o principal adversário Janio Quadros. Pois bem: Perdeu a eleição numa reviravolta nos últimos 5 dias. Já vi Marta Suplicy ganhar em São Paulo Capital em cima de Paulo Maluf quando pesquisas apontavam exatamente ao contrário. Recentemente vi Kassab ganhar da Marta num segundo turno sendo que nunca figurou como favorito até 10 dias antes do 1° turno. Agora vejo o crescimento da Dilma em detrimento do Serra. Será que se confirma? Não me atrevo a prognosticar nada. Porém continuo com minha tese: esqueço partidos e só vejo qualidade de candidatos bem como suas propostas. Um abraço

    6. Enio!
      Você só não falou do “mala de garupa” José Dirceu, que já se põem amarrado no cavalo da Dilma para a corrida presidencial.
      E se voce precisa só de um terno, já tá garantido prá posse.
      Eu ajudo, desde que o terno seja nacional.

    7. blábláblá
      falou o sr da verdade….pena q esqueceu de citar junto do “kassado” os vereadores do PT q tbm tinham sido “kassados”, pq será, falta de informação ou vergonha mesmo???

    8. Luisinho

      Nessas coisas eu sou da opinião de que quem não deve não teme e quem errou tem que pagar. Não importa quem sejam !!!
      Mas toda e qualquer condenação deve partir da JUSTIÇA e nunca da Mídia !!! “Cada um com o seu cada qual”.
      Mas nesse caso específico é bom lembrar aos “luisinhos”, “huguinhos”, “zezinhos” ou qualquer “Pato Donald” ou “Pateta” da direita que os vereadores acusados do PT SÃO DA OPOSIÇÃO !!!
      NÃO TEM NENHUMA INGERÊNCIA NA MAQUINA PUBLICA MUNICIPAL !!!
      Outra coisa:
      A tal AIB “empresa de fachada” criada pelo SECOVI ( sindicato patronal do mercado imobiliario ) que fez doações irregulares para TODOS os vereadores e com valores infinitamente maiores para o prefeito Kassab durante a campanha tem interesses milionários na maior cidade da América Latina !!!

      Procure saber por que Kassab e a base governista na Câmara Municipal tentaram mudar o PLANO DIRETOR da cidade aprovado na gestão da ex-Prefeita Marta !!!
      Só não conseguiram ( ainda ) exatamente pela ação denunciadora da bancada do PT !!!!
      Sobre Kassab pesam ainda doações irregulares de empreiteiras com obras na cidade e o Banco Itaú, que é o responsável pela conta da folha de pagamento de todos os funcionários da Prefeitura.
      O Banco Itaú substituiu ( extranhamente ) o Banespa – Santander na primeira semana do mandato do Serra como prefeito.
      Nada justificava essa mudança feita na calada da noite !!!

      Preste atenção antes de fazer acusações sem provas, pode sobrar pro teu lado !!!

      De qualquer forma se algum filiado do PT for julgado e condenado porque errou, sou pela “cadeia neles” !!!

  7. Ricardo,

    Minha visão sobre esta eleição 1010, parece muito com o acontecido no carnaval carioca com a vitória da Unidos da Tijuca. Quem veio após a escola campeã, sofreu o amargor de ter seu enredo massacrado pela imagem deixada pelo antecessor. Isso transfiro para o cenário desta elição.
    Fica difícil um nome com o peso de substituir lula na presidência. Fica dificil surgir um nome que avalize uma candidatura como Lula avaliza a Dilma.
    Ciro, seria infantil se não aceitar o apoio do Lula para ser o governador de São Paulo, assim, teria chances de ter um mandato diferente do de deputado e com uma projeção maior devido ao peso do estado a qual governaria.
    O Tarso, se em seu estado não conseguirá uma eleiçaõ que o permita ter um mandato, seria uma saida o vice de alguma chapa para pelo menos continuar em voga na atmosferia politica.
    Dentro da atual posição politica do Brasil, dentro da economia desenvolvida e todo o cabedal de coisas positivas conseguidas para o povo do pgoverno Lula, não governo PT, fica dificil algum nome que não seja a de Dima Ruseff para ser a candidata e provavel substituta do Lula.
    Agora, surgem ventos ao norte que sopram a possibilidade do Lula se tornar uma “eminência parda” no governo Dilma.
    Mal comparadamente, um Golbery do bem, no mandato Dilma, a qual, para o povo, esta posição daria mais poeso a eleição da Dilma, apesar de lá fora ela ter a imagem de Dama de Ferro.
    Mas, tudo são hipóteses, tudo são devagações e elocubrações sobre algo que como já postei, só tomará corpo após a copa do mundo. Por enquanto o povo qwuer saber os eleitos do Dunga.
    Infelizmente é uma verdade, uma realidade de nosso povo.

    1. Caro Marcus Benedictus,

      Só um esclarecimento: No Estado de São Paulo, a rejeição a Lula é muito alta. Creio que qualquer candidato apoiado por ele, não se elege no estado mais conservador do País. Já está provado que o máximo que o povo de São Paulo aceita como candidatos de “esquerda”, vem do PSDB. O PT conseguiu em 2 oportunidades emplacar a prefeitura da Capital (Luiza Erundina e Marta Suplicy) muito mais em função da rejeição a seus adversários do que por suas propostas. Tantp que Marta perdeu a reeleição para Serra e Erundina nunca mais se candidatou a cargo no executivo. Ciro só desistirá da candidatura se receber algo muito mais valioso do que o apoio do Lula ao Governo de SP. Eu não consigo vislumbrar o que seja. Ciro sabe que em SP ele não terá chances. Um abraço

    2. Olá Marcus, permita-me discordar de alguns pontos do seu comentário:
      – “fica dificil algum nome que não seja a de Dima Ruseff(sic) para ser a candidata e provavel substituta do Lula.”
      Creio que havia outros nomes mais fortes politicamente, mais experientes dentro da hierarquia e do esquema do PT para subustituir Lula. O nome Dilma surgiu por acaso, foi pela eliminação dos cabeças. Quando estourou o mensalão, os cabeças e prováveis substitutos ficaram com o “filme queimado”. Dirceu, Palocci, Genoíno, Mercadante, dentre outros. Cartas fora do baralho eleitoral
      – “apesar de lá fora ela ter a imagem de Dama de Ferro.”
      Lá fora, onde, meu caro?
      E Golbery, figura enigmática, dúbia.
      Você sabia que Golbery do Couto e Silva foi o responsável pela indicação do Gal.Geisel, que começou a reabertura, enquanto os “linhas-duras” queriam indicar um deles e arrochar mais ainda? Então pode-se dizer que o Golbery foi o artífice da reabertura política no Brasil? Que coisa, não é?
      Veja bem – não estou defendendo ninguém. Foi só uma constatação.

    3. Amigos,

      Fico grato pelas informações. Mas, mesmo o Lula tendo um grande indice de rejeição em São Paulo, como conseguiu dois mandatos? São Paulo pode ser o maior colegio eleitoral mas, não é Brasil. Como aqui no Rio, o Lula também não tem a preferência como ele mesmo sabe, mas o Rio não peé o Brasil. Quanto ao Ciro, não posso falar mutio, minha postagem foi apenas uma visão que tenho da politica paulista partindo do principio apoio do Lula. Mas se é como dizem, pensarei no fato e reformulareimeus conceitos.
      Aqui no Rio, nem sinal de pesquisas ou empolgações candidatescas.
      Falando no senhor Golbery, infelizmente, devido a um Tio militar, convivi com este senhor de estatura pequena, cabelos brancos e cara de mal um bom tempo pois nas férias, ia para Brasilia quando meu tio servia na presidencia e fui a muitas festas e acompanhei de perto a influencia deste cardeal do golpe militar, sabendo sim, que ele escolheu o Geisel e outros presidentes, mas, isso nbão tira o mérito de ele ser uma eminencia parda do mal. Ninguem em consciencia pode negar isso, apenas aqueles que mantem uma simpatia ao regime militar. Cada um com seu cada um, Obrigado a voces pelas informações.

  8. Essa eleição vai ser a mais facil de todoas que já acompanhei na história, uma baba, esse Serra tem o sobrante de quem já dançou nesse eleição. Desmonstra para todo o Brasil vê que está com medo da primeira ministra Dilma, que ganha eleição no Brasil são os cabos eleitorais e a Midia e isso a Dilma tem sobrando, já o serra seus cabos eleitorais tem medo até de falar o nome dele. Durma com um jogo desse;

    1. E a diferença é que conheço sujeito que nunca deixou de fazer das suas. Entretanto, no tempo de FHC vivia com medo de ser preso. Agora quando se pergunta para ele de um certo relatório do TCU, ele só falta se mijar de tanta rir.

    2. Está cedo ainda e a lei não permite que o Serra faça campanha. Dilma pode. O TSE deixa. Dilma está sobrando?
      Serra lidera com mais de 15% de diferença, mas está parado e Dilma vai subindo….é? Desde outubro que essa balela vem sendo divulgada, prá ver se cola.
      Sobrante? O que é isso?

  9. Taí uma bela chapa: Zé Alagão o dito pedágio (autoritário) e Tasso “tenho porque posso” (Coroné do Ceará) – Vao morrer abraçado se encararem a Dilma, nesta eleiçao não tem pra ninguem, é nois na cabeça e Dilma na Presidencia.

  10. Acredito que o PT irá fechar com algum nome do PMDB para vice, devido ao tamanho e importancia do partido para a governabilidade. Quanto ao Ciro, se ele não fosse tão arrogante, daria um bom vice, mas ele quer o poder mesmo, mas está num partido que cabe dentro de uma Kombi, e ainda sobra espaço..rs.rs. Quanto ao Tasso, deve ser o provável vice na chapa com o Serra, o ” novo Picolé de chuchú ” do PSDB. Acredito que, se fecharmos com o PSDB, e a transferencia de voto funcionar de Lula para Dilma, vai ser um passeio.. vamos aguardar a composição das chapas. Abraço a todos.

  11. O que farão os amigos eu não sei.
    O QUE SEI É QUE SOU MULHER.
    VOTO MULHER E PERCEBO QUE A ONDA VEM CRESCENDO.
    AS MULHERES QUE VOTAVAM EM PAI OU GALÃ JÁ ESTÃO TENDO AUTO ESTIMA SUFICIENTE PARA ESCOLHEREM UMA MULHER.
    Graças ao Lula que nos ajuda nessa nova etapa e todos E AOS HOMENS QUE TAMBÉM JÁ PERCEBERAM QUE É TEMPO DE EQUILIBRAR AS ENERGIAS.
    TEMPO DE SER FELIZ!
    QUE VENHA A NOSSA GUERREIRA E QUERIDA DILMA!

  12. Creio que a eleição presidencial que se avizinha será difícil para o Serra e para a Dilma. Sempre acreditei nisso, só não acreditei que Dilma fosse apenas coadjuvante. Lula a colocou no páreo. São os números que o dizem, pois é a única que cresceu nas pesquisas.
    Acredito que o Dem, versão UDN dos dias atuais, sofrerá enorme derrota em outubro. É a maior expressão do atraso. Está mais para o nazismo.
    Tasso me parece um político mais voltado para vingança pessoal contra o PT do que discutir política em alto nível. O crescimento da candidatura da Dilma é devida, um pouco, á falta de discurso político da oposição, pois discurso udenista, ou seja, de moralização, rendeu votos em 1960, para o Jãnio, mas lá se vão 50 anos e o País mudou muito, muito, muitíssimo.
    Sou Lula, sou Dilma, sou Brasil. Quero o Cara, quero a Coroa. Abraços do tricolor( das Laranjeiras) Filadelfo Borges de Lima, escritor rio-verdense.

    1. Prezado Filadelfo:

      Testemunhos iguais o seu já esta ficando comum do Brasil. Quem ainda critica Dilma são os que não acreditavam que ela cresceria. Cresceu a vai crescer muito mais, hoje o Brasil tem comando e o “povão” é sabedor disso.

      Cada vez mais que Arthur Virgílio, Álvaro Dias, Agripi-pino Maia, o Maínha do Rio, Bonralzão e agora Bonralzinho vocíferam revoltas, e, ainda uns aqui que não se conforma os seguem, a coisa caminha para a realidade. Realidade em manter o Brasil para os Brasileiros que sempre foram explorados pela elite intelectualizada…

      Valeu meu bom Filadelfo

  13. Caro Kotscho, nada disso importa, o que importa é o lastimável apoio que o presidente Lula está dando ao ASSASSINO FIDEL CASTRO e sua ditadura hereditária, que após assassinar 17.000,00 cubanos, agora matou o dissidente Orlando Zapata, e ainda mantem nos seus porões fétidos mais de 200 presos políticos. Acorda Brasil, nestas eleições vamos varrer o PT da face da terra.

    1. Pois é, o “grande estadista” não mexe com o vovô fidel, pelo contrário, tira fotos aos risos, enqto o povo q consegue falar algo por lá, fala q aquilo tá um lixo de vida, sem liberdade, sem opções de vida.

  14. Essa nosa opisção é besta. Sabendo que qualquer um que fale de tortura em Cuba corre o risco de levar uma bala na cabeça, essa queria que Lula dissesse alguma coisa. Além disso, que culpa tem Lula se um discidente preso não veio protocolar aqui em Brasília a sua carta pedindo ajuda.

    1. Ciro vai parar de ser uma marionete tonta e honra seu nome e sua história, Não vai ficar de joguete do pt. Vai disputar a presidência e é minha segunda opção de voto(se não for votar nele logo no primeiro), caso ele vá para o segundo turno com a Dilma. Tasso mesmo com dificuldades vai se eleger.
      Julio e Silva da Silva e Silva:
      Vocês estão mal informados – Zapata morreu porque quis. Afinal para que fazer greve de fome se Cuba é um paraíso aqui na Terra? Tanto é que Lula foi lá para se banhar nas águas da democracia. E falou que essa gente tem que parar com essa mania de escrever carta e não mandar(!).
      Lula, o ditadista global, foi falar com Fidel para instalar uma Comissão da Verdade lá.

  15. Nós temos mulheres,poderosas e integras pra comandar este País.
    Vcs esperem pra ver, e muita gente vai correr atrás,dela,a Dilma nao esta sózinha.
    Vem MARINA VEM!!!

    1. Mulher por mulher, eu prefiro a Luana Berdinazzi Mezenga, mesmo sendo ela a culpada pela disseminação da imagem romântica do mst no começo dos anos 90, na fase pré-banditismo.
      Mas sim, ela tem o meu voto!

  16. O Zé Dirceu não é mais integrante do governo. Tem uma empresa de consultoria e é lobista. O Pres. Lula não tem porque ficar explicando seus atos. O Zé Dirceu, sim, deveria ter mais cuidado.
    Pior do que ser amigo do Fidel é ser amigo do Bush, que já matou mais de 1 milhão de iraquianos e afegãos. E Guantánamo? ninguém fala?
    Kotscho, a propósito: como a Folha mente, heim? Incrível. Até o Estadão desmente ela. Esse caso da Eletronet foi vergonhoso. Para a Folha e para o jornalismo brasileiro. Por isso não vejo nada da Globo, não leio Folha, veja, estadão, não ouço Bandeirantes, CBN, jovem pan e me considero muito bem informado. Pela internet.

    1. Carlos, você sabe como age um lobista, como é que ele atua?
      Mais: Sendo um ex-ministro da casa civil do atual governo, e atualmente, o coordenador de campanha da candidata a presidente do partido do qual é o segundo no comando, ficando só atrás dde Lula na hierarquia?
      E além disso, fiel amigo do Lula?
      O que você quis dizer com “O Zé Dirceu, sim, deveria ter mais cuidado”?

    2. Sr. Pedro, obrigado por comentar meu post.
      Um lobista faz lobby. Influência junto a governos. Até onde eu sei, não é crime. O sr. sabe onde começou essa prática? Em Washington. Em relação ao “Zé deveria ter mais cuidado”, é que, conhecendo nossa imprensa, ele deveria ter sim, cuidado. Em relação ao restante do meu comentário, não retiro uma palavra.
      Respeitosamente, um abraço

    3. Carlos, sou igual a você quanto à mídia-mercantil, com uma diferença: o jornal da Record é bastante imparcial, noticiando o que deve ser noticiado, sem escamoteações, nem direcionamentos. Só lá foram dadas as notícias relativas a prêmios internacionais recebidos pelo presidente Lula, por exemplo. Experimente.

    4. Sr Carlos, o que eu acho estranho é que em São Paulo deve haver centenas de consultores mais qualificados, profissionais com grande conhecimento da matéria em questão. Porque o tal foi procurar exatamente o José Dirceu? O sr afirmou o óbvio:
      “um lobista faz lobby” e como se dá essa “influência no governo? É com base na simpatia pessoal? da camaradagem? Altruísmo? Em nome dos mais nobres sentimentos pela pátria? Tráfico de influência é crime. Tráfico de influência pressupõe corrupção.
      E o papel da imprensa: Investigar e divulgar. A imprensa de um lado e a imprensa do outro.
      Você realmente não acha nem um pouquinho estranho esse caso eletronet? Nebuloso, suspeito…nada?
      Leia todos, mesmo os que você acha que mentem.
      (curiosidade minha: quem é amigo do bush?)

  17. Ó Silva da Silva. Como o “discidente” preso poderia enviar uma carta para qualquer pessoa? Se pudesse, porque a en viaria para quem está a favor da ditadura Fidel? Acorda, meu fanático petista, liberdade existe ou não existe. A explicação (resposta) do presidente que vimos na TV é auto explicativa. Estamos correndo o risco, com a presença da Sra Dilma na presidência, de chegarmos a um ponto sem retorno no que concerne a nossa liberdade. Viraremos uma cuba rica e grande. O que dirão nossos filhos? Acorda, o interesse do Brasil é mais pra cima. Pense um Brasil livre, justo e próspero. Radicais pensam diferente, não é mesmo?

    1. Caro Maurício, uma Cuba grande e rica não seria tão mal assim, a não ser para o 1 milhão de milionários de hoje, que teriam que ceder algo de suas fortunas.
      Mas, não imagino o Brasil imitando país nenhum das Américas. Eu me contentaria com um Brasil capitalista como a Holanda, a Bélgica, a Dinamarca, algo parecido. Capitalismo com bem-estar social, direitos iguais a todos, liberdades civis. O que nos mantém atrasados é a injustiça social recorde no continente, o baixíssimo nível de ensino, as carências básicas de grande parte do nosso povo. O Brasil é rico, mas extremamente concentrado.
      Cuba é pobre porque não tem grandes recursos, sofre vendavais todos os anos, e sofre uma guerra não-declarada há 50 anos, por parte dos EUA, especialmente dos mafiosos que se exilaram em Miami.
      O destino do Brasil será traçado por nós. Não há que ficarmos comparando modelos.
      Saudações democráticas.

    2. Quando foi que o Brasil esteve livre ao longo do passado?
      Quando tinha que tirar os sapatos para pisar em solos americanos? Quando tinha que ir com o boné de boca pra cima ao FMI? Quando tinha que cumprir as regras do jogo ditadas por esse mesmo FMI?
      Nosso país cresceu em oito anos perante todas nações e do patamar que se encontrava mais do que em todo tempo de sua República.

  18. Caro Kotscho, do alto dos seus 45 anos de jornalismo, você é um dos poucos que tem história e reputação para fazer um relato como este.
    Muitos falam numa coalização PT/PSDB, mas fica claro com este seu relato de que quem roeu a corda foram os tucanos.

    1. Na sua origem, o PSDB tinha princípios muito mais progressistas do que hoje. Seus fundadores sonhavam realmente (ao menos Montoro, o próprio FHC, o Covas, o Richa) com uma social-democracia brasileira, autêntica.
      Depois o partido se perdeu completamente, inclinando-se para a direita, contaminado pelo PFL (recuso-me a chamá-los “democratas”, em respeito ao vernáculo).
      Hoje o PSDB é anti-popular, anti-nacional, anti-social. Basta ver suas políticas aplicadas, ainda neoliberais apesar da debacle desta mistificação ideológica que quebrou boa parte do mundo.

  19. interessante o comentario de delfim neto cutucando os bancos privados sobre… o porque e o como o BANCO do brasil pespegou o maior lucro da Historia … em 2009, no ano que Lula forçou a troca do PResidente para FORÇAR a baixa dos juros. E olhe que mal começou o BB no setor imobiliario agora…
    Mais uma liçao do ignorante analfa de garanhuns sobre
    os harvardianos e chicagoboys da banca privada
    Sera que os colonizados da febraban aprendem?

  20. Meu compromisso e de muitos cidadãos e com o socialismo, com a melhor distribuição de riquesas, com livre acesso de todos a educação qualificada, seja ela técnica ou universitária, valorização dos profissionais da educação, fortalecimento da indústria naval e de petróleo nacional, integração do continente contra o imperialismo norte americano( o império), contra o projeto excludente e predatório do empresariado que explora , sonega impostos e divisas de nossso país e precariza as relações de trabalho, defendendo a privatização de nossas divisas e da nossa dignidade, destruindo direitos trabalhista além de destruir os poucos sindicatos combativos de nosso país e dos movimentos sociais, que não podem ser pixados como um todo face alguns maus exemplos. Marginalizar o movimento social como o PSDB e o empresariado quer e levar o nosso país a beira de uma guerra civil( O tio Sam agradece). Por isso, pelo projeto social e socialista possível e real, não utópico, eu e muitos estamos cada vez mais comprometidoscom a continuidade com a Dilma. PSDB, UDN , DEMO e Arena , nunca mais!!! Por um Brasil mais justo, mais social e mais socialista!!!

    1. Sr. Marco, o Sr, está equivocado!, O brasil, está em condições civilizada, equilibrado em sua economia, regulamentação,controles dos gastos públicos até 2003., e porque não citar a nossa capenga democracia. O governo FHC, deu continuidade aos presidentes que antecedeu, após a queda da ditadura militar. Cada governo transita em seu poder, construindo o proceswso democráticos, economicos, sociais etc., até o governo Lula, nos dias atuais.O risco, é que o governo Lula está distanciando a política anterior e seus sistemas, para uma economia estatisante, inflando o Estado, aumentando a déficit-público, que hoje alcança + de 1,5tr de Reais., que infelismente irá recrudecer o processo inflacionário, aumenmtyos de juros, queda de créditos governamentais entre outros processos danosos á nossa economia. A Dilma não tem competência e nem equilíbrrioi, para dirigir o noisso país, que é muito grande, complexos, pois ela terá primeiro que buscar experiências governamentais, como por ex.: vereança, deputados estadual, Dep. Federal, Senadora, governadora etc., para que possa galgar um cargo de Presidenta da República.

  21. São as voltas que a vida, digo política, dá! Eu não tinha idéia que um dia já havia sido cogitada uma aliança PT PSDB para disputar a presidência do Brasil. Por isso é tão bom ler seus textos, porque você viveu e vive de perto a história política recente do nosso País. Parabéns e obrigado por compartilhar.

    1. Olá Márcia, e não é só isso:
      PT e PSDB são primos!
      Os fundadores do PSBD, dissidência do PMDB (antigo MDB), foram os tão falados progressistas, intelectuais de esquerda, sociais-democratas que juntamente com setores da igreja católica e sindicalistas do ABC fundaram o partido dos trabalhadores.

    2. Sr. Urias, a sua afirmação está correta.
      Peço que preste mais atenção ao texto: Não disse que o PSDB teve participação – Afirmei e reitero que os FUNDADORES do PSDB participaram, quando, à época, eram filiados ou militantes do PMDB, reduto da social-democracia brasileira.
      Quando o PT foi fundado, o PSDB não havia sido criado ainda.

  22. Qualquer análise, pra mim, só tem valor se levar em consideração a opinião do Troféu.

    O Troféu é um catador de lixo reciclável , que nos finais de tarde senta-se num butiquim aqui perto de casa pra tomar uma cerveja, “presente de LULA” diz sempre ele. Tem este apelido porque sempre que pega uma cerveja a levanta sobre a cabeça como um troféu.

    Pois é…a opinião do Troféu está estampada em seu carrinho numa faixa escrita a mão: ” Deixa a DILMA me levar ”
    E…quando a gente, brincando com ele dizemos: ” Iaí Troféu já tá pro Serra ?”, na buxa ele responde: ” Que p.rra de Serra que nada rapaiz, sô pobre mais num sô besta !!! ” Deixa a DILMA me levar…olha ali ó !!! ” Apontando pro seu carrinho.

    1. O desespero do PIG e desta classe média medíocre, retrógrada e subserviente, especialmente a paulista, é não mais terem poder de opinião sobre os milhões de ” Troféis” que constituem os verdadeiros agentes políticos na próxima eleição.
      A maior obra de LULA foi levar autodissernimento a nossa classe pobre trabalhadora.
      O PIG morreu…o atraso se f.deu…e o povo cresceu.

    1. Graciliano meu-meu… vai aí toda a letrinha que já tá bombando aqui no pedaço, o Troféu já sabe de cor

      Vamu qui vamu nela…

      …deixa a DILMA me levar…
      DILMA leva eu…
      deixa a DILMA me levar, me levar..
      DILMA leeva eu…
      deixa a DILMA me levar…
      DILMA leva eu
      DILMA minha presideente…podes crer meu voto é teu.

      DILMA é mais competente
      Pro Brasil seguir em frente
      É nela que vou votar

      DILMA é uma mulher guerreira
      Não esta pra brincadeira
      O país não vai parar

      DILMA tem o coração nobre
      Ela vai cuidar do pobre
      É o que LULA diz

      Por isto é que voto em DILMA
      O Brasil todo é DILMA
      Pra continuar feliz

      DEIXA A DILMA NOS LEVAAAAAR

  23. às vezes me vejo fazendo algum comentário negativo a respeito do presidente Lula, e as pessoas sempre me falavam que tenho raiva dele, ontem em mais uma discussão política aqui em casa, eu percebi que não tenho raiva do Lula não, o que me revolta é perceber a parcialidade de algumas pessoas, a capacidade que elas têm de abrir o olhos para algumas coisas e fechar para outras, geralmente faço comentários negativos a respeito de Lula ou Dilma logo após alguém fazer comentários negativos a respeito de políticos como FHC ou José Serra, com certeza como uma forma de tentar equilibrar o debate.Em essência, eles não são muito diferentes, fizeram ou farão coisas “reprováveis”, sem dúvidas, mas que fizeram, tentaram ou tentarão fazer algo de bom para o Brasil.

    1. ¨tentaram ou tentarão fazer algo de bom para o Brasil¨. Pois são coisas como essas que não aplicam ao Lula. Ele fez o melhor, ninguém mais fez melhor, ninguém jamais fará melhor. Isso já é história. E História não se nega, submete-se.

  24. Olá Kotscho! Moço, o Fernando Portela é ótimo. Segui seu conselho e li seus ensaios… maravilhosos. Compartilho das opiniões dos que te agradecem por ter compartilhado conosco as tuas muitas experiências com o Presidente Lula e o PT, em relação ao texto comentário histórico. Só acho que em alguns momentos as pessoas confundem participação com baixaria. Sobre um texto articulado como este teu, tentar colocar citações sobre feitos de FHC ou Serra? É brincadeira… Lula termina o segundo mandato com algo perto de 86% de aprovação. Até os “contra” estão com ele (o cara). Estou tentando achar o teu livro ” do Golpe ao Planalto” para ler logo. Abraços,

  25. “Viraremos uma cuba rica e grande”

    Vi esse comentário em um dos muitos pitis que os “anti-Lula” e “anti PT” insistem em espalhar pela internet, contra fatos não existe argumento, o Brasil é melhor com Lula e com o PT do que FHC e o PSDB, ponto final.

    Mas eu gostei da frase:

    “Viraremos uma cuba rica e grande”

    Adorei, mais um argumento pra votar em Dilma Roussef!

  26. Ricardo, me perdoe o fora da pauta, mas não tá dando pra aguentar os tele jornais da Globo,que estão sendo pautados pela oposição. Todo dia é assim, ¨oposição pede justificativa a Lula, oposição quer convocar Dilma, oposição etc, etc…. Mas a perola da semana, foi no encontro dos presidentes da america latina, que o jornal nacional denominou de ¨encontro de paises de esquerda¨, francamente, Colombia, Chile, que em breve muda de governo, não podem ser tratados propriamente de paises de esquerda, chega ser patetico. Parece mesmo que a eleição esse ano, vai ser dura……

  27. estamos ferrados.
    precisamos fazer uma reforma a partir do ensino fundamental
    lá onde estão nossos filhos.
    o que é ensinado é a mesma ladainha de 40 anos atrás…
    e isto tem contribuido ?
    ou fazemos ou não fazemos.

  28. Lá perto de casa tem um boteco. O “Tosedu”, frequentador diário, que creio ser primo do “Troféu”, um velho trabalhador aposentado, me chamou de lado e disse: Olha aqui meu caro, esse pessoal da oligarga tá nervoso só porquê um trabalhador-presidente foi levar dinheiro deles para o país dos trabalhadores. Você já sentiu a ironía:
    dinheiro acumulado pela burguesia para financiar o pais dos trabalhadores.., já pensou, não é a toa que….

    1. Tirou dinheiro da oligarquia? não me faça rir1
      A oligarquia está cada vez mais “oligárquica”, cada vez mais rica. O sistema financeiro está em festa- deram até uma medalhinha pro cara lá em Davos!
      Nunca antes na história desse país o sistema financeiro, o capital especulativo, ganhou tanto dinheiro. Lucros recordes.
      Quem paga essa farra de bolsa-família, mst, cartão corporativo, ongs picaretas, doações pra cuba, congo, honduras, haiti e o escambáu é a classe média arrochada por uma carga fiscal absurda!
      Lula ajudou o pessoal que ganha MUITO dinheiro e também ajudou a população pobre e carente (muito justo!) quando expandiu os programas sociais.
      E a classe média que se exploda, porque não tem peso político.
      São pessoas como tosedu e troféu que formam a base de votos do pt. Se bem que na outra esquina, alguém do psdb lhe paga uma cerveja, e pergunta: e aí troféu, tá com o lula?
      quêêê….p. de lula, rapaz! depois de levantá-la como um troféu…

  29. É… os PTestinhas tão com medo do Ciro…
    Política é isso aí: Ciro & Tasso, Lula & Sarney, Sarney & Calheiros… Vão do ódio ao amor profundo e vice versa a cada movimento no tabuleiro do jogo de interesses.

  30. Pra onde vão não é interessante o que fica ruim é o que gastão e posso afirmar que um passo de um politico custa mais do que um ano de caminhada de quem quer se manter em forma veja só que pais maravilhoso para estes 512 cupins e mas estes quase 90 traças.

    Eles deram três voltas na Terra. E estavam de folga

    Durante o recesso parlamentar em janeiro, o Senado gastou R$ 332,9 mil para ressarcir despesas dos congressistas

    Gasto do Senado com combustíveis em mês de recesso daria para cruzar o diâmetro do planeta 13 vezes
    Edson Sardinha e Eduardo Militão*

    Os senadores não freiam os gastos com o dinheiro público nem mesmo durante o recesso parlamentar. Levantamento feito pelo Congresso em Foco revela que o Senado desembolsou até agora R$ 332.968,22 para ressarcir despesas de 40 dos 81 senadores em janeiro, quando não houve nenhuma sessão na Casa. O montante equivale ao salário (R$ 16,5 mil) de 20 parlamentares. Mas tende a crescer, já que eles têm até o final do ano para apresentar as notas fiscais e pedir o reembolso dos gastos feitos no primeiro mês de 2010.

    Do total reembolsado até agora, R$ 49,65 mil cobriram apenas despesas de 31 senadores com combustíveis e lubrificantes. Com esse valor, seria possível encher o tanque (de 50 litros) de 354 veículos (ao preço de R$ 2,80 o litro da gasolina). É gasolina suficiente para viajar de carro 33 vezes entre as duas capitais mais distantes do país, Porto Alegre (RS) e Boa Vista (RR), distantes 5,34 mil km, cruzar o diâmetro da Terra 13 vezes ou, ainda, dar três vezes voltas em torno do planeta, com seus 40 mil km de circunferência.

    Ao todo, 11 senadores receberam mais de R$ 2 mil para encher o tanque durante o recesso. Os cinco senadores que mais gastaram com combustível em janeiro foram: Neuto de Conto (PMDB-SC), que pediu o reembolso de R$ 6.912,69; Tião Viana (PT-AC), que foi ressarcido em R$ 4.792,40; Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que recebeu R$ 3.594,99; Marconi Perillo (PSDB-GO), que obteve o retorno de R$ 2.982,66, e Efraim Morais (DEM-PB), que reembolsou R$ 2.853. Neuto de Conto alega que a maior parte desses seus gastos foi, na verdade, com aluguel de veículos, e não com combustíveis. O dinheiro é retornado mediante apresentação de nota fiscal.

    Veja a tabela com os gastos dos senadores com combustível

    Veja as despesas totais reembolsadas aos senadores em janeiro

    As despesas com combustível fazem parte da rubrica locomoção, da chamada verba indenizatória, benefício anual de R$ 180 mil a que os parlamentares têm direito para cobrir gastos relacionados ao mandato. Só as contas com postos de combustíveis, hotéis, aluguel de carro ou avião e comida – itens que compõem a locomoção – consumiram R$ 103,6 mil do Senado em janeiro.

    Contas a pagar

    Essa foi a segunda rubrica mais utilizada da verba indenizatória no período. O maior gasto registrado no período ficou por conta do aluguel de escritórios políticos, que demandaram R$ 115,49 mil. A terceira maior despesa ficou por conta da contratação de consultorias e pesquisas, R$ 55,57 mil.

    Na sequência, aparecem as despesas relacionadas à divulgação do mandato, com R$ 47,27 mil. Desse montante, R$ 42,8 mil foram destinados aos senadores João Claudino (PTB-PI), Raimundo Colombo (DEM-SC), Valdir Raupp (PMDB-RO), Papaléo Paes (PSDB-AP) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN), pré-candidatos nas eleições de outubro, para divulgarem suas ações no Congresso ao eleitorado. O Senado ainda ressarciu 21 senadores em R$ 11 mil por gastos com materiais de escritório e computador.

    Parlamentares ouvidos pelo Congresso em Foco alegam que pediram ressarcimento porque trabalharam normalmente em seus estados durante o recesso legislativo em Brasília.

    Entre os 40 senadores que pediram o reembolso das despesas, três atingiram o teto mensal de R$ 15 mil durante o recesso: Raimundo Colombo, Demóstenes Torres (DEM-GO) e o suplente Geovani Borges (PMDB-AP), que ocupa a vaga do titular licenciado, seu irmão Gilvam Borges (PMDB-AP).

    Os três parlamentares deram destinos diferentes à verba. Geovani gastou todo o dinheiro com o pagamento do aluguel contratado pelo irmão em Macapá, conforme mostrou o Congresso em Foco . No local indicado pelo senador, funciona uma fábrica de toldos. Demóstenes gastou mais (R$ 10 mil) com consultoria, enquanto Colombo concentrou gastos (R$ 12 mil) com locomoção.

    O levantamento foi feito com base em informações disponíveis no Portal da Transparência, do Senado, que traz as prestações de contas efetivamente pagas. Mas os valores reembolsados pela Casa podem ser maiores. Os parlamentares têm até o final do ano para pedir o ressarcimento de suas despesas desde que apresentem as devidas notas fiscais. Até a última sexta-feira (19), não havia registro de prestação de contas e reembolso de 41 dos 81 senadores.

    Dois Senados

    Levantamento divulgado no mês passado pelo Congresso em Foco revelou que o Senado ressarciu R$ 10,74 milhões de despesas dos senadores. Com o valor, seria possível manter outro Senado por quase um ano. Mais precisamente, pagar oito meses de salário (R$ 16,5 mil) para outros 81 senadores.

    Dos 86 senadores que exerceram o mandato no ano passado, quatro parlamentares gastaram o limite de R$ 180 mil a que tinham direito para cobrir o total de suas despesas: Fernando Collor (PTB-AL), Demóstenes Torres, Gilvam Borges e João Ribeiro (PR-TO). Apenas dois – Marco Maciel (DEM-PE) e Pedro Simon (PMDB-RS) – não tocaram na verba.

    Somente os dez senadores que mais gastaram com combustíveis consumiram R$ 436,6 mil, o equivalente a 156 mil litros de gasolina, entre abril e dezembro. Daria para cruzar 115 vezes o diâmetro da Terra.

    As despesas dos senadores com a divulgação do mandato saltaram de R$ 1,16 milhão, em 2008, para R$ 1,78 milhão, em 2009, um crescimento de 52%. A disposição dos senadores em mostrar serviço para os eleitores coincide com a proximidade do calendário eleitoral: 87% das despesas foram feitas por pré-candidatos às eleições de outubro.

    Os gastos gerais de 2009 apontam, no entanto, uma ligeira queda (4,6%) em relação aos R$ 11,2 milhões registrados em 2008. Essa redução coincide com a maior transparência nos gastos: desde abril do ano passado, o Senado passou a identificar na internet as empresas contratadas pelos senadores. Até então, essas informações eram mantidas no mais absoluto sigilo.

    *Colaboraram Renata Camargo e Lúcio Lambranho

    Leia ainda:

    Um Senado que quase vale por dois

    Tuma gastou R$ 14 mil em hotel de cowboy

    Tuma gastou toda a verba com locomoção

    Eles cruzaram 115 vezes a Terra. E você pagou

    Os gastos dos dez senadores que mais consumiram combustível

    Viagens pelo interior, a justificativa dos senadores

    Mais de R$ 4 milhões com hotéis, restaurantes e gasolina

    Veja quanto cada senador gastou em 2009

    Senadores usam verba como bem entendem

    Senadores aumentam gastos com publicidade em 52%

    Quanto cada senador gastou com a divulgação do mandato

    Senadores dizem que gastam para prestar contas

    1. DEMOCRACIA E ESTADO DE DIREITO- ESSES DENGUISTAS ANES DE CRUZAREM OS BRAÇOS NO FIM DO ANO, APLICARAM MAIS UM GOLPE CONTRA OS BRASILEIROS. PRORROGARAM O CALOTE DOS PRECATÓRIOS POR MAIS UMA DÉCADAS E FORAM SORRIR DO GOLPE QUE APLICARAM PELA 4A. VEZ CONTRA O DIREITO DE PROPRIEDADE DOS BRASILEIROS HONRADOS E CREDORES DESSE PAÍS QUE TEM DINHEIRO PARA FESTAS, PERDOAR DÍVIDAS DE COLEGAS ESTRANGEIROS, COMO VENEZUELANOS, COLOMBIANOS, AFRICANOS E ECT, PARA ENCHEREM CUECAS, MÉIAS E BOLSOS A VISTA DO POVO, PARA DOAREM AOS SEM TERRA E SEM DIREITO E SEM RESPEITO A NINGUÉM, PARA COMPRAR OS POBRES COM UMA ESMOLA DE B. FAMÍLIA, PARA AUXILIO DE RECLUSÃO DE QUEM ASSINA OS BRASILEIROS NUMA EQUIVALENCIA MAIR QUE O BRASILEIRO QUE TRABALHOU ATÉ 65 ANOS, PARA BOLSA BANDIDO, BOLSA AMIGUINHOS, BOLSA ANARQUISTINHOSE VALENTINHO VENEZUELANOS E P…….. ESPERO QUE UM DIA AINDA TENHAMOS PELO MENOS UMA FORÇA NACIONAL ARMADA DE CORAGEM E CIVISMO NACIONAL.

    2. Reclamar é facil, quero que voce ver a sua culpa. pergunte pra voce o que tem feito pra mudar,mudar de verdade ai voce vai ver que ficar reclamdo é bem mais facil.
      ou (MPI) MOVIMENTO POPULAR INTELIGENTE
      PRA MUDAR DE VERDADE, PRECISAMOS DE 0,5% DA POPULAÇÃO.
      ENCONTRE SEU GRUPO E JUNTE-SE A NÓS.

  31. Como Deus anda ausente e como os poderes constituidos se locupretaram contra o indefeso povo, a esperança está num bombardeiro norte-americano errar a rota para o Afeganistão e guiado pelo odor, acabar por disparar contra o senado. Alguns decentes morrerão, mas terão pagado o preço por andarem em má companhia.

  32. Caso se concretize uma chapa puro sangue, como deseja nosso estimado ex-presidente da República, FHC, nada mais será que a expressão de um grupo político apegado à mesmice de sempre. Obviamente, se essa chapa realemtnte for eleita, ela apenas vai demonstrar que a população brasileira é conservadora, apegada à influência da sociedade aristocrática e rural do século XIX. Penso que é péssima opção configurar uma chapa para eleições presidenciais, com dois sujeitos que representam projetos políticos voltados para um classe de pessoas já ltrapassadas. Creio que seria hora de ceder espaço para pessoas novas. Sem ter receio do passado recente de nosso país e que representem pessoas das gerações atuais. Estou cansado de em todas as eleições sempre as mesmas figuras permanecerem no poder. Gostaria que nosso país fosse governado por pessoas com novas ideias e projetos para um povo que está em processo de transformação social e econômica.

    1. Eu tambem estou cansado. Tambem quero mudanças desta classe de politicos que nos mandam e desmandam desde 92. Itamar (3 anos), FHC (8), lula(8), sao todos iguais.
      Foram duas decadas de atraso socialistas conservadores. Precisamos urgente de um choque de capitalismo, de preferencia bem selvagem como o da china, Eua, Inglaterra, Japao , Corea. Estes admiradores de cuba e frança nao estao com nada.

  33. Ei, Kotscho!
    Paremos de delirar com esses romantismos de 15 anos atrás. Ou você é daqueles que sonha com uma conciliação do trabalhismo com esses neoliberais de ocasião que afundaram o Brasil. Venha para o tempo presente e vamos discutir o cenário atual. Você que circula nas cozinhas do poder, porque não nos brinda com palpites mais oportunos sobre a eleição.

  34. Luz que te quero luz. “Qual a surpresa que nos guardaria esta eleição de 2010…?” Oxalá haja surpresa, até porque, como já disse Carlos Heitor Cony, esta eleição está chocha demais da conta, para o novo gosto. Caro Ricardo, tenho a impressão que a surpresa vem do mesmo HoMeM que sugeriu a FHC o “Plano Real”., e que, agora, nos propõe o PNBC, o novo caminho para o novo Brasil. Parabéns pelo texto, e parabéns ao Julio Cesar pelo seu comentário. Que Deus te oução, irmão.

  35. O PT é como aquele bolão feito no Rio Grande do Sul. Eu joguei e eles não registraram a aposta. Somente eles se beneficiaram com meu dinheiro. Aprendi com o erro, nunca mais apostarei em algo que promete mas não tem lastro.

  36. Lula costuma fazer comparações da política com o futebol, algumas interessantes. Não sei o que ele teria a dizer sobre Ciro Gomes, se pudesse dizê-lo sem ferir suscetibilidades. Vamos imaginar: Ciro é como aquele postulante a boleiro que chega ao estádio com a chuteira debaixo do braço. Indagado pelo treinador sobre a posição que joga, dispara: sou bom como goleiro, mas, meu forte é a armação no meio campo, embora atue, também, como lateral direito e centroavante. O técnico o dispensa na hora: meu filho, você não serve. Ciro está nessa situação: aceita ser vice de Aécio, no PSDB, ou candidato a Presidente, pelo PSB; em última instância, pode ser candidato ao governo paulista, em coligação com o PT. Se apertarem, pode até ser vice de Serra. O ex-técnico Parreira o chamaria de eclético e Cláudio Coutinho diria que é polivalente. Na verdade, é um tucano em potencial: está mesmo é em cima do muro.

  37. Se os milicos tivessem sido um pouco mais aplicados em sua ditadura eles teriam matado dilma, serra, fhc, e tantos outros limpando o brasilo para o futuro,mas ca entre nós, nossos milicos não foram grandes cisas, se não arrumaram aqui como podem querer arrumar o haiti?? Agora o negócioné vatar na dila quie, pra meter o pau deppis de eleita é mlehor que o careca serra.

  38. quem já conhece a menina desde os anos 64, gostaria de vê-la governando o Brasil. Primeiro foi o Lula “comntado” em toda nação civilizada. Depois seria a menina dos seus olhos, com um rosário de antecedentes digno de suscedê-lo, asalto, encendiária, comunista declarada, odienta e demagógica. Afinal, que acompanha os fatos, especialmente bate palma para terroristas, venezuelano e tanto outros, não pode ser substituído por políticos que tenham em tese pelo menos ser nacionalista. vamos eleger a menina, ela vai nos levar a uma purificação de sangue onde nós brasileiros, omissos e couvardes haveremos de tomar vergonha na cara e fazer como fez a repúblicca do vietnan do sul. hoje estão em pleno desemvolvimento e políticos com o grau de periculosidade que tem os nosso são fuzilados ou simplesmente se suicídam.

    1. Hauhauahuahauahuahauahuahuahuaha
      Nada mais RXUD (Radical Xiita de Ultra Direita)
      Melhor ainda foi sua resposta JCM…. Ilário…..
      Huahuahuahauhauhauhauahuahuahuahuahuahauhauha

  39. O erro de Ciro e de Tasso foi substimar de mais o PT e seus aliados e protetores dos invasores de terras.
    Hoje a situação está cada vez mais complicada, uma vez que o PT perde sua ideologia e busca alianças nos mais diferentes porões do continuismo político, a exemplo de Saney e outras oligarquias indigestas.
    O PAC que mantém os currais eleitorais da Antiga Política dos Governadores e o Bolsa Família que aliena a plebe, são duas cartas na manga dos petistas, as quais irão deixar Ciro e Tasso cada vez mais longe da competição

  40. Meu voto para Presidente será no PT, istoé, DILMA 13 e minha Família também. Em Minas : Zé Alencar para Governador e Vice PATRUS. Tá de bom tamanho. E você Ricardo? Vai de Zepedágio? ou ZeAlagão? de Belo Horizonte.

  41. olha acho q vcs todos estao equivocados ou estao querendo a volta da ditadura , vcs deverian dar graças a DEUS por pode dar sua opiniõaes e ninguem e nenhum politico serciar vcs levantem a mao pro céu e agradeça queira ou naõ o brasil teve uma melhora sim aja visto pais de primeiro mundo passaram maus bocados,.. eu nunca vi nenhum presidente de pais nenhum passar a mao na cabeça de ninguem muito menos ad brasil como huve recentimente, o rsto e balela vcs esão fazendo politica barata e e so acordem para o futuro q e melhor, pare de desejar o pior para o brasil ou entao va para outro paiz q vai ver a porca torcer o rabo vcs são muito fraco da realiadade fui…

  42. Vamos acabar com esse negócio de colocar Serra em evidência como candidato à presidência da república. O careca é o retrato de FHC. Foi de esquerda e hoje faz a política de FHC, inclusive dizendo como disse este último: “esqueça o que eu disse”, quando perguntado sobre sua postura antes e depois de ser eleito, infelizmente, presidente da república. As atitudes de Serra seguem o mesmo ritmo de o péssimo FHC. Se chegar a ganhar as eleições (só se o sol nascer no oeste), ele espelhar-se-á em FHC e partirá para completar o estrago que este fez no Brasil. Serra jamais! Não vote no retrocesso! Vote no avanço! Dilma na cabeça.

  43. Ô Marcelo Matos,cara dei 10 pro teu comentário,realmente vc é bom esse sujeito bocão aqui do Ceará o CG não pasa de um peladeiro ruim,só entra no time quando é o dono da bola.O bicho ta igual ao samba do criolo doido,feito cego em tiroteio,o outro safadão chamado aqui de galegão n passa de um tremendo mentiroso, é o chamado rolando lero.

  44. Em alguns momentos até achei a ditadura necessária ao Brasil, mas já foi, é passado. Hoje, embora o país tenha muitos acontecimentos de corrupção, etc. Podemos dizer que temos uma democracia forte. Os contendores se respeitam e agem dentro das leis, tanto PSDB quanto PT e outros partidos. O judiciário poderia melhorar julçgando as questões em menor tempo, isto ajudaria a termos uma visão que o país tem justiça e que esta trabalha para julgar uma lide.
    A respeito de questões da candidata do PT ao governo Federal, as particularides de sua trajetória política não deve ser confundida com questões pessoais, o que mais parece quando algúém sobre sua vida. Outros políticos (de todos os partidos) também tiveram atuação forte na época da ditadura, uns mais outros menos, mas reflitam bastante, o passado de um pessoa não pode ser motivo para variações de futuro.
    OBS.: Presidente Lula, não podemos escolher nossos amigos na política, mas é obrigação nossa de não apoiar os desatinos dos ditadores.
    Um pai reprime sempre um ato desabonador do filho.

  45. Kotscho, segundo a Datafolha a DILMA cresceu cinco pontos nas pesquisas de intenção de voto de dezembro para janeiro, atingindo 28%, enquanto o Serra PÉ FRIO recuou de 37% para 32%. E agora, como é que fica???? o seu amigo MONTENEGRO disse que o limite da DILMA era de 15%. hahahahahahahaaa ….

  46. Caros senhores.
    Que a política brasileira sempre foi fonte de corrupção e enriquecimento de apaniguados, isso já sabemos. Sempre tivemos promessas, emoções e blá blá blá. Quando se precisa votar, significa escolher o governante que mais atenda os interesses dos cidadões e da nação. Precisamos esquecer a política e pensar no governante.
    Ora! Sempre fomos devedores, agora credor. Nossa indústria sucateada e agora, se encontra no topo do mundo. Até o governo Lula, era proibida a União abrir escolas técnicas – só tínhamos 83, já temos mais de 200 e a meta é chegar a 300 até o final do ano (sabemos que a educaão – instruçao, á a base de tudo). As universidades, com o pessoal técnico refestelado em suas poltronas, sempre, agora, operam com Petrobras, estaleiros, siderúrgicas e o escambau.. Tudo que existe na face da terra, só existe, porque antes houve o trabalho para sua conquista. Nos governos anteriores, até isso nos roubaram (quem fabricava nossos navios, plataformas e outras obras era o estangeiro, onde o meu e o dinheiro de todos, pagavam os salários dos trabalhadores estrangeiros, enquanto os nossos foram desempregados pela falta de patriotismo de todos até a era Lula). A falta de trabalho, infere a estagnação de tudo. O prejuizo foi monstruoso.
    Somos um outro Brasil e a causa é justamente outro tipo de governo. Governo que acredita em nosso potencial (não deve ter sido fácil cancelar a encomenda feita por FHC para comprar a P 51 e determinar sua fabricação no Brasil, tendo que capacitar toda a linha de produção – do operário ao engenheiro, completamente afastados dessa atividade, por 3 décadas. Hoje, a P 51 navega nossos mares. Balançõu as escolas, a indústria, o comércio, os magistrados, enfim – mudou o Brasil.
    Na hora do voto é só escolher o modo de governar que cada um acha correto. O crescimento, desenvolvimento, capacitação de todos, com geração de renda, para cada cidadão e para o Tesouro ou, se se vai querer retroceder ao caus, desmandos, aniquilamento doloso de nossa força de trabalho. Parece que o que conta são as palavras bonitas, as promessas cavilosas e com realidades completamente diferentes.
    Só consgo compreender àquelaes que votam nos candidatos do PSDB e DEM se os mesmos forem seus apaniguados.
    Temos que fazer escolhas. Pode ser o inferno ou o paraiso.

  47. Eu acho que a DILMA 13 leva no primeiro turno. Essa bobagen de rotula-la como cubana é desespero, a oposição poderia valorizar o pleito e colocar suas propostas, que até hoje não o fizeram apesar de estar com a mídia nas mãos.

    1. Acho que existe um equivoco na afirmativa deste senhor, uma vez que se interpretar o que foi dito na reunião do PT, é normal o não cumprimento das Leis, por quem nunca as respeitou e inclusive detona as instituições como fez o presidente recentemente com o TCU, quando notificado sobre irregularidades no serviço publico, como faz chacota com a Lei eleitoral vigente no pais.

  48. Caro Ricardo, ao que parece, só o PSDEMB, seus agregados e os seus miquinhos midiáticos adestrados não enxergam que está eleição não tem nada a ver com os mesmos. Não obstante tudo que aí está, como é que, em sã consciência, vamos trocar um governo considerado o melhor da história do modello de repúbllica que aí está por outro já testado por oito anos e reprovado nas urnas por duas eleições seguidas ,e que não apresenta nenhum fato novo. A nosso ver, se o PSDEMB e agregados teimarem com candidatura própria, seja quem for o candidato, Dilma vence já no primeiro turno. A nosso ver, ainda, Dilma tem apenas um adversário à sua altura. E sabe qual é o nome Dele ? PNBC (Projeto Novo Brasil Confederativo), o novo caminho para o novo Brasil, ” A Revolução Pacífica do Leão”. E sabe por quê ? Porque com o PNBC, SiMM, nós podemos mais, Muito Mais que EUA e Europa.

  49. Acho que o PT apresenta uma figura ridícula como candidata a presidencia.Compara-la a José Serra
    é uma piada de péssimo gosto.

  50. Sera uma aberração se Ciro Gomes ficar fora da disputa a Presidencia da Republica e o Brasil muito perdera, pois a meu ver é o mais lucido e amadureceu bastante, embora não será uma tarefa facil, pois concorrer com Robin Wood realmente não é facil.
    Bolsa familia para mim, não é distribuição de renda,é investimento por parte daqueles que transfere os recursos e certamente terão o retorno em votos. Tenho convicção que existe outros caminhos de se ajudar essas pessoas de um modo que as dignifique, que não as escravize pelo gesto da gratidão, mas que possam andar com as proprias pernas , como o Brasil!

  51. Rapaz, vou te contar, ainda tem muito petista alienado! Jamais poderíamos comparar Serra, FHC e Ciro, três homens de ampla visão administrativa com esta aprendiz de populista, a Dilma. No Brasil, só há um homem com capacidade para administrar este país com a devida maestria afora os três acima citados: Mangabeira Unger!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *