Os 30 anos de PT vistos cá de fora

Os 30 anos de PT vistos cá de fora

ATENÇÃO AMIGOS LEITORES:

ESTÁ CIRCULANDO EM MEU NOME UM E-MAIL COM O TÍTULO “CONVITE ESPECIAL”. NÃO ABRAM! É VIRUS! RECEBI ESTE E-MAIL HOJE DE MANHÃ EM NOME DE RICARDO GIRALDEZ (UM FOTÓGRAFO MEU AMIGO) E NÃO CONSEGUI ABRIR O ANEXO. EM SEGUIDA, VÁRIOS AMIGOS RECEBERAM O MESMO TEXTO COMO SE FOSSE MEU.

ABRAÇOS,

RICARDO KOTSCHO

***

Os assuntos mais comentados pelos leitores durante a semana

Balaio

Eleições _ As pesquisas de março: 198

Futebol _ Muricy do céu ao inferno: 95

Internet _ Loteria no Brasilzão: 91

Folha

Crise no DF: 81

Eleições: 33

Carnaval: 32

Veja (a revista não pública mais números)

José Roberto Arruda na prisão

Peso sob controle

Inchaço da máquina estatal federal

***

Vi pela televisão as belas e emblemáticas imagens da aclamação de Dilma Roussef como candidata a presidente da República, ao final do IV Congresso do PT que comemorou neste sábado os 30 anos do partido, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Alguns amigos e leitores estranharam que eu não estivesse lá, mas a razão é simples: porque não fui convidado. Esqueceram de mim… Nem por isso deixei de me emocionar e ficar muito feliz como as mais de duas mil pessoas que lá estavam vendo aquelas cenas da chuva de estrelas caindo sobre Dilma, entre Lula, Marisa e Zé Alencar, um retrato bonito de fôrça e unidade partidária. 

Cá de fora, senti-me da mesma forma participante desta história que acompanhei por dentro e de perto, desde antes da criação do PT, embora nunca tivesse me filiado ao partido.

Em 1978, ao voltar de uma temporada como correspondente do Jornal do Brasil na Europa, ainda na juventude dos 30 anos, dei a sorte de cair direto no ABC, a região conflagrada próxima a São Paulo, onde um movimento de metalúrgicos liderado por um tal de Lula, que eu ainda não conhecia pessoalmente, se levantara contra a ditadura militar na defesa dos seus direitos e se transformou no centro de resistência democrática.

Escalado por Mino Carta, o bravo criador e comandante da primeira fase da revista IstoÉ, tornei-me uma espécie de correspondente de guerra no ABC, de onde escrevia quase toda semana sobre assembléias, greves, intervenções, conflitos de rua, negociações e os novos personagens que brotavam daquele movimento.

Naquela época, Lula, que ainda não havia incorporado o apelido ao nome Luiz Inácio da Silva, nem usava barba, não podia nem ouvir falar em partido político. Seu mundo se resumia à luta dos trabalhadores por melhores salários e ele queria distância, tanto da velha esquerda manietada pela ditadura, como dos intelectuais que a cada dia mais se assanhavam com o que acontecia de novo naquele reduto de fábricas e peões.

Logo nos tornaríamos amigos, cada um respeitando o papel do outro, o que me permitiu ter acesso a fontes e informações que foram muito importantes no meu trabalho como repórter, sem nunca brigar com os fatos.   

Em menos de dois anos, porém, sua figura e o movimento que comandava já haviam conquistado tal projeção nacional que não cabiam mais na velha sede do sindicato da rua João Basso, no centro de São Bernardo do Campo, perto do bar do Gordo, onde se servia um caprichado caldo de mocotó. 

Com a anistia, a volta dos exilados, a crescente força da Igreja progressista nas comunidades de base, a  movimentação pela criação de novos partidos em lugar dos dois consentidos pela ditadura _ Arena e MDB _ e o renascimento do movimento sindical em todo o país, na esteira do ABC, o que Lula por princípio não queria acabou acontecendo: em 1980, surgia o Partido dos Trabalhadores, quase como o desaguadouro natural de todas as lutas pelo fim do regime militar e a volta da democracia.

Em torno de Lula, disputavam espaço no comando do novo partido lideranças sindicais e da academia, da esquerda ortodoxa e da que estava deixando a clandestinidade, e membros da Igreja progressista, formando um barulhento saco de gatos que não estava previsto nos manuais da política brasileira.

Para se ter uma idéia, num dos primeiros encontros do novo partido para definir seu programa e a direção, ainda em 1980, na Câmara Municipal de São Paulo, os debates estavam tão acalorados que um velho colega de jornal veio me alertar: “Você que é amigo do Lula avisa ele que, se não derem um jeito nisso, a turma do sindicato vai perder o comando do partido para esses malucos”.

Levei a preocupação do colega ao Lula e ele riu, respondendo de bate pronto: “E você quer que eu faça o que? Chame a polícia?”.

Nos 30 anos seguintes, Lula nunca teve que chamar a polícia para acalmar seus companheiros mais radicais, que se organizaram em tendências minoritárias dentro do partido. Até hoje, muitos deles defendem as mesmas propostas daquele tempo, como aconteceu ainda agora no Congresso de Brasília, assustando alguns setores da imprensa que ainda não entenderam o que é o PT. Faz parte do jogo, diria seu criador, dando de ombros, e seguindo em frente.

O fato é que os mesmos movimentos sindicais e populares que deram origem ao partido estão lá até hoje e formam sua sólida base social, algo único na estrutura partidária brasileira, que diferencia o PT dos demais.

Só na boa conversa, sabendo como e aonde queria chegar, Lula foi levando o barco até fazer o partido entender, em 2002, que, sozinho, sem fazer alianças, sem se abrir para o conjunto da sociedade, o PT jamais chegaria lá. Eleito e reeleito presidente da República, do alto dos 80% de aprovação do seu governo, que mudou a cara e a alma do país, agora ele comanda o processo da sua sucessão, desde a indicação da candidata até a política de alianças.

Acho que nem ele, nos seus sonhos mais delirantes, entre uma greve e outra no ABC dos anos 1970, ao longo das intermináveis negociações com os patrões ou nos dias que passou na cadeia do DOPS, poderia imaginar que, três décadas depois, um operário como ele, sertanejo de Caetés, iria dormir mais uma vez no Palacio da Alvorada, depois da festa de lançamento de uma mulher à Presidência da República, tendo ao lado um dos maiores empresários do país, os três aplaudidos por todo o PT.

Quem estiver interessado em saber mais sobre como tudo isso foi possível acontecer, desde o começo, recomendo a leitura do livro “Do Golpe ao Planalto – Uma Vida de Repórter”, da Companhia das Letras, de minha modesta autoria, lançado em 2006.

Só posso dizer que valeu a pena ter vivido este tempo e ajudado a tornar realidade sonhos que pareciam impossíveis.

Bom domingo a todos.

Em tempo: alguns leitores me escrevem perguntando o que acho de toda esta discussão sobre uma dicotomia entre “lulismo” e “petismo”. Acho uma grande bobagem, como se fosse possível separar um ente do outro, criador e criatura. Por isso, é que nem toquei neste assunto no meu post.

“Lulismo” e “petismo” estão umbilicalmente ligados, um não vive sem o outro, apesar das eternas disputas internas e dos eventuais desencontros. Ou alguém poderia imaginar o Lula no PSDB do Álvaro Dias, no DEM de Rodrigo Maia ou no PPS de Roberto Freire?

O que os grandes sábios ainda não entenderam é que programa de partido é programa de partido, programa de governo é programa de candidato e governo é governo, tem que governo para todos, ora pois, pois. Será que é tão difícil entender a diferença?

195 thoughts on “Os 30 anos de PT vistos cá de fora

  1. Prezado Kotscho,

    Nem todos ainda estão no partido: as tendências Causa Operária e Convergência Socialista foram defenestradas e, hoje, formam seus próprios partidos: o PCO e o PSTU.

  2. Nós estávamos lá.
    Não sou filiado ao PT, mas como um brasileiro consciente da importância deste partido para o nosso país, é que sou apaixonado e que voto nele desde a sua fundação.
    Lá naquele centro de convenções, fiquei surpreendido com o vigor do PT,conversando e ouvindo os seus militantes, percebi que mesmo depois de oito anos no poder, continuam a defender os ideais mais nobres da política. Falo isto porque já participei de encontros de outros partidos, onde, nas conversas, o que predomina são os “cochiços de interesses “, o que em nenhum momento vi ali.
    Parabéns PT, e, parabéns ao Brasil por saber reconhecer a grandeza desta “estrelinha vermelha” elegendo a DILMA como nossa presidente.

    …e…vamu qui vamu…

    …e…Vai aí cumpadi Zeca Pagodinho

    …deixa a DILMA me levar…DILMA leva eu…
    deixa a DILMA me levar, me levar..DILMA leeva eu…
    deixa a DILMA me levar…DILMA leva eu
    DILMA minha presideente…podes crer meu voto é teu.

    DILMA é mais competente
    Pro Brasil seguir em frente
    É nela que vou votar

    DILMA é uma mulher guerreira
    Não esta pra brincadeira
    O país não vai parar

    DILMA tem o coração nobre
    Ela vai cuidar do pobre
    É o que LULA diz

    Por isto é que voto em
    O Brasil todo é DILMA
    Pra continuar feliz

    DEIXA A DILMA NOS LEVAR

    1. Voce esqueceu de escrever para onde ela vai nos levar.
      Vou lhe dizer, ela nao vai nos levar de volta aos anos 60 / 70 , pois ela nao vai ganhar e vamos nos livrar desta gente que fala em social, porém, quer o poder para implantar o comunismo no Brasil.ELA NAO VAI GANHAR, NEM COM BOLSA ESMOLA.

    2. Carlos…com todo respeito

      Tu tá precisando, urgente, de um tratamento psiquiátrico. Tu tá tendo alucinações. Se nem os antigos comunistas, os não psicóticos é claro, o estão mais o vendo, como é qui tu continua vendo estes fantasmas rapaiz !???

  3. Parabéns Ricardo pelo lindo texto, só uma pessoa como você de alma pura pode dar tanta clareza aos fatos!
    Vou comprar o livro sim!
    Estou feliz e orgulhosa por este espaço, pelas vidas do Enio, do Vevé, do Sampaio, da Neidinha e de todas as pessoas que são deste espaço e que tiveram a chance de estar por lá para nos representar ! hahahahaa….
    Quanto a terem te esquecido, acho que não tem nada haver não, porque a gente aqui não te esquece, as vezes comentamos, as vezes só lemos, mas não esquecemos!
    Muito agradecida Ricardo, por ter formado este espaço!
    Um abraço forte,
    Norma M.

  4. BOM DIA KOTSCHO!

    O dia está quente e o paulistano espera mais um dilúvio no final da tarde! É hora de colocar um barco de plantão!

    Falando de Lula X PT… Seguem algumas observações.

    1. Quando alguém é colocado em um pedestal, e neste mesmo pedestal se criam as bases da não crítica, o perigo se aproxima. Podem nascer as raízes da tirania… A idolatria não pode ultrapassar à razão! A história é uma roda-viva… Os livros que o digam!

    2. O presidente Lula é um ser humano com defeitos e qualidades! O Brasil caminha nos passos do desenvolvimento. O Lula Lá possui outras ambições por trás do Lula Cá? Grandes líderes naufragaram nas águas dos sete pecados capitais. A vaidade pode ser mortal para o líder metalúrgico! FHC que o diga… Estudar, ler, escrever e ouvir bons conselhos é prudente para qualquer um que se acha imortal…

    3. A aproximação de líderes de várias correntes ideológicas é democrática. Enaltecer a mão de ferro é um erro irreparável! A liberdade de expressão foi conquistada com as doses homeopáticas, para a cura da doença da intolerância. A propaganda de Estado sempre leva à mão de ferro do Estado de Direito. O Brasil não foi o último país a abrir as portas das senzalas? Qual foi o motivo? As periferias das pequenas e grandes cidades explodem! A violência domina o Brasil! E daí? Talvez estejamos longe das metas do PAC… Lembro que propaganda de Estado sempre termina em corrupção estatal e ditadura!

    4. Viva a liberdade! É o maior bem do ser humano. Ídolos com os pés de barro(s)… Nunca mais! O mundo mudou e foi dividido em quem possui informação e quem não possui.

    Ainda acredito no poder de transformação do povo! A educação é fundamental neste processo. Tomara que o presidente Lula e a ministra Dilma leiam estes rascunhos… Boa sorte PT!

    Parabéns por participar do processo democrático do Brasil!

    Abraços.

    Lailton Araújo

    1. Muito bom Lailton, parabéns

      Apesar de LULISTA doente, não posso deixar de reconhecer a beleza de seu comentário.
      Sabe Lailton, ao ler este seu comentário, me tornei ainda mais LULA…sei que voce esta me entendendo Lailton.

  5. Belas e emblemáticas imagens da Dilma. Ela é terrível, sem nenhum carisma, tosca, autoritária, e fala muita bobagem, como dizer em Copenhagen que o meio ambiente atrapalha o progresso, uma das pérolas dela.

    Tendo como base as propostas de programa apresentadas na fatídica ocasião – como a descriminalização das invasões de propriedades privadas e públicas por meio dos baderneiros do MST e afins; ou ainda mais uma tentativa desse partido de controlar a imprensa – Dilma nunca, PT jamais.

    Chega. Ricardo, você por favor libere meu comentário. Mostre que é um petista democrático e não totalitário.

    1. Karlson, deves ter bebido todas na noite passada e a cabeça e barriga devem estar doendo muito para estares com tanto ódio. Por acaso acompanhaste alguma reunião que a Dilma participou em Copenhagen ou apenas leu retalhos no PIG (que é o maior partido de oposição) criados para dar sentido (mentiroso, claro) a história sórdida e canalha que querem contar da Dilma? Vá se instruir para não ser papagaio.

    1. Então, devemos dar vivas ao “bolsa tudo”, segundo o Urbano, nos livramos definivamente dos eternos entreguistas FHC, Serra, PSDB/DEM/PPS. E para continuarmos em ritmo de Brasil grande, DILMA 2010.

  6. Parabéns Kotscho, belo texto.

    Ficamos na torcida p/ que os brasileiros de boa-vontade que ainda não entenderam a dimensão das mudanças que estão ocorrendo no Brasil consigam alcançar a nossa compreensão.

    Críticas construtivas são sempre bem-vindas.

    Sds
    W

  7. Ledo engano do missivista. O PT não é mais um partido de massas, mas um partido de cúpula. Depois de Lula, nunca mais o PT será o mesmo, pois rendeu-se a vontade de um salvador da pátria escravo da própria vaidade. Lula tinha um projeto pessoal de chegar ao poder, para isso não mediu esforços aliando-se ao que existe de mais podre na política deste país. Dá asco a defesa do metalúrgico em favor de indivíduos como José Sarney, Barbalho e, por último, Arruda. Lamento ter sido traído de forma tão vil, acreditei que poderia ser diferente doando quinze anos de militância ao PT. Lula ´um destruidor de sonhos!

  8. HÁ TRINTA ANOS ATRÁS, TINHA A ESPERANÇA QUE OS TRABALHADORES COMO EU FUI METÁLURGICO, LUTEI MUITO COLABOREI FINANCEIRAMENTE TIRANDO DO MEU SALÁRIO PARA AJUDAR O PT PARA TERMOS UM PARTIDO HONESTO. hOJE TENHO VERGONHA DOS MEUS NETOS AO SABEREM QUE AJUDEI ESTE PT. DE GENTE COMO O METÁLURGICO HOJE DEPUTADO FEDERAL JOÃO PAULO CUNHA E OUTROS. QUE VERGONHA !!!!!. MUDE O NOME PARTIDO DOS TRAIDORAS

  9. O PT na década de 80 éra um partido da esperança do povo brasileiro,eu na época com 20 anos imaginava que alguma coisa deveria ser feita e mudada na politica deste país, acreditei e abracei o partido do PT como uma tábua de salvação para cenário politico deste país naquela época.Votei e incentivei parentes e amigos a votarem no PT para uma esperança de mudança que tanto este país precisava.
    Hoje depois de 3 décadas de PT no governo , de forma geral vejo que este governo foi o menos ruim para a populaçao mais carente.Mais para um governo que foi eleito para fazer Justiça Social,ainda deixa a desejar.Justiça Social deve ser feita em todos os niveis e classes sociais,nossos irmãos menos favorecidos precisam SIM da ajuda dos nossos governos ( vales educação,vales alimentação e etc) o que na verdade ainda é pouco.Mais a classe trabalhadora deste País que trabalhou e trabalha para o crescimento da nossa Nação também tem direto a Justiça Social.Que justiça social é esta que um(a) cidadão(a) brasilerio ao se aposentar após no mimino 35 anos de contribuição tem seus direitos ao beneficio reduzidos até pela metade conforme a lei do Fator previdenciario,criada no governo FHC e sacramentada no governo do Sr Lula (PT),que Politica Social Justa é esta que da aumento de 11% para quem ganha até um sálario e 5% para que ganha acima de um salário,Justiça é cada um receber seus beneficios, na sua velhice conforme com o que contribui na ativa .E vem o nosso ilustre Presidente, a publico dizer que já pagamos a divida externa,que emprestou milhoes ao FMI, e que nosso País foi o que menos sofreu com a crise mundial.Esta erá esperança que eu tinha neste governo do PT, que realmente fizesse JUSTIÇA SOCIAL,para todos os Brasileiros sem distinção de classes.Se este governo do PT com o Sr LULA não o fez, muito menos com a Dilma .E o Sr Paulo Pain ainda fica fazendo politica de campanha com o fator previdenciario(esta é sua carta na manga).Acorda Srs governates do PT,porque o povo não é mais o mesmo de 30 anos atrás,todos querem ter seus direitos reconhecidos com justiça.Haja visto a Prefeita Marta Suplici, em São Paulo,fez obras importantissimas, como os Céus,no entanto castigou quem cresceu com o fruto do seu trabalho pessoal, com as taxas (de luz, lixo etc) o povo respondeu na urnas.
    Por fim Caro Sr Ricardo Kotscho,agardeço a oportunidade de expressaão e espero ver este meu comentário no seu democratico Balaio(Blog).
    Abraço.

    1. É Sr. Valdeci, por isto que digo e repito que o fabuloso marketing deste governo esconde muitas mazelas e sequelas. Nosso Presidente e seus aliados de forma alguma abnegariam de seus direitos, regalias e mordomias em nome da distribuição de renda, da igualdade social; no entanto massacram descaradamente oito milhões de aposentados e pensionistas que ganham mais que o salário mínimo com esta injusta política de valorização do salário mínimo.
      Por quê nós trabalhadores da empresa privada não nos aposentamos com o salário da ativa, inclusive com plano de saúde vitalício, assim como os Funcionários Públicos???
      Não acredito mais em políticos!!!…Votarei NULO (no Cacareco).
      Ninguém enxerga tamanha injustiça, ninguém faz nada!!!
      Onde estão os Direitos Humanos, a OAB e etc???!!!

  10. Olá Ricardo, gostaria de lembrar aqui aqueles que discordam de tudo o que esta no seu texto acima, ou em parte dele, 30 anos atrás eles não poderiam manifestar livremente suas opiniões.

    Agora sejamos honestos o PT é importante para a história deste país.

    Vamos dar a César o que é de César.
    “LuLa” mostrou-se capaz para conduzir o nosso país aonde chegamos. e quer saber dá um orgulho danado saber que temos um Brasileiro como ele na presidência.

    Eu Já DILMEI E VC.

  11. Kotscho, você levou muita gente boa do blog ao Túnel do Tempo. A histórica eleição para governadores de 1982, o debut do PT, do famoso vote no 3, o resto é burguês. Ano da vitória redentora do engenheiro Leonel Brizola no Rio, enfrentando a fraude bancada pela Globo. A luta pelas Diretas-Já e o primeiro comício da campanha, na praça do estádio do Pacaembu, organizada pelo PT. A onda do Lula-lá em 1989, a dureza dos anos 90 e a hegemonia do Consenso de Washington, a vitória triunfal em 2002 … Uma longa caminhada de resistência e luta, da qual muitos dos que postam aqui têm orgulho de ter dado a parcela de contribuição. Abs

  12. O melhor que poderia lhe acontecer é isso. Ficar de fora para sua opinião ser imparcial. O PT não ajudou o Brasil
    em nada e nunca vai ajudar. Onde existem radicais é lá que
    haverá perigo.
    Quem ajudou o Brasil foi o Sr. Lula, que com seu carisma
    e capacidade de unir os extremos, conseguiu o impossível:
    Nos devolver a auto estima.

  13. Aconteceu assim mesmo.

    O Lula foi enquadrado na LSN, e foi recolhido.

    Suas atividades sindicais no fim da década de 70 visava o aumento salarial do metalúrgicos do ABC, uma das mais vorazes regiões sindicais do planeta.

    De conquista em conquista , o que temos hoje.

    As greves são para se manter no emprego, as fábricas empregam cada vez mais, e a lider do mercado automobilistico está em Minas, que tradicionamente não fazem greve. de fato a população do ABC deve isso ao Lula.

    Continuando no campo sindical, ainda dá tempo de escapar de ser expropriado pelo sindicato. É só contribuir para um sindicato mais barato e apresentar o comprovante da contribuição no RH da sua empresa. Como sindicalista adora o seu dinheiro essa raça nem fiscaliza direito, se voce tem mais de uma formação é melhor.

    Se vierem reclamar mando protocolizar em Havana.
    Tem que pagar?
    Tem. Mas é melhor dar um trocado para o ladrão do que ter que dar o valor que o ladrão pede.

    Não sei onde li esta semana, mas uma matéria comparava o salário do professor com o de um mestre de obras.
    Sendo que citaram que um mestre de obras ganha R$ 6.000,00 e um professor não ganha isso.
    Como não existe uma AMOESP nos moldes de uma APEOESP, penso que o problema é dos professores.

    Todo ano esses caras fazem greve, e nunca chegam a nada, Sábios são os mestres (de obras é claro) trabalham.

    E tamanha é a responsabilidade que esse valor incial é pouco.
    Quantos aos mestres (agora os professores) continuem na luta e nas greves e vão reclamar lá na casa do Ignácio.

    Recebei a informação que importamos gasolina da Venezuela, pra mim isso é balela. Mentira descabrosa da direita querendo desestabilizar a boa moral do governo.

    Afinal quando aparece alguem dizendo que o Lula é o cara, isso acaba ficano caro. Importar gasolina é o máximo da asnice. Prepare-se para ouvir “cabron usted es lo cara !”

  14. A DILMA VAI GANHAR, SEM QUE PRA ISSO “SEJA PRECISO FAZER CHANTAGEM COM O POVO”. O FHC ganhou 2 vezes DIZENDO, ‘QUE SE O LULA GANHASSE, o REAL IRIA ACABAR”. Ora, como o Lula iria acaba com o PLANO REAL, se FOI VARIOS PARTIDOS, “INCLUSIVE O PT”, QUE CRIOU O PLANO REAL? Então, NINGUÉM é LOUCO, ou BURRO O SUFICIENTE, para achar que “SE O SERRA GANHAR, ELE VAI ACABAR COM TUDO DE BOM QUE O LULA FEZ”; porém TODOS “SAO INTELIGENTES SUFICIENTE”, para TER DUVIDAS se, EM CASO DE VITORIA DO SERRA, “ELE SERRA, TERÁ ‘COMPETENCIA”, para MANTER E MELHORAR O QUE O LULA FEZ”, visto COMO ESTÁ O ESTADO DE SÃO PAULO, depois de 15 ANOS DE PSDB.

  15. Tudo isso foi mais que necessesario surgir, mas surgira uma nova onda pelo terceiro movimento já entre-nos quase visivel, que de uma hora para outra entra no ar para disputar a preferencia para começar a desburrocratizar todos os sistemas

    Entre o primeiro movimento e o segundo

    A saida do Lula, e o fim desse segundo movimento positivo, independente de quem for escolhido pelos eleitores

    Terceiro movimento vai se estender por todo universo, e a tecnologia a serviço do equilibrio da humanidade, assim como o sistema de banda larga da Correia do Sul e o modelo de partida para o mundo

    Não só na transmissão de dados rapido de custo baixo, como foi pensado feito e colocado no ar como a mais nova cadeia produtiva do mundo que gera emprego, com esse modelo que vai proliferar em todo planeta terra

    Isso tudo tem a haver com a politica, onde pelo mundo esta provado que a teoria escriva e perfeita na pratica e imperfeita

    Porem a iniciativa da Correia do Sul, tem a dupla perfeição

    No futuro tudo ficara num único aparelho, assim como tudo ficara

  16. ACABEI DE LER aqui no IG, que o SERRA (PSDB), vai investir NO DISCURSO PARA PESSOAS DE “BAIXA RENDA”, que são maioria dos eleitores, ou coisa que o valha. Acredito que o Serra vai INVESTIR O SEU DIRCURSO em PESSOAS DE “BAIXA CULTURA”, visto que o ENSINO EM SÃO PAULO “FORMA ALUNOS que em 8 ANOS DE ESCOLA NÃO SABEM LER E ESCREVER”. No entanto, acho que “NEM PREPARANDO” eleitores SEM PACIDADE DE LER AS NOTICIAS SOBRE O SERRA, a situação é compricada PARA A CAMPANHA DO SERRA, pois embora os ELEITORES DE BAIXA CULTURA, não consigam ler, ELES ESTÃO “SENTINDO NA PELE”, as consequencias da POLITICA DO SERRA E DO PSDB; e corre o risco de PIORAR, se NO DIA DA “ELEIÇÃO”, estiver “CHOVENDO EM SÃO PAULO”, pois aí o SERRA SERÁ MAIS LEMBRADO AINDA.

  17. Tenho lido todas as opinioes aqui postadas e devo dizer que realmente muitas delas são verdadeiras LULA se eligio para termos justica social e muitas outras coisas mais devo dizer que ainda nao perdi a esperanza porque durante estes quatro anos muita coisa mudou e ÑÃO FOI mudado mais ainda e porque nossos demais orgãos independentes que deveriam auxiliar na transformação do pais nada fizerom como deputados senadores e os juizes,devido a que este nosso BRASIL foi governado por a elite mezquina mentirosa e ladra,durante muitos e muitos anos.Temos que olhar para quaise oito anos atras e nos BRASILEIROS andavamos de cabeça baixa procurando qualquer emprego para nos podermos sustentar, nosso estigma mental estava abaixo de zero,com o geverno LULA temos aprendido a acreditar que este BRASIL es VIAVEL,que podemos viver aqui viver todos livre de pobreza e do desemprego que foi o mal da epoca dos governos Post militares,incluindo FHC,nunca foi petista nen sou mais tenho acompanhado os governos desde GEISEL ate o atual realmente ele tem sido o melhor de todos se não foi melhor e porque todos os que no geverno passaron deixarom a excremencia exposta para que o cida~dao brasileiro limpe e pague a conta,nestes sete para oito anos me tenho sentido orgulhoso de ser brasileiro o qual foi dirigido por un simples PIÃO, que nao tem titulo de sociologo,economista ou engenheiro isto demostra o que pode fazer qualquer pessoa que esteja disposto a trabalhar por um pais que esta com sed de viver melhor e com muitas esperanza de ser grande,acredito na DILMA não me im porta seu pasado, e porque agora as incertezas do pais ja se pasarom assim como era quando o LULA estava de candidato LULA foi e sera sempre o melhor de todos os que pelo governo passarom apos dos militares ninguen se compara a ele parabens LULA por fazer do brasil o que voçe tem feito por elel y obrigado por nos trazer de volta o amor pelo nosso BRASIL

    1. E que o Hugo Chaves manda na Venezuela?
      E que num tem eleição em Cuba?
      Tá brincando que alguém acredita nisso?

      Gesiel,gesiel,o preço da liberdade é a eterna vigilância…abre esse olho rapaz.

  18. Eu ajudei a fundar o PT em Osasco, mas felizmente abandonei o partido em 1994 antes dele apodrecer (ou seja, antes do partido deixar de ser socialista e passar a praticar as mesmas patranhas que os outros partidos). Conheci pessoalmente muitos daqueles que se envolveram no episódio do Mensalão e não fiquei triste com o que ocorreu com eles (para falar a verdade, alguns deles mereciam estar na mesma jaula que o Arruda). Não me arrependo de ter ajudado a fundar o PT, nem de ter saído do partido. O que você considera um “sonho realizado” eu julgo apenas “um pesadelo disfarçado”. Seria melhor o PT não ter chegado ao poder para realizar políticas que só reforçaram os três principais defeitos do país: corrupção política; promiscuidade partidária; concentração de renda e; absoluto descaso pelos que sofreram em razão da Ditadura Militar.

    Quais foram as grandiosas realização do governo Lula:

    a) preservação da política econômica de FHC com alguma maquiagem:
    b) preservação do segredo dos documentos da Ditadura e da impunidade dos militares que torturaram e executaram cidadãos brasileiros;
    c) aumento das despesas militares;
    d) desmobilização do sindicalismo mediante a nomeação de líderes sindicais para cargos na administração pública.

    Lula é o maior ENGODO do século. Mas isto alguns somente verão daqui a 100 anos.

    1. nao peguei o raciocinio. Entao era melhor o PT continuar puro na sua ideologia socialista e nunca chegar ao poder, deixando o Brasil ser governado pela direita eternamente?

    2. o lula nao distribuiu renda??????? não sei em que país esse cidadão vive. Alias nao sao os petistas que elogiam lula, sao os grandes líderes mundiais/acho que o senhor esta enganado, se ajudou a fundar o PT, deveria ajudar a eleger dilma para que a politica do governo atual seja mantido, pois favorece, e miito os mais necessitados/o lula e o maior politico da historia da amérca, talvez o maior…saudacoes e retorne ao pt

    3. Voce é um mané logo se ve que nunca pertenceu ao PT .
      Quanto a politica de FHC era acabar com a infração as custas de arrocho salarial, desemprego e falta de credito ( TUDO QUE LULA NÃO FEZ ), assim até eu conseguia.

    4. Como o próprio Lula tem dito “os banqueiros e os empresários nunca ganharam tanto quanto durante o governo dele.”

      Alguém aí duvida que o Lula é um cara de DIREITA com um discurso de esquerda?

      Há algumas décadas Delfin Neto disse num Roda Viva “ninguém melhor do que um governante de esquerda para fazer um excelente governo de direita.” E citou Miterrand (França), Betino Craxi (Italia), Felipe Gonzales (Espanha).

      Lula cumpriu a profecia É O CARA DE ESQUERDA QUE A DIREITA BRASILEIRA tanto desejava.

  19. Lamento não concordar, pois até seria capaz de votar no LULA, mas no PT nunca. Portanto “lulismo” é uma coisa e “petismo” é outra. Não é um “lulismo” fanático pelo LULA, é um reconhecimento pela figura de um homem que soube se destacar no cenário mundial, é esperto, malandro e muito inteligente, apesar de pouca instrução. Merece respeito. Poderá transferir votos, mas poucos, uma vez que Lula é o Lula e a Dilma é o quê?

    1. Luiz, permita-me discordar, com todo respeito. Dilma tb tem história, e poderá mostrá-la ao Brasil durante sua campanha.
      Politicamente, ela fez tanto quanto Lula, ao longo da vida, em áreas completamente diferentes. Fomos muitos os que combatemos a ditadura, cada um à sua maneira, dentro de suas possibilidades e oportunidades.
      Administrativamente, dizer que ela é leiga é um absurdo. Foi secretária no RS e é ministra importante desde 2003. Isso não é pouco, como currículo. Duvido que o Serra, a quem respeito e combato, tenha algo mais do que a Dilma em termos de capacitação administrar o Brasil. São Paulo o derruba: tem sido um péssimo governador.
      Não me alegra ver a fragilidade da oposição. Seria bom para o país que tivéssemos uma oposição democrática, competente, apontando os errois e oferecendo propostas melhores. Mas, o quê temos? Um bando de golpistas, sem projeto que não seja xingar Lula e envergonhar-se do Basil.
      Como diria FHC, “assim não pode, assim não dá”. Será Dilma no primeiro turno, por ausência de oposição.

  20. Ricardo,

    Estive fazendo um retiro no meio do mato, isso após o carnaval e aproveitei para pensar no PT, devido ao amigo Enio ser um delegado do partido.
    #0 anos de história é algo de se trirar o chapéu. Apesar de não aceitar o dicotomismo Lulismo e Ptismo, infelizmente este casuismo existe na cabeça da maioria dos eleitores.
    Infelismente aquele mal fadado episódio do mensalão, deteriorou bastante a imagem do partido, o transformando em um igual, ou seja, tods os partidos tem a mesma cara. Corruptos a fim de se dar bem.
    Agora, Lula, não está incluido neste apodrecimento partidário. Pelo contrário, é o que ainda mantem viva a boa imagem do PT tão achincalhadfa pela imprensa, adversários e partidáriuos envolvidos nos esqueminhas em surrupiar a grande viuva chamada Brasil.
    Ao meu ver, o PT é Lula, mas Lula não é PT nem partido nenhum. Ele é único, impart e não se encaixa em nenhum outro partido, nem mesmo no PT de hoje, e ele sabe disso pór isso capitaneia todas as ações eleitorais e coligações que o partido venha a fazer. A palavra final é dele. nem adianta dizer ao contrário que a realidade é esta, vide a convenção, a afirmação da Dilma como pré candidata, o Lula escolheu, disse que será ela e acabou.
    Infelizmente, como vocxê adjetivou muito bem, os esquerdistas ortodoxos saidos da clandestinidade ainda povoa a cabeça do partido, tentando sobreviver mas, quando algo vai em uma direção contraria a base filosófica do partido, Lulas dá o ar da graça, chama ao confissionario póliticos que como por mágica muda o discurso do dia para a noite.
    Mas, dentre todos os partidos de frente, o alto clero, digamos assim, o PT é que ainda se mantem as duras penas em uma linha coerente com a filosofia, vide os temas do documento lançado na convenção, denotando grandes mudanças.
    O Interessante foi a posição que o partido trepadeira, o PMDB vai ter que ter para ter um vice presidente. Vai ter que montar um programa de governo, será que sabem ou conseguem? A quem vão copiar?
    Digamos assim: 30 mos de PT e oito anos de Brasil.
    Se Lula manteve a mesma politica economica de FHC, foi uma decisão a qual sua equipe chegou e aprimorou se naõ não estariampos neste patamr. Isso é siunal de maturidade politica. Se tem possibilidade de dar certo algo que o antessessor fez, pór que não continuar, por dar força ao outro? Isso infelizmente é oque atravancava o pais, essa mentalidade de que é do outro a idéia, queima, joga fora em uma inquisição tupiniquim de caça aos bruxos e bruxas do governo anterior. Não só de coisas ruins vive um governo seja qual partido for. Todos, sem exceção possuem fatos bons e ruins é só amadurecer o olhar e ver.
    parabens ao PT, parabens aos trabalhadores brasileiro pelo partido. Cuidado senhores formadores da cabeça do PT, Lula uma hora dessa se cança dos senhores e lança o NPT, Novo partido dos trabalhadores.
    Apoio e eleitores ele terá!!!

  21. Das lutas da década de 80 às atuais o PT levou lambadas, teve que se depurar, mas pouco se modificou na vontade de fazer do país uma nação de brasileiros dignos de sua terra e hoje respeitados e lembrados internacionalmente não só pelo futebol e carnaval, mas pela estabilidade econômica acompanhado da melhoria de vida da população.
    É o que está ocorrendo no governo do PT atual, fazendo o Brasil crescer com distribuição de renda sem se endividar como na década de 70, diminuindo as desigualdades regionais, melhorando a educação reestruturando e fortalecendo o Estado que ficou esfacelado pelos governos do PSDB/DEMO, antigo PFL que sempre foi e continua a ser o testa de ferro dos tucanos, a exemplo do ex-possível vice de Serra, o encarcerado Arruda e o KASSADO KASSAB.
    Os ataques da oposição na mídia e aqui em relação à Dilma são os mesmos direcionados ao LULA antes de seu governo: é analfabeto, nunca governou, é comunista, não é competente, é um sapo barbudo durão, arrogante…
    Os COVEIROS DE SONHOS não conseguirão interromper a completa realização deste, pois é um projeto de nação que está em curso e sendo reafirmado agora.
    Os tucano/DEMOs não têm propostas para o Brasil, são parece UM TIME INTEIRO DE ZAGUEIROS QUE SÓ SABEM DESTRUIR AS BELAS JOGADAS, mas que quando estão com a bola a maltratam chutando-a de bico para onde seu ‘nariz’ interessa.
    Concordo com o fato de termos serenidade para que não venhamos construir ídolos. Não é o que vejo em LULA. O vejo como um líder que se utilizou do conhecimento da pluralidade de idéias que o partido construiu em sua história para implementar (junto com sua equipe) as ações que hoje estão tendo êxito, considerou a complexidade politica de um país democrático que possui no congresso os interesses dos vários setores, conseguiu congregar as forças políticas e colocar como prioridade os interesses da maior parte da população do Brasil.
    A Dilma é uma líder em ascensão, embora ainda não tenha o mesmo jogo de cintura político de Lula é bastante competente do ponto de vista da gestão e tem demonstrado isto na Casa Civil por onde passam os principais projetos estratégicos para o país, um deles o PAC, a qual gesta diretamente com obras importantíssimas para o país. Não é o ‘Avança Brasil’ do FHC que só avançou o país mais para o buraco, pois as obras não se vîu. Ela possui uma ampla visão em discussões sobre o papel do Estado como responsável e mediador da economia e na promoção do social.
    É muito natural que hajam diferenças entre ela e Lula, mas não são diferenças que se contradizem, mas que se completam. Se hoje os que a apedrejam dizem que ela não terá cacife político para conduzir seu governo, lembremos que antes de 2002 uma das principais preocupações num possível governo Lula era se ele teria governabilidade. Isto não será problema num governo Dilma, pois diferente de 2002, começará seu governo com uma maioria no Congresso, talvez até mais ampla que a atual do governo Lula. Além disto, assim como o Lula, ela está cercada de uma equipe com cabeças das mais bem pensantes deste país que estão construindo sua proposta de governo com base no partido, entre eles políticos, cientistas, economistas e outros.
    Concluindo, a discussão não é se é o Lula, a Dilma ou outra pessoa do PT para governar, O QUE ESTARÁ EM JOGO É O PROJETO DE BRASIL, um projeto que tenha como principal beneficiário o povo brasileiro. Isto está sendo demonstrado neste governo com tendências a se prolongar, AO CONTRÁRIO DO ANTIGO (ANT)PROJETO TUCANO QUE QUER VOLTAR entreguista, privatizador, de arrocho salarial, dos apagões, do endividamento externo, do sucateamento dos serviços públicos, do não investimento em educação (daí o surgimento de universidades privadas sem a mínima qualidade que hoje estão sendo fechadas, pois não atendem as mínimas condições de ensino), da falsa estabilidade econômica que terminou seu governo com 25% de juros e inflação estratosférica que corroía os salários. Do não investimento em tecnologia (a Petrobras que estava quase para ser privatizada hoje é uma das principais no mundo em tecnologia de prospecção, o que a levou a descobrir as reservas do Pré-sal).
    Portanto. Façamos o debate justo, com dados e coerência.

  22. Tem gente que escreve aqui e da risada quando se fala em comunismo no Brasil, eles nem sabem o que é um comunista.
    Comunista é um dinossauro que adora o capitalismo, só para ele, só que nao quer trabalhar, nao quer investir um tostao e nem correr riscos, entao, como ele vai viver como um capitalista ? Simples, vai fazer o povo viver como comunista, com carencia de tudo e trabalhar para que ele viva como um capitalista.
    Entenderam ? Olhem para o PT e vao encontrar um monte de parasitas que adoram viver como capitalistas e fazem discurso de comunistas.

    1. CARLOS, o único comunista vivo no Brasil é Oscar Niemayer, o resto é fantasma que a direira cria. O problema da direita-burra é não ter se adaptado ao fim da Guerra Fria. A Folha não falsificou uma ficha do Deops contra a Dilma, há poucos meses?
      A direita-burra é que não mudou nada. Os antigos comunistas entenderam a absoveram a mudança do mundo. O capitalismo continua forte graças ao Estado, cuja defesa foi colocada como um atraso, desde a Tatcher.
      O Fernando Henrique, que viaja tanto, precisa atualizar-se, mudar o discurso do seu PSBD-PFL. Não dá mais para fazer política com conceitos do século 19, ou mesmo do 20.
      Concorda, companheiro? Ou vão fazer a campanha toda chamando a Dilma de “terrorista” e o Serra de “grande gestor”. Não cola, quer apostar?

  23. É emocionante, para mim, viver num País que por vias democráticas elegeu presidente um de seus filhos de origem das mais humildes, hoje consagrado por líderes internacionais como ESTADISTA GLOBAL. Num País que pode eleger (e elegerá) uma de suas filhas como Presidente, por sua competência tecnico-administrativa e política. Dilma, ainda jovenzinha sofreu os horores da ditadura militar, por ser idealista e ver na política o camilho para buscar a liberdade e a justiça social para o seu povo. Dilma demonstrou competência administrativa quando participou de governos no Rio Grande do Sul e, depois, como ministra das Minas e Energia (depois do apagão do FHC com racionamento) e, agora, na C.Civil onde criou o PAC, que antecipando-se à crise econômica mundial criou condições para o Brasil ser protagonista num cenário em que antes era apenas um espectador. Como você, Kotsco, afirmo que valeu a pena ter vivido e ajudado a tornar realiadade sonhos que pareciam impossíveis: em minha cidade ajudei a fundar o PT e a CUT. Tem valido a pena.

  24. Pois aí está, Ricardo: De tanto criticar a manutenção do Sarney no Senado e o tal “parei com o PT”, conseguiste que ter esse monte de comentários sem pé nem cabeça. De toda forma, parabéns pela visão correta do Brasil atual, de LULA e do PT. Abraços. PS. O São Paulo negou fogo de novo, viste?

  25. BRAVO: Eis, a verdade, gente, estou arrepiada, ao ler o que o senhor Fabio escreveu, um lucido, um raio de verdade em meio à tanta mentira que o chapa branca Ricardo destila. Falar que Lula nao condizia com a “esquerda manietada pela ditadura”, cruzes, que absurdo: Lula é a maior mentira de dois seculos e nossa esquerda vai pagar 50 anos para se recuperar do golpe do PT. Como dizia o Tede Silva, o brasileiro é o animal mais parecido com o ser humano, pois um ser humano nao engole tanta asneira. Fui!

    Fabio de Oliveira Ribeiro disse: 21/02/2010 às 16:13Eu ajudei a fundar o PT em Osasco, mas felizmente abandonei o partido em 1994 antes dele apodrecer (ou seja, antes do partido deixar de ser socialista e passar a praticar as mesmas patranhas que os outros partidos). Conheci pessoalmente muitos daqueles que se envolveram no episódio do Mensalão e não fiquei triste com o que ocorreu com eles (para falar a verdade, alguns deles mereciam estar na mesma jaula que o Arruda). Não me arrependo de ter ajudado a fundar o PT, nem de ter saído do partido. O que você considera um “sonho realizado” eu julgo apenas “um pesadelo disfarçado”. Seria melhor o PT não ter chegado ao poder para realizar políticas que só reforçaram os três principais defeitos do país: corrupção política; promiscuidade partidária; concentração de renda e; absoluto descaso pelos que sofreram em razão da Ditadura Militar.

    Quais foram as grandiosas realização do governo Lula:

    a) preservação da política econômica de FHC com alguma maquiagem:
    b) preservação do segredo dos documentos da Ditadura e da impunidade dos militares que torturaram e executaram cidadãos brasileiros;
    c) aumento das despesas militares;
    d) desmobilização do sindicalismo mediante a nomeação de líderes sindicais para cargos na administração pública.

    Lula é o maior ENGODO do século. Mas isto alguns somente verão daqui a 100 anos.

    1. A Marcia Aparecida vota em Serra e Kassab. Deve idolatrar o FHC. Só que para a maioria dos brasileiros perceber que o governo FHC foi o maior engodo do século bastaram 4 anos de governo Lula, pois o mesmo foi reeleito em 2006. Essa Marcia deve ser leitora assídua do Sr. Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi. Sra. Marcia. aproveite e leia os excelentes livros “O Brasil Privatizado”, volumes I e II do jornalista Aloisyo Biondi, para se inteirar das safadezas do Sr. FHC quando promoveu as privatizações das teles, Vale, Banespa e da quase Petrobrás.

  26. Graaaande Ricardo !!!

    Fechou lindamente o seu post.

    Eles entendem Ricardo…eles entendem.

    O problema deles, de alguns deles, pois os mais inteligentes já se curvaram ao óbvio, são os seus passionalismos psicóticos.

    Alguns ainda poderão ser recuperados. A DILMA fará este milagre.

    1. Por falar em passionalismos psicóticos, como será o método para a recuperação dos ignorantes que não enxergam o que você chama de óbvio?
      Como será esse o milagre operado pela santa dilma?
      Será o método cubano, o método russo ou o método chinês de tratar com as vozes dissonantes?

  27. Meu Deus!
    E eu pensei que já havia me saturado de ouvir, ler e ver PT…
    Porque se pegar nos 30 anos de PT com tanta coisa muito mais importante a informar?
    PT, Lula, Dilma, Mensaloes, Escandalos etc, etc, etc…
    Espero que o povo brasileiro seja coerente e mude o cenário politico brasileiro.
    PT de novo?
    Dilma?
    Ah, isso não!

    1. Perdoe Giulio eu pegar carona em seu espa~ço.
      è interessante como existe a permanencia do mesmismo quando neste pais, cidade ou blog se descute politica.
      Aparecem os idolatras tanto de esquerda como de direita, que o Brasil é o unico pais do min do em que a esquerda é direita e a direita é esquerda. Comclusão, temos que mudar o vocabulario e iniciarmos a dizer partido da situação e partidos da oposição. Politica, antes de mais nada é um assunto filosófico, de3sde a época de Platão que iniciou esta parnafenalia, passando por Maquiavel e terminando hoje nos cientistas politicos que abundam nossa emprensa sendo dificilmente imparciais, jogando com a situação pois nnão podem perder a boquinha!!!
      Mas estes senhores não me preocupa. Me preocupa sim esta gama de comentários com mentalidades retrógadas que fincaram o pé em coisas falidas e a qual hoje só se escuta falar nas universidadews a nível de estudo que é, “Vão implantar um comunismo no Brasil”, Querem trazer o socialismo”, “tem comunista vivendo como capitalista” e ouitras coisas mais que não possui mas lugar na realidade atual do Brasil.
      Temos urgentemente que mudar nossos discursos. Temos que urgentemente evoluirmos, mentalmente, culturalmente e desprezarmos os lugares comuns que tanto povoam esses comentários.
      Não estou criticando ninguém. estou sim tentando alertar pessoas que claramente noto serem portadoras de uma inteligência adimiravel, possuidores de alguma cultura que pçodem sim, desenvolver essa nova visão politica sem repetir os mesmo discurso das Direitas do tempo dos militares ou os famosos e pseudoilibertadores gritos de ordem da esquerda intelectual, ideológica ou a festiva que comparetilhava o comunismo de uma garrafa de cerveja ou a bagana de um cigarrinho de maconha ( nada contra).
      O discurso de Lula mudou. Mas, o discurso da chamada direita, ou melhor, os partidos de direita ainda continuam com as mesmas falas desde os aureos tempos do ACM, FHC e outras definidas siglas.
      O povo gosta de Lula porque ele fala Merda ewm plenoi comicio. O povo brasileiro é isso, simples, sem rotundas mas com muita brejeirice.
      Por tanto amigos, mudemos o discurso, paremos e olhemos para uma realidade que está estampada a nossa frente. Deixemos de lado os ranços de um golpr militar, como carrega ainda este General que entrou no noticiario e perdeu seus cargos.
      O Brasil mudou!!! Nós, temos que mudar!!!

  28. O Senhor Ricardo escreveu: “programa de governo é programa de candidato e governo é governo”. Com todo o respeito, essa afirmação é aceitar o cinismo e a lógica da política burguesa. E certamente muitos não queremos chafurdar na lama da política conservadora que hoje executa o PT. Acredito no socialismo, na ética, no trabalho como fonte de superação social e rejeito o pornográficao lucro dos bancos, abençoados pelo governo Lula que é uma grande maquiagem.

  29. …ah, os anti lula e anti pt podem ir para os EUA, a meca do capitalismo????E ate la os grandes empresarios privados correm de pires na mão atrás do dinheiro publico. Privado??? ta bom, so serve pra mandar funcionario caro embora dizendo que ele e ineficiente/tem alguma razao e em aluns casos, porem a verdade e que os empresarios sao indisiplinados, reclamam dos impostos, da legislação, do lula, mas andam de carro zero, vao a europa, fumam charutos CUBANOS…Dima para presidente para o bem do Brasil, o maior país do mundo

  30. Prezados colunista,

    Existe nos comentários mais afoitos e gritantes, uma forte oposição a Lula.

    Mas para eles eu digo o seguinte: quem manda é o
    EStado Democrático de Direito! O Sufrágio Universal, ou seja, o voto direto popular! Não aqueles conchavos que golpearam a Democracia em 1964 e nos arrastaram numa ditadura militar onde houve milhares de torturas e mortos.
    Todos aqueles que se opunham ao regime obscuro e fascista era sequestrado na calada da noite, torturado e na maioria………….morto!

    Hoje, Lula e o PT com Dilma, representa o resgate dos maus tratos que nossa elite e seus cães de guarda fizeram.
    Os generais, coronei e bagres aloprados e farisáicos, estão APOVORADOS, com a nova ordem mundial para tornar público seus arquivo e seus segredos. E m nenhum país democrático do mundo, com instituições sólidas, esse pesadelo concreto continuaria incólume. Agora aqui é somente uma questão de tempo!
    A verdade é um cadáver que jamis se pode sepultar, pois a cova é rasa e o tempo é o vento que aos poucos arrasta a terra. A descoberta das mentiras e da violencia está chegando!

    LULA, quando líder sindical, ENFRENTOU A DITADURA e foi preso pela famigerada lei de segurança nacional, mas ninguém tinha mais moral doque ele, para reiniciar a democraticação do Brasil.

    Fato e dado concreto: Lula tem 80% de aprovação popular e seu governo mais 70%.
    Dilma daqui a pouco ultrapassará Serra.

    Contra fato não existe argumento!

    Grande abraço!

    1. Luis, acho que os comentários mais afoitos e mais gritantes são os que defendem lula acima de tudo, acima até das gritantes evidências…
      Se você não sabe, os documentos da época poderiam estar à disposição. Sabe quem tem o poder de abrir ou não os arquivos? Lula. Por que será que ele não libera? Algo que comprometa alguns da esquerda?
      Você diz que “…que golpearam a Democracia em 1964.” Após cuba 59, o comunismo voltou seus olhos para a AL.; o Brasil era objetivo comunista e o plano para a revolução, para o golpe para implantar uma ditadura nos moldes russos e/ou chineses, a exemplo de cuba, já estava em andamento. As Forças Armadas do Brasil (Glória!) evitou esse mal. Graças à Deus! Foi ruim? Foi. Mas se a esquerda tivesse logrado êxito naquele intento, teria sido péssimo, talvez nem estivéssemos aqui debatendo.
      Pois “Todos aqueles que se opunham ao regime obscuro e fascista era sequestrado na calada da noite, torturado e na maioria………….morto!”
      Isso poderia ter sido dito na Rússia de Stalin, China de Mao, Cuba de Fidel, não? Poderia ser no Brasil de Mariguela, Lamarca, Stela, Vanuchi e cia. ilimitada. não? E os justiçamentos?
      Quando você fala em “resgate”, quer dizer “revanche”?
      Outro caso interessante, desde que começou a campanha, que só o TSE não vê, isso lá prá novembro2009, as pesquisas dizem: Serra Lidera, mas Dilma vem crescendo…..não era para ter ultrapassado, com tanta propaganda e tanto comício à tiracolo do presidente-cabo eleitoral?
      Sim, contra fato nem existe argumento.
      E também contra petista não há argumento; pois existem duas leis e duas morais.
      Relativistas ao extremo.

  31. Caro Kotscho

    Primeiro dizer que estou muito chateado com essa “barrigada” que cometeram contigo !!!
    Voce tinha que estar lá !!! Voce é mais do que filiado do PT, voce é parte da história gloriosa do hoje mais importante e maior partido de esquerda do mundo, considerando-se apenas os paises democráticos.
    Alguém precisa se manifestar sobre essa terrível indelicadeza !!!

    Cheguei agora a pouco de volta a São Paulo e gostaria de contar um pouco das minhas impressões:

    Neste sábado, oficialmente a companheira Dilma Rousseff foi aclamada entusiasticamente pré-candidata à Presidência da República pelo conjunto de toda a militância do Partido dos Trabalhadores, representados por cerca de 1350 delegados eleitos diretamente no ultimo PED e por todos que lá estavam. Foi comovente !!!
    É essa militância a maior riqueza deste partido, é essa militância que tanta inveja causa aos nossos oponentes, é essa militância que amedronta todos aqueles que um dia chegaram até a afirmar que a estrela havia se partido ( capa da revista Veja ) e que o único partido surgido de “baixo para cima” no Brasil teria morrido ( Borhausen queria acabar com a nossa raça e nada como um dia após o outro com uma noite no meio ). Diante de tudo que eu assisti pessoalmente nos ultimos quatro dias lá em Brasília a pergunta que quero fazer é:

    – Quem é que está morto aqui, caras pálidas dos olhos azuis ?

    Seriam por acaso os partidos de oposição sem rumo, sem discurso e sem projeto alternativo para o Brasil ? Seria um PSDB apavorado e â beira de um ataque de nervos que não consegue sequer saber até agora quem é o seu candidato ? Seria um seu aliado por nome de “DEMO” cujo unico governo estadual está praticamente todo “em cana” e na véspera de se tornar mais um partido “nanico” ? Seria um outro “aliadinho” PPS ex-comunista que proclama-se “da ética” mas que é suspeito de desviar verbas da SAÚDE – vejam vocês !!! – do povo do Distrito Federal ?
    Ou será que quem morreu de fato foi a credibilidade de uma “mídiota” esquizofrênica, mentirosa, golpista e venal que ainda insiste em sofrer da sua evidente “catarata ideológica” agravada ao longo desses sete anos ? – “catarata” é aquela doença que ofusca as retinas podendo até chegar á cegueira completa e à consequente escuridão –
    Assim que saí do plenário do 4° Congresso do PT, cheguei no hotel no mesmo dia e pude constatar a malidiscência cretina e o descaramento da Rede Globo por exemplo ao assistir o “comentário” da tal Cristiana Lôbo da Globo News. Afirmou “do alto da sua vassoura” a “cartomante jornalista” que a Dilma não empolgou o conjunto da militância do PT, que tudo foi uma armação e que o 4° Congresso não serviu para nada. Chega a dar pena porque é uma deslavada MENTIRA !!!
    Ela deve ter tido alguma visão exotérica para dizer o que disse porque ELA NÃO ESTAVA LÁ !!!
    EU ESTAVA LÁ !!!
    Há muito que não assistia a uma manifestação tão vibrante dentro do PT , tão emocionante, tão comovente e TÃO FORTE quanto a de hoje !!! Uma unanimidade !!! Uma catarse !!! Uma declaração coletiva de amor à nossa companheira Dilma, a futura Presidente Mulher do Brasil !!! E ela nos devolveu tudo isso à altura e na mesma medida.
    Com tudo isso e mesmo assim a grande frase proferida pela Dilma:

    – “Quem duvidar do vigor da democracia em nosso país que leia, escute ou veja o que dizem livremente as vozes oposicionistas. Mas isso não nos perturba. Preferimos as vozes dessas oposições – ainda quando mentirosas, injustas e caluniosas – ao silêncio das ditaduras.”

    Quanto às ofensas dirigidas por estes “midíocres” à nossa militância e ao PT, a frase do Presidente do Povo Lula – o “Estadista Global” – diz tudo:

    – “Zé Alencar….Aqui nesse plenário que você está vendo, o mais bobo, enfia linha na agulha mergulhado na piscina usando luva de box e ainda dá nó !!!”

    E quem não quer ver que confira o futuro porque o presente já está posto !!!

    VIVA A MILITÂNCIA VIVA DO PT !!!
    VIVA O PRESIDENTE DO POVO LULA !!!
    E VIVA DILMA !!!
    A primeira MULHER eleita Presidente do Brasil.

    1. Salve Enio,

      Novamente aqui mostrando esta força, estye idealismo que brota como uma lenda, pois poucos permanecem firmes as idéias como você.
      A pouco fiquei irritado com comentarios que confundem as coisas. Falam em comunismo, se preocupam em dizer que o |Lula ou a Dilma vão comer criancinhas em uma chuirrascada na granja do torto e se esquecem de olhar esta nova realidade brasileira.
      O pior cego é aquele que não quer ouvir, que não quer descobrir um universo novo ao seu dispor.
      Mais uma vez, parabens pelo seu papel junto aos deficientes fisicos na convenção, isso faz parte da nova visão, isso é ser humano, nunca comunismo. As mionorias tem voz, tomei a liberdade e mandei aquela foto dos cadeirantes para a minha fisioterapeuta na Pestalozzi onde faço fisioterapia mostrando que o trabalho delas hoje, possue vozes que estão lutando e se engajando.
      Valeu, grande irmão!!!

  32. Caro Kotscho.
    Pouco antes da realização do Congresso do PT, escrevi aqui no blog, me dirigindo especificamente ao Enio e ao Everaldo que, na verdade, o tal Congresso seria como um piquinique de luxo.
    E não é que acertei!
    O resultado foi o mesmo de sempre; discursos, discursos, propostas e mais propostas e, finalmente a grande decisão: ”NADA FOI DECIDIDO”.
    A não ser pela falha no discurso da candidata ungida que trocou o que estava escrito ‘Vamos continuar reaparelhando o Estado’ ao invés de ‘Vamos reconstruir o Estado’, mais nada. Nada, nadica de nada.
    Ah sim, louve-se a fala do Marco Aurélio Garcia que, como um ”verdadeiro democrata”, prometeu, de pés juntos que; NÃO EXERCEMOS NENHUM CONTROLE SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E NÃO VAMOS EXERCER. NÃO TEM RAZÃO PARA ISSO; TEMOS UM FORTE COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA.
    Ora, ora; viva o Marco Aurélio Garcia que, certamente, com este posicionamento, deixou alguns sectários de cabelos arrepiados.

    1. Luiz Carlos, meu “velho”

      Quando o assunto é PT, voce mais uma vez e como sempre escreve do que não sabe e opina sobre o que não viu. Mas eu te dou meu perdão. A culpa não é tua !!!
      A culpa é dessa “midiota” esquizofrênica que briga com os fatos. Durante quatro dias, eu circulei com a minha “cadeirinha’ por todo o Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília e não vi NENHUM desses colunistas de jornais por lá. Pobres coitados que não se envorgonham de ser tão submissos aos seus patrões !!!
      Não vi nenhum ou nenhuma Miriam Leitão, Cristiana Lôbo, Noblat, Lucia Hipólito, Merval Pereira, Sardenberg, Boris Casoy e assemelhados !!! NENHUM !!!
      Essa gente que recebe salários miseráveis e mesmo assim se submetem tão facilmente !!!
      É de dar dó, mas fazer o que ? Resolveram sujar a profissão e ganhar a vida só pra FALAR MERDA !!!
      Eu não duvido, Luiz Carlos, NÃO DUVIDO que se continuar esse descrédito de tantos leitores para com eles e a queda cada vez mais acentuada de assinaturas e audiência desses veículos, estarão logo logo TODOS ELES NA FILA DO BOLSA FAMÍLIA !!!
      TODOS ELES !!!
      Guarde pra ti o que estou te escrevendo e me cobre !!!

  33. Estimado Ricardo, bom dia!

    Bem, o que poderia eu dizer a você meu amigo?

    Não sei!

    Afinal um homem deve acreditar em alguma coisa para viver.

    Algumas pessoas são movidas por inúmeras paixões, outros perseguem apenas uma.

    Alguns vivem por amores, outros pela ausência de conformidade, alguns por ódio outros perseguem um sonho, e alguns somente por vingança.

    Existem aqueles que defendem verdadeiros ideais, mas também aqueles que defendem apenas o seu território podem acreditar assim como você que naquele primeiro momento havia este romantismo, sim este mesmo que ainda te alimenta a alma, mas se você erguer os seus olhos um pouco mais além de 2.002, verá que nem tudo o que foi sonhado naquele “sonho de outrora” já havia se distanciado do objetivo inicial.

    Seu romantismo é lírico, porém alguma em partes é história, mas a maioria uma lenda!

    Ricardo, eu não acredito em santos, mas acredito em boas obras, Francisco de Assis é um testemunho real da benignidade humana entre outros, e assim também da mesma forma não acredito em homens que se utilizam de manobras para tirar proveito desta manipulação.

    Mas a maioria deste povo é gado marcado!

    Porém Kotscho, eu ainda acredito no trabalho, ou melhor, na força do trabalho e naquilo que ela produz, e Juscelino me passou esta idéia, no entanto de lá para cá, aquela cadeira continua vazia!

    Mas respeito o seu ideal e o seu sonho vivido!

    Porém o âmago de cada um sabe que o ideal daquele sonho, que deveria ser a austeridade passou, e aquele sonho de um dia “Acabou!”

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

  34. Como tudo que conciste da raça HUMANA o PT tem gente muito boa e gente muito ruim!!! Tem acertos e erros, principalmente quando se tornou um partido referência no ambito nacional!!!
    Porém é de LONGE o melhor partido da AMÉRICA LATINA!!! Que luta pelo o povo e governa para o povo!!!

  35. Caro Ricardo, muito boa sua sintética relatoria sobre os 30 anos do PT. Podem falar o que quiserem os que não gostam do PT, mas é incontestável que o Brasil mudou radicalmente, na minha análise e da maioria da população brasileira, a partir da ascensão de Lula à Presidência da República. Podemos afirmar, sem medo de errar, o grande salto qualitativo no nível de vida de grande parte do povo brasileiro depois do PT chegar ao poder. Não pode agradar a todos, mas tenho receio do retrocesso econômico, político e social que podemos sofrer se o conluio PSDB/DEM retornar ao poder através de José Serra.

  36. Caro senhor Ricardo. O fato de o senhor não ter sido convidado para a festa petista apena sinaliza novos tempos. O esquecimento é sintoma. O PT passou a ser um partido pragmático. Ou seja, nivelou-se definitivamente aos demais. Pessoas como o senhor, com alma de menino, não têm mais espaço na arena das disputas políticas neste nosso Brasil. E digo isso como elogio. Sorte a sua por “não o convidarem para essa festa pobre”…

    1. Angélica. Quem sou eu para manipular o articulista?? Fiz uma obseravção impressionista, talvez motivada pela minha colaboração no governo petista do Acre, de onde saí desacreditando mais e mais em políticos, pois acho que também sou menino, apesar dos 54 aninhos. Como fui chargista, possuo o defeito do olhar crpitico e, por que não, cínico.

  37. Veja bem, hoje com quase 58 anos de idade, militar do exército, aposentado, fico indignado com a hipocrisia de alguns reporteres, comentam os politicos e os partidos politicos deste país, PT, PDMB, DEM, PCB, PSDB, etc…,vejamos os escândalos do mensalão do PT, quem foi beneficiado? LULA. , e do DEM ?, ARRUDA. Quem é que comanda a UNE?, a CUT?, o MST? … TUDO É MANIPULADO, precisamos neste país, é de pessoas sérias, que tenham objetivos em prol da nação, não de grupos que querem perpetuar no poder sem importar com os meios, com a ganância de riquezas, sem ideologia. Pretendo lançar um livro com o título: RECORTE DE JORNAL, não comentarei nada, vou publicar as materias dos politicos e de varios jornais e revistas. Olha as pessoas, o povo não pode ter mémoria curta, vejam num passado bem próximo os atos destas pessoas antes de chegarem ao poder, o que elas reinvindicavam, o que elas eram contra, porque mudaram ? Basta rever os jornais, os noticiarios, as entrevistas,.. vamos lá, vamos mudar este BRASIL, vamos praticar os legados dos nossos pais, nossos avós, vamos ficar em dia com a nossa consciência. Não sou ligado a nenhum partido politico, tenho compromisso é com a verdade e o com o nosso BRASIL.

    1. Julgamento moral sobre adversarios ou nao adversarios, fornecido pela midia, NAO pode ser criterio de açao politica.
      Moralismo contra adversarios da area do trabalhismo ou nao foi SEMPRE a bandeira de luta da direita para encampar o poder. Diveras vezes conseguiu. Isso mudou:
      Trabalhar com todos os lados e açao transformadora! (e pare de se achar paradigma de moralidade porque tem origens na caserna)

    2. Caro Carlos,

      Vivemos hoje, infelizmente a herança da “redentora” que um de seus melhores trabalhos foi aniquilar líderes, bloquiar lideranças que hoje poderiam ser exatamente o remédio apra as mazelas que colocastes.
      Lula é o primeiro líder que este pais possui depois da “redentora”. Em 82, com a vinda do Papa ao Brasil, vi atgravés das lentes de minha máquina o quanto o povo brasileiro precisava de um líder, de um pastor, e foi colocado na imagem do santo Papa todas as esperanças de um povo sofrido, massacrado por uma corrupita e desastrosa ordem unida que, mutio fez pelo pais, fisicamente, mas ideologicamente, intelectualmente achatou muito a cultura, o saber do povo na lama, disfarçando esta caracteristica dos caudilhos com o MOBRAL,. Por isso hoje, a UNE não é mais como no meu tempo de estudante, muito menos como os que comandaram os famosos caras pintadfas da era Collor, e por ai vai o trem.

    3. SEgundo o senhor este país presisa de pessoas sérias >será que o senhor se esqueceu sendo militar que as pessoas sérias que foram os militares estiveram nos comandos de toda estrutura desse País e um belo dia por livre arbítrio, apesar de todo poderio bélico entregaram o poder as mãos da democracia, que pode até não ser boa , mais que segundo a ideologia do Mundo Ocidental é melhor que a didatura de um só parido, um só governo, um só pensamento, uma só visão.Amigo queria o senhor ou não isto que aos seus olhgos parece uma anarquia é o melhor caminho de convivênvia social, a alternãncia atraves do voto. A alternãncia certamente demanda competência para se fazer compreender aos eleitores.Não se pode dizer que o povo é burro pois ,ele já apoiou militares, já apoiou FHC, e tantas outras diferentes correntes de pensamentos e nessa caminhada vai se construindo um Brasil que certamente com erros ou não sempre tem caminhado, e nas mãos do Lula tem caminhado com muita sorte no campo ecônomico, se ´por acaso disserem que ele é defensor de estatizações, lembre-se que “revolução” apesar de combater o regime totalitário e comunista foi uma grande introdutora da Industria e empresas “BRAS”. Tudo isso são coisas sobre o qual o povo pensa e sobre isto tem mémória.

  38. Com todos os escandalos e comentarios maldosos da oposiçao, mais nao temos duvida, Lula foi o melhor presidente que o Brasil ja teve, nao se compara o Brasil de FHC que vendeu quase todo o nosso patrimonio e so aumentava a divida externa, Lula so esta encomodando porque pensou nos mais pobres, pensou na educaçao, talvez porque nunca cursou um nivel superior se preocupou tanto em fazer com que as pessoas menos favorecidas cheguem a faze-lo, melhorou o salario minimo, e ganhou o respeito de outros paises, e sabemos muito bem que nao depende só dele as açoes, não somos uma naçao presidencialista e sim parlamentarista, e as pessoas infelizmente ainda nao aprenderam a escolher seus representantes.

  39. Duas coisas que impressionaram ao menos a mim e um amigo, no discurso de dilma vana: ” ´´ nao admitimos que alguem nos dê liçoes de liberdade, muito menos quem nao teve e nao tem compromisso com ela”. “Tudo o que pode ser produzido, deve ser produzido no Brasil- e sera”
    ” o PT mudou , mas nao mudou de lado”
    E deu os nomes e o APELIDO familiar e de intimidade de tres companheiros de luta, tombados no conflito contra a ditadura. Isso sinaliza claramente aos adversarios como declarando: ´decadas atras eu escolhi um lado para combater e sou a mesma de então”. Esta dado o recado.

  40. Realmente plano é plano, projeto é projeto, governo é governo. É muita ingenuidade achar que qualquer plano de governo irá se cumprir literalmente, a parte o exagero de candidadtos que mentem sem problemas atrás de votos.

    Treino é treino, jogo é jogo. O governo capitaneado por Lula representou uma mudança de paradigma, uma nova etapa da vida política brasileira. Foi a primeira vez que houve uma alternância pacífica de poder, calcada nos votos da população. Além disso, a visão de mundo e governo dessas várias forças políticas concretizadas no governo Lula mudaram de forma consistente a vida do brasileiro: Menos desemprego, mais renda, mais educação profissional, menos desigualdade social e diminuição da miséria. Só quem acha normal viver em um país em que apenas uns 10 ou 15% da população pode ser considerado classe média pode afirmar que a desigualdade não dimiuiu. Hoje uns 40% da população podem ser considerado classe. É pouco, mas um grande avanço.

    A ALTERNÂNCIA DE PODER FEZ MUITO BEM AO BRASIL. Muito mais do que qualquer governo particularmente, por isso mesmo é perigoso votar em Dilma: nem mesmo o melhor dos projetos consegue passar incólume aos vícios do poder, e ao vício de se ter poder.

    Acho que o momento do Brasil, iniciado com o movimento ao centro realizado por Lula para se eleger em 2002, é o de construir um governo de consenso, capaz de abranger a múltifacetada realidade desse enorme país.

    Aqueles que fizeram a ditadura militar, graças, estão morrendo, mais um pouco não sentiremos nem o cheiro. É um erro ficar dissimulando essa dicotomia entre “azuis” e “vermelhos”, ainda mais aqui. O simplista sistema bipartidário do EUA não se aplica ao Brasil, ao brasileiro. Aqui, os limites são muito mais sutis, esparsos.

    Para mim, o ideal seria um governo de coalizão, com a presença de “caretas” e “modernos”, que aqui nós resolvemos as dicotomias misturando as coisas.

    Dilma e Serra não podem construir esse governo. Marina, Aécio, Ciro, talvez possam. Esse pensamento de time de futebol vai se desfazer e o Brasil vai entender que um governo deve ser uma união de forças, não a prevalência de uma classe em detrimento de outra(s).

  41. “O fato é que os mesmos movimentos sindicais e populares que deram origem ao partido estão lá até hoje e formam sua sólida base social, algo único na estrutura partidária brasileira, que diferencia o PT dos demais.”

    Carissimo Ricardo,

    apenas isso diferencia o PT dos demais, porque o resto é igual aos outros com todos os vicios possíveis e imagináveis.

  42. A verdade é que lutar e chegar ao poder nem sempre significa manter os mesmos propósitos de quando apenas se sonhava em chegar lá… só quem reconhece o verdadeiro significado da palavra Democracia e que sabe o quanto ainda temos que caminhar para alcançá-la…

  43. EU NÃO VOTO EM CÍNICOS. SERIA TÃO MAIS FACIL VOTAR SE PERCEBESSE BOA-FÉ E SERIEDADE NA ATITUDE DOS POLÍTICOS. ACHO QUE ESTAMOS FU… ESCOLHER ENTRE SERRA E DILMA É O FIM. VOU TENTAR ESCOLHER AQUELE QUE MENTIR MENOS, QUE NÃO MENOSPREZAR A MINHA INTELIGENCIA, QUE NÃO PRETENDER VOTOS AO MESMO TEMPO DO MST E DOS RURALISTAS , DA DIREITA E DA ESQUERDA (SE É QUE AINDA SE PODE FALAR ASSIM).
    NÃO VOTAREI NO PT OU NO PSBD. NÃO VOTAREI EM PROPOSTAS E NÃO VOTAREI EM REALIZAÇÕES DUVIDOSAS. VOTAREI EM DISCURSOS HONESTOS, EM CORAÇÕES LIMPOS, EM IDEAIS DE VIDA, EM FICHAS LIMPAS, EM PATRIMONIOS DECLARADOS CORRETAMENTE À RECEITA, EM ANTI-NÉPOTAS .

  44. O PT não mudou, apenas acompanhou a evolução do tempo. Houve um tempo, em que eu acreditava na luta armada, hoje cairia no ridiculo. As alianças do PT, faz parte do entendimento de que em uma democracia, não se faz politica sozinho, politica sozinho, só mesmo em uma ditadura, seja de esquerda ou de direita…..
    Me sinto tambem parte dessa festa, pois desde a sua criação, humildimente, ajudei a levantar essa bandeira, mesmo como voce, sem ter me filiado…..
    Um forte abraço…….

  45. …( falando sózinho )…meu Deus do céu !!! Tem doido demais neste mundo, tem gente demais no anti-horário…que qui tá acontecendo ? Como é que um cara pode acreditar, que numa cunjuntura política como a do Brasil, uma presidente pode impor um regime comunista ???

    Ô Ricardo !!!

    Tá na hora de tu começar a exigir atestado de sanidade mental presses negos da direita que estão comentando no teu blog !!! Cuidado meu fi !!!

    Xô…

    1. A começar por você, oh grande democrata!
      Mas não se preocupe!
      Dilma já está eleita, e quando assumir de fato, todas as vozes discordantes serão doutrinadas para o uníssono.
      Todos os ponteiros girarão no mesmo sentido, para o seu prazer.
      Será a guinada a esquerda tão sonhada.
      Será uma ditadura de esquerda bem difarçada de democracia, uma ação que por 30 anos foi magnificamente bem planejada e agora magistralmente bem executada.
      Uma das formas assumidas pela mentira é o apagamento da tênue linha que separa fato e opinião.

  46. Kotscho,

    Belo texto, e verdadeiro!

    Se o Brasil, desde a redemocratização, tateou – com maior ou menor empenho – na busca de soluções para seus problemas, deve muito do esforço ao radicalismo do PT, que não deixou situacionistas engavetarem discussões sobre os principais problemas gerais e locais dos brasileiros nas câmaras de vereadores, nas assembléias estaduais e no Congresso.

    Ninguém lembra que o PT foi partido do Govêrno da República aos 22 anos de idade. Os socialistas franceses esperaram 40 anos, até a chegada de François Mitterrand ao poder. E o partido não é como são os demais, que mudam na forma e continuam os mesmos, desde 1945, feitos de coronéis e de donos de gado e gente que – felizmente – dêles começa a se libertar. Agora, aos 30, o partido se prepara para fazer o sucessor de Lula, aliás, a sucessora. É, sem dúvida, uma trajetória bem sucedida, da qual sempre se orgulharam os militantes e simpatizantes, e que tem potencial de crescimento inimaginável. Oxalá ocorra…

    Alguns cobram do Partido dos Trabalhadores uma existência sem vida, como uma natureza morta, estática, imutável. No nosso trigésimo aniversário, adversários irrascíveis nos cobram atitudes da nossa infância, e atacam a militância petista por ter amadurecido. Pretendem trocar a estrela vermelha pelo rubor da vergonha de uns e da desfaçatez de outros – poucos, na verdade – que fizeram, sob o manto do Partido, aquilo que quase todos os membros dos demais partidos fazem todos os dias, sob os olhos – agora cúmplices – destes mesmos críticos.

    Se o Almirante Serra observa indiferente, do alto da ponte de comando do encouraçado Bandeirantes, fundeado nas águas fétidas do Rio Tiête, o naufrágio e a desgraça de milhares de paulistas que solenemente prometeu proteger, a culpa não é nossa. O desprezo e a intolerância com que Serra trata os os brasileiros que vivem no Estado que considera seu feudo, expressam com precisão a visão que construiu para si, do país e de seu povo. E que é o avêsso do PT.

    Que o Brasil, política, econômica e socialmente não é o jardim florido dos sonhos da militância petista em seus tempos de infância, isto aprendemos desde a primeira prefeitura, comandada por Maria Luiza, em Fortaleza.

    Se o país foi um pântano mal cheiroso, o PT foi à luta e pôs a mão na merda, pois lá não haviam flores. E, desde a fundação, têm como prioridade, a luta para drenar o pantâno e, ao mesmo tempo, cuidar da erradicação da miséria dos seus habitantes. Não com dinheiro externo -que gera dívida e submissão – mas com o crescimento da economia, que gera empregos, conhecimento e os recursos necessários para manter o avanço.

    Os sectários que agridem o PT, o govêrno, o país, os serviços públicos, os serviços privados e o resto, deveriam revelar qual o partido da sua militância, com qual Brasil sonharam no passado, o que fazem por êle no presente e o que projetam para o futuro – se é que têm algum projeto, ainda que em sonhos – para que tenhamos comentários fundados na realidade, mesmo que parcial, já que todos os olhares humanos partem de alguém que está em algum lugar – no tempo e no seu caminho. Isto garante a radicalidade do discurso de quem é radical, e preserva nós todos do sectarismo e da gritaria que caracterizam o discurso dos intolerantes, dos sem-razão.

    Parabéns ao Partido dos Trabalhadores e aos seus militantes!

  47. Acho que o Álvaro Dias vai abandonar o PSDB.
    Só fica se for masoquista!
    O que estão fazendo com o homem é algo inacreditável.
    Dentro do próprio ninho!
    Pode?
    Pois é.
    Mas hoje queria lhe dizer Ricardo – que pela primeira vez gostei muito de uma análise feita pelo Noblat.
    SINA DE FORMIGA e uma análise e tanto da SITUAÇÃO em que está a OPOSIÇÃO neste momento. Dá uma olhada lá e me diz o que tu achas.
    Beijos e FELIZ ANO NOVO QUE COMEÇA DE NOVO!!!
    E também AMEI ver – mesmo de longe – esse encontro do PT em que pela primeira vez na história deste país – que eu saiba – UM LÍDER tem a coragem de indicar uma mulher com chances de ganhar a eleição. Um Líder de nome LUIS INÁGNÁCIO – LULA – DA SILVA como milhões de brasileiros.

  48. Dilma Roussef não será eleita devido seu rosto bonitinho, sua eleição deve-se ao que começou trinta anos atrás. O Brasil não esta sendo governado por aventureiro, por pacotes imediatistas, tapa buracos feitos encima de uma situação. Muito se fala em “Alternância”, e, ela existe, pois Lula abriu mão de um possível terceiro mandato, agora Alternância por outras vias não há menor possibilidade, voltar ao poder quem tanto crítica, mas não soube conduzir este país quando teve oportunidade é me chamar de doido varrido.

    Frase do Lula no discurso que proclamou Dilma candidata do PT: “Dilma será criticada não pelos seus defeitos, ela será criticada pelas suas virtudes, por ter capacidade de dar continuidade ao que esta dando certo”. – Lula disse não exatamente nestas palavras, mas neste sentido –

    Quanto à fala de nosso articulista de “não ter sido convidado” que muita gente aqui esta aproveitando para dar uma alfinetada, não me pareceu lamentação por parte dele. Ricardo Kotscho é profissional do jornalismo, e se lá ele fosse tenho certeza que ele não ficaria na janela com a cacunda na goteira, porem isso não o impediu de fazer um grande artigo sobre o Congresso e os Trinta Anos do PT.

    1. Rosto bonitinho???!!! Tá certo que gosto não se discute, se lamenta mais Dilma com rosto bonitinho vc pegou pesado hein? Foi forte, foi forte… hehehehehhe…

    2. Se este blog ñ é um reduto petista, é chatista. O da selva diz, este ñ é um gov tapa buraco, é q nem isto ele precisou fazer, já tinham feito, este só ficou com a pá na mão e as glorias.

    3. França:

      Você não fala, você arrota pelos cotovelos, você foi contaminado pela mídia golpista. Ou você tem a memoria curta ou não quer ver a realidade. Nos tempos que você defende o Brasil não podia ouvir falar de crise lá nos cafundó e aqui dentro era quebradeira. Force um pouco a memória que lembrará dos desempregos, juros as alturas, inflação e falta de confiabilidade. Sou Petista sim, mas eu não precisaria ser para reconhecer, e a maioria que vê qualidade neste governo também não são. Se você é masoquista faça valer seu voto, vote neles. Vote em quem quebrou o Brasil.

  49. O PT é louco p acabar com a lei de responsabilidade fiscal, por falta desta lei alguns países da Europa estão no caus, agora q passou a turbulencia do Limão Brothers só falta pedirem p acabar com o PROER tbm.

    1. França, não acredito que este blog seja petista, mas com certeza o blog do Augusto Nunes da revista VEJA é, pode conferir e outra coisa o seu amado FHC criou o auxílio-reclusão que paga a dependentes de presos como assassinos, assaltantes, estupadores e por aí vai e que hoje o valor chega a R$ 798,30 por dependente, o FHC é um sociólogo de mão cheia, mas na sala de aula e para finalizar não entendo porque tanta crítica porque a ministra pegou em arma para lutar, ora pelo menos ela não foi covarde como FHC, Serra e muitos outros que fugiram para outros paises com medo de lutar por nós e pela nossa liberdade…. pense bem nisso antes de votar e comentar. Abraços

  50. Enio Barroso Filhodisse:22/02/2010 às 14:26
    Luiz Carlos, meu “velho”
    ”Quando o assunto é PT, voce mais uma vez e como sempre escreve do que não sabe e opina sobre o que não viu…”

    Caro Enio.
    Sei e vi, talvez até mais que você, pois não viajo com os pés, mas com o cérebro. A presença fisíca, nestes casos, é só ”farofa”.
    Reafirmo; o Congresso do PT foi, a rigor, um passeio e, caro, diga-se de passagem. Lá, nada foi decidido. O que tinha de ser decido já estava decidido. O tal Congresso nem mesmo sequer tinha a tarefa de homologar nada. Não nem isso para ser feito; nem homologar!!!

    Viu Enio, eu não estava em N.York no 11 de setembro, mas sei o que aconteceu naquele dia.
    Congresso do PT semprte foi piquinique.

    1. Luiz Carlos

      Piquenique se faz com panetone também !!!
      Não venha voce viajar na maionese com o que voce chama de cérebro porque eu também tenho o meu !!! É claro que o meu´lado ESQUERDO do cérebro é muito mais ativo do que o teu que É DE DIREITA !!!
      Veja bem:
      Na maioria das pessoas, o lado esquerdo do cérebro é responsável pelo pensamento “lógico”. Este é o raciocínio exato, detalhado e minucioso que precisamos, por exemplo, para a matemática. Também usamos o lado esquerdo do cérebro para CONTROLAR A NOSSA FALA, um processo infinitamente complicado que nenhuma máquina é capaz de dominar. Pequenas partes separadas do hemisfério esquerdo cuidam das ações necessárias para a ESCRITA, para o som que produzimos quando falamos e para dar nome às coisas que PODEMOS VER !!!.
      Algumas vezes uma pessoa de idade sofre um derrame que afeta essa parte do cérebro e então não é mais capaz de falar adequadamente. Não é o teu caso ainda mas o lado DIREITO do cérebro da maioria das pessoas cuida mais de dormir, viajar na maionese, CAGAR e outras coisas importantes mas sem NENHUM GRAU DE NOTORIEDADE !!!

      É como na política, A esquerda sempre se sai melhor do que a direita !!!

      P,S. eu também não saí âs ruas em São Paulo durante as tragédias das enchentes, MAS SEI O QUE ACONTECEU NAQUELES DIAS !!!

    2. Ô “mizifio” Pedro Borges

      De novo voce está atravessando a conversa !!!
      Tenho certeza que o meu “velho” amigo Luiz Carlos entendeu a piada.
      Mas voce não !!!
      Voce é muito sério !!!
      Um “caso muito sério” !!!

      Tá errada a minha gramática ? Escrevi certinho hoje, pedante ?

    3. Parabéns Enio Barroso!!!
      Espero que a sua ida à Brasília tenha garantido mais 4 anos de salário. Caso contrário, que objetivo terias?
      V.Sa. falou há pouco: Vou à BSB e “tendo a apoiá-la(DIlma)”
      Pergunto: Entre os comensais presentes, havia alguém disposto a Não apoiá-la e se Pronunciou publicamente a respeito? Não? Sim? Justifique.
      E já que o senhor é um neurologista amador, porque não faz uma lobotomia na cúpula do pt. O Brasil lhe agradece penhoradamente. Ah e não esqueça: Faça uma auto-lobotomia também, no final.
      Ah! foi uma piada…de muito bom gosto, por sinal.
      Está dois níveis abaixo da pegadinha do João Kleber.
      É o nível de educação e de civilidade a que o Brasil está sendo gradativamente rebaixado.
      Quanto à gramática, os dois primeiros parágrafos remetem ao estilo copia&cola, já do terceiro em diante, a sua marca é patente. Parabéns!
      Sou sério, sim. Levo esse país a sério. Era contra as falcatruas do governo FHC, sou contra as falcatruas do governo Lula. Deu prá entender, ou vai ficar aí berrando apoplético: direitista! golpista! legalista!etc…?
      E quem foi mesmo que custeou seu passeio à Brasília,hem?

    4. “mizifio” Pedro Borges – o “dipindurado”

      Mais tu não se emenda seu “caba” ?
      Para com eça istória de acorrijir o zêrro do zôto seu coiza !!! É doensa eça tua ?
      Óia …ce tu não pará com iço eu chamo o Cumentarista Robson de Oliveira do noço CCS ( cervisso cecreto sentrau ) que gosta de entrá neças rinha e ele vem aqui já já çó pra te esculaxar !!!
      Os caminhão da mudanssa continua lotado. Cada ora é um que cai dela, AQUI com nóis é açim, mesmo. ou o “caba” se EMTURMA DE VEIS ou some daqui avexado feito um curisco !!!
      Porque nóis temo CURRICO !!! Nunca viu falá de CURRICO? Não é nome “acabarezado” não !!! Não é nome feio que ganhou na mega cena não !!! É aqueles papé xêio de enrolassão que a gente manda pras ajemça de emprego pra vê se dá jeito de cassar um selvisso !!!
      Tu fique sabêno que AQUI a gente as veis inté fala INGRÊIS !!! Mais não du geito que ti gosta !!!
      E não é daqueles ingrêizinho fassinho e xumbreguento de “Mai Love” não !!! AQUI é de “Du iu naite” pra sima !!! Coiza fina e eleganti !!!
      Dêxa de sê abestado e dêxa o povo escrevê do geito que quer seu mufino duma figa !!!
      “Caba” como tu, suberbo e de naris empinado, não pode cumê nada extragado !!! Na zóra dos aperto não axa quem lhe aponte um mato !!! E aí é aquele cumixão e aquela sugeirada toda, rôpa vasâno e as mão melecada !!! Tu tem essis rapapés de inselênça todo tamém detrais duma moita ou dum pé de pau ? E mudando o açunto pro ôtro lado, …. em riba duma cama ?
      Tome tento nêgo veio !!! Na zóra do aperreio é çó tu, o rói rói dus istambo e Nosso Sinhô Jesuis Cristo pra ti abenssoar e te potrejer !!! Paresse que tu ta sosinho na vida mais num ta não !!! Ninguém é sosinho neçe mundão veio de meu Deus não sinhô!!! Quando tudo apertá çempre a de aver uma alma boa pra te acudir e te ajudá !!! E çempre vai cê um deçes que um dia tu omiliou !!!
      Eu já escrevi aqui que ce eu quizé aponhár uma “sedilha” no lugar de um “til” eu vou lá e aponho e daí ? Mais ce tu não axá bão, axá que não ta serto, fassa como o póprio assento e SE VIRE-SE !!!

      Já sou aposentado !!!
      Não preciso de salário algum !!!
      Ganho o suficiente para para pagar as minhas viagens e o hotel quatro estrelas onde me hospedei !!!
      Fui lá entre outras tantas coisas para me integrar ao setorial nacional do PT dos portadores de necessidades especiais que vai contribuir nessa área no Program de Governo da futura Presidente Dilma !!!
      Como eu já te disse anteriormente EU FAÇO, não fico apenas comentando como tu !!!

  51. Parabéns ao PT, pena q hoje é apenas mais um partido e ñ mais O PARTIDO. P ñ esquecer, o orçamento para o ano de 2010 é igual a soma de 8 anos de FHC. Por isto cobrar sempre, sempre, sempre…

    1. Bem meu amigo, pelo jeito vc deve fazer parte do 18% que não aprovam o governo Lula que, aliás esta sendo inúmeras vezes melhor que o de FHC, afinal quem se lembra dele mesmo?

  52. Prezado Ricardo,

    O grande mérito do Lula foi manter as conquistas que aconteceram nos governos anteriores, logo após a redemocratização do país, sobretudo os programas de cunho social.
    Mas confesso a vc que esperava mais, muito mais! E, sinceramente falando, não dá para acreditar que a Dilma terá a mesma habilidade e destreza política que tem o Lula, pois ela tem um outro perfil.
    E creio que a única razão para o Lula ter escolhido a Dilma é para buscar provar que ele é um “Deus” neste país, que ele tem a “sabedoria de Salomão” e que vai eleger “um poste” (no sentido político da palavra) como Presidente do Brasil.
    Há, no próprio PT e nos partidos aliados, nomes muito mais bem preparados e politicamente mais capacitados para governar o Brasil, tais como Eduardo Suplicy, Fernando Pimentel, Ciro Gomes, Henrique Meirelles, Patrus Ananias, Hélio Costa, e tantos outros.
    Mas não há e não houve ninguém capaz de mostrar ao Lula que ele sairia muito mais engrandecido se escolhesse um dos nomes acima ao invés de Dilma!
    Afinal quem vai contra um “Deus”?

    1. Prezado Ricardo,

      As conquistas dos governos anteriores,como:
      Dependência (3 X) do FMI;
      Dívida Externa exorbitante;
      Privataria desmedida;
      Exclusão social e econômica,
      o PT não manteve não.

      Por outro lado:
      O aumento da classe média em +30%
      A mitigação da miséria (21 milhòes saíram da pobreza)
      Solidez econômica graças ao Estado (BB, CEF, etc.)
      A inclusão educativa (Prouni = 600.000 estudantes universitários bolsistas);
      A contrução de dezenas de Escolas Técnicas e Universidades em um só governo;
      Não foram os outros não, viu?

      A quem vc acha que ainda engana? Aos noveleiros da globo?

  53. Concordo em grau,gênero e número,com o Senhor Miguel Ângelo da Silva,no dia 22/02/2010,quando “ele” fala do rostinho bonito da Sra.Dilma,se a natureza foi madrasta com ela,depois da operação a coisa piorou consideravelmente.
    O “nosso guia atual”,teve o juizo de continuar com os feitos do nosso “guia anterior”,inclusive complementou com boas inovações(isso eu não posso negar),mas a Sra.Dilma,vai desfazer TUDO que os nossos guias fizeram.”Ela” é muito raivosa,além do mais as pessoas mais raivosas que existem nesse partido vão se aproximar dela:O CIRCO VAI PEGAR FOGO!
    Ela não tem o perfil conciliador que o nosso guia atual tem,ela não é nada comedida.Caso “eleita” vai governar o Brasil,da mesma maneira que fêz “o tal omelete no programa da Luciana Gimenez”,ou seja uma mistureba.COITADOS DOS BRASILEIROS DE BEM.

    1. A senhora quer dizer que “os brasileiros de bem” somam 6 % da população ? É isso ?
      A Senhora acha que governar o Brasil é o mesmo que fritar omeletes ?
      A Senhora acha que eleição presidencial é o mesmo que eleição de miss universo ?

      A Senhora poderia nos dizer qual “guia” que a Senhora recebe ? E em qual “terreiro” ?

      Me desculpe mas eu pergunto essas coisas porque segundo a Senhora eu faço parte dos 80% de “brasileiros do mal” no Brasil !!!

    2. Cara Edna.

      Quem são seus “BRASILEIROS DE BEM”? Essa classe média paulista (os 6% reacionáros anti-lula), ou os mais de 80% que deixaram de se considerar “COITADOS”?

    3. Pode encostar a cabecinha no travesseiro e dormir tranquila Sra(Srta) Edna,2.
      Nós vivemos num país organizado,cuja sociedade já eu mostras suficientes de como enquadrar os fanáticos(vide o último episódio do Plano de Direitos Humanos).A eleição deste ou daquele candidato é feita mais por falta de opção que por mérito,na próxima não será diferente.
      Não se impressione com os inocentes úteis(modernamente chamados de militância),esses então se fanatizam por um pão com mortadela.Domingo passado vimos isso em Brasília.

    4. Esse papo de percentual de aceitação do governo é hilário.
      Por toda minha vida não conheci NENHUM brasileiro q tenha participado de pesquisas sobre aceitação de governo ou mesmo de intenção de votos, ae aparecem estes “doentes” enchendo a boca para falar q 80% dos brasileiros aprovam o governo. São burros ou o q? Tal pesquisa não deve ter entrevistado + q 2000 (duas mil pessoas) sabe-se lá de que região e de q grau de “consciência”. Não se sabe se o coitado q respondeu depende do esmola família ou se é + um brasileiro que paga juros exorbitantes para os banqueiros lucrarem mais e mais. Então façam as contas, 80% dessa pesquisa é a mesma coisa q 80% de 2000 pessoas, o q é bem longe de falar 80% dos brasileiros. Eu mesmo, se pegar 100 amigos meus e fazer a mesma pergunta da pesquisa, garanto que não será maior q 50% qquer tipo de aceitação. Façam isso, peguem seus ciclos sociais e perguntem, façam vcs mesmo a pesquisa. Acredita nisso quem é trouxa, ou fanático como muitos aqui.

    5. Oromar Meu Bom !!!

      Agora voce me tocou fundo !!!
      Quisera eu que tivesse pão com mortadela lá no nosso 4° Congresso !!!
      Aqui no Mercado Municipal de São Paulo tem um que é muito famoso, voce precisa experimentar !!!
      Eu ADORO pão com mortadela !!!
      Mas não arroto presunto como certos comentaristas daqui.

      E a cachaça ?
      Tinha uma artesanal produzida em Montes Claros-MG por um pessoal do Projeto de Economia Solidária que é fantástica !!! Trouxe 3 litros !!! O Everaldo levou a dele para Goiania !!!

      Quando é que voce vem aqui em casa tomar comigo como me prometeu e não cumpriu ?

      ABRAÇOS !!!

      P.S. ESSE BALAIO É REALMENTE MARAVILHOSO !!!
      O Everaldo e o Sampaio saíram lá de Goiania com suas respectivas esposas para Brasília PARA ME ENCONTRAR !!!
      Sabiam que eu estava lá e rodaram mais de 200 Km para que nós passássemos uma tarde maravilhosa no sábado !!!
      É a magia deste blog do promovida por esse extraordinário Ricardo Kotscho !!!
      Voces não fazem idéia de como me sinto extremamente feliz por tanta demonstração de carinho que venho sentindo aqui ao longo destes 1 ano e meio de Balaio !!!

      VIVA O BALAIO DO KOTSCHO !!!
      VIVA OS VERDADEIROS AMIGOS !!!
      Voce é mais um deles, meu caro Oromar !!!!!!!!!!!!!

    6. Valeu Enio,morei por 5 anos em Montes Claros,lugar excelente,agora a cachaça aqui de Brotas dá de 1.000.

      Vamu aproveitá e,please, me esclareça,por que a Dilma?Num tinha outro(a)?Tá difícil de entender qual a estratégia do Lula,tá entrando prá perder,e se por acaso ganhar, já pensou no tamanho do desastre,até o Zé Dirceu já tá botando a cabecinha de fora,esse inconsequente quase conseguiu afundar o atual governo,se fosse outro Presidente sem as características pessoais do Sr Luis Inácio hoje teriamos uma situação diferente.

      Tô devendo ,mas não tenho ido a SP,aí ainda tem cheiro de bosssss…que?Abraço.

    7. Os “dedos das mãos não são iguais”,da mesma maneira que algumas pessoas discordarm de mim(e devem ter lá as suas razões)”EU” também não tenho nenhuma “OBRIGAÇÃO” de concordar com “essas” pessoas.
      Eu sempre tive um profundo RESPEITO em relação ao ponto de vista dos meus semelhantes.MAS RESPEITO TAMBÉM O MEU PONTO DE VISTA,AS MINHAS OPINIÕES,E A DISPEITO DE QUALQUER INVASÃO,OU DISCORDANCIA:RESPEITO MUITO MAIS O MEU PONTO DE VISTA,E É COM ELE QUE EU FICO,mas continuo respeitando o ponto de vista alheio.
      E ninguem fique pensando que eu sou eleitora de político nenhum,a próxima eleição será oitava eleição que eu lamentavelmente anulo o meu voto,mas todavia não deixo de reconhecer “os bons feitos,realizados pelo o nosso guia anterior,e o atual”.Essa próxima eleição eu não consigo me animar em votar ,em nenhum canditato.”É um direito MEU:ou não?

  54. Caro Ricardo,

    Com todo respeito a vc a outros companheiros, não tenho nenhum orgulho do partido ao qual me filiei em 1980, e ao qual pertenci até 2005. Naquela época eu era um jovem de 30 anos que trabalhava numa industria metalurgica em Santo André no ABC paulista. Logo após em 1981 fui trabalhar numa grande veículo de comunicações de São Paulo que estava nascendo. Na qualidade de responsável também pela área de Recursos Humanos ajudei a criar a então chamada “comissão de fábrica”, coisa naquela época totalmente inusitada na área de comunicações e entretenimento e que foi implantada pelo Sindicato de Classe dos Trabalhadores daquele tipo de atividade econômica. Como representante da empresa nessa comissão ajudei a atender todas as justas reinvidicações dos trabalhadores da empresa desde que a empresa tivesse condições economicas de faze-lo. Foram quase 10 anos de grandes realizações nessa área. Votei sempre no meu então querido PT. Colaborei com várias campanhas de companheiros do partido ao Congresso, a Assembléia Legislativa e a Câmara Municipal de São Paulo. Orgulho-me muito dessa época pois como dizia nosso grande líder: “Não tenho ideologia, sou torneiro mecânico e luto pelos trabalhadores de qualquer classe social do Brasil”. Nessa época já me preocupava com o PT sendo literalmente invadido pelo pessoal da esquerda radical que nunca houvera trabalhado na v ida e encontraram guarida, veja você, no Partido dos Trabalhadores. Na época cheguei a comentar com companheiros que o PT estava se transformando no PV ( Partido dos Vagabundos), pois, de repente, todo aquele pessoal que dedicaram suas vidas a tentar tomar o poder pelas armas, estavam muito a vontade usando a trajetória de várias pessoas que dedicaram suas vidas a defender interesses de classes trabalhadoras. Com a chegada a Presidência da República do nosso grande líder minhas desilusões só fizeram aumentar e culminaram com o meu desligamento dos quadros do PT quando naquele escândalo do mensalão percebi que tudo era obra orquestrada pelo Lula e sua corja que tomou o poder pelo voto e pelo voto e pelas maracutaias envolvendo compra de votos via bolsa familia, bolsa de presidiários, recursos públicos repassados aos meliantes do MST etc.etc.etc., quer no poder se perpetuar. Já tive muito orgulho do PT. Hoje tenho vergonha. Portanto esses 30 anos de existência do PT, infelizmente nada significam para mim. Um abraço

    1. Caro Jonny,

      Se algum dia você foi de esquerda na vida, parece que pegaste a doença do (nada) saudoso Paulo Francis.
      Se fosse petista mesmo, minimamente informado (Globo, Veja, Estadão e Folha nos fornecem tendências, não informação de verdade) saberia que:
      1. o mensalão é do PSDB e nada foi provado contra os petistas;
      2. o bolsa família fomentou nosso mercado interno e nos salvou de uma crise que até hoje assola o resto do mundo (digo isso de carteirinha, pois viajo bastante para fora do Brasil);
      3. se você fosse petista de verdade, saberia da farsa que armam aqui no Brasil contra o MST, que é um dos movimentos SOCIAIS mais respeitados do mundo;

      Portanto, se você foi algum dia “petista”,(o que, pelo que escreveu, eu duvido em gênero, número e grau), com todo o respeito, você não passou de uma farsa.

    2. AÍ, meu camarada Johnny,tu já vaí é.?Vai com Deus que tu já vai tarde de cara bobão igual a voce o “PT”, dispensa . Amigo Os “DEM”, da vida que outrora foram “pfl”S e outros partidinhos de “Girico”, não abandonam o barco porque são puritanistas não, eles apenas disfarçam que são “éticos”. Se voce não sabe “política” é essa merda mesmo, acordo ,conchavos, arregaços, artimanhas ,golpes, maracutaia, e outras cositas mais.Se tu tá pensando que revoluções são feitas com Ave-MariaS e Pai Nossos, e eticazinha daqui e eticazinha dali. voce leva é ferro porque os adversários seculares do povão no Brasil sempre jogaram o jogo sujo e nós´só tomamos ferro.Amigo deixe de pensar em política e vai procurar um templo, uma sinagoga, um terreiro ,etc,etc etc e vai cuidar do espirito, já que queres um mundo de anjinhos para o “pt”.

    3. É Johnny, complicado….rs…veja os comentários em cima de seu comentário….apesar de hilários, tem uma “certa” coerência….qdo o Joaquim fala q vc não é PTISTA, ele tá certo, PETISTA NÃO ACEITA A VERDADE, petista é o Joaquim, alguém bitolado, que só vê o lado q convém sabe, q não aceita críticas, ou simples opniões diferentes da dele, isso sim é ser petista, é ser um mané irracional, com a mente lavada, ser agressivo em suas respostas, com ar de sabe tudo, autoritário e detentor da verdade, isso é ser petista, e VC JOHNNY, NÃO É PETISTA, DÊ GRAÇAS A DEUS POR ISSO, DESSA DOENÇA VC NÃO SOFRE.

      abraços

  55. Caro Ricardo.

    Só complementando: Acho que o Lula fez um ótimo governo, dando continuidade e aprimorando a várias coisas boas deixadas pelo FHC e conseguindo resultados ótimos para a população brasileira em campos onde o governo anterior não conseguiu resultados. Condeno a ética dos membros do PT, inclusive do Lula, que, em nome da governabilidade conseguiu corromper ainda mais os 3 poderes da República, embasado por uma popularidade conseguida da forma como narrei no comentário anterior. Um abraço

  56. Existe ainda gente comentando contra lula, bom sujeito não é, deve fazer parte de uma falsa elite que ainda acha que é chique meter o pau no cara. Caiam na real o homen é bom.
    Mas acho que esta exagerando em querer colocar uma mulher no planalto. Ainda é cêdo para querermos uma dama na presidência. ela ainda precisa passar por uma prefeitura e por um governo de estado para querer comer o manjar. Deram pau na Erondina a Iêda Cruzios, cruzes a sexsologa Marta suplicy foi uma vergonha e até trocou de marido monamu é mais chique. Quem sabe o Pesidente é mal resolvido e sempre está procurando uma mulher para representa-lo. todas até agora pramin foram uma vergonha. Mulher com o poder nas mãos é muito perigoso deixam de ser damas e se tornam prepotentes. Vota nela ou não?

  57. Pessoal ignorar os avanços nos dois mandatos de LULA, é enxergar pouco. Ignorar 80% de popularidade é burrice. Claro que LULA, não é Deus, portanto não é perfeito.

    Por favor, ocupar esse espaço para discutir se a DILMA tem rosto bonito ou não, é falta de assunto.

  58. Só queria que o Kotscho e outros petistas desta página me dissessem que o Michel Temer, agora, virou o grande paladino da ética, da moralidade e do nacionalismo.
    Convençam-me a votar na Dilma a partir do fato de que o vice (que ainda pode ser o “socialista” Henrique Meirelles) faz parte “apenas” da composição política.
    Curto e grosso: Dá pra acreditar em Dilma com Temer por trás (sem trocadilhos, please)? Lembrem-se que, na história do Brasil, não foi uma ou duas vezes que tivemos vices assumindo a presidência, e pelo menos em duas ocasiões, foi catastrófico (Jango e Sarney) e em outras duas, anedótico (Café Filho e Itamar).
    Kostcho, queridão, e petustas: será que rola uma resposta?

  59. Quero uma vez mais parabenizá-lo Ricardo pela sempre boa leitura que me tem proporcionado. Parabéns ao Partido dos Trabalhadores pelo êxito alcançado. Fiquei muito satisfeito com a fala de seus dirigentes por ocasião do último encontro, quando então se ratificou o nome da Dilma para o efetivo exercício da Presidência da República. Os idemais partidários encarnados pelo PT causam-me enorme euforia. Espanta-me o teor de alguns comentários, os quais bem denotam a pobreza de raciocínio de alguns. Satisfaz–me, porém, outros tantos, que bem demonstram, em seu âmago, uma visão cidadã.

  60. Que coisa! FHC quebrou o País 3 Vezes. Se as Ilhas torcesse o nariz agente quebrava. Que história é essa que o LULA deu continuidade ? FHC privatizou, destruiu os serviços públicos,sucateou Universidades, proibiu escolas técnicas….enfim destruiu até a nossa esperança, e ainda vem com esse papo furado que LULA deu continuidade? Acorda! Não brinquem com nossa inteligência! Isso é discurso do PIG – Partido da Imprensa Golpista. de Belo Horizonte.

    1. É isso aí David, curto e grosso lavou a égua, O Lula não seguiu Fhc nem nas biritas, o Lula toma pinga que é nacional, enquanto Fhc …… balantines on the rock.

  61. Olha essa do Estadão: [ É essa discussão que temos de fazer, porque o Lula tá pouco se lixando para a gente (petistas)”, disse uma filiada. ” Acho que a Dilma não representa, nem de perto, o governo Lula.”] Isso é coisa de gente da oposição inflitrada para derrubar Lula e fazer campanha contra Dilma. Foram pessoas como essas que trouxeram coisas imorais para dentro do partido.

  62. 30 anos se passaram… Eu também nunca me filiei ao PT, mas sempre fui um entusiasta e batalhador pelos candidatos do partido, inclusive em 1989 votei no LULA. Apesar de não ter votado nele em 2002, fiquei muito feliz e esperançoso com sua eleição, e na verdade ele me surpreendeu positivamente dando continuidade as politicas de sucesso do governo anterior (Economia, a parte social que já existia, lembrem-se Comunidade Solidária presidida pela saudosa e competentíssima D. Rute, Bolsa Escola etc) que a competente máquina de propagando Petista mudou o nome para Bolsa Família (parabéns acertaram na mosca, é fácil enganar uma multidão de miseráveis)
    Mas voltando ao 30 anos do PT. Hoje não difere em nada dos outros,ou seja é composto de bons nomes evidentemente, mas na sua maioria não passam de uns aproveitadores que sugam até onde podem as generosas tetas do erário público.
    Como dizia a musica da época da ditadura, não se deve confiar em alguem com mais de 30. CUIDADO ELEITOR.

    1. Ô Adolfo, informe-se melhor!!!.. o programa “Comunidade Solidária” foi criado pelo saudoso Betinho, irmão do Henfil, e na verdade, FHC e Dna. Ruth se apropriaram do prgrama só para fazer demagogia com o pobre, causando o afastamento do Betinho que morreu se ver suas idéias ser postas na prática. O verdadeiro sentido do “Comunidade Solidária” só foi atingido é no governo Lula, com o “Bolsa Família” e será ainda muito mais ampliado no governo DILMA.

  63. Prezad@s,
    Eu estava lá no 4 Congresso do PT. Realmente Lula é uma figura ímpar. Transpira e respira política. Sabe ser o centro de um palco e comandar o show. Nada do que disse era, mesmo quando brinca, diferente do ato de fazer política. Kotscho você sabe, muito mais do que teus eleitores desta coluna, que NÃO É BOBAGEM A DISCUSSÃO acerca do PETISMO e do LULISMO pois a relação entre eles não é o do criador com a criatura criada, mas sim a relação política aí envolvida que se expressa, dentre outras formas, pelo fato da necessidade de formação política daqueles que eventualmente optam por se filiar a um partido político. E o lulismo “matou” o petismo pois o PT não é resultado apenas de Lula, mas da vida de alguns milhares (veja, disse milhares e não milhões) de brasileiros. Esta morte dar-se, dentre outras formas, pela hoje não formação política (despolitização) dos filiados do PT, parecendo que toda ação não precisa de uma reflexão ou de que uma prática não prescinda de uma teoria que lhe dê suporte. Desejo que a Dilma e o PT tenham vida longa para o bem do Brasil; contudo nenhum ser é muito “maior” do que outro ser; há de vigorar a humildade e a escuta dos outros em detrimento da arrogância pessoal (mesmo que este possua uma histórica e/ou intelectual vida dedicada a militancia política de transformar seu país). Portanto, espero que a humildade, muito trabalho e o “escutar todos os outros” pelo coração, e não apenas pela cabeça ou inteligencia, por parte da Dilma sejam o substitituto do carisma pessoal de Lula. Cada um tem o seu tempo. Cada um tem o seu papel na história. E os papéis de um jamais serão mais importante do que os papéis do outro. Até a vitória. Viva o povo brasileiro. Parabéns pela coluna e pelos livros que escreveu. Leia a história do PRI mexicano e veja se pode ocorrer alguma semelhança com a história do PT do Brasil. Apenas leia e reflita. És um importante brasileiro formador de opinião. Tua leitura e reflexão podem contribuir também para um Brasil melhor. Isto é o papel de cada um. Este pode ser o teu papel (veja que disse “pode ser”, não afirmando que é)

  64. Enio Barroso Filhodisse:22/02/2010 às 20:26
    Luiz Carlos
    ”P,S. eu também não saí âs ruas em São Paulo durante as tragédias das enchentes, MAS SEI O QUE ACONTECEU NAQUELES DIAS !!!”
    Certamente, sem sair de casa você ficou sabendo que ‘naqueles dias’ ocorreu um recorde histórico de chuvas naquela região, bateu inclusive as chuvas de 1947. Por favor Enio, não insinue a terceiros culpas por tragédias.

    Viu só, caro Enio. Não é o que falei; você não precisou de ”estar” nas enchentes, mas sabia e sabe com detalhes das enchentes. Não é?

    Quanto ao piquiniqui, volto a dizer. O que os felizes participantes talvez não saibam – ou fingem não saber- é que eles não escolheram ninguém e, nem mesmo lhes foram dados as honras da homologação e, no plano da economia, tudo já está acertado e tudo já está sendo elaborado pelo Palocci e o Meirelles e, –veja você–, pasme: assessorados por Delfim Neto.
    Não sei se você sabe, mas o programa de privatização teve início em 1996 com um governo petista; O prefeito Palocci, em Ribeirão Preto que, num dos seus primeiros atos privatizou a Cia Telefone Municipal e, em seguida, o sistema de abastecimento d’água.

    E não se esqueça Enio; pensar diferente, ao contrário do que apregoam nas hostes do esquerdismo, não é doença e nem requer internação em GULAG.
    Ou será que estão preparando, por aqui, algo parecido com o famoso arquipélago onde os ”dissidentes” e os opositores eram desterrados para o resto da vida,
    Será?

    1. Luis Carlos, não “perca” tempo rebatendo estes tipos, eles só estão fazendo o que as diretrizes de seu partido prega, saca, tipo certas igrejas “evangélicas”, fazem uma lavagem na cabeça da pessoa q ela não aceita nada diferente daquilo que enfiaram cabeça a dentro, mesmo q sejam simples opiniões….

      não perca tempo, no máximo reze por estas pessoas para que sejam tolerantes e humanas, a ponto de ao menos saber que existem pontos de vista diferentes, mas enfim….cartilha é cartilha e tem gente q respeita fielmente cartilhas.

    2. O ilustre amigo, me diga aqui quais foram os outros, os grandes bens e patrimonios publicos de R Preto que o palocci privatizou – e com quanta grana do Banco publico de R.Preto…
      pra formar o consorcio.comprador – e finalmente se o criterio do vencedor foi tambem de quem dava o maior ” agio” . Agio sobre um valor que pode ser facil combinado previamente. (será que poooode ter sido?)
      La no pesadelo do teu voluntario gulag nao tinhas presentes essas realidades margareththatcherianas?

    3. Augustinho, todo o dinheiro das privatizações do FHc é só um dinheirinho prá cachaça, perto da grana que os amigos do lula estão levando, assessorados pelo mensalista José Dirceu. Até fazem negócios e mudam a lei depois. Tudo gente muito séria.

  65. Ô esse negócio já cansô!

    Estimado Ricardo, bom dia!

    Bem terça feira, seu Sampa perdeu mesmo e de ontem para hoje nada mudou. O placar de Domingo foi mesmo de dois a zero para o rival!

    O que eu não entendo é que quando o Sampa ganha você atropela qualquer texto para comentar as maravilhas do tricolor e suas proezas, mas quando perde é uma meleca!

    Meu querido é só futebol uma coisa tão idiota quanto a política, vá lá escreve um pouquino sobre as injustiças que o juiz cometeu contra o seu time, e que a derrota para um time capenga e debilitado graças ao Muricy koi imerecida e etc. e tal, vamos, vá lá!

    Esse assunto atual já rendeu o que podia, era só farofada, agora já virou farinhada!

    Sabe as vezes vocês do Pt, me lembram do Idi Amim “Dadá!”

    Eu me amo!

    Eu sou lindo!

    Eu sou a oitava matavilha !

    Eu isso!

    Cara só por Deus, imagino como deve ter sido a coisa lá!

    Bem, assunto de vocês!

    Bom dia e bom trabalho!

    Manoel Ferreira

  66. O presidente Lula não deixou dúvidas sobre o que é governar e o que é farofagem ideológica. Lula, quem diria, dá lições de sabedoria aos pseudo intelectuais incrustados no PT e em outras siglas que ainda pregam o velho e fracassado sistema socialista de massa; ”O presidente Lula deixou claro que, SE NÃO CUMPRISSE OS COMPROMISSOS ASSUMIDOS EM 2002 ATRAVÉS DA CARTA AOS BRASILEIROS, NÃO GOVERNARIA. Como o PSTU não governaria, segundo o próprio Lula, se, no poder, tentasse aplicar suas pregações.”

    Ou seja; o piquenique é farofa pura…

  67. Ricardo,

    Cadê o Zé !
    Quem deu maioria ao PT foi ZÉ!
    Quem faz a negociata é ZÉ!
    Nova Telebrás, obra ddo ZÉ!
    PS: porque o link do balaio tá sempre preso ao LULA, TRISTE FIM DE UM JORNALISTA.

    1. Como fim de um jornalista? No tempo democrático não tem fim de jornalista, até vc lê. Lógico que vc prefere aquele assassino de jornalista que a polícia do nécio, espectro, ectoplasma, não consegue por na cadeia.
      O pig está atento, se Lula tenta melhorar a banda larga, os gritos começam. A Eletrobrás vai voltar. O governo ganhou na justiça uma luta de tres anos o direito de reutilizar um bem público entregue em 1999 (por quem? o farol da alexandria e sua quadrilha demotucanalhada) financiada pelo BNDES para um grupo que ficou com o financiamento e deixou a empresa falir. O pig não achou ainda a quem esse grupo mandou financiamento de campanha? Demotucanalhada.

    2. O Eduardo não percebe porque ignorâcia política não permite, mas, como outros tantos admiradores de FHC e quadrilha, prestam grande apoio à Telefônica, Uol, Terra….!

  68. Ricardo,

    Parabéns pelo seu blog, pela sua luta e pela feliz companheira que, para sua sorte, o acompanha. Parabpéns, portanto a você e a Mara. Quero deixar uma observação sobre a questão do Lulismo. Não entendo que seja uma bobagem, acho a análise empreendida por André Singer bem posta, ajudando a entender o fenômeno de incorporação dos seotres mais populares e desorganizados na sociedade brasileira e, eventualmente, ao PT. Entendo e até partilho de opiniões que apontam para o fato de a expressão Lulismo vir no sentido de desmerecer o Pt e, quiçá, o proprio Lula uma vez que o Pt é produto dele. De toda sorte, sem maiores aprofundamentos, eu acho que o André resgata o termo e lhe dá nova conotação; jogando luz , analisando e saindo dessa espécie de xingamento que foi posto, no primeiro momento, pela grande mídia. Faz lembrar o velho discurso de Caetano Velozo, quando vivo, no festival da RECORD no TUCA que dizia, mais ou menos, assim “eu e o Gil tivemos a coragem de entrar e explodir e estrutura de festival comandada por Chico de Assis”. Parece-me, insisto, que André tentou entrar na esterutura do xingamento, elaborá-lo e trabalhá-lo num conceito que pode ser útil a análise e ao entendimento.

    abração,

    deli

  69. Helenadisse:23/02/2010 às 9:41
    ”Eu e a Glória, 12/02/2010 às 16:59, do artigo FHC, estamos esperando sua resposta, Sr. Luiz Carlos. O Sr. não leu o comentário dela?”

    Ô Glória. Ô Helena. Desculpem-me, pois não me recordo de ter lido algo me cobrando comentários sobre o artigo de FHC. E, sinceramente, acho que não houve quem não entendesse. A rigor, FH apenas lembrou o óbvio; ”O mundo não começou em 2003”. Não foi isso?

    Eu apenas acrescento; o que começou em 2003 foi uma mudança extraordinária –para o bem– do velho PT que, não se fez de rogado; assumiu o governo e cumpriu o compromisso de Lula com o mercado financeiro e com FMI na íntegra. Foi um sucesso!
    Não foi?
    Ou não?
    Ou o PT aplicou o modelo pregado no palanque. Foi assim? Se foi, francamente, eu não estava lá e nem acolá. Não vi e nem sei de nada.

    O governo PT se transformou de modelo para o FMI. Eu imaginei até que o Dr. Roberto Campos tinha escrito o programa econômico do PT.

    Mas, leiam o noticiário de hoje sobre a reestatização da Eletrobras. Leiam. Tem cobras, lagartos e outros bichos por lá…

  70. eu cliquei no maldito e-mail, sem ler, conversando com outra pessoa, qdo vi, cliquei no mostrar imagem… que falta de atenção!!! serve de alerta, não segure o mouse eqnto não estiver atento ao que faz 🙁

  71. Este virus eh tipico do maligno servido de inteligencia CIA e da Interpol inglesa . Hahaha . brincadeirinha . Eles só fazem isto quando o dinheiro US$ eh o interesse. Mas seria bom abrir os olhos dos leitores quando se fala em América do Norte – EUA – CIA e Inglaterra – Reino Unido. Eles sempre estão juntos quando se trata de realizar o mais comum dos golpes nos inadirvertivos : ou seja “incitar á guerra países para obter lucros” . ou seja usar um país contra outro e assim obter dividendos em vendas de proteção e armas . Com o pacífico Irã onde o fantoche Heza Palevi rei II foi apoiado e armado pelos EUA e a sucursal Inglaterra- Reino Unido. O Irã tem todo o direito internacional garantido pelas leis da ONU de desenvolver seu programa de energia atomica . Mas como os EUA não teem relações comerciais com o Irã , o Tio Satinico San tenta em vão controlar o pequeno e pacífico país persa com seu lacaios como a Inglaterra . É os EUA no golfo pérsico e em Honduras e a Inglaterra no sul do continente latino americano , mais precisamente nas Malvinas Argentinas.
    É bom alertar os menos incaustos .

  72. Que pateta esse cara que diz mal de Comunista . Parece-me que o nome dele eh Carlos. O Carlos !!! Presta atenção!!! Vai estudar !!! Eh bom estudar !!! Eh porisso que o país gasta bilhões com educação para as pessoas não dizerem tamanha discrepancia . O Obama , ehhhhh o Barack Obama está comunistando os EUA com o seu programa social extensivo a todos os cidadãos norte-americanos. Ehhhhh . Ehhhhh . Sabe ler ????? Está no Washigton Post , no NEw York Times !!! As agencias hipotecárias foram comunistadas pelo governo americano de Dick Cheine e Obama !!! Ehhhh ! O Estado Norte Americano entrou como interventor e agora ele eh dono de vários bancos nos EUA , empresas , industrias e agencias hipotecárias . Isto é tipico dos países comunistas !!! Ehhhh, vai estudar !!! Só tem um porém ….. Quem comia criancinha , eram os comunistas americanos tipo o cantor Michel Jackson !!! Não leu não ?????

    1. É bom estudar mesmo. A cadeira de senador por Massachussets, que há 40 (quarenta) anos foi dos Democratas (partido do Obama), agora é de um Republicano. Sinal dos tempos?
      O programa social ainda não passou pelo Congresso. E está difícil. No jornal, são só as intenções dele, por enquanto. A ajuda a alguma indústrias e seguradoras foi estratégica, a bem da segurança interna. Mas não foi compra; foi empréstimo. Não se perca pelos dogmas. O plano de saúde (programa social extensivo a todos os cidadãos) muito dificilmente passará. Isso lhe diz alguma coisa? Não faça isso, Hiroyto San, não use seus conhecimentos a serviço da desinformação. Não leia apenas através das lentes doutrinárias.

    2. Pedro bó, eu tmbem quero estudar. Algumas industrias? GM, Ford, ML, City?
      Não vai passar? Manda fhc lá ele comproou dep. para ter outro mandato e aprovar a CPMF. O muro tmbem não caiu no dia que vc mandou, espera um pouco.

    3. Dilma 2010, boa sacada, boa sacada, mas já é velha para mim, acredite! E sim, digo algumas empresas, considerando o absurdo número de grandes empresas que há por lá. como eu falei, foi uma ajuda estratégica, pela segurança nacional. É porque você não pode imaginar o quadro com todas as empresas citadas fefchadas. O Lula zerou o IPI, prejudicando a arrecadação e fazendo cair a receita FPE e FPM, foi para agradar os ricos que podem comprar carro zeroKM, foi, sabidão? Não! Foi para que a autolatina e as outras não quebrassem diante da recessão, mesmo causando enorme prejuízos para os Estados e Municípios brasileiros, com cortes em todas as áreas vitais. Foi a marolinha (haha). Dilma2010, aconselho que leia jornais de lá dos EUA: WSJ, NYT, WP, ou assista aos telejornais da CNN, ABC, NBC, até a FOX mesmo, que ficará mais claro para você.
      Muro? Demorou a cair. Graças ao Karol Woytila! Você tem a coragem de falar em muro? A prova da falência do regime tão estimado por vocês. Aí eu repito, prá ver se você capta a mensagem:
      A cadeira de senador por Massachussets, que há 40 (quarenta) anos foi dos Democratas (partido do Obama), agora é de um Republicano. E isso foi agora, recente, depois de quase um ano de governo Obama.

  73. Boa tarde Ricardo,

    A sua matéria me deixou bastante emocionada, sobretudo quando você fala que não se pode separar o criador e a criatura, que não se vislumbra o PT sem Lula e Lula sem o PT.

    Parabéns pela sua bela matéria. E vamos a luta para conseguirmos mais uma vez vencer o preconceito e elegermos uma mulher para comandar, sem desmando, o nosso maravilhoso País.

    Invejo-lhe por conhecer pessoalmente o maior homem desse País, um ser sensato e bem humorado que tivemos o prazer de tê-lo como comandante do nosso País.

    Abraços

    Rita Solange

  74. Ricardo Kotscho, você matou a pau: “alguém poderia imaginar o Lula no PSDB do Álvaro Dias, no DEM de Rodrigo Maia ou no PPS de Roberto Freire?”
    Hauahauhauhauha
    Quem nasceu pra fhc nunca chega a Lula da Silva!
    Tem gente que vai morrer e não vai entender o PT. No artiguinho da Veja, Serra aponta como erro do PT a expulsão dos três parlamentares que, contrariando a decisão da maioria, votou em Tancredo Neves no Colégio Eleitoral. Ele não consegue entender que o PT é hoje o que é por conta daquele tipo de atitude. Que partido abriria mão de 3 parlamentares federais, tendo apenas 6 eleitos, para manter a coerência? Afinal, decisão de maioria é para ser cumprida, certa ou errada. Se o PT não tivesse expulsado a Bete Mendes, o Airton e o Eudes hoje não seria o PT, seria um PSDB qualquer. O PT, com todas as suas mazelas, é a maior contribuição à democracia brasileira, em todos os tempos. O único (!) partido brasileiro que nasceu e se consolidou na oposição. Será que nenhum acadêmico se habilita a analisar esse fenômeno?

  75. É muito satisfatório ler uma matéria como esta, sou do ABC
    Sou metalúrgico e tenho orgulho deste grande Brasileiro que é
    O presidente LULA. Enquanto muitos jornalistas como Arnaldo Jabor
    E outros tentam a qualquer custo desconstruir esta importante História,
    Você como um grande jornalista que é nos faz lembrar este exemplo de
    Luta que muitos se recusam a mostrar. Primeiro tentaram convencer a
    Tudo e a todos que ele não era capacitado para dirigir o país pelo simples fato de
    não ter cursado Uma universidade, como ele provou o contrario agora
    querem separá-lo do PT para falarem que não tem mais motivo pra votar
    no PT porque o LULA não é candidato.

  76. Ricardo Kotscho, a sua trajetória o credencia a escrever um artigo como este que, com simplicidade e clareza, consegue expressar o sinificado dos 30 anos do PT e o atual estágio de sua evolução. Apenas, se pudesse, acrescentaria um comparativo entre os 30 anos do PT com os 30 anos de qualquer pessoa que passa por suas diversas fases: nascimento, criança, ‘aborrecente’, adolescência, juventude e a atual fase de maturidade em crescente crescimento. Aliás, acredito que até os 40 amadurecerá bastante e não podemos dizer que chegará na ‘melhor idade’ tão cedo, pois, diferentemente da maioria das agremiações políticas hoje existentes e que existiu ao longo da história partidária brasileira, o PT com todas as suas contradições e debilidades, é um dos poucos que podem ser chamados, verdadeiramente, de Partido Político. Partido este, que não conheço similaridade em outros países, pois foi ‘forjado’ em experiência estritamente brasileira. Abraços. Pira/SP

  77. Dilma é mais do mesmo, porém mais radical e pior. Ela é esquerdista, populista e chavista. Ela ama de paixão Fidel e Chávez. Votem nela, elejam-na presidenta da república e depois me contem. Quero distância do PT, de Lula, de Dilma e da sua caterva de corruptos comunistas.

  78. Sem comentário, tudo de bom. ainda bem que estou vivo para poder prestigiar esta reportagem, sincera. pois depois de 4 eleições e nada, o HOMEM (Lula) conseguiu…Estamos melhor…e ainda ficaremos com uma mulher na presidência.

  79. Trechinho sobre a visita do presidente viajando lula da silva. Será q ele vai dar ouvidos a oposição? Percebem a diferença de oposição, essa de Cuba não se arma, não sequestra, não mata para tentar adquirir seus direitos, já outra q usuou armas, sequestrou e matou pessoas, alega q era oposição pela liberdade….qta diferença não?hahaha

    Assim como nas três visitas oficiais de Lula a Cuba na condição de presidente do Brasil, não serão realizadas reuniões com a oposição da ilha.

    O presidente brasileiro chegou poucas horas depois da morte, em Havana, do preso político cubano Orlando Zapata Tamayo, após 85 dias em greve de fome, segundo fontes da oposição.

    Cerca de 50 dissidentes presos ou com “licença penal” por razões de saúde, pediram a Lula, por carta, que interceda por suas liberdades quando se encontrar com os irmãos Castro, e mencionavam em particular o caso do Tamayo, um pedreiro.

    Os presidiários acreditam que Lula pode ser “um magnífico interlocutor para fazer com que o Governo cubano decida fazer as reformas econômicas, políticas e sociais que o país necessita com urgência; avançar no respeito aos direitos humanos; conseguir a reconciliação nacional e tirar a nação da profunda crise em que se encontra”.

    1. Alô Vanucchi, Alô alô Franklin e cia ilimitada:
      Vamos instalar uma Comissão da Verdade em Cuba?
      Que tal?
      Lá é o lugar mais apropriado.
      Três vivas ao General Santa Rosa!

  80. lenadisse:23/02/2010 às 9:41
    ”Eu e a Glória, 12/02/2010 às 16:59, do artigo FHC, estamos esperando sua resposta, Sr. Luiz Carlos. O Sr. não leu o comentário dela?”

    Ô Glória…
    Fui lá e li suas considerações; Na verdade, um texto planfetário que dá seguimento ao engôdo de palanque de que tudo foi feito do jeito que não foi feito.
    Se convença Glória; o governo PT é conservador e responsável na economia. Uma pena que isto custa caro –muito caro– pois os sectários cobram pelo silêncio e a subserviência (são mais 25 mil cargos em comissão).
    Da minha parte, continuo torcendo –sinceramente– que o Meirelles seja escolhido como vice na chapa da DIlma. Ou o Delfim Netto, que tal? Seria mais lógico e original, vc não acha?
    Ô Glória, lembre-se; entre 2003 e 2005 o governo PT aplicou um superávit primário (inédito pela dose cavalar) de mais de 6%. Nem os liberais mais ortodoxos teriam tanta audácia. É por isso que o PT se tornou o sócio predileto do FMI: pagaram tudinho, tudinho, tostão por tostão.

    Um detalhe: concordo com tudo isso!

  81. parabéns pelo luminoso e resplandecente comentário a respeito do PT, só quem viveu e conviveu sabe contar sem talvez e mais-mais como surgiu uma liderança mundial para governar um Brasil e fazer dar certo

  82. Caro Ricardo, como sempre excelente matéria,. A democracia é maravilhosa as pessoas podem se expressar a vontade, eu me recordo que para conseguirmos a liberdade foi a custa de muita luta, muito sofrimento.a Sempre votei , fiz e vou continuar fazendo campanha para o PT. O presidente LULA que eu tive o prazer de conhecer na fundação da CUT, depois abonou a minha ficha de filiação ao partido. Em Niterói, seus comícios eram feitos no carro de som do meu sindicato, eletricitários do qual fui presidente eleito por dezoito anos. Me sinto muito feliz por ter visto e participado das grandes transformações da nossa nação, falta ainda como o próprio presidente diz muita coisa ainda a ser feita. E eu acredito que a ministra Dilma dará continuidade ao traballho junto com o Partido dos Trabalhadores.

  83. O fato é dedes que Brasil é Brasil que essa terra há negociatas e ninguén nunca disse nada. Agora, fazendo até negócio claros e objetivo, nem esconde quanto ganhou, mas só por ser petista, o PIG quer culpar Dirceu. De fato, eles querem é que os miseréveis desse país não tenham direito de ter banda larga nas suas chopanas.

  84. Caro RICARDO

    Conforme conversamos na hora do almoço, fui logo em seguida ler o seu artigo. Belas palavras e belos esclarecimentos.
    Recordar é viver — e aproveitar para explicar melhor as coisas.
    Grande abraço!
    GUZZO.

    +++++++++++++++++

  85. Resposta para Luiz Carlos ,o Velho, no seu comentário das 9:20h, de hoje.

    Não tenho a expectativa de convencê-lo de nada.

    Mas gostaria muito de ver se você tem uma resposta para minha perguntinha básica (e tão singela …), que deixei registrada neste blog, no dia 12 de fevereiro, e que voltou “à baila”, graças à gentileza da Helena.

    Só para que os outros leitores deste blog possam entender do que estamos falando, acho correto explicar que ao comentar o artigo do FHC, objeto de uma excelente matéria do Kotscho, fui “AGREDIDA’ por você, como alguém que não entendeu nada, nadinha mesmo do que foi o governo do Lula. Tudo isso, porque não aceito essa visão mesquinha e pequena, de que o Lula só fez continuar com os programas do FHC.

    Entre outros argumentos, citei as enormes diferenças ocorridas em relação à Petrobrás que, no governo FHC era manchete constante (quase diária), como protagonista de desastres ambientais e desvalorização patrimonial, culminando com o naufrágio da plataforma que causou enormes prejuízos financeiros e perdas irreparáveis de vidas ( aliás, como muitos outros, um assunto nunca investigado).

    No governo Lula, a Petrobrás é, cada dia mais, uma história de sucesso e admiração mundial. Toda semana tem notícia de novas descobertas de reservas, aumento patrimonial, culminando com o pré-sal e a divulgação de que se tornou uma das empresas mais valorizadas do mundo (nesse caso, seus amiguinhos demotucanospepessistas, quizeram uma CPI para destruir a empresa, no que se deram muito mal).

    AÍ SOBROU A PERGUNTA.

    ” DiANTE DESSES FATOS INEGÁVEIS, SÓ EXISTEM DUAS
    EXPLICAÇÕES POSSÍVEIS:

    – OU OS PETISTAS ( DUTRA E GABRIELI À FRENTE) SÃO ADMINISTRADORES MUITO MAIS CAPACITADOS DO QUE OS DEMOTUCANOS DO GOVERNO FHC, OU….

    – OS TUCANOS SÃO SABOTADORES E, DURANTE O GOVERNO FHC, ESTAVAM ,PROPOSITADAMENTE, PROVOCANDO A DESVALORIZAÇÃO DA PETROBRÁS , PARA PRIVATIZÁ-LA, A PREÇO DE BANANA, COMO FIZERAM COM A VALE DO RIO DOCE E COM TODO O SISTEMA TELEBRÁS.

    E isso aí Luiz Carlos, o Velho, pode fazer a sua escolha. A sua turma é de sabotadores ou incompetentes? Com toda certeza, o Lula e o PT não deram sequência a esses programas do FHC. É só comparar os resultados dos dois governos, não apenas pelos números da economia (aí ganhamos de lavada), mas pela qualidade dos programas priorizados de fato, com recursos no orçamento e, não apenas, como discurso de campanha.

    Estou aguardando essa resposta. Sem Agressões…com argumentação.

    1. Bom, como não sou acionista da petrobrás e o valor q pago por gasolina/alcool continua alto pra mim, tô pouco me f…. para se a petrobrás antes era manchete negativa e hj não é mais, pois o dinheiro que ela recebe do meu bolso continua alto pra caramba!!! (PONTO)

      Mas seguindo a linha das comparações sugeridas por vc, podemos imaginar o seguinte:

      1. antes vc não usava hospitais da saúde pública, mas com Lula, sim, vc não paga mais convênio médico e só usa o SUS? certo????

      2. Antes, segurança pública era algo inexistente, HJ PORÉM, vc se sente segura em qquer capital brasileira, seu apto ou casa não precisa de nenhum aparato de segurança e tão pouco vc se preocupa ao parar em faróis ou andar a pé pelas ruas dos grandes centros urbanos, certo?

      3. se tiver filhos (ou sobrinhos, netos, etc) antes vc “guardava” boa parte de seus rendimentos para pagar escola particular e ou faculdade particular para eles, mas agora (desde q o lula é o lula) vc não se preocupa +, matrícula de olhos fechados seus pequenos na rede pública de ensino básico e ou pode-se considerá-los preparados pelo ensino público para concorrer há uma vaga nas faculdades “boas” públicas em nosso país, certo?

      4. Qdo vai viajar, de carro ou de ônibus, antes vc se preocupava com as situações das estradas federais, mas agora (desde q o lula é o lula) vc não se preocupa mais, vc trafega em estradas federais de EXCELENTE QUALIDADE E SEM PEDÁGIOS, sim, pq a operação tapa buraco emergencial q rolou alguns anos atrás foi a solução para seus problemas envolvendo a malha rodoviária de nosso país, CERTO?

      Bom, não me interessa a sua briguinha particular com “o velho”, mas pra quem leu esse seu comentário acima, julguei q as comparações q queria fazer sejam essas talvez, CERTO?

      Mas se quiser comparar no campo da CORRUPÇÃO, fique a vontade tbm….exemplos e argumentos contra A ou B não faltam…

      abraços

    2. Eu não imagino, eu vejo:
      1- Ambulancias com o nº 192 espalhadas pelo Brasil inteiro, um país de todos. Unidades de Pronto Atendimento na maioria dos estados que aceitaram convênio. Isso não existia;
      2- Polícia Federal e Rod. Federal equipadas, remuneradas e trabalhando. Segurança para todos. Concordo que de todos os estados SP tem a pior situação, é bem pior;
      3- Certo. O maior número de vagas no ensino superior e técnico de todos os tempos, (PROUNI, novas universidades. Transporte escolar por todo o Brasil, ônibus escolar, salário nacional dos professores, um país para tdos;
      4- Foz do Iguaçu, Salvador, Maceió, Rio de Janeiro, Bonito, Belo Horizonte, Curitiba, Floripa, Brasília, REcife, Natal, partindo de SP, é possivel ir de carro sem pedágio ou pagando um preço razoável, para todos do Brasil, antes só de avião (muito caro);
      5- SIVAM, mais 4 anos, proer, cpmf, ….Apagão, Rouboanel…, metrô…

  86. Só sei que ainda hoje 06/03/2010, foi anunciado pela TV Globo, que a miséria no Brasil foi reduzida em 43%.
    Sendo dessa forma distribuido: 78% no Nordeste, 32% no Sudeste, 25% no Sul, 68% no Centro Oeste e 65% no Norte.
    Nunca ví ,em todo os meus 50 anos de vida, uma notícia dessa, só acreditei porque foi divulgada pela emissora elitista e anti-LULA.

  87. FHC é o grande padrinho de Lula
    PUBLICIDADE

    Leio análises falando que um dos pontos vulneráveis de José Serra –e teria aparecido na mais recente pesquisa mostrando a subida de Dilma Roussef– é Fernando Henrique Cardoso, com alta taxa de rejeição. Por isso, o ex-presidente seria escondido na campanha. A verdade é que, por outros motivos, FHC é o grande padrinho de Lula –qualquer pessoa com um mínimo de equilíbrio terá de concordar com isso.
    Em essência, o governo Lula é a continuidade da gestão anterior –e aí está um dos pontos mais inteligentes do presidente. Ele pegou a inflação baixa, um país na rota do crescimento, as bases de seu mais importante programa social em andamento (o Bolsa Família). As finanças públicas tinham passado por medidas importantes como a lei de responsabilidade fiscal.
    Lula soube aprimorar o que recebeu. Radicalizou a política social, manteve as bases econômicas. Para completar, além da sorte com a descoberta do pré-sal, passou por uma época de crescimento mundial –com exceção dos últimos 12 meses. Não herdasse o que herdou, teria muito menos condições de angariar um prestígio tão grande.
    É tolice não reconhecer a habilidade de Lula e seu extraordinário pragmatismo. Mas é tolo não reconhecer que FHC é seu grande padrinho, cuja alta taxa rejeição faz parte daquelas injustiças –mas será reparada pela história.

  88. Até uma plataforma de PETRÓLEO, a P50, avaliada em 1,5 bilhão de Dólares, o presidente do passado foi capaz de perder, deixou de investir no equipamento e ele afundou na bacia de Campos. ESSEÉ PROBLEMÁTICO, E AINDA QUER VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *