Desacelera, Lula, a vida não é feita só de política

Desacelera, Lula, a vida não é feita só de política

Até que demorou muito. Basta acompanhar a agenda do presidente da República, com todos os compromissos e viagens pelo Brasil e pelo mundo, para saber que é humanamente impossível alguém viver sempre com o pé no acelerador, fazendo vários discursos por dia, pulando de uma cidade para outra, dormindo cada hora num lugar diferente. Uma hora, a máquina pifa.

“Estou muito cansado, mas estou bem”, disse ele, ao chegar agora há pouco à sua casa, em São Bernardo do Campo, vindo do Recife, onde foi internado no final da noite desta quarta-feira com um quadro de hipertensão. Cercado pela família, que já estava à sua espera, Lula deve ficar em casa descansando hoje e amanhã. Sábado ou domingo, o presidente  fará um check-up com seu médico, o cardiologista Roberto Kalil Filho, que conversou com ele ainda no aeroporto de Congonhas.   

Em sete anos e um mês de governo, sempre a mil por hora, é quase um milagre que esta tenha sido a primeira vez em que Lula teve um problema mais sério e foi internado numa emergência, quando já estava dentro do avião, rumo a Davos, na Suiça, onde receberia o título de “Estadista Global”. Lula sabe que o corpo lhe deu um aviso e que com a saúde não se brinca. Afinal, aos 64 anos, o presidente já não é um garoto, embora muitas vezes assim queira parecer.

Toda vez que os amigos lhe falam que ele poderia viajar menos, falar menos, marcar menos compromissos por dia, Lula faz que não ouve, dá um sorriso, e segue em frente, como se ainda precisasse provar alguma coisa a alguém.

O pique de viagens se acelerou este ano porque Lula quer comandar pessoalmente a campanha do seu partido e, de preferência, levar o PT à vitória, fazendo o seu sucessor, ou melhor, sucessora, custe o que custar. Quando a pressão chega a 18 por 12, é porque alguma coisa está errada, e é preciso repensar a caminhada, lembrar que a vida não é feita só de política.

Mas Lula sempre foi assim, desde os seus tempos de presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, quando o conheci e ficamos amigos, faz mais de trinta anos. Quando está no meio de uma disputa, qualquer que seja, esquece de dormir e de comer, vai à luta e toca em frente, como se o destino do mundo estivesse em jogo.

Qualquer que seja o resultado das eleições de outubro, a biografia dele como presidente já está escrita. Durante as três campanhas presidenciais em que trabalhei como assessor do candidato Lula, sempre lhe dizia que o mais importante era chegar vivo ao final da campanha. E lhe lembrava o que aconteceu com Tancredo Neves, na véspera da posse que não houve.

Agora, o mais importante para Lula, é chegar ao final dos seus oito anos de governo com saúde. O que tinha que fazer, já foi feito, basta apenas administrar o resultado, como fazem os jogadores mais experientes quando a partida está chegando ao final, com o seu time ganhando.  Desacelera, te cuida, amigo.

220 thoughts on “Desacelera, Lula, a vida não é feita só de política

  1. Estimado Luiz Ignácio:

    Às vezes é preciso recolher-se. Dar um tempo, inclusive ao tempo!

    O coração habitualmente não segue os impulsos do cérebro enem sempre pode completar a nossa carreira de vaidades humanas.

    Nem sempre o nosso corpo corresponde aos nossos desejos e paixões, nem mesmo a necessidade que temos de terminar todas as coisas. Ele simplesmente quer obedecer ao ciclo do seu tempo e a ordem natural das coisas!

    É preciso alguma vez aquietar a ansiedade esta garota faceira dos pés ligeiros e em dado momento é mais importante sentar-se à beira dessas águas para ficarmos sem falar, sem pensar, sem agir. E isto é um princípio de sabedoria, e dói. Dói controlar o pensamento, dói abafar o sentimento, além de ser doloroso parece pobre, triste e sem sentido.

    Deve ser difícil para o Lula não ir buscar a taça lá em Davos, mas é melhor ele dar um tempo, às vezes aquietar-se e esperar que o nosso coração e o nosso organismo possam se recompor nesta praia isolada onde nos remete as enfermidades e a paciência. Então só o que nos resta.

    Eu sei como funciona este negócio. Entramos no casulo fabricado com tanta dificuldade, e ficamos quase sem sonhar. Quem nos vê nos julga acabados, tipo quem já não nos escuta, pensa que emudecemos para sempre, e a gente mesmo às vezes desconfia de que nunca mais será capaz de nada claro, alegre e feliz..

    Mas quem nos conhece sabe que é só por um tempo, e quem sabe logo o Lula esteja de volta ao tabalho e curtindo a vida de novo numa boa!

    Vida longa!

    Manoel Ferreira

  2. Kostcho,
    Bom dia.
    Concordo com seu comentário, porque a gente tende a vaorizar a saúde quando começa a perdê-la. Sábio é quem não chega a tanto para saber apreciar algo mais do que a rotina que nos aprisiona a cada momento e procura cuidar da vida em outras dimensões. O Lula pode ter certeza de que ele foi o melhor e mais autêntico presidente do Brasil. E é justo que a Dilma vença para prosseguirmos neste processo de consolidação nacional. Sinceramente, uma eventual eleição tucana seria, a meu ver, retrocesso, principalmente depois da declaração infeliz do Sérgio Guerra a revista Veja, dizendo que acabaria com o PAC. Agora, quem sabe é o povo. Ele é soberano e deverá fazer a comparção entre 08 anos de desastre tucano e 08 anos de inclusão social do governo Lula.

    1. Graças aos 8 anos tucano ,e os acerto do plano real, e uma conjuntura favoravel mundial ,deu a Lula a condição de governablidade , porque o que prometia em campanha deichou o empresaiado de fora e do país assustado,foi preciso ele acalmar o mercado com a promessa que continuria a politíca dos tucano,o foio que fez.

    2. Não gosto do governo lulla. Apesar disso, torço para que o Presidente Lula tenha saúde. Agora, oito anos de desastre tucano, é coisa de vigarista intelectual. Nem o mais direitista pode acusar Lulla de só ter feito besteiras. Ele acertou muito também. Mas errou. Assim como acertou e errou o FHC.

    3. O governo Lula continuou as diretrizes econômicas do governo anterior. O Bolsa-família também é continuação em sistema de auxilio financeiro à classe mais necessitada também existente. A qualidade de Lula é saber divulgar seus programas sociais, certos ou errados. Não é só dar o peixe, precisa ensinar a pescar.

  3. Acho que no fundo o Lula devia estar pensando: são só mais uns mesinhos, depois eu descanso… rs… este é o nosso presidente, aquele que os mais radicais dizem que não gosta de trabalhar, imagine se gostasse. Independente de acertos e erros nas suas administrações, é inegável que “nunca na história deste país” um presidente trabalhou tanto. E todos nós sabemos que ele só vai descansar realmente, quando tiver eleito seu sucessor, ou melhor, sucessora.

    1. queria um trabalho desses de viagens com tudo pago e mordomias do bom e do melhor….e o melhor de tudo é q nem precisa ter estudo, não precisa falar o português corretamente, como foi dito pela Glória Pires no filme (no papel de mãe) é só teimar, vamos teimar minha gente, quem sabe conseguimos empregos como esse, q elevam a pressão

  4. “….como se ainda precisasse provar alguma coisa a alguém.”

    Pode ser apenas um comentário despretensioso do RK, uma frase solta dentro do texto longo sobre o amigo “baleado”.

    Mas acredito que não….

    Obviamente com as ressalvas de nunca nem mesmo ter visto o presidente pessoalmente, quanto mais ter convivido com ele, sempre tive a impressão que o Lula está constantemente querendo provar algo a alguem…
    Ora é FHC ( essa “disputa” daria um tratado de psicanalise e politica) ora são os adversários politicos, ora até mesmo os aliados. Mas o mote é sempre a disputa, a emulação, o “nós e eles” como recentemente disse…
    A impressão que dá é essa… Uma eterna insatisfação. uma compulsiva aflição por se afirmar ( COMO SE AINDA PRECISASSE!!!!!), uma necessidade crescente e nunca saciada, de ser reconhecido, aceito, amado.
    Todos somos carentes. Uns mais que os outros….
    ( Acho que eu e o presidente estamos entre os “uns”….)

  5. Prezado Kotscho
    O Lula não precisa provar mais nada a ninguém.
    O que ele fez pelo Brasil nestes últimos 7 anos já está mais do que demonstrado que, quando um político quer ele pode fazer o bem para o país e para o povo.
    Para mim eleé disparado o presidente que melhor trabalhou para o Brasil e para os brasileiros e a história vai demonstrar isto, apesar de existirem políticos que só sabem olhar para o próprio umbigo, para o seu próprio benefício.
    O melhor seria ele arrefecer um pouco sua obsessão pelo trabalho e preparar-se para as eleições, pois não existe no país e no exterior quem queira contestar os resultados alcançados pelo Brasil durante sua gestão.
    Está na hora do Homem descansar um pouco.
    Vamos torcer para que um candidato da base aliada se eleja para o período 2011/2014, para podermos continuar a política em favor de todos os brasileiros e não somente para alguns abnegados endinheirados.

  6. Desacelera, Lula, te queremos bem de saúde. Há muito por fazer ainda mas tudo tem seu tempo. Sabemos que vc tem a jovialidade e a garra de um garoto mas o corpo tem seu ritmo e deve ser respeitado. Por favor, não nos mate de susto. O Brasil precisa muito de você.

  7. Acho que o fez mal ao Lula foram os comentários da Globo. Não dá pra suportar tanta injustiça e preconceito. O Presidente nunca fez nenhum mal a Globo, mas ela insiste em derrubá-lo. É bom a população ficar atenta a isso, pois foi assim que Getúlio morreu.

  8. Se Lula não aprender a respeitar os limites da natureza seu sistema cardio-vascular vai explodir.
    Se o sistema cardio-vascular do Presidente explodir a oposição ficará mais perto da presidência porque a candidata do PT perderá seu maior cabo-eleitoral.

    Este é um caso em que pisar no freio equivale a acelerar a política.

    Vai fazer política na rede Lula. Com você parado o Serra saberá ficará agitado por saber que pode esperar chumbo grosso. E aí quem explode é ele (o que seria excelente, porque nem as inundações e as centenas de mortos decorrentes da omissão tucana em Sampa explodiram o coração deste desalmado).

  9. Você está com a razão, pouco falta para ser feito e o que importa é administrar o resultado.
    Infelizmente uma parte do mundo político usa a “venda para encobrir propositalmente” a mudança no país.
    Erros? Com certeza!
    Acertos? Com certeza!
    A enorme diferença é que os acertos superam os erros.
    Vá com calma, Presidente Lula.
    Mesmo os homens de ferro conquistam a ferrugem e o momento é adequado para lubrificar a máquina.
    Um abraço.

  10. Ricardo, eu astava preocupado com os compromissos do presidente. Cuidadoso querendo á tudo responder foi preciso que a luz amarela acendesse, e , o grande encontro em Davoz, fosse cancelado, para o regozijo dos demos,tucanos do PIG. Presidente LULA é bom descansr um pouco,o nosso corpo tem limite tens um lugar na história,principalmente em nossas favelas,mocambos e roçados. Ès por mérito, Cidadão do Mundo, nos brasileiros,voltamos a sonhar e precisamos da Sua galhardia e companhia. Que o Senhor da História proteja-nos, PROTEGENDO-OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

  11. “… impossível alguém viver sempre com o pé no acelerador, fazendo vários discursos por dia, pulando de uma cidade para outra, dormindo cada hora num lugar diferente…”

    É, campanha política é assim mesmo, desgasta, cuide-se Luiz Inácio pois quando ela começar legalmente piora muito. E a gente achando quer era impossível viajar mais do que FHC…

  12. Com a saude não se brinca ,realmente é a pura verdade ,nunca encaramos a dura realidade do desgaste com os anos ,tenho a própria constatação ,não sentia dores ,nunca havia sido internado ,quando aos 55anos veio o sinal para mim manerar,tambem com uma crise hipertensiva , e após exames a castatação, dali pra frente tinha que me cuidar ,controlar o sal ,a gordura e tomar o remedinho toda a manhã ,pensei nunca tive problemas nenhum vou parar com ese remédio,não demorou nem uma semana e nova crise ,ai assumi de vez a condição de hipertenso ,me cuido e aos 62 anos sigo firme ,mais magro mas ainda com disposição. O presidente com este pique de pressão , e com aquela barriguinha (mais de 100cm de sintura aparentemene ),dizem que ainda fuma e toma sua geladinha ,com certeza esta no nosso time dos hipertenso, mas é so controlar ,e tocar a vida.

  13. Alguém pode me explicar pq o Senhor Presidente lula não se trata na rede pública de saúde que está disponível para todos os brasileiros? Seria uma ótima oportunidade de provar que a saúde em nosso país está a contento, certo?

    Fico pensando naqueles brasileiros que trabalham 15hs por dia (chutando baixo), recebem uma miséria que sequer dá pra alimentar a família e se passarem mal de tanto sol na cabeça q tomam diariamente sem água mineral e alimentação adequada (como nosso querido presidente), precisam andar horas até o posto de saúde + próximo e esperam dias ou meses para uma “consulta” médica em postos de saúde pública de nosso país (lotados nos corredores e ou sem médicos de plantão), aquelas consultas onde só se mede pressão e manda embora para casa com a certeza q o pobre coitado teve sorte de não morrer mas tbm q não está a salvo pois não terá acompanhamento algum.

    É, eu tava ficando com peninha do lula, mas passou rápido, não tenho pena de político algum, seja do partido q for.

    1. Triste sina destes líderes que são imolados como cordeiros.
      Será que pessoas como Lula deveriam, para se dar bem, não trabalhar.
      Afinal de contas são quase 200 milhões de pessoas a serem atendidas.
      Será que é por isso que líderes que se atrevem a ficar ao lado dos mais pobres como Allende, Vargas, tem triste fim?
      Bem diferente da morte de Garrastazu Médici,,,falando nisso este aqui já bateu as botas…O Médici não era político e sim um militar ditador,,,enfim Manoel há políticos e políticos,,,não generalizemos

  14. Assino embaixo.
    É tempo do Lula colher os frutos de tudo o que plantou.
    SEM MEDO DE SER FELIZ!
    Já não somos invisíveis e a DITA está MOLE. Tão mole que só lhes resta ofensas via jornais. A urubuzada acompanhada dos cachorro loco – estão atacando o HOMEM! Nem se dão conta de que se o Lula adoece ou morre TEREMOS O MAIOR MÁRTIR DA NOSSA HISTÓRIA pois todos sabem o quanto Lula trabalha. Só alguns grandes jornais não percebem isso. Ou não querem perceber.
    É isso!
    Lula pode DESCANSAR EM PAZ – VIVO – para ver a primeira MULHER PRESIDENTE NESTE PAÍS. Pois nunca antes se viu nada igual: um presidente que resgata a auto estima feminina. Melhor do que muitos psicanalistas!!!
    SALVE LULA!!!
    É maravilhoso ser BRASILEIRA desde que assumistes o GOVERNO DESTE PAÍS.

  15. É de um nível inacreditável a maldade dessa gente que desejou que Lula, tal qual quando foi Dilma, que Ele fosse atendido numa dessas espeluncas do SUS/PUA

    1. não é isso q ele oferece ao povo? o SUS, se serve pro povo, serve pra ele, afinal enchem a boca para falar q é o presidente do povo, que prove do mesmo assistencialismo do povão. TEM MEDO PQ VEIO?

      e como a dona salete citou, o mesmo já tá colhendo os frutos do que plantou, viagens e + viagens (muito + q FHC), campanha eleitoreira antecipada e descarada, enfim, tá colhendo direitinho. Com relação ao tal MARTIR, essa foi boa, conta a do papagaio agora.

  16. Caro Ricardo,

    Concordo inteiramente com seu comentário.
    O Lula realmente trabalhou muito nesses 7 anos ocupando o principal cargo do Poder Executivo. Principalmente se considerarmos o nível de desgaste causado pela própria natureza do cargo. É melhor dar um tempo e levar esse último ano de governo, “na manha” como costuma se dizer em nosso País. Mas, Ricardo, o Lula escolheu pessoalmente sua possível sucessora que por si só, não tem nenhum cacife político e nem tampouco qualquer credencial para ocupar a Presidencia da República e, portanto, tem que trabalhar na campanha eleitoral como se ele estivesse se reelegendo. Inteligente e esperto como ele tem se mostrado, ele já percebeu a tarefa hercúlea que o aguarda pois é muito mais dificil fazer composições políticas, como ele tem feito nos 3 Poderes da República, com milhares de eleitores por mais bolsas famílias e cargos em todas as esferas do governo federal que ele distribua. Essa preocupação deve estar deixando o Lula altamente estressado e desgastado. Como diz o velho ditado popular, apesar dos grandes resultados que o Lula conseguiu nesses 7 anos, “ninguém engana todo mundo durante todo tempo”. Só a perspectiva dele ter que deixar o poder no final desse ano, com a possível não eleição da sua candidata, deve tirar seu sono e sua saúde. Um abraço Ricardo .

  17. Quantos heróis morreram no campo de batalha, enfrentando exércitos invencíveis? Só que esta hipertensão foi um aviso para o nosso Presidente dá uma pausa estratégica, se conscientizar de suas limitações físicas e partir para a consolidação da sua vitória: DILMA ELEITA EM 2010.

  18. Caro Presidente, cuidado, pois já diziam os “antigos e sábios”, “ninguém é insubstituível”…
    E depois, tem mais é que se cuidar, porque, como diz o Kotcho, uma hora a máquina pifa! Não basta morrer por tanta gente que merece e por tantas outras que não merecem… Cuidado kos ôio grandi!

    Boa sorte e SAÚDE!!!

    1. Nao vetou. Desculpe a falha e obrigado. Continue nos brindando com suas opinioes. Como ja falei, as vezes concordamos, as vezes nao. Com respeito, sempre. Obrigado de novo.

  19. Fico cada vez mais impressionado com a passividade do povo brasileiro. Dos blogs que tenho lido a respeito do governo do PT, não faltam elogios das pessoas comentando o governo de inclusão social do PT. Da política econômica bem sucedida, entre outros.
    Lembremos que o PT foi o principal partido de esquerda a poucos anos e que combatia a mesma política econômica que hoje aplica (portanto, nenhuma mérito ao PT perante a política econômica). Também entrou no mesmo esquema de corrupção (mensalão) dos partidos que antes criticava (aliás, quantas alianças fez com os partidos que criticava no passado). Seguiu com as mesmas taxas de juros que antes combatia. Criou programas assistencialistas que não impulsionam o cidadão a ir buscar seu sustento e programas de cotas que não resolvem o real problema da educação brasileira (inclusão dos menos favorecidos ao ensino superior se faz com uma boa educaçãpo de base pública). Além dos casos de corrupção. Diversos, inúmeros casos de corrupção que atingiram todas as esferas do governo federal!
    Não atesto que estas práticas são exclusivas do PT (políticas demagogas, corrupção, etc.), porém esperávamos deste partido o diferencial que até então nunca foi feito por nenhum outro governo brasileiro. E, voltando a frase inicial, é impressionante a passividade do povo brasileiro que aprova e bate palmas para um governo que foi tão corrupto quanto os outros e demagogo quanto os outros.
    Esse é um dos principais problemas do Brasil que é a convivência pacífica com a corrupção. Mas, como já foi dito anteriormente, “cada povo tem o governo que merece”.

    1. Pois é meu caro Rodrigo, qdo tiver um tempinho procure no youtube por Lula x FHC, lá vc encontrará alguns vídeos com declarações do lula (imagem e aúdio) onde o mesmo criticava conduta X do governo FHC e depois a conduta adotada pelo lula (tem um muito engraçado, citando a famosa cesta básica do FHC e depois comparando com o bolsa família), vai encontrar tbm o lula criticando políticos diversos e depois vê-los com abraços e apertos de mãos calorosos com direito a tapinhas nas costas, e pasme, não são vídeos forjados, criados, manipulados, são apenas “replays” do q o queridinho falava dos sujos, mal sabia ele q seria um mal lavado qdo tivesse no poder.

  20. Concordo com todos os comentários e principalmente que devemos cuidar sempre de nossa saude , porém não devemos esquecer que toda esta fama de País do futuro que O Brasil tem agora não aconteceu hoje nem ontem são muitos e muitos anos para isto acontecer, porém só gostaria de fazer uma resalva pois a grande parte do povo não tem nem direito a leitos hospitalares quando adoecem, diga-se então em fazer exame preventivo , pois a saude esta em frangalhos ,como a educação e a segurança.

  21. Caramba! Por que essas coisas não acontecem com a galera da direita festiva? Brincadeirinha… também não desejo mal a ninguém (as vezes, pro Serra sim, admito..rs).

    Mas Deus nos livre de acontecer algo com o presidente do povo Lula. Rezo por ele , para que esteja sempre bem de corpo, mente e alma, pelo presidente, cidadão e líder fenomenal que é. Logo sairá dessa, foi só um susto, um lembrete de que, como disse o Kotscho, a vida não é só política.

    Inclusive, tem gente aqui nessa área de comentários que deveria também se atentar pra isso.

    Beijo, Kotscho! Beijo amigos Balaieiros!

  22. Realmente, além do tremendo desgaste físico das viagens, reuniões, palanques, jantares, churrascos, tem o desgaste emocional que é muito maior. Ter que mentir, enganar, prometer e não cumprir, fingir que nada sabe, beijar a mão de determinados políticos, defender o indefensável, ir contra tudo que sempre defendeu e ficar a favor do que sempre repudiou é um tremendo desgate, a consciência silenciosamente corrói a criatura e pode levá-lo às consequências mais sérias para a sua saúde. Presidente Lula se cuida, volta a ser o quer era antes, lembra-se o que prometeu aos aposentados, lembra-se do que falou sobre os corruptos, lembra-se dos picaretas do congresso, lembra o que falaste dos Collor, Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros e muitos outros. Termine o seu governo, não tente empurrar o seu(sua) sucessor(a) goela abaixo. Cuida da sua saúde, do seu coração, deixa que ele(a) se vira sozinho(a), pelo valor que ele(a) tiver, assim teremos uma eleição real e não um presidente “fabricado).
    SAUDE E PAZ

    1. Governar é a arte de se relacionar com o contrario, é respeitar a escolha dos outros e acima de tudo agir dentro da democracia E QUEM FOI ELEITO DENTRO DE SUAS REGRAS, observando as leis e a justiça, se alguem deve e se tem prova disso que leve ao conhecimento do ministério publico ou cala a boca!!!!!!!!!!!!!!!!

  23. O Presidente LULA, pode se da como realizado, pois ele está no coração de 80% dos brasileiros, é considerado como o segundo maior presidente do BRASIL, depois de Getulio. Só falta eleger seu sucessor e isto o povo não vai faltar ao presidente LULA. Ele deve realmente tirar o pé do acelerador, ser mais moderado em sua andanças. Vamos cchegar lá com fé em Deus e dar continuidade ao governo LULA com DILMA na presidência.

  24. RICARDO, parabéns pela autencidade da matéria. O nosso presidente Lula/luta é realmente o melhor presidente do planeta terra. Nesses sete anos de governo Lula o nosso país está passando por uma transformação social de causar inveja a qualquer ser humano. o Lula hoje não é orgulho só para os brasileiros, mas para todos os homens de bem do mundo. Até parte da elite conservadora, incluindo parte dos meios de comunicaçao, já reconhece isso. Espero que Deus ilumine a futura presidenta Dilma para que no ano procesega o trabalho de Luta.

  25. Eu sou um cara novo e já tenho pressão alta, é muito ruim – a minha é genética, vêm dos meus pais, atualmente tomo remédios para controlar, não fumo, não sou obeso, evito sal, faço caminhada, mas não têm jeito – a pressão tá lá, sempre alta – por isso faço um apelo ao Presidente Lula e aos demais que têm esse mesmo problema, VAMOS DESACELERAR.
    PS – porém tomo as minhas vez em quando.

  26. É isso! Desacelera presidente! Se V. Exa se preocupasse apenas em trabalhar, como qualquer pagador de impostos neste país, talvez não estivesse à beira de um piripaco, como parece ter estado ontem. E sabe o que foi cancelado por causa disso? Mais uma das suas viagens como presidente do mundo, carregando a tiracolo a ministra que não ministra. Lembra-se Sr. presidente, quando, no seu primeiro mandato, deslumbrado com a subita notoriedade, V. Exa, entregou o governo ao Zé Dirceu e foi correr mundo, mostrar a cara de torneiro que “chegou lá”? Pois é, deu no que deu! O Zé, mandando mais que urubu em Manaus, achou que ele é que era o dono da bola e criou o mensalão. O Sr, nada sabia, poque estava mais preocupado em viajar. Recentemente assinou um camalhaço que lhe armaram, que não foi lido nem por V. Exa. nem pela ministra que não ministra e que parece mala. Está em todas as suas viagens. Tambem deu no que deu: uma crise militar, né? Quer um conselho presidente? Viaje menos, gaste menos o nosso dinheiro e cuide mais da nossa casa e da sua saude. Não queira ser mais que Deus. Ele já anda preocupado em ficar em segundo em popularidade. O ministério das comunicações do céu vai torrar alguns bilhões em propaganda para melhorar a imagem do Homem lá de cima. Menos presidente. A Dilma não merece o sacrificio. E os brasleiros que querem distancia dela, muito menos!

  27. o presidente é pernambucano, mas não é de ferro.
    todo mundo sabe, que o nordestino, é
    acima de tudo um “forte”.descanço
    e canja de galinha não faz mal….

  28. RICARDO,
    QUANDO VOCE FALAR COM O LULA NOVAMENTE POR FAVOR, DIZ PARA ELE QUE ELE É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS, BRASILEIROS, E QUE ELE PRECISA SE CUIDAR PARA NÃO ASSUSTAR A GENTE. DIZ TAMBEM COMO ESTAMOS ORGULHOSOS DO NOSSO PRESIDENTE!!!!!!!!!
    ABRAÇOS
    HELENA

  29. Concordo com a parte que fala da saude,mais discordo na parte q vc fala q é pra mostrar mais serviço,lula não precisa mais provar e nem mostrar nada a ninguém,ele apenas mostra a pessoa que ele é !

  30. Quando a pressão fica alta assim, certamente tem algo errado.

    Meu palpite? O erro está na candidata que ele escolheu… Aliás, venho dizendo isso desde o imbroglio Sarney – o medo de perder apoio no PMDB, vital para a candidatura da Ministra, fez Lula fechar os olhos e abraçar o Sinhozinho do Maranhão, tal é o reconhecimento de que a candidata não empolga ninguém.

    Não é impossível emplacar a Ministra não, mas que está difícil, isso está. Lula vai ter que viajar muito pra fazê-la Presidente (claro, desde que a intenção dele seja, de fato, fazer seu sucessor. Eu tenho cá minhas dúvidas).

    Perguntinha: o Presidente foi atendido pelo SUS?
    É só pra saber se ele usa a porcaria que impinge a todos os brasileiros pobres. Afinal, Ainda não vi político que utilize esse lixo. No Brasil, político social-democrata só faz pose de “sou do povo” da porta do hospital pra fora… Na hora do aperto, corre todo mundo pro Einstein, pro Sirio,…

    1. Euripides, Renato, Antonio vcs. não querem ir ver se está chovendo lá fora e tomar um banho de água e civilidade? Gente que se manisfesta assim, nesse momento, demonstra o quanto faz falta informação e inteligência e demonstram o porque o nosso país não é o que deveria ser. Além disso, XÔ inveja e mal olhado!

  31. O Lula cita muito em suas falas a palavra OBSTINADO, esta palavra não é muito boa não, nem tudo sai do jeito que a gente traça e um cara tão obstinado como ele, sente quando as coisas não esta de acordo como ele espera… Dilma 0 x 10 SERRA, MST, etc, etc, etc…

  32. Lula pra que essa correria, aproveite a vida, morto não recebe aposentadoria..tenha cuidado sua barriga de pilão é sinal de enfarte mortal, se não se cuidar não vai nem receber sua terceira aposentadoria como presidente. Relaxe e goze faça como a Marta sem estresse…

  33. Rezo tds os dias pelo meu amado presidente,eujacho que alem de stress é muito olho gordo, invejoso e agourento em cima dele .Mas Deus o escolheu desde que ele nasceu e vai continuar ao seu lado.Que ele é um escolhido só não vê quem não tem capacidade de observação….SaÚde Meu Presidente! VIDA LONGA!!!O Brasil dos legítimos brasileiros TE AMA!

  34. Se eu fosse escolher uma frase para Lula, a que me vem a cabeça é:
    Vim, Vi e Venci.
    Ele não precisa provar nada para ninguém, como diz o sábio.
    Nem em sonhos poderia imaginar que um dia Davos, daria a Lula o título de Estadista Global.
    Parafraseando o profeta. Finalmente:
    A figueira floresceu, a videira produziu em abundancia, as oliveiras carregaram e amadureceram, os campos produziram mantimentos de sobra, as ovelhas e vacas deram rebentos saudáveis.
    Vida longa ao presidente.

  35. E preciso repensar, porque nos não somos uma ficção, mas produzimos as ficções

    Bom seria se todas as obras começadas fossem uma ficção, que nunca parecem sem deixar de ser continua

    Alguma divergência por suspeita de qualquer coisa tinha que ter uma equipe de auditores, para acompanhar ate o fim da obra ou projeto, para evitar o aumento de custo, e deixar a população livre para bicar, tudo e nosso

    Planejar obras, durante muito tempo, começar ela ai achar que a obra pegou um resfriado, tipo erros de cálculos

    Ai pagar a conta e o paciente continuar doente, essa manobra não vai convencer

    Obra começada só tem que parar quando terminada ficando pronta para finalidade planejada

    Isso não e para promover ninguém, sim dar condição para equilibrar o lado fraco, com o lado forte

    Haverá muitas surpresas, ate o ano 2015

    1. Enigmático! Estou tentando captar a mensagem subliminar e não estou conseguindo. A população livre para bicar?
      E digo a você também, que haverá muitas surpresas até o fim do mês de fevereiro…

  36. Qdo o Presidente LULA morrer, tenho certeza de que ele sera canonizado, como o 1º, ou 2º? santo brasileiro!!!

    Mas até lá, Presidente LULA, vai demorar muuuuito, por que o Senhor faz muita falta para o povo brasileiro!!!

    Não morra agora, querido Presidente! Ainda precisamos muito de ti!

  37. Companheiro, Lula, sempre acreditei na sua capacidade,mesmo aqueles que não acreditavam tem que ACEITAR que fez o PAIS ser respeitado.Se cuida meu PRESIDENTE!!! PARABÉNS pelo titulo de GOVERNANTE GLOBAL.

  38. -Como sempre tenho dito: DIETA E CANJA NÃO FAZ MAL À NINGUÉM. Política e religião precisa ser bem dosada, caso contrário, torna-se fanatismo e, isso é um perigo em todos os aspectos e sentidos.

  39. O pior de tudo é o jogo desleal, sem quartel, praticado pelO PIG .. a serviço de seus adversarios. Que nao respeitam o jogo democrático e insidiosamente caluniam..

    1. Êpa, democrata, alto lá! Se criticar o governo, automaticamente leva a pecha de PIG? Cadê a liberdade de imprensa? Cadê o contraditório?
      Mas se for a imprensa chapa branca, que só exalta e festeja (ô saudade da esquerda festiva), tudo bem?

  40. Presidente, o ritmo da campanha eleitoral do jeito que está, ninguém aguenta, nem você nem a Dilma. Só o TSE.
    Imaginem quando o emPAC 3 for lançado?
    Aí ninguém segura esse país! Prá frente Brasil !

  41. Ricardo, estou sempre atento aos seus comentários. Tenho observado em suas palavras muita responssabilidade com os acontecimentos e por vc relatados. Muito oportuno seu comentário em relação ao Presidente Lula “O que tinha que fazer, já foi feito, basta apenas administrar o resultado” sua passagem pela Presidencia da República já está marcada, com um saldo positivo. Parabens.

  42. Meu querido Presidente Lula, em nome de uma política eticamene correta, embora quase extinta, saúdo sua ousadia, sua fé e toda a sua trajetória de luta e que as mesmas, em nome de Deus, continuem brilhando e servindo toda essa nação a qual cada vez mais vem adquirindo uma identidade própria, bem como o poder aquisitivo tal como merece. Em especial àquela cujo presidente anterior a tratou como caipira e analfabeta. Que Deus lhe conceda muitos anos de vida!

  43. Pedro Borges

    Livre para bicar, e o direito que cada um tem para bicar, a surpresa chega a surpreender

    Escrever, e a arte de resolver

    Prevenir olhar adiante

    Email emcasavirtual@hotmail.com sugere a primeira sociedade entre queda de preço, e o meio ambiente, se acha que a vida e boa, de sua pitada ou bicada no texto com seu ponto de vista a respeito, valendo à pena despacha adiante que automaticamente vai se multiplicando

  44. Caro Kotscho

    Se o nosso amigo e hoje Presidente do Povo Lula estiver nos lendo,um recado pra ele:

    CUIDADO COM A “TURBINADA” !!!

    Não sabem o que é “Turbinada” ? Vou contar:
    Há mais de trinta anos atras eu estive ajudando no mutirão que fazíamos no salão da Igreja Matriz de São Bernardo do Campo, cedido pelo então bispo daquela Diocese – Dom Claudio Humes – para encaixotarmos os mantimentos vindos da solidariedade de todos para o Fundo de Greve do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC naqueles dias históricos. Quem comandava tudo era a Dona Marisa, hoje a nossa Primeiríssima Dama e igual companheira. Todos trabalhando incansávelmente para que nada faltasse nas mesas dos heróicos grevistas. A “companheirada” não tinha descanso.
    Daí o nosso Lula ( sem camisa e suando barbaridade ) junto com outro Gigante, o velho e bom companheiro Djalma Bom ( saudades ) me chamou de lado e disse:
    – Menino, voce tá precisando é de uma “Turbinada” !!! Vamos lá fora !!!
    Eu cá comigo me perguntando “que porra é essa ?” e atravessando a rua fomos até uma barraca de pastel e de caldo de cana ( garapa ) e daí o Lula pediu
    -“Bote aí três “Turbinada” !!! Uma pra cada um !!!”

    A “Turbinada” nada mais que metade caldo de cana (garapa) e metade cachaça ( da branca ) servida num copo de plástico e que segundo a “peãozada” de fábrica não tem coisa melhor pra “dar produção” !!! Não tem “supervisor” que reclame !!! É UM TIRO !!! O sujeito toma de uma só “golada” e volta pro setor feito um corisco !!! Mas depois do expediente vem aquela moleza e o cansaço. É por isso que em toda fábrica que se preza no ABC tem sempre uma “barraquinha” de pastel na frente e lotada na hora do almoço !!!
    Eu apesar de já trabalhar no Polo Petroquímico de Capuava, em Santo André em horário de turno na época( ajudava os companheiros nos horarios de folga ) e ainda estudava de noite JURO que não conhecia !!! Quem me apresentou foram esses dois aí !!! Mas a partir de então a “turbinada” passou a ser para mim um “santo” remédio para aguentar o “Rojão” !!! Não é fácil hoje em dia trabalhar e estudar, imaginem naquela época em que eu ainda morava em São Paulo e na minha Zona Norte !!! MESMO ASSIM EU NÃO RECOMENDO !!! Só sabe quem já bebeu !!! É UM “CANHÃO” !!!

    Não vi mais o companheiro Lula desde a sua posse em 2002 , agenda de Presidente é agenda de Presidente, ainda mais a de um dos melhores estadistas do mundo !!!! Eu sei que o nosso Lula não bebe mais “Turbinada” mas tenho certeza que aquele seu ritmo frenético não muda nunca !!!

    Presidente do Povo Lula !!!
    “Menas” Presidente. “Menas” !!!!
    O mundo todo precisa e depende muito de voce companheiro !!!!

  45. Chega lula cuida do brasil, viaja menos faz menos caridade com nosso dinheiro, cuida do nosso povo que esta morrendo afogado e de fome, gasta menos dinheiro em caças que nao prestam nem pra sucata, quem sabe com a conciencia mais tranquila tua saude melhore.

  46. Dizem que santo de casa não faz milagre. O nosso presidente vive recebendo prêmios e elogios da comunidade internacional pela sua maneira de governar e a veja só vive metendo o pau nele. Espero que tenha boa saúde para eleger seu candidato e calar a boca desses imbecis.

  47. Presidente,cuide de sua Saude,os Brasileiros precisam de Você,estamos torcendo para que se reestabeleça o mais breve,pois a luta continua companheiro.

  48. Nao sei se me engano. A estrutura humana, principalmente no ramo psicológico, é borbulhante, inquieta. E com um muito de avidez, quando não dispõe em seu encalço, preocupadamente, um anjo protetor, incomodando-o sempre, às vezes com insistência, no que fala acima , com inaudita razão, seu companheiro de antanho, este célebre e polivalente RICARDO KOTSCHO. Há que considerar também, o que destaca a sabedoria popular, quando fala na beliscada da “mosca azul”! Esta, pressupõe-se, pode ter origem nos muitos trocadilhos, ao redor do mundo, enaltecendo o bom desempenho do Presidente LULA, frente aos mais diversos e complexos problemas que desafiam a humanidade! O homem se eleva, introvertidamente tende a se projetar, e humanamente é conduzido a um auto-julgamento, como se um ente superior, fosse. Embaraça-se na contingência, o que é possível contribuir para transtornos de visibilidade!
    Neste ponto, o indivíduo perde o sentimento da materialida-
    de, que não lhe apresenta qualquer valor. E vem o tombo.
    Portanto, caro Ricardo Kotscho, parabens pela lembrança
    e perspicácia, ao acudir seu amigo, em hora tão delicada!
    Creio em um retorno de SUA EXCELÊNCIA, com um to-
    que de gratidão, a esta sua intromissão, que poucos
    sentem adequado impulso para promovê-la! Trata-se, no caso, de um oportuno ALERTA!

  49. Cuide-se, o Brasil ainda precisa do senhor presidente!
    Isso é inveja do FHC e comparsas! conte com nossas orações, afinal o senhor já é o nosso melhor presidente.

  50. O presidente Lula teve uma pequena hipertensão e logo veio equipe médica ao seu auxílio, deveria ele pensar um pouco e investir na área da saúde, pois quantas pessoas estão hipertensas e não tem atendimento adequado.

  51. Companheiro Lula , você fiz tudo aquilo que era possivel.Foi preso , foi e é caluniado , falou , gritou , esbravejou , causou ciumes e invejas.Fez muitos intelectuais engoliram seus diplomas e títulos.Foi traído por alguns “fiéis companheiros” e por outros companheiros não tão fiéis.Velho companheiro , vamos colocar a teoria em prática : vamos aposentar-nos enquanto temos vida para viver.Sua jornada já esta mais do que cumprida , com honras e glórias .Que outros ponham a cara a tapa e continuem tudo isto de bom que voce já fez pelo povo.

  52. 28/01/2010

    Eu não gostaria de ser Lula

    Estava eu lá na Capital da República em dezembro passado (participando da Conferência Nacional de Comunicação), em uma conversa informal com um deputado do Democratas (PFL) de São Paulo, quando ouvi dele uma frase inaudita: “Lula só não conseguiu o terceiro mandato porque não quis”.

    É verdade. Com a aprovação que Lula tem, muitos deputados e senadores pensariam duas vezes antes de se caracterizarem publicamente como anti-Lulas votando contra o que é um desejo de pelo menos metade dos brasileiros, conforme detectou pesquisa Datafolha em meados do ano passado. Isso sem o popularíssimo Lula querer. Imaginem se ele trabalhasse para aumentar esse percentual…

    Por que, então, Lula não cedeu a essa tentação? Seus adversários oficiais e informais, negando-se a reconhecer seu espírito democrático de não alterar as regras do jogo com ele em andamento (como fez seu antecessor na Presidência da República), dizem que é porque ele “sabia” que “não conseguiria”. Garanto a essas pessoas que há muito político da oposição demo-tucana que pensa diferente.

    Corte para o presente. Noite do dia 27 de janeiro de 2010 (ontem). O presidente Lula passa mal e é internado no Real Hospital Português de Beneficência (RHP), em Recife, devido a uma crise de hipertensão arterial (12 por 8). O presidente havia cumprido extensa agenda pública.

    Os adversários de Lula dizem que ele não faz nada da vida, mas sua agenda é publicada diariamente sobretudo por seus adversários, até para facilitarem que ele seja fiscalizado por alguém que esteja próximo de si, esteja onde estiver. Basta analisar essa agenda para ver seu ritmo de trabalho. É difícil que em algum dia da semana ele não tenha uma agenda pública.

    Seus adversários, no entanto, dizem que sua vida é um mar de rosas. “Só se alcoolizando ou se esbaldando em mordomias”, dizem pelas costas e nos blogs, por exemplo. Seria a “gentinha” lambendo os beiços com os privilégios aceitos somente para os doutores.

    Vejam o que dizem comentaristas de um dos mais conhecidos blogs da mídia tucana (preservei o português deles conforme o usaram):

    Marcia1907 – 28/1/2010

    Vai ver que o esforço de segurar a candidata para não cair ladeira a baixo foi o causador da hipertensão. A Dilma deveria estar com remorso, isto sim!

    Csfu – 28/1/2010

    Deveria se tratar em Cuba isso sim, afinal, é referencia em ahahahahaha medicina.
    Aliás acho que Cuba é mesmo o lugar, veja o exemplo do COMAndante Fidel, mesmo morto parace vivo. rsrsrs

    IPS2 – 28/1/2010

    Foi atendido na UPA ? Ele falouu que dava até vontade de ficar doente… bom…. foi atendido, mas foi na unidade de saúde pública ? Ou foi para algum hospital RPIVADO e muito, mas muito, CARO ?

    Eomundogira – 28/1/2010

    Estando em Pernambuco, qualquer um pode constatar que o Frevo é mesmo um ritmo intenso. Desaconselhável é ficar obsessivo dançando nesse Frevo sem parar, fazendo muito Carnaval para nada. PS: no caso, Carnaval= espetacularização.

    O_Anti-Virus – 28/1/2010

    Ritmo intenso? O luLLu foi a algum baile funk ontem?

    flying – 28/1/2010 – 15:37

    hehehe. ritmo intenso de Lula Berzoini? de levantamento de copo cheio de 51?

    Todos os dias, desde 2003, Lula é acusado de tudo nesses jornais, revistas, tevês, internet, rádios. Todos os dias, Lula acorda e vai dormir tentando adivinhar do que o acusarão desta vez. Só nos últimos sete anos e tanto – sem contar a artilharia da mídia contra ele quando estava na oposição –, já foi acusado do seguinte:

    1 – Assassinato

    2 – Roubo

    3 – Perversão sexual

    4 – Mitomania

    5 – Alcoolismo

    6 – Covardia

    7 – Deslealdade

    8 – Inveja

    9 – Arrogância

    10 – Burrice

    Esqueci alguma coisa? Aliás, será que existe ser humano tão ruim quanto esse Lula que a mídia pinta?

    Se cair um teco-teco em algum grotão do país, a culpa é dele. Até pelo que é responsabilidade de seus adversários ele é acusado. Está permanentemente sob tensão, cumprindo uma agenda extenuante, pulando de cidade em cidade, de país em país, mergulhado em reuniões, tentando evitar que o país tenha problemas e lutando para fazer prevalecer suas medidas que seus adversários combatem uma a uma, indiscriminadamente.

    Agora eu lhes pergunto: é de estranhar que ele esteja, no mínimo, estressado, e que esse estresse já esteja pesando a um homem de 64 anos? Alguém estranha que o presidente não tenha querido governar por mais tempo? Para mim, toda evidente mordomia que tem qualquer chefe de Estado não compensa uma vida dessas.

    Prefiro ser eu mesmo do que ser Lula. Não há preço que pague estar livre para ir aonde quiser, dizer o que quiser, ser dono de mim mesmo. E desconfio de que o presidente anseia por isso. Deve estar contando os minutos para voltar a ser livre.

    Escrito por Eduardo Guimarães às 16h55

    1. A coisa é braba,,,é só ver nos comentários inconsequentes,,,incrível o ódio que alguns manifestam contra o Brasil e seu presidente eleito pela grande maioria da população e contra a vontade de uma bestial classe média de paulista que, apesar de atolada na lama, idolatra Serra e Fhc.
      Faço minhas as palavras do Edu.

  53. Meu presidente Lula isso é coisa que faça com sua saúde?
    aiaiaiaia hein? Tem que tratar igual a criança senão não escuta. D. Mariza da um freio nele!!!!!!!!

    Precisamos de vc………………

  54. Toda crítica é benéfica e deve ser respeitada mas de todas as críticas que li acima , não lembro-me que qualquer um dos autores tentaram fazer melhor , ou seja não tenho conhecimento de que estas críticas partiram de algum ex canditado a qualquer coisa .Só devemos criticar aquilo que tentarmos fazer um dia e repetindo não lembro de nenhum desses nomes como canditado a Presidente da República .Parabéns ao presidente Lula e a todos aqueles que um dia se canditaram a um cargo político ou representativo (cipeiro , sindico , etc..).O que vale é colocar a cara a , mostrar a que veio.

    1. Também acho. Essas pessoas nunca tiveram que se corromper e ter que compactuar com certas bandalheiras para ser possível se candidatar com algum chance de ganhar, ficam criticando quem fez tudo que precisava para que fosse possível.

  55. Presidente, voce é forte, mas, precisa de cuidar-se, um pouco de descanço só lhe fará bem. Confie em Deus e tudo se resolverá. Estimo a sua melhora, o país precisa de voce, como até agora precisou. A luta continua!

  56. ao ler a noticia que Lula estava internado por pouco quem quase teve um infarto fui eu…estou ate agora preocupada,so´vou melhorar de vez quando ele estiver de novo com aquela cara de saude…VIDA LONGA PRESIDENTE!

  57. Ricardo,

    As pessoas se esquecem que sãio feitas de carne e osso.
    As pessoas se esquecem que dentro da gqente existe uma bomba injetora chamada coração que de vez em quando resolve dar um susto quando não pensamos nela.
    OI que aconteceu com Lula, nada mais é do que o reflexo do pique que vinha mantendo, pois o que construiu estava exigindo.
    Como falou, o corpo deu o p´rimeiro aviso. “PARA O SEU PRESIDENTE, DÁ UM TEMPO SENÃO EU VOU EXPLODIR”
    Espero que ele tenha ouvido e deixe para alguns assessores de confiança algumas tarefas e compromissos.
    O sertanejo é forte, tem saude de ferro, mais um dia o setão vira mar, e a garra, a eletricidade motivadora para perantre a força de um coração que cançou.
    Espero que o Lula desta vez veja isso!!!

  58. Grande Lula: Dá uma manerada, concordo, agora, não tira o pé do acelarador não o senhor vai ser crucial para manter o Brasil no rumo certo que o senhor começou.

  59. Disseram que o Sr. Presidente LULA vai fazer uma bateria de exames com o seu MÉDICO PARTICULAR, no sábado. Que chique né, MÉDICO PARTICULAR!! Já que ele e a maioria acham que o Brasil melhorou bastante, porque o SR. PRESIDENTE LULA não passa com um médico do SUS, ele faz a carteirinha e ESPERA até passar por médico, e depois ESPERA até fazer os exames, e por fim, ESPERA até ser medicado. SERÁ QUE A SUA SAÚDE DE FERRO AGUENTA “ESPERAR” NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE???? Isso é uma vergonha, sinceramente pouco me importa a SAÙDE de LULA, pois, tem vááários homens honestos e trabalhadores que ESPERAM e MORREM até serem atendidos pelo SUS, um absurdo esse nosso país medíocre………

  60. Vamos deixar de hipocrisia com relaçao a saude do presidente Lula. Milhoes de brasileiros sofrem de HIPERTENSÃO ARTERIAL,e , no entanto,nao tem nenhum tipo de assistencia médica. POR ISSO GALERA MENOS!!!!!!!!!

    1. Sr. Bitana! Demais comentaristas empenhados em difamar a Saúde Pública e debochar do Presidente Lula,

      Não sei se por má fé ou ignorância, os Srs. ignoram a existência de atendimento aos hipertensos brasileiros. Para os caluniadores e mentirosos divulgadores de tal desinformação, e além disso, hipertenso ou diabético, e estiver gastando, por exemplo, por volta de R$30,00 por uma caixa de Captopril nas farmácias comerciais do País, eu tenho uma sugestão: O mesmíssimo remédio custa R$ 1,00 nas Farmácias Populares. É só se cadastrar e buscar os medicamentos quando necessário.

      Vocês ignoram isto, é óbvio. Dá para entender. Quem se informa lendo o Globo, o Estadão, a FSP; quem ouve falar do Brasil pelas bôcas de William Bonner e Bóris Casoy, até já ouviu falar do Brasil, mas não deve saber nem onde fica. Igualzinho aos americanos…

      Entrem no site do Ministério da Saúde, procurem os programas relativos aos seus achaques, cuidem-se e longa vida para Vocês. Como para o Presidente também…

  61. Gostei especialmente o que disse o IG, não publica comentários ofensivos, gostaria que todos os saites fizesse uma breve sensura, do que certos internautas escreve da pessoa como nosso presidente. Esta la no TERRA. fico envergonhado.Ao nosso dignissimo presidente saúde e sabedoria.

  62. Kotsccho.
    Falo do fundo do meu coração. Não costumo misturar política com saúde.Nem com comportamento.
    Que esse exemplo do Lula sirva para milhões de irmãos no Brasil e no planeta que, no final desta primeira década do século XXI, ainda não conseguiram aceitar que o FUMO MATA, ainda mais quando associado ao alcoól e a obsidade. Nem mesmo os reis, artistas, gênios e presidentes escapam.
    Basta uma olhadinha nos sites para ver que a BEBIDA, A COMIDA, E O TABACO são as principais causas da hipertensão, avcs e doenças cardivasculares.
    O que estão querendo esconder, no caso do nosso presidente Lula, é que ele bebe e fuma, além de comer além da conta.Mas o que não conseguem esconder é que o FUMO provoca hipertensão.
    O próprio presidente, que já declarou abertamente que fuma porque é viciado, a exemplo do presidente Obama e você, que lutam contra a dependência (fumar não é um vício) só têm uma saída: fazer como eu que fumei quarenta anos, PARAR DE FUMAR. HÁ ONZE QUE EU NÃO FUMO E NÃO TENHO VONTADE DE FUMAR. Um abraço do companheiro Lincoln Brum.

  63. MEUS amigos boa noite a dois dias atrás o presidente disse que iria inaugurar 500 = U_P_A (unidade de pronto atendimento Então nosso presidente fez um comentario que dizia mais ou menos o seguinte A UPA TÀ TÃO BOA QUE EU TÔ ATÉ com vontade de ficar doente ele ficou doente no outro dia me diz ai para que hospital o presidente foi levado? deixa que eu mesmo digo R E AL H O S P I T A L P O R T U G U Ê S opa perai ele disse que a U P A estava tão boa por que não levaram ele para uma dessas unidades DEIXA QUE EU RESPONDO POR QUE ELE QUER VIVER SE ELE QUIZER MORRER ELE IRIA PARA A RESTAURAÇAO ser Maltratado mas isso é outra HISTORIA QUE SE DANE O POVO EU QUERO É REAL HOSPITAL PORTUGUÊS QUE É HOSPITAL DE RICO ONDE SOU BEM TRATADO O POVO QUE TRABALHA E SUSTENTA ESSE PAIS TEM MAIS É QUE CAIR NA MÃO DOS AÇOUGUEIROS O MESMO VALE PARA O VICE PRESIDENTE JOSE ALENCAR QUE SE TIVESSE CAIDO NO HOSPITAL PUBLICO JA TERIA MORRIDO MORAL DA HISTORIA O QUE EU NÃO QUERO PARA MIM EU NÃO DOU PARA OS OUTROS OU EU DOU ESQUECE ESSE NEGOCIO DE UPA INVESTE NOS HOSPITAIS QUE JA EXISTEM FAÇA COM QUE FUNCIONE IGAL AO REAL HOSPITAL PORTUGUES ::::::NÃO SERIA ´OTIMO >>>>>>

  64. O presidente Lula é uma figura ímpar. Não me parece que alguém torça contra, mesmo não concordando com ele. Lula é o obstáculo, a barreira intransponível que impede o avanço dos radicais de esquerda na destruição da democracia.
    Na atual quadra que vivemos, sob ameaças -veladas e explícitas-, pessoas com o carisma e o poder que tem o Presidente tornam-se insubstituíveis.
    Os últimos acontecimentos provam isso. Lula sabe como ninguém, o momento exato de recuar, o ponto de ruptura e, até onde a corda aguenta e, esta característica o torna um estadista, pois, ao recuar diante de pressões de setores satanizados pela esquerda, o Presidente mostra, pedagogicamente que governa uma nação e não uma corporação com seus interesses mesquinhos e apequenados.
    Saúde Presidente, muita saúde!

  65. Prezado Kotscho.
    Mas, também não é bem assim; ”o que tinha de se fazer foi feito”. Na macroeconômia sim; se não foi feito tudo o que tinha de ser feito, pelo o menos não se inventou nada e, a simples continuidade do que já vinha sendo feito, sem a oposição venenosa do PT é uma vitória do Presidente Lula e, claro, do povo brasileiro.
    Lula cumpriu à risca o compromisso da carta aos brasileiros editada em junho de 2002, quando o dólar bateu os 4 reais, provocado pelo pânico da possibilidade do PT chegar ao poder com suas propostas intervencionistas e ”revolucionárias”. Lula assinou e cumpriu. Fato que deixou os radicais desbandeirados e sem chão. Lula desdemonizou o FMI. Não se vê mais passeatas da UNE, CUT e assemelhados com as bandeiras de ”FORA FMI”. Nada disso. Agora somos sócios honorários do club. Cumprimos religiosamente os mandamentos da organização; pagamos tudo, tudinho, centavo por centavo.
    Ou seja; o Brasil do PT mostrou-se um aluno aplicado e disciplinado na macroeconômia.
    Os nossos problemas do dia-a-dia, no entanto, infelizmente estão todos aí; saúde pública em frangalhos. Somos os últimos no Continente em educação, perdemos feio até para vizinhos de pequeno porte economicamente. A criminalidade aumenta assustadoramente.

    Recentemente pedimos ”arrego” à OMS (Organização mundial da Saúde) no sentido de abrandar as exigências no combate a Hanseníase (lepra) que exige a incidência de, no máximo um caso para cada 10 mil habitantes. O Brasil, com 30 casos/10mil está, junto à Índia, Idonésia e o Sudão como os campeões em casos de Hanseníase.
    Falta muita coisa ainda caro Kotscho. Muita mesmo!
    Muita saúde, portanto, ao presidente Lula. Precisamos muito de alguém como ele, que possa, no médio prazo, solucionar estes problemas que tanto nos afligem.

  66. Como sempre, excelente texto Ricardo. E como sempre os comentaristas preconceituosos e obsessivos que aproveitam todo e qualquer momento para destilar veneno e preconceito , pululam no espaço.
    O estado de saúde do querido Presidente Lula pode até preocupar mas acredito que foi só cansaço de um obstinado .
    Desacelera Presidente !

  67. Caro Ricardo:
    Sempre passeio pelo seu Balaio e gosto de ler o que você escreve, mas nos últimos dias estou sentindo falta da sua presença mais incisiva, na página principal do IG.

    A idade chega pra nós todos e os anos pesam, como no caso do presidente Lula, que está carregando uma Mala pesada, não sei se você concorda comigo!

    Espero que você ainda não esteja estressado!

  68. Bom dia Ricardo!
    Bom dia amigos balaieiros!

    Enquanto escrevo essas palavras, diversos profissionais pelo país sofrem o mesmo problema.
    São médicos, caminhoneiros, empresários, funcionários em horas extras, enfim, pessoas que por motivos diversos se excedem em suas atividades, buscando talvez melhores condições de vida para sí, para a família, ou para a comunidade.
    Quando se gosta do que se faz, esse exagero costuma ultrapassar certos limítes.
    Quando não se gosta, esses limítes são bem mais curtos.
    Mas tanto o corpo, como principalmente a mente, necessitam de um repouso. Isso todos sabem.

    Mas como respeitar esse limíte, quando vemos tantos problemas, e queremos resolvê-los todos?
    Talvez a falta de confiança nas outras mãos, ou no entendimento da frase ” se quer algo certo, faça voce mesmo”.

    Infelizmente ninguém está livre disso, nem os mais conhecídos, nem os milhões de anônimos espalhados pelo Brasil afora.
    Vai desde as mulheres que cumprem tres jornadas de trabalho, passa pelo cirurgião, o juíz com suas pilhas de processos, ou o motorísta que enfrenta verdadeiros desafíos, em aventuras arriscadas com tempo cronometrado nas estradas.

    Mas o tempo não para.

    O tempo é o melhor de todos os mestres.
    O tempo nos ensina a ser sábios.
    O tempo nos diploma na escola da vida.
    Mas também é o mestre que mata todos os seus discípulos.

    Uma boa recuperação ao nosso presidente.

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

  69. Olá meu Presidente Lula, sou do Sul cidade de Pelotas, eu fui uma das que lutei muito em campanha, hoje vejo vc na presidencia com muito orgulho, acreditei e ai está vc. Lula o que ja tinha que ser feito vc já fez, agora descansa meu querido, minha torcida agora é à sua saúde.

  70. Caríssimo presidente Lula
    Não é a toa que você já é um líder nacional e universal. Além do caráter firme e forte, possui um jogo de cintura invejável e sabe administrar seus ideais entre os aloprados e os picaretas mas principalmente entre as pessoas de bem. Os dois primeiros atrapalham, e muito, mas…o que fazer? – Afinal, eles sempre existiram!
    O seu mérito é expô-los para que todos os conheçamos e o ajude no processo da faxina.
    Recupere-se logo.
    Um grande abraço.
    Vladimir

  71. Pois é camarada, em 78 vc era um garoto, hoje é diferente, deves correr menos. Todo guerreiro deve descansar LULA ,de agora em diante deve ser assim.
    Mas o que me preocupa mesmo é a Dilma, ela tem polenta para enfrentar esta mega maratona num país continental?. Eu creio que a Dilma deveria cuidar da saúde e deixar o lugar para outro, se é que ela pensa em viver uns anos mais.

  72. Vá com mais calma presidente, mas continue firme, pois é graça esta garra e bravura que o Brasil avança como nunca e em tão pouco tempo. Bola prá frente, mas sempre forte.

  73. Ufa, que susto hemmmmm, vc tem que entender que o Brasil precisa muito de vc. Se cuida, vc não tem mais que provar nada pra ninguem, pois é sem duvida o melhor presidente que o Brasil já teve.

    Um grande abraço…..

  74. Conterraneo José Alencar, adorei um comentário feito anteriormente por você no Estado de Minas que dizia + ou- assim:sou acostumado a amançar burro e a doença nao é mais brava que um burro” Parabens pelo seu esforço e crédito no poder divino. A fé derruba grandes barreiras. Que Deus te abençoe sempre nesta bonita jornada.

  75. Que o bom Deus abençoe a voce Ricardo como também o nosso presidente Lula.
    “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todas as coisas debaixo do céu…”
    Ecl; 3;1

  76. Presidente Lula desacelera um pouco. Sua caminhada já está escrita em todos os livros, revistas e jornais do mundo. Você já é história viva, que comandou esse país muito bem. Foi desacreditado por muita gente, que achava que não tinhas competência, e a resposta está televisada e comprovada. É um nordestino cambra macho, como se diz por aqui. Desejo uma boa recuperação, e tudo vai dar certo.
    Abraços!

  77. Há uns anos atrás alguns brasileiros como eu tinhamos vergonha de dizer SOU BRASILEIRO hj nós temos a honrra de dizer, sou brasileiro e o Brasil passou a ser respeitado internacionalmente tudo graças a esse incaçavel presidente LULA ,Que Deus te dê muita força e saude para continuar nessa luta pois nos precisamos muito de vc e sempre seremos gratos a VC presidente Luiz Inacio LULA da Silva.Saude e paz!!!!!!!!!!!!

  78. meu amigo, sr presidente. meu amigo porque é assim que eu sinto, alem de um presidente da republica, um amigão do povo! estou torcendo para que se recupere rapido, que deus te de forças e muita saude,eu tenho certeza que o brasil inteiro esta torcendo pela sua rapida recuperação. um abração e fique com deus….

  79. Enquanto o BRASIL vive as bens feitoria do GOVERNO LULA!!!

    São Paulo Afunda na LAMA do KAssab/SERRA!!!

    E é o estado aonde o SERRA e o PSDB ganham sempre!!!

    Paulistas babacas que afudem na lama!

    1. Ao Marley

      Paulistas babacas ?

      Vc gosta de ser respeitado ?
      Então respeite….

      Vc é mais um que morre de “dor de cotovelo” por não ser Paulista…

  80. Oi Ricardo.Numa hora em que a caminhada de tantos anos de um homem único, leva o corpo a dar sinais de alerta, é hora de repensar essa trajetória vitoriosa. Não só desse homem, mas, e, principalmente de um povo que tem a honra de ser brasileiro como ele. As pessoas não dão trégua, nem numa hora de fragilidade como essa…Haja visto, a minoria, bem entendido, dos comentários…Mas, o ser humano é assim mesmo..o que importa, Lula, é que vc. tornou o possível, num continente como o nosso, realidade. Isso, já foi demais. NUNCA ANTES DE VOCÊ, o povo de nossa terra tinha se reconhecido no espelho e gostado de sua imagem. Vc. mudou a gente e, po que não, o mundo. Obrigada, Presidente. Cuide-se.
    Regina Almeida

  81. Espero rapida recuperação!!!!!!!!!
    Nós, Brasileiros,não estamos acostumados a ver mas,um presidente que realmente se preoculpa, com os problemas,não só do Brasil mas os problemas mundias.
    Lula eu sou pt por admirar a sua luta.Não ligue para pessoas que por dispeito fala de ti.Eles moooren de inveja do seu carisma e capacidade de vizualizar o futuro.
    se cuide pois se podesse ter o terceiro mandato,Eu, votaria em vc de novo.

    1. ¨Eu, votaria em vc de novo. ¨ Eis o que é mais duro no Brasil. Mesmo reconhecendo que Lula fez tudo precisava para que essa jamais votasse em qualquer coisa que não seja do agrado de Lula, essa deixa ainda uma certa dúvida no ar.

  82. Você disse bem, caro jornalista: a biografia do Lula está pronta, indiferente de resultados eleitorais. Seu nome se inscreveu na Galeria da História. Getúlio, Juscelino e Lula foram os três grandes estadistas que passaram pela Presidência, concordem ou discordem os despeitados.
    Há um Brasil ridículo, mesquinho, analfabeto, larifundiário, doente, sertanejo antes de 1930 e do Getúlio, e outro Brasil depois do Getúlio. Este é o Brasil antes do Juscelino, que avançou 50 anos em cinco. O depois do JK é o antes do Lula. São fatos. Não há como andar contra os fatos.
    Filadelfo torcedor do Fluminense desde 1956.

    1. Você disse bem, caro jornalista: a biografia do Lula está pronta,indiferente dos resultados eleitorais. Seu nome está na Galeria da História. É o maior dos brasileiros vivos. Filadelfo Borges de Lima

  83. Engraçado, Luís Carlos (o velho). Justamente hoje, os jornais anunciam que a lepra recuou no Brasil 30% nos últimos 5 anos (governo Lula, portanto). Se, agora o índice da lepra é indiano, como era antes? Este era o Brasil que Lula encontrou e que começou a mudar; mas não se espere demais em 8 anos daquilo que fizeram os políticos em que você votou e seus antepassados desde a Colônia.
    Parabéns, Presidente. Cuide-se.

    1. Sr. Jésus.
      O sr. está confundindo tudo, tudo, tudo, tudinho. Em números absolutos, é verdade, há um recuo sim, mas, em valores absolutos estamos longe, mas muito longe mesmo da meta preconizada pela OMS.
      ”Dados da coordenação de Controle da Hanseníase revelam que o aumento de casos entre crianças e adolescentes e pessoas com sequelas e incapacidades físicas simbolizam uma endemia oculta. “O Brasil ocupa o 2º lugar no mundo em número de casos e o 1º lugar em coeficiente de detecção (incidência)”

      O sr, entendeu?
      Somos o segundo em casos confirmados e, o primeiro em novos casos.
      Por favor, não politize uma questão como essa, pois se fosse assim, vou lhe informar: a taxa de incidência já foi menor na década de 90.
      Não atire no pé.

  84. Presidente Lula. O Brasil precisa de você. Muita coisa vai rolar, ainda. A saúde em primeiro lugar. Sabemos que têm muitos compromissos, mas é bom esperar um pouco. Com hipertensão não se brinca. A jornada daqui para frente é árdua. Temos eleições e sua figura é demais importante no cenário nacional e internacional…..Boa recuperação…
    Abraços

  85. Presidente Lula,
    Cuide da sua saúde…., Caso contrário, os invejosos e os que falam mal do seu governo e da sua pessoa, vão botar mais”olho gordo”.
    Desejo pronto restabelecimento.
    Um abração.

  86. O Presidente está consagrado. Ele possui uma visão futurista que nenhum dos anteriores teve.Lula é um negociador nato. A sua universidade é a escola da vida. Gosta de fazer alianças com outros países. Está com a política humanitária ao Haiti. Lula está na história e não precisa de ninguém para escrevê-la. A sua história está gravada em milhões de brasileiros. Está gravada no mundo, e foi enquadrado dentro das cinquenta personalidades importantes, hoje, no mundo. Então, aqueles que não acreditavam, têm que acreditar. Atualmente, em qualquer jornal do mundo existe elogios a política de Lula no Brasil. Sabemos que a inveja mata. Lula adoeceu, porém não vai morrer, agora, pois a muito o que fazer neste país. Se fosse candidato, novamente, seria reeleito. O povo acredita nesse nordestino, que veio mudar a história desse pais.

  87. Caro companheiro presidente Lula, te cuida amigo,o Brasil ainda vai precisar muito da sua contribuição, para construirmos coletivamente uma grande nação, que no seu governo avancou bastante nesta direção .

  88. Eu acho que a crise hipertensiva do Lula deve-se a ter assistido o JN de ontem a noite. Os caras desceram a lenha no Lula o programa todo. Eu fiquei p. da vida, quase tenho crise hipertensiva tambem! Entre outras montagens, mostraram a taxa de juros daqui e a dos states. Que comparação estapafúrdia! É cada coisa de arrepiar! Porque não mostraram a taxa de juros no final do governo FHC e a de Hoje?

    1. Acredito que o nosso grande presidente Lula, não assiste um jornal tão espúrio no tipo JN. Uma dupla de apresentadores de notícias, paus mandados da família Marinha, os maiores escroques do nosso país. Não são diferentes de outras revistas semanais que achacam as pessoas que tem dinheiro ou poder em benefício próprio.

  89. Criticar o presidente nessas circunstâncias é não ter o mínimo de bom senso! trata-se de um Presidente da República, gente! Aquele que souber o nome de algum presidente de algum país que não teve uma assistência médica particular que decline o nome. Desculpem o radicalismo, sei que têm todo direito de expor suas opiniões, afinal aqui é uma democracia, mas, tenho o direito de discordar também. Um bom dia a todos e um abraço deste amigo.

  90. Prezado Ricardo, Bom dia…

    Um antigo chefe americano, sempre que se deparava com funcionários competentes mas rebeldes, dizia: Não pense que se conseguir eliminar todos os supostos “defeitos” (e ele ressaltava com os dedos as aspas…) de alguém terá, no final do processo, alguém melhorado; o que se terá será outra pessoa…

    Lula é o que é, exatamente por ser como é; uma mistura de qualidades e defeitos que fazem dele uma pessoa única e que a imensa maioria – incluindo a opinião pública internacional – admira e uma pequena minoria paulistana conservadora abomina.

    Vida longa ao nosso Presidente.

    E que com suas qualidades e defeitos continue a comandar o processo de crescimento do nosso amado Brasil assegurando, inclusive, aos cães raivosos, o direito de continuar a latir.

    Abraços Ricardo e um ótimo final de semana a todos os amigos balaieiros.

  91. Reginaldo Gadelha disse: 29/01/2010 às 10:45

    Bom Reginaldo,

    Pra provar que mais uma vez vc é um PAULISTA BABACA vc esta ERRADO!

    Sou nascido e criado em Sampa, amo minha cidade, morador da Bela VISTA!!!

    E por isso falo com autoridade de morador daqui!!!

    O Povo de São Paulo é medíocre, preconceituoso, ignorante na política, são os mais manipulados pela mídia do eixo Rio/São Paulo.

    Vide a cidade hoje, tá afogada na lama e áinda consegue falar mal do LULA.

    1. Oi Marley

      São Paulo tem 20 milhões de habitantes e um só cidadão não é medíocre, não é preconceituoso, não é ignorante na política, não é manipulado pela mídia do eixo Rio/São Paulo.
      Esse cara é o marley.

      Parabéns marley, vc é “o cara”.

      Me diz marley, sendo tudo isso vc ainda não conseguiu “se dar bem” na vida ?

      Vc precisa ser “descoberto”, vc pode ser o próximo NOBEL do conhecimento.
      Vai no Silvio Santos marley, ou na feira da Praça Roosevelt, vai lá, alerdeie seus conhecimentos, diga a todos em voz alta que vc sabe tudo…..
      Com seu conhecimento vc pode ser ASSESSOR do lulla, aliás, o lulla é pouco para vc, melhor ser assessor do Obama, que tal do Bill Gates ? Ah, do Steve Jobs !!!

      marley, o que tem a ver 38 dias de chuva com falar
      mal do lulla ? E, onde neste comentário falei mal do lulla ?

      marley, vc se diz Paulistano e fala mal de sua cidade ?
      Isso quer dizer que vc fala mal dos que te rodeiam, dos teus amigos, dos teus irmãos, dos teus pais. Isso quer dizer que vc cospe no prato que come.

      Caraca marley, não precisa treplicar, não vou perder meu tempo com vc…

      Coitado do Bela Vista, ter um morador “fuleiro” como vc.
      Vá,, e não volte.
      Reginaldo Gadelha

  92. E digo mais…..

    São Paulo vai votar de novo no PSDB este ano!

    Mais Pedágio, Mais alagamento, Menos Educação, Menos segurança ( Aqui conseguiram até a proeza de fazer PoliciaxPolícia)……

    Tudo por puro preconceito, orgulho, e ignorância política!

    Se dizem os mais cultos e informado do BRASIL e se informam pela Veja e a Folha que são o que tem de pior em matéria de Informação neste Pais de LULA!!!

  93. Tive que voltar aqui. Não podemos nos esquecer que o antigo presidente implantou o IPMF, (inclusive aumentando o valor) usando para tanto, o argumento que seria para propiciar uma ”saúde de primeiro mundo”, tendo seus partidários matado a própria cria no governo Lula. Mesmo assim, sem esse imposto, estamos saindo da maior crise financeira de todos os tempos que existiu neste planeta.

  94. É isso aí, Ricardo, Lula precisa desacelerar mesmo. E quem sabe, como sugeriram alguns aqui, passar na benzedeira pra tirar um tanto de olho gordo que pesa sobre ele. Um pouquinho de cada coisa, e tenho certeza de que ele vai chegar lá (terminar o mandato com saúde e ainda conseguir fazer sua sucessora).

  95. Peço a Deus que ele desacelere e se desprenda desta obsessão pelo poder que sua política de dominação traduz. Peço que coloque a mão na consciência e cuide também de uma das maiores feridas ainda exposta desde sua candidatura. Os aposentados e pensionistas da iniciativa privada continuam clamando por justiça, já que estão condenados a ganhar apenas um salário mínimo, muito menos que o bolsa bandido e o bolsa MST . Me desculpem, mas não posso aceitar que um Governo que se diz responsável e competente seja capaz de tamanha injustiça e discriminação ignorando o fator mais relevante que é a nossa contribuição para o INSS.
    È muito cruel massacrar 8 milhões de aposentados para não comprometer sua política de valorização do salário mínimo, para promover a igualdade social, a distribuição de renda. Não queremos favores, nem privilégios e tão somente o que é nosso por direito.
    Aposentadoria digna já!!!

    – Fim do Fator Previdenciário (PL 3299/2007)
    – Recuperação das perdas (PL 4434/2008)
    – Mesmo reajute do Salário-mínimo (PL 01/2007)
    – Derrubada do veto 16,65% de 2006 (PLC 18/2006)

    Uma outra opção seria aposentar-se com o salário da ativa e com plano de saúde vitalício assim como o Funcionalismo Público, que tal???
    Ora!!!… também somos filhos de Deus e desta Pátria, aliás somos todos iguais perante a Constituição!!!
    Daí a Cezar o que é de Cezar!!!

    Maria Helena Rios Henrique
    Também uma cidadã de bem e do bem!!!

  96. Alô Ricardo:

    Não acredito que o presidente Lula tenha afrontado o legislativo e o TCU, alterando o orçamento para destinar recursos a obras que estão sob suspeita de fraudes em licitações! Parece que a Casa Civil está cada dia mais operante!

  97. Olha Ricardo como o papo está parado no assunto e não ta rodando.

    Bem geralmente eu não sou lá muito chegado a falar quando o assunto em ep[igrfe é o presidente e a galera do governo porque as reações aqui no balaio são emocionais (tanto da parte de quem baba de ódio quanto quem baba de admiração) e ai fica difícil ter um diálogo mais pé no chão.

    Desqualificando-o, e batendo em cima daquele papo que ele não tem estudo e seguindo esta linha de raciocínio, desqualificam também o brasileiro comum, devolvem a ele a crença que nada pode, e de que é um incapaz, que o Brasil nunca deixará de ser país de terceiro mundo, que brasileiros não sabem votar. E vai por aí afora!

    Mas o Brasil está coberto de razão, é preciso dar um tempo neste momento pois todos ós estamos sujeitos a passar mal porummotivo ou outro, e oassunto aqui é doença e não se você gosta ou não do Lula!

    Eu por exemplo, nunca gostei nem desgostei do lula, a mim tantao faz se não vi uma melhora relativa , mal nenhum particularmente me fez.

    Mas depois de ver todo santo dia os caras idiotas e preconceituosos tentando massacrá-lo, e uma outra leva aliás a grande maioria ovaciná-lo até que aperfeiçoei um pouco minha opinião e a partir daí então resolvi:

    Portanto eu não vou bater palmas. Porém é impossível concordar com a lambança de todas as mazelas e corrupção entre outras coisas que aconteceram nos dois mandatos!

    Agora eu também não vou atirar ovos” e neste momento deixem o Homi melhorar e acabar o seu mandato e fim de papo!

  98. Lula exposto

    A cobertura jornalística da rápida internação do presidente segue um roteiro previsível. O alarmismo das manchetes iniciais garantiu uma atenção desproporcional ao problema. Durante a fase de expectativa, fotografias mostravam Lula fazendo caretas e exibindo sinais de fraqueza. Antes que parecesse redundante ou exagerado, inacreditáveis especuladores de rádio e TV faziam piadas sobre seus hábitos e ridicularizavam a cúpula do governo.
    Mesmo constatada a desimportância do episódio, todos os veículos aproveitam-no agora para minuciosa exposição do presidente. Gráficos apontam suas vulnerabilidades, “especialistas” prevêem futuros sombrios, retornam as pechas do alcoolismo, do tabagismo e da obesidade. Parece que Lula foi destituído de nobreza e magnificência, restando apenas um pobre diabo que morrerá a qualquer momento (é um ensaio para o que Dilma enfrentará em breve).
    Que diferença da mídia que defendia a preservação da intimidade do agente público…

  99. A consciencia da responsabilidade é que faz algumas poucas pessoas se empenharem tanto assim que ficam até doentes.
    Para muitos, tanto faz como tanto fez e qualquer coisa que o facam, como é para o povo, já está bom até demais. Os limitados pensam assim.
    O nosso incansável Presidente é do tipo que não se satisfaz com pouco e empenha-se a fundo a ponto de por até a sua saúde a perigo por causa da responsabilidade.
    Se lá no congresso e em alguns governos estaduais e municipais tivessem um pouco que seja desta responsabilidade, o Brasil já estaria bem à frente da China no contexto mundial, mas como diz um dos sábios provérbios populares que: Uma única andorinha só não faz verão..!
    O que o presidente já fez é imensamente bem superior ao que já fizeram por este país e até nem acredito que haja alguém que faca mais que ele.
    Sr. Presidente, já está pra lá de bom; está ótimo, o que já fizeste pelos pobres, pelos ricos, pelos operários, pela elite, pelos oportunistas, pelos preconceituosos, pelos seus inimigos gratuítos por causa da inveja, pelos inimigos declarados e ocultos e demais opositores já está de bom tamanho.
    Já deixastes sua indelével marca de ótima administracão lá no planalto e deixa um pouco do seu inegável sucesso à ministra Dilma, seu braco direito do PAC que nunca deve parar sob hipótese nenhuma.
    Desejo à sua excelência uma breve recuperacão porque sei que não és homem de corpo mole, como são todos os operários que enfrentam o dia a dia de trabalho incessante sem esmorecer, mesmo por que já foste um deles.
    O povo brasileiro, espera o seu retorno cheio de saúde e já agradecem ao Criador pela sua total recuperacão.
    Obrigado Sr. Presidente, o senhor faz muito bem ao povo que o consagra com a invejável aceitacão de 80% e isto, pode crer, que se alguém atingir esta cifra, melhor para todos nós, mas para os futuros que o substituirão, não será tarefa fácil.

  100. Não entendi bem a expressão usada pela HELENA DE SÃO PAULO.
    BOLSA BANDIDO (isso é tentar desinformar de uma forma vil). O CIDADÃO QUE TRABAHA E CONTRIBUI PARA O INSS, caso seja apenado, tem o direito assegurado pelo seguro reclusão. é lamentavel a expressão bolsa bandido.

    “O RESTO É QUERER CONFUNDIR A MENTE DO POVO”
    “ESTE SEGURO É PARA QUE CONTRIBUIU”

    Adwalto

  101. Ricardo,

    Acabei de ler a reportagem sobre o colapso de estafa sofrido por Lula no JB. Foram bem claros em colocar que o presidente é uma espécie de máquina presidencial que não para. Discursa ali, se reune aqui, vai inaugurar obra acolá, tem reunião marcada para dentro da base aérea, em fim, chega uma hora que a máquina humana pifa pois é de carne e osso, muito mais fragil que ferro e aço.
    Esta preocupação do Lula de lçevar ele próprio a frentye a candidatura presidencial da Dilma, o fez acelerar mais do que já é acelerado, e o organismo deu o alerta.
    Como bem falou, Lulas não precisa provar mais nada. Não precisa mesmo pois a sua aceitação como governante de nossa terra “BRASILIS” mundialmente já o coloca em um patamar acima de tantos outros letrados e doutos presidentes que tivemos até hoje dentro da recem nascida democracia brasileira, por isso ainda tem uns entraves que quando entrar na fase adulta seremos o pais do Planeta, com certeza. Essa pressa do Lula em transformar um nenem em um jovem, provoca um desgaste mental e lojicamente físico pois as coisas acontecerão em seu tempo determinado. Vamos nos concentrar no primeiro passo q

  102. mais uma vez a sensibilidade do homem supera o profissionalismo do jornalista, isto é tão raro, numa mídia que tem como representante um Boris.
    no entanto discordo do conselho dado ao nosso presidente, Lula ainda tem uma tarefa sobre humana a fazer, eleger a próxima presidente, garantir o crescimento do Brasil, e tornar nossa sociedade mais igualitária
    Sabemos que ele tem esta capacidade, já mudou a história do Brasil mais de uma vez.

    1. Deixa o homem trabalhar, o “Cara”, mas sem chegar a estafa.
      Todos nos temos um limite e, pelo jeito, o presidente chegou ao dele. Parabéns, mas vamos com calma, prá poder chegar até outubro.

  103. Muito oportuna e plena de razão a matéria “Desacelera,Lula”O Presidente Lula deveria levar em conta uma máxima que ouvi,certa vêz,de um companheiro de trabalho da SUDENE que dizia o seguinte:” A primeira prioridade do homem público é continuar vivo,porque as outras ele só viabiliza se cumprir a primeira.”Parece que agora,com o aviso,o Presidente Lula com o apoio indispensável de Dona Marise,deverá ter maior cuidado com a saúde,pois êle é humano e não pode ultrapassar os limites…O Brasil, e o mundo ainda precisam muito dele!

  104. O Lula esta parecendo um maluco, quer fazer tudo de uma só vez, se ele não conseguir eleger o seu poste.Ele pensa que o povo Brasileiro é babaca, calma Lula primeiro os eleitores que elegerão o proximo Presidente terá que fazer uma reflexão dos candidatos, a sua biografia, para depois decedir em quem votará, principalmente candidato que nunca teve uma experiencia politica, nunca foi eleita a nada nem a sindica de condominio.E o pior estão gastando uma grana para cima e para baixo inaugurando pedra fundamenta obras inacabadas so para se aparecer tentando enganar o povão.Este dinheiro deveria ser aplicado na saúde que esta sucateada.Tenho certeza que o povo Brasileiro é inteligente e saberá fazer sua escolha na hora devida, não adianta ficar como maluco correndo o risco de infartar e deixar a república mais escunhambada do que está.

    1. A candidata do Lula já foi Secretária de Energia do Estado do RS, e há mais de cinco anos é a Ministra da Casa Civil, ou seja a Gerente do Governo, que comanda o país na falta do Presidente, quando em viagens a outros Estados ou ao Exterior. Como dizer que não tem experiência política, com esse “know how” todo nos últimos anos?

    2. Ao Gentil

      Qual a experiencia política da Dilma ?

      Acredito que vc quis dizer “experiencia administrativa” (tenho minhas dúvidas)

      Pessoalmente acho que o pt tem melhores quadros que a Dilma. ( que foi uma imposição pessoal do lulla)

      E, a Dilma comanda o Governo entre aspas, o pt é um saco de gatos, quando o pretenso dono do Brasil viaja ( o que é uma constante ) cada Ministro fala e faz o que quer. É só ler as declarações de cada um deles. Embora depois que o lulla retorna começem as contra-declarações.
      Ninguém se entende nesse Governo.
      E, a República ficar mais esculhambada do que está, não é possível,chegamos ao limite.
      Abraços
      Reginaldo Gadelha

    3. Gentil, de acordo com suas palavras, a Dilma é a Gerente do Governo, q no caso, comanda o País na falta do presidente por motivo de viagem certo? Vc disse isso né?

      Então podemos concluir q a Dilma já é a presidente do Brasil há 7 anos, pois o Lula não pára de viajar, é só o q ele faz, viajar e viajar….então nossa gerentona é q tem comandado o País nestes anos todos…?

      É rir para não chorar

  105. O Lula está empenhando o maximo para mostrar a sua canditada ao povão Brasileiro, impos a seu PT o nome da Dilma e o PT com todos os seus membros teve que aceitar todos caladinho, gostando ou não gostanto.Se ele não conseguior eleger a sua canditada deverá chamar o povão de babaca igual ele costume dizer sua palavras sem medir as consequencias. Uma coisa eu tenho certeza se ele vai eleger sua candidata ou não so o povão vai dizer no dia da eleição. Agora que estão gastando muito dinheiro em viagens, para cima e para baixo fazendo politica para se aparecer na midia isto mais do que real, e vais gastar muito mais ainda quando estiver no periodo eleitora, que for eleito o proximo Presidente se cuida vai pegar uma país pior do que ele pegou do FHC, com a divida interna em 1.7 trilhão e povão que vai pagar o pato, porque ele já esta fora da presidencia.

  106. Me orgulho cada dia mais de ter votado em Lula desde a primeira eleição para presidente da republica em que pude participar.
    Peço a Deus que lhe dê saúde e vida longa.
    Ainda precisamos dele.
    Joao batista

    1. Quando a benção é de um dos poucos que pode fazer isso sem mácula, todos os santos agradecem e todos os pecadores se penitenciam chorando copiosamente pelas ingúrias que cometera achando haver alguns defeito no lulo-petismo .

  107. Alguns comentários depreciativos são tão pueris que beiram a idiotice.Gente que emprenha pelo ouvido e repete sandices.
    Ser e ter tudo o que o Pres. Lula conseguiu é facilimo. É só inveja-lo e pronto.Negada: vamos pegar a enxada e trabalhar e deixar a vida dos outros em paz.
    A INVEJA MATA.

  108. Engraçado, a mídia nacional tupiniquim deu tão pouca ênfase a um prêmio inédito recebido pelo nosso presidente.
    Achei interessante que quase todos os sites – com raras excessões – quando falaram do prêmio estadista global, colocarma a expressão “entre parenteses”. Pergunto, será que era o caso? não lembro se quando um ator de hollywood recebe um oscar, a imprensa coloca a palavra oscar entre parenteses, desse modo :”oscar”. Pelo que aprendi da lingua portuguesa, quando se quer dar uma ênfase maior, usamos outros artifícios que a belíssima lingua ns possibilita. Acredito que a oposição e por conseguinte a mídia que – de forma escancarada – a apoia não gostaram nada do merecido reconhecimento por parte dos lideres dos países do primeiro mundo. Confesso que, como brasileiro, fiquei orgulhoso do prêmio ESTADISTA GLOBAL (grifos nossos) recebido pelo presidente Lula.
    É, a minha previsão quanto ao tom da campanha presidencial de 2010, é que será de uma baixaria sem precedentes, porquanto a mídia e os partidos de oposição irão, sem escrúpulo algum, devassar a vida pessoal da candidata Dilma Roussef. Esla que se prepare, pois eles: os carniceiros do DEM e do PSDB; os Marxistas arcaicos do PSOL e os mutantes do PPS irão, a todo custo, tentar minar a candidatura de Dilma.
    Gente, o Brasil avançou muito nos últimos anos e nós não podemos deixar a lcomotiva parar. A UDN e o coronéis, não podem, nunca mais, volta a governar este país. Deixamos de ser o país do futuro; agora somos o país do presente e, sobretudo, um país que tem futuro. Vamos enterrar de vez, e colocar no lixo da história, polícos como ACM, Jaime Lerner, Esperidião Amin, Paulo Maluf, Carlos Lacerda; os coronéis da família Cunha Lima, na Paraíba; e por fim, FHC, Artur Virgílio, Marco Maciel, Sérgio Guerra e o pseudo-comunista (pessoa em que vergonhosamente votei) Roberto Freire.

    1. Marcelo Paz,

      Entre tantos comentários tão cheios de conteúdos iguais esse seu, seria muito bom o nosso articulista Ricardo Kotscho o agregasse em sua postagem.

      Supimba meu prezado, bom seria se as “urubuzada” de plantão o lesse com bastante atenção. São reflexões destas que acredito que os brasileiros hão de querer ver o Brasil continuar no rumo certo.

      Abs

    2. Sr. Marcelo Paz. Meu comentario anterior foi vetado. Segue outro: a maioria dos nao eleitores e dos adversarios politicos do Sr. Esperidiao Amin, o reconhecem como homem serio e politico competente. Nao constam na sua biografia escandalos e denuncias. Se o sr. sabe de alguma coisa que nao sabemos, pedimos que nos informe. Muito obrigado.

  109. Eu tenho 48 anos, mais aos 21 anos me tornei um cidadao
    orgulhoso de ser nordestino, pois sou paraibano e em 1980 fui ,morar em sp em 82 conheci o lula votei nele em 82( governo de sao paulo e dep federal 86,) e trabalhei na campanha como cordenador da regiao de perdizes tive a sorte dele ser candidato a partir dai em eleicoes nacionais , portanto moro em joao pessoa paraiba e sempre continuei votando nele, e duvido que no mundo, fora o obama tenha alguem mais apaixonado por este nordestino, pobre e sofrido do que eu
    lula o estadista pra o mundo e pra o nordeste sera sempre o nosso idolo.. obrigado lula, nordestinos seram sempre diferente depois de vossa excelencia

    1. Pedro, nao precisa ser nordestino para idolatrar o Lula. Sou paulistana e reconheco no presidente uma pessoa integra, de luta, inteligentissimo, pois com sua falta de instrucao chegar onde chegou nao e para qualquer um… Que os tucanos roam seus cotovelos de inveja

  110. Acelera Lula não se faz uma revolução sem colocar a vida em risco. A vitória da Dilma é fundamental, senão, o atraso chegará ao poder novamente. Presidente, acelere pois grande parte dos petistas, hoje, não tem mais espírito revolucionário, mas voce, ainda sim.

  111. O povo brasileiro não é babaca. deixou de sê-lo quando elegeu Lula para presidente e por duas vezes. O torneiro mecânico nãofoi eleito só pelo povo brasileiro, mas, também por todos os povos do mundo. Até sem poder comparecer pela enfermidade, foi condecorado. Existiu algum presidente no Brasil mais conhecido interna e externamente e aprovado que ele? Qual?

  112. Você, assim como eu, somos muito amigos do Lula, com uma diferença: você se relaciona com ele no momento que deseja, enquanto que eu apenas o observo e o admiro.
    Queria que você fosse o porta voz do meu desejo de receber em minha casa, modesta casa, o meu amigo Lula, já como ex presidente, porque assim talvez tenha algum tempo de estar conosco, almoçar uma comida simples mas que certamente será por ele aprovada, já que se trata de uma pessoa simples, de hábitos simples e que valoriza as coisas mais humildes.

  113. CARO RICARDO E A TAL PESQUISA DO VOX POPULI MOSTRANDO A DILMA COM 27% NINGUÉM VAI COMENTAR NÃO, SIMPLESMENTE NÃO APARECE EM SITE NENHUM DE JORNALISMO ALÉM DA BAND QUE DIVULGOU A PESQUISA. O QUE ESTA HAVENDO.

  114. Olá.
    Independente de q posição política é a nossa( Lulista ou anti- Lulista) o mais importante é a pessoa.
    Não votarei na Dilma, mas isso não me impede de desejar a melhora do presidente.
    Esse país só vai crescer e evoluir qdo os grandes partidos tiverem consciência e planos convergentes, pq não se constrói uma nação com alguns mandatos.São vários.
    O importante é dar continuidade no q o anterior fez de bom e melhorar o q for possível.
    Valeu
    ABs

  115. Os sintomas do presidente tem muito haver com a extrema necessidade de fazer da Dilma sua sucessora no Palácio da Alvorada. Nunca vi alguém grudar tanto no outro como a Dilma no Lula e vice versa. Estão em plena campanha e participarão até de inauguração de pista de skate se isto render votos´´. O apego ao poder e a egolatria também conduzem aos sintomas que levaram o presidente ao hospital. Como brasileiro e ser humano torço pela sua saúde e que leve até o fim com muita disposição o seu mandato democraticamente conquistado nas urnas.

  116. Para se criticar alguem ou alguma situação que não estamos de acordo devemos primeiro dar nossa contribuição mostrando de que forma ficará melhor .
    Criticar só por crititcar não contribui em nada para a melhoria da situação do País .
    Se não tem idéias ou sugestões para de reclamar e vai trabalhar que vc estará fazendo algo de bom e louvável !!!

  117. Quanto ao presidente Lula ele já fez mais que muita gente letrada que passou por aí ;
    Toda esta hostilidade é de uma elite que quer voltar ao poder para continuar mamando como sempre fizeram até na época da ditadura militar .
    Como diria o conceituado escritor :- ” A Elite brasileira não é Burra é Atrasada ” !!!
    Presidente vá em frente o povo esta contigo e a voz do Povo é a voz de Deus !!!

  118. O Brasil todo sabe que o Presidente recentemente esteve descansando em Inema, na Bahia.Os problemas são decorrentes da qualidade de vida; alimentação e ansiedade politica.

  119. Caro amigo Ricardo Kotscho, eu ja o admirava, e agora mais ainda pela excelente matéria sobre o melhor presidente de todos os tempos, nos brasileiros sofridos, merecia-mos um presidente como o Lula mas ele extrapolou todas as expectativas, agora nosso povo pode dizer: sou Brasileiro com muito orgulho.

  120. Parabéns meu amigo Ricardo pelo texto. Mais uma vez ele mostrou a sua sensibilidade e caráter. Tornei-me seu fã depois de visitar o Balaio com frequência e principalmente depois de ler o seu livro: Do Golpe ao Planalto – Uma Vida de Repórter.
    Parabéns também ao nosso amigo e presidente Lula pelo prêmio de ESTADISTA GLOBAL. Agora é só esperar pelo NOBEL DA PAZ que virá em breve. Tornei-me fã dele desde as primeiras vezes que o vi na televisão em sua primeira campanha presidencial. Fiquei ainda mais fã ao saber de sua história e, a cada dia mais, pela abnegação e obstinação e luta desse homem.
    Somos mais orgulhosos hoje por sermos brasileiros, por causa do nosso presidente. Nunca aparecemos tão bem na foto, nunca fomos tão respeitados no cenário mundial como agora. Só nos falta a vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU, mas ela também virá em breve. Graças a ele. Ele é O CARA, como disse Obama e como pensam o Zapatero, o Sarcozy e muitos outros.
    Por isso, só posso desejar muita saúde ao nosso querido Lula para que ele prossiga perseverante no trabalho de melhora do Brasil e do Mundo.
    PS: Em 1 de janeiro de 2011 quero estar em Brasília pra ver o Lula passando a faixa para a sua sucessora e pra agradecer a ele por tudo que fez por nós. E mesmo que, por acaso, a Dilma não vença, espero fazer, junto com muitos brasileiros, uma festa de despedida e agradecimento igual ou maior que a festa de posse do Lula.

  121. É o que sempre a história tem demonstrado, no fundo todo ser humano é frágil, mortal, não importa que posição ocupe. Devagar Lula. A vida é uma sinfonia divina, não uma agenda fria e mundana.

  122. Saúde ao nosso “grande” presidente..precisamos ainda muito dele para que o “status quo” se mantenha, para que a corrupcao impere e para que as futuras geracoes continuem imersas no mais profundo lamacal moral.

  123. Marcelo Pazdisse:30/01/2010 às 10:47
    ”Engraçado, a mídia nacional tupiniquim deu tão pouca ênfase a um prêmio inédito. A UDN e o coronéis, não podem, nunca mais, volta a governar este país. Deixamos de ser o país do futuro; agora somos o país do presente e…”

    Marcelo.
    O prêmio ofertado ao presidente Lula é, na verdade, pelo sucesso na macroeconomia. Trata-se, a rigor, do reconhecimento dos barões do capitalismo a um mandatário do terceiro mundo que, vivendo num ambiente hostil às regras da liberdade de investimento, não se deixou levar pela demagogia do igualitarismo utópico e, cumpriu com galhardia os preceitos e mandamentos do liberalismo. Muito embora, como vc mesmo viu, o próprio Presidente, num discurso para uma platéia do Fórum Mundial, criticou violentamente os capitalistas de DAVOS, os quais o premiou.
    Interessante né?
    Pense um pouco!
    Não é?
    Não atire no pé Marcelo.

    E quanto aos Coronéis, não sei se vc sabe, mas estão todos do mesmo jeito que estavam há 50 anos, muitos, inclusive, em altos cargos no atual governo. Os aliados no Parlamento são oriundus dos Coronéis de campo do Nordeste.
    Ou não?
    Diga que não?

    1. Excelente, Velho:
      Nunca antes na história desse país os banqueiros, os outrora odiados capitalistas, lucraram tanto. Foi recorde por cima de recorde.
      A turma de DAVOS é tão boazinha…
      Jamais premiariam que diminuissem o lucro dos seus patrões.
      E quanto aos coronéis…Barbalho, Collor, Sarney e companhia ilimitada. O que dizer? É aquela estória da coligação Judas com Jesus?
      São muitas mentiras deste governo tidas como verdade pela militância, pela vergonha de se admitir o erro, a traição, essa nefasta realidade.

  124. O Lula tinha que acontecer no Brasil. Os oito anos estão sendo muito importantes para a sociedade, principalmente aquela esquecida e excluida. Contudo, o que temos é apenas um pedacinho de nossa história, que seguirá sem Lula e sem lulismo. O Brasil carece de um programa de desenvolvimento que brote da sociedade através de partidos e não de pessoas. Pessoas nascem e morrem. O Lula, impulsionado pela ganância política de muitos que se acobertam sob a bandeira do PT, revanchismo de alguns, interesses escusos de outros, tem sido levado às últimas consequências paa aproveitar cada segundo do tempo de seu mandato.
    O que assistimos no dia-a-dia do presidente parece que todos do governo realmente não acreditam que o Lula vai fazer seu ( não sua) sucessor, pois estõ desesperados.

    Pois saibam todos, o sucessor do Lula já foi escolhido. Só falta ter o batismo das urnas. Não será a Dilma ( coitada, está sendo usada para esconder e preservar o real sucessor) . O Lula sabe disso e, por isso, fica nesse estresse todo, pois seus “companheiros” ( que de companheiros não tem nada), querem continuar agarrados na teta.

  125. Ganhe quem ganhe Kotscho ? Você tá mudando de time ? Tá virando amigo da onça ? Se o Serra ganhar ele vai fazer com o Brasil o que está fazendo em São Paulo. Pedágios, arrocho e privatizaçao de tudo… Sai fora Kotscho.. O Serra vai ser um desastre para o Brasil…

  126. Calma Lula vai devagar se não o seu coração não aguenta.Principalmente se o povo não seguir sua orientação, não votante na sua guerrilheira, fique calmo porque você poderá ter surpresa no dia da eleição com a derrota da sua candidata, e não queremos que o seu coração neste dia pare de funcionar.

  127. Prezado Sr Ricardo, olhando bem vc lembra o Tancredo. Mas, o assunto aqui é o Lula, acho que estamos gastando demais, e a divida publica ja ultrapassa os bilhoes, como sou leigo, achava que nossa divida ja estava paga, agora vi na veja que eu devo mais de 10.000,00 ja não entendo mais nada. Espero que o Lula fique bem.

  128. Desacelera Kotscho a vida não é feita só de ideologias retrógradas e que só sobrevivem com a mentira, a corrupção, a idolatria, a falsa intelectualidade e a amoralidade em todos os níveis. Por que tu não te preocupas com a liberdade de imprensa? Simples, tu não serás censurado porque dizes o que os teus querem ouvir, um mero compurador pode fazer o mesmo. O Brasil livre passa muito longe do demagógico decreto 7.037 de 21/12/09, é o próprio duplipensar liberado nas mãos do governo de plantão, é o oferecimento de bandeja da liberdade e da democracia no Brasil. No fundo tu sabes que o social envolvido neste decreto quer dizer o pensamento dos ditadores de ocasião. È fácil perder a liberdade, o difícil é recuperá-la e tu estás colaborando para perdê-la.

  129. A ânsia do Presidente Lula se deve ao fato de que percebeu que o Brasil tem solução e só trabalhando se consegue o progresso. O que alguns chamam de obsessão por ver seu(ua) candidato(a) ser eleito se deve a não querer ver desconstruido seu trabalho e sua luta, é continuar na busca do sonho de ver o seu país e seu povo alcançarem seu destino.
    O Lula sabe que o complexo de vira latas é coisa criada e alimentada pela podre sociedade dominante brasileira.
    Ele não tem esse complexo. Nós não devemos ter também.

  130. alo
    E, o lula , precisaria descansar um pouco, para pensar nas novas alianças. ja andaram falando ate no temer. bem, ele se aliaria com qualquer um para vencer, ate com o diabo.
    dai queria ver voce ricardo, a defender o diabo.
    voce ao defende-lo poderia pinta-lo,
    de rosa, onde não teria problema nenhum, pois voce e sampaulino.
    poderia defende-lo pintando tambem de bem vermelho, pois tambem não haveria problema nenhum, pois voce e comunista.
    bem eu sendo sampaulino, onde sou socio e todas tardes estou no morumbi, prefiro as cores de vermelho,branco e preto, que são as cores do mais querido e tambem do meu estado e de minha cidade.
    bem se dizem que sou arrogante, digo, sou arrogante sim,
    pois sempre procuro estar junto com os dizeres de minha cidade: ‘Non ducor , duco’.
    bem, eu nunca me aliaria com o diabo, e nem com o outro, pois certa feita disseram a mim: ‘vai com deus’, onde eu disse:’ antes sozinho que mal acompanhado’.
    Disseram, que tenho QI elevado, que culpa tenho eu se sou expecialista em computadores de alta geração, e leio mecanica quantica.
    Tambem disserram que sou ignorante, pergunto qual maior ignorancia do que estas
    palavras:’amar a mim acima de qualquer coisa’.
    Logico, carrego jesus no nome, então diria, ‘tal pai, tal filho’.
    Sei que alguem dira, mas esse cara e um louco, onde alguem disse que a loucura e a melhor das lucidez.
    Reparem que meus textos carregam muitos erros de portugues, pois não me importo, onde sou anarquista, que para mim o que importa e o conteudo e não a forma.
    Anarquista, graças a…….não….não….não, não sou mais….rssss
    ciao

  131. Este aviso, o presidente deve entender, e diminuir um pouco esta correria para “carregar” esta mala chamada Dilma.
    É melhor presidente poupar energias para 2014, quando voltará a enfrentar o SERROTE PAULISTA. Dilma jamais.

    1. O SERROTE paulista é o mesmo que serrou as travas das vigas do rordoanel ? Aquele que SERROU as rodovias paulistas, colocando pedágios com preços absurdos ? Aquele mesmo que serrou ( ou mandou serrar ) a saída de água que evitaria a(s) enchentes na periferia de SP ?
      Não, obrigado..

      Espero que este ano seja o ENCERRAMENTO desta políticalha do demo/PSDB ( que dá no mesmo )

    2. Falou antes da hora Adolfo… a Dilma presidente já encostou no Zé dos pedágios… e pelo andar da carruagem só será necessário um turno…
      E em 2014, o homem volta…

  132. E possivel que todo este trabalho que o pres. lula está tendo para a DILMA ganhar será de grande valia para todos nós, e provável que muitos brasileiros que buscam empregos la fora sossegue no Brasil mesmo, com mais 04 anos de Dilma seremos o 5º do mundo, esta e a verdade.

  133. Acredito que o nosso presidente esteja bem de saúde, com essa nova pesquisa que saiu hoje ele deve ter focado contente, pois eu que sou apenas um cidadão brasileiro fiquei muito feliz com o meu Brasil, pois tinha medo que a elite burguesa (aquela que vivie de nome) tiver capapcidade de influenciar o voto do povo, pois coseguiram na eleição de prefeito de São Paulo, elegendo o Kasab, acho que melhoramos muito, já analisamos os resultados, objetivos e o interesse de um político no Brasil como um todo. Viva tudo de bom que vem ocorrendo com o nosso Brasil, Obrigado Presidente Lula, vc nos deixando em uma sociedade mais justa, tem muito o que fazer ainda, precisamos eleger a Dilma, pois o rítimo não pode parar e nosso Brasil não pode voltar ao que era antes ou seja um País de Pires na mão.

  134. ricardo Kotscho você tem toda a razão…as pesquisas estão aí para referendar a qualidade do governo Lula.O mundo percebeu que temos um país com liderança e as homenagens ao presidente não vão parar por aí…Então é só manter o ritmo que o País continuará a crescer. E para quem fica só com inVeja basta lembrar que quem tem o Dem como aliado não chegará a lugar nenhum…

  135. Para uma boa reflexão. Lendo as últimas pesquisas, IMPRENSA 40%, LULA 80%, Apenas 20% não confiam em LULA, e APENAS 60% não confiam na imprensa, brasileira, porque sera?

  136. Depois de um almoço com o Governador do Estado de Pernambuco, em Recife, com comida nordestina bastante salgada e regada a caninha Pitu, a pressão arterial do ser humano sexagenário tende a aumentar sim. O Sr Presidente Lula já é mais paulistano do que nordestino e uma boa macarronada regada a um bom vinho, cairia melhor no seu estômago e não teria cancelado sua viagem à Davos.

  137. Desde quando trabalho dá pressão alta ? Acho que a aproximação da campanha eleitoral é que deve estar estressando o presidente… ele tem que fazer campanha pra Dilma, ruinzinha que só…
    Ouvi dizer que vai deixar de fumar cigarrilha (?), devia aproveitar e parar de beber também…

  138. Vera Lúcia, beber socialmente não dá pressão alta.
    Ah, e se neguinho não bebe é por que quer ser santo ?… as outras coisas pode fazer sem problema ?
    Mas anotaí se o Lulla não trabalhar dobrado d. Dilma não decola… e dá-lhe inauguração de pedras fundamentais, primeiro tijolo, Pac 3 e 4.

  139. Deixem o Homem. ele merece todas as atenções, todos os holófotes, ELE VEM FAZENDO UM EXCELÊNTE TRABALHO, COLOCOU O BRASIL ENTRE AS OITO ECONOMIAS DO MUNDO, QUANDO ERAMOS A VIGÉSIMA SEGUNDA. e conduziu o país com maestria diante de uma das mais violentas crises mundiais, onde até super potências sucumbiram, BRASIL SE SAIU SOBERANO E AUTIVO DE CRISE. EM OUTRA EPÓCAS SERIAMOS O PRIMEIRO A CAIR. CAIMOS EM CRISE 12 VEZES EM APENAS 1 ANOS NO PASSADO, NA DECADA DE NOVENTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *