Um dia na vida de Zé Alencar, a unanimidade nacional

Um dia na vida de Zé Alencar, a unanimidade nacional

Atualizado às 8h50 de 28.1

Caros leitores,

viajo daqui a pouco para Belo Horizonte, onde vou participar do lançamento do projeto “Cumplicidade”, do meu amigo Bernardino Furtado, jornalista dos melhores, sobre a parceria no trabalho entre duplas de repórteres e fotógrafos, com o lançamento de um livro e a inauguração de uma exposição de fotos. Volto amanhã e conto para vocês como foi.

Em tempo, às 12h30:

meu vôo foi transferido para mais tarde. Vou atualizar o Balaio agora tratando do que aconteceu com o presidente Lula.

Abraços,

Ricardo Kotscho

*** 

Tinha um amigo dele no interior de Minas, que gostava de falar nas cerimonias e solenidades, mas raramente era chamado. Mineiro matreiro, o que além de rimar chega a ser quase uma redundância, certo dia sugeriu ao prefeito, que presidia a mesa: “Me chama para falar que eu vou falar bem de você”. Foi atendido.

Quem me conta a história, dando boas gargalhadas, é o empresário e político José Alencar Gomes da Silva, mais conhecido por “Zé Alencar, o vice de Lula”, certamente o único homem público brasileiro hoje que pode ser considerado uma unanimidade nacional _ unanimidade a favor, claro, já que, unanimidade contra, tem um monte.

Ele se lembrou do folclórico personagem da política mineira durante nosso almoço na cantina Generali, um reduto da classe média paulistana, na rua Pamplona, que nem faz parte dos 555 melhores restaurantes paulistanos listados pelo anuário da Veja São Paulo, onde almoçamos na segunda-feira.

Zé Alencar tinha acabado de participar de duas cerimônias para comemorar o aniversário da cidade, a missa solene na Catedral da Sé e um evento na sede da prefeitura, em que o presidente Lula e o governador José Serra foram condecorados por Gilberto Kassab.

O vice não estava na lista de oradores, mas foi chamado a falar _ sem ter pedido, esclarece, ao contrário do seu amigo mineiro da história. Mas falou bem do prefeito Kassab assim mesmo.

É difícil ouvir Zé Alencar falar mal de alguém.  Quase chegando aos 80 anos, é um dos raros políticos capazes de rir de si próprio, não se levar tão a sério, nem se dar tanta importância, embora seja reverenciado, aplaudido e abraçado por onde passa, até na missa da catedral.

Na cantina lotada, toda hora vinha alguém pedir licença para lhe entregar um bilhete, dar um abraço ou apenas dizer que admira sua luta contra o câncer, que já o levou a 15 cirurgias, mas jamais o desanimou. “O Brasil precisa muito do senhor, estamos rezando pela sua saúde”, é a frase que mais ouve de pessoas de todas as classes sociais, onde quer que esteja.

E o vice não esconde a emoção cada vez que seu almoço, um belo prato de macarrão com frutos do mar, é interrompido para ler um bilhete escrito no guardanapo, demonstrações de carinho e solidariedade, que vai guardando no bolso do paletó.

Estava saindo para almoçar com a minha mulher para comemorar mais um título do meu São Paulo, quando ele me ligou perguntando se não queria tomar um “golo”, que é como os mineiros do interior chamam o aperitivo. Encontrei-o numa mesa no fundo da cantina, acompanhado só do seu inseparável assessor Adriano Silva (sua mulher, dona Mariza, tinha aproveitado as poucas horas em São Paulo, para ir a um shopping).

Sorriso largo, abraço forte, encontrar com ele é sempre uma alegria. Nem parece que o vice veio a São Paulo para mais uma sessão de quimioterapia  e novos exames no Hospital Sírio-Libanes, que fez na manhã desta terça-feira .

É destes exames que depende sua decisão de disputar uma cadeira no senado por Minas Gerais, um plano antecipado aqui no Balaio, no dia do aniversário do presidente Lula, em outubro do ano passado.

Zé Alencar não tem pressa para decidir, jamais se mostra ansioso por nada. “Tudo tem seu tempo certo”, costuma ensinar, sem querer dar lições a ninguém. Adora contar causos da velha política mineira, mas, quando se trata dos rumos da política nacional, mais pergunta do que fala, prefere ouvir o que os outros acham.

Nestes seus bate-papos sem hora para acabar, raramente se refere às manchetes dos jornais ou à disputa política em Brasília. Emociona-se com muita facilidade, tanto ao falar da sua vida de menino, da mulher, dos filhos e dos netos _ “em fevereiro nasce minha primeira bisneta!” _, como ao contar para minha mulher cenas de um filme que viu sobre a vida de Chopin.

Cantarola trechos de músicas de Nelson Cavaquinho, Noel Rosa e Chico Buarque para ilustrar o que quer dizer. Poderíamos agora estar num botequim carioca ou na bodega de seu pai, onde ele começou a trabalhar muito cedo, não faria a menor diferença.

Este meu amigo Zé Alencar é o que se pode chamar de bom papo, bom sujeito, bom amigo. Passar algumas horas com ele faz bem para a alma e renova nossas esperanças no ser humano. Tivesse alguns anos a menos e alguma saúde a mais, e certamente agora ninguém estaria discutindo quem será o possível sucessor de Lula.

112 thoughts on “Um dia na vida de Zé Alencar, a unanimidade nacional

  1. Caro Kotscho

    Mais uma vez só voce !!! Faz muito bem pra alma da gente se enxugar das enchentes lendo os teus sempre excelentes textos !!!

    O mundo hoje inveja o Brasil !!! Um Presidente do Povo Lula e um Vice Presidente do Povo Zé Alencar !!!
    Essa não dá pra escapar: “Nunca antes na história desse país” uma dupla assim foi tão amada e reverenciada por todo o seu povo !!! E no final de um segundo mandato o que é tão inédito quanto espetacular. Quem negar isso não é deste planeta, é um ET ( Enegúmeno Tapado ).
    E sabe o que mais ?
    Sabado eu estava conversando com um amigo ARGENTINO. Ele me disse que o seu país se orgulha pelo “que já aconteceu lá em algum dia” e o nosso, o Brasil, se orgulha pelo que está acontecendo agora mas principalmente pelo que ainda está para vir !!! Não é uma maravilha ouvir isso ?

    VIVA O BRASIL !!!
    VIVA LULA !!!
    E VIVA O VICE PRESIDENTE DO POVO JOSÉ ALENCAR !!!
    COMO É BOM SER FELIZ !!!

    1. Enio

      Esse seu amigo argentino não vai poder viver de “prever” nada, aliás, seu amigo argentino não sabe nada.
      Como pode ele se orgulhar do que aconteceu na argentina ?
      Ele devia sentir vergonha dos generais argentinos que envolveram o país numa guerra suicida.
      Da mesma forma ele não vai ver o que ele acha que está por vir. O que virá e ele vai ver vai ser a defenestração do pt e da candidata do lulla.
      Ei Enio, vc continua com muitas exclamações.
      PS; não me dê resposta mal educada, por favor.

    2. EStá claro o que o Enio diz e que o gadelha não consegue entender. Os argentinos são nostalgicos de seu passado em que chegaram a ser a quinta economia do mundo e construiram entre outras coisas, a maravilhosa cidade de Buenos Aires. Os argentinos estão envergonhados até hoje dos militares e da sua situação atual. E, sem dúvida,um futuro auspicioso se baseia num presente animador que permite pensar, se não houver mudanças retrógradas, num futuro em que o orgulho atual será muito maior.
      E o projeto de tirano do gadelha porque se incomoda com os signos de exclamação? Enio, continue entusiasmado e não dé a bola que esse cara quer. Ele quer que o desqualifique para depois lhe desqualificar (a estratégia preferida dos cinicos).

    3. Gadelha

      A minha resposta não é somente minha. será dada nas urnas, que é o que mais hoje te faz tanto sofrer.

      Quanto a Argentina, esse foi um país que exibia o seu “glamour” para o mundo até a decada de 60. Nivel cultural elevado e de padrão europeu. Qualidade de vida aproximada aos do primeiro mundo na epoca.
      Mas daí vieram os “generais” da Operação Condor e já viu, né ?
      Los perros golpearam la “Isabellita” e todo se fué….e con todas las “exclamaciones” !!!

      Mas se bem que a Argentina sempre foi uma Buenos Aires cercada do resto de todo o país. Por isso o casal Kirchner passa apuros agora por lá,
      São “lá de fora”, não são da província !!!
      Nisso eles são como os paulistas daqui !!!

    4. Prof Doutor Enio Barroso II,

      Viva José Alencar!(!!!).
      A opinião deste seu amigo platino não serve de nada.
      O glamour exibido por eles foi decorrente de uma monstruosa dívida externa contraída para mantê-lo;
      Você fala em generais da Condor, e esquece que Peron era um militar, um ditador populista de origem militar que apenas antecedeu aos outros;
      Peron e a dançarina de cabaret, mestra no marketing pessoal -e só isso – flertaram despudoradamente com o regime nazista; verdadeiros entusiastas, visitaram o fuhrer e eu pude ver, nas fitas originais, o deslumbre do casal diante do Hitler e suas idéias genocidas . A tal ponto que, quando a guerra terminou, o casal ofereceu salvo-conduto para os nazistas fugitivos, fazendo da Argentina um retiro do III Reich; Isso, somado com a imigração espanhola e italiana, faz deste país um dos mais racistas do mundo (você sabe como eles nos chamam?). Vc lembra do atentado a uma istituição judaica nos anos 80/90?
      Isabelita é odiada por por judeus.
      Muito me admira você ficar maravilhado por uma opinião de um argentino qualquer. A opinião dele vale mais (para você) porque ele é argentino? Penso que não serve como parâmetro para nada.
      E os Kirchner passam sufoco lá porque foram flagrados em inúmeros atos de corrupção.
      Aí eu confesso que não entendi a parte final:
      Se a Argentina é BA cercada pelo resto, pode-se concluir que Brasil é SP cercado pelo resto? Acho que sim.
      Kirchner não é de BA. Ok. É de fora da provícia maior, Ok.
      “Como os paulistas daqui”?
      E de final, lembro-lhe que Kirchner é da escola Peronista.

    5. Sr. Pedro Borges

      A TUA opinião “direitista” é que não me serve de nada !!!
      Nunca serviu e não serve porque jamais convenceram nem a mim e nem à humanidade !!!

      Sempre se valem do pior exemplo de Hitler para se defenderem ou se justificarem. Direita é Direita !!! Fascismo é Fascismo !!! E PAULISTA É PAULISTA quando elegem os seus representantes !!! Com “Hitllers ‘e tudo !!! ASSUMAM !!! Direita é um comportamento, Sr. Pedro Borges !!! Veja o comportamento das tuas palavras e a direção que elas tomam em TUAS opiniões !!!

      Que história é essa de se valer de “Prof° e Doutor” para tentar ofender mais este simples peão de fábrica ?
      Nada contra os de fato Professores e Doutores mas para mim soou como ofensa !!!
      Dedique estes títulos a quem os merece: O defunto vivo FHC e suas víúvas !!!

      P.S. se “chiar” outra vez com as minhas “exclamções” eu te mando …..MAIS MIL !!!!!!!!!!!!!!!!!!,,,,,,,,,,,,

    6. Se do outro texto eu só não entendi a questão BA cercada pelo resto-Kirchner-lá de fora-paulistas daqui, desse texto não apreendi nada. Usei professor porque V.Sa. fala como se tivesse profundo conhecimento de causa, inclusive história política da Argentina. Doutor, porque se a Dilma é doutora, você pode ser. E eu também! Acho cômico, embora me deixe meio confuso, que você me chame de direitista(juramentado?). Votei em Lula, como citei em comentário anterior, em 89, 94, 98, 2002. A partir daí, não mais. Sou contra todo tipo de ditadura, seja ela de direita ou de esquerda. Votei com esperança na honestidade, contra a corrupção. Mas o que se viu é o que se vê.
      Quanto a Hitler, só quis mostrar que a bonequinha que você carinhosamente chama Isabelita, era uma ardorosa fã. Mas isso você não entendeu. Ou entendeu e faz como seu presidente, que ouve uma coisa e fala outra coisa qualquer.
      E quanto aos pontos de exclamação, eu já desisti. As coisas perderam valor, inclusive esse sinal. Um só já não basta, tem que superfaturar e grafar dois ou três, pelo menos…
      Não tenho culpa se escrevo assim. Acho que devo honrar o que o meu pai conseguiu me proporcionar com o seu dinheiro suado, com o seu trabalho honesto. Menos que isso é estelionato intelectual.
      Gostaria de verdade que você me explicasse as coisas que civilizadamente lhe perguntei. Não se exaspere a toa!
      Humildemente, Pedro.

    7. Sr. Pedro Borges, o “humilde”

      Sei da história argentina apenas o suficiente pra distinguir a “Evita” Perón da “Isabelita” Perón !!! Ambas casadas com o populista. a segunda, Isabelita, foi golpeada pelos “perros” generais ditadores daquele país !!! O que mais voce não entendeu ? Ou dá razão aos ditadores militares que também passaram por lá ? O povo argentino instalou lá só agora a sua “Comissão da Verdade” e É ESSA E NÃO OUTRA a razão para o cerco midiático pra cima dos Kirchner !!!

      É sempre essa história de honestidade e corrupção. MUITO IMPORTANTE OBVIAMENTE mas não é a questão central. Quer eleger santos ? Transfira teu título para o Vaticano !!! Lá é que fazem isso, cada processo canônico leva séculos para ser concluído. Mas o que me intriga é que a oposição e seus sabujos da mídia tentam de todas as formas colocar essa “coleira” no PT e não acham e NINGUÉM JAMAIS VIU qualquer sinal de ostentação de riqueza de nenhum petista !!! Me fale de algum !!! Mas apresente tuas provas !!! Caso contrário é calúnia, é difamação e tentativa de assassinato de reputações,!!! E HAVERÁ RESPOSTA JURÍDICA PRA ISSO !!!
      Ou não vivemos em um Estado de Direito em que é preciso aguardar a sentença final da Justiça para aí sim condenarmos quem deva ser condenado ? E inocentar quem porventura for inocente ?
      Enquanto a Justiça não der o seu veredicto EU DEFENDEREI os meus companheiros até a morte !!! Mas se de fato forem culpados, não tenha dúvidas !!! Irei jogar gasoina e acender o pavio contra qualquer traidor da classe trabalhadora !!!
      Afinal governos passam e o PT fica !!!
      Não criamos esse partido popular vindo de baixo pra cima pra isso !!!

      E VIDA LONGA AO ZÉ ALENCAR !!!
      AGORA “FILIADO HONORÁRIO” DO NOSSO PT !!!

    8. Sr.Enio, faz pouco tempo que estou acessando o blog do Sr. Ricardo e fiquei relendo os teus comentários sobre os vários assuntos que são colocados aqui. Gostei logo de cara da forma como vc discorre sobre esses assuntos e de suas frases de efeito como “falta de prática em ouvir os contrários” e “não aceitam discutir acostumados que são em mandar”. E até das suas turras com o Gadelha. Como vc sou petista, não filiada, apenas simpatizante. Sou de Santo André (SP) terra do nosso querido prefeito Celso Daniel do PT, que foi brutalmente assassinado. Costumo escrever alguns comentários no site do jornal aqui da região, o Diário do Grande ABC, e como vc, por ser petista, sou tratada com desprezo e, por que não dizer, xingada até. Por isso me identifiquei com vc. Confesso que já usei até as 2 frases que citei nos meus comentários. Pelo que vc escreve deu para perceber que não se deixa abater por essas críticas que te fazem, mas pode estar certo que muitas pessoas aprenderam a te admirar e eu sou uma delas.

    9. Ei Sr. Enio…quanto fanatismo hein???!!!
      Presidente do povo que massacra e sacrifica oito milhões de aposentados da iniciativa privada que ganham acima do mínimo em nome da política de valorização do salário mínimo, distribuição de renda e igualdade social.
      Nossos direitos são sonegados para agraciar famílias do MST, de bandidos, etc…
      O que dizer da disparidade das aposentadorias públicas, especialmente as federais???
      Se aposentam com salários da ativa com curto tempo de contribuição, sem fator previdenciário e com plano de saúde vitalício.
      Tenho mesmo a impressão que tudo depende das condições do ângulo, e da janela que cada um se encontra.
      QUANTA HIPOCRISIA, QUANTA INVERSÃO DE VALORES!!!

    10. Dedicado especialmente para o Enio,
      Ao petista das antigas,
      ainda inocente e idealista,
      Não vê que mudou o partido,
      a sua face nesse milênio.

      Conforme lhe prometi:
      O BALONISTA E O ENGENHEIRO
      Um homem caminhava por uma estrada, quando percebe um balão
      voando baixo. O balonista lhe acena desesperadamente, consegue fazer o
      balão baixar ao máximo possível e grita:
      – Pode me ajudar? Prometi a um amigo que me encontraria com
      ele às duas horas da tarde, mas já são quatro horas e nem sei onde
      estou. Poderia me dizer onde me encontro?
      O homem da estrada responde:
      – Sim! Você se encontra flutuando a uns cinco metros acima da
      estrada, e está a 33 graus de latitude sul e 51 graus de longitude
      oeste.
      O balonista escuta e pergunta, com sorriso irônico:
      – Você é engenheiro?
      – Sim, senhor! Como descobriu?
      – Simples! O que você me disse está tecnicamente correto,
      porém sua informação me é inútil e continuo perdido! Será que
      consegue uma resposta mais satisfatória?
      O engenheiro raciocina por segundos e depois afirma ao
      balonista:
      – E você é petista!
      – Sim, sou filiado ao PT! Como descobriu?
      – Fácil! Veja só; você subiu, sem ter a mínima noção de
      orientação! Não sabe o que fazer, onde está e tampouco para onde
      ir! Fez promessa e não tem a menor idéia de como conseguirá
      cumpri-la! Espera que outra pessoa resolva o seu problema, continua
      perdido e acha que a culpa do seu problema passou a ser minha! É
      petista nato !!!

    11. O Enio se superou. Como responder educadamente um monte de asneiras, agressividade e falta de educação? O certo é ficar quieto, mas nao dá. Lamento pelos petistas, porque sei que esse é o comportamento da maioria, mas não de todos. As vezes o Enio até consegue escrever algumas coisas mais racionais. Não foi o dia nem o caso. Jamais se viu petista com ostentação? Cara, insuperável.

    12. Sr. Pedro Borges

      Eu devería te mandar uma “fábula” do político de direita e de um “petista bebum” mas resolvi inverter o rumo dessa prosa, então lá vai:

      SONHO IMPOSSÍVEL
      (Chico Buarque)

      Sonhar
      Mais um sonho impossível
      Lutar
      Quando é fácil ceder
      Vencer
      O inimigo invencível
      Negar
      Quando a regra é vender
      Sofrer
      A tortura implacável
      Romper
      A incabível prisão
      Voar
      Num limite improvável
      Tocar
      O inacessível chão

      É minha lei, é minha questão
      Virar esse mundo
      Cravar esse chão
      Não me importa saber
      Se é terrível demais
      Quantas guerras terei que vencer
      Por um pouco de paz
      E amanhã, se esse chão que eu beijei
      For meu leito e perdão
      Vou saber que valeu delirar
      E morrer de paixão
      E assim, seja lá como for
      Vai ter fim a infinita aflição
      E o mundo vai ver uma flor
      Brotar do impossível chão !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Sr. Pedro Borges,
      Mais vale ser um “inocente e idealista” de que um CULPADO por não ter mais com que sonhar !!!
      No próximo mes de fevereiro o Partido dos Trabalhadores completará 30 anos de idade. Estaremos lá em Brasília realizando o nosso 4° Congresso. Em 30 anos será apenas o nosso 4° Congresso onde entre cerca de 1200 delegados eleitos pelo voto direto de todos os filiados do Brasil, definiremos os rumos do nosso Partido. Um novo estatuto ( se for o caso ) neste congresso que é a estância máxima do nosso Partido e eu serei lá mais um desses !!!
      Te digo que “quem sabe faz a hora e não espera acontecer” e eu não fico apenas “com a boca escancarada e cheia de dentes esperando a morte chegar” !!!
      EU PARTICIPO PORQUE “NÃO ESTOU A TOA NA VIDA” vindo aqui só pra “comentar a vida dos outros” e NADA fazer pra mudar !!!
      Voce viaja mais que azeitona na boca de um banguela !!!
      Já definiu o teu destino ?
      Se precisar de ajuda é só falar !!!

  2. “Tivesse alguns anos a menos e alguma saúde a mais, e certamente agora ninguém estaria discutindo quem será o possível sucessor de Lula.”
    Com certeza absoluta, um homem íntegro, com um história bonita do começo ao fim. Fim, que fim? Ele continua e se Deus quiser, continuará senador, afinal o Brasil carece de homens e políticos como o “Zé”.

  3. Também concordo.
    Coisa bonita ter um Silva e um Zé – com suas MARISAS com S ou Z – andando por esse Brasil de Deus – de braços dados – como qualquer brasileiro – SEM MEDO DE SER FELIZ!

  4. Estimado Ricardo, boa noite!

    Eis aí um nome que reúne, que agrega que soma emfim eis aí o nome de um homem!

    Quando eu Vejo o Zé dizendo alguma coisa eu paro para ouvir, este merece a minha atençaõ!

    O Zé hoje em dia ensina brasileiros desiludidos a acreitarem novamente neste país, ele com o seu exemplo de honra e de dignidade, de moral e de força de vontade é uma lenda viva de que é possível se vencer na vida honestamente!

    O Zé, que pessoa é este mineirop simples e referência de luta e de resistência para o povo.

    Ricardo não sou mesmo fã da galera da farra, mas do Zé?

    O Zé é amigo do povo e debaixo de suas asas de empresário e de industrial cuidou de milhares de famílias de trabalhadores de fato!

    Zé se um dia o Ricardo te enviar gostaria de te passar um textinho que acabo de ler!

    Zé brasileirop de todos!

    Algumas vezes na vida, você acha um amigo especial

    Alguém que muda a sua vida Apenas por fazer parte dela

    Alguém que faça você rir Até não poder mais

    Alguém que faça você acreditar Que realmente existe o bem no mundo

    Alguém que te convença de que realmente existe uma porta destrancada Apenas esperando que a abramos

    Esta é uma Amizade Eterna

    Quando você está para baixo

    E o mundo parece escuro e vazio

    Seu Amigo Eterno levanta o seu astral

    E faz daquele mundo escuro e vazio Parecer de repente cheio e brilhante

    Seu Amigo Eterno enfrenta Os tempos duros e tristes

    Se você resolve retornar Seu Amigo Eterno te segue

    Se você perder o seu caminho Seu Amigo Eterno te guia E te alegra.

    Seu Amigo Eterno segura a sua mão E diz que Tudo vai ficar bem

    Se você achar este tipo de amigo

    Você se sente feliz e completo

    Porque você não precisa se preocupar

    Você tem um Amigo Eterno na Vida

    E se é Eterno não tem FIM!!!

    Que Deus continue te iluminando Zé e que você continue sendo este ser diferencial que veio ao governo para que pudesse haver um certo equilíbrio entre o errado e a razão!

    Abraços fraternos

    Manoel ferreira Filhos e Netos

  5. Parabenizo o Kotscho pelas palavras. Admiro o Sr. José Alencar. Mas se não fosse êle um homem rico e Vice Presidente já estaria morto há muito tempo como milhões de brasileiros que não tiveram o tratamento e atenção devidas. O poder e o dinheiro ainda mandam neste País.

  6. Sr. Ricardo, parabéns. Independente de filiação partidária, esquecendo qualquer matiz ideológica, o Sr. José Alencar é um Homem exemplar. Merece todo o respeito que a maioria não merece.

  7. Tenho a maior admiração por este homem de Deus de muito carater, serio ,que o Senhor Jesus cubra o de todas as bençaõs possíveis ele é um guerreiro e a esposa dele também pois ela é muito sábia e em todos os momentos esta ao seu lado sempre firme e forte parabéns senhora Mariza .
    Att
    Joselia e meu filho Matheus Henrique

  8. Homem capaz, honesto, sério e trabalhador, a quem o Brasil deve muito pelo sua postura como vice-presidente.
    Fez um contra-ponto perfeito.
    Uma de suas maiores qualidades é que não é um político profissional, não depende da política para sobreviver.
    Merece todas as homenagens, sem dúvida, e não só pela luta contra a doença, a qual combate com invejável coragem e altivez.

  9. Prezado Kotscho, boa noite!

    Concordo plenamente com os comentários anteriores, e acrescento que, como seria bom para nosso Brasil se pelo menos metade dos nossos politícos, tivessem a honradez, postura, carisma e carater que esse HOMEM tem, e que DEUS continue ao lado dele sempre, pois esse grande ser humano merece, ao querido e admirado “ZÉ DE ALENCAR” votos de saúde, saúde e saúde ! e fé sempre!

    Abraço a todos.

  10. Kotscho,

    Há algo que até hoje não consegui descobrir. Quem indicou Zé Alencar como vice de Lula.? Quem foi a alma iluminada que teve esta magnifíca idéia?

    Nem preciso dizer o quanto sou fã do vice. Sempre que leio entrevista ou matéria sobre ele, nunca, nunca mesmo, deixo de me emocionar.

    Que país de sorte é o Brasil de ter Zé Alencar como filho!

  11. Jose Alencar quietinho como mineiro se tornou importante

    Pela importância que tem o vice, e o conhecimento que tem da vida sobre tudo, e o câncer que ainda e um drama que leva muitas vidas

    Ele poderia lançar a pedra inicial das casas de prevenções das doenças que podem ser evitadas, à cura quando e diagnosticadas a tempo, do câncer e de outras tantas doenças

    Na política ele e o peso de ouro, como a esperança do povo, que tem esperança de ver ele como candidato ao senado ou governo de Minas gerais, sem contar a Presidência

    Ele tem na cabeça o que serve para economia e para os descendentes de todos que moram no Brasil, a distribuição de renda e escola para todos que nascem

  12. Caro Kotscho:

    Você não pode imaginar como fico feliz com essa surpreendente recuperação do Sr. José Alencar. Em outra oportunidade, aqui mesmo no Balaio, tive a oportunidade de me manifestar sobre ele e, não sei explicar a razão, apesar de saber de sua saúde delicada, eu tinha um sentimento bom, de que ele conseguiria viver muitos anos ainda. Que bom que minha impressão estava correta. Sempre que você escreve sobre ele é tão gostoso, pois é uma das raras oportunidades que os comentários sobre o embate PT/PSDB não são maioria. A solidariedade se sobressai à intolerância.
    Grande Abraço

  13. Ricardo,
    Que belo encontro esse seu.
    Como gostaria de primar da amizade desse Senhor.
    Mas me orgulho de ter sufrado duas vezes o cabeça de chapa dele..
    Viva o Brasil!!
    Viva o Zé!!!

    1. Aconselho este distinto senhor a fazer o que o nosso amigo vice faz sempre, Ler um pouco a palavra de Deus, e , aprender com o povo do interior deste Brasil imenso o que é Humildade e amizade. Com certeza entenderia que a inveja mata mais que o cancer, Deus o abençoe.

  14. Kotscho
    Fica até dificil “falar mal” do José Alencar, mas, e sempre há um más, não consigo encontrar NENHUM projeto do José Alencar antes de ser Vice Presidente .
    Consultei a Wikipédia, o Google, o Bing e, nada.

    Acredito que o J.A. só “virou” vice do lulla porque é rico, porque é Mineiro, ( um dos maiores colégios eleitorais do país) porque tem bom trânsito nos partidos políticos e, principalmente pq por sua personalidade tranquila e dócil, por sua idade avançada, não iria voltar-se contra seu criador-lulla.

    1. Reginaldo Gadelha, engraçado os seus comentários… Neles, dá para se notar que, pelo fato de você ODIAR intensamente ao Lula, é incapaz de ter a grandeza de separar seu ódio ao presidente, pelo respeito e admiração que se deve ter ao Sr. José Alencar. Tanto seu ódio quanto sua incapacidade de reconhecer o óbvio ululante dão-nos a impressão que o senhor chora, contratado por alguém, como as carpideiras. Cor relação a querer saber sobre o Senhor José Alencar, o que fez na vida ou de onde veio, inicie sua procura por uma cidade lá em Minas, chamada Ubá, cidade por adoção e onde viveu e nasceram seus filhos, depois, siga por várias cidades da região, inclusive Muriaé, depois, ande mais um pouco atravessando o Estado e vá até Montes Claros, a Federação das Indústrias de Minas,em Belo Horizonte etc., etc. etc. Concordo com você que Minas Gerais pesou também na escolha de Alencar e graças a Deus, como pesou na eleição do Lula, independente da pressão de São Paulo,como pesou na reeleição contra o Alckmin –a mesma pressão continuou- e como pesará na eleição de Dilma. O povo de Minas ama Aécio que não conseguirá transferir o voto para o PSDB paulista, e ama ao Lula com o José Alencar. Ah, esqueci de dizer que não esquecerão o que fizeram com o Aécio e se o mesmo aceitar em ser vice do Serra, sua moral despencará dentre os mineiros. Respeite o povo de Minas.

    2. Eu já estava admirado pelo fato de o Gadelha não ter se manifestado negativamente em relação ao José Alencar. O Gadelha, na verdade, demorou um pouco para comparecer destrutivamente, porque estava “bolando” uma maneira de criticar o José Alencar, evitando ofendê-lo muito agressivamente, dada a unanimidade presente nos posts aqui do blog, em relação ao vice presidente. Surpreendentemente, no entanto, até você, gadelha, teve a sensibilidade para perceber que suas costumeiras grosserias não ficariam bem em se tratando de um homem idoso, doente e de quem todos gostam – menos o galhofa, isto é, o Gadelha.
      Eu também não acho o José Alencar isso tudo, já que desconfio sempre da maneira de como as grandes fortunas foram acumuladas e dos que, como você, são subservientes diante do poder econômico, mas a sua restrição ao José Alencar se deve apenas ao fato de ” como é que um grande empresário topa ser vice de um operário. Isso não cabe na ordem natural da visão da elite deste país?”

    3. José Alencar, muita saúde para que se mantenha entre seus familiares, entre nós mineiros e brasileiros. Adoro ver seu bom humor e sua coragem.

      Gostei também pelo que descreveram sobre o senhor Reginaldo Gadelha, viúva do defunto que sempre quer levar o Brasil junto para sua cova. O basbaque, agora, quer conjugar o verbo defenestrar no futuro, esquecendo que defenestrado já está no presente,para ele e sua preferência política faz tempo. Só que quem os jogou pela janela foi a burrice e falta de amor a pátria.

      Não podemos esquecer o que o senhor Fernando Henrique Cardoso fez ao Itamar Franco, quando em campanha para a reeleição, comprando a todos os deputados do PMDB para que não lançassem candidato a presidente e que, posteriormente, já presidente reeleito e Itamar governador de Minas, ele perseguiu ao nosso Estado, investiu contra Furnas querendo privatizá-la e, se não fosse a coragem de Itamar isso teria acontecido. Se o Itamar esqueceu isso, nós não esqueceremos. Agora lançaram cretinamente uma campanha contra o Aécio e pró Serra. Concordo com o Sr. Reynolds quando diz que mesmo que o Aécio consinta em ser vice de Serra, nós os mineiros não esqueceremos o que foi feito contra Minas até agora.

    4. Reynolds

      Falei de uma coisa e vc respondeu-me outra.

      Quem disse a vc que odeio o lulla ?
      Eu só não concordo com a politica do lulla, mas odiar ?
      O ódio é pessoal e, não tenho nada contra o lulla no campo pessoal, só no político.
      Quanto ao José de Alencar, não tenho nada pessoal contra ele, (nem amor nem ódio) só não consigo entender esta unanimidade ( até pq toda unanimidade é burra) em favor dele.
      O que questionei foi; quais os projetos políticos propostos por J.A.
      Isso da pessoa ter nascido em Ubá, em Muriaé, ter sido da Federação das Indústrias, e dai ? Não me referí a isso, me referí ( volto a dizer) a ausência de projetos politicos encabeçados pelo mesmo.
      Vc afirma que o povo de Minas ama Aécio; e dai ? Tb o acho um cara do bem, volto a dizer; e dai ?
      Vc pede p eu respeitar o povo de Minas ; Diga-me, onde desrespeitei Minas ou seus habitantes ?
      Verdade é verdade, aleivosias são aleivosias, sua conversa é só aleivosia.
      Proponho que da próxima vez que vc “rebater” um comentário tente ser claro, sucinto,, objetivo. Não responda com o coração, com a emoção, tente responder com a razão.
      Abraços
      Reginaldo Gadelha

      PS; vida longa ao J.A. ( ao lulla tb )

    5. voltou a emporcalhar o balaio Gadelha? Te enxerga, pede para sair seu idiota. So para lhe refrescar a memoria: sou mulher, muito mulher para peitar sujeitos de sua laia

    6. Reginaldo Gadelha, tá certo, você não gosta da política do Lula…e daí? Você não sabe nada sobre o Sr. José Alencar…E daí? Agora, uma pergunta, antes que eu responda o que escreveu abaixo: Qual o Presidente da República que o senhor achou ideal nesses últimos quarenta anos? Qual o homem ou mulher que o senhor desejaria como Presidente do Brasil, eleito em 2010? Comente até aquele cujo nome não faz parte dos presidenciáveis.
      Depois de seu comentário volto a responder-lhe. Fico aguardando.

    7. Sr. Reynolds, ainda espera a resposta do Gadelha? Não entendeu nada ainda pelo jeito despeitado dele? Pensei que, ao se referir a carpideiras contratadas já soubesse os nomes das pessoas que o contrataram.
      Vou adiantar: Melhor presidente dos últimos quarenta anos, segundo seu amor incondicional: Fernando Henrique Cardoso. Melhor candidato para presidente em 2010: José Serra. Melhor partido: PSDB. Melhor aliado: Antigo PFL de tantas outras siglas e sempre um partido de aluguel cujo nome hoje é DEMO. Único estado a gerar bons presidentes: São Paulo. Melhor último amigo.

      Esse cara é um pobre coitado. Essa turma do PSDB não volta à presidência nunca mais. E o Aécio? Só se sair do partido, porque nele não ganha E o PSDB, como ficará se o Aécio sair? Ora, fará uma carga tão grande contra e ele virará o pior elemento possível, um bandido e o Juca Kfuri ficará na linha de frente atacando.

    8. Pessoal, é por comentários iguais aos do Reginaldo Gadelha é que não toleramos mais a turma do PSDB de São Paulo. Que gente arrogantemente incapaz! Nunca tiveram uma preocupação sequer com as classes menores, posto que eles sejam apenas compromissados com a elite financeira e se sentem parte dela. Nunca imaginaram que em dando condição ao pobre, à classe média baixa ou mesmo a alta, a economia nacional geraria emprego e o povo se sentiria mais feliz. Morrem de medo de que esse governo continue e resolva o resto dos problemas nacionais, elevando-nos à categoria de primeiro mundo. Morrem de medo de que isso aconteça e eles, mais os seus eternos amásios do Demo, fiquem sentados na beira da calçada tentando sugar o bagaço seco da cana.

      Que Deus dê muitos anos de saúde para o senhor José Alencar para que possa participar ativamente desse Brasil que surge, respeitado e admirado por todas as nações. Que participe da humanização social de nosso país. Saúde para esse bom mineiro, mais um dentre tantos bons mineiros.
      Paz para ti!

    9. Bom dia ao Reynolds, ao Laurindo, ao Roberto César, a vera Lúcia ( uh, que medo de vc) ao Alexander ao André da Silva e a outros.

      Por etapas;
      Ao Lurindo; vc diz que não acha o J. de Alencar essas coisas todas, que desconfia de como grandes fortunas (como a do J. Alencar) foram amealhadas, de como essas mesmas fortunas são subservientes diante do poder econômico.
      Me diz, vc falou grosserias do J.Alencar ?
      Não, eu tb não.

      Ao Roberto César.
      O que tem a ver o “suposto” enunciado por vc em relação ao FHC ter feito isso ou aquilo com o Itamar com minha opnião a respeito do J.Alencar ?
      Nada.

      A Vera Lucia.
      Vc “fala muito grosso” me dá até medo. Vc costuma resolver suas diferenças dessa maneira ?
      Por isso dá prá ver quem é vc.

      Ao Alexander e ao André.
      Um de vcs dois tocou no assunto do melhor Presidente dos últimos 40 anos. Na minha opnião foi o Juscelino. Se o lulla tivesse cumprido o que falou em suas promessas de campanha, com certeza seria ele, mas o lulla deixou de ter projeto de pais para ter projeto de poder.
      Quanto a eu ser partidário do PSDB-PMDB-PPB-PCB-PT ou qualquer outra legenda, eu vos digo; NÃO SOU.
      Sou brasileiro, nacionalista, não sigo partidos, sigo idéias.
      Abraços a todos
      Reginaldo Gadelha

    10. Olá Vera Lúcia Porto Picarelli

      Me diz; se eu conjugasse por sua cartilha seria elogiado por vc e não seria imbecil ?

      Me diz; esse seu linguajar é o do dia a dia ?
      E quando as pessoas revidam a ofensa, como vc se sente ?

      Seu linguajar é típico de homem, de peão, de barraqueiro.
      Vc é homem ?

      Fica fria Vera Lucia ou quem quer que seja, o Brasil tem 190 milhões de habitantes, uns 184 milhões de petralhas, ( segundo uma pesquisa que não ví, que não sei, que não fui pesquisado) e vc ainda fica com raiva de quem é dos 6% ?

      Moça(o) pessoas pensam diferente, veem o mundo de forma diferente, uns gostam do lulla outros não gostam. (eu sou desse bloco)

  15. QUE HOMEM DIGNO E JOSE DE ALENCAR. O BRASIL NECESSITA DE PESSOAS ASSIM. SEMPRE FICO EMOCIONADA COM SUA HISTORIAS E ENTREVISTAS. QUE DEUS O ABENCOE E DE FORCAS PARA QUE VENCA AS INTEMPERIES DA VIDA!!!

  16. José Alencar, Que exemplo a seguir! Homem de fibra,alma de Deus,embora não o conheço pessoalmente tenho o prazer muito forte de ser seu fã. Deus o ilumine sempre…

  17. Jose Alencar é um típico político brasileiro.
    Suas empresas se misturam com os negócios do governo
    e vice-versa.
    É vice desse atual governo, e o sr. também participou do governo como diz seu currículo. Boa conversa de compadre.

    1. O senhor Carlos Alberto Bernardi é um personagem em busca de autor. Nasceu do cruzamento do nada com a coisa nenhuma.

      Sou Catarinense e moro em Florianópolis, sou dona de restaurante e uma vez ao ano tiro uns dias para passear lá pelas Minas Gerais e conhecer suas regiões e cidades históricas ou não, conhecer a culinária tão típica e também para absorver o jeito daquele povo tão ávido de liberdade, tão enraizado em sua cultura e que recebe tão bem aos visitantes. Adoramos, meu marido e eu, conversar com pessoas de Minas.
      O Sr, José Alencar é mais um desses mineiros que a gente gosta de conversar.
      Se isso pudesse acontecer, adoraria te-lo como presidente.

  18. Ainda bem que a Folha colocou o que Lula de fato quis dizer: “Não é de hoje que dá enchente. Naquele tempo, eu trabalhava nos Armazéns Gerais Colúmbia… A gente, muitas vezes, NÃO IA TRABALHAR porque a [avenida] Presidente Wilson enchia e, OBVIAMENTE EU NÃO GOSTAVA PORQUE NÃO CONSEGUIA TRABALHAR”.

    1. Ele vai é atrapalhar os planos de conquista do Brasil pelo PT, Dalvo.

      Se ele se lançar candidato ao senado por Minas vai ganhar junto com o Aécio. Logo, para o Patrus e o F. Pimentel vai sobrar no máximo uma vaguinha de deputado….

  19. José Patriaca Alencar !
    Aquele que é sem dúvida na conjuntura atual o mais amado pelos brasileiros, não por sua enfermidade, mas, sobretudo pela sua firmeza em defesa da Reforma Fiscal. Mineiro, quando vem já ouviu a voz de Deus das Montanhas dos Gerais e dos Sertões. Longa Vida JOSÉ, O JUSTO! Grande Abraço e Vamos brindar com uma Pinga!

  20. Homem digno, da maior seriedade, irradia Luz, coragem. Que te abençoe amigo. Com a valentia da qual é portador, vai vencer essa terrível doneça.Muita Paz amigo Zé.

  21. jose de alencar é uma raridade no brasil quem dera tivessimos pelo menos uns dez como ele. nao a conheço pessoalmente, mas nao perco uma entrevista dele seja no jornal escrito ou na tv.
    saude e paz pq o resto o sr; corre atras.

  22. Caro Ricardo,

    Concordo em genero, numero e grau com esse texto a respeito do nosso querido José de Alencar. As vezes fico me perguntando porque o Lula não escuta mais o José de Alencar. Ponderação, experiência, decência e todas as qualidades de um grande homem público. A única forma de eu votar novamente no PT seria com a candidatura do Zé de Alencar. Infelizmente já chegando aos 80 anos e lutando com um câncer já há algum tempo, ele fica impedido de participar mais da vida pública brasileira. Uma pena. Apesar de toda necessidade de composições, acertos, acordos e etc.etc.etc. que são necessários para bem governar o Brasil, teríamos, com certeza, um pouco mais de ética, transparência e lisura com o Zé de Alencar, comparado ao que estamos assistindo nos últimos 30 anos na política brasileira. Um abraço e parabéns pelo título da Copinha apesar dos erros de arbitragem que não tiram o brilho da conquista mas dão margem a discussões sobre seu mérito na partida de ontem.

  23. Vou lembrar uma frase do ”Homem de Aço”, José de Alencar, quando ao sair do hospital disse: ”’Como eu gostaria que todo brasileiro tivesse o mesmo atendimento médico que eu tive, como Vice-Presidente da República”
    Valeu Zé, mostrou a sua autenticidade de ser um igual.

  24. Esse sim, é o cara. O outro não. E não muda, não. Jeito bonachão, simples, bom papo como relatado. alegre, simpático. Depois de fazer curso de Política e Estategia, na ADESG de Belo Horizonte, Zé de Alencar, tornou-se palestrante. E foi um Juiz de Fora/MG que o conheci em duas ocasiões na ADESG da cidade. Parabéns Kotscho pelo relato acima. Ameniza a alma da gente saber que nem tudo está perdido.

  25. Quando os deuses resolvem mostrar as suas forças dá nisto, neste maravilhoso dueto que hoje governa o nosso querido Brasil. Quer coisa mais povo, mais gente, do que LULA e ZÉ, ZÉ e LULA ???
    Por isto o nosso país se encontra neste momento mágico, todas as forças podres do passado, sendo subjugadas, aniquiladas, destroçadas, por este presente e pelo lindo futuro que já vislumbramos. Um futuro com alma feminina.
    VIVA O ZÉ !
    VIVA LULA !
    VIVA DILMA !
    VIVA O RICARDO !
    VIVA SEU ZÉ GALDINO
    ….
    VIVA O CHICO BARRIGUDO

    Só não viva mais o krai, desta oposiçãozinha medíocre, que tanto mal tem causado a nossa nação.
    Xô satanás…xô…

    1. Esqueceu alguns Zés, Everaldo: O Zé Dirceu, o Zé Genoíno e o Zeca Diabo para completar o triunvirato.

      E de lambuja, festeje o Zé Mané Amorim. Que mico ele pagou com Honduras, hein!

  26. SR. RICARDO, EU DEI MINHA OPINIÃO COM MUITA RESPONSABILIDADE COM A MINHA IDADE DE 66 ANOS, SOBRE SEU COMENTÁRIO SOBRE SR. JOSÉ DE ALENCAR, E AGORA VEJO QUE MEU COMENTÁRIO NADA OFENSIVO FOI PUBLICADO, SERÁ QUE JÁ ESTOU SENDO CENSURADA.

  27. Estimado Vevé de tempos amigos!

    Não pude deixar de ler seu textinho aíiás como sempre curtinho com um toque de sagacidade e poesia e bem elaborado, no fundo uma carta de amor ao governo ,ao Lula e ao PT fato este que já é do seu conhecimento e dos demais amigos que eu respeito profundamente!

    Mas quando você se refer ao Seu Zé politicamente falando em oposição eu não sei Vevé e fico aqui matutando?

    O que o Zé é mais em seu coraçaõ?

    Um político?

    Um pai?

    Um trabalhador incansável na vida privada?

    Um vencedor através de seu méritos pessoais e de seu esforço e luta?

    Um grande pai que abriga em suas indústrias milhares de famílias que de la retiram o seu sustento?

    EU acredito sinceramente Vevé, que o Zé não tem um lado fixo na política, o Zé é antes de tudo um brasileiro um grande patriota, um cara do bem e um homem de honra.

    Portanto peço que você entenda o que digo pois eu não estou aqui tecendo uma crítica ao que você disse, mas pensando sobre aquilo que você disse e naquilo que eu creio diante das coisas da vida pública de um homem de bem, e creio piamente que para o Zé neste país não existe oposição.

    Homens como o seu Zé de Alencar, como o Patrus e outros deste perfil são brasileiros de todos os demais.

    São cabeçlas pensantes que são produzidas aos poucos nesta nação, quem dera Deus nos desse mais Zés como o Alencar no comando dos rumos desta nação, quem dera Vevé, e seríamos um país muito melhor sem ódio entre os seus habitantes e sem distinção na cidadania! .

    Abraços fraternos a você e a todos os amigos balaieiros!

    Manoel Ferreira

    UM avô?

  28. Oi , fiquei sensibilizada com sua coluna… concordo em genero, numero e grau… quisera que o sr. Jose Alencar tivesse saude para ser o novo Presidente… ele e uma pessoa incrivel

  29. porque o reviraldo gatelha escreve lula com dois eles e com minúscula? É porque não concorda com a politica dele? E quando diz que toda unanimidade é burra, não está usando um critério de unanimidade que o torna burro?
    E que é unanimidade? Todos os que apoiam o Lula são unánimes em seu apoio e os que não a fazem não são unánimes na sua oposição? Papagaio….

    1. Ao Ocator

      Vc não sabe, então vou te explicar pq escrevo o nome do lulla com dois “lls”.

      É para lembrar que o lulla chamava o collor de mello de ladrão e agora o tem como amigo, o apoia, recebe seu apoio politico e sua veemente defesa.

      Tá explicado ?

      Ocator, o que vc quis dizer com a afirmação:

      “e quando diz que toda unanimidade é burra, não está usando um critério de unanimidade que o torna burro? ”

      O que vc quis dizer com sua frase sem sentido ?
      Na próxima réplica pense antes de escrever.
      Abraços
      Reginaldo Gadelha

    2. Consigo entender sim. A unanimidade é produto de uma generalização, então quando a declaro estou fazendo uma generalização, e toda generalização é limitante (e burra).
      Agora voce o chama de Lulla por causa do Collor: brilhante perspicácia!

    3. Ao Ocator

      1-) vc disse:

      A unanimidade é produto de uma generalização, então quando a declaro estou fazendo uma generalização, e toda generalização é limitante (e burra).

      Eu pergunto: se a unanimidade é produto de uma generalização, e toda generalização é limitante, (e burra) então os “supostos” 94% do lulla (que são unanimidade)são oriundos de pessoas burras ? Vc que disse.!!!

      2-)vc disse:
      “agora vc o chama de lulla por causa do collor; brilhante perpiscácia.
      Bem, quem deu guarida politica ao collor foi o lulla.
      Nesse caso, como não vincular um ao outro ?
      São quase como “irmãos siameses”, melhor, são irmãos univitelinos. Os dois pensam da mesma forma; querem se manter no poder a qualquer preço.
      Aliás, o lulla já declarou que faz acordos com Deus e com o Diabo para se manter no poder.
      Ou não disse ?

      Só prá te chatear vou te fazer uma pergunta: vc conhece alguém que já foi ver o filme do lulla ?
      Os ptralhas pensavam que iam ter um pássaro colorido e conseguiram um anú. Teve ptralha que falava que o filme do lulla ia ganhar um Oscar, que ia ser a maior bilheteria do Brasil. Perdeu até para Alvin e os Esquilos.
      O filme do lulla é uma piada. ( de mau gosto, é claro)
      Terminando te digo; nada pessoal contra vc, nem contra o lulla. (só politicamente)
      Abraços
      Reginaldo Gadelha

      PS; se o Kotscho permitir minha réplica e sua tréplica, pense bem antes de escrever.

  30. Olá Ricardo: leio sempre suas matérias e gosto muito do seu estilo. Gostei especialmente desta sôbre José Alencar: de fato ele é uma pessoa carismática e que passa muita confiança quando fala.
    Acho que édas pooucas pessoas públicas que podem ser levadas a sério
    Abraços.

  31. É por essa e outras Kotscho, que a cada texto que leio em seu blog cresce minha admiração por você. Não é a toa que o nosso querido Vice-Presidente Zé Alencar, que conquistou a todos pela simplicidade, coragem e exemplo de vida, tenha lhe convidado para tomar um ‘golo’. Um privilégio para poucas pessoas!

  32. Parabéns mais uma vez Kotscho, pelo excelente texto e pelo privilégio de poder ter estado ao lado do nosso querido Vice-Presidente José Alencar, batendo um papo e tomando um ‘golo’ a convite de pessoa tão querida, que a todos conquistou pela simplicidade, coragem e exemplo de vida.

    1. Concordo com tudo o que escreveram aqui, sobre o seu Zé Alencar. Sou de Ubá, Minas Gerais, terra adotada por ele e todos nós daqui sabemos que ele é e sempre foi um obstinado trabalhador.
      Peço a Deus que cuide bem da saúde do seu Zé Alencar, para que possa sair candidato. O Brasil precisa dele para que os vendilhões não retornem ao poder e para que o povo humilde continue cada vez mais feliz.

      Só as viúvas do PSDB não fazem parte da unanimidade nacional.

      Meus respeitos, seu Zé!
      Reinaldo Críspi
      Ubá- MG

  33. Ricardo,

    Falar de José Alencar é o mesmo que falar de nosso avô, a qual olhamos com carinho, lembramos com alegria de suas brincadeiras e afagos em nossos momentos de convivência.
    Se existe no mundo um politico 100% aceito, carismatico, com bom papo e com excelentes idéias, este é o Zé Alencar, empresário bem sucedido, posição patronal e vice de Lula, o que o faz ser um exemplo a ser seguido por outros tantos empresarios que ainda tentam desesperadamente jogar cupim no pé da cadeira de Lula.
    José Alencar, é um simbolo nacional, memoria viva de nossa politica, um baluarte na luta contra seu cancer.
    Sua simplicidade comove, após ser condecorado pelo Kassab, ao lado do presidente em vez de acompanhar a pompa das circusnstancia do momento preferiu ir para um cantina modesta, se sentar com um assessor e ligar para um amigo compartilhar um momento de privacidade.
    Como bom Mineiro, como falastes, é matreiro, sabe fazer as coisas no silencio sem ser na calada que muitos de nossos dirigentes e representantes do legislativo agem falsamente.
    José de Alencar merece ser homenageado em vida, ter nome de rua inaugurado por ele, ter praça e busto inaugurado por ele, ter o carinho e o apreço do povo brasileiro cantado em verso e prosa para ele ouvir em vida.
    Ele é um dos heróis da luta do Lula de fazer este pais o que é hoje.
    Escrever sobre o “ZÈ” é trazer a tona tudo de bom que um ser humano popular ,como ele, possa ter.
    A que ele se candidatar com certeza ganha de lavada, até eleição para sindico.
    Resta a nós, brasileiros, orar muito pela sua saude, energizar muito esta pessoa, o verdadeiro “bom velhinho” brasileiro.

  34. Boa noite Ricardo!
    Boa noite amigos balaieiros!

    Por que tantos gostam do Zé?
    Tantos não…acho que todos!

    Porque olhando pra ele, não vemos aquela “aura de político”.

    Ele pode até ser, mas não transmite isso.

    Transmite um olhar de homem comum. De homem humilde, mesmo sendo abençoado financeiramente.
    Seus olhos também expressam a tranquilidade de alguém que lutou muito na vida. Que ganhou mais do que perdeu.
    Transmitem aquela tranquilidade de alguém que não tem pêsos na consciência.
    Isso é que atrai a tantos.
    Isso é que causa tanta admiração.

    ´Zé, é apenas um homem, dentro do homem no lugar certo e na hora certa.

    …uma daquelas figuras que o outro Zé costuma fazer, e jogar a receita fora.

    Boa noite a todos.

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

  35. alo
    voce não aprende mesmo , hein ricardo….
    sempre a puxar saco, e ainda dos traidores
    de são paulo, e ainda acima de tudo no aniversario de são paulo.
    colocando como virtude uma artimanha mineira.
    eu prefiro colocar como virtude a forca de são paulo,
    em defesa de nossa terra.
    e aqui vai uma musica de cornelio pires, a moda da revolucao
    ———————————————————————–
    A revolta aqui em são paulo
    Para mim já não foi bão
    Pela notícia que corre
    Revoltoso tem razão
    Aí estou me referindo,
    A essa nossa situação
    Se os revoltoso ganhar
    Aí eu pulo e rolo no chão
    Quando cheguei em são paulo
    O que cortou meu coração
    Eu vi a a bandeira de guerra
    Lá na torre da estação
    Encontrava gente morto
    Por meio dos quarteirão
    Dava pena e dava dó,
    Ai era só judiação

    Na hora que nós seguimos,
    Perseguindo o batalhão
    Saimo por baixo de bala,
    Sem ter aliviação
    E a gente ali deitado
    Sem deixar levantar do chão
    De bomba lá de são paulo,
    Ai roncava que nem trovão

    Zidoro se arretirou
    Lá pro centro do sertão
    Potiguara acompanhou
    Ai prá fazer a traição
    Zidoro mandou um presente
    Que foi feito por sua mão
    Acabaram com potiguara
    E acabou-se o valentão

    Nós tinha um 42
    Que atirava noite e dia
    Cada tiro que ele dava
    Era mineiro que caía
    E tinha um metralhador
    Que encangaiava com pontaria
    Os mineiro com os baiano
    Ai c´os paulista não podia
    —————————————————————–
    ciao

    1. luiz de jesus vanitelli,

      Alô!

      Acho que você está grandemente equivocado e confundindo Zé Carroceiro com o Zéca Roceiro.

      Sei que você tem aquele QI bem elevado mas, explique para a gente o que quiz dizer. Tá xingando os mineiros? Pelo que sei, os mineiros quando fazem um acordo cumprem, e quando um acordo com eles não é cumprido, procuram primeiro o diálogo e só depois, a briga. Ahhh, a boiada? Ora, essa só vem depois para não mais sairem da briga.

    1. A Salete..
      Inventar é feio, mas mentir, é ainda mais feio.
      Vc já passou da idade de ficar inventando abóboras.
      Prefiro seus comentários sem “pé nem cabeça” sobre coisa nenhuma, que mentiras
      Abraços
      Reginaldo Gadelha

  36. Foi ai que me dei conta que o gadelha ja escrevia com dois éles antes, antes, muito antes de Lula receber apoio de Collor.
    Alias, pode escrever com quantos “ll” quiser. Ha grafias e grafias.
    Ja estou prevendo que na campanha em julho/agosto ele
    pode estar escrevendo MARRINA Silva porque ela deu e recebe apoio entusiastico de J Serra, Virgilio 5% e Sergio
    Guerra.

    1. Ao Augustinho

      Não minta, quando vc mente acintosamente, como no meu caso, vc fica desacreditado.
      O homem desacreditado não vale nada.

      Ah, falar mal da Marina é ainda mais feio, já que ela sempre se comportou com dignidade.
      Tente copiá-la.
      Reginaldo Gadelha

  37. Se se o Lula morre?
    TEREMOS O MAIOR MÁRTIR DE TODA A NOSSA HISTÓRIA!
    Melhor os urubus e os “cachorro loco” rezarem pelo bem estar do CARA.
    Caso contrário o milagreiro SERRA – que anda sobre as águas e faz o povo chafurdar na lama – nem sairá candidato.
    Pois é.

  38. Ih,H… confesso o gigantesco equivoco meu no post ai em cima.
    Eu queria dizer que em julho/agosto podem grafar
    Jose Sera [ com um só “erre”] e não Marrina que nao vem ao caso. Pelo fato de a propria dar e receber o apoio do
    indigitado.

  39. Alguém pode me explicar pq o Senhor Presidente Lula não se trata na rede pública de saúde que está disponível para todos os brasileiros? Seria uma ótima oportunidade de provar que a saúde em nosso país está a contento, certo?

  40. Ricardo sua sensibilidade, seu senso crítico o fazem o grande jornalista e formador de opinião, concordo em gênero número e grau com tudo sobre o sempre amado vice-presidente José Alencar sua aura de dignidade, luta e coragem impressionam e nos incentivam na busca permanente dos nossos sonhos e ideiais.

  41. Oi; Kotscho. Parabéns pelo texto e pelas belas histórias junto ao vice presidente… entretanto, achei ligeiramente cômico o “jabá” que tu fizeste pra cantina Generali, “que nem faz parte dos 555 melhores restaurantes paulistanos listados pelo anuário da Veja São Paulo”… hilário.
    Abraços.

  42. Gostei desta materia sôbre José Alencar: de fato ele é uma pessoa carismática.Nosso querido Vice-Presidente conquistou a todos pela simplicidade, coragem e exemplo de vida.Desejo a ele saúde e paz.

  43. Péssimo Comentario deste Luiz de Jesus.Guarda Rancor. Muito Baixo.O sr. Lula escolheu o Zé Alencar para Vice,por ele ter exatamente estas boas qualidades, que o sr descreveu.Um Bobo perto de uma pessoa de Bem.

  44. Eu também torcia pela recuperação do Sr José de Alencar,mas depois que li,sobre sua vontade de se candidatar a Governador de Minas para ajudar Dilma para presidnte,me desencantei dele.
    O Cra já velho,lutando contra um cancer,só porque diminuiu seu tumor,quer se desgastar com uma campanha,só para ter poder?Mostra que não está aprendendo nada com as dificuldades.Continua deslumbrado por um poder,que ao morrer não vai levar o titulo e ser tratado como especial,é uma pena o ser humano deslumbrando por coisas passageiras.

    1. Essa aí acima ou abaixo, ou seja, a Maria da Perpétua Burrice está precisando pingar algumas gotas de Elixir Paregórico nos dois ouvidos e nas narinas. Quem sabe assim acabe com essa diarréia mental? Pense bem no que diz, ó idiota. Será que analisa as atitudes dos outros, baseada naquilo que conhece de si? Quem nos dera que Deus, com sua infinita misericórdia, dê saúde ao Sr. José Alencar para que assim continue atuando em favor do Brasil.

      Com relação à eleição de Dilma, você não notou que ela já está eleita? Que o Brasil não quer mais esse PSDB paulista com seus aliados camaleões? (Imagine agora os tucanos aliados ao Demo mais a sobrancelha de Mefistófeles do burguês Roberto Freire!)
      Que pesquisa em São Paulo não é a tendência do Brasil?

      Mulher, tucano, ave interessante e bonita é um predador terrível. Destrói ninhos e de maneira covarde come filhotes de todas as aves e depois trepa no pau esperando para iniciar nova destruição.

    2. E tem mais Sr. André

      Além disso “Tucano” caga mole !!!
      Portanto é um bicho safado, e que me multe o IBAMA ou que me prenda de forma inafiançável mas não tem jeito:
      Tem mais é que arriar o cacete !!!
      XÔ daqui ave agourenta !!!

    3. Maria do Perpétuo,
      Parece que você é uma desinformada. O grande Zé Alencar não precisa de cargos políticos para ter poder. Ele é simplesmente o maior brasileiro da atualidade, e isto lhe confere um poder que nenhum outro político ou empresário tem.

  45. É como Kotscho colocou: Um dia na vida da ‘Unanimidade Nacional; ‘Zé Alencar’ essa frase diz tudo e coloca o nosso querido ‘Zé Al.’ na qualidade que lhe foi outorgada e que realmente ele o é.
    Que ‘Deus’ continue na sua ‘maravilhosa sabedoria’ cuidando dessa ‘Unanimidade’ de pessoa e ‘Homem’ bom e cuidador que ‘nosso povo precisa e merece’……………
    Abraço!

  46. Ele é o cara! Percebo isso principalmente porque, ao discordar de algumas de suas posições políticas, minha admiração por ele como pessoa não é afetada. Ele é um lutador leal e sua vida foi disposta para fazer o bem. Essa é a conclusão que tiro a partir de uma de suas frases no período de internação no Sírio, dizendo que luta pela vida enquanto houver algo de positivo a acrescentar às pessoas e também de seu comportamento e entrevistas em que não costuma atacar as pessoas, mas as idéias. Seus filhos, netos e nós brasileiros temos muito do que nos orgulhar em sua figura.

  47. Reginaldo, concordo com muito do que disse, mas preciso discordar em dois pontos. Primeiro: São Paulo também ajudou a eleger Lula, a despeito de uma classe média tosca, mas que pode ser encontrada tanto aqui quanto em Minas ou qualquer outro estado SUL / Sudeste da Federação. Segundo, apesar do gosto por Aécio, não se engane, seu plano de governo é PSDBista, não faria muita diferença eleger Serra ou Aécio. A composição política do governo e sua filosofia política seriam basicamente as mesmas.

  48. Agora o ultimo Ovo de colombo! jose alencar para o Palacio da LIberdade, em vez de Patrus, Helio Globocosta ou Pimentahuel.
    Simples assim. Somente obter um bom, muito bom vice, embora eu ache q nao vai ser preciso usa-lo.
    Afinal seria uma Temer…idade fazer diferente.
    Entao, o que voces, mineiros ,estão esperando?

  49. Parabéns por nos apresentar um pouco do que realmente é o nosso ilustre Zé.
    Com certeza , entra para a história do Brasil uma nova visão de governantes onde preferem despir-se das cortinas do luxo e viver uma vida simples mostrando ser igual a todos ou grande parte dos milhões de brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *