Fla tem a alma de campeão que faltou aos outros times

Fla tem a alma de campeão que faltou aos outros times

Fim de papo: ninguém mais tira este título do Flamengo. E digo isso não é só porque o Grêmio vai jogar no próximo domingo com o time reserva nem porque interessa a muita gente, pelas mais variadas razões, que o time de maior torcida do país volte a ser campeão, depois de um longo inverno de títulos.

Tenho esta certeza porque nenhum outro time mostrou neste segundo turno do Brasileirão e, em especial na reta final, mais pinta de campeão do que o velho Flamengo de tantas glórias e tradições.

Na hora da onça beber água,  não interessa discutir elenco, juiz, técnico, tapetão, sorte, azar, planejamento, estrutura, nada disso. Nesta hora, o que vale é a alma que o time mostra em campo, disputando cada bola como se fosse a última.  

O grande mérito de Andrade, o ex-jogador e grande ídolo do Flamengo, que entra sempre como interino quando cai um técnico, é que ele fez novamente a ponte entre o time e a torcida, um jogando e torcendo pelo outro, como se fossem uma só entidade.

O leitor me perguntará por que,  nas outras tantas vezes em que Andrade assumiu o time  isso não aconteceu e, após alguns jogos, ele saía de novo do comando. Não sei dizer. Aí tem que perguntar aos deuses dos estádios. Vai ver que  vez a diretoria do Flamengo teve mais paciência ou faltou grana para contratar alguma estrela. 

O fato é que desta vez ele pegou o time no momento certo, a tempo de consertar o que estava errado, escalou os jogadores que a torcida queria,  bancou Petkovic e Adriano, e resgatou a confiança de todos no seu taco.

Há duas semanas, no dia 15 de novembro, escrevi aqui mesmo um texto com o título “Flamengo agora é a ameaça rumo ao tetra”. Meu São Paulo tinha acabado de assumir a liderança pela primeira vez e o Flamengo vinha correndo por fora, com a força toda.

Neste domingo, meus piores pressentimentos se confirmaram: o São Paulo não tinha time nem alma para ser campeão este ano _ e o Flamengo tinha. Só isso. Os dois times jogaram fora de casa, mas o São Paulo se perdeu em campo, depois de tomar o gol de empate, e levou 4 a 2 do Goiás, em Goiania, enquanto o Flamengo ganhava tranquilamente do Corinthians, por 2 a 0, em Campinas.

Tem toda razão o leitor Donizetti, de São Paulo, que escreveu às 12:41: “Quando achamos que não vai, vai. Quando achamos que são favas contadas, cai do cavalo. C´est la vie…”

É chique este pessoal do Balaio: manda comentário até em francês. A diretoria do são Paulo também já parecia não acreditar muito no título ao anunciar, antes do jogo, em matéria da Folha, que o elenco precisa ser reformulado no próximo ano.

Depois de três títulos nacionais seguidos, mantendo basicamente o mesmo elenco e forma de jogar, é natural o desgaste. O primeiro a cair, no meio do campeonato, como costuma acontecer, foi o técnico Muricy.

Agora chegou a vez de agradecer a colaboração de alguns jogadores que estão com o prazo de validade vencido e dar chance aos novos talentos formados nos times de base, como Oscar e Henrique, que já mereciam estar no time.

Só nos resta esperar 2010 e dar os parabéns ao Flamengo, que será o legítimo campeão de 2009.

42 comentários em “Fla tem a alma de campeão que faltou aos outros times

  1. O São Paulo estava comendo pelas beiradas mas engasgou em um grande osso.

    Não perca a esperança, a soberba está agora do outro lado, não puxe o saco da urubuzada ainda, torna-se um hábito desagradável e vicia..

    Anime-se, o sonho ainda não acabou, o Maracanã é uma caixinha de surpresas.

    Solicito a V.S.a., que mantenha o charme para não ficar com o semblante de “cachorro cagando na chuva”.

    Tenha fé.

  2. Valeu, Kotscho. Finalmente um São-paulino que entende das coisas do futebol, e sabe que uns dias se ganha, outros não. O São Paulo soube ganhar os três títulos consecutivos, soube montar elenco para os pontos corridos e soube manter esse mesmo elenco e técnico. Mas a trilogia raça, amor e paixão falou mais alto esse ano. Oxalá o meu Flamengo saiba se estruturar para ganhar também no formato tricolor, mas você disse tudo: esse ano o hexa (é hexa e não se discute mais isso) é nosso mesmo. Saudações rubronegras.

    1. Ao invéz de hexa, fala que é MILIONÉSIMO tá na moda inventar que é mil alguma coisa(feito o romario). Para nós o que vale são os fatos não os papos.

  3. Caro Ricardo,

    Um dia postei aqui no balaio que não torço pelo flamengo, torço sim pelo Andrade e lógico, pelo futebol carioca que a anos vem amargando um desgaste que entristece a nós, frequentadores do Maraca.
    Alias, para quem viu Garrincha, Gerson, Nilton Santos, |Didi, Cafuringa, Samarone, Félix, Marco Antônio, Zico, Junior e Andrade jogarem de pertinho, sentimos a saudade de uma Maracanâ de 200.000 pessoas aplaudindo as jogadas inteligentes que daqueles pés brotavam.
    Este campeonato, após anos e anos, vejo luta, garra e determinação em atletas suando realmente a camisa para a conquista de um t´´itulo ou da saida do rebaixamento. Na verdade rtemos duas frentres de batalha que estpá fazendo de nosso futebol a arte que sempre foi mas foi esquecido se transformando em um fgrande shopping para os times lá de fora.
    Volta Adriano, Ronaldinho, Fred e ano que vem, quem sabe, Roberto Carlos de volta.
    Que festa linda as torciudas estão novamente fazendo!!! Vistes ontem a torcida do Fluminense na arquibancada?
    A do Flamengo no jogo contra o Goias?
    È, o esporte principal do pais está voltando a ser uma festa.
    Fora alguns “basbaques”, a gostoza gozação entre torcedores está voltando em paz, sadia, e as paixões estão resurgindo sem a beocidade das torcidas organizadas em serem uma tropa de choque a distribuir porrada.
    Só espéro que nossa arbitragem melhore muito. Ainda estão f
    racos, demonstrando muita insegurança em lances claros.
    Mas, com o tempo, aparecerão novos Armandos Marques, Marios Vianna e outros tantos.
    Parabvemns ao Andrade. Parabens a você que representa esta nova leva de antigos e jovens torcedores quie reconhecem o bom futebol e faz deste ponto o importante no esporte.
    Que Deus ajude o Flamewngo e o meu Fluminense.
    Como fala a torcida do Tricoloir das Laranjeiras,
    EU ACREDITO!!!!
    Quem sabe que o João de Deus não seja o 12º jogador em campo?

    Abraços

  4. Caro Ricardo,

    Concordo inteiramente: “alma de campeão”. Porém não invalida uma pequena ajudazinha do STJD, prejudicando o SPFC com as suspensões nos últimos 3 jogos. A mudança do jogo com o Corinthians para Campinas e outras cositas más.
    Não importa. Legítimo campeão (se fizer sua parte no domingo) enquanto o seu SPFC já se prepara para 2010 onde terá por obrigação ganhar algo pois com aquela estrutura, e aquela despesa, não pode se dar ao luxo de espantar dos seus jogos a não tão fiel torcida (segundo alguns sãopaulinos é uma torcida inteligente pois só vai ao estádio com o time por cima). Quanto aos demais concorrentes: Inter e Palmeiras só resta lamentar as bobeadas do meio do campeonato que custaram a ambos o título que o Flamengo deve faturar.

  5. Kotscho, o Flamento mostrou alma de campeão, mas não mostrou futebol o suficiente para ser. E isso porque será necessário que 2 times, Corinthians e Grêmio, entreguem o resultado de mão beijada, em 2 evidentes marmeladas, para o Flamengo. Sem essas duas entregadas/marmeladas (se empatasse em apenas um dos jogos), o Flamengo chegaria em segundo ou terceiro. Mais uma marmelada para os anais (com trocadilho) do futebol brasileiro.

  6. Análise séria feita por um jornalista sério, ainda que um torcedor apaixonado. Pena que nem todos os torcedores conseguem pensar assim. Eu mesmo admito que tenho que me esforçar um bocado.

  7. Li o texto do sr. Kotscho, perfeito no que disse, e li certos comentários aqui que não condizem com a realidade. Tricolores paulistas reclamarem da arbitragem é até engraçado.Se há time que foi beneficiado pelos nossos árbitros nos últimos anos, esse time foi o São Paulo.O Botafogo e outros clubes que o digam. Mas, isso é choro de perdedor, de torcedores que acham que vão ganhar sempre.
    Quanto ao futebol jogado pelo Flamengo, esteve longe de ser brilhante, teve seus momentos de lucidez e foi só. Contudo, se fôssemos julgar por esse critério, não haveria campeão esse ano, porque nem Palmeiras, nem São Paulo, muito menos o Inter, fizeram por merecer esse título.
    Todos foram igualmente incompetentes no momento em que deveriam decidir a parada, em que deveriam demonstrar a raça e a vontade dos verdadeiros campeões.
    Em futebol tudo é possível, o domingo pode trazer surpresas, mas pelo que vi até aqui, tanto faz com que time e com que estado de espírito o Grêmio jogue, o Flamengo
    será campeão porque foi bafejado pela sorte e pela competência que só os grandes times campeões possuem em suas batalhas épicas.

  8. Prezado Ricardo,

    perdoe usar seu blog para entrar em contato para tratar de outro tema.

    Estou à procura de um mecenas que compartilhe a visão da importância da preservação para as futuras gerações da obra de um brasileiro que reconhecidamente está entre os grandes mestres da arte em toda sua história.

    Marcello Grassmann chega aos 84 anos, quase todos dedicados à arte, como artista Grassmann está entre os maiores, na arte da gravura ele é Grande Mestre.

    E talvez Grassmann seja o primeiro Grande Mestre na historia a fazer uma edição especial completa reunindo toda sua obra em gravura em metal, “Gravuras da Vida de Grassmann”, http://www.marcellograssmann.blogspot.com .

    Uma edição histórica, de valor artístico inestimável, que precisa ser conhecida e preservada.

    Envio esse email para divulgar a maravilhosa edição, na realidade o artista dispõe de 6 edições que ele espera encontrem cada uma um mecenas que a valorize e a preserve em memória da história da arte brasileira.

    Escrevo também na esperança de contar com sua ajuda e atenção,

    Coloco-me à disposição para fornecer mais informações sobre a Obra.

    Cordialmente,

    Roberto Grassmann

    Impressor e irmão do Marcello
    11 5687-1639

  9. Pô Cidadão K, deveria esperar minha cabeça esfriar pra falar bem do flamengo…
    Discordo um pouco, por merecimento o campeão seria o Palmeiras, que a maior parte do tempo esteve no topo da classificação.
    Bem, um abraço e boa noite Cidadao K

  10. É Kotcho, nosso São Paulo está muito aquem dantes. Hoje é um time apático, sem forças de reação, jogadores desmotivavos, mal preparados fisicamente, vão e não conseguem voltar, desiquilibrados emocionalmente, inconsequentes sendo expulsos por ”atacado”, veja as 3 expulsões, sem esquema tático, tanto no ataque como na defesa, no ataque só tem um jogador o centro-avante, pois, ao atacar pelas pontas, (raramente) todos sabem que é só marcar o Washington que não dá em nada e quando atacam pelo centro, facilitam ainda mais a defesa adversária. A única contratação que fizeram foi do técnico. A diretoria escala o time todo inclusive o técnico e isso no campo não resolve nada, Se apresentarem isso que estão mostrando na Libertadores (se classificarem-se) vai ser um vexame ainda maior (internacional). A que porcaria transformaram esse time! Agora só fala perder do Sport (último colocado) para confirmar. Eta diretoria ruim, não contratam ninguém e dizem ter o melhor time do campeonato, ora…tenha dó!

  11. PROMOÇÃO DO ANO: COMPRE UM TÍTULO E LEVE DOIS!

    Tudo muito bom, tudo muito bem, fora insultos de torcedores invejosos e fracassados de outros times, apenas uma correção que parece muitos ignorarem:

    Hexa ou Penta? Afinal no site OFICIAL da CBF MOSTRA o número de títulos dos clubes (e olha que saber contar até 4 é bem fácil…) constam 4 títulos ao Flamengo, lá nesse mesmo site diz que o campeão de 1987 foi o Sport E NÃO O FLAMENGO…

    Portando, sendo o Flamengo o campeão, será Penta e não Hexa, fato somente creditado ao São Paulo Futebol Clube!

    E não justificando, mas apenas comentando: QUE FIZERAM DE TUDO pra desfalcar o São Paulo na reta final, isso fizeram e nem o SR. pode negar!

  12. É, vc não entende nada de futebol. Imaginar que tudo é feito assim assim pelo Andrade é não saber nada de futebol. E mais, os jogadores que ajudaram a acertar o Flamengo foram o Maldonado e o Alvaro, que chegaram depois e encaixaram perfeitamente, acertando o sistema defensivo.

    Pet veio depois, justamente porque não precisava correr que nem um louco.

    De resto foi o elenco que é bom para o padrão do campeonato, com Adriano, Zé Roberto, Leonardo Moura e Juan se destacando.

    Alma de campeão não existe como mistica, o que existe é um time que sabe jogar e aproveitar as chances que tem.

    Esse foi o Flamengo.

  13. Caro amigo

    Nunca antes fiz nenhum comentario aqui no seu blog , mesmo porque só agora que vc tem um patrocinador é que fico tentado a me meter a fazer qq tipo de comentário .
    Concordo com sua posição quanto ao atual campeão , SÓ ACHO QUE VC ESQUEÇEU DE COMENTAR QUE O FLAMENGO PARA SER CAMPEÃO , PRECISOU SIM DE UMA AJUDA DO STJD , que foi boa , veio na hora certa e deu o título ao Flamengo . Isso não desmereçe o Flamengo não , Tudo no Brasil precisa de uma ajuda para ser campeão, o Fla teve a sua …hehehehehehehehe

  14. Que tristesa,o tricolorzinho tá fora,não será campeão do pior brasileiro,de baixo nível tecnico, realmente isso não tem preço,vêr o humilde,Marco Aurélio declarar que não dá mais é incrível,quanta humildade…….
    Parabéns ao São Paulo,conseguiu perder para sua propria arrogância,cadê o time que é modelo de administração???
    O São Paulo bambeou na final,não foi não????
    Que bambeada feia,vai culpar quem agora,o STJD,os árbitros,os dirigentes tricolores,seus jogadores,seu tecnico,quem?????

  15. Graças a Deus vc não manja absolutamente nada de futebol, cada semana vc puxa saco de um time, já foi palmeiras, são paulo, agora o flamengo, vc sim fala como se tivesse propriedade no assunto, porém espera o fato acontecer, o primeiro colocado pós rodada se definir e depois vem com esse textinho meia boca bancando o conhecedor de futebol.

    O lado bom de seu texto como já foi dito aqui em comentários, é que o que vc “escreve” não se concretiza, portanto, continue enchendo a boca para falar do flamengo, assim os torcedores de inter, palmeiras e são paulo mantém esperanças de campeão.

  16. É, Ricardo…

    Minha esperança do Verdão ser campeão acaba de ser renovada.
    Não dá prá vc fazer uma coluna deixando uma dúvida: o campeonato está entre Flamengo e Inter. Um dos dois será campeão!! Viva o Mengo e viva o Inter!!

  17. Bom dia Ricardo.
    Procurei um link para lhe enviar uma mensagem, mas não encontrei. Então resolvi escrever aqui mesmo embora este assunto não seja sobre futebol.
    Há algumas semanas, eu estava no Ceará e liguei a TV do hotel para ver o Bom dia Brasil. Era o dia seguinte ao apagão. Neste dia, o telejornal matutino da Globo praticamente não falou em outro assunto. Todos os blocos foram preenchidos com notícias e chamadas ao vivo para mostrar todos os estados atingidos.
    Por vários dias, em todos os telejornais da emissora, foi a mesma coisa. Parecia que não havia mais nada acontecendo no país.
    Hoje pela manhã, liguei a TV para ver o Bom dia Brasil, certo de que o assunto do momento era o escândalo das propinas no Distrito Federal. Para minha surpresa este telejornal dedicou apenas parte do primeiro bloco ao assunto.
    No meu entender isto é uma demonstração inequívoca de que a Globo noticia de forma “seletiva” e desigual os assuntos de acordo com suas convicções ou interesses.
    Hoje sabemos que todo aquele alarde sobre o “apagão” foi exagerado, embora sejam necessárias ações do governo para mudar o quadro e evitar que voltem a acontecer. Mas o que está acontecendo em Brasília é um escândalo de características gigantescas.
    Se tudo for realmente comprovado, o que me parece que será dado ao volume de gravações e de provas, estes crimes precisam ser amplamente divulgados e os que deles participaram exemplarmente punidos.
    Não há como comparar, em termos de importância, o que está ocorrendo no Distrito Federal, com o chamado apagão. O das propinas é muito mais grave.
    Mas parece que parte da imprensa já escolheu colocar panos frios, pois não dá ao assunto o destaque merecido.
    Amigo Ricardo, acho que seria interessante fazer um levantamento para saber o tempo que este telejornal deu ao apagão e o que agora dá ao escândalo do governo do Distrito federal. E você, que é do ramo, bem que poderia fazer isto.
    Um abraço,
    Marcio Renné M. Leal.
    Obs.: não precisa publicar este comentário, até porque ele não é sobre futebol.

    1. “Não é sobre futebol, mas é muito pertinente pois dizem que o futebol no Brasil ‘analogicamente” falando é o “ópio” do povo, e é a mais pura verdade, ela faz esquecer essas atrocidades que ocorrem Brasil a fora. O Sarney consegui “caçar” no Maranhão um governo por “abuso do poder econômico” baseado em um DVD de comício, enquanto isso em Brasília ele empregava o ex-namorado da neta e agora mais essa de “real” na meia. Às vezes me pergunto se não é melhor explodirmos com o congresso nacional e com STF, afinal não servem para nada, parecem o camarão “vive nas costas do Brasil e tem m@#$ .. na cabeça”.
      abraço à todos !

  18. A propósito os dois melhores times no começo do campeonato e que eram apontados como favoritos pela crônica e a maioria dos brasileiros sensatos foram:

    O Cruzeiro antes do desmanche e o Inter.

    Agora que o Inter está nesta parada, está, mas o Uruibú só depende dele Ricardo, pode até ser que o seu São paulo com uma séria de coincidencias mágicas seja o campeão, já vimos isto um porre de vezes, mesmo com uma formação um pouco acima do medíocre nestes últimos anos, o Sampa consegue estas proezas As vezes é apito em outras é tapete oui a mala, quem sabe coincidência ou sorte e azar dos demais, enfim!

    Só que o Mengão embalou na hora certa, e destes dificilmente tiram o caneco, agora se der qualquer um outro time dos quatro nada será uma surprêsa!

    Coisas do Futebol !

  19. Caro Kotscho, concordo que o título vai pra Gávea. Até porque mais surpreendente do que a queda do Palmeiras foi o apagão do seu São Paulo: assumiu a liderança faltando três rodadas e dos nove pontos em disputa vai somar, no máxmo, 3 míseros pontinhos. Na minha modesta avaliação, o seu Tricolor sofreu o “efeito Muricy”. Sem o mau humorado treinador, a defesa são-paulino, que foi o esteio do time no tricampeonato, sofreu em pane no sprint final: levou 7 gols em 2 jogos e disse adeus ao título. Saudações santistas – aliás, o SANTOS PODE MAIS, e que o Luís Alvaro acabe no sábado com ditadura do Marcelo “Pinochet” Teixeira! Abs

  20. Caro Kotscho,
    excelente texto, e não poderia ser diferente vindo de um jornalista da sua categoria, um profissional que eu admiro e em quem em me espelho. Mas sinto dizer que o meu Mengão será hexa este ano. Se Deus quiser seremos campeões brasileiros de 2009, e Deus há de querer, afinal Deus também é flamenguista! Mas por mais difícil que seja e por maior que seja avontade de soltar o grito de campeão é preciso esperar a rodada terminar e ao apito do juiz por pra fora essa alegria, que há tempos o flamenguista espera.
    Abraços.

  21. Caro Kotscho:

    excelente texto, e não poderia piriri pororó! ás 15,39!

    Estimado moderador das 11,29

    Estimado Ricardo, bom dia o negócio é o seguinte meu amigo, acho que você está é morrendo de raiva e secando o Urubu!

    Lembra do que você disse a respeito do time de 2ª divisão do São Paulo do Richarlysson e cia. Quando deu uma baita de uma sorte e pra ajudar mandaram o Muricy pra afundar o Verdão?

    Claro não lembra né!

    Vou refrescar sua memória:

    Suas palavras: E o Morumbi, que estava vetado, foi liberado para a torcida poder ver de perto o último jogo do São Paulo, contra o Sport, agora muito provavelmente aquele que será o da conquista do inédito tetra/hepta do tricolor.

    Agora, quem segura?

    Demos todas as chances aos outros times.

    Jogamos mal a maior parte do campeonato, perdemos gols feitos e tomamos gols de bobeira>

    Nos fingimos de mortos _ e olha nós lá de novo, chegando na frente.

    Somos conhecidos como o clube da fé, mas vai ter fé assim naquele lugar. Nem eu, confesso, e vocês sabem, acreditava mais nisso.

    E agora tu vem com esse papo de jacaré?

    Fim de papo: ninguém mais tira este título do Flamengo.

    Ué cadê a sua fé garoto?

    Sabe de uma coisa: Confesso que em política e futebol não tem um reporter adulto!

    Ô Povinho paixonal e partidário, vamos crescer minha gente!

    Responder

  22. Ô Cardinho, agora de Urubú pra Ganso diga lá?

    Vai píntar uma CPI do panetone?

    Coincidência né,bem na época do Natal !

    Ô Povim imprestável esses desgraçados destes politicos né Ricardo, ô gente sem caráter né?,

    Agora Cardinho me diga uma coisa oque é contundente na cabeça do nosso notabilíssimo monarca?

    Se toda aquela lambança que apareceu nas imagens ão foram contundentes, ou seja:

    Bufunfa na meia!

    Grana na calcinha eu acho que deve ter tido também!

    Pixulé na cueca di novo!

    E a veínha da saccolinha heim? Cê viu como ela estava ofendida com quem fz tamanha maldade gravando a sua safadeza! Ô Tiazinha sacana né?

    Cardinho o babado é o seguinte: Se as imagens, repito, não foram contundentes pro Monarca eu te pergunto: Cardinho, que será que se passa naquela pobre cabecinha?

    É Quiném o eu não vi nada, eu não sabia de nada, e os cambau!

    Vou arriscar um palpite: Não dá em nada de novo, o máximo que pode acontecer é o carequinha pedir afastamento pra tratamento de saúde na mesma clínica do Zé Picaretus!

    Pobre Brasil né Cardinho, pobre Brasil!

    CÊ gosta de Panetone?

  23. Dá-lhe GOIAS, desta vez o jogo foi no Serra Dourada, não a maracutaia do ano passado em campo neutro no DF!!!
    onde garfaram o Grêmio………………..
    Bambizada, dançou!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  24. Casos e coisas da vida!

    Estimado Ricardo, boa tarde!

    Bem se acaso você me permitir, gostaria de fugir um pouco do nosso habitual FLA X FLU, e prestar uma homenagem a uma voz, uma voz que me foi muito familiar, e isto em um bom tempo de minha vida!

    Hoje emudeceu a voz do Lombardi, este companheiro inseparável daquele que é a meu ver um dos mais notáveis homens da Televisão mundial!

    Ricardo bom dia, como vai?

    Interessante Ricardo, mas tem algumas coisas simples que hoje me são muito mais importantes do que a maioria das bobagens que ouço e leio pela aí!

    Acabo de ler sobre a morte ou o silêncio da voz do Lombardi, e confesso a você que me deixou profundamente triste embora eu nunca tenha visto o seu rosto.

    Vou te contar um relato curtinho, uma história simples, de uma familia simples, de duas mulheres simples e encantadoras, Marias como tantas sem nenhuma projeção em nenhum aspecto da vida social, mas que para mim tinham significado da maior relevância, e hoje ao me deparar com a noticia da morte do Lombardi me trouxe a tona gostosas lembranças, lembranças de que um dia, em algum lugar do passado este cara que hoje amargo pelo desgaste da vida já fui uma pessoa melhor!

    Isto foi lá pela casa dos anos 1.960/70, eu acredito que até antes um pouco de eu me casar, e sempre que podia e quando não estava de plantão, ou em rotina, eu me pegava na companhia das pessoas mais raras e queridas a mim nos finais de semana. As minhas Marias, como eu as chamava, e quando me casei acrescentei a elas outra Maria de valôr sem par!

    São certamente lembranças que levarei para a outra vida Ricardo, e era muito curioso, pois o que para muita gente não tem valôr algum para alguns como você (eu já vi), e para mim não tem prêço.O dinheiro compra “quase” tudo, a mim porém um afago me basta!

    Bem vamos lá:

    Por diversas vezes quando não estava trabalhando aos Domingos ficava junto a minha mãe e minha avó as quais hoje tanta falta me fazem! E hoje boa parte deste vazio que me envolve é por esta ausência silenciosa e ensurdecedora de um passado de alegrias e felicidades.

    Ricardo, eu nunca vou me esquecer do brilho no olhar daquelas meninas que se divertiam como se elas fossem verdadeiras crianças assistindo ao programa do Silvio Santos naquelas tardes de outrora. Que saudades, que falta me faz aquelas tardes de Silvio de pipoca e refresco de sorrisos e afagos!

    Silvio Santos vem aí!

    Um programa com quadros muito simples por vezes beirando a inocência absoluta e remexendo com o nosso infantil e que enchiam de nostalgia os lares brasileiros.

    Homens como Silvio Santos possuem um valôr inestimável, grandes em caráter e uma personalidade típica de vencedores na vida.

    Homens que conquistaram impérios as custas do suor do seu rosto!

    Todos trabalhadores honestos e honrados, cidadãos exemplares dos melhores que este solo já produziu.

    Trabalhadores incansáveis que geraram riquezas para o pais milhares de empregos e cuidaram de muitas famílias, e quer saber mais até que a soma de todos os governos até agora.
    ,
    Pais de famílias dignos,e sempre distanciados da podridão da classe política.

    E certamente o nosso querido Lombardi, ou aquela voz hoje calada Jazem juntos com minhas meninas queridas e deixa em minha alma um profundo vazio, vazio este que permanecerá no coração das pessoas simples e humildezinhas, que são a maioria do povo sofrido desta nação!

    Descanse em paz e vá com Deus Lombardi., certamente existe lá em cima algum microfone te esperando para noticiar as boas novas aos anjos de Deus!

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

  25. O tom seria outro se não fosse o Gremio o adversário do Flamengo.
    É bater em bêbado.
    A campanha do Grêmio ficou marcada por não ganhar fora de casa.
    Se não ganharam quando valia, agora não será a hora.
    De ruim será que a imagem do time que estará ligado a mais um que sucumbiu a uma conquista nacional do Flamengo.
    Daqui a uns cinco anos, numa resenha sobre as vitórias do Flamengo, aparecerá o nome do Grêmio como último rival, e ninguem lembrará se estava valendo ou não.
    Quiçá o Grêmio entre em campo e para a história, resista bravamente e não tombe.

  26. Caro Ricardo, concordo com você, que o Flamengo têm as maiores chances de ser campeão (acho que 99%)! Mas devemos creditar essa provável conquista, é claro, ao desempenho do time carioca no segundo turno, mas também à incompetência dos outros clubes que tiveram o título na mão e não conseguiram se manter no topo! O maior fiasco foi do Palmeiras, que esteve várias rodadas em 1º lugar e nos últimos jogos foi caindo; o Atlético que vinha sendo a grande sensação e nos principais jogos não teve forças para ganhar; o Inter que aos trancos e barrancos acabou chegando perto e é talvés o maior candidato se o Flamengo bobear (coisa que eu não acredito); restou o São Paulo, que conseguiu perder 4 pontos contra o Santo André e o Coritiba com mando de jogo (e com gol olímpico). Mesmo com todas essas lambanças, ainda assim conseguiu chegar à liderança e aí cinco jogadores em duas partidas jogam fora o trabalho do ano todo; três expulsões em um único jogo e todas corretas (eu não acreditava vendo a televisão) e no outro jogo, ganhando o jogo os dois amigos resolvem trocar sopapos na frente do Juiz! Para mim esses cinco jogadores foram os responsáveis pela perda do título.

  27. É curioso como o blogueiro Ricardo Kotsho, normalmente uma pessoa serena e equilibrada, se torna passional quando o assunto é futebol. Talvez seja isso que faz o futebol ter a grandeza que tem e ser o que é. E falo porque o futebol mexe comigo de forma a fazer coisas que algumas vezes nem acredito. Um abraço, Cassiano

  28. Ricardo, estou um pouco atrasada no comentário, mas digo que o jogador mais deletério ao São Paulo neste campeonato foi Rogério Ceni, uma verdadeira “peneira”, não defendeu nada. A subida do São Paulo no campeonato se deu justamente nos QUATRO meses em que Rogério não jogou, tendo sido substituido pelos excelentes Bosco e Denis. A diretoria do São Paulo está equivocada em pensar que os torcedores são cegos e não estão vendo a péssima atuação de Rogério, que eles dizem ser o esteio do time, o capitão, o ídolo, etc… Porém, tudo tem um limite e os torcedores torcem pelo time e não por um jogador. Agradeço muito tudo que o Rogério fez pelo São Paulo (muito bem remunerado), mas o São Paulo também fez muito pelo Rogério e acho que já passou da hora dele parar de jogar bola. Neste ano, ele afundou o São Paulo.

  29. Continuando, a má atuação do Rogério não ocorreu apenas no Brasileirão, mas também no campeonato Paulista e nos jogos da Libertadores. Claro que a irresponsabilidade dos jogadores expulsos no jogo contra o Grêmio e a briga de André Dias e Hugo no jogo contra o Vitória, também influíram no resultado que vemos agora. Mas enquanto o Flamengo marcou dois gols e teve um empate e uma vitória, o São Paulo marcou quatro gols e teve duas derrotas, pois sofreu SETE gols. Até o rei Pelé soube a hora em que deveria parar de jogar.

  30. Caro jornalista, gosto muito de futebol apesar de ser Botafoguense ,porém uso o espaço para falar de coisa mais suja,lembra da DITADURA?é talvez lembre mas eu não ,apesar dos meus 41 anos só sei que naquela época essa roubalheira e essa bandidagem não se criava.Se tá certo ou errado o regime não me atrevo mas me atrevo a dizer que desde de que esse pais voltou ser uma democracia é só imundice .

  31. Obrigado Borges, obrigado Dagoberto, obrigado Jean, obrigado Hugo, obrigado André Dias!!!! Torço para que vocês sejam vendidos e não voltem nunca mais a vestir a camisa do São Paulo!!!!

  32. Leiam nas entrelinhas o que disse o Rogério Ceni após o final do jogo com o Sport, e sintam como a atitude dos cinco jogadores expulsos e suspensos foram determinantes para a perda do título.

    “”Na ocasião, o clube tricolor não pôde contar com Dagoberto, Jean e Borges, suspensos pelo STJD, e Hugo e André Dias, pelo terceiro cartão amarelo. Segundo Rogério Ceni, estas ausências foram essenciais para o resultado negativo, na 36ª rodada do Brasileiro.

    “Aquele foi o dia mais importante. Não foi nem contra o Goiás, pois eles fizeram uma baita partida, mas naquele jogo do Botafogo nós sentimos que perdemos o campeonato. Se tivesse que escolher um jogo, seria esse. Perdemos três jogadores com julgamentos”, afirmou o goleiro.

    “O pior aconteceu naquela semana que antecedeu o jogo contra o Botafogo. Sabia que pagaríamos um preço alto, e foi complicadíssimo. Não conseguimos administrar a vantagem de um ponto com todos os desfalques”, endossou Ricardo Gomes.””!
    Acredito que a Diretoria irá agir com rigor quanto à permanência desses jogadores no time do São Paulo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *