Exclusivo: No ônibus dos Barreto rumo à estréia de Lula no ABC

Exclusivo: No ônibus dos Barreto rumo à estréia de Lula no ABC

Os três assuntos mais comentados da semana

Como faço todos os domingos desde a estréia do blog, publico abaixo os três assuntos que provocaram mais comentários de leitores no Balaio, na Folha e na Veja, as duas publicações impressas de maior circulação no país.

Balaio:

Filme sobre Lula: 460

Preços vão baixar: 155

Livro de Audálio Dantas: 102

Folha

Visita de Ahmadinejad: 71

Cesare Battisti: 64

Artigo de César Benjamim: 40

Veja

Divinização de Lula: 73

Caso Cesare Battisti: 18

Diogo Mainardi: 8

*** 

Os convidados eram tantos que os Barreto tiveram que fretar dois ônibus para levá-los à pré-estréia de “Lula, o Filho do Brasil”, nos estúdios da Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, na região do ABC, onde o filme termina quando morre a mãe do protagonista, dona Lindu, em 1980.

O encontro para a excursão foi marcado para as quatro da tarde _ a projeção estava marcada para as oito da noite _ no apartamento de Bruno, irmão do diretor Fábio Barreto. Entre as pessoas que foram chegando, encontrei os artistas do filme, patrocinadores, empresários, os publicitários Washington Olivetto e Nizan Guanaes,  e o pessoal de cinema, incluindo minha filha Carolina e seu marido Bráulio Mantovani, roteiristas que já fizeram ou estão fazendo trabalhos para a família Barreto.

No comando de tudo, Paula Barreto, a onipresente irmã dos diretores, responsável pela produção de seus filmes. Agitado como sempre, Luiz Carlos Barreto, o pai de todos, circulava de rodinha em rodinha. Para saber o que eu achava, veio me mostrar o discurso de apenas uma página que leria à noite antes da apresentação do filme.

Pouco depois das cinco, entramos todos nos ônibus e, apesar de ser um sábado, levamos uma hora e meia para chegar a São Bernardo do Campo. Até gostei da demora porque deu para ouvir histórias engraçadas e dar boas risadas com gente que você não cruza nas esquinas todo dia.  

Apesar de toda a polêmica causada pelo filme, que só estréia nos cinemas no começo de janeiro, não ouvi ninguém discutindo os possíveis desdobramentos políticos que a exibição de “Lula, o Filho do Brasil” poderá provocar nos rumos da eleição presidencial de 2010.

Glória Pires, que faz o papel de dona Lindu, gastava seu francês castiço no celular falando com alguém em Paris, onde a família mora atualmente e onde ficaram os seus filhos com Orlando Morais, o compositor boa praça que eu não conhecia pessoalmente.

Washington Olivetto, como de hábito, só falava do seu Corinthians _ ele lança nesta segunda-feira à noite, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, mais um livro que tem por tema sua grande paixão _ e sacaneava os torcedores de outros times.

Atrás dele, feliz da vida com o resultado que já tinha visto nas telas, estava a jornalista e pesquisadora Denise Paraná, autora do livro que deu origem ao filme do mesmo nome. Em 1989, ano da primeira eleição presidencial pós-ditadura, quando nos conhecemos, e ela começou a fazer as primeiras entrevistas para o livro, nenhum de nós poderia imaginar que vinte anos depois seríamos convidados a assistir ao filme que conta a história do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Por uma ou outra razão, os convidados que chegaram à Vera Cruz nos dois ônibus pareciam todos alegres colegiais premiados com uma viagem à Disneylândia. Entramos todos em fila indiana e no caminho encontramos outros dois convidados, Carlos e Dirce Mantovani, pais de Bráulio, que moram ali perto. Carlos, metalúrgico aposentado da Mercedes, até levou sua carteira do sindicato para mostrar a Lula.

Um dos monumentais estúdios da Vera Cruz foi transformado em sala de exibição e o outro serviu de sala de espera para os mais de dois mil convidados, recebidos com pipoca, salgadinhos e refrigerantes sem gelo. Ali encontrei dezenas de personagens das minhas matérias sobre as greves dos metalúrgicos no final dos anos 1970 e levei um tempão para chegar até a área reservada aos convidados da produção, sempre com medo de me perder da minha mulher, a Mara, e da Paula Barreto, a severa chefe da excursão.

“Acho que o Brasil é o país que tem mais vips no mundo”, brincou Olivetto ao encontrar meio mundo na área reservada. Eram ministros, senadores e deputados, grandes empresários, líderes sindicais da ativa e aposentados, artistas famosos _ uma seleta amostra do saco de gatos da grande aliança promovida por Lula nos seus dois governos.

Veio também boa parte da família Silva, irmãos, filhos, netos e sobrinhos de Lula, todos orgulhosos de estar ali. O mais paparicado como sempre era Frei Chico, como é conhecido o careca José Ferreira da Silva, um dos irmãos mais velhos do presidente, responsável por sua entrada na vida sindical.

O presidente Lula e Marisa chegaram logo depois da ministra Dilma Roussef, pouco depois das oito da noite, para alívio dos convidados que começaram a chegar à Vera Cruz por volta das três da tarde. Mas, antes do filme começar, ainda teve sessão de fotos de Lula e Marisa com os atores, vários discursos e um vídeo sobre a história da Vera Cruz e seus ousados planos para o futuro.  

O diretor Fábio Barreto se emocionou ao dedicar o filme a dona Lindu e arrancou as primeiras lágrimas de Lula, que passou o resto do filme chorando discretamente. Como já conhecia a história da família Silva, que o presidente gosta sempre de repetir aos amigos, e testemunhei a parte final do filme, a partir de 1978, foi como se estivesse assistindo à noite ao vídeo-tape de um jogo de futebol que já tinha assistido no estádio à tarde.

Não se trata de um documentário, evidentemente, a exemplo dos que Silvio Tendler, por exemplo, produziu sobre Jango e JK, e agora está fazendo sobre Tancredo Neves. Nem concordo que o filme de Barreto seja este melodrama todo, um filme hagiográfico, como andaram falando.

Mesmo sem ser crítico de cinema, achei que é apenas um filme muito bem feito, baseado na vida de um personagem improvável e sua saga familiar, na medida do possível fiel ao livro e aos fatos. Mas é apenas cinema, um espetáculo de entretenimento, que recomendo aos meus leitores.

Para os mais jovens, é uma boa oportunidade de conhecer os principais fatos políticos do período e saber como se formou a personalidade de Lula, que o levou a comprar muitas brigas, a criar o PT e a CUT, sem nunca deixar de negociar e compor, até chegar à Presidência da República, depois de três derrotas. Parece que ele seguiu à risca, o conselho tantas vezes repetido por dona Lindú: “Teime!”.

Lula se emocionou tanto ao ver nas telas a sua própria história e a da sua família, que não atendeu ao pedido dos assessores para falar com a imprensa. Recolheu-se a uma pequena sala, onde estavam sua família e uns poucos amigos, e ainda passou algum tempo conversando com Barretão e Barretinho, que lhe falou dos problemas com a equalização do som no início da projeção.

Quase meia noite do sábado, os ônibus já tinham ido embora, mas conseguimos pegar uma carona na van providenciada por Paula Barreto para levar de volta os retardatários. Foi uma excursão bem divertida.

282 thoughts on “Exclusivo: No ônibus dos Barreto rumo à estréia de Lula no ABC

  1. ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………”FiiiLinng,…ôu,..ôu,..ôôu,….FiiiLiiiiiiing..”
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………..Quem não sê lembra déssa música,
    …………………………………sê não me engano do,
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………”mórris álbert”,
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………………nos,
    ……………………………………………. anos 70.
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………….”Poprônho”
    ………………………………………..que esse seja o,
    ………………………………………………………………….
    ……………………………………………….” tema”,
    ………………………………………………………………….
    ……………………………………………………..do
    ………………………………………………… BALAIO,
    ………………………………………….daqui prá diante.
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………O,…”FiiLing”,..do Kotcsho.
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………Ou,..talvez,
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………..”Kotcsho Albert a boca
    ………………………………………………………e
    …………………………………………….entrega o ôro”.
    …………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………………..Déssa vez,
    ……………………………..ele sê tornou,..”ÓRCONCÚR”,
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………apenas contando o,
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………………. FIM
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………do filme,
    ………………………………………………que aqui,
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………….”NINGUÉM”
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………pretendia,
    ………………………………………………….VER.
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………Só faltou ele contar os,
    ………………………………………………. “pojétros”
    ……………………………………………………..da
    ………………………………..POMBAGIRA da popagrãnda,
    …………………………………………..nizã minganai.
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………..Éla tá lôca prá entrá prô PT,…mas,
    ……………………………………………numsabe,
    …………………………………………….. COMO..?!?!?!
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………….E como o nósso,… presidente LULA,
    ……………………………………………….”montou ”
    ………………………………………………….. um,
    ……………………………………… “SACO de GATOS”
    ………………………………………para governar o país,
    ………………………………………….eu “popronho”
    ………………………….além do “tema” musical do Balaio,
    …………………………………um dia de “malhação” do,
    …………………………………………….. “JUDAS”.
    …………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………………….Ou seja,
    ………………………………………arranjaremos uns,
    …………………………………………….. “GATOS”
    ………………………………………………..mórtos,
    ………………………e dãmos uma surra no Kotcsho,
    ……………………………até os gatos começarem a,
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………………….”MIÁ”.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………………………………………………………………….

    1. Nossa, vc é um otário mesmo.Como perde tempo falando esse monte de asneira. Como disse “alguém”!!!!???, esse pais é realmente a República dos idiotas………Conhecemos mais 01 agora……..

    2. Boa sugestão, pois assim como Lulla, essa música foi uma farsa, ou melhor, uma cópia de outra música (o “mórris albert” foi até condenado a pagar uma indenização, se não me engano)…. ótima escolha!

    3. …………………………………………………………………………………………………
      ………………………………………..Douglas?
      ………………………………………………………
      …………………………………………”quirido”,…………………….
      ………………………………………………………
      ……………………………………………otário,
      ………………………………é quem pérde tempo
      ………………………………………comentando
      …………………………………………….sobre..:
      …………………………………………………………………………………………………
      …………………………….” esse monte de asneira..”…!
      ………………………………………………………………………………………………..
      …………………….Sê ólha no espelho um poquinho,..tá..!
      …………………………………………………………………………………………………

    4. ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………………………Robherto..?
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………….Um dos SONHOS que conseguí realizar em minha
      ………………………………………….VIDA,
      ……………………………………foi LUTAR por,
      …………………………………………………………..
      ……………………………………….23 ANOS,
      ……………………………………………………………….
      …………………………….para ver meu querido,
      …………………………………………………………………………………………………
      …………………………….. PRESIDENTE LULA,
      ………………………………….GOVERNANDO,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………………….MEU PAÍS.
      …………………………………………………………………………………………………
      ……………………………………….Como,… você,
      …………………………………………..votou no,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………CÓLLOR,…farólHC,…farólHC,
      ………………………………………………..e
      ……………………………………………….no,
      ……………………………………….. zé pedágio,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………………..fíco com dó de,… tí,
      ……………………………………………….pois,
      ………………………………..lhê falta o mínimo de,
      ……………………………………….discernimento,
      …………………….por você ter jogado seus VÓTOS,
      …………………………………………………………………………………………………
      …………………………………………… fóra,
      …………………………………………………………………………………………………
      …………………………………tããããããntas,….vezes.
      …………………………………………………………………………………………………
      ……………………..Mããnns,…a vida é assim,…mesmo..!
      …………………………………………………………………………………………………
      ……………………………….Piór que nascer,….. burro,
      ………………………………………………..é,
      ……………………………………………a gente,
      ………………………………………….ter orgulho
      …………………………………………………de,
      …………………………………………………………………………………………………
      ……………………………………………relinchár…!
      …………………………………………………………………………………………………

  2. Eu também estava lá e o orgulho de ver a historia de sua familia contada na tela não tem preço. Foi muito emocionante para mim e triste ao mesmo tempo, me lembrei de meu pai e achei uma pena que ele não pode ver aonde seu irmão mais novo chegou. O Zé Cuia nunca falou nada, mas notava-se que ele tinha muito orgulho do irmão e em 1989 sua frustação com a perda para o Collor ficou transparente.

  3. “Teime…teime…mas sem muito esforco, trabalho e dedicacao…esse, infelizmente, é o pior legado que um ser humano pode deixar às geracoes futuras..infelizmente a maioria das pessoa nao consegue ver o “grande quadro”…e isso custará um preco altíssimo aos nossos filhos e netos…sad, but true..

  4. Ainda não assisti ao filme. Deve ser uma obra de arte, espero. Que, deve retratar toda a vida de nosso Presidente. Desde seu nascimento, vinda para São Paulo, carreira sindical, política, fundação do PT e a fase do “não vi”, “não sei”, “não tomei parte”, “nao acredito no mensalão”, carreira do filho prodigio, com sorte enorme, etc. Que esse filme retrate um pouco da verdade desse episódio triste, que foi o “mensalão”, dolares nas cuecas e todo o resto.

  5. bem ao gosto da NOMENKLATURA, os intelectuais, uma classe artistica “intelectualmente elitizada ” ( mas de bolso cheio,) os companheiros de partido e tendo , por fundo o
    CULTO A PERSONALIDADE.

  6. Domingo, cervejinha na mão, olhos no teu texto. Espirito vagueia.
    Num cinema a gente pode aprender muito sobre a vida social, desde que não se deixe distrair com o filme.
    Tudo é um pretexto pra estar junto, pra conviver, pra repartir experiência, pra compartilhar idéias. Mesmo que umas não batam com outras.
    Não estou neste mundo pra agradar os seus paradigmas, nem voce pra agradar os meus, se a gente combina as ideias vamos festejar, senão nada há o que fazer a não ser mudar de assunto.
    Não quero mudar de assunto. Gostei do tema. Convivência entre as pessoas, social.
    Você ai, Cidadão K expondo o teu ponto de vista, eu lendo e conferindo com os meus, tai que combinam. Mas se nao houve ajuste, mesmo assim festejariamos.
    Entendeu? Talvez não, já estou na minha terceira latinha de cerveja, vc talvez nem esteja em nenhuma. Nossas ideias são frutos do meio, mas também do estado de espírito.
    Meu Deus, quando eu estiver em errro, dai-me disposição pra mudar; quando eu estiver em erro, tornai-me educado, sociavel…
    Vamos em frente que atrás vem gente…
    Falando em erro e suas consequencias, um padre aqui do interior, para modernizar-se, instalou um computador no confessionário.
    Desenvolveu um programa bem ajeitado. Conforme o cidadão ia narrando o pecado, o padre ia digitando no computador, no final o computador dava a resposta – o conselho que o padre deveria dar e a penitencia – tres pais nosso, uma ave maria, essas coisas…
    Pois bem. A coisa tava andando legal, e tinha até na porta do confessionário : “confissão informatizada”
    Foi bem até que apareceu um sujeito que começou a narrar o seu erro, o seu pecado:
    ____ Padre, ontem eu pequei, peguei minha namorada, dei umas bolinadas e depois, bem… sabe…sabe… sabe como é, uma coisa leva a outra…
    O padre ia já dando a bronca quando o sujeito esclareceu:
    ____ Pera ai padre, também nao é pra tanto…. eu só coloquei a cabecinha…
    O padre digitou no computador o comportamento do sujeito. E nada do computador dar a resposta. Esse negocio de só colocar a cabecinha o computador não entendia, era tudo ou nada. O padre tentou, tentou, e o computador não entendia o recado e nem dava a penitencia…
    Ai o padre se enfureceu:
    ____ Meu filho, volta lá, procure sua namorada, põe tudo e depois volta aqui pra penitencia… meu computador não está programado pela metade…

    Tá com tempo Cidadão K? Afinal nossa unica preocupação começa as 17 horas, qando joga o Corinthias (Corinthias,… Corinthias… Corinthias… ), até lá a gente tem que relaxar:
    Pois bem.
    O cara foi e abriu o guarda roupa pra procurar umas meias, uma camisa… dai que encontrou no canto da gaveta tres graos de café e dez mil reais.
    Foi interpelar a esposa.
    ___ Querida, o que são esses tres grãos de café e essa bolada de dez mil reais?
    A mulher avermelhou, ficou sem jeito, e contou:
    ___ Ai meu amor… quando vc viaja eu fico tão solitária que andei entregando marmita pra foraq… sabe… eu trai voce… e pra não esquecer, cada vez que trai eu coloquei um grão de café… pra lembrar esse ato impensado…
    Dai o cara refletiu. Cada vez que viajou também não tinha sido santo, e também, tres graos de café nao era muito… perdoou a mulher.
    Mas dai resolveu perguntar do dinheiro:
    ___ E que são esses dez mil reais?
    ___ Ai amor, os sacos de café estavam atrapalhando tanto que resolvi vender…

    Ô Cidadão K, se vc não riu eu nao ligo, porque o que me faz rir agora é a quarta latinha de cerveja…

    Vamos lá, que domingo é dia de festa.

    Não sei como é a vida das pessoas. Sei da minha. Nasci meio pobre… mais ou menos… com 19 anos fui trabalhar em Sao Paulo. Fui metalurgico e provo com registro em carteira. Respirei muito baquelite. Fiz faculdade a noite, e vivi um ano sem comprar sapato. Morei num pulgueiro, onde esparramava BHC no chão pra poder dormir, almoçava e jantava na “Morte Lenta”, uma senhora que servia refeição pra operarios e estudantes, e comi muito bolinho lavousier (“nada se perde, tudo se transforma”) que a gente denominava de “Jesus está chamando”, tal era o resultado que correspondia quando caia no estomago.
    Estou vivo e bem. Sempre fui feliz e não troco a minha vida pela de ninguem.
    Dai que a historia do Lula é um pouco como a historia da maioria das pessoas deste país. Ele chegou ao máximo, eu também, porque o máximo que almejei foi ser feliz.
    Bom presidente, melhor do que muitos outros. E até confesso, não votei nele. Aprendi a admirá-lo no segundo mandato.

    Bem, acho que vou parar por aqui…
    Com o papo e com a cerveja…
    Sabe do cara que foi ao médico e este lhe disse:
    ____ Voce tem que parar de tomar cerveja. Durante um ano vc só vai beber leite.
    ____ Outra vez doutor???
    ____ Como outra vez? Vc já fez esse tratamento?
    ____ Sim, no primeiro ano da minha vida…

    Um abraço e bom domingo.
    Salve o tricolor paulista… vamos sao paulo…vamos sao paulo…vamos ser campeão !!!!!!!

    1. Valeu, Samuel,
      pricipalmente a parte de sua história pessoal. Se o RK não tiver tempo para ler, nós temos.
      É por minha conta, volte sempre.
      Um abraço.

  7. Não sou defensor de partido político, admiro apenas aqueles que trabalham a favor de um país decente. Como o nosso Presidente Lula. Quanto mais crítica da imprensa marron, mais o povo sabe definir quem realmente trabalha a favor dos pobres, e os que trabalharam a favor dos milionários.

  8. É uma história triste, porém verdadeira. É a história de muitos migrantes e imigrantes que aqui chegam cheios de esperança. Gosto demais do Lula e o admiro cada vez mais. Podem falar o que quiser dele, criticá-lo, caluniá-lo, mas pra mim será ele será sempre verdadeiro. São muito poucos os chegam até onde ele chegou. E sua fama já ultrapassou fronteiras, sendo admirado pelo mundo todo. Parabéns Lula.

    1. Helena, liga para a eloisa elena, que ela te conta a verdade!
      Sua fama já ultrapassou as fronteiras é forte!!! Do Bin laden também, do Chavez tambem, viva Zelaya

  9. Lula uma historia para ser incluida na lista da proxima maravilha do mundo, leva o merito de todos brasileiros

    E bonito mas tinha que ser para todo mundo, o direito de assitir esse filme de todos que moram em favelas ganhar um ingresso

    Essa historia seria maior ainda se na epoca por onde o Lula passava discursava nas ruas e nas praças em frente o Mappin, nas escadas de entrada do Teatro

    Tivesse acrescentado nos dircusos a sugestão que foi passado, pedir aos professores se didicar ao maximo mesmo recebendo salario de miseraveis que por sinal e o mesmo ainda

    O discurso uma greve a favor da educação, dizer aos profesores aprenderem mais ensimar mais, que essa geração que vão ensinar daqui a trinta anos vai estar preparada do jeito que todos nos queremos

    Isso ainda pode ser feito, e só pegar a receita dos Chineses, acho que tinha Chines no Brasil na epoca que levou essa sugestão daqui pra lá, foi isso que foi feito pelos Chineses

    Agora pode ser feito por nos brasileiros e ainda melhoras a nossa propria versão educacional para ser mais uma receita, de sucesso no mundo inteiro assim como outras tantas já estão sendo

    Link 1 e 2 Diz se a sugestão fosse aceita que pode ser aceita ainda basta os professores decidirem isso a favor de todos, esse exemple de Brasilia estaria fora do ar, por isso a historia do Lula e uma vacina

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,video-mostra-arruda-com-r-50-mil,473648,0.htm

    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091129/not_imp473781,0.php

    1. Vc deve ser um daqueles serzinhos bem incompetentes que ficam jogando a culpa nos outros. Conheço muitos da tua laia fascistóide, graças a deus, não muito longe da extinção.

    2. Aposentando,

      Cuidado pois o pessoal pega pesado!!! Agora falar que a aposentadoria esta melhor como falou o Laurindo é brincadeira. ele deve ser sindicalista ou politico. Lula no primeiro mandato falo que iria aumentar a aposentadoria por igual. mas ele só esta nivelando por baixo, sempre em cima do salario minimo

      acorda Laurindo!!!

  10. Sua história parece com as dos alemães quando foram assistir ao filme, igual, sobre a vida do Hitler.
    Lá, nós sabemos como terminou a brincadeira, aqui, ainda vamos ver.

  11. Aqui cabe comentários sobre o filme, e não criticas sobre politica feita por alguns ! Realmente um bela trajetória do personagem em questão! Parabéns a equipe responsável pelo filme!

  12. Como mortal, não assisti a pré-estréia do filme “Lula o filho do Brasil”, mas a história de vida do Lula é rica e produtiva, independente de cor, raça, clube de futebol ou credo. Deixando a hipocrisia, a demagogia e a “putaria” de lado, aproveitemos o momento mundial que vivenciamos e vivemos, para nos tornarmos uma NAÇÃO melhor, não é utopia.

  13. Embora não goste de muita coisa do governo do PT, como por exemplo suas alianças políticas. Devemos saber que isso é um mal necessário diante da realidade de nossa história política. Collor caiu não foi porque roubou, mas sim porque não soube fazer alianças com as “cobras”, para poder governar. Lula sabe fazer isso muito bem. É necessário fazer. Mas sei que poderia realizarmuitas outras coisas, independente dessa alianças, como por exemplo, investimento intenso na educação. Coisa que não está sendo feita. Mas de qq forma, o político e pessoa Lula, queiramos ou não, é , de certa forma, um gênio da política.

  14. São gênios tantas vezes os autores dessa façanha, pois extrair água de pedra é tarefa ou de santo ou de louco. Como eles não são loucos nem santo, como conseguiram escever livros ou fazer filmes do nada?

  15. Eita Kotscho, q programão hein cara ?!?!

    Rapaz ñ sabia q o Tendler tinha feito estes documentários com o Jango e Juscelino … Vc sabe me dizer se eles estão no you tube ?!?!

    Tudo d bom !

  16. Sou um fâ ardoroso do Presidente e acompanho sua trajetória Desde à época em que ele era um líder sindical. Me recordo que fui assistir à formatura de uma turma de jornalismo de um amigo aqui em BH e Lula era o paraninfo da turma. Fiquei bastante impressionado com o discurso dele, de improviso, que foi aplaudido de pé pelos presentes. Àquela época em que nem existia o PT comentei ou profetizei com amigos que ele seria um grande brasileiro no futuro e iria se projetar como político se assim o quiizesse, Não quero perder este filme que é uma justa homenagem a um grande brasileiro e para mim se não o melhor mas um dos melhores presidentes de todos os tempos do Brasil.

  17. Não vejo a hora de assistir ao filme.
    Vivi a adolescência frequentando muito o ABC na época das greves e sindicatos e era fantástico o clima de luta pela reconquista da liberdade.
    As músicas que ouviamos eram outras, as missas que assistiamos eram mais politizadas e os operários uniam-se para terem força.
    Meu pai, gráfico em SBC na época, tinha uma história semelhante ao do Lula, só que veio do Párana e não do Nordeste. Perdeu um dedo na máquina (o que era normalíssimo na época visto que pensar em segurança no trabalho não era preocupação e foi conquista posterior dos Sindicatos), inclusive o grau de escolaridade era o mesmo (que, segundo Caetano, seria analfabeto – no que discordo, é obvio)
    Rica vida do nosso presidente que faz com que as mais diversas pessoas se identifiquem com sua luta e se sintam recompensados com suas conquistas.

  18. Viva o povo brasileiro e sua mais bela história do resgate das lideranças politicas-sociais, que queiram ou não admitir emana do povo, dos trabalhores

  19. Mas que beleza, hein? Tô muito orgulhoso de ser brasileiro. Um homem do povo, trabalhador… Presidente do País! o Homem até parece o papai noel quando sorri, não parece? Tão inocente… As pessoas fazem burradas em volta do homem e o pobrezinho sempre sem saber nada. Integro. Como vai mostrar o filme. Um homem pobre (Snif), Sofrido, mas bondoso e sorridente desde menininho. O homem que gostava de trabalhar…! E quando foi preso… ‘Eu quero um país melhor’. Batalhou como ninguém (nos bastidores) para ser Presidente da República. Tentou, tentou até que conseguiu e nesse meio tempo (por que o trabaho era só de 4 em 4 anos por 12 anos) num tinha 5 minutinhos para fazer um supletivo xochinho. É isso aí jornalistas escondam mesmo os fatos reais deste povo desinteressado, melhor assim. Povo esclarescido com muito por ques não mão pode acabar respingando em vocês. Abraços!

    1. Daniel, concordo contigo, essa é a concepção de país que desejam a maioria, pessoas mal-formadas e desinformadas, seja por ataques à imprensa, seja por declínio da escolaridade, seja pelo culto ao analfabetismo. O que não entendem é que com esta mentalidade e esta mentalidade de ataque às pessoas com nível escolar melhor, o país tende a uma Venezuelação, que hoje tem empresas, refinarias e hidroelétricas paradas por falta de profissionais de verdade, somente com funcionários públicos e amigos do regime Chavez semi-analfabetos…

  20. Há muitos anos ( muitos mesmo!!!) não vou a cinema. Digo isso com uma pontinha de remorso. Sempre que suge esse assunto ( filmes) eu digo: vou voltar a frequentar cinemas; comprar dvds; parar pra ver nos telecines da vida…
    Mas que nada… Continuo com uma especie de trava que me impede de ver tanta coisa que gostaria de ter visto…
    Depois é só arrependimento.
    Mas esse filme não pretendo ver. Pelo menos por enquanto… Acho que é filme pra ser visto daqui há uns dez ou quinze anos…

    PS- Os cinefilos poderiam se lembrar de algum outro filme ( vale Brasil, Roliude, Europa, etc…) em que o retratado foi convidado para a estreia?
    Fiquei muito curioso sobre isso.

  21. Polemicas a parte, acho admirável conhecermos a história do presidente, até pq é a história de milhares de brasileiros, nordestinos que chegaram nos anos 50/60 aos milhares em busca de um sonho, de uma vida melhor.
    Interessante como o cinema pode retratar a história de personalidades ou de pessoas comuns com emoção e sensibilidade.

    1. Sonia vc acha que o Lula é o melhor presidente que o Brasil já teve, porque pegou tudo pronto das mãos do FHC?que passa a mão na cabeça de todos que emporcalham este pais? que estimula acorrupção,quef ica de quatro para o Hugo Chaves, e que apoia ditadores , que compra votos usando a miseria e a ignorancia para conseguir se manter no poder, sinto muito mas eu me envergonho de ter este homem como presidente.

  22. É impressionante como os Demo-Tucanalhas não conseguem argumentar. Limitam-se a ofender e tentar desqualificar quem discorda deles. Atitude típica de fascistas. Cadê a agenda da oposição? O que vocês tem a oferecer ao país além das ofensas? O mesalão tucano em Mias? O roboanel e a cratera do metrô? O mensalão do Demo no DF? A principal proposta do Kassab em SP foi reduzir uma refeição da merenda escolar. Fala sério! Façam propostas, não se limitem a ofender…

  23. O que posso dizer sebre este tema entrou em foco dentro da vida dos brasileiros motivado pela tempestade de criticas sejam estas elogiosas ou depressivas de uma obra de arte, da sétima arte, explorando um tema a qual se tornou mais uma história de valentes brasileiros como tantos que a história canta só que este, pór um acaso e bom senso da vida está sendo homenageadoem vida.
    Virá estatua onde recebe a indiferença de transeuntes na praça ou coco de pombo na cabeça, ou mesmo virar nome de rua, isso tudo após a morte, não é homenagem, é uma puta sacanagem em não proporcionar ao homenageado o desfrute do reconhecimento popular, da nação a qual brilhou e a fez engrandecer dentro do universo, merecendo tal festejo.
    Que importa que o lançamento do filme tenha uma conotação eleitoreira, que seja uma forma de “castrizar” a imagem do Lula, como sendo a película, o lado afetivo da taxionomia de Bloom, faltando apenas o psicomotor que é a permanencia deste operario retirante como o mais novo caudilho sulamericano, pois o cognitivo já faz parte do universo popular brasileiro, como muitos da imprensa e da política assim querem denegrir a obra de arte.
    A muito tempo o país não póssui um Líder. O golpe de 64 teve um desempenho impecavel calando ou exterminando pessoas que poderiam assumir uma liderança popular nacional, como hoje, Lula representa para nós brasileiros sofridos, como ele e sua família, representada muito bem no filme, a qual não vi, mas já fpormei um quadro em minha mente a qual posso afirmar.
    Temos agora, duas mães famosas neste Brasil. Dois exemplos de vida e fidalguia, nordestinas mas em diferentes estágios econômicos, se igualando apenas no final. Dona Lindu e Dona Canô. Não me importa o que Caetano fala sobre Lula. è sua opinião, e como toda pessoa polpular é flexa e alvo, mas a figura de sua mãe, não pode ser maculada pelas palavras de um fiulho que também foi um exilado, um contra, um poeta a qual fez o nome do Brasil tambem crescer la fora.
    E agora, Dona Lindú, um ventre miserável que deu a Luz a um gênio, a um verdadeiro lider que tanto o povo brasileiro necessitava.
    Lula não é partido político. Lula, graças a Deus, não precisa do PT, mas sim, o contrário pois nomes que não preciso citar aqui, enegreceram o vermelho vibrante e apagaram a estrela sempre brilhante e altiva aos tempos de Lula sindicalista, ativista, metalurgico, em fim, o purismo social que naquela época existia, bem como membros que teimam em tratar o partido como um Partidão, como uma célula subvrsiva da decada de 60 ou 70, com palavras de ordem e chavões totalmente fora do contexto plitico nacional.
    O filme, é sim um tributo a este senhor que mecheu com todos, que fez empresarios, jornalistas, operários, padres, pais de santos, politicos repensarem suas condutas éticas e sociais pois surgiu nesta terra onde canta nas palmeiras o sabiá, um novo Líder, diferente de Vargas, diferente de Juscelino, Tancredo diferente pois carrega o cheiro do povo, a cara do povo, que veste Armani pois o cargo exige, mas mantém o hábito de comer feijão com farinha, em seus momentos de solidão.
    Já soube de gente que chorou ao ver trailer, ao ver estes lançamentos. Ñão sei qual será minha reação ao assistir esta história, talvez, verei na tela a minha história. Talvez verei na tela a história de um presdidente, tavez verei a história de Lula, mas com certeza estarei vendo a construção por Deus, pela vida de um brasileiro guerreiro, valente, cabra macho, que venceu todas as barreiras possiveis e subiu por duas vezes a rampa do palacio do Planalto com sua espada a frente comandando um exército de brasileiros que naquele dia, subiram a rampa para governarem o pais.
    Mas, dentro da verdade da vida, não adinata que para o bem estar de muitos, poucos perecem, e são estes ´poucos que provavelmente o governo Lula desmanchou seus castelos, seus astronômicos lucros, e se colocam contra a este monstro sagrado que ele se tranformou.
    Falo apenas de Lula, não falo do PT, não gosto do PT,acho um partido que utiliza um modelito de cordeiro e se garante eleitoralmente na figura de Lula.
    Sou PV, queiram ou não, uma dissidência petista mas essa milha posição, não me impede nunca de elogiar, admirar, aplaudir e ter um carinho especial por este nordestino com carinha de anão de jardim que me fez aplaudi-lo em pé em su discurso aqui em um estaleiro, e olha que estava ao lado da Benidita, herdeira na época de uma politica fraca do clã Garotinho, que graças a Deus, não vingou por estas bandas, permanecendo isolado na baixada Campista.
    Bom, será que artistas do nível de uma Glória Pires iria colocar uma mácula em sua fenomenal carreira para se prestar a ser garota propaganda eleitoreira do PT? ou do Lula?
    Claro que não, essas reações nada mais é que a prova que dor de dorno não dá somente em homem casado, mas dá tambem em póliticos de direita, em analistas politicos, em comentaristas como este tal Diogo Mainard a qual é o suprasumo da beocidade da comunicação.
    Agradeço por passar a mim o clima reinate em torno do lançamento do filme. Das emoções contidas de nosso presidente e da humildade em se retirar a um local para dividir em família a emoção sentida.

    Abraços,

    Marcus benedictus

  24. Não assisti ao filme, mas tenho acompanhado a trajetória do presidente Lula, desde os seus tempos de sindicalista, quando vivíamos neste País, algo que os jovens hoje não tem sequer uma vaga idéia, sobreviver sob o jugo de uma ditadura militar. Votei neles em todas as oportunidades que tive. Votarei em qq candidato que ele indicar. Não sou petista, simplesmente sei que é necessário ter na presidência alguém que tenha sentido na pele o que é ser pobre, passar fome e ser excluído socialmente. Assistirei ao filme, comprarei e guardarei como um tesouro p poder mostrar aos netos que não foi um mito, mas um ser humano sensível, correto e teimoso que elevou este País à condição de grande e orgulhosa nação. Parabéns, Kotcho, pelo sempre oportuno blog. Abraço.

  25. Vergonhosamente os Barretos mais uma vez “mamaram” nas tetas da nação, até pq que vai pagar essa conta não vão ser as empresas que bancaram o filme, quem vai pagar essa conta vai ser quem gosta e quem não gosta do lulla, já que a “doação” das empresas está embutida no preço final de seus produtos.

    Até a Globo “entrou” com R$800.000,00

    Isso é uma vergonha.

    1. Quero supor que você é apenas ignorante sobre este fato. O filme foi totalmente patrocinado pela iniciativa privada.
      Você está utilizando a velha tática da oposição de omitir ou mentir.

    2. Ao H. Romeu Pinto

      Vc disse: “Quero supor que você é apenas ignorante sobre este fato. O filme foi totalmente patrocinado pela iniciativa privada”

      Vc disse; quero supor, pois eu te digo com certeza que tal filme foi “bancado” por várias empresas que mantém relações comerciais com o Governo.

      Quer o nome de algumas ?

      Vivo, que presta serviços e vende equipamento de telefonia celular ao Governo.
      Oi, aquela da maracutaia com o lulinha. ( o rôlo da Game Corp)
      Construtora OAS que mantém relação umbilical com o Governo.
      Tickt Accor que vende serviços de ticktes ao Governo.
      Nextel que vende serviços de rádio telefonia ao Governo.
      Ambev que “pegou” 650 milhões no BNDS.
      Camargo Correa que foi beneficiada com um contrato de 5 bilhões.
      Eike Batista, esse “levou” 3,5 bgilhões do BNDS.
      Nestlé, que pegou 400 milhões do BNDS.
      Volswagen que “levou” 1,5 bilhão com o BNDS.

      Caraca, quer mais, é só consultar na net.

      E vc vem me dizer que sou ignorante, me diz, quem é o ignorante, eu ou vc ?

      Ah, até a Globo, que vcs ptralhas tanto criticam “doou” 800 milhões, só para ter exclusividade na exibição do filme na tv.

      Isso em 2011, que a Globo não é tonta, se a dilma ganhar exibe o filme, se não, joga no lixo. ( que é o lugar dele)

      Quanto a omitir e mentir, isso é coisa de ptralhas, aliás há um lema no PT:

      “” Na falta de argumentos, vamos desqualificar e atacar o adversário””

      PS: sei disso pq já militei no PT.

    3. Iniciativa privada que tem negocios com o governo, que privada!!!!!!!!!!!
      A Globo entrou para pagar o favor de obter financiamento a juros de vovó para neto no BNDES.

    4. Gadelha,
      não sei porque insistes. Não tens informação, logo, não tens argumentos, como consequência, és agressivo e rude, parecendo um camponês, o qual, ao menos, trabalha muito. Já te estás parecendo com o bobo da corte, de todos os blogs em que te metes. Pensa que os primeiros a sofrerem com tua performance vexatória serão teus pais que, com toda certeza, te amam. Olha o senso, meu amigo.

    5. Ao Laurindo.

      Esse é um problema da maioria dos ptralhas, não aceitam opniões contraditórias as suas.

      Vc diz que “não tenho informações, (tenho sim tiro-as da net) que não tenho argumentos, (tenho sim, tanto tenho que vc ficou incomodado) que sou agressivo e rude, que pareço um camponês, ( quanto preconceito contra camponeses ) que estou parecendo o bôbo da côrte, pq comento em alguns blogs.

      Laurindo, diga-me onde fui rude, diga-me onde fui agressivo.

      Sabe o que acho , que meus comentários tem consistência, por essa razão, vc e outros acham-se no direito de me atacar porque sabem que falo a verdade.

      Conheço bem sua cantilena, ofender para que o outro revide na mesma moeda. (coisas de ptralhas)

      Quando vc diz que meus pais sofrerão com minha performance, entendo isso como uma ameaça. (é uma ameaça ?) Tou te esperando……..

      Ah, esse seu vocabulário fajuto de Portugues paneleiro me faz rir.

    6. Laurindo, você quer mais informação além das que o Reginaldo colocou???? Mais argumentos???? MAis nomes de empresas????? E você fala que não viu???? Parece aquele personagem Pré-hisTórico: não vê, não lê…. pra baixar no mesmo nível de vcs, pergunto: você sabe ler?

    7. Laurindo, vc demonstra ser como todos os ptralhas: veja o preconceito nas suas palavras, dizendo que camponeses são agressivos e rudes, quanta demência. Atacam “azelite” e os camponeses tb? Ou seja, só presta se for petista…. credo, que pesadelo o mundo de vcs….

  26. Kotscho
    Que otimo voce ser torcedor de um bom time e paulista.

    Mas elogiar o BBB é demais.
    Ele resolveu os seguintes problemas nacionais:

    Segurança – toda a familia dele tem. O resto dane-se

    Emprego – toda a familia e todos os amigos dele tem. O resto dane-se

    Aposentadoria – todos da familia e amigos já tem. O resto dane-se. Que morram mais aposentados pois sobrara mais dinheiro para despedicio com a “equipe” de “governo”

    Ferias – Todo o dia ele sai em ferias. Não precisa enfrentar atraso em aeroporto e nem fazer check-in. Ele comprou até avião.

    Tranquilidade apos a saida do “governo”- ele, os amigos e toda a familia dele tem. Afinal quem vai ganhar do voto de 7 ministros “indicados” por ele no STJ.

    Fome. Ja resolvido pois quem comia pão com mortadela e tomava pinga e agora toma uisque e come file mignon

    Ajuda aos empresarios – Pergunte ao filho dele como é ser empresario de sucesso e multimilionario sem nunca trabalhar na vida. Tal pai, tal filho

    Saude – Dele , da familia e amigos OK. Não precisa se preocupar pois a aposentadoria, o apoio dos amigos e das falcatruas que ele não soube, não ouviu e nem viu eles não terão dificuldades.

    Ele resolveu todos o problemas do “povo” brasileiro e não do pais chamado Brasil

    A conta sera grande e o remedio muito amargo.

    Aguardem e verão

    1. Muito bem Edson e Zeca, eu também sou invejoso, frustrado e um nada na vida como vocês. Como então que esse Lula ousou ser bem sucedido, se nós somos uns fracassados, né, amigo?!

    2. Essas pessoas que falam mal do Lula devem ser aquelas que possuem anos de estudo e se deram mal na vida, vivem reclamando do emprego que tem (se é que tem) e principalmente do salário (oh! Meu Deus, tantos anos de estudo e recebo esse salário minguado tão abaixo daquele
      que julgo merecer) e se sentem incomodadas ao ver um torneiro mecânico, que chegou ao mais alto posto do país, ser aclamado e elogiado pelo mundo afora e com um alto índice de popularidade, jamais conseguido por nenhum outro presidente que o Brasil já teve. Um conselho para essas pessoas: ” Não corte as pernas de seu antagonista para que ele desça à sua altura, cresça você até ele”. E como diz PHA: “A inveja é santa, porque mata o invejoso por dentro”.

  27. Não assisto a essa invenção romantizada e mentirosa nem que me paguem em euros! Acho um absurdo algum filme sobre qualquer político, principalmente estando ainda no poder. Nunca votei em PT, não gosto do Lula, tiro o som da tv quando ele aparece, e sinceramente não consigo entender o endeusamento desse homem. Acho que ele é um demagogo, chora lágrimas de crocodilo, e isso é abertamente uma propaganda eleitoral, infelizmente apoiada por artistas e pelo povão que está “enfeitiçada” por essa pessoa, que para mim, pessoalmente, não transmite a mínima confiança. Tenho pena muita pena de quem fôr assistir a esse circo cinematográfico, pois só vai contribuir para inflar o ego já exageradamente inflado desse homem.
    Se alguém não concordar comigo (sei que muitos concordarão…isso é democracia), sinto muito, mas não posso engolir essa farsa. Tenham uma boa tarde!

    1. Você está certíssima! É um direito seu assistir ou não o filme do LULA. Manifestar sobre o filme fica difícil para quem gosta porque ainda não houve a estréia nos cinemas. Os críticos nos adiantam que o filme relata a saga de Lula e sua família e os períodos de repressão e sarcimento da liberdade social, bem como, o que é ser pobre sentindo na pele a experiência para se ter consciência da realidade. Creio que será uma excelente oportunidade para as pessoas sensatas e para os jovens que buscam conhecimentos irem se inteirando de fatos históricos do nosso país onde nossos líderes tiveram de alguma forma a influência em busca de um estado melhor para o povo, para sociedade. Também, creio que é uma grande motivação para não desistirmos de nossos sonhos quando eles são para o crescimento de nosso ego e para o bem comum em paralelo.
      Com certeza, a digna leitora que postou sua revolta pessoal não costuma ir à igrejas, não pertence a nenhuma organização fraternal, não crê em Deus, sofre de algum distúrbio ou complexo que afeta seus hormônios e, consequentemente, seus neurônios.
      De uma coisa não posso ter dúvidas… a leitora deve ser uma pessoa ligada aos reality shows que a televisão brasileira produz. E outra certeza que tenho é que quando sair o filme do FHC sobre a descriminização da maconha, coisa que ele defende e sempre defendeu desde os seus tempos de Universidade, a referida leitora estará postando aquí seus elogios e sua preferência usando um codinome para se esconder este momento que será passado no tempo futuro.
      Futebol, religião e política são coisas que se deve discutir sem apaixonismo e sem alienação.
      O filme do Lula é embasado num livro que já fora escrito há tempos.Como brasileiro preere mais uma tela do que uma leitura está está sendo uma grande oprotunidade de participarmos de um momento histórico de nosso país e de um lider que está cada vez mais levando o nome de nosso país com respeito e moral para outros continentes, e, sem pires nas mãos e sem crachá de caixeiro-viajante.

    2. Clarice,
      acho que o seu problema é outro, não é político; não pode ser; é ódio puro.
      Dê uma checada em sua história pessoal, principalmente em suas frustrações… traumas… medos…, talvez você possa vislumbrar alguma razão oculta. lembre-se, amiga Clarice: o pior cego é o que não quer ver.
      Cuide-se, menina, e que Deus esteja sempre a seu lado.
      Um forte abraço.

    3. Se fosse antes do LULA voce seria presa, mas com o Presidente mais tolerante do mundo, lhe solicito vá ao neurologista urgentemente, para o bem seu e de quem corre risco com o seu convívio.

    4. Clarice, vivemos numa democracia e voce pode ter e expressar a sua opiniao. Vivemos num pais melhor e vamos deixar um pais melhor ainda para nossos filhos. Voce deve ser de SP pois tudo isso que vc disse se aplica ao PSDB de SP que destruiu nosso estado… Pena que voce não emxerga isso e confunde as bolas… Cuidado com seu preconceito, não exagere. tenha uma boa noite

    5. É isso aí, Ana Lúcia, Você está certa!!
      Quem não comunga da grande farsa está doente!!
      De lucidez aguda.
      E viva o ôba-ôba!! ôbaaaa..
      Só os asseclas, os cupinchas e os chupins, como você e esse aproveitador do Barreto estão certos.
      Lula é glamourização da ignorância (e ele se jacta disto!), da farsa que ilude os incautos, que por serem ignorantes, se sentem no poder – afinal, lá está um “igual a mim”; sem saber que aquele homem copiou FHC em tudo, deu os maiores lucros aos bancos (como nunca antes na história deste país…), só que avacalhou geral; qualquer um se sente à vontade para quaisquer ilícitos: Se o ômi pode, eu também posso…náo vi, não sei, ninguém me disse. Viva o Lula e vc.

    6. Dona Clarice eu sei que, pelo menos, 80% da população brasileira não concordarão com a senhora. Mas vivemos a democracia: respeita-se a visão da minoria, mesmo míope.
      Dona Clarice se nós tivessemos a máquina do tempo a senhora preferiria retornar aos anos 90 e viver o faustio daquela época?

    7. Calma Clarice!
      Deixe de lado esse choro incontido.
      Senão… pior prá voce.
      Lula é como outro Pelé; só que na política.
      Ah! Os três brasileiros mais famosos do mundo:
      Pelé;
      Dom Helder Câmara;
      Lula.

    8. Só queria agradecer à quem me apoiou, os poucos lúcidos e isentos dessa lavagem cerebral, e dizer aos outros que não sofro de nenhuma anomalia física ou mental, não tenho nenhum tipo de ódio ou preconceito e nem torço por este ou aquele partido político ou time de futebol. Há anos VOTO NULO porque estou desacreditada dos políticos de modo geral. Todos tem muito boas intenções (leia-se lábia!), mas ao chegar lá parece que sofrem de súbita amnésia e simplesmente esquecem o que prometeram em campanha por esse Brasil afora, passam a legislar em causa própria, e mais grave ainda, parece que essa amnésia é contagiosa e atinge também os eleitores que acreditaram em falsos profetas, falsas promessas. Creio em Deus, SIM, tenho formação católica, vou à igreja e costumo rezar também pelos pecadores, e possuo muito mais cultura e escolaridade do que muitos que aqui opinaram, inclusive com ofensas, então é mais um motivo para não cair na lábia desse homem que deslumbrou-se com o poder. Creio, caros amigos, que quem sofre de algum tipo de distúrbio são vocês, que insistem em não enxergar a variedade diária de falcatruas que pululam nas várias mídias, e mesmo assim, continuam com esse “endeusamento” sem fim, desse pseudo presidente “mais tolerante do mundo”, como alguém disse, mas que não admitiu que falassem mal do seu filho ou se intrometessem nos problemas de sua família. Isso para mim, não é ser tolerante, é ser PREPOTENTE, exatamente como os ditadores tiranos que ele tanto admira. Só posso lamentar a falta de compreensão e a capacidade de raciocínio lúcido e isento de vocês, e pedir a Deus que os ilumine para enxergar a verdadeira realidade, que o Brasil não se transforme numa Cuba, Venezuela, ou que sejamos enxovalhados e ridicularizados pela mídia internacional, liderados por um presidente “exótico” e obtuso como o que hoje aí está, fazendo patetices para ganhar risadinhas forçadas e tapinhas nas costas. Podem falar o que quiserem porque “errar é humano e perdoar é divino”, e minha consciência está inteiramente tranquila e a salvo de todos os seus ataques viscerais. Tenham todos uma boa semana na Paz de Deus. Amém!!!

  28. Lula merece sim. Porque não existe presidente mais apaixonado pelo seu país que esse nordestino arretado! Por isso sempre mereceu meu voto e votarei na sua candidata.

  29. Êta tucanos invejosos! Se fosse um filmeco do FHC era de 1ª linha, mesmo porque os idiotas dos tucanos sempre se disseram intelectuais e sempre ajiram como incompetentes. Como eles elogiam suas incompetências, isso não tem a menor importância. Mesmo porque eles sempre subestimam as opiniões de quem não tá do lado deles… e até de quem está… mas é a mania dos tucanos, quererem sempre se sobrepor aos outros. Por isso vivem quebrando a cara. São iguais aos DEMos. Não vejo a hora do Arruda entregar o amigo tucano. Afinal, eles estão juntos em tudo! Vide SERRA E KASSAB, Logo o filme deles “estreia”!!!

  30. Retratar quem realmente fez esse país decolar, torna quase obrigatório assistir a esse filme.
    Sempre ter sido grande admiradora da inteligência e humildade do Lula, digo que sou mais feliz pela existência dessa película.
    Parabéns brasileiros por dividir o mesmo espaço temporal na Terra com Lula…

  31. Com certeza não vou deixar de assistir ao filme, mesmo porque retrata uma figura importantíssima no cenário mundial. Pelo que li, o filme trata do Lula retirante e não Presidente e sua história contada em versos ou não é um exemplo de persistência e garra, num país onde o imperealismo reinava. Obrigado Senhor Presidente, por me fazer sentir brasileiro de fato. Sempre tínhamos sido governado por “intelectuais” e nada do País do Futuro! Agora sim, Lula-lá e nós aqui lutando por uma Brasil melhor de fato.

  32. Quero parabenizar Luiz Carlos Barreto por esse filme, pois nosso presidente merece, exemplo de vida deve ser divulgado. Recordo quando o Luta apareceu no cenário nacional meu professor de Sociologia foi até São Bernardo para conferir se nascia um lider autêntico ou criado, para nossa felicidade está mais que provado que o líder era autêntico.

  33. Culto à personalidade é típico de ditadores ou candidatos a tiranos. Nunca vi tanta boçalidade e tanta gente fingindo que este filme não é peça política para 2010. Pobre Brasil.

    1. culto à personalidade se o filme tivesse sido feito pelo pt..Há filmes sobre hitler, JK, Jesus Cristo, zezé de Camargo e Luciano… Será que tb são culto a personalidade?

    2. Os países desenvolvidos e cultos da europa fazem filmes sobre seus ídolos políticos e outros desde que o pesronagem tenha um sentido histórico encaixado naquela cultura e que sirva de perpetuação da história social, política, religiosa ou cultural. O LULA merece ser eternizado desta forma como o FHC também merece com seu filme sobre a descriminização da maconha. São histórias distintas que merecem nossa atenção para que possamos fazer e observar a diferença entre o brega e o culto, entre o progresso e a submissão.

  34. Ninguém jamais consiguirá fazer pelo Brasil o que o presidente Lula fez! Ele é uma pessoa insubstituivel! Parabéns presidente! Tirando os tucanos invejosos somos todos apaixonados pelo senhor!! Com certeza no dia da estreia, serei a primeira da fila.

  35. esse filme eu não perco por nada, pois conta um pouco da historia do povo e seus sonhos. o LULA a 29anos atrás disse que um dia ele seria o presidente desse país, e não é que ele conseguiu. Parabéns LULA!!! Os invejosos que não veja e morra de curiosidade

  36. Interessante como as pessoas da elite brasileira ainda guardam um saudosismo besta do tempo da ditadura. Acham-se no direito de criticar um filme rotulado como de péssimo gosto e e péssima qualidade. Nada mais justo do que homenagear a vida de alguém que saiu do meio do povo simples e humilde para governar um país totalmente, à época de sua eleição, dominado pela falsidade e demagogia de partidos como o PSDB e antigo PFL, que, sem projetos para a classe menos favorecida, pregava uma política de privatizações onde o grande prejudicado era o trabalhador sem voz e nem vez. Lula ousou fazer políticas públicas para o povo. Para quem veio do Nordeste e encarou de frente os poderosos, a grande mídia, o filme de Barreto é um grande passo para se fazer justiça ao grande estadista, filho do Brasil!

  37. Já assisti filmes sobre Ghandi, Roosevelt, churchil, Truman até o do watergate vi, todos elogiados e até agraciados pelos cinéfilos mundo afora, então qual será o problema em assistir, conhecer e gostar deste filme, que na realidade é uma história bonita e verdadeira sobre pessoas comuns como nós que escrevemos neste blog e de tanto teimarmos conseguimos nosso lugar ao sol.
    Agora melhor ainda é se o filme falar sobre a trajetória de um homem de origem humilde, que ascende e torna-se Presidente com um recorde em aceitação de seu governo mesmo depois de 7 anos no cargo.

  38. Voto no Lula desde o segundo turno de 1989. Não sou petista nem acho o PT um partido acima de qualquer suspeita. Mas não consigo aturar a idéia de um filme sobre o Lula em um ano de eleição.
    Vi o trailler desse filme em uma sessão de (pasmem!) BASTARDOS INGLÓRIOS (o que o filme do Lula estava fazendo lá?), e já apanhei desgosto de cara, achei melodramático, com cenas que parecem forçadas desde o início. Vou ver o filme, mas só quando sair em DVD PIRATA, pois me recuso a contribuir indiretamente para a campanha da Dilma, candidata evidentemente tampão para o retorno “triunfal” de Lula em 2014, logo após o festival de cachaça que vai ser a Copa do Mundo no Brasil… Tomara que eu já esteja sóbrio no dia da eleição e que algum candidato que me dê menos ressaca que a Dilma e o Serra (juntos) apareça até lá…

  39. Diz Letice: “Parabéns brasileiros por dividir o mesmo espaço temporal na Terra com Lula…” Pô, pega leve… Exagerou, e muito…

    AnaLucia, doente deve estar você. Em momento algum Clarice se mostrou preconceituoda. Vocês, petistas, que têm o estranho hábito de achar que o mundo deveria ser petista. Isso é complexo de inferioridade enrustido.

    Pergunto de novo: alguém pode dizer como que o Brasil existiu antes do Lulla? Tudo, claro, de bom, é graças a elle. Incrível!!!!

    1. Robherto, obrigada por suas palavras. Apesar de todos esses visionários fanáticos, é muito bom saber que existem pessoas lúcidas como você , Pedro e Mister Me, que ainda conseguem enxergar a realidade: essa boçalidade cinematográfica é uma manobra eleitoreira descarada, que a grande massa simplesmente ignora.
      Fui execrada de uma maneira que não esperava, portanto, suas palavras e as dos colegas acima só aumentam as minhas e as nossas esperanças de que, um dia, se Deus quiser, apareça realmente algum político com vergonha na cara, honestidade e vontade de fazer algo unicamente pelo Brasil e pelos brasileiros. Que Deus nos abençõe…a TODOS os brasileiros de bem!

  40. …e nesta mesma hora, lá em JEREMOABO, sertão da Bahia, seu Zé Galdino, aquele sertanejo velho, de mãos calejadas, sai de sua casinha, agora com luz elétrica levada por LULA, sem camisa, passa a mão na barriga, depois de comer um cuzcuz com leite e carne torrada, coisa que só veio fazer cotidianemente depois de LULA presidente, sente o clarão da lua sobre sua rocinha de feijão, e diz pra ele mesmo: LULA, meu amor, meu amuleto, nosso pézinho de coelho trevinho de quatro folhas…se deus quizé, e eu sei que ele qué, o ano que vem vamos inlegê tua candidata presidente.
    E sem perceber fala alto pra sua velha companheira: NÉ NÃO ZEFA ???
    É meu véi, responde dona Zefa, enquanto vê na televisão nova que comprara, alguma coisa sobre um filme que fizeram sobre seu grande presidente LULA, o filho do Brasil, e o pai de todos como ela e o seu velho Zé.
    Seu Zé Galdino entra na salinha a tempo de ver ainda algumas cenas, e arremata;
    – Esse LULA é caba bom, é ou num é Zefa ???
    -É meu véi…LULA é LULA o resto é resto.

    1. …nesta mesma hora, em uma mansão em são Paulo, um grupo de “empresários”(?), daqueles que há 500 anos viviam do roubo dos cofres federais, desesperados com a certeza da derrota de seu candidato, enchem a cara com whiski.

  41. o lula merece todo o reconhecimento, pois ele esta elevando o brasil no cenario mundial, o povo brasileiro agora esta comendo mais, comprando mais, tendo acesso a internet, celulares, que antes, em outros governos ditos intelectuais , homens pos-graduados, mestres, mas que no fim, o povo que passava fome, com inflaçoes altíssimas que so interessavam os homens ricos. agora somos respeitados, porque o lula nao faz o que os paises ricos querem.vamos ter a copa do mundo, vamos ter olimpiadas, o povo tem que se educar para mostrar ao mundo que nos tambem podemos ser um pais com competencia, com grau de desenvolvimento.

  42. Parabéns pela homenagem feita ao nosso, aliás ao meu Presidente. Também serei uma das primeiras a assistir este filme. Fiz questão de ler a reportagem na revista Veja. Presidente Lula, o senhor está nas minhas orações todos os dias, use um galho de arruda para livrar -se da inveja dos que tem dor de cotovelo, principalmente os Tucanos e Demos.

  43. Eu quero aqui dizer…que eu nao votei pra Ele nas 2 primeiras eleicoes…porem…votei na segunda …nunca tinha sido lulista…ate morar por algum tempo fora do Brasil…e ver e ouvir o quanto o Brasil cresceu la fora e quanto o povo o admira pelo que Lula tem feito…dai comecei a ter orgulho de um País.. do qual eu nao tinha…e depois dessa crise vim embora e vi que o inferno nao era no Brasil…e sim fora dele…gracas a Deus e a todo governo Lula…com ou sem corrupcao …o Brasil cresceu aqui e la fora.e claro que nao apoio a corrupcao mas complemento que mesmo com ela…nosso Brasil e sta muito melhor do que todos la fora.

  44. Será que é coincidência esse filme ser lançado tão próximo do ano de novas eleições??? Eu acho que não. Será que só os petistas não percebem que política não é futebol??? Não tocer por um candidato não significa estar do lado da oposição. Dada a atual situação da política no Brasil, o mais sensato é torcer contra todos. Talvez assim a democracia vença. Mas essa intolerância que impede uma análise imparcial da política vai vencer novamente. E eu vou ser tachado de “tucano”, “burguês” e “doente” por sugerir isso. Mas não me surpreenderia se a Dilma aparecesse no pôster do filme, com um treze gigante dentro de uma estrela vermelha, por sinal um ultraje ao verdadeiro socialismo. É tudo farinha do mesmo saco. Não é uma epopéia em que Lula ou Serra são herois, ou vilões. É uma comédia em que o eleitor é o palhaço.

  45. Ricardo, sei que o local não é esse, mas aquela pergunta sua: “São Paulo ganha duas no tapetão: agora, quem segura?”

    Desculpe, mas vou responder aqui: “o próprio”.

    Entregou de bandeja o campeonato pro Flamengo. Confesso que tinha esperança no “seu” SP para tirar o Flamengo da jogada…. ou você acretdita que o Grêmio vai ganhar do Flamengo e correr o risco de ajudar os colorados?????

  46. É K, o nosso tricolor pipocou…
    Nem dá pra colocar a culpa no Washington, que pelo menos fez a sua parte…
    Bem, ano que vem tem mais…
    Quem mandou a gente festejar antecipado.
    Aposto no Urubu… o tapetão foi colocado pra ele.
    Um abraço K (caraca K, li os comentários, ô gente mal humorada, não sei como vc aguenta tanta zica…)

  47. Essas pessoas doentes e contaminadas pelo preconceito que se acham componentes da elite mediocre deste país, não conseguem entender, e ao mesmo tempo valorizar, o exemplo desse adimirável e importante político que é o nosso presidente Luis Inácio Lula da Silva. Um brasileiro pobre que se tornou presidente de uma grande nação e querido em todo o planêta. Meus parabens ao Lula! Aos idiotas metidos a elitizados eu desejo que morram corroídos pela inveja, principalmente os tucanalhas.

    1. É este tipo de sentimento estúpido que o governo, a mídia, e faculdades por aí (públicas), estimulam. Vejam só o que faz na cabeça do povo.

      “…querido em todo o planeta”?
      Tá doido?

      Acorda, do BraZil eles só querem as riquezas, a comida, e o nosso dinheirinho suado (vide bancos estrangeiros no país).

    1. Concordú cummpanherú, e não isqueça qui a Terra passa pela poluição todo dia purque ela é ridonda. Sí fossi quadrada não tinha poluição aqui nu Brasiú.

  48. Caro Ricardo K,
    É mais uma história de um retirante que deu certo. Igual a de muitos brasileiros Brasil a fora. Vou assistir sim o filme, pois como disse a Sónia trata-se da escalada de vida do melhor presidente que tivemos no País li todos os comentários e dá pra preceber o ódio e a inveja daqueles que criticam, mas por sorte a maioria foi a favor.

  49. O filme tem o carater didático de aumentar a autoestima das pessoas marginalisadas, de mostrar que, para ser presidente da República, um diploma de doutor não é condição necessária nem suficiente; deve, sim, ser formado na universidade da vida, na qual se entende os problemas do povo, se aprende a ser um verdadeiro líder, e resolver os referidos problemas. Essa verdade incomoda a elite ou algumas criaturas pobres de espírito que pensam que fazem parte dela. A elite apostou que Lula decepcionasse o povo. Todavia, somente neste governo está tendo consideração, respeito e direitos reconhecidos. Deixou de ser massa de manobra. A bolsa família representa a carta de alforria dos trabalhadores rurais que recebiam três ou cinco reais por dia trabalhado, sem alimentação.

  50. Vendo o comentário do Marcelo Santanna, vou deixar a modéstia de lado e dizer que meu pai era trabalhador rural, quase analfabeto, que lutava com o maior esforço para criar quatro filhos, inclusive eu. De tanto “teimar”, tornei-me doutor em engenharia e professor universitário. Mas gostaria de ter a sabedoria do meu pai. Lula é o maior exemplo de superação que conheço, e que deve ser seguido por todos aqueles se sentem incapazes de alcançar seu objetivo.

  51. O Lula é um presidente que realmente ama o Brasil. Ama-o acima de seus interesses pessoais. Ele não tem medo de se expor para defender os interesses de nosso país, ainda que seja mal interpretado por pessoas preconceituosas e adversários inescrupolosos e oportunistas.
    Um Governo só tem exíto quando seu chefe tem a capacidade de compartilhar as decisões, aceitar sugestões, colocar idéias e praticas, grandes ou pequenas.
    Numca imaginei que um dia poderia ministrar uma aula de História onde pudesse falar com convicção de um Brasil de sucesso. Um país soberano e respeitado no contexto mundial.
    Como princípio de formaçao sou contra a exaltação de historia de herois, mas para o nosso Lula faço exceçao.
    O sidicalista Lula merece um filme sim, porém o Governo de Lula merece inúmeros filmes.
    Sinto_me honrada por ter um dia votado nesse presidente.

    1. Parabéns Maria Selide, eu também sinto-me feliz e não poderia de compartilhar pensamentos semelhantes. Tenho parentes que moram no exterior há muito tempo, mais precisamente na europa, e nós sempre nos comunicamos. Estão muito felizes em saber que nosso país passou a ser respeitado e muito comentado naquele continente.
      O mundo está vendo nosso Brasil com outros olhos, não só nós, os sensatos, que estamos sentindo a diferença.

  52. Já que é para falar, apenas, do filme vou ser curto e grosso.
    Esse filme, como todos os brasileiros com um mínimo de inteligência sabem, foi totalmente financiado por empresários interessados nos favores do governo e em véspera de um ano político. Se fosse para falar das falcatruas eu ficaria escrevendo até o mês que vem, e diga-se de passagem que esse que vos fala foi eleitor desse senhor durante toda a sua trajetória política e me foi mais que suficiente um mandato para que eu desistisse para sempre. A grande verdade é que, como dizem, o Lula é um ignorante assim como a grande maioria desse povo,mas com um diferencial; Ele é esperto e sabe tirar proveito da situação em benefício próprio. Todo povo tem o governo que merece!

  53. Já me perguntei porque é que o Lula incomoda tanto. Será a sua origem nordestina? Ou será o fato de não ter um título de doutor?Disseram que a sua forma de falar é grosseira, pois bem, se a sim for, a maioria dos brasileiros falam de modo grosseiro, pois Lula é o primeiro presidente que consegue falar para todo mundo ouvir e entender desde o rico até o pobre. Nunca antes neste país um pobre entendeu uma só palavra do que os políticos diziam. Toda a informação sobre a economia do nosso país pertencia somente a elite. Os pobres coitados! Só entendiam da economia que faziam em casa para não deixar a familia morrer de fome.

  54. Já fiz meu comentário sobre o filme, neste blog. O que me motivou a retornar, foi perceber nos demais comentários que os detratores do Presidente Lula, tratam seus eleitores como imbecis, analfabetos ou amealhadores de propinas ou subvenções ilegais, Cabe informar a estas pessoas, despeitadas, que pretendem desqualificar nosso atual mandatário e àqueles que o elegeram, que dentre os 80% de brasileiros que aprovam Lula e seu governo há desde desvalidos, excluídos sociais, assim como empresários, profissionais liberais (nos quais me incluo, tendo feito educação superior e pós graduação sendo orfão de pai, tendo 3 irmãos e mãe para cuidar e sempre às minhas custas, fruto de duro trabalho), e outras pessoas honestas, corretas e que acreditam que, apesar dos políticos, temos hoje o melhor presidente que este País conheceu, uma pessoa humilde, iletrada até, se considerarmos os intelectuais que o antecederam, mas que sabe as vicissitudes que o povo menos assistido têm, além de uma linguagem simples e direta, sem os engodos e as mentiras dos que o antecederam. É essa identidade, com o verdadeiro espírito dos brasileiros, que o fará eleger seu sucessor, Não tenham dúvidas que, como nunca antes na história deste País, teremos pela primeira vez uma mulher na presidência. O povo saberá, no devido momento, relacionar Dilma Roussef com as metas de Lula. Os 20% dos insatisfeitos, terão que se dobrar a essa evidência: a população quer a continuidade de um governo popular. Conformem-se.

    1. O meu Deus, onde estes 80% representam o Brasil como um todo? São 80% dos entrevistados apenas, o q não deve ter passado de 2.000 entrevistados, sendo que COM CERTEZA, a pesquisa é tendenciosa, entrevistas quem depende de esmola família e ou quem não tem instrução suficiente para analisar governo. Nunca fui entrevistado, nunca presenciei nenhuma dessas pesquisas, não tenho nenhum amigo ou conhecido que já tenha participado. Então esse papo de 80% dos brasileiros que vcs tentam enfiar goela abaixo NÃO EXISTE.

    2. Não existe “lider” com 80% de aprovação. Existe é fabricação da mídia, como existe marketeiro do Bar Akí Hoh Brahma sendo contratado por uma fortuna. Como sabem americano adora inventar uma.

    3. Sr. Helio, também sou filho de gente pobre, analfabetos e consegui me formar lá pelos idos dos anos 70 do séc. passado. Não sei se o Sr. também é desse tempo, mas afirmo com toda convicção de não estar errando que se fosse hoje não conseguiria chegar onde cheguei. E duvido que os jovens pobres de hoje possam ter a mesma sorte. Não credito o meu desenvolvimento a nenhum governo mas acho que em épocas passadas era muito mais fácil do que hoje os jovens pobres de famílias humildes terem um futuro promissor e isso sim, essa falta de perspectiva, eu credito aos governante atuais pois não tomam medidas sérias para melhorar o ensino nesse país em todas as suas fases.

  55. Olá!… Ricardão: Todos e mto mais, colocaram suas opiniões… E o nível do seu blog está mto bem representado; falando-se até do tal timeco… San Paulu. No q me diz respeito, fico feliz pelo q li; pela qualidade do q li e, claro, por viver a atualidade do futebol, nacional: é Flamengo ou Internacional… risos Estou feliz.
    Por vc, companheiro… meus sentimentos. Mas, vc teve a oportunidade de participar da famosa excursão… Ora! Eu, só fiquei sabendo e lendo os comentários e sorvendo o alto nível de seus… visitantes. Tudo bem; eu estou presenteado com duas oportunidades… Rubronegra e Colorada.
    Sabe de um negócio?… Ninguém pode ter tudo, na vida, todo o tempo. É normal, Ricardão, pessoas serem privadas de uma coisa e ganharem, outra. É normal. É a vida. Faz parte…risos Mas, vc não contava, neh?…
    Kakakakakakkkkkkkkk…….
    Aquele abraço, fraterno
    ( E viva Lula, o filho do Brasil!!!… )

  56. Boa Noite ontem eu tb estava no evento, fiz a interpretação em libras ( LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) no inicio da cerimônia, gostei do filme, acho que a Glória Pires deu como sempre um show de interpretação….além de esbanjar beleza e simpatia…

  57. Não gosto de mitos prefiro as verdeiras histórias de pessoas dignas e idonias!
    O filme deve ser muito chato e não vou gastar me probre dinheir q ganho com muito trabalho pra assistir um file q deve ser uma chatice e dpois não tem grça ele não é assasinado no fim !kkkkk

    1. A maior diferença dos blogs “desse lado” para os do “lado de lá” é essa, os “de lá” adoram ficar lendo e comentando enquanto os “de cá”, mas pouquissimos vão lá e quando tentam comentar, são bloqueados na sua maior parte. Que pena para eles porque nunca passam dos 30%… Não podem escolher o “seu” presidente kkkkkkkkkkkkk

  58. Caro Kotscho

    Eu até tinha um convite para assistir o filme no Vera Cruz mas por motivo de saúde no sabado eu não pude nem sair de casa, mas não vai faltar oportunidade pois assim como quase toda a população brasileira eu também vou assistir “Lula, o filho do Brasil”. NÃO VEJO A HORA !!!
    Mas lendo o teu texto gostoso como sempre, me passou um outro filme na cabeça. O Lula é também seu personagem central. Eu moro em São Paulo, a cidade mais conservadora do Brasil e ainda na zona norte, a região mais conservadora da cidade e consequentemente é a mais conservadora e retrógrada do país. Aqui o PT perde todas !!! Aqui existiam as “Senhoras de Santana” que pediam aos ditadores militares mais torturas e mais assassinatos em nome de Deus( Seus filhos ainda “vagueiam” por aqui de forma multiplicada ). Aqui surgiu para a política o nefasto Janio Quadros, aqui também ficava o antigo presídio de presos políticos do Barro Branco que hoje é a Academia da Polícia Militar de SP bem como o “cani da PM. (Treinam cachorros por lá ).
    Pois então….esse é o cenário, voltemos ao meu “filme”.
    Era o ano de 1990, um depois da nossa derrota para o Collor. Estávamos em campanha para a sucessão de Luíza Erundina com a candidatura do Suplicy para prefeito. Agendemos com o Lula para que viesse nos ajudar na campanha e escolhemos o Jdim. Filhos da Terra ( até hoje a direita prefere chamar de “Serra Pelada” ) uma das regiões mais pobres da região para que o Lula pudesse falar com os moradores. A praça em frente ao mutirão do Apuanã estava lotada, o povo veio em massa !!! O nosso carro de som ( se é que fosse possível chama-lo assim ) era uma kombi velha e cujo motor que alimentava o gerador fazia um barulho maior que os dois pequenos alto falantes pudessem produzir. Mesmo com essas condições desfavoráveis o povo não arredava o pé, queriam ouvir o Lula. Eu fui com mais dois outros companheiros me encontrar com ele no Metrô de Santana já que o Lula não saberia como chegar naquele lugar tão longe como esquecido e no caminho já não conseguiamos parar de rir com as piadas do Lula. O “cara” até pra isso esbanja talento como todos que o conhecem estão cansados de saber. PRONTO !!! Chegamos no local do evento !!! Assim que o meu velho Monza dobrou a esquina, o povo cercou o carro cada um querendo mostrar algum tipo de contribuição, a maioria dizia que faria a “segurança”, o improviso era tão evidente quanto era evidente a emoção sincera daquela gente de querer VER o nosso Lula de perto. Bem, pra encurtar a história, assim que o Lula pegou o microfone e iria começar a falar, eis que surge do outro lado da praça um enorme “trio elétrico” da campanha do Maluf, seguido de uma carreata imensa e composta só de carros chiques e do ano !!! UMA COVARDIA se comparada à nossa parca estrutura ( nos obrigaram a afastar a nossa “kombizinha” para aqueles “metidinhos” passarem com a sua pompa ). é claro que o Maluf não estava mas estavam lá quase todas as figuras carimbadas da direita local. Daí eu olhei pro Lula e disse apenas:
    -“Pô Lula, agora “fudeu”….!!!” e ele me disse:
    -“Calma Enio, deixe os caras irem embora, eles não vão ficar aqui o dia todo e já já eles cansam, enquanto isso vamos ali pra aquele bar !!!”
    Fomos pro bar que pertencia a um companheiro nosso do PT e ficamos ali com o resto da companheirada acuados e espremidos enquanto o “trio elétrico” repleto de mulheres bonitas contratadas fazia o seu “show”. A musica no ultimo volume impedia que mal pudessemos conversar dentro do bar, eram jogadas camisetas, chaveiros, canetas, panfletos, bandeirinhas, bolas, brinquedos, enfim…jogavam de tudo na cara daquele povo !!! mas tinha um detalhe, os “militantes” malufistas não saiam de dentro dos seus carrões. ficavam apenas buzinando e sacudindo suas bandeiras talvez por medo de conversar coma aquele povo pobre. depois de uns rabos de galo ( o Lula tomou o seu conhaque ) e mais outros, a caravana da provocação começou a se retirar. a praça já estava esvaziada, apenas a molecada ainda permanecia brincando e correndo com as “bandeirinhas” do Maluf. Eu pedi então para que a Kombi desse um giro pelo bairo para chamar o povo de volta porque o Lula finalmente iria falar. Em pouco tempo a praça começou a encher de novo. O Lula subiu em um desses brinquedos de madeira que havia na praça e com o microfone ligado na Kombi falou assim:
    -” Companheirada, já pegaram as camisetas ? Eu peguei a minha, tá aqui: ( mostrando a camiseta do Maluf nas mãos ) !!! Eu acho que voces devem pegar tudo o que esses riquinhos vieram dar !!! Peguem tudo, camiseta, caneta, chaveiro, não deixem escapar nada !!! Mas saibam que os cachorros de raça que eles criam nas casas deles se vestem melhor do que com uma camiseta dessas, e comem melhor também !!! Eles acham que conseguem comprar a consciência de voces com essas bugigangas, mas depois do que eu tenho pra contar pra voces, duvido que comprem os seus sonhos !!!! ….”
    Daí o Lula começou a contar a sua história, de onde veio, como veio, falou da Dona Lindu, falou dos irmãos, falou das enchentes na sua casa da Vila Alpina, FALOU TUDO ISSO QUE HOJE ESTÁ NOS LIVROS E NO FILME !!!
    Kotscho, voce não faz idéia do silencio que fazia naquela praça lotada para ouvir o que dizia o nosso Lula, foi emocionante !!! As pessoas estavam serias, ouviam tudo respeitosa e atenciosamente !!! Era como se estivessem ouvindo a sua propria história !!! Eram cada um deles ali representados no Lula !!! FOI INESQUECÍVEL !!!!

    Bem,,,é nesta unica zona eleitoral da zona norte, a da região do Jaçanã na zona norte no Jdim. Filhos da Terra e do Apuanã que desde aaquela eleição e até hoje nós do PT ganhamos sempre !!! Até hoje ninguém esquece que naquela tarde e início de noite que o hoje PRESIDENTE DO POVO E UM DOS MAIORES ESTADISTAS DO MUNDO ESTEVE ENTRE OS SEUS !!!!

    Aqueles “malufistas” de ontem são hoje do PSDB , seus cachorros continuam sendo bem tratados, continuam a ter medo de sair dos seus carrões, continuam com destilando o seu odio, continuam demonstrando o seu nojo por gente pobre mas ….
    VIDA QUE SEGUE,,,,,Eles não perdem por esperar o que virá em 2010 !!!

    1. Posso passar a vida convivendo com o PT na desgaraça de comando neste país, mas jamais o meu cérebro será contaminado, o maior presente que Deus deu para o ser humano, o qual cada uma faz o que quiser com o seu.

    2. Ô “mizifio” Zeca

      Quem tem muito “trabaio” pra arriar em encruzilhada a partir de agora é a tua “oposiçãozinha” arruinada e sem rumo !!!
      Daqui até outubro de 2010 ninguém tira mais os galhos de “ARRUDA” das vossas orelhas !!!!

      JÁ ERA !!! ACABOU-SE !!!
      OS EXUS DEMOTUCANOS QUE VÃO BAIXAR EM OUTRO TERREIRO !!!

      É DILMA E NO PRIMEIRO TURNO !!!

    3. Dona Helena

      Lamento pelo estado em que se encontra o teu cérebro !!!
      Mas não desanime, para tudo tem remédio, desde pesquisas com células-tronco até despachos e banhos com galhos de “ARRUDA” !!!

      Vamos torcer, né ? Torço pela tua breve recuperação !!!!

  59. Salete, essas maiusculas que você insere em teu texto não dão o destaque que você pretende, mas afujentam os leitores; é péssimo/cansativo ler um texto que parece uma corrida de obstáculos.

  60. QUANDO METALÚRGICO EM SÃO PAULO, SENTIA INVEJA DOS COMPANHEIROS DO ABC. NOSSO PRESIDENTE, O JOAQUINZÃO, QUANDO NEGOCIAVA NOSSAS REEVINDICAÇÕES COM OS EMPRESÁRIOS DA FISP, CAPITANEADOS PELO MARIO AMATO, TOMAVA DE GOLEADA. ISTO É, NÃO GANHAVA NADA.
    MAS, QUANDO O LULA SENTAVA DO OUTRO LADO DA MESA A COISA MUDAVA. OS PODEROSOS DA FIESP TREMIAM E O BARBUDO SAIA VITORIOSO.
    É CLARO QUE EXISTEM OPOSITORES, MAS DE UMA COISA NINGUÉM PODE DISCORDAR: O HOMEM ALÉM DE SER UM GRANDE NEGOCIADOR É UM ESTRATEGISTA DE PRIMEIRA GRANDEZA.
    PARABÉNS, FILHO DE BRASIL.

  61. Eu acredito que por aquilo que estou vendo acontecer no Brasil é as mudaças. Lula mereci sim um film soubre sua vida ate mais.As pessoas hoje tem comida em abundacias as crianças que alimenta os pais com sua bossa familia.O Brasil estava precisando de um presidente que estivesse passado o que ele passou na carne para poder fazer mais pelo nosso pais.

    1. Fez? O que? Bolsa família foi originada de uma idéia do nobre Senador Suplicy, posta em prática em SP, e logo adotada pelo presidente FHC.
      Nõa há créditos ao LUIS iGNÁCIO a não ser de ampliar brutalmente o “benefício” com intenções óbvias, mesmo que positivas para seus beneficiários.

    2. Vilma, primeiramente dev-lhe dizer que não sou contra o bolsa-família. Acho apenas que ele possa ser necessário mas previamente temporário. Desejaria que você fosse bem novinha e pudesse fazer o que vou lhe dizer. Procure conhecer uma família dessas que recebe o bolsa-família, uma com mais de quatro filhos. Não precisa entrar em contato com a família, apenas os tome como meta, tenha uma idéia das idades dessas crianças. Não precisa fazer um acompanhamento sistemático mas procure se interessar do desenvolvimento dessas crianças e jovens no tempo sem que você participe e depois de uns 10, 12, ou quem sabe 15 anos chegue a conclusão do que foi o futuro dessas crianças dessa família beneficiada. Esse programa social a ajuda a família é o que menos interessa o que vai dizer se um programa desses valeu a pena é se os filhos e netos mudaram de condição social. Claro que comprtar uma televisão ou uma geladeira é muito bom mas se ficar só nosso não valerá pra nada. É jogar o dinheiro do contribuinte fora servirá apenas como estatística isso sem falar no aspecto eleitoral.

  62. Só posso afirmar o seguinte: Lula é o homem nordestino que deu o salto mais alto da história brasileira, quiçá do mundo!!! SALTOU DO LOMBO DE UM JEGUE PARA CONFORTÁVEIS ACOMODAÇÕES DE UM BOING!!! ETA CABRA DA PESTE!!! DA SORTE!!! CABRA?… NAO!!! COMPANHEIRO!…

  63. Lamentável seu comentário que existe um complo para o Flamengo ser campeão, não tem complo nenhum. A verdade voce mesmo escreveu, o jogo vai ser jogado e o timeco do São Paulo não teve competência para ser campeão, é simples RK.

  64. Meu caro Kotscho, bom dia !

    Bem pela trajetória escolhida o próximo passo é baixar o decreto de Domiciano e dar 28 dias para a oposição se curvar!

    Parabéns!

    Abraços fraternos e honestos, gratuitos e sem firulas!

    Manoel Ferreira

    1. Depois do ObRAHMA Chopp não digo nada, tudo é possível.

      Se um cara (the guy) que manda dezenas de milhares de jovens, com 18, 19 anos, para a guerra, no meio do nada, lutando por nada, ganha o prêmio Nobel, tudo é possível.
      Crazy world…

  65. O Eduardo Guimarães – do Cidadania.com – está organizando um ATO DE PROTESTO CONTRA A FOLHA, para o dia 5 de dezembro (próximo sábado) em São Paulo (SP). O ponto de encontro será na Alameda Barão de Limeira, perto do metrô Santa Cecília, em frente ao prédio da FSP. Quem estiver interessado em PARTICIPAR é só entrar no blog dele, no seguinte endereço: http://edu.guim.blog.uol.com.br/. Como bem disse Geraldo Vandré, “QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER”!!!!!!!

    1. Acooooorrrddaaa MININA! Parou no tempo? por que Parou?
      Geraldo Vandré, o que VIOLOU a moça no audictório? Comunismo!? Aonde, nem na Russia tem mais! A URSS ACABOOOUU e FRACASSOOOUU. ASSASSINARAM MILHÕES de pessoas por NADA! Ah… sobrou o comunismo da RICA e PRÓPERA CUBA dos irmãos Eunucos. AVISO: á quem interessar possa o LULA NUUUNCA FOI COMUNISTA pois, sempre foi muuuiito mais inteligente que os fracassados e PERDEDORES que o cercavam e por isso mesmo, obrigado a se fazer De. O rancor e traumas que guardamos da nossa infancia, deveriamos deixar num consultório qualquer para não ficarmos a vida toda tentando provar q nossos pais estavam ERRADOS. FREUD neles!!

  66. Vou buscar recursos , apoio e patrocínio para a realização de um filme documentario aonde instigue a critica e analise de quem os assista. Titulo do filme ja possui. “LULA, SANTO OU JUDAS ESCARIOTI”.

  67. Lula já provou tudo o que podia, não precisa provar mais nada para ninguém. A única coisa que Lula poderia fazer ainda, para lavar a alma das pessoas que amam como ele, vedadeiramente este país, é cortar toda, todinha, a publicidade governamental, para os racistas xenófabos da veja, dos ressentidos, que pisotearam os manuais de jornalismo da famigerada folha de São Saulo, e derrepente do jornal o globo, que é golpista até o último fio de cabelo. Abraço e parabéns pelo post.

  68. Olá Kotscho, tudo bem!
    O “São Paulo” não vai muito bem. Time que começa ganhando e perde, não tem moral para ser “campeão”.
    Só falta o Palmeiras empatar, o Flamengo perder, o Inter também e o São Paulo ganhar de 5 a 0.
    É brincadeira mesmo!
    Mas, quanto ao filme do LULA, ótimo! Merece até mais.
    Um homem dotado das poucas qualidades, que seus “amigos” não têm”. Um Pacificador!
    Mas, Kotscho, convenhamos, poderia o LULA se completar.
    Que tal se até o final de seu mandato, ajudar o BRASIL a sair desse lamaçal, que se chama “CORRUPÇÃO” ser pacificador “ÓTIMO” mas, adular os corruptos “JAMAIS”.
    É, o que está faltando ao nosso querido “LULA filho do BRASIL!
    Abs.
    Louren Junior

  69. Lula merece muito mais. Um gênio, como não se cansa de afirmar Ciro Gomes, em todas as entrevistas que concede. Deu provas incontestáveis de democracia. Enfrentou todas as feras sem levantar um sabre sequer. Foi diplomaticamente, colocando o nocaute tecnico, em todos que se atreveram a duvidar de sua inteligência e capacidade de fazer política sem jamais macular a sua alma ou vender a sua dignidade como outros que por lá passaram e deram as costas para o seu povo em troca de poder. Tudo o que fez foi, antes de tudo, pensando no mais necessitado. Às vezes, até engole alguns sapos, para não bater de frente com forças implacáveis, dando a impressão que poderia ceder. Mas, não. Ele estava apenas fingindo de morto, mas estava bem vivo como o personagem de Gary Cooper, o herói destemido do inesquecível “Por quem os sinos dobram”.

  70. Papo vem papo vai, e creio que qualquer ser lúcido entende como eu que a melhor hora para lançar livros e filmes como este seria daqui a um ano, após as eleições. Assim todos ficariam satisfeitos, tudo seria mais ético, e ponto. Como está é realmente tremendamente discutível.

  71. Caro Kotscho!
    Sua matéria veio encher de alegria os corações petistas e, por que não, dos simpatizantes do Presidente Lula.
    Uma grande parcela de anti-Lula e anti-PT estavam muito felizes também, fazendo suas piadinhas, fazendo chacotas e numa euforia de ira, lascando todos tipos de comentários não no seu espaço do IG, mas em outros tantos que visito.
    Sempre se achando os mejores, coisas que nunca foram, agora estão engolindo um SAPO sem BARBA, porém babento daqueles que até na cueca se esconde. Aliás, esta atitude de carregar dinheiro na cuéca é muito antiga no Brasil. Meu meu pai, in memorium, me dizia que os retirantes nordestinos, como ele fora um, costuravam um pequeno bolso na cuéca onde escondiam alguns trocados da venda de alguns bens para poderem viajar de trem de Brumado até Sum Paulo. Isto era em 1954. O valores médios ficava na cuéca mesmo, preso ao elástico da cintura. Eram aquelas cuécas folós feitas de saco para açucar que eram vendidos à granel até nas budegas também. Os trocos para comprar uma emergência iam no bolso mesmo. O alimentação para ser consumida durante o trageto era preparada um dia antes da partida e resumia em dois pratos típicos: farinha de mandióca com rapadura e farinha de mandióca com carne seca socada no pilão.
    Em São Paulo, na Estação da Luz já tinham os contratantes para o trabalho escravo que pegavam os cabeças chatas e enfiavam Brasilzão à fora.
    Creio que carregar dinheiro na cuéca continua até hoje em várias modalidades. Mas o mais importante é que o Brasileiro é criativo e as mudanças são necessárias. Tivemos muitas mudanças em todos os sentidos no Brasil depois que o Lula entrou para Presidência. As falcatruas não estão sendo mais acobertadas, mesmo que algumas imprensas que poderiam atingir a grande massa só se importam co o que contra o Lula, a internet está aí para difundir, mostrar e orientar aqueles que tem miolo com massa cinzenta e pensamento esclarecido.
    Mas as mudanças novaram tanto que em alguns casos a Bíblia tem substituído as cuécas.

    1. Parecido deve ser tú, ó gajo.

      Tá maluco? Não mete os outros no teu balaio não.

      Estudei, não sou semi analfabeto como 30% da população, acho a educação fundamental, não falo errado para fazer tipo e enganar o povo, etc.

      Quem pode estudar e aprender e não o faz, ou é burro mesmo ou é um vagabundo $%¨&*(¨$@$%.

  72. MEU CARO ROBERTO KOTSHO, A ELITE PODRE E SEUS ADORADORES ESTAO COM A SINDROME DO PANICO MESMO: A PONTO DE COMETER O PECADO DE PRONUNCIAR O NOME DE CRISTO SALVADOR EM VÃO NÉ? MAS O HOMEM DO NORDESTE TORNOU-SE UM ESTADISTA MUNDIAL SENDO TALVEZ O MAIS QUERIDO PRESIDENTE DO BRASIL EM 50 ANOS,E SÓ AQUI A ELITE MISERAVEL QUE DESTROÇOU O BRASIL NAO GOSTA! (A FOONTE SECOU NÉ)

    1. Mais um que não toma seus remédios.

      Que tal uma terapia? Quem sabe te ajuda. Paz irmão.

      Em tempo; se faz referência a um post que o autor escreve JESUS, sinto muito, mas precisas estudar mais, pois ao menos que sejas de uma religião exótica, não conheço nenhuma que diga ser “pecado” dizer seu nome.
      O nome de “Deus” original em hebraico antigo sim, os judeus, evitavam dizer, por razões muito próprias. Ok?

  73. NAO GOSTAM DE ESTADISTA LULA PORQUE LEVOU O BRASIL AO PRIMEIRO MUNDO OU QUASE LÁ… A ELITE PODRE E SUAS MADAMES ADORAM SIM OS ARRUDA SAMPAIO COMPRANDO PANNETONES??

  74. Ricardo, por favor, diga-nos como foi o lançamento do livro do Audálio. Não pude comparecer (vivio em Taubaté e estava preso a afazeres midiáticos e caseiros…rsrsrs) mas gostaria de saber como foi o lançamento.
    Literatura não tem tanto glamour quanto Cinema, mas sempre é uma notícia um lançamento do nosso amigo e meu mestre, Audálio Ferreira Dantas, o menino de Tanque D’Arca.
    E, parabéns pelo prefácio. Buscarei os autógrafos em breve.

  75. Segura a boiada! Vai ser um estouro…Barreto ou Barretos???
    Deixem as macas prontas para qq de atendimento de emergência…
    Estão dizendo por aí que só falta o LULA trazer o OSCAR desta vez!!! Cá entre nós: Não é nada dificil, né!
    Vamos torcer que nem verdadeiros paus-de-arara, e vai ter fogueira de São João fora de época, forró e vibrar com aquele refrão…peguei meu Ita no Norte…

  76. Enquanto o bicho tá pegando em Brasilia com tudo que a turma do Lula ensinou o nosso presidente foi ao cinema, e ainda por cima vem um imbecil comentar futilidades……..ohhh republica das bananas e de bananas

  77. Lula, já náo é mais o filho somente do Brasil. Lula é personagem do Planeta chamado Terra. O mundo se curva ao operário nordestino. Ele é O CARA.

    1. “O mundo se curva…” (?) Creio q não.

      Estás a acreditar muito na mídia e nos marketeiros meu caro.

      O interesse é no país, nas suas riquezas, na sua produção de alimentos, de minérios, na mão de obra barata, nos juros absurdos e delirantes (bom pra eles…), só isso.
      O país poderia estar muito melhor mas, é algo que não interessa aos mesmos tipos que dizem que aquele Sr. lá de Brasília é “o cara”.

  78. Márcio Ganzallo, o Brasil teve 500 anos para ficar MUITO MELHOR e não ficou. Caso você tenha esquecido, o LULA pegou o Brasil, literalmente FALIDO. No final do mandato do FHC, mesmo com todo o apoio da nossa mídia, a aprovação dele era de 26%!!!!! Esta sua história não tem a menor sustentação lógica, é apenas mais uma ladainha já batida da nossa combalida oposição.

  79. EM DEFESA DE LULA —– O Eduardo Guimarães – do Cidadania.com – está organizando um ATO DE PROTESTO CONTRA A FOLHA, para o dia 5 de dezembro (próximo sábado) em São Paulo (SP). O ponto de encontro será na Alameda Barão de Limeira, perto do metrô Santa Cecília, em frente ao prédio da FSP. Quem estiver interessado em PARTICIPAR é só entrar no blog dele, no seguinte endereço: http://edu.guim.blog.uol.com.br/. Como bem disse Geraldo Vandré, “QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER”!!!!!!!

    1. De novo, Angéica… cujo nome SUGOU toda a candura deixando árido o coração. Que ódio é este? Protesto contra UM JORNAL !? E a´pregação pró IMPRENSA LIVRE ? Sería condicionado a falar BEM do comunismo? Isto seria DITA DURA ou DITA MOLE? A dita daquela época ñ foi nem tão DURA nem tão MOLE , senão como nós, os Estudantes daquele tempo estariamos aquí a vociferar contra um passado longinquo que a cicatriz da SURRA que a vida aplicou á alguns, não dixa calar e DIZER QUE FALEI DAS FLORES. Sopro de PAZ no seu coração.

  80. Caro Kostcho,

    Na minha opinião sobre o filme do LULA, enviado ontem 30/11, a par da sua história vivida como grande parte dos nordestinos, frisava a necessidade do Presidente, como legitimo representante do povo brasileiro, de se completar e se portar como um defensor da moral e dos bons costumes, ajudando o Brasil a sair desse lamaçal da corrupçaõ que estamos sendo vitimas.
    Mas qual! Mal acabamos de frisar desa necessidade, o Sr. Presidente afirma com com todas as letras, que o “escandalo” de Brasilia, “NÂO FALA POR SI”.
    Caro Kostcho, sei da sua lealdade para com o Sr. Lula ,
    mas, pela decencia e pela moral, o que será dos nossos jovens, que a todo momento se deparam com os mais chocantes exemplos de imoralidade de nosso representantes. Vou lhe contar uma historinha, real. Certa feita me utilizando do transporte coletivo como sempre faço,
    no tempo de um tal “mal fadado” representante, dono de um tal “fadado” ranário. Ouvi de uns jovens que (parecem pela pouca idade, tratarem-se de jovens trablhadores, possivelmente office boys, que se utilizam do mesmo coletivo, estas palavras: “Trabalhamos o dia todo, enfretamos filas e mais filas e ainda temos que frequentar a escola noturna, para pelo menos ajudar nas despesas de nosso pais, e um “cara” desses manda e desmanda e nada acontece.”
    Caro Kostcho! É fácil justificar as barbaridades que estão acontecendo a nossa volta, drogas, insultos, violência, as autoridades dizem; É culpa dos pais que não educam e a escola, não é os desmandos, os maus exemplos, a corrupçaõ em todos os setores da vida brasileira.
    Pasmem!
    É fácil justificar!
    O dificil é se transformarem em homens de bem.
    Como já disse J. Elliot: “O mal não é o perigo, é o bem que deixamos de praticar.
    Abraços.
    Paz! Muita Paz.

    Aproveito para ao se aproximarem as festas do Nosso Senhor, desejar-lhe as maiores venturas e felicidades, junto aos seus familiares.

    1. Lula apenas manifestou o que deve ser verdadeiro pra todo mundo… não se condena antes que a justiça o faça, não pode existir linchamento e mais ainda como presidente deve usar o bom senso nestas horas… e leia toda a notícia, ele criticou o Congresso por não votar a reforma partidária que isso sim é que pode dar um freio a estrutura podre atual.

    2. Uma MEIA VERDADE é uma MENTIRA COMPLETA. O que o LULA disse foi: “A imagem não fala por si. O que fala por si é todo um processo de investigação, todo um processo de apuração. Quando estiver toda a apuração terminada, a Polícia Federal vai ter que apresentar um resultado final. Aí você pode fazer juízo de valores. Mesmo assim, quem vai fazer juízo de valores final é a Justiça. O presidente da República não pode ficar dando palpite, vamos aguardar sobre o que vai sair.” Outra coisa, O LULA estava no exterior, e ANTES de falar sobre o caso, ele disse que ainda NÃO TINHA VISTO nenhum dos vídeos sobre este assunto.

    3. É apenas para lembrar àqueles que defendem o Presidente Lula, que antes dêle se tornar presidente ele condenava sim, antes que a justiça se pronunciasse, e cansou de linchar publicamente muitos adversários, personagens que hoje o servem para lhe dar sustentação no governo e lembro-lhes que até usineiro antes amaldiçoados se tranformaram em herois nesse país. Essa postura atual nada mais é que uma prevenção antecipada pois o futuro a Deus pertence.

  81. Ótima propaganda para um governo que sabe se comunicar num país brega por natureza (também no bom sentido). Conheço a história do Lula e do PT (ou do PT de Lula ou do Lula do PT) mas não é por isso que não vou assistir… Esse vai ser para mim um daqueles filmes em que se pode dizer: não vi e não gosto.
    Não acredito nesse modelo de governo em que os aliados tudo podem desde que se mantenham meus aliados. Maquiavel está bem representado neste país. Panis et circensis!

  82. Falando em estadista Lula, hoje mesmo, agora mesmo, presenciei ele declarando que as imagens do ex-governador Arruda et caterva, roubando dinheiro dos brasileiros, não falam por si…não são contundentes, não disseram nada a ele… do que será que ele ainda precisa?

    Lembram que recentemente ele isentou o ex-presidente Sarney de qualquer crime??

    Amigos, nós brasileiros, principalmente os eleitores do Pt, não temos vergonha na cara, e em nenhum outro lugar do corpo.
    Lembram do Maluf, rouba mas faz?? O que é o Lula???
    Qual a diferença??

    1. Não sou petista tampouco a favor de qualquer outro partido nesse país mas é bom ver que existem petistas que conseguem visualizar a big picture e não se posicionam como deslumbrados. Pago todos os meus impostos e gostaria de ver meu dinheiro sendo bem aplicado. Não me importo se ele for para um programa do tipo bolsa esmola. O que incomoda é ele ir parar na conta corrente de corruptos…

    2. Olá, carissimo vic!
      Com toda certeza vc jamais foi nem será um eleitor do PT, porém, eleitor dos PSDBs/DEMs da vida com certeza vc é e,. caso tivesse vergonha na cara reconheceria o grande trabalho do melhor presidente que o Brasil já teve, ou seja, o querido presidente Lula!
      Trabalho reconhecido mundialmente que alguns hipócritas fingem desconhecer para tentar dar um minimo de fundamento a criticas totalmente descabidas!
      Que pena!

  83. JPortugues, o PT de hoje, ou dos anos 80 nao e’ “seu” como voce alude. O PT, seja nos anos 80, ou hoje, foi, e’ e sempre sera’ do Lula – que voce diz ser “farinha do mesmo saco” do Arruda.

  84. Yes…nós temos bananas! Já parafraseei a história. Como bom neto de italianos…anarquistas graças a Deus, Zélia Gatai que o diga. Por incrível…o Lula é meu patrão agora, paga o meu salário via INSS, ou se preferir…via Super_Receita_Federal, q juntou Scretaria da Previdencia Social com Secretaria da Receita Federal e com um pequeno detalhe, foi unicamente Lula q puxou para o 5º útil todas as aposentadorias a serm pagas na República dos Bananas. Sabe aquele 10º dia útil que não chegava nunca…
    Com média de sobrevida para 72 anos ou mais…quantos bananas conseguirão chegar lá! Bom…dá aproveitar a idade para assistir Lula, o filho do Brasil…acho q sai de grança ou por preços módicosl.

  85. Concordo com a Angélica. 500 anos passados já era tempo do conserto e bem reparado. No fundo o Brasil ainda é jovem, e precisou uma pessoa comum de nome Lula agitar esse gigante adormecido. “Tô” pensando igual a opinião exacerbada de político qdo afirma q Robin Williams está com dor de corno. Pensando bem, aquela Babá quase perfeita mostrou sua verdadeira personalidade, ciúme doentio, ou está com falta de coca. Enfim, o tal americano é frio e calculista, além de fanatismo e obcecado por terrorismo. Dê um “apagão ” na sua imagem tão passageira de ator, representa bem, se traveste de palhaço, ganhando bem para alegrar a platéia do circo onde vide. É uma lástima perder o conceito, devia ter travas na língua, como reles mortal.

  86. Interessante este País! Recebe todo mundo de abraços abertos…
    Nipônicos insatisfeitos têm um caminho: Pegar de volta aquele navio…qq coisa…Maru e voltar para o Sol Nascente. Sou da seguinte opinião num país livre: Ame o País ou deixe-o, as portas estão abertas…livre-se do incomodo. Sayonara!

  87. Penso que , escola não educa, complementa aquilo que adquire em casa. Igual qualquer Faculdade, a Faculdade eh feita pelos alunos. Se ninguém estuda…o canudo vai ser difícil de sair, além de enfrentar concorrentes num mundo globalizado, aliás já e a 6a. q ocorre, e tudo num processo de dinâmica de grupo. Vencerá o melhor e aquele q se atualizar na velocidade q o mundo está pediindo.Falta Didática…

  88. Engraçado é ver os hipócritas de plantão esquecendo [lógico que propositalmente] o resto do comentário do Lula em que ele frisa que tudo vai ser apurado pela Policia Federal e a justiça será feita!
    Propositadamente “esquecem” que um presidente é obrigado a se ater a justiça e não pode aproveitar-se de quaisquer fatos para comentários injuriosos, ou seja, é exatamente os comentários injuriosos que eles gostariam que o presidente fizesse para que pudesse ser bem criticado pela nossa midia marron!
    Saudações calorosas ao nosso inteligentisimo presidente!

    1. Ao Carlos

      1-Na verdade o lulla (de hoje) não condena o que viu pq sabe que se o fizer vão cobrar dele a mesma atitude contra os petistas mensaleiros.

      2-Frizei no item acima (de hoje) para explicar que esse lulla (o de hoje) quer se manter no poder a qualquer preço e, esse preço inclui não se indispor contra ninguém.
      É facil explicar:
      Defendeu e defende o Sarney a quem já chamou de ladrão da pátria.
      Defendeu e defende o Collor a quem já chamou de ladrão da pátria.
      Defendeu e defende o Renan que é notóriamente um desonesto.
      Defendeu e defende o Jarbas Barbalho que é notóriamente um desonesto.
      Não dá nem prá enumerar as controvérsias e mentiras na vida do lulla oposição e do lulla situação.

      Essa conversa mole de afirmar que “a imagem não fala por sí” é conveniência. Se hoje fosse meados de 80/90 ele viria a público dizer cobras e largartos, chamaria o Arruda de ladrão, ( e é mesmo) pediria o inpecheament dele, a renúncia de todos envolvidos.
      Mas, como o lulla está no poder, a conversa é outra, ele fica igual TUCANOS, (em cima do muro) para não desagradar ninguém.
      Lulla, (lamentávelmente) quem te viu e quem te vê.

    2. Ô “mizifio” Reginaldo Gadelha

      ( “anônimo”, “Zé das Cebolas” ou o nomezinho qualquer que voce se queira dar)

      Será que voce não se toca do motivo de riso em que se tornou na internet ?
      Onde quer que vai, só leva chumbo !!!
      Cada “comentário” teu é mais um motivo de piada. Outro dia voce foi no meu blog dizer que lá voce podia me xingar a vontade, aqui no Balaio do Kotscho não poderia. Agora voce “deu” pra passar de blog em blog pra deixar lá a tua ‘cagadinha” rotineira ( Tá viciado nisso meu fii ? )
      Aqui no Balaio do Kotscho tu és lido pelo Brasil inteiro !!! Vê se voce se toca sujeito !!!

      Voce já escreveu aqui que não é do PT, nem do PSDB, nem do DEMO, do PMDB, PDT, ou seja, não é de nada, isso nem precisava afirmar, que voce não é de nada já está bem claro qundo lemos as tuas opiniões estúpidas como sempre .
      Quer a prova da tua estupidez ?
      Está aqui:
      “…Essa conversa mole de afirmar que “a imagem não fala por sí” é conveniência…”

      Um Presidente da República, pelo cargo que ocupa NÃO PODE emitir juízo de valor até que a Policia Federal ou a Justiça emita o seu parecer final !!! Até agora todas as BARBARIDADES cometidas pelos Demotucanos que o Brasil assiste na televisão estão ainda na fase de investigação !!! A operação “caixa de Pandora! só foi deflagrada na última sexta- feira. É cedo ainda para se dar uma opinião conclusiva, até porque VEM MUITO MAIS PELA FRENTE !!! Os desdobramentos fatalmente chegarão nas campanhas do Kassab em São Paulo e no resto do DEMO país a dentro !!! A COISA É MAIS FEDIDA DO QUE VIMOS ATÉ AGORA !!!

      Sem contar que a outra operação ( Castelo de Areia ) já chegou num tal de “Palácio Band” !!! AGUARDEMOS !!!!

      Se a oposição depender de “comentaristas” como voce pra defendê-la não tenho dúvidas que a Dilma leva já no primeiro turno !!! O que parecia ser uma eleição difícil passa a ser muito mais fácil do que pensávamos !!!
      CONTINUEM SUAS “CAMPANHAS” !!!
      O PT AGRADECE !!!!

    3. Ao enio barroso

      Sua resposta é típica de petralhas que adotam a postura de:

      Na falta de argumentos, vamos desqualificar e atacar o adversário.

      Não concordo com essa tática, mas sei que pelo Q.I. da maioria dos petralhas, deles só isso podemos esperar.

      Essa sua nova fase “pai de santo” me faz e faz rir milhares de leitores deste blog, é uma estupidez.

      Por falar em cagadinhas, sua forma de defender o indefensável é uma cagadona, típica de um sexagenário desocupado, como vc.

      Outra coisa, vc não tem blog, vc tenta ser um blogueiro, não é pq não tem nada dentro de sí além de devoção alucinada ao que seu caricato líder diz e fala.

      Vc continuamente tenta falar em nome do PT, vc não é o PT, vc é só um alucinado desocupado que não vê, não compara, não analisa.

      enio, vc não é nada, nem ninguem.

      Vou continuar externando minha opnião, (que não é só minha) vc vai continuar destilando seu ódio contra ela.
      Fazer o que ? Se não gostar não leia, não comente.

      Várias vezes vc me ofendeu pessoalmente aqui neste blog, ofendeu a mim e a outros que somos chamados, de estúpidos e de outros adjetivos pq não professamos seus ideais.

      Quer dizer que se endeusássemos o lulla, (como vc) seríamos bajulados?.

      Acorde, o mundo não é igual, as pessoas não são iguais, irmãos pensam diferente, povos pensam diferente.
      Não há hegemonia.

      Acorde, procure o que fazer, seu ódio e ranço ainda vai te infartar.

      Quanto a eu ser o tal zé das cebolas, o pensamento é seu, mas isso não vale muito pq vc não pensa nada.

    4. Ô “mizifio” Gadelha

      Essa minha “fase de macumbeiro” se dá por não conseguir deixar de enxergar os ‘galhos de arruda” colocados em vossas orelhas !!!
      Ódio ? Graças a Deus não tenho nenhum !!! Nem de nada e nem de ninguém !!! Vivo em um país cuja maioria absoluta não tem mais medo de ser feliz !!!
      Sexagenário ? Não, ainda não sou, mas quando chegar lá pelo andar da carruagem continuarei na minha felicidade e com a mesma alegria de viver !!!
      Gadelha, o problema da internet é que a gente nunca sabe e não vê quem está do outro lado. Voce de uns dias pra cá saiu pela blogosfera a fora ofendendo quem encontrasse pela frente e que defende o Governo esplendoroso do Presidente do Povo Lula. A partir daqui, voce chegou no meu e partir do meu voce chegou em outros blogs, inclusive ao de um amigo meu.
      Gadelha voce endoidou ? Voce saiu daqui e foi lá ofender também a um juiz de direito ?

      Mas tudo o que peço hoje em dia é que voces não parem !!!
      CONTINUEM COM SUAS “CAMPANHAS” DE OPOSIÇÃO NA INTERNET !!!
      O PT AGRADECE !!!

    5. Oh, Eninho se o cargo de presidente da república não lhe permite dar opinião sobre o que é mostrado para todo o Brasil nas imagens, não seria melhor ficar calado? Nada proíbe o presidente dizer que que não pode ou não quer emitir qualquer declaração sobre o assunto. Como fez, a declaração dada, êle não está se omitindo sobre as imagens ou sobre o assunto.

  89. Banho de piche, cobertura de penas e expulsão do país a pontapés para todos os canalhas ladrões, homens e mulheres, que aparecem roubando o nosso dinheiro nos vídeos, seja de que partido forem.

    Cada minuto em que se concede a eles tempo e direito para “explicarem” os roubos FILMADOS com suas mentiras e infinita cara-de-pau, é um minuto a mais de vergonha para NÓS, um minuto a mais em que damos testemunho que não temos sangue nas veias, nem coragem no coração.

    Não haverá UM repórter, UM cidadão, que tendo a oportunidade de se aproximar de um bosta desses, de-lhe um chute de quebrar ossos? Seria uma pequena, muito pequena reparação do IMENSO sofrimento que esses vermes tem causado há décadas a centenas de milhares de pessoas a quem faltam saúde, trabalho, segurança e educação.

    Estou longe de Brasília – infelizmente – senão faria o serviço com o maior prazer.

    Lugar de canalha ladrão é embaixo da terra. O resto é maquiagem ou conversa de covarde.

    E o nosso presidente JAMAIS poderia se omitir como o fez, mesmo sem se comprometer poderia demonstrar ao menos um pouco de indignação que seria natural, mas sua falta de reação só vem mostrar que a ele também falta sangue de homem nas veias, ou que se o tinha, já está contaminado pelo convívio com a canalha.

    Malditos, malditos sejam um milhão de vezes, os que causam o sofrimento do povo brasileiro!!!!

  90. Ler uma matéria escrita por este brilhante joranalista é,além de agradável,uma forma de a gente participar do enredo.Assim,lendo a matéria a respeito do filme “Lua – o filho do Brasil senti-me como se estivesse junto com os convidados,viajando na Van e conversando com os outros felizardos convidados.Eu só queria que uma vêz ele escrevesse sobre a “teimosia” do Presidente Lula em não concordar com a “extinção”da SUDENE decretada pelo ex-Presidente FHC,em maio de 2001.Aliás como a SUDENE fará 50 anos agora, no próximo dia 15 de dezembro,seria muito oportuno que o Ricardo Kotsho contasse como surgiu,quem o inspirou e o animou a “enfrentar” o Professor e o sociólogo em matéria tão complexa e de enorme repercussão para a unidade nacional. Eu só sei que lá do céu homens como Juscelino,Celso Furtado,Dom Hélder Câmara,Dom Eugênio Sales e tantos outros que lutaram por incorporar a região Nordeste no rítimo de desenvolvimento das áreas mais desenvolvidas do país,estarão curiosos e atentos para saber onde o Presidente Lula foi buscar coragem,inspiração e ousadia para tentar soerguer um órgão criado há 50 anos e que o Presidente FHC condenara a ir para a “lata do lixo” da história.Será que uma região que detém quase um terço da população brasileria pode receber neste fim de ano uma matéria a respeito?

  91. Reginaldo Gadelha, este é exatamente o grande diferencial de Lula. A VIDA DO LULA É UM CONSTANTE APRENDIZADO. Você não pode cobrar que uma pessoa INTELIGENTE como o Lula, não tenha aprendido nada em quase 30 anos!!!!!! Ele aprendeu muito, desde os anos 80/90 e continua aprendendo e se modificando e é exatamente por isto que ele é admirado e respeitado no mundo todo!!!!!!

  92. Lula disse que as imagens do governador Arruda embolsando o dinheiro Não fal por si mesmo. E o que fala então Sr. Presidente ? Acho que as retóricas de V.Exa. há tempos atrás eram melhores. “Nunca em tempo algum no Brasil ….. “, e ” EU NÃO SEI DE NADA “, eram melhores que esta ultima . As imagens não falam por si. hahahaha! Arruda embolsa o dinheiro e diz que era pra comprar panetone pros pobres.
    Era , disse certo, porque agora vai pra conta dele, Arruda na Suiça ou nas Ilhas Jersey , paraíso do dinheiro brasilerio da corrupção e da ladroagem . E o Eduardo Azeredo ? Cadê ele ? Anda meio sumido , né ! Muito da corrupção no Brasil e da não distribuição de renda no Brasil é culpa da justiça brasileira . Enfim , deve ser por estes assaltos aos cofres publicos e aos desvios diários das contas do INSS que os aposentados não podem ter um aumento de salário .

    1. CHIRAC, 1) uma MEIA VERDADE é uma MENTIRA COMPLETA. O que o LULA disse foi: “Imagem não fala por si. O que fala por si é todo um processo de investigação, todo um processo de apuração. Quando estiver toda a apuração terminada, a Polícia Federal vai ter que apresentar um resultado final. Aí você pode fazer juízo de valores. Mesmo assim, quem vai fazer juízo de valores final é a Justiça. O presidente da República não pode ficar dando palpite, vamos aguardar sobre o que vai sair.” Outra coisa, O LULA estava no exterior, e ANTES de falar sobre o caso, ele disse que ainda NÃO TINHA VISTO nenhum dos vídeos sobre este assunto. 2) os aumentos dos salários dos aposentados, no governo Lula, são muito melhores do que todos os aumentos dados nos governos anteriores, incluíndo o governo FHC!!!!!

    2. Já saiu a matéria no IG onde o Lula explica o que internauta contestou. E é evidente que o Presidente da República não deva fazer julgamentos precipitados para não influenciar nas investigações, decisões e etc. Já foi o tempo em que um certo presidente dava seu pitéu e/ou mandava o Brindeiro engavetar CPIs ou providências. A imprensa recebia seu bônus e calava-se tudo.

    3. Em vez de criticar os ladrões, distorcer o pronunciamento do presidente (que foi correto, pois ele estava em viagem e sem todas as informações sobre o caso, ele nem havia visto o vídeo), para colocar nele a culpa daquilo que os oposicionistas demotucanos fizeram…
      É o cúmulo da má-fé.

  93. O LULA é o MAIOR ESTADISTA que esta Republica já teve. Infelizmente, como todos nós, não é perfeito pois, é o PIOR POLÍTICO desta Republica na ESCOLHA dos que o cercam. Sou ELEITOR do LULA por QUATRO vêzes, DO LULA, pois o PT é uma escrecênça, a QUADRILHA do PT só não é PIOR que a do PMDB e do PSDB(á esta incluo imcopetência). Os comunistas que orbitam entorno dele são verdadeiras PIADAS de mal gosto. Lutam tanto por IGUALDADE que acabaram ficando IGUAIS aos piores LADRÕES do DINHEIRO PÚBLICO. Não fôra o LULA ALAVANCAR a (vida) dos pobres do Brasil, o PT teria passado como uma lata de lixo político pela história de nosso País. TODOS OS POLITICOS SÃO LADRÕES, menos os que NÃO SÃO.

  94. Quero parabenizar pela iniciativa de produzir um filme
    de um cidadao brasileiro, com as mais diversas discriminações:
    migrante nordestino, analfabeto, operário, pobre e aleijado, essa é apenas alguns adjetivos que me lembro – e no entanto esse cidadão com apoio popular, tornou-se presidente do Brasil diminuindo a desigualdade social e destacando o Brasil na política internacional e esse projeto der continuidade em 2010, elegendo seu sussessor alcançaremos índices inimagináveis.
    Portanto parabéns pela atitude, e o povo precisa conhecer
    a história desse mito LUIZ INACIO LULA DA SILV A.

  95. Lula é o que é. Nunca antes na história deste país alguém pronunciou a frase ( “eu não sabia de nada!”), com tanta convicção. O Brasil não merece nada além da corja do PT, OU ALGUÉM PENSA QUE O CONGRESSO NACIONAL NÃO ESPELHA A ESSÊNCIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA?

    1. pra fazer e acontece tem que ter respeito pelas coisa publicas,foi o que faltou com o DEM que só fica na defensiva quando chegou a ora de executar com um único governo na nação deu o que todos estão vendo e comentando(LULA NELES Luzi inácio da silva) quem sabe faz a ora não espera acontecer.

    2. É bom lembrar que toda grana, acho, foi dada por empresas. Vivemos num país livre em que todo empresário pode fazer o que quiser com o dinehiro que estava no seu caixa.

  96. Justa homenagem – 12/10/09

    Motorista do caminhão
    Não sabia o que fazia
    Treze dias na estrada
    Presidente ele trazia
    Do nordeste para o mundo
    Pra fazer nossa alegria

    Dificuldades passou
    Pra imigrante era normal
    Da profissão de torneiro
    Para líder sindical
    Debaixo de repressão
    Pro congresso nacional

    Candidato a presidente
    Três vezes ele perdeu
    O povo falou mais alto
    E na quarta ele venceu
    E por sua competência
    Novamente se elegeu

    Junto com seus assessores
    As finanças controlou
    O que era impagável
    O seu governo pagou
    E sobrou muito dinheiro
    Pra chegar aonde chegou
    Reg. 22006207d091103h092254_m3

    Hoje o mundo reconhece
    Nossa potencia e riqueza
    Aumentou a confiança
    Reduzindo a pobreza
    Ta sorrindo de alegria
    Quem chorava de tristeza

    Muita gente com inveja
    Esse operário deixou
    Esta consertando coisas
    Que estudado estragou
    Pra ser um bom governante
    Não precisa ser doutor

    Tem muita gente apoiando
    E muita quer derrubar
    Eleitor esta de olho
    Um recado vai mandar
    Se não trabalhar direito
    Vem outro em seu lugar

    O Brasil tem muito orgulho
    Da historia deste rapaz
    Que veio La do nordeste
    Pra mostrar como e que faz
    Depois de tudo que fez
    Merece o Nobel da paz ..

    Registrada sob n. 22006207d091103h092254_m3

    Estou ancioso para assistir ao filme.

  97. Estou ansiosa pra assistir esse filme genuinamente brasileiro. Hoje Lula náo é somente um filho do Brasil. Lula é do mundo. Ainda é pouco diante do que fez pelo Brasil. Só nos resta retribuir o que fez elegendo a legitimidade de Dilma em 2010.

  98. Um dos maiores problemas no Brasil de hoje é a falta de um nome de oposiçao, um nome que seja oposição guerreira, lutadora, que agregasse em sua volta outros homens dispostos a tomar o governo.

    Se houvesse em nosso pais um só homem de oposição, um homem que fizesse oposição aguerrida, como o lulla, fez, com certeza não estariá-mos dominados por uma ditadura de esquerda com a que que temos hoje.

    Lamentávelmente não temos esse nome, esse homem.

    Por essa razão o pt e o lulla fazem e desfazem sem que um lider ferrenho lhes diga que o Brasil não é deles, que o Brasil é de todos nós brasileiros.

    Se houvesse esse homem o filme do lulla não poderia ser exibido agora.

    Se houvesse esse homem a oposição faria rápidamente um outro filme sobre a vida do lulla.

    Contando a verdade, é claro.

    1. Ao Reginaldo Gadelha:
      O Lula não quer o Brasil só para ele. O Brasil, com o governo Lula, nunca foi de tantos brasileiros. O senhor deve ser branco e de boas condições econômicas, por isso não está gostando do que está acontecendo no nosso Brasil. O senhor deve estar com saudades do tempo que só os ricos progrediam. Agora mudou, porque até nós os negros estamos melhorando de vida e sendo mais respeitados. Talvez não por pessoas que pensam como o senhor. O senhor está sendo egoista, porque o país é grande e tem recursos suficientes para fazer a dignidade de todos os seus filhos e não só dos que são como o senhor: branco e classe média ou rico.

    2. Ao Reginaldo
      Eu até concordo que falta um nome de oposição, assim como o Lula foi, mas este tipo de homem que você quer não existe mais. Os que você vê hoje são estes que aparecem nos vídios colocando dinheiro por todo o corpo.
      Não só existem pessoas que criticam o governo Lula, como também os que reeleger o Sr. Maluf para garantir sua imunidade livrando-o da cadeia.
      Nunca em toda história deste pais eu conheci um governo tão eficás.
      Amigo, leia mais sobre poítica e economia, voce não precisa nem ser tão humano. O que está sendo mostrado neste governo (corrupção) era tudo camuflado até então; parta deste principio.

  99. Nunca, em tempo algum neste país, tivemos uma Policia Federal tão bem a carater das suas atribuições como se vê hoje.
    O que ela faz é o que se poderia esperar que fizesse, que é o que defender os interesses do país e do povo.
    Esta desmistificação dos demotucanos do governo do Distrito Federal foi qualquer coisa de sensacional.
    Esta desmistificação deixou nos brasileiros a imprensão da certeza em que nada que é feito contra o povo e a nação poderá ficar sem punição.
    No nosso país agora fica comprovado que o crime não compensa e que terá punição àqueles que fazem do poder como se ele fosse por eles exercido a bel prazer e não para quem lá os empossou.
    O povo não pode ficar como marionetes nas mãos desta gente oportunista que pensam que as leis são feitas só prá eles aplicar contra este povo, mas não contra eles próprios.
    Esta ação da PF. nos dá a tranquilidade de que estamos sabendo quem é quem entre os que se escondem atráz da cortina da suposta honestidade que enganam milhões de humildes eleitores incautos.
    Parabéns a PF. por este magnifico trabalho.
    Mataram a cobra e mostraram o pau e todos agora poderemos votar sem 2010 sem os impecilhos que nos confunde.

  100. Lula merece essa grande homenagem . É um dos poucos, senão o único que foi reconhecido ainda cumprindo o mandato conquistado com louvor. Torno a repetir, Lula foi escolhido por HIERARQUIAS SUPERIORES, pois representa o ser humano forte, otimista, que jamais se deixa abater por dificuldades, quaisquer que sejam. Lula com sua Liderança Nata, seu Carisma e, Simplicidade tem Perfil do Verdadeiro Estadista. Lula foi ESCOLHIDO, também para mostrar que miséria não pode ser desculpa para ser bandido. Lula representa minha classe social e, tenho muito orgulho dele.

  101. QUEM DESSE QUE ARRUDA NUM DAR SORTE!! PONHA UM RAMINHO ATRAZ DA ORELHA ,ERRUME UM GARDO NA POLITICA, E SE ALGO DER ERRADO PEÇA PRA SER JULGADO PELOS JUIZES DO BRASIL, TAÍ A RECEITA DE ERRUDA PRA FICAR RICO!!!!

  102. Reporto-me aqui, como exposição das razões do meu sentir, aos belíssimos comentários feitos tanto pela Angélia como pela dalma, assim como a outros tantos. Mais uma bela reportagem do Ricardo, o qual bem sabe traduzir o sentimento da maioria e o melhor do jornalismo nacional. Parabéns!

  103. O projeto politico da esquerda no BRASIL foi esfacelado quando se deixou entre outras coisas o idealismo de Socialismo e o homem ser agente de transformação cadê a Saude a serviço do homem e a Educação como doutrina se dar PÃO E CIRCOao povo temos um exemplo vivo PLINIO ARRUDA Eo Soci´logo CHICO LUIZ e uma guerreira aqui no Ceará MARIA LUIZA FONTENELLE

  104. EU GOSTARIA DE CONTINAR MEU RACIOCINIO POIS HOUVE UM ERRO NO TEXTO O EXEMPLO DO PLINIO ARRUDA E DO SOCIÓLOGO ELES ASINDA TÊM COMO EXISTEM HOMENS CHEIO DE UTOPIAS PARA UM BRASIL MELHOR

    1. Se liga, cara! O LULA está com 80% de aprovação. Ele é ADMIRADO, RESPEITADO e QUERIDO no Brasil e no mundo todo. Ele iria se sentir ameaçado por uma bobagem dessa??? Já o José Pedágio Desabando Serra …..

  105. ENGRAÇADO; NUNCA EM TODA A MINHA VIDA FUI ENTREVISTADA POR ESTAS PESQUISAS DE OPINIÃO ASSIM COMO NENHUMA DAS PESSOAS QUE CONHEÇO. QUAIS SERÃO OS ENTREVISTADOS? OS QUE RECEBEM BOLSA FAMILIA?
    QUEM SERÁ QUE ESTÁ FELIZ COM A EXONOMIA NESTE BRASIL? SERÁ QUE TODOS OS QUE APLAUDEM O PRESIDENTE ESTÃO COM BONS SALÁRIOS, SEM DÍVIDAS E TENDO UMA BOA VIDA???? DUVIDOOOOOO!

    1. Por que haveria cálculos estatística se tivesse que consultar todo mundo? Sabia que essa já está taão avanaçada que, como faz o MEC no ENEM, essa indica com toda precisão só pela marca da tinta da caneta se alguém acertou uma questão por saber ou se chutou.
      Além disto, mesmo que fosse 100% sempre tem a margem de erro que é para atender pessoas que mesmo apoiando de coração, da boca pra fora diz que não.

    2. A Daisy (e alguns outros comentaristas) é daquelas que só aceitam resultados de pesquisa a favor do que pensam. E olha que IBOPE não é órgão público, hein? e no Rio ficou sob suspeita de influenciar a opinião pública contra Brizola, político de centro-esquerda.

  106. ESTE É O ULTIMO COMENTÁRIO QUE FAÇO NO IG, OU MELHOR PEDIDO : A CAIXA DE COMENTÁRIOS DO IG. FOI CENSURADA, ISSO É INADMISSIVÉL, SE OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO MAIS PUBLICADOS CONCLAMO A TODOS QUE ATÉ AGORA POSTAVAM OS MESMOS, A NÃO MAIS FAZE-LO, NEM NAS MATERIAS E NEM NOS BLOGS. – AO SR. KOTSCHO MINHAS DESCULPAS POR USAR ESTE ESPAÇO, MAS É QUE ELE -AINDA- NÃO FOI CENSURADO.

  107. Sr. Kotscho, desculpe-me de utilizar esse espaço para manifestar minha reprovação diante da sensura imposta pelo IG através das caixas de comentários. Não é assim que se deixará de ouvir críticas, pelo contrário, está atitude de sensura de comentários só vem corroborar com a idéia de um corporativismo de interesses.

  108. Notícia alvissareira. Lula chega aos 85% de aprovação de seu governo com enfase na política externa. O Chanceler da diplomacia brasileira , Sr. Amorin ajudou Lula a conquistar os 85% de aprovação , medida pelo IBOPE. Os fatos positivos e que renderam a Lula uma média espetacular de aprovação foram segundo se confirma, a vinda do Exmo. Presidente do Irã, DDD. Sr. Ahadmejad ! E em seguida a política anti-americana na Colombia e suas sete bases e Honduras. A luta midiática para desacreditar a política externa foi forte, mas não surtiu efeito. Irã não é problema nosso . O Irã tem o direito de continuar com as suas pesquisas nucleares . Honduras foi um golpe de estado. E a Colombia é um feudo americano . O povo brasileiro contrariou os jornais conservadores e aprovou mais uma vez a política externa de Lula. Parabéns Lula. Estamos com voce , no caso Irã, no caso Colombia , no Caso Honduras e no Caso em Copenhagem sobre o aquecimento global .

    1. Vc é muito tolinho em acreditar que essa pesquisa é verdadeira !!! nunca fui entrevistado e nem ninguem que eu conheço !! a pesquisa é assim qual a cidade que mais recebe bolsa esmola então vai lá e entrevista todos os esmolentos ai dá 85% mas na verdade o Lula tem 35 % de rejeição então é impossivel essa suposta popularidade vai 1º se informar !!!!

    2. Wilton, não entendi. Se estou certo, você diz que a pesquisa que indica 85% de avaliação positiva pro Lula é falsa, foi feita em reduto dos “esmolentos” e as pesquisas que indicam 35% de rejeição são verdadeiras?. Qual o critério que você usou para as conclusões? O de sua antipatia pelo Lula ou algum dado mais científico?

  109. o Daniel Costa ainda não deu para perceber que o diploma para o Lula não faz falta? estuda é necessário sim, mas para as pessoas normais, sem o diploma ele já é o “CARA”, isto quem disse foi o Obama. já imaginou se o LULA tivesse diploma do que ele seria capaz. o FHC tinha diploma dava aula em Harvad e daí grande bosta de presidente, vc tem saudade dele, o povo brasileiro não tem não.

    1. Até pelo seguinte: esses que têm diploma aprende fazer política dentro das universidades públicas, a qual sempre é para lascar os mais pobres. Procure na net que os pobres tiveram que ir as ruas em Belém-Pa para que a universidade anulasse prova que vazou para pré-vestibular, coisa que UNE, DCE, etc ficaram até contra os estudantes, por ser a maiora pobre. Mais outros exemplo: o ministro Haddad mandou uma verba extra fabulosa para UFPa propondo que fosse para construir casas de estudantes e comprar livros, pensando, como sempre faz todo do governo Lula, beneficiar aluno carente. Pois bem! Os filhinhos de papai que fazem política, e que serão os futuros políticos, invadiram, pelo que entendi, a reitoria e obrigaram o reitor fazer, ao invcés disso que poderia beneficar os pobres, um auditório dos mais luxuosos do mundo, só para eles fazerem encontros.

  110. Admiro muito a história do presidente Lula, admito que está fazendo um governo acima da média apesar do PT, mas lancar um Melodrama, em ano Eleitoral convenhamos é um golpe abaixo da linha da cintura, sabendo como o povo brasileiro se deixa levar por histórias deste tipo.
    Em tempo: O projeto da bolsa cultura, já foi pensando em distribuir grana para a massa ter acesso ao filme, que foi produzido segundo a imprensa com boa parte de dinheiro público.
    Lula já é um mito, ninguém contesta esta verdade, mais querer impor esta PERUA ESTRESSADA, ao Brasil , convenhamos. NINGUÉM MERECE.

    1. LULA – O FILHO DO BRASIL — “É preciso analisar quem pega carona na popularidade de quem. É o filme que pega popularidade na imagem do presidente, não o contrário. Fabio chama esse filme de homenagem ao povo. O cara tem uma história muito brasileira”. Rui Ricardo Diaz

  111. Vc.disse tudo… estamos caminhando pra uma ditadura de esquerda, com censuras veladas, impedindo que o cidadão emita a sua opinião, e logo mais, outros comportamentos serão bloqueados… levando o país às sombras, típicas do mundo atrasado. Cabe a todos os patriotas se cuidarem, mesmo porque no próximo ano teremos eleições, e poderemos jogar essa gente para o lixo…

    1. Vamos ver se eu entendi. vc diz que estamos indo para uma ditadura de esquerda. coisa que você nem imagina o que é. você já esteve em alguma? Pois é,eu vivi no Brasil por quase trinta anos sob uma ditatura de direita e detestei.
      No mais, este (o atual) foi o governo mais atacado pela imprensa nacional. Onde está, então, a tal “censura velada”? ai ai … bravatas de mais um paulistinha de direita derrotado.Seu nazismo preconceituoso sim, é que esta veladinho e,como verdadeiro patriota desta naçào,não me importo de gastar um pouquinho do meu tempo denunciando falácias com estas de pequenos-burgueses facistas, sobretudo os de são paulo.
      O estado está uma calamidade e gente como você me vem com esse papinho de “patriota americano”. Gente assim é que deveria sair do lixo da ignorância.

  112. se o presidente LULA não tem diploma, se o seu filme é tão ruim assim, se o seu governo só tem corrupção de acordo com voces(viúvas da era fhc), e a candidata dele é um poste, porque todo esse medo por 2010 ser um ano eleitoral? sejam humildes, e reconheçam que ele é o CARA, ele tem história.

    1. Pois é, Eliseu, ainda bem que o tempo de gente como você já passou. Se ainda não em São Paulo, graças a Deus, no resto do país. Viva o cara e a coroa! As novas faces de um Brasil muuuito melhor, viu??

  113. A CAIXA DE COMENTÁRIOS DO IG. FOI CENSURADA, ISSO É INADMISSÍVEL

    ESTE É O ULTIMO COMENTÁRIO QUE FAÇO NO IG, OU MELHOR MINHA ULTIMA VISITA AO IG, VIVO EM UMA DEMOCRACIA, EU E MAIS ALGUNS NOS APEGAMOS A AQUELA COISA CONHECIDA COMO LIBERDADE DE EXPRESSÃO

    MÍDIA CENSURADA NÃO É MÍDIA, CANAL DE NOTICIAS CENSURADO NÃO DIVULGA NOTICIAS, DIVULGA OPINIÕES, QUEM DIVULGA OPINIÕES É BLOG, E BLOG TEM PARA TODOS OS GOSTOS TUDO DEPENDE SE VOCÊ É DE ESQUERDA OU DE DIREITA.

    CONCLAMO A TODOS QUE ATÉ AGORA POSTAVAM OS MESMOS, A NÃO MAIS FAZE-LO, NEM NAS MATERIAS E NEM NOS BLOGS. – AO SR. KOTSCHO MINHAS DESCULPAS POR USAR ESTE ESPAÇO, MAS É QUE ELE -AINDA- NÃO FOI CENSURADO.

  114. ACOMPANHO A VIDA DE LULA DESDE 1978 DAS GREVES DO ABC E GOSTARIA MUITO QUE FOSSE FEITO UM FILME DE 1978 A 2009 PARA QUE TODO BRASILEIRO TIVESSE NOÇÃO DO METALÚRGICO QUE VIROU PRESIDENTE, QUEM SABE OS JOVENS DE HOJE IRIAM QUERER IMITA-LO E PARAR DE SEREM ALIENADOS POLITICAMENTE. LULA É UM EXEMPLO PARA NÓS BRASILEIROS E PODERIA ESTIMULAR E MUITO NOSSA JUVENTUDE SENDO UM EXEMPLO DE PERSEVERANÇA E LUTA INCLUSIVE NA DITADURA MILITAR. PARABENS PELO FILME E ESPERO QUE FASSAM UM FILME COMPLETO SOBRE ELE POIS O PRESIDENTE OPERÁRIO MERECE.

  115. EU NUNCA DISSE ISSO ANTES. NUNCA PARTICIPEI DESTE BLOG!
    Li a entrevista do ator que faz o Lula. Acho que ele está certo. Fala-se muito do oportunismo do filme por conta do ano político. Não posso afirmar que a idéia foi essa. Entretanto, apesar de não ter votado no Lula na última eleição (votei em todas as outras vezes que ele foi candidato) porque não consegui digerir muito bem as falcatruas e mensalões e etc, tenho que reconhecer duas coisas: primeiro, eu desejava como brasileira que o seu governo fosse ímpar, o que demonstra imaturidade da minha parte, porque afinal não poderia ser assim: segundo, não há como se negar que a história do Lula num país que as diferenças sociais são tão gritantes, é de fato uma história e tanto. Estou com Obama: ele é o cara. Quanto a outras questões não temos outra opinião a não ser a de que todos os governos tiveram problemas e corrupção, e eu, como muitos brasileiros sonhávamos que o Lula fosse um salvador.

  116. Ninguém tem culpa se o Lula é grosseiro, mal educado, não sabe falar, etc. O saco é ter que ouvir dele a mesma história ” fui um menino pobre, nordestino, não tive oportunidade para estudar, fui metalurgico, etc, etc” Eu gostaria de saber se isso é complexo de inferioridade, é uma pessoa recalcada, o que é afinal? Eu já não aguento mais, haja saco, porra, o cara toda vez fala essas besteiras, se ele foi pobre, um fudido e chegou a presidente, o azar foi nosso que temos que aguentar isso.

    1. Franklin, você só pode ser um INFELIZ. Como um cara que fala para os maiores Chefes de Estado na ONU e é aplaudido pode ter complexo de inferioridade? Lula sabe muito bem o quem ele é e o que ele representa em termos Mundiais (pois é, quem ja viajou pra Europa sabe muito bem quem é o Lula por lá). Como bem disse uma outra leitora do blog, o filme pega carona na popularidade do Lula e não o contrário.

    2. Júnior, você tem razão. Eu acabei de voltar da Europa (Espanha e Irlanda). Por lá, Lula é o cara mesmo e o brasileiro deixou de ser visto pelas lentes do Robin Willians (aquela biba derrotada – afinal, os EUA levaram dois canhões para tentar as olimpídas,o que eles queriam?) faz tempo! Na boa …deu orgulho ser brasileiro e ter um presidante como o LULA. … E olha que eu moro em São Paulo, tenho doutorado e sou de classe média (isto é para aqueles que acham que todo o paulista é facista e reacionário).

  117. oh sr. kotscho, kd meus comentarios?? o sr. censurou só porq EU Ñ SOU ptista?? o sr. deveria colocar uma observaçao. q só ptistas podem postar aki…VOU PERG. OUTRA VEZ, QUEM PAGOU,VAI PAGAR ESSE DINHEIRO TODO P/ ESSA PORCARIA Q ESTAO CHAMANDO DE FILME?

    1. Nina, o financiamento deste filme foi possível graças à estrondorosa popularidade do nosso amado Presidente LULA, tanto no Brasil como no exterior. O filme foi feito SEM o uso de leis de incentivo fiscal (Lei Rouanet e Audivisual) que compensam os patrocinadores com isenções fiscais. As empresas que custearam este empreendimento, já financiaram outras produções. São empresas que estão de olho no RETORNO POSITIVO que este investimento trará para suas marcas. Como lhe conheço de outros carnavais, sei que não vai adiantar de nada as explicações que estou lhe dando, mas eu, como uma boa LULISTA, também sou teimosa e continuo tentando fazer você entender o momento ÚNICO que estamos vivenciando no Brasil. Acorda NINA, venha ser feliz conosco!!!!! Ah, o filme é lindo, você deveria assistir antes de sair escrevendo que é uma porcaria, ou você está com medo de assistir e mudar a imagem que você tem do nosso LULA?

  118. ESSE TAL DE lula TEM MANIA DE DIZER….ah eu fui pobre, ah eu fui isso eu7 fiu aquilo, até parece q ele é a unica pessoa desse mundo e principalmente do BRASIL q foi pobre

    1. NINA, você já parou para pensar PORQUÊ esta história lhe incomoda? Pare um pouco, se DESARME e pergunte para você mesma: POR QUE uma história tão bonita me incomoda tanto? Vai ser um exercício muito bom para você se conhecer melhor!!!!!

  119. Não é que eu ache que o Lula dá maus exemplos à moçada falando sobre a chatice (ele acha) de ler livros, jornais e revistas e estudar.
    Hoje mesmo 12/12/09 ouvi agora há pouco, na Band comentários àcerca do exame ENEN, do suposto desgaste da figura do ministro da Educação Hadad sobre os problemas de adiamento do exame e em seguida as disponibiliades de vagas nas universidades por desinteresse do jovens, mesmo nas de renome como a USP entre outras, ocorreu-me que se o jovem não está mais interessado em estudar nem é por este motivo, o de Lula não gostar de ler.
    Qualquer pessoa, que normalmente costuma pesar bem os prós e os contras de uma empreitada que é estudar, ao se deparar que após formado vai à procura de emprego e lhe oferecem um salário vil que não compensa tanto esforço, vai querer partir com o dinheiro que seria gasto com os estudos, para uma atividade de livre iniciativa.
    Vai prá uma escola técnica, aprende uma profissão, gasta bem menos, desgasta muito menos também e vai tocar a sua iniciativa, seja lá qual for.
    Eu fui operário, fui metalurgico e por coincidencia, fui também torneiro mecânico, não perdi nenhum dedo, gosto de ler e me formei em Tecnologia em Processos de Usinagem (máquinas operatrizes), Engenheiro Mecânico e finalmente licenciatura plena em educação.
    Lecionei em escolas técnicas e agora sou aposentado, da atividade privada.
    Quero dizer com tudo isto, que se eu fosse jovem hoje, não seguiria ao que o Lula disse (não gostar de ler) mas aos meus ideais e muito menos aos péssimos salários que oferecem as empresas aos recém formados, pois se trata de conquistas, de atingir a objetivos como um desafio e na força de vontade que temos, para prevalescer.
    Sobre o filme, que ainda não assisti mas que sem duvida irei ver, pelos cometários dos que viram, está recheado de exemplos de uma pessoa que além das dificuldades da pobresa, enfrentou os desafios mesmo sem estudo e que se saiu vitorioso da empreitada.
    Acho que aí está a moral da história deste filme.
    É uma história de superação, de força de vontade, de garra e dá-nos o exemplo de que nunca devemos desistir e mesmo porque somos brasileiros e brasileiros não desiste nunca.

  120. Acho certo censurar a caixa de comentários, as pessoas estavam usando o espaço para fazer propaganda politica, agressões verbais e até ameaças.
    Infelizmente o brasileiro ganha um direito de expressar mas não sabe fazer um bom uso.

  121. Ainda bem que o povo brasileiro, o PT e outros partidos, entidades da sociedade civil e o Lula exercem e defendem a democracia, apesar de tantas afrontas. Todos têm mesmo o direito de se manifestarem, mesmo para espalharem preconceitos e besteirol. Muitos que dizem que o Presidente é analfabeto, redigem um vernáculo sofrível, como se vê neste blog.
    Não vejo a hora de ver o filme, me inteirar dos pormenores talvez ainda desconhecidos por mim, relembrar fases da vida do metalúrgico bigudodo da Vila Euclides. Recordar-me da emoção e do ódio à ditadura, que me causou sua prisão incomunicável por 30 dias, quando seu carcereiro era o atual Senador Romeu Tuma. Lembro-me de gritar ao dirigir minha Variant pela 23 de Maio: “Filhos da mãe! Prenderam o único HOMEM de coragem (não foi essa a palavra) deste país”.
    Só não gostei muito da jogada de marketing dos Barreto. No futuro terei que voltar aos telões para assistir “Lula 2 – o Resgate do Povão”. Com prazer.

    1. Ou quem sabe meu caro Ton, vc não assistirá em breve o filme de terror, a verdadeira face de lula, ou quem sabe um título mais propício seria ” o presidente e o monstro”, no qual antes de se eleger realmente se preocupava com a classe operária e a defendia, o que tambem pode ser uma farsa, tendo em vista a qualidade do ator e sua trupe, aquele que defendeu sarney e seus atos secretos, o mensalão e seus executores, a farra dos cartões corporativos, o apoio aos covardes, destruidores, incompetentes e assassinos do mst, o apoio do seu grande amigo e companheiro do momento collor de melo, o apoio aos assaltantes bolivianos que nos roubaram uma refinaria e por covardia sem resistencia, o assalto feito nos bolsos dos contribuintes ao pagarmos mais pela energia ao paraguai que nunca entrou com um centavo p/ a contruçao de Itaipu, ao apoio ao pseudo golpista zelaya c/ a conta sendo paga pelo contribuinte brasileiro, o apoio dado ao destruidor da Venezuela o sr chaveco, ao aumento desordenado dos gastos públicos c/ pessoal sem que a qualidade de atendimento ao público tenha melhorado, o apoio ao porra louca do irã que agora está se achando e lançando mísseis piorando ainda mais a estabilidade mundial, frente a tudo isto e muito mais, creio que o próximo filme real sobre o lula, sua atitudes e resultados sobre nós pobres brasileiros, será feito pelo zé do caixão, que é o produtor mais entendido em filmes de terror no Brasil. Meu caro Kotscho podeira me responder o que houve com a caixa de comentários do IG, já que vc é contratado do mesmo, e sendo assim mais próximo. Mas por favor preciso de uma resposta convincente.

    2. Virgílio, vc encheria os olhos de Hitler,Mussolini e da família Bush de lágrimas com este contundente discurso neo-facista. creio que vc teve ter morrido de dó do coitadinho do Hitler e de seus ideais, injustamente derrotados pela corja americana e vermelha.
      Vamos lá ao que vc diz:
      Sarney e os “atos secretos”. Porque só agora eue ele passou a apoiar o Lula, vc passou a critica-lo, sendo que tais atos ocorrem desde quando o Senado foi fundado?
      Assassinos do MST: Mais de 1600 trabalhadores agricultores inocentes foram mortos por jagunços do nosso coronelismo. Portanto, quem são mesmos os assassinos?
      Apoio ao Collor. Me mostre onde, como e quando.
      Apoio aos ladrões bolivianos: O país é deles. Quem é o labrão???
      Assalto paraguaio: em quanto aumentou a suaconta de luz por causa disso?
      Zelaya: como mu cara ELEITO PELO POVO, que estava fazendo um referendo popular que nem serviria para ele, pode ser golpista?
      Hugo Chaves. Vc já foi à Velezuela? Se ela foi “destruída”, como ela se tornou o 3o. PIB da américa Latina?
      O resto nem vale a pena responder.
      Dá para ver a paixão que nutre pela sua ignorância e suas tendências facistas.

  122. Caros internautas, saudações!

    Primeiramente quero dizer que sempre fui um préjulgador antes de aguardar que os acontecimentos pudessem me fazer avaliar corretamente sem influência do meu estado emocional de momento, para dar minha modesta opinião acerca do que quer que fosse…Assim, hoje mais maduro e emocionalmente mais controlado, posso dar minha opinião
    sobre o governo do Presidente LULA: é o melhor e, apesar de não ser perfeito (qual é que já foi? ), é, sem dúvida nenhuma, uma vitória do povo que soube escolher alguém
    que sofreu tudo aquilo que a elite dominante impôs e impõem e continuará impondo sobre nós, as vítimas apassivadas e impotentes em reagir de forma contundente contra o predomínio desta classe malígna que detém e frea o desenvolvimento do Brasil, que o governo do Presidente LULA luta com afínco para mudar o rumo desta situação que acompanha o país desde sua descoberta.senão vejamos: quando é que bandido de colarinho branco foi preso e levado a ser escrachado na imprensa. como o MALUF, O PITTA, na área da política partidária, o DANIEL DANTAS, na área das finanças, O casal de pastores e bispos da IGREJA RENASCER, o juiz federal que está preso até agora, enfim, o que está ocorrendo no nosso país é uma mudança total de comportamento. Se bem que a ética e a moral mantém-se equidistantes, mas se a impunidade existe, é porque o Poder Judiciário ainda não possui envergadura estrutural definida, pois seus integrantes principais são originários de formação dentro do periodo ditatorial que a nação brasileira teve de se submeter durante quase todo o tempo de sua existência. Não é atoa que o povo está alienado devido a uma formação inadequado causada por um grande periodo de submissão, o que se tornou algo aceitável pela consciência coletiva, que é o que vale para nós, algo muito diferente nos outros povos que cresceram na democracia.
    A mudança deveria começar de cima para baixo, com alguns deslizes do poder ora exercido pelo governo do Presidente LULA,como o caso do mensalão do PT ( LULA sabia e não fez nada? ) por que razão? Pressão e ameaças muito veladas à integridade física dele e de sua família? Refém do mêdo? Ninguém ousaria colocar a vida em risco…E o filho natural e a filha fora do casamento oficial? por que estão escondendo suas ações nada exemplares? Tudo isso faz parte de um país que nega se tornar uma grande nação, pois esse negócio de dizer sempre que o Brasil é uma potência em emergimento ( na verdade em situação de emergência) não dá direito a solapar a bandeira que está sendo ultrajada nos seus dizeres: ORDEM e PROGRESSO pelo próprio povo que não sabe quem proclamou a república, ou que não foi Dom Pedro II que proclamou a Independência…Basta perguntar a qualquer cidadão do povo, principalmente das classes mais baixas, que dirão, simplesmente : NÃO SEI!
    Para finalizar: o povo que desconhece a sua própria história, vai continuar em erro até que um dia a educação seja algo que não vise só um diploma de curso superior, mas dê condição ao homem do povo alcançar conhecimento acerca seus direitos de exigir uma vida melhor para sí e sua família e assim obter de fato a cidadania que atualmente passa una idéia popular falsa a esse respeito.
    Quero assistir ao filme da vida de LULA, o filho do Brasil, para depois tecer um comentário dando minha modesta opinião como produtor cinematográfico e televisivo e jornalista aposentado, mas não morto. Abs. Fernando.

  123. Não vi o filme sobre o PRESIDENTE LUIS INÁCIO LULA DA SILVA ainda. Contudo, é um grande presidente que ao meu ver tem trabalhado arduamente para melhorar esse país. Não está melhor porque há forças neste país que são contrárias em relação a uma política que realmente contemple a todos os brasileiros. Esse é um governo que merece crédito e que deve ser elogiado pelas suas atitudes equilibradas, maduras, e inteligentes. Esse governo busca, ao meu ver, fazer uma política pautada em valores humanos. Isso é bom pois as ações políticas tem como fim último o bem de todos.

  124. NÃO VI O FILME É NÃO VOU VER,LOGO COM LULA,COM TANTO PRESIDENTE DIVINO COMO GELULIO VARGA,QUE FEZ TANTAS COISA PELO POVO]ESTE SIM QUE ÉRA O PRESIDENTE MERECE FAZER O FILME DE GETULIO VARGAS,SE MATOU PELO O POVO.

    1. A verdade não basta. principalmente em São Paulo, né, Maria?
      Os paulistas (infelizmente mais de 50%), principalmente os da classe média (culturalmente) baixa, isto é, TODOS ELES (até aqueles “paulistas” que moram em outros estados), preferem o apocalipse do que uma boa governança, principlmente se ela for do PT. Imagina então tendo Lula como presidente do Brasil. Isso se chama PRECONCEITO.

      Já vimos isso entre Hitler e os judeus.
      Já vimos isso entre Os brancos e os negros da África do Sul.
      E vemos isso entre os norteamericanos e o resto do mundo.

      Agora os paulistas, idiotizados pelos descendentes dos barões do café, (além de curtirem em baixo de suas consciências uma boa suástica), arrogantemente se acham a última bolacha do pacote, pois, ao contrário de todo o resto do planeta, (vide imprensa interancional) acham que o Brasil tem um governo pífio e que a corja do FHC precisa retomar o poder a qualquer custo, para expostar as desgraças paulistas para o resto do país e leva-lo de volta aos retrocessos dos anos 80 e 90. No caso aqui, à “divina” ditadura getulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *