Audálio Dantas lança livro sobre infância de Lula

Audálio Dantas lança livro sobre infância de Lula

 

 

 

 

Durante dois anos, o jornalista Audálio Dantas esperou para conseguir marcar um encontro com o presidente Lula. Era para escrever mais um livro da série que retrata a infância de brasileiros vitoriosos.  Audálio queria que Lula lhe contasse como foi a sua vida de menino, assim como já havia feito com os livros sobre Graciliano Ramos, Ziraldo, Maurício de Sousa e Ruth Rocha.

Agora tem gente besta escrevendo, sem saber do que fala, que Audálio pretende pegar uma carona no filme de Fábio Barreto, “Lula, o Filho do Brasil”,  que, por mera coincidência,  terá pré-lançamento no mesmo dia à tarde nos estúdios da Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, com a presença do presidente e da sua família. 

Nem Audálio, um dos mais mais respeitados e premiados jornalistas brasileiros da sua geração, precisa pegar carona em filme, nem o presidente Lula precisa de filme para se transformar em mito e ganhar votos. Escreve-se muita bobagem, mas deixa pra lá. 

Valeu a pena esperar o livro de Audálio, como os leitores poderão conferir neste sábado de manhã, a partir das 11 horas, na Livraria da Vila (alameda Lorena, 1.731), local do lançamento de “O menino Lula” (Ediouro).  

Além do jornalista escritor alagoano, estará lá também Jeronimo Soares, para autografar reproduções das suas xilogravuras que ilustram o livro. Começou na arte ainda menino, com 12 anos, ilustrando os livros do pai, José Soares.

Paraibano de Esperança, 65 anos, é um pouco mais jovem do que Audálio e um ano mais velho do que o presidente Lula. Sobre ele escreveu Jorge Amado:

“É um dos mais notáveis gravadores populares do Brasil. As suas gravuras refletem a identidade do artista com a vida sofrida e a imaginação invencível do povo”.

O mesmo se poderia dizer do meu cada vez mais velho e mais amigo Audálio Ferreira Dantas. Foi o que fiz quando ele me honrou com o convite para para escrever o prefácio do livro, que segue reproduzido abaixo:

O menino de Tanque D´Arca

e o menino de Caetés

         Os dois saíram meninos lá das profundas dos sertões nordestinos e percorreram trajetórias de vida improváveis, se a gente for olhar de onde partiram e aonde chegaram.

         Audálio saiu de Tanque D´Arca, nas Alagoas, e faz mais de meio século está na lista dos melhores jornalistas brasileiros, além de ser respeitado escritor.

         Luiz Inácio, o Lula, pegou um pau-de-arara, deixou para trás Caetés, antigo distrito de Garanhuns, em Pernambuco, e está terminando seu segundo mandato de presidente da República com os maiores índices de popularidade da história republicana.

          Dos encontros e conversas entre os dois no Palácio do Planalto nasceu este pequeno livro que fala da infância meio trágica, meio aventurosa, às vezes até engraçada do menino pobre de dar dó que virou presidente.

         Por suas origens comuns, filhos da mesma terra seca, só mesmo o menino Audálio, que tem idade para ser seu pai, poderia contar, com sua alma nordestina e maestria de prosador sertanejo, a história do menino Lula.

         Afinal, os dois cresceram na mesma paisagem, conviveram com os mesmos personagens, enfrentaram as mesmas dificuldades para chegar até onde chegaram. As condições de vida eram diferentes, mas o cenário em que viveram era mais ou menos o mesmo.

         A comovente história de retirantes da família Silva, igual a tantas milhões de outras empurradas Brasil abaixo pela seca e pela ausência de perspectivas, em meados do século passado, encontra em Audálio Dantas não só um narrador correto, mas um cabra que sabe do que está escrevendo.

         Tanto a abertura como o final do texto deste livro são verdadeiras obras primas de beleza, estilo e síntese _ sem muitos adjetivos, sem pieguice, deixando a história correr.

         Para quem não conhece o Brasil e seu presidente, “O Menino Lula” pode parecer ficção, mais um romance fantástico de Gabriel Garcia Marquez. Mas posso garantir a vocês que é tudo verdade. Mil vezes já ouvi Lula contar as mesmas histórias, sempre do mesmo jeito. E Audálio foi absolutamente fiel a elas.

        Ao ler algumas cenas deste livro era como se me lembrasse do Lula contando.

         Do espanto da jumenta que o agarrou com os dentes e não o queria soltar.

         Da doença dos olhos que o irritava e só conseguiu curar recentemente, já em Brasília.

         Do mulungu que continuava em pé quando fui a primeira vez com ele a Caetés, em 1989.

         Do susto na irmã Maria e a volta repentina ao sertão do pai que havia sumido.

         Da carta do irmão Jaime para a mãe e a partida da família toda para São Paulo.

         De Lula e Ziza, o Frei Chico, se aliviando no mato, durante uma parada do caminhão, e quase perdendo o pau-de-arara.

         Do pai lendo o jornal de cabeça para baixo na balsa do Guarujá e do sorvete que ele lhe recusou.

Do primeiro carinho do pai quando Lula se machucou com um facão.

         Do sonho de ser motorista do caminhão amarelo.

         Da surra de mangueira do pai no irmão e da mãe decidindo o destino dos filhos com a mudança para São Paulo.

         Da alegria de vestir o primeiro paletó.

        Este livro é uma prova de que, querendo, tudo é possível. Até mesmo mudar o nosso próprio destino.

          Ricardo Kotscho

         Outubro de 2009

107 thoughts on “Audálio Dantas lança livro sobre infância de Lula

    1. Antônio,
      se você já leu o livro e se a narração contém mesmo bobagens, como você disse, não tenho nada a dizer, mas se nada disso for verdade, o que você é? Escolha.

  1. Kotscho, MAS NEM ASSIM DARIA PARA O FHC! Muito se falou principalmente o PSDB e o DEMO, que o filme sobre o Lula, ERA ALGO ELEITOREIRO. A resposta que eu e muitas pessoas fezemos foi, ‘POR QUE O FHC NÃO FAZ UM FILME CONTANDO A HISTORIA DELE? SERÁ QUE É PORQUE ELE NÃO TEM HISTORIA, OU PORQUE ELE TEM MEDO DE CONTAR A SUA HISTORIA?”. Pois bem Kotscho, se o Fernando Henrique Cardoso (FHC), fosse contar a sua infancia em um livro como esse, ele TERIA QUE DIZER QUE ERA DE FAMILIA DE MILITARES, e portanto TERIA QUE EXPLICAR, como ELE FOI EXILADO, SE ELE ERA DE FAMILIA DE MILITARES? Eu acho que é mais facil o FHC tentar explicar os contratos de PRIVATIZAÇÕES, onde NÃO PREVIA INVESTIMENTOS IMEDIATOS da concessionarias, PRINCIPALMENTE AS DE ENERGIA, e o ACORDO que ele fez COM A CIA E A FORD em 1969 na epoca da DITADURA; do que tentar CONTAR A SUA HISTORIA. Talvez ele deveria contratar o PEDRO BIAL, para escrever a BIOGRAFIA DELE.

    1. cara, esquece o FHC, o DEM, o PSDB, parece viúva deles….tá ficando chato já esses petistas falando toda hora FHC, não tem o q falar? toda e qquer “defesa” de acusações a lula e ao pt vcs falam FHC, esquece ele, q coisa chata

  2. Olá, Kotscho!

    Espero encontrar o livro aqui no Rio ainda nêste fim de semana. Ler os textos de Audálio Dantas é sempre um prazer e uma aula. O assunto já é conhecido e não vai mudar minha opinião sobre o Govêrno e o Presidente. Mas é sempre bom ver as coisas com os olhos dos outros também. Faz a gente lembrar que o mundo em que vivemos não é só aquêle percebido pelos nossos sentidos, mas pelos sentidos das outras pessoas também. Mesmo que, às vêzes, os olhares postos sôbre as mesmas coisas sejam opostos.

    Saudações!

  3. Kotscho, sou seu fã. Adoro seu blog, mas qdo o assunto é Lula não enxergo imparcialidade. Muito pelo contrário. Às vezes torna-se um blog pró-lula. Estou errado ou o tempo de trabalho no governo e de convivência com o presidente o torna um partidário lulista?

    Grande abraço

    1. Não há imparcialidade, creio eu, assim como em outros blogs e blogers tb não tem. Pelo menos o bloger Ktc está sendo honesto com suas “crenças”, cada um se ilude como quer, eu prefiro a realidade, muito diferente de tudo isso aí.
      Livro, filme, fala sério, e a aposentadoria roubada, e a conta de luz roubada, e os impostos roubados, e os juros abusivo, e as obras que não saem do papel, e o “Pakí”, no qual tapar buraco é obra, quando deveria ser obrigação de rotina.

  4. Peço que entenda-se: Quando eu disse A RESPOSTA, eu quis dizer a PERGUNTA em resposta a pergunta deles. Quando eu disse “TALVEZ ELE DEVERIA”, entenda DEVESSE. Peço desculpas aos leitores, pois embora pareça que eu tenha estudado nas escolas publicas do PSDB, em São Paulo, digo que NÃO, e que foram falhas minhas.

    1. Não sei porque essa preocupação e constante lembrança do FHC. Ele é folha virada, cachorro morto; nem o PSDB quer saber dele, afinal, como comprovado, recentemente, ele é peso negativo para o seu partido. Eu já nem me lembro mais do indivíduo, a não ser das suas nefastas ações contra o país e contra nós, o povo brasileiro.
      Um abraço.

  5. Parabéns ao povo Brasileiro, principalmente aos cerca de 84% que apóiam o governo do estadista o presidente LUIZ INACIO LULA DA SILVA, pois graças a esses brasileiros humildes que representam a maioria na “nossa” sociedade, que ao se libertarem do sono profundo e levantarem do berço esplendido, elegeram um dos seus para o mais alto cargo executivo “POLITICO” da republica, fez com que a auto estima coletiva melhorasse e com isso o “nosso” querido Brasil, melhorou e muito, basta ver os números de qualquer seguimento da nossa economia, social, trabalhista, etc…. Digo poder político, pois como sabemos a republica tem três poderes REPUBLICANOS independentes, ou seja, o executivo, legislativo e o judiciário. Porem em uma sociedade capitalista democrática existe outros poderes de fato como a imprensa e o poder econômico, e aqui verificamos a nossa maior mazela, acima da falta de estrutura social (coisa que começa a mudar, e justiça se faça a Dona Ruth Cardoso, precursora na ação social positiva nesse país), pois os brasileiros donos do poder econômico, herdeiros da famigerada UDN os atuais DEM e seus fieis escudeiros as vestais do PSDB, de avental na sua maioria ou não, na diáspora do alto da Bilderberg (vide o Madoff) ou não de farda de oficial ou não (batendo continência ao seu comandante em chefe o estadista presidente LUIZ INACIO LULA DA SILVA), financiam a mais poderosa estrutura midiatica dos paises em desenvolvimento, condicionando esse poder paralelo a um comportamento parcial aos seus financiadores, DEIXANDO A SOCIEDADE BRASILEIRA REFÉM DE UM SÓ PENSAMENTO E ÓRFÃ DE UMA NECESSÁRIA IMPRENSA LIVRE E INDEPENDENTE. E nesse espaço somos lembrados disso a cada ilação recheada de preconceito, procedente de uma claque regiamente “e$timulada” a esse desserviço a democracia, sempre se valendo dos factoides criados por essa mesma imprensa sintonizada com a minoria déspota e DEMoniaca da sociedade brasileira. Porem o povo em sua maioria esta se acostumando com administradores responsáveis, que buscam atender ao Maximo as necessidades desse povo varonil, enfrentando todo tipo de obstáculos postos por uma oposição truculenta que teve todo tempo para fazer algo por esse país durante os 502 anos que governaram, ou melhor, desgovernaram e saquearam o nosso amado Brasil, e não o fizeram, e também por terem maioria no congresso nacional, usam essa maioria para prejudicar o atual governo, porem não enxergam que estão prejudicando os mais necessitados e desprotegidos dos brasileiros, que sem duvida em sua maioria, elegerão em 2010 alem de deputados (as) federais, senadores (as), governadores (as) apoiados pelo estadista LULA que também apóia e indica a primeira mulher para presidente do nosso amado BRASIL a competente atual ministra Dilma Roussef, viva o povo Brasileiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.———-Acessem http://www.vtv.gob.ve

  6. Desculpem!
    Bati na tecla errada. Lá vai o meu comentário completo…
    Claro que nossa VIDA também daria um livro ou uma crônica pelo menos. Não é verdade?
    MAS COM CERTEZA NENHUM DE NÓS REPRESENTA OS MAIS POBRES – COMO LULA E SUA HISTÓRIA.
    Lula é o RETRATO da grande maioria dos MENINOS POBRES deste país e suas familias.
    Por isso LULA é história, filme, prêmio, LIVRO…
    Estou escrevendo UM DIÁRIO sobre o que Lula FAZ POR NOSSA AUTO ESTIMA – ao ter lançado uma MULHER PRESIDENTE. Talvez até vire um livro. Dilma merece pela sua história. Poucos homens tiveram a coragem que teve ela na luta pela nossa liberdade de estar por aqui, hoje, no seu Balaio Ricardo. Coragem que você teve ao participar do LIVRO BRASIL NUNCA MAIS que todos deveriam ler antes de falarem qualquer coisa sobre ditadura.
    Tenho que admitir: LULA tem de fato uma visão MIL VEZES MAIS EVOLUÍDA do que todos nós. Lula é detentor de uma cultura popular pouco conhecida e quase nada respeitada pelos que se acham e por isso é criticado por pseudos intelectuais. Só Lula teria a coragem de COLOCAR EM PRÁTICA UM PROGRAMA COMO O BOLSA FAMILIA E O PLANEJAMENTO FAMILIAR.
    O FHC?
    Pelo jeito não sabia nem usar camisinha ou não respeita a própria esposa.
    Pois é. Certas verdades devem serem ditas. As mulheres já não aceitam serem traídas.
    Serra disse – no programa do Ratinho – que vai dar continuidade ao bolsa familia – se eleito.
    O programa é ótimo ou Serra é demagógico?!
    Só LULA tem sensibilidade política de verdade para ter percebido que já era tempo de lançar uma mulher – com chances – para a presidência do Brasil.
    Quem mais faria isso?
    Só um homem que RESPEITA AS MULHERES COMO RESPEITA A PRÓPRIA MÃE!
    UM HOMEM QUE NÃO TRAI QUEM AMA!
    Essa é a verdade!
    Aposto que as MULHERES DO BRASIL já não querem mais o príncipe TRAÍRA!
    Pois é.

    1. Ué, mas o lula disse (enqto oposição) que o programa social que dava cesta básica para a população no governo do FHC fazia com que o povo votasse com o estômago e não com a cabeça, pq o esmola família é diferente?
      Obs.: disse Ele, está filmado e gravado, não é montagem, não é matéria da imprensa que vcs sempre acusam de perseguir o lula, é um comício do mesmo, vivinho da Silva. Mas NENHUM petista justifica isso, aliás, ignoram, começam a atacar FHC, imprensa, rotulam os que criticam lula, fazem o diabo, menos comentar o q o lula falava antes e o q faz agora em sentido contrário as idéias do passado.

  7. Audálio Dantas é um craque. Super craque. Jornalista histórico. Escritor brilhante e honesto. Tem vergonha na cara. Jamais pegaria carona no filme sobre Lula, que é desonesto. Integridade é marca da vida do Audálio. O que não impede ex-jornalistas de pegar carona do Audálio para obtusamente, elogiar Lula e seus 40 aloprados. Shame.

    1. Que é isso, Markito. Estás desesperado? Só uma emoção muito elevada nos faz mentir para nós mesmos, como acabaste de fazer, ao chamar Lula de desonesto. Markito…

  8. cOM CERTEZA É MAIS UMA BOBAGEM A RESPEITO DO PRESIDENTE, COM CERTEZA OS PARAIBA, BAIANO , PIAUIENSES ETC., QUE RECEBEM A BOLSA ESMOLA VAO ADORAR ESSA PALHACADA.

  9. Historia sobre o Lula e uma lição para a nossa ignorância

    Um castigo divino para os acomodados sem planejamento, daqueles que conseguiram diplomas sem conteúdo

    Onde todos sabem que a mudança de tudo esta em contagem regressiva

    Formula que dava resultado ate o presente mudou sem ser dispensada por aqueles que têm diplomas e nadam sabem por que quando estudavam

    Faziam isso, trocavam as aulas, para beber em boteco isso no passado funcionava no presente não funciona como nunca funcionou

    Que daqui para frente se aprende em salas de aulas a ter conhecimento em cima das informações existentes em bancos de dados com as estatísticas em pesquisas definidas

    Isso quer dizer que a nova geração de estudantes que se dedicam aos estudos, vai assumir tudo como solução certa enquadrando as informações para evitar os acidentes futuros, que vai surgir ate corrigir as desinformações de tudo

    Como e historia

    Vai uma, numa sexta feira, em uma universidade, assim como em todas com exceções como essa

    Os estudantes que tiveram a falta do professor da primeira aula resolveram matar as três aulas seguintes que seria da mesma matéria com a concordância do professor resolveram ir a um bar beber ate cair isso já e rotina

    Porem uma estudante não concordou, ficou na sala de aula, comunicou isso ao departamento

    Conclusão todos voltou, para assistir as três aulas da mesma matéria ate o final, numa sexta feira e um sacrifício ficar estudando, perto do futuro que vai dar para todos os estudantes aplicados sem perder uma aula se quer faz a diferença no mundo

    Ai o malho foi geral, sacrificaram a estudante por essa atitude, mas não abriu mão do direito das aulas

    Ao sair da faculdade chorando, ligou para alguém dizendo fiz uma merda, alguém do outro lado da linha disse e ao contrario deixou de fazer a merda, e fez o milagre para o futuro desses alunos da faculdade e o principal dela mesma

    Essa historia dessa estudante se a educação for levada a serio, daqui para frente daria um livro para o resto da vida no futuro de todos, assim com o livro e o filme da historia do Lula ta fazendo e vai dar futuro

  10. Lamentavel como nesse pais as pessoas ainda da credito a um livro que provavelmente so nos trara bobagens escritas, ja nao chega o filme que nao vi , nao verei mas por si so ja e ridiculo

  11. BOA TARDE
    A TODOS OS BLOGUEIROS!

    “UM ELEFANTE (PA PARA PA PA)
    INCOMODA MUITA GENTE (PRA PA PA PA)
    DOIS ELEFANTES INCOMODAM MUITO MAIS
    UM LULA-FILME INCOMODA MUITA GENTE (PA PARA PA PA)
    DOIS LULA- FILME LIVRO INCOMODA MUUUUITO MAIS!.

    VIVA O BRASIL
    TCHAUSSS.

  12. Estimado Ricardo, boa tarde!

    Escrever um livro sobre o Luiz?

    Nem ao menos sei se seria necessário se contar algo sobre o Lula ele não cansa de fazê-lo! Aliás falar de suas origens é uma predileção, é seu carro chefe, como se os demais brasileiuros assim como nós não passamos coisas piores, é a vioda, todo mundo que sai retirante do seu local de origem vai dar duro aí fora. Alguns buscam a superação dos seus obstáculos através da educação e do trabalho e outros buscam caminhos diferentes, mas no fim vai saber quem tava certo não é?

    Agora o Luiz é assim, ele sempre conta as suas histórias repetidas e em todas as oportunidades possíveis, então o que mais precisa ser dito ao mundo que não tenha sido já cantado em verso e prosa pelo mesmo? Quais surprêsas nos aguardam que ainda não tenham sido reveladas ou decobertas. Ele se encarrega bem disto, acredito não haver uma sequer que já não tenha sido propagada aos quatro ventos milhões de vezes como fossem façanhas épicas?

    O presidente eleito, diretamente não me causou mal algum.

    O Luiz, aquele ex. sindicalista também não. Mesmo porque nunca me convenceu com seus discursos inflamados e apelativos.

    Mas reconheço, e confesso é um líder nato, o cara é magnético e isto é um fato, e ainda continuando nesta linha de raciocínio:

    O homem Luiz Ignácio eu nem sei quem é, exceto pelas fábulas que ele mesmo conta!

    É oportuno o momento político do país e a suituação da candidata do Luiz para este lançamento?

    É possivel que sim!

    Mas e daí?

    Lê o livro aquele que quer e assiste o filme aquele que for ao cinema para isto!

    Foi de carona no filme?

    Sei lá, pode ser mera coincidência!

    Agora particularmente desejo sucesso ao Audalio, figura que admiro assim como você.
    Audálio é um batalhador e respeito o seu trabalho desde à época da ditadura onde se não me falha a memória atuava no sindicato. É um cara com uma visão ampla da situação do nordeste e do Brasil!

    Então fica assim, não verei o filme e não irei ler o livro, eu já conheço o enredo, mas dê um forte abraço no seu amigo Audálio e diga-lhe que desejo boa sorte a ele!

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

  13. A palhaçada e o descaramento neste país tem limites?

    A mediocridade impera pois interesses que ela continue existem.

    Bom mesmo só o nosso vice presidente, do qual os blogers não comentam, talvez por ser e outro partido, talvez por ser contra os juros criminosos praticados no país, não sei…

  14. Como diz mesmo o saber antigo ? A mulher de César não apenas tem que parecer honesta, mas sobretudo ser mesmo honesta. Por aí. Duvido que um Barbosa Lima Sobrinho, caso fosse vivo e tivesse escrito esse livro, iria ser oportunista e lançá-lo antes das próximas eleições presidenciais . O nome disto é cabotinismo, pra dizer o mínimo. Deixasse só esse filme chapa branca, fazer o que o Primo Carbonari e o Jean Manzon tão bem faziam, puxar o saco de forma remunerada. Que dias vivemos…

    1. Concordo plenamente.
      Se não fosse tudo muito bem articulado (o marketeiro dos infernos do Bar Áki vem aí), não seria tudo lançado em ano de eleição, vergonhoso.
      O Pelé disse frases sábias nos idos dos anos sessenta/setenta, hoje tudo é realidade que pode ser vista por qualquer um.

  15. Sabe o que me causa espanto, Kotscho? É que muitos dos seus leitores não sabem, ainda, a diferença de um blog para jornais ou revistas, por exemplo. O pessoal te cobra imparcialidade de uma forma tão burra!

    Em suas matérias, tanto em jornais, TV, revistas, você sempre foi imparcial, fez o que tinha que fazer de forma brilhante e honesta: expõe a situação e deixa que cada um tire suas próprias conclusões, sem influenciar. Mas isso aqui é um BLOG, é um espaço seu onde você TEM TOTAL LIBERDADE PARA SER PARCIAL QUANDO TIVER VONTADE!

    A Internet nos oferece os blogs para que publiquemos as coisas do nosso jeito, obedecendo à nossa visão das coisas, ou seja, é um veículo totalmente pessoal. ISSO AQUI NÃO É UMA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS OU UM NOTICIÁRIO ON-LINE, onde, como jornalista, você teria mesmo que ser imparcial. Não, isso aqui é o seu espaço e você tem todo o direito de expor sua opinião e suas predileções.

    Engraçado que os noticiários que temos por aí vêm impregandos de opiniões – o que não poderia acontecer, já que a informação é um direito do cidadão e cabe a ele, só a ele, julgar – e ninguém fala nada. Não vejo esses idiotas reclamando na Folha ou na Globo, por exemplo.

    Eu leio seu blog porque aqui você expõe um lado completamente seu, que não poderia aparecer nas matérias, por exemplo. Esse é o grande lance dos blogs. Caramba! Será que esse pessoal não vê que é ridículo cobrar imparcialidade de um blogueiro? Além do mais, o que lhes incomoda não é a sua parcialidade, mas a sua simpatia pelo Lula e pela esquerda. Isso os deixa loucos, fora de si. Só que esse pessoal não sai daqui, né?

    Um beijo. E por favor, continue sendo esse blogueiro fantástico que é, totalmente em conformidade com o jornalista que sempre foi

  16. Quando as coisas boas acontecem a pessoas que achamos que não merecem, chamamos de inveja.

    Faz mal para a saúde e nos obriga a ver sempre o lado negativo.

    V.S.a., poderia encontrar entre os puxa-sacos, alguém para patrocinar o desenho animado em 3D, para a versão do livro, para os brasileiros que não gostam de ler e que sentem dores de cabeça e sono?

  17. O filme já sabemos quem financiou… o livro em breve saberemos. Falta vergonha na cara destes oportunis-
    tas, como o Barreto e agora este grande escritor….
    (heheheheheheheheh fala sério)

  18. Caro Kotscho

    Fico impressionado com a falta de argumentação e conteúdo dos comentaristas “do contra”. O sujeito vem aqui com o único objetivo de ofender tanto a imagem quanto a história do Presidente mais popular da história do Brasil. E consequentemente agridem também tanto a voce, que é o dono do blog quanto qualquer um que fale bem do Lula.
    Como dizia o meu avô, um matuto de sabedoria,
    “-É preciso ter “prucidimento” pra tudo na vida !!! Na casa dos outros não se peida como o “briôco” todo !!! Tem que se respeitar se quiser ser respeitado !!!”
    E com isso fazem oposição até pra filme !!! E agora livro !!!
    Do mestre Audálio, só posso ter orgulho e elogios, afinal sou suspeito já que ele é um velho e grande amigo da família, sempre preocupado e atencioso com o clã de Gil Passareli – repórter fotografico da Folha por mais de 50 anos e já falecido – Independente se o seu mais recente livro trata da vida do Presidente Lula, eu devo ir ao lançamento pois já li todos os outros livros deste maravilhoso escritor e extraordinária figura humana.
    Ao Audálio desejo sucesso sempre, bem como à sua esposa e também jornalista, a Vanira. Eu já disse à ele:
    -“Ser presidente do Sindicato dos Jornalistas já é difícil, imagine numa Ditadura militar e assassina !!! Não é pra qualquer um não !!! É só para quem é grande e de enorme coragem !!!”
    Coragem é a marca do Audálio, basta ler o teu não menos maravilhoso prefácil. Que coisa mais linda !!!

    VIVA O AUDÁLIO DANTAS !!!
    VIVA O LULA !!!!
    E VIVA O KOTSCHO !!!!

    1. Reparando o que deve ser reparado, quando me referi â lição de meu avô:
      ´”- …Na casa dos outros não se peida COM o “briôco” todo !!!”

      é isso aí… quem quiser xingar, reclamar, espernear, chorar, botar a canga ou se rasgar todo, fique a vontade aqui abaixo deste comentário

  19. É, realmente, como se escreve besteira neste país, quantas mentiras bem escritas se transformam em verdades mentirosas, quanto papel desperdicado, a natureza chora, o que me consola é que a verdade sempre prevalece, mais dia, menos dia, e esta verdade vai aparecer, aí, os que bajulavam, idolatravam, mitificavam e endeusavam as mentiras serão os primeiros a malhar o Judas brasileiro, aquele que um dia quis ser Padre Cicero, Jesus, Maomé, Messias e que acabará como, apenas, mais uma mentira.

    1. Carlão,
      tu és burrão. sabes por quê? Porque ninguém vai morrer porque não verás o filme e não lerás o livro. Segundo, porque tu és inimigo do atual governo, conforme ficou claro no teu infeliz comentário e não lendo e nem vendo o que se diz desse teu inimigo, tu não o conhecerás melhor para poder criticá-lo com mais propriedade, assim, ficarás eternamente reduzido a essa pobreza de ideias a respeito do assunto. Pobre, Carlão.

  20. O nível tá baixo demais,heim moçada,só faltava um livro do menino que perdeu um dedo.
    Fala até da Jumenta,mas que coisa…………….

    Tenham paciência vai,esse escritor é o mesmo que escreveu a Ilha enaltecendo o Ditador Fidel,não é???
    Tá explicado,mas brincadeira tem hora,esse País merece um nível melhor…….

    1. Tony José

      Vou tentar iluminar a escuridão da tua ignorância.
      Até pra falar mal do maior de quem tens inveja te falta lastro !!!
      Quem escreveu sobre a Ilha de ;Fidel foi Fernando Moraes o mesmo que escreveu Olga ( que também virou filme )
      Só vira filme quem vai pra história, quem não pode vai pro rodapé !!! Como tu e quem tu defende !!!

    2. Tony,
      que é que você tem contra as jumentas? Afinal, Machado de Assis escreveu sobre um cachorro, Graciliano Ramos, sobre uma cadela, Guimarães Rosa, sobre um cavalo, o qual, aliás, era alcoólatra e Monteiro Lobato, sobre um sabugo. Todos são clássicos da literatura. Arruma outro argumento, vá.

  21. Fico me perguntando com qual educação os pobres de nosso país vão ler o livro, se não existe educação ao povo. O Filme tudo bem, até dá para chegar nesse povo de manobra, mas o livro requer uma inteligência maior, inteligência essa que tanto o governo passado como o ATUAL DO LULA priva a grande população, o direito a educação de qualidade. Se esse livro circular apenas no Sertão nordestino, vai ser um fracasso, pois lá poucos sabem ler, sequer sabem escrever seus próprios nomes. Agora pergunto, qual a vantagem em escrever tal historinha comovente de alguém que não faz absolutamente nada para mudar a realidade daqueles que vivem como ele viveu na infância?

    1. O “mizifio” !!!!

      Faz tempo que ando querendo te tirar da faixa de pedestres pra te botar na pista dos degenerados !!!
      Isso porque vioce agora degenerou !!!
      O que te leva a arrotar preconceito contra nordestinos ?
      Nordestino não sabe ler e escrever segundo a tua estupidez ?
      Paulo Frere, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Rui Barbosa e tantos outros são o que,?
      Saiba que é por conta dessas idioitces ( pra ser generoso contigo ) que gente da tua laia escreve por aí na internet é que o Lula mais cresce no gosto desse povo !!! Principalmente os nordestinos !!!Que são maioria inclusive nas grandes cidades sulistas !!!
      Tenha pena da tua mãe !!! Não faça ela sentir vergonha de ter “botado” no mundo um sujeito tão preconceituoso com os nordestinos do nosso Brasil assim como tu !!!
      Que educação ela te deu ? Antes de falar da educação alheia tente encontrar a tua “caba” safado !!!

      Vai ser burro pra defender oposição assim lá no quinto dos infernos !!!

      Tô te esperando retrucae !!!
      VEEEEEEEEENHA……………………….

    2. Zeca,
      você está muito mal informado sobre o nível cultural do nordestino. Acho que, quanto a isso, você precisa atualizar-se pelo menos uns quarenta anos.

  22. Kotscho, depois poderão vir o FILME do VICENTINHO, da ERUNDINA, do PAULO PAIM, da HELOISA HELENA, da DILMA, do SIMBÀ MACHADO e até um CURTA do Suplicy (RENDA MINIMA); Agora será que SÓ TEREMOS filmes do FHC, do TUMA, MALLUF e ESPERIDIÃO AMIN, quando ele MORREREM? Bem, mas o ACM morreu e NINGUÉM FEZ FILME DELE. Cadê o PEDRO BIAL?

  23. Em tempo, gostei do trecho:

    Agora tem gente besta escrevendo, sem saber do que fala, que Audálio pretende pegar uma carona no filme de Fábio Barreto, “Lula, o Filho do Brasil”, que, por mera coincidência, terá pré-lançamento no mesmo dia à tarde nos estúdios da Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, com a presença do presidente e da sua família.

    NUNCA TIVE ESSAS COINCIDÊNCIAS NA VIDA SABE, ME FEZ LEMBRAR DAQUELE DEPUTADO QUE GANHAVA TODA HORA NA MEGA-SENA, COINCIDÊNCIA OU JESUS OLHOU MUITO POR ELE?

    KOTSCHO PARABÉNS POR ACHAR PALAVRAS “BONITAS” E CONVENIENTES QUE RETRATAM OUTRAS REALIDADES, VC É 10 NISSO.

  24. Ola Ricardo, so em ler este pequeno relato ja me emocionei, assim que chegar ao Brasil vou comprar o livro, pois estou fora do Pais mas nao deixo de ler o meus blogs preferidos. Aqui em San Diego os americanos que conheco falam com muito orgulho do presidente do Brasil, o MR LULA

  25. mitos e bobagens (leia-se não acredite em nada do que você está lendo por ser tendencioso) é o que é escrito por gente engajada e paga pelo PT. Como o senhor!!

    1. José Elias,
      desculpa eu me meter na conversa, mas não há nenhuma palavra para um momento desse. Eu sei disso. O que ajuda daqui para a frente é uma união cada vez maior entre os familiares. Olhos nos olhos e mãos dadas, vinte e quatro horas por dia, todos os dias, mesmo quando vocês não estiverem lado a lado. Mãos dadas e força, muita força. O tempo, daqui para a frente, terá outra dimensão para vocês.
      Desculpa minha intromissão.

  26. Talvez sobre FHC outro Dantas poderia escrever algo.
    Caso então do Daniel Dantas, que para um livro teria inúmeros títulos.
    E daí, quem iria prefaciar uma obra do Daniel Dantas?

  27. Prezado Kotscho,

    Leio sempre sua coluna e não sou de escrever comentários. Hoje resolvi fazê-lo. Sou petista de primeira hora e professora universitária (História). Não sou parcial em minhas aulas e pesquisas como vc e todos nós, não somos imparciais em nosso trabalho e visão de mundo.
    Como vc sou correligioária do Presidente Lula, isto não quer dizer que não tenha críticas ao governo. Por honestidade intelectual e de cidadã reconheço que o Governo Lula em muito avançou socialmente.
    Vou ler o livro e ver o filme. Acho que os dois trabalhos fazem bem ao brasileiro. Temos nosso imaginário formado por ações e feitos pela elite. Nossas referências nacionais, em política, são brancas, formadas nas universidades e suas “boas maneiras”. Grupo que construiu uma sociedade perversa.
    Lula é o outro lado do Brasil. Fala como a maioria e não conhece todas as “boas maneiras”. Isto assusta muito!!! Subverte a ordem. Onde já se viu uma coisa destas? Se aprovado por 80% da população significa que não pode ser aprovado pelos 20% que sempre estiveram no poder e nas decisões.
    Faz bem, aumenta a auto-estima ver um homem saido do povo sendo presidente. Melhor ainda quando um presidente com suas origens não as esquece. Não contratou professsores e fonoaudiologos para mudar sua fala. Lula é uma imagem positiva e sua história (livro e filme), pode ajudar ao brasileiro a ter uma melhor imagem de si.

    1. Prezada Vanda,
      Estou entre os 20% que desaprovam o governo Lula. E nunca estive no Poder. Nunca decidi. Nunca influenciei. Nunca ensinei…
      A despeito disso me considero sim, sob diversos critérios, parte da elite.
      Sim, confesso meu crime!!!!
      Tenho o terceiro grau completo ( pouquissimos no Brasil tem).
      Tenho um emprego publico de relevancia ( embora não seja professor universitário…)
      Ganho acima da média ( pouquissimos conseguem isso).
      Tenho casa propria e os confortos triviais da moderna tecnologia ( muitos não conseguem).
      Leio jornais, revistas, blogs, vejo televisão, me informo. ( poucos fazem isso, por diversas razões…).
      Consegui dar um bom nivel de estudos para as filhas ( a maioria tem muita dificuldade para isso…)

      Portanto, amiga, sou da elite!III

      Mas desconfio que também vc seja…
      Assim como tenho certeza que o RK é…

      Afinal, se uma professora universitária e um dos mais renomados ( e respeitados) jornalistas do brasil não são elite, quem será…?

      Mas hoje no Brasil ser elite tornou-se algo muito constrangedor…
      Elite são “os outros”.
      São “eles”….

      Nunca fui governo, amiga. Destino, vocação, sei lá….
      Mesmo quando consegui, depois de tres tentativas, eleger um presidente, em 2002, logo logo vi que meu lugar não é na claque dos palácios.
      Deve ser defeito meu. Problema pra uma junta de psicanalistas (ou oculistas….), mas não consigo me encantar com as formosas vestes do Rei.
      Só consigo vê-lo nú!
      Singelamente nú…Miseravelmente nú…vergonhosamente nú….

    2. Caro Emanuel, voce é elite não pelas qualidades que diz ter, nem mesmo por só conseguir ver o “rei”miseravelmente nú. Voce é, ou se tornou, elite por não conseguir ver o “rei” com os olhos dos menos favorecidos, só por isto voce se torna elite, e, por ter os “recursos” que tem para o ver desta maneira e não o faz, se torna a pior das elites.

    3. Certo Everaldo, sou da elite.

      Só não sabia que minha inclusão na elite se dá em razão de eventual dificuldade que eu tenha e que seja propria dessa horrorosa categoria social/economica…
      Compreendo perfeitamente essa formulação:
      “Dificuldade de ver o Rei como ele é…? Isso é coisa da elite.
      Emanuel tem essa dificuldade, logo é da elite”

      Ademais, tudo que não gostamos cabe na elite.

      Uma pequena historinha….

      Decada de setenta esse então jovem escriba dirigia um velho taxi pelas ruas do Recife. Um passageiro que declarou-se funcionário publico estadual não parou, durante todo trajeto, de falar mal do governador ( indicado pela ditadura militar) que não atendera um pleito de sua categoria.
      Depois de xingar o governador de tudo, arrematou com um definitivo: “Isso é um governo comunista!!!”

      Pois é amigo, naquela naquela triste época tudo que não prestasse era comunismo.
      Hoje em dia, de certa forma, a Elite é o comunismo….
      ( a geni da vez…, percebe?)

      E só um lembrete final….
      Não se esqueça nunca: A elite é sempre o outro!!!!

      PS- O inferno também….

    4. Professora Vanda,
      belo comentário, principalmente pela honestidade. E por falar em honestidade, uma das do Lula foi exatamente essa: continuou o Lula operário, com seu português – gostoso, como diria Manuel Bandeira – com a mesma simplicidade e tudo o mais. Curiosamente, os “brancos” europeus e norte-americanos o respeitam um pouco mais por isso mesmo, enquanto que os brancos brasileiros têm pavor disso. O nome para essa atitude não é provincianismo, não?

  28. bem puxas sacos no brasil de todos e que nao falta . voce ja imaginou se fossemos contar todas as istorias de nordesdinos que usaram o pau de arara bem eu contaria do meu amigo joão que um cara do bem e que trabalha duro para sustentar sua familia de paus de araras sabe amigo voce devia deve pesquisar outros assuntos que envolve o dito cujo ai seria um b est. seler de terror

    1. Loko
      É verdade!
      Tanto que meu pai foi enganado – quando éramos bóia fria – por diversos candidatos.
      Eles faziam exatamente o que tu dizes: MENTIAM
      E havia uns tão COVARDES que diziam que o POVO não SABIA VOTAR e então enganavam seus irmãos de pátria.
      Muitos com a ajuda de uma tal TELEVISÃO.
      Não faziam um PROGRAMA TIPO O BOLSA FAMILIA E O PLANEJAMENTO FAMILIAR que LIBERTA escravos dos medianos medíocres e suas elites.
      MAS ACABOU!
      Agora o tal POVO – do qual fazes parte – é livre para PENSAR.
      É VOTO CONSCIENTE!
      Mas tem sempre um malandro dizendo que seus irmãos mais pobres não sabem votar. Só porque eles não votam nos seus candidatos – não é verdade?
      E sobre ser ILUSIONISTA é bom que saibas que isso é coisa para quem tem banco de faculdade. Do tipo fumou e não tragou. Lula não é mágico. Lula é REALIDADE BOA – SEM MEDO DE SER FELIZ!
      O resto?
      DESESPERO!
      Raiva dos irmãos mais pobres.
      Inveja!
      Tem gente que é capaz de usar outras pessoas para tentar acertar o PRESIDENTE DO POVO.
      Acreditas nisso?!
      Pois é.
      Mas felizmente DEUS EXISTE e tudo o que for feito para prejudicar um governo que GOVERNA PARA TODOS – só ajudará a candidata do Lula.
      A ONDE JÁ PEGOU: sou MULHER e na próxima ELEIÇÃO só voto MULHER – para equilibrar a energia. Quando a política fica só nas mãos de homens – em culturas machistas/sexistas como a nossa e tantas outras – acaba em jogos de guerra e destruição da natureza.
      É tempo de mudar!
      E quem tem ou teve uma boa mãe sabe disso.

  29. Livro sobre o Lula ?

    Só pode ser uma cartilha daquelas para ligar os pontos e colorir.
    Vou mandar a minha sobrinha colorir o Lula de verde oliva.

    Isso é o retrato da crise no setor editorial.

    Isso me lembra a cartilha Caminho Suave.
    A letra B era a lição da barriga,
    A letra C era a lição do cachorro
    A letra D era a lição do dado
    A letra E ra a lição do elefante
    A letra F era a lição da faca.

    Agora vai ter a lição do Lula, letra L.

    Lição do Lula

    O LULA

    O Lula é o presidente (ponto)
    O povo votou nele de novo (ponto)
    O povo repetiu (ponto)
    Eu vou estudar para não repetir (ponto)
    Se eu não estudar vou virar presidente(ponto)

    La-la Le-la Li-la Lo-la Lu-la

  30. OLÁ COTOCHO, TUDO BEM??
    O LULA JOGAVA BOLA COM MEUS IRMÃOS ( SABÚ),E TAMBÉM COM OS AMIGOS, PISANTE, TOTÓ, DABIO, DJALMA BOM,QUANDO MORAVA NA VILA CARIOCA, E TEVE UMA PASSAGEM QUE GANHARAM O JOGO E VIERAM COMEMORAR EM MINHA CASA, EU ERA MUITO JOVEM E AOS DOMINGOS ERA EU QUE IA PARA A COSINHA FAZER O ALMOÇO, E NAQUELE DOMINGO EU FIZ MAIONEZE E OFERECI A ELES. O LULA NUNCA TINHA VISTO MAIONEZE.
    GOSTOU TANTO QUE NO DOMINGO SEGUINTE ME TROUXE UMA BACIA DE OVOS E MEIO SACO DE BATATAS PARA EU FAZER , E ELE LEVAR PARA A FAMILIA. FOI MUITO ENGRAÇADO QUE ATÉ HOJE SEMPRE QUE O VEJO NA TV ME LEMBRO DESSE EPISÓDIO
    (MEU APELIDO NA EPOCA ÉRA (FIA)
    SE PUDER E QUIZER MAIS DETALHES DE ALGUMA PASSAGEM DO LULA DESSA ÉPOCA, É SÓ ME LIGAR QUE TEREI MUITO PRAZER EM AJUDAR
    GRATA,
    MARIA ADALZIRA RIBEIRO ORTIZ
    Contato 011-9218-5703

    1. Que coisa interessante. É destes personagens brasileiros que o Brasil vai renascendo. As mudanças estão cada vez mais arraigadas nos cantos mais escondidos das casas. Muitos relatos iguais a esses devem estar por ai represados pela imprensa tola e reacionária. As histórias nas cozinhas parecem sempre as mais gostosas. Mas falando de maionese eu mesmo tenho uma história pessoal ligada a ela. De fato tem muita gente que ainda não provou. Ela faz muito sucesso na nova classe média que começa a comprar e consumir. Simples e significativo pra muitos pode acreditar.

  31. Esta crise mundial teve como efeito colateral, tornar o governo LULA ainda maior, pois calou de vez aqueles que insistiam em dizer que as melhoras em nossa economia era conseguência da conjura internacional.
    Continuam soltando alguns grunhidos, por não serem capazes, de vestirem a humildade característica dos sábios.
    Ainda não sabemos nem 50%, do que é LULA, por mais que se escrevam livros ou o retratem em filmes.
    Esperem para ver o que ele ainda vai fazer nos mandatos que terá pela frente.

    LULA É LULA, NÃO É QUALQUER “PÉ RAPADO DIPLOMADO” QUE JÁ TIVEMOS POR AQUI NÃO !!!

    Assim falou Zé de Tustra

    1. …a maior obra de LULA, vai ser a de ter destruido de vez, o poder desta elite retrógrada que há 500 anos, dominava o nosso país buscando satisfazer os seus próprios interesses.

      Esta desgraça que eu chamo de TEP ( Tradicional Elite Paulista ), que sempre impediu o crescimento de nossa gente, de nosso país.

      Para mim esta é a maior obra de LULA.

  32. Que infância triste destes dois heróis: o escritor e o presidente. A única diferença é que um deles estudou muito e o outro se aperfeiçoou na retórica para engabelar meio mundo.

  33. …kkkkkkkkkkkkkkkk…kkkkkkkkkkkkkkk…
    Tô rindo com a cara que devem estar, os oposicionistas ao LULA.
    Li ali agora que o governo esta terminando estudo para baixar o preço dos botijões de gás para R$ 22,00.
    ….kkkkkkkkkkkkkkkkkkk…vão morrer..
    Pois assim o LULA sacramenta de vez a eleição de DILMA.
    …kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…coitado do Zé ( sabugo liso ) Serra. Tá fudido, tá lascado.
    E o PIG heim ??? Tá com jeito de cachorro que cai do carro de mudança.
    A TEP endoidou. Estão até oferecendo jantarzinho pra pobrezinha da Marina. Ô meu Deus…o que não faz o desespero ???

  34. É preciso ser um gênio para extrair água de pedras, pois o material para esse livro não apresenta nada de extraordinário que merce tanto. Esvrever sobre o que? Ainda mais que o chefe é um grande damagogo…

  35. Mais um fazendo propaganda fora de hora.
    Agora vem uma enxurrada de coisas sobre O Lula, tão querendo endeusar o cara, mas tudo não passa de jogo político. Talvez já seja o mêdo batendo na porta do PT sabendo que nas próximas eleições não vai dar pra ele. Não que eu seja a favor do Seraa mas pra mim são tudo farinha dos mesmo saco.

  36. Queremos saber do hoje não do ontem, que me interessa a historinha de fulano, coisa mais puxa.
    Quero saber dos meus impostos, da minha conta de luz, da minha gasolina, dos pilantragens feitas nas madrugadas de Brasília para roubar o povo.
    FAÇA AGORA, CONTE A HISTORINHA DEPOIS.

  37. Essa estória não vai acabar bem. Ainda não somos “indivíduos”. Há forças que controlam o inconsciente coletivo e, aí é que se encontra o perigo. O resultado é sempre o mesmo e se encontra fartamente relatada na História da evolução humana. Todos os Libertadores e os “libertadores”, tanto nas Américas quanto na Europa, com seus erros e com seus acertos, contribuíram para a evolução das sociedades e, conseqüentemente, para a evolução do individuo. A História os trousse de volta ao nível humano e os julgou. Somos ainda criaturas intelectualmente um tanto primitivas. Necessitamos de “deuses” a quem possamos transferir nossas responsabilidades inerentes ao ser como “indivíduos”, e como membros ativos do grupo humano em que atuamos. As sociedades somente evoluem por si próprias, com seus erros e com seus acertos e esses são os ingredientes necessários ao despertar do “indivíduo”. Somente seremos uma Nação quando os mais “despertos” estiverem seriamente preocupados e manter e resgatar a dignidade dos não “tão despertos” trazendo-os com o merecido respeito, para contribuir no crescimento do todo. Os governos existem para administrar a “res pública”. Só isso. Somente a sociedade poderá salva-la de si mesma. E a salvará, de um jeito ou de outro – GLADIADOR.

  38. Que Lula é um ídolo, ninguém duvida. Colocaria o presidente no mesmo patamar de um Luiz Gonzaga, um Padre Cícero ou um Lampião. Neste momento, é a única pessoa na face da terra com autoridade para aparecer na televisão e dizer ao seus irmãos nordestinos:

    ‘Voltem para o seu nordeste, saiam das grandes cidades. O tempo já mostrou que lá não é nunca será o lugar de vocês’

    É gente demais e espaço de menos. As grandes e médias cidades estão inchadas feito câncer, os serviços públicos à beira do coalpso e a futura escassez de água é liquida e certa, garantem os técnicos da Sabesp.

    Entretanto, os bolsões de pobreza que adoecem as cidades são vistos com simpatia pela classe política egoista que enxerga nesses lugares sua chance de subir na vida. Autentica usina de votos para vereadores, prefeitos, deputados, senadores e deputados federais, os bairros-favelas são visitados de dois em dois anos com ações eleitoreiras que, de um lado servem de lenitivo local enquanto de outro, elevam a temperatura das febris metropoles ao criar incentivos para que mais contingentes de pobreza venham morar nos grandes centros.

    Programas assistenciais como o bolsa-família, Minha Casa MInha Vida e Luz para Todos deveriam ser imediatamente retirados das grandes cidades e levados para o interior nordestino, onde há espaço de sobra para sonhar e começar vida nova. Nas grandes metrópoles do sudeste está provado que não dá mais. Se o presidente Lula conseguir a façanha bíblica, não há dúvida que é um forte candidato ao Nobel da paz.

  39. Boanoite Cidadão K. Gostas mesmo de levar porrada. Nem li os comentários, mas sei o que muitos contêm. Sem falar nos cachorros loucos que vc deve ter moderado e mandado pra lixeira.
    Santa paciência.
    Vou ler o livro, gosto do Audálio Dantas, escreve bem.

    Recebo, acho que como todo mundo que está conectado na internet, muitos “emeios” contendo piada ou qualquer assunto sobre o presidente Lula. A maioria preconceituosa. Escorada na sua origem humilde, nordestina, na suposta falta de cultura, e principalmente porque uma “elitezinha” não consegue aceitar o presidente, considerando-o como ofensa pessoal.
    Dizem que, a diferença entre um preconceito e uma convicção, é que podemos explicar a convicção sem perder a calma.
    Então nem discuto com quem me envia (ou repassa) esse material. Simplesmente deleto. “Del” é como botão de desligar. Um simples toque e acabou-se.

    Toda dignidade consiste em bem pensar. Cuidemos, pois, em bem pensar; porque, também, os pensamentos governam o mundo.

    Belluzzo, que dizem ser uma moça de fino trato, dizem asneira esta semana. Coração e mente. Todo ato humano, antes de concretizar-se, deve conquistar a mente e o coração, só depois ele se revela pelo ato. Sem saber ou por descuido, a moça de fino trato, estimulou mentes e corações perversos. Se algum ato ruim decorrer do seu estimulo foi ele quem pavimentou o gesto.

    Lembro disto, pra fazer uma comparação com o Lula. Todo instante, a gente vê figuras de relevância, revistas de “fofocas” como a Veja, comentaristas, aqueles que se supõe formadores de opinião pavimentar a estrada que leva a derrocada do Lula. Torcem contra. Apostam no pior. Como a parábola da “Caverna”, acostumados à escuridão, tem medo da luz e lutam pra retornar a escuridão, que ao menos, no modo limitado dessas pessoas pensarem, não corriam risco algum, dormiam e não viam o que acontecia.
    Me perdi? Acho que não, vamos prosseguir…

    Não deixe o mal dominar seu pensamento. Lula, e muitos outros que sairam da camada social mais baixa e mais maltratada do pais, exclamaram para si: “Não temos que ser carneiro”, “Não temos que ser gado”, “Não precisamos de quem nos tange”.
    Lição que deve ser aprendida por todos. Vamos a luta, de cabeça erguida, caiu, levantou.

    Nao é possivel um Brasil pra todos, um verdadeiro progresso, sem o sentido da solidariedade entre todos. O exemplo de um, deve ser o exemplo para o outro, vamos trabalhar juntos pra melhorar isso e aquilo. Assim, a gente pode mudar os aspectos da vida, so assim, penso eu.
    “Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”, já poetizava Pessoa.

    Quanto aos “formadores de opinião”, que Lula afirmou ser uma raça em extinção, vale lembrar uma pequena lição (eita Cidadão K, hoje estou gastando o verbo!!!)
    “Nunca deve valer como argumento a autoridade de qualquer homem, por excelente e ilustre que seja. É sumamente injusto submeter o próprio sentimento a uma reverência subserviente a outros; é digno de mercenários ou escravos e contrário à dignidade humana sujeitar-se e submeter-se; é uma estupidez crer por costume inveterado; é coisa irracional conformar-se com uma opinião devido ao numero dos que a têm. É necessário procurar sempre, em compensação, uma razão verdadeira e necessária; e ouvir a voz da natureza.” (Giordano Bruno)

    Cabeça não é só pra usar chapéu, cortar cabelo na moda; é pra pensar.

    Continue a escrever seus pensamentos Cidadão K, mesmo que para isso dê a cara pra bater:
    “Cada um com suas armas. A nossa é essa: esclarecer o pensamento e pôr ordem nas idéias.” (Antônio Cândido; “Parceirros do Rio Pequeno – acho).

    Sabe Cidadão K, resgataram um naufrago que fazia muito tempo vivia solitário numa ilha.
    Entrevistado no Jô Soares ele confessou que tinha até comido o próprio papagaio.
    ____ Que gosto ele tinha? perguntou o entrevistador.
    ____ Peru, ganso, rolinha, pardal, pica-pau, sabia, bem-te-vi, vaca, burro, cavalo, elefante… aquele papagaio era capaz de imitar tudo.

    E salve o Tricolor paulista…

    1. Samuel…voce escreve muito bem.

      Que tal, se espelhar em Vitor Hugo, e escrever “Uns Miseráveis”, só que neste livro, voce contaria a estória destes verdadeiros “miseráveis” que compõem a oposição ao LULA ?
      Que outro título poderia ser dado a um livro sobre estes coitados senão este ???

  40. Ricardinho, querido!

    Fiquei toda orgulhosa de receber sua carta. Fui mais corajosa pra banca, como você me recomendou. Obrigada!

    Amanhã nos vemos no lançamento! Já falei pro meu pai que vou montar uma banquinha em paralelo, anunciando meu DVD! Hahaha

    Beijos,
    Ju

  41. Olá, Ricardo. Reconheço-o desde sempre como ótimo profissional do jornalismo. Imagino (o que considero bastante natural, aliás) que sua vivência em redações de vários órgãos da chamada “grande” imprensa tornou-o mais cauteloso na hora de caracterizar como “PIG” as empresas de comunicação. Agora, no entanto, com essa história do Cesar Benjamim (isso para não falar de tantos outros absurdos, ditabranda, etc), a Folha de São Paulo não teria passado de todos os limites? Tenho vontade de vomitar. Um abraço a ti e aos leitores.

    1. Jorge
      Também acho que é TEMPO DE OBRIGAR GRUPOS COMO A FOLHA A RESPONDEREM PELA ÉTICA cujos jornalistas que não são donos de grandes grupos – SÃO OBRIGADOS A TER!

  42. COMO DOMINAR O MUNDO
    Há dois modos de escravizar e subjugar uma nação. Um é pela força, o outro pelas dívidas. Os predadores econômicos são os responsáveis pela criação de um império realmente global. Trabalham de diferentes maneiras. Talvez a mais comum seja identificar um país que tenha recursos como petróleo. Em seguida, fornecer um empréstimo enorme para esse país através do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional ou de uma de suas organizações irmãs. Só que o dinheiro nunca vai realmente para o país. Ele acaba indo para as grandes corporações para criar projetos de infra-estrutura nesse país. Usinas de energia, parques industriais, portos, etc. Coisas que vão beneficiar uns poucos ricos desse país e muito mais as corporações, mas não a maioria das pessoas. Entretanto, as pessoas e o país inteiro acabam ficando com uma enorme dívida. A dívida é tão grande que não conseguem pagá-la, e isso é parte do plano. Eles não conseguem pagá-la. Então, num certo ponto, ele vem e diz: Veja, você perdeu muito dinheiro, não vai poder pagar a dívida, então venda bem barato o seu petróleo para as nossas petroleiras, venda-nos os bancos, deixe-nos construir uma base militar em seu país, envie tropas para apoiar as nossas em algum lugar no mundo como no Iraque e vote a nosso favor na próxima cúpula da ONU. Privatize suas companhias elétricas, venda-nos seu sistema de águas e esgotos. Assim é uma coisa que só cresce, e esse é o típico modo de atuação do FMI e do Banco Mundial. Eles endividam o país e se oferecem para refinanciar essa dívida e a refinanciaram para cobrar mais juros e esse “escambo” que eles chamam de “condicionalidade” é o seu modo de operar. O país, então, se vê obrigado a vender seus recursos, seus serviços sociais, empresas de serviço básico, seus sistemas educacionais, bancários, penitenciários e previdenciários para corporações estrangeiras e isso é um ganho duplo, triplo, quádruplo e, aí vai. IRAN EM 1953: A introdução dos agentes econômicos começou mais ou menos em no começo dos anos 50 quando Mohammad Mossadegh, escolhido democraticamente foi eleito no Iran. Ele era considerado “a esperança da democracia” no Oriente Médio e no Mundo. Ele foi o “Homem do Ano” da revista “Time”. Porém, uma das questões que ele trazia e queria implementar, era a idéia de que as petroleiras internacionais deveriam pagar muito mais ao povo iraniano pelo petróleo que estavam retirando e de que o povo deveria se beneficiar de seu petróleo. Política estranha? Claro que as corporações não gostaram disso. Tiveram medo de fazer o que estavam acostumados: Enviar militares. Em vez disso, enviaram um agente da CIA, Kermit Roosevelt, parente de Teddy Roosevelt, com alguns milhões de dólares que se mostrou muito eficientes: Em pouco tempo Mossadegh foi deposto e foi substituído pelo Xá do Iran, que sempre foi favorável ao petróleo e às corporações. Fomentaram uma revolução, depuseram o “ditador virtual” e recebem o Xá de braços abertos. E assim estabeleceram um novo modo de manipular países, de criar impérios. GUATEMALA EM 1954: Quando Árbens se elegeu Presidente da Guatemala, o país se encontrava sob o jugo da “United Fruit” e Grandes corporações internacionais. Árbens abraçava o seguinte discurso: “Queremos devolver a terra para as pessoas”. Assim que ele assumiu o poder e começou a implementar políticas para concretizar suas idéias, isto é, devolver ao povo o direito sobre a terra, a “United Fruit” não gostou e então contratou uma “empresa de relações públicas” para realizar uma grande campanha nos EEUU para convencer os cidadãos, a imprensa e o Congresso de que Árbens era uma marionete soviética. Se permitissem que ele continuasse no poder, os soviéticos teriam uma brecha no hemisfério. Naquela época havia um grande temor do terror vermelho, do terror comunista. Para encurtar a história, a partir da propaganda, surgiu um comprometimento por parte da CIA e dos militares para derrubar o Presidente. E assim, foram enviados aviões, soldados e chacais para derrubá-lo e conseguiram. Assim que ele deixou o poder, seu sucessor basicamente devolveu tudo para as mãos das grandes corporações internacionais incluindo a “United Fruit”. EQUADOR EM 1981: O Equador, por muitos anos havia sido governado por ditadores a favos dos EEUU, normalmente muito violentos. Decidiu-se, então, convocar eleições realmente democráticas, e Jaime Roldós se candidatou tendo como meta garantir que os recursos do país seriam usados em favor do povo. E ele venceu com folga, como uma vantagem jamais vista no país e começou a implementar suas políticas para que os lucros do petróleo fossem para desenvolver as pessoas. Bem, as corporações não concordaram. Foram enviados agentes da CIA para dar um “jeito” em Roldós, para corrompê-lo, cercá-lo, para dizer que ele e sua família poderiam ficar muito ricos se jogasse o jogo, mas, em continuando com essas políticas, teria que sair. Ele não quis ouvir. Foi assassinado. Quando começaram as investigações, duas testemunhas-chaves morreram em acidentes antes de depor. Morreu por não ser corrupto. PANAMÁ 1981: Omar Torrijos, presidente do Panamá, era admirável. Queria realmente ajudar seu país. Quando tentaram comprá-lo ou corrompe-lo ele dizia: “Olha, eu não preciso de dinheiro, eu preciso é que meu país seja tratado com justiça. Preciso que os EEUU paguem as dívidas que tem para conosco e que nos indenizem por toda a destruição que causaram por aqui. Preciso estar em uma posição onde eu possa ajudar outros países latino-americanos a se tornarem independentes e se libertarem da terrível presença do Norte e da exploração contínua. Preciso que o Canal do Panamá esteja de volta às mãos dos panamenhos, é isso que necessito. Parem de tentar me subornar”. Isso foi em 1981. Em maio daquele ano Jaime foi assassinado. Pouco depois o Canal voltou para as mãos dos EEUU. VENEZUELA EM 2002: É interessante ver como o sistema continua através dos anos, com a diferença de que os chacais estão se aperfeiçoando. Em 1988 Hugo Chaves foi eleito Presidente depois de uma longa seqüência de presidentes corruptos que haviam destruído basicamente a economia do país. Chaves foi eleito nessa época e enfrentou os EEUU, exigindo que o petróleo fosse usado em favor da Venezuela. Então, em 2002, um golpe foi organizado pela CIA. Um golpe muito parecido com o que foi aplicado no Irã: Mídia e dinheiro. Só que, naquela ocasião, o povo estava ao seu lado e ele conseguiu controlar a situação e superar o golpe. Eles não se conformam e vão dar um jeito de tirá-lo do caminho. IRAQUE 2003: o Iraque é um exemplo perfeito de como o sistema continua trabalhando. Com agentes da CIA o golpe não funcionou. Então mandaram chacais para matá-lo. Também não funcionou. Sua segurança era competente e o Sadan também já havia trabalhado para a CIA. Foi contratado para assassinar o Presidente anterior e falhara. Então, o exército foi enviado e completou o trabalho. Assim, conseguiram contratos na construção civil deveras lucrativo para reconstruir o país que eles haviam destruído além de petróleo grátis. E assim se criou um império mundial construído sutil e sorrateiramente e, hoje, a maioria do povo americano desconhece que vive sob o manto de um império clandestino. Hoje há mais escravidão no mundo do que em qualquer outra época. Pergunta-se: Quem é o imperador? É quem controla a “globalização”. Dupont, Dos, Unem Cabide, Exxon e a Ilson são as nações que hoje dominam o mundo. Não vivemos mais em um mundo de nações e ideologias. O mundo é um grupo de corporações. O mundo é um grande negócio. É a “corporocracia”. Acordem “cabecinhas”. Somos somente “vassalos” e aos “vassalos”, pão e circo. – GLADIADOR.

  43. Audálio Dantas é um símbolo da honestidade jornalística, algo tão escasso no cenário brasileiro atual. Excelente escritor, esta série sobre a infância de pessoas conhecidas traz nova luz sobre a formação humana dos retratos. Só um grande repórter como Audálio poderia fazer um trabalho ao mesmo tempo jornalístico e literário como este.
    Sobre Lula, o Audálio, que é velho amigo do presidente, desde que Lula era secretário dos Metalúrgicos do ABC e Audálio presidente dos Jornalistas de SP, estava trabalhando há dois anos ou mais. Creio que nem se cogitava ainda de um filme. Aliás, ambos os trabalhos talvez se complementem. Estou ansioso para ver um e ler o outro.
    Parabéns ao Audálio por mais esta obra.

  44. Grande Ricardo, todo dia me pergunto: Essa elitizinha e os seus seguidores não conseguem mesmo se acostumar com o fato de Lula, um retirante nordestino, está habitando o palácio e governando muito bem este país…Deve ser porque eles já passaram e Lula continua e pelo visto jamais vai passar,ou seja, já ficou para a história…E o preconceito contra o nordestino e o Nordeste é de uma burrice tão grande afinal onde nasceu o Brasil? Todos temos um pouco de nordeste no sangue: Vejam a música de Chico Buarque – “O meu pai era paulista, meu avó, pernambucano e o meu tataravô, baiano”. Não adianta o nordeste está impregnado em todos e é por isso que o Brasil é grande…Viva o Nordeste, Viva todas as demais Regiões, Viva o Brasil e viva Lula…Um grande abraço para os botequeiros…

  45. Ricardo.
    Alerta o governo Lula sobre o que aconteceu com o FERREIRINHA do REQUIÃO no PARANÁ depois de AJUDÁ-LO A SE ELEGER. FOI ASSASSINADO – APAGADO PARA NÃO FALAR!
    É importante ficar alerta. A BESTA ESTÁ SOLTA OUTRA VEZ!
    Vai ter gente querendo matar o CARA para FAZER parecer que foi o PT.

  46. Sinceramente… Quem cai no joguinho falso e ridículo de ano de eleição não pode ser muito inteligente.

    Abaixar preços inflacionados por impostos absurdos é questão moral, que deveria ter sido feita neste seis anos já passados.
    Em ano de eleição é só malandragem descarada.

  47. Estimado Jornalista Ricardo do Basil, boa tarde!

    Pelo balanço do papo Cantinflas e Mazzaropi:” um peladito e um caipira!” não vão ser páreo para o filho do Brasil!

    Tchau cardinho!

  48. Caro Kotscho;
    Interessante as pessoas. Os petistas só lembram dos escandalos dos outros. O p.t., o partido que até 2002 pousava de DONO da ética, da moralidade com a coisa pública, emfim, Se achava o melhor de todos em todos os aspectos, Vemos claramente que se REVELOU no MAIOR corrúpto de todos os tempos. Só não vê, quem não quer. Ou seja são seguidores do Lula. Os petistas não tem moral para falar da corrupção dos outros, pois o p.t. mostra claramente um “apetite” muito maior nesta área. Acho que todos são corrúptos. Porém o p.t. ganha de todos, com grande vantagem. Um abraço.

  49. Caro Ricardo
    Nas segunda-feiras, voce costuma dar ênfase nos assuntos comentados no Balaio, Folha e Veja.
    Sinceramente acho que voce deve considerar o ESGOTO que virou esses dois meios de comunicação.
    Para mim, e acredito para muitos também tanto a Folha quanto a Veja (podemos usar essa expressão simples mais muito significativa e se encerra por si mesma):
    JÁ DEU.

  50. Não li o livro, com certeza irei lê-lo. Mas só o fato de ter sido escrito por Audálio Dantas, com certeza, é uma obra fantástica e não contém erros de português. tenho muito apreço e admiração pelo Audálio, e já tive o mesmo pelo LULA.

  51. Lendo estes últimos comentários tenho vergonha de pertencer ao mesmo pais que estas pessoas (Murilo,Manoel, Joao, Speed e Ricardo) . Será que posso generalizar nossa cultura pelo que foi escrito aqui em cima? Um bando de críticas levianas e comentários políticos totalmente alienados. Em qualquer outro país do mundo receberiamos o mérito de ter um torneiro mecânico que chegou a presidente e um nordestino de Tanque D’Arca que se tornou um grande jornalista, inclusive premiado pela ONU. De acordo com os críticos aqui de plantão: Salve a Hipocrisia, Prepotencia e o Preconceito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *