Filme sobre Lula desperta amor e ódio até em quem não viu

Filme sobre Lula desperta amor e ódio até em quem não viu

Atualizado às 12:17

Caros leitores,

viajo de novo daqui a pouco para fazer uma palestra. Por isso, só vou poder moderar os comentários à noite, se conseguir. De preferencia, depois da vitória do meu tricolor… Volto amanhã à tarde.

Abraços,

Ricardo Kotscho

Em tempo: o São Paulo acaba de perder do Botafogo por 3 a 2, no finalzinho do jogo. Fiquei triste, claro,  porque este jogo poderia ter sido o do título, se aquelas duas bolas na trave tivessem entrado… Mas não tem “se” em futebol. Agora tudo conspira a favor do Flamengo.  E o Botafogo, pela luta do começo ao fim, acabou merecendo a vitória.  Vida que segue.

Em tempo 2: o Flamengo bobeou, empatou em 0 a 0 com o Goiás, e o São Paulo continua líder absoluto do campeonato.  Estamos a dois jogos do tetra/hepta. Há muito tempo não tínhamos um final de Brasileirão tão emocionante. Agora seja o que Deus quiser.

***

Os assuntos mais comentados da semana

Balaio

Humildade e humor: 82

Foz do Iguaçu, 39 graus: 35

Futebol: 35

Folha

Cesare Battisti: 98

Apagão: 69

Lula: 65

Veja

Caso Geisy arruda: 27

Apagão do governo Lula: 22

Enade com propaganda do governo: 15

***

O filme brasileiro mais badalado do ano só estréia nos cinemas no começo do ano que vem. Muito poucos o viram até agora. Mas “Lula, o Filho do Brasil”  já deve ser o filme mais lido do cinema brasileiro.

Há meses, jornais, revistas e portais de internet escrevem todo dia quilômetros de textos para falar do filme _ falando bem ou mal, não importa. Todo mundo acha que tem a obrigação de escrever sobre o filme. Nas cartas e comentários de leitores que ainda não viram o filme de Fábio Barreto, também não tem meio termo: Lula sempre desperta amor e ódio na mesma medida, qualquer que seja o enredo.

Já que é assim, também resolvi hoje escrever sobre o assunto, embora só vá assistí-lo no próximo sábado, em São Bernardo do Campo, graças a um convite que recebi dos produtores _ entre eles, meu velho e bom amigo Roberto d´Ávila.

“Lula, o mito, a fita e os fatos” é a capa da Veja desta semana. Mostra Lula com cara de bravo e o ator que o interpreta no filme fazendo um inflamado discurso do tempo em que o hoje presidente era líder metalúrgico.

A chamada de capa já resume o que a revista julga a respeito: “Pago por empresas privadas com interesses no governo, o filme sobre a vida do presidente é um melodrama que depura a sua biografia, endeusa o político e servirá de propaganda em 2010”.

Será mesmo? A esta altura, o que menos interessa é a obra cinematográfica _ a direção, o roteiro, a fotografia, os atores _, mas o uso que se fará dele no ano da eleição presidencial, embora o filme termine antes de Lula iniciar sua carreira política.

Tenho para mim, e até adversários severos de Lula concordam, que o mito já está criado faz tempo, e o filme dificilmente terá o poder de mudar o que os brasileiros pensam a respeito deste personagem improvável na cena política brasileira.

Como tudo virou um Fla-Flu no Brasil quando se trata de governo e oposição, acho difícil alguém mudar sua opinião sobre Lula _ e mais ainda sobre a sua candidata Dilma Roussef_ só porque uma ou outra cena não corresponde exatamente à vida real, assim como ninguém vai mudar de time por causa de um artigo de revista ou jornal.

E os leitores do Balaio, o que pensam sobre o filme que ainda não viram?

468 comentários em “Filme sobre Lula desperta amor e ódio até em quem não viu

  1. O filme é um melodrama sim. Foi feito para emocionar sim. E daí? É a história de uma vida, que representa milhões de outras vidas. Não endeusa ninguém, pelo contrário humaniza o personagem e não servirá de propaganda em 2010 pois Lula não é candidato a nada. Patrocinado por empresas que têm interesses no governo? qual a grande empresa no Brasil que não tem interesses no governo. Até a Editora Abril tem. Esses caras da Veja estão procurando pelo em casca de ovo… são uns bobocas…

    1. eu achei o argumento acima bem palpável. Boboca não é agressão, é apenas uma constataçãozinha… além do mais… a Veja é uma porcaria mesmo.. são uns…..”boboquinhas”…rs

  2. O grande problema é ser um filme propaganda, numa hora errada e patrocinado por empresas que dependem do governo, analisar o tipo de moral que o levou a ser produzido é a grande questão, pois parece que para esse pessoal não há limites, os meios sejam quais forem, justificam o fim, ou seja, a perpetuação de um poder comuno/oportunista, tipo o chavismo, mas de forma mais suave e enganosa.

    1. Prezado Jacinto,
      Por mais que voces mal informados/intencionados não queiram admitir o Lula é um grande estadista, levou o Brasil para um patamar muito melhor. Na falta de argumentos consistentes inventam essa ladainha de poder, chavinismos etc etc Qunado o filme estrear vá assistir, mesmo que escondido, talvez quem sabe se aprenda alguma coisa…

    2. Jacinto, esta triste com o filme do LULA, então faça o seguinte vai até o Bruno Barreto e peça a ele que produza uma filme sobre a vida do JOSE SERRA, certamente ira bombar de audiencia, ja imaginou vc sozinho numa sala de cinema assistindo essa maravilha? Acredito que vc deva adorar um filme de terror!!!

    3. O Jacinto está certo, pois neste governo o que mais existe são trocas de favores independente a quem vai beneficiar, exceto o povo trabalhador, aposentados e etc.., sendo assim quem patrocinou com certeza está esperando algo em troca ou tem rabo preso, a verdade é dura mas tem que ser dita, independente de ser operário, empresário, presidente ou o Papa, doa a quem doer. O pior cego é aquele que não quer ou é impedido de ver. Antonio se liga.

  3. Bom Dia, Kotscho e Balaieiros!
    Costumava-se dizer que não se deve discutir política, religião e futebol, pois seria mais provável o conflito do que o consenso.
    Ainda que não se chegue a extremos, de amor e ódio, essa lista está aumentando – o Lula é um novo item, a VEJA também……
    Logicamente não vi o filme e só passei o olhar rapidamente pela reportagem da revista, portanto não dá para ter opinião ainda.
    Normalmente as Biografias, especialmente em filmes, dão uma “turbinada” na história, para o bem ou para o mal, conforme a visão ou intenção do autor, diretor, colaboradores – vale ainda a “licença poética”. Uns acreditam em tudo, outros têm visão mais realista ou crítica, e ainda há quem possa consultar diversas fontes.
    Mas nesse caso, acho que realmente o filme não fará muita diferença – cada um encontrará nele razões para confirmar o que já sente ou pensa sobre a pessoa ou a história a do Lula.

    Não haverá consenso – só esquentará o clima das discussões em 2010.

    Bom Domingo a todos !

  4. Acho muito importante que a arte faça parte da politica, Lula ou outro personagem tipo zumbi dos palmares,Che ,Fidel e tantos que são anonimos mas tiveram experiencias identicas ou eu mesmo que as tive. sabemos o quanto custa a vida. Não literatura mas a real. talves a arte venha contribuir p/ o encontro desse elo.Não perdido mas escondido de proposito.

  5. Acho que infelizmente Lula perdeu o trem da história, pois teve apoio de grande parcela da população brasileira, e podia ter combatido a corrupção como no mensalão, e teria apoio popular e político, não conseguiu fazer a reforma polítca nem fiscal, o PAC é uma falácia, colocou políticos ao invés de tecnicos a comandar as principais instituições no país, sem falar do escandalo das teles e seu filho, e os prefeitos de Santo André e Campinas. Não passa de um Ufanista, que acha que as pessoas mais esclarecidas não conhecem a história. Manipula a população com esmola, ao invés de políticas sérias na educação e profissionalização. Só não vê quem não quer ou quem têm interêsses econômicas para ter algum lucro com estas atitudes. Como eleitor de Lula no primeiro mandato me sinto traído e profundamente decepcionado. Até internacionalmente ele consegue enganar a opinião pública. Mas atenção à divida interna que explodiu mais de um trilhão de reais, e nem os meios de comunicação beneficiados com financiamentos do BNDS, não fazem menção!
    Um filme para que faz um deserviço a Nação só pode ter objetivos políticos, gostaria de saber quem financiou tal “obra”.

    1. Acho que você está comentando o filme errado. Esse aí que você descreve é 2012, que fala sobre o fim do mundo.
      Lula, Filho do Brasil é sobre a trajetória de um grande brasileiro que está mudando a cara do país, para alegria de uns e desespero de outros.

    2. Quem financiou essa obra pra elogiar a fera rabuda de nove unhas (grato, professor Hariovaldo Almeida Prado) só pode ter sido o demo. Não o demo do Bornhausen, mas o demo da obra de Dante (serão os mesmos?).

  6. A vida do presidente LULA é um exemplo de superação. Acredito que a maioria dos brasileiros tem orgulho de possuir um presidente que vivenciou dificuldades do cotidiano. Parabéns aos patrocinadores.

    1. Ô, Rosa, qui bunitinhu: “vô assisti” – e disse tudo. Posso sentá du teu ladinho na sessão di cinema? Levu a pipoquinha. Vô usá camisa vermeia, tá bão?!

  7. Acho que o PSDB está dando tanta importância ao filme que poupará os produtores de gastar dinheiro com marketing, todo mundo vai querer ver porque é o filme mais comentado. Não acredito que o filme tenha viés político, apenas os produtores encontraram uma oportunidade e acertaram pelo jeito, poderia ser qualquer outro personagem, foi o Lula e daí? Não acho que ninguém vai votar na Dilma por causa deste filme. O brasileiro é mais inteligente do que julgam alguns. Ainda não sei sei em quem vou votar, sou a favor da alternância de poder, 08 anos de PT não me pareceu ruim, mas se for o Serra, continuo PT.

  8. esse é um problema talvez da falta de leis eleitorais rígidas ou a falta de cumprimento delas. A arrogante afirmacao do colunista sobre a “incapacidade” do filme de “arrebanhar” novos eleitores ou “ratificar” o voto dos indecisios tem o mesmo peso de minha argumentacao, de que o filme nao passa de uma indecente e imoral manobra política.

  9. Ainda não vi, mas vou ver com certeza, já até convidei minha diarista e seu marido para irem comigo e eles aceitaram.Como já disse, não vi, mas sei que vou gostar!!!

    1. Concordo cocê, Dum De Lucca. I arrematu: quano fô nu cimena, é bão num passa por riba nem por baixo di viaduto do Rodoanel, nem perto das cratera du Metrô, qui essas obra tá tudo caino na cabeça dus paulista.

  10. A história de Lula e sua trajetória política ainda tem muitos capítulos a serem escritos, tanto no cenário nacional quanto no internacional. Imagino o Lula como secretário da ONU, influenciando os dirigentes globais no sentido social e humanitário.
    Não vi o filme, contudo, será difícil retratar num filme a pessoa Lula. A história de Lula é a história de todos nós, pobres, excluidos, pisados, enganados, rejeitados, porém, fomos a luta e, com garra e com ajuda Divina conseguimos chegar lá. A Presidência, cargo de Lula, é um pouco de cada um de nós. Daí, a importância da vida de Lula retratada na história, seja por filmes, livros, estudos, etc. É a história de cada um de nós. É a história dos brasileiros que não se subjugam, vão à luta e ousam ultrapasar os limites impostos pelas barreiras e barricadas colocadas pela elite burra deste país, e por que não desse mundo.
    Contudo, o filme foi feito fora de hora. Tem nuances eleitoreiras. O Lula não precisava desse filme agora. Pode atrapalhar os planos para o avanço das políticas sociais no próximo governo.

  11. Vamos à lista de patrocinadores: AMBEV, Camargo Corrêa, CPFL energia, EBX, GDF Suez, Grendene, Hyundai, Neoenergia, OAS, Odebrecht, Oi, Volkswagen. Agora, vamos aos fatos: O caro Jacinto Gorpe acredita mesmo que alguma dessas empresas DEPENDE do governo de fato??? Todas estão entre as maiores do país… possuem de fato contratos, incentivos, e tudo mais do governo assim como milhares de outras grandes, médias e pequenas empresas…. o que não as torna DEPENDENTES do governo. Haja ignorância…
    O filme certamente será um dos mais vistos do país em todos os tempos… o que justifica por si só qualquer valor que essas empresas tenham investido. Pura questão comercial. Simples de entender… não tentem encontrar pelo em ovo…

    1. Meu caro “Parla” Torio, estou quase, mas quase acreditando que o o nosso amigo Jacinto Gorpe e sente outras coisas mais… deve ser o Serra ou o FHC.

      Abraço.

  12. Prezado Ricardo, Bom dia…

    Mais preocupado com o nosso Tricolor hoje no Rio, contra um Botafogo desesperado, e com o fantasma da “Mão Grande” a favor do Mengão, concordo com suas observações: o filme despertará amor e ódio mas em proporções desiguais; a imensa maioria amará (e verá) e aquela minoria preconceituosa que jamais perdoará o fato dele ter feito o melhor governo no Brasil, odiará (e não verá).

    Apenas me chama a atenção, num momento em que a prefeitura de SP resolve aumentar o IPTU em até 60%, que a Veja dedique a sua capa ao filme do Lula que só estará disponível no circuito comercial em janeiro.

    Aliás, o Diogo Mainarde da Folha, constituído com certo atrazo, o tal do Fernando de Barros e Silva, já havia manifestado todo o seu preconceito e truculência sintática, antecipando, com as mesmas palavras, parece até que sairam da mesma reunião, o objetivo do filme.

    Não vai funcionar…

    Abraços, Ricardo. E que os deuses dos estádios protejam nosso Tricolor logo mais no Engenhão.

    1. Pois é … mas como vão falar mal do Kassab se ele é da turma do Serra, aquele que já é o presidente eleito de Veja ? Realmente, a Veja, com esses fantoches Mainardi e Reinaldo Azevedo, só está perdendo leitores (eu mesmo cancelei a minha assinatura).
      Quer saber que interesses Veja representa ? Entre em http://luis.nassif.googlepages.com/.
      E fechando, pobre tricolor, levou a virada no finzinho … Acho que esse ano é do Mengo …

  13. Kotscho!!!
    Não tenho nenhuma tesão em ver este filme, mesmo porque sou um péssimo cinófilo! Será que êle é um filme melodramático/ falando de sofrimento de Nordestino e coisas tal,ou será que êle vai mostrar também, quando o Lula cortou o dedo de propósito ( quando era metalúrgico), para se aposentar!! Será que vai falar também de um simples preso que se tornou “anistiado político”e pela qual recebe uma fábula? Será que vai abordar , sua inútil passagem pelo Senado?Tenho minhas dúvidas!! Se for abordar essas cenas, pode ter certeza que o Cine Lumiere, me terá nas primeiras poltronas!!
    Atenciosamente,

    1. Como vc. é maldoso cara em falar que o Lula cortou o dedo de propósito para se aposentar, não entendo , não dá para imaginar algo tão negativo assim de alguém que nó mínimo pode ter algum problema no cérebro para escrever uma idiotices desse tamanho, sua alma deve passar no fogo do inverno uma dez vezes para queimar essa maldade existente na sua alma , vc. deve ser um monstro sem alma.

    2. Fernando, maldoso é você, que desconhece que o Osmando capuchinho também teve amputado um outro membro. Mas o Osmando, infelizmente (ou o contrário, sei lá!), não conseguiu que o patrão o aposentasse; somente a patroa o aposentou. Não é de dar dó?

    3. Cara me desculpe, mas vc é de tamanha ignorância que sou obrigado a responder: 1º) A perda do dedo não proporcionou a Lula a aposentadoria e sim uma pequena indenização (era a lei na época). 2º) o Lula nunca foi Senador o único cargo no legislativo que ele ocupou foi o de Deputado (constituinte por sinal).

  14. Acho engracado tudo que e’ dito sobre o Lula ai no Brasil. 80 % o adora, 10% o odeia e os outros 10% sao obrigados a falar bem ou mal (mais mal) sobre ele. Por que? O porque os empresarios do ramo da imprensa viu o que os outros 10% nao conseguiram ver, justamente, por ter o odio comendo-lhe os olhos. Lula conseguiu crescer perante o infortunio. Pegou o pais quebrado e consertou. Investiu em educacao. Investiu ate em eletricidade, que ninguem ve mas sente qdo falta. Lula mostrou um caminho que todos sabem mas ninguem nunca usou. Qual e’? Gaste menos do que vc arrecada. A mesma conta que todos nos fazemos em nossas casas. Se ele e’ analfabeto ou semi, o desmerito esta naqueles que nao o sao e que nunca fizeram nada pelo Pais. Agora imagine o sofrimento de um Serra para ter que conseguir voto no norte e nordeste.rs..rs Vai ter que botar o sapato italiano na lama, deixada pela elite durante anos de esquecimento.

    1. hp vc vive é no Brasil, que nós brasileiros trabalhadores, pagadores de altos impostos e baixos serviços vivemos, ou está no exterior lendo as notícias e não vivendo os fatos?? Se liga educação é um problema, vide cado enem; segurança é o caos, vide caso de abate do helicóptero no Rio e ataques à guarnições policias por criminosos, que hoje também contam com bolsa-presidiário; saúde está de doer todo dia morre mais gente a espera de atendimento do que em muita guerra por aí; energia, tá escura a situação, vide caso do apagão; transporte o pais está bem, vide as estradas brasileiras, só estão bem as que foram privatizadas. Sendo assim pegue logo um avião e volte p/ o Brasil e vai a m… que estamos. Sobre estas questões não existe filme e sim uma novela sem fim. Se informa e procure um psiquiatra.

  15. Os candidatos que acham que o filme do lula é eleitoreiro porque não produz um tambem ? Quem sabe as histórias deles comovam mais o povo do que a do Lula e êles ganharão todas eleições que concorrerem. Qual seria a empresa que patrocinaria?rarararaá.

    1. Com certeza não seria nenhuma ligada ao governo, pois certamente sofreria alguma represália. E empresário ligado ao governo não é bobo de perder a boquinha. Vide caso CESAR CIELO, este merece todasas letras maiúsculas, pois é um dos heróis BRASILEIROS das últimas olimpíadas que não se curvaram às vontades de lula, este não merece nenhuma letra maiúscula, p/ ser usado como propaganda política.

  16. Pois é! já foi dito que a esquerda brasileira é burra por definição, discordo, a esquerda brasileira, é o crak ideológico que viciou essa parcela da popução brasileira.
    Nada mais surpreende, chegamos no estágio de putrefação política nacional. Acredito até que haja alguns que desejam mudar, mas o vício os domina. Esse filme é
    mais uma manifestação ideológica construída com o dinheiro público. Diz a filosofia popular: quem planta vento, colhe tempestade. QUEM VIVER VERÁ!

  17. Sobre o filme que não assisti,pouco a falar torço pra que seja um filme Não um documentario,que certamente tera que vir a ser feito um dia, ontem assiti o filme sobre MALCON X reverendo mulçumano gringo que pregava a separação das raças(sic) realizado por um diretor negro corajoso e atores idem numa sociedade onde os herois tem que ser brancos e alinhados ,filmar personagem vivos ou contemporaneo no Brasilm ou vira chacota e descamba ao apelo sexual vide D PEDRO ,ou Mote politico CAnudos,homem da capa preta etc. QUE SEJA BEM -VINDO LULA- Ofilhodo Brasil

  18. Quando assisti o filme de Jean Charles o que mais gostei no filme foi que o diretor não reproduziu um oh! coitado brasileiro/imigrante/assassinado… ao contrário ele mostrou todas as qualidades e defeitos e jeitinhos que nos é tão peculiar e pelo que já li de pessoas que foram ver o filme disseram que só faltou canonizar… 🙁

    1. Elite branca?
      Os Albuquerques, a primeira familia q ganhar capitanias, se casaram com índios…
      E os brancos colonos do Sul, lá tiveram escravos?
      Quanta generalização racista e preconceituosa vcs….
      Os italianos, vieram pra cá depois da abolição, construíram tudo por esforço e os Matarazzo nunca foram donos de escravos!

    2. Drica não adianta tentar explicar, pois eles não precisam estudar p/ ficar inteligentes, conselho do grande líder, sendo assim não se informam, somente pelas cartilhas do pt ou escolas do MST. O que não é grande coisa

  19. Senhores,quero deixar claro que um filme como este, justamente as vesperas de campanha, para mim, é evidente que pode e deve influenciar sim,a decisao na hora do voto a favor do candidato apoiado pelo presidente. Um povo que acredita ou se faz acreditar pelos absurdos a qual vimos durante todo o mandato do entao presidente, que nao gosto nem de citar o nome,fica obvio que a influnencia existira. Nada foi feito, nada foi cobrado desse governo que talvez, tenha sido senao o mais, um dos mais corruptos que ja existiu. Um presidente que nao sabe de nada, nao viu nada, é lamentável. É substimar demais, a capacidade de enxergar a blindagem dos nossos governantes. Para um pais pobre, desonesto, sujo, como esse em que vivemos, a qual me envergonho de ser brasileiro,é triste a realidade, onde manipulam dados, numeros, balanços e pricipalmente o povo mais humilde. Claro que nao acredito no que divulgam, só vejo muita miseria pelas ruas, pessoas jogadas , favelas, saude publica na UTI, ensino precario, e assim vamos. Sera que nossos politicos ao dizerem que a Saude esta a beira da perfeiçao, o ensino esta uma maravilha, usariam esses serviços para si mesmos, ou seus filhos e familiares? Adoraria ver um filme, que falasse sobre a verdade Brasileira, e nao sobre a vida de alguem , que nada me interessa. Ah, estava esquecendo tb, da farra da Copa e tb, da farra Olimpica, onde com certeza, seremos recordistas em criacao e a rrecadacao de impostos, desvios de verbas e tudo mais..isso nao tenham duvidas…que tristeza….É DURO, TRISTE, VERGONHOSO, viver nesse pais, e o pior de tudo é saber que esse quadro, jamais mudara. Um pequeno desabafo que faço. FIQUEM DE OLHOS BEM ABERTOS PARA ESSAS FARRAS QUE CITEI.

    1. Obrigado pelo teu alerta, José Carone; temos realmente que ficar de olho nesses miseráveis que saíram da Senzala e não sabem se comportar à mesa. Pior é que não aceitam mais ganhar salário mínimo para nos servir como domésticas e porteiros. Alguém os chicoteie e os reconduza à Senzala, e os reeduque para manterem o servilhismo que levamos 500 anos para incutir neles.

    2. José Carone, fica triste não!!!.
      Vou te dar um conselho: se vc tem grana e condições de se manter no exterior, escolha um país que te dê orgulho e muda pra lá, se não tem, amarra uma corda no pescoço pôe uma pedra de 20 quilos na ponta e se joga de uma ponte em um rio bem profundo, fique com dó de vc cara, fica deprimido não!!!.

    3. Meu caro Jose Carone, cuidado pois pessoal da esquerda vai querer te pegar, pois vc está falando contra eles e seu gde lider, e ser contrariado, principalmente quando não tem respostas, partem para a agressão. Mas tente entendê-los pois tudo que vc escreveu não tem respostas nas catrilhas de esquerda, e como não podem pensar somente seguir o que está escrito, vc vai confundí-los. CUIDADO.

  20. A imprensa direitista não toma jeito, “veja”,Folha,estadão etc…, ah a rede globo.
    porque ninguem agora fala sobre os dois filhos de FHC fora do casamento, cade a capa da veja, porque els escondem, imaginem se fosse o lula, já estaria na capa de todos os principais meios de comunicação do país.
    um grande abraço

  21. Não vi o filme, mas me causa estranheza o seu orçamento, o valor de seus gastos: 12 ou 17 milhões de acordo com a imprensa. Fiz cinema, fui diretor de mais de 20 longas e 14 curtas, conheço as regras do mercado. Para quem não sabe, da renda bruta de um longa, o exibidor (dono do cinema) fica com 50% (é muito). Dos 50% que sobra para o produtor, o distribuidor fica com 20 ou 30% sobre essa renda, dependo da região exibida. Logo, diante das bilheterias maiores e médias alcançadas nos últimos 2 anos no Brasil, o filme da família Barreto (o primeiro que fazem em décadas sem beníficios fiscais do governo) dificilmente vai amortizar seu custo. Estranho tanta gente investir a fundo perdido. Patriotismo? Superfaturamento? Não sei. Mas Lula não precisava desse filme ambientado em boa parte na pobreza (dái causar estranheza o custo). Como v.disse, Kotscho, seu mito já está construído

  22. Lula é a cara do povo brasileiro, e o povo que antes só votava em “doutô”, aquele sujeito inteligente que falava difícil e prometia mudanças “se Deus quiser”, adorou se ver no poder.

    Adorou perceber a diferença de alguém que é como eles e trabalha para eles. Mas Lula é muito mais do que isso. É um homem carismático, brilhante, encantador, que soube conquistar a liderança em cada lugar por onde passou. Hoje é liderança mundial, chamado até a intervir onde tantos outros experts já falharam…

    Gostem dele ou não, Lula é um fenômeno. Isso é indiscutível.

    Só um filme sobre Lula? É pouco, muito pouco!

    1. O próximo filme sobre lula poderia ser sobre os escândalos no seu governo ao longo destes últimos anos, boa parte deles abafados através de conchavos políticos. Aí sim daria p/ fazer uma serie com muitos capítulos.

  23. É mais um mais o medo venceu o odío e sem medo de ser feliz acredito que o filme “Lula….” vai dar cara ao Brasil que sabe que da luta do nordestino, antes de tudo um forte e dizer em som muito audível que quem apostou na derrocada e péssimo governo de um candidato alnalfabeto, hoje tem que reverenciar ao que o Mundo reconheceu e se Lula é bom para Obama,´”O Cara” reafirma-se a escrita “´Se é bom para América, é Ótimo para o Brasil”
    À espera de 2010 para ver, aplaudir e se emociar com o filme.
    Abraços RIcardo

  24. O lula é 1 em 1 bilhão, fantástico, não podems falar que uma pessoa com uma história dessa veve despertar muita inveja, erros todo mundo comete, mas lembre-se que ele brigou por um sonho e conseguiu. admiro muito.

  25. A vida de Lula é igual a milhões de brasileiros.A adesão de Lula ao sindicalismo de resultados permitiu a ele uma subida rápida no meio sindical.Até chegar a presidente no mais poderoso sindicatos de operários do país.Funda o PT, um partido de assalariados.Está na ribalta há mais de 30 anos.Disputa 03 eleições presidenciais, antes de ganhar na 4. Por isso, é conversa fiada dizer que seu exemplo permite a outros milhões sonharem em chegar aonde ele chegou. Isso é balela. O que se questiona e muito é a atitude de grande parte dos apoiadores do presidente em canonizá-lo. Desde que Lula existe, é imperdoável qualquer crítica ao seu comportamento. Lula errou muito, como por exemplo, na greve de 1981, quando a indústria já apresentava sinais de desaquecimento. E erra hoje a aceitar a bolsa ditadura. É um ser humano, enfim. Que o filme sobre sua vida poderia esperar um pouco, disso eu não tenho dúvida alguma.Hoje é mera propaganda.

  26. Já a alguns anos vejo até no fantástico alguns detalhes sobre
    este filme documentário, não consigo entender o porque de
    tanta surpresa, haja visto que a vida do presidente eleito duas
    vezes pelo povo , querido no mundo inteiro, a vários anos já e
    conhecida de quase todos.

  27. Bom, como já disse incansáveis vezes em debates sobre política, religião e futebol não se chega a ponto nenhum. Gente, é apenas um filme cujo roteiro é baseado em fatos reais, e como em todas as dramatizações de fatos reais deve ter uma boa dose de licenças e exageros, e até mesmo fatos e acontecimentos que não existiram na vida do personagem real, é assim em todas as biografias dramatizadas, até nos documentários existem licenças ao bel prazer do diretor. Quanto a provável intenção de ser uma propaganda para o pleito de 2010, levando em conta que uma pequeníssima parcela da população brasileira frequenta cinema, será uma propaganda de pouco alcance que nao influenciará na preferência da maioria. Como ainda não podemos assistir ao filme mas conhecendo cinematografia da família Barreto não há como esperar uma grande obra apenas mais um filme comercial, com altas doses de melodrama, tropeços de roteiro, e mesmo com a evolução técnica do cinema brasileiro pode ainda se esperar falhas comuns aos nossos filmes, como no som, montagem, edição, etc. Mas eu vou assistir, claro.

  28. Então, Rico; o que as elites gostariam mesmo é que o filme não tivesse sido feito. Como vc escreveu, Lula, o improvável, já está provado a despeito das reprovações….Na prática um mérito do povo brasileiro, Lula está para além do filme que, de resto, deve ser analisado pelo mérito técnico e então o que for aprovado ou não, deverá ser resultado de visões críticas.
    Agora interessante mesmo foi o alfabetizado, bestializado, Caetano Veloso se referindo à Marina Silva como “meia” preta e desclassificando Lula por ele não ser doutor…Baiano besta, esse cara; e como ele falou mal do dos filmes do Woody Allen, e do próprio, imagina o q ele acha da fita sobre o Lula…? na certa vai começar assim: a fita é “meia” tendenciosa…Grande alfabetizado esse Caetano, não?

  29. Não vi e nem pretendo ver, de mentiras e fantasias já chega as do dia a dia e este governo, como nunca antes neste país, produziu mentiras e fantasias para todos os gostos.

    1. Não vi e pretendo ver várias vezes, de mentiras e fantasias já chegam dos 502 anos dos governos passados, que venderam os bens do Brasil para o extrangeiro e mantiveram essa manada de muares com tapas olhos e nunca irão enxergar nada ao seu redor. Pedala, oposição!!!
      Vou comprar também o DVD!

    2. Tô com você, Carlos, eu também sou invejoso, fracassado e preconceituoso e por isso não vou ver esse filme cheio de mentiras e fantasias desse miserável analfabeto que ousou ter o sucesso que eu não tenho! Por que eu tenho que andar de cabeça abaixada ante os homens bons, com tradição e dinheiro e esse pé rapado do Lula, que veio da mesmo origem minha (da qual me envergonho) ousa olhar os nossos homens bons de igual pra igual?! Será que ele não vê que nós nascemos para ser menos do que os Trussardi, os Skaf, os Marinho, os Frias, os Almeida Penteado e outros seres prediletos de Deus que nos dão emprego para que não morramos de fome? Barbudo ingrato, volta pra senzala onde me encontro. Tenho dito!

  30. Creio que o filme deve seguir o padrao de “Diario de Motocicleta” e “Os Dois Filhos de Francisco”. Me lembro que na epoca que foram lançados muita gente não foi ver. O primeiro pq defendia comunista e o segundo pq achavam brega Zeze de Camargo e Luciano. No fim das contas, os filmes apenas contam uma estoria que é muito melhor que o mata-mata e o festival de metro-sexuais sem estória que passam nos cinemas. Não faz sentido é julgar sem conhecer.
    Sobre a capa da VEJA, entendo que ela deixou há muito tempo de ser um veículo de informação e passou a ser um veículo de julgamento. Uma vergonha para um país onde tolerância e respeito querem ser marcos deste nosso povo.
    (Só um parentesis: O IPTU de SP ninguém fala… e nem a VEJA… Aliás isso me lembra o Pitta: negro ultra-letrado que morreu no Dia da Consciencia Negra com o povo dando graças a Deus que já foi. Mas, na época da sua eleição, a Veja adorou divulgá-lo um herói para a comunidade negra…)

  31. O fato é que uma pessoa apenas alfabetizada em termos acadêmico, mas com uma vontade epode-se dizer ãnsia de de ajudar este país conseguiu fazer o que nenhum dos “doutores, generais e marechais’ falando aé sete ou oito idiomas, mas que não falava o “brasileirez” conseguiu.
    respeito nossa história, pois é a que temos, porém até agora todos, salvo as exceçõe embora que parciai, vieram
    muitas conversas e nada de ação.

    Lula, apesar de todo seu limite, foi e é o presidente que o Brasil sempe precisou. Não podemos endeusa-lo, todavia, com todo respeito aos poucos presidentes ousados como Juscelio e Vargas por exemplo, ele é hoje um HERÓI nacional e quem sabe aproveitando a ironia da Globo poder dizer, agora pela voz do povo que temos um SALVADOR DA PÁTRIA.

    Torçamos para que a Dilma tenha aprendido a lição, pos creio em Deus que caberá à ela seguir a estrada já pavimentada por LULA.

  32. Vou assistir sim…. com certeza, muitas pessoas não conseguem engolir tudo o que o Lula fez…e está fazendo….
    Ele é um Mito sim, e odeio quando as pessoas falam que ele é analfabeto… Vamos relembrar do Fernando Henrique é era professor universitário, como era muito mais difícil a vida, e fazer faculdade então, ninguém conseguia pagar…. hoje só não estuda quem não quer, pois existem vários programas onde as pessoas estão tendo acesso a coisas que antigamente era impossível……
    Engraçado… fala-se tanto do Lula e do Pt e o Kassab aumentando o imposto e ninguem fala nada e o Serra já é terceito acidente com obras na gestão do PSDB e a mídia não fala nada…..etâ Brasil……

  33. O filme na verdade deveria se chamar: ” A vida do Lunoquio Cantinflado”, a sagado do maior mentiroso do Brasil, mistura de Lula com Pinnochio. Não irei assistir visto já ter assistido desde criança os filmes do Pinnoquio e do Cantinflas. Para os jovens, Cantinflas, personagem de Mario Moreno, ator mexicano, tinha uma carateristica marcante, falava, falava e não decia absolutamente nada.

  34. A respeito do muito bem elaborado comentário “Filme de Lula desperta amor e ódio até em qeum não viu” só posso dizer que foi uma grande e feliz idéia esta a da fazer o filme sôbre Lula e mais ainda,em tomar como base o livro da competente jornalista e escritora Denise Paranaguá.Quando li o livro logo que foi publicado fiz questão de mostrar a amigos e a recomendar a pessoas que não conheciam a vida dura e de luta do Lula e sua santa mãe,Dona Lindú.Também não assisti o filme,mas posso dizer logo que vai ser “sucesso estrondoso”e haverá de ter,depois, o segundo filme mostrando toda a trajetóroia política de Lula.Suas visitas ao Brasil do interior,suas palestras em auditórios como o da FIESP,em S.Paulo e na SUDENE,no Recife,por ocasião da campanha de 1989.Aquela posse monumental e os anos de seu governo,incluindo a viagem de 10 de jaaneiro de 2003,para Teresina,no Piaui, e Recife,em Brasília Teimosa,ambas com o intuito de “mostrar” aos seus Ministros o que era pobreza.E cestamente os contatos internacionais com as maiores autoridades do mundo quando êle mostrou toda a sua inteligência,charme e habilidade.Agora este último será todo com base em dados reais,jornalísticos.Será também sucesso.

  35. Fico daqui morrendo de rir desta minoria. rsrs Sabe porque? Por que estudaram tanto e não conseguiram sair de um emprego onde quem manda é o patrão e eles obedecem.
    O Lula, não estudou, é nordestino e pobre, no entanto, tem uma coisa que ninguém adquire na faculdade chamada “carisma”. E isto não é dito por brasileiro, é dito por representantes de países que se dizem primeiro mundo. Um exemplo, foi a rainha da Inglaterra (em evento) ceder um lugar ao seu dado para o Lula, e olha que o inglês por si já é preconceituoso, imagine a Rainha. O Obama, carinhosamente disse: “este é o cara!!!”, enquanto o Sarkozy, vive elogiando o presidente do Brasil. Até mesmo o Fernando Henrique, na hora de passar a faixa para Lula, no primeiro mandato, se emocionou qdo Lula, humildemente, quebrou o protocolo se agachando para pegar o óculos do então presidente, que havia caído no chão. Então, não adianta tanta polemica, Lula é e será um eterno presidente carismático, que ficará na história. E a minoria? Esta só será lembrada por seus familiares e alguns poucos amigos, e quando morrerem seus nomes e suas obras irão com eles. kkkkkk

    1. Realmente, lula sera um eterno presidente carismatico, e assim como toda sua turma, os 8 maiores anos de corrupcao, onde ningeunm sabe ninguem viu nada…..é triste nao querer enxergar , ou pior que isso.nao enxergar mesmo…………eta paraiso da impunidade , que povinho hein…..

    2. Tem razão, José Carone, ninguém fala da corrupção do Lula nas obras do Rodoanel (esse que caiu há dias), nem da grana que o Lula levou da Alston (a empresa francesa quu banca o Lula e os petistas) e que faz as obras maravilhosas do metrô (aquele do buraco que matou a velhinha) de São Paulo do honestíssimo e lindo José Serra. Tenho dito!

    3. Pobre ernani rovai, voce não falou dos vários buracos que existem nas rodovias, muitas das vezes com serviços pagos porém não concluídos, que matam muito mais do que uma velinha, não que ela não tenha valor. Vc não falou da queda de energia que como bom enrolador até agora o governo não explicou o porque. Vc não explicou o porque que a empresa de telefonia que patrocinou o filme ganhou um contrato exclusivo. Vc poderia me explicar porque a dilma e o franklin ´top top´martins recebem um gordo rendimento como CONSELHEIRO FINANCEIRO, qual é a formação de ambos p/ ocupar tais cargos??? Se vc não souber responder então acreditarei que vc é pt.

  36. falar o que o mundo esta cheio de pessoas que tranforman porcarias em coizas boas ou que pelo menos tentam em especial quando se fala em dinheiro e viva o mensalão que esta tentando voltar

  37. Não me admira a reportagem da Veja. Todos sabemos q a revista faz parte do grupo q odeia o Lula. E q também há muito tempo perdeu por completo a objetividade, o relato objetivo dos fatos, em suas reportagens e se tornou refém de um grupo da direitalha fascista que representa interesses muito sinistros neste país. O q será q está por detras de tudo isso? Achei muito inteligente a colocação do produtores do filme que disseram q quem se sentir incomodado com o filme que façam outro cujo personagem seja alguém q eles julguem historicament importante. O mercado cinematógrafico está aberto a todo mundo e eles, com certeza ,também conseguiriam patrocinio de empresas privadas ( talvez até a própria Abril), uma vez q esse filme foi feito sem um centavo de dinheiro publico. A verdade é q o personagem representa NO MUNDO um fato histórico, quer se goste dele ou não.
    Como vc bem diz o mito já está há muito criado e a medida q sua popularidade aumenta, o número de leitores da Veja só cai.

  38. …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………..Éra uma vez,
    ……………………………………………………………………………………………….
    …………um menino póbre que saiu de sua terra miserável
    ………………………………….com a familia,
    ………………………para tentar melhorar de vida.
    ……………………………………………………………………..
    ……………………………………..Trabalhou,
    …………………………….se tornou um homem
    ……………………….e por seu caráter foi eleito,
    ……………………………………………………………………………………………….
    …………………………………………LÍDER.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………A partir daí,
    …………………….foi reconhecido por todo país,
    ………………………………………..porém,
    ……………………………………………os,
    ………………………………………………………..
    ……………………………………”poderósos”,
    ………………………………………………………..
    ……………………………………odiavam-lhe.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………Um bélo dia,
    ………………………………………………………..
    ……………………….ele foi eleito para o mais
    …………………………………………ALTO
    …………………………………cargo da nação
    ……………………………..e conseguiu fazer a
    ……………………………………….melhór
    …………………………..administração já vista,
    ……………………………..em todos os tempos.
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………..Inconformados com seu,..sucésso,..
    ……………………………………………os,
    ……………………………………”poderósos”
    ………………………faziam campanhas dia e noite
    …………………………………………..nos,
    ………………………….. meios de comunicação,
    …………………………………………para,
    ………………………………… desmoralizá-lo.
    …………………………………………………………………………………………………
    …………..Porém,….nada,….abalava,…a confiança do
    ……………………………………….. POVO,
    ……………………………………………………………………………………………….
    …………………………………………. nêle.
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………Até que um dia,
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………um artísta,…fez uma óbra que
    ……………………………falava sobre sua vida.
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………….Todo POVO foi ver,….foi um sucésso,
    ……………………………e ainda em outros países
    …………………………………..foi estrondosa
    ……………………………………a repercução
    …………………………………………da tal,
    ………………………………………… óbra.
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………….Perdidos,…sem rumo,…atônitos e enraivecidos
    …………………………………………….os,
    …………………………………….”poderósos”,
    ……………..decidem então uma,…última cartada para,
    ……………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………derrubá-lo.
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………Armam,….um,..”acidente”,….para ele,….quando ele
    …………fôsse receber um prêmio sobre a tal obrá de sua,
    …………………………………………….vida.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………….Como o MUNDO todo estava assistindo a entrega,
    ……………………………………………..os
    ……………………………………….capãngas,
    ……………………………………………..dos,
    ……………………………………..”poderósos”
    ………………………….encarregados do serviço sujo,
    …………………………ficaram nervósos e titubearam
    ………………………………..abortando assim,
    ………………………………………………o,
    ……………………………………….”acidente”.
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………Quando voltou para seu país,
    …………………………………..com o prêmio,
    …………………ele comentou baixinho com o artísta….:
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………..”………Éssa noite,
    ……………………………………………eu,
    ………………………………. TÍVE UM SONHO.
    ……………………………………Onde nós,
    . ………………………..não receberíamos este
    ………………………………………..prêmio.”
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………

    1. Como um bom ptista enrolou muito p/ contar uma estória da carochinha que só vcs acreditam, pois as viseiras lhes atrapalham de ver coisas novas e verdadeiras, estas inclusive doem.

    1. Que Brasil você vive? estou muito feliz com minhas conquistas durante o governo do maior presidente deste país.Hoje posso sonhar e realizar durante o perÍodo negro FHciano nem sonhos ousava ter eram impossíveis.

  39. Nao vi e nao vou gastar dinheiro assistindo essa porcaria e tenho certeza que nenhum aposentado vai ver essa comedia, para mim nao passa de pura propaganda politica financiada por empresas particulares com o intuito de obterem alguma vantagem desse desgoverno petista.

    1. Apoiado!! Minha aposentadoria do Tribunal de Contas de São paulo é de apenas R$ 16 mil e não dá nem pra eu pagar o aluguel da garagem da lancha no Guarujá. Vade retro, barbudo do demo! E leve seu filme para o capeta assistir!

  40. Fazer o filme nada demais, até porque o personagem é presidente da Republica.O que pega são as claras intenções eleitorais embutidas.Mas como este governo faz política e propaganda até de jogos de palitinho é motivo sim para críticas.Porque não lançar em 2011, quando termina o mandato?Por que em um ano eleitoral?Não é ilegal, . mas não digam que não é propaganda.Lula já está em campanha para 2014.

    1. Quer dizer que agora é campanha para 2014?E em 2011 não seria?Na verdade o que assusta alguns é o ano de 2010.O que de fato incomoda é que Lula tem história pessoal que vale um filme.

    2. Luiz Fernando disse: 22/11/2009 às 12:08

      Porque não lançar em 2011, quando termina o mandato?

      Talvez pelas mesmas razões que o governo do PSDB de SP programou para que obras como a do Rodoanel, inauguração da linha Amarela e extensão da linha Verde fosse em 2010… coincidência… também num ano eleitoral!!!

      Se o Brasil fosse um país sério, o governo faria grandes obras num ritmo de acordo com as necessidades da população, e não seriam inauguradas apenas de 4 em 4 anos…

  41. Um filme patrocinado por empresas que “prestam” serviços para o governo (Lula) e que enfiaram na produção dessa poracria milhôes de reais e que é produzido por um conhecido marqueteiro político, que valor histórico pode ter? Tanto quanto Os Filhos de Francisco, só serve para atrair os incautos, que desembolsarão muitos milhares de reais pra ver mais uma chanchada.

  42. Quem conhece o Lula como meu pai conheceu pode antes de assistir este filme e eu não assistirei com certeza aproveitar do famoso bordão do jornal Folha de SP criado pelo Washington Olivetto:

    ” Voce pode dizer um monte de mentiras falando apenas a verdade”

  43. Tenho certeza que se o Brasil fosse um país sério, o filme em comento jamais seria lançado em ano eleitoral. Não tenho o menor interesse em assistir, porque ele não é o
    único operário do Brasil que fez carreira com pouca instrução, sustentou e educou os filhos, sem que tivesse que fazer falsas promessas. Se há interesse em honrar a classe operária brasileira, que faça com um dos desconhecidos que viajam diariamente nos transportes públicos das grandes cidades;

    1. Vc poderia me dizer qual país é sério? Meu caro, vc está equivocado ou ao menos tem que conhecer os outros países para fazer comparações. Vá com calma.

  44. Se o filme custasse todo o meu salário, compraria o filme para ver a história do futuro presidente de honra do Brasil: LULA.Os aliados do FHC deveriam produzir um filme sobre ele com o título ” COMO SE DESFAZER A POLÍTICA E O BRASIL”

    1. Presidente de Honra ?

      De onde vc tirou essa idéia ?

      Que é isso amigo, uma Ditadura de Esquerda ?

      Honestamente, o lulla deveria ter vetado este filme por várias razões.

      Porque o filme foi bancado por empresas que prestam serviço ao Governo.

      Porque se era prá fazer um filme sobre a vida do lulla, deveria ter sido feito após ele sair do Governo.

      De onde o diretor tirou a idéia de que a mãe do lulla seria parecida com a Malú Mader ?

      Outro fato preocupante é que o Hittler começou como o lulla.
      “eu sei de tudo – eu sei fazer tudo – só eu faço bem – nunca nesse pais – eles tem inveja de mim – a oposição não tem projeto – e outros factóides”

      Esse é meu medo, como eu já disse, Hittler, Mussolini, Stalin, Mao, Ceaucescu, Fidel e outros começaram dessa maneira.

      A Regina Duarte disse que sentia medo, eu tb.

  45. Como gosto apenas de biografias fieis à realidade, eu apenas gostaria que o filme correspondesse ao livro da Denise Paraná, que eu adquiri e li. Vou ficar bastante decepcionado se eu perceber que o filme mudou o livro, ou seja, fez uma mescla entre ficção e realidade, como foi o próprio livro “O Código da Vinci”, em que o autor acrescentou ficção para apimentar a história e vender mais, e assim milhões de pessoas no mundo acharam que aquilo era verdadeiro.

    1. Caro Silvio, triste decepcioná-lo quanto à realidade da biografia citada, já que ela não se sustenta quando as fontes reais de todos os fatos citados ou não são consultadas ou são descartadas se não forem elogiosas ao protagonista. … caso da biografia e, mais ainda, do filme.
      Quem realmente se interessa pela verdade não teme TODOS os fatos que a cerca, não é mesmo?

  46. Esse filme ainda vai levantar o Oscar de melhor filme estrangeiro, o mano Obama já reservou um DVD para ver o CARA! Chuuupa, Higienópolis/paulistanada/burra/preconceituosa!

    1. Vc morre de dor de cotovelo por não conseguir morrar em Higienópolis.

      Vc morre de dor de cotovelo por não ser Paulista.

      Não somos burros, nosso Estado “carrega” todo pais.

      Não somos preconceituosos, somos sim, esclarecidos, não seguimos ninguém se não acreditamos nesse alguém.

      Por falar em preconceito, porque esse preconceito contra nós, Paulistas-Paulistanos ?

      É dor de cotovelo por não ser, ou é burrice ?

  47. Cesar Serpa construiu um bom resumo dos dois mandatos de Lula e apresentou cobranças oportunas; vejamos:”Acho que infelizmente Lula perdeu o trem da história, pois teve apoio de grande parcela da população brasileira, e podia ter combatido a corrupção como no mensalão, e teria apoio popular e político, não conseguiu fazer a reforma polítca nem fiscal, o PAC é uma falácia, colocou políticos ao invés de tecnicos a comandar as principais instituições no país, sem falar do escandalo das teles e seu filho, e os prefeitos de Santo André e Campinas. Não passa de um Ufanista, que acha que as pessoas mais esclarecidas não conhecem a história. Manipula a população com esmola, ao invés de políticas sérias na educação e profissionalização.”
    Porém, com tudo isso, ainda é o melhor governo da história republicana brasileira, o que nos leva a questionar o desenvolvimento histórico da política e da administração no Brasil. Espero que o próximo mandatário tenho a competência para produzir projetos sociais e desenvolvimento que nos faça esquecer de forma rápida os avanços de Lula e nos lembremos que seu governo foi marcado pela corrupção que não existirá e nem deixará saudades. Assim manteremos a tradição de progressão que vemos desde a redemocratização desse país. Afinal ninguém produz filmes sobre FHC.

  48. Parece que a polêmica e que move a vida das pessoas. Sem ela, tudo fica cinza, sem vida, sem emoção. Se for assim, será que não está faltando a essas pessoas a capacidade de encantar as suas próprias vidas? Já é hora de deixar que cada um se determine de acordo com o seu entendimento. É sem razão que a Veja critica o Presidente Lula? Claro que não, ela tem interesses contrariados pelo atual governo. Da mesma forma, é sem razão que os excluídos apóiam o atual governo? Claro que não, o atual governo tem atendido, bem ou mal, os interesses dessa classe sem vez e sem voz. Em resumo, somos partidários daquilo que nos parece atender melhor os nossos interesses. Quando alguém criticar o programa social do governo o faz porque não se sente beneficiado por ele. Esquece, entretanto, que é preciso fazer alguma coisa por essa população que cresce à margem do sistema de consumo por todos já consagrado. Se nada for feito, a violência aumentará: o que não tem e quer ter vai invadir o patrimônio de quem tem, muitas vezes, de forma violenta à custa de vidas. É preciso romper os limites do egoísmo e enxergar que existe vida além da nossa

  49. Esse filme com certeza tocará a muitos, vários politicos que foram criados em berço esplêndido e jornalistas também, seguramente irão fazer suas críticas, mas, isso é o que menos importa, mesmo com erros sem dúvida ele foi o presidente que mais pensou no coletivo, os demais intelectuais só pensavam em quem mesmo….??????

  50. Provavelmente, o lula comprará dezenas de caças franceses. E em agradecimento, Sarkozy mexerá os pauzinhos para essa chanchada ganhar a Palma de Ouro.(rs)

    1. Quem saba meu querido OSCAR, Lula compre caças americanos, e Obama mechera os pauzinhos para que esta história de vida ganhe um OSCAR ! talvez você troque a inveja pelo orgulho!

  51. Bem o nosso Lula só usou a bandeira dos metarlugicos nas eleições pq depois passou pelo esquecido ta ai a prova da aposentadoria. O ex. presidente F.H.C, acadou com a nossa insalubridade. eo o Lula nada fez para parar essa palhaçada que esse ex: pres. que tomara a Deus que nunca volte ao setor publico, e disse quem se aposenta com 38 anos e vagabundo, ele não sabe o que um chão de fabrica para falar disso, tb com 4 aposentadoria e uma delas como com 33 anos, pq ele não abre mão delas e fique só com uma. O pres. Lula tb traiu os metarlugicos ou não? Pq e justo comecar trab. com 14 anos e se aposentar com 53, enquanto muitos começam com 20 ou 25 anos. tai meu recado, Regis, Minha amada Guarulhos. Sp

  52. Eu não pretendo ver o filme, porque, praticamente, já o conheço na realidade por acompanhar a vida do nosso Presidente há muito tempo! Trata-se, evidentemente, de uma história de sucesso que deve servir de exemplo para muita gente preguiçosa que tem medo de encarar as dificuldades da vida e realizar o seu sonho!

    A única observação minha (claro como a de muita gente) é que ele deveria ser lançado fora do ano político!

  53. Acho que só não enxerga quem não quer ver o quanto o brasil melhorou depois que o presidente lula assumiu seu mandato,infelizmente as pessoas tem memória curta e não se lembram de como era nosso país em anos anteriores,os pobres não tinham o poder de compra que hoje tem,é claro que ainda falta melhorar muita coisa,m duro é que muitos não veem o que o governo do pt ja fez d bom.Ainveja em relação ao Lula mata muita gente que não aceita um pobre chegar onde chegou,com certeza vou assistir o filme e vou adorar !

    1. Cara Deca,

      vc nao tem culpa, mas nao sabe nada de politica. O governo Lula somente estah colhendo frutos de geracoes de antigas gestoes serias, como do FHC. E piorou muito a parte de corrupcao, o que foi a maior de qualquer governo.Vejam exemplos:
      -Bolsa familia-foi criado pelo FHC,Lula ampliou o programa
      -Economia-Lula somente manteve a mesma policitca economica, nao fez nada novo.
      -Crise mundial_o Brasil passou bem pela crise devido ao PROER criticado na epoca pelo PT

      E as coisas ruim que esath fazendo o PT:
      -desastre nas relacoes internacionais
      -desastre no trato con MST..lhes dao nosso dinheiro para destruir e invadir fazendas
      -Relacoes do Brasil com os loucos da America Latina:Chaves,Fidel,etc…
      Enfim querida….nao se deixe iludir pelo PT e LUla..seja uma pessoa esclarecida..

  54. Espero que o filme do Lula, não seja algo como “OTriunfo da Vontade”,produzido em 1934, pela cineasta alemã Leni Riefenstahl que retrata o endeusamento progressivo de Adolf Hitler, chanceler da Alemanha em plena ascensão ao poder.O personagem tambem foi pobre, excluido, lutou como cabo na 1ª Guerra Mundial,foi ferido, e com garra e ajuda “divina” chegou até lá. Faço meu o comentário do critico do volume “1001 Filmes para vêr antes de morrer” (pg 112) – “Esta é uma prova arrepiante, e que não cessa de fascinar, do poder que o cinema tem de impor uma falsa estética espiritual a algo francamente politico” Saudações VF

  55. Estimado Ricardo bom dia!

    Não tenho dúvidas: “Recorde de bilheteria!”

    80% de 200.000 000 equivalem à aproximadamente 160.000 000 de almas agora some-se a isto os que irão cinco ou seis vezes e este filme baterá qualquer produção de H0llywood !

    Ricardo ou estou enganado a respeito do caráter de Deus, ou aquilo que vocês do Partido e do governo vêem como uma maravilha, e que antes pareciam crimes nos governos passados, um dia você e os demais verãos assim como eu agora vejo: como crime e como pecado, e o que a você parecia mal nos outros governos, agora vocês consideram bom”.

    Bem diga lá:”O que o filme vai alterar na opinião dos 6% restantes?”

    Todas as pessoas mais cedo ou mais tarde irão se arrepender de seus pecados e crimes, mesmo que estes sejam somente as somas de todas as suas mentiras, ou das mazelas e falcatruas, afinal você acredita nisto tudo?

    Assim como eu, o Luiz e você um dia todos nós teremos que responder por nossos atos, não importa se hoje em dia os amaldiçoados que aceitam as benesses do poder e da fama, se acham acima da lei.

    Mas e o Filme?

    Quem é o Luiz Ignácio da Silva?

    Bem vou responder: “O nosso presidente!”

    Quem é a pessoa, ou o Homem Luiz Ignácio da Silva?

    Veja se bate isto que acabo de ler?

    Lula sempre foi uma cigarra social.

    Fingia ser formiga, vivia do trabalho das formigas, mas na verdade sempre foi um aproveitador, sempre deslizou pelas rachaduras do sistema.

    Lula é o Macunaíma moderno, utilizando os conhecimentos do moderno príncipe, possivelmente por instinto, já que nem sabe, nem gosta de ler.

    Bem esta é a opinião de um cara, e certamente deve estar nos 6%!

    Bem cada qual com a sua opinião não é Kotscho?

    Porém Ricardo, como nada dura para sempre, eu vou profetizar uma coisa a você:

    Um dia não tão distante, quem sabe nas próximas eleições como já ocorreu na última, vocês vão trocar seu orgulho estúpido e descabido pela humildade!

    Seu o ódio por e este incontido espírito de vingança e revanchismo por pessoas que simplesmente não compactuam com suas idéias pela vergonha e arrependimento!

    Uma pessoa pode discordar de vocês e não ter um partido, apenas não concorda com suas práticas e nem precisa mais ser apontadas as falhas e os erros, eles são gritantes!

    Antes de ver este filme eu te asseguro que 90% dele é inverossímel, deve vir lá com aquela mensagem do menino buchudinho de olhos arregalados que sai do agreste?

    Certamente não deve ser o que de fato ocorreu, como você bem sabe, Lula era o caçula de uma família que já estava encaminhada lá pras bandas de Vicente de carvalho e certamente também as coisas foram muito mais fáceis a eles que aos seus irmãos mais velhos e pais e só não foi estudar porque absoluta falta de vontade e nada mais!

    Mas quem sabe o seu enorme ego permitir um dia a gente possa saber a verdade!

    E quem sabe a maioria envaidecida possa trocar o seu orgulho insano pela generosidade, o seu mau humor pela doçura e a ansiedade pela paz.

    E quem sabe ainda Kotscho com a ajuda divina, todos vocês desenvolvam um caráter semelhante ao de Deus.

    Você se lembra do Sermão da montanha?

    Já te contei isto não?

    Não se preocupe vou lembrá-lo!

    As pessoas que estavam ouvindo a parábola podiam ver os pequenos cursos d’água que cortavam o vale em direção ao Mar da Galiléia. Enquanto o verão avançava, esses fios diminuíam até quase sumirem.

    Mas quando as chuvas do inverno começavam a caírem, os córregos se avolumavam até se tornarem correntes turbulentas que chegavam a arrastar casas construídas perigosamente na planície.

    Em contraste, os ouvintes de Jesus também podiam contemplar as casas que foram construídas sobre as rochas mais altas ou ao redor delas. As pessoas construíam tais casas com muita dificuldade. Elas, entretanto, agüentavam anos e anos sob as condições mais adversas.

    Através dessa parábola, Jesus nos ensina que devemos proceder como as pessoas que constroem sobre a rocha.

    Ainda que o Luiz Ignácio fosse Pedro o apóstolo não seria mais que um homem e só, e veja Ricardo que Pedro disse isto com extrema propriedade quando dele quiseram torná-lo um igual a Cristo pela cura do paralítico!

    Pedro falou à eles, parem com isto eus sou apenas um homem e nada mais!

    Você compararia Luiz a Pedro?

    Vou te fazer um convite Ricardo, a você e aos demais que são adoradorers de homens como nós: ” Arrependa-se aceite a verdade e a verdade o libertará!”

    Quando aceitamos a Cristo e nos propomos a viver de acordo com Seu princípio de amor e de justiça, estamos na realidade colocando-O como o Fundamento de nosso caráter (simbolizado pela casa).

    Coloque Cristo como o centro de sua vida e o mais vos será acrescentado!

    Só assim conseguiremos viver com dignidade!

    De qualquer forma bom filme à todos!

    Bom final de semana Ricardo,

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

    1. Pedro! Tu me negarás antes que o galo cante três vezes. Pedro! Tu és uma pedra e em ti edificarei a minha igreja. Daí o Raul disse: Pedro onde o cê vai eu também, Pedro onde o cê vai eu também vou… POIS É! Lembro do meu pai (in memorium) que orgulhoso dizia me dizia. O Brasil, este Progresso e Ordem que brilha em nossa Bandeirafoi obra do Getúlio! Meu filho! – Hoje eu digo pro meu filho: Rasgaram nossa Bandeira depois que um Emílio amarrou seu cavalo no mastro. Vieram seus descedentes muito bem organizados e desfizeram tudo que nossos atecedentes construiram com suor e lágrimas. Se seu avô estivesse vivo o coração estaria partindo em trincos ao ver nosso patrimônio sendo dilapidado a preço de nada por nada, sem nada.

    2. Manoel, sou pastor a 25 anos, com formação teológica, peço perdão a Deus e as demais leitores do balaio pelas bobagens q vc disse, Se Deus se metesse em política os evangélicos dos EUA não fariam guerra. Peço que o Lula seja iluminado e faça um bom governo, que aliás é bem mlehor que os anteriores.

  56. Carissimo povo brasileiro, está aqui um espaço aberto para eu(cidadão Brasileiro) para expressar o meu pensamento, ele é simples e cicera a respeito deste filme tão polemico para uns e tão revenciado, para outros tão louvavel, o que eu acho é que o nosso Ilustrissimo Presidente da Republica, O Sr. Luiz Inacio da Silva, acima de tudo , um Cidadão Brasileiro, está mais do que certo em fazer este filme em memoria ao seu passado de luta, força e garra, eu o acho um lutador, um guerreiro, um realizador, um homem que foi atras do seu sonho e conseguiu e nada melhor do que registrar isso em imagens para ficar para sempre na memoria do povo mundial, para que o pobre saiba que a vontade de DEUS é soberana, que quando DEUS quer ele realiza os sonhos de cada um, mesmo aquele sonho que parece ser impossivel, parabens Dignissimo Homem(Luiz Inacio Lula da Silva), só não concordo com a sua canidata a sua Sucessão. Grato.

  57. Se Lula virou, ou não, mito, pouco importa. A verdade é que ele é uma realidade que não se apaga mais na vida do povo brasileiro. Hoje já se pode dizer que possível governar, apesar de toda pressão, pensando no bem do país dos exclúidos, esquecidos, ou muito bem lembrados quando interessam as classes dominantes para eleger ou enriquecer seus prepostos.

  58. Querido Kotscho,

    Fico feliz por este filme e pretendo assisti-lo sim! Todos irão assistir, principalmente a base da pirâmide, porque o DVD custará bem pouco para que todos possam adquirir !!!
    Acho importante que donas de casa, auxiliares de limpeza, auxiliares do lar, e todas essas mulheres que mal tem tempo para respirar, ( pois têm dois trabalhos, o que é remunerado e o que fica em casa esperando por elas), possam finalmente comprar um DVD original e saber mais sobre a vida do seu presidente. Talvez assistam no domingo a noite, depois de ter lavado e passado e arrumado e alimentado, então isso vai incomodar a muitos, mas não vai ter jeito, todos o verão.
    Forte abraço,

  59. Veja é lixo.
    Qual o problema da data de lançamento do filme? Que eu saiba, o Lula não é candidato.
    Praticamente todas as empresas que patrocinam cinema no Brasil tem negócios com o governo. Grande coisa.

  60. Na verdade esse filme e o ponto de arrancada para acordar a manada, que produz aquilo que não acreditava

    Agora vamos acreditar, que tudo vai mudar com a evolução da tecnologia em nossos destinos, vamos descobrir de vez que nos somos a verdadeira tecnologia existente

    E o Lula e uma prova viva da tecnologica real da nossa capacidade total, com tantas descobertas de petroleo e gas

    Não vai faltar gas para corrigir e definir aumento dos aposentados, dos professores dos policiais e de todos funcionarios publicos, vai aumenta o PIB que vem o maior filme

    Vou esperar um convite para assistir o filme

  61. Esse filme é feito nos mesmos moldes do filme do ZEZE DI CAMARGO e LUCIANO: Apenas com propósito comercial e, neste caso, com fins eleitoreiros!!! POR ISSO QUE DE GAULLE FALOU: ESSE PAÍS NÃO É SÉRIO !!!!

    1. Quem te conferiu o título de “intelectual”?Foi alguém que considera este um país sem seriedade?Talvez alguns dos sérios que governaram este país antes de Lula.

  62. Ricardo !!!
    Boa tarde!!!
    Com muito alarde !!!
    É Lula Lá e Dilma depois dele também Lá, para o Brasil continuar no rumo certo, para o bem da maioria dos brasileiros e brasileiras!!!
    Prá vc Kotscho e para todos os balaieros, leiam o livro da Denise Paraná, antes de de ver o filme. É bom demais, vale muito… Se os cls e os que odeiam Lula, ler o livro ou ao memos assitirem ao filme vão se envergonhar se tiver o mínimo de decência e de coerência, de compromisso e responsabilidade com o Brasil

  63. Muito me impressiona a capacidade que a mídia tem de utilizar as pessoas como massa de manobra pra lançar suas manchentes, como por exemplo transformar a moça da UNIBAN em celebridade, o que deveria ser apenas um caso de policia pela forma como a moça foi desrespeitada em seus direitos individuais. Agora transformam um filme em uma polêmica descabida, ora essa quem quiser assiste, quem não quer ou não gosta não assiste e pronto. É evidente que o filme só pode influenciar positiva e negativamente a pessoas desinformada do tipo “lacaio”, (Bertold Brachet). Ao invés de ficarmos comentando sobre se o filme é ou não é eleitoreiro, devemos sim procurar conhecer a biografia e as propostas de cada candidato para que no dia da eleição possa votar com conciência e deixar de lado os interesses individuais.

  64. Filme feito com recursos privados de empresas interessadas no governo…Interessante perguntarmos quais empresas são essas.Será o grupo Abril com seus livros didáticos que abundam nas escolas públicas, ou alguma empreiteira que constrói viadutos que desabam antes da inauguração?

  65. Esse filme está em cartaz a quase 7 anos é que não tinham percebido kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu vi ele na redetv chorando,falando da infancia dele.
    Ele teve uma infancia triste? e muitos que andam at´jogado na rua…..sua mãe batalhou na vida foi abandonada pelo marido e teve muitos filhos? Tem muitas que batalham,são abandonadas e não conseguem sustentar seus filhos, salarios baixos, desempregos…a 60 anos atrasssssss era mais facil do que hoje, faziam uma ficha e ligo eram chamados para trabalhar.
    Posso até assistir se passar na tv, gastar o pouco que ganho pra ir para o bolso dele ou deixa-lo feliz nuncaaaaaaaaa
    Esse filme vai ganhar uma folha de palmeira e não é palma SANTA não kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  66. NEM VOU PERDER O MEU TEMPO DISCUTINDO ESTE ASSUNTO, PQ SÓ O NOME DO FILME JÁ ME IRRITA. O QUE EU DIGO É QUE NEM QUE ME PAGASSEM MUITO DINHEIRO EU PERDERIA MEU TEMPO ASSISTINDO A ESTA PORCARIA.

    1. Você deve consultar um psiquiatra. Também pode fazer uma regressão no sentido mais completo da palavra. Existe alguns exercícios mentais que buscam o passado à tona e revitaliza os entidos normais onde pode-se ser imparcial na maioria dos casos e na parcialidade saber onde deve despejar os neurônio falidos.

  67. Como já disse um certo estadista a algum tempo atrás: “Esse não é um País sério”. Como brasileiro apaixonado pelo nosso Brasil, sinto-me envergonhado com o oportunismo de pessoas que poderiam ter o mínimo de discernimento e se espelhar em alguns poucos que de fato amaram esta Pátria.

    1. Concordo com o comentário acima citado pelo sr Elson…
      porém, faço lembrar que todos nós brasileiros que começamos do nada, nos esforçamos para que tivéssemos um futuro melhor e ainda estamos nos esforçando para isso…Amamos sim incondicionalmente o Brasil….porém cada um tem a sua maneira de amar…Talvez não fosse oportunismo da pesoa em questão, apenas quis mostrar ao povo, que é persistente, tem garra e procura estar fazendo o melhor que consegue , pelo nosso país, embora não seja bem acessorado.Deixo claro que não sou do mesmo partido , porém admiro certas atitudes dele em relação à economia do Brasil e agora ao baixo índice de desempregados.Opobre hoje está colocando mais comida na mesa e isso é inovação no “pobre Brasil rico”…

  68. O Lula é o Presidente que mais faz pelos pobres.
    FHC é formado, mas não fez 1/3 do que Lula tem feito pelo País!!! com reconhecimento internacional. Com toda pressão que a Globo e a Veja fazem, o cara ainda consegue uma popularidade de 80%.
    Assistir o filme desse fenômeno não tem preço!!!!!

  69. Com Lula o Brasil já ganhou o Oscar de melhor combate a fome, pois só quem sabe e teve uma barriga “roncando” de fome, de não ter o que beber, durante dias e mais dias, só alguém assim, que venceu a fome pode fazer por milhões de brasileiros, de dar um prato de comida e um copo de água…
    Lula desperta amor em milhões de brasileiros, em cerca de 80% da população e ódio em outros brasileiros, mamadores e viúvas da elite quebrada e fracassada, aquelas quatrocentonas… de frias e marinhos, passando por mesquitas e outros & outras ruas e becos, mansões e quaddras esquecidas…

  70. Entre todos nós que nos propusemos a fazer comentário sobre o assunto, qual vida daria um enredo de vitórias e fracassos que merecesse ser retratado em um filme?
    Que o retratado faça o uso que melhor lhe convenha!

  71. NÃO VAMOS ENTRAR NO MÉRITO SE O PRESIDENTE ESTA FAZENDO UM BOM GOVERNO OU NÃO, GERALMENTE SE LANÇA LIVROS OU FILMES DEPOIS DO ACONTECIDO , LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SE O FATO, VIDA OU HISTÓRIA FOI BOA OU ATÉ RUIM.
    O FILME DO LULA CHAMA ATENÇÃO NO SENTIDO QUE SEU GOVERNO AINDA NÃO TERMINOU ,SENDO ASSIM, FAZ PARECER SEGUNDAS INTENÇÕES .

  72. ERA SUA FÃ, ESTUDEI JORNALISMO NOS ANOS 90 TENDO VC COMO ÍDOLO, QUE DECEPÇÃO…. VC ACEITAR E DEFENDER QUE O ATUAL GOVERNO ILUDA AS PESSOAS MASI HUMILDES PARA SE PERPETUAR NO PODER É TRISTE… BOA SORTE E SEJA FELIZ COM ISSO, ACREDITEI NAS PALAVRAS QUE DIZIA………….

  73. PARA QUEM FALA QUE O FILME É ELEITOREIRO,EU PERGUNTO SERÁ QUE O FHC, SERRA, GERALDO E OUTROS DA ELITE PODRE DESSE PAIS TAMBÉM NÃO GOSTARIA DE TER UM FILME DE SUAS HISTÓRIAS ?
    BOM A DIFERENÇA É QUE ELES NÃO TEM HISTÓRIA PRA CONTAR .

  74. Não irei ao cinema assistir o filme “LULA , O FILHO DO BRASIL”. Nem que me derem ingresso cortesia. Vou não! Sabe por que? O filme estará sendo vendido em DVD nos Sindicatos e Bancas de Jornais à preço concorrendo com os DVDs piratas como forma de inibir essa prática ilegal. Então, vou comprá-lo. Assisterei em casa e guardarei como uma recordação para vez por outra assistí-lo novamente.

    Outro dia desses, navegando à deriva pela internet, encontrei um texto interessante e copiei em .txt. Não havia o nome do autor do texto e acabei esquecendo de citar a fonte que apenas me lembro ser um jornal popular. Creio que é seja, senão me falha a RAM, o Correio da Cidadania.

    Eis o texto abaixo. É muito interessante!

    Depois do filme, Lula, o filho do Brasil, os cinemas
    vão mostrar o filme de Fernando Henrique Cardoso,
    como ator principal, de um filme sobre a liberação
    da maconha.
    O diretor do filme, Fernando Grostein Andrade,
    combinou com o ex-presidente de subir nos morros,
    conviver de perto com traficantes e viciados.
    Fernando Grostein Andrade, que estreou, recentemente,
    com Coração Vagabundo, documentário sobre Caetano Veloso.
    Hoje na coluna de Lauro Jardim: FHC está se preparando
    para subir uma favela carioca para conversar com
    traficantes, viciados e entrar em bocas de fumo. A cena
    insólita para um ex-presidente da República constará
    do documentário Rompendo o Silêncio, no qual FHC exporá
    sua cruzada pela descriminalização da maconha.
    A equipe de produção do cineasta Fernando Andrade já
    está negociando com as autoridades de segurança
    do Rio de Janeiro para que FHC vá à Rocinha ou
    ao Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, no dia 24.
    O documentário só será lançado depois das eleições.
    De certa forma, a disputa Lula-FHC se dará também
    nas telas. Lula é a estrela da biografia melodramática
    dirigida por Fábio Barreto; FHC quer ser uma espécie
    de Al Gore tropical.

  75. Tenho pena dos miseráveis que se levaram pelo fanatismo emocional e assumiram as suas posições anti-LULA. Agora querem voltar atrás e sentem vergonha de o fazer.

    Estão passando por uma profunda crise psiquicoexistencial.

    Se eu fosse o LULA, criaria um programa esclusivo para tratar estes coitados.

    Agora sabem que o LULA é o maior, mas não sabem como voltar atrás e passar a elogiá-lo.

    E dura a solidão dos incensatos.

  76. Vou ver o filme e pelo que sei é lindo e nada apelitivo. Se colocasse tudo o que o Lula viveu e sofreu só uma pedra não choraria.
    TEM MUITA INVEJA nesses comentários!
    Vivemos numa democracia e quem faz um FILME escolhe o tema do seu agrado.
    Que façam um do Fernando. Pode até dar um título que seja comercial como:
    OS FILHOS DE FERNANDO.
    Seria interessante conhecer o mensalão que ainda grita desesperado cada vez que vê um tucano:
    -papai!
    -papai!
    Vejam quantos personagens: a jornalista, a empregada, o mineirinho come quieto…
    E a trilha sonora poderia ser uma daquelas belas músicas do Caetano que gosta tanto de intelectual – ou não…
    Corram!
    Ainda dá tempo.
    Sei.
    O candidato é o Aécio ou Serra.
    E esses não dão filme. No máximo um documentariozinho…
    Mas aí – teria gente que não iria gostar se contassem a briga que está acontecendo em vários ninhos tucanos. Tudo de bico grande. Mas teria que colocar. Segundo alguns – filme não pode ter ficção se o personagem principal é o presidente…
    Báh!
    INVEJA MATA GENTE!
    Deixem o HOMEM trabalhar que ele não é de NEGOCIAR mandato para se manter no poder.
    Viu?
    Lembrei!
    A negociação do segundo mandato no meio do primeiro ato já daria um filme – DENÚNCIA! Sei. Voaria pena para todo lado. Claro! Finalmente o filhote não reconhecido – nascido lá em Minas apareceria. Ou aquele congresso deu de graça pro Fernando?!
    Opa!
    Vamos parar por aqui,.
    Sei não.
    Filme sobre o Fernando pode virar pornochanchada!
    Melhor não!

  77. COMENTANDO SOBRE MEU PRÓRPIO POST.
    Somos o que queremos ser. Creio que será uma concorrência leal. Quando criticamos com antecipação aquilo que nem sabemos, significa que a humanidade já está num estágio avançado de premonição. Só ainda não deixamos a mania de retroceder, de voltar ao passado e regatá-lo com tudo que de ruim ele possuía.
    Também posso usar o dom da premonição. Quero afirmar, com antecipação, que os que criticam ete acontecimento agora, estarão elogiando o filme do FHC.
    Isso não quer dizer que temos que levar à cabo o que Cristo disse quando afirmou: DIGAS COM QUEM ANDAS QUE DIREI QUEM TU ÉS. É evidente que Cristo andava com ladrão, cobrador de impostos e homens do governo naquela época.
    Existem situações que só o espelho pode nos mostrar. Não o espelho que usamos para nos barbear, pentear ou espremer cravos e espinhas! Aquele ESPELHO que só a consciência tem acesso.

  78. Olá Brasileiros, vem ai o filme do Lula quanta dor de cotovelo em muitos políticos que, gostaria de ver sua vida tambem estapada nas telas de cinemas. Porém não serão, porque? não fizeram história, não tiveram talentos. Lula fez história e teve talento. Este negocio de dizer que o filme é lançado em ano eleitoral, é ciúme mesmo.

  79. Argumento(??) disse:
    22/11/2009 às 11:05

    “..sao uns bobocas”….a agressao é o argumento dos sem argumento

    Corrijo: em vez de “bobocas”, leiam “bobocas”… se quiserem incluam idiotas, imbecis, biltres, energúmenos, parvos, pulhas, néscios… etc e etc…

  80. Éh, esse é o principal representante do partido q “luta pelos pobres!!!!!” Ah, Ah , Ah … pobres de espírito, que em sua maioria, aplaudem de pé, não porq melhorou a sua própria situação, mas sim, porq piorou a do vizinho. Eta consolo miserável. E´como dizia certo grande apresentador de TV ” esse povo precisa é de comida e circo”… o circo está aí, e cadê a comida? Filme???

    1. Laura, você tá falando olhando pro espelho. É gente como você e essa pretensa elite que têm uma única alegria na vida: festejar a derrota dos outros. Mas desde 2002 esse povão deixou de dar a vocês a única alegria de suas pequenas e tristes vidas. Vá fazer trabalho voluntário pra curar tua depressão (ou arranjar um namorado de verdade).

    1. Num vai, não fi…! Se ocê num qué, num vai não!… Precisa manifestá? Com raíva? É inveja? Seu ídolo ao qual ôcê se identifica não está acima do que ocê queria vê-lo, vá tomá um chazinho de ervacidreira!

  81. Por isso é que sempre digo: LULA FOREVER, finalmente tenho orgulho de dizer que sou brasileiro, nós te amamos Lula. Não vamos dar ouvidos a esta oposição bastarda e corrupta que sempre desgraçou com este país…Avante Brasil sil sil

  82. não tenho interesse em ver, e com toda certeza não verei; nada de ódio. essa palavra é forte não tenho o que ver. a vida dele se resume nisto: incentivador de greves, quando ligado ao sindicato; ficou uns 15 anos sem fazer nada à disposição do PT e depois uns 20 sendo candidato: para o governo de são paulo, para deputado e uma série para presidente. ATÉ QUE UM DIA O POVO DESANIMADO, VOTOU NELE DEPOIS DE TANTAS …TENTATIVAS. É SÓ

  83. Ricardo, a revista VEJA esta cada vez mais um palanque do Psdb, os artigos do “doente” Reinaldo, a entrevista de Fhc, e a boioliçe do Mainardi são um delirio de volta ao poder a qualquer preço, os caras são duplamente remunerados pela ABRIL e pelo PSDB.

  84. Cientistas questionando ao filosofo e cientista Einstein, sobre sua teorias, convidaram-no para provar suas teses, em um debate com 100 cientistas.
    …Ele não compareceu ao debate, pois pensou: Se são nescessários 100 cientistas para me provar que estou errado,
    no mínimo, minhas teorias são muito consistentes.

    Moral: Se existem tantos falatórios / comentários: sobre nosso fenomenal presidente é porque ele realmente é admirável e grande número de DIPLOMADOS, entarraram o Brasil e um ” analfabeto ” diga-se de passagem que o ” unico ” diploma que tem é de PRESIDENTE DA REPUBLICA, conseguiu levantar esse País, realmente dá para enterder o inconformismo dos derrotados.
    E agora, que o Lula despontou como grande lider mundial, o que vai ter de gente infartando hein?
    Vou assistir com minha familia e tenho certeza que será muito honroso, prazeiroso e edifante para todo o que assistir.

  85. … O Manoel não é o dono da verdade. E ele usa das palavras, dos exemplos de Cristo e de seus primeiros, para impor… impor a verdade q ele entende ser a maior. Muito engraçado, o Manoel. E nem é português…
    Agora, o filme… o filme quase ninguém o viu. Sobra a tentativa da famigerada revista, “Veja”???…
    Mesma, coisa. Usa das palavras, para montar o efeito desejado; igual ao Manoel… risos
    Agora, o q me chateia, é nunca mais lhe ver, Ricardão, lá na capa… Isso, sim, dói. Tanto, ou mais, quanto essas opiniões, distorcidas. Claro: exceto as do Manoel, que têm muito de tentativas de acêrto.
    Ah!… Parece q o Flamengo vai ser o campeão… Kakakakakkk… Bom, neh?…

  86. E não percam o filme LULA 2, lançamento em outubro/2010, onde o enredo é do operário, bronco e analfabeto que pega um país de pires na mão e o transforma numa grande nação. Aos patetas de plantão: a melhor propaganda do governo, é o próprio governo em sí.

  87. Não sei porque tanta polêmica. O cidadão que venceu tantas adversidades em sua vida e chega a ser presidente com uma aprovação tão grande dentro e fora do país, deve sim mostrar o seu exemplo. Além do mais o filme não aborda a sua vida política. Por que os outros políticos que muitas vezes tem apoio da grande mídia não faz o mesmo? A resposta é porque não tem o que mostrar, então seria um fracasso de bilheteria e um tiro no pé nas próximas eleições.

  88. Este filme só foi feito devido a importância do presidente! Gostem ou não, Lula mudou a face do Brasil perante o mundo, com respeito e fascinação! Internamente não se pode negar os avanços em todas as áreas promovidos pelo presidente, principalmente para as classes mais desfavorecidas!
    Portanto é uma justa homenagem, independentemente de ideologias políticas!

  89. É possível sim que o filme sirva a propósitos eleitoreiros, mas, a rigor não foi feito pelo “Lula” como torcedores de um lado e de outro proclamam (hehehhe). . . Me parece mais correto pensar que se trata de um filme construido por um espirito oportunista, que sabe que levará muita gente ao cinema e com isso muitos reais ao bolso . . . Se vale o espirito liberal (a que tanto advogam) os produtores estão corretos, aproveintando uma oportunidade de lograrem exito com a livre iniciativa . . . .

  90. Olá, Ricardo, boa tarde.

    O assunto gera tantas controvérsias e o seu post foi bem feito apenas para que todos colocassem para fora opiniões pessoais a respeito de um tema único: Presidente Lula.
    Um drama para alguns e salvações para outros tantos, um mídia perdida em si mesmo e o povo no meio. Mas o legal de tudo é que, apesar de tudo e de todos, a democracia avança, muda conceitos, solidifica valores e penetra em cada espaço social com mais força. Parabéns pelo post e ótimo domingo.
    Ps. O tricolor perde hoje e o Mengo assume a liderança. Abraços.

  91. Já vimos esse filme… em que se nota claramente a união dos setores reacionários e entreguistas, utilizando o Partido da Imprensa Golpista e alguns pequenos partidos de aluguel de fachada radical de esquerda e, provávelmente, organizações finanCIAdas pelos interesses internacionais conhecidos, montando um aparato de retomada do poder há séculos exercido em favor do colonialismo retrógrado. A única certeza é a de que ainda teremos muitas saudades do governo de Lula, o maior estadista que o Brasil já teve, assim reconhecido pela imprensa internacional mas, infelizmente, não reconhecido pela nossa própria.
    Mas o povo não é trouxa… aguardemos…

  92. Agora uma coisa me deixa inquieto quanto as criticas que fazem ao Lula, chamar ele de analfabeto é uma grande bobagem seja no sentido estrito ou no sentido do analfabetismo funcional . . . . Honestamente penso que a maioria da classe média (inclusive bastante letrata) sabe ler menos que ele, sou professor universitário e recorrentemente me deparo com alunos oriundos de escolas reconhecidas que têm muita dificuldade em ler e escrever, não no sentido estrito, pois são bem treinados, mas têm enorme dificuldade de construir pensamento abstrato (coisa cara à ciência). A classe média (de qual faço parte obviamente) tem sua erudição pautada em folhetins de terceira ou na repetição impensada de clássicos difuntos, a rigor boa parte de nós tem dificuldade em ler.

  93. É muito importante esse filme, pois muitos trabalhadores podem se espelhar nele para acreditar que o povo também pode, SONHAR e realizar não é só previlégio dos ricos. Precisou de um operário sem tantos diplomas para mostrar o que é governar para quem precisa! VIVA O LULA, VOU VER O FILME COM MUITO ORGULHO!

  94. Creio que o filme – ainda não assisti – vem para corroborar a história de um brasileiro que tem ideais, princípios e muito faz pelo Brasil. Se o filme vai favorecer a Dilma, o tempo dirá e a economia brasileira. O Lula é um mito. Gostei da afirmação do Ciro Gomes – a minha geração não terá um líder como o Lula. A oposição não tem nomes, bem como outros partidos. E digo mais, a próxima geração está carente de líderes, de pessoas que fazem política com galhardia. A Marina Silva é apenas um nome. Não consegue aglutinar e, os que estão perto dela, já foram governo ou influenciaram outros. Quanto ao Serra, sem comentários.

  95. Não ví o filme ainda, como a maioria dos que aqui opinam. Aposentado da indústria, acompanhei seu surgimento e trajetória ao longo dos últimos 35/40 anos de luta, e sei que sua liderança permitiu aos nossos operários e demais funcionarios(em que estive incluido) tivessem sensíveis melhoras salariais.Quando a industria automobilística americana acordou para o nosso pais, fê-lo principalmente pelos baixíssimos salarios(us$50 p. mesou algo parecido)
    que beiravam a escravidão. O mesmo que aconteceu 20/30 anos atraz com a China.Nossos operarios (e pessoal burocrático) ganha em torno de 250/500 dolares, nível em que atualmente se situam quasi todos os trabalhadores do pais.No governo anterior ao de LULA, o salario mínimo foi durante 8 anos, ajustado por um percentual inferior ao da inflação, influenciado pelo FMI que dava órdens, e insistia em baixar os custos(para podermos exportar) reduzindo os salarios, que ao fim do governo FHC estava em 70 dolares.
    Nunca ninguem pensou em reduzir custos, diminuindo os LUCROS sempre exorbitantes, o que agora se fez automaticamente.LULA paga mais, vende mais,produz mais,gera mais empregos com carteira assinada.Com isto, qualqwuer pais evolui!

  96. A trajetoria da vida do Lula :menino pobre que virou presidente é conhecida por todos os brasileiros.Só isto é motivo de restar na historia do Brasil para para fururas geraçãos .
    O filme da vida do Lula, que vislumbra, ter recordes de beilheteria, poderá incentivar pessoas pobres a margem da sociedade,do poder de consumo, como foi o Lula , a sentirem-se com possibilidades de vencerem na vida, de concretizarem seus sonhos .
    Quanto a possibilidade de ser usado com cunho eleitoral há que ser vigiado nos limites da lei .Bom seria que tivessemos muitos presidentes que fisessem filmes de sua trajetoria , só não temos certesa se todos iram atrair publico.

    Itamar Girotto

  97. Adir Tavares disse: 22/11/2009 às 12:16Esse filme ainda vai levantar o Oscar de melhor filme estrangeiro, o mano Obama já reservou um DVD para ver o CARA! Chuuupa, Higienópolis/paulistanada/burra/preconceituosa!
    ________________________________________________

    Burro e preconceituoso é você…..

    Sem mais comentários para a sua “dignissima” pessoa.

  98. Eu não consigo entender! Um cara que segundo ele mesmo passou fome,sofreu,comeu o pão que diabo amassou fazer tudo que faz com seu povo? A todo instante estoura um escândalo de corrupção e o cidadão não sabe de nada? Fazer parceirias com esse amontoado de ladrões e dizer que sua canditada é a melhor para nosso pais? E eu que sepre duvidava mas é a pura verdade,num pais onde não se tem cultura,o HOMEM pode ser qualquer coisa,até PRESIDENTE DA REPUBLICA! Que pena que o filme não conta TUDO.
    Que DEUS olhe por NÒS!

  99. GOSTARIA DE ASSISTIR ESSE FILME . PORÉM……PORÉM COM UMA CONDIÇÃO RECEBER O DINHEIRO PAGO PELA ENTRADA DE VOLTA SE EU NÃO GOSTAR . ALIÁS….ALIÁS , NÃO SÓ ESSE FILME COMO VÁRIOS QUE EU JÁ TIVE O DESPRAZER DE ASSISTIR , ENQUE PERDI PRECIOSO TEMPO , E AINDA PAGUEI POR ISSO , CADA LIXO SEM PÉ NEM CABEÇA , E OLHE QUE FALO ATÉ DOS FILMES AMERICANOS BADALADOS PELA IMPRENSA , E PELOS EXPERTS NO ASSUNTO , (NÃO SEI SE ENTROU O OBJETO MISTERIOSO , PARA ELEGÊ-LOS COMO A MAIOR OBRA PRIMA).MEU DINHEIRINHO FOI SUADO PRA PERDÊ-LO EM QUALQUER PORCARIA . EXISTE FILMES QUE A GENTE DEVERIA SER IDENIZADO , DE TÃO PERCA DE TEMPO , E MAL ESTAR DEIXADO PELOS MESMOS .

  100. Esse filme vai é queimar o filme do lula porque se o povo não for tão idiota como eles acham que é vai perceber que tudo o que ele defendia e dizia quando era apenas um candidato agora aceita e acha ótimo, usar a máquina administrativa para fazer propaganda política como o bolsa esmola e PAC começar a fazer propaganda eleitoral 2 anos antes da eleição como faz com a dilma, emprestar dinheiro para o FMI quando antes falava em dar calote e muitas outras coisas como dizer que os lucros dos bancários não seria mais tão grande no governo dele porque ele ia priorizar quem produz e não quem usa o dinheiro para especulação, tudo isso ele “esqueceu” depois que foi eleito”. E fala como se o Brasil fosse se tornar o maior produtor de petróleo do mundo e já está gastando por conta o dinheiro de um petróleo que só vai ser comercializado depois das olimpíadas de 2016 Pegou a economia já estável e faz propaganda como se o Brasil só tivesse melhorado por causa do governo dele.

  101. Trata-se apenas de um filme de ficção baseado em personagens reais. Mas, é apenas um filme que aqueles que se interessam por esse tipo de trabalho assistem ou não. È apenas isso!! O resto, bem o resto é choradeira de quem ta fora do governo e bláblá…..

  102. Caro Ricardo,
    penso que só podemos emitir opnião responsável sobre o assunto que temos conhecimento mínimo ou o dominamos.
    Ficar usando subterfúgios pela divindade e colocar-se em superioridade humana para atacar a vida de outros como se fosse o dono da verdade, como foi feito aqui neste espaço democrático, é demonstração de orgulho e vaidade e para quem usa Deus em seu discurso, é uma incongruência.
    Ninguém pode desqualificar o sofrimento e sacrifícios de outros, afinal o que pode ser difícil para mim, pode ser prazeroro a outro. Desqualificar oas dificuldades do cidadão Luiz Inácio da Silva ou de qualquer outro, é um ato de covardia e preconceito.
    Temo que, realmente a vida do referido não deve ter sido fácil, e escrevo baseado em experiências no interior do estado do pará, onde famílias inteiras sobrevivem com o que para mim, seria um sacrifício, mas para eles, honroso.
    Tanto quanto puder, assistirei o filme, desprovido de preconceitos, ciente que toda narrativa contém a verdade e também as impressões e marcas de quem a produziu.
    abraços a todos.

    1. Marcio, ninguém te contou que Lula tem mais de 80% de aprovação? O normal é ter gente elogiando mesmo. Esquisito é essa classe média, que engordou durante o governo Lula, ficar criticando o presidente. Deve ser inveja mesmo.

  103. Outra coisa ,não sou politico não acredito em politica hoje,menos ainda em qquer politico falo pq não sou cego nem bobo, sei discernir as coisas com olhar critico e sobre o mundo tb. È so olhar as republicas das bananas ,como nós, e ver para onde nos encaminhamos .

  104. comentar o que sobre a vida desta pessoa que segundo Antonio Ermirio de Morais nunca trabalhou, metalurgio aonde isso é palhaçada é muito dinheiro das empreiteiras em ano de eleiçao, a Dilma deveria fazer uma ponta ai ficaria completo, isso é pura nojeira, este filme e lixxo

  105. Bom, eu acho que não precisa mesmo ver o filme pra admirar este presidente que com certeza foi o melhor que o nosso País já teve.
    E com certeza como disse o colega acima, todos que vieram dr berço de ouro também deveria vê-lo e talves tentar entender um pouco porque um presidente que veio do nada fez muito melhor do que eles.

  106. O GRANDE CHARME DO FILME É O FATO DE QUE NÃO VI TAMBÉM,MAS AMEI.O QUE OCORRE É O MEDO DA OPOSIÇÃO QUE COM A MODESTA AVALIAÇÃO POSITIVA DE APENAS 80% VENHA A PELÍCULA SE TORNAR PEÇA DA CAMPANHA ELEITORAL DO ANO QUE VEM.A REVISTA VEJA DESTA SEMANA SEM QUERER VAI FAZER A PROPAGANDA DO FILME E TENTA VINCULAR O FILME A EMPRESAS QUE O FINANCIARAM.NA PRÓXIMA EDIÇÃO CREIO QUE A MESMA REVISTA VAI MOSTRAR QUEM FORAM AS INSTITUIÇÕES QUE FINANCIARAM O INSTITUTO FHC.
    DILMA 2010 E LULA 2014.QUEM SE IMPORTA?

  107. FUI PT DESDE 1972 MAS, ME DECEPCIONEI COM MEU COMPANHEIRO DE LUTA DE GUERRA .TRAIU TODOS TRABALHADORES E, APOSENTADOS, COMEÇO PELO O ABC MUITOS COMPANHEIROS SEU E,MEU ESTAO NA MISERIA E, VC NÃO MUDA, O PROJETO DE. F.H.C. CD VC QUE SO OLHA PRA VC E, AQUELELES QUE CONTRIBUIRAM A VIDA TODA VÃO MORRER DE FOME COMPANHEIRO CHEGA, VAMOS MUDAR

  108. Olha só come DEUS é misterioso. Porque será que ele não colocou o invejoso sozinho na TERRA, pois assim ele (o invejoso) seria feliz. Será que seria FELIZ? O invejoso não seria feliz porque o invejoso precisa de alguém para sentir inveja e assim ser feliz. Deus é sábio e com esta sabedoria acaba deixando quem não tem inveja muito chateado. Dilma 2010.

  109. Porque opinar sobre aquilo que não vi além de tudo meu voto ´será dado somente em 2010 que bobeira essas reações de previsões intuitivas, tudo tem o seu momento.

  110. Nem de graça iria ver o filme de uma mentira imposta por um grande marketeiro (Duda Mendoça) no poder.Lula pra mim continua a saga de poiticos corruptos e demagogos ecom um grande agravante ele é um verdadeiro FAcista!

    Talvez se a terra não fosse redonda e fosse quadrado quem sabe eu assistiria!

  111. A imprensa que “esquece” de mostrar os prêmios que Lula recebe no exterior, é a mesma que – agora – atira pedras no filme que o retrata. Tentam tapar o sol com suas páginas sujas, mas não vão mudar o rumo da história.

  112. Nem Jesus Cristo agradou a todos como um mero mortal Metalurgico de origem irá agradar os varios e muitos PHD´s existente em nosso Pais., estou com ele não abra até um pedaço de madeira que ele indique voto nele.
    sds,
    cosme cristo

  113. Caro Luiz Fernando; ELEITOREIRO É O JOSÉ SERRA IR NO VIADUTO DO RODOANEL E DIZER QUE é a obra que VAI SER ENTREGUE EM TEMPO RECORDE EM SÃO PAULO, ESQUECENDO-SE DE DIZER QUE O RODOANEL ESTÁ SENDO FEITO COM O DINHEIRO DO GOVERNO FEDERAL. Cadê o 1 bilhão que o Kassab disse na campanha que ia dar para o metrô? Sabe quanto ele deu até agora? N A D A!!!!!!!!!! É COLOCAR NA TELEVISÃO FUTURISTA, OBRAS DO METRÔ QUE AINDA NEM SAÍRAM DO PROJETO E DIZER QUE A DONA MARIA VAI GASTAR, DA ESTAÇÃO DA LUZ A ERMELINO MATARAZZO OU OUTRO LUGAR QUALQUER QUE AINDA NEM TEM METRÔ, 20 MINUTOS OU 38 MINUTOS. ISSO É ENGANAR DESCARADAMENTE AS PESSOAS, COM AQUELE CARNAVAL DAS PESSOAS SAMBANDO NUM METRÔ QUE NEM EXISTE AINDA… SE É QUE VAI EXISTIR!
    É DIZER DESCARADAMENTE QUE A SABESP TEM RESPEITO POR VOCÊ E QUE O GOVERNO DE SÃO PAULO TRABALHA POR VOCÊ, COM TANTOS DESMANDOS NESTE ESTADO. NA CIDADE DE COTIA, MAIS PRECISAMENTE EM CAUCAIA DO ALTO, UM BAIRRO DE COTIA, FALTA ÁGUA DIRETO. LUZ ENTÃO, TEMOS APAGÕES DIÁRIOS, MAS SEU JOSÉ SERRA NÃO VAI NA AES ELETROPAULO PERGUNTAR POR QUE ELES NOS DEIXAM TODOS OS DIAS – MAS É TODO DIA MESMO, PERGUNTE A QUALQUER MORADOR- NO ESCURO. Não, não se trata de manutenção não. Na rua onde moro, temos postes de madeira que estão quase caindo em cima das pessoas e a AES Eletropaulo não toma providência!
    O Zé Serra inventa fila da catarata, mas só coloca os velhos que conseguiram a cirurgia. Conheço um monte que não conseguiu, que chora até hoje querendo e nem por isso aparece na televisão dizendo: Socorro! Eu preciso!
    E a Globo explorou o apagão como se o Lula tivesse ido desligar ITAIPÚ! Os “especialistas” estagiários do IMPE se incumbiram de não culpar raios, intempéries da natureza, chuvas, tempestades, nada! APENAS O LULA! Logo vão dizer que o Lula foi o responsável pela morte do Pitta no dia da Consciência Negra… O que há de BOM no Brasil é consequência do Psdbosta. O que é ruim, a culpa é do LULA. Eta povinho, nós temos…
    E o que o Serra faz(?) não é eleitoreiro? É o QUÊ?????
    Querem enganar a quem???? MAIS?????

    1. Seu comentário me faz lembrar algumas coisinhas acontecidas no governo lula tais como:

      mensalão,inaugurações de obras não iniciadas, operação tapa buraco nas estradas indenizações aos terroristas sob o manto da perseguição política,aloprados , sanguessugas,quebra do sigilo do caseiro etc, etc, etc.Como você pode ver há defeitos e acertos dos dois lados porém a conivência do governo lula com a falta da ética,com os desmandos dos companheiros(erros) não são bons exemplos para ninguém.E como pérola final “o mensalão foi obra da oposição”.

  114. ao sr.manuel ferreira digo u seguinte que dos prisidente que eu já conheci este LULA u nosso prisidente foi o que eu vi pençar nos pobres e que não quer DEUS so para ele e diabo para os demais como firam os outros prisidentes que so pençavam em manter os ricos cada dia mais ricos ou sera que eu estou errado?

  115. Um filme auto-promocional, sem dúvida. Um homem que foi inicialmente usado por mentes cultas mas tão vingativas qto as que as encarceraram. Lula é a cara do seu criador : “tal pai, tal filho”. Filho da ditadura militar e, sonhando ser diferente do pai, na verdade quer ser tão poderoso qto este. Raivoso, não admite críticas ao seu autoritarismo, sempre justificando-as como “revanchismo” daqueles que pensam de forma democrática. Os “seus” jamais erram, pois as denúncias de suas falcatruas, tão descaradas que chegam às raias do sulrreal, não passam de calúnias a pequenos deslizes, absolutamente aceitáveis. Não sou filiado a qq partido, nem defendo governos anteriores como perfeitos, mas, temo profundamente “fazedores de cabeça”. Se puderem assistam um filme chamado – A Onda-, ele fala por si.

  116. Se a história é boa, porque não se pode fazer um filme? O nazismo, por exemplo, foi um período histórico que proporcionou filmes maravilhosos. De memória me lembro de Lili Marlene, O ovo da serpente, A queda, Mefisto e outras obras primas. Alguém acaso assistiu esses filmes por posicionamento político? Claro que não, a história e a arte cinematográfica é que nos atrai.
    E daí se fizeram um filme sobre a vida de Lula? Nós vamos ter que pagar para assisti- lo. Quem não tiver interesse que não vá ao cinema e se acaso passar na televisão, temos a opção de desliga-la.
    Essa é uma discussão sobre o nada.

  117. Algumas pessoas querem santificar o presidente Lula. Afinal muito se fala em bolsa família e outros serviços sociais prestados aos menos favorecidos. Isto certamente faz parte do enredo do filme. O que anseio saber é se o filme aborda as questões relativas à saude, educação, segurança e a lamentável situação dos aposentados que ainda ganham um pouco mais do que o salário mínimo. Antes de ver o filme, que certamente renderá uma fortuna oas produtores, só nos resta esperar o lançamento da película. Mas que tudo faz parte de um plano para eleger a Dilma, ninguém duvida.

  118. Falam tanta asneira sobre um filme que nada mais é além de um frame sobre a vida de alguem que saiu do nada para chegar onde está, unica e exclusivamente, porque é competente.
    Enquanto a ignorancia grassar e a pobre sociedade metida a intelectualizada não “pesquisar” o que é alternacia de poder vai dar nisso mesmo!
    A vida do FHC certamente é rica, farta… a começar pela privatização logo ao apagar as luzes do governo iniciando por uma vida politica quando somente tinha uma Lada (carro russo, muito vagabundo) e pedia dinheiro até pra cafezinho. Quem viu pode contar mais e enriquecer o roteiro do filme “O Estadista Fajutão”.
    O mesmo não se poderá, jamais, dizer do Lula.

  119. Não sou de baixa renda, não sou beneficiada por programas do governo, mas luto por todos aqueles que precisam! Não sou a maior beneficiada pelo governo Lula pois tenho um salário razoável após 20 anos de serviço público, mas não quero um presidente que governe para mim, quero um presidente que governe para os pobres e excluídos: para minha faxineira, para minha manicure, para o porteiro do meu prédio… trabalho no setor de reclamações de uma grande prefeitura do estado de SP, conheço bem o sistema, trabalhei com políticos de vários partidos e posso garantir que a corrupção e o favorecimento sempre existiram em TODOS os governos: federais, estaduais e municipais, só que as falcatruas nunca eram denunciadas!!! Hoje a própria mídia investiga, denuncia e exige as mudanças… até pouco tempo atrás tudo era varrido para debaixo do tapete! É bom lembrar que a maioria das CPIs foi aberta pelo PT e não conheço um único governo onde haja lisura absoluta ou total imparcialidade: isso simplesmente não existe! O homem é corruptível e o sistema é viciado: ou vc entra no jogo ou não permanece nele… Não posso negar que tive decepções com o governo Lula, esperava mais, as pessoas sempre esperam mais de seus políticos e líderes… mas não posso deixar de admitir que a economia está mostrando números cada vez mais ascendentes! Nossa moeda está valorizada, nossos lares estão cada vez mais equipados com eletrônicos de última geração (minha empregada tem TV de 29′, dvd, carro na garagem, um carro simples mas é um bom carro e o filho estuda em colégio particular, veja só…) Não posso deixar de admitir que o Lula é um líder absoluto na América Latina, que trafega entre democratas, socialistas e ditadores com jogo de cintura e carisma inegáveis! Não posso deixar de admitir que sua inteligência é acima da média, embora não tenha cultura acadêmica! Um líder político que veio das fábricas, em uma época em que se faziam necessárias mudanças, como Lech Walesa na Polônia… A vida do Lula merece um filme, sim!!! Um bom filme ou um filme médio, tanto faz! A figura e a história de Lula sempre serão maiores do que qualquer filme! E mordam-se de inveja os opositores que só sabem criticar e nada fazem para mudar o mundo!

  120. O filme tem que se manter na vida pessoal até porque como politico ele não tem nenhum merito, A inflação quem acabou com ela foi o FHC, A economia foi fortificada e estabilizada pelo FHC, Quem criou e colocou o Real como uma das moedas mais forte do mundo foi o FHC a unica coisa boa que o Lula realizou foi a continuação da administração do FHC. e como vi em algumas resposta abaixo o FHC não precisa de um filme ele já entrou para historia e os livros de história iram relatar que o FHC foi o maior Presidente Civil que o Brasil já teve!!! Isso é se não acontecer o que aconteceu na Venezuela onde as pessoas e os livros são obrigados a mentir a favor de um governo militarizado!!!

    1. No governo FHC, nos últimos meses eu pagava R$18,00 por 5 kg de arroz do que eu consumo, sem citar outras dezenas de itens da cesta básica. No governo Lula, logo nos primeiros anos cheguei a pagar menos de um terço do valor que pagava pelo mesmo arros e muitos itens da cesta básica eu cheguei a pagar até um quarto do valor. Hoje, com a alta normal de preços que é uma coisa natural, pois o salário mínimo subiu consideravelmente bem neste governop, claro, tudo devria sofrer uma certal alta de preços.
      Acontece que ainda hoje não estou pagando os R$18,00 que pagava no mesmo arroz nos tempos FHC. Pago 50% do valor e olha que já vai completar o fim do mandato do LULA. O feijão no FHC cheguei a pagar mais de R$4,00 o kg. Hoje depois de pago pouco mais de R$1,00 estou pagando um pouquinho mais de R$2,00. Não vou enumerar todos, mas guardo todos os cupons e anotações de preço daquela época e de alguma do governo LULA.
      Sem mais comentários.

  121. Nenhum aposentado que ganha um pouco mais de um salário mínimo não está satisfeito com o governo do PT. Da mesma forma, conviver com a violência, programas de saude e de educação claudicantes, não é motivo de orgulho para os brasileiros conscientes. No entanto, não podemos deixar de reconhecer que o governo tem os melhores marketeiros do mundo. O lançamento do filme sobre o Lula pouco antes das eleiçoes é um golpe de mestre, e neste sentido temos que tirar o chapéu para o governo do PT.

  122. Ricardo,
    Peço desculpas pelo texto carregado, criticando ao IG porque minha mente está muito inflamada com a ideia do filme.
    Não concordo que deveria ser uma biografia. Esta fica bem pra aquele que habita o andar de cima, o que não é o caso do meu amado e idolatrado, salve, salve Presidente Lula.

  123. DAQUI A UNS 40 ANOS, QUANDO A HISTÓRIA CONSOLIDAR OS FATOS DO PRESENTE, LULA ESTARÁ ENTRE OS GRANDES PERSONANGENS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. DIZEM: PARA SER ALGUÉM NA VIDA TEM DE ESTUDAR, TEM DE TER UMA FORMATURA, ETC. O CARA CHEGOU LÁ, PRESIDENTE QUE JÁ CHEGOU A 80% DE APROVAÇÃO DE SEU GOVERNO, O BRASIL TORNOU-SE PRESENTE E ATUANTE PERANTE O MUNDO…NÃO TEM COMO TAPAR O SOL COM A PENEIRA! NÃO TEMOS MAIS UM CANAL DE INFORMAÇÃO! AGORA TEMOS VÁRIOS!

  124. LULA,é o cara! Queiram ou não queiram!
    Gente,gente,inveja mata,quem sofre são voces mesmo.
    Como ele incomoda estes invejosos que vivem tentando
    denegrir a sua imagem.
    Por que ele incomoda tanto? Porque ele seguiu e realizou seu sonho e voces ficaram para trás,quando nos somos felizes,nao preocupamos em criticar os outros.
    Que o Senhor abençoe o nosso querido presidente ,
    podes crer,Lula vai ficar na historia,como o melhor!

  125. Tem imbecil pra tudo nessa vida, até para perder tempo e assistir essa comedia que deve ser esse filme do elemento presidente da republica sr.lula

    1. Antonio.
      Eu sei: milhões!
      E esqueceram de dizer no filme que Lula foi o primeiro homem que teve peito para lançar uma mulher para presidente.
      Já é história.
      E vai que elege…
      Enquanto isso a MAROLINHA passou mas ainda tem gente da IMPRENSA – principalmente uns economistas que continuam procurando a TSUNAMI ou chifre em cabeça de cavalo.

  126. Ainda nao assisti, mas ja estou gostando. Lula eh um grande homem e o melhor presidente q/ o Brasil ja teve. Ele merece um filme mesmo, nao importa se agora em 2009/2010, em 2012. A oposicao esta eh c/ ciumes pq eles nao tem ninguem digno de um bom filme. Quer dizer, FHC poderia estrelar um filme de outro estilo. Vcs sabem qual estilo…

  127. O filme sobre Lula é uma bênçao para a oposição. É a oportunidade que eles precisavam desde já para justificar a derrota de Serra frente à vitória de Dilma.

    1. Nobre
      E daí?
      Ele também ajudou a escrever BRASIL NUNCA MAIS!
      Dá uma lidinha…
      Vais perceber o caráter do homem.]
      Lula teve muita sorte!

  128. Lula não será candidato na eleição…
    O filme não entra na vida de política do presidente…
    Dilma, então, passa longe do filme…

    Oposição chora demais…deveriam é ter trabalhado mais pelo povo brasileiro enquanto estiveram no governo…

    Lula já é mais que adorado pelo Brasil afora…só não é mais pq uma parcela considerável dos que não gostam dele são preconceituosos…o filme pouco ou nada vai influenciar
    []’s

  129. Pelos comentários que leio aqui. Estão polemizando sem razão. O filme pelo que me parece é sobre uma familia retirante nordestina, e focado na figura feminina (a mae), de como ela com coragem e determinação salvou seus filhos da morte certa, ao se tranferir para SP. E Ricardo, sinto muito mais teu Sao Paulo perdeu…

  130. “vitória do meu tricolor…”kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa é boa, não me faça sorrir Seo Ricardo,ahahahahahahahahahahahahah, essa éw muita boa.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e dá-lhe fogão, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  131. Não adianta a oposição e os adversários ( e até os invejosos ) espernearem, Lula é um fato consumado, é a história do Brasil moderno, democrático, civilizado e ninguém pode contestar o seu grande valor como estadista e lider mundial. Só os idiotas, os invejosos e os “inocentes úteis” que, manipulados pelos espertalhões como Jair Bolsonaro e outros políticos inúteis, detratam a imagem deste homem que fez do Brasil um país grande e respeitado. Se Deus quiser, daremos continuidade ao seu magnífico trabalho elegendo Dilma Roussef. Um abraço para todos ! A Luta continua !!!

  132. Penso no filme sobre o ônibus 174, cuja história acompanhamos ao vivo pela TV. É claro que as novas gerações não conheciam a história verdadeira quando o filme foi lançado. Então, vi o grande embuste do cineasta, tomado de delírio compulsivo, tentou romancear uma história negra, criando um novo personagem. Não o real, mas aquele que atendia aos interesses de vendagem é claro. E muitos pensaram que o filme era a verdade e até acharam que personagem fosse um herói. Pura falsidade e mentira. Daquelas que lamentavelmente envergonham o País. País onde não podemos acreditar nem nos filmes.

  133. Não sou partidária, mas, fala-se tanto do nosso atual Presidente como o melhor4, que temos uma economia estável, que todos tem TV, carro e etc.
    Mas, o povo de memória curta, quem é responsável por tudo é nada mais que nosso grande ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que criou o plano real, e o PT nada mais fez que seguir o plano e se vangloria, por que sabe que o povinho de grande país tem memória curta.
    Então o Grande é o FHC, que nos deu condições de termos uma vida melhor, esse plano está ai a mais ou menos 18 anos então está dando certo. E o PT ia modar o que estava dando certo?????????????????

    1. Por que este Plano Real não deu certo no governo FHC do PSDB? Creio que muitos brasileiros tenha memória curta, porém, creio que muitos também tem arquivado na consciência o passado que lhes cortaram à navalha a carne viva.
      Existem alguns cardápios difícil de engolir, mas se colocarmos algum tempero pode melhorar, ou se cozinharmos de forma diferente ganha outro sabor.

    2. A “comentarista” VERA (19:56hs) é que está mal informada. O Plano Real foi criado no governo Itamar Franco, por uma equipe que era quase a mesma do governo Collor e que o Sr. FHC pegou carona no meio do caminho e se aproveitou para se eleger presidente. Quando era eminente a derrota do seu candidato após 8 anos de um governo para os bancos e construtoras, tentou de todas as formas deixar a pior situação possivel para o provavel presidente Lula (o que realmente aconteceu), mas o feitiço voltou-se contra o feiticeiro e hoje está mais uma vez preste a ter seu candidato derrotado em 2010. Tome fosfosol dona Vera.

  134. Caro Kotscho, vi o filme em Brasília e discordo em boa parte das críticas. É cinemão hollywoodiano para bem e para mal. Tem o mérito de fazer uma bela leitura de personagens como a dona Lindu e o frei Chico. Mas, principalmente, escapa da imagem simplista e equivocada que foi criada do Lula. Acredito que o presidente está mesmo mais para um arquiteto do possível, como o filme mostra, do que para um utópico radical, como nos venderam por muito tempo.

  135. olá, kotscho.
    meu comentário não é sobre o seu texto de hoje, mas sobre uma resposta que você me deu, em janeiro, quando postei comentário sobre seu texto “diário de um vagabundo”.
    naquela ocasião, eu mencionei meu blog “Caldo de Cana Indenpendente”, e só hoje vi, por conta de um amigo que achou sua resposta, o que você escreveu.
    quero dizer que fiquei lisonjeado, e que, apesar de não ser jornalista de profissão, sempre tive meus flertes com o jornalismo. sou professor e trabalho atualmente no cefet em belo horizonte. os caldos de cana estão lá, e se você quiser, dá uma olhadinha no últimos textos (sugiro que leia o post que fala da viagem ao sul do paraná e norte de santa catarina, no inverno, quando eu e uns amigos encontramos uma cervejaria familiar, talvez a mais antiga do brasil, chefiada por um velho mestre alemão que a herdou de seu pai e toca o lugar desde a década de 1930).
    bem, também quero dizer que sempre acompanho seu blog e agora, vou linká-lo entre meus favoritos.
    um abraço e obrigado pelo estímulo, vou continuar a escrever meus caldinhos de cana.

  136. é filme típico para brasileiro assistir. vão chorar muito. Se Lula passou o que mostra o filme por que não resolve o problema dos retirantes nordestinos que não tiveram a mesma sorte. No mínimo deveria ter resolvido ou amenizado o problema de agúa c/carros pipas qe alimentam políticos tipo Lula, vendedores de ilusão.

  137. Sou fã de Lula desde a época “Diretas já”. (tinha apenas 13 anos na época). Ficava emocionada quando via na Tv os movimentos que aconteciam, as manifestações e todos os noticiários que envolviam esse marco na nossa história política em que Lula marcava presença contagiante. Hoje penso que o filme é pouco para reconhecer as grandes realizações de Lula. Analisando a história mundial não me lembro de outra pessoa que que chegasse a esse reconhecimento internacional de tamanha proporção com tão pouca formação (exceto Jesus… rsrs). Resolveu todos os problemas? Nem se ele fosse mágico conseguiria. Quem dera se um presidente conseguisse apagar e mudar as consequencias e o atraso de desenvolvimento econômico causado pelos 500 anos de histórias de corrupção e injustiça social.

  138. a opozisão lamenta não este filme sobre a vida do presidente lula eles lamentam é não ter feito o que.
    o lula fez governar pra maioria dos brasileiros que é os mais pobre só por fazer os brasileiros terem orgulho do brasil nunca vai ser esquesido não presiza de filme pra isso. só os alhenados não persebe que o brasil mudou .
    pra melhor e ele é o responçavel por essa mudança.

    1. Osmar
      Sem contar que só um HOMEM DE VERDADE – como o LULA – teve a coragem de ver que já era tempo de LANÇAR UMA MULHER CANDIDATA A PRESIDENTE DO BRASIL!
      Lula vai fazer mais pelas mulheres deste país do que todos os psicólogos, analistas, psicanalistas, doutores…
      LULA É O CARA!
      E se Dilma for eleita – ESPERO QUE AS MULHERES DEIXEM DE SEREM APENAS MACACAS DE CERTOS GALã engravatados em tempos de eleição – LULA será mais uma VEZ PRÊMIO. E terá que ser NOBEL! Nem um doutor teve a coragem de dar a vez para uma MULHER NESTE PAÍS.
      Não é verdade?
      Lula faz isso por RESPEITAR TODAS AS MULHERES!
      Sua mãe lhe ensinou isso.
      Como é bom ter um presidente que NÃO TEM MEDO DE SER FELIZ e passa isso para tanta gente que antes dele – ERA INVISÍVEL!
      Salve Lula!
      E parabéns a TODOS OS HOMENS

    2. Saí daqui e fui ver a página do UOL.
      Tô chocada!
      Lula de mão dada com Ahmadinejad!
      Como pode uma pessoa ter uma biografia como o Lula, até filme fazem (eu voltei nele e iria assistir o filme!)de MÃO DADA COM AHMADINEJAD!
      Uma mulher chamada Neda e muitos outros morreram por causa da eleições roubadas no Irã, este cara é anti tudo, anti homossexuais, anti liberdade religiosa, e o Lula de mão dada com ele?
      Ai, vou vomitar!

  139. Ricardo,
    Não interessa o que diz a imprensa, minha familia vai comemorar o Ano Novo na fila de algum cinema para assistir a historia do maior politico de todos os tempos.
    Beijos
    Helena

  140. A história de uma família, como muitas, vindas do nordeste para o trabalho no sudeste. Desta família forma-se um indivíduo, como muitos, mão de obra da indústria metalúrgica. Como seus colegas vive um cotidiano e a cultura de um operário semi-qualificado.Como poucos esse indivíduo toma a consciência de sua posição social e de uma determinada categoria de trabalhadores, para qual passa a lutar por melhorias de condições de renda e trabalho. Como mais poucos ainda, alarga sua visão e luta pela maioria da classe trabalhadora aliando a luta política, a luta para por novos rumos para a produção e a distribuição das riquezas no país. Como raros, insiste como candidato é é posto, pela maioria de seus conterrâneos, de todas as classes, na direção do governo nacional. Em um a nova aliança de forças políticas (ainda que essas não sejam todas novas), redireciona a economia do pais e a sociabilidade de seu povo para novos patamares de desenvolvimento. Como, raríssimos, será um dos sujeitos de novos rumos da economia e da sociabilidade mundial.

  141. Não vi, mas vou ver. Gosto de cinema. Se gosto do Lula? Não sei, as vezes sim, as vezes não. Ninguém é perfeito.
    Já vi documentario sobre o Getulio, já vi a vida do Juscelino, vou ver o Lula.
    E quero ver filme sobre o FHC. Aliás, em especial, tenho curiosidade para saber como fica a cena em que se reunem os “pais e as mães” do Plano Real, na passagem em que manipulam o câmbio em 1994/1995, com objetivo de favorecer centenas de milhoes de dolares do Banco Matrix, do qual eram socios os tucanos Andre Lara Resende e Luis Carlos Mendonça de Barros.
    A gente aprende muito com a realidade e com as artes em geral. Um abraço Cidadao K, e o tricolor saiu chamuscado mas não derrotado. Jogou muito o Goias no Maracanã, espero que tenha jogado tudo o que sabe ali, pra nao complicar para o nossa Sao Paulo.
    ___ Vamos Sao Paulo…. Vamos Sao Paulo… Vamos ser campeão

  142. OLÁ, RICARDO. Não gosto de superproduções. Para mim, é uma regra não vê-las. Mas toda regra tem exceção, claro está. Considerando o teor e a origem das críticas negativas, “Vejas” e quejandos, não vi, mas já gostei. Um abraço cordial. JORGE

  143. Kotscho,

    Como eu não falo de livro que eu não li, fica estranho comentar de filme que não vi. Quando assistir, volto aqui e te digo a minha opinião. Aproveito para fazer uma pequena provocação-suposição: imagina que esse filme tão falado ganhe o Oscar de melhor filme estrangeiro. Já posso imaginar muito tucano se depenando na dentada. E alguns jornalistas também…
    E aqui entre nós: o seu amigo Lula ficaria impossível de vez…

  144. Caro Ricardo.
    Um filme é um produto cultural, tal qual peça de teatro, circo, música e literatura. A oposição é o resticio do Brasil antigo “manda quem pode e obedece quem tem juizo”. Esta triste realidde mudou a partir de Lula. Os mandatários anteriores proibiram da união inaugurar escolas técnicas. Estávam,os proibids de gerar emprego, enda e tecnologia, por falta de condições, estas determindas pelos antigos governos, hoje ne oposição. O filme nada tem com isto. è um simples fato cultural. Não incluir a parte política já é uma auto sensura para excluir qulquer pretensão política.
    Não assistir ao filme e não gostar é idiotice pura! Deteto os políticos por suas cavilosidades, nos 3 podêres, inclusive as do PT. O PMDB – partido de direita, impõe suas exigências. Agora querem lançar candidato próprio, mas eles sabem qe não ganham. A intenção é aumentar as exigências. Cançado de tudo isto, Lula disse que faz acordo até com Judas [entendemos PMDB eoutros]. Receber 3 chefes de governos árabes é a prova de sua liderança. Propor amistoso entre arqui-inimigos é maestria. Tão cedo não aparecerá outro igual a Lula. e grauei em C. Contábeis depois em direito e tanta pós graduações. Aprendi que não se tergiversa nos negócios. Os resultados falam por sí. Somos um Brasil novo, respeitado, capacitado e no topo das outras nações. Mesmo com uma corja torcendo e agindo contra o Brasil, tenho orgulho de meu pais, graças a Lula, que consegue dar nó em ping d’água. Ao ler a chamada grande mídia, contraste-a com a internet e com seus conhecimentos. A issi chamamos de formar cgnição própria, pela transmutação do conhecimento alheio. Rui Barbosa disse: “Ler é vulgar. Raro o refletir. [Os maiores jornais e TVs] são puro comércios. O que interessa é o lucro, tanto que conseguem transformar o céu em inferno, e os inocentes acreditam.

    1. “Atualmente, em quase toda a economia o fenômeno acontece por não existirem escolas técnicas e profissionalizantes. A construção de novas escolas técnicas no país estava proibida desde 1998 por determinação do governo de Fernando Henrique Cardoso. Um dispositivo da lei 9649 estabelecia que escolas técnicas só poderiam ser construídas caso Estados, municípios, ONGs, ou empresas assumissem a manutenção dessas instituições. O Congresso revogou o dispositivo em dezembro de 2005.”

      Fonte: http://www.mp.rs.gov.br/imprensa/clipping/id55380.htm

    1. O Gadelha,

      Vê se não pentelha!!!
      Entenda a colocação do rapaz, e respeite.
      Não cruze palasvras e ´pensamentos. Aprenda a entender o que é metáfora, prosopopéia, neologismo etc.etc.etc.

  145. O “marketeiro” do Lula é de um “maqueavelismo subliminar” capaz de fazer inveja a qualquer assessor de qualquer candidato à presidência dos Estados Unidos. Tudo é feito como se fosse algo natural, sem intenção nenhuma, sem malícia, apenas uma homenagem!

  146. A propósito, precisamos dar os parabéns para o Borges, para o dagoberto, para o Jean, para o Hugo e para o André Dias! Como profissionais têm atitudes intempestivas como aquelas e em jogos diferentes! Dar tapas no adversário no ataque; dar carrinho por trás na lateral; já com cartão amarelo, dar carrinho, quando haviam outros jogadores e dois já estavam expulsos! No outro jogo dois jogadores jogadores do São Paulo se empurram e quase se agridem! Hoje em dia com tantas câmeras espalhadas pelo campo até um pei…… os caras pegam e somente os irresponsáveis não sabem!

  147. Caro Kotscho

    O mais interessante nessa história de quem ainda nem viu o filme mas já tem opinião formada ( coisa de gente doida ) são as AGRESSÕES.
    Os comentaristas “do contra” que aqui escrevem somente para xingar o Presidente do Povo Lula ESTÃO JOGANDO CONTRA O PATRIMÔNIO !!!
    Ao xingar o Lula estão xingando os milhões de brasileiros ( eleitores ) que se identificam com essa mesma história de vida. São esses “milhões de Lulas” que irão decidir as próximas eleições, portanto caros senhores “anti-petistas”, continuem assim !!!
    Assim o terceiro mandato do Presidente do Povo Lula representado na Ministra Dilma virá facilmente e já no primeiro turno. Eu nunca vi alguém xingar o eleitor e ser eleito !!!
    Quanto ao filme, não vejo a hora de assistir !!! Pra mim o Povão vai em massa aos cinemas de todo o Brasil !!! Será de certa forma como o “Dois Filhos de Francisco”, cujo roteiro é da tua filha, a Carolina Kotscho e que muitos diziam:
    – “Detesto sertanejo !!! Coisa de pobre !!! Mas que história mais linda hein ?”
    FOI SUCESSO ABSOLUTO DE BILHETERIA !!!
    COM “LULA, O FILHO DO BRASIL”, TENHO CERTEZA QUE O RESULTADO SERÀ MULTIPLICADO !!!
    Afinal a mídia esquizofrênica e a oposição tem ajudado muito e de graça no marketing !!!

  148. Só para lembrar….
    Faz muito tempo que VEJA vem encalhando nas BANCAS!
    Parece que nem os médios, medianos, medíocres já acreditam muito em seus CARNEIROS! Ou seria FURO NA ÁGUA?!

  149. Ricardo,

    Falar alguma coisa, criticar o filme, ou mesmo colocar a pelicula ao nivel de discução política, seria de minha parte imaturo e inconsequente pois somente apos eu ver o filme poderei emitir mi8nha opoinião embasada em fatos treais e não em hipóteses.
    Mas, devido ao tema, podemos dizer algo de concreto, pois a vida de Lula, realmente é uma trajetória de vida digna de se fazer um filme ou um romance, independente dele ser o presidente, ou ser do PT.
    Lula, já se tornou um vulto, não um personafem. Enrou para a História do Brasil e será sempre cantado e decantado nas escolas e universidades pois foi de encontro a milhares de teses acadêmicas, derrubando o proslitismo cientifico de que somente grandes culturas ascende grandes cargos. O que estamos vendo hje é exatamente a figura de um operário, atingindo os mais altos graus da política mundial.
    Abraços,

    Marcus Benedictus

  150. Importante mesmo foi a eleição do PT.

    Quem leu alguma entrevista do Serge Goulart vai entender bem a diferença entre PTISTA e PTRALHA,aqui só tem ptralha,quando muito um inocente…útil.

  151. Estou esperando ansiosamente o filme FHC, o subneoliberalista comedor, cujo papel principal será protagonisado pelo subintelectual Caetano Veloso, que não cantará na película – nisto ele é bom. Nos trinta minutos iniciais ele discorrerá sobre o subneoliberalismo, sobre o subperonismo e sobre a morte do Padre Sardinha, que foi comido há 500 anos pelos Caetés – dizem as más linguas que não foi por via oral. Gil, que também não cantará – nisto ele é bom, fará inserções explicando a explicação do Caê.

  152. Olha, eu não costumo emitir opinião a respeito do que eu não conheço. Quando puder assistir ao filme, voltarei aqui.
    Mas a Veja, essa eu conheço. Já li muito e, por tudo o que li, posso dar um palpite com segurança: A VEJA não gostou do filme? Disse que é ruim? Então o filme deve ser bom.

    1. A inVeja gostou? Não iria ver, mas agora fiquei curioso. 😀

      Dizem aí pela Net que tem um ex-presidente que com dor de cotovelo vai fazer outro filme: “Mais dois filhos para o Brazil”. É Brasil com z mesmo ele gosta de tudo com z. Soa a coisa importada. Irk!

  153. …o caba que fala mal de LULA só pode sê um grande “féla da puta”

    …é o que diz o Chicão, um maranhensezinho baixinho, que esta trabalhando comigo há mais ou menos um mês, quando algum colega de trabalho, só pra aporrinhar o Chicão, faz alguma brincadeira com o LULA.

    Na verdade, todos na obra são LULA.

    …e completa o Chicão: Se LULA indicá um jegue pra candidato, o jegue tem meu voto.

    EEEEEitaaaa Chicão !!!

    Fico pensando quantos Chicãos existem neste pais.

    No fim do espediente, o Chicão toma um banho, passa um perfume barato e sai pra pegar a lotação dizendo:

    Depois de LULA, até uns bostas como nóis só andamu cheroso, é ou num é seus merdas ?. Os outros respondem: é isto aí Chicão !!! Viva LULA !!!

    O PIG não decide mais quem vai ser eleito em nosso país. O PIG tá ferrado com estes Chicões.

    1. Será por isto que a indústria de cosméticos é a que mais cresce em nossa economia ?

      Os Chicões, os seus Zés Galinos, etc. etc. são, depois de LULA, agentes econômicos.

      A nossa medíocre oposição não entende isto.

    2. Há poucos dias, o Chicão me veio com uma que eu achei o máximo.
      Eu cheguei na obra, na hora do almoço, eles estavam naquela algazarra danada, aí o Chicão:

      -Dotô !!! O sinhô qué istudado, num sabe me dizê não, se Deus ficô de mandá um outro filho pra ajudar os pobre ?

      -Eu leio bastante Chicão, mas isto eu não sei não. Por que ?

      -È que eu estava pensando…será que LULA num é irmão de Jesus Cristo ? O sinhô num acha ele mei parecido com Deus ?

      …Eles teem razão de estarem achando isto. A filha de nossa lavadeira está fazendo odontologia na melhor faculdade privada daqui, graças ao PROUNI. Quero dizer: graças ao LULA.

      A nossa medíocre oposição, não entende isto.

    3. A filha da lavadeira tá fazendo Odontologia??? Meu Deus, e quem vai ser nossa empregada de salário mínimo no futuro??? Everaldo, impeça que pelo menos o filho dela estude, ou não teremos mais porteiros baratos! É o fim para nós de Higienópolis!

  154. É verdade, eu ainda não vi o filme, mas, assim que chegar na minha cidade vou ver, sobre o filme é claro que eu não tenho opinião exceto de que eu gostaria que narrasse toda a trajetória do Lula até aqui, mas, sobre os comentários que eu tenho visto e ouvido a respeito da politização do filme, eu entendo que o Lula é um elemento político e tudo sobre ele será política, e dai?.

  155. A imprensa burguesa critica o filme pelo fato de ser contra tudo o que vier de Lula e do PT. Eu ainda não o ví (Barreto costuma ser um eficiente contador de histórias, e nada mais do que isso), mas mesmo se fosse um “Cidadão Kane” da vida a imprensa iria malhar. O partidarismo da “grande” imprensa não tem solução. O que podemos fazer em relação a esta imprensa é corroer sua base de leitores via guerrilha informativa na internet. É o que faço com minhas intervenções neste e em muitos outros sites da rede.

  156. Como filme, parece bem feito pra entretenimento.
    Mas é estranho que esteja sendo lançado agora, que ainda é presidente…Parece coisas de Saddan Hussein com aqueles posteres gigantes e Hugo Chávez com seus programas de rádio…
    O momento é que é meio terceiro mundo….

    1. Drica, você tem o mesmo apelido da minha afilhada, mas ela não é burra e preconceituosa. Ela sabe, apesar de ter só 16 anos, que o filme retrata o Lula, mas não foi feito pelo Lula. Não foi pago por órgãos do governo. Não foi incentivado pelo Lula. Eu, se fosse cineasta, já teria feito um filme sobre o Lula há mais tempo para ganhar muito dinheiro de bilheteria.

    2. Sr Ernani,
      Vc não me conhece e não aceito esta pecha só pq não digo amém a opinião oficial.
      Não bato cabeça pra ninguém, partido ou religião.
      Mas que a associação foi imediata ( com Chavez e Saddan), querido, isto foi!
      E não é pq vc quer que eu vou pensar diferente.
      Isto aqui não é uma ditatura pq há pessoas que pensam por si.

    3. Fala de novo que você pensa por si – e repete três vezes – pra se convencer. Tá muito amarga, mulher. Que tal um namorado novo pra ver a vida sem tanta amargura?

  157. Hilariante é a disputa entre os partidos para saber qual foi o pior black out.
    Os tucanos querem faturar, no entanto, o FHC também patrocinou um apagão.
    Então fica situação e oposição brigando para saber de quem foi o apagão menor.
    Os brasileiros não merecem !

  158. Olha a nova pesquisa aí gente…
    DILMA – STELA – ESTRELA – SERÁ COM CERTEZA A PRÓXIMA PRESIDENTE!
    E Lula vai ficar na história por ter sido o PRIMEIRO HOMEM PRESIDENTE DESTE PAÍS – A TER A SABEDORIA DE ENTENDER QUE JÁ ERA TEMPO DE O BRASIL TER UMA MULHER PRESIDENTE!
    Lula faz mais pelas mulheres do que analistas, psicanalistas…
    Lula devolve a auto estima a todas as mulheres mais carentes que outros presidentes esqueceram e que o movimento feminista não alcançou – ainda!
    LIBERDADE PARA AS MULHERES!
    Graças ao Lula!

  159. O filme com certeza será um sucesso, esses que são contra estão é morrendo de inveja, afinal de contas o fhc deles pode também ter um filme falando dos desmandos que ele e sua equipe (entre eles o Serra) praticaram no pais, ex: tentativa de desgraçar o pais vendendo todas as suas empresas rentáveis, por que a bagulhada não tinha compradores eles só queriam o filé, felizmente o povo ja está sabendo disso tudo. E vamos aguardar a estréia do filme para lotarmos as salas e fazer os invejosos cortarem o pulso.

  160. Ricardo, só uma correção. amor e odio, não saõ na mesma medida não, os que amam representam 80%, os que odeiam, só 7%. Quanto a estreia do filme, é mto mais uma questão comercial do que politica. Ou seja, não é o filme que vai aumentar a popularidade do Lula, e sim o Lula que vai dar essa popularidade ao filme. É fundamental aproveitar os 80% do nosso presidente.
    Abraços………

    1. Para tua decepção o final desse filme é o oposto da tua vontade: Quem morre é a oposição !!! E com ela todos os seus agressores gratuitos. É mais ou menos como nos outros filmes do gênero em que o AMOR VENCE O ÓDIO !!!
      Meus pêsames Sr. “anti-petista” !!!

  161. Com mais duas rodadas de pesquisas, LULA chegará a 100% de aceitação. É que aqueles que são contra vão morrer de infarto ao verem que antes das campanhas começarem, DILMA já estará eleita.

    È meu irmão…
    LULINHA não brinca não
    Pois onde LULINHA pisa
    Adeeeeeus oposição
    Ou suicidam ou vão morrer
    De ataque do coração.

  162. O PIG, vai morrer sem aprender.

    Quanto mais batem em LULA e em DILMA, mais LULA se fortalece e mais DILMA cresce…Ô povinho besta da peste !!!

    Será que não estudaram as leis de Newton.

  163. “…sem medo de ser feliz, quero ver chegar, lula lá, brilha uma estrela, lula lá, cresce a esperança, lula lá, …o Brasil criança na alegria de se abraçar, lula lá, …com sinceridade, lula lá, valeu a espera, lula lá, meu primeiro voto pra fazer brilhar “nossa estrela”. Lembram dos versos proféticos? É preciso dizer mais alguma coisa?
    Lula, o maior dos presidentes.

  164. Caro Kotscho

    Eu já vi filme.
    Em 1994 o PT encontrava-se na mesma situação encalacrada desta nossa oposição de hoje. Tudo o que dizíamos ou tentávamos fazer era inútil. Vivíamos o início do Plano Real em que FHC se elegeu utilizando a cédula de dinheiro como cédula eleitoral, depois pela boca do ex-Presidente Itamar Franco soubemos que aquelas notas não poderiam ter sido assinadas pelo candidato FHC posto que ele já não era mais Ministro da Fazenda. Mesmo assim, ele assinou.
    A Globo ficou durante dez dias tentando colar a imagem do Presidente Lula e da Ministra Dilma ao bleck out de quatro horas ocorrido outro dia. As facções midiáticas golpistas fizeram o mesmo. O PSDB coloca a imagem de Dilma em seu programa partidário e insiste no assunto “apagão”, Caetano chama Lula de analfabeto, FHC sai das tumbas para xingar Lula, “COMENTARISTAS DE BLOGS” insistem em xingar e agredir o PT e o Presidente Lula….

    RESULTADO:
    Pesquisa CNI/Sensus aponta crescimento de Dilma, queda acentuada de Serra, aumento (mais ainda) da popularidade e aprovação de Lula !!!

    Nada poderia ser melhor a exatos 10 meses da próxima eleição, MUITO OBRIGADO SRs. ANTI-PETISTAS !!!!
    Sem voces não poderíamos estar tão felizes !!! Tanto o PT quanto a imensa maioria do povo brasileiro !!!!

    É triste a sina dos sem rumo, sem assunto, sem projeto e sem nada para se contrapor ao maior e indiscutível “arrasa quarteirões” da história política brasileira
    “Lula, o Filhio do Brasil” !!! O Presidente mais amado por todo o seu povo e por tanto tempo !!!

  165. Nada contra um filme sobre o Lula (aliás, parece que o mesmo nem faz jus a vida dele), contanto que fosse DEPOIS de seu governo. Além de propaganda eleitoral disfarçada em ano eleitoral, é um culto a personalidade que nada acrescenta a Democracia. É só ler os comentários aqui só faltam sugerir prisão e tortura dos que ousam lançar criticas, mesmo que construtivas, ao governo. Já vimos esse filme e ele acaba sempre mal….

  166. Não tem jeito, pettista é como gado, sempre seguem o líder mesmo que o lider dirija-se ao precipicio.

    Já fui petista, ainda bem que acordei em tempo, o caso Lubeca acendeu o aviso de perigo, a aposentadoria do lulla e de muitos apaniguados me fez saltar fora desse barco.

    De lá prá cá são só escandalos e mais escandalos que o lulla varre prá baixo do tapete.

    Como acreditar num ser humano como ele ?

    Se o lulla fosse sensato não deixaria esse filme ser rodado agora, esperaria o fim de seu governo.

    Hoje vejo que lulla é um grande oportunista, um desonesto em suas propostas.

    Alguns amigos que ainda estão no PT afirmam que o lulla não é candidato, mas, isso é uma balela.

    É ou não é desonestidade ?

    PT, nunca mais.,

    1. Isso ae campeão, da-lhe PSDB com SERRA rumo a vitória contra esses comunistas, que estão fazendo a festa no poder…

      vamo tirar a mascara tucanada… vamos espalhar q o fhc foi melhor q o lula…. kkkk

    2. Meu caro Reginaldo, acho que voce nunca foi PTista, isto sim.
      Voce está enrrustido nesta historia se fingindo ser, mas não é, nem nunca foi, pior até que Denorex.
      Ser PTìsta é muito mais do que voce imagina e até posso lhe dizer que eu também não sou Ptista, nem de careirinha, nem de nada, apesar de ter sido na minha tenrra idade um metalúrgico, como dizem e diziam, um pião, chão de fábrica, mas fui torneiro mecânico e tenho os dez dedos e me aposentei por tempo de serviço, graças a Deus.
      Esta minha vida da tenrra idade me serviu e muito para ver as realidades dela (a vida) de um pião, o que ele passa, o que ele sofre de preconceitos, até pelas garotas minhas contemporâneas ao ver as minhas mãos calejadas e ou sujas de óleo.
      Do dia em que fui demitido e enganado nas contas que a contabilidade do DP fez e que na hora H bati o pé dizendo que estavam erradas e que depois fui ressarcido graças a interferencia do sindicato.
      Era uma merreca, como dizem, mas o patrão não pode a pretexto nenhum meter as mão no que não lhe pertence.
      Caro Reginaldo, nem com isto tudo que passei ainda não me considero um Ptista, deu para voce entender, ou precisa que eu lhe passe os documentos para certificação ou ainda desenhe?
      Já chega né?
      Isto mesmo, quem passou na carne, no cerne da sua córtex cerebral, tem uma avaliação mais salutar e pode muito bem dizer que é um PTista, mas inda assim, não sou e meu voto sim, é deles.

    3. Ao Divaldo.
      Vc disse bem; vc disse, “eu acho”
      Vc disse eu acho baseado em que ?
      Numa bola de cristal ou vc lê nas cartas ?
      Se vc não é nem nunca foi petista, como pode falar do que não sabe ?
      Vc não sabe quem sou, o que já fiz nem o que faço, então, como pode fazer juizo do que vc não sabe ?
      Vc é medium ?
      Vc falou caca em seu comentário, o que tem a ver eu ter sido eleitor do lulla e ter deixado de ser, com ele ter perdido um dedo na fábrica ou vc ter sido enganado nas contas que a empresa fez ?
      Nada…
      Oque tem a ver vc acreditar no lulla e eu desconfiar do mesmo ?
      Nada….
      Faço uma proposta a vc.
      Quando for escrever pense no que vc quer dizer, no que vai dizer, no que quer que as pessoas entendam.
      PS; pião, eu conheço a palavra peão.

    4. A Salete Cesconeto

      Vc diz que eu sou engraçado, mas, melhor ser engraçado que ser ridículo, que ser gado.

      O ridículo nem Freud explica.
      O gado só serve para seguir o lider.

      Entendeu Salete….

      Sem raivas, e, abraços a vc……

    5. Ao Rodrigo Diaz.

      Amigo, não sou petista mas tb não sou psdbista, nem pmdebista, não sou psol, nem pcb nem qualquer outro partido, não sigo ninguém, já seguí e ví o que esse tal líder fez para se manter no poder.

      Abraços
      Reginaldo Gadelha

    6. Esse é um bom lugar para expor idéias. Mas olha o nível que esse pessoal costuma debater!
      Não é com argumentos; é só achincalhe, tentativas de desqualificar o interlocutor, cega defesa do líder e os ataques a quem não comunga da grande verdade.
      O tom da resposta do Rodrigo é emblemático, peculiar aos militantes do pt.

    7. Povo do Balaio,

      O mais interessante e preocupnte é que um simples tema sobre um filme que somente em janeiro chega as telas, sobre uma pessoa que igual ao Brizola, Romario e outros é amado por muitos e odiado por outros muitos, gera tamanha confusão onde as pessoas não respeitam a opinião dos outros em relação ao filme, partido ou pessoa.
      Temos urgentemente que aprender a educar paralelamente a domesticar.
      Não existe necessidade disso. O PT é um partido como tantos outros. Tem santos e demonios como todos os partidos.
      Por favor, sem guerra, sem rancores, não percamos tempo em mostrar que é melhor ou a idéia é mais verdadeira.

      O voto é secreto isso é que importa!!!
      Se é pião ou peão, é questão para o Aurélio, se entendemos o sentido da frase ou da id´[eia, o que importa a grafia?
      Somente a virgula temos que respeitar pois ela sim tem o poder de mudar uma história.
      Queira ou não, este blog é uma comunidade fraterna e democrática. Mas, o que se fgala aqui são opiniões não leia.
      Portanto, bom senso caro amigos!!!

  167. Olá Ricardo! Salve.
    O filme do Lula já existe.
    O do Serra é 2010, a antecipação do filme 2012, afinal já afundou na obra do Metrô em Pinheiros, teve a queda do viaduto do furafila do Pita e também a queda do viaduto do rodoanel, isso que nós sabemos. Sabe-se o que mais caiu por aí? Aliás a rapidez com que sumiram com as provas do rodoanel foi digna de um filme de suspense.
    Devemos ficar preocupados, se o Funério ganhar a eleição vai derrubar o Brasil, e nisso ele é especialista.
    Abraços

  168. Uma bobagem dizer que o filme é campanha antecipada, o Lula nem candidato será e isso porque respeita as regras do jogo, se quisesse o terceiro mandato conseguia fácil, fácil.

    Nos EUA o Obama lança livro, a Palin lança livro, fazem filme de qualquer coisa e ninguém fica nessa discussão besta sobre se é eleitoral ou não.

    Com pessoas públicas qualquer forma de exposição pode ser boa ou ruim, depende muito mais da pessoa em si e de como ela é vista pelo público, e com o Lula com 80% de aprovação o filme vai faturar alto por causa dele, e não o contrário.

  169. O INSTITUTO também já analisou as causas do acidente, no caso do viaduto do “ROBOANEL” do Serrinha (vulgo Nosferatu)!!! CONCLUSÃO: as causas são da mesma natureza daquela que provocou o acidente das obras do Metro-Pinheiros, “o Buracão de Pinheiros” (obras do Alckimínimo)!!! Ou seja, foram as vibrações (nos dois casos: possuem frequências e amplitudes iguais) causadas pelo “CHOQUE DE GESTÃO” (técnicas e procedimentos codificados como ALIANÇA ETERNA: muito usados nas obras das SIGLAS PSDB/DEMO)!!!
    COITADO DO POVO PAULISTA: submetido a estas ações desde que o Maluf foi derrubado pelos “democratas”!!! Eles aparelharam o nosso Estado: cobrando altos pedágios, pela DERSA e suas equivalentes!!! Estes procedimentos são usados nas cobranças de pedágios e financiamento das campanhas, para eleição dos seus iguais!!!
    OBS.: Tenho muitas provas!!!… Acreditem!!!….., apesar das “GRANDES MÍDIAS” calarem-se sobre estes assuntos!!!…

  170. Com grande surpresa fiquei sabendo que o Senhor é São paulino,como eu,pensei que o Senhor fosse corintiano,como o nosso “guia atual”,o Senhor corre o grande risco de ser varrido para baixo do tapetão do nosso guia atual,pois tudo que é improbidade ,o nosso guia e os seus acompanhantes varrem para baixo do tapetão)para o seu bem é melhor o Senhor mudar de time.

    Quanto ao filme sinceramente:não vi e nem vou ver,nem sob tortura,não gosto desses filmes,independentemente de ser a vida aumentada,e muito aumentada do nosso guia atual.Essa pr´xima eleição será a oitava que EU ANULO O MEU VOTO,e não me arrependo,estou toatalmente desiludida com esses POLÍTICOS:EU DOU UM PELO O OUTRO E NÃO QUERO TROCO!façam bom proveito…
    E olha que eu fico muito entristecida com isso,apesar de não me arrepender,esses canditados que estão no páreo,não me animam,muito ao contrário…

  171. Dá-lhe Fogão! O meu comentário é bem rápido. Iq te mandar um e-mail, mas resolvi relatar o meu carinho e respeito por vossa senhoria aqui, no seu espaço. Kotscho pela segunda vez leio seu livro do Golpe ao Planalto. Será que alguém da produção teve acesso ao livro. Seria uma baita fonte de informação a eles!
    Forte abraço e saudaçoes Rubro-Negras!
    Dá-lhe mengão nessas finais!
    Deus é grande e Flamenguista!

  172. 0 filme por si só deve ser ridiculo, agora a aprovaçao do lula vem de quem recebe bolsa esmola esses paraibas que dao essa margem de aprovaçao para o presidente, voce ja foi consultado alguma vez na vida sobre esses indices.

  173. É uma obra que tem tudo haver com os tempos que vivemos. A era da falta de vergonha na cara, da falta de escrúpulos total. A era da qual, o nosso presidente é a figura maior, exatamente por ser especialmente forte nesses quesitos. Empresas patrocinam a obra no exato momento que são beneficiadas por presentes fiscais, o capital financiando um socialista radical. Alguma coisa é falsa neste contexto. A biografia de Lula é uma grande mentira. O tempo se encarregará de prová-lo.

    1. A era em que o Brasil enfrenta crises mundiais de cabeça erguida. A era em que 32 milhões de brasileiros saem da linha da pobreza. A era em que o Brasil é respeitado de Bush a Ahmadinejad, de Shimon Peres a Mahmoud Abbas. A era em que receberemos Copa do Mundo e Olimpíadas. A era em que a Polícia Federal prendeu quase 3 mil corruptos. A era em que os conservadores estão apavorados! A era em que eles estão em decadência. Viva o Brasil! Fora conservadores!

  174. Como diria o velho “Pasquim” : Putzgrila, radicalizou Paca.
    Falando sério, o ambiente está ficando pesado. Manera Brasil, é só um filme e só e … é só uma eleição. Nome feio e xingação não vão resolver – não resolve nem no futebol.

  175. Esse pessoal quer até se meter na vida privada. Que culpa tem Lula do dono de uma empresa privada querer gastar milhões do dinheiro que é seu para ser produzido um pequeno filme da vida de Lula. Nós não temos direito de conhecer um pouco da vida do homem que comanda o nosso país? Mesmo as que tivereram acesso a recurso milinário dos bancos públicos terão que pagar isso um dia ou não.

  176. É uma coisa muito interessante o jogo de palavras quando se quer tentar denegrir alguém: popular vira populista, quem sabe aproveitar as oportunidades vira oportunista e etc, tudo na intenção única de denegrir, mas na verdade são qualidades: populista é sempre alguém que se interessa pelo povo assim como elitista é aquele que privilegia a elite, oportunista é aquele que sabe reconhecer e aproveitar as oportunidades que se lhe apresentam, isto é ruim?.

  177. O Lula é um chefe de estado e não um ativista, ele já se encontrou recentemente, ou melhor, recebeu Abbas (presidente da autoridade Palestina), Peres (de Israel) e agora Ahmadinejad (do Irã), aliás é uma grande demonstração do prestígio do presidente Lula e do Brasil, todo mundo quer tê-lo como aliado e alguns líderes de outros países como toda a oposição brasileira estão morrendo de inveja.

  178. ki bestera dzer ki o filme er campanha antecipada,a oposiçao deveria fz 1 filme sobre FHC,e suas melhor obra no governo,a entrega do estado ao privado em troca de migalhas nos bancos da suissa,

  179. Então vc está dizendo que o Lula é como um time de futebol. As pessoas gostam dele por paixão, e o mau governo, corrupção, mentalidade patrimonialista, etc, etc, etc, não tem nenhuma chance de mudar nada disso, simplesmente porque paixão é paixão?

    A que ponto nós chegamos…

  180. Kotschooooooo… eu penso: “que inveja!”.
    Eu também queria ver o dfilme do Lula em SBC e, de preferência, junto com o nosso presidente. Eba!!!
    Estou louca para prestigiar o filme. E o Lula é muito digno de ter sua história contada de diferentes formas, principalmente pelo cinema.

    Um beijo!

  181. Parabéns ao povo Brasileiro, principalmente aos cerca de 84% que apóiam o governo do estadista o presidente LUIZ INACIO LULA DA SILVA, pois graças a esses brasileiros humildes que representam a maioria na “nossa” sociedade, que ao se libertarem do sono profundo e levantarem do berço esplendido, elegeram um dos seus para o mais alto cargo executivo “POLITICO” da republica, fez com que a auto estima coletiva melhorasse e com isso o “nosso” querido Brasil, melhorou e muito, basta ver os números de qualquer seguimento da nossa economia, social, trabalhista, etc…. Digo poder político, pois como sabemos a republica tem três poderes REPUBLICANOS independentes, ou seja, o executivo, legislativo e o judiciário. Porem em uma sociedade capitalista democrática existe outros poderes de fato como a imprensa e o poder econômico, e aqui verificamos a nossa maior mazela, acima da falta de estrutura social (coisa que começa a mudar, e justiça se faça a Dona Ruth Cardoso, precursora na ação social positiva nesse país), pois os brasileiros donos do poder econômico, herdeiros da famigerada UDN os atuais DEM e seus fieis escudeiros as vestais do PSDB, de avental na sua maioria ou não, na diáspora do alto da Bilderberg (vide o Madoff) ou não de farda de oficial ou não (batendo continência ao seu comandante em chefe o estadista presidente LUIZ INACIO LULA DA SILVA), financiam a mais poderosa estrutura midiatica dos paises em desenvolvimento, condicionando esse poder paralelo a um comportamento parcial aos seus financiadores, DEIXANDO A SOCIEDADE BRASILEIRA REFÉM DE UM SÓ PENSAMENTO E ÓRFÃ DE UMA NECESSÁRIA IMPRENSA LIVRE E INDEPENDENTE. E nesse espaço somos lembrados disso a cada ilação recheada de preconceito, procedente de uma claque regiamente “e$timulada” a esse desserviço a democracia, sempre se valendo dos factoides criados por essa mesma imprensa sintonizada com a minoria déspota e DEMoniaca da sociedade brasileira. Porem o povo em sua maioria esta se acostumando com administradores responsáveis, que buscam atender ao Maximo as necessidades desse povo varonil, enfrentando todo tipo de obstáculos postos por uma oposição truculenta que teve todo tempo para fazer algo por esse país durante os 502 anos que governaram, ou melhor, desgovernaram e saquearam o nosso amado Brasil, e não o fizeram, e também por terem maioria no congresso nacional, usam essa maioria para prejudicar o atual governo, porem não enxergam que estão prejudicando os mais necessitados e desprotegidos dos brasileiros, que sem duvida em sua maioria, elegerão em 2010 alem de deputados (as) federais, senadores (as), governadores (as) apoiados pelo estadista LULA que também apóia e indica a primeira mulher para presidente do nosso amado BRASIL a competente atual ministra Dilma Roussef, viva o povo Brasileiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.———-Acessem http://www.vtv.gob.ve

    1. “a competente (sic) atual ministra Dilma Roussef, viva o povo Brasileiro!”
      – Viva!!
      Ela não era a minsitra das minas e energia? Ou não deu tempo para ela fazer nada? Que competência é essa?
      Chama a fundação cacique cobra coral, que deve saber o que ocorreu…
      – Mas a doutoranda Dilma, não.

  182. Eu lembro que existiam qdo era criança uns filmes por ai de um tal Mazarópi que eram um Judas de malhaçao para a Critica inteirinha… Eles malhavam um horror essas fitas!
    Mas eram um estrondoso sucesso de publico.
    Demorou uns vinte e tantos anos e… a Critica mudou de lado e hoje isso é historia.

  183. O ótimo ministro Paulo Bernardo já deu uma boa dica para a oposição. Façam um filme sobre o César Maia e o Rodrigo Maia e até sujeriu como título “Os Maias”. Alguém tem dúvida de que vai ser um estouro?

    1. O Filme dos MAIAS já existe !
      Está passando no cinema e a mensagem dele não é nada boa !

      O Filme mostra o mundo se acabando ao final de 2012. Deve ser por causa dos 16 anos de Cesar Maia na prefeitura do Rio.

      Podiam também lançar “OS MAGALHÃES”, donos da BAHIA!

    2. Se forem fazer um filme por família, por favor lembrem do RN, aqui também tem famílias tipo “Magalhães” e os “Maias”, Ah, os Maias aqui são Maias mesmo.

  184. Kotscho,

    Fiquei sumida por um tempo, por problemas pessoais, mas não dispensei a leitura frequente do seu blog e dos comentários que são colocados aqui. Como já disse uma vez, adoro pesquisar a alma e os humores das pessoas, que ficam muito bem retratadas em seus comentários, sobre qualquer assunto que seja.

    Dessa vez, você se superou!!!

    Conseguiu fazer Fla-Flu, com as pessoas discutindo “suas certezas” , sobre o que não conhecem e não viram (nem sequer leram, porque o livro já está nas bancas há muito tempo). Só você mesmo, com a inteligência e perspicácia que tem, para provocar os instintos das pessoas dessa maneira. Sua pergunta foi perfeita: o que vocês acham, do que não viram?

    E o mais incrível é que está batendo recordes. Todo mundo “acha” alguma coisa…..

    Meu amigo,

    diferente da maioria, eu tive o prazer de ler o livro e de ser convidada para a pré-estréia, no Festival de Cinema de Brasília e assistir ao filme sentada, espremida, nas escadarias da Sala Vila Lobos. Apertada pelos joelhos de quem estava atrás de mim e pelos cotovelos de quem estava dos lados, sem poder me movimentar por mais de 10 cm, durante as quase três horas , entre os discursos,desfile dos artistas, produção e os engraçadinhos do CQC, atrasos e, finalmente a exibição do filme.

    Minha opinião?

    A história do LULA é única, não adianta tentar traçar paralelos com nada , nem ninguém. O mérito do filme (e do livro) é exatamente mostrar a tragetória dele , de Caetés até a prisão no Dops, pelas greves de São Bernanardo.Por sinal, as cenas sobre a participação sindical , a prisão e as greves que êle comandou ocupam menos de 15 minutos do filme.

    O que se vê não é a história de um político, mas a vida de uma família humilde, a saga de uma mulher que, como tantas outras mães por esse mundo afora, passa por todos os infortúnios, mas consegue transmitir aos filhos valores e caráter.

    É a história (e não uma estória romanceada, como muitos estão colocando) de como se forjou a personalidade, os sentimentos , os sonhos, desse homem que viria a se tornar um verdadeiro mito.

    Nada vem de graça!

    Para saber o que é a dor, é preciso sentí-la. Não existem palavras que possam explicar sua intensidade, ou sua perversidade em nosso corpo. Essa é a grande diferença do Lula e dos outros políticos que estão por aí.

    Quando o Lula abraça uma mulher humilde, quando toca uma criança pobre e mal vestida, êle está abraçando a própria mãe. Essa a razão daquele olhar marejado de lágrimas . Êle quer oferecer a essa pobre mulher, o que não pode dar à propria mãe. E o povo humilde percebe isso. Sente isso. Sabe a diferença que existe entre esse abraço do Lula e os abraços eleitoreiros, quase enojados por tocá-los, que duram alguns segundos e somem no abrir das urnas.

    O mérito do filme é mostrar esse lado do homem Lula, que é muito pouco conhecido (mas muito criticado, inclusive com piadinhas de que perdeu o dedo para se aposentar. O filme mostra quanto tempo êle trabalhou de torneiro mecânico sem dedo. A prisão, sem dedo. Os comícios sem dedo) .

    O LULA do PT, o LULA das eleições perdidas, o LULA PRESIDENTE, cada um conhece e tem sua opinião formada. É uma história pública, que vem sendo escrita a cada dia e que ainda terá muitos capítulos e releituras.

    Essa sequência, quem sabe, no futuro dará origem a outros filmes.

    LULA, O FILHO DO BRASIL É UMA HISTÓRIA LINDA, EMOCIONANTE E COMUM. UM RETIRANTE POBRE E SOFRIDO.

    A SEQUÊNCIA DESSA HISTÓRIA, QUE NÓS ESTAMOS VIVENCIANDO AO LADO DELE, É QUE É ÚNICA.

    NUNCA MAIS SE TERÁ UM FILHO DO BRASIL (OU DE OUTRA PARTE DO MUNDO), QUE VINDO DE ONDE ÊLE
    VEIO, FAÇA O QUE ÊLE FEZ, CHEGUE ONDE ÊLE CHEGOU.

    Só por isso o Lula já merece todo o respeito e admiração dos brasileiros. Mas êle fez muito mais do que isso :

    FOI O MAIOR REPRESENTANTE DESSE PAÍS, PERANTE O MUNDO E O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL TEVE.

    1. Não somente GLÓRIA, mas também ALELUIA !
      Não vi o filma ainda mas verei na primeira oportunidade !

      Desculpe pelo trocadilho… Não pude me conter.

  185. É verdade. O filme nem saiu nas bancas dos camelos, e ja tem gente com ódio, imagina quando sair. Ai vai ser um estouro, sucesso nacional. Eu não sei não viu, mas se você tem um filme de um mito que é Lula como politico e não ver ele colocando a faixa presidencial. Te pergunto: Qual a verdadeira intencção se não eleitoral? Somente mistificar Lula, não pode ser! Pra depois ele subir no palanque, como fez Jesus no Sermão da Montanha. É confuso de mais para mim. Sabe o que seria mais real para mim? Era ver o Lula de volta pra terra dele. Pra calar a boca de tantos que disse que ele gostou do poder. Mas isso sim, vai se tornar um mito!!!

  186. LULA é grande, até pelo que não fez.

    Se fossem aqueles que o combatem, que estivessem gozando do prestígio que ele tem, não estariam FAZENDO alguma coisa para terem um terceiro mandato ???

    LULA é um grande democrata. O maior do mundo.

    1. Democrata? Eu li direito?
      Isso é que é depurar uma biografia….
      Ele apenas tolera a democracia, porque não tem jeito mesmo; vide a tentativa de Hugochavizar o Brasil, via a infâmia do terceiro mandato e a medonha campanha contra a imprensa (a que denuncia, a que é contra; não a que só entoa loas e bate palminha…) e outras instituições basilares da democracia, o judiciário, por exemplo. Óbvio e ululante.
      Que democrata é esse, que flerta com os piores ditadores do mundo, revelando inveja por estarem a tanto tempo no poder (depurou isso também)?
      E não venha me falar da balela de “estadista”, faça o favor.
      E o filme é peça de campanha(boa, por sinal) com todas as letras. Só o TSE não vê.
      E olhe que votei no lula de 89 a 2002; portanto, sem ataques a la pt, por favor.

  187. O KOSCHO PEÇA A ELES QUE COMPAREM E COMPROVEM !

    PLIM PLIM A CABO OU ABERTA METE O CACETE NO RIO ONDE A LIGTH (PRIVATIZADA) ESTA SEM LUZ POR ALGUM DEFEITO HA 22 HORAS …É MUITO ! AGORA REPARE BEM: NO RIO GRANDE DO SUL FICOU E ACHO QUE AINDA ESTA 3 DIAS (EU DISSE TRES DIAS ) EEEEEE?? A GLOBO PLIM PLIM???? NADICA DE NADAÉ QUE LÁ TEM A YEDA CRUZ CREDO DO PCCSDB PFL . INCRIVEL NÉ MAS AGORA É QUE A COISA PEGA… AQUI EM SAMPA SOFREMOS TODO E QUALQUER TIPO DE TRAGEDIAS ONDE AUTORIDADE IDZ QUE FOI….AZAR??? E A PLIM PLIM ENCERRA O CASO ! E AI VOLTA A DIARIA METRALHADORA PARA O RIO OU BAHIA ,COPIOU??? AGORA TIRE SUAS DUVIDAS … GLOBO TRABALHA PARA SANGUESSUGA serra E MAFIA ?????

    1. Gente,

      A Globo é uma das mais antigas empresas de comunicação. Ganhou o Oscar da Televisão, tem o melhor elenco de atores da TV. Todas as outras emissoras imitam, ou melhor, tentam imitar a sua programação. è a que possui a maior audiência Brasil, divulga todos, pelo que vejo, e é tão odiada. Se fosse assim, como falam, nesta evolutiva consciencia do pvo brasileiro, ela perderia paulatinamente este poder desagregador ou sua liga com os ditadores existente em nossa politica,
      Pelo amor de Deus! Curta a Seção da tarde, um globo reporter, um super cine, felizmente ou infelizmente, ela ainda salva o nível da TV brasil.eira.
      Tem a Record vindo ai, só falta ela perder o sutaque do Bexiga que ainda possui e falar a lingua Brasil.
      Independente dela ser de propriedade do maior cabotino do Brasil.

    2. MARCUS,… ao se referir a Record falou em SOTAQUE do BEXIGA, concordo sotaque são vários por esse imenso Brasil, porém, o idioma é UM SÓ! Ou devería ser. Assim sendo chego a conclusão de que CARIOCA NÃO SABE LER: escreve, fOgão lê fUgão> mesmo lê meisxsmu ou merrrmu>paz e amor lê paisxxss i amorrrr>fusquinha lê fusxxssqueñña>português lê purrrtugueisxxs>leblon lê leblóññ> costelas lê cuisxxstelaisxxs>paulista besta lê paulisxxstai beisxxta… and so on. Portanto, educado e culto postador, como se diz no interior paulista, nóis costuma errola o nosso rabão, sentá encima e falá do rabicó dusotro.

  188. Geeeeente !!!

    Que qui tá acontcendo aí nesta cidade ? ( São Paulo )

    Ontem foi uma família que caiu em um buraco, hoje o sino de uma igreja despenca…que rolo é este ?

    Isto não é praga por votarem nos Demotucanalhas ???

  189. Ainda não ví o filme. Quero ver. Mas antes de tudo estou gostando muito do filme que passa na mídia e na oposição com relação ao filme. Estão loucos……….. de raiva.

  190. Qualquer um que usar o bom senso pode ver que lançar um filme destes em ano de eleição só pode ter segundos interesses, creio que isso é claro e óbvio, discutir então é desnecessário. Nunca se fez algo assim tão na cara dura. Se fosse lançado após as eleições ou após a saída do seu protagonista do governo, tudo bem, mas agora… fala sério.

    Quanto ao IrGhhh, que agora coloca a mensagem: “Dê sua opinião com responsabilidade” eu digo o mesmo, mas para o provedor citado, algo que depois da saída do Nizan, não vai ser possível, apesar de pedirem que nós sejamos “bonzinhos” igual a um certo presidente que não gosta de comentários não favoráveis… faz-me rir.

  191. Quem conheçe a verdadeira historia do Lula, sabe quem ele é, talvez algum dia alguem escreva a verdadeira historia deste cara. Não fez nada de novo na politica.
    Pra mim que conheço por dentro a historia do PT e do Lula, sei que tudo isto é só propaganda.
    Votar nele ou no candidato nele nunca mais.
    e com relação ao PT, e um partido como outro qualquer do Brasil. Sem grandes diferenças.
    E como a historia do Brasil daqui a alguns anos a população vai ver quem são verdadeiramente estes caras, apenas burocratas e oportunistas, nada mais e nada menos.

  192. O que acho mais curioso nessa história toda é que boa parte da imprensa, que ataca sem dó o Lula real, não satisfeita, resolveu apontar todas as armas contra o Lula personagem. Tenho lido alguns artigos que só faltam pedir a censura do filme.Quem diria.

  193. Caro Kotscho !!!

    Isso não é filme !!!! É Real !!!

    Os paulistas estão pagando um preço muito alto por terem feito eleitos um vampiro e um “Demo” em São Paulo !!!
    Tá caindo tudo !!! É rodoanel, é viga, é teto de shopping center, é teto de igreja evangelica, é o “fura-fila”, é o buraco assassino do metrô E HOJE CAÍU ATÉ O SINO DA IGREJA !!!
    Desconjuro !!! Pé de pato mangalô “treis veis” !!!
    Aqui em São Paulo com essa gente governando, servente de pedreiro só com o corpo fechado !!!!

    Que o Brasil inteiro saiba que forças do mal são essas que pretendem governar com o terror dos tempos de FHC novamente o Brasil !!!!
    Espero que pelo menos os nossos cinemas estejam em perfeitas condições para atender todo esse povo brasileiro que irá em massa assistir ao filme sobre o nosso Lula.

    Kotscho, vê se o Presidente do Povo Lula não dá uma “passadinha” de mão na careca do Serra !!!! Só “umazinha” de leve já tá bom pra nos tirar desta paúra !!!
    DILMAAAAAAAAAAAAAAAAAAA !!!! NOS ACUDA PELO AMOR DE DEUS !!!!

    1. MAIS UMA !!!

      Mesmo com chuva e as costumeiras enchentes, pegou fogo em uma fábrica de produto de limpeza no Bairro do Limão !!!
      É A PRAGA DEMOTUCANA “FISCALIZANDO” SÃO PAULO !!!
      Haja “reza brava” !!!!

      É filme ? É ficção ?
      Não !!!! É a realidade do desgoverno Serra / Kassab !!!
      e a mídiazona……ó !!! ….Nem um pio !!!

    2. VC VIU O DEPUTADO DO PT “CHORANDO” EM ENTREVISTA SÓ PRA NEGAR O USO DE NOTAS FRIAS QUE JUSTIFICAVAM O USO DA VERBA INDENIZATÓRIA??? COMENTE SOBRE O COITADINHO INJUSTIÇADO, OU VAI FALAR Q NÃO VIU, OU VAI MUDAR O FOCO, OU VAI ATACAR TUDO E TODOS, MENOS EXPLICAR + UMA AÇÃO corruPTa?

  194. Filme do Lula ? Não vi e não gostei.

    Isso vai acabar virando saga:
    Lula II;
    Lula o retorno;
    E o Lula levou..;
    PolterLula o fenômeno;
    A Era do Lula;
    Dança com Lula;
    O poderoso Lulão;
    Ben Lula
    A lista de Palocci
    Dança com Lulas (estrelando deputada Angela do PT)
    Um estranho no planalto
    Golpe de mestre (com Zé Dirceu)
    A luz é para todos (rodado na Argentina)
    2010 Uma Odisseia no Planalto
    A Grande Ilusão (rodado em São Bernardo)
    Os Bons companheiros (com Marcos Valerio)
    PT o extrapartido
    O Silencio dos Inocentes (com Ze Genoino)
    No tempo das diligencias (rodado no ABC)
    Doze Homens e uma Sentença (verba do mensalão)
    Trono Manchado de Sangue (com Hugo Chaves)
    O Piannista (com marcos Valerio)
    Terra de Ninguem ( com o Rainha do MST)
    Disque F para Fidel
    Lula e os Trapalhões
    Sindicato de Ladroes
    Um peixe chamado Dilma
    A testemunha (com Duda Mendonça)
    Vivio Maldito (apoio cultural caninha 51)
    A insustentavel Levesa do Ser (estrelando Jose Sarney)
    Eu sou Cuba (estrelando Fidel e Dirceu)
    Bagda Cafe (com Benedita da Silva)
    A trapaça
    Sete Homens sem Destino (filmado no PT)
    Zorba, o cumpanhero
    Divida de Sangue (com o Sombra e Celso Daniel)
    Dersu Uzala mas os cumpanheiro devolve
    A Profecia (com Roberto Jefferson)
    O Reverso da Fortuna
    A Quadrilha Maldita
    O Fugitivo
    Enganar e Perdoar
    PTNIC
    Vendedor de Ilusões (com Fidel Castro)
    Onde os Fracos Não Tem Vez (filmando no INSS)
    Meu passado me condena (participação especial João Paulo Cunha)
    Tocando o Vazio (a historia do FOME ZERO)
    A Festa Nunca Termina
    Perfume de Mulher (com a Martaxa)
    Adeus Lenin
    Os Irmão Cara de Pau ( com Palocci e Dirceu)
    Sindrome da China
    O Ultimo Tango em Havana
    Advinhe Quem Vem Para o Jantar (com Armadinejad)
    Os Corruptos
    Gritos do Silencio (a historia dos justiçados)
    Tubarão (apoio cultural Banco Central)
    Todos os Homens do Presidente( o filme do partido)
    Sob o Dominio do Mal ( rodado na Venezuela)
    Berlin Alexanderplatz (legendado)
    O Salario do Medo (rodado na escola publica)

  195. Depois de assistir “Lula, o filho do Brasil” ficaremos no aguardo da estréia do contra-ataque tucano:

    “Pulando do muro: Os dois filhos de Fernando”.

    (A saga do professor, da sala à cozinha, num só pé.)

  196. A estorinha não bem como contam:

    Lula pede voto tcheco na ONU, mas Klaus não responde

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no discurso em que saudou no discurso em que saudou, no Itamaraty, o presidente da República Tcheca, Václav Klaus, convidou-o a um trabalho em conjunto com o Brasil pela reforma do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Lula deu a entender que contava com o voto tcheco na ONU a favor de um assento permanente para o Brasil no CS, mas Klaus, ao discursar em seguida, não fez qualquer referência ao assunto.

  197. Caro Reginaldo, eu tenho uma forma de pensar os fatos, eu tenho auto censura.
    Quando vejo uma ou mais pessoas me censurando é sinal de que estou errado, que algo de estranho está acontecendo comigo e procuro pensar direito no que acontece.
    Se for problema de aceitação de minha parte até procuro um psiquiatra ou um psicólogo para me ajudar a sair de tão importuno enrrosco que até por inconsciência eu entrei.
    Voce sabe que todos nós não somos perfeitos, que temos erros até grassos, mas a nossa percepção, nas mais das vezes e por razões diversas que só Freud pode explicar, nos trai e ficamos pensando que somos os donos da verdade.
    Isto para alguns é falta de humildade, mas para mim não passa de conveniências de alguns, aquilo que muitos adotam como um tapa olhos, usados até em muares para que ele siga sempre em linha reta.
    Ver os fatos como são na verdade, sem paixões, sem preconceitos é uma forma de expressar ser conciso consigo e com outras pessoas que tem maior acuidade perceptiva que a gente.
    E isto não é difícil de notar, basta apenas que sejamos mais atentos, voce sabe que não fui só eu que lhe censurei, outros colegas também.
    Quem sabe até, voce não esteja precisando de um aconselhamento psicológico?
    Não se faça de rogado, tome uma decisão que irá somente melhorar o seu grau de hunildade.
    Não gosto de dar conselhos mas às vezes eles se fazem necessários exatamente quando a soberba começa a subir demais no ego de outros.
    Peão e pião pela simples troca de uma letra, pode denotar o que se deseja que fique explícito afirmar, se referindo ao que se aplica e pião é a forma como eles dizem e que diferencia por esta aplicação e fica mais patenteada sobre quem quer se referir.
    Ser PTista é ser um tipo de pessoa que está muito acima daquela pequena minoria de pessoas que se julgam melhores que as demais e é por isso que eu não me julgo um autentico PTista, pois não me julgo melhor que ninguém, sou apenas o que sou.
    Apenas procuro, com minha simples forma de viver discernir entre o que me convém e o que não me convém, aceitar, sem contudo ser arrogante que eu também posso errar e que o erro induz à sabedoria.
    Mas ainda assim teimo em dizer que não sou PTista e nem melhor que ninguém, apenas um simples ex-pião (com i mesmo) que teime em viver entre cobras e escorpiões da sociedade e meu voto vai prá quem combate estas pragas.

    1. Meu Bom Divaldo

      Belíssima o teu retruco !!! Coisa de gente !!! De gente GRANDE !!!
      Mas não ligue não !!! Esse Reginaldo Gadelha já está “mapeado”, gosta de apanhar porque gosta só de ofender !!! Nunca vi esse sujeito escrever um só argumento substancial para aqui debatermos, é só agressão e xingamento !!!
      Por isso ele apanha aqui, apanha no meu blog e apanha onde vai !!! E quer saber ? Ele já escreveu aqui que “preferia mudar de sexo mas não mudaria de ideologia”, eu aconselhei ele a refletir melhor para não sofrer preconceitos ( que ele adora destilar !!! )
      Mas acho que ele gostar tanto de apanhar nas nossas discussões aqui deveria mesmo seguir o que planeja. Poderá depois da operação se valer da Lei Maria da Penha !!!

    2. Ao Divaldo.

      Seu texto é inequivocamente confuso, dúbio, sem sentido, senão, vejamos.

      Vc diz que; ” Ptista é ser um tipo de pessoa que está muito acima daquela minoria de pessoas que se julgam melhores que as demais”

      Como pode ser isso da pessoa estar acima daquelas que se julgam melhores ?

      Se vc não é petista ( como vc afirma) como vc pode saber como se sente um petista, vc é um estudioso do assunto ?

      Como pode ser que o erro induz a sabedoria ? (texto seu)
      Amigo Divaldo, se é que posso falar consigo dessa maneira, coloquial.

      Eu não tento impor as pessoas o meu pensamento ou minhas idéias, só explano as minhas, sem ofensas, sem me achar melhor ou pior.

      Vc não precisa acatar o que digo, eu não presiso acatar o que vc diz. Cada um pensa de uma maneira.

      Tudo começou quando eu disse que já votei no lulla, (votei sim, até 2002) mas deixei de votar no lulla porque não acredito mais em suas propostas.

      Vc vota nele ? Ótimo, não tenho nada contra quem vota.

      Eu não voto.

      Proponho que vc tente pensar no que quer dizer, em como vai escrever o que pensa, em como as pessoas vão entender o que vc escreveu.

      Com certeza seus textos vão ficar mais claros, menos confusos.

      Abraços
      Reginaldo Gadelha

  198. “NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS” foi lançado um filme contando a história do presidente….em ano eleitoral….

    Só uma dúvida (alguém já questionou por aí): alguém nesse blog pode dizer como foi possível o Brasil existir antes do Lulla?

  199. “Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade! ”

    Demotucanalhas é ofensivo? hum!….num sei….será?…..

  200. Os comentários que lí explicam os 80% de popularidade do Lula. O resto se deve a compra de votos do bolsa familia algo “nunca visto antes nesse país”.

  201. Rá rá.. sou mais uma que não viu nem leu e venho dar depoimento,”POODE?” Isto é que é democracia. Lula é mito,Lula é real, Lula é sonho que virou realidade,Lula é aquele grito abafado da fase negra, que um dia pôde se soltar e berrar alto para os 4 cantos do mundo ouvir. O sonho personificado de cada subversivo do passado, tudo isso virou lenda, mito, livro e o 1º filme, pois outros virão…agrade a oposição ou não…

  202. Assiti o treiler do filme.passei o tempo todo fazendo o “Pelo Sinal da Snta Cruz”!…
    Cruz credo,
    .Trata-se de culto á personalidade e propaganda pólitica.
    Sâo Lula rogai por nós.

  203. De fato, FHC não fez também por que não quis. As empresas teriam prazer em financiar o filme tanto quanto todas tiveram agora. Se for pesquisar vai descobrir empresa que até pedira para que fosse feito e a turma do FHC não quis. Gente invejosa é terrível. Por isso, fico triste quando vejo pessoas falando o que não deve de Sarney, Jader, Renan, etc, quando todo teve oportunidade iguais e não fez nada para ter o mesmo, nem se candidatar o cara fez para ser eleito e ter os mesmos direitos desses.

    1. Ao Silva Silva Nassificus

      Quem é vc, o Profeta do Apocalipse ?

      Defender o lulla ainda é aceitável, defender o Sarney, o Jader e o Renan é criminoso.

      Vc quer instituir o caos ?

    2. Quando falou de sarney, jader, renan esqueceu o zé dirceu, o zé genoíno, nenhum deles merecem sequer ter letra maisúscula no início do nome, e muitos outros envolvidos em mensalões, maracutaias e esquemas que lesam o país, roubando o meu dinheiro, o dinheiro de quem realmente trabalha e paga imposto, o que não parece ser o seu caso, pois para mim vc deve ser mais um que está se beneficiando do nosso dinheiro. Com relação às maiores patrocinadoras dos filmes todas estão envovidas em algum tipo de esquema com o governo, está havendo uma troca de favores, algo muito comum neste governo. Caso não contribua, sofre represálias, veja matéria sobre um verdadeiro brasileiro, Cesar Cielo, que não deixou que o lula se beneficiasse da sua imagem. É melhor vc se informar melhor sobre seus ídolos,que na verdade são vilões, abre seu olho.

  204. Ontem vi um “curta” dramático, estrelado por um deputado qquer do PT, que chorou em entrevista, falando que ao chegar em sua casa, sua netinha perguntou: “vovô, o q estão fazendo com vc?”. A pergunta é resultado das denúncias que este “coitadinho” usou notas FRIAS para justificar gastos da sua verba indenizatória…..até chorei ao ver esse curta…..coitadinho desse deputado PTISTA, sendo perseguido gratuitamente, qta dó senti dele…..e vi q o choro era sério, com sentimentos….hahaha

  205. Ricardo,

    Seu blog irá ganhar novamente o premio. è inacreditavel a quantidade de opiniões e o grande sitio de pesquisa que se torna a cada tema que colocas.
    È interessante ver como todos os níveis de opiniões são colocadas e algumas até, desrespeitadas gerando polêmicas e embates, demonstrando qiue politica neste país está se tornando algo como o futebol. Paixões são despertadfas por partidos como se fosse time de futebol. Politicos são idolatrados como os jogadores de Futebol, e torcem contra ou a favor.
    Será isso a pol,itização de um povo que até ontem era apenas futibolizado?
    Creio, se for isto, não ser a melhor maneira de politizar-se.
    As paixões levam geralmente a erros.
    Mais, o que quero te dizer é que através do seu blog, podemos formar um esboço do eleitor brasileiro.
    Claro, apenas um esboço que pode nortiar uma pesquiza antropológica.
    A grande verdade é que apesar dos radicalismpos apresentados, seu blog é um grande sucesso.
    Parabéns.

  206. Cada vez fica mais difícil acreditar… mas é verdade!!

    Palavras do Lula na solenidade de 13/11/2009, em que o governo anunciou queda no desmatamento da Amazônia, pronunciamento este que deveria fazer parte do filme propaganda

    “Então, essa questão do clima é delicada por quê? Porque o mundo é redondo. Se o mundo fosse quadrado ou retangular, e a gente soubesse que o nosso território está a 14 mil quilômetros de distância dos centros mais poluidores, ótimo, vai ficar só lá. Mas, como o mundo gira, e a gente também passa lá embaixo onde está mais poluído (?????????????), a responsabilidade é de todos”.

  207. Caro Jornalista Kotsho,
    gosto da sua coluna, alías gosto demais. Já sabendo que tú é um petista arretado. Mas, eu não vi o filme “fascista” do Lula, vou ver sim. Tenho medo apenas, que este endeusamento do ex-metalúrgico, assanhe sua ambições a la ditador sulamericano. Será que o exemplo chavista lhe cai bem?

  208. Nunca antes na história desse país. Espero que essa turma de petralhas nunca mais volte ao poder no país. Eles servem mesmo é para ser oposição. Só no Brasil mesmo para querer transformar um Lulla em mito. Haja paciência.

  209. O filme “LULA O FILHO DO BRASIL”, só não vai virar “SERIADO” porque não vai fazer sucesso, pois todo filme tem que haver MOCINHO e BANDIDO. Neste conta a
    trajetória de quem?

  210. A gente fica baratinado com tanto desencontro, né!
    Será q amor e ódio andam juntos, iguais a casais q confabulam segredos ao pé de ouvido? Estou a rir…pq já escutei q de noite o herói vira príncipe e de dia vira sapo. E a princesa deve usar até burka ou pele plastificada.
    Minha dúvida: Caso o Lula, q lutou e demorou a chegar lá no topo e mostrar sua versatilidade no mais alto poder do País, não estivesse lá…como eleito por sufrágio, leia-se voto pq sabemos q geram dúvidas, Lula o filho do Brasil faria tanto sucesso??? Pois é!, o cenário concorre com os Filhos de Francisco…bem ao gosto popular onde lágrimas foram derramadas. Podemos mudar o nome para Lula, o filho do sertão. No final todo mundo morre…mas antes disso devo assistir esse desenlace. Quem sabe eu me politizo. Carcará!!!!

    1. Meu caro Geninho, os dois filmes citados tem algumas diferenças: 1ª o de lula foi financiado por empresas ligadas ao governo, com certeza à espera de retorno seja lá qual for, o outro não; 2ª os dois filhos de Francisco mostra uma trajetória de ascenção, e que pelo que sei não fez com que os protagonistas mudassem seus ideais sendo um exemplo de como crescer e continuar humilde, sem conchavos, o segundo mostra uma trajetória de alguém que tinha ideais porém ao chegar ao poder os mesmos foram colocados de lado, veja as alianças atuais do presidente, em prol da perpetuação do poder, isto acredito que o filme não mostra; 3ª os filhos de Francisco mostra como se ajuda membros da família de forma honesta, o de lula será que explica algo sobre a ascenção fantástica de alguns membros de sua família? Acho que não. Sendo assim são dois pesos e duas medidas, sem comparações.

  211. Se depender de mim….. esse filme não terá público! Já não chega ter que aguentar esse cara desgovernando o país e ainda ver filme da vida dele???/ ME POUPE!!

  212. Em ano de eleição não cabe tal atitude de lançar um filme assim, seja por qual partido for, como não cabe usar dinheiro público para financiar um filme como este. Caras de páu.

    1. O dinheiro público foi só p/ construir as salas onde seram exibidas o filme, depois devem viram diretórios de partidos de esquerda, a não ser que tenhamos que aturar um 2º filme, aí será muito sofrimento. O dinheiro p/ fazer o filme veio a grande maioria de empresas privadas ligadas de alguma forma ao governo, vide reportagem na imprensa, empresas que são verdadeiras privadas, por onde escorre o nosso dinheiro suado, pago através de impostos.

  213. Como sempre observava quando militava no PT, existem aqueles “companheiros” que nunca faziam nada, não participavam de reuniões, dormiam quando debatiamos programas e proposta durante os encontros, e tambem durante os trabalhos(organização, finanças, etc.) na construção de um partido que acreditavamos faria diferença, mas estes normalmente sempre tinham uma desculpa para não participar de debates, tinham que cuidar de sua vida pessoal parecendo que nos que estavamos ali construindo o “partido”, não tinhamos nada melhor a fazer(tambem tinhamos familia e problemas, mas abriamos mão disto por acreditarmos nestes ideais e não nos arrependemos) do que fundar as bases de um verdadeiro partido operário. Mas vejam só, hoje, de fora do PT, vejo estes mesmos empoleirados na burrocracia do estado, quem os vê ate acham que são “revolucionarios” mas são apenas burocratas que empoleirados no aparelho do estado, não tendo mais o que fazer ficam destilando opiniões sectárias e como podemos ver em varios comentários acima, desprovidos de qualquer conteudo real que esteja calcado em fatos, tentam como sempre fizeram e é sua pratica, gritar mil vezes uma mentira, achando que as pessoas vão acreditar, como na epoca do nazismo, mas isto não cola mais.
    Não acho que o governo FHC foi uma maravilha, foi para mim um desastre que já passou mas que deixou frutos,
    pois este governo é apenas uma continuidade do que já foi o governo FHC.
    Tentam desviar a verdadeira discussão que é o governo Lula. Qual o seu legado ?
    O bolsa família ? Sim. Acho otimo ter pegado uma ideia do FHC e melhorado. pontos para o Lula.
    O Lula sair viajando pelo mundo como um verdadeiro caixeiro viajante promovendo os produtos brasileiros ele mesmo disse ? Sim. tambem acho otimo parabens para ele, finalmente alguma coisa que não é herança de FHC.
    Alçar o Brasil a potencia mundial, aumentar o poder de compra das classes C, D e E. Demais ! Otimo trabalho !
    Mas tem o outro lado que é muito preocupante.
    Defender mensaleiros, apoiar ditaduras, abrir as pernas para a bolivia, não votar o aumento dos aposentados, fazer caridade intenacional quando nossos problemas internos ainda não estão resolvidos e achar que é o dono da verdade, e que é o Fidel da america latina. Isto me preocupa,
    não sou sectario, venho aqui com fatos, e estamos caminhando sobre um campo minado. e acredito que seja hora pensarmos bem em quem votar ano que vem.
    Como disse o proprio Lula no caso do Oriente Medio, temos que ver quem esta sendo o elemento de confusão neste processo, e descarta-lo do processo para que possamos avançar.
    Neste caso concordo com ele, já sei em quem não votar o ano que vem, e o nome é da candidata dele Dilma Roussef
    ou qualquer um do PT.
    Em quem votar ?
    Vou observar se existem opções, caso não existam continuarei a debater, com calma, e ponderação, pois como disse o Lula, atos loucos como grave de fome ou gritos não convencem nem a ele nem a ninguem.
    Tenho certeza que aqueles que realmente fazem a diferença, pensam, agem e tem sucesso, aos outros deixo-os com suas frustações e fracassos.

    1. exatamente, não precisa ser Deus no céu e lula na Terra. tanto o governo passado como este são ruins, corruptos e querem perpetuação no poder….a diferença é q o anterior era tido como elitista, intelectual e o atual é tido como governo do povo, do povo? fala sério, isso é o q + me deixa puto, alguém enfiar goela abaixo que governa para os pobres, para o povo e rouba tanto ou mais que o governo anterior.
      PT é uma farsa, isso não significa que os outros não sejam, mas para os petistas, falar mal do PT é assinar como DEM ou PSDB, por isso eles dão xiliques e falam do FHC, percebem que sequer se defendem, é atacar o PT e eles atacam o FHC. Não se preocupam em se defender, apenas transferem as críticas. É escandalo após escandalo, fiasco atrás de fiasco, corrupção atrás de corrupção e qual a defesa deles? falar do FHC….parecem viúvas do FHC

    1. Francisco
      Os TUCANOS tem na mão uma mina de ouro.
      Já pensou se um cineasta resolve fazer um filme sobre o FHC para lançar no próximo ano?
      Será que o Serra iria gostar?
      Sugestão de título:
      OS FILHOS DE FERNANDO.
      Opa!
      Concorrência com o Lugo….
      Mas aí vai complicar…
      O mensalão continua gritando toda vez que vê um tucano:
      -papai!
      -papai!
      E os caras só negando…
      Mineirinho come quieto!
      Tudo debaixo do tapete!
      Ou na cozinha!
      Dizem que o guri é adora um queijo
      E quem faria o “garanhão” ?
      Melhor não.
      Vai virar pornografia.
      E as crianças não merecem não é verdade?
      Só agora a gente entende aquele pézinho na Afríca…
      Coitado do Serra.
      Com esse padrinho vai descendo ladeira abaixo…

  214. Realmente . Só de ler e ouvir dá vontade de chorar . Saber que um Pernambucano , feio , pernas tortas, barbudo , mais parecendo um sapo, sai de uma cidade chamada Guaranhus onde não tem emprego , água , comida , shopping center , metrô , aeroporto ….. e este imigrante vem num pau dágua, quero dizer num pau de arara , kms e kms de um sol ardido , de deixar o corpo todo cheio de sardas e irritações . E vem bem no meio do comboio , um fedô danada de suor, de chulé , de vez em vez um pum dos companheiros ao lado , que se amontoam-se uns nos colos dos outros de tanto retirante que vem para São Paulo num mesmo pau de arara . Chega em Sun Paulo, vira sindicalista, é eleito deputado federal, depois Presidente da Republica . E depois de quase oito anos presidindo o mais poderoso cargo de presidente do Brasil , eu ouço o Luis dizer que não vai dar aumento para nós aposentados.
    Eu chorei de soluçar . Meu menino também chorou no meu colo . Ele tem 50 anos de idade , começou a trabalhar aos 15 e vai ter que trabalhar muito pra se aposentar com esse tal fator 85/95 !!!!! Nós choramos e choramos . Não pelo Luis , que isso que passou na vida dele nós estamos acostumados . Isso de viajar em pau de arara, comer quentinha é normal . Vivemos isso no dia a dia . Estamos acostumados. Nós choramos foi o Luis vetar o aumentinho nosso , nós que votamos nele esse tempo todo. Nós choramos foi porque o Luis quer que o meu filho Chiquinho trabalhe , trabalhe , até completar o fator 95 !!!

    1. Manda o Chiquinho parar de chorar à toa, porque com 55 anos (bem novo ainda, sejamos realistas) ele se aposenta com a média integral. Bem melhor do que com o maldito fator previdenciário inventado por FHC. E Lula, que já deu aumento real a aposentado que ganha mais do que o mínimo (pequeno, é verdade, mas, se quisesse, ele poderia ter seguido a lei de FHC e só reposto a inflação) já negocia uma forma permanente de valorizar também esses benefícios, que teriam a reposição da inflação e mais 50% do crescimento do PIB no ano anterior.

      P. S. Eu sou servidor público e só vou poder me aposentar com 60 anos de idade.

  215. Bem, em se tratando do filme como obra de arte, tenho certeza que Fábio Barreto caprichou. Agora vamos analisar
    oque há por detrás das cameras, certo…, ah! lí alguma coisa
    sobre cortarem a parte em que aparece o General João Batista Figueiredo falando alguma coisa, não entendí… e a nossa democracia? Vou ver o filme, se estiver disponível na íntegra sem cortes será melhor. Pois todo poder emana do povo… não se esqueçam disso.

  216. Kotscho, na minha opnião seu blog é o melhor local p discurtir-mos diferenças politico-partidárias na net brasileira.

    Lamentavelmente, algumas pessoas habituais do blog erronêamente não aceitam opiniões contrárias as suas, contrárias a seu partido politico ou as suas convicções partidárias.

    Na maioria das vezes essas pessoas respondem aos comentários aqui postados de forma agressiva, deselegante, mal educada.

    Tenho minhas idéias, vc tem as suas, cada um de nós vive um universo único, cada um de nós defende suas opiniões, então, não é correto que quem postou um comentário seja chamado de burro, ou de não inteligente por não professar das mesmas idéias de terceiros.

    Vejo vc editar comentários totalmente contrários ao PT.

    Claro que não seria democrático vc “moderar” tais
    comentários, já que o Balaio é democrático.

    Então, porque alguns habitués do Balaio ofendem quem não professa da mesma fé ideológica que eles ?

    É correto isso ?

    1. Lula já é um mito. A sua história e a sua vida expressa isso da melhor maneira possivel. O filme ratifica um pouco do retrato da sua história, o que para todos nós é uma honra. Perfeito ele não é. Mais suas virtudes superam e muito seus defeitos. Pra mim, ele é orgulho nacional.

  217. Não é uma tremenda coencidencia que, perto das novas eleições alguem….ALGUEM !!!!!!….decida fazer um filme mostrando logo a vida sofrida do nosso atual Presidente ? Não parece propaganda encomendada ? Então…vamos ajudar com outro filme…”Dilma..a mulher maravilha”. Tenham dó do povo…ele não merece tanto subliminar….

  218. É Dilma com Lula de novo com a força do povo!!!

    José Serra é CÓPIA de FHC: pelo amor de Deus!

    O Zé Serra morreu e esquecer de cair além, é claro, de não passar de um DEMAGOGO!!!

    Com filme ou sem filme VOTO EM QUEM LULA INDICAR!

    E viva do MELHOR PRESIDENTE que este País já teve: LULA!!!

    MITO? Sua história de vida, por si só, já é MITO.

    DILMA 2010: depois de 30 dias de início de campanha oficial vamos ver se LULA não transfere os votos necessários?!

    1. Queria comentar, mas me assustei com: ———————————————————————————-Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com sponsabilidade! ————————————————————————————ISSO É CENSURA. CONHEÇO MEUS DIREITOS E AS MINHAS RESPONSABILIDADES. ESTAMOS NO SÉCULO 21…

  219. Sejamos realistas então edimilson . Voce aprova a continuação do fator 85/95 que o FHC criou . Lula era contra antes de chegar à Presidencia . Agora é a favor . E voce edmilson deve ter começado a trabalhar depois dos trinta . Vida fácil , só precisa ficar babando no saco do chefe. Mas, sinceramente . Esta não é uma conduta normal de homem , voce não acha ? Cadê o caráter ? E a educação ? Formou-se nas escolas do PT ? Me dá vergonha de ler a sua mensagem . O Chiquinho em questão começou a trablhar aos 15 anos . Voce aos 30 .
    Espero sinceramente que voce nunca se aposente e que perca o seu emprego , e aos 50 ainda tenha que trabalhar uns 15 anos pela frente . Vou encontrar voce , desempregado , e pobre . Esta vai ser a minha vingança .

  220. …SÓ IREI ASSISTIR ESSA PORCARIA DE FILME, SE NO FINAL O LULA MORRER!!!M MORTE A CANALHADA PETISTA!!!! VIVA 31 DE MARÇO DE 64!!! NÓS VOLTEREMOS!!!!

  221. Não acredito que este filme regiamente financiado por quem já nos tira tanto em forma de impostos e religiosidade (sempre levam um terço ou mais) vá mudar o conceito sobre o personagem principal.
    Estamos muito cansados de ver tanta impunidade, arrogancia e mentiras nestes últimos anos.
    Estamos numa democracia construida sobre areia movediça e muito lodo. Continuidade politica , será jogar o Brasil definitivamente nos braços da corrupção e da impunidade deslavada que campeiam aqui e em outros paises latino-americanos. Já estamos vivendo as prévias de Maio de 1964.
    Hoje, só quem tem direito neste páis, como nunca antes, são os malandros e espertos.
    A isso, prefiro que voltem as amarras militares. Será bem menos cruel.

    ACORDA BRASIL !!!

  222. DILMA 2010. O governo Lula tem aceitação de mais de 80%do povo brasileiro. O filme vem depois disso. Quanto aos Civitas, donos da revista Veja, é só lamentar. O saudoso Leonel Brizola dizia que a Veja é a maior revista estadunidense publicado em português. A matéria é puro despeito e dor-de-cotovelo. O Roberto Civita tenta evitar o inevitável, o DEM e o PSDB vão virar partidos nanicos depois de 2010. E as verbas públicas não são tão generosas para eles como está sendo com o governador José Serra, possível candidato derrotado à presidência. Até a revista The Economist e a Der Spiegel já se renderam ao melhor presidente que esse país já teve. A mídia brasileira está espeneando os últimos suspiros de uma imprensa ideologicamente vinculada à direita conservadora com poder de manipular as informações. O povo brasileiro vai se informar na internet e ser interativo. Dilma será eleita e o país continuará rumo ao desenvolvimento social e econômico. É ISSO.

    1. O ideal é a convergência de todos com o PNBC (o novo caminho para o novo Brasil), principalmente a companheira Dilma, a nossa segunda opção, mas se o PTMDB, PSDEMB e agregados continuarem teimando em eternizar o continuismo da mesmice e virar em torno do próprio rabo sem sair do lugar comum não restará outra opção ao PNBC senão bater de frente, à moda seja o que Deus quiser, custe o que custar, acontecça o que acontecer, porque evoluir é preciso. O que eu posso lhes adiantar é que não será nada fácil e nem confortável para Dilma, Serra e Cia. da mesmice, ficarem na arena frente-a-frente com o Leão, a fera da Renovação. Quem avisa amigo é, busquem a convergência com o PNBC enquanto há tempo.

    2. Arre, Evaristo! Gostaria de ter escrito isso, que caprichada!
      Gostei do q li. Ainda bem q não arrematou com ISTO É….acho q vai rir agora, e vai entender o trocadilho.
      Sucesso necessariamente não precisa ser traduzido por ganhos materiais…mas um sutil toque de mestre com idéias claras! O Zé Povinho naum é mais trouxa, não! A arma não é qq fuzil do passado, é a WEB q não tem dono, e ensina o q antes só estava nos livros e estantes de um grupo minoritário, talvez 10 ou 15% da população desse nosso Brasilzinho. Arrematou bem…com a tal de Internet.

  223. Não vi o filme. Com certeza verei. Acho que para eleitores jovens e também para eleitores do sexo feminino, o filme pode influenciar de forma positiva sim. Por exemplo, porque ninguém nunca fez e também nunca irá fazer um filme sobre o Serra? Porque todo mundo sabe que aquilo lá não dá nem para um curta metragem. Sujeito antipático, autoritário, censor da imprensa, uma pessoa cuja história jamais interessaria aos brasileiros. Simplesmente não é uma pessoa marcante e nunca vai ser. Depois que morrer, será sempre lembrado como aquele que queria ser presidente e nunca foi, um Lacerda insignificante para a história brasileira.

  224. Mais uma vez a grande mídia (globo, fsp, jb, estadão, capitaneados por Veja) tentam jogar lama em nosso Presidente; eles, a grande imprensa, que perdeu a “boquinha” que tinham quando FHC mandava – tipo emprestimos a “juro zero” no BB e na CEF – estão atordoados; não querem nem ouvir falar em Dilma, pois sabem que com a continuidade do governo do PT a “mamata” não volta. São verdadeiros apátridas que ao invés de informar o povo, fazem exatamente o contrário: promovem a desinformação, atacam o governo, “endeusam” os demo-tucanos Serra & Cia, qual sanguessugas tentando promover candidatos que não têm nenhum compromisso com o nosso povo mas que podem voltar a lhes oferecer as benesses com as quais se acostumaram através de anos e anos de (des)governos demo-tucanos.
    Dilma neles!!!

  225. É uma tristeza a demanda de comentários positivos ou negativos feitos em relação ao filme. As pessoas acham que estão tendo algum tipo de lucidez política ao comentar sobre ele. O Lula é isso, o Lula é aquilo… para o brasileiro política se resume a isso, a pessoa do Lula.

    1. Não creio, para os petê lovers sim, a política se resume a imagem do Ignácio da Silva. A política nacional e o partido, por meios que prerfiro não comentar, giram sim em torno da pitoresca figura presidencial.

  226. O filme Lula é bom, mas é uma película que termina em 2010, com a sua missão de ante-sala da Solução cumprida, a nosso ver. O problema é a novela continuista da mesmice protagonizada pelo PSDEMB e PTMDB, assaz repetida, que ambos tentam impor ao povo brasileiro, outra vez, em 2010, 2014, 2018, 2022. Essa é de lascar. Essa, exceto eles e os seus agregados, ninguém agüenta mais. Por essas e outras, é que sou mais o PNBC (Projeto Novo Brasil Continental), o novo caminho para o novo Brasil,a ser eleito já, em 2010, para ser implementado a partir do 2011, porque evoluir é preciso. Aquele abraço, amigos do Baláio. Continuamos vivos, fortes e em sintonia com o Baláio.

  227. Olá Sr. Kotscho! Tens cara de gente feliz.
    Carregar essas 3 cores agora é muito significativo, tricolor do Estado que é um País de 1º Mundo, centralizando, e separando regiões entre o feliz e infeliz, talvez o bem e o mal. Perto ou longe. Feliz é aquele q deixa passar desapercebido o Zangado q está ao lado, tagarelando. Lula…Filho do Brasil, q ainda hei de ver, virará épico ao lado do lirismo de Central do Brasil, impagável e reconhecido aos olhos de milhões. Típico Brasil. Lembra-me, q escorregou no tapete vermelho onde Sra. Carlo Ponti se fez platéia, a dona da Mortadela, ou filme de mesmo nome, e foi arredia aos cofres do Tesouro de Tio Sam. Coisa da mídia. Deve ter seu débito prescrito ou saldado à frente da saga milenar de árabes e judeus, onde a Vida não é tao bela, parafraseando, uma mesa redonda de discusão de Camp David na boca do Oscar. O Sr Oscar foi-se e a saga continua. Central do Brasil é nosso. Muitos verão Lula…e seus tentáculos a ofuscar e turvar agua com sépia. A natureza é pródiga com seus filhos e afasta inoportunos naturalmente. Enfim, Gigantes tb foi uma novela da Globo.
    Como pessoa comum, leiga, perguntei a certo baiano pq era contra a transposição do R. S.Francisco. Disse-me, é porque nós podemos ficar sem água depois. Ah! Padinho Ciço! Quantos tb responderão assim…
    Ainda bem q já retiraram pedras e terras iguais ou mais do que 10 campos de futebol tamanho Maracanã e águas vão rolar amaciando, eliminando aquela aridez, de sólo, de peles, bocas secas e olhos voltados aos céus na esperança de chuva. E tudo caminha do sul para o norte.
    Cedo, ensinaram-me q repartir o pão tb é saciar a sede do irmão ao lado. Depois perguntei a outro, típico baiano, se a vida era boa por lá, e ele disse que não, sabe moço… a gente não pode encostar a canoa nas margens do Rio nem para apanhar frutas q vão cair no rio, as mangas, cajús, goiabas vão apodrecer e virar comida de animais e peixes, os ” jagunço armado ” naum deixa nóis chegar nas margens, não! Eu me pergunto… não posso chegar às margens do Rio Tietê, Tamanduateí, Pinheiros…p´ra ver e apanhar algum ingá…poluído, caso ainda consiga coexistir por lá, e contaminado das suas margens? E pensar q Janio Quadros queria humanizar as margens de rios dos Bandeirantes. O mundo tá loco, né! Lá no nordeste tem dono nas margens, não sabemos qual concessão é o q parece. Agricultores do açúcar, do cacau, do babaçú, do cajú, da goiaba, do coco, do sisal, etc. Qual uma profecia 2012, se o rio transbordar vai ser um arrastão só. Seria inteligente em 2012 que o autor, ao mostrar que Cristo no Corcovado jamais irá ruir, além de qq imagem física, irá alçar vôo nas alturas de braços abertos prenunciando…acabou a Indústria da Seca, bichinho…ou Filho Meu.A profecia maia pode ser encontrada quais fragmentos em Nostradamus, em Michel de Notre Dame…o médico francês, em suas Centúrias, esparsas até. Pode-se descobrí-las em Revelação, Apocalipse, no livro mais antigo do mundo, a Bíblia, pq a maldade existe, alheia a qq credo, vivenciá-la será diferente, e o preço será ainda maior quando, a Terra sofrida, mostra q está rachando, e buscando seu eixo-natural. Enfim, Kotscho, gostei do teu espaço…e desejo sucesso. E Ser Risonho é mero estado de espírito, então vamos em frente.

  228. Caramba! Tiraram o sabor de filmes de terror…só sobraram facas, machados,coices, foices, e serras…decepando cabeças…ao léu. Filme de terror no cinema e sozinho não dá…grudar em quem na pura emoção??? Ainda bem q assisti a estréia de Lua Nova. Qual uma tainha no aconchego do tubarão, a “mocinha ” não foi beijada pelo vampiro. Só depois qdo passarem pelo Rio e já tiverem seus próprios vampirinhos….eh!eh!eh! Que pincelada! É uma lua de fel…merece ser visto. Vapt…Vupt não é barulho de serra, não!
    Na ante-sala do cinema, uma prévia de Lula, o filho do Brasil q eu próprio já o tinha visto e registrado dessa fera chamada WEB. Os cortes de cenas são impecáveis, incomoda, emociona…e fará sucesso. Talvez ali nasceu , coexistiu e ainda existe, um mosqueteiro solitário e sem armas, bem próximo das artimanhas do Cardeal Richelieu. Sua mama que o diga. Se o filme nasceu com recursos particulares melhor, mas podia ser de uma SUDAM, SUDENE, FINOR, EMBRAER,EMBRAFILME , MOBRAL criados para aquele fim…deduzidos do IRPJ OU IRPF. Se desse lucro a exemplo de uma EMBRAER, uma Petrobrás…o sorriso se estenderia de uma orelha a outra, não é!. Enfim custará baqrato assistí-lo… preços de “genérico”…preços populares, combatendo atravessadores desavisados. Haverá uma corrida de liquidação o tempo todo nas estréias, portto.. não há pressa agora. O LULA não vai fugir…não é camarada!
    Senti saudades, por citação acima de algum colega, do João Batista Figueiredo…q apreciava cavalos em lugar do homem, e imagino o porquê de aceitar melhor os cavalos que tb dão coices. Direcionou-me tb para o Chico Anísio, que dispensa outros elogios, qdo se apresentava como o Profeta e arrematava como Salomé, a falar com seu gurí, Tchê! Ibrahim Sued, sutilmente, tb dizia q cavalos não descem escadas. Segurem as rédeas, pois!

  229. Sei que Lua não é canditato, mas se esse pessoal está achando que o filme é eleitoreiro porque não faz um livro que vire filme também, se é que alguém tem uma história que convença. Será que alguém se habilita?

  230. Prezado Kotscho,
    Eu não vi filme ainda. Logo, sobre o filme prefiro não comentar. No entanto, o que ficou na minha memória foi aquela cena no documentário “Enttreatos” de João Moreira Salles onde você dá uma “dura” no Lula pra ele “parar com essa história” do Machado de Assim não ter tido diploma universitário e ter fundado a ABL. Ah, e também aquela onde você empresa seu óculos “de perto” pro Lula ler uma carta, jornal ou algo parecido. 1 Forte Abraço.

  231. AINDA NÃO VI MAS GOSTEI MAIS DO QUE O FILME “FHC O FILHO DA PRIVATIZAÇÃO – ANTES E DEPOIS DA REELEIÇÃO”, DIREÇÃO: ARTUR VÍRGÍLIO
    ROTEIRO: JOSÉ SERRA
    DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: PAULO RENATO
    ILUMINAÇÃO: NÃO HOUVE
    baseado em fatos reais. SERÁ UM SUCESSO DE PÚBLICO, especialmente nos EUA e na Sorbone.

    1. Eu acho que vc tem um problema Mental falar mal do presidente que acabou com a inflação e criou e transformou o Real em uma das moedas mais forte do mundo e todas as melhorias que o brasil deve nesses ultimos 14 anos foi obra de FHC e então minha filha o LULA é o Demonio !!!! pois não faz nada e ainda iludi os pobres e assume pra sí as glorias dos outros (FHC apontado pela História como o melhor presidente que esse pais já teve – Isso é historia e não estória como a de Lula)

  232. Eu gostei do filme. Assisti no dia 04/01. Antes de mais nada, é uma história de pessoas sofridas, como a maioria dos brasileiros e, por essa razão, acho que muitos se identificarão com episódios contados no filme. Quem conhece, ao menos um pouco, da realidade dura em que vivem milhôes de brasileiros, não deixará de se emocionar. Creio que as críticas que tem sido feitas pelos opositores ao governo estão muito associadas ao fato de um nordestino, pobre e mestiço ter chegado à Presidência da República. Muitos – com o pensamento e valores de classe arraigados – não engolem isto, embora alguns finjam aceitar. Independentemente de qualquer coisa, ninguém pode negar a história e esta é uma história de vida muito forte. Certamente, muitos dos que estão “acabando” com o filme são pessoas oriundas de histórias muito diferentes da de Lula. Não há motivos para fazer filmes sobre a vida de FHC etc..falar o que? Que foram para a Europa estudar enquanto aqui estávamos em ditadura?rsrsrs

  233. sofhia cordeiro, me desculpa acho que você é apaixonada pelo pt e pelo nosso presidente. procure agir pela razão e não pela emoção, alem do mais lave a bôca para falar mal do criador da otima economia que vivemos hoje. Fernando henrique sempre tera o legado das pessóas de bem deste nosso páis. esta resposta é porque vôce misturou coisas que não tem sentido, agora a respeito do filme de lula a pelicula conta a historia de um homem que trilhou caminhos até chegar ao estrelato por merecimento proprio. para mim quanto a gostar ou não gostar é indiferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *