CUBA ESPECIAL-2: fumo livre e Guerra Fria no Balaio

CUBA ESPECIAL-2: fumo livre e Guerra Fria no Balaio

Assim que entrei no salão de desembarque do aeroporto José Marti em Havana, depois de umas doze horas de viagem entre aviões e conexões, logo senti que havia algo diferente no ar. Sim, era o cheiro de tabaco queimado, algo cada vez mais raro em São Paulo. Enquanto esperava a mala, vi várias pessoas fumando ali mesmo e me senti livre para acender um cigarro também. Ninguém me olhou feio.

No táxi, em qualquer área do hotel, nos restaurantes, em qualquer lugar o fumo é livre em Cuba. Pode parecer uma bobagem, algo politicamente incorreto, eu sei, mas me deu uma boa sensação de liberdade, depois de tanto tempo, não ser reprimido nem tratado como um pária, um ser nocivo à sociedade.

Até hoje, não há nenhuma indicação científica de que os cubanos estejam vivendo menos do que nós porque a maioria continua fumando em qualquer lugar. Ao contrário, a expectativa de vida lá é de 75 anos, maior do que a dos brasileiros.

Nem falei disso ontem na minha cronica de viagem sobre as 72 horas que passei em Havana na semana passada, para não despertar ainda mais a ira dos que parecem viver até hoje na Guerra Fria, vinte anos após a queda do Muro de Berlim. Pelos comentários enviados ao Balaio, percebi que basta falar em Cuba para que recomece o mesmo tiroteio verbal feito de velhos chavões, de um lado e de outro, que já dura meio século.

Só toco neste assunto hoje por causa de uma brincadeira que fizeram comigo na cerimonia de entrega do 31º Premio Vladimir Herzog, na noite de segunda-feira, no Tuca. Ao ser chamado parta falar na homenagem prestada ao Audálio Dantas, valente presidente do Sindicato dos Jornalistas na época do assassinato de Herzog, outro amigo, Sergio Gomes, demorou-se para subir ao palco.

Ao se desculpar pela mancada, explicou que estava fora do teatro fumando um cigarro comigo e me dedou em público ao governador José Serra, o líder da cruzada antitabagista, presente à cerimônia. Todo mundo achou graça, contaram-me os amigos, mas depois me vinguei do Serjão, brincando que, depois de velho, ele tinha virado dedo-duro _ justo ele, que foi preso junto com Herzog, porque alguém o dedou…

Brincadeiras à parte, esta questão da proibição radical do fumo em São Paulo é apenas um sinal do crescente sentimento de intolerância que tenho notado nas pessoas nos útimos tempos _ em todas as áreas da vida nacional, da política à religião, do futebol aos movimentos sociais. Aqui mesmo no Balaio uns agridem os outros simplesmente por pensarem de forma diferente, argumentos são logo trocados por ofensas.

Vários leitores me mandaram ir morar em Cuba e bateram pesado só porque contei as minhas impressões de viagem, como costumo fazer sempre que vou a outros lugares e relato aos leitores o que vi e ouvi. Não tem nada uma coisa a ver com outra.

Gostar do povo cubano e do seu país não quer dizer que eu defenda o regime político em que vivem, mas não sou eu quem vai dizer para eles o que está certo ou errado, quais são os caminhos que devem seguir. Problema deles. Como jornalista, jamais poderia viver em Cuba porque lá só existe uma indigente imprensa oficial e eu prezo muito a minha liberdade.

Para mim, o melhor lugar do mundo para se viver é o Brasil, mas muitos leitores não pensam assim. Também é problema deles. Só peço que neste espaço todos procurem respeitar mais a opinião alheia, não só a minha, mas as dos demais leitores. Ao contrário de outros blogs, vocês sabem, aqui não excluo quem pensa diferente, mas apenas os que confudem liberdade de expressão com baixaria e preconceito.

Para que ninguém me entenda mal, quero dizer também que, apesar de fumante, aprovo as restrições ao cigarro em determinados locais, respeito o direito de quem não fuma, e acharia ótimo se pudesse largar esta porcaria, mas não concordo com os exageros. Minhas filhas e netos, graças a Deus, não fumam. Por isso, respeito a proibição da família para não fumar dentro de casa.

Só acho uma violência, um caso típico de intolerância e autoritarismo, proibir que se fume até em charutarias e tabacarias, e em varandas de bares e restaurantes onde há lugares reservados para não fumantes.

287 thoughts on “CUBA ESPECIAL-2: fumo livre e Guerra Fria no Balaio

  1. Kotscho, me desculpe, mas acho de extrema importância divulgar este manifesto a favor do MST
    Um forte abraço
    Cido
    Leia no site:

    Ativistas e intelectuais divulgam novo manifesto em defesa do MST
    Agência DIAP
    Seg, 26 de Outubro de 2009 23:46
    Contra a criminalização do MST e dos movimentos sociais, cuja estratégia de luta sempre se caracterizou pela não violência

    Em novo manifesto de solidariedade, redigido após a série de ataques feita pela mídia e a oposição de direita contra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), intelectuais e ativistas declaram apoio ao MST e convocam os setores comprometidos com as lutas a se engajarem em um movimento contra a criminalização das lutas sociais.

    Leia, abaixo, a íntegra do documento assinado por personalidades de várias esferas da vida nacional e internacional:

    http://www.diap.org.br/index.php/agencia-diap/11108-ativistas-e-intelectuais-divulgam-novo-manifesto-em-defesa-do-mst

    1. Luis Inácio Lula da Silva.

      Lula,um presidente popular ou populista,ou os dois?
      Um homem que veio do povo,sem estudos e que através do sindicato dos metalúrgico e da criação do Pt tornou-se presidente do país
      Que país é este,que país era este antes do Lula e como hoje é o Brasil,com o Lula?
      Perguntas que devem ser respondidas por todos os brasileiros antes da eleição,antes de votarmos..
      O que Lula falava e fazia antes de ser eleito é aquilo que ele faz hoje no governo?
      Se houve mudanças essas mudanças se deram por uma transformação de idéias visando o bem do povo brasileiro ou são apenas circunstanciais e visam a manutenção do poder?
      Os políticos os quais Lula criticava ontem são aliados hoje ou continuam execrados pelo líder petista? Collor e Sarney são oposição ou situação?
      Quais as verdadeiras transformações foram efetivadas no governo Lula?
      Ele combateu a corrupção e puniu os corruptores e os corrompidos? O congresso nacional hoje está procurando eliminar do sistema as laranjas podres ou está se aliando a elas?
      Mensalões,mensalinhos,desvio de verbas,dólares na cueca, não existem mais.Licitações fraudulentas não existem mais?ou ao menos foram minimizadas? O TCU foi fortalecido para poder atuar firmemente contra a corrupção? E a P.F. também e investiga todos independe de que lado político esteja?
      Ele proporcionou aos brasileiros melhora nos sistemas de saúde,curativa e preventiva. Hospitais,postos de saúde,rede de esgotos,fiscalização no desvio de verbas foram implementados no seu governo? Não morrem mais pessoas na fila do SUS ou pelo menos as mortes diminuíram? E a mortalidade infantil?
      Hoje,após quase 8 anos, a segurança pública está melhor? Policiais treinados e com salário digno,aumento efetivo do número de homens e de equipamentos.? Hoje vocês se sentem mais seguros ao sair a rua com sua família do que antigamente? Traficantes perderam espaços? Diminuiu o tráfico de armas?
      E o marketing,investiu-se menos dinheiro na divulgação de obras e do governo? Deixou-se que as melhoras em todas as áreas falassem por si mesmo? Ou aumentaram os gastos e a maquiagem?As verbas foram dirigidas para saúde,educação e segurança pública?
      E a educação.Temos menos analfabetos?As cotas valorizam os negros? Contemplam os brancos e amarelos pobres?
      Os negros e pardos conseguem chegar as universidades? Ou param no primeiro grau, ou morrem no primeiro grau? Houve mudança significativa no ensino? Salários ,segurança,dignidade,oportunidades para aperfeiçoamento ocorrem com frequencia para os professore? Aumentou o acesso para todos os alunos inclusive os de classe média que não podem mais pagar os estudos particulares? Novos livros,novas escolas,novos equipamentos puderam e efetivamente foram implementados neste 8 anos?
      O que vemos nas esquinas,nas favelas, nos noticiários,e nas nossas vidas comprovam o milagre brasileiro do Sr Lula? Temos mais oportunidades,mais trabalho digno,mais ônibus,mais segurança,mais cultura,mais educação,mais harmonia no país,mais honestidade,mais caráter,mais exemplos e menos impunidades?
      A inclusão social ocorreu de fato e elevou a renda percapita do brasileiro pobre,e do médio,e os ricos deram sua contribuição e estão menos ricos em prol da sociedade.Somos hoje socialistas? O I.D.H melhorou nos ultimos 8 anos em relação a periodos passados. Sua vida econômica está melhor porque você recebe mais ,arrumou empregos melhores? Agora você não tem mais empréstimo em financeiras e bancos e consegue gerenciar seu orçamento e pagar as contas no final do mês? É o seu dinheiro que financia as bolsas famílias e etc… ou é o dinheiro dos ricos que financia a inclusão social?
      Enfim,sua vida e o nosso País realmente melhoraram ou continuam com as mesmas mazelas só que melhor maquiadas?
      Responda a essas perguntas com toda sua sinceridade para você mesmo e dê o seu veredicto nas urnas? Sem polícia ideológica,sem pressões,sem assistencialismos,sem possíveis vantagens se um ou outro for eleito,sem vergonha,sem medo e de uma forma consciente. Procure informar-se em fontes confiáveis e na sua condiçaõ de vida.
      Vote consciente pensando no seu bem estar,no bem estar da sua família,dos seus vizinhos,dos menos favorecidos.
      Nós não podemos continuar errando e fingindo que acertamos,não há como mentir para si mesmo.Olhe para o congresso,para o Senado,para os estado e prefeituras.Olhe de frente para o espelho e diga o que você quer e vá atrás.
      Não se deixe enganar.!
      Vamos recuperar a dignidae,a moral e a ética e não vamos ser enganados por falsa propaganda e por “compra” de votos!
      Um grande abraço a todos.

    2. Aparecida
      Se no meu tempo de menina tivesse um movimento como o MST – não teríamos passado tanta fome e sofrido tudo o que sofremos.
      Sem contar que fazer um faculdade – dos 10 só eu consegui. Hoje vejo filhos de trabalhadores filiados ao MST se preparando para serem doutores.
      Sei que todo movimento pode ter malandros no meio. Mas também sei que o SENADO, AS Câmaras E TANTOS OUTROS MOVIMENTOS, INSTITUIÇÕES, FORMAIS OU NÃO, LEGALIZADAS OU NÃO …. Tem mil vezes mais gente que não presta do que os poucos que se infiltram nesse MOVIMENTO QUE É AUTÊNTICO E SÓ NOS DÁ ORGULHO. SEM CONTAR QUE é graças ao MST que as grandes cidades não estão mais inchados do que já poderiam estar.
      O MST salva MILHARES DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS!
      Parabéns pela iniciativa e conte com o apoio do Nosso Café Filosófico que envolve milhares de uma periferia pobre. Já estamos em contato com grupos do MST para aprender como SALVAR NOSSOS MENORES DO INFERNO DAS CIDADES!

  2. Pois é. Também sou fumante, sou doido para parar com esta porcaria, respeito o direito de as pessoas não serem obrigadas a respirarem a fumaça do meu cigarro; no entanto, nada também me tira o direito de estar num lugar e gostar de poder fumar a vontade. Uma coisa é gostar que se pudesse fazer algo. Outra, totalmente diferente, é saber que não se pode. E poder também ter o direito de se discordar disto. Como você, também não fumo na minha casa(só na varanda), por conta de que minha mulher é alérgica. Então respeito. Mas não dá pra entender o radicalismo da tendência atual. Na minha cidade, Recife, muitos barezinhos proíbem o fumo, até em áreas abertas, em lugares que ficam fora da “coberta”, livres ao relento. Como entender isto? A fumaça que se espalha ao ar livre vai atingir como outra pessoa? Isto virou uma paranóia.

    1. Sem paranóia, mas sendo bastante observador, você poderá concluir que o próprio fumante sempre muda de lugar, a mão que segura o cigarro quando a fumaça do mesmo se dirige ao seu próprio nariz. O fumante faz isso instintivamente. Mas é raro o fumante que percebe quando a fumaça do seu cigarro vai direto no nariz de outra pessoa. Observe !

  3. POIS É MEU AMIGO. E PRA ONDE VAI A LIBERDADE DOS QUE NÃO FUMAM? QUE TAL TAMBÉM LIBERAR TUDO JÁ QUE O ALHEIO NÃO IMPORTA? SEXO EM VIA PUBLICA, PEDOFILIA, OUTRAS DROGAS, ACABAR COM AS FILAS INSTITUINDO A LEI DO MAIS FORTE. AFINAL DE CONTAS SE O ESTADO NÃO SERVE PARA PROIBIR EM BENEFÍCIO DA VIDA EM COMUNIDADE ,PARA QUE SERVE? VIVA A SELVAGERIA.

    1. Para para everaldo,os dois tem razão! Feche-se o blog e os comentaritas, principalmente aqueles que não respeitam a opinião alheia e chamam todos de urubus e etc…

  4. Habana era o cassino bordel da máfia americana, mas com “la revolucion”, dançaram.
    Cuba vive hoje de alguns turistas e dos dólares dos Cubanos de Miami, só.
    Imaginem os Srs. uns cinco ou dez fumantes enfileirados na calçada do bar como já vi. Haja para aguentar tanta fumaça.

  5. Otima matéria,uma lição de como se concatena idéias e opiniões,inclusive para todos como o Ricardo que presamos nossa liberdade,a matéria nos remete a pensar onde estaríamos caso a turma do Zé Dirceu tivesse aplicado com mais competência as lições aprendidas com o Fidel.
    Parabéns ao povo uruguaio que pela segunda vez repudiou o revanchismo contra quem verdadeiramente lutou pela democracia.

  6. Interessante essa reflexão Ricardo…sobre intolerância..estou em pé de guerra com meu vizinho que anda fumando no corredor do prédio e como ando intolerante com tantas coisas…umas que realmente fazem sentido, outras que poderia relevar e construir dialogo… Em tempos que prezamos a liberdade, a consolidação de direitos, o respeito as difrenças as fonteiras parecem estar ficando mais rigida também…”quem não está comigo está contra mim” acho que Jesus disse isso…porém acredito que isso não faz sentindo se não defendermos idéias e ideais que pautam pelo respeito e pelo dialogo.

  7. Ontem no roda viva perguntaram ao Roberto Freire o que é ser esquerda nos tempos de hoje, se enrolou todo e não convenceu. O povão então nem sabe o que significa isso, em uma pesquia recente deu contra o aborto e a favor da pena de morte. Acho hoje perda de tempo esta polêmica de direita e esquerda, hoje voto no homem publico, aquele que tem responsabilidades com o dinheiro do povo, não importa qual partido. Sei que tá dificil de encontrar, mas podemos achar na direita ou na esquerda, ladrões tem na direita e na esquerda.

  8. A questão é que asd pessoas são cheias de frustração e de vez em quando precisam de um bode expiatório sobre o qual despejar suas frustrações. Os fuamntes são os bodes da vez. Resta saber quem serão os próximos…

    1. ou talvez os fumantes sejam os problemáticos, que por fraqueza de espírito, se “escoram” nesse vício maldito e ainda tentam argumentar que isso é “uma questao de liberdade de expressao”…get a life bro!

  9. Quem gosta de Cuba, do povo cubano, das belezas de Cuba, do charuto cubano, tem que se manifestar, sim, sobre a miséria em que eles vivem, tem que falar das privações, da falta de liberdade, um ser humano tolhido de liberdade é um ser humano escravizado e nenhum ser humano nasceu para ser escravo de coisa alguma, imposta por outro, apenas ele, tem o direito de se escravizar por um amor, por uma saudade, agora, ser escravizado por outro ser semelhante, em hipotese alguma e o mundo deveria condenar, lutar contra e varrer da face da terra todos que tenham pensamentos escravagistas, mesmo que o discurso fale em revolução do povo para o povo, a história mostra, para quem quiser pesquisar, como terminaram todas as revoluções comunistas, socialistas, anarquistas, nazistas, franquistas, salazaristas etc.
    Meu discurso não é de guerra fria e sim de guerra quente contra todos que pregam a liberdade para seu povo e os escravizam na miséria, enquanto eles vivem como capitalistas bem sucedidos.
    Veja nosso exemplo, nossos revolucionários ganharam indenizações milionárias, aposentadorias nababescas, vivem como capitalistas bem sucedidos, Dirceu exala vinhos da melhor extirpe, sempre bem bronzeado pelo sol do Caribe, Dilma anda com bolsa de 10 mil reais, Lula arrumou a vida do filho prodigio, o fenomeno dele, segundo ele mesmo, isto é ser revolucionário ?

    1. Carlos, não vi em seu comentário imparcial, nenhuma referência ao criminoso bloqueio norte-americano a Cuba. Será que não é essa atitude do grande e poderoso Irmão do Norte que tem matado tantos cubanos de fome e tem mantido esse pequenino país em tal miséria? O governo dos EEUU podem gerar miséria, mas o de Cuba não. Foi isso o que você quis dizer sem dizer, ou entendi errado?
      Essa sua atitude tem nome, não tem não?

  10. Nada mais natural que o sexo, que tal o pessoal quando sentir vontade mandar brasa mesmo dentro de um restaurante ?

    Cigarro não é natural, mata, promove lucros extratosféricos as empresas que os produzem e ainda entope os hospitais com gente que dependem dele.

    Quando um hospital está lotado e alguém chega para uma internação e não encotra a vaga. Que tal perguntar a quem está ali por problemas decorrentes da dependencia do cigarro e se ele pode dar licença e desocupar o leito ?

    Imagine um acidente de transito onde as vítimas não conseguem a internação e parte do leito do hospital ocupado por um fumante inveterado que teima em fumar ?

    Acha que não acontece ?
    Será que tem algum fumante internado agora ?

    São esses exemplos que vem lá da ilha do tabaco !!

    1. Pois é Juca…cada um vê o que lhe convém, eu vejo o coitado do fumante, que fuma há quarenta anos, pagando o mais alto imposto por produto no país, chegando no hospital, quase morto sem respirar, porque fanatizou o seu prazer por pagar imposto, e não encontra uma vaga pra fazer um aerosol, porque um maldito dum não fumante, resolveu ir bater uma pelada no fim de semana, quebrou uma perna, e agora ocupa uma vaga que deveria ser sua.

  11. Na minha empresa a lei é respeitada. As pessoas não podem fumar nem embaixo do toldo. O problema é quando você pega elevador com os fumantes. Você fuma por tabela. O cheiro é insuportável. Os não fumantes também precisam ser respeitados e de liberdade.
    Fumar deve ser a única coisa que o governo de Cuba ainda não decidiu controlar. É a única “liberdade” que este povo tem. Desculpe, eu dispenso. Prefiro morar em SP.

    1. Na minha a lei já era respeitada antes de existir, é só uma questão de educação, eu nunca fumei em local fechado, exceto na minha casa já que a minha mulher também fuma.

  12. Ainda bem que o Senhor entende que fumar nas proximidades de alguém é realmente insuportável para o próximo. Sem contar com o máu cheiro que fica impregnado na sua roupa e com problemas de saúde que possa vir a ter. Quizera que todos fossem como os seus familiares: Não o deixando fumar em nenhum lugar próximo a um outro ser humano. O fumante na hora do seu ato, deveria se trancar dentro de uma cuba fechada para aproveitar toda a fumaça produzida pelo seu precioso cigarro. A outra opção, é realmente ir para Cuba, pois, como em todas as esferas, ninguém é insubstituível. Com certeza, haverá um outro jornalista “Não fumante” para assumir o seu posto.
    O ruím, é quando se lê ou se houve de uma pessoa bem informada como o Senhor, que ainda bem que os meus próximos não fumam. Então porque não deixa de fumar. Meus avós sempre disseram que o único remédio se chama “VERGONHA”. Que tal tomar uma dose?

    1. Os seus avós não sabiam porque naquela época ainda pouco sefalava sobre isso, mas você devia serr um pouquinho melhor informado e saber que o tabagismo é um vício que é causado pela dependência fisíca e química de substâncias existentes no cigarro e que hoje é considerada uma doença que requer tratamento, prova disso é que a tal “lei antifumo” também coloca que cabe ao estado o dever de oferecer tratamento a quem quiser parar de fumar (outro artigo que não está sendo cumprido), procure conhecer a lei, é só digitar no google, não vou colar para não incomodar os demais.

  13. Eu apóio a Lei Serra anti-fumo. Não porque se trate deu ma lei especialmente justa ou boa, mas porque com sua iniciativa legislativa proibitiva e punitiva o senhor José Serra obrigou os fumantes a NÃO VOTAREM NELE PARA PRESIDENTE.

    Se como governador de São Paulo, Serra já proibiu o fumo todos podem imaginar o que ele vai fazer no Palácio do Planalto. Na Presidência este projeto mal acabado de ditador vai proibir o alcool e tributar o carnaval.

    O Brasil já é ruim sem Serra em Brasília, mas será pior com ele lá. Fumo no Serra minha gente…

    1. Não sou fumante, mas entendo que essa lei do Serra é uma pequena amostra da tendência ditatorial do governador, tendência essa já latente em muitas outras situações. Não deixa de ser um perigo para a Democracia do país, caso ele consiga se eleger. É meio assutador, pensar nisso.

  14. A chamada guerra fria citada por vc acontece simplesmente que seus textos tomam 1 lado da moeda, sendo assim, vc assume a opinião de falar A e de outros falarem B, com um pequeno detalhe, quem falar B é rotulado de urubuzada e de outros “adjetivos” criados pelo Sr.

    No texto 1 sobre Cuba, o Sr. ressaltou apenas a boa vida cubana, aquela alegre, turista, enfim, roteiro daqueles que são partidários e amigos de quem está no poder daquele país. Creio q essa foi a “revolta” que motivou a dita “guerra fria do balaio”, o Sr. na condição de jornalista, podia sim falar deste roteiro prazeroso alegre e perfeito, mas poderia tbm dispensar algumas linhas para algumas realidades, alguns problemas reais, mas não o fez, e pq?

    Assim como nessa parte 2 do texto, na minha visão, de forma irônica (cutucando os leitores) diz que ao desembarcar em Cuba se sentiu com LIBERDADE, um termo bem diferente do cidadão cubano não? Sem falar q se sente reprimido, discriminado e nocivo a sociedade por ser fumante, vc não é nada disso, vc é simplesmente um fora da lei (caso fume em local proibido) assim como quem fuma maconha em cima de uma montanha solitária em nosso país, não incomoda ninguém mas são ambos fora da lei. Quer entrar nos méritos da lei, tente.

    Penso Eu q ninguém tem nada pessoal contra vc ou contra certos comentaristas, mas ninguém é obrigado a ler certos textos e puxar teu saco se não concordamos com ele. Talvez uma forma de manter a “discussão” digamos + sincera, seria vc responder alguns comentários, claro q não todos, não dá tempo, mas alguns com pontos de questionamento contrários ao seu texto, questionamentos interessantes, fundamentados ou simplesmente dúvidas. Vc no papel de jornalista podia fazer isto, interagir no assunto, não simplesmente jogar o texto que vc crê ou lhe convém, depois deixar os leitores do blog se “comendo” via respostas….

    Acompanho 3 blogs do IG, o seu, do sakamoto e do Claudio Abramo, e no que percebi neste tempo, só o Claudio se dá o trabalho de responder comentários, esclarecer dúvidas e ou debater e defender seu ponto de vista, vc e o Sakamoto soltam textos nitidamente tendenciosos, dificilmente citando o atual governo e ou políticos da posição (curioso), mesmo q estes sejam parte integrante do assunto em pauta.

    Fica meu pensamento sobre o blog e sobre vc, não q te importe, mas tamos ae pra escrever tbm, agradando ou não.

    1. Manoel,
      o Abramo intervem e responde aos seus leitores porque é meia duzia que posta lá, aí dá tempo. Já no do Kotscho e no do Sakamoto, a postagem é muito grande, eles precisariam ter uma equipe numerosa só pra isso, aí inviabiliza economicamente esses dois blogs de tanto sucesso.
      Forte abraço, Manoel.

  15. Muito bom este post Kotscho…respeito a posição do não-fumante, mas desde que o não-fumante trate o fumante com respeito, o que dificilmente acontece. A recente política anti-tabagista fomenta a agressividade dos partidários do “normalismo”…aqueles que criticam, julgam e condenam todos fora do “padrão” imposto por veículos de comunicação em massa. Bom, não tenho tantas primaveras quanto você, mas ainda gosto de lembrar que sou uma pessoa livre pra fazer o que eu quero. Acho que hoje DIREITA é manter o conservadorismo e ESQUERDA é criar um novo conservadorismo. O resto, bom…tá ai xingando ou fazendo propaganda Ctrl+C Ctrl+V no seu blog…hehehe

  16. Tenhos problemas respiratórios e que fuma não sabe o mal que me fazem quando a fumaça do cigarro chega em mim. Ir a um bar e logo ter que sair ou mudar de lugar por causa de um cigarro.

    Não sei se é só o brasileiro, mas que tem gente escrota por aqui… ahh isso tem. O cara que fuma no banheiro do ônibus ou no corredor fechado, é o mesmo que fecha o cruzamento sem necessidade ou reclama quando você quer atravesar na faixa. Claro que tem escroto não fumante. Acho que por aqui existe uma noção de “Foda-se. Meu cigarrinho não vai fazer mal a ninguém”. Uma certa falta de respeito pelo outro, egoísmo.

    Um grande abraço.

    1. Pô Diego, se vc tá doentinho o que que cê vai fazer no bar?, tô falando de bar de macho, com sinuca, cachaça e TV passando futebol, o resto é boiolagem.

  17. Parabéns ao governador Serra por essa iniciativa, os não fumantes agradecem !!!!!!! Agora, ter que ouvir ou melhor ler esse comentário sobre essa pseuda liberdade em Cuba,só poderia vir de um aliado dessa corja de bandidos, assassinos, assaltantes de bancos e sequestradores que governa o nosso Brasil, que aliás, foram doutrinados em Cuba. Pensem bem, nas próximas eleições vamos tirar esses bandidos de lá……….

    1. Considerando a ignorância e o conservadorismo de grande parte do eleitorado, é até possível que sua previsão eleitoral se concretize, mas prefiro esperar pra ver. por enquanto estou duvidando.
      Um abraço.

    2. A eleição é para “colocar” alguém lá.

      Não existe eleição para “tirar” gente de lá.

      Ainda não inventaram isso no Brasil. Se a eleição fosse para “tirar” de lá, seria muito pior para vocês da oposição. Sabe quando é que vocês iriam conseguir “tirar” O CARA de lá ?

      Vai “colocar” quem lá ?

  18. Não sou fumante, e acho a lei anti-fumo do Jose Serra bem ao estilo de totalitarismo.Pois acho certo existir dois ambientes em determinados lugares, como restaurantes,tabacarias,bares, ou seja um para fumantes e outro para não fumante.Isso sim seria democracia.O cigarro vem demonstrando que é uma desgraça para a saude do ser humano.Mas pior do que o cigarro, é a falta de remedios,comidas, e a miseria que atinge a maior parte da população brasileira.O Jose Serra deveria primeiro se preocupar em diminuir a miseria e acabar com a farra dos pedagios nas estradas do Estado de São Paulo, que só beneficia um punhado de pessoas ligadas a politicos.Para depois se preocupar com os fumantes.Ou seja o cigarro ao meu modo de ver está sendo um bode expiatório diante da miseria que passa o povo.

    1. ah sim, então deixa a desgraça (droga, pois mata, mas paga imposto então pode) do cigarro continuar no meio da sociedade simplesmente pq não se tem comida, emprego, segurança, belo raciocínio o seu…parabéns

      Vc deixa um viciado em cocaína pegar sua filha? ou ele tem de consumir droga q recolhe imposto? ou só enqto faltarem comida, emprego, segurança….etc…

  19. Pois é Sr. Ricardo Kotsho,
    Como você mesmo afirma, o VÍCIO DO FUMO é uma PORCARIA! embora seja verdade que os que gostam de se emporcalhar tenham o direito de fazer isso, esse direito termina quando começa o dos que não fazem isso, e é ai que está o problema, pois onde quer que você vá, na rua, num restaurante ou num bar, haverá aqueles, aliás a maioria – que não foram contaminados com esse VÍCIO IMUNDO!
    Você afirma que os cubanos têm uma expectativa de vida de 75 anos, e que não há nenhuma indicação científica que indique que vivam menos por serem tão viciados no fumo. Pra que se dar ao trabalho de fazer uma pesquisa dessas com os cubanos, se já está mais do que provado cientificamente que OS FUMANTES vivem em média cinco anos a menos?
    Como você mesmo reconhece, é muito melhor não ter nenhum vício, muito menos um vício que prejudica e encurta tanto a vida do viciado, quanto a vida dos que lhe rodeiam!

  20. o engraçado , sr blogueiro , é que tanto o sr como nosso itamaraty , pregam uma coisa e aplicam outra……

    “mas não sou eu quem vai dizer para eles o que está certo ou errado, quais são os caminhos que devem seguir.”

    não deixaram honduras resolver sozinha seus problemas ……….mas não criticam a falta total de democracia dos governos chaves e fidel………
    com absurda falta de respeito aos direitos humanos…..

    aceitar cuba , venezuela e o resto da AL com atitudes ridicularmente anti-democraticas , falsamente escondidos sob a mascara de um socialismo bolivariano , é uma atitude que nos causa estranhesa e temor……..

    essa simpatia nos traz lembranças de um outro passado….recente

    que não queremos mais

  21. Quanto a questão cubana de fumar a vontade, é que em Cuba, a maioria da população tem ampla assistencia medica-hospitalar e alimentação correta que faz os cubanos viverem mais que os brasileiros.Cuba como se diz é o melhor lugar do mundo para pobre viver, ao contrario do Brasil, onde esse pais é o melhor lugar para ser viver, quando se conseguir uma renda familiar o suficiente para se ter atendimento particular de medicos e remedios, e uma farta alimentação, mas isso somente ocorrer numa parcela menor da nossa população que já esta demonstrando que ao redor de somente 15% da nossa população vive bem, o resto 85% está fudido.

  22. Alguns pontos a considerar:
    1 – A restrição de calorias faz a pessoa viver de 15 a 20 anos a mais, portanto os cubanos vivem mais porque comem pouco ou na maioria das vezes, nada mesmo.
    2 – Se Cuba fosse bom os cubanos não enfrentariam até tubarão para fugir de lá em canoas de barbante e tampas de geladeira véia.
    3 – Fidel Castro só falava grosso porque tinha grana da União Soviética.
    4 – O comunismo arrasou com o povo da Rússia, em todos os lugares onde foi instituído comunismo se estudar a fundo a situação é de calamidade, desgraça, sofrimento, morte sem fim.
    5 – Os governos comunistas (atualmente chamados de socialistas) primam por manter as aparências a fim de iludir os ingênuos. É mão de ferro em luva de pelica.
    6 – E otras cositas más…

    1. Valeu. Até agora eu estava convencido de que a causa da miséria e da ditadura cubanas era o maldito bloqueio norte-americano. Puxa, você esclareceu um fato histórico que vinha sendo entendido erradamente por todo mundo, até mesmo por historiadores e sociólogos dos mais respeitados dos EEUU. Parabéns e obrigado.

    2. Pronto, alguém que pelo visto nunca estudou a teoria de Marx, ditando conceitos e verdades absolutas sobre o assunto.
      Vai estudar, ler um pouco, quem sabe assim você percebe que o Comunismo nunca foi implantado em nenhum país desse mundo.
      Presta atenção!

  23. De acordo com a reportagem em Cuba é livre para se fumar, pois naquele pais existe uma ampla assistencia medico-hospitalar como em paises do primeiro mundo, e uma boa alimentação com que faz que os cubanos vivem bem mais que os brasileiros.Como está demonstrado que Cuba é o melhor lugar do mundo para pobre viver, e o pior para os ricos e classe media viver, porque lá os ricos e a classe media não tem como explorar o pobre como ocorre no Brasil, pois aqui a maioria dos ricos e da classe media, vivem nas custas dos pobres trabalhadores onde a maioria ganha salario minimo, tai esse nervinnho de muitos dizerem que detesta o comunismo, é claro pimenta no C.. do outro é groselha.Portanto aqui existe o roubo do rico e da classe media sobre o pobre, ou seja no Brasil são os pobres que pagam as contas e impostos.

  24. Espero que a proxima proibição do Sr. Serra seja a de falar sem mascara a menos de 2 metros, isso esta tambem provado que trás doenças respiratorias, como gripe suina, tuberculose, etc…. fora o bafo de onça e o cuspe, agora respirar em S.P e reclamar do fumo é o cumulo do chato.

  25. Sem querer ofender a quem fuma, mas se vc algum dia conseguir parar , vai saber do que falamos.
    A fumaça cheira de longe sim, mesmo em lugar aberto. Ao chegar perto de algum fumante só para conversar da para sentir o cheiro na pessoa.
    Moro em Campo Grande, em um fim de semana desses fui a um Pub em sao Paulo, achei maravilhoso passar uma noite sem fumaça ou voltar pra casa e nao ter que colocar a roupa na lavanderia por causa do cheiro.
    Vcs deveriam parar de reclamar e ter orgulho de morar numa cidade assim.

    1. Você fala isso porque não conhece o nosso prefeito e porque você foi esperto: passou só uma noite em São Paulo e se mandou. Matogrossense é vivo mesmo, igual mineiro.
      Um abraço.

  26. Primeira vez que venho a este blog (por manchete no site inicial do IG) e gostei dos comentários. Do texto em si, nem tanto, já que defende algumas ideias com as quais não concordo. Com outras, concordo, sim. Os comentários estão ótimos. Bem ao meu gosto. Parabéns a todos!

  27. Adorava fumar, mas desejava um dia parar, porém achava impossível, gosto de ler e entrei na livraria e um dos livros em exposição tinha como titulo “método facil de parar de fumar”, e lá fui eu tentar mais uma vez, li ele duas vezes, pois na primeira lida não consigui parar, pois o metodo se baseia na remoção da lavagem cerebral que o cigarro faz no sue cerebro. Hoje estou há dois anos anos sem fumar,
    e sem vontande nenhuma, pois foi removido todos os vestigios da lavagem cerebral do vicio do cigarro. Hoje a vida continua a mesma, só que não penso mais no cigarro, que é uma maravilha.
    Adoraria conhecer Cuba

    Abraços.

    Não estou fazendo propaganda de nenhum livro, só estou relatando a minha experiencia como ex-fumante.

  28. Kotscho, tá ficando esquisito mesmo ler comentários em blogs, a violência verbal tá assustadora… e não é apenas o não respeitar quem pense diferente, é agredir, desqualificar da pior maneira, com palavrões, ofensas e… gritos… juro que às vezes dá até para ouví-los!
    O pior é que se você não permitir que se expressem (da pior maneira) ainda vai ser chamado de ditador ou coisa que o valha! Quer saber… democracia é boa mas é uma m…!

    1. …………………………………………………………………………………………………
      ………………………………..Por acaso você é a,
      ……………………………………………………………
      …………………………………..Gilda “saladeira”.
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………..Que frequentava o blóg,
      ………………………………………………do,
      …………………………………………………………………………………………………
      …………………………….Chupa cabra cosmopolita,
      …………………………………………………………………………………………………
      …………………………………………….também,
      ……………………………………..conhecido como,
      …………………………….dramaturgo multifacetado,
      ………………………………………………..ou,
      ……………………………………………..ainda,
      …………………………………….Gerald thômas?
      …………………………………………………………………………………………………
      ………………..Gilda,..aquela que estava nas barrancas do
      ……………………………………rio São francisco,
      ……………………………lutãndo contra a transposição
      ……………………………………………..dele.
      …………………………………………………………………………………………………
      ……………Sê for você,…..mesma,….você sumiu,….. heim?
      …………………………………………………………………………………………………

  29. concordo plenamente com otexto, pois a intolerância já se tornou regra, principalmente entre os paulistanos. Não se trata apenas da questão do cigarro, o fato é que passamos a viver uma ditadura da maioria.

  30. Meu pai faleceu, com 86 anos e foi fumante durante 70 anos, minha mae viveu ao lado dele sem ser fumante directamente (fumante passiva) por 60 anos, hoje ela ainda goza de excelente saude e ja esta com 92 anos (lucida, lucida e cheia de charme) acho que existe uma disputa muito grande entre industria e laboratórios, sobre este assunto. eu ja estou com 60 anos, fumo a 45 anos e quero viver mais uns 30..fumando…..adoro fumar….é muito gostoso…..pra quem nao gosta de cheiro, o que seria dos lirios se todos gostassem só dos perfumes das rosas. respeito o direito dos nao fumantes, mas gostaria de ser respeitado no meu direito de fumante. afinal, aqui nao é nenhuma cuba, mas temos ca nosso maluco beleza, assim como eles. acho que temos outras coisas importantes a serem discutidas. uma vez uma maigo ao me ver fumando, disse-me ” amigo, vc deveria parar de fumar, isto vai lhe matar aos poucos” no que eu respondi ” tudo bem, nao tenho pressa de morrer. fiquem em paz…lembrem-se em muitas situações a fumaça é um simbolo da paz.

    1. o seu direito de fumar, sendo em presença de outras pessoas, interferem no direito deles não precisarem respirar a fumaça do seu cigarro, compreende? quer fumar fume, mas onde não tenha quem não queira sentir e respirar a fumaça de seu cigarro. Pois quem não fuma, não está invadindo direito algum seu, ou está?

  31. Eu também sinto esse tom de intolerância crescente. Acho um verdadeiro absurdo as pessoas quererem transformar as próprias opiniões em verdades absolutas.

    Confesso que ainda não li seu post sobre sua viagem para Cuba (pretendo lê-lo em breve, com mais tempo), mas tenho minhas opiniões sobre Cuba.

    Eu não gosto da “idéia geral” de Cuba, acho que se fosse um lugar tão bom assim, as pessoas não fugiriam de lá. Essa é minha opinião. Opinião baseada em informações cuja veracidade nunca comprovei, sobre um país que nunca visitei, sem ter qualquer garantia de que minha opinião continuaria a mesma se eu tivesse morado por lá uns anos. Dessa forma, hoje não sou muito fã de Cuba, mas não tenho o direito de sair por aí falando “Cuba é um lugar ruim” como se isso fosse uma verdade absoluta e também não tenho o direito de dizer que as pessoas que gostam de Cuba estão “erradas”.

    As pessoas têm liberdade de expressão, mas é só, para por aí. Ninguém tem liberdade de acreditar que as próprias opiniões são verdades absoltas que devem ser engolidas pelos infiéis debaixo de pancada. Exemplo? Talvez esteja errado quanto a tudo isto e certa esteja turma da “guerra fria” – sei lá!

    Só sei de uma coisa, a prática me ensinou que o cérebro humano costuma colher informações do meio externo de forma tendenciosa e pouco confiável, o que torna impossível perceber todos os detalhes e informações de alguma coisa com 100% de fidelidade. Por esse motivo, não posso sair por aí dizendo que estou absolutamente certo e acho que não tenho o direito de descer o sarrafo na opinião de ninguém. Não tenho perfeição pra isso e – pior (ou melhor, sei lá…) – vou morrer acreditando que ninguém tem.

  32. o Raul falou e disse. Mas muita coisa é dita sobre Cuba sem se saber bem como as coisa por lá se passa. Um dos leitores disse que antes Cuba era o cabaé dos americanos, ou coisa parecida, e que hoje é visitada por alguns turistas. ledo engano. Cuba hoje é o paraiso do nudismo. Cayo largo uma ilha tem um hotelk onde se encontram os nudistas mundiais bem como a comunidade gay. A prostituição em Cuba, principalmente Havana, é uma profissão como qualquer outra. Ninguem fica sozinho em Cuba. Tem-se companhia de todos os generos é só solicitar. Mas é um povo ordeiro e que se acostumou ao regime. Vejam o exemplo Russo, onde o partido comunista não morreu e tem gente querendo a volta. Quanto ao direito de fumar ou não é coisa deve ser sagrado. Não fumo e não frequento locais em que o fumo é permitido e sou contra a proibição. Aquele local que permite fumante pedeu um cliente. Liberdade é uma coisa mais ampla do que se possa imaginar. Eis porque as minorias são sempre massacradas.

  33. po nao vai falar dos cadillacs cupe deville 57? buick 57 ? ford 51 tunderbird 56 , porque cuba tirando a Reglas torres e as meninas do atletismo e os carros americanos nao sobra nada bom tem a polka a salsa… a musica que é otima e a caninha deles a cuba livre tradicional e claro o papai noel torpical que é gente fina pena que bicotado pelos americanos fica aí perdendo tempo com cigarros que nem ligam assim nao dá assim nao pode estamos 300 anos atraz do bonde ja esteve em amsterdã ?

  34. Ricardo,
    Cuba de Fidel tem tudo a ver com o mundo e, em especial com nossas geraçoes contemporâneas. Ela nos ofertou os sonhos de um mundo justo pelas palavras candentes de Fidel e pelo testemunho crístico de Che Guevara. Há um tempo escrevi sobre ele. A Tristeza de Deus foi publicada por todos os recantos interioranos do Brasil. Falando de Cuba não se descarta Che. Aí porque pego carona no seu espaço.

    A TRISTEZA DE DEUS
    João cunha
    22 12 2002

    Contam lendas antigas que num dia qualquer há mais de dois mil anos, Deus enviou seu filho à Terra dos Homens para redimir a obra perdida depois da expulsão do Paraíso.

    Sempre achei o Natal triste. Até mais triste que a Sexta-Feira da Paixão. Mas, além da tristeza que o Natal sempre me trouxe, nunca pude entender o destino do Filho de Deus: vir à terra, tomar o cálice de fel, conhecer a obra de seu Pai e, sem alternativas, morrer pregado no suplício da cruz, sem culpas, sem erros, sem crimes. Condenado pela causa do Amor.Este foi o Grande Sacrifício.
    Mas, a História humana registra outros, em que, não o Filho de Deus, mas seres humanos, segundo consta, feitos à sua imagem e semelhança, repetiram provar o cálice amargo de viver entre os homens e de serem sacrificados em nome das causas do Amor.
    Há não muito tempo. Muito menos que dois mil anos, um outro sonhador já de pernas flácidas e pulmões cansados, que pregava a indignação contra qualquer violência praticada contra qualquer criatura, em qualquer ponto da terra, encontrou sua via sacra e, com um olhar nazareno e um sorriso indecifrável nos lábios, foi morto, não na Judéia, mas, numa escola rural de uma pequena cidade boliviana, Camiry. Ele não nasceu no Natal, nem numa manjedoura, mas, certamente, era um dos filhos de Deus feito homem. Seu nome não era Jesus, mas Ernesto. Não era conhecido como Cristo, mas como Guevara. Ele não ressuscitou no terceiro dia e subiu aos céus, mas, dias depois, quando sua morte foi anunciada, aí, seu rosto, rapidamente se espalhou por camisetas e cartazes em todos os rincões do mundo.

    A História se repetiu, como para confirmar o lamento de José de Saramago: “a espécie humana é a única que não deu certo, porque inventou a crueldade”.

  35. Caro Ricardo: Cuba é um lugar que tem milhões de defeitos, assim como o Brasil. Agora, é muita cara de pau de nós brasileiros, principalmente esta direita egoísta, dar lição de vivencia em Cuba, um país sofrido, com um bloqueio desumano que já dura mais de 40 anos. Eu conheço muito Cubano, e nunca vi na minha vida povo com mais orgulho do seu país. Não sei se pelos indicadores sociais, pelo analfabetismo zero, pela resistência das mil tentativas da CIA de derrubar o Governo que lá está, só sei que eles tem orgulho de ser cubano. Cuba é um país sofrido, com muita POBREZA, agora, esta MISÉRIA criminosa do Brasil, lá não tem. Criança passando fome igual aqui no Brasil, não existe. Existe lá muitas privações, racionamento, o que é outra coisa. E mais: O senhor Fidel Castro, em qualquer país do mundo que for, terá uma multidão para recebê-lo e aplaudi-lo, por uma questão simples: Creio que a maioria das pessoas que irão recebê-lo, não defenderia obviamente o regime cubano para o Brasil e para o seus países, mas estas pessoas admiram este homem e o povo cubano, porque aguentaram todo tipo de sabotagem dos EUA, e tiveram muita coragem para suportar tudo isto, isso quem fala, são até historiadores estadunidenses e mundiais. Óbvio Ricardo, que a direita do Brasil nunca irá reconhecer a inconstestável coragem e liderança do Sr. Fidel Castro. Primeiro que a direita não gosta de pessoas corajosas e sim de entreguistas das riquezas de seus países, segundo, porque tem dificuldade de interpretar a história como ela realmente é. Abraço. Em tempo: deixa que esta direitada me ofenda, seria triste se concordassem comigo.

  36. Ô chatice !!!!!
    A sorte destes seres é que seus intolerantes, preconceituosos e radicais pensamentos não soltam fumaça. Se assim fosse, no estado de São Paulo estaríamos dizimados.

  37. Caro kotcsho,decepcionante sua colocação.Em coluna anterior vc falou sobre hipocrisia…e agora,não seria hipocrisia sua falar do cigarro apenas porque em São paulo,como em outras cidades do país, seus opositores políticos propuseram leis,que foram aprovadas pelas assembléias legislativas, proibindo o fumo de forma bastante ampla? de forma democrática? Sei,citou o Serra por brincadeira!
    Votem contra o Serra todos os fumantes?
    Em outro momento neste balaio vc foi grosseiro e digo mesmo agressivo contra aqueles que não concordam com o governo atual e chamou-os de urubus e etc…Respeitando a opinião alheia?
    Defender o cigarro dizendo que não há comprovações científicas que os cubanos….francamente,o cigarro não faz mal?
    Assuma mais o que diz e faz pois senão vai perder a credibilidade até para os balaieros mais fanáticos.
    Alias,esses poderiam opinar sobre o que escrevi,que tal?

  38. Caro Kotscho,
    Faço minhas as suas belas palavras, também sou fumante e não me orgulho disso, tenho filhas e neto que também não fumam e me orgulho disso, concordo com restrições ao fumo em locais fechados, mas discordo totalmente da chamada “lei antifumo” do estado de São Paulo, aliás estava aguardando esta oportunidade para comentar a minha impressão: é interessante que na esta lei diz que é proibido o uso de produtos fumígenos derivados ou não de tabaco, portanto ela não está sendo cumprida pois é comum aqui na minha cidade vermos bares com churrasqueiras acesas produzindo bastante fumaça, na verdade a lei federal é bastante eficiciente, bastava que os orgãos competentes (municipais e estaduais) a fizesse cumprir.

  39. “Aqui mesmo no Balaio uns agridem os outros simplesmente por pensarem de forma diferente, argumentos são logo trocados por ofensas.”

    Pra quem chamou ( EM MANCHETE!!!!!) os oposicionistas de “urubuzada” estou achando o prezado amigo muito sensivel….

    Repito e insisto: Não se trata nem tanto a questão do nome, da palavra usada. Isso é o de menos….
    Trata-se da ideologia que está nela embutida.
    A que imagina serem “inimigos da patria” ( subversivos?) todos que não concordam com o governo do momento.
    A que diz serem azedos, mal humorados, raivosos, todos que insistem em mostrar que as vestes do Rei não cobrem sua nudez…
    A mesma ideologia de quem sente azia quando lê jornais, e vê a imprensa como uma “inimiga”.
    A mesma que não gosta de fiscalização.
    A mesma que acha haver pessoas “presdestinadas” para “guiar” a Nação ao porto seguro.
    A mesma ideologia que fundamenta todos os fundamentalismos, se me permitem o trocadilho…

    Nos “gloriosos-momentos-da-grande-conquista-da-patria- Mãe-idoloatrada-salve-salve” (Olimpiadas) cheguei a temer que fosse ressucitado o slogan muito usado durante a ditadura Militar ( a mesma que assassinou Herzog – e tantos outros…)
    “Brasil: Ameo-o ou deixe-o”

    Espero que o RK, por herzog, por tantos outros, por ele proprio, lute sempre pra que aqueles tempos jamais retornem….

    …………………

    Se o Blogueiro transforma seu espaço num campo aberto e propicio para ofensas, xingamentos, e especialmente INTOLERANCIA, esperar o quê de seus comentadores…

    Ah… Amigo Kotscho… Tás brincando…..

  40. Caro Kotscho,

    Estou aprendendo muitas coisas aqui no seu blog. Alguns frequentadores do blog também conseguem captar a mensagem principal que você passa. Outros ficam se degladiando. Até que gosto de degladiar também de vez em quando. O exercício da tolerância, é muito difícil e parece só acontecer depois que somos bem mais velhos do que gostaríamos. Se pudéssemos aprender a exercitar a tolerância quando ainda éramos jovens, viveríamos bem melhor.

  41. Kotscho. Concordo com suas posições ante a Lei Nazi-fascista Antifumo do Serra. Brinco com meus amigos da USJT que as grandes personalidades da história eram fumantes..*rs

    Quanto à intolerância, seja ela contra fumantes, idosos, religiosa, racial, ideológica e outras. Essa palavra só deve ser aplicada contra o capitalismo. Pois este sim é um vírus que mata de forma covarde, mas apenas poucos percebem.

    Abs,

    Mauricio Hermann

  42. Prezado Ricardo Kotscho, parar de fumar é extremamente difício, mas não é impossível. Eu fumei 27 anos, apartir dos treze até os quarenta. Sempre tinha vontade de parar, pois toda a vida achei um péssimo costume. Felismente consegui me livrar deste vício incômodo. Não me importo se os outrs fumam por perto, não ligo, pois minha esposa fuma, embora o faça com certa discreção, Graças à Deus meus filhos não o fazem.
    Esperimente parar, com força de vontade e opinão é possível conseguir. Que tal começar já?

  43. Boa tarde Ricardo!
    Boa tarde amigos balaieiros!

    As vezes eu acho que a chuva, (que nos impede de fazer tantas coisas) é uma forte aliada de “blogueiros” escritores, poetas, musicos, entre outros apreciadores das almas.
    Como não ler um “post” desses, e não fazer um comentário?
    Isso aqui é “viciante”, mais até do que meu próprio cigarrínho mireráver.
    Mas já que fui gentilmente tirado do meu “estado contemplatívo” onde várias leituras (incluíndo alguns debates de natureza humana) me fazem refletír sobre as questões do pensamento também humano, vou dar também os meus “pitacos” como diz um grande amigo meu.
    Primeiramente eu concordo contigo no que diz respeito ao fato de nós fumantes sermos agora segregados pela sociedade. Embora também não suporte muito essa idéia, fico com o pensamento alternatívo de que muitos jovens verão mais essa nossa dificuldade, e com certeza não entrarão nesse grupo.
    Como minhas filhas, que veem meu desespero quando o maço está acabando no começo da noite, e uma tempestade se aproxíma. Saír à caça de um local aberto onde comprá-los, talvez só seja comparado ao ato de sair destrambelhadamente buscando socorro para algum acidentado.

    Quanto ao tema relatívo aos debates entre seres que não dispõe da mesma linha de raciocínio, eu dou graças a Deus que seja assim, e com excessão somente dos “pixadores”, CL’s, só vejo pontos de vístas diferentes que nada mais fazem do que “enriquecer” os nossos tão pobres conhecimentos.
    Assim como o meu amigo Enio me disse uma vez aqui mesmo, quando ainda não havía moderação, e eu me sentindo um “burro” por não compreender uma musica do Chico Buarque, recebí carinhosamente (sim, apesar de muitos acostumados a levar suas cacetadas devem saber que ele é tão humano quanto todos aqui…) uma bela aula sobre a questão.
    Como eu ainda não havía entendído a questão por esse lado, logo me sentí um burro ignorante a respeito, no que fui respondído por ele, de que nesses espaços não nos tornamos mais inteligentes, e sim apenas menos ignorantes.
    Sempre que se iniciam discussões, podem perceber os tipos de argumentos, e através deles, ver “claramente” aqueles que estão de fato defendendo as suas convicções, daqueles que apenas entram aqui para desabafar, ou tentar “brochar” as convicções alheias.

    Eu ví Ricardo, que voce apenas descreveu um PASSEIO que fez nesse país. Assim como certa vez voce também apenas DESCREVEU um passeio dentro do senado, em que encontrou o Sarney, e o Mercadante, e com isso levou tanta “pedrada” aqui, que sai de baixo!

    Por último, o que voce está vendo, eu também tenho notado.
    Essa falta de tolerância é realmente terrível, e piór, é CONTAGIANTE.
    Eu mesmo tenho me afastado um pouco dos meus amigos, justamente por causa disso.
    Lá no nosso BOTECO DO BALAIO, eu dei um tempo, por me sentir mal, e com isso atrapalhar um pouco toda a alegría que sempre acontece nas relações dos frequentadores.
    Aqui, a minha ausência coincidiu com a sua viagem, e portanto, nem foi muito notada.
    Mas fiquei bastante tríste por ver que dois grandes seres humanos, sendo um dos quais meu amigo a mais tempo, e outro recentemente chegado, mas nem por isso deixa de ser uma figura admirável tanto aqui quanto lá, se desentenderam por motívos (se olharem bem a questão) até fúteis.

    Que podemos fazer então Ricardo?

    Quando as pessoas desconhecidas começam a se agredir, já é desconfortável, mas quando dois ou mais seres que admiramos literalmente partem para o “quebra pau” fica difícil entender.

    Voce que está lendo isso, já parou pra pensar, que nem sempre está 100 % certo, ou o mesmo tanto errado?
    Que o outro que está debatendo contigo talvez tenha também um pouco que seja de razão?
    Que não adianta agora ficar debatendo sobre assuntos que há décadas estão sendo debatídos, sendo que não se chega a um concenso?
    Que temos os nossos “próprios” problemas aqui mesmo, dentro de nossas fronteiras, e não precisamos ficar “nos matando” com problemas alheios?
    Não sería mais fácil, e mais humano, eu te ajudar à retirar o císco do teu olho, enquanto voce me ajuda a tirar a “trave” do meu?
    Não sería melhor dizer apenas “-Desculpe, mas eu não concordo contigo pois…”
    Ao invéz de. “Cê não sabe o que tá dizendo sua besta”

    Afinal todos somos ignorantes…NINGUÉM AQUÍ É UM EXPERT EM CONHECIMENTO.
    Ninguém aqui é expert em nada, pois qualquer que seja a atividade de cada um, sempre haverá algo mais para aprender.
    Não há limíte para o conhecimento, assim como não há limíte para a compaixão, e a humildade.
    Todos vivemos na mesma casa que nos foi dada, e como se não bastasse estarmos acabando com ela, ainda adoramos tripudiar, humilhar, agredir, e pixar sempre que podemos as paredes com nossas ideologías que sempre serão melhores que a dos outros.
    Refletímos aqui querendo ou não, os nossos “dissabores” do dia-a-dia. Perdemos a paciência com facilidades impressionantes, mas sempre em vísta de parecermos “melhores” do que o outro, que será sempre o “outro infelíz”.

    Isso contamína, contagía, e fora raríssimas excessões empresta algo de valôr ao debate.

    Minha sugestão é para que façamos uma análise sobre o que queremos de fato, e a forma como buscamos isso.

    …simplesmente buscar “quem realmente somos”…

    Abraços!

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br (botequeiro contemplatívo)

  44. É impressionantemente irritante quaisquer que forem as críticas construtivas ou não sobre o regime cubano – dito comunista – ora, fico impressionado, como uma ilhota no meio do Caribe incomoda tanta gente.
    Devemos nos preocupar com o Brasil, com todos os seus problemas politico-sócio-economicos e deixar os cubanos em paz. A sociedade reflete seu poder político e vice-versa.
    Pra alguns, a lei antifumo em São Paulo é inconstitucional, pra outros não, fato é que a tal lei está aí, e cabe a sociedade discutí-la e repudiá-la, se esse for o caso.
    Os cubanos fumam onde quiserem. Qual o problema? Eles estão “presos” ao perigoso e mortal vício do tabaco? Pode ser que sim. E nós, presos a conceitos morais, éticos e religiosos, talvez muito mais nocivos à frágil saúde mental e física.
    É só mais uma opinião…

  45. Prezados. A agressão pessoal é a arma dos imbecis. Somente dos semi-alfabetizados e dos sem informação. Daqueles cuja sugestão do destino em continuar com a inteligência comprimida foi aceita e degustada para perpetuar e manter a mente estilizada nas sombras do ostracismo e da prepotência falida e miúda, sem nenhum resquício de argumentação inteligível. Já li aqui, defensores da criminalidade argumentando que a mesma traz benefícios à sociedade. São contra o consumo esquecendo-se de que é no comércio, que com o avanço da tecnologia em trazer conforto ao ser humano gerando empregos, movimenta a economia gerando mais empregos e conseqüentemente, mais investimentos. Alguns atacando vergonhosamente a honra e a dignidade do articulista. Outros alienados postando textos apaixonados pela figura do mesmo, defendendo-o com unhas e dentes, esquecendo-se de que ele também é humano, passível de erros como todos nós. O espaço que nos é oferecido é para o debate de idéias e não para os que não reúnem condições para tal. Ninguém aqui em sã consciência é contra o povo cubado ou qualquer grupamento humano submetido à tirania e a violência do poder das armas. O povo cubano tem gosto de festa. Disfarçam sua amargura com seu jeito doce alegre e hospitaleiro exprimidos em seus ritmos e musicalidade muito semelhante à alma tupiniquim. Sou contra sim; aos regimes opressores que sufocam a espontaneidade, o direito à informação, a liberdade de ri e vir, à prosperidade honesta, à emancipação intelectual, a constituir e saborear sua família, o direito de opção e ao inalienável direito de sonhar. Aos regimes que só premiam os opressores proporcionando-lhes uma existência nababesca enquanto mentem e mantém seu povo sob a ameaça do fuzil e do cárcere, em condições desumanas e em currais ideológicos a fim de perpetuar seus objetivos megalomaníacos. Uma das maiores verdades humanísticas está na frase de um filósofo cujo nome não me lembro: “Somente haverá governo quando cada cidadão aprender a governar a si mesmo” GLADIADOR.

  46. Caro Kotscho, por falar na liberdade aos fumantes, muitos daqueles que batem no regime cubano esquecem-se ou não sabem que os Estados Unidos, país dos sonhos da maioria destes que “batem” em Cuba, proibem seus cidadão de porem os pés na ilha caribenha. Proibem também o consumo de charutos cubanos e de outros produtos daquele local.
    Estes, com certeza, jamais se preocuparam em saber porquê os Estados Unidos reprimem Cuba e abrem suas portas para a China, com regime semelhante.
    “É a Economia, estúpido”. E também a política, estúpido. Pois os americanos contam com mais de um milhão de anticastristas que se revoltariam se a perseguição à Cuba acabasse.
    Haja fumaça!!!!

  47. Grande Kotscho !

    É bem verdade tudo o que você disse, mas existe apenas um porém: nem sempre o fumante é um cara que sabe respeitar o direito do camarada ao lado.

    Felizmente, a maioria dos meus amigos fumantes parece ser bem sensata – porém, infelizmente, alguns fumantes “desconhecidos” parecem estar “obrando e andando” pra pessoa ao lado, principalmente se são desconhecidos.

    Tá incomodado, vá embora, e etc… e, se levarmos em consideração que a tênua linha imaginária entre uma área de fumantes e não fumantes pode ser de apenas alguns poucos centímetros, tá armada a quizumba… já presenciei vários bate-bocas por causa disso!

    E que tá cheio de fumante que não respeita os outros, ah, isso tá. Não os meus amigos, não você, e não os leitores do Balaio – mas que tem um monte solto por aí, ah, isso tem! E os que negarem isso, só podem estar negando por “corporativismo” !

    Giuliano

    1. Perfeito, Giuliano!

      Já disse em outra ocasião, e repito:
      A defesa da “liberdade do fumante” é uma tese individualista, egoista até….
      Espanta que pessoas ditas progressistas, de vanguarda, das esquerdas, etc… se aferrem unhas e dentes a este pretenso “direito” de fazer fumaça onde bem quiser, quando quiser, na hora que quiser…. e se sintam pobres “perseguidos-pela-sociedade-cruel-e-intolerante”

      PS- Fui fumante durante 25 anos!
      NUNCA me senti com DIREITO de fumar onde queria ou onde achasse que devia.
      Sempre me senti um “invasor”….

  48. Por favor, envie-me um email para contato que eu lhe enviarei sólidas evidências científicas a respeito da influência negativa do cigarro em fumantes passivos…inclusive com medidas de resultado verdadeiras (true outcomes).

    o seu nível de viés a respeito de um tópico é impressionante…a meu ver, um péssimo formador de opiniao, pois nem tenta ser imparcial…

  49. como se perde tempo ao censurar os outros. cada cabeça uma setença. Se você acha que o povo cubano fuma como quer, onde quer , deitado, dormindo, sonhando, e acha bonito, o problema é seu. O outro não acha, eu não acho, mas você acha, e dai?

  50. Ás vezes as discussões sobre “liberdade” recaem sobre temas aparentemente etéreos… mas são extremamente concretos. Liberdade de ir e vir: EXISTE, mas isso não é uma licença para que eu vá e venha do jeito que eu quiser (há regras no trânsito em prol da convivência e fluidez). Liberdade de fumar: EXISTE, mas sua expressão fica ainda mais valiosa se tal liberdade levar em conta aqueles que não querem fumar (os fumantes passivos…).

    Um abraço e, se possível, larga esse veneno…

  51. A Internet, felizmente aceita tudo. Via a liberdade. Liberdade até para falar bobagem, como o dono do ocmentário sonbre Dilma, Lula e o filho de Lula. Se Dilma usa bolsa cara é proquê ela paga. A questão do filho do suposto enriquecimento do filho do Lula é balela. Não existe esta históra.
    Mas alguns idiotas proliferam por geração espontânea, sendo semente daqueles que diziam que Lula tinha casa no Morumbi lá nos idos do final de 80.

    1. eu estou com vergonha de ler os comentarios podemos não concordar com a opinião dos outros , mas não devemos tentar impor nossa opinião com má educação vamos discutir politica uns com o outrus mas educadamente falando de politica a proxima lei do serra é pauistano ser proibido de sair de casa a tarde por causa dos chuviscos

    2. Os mesmos insistem até hoje em dizer que Lula nunca trabalhou. Vai ver que o dedo perdido aconteceu numa partida de dominó.
      A carteira de trabalho do Lula registra aproximadamente 27 anos de trabalho. enquanto isso, ninguém faz o mesmo comentário sobre Tancredo Neves, seu neto Aécio, ACM, Mário Covas, Temer, Roberto Freire. Estes e mais alguns milhares sempre foram políticos profissionais e não vai aí nenhuma crítica, afinal, a legislação do país não registra oficialmente essa profissão, mas ela existe.
      Um abraço.

  52. Ricardo,

    Concordo com o post, esse e o de Cuba.
    Estive em 2005 em Cuba. Passei 10 dias de puro encantamento.
    Como você não defendo o regime, tenho críticas profundas a ele. Mas vi que a maioria dos cubanos que conheci, os defende. Não julgo, não moro lá. Mas foi uma viagem incrível.

    1. Meu filho, casado há dois anos, escolheu Cuba para sua lua-de-mel. Não sei porque, afinal nunca se envolveu com política, além de gostar muito de aspectos da vida norte-americana, como o futebol deles. Tanto ele quanto a esposa voltaram encantados, inclusive com o povo, sua descontração e sociabilidade, além da segurança pelas ruas.
      Um abraço.

  53. Que bom seria se cada um tivesse consciência e liberdade suficientes para tomar as próprias decisões sem desrespeitar as dos outros…

    Proibições, cada vez mais, refletem o quanto temos que caminhar.

    Quanto a Cuba, espero conhecer e poder fazer, um dia, esse caminho tão delicadamente descrito por você, Kotscho.

    Parabéns pelos saborosos textos!

  54. Caro Kotscho:
    Aparentemente, no Brasil, foram criadas duas “ligas”. Uma favorável ao presidente Lula e outra ao Serra e, invariavelmente, em qualquer assunto, aqueles que se aliam a uma delas são facilmente detectáveis, salvo raríssimas exceções. Eu já fui um fumante, assim como meu pai, meus irmãos e cunhadas. De todos, só temos um remanescente (meu irmão mais velho não larga o vício de forma alguma, em que pese toda a pressão familiar). Apesar de saber de todos os malefícios à saúde causados pelo tabaco, entendo que num pais realmente livre as pessoas têm o direito, inclusive, de prejudicarem a saúde, DESDE QUE NÃO PREJUDIQUEM OS OUTROS (isso deve ficar bem claro). Assim, não vejo problema algum de pessoas fumarem em locais determinados e reservados aos fumantes, inclusive em bares e restaurantes, desde que com área de escape da fumaça. Seria excelente que todos parassem de fumar, de beber, de usar drogas proibidas, etc.. Até mesmo se houvesse apenas uma diminuição dos usuários já seria maravilhoso, porém, não creio que isso seja possível com uma “CANETADA”. Daqui a pouco, na próxima eleição, algum governador também vai dar iniciativa em alguma lei que proíbe salgadinhos fritos, fast foods em geral, refrigerantes, etc., pois também são sabidamente prejudiciais à saúde. O problema de se proibir é justamente esse: criar precedentes para o absurdo. O mesmo Serra que proibiu o cigarro não fez campanha publicitária de conscientização anti-tabaco, em que pese a verba para publicidade ter crescido 180% no seu governo. Quanto a Cuba, antes da Revolução de Fidel, sempre que estudei história meus professores diziam que aquela ilha era um “puteiro” dos marinheiros americanos. Os cubanos escolheram, apesar dos pesares, o caminho que hoje trilham. Poderiam ter feito outra opção e, quem sabe, o Brasil estaria lá, liderando uma missão da ONU, como está acontecendo no capitalista e democrático Haiti.
    Abraço.

    1. João,
      permita-me destacar um trecho de seu comentario:

      “Apesar de saber de todos os malefícios à saúde causados pelo tabaco, entendo que num pais realmente livre as pessoas têm o direito, inclusive, de prejudicarem a saúde, DESDE QUE NÃO PREJUDIQUEM OS OUTROS (isso deve ficar bem claro).”

      Não sei qual o conceito que vc faz de “país realmente livre” mas imagino não ser o meu. Mesmo porque não acredito muito nessa coisa absoluta: ” realmente livre” !
      Como se as restrições, limitações, imposições tivessem todas ficado pra tras…
      Pelo contrario, imagino a humanidade com cada vez menos liberdade individual, trocada por mais segurança e solidariedade coletivas.
      É assim que vejo o nosso progresso nos ultimos milenios, desde que firmamos os primeiros pactos, acordos, codigos, até o presente.
      Portanto, considerando que o nosso “condominio” é de participação compulsória – salvo os ermitões, existentes apenas nas fábulas….- não imagino que alguem possa fazer mal a sua propria saude sem com isso estar prejudicando outras pessoas ( e não só de seu circulo familiar, de amizade, de afeto, não…).
      A valer sua assertiva chegariamos a inimaginavel ( e indefensavel…) situação de se negar tratamento medico gratuito ( mas financiado com os recursos de todos contribuintes) a um fumante.
      Evidentemente um absurdo….

      Portanto, nem tanto ao mar, nem tanto à terra….
      Meu corpo a mim pertence.
      Mas tudo que eu fizer ( ou deixar de fazer) com ele tem, fatalmente, repercussão sobre os outros….

    2. Emanuel:
      Obrigado pelo comentário, inteligente e respeitoso. Dessa forma faz gosto ser contrariado. Seu ponto de vista tem muitos pontos de profunda reflexão, mas talvez não tenha entendido a essência do que tentei dizer. Se formos levar ao pé da letra, esse “condomínio” que vivemos, que vc apropriadamente referiu, é ainda mais abrangente. Tudo que acontece dentro do Planeta Terra de alguma forma afeta a todos que nele habitam, de forma direta ou indireta Com efeito, devo te dizer que um país realmente livre, no meu ponto de vista, é aquele que não interfere, O QUANTO POSSÍVEL, na liberdade individual. Seguindo seu raciocínio, todos os indivíduos com problemas de obesidade que sofrem infartos, AVCs, diabetes e tantas outras doenças decorrentes da má alimentação, também deveriam ser proibidos de comer batatas fritas e hambúrgueres, pois são tão perniciosos para eles tanto quanto o cigarro para o fumante inveterado. Essas pessoas também influenciam, com seus péssimos hábitos alimentares, a harmonia social, já que também precisarão ser internadas, e efetivamente são, em hospitais públicos, onde as contas são pagas por toda a coletividade. Claro que em nenhuma dessas hipóteses eu ou vc concordaríamos com o abandono dessas pessoas. Quanto cito esse exemplo extremo é justamente para tentar mostrar o quão perigoso é simplesmente proibir. Hoje o cigarro, amanhã a coxinha e, em pouco tempo, o Estado dirá que horas você deve acordar e quando se recolher ao seu leito. Claro que se vc colocar na balança a coletividade e o indivíduo, a primeira há sempre que prevalecer. Aliás, isso é um princípio dentro do Direito Administrativo (a supremacia do interesse público sobre o privado). Mas o Estado é insaciavelmente controlador por excelência e, em hipótese alguma, podemos esquecer que somos indivíduos. O principal fator que distingue os homens dos animais é justamente esse poder que temos de nos distinguirmos, sermos diferentes, pensarmos diferentes. É um direito do cara achar que o prazer que o fumo lhe traz, compensa os riscos que corre (não podemos esquecer que nem todos os fumantes morrem em decorrência do tabaco). Se formos controlar isso, também deveríamos proibir o indivíduo que vai fazer alpinismo simplesmente por aventura e, muitas vezes, acidenta-se e mobiliza dezenas de pessoas, com dinheiro do Estado, para procurá-lo (seu ato acaba refletindo na coletividade, no condomínio compulsório). Talvez também devêssemos proibir as pessoas de ingerirem bebidas alcoólicas (imagine a quantidade de pessoas hospitalizadas em decorrência do alcoolismo e mesmo os acidentes de trânsito provocados por motoristas alcoolizados). Indo ainda mais longe, por que não proibir a circulação de veículos, poluidores inigualáveis do ar nas grandes cidades (ou vc acha que a fumaça de carros que inalamos não causa inúmeros males?). Assim, concluindo, em que pese respeitar seu inteligente ponto de vista, mantenho o que disse anteriormente. Não gosto do cheiro do cigarro, a fumaça me incomoda, porém, quem quer fumar tem esse direito, desde que não incomodem diretamente outras pessoas. O tabagismo, a meu ver, é caso de saúde pública (o viciado deve ser visto como um doente e não como um criminoso que espalha o câncer para os homens de boa vontade).
      Abraço para vc.

  55. Só as pessoas que não conhecem a HISTÓRIA é que acham que o que aconteceu em Cuba foi ruim.

    Cuba era o baixo meretrício dos EEUU. As jovens só serviam para “fornicar”. Os jovens para servir drinques e limpar quartos. E os velhos para morrer de fome.
    Saúde e Educação ZERO.

    É lógico que, para nós que fomos criados com padrões de pequeno-burguês, não é fácil enxergar como estão vivendo bem. Mas estão e se não estivessem o governo já teria ido para o beleléu, como “eles” bem sabem fazer para “democratizar” um país, como em Honduras… É preciso dar o testemunho sob este ponto de vista.

    Espero que tenha conhecido o “cantinho” de Hemingway, e bebido mucha hierba buena.

    Grande abraço.

  56. Kotscho, teu blog FOI, É e continuará SENDO impecável. Absolutamente todos os assuntos são interessantíssimos e seus pontos de vista idem, mesmo quando não concordo com eles (coisa rara, aliás). Quanto ao fumo, apoio 100% tuas palavras: tem lugar pra tudo, menos para intolerância misturada a preguiça (e marketing) político. Sobre Cuba, faça o que tu queres pois é tudo da lei. E os mal educados do blog que se mudem, porque no Brasil (ainda) podemos nos expressar livremente. Grande abraço e continue fazendo desse blog um oásis de cultura e opinião sóbrias e inteligentes na internet brasileira!

  57. Raul, vai dar umazinha, vai. Perder tanto tempo vindo aqui e escrevendo uma sucessão de bobagens ofensivas ao dono do blog é o cúmulo do ridículo. Saiba se portar antes de pedir que apaguem o cigarro. A falta de educação é a mesma.

  58. Inacreditável o desfile de bobagens desse povo que vem aqui falar sobre o que não sabe. Galera, vocês não gostam de Cuba? Ok, não vão pra lá. Cigarro os incomoda? Ok, então não cheguem perto de quem não fuma. Só pense um pouco: as pessoas que lutaram pela sua LIBERDADE de dar essas opiniões são as mesmas as quais vocês ofendem. Gente burra é isso aí. José Serra presidente. Deus do céu…

  59. Caro Ricardo:

    Gostaria que manifestasse a sua balizada opinião sobre o porque de que tendo nosso querido Lula da Silva, 99 por cento de popularidade, a Dilma empacou nos 15?

    Quando a gente poderá sair desse marasmo?

    1. Argemiro,
      no que a campanha começar oficialmente, o povão dos rincões e que tem como ilustração apenas a tevê, ficará sabendo da Dilma. E é esse povão que o Lula tem ajudado. Ele despertará na hora necessária. Aguarde.
      Um abraço.

  60. Não sou contra o tabagismo, mas seria bem moderno cobrar uma taxa extra de quem polui como se faz hoje com países poluidores do nosso ar. Deveria instituir o seguro tabaco. Embutido na taxa deveria vir à cobrança do seguro enfisema pulmonar, para quando o individuo procurar socorro médico já estará garantido seu atendimento inclusive com balões coloridos de oxigênio. A taxa do seguro deveria ser a preço de hoje em torno dos R$50,00 por maço de cigarro. Tudo que tem risco tem que ter segurado. Concorda? Por falar em concorda, o suicídio com corda é mais barato.

  61. Cuba libre puede ser, pero el fumo libre jamas.

    Fumante é muitas vezes tão chato quanto um bêbado, e igualmente nunca se toca, e acha tudo normal.
    Fumem, mas longe de mim e dos meus filhos, obrigado.

  62. Que tal todos vocês lerem o blog “desde Cuba”
    Será que já te ofereceram sexo a troco de sabonete? Sim, isso acontece em Cuba. Levou seu jornal pra usar no banheiro? Mas acho que o senhor vai ficar em hoteis para turistas e ouvir musica para turistas, assim como tem uma visão politica de turista. Estive em Cuba, fiquei em residencia. Defender a miséria é no minimo má fé. Acorde sr. blogueiro.

  63. Argemiro,
    Já viu aquela propaganda do novo carro da chevrolet Agile?
    Daqui há um ano vai dizer: quem imaginaria a Dilma há um ano atrás com quinze ganhasse de lavada? A política trás surpresa, mas tem um padrão. No final as pessoas vão votar em quem pode lhe dar e a seus filhos um presente e futuro melhor. É isso que vai decidir a eleição.

  64. gostei de seu comentario a guerra fria acabou mesmo edevemos ter isto em mente cada pais tem que procurar um projeto proprio de desenvolvimento .e ainda acredito na utopia socilaismo não como projeto acabado.um abraço á todos

  65. Agradeço pelo Rico fumar lá em Cuba, a beira mar, no seu Hotel, muy hermoso, os seus Cubanos ganhos de presente (ops, falei).
    Saludos.
    Marketeiro do Ohbrahma Chopp na campanha da cumpanhera? Vai acabar como aquela imagem do mister president com cara de Curinga. Espera só pra ver.

  66. Experctativa de vida de 75 anos em Cuba?
    Eu acho difícil acreditar em indicadores econômicos e socais apresentados por um regime que executa dissidentes, restringe liberdades democaráticas e que censura os meios de comunicação.
    Jornalistas e outros foramdores de opinião ficalizam, cobram ou criticam o governo cubano tão livremente como fazem aqui no Brasil? A resposta é NÂO, sob pena de prisão, tortura e morte. Assim é fácil para o governo apresentar indíces sociais positivos.
    Os índices econômicos são apresentados pelo regime como negativos apenas por eles esconderem a inconpetência admiministrativa jogando a culpa no embargo imposto pelos EUA

  67. Augusto, se ficasse no hotel veria que há sempre polícia por perto, mas não é para sua segurança não, é para afastar o povo, ou para te seguir se vc sair sozinho.
    Fidel tu és un Cabron. Viva Chê.

  68. Não fumo, mas lí na revista IstoÉ a algum tempo atrás uma entrevista com o médico que pequisou esta estória de fumante passivo e o que ele disse: Estão extrapolando a pesquisa que fiz. Ninguém vai contrair câncer no pulmão por ficar 5 horas num ambiente com fumantes.

  69. … Ricardão, se vc.pensa da maneira como fala, porque busca encobrir as mazelas de um regime sub-humano, que tenta se impor a um povo bravo, como o Cubano. Seja como a irmã do ditador que teve a coragem de enfrentar as milícias escravocratas do irmão-criminoso. Ponha a dignidade humana acima de tudo…acima, principalmente de fanáticos inconsequentes, que vc, como jornalista, bem conhece, e mais ainda, jamais tolerar a manifestação irresponsável de simplórios, a título de respeitar a opinião de todos, mesmo porque antes de merecer respeito, eles precisam é de esclarecinento, e cabe aos mais bem informados, como vc., assim o fazer. Só dessa maneira poderemos construir um mundo melhor para os nossos filhos e netos…um abraço…

  70. Imaginem Serra presidente,ele esqueceu que foi exilado.Hoje está mais preocupado em contratar 500 pessoas para coibir o fumo,enquanto isso não muito perto da Cracolândia no Bairro da Liberdade o Crack é livre quando quiser e a hora que quiser e esfaqueiam pessoa em plena Av. no Sabado,4 horas da tarde.É o nosso problema é o cigarro….

    1. ah se os viciados tivessem recebido os esmola família antes de chegarem nesse estágio né? seria tão diferente, não precisariam esfaquear ninguém para comprar o crack né? idiota sua linha de raciocínio. Uma coisa é o problema da cracolândia, q Não está neste tópico, outro é Cuba e o tema fumar levantado pelo bloguista.

  71. Se em Cuba só existe uma imprensa oficial no Brazil(Z) temos que conviver com os factóides criados pelo PIG.Qual a pior? Eu não sei, vou fumar Meu cigarrinho e prejudicar a Minha saúde enquanto penso no assunto.

  72. Caros Blogueiros e Ricardo Kotscho!!! Boa Noite!!!

    Uma notícia interessante essa sobre a liberdade de fumar TABACO!!!

    É necessária uma evolução na legislação “SEM AFRONTA” aos DIREITOS, GARANTIAS INDIVIDUAIS, COLETIVAS E DIFUSAS e SEM AFRONTA AO ARTIGO 5º e seus Itens, artigo 19 Item III da Constituição Federal e SEM promover o TERROR e a TORTURA psicológica como em São Paulo.
    Nunca esquecendo que LEI FEDERAL é superior a leizinhas estaduais e mais: Leizinhas estaduais não revogam nem alteram lei federal.
    Lembrando sempre que no BRASIL é PERMITIDO E LEGAL FUMAR. Nas áreas públicas, coletivas deve-se somente, ter ambientes próprios para os fumantes, conhecidos como FUMÓDROMOS. Proibir como a lei paulista faz é ILEGAL, por ferir lei federal, é INCONSTITUCIONAL por ferir artigos da Constituição Federal e é IMORAL, pois promete algo que não vai cumprir, ferindo inclusive o CDC – Código de Defesa do Consumidor.
    Interfere em tributação via multas ILEGAIS, promove multas e invasões de domicílios comerciais, serviços e residenciais sem “AUTORIZAÇÃO JUDICIAL”, isso é crime.
    E Juiz nenhum dará autorização, embasado em ILEGALIDADE praticada por estadinho ou leizinha estadualzinha inconstitucional.
    No Brasil existe lei federal sobre o assunto: Essa legislação federal diz mais ou menos o seguinte:
    É permitido ao comerciante, ao empreendedor de turismo, aos empresários em geral que construam EMPREENDIMENTOS em todo o território nacional, desde que façam uma separação, através dos FUMÓDROMOS, criando o AMBIENTE ADEQUADO AO FUMANTE E AO NÃO FUMANTE.
    Essa lei é CONSTITUCIONAL, é legal, esta dentro da proposta capitalista, do direito ao livre comércio e RESPEITA o NÃO FUMANTE, sem promover DISCRIMINAÇÃO.

    Aí, alguns governadores, DITADORES, com fortes motivações eleitoreiras, apostando nas desavenças entre fumantes e não fumantes decidiram de maneira INCONSTITUCIONAL e total afronta ao artigo 19 item III, da Constituição Federal, como o de São Paulo, e proibiram até, que alguém prepare o ambiente apropriado ao FUMANTE. Verdadeiro descaso para com a Constituição FEDERAL e total afronta a DEMOCRACIA e a LIBERDADE de EMPREENDER. Tudo previsto no artigo 5º da Constituição Federal.
    Há um estado brasileiro chamado TOCANTINS que é o único que fez lei estadual sobre o FUMO legal “TABACO” que é efetivamente legal e constitucional e ajuda inclusive o artigo 225 da Constituição Federal. Como houve mudança no governo local, TOCANTINS, não sei se foi aprovada ou não. Entretanto, foi à única que acertou e possui lógica.
    As demais são ou ILEGAIS ou como a de São Paulo, INCONSTITUCIONAIS.

    Sobre DROGAS EM GERAL escrevi o seguinte que compartilho:

    Essa preocupação e argumento dos norte-americanos e de parte dos norte-americanos sobre drogas são de difícil crédito.
    Há situações na Europa que a liberação das drogas começa a fazer estragos maiores.
    Misturar Tabaco convencional, bebidas alcoólicas convencionais e colocar no mesmo nível de DROGAS pesadas, incluindo a MACONHA e suas variações entre elas, é de uma falta de senso completo.
    Esses argumentos utilizados como se todos fossem se tornar VIRGINALMENTE comportados, como ROBOZINHOS domesticados, é de uma infantilidade mental exuberante.
    Sociedade SAUDÁVEL é uma sociedade, FELIZ, comprometida com a VIDA, RESPONSÁVEL por seus ATOS, eu disse seus ATOS, diferente de IMPOSIÇÃO PELO ESTADO.
    A EDUCAÇÃO positiva é que fará diferença ao longo da vida de cada um.
    Entretanto, cada UM, deve decidir o que é melhor para si.
    Há no BRASIL movimentos pela liberação e descriminalização das DROGAS PESADAS.
    Sou contrário a essa idéia, acredito que dentre os males, a firme CRIMINALIZAÇÃO e PROIBIÇÃO DAS DROGAS PESADAS deve ser mantida. (Maconha e derivados, ópio, crack, cocaína, morfina, e outras tantas conhecidas).
    Ilusão supor que a liberação mudará alguma coisa. Só agravará e acentuará aumentando o nível de dependência química e psicológica.
    Quanto mais pressão na proibição das drogas TOLERÁVEIS, TABACO, BEBIDAS ALCÓLICAS, produzirá debandadas para as DROGAS PESADAS.
    Os governos “estaduais” estão cometendo um equívoco BRUTAL, ao fazer leis, INCONSTITUCIONAIS, ILEGAIS E IMORAIS, em apologia a VIRGINDADE PRESUMIDA DO COMPORTAMENTO “FALSO”, diga-se de passagem, do “POLITICAMENTE CORRETO”, isso é de uma BABAQUICE estupenda.
    As pessoas e em suas relações são tão imprevisíveis quanto à política.
    Seria mais prudente e EDUCATIVO explicar como viver e conviver com o POLITICAMENTE INCORRETO, evitando desta maneira, que o assédio se torne bem sucedido.
    Falhas nesta política EDUCACIONAL apenas aumentam o desconforto geral.
    O nível de banalização e escárnio existente no Rio de Janeiro foi cultivado ao longo dos anos, pelo descaso das autoridades em agir prontamente frente às questões relevantes em vários setores. Isso em menor e maior grau vale para todos os estados brasileiros.
    As três esferas de poder são e estão intimamente vinculadas e devem ser responsabilizadas. Entretanto, a cobrança deve ser pautada no aumento da EFICIÊNCIA E EFICÁCIA estratégica de políticas “concretas” “REAIS” possíveis e passíveis de implementação e utilização dos mecanismos de inteligência disponíveis, com aplicação de criatividade e muita inventividade pré-monitória, para vislumbrarem soluções antes da ocorrência ou do acontecimento. Uma vez acontecido virá caso de polícia e sai da esfera da PREVENÇÃO que é o fator aglutinador do sucesso frente ao DESVIO.
    Observando o DESVAIRIU nos morros e favelas existem combinações de flagrante desrespeito às autoridades, que na verdade, no modelo atual são AUTORITÁRIAS, portanto, não representando qualquer autoridade.
    Atuar, alterando o modelo, criará às condições de respeitabilidade necessárias para iniciar o longo processo de possível recuperação e que deverá ser focado nos indivíduos que DESEJEM concretamente essa superação.
    O organismo que envolve compromissos com a saúde deverá estar aberto para receber os desejosos pela mudança os demais fazem parte do momentâneo controle inteligente das autoridades de segurança, só e somente quando esses indivíduos se imbuírem do verdadeiro desejo de mudança poderão ser “CUIDADOS” pelos que atuam na saúde.
    Erra o “estado” quando deixa de entender que a saúde está nas mãos do indivíduo e não nas mãos da lei ou do especialista em saúde.
    Os centros precisam acolher pessoas e gerenciar a questão oferecendo opções sob medida; diferente de opções padrão.
    Há um erro de compreensão: Descriminalizar, dar um ar de potencial efeito medicamentoso liberando drogas em maior ou menor quantidade para a população, provocará na prática, aumento da dependência química e psicológica, NÃO evitará a proliferação de armas, provocará aumento discreto de pessoas cativas às drogas. DROGAS, aqui: entendendo-se drogas pesadas. Dentre elas, a maconha.
    Espero que continuem com a CRIMINALIZAÇÃO DAS DROGAS que “não” vença a idéia proposta pelos que desejam a descriminalização e a liberação.
    Os EUA aprovando a descriminalização entram em um barco furado. Escolha ERRADA.
    Obrigado! Essa é minha opinião.
    Tchau!!!

    1. …………………………………………………………………………………………………
      …………………….E você móra,…. aonde,…..Ramirez?
      …………………………………………………………………………………………………
      ………………………………..Na,………..Flórida?
      …………………………………………………………………………………………………

    2. Por que você não vai pra lá a fim de lutar contra o que você não aceita? Certamente voc6e deixou pessoas queridas nesse “inferno’ e se mandou? Feio hein? Isso tem nome.

  73. Gostei muito da sua materia sobre o Cigarro e Cuba,de uns tempos pra cá,parece que só morre quem fuma os não fumantes vão viver pra sempre? Com essa lei do Serra ,me vem a cabeça uma nova ditadura que começou pelo Cigarro e ninguem sabe onde vai parar,Viva Cuba!!!! Sou Paulista,Paulistano,Palmeirense e Fumante.

    1. Prezado nãos e trata de morrer ou não, mas sim de respeito… assim penso… se você quer fumar, que fume, mas não incomode quem não fuma… isto é respeito. Vejo da mesma maneira agreve… se você não queer trabalhar, que não trabalhe, mas impedir, agrdir, depredar, queimar bens de não são seus… lá pelos anos 50, moleque, já penava assim, e pulava o muro do meu colégio toda vez que a cambada da UNE ous ei lá como se chamava fazia greve por questões politicas ou por qualquer pobagem, mas que no fundo tinha objetivos ue não eram ligados a educação, como sempre. NÃO FUNO POR OPÇÃO, COMO NÃO BEBO… creio que a grande maioria o faz por falta de personalidade, por não querer ficar de fora da turminha, de passar por sei lá o que…

      Minha “bronca” com os fuamntes é que via de regras são porcos, jogam pontas em qualquer lugar… já levei muitas na cabeça ao passar por prédios… já lavei muitos cinzeeiros de colegas fumantes, por entrar numa sala no dia seguinte era duro…

      Sobre Cuba creio que o Nosso Ricardo trocaria Nossa lierdade pelo cigarro em Cuba, se bem me que me parece que é amigo ou hermano do Comandate e ai, tudo bem…

  74. É gente, câncer? Talvez, mas problemas respiratórios e oculares provavelmente, além do cheiro insuportável que só fumante não sente.
    Vou jogar um perfume fedido em todo fumante para ver se gostam.
    Melhor fumar a beira mar como o Kotcho.

    1. Por sorte minha parei de fumar antes que virasse essa neura toda. Imagine se conseguiria se tivesse esta imposição ridicula que em nome do (fumante passivo) teria que tomar chuva se quizesse dar umas tragadas?! Vá tomar banho o Serra… já não votaría em você, agora depois desta aberração decretada, preferiria votar no falecido Enéas, que Deus o tenha. Ainda bem que nenhum governante cismou com a carne de sol, o pernil….o PASTEL a pizza de muzzarela… já pensaram: É PROIBIDO COMER FEIJOADA ás quartas e sábados, com laranja e nos outros dias sem laranja. Cafézinho… NEM PENSAR!!! Serra voce anda tomando prozac vencido!

    1. E um egoista, individualista….

      Ou seja, a defesa da primazia dos interesses coletivos sobre as pretensões dos individuos virá fumaça….

  75. Detesto hipocrisias. Também sou fumante e conheço toda a nocividade que o vício pode causar, além de que o tabaco não é uma necessidade nutricional. Resolver o problema? Fechar as fábricas e proibir qualquer comércio de cigarros. Garanto que nenhum de nós fumantes vai morrer. Vai sobrar mais grana no bolso e muito menos grana para eles gastarem. GLADIADOR.

    1. Taí uma sugestão que deve ser considerada, até por mim que sou fumante.
      Fecham-se as fábricas
      Criminalisa-se o comércio. Os comerciantes regulares não mais comercializarão o cigarro.
      Como a demanda é maior do que de drogas, os traficantes bandearão para o mercado clandestino de cigarros, e não precisarão brigar ente si por nichos de mercado.
      Taí a solução para a criminalidade.

  76. Precisei esperar um ônibus, mas no ponto havia dois fumantes, aquele fedor de cigarro era insuportável. Desejei que eles virassem um semiósforo. Você acendeu o cigarro com semiósforo?

    1. Vc deve morar numa cidade bem pequena né?, em São Paulo ou em qualquer outra cidade grande não dá nem pra sentir que tem alguem fumando há 2 metros de distância, tamanho é o cheiro da poluição (fumaça de escapamentos de ônibus e caminhões e etec).

  77. Para quem critica CUBA e seus governantes, quero contar alguns fatos reais, pois poucos sabem disso.

    Em Manaus, e percorrendo todos os rios (Verdadeiras Avenidas que vão pro suburbio …) existêm varios grupos de Médicos Cubanos que ensinam os médicos Brasileiros e atendem nossos irmãos amazonenses, que não são e nunca serão atendidos pelos nossos Médicos de Cidade Grande.

    Um dos únicos lugares onde o Vitiligo e grandemente diminuido e até sarado é em Havana – Cuba.

    A toda hora o Brasil recebe vacinas fabricadas em Cuba e olha tudo isto ai encima com esa verdadeira barreira do embrago ecônomico que os EUA impusseram, já a mais de 40 anos, a Cuba.

    Leer noticias boas, fora das que nos são enfiadas guela abaixo pelo “Tin Tin”, faz bem de vez em quando.

    1. seria um bom lugar para Michael Jackson viver, já que praticamente não tem vitiligo…
      mas ele gostaria de viver alí, de forma miserável como praticamente toda a população?

    2. Todo fracassado culpa a Globo por suas mazelas, aliás, culpa a Globo, o Estadão, Folha, Veja e outros veículos, só não culpa a sí mesmo.
      No seu caso, sua grande culpa é a de não saber escrever, quem sabe vc vai a Cuba e aprende escrever.

    3. Estou c/você M.L., porem muitos outros feitos você não contou á estes reacionarios(o que quer dizer isto?por favor me ajude!) , como por exemplo as grandes descobertas científicas que ajudaram á roda humanidade. Os cientistas e médicos que ganharam vários Nobel a imprensa de Direita(outra explicação, que diabos é direita e esquerda?), sequer fez uma modesta menção! Eta imprensa facista!(nada c/ você Kotscho). E na pneumologia então!… descobriram que o tabaco é prejudicial á saude, entupindo vasos e veias e causando enfisema pulmonar! Já pensou?! Imagine todos estes Gênios perdidos em Cuba sem que o Grande Satã deixe divulgá-los e com isso perder o gigantesca renda que os Charutos de fumo proporcionam? Na área canavieira então… coitados dos produtores de açucar e Alcool aquí do nosso pequeno Brasil… não estão com nada! Deveriam ir a gigantesca e mecanizada,(100%) industria alcaçucareira cubana. Enfim nem sei oque sería da humanidade sem a colaboração cubana e só com ajuda da URSS que depois da queda do muro pode-se ver o quanto era pé-de-chinelo ! Aliás meu prezado guru, quase tudo q é muito escondido ou enrustido, via de regra não vale NADA!

    4. Modernel, vc sendo brasileiro, se quiser sair de Manaus e ir para o Vietnã, Japão ou qquer outro país do mundo, VC PODE, basta comprar sua passagem, tirar seu passaporte e TCHAU. Assim como falar contra o governo, dar seu voto de 4 em 4 anos, enfim, muitas coisas….E em Cuba? vc seria um saudável amordaçado, o q vc prefere? Liberdade de ir e vir, de votar, de fazer escolhas, de falar seu ponto de vista ou ser refém?

  78. Pare com esta conversa fiada de esquerdista, lá o fumo pode ser livre mas a lingua do povão sempre foi presa. Não me venha elogiar país que não respeita os mínimos direitos das pessoas. O comunismo de Cuba está prestes a acabar com a morte do salafrário do Fidel que irá para a galeria dos famosos ditadores: Idi Amim Dada, Sadam Hussein, Hitler, Lenin, Mao Tse Tung, Nikolai Ceaucesco e já tem lugar reservado para Hugo Chavez e Ahamadinejad e OsamaBin Laden. Galeria esta localizada na vergonha da raça humana. Ah o fumo além de usar terras que poderiam estar produzindo alimento, alimenta o SUS tirando leitos de pessoas que perderam a saúde trabalhando ou em acidentes ou vítimas do crime.

  79. Acabei de ler a entrevista do RK com Elifas Andreato na revista brasileiros.
    O RK reclama do cunho ideológico de suas escritas sobre Cuba,acusando leitores de estarem ainda na guerra fria,usa os 50 anos da revolução cubana como se fossem suficientes para cessarem os ataques ao comandante Fidel.
    Na entrevista tentou por duas vezes dar um cunho ideológico ao encontro,no que foi de pronto rechaçado pelo entrevistado.Vive se escorando na ditadura brasileira 24 anos depois de encerrada,ou 49 anos depois de iniciada.
    RK essa sua forma de entender a coerência vai ser seu fim,cuidado,ninguém mais é bobo.

  80. Já fui fumante há pouco mais de vinte anos, não fumaria mais dentro de ônibus ou em sala de aula, mas o que está ocorrendo no país é um dos piores radicalismos contra os fumantes. Algumas autoridades chegam fazer papeis de besta-feras dos fumantes. Dizer que são fundamentalistas chega a ser um elogio: são ludibriadores da opinião pública.

    1. Vc curte um nóia fumando crack ao seu lado? Eu num curto um VICIADO em cigarro fumando ao meu. Qual a diferença? um consome uma droga q paga imposto e o outro não.

  81. Olá Ricardo. Gostaria de ter escrito este texto. Perfeito!
    Porém, sem entrar no mérito de fumar ou não fumar – sou fumante – relato uma observação que fiz estando em Montevideo dias desses: por lá é proibido fumar em todos os lugares, com excessão do meio da rua. Muito bem, é uma Lei Federal.
    A diferença com o Brasil, é que por lá o custo do cigarro é alto!!! Portanto, conclui em minha observação de turista, que o governo por lá fez uma lei proibindo o fumo e elevou seu preço para ajudar o combate ao tabagismo. Faz sentido…

    1. Marcos, tem uma coisa que VC não sabe em relação ao Presidente Uruguaio que implantou a Lei Anti-Fumo já a quase 4 anos.

      Ele é Medico ONCOLOGISTA !!! HIHIHIHIH

  82. No presente cuba e livre para fumo, menos para tudo

    Tudo deve ser informado, assim como um viciado iniciante, antes de ser dominado pelo vicio podia ter a opção de escolher qual seria o melhor dos vícios para se viciar

    Devia fazer um curso, de como se tornar um viciado, equilibrado sem deixar vestígio, do próprio vicio fazer um estagio com especialização

    Escolhendo um que desse melhor futuro, antes que seja decretado o fim de todos os vícios

    E a internet esta vindo como mocinho no lugar dos vilões, e o futuro de muita gente vai levar um duro golpe, depois dos concorrentes botarem no ar vai estar tudo lá desde aqueles deslizes vingativos produzidos pelas pessoas que levam um fora, ou dão um fora

    Isso não tem nada haver com romance, e sim da conduta que vai interferir na vida profissional, isso pede uma maior capacitação para evitar os chamados barracos

    E os viciados que se deixarem dominar vão ter que começar a se equilibrar cada um na sua categoria, mesmo os viciados fora das drogas que produzem os viciados

    Uma coisa na ligado nessa coisa, tudo ta se ligando pelas pontas, as coisas que ta começando a virar brincadeira de criança, exercida por adultos vai ficar fora com as reformas de todas as esferas publicas e privadas automaticamente pelo meio ambiente

    A parte de cima como a de baixo e como se fosse a mesma coisa começou e a reforma ficou de fora

    Toda eleição e a mesma historia se repetindo daquilo que da visibilidade do lado improdutivo, como se isso fosse algo novo, não e mais que o próprio veneno voltando pra os mesmos lados

    Isso e como a situação dos que moram pelas ruas, nunca se define nada porque será que pequenos problemas, perante tantas soluções, não e curado por simples iniciativas ficando sem concerto

    Como se as pessoas fossem maquinas, precisando substituir as peças, velhas por novas, ficam trocando por usadas, aumentando o deposito, no lugar do ferro, gente

    Se o estado foi criado para solucionar as situações pendentes coletivamente, acabou mudando para ter mais pendências, em vez de solucionar valorizando o próximo

    Estamos subestimando, a inteligência e a capacidade do próximo, achando que alguns são mais, que outros, a maioria e igual à minoria

    A única diferença em dois itens, estudo que já era para estar garantido para todos nossos descendentes que nascem ter esse direito, capital e a conseqüência natural

  83. Sim, caro amigo MLM, a medicina é talvez a única coisa que avançou e melhorou em Cuba, tens razão, e isso se deu pelos investimentos Russos feitos nos anos 60, 70, e ainda 80.
    Bons médicos porém não amenizam a situação de todo um país nas outras áreas.
    Mas é como falar que o Brasil é bom pois temos o melhor futebol, etc…
    Ditadura é ditadura, e ninguém normal faz discursos de quatro ou cinco horas, isso é um ato delirante, ou melhor dizendo, um surto psicótico.

  84. Caro Sr. M.L.Modernet

    PARABÉNS !!!!
    Fostes o primeiro comentarista a nos trazer uma informação BOA e ÚTIL sobre este tema cubano !!!
    Eu tentei fazer o mesmo no post anterior contando apenas do meu encontro com o musico Silvio Rodriguez e pronto: Abri a minha janela e a “urubuzada” estava toda lá beliscando o meu couro !!!
    Mas espere pra ver, logo logo os “carnicentos” estarão aqui pra te defenestrar com este teu BOM comentário. O que os atrai aqui no Balaio do Kotschoeu ainda não sei. já que vieram em bando e orquestrados mas se a oposição depender deles pra fazer campanha, estarão lascados !!! Serão mesmo burros ou acham que conseguirão evitar a continuidade do governo Lula agindo assim desta forma tão estúpida e sem conteúdo que não sejam as costumeiras agressões ?
    Eu hein ? ainda bem que eu não sou do PSDB !!!
    Pelo menos não sofro como eles com e falta de discurso e de rumo !!!

    Muito obrigado pela tua excelente informação, isso sim nos acrescenta !!!

    1. Vá, vá,tá cheio de médico boliviano nos dois Matos Grossos,em Rondôndia,na sua São Paulo,o que tem de médico e enfermeira mexicana nos EUA é brincadeira,falo com conhecimento.Não sei que importância tem os cubanos em Manaus ,qual a excelência na informação?

  85. Deus me livre do cigarro
    …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..que eu num possa fumá

  86. Você está CERTO: se é para colocar leis que confundam o povo, é melhor fazer como Cuba, simplesmente não tê-las. Se o tabaco é ruim, o proiba de vez : não ficar nessa de proibe aqui,libera acolá.Eu vejo muitos projetos de leis sobre o tabaco, todos falando de proibições, tratar o viciado com SAÚDE que é bom, nada. Clínicas com tratamento psicológico, psiquiátrico, ou coisa parecida; nada. Os governos é que deveriam ser multados por não dar suporte àqueles que não conseguem obedecer a lei; e não o viciado. Viva Cuba!(TEXTO CORRIGIDO! ESQUEÇAM O ANTERIOR)

  87. Caros Blogueiros e Ricardo Kotscho!!! Boa Noite!!!

    Pelas declarações de nossos governadores:
    Caminhamos para uma situação muito ruim.
    O de Curitiba em alto e bom som disse: que o câncer de mama em homens é provocado pela existência das paradas gays. Nada mais científico! Vocês não acham?

    Notem: E dizem que os eleitores/as é que são responsáveis.
    Por sinal, escrevi em outro lugar neste canal aberto “IG” e fui censurado.
    Escrevi o seguinte sobre uma pergunta colocada por outro blogueiro.
    Vou escrever aqui, embora meio fora de sintonia, entretanto, Se o Blogueiro Ricardo Kotscho, considerar inapropriado o texto, é só retirá-lo. Obrigado!!!

    Boa Tarde!!! Comentaristas!!!

    80% dos Paulistanos acham que eleitor é culpado pela corrupção, de Guilherme Barros!!! no IG! Respondi que:

    Essas pesquisas são sempre um TERROR!!!
    No texto acima, escrito lá, naturalmente, não percebo onde o eleitor se diz responsável!!!
    Agora, VOTO CONSCIENTE atrelado ao VOTO OBRIGATÓRIO não possui nenhum sentido. Ao contrário, demonstra a incompreensão do que é VOTAR.
    A não ser que exista uma continuação no TEXTO apresentado acima, lá, há um descasamento entre a chamada e o que está escrito.
    De qualquer maneira, tanto faz como tanto fez.
    Só e somente só, será o ELEITOR ou ELEITORA responsável pelo voto no BRASIL, quando o VOTO for o chamado “VOTO FACULTATIVO” mais conhecido como voto livre do cabresto de grupos políticos interesseiros brasileiros.
    Grupos que se árvoram em TUTELAR O ELEITOR/A Brasileiros.
    NOVAMENTE, o eleitor ou eleitora, poderão ser responsabilizados somente e quando for LIVRE PARA VOTAR OU NÃO VOTAR.
    E mais, enquanto o voto for obrigatório, creio que o correto é VOTAR NULO, ANULANDO O VOTO, única maneira de dar um basta à irresponsabilidade praticada desvairadamente pelos políticos nas três esferas de poder.
    Portanto, insisto em “VOTO FACULTATIVO”.
    O resto é “PAPO FURADO” não vale absolutamente NADA.
    Obrigado e tchau!!!
    Essa minha opinião.
    Obrigado e Tchau!!!

  88. Caro Kotscho e demais balaieiros

    De dias para cá alguns “encurralados” pela estrondosa popularidade de um governo de esquerda no Brasil, e que nada apresentam de propostas alternativas a esse sucesso todo vem aqui para o nosso Balaio só no intuito de xingar e ofender. Eu também sei brincar disso e portanto rebato da mesma forma apenas para me divertir. Tenho me divertido bastante ultimamente ( mais quando leio do que quando escrevo )

    Mas hoje resolvi exercitar o mandamento budista da compaixão e como muitos aqui estão perguntando “o que é direita ? o que é esquerda ?” vou colocar aqui MAIS UMA VEZ a célebre entrevista do pensador italiano Norberto Bobbio concedida ao JB há vinte e poucos anos atras.
    – A interpretação do italiano para a nossa lingua é do jornalista Mauro Carrara
    Norberto Bobbio disse o seguinte sobre a diferença entre direita e esquerda:

    – Ainda considero como direita aquelas forças que se colocam a serviço do interesse das pessoas satisfeitas. Os outros, os que sentem e agem do ponto de vista dos pobres, do excluídos da terra, são e serão sempre a esquerda. Sempre que me pedem uma diferenciação entre direita e esquerda, respondo que essa é a fundamental.
    Em nosso tempo, todos os que defendem os povos oprimidos, os movimentos de libertação do Terceiro Mundo, são a esquerda. Aqueles que, manifestando-se do alto do próprio interesse, dizem que não há motivo para distribuir o dinheiro que suaram para ganhar, são e serão a direita. Essa é a divisão que existe em toda parte, e mais forte aqui no Brasil onde as desigualdades são muito maiores.

    Segundo ele, de direita são os que julgam as desigualdades como inevitáveis.
    A esquerda, argumenta o pensador, está viva naqueles que consideram iguais todos os homens, nos que se atrasam um pouquinho para esperar os mais lentos, nos que estendem as mãos sadias para socorrer as mãos enfermas, nos que se importam de verdade com aqueles que sofrem para subir a ladeira.

    EU ACHO O SEGUINTE:
    Voce pode até tentar ensinar um “cachorro” a falar, mas é inútil !!! No fim ele só late posto que é da sua natureza, mas quem sou eu pra dizer que um cachorro não pensa ?
    Alguns devem até estar pensando neste instante depois das palavras do nobre filósofo e renomado pensador Norberto Bobbio.
    Vale a pena ler toda a sua obra, recomendo !!!

    1. Nicolau Ceassucescu,Erich Honnicher,O Baixinho(não o da kaiser) da Coréia do Norte,os que apertaram os gatilhos nos ¨paredons¨ do Fidel,são comtemporâneos e não são de direita.Acorda, a utopia já passou.
      P.S.-não me dei ao trabalho de pesquisar os nomes corretamente,fiz questão de não fazê-lo.Ah! o Hugo Chavez.

    2. Essa esquerda da qual vc fala é e foi sonho, a esquerda hoje quer ficar no poder, ficar rica, ser dinheiro novo, quer perpetuar-se no poder. Preciso citar nomes de esquerdistas que ficaram ricos, ou dos que querem perpetuar-se no poder ?
      Noberto Bobbio é só um teorico, nada mais nada menos.
      Lembre-se de Chavez que mudou a Constituição de seu pais para ser Presidente perpetuo, do Morales, que mudou a Constituição para ficar mais 2 mandatos, do Rafael Correa que mudou a Consituição para ficar no poder, do Daniel Ortega que esta tentando ficar no poder, do Zélaia que tentou e não conseguiu, mas, lembre-se principalmente do Lulla que declarou; faço acordos com Deus e com o Diabo pra ficar no poder.
      Que esquerdismo é esse ?
      Disigualdades vão existir em qualquer modelo econômico, duro é politicos esquerdistas se arvorarem de probos, de éticos e, cometerem tantas indiocrasias, duro é o Lulla escolher a candidata a Presidente sem consultar ninguem.
      Que esquerdismo é esse em que um decide por todos ?

    3. Pera aí, mas ao falarem de tantos presidentes americanos se esqueceram do Uribe Velez Escobar, o presidente da Colombia que também aprovou sua estadia no palácio forever! E se não me engano, nos EUA não há limites para reeleição.
      Mas isso não importa certo?
      Afinal de contas o alvo são os presidentes ditos de esquerda.
      Pois bem, acho qu o Leula era de esquerda quando era oposição, certo? Agora é situação, então não é mais de esquerda… mas ele não aprovou o envio de emenda para ampliar sua estadia no poder.
      E quanto aos outros presidentes… acho que eles estão na terra deles, vão ser reeleitos (ou não) pelo povo deles, em eleições de acordo com a lei deles… então porque tanto choro?
      Porque a gente não olha mais pelo Brasil e menos para os vizinhos? Ou será que é tão importante “provar” que o modelo do vizinho vai nos contaminar!
      Quanto à Cuba, eta pais sofrido não? Quando fizeram o boicote à África do Sul, pelo Apartheid, o presidente deles falou que se continuassem o boicote ele ia vender a cerveja sul-africana no mercado internacional com tampinha cravejada com um diamante… eu sei que o boicote não tardou a acabar… mas no cado de Cuba, Cuba vai fazer o quê? Vender charutos com açucar? Não sei como eles ainda conseguem manter o sistema de medicina, os estudos e os atletas, nisso eles estão de parabéns enquanto o resto do mundo ficou de mãos amarradas, impotente, com medo dos eua e de suas imposições… paciência…após quase uma geração o boicote está acabando.

    4. Enio,

      Bela postagem, garanto que depois desta aula de filosofia politica, meia duzia de beocios que aqui escrevem e agridem o Ricardo entendam que hoje, aquele conceito greco romano de que esquerda é contra o governo e direita é a favor do governo, identificado pela posição das bundas nos plenarios ( sentadas a esquerda ou a direita da mesa da presidencia do orgão) se calem ou resolvam estudar mais um pouquinho de ciencia politica, ou seja, conceitros, teses, estudos, tratados, podendo começar lá nos primordio com Platão e assim, dar opiniões sóbrias e inteligentes como a sua.
      Marcus benedictus

    5. Sr, “Gadelha”

      Como foi a consulta que te fizeram para a escolha do Serra como o vosso candidato pela oposição ?
      Ou o Sr. é daqueles estúpidos que votam em qualquer um desde que seja um anti-petista ou anti-Lula ?

      Te digo o seguinte:
      Se a maioria do povo brasileiro ( 50% e mais um voto ) preferir que o PT permaneça no poder por “mais um século”. FICAREMOS !!!
      Pode estrebuchar e chorar a vontade, Democracia é assim mesmo !!!
      Se o Sr. não estiver contente com as regras, mude-as, mas isso é chamado de “golpe” tanto à direita quanto à esquerda e se for o caso de o povo fazer essa mudança, aí o nome a ser dado é “revolução” !!!
      O Sr. escolhe o que deseja se tornar:
      Golpista ou revolucionário ?

      CASO NÃO TENHA ENTENDIDO ESTUDE MAIS !!!
      Não estou notando sinais de progresso na tua evolução !!!

      Tua nota de hoje ainda é zero !!!!
      Mas não desanime !!! Acredito que voce vai melhorar !!!

    6. Enio, com certeza vc é um cara gagá, mal amado, gordo e, solitário, por essa razão vocifera impropérios contra mim.
      Vc diz em seus posts que é tolerante, como alguem pode ser tolerante se chama outros de estúpidos ?
      Bem, respondendo; por acaso o Serra já se declarou candidato a Presidente ?
      Até onde eu sei, ele sempre diz que só em março de 2010 dirá ser vai sair candidato ou não.
      Ao contrário, o lulla anda com a dilma a tiracolo prá cima e prá baixo dizendo que ela é a mãe do PAC, isso é golpe ou não ?
      Em sua opnião, quem não vota no pt ou no lulla é idiota ?
      De onde o sr tirou isso sr Enio ?
      Sr Enio, isso é democracia, cada um segue seus ideais, sua história, cada um vê o mundo por um prisma.
      O sr diz que : Se a maioria do povo brasileiro ( 50% e mais um voto ) preferir que o PT permaneça no poder por “mais um século”. FICAREMOS !!!
      Claro que sim, isso é democracia, se o povo preferir o lulla fica, se naõ preferir ele leva um pé na bunda.
      Sr Enio, prepotentemente o sr me manda estudar, quem é o sr para dizer isso ? O sr é um sábio ou um velhote aposentado que nunca foi nada na vida além de funcionariozinho desqualificado ?
      Sr Enio, o sr é prepotente e grosseiro, não sabe travar uma discussão sem grosserias. ( estou respondendo a meia altura, mas sei ser mais grosso)
      Isso é democracia sr Enio, cada um pensa de um jeito.
      Imagine sr Enio, se o Kostcho não publicasse comentários de pessoas contrárias a sua filosofia política. Seria antes de tudo não-democrático.
      Essa é a razão pela qual o Kostcho aceita as idéias de terceiros, quer ele goste ou não.
      O sr precisa ser tolerante para que sejam tolerantes consigo, precisa ser de paz para que sejam de paz consigo, precisa aceitar ou outros como são para que eles os aceitem.
      Não gosto do PT, não gosto do Lulla, mas nem por isso deixo de gostar de quem é petista.
      Sr Enio, seu problema é que o sr enquanto na ativa nunca conseguiu um posto de destaque, nem profissional nem em sua casa, foi sempre deixado de lado por todos, por isso o sr fica aqui, ofendendo quem o sr elege como inimigo.
      Não sou seu inimigo sr Enio, mas não posso ser seu amigo com o sr agindo dessa forma.
      Abraços sr Enio, tente ser feliz, isso é mais importante que ser de um partido ou do outro.
      Reginaldo Gadelha

  89. Sempre passo por aqui. Mas mal me atrevo a comentar. Sempre acreditei na sua genial capacidade de comunicação com os internautas e leitores do conteúdo que você produz.
    Eu entendi. Aliás entendi muito bem o seu ponto de vista. Mas passando o olho em alguns comentários acima, acho que você não foi muito bem interpretado.
    Trata-se do papo de intolerância que você mesmo levantou.
    Sobre o que você escreveu, que foi o que me trouxe aqui, eu concordo. Digo, acho certo respeitar lugares que são designados a fumantes e lugares destinados a não-fumantes. mas não concordo com o autoritarismo que isso foi implantado. Sendo mais claro, imagina se eu quiser abrir um estabelecimento em que seja permitido fumar no interior, o que o governo tem com isso?! Os clientes tem o direito de escolher aonde vão. Se querem frequentar lugares que não tem fumantes, pois que frequentem! Mas por que cargas d’agua obrigar todos os estabelecimentos a proibir o ato de fumar no interior mesmo quando o seu publico alvo são os fumantes?
    E outra, pelo menos onde moro, (Vitória – ES). A lei foi implantada. Mas o que se percebe é que não há preparo gorvenamental para a adesão da medida. Não existem cinzeiros públicos. Não existem fumódromos públicos. Nada que possa satisfazer a parcela fumante da sociedade. A intolerância e o autoritarismo excluíram os fumantes e os classificaram como extremamente nocivos a sociedade.
    Quanto a Cuba, gostaria de conhecer.
    Admiro muito seu trabalho, Kotscho.
    Ah! Não que isso vá fazer diferença no que eu escrevi, mas eu também fumo.

    1. simplesmente pq o estabelecimento é COMERCIAL e não RESIDENCIAL. O comércio tem de ser regulado, em diversos ítens, existem leis para o comércio seguir e a proibição de fumantes é uma dela. Portanto, se vc quer fazer o q bem entende, faça na sua casa e não em estabelecimento COMERCIAL. Ninguém obriga nada, é lei, se vc quiser descumprir pode, mas se for pego sofrerá as penas previstas….

  90. AH! Eu adoro a minha liberdade aqui no Brasil. Meu condomínio é fechado com 20 seguranças 24 horas, câmeras que filmam, gravam e arquivam, cerca elétrica, cães farejadores. Depois das 22 horas ninguém entra nem sai! Ninguém. A empresa que trabalho mantém monitoramento ininterrupto para eu e minha família. Não falo com estranhos na rua. Não paro para socorrer ninguém em apuros, etc. etc. Sair à noite só em Shoppings Centers até as 22 horas. Se por acaso for em alguma festa devo ficar até amanhecer, pois depois de 22 horas não posso andar na rua senão meu seguro não indeniza, caso ocorra algum problema. Minha família… bem minha família também sofre essa liberdade.

    1. Há quanto tempos vives isso?
      Quando mudei para uma capital fui trabalhar – por opção – direito numa comunidade de periferia das mais pobres. Eles vivem essa situação há mais de 40 anos. Até já se acostumaram. Sabe o que me dizem? O Iraque é fichinha. Foi aí que me perguntei: o que tenho feito para ajudá-los? Quase nada. Só me mobilizei quando a água chegou bem pertinho….
      ME MOBILIZAR QUER DIZER IR PARA A RUA COM ELES E GRITAR…
      LÁ NA PRÓPRIA VILA E NÃO APENAS NA VIEIRA SOUTO!
      Entendo a sua revolta. Mas o que não entendo é COMO DEIXAMOS O BRASIL CHEGAR A ESSE PONTO SE JÁ TIVEMOS APÓS DITADURA ATÉ UM PRESIDENTE DOUTOR SOCIOLOGO???!!!

    2. Oras, o que fazes aqui, caro Claudio?

      O Kotsho já deu o caminho das pedras: Voo para Panama City e de lá sua liberdade! Sua segurança! Seu futuro!

      Mas diga, há algo que te prende aqui?

    3. Claudio, mas se vc por exemplo quiser trocar essa sua “liberdade” para ir morar na casa do chapéu, vc pode, essa é a questão. A liberdade citada no caso CUBA é a de seus habitantes escolherem seu presidente, seus habitantes poderem sair do país, seus habitantes manifestarem opiniões sobre qquer assunto, inclusive a política, sem serem retaliados pelo governo simplesmente por serem contrários ao próprio.

    4. Pois é, Cláudio, estou convencido de que essa situação que você vive é resultado do processo de concentração de renda, afinal, porque alguns ficaram tão ricos e a maioria ficou tão pobre.
      E o que acontece agora? As classes mais abastadas perderam a liberdade em seu próprio país, porque do lado de fora dos muros e das casamatas e dos lugares protegidos, há uma multidão de famintos por leis que se apliquem a todos, por ganhos que lhes dê ao menos um pouco de dignidade, por algumas alegrias que os façam sentir-se parecidos com os que vivem lá dentro do alto muro.
      Muitos desses estão definhando lenta e silenciosamente, morrendo, principalmente pela desilusão, a qual sobrevém à perda da esperança, mas muitos outros desses abandonados estão indo à luta para sobreviver e a única arma com que contam é a arma que apontam para o peito do outro. Se só apontassem a arma para o peito dos culpados, vá lá, acontece que a apontam para quem está ao seu alcance, que por ironia, no geral, é outro desvalido, já que os que causaram essa tragédia coletiva, têm meios de proteção, como os que você descreveu. E eu que passei quarenta e cinco anos anos ensinando o bem, o respeito, a justiça, de mistura com dado conhecimento técnico, não sei porque, fiquei de fora do muro que protege o mundo em que você vive. Estou à mercê de um desvalido-desesperado desses. O curioso é que não alcancei o mundo protegido em que vive e não me adapto à falta de ética e de respeito deste mundo fora do muro, por culpa dos valores que teimei em cultivar toda minha vida. Portanto, dê-se por feliz.

  91. Bom Dia!
    Kotscho, pra quem viaja pouco, como eu, foi muito gostoso ler seu relato de ontem sobre a viagem – seria gostoso qualquer que fosse o local visitado.

    Quanto ao relato de hoje, concordo com a maioria de suas colocações – o sentimento de intolerância crescente, os exageros no cerceamento aos fumantes em São Paulo (sendo aceitável evitar os locais fechados), a tristeza de ver estimulado (e aceito por muitos!) o papel de dedo-duro, o clima de terrorismo criado a partir de dados de morbidade e mortalidade relativos ao tabaco (para fazer parecer pior do que realmente é – quem entende percebeu), etc.

    Parece que, mal-saídos de uma ditadura político-militar, corremos o risco de entrar numa ditadura pseudo-médico-sanitária e, depois, numa ecológico-ambiental, ou – Deus nos livre – a duas juntas…
    Mas, estranhamente, o cerceamento é só aos fumantes – ninguém incomoda a indústria do tabaco… Mais estranhamente ainda, dizem ser inevitável e iminente a liberalização do consumo, porte e até plantação de pequenas (?) quantidades de maconha – será que maconha é mais saudável, moderna, chique, aceitável, que o tabaco? Muito mais estranhamente ainda, os que estrebucham e reviram os olhos falando e lutando contra o tabaco calam-se (ou falam bem baixinho) quando o assunto é maconha. Todo aquele “tro-ló-ló” em nome da saúde desaparece…
    É evidente que os tabagistas viraram o bode-expiatório da vez , pagando pelos ‘cannabistas’, e muita gente nem percebeu… Além da inconstitucionalidade, também temos que aguentar a hipocrisia de uns, as caras feias e grosserias de outros…
    Cá entre nós, acho que um político corrupto , por exemplo, é muito mais nocivo à sociedade do que todos os fumantes juntos – mas os corruptos continuam aí, sendo votados, eleitos, reeleitos, e ficando impunes – para eles há MUITA tolerância.
    Bom, com as coisas que acontecem por aqui, precisa-se morder a língua antes de falar mal de Cuba ou de outros…
    Um abraço.

    1. Rose. Boa tarde. Muito lúcida a sua contribuição. A indústria do tabaco é poderosíssima e será necessário “muito peito” para mexer com eles. Sendo o tabaco tão nocivo, por que não é combatido como são as outras drogas? Também sou mais uma vítima. GLADIADOR.

    2. concordo em que o combate deva incluir as industrias tabagistas, com certeza. Mas as outras drogas, são crimes, ou seja, teóricamente são “combatidas”, se a polícia (qquer uma delas) ver um carro da Souza Cruz ela deixará passar normalmente, mas de suspeitar de um carro q tenha maconha ou qquer outra droga proibida, irá apreender. Outro fator “omitido” é que cigarro se fumam aos montes diariamente, alguns usuário fumam 2 maços (40 cigarros, é isso), agora maconha, ninguém fuma 20 baseados por dia. A proporção é outra, ambos fazem prejudicam a saúde, cada um em sua proporção, assim como bebida, cocaína, anfetamina, remédios, enfim….existem pesos e medidas a serem considerados. Como falei em outro comentário, fumar cigarro em local proibido é fora da lei, fumar maconha em qquer lugar, mesmo q isolado do mundo, é proibido tbm. Então, se quer falar de cigarro e justificar com maconha, não vai ter muito sucesso.

    3. Manoel. Com muita paciência vou repetir o quê escrevi: “POR QUE NÃO É COMBATIDO COMO AS OUTRAS DROGAS?” Deu prá entender agora? As outras já são combatidas. É só incluir mais essa. GLADIADOR.

    1. Tvz não tenha, mas tem inúmeras prisões para quem discorda do regime castrista.
      Então, o que vc acha, melhor esgoto a ceú aberto ou prisões para quem reclamar que o esgoto está a ceú aberto ?

  92. Antonio Ramirez, meus cumprimentos pelo destemor e patriotismo, em completo desacordo com antas deslumbradas e fora do contexto, como esse jurássico Fábio…

    1. …………………………………………………………………………………………………
      ………………………………………………………………………………………………..
      …………………………………..Ólha,….é a 1º vez,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………………..que me chãmam de,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………….” ãnta deslumbrada”.
      …………………………………………………………………………………………………
      …………(..Pelo menos é um animal,….brasilêiro,…….né…)
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………Agóra o,….”fóra do contexto”,….foi muito boa,
      ………………………………………………………………………………………………..
      …………..ahahahaahhahahahahahahahahahahahahaah..!
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………………………..Já imaginô,
      ………………………………………………uma,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………………..”anta deslumbrada fóra do contexto”
      …………………………………………………………………………………………………
      …………………………………………..Jonas,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………….você é muitchu criativo,
      …………………………………………..quirido,
      ………………….foi o tempo qua você ficou na barriga
      ……………………………………….da mamãe,
      ……………………………………………..ou,
      ………………………………………………na,
      ………………………………………….barriga,
      ………………………………………………da
      …………………………………………..Baleia,
      ……………………………….que te deixou,….ãnssim?
      ………………………………………………………………………………………………..
      ………………….Agóra,..você só não póde é misturar as,
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………………………ÉRAS,
      ……………………………………………………………………………………………….
      ………………………………………………né?!
      ………………………………………………………………………………………………..
      …………………………..Cãno,….você finaliza com,
      ……………………………………………………………………
      ………………………………….” esse jurássico f….”
      ………………………………………………………………………………………………..
      ……………………………….aí você vólta no tempo,
      ……………………..pois a,…. “ãnta”,…. é um animal modérno.
      ………………………………………………………………………………………………..
      …………………………………………Decida-se,
      ………………………………………………..ou
      ………………………………… “ãnta” ou ……”dinossauro”,
      ………………………………………………..os
      ………………………………….dois,……………. não dá.
      …………………………………………………………………………………………………
      …………………………………………………………………………………………………

  93. Esse tal de Antonio Ramires é um adulador da CIA e serviçal dos EUA . Peço a gentileza do inimigo não postar comentarios ofensivos a nossa amiga Cuba . Cuba é magnífica . E tem muito invejoso querendo destruir Cuba . Querem nivelar Cuba às gangs americanas nos EUA , aos consumidores de ópio nos EUA , aos consumidores de drogas nos EUA . Querem nivelar Cuba aos assassinados no Afeganistão e no Iraque, às bases de Guantanamo e torturas . Cuba é um paraíso na Terra . No mais adios .

    1. Vc tomou alcool achando que era pinga ?
      De onde vc tirou isso de adorador da CIA e serviçal dos EUA ?
      Quem fala mal do regime Cubano é seu inimigo ?
      Cara, melhor ir prá casa.

  94. Eu já fumei e ñ tenho ‘saudades’. Quando um vicio pessoal afeta o coletivo alguma coisa tem que ser feita. Se Cuba é um ‘paraiso’ por que fogem de lá? Se deixarem a porta do ‘paraiso’ aberta, ñ fica ninguém. É um fato. Desde de criança que ouço q o paraíso é coisa muito boa e é um lugar pra nunca mais se sair. Temos que rever nossos conceitos.

    1. Porque fogem dos estados unidos? (conheço vários americanos no brasil), porque fogem da alemanha, conheço vários alemães no brasi) e etc…

    2. O que faz o despatriotismo é a ganância individual e pessoal. Muitos brasileiros saem deste paraíso verde-amarelo quando não encontram trabalho qualificado às suas profissões e vão para a Europa. Aquí só querem trabalhar em serviços lights, porém, lá no exterior trabalham até de faxineiro sem registros profissionais, sem assistência médica, sem seguros, morando em cubículos. Para juntar alguns trocados, não saem em divertimentos, em badaladas, passeios e etc. Vivem pisando em ovos para não serem percebidos pelas autoridades até ganharem a cidadania.
      Não existe liberdade plena, a não ser a de consciência de cada um.

    3. Léo, tem de procurar entender o termo fugir. Fugir é qdo se tenta sair de um local PROIBIDO de sair, TIPO PRISÃO, SACOU? Agora seus amigos americanos q estão no Brasil, ou mesmo os alemães, não fugiram não, quiseram sair simplesmente, por N motivos e nenhum presidente, ditador ou policial impediu eles desta escolha.

      Percebe a diferença ou preciso desenhar?

  95. Concordo com o que o eminente filósofo-socialista Enio Barroso diz , o conceito é magnífico ,partindo deste príncipio , nosso apartidário Kotscho , é de direita , pois está satisfeito com este Brasil , os pobres então são todos de esquerda , devem estar rezando pela implantação de um regime democrático de Cuba para também ficarem satisfeitos , aí , não , espere , não existiriam ninguem mais de esquerda , ou melhor seriam os classe médias e ricos que virariam de esquerda , pois não estariam satisfeitos , com a satisfação da classe pobre . Realmente , é a melhor teoria que já li sobre esquerda e direita rsrsrrsrsrs . Ah antes que me esqueça , os novos ricos da Russia , China , Irâ , Cuba , que , vejam só , são todos do governo , com seus jatos , mansões , férias nos paises capitalistas que eles tanto odeiam devem ser de direita , pois estão todos satisfeitos . Ora faça-me o favor!!!!!!

  96. Kotscho,

    Muito bom seu texto sobre Cuba, fico contente em saber que estão recuperando a cidade de Havana e as coisas estão progredindo por lá. Não conheço Cuba, mas tenho enorme simpatia por sua história e seu povo. A intolerância realmente está crescendo, tenho 45 anos nasci na Bahia, moro em São Paulo há 38 anos e quando digo que torço para o Flamengo me mandam morar no Rio ou voltar para a Bahia. Mas não vou mudar de time, de cidade, nem de opinião porque alguns pensam de outra maneira. Valeu!!!

  97. Bem a calhar
    Irmã que foi agente da CIA pede a Raúl que ”liberte” Cuba

    AFP, MIAMI

    Juanita Castro, irmã caçula de Fidel Castro, pediu ontem que seu outro irmão, Raúl, presidente de Cuba, promova uma transição democrática na ilha porque, segundo ela, “após 50 anos, o regime comunista mostrou-se um fracasso rotundo”. “Talvez seja ele a pessoa indicada para fazer com que haja liberdade e democracia em Cuba.”

    Na segunda-feira, Juanita revelou detalhes de como foi recrutada pela CIA. Ela afirmou que foi a brasileira Virgínia Leitão da Cunha, mulher do então embaixador do Brasil em Havana, Vasco Leitão da Cunha – que foi chanceler entre 1964 e 1966 – quem mediou os primeiros contatos entre ela e os americanos.

    Juanita, de 76 anos, está concedendo várias entrevistas esta semana em razão do lançamento de suas memórias, escritas pela jornalista mexicana María Antonieta Collins. No livro Fidel e Raúl, Meus Irmãos: a História Secreta, ela conta que foi “traída” por seus irmãos. Após apoiar a revolução, ela se desiludiu, fugiu para o México e, em seguida, para os EUA.

    “O caminho que eles tomaram (Fidel e Raúl) foi muito diferente daquele que ofereceram. Foi isso que determinou que nossa relação como irmãos fosse rompida”, afirmou Juanita, que diz não se arrepender de nada. “Foi ele (Fidel) quem me traiu. Traiu os milhares que lutaram pela revolução.”

  98. Só para lembrar a saudosa Vilma Spin – uma das mulheres que lutou na revolução cubana – sem medo de perder a própria vida – lado a lado com os homens:
    “Se pensas que viver num país onde crianças tem como casa a rua, comem o que retiram do lixo e dormem no frio asfalto… NÃO SABES O QUE É DEMOCRACIA!”
    Pense nisso!
    Vilma – a GUERRILHEIRA era bem mais HUMANA do que muitos que se dizem DEMOCRÁTICOS!
    E também achava que seu país ainda precisava de muito para chegar a uma DEMOCRACIA!
    Vilma – MULHER – corajosa e HUMANA – lutava pelo direito de todos.
    Se cada BRASILEIRO tivesse a sua CORAGEM talvez não tivéssemos tantas favelas, abandono de menores dentro e fora das mansões, trabalhadores SEM TERRA….

    1. Esclarecendo:
      Vila disse essa frase quando um brasileiro gritava para ela que a sua Cuba era uma ditadura no sétimo congresso latino de Sexualidade Humana – no momento em que se dizia que no Brasil não havia um programa sério de PLANEJAMENTO FAMILIAR.
      Muitos anos se passaram.
      E só um presidente teve a coragem de fazer um programa decente voltado ao PLANEJAMENTO FAMILIAR: governo LULA DA SILVA!

    2. Salete, ou vc não tem o que fazer ou fica falando do que não entende.
      Vc acha que em Cuba há democracia ?
      Se há pq as pessoas de lá não podem ir e vir ?.
      Por falar em coragem de cada brasileiro, onde anda sua coragem p largar sua confortável casa e ir a luta pelos mais fracos ?
      Falar é fácil, exaltar pessoas que vc não conheceu, que só soube de ouvir falar é mole mole. Lembre-se que Guevara foi endeusado pela midia esquerdista e, está provado que foi um déspota, um assassino.
      Tente saber mais antes para não falar do que vc não sabe.
      PS: pq vc escreve tanto em “caixa alta” ?

  99. Ricardo, gostei do post, afinal voce, espero, fomentava muito o négócio de esquerda/direita, preto/branco, pt/psdb, afinal quem usa o termo chulo “urubuzada” para a oposição é voce, ou estou errado ?
    Segundo, procure manter essa imparcialidade, afinal se voce não é ninguém para dizer o caminho do povo cubano, mostrar o que é certo ou errado, isso deve valer aqui também, ou nâo ?

  100. Caro Kotscho!
    Muito interessante a abordagem em sua redação e as comparações feitas.
    Realmente, estamos vivendo uma onda geral de discriminações em nosso país e
    toda a sociedade se acha no direito de pejar a paciência e os costumes e vícios daqueles que
    fazem uso e os tem como parte da vida.
    Essa sociedade hipócrita agora tem onde se apoiar com mais firmeza diante das idéias do Governador de São Paulo, pois, a religião tem força e influência mais nã tem poder. Essa luta contra o tabagismo estava só entre as paredes barulhentas do templos religiosos, onde não ouvimos e tão pouco vemos alguma atitude contra o vício nas drogas ilícitas. Fumar maconha, fuma craque poooooode…. Dá uns cheirinhos e uns picozinhos pooooode… Fumar um cigarrinho lícito, NÂO! Nem descendo ladeira abaixo, nem subindo SERRA acima.
    Estive, o ano passado, participando de uma Convenção em Curitiba – PR de uma das Sociedade que faço parte como membro e após os eventos me desatrelei do grupo em que fomos para aproveitar e curtir o litoral sul de São Paulo. Na estaçõa rodoviária de Curitiba fui cercado por uma mendiga, até bem vestida, que me pediu um cigarro. Boa de conversa e se expressando muito bem, ela me cativou por alguns minutos sufientes de fumar um cigarro. Resumiu sua estória completa nesse interim e respondeu-me sua idade, 96 anos! Me disse que fuma desde os 16 anos (fumava escondia para não apanhar dos pais, quando ainda era menor). Disse-me que esteve em hospital duas vezes para “parir” porque os outros três filhos nasceram na casaa com parteiras. O esposo faleceu quando seu último filho era criança pequena e ela não optou por outro compromisso matrimonial. Bebeu muitas vezes de se embriagar, mas que por último só bebem alguns tragos quando alguém lhe dá, Os filhos cresceram e estão bem situados e bem empregados mas não lhe dão apoio. A rua é sua morada e os transeuntes seus familiares. Disse-me que não lhe falta o necessário, comida, cigarro à vontade e muitas vezes um traguinho de cachaça. Nunca ficou doente e raramente é pega por uma gripezinha nos frios curitibanos.
    Lembrei-me da Derci Gonçalves quando conversava com essa velhinha. Os palavreados para xingar os políticos e autoridades metidos à besta não diferenciavam da mesma. Não tão xulos quanto aos da Derci.
    Acabei dando uma carteira de Carlton lacrada para mendiga.
    No Teatro Guaíra, em Curitiba, até o ano passado havia e creio que ainda há espaço para fumantes. Foi nesse espaço que fiz inúmeras amizades com pessoas de várias regiões do Brasil, do Perú, Venezuela, do Uruguai e de alguns países da Europa e África do Sul. Em meio à multidão que andavam de um canto para outro no saguão não conseguí fazer nenhuma amizade e minhas conversas resumiam entre os do meu grupo ou aquelas pessoas que cohecí no fumódromo.
    A discriminção velada como esta que reserva espaço para quem tem seus vícios lícitos é uma forma democrática de garantir o direito e o prazer daquels que optaram por essa condição . O fumante é uma pessoa pacifica e sabe os seus limites e espaços. Dificil é aguentar aqueles que não respeitam os ouvidos de quem pode estar com dor de cabeça ou com sono.

  101. Como é que alguém pode assacar a mentirosa afirmativa de que em Cuba não há liberdade: como se não bastasse o atestado on-the-rocks ‘Cuba Libre’, vem agora nosso amigo e ídolo Ricardo Kotscho e garante que o fumantes têm liberdade para poluir o ambiente de onde bem entenderem. Quer coisa melhor?

  102. Tem um cara no Recife, que fuma três cubanos por dia.
    E cada charuto custa 100 reais.
    O cara queima dinheiro, …sem bem que o dinheiro é dele e eu não tenho nada com isso.
    Somando, dá quase 10 mil reais por mes!
    E aí pergunto:
    – Será que os cubanos não são explorados e não vendem seus charutos a preço de banana?
    E Kotscho, deixei de fumar há vinte anos.
    Comecei fumando MINISTER, da Souza Cruz, e aqueles cigarros eram muito bons.

  103. Caro Amigo Ricardo. Sou seu leitor assiduo e infelizmente fumante. Solicito se possivel me indicar revista, jornal ou site da grande imprensa onde fazem criticas aos Srs Jose Serra e Gilberto Kassab. Não digo noticias, por que essas estão disponvieis, o que quero são editoriais ou criticas a esses senhores e seus governos. Conto com sua ajuda e conhecimento de jornalista premiado.

    Obrigado.

  104. BOA DOUGLAS , GOSTEI INFELISMENTE PAULISTA MESMO ACABOU COMO VC DISSE BAIANO GOSTA DE CUBA NEM CONHECE TORCE PARA FLAMENGO EMORA EM SP, COITADA DE MINHA CIDADE POBRE SP PIOR QUE FALAM MAL MAS NINGUEM MORA EM CUBA.BAHIA VEMT UDO PRA CA EM BANDO…..CABA COM A CIDADE PQ NÃO TEM AMOR, RESPEITO NÃO SÃO DESSA TERRA..SINAIS DOS TEMPOS BEM RUINS NA VERDADE…

  105. Os comentários do Enio reproduzindo o pensador, são de uma beleza emocionante. Saiba Enio, sou alguém tocado a ler Bobbio por sua causa. Quanto a tolerância, Ricardo esse é, como todos os sentimentos, mais um a ser vivido, não dá pra ser ensinado.

  106. Henrique de Souza, acho que crítica eu só vejo no site do Paulo Henrique Amorim, que estava aqui no IG para foi expulso pelas organizações Folha de São Paulo (acho que sim, a folha é dona do ig?).
    Crítica de chamar o presidente de “o presidente que tem medo” e o Serra de “Zé Pedágio”, criticar o Gilmar Mendes “o supremo presidente do supremo”, etc.
    Lamentável o IG ter perdido o Paulo Henrique Amorim, lamentável terem enxotado um jornalista comprometido com a verdade.
    Bem, vc tem o site dele e tem o da Carta Capital, do Mino Carta que sempre foi um jornalista que enfrentou a situação, assim, você tem no site do PHA um balanço de críticas ao Lula, ao Serra e a quem quer que esteja fazendo alguma caca.
    Além desses dois ainda existem os sites de jornalismo partidário, mas aí não dá para indicar porque sempre tem o viés da doutrinação política, seja de esquerda ou de direita.

  107. Riocardo,

    bienvenido su retorno a cá!
    La Isla és um tico del paraiso.
    Mui hemosa, mui caliente,
    La Luna és um regalo para mirarmos
    las ventanas de la vida…

    Não consigo entender como pessoas ainda julgam Cuba como um presidio em meio as aguas caribenhas. Sim, Gualtamo esta lá, mas ele é uma afronta americana ao povo cubano.
    A Ilha, teve várias fases. E cada uma delas de acordo com a idade de Fidel Castro. Mas o que importa é que Cuba já esta mudando e aquele socialismo soviético, aquela arrogancia militaresca que sem ela, Fidel não conseguia manter sua postura e governo, se esvai, se foi e hoje, senhoras morenas e gordas passeiam em “La Rambla”
    sentindo a brisa e o cheiro de mar fumando seus imensos e saborosos charutos sem medo de cair em suas cabeças uma bomba americana. Cuba não manda mais soldados para Angola. Está mudando, como bem falou mas aos poucos, gradativamente pois com certeza Obama vai anistiar este pais, e então Havana voltará a ser a cidade dos melhores charutos, do melhor rum do mundo e da mais gostosa “pina colada” que bebi na minha vida.
    Sabe porque mos cubaños chamam o agrião de “hierba Buena” pelo mesmo motivo que os italianos chamam o tomate de Pomo Doro. Seus efeitos medicinais. O tomate é um grande anti oxidante e o agrião um grande vaso dilatador acalmando a hipertensão arterial.
    São sabios aqueles nativos.
    Nem vou perder tempo em ler os comentarios. sei que vou me apurrinhar com meia duzia e estou no espirito caribenho que voce trouxe!
    Apesar de não concordar com determinados metodos castristas, acho o velhinho uma grande personalidade mundial. Como gosta de falar, meu Deus.
    o cara é respeitado em toda a parte do mundo, apesar de suas idéias hoje, retrogadas tanto que com bom senso e com a derrocada sovietica no mundo, recuou bastante em seu governar.
    Fico feliz em saber que” la Isla” continua colorida, que seu povo continua rebolantemente maravilhoso e simpático. Que ainda se Baila Rumba, Merengue e Salsa, E se fuma livremente um Havana de selinho vermelho e dourado.
    Só que, charuto é diferente do cigarro. Não se traga, igual ao cachimbo, por isso não faz tanto mal como o cigarro.
    Que bom que a cidade dos Bucaneros esteja sendo preservada. Que bom que os velhos buicks, impalas, estão sendo trocados por mercedes. ( que pena, eram tão charmosos). Que bom que você aproveitou e nos enriqueceu mais com seus comentários.
    OBS: Valeu o puxão de orelha no povo!!!
    perdoe o cateliano de beira de cais!!!
    Marcus benedictus

    1. Camarada, seu comentário é eivado de contradições; vc disse:
      Que bom que os velhos buicks, impalas, estão sendo trocados por mercedes. ( que pena, eram tão charmosos)
      Afinal, vc acha bom que os Buicks estejam sendo trocados por Mercedes, ou vc lamenta a troca já que os Buicks eram charmosos ?
      Vc não consegue entender pq as pessoas coerentes chamam Cuba de ilha presídio ?
      Ah, tá
      Cara, seu comentário é uma mixórdia, fala muito e não diz nada.
      PS: seu Castelhano não é de beira de cais, seu Castelhano não é Castelhano.

  108. Hoje, visita-se Cuba por motivos “exóticos”: o turista ocidental sempre gostou de animais enjaulados, desde que possa abusar deles, financeira ou sexualmente. No final da viagem, o turista regressa a casa para mostrar as fotos do “exotismo” aos amigos. Os cubanos ficam. Enjaulados. E com os “jornalistas” a aplaudir a servidão deles.

  109. E o impositor URUBU reizinho acha que precisamos responder exatamente as perguntas dele pra votar em Dilma? Ou pra nao votar tambem?
    As que ele faz e formula ao resto da distinga plateia que somos nós.
    Pretenciosinho, o rabula rei da carniça.

  110. Sempre dou uma circulada por espaços tipo o blog do RICARDO.
    Tenho tempo.
    Estou aposentada.
    Optei pelo ÓCIO CRIATIVO depois de muitos anos de trabalho com comunidades pobres, médias e ricas.
    Sabe que este é o melhor de todos os ESPAÇOS QUE ACEITAM COMENTÁRIOS LIVREMENTE – que conheço?
    Sei.
    Vão dizer que não tenho capacidade de análise.
    Tenho sim.
    Tenho 40 anos de trabalho fundamentado nos VALORES HUMANOS. Sei o que é ética e combato todos os dias os meus próprios preconceitos.
    Portanto afirmo com certeza:
    Só neste blog o nível da conversa é bem mais ético do que em todos os outros espaços que conheço.
    Parabéns a todos os que gostam do BALAIO do RICARDO e fazem dele esse SUCESSO!

    1. Salete te conheço, sei que vc tem 52 anos, então, como vc diz que tem 40 anos de trabalho ?
      Ou vc mente sua idade, ou, vc mentiu sobre tanto trabalhar.

  111. o augusto montenegro, nao se perca pelo nome, tem um detalhe que lhe da razao.
    Tem uma cuba que é uma jaula sem direito algum. Chama-se Guantanamo…
    e voce ja ouviu falar, montenegrito, de algum jornalista,
    qualquer a quem Washington tenha permitido ir la ver
    a SERVIDAO deles?

  112. TEGUCIGALPA – O governo de fato de Honduras iniciou nesta quarta-feira os trâmites para processar o Brasil na Corte Internacional de Justiça de Haia por “ingerência” em seus assuntos internos. (IG agora a pouco)

    Tô gostando de ver…governo de Honduras tem meu apoio e meu respeito,mesmo que seja apenas moral,e a distancia.

    1. quem procura acha, pena q não vai dar em nada, vão alegar que o governo (de fato, golpista, interino, como queiram chamar) deu golpe e não aceitam queixas de governos que não “são reconhecidos” pelo orgão internacional, mesmo q tal governo tenha razão absoluta da queixa contra o Brasil.

    2. Se preocupa não, A corte internacional de justiça de Haia só aceita representação de governos legalmente constituidos, salteadores e golpistas estão fora.

  113. Os amantes da liberdade evolutiva
    Que a deriva
    No mar revolto dos libertinos obtusos
    Que se apossam daquele valor sublime
    Pra saciar seus intereses escusos
    Deveriam ao mundo gritar
    ” Queremos Cuba preservar”
    Construir ali, a nossa cidade
    E nos livrar, destes malucos
    Loucos e intrusos
    Deformados escravos da liberdade.

  114. Bom, a respeito de fumar, como nunca fumei, minha opinião foi sempre: fumar é burrice. De qualquer forma, como sou boêmio antigo, sempre fumei. Não tem como.
    Não sei se há espaço, mas vou anexar a seguir uma crônica.
    Cinismo geral contra as drogas e as armas
    Jeferson de Andrade

    O Brasil e o mundo assistem, perplexos, pela TV, os acontecimentos da cidade Olímpica do Rio de Janeiro. Há uma guerra declarada na cidade, entre bandidos, suas facções criminosas, com intervenções da polícia. E surgem mortos inocentes, a população carioca vive em pânico.
    O pior de tudo é presenciar o cinismo das autoridades em suas declarações a respeito dos conflitos. Falo de autoridades municipais, estaduais e federais.
    Querem acabar com os bandidos, invadir morros, declarar verdadeiro estado de sítio na cidade. Mas não surge uma palavra a respeito das causas de tudo isso.
    Não é na brevidade de uma crônica que o assunto pode ser tratado. Mas é possível assinalar alguma coisa.
    Como morei quinze anos no Rio, convivi de perto com a população carioca. E conheço um pouco sobre o que aconteceu.
    Estava lá quando Brizola ganhou a eleição para governador. Primeiro, houve uma tentativa de fraude com a participação da TV-Globo para se tirar a vitória de Brizola nas urnas. Seria um golpe dos militares e forças reacionárias contra o caudilho dos pampas.
    Mas ele venceu e foi uma vitória de Pirro. Foi um forasteiro no governo do Rio, o gaúcho deu carta branca para os bicheiros agirem no Rio. Cresceram tanto que se descuidaram e alguns anos depois uma juíza botou todos na prisão. Julgavam-se impunes para sempre. Outra de Brizola foi que a população do morro não sofreria na mão de polícia. Os bandidos se aproveitaram, fortificaram-se. Brizola construiu Cieps, mas era só fachada. A criançada do morro continuou sem escola e muitos viraram bandidos. A força do governador era tanta entre a bandidagem, que “brizola” passou a ser trouxinha de droga. Legítima homenagem!
    E daí pra frente, governo nenhum soube resolver a questão das favelas no Rio. Se botassem tudo quanto é menino na escola para estudar e aprender, ter esperança no futuro, diminuiriam o número de bandidinhos nas ruas cariocas. Mas é preferível usar armas, matar e eliminar assim o problema social.
    Como o Rio foi a capital do país durante anos, ali já estava instalado o mesmo que há em Brasília hoje: a pequena, a diária corrupção. É a cultura da cidade, do poder. Fácil perceber porque lá a policia atingiu alto índice de corrupção.
    Morava eu em São Cristóvão, década de 80, e o ponto do bicho que funcionava na região era visitado diariamente pela viatura da policia para recolher a sua parte. Ao lado da rodoviária, outro ponto de rua, freqüentado pela policia. Eu vi, quantos e quantos não viam isso todos os dias, policia recolher dinheiro em ponto de jogo de bicho?
    E nada acontecia. Parecia normal.
    Normal, também a polícia agir de forma corrupta. É a cultura da cidade, era a cultura da capital da República. É a mesma cultura de hoje, em Brasília, com os corruptos do mensalão e outros escândalos, simplesmente impunes, com até Lula, o presidente da República, tratando de defender em seus discursos, os zés dirceus do PT e a família Sarney, contra quem pesa processos e acusações das mais diversas de corrupção e vantagens com o poder.
    Outro quesito sobre a violência extrema no Rio. Os jornais dos EUA e do mundo divulgam tudo como se o problema fosse só nosso.
    Eu gostaria de saber se não são os fabricantes de armas dos EUA que patrocinam e sustentam a indústria cinematográfica americana, a mais bem sucedida do mundo? E o que mais vemos? Filmes e filmes para os domingos quentes da TV Globo, SBT, Record, Bandeirantes e outras, exibindo só violência, tiros e mais tiros. Efeitos especiais tamanhos que tudo explode e o heroi aparece sem um arranhão sequer.
    E esses filmes são exibidos diariamente para os “bandidos” das favelas, para os traficantes, que como estão armados, e fortemente armados, ignorantes como são, resolvem imitar a ficção e disparam para todo lado. É claro que esses filmes influenciam de alguma forma cabeças mal formadas.
    Quando algum bandidinho do morro abateu aquele helicóptero no Rio, aposto que se julgou um Rambo da vida real.
    Mas o cinismo dos donos de TV é imenso. Querem exibir tudo e qualquer tipo de violência, pois a ordem é faturar. E no noticiário, na voz de algum perdido locutor, criticar a violência.
    E o que há mesmo no Rio? Guerra do tráfico. Tá bem, quem cheira e quem fuma droga? Ora essa, é a classe alta, é a elite do Brasil e de todo o mundo. É quem compra e sustenta o tráfico.
    Não me passem aqui pela redação do meu modesto jornal de bairro para reclamar da violência no Brasil e no mundo. Façam alguma coisa também ou vão se queixar a quem de direito.
    Jeferson de Andrade é escritor e jornalista com 11 livros publicados, inclusive Anna de Assis, história de um trágico amor, depoimento de Judith Ribeiro de Assis e Um jornal assassinado, a última batalha do Correio da Manhã, com a colaboração de Joel Silveira e Nunca Seremos Felizes, o Brasil de Getúlio a Lula para alguns personagens. Edita o jornal de bairro Folha do Padre Eustáquio em BH.
    jefersondeandrade@ig.com.br

    1. É visível na crônica que: o cronista nutre uma enorme antipatia pelo Leonel Brizola, morou no Rio de Janeiro mas nem por isso é um grande conhecedor do Rio de Janeiro, tem um grande preconceito contra “o morro” onde acha que só moram bandidos, distorce os fatos é mineiro? mora em Minas Gerais, pois bem eu sou mineiro e morei em Juiz de Fora e viajei por todo o estado como representante comercial lá também o jogo-de-bicho é liberado em Juiz de Fora na rua Halfeld (calçadão central) tem loja de jogo-de-bicho aberta pra calçada como qualquer comércio legal, ô pessoal vamos deixar de hipocrisia.

    2. Sabe o Jefrson. As vezes eu fico meio que abismado com tanta discussão sobre a violencia no Rio. Sao especialistas que falam, falam mas nao me convencem. Nao vejo um tocar no assunto que, no meu entendimento, é fundamental para entender e/ou solucionar a violencia no Rio. O mesmo fator que possibilitou Fidel Castro tomar o poder em Cuba atacando e se aquartelando em Sierra Maestra e os americanos nao conseguirem capturar e/ou matar Bin Laden porque está tambem aquartelado nas montanhas do Afeganistao. É a topografia acidentada do Rio que possibilita toda essa industria de trafico, armas, etc. Discutir violencia, drogas, etc, etc sem ter a topografia do Rio como foco central nao leva a nada. Morro nao é lugar de se morar. Morro é lugar de se preservar permanentemente ou como no caso do Rio, ou qualquer outro, de se “guerrilheirar”. O local que se escolhe para se fazer a guerra é de fundamental importancia. Assim os russos impingiram derrota aos nazistas nas terras geladas da Russia. E os argentinos perderam uma oportunidade unica nao atacando a esquadra inglesa longe das Malvinas.
      É isto. Tenho dito. Nao me leve a mal.

  115. Kotscho

    Aqui neste blog você já disse que era amigo do Sarney.
    Agora, senta-se à mesa com o sucessor não democraticamente escolhido de um ditador que ainda mantém presos políticos quando não os fuzí-la.

    Aos poucos vou entendendo melhor os pontos de vista da sua turma…..

    1. Antonio.
      Que turma?
      E desde quando alguém não pode escolher os seus amigos:
      Jesus tinha até como discípulo um cara chamado JUDAS,
      Pela gnose o cara apenas cumpriu – o mais difícil dos papéis – levando ao ato do Drama Universal – a MORTE DE ALGUÉM PELO BEM DE TODOS! Para a romana ele foi o traidor cruel.
      Assim sendo fica a pergunta:
      Não se pode escolher os amigos?
      Quanto ao Ricardo ser ou não amigo do Sarney lhe dá o direito de julgar – com preconceitos SEUS – os da turma dele?
      Pense nisso.
      VALORES HUMANOS NÃO FAZ MAL A NINGUÉM.
      Uma dose por dia e tudo fica bem.

    2. Bom, depois de Lula agora a Salete vem com esse papo de Jesus e Judas.

      Pelo visto é um dos focos da nova edição da cartilha que eles rezam, justificar amizades com gente FDP para com o povo usando nomes envolvidos em religião, crenças, etc….

      Parabéns, nota 10, segue a cartilha direitinho!!!

    3. Salete

      O caráter me faz julgar as pessoas com quem ando.

      Jamais me sentaria à mesa com um ditador, um inimigo declarado da democracia, ou alguém que tenha mandado executar uma pessoa por pensar diferente. Meu caráter é meu Norte.

      Mais valores humanos e menos estômagos dilatados.

      Aliás, a esquerda Latino-Americana tem demonstrado estar equipada com um estômago de Avestruz.

    4. Antônio,
      Você deve ser o cara mais solitário do mundo, pois o que tem de gente como você descreveu à nossa volta você nem imagina, aquele vereador que você ajudou a eleger por exemplo, quando ele roubou a verba da saúde matou muita gente, sabia?.

  116. Pode ser que, em Cuba, o fumo não faça tão mal pq é melhor. Assim como o espírito e a consciência de liberdade que o bloqueio estadonidense jamais aprisionará.

  117. Concluí, depois de algum tempo acompanhando essa revolução na “informação”, gerada pela internet, que para um jornalista se tornar digno (confiável) no ato de publicar opiniões, deve, imprescindivelmente, ter sido por longo tempo um autêntico repórter, tendo adquirido amplo conhecimento sobre as pessoas e o universo além de seu meio.

    As pregações ministradas pelos “jornalistas” e “intelectuais” formados apenas em contato com seus pares realmente só podem ser absorvidas pelos tais “Holmers”, sejam destros, canhotos, o que for.

    Mas a geração Holmer* está com os dias (anos, é verdade) contados, pois é fato que entramos num ponto da Era do Conhecimento que pode ser chamado de “inclusão”, que, aparentemente, e independente do ritmo, demonstra-se irrevogável.

    O espectador ou leitor, passa a ser interlocutor, e pior (para os pregadores): informado. E isso exige uma nova capacidade, que envolve o diálogo e o respeito, não mais com seus “seguidores”, e sim com a característica racional do ser humano.

    *Holmer é o apelido singelo dado aos telespectadores do “noticiário” da Globo pelos “profissionais” que o realizam. E é uma referência ao “espertíssimo” Holmer Simpson do “mui inteligente” desenho estadunidense.

    PS: Como referências de “opinador” digno, indico este que aqui escreve, e o Azenha, do blog Vi o Mundo, entre os poucos que já lidam de maneira correta com o interlocutor.

    Ricardo Kotscho, desejo que tenha um bom dia. Abs.

    1. Pedro,

      Quem sabe vc se informa melhor e descobre q o personagem em questão se chama “Homer”. E que a plebe não está tão longe do q ele simboliza. E q Bonner disse isso brincando e q um jornalista q agora está empregado na TVBrasil decidiu deturpar a história. E q os blogs q vc indica não conseguem enxergar um único defeito nesse governo de faz de conta. E q são tão tendenciosos qto os blogs q criticam. E… etc.

  118. Kotscho, mudando um pouco de assunto, poderia me responder se tiver coragem e se estiver a par, quem foi que fez o gol do São Paulo ontem contra o Inter? e contra o Santos tbm?

    Continue assim, falando bem do Palmeiras (desde que falou o Palmeiras tá descendo a ladeira), quem sabe falando bem do Sarney, do Lula, do Fidel, eles sigam a mesma ladeira….hahaha

    Eta boca santa, obrigado por criticar o São Paulo e o Washington, se ganharmos este título vc terá grandes méritos pela virada tricolor….hahaha

  119. Caro Kotscho;
    Voce, Niemayer, Lula e outros mais, gostam tanto de Cuba e Fidel, porque não mudam para LÁ? Pelo que vejo, iriam gostar MUITO. TEriam a maior BOA VIDA.
    Outra coisa. Fumar perto dos seus netos e filhos, NÃO. ( EStá proibido de fumar dentro de casa.) Perto dos filhos e netos dos outros, NÃO tem problema. Vejo que é Deus para você, e capeta para os outros. Quanta pequinês!!!

  120. Kotscho:

    Não entendo prq vc reclama da violência e da intolerância das pessoas. Vc mesmo, dias atrás, fazendo uma provocação desnecessária aos que são contrários ao seu presidente, os chamou de urubus? E comemorou qdo viu o número de posts sobre o assunto.

    Quem não quer violência, não incita a violência. Vc não só incita, como censura os q respeitosamente discordam de vc.

    Em tempo: Sobre suas insinuações em posts anteriores de q a mídia fabrica uma crise atrás da outra e q nada é verdade, vc está certo. Assim como o seu presidente é um santo e o país vive no paraíso, OK?

  121. Parabens, Sr Ricardo K.., sempre comento com amigos ou conhecidos, que sou um não fumante “frustrado” , quando alguem acende algum cigarro, perguntando se pode. Respondo que, na minha juventude, tentei de todas as maneiras fumar, mas nunca consegui. Ia aos bailes com a vistosa carteira de alguma marca famosa estufada no bolso da camisa, só pra se ver notado pelas sedentas fumantes que , inevitavelmente, vinham me pedir!.., e claro, boa oportunidade para arranjar companhia.
    Brincadeira à parte, vejo com preocupação essas restrições, cada vêz mais presente no nosso dia a dia. Isso, não é democracia, isso é imposição!, …, Chegará o momento que, Cuba, será o único local onde poderemos caminhar pelas madrugadas, sem medo de violência, beber, fumar, dançar, etc.

    O regime cubano, hoje, não faz mal a ninguem, e nem existe mais a necessidade do bloqueio., agóra, por que não a democracia? O que pensam os irmãos Castro?, Que são os defensores “perpétuos” do País?…Os Srs, reclamam, vêz por outra, a respeito dos 21 anos da ditadura militar brasileira, que os nossos jovens “perderam a consciência política”, perderam parte de suas vidas, se isso tudo fêz tanto mal à formação política, como é que fica a geração cubana, que alegremente comemorou os 50 anos da gloriosa revolução na Ilha? Pelo que o Sr descreveu, a ilha tem oportunidade de ser um Paraíso, porém seus cidadões(ãs), como as fumadoras de charutos, devem ter o direito de escolher seus governantes, de opinar quem foi o melhor ou pior, quando lá for implantado o pior dos regimes, com excessão de todos os outros, chamado de democracia. (um tal Winston Churchill andou dizendo essas sandices)

  122. Caros Blogueiros e Ricardo Kotscho!!! Boa Noite!!!

    Sobre Honduras minha impressão é:

    Acredito no bom senso de Haia!
    Pelos elementos disponíveis e conhecidos, jurídicos e de “todo o cenário lá existente em Honduras”, imagino que:
    a) Pode não prosperar a ação. Motivo: GOLPE.
    b) Pode ser aceita e uma vez configurado o GOLPE dentro da mais ampla análise. “Ser emitido um pedido de PRISÃO INTERNACIONAL contra o micheletti”.
    c) Pode ser determinado que o Zelaya retorne ao PODER e micheletti deixe o poder imediatamente.
    d) Pode ser dado STATUS de “órgão temporário da ONU”, a Embaixada Brasileira, transformando-a em representante da ONU em Honduras, para dar seqüência nas conversações.
    e) Pode ser reconhecido o micheletti como detentor de um poder usurpador e forçado então: Buscar um acordo de maneira obrigatória.
    f) Pode, já que o Ban Kim Moon, afirmou que usaria toda a “ENERGIA DA ONU”, para resolver o caso hondurenho, determinar que tropas “INTERNACIONAIS e à exclusivo critério da ONU, devolvam o PODER ao LEGÍTIMO TITULAR eleito pelo POVO HONDURENHO, Sr. ZELAYA.
    g) Dificilmente, será aceita a imposição dos GOLPISTAS em pedir indenização. Não há qualquer razão para tanto. A Embaixada Brasileira faz em Honduras, nesta situação, prática HUMANITÁRIA e está sitiada desde o início, quando do retorno “LEGAL” do Zelaya ao País Honduras. Afinal, é ele, ZELAYA o PRESIDENTE de HONDURAS legitimamente Eleito pelo VOTO popular dos Hondurenhos em PLEITO livre e legítimo.
    Na Embaixada do Brasil em Honduras está com o STATUS de “VISITANTE TEMPORÁRIO ILUSTRE” por tratar-se do Presidente de uma Nação e seus acompanhantes como Acompanhantes “VISITANTES TEMPORÁRIOS”.
    Dessa maneira, tanto o Tribunal quanto a Corte internacional em vista de todo o desenrolar, só se, há algo, não divulgado, em alguma “MANGA”, decidirá de maneira diferente ao esperado, que é o apoio ao Legitimo Eleito pelo Povo Hondurenho Sr. Zelaya.
    Recriminando o GOLPISTA micheletti.
    Decidir diferente: IMPLICARÁ em desconhecer direitos HUMANOS consagrados desde 1948 pela própria ONU, para os HUMANOS. Creio que isso, será difícil. Como exemplo: Exercitar o PENSAMENTO EXPRESSANDO-O. – É LEGAL.
    Criminoso é praticar o ato de EXPULSÃO como feito pelo micheletti, sem autorização judicial, impedindo dessa maneira que o Zelaya, se DEFENDESSE dentro do Legítimo processo legal e julgamento justo a que tem DIREITO. Pergunto: se pensar é legal? E não tendo ocorrido à eleição? Que crime cometeu o Zelaya? Apenas por PENSAR?
    Sem falar, que enfrentará profunda recusa na aceitação por parte de toda Comunidade Internacional, dos diversos Continentes.
    Decisão JUDICIAL nesse nível é muito complicada. Entretanto, continuo apostando no apoio ao BRASIL, em relação à sua conduta diplomática.
    Melhor de tudo: DESEJO, Boa Sorte para Honduras.
    Obrigado e Tchau!!!

    Sobre: Comércio, Serviços, Indústria e residência: FUMO LEGAL DE TABACO NO BRASIL.

    Há lei federal que permite e autoriza.
    A Constituição Federal garante que aquele que respeita às leis pode fazer, produzir, industrializar, comerciar e empreender, montando um bar, restaurante, clube, ou qualquer coisa sobre lazer e turismo ou um local específico para fumantes. Mais, permite e autoriza os Fumódromos.

    Então: Lei estadual, ou municipal “NÃO” pode dispor diferente, ou seja, se escrever diferente como a leizinha paulistinha antifumo. NÃO VALE NADA. Simplesmente NÃO EXISTE. É PARA DESCONSIDERAR MESMO.
    Dentro do aspecto comércio indústria e serviços, os locais físicos e espaços são de TITULARIDADE de seus PROPRIETÁRIOS ou quando LOCADOS por força contratual e pelo fato da posse legal temporária, redutos protegidos por força do artigo da Constituição Federal 5º e ITEM XXII, que por analogia chama o artigo 5º XI, onde o local de TRABALHO é inviolável, salvo crime em andamento, FUMAR, sendo legal e permitido por lei Federal, lei estadual não pode modificar. Caracterizando invasão de domicílio, seja profissional ou de moradia como previsto no artigo 6º caput, pelo acréscimo da EC-26.
    Exemplo: importunar cliente fumante em local destinado ao fumódromo é CRIME passível de PRISÃO. Vale para os fiscais e/ou TROPA DE CHOQUE do Governador.

    O que pode acontecer? Uma guerra urbana será? E, aí?:

    Por ferir o artigo 19º Item III da Constituição Federal e, é o caso.
    Por ferir norma Constitucional, artigo 5º da CF e diversos itens da Constituição Federal.
    Poderá ensejar uma vez desrespeitado pelo governo de são paulo, o artigo 5º Item XLIV da CF, pelo precedente de Araraquara, onde prenderam um fumante, sem ordem judicial, e nem poderia ser dada, pela INCONSTITUCIONALIDADE da leizinha paulistinha antifuminho o seguinte:
    Pela infração praticada pelo estado de são paulo, através de seus representantes, contra o povo paulista e paulistano, ainda discriminado pelo próprio estado ILEGALMENTE e INCONSTITUCIONALMENTE, artigo 19 Item III e afronta ao artigo 5º Item XLIV da Constituição Federal, poderá ser invocado o artigo 90º Item I da CF, contra o estado usurpador dos Direitos e Garantias Individuais, Difusas e Coletivas. Dentro do desrespeito à democracia e liberdades, praticadas pelo estado de são paulo, através de seus representantes, civis (fiscais e armados, polícia militar e civil), contra o povo brasileiro, paulista e paulistano.
    Assim como a ORIGEM do Câncer de MAMA masculino não é causada pelas passeatas GAYS, como disse o irresponsável de curitiba, igualmente, a ORIGEM do Câncer em geral está ligada a diversos fatores inclusive o hereditário e não como dizem os irresponsáveis por essa leizinha paulistinha antifuminho imbecil e INCONSTITUCIONAL.
    Espero que não precisemos chegar até esse ponto e o STF tome às medidas cabíveis. Contra o ditador paulista e paulistano.

    Sobre Cuba: Conheço muito pouco para emitir opinião.
    Porém, parece-me, à distância, uma ditadura.

    Obrigado e Boa Noite!!!

    PS.: ART 19 Item III – É vedado à União, “aos estados”, ao Distrito Federal e aos municípios:
    – criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si. Vale para o de curitiba e são paulo.
    PS.: Artigo 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza “vale para o de curitiba e o de são paulo, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade(XI) do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (XXII) mais o artigo 6º acrescido do termo (moradia) por força da Emenda Constitucional de nº 26., nos termos seguintes:
    PS.: artigo 5º Item XLIV da CF diz: constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados,(polícia militar e civil mais tropa de choque do governo estadual), civis(FISCAIS), ou militares, contra ordem “constitucional” e o “estado democrático”; agravado pela inexistência de ordem judicial, posto que: não pode ser emitida por Juíz de direito, pois ele, Juiz de direito estaria praticando “atento contra a Constituição Federal”, e evidente afronta ao artigo 5º e seu Item XXXVII – não haverá juízo ou tribunal de exceção; estando os profissionais que evocam a leizinha estadualzinha paulistinha antifuminho imbecilzinha, nos casos trabalhistas ou para reduzir ou impedir ou multar ou responsabilizar funcionário fumante, praticando crime qualificado por total desrespeito ao artigo 5º Item XIII da CF que diz: É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, portanto, Lei Federal autoriza legalmente o uso dos fumódromos e lei estadual ou municipal não podem dispor diferente. Juizes não podem aceitar ações contra funcionários, sejam de onde forem por motivos dessa leizinha paulistinha INCONSTITUCIONAL. Sob pena de desrespeitarem a Constituição Federal e seus ESTATUTOS.
    Por fim: o artigo 5º em seu ITEM XV – diz: É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens: O “maço de cigarros” TABACO, adquirido, é um Bem, legal, autorizado, fumar é legal, autorizado. Leizinha estadual e municipal, não pode proibir o fumódromo e o livre exercício de atividade profissional, significa dizer: Empreender montando um local para FUMANTES não pode ser PROIBIDO. Coisa comum em País capitalista e não só. Só o serra pensa diferente.
    Então: A insistência em REPRESSÃO NAZISTA E FASCISTA, DITADORA, DISCRIMINATÓRIA, DESRESPEITADORA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E LEI FEDERAL SOBRE O ASSUNTO, EMPURRANDO GOELA à DENTRO DO POVO PAULISTA E PAULISTANO, tamanha idiotice INCONSTITUCIONAL, ILEGAL e IMORAL, poderá criar o ambiente para convocar o artigo 90 Item I da Constituição Federal que diz: Compete ao Conselho da República pronunciar-se sobre: I – Intervenção FEDERAL, estado de defesa e estado de sítio;
    No caso: o Cabível seria ou poderá vir a ser Intervenção Federal.
    Ao fazer leis e aprová-las, as assembléias e câmara de vereadores deveriam consultar, antes, a Constituição Federal.
    Evitariam grandes transtornos para o POVO brasileiro em GERAL.
    Obrigado por emitir minha opinião sobre esses dois casos e Cuba.
    Tchau!!!

  123. é triste ver um jornalista, profissão muito importante para a liberdade de varios povos, viver preso por um vicio,ter que ir a cuba onde todos vivem presos e se achar livre, só quem ja fumou sabe o que o nobre amigo esta falando.
    essa porcaria da qual ele fala tambem ja fui escravo e digo mais foi a maior luta que ja travei em toda minha existencia
    só depois de muito tempo e de muito gasto consegui me libertar desse desgaçado vicio, ainda hoje sinto vontade de fumar muitas vezes acordo tendo a sensação de estar fumando mesmo fazendo cinco anos do afastamento parece que foi ontem que vicio desgraçado só de pensar na sensação que o mestre sentiu nem quero visitar cuba

    1. Boa noite.
      Em caráter complementar, lembro a Portaria MS/GM (Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro) n° 1.565 de 26/08/1994, a qual define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

      Recentemente a AGU-Advocacia Geral da União manifestou-se pela INCONSTITUCIONALIDADE da Lei Antifumo paulista, uma vez que o governo de SP teria extrapolado a sua competência. No caso, MODIFICOU o que consta na legislação federal, quando lhe caberia apenas o papel de suplementá-la.
      Isso pode ser conferido na Portaria mencionada, em “Da Distribuição de Competência”, Artigo 10, Parágrafo 1°.

      Mas, creio que cabe considerar ainda o que consta no Parágrafo 2°:
      “……………….. para que a atuação do Poder Público se efetive ……………… , com a menor restrição possível aos direitos e interesses particulares do cidadão.”
      O governo paulista impôs aos fumantes novas e mais severas restrições, além de todas as que já constavam na legislação federal e municipal, tornando-se conflitante com elas, inclusive. Parece-me que isso não poderia ser feito NEM EM NOME DA SAÚDE.

      Este meu comentário vem tardiamente, mas espero que alguém ainda leia, reflita e talvez comente em outro post.

    1. Parabéns caro jornalista, te parabenizo pela sua fala sobre o cigarro, não vejo problema do fumo em tabacarias e ao ar livre. Nem nem vc me parece tanto de esquerda patética como declararam acima… outros que nem querem conhecer Cuba, deviam… Ver um país onde não existe criança com fome e criança na rua, onde se pode andar a qualquer hora de madrugada ou de dia sem ter medo da violência, curtir um mojito e dançar uma salsa ou apenas passear no Malecon…onde se a vida não está tão boa porque as pessoas parecem tão felizes e amis parece que sabem o que querem para poder ficar melhor… pois é talvez essa gente carruncuda e blogueira poderia relaxar em uma praia e ver mais coisas que eu vi, confesso que passei muito tempo na casa das pessoas e perguntando o que poderia melhorar naquele país onde também via algumas coisas que eu não gostava, em nenhum momento me falaram de democracia, a propósito mesmo muito parecido com o nosso povo diria o mais parecido na América Latina, o povo cubano é muito mais educado que o nosso e participativo na política que lá não é tabu para discutir, me respondiam: temos voto sim e votamos mais vezes do que vcs que votam duas vezes em quatro anos, ao contrário de vcs que não sabem em quem votam depois de votarem, exercemos uma grande pressão sobre os eleitos, mas é real que queríamos que a sucessão de Raul Castro se desse de forma mais ampla… Sábios cubanos, continuei, então o que é mais difícil, me disseram sabemos que nem todo brasileiro viaja, eu comigo é mesmo… a maioria esmagadora nunca saiu do país… é mas queríamos ao menos esta possibilidade, o homem vive de sonhos como a maioria do seu povo, eu comigo é pois é, … depois disseram que não havia muita variedade em cuba, produtos de consumo e depois perguntei se o que havia era acessível a maioria, e se assim fosse disse que só muito recentemente o povo brasileiro atingiu a condição do mínimo, de novo me disseram que ter escolha faz parte de todo ser humano e falaram bem do Lula que disseram não tem a mesma cara fechada dos outros… é pensei, pois é mesmo se uma ínfima parte pudesse ter a disneylandia da Suécia, sonhar é parte da vida, finalmente via que cada coisa era mimimamente aproveitada e pude ver o que o bloqueio criminoso do país mais poderoso que já existiu pode fazer a um país pobre, depois pensei que tinha visto tanta alegria e sabedoria que pensei até que a pobreza é aqui, felizmente está cada vez mais presente apenas na cabeça da nossa classe média alta que não quer ir a Cuba, azar o dela que prefere Miami… vai perder a oportunidade de ficar calada.

  124. Lendo Cuba especial 2 – tive uma curiosidade, o fumo comercializado em Cuba é fabricado com os mesmos elementos nocovos do cigarro brasileiro?

  125. Um país sério é feita de leis. Algumas que doem em nossa própria carne. Creio que é um avanço para o país esta lei anti-fumo. Doa a quem doer. Porém temos que fazer valer as outras leis também. A lei contra as bebidas no trânsito também foi bastante criticada. Porem felizmente a população está se concientizando. Pelo menos a maioria já que nem carro possuem… :p

  126. Essa é a diferença entre o Governador Aécio e o Governador Serra. O Gov. Aécio promulgou uma lei inteligente que não cassa o direito dos fumantes, permitindo aos não fumantes a escolha de onde frequentar, o que é muito justo. Já o Gov. Serra foi de uma estultícia fantástica, tirando do fumante todo e qualquer direito, transformando-o em pária.
    Estive, ontem, em São Paulo e sou fumante (quero confessar que não tenho nenhuma vergonha ou culpa da minha condição, já era fumante antes de toda essa perseguição, pago meus impostos em dia, cumpro todas as minhas obrigações e compro meus cigarros com dinheiro ganho de forma lícita), percebi, naquela cidade, que todos os direitos dos fumantes foram sumariamente cassados e as áreas de livres ao fumo são situadas no sol e na chuva.
    Sempre achei o Gov. Serra muito antipático, pretensioso e um governante sem grande brilho, entretanto, não o imaginava um político estulto.
    Nós fumantes somos 20% da população brasileira ou seja 20% do eleitorado nacional e nas próximas eleições majoritárias não votaremos em quem não nos respeita.
    Espero que os próceres do PSDB, ao escolherem o candidato do partido, percebam que nós, os fumantes, seremos o fiel da balança.
    O Zé Serra, como é chamado pelos íntimos, interpreta a Democracia como “ditadura da maioria sobre a minoria” e não percebeu que, como as outras minorias deste país, somos aguerridos e lutamos pelos nossos direitos, ele não deve imaginar que pelo fato de sermos uma minoria silenciosa somos pusilânimes.
    O Brasil está se tornando, por conta de más políticas e maus políticos, um País extremamente preconceituoso, vide o incidente ocorrido esta semana quando estudantes de uma universidade, do poderoso estado de São Paulo, tentaram agredir uma jovem por estar usando mini saia.

  127. Ricardo Kotscho, você é um jornalista com grande espaço na mídia, é portanto um formador de opinião. O problema é que você parece não enxergar os velhos problemas da esquerda. O problema é que vocês são muito românticos e pouco realistas. Pega essa turma do Chávez, do Índio Boliviano, o tal Zelaya, o Lulinha paz e amor e coloca tudo num saco e manda pra Cuba, ou para a Coréia do Norte sem passagem de volta. Seria uma grande vitória para o futuro da nossa nação. Aliás, que cenas patéticas nosso presidente promoveu na Venezuela ao lado do ditador hein! A que ponto chegamos.

  128. por Herberth Brasil

    Lucila vai a Cuba

    Lucila desembarca em Havana no final da tarde de uma sexta-feira. A convite da blogueira Toani Tánchez veio conhecer o primeiro país “livre” das américas. No saguão do aeroporto José Martí, Toani à espera com uma placa, onde se lê: “Bien venido a Cuba, Lucila”. As duas se abraçam. Não acreditam no encontro. Se conheceram pela internet. Toani tinha vontade de conhecer o Brasil, mas não havia conseguido o visto. A solução foi Lucila arrumar as malas.
    No táxi, a caminho da casa da cubana, conversam. Ambas tem curiosidade em saber um pouco mais do país de cada uma.
    — Como são as favelas daqui?
    Arriscando o português, Toani disse:
    — Não existe isso em meu país. Depois da revolução de 1959, os problemas de habitação diminuíram. Só a liberdade de imprensa que continua piorando.
    — Mas por quê?
    — O barbudo e seu hermano não admitem que o seu governo seja criticado pelos próprios cubanos.
    — No Brasil é diferente. Nos podemos criticar o governo e até sair às ruas para protestar, mas não há muita participação popular. Os jovens não estão nem aí. Jornal lá é que não falta. Porém, poucos são dignos de serem lidos.
    Toani aponta para uma escola e fala:
    — Está vendo? É uma escola agrícola. Os estudantes ficam nas salas de aula meio período e o resto do dia trabalham com a terra. Cana-de-açúcar é o que não falta. Como são as escolas do seu país?
    — Nem me fala. Lá, aluno bate em professor; fogem da escola.
    A casa de Toani fica na vila da Repressão. Lugar de gente humilde, mas muito sorridente. Logo Toani apresenta a vizinha. Dona Raúa tem setenta anos. Carrega no rosto as marcas de uma vida inteira de trabalho. As duas são apresentadas.
    — Dona Raúa essa aqui é a minha amiga brasileira.
    Raúa dá uma bela tragada no Charuto e diz:
    — Oi. Seja bem-vinda.
    Espantada com o ótimo português daquela senhora, responde:
    — Muito obriga. Como a senhora aprendeu o português?
    — Na Sierra ficava escutando as músicas de Roberto Carlso, enquanto cozinhava para os guerrilheiros.
    Raúa chama Toani de canto. Cochicha bem baixinho:
    — Gente do partidão veio perguntar se você anda escrevendo muito?
    — O que a senhora disse?
    — Que você deixou de escrever porque está sem a tal da internet?
    — Boa! Dona Raúa. Deixe que eles pensem isso.

    As 22h da noite, Lucila pede para a amiga ligar a TV. Procura um canal interessente. Pára em um jogo de beisebol. Taoni fala:
    — É nosso esporte favorito.
    — Mas o meu não. Não tem nenhum joguinho de futebol.
    — Esse horário nem pensar. São as finais do campeonato amador. Até o fim da semana é só beisebol.
    — Vem. Vou te mostrar o texto que estou escrevendo para o blog.
    Toani pede que a amiga leia o texto. Sentada no velho computador, Lucila reclama:
    — Você só fala de política?
    — Claro. Não existe outra pauta, senão falar do governo.
    — Me mostre o seu blog.
    — Não tem jeito. Pelo menos aqui.
    — Então, como você faz para postar o que escreve se não tem internet?
    — Segredo. E nem adianta insistir. Não conto.
    No dia seguinte, Toani leva a amiga para experimeintar a comida cubana. No restaurante pedem uma porção de chicharrones, uma espécie de torresmo. Lucila tem pressa em conhecer o país. O garçom trás a conta. Lucila oferece alguns pesos cubanos de gorjeta para o rapaz. Ele se recusa. Toani explica a ela.
    — Não se preocupe. Aqui não precisa disso.
    Lucila pede para a amiga levá-la a praia. As duas passeiam pelas areias brancas da ilha sem tirar o olhaos do mar do caribe.
    — Pena que vai embora amanhã.
    — Queria ficar, mas não posso.
    — Espero você no Brasil algum dia.
    — Se me permitirem…
    É domingo. O avião de Lucila ganha altura. O azul celeste a faz pensar: Qual será o futuro de Cuba? A revolução já terminou?

    Visite o meu blog:
    http://nobatuquedojornalismo.blogspot.com/

  129. Ricardo, concordo com vc em gênero,número e grau com o assunto tabaco. Deixei de fumar há exatos 20 anos,não sinto mais falta do cigarro, mas acho que os caras foram longe demais com essa história. Digo mais, acho que os responsáveis por essa legislação anti-tabagista terão seu troco nas urnas. Embora não fumante, sou contra essa patrulha contra o cigarro, essa instituição do dedurismo, ouvi na CBN hoje que a PUC foi multada e está ameaçada de ter suas aulas suspensas por conta de flagrante de fumo. E digo o óbvio , que salta aos olhos: aquele logotipo do Estado de S. Paulo com a proibição do cigarro virou objeto de campanha de interessados em voos mais altos na política nacional.

  130. Boa Tarde! Caros Blogueiros e Ricardo Kotscho!!!

    Boa Tarde!!! Senhora “ROSE” que escreveu às 20:30 e 20:37 de 31/10/2009.

    Obrigado por sua VALIOSA ajuda e complementação APROPRIADA ao TEMA.

    Há no Brasil uma série de PECS em Brasília que estão tentando preparar campo para futuros GOLPES À Nossa Constituição Federal Brasileira.
    Os deputados e senadores do congresso nacional estão aprovando inúmeras INCONSTITUCIONALIDADES.
    Será positivo, para nós brasileiros, não dormir no PONTO.
    Isso sem falar em inúmeras ILEGALIDADES praticadas com o intuito de atender apenas interesses PARCIAIS de grupos em detrimento dos interesses do POVO brasileiro.
    Exemplo recente: A alteração na Lei do Inquilinato (Lei 8245/91) vai contra os INTERESSES de PROTEÇÃO SOCIAL de MILHÕES de BRASILEIROS.
    Busca apenas atender ao que os BANCOS desejam que é, validar outra lei INCONSTITUCIONAL que é a Lei 9514/97 e sua excrescência interna a Lei 9307/96) que versam sobre alienação FIDUCIÁRIA.
    Isso é de uma SACANAGEM contra o POVO BRASILEIRO, NÓS, e de TAMANHA IRRESPONSABILIDADE CONGRESSUAL, comparável ao completo estar se LIXANDO para os Brasileiros.
    Fico assustado, pois, a OAB que deveria proteger a sociedade brasileira se CALA se ESCONDE e FOGE das grandes questões sociais. Algo de causar TRISTEZA e DECEPÇÃO com essa OAB, INÉRTE e que atualmente é MERAMENTE CORPORATIVA, atendendo apenas aos GRUPOS e deixando na Mão e na própria SORTE o POVO BRASILEIRO.
    Há tentativas de extinguir o artigo 225 da Constituição Federal e há tentativas de redução das conquistas e direitos sociais previsto no artigo 6º da Constituição Federal sem falar que há más intenções dos congressistas, câmara e senado, procurando através de PECS, destruir ou alterar NEGATIVAMENTE, o Artigo 5º da Constituição Federal, em nossos Direitos e Garantias Individuais, Coletivas e Difusas.
    Vale ficar esperto!!!!
    Muito obrigado SRA. ROSE!!!!
    Obrigado e Tchau!!!

  131. Boa Tarde!!! Caros Blogueiros e Ricardo Kotscho!!!

    Essa alteração DESNECESSÁRIA na Lei do Inquilinato ( lei 8245/91 ), e provável choque com o Código Civil NOVO, possuí apenas a FINALIDADE de entregar ao LULA um BELO MARAVILHOSO CAVALO DE TRÓIA e abri-lo em 2010.
    LULA minha sugestão é VETO INTEGRAL DESSA PORCARIA. Tão tentando de derrubar “SOCIALMENTE”.
    FIQUE ESPERTO, Caro Presidente!!!
    Isso será um ótimo argumento para as oposições que usaram em 2010 que você PREJUDICOU MILHÕES DE BRASILEIROS.
    Existe JURISPRUDÊNCIA sobre todos esses casos e é completamente PACÍFICA.
    Há outros interesses por trás de PEC da LEI DO INQUILINATO.
    Dentre eles é CLARAMENTE PREJUDICÁ-LO!!!
    Acorda Presidente LULA e “VETE” ESSE LIXO NA SUA INTEGRALIDADE.
    Essa é a minha visão e opinião.
    OBRIGADO E tchau!!!

  132. Boa Tarde!!! Caros Blogueiros e Ricardo Kotscho!!!

    Cara Sra. Mathilde Inoue Yamamoto, primeiro PARABÈNS por seu comentário. Segundo: A PUC-SP, possui um Jurídico que presumo COMPETENTE.
    É só Não respeitar a Leizinha antifuminho paulistinha INCONSTITUCIONAL e chamar a Polícia Federal e mandar PRENDER os Fiscais do estadinho de são paulinho que PRATICARAM essa INCONSTITUCIONALIDADE, fruto de um GOVERNO estadual HIPÓCRITA, DITADOR, com tendências NAZI-NIPO-FASCISTAS, como o governo ou desgoverno do serra.
    Mais, a simples entrada em empresa privada sem autorização judicial, permite aos seguranças da Instituição PUC-SP, rechaçar até em armas essa AFRONTA conforme o artigo 5 da Constituição Federal artigo 19 Item III da CF.
    Inclusive, se JUIZ assinar essa autorização, deverá ser DADA VOZ DE PRISÃO CIVIL ao JUIZ e a todos os que participam dessa ARBITRARIEDADE ILEGAL E INCONSTITUCIONAL.
    Cabe à PONTIFÍCIA E UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO DENUNCIAR INTERNACIONALMENTE o TERRORISMO E TORTURA PSICOLÓGICA PRATICADA PELO estado de são paulinho contra o POVO paulista e Paulistano respeitador das Leis FEDERAIS e DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
    Considero essa lei paulistinha antifuminho INCONSTITUCIONAL uma afronta e VERDADEIRA TRAIÇÃO À CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL.
    Podendo, inclusive, ser aplicado ou invocado o artigo 90 – Item I, da CF, quando fala em INTERVENÇÃO FEDERAL.
    O estadinho de são paulino está claramente comportando-se como nos “CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO” da Segunda Guerra Mundial, faziam com os “JUDEUS” e seus DESAFETOS.

    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Esse LIXO de coisa, que não tem valor nenhum, no BRASIL, é tão VERDADEIRA, quanto à estória contada pelo de CURITIBA de que: O CÃNCER DE MAMA MASCULINO É PROVOCADO PELAS PASSEATAS DE GÊNERO ou com a FIGURA DO DELATOR-COVARDE, anti-pedagógica, e começamos a perceber seus efeitos, ao evento ocorrido, recente, na UNIBAN, onde uns 700 alunos, incluindo professores e outros funcionários, comportaram-se CRIMINOSAMENTE DE MANEIRA DOLOSA ao perseguir TORTURANDO PSICOLOGICAMENTE, e praticando TERRORISMO explícito, assédio moral, contra UMA MULHER INDEFESA em suas dependências.
    Qualquer semelhança com esses casos não é mera coincidência. É FATO.
    Cabe ao Supremo Tribunal Federal decidir URGENTEMENTE esse caso.
    Inadmissível, que estadinhos menores se arvorem o direito de legislar alterando INCONSTITUCIONALMENTE E ILEGALMENTE o previsto pela FEDERAÇÃO descumprindo o acordo CONSTITUCIONAL FEDERATIVO.
    Acredito que o Brasil não é HONDURAS.
    Se necessário: Pode a PUC-SP, convocar às FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS, para IMPEDIR O ACESSO ÁS SUAS INSTALAÇÕES, se, o motivo for essa prostituta lei paulistinha.
    Às FORÇAS ARMADAS, exército, marinha e aeronáutica, SÃO responsáveis na falta do STF ou sua ausência, em PROTEGER A CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA contra governadores DITADORES e TRAIDORES DO BRASIL.

    Não respeitem essa lei NÃO VALE NADA.
    Parabéns à PUC-SP por resistir a essa traição de alguém que cospe no PRATO QUE COMEU. Um dia a História vai cobrar e cobrar bastante CARO essa HIPOCRISIA.
    Obrigado e Tchau!!!

  133. Ricardo, quer dizer que a proibição da família é diferente da proibição da lei? Só porque a primeira afeta seus entes? O que afeta a imensa maioria das pessoas, que são não-fumantes, não merece respeito? Isso não é egoismo? Pois então vá para Cuba e fique por lá não 72 horas mas pelo resto da vida aproveitando a “liberdade” que por lá você viu. Peça para ser naturalizado como cubano. Garanto que em menos de um mês você estaria morrendo de saudades da nossa falta de liberdade. Só que seria tarde demais. Como cubano você não teria a liberdade de sair da ilha quando quisesse. Só quando o governo autorizasse. Topas?

  134. Como faço diariamente acabei de ler um por um os comentários feitos nesse fantástico BLOG.
    Cada dia fico mais abismado com a prepotência e imbecilidade de alguns políticos brasileiros que se pudesem pendurariam no pescoço UMA MELANCIA só para aparecer.
    O nosso povo, felizmente, está acordando, literalmente, abrindo os olhos e anotando o nome dessas bestas feras que querem se elejer para agir como ditadores. Nem o PSDB, o DEM e o PIG, que os sustentam na mídia, a dita imprensa marron, conseguirão enganá-lo.
    Essa lei anti tabagismo é uma excrecência jurídica e não prosperará. Serviu-nos como alerta para não elegermos alguém que transformará nosso país em vítima dos seus delírios ditatoriais.
    Fumei durante 30 anos, sem parar: cigarro sem filtro e com flitro. Fui obrigado a parar por motivo de saúde. Após cinco anos que não fumava espeli depois de tossir uma bola de nicotina, preta e fedorenta, maior que uma jabuticaba. Esse fato foi que me deu a certeza de que jamais poderia voltar a fumar e me deu forças para hoje, após 29 anos que não fumo, concluir que agi corretamente, pois eu poderia ter morrido aos 41 anos, de infarto. Entretanto, jamais proibi alguém de fumar, estando ao meu lado. Creio que as pessoas que o fazem têm o direito de decidir o que é melhor ou pior para as suas vidas. Alguns dirão o fumo é uma droga! Eu responderia: Não sei!
    Apenas sei que a melhor lei que existe é a velha e conhecida LEI DE MURICI: “Cada um trata de si. ”
    Já vi pessoas com mais de 90 anos fumando. Logo…
    Não acredito que os charutos cubanos contenham qualquer espécie de droga viciante, como os cigarros, assim como sei que esses charutos, famosos no mundo inteiro, sempre foram enrolados sobre as belas coxas de várias mulatas, funcionárias, é claro, da fábrica de charutos. Será que existe coisa melhor do que essa no mundo? Minha indagação refere-se, evidentemente, às belas coxas de uma mulata? Respondo: Com certeza não existe!
    E o Serra e seu partido, junto com FHC, seus asseclas e o DEM, que se danem. Tenho dito.

  135. Boa Noite!!! Caros Blogueiros e Ricardo Kotscho!!!

    Caro Senhor Gabriel!!!

    Minha defesa se dá na medida em que a leizinha paulistinha antifuminho do estadinho de saõ paulinho é INCONSTITUCIONAL. Ferindo o artigo 19 Item III da Constituição Federal.
    Igualmente, Fere vários artigos da Constituição FEDERAL BRASILEIRA especialmente, o artigo 5º e vários de seus ITENS.
    Note: Como o Senhor, sou completamente FAVORÁVEL a que às leis se atualizem no TEMPO, vigorosamente, apoio o Artigo 225º da Constituição Federal e seus Itens.

    Isso não significa tergiversar ou virar CATIVO de um estado que não tem autoridade para REPRESSÃO, ao TABACO-FUMO LEGAL E CONSTITUCIONAL.
    Também, Não pode qualquer estado da federação isoladamente, TUTELAR, qualquer BRASILEIRO, restringindo DIREITOS que são GARANTIDOS por LEI FEDERAL e pela CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

    A Colocação via de regra de que o FUMANTE incomoda o Não FUMANTE, pode ser facilmente resolvida como previsto nas leis FEDERAIS e na CONSTITUIÇÃO FEDERAL sem que exista qualquer TOLHIMENTO, dos Direitos e Garantias Individuais, Coletivas e Difusas, conquistados. Há engenharia e logística para isso!!!

    Observe: Ao proibir que empresário ou empreendedor construa um local apropriado ao FUMANTE essa lei fere vários princípios previstos no nosso ordenamento jurídico. E, portanto, JAMAIS ACEITÁVEIS. SOMOS CAPITALISTAS.

    Veja: Dentro do Lar, os País, optarem por essa medida, “PROIBIÇÃO”, enquanto menores, são obrigados ao acatamento. Como disse: ENQUANTO MENORES.

    Sua afirmação de que os FUMANTES afetam os não FUMANTES é razoável, porém, não convence para LIMITAR DIREITOS E GARANTIAS. É a mesma MENTIRA DE CURITIBA: onde foi afirmado por um autoridade que na minha visão é AUTORITÁRIA E ARBITRÁRIA, que o CÂNCER provocado nas MAMAS masculinas é causado pelas passeatas GAYS. Isso MALUQUICE, precisa de Médico.

    Só seria possível, se FABRICAR, fosse proibido e FUMAR TABACO fosse PROIBIDO, sem exclusão destas duas condições. Do contrário caímos no artigo 19º Item III da Constituição FEDERAL.

    Não há qualquer EGOISMO, observe bem: UM FUMÓDROMO para O FUMANTE resolve toda a questão.
    Essa leizinha paulistinha antifumo INCONSTITUCIONAL proíbe e isso NÃO PODE. Vou mais além, não pode no AMOR e Não PODE NA DOR!

    Insisto que o governo de são paulo pode sofrer a qualquer momento INTERVENÇÃO FEDERAL.

    O estado não pode invadir propriedade privada com argumentos ILEGAIS E INCONSTITUCIONAIS. Note: Sem autorização JUDICIAL, pois, implicaria em o JUIZ DESCUMPRIR NORMA CONSTITUCIONAL À QUE ESTÀ SUJEITO.

    Sobre minha ida a CUBA, achei curiosa sua menção.
    Primeiro: Sou brasileiro e não admito cidadania diferente.
    Orgulho-me de ser BRASILEIRO.
    É lamentável, o que o serra plantou de MAU para são paulo.
    Eu, não autorizo TUTELA de governo BABACA nenhum.
    As empresas através de seus proprietários é que podem decidir o que vai acontecer em seus estabelecimentos. Sejam industriais, comerciais ou de serviços.
    Criar lei como essa BOSTA paulistinha INCONSTITUCIONAL e ILEGAL, só aumentará os DESENCONTROS AGRESSIVOS.
    Mantenho tudo o que escrevi acima.
    Obrigado por seu comentário, acho que estamos do mesmo lado, o que nos colocado em LADOS OPOSTOS é ESSA LEIZINHA NAZISTA-NIPO-FASCISTA, INCONSTITUCIONAL.
    Obrigado…

    1. Caro Ricardo, fico feliz se minha informação foi útil.
      Caso não conheça, sugiro que visite ou entre em contato com o site http://www.fumantesunidos.org . Não sei se eles têm condição de fazer alguma coisa concreta, mas para mim foi um alento passar por ali, quando parecia que só eu estava indignada e pensava essas coisas…. atenuou meu stresss…
      Boa Noite !!

  136. O que é a paixão!!! Hoje em S. Paulo hum milhão de seguidores do bispo e da bispa que até pouco tempo estavam presos nos EE.UU pela safadeza de esconderem uma nota preta numa Bíblia (não é essa a Bíblia de Cristo). Já para os petistas admiradores de Fidel, Guevara, Chávez, et caterva (todos enrolados pelo Lula esperto e experto em cambalachos políticos), o regime cubano é lindo, maravilhoso… Até o que é universalmente deplorável para a saúde pública (fumar em recinto fechado), o senhor Kotcho acha saudável exercício de liberdade. É demais…

  137. Boa Noite!!! Caros Blogueiros e Ricardo Kotscho!!!

    Aos Senhores Janloco e ROSE!!! Olá, Ótimas abordagens. Parabéns!!!

    Ao Senhor Gabriel – No “santamaria e santa maria” há componentes italo-espanos, sangue normalmente quente.
    Longe, qualquer virgindade, e, ainda bem. Nada dessa história, de virar teia!!!
    É estadinho de são paulinho mesmo!!!
    O caso não é de VIRGINDADE e de cabras frouxos.
    Sabe: Com todo o respeito que dedico a sua opinião me ASSUSTA “um” SÃO PAULO, industrial, comercial, serviços, tão “COVARDE” no enfrentamento a uma ILEGALIDADE E TOTAL INCONSTITUCIONALIDADE, sem deixar de mencionar a COMPLETA IMORALIDADE DESSA BOSTA de leizinha antifumo paulistinha.
    Não devemos ter MEDO da MORTE, devemos ter MEDO de VIVER como se MORTOS estivéssemos. Provavelmente, alguém já disse isso!.Sempre é bom relembrar!.

    Só para que não exista confusão: Sou favorável que existam políticas antitabagismo. Como já existem, por força de LEI FEDERAL E EMBASAMENTO CONSTITUCIONAL.

    Sou contrário a leizinhas paulistinha antifuminho de são paulinho, estadinho pequenininho em “ALMA” DEMOCRÁTICA e RESPEITO À CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
    Normalmente, há muitas maneiras de se apreciar o que é tamanho.
    No caso humano quando sobra HIPOCRISIA, FALTA DE ESPÍRITO, É FLAGRANTE À INTOLERÂNCIA, esbanjam MEDIOCRIDADE JURÍDICA APOIADA NO IMAGINÁRIO POPULAR POR “AFLORAR” dos e nos INCAUTOS NÃO FUMANTES, o ÓDIO represado, FALSO, isso É DA MAIOR DESONESTIDADE, ISSO É FALTA DE ÉTICA JURÍDICA, isso É DESRESPEITAR A INTELIGÊNCIA DOS OUTROS SERES HUMANOS.

    Há inúmeras maneiras de BLOQUEAR essa TIRANIA JURÍDICA do serra e seus apoiadores pela INCONSTITUCIONALIDADE E ILEGALIDADE E IMORALIDADE, do governinho paulistinha e da leizinha INCONSTITUCIONAL antifuminho desse estadinho de são paulinho BREGA e FALSO, MENTIROSO.

    Caro Senhor Gabriel, JAMAIS um POVO que se SUJEITA a completa ILEGALIDADE, INCONSTITUCIONALIDADE, IMORALIDADE, e FALTA DE ESPÍRITO JURÍDICO PRÓ-DEMOCRACIA E LIBERDADE, não merece o título de sociedade. SÃO ESCRAVOS DA INTOLERÃNCIA, IGNORÃNCIA, E DA MEDIOCRIDADE e MÁ INTENÇÃO dos governantezinhos.

    Sabe: Escrevo isso, pois estou convicto e NÃO TENHO RABO PRESO COM BABACA nenhum.

    Aos caros blogueiros forte abraço e muito obrigado pela tolerância.

    Obrigado e Tchau!!!

    PS: Cara Senhora ROSE:
    Essa leizinha paulistinha antifuminho do serra ESTÁ SOB JUDICE.
    Até por isso, e veja, há decisões em são paulo de desembargadores que já a consideraram ILEGAL E INCONSTITUCIONAL.Sem prejuízo de outras tantas BARBARIDADES, como por exemplo, PRENDERAM um cidadão em ARARAQUARA, ILEGALMENTE, INCONSTITUCIONALMENTE, provavelmente, sem ordem judicial, por estar FUMANDO NA CALÇADA em baixo de um toldo. Esse tipo de atitude só foi utilizado pelos MILITARES na época da DITADURA. O chamado período NEGRO BRASILEIRO.
    Outra atrocidade a CONSTITUIÇÃO FEDERAL se deu em algumas cidades do INTERIORZINHO de são paulinho e alguns outros locais, onde: UM JUIZ ou mais de um JUIZ decidiu acabar com o direito dos JOVENS adolescentes de IR E VIR no território nacional. Curioso: Só acontece em estado de sítio. E, não é o caso.
    Esses juizes que assim procederam no interiorzinho provavelmente, desconhecem que só a EDUCAÇÃO RESOLVE, essa castração INCONSTITUCIONAL de direitos e garantias fundamentais previstos no artigo 5º da Constituição Federal, não RESOLVE apenas RETARDA que o problema aconteça, JOGA PARA MOMENTO FUTURO SUA OCORRÊNCIA.
    Parece-me que a CNJ decidiu advertir alguns juizes sobre essa postura ILEGAL, INCONSTITUCIONAL, e ANTI-ÉTICA, BURRA, e reverteu a situação.

    Espero que o mesmo ocorra com o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL e TERMINE de vez com os CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO NAZISTAS e FASCISTAS do serra em são paulinho.

    FICO ABISMADO COM NOSSOS JURÍSTAS – PARECEM AVESTRUZES.

    Ao se respeitar a Constituição Federal e Leis Federais, evitasse o ocorrido na UNIBAN, onde mais ou menos 700 COVARDES-DELATORES, “EXPUSERAM” uma MULHER às chacotas, COVARDES, de ANÕES, DÉBEIS MENTAIS, BESTAS FERAS, alunos, professores e outros funcionários.
    Fico imaginado: Como alguém que é humano e se diz HOMEM, trata uma mulher com aquela BESTIALIDADE? Com que trataram aquela MOÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O que será que induz isso?
    Costumo imaginar que quando o governo é CRIMINOSO em suas atitudes, induz isso!.

    Caro Senhor Gabriel o caso estadinho paulistinha é muito mais GRAVE do que o Senhor imagina. E, terá conseqüências no futuro.
    Tchau!!!

  138. Boa Noite! Caros Blogueiros e Ricardo Kotscho!!!

    Caro Senhor Gabriel, algumas perguntas que o senhor me fez, mencionado família e etc…

    Há em outro SITE “PORTAL” uma entrevista concedida por um deputado, que fala sobre descriminalização de DROGAS PESADAS e liberação.

    Seria interessante acompanhar e observar os argumentos PÍFIOS, em minha visão, naturalmente.

    NOTE: Toda essa celeuma em torno do TABACO está direta ou indiretamente ligada igualmente às DROGAS PESADAS e que são CRIME. DIFERENTE DO TABACO QUE É LEGAL.

    Há necessidade de ser acompanhada essa discussão sobre CRAKE, MACONHA e derivados, ÓPIO, MORFINA, COCAÍNA, anfetaminas, psicotrópicos em geral, que por sua POTÊNCIA representam um DESASTRE para a JUVENTUDE DE QUALQUER NAÇÃO.

    Esse deputado, polidamente, fez um comentário sobre os EUA e algumas liberações lá existentes.
    Diferentemente do BRASIL, os EUA, convivem com GUERRAS desde criancinhas, e os afetados pela GUERRA precisam utilizar medicação potente para que não destruam, o próprio ESTADOS UNIDOS. Isso no BRASIL, pelo menos por agora, é sem nenhum sentido.

    Utilizar os EUA como exemplo para descriminalização e liberação de drogas pesadas no BRASIL é de uma SACANAGEM e falta de RESPONSABILIDADE, especialmente, quando tenta-se converter o CRIMINOSO em plantador caseiro de maconha e seus derivados e utilizador de pequenas quantidades de DROGAS DE ALTO POTENCIAL TRANSFORMADOR, causadoras de dependência física e PSÍQUICA.

    Espero que com o mesmo entusiasmo que o senhor argumentou contra o que é LEGAL. Faça com o mesmo entusiasmo sua argumentação contra essa proposta DELETÉRIA do deputado e outros da comissão anti-drogas no senado.
    Não permita que aprovem essa PORCARIA.
    Transformar os brasileiros em dependentes de DROGAS PESADAS POTENCIAIS.

    Obrigado Tchau!!!

    O TABACO é mera cortina de FUMAÇA para coisas muito PIORES.
    FIQUE ATENTO!!!

    Tchau!!!

  139. Meu caro Kotscho.
    Estava lendo o seu texto sobre 72 horas em Havana, como sempre “auspicioso”, e não consegui deixar de falar sobre o assunto, que hoje me fascina: a luta contra o tabagismo. Durante mais de quarenta anos foi o próprio que me fascinou, já que fumava três maços diários, em média, até que descobri um enfisema no meu pulmão direito, provocado pelo maldito tabaco.
    Ele ja tinha feito vítimas a minha mãe (fumante passiva), meu pai e meu irmão, todos com câncer no pulmão. Ontem, dia de finados, me lembrei muito dos três e do sofrimento que tiveram em suas doenças e mortes. E sempre terrível a morte provocada pelo cigarro: câncer, enfisema, DPOC, etc..
    Quanto ao seu espanto em relação à liberdade do fumo em Cuba, isso, a meu ver, pode ser atribuído a um costume local a que as autoridades sanitárias, ainda, não resolveram agir. Eu me lembro quando estive na Jamaica e me espantei com grande parte da população fumando “ganja”, marijuana,ou maconha como conhecemos. Lá,na época, o uso da “ganja” era livre, principalmente entre os adeptos do
    hastafari, o candoblé local.
    O mesmo ocorreu quando conheci os Andes, onde os índios aculturados mascam folhade coca, o “tabaco” da cocaína. Na Bolívia, até o presidente Evo Morales, descente de “cocaleros” masca a sua folha de coca. No Acre, conheci o Santo Daime, uma religião onde os seus membros tomam, habitualmente, em suas cerimônias a ” hausca “, um alucinógeno. Eu tomei várias vezes e é um barato.
    Entre os índígenas, em todo o mundo, cada tribo tem os seu alucinógenos, utilizados, normalmente, em cerimônias religiosas, inclusive o tabaco.
    Até os gaúchos se deleciam com o seu chimarrão, feito com a erva mate, rica em um um alcalóide chamado cafeína. Não é a toa que eles tomam chimarrão direto. Dá “barato”. O cafèzinho, também rico em uma droga chamada cafeína, dispensa comentários, principalmente entre os paulistas, seus maiores consumidores.
    Por último, o alcoól e o açúcar, considerados as piores drogas consumidas em todo o mundo desde o século XV. Hoje, o alcoolismo, o tabagismo e a obsidade são considerados as piores doenças, evitáveis, do mundo pela Organização Mundial da Saúde.
    O que me chamou a atenção na sua crônica foi, mais uma vez, você ter a coragem de dizer que, apesar de querer, não consegue deixar de fumar. Você não está sòzinho. O Presidente Obama, o Vice Presidente José de Alencar e milhões de pessoas, em todo mundo, passam pelo mesmo problema. Há quem diga que em cada dez fumantes, onze querem parar e não conseguem. Em nosso trabalho, nos Fumantes Anônimos, podemos sentir o sofrimento daqueles que lutam contra o tabagismo. É pior dos que lutam contra o alcoolismo, no AA. E olha que eu frequento os dois desde o século passado.
    Quanto as leis antitabagismo, queiram os fumantes inveterados, intolerantes ou não, elas vêm
    dando certo, segundo as autoridades sanitárias e
    vão continuar, cada vez mais rígidas, em todo o país.
    O problema fundamental não é o local onde fumar e sim NÃO FUMAR. O que está provado é que, após as restrições, cada vez mais pessoas procuram tratamento para deixar de fumar.
    Para quem estiver interessado em se livrar do cigarro, inclusive você, eu aconselho procurar algum tipo de tratamento, existem vários: remédios, psicoterapia, acumpuntura, etc. Inclusive o FA: http://www.fumantesanonimos.net , com grupos em todo o Brasil.
    Graças a eles eu não fumo e nem tenho vontade de fumar há onze anos. Inclusive ao escrever este texto, o que antes era impossível.
    Um abraço do companheiro Lincoln B

  140. Boa Tarde! Caros Blogueiros e Ricardo Kotscho!!!

    Caro Senhor Lincoln B escreveu acima e discordo apenas que deva o Estado decidir sobre quem FUMA ou quem não FUMA.
    Fuma quem quiser o “TABACO” enquanto, for legal e autorizado do ponto de vista existente e Lei federal. For permitido industrializar e comercializar cigarro do TIPO “TABACO” permitido. E, Enquanto o BRASIL for um País CAPITALISTA. E, for um País DEMOCRÁTICO. E, contiver um pacto FEDERATIVO ACORDADO.
    Portanto, Não há possibilidade neste contexto legal federal e Constitucional vigente, qualquer hipótese de leis estaduais ou municipais limitarem LEI FEDERAL OU A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
    TODOS os que estão assim procedendo, civis e militares estaduais, justiça local, secretaria de justiça do estado, fiscais, estão INFRINGINDO a lei FEDERAL E A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA.

    No caso da PUC-SP se houver qualquer limitação ou imposição contra essa UNIVERSIDADE (PONTIFÍCIA E UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÂO PAULO) PUC-SP, o governador, o secretário de justiça de são paulo serão DENUNCIADOS INTERNACIONALMENTE.
    POR intolerância, TERRORISMO, TORTURA PSICÓLOGICA, DESRESPEITO ÀS LEIS FEDERAIS DO PAÍS, BRASIL, mais, SERÃO DENUNCIADOS, por TENTATIVA DE IMPLANTAÇÃO DOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, em meio ao povo paulista e paulistano.As denúncias serão encaminhadas para CORTES INTERNACIONAIS, SERÁ DENUNCIADA A AUSÊNCIA, DESINTERESSE, DESFAÇATEZ do JUDICIÁRIO BRASILEIRO nos NÍVEIS FEDERAL E ESTADUAL POR DESCASO COM À PROPRIA CONSTITUIÇÂO FEDERAL E LEI FEDERAL, E POR PERMITIR O ROMPIMENTO DO PACTO FEDERATIVO, de maneira COVARDE.
    SEGUE….
    Primeiro: A leizinha paulistinha antifuminho do serra é Inconstitucional.
    Segundo: Multas Não podem ser aplicadas, ELA leizinha ditadora intolerante, verdadeira ilegalidade e imoralidade, esta sob judice. Não tem valor legal nenhum, pois, fere lei federal e fere a Constituição Federal.
    Terceiro: Essa UNE se a notícia for verdadeira, atualmente é formada por um monte de BABACAS comprometidos com a MENTIRA E A COVARDIA. São gente sem capacidade e competência para reagir ao absurdo de um ATO NAZISTA-NIPO-FASCISTA, espero que NÃO permitam que a PUC-SP, se transforme em mais um CAMPO DE CONCENTRAÇÃO, pela INTOLERÃNCIA, IGNORÂNCIA, COVARDIA, DISCRIMINAÇÃO, COMO NA ALEMANHA NAZISTA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. COMO JÁ DISSE AVE HITLER – AVE SERRA!!! Ver artigo 19 Item III da Constituição federal.
    QUARTO: Por ser ILEGAL E INCONSTITUCIONAL, os seguranças da PUC-SP, podem proibir os FISCAIS do SERRA de adentrarem à PUC-SP, exercendo a defesa do Patrimônio Privado dessa PONTIFÍCIA E UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, se necessário de maneira ARMADA, para promover a rechaça da invasão. Ver Código Civil Novo no artigo correspondente.
    Preferindo: Poderão acionar a POLÍCIA FEDERAL ou o EXÉRCITO BRASILEIRO. Ambos são OBRIGADOS a fazer CUMPRIR À CONSTITUIÇÃO FEDERAL e LEIS FEDERAIS.
    PODEM igualmente dar VOZ DE PRISÃO CIVIL ou qualificada se por militares da Forças Armadas Brasileiras ou pela Polícia FEDERAL a TODOS DO ESTADINHO DE SÃO PAULINHO sejam JUIZES ou FISCAIS ou Policias Militares ou Civis, por TRAIÇÃO À CONSTITUIÇÃO FEDERAL e os fiscais por EXORBITÂNCIA e Invasão de Propriedade Privada. SEM AUTORIZAÇÂO JUDICIAL, se apresentarem autorização judicial, o JUIZ deverá se denunciado a Policia Federal e a IMPRENSA por DESCUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL e às AUTORIDADES MILITARES envolvidas nessa ilegalidade, deverão, responder ao exército marinha ou aeronáutica, por TRAIÇÃO ao JURAMENTO feito frente ao Hino Nacional Brasileiro e a Bandeira do BRASIL, de proteger às leis e a Constituição Federal.
    REAGIR É A META
    CAROS ESTUDANTES DA PUC-SP – NÃO SE ACOVARDEM – REJAM – ….

  141. O vício repressivo
    (publicado no jornal Correio Popular, em 6 de agosto de 2009)

    A oposição maniqueísta e simplificadora entre fumantes e não-fumantes indistintos alimenta a falaciosa batalha entre o lado “puro” da sociedade e uma entidade malévola homogênea. As palavras de ordem, o espírito salvacionista e o patrulhamento disfarçado pelo discurso edificante reproduzem as características de uma cruzada religiosa contra os infiéis da fumaça.
    Repetindo as internações “saneadoras” dos leprosos no início do século passado, os fumantes serão afastados do convívio público, impedidos de usufruir as benesses da cidadania, tratados como párias contagiosos. Doentes, compulsivos, incapazes de discernir limites ou de raciocinar, devem ser expulsos às sarjetas e humilhados até que purguem seus pecados. Tudo em nome do bem coletivo.
    Sim, o cigarro é uma droga estúpida, alienante e fatal. Mas admitamos de uma vez por todas: o governo paulista não está preocupado com a saúde dos não-fumantes. Para preservá-los, bastaria permitir os chamados fumódromos, adotados com sucesso nas mais tradicionais democracias do planeta (os proibicionistas mentem a esse respeito). Há inúmeras outras medidas possíveis, mas todas levariam em conta a escolha individual, e tamanha liberdade não pode ser tolerada pelos repressores de plantão.
    O veto aos fumódromos e o repúdio intransigente ao “cigarro eletrônico” (pretensamente inofensivo a terceiros) revelam a sanha de impedir a fruição pública e impune de um gesto estigmatizado. Ninguém pode contrariar a ditadura das aparências, profanando o deus maior da longevidade com a coreografia da autodestruição insolente. Fumar sem culpas exibe uma irresponsabilidade insuportável para os mártires da salubridade absoluta, talvez por desmascarar sua fantasia publicitária.
    Alguns dos maiores inimigos da ingerência estatal toleram sua manifestação mais agressiva e totalitária – aquela que interfere nas decisões do indivíduo sobre o próprio corpo. Mas a contradição é apenas aparente. Ultrapassados os limites do foro privado, o poder discricionário das autoridades não encontrará qualquer obstáculo.
    Caberá ao Judiciário explicar o aval concedido a uma legislação que viola o preceito constitucional da hierarquia normativa e criminaliza substância legalizada. À população resta o tratamento habitualmente conferido às medidas tolas e autoritárias: o teatro da submissão inicial, a distensão gradativa e um duradouro esquecimento.

  142. Boa Noite! Caros Blogueiros e Ricardo Kotscho!!!

    Ao Senhor Guilherme Scalzilli: PARABÉNS PELO LÚCIDO E INTELIGENTE COMENTÁRIO.

    Complemento humildemente tão elegante comentário com alguma jocosidade:

    Boa Noite! Caros Blogueiros e Ricardo Kotscho!!!

    PENSAMENTOS sobre o que disse fhc para a folha e outros…

    As declarações do Sourboness do século XIX já fazem parte do cenário nacional. Hilárias que são.
    Seu partido apóia o GOLPE em Honduras. Ver artigo 102 da Constituição Hondurenha…É por demais esclarecedor.
    Seu partido apóia o GOLPE no BRASIL contra a Constituição FEDERAL e Leis FEDERAIS que versam sobre o TABACO e sua legalidade e autorização FEDERAL.
    Com uma lei INCONSTITUCIONAL e ILEGAL e IMORAL, aplicada pela psdb do serra.
    Seu partido de antes e que por ter sido partido virou pmdb e psdb, apóiam a descriminalização das DROGAS PESADAS ILEGAIS que figuram como CRIME no BRASIL e pretendem sua legalização com PLCS e PECS no congresso nacional (camarinha e senadinho). Vejam bem: É liberar mesmo
    Crake, cocaína, maconha e derivados, anfetaminas, psicotrópicos, morfina, heroína e outras coisinhas básicas PESADAS e POTENCIALMENTE destruidoras da PERSONALIDADE de nossos jovens e adolescentes que viverão CATIVOS, física e psicologicamente. Para felicidade geral do BRASIL, digo, dos POLÍTICOS.
    E a última do dia: Num gesto magnânimo o serra, sua tropa de choque, seus fiscais, policiais militares e civis que vierem a ser convocados poderão (como sempre na vida do serra: NA BASE DA AMEAÇA, TRUCULÊNCIA que lhe é peculiar) marca genética de uma ditadura que aflora cada dia mais. Ameaça fechar a PUC-SP – PONTIFÍCIA E UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, pois, 02 (dois) alunos fumavam, cigarro TABACO, LEGAL e AUTORIZADO em LOCAL arejado e foram flagrados por DELATORES-COVARDES, gerando um auto-de-infração, ILEGAL por determinação de uma lei de MERDA paulistinha que nada VALE, pois, lei FEDERAL e a Constituição FEDERAL consideram legal e autorizam o FUMO TABACO em LOCAL ABERTO E FECHADO desde que identificado como FUMÓDROMO ou algo assemelhado. Entretanto, se fosse Crake ou cocaína ou MACONHA e derivados ou, heroína, morfina, e assemelhados nada aconteceria. Vocês não acham isso de uma BONDADE ESTONTEANTE e DE UMA COERÊNCIA ESFUSIANTE?
    Lembro-me do gênio de curitiba e percebo claramente como são pessoas predestinadas por DEUS, embora o fhc, ache que deus não existe, entretanto, diz: CURITIBA: O CÂNCER DE MAMA MASCULINO É PROVOCADO PELAS PARADAS GAYS. Sou sensitivo e fiquei EMOCIONADO com tamanha PROFECÍA ORACULAR, nem budista consegue, são pessoas DIVINAS.
    E para fechar: Mais ou menos 700 marmanjos, entre eles professores universitários, bedéis, corpo administrativo, seguranças, e que honra, mulheres, em absoluto FRENESI, frente a uma loira, de saia curta, sendo chamada de “penélope charmosa”, IMAGINEM.
    No BRASIL, País FUNDAMENTALISTA, onde às mulheres usam a BURCA até no carnaval, só aparecem de TERNINHO COMPLETO nos programas de televisão de DOMINGO inclusive no período de carnaval para audiência de adultos de 06 a 18 anos.
    Na Praia todos usam maiô que protege até os joelhos, outros mal mostram os tornozelos.
    Mulheres não trabalham, são sustentadas por esses MACHÕES AGRESSORES por direito DIVINO e CONIVÊNCIA DO ESTADO BRASILEIRO.
    Bem vou ficando por aqui, pois, já ficou fácil de perceber quem é quem nessa história.
    Só mais um detalhezinho: Jamais esquecer que para político não existe: DIREITA, ESQUERDA, CENTRO, CAPITALISMO, COMUNISMO, SOCIALISMO, ou qualquer outra coisa assemelhada.
    O que EXISTE DE FATO É: REPARTIÇÃO DO “””ESPÓLIO””””, que será espoliado por eles.

    Fiquei entusiasmado e escrevi. Porém, deixo claro que o que o SENHOR GUILHERME SCALZILLI escreveu vai muito mais ao âmago da questão.

    Boa Noite, OBRIGADO e Tchau!!!

  143. e tem gente que elogia essa porcaria de regime anacronico e ditador comandada pelo gagá do Fidel, não tem piedade do coitado do povo cubano.
    Eu queria ver esse kotscho na pele de um “cidadão sem direitos cubano”
    por que ele não se muda para aquele paraíso da esquerda?

  144. Boa Tarde! Caros Blogueiros e Ricardo Kotscho!!!

    Sobre: LULA fhc serra e TABAGISMO – do TABACO LEGAL e AUTORIZADO no BRASIL por Lei Federal e pela Constituição Federal – e cantor compositor desafinado!

    Após ler o comentário de caetano. Fico imaginando como é difícil ser brasileiro e dar certo em alguma atividade. Isso incomoda profundamente. Continuamos um país dividido entre letrados intolerantes e estigmatizados por certificados que nada certificam. Surpreso com a deselegância. Decepcionado com a frieza e injustiça. Pois, marina é melhor; parte dela é preta e dilma é pior e discretamente talvez melhor presa e não necessariamente ao pt ou qualquer outro. Sutíl e infeliz! Talvez o aécio por ser branco vá mais ao encontro dos anseios do falar manhoso erudito VAIDOSO. Pena que até da bahia estejamos presenciando o pré-conceito às avessas. Neste país de muitos canalhas enrustidos ainda presos aos grilhões de uma mente pequena, distorcida da realidade. Creio de difícil possibilidade surgir um Bill Gates com apenas segundo grau!Talvez se tivesse lido jornais e se formado em alguma universidade, conseguiria segundo nosso luminar uma vaguinha em concurso ou de cantor. Quem sabe! Zoada de Zurzir!

    O serra com a lei antifuminho reproduziu em são paulinho, estadinho pequenininho, em mentes e lideranças, os Campos de Concentração da Alemanha da Segunda Guerra Mundial. Ao criar o delator-covarde, permitiu que COVARDES atentassem, como víboras, contra uma mulher em universidade paulista. Pelas denúncias criou um clima de TERROR e TORTURA na Pontifícia e Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Essas antas, verdadeiros INCOMPETENTES LETRADOS e DOUTOURADOS, aplicam pelo MEDO fruto da covardia, a infringência ao artigo 19 Item III da CF, infringem o artigo 5 Item XXXVII da CF, infringem e aplicam o ATO INSTITUCIONAL número 5, quando: infringem o artigo 5 Item XXXIX da CF. Ainda, ao criar a TROPA DE CHOQUE dos FISCAIS do serra, infringe o artigo 5 Item XLIV da Constituição Federal.
    Portanto: o serra e o fhc estão, sujeitos a aplicação IMEDIATA do artigo 90 Item I – da Constituição Federal. No capítulo: Do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional. Cabíveis e sem prejuízo de outras denúncias!

    Sobre os artigos da Constituição Federal:

    A) Artigo 19º Item III – É vedado à União, aos ESTADOS, ao Distrito Federal e aos MUNICÍPIOS: Item III – “criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si”.
    B) Artigo 5º Item XXXVII – Todos são iguais perante a lei, SEM DISTINÇÃO de QUALQUER NATUREZA….ITEM XXXVII – “não haverá juízo ou TRIBUNAL DE EXCEÇÃO”.
    C) Artigo 5º Item XXXIX – “NÃO HÁ CRIME sem LEI anterior que o defina, nem PENA sem prévia cominação LEGAL”. Se: lei Federal e a Constituição Federal permitem, autorizando e considerando LEGAL o FUMAR TABACO e DESTINA os FUMÓDROMOS como algo PERMITIDO E LEGAL. “”””NÃO PODE leizinha estadualzinha ou municipalzinha, DIZER DIFERENTE””””!
    D) Artigo 5º Item XLIV – “”Constitui CRIME INAFIANÇÁVEL e IMPRESCRITÍVEL a AÇÃO de GRUPOS ARMADOS, CIVIS E MILITARES, CONTRA A ORDEM CONSTITUCIONAL E ESTADO DEMOCRÁTICO.”” LEIA-SE: Grupos Armados: FISCAIS multando sem AUTORIZAÇÃO JUDICIAL. LEIA-SE: GRUPOS ARMADOS: CIVIS (policia civil e municipal) e (polícia militar), agindo CONTRA A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL e LEI FEDERAL VIGENTE, por mando do governador e anuência expressa do secretário de justiça e descaso judicial, por descaso! – Caso: Pontifícia e Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.
    E) Artigo 90º Item I – Compete ao Conselho da República pronunciar-se sobre: I – INTERVENÇÃO FEDERAL.

    É sempre interessante a DEMOCRACIA e a LIBERDADE!
    Assim, podemos manifestar e expressar nossa opinião!
    Obrigado!!!
    TCHAU!!!

  145. Muito bom,comentários inteligentes e com profundidade,parabéns á esse blogue.Sou fumante á 47 anos e hoje tenho 62,faço musculação completa,esteira,ergométrica e ferros e graças á Deus estou bem,porém cada organismo reage diferentemente,e não é pelo trampolim politico do Sr Serra que eu vá desrrespeitar os não fumantes,sempre me senti um poluidor e essa lei pra mim não me afetará.Quanto aos fumantes passivos? eu os respeito,porém seus organismos não são afetados somente pela fumaça de tabaco,hoje nosso planeta está condenado de tanta poluição.Eu mesmo moro numa esquina onde circulam 8 linhas de onibus,caminhões etc…eu respiro diariamente um gama, é dióxido de enxofre,monóxido de carbono e outros tantos.Politicos entram e saem e muitas leis ainda vão serem impostas.Quanto a Cuba?não conheço mas pretendo e garanto que me sentirei em casa,já quem não fuma?não precisa ir.Abração e parabéns aos usuários que comentam e debatem assuntos oportunos desse nível ,com inteligência e sabedoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *