O caso Rubinho: o que leva ao sucesso ou ao fracasso?

O caso Rubinho: o que leva ao sucesso ou ao fracasso?

Os assuntos mais comentados da semana

Como no domingo não teve Balaio novo, publico a seguir a relação dos três assuntos mais comentados pelos leitores durante a última semana neste blog, na Folha e na Veja, as duas publicações impressas de maior circulação no país.

Balaio

45 anos de jornalismo: 169
“Everybody loves Brazil”: 123
Obama para exportação: 104

Folha

Devolução do IR: 46
Olimpíada: 34
MST: 33

Veja

Ben-Hur Ferraz Neto: 35
Barbárie do MST : 34
J.R.Guzzo: 32

***

Estava tudo preparado para a grande festa de Rubinho Barrichello, que finalmente poderia ganhar no autódromo lotado de Interlagos, no último domingo, seu primeiro Grande Premio Brasil, 17 anos depois de tentar pela primeira vez.

Aos 37 anos, com a torcida toda a favor, rodeado pela família e pelos amigos, largando na pole-position, Rubinho era a grande estrela da corrida. Ainda tinha uma remota chance de disputar o título, mas ganhar o GP Brasil e garantir o vice-campeonato já estaria de bom tamanho para o piloto que jamais conquistou o título mundial em sua já longa carreira.

Mas ainda não foi desta vez. Um prosaico pneu furado o tirou mais uma vez da disputa e bastou um quinto lugar para levar o improvável inglês Jenson Button, seu parceiro na Brawn, à conquista do título de 2009.

Que acontece com Rubinho, o mais antigo piloto de Fórmula-1 em atividade? Nunca chegou a ser um ídolo da torcida num país que já teve Emerson, Pace, Piquet, Senna e agora joga suas esperanças no jovem Felipe Massa. De uns tempos para cá, até virou folclore, motivo de deboche em programas humorísticos.

Quem não gosta dele diz que é um ótimo motorista e cidadão exemplar. Não tem pontos na carteira, não força ultrapassagens, jamais transgride o limite de velocidade, é cuidadoso nas curvas. Fora das pistas, é bom pai, bom marido, bom filho, o genro que toda sogra gostaria de ter.

Juntou uma bela fortuna em suas duas décadas de piloto profissional, arriscando a vida (não muito) nos autódromos do mundo, tem até avião particular, mas no imaginário popular não passa de um perdedor inveterado, um bom menino que fez tudo direito e não deu certo na vida.

No começo do ano, estava desempregado, nenhuma escuderia o queria mais. Logo arrumou uma boquinha na Brawn e foi subindo na tabela. Ainda pode ser o vice este ano, mas não parece muito animado com isso, como comentou domingo, depois de mais uma corrida frustrada:

“”O vice, como já dizia um grande amigo meu, que é o Nelson Piquet, é o primeiro dos perdedores. Então, não é um prazer enorme”.

Rubinho Barrichello é personagem emblemático do grande dilema humano constantemente desafiado pela linha tênue que separa o sucesso do fracasso. Isso vale para pessoas, empresas, países. Não existe uma receita para dar certo. Quem a descobrir certamente vai ganhar muito dinheiro.

É comum encontrarmos colegas de escola que nunca foram bons estudantes, pareciam não ter vocação para nada e, um belo dia, os encontramos felizes e realizados na vida por algum motivo insondável. O contrário também é verdadeiro: os melhores alunos da classe que acabam fracassando em suas vidas pessoais e profissionais.

Aqui perto de onde moro, no Jardim Paulista, tem uma enorme pizzaria, a Margherita, que vive constantemente lotada, há anos com filas de espera quase todas as noites. A pizza não tem nada de especial, há outras bem melhores no bairro, que vivem meio vazias, o serviço é o habitual, não tem atrativos extras, e o preço é alto. Como explicar o sucesso dela ou o fracasso das casas que abrem e fecham na cidade?

Como não gosto de fazer e deixar perguntas sem respostas, só me ocorre arriscar um palpite: é ter ou não ter estrela na vida. Tem gente que tem e tem gente que não tem, simplesmente. Rubinho não tem estrela.

326 thoughts on “O caso Rubinho: o que leva ao sucesso ou ao fracasso?

  1. A falta de “estrela” do Rubinho a Globo deveria ter percebido, ela passou amanhã todinha do domingo com um treco de secar o Buton, pediu até para o Massa também seca-lo, o Galvão vendo o constragimento do Massa se antecipou e secou no lugar dele. Secaram tanto o Buton que o feitiço virou contra o feiticeiro….. De cara um acidente tirou o Buton da 14ª colocação para 9ª. A história do grande do Brasil estava escrita ali. Depois vem as desculpas!!!

  2. Meu querido,o Rubinho foi invenção da midia (leia-se Globo) para substituir o saudoso Airton Senna,e quem ‘nao tem competencia,não se estabelece.Saiu brigado da ferrari falando que todos protegiam o alemão,o que ele queria?agora em uma equipe que deu as mesmas condições para ele e o outro piloto ,ele pipoca….ele é uma piada.

    1. Poderosa a venus platinada, hein????
      Influencia até o “circo da formula um”, ferrari no meio…

      Ahhhh… O que seria de mim não fosse a “Plim plim”?

  3. Olá, é que nós achamos que estrela é só uma, campeão. Como vc afirmou, ele construiu fortuna, dirigiu carros, venceu várias corridas, tem o nome na história sim. Conseguiu conciliar a carreira com a família. Quantos começaram a carreira de piloto no Brasil e no mundo sonhando com a F1? Centenas, milhares, quantos chegaram? Quem como Rubinho fica tanto tempo numa categoria de ponta como é a F1 é um vencedor sim. Gente boa, bom filho, bom marido e pai isso que é sucesso e consegue isso viajando o mundo todo. Quantos conseguiram? Creio que o problema foi a expectativa que mídia, globo, criou sobre ele: substituto do Senna. E nós exigimos isso dele. O erro foi nosso, não dele. Ele construiu uma carreira bacana. Ele tem a minha admiração.

  4. Maravilhoso texto! Comedido, sobrio e verdadeiro. Tantos comentam sobre o Rubinho, mas você escreveu o que realmente parece ser o caso dele.
    Em sua longa carreira de piloto da Fórmula 1, apesar de ter demonstrado lampejos de um campeão, sempre alguma coisa o atrapalha e, mesmo quando tudo está a seu favor, não vence a corrida e não ganha o título.
    Para quem o acompanha desde o seu início na Fórmula 1, a verdade parece ser mesmo a sua falta de estrela para brilhar na sua vida profissional.
    É uma pena! Detentor de todas as boas qualidades como ser humano, falta-lhe a estrela para brilhar na sua carreira profissional e ganhar títulos.
    Parabéns, jornalista Ricardo Kotscho, pelo seu brilhante texto, onde analisou o desempenho de Rubens Barricello
    em sua carreira como piloto da Fórmula1.

  5. Olá

    Td bem?

    Eu faço jornalismo na Unesp ( Universidade do Estado de São Paulo)

    Comecei a acompanhar o seu blog há pouco tempo atrás e gosto muito das suas postagens. Conheci o seu trabalho graças a um amigo que me apresentou o livro: “ A prática da reportagem”.

    Quero te pedir uma colaboração.

    Estou fazendo uma reportagem sobre ética na comunicação. A matéria está sendo organizada como uma coletânea com respostas de vários veículos e jornalistas do país.

    Gostaria que me respondessem a seguinte pergunta : “Como ser um comunicador ético no Brasil?”

    A pergunta é aberta justamente para que a resposta dada possa ser a mais abrangente possível e se adeque as experiências de cada entrevistado.

    Muito obrigado,

    e agradeço pela ajuda

    emai: pczinho@gmail.com

  6. Embora você não tenha tocado no assunto, tenho uma teoria: o Muricy ainda não conseguiu se desvencilhar totalmente do São Paulo. Seu ectoplasma, seu espectro, ainda está ligado ao clube que o demitiu. Só isso explica os três últimos resultados do Palmeiras: o São Paulo empatou com o Coritiba, o Palmeiras teve a primeira chance de disparar, e o que fez? Empatou com o Avaí. Aí o São Paulo perdeu para o Flamengo, e o Palmeiras teve a segunda chance de disparar, e o que fez? Perdeu para o Náutico. E então o São Paulo perdeu para o Atlético Mineiro, perdeu a invencibilidade em casa, e o time de Muricy Ramalho teve sua derradeira chance de disparar… e o que fez? Perdeu para o Flamengo e, tal qual o São Paulo, perdeu a invencibilidade em casa. Não é muita coincidência?

  7. …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………………Bom..!
    ……………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………Seria a mesma,
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………”estrela”,
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………que não põe você,
    …………………………………………Kotcsho,
    ………………………………………………no,
    …………………………………………….lugar,
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………do,
    …………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………….Dóris casóy,
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………por exemplo?
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………….Como,……………….”âncora” da,…………..Bãnd…?
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………..Esse teu,
    …………………………………………..”texto”,
    …………………………………me lembrou alguns,
    ……………………………………..”professores”
    ………………………………………..que eu tive.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………Que disseminavam éssa,
    ……………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………. demência,
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………….. de quem nasce
    ………………………com estrela e quem nasce,… sem.
    …………………………………………………………………………………………………
    ……………Quanto mais o tempo passa,…mais eu vejo,
    …………………………..que você está na carreira,
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………….errada.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………..A tua PRAIA é a,…. “publicidade”.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………É a,……”relações públicas”.
    …………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………………São os,
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………”congréssos” e “comissões”
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………….onde,
    ………………………………………….todos vão
    ……………………………………………….e
    …………………………………………….nada,
    ………………………………………………sái.
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……O que dizer então de..:
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………….Daiane dos santos….?
    ………………………………………….Diego Hipólito..?
    ………………………………………….Dos cientistas TORRADOS
    ………………………………………….em Alcãntara…?
    ………………………………………….Do cinema nacional..?
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………..Por que só,……….RUBINHO,…… é o,….” fracassado”..?
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………….Enfim,
    ……………………………………………………………………………………………….
    …………………Quando você colocou aqui no Balaio,
    …………………………………………o “texto”
    …………………….daquele publicitário débil mental
    …………………………………….. teu “amigo”,
    ……………………………………….”prevendo”
    ………………………………….o futuro do Brasil,
    ………………………..segundo os,….. estados unidos,
    ………………………………………..eu pensei,
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………….afffe…
    …………………………………………..maria..!
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………O BURACO,……… é mais em BAIXO.
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………..

  8. Kotscho,

    Meu comentário nada tem a ver com o assunto do dia mas sim tentar propor assunto para outro dia: O que acontece com o clube Palmeiras? Tenho lido e ficado muito preocupado com os rumos xenófobos que a atual diretoria tem tomado :

    tornar o clube um ghetto italiano, voltando com a camisa azul (com a cruz de Savóia !), noticias de que querem executar o hino nacional italiano antes dos jogos, hasteamento da bandeira italiana no estádio,discriminação de torcedores não brancos nas arquibancadas etc…

    como são-paulino estou me lixando para a equipe deles mas como brasileiro fico preocupado com esses sentimentos estúpidos e discriminatórios em curso no Parque Antártica. O que acha?

  9. O filme “Forrest Gump” começa com uma pena de passaro caindo do céu ao sabor do vento. Lembra? A pena vai pra esquerda, volta a direita, sobe um pouco, desce um pouco, voa sem destino, ao sabor do acaso. Acaso.
    A abertura é um resumo do filme e também um resumo das nossas vidas. Somos fruto do acaso. Podemos planejar, estudar, batalhar e tudo mais e isso tudo vai mesmo dar um direcionamento na vida. Se lutarmos pra melhor, será para melhor. Mas muito da nossa vida depende do acaso.
    O personagem no filme, com QI abaixo da média, luta a vida toda “para nao parecer idiota, pois idiota é quem faz idiotice”.
    E o acaso o leva a participar de vários eventos historios e até a ficar rico.
    O acaso é um grande ingrediente da nossa vida.
    Podemos até fazer um roteiro de viagem, da corrida, mas sempre podemos cair na curva, escolher outro caminho, etc.
    Obrigado pelo tema ameno, depois de uma semana levando bordoada bem que vc merece um pouco de paz.
    Um abraço

  10. eu queria não ter estrela para ser campeao e ter estrela para ganhar milhoes, quanto ao povo que chama o de perdedor, vc acha que se ganhasse milhoes eu iria ligar??? mas rubinho é um caso de análisar, acho que é o cara mais azarado que conheci em corridas.. mas tambem a vontade de ganhar nunca foi muita, isso pode ser força determinante

  11. Desculpe-me Ricardo, percebi de F1 vc não entende nada. Vou tentar abrir essa sua cabeça. O Rubinho é um dos melhores piloto de F1 so vc não percebe. Vejamos, vc acha que a Equipe Inglesa, carro ingles, Dono Equipe Ingles, Patrocinador Ingles, Piloto concorrente tb. Ingles, vão deixar um Brasileiro ficar Campeão. Tenha paciência amigo.
    E tb. não deve ter assitido a transmissão da Globo, ele não teve pneu furado e sim pneu perdendo pressão ou seja, com certeza foi proposital pela equipe deixar o pneu vazando pela válvula do bico para tirar o
    Rubens da corrida. Pense nisso amigo.

  12. Eh interessante como tem gente ignorante no mundo.. Tem gente que eh tao idiota que diz que o Rubens esta na F1 so para preencher espaço pq eh horrivel… Tem coisa mais idiota do que isso? Quer dizer que o cara esta ha 17 anos no esporte automotor mais disputado do mundo de bobeira; porque os donos de equipes sao idiotas e gostam de jogar dinheiro fora… E mais necio ainda eh dizer que ganha dinheiro sem fazer esforço!?!?!

    Agoro, o que leva o Sr Ricardo a escrever uma materia nesse tom? Da onde tirou que o Rubens vive entre o fracasso e sucesso? Qual eh a sua mediçao para sucesso? Diga que tanta coisa Rubens nao fez para ter cogitado que o cara eh um fracassado… Duas vezes vice-campeao, maior numero de corridas na historia, top 5 em podios e pontos….
    O Sr. eh o melhor jornalista do mundo? Isso o torna um fracasso?
    O grande problema eh que vcs se alimentam de pessoas ignorantes e idiotas como a pessoa que escreveu acima para fazer sempre remarcas negativas, afinal, descobriram que isso lhes da bastante audiencia…
    Se acha que Rubens nunca foi idolo, assista todas, TODAS as fitas de todos esses anos apenas em Interlagos e veja como a torcida reage ao Rubinho! E sugiro que pegue todas as ediçoes do famoso Red Bulletin e veja as materias que escreveram sobre o Rubens. Sim! A equipe rival ja escreveu algumas vezes sobre o Rubens e muito bem! Inclusive em uma das vezes falou sobre como este grande piloto eh mais valorizado fora de seu pais do que dentro, coisa lamentavel!

  13. PÔXA CARA É DURO RECONHECER ESTA CONSTATAÇÃO MAS VC ESTÁ CERTÍSSIMO, SERIA ÓTIMO SE TODOS TIVESSEM POR EXEMPLO A ESTRELA DO SILVIO SANTOS NÃO HAVERIA MISÉRIA NO MUNDO, E O BARRICHELO É REALMENTE A PERSONIFICAÇÃO DO AZAR E DA DERROTA O PIOR É QUE ELE AÍNDA NÃO SE DEU CONTA DISTO. ABRAÇOS.

  14. Creio que dizer que o Rubens não tem estrela é um exagero. Fazendo uma analogia com uma carreira comum seria o mesmo que dizer que um profissional do alto cargo diretivo de uma empresa não tem estrela porque ele conseguiu ser somente o diretor ao invés de o presidente.

    Chegar a fórmula 1 já é um feito magnífico para um piloto, pois trata-se de uma carreira onde existem somente vinte vagas no mundo. Portanto, acho extremamente injusto dizer que o Rubens é mal sucedido.

  15. O Rubinho não ter estrela só pode ser piada. O homem é um profissional bem sucedido, rico e com uma ótima família, inclusive com um circulo de amizade invejavel. Coitadinhos de nós que nunca tivemos então uma estrela.

  16. Não acredito em estrela caida do céu, voce constroi sua estrela ou sua constelação, ele construiu um céu cinzento, sem estrela alguma, pelo menos, a vista.
    A formula 1 é um esporte altamente competitivo e os campeoes, tirando algumas pequenas diferenças, tem a mesma personalidade, marca de campeão, são arrogantes, frios, calculistas e egocentricos, Rubinho não é nada disto, é, apenas, um manezinho que sabe pilotar e vai se aposentar desta maneira.
    Por exemplo: Um piloto qualquer, quando via um Piquet, Prost, Senna, Schumacher no seu retrovisor, tratava de dar passagem, pois sabia que eles iriam passar de qualquer jeito, querendo ele ou não, quando veem o Rubinho, eles nem sequer pensam em dar passagem, não o respeitam, pois ele nunca se fez para tal.
    Quando encontra um retardatario fica 4 , 5 voltas tentando passar.

  17. Olá Kotscho, boa tarde.
    Desculpe entrar em contayo por aqui mas não consegui seu e-mail.
    Sou jornalista e estou finalizando uma especialização em Mídia, Informação e Cultura na Usp. O tema abordado é blogs de jornalistas.
    Elaborei um questionário e gostaria de um depoimento seu. Em qual e-mail posso enviar?
    Aguardo seu retorno.
    Obrigada,
    Thaís

  18. Eta Ricardo,
    Que texto dificil de comentar. A vida é uma incognita, o destino da pessoa também é dificil de decifrar.
    Cada ciencia divinatória pode apresentar uma explicação. O jogo de búzios pode deeizer ue ele precisa faser um Obi ou assentar um Ebó para os seus orixás. Os baralhos podem apontar uma [gerande energia negativa que quando estácom o pé chegando no ultimo degrau da escada o puxa para baixo. Inveja. Os evangélicos vão dizer que é o inimigo que tomou conta do corpo dele. Os católicos dirão que falta de fé e oração. O espiritismo dirá que é carmico, algo que ele tem que resgatar de outras vidas. Mas o fato que tenho de concreto é tudo que você escreveu. O cara tem um carisma grande. È bom filho, bom pai, bom marido, bom cidadão, anda certinho em tudo que faz. Tem dinheiro bastante para ter um vida tranquila, mas não consgue ser campeão do mundo, seu maior e unico objetivo.
    Mas, continua tentando, sorrindo brincando, plagiando um cara que apesar de idolo não mne dece a garganta, pois para mim ser o segundo em uma fila de 22 é ser um campeão também, nunca o vice é o primeiro dos perdedores. O vice é o quase campeão. Talves esta prosódia tenha inundado o seu sub consciente que sempre provoca na horinha algo como este insólito peneu furado e o faz perder o título.
    até que ele, ´por opçaõ própria detone esta frase de seu inconciente e venha a ser o campeão, que ele quer ser. Que ele já é, na vida. Resta saber se a cina dele, a cruz que tem que carregar seja o doce vice campeão.
    De qualquer forma, o cara mostrou que é Barrichelo e não pé de chinelo como os incovenientes cacetas o chamavam.
    O cara mostrou garra, fibra. Devemos lembrar que no esporte que ele abraçou a ação humana é 40% os outros 60% é mecânico e contra a mecanica no meio da pista, só um milagre.

    Parabéns Rubinho,

    para nós você é o campeão!!!

    Marcus benedictus

    1. Muito bom!
      Para nós, que possuímos independência de opinião, ELE é o maioral.
      Um cara gente boa demais! Só de aguentar este bando de gente, sem eira nem beira, a denegrir sua imagem sem abalar-se nem sair do sério, já é ser campeão.

      Doce Rubinho! Nós amamos VC!

  19. Rei das corridas perdidas
    Ninguem perdeu mais do que ele
    Genios das derrotas
    Pior piloto da historia (ja que foi o maior perdedor)
    Quem perde mais é o pior!
    O maior derrotado de todos os tempos!

  20. Para que estrela se ele ganha em um minuto o que nós não ganharemos nunca em um ano de trabalho, sem viajar pelo mundo todo e um monte de outras mordomias?Eu quero é não ter estrela e ter a grana que ele tem.

    1. ter bastante dinheiro não vale mais do que a dignidade e o Rubinho tem os dois, Principalmente por sempre ser vice roubado e injustiçado e o povo do msm país do cara ao invés de pedir justiça e lealdade à ele discrimina-o e fazem piadas dele. A história do rubinho me faz lembrar num senhor chamado Jesus e num povo antigo e ignorante que eram os Romanos.
      A pergunta “quem matou Jesus, Judeus ou Romanos?”
      …pensem nisso!

  21. Kotscho, como você chegou a conclusão de que ele não tem ‘estrela’? Devia ter ficado com o motivo insondável do antepenúltimo parágrafo. Se uma pessoa consegue construir uma bela família ao mesmo tempo em que obtém sucesso numa atividade restrita a uma ínfima parcela da humanidade, na minha opinião essa pessoa tem mais estrela que muita gente por aí. O fato de ele não ter sido campeão mundial nesses anos não tira nada do brilho de seu esforço. Melhor do que nunca ter tentado, ou do que viver na confortável posição de acusador e juiz que tira conclusões sem jamais ter vivido o que o outro viveu. E me desculpe, mas a equipe se chama Brawn e não Brown.

    1. Poiadíssimo!
      É isto, meu caro.
      PQ todo brasileiro precisa ser campeão? Basta estar lá, na nata, entre os melhores. Mas que coisa! Rubinho tem muito mais que muita gente: tem educação, cavalheirismo, dinheiro, bela família. É centrado, sem grilos de invejas, lutador; um bom cara. Dou a ele o primeiro lugar.

  22. O rubens tem estrela sim e é uma estrela fantastica, da simplicidade, humildade, educação , e acima de tudo é um HOMEM DE BEM, qualidades estas que infelizmente são poucos que possuem dentro da especie humana.
    PARABENS RUBINHO , POR SER UM HOMEM DE BEM, e com a maior estrela do universo brilhando sobre você.

    1. Muito bem, caro.
      Fico feliz que os grandes brasileiros, pessoas que dão valor ao ser humano, em sua essência, vicejam pelos blogs.
      Parabéns, RUBINHO! ELE É, REALMENTE, UMA ESTRELA BRILHANTE E ÍNTEGRA.

  23. POBRES COMENTARISTAS DE PLANTÃO QUE ACHAM QUE VENCER É POSSUIR GRANDES FORTUNAS. OU POSIÇÃO SOCIAL,
    LEDO ENGANO, SER UM VENCEDOR, É SER LASTREADO PELA ÉTICA, MORAL, SENSIBILIDADE, EDUCAÇÃO, E OUTROS ADJETIVOS.
    PARABÉNS RUBENS BARRICHELLO, TENHO CERTEZA QUE VOCÊ TEM TUDO ISSO E MUITO MAIS.

    1. HÁ UM EQUÍVOCO EM SUA AVALIAÇÃO POIS O QUE ESTÁ SE DISCUTINDO E EXCLUSIVAMENTE A PERFORMANCE DO PILOTO QUE É PIFIA A JULGAR OS CARROS QUE TEVE À DISPOSIÇÃO E NÃO SE É BOM PAI, ESPOSO SE GANHOU DINHEIRO OU NÃO ISTO É CONSEQUÊNCIA DA ATIVIDADE, SENNA, PIQUET, PACE E EMERSON SE REVOLTARIAM COM SUA DEFINIÇÃO DE SUCESSO E ELES TAMBÉM GANHARAM DINHEIRO ETC,ETC,ETC.

    2. Não há equívoco algum. Tenta-se colar no nosso Rubinho uma pecha de perdedor.
      Isto é maldade. Não há perdedor, não há falta de sorte, não há erro; há, isto sim, um ganhador.
      Ele, sempre será um ganhador na medida em que tenta algo, faz bem e decentemente, o que se propõe e ama representar seu Brasil. Esta sempre entre os melhores e toma cuidado para não desesperar-se, não morrer, como aconteceu com SENNA; morrer e nos matar de tristeza.

      De que valeu sua morte, SENNA? Eu o queria vivo, gostaria de ouvi-lo mais vzs, olhar a luz de seus olhos, sempre, ainda havia muito a fazer pelo Brasil; não o queria mudo, para sempre. Tenho raiva pq nos deixou.

  24. Pessoal, analisem os números do Rubinho e os comparem com outros pilotos brasileiro (Senna, Piquet, Emerson, Felipe Massa, etc.). Vocês verão que estes números o qualificam como um dos grandes pilotos deste país. E do mundo ….

  25. Rubinho o que a imprensa quer é herois e isto não se busca nos esportes, para mim eu encontrei um idolo um batalhador ,um pai de familia, um pessoa de bom caracter, que se não venceu nas curvas das pistas ,venceu em muito nas curvas da vida.
    Parabens e continua sendo o cara que tu és e não aquilo que a midia quer .

  26. Taí um comentário certo esse seu, o Rubinho faz o dever de casa bem direitinho, mas nunca tira 10, sacanagem! Ontem foi td legal, mas a estrela de Button estava brilhante por demais…..e pra quem não tem estrela…..
    Vamos ver se o Massa nos devolve alegria aos dominhos….

    1. Dinheiro não é tudo na vida!!!!! Aposto que com todo o dinheiro que Rubinho tem, ele é um frustrado por não ser campeão e aposto que seria mais feliz com o titulo: era só ver a alegria dele no sabado com a pole na mão. Tem coisa que o dinheiro não compra: sabedoria, por exemplo…..

  27. Eu sempre tive a impressão que Rubinho gosta mais de dinheiro do que de vitórias. Para mim ele é um campeão da “exploração comercial” do esporte. Garra esportiva Rubinho sempre teve… mas só para conseguir patrocinadores e colocar os tostões na algibeira.

  28. A questão do sucesso é uma coisa meio relativa. Tudo depende da régua com que se mede o tal do “sucesso”.

    Se for para comparar com Senna, Prost, Piquet, realmente nosso Rubinho talvez não tenha chegado lá.

    Porém, se o parâmetro for a média dos pilotos de F1, Rubinho está muito acima da média – 99% dos pilotos que passam pela F1 nunca chegaram e nem chegarão a ganhar uma única corrida na categoria. Rubinho já ganhou 11 e foi vice algumas vezes. Só correu em boas equipes. É um profissional muito acima da média, daí a sua longevidade na F1.

    Vou ainda mais longe. Se o parâmetro de comparação for a média dos brasileiros, então Rubinho é fantástico – ganha dinheiro honestamente, trabalhando no que mais gosta. É um cara ético, sério, que nunca precisou dar uma rasteira em ninguém ou mentir para chegar onde chegou. É um cara extremamente bem sucedido e mede-se isso não pela sua conta bancária, mas pelo rosto – o brilho no olho, o sorriso que abre quando fala de sua profissão. Isso, para mim, é a marca do homem realizado. Pouco importa se ganha muito ou pouco, se é campeão ou não, se é um ídolo ou não. A paixão de Rubinho pelo que faz é a sua maior recompensa.

    Usando de psicologia barata, a meu ver, as pessoas usam Rubinho pra dar vazão às suas próprias frustrações. Por que a má-vontade com o cara? Por acaso ele treina usando dinheiro público? Se o brasileiro cobrasse seus representantes com a mesma severidade com que cobra os esportistas (que, aliás, não usam dinheiro público), esse país seria a Noruega. Rogerio Ceni, outro dia, apontou muito bem essa característica do brasileiro – super valente pra peitar o atleta, mas covarde quando se depara com uma “otoridade”.

    1. Renato,
      Gostei da dissecação sobre o tal do sucesso!
      Não há dúvida que o Rubinho é um profissional de sucesso!
      Só não vê quem não quer!

  29. Caro ricardo, a situação montada no campeonato
    era só pra inglês ver. Rubinho sabe e joga o jogo.
    Um brasileiro, com as limitações de praxe.
    Salve!

  30. Temos que ter o palhaço brasileiros juntamente com os politicos para fazerem parte dos programas humoristicos e darem empregos e audiencia a grandes e nos divertirem nas segundas e terças feiras .

  31. Vocês da “midia”, acham que quem tem estrela são bandidos como Beira Mar, pois respeitam, agora se é um bom moço como o Rubinho é fracassado. E o congresso, imagina, tem uma constelação…

  32. A verdade, talvez (longe de mim a pretensão) seja que nosso querido Rubinho seja apenas um homem comum como qualquer outro e não um cara ungido como outros muitos. Entrou nessa de ser piloto, movido talvez, por um desejo de infancia e fez e faz o que pode, mas jamais seria campeão. Veja o caso desse Button, um piloto medícocre que nunca revelou nenhum talento e muitas vezes com desempenho inferior ao de Rubinho, de repente, cai numa equipe que tem o melhor carro e vira campeão mundial, mas nunca será um mito como os grandes, irá se juntar a galeria dos campeões por acaso , como Keke Rosberg, James Hunt, Damon Hill e outros que apesar de serem campeões não chegaram nem perto de Carlos Reutmann, outro que não foi campeão. Runbinho porém, é o boa praça, o moço de familia, educado, se deu bem financeiramente e será uma das referencias do automobilismo brasileiro, quando contarem sua histórias. Só isso !

  33. 6 BILHÕES de habitantes no planeta e o cara já foi piloto (um dos poucos mortais) de uma ferrari.O mundo nos ultimos meses viu uma crise que dexou varios desempregados no planeta,inclusive o proprio Rubens que no Brasil já é um senhor fora do mercado de trabalho (mesmo tendo “experiencia”) e antes mesmo do final de ano o cara trabalha como se fosse um jovem no seu primeiro emprego,ajuda uma equipe que nem existia há alguns dias atrás a ser a campeã e a mesma equipe não fez o mesmo pelo cara.Não sei se realmente o cara não tem estrela.Sem contar o que foi escrito:Familia,amigos,honestidade,(até demais) e por ai vai..
    abraço pra todos,mas essa é minha opinião

    Edson

  34. É isso mesmo , não se sabe porque certas pessoas nasceram viradas para a Lua . Mas é triste ver atletas como o Barrichelo que parecem estar fazendo tudo certo mas não chegam lá .Resta ainda ter muita esperança para uma próxima oportunidade se ainda existir e fazer diferente se eventualmente o que se fez não foi suficiente .
    Esperança nunca morre para que ainda tem forças .

  35. OLHA, O RUBINHO É SIM UM CARA COM ESTRELA PORQUE O POVO GOSTA DE CARISMA E ELE TEM DE SOBRA MESMO NAO GANHANDO, ELE CONTAGIA COM SUA ALEGRIA E SUA VONTADE DE VENCER, E ISSO É IMPORTANTE,

  36. Concordo plenamente! Ele não tem estrela, e não tem carisma. Não que ambas características tenham que, necessariamente, andarem juntas.

    O Senna, antes de suas corridas, transmitia uma energia especial, algo natural e não forçada como o Rubinho tenta passar.Parecia que ele estrava em uma espécie de transe, algo que transcende as explicações científicas.Ali dava pra se perceber um campeão, um cara com estrela.Uma pessoa que conseguia , junto com seu talento, atingir um pico de concentração que , ao meu ver, desperta essa “estrela”.E para isso ,acredito eu, precisa-se ter uma sensibilidade aguçada, uma intensão pura e focada no que se quer.O que não vejo nem de perto no Rubens.

  37. Emerson, Airton e Rubens, três corinthianos famosos.

    Concordo com o perfil exposto, não se sobressaiu em vitórias, ousadia, mas trabalhando e arriscando sua pele a mais de 300km/h, não é para qualquer um.

    Acumulou uma certa fortuna nestes anos todos, acompanhamos sua trajetória e torcemos por seu sucesso.
    Ainda é cedo, não podemos abandoná-lo e atirarmos pedras, ele pode nos surpreender, como nosso país está surpreendendo agora.

    Bom moço, educado, brincalhão, amigo, é um brasileiro legítimo e digno de respeito.

    Gostamos muito do seu jeito moleque.

    Obs.: Que queimada de filme V. S.a. deu na Margarita.
    Quero morrer sua “amiga”.

    Valeu a exposição.
    Abraços

    1. Realmente, eu sou uma das pessoas que adoram a pizzaria Marguerita. Em relação ao Rubinho, só não concordo que é um típico brasileiro, porque ultimamente, com tudo que tem acontecido por aí, vale a lei de Gerson, onde o mundo é dos espertos, o importante é se dar bem mesmo ferrando outro. E o Rubinho não é assim, apesar de todos os defeitos, é legitimamente uma boa pessoa.

  38. Vencer na vida como pessoa pode sim, como já disseram, ser verificado pelo histórico de ética, moral, etc, porém, acho que o comentário aborda o esportista e não a pessoa. Como esportista infelizmente o Rubinho, que já começa a ser pequeno pelo nome, é um perdedor nato! Vai ser durante muito tempo o piloto com o maior número de GP´s disputado, um dos maiores em número de pontos conquistados e tudo isso somado ao fato de nunca ter ganhado nada vai servir para justificar a posição dos que defendem que ele, como piloto é e será sempre um grande PERDEDOR!
    Desiste Rubinho, dá seu lugar para alguém que possa ser ÃO!

  39. O cara conseguiu correr no top das equipes que é a Ferrari (qtos milhares no mundo conseguiram?); conseguiu ótimas posições tanto em campeonatos quanto em corridas; sábado, em Interlagos, tirou coelho de cartola; ganha em um dia o que a imensa maioria não ganha em uma vida; é humilde, tem filhos lindos, tem um pai presente. Todavia, azarado é o Senna que (infelizmente para nós e p ele) correu com a intuição que não deveria naquele fatidico dia 1º de maio de 94.

  40. sai dai moskito dexa de ser burro tu deve ser um desses que torceu pelo schumi a vida inteira né vamos dar valor ao que é nosso ,tu é bem capaz de nao tocer nem pelo massa pelo teu comentario infeliz

  41. Kotscho,
    Sucesso e fracasso é relativo, depende de como olha.
    Poucos chegam a Fórmula 1 e muito poucos ganham campeonato mundial. É logico que a frustação do vice é maior.
    Rubinho pode ser considerado um icone, pelo simples fato de se manter tanto tempo na categoria.
    Fico preocupado com essa denominação (se tem estrela ou não). O que aconteceria se alguém te dissese que você não tem estrela para ser jornalista, em plena graduação?!

    1. As pessoas estão confundindo fracasso e/ou sucesso com “estrela”.São coisas distintas.Se eu não estou enganado, o Kotscho não está se referindo ao sucesso financeiro ( o que muitos estão dando o valor máximo e eu discordo ) ou pessoal.Ele está se referindo a questão da diferença entre ser e não ser um campeão no esporte, só isso.Não se confundam na interpretação do texto.

  42. Discordo. Rubinho é um bom piloto, acima da média ganhou duas corridas este ano e uma a equipe tirou dele para beneficiar o, como a equipe Brawn, inglês Button. Rubinho a meu ver é constantemente sabotado, como era na Ferari. Esse pneu furado alguém checou cadê o furo? Tudo leva crer estava era descalibrado para tirá-lo da corrida.

    1. Concordo com o comentário do Barros. Como a natureza do Rubinho, fora das pistas, é de uma pessoa boa e cordial, os donos das equipes tiram proveito disso para, em situações extremas, subtrair-lhe os pontos para transferir ao colega. Isso ocorreu várias vezes, mesmo nesta temporada, com a Brawn fazendo um jogo de parada nos boxes que lhe tirou uma vitória para transferir ao Button. Também concordo que o pneu que lhe substituíram ontem era suspeito. Brawn não queria adiar a conquista de Button para não correr riscos, então resolveu sacrificar o cordial Rubens. Esse é um jogo de interesses e de cachorros-grandes, esses comentários de ter ou não ter estrela é coisa de telespectador desinformado.

    2. Essa ideia fixa de sabotagem também foi plantada pelo Galvão Bueno, além do mais quando o Rubinho foi forçado a fazer a última parada por causa de um pneu furado o Buton já era campeão com sobra, mas se fosse verdade toda essa besteirada de sabotagem então ele seria um grande banana por aceitar como um cordeirinho.

  43. Bom menino o Rubinho, e o que nos brasileiros mais queriamos era ver ele campão, é o que ele merece de verdade, pela pessoa grande que é.
    Não desista Rubinho com toda certeza deste mundo, quem busca alcança e com você não vai ser diferente.

  44. Mais um invejoso…….se Rubens não tem estrela, imagina vc! 17 anos na F1, nas 20 vagas mais concorridas do mundo, o cara tem estrela sim. Aposto que vc deve falar da seleção de 1982, que jogava pra caramba e deveria ser campeã, e não foi!

  45. Rubens, não foi genial como Ayrton…..porém ele deu azar em alguns momentos em sua carreira, o que custou o seu campeonato….
    Brasileiros são burros(não em sua totalidade, mas em grande parte), que só sabem valorizar o 1º….
    Quanto a “estela” que já foi motivo de mal estar entre o Rubens e a Hortência, é algo bem relativo…Pq a maioria dos que torcem para o Massa odeiam ao Rubens, falando que o mesmo não tem estrela, sendo que, o próprio Massa também foi vice, e “perdeu” uma temporada por causa de uma mola(fatalidadade)? Será que só o Rubens não tem “estrela”? O será que cobram principalmente dele o Senna que tivemos????
    Não é todo dia que nasce um Pelé, mas não podemos cobrar de Nilmars, Robinhos, Messis, e outros, a genealidade de um ser humano….isso não os torna sem “estrela” ou incompetentes….pelo contrário….
    abraço!

  46. eu sempre gostei e simplesmente adoro este piloto Rubens Barrichello. acompanho a F-1 desde 1972 e sei que sem uma equipe que invista no piloto de maneira honesta e correta, não há como ser campeão. este ano, mais uma vez , Rubens não começou a temporada com o mesmo carro que o companheiro. não tinha os mesmos freios, portanto, não poderia parar o carro com eficiencia cirúrgica, tinha problemas de embreagem e outros que deram uma vasta gama de dores de cabeça na primeira fase desta temporada . sem ele , certamente a Brawn não teria ganhado o título, pois os seus acertos mecãnicos são sempre copiados pelo companheiro e por seus engenheiros. mas , ao contrário de um monte de pessoas que nem merecem ser lembradas, ele é um grande vencedor. sempre contribuiu para as equipes onde correu, sempre foi honesto e profissional, sempre foi um ser humano correto e dígno de ser lembrado e ovacionado, ainda mais em um país onde pilantras de todos os calíbres brotam como erva daninha. só pode ser campeão na F-1 aquele que recebe as graças do manager e dos demais dirigentes da equipe, e sendo Jenson inglês numa equipe inglesa, nem precisa pensar muito para saber quem receberia isso. a este grande ser humano, exemplar, exímio piloto e um brasileiro dígno de ser lembrado pelas pessoas de bem, meus cumprimentos , meu abraço e meu apreço. valeu Rubens, espero que vc mande brasa na última prova.

  47. Você está errado, Kotscho!
    Como todos os impiedosos juízes da carreira do Barrichello, parte do princípio de que só tem valor o título. Poquíssimos pilotos conseguiram, isso não significa que os demais não tenham tido estrela. Ele conduziu sua carreira bem, muito acima da média dos concorrentes. E, se ele está satisfeito, não tem que ficar dando satisfações às viuvinhas de Senna e Piquet. Barrichello um dos grandes!

  48. RUBINHO PESSOA = NOTA 10
    RUBINHO PILOTO= NOTA 0
    VAMOS SER PRATICOS, JAMAIS UMA PESSOA DE 1,60M PODERIA SER JOGADOR DE BASQUETE, E JAMAIS UMA PESSOA DE 2,10M PODERIA SER JOQUEI. ACHO QUE A FORMULA 1 NAO É PARA ELE. EU TENHO UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO E CONTRATEI O MELHOR PROFISSIONAL PARA SER DIRETOR DELA. EU PODERIA CONTRATAR MINHA MAE QUE É MARAVILHOSA, GENTE BOA, HONESTA, ETC. MAS ELA NAO ENTENDE DE CONSTRUÇÃO. ACHO QUE O RUBINHO É UM EXEMPLO DE PESSOA, MAS NAO UM EXEMPLO DE PILOTO.

  49. Me desculpe, mas é fácil: Faltam “cujones”. Falta o murro na mesa, falta o colt 45 na cintura para encerrar a negociação… Se formos reparar, os fodões da humanidade foram encarados em algum momento da vida com “The Eye Of the Tiger”. E não piscaram …

  50. Ricardo. Eu também acho que você é um jornalista medíocre e sem estrela. O Barrichelo sim é um dos melhores caras da F1 na atualidade e proporcionalmente fez muito mais do que você como jornalista.

    Quem não gostou, que faça melhor. Fácil julgar e acusar sem saber todo o contexto do que se passa nos bastidores.

  51. Pretensão???, não acho, acho que cada um de nós pode dar a sua opinião sobre as pessoas públicas, afinal cada um de nós é também um pouco o patrão dêle, ou não é do bolso do consumidores que sai a grana dos patrocínios?.
    Eu sempre achei o “Rubinho” um bom piloto, só. Acontece que ele não tem “GANA”, ele corre direitinho, certinho, e se tudo der certo ele sobe no pódio se der sorte vence a corrida, assim é o piloto Runbes Barrichelo, certo!!!, acumulou fortuna e quem tem dinheiro é vencedor na vida, sim, mas na fórmula 1 não, todo mundo sabe que a rede globo fez o loby para o “Rubinho” permanecer na F1 após a morte do inesquecível Airton Senna (este sim era fera) sem o quê a audiência da F1 no Brasil cairia muito e prejudicaria o faturamento dela (rede globo), qualquer um pôde perceber também nos últimos dias que o Galvão Bueno e equipe inflaram artificialmente as chances de ser campeão do “Rubinho” e o motivo era o mesmo: sem “Nelsinho” e Felipe Massa (este promete) restou novamente ao insoço “Rubinho” a tarefa de segurar a audiência da globo.

  52. Olha, o Rubinho é realmente um bom piloto, se não fosse bom não teria corrido na Ferrari. Mas o problema é justamente isso aí, ser um ”bom piloto”.Pra ser um campeão do mundo, alem de ter um grande carro, precisa ser mais que ”bom piloto” : tem que ser o melhor,arrojado,corajoso,não ter medo de fazer ultrapassagem perigosa e finalmente, não ter medo de ser campeão.O Rubens tem medo de ser campeão.

  53. O Rubinho tem algumas qualidades que o tornam um referencial em meio ao mundo da fama.

    Tem humildade, educação, perseverança, patriotismo e um grande caráter o que o torna um vencedor em superação!

    Vem de uma boa família, teve uma boa educação e possui ótima formação moral!

    Todos estes atributos possuem no contexto valôres bem maiores que qualquer título que qualquer um possa almejar!

    Um bom filho será um bom pai ……………………………..!

  54. Compare: Rubinho 17 anos de carreira, venceu 11 GPs
    Hamilton 3 anos de carreira, venceu 11 GPs
    Massa (não sei / muito menos), venceu 11 GPs
    Buton (só nesse campeonato), venceu 6 GPs

  55. Prefiro ter o Rubens disputando e nos dando alegrias por tantos anos, do que ter um herói tri-campeão enterrado no cemitério do Morumbi, que virou motivos de lamentação e tristesa. Deixemos o Rubens em paz curtindo sua vida e, de vez em quando, nos dando uma alegria, uma sambadinha.

  56. Sr. Blogueiro deveria se limitar a comentar fatos politicos (é a sua área) automobilismo V.Excia. não entende absolutamente nada…..graças a Deus o Barrichello não tem
    estrela e batalhou muito para ter toda a fortuna que ele tem, ao contrário de filhos de muitos ESTRELADOS que conseguem fortuna facilmente…..

  57. O Rubinho é um profissional respeitado no meio onde trabalha. É extremamente competente no que faz. Se assim não fosse, não estaria lá a tanto tempo! Só o fato de estar fazendo o que gosta, já faz dele um vencedor. Afinal são poucos que o fazem.
    Conseguiu uma contituir uma família que parece curtir bastante (e ser curtido por ela). Tem seu futuro, e de seus filhos provavelmente, já garantido por muito tempo.
    Enfim, tem uma qualidade de vida e uma biografia que poucos seres humanos tem. Muitos dos quais o ridicularizam e criticam.
    Infelizmente, neste nosso tempo só tem valor (para a sociedade) quem chega em primeiro, quem é chefe, quem faz de tudo para subir rapidamente de cargo na empresa… Quem escolheu ser, por exemplo, faxineiro, e é feliz exercendo seu ofício com dedicação e amor não tem valor. É um perdedor…
    O Rubinho é um exemplo a ser seguido, ainda mais se considerarmos sua honestidade, perseverança e integridade (raros hoje em dia)!

    P.S.: Estranho! Nunca ouví falar que o Rubinho era amigo Nelson Piquet, pelo qual foi muito criticado.

  58. Olha o exemplo do Corinthians, Mano, que ficou vinte e tantos anos sem ganhar nada, e nem por isso deixou de ser amado por boa parte dos brasileiros. O Rubens está lá disputando de cabeça em pé, há 16 anos, e vamos falar a verdade: a maioria dos Zés-Manés que estão disputando o campeonato este ano estão é comendo poeira atrás do carro do Barrichello. O cara está por cima, aos diabos os troféus!

  59. Para com isto! O cara é fera no que faz. Muitas equipes sabem que o conhecimento dele vale ouro. Por este motivo até hoje não falta, e não vai faltar equipe que o contrate.
    Ao contrário de muitos, atuou em ótimos times, e deve ter ganhado muito bem! Seu talento não se traduz em ser o 1º do time em vitórias, mas com certeza em ajudar ao que está no pódio a ser o primeiro. Rubinho você é 11!
    Parabéns. Ana Luiza

  60. Tem gente que é fora de série, tem aquele algo mais. No futebol não é diferente. Tem gente que nasce pra Dudu, outros pra Ademir da Guia. Tem gente que nasce pra Andrade ( atual técnico do Fla ), outros pra Zico. Tem gente que nasce pra Mauro Silva, outros pra Romário. A Fórmula 1, ao contrário do futebol, é um esporte individual.
    Rubinho é um Dudu, um Andrade, um Dunga. Foram bons jogadores, porém não tem aquele algo mais dos craques. Se Dudu, Andrade e Mauro Silva fossem pilotos ou jogadores de tênis, também não iriam muito longe. Porém se Emerson, Piquet e Senna tivessem aptidão pro tênis, também seriam campeões. Eles tem alma, talento e atitude de campeões. Rubinho não tem. É um bom piloto. Não passa disso.

  61. Eu acho o Rubinho um cara grande, sempre torci por ele, assim como torcia por Senna, e ele tem sim muita simpatia é realmente muito educado, um brasileiro que me orgulha muito por sua honestidade por não se meter em escândalos e confusões. E para aquele Sr., que disse que ser vice é ser perdedor, antes ser vice ou mesmo um terceiro, do que ter um filho que se diz ser piloto e se mete no maior escândalo, isso sim é vergonhoso para nós brasileiros, e ainda por cima o pai tem que ir atrás de emprego para ele, pois nem pra isso ele é capaz!!!!

  62. Eu gostaria de ser um perdedor igual a ele! Bom carater, honesto, bom filho, bom pai, bom esposo, acumulou uma boa fortuna, tem comforto e pode oferecer conforto para a família!
    Aliás alguém que postou neste blog ou o autor é mais vencedor que ele? Duvido muito!

  63. _Passei a admirar Rubens Barrichello por sua persistência na busca da vitória. Sua experiência junto a Ross Brawn foi importantíssima para levantar um dos grandes exemplos de superação na F1. Podemos passar dias aqui analisando todas as suas corridas e seus fracassos. Sim, acredito que vencer é o resultado final de qualquer competição. mas esquecer de seu valor como profissional e brasileiro porque nunca venceu um campeonato é desvalorizar o seu longo trabalho. Mesmo que não vença nada na Williams ano que vem, sua trajetória profissional serve de exemplo para muito que desistem diante de qualquer obstáculo.

  64. SEMPRE ADMIREI O RUBINHO, NÃO SÓ PELO OTIMO PILOTO QUE EU ENTENDO QUE ELE SEJA, MAS PRINCIPALMENTE POR SEU CARATER, E PRINCIPALMENTE – HUMILDADE – NUNCA FOI UM GÊNIO COMO DIZEM OS EXPERTS, MAS PONTUOU EM TODAS AS EQUIPES POR ONDE PASSOU, POR TER SIDO MUITO HUMILDE – (ACEITAR SÊR EXPOSTO PELA IMPRENSA QUE SEMPRE MENOSPRESA SUAS VITORIAS E PRINCIPALMENTE SUAS DERROTAS NO FIM DE SEMANA FOI DEMAIS- O INGLÊS APÓS O TREINO NÃO DEU NEM ATÉ LOGO) – AJUDOU MUITOS REPORTERES ,COMENTÁRISTAS,REVISTAS E JORNAIS À VENDER SUAS NOTICIAS – PERGUNTO QUANTOS DE NÓS JÁ DIRIGIU OU TERIA CORAGEM DE DIRIGIR UM CARRO À MAIS DE 300KLMS POR HORA? – PORQUE O PNEU FURADO NÃO FOI COLOCADO NO CARRO DO INGLÊS? PORQUE O CARRO DOS BRASILEIROS DEMORA MAIS NO BOX (O MASSA JÁ RECLAMOU VARIAS VEZES) PORQUE A ESTRATEGIA ERRADA É SEMPRE FEITA NOS CARROS QUE BRASILEIRO CORRE? PORQUE AS PEÇAS QUE QUEBRAM SEMPRE PREJUDICAM BRASILEIRO? (SENNA, MASSA) – COMO UMA EQUIPE QUE CUSTA MILHÕES PODE COLOCAR UM PNEU FURADO?, NEM MEU BORRACHEIRO FAZ ISSO; QUANTO SO SR. NELSON PIQUET FOI BI CAMPEÃO MUNDIAL, CHEGOU VARIAS VEZES EM 2º (E COMEMOROU) , MAS DEVERIA TER SE PREOCUPADO MAIS EM ENSINAR À SEU FILHO AQUILO QUE O RUBÃO ENSINOU AO RUBINHO E COM CERTESA ESTE ESTÁ ENSINANDO AOS SEUS – A RESPEITAR O PROXIMO,SÊR EDUCADO,SER ESPORTISTA, SER HUMILDE E SER UM BOM PAI, – SER HOMEM – PILOTO É DIFICIL, MAS SER HOMEM É MUITO MAIS. – NÃO CONHEÇO NINGUÉM DA FAMILIA BARRICHELO, JAMAIS FUI A QUALQUER PISTA – SOU APENAS TORCEDOR .

  65. O Problema do Rubinho é que ele é “apenas” um bom piloto” , aqui no Brasil temos a sindrome do melhor do mundo porque é brasileiro tem que ser o melhor piloto do mundo , como no futebol o kaka que tem que ser o melhor jogador do mundo, no fundo é a velha sindrome de vira latas que boa parte da torcida tem, e o famoso Deus e brasileiro, como se o mundo girasse ao nosso redor, a verdade que so porque nao é um genio e muito massacrado pela mídia, ele e bom piloto nao é acima da média, por isso nunca sera campeão e dai, qual o problema disso? tenho pena do Massa ano que vem senão for melhor que o Alonso que e so considerado o melhor piloto do mundo, pela midia do Mundo , nao pela do Brasil é claro provavelmente sera massacrado, e o velho egocentrismo Brasileiro.

    1. O Rubinho é só um bom piloto, e pra ser campeão não basta.
      Em qualquer competição o que importa mesmo é o título, isso não tem nada a ver com egocentrismo brasileiro, no mundo inteiro é assim, os inglêses se decepcionaram com Hamilton (que foi campeão no ano passado) só porque na corrida que lhe deu o título ele não fez uma excelente corrida e ganhou graças a combinação de resultados ou seja: não pelos próprios méritos.

  66. Do ponto de vista de ser uma figura lendária, certamente não há estrela no rapaz, mas se pensarmos pragmaticamente construiu uma carreira pra poucos e teve bastante sucesso. Dizer o contrário , seria como dizer que um sujeito que chegou a ser diretor de uma multinacional e não o presidente é um fracassado.

  67. Concordo, Rubinho realmente não tem essa tal estrela a que você, (excelente jornalista e blogueiro, diga-se de passagem) se refere. No meu pouco entendimento de F1, ele não é um bom piloto e acima de tudo tem um azar…
    está pra nascer alguém mais azarado que Rubinho.

    Parabéns pelo blog, é ótimo! E Parabéns também pelo seu livro – Do golpe ao planalto, uma vida de repórter – como estudante do 2º período de jornalismo, adorei o livro e me encantei com a forma deliciosa que você fala sobre o jornalismo, a ética e a sua carreira profissional.

  68. O que vc queria!!!
    O cara é feio que dói:
    não tem estrela:
    não tem carisma:
    E é Curintiano:
    Precisa de algo mais?
    O pior é que ele se acha!!! hahahahah

  69. Ola Ricardo!
    Sem querer ofender. Dizer que Rubens Barichello não tem estrêla é no minimo uma provocação uma forma de instigar os seus leitores ha uma reflexão mais profunda. Caso contrário, vou imaginar que seja uma opnião infeliz, apenas isso. Esta na hora de dar o devido valor ao Rubens; não só pelo fato de ter um otimo carater e um avião particular, mas pela historia de vida de um homem que ama o seu país.

  70. Engraçado que algumas pessoas, talvez um pouco mal informadas, criticavam o Nelson Piquet achando-o pouco simpático, principalmente com a imprensa. Aliás, essa imagem distorcida do Nelson veio da própria imprensa que sempre bajulou o Airton (sabe-se lá porque!). Entretanto, Piquet foi o maior piloto brasileiro que já tivemos, o maior acertador de carros da história do automobilismo. Apesar de criticado por alguns, Piquet foi tri campeão mundial e nos brindava com suas ultrapassagens espetaculares. Foi numa vitória de Piquet que foi tocada pela primeira vez o “tema da vitória”, mais tarde usada nas vitórias do Airton. Quanto ao Rubinho, acho que sobra pra ele o título de “bom moço”!

  71. Olha depois do caso nelsinho e tudo mais, muita gente critica o rubens por sempre ser segundo e tal, mas niguem ve que o cara mesmo aos 37 anos, aiinda corre num formula 1, onde muita gente gostaria de estar, faz o seu trabalho como ninguem, o carro da brown só chegou ao que é ( ou melhor ao que foi, pois da metade pra ca do campeonato ¬¬’) ou o rendimento de jenson button caiu por que???
    ele tirou 2 vitórias da onde ninguem mais achava que era possivel, da sua experiencia como piloto, ja jenson com um ou dois resultados ruins ja se desestabilizou reunindo uma sequencia enorme de maus resultados, e como vcs sabem ser bom com um carro bom é facil, mais ser bom com um carro ruim é que realmente aparecem os bons pilotos, o rubens nao foi bem nas primeiras corridas, sim fato, mais apos o 3 GP começou sem duvidas ser taxado como segundo piloto, o que o desfavoreceu na luta pelo campeonato, intao antes de criticar, lembrem-se de nelsinho por exemplo, e pensem bem antes de critica-lo, pois nao é só de mundiais que se faz um piloto, não é hamilton que mentiu em uma das corridas esse ano,
    fica esse pensamento para analise
    obrigado e sou grande fã de rubens barrichelo!

  72. Esse Kotscho consegue ter três defeitos gravíssimos: ser paulista (com licença da má palavra), ser paulistano (eca!!!) e ser são-paulino (ui ui ui). Mas como diz o ditado: “cada um que carregue a sua cruz”.

  73. É triste ver um pilóto veterano como o Rubinho que já fez tanta fortuna, permitir uma manobra tão fútil da sua equipe, colocando um pneu furado pra antecipar a vitória do seu companheiro. Era importantíssima a vitória tanto para o Rubinho, coma para todos os brasileiros. E deixado pra próxima corrida, fechar o campionato com chave de ouro. Pensei que estivesse sonhando, Que vergonha assistir a F-1

  74. KOSTCHO NÃO TEM ESTRELA OU NÃO TEM CARATER? A Chamada ESTRELA, é UM MISTO DE COMPETENCIA COM TRABALHO. O Barrichello, PREFERIU GANHAR DINHEIRO, do que GANHAR CAMPEONATOS, coisa que O PIQUET, O SENNA , o FITIPALDI e agora O MASSA; Nunca abriram mão DE COMPETIR, pois acreditavam e ACREDITA no caso do Massa, NOS SEUS TALENTOS. O Barrichello, ESCOLHEU O DINHEIRO ao INVÉS DE SER UM IDOLO, e isso NÃO ESTÁ TOTALMENTE ERRADO , pois TODOS TÊM O DIREITO DE ESCOLHER O QUE QUER PARA A SUA VIDA; Mas o que NÃO PODE é ele PROPRIO SE DIZER INJUSTIÇADO PELO TORCEDOR BRASILEIRO, e pela imprensa. Ele TEM QUE PARAR DE AGIR COMO estas MULHERES QUE AO INVÉS DE ESTUDAR E TRABALHAR, se lançam NA PROSTITUIÇÃO, ou em FOTOS SEXUAIS em paginas de revistas, E DEPOIS RECLAMAM DO TRATAMENTO QUE LHES É DADO pela sociedade. A VIDA FACIL DO BARRICHELLO, foi algo QUE ELE ESCOLHEU, e TODA AÇÃO TEM SUA REAÇÃO. Ele DEVERIA ASSUMIR os seus ERROS e ACERTOS, e NÃO CULPAR OUTRAS PESSOAS OU FENOMENOS SOBRENATURAIS. O Nelsinho Piquet POR EXEMPLO, FEZ UMA PICARETAGEM, porém ASSUMIU O SEU ERRO, E TODA A PUNIÇÃO QUE PODE RECAIR SOBRE SI. O Barrichello, SEMPRE PARTICIPOU DE ARMAÇÕES PARA FAVORECER O SEU COMPANHEIRO DE EQUIPE, mas NUNCA ASSUMIU, preferindo JOGAR A CULPA PARA a, segundo ele, MÁ VONTADE DOS TORCEDORES. Por fim, quero lembrar de um frase DE UMA MUSICA HORROROSA, mas que em se trantando de Barrichello está DE BOM TAMANHO: ” VOCÊ SÓ COLHEU O QUE VOCÊ PLANTOU…”.

  75. POXA VIDA O CARA FAZ O QUE GOSTA GANHA UMA GRANA LEGAL E NÃO TEM ESTRELA??? PERA AI …….INVERSÃO DE VALORES?? GOSTARIA DE SER UM SEM ESTRELA COMO ELE EU E MUITA GENTE AI, PRINCIPALMENTE QNDO SE ESTUDA SE FORMA E SABE-SE QUE NUNCA VAI GANHAR NEM 10% DO QUE O RUBINHO GANHA DEIXA EU SER SEM ESTRELA COMO O RUBINHO……..RRSRSRSR

  76. O cara é o mais velho da f1 e já tem emprego para 2010 em uma equipe razoável; começou 2009 desempregado e pode ser o vice; já pilotou em 5 equipes incluindo a Ferrari; acumulou uma fortuna; tem uma familia linda e saudável; é querido pelo Brasil todo; é querido no ambiente de trabalho; é simpatico e boa praça; é bom pai, bom marido, bom filho…Ufa. Quem é o perdedor, mesmo, hein?

  77. Caro Ricardo,

    O Rubens Barrichelo, filho do Rubão (querido amigo de infancia onde fizemos juntos o “ginásio” no IEVRACP) é um piloto no nível dos milhares de outros que já militaram na Fórmula 1. Seu único diferencial é que pilota na chuva como poucos. Não é o bastante. O fato é que nós brasileiros tivemos na Fórmula 1 pilotos realmente diferenciados como o Emerson, o Piquet e o Senna e o Rubinho só é um bom piloto, nada de diferenciado. Aliás, na história da Fórmula 1 foram poucos os diferenciados. Que eu me lembre: Juan Manuel Fangio, Grahan Hill, Jackie Stewart, Niki Lauda, Ronnie Peterson (morreu sem ter sido campeão), Emerson Fittipaldi, Mario Andretti, Nelson Piquet, Alain Prost, Nigel Mansell, Ayrton Senna, Giles Villeneuve e mais recentemente Michael Schumacher. Não me lembro de nenhum outro fora de série. Rubinho não é desse time e sim de um patamar abaixo desses que existem vários deles que passaram na Fórmula 1 e foram até campeões: Damon Hill, Keke Rosberg, James Hunt, e mais recentemente Fernando Alonso, Kimi Raikonen e Lewis Hamilton. Numa época em que é muito mais importante que o talento, é a capacidade de trazer patrocínios, acho que o Rubinho se deu até que muito bem nesses 17 anos de Fórmula 1.
    Um abraço

  78. Nao é estranho no sabado o Rubinho arrebentar e o JB parecia que estava de fusca e no domingo no dia decisivo deu-se exatamente o contrario.Coisa da vida minha nega…

  79. Inicio de carreira ele era ousado… era rapido, tirava leite de pedra. Ate o acidente em Imola….. depois desse dia virou piloto de onibus escolar.

    Tem carisma sim, Simpatico rico, faz o que gosta.
    Rubinho pode ser igualado ao Patrese, Berger, Alesi, Fisico, Alboreto… entre outros.

  80. Com todo respeito esse senhor Ricardo Kotscho não sabe o que diz , Barrichello foi claramente prejudicado pela equipe Brawn colocnado muito conbustivel e forcando os pneus … Barrichello nos enche de orgulho e carinho , não como o jovem piloto Nelsinho Piquet que foi pra Brasil uma vergonha nacional e claro deve ser exemplo da casa dele , não como como nosso querido Barrichelo que cada dia nos enche de orgulho pela piloto que é e pela sua supercão . Então por favor senhor Ricardo Kotscho pense um pouco antes de escrever m…

  81. Nunca li um texto tão sem nexo em toda minha vida….

    Como que um cara que está na Fórmula 1 há 17 anos não tem estrela??!!

    Quanta ignorância…. Vai estudar, vai ler um pouquinho…

  82. Dezessete anos de profissão (perigosa),sem nenhum dano sério,com contratos que permitem manter seu elevado padrão de vida e principalmente fazendo o que gosta,tem estrela. não é de primeira grandeza mas tem lá o seu brilho.

  83. Rubens teve a falta de sorte de iniciar sua carreira à sombra de Sena e foi se aprimorando ao longo da carreira, depois foi o eterno ecudeirro do maior ganhador da F1 que foi o Schumacker, e foi sendo sempre um coadjuvante, o brasileiro é que põe esperanças demais em ídolos, sempre mais emoção que razão, Rubens é um excelente piloto, mas longe de nomes como Emerson, Piquet, Sena, Prost, e a anos luz de Schumacker, o importante que um cidadão honesto e bom brasileiro, que voces querem mais, que seja como muitos de nossos políticos corruptos que a dezenas de anos enlameiam nosso Brasil.
    Parabéns Barichello vc é um vencedor mesmo sem ser campeão.

  84. Cara, realmente voce surpreendeu, deu um nó na minha cabeça: jamais esperaria este tipo de comentário da sua parte. Infeliz, pequeno e sem utilidade nenhuma. Acho q tirar um sarro ou dizer q tem estrela no traseiro (como disse a Hortencia), normal. Da maneira como vc escreveu, me parece crueldade, maldade. Não combina com o que vc parece. Lamento muito ter lido este seu texto.

  85. Kostcho, QUERO APROVEITAR PARA FALAR DA BRAWN, porque muitos JA ESTÃO CHAMANDO o Ross Brawn, de deus DA FORMULA UM , ou algo parecido. O que aconteceu na Brawn, NÃO TEM SEGREDO. O Ross Brawn, que É SIM, um expriente CHEFE DE EQUIPE, pegou o CARRO CAMPEÃO ANO PASSADO FERRARI, onde ele Brawn, era O CHEFE DE EQUIPE, e pois o MELHOR MOTOR, que era o MERCEDES . Junte a isso UMA EQUIPE MONTADO, a Honda que APESAR DE SER UMA EQUIPE DE PONTA, não FEZ LAMBANÇAS como os ERROS BIZARROS da Ferrari, e DEU NO QUE DEU. Sobre os dois Pilotos, o Brawn, pegou UM COM VONTADE DE VENCER, e outro com VONTADE DE PERDER; E a eles foram dados, A COMPENSAÇÃO FINANCEIRA, que LHES ERA DEVIDA. Prova disso, É QUE A PARTIR DO MEIO DA TEMPORADA, as equipes desenvolveram novos carros, E A BRAWN, na hora que precisou fazer isso NÃO TEVE COMPETENCIA. No ano que vem EMBORA tendo PILOTOS COM MAIS QUALIDADE, como o ROSBERG, a Brawn NÃO TERÁ UM DESEMPENHO sequer de QUINTA FORÇA.

  86. Quanta bobagem gente vcs estão dizendo. PERDEDOR? FRACASSADO?SEM ESTRELA?Aposto que todas estas pessoas que estão criticando o Rubens Barrichelo não tem nem 0,01% do dinheiro do cara. Vcs acham mesmo que o primeiro brasileiro a pilotar uma ferrari pode mesmo ser considerado um perdedor? Gostaria de ter pelo menos 0,01% do dinheiro do Rubinho. Que bom seria se todos nós fossemos perdedores iguais a ele, um cara rico, e com uma família espetacular. Aposto que nem o cara que escreveu essa matéria tem tanto dinheiro assim. Sabe qual é o problema do brasileiro, “A Inveja”. O Brasil não valoriza as pessoas de bem e com caráter. Batemos palmas para canalhas, corruptos, ladrões, and so on… Hey Mr Barrichelo, never give up your goals man, and don´t be afraid to face your fears because if we aren´t willing to step up to the plate, and then, we won´t receive the reward for our courageous acts. Never stop fighting, you will get there. Hey buddy, better yet, you already gotten there. You don´t need to prove anything!!!! Bye folks.

  87. Essa tal estrela seria a sorte? Mais sorte teve o Senna? Como titulado sim, sem dúvida, mas nos dilemas da vida não acabou bem. Sei lá!? Se amanhã ganho na loteria muda tudo né?! Como dizem os portugas daqui, -eu cá com meus botões…Acho que de certo modo o Rubinho vem sim sendo um certo tipo de ídolo, mais próximo, mais simples, mais falível…agora é só ganhar um mundial que se resolve tudo…será?!

  88. Descordo totalmente desse ponto de vista . Barrichello além de ser uma ótima pessoa é também um grande piloto e sempre está mostrando isso e ontem vimos claramente que foi sabotado pela equipe Brawn então além de ser um ótimo piloto ainda tem que ser mestre na superação. Sei que coisas faladas contra Barrichello sai sempre da boca de gente pequena e fracassada então não ligo, ele muito superior e sei que o Brasil vai torcer e vibrar por ele no próximo ano e sei que ele vai ser campeão !!!

  89. Enfim uma opinião de um jornalista que pensa como eu!!!
    O Rubinho como os americanos dizem é um perdedor, mas
    ganhou um caminhão de dinheiro nesses anos todos de
    aprendiz de idolo. Aprendiz de muitas coisas, mas maestro
    de nada.Tem o caso do jogador Anderson do Manchester
    United da UK, joga nada e está la ganhando muito…
    Caro Ricardo precisa estrela + carisma + cara boa+sinceridade+e espirito. Esperto só não basta.

  90. Senhor ex secretário de imprensa do governo lula (com L minúsculo), só esta qualificação já lhe desqualifica de tecer qualquer comentário sobre brasileiros honestos e honrados.

  91. ricardo; olha aí… faltou dobrar o s … sucesso do fracaso
    emenda aí…
    e esta coisa de estrela é isso mesmo.alguns não tem jeito…a sorte spre passa longe…

  92. Não há nada de surpreende. Rubens Barrichello é um piloto comum, como muitos outros que existem ou existiram na Fórmula 1. A temporada 2009 surpreendeu, pois todos focaram as atenções para 2008, com Massa e Hamilton como favoritos na temporada seguinte. Na verdade, as duas escuderias não renderam o esperado nas dez primeiras corridas e a Brown, de Button e Barrichello, disparou na ponta. Depois que as outras equipes evoluiram, Button e Barrichello voltaram à vala comum. O brasileiro conquistar o título mundial da temporada era uma hipótese remota e ser vice será uma grande conquista. Outro detalhe: num País sem ídolos, qualquer um que brilhe um pouco mais é elevado, mesmo quando não tenha tanto brilho. Barrichello é inteligente e sabe disso. Não é uma frustração ele não ser campeão mundial de Fórmula 1.

  93. Confesso que torci muito belo Rubinho, mas nunca tive muita confiança nele como piloto. Ele não nasceu para ganhar campeonatos, assim como dezenas que passaram pela Formula 1 e não chegaram lá. Acredito que ele corra por mais 1 ou no máximo 2 anos. Já está ficando idoso para a categoria de ponta do automobilismo mundial. Penso que ele poderia continuar correndo na Nascar, que é uma categoria mais calminha, para os coroas. De qualquer maneira service no meio daquelas feras todas não é demérito algum, especialmente se considerarmos que ele foi prejudicado por trapalhadas de sua equipe diversas vêzes, inclusive no GP do Brasil. Os caras são muito incompetentes mesmo, especialmente na escolha dos pneus certos para aquele momento particular da corrida. E faltou um pouco de sorte também. Nenhum piloto vencedor o é sem um pouco de sorte. Já tivemos vários exemplos disso. Foi até hilariante a narração do Gavião Bueno. Logo na largada ele viu um salsero lá atrás do batalhão e disse: …iii foi com o rubinho !!!… O Rubinho estava lá em primeiro lugar. rsrsrsrsrsrsrs.

  94. A vida, propriamente dita, nos cobra apenas um único tipo de sucesso; compaixão, lealdade, dignidade, simplicidade e amor.
    As pessoas criam diversas outras formas de sucesso para se alimentarem de frágeis castelos de areia.
    A única obra que um homem pode deixar imortalizada como exemplo para ser admirado, certamente é a mais difícil a ser praticada e não depende de sorte alguma.

  95. A QUESTÃO NA MINHA OPINIÃO NÃO SERIA DE TER OU NÃO ESTRELA, EM ALGUMAS PROFISSÕES VC TEM QUE DECIDIR SER A ESTRELA, COM FEZ AIRTON SENNA, COLOCANDO A VIDA A SERVIÇO DESTA DECISÃO.

  96. 1- Quando o pneu do Rubens furou ele já não tinha chance alguma nem na corrida e nem no campeonato. Como você pode escrever sobre o que não conhece? Parece o Galvão.

    2- O “improvável” Jenson ganhou 6 das 7 primeiras corridas, em nenhum momento deixou de liderar o campeonato e é favorito desde a primeira corrida. Como você pode escrever algo tão errado? Foi o Galvão quem escreveu hoje?

    3- Rubens não ganhou campeonatos porque preferiu ganhar dinheiro fazendo contratos de segundo piloto, como os da Ferrari e este da Brawn. Capacidade ele tem mas prefere assim, fazer o que, azar de quem acredita na farsa e torce por ele.

    4- Rubens não é um “bom moço”, cuspiu no prato em que comeu quando saiu falando mal da Ferrari e de Schumacher, como se a assinatura no contrato de segundinho não fosse dele. Na realidade vive de enganar seus fãs quando acende as esperanças de que será campeão, como este ano em que seu contrato é de segundo piloto e até as árvores sabiam que ele não ganharia nada. De fato faz como Nelsinho, até pior, um jogo de cartas marcadas.

    5- Rubens criou falsas esperanças também quando Senna morreu, como se ele fosse ser seu substituto, marqueteiro comum, seu negócio é dinheiro e fama, ganhar campeonatos jamais foi sua prioridade.

    Escreva apenas sobre o que conhece, por favor, já temos palpiteiros demais na midia esportiva.

  97. Nâo. Meu caro. Isso não existe. A questão é o conceito de sucesso. O seu e de muitos é ser o primeiro em algum tipo de disputa. E só. Nada mais do que isso. Tente outros. Certamente o Rubinho vai se enquadrar em muitos deles.

  98. Uma vez fiz um comentário simples, “o Ross Brawn vai contratar o Rubens, pois o Rubens acredita que a equipe irá favorece-lo…mas Ross Brawn gostaria de que Buton fosse campeão…Sabe porque? Caso a Brawn não conseguisse ir bem, Rubens saberia desenvolve-lo…mas quando o carro se mostrou competitivo e bom de guia-lo ele faria a opção por Buton, Simples!” Não ter dinheiro e ter que trocar peças, é mais barato usar as mais novas na aposta do “Inglês” e usar as usadas num piloto experiente! É simples, Ross é muito sabido pois para atingir um objetivo deve sacrificar um dos pilotos. A imprensa Inglesa fez pressão em Ross, fica claro que Rubens é mais piloto sim, mas veja, bastou começar a faltar “dim dim”, para fazer peças novas, que o buton apenas administrou o que tinha, mas Rubens soube acreditar. E Ross, fez novamente o que fez na Ferrari, conseguiu com sutileza brecar a evolução do Rubens, aos poucos. Vejam, o carro de Buton é mais perfilado e usa peças novas. Nelson piquet havia dito isso no início no ano. Um “Inglês” torce sempre para seu time, e a dica se refletiu no ano. O problema da Brawn foi que a Red Bull, começou a assustar, e Ross começou a dar Créditos a Barrichello, claro para brecar os Red Bulls. O Buton não era páreo para Vetell. A política não é a mais clara, mas se funcionou com um piloto sem expressão e foi campeão, imagina deixar um veterano passar por cima de um Inglês.

  99. Caro Kotscho:
    Aparecendo na coletiva de imprensa com a camisa do Corinthians antes da corrida,queria o que? Time que o sonho dos caras é disputar Libertadores, (eu falei disputar) vai querer o que?A pretensão de vencer na vida ( não falei ganhar dinheiro),falei vencer,é pequena,haja visto o atual time dele,que segundo Mano Menezes,”ja jogou a toalha”,trocentas vezes,no campeonato Brasileiro.
    Não tem jeito,a certeza era esta mesma,”Jenson Button Campeão”,da para sentir e perceber nos olhos do Rubinho,que ele esta mais preocupada em receber a bolada em dia do que ganhar um campeonato,falta gana,vontade,determinação,é perceptível.
    Todo mundo meteu o paú no Nelsinho Piquet ( e quem fez isso ta certo) no meu modo de ver,agora ninguém falou nada do nosso querido Rubinho quando a 500mts da linha de chegada,ele reduziu,e deixou Schumacher ganhar,atendeu ordens da equipe? pode ser,mais e o espírito esportivo?É por essas e outras que volto a afirmar,torcendo para o Corinthians, e com essa vontade toda de vencer,não veremos Rubens Barrichello,campeão do mundo de fórmula 1,nunca,assim como não veremos o Corinthians campeão da libertadores nunca.

    1. Caro Nilton, me permita discordar na parte do Coringão (rss), porém, tb fiquei surpreso por ninguém no “mundo F1” achar que este caso do Nelsinho foi idêntico ao da freada do Rubinho. Ou somos nós que estamos errados?

  100. Eu acho que foi só o Rubinho dizer que iria correr de graça!com o capacete do curintia e lá foi ele para a segunda divisão de pilotos. É seu Xanxes, seu marketing não deu certo nessa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  101. Vestindo a camisa do Corinthians antes da entrevista coletiva,não será campeão nunca,assi, como o time dele não será campeão da libertadores neste milênio.

  102. Desculpe se RUBENS não tem estrela 99,9 % da população do mundo não tem.
    Ps.Não esqueçamos que o bom menino é vice é rico tem boa familia etc. etc. etc. Só o fato de ser Piloto de F1 JÁ É .

  103. Tem uma coisa em Rubinho que me chama a atenção, e de certa forma explica minha simpatia por ele – que não é de agora…
    Sempre foi criticado e até ridicularizado, como lembrou o Kotscho, mas nunca vi ( ou não me lembro ter visto) o Rubinho revoltado contra a imprensa.
    Nestes tempos de celebridades instantaneas, de forma valendo mais que conteudo, de mitos construidos num passe de magica e reputações trituradas em trinta segundos ( ou meia lauda…) é um alento ver que há pessoas imunes à “sindrome da fobia a gutemberg”.
    Explico:
    Sempre houve essa sindrome, mas nos tempos mais recentes, com o avanço do estilo “big brother” de viver passou a ser quase um padrão a convivencia pouco amistosa das celebridades e dos poderosos com a Imprensa.
    Ontem, brincando, indaguei em outro blog:
    O que há de comum entre Lula, Obama, Romario, Berlusconi, Collor, Maradona, Piquet, Tom jobim, Os kirschner, Uribe, Morales, Dercy Gonçalves… etc, etc, etc…?
    Facilimo, né?
    Todos reclamam ( ou reclamavam) da imprensa….
    Mas há quem não reclame. Há que leve com mais facilidade o fardo de ser famoso, de estar exposto diariamente, de ser cobrado, criticado…
    Trata-se, como visto, muito mais de uma questão de personalidade do que de orientação politica, religiosa, filosofica…
    Alguns precisam sempre estar jogando, competindo. E querem ganhar sempre ( se perder a culpa é do Juiz, da chuva, da bola ou do Pneu, da oposição ou da imprensa, a Geni da vez…).
    Outros sabem que ganhar e perder faz parte do jogo. Não só sabem.
    Sentem! o que é muito mais….

    Em homenagem ao Rubinho, cito alguns que ( imagino) façam parte de seu clube: Vinicius de Morais, Clinton, Palloci, Zico, Alfonsin, Bacheletti, e ( felizmente…) muitos outros….

    1. Concordo, Lelê….
      Dizer que o Rubinho é fracassado se explica pela nosso ( mas não só nosso…) decantado desprezo por quem chega depois do 1° colocado.
      E já que estamos no reino das teses e suposições, lanço mais uma:
      Essa necessidade de ser 1° em tudo, campeão sempre, de ver o “vice” como um derrotado pode ser explicada também como uma especie de subproduto do famosissimo complexo de cachorro vira-latas que outro dia teria recebido a extrema-unção por aqui ( Não o cachorro, o complexo…), depois que “eles” ( buanas) disseram que sim, nós também podemos!
      Se eles disseram, Então podemos!!!!!
      É que os que precisam de auto-afirmação carecem do melhor lugar no podium. Precisam de Palmas. Precisam de Alguem que diga: “Sim, voces podem…” ( e se vier dos brancos com olhos azuis, então…)

      Daí nossa necessidade de sempre sermos campeões, aliada ao nosso desprezo pelos que não “chegam lá”.
      Queremos ser “champions” tal como nossos idolos do Norte.
      Temos Horror aos “losers”, assim como eles.

      ( Cá pra nós, eles também são tão carentes, né????)

    2. O FATO DE VC RECONHECER QUE É FRACASSADA É PROVA CONTUNDENTE DE QUE TEU SUCESSO ESTÁ COMEÇANDO A ACONTECER, QUAL SER HUMANO ASSUME ISSO EM PUBLICO?

  104. Pô, falar que um cara que ficou milhonario fazendo oque mais gosta na vida (independentemente de ser ou não ser campeão) não tem estrela!! Esse jornalista sim deve ser o cara mais realizado do mundo.
    O cara está se mantendo 17 anos na maior categoria do automobilismo e ainda assim você acha que ele tem que provar alguma coisa. ACORDA!!!!!!

  105. Rubinho se deixa levar. Vestiu a camisa roxa e só faltou levar o Lula embaixo do braço.
    Pô, Rubinho, olha para vc !
    Toma teu horizonte e vá em frente !
    É muita humilhação !

  106. Fracassado é sua ignorância, detesto crítica de quem não entende o que é uma corrida de formula. O Rubinho é inteligente e sabe viver muito bem….Além do que é corinthiano, os Brasileiros velhos não gostam dele pq ainda não enterrou O Senna e fica comparando……Na formula o desafio é constante!!!

  107. ter ou não estrela? Só de fazer parte do mundo da F1 já demontra que se tem estrela. Brilho ele já tem e não precisa de outro. Fracassado? Não! Estar aonde está hoje, passando pelo que passou, tendo toda uma nação jogado o peso da perda do Airton nas suas costas e ainda continuar na briga depois de tantos anos, isso sim é ter brilho, ser um vencedor. Derrotado é aquele que se deixa levar pela lei de Gerson querendo levar vantagem em tudo (Nelsinho). Se troféu fosse sinônimo de vencedor, não haveria loja de troféus. “São apenas taças vazias”. Acelera Rubinho.

  108. Desculpa estrela não tem vc, que não deve entender de formula 1 e ainda é velho que não enterrou o Senna, O Rubinho é inteligente tem muitos fãs sim m, e além de tudo um grande corinthiano. Ele sabe viver muito bem e tem humildade e é amado sim, e não precisa levar troféu pra isso……

  109. O Sr finalizou o artigo exatamente como penso. Realmente algumas pessoas , em todo tipo de profissão, não são as mais talentosas ou capacitadas, mas se saem melhor profissionalmente. Também não acho o Rubinho um fracasso, mas com muitos, sempre fica no quase. Esta tal estrela acho que existe sim.

  110. Caro, Kotscho
    sinceramente acredito que seu texto seja mera provocação.
    Não creio que o escritor astuto e observador perspicaz , resuma a avaliação de uma carreira por alguns resultados, decisivos certamente, mas poucos.
    A questão do sucesso relacionado ao “primeiro lugar” é ideologia capitalista para reafirmar a posição dos burgueses e incutir sentimento de inferioridade no povo.
    Ser bom menino, respeitador das regras, bom chefe de família, honesto é sim ser alguém de sucesso, é uma grande vitória diante de uma realidade tão dura.
    Você é um grande exemplo disso, apesar de não ser editor do Jornal Nacional.
    A que preço Schumacher, com todo o seu talento e genialidade, venceu algumas corridas do Rubinho?
    E a estória da Renault com o Nelsinho?
    Quantos maus moços são considerados pessoas de sucesso: campeões, artistas, jornalistas …
    Aceito sua provocação, mas sua história não combina com seus argumentos.
    Grande abraço e admiração por seu trabalho.

  111. Rubinho me desculpe. Mas não dá para torcer a favor, quando o Galvão Bueno está narrando. Os comentários dele são hilários e grotescos. E aquela cara de bundão que ele faz no final, quando o resultado é adverso, para mim não tem preço.

  112. O careca é que tem uma vida vitoriosa,vc disse tudo o Rubinho tem uma familia maravilhosa ganhou uma fortuna trabalha no que gosta,e vc chama o cara de fracasso,vc ta jogando no Rubinho os teus fracassos que deve ser muitos.vc seria um bom candidato para nossa politica.Ah vai te catá!

  113. E você, tem as qualidades do Rubens( Família, educação e alta performance profissional contínua)? Afinal, ele está na fórmula 01 há muito tempo. O que dirá então V.Sas. daqueles que não conseguiram se manter nela (Burti, Pizzonia, Cristian Fitipaldi, e tantos outros)?. São fracassados? Chegaram lá, sem méritos? Merecem ser expostos dessa forma? Quantos conseguiram tal proeza? É, não tem estrela … .

  114. Kotscho, você cometeu uma baita injustiça – dizer que o Rubinho não se arrisca na direção de um carro de F1 beira o ridículo. Qualquer um que ganhe a vida como piloto vive sob altíssimo risco.

    Impressionante, mas quando o assunto é Barrichello aflora de tudo – preconceitos, recalques, raiva. Olha, a relação do brasileiro com o Rubinho dá um bom estudo de psicologia. O cara é praticamente um burro de carga das frustrações alheias.

  115. O problema é que formou um estereótipo, principalmente na imprensa, de que o Rubinho é um perdedor. Prá mim é um vencedor pois muitos ficaram pelo caminho e ele continua ganhando seu “dinheirinho” e aumentando a sua fortuna. Além do mais, mal humor eventual do Rubinho não chega nem perto do mal humor do Picket nos seus tempos de glória.

  116. o cara é o melhor na atualidade de piloto no Brasil, é que alguns jornalistas do Brasil gostam sempre de falar mal de quem é vitorioso, no Brasil falar bem desejar algo de bom ao proximo é um tormento espiritual, sera que quem nao tem estrela para escrever no New York Time, é igual ao Rubinho sem estrela ou sem copetencia

    1. Qual a diferença entre jogar um carro no muro e frear o carro para o companheiro passar ?Estou errado ou em ambas situações se caracteriza manipulação de resultado? A única diferença que vejo é que um vez uma vez e o outro fez durante 6 anos…

  117. Primeiro:
    Todos os pilotos da Fórmula 1são bem sucedidos.
    São os caras que chegaram lá.
    Então são pilotos de sucesso.

    Segundo:
    O Rubinho também é um cara de sucesso.
    Tanto que já está lá há dezessete anos.
    Ganhou corridas, levou azar em tantas outras, e sempre na Fórmula 1 grande parte dos pilotos nem chegaram aos pés dele.

    Terceiro:
    O Rubinho não chegou a ser campeão, mas ele foi bem.
    Ganhou muito dinheiro para ele e para a maioria das equipes para as quais guiou.

    Eu não me atrevo a dizer que o Rubinho não seja um piloto de sucesso.

  118. Uma absurdo este comentário….

    17 anos na categoria mais disputada por pilotos do mundo inteiro não é para qualquer um…ou será que ele esta lá sem motivos?
    Esta este tempo todo porque realmente é um excelente piloto, desenvolve o carro como poucos…faz o que ama, ganhou muito dinheiro com isso…Ok…não foi campeao…mas isto não quer dizer que ele é um fracasso…mto pelo contrário!!! Ele é um vencedor…como poucos!!!

  119. Caro Ricardo: o Rubinho só será campeão no dia em que pilotar o Herbie. Se a Walt Disney Produtions não lhe emprestar o fusquinha 53, o piloto brasileiro pode tirar o manga-larga da chuva. Outra solução é a Paramount emprestar a Rubinho uma das estrelas de sua famosa logomarca (não contei, mas ali tem estrela pra mais de metro). Por aí, não vejo outra saída.

  120. Também acho que as vezes falta um “Q” pro Rubinho.O cara é excelente piloto,acertador de carros mas falta um pouquinho de sorte.Eu ainda acredito que o dia do Rubinho ser campeão vai chegar(e merece) Rubens é bom carater,familia,bom filho e honesto.Já foi esculachado,achincalhado pela imprensa e alguns maldosos brasileiros mas nunca saiu xingando ninguem.Por isso peço a Deus que um dia NOSSO Rubinho seja um campeão na formula 1 pois na vida já faz tempo que ele ja ganhou o troféu,ou alguem acha que ele não é um brasileiro que honra nossa bandeira?Parabéns Rubinho e calmaaaaaaaaaa seu dia vai chegar.Tenho certeza disso!!

  121. Não creio que seja assim, o Rubinho tem estrela sim. Quantos não gostariam de chegar onde ele chegou, afinal, ser vice é importante, tanto quanto ser campeão. O que seria de um campeão se não tivesse o vice no seu calcanhar? Que graça teria assistir a finais de campeonatos se o vice não estivesse ali “apertando” aquele que viria a ganhar? Não devemos pensar assim. O vice é o segundo melhor e nos esportes, como F1, Futebol e muitos outros, quantos outros lutam pra chegar lá no alto? Devemos agradecer muito ao Rubinho pela sua garra, coragem, honra, honestidade, simplicidade e humildade, aliás, ele é um Grande Campeão, em todos esses quesitos e muito mais, coisas que, nem sempre, muitas pessoas tem. Parabéns Rubinho, você é um CAMPEÃO!!!!

  122. Rubinho em muitos momentos teve a vitoria na mão, entretanto claussulas de contratos por ele assinado, principalmente na sua temporada na Ferrari, o impediram de ganhar, pois vi muitas corridas em que Rubinho teve que quase parar para o Alemão ganhar e,consequentemente fazer valer o acordado na equipe. Fica então a pergunta: Na vida temos oprotunidades para termos sucesso a qualquer preço, quebrando regras, sendo anti-éticos, etc. Que caminho seguir? O Rubinho em toda sua trajetoria na Fórmula 1 optou por ser ético e, como sabemos, a Fórmula 1 tão quanto a Vida Empresarial, a vida Diária, etc não é dos éticos. Vejam os vários casos já ocorridos. Por isso acho o Rubinho um vencedor, pois nem sempre quem é o primeiro,é verdadeiramente o primeiro e é verdadeiramente o vencedor. Por isso vendo por meio deste ângulo o Rubinho é um vencedor, pois apesar das tentações nunca suncubiu a ela, como o Nelsinho Piquete,etc..

  123. é…
    falar é facil…
    agora vá o sinhor correr intao se pensa que é tao bom assim
    falar o que a gente pensa e quer é muito facil…
    vá voce corre a ultima corrida no lugar dele intao…
    com certeza voce irá ganhar….

  124. Prezado Kotscho,

    Com relação à “Margherita”, concordo com você; já teve os seus tempos áureos. Estive lá há poucos dias; não se compara com a “Margherita” de 10 anos atrás. Se gosta de pizza, experimente o “Quintal do Braz”, lá na Vila Mariana. O preço é meio salgado (aliás como a maioria das pizzarias, hoje em dia, cá em sampa), mas a pizza é deliciosa, sem contar o sencacional pão de linguiça.

  125. Não sei porque gastamos tanta tinta e papel, no caso da Internet, tantos bits, para analisar Rubens Barrichello. Até quando seremos da nação que só importa o cara ou a cara que é campeão (campeã). Não importa o espetáculo, importa somente o resultado. É ridículo.
    O Barrichello é um vencedor, um grande piloto, basta ver quantos tentaram na Fórmula 1 e fracassaram após uma ou duas temporadas. Talvez o único erro que este cidadão tenha cometido foi ter aceitado durante tantas temporadas ser o escudo para um fora de série chamado Schumacher, que deve boa parte de seus títulos ao piloto brasileiro.
    Dizer que ele não tem estrela, também é besteira, tem azar, mas tantos pilotos tem azar (ou vocês querem alguém mais azarado do que o Raikkonnen, ou tantas trapalhadas que já se envolveu na curta carreira, o Hamilton).
    Vamos falar de outras coisas, é apenas esporte, alguns ganham, outros perdem, muitos fazem o espetáculo. O Rubens se enquadra nos três tipos, ganha, perde e participa do espetáculo.
    Ah! Precisamos também lembrar de coisas como ver a Marta chorando após conquistar uma Libertadores por prosaicos 9 a 0. Três vezes melhor do mundo, chorando, pedindo para que as lideranças do esporte tupiniquim não esqueçam do futebol feminino. Que sirva de exemplo para tantas supostas estrelas deste país.

  126. Só do cara estar a 17 anos nesta categoria já é um vencedor, o problema é que a midia só quer saber devender que ele é um perdedor, quantos pilotos chegam a F1? POUCOS e Rubinho está lá e no próximo ano pode até escolher a equipe que quer correr, por ser um dos melhores profissionais, COISA DE VENCEDOR.

  127. “”O vice, como já dizia um grande amigo meu, que é o Nelson Piquet, é o primeiro dos perdedores. Então, não é um prazer enorme”.

    Se o piquet disse isso. Eu só lamento. E se quem é vice é tudo isso que ele disse. Então, fazer o que o filho dele fez é o que então ?

    Nada contra Flávio. Mas é por pensar assim e dessa forma que as coisas estão do jeito que estão.

    Abraços fraternos.

  128. Acredito que a maioria disse tudo…Rubinho é um grande exemplo de Brasileiro e para os Brasileiros. Esta última corrida foi um exemplo de como ele é injustiçado, iso sim. O cara fez a pole, o que não é para qualquer um. Depois estava correndo um absurdo na corrida, e foi só parar nos boxes que as coisas vieram a acontecer. O carro não desempenhou mais a mesma coisa, o tempo de pitstop foi um absurdo e fora o pneu furado, que pra mim foi a gota d’água vindo de uma escoderia que já teria um campeão, independente quem fosse.
    Acredito mesmo que o inglês Brawn queria ver o inglês Button campeão, e não duvido palpitar que o carro do Rubinho estará impecável na próxima corrida.
    Mas o Rubinho tem estrela e são dezessete….

  129. Gostaria de não ter a estrela como o Rubinho, mas estar na elite do automobilismo há 17 anos, ganhar milhões de dólares, viajar o mundo todo, ter uma família linda e ainda emprestar o avião particular para o campeão do mundo voltar para casa. É claro que o Rubinho tem sua estrela. Nós é que somos simples mortais.

  130. Sabe Sr. Ricardo, falando sobre o Rubinho,me lembrei de um dito do meu pai que falava,lá em Montevideo. Dizia assim ” quem nasce lagartixa nunca chega a Jacaré” ali vinha o final,…lagartixa tem pata,cabeça,corpo e rabo de Jacacré, mais não é jacaré.

  131. Acho interressante esse tipo de comentário a respeito do Rubinho. Se ele é um fracasso, como conseguiu arrebanhar esse dinheiro todo. O que ele continua perseguindo é um sonho que é só dele, naquilo que ele gosta de fazer, e que gosto de torcer por ser fanático por corridas. Se realmente não tivesse talento com muitos afirmam, já teria sido expurgado a muito tempo desse mundo de seletos. Espero poder ve-lo muitas vezes nas pistas, com carro competitivo e principalmente com uma equipe que valorize seu talento.
    Um abraço

  132. Kostcho, MEU DEUS! ja tem uns aqui falando da grana do BARRICHELLO. Que inversão de valores. Será que o FATO DO PAULO MALLUF ter dinheiro, NÃO DEVE SER QUESTIONADA AS SUAS ADMINISTRAÇÕES NOCIVAS AO COFRES PUBLICOS? O Barrichello TEM DINHEIRO SIM, e daí? O que está se falando É SOBRE A SUA GANA, a sua VONTADE DE VENCER QUE EXISTEM EXISTE EM TODO GRANDE ESPORTISTA OU QUALQUER IDOLO. Pouco me IMPORTA se POR ACASO o Barrichello tenha MAIS DINHEIRO DO QUE EU; Mas o MEU DINHEIRO, talvez MENOS QUE O DO BARRICHELLO, nunca SERÁ MOTIVO DE VERGONHA. Também COM CERTEZA, NÃO TENHO CONDIÇÕES DE GANHAR UMA CORRIDA DO BARRICHELLO, mas TAMBÉM EU NUNCA ME PROPUS A ISSO, e se ME PROPUSESSE com certeza EU FARIA MELHOR QUE ELE, pelo simples fato de que, SEMPRE COMEÇARIA UM CAMPEONATO PENSADO EM VENCER.

  133. O rubinho serviria pra trabalhar em uma equipe pq conhece bem dos carros e tal pq de resto tudo acontece com ele ou aprontam pra ele vai saber e valeu ai sr Ricardo pelo artigo parabens

  134. bem, discordo. O que separa o sucesso do sujeito bom são as escolhas que este faz. no caso de rubinho, falta-lhe o básico para o sucesso: ousadia. Dizem que Piquet e Proust são conservadores na pista. bem, falta de ousadia e de coragem não são atributos de conservadores então, porque isso não lhes faltou: ousadia e coragem. Rubinho é um medroso. qualquer um passa ele, até desconhecidos.

  135. Na fórmula 1 correm por volta de 20 pilotos. Vinte pilotos dentre bilhões de pessoas no planeta terra. Isso por si só já seria motivo de orgulho para qualquer nação, mas estamos falando do Brasil, país que tem um povinho que gosta e tem o prazer de se desfazer do que tentam, mas que não conseguem. Esse povinho vai chegar aonde, pior do que isso, quer levar esse país aonde?

    Dentre 20 pessoas somente 1 (um) vai ganhar. E os outros 19? Mas só existe o Rubinho, são 19 Rubinhos… Ok brasilieiros de m…

    Rubens, saiba que ver vc correr, ver vc ganhar é muito mais emocionante do que o Massa hoje. Não que vc seja melhor do que o Massa, mas pelo que vc representa para esse país e pelo que vc é. Obrigado.

  136. Quem mandou o Burrinho Rabiquelo aparecer com aquela camisa do corinthians!
    Só dá azar!
    O Wagner love depois que colocou aquela coisa também só foi pra trás!

  137. SOBRE RUBENS O QUE TENHO A DIZER E QUE O ACOMPANHO DE PERTO DESDE 1983 E QUE O CARA SEMPRE FOI UM PILOTO MUITO RAPIDO,TENDO SIDO POR 05 VEZES CAMPEAO BRASILEIRO DE KART.JA TIVE A HONRA INCLUSIVE DE COMPETIR JUNTO NO RIO DE JANEIRO EM 1985 QUANDO NA EPOCA AINDA TINHAMOS KARTODROMO!!!

  138. Nunca li tanta bobagem num so texto! É…parece coisa de jornalista velho, sem brilho, que ninguém sabem quem é, mas teima que é bom e sabe tudo de formula 1. Decepcionante esse texto.

  139. Koscho,
    espero que você não se chateie pelas grosserias de alguns, dada a sua delicadeza e bons sentimentos. Acho mesmo que o Rubinho é tudo o que escreveram de positivo sobre ele, nos posts anteriores, tanto que até já o perdoei, daquela subserviência relativamenete ao Schuma, lembra? E olha que à época, como brasileiro, senti vergonha, pois acreditava que o Brasil já não era mais colônia. Uma pergunta: você tem restrição ao Rubinho porque ele é da fiel? Por favor, não misture os esportes.
    Abraços.

  140. Rubens Barrichello definitivamente não merece a chacota que o povo lhe faz. O brasileiro simplesmente projeta sua frustração, seu complexo de vira-lata, nesse tal “fracasso” de Barrichello. Espero que eu possa ser ao menos um terço fracassado como Rubinho é.

    E se “ter estrela” foi uma explicação, acho melhor aceitar simplesmente que certas coisas simplesmente não tem explicação.

  141. Rubinho, um modelo para os que ficam sempre no quase (fracassados). Se ficar mais 100 anos na F 1 não ganha um título, se fizerem a F 1 só com dois pilotos ele vai ficar em segundo.

  142. Ninguém mandou ficar vestindo camisetas de times que nunca ganharam um Mundial!
    Deu no que deu Rubinho!
    Olha só, já que o Rubinho incorporou o espírito “curinthiano”, deve correr a Fórmula Truck, campeonato nacional e de menor importância, aí sim, ele será campeão, assim como o time que ele torce!
    Campeão será o Felipe, ano que vem!!!!

  143. Kostcho O NOSSO CODIGO PENAL, foi feito ACREDITANDO na recuperação do SER-HUMANO. Resumindo, O CIDADÃO QUE NÃO COMETE CRIME, tem UM VALOR, o CIDADÃO QUE COMETER CRIME, ASSUMIR O CRIME e PAGAR PELO ERRO, tem um VALOR ABAIXO, e o CIDADÃO QUE COMETER UM CRIME, NÃO ASSUMIR O SEU CRIME, E NEM SE SUBMETER A SUA PENALIDADE; Tem um valor mais ABAIXO. Está É A VERDADE, E CABE A NÓS LUTARMOS E EXIGIRMOS QUE ISSO SEJA CUMPRIDO; Pois a partir do MOMENTO que se APOIA O INFRATOR, QUE NÃO SE DÁ UMA SEGUNDA CHANCE AO CIDADÃO QUE ERROU E ESTÁ DISPOSTO A SE REDIMEIR, ou que NÃO SE VALORIZA OS HOMENS HONESTOS, que cumprem com os seus deveres E ASSUMEM OS SEUS ERROS, estamos CRIANDO UMA NAÇÃO NEFASTA, e produzindo UM AUTO- HOLOCAUSTO.

  144. É uma questão de valores. No pais do mensalão, maracutaias, Sarney, Collor, Lula, Dirceu, dólar na cueca e etc. ser cidadão exemplar, bom pai e honesto é motivo de piada…Se o Rubinho fosse um tipo meio bandido é até capaz que fosse visto de maneira mais simpatica.

  145. o Ricardo Kotscho, vc viu quantos comentários pro Rubinho? pelo de vc ele ganhou em popularidade!
    So pra sua informação, pegue a lista de recordes da F1 e verá que em quase todas o Rubinho ta presente entre os maiores.

  146. Ricardo, não tem sorte ? Uma profissao fascinante, muito bem remunerada, passeia pelo mundo inteiro, belas mulheres acompanham o “circo”, um carro igual ao do campeão e nem vice vai ser : É um ser incompetente, ineficaz, que deu certo.

  147. SE EM DEZESSETE ANOS COMO PILOTO, RUBINHO NÃO ADQUIRIU AS CONDIÇÕES INERENTES DE UM IMINENTE CAMPEÃO DE FÓRMULA 1, CREIO SER DIFICIL
    POSSUÍ-LAS DE HORA EM DIANTE.
    NÃO ADIANTA DAR MURRO EM PONTA DE FACA.

  148. O Rubinho pode não ter estrela como VC disse, mas que é um baita piloto, ah. isto é…….
    O imaginário popular é como papagaio que vive a repetir bordões dos programas humorísticos, alguns de níveis discutíveis, quando define que Barrichello não deu certo na vida, comete uma asneira, como não?
    O cara viaja o mundo todo, está rico e não tem mais onde enfiar dinheiro e está na Fórmula 1 por que gosta da coisa e tem muito bunda mole metido a entender de pilotagem que eu aposto que ficaria todo cagado se estivesse dentro do carro na hora da POLE no sábado….
    Falar é fácil!
    Sr. Ricardo, talvez o senhor tenha razão quanto à estrela, mas eu acho que ele tem estrela sim o que lhe falta é sorte…
    Exemplifico: Chico Serra, Cristian Fittipaldi, Gugelmin, estes sim não têm estrela porque não conseguiram ficar muito tempo na fórmula 1.
    Rubinho tem estrela, mas não tem sorte, a puta sorte que o BUTTON tem!
    É isso!

  149. Ainda bem que o Rubens não tem estrela…..outros brasileiros tem filhos ESTRELADOS que conseguem fortuna fácilmente sem trabalhar nem 1/3 daquilo que o Rubens trabalhou….!!! Acorda sãopaulino, vc não entende nada de fórmula Um, fica na sua, comente um pouco das barbaridades que o seu partido está fazendo no Brasil inteiro.

  150. Perdedor? um cara que ganhou milhões de dólares, é conhecido no mundo todo, perdedor é o filho do grande amigo deste colunista, este sim é um perdedor, este sim nós brasileiros teriamos de ter vergonha, não de um trabalhador como o Rubens Barrichello.

  151. Para encerrar este imbrolio de prós e contra, vou colaborar
    ELE É UM VENCEDOR SEM TER CHEGADO A GLORIA MAXIMA DOS VENCEDORES.
    Atende aos que enfatizam seu sucesso financeiro e aos que entendem que ele não ganhou campeonato e não pode ser considerado um vencedor.

  152. Gente, o cara e Bambi, … felepe Massa e Bambi….., Rubinho, cara , e Fiel. Ta esplicado comentario sem nexo. Passo a Bola para Flavio, para, relacionar os pilotos de F 1, que foram inferiores ao Rubinho.

  153. O problema do rubinho, é que ele não é todo esse piloto que divulgam, ele é um piloto mediano, como vários na formula 1. que foi manipulado por um narrador, que diz(eu conheci ele pessoalmente) que o esporte só sobrevive a custa de idolos(mesmo que não sejam bons), vejam o exemplo do guga(do tênis) quando ele ganhou em Roland garros, as escolinhas de tênis estavam cheias, não tinham como matricular todos os interessados, guga teve um problema e não pôde mais continuar a carreira, vão olhar agora, muitas daquelas escolinhas de tênis já fecharam ,não há mais aquele interesse no tenis, como na época das vitórias do guga. Ouvi agora, que a audiência durante a corrida foi uma das piores de toda a história da transmissão da formula 1 no brasil, o povo não é bobo!!! se ele tivesse todo o talento de campeão o povo assistiria.
    Sua matéria me lembrou aquele discurso da hortência, que eu aplaudi de pé, muitos não gostaram, mas se mostrou totalmente verdadeiro.

  154. Engraçado como o nosso povo tem mesmo o “Complexo do Filho Bastardo”. O brasileiro sempre prefere elogiar os heróis dos outros. O esforço, dedicação o trabalho árduo, a busca pela perfeição e o fato de que o Rubinho se mostra como bom filho, bom pai, bom marido, e até como bom motorista desagradam a muitos. Várias gerações são guiadas pela lei de Gérson. Me esforçar: Pra quê? É melhor jogar toda semana na Loto. Trabalhar honestamente: Pra quê? Vou tentar um cabide com um vereador amigo meu. Estudar: Pra quê? Sempre dá para colar de algum CDF. Talvez eu seja até PR algum dia.
    Rubinho é sim, mesmo que ele negue, “de pouca sorte” porém ele vive melhor do que a maioria de seus críticos e com certeza, dorme um sono tranquilo de quem tem o dever cumprido. Alguém que tem seus valores e os mantém vivos.
    Eu torci e torço por ele, pois é deste tipo de herói que o Brasil precisa. Quem sabe por um tempo a gente esqueçe do Fernandinho Beira-Mar, do José Ribamar e de outros que são opostos ao Rubinho porém parecem que tem “estrela” naquilas atividades que praticam.

  155. Pô seu Kotscho, pega leve com o nosso Rubinho. Tem gente muuuuuito pior que ele por aí.

    Pilotar um F1 não é pra qualquer um, e o Rubinho tá aí, com 37 anos, andando mais rápido que muito garoto da categoria. E, pra quem prestou atenção, ele fez volta mais rápida em cima de volta mais rápida.

    Rubinho é um excelente piloto. Só não tem a mesma “pegada” de um Ayrton Senna e, convenhamos, é um tanto azarado. E a sorte na F1 pode ajudar muito.

    Ele deve continuar a correr atrás do seu sonho de título. E se assinar com a Williams e o carro for competitivo de verdade, mesmo, sem marmelo dentro da equipe, Rubinho será campeão.

    E nós, como brasileiros, devemos acreditar no sonho dele e torcer muito em vez de ficar jogando m… na ventoinha dele.

    Abs

  156. Não sei qual sua classificação de estrela. Mas pra mim uma pessoa que sempre fez o que gosta, sempre andou nas melhores equipes nas categorias q passou, ficou bem financeiramente, tem uma familia do bem, acho q nem sempre o ápice que é ter estrela. OBS: Não esuqeçam q tb sempre o passaram pra trás, como agora de novo. Pneu? Estranho!!

  157. Gostaria que o Flavio Gomes, relacionasse somente 10 pilotos de F1, internacionais, que fizeram menos que nossoRubinho. Por Favor Flavio Gomes. Ajude nos.

  158. É triste ver aqui mais de 200 idiotas que mal devem saber pedalar uma bicicleta falando mal ou julgando um cara que está lá entre aquela panelinha de gringos ricos ganhando corridas e dando lições a todos. Inveja é uma merda!

  159. Pelo criterio do Kotscho, como ele próprio se enquadraria entre os jornalista: Sucesso, Fracasso?
    E entre os Blogueiros mais especificamente?

  160. Infelizmente,com disse a Hortencia, o Barrichelo,sente no carro e sua estrela apaga.Todos torcemos para ele,pois é uma boa praça,bom moço,mas não tem nem a sorte,nem a gana dos campeões,é pena!!!

  161. Acho muito superficial e passional sua análise caro colunista. Com certeza você está analisando como um torcedor que queria ver a vitória mas seu time perdeu. eu também fiquei muito triste pelo resultado final não só da corrida como também do campeonato. Mas dizer que um cara batalhador, dedicado ao que faz e vitorioso profissionalmente é um perdedor, é como querer ofuscar o brilho de uma estrela, a qual você diz que o Rubinho não tem. O importante em tudo isso é que o Rubens Barrichello escreveu a sua história, conseguiu um lugar ao lado de gigantes do esporte automobilísticos e será sempre lembrado por isso. O resto, seria como tentar comparar um grande jornalista como Roberto Marinho com um jornalista colunista de blog, ou ainda tentar dizer que o Silvio Santos é um perdedor comparando sua obra com a globo que detém o Ibope.

    Abraço

  162. Quantos dos que falaram abobrinha aí acima,chamando o Rubinho de perdedor,fracassado,gostariam de ter pelo menos 5% de sua fortuna acumulada na´fórmula um ,2% do mulheril que corre atrás dele e pelo menos ,e conecer pelo menos 1% dos países que ele conhece.Se ele é um fracassado que dizer dos idiotas que o zombam!!!!

  163. Com certeza , na vida o Rubinho é um vencedor.Uma pessoa sensacional , que tem muita humildade, correto , etc.
    Sua com certeza , é brilhante , mas com certeza, não o bastante para coroá-lo como “um dos maiores de todos os tempos” , como senna , schumacher , prost , etc.
    Torci muito para ele ontem. Mas não deu.
    Esse lance ter ou não ter sorte, não existe. A SORTE É UM TREM QUE PASSA RÁPIDO A SUA PORTA , E VC TEM D ESTAR PRONTO E LIGADO PARA PEGA-LO. Infelizmente o barrichello nunca está. Observei isto apos a corrida, quando liguei em meu Pc um video de 1993 , da vitoria do senna.
    Não o julgo mal por isso. Ele simplesmente tem suas limitações como, todo ser humano tem.

    Talvez , sei lá, não estou perto dele para saber, mas para mim foi (durante a carreira) um pouco de comodismo. Tipo … altos salários, familia, filhos ,etc. Para que arriscar (tanto) a vida? Para simplesmente dizer : eu sou o melhor ?
    Lembro no inicio de sua carreira , quando ele não tinha nada disso , e achava ele mais rápido.
    Não será nem o primeiro nem o ultimo piloto rápido, com um carro rápido, que passará pela f1 sem ganhar nada. (Colutard , Berger , Brundle , Alesi, Patrese, Montoia,Frentzen , Gilles villenueve , etc)

    Espero sinceramente , que ano que vem, talvez , até com um carro pior , mas sendo 1o piloto da equipe, não tendo um “Ross Braw” , um “Schumacher” da vida, para ficar lhe roubando resultados, que ele faça uma boa temporada …

  164. Acho que ele é um vencedor, apesar dos pesares. Creio que houve mais um jogo de equipe do que fracasso do Rubinho, se olharmos com mais atenção, veremos que houve ajuda para que Jeson Button fosse o campeão, pois Vettel poderia ser uma ameça para tirar o titulo da equipe. A demora no pit stop, Pneu furado é tudo muito estranho.

  165. O problema é que Rubinho aceita com tranqüilidade as marmelada que existe dentro da formula 1, a certeza de que as falcatruas existem foi o fato do pneu furado. Depois do Button, sair da décima quarta para quinta posição deu a certeza para o chefe que deveria tirar Rubinho da corrida, pois não poderia correr o risco de uma alteração. Eu que moro nas quebrada de São Paulo, com rua cheia de buraco, lixo e entulhos de restos de construções, ando com pneus comprados no borracheiro da esquina e não tenho a mínima idéia da procedência, não sei o que é trocar pneus a mais de um ano. Com poucas voltas em uma pista mais lisinha, super-limpa querem que eu acredite? Marmelada PURA!!!!!!!!!!!!!!!!

  166. Lamentavel seu artigo Ricardo . Você humilhou nosso representante.
    Você já dirigiu um carro de Formula 1 ? Quer ver alguns exemplos ? O Massa já teve dois substitutos e nenhum deles vem dando resultado. Tiraram o Nelsinho por fraco desempenho, e o outro que fez até agora ? Você escreveu besteira. Se o Rubinho não tivesse estrela, o mesmo não estaria tantos anos na categoria. Quantos pilotos dispontaram como grandes promessas e suas estrelas não passaram de algumas temporadas. Preste atenção que você escreve. Você foi grosso, isso pra não falar outra coisa. Seu xarope.

    1. Eduardo.. e vc já dirigiu um fórmula 1 ??? Não né.. O texto do Ricardo foi um dos mais inteligentes que já vi. Rubinho e Nelsinho têm uma coisa em comum (fora o FRACASSO): foram sempre ‘carregados’ pelos papais. É o que dá aquele pai súper protetor com um filho estilo ‘bunda mole’. O Rubinho parece ser um cara excepcional como ser humano porém sem dúvida é um piloto ‘bonzinho’. Daquele que qualquer um adoraria ter como companheiro de equipe….

    2. Danbert ! Caro amigo, que inteligencia ele mostrou no seu texto senão criticar um brasileiro. É que ele somente sabe fazer. Ele entende de tudo, é o chamado sabe tudo e na verdade é um cara frustrado. Tenho pena dele, falar o que dele. E tem mais, no sabado quando ele fez a pole todo mundo estava feliz. Veja a parte técnica, ele saiu com carro mais leve que seu companheiro, apostando suas fichas que pudesse antes do primeiro pit stop ir bem mais a frente, questão de 10 a 15 seg. caso que não ocorreu. Agora porque não ocorreu ? A temperatura da pista era outra tb do que no dia anterior qdo ele fez a pole. Tem “N” fatores que se levar em conta. A principio, seu companheiro levou sorte no quesito de não ter sido atingido por nenhum dos carros lá atraz, consequentemente subiu varias posições. E pneu furado isso aconteve com qualquer um. Parem de falar besteira e serem demagogos.

  167. Resumindo

    Como piloto:
    Um piloto médio/rapido com alguns relances de genialidade.

    Como pessoa , pai de familia , etc :
    um grande vencedor, que se importa mais com a sua vida pessoal,do que com o que o povo vai falar …

  168. O maiores azares do Rubinho foram:

    *ter nascido brasileiro , e consequentemente, ter tido sua ascençao na F1 logo apos a morte do Senna.

    (No japão – Satoro Nakagima, é um ídolo , somente por ter sido companheiro de airton senna( apesar de ter sido um dos piores pilotos da historia))

  169. Falar é fácil, dizer que um é ganhador e outro perdedor em um circo corrupto e manipulado como a F1 . A verdade é que Rubinho não na verdade carisma e vender sua imagem é complicado. A F1 hoje vive só da fama nada mais.

  170. Texto de alta abstração. O que significa estrela para a vida esportiva ou para a vida em geral??? O Rubens é um grande exemplo de que o fracasso sucessivo é sinônimo de sucesso. Sucesso não significa somente títulos e fama, mas sim um conjunto de fatores que reúne o ter disciplina, o ser humilde, o ter compromisso com a profissão,o ter ética profissional,o ter respeito aos valores familiares e osaber perder. Na verdade, eu o considero um dos maiores campeões da história esportiva desse país tendo em vista que sempre manteve sua personalidade e alto astral nos momentos mais difíceis de sua vida!!!

  171. tem estrela sim ,caro amigo simplesmente nao tem das equipes que corre total vontade de faze-lo campeao,mas mostru no sabado que e um bom piloto.vcs podiam deixar de meter o malho nenle e apoia-lo.fdazem igaual a Hortencia que abriu a boca pra falar pra falar merda e deve dirigir mau pra cacete

  172. Palmas ou vaia?

    Veja o absurdo do comportamento deletério do governo Lula. Está na Istoé nº 2081, pg. 26, na Coluna Semana: “Lula anunciará em breve a concessão de indenizações e aposentadorias aos jogadores de futebol que integraram as seleções brasileiras que foram campeãs do mundo – quem não trouxe o caneco não terá direito. O pagamento começa com os ex-craques da Copa de l958, quando o Brasil foi campeão pela primeira vez. Os valores são; R$4,6 mil (aposentadoria) e R$465 mil (indenização). Há 13 atletas vivos dessa Copa, mas os familiares dos nove já falecidos também receberão. O plano é estender medida em 2012 aos campeões de l962.” Olha o absurdo da coisa: Quem contribuiu para 10 SM e se aposentou com teto máximo, hoje, não passa de R$3,2 mil. Quem não contribuiu com nada, vai se aposentar com R$4,6 mil. Ainda tem a indenização de R$465 mil. Esse dinheiro vai sair do Oçamento da União, ou da Previdência? O governo não paga o que deve ao aposentado, alegando que tem déficit na Previdência. E para fazer média tem recurso? Faça-me o favor Senhor Presidente, tome vergonha na cara

    1. Concordo plenamente, já tinha visto esta notícia e acho um absurdo, aqueles que não foram campeões com certeza poderão recorrer à justiça e ganhar, é claro que pelo principio de isonomia eles também têm os mesmos direitos.

  173. Meu amigo, vá falar de qualquer coisa, menos de F1, que pelo visto você entende pouco ou quase nada.

    Ele pode não ter estrela pra ser campeão, mas que tem, tem.

    Conquistar o que Barrchello conquistou na F1 não é nada fácil. Quantos brasileiros por lá passaram e não deixaram qualquer marca?

    Ele é somente o melhor piloto não campeão da história da F1. Já tivemos muito campeões medíocres, principalmente na última década: Villeneuve, Damon Hill. Mika Hakkinen não era medíocre mas tb não era gênio, assim como Button.

    James Hunt só levou porque Lauda se acidentou perdeu algumas corridas e ainda desistiu de correr por conta da chuva quando somente precisava de um quinto lugar.

    Esse complexo de vira-lata me irrita. Não vai acabar nunca?

    1. Estou contestando o que o Sr. Ricardo falou do nosso
      grande Rubens barrichello.Rubinho é sem duvida um grande piloto, acertador de carro, fez muito bonito aqui no Brasil (Interlagos), e só não teve vitória, acredito eu, pq

  174. conquistar o que Barrichello conquistou… ora, o que se quer em qualquer esporte é ser o melhor… quem não quer ser é o famoso conformado.. o resto é desculpa. barrichello é um piloto medroso. não tem ousadia para ultrapassar, por isso, não passou de onde onde passou. Imagina, ele brilhou num campeonato em que um tal de burton (aliás, quem é?) foi campeão.. putz grila.

  175. Estranho… eu tinha 99,99 % de certeza que Button ia ser campeão no Brasil. Que no final nada ia dar certo para o Rubinho. Dessa EXTREMA convicção há 3 hipóteses: 1 – Sou vidente OU o Rubinho é um azarado / incopetente que o cosmos conspira contra ele. Um eterno pagador de mico. Vai Button queridinho comemorar com meu aviãzinho vai… rsrsr aiaiai o jeito é rir

  176. O maior problema do Rubinho não é ser um piloto simples e mediano. É a falta de personalidade que não lhe serve nem para reconhecer as fraquezas como piloto. Porque… ficar ‘rico’ mesmo sendo um retardário na categoria, nisso ele é incrível.

  177. por um acaso alguém já viu rubinho ultrapassar os melhores em corridas, como Sena, Proust, Piquet, schumacher, nick lauda fizeram??? a graça da fórmula um está nas ultrapassagens… ele é um medroso. daí ser essa vergonha nacional que o Galvão Bueno insiste em reabilitar na marra. ninguém merece.

  178. Kotcho, limite-se aos assuntos que conhece. O Rubinho largou em primeiro e após o reabastecimento já estava em terceiro. O motivo? Simples. Não foi rápido o bastante. Quando o pneu furou, a “vaca já tinha ido p´ro brejo”. O Rubinho jamais ameaçou o Button. Isso só aconteceu na conversa do Galvão que enganava os tolos visando a audiência. Se liga. Vc não escreve para idiotas …

  179. Na vida, vencedor é só aquele que chega em primeiro?
    Muitos que criticam o Rubinho, em suas profissões, chegaram onde o Rubinho chegou na profissão dele?

    Queriam que ele ganhasse do Shumacker(impossível), Queriam que ele fosse o Senna (impossível). Ele é o Rubinho, um vencedor…

  180. Querido “jornalista” Ricardo Kotscho,
    Respeito é bom e todos nós gostamos.
    Como um formador de opinião, é lamentável sua falta de respeito perante um profissional!

    Desejo que o senhor seja mais cauteloso com suas palavras, não com o intuito de calar-se ou censurar-se, mas com o objetivo de respeitar o próximo.

    Estrela???? Estrela está no céu e certamente o senhor não a consegue enxergar! Por favor não induza seus leitores a buscar uma “estrela” para sucumbir frustrações da falta de perspectiva ou sonhos não gerados por uma sociedade sofrida que busca ainda ser primeiro mundo.

    Rubinho é um profissional e sua área de trabalho é um “jogo” onde o trabalho e ou, talento pode discernir um resultado. Mas não seja leviano senhor Ricardo, senão vou pessoalmente procurá-lo para saber se EU tenho estrela ou não. E digo que ficará rico, montará um consultório para avaliar essas “visões” divinas. Só pode ser visão né?

    Boa sorte para o senhor e espero de coração que ninguém um dia diga que o senhor tem ou não “estrela”! Afinal o senhor é um jornalista e não um “astro”.

  181. Esse rapaz não nasceu para ser piloto, simplesmente.
    ele poderia ter sido um bom empresário, padeiro ou qualquer outra coisa, desde que tivesse habilidade, claro.
    Uma coisa é certa e os resultados mostra: PARA PILOTO CERTAMENTE ELE NÃO NASCEU.
    FEZ VOLUME E GANHOU DINHEIRO, SOMENTE.
    MAS NÃO TROUXE RESULTADOS OU ALEGRIAS PARA NOSSO PAÍS. FOI APENAS MAIS UM.

  182. Acho que o escritor não assistiu ao GP do Brasil ontem, pois não foi um pneu furado que tirou de Rubinho a vitoria, quando o pneu furou ele já era o 4º colocado, se existe sorte ou azar não cabe a mim explicar. mas é fato qua a equipe de Rubinho desde a metade do campeonato não tinha mais carro para disputar o 1º lugar visto a melhoras das escuderias de ponta(Ferrari, Macklaren) a chance dele era a chuva que não veio o pronto, poderia ser no Brasil ou em Marte ele não tinha carro para brigar pela ponta, sem contar que acho esta história do pneu (no preimeiro pitstop) uma armação do tal de Ross Braw que é um armador nato.

  183. Ricardo

    Sua reportagem sobre o Rubinho éemblematica e ate mesmo parecendo antipatica Desculpe-me!

    Esse piloto nuncafoi sensação de coisa alguma

    E fraco, pouco ousado e sem brilho

    Apesar de ser cordial com a imprensa, isso em nada revela um exemplo esportivo para a alta velocidade

    Falta a ele( Rubens) esse elan entre o que o publico quer ver, a pista e a velocidade

    Acho sinceramente que ele Rubinho deveria deixar a pista agora

    Fazendo uma precaria comparação: ele rubinho é igual a um jogador atacante que nunca fez um gol em toda a sua carreira….

    Poortanto, deveria estar se aposentando faz tempo ne mesmo

  184. Nos tempos de Kart o pai do Rubinho ajudava o filho a ganhar corridas, fazendo algumas marmeladas nos motores. Assim, o bom menino, legal e mimado, por culpa da educação não foi adiante na F1. E nós que temos de torcer pra ele…

  185. PARABÉNS RUBINHO, VOCÊ É UM VENCEDOR !! NÃO SÓ COMO PESSOA, PAI DE FAMÍLIA, MAS TBÉM COMO PILOTO. POBRES DE IDÉIA O CHAMAM DE “SEM ESTRELA”…. É MUITO FÁCIL ESCREVER MERDA, QUERO VER SER UM PILOTO QUERIDO COMO VOCÊ !! PARABÉNS RUBINHO !!!!!!!

  186. Não posso concordar o que o sr. Ricardo Kokscho, falou do
    nosso Grande Piloto RUBENS BARRICHELLO. Rubinho na sua simplicidade, é sem duvida um dos melhores piloto da
    formula 1. Tenho absoluta certeza que não ganhou o grande premio do Brasil, por erro ou tatica da equipe. Mas certamente ele nos dará ainda grandes alegrias, Só a Pole que ele ganhou aqui no Brasil, valeu RUBINHO.

  187. Lamentável seu texto, tão medíocre que o que percebo é que a sua estrela é que não brilha tanto assim! Então escreve essa baboseiras como se fosse o senhor da razão! Quem sabe assim vc consegue chamar atenção?!
    Valorizar seus esportistas deveria ser um dos principais papéis da imprensa, já que deste governo não podemos esperar muito!
    Rubinho é um lutador, um esportista talentoso e merece nosso respeito!

  188. A Justiça tarda mas não falha.Veio de jegue,mas veio.
    Quem mandou torcer pro Ingles em 1.999(Manchester United).
    E ainda usa a camisa daquele time.
    Quer ganhar o que??????

  189. Como é possivel dizer q o rubinho ñ tem sorte? Imagine vc disputar por 4 anos na melhor escudería do mundo sem nunca ter ganho nada antes, nem durante nem depois? isso por acaso é azar? Você ter como parceiro o segundo melhor piloto da história da F1 e ainda ter comentarista que convence seu povo de que a Ferrari beneficiava um Tedesco contra uno Oriundi !! Tá todo mundo louco!

  190. Concordo plenamente com o Eduardo. O Rubinho é um grande piloto, infelizmente aconteceram fatalidades que o tiraram de algumas grandes corridas. Mas acredito nele…e ainda dará grandes alegrias ao Brasil.

  191. Oi Ricardo, tudo bom? Vi que você está conseguindo incomodar o Mainardi e a Veja de verdade rs…Parabéns, sinal de que está fazendo um bom trabalho. Continue assim e cada vez melhor! A propósito viu quantos acessos o Conversa Afiada tem por mês e quantos a Veja tem??? Daqui a pouco o seu também vai superar!

  192. Nem sucesso nem fracasso,o cara é um boa vida e se diverte e ganha seu dinheirinho sem reclamar. Reclamar porque? Dirige muito mal,não espera ganhar nada mesmo e se ganhar está tudobem ,mas, se perder perdeu e daí?Parece o ….GUINLE… o Carioca boa vida que não tinha nada e gosava do melhor na vida. O resto é inveja e inveja mata.

  193. hoje e fácil falar do cara, acabou a corrida, ele deu um monte de azar, mas acredito que se ele tivesse ganhado e o jenson baton tivesse se ralado, muitos urubus esperando carniça como o ricardo baton kotscho e outros criticos de plantão estariam babando no ovo do cara, deixa de ficar zicando cambada, vai la pros morros do rio fazer critica com a galera.

  194. Comentário infeliz, quantos pilotos disputam a F1 e nem sequer ganharam uma corrida. A mídia brasileira hoje em dia fala o que quer, não tem limites, dá mais Ibope fazer piada e falar mal do Rubinho do que falar bem da ótima pessoa e excelente esportista que é. Se a TV mostrasse mais exemplos de pessoas boas ao invéz de mostrar só sacanagem, violência e roubalheira talvéz esse pais estivesse melhor.

  195. Vcs notaram? Quem fala do LULA? São os incompetentes ou Deputados ou Senador da Oposição,pois não tem mais discurso nenhum e são como os desempregados.O LULA não se manisfestou com o Rubinho ,porque?O Rubinho é um boa-vida, não soma nada,só cuida da vida dele. O Brasil? Foda-se.

  196. Kotscho, O BARRICHELLO TEM UMA MEDIA OTIMA, digna de ser DEFENDIDO FERRENHAMENTE. Em MAIS de 200 corridas, ele conquistou 10 VITORIAS ou 5% do que poderia conquistar, e corrento NA MAIORIA DAS VEZES numa EQUIPE CAMPEÃ, como em 2009 pela BRAWN e mais de 6 ANOS PELA Ferrari. Oh! ELE É OTIMO, ruim é o CASSETA & PLANETA, DJALMA JORGE E O PANICO.

  197. Ricardo, parabéns pelo excelente artigo como sempre. Estive meditando hoje sobre a corrida, e muitas perguntas ficaram sem respostas: como um carro que estava se distanciando dos demais antes da primeira troca de pneus e abastecimento voltou lento feito uma tartaruga após a primeira parada? será que houve “ajustes” na rotação do motor? e o engenheiro da equipe respondeu que era devido ao peso do combustível, e como o desempenho permaneceu mesmo com o combustível sendo consumido? E o pneu furado? Quem me convence de que a Brawn é mais certa do que a Renault na maruagem? As favas o Barriquinha, os brasileiros, e quem interessar possa, o importante é a empresa Brawn e o seu piloto serem campeões ontem. Sabe-se lá o que poderia acontecer na próxima corrida? É um campeonato mundial e muito dinheiro envolvido, e gente muita experta por trás de tudo isso. Os pilotos são apenas figurantes, os artistas estão enrustidos, nos bastidores….

  198. Estranha a estrela do indigitado RB, como de resto o resto tem até pior. Já pensou a que temos e faz suportar um funâmbulo Lula gozando com nossa pobre cara? É preciso ter saco. Após termos tantos triunfantes nosso consolo é o laureado defunto Sena? Quem sabe passando ao outro mundo talvez nos seja concedido saber alguma cousa? Será que nossa filosofia deixará de ser tão vã?

  199. O Rubinho é muito bem pago para ser o que tira o pé na hora H,quando lembro ele diminuindo a velocidade para o alemão o ultrapassar vi que o rapaz é um verdadeiro buna mole,um homem sem expressão,nunca foi e será lembrano no imaginário popular,como rubinh pé de chinelo.

  200. O seu Lima, pai do Alcivando, amigo meu, foi delegado aqui em Goiás por mais de 40 anos. Olha, que por aqui, naquela época, ser delegado por 40 anos, era uma raridade. Tinha que, mais que ser brabo, ser muito ardil e inteligente.

    O veim adotava a seguinte tática para sobreviver, pois era mole pra dedéu, cagava de medo de bandidos.

    Se tornara delegado por pura necessidade. Viver enfrentando bandido nunca foi sua opção.

    Antes de ir para uma cidade, para onde era indicado, o véi, contratava um vagabundo qualquer, para ir para a cidade, onde ficava ali por alguns dias, nas vendas, pagando pinga pros desocupados, e espalhando a notícia, que vinha por ai um delegado muito perigoso, brabo pra lascar. Era tiro e queda. Só com o boato, metade dos malas vazavam, pois o contratado era especialista em criar terror.

    Quando chegava na localidade, o veim armava mais esta: dai uns dias chegava um outro sujeito, por ele também contratado, e começava a armar um barraco com algum morador da cidade, chamavam o delegado Lima, e
    aí o veim pegava o “meliante” e dava-lheuma surra, até o coitado desmaiar, jogava-o em cima de uma ximbica, e gritava ” LEVA ESTE VAGABUNDO DAQUI, E QUANDO ELE ACORDAR NO HOSPITAL, DIZ PRA ELE QUE O DELEGADO AGORA AQUI É O LIMA, O LIMA OUVIU ?” !!!

    Com esta…se ainda tinha sobrado algum bandido, ou pelo menos , pretentente a ser, na localidade, vazava.

    …e o véi Lima, passava ali o resto de seu mandato, só tomando banho de rio, comendo AS pretas e peixes fritos.

    Acho que o Rubinho, conhecia o seu Lima, e tomou com ele algumas aulas na arte de enganar.

  201. O que falam do Barrichello é por pura influência da mídia. Brasileiro não tem opinião própria. Se ele fosse tão ruim assim como dizem, o que estaria fazendo na Fórmula 1 por tanto tempo? Temos mais é que torcer para que ele vença e leve o nome do Brasil para o mundo e incentivá-lo quando não conseguir.

    1. Influência da mídia com certeza, a mídia dominante (TV Globo) com o seu locutor-mor (Galvão Bueno) influem as pessoas a achar que o Rubinho é um grande piloto.

  202. Lamentável sr. Kotscho, quem não tem estrela é quem escreve um artigo como esse! Rubinho tem estrela sim além de ser um cara guerreiro que desde 93 está na categoria mais difícil e almejada do automobilismo, que já ganhou diversas corridas e deu muitas alegrias para quem realmente é fã da F-1! O senhor deve ser daqueles que achavam ou ainda acham que quem tem estrela é Ronaldinho Gaucho na seleção Brasileira…..lamentável!!

    1. O Barrichelo é a personificação do perdedor.

      Nada simboliza tanto a falta de sorte como a imagem do Rubens.

      É o piloto mediano. Não é ruim. É médio. Só isso. O 4o. lugar é dele e ninguém tasca.

      E para terminar, está pegando uma grande antipatia das outras torcidas, quando usa a camisa do curintia – É tb um dos motivos que não consegue ser campeão do mundo. Se houvesse um campeonato paulista de F1, aí sim o Rubens ….

    1. Luiz Marcello, a opinião dele coincide com a minha, com a do Kotscho e com a da maioria das pessoas daqui, que ele é apenas um bom piloto e que provavelmente jamais será campeão, mas que a TV Globo criou o mito de que ele poderia ser o substituto do insubstituível Airton Senna.

  203. Eu só quero falar da pizzaria Margherita… hehe
    A pizzaria é maravilhosa, Kotscho, minha preferida!! Casquinha grossa e sabores sensacionais!! Fora aquela sangria com frutas deliciosa!! Juro que não sou a dona do lugar (embora quisesse ser, haha), não conheço ninguém de lá e nem estou ganhando para dizer isto, mas que a Margherita é the best, ah é!!! Abs!

  204. ¨Rubinho Barrichello é personagem emblemático do grande dilema humano constantemente desafiado pela linha tênue que separa o sucesso do fracasso. ¨ É o mais comum no Brasil. O fracasso nunca deixou de primar que é político que preste. Poucos jovens intelegintes e esforçado ingressa no ensino superior pois a provas são cheias de truques, decorebas e pegadinhas…

  205. Petralhas e Tucanalhas. Esse tema é muito chato. Não ascende as emoções. Vamos falar de pobreza, do Lula, de “retirantes”, enquanto bebericamos nosso Vat-69, acompanhado de caviar. Gladiador.

  206. Caro Everaldo. Também dou a “mão à palmatória” e devo aprender a controlar meus impulsos. O povo de São Paulo, em sua grande maioria, se encontra na posição de ostra, isto é, entra a rocha e o mar. Só leva bordoada. Os culpados? A oposição, digo, o PT Paulista, que desde a Senhora Luiza Erundina, que muito pouco fez, a não ser fazer circular pela cidade caminhões angariando “tabuas para fazer barracos para os nossos irmãos nordestinos”, passando pela Senhora Marta Suplicy, que estava mais preocupada em livrar a cara de seu namorado Favre do que governar. Não nos restou alternativa senão tentar nomes de ideologia contrária, portanto, o poder no Estado nas mãos contrárias, se deve ao comportamento do PT Paulista e, mesmo assim, continuamos descontentes. Sabe Everaldo, o que me causa realmente tristeza? É o fato de termos nos perdidos entre “petralhas e tucanalhas” e esquecido o fato mais importante e relevante de todos. É o fato de somos todos brasileiros; todos empolgados e movidos por sentimentos patrióticos, sonhando com um Brasil mais justo e mais irmão. Devemos acordar para o fato de que o “governo” somos nos, os paulistas, os mineiros, baianos, goianos, pernambucanos, cearenses e os outros mais, que deveríamos, sob a Bandeira Verde-Amarela, nos irmanarmos na busca do ideal superior, lutando para que TODOS possam ter trabalho, paz e liberdade. Como “Marias Loucas” nos postamos a favor de “a” ou de “b” e, nesse intervalo, nos digladiamos como galos nas rinhas, enquanto a platéia só está preocupada em fazer prevalecer suas apostas. Alienados em nossas ideologias, estamos completamente esquecidos de nossa responsabilidade moral e social, uns com os outros. Somente quando acordarmos para este fato é que estaremos começando a construir uma Nação. Deus te guarde. Gladiador. (aos que possam se interessar, este é MEU NOME)

    1. GLADIADOR !

      Fico feliz, que a partir de uma série de comentários que fiz, tenha resultado neste belo comentário seu.

      Porém…mesmo que não fosse um petralha assumido, doido, doente varrido, não posso deixar de achar, que paulistanos como voce, tão conscientes dos direitos á cidadania, independente da fraca ou não oposição, devam continuar indiferentes aos desmandos cometidos pelos governantes que equivocadamente elegeram.

      Duvido, que um povo esclarecido (?), digo
      escolarizado, como o paulista, não seja capaz de dar uma resposta à pergunta que continuo fazendo: PARA ONDE ESTÁ INDO O DINHEIRO QUE ENTRA NOS COFRES DO GOVERNO DE SÃO PAULO ??? DA PREFEITURA DE SÃO PAULO ???

      Um estado que já tem toda a infraestrutura pronta, todo construido, não consegue oferecer trânsito gratuito em suas rodovias ? É OU NÃO É UM ROUBO SUPLEMENTAR ESTES PEDÁGIOS ??? NAS MÃOS DE QUEM ESTÃO AQUELAS CONCESSÕES ??? PRA O BOLSO DE QUEM VAI AQUELE DINHEIRO ???

      CADÊ O POVO DE SÃO PAULO ? TEM GENTE AI ???

      Desculpe GLADIADOR, estes meus gritos não são dirigidos a VOCE, pois passei a ver, que se dependesse de paulistas como voce, estas respostas já teriam sido dadas.

      Espero não ter “sujado” o seu camentário, com os meus gritos, pois concordo com o Newton, foi um grande e belo comentário.

      Rapaiz…teu nome é mesmo GLADIADOR ???

  207. É ,neste país não basta trabalhar 10-12horas por dia para ter vida digna.Não basta ser honesto,ético,e cumprir as leis mesmo que não concorde com elas.Não basta pagar impostos adiantados,não recebe-lo de volta na hora correta e não ver melhoria alguma.Não basta acatar com ordem a vontade da maioria em ter governantes pouco éticos,mesmo sendo radicalmente contrário.
    O importante,segundo o ilustre jornalista é ter estrela…talvez a do pt garanta sucesso… imoral!.

  208. Completando o Armando: Rubinho é bunda mole que tira o pé pros outros passarem, mas critica o que fez Nelsinho Piquet. E ainda tem coragem de dizer que Piquet pai é seu grande amigo. A Globo caiu matando no Nelsinho, mas do Rubinho não fala nada. Brincadeira, né?

  209. Ricardo, sempre aprecio seus comentários e leio todos os posts. Mas atribuir “estrela” ao sucesso, acho que é deixar de lado os reais atributos. Tudo tem explicação, no caso da pizza, uma boa pessoa de marketing pode responder, no caso do rubinho o Flávio Gomes escreveu algo interessante, que não discorda do seu ponto de vista. Afinal, ele pode não ter estrela. Mas o fato é que isso não faz dele um perdedor, leia o texto, acho que irá gostar:

    http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/10/19/em-defesa-de-barrichello/

    Abraços,

  210. qto à margherita.
    1- para quem gosta de massa grossa é a melhor
    2- é a unica que tem sabor de frango com requeijao ( nao catupiry ou cremilly , requeijao mesmo) , que é fantastica.

  211. A zica foi colocar a camisa do curíntia antes da corrida!
    O cara que coloca um trem daquele no corpo tá chamando
    encosto pro resto da vida. kkkkkkkk!

  212. Sues comentários esportivos são ridiculos. Exitistas, mostram a pior da cultura brasileira que odeia disputas que não sejam coroadas com ganhar de alguém (não é por acaso que o senhor admira tanto a ridicula figura do Muricy Ramalho que não aceita perder). O Barrichelo é um vencedor sim. E também um ídolo por valores que vão além de ganhar um campeonato. Simplicidade, honestidade, coragem, dedicaçõ, amor ao que faz, e respitador aos contratos. Poderá nunca ser campeão (aliás só teve 31) mas sem duvida, que para muitos que não valorizam apenas as medalhas, será um campeao mais admirado e querido que o tri Piquet, po exemplo.

  213. olá, paz e bem! entendo que o Rubinho é como tantos brasileiros… vencedores, sim! agora ser campeão é outra história… como em várias atividades humanas.

    o cara foi vice num grande time: a Ferrari, e pode ser também em um time em ascenção: a Brawn.

    talvez tenha relação com a nossa formação luso-católica, sei lá.

    é como os futebolistas que carregam o piano, lá no meio de campo ou na zaga para o talento dos nossos atacantes ofuscar a patuléia.

    é isso…

    []s livres,

    Leo
    Guarujá, SP-BR

  214. Kotscho, me admira você, com o seu currículo ficar aqui cobrando perfeição dos outros. Já se olhou no espelho? Posso afirmar que o Kotscho é um grande cara, mas como a cabeça dele parece um capacete de fórmula 1, ele se realiza falando mal do Rubinho.

    Escrever é muito fácil, nem precisa de diploma, agora dirigir fórmula 1 é para poucos.

  215. Ei, Kotscho, não pude deixar de notar a comparação entre as pizzarias. Pois, é verdade, eu como um grande apreciador semanal de uma pizza de qualidade, acho o cúmulo saber que os melhores estabelecimentos fecham em detrimento de tantos outros bem piores que muitos insistem em sustentar. Posso citar apenas um desses ? Mourisco, inacreditavelmente, no ramo há mais de trinta anos. Foi uma enorme decepção ter conhecido esse lugar.
    A preferência da maioria do povo é mesmo mediana, gosto é uma coisa que não se discute, lamenta-se.

  216. Faço minhas as palavras de Ricardo Kotscho e Flávio Gomes: o fato de não ser um campeão não faz de Rubinho, necessariamente, um perdedor, nem isso é sinal de incompetência. Pelo contrário, se ele, com quase 40 anos de idade, permanece na ativa em um esporte altamente competitivo, é porque o julgam competente o bastante para isso. E mais difícil do que permanecer tanto tempo na F-1 é fazer isso representando um País que, em verdade, não o apóia; um País que, manipulado por uma mídia viciada, é intolerante com esportistas que se destacam, mas não vencem.

    Agora, já que cobram tanto de nossos representantes na F-1, no futebol e em outros esportes, por que não fazem o mesmo com nossos representantes no Executivo e no Legislativo, símbolos maiores de incompetência e fracasso? Por que o Brasil recebe tão mal um vice-campeonato na F-1 ou uma medalha olímpica de bronze, mas aceita tão facilmente o fato de estar entre os piores do mundo em saúde, educação, segurança, habitação, transportes, saneamento, distribuição de renda, carga tributária e corrupção?

  217. Caros, Kot e outros, Rubinho é um campeão. Um dos poucos que temos, e é famoso.
    Será vice campeão pela terceira vez, fez uma pole incrível (eu estava lá) aqui em Interlagos, estará correndo de Wilians aos 39 anos (contrato assinado), é o campeão de GP´s, correu pela Ferrari, tem uma Ferrari, é milionário, tem uma família feliz.
    Se cara não é um profissional de sucesso, não sei o que é o sucesso então.
    Brasileiro é burro e babaca, e vai na onde o Gavião e da Bobo que querem fazer outro Senna (e lá vem o sobrinho, mais o Di Grazi, e Massinha voltando) a qualquer preço.
    Mídia é uma m……. mesmo.
    O que vc preferiria Kot, ter tudo que o Ruuuuuuubinhooooo tem, ou ser campeão e nada mais?

  218. Ahh, esqueci Kot; para sobreviver àquele acidente de Imola (pistinha assassina…), no final de semana onde se foram o jovem Ratzemberger e o nosso ídolo Senna (literalmente assassinado…), o cara tem que ter muuuuuuita estrala filho, mas muuuuuuuuita mesmo.
    Vai Rubinho…

    1. Mandela, concordo com sua opinião. Às vezes penso que conspiração existe, na F1 não tenho dúvidas. Espero o dia que o Barrichelo escreverá um livro sobre tudo que fizeram com ele por força de contratos, patrocínios etc e tal. Gostariaa muito de saber por que ele foi deixado sobre um cavalete em uma das largadas (não me lembro quando), me parece que ele iria desobedecer a ordem de facilitar a vida do tal Shumacher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *