O barulho do vento nas árvores e a invasão de tucanos

O barulho do vento nas árvores e a invasão de tucanos

Os mais comentados
Numa semana em que o noticiário no Brasil foi dominado pela crise em Honduras, os três assuntos mais comentados no Balaio, na Folha e na Veja trataram dos mais diferentes assuntos, como se pode verificar no ranking publicado abaixo:

Balaio
Olimpíada no Rio: 110
Autorregulação da imprensa: 104
A paisagem e a janela: 90

Folha
Honduras: 110
Toffoli: 62
Governo Lula: 52

Veja
Fernando Henrique Cardoso: 47
José Antonio Dias Toffoli no STF: 46
Açucar: 40

***

Neste belo domingo de sol, depois de tantos finais de semana de chuva e frio, acordei cedo para dar uma volta pelo sítio de Porangaba, onde havia tempos não ia. Desta vez, não levei o laptop e pude passar algumas horas agradáveis longe das notícias, sem ler nem escrever nada, só conversando e olhando a natureza.
O celular me fez o favor de também ficar quieto. Ali, no final da estradinha de terra, onde o mundo acaba, as novidades costumam ser poucas, mas bonitas.
O único barulho que ouvia era o do vento forte batento nas árvores, apesar do céu azul sem nuvens. Era muito parecido com o som que ouço vindo do movimento da maré quando estou em Toque Toque Pequeno. É difícil dizer qual o melhor para os ouvidos habituados aos barulhos de São Paulo.
Estava lá só reparando nessas coincidências de sons no campo e na praia, quando minha mulher me chamou a atenção para uma invasão de tucanos, cena que nunca tinha visto antes nestes trinta anos que frequento aquele lugar. Eram vários, espalhados pelas árvores, voando de galho em galho com o bico imponente, o colorido majestoso, lembrando mesmo seus similares humanos.
É o que dá ficar muito tempo sem ir ao sítio…
Brincadeira à parte, para quem acompanha o Balaio há mais tempo, não tenho boas notícias. O nosso Zé Telles, caseiro que trabalha comigo desde que comprei o sítio, em 1979, não está nada bem. Continua muito deprimido. Contei o seu drama aqui no começo do ano, quando ele descobriu que o filho de um vizinho roubou algumas coisas do sítio.
Homem honesto até a medula, de princípios rígidos, Zé Telles ficou inconformado com a desfeita porque o menino ladrão foi criado junto com seus filhos e era de sua confiança. Nos últimos dias, ele nem dormiu direito porque guardou em sua casa o dinheiro da venda de três cabeças de gado que precisava me entregar. Só ficou aliviado quando se viu livre do dinheiro.
Hoje resolvi publicar esta singela notícia da vida na roça para atender aos leitores que me pedem para não tratar só de política e assuntos considerados “importantes” aqui no Balaio. Mas sei que muitos irão me perguntar o que eles têm a ver com isso, e eu já lhes respondo: nada.
É apenas para lembrar que a vida não é feita só de política, da eterna luta pelo poder aqui dentro e mundo afora, mas também de pequenos sons e sinais em que poderíamos prestar mais atenção.

Muricy verde vai para o tetra
Só para não dizerem que não falei de futebol neste domingo: não sei não, mas do jeito que as coisas andam, está difícil o Palmeiras perder este campeonato _ contra a minha vontade, diga-se. Neste caso, Muricy conquistaria o quarto título consecutivo do Brasileirão, um feito inédito que nem o meu São Paulo alcançou até hoje.
Na hora da onça beber água, São Paulo e Internacional começaram a ratear e, a esta altura, é o consistente e regular time do Goiás a principal pedra no caminho de Palmeiras e Muricy. O Corinthians já caiu fora desta disputa, depois do empate contra o São Paulo, hoje à tarde no Morumbi.

78 thoughts on “O barulho do vento nas árvores e a invasão de tucanos

  1. Boa Noite, Ricardo.

    hoje, 27 de setembro, dia de Cosme e Damião, minha filha caçula bateu record de coleta de saquinho de doces. 27 unidades. O quarto dela está parecendo vitrine de mercearia!
    O que você escutou no seu sítio hoje, o que viu, consigo ouvir todo dia aqui em Itaipu, junto com o barulho do mato, ando uns 5 minutos de carro e escuto as ondas do mar. Sem querer te botar água na boca, todo dia tem aqui na frente de casa um bando de maritacas nas palmeiras e um bando de micos fazem o ar bucólico de onde moro.
    Quando viajo, vou para aí, fico meio disnortiado, sinto um sufocar sei lá, é estranho. Mesmo quando vou ao centro do Rio me sinto mau.
    Mas, que trote você passou ! Quando li o título de hoje, pensei, lá vem surpresas, tucanos revoando,´pensei, já mudou a política.
    Mas não, foi mais um post para relaxar a tenção da semana onde Honduras, Assaltos, PSB, Lula nos Gs da vida serpentearam as notícias.
    Fico feliz em saber que o seu casaeiro é honesto. E está deprimido pelo ocorrido. No interior ainda existem pessoas assim. Com o tempo, este banzo passa mais a mágoa destes senhores humildes fica para sempre.
    Viva o Muricy. Viva meu fluminense que desencantou hoje. Espero não ser apenas um surto. Aquela famosa melhora antes da morte. Como já te falei, torço pelo Muricy. Não torço pelo Palmeiras. Me perdoe mais é bem feito para o seu São Paulo!
    Há, sou o mais novo membro do Boteco do Balaio! Meu primeiro dia hoje. Ainda estou aprendendo a navegar no boteco mas, me deparei com um texto da Aliz sobre a amizade que me impressionou, como falei para ela só tive uma emoção assim com os textos do saudoso Arthur da Távola, antes de ser político, claro, no livro “mevi TVendo” lembra?
    Bom, viva suas vaquinhas e seus Tucanos. Viva seus momentos de tranquilidade, e curta o Muricy!
    Bom fim de domingo, e boa pizza!!!
    Abraço,
    Marcus Benedictus

    1. Ahá! Então você está por aqui, Benê? E fazendo inveja pra mim, nesse paraíso aí em que mora… vixi maria!
      Hummmm… tô toda cheia, falando bem do meu texto, ai ai ai. Obrigada pelo carinho, e saiba que o Boteco está feliz com a sua presença.
      Beijos

    1. não esqueçam de ganhar a libertadores viu, não basta ter passaporte para conseguir disputar campeonato mundial interclubes de verdade. Precisa ganhar a libertadores

  2. Ora Ricardo,

    Meu conselho é você desencanar, aceitar o Verdão belobelo chegando devagar. Pô, a gente está há tempos sem ganhar. E o quinto título brasileiro vai fazer muito bem, antes do bi na Libertadores.
    Fica frio e curta os tucanos (os verdadeiros, tá? aqueles que só embelezam nosso céu)

  3. Kotscho,
    me perdoe o atrevimento, mas voce é um fofo!!! Amo ler o que voce pensa, e amo ver o teu rosto, cordial e iluminado, nesta foto aí ao lado.
    Obrigada!

  4. Agora…sobre estes tucanos que estão aparecendo por aí, e que nunca voce os havia visto, ouvi hoje cedo na RADIO BALAIO, que de acordo com os estudos do Dr. FerraFerra, insigne cientista da UNICRA, Universidade Independente do Crato- Ceará trata-se de um mal que vem acometendo esta epécie, o Delirium Imponderatum. Em vista de não conseguirem superar os Luloruns Erectus na luta pelo poder, se desorientam e entram neste estado de total perda de noção de espaço, ficam divagando por todos os lados.
    Encontraram dois deles, voando com um bando de urubús, em volta de uma vaca morta, lá em Ijuí no Rio Grande do Sul.

    Dr. FerraFerra, também disse que um ótimo remédio para depressão, é comprar uma espingardinha de chumbinho, e ficar atirando neste bichos.
    Passa esta pro teu funcionário o Zé Telles, fala pra ele que é tiro e queda.

  5. Boa noite! Esse sujeito ainda tem o direito de dizer que é um conhecido de infância e quando acontece com parente do famigerado sangue . Aí faz o quê?////////

  6. …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………….Kotcsho?!
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………..Quãndo você for fazer,…..”poema”,
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………..ou,
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………..”crônica”,….sobre a vida no,…. campo,
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………..a natureza,……o vento,……as nuvens,
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………..o córguinho,
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………..enfim,
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………..tudo que tem no teu sítio,
    …………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………….evíte,
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………..cértos tipos de,
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………. “pássaros”.
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………..Éssa da,… REVOADA de,…”tucanos”,…foi,….fó..!
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………….hein….!
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………Eu sei que os bichinhos não tem CULPA de serem
    …………………………………………..usádos
    ……………………………………………..por,
    …………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………. “mãmíferos”
    …………………………………..inescrupulósos,
    ………………………………..como,… LOGO-marca.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……..Mãns,…você acaba “estragando”,.. a tua,…CRÔNICA.
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………..

  7. Primeiro tenho de dizer que gosto muito de “suas notícias”, é um modo interessante de ver as coisas. Pode-se dizer que temos um pouco a ver com esta história do campo, é triste ver crianças que “ajudamos” a cuidar fazendo besteiras, é desanimador…Quanto ao nosso São Paulo, ainda sou da teoria do Jason e a esperança é a última que morre!!!

  8. Carissimo jornalista RICARDO KOTSCHO…
    No meio de tantas conturbações politicas e cotidianas,onde não temos tempo de admirar a santa natureza,justamente você um atarefado jornalista que bem representa a massa popular em todos os segmentos da politica nacional,ainda tem tempo de dar uma escapadinha num dia maravilhoso como o de hoje(domingo 27/09) e se dirigir ao seu sítio com toda simplicidade de um campônes e admirar a fauna e a flora.
    Não é comum termos tempo para admirar a beleza da natureza,só os sábios assim o fazem,pois a vida e nosso dia a dia não é só de trabalho.Quem não gostaria de passar um maravilhoso dia de sol num lugar calmo,sem o barulho e a búzina dos carros e sem a poluição da dos grandes centros urbanos;mas não:se num dia maravilhoso de folga não formos na barulhenta praia do litoral praiano,ficamos a mercê de tudo que é loucura no habitat de nossa louca cidade.
    É isso ai KOTSCHO,você dando um belo e maravilhoso exemplo para todos nós seguidores do seu blog:NÃO DEVEMOS ESQUECER DE ALGUMAS VEZES NA VIDA PASSAR UM FINAL DE SEMANA COM:”O BARULHO DOS VENTOS NAS ARVORES,OBSEVANDO A INVASÃO DE TUCANOS.”
    Nosso muito obrigado pela lição de vida e a política continua para todos nós…
    Este é o meu comentário neste domingo de muito sol…
    CICERO GOMES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Aguardando moderação, então lhe digo que o seu verdão está muito “BAM” por que o “TIMÃo” foi roubadão………….. tá moderadão???????????????

  10. Ótimo texto Ricardo!

    Bem leve pra começar a semana.

    Eu, e sei que também muitos, adoram sentir essas coisas do campo.
    Mas no meu caso, isso não dura muito não.
    Sinto falta do barulho, do corre-corre, e das loucuras do dia-a-dia.
    Acho que essa porcaría entra no sangue, e acaba viciando a gente.
    Muita calma, me deixa nervoso rsrsrs.

    Mas valeu meu caro…boa semana pra todos!

    Robson

  11. Tem a ver sim, com todos Kotcho, com todos.
    Talvez seja o resultado da invasão do crack, agora em todos os interiores do país.
    Os crimes ligados a droga aumentam em todos estes lugares, roubos, assaltos, e violências de todo tipo.
    Muitos pais devem estar preocupados, como o seu caseiro, pois o amigo dos filhos que ele viu crescer pode um dia em plena “nóia” da droga, apontar uma arma para alguém em troca de uns reais para seu vício.
    Talvez o povo acorde para a sabotagem moral, social, física e mental, que a droga provoca em um páis.
    Ou talvez precisem de um viciado alucinado lhe roubando para acordarem para a realidade.
    Valores pessoais como o do seu caseiro é que mantém esse país ainda de pé.

  12. Muitas vezes sentimos um desejo imenso de escrever sobre nossos pontos de vistas ou sobre o que pensamos diante da realidade subjetiva que caminha para sua consecução. Sabemos das divergências de pensamentos de quem poderá ler nossos textos e as dificuldades que temos na sua elaboração para não ferir a ética, os princípios individuais ideológicos de cada um e não perdermos seguidores que porventura venha se sentir ofendido ou adversário.
    A natureza com seus recantos apropriados para uma boa meditação e reflexão, dita-nos, com suas simbologias, as melhores mensagens e podemos escrevê-las maquiadas de metáforas suaves que desperta em qualquer leitor um sentimento de verdade, um sinal de alerta para atentarmos ao futuro com os pés no presente e a lembrança no passado. Talvez isto não venha ao seu caso nesta sua maravilhosa redação.
    Moro próximo ao Pantanal Sulmatogrossense, uns 350 km distante dos lugares bonitos. Lá é natural que encontremos todos os tipos de aves e outros animais, principalmente jacarés. Mas, também, tenho visto no
    condomínio onde moro a presença de curicacas, inclusive conseguí registrar em fotos da janela de meu apartamento a visita de um casal delas sobre os topos de outros blocos do residencial.
    Como conheço a região antes da construção deste residencial e sei que aquí era uma área brejeira e alagada com até nascente de riacho; e como sei que a maioria das aves carrega em seus genes uma orientação magnética hereditária que as levam aos lugares de suas origens, não estranhei essa visita que vez por outra se repete. O seu caso, diferentemente, faz muito tempo e você não havia visto cenas maravilhosas assim.
    Os tucanos também sempre passam por aquí, mas só em vôos rasantes, ainda não vieram fazer festas. No município de Bonito eles dominam os pomares. Em Miranda também.
    Minha preocupação com o nosso belo Pantanal é que as autoridades políticas não coseguiram mudar o nome do Estado de Mato Grosso do Sul para Estado do Pantanal e agora estão com um projeto de inclemtação de usinas para álcool e pantação de cana-de-açucar nas áreas que poderão trazer um desastre irreparável para o meio ambiente pantaneiro. Dá a impressão que é um forma de revange, já que também não conseguiram mudar o fuso-horário do Estado onde o Astro Rei se despede por último.
    Que os tucanos continuem invadindo seu sitio em Porangaba. Plante baste mamoeiros eles adoram essa furta e sei que que nesse teu recanto sempre terá um espaço para o cultivo de mamão e as revoadas de tucanos lhe inspirará mais texto magníficos como este.

  13. Ricardo, fora o Brasil todo tão correto como o seu José Telles e teríamos uma outra nação. Aliás, eu costumo dizer que ainda existe uma grande lacuna na históra brasileira que é a história da grande corrupção brasileira. Vc sabe, eu sei, todos nós ouvimos as histórias ao pé do ouvido depois de uns dois uísques, a gente sabe quem meteu a mão , como meteu a mão, mas a gente não pode falar, a gente não tem prova e quem tem prova tem medo. Vc imagina quantos tomos daria a “História da Corrupção no Brasil” ? A gente poderia dividir por tópicos assim : a corrupção na política, nos esportes, a corrupção nos grandes negócios, a corrupção na igreja e nas igrejas, a corrupção policial . Vc já pensou nisso? As grandes e verdadeiras informações que recebemos são justamente em off. É um carinha que viu, que sabe, que frequentava a casa , que via a sacola preta chegar…
    Em off , a gente sabe tudo, mas ninguém tem peito de escrever, porque teme pela vida. É isso, não quis ser pessimista não, adoro a natureza também, estou criando 3 sabiás numa área esquecida aqui de Sampa, enfim. Mas não é verdade essa história de quem vai narrar a grande história da corrupçao brasileira? E parabéns ao Zé Telles . E olha, felizmente , tem mais gente como ele. Mas precisava ter muuuuuuito mais. bjs
    Mathilde

  14. QUE LEGAL, É ISSO MESMO.MORO EM MINAS E MEUS PAIS EM UM SÍTIO EM REGIÃO SE CERRADO. eU NUNCA IMAGINEI QUE HOUVESSEM TUCANOS POR ESSAS BANDAS , MAS ELES EXISTEM. MINHA MÃE JÁ IDENTIFICA O RUÍDO QUE ELES FAZEM , DE LONGE. ACHO ISSO MUITO BOM . É O CONTATO CONSTANTE COM A NATUREZA QUE ACABA APURANDO OS OUVIDOS. uM ABRAÇO. vI.

  15. GOZADO!!! Invadir o pobrezinho do Honduras para ajudar um golpista caricato COMUNISTA pode; Invadir qualquer país sanguinário como Cuba, não pode; Pinochet, assassino, saguinário… CADEIA NELE!! FIDEL CASTRO, assassino sanguinário… TAPETE VERMELHO PRA ELE. Militar Argentino matou 3 pessoas.. Cadeia Nele!!! BATISTI matou 4 pessoas…Salva a pele dele! Voces nem disfarçam ….. seus fazocas do Che GUEVARA.

    1. Oreçique não perca seu tempo,daqui a pouco vc será censurado,mas que os esquerdinhas desse balaio não sabem porque tomam borrachada não sabem…mas tomam.

    2. Oreçique,

      Que prazer velo novamente com esta retórica revolta nada a haver novamente.
      O que tem a haver um passeio no sítio com a invasão de honduras? Com Cuba?
      A vida não é só politica, ditaduras e outras coisas no nível.
      Lembrei, já te falei do Stanislaw. Agora será o JÔ Soares. Lembra aquele personagem Sebá?O ultimo exilado? Vou te apresentar a ele e com certeza ele vai criar o Oreque, o ultimo revolucionário no Brasil. Cara esta sua retórica já foi abandonada até pelo pessoal do PSTU! Não tem mais lugar para isso. Você [é novo? Viveu os anos de chumbo aqui no Brasil? Seu sonho é ser torturado? Preso nos porôes do DOPS, DOI CODI, DPPS alias, sabe o que é isso?
      Você sofre de alguma doença que paraliza as pessoas no tempo?
      Para com isso! Faz o seguinte: Bota uma calça jeans, uma camiseta preta, uma boina, deixa a barba crescer, arruma um megafone, se moras em Sampa, vbai para o viaduto do chá, se no rio, vai para a cinelandia, se em curitiba vai para a rua das flores, em fim, vai para o local mais badalado da sua cidade e ponha seu discurso para funcionar e ver no que vai dar. Mas, poupe a nossa paciência. Respeite o tema pelomenos.
      Orecique,
      Tu é chato!!!

      Marcus Benedictus

    3. Me esquecei.
      Afinal. você é direita, de esquerda, de centro o que é afinal.
      Hà, é de cima! Não?De baixo! De fora ou de dentro?
      Você tem lado ou é redondo?
      Se define por fsvor|!!!

      Marcus Benedictus

    4. Marcus Benedictus:
      ¨O preço da liberdade é a eterna vigilância¨ (já ouviu isso né o Candian???)
      Em tempos de Hugo Chaves,Zelaya,Foro de SP,Marco Aurélio Garcia….isso é mais atual que nunca.Tá certo o Oreçique.

  16. Olá sr. Ricardo. Sou de Porangaba e moro atulamente em Itu, e, sem o exagero característico desta minha segunda terra mãe, já ouvi muito “falar” do famoso jornalista que tornou-se filho de Porangaba. Hoje o descobri aqui e terei o prazer e o privilégio de acompanhar seu trabalho. Ah, por favor, diga para o Zé Telles que eu também sentiria o mesmo que ele sentiu. Abração.

    1. Quê que tem a ver uma coisa com a outra?, ele gritou fora FMI e com um bom trabalho já domou ele, você tem visto alguma missão do famigerado vir aqui dar pitáco na nossa política econômica, mas se você não sabe o Lula também gritou muito contra o golpe militar de 64 no Brasil, portanto a posição dele em relação a Honduras é coerente, o FHC também se for coerente apoirá a posição do governo já que lá o presidente deposto pelos golpistas, foi condenado com o pretesto de ter tentado fazer o que ele próprio (FHC) fez no Brasil, ou seja: alterar a constituição para incluir o direito de reeleição, pra quem não lembra e principalmnte pros que estão dando pití desde a reeleição do Lula, quem inventou isso foi o FHC, vai reclamar com ele.

    2. Sr Léo
      Fico cá com meus botões,já pensou se não tivesse existido a ditadura no Brasil?Onde o Lula estaria nesta hora?¨Trabaiando¨ numa fábrica,feira,um comerciozinho….Você acha que elenão agradece de joelhos todas as noites o bendito Golberi que viu e investiu naquela figura do ABC paulista,para anular a liderança maléfica do Brizola ,Arraes e outros que estavam a caminho após a abertura?Eu não tenho dúvida.

  17. Caro RK e amigos balaieiros,
    Este final de semana estive lendo, assistindo os noticíarios e quero expressar uma coisa…
    Como um Presidente de um País pode ter uma aprovação de quase 80% de sua população e uma meia duzia de gralhas( pois só gritam e naum fazem nada), além de privatizar e quer implantar um regime de estado minimo nesse país, pode estar na frente na corrida presidencial?
    Ninguém me disse o que o SENHOR JOSÉ SERRA fez pelas duas crianças que foram cobrar as dividas de campanha no espaço Minas( Comite eleitoral dos Tucanos), mas esperem que vocês terão uma resposta nas urnas .
    que venha o SERRA, que depois ninguem reclamar que perdeu um fraco, se Ele é popular, imagine a classe pobre(E,D,C ) despejarem os votos.Coitado Deles.
    Dilma Lá, Ciro Lá, Marina Lá, menos Serra Lá.

  18. bom dia Kotscho,

    bom dia balaeiros,

    E isto que mais gosto no seu blog,nos mostrar que e possivel ter paz no mundo,e o ser humano honesto que e seu caseiro,apesar que na minha humilde opiniao Kotscho ser honesto nao e merito,temos obrigaçao de ser honestos, antes que alguem me esfole viva deixe explicar,quando crianças nossos pais nos passam valores e educaçao,eu me recordo de coisas que meus pais falavam para os filhos todos os dias,chegava a ser chato,porem como dizia meu pai,e para nao esquecer nunca,principalmente quando for tentado a fazer algo errado.ai começava a martelar no cerebro tudo que ouvia diariamente em minha casa.

    abraços

  19. É a China Comunista sim senhor está comprando minério da Vale e investindo no Brasil bilhões de euros . E no blog lá em cima um pseudo cidadão fala de comunistas com um desrespeito e preconceito que não existe entre os alfabetizados. Só pode ser analfabeto mesmo. A China é Comunista com muito orgulho e está fazendo escola. Os EUA estão se transformando em um país comunista também. Estatizando a saúde , como meta do governo Obama !!! E estatização dos bancos e das agencias hipotecárias . Assim que os EUA mudarem o sistema para comunista puro, este nosso analfabeto acima vai bater palmas pros comunistas. E a cachorrada só aplaude os mais fortes. São os mesmos covardes de sempre . Gostam de bater nos mais fracos, mesmo assim com seus capangas . No mais boa sorte fedelho. Haveremos de nos encontrar quando o sistema capista ruir de vez .

  20. Oi Amigos bloguistas e caro Ricardo K

    Neste pequeno comentário sobre o Zé Telles o caseiro inconformado, me veio a seguinte lembrança:

    Quando adolescente nos meus 14 anos de idade, meu sonho era ter um relógio, como as condições financeiras eram precárias, meu sonho só foi realizado quando achei um.

    Caminhando para a escola, no chão avistei um relógio, embora de visor pequeno era um relógio masculino, fiquei contente e guardei no bolço. Logo mais na frente vinha um vizinho que nos chamavamos de soldado, era já um senhor, êle me perguntou se eu havia achado um relógio, e na cara de pau talvez não pois eu ainda muito jovem, respondi que não.

    Aquele fato me marcou muito, pois não querendo abrir mão do meu sonho , eu menti, e olha que êle me perguntou três vezes, e como Pedro neguei. Passei a usar o relógio só na escola, pois tinha receio do meu Pai, pois o velho era muito rigoroso nestes assuntos. e o tal Soldado era seu amigo.

    Caros amigos, depois de ter perdido também o tal do relógio, nunca mais qiz ter um, e até hoje em dia não uso mais tal objeto, pois fiquei traumatizado, com minha atitude.

    Hoje o lema é ACHADO NÃO É ROUBADO, QUEM PERDEU FOI RELACHADO.

    Bem maisi tarde , quado minha filha com uns 6 anos de idade achou R$15,00 e ficou toda alegre, eu lhe falei filha vamos ver se aparece o dono, e não deu outra, apareceu um menino procurando o dinheiro, dizendo que saiu para fazer compra e perdeu o dinheiro, devolvemos , e êle falou chorando que se fosse prá casa ia apanhar da mãe, pois era o único dinheiro que tinham em casa.

    1. …Celso..?!
      ………………Uma vez eu estava sentado naquelas jardineiras
      ….que tem na avenida paulista,….passou um cara tomando
      ….sorvete,….e colocando uns “papéis” no bolso.
      ……..Porém,…ele colocou meio sem jeito e todos caíram
      ……no chão.
      …….Eu fiquei vendo meio de “longe”,…uns 5 metros,..mais ou menos,….mas não fui lá ver o que que éra.
      ……Daí,…vem um outro cara de bicicleta pela calçada,
      ……….ólha aquele monte de papel espalhado no chão,
      …………….PULA da bicicleta que nem loco,…e começa a catar,… tudo.
      ………….. Éra tudo dinheiro que o carinha do sorvete,…tinha
      ………………deixado cair.
      ………………..Daí eu pensei……………:
      …………………”achado não é roubado,….. e sê você não péga
      …………………….lógo,….outro,..péga….”
      …………..E o dono,…não voltou lá,… não,…prá procurar o
      ………………….dinheiro.
      …………………………………………………………………………………………………

  21. É como eu disse, para que Ricardo Gomes seja considerado uma revelação, precisa apresentar muito mais.
    Se por um lado tivemos a falta de sorte do erro lateral que acabou se enrolando com o goleiro e deixando a bola para que o Ronalducho fizesse o gol, tivemos a sorte do juiz não ter assinalado o impedimento do Washington que empatou o jogo. E por falar em juizes (árbitros), como estamos mal desses profissionais. Temos de selecioná-los para que apitem o maior campelonado de futebol nacional, não pode continuar asssim. O meu SPFC têm de contratar um centro-avante, pois, esse ganha de presente um gol, sabe que não pode tirar a acamisa, leva um cartão amarelo por isso, prejudica o time levando um vermelho depois, que fica com um jogador a menos. Essa diretoria, tem de enxergar, não é possível! E quer disputar a Libertadores…só se for para dar vexame…aí dispensa o técnico e acha que tudo está resolvido. ´Não ganha nem dos últimos colocados e acha que está com uma ”seleção”!

  22. Caro Kotscho,

    Estar na mata, perto dos bichos e das plantas é como estar num templo. Faço isso quase frequentemente, e considero que viver somente na cidade ou no meio urbano mata mais depressa o ser humano. Continue, com frequência corriqueira, a viver mais perto dos tucanos e de outros bichos que a natureza nos presenteia. Aqui no cerrado, na Chapada dos Viadeiros, próximo ao povoado de São Jorge, Alto Paraíso os tucanos e araras sempre nos visitam para a nossa alegria. Sei qual o sentimento quando se olha passáros tão belos.

    Abs

  23. Ainda bem que nenhum desses tucanos tentou roubar sua carteira né rsrsrsrs, a violência no campo anda grande.
    Em relação ao futebol, é uma ciência complexa e não exata. Como bom corinthiano que sou, só jogo a toalha quando matematicamente for impossível conquistar o título.
    Meu timão é o time da virada é o time do AMOr.

  24. Honduras ou futebol ? Resposta : Honduras . Há quem diga que o Brasil rompeu relações com Honduras, o que é uma séria desinformação , normal em quem quer criticar o governo simplesmente ou não le as noticias de todos os jornais brasileiros e internacionais como o “Le Monde” ou o Le Figaro , Washington Post . O Brasil simplesmente não deixou seu embaixador em férias no Rio de Janeiro voltar para a embaixada em Honduras . Ponto. Explicado , agora vamos ao mais importante. O vice presidente José Alencar disse que o Brasil deveria , ou poderia, ou qualquer coisa que quizer , ….. ” ter a bomba atomica” , ou “fazer a bomba atomica” . e muitos bla… bla …. bla , e o Brasil está desperdiçando a última janela aberta para se produzir a sua bomba atomica . Depois desta janela nunca mais . Vamos ficar com as flechas e tacapes e eles com a arma de pólvora. Vamos ser dominados . Já ouviu aquela música . Vamos dominar a sua praia . É o que eles vão fazer no futuro com o Brasil . É assim que caminha a humanidade . Bobeou o cachimbo caiu. Agora são os seguintes os países com bombas atomicas . EUA , Russia, Ucrania, China , India , Paquistão , Coreia do Norte, Inglaterra, França , Israel , e finalmente Irã em último já tem a sua bominha . O Brasil que não é bobo nem nada , já vai comprar os aviõeszinhos da França (potencia nuclear) para se proteger, já que no Brasil não tem homem !

  25. DENÚNCIA – SERRA GASTA R$ 26.000.000,00 COM “PESQUISAS”

    Por falar em pesquisas eleitorais, o Governador José Serra está, sim, usando dinheiro público para contratar empresas para prestação de serviços de suporte para implementação de solução de gestão de conhecimento e geoprocessamento, para implantação do Programa de Avaliação pelos Usuários de tudo que se pode imaginar.
    Tal nome pomposo, entretanto, esconde outras idéias. O que você vai conhecer agora, é prática iniciada há dois anos pelo Governador José Serra e, claramente, foi fruto de artimanhas de seu Gabinete. Não foram fatos isolados. Nem esporádicos. Até o momento, foram gastos R$26.050.450,00 em preparação de informações para a campanha de 2010.

    Pesquisas podem ser feitas a qualquer momento, são legais. Mas deixam de sê-lo quando os resultados, por exemplo, não são divulgados ou não são feitos para vir à público; são ilegais quando os resultados ficam restritos e não resultam em ações ou sequer tentativas de melhorias caso apontem problemas, mas transformam-se em estatísticas positivas numa tortura de números em favor do contratante, especialmente em períodos eleitorais.

    Pesquisas são ilegais quando não são isentas de interesses próprios; quando o pesquisado é obrigado a responder e colocar mais dados pessoais, além de e-mail e telefone celular.

    São ilegais quando pegam esses mesmos dados pessoais e os entregam à empresas privadas sem consentimento ou conhecimento do pesquisado.

    Quem, como eu, esperou pelas respostas e ações durante este tempo todo, mas só o que viu foi um crescimento desesperado de negócios, não pode mais ficar aguardando.

    Chegou a hora de contar esta história.

    Pra que gastar nosso dinheiro FDP! Você NUNCA será presidente!

  26. Espero que o Sr Teles melhore. Oro para que isso aconteça. Pessoas como ele precisam viver muito para reafirmar principios que estão desaparecendo. As coisas desagradáveis da política só são espelho de nossa sociedade. Eu, eu, eu em primeiro lugar.

  27. Ricardo, sempre gosto muito dos seus textos, embora nunca tenha feito nenhum comentário neste Blog. Mas, algo me intrigou no post. Eram Tucanos mesmo ou Araçaris? Porque tenho visto muitos araçaris pelo interior do Estado, que chegam bem próximo das cidades fugindo das áreas agrícolas, com agrotóxicos.
    De qualquer forma, creio que sejam da mesma família, embora bem menores.
    Abs,

  28. Oi Kotscho!
    Você publicou um post digno dos dias lindos que tivemos neste final de semana. Puxa, que saudade do sol, do calor e de palavras como essas suas, que nos fazem lembrar o tempo que perdemos com coisas menores. É estando em contato com a natureza e a tranquilidade que conseguimos nos conectar a nós mesmos, ao que temos de mais íntimo e verdadeiro. Quem não teve o privilégio de estar em um lugar como o descrito por você, pode, pelo menos, viajar por meio de suas palavras a um lugar com cheiro e gosto assim, como que nos contou. Obrigada!
    Mas óh, o título é de dar sustos (risos). “Invasão de tucanos”, você sabe, já deixou muitas orelhas em´pé… kkkkkk, Muito bom!

    PS: Por que você não leva um Floral de Bach para o seu caseiro? É um santo remédio (que na verdade não é remédio como esses porcarias que vemos por aí) para a alma. Vale a pena!

  29. A sua crônica acima me traz o gosto ou sobejo da saudade dos tempos em que, vivenciando a mocidade, não éramos circunspectos, não tínhamos responsabilidades de vulto nem estávamos mergulhados em ansiedades nocivas. Vez por outra, faz-se essencial mergulhar a alma imortal na imortalidade das paisagens. Rio das Ostras está distante poucos quilometros, pela serra deste meu rincão nas montanhas friburguenses. Para lá me mando à busca do refrigério necessário; gaivotas adejam à atmosféra iodada, elegantes e famintas sempre, bem diferentes dos tucanos vistos por vocês pulando de galho em galho. Dilze Lima – uma comentarista – tem dúvidas sobre se seriam Araçaris em lugar de tucanos. Não importam, Tucanos ou Araçaris. O que vale nesses deslocamentos é justamente se estender a alma ao sol das praias ou dos campos. É questão de gosto e de vivenciar o que se tem ao alcance das mãos.

  30. que os tucanos invadam sor o seu sitio,e naum xeguem nunca mais ao ´poder,quem inventou o bolssa familia foi o pt,e quem inventou reeleiçao foi o fernandao

  31. Caro Kotscho. Gostei de saber que vendeu o seu gado e está cheio das “bufunfas”. Estou aguardando o convite para tomar um chopp por sua conta. abraços.

  32. Hummm…
    Latinfudiário heimmm, cuidado que tem uma turma de camisas vermelhas que gostam de invadir, e se souberem que lá é reduto tucano eles acampam na porta.
    Com cabeças de gado então, nossa.

    Bem o divertido na semana é o tricolor tentando convencer a Fifa que é facil estacionar no Morumbi e que lá todo mundo consegue ver o jogo e fazer xixi num lugar decente.

    Agora pouco ouvi na rádio Bandeirantes um daqueles cardeais do São Paulo, afirmando que tanto Palmeiras quanto o Corinthians sempre foram bem recebidos lá.

    Por essas que o Morumbi está a beira de um veto, o sujeitinho cara de pau sô !!

    O reporter deveria refrescar a memória dele com o episódio dos buracos, ou então com a história da cota dos ingressos.

    Tricolor plantou, o tricolor colherá o que plantou.

  33. Prezado Kotscho.
    O mundo está precisando de ouvir mais o barulho das árvores, o frescor das manhãs nas montanhas, da poesia do por de sol, do cheiro gostoso dos manacás, enfim, o mundo precisa sentir saudades de si mesmo. Parabéns pelo artigo e fico feliz em sabê-lo sãopaulino, como eu. Afinal nem todos são perfeitos, né?!!!! Um longo abraço fraternal e saúde.

  34. O barulho do vento nas árvores…
    Parece título de livro.
    Me fez recordar a minha infância na doce São Joaquim – SC.
    No verão eu deitava no meio das flores silvestres – amarelas – debaixo das árvores onde as abelhas do vovô vinham buscar matéria prima para fazerem o mel. Quando o sol passava no meio das folhas eu pensava: esses raios são anjos que descem e me protegem de todo o mal. E quando o zumbido das abelhas fazia coro com o assovio do vento eu cantava junto: Ave Maria! E o incrível é que o sino da igrejinha de madeira sempre tocava na mesma hora. Acho que a menina de 5 anos seguia a intuição e esperava debaixo daquelas árvores de flores cheirosas até as dezoito horas. Mesmo sem saber que era essa a hora da Ave Maria. O velho sino marcava o tempo na fazenda da Vó Joaquinha, descendente de indígenas. Vó que nos contava lindas histórias nas noites em que a neve caia na minha amada São Joaquim enquanto o pinhão fervia pendurado num gancho sobre o velho fogão de barro.
    Belos tempos.
    Obrigada pela sua bela crônica que me levou por alguns momentos à minha doce infância em São Joaquim – SC.

  35. No mundo global,da era eletronica de comunicação,não diferencia-se,quer no campo,quer na praia ou na Megalopole que nos tolhe e nos sufoca. Seja onde estiver-mos estaremos sempre recebendo sinais que evidenciam-se como reflexos de um mundo globalizado,mesmo atraves de imagens e atos quer da natureza ou de seres humanos.
    Ou seja: Os tucanos nas arvores,em bando mas desunidos nos faz lembrar dos humanos loucos para saber quem tem o bico mais verde amarelo,para escrever o seu nome no cenario politico nacional. Ao querido Zé telles resta só a preocupação do alastramento até em lugares quase que sagrados,do maldito produtom vendido pelo pobre diabo chamado Datena….Ah!!! meu caro Kotcho!!! O mar é o mar e Toque,Toque parece ser Pequeno,mas o Geande refugio para se sentir O Homem(Spencer Tracy) e o mar!!! A Vida é um movimento constante que se escoa sem parar.Pense na Vida,pense na sua Imagem Verdadeira!

  36. Cuidado com o teu gadinho Kotscho.
    Tem predadores para esses bichos também.
    No caso o MST…G.
    Movimento Sossega-Trabalho… e Gado… dos outros.

    E no caso dos tucanos, são aves predadoras dos filhotes das outras aves.
    A passarinhada endoidece para proteger seus ninhos.

  37. Quem provoca mais atos absurdos contra visitantes,no futebol brasileiro.Qual é a torcidinha mais infame que existe no Brasil.Qual é a torcida que sente mais inveja por ser o CORINTHIANO o mais Fiel dos torcedores brasileiros.Qual é a torcida que é mais copiadas quando trata-se de apoiar até nas derrotas o time do coração.Qual é a torcida que elege um torcedor fiel para desbaratar quadrilhas como a de Juju que rasga estatutos. Qual é a força que faz renascer um clube jogado a sarjeta por um velho 71 e sua netinha gangster e ladra em conjunto com outro velho sordido.Qual é a primeira torcida a ter uma escola de samba CAMPEÃ e ser invejada por muitas,e por inveja faz um samba de branco quadrado!!! Chama-se Gaviões da Fiel,uma torcida que tem um time!!!! E não um time que tem uma torcida!!!
    O DIFERENTE É SER DIFERENTE!!!escudeiro da fiel…….PS.:
    Apedrejar o onibus do Timão,é o reflexo da mente sordida do velho Juvenal Juvencio!!!

  38. Depois do jogo do Atletico X Santos neste ultimo final de semana pelo brasileirão, fiquei com a ligeira impressão de que o Galo das Minas Gerais vai ser o campeão . Mesmo com a arbitragem e a cartolagem funcionando contra o time mineiro , …. vai dar Galo na cabeça . E aproveitando pergunto: Porque o Brasil é um país tão pobre em tudo ?
    – Vejamos : – 1ª Guerra Mundial – Brasil é passado pra trás e fica com dívida da guerra . – 2ª Guerra Mundial – Brasil entra na Guerra , supre os aliados de viveres e borrachas, cede bases em Natal combate os alemães , livra a Itália e ganha uma dívida enorme de guerra. Segue….. O Brasil não consegue trazer nenhum cientista alemão . O que vem para o Brasil são mercenarios do exercito que não contribuem em nada para o desenvolvimento do país . O Plano Marshall é elaborado e o Brasil fica de fora. O Brasil é um país descartável declara o Presidente dos EUA e mais tarde de Gaulle diria : Plano Marshall para o Brasil pra que?
    ” O Brasil não é um país de Homens sérios” …. o que resultaria em dizer . ” O Brasil é um país de palhaços , idiotas, preguiçosos, enganadores, corruptos, que não gosta do próprio povo , que são sacanas com o próprio povo …. daria na mesma ” !!! O Brasil mesmo estando ao lado dos aliados não pode desenvolver seu programa nuclear . Passou na frente do Brasil , …. a India, o Afeganistão, … o Paquistão …. , a Coreia do Norte …. , Israel (que o Brasil deu o voto de minerva atraves do Osvaldo Aranha para criação do Estado Judeu, já tem a bomba atomica há várias decadas) , etc…. ! E o Brasil ?
    Já dizia de Gaulle . ” O Brasil não é um país de homens sérios ” . o que daria dizer o mesmo … ” O Brasil é um país de bobões, idiotas, corruptos, bananas, palhaços, que não gosta do proprio povo , o quintal de um país que todo mundo sabe que eu não vou dizer !!! Então …. Brasil, acorda ! A última janela para a bomba brasileira ainda está aberta. Depois nunca mais ! A Coreia e o Irã já garantiram a sua . A Coreia já diz : ” Vamos inibir todo e qualquer país que queira possuir a bomba atomica ” . Claro , eles já teem! Oi , abre o olho Brasil !!!!!

  39. O Cruzeiro e o Fluminense podem dar as mãos . O primeiro ainda não percebeu , não caiu a ficha de que nem na sul americana consegue chegar . O cruzeiro deverá abrir um banco em Minas Gerais . O nome ainda não foi definido.
    Ha quem diga que se chamará Crurrela ou Zécru , e outros ainda admitem que o Banco se chamará BancoRuelaCru.
    Mas mudando de assunto , estou sempre a evocar os melhores cérebros do Brasil de que os EUA estão por trás do golpe em Honduras . É a continuação do Bush para a América “Latrina” . As declarações dos EUA contra o Brasil no caso Honduras estão em todos os jornais . E ainda é certo o apoio ao golpe e a colocação de bases em Honduras. Os EUA estão por trás . E o bobão do Lula fica a puxar-saco do Obama emprestando até Us$10 bi para o FMI . Diga-se empresta ao FMI para os países que pegarem dinheiro deste fundo comprarem produtos norte americanos. E no caso dos aviões . França sem ditubir. Os EUA não são confiáveis e vetaram a venda dos tucanos de hélice para a Venezuela . E ainda dizem que o Brasil é um país soberano . Faz acordo com quem não tem escrupulos , dá nisso. Ve se de agora em diante o Lula acorda e se apoie nos Russos , nos Franceses. Americanos e Ingleses são personas non gratas. Leia História do Brasil . A ocupação do Brasil pelos EUA . Quem pensa que é melhor ser escravo aliado dos EUA está redondamente enganado. Os EUA vão matar os judas e os escariotes, ou seja quem ajudou e quem não ajudou . Vai fazer o que fez no Vietnan e no Iraque e o que está fazendo no Afeganistão .

  40. Caro xará,

    Sugiro uma matéria sobre o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, mostrando como as potências atômicas nunca cumpriram sua parte.

  41. Mais uma vez eu venho solicitar ao grande irmão IG , portal de grande necessidade publica para que abra os Blogs aos deficientes financeiros e aos interessados nos assuntos abordados. Tentei entrar na discussão de um assunto e não consegui . Tenho que ter senha , nome , registro, etc.
    Pior foi, ao consultar quantos comentários existiam num dos blogs , contei apenas dois , às 12h:30m do dia 29 de setembro de 2009 . DOIS COMENTÁRIOS !!!!! Se o IG gosta de perder espaço tudo bem. Não acho inteligente lançar um blog no site para ter apenas DOIS COMENTÁRIOS. Isto é veridicto . Basta tentar acessar os proprios. Em compensação o Blog em que estou enviando este comentário tem record de audiencia . Insuperável . Parabéns ao inteligente e democra KOTSCHO.

  42. O PT está colhendo os resultado daquilo que tanto contestavam. Eram radicalmente contra a globalização, ao socorro aos bancos, ä implantação so SBP, contra os investimentos externos. Lembram?
    Outro dia o primeiro ministro Japonês dizia ~as pessoas que não tem renda não devem se casar, pois uma pessoa sem renda não é uma pessoa digna”. No Brasil acontece justamente o contrário. Temos bolsa família, luz, leite, etc. As pessoas não são motivadas para arrumarem empregos. E empregos não faltam no Brasil. No sul, nas agroindústrias exitem milhares de vagas a serem preenchidas. Indústrias que não funcionam em sua capacidade total por falta de trabalhadores.
    Nossa carga tributária é de 36,5% do PIB e o governo nos dá em troca o quê? Não temos segurança, não temos um sistema público de saúde que atenda imediatamente às pessoas doentes (saudade do Serra!), a educação e’caótica. Criaram sistema de quotas ao invés de melhorar o sistema público de saúde. Mesmo eu sendo uma pessoa de cor, tenho vergonha das quotas para negros. Nós temos a mesma inteligência dos brancos e não precisamos desta dicriminação que apenas beneficia os preguiçosos, os acomodados. Uma Vergonha!

  43. Muito bom seu comentario sobre episodio Honduras pois o eleito tentou dar um golpe contra a constituiçao hondurenha e foi golpeado,realmente unica que nao permite reeleiçao.
    Ao tentar tosquiar saiu tosqueado.Mas nao sei por qual bicho o governo brasileiro se meteu nesta furada.
    QUANTO AO seu SPFC e lamentavel time de uma so jogada.

  44. Fiquei contente em saber que vc conhece Toque Toque pequeno.
    É o pedaço deste planeta que passei os momentos mais felizes de minha vida!
    Abraços e muuuuita saúde!

  45. Na matemática da eleição da sede olímpica, Brasi-Rio ganha medalha de ouro em adição.
    A votação para a escolha da sede das olimpíadas de 2016 mostra o quão foi inteligente e bem articulada a candidatura do Rio em relação aos representantes dos países que votam nas eleições. Vejamos:
    Na primeira votação:
    Espanha-Madri 28 votos
    Brasil-Rio 26 votos
    Japão-Tókio 22 votos
    Chicago 18
    Os Delegados dos países envolvidos não podiam votar, só voltavam a ter esse direito se seus países fossem eliminados.
    Na segunda votação:
    Brasil – Rio 46 ( o Brasil cresceu 20 votos. 18 dos que apoiavam Chicago e mais dois dos americanos que não votaram na primeira rodada)
    Espanha-Madri 29 (cresceu 1 voto, talvez de um americano descontente).
    Japão-Tokio 20 ( Perdeu dois para a Espanha ou para o Brasil)
    Na terceira e ultima votação:
    Brasil-Rio 66 votos (o Brasil acrescentou os 20 votos que eram para Tókio)
    Espanha-Madri 32 ( a Espanha cresceu 3 votos, provavelmente dos representantes de Tókio que podiam votar de novo. Felizmente a base de Tókio aportou na candidatura do Rio)
    Moral da história: quem mais somou foi o Estado Brasileiro. Somou concretamente pelos que lutaram por um país melhor, por um Governo como o de Lula, por Lula, pela economia que surfa em marola enquanto outros tomam vaca em tsunamis, pelo respeito internacional conquistado nos últimos anos, pela geopolítica da América do sul nunca ter sediado uma olimpíada, e pelos que acreditaram que nós poderíamos. Como numa greve, pelo lado dos operários, ou uma concorrência, pelo lado dos empresários, mesmo os descontentes, inseguros, do contra ou com senso de vira-lata, serão beneficiados, principalmente seus filhos e netos daqui a 7 anos.
    Foi bom acreditar nesse Brasil ser melhor por volta de 1980. Hoje e, desde a nossa chegada ao governo na primeira eleição de Lula, sinto que continuamos a fazer um pouco dessa história. A História dos que acreditam que podem.

  46. na disputa peleXmaradona meu voto é pra pele. o rei,além de ter feito que se sabe,pode provar com números,a sua superioridade.gostaria de poder me sentir assim com relação ao sr.luisinacio.queria saber em quanto por cento aumentou a aualidade do ensino,da saude,do emprego,da moradia,da qualidade de vida,da distribuição de riquesa.presado jornalista, peço encarecidamente ao sr.me fazer conhecedor desdes e de mais informes.antecipadamente agradeço.

  47. minha primeira decpção da semana foi a divulgação daquele relatorio do indice de qualidade de vida dos paises.ainda estou com umno na garganta,envergonhado e principalmente enganado.acho que nosso ex-pres.luisinacio devia vir a publico e,pelo menos tentar explicar o inexplicavel.é muito triste ver tanta gente sendo enganado.segue o rosario de lagrimas:1,2milhão de jovens ociosos,metade do país ganha menos de 415reais e a confissão de que não tem vaixa pra pagar a restituição do ir.desculpem o pessimismo,mas…….é preciso muito amor,como diz o sambista,é que prefiro ser realista.que N.S.APARECIDA NOS PROTEJA.ALELUIA!!!!!!

  48. fico enternecido e até agradecido quando homens como o sr.,o sr.SAKAMOTO e até O TASS tentam dourar a piLULA (desculpem o trocadilho) contando belas historias,passagens antigas e recentes de suas vidas e so lhes devolvemos choros,ranger de dentes ou elogios sem fundamento.eu,se tivesse talento para tal,ficaria conhecido como cético e pessimista,mas a realidade de um pais de terceiro mundo é muito dura.da infancia até a velhice a vida do pobre nascido em certos paises é,na realidade,só dor e sofrimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *