Sem prévias, pesquisas definem candidatos e alianças

Sem prévias, pesquisas definem candidatos e alianças

Como no Brasil não temos o salutar hábito das prévias, a exemplo do que acontece nos Estados Unidos, um fato político está ficando evidente nesta temporada pré-eleitoral: cada vez mais, não são apenas as vontades e os conchavos dos caciques, muito menos os programas partidários, mas as pesquisas que definem o quadro de candidatos e alianças para 2010.
Até o começo do ano, antes da safra mais recente de pesquisas, o quadro parecia definido com apenas dois candidatos disputando para valer a presidência. De um lado, Dilma Roussef, do PT, como candidata do governo Lula; de outro, José Serra, do PSDB, pela oposição.
Desde 1994, quando Fernando Henrique Cardoso foi eleito pela primeira vez, tem sido assim. Passando pela sua reeleição e, depois, as duas vitórias de Lula, a disputa praticamente se limitou aos candidatos do PSDB e do PT. Aos outros, cabia apenas fazer figuração.
Agora, parece que as coisas estão mudando, tantas são as variáveis produzidas pelas últimas pesquisas. A começar pela entrada em cena de um fato novo, a candidatura de Marina Silva pelo PV, o quadro está em constante mutação.
Pouco mais de um ano de antes de sairmos de casa para eleger o sucessor de Lula, ainda não sabemos quais os nomes que estarão na urna eletrônica, nem do lado do governo, nem da oposição, muito menos podemos prever quem estará no segundo turno.
Mas vai ser muito difícil, a julgar pela indefinição das candidaturas de um lado e de outro, o quadro ficar limitado a apenas duas candidaturas viáveis. O sonho de Lula de transformar a eleição num plebiscito sobre o seu governo, em comparação com o anterior, a esta altura parece cada vez mais distante da realidade.
Com a acentuada queda dos favoritos José Serra e Dilma Roussef no Ibope divulgado esta semana, e o crescimento consistente de Ciro Gomes, do PSB, até o papel do PMDB, o grande fiel da balança, ficou embaralhado nesta história.
Orestes Quércia, Jarbas Vasconcelos e Ibsen Pinheiro à frente, o PMDB serrista peitou esta semana Michel Temer, presidente licenciado da sigla e nome mais cotado para ser o vice de Dilma. Temer agora quer uma rápida definição da chapa governista, mas o PSDB e seus aliados no PMDB não querem definição nenhuma por enquanto. A ordem por lá é tocar a bola e deixar o tempo passar.
Pouco importa que o PSDB tenha nascido exatamente da dissidência criada pelo chamado “grupo ético” do antigo PMDB, que não aceitava mais o comando do partido nas mãos de Quércia em São Paulo. Da mesma forma, o PT já esqueceu tudo o que falava sobre o ex-presidente Sarney e sua turma. O que importa e está em jogo é o latifúndio de tempo que o PMDB tem na televisão, além dos seus palanques estaduais.
Pelo andar da carruagem, como não lançará candidato próprio, para poder se compor depois com quem ganhar, o PMDB permanecerá dividido e a maioria ficará com quem estiver melhor nas pesquisas no próximo ano.
Do lado tucano, há um consenso de que Serra, ainda com boa folga na liderança, só levará sua candidatura até o fim se tiver certeza da vitória na corrida presidencial. Caso contrário, vai preferir uma tranquila reeleição em São Paulo.
Do lado do governo, Lula e o PT estão fechados com Dilma, mas o que farão se Ciro Gomes, que também é da base aliada, continuar crescendo nas pesquisas e abrir uma boa vantagem sobre a candidata do governo?
Um ano antes das eleições americanas do ano passado, quem apostava um tostão em Obama contra Hillary na convenção democrata? E quem apostaria outro tostão de que, ao final das prévias, sairia uma chapa Obama-Hillary?
Como aqui não temos prévias, volto ao início do comentário: precisamos esperar as próximas pesquisas para saber que rumos os principais partidos e candidatos vão tomar. Os líderes políticos podem ser teimosos, mas não costumam rasgar votos.
Assim como alguns líderes do PSDB, a começar pelo ex-presidente FHC, ainda sonham com uma chapa puro sangue Serra-Aécio, os números poderão levar os governistas a montar uma chapa Dilma-Ciro ou Ciro-Dilma, caso o PMDB não apóie oficialmente nenhuma das candidaturas.
Só para encerrar: diante da importância que as pesquisas vêm ganhando nas eleições 2010, urge que o TSE providencie um controle rígido sobre metodologias aplicadas pelos institutos, que já começam a ser contestadas, para assegurar a lisura dos resultados apresentados.

79 thoughts on “Sem prévias, pesquisas definem candidatos e alianças

  1. Além deste controle que o Ricardo Kostcho comentou das pesquisas, o ideal seria ainda tentarmos aprovar algum controle da eleição com recontagem de amostras de votos impressos. Isso é interesse de todos os partidos devido à distância da eleição, nada está garantido ainda.

  2. Os institutos ganharam certo respeito nos últimos tempos, mas os arrubos de Carlos Montenegro, do Ibope, alardeando pelso quatro ventos que Serra vai ganhar, joga suspeita sobre as pesquisas.

    Montenegro, mais do que torcedor do Botafogo, mostra-se fanático pelo Serra, ao ponto de montar uma pesquisa em que testa vários cenários, tirando um outro suposto candidato. No entanto, não criou um cenário com Dilma sem Ciro e vice- versa.
    Ou seja, em todas as montagens estão lá os dois candidados tirando a preferência de um e de outro.
    Isto é uma malandragem.

    Por outro lado, ao fazer a pesquisa sobre a popularidade de Lula não questiona os pesquisados sobre se votam no candidato indicado pelo presidente. O Datafolha fez isso e levantrou que 42% votam em que Lula indicar.

    Grande parte da imprensa escondeu isso, mas está lá na pesquisa.

  3. Entender a corrida presidencial é a mesma coisa que entender a história de Lost.
    Eu se fosse o Lula deixaria a Sra.Dilma como boi-de-piranha e lançaria outro candidato, para tentar safar-se de afundar junto com ela. Depois dos rombos imensos no casco do barquinho da Dilma feitos pelo Ciro e pela Marina somente uma mudança rápida de estratégia salva a turminha do PT do afogamento. Façam suas apostas por favor!!!

  4. Caro Kotscho

    Voce tem razão por dizer que ainda é muito cedo para se fazer prognósticos com certeza absoluta das possíveis candidaturas e tem razão maior ainda que os políticos não estão aí pra rasgar votos e muito menos aqui pra rasgar dinheiro. O jogo do poder custa caro tanto aqui quanto lá nos EUA ou em qualquer lugar do mundo em se tratando de quem pode “arrecadar” mais votos e dinheiro para as campanhas eleitorais. Isso significa que pela capacidade de arrecadação voltamos a ter apenas duas candidaturas: a do Governo e a da oposição.
    O único partido brasileiro que ainda faz prévias é o PT e isso não há como negar mas para as próximas eleições o PT está fechado com Dilma para presidente mas não está fechado para os palanques estaduais com isso teremos várias prévias pelos estados e ao que tudo indica isso começa por São Paulo com as pré – candidaturas de Palocci ou Emídio de Souza prefeito reeleito de Osasco e a não ser que isso possa prejudicar a candidatura Dilma é possível que tenhamos prévias por aqui.
    Definidas as candidaturas estaduais da mesma forma voltamos à estaca anterior: a candidatura do Governo e a da oposição, o resto é figuração, irão apenas compor a cédula mas não serão páreo para as prováveis participações no segundo turno: a do Governo e a da oposição.

    Quanto aos institutos de pesquisas depois da ultima pesquisa do Vox Popoli bem diferente dos tradicionais Datafolha e Ibope do “tucano astrólogo” Montenegro duvido que sejam estes os que farão o papel principal na escolha dos nomes mesmo que haja “DINHEIRO” pois quem de fato decide eleições no Brasil são os mais pobres e a classe média baixa e estes não estão nem aí e nem aqui para conchavos e bastidores políticos. SÓ QUEREM SABER DE QUEM VAI MELHORAR MAIS AINDA AS SUAS VIDAS !!! O atual Governo ou a oposição ?
    E cadê o projeto dessa oposição ? É só CPIs ?

    1. Agora que a Dilminha já era,já era.Realmente o Lula teve um desempenho muito bom,fez igual japonês,o govrno dele aperfeiçoou o programa do FHC,taí o Henrique Meireles.

  5. Entao vamos fazer as contas . Estatística . Quantos milhões de aposentados tem no Brasil ? E quantos trabalhadores estão em vias de se aposentar ? No chutometro uns 10% representam na estatística os aposentaos . E mais uns 5% representam os trabalhadores que estão em vias de se aposentar . No chutometro também somos 190 milhões de habitantes e uns 100 milhões de eleitores entre 16 anos e até maiores de 60 que não são obrigados a votar. Então somados apenas os aposentados e os trabalhadores que estão prestes a se aposentar são 15% que representa 15 milhões de eleitores . Estes são certos uma vez que o movimento dos aposentados e dos trabalhadores foi um sucesso. Se o Lula continuar com a sacanagem contra estas duas classes , eles com toda certeza vão votar no SERRA . É de pesquisa . Estas duas classes estão putos com o Lula. Eles acham que o Lula é o responsavel, o que não deixa de ser verdade . Então eles não vão votar na Dilma . Aposentado + trabalhador * putos = 10 milhões de votos. Então aih vem o estardalhaço . Um aposentado hoje tem no minimo, (NO MINIMO) mais 5 votos . Da sua esposa , fihos e amigos. E do trabahador idem.
    Então a Dilma já perdeu a eleição . Dai , para enterrar de vez a candidata , é so somar aos que teem caderneta de poupança e vao ser taxados , mais os descontentes da nova cpfm. Lula abre o olho , LUla. !!!!!!

    1. Ô Chirac, suas contas e porcentagens são no mínimo BIZÕNIAS, você não computou os funcionários públicos que passaram oito anos sem aumento no governo FHC/SERRA e também o programa bolsa família que é distribuição de renda para as pessoas carentes, que o governo FHC/SERRA não distribuiram aos pobres. Por que o FHC só ia ao Piauí na época das eleições? Ou seja em oito anos só foi duas vezes.

  6. RICARDO…SUA FRASE FINAL 🙁 diante da importância que as pesquisas vêm ganhando nas eleições 2010, urge que o TSE providencie um controle rígido sobre metodologias aplicadas pelos institutos, que já começam a ser contestadas, para assegurar a lisura dos resultados apresentados.)” COADUNA COM O MEU PENSAMENTO….E ESSA NECESSIDADE NÃO É PARA HOJE,,MAS P AMANHÃ…..
    ABRAÇÃO

  7. Ricardo.
    Percebo que esta será uma eleição completamente diferente das anteriores. Principalmente das que elegeram FHC e Lula. Ainda não consigo perceber claramente o quadro que está sendo pintado. Mas a verdade é que ver o Gabeira, o Serra e o Aécio no programa do partido do Freire, de ontem – me fez pensar que Marina não será candidata a presidente. E também me leva a crer que Gabeira não sabe o quanto o PT foi importante em sua vida. Melhor calar. Por enquanto. Mesmo porque ainda tem gente que acha normal negociar mandato no meio do jogo – rasgando a constituição de um país. Tanto que posam juntos para a mesma foto. Meu pai – saudoso – teria vergonha de ver todos juntos. Aí se fosse o Lula e o PT que tivessem feito isso!!!

  8. Eu acho perturbador o fato de gente como FHC e Serra dizer que lutou contra uma ditadura que não respeitava nem fazia eleições se recusar a realizar eleições dentro do seu próprio partido. Para mim a unica diferença entre eles e os generais é estética. Os generais usavam fardas e as fardas deles são aqueles ternos caros… pagos sabe-se-lá como.

  9. Sei.
    Antes que me perguntem – esclareço:
    ISSO DE ESTAR NUM MESMO ENCONTRO ONDE TAMBÉM ESTAVAM CANDIDATOS DE PARTIDOS QUE NEGOCIARAM SEGUNDO MANDATO – SEM FALAR DIRETAMENTE COM O POVO.
    Como congresso? Mas o congresso não é praticamente o mesmo destes tempos?! Pois é! Pois é!
    Repito: ai se fosse o Lula e o PT que tivessem aceitado emenda de reeleição!!!

  10. …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………É,
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………Kotcsho,
    ………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………..você,
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………fala,……………..fala,………………..fala,…………………fala,
    …………………………………………….e
    ………………………………………….nem
    …………………………………………..um,
    …………………………………………..pio,
    ……………………………………….sobre o,
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………….PIG.
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………..A importância do PIG. na subsistêcia da tucanalha.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……..A importância do PIG.,…na sabotagem do pres. LULA.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ….A importância do PIG.,…na geração de epidemias mortais.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ……..A importância do PIG.,…em destruir pessoas de BEM.
    ………………………………………………………………………………………………..
    ….A importância do PIG.,…em esconder BANDIDOS tucãnos.
    ……………………………………………………………………………………………….
    ….A importância do PIG.,…em esconder o DESCALABRO
    ………………………………………………que é o DESgoverno do,
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………….zé pedágio.
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………
    ….E a desimportância do PIG.,….perânte a,……. INTERNÉT.
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………
    …………..Só faltou isso,……….na tua,……………”análise”..!
    …………………………………………………………………………………………………
    …………….. A MÁFIA das,….. “comunicações” paulista.
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………..Você fala como,….. sê, a pré-eleição..
    …………………………………………………do
    ………………………………………..candidato da
    …………………………………..imprensa GOLPISTA,
    …………………………………………fôsse ,….algo,
    …………………………………………..vindo do,
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………….além!
    …………………………………………………………………………………………………
    ………………………..Depois a gente lãnça outro,
    ………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………”disquinho,
    …………………………………… prá BOI dormí”
    ……………………………………………..do,
    ………………………………………..Kotcsho,
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………..e você acha,………………………ruim.
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………….Meu,….nôs,….economíze,….heim!
    …………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………

  11. No 1º turno das eleições presidencias o raciocínio, acima, é válido, no 2º turno com certeza será o candidato do governo Lula, contra outro do não-governo; enquanto que o PMDB, infelizmente, é apenas uma questão de cargos.

  12. Eu leio quase todos os dias, as opiniões dos colegas bloguistas e tenho visto que estão fazendo um tipo de prévias da campanha de 2010, mas é como se fossem Corinthianos e Palmeiranses já discutindo quem pode ganhar o jogo do fim de semana.
    Até agora, não temos nada de consistente em se tratando de propostas e planos de governo, então é tudo discussão estéril, improdutiva.
    Até agora, brigam por aceitação de governo nas pesquisas como se fosse este o principal condicionante para se ganhar as eleições.
    Em um ano, ainda passará muita água sob a ponte que mudará totalmente o quadro da situação politica no país.
    Este aparecimento do Ciro Gomes é uma agradável surpresa e a da Marina Silva ainda me cheira a um repeteco do caso da Heloisa Helena na última eleição.
    Tanto a Marina Silva como a Heloísa Helena só servem para provocar um segundo turno entre a Dilma e o Serra ou entre Serra e Ciro.
    Como anda a coisa, por causa do Serra estar na dianteira em São Paulo é bem provável que o Ciro se junte a Dilma e fique tanto um como outro como candidato a presidente e vice, mas tudo isto dependerá do índice de aceitação de ambos em São Paulo.
    O perigo para os PTìstas está só em São Paulo mas nos outros estados, eles estão muito bem e o Serra, por mais que faça propaganda do que faz em São Paulo em outros estados, não alavancará muitos votos com isto.
    A impressão que eu tenho é que ele tem muita rejeição fóra de São Paulo e nos outros estados, a Dilma e o Ciro, tem situação inversa.
    Acho que tirando a Marina Silva e a Heloísa Helena do quadro sucessório, dará um interessante resultado e até acho que definirá a opinião dos eleitores e aparecerá quem é o possível vencedor.
    Mas até agora tudo não passa de conjecturas e ainda está indefinido o quadro dos contendores.

  13. Somente o Senhor acredita e comenta desta forma pesquisa:

    Observea falácia sobre pesquisas:

    Flávio Luiz Sartori
    Enviado em 23/09/2009 às 20:12

    Paulo Henrique Amorim, peço a você que me desculpe voltar aqui mas as informações do relatório técnico da pesquisa IBOPE/CNI divulgados no site do próprio IBOPE demonstram que a pesquisa foi pura manipulação:

    RELATÓRIO DA PESQUISA CNI/IBOPE DO PRÓPRIO IBOPE TEM COTAS DE ENTREVISTADOS COM CURSO SUPERIOR ACIMA DOS NÚMEROS DO IBGE E DO TSE.
    O IBOPE divulgou relatório com informações sobre as cotas de entrevistados e os números comprovam que na amostragem usada pelo IBOPE nas cotas referentes a escolaridade dos entrevistados existem diferenças muito grandes em relação aos números oficiais do IBGE e do TSE.

    De acordo com o TSE a escolaridade do eleitorado brasileiro é de 6,13% de Analfabetos, 56,84% que só chegaram até o Ensino Fundamental, inclusive nas versões antigas, 30,71% que chegaram até o Ensino Médio e 6,20% que chegaram até o Ensino Superior, sendo que 0,12% não responderam a pergunta do TSE sobre escolaridade.

    No relatório divulgado pelo IBOPE os números referentes a escolaridade das cotas dos 2.002 eleitores entrevistados na pesquisa são os seguintes: 32% de entrevistados que cursaram somente até a 4ª série, 22% de entrevistados que chegaram até a 8ª série com a soma dos dois ítens representando 54% dos entrevistados que tem escolaridade somente até o nível conhecido hoje como Ensino Fundamental.

    Em relação ao Ensino Médio (antigo Segundo Grau) foi adotada uma cota de 33% de entrevistados da amostragem geral de 2.002 pessoas.
    Nessas duas cotas as diferenças são pequenas, em torno de no máximo 3 pontos, mas com números apertados, como por exemplo no empate de 14% de Ciro e Dilma em uma das hipótese pesquisadas pelo IBOPE, eles fazem uma boa diferença.

    Mas é na cota dos entrevistados por escolaridade com Curso Superior é que esta a diferença que provavelmente permitiu ao IBOPE ter números que certamente definiram a queda de Dilma e as subidas de Ciro e Marina,. De acordo com o relatório do IBOPE a cota de entrevistados com escolaridade a nível universitário na amostragem da pesquisa foi de 13%, enquanto que pelos numeros do TSE eles representam 6,2% dos eleitores brasileiros, ou seja o IBOPE praticamente somou os 6,13% de eleitores Analfabetos que fazem parte dos números do TSE com a cota real do próprio TSE de eleitores com Curso Superior e criou sua própria cota de entrevistados de 13% com Curso Superior.

    Essa manobra com os números permitiu que candidatos, como por exemplo, a Senadora Marina Silva, na hipotese 19 na página 97 do relatório, tivessem 14% de intenções de votos entre os entrevistado com Curso Superior, 13% entre os entrevistados com escolaridade a nível de Ensino Fundamental e 8% com escolaridade a nível de Ensino Médio.

    Supondo que o IBOPE utilizasse a cota real de entrevistados com Curso Superior do TSE, ao inves de entrevistar 263 pessoas que correspondem aos 13% com curso superior do total de 2.002 entrevistados da amostragem geral da pesquisa , que fizeram parte da amostragem do IBOPE, tivesse entrevistado 124 (6,2%) pessoas, nesse caso as intenções de votos de Marina Silva certamente cairiam praticamente para a metade dos números que ela conseguiu com a cota utilizada pelo IBOPE. Como a candidata Dilma Roussef teve uma intenção de votos de 34% pelos números do IBOPE na cota de entrevistados por escolaridade a nível de Ensino Fundamental e 18% a nível de Ensino Médio, levando em consideração que 6,13% da cota de Analfabetos estão na cota do Ensino Superior nos números do IBOPE, somando a isso o fato de que os Analfabetos fazem parte do contingente de eleitores, apesar de não serem obrigados a votar, o certo seria os Analfabetos não fazerem parte da amostragem ou serem incorporados aos que cursaram até a quarta série. Dessa forma os números certamente seriam maiores para Dilma e ela ao invés dos 14% que teve certamente teria tido de 16% a 17% das intenções de votos na hipótese pesquisada.

    No item rejeição também a manobra dos números do IBOPE permitiu que fosse criado os 40% de Dilma Roussef, com a cota de entrevistados com Curso Superior em dobro ficou mais fácil chegar aos 54% de entrevistados com Curso Superior que responderam que não votariam em Dilma Roussef, se a cota fosse dos 6,2% referentes aos números do TSE, certamente que os 54% não existiriam e na média Dilma não chegaria aos 40%. Por outro lado o peso da cota em dobro ajudou a Senadora Marina Silva a ter uma rejeição menor entre os entrevistados com Curso Sperior e a tirar percentuais importantes de Dilma nas cotas por Ensino Fundamental e Médio fazendo a média da ministra subir nos números finais.

    Finalmente é importante salientar que a pesquisa não incluiu a intenção de votos espontâneos, apenas na pergunta 17 na pagina 91 do relatório foi feita uma pergunta sem citar o cartão para escolha, mas a pergunta fala em “se os candidatos fossem estes”, o que significa que os eleitores leram os nomes dos candidatos de alguma forma, então que espécie de espontaneidade foi essa?
    Infelizmente a pesquisa do IBOPE foi uma tentaiva de manipular os números e tentar convencer as pessoas, ou melhor influenciar a opinião pública, que o Presidente Lula não conseguirá ter retorno no apoio a um candidato, no caso candidata.

    Flavio Luiz Sartori
    Leiam o relatório do IBOPE no: http://www.ibope.com.br/inteligencia/downloads/2009/09_09_22_cni_ibope_inteligencia.pdf

    (*)Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (**) que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.

    (**)Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

    Fonte idonea: http://www.conversaafiada.com.br

  14. Ficar discutindo quem vai ser o espantalho do planalto não leva a nada…

    Deveria é se discutir quem serão os congressistas, deputados e senadores, deputados estaduais…

    Fica fácil votar nos nomes mais conhecidos, que estão lá, sempre envolvidos em escâncalos, buscando seus próprios benefícios e dos seus colaboradores de campanha e nós ficamos aqui, discutindo quem será o próximo espantalho do planalto…

    depois não adianta reclamar ou ficar debatendo sobre as ações dos deputados e senadores corruptos do nosso país, já que foram vcs mesmos que os colocaram lá…

    acorda balaio…

  15. Ricardo.
    Brilhante análise mas, em minha opinião, o IBOPE, pós declarações de Montenegro ‘a VEJA, não possui mais credibilidade em pesquisas eleitorais presidenciais. Acho que deveria haver inclusive uma citação judicial da Instituição dada sua influência no processo eleitoral brasileiro.

  16. Ricardo,

    Não tem nada garantido, as figurinhas são as mesmas de sempre, nada, a principio irá mudar na política nacional.
    Mas, sinto um cheiro de cavalo azarão vindo comendo por dentro. Marina Silva, que pode se transformar na “Obama” brasileira. Pode não levar a presidencia mas vai embolar o campeonato legal. Lermbram do Lula no início de sua candidatura, todo mundo ria dele, perdeu para os Fernandos mas chegou a hora e está aí. Bem mudado daquele Lula do povo, cidadão pernambucano que hoje é cidadão do mundo.
    È vamos ter surpresas por aí. Marina não é Dilma. Marina é povo, raizes parecidas com a do Lula. Dilma é fashion, piruíssima, não tem a cara do povo e representa o lado “B” do Lula e do PT.
    Sei lá Ricardo, este relacionamento Serra/Aécio, Ciro/Dilma, Fernando Henrique fazendo mediações, sei lá, isso não vai dar certo, não vai prestar. Marina vai chegar exatamente no vácuo deixado pelas articulações, composições, coligações e outras ações das vehas raposas.
    Que as pesquisas sejam honestas e fidedígnas. Que não sejam manipuladas. Vamos esperar para opinar. Até o topete mágico do Itamar reapareceu. Esta campanha de 2010 vai ser uma caixinha de surpresa. Até o resultado da copa vai ter influência. Vai se uma loucura.
    Só espero não ver as baixarias de sempre.

    Abraços,

    Marcus Benedictus

  17. Meu caro Koscho, você acredita mesmo nos números desta pesuqisa do Ipope? Com as declarações nada científicas do seu presidente, com a clara manipulação da amostra, reduzindo o peso do NO e NE e dobrando o percentual dos que tem curso superior (de 6%, cfe o IBGE, para 13%). Sinceramente meu caro, fazer análises em cima de dados errados não leva a nada. É o hábito da mídia de tentar manipular as alianças, mas acho que os partidos tem suas próprias pesquisas, ainda mais com o descrétido destes institutos da Folha e da Globo.

  18. PRÉVIAS:
    Não quero ser prepotente,mais que outro partido político no Brasil faz prévias para decidir seus candidatos ou programas de governo,que não seja o PT?
    Querem acompanhar,esperem chegar Novembro,e vejam quantos filiados o Partido dos Trabalhadores levará as urnas para eleger de forma democrática e direta suas direções?Desde o diretório Zonal (região),até a direção Nacional,são os filiados que decidem,no último processo como este,compareceram mais de 300 mil filiados no País inteiro,me desculpem,mais no brasil não tem mesmo,aliás os adversários deveriam adotar a mesma postura, que tal uma prévia entre SERRA e AÉCIO para escolher o candidato tucano a presidência?
    Ah,desculpem esta decisão é tomada entre quatro intelectuais do partido,numa mesa de um bom restaurante,tudo regado a vinho de ótima qualidade,este é o conceito TUCANO de participação e DEMOCRACIA.
    Mais,pensando bem,mesmo que quisem realizar prévias,como fazê-las se não existem filiados,não é mesmo?

    1. O Brasil que vota elege uma cambada dessa para as nossas casas legislativas teria gente capaz de eleger pessoas honradas para as direções pestistas? Seria o petismo uma parcela tão insignificante no Brasil que essa bondade toda não ajuda em nada o Brasil?

    2. Se for uma prévia entre Serra e Aécio em que os petistas possam votar, eu concordo. Agora, o certo é que seria uma desonra para Dilma ter que disputar uma convenção com qualquer outro petista. Isso seria rebaixá-la a mensaleiro, aloprodo e outros escroques da política nacional.

  19. É tamos lascados !
    Ciro Dilma ou Dilma Ciro não é qualquer fígado que aguenta.

    Menos ruim será Aecio-Serra.

    Como diria um astronomo, há um buraco no fim da luz !

  20. O front paulista (publicado na Caros Amigos deste mês)

    Houve uma fase do governo Lula em que a imprensa dedicou especial atenção às supostas pretensões hegemônicas do presidente. A polêmica, depois monopolizada pelo fantasma do terceiro mandato, escondia um temor inconfesso: alijada do poder federal, a oposição entraria em processo de decadência irrecuperável caso perdesse também seus predomínios regionais. Muito esforço midiático e financeiro foi mobilizado para impedir essa catástrofe em 2006, e logo será retomado.
    São Paulo é o núcleo irradiador da resistência oposicionista. As gestões de José Serra e Gilberto Kassab destacam-se das heterogeneidades estaduais pela coerência de suas alianças e pela importância estratégica das imensas estruturas que administram. Elas abrigam fundadores e ideólogos do PSDB, membros dos escalões superiores dos governos FHC, próceres do conservadorismo religioso e das maiores fortunas industriais, bancárias e imobiliárias do país.
    Sem essa base operacional, PSDB, DEM (PFL), parte do PMDB, PPS e demais agregados perderiam a identidade, a coesão e os alicerces materiais imprescindíveis num projeto de poder em âmbito nacional. O inevitável vácuo de liderança afetaria as representações parlamentares da coligação paulista, dispersando-a em aglomerados coadjuvantes e rivais entre si.
    Serra só será candidato a presidente se a sucessão estadual estiver garantida para algum apadrinhado. Uma reeleição quase certa é preferível ao risco de perder em duas frentes; e ele conhece a fragilidade das próprias alternativas no pleito local. Por outro lado, a falta de adversários competitivos em São Paulo proporciona ao governador uma vantagem estratégica importantíssima no embate com Dilma Rousseff.
    Eis por que a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes será decisiva para a campanha presidencial de 2010. A opção Ciro Gomes é menos absurda do que parece.

  21. Tudo candidato escolhido goela abaixo dos filiados dos partidos. Cadê a tão propalada democracia do PT? Em tempos atrás Suplicy disputou com Lula a candidatura no partido. Nos outros partidos nem se fala. Quem grita mais alto é candidato. Não sou petista. Quem foi o PT? Pra ser isso que é hoje, lamentável. Tucanos, espero que a maioria não dê a vitória a esses entreguistas. No mais, só o PSOL pode ser o novo. Espero!

  22. Desculpe perguntar sobre outro assunto neste post, mas gostaria de saber se o Kotscho escreveu algo sobre a situação em nossa embaixada em Honduras…

  23. Oi Ricardo,pelo que estou vendo voce ainda acredita nas pesquisa do PIG e Ibope.São todos falastrões,não passam de mentirosos ,não acredita neles não.Um abraço e até o 3°mandato com nossa competentissma DILMA>

  24. Boa tarde.
    Só para reforçar – Chirac – 12:25
    Só não concordo com Vc em relação ao Serra, com certeza não levará os votos dos aposentados, afinal o Fator Previdenciário é herança de FHC.
    Seria justo PT e PSDB, não levar nenhum voto.
    Lula ainda tem chance de deixar de ser traíra e se recompor junto aos aposentados.

  25. Assegurar a lisura das pesquisas de popularidade do presidente? Não isso não…. A metodologia tá boa, seja ela qual for.

    Só nos preocupamos com a lisura das pesquisas onde Dilma aparece com quase 1 dígito.

  26. De tudo que li só um cenário me deixou desolada:
    serra concorrendo a uma tranquila reeleição em São Paulo. Será que São Paulo não conseguirá ver-se livre dessa tucanada? Há uma geração inteira de eleitores que só conhecem o governo do PSDB por aqui… Será que não há cataclisma que nos livre deles??!!!

    1. ..Gilda.
      ………..O cataclisma chama-se…..PIG.
      ………..Desde FRAUDE nas apurações “eletrônicas”,….até a
      ………..campanha DIOTURNA nas rádios,tvs e jornais contra
      ……….o pt,…..a máfia da imprensa golpista mais o “judiciário”
      ……….garantem o posto,…prá tucanalha.

  27. Dilma ficou “plantada” por 18 anos no PDT de Brizola. Depois deu um arrastão no partido trazendo consigo 504 pedetistas qualificados para o PT, onde chegou , já como segunda pessoa na HIERARQUIA DO PT, sendo sua única candidata. Interessante é que Dilma assim como José Dirceu antes de 1964, pertenciam à juventude udenista e apoiaram o Golpe militar. Depois que os militares alijaram Lacerda do processo político “voltaram-se conta eles”(?). É sabido, por quem pode saber, que Golbery do Couto e Silva infiltrou muita gente no PDT para desestabilizar Brizola. Se Dilma foi infiltrada não posso dizer. MAS, TENHO O DIREITO DE DESCONFIAR. Como explicar que Dilma não tendo militância política, é a preferida de Lula?

    1. Ela esta sendo uma covarde. Nesta hora que o Brasil mais precisa de uma oposição unida e forte para derrotar estes safados do psdb/dem que querem retornar ao poder e saquear o pais ele se aliou a eles. Marina traira. votar no pv do gabeira nem a pau.

  28. Lembrar aos opositores do governo Lula: lembram à época do desgoverno FHC/SERRA na época que era para aumentar o mísero salário mínimo? Pois é pra dar 10 reais de aumento eles diziam que iam quebrar o país, por isso só davam 8 reais. eu nunca esqueci disso. e aumento para o funcionário público, passamos 8 anos sem aumento. També nunca esqueço disso. Para quem não lembra SERRA foi bi-ministro, da administração e da saúde que nem o mosquito da dengue consequiu matar.

  29. Aposentados já tiveram um partido e parece que a experiência naõ foi boa. As pessoa tem o mau hábito de olharem para frente…
    PMDB,é o partido que decide a governabilidade. PT ,PSDB,DEM e o os insignificantes PSOL e PV,governariam , governam ou governarão,com que partido? Portanto não é uma escolha,pessoal, ética ou moral, é simplesmente funcional.Imagine, Dilma com 99,99 de votação, para presidência, contudo mais uma vez ,sua bancada não alcança a maioria e ,decide, a) governar por decreto;b)apelar para “democracia direta” c) partilhar o poder com o partido que lhe dá maioria e viabilizar a governabilidade;d) cortar os pulsos.

  30. Porque está havendo por parte da justiça eleitoral uma cobrança ou até mesmo uma certa preocupação com as atuais metodologias aplicadas pelos institutos de pesquisas? A resposta mais positivas, é que eles estão usando ou aplicando fraudes metodologicas para desvirtuarem seus s resultados objetivando definir o rumo das eleições como formadores de opinião e com isso embolsarem polpudas quantias dos politicos que estão na dianteira da corrida eleitoral…

  31. Quando o Cometa Lula se for, irão com ele as últimas esperanças de milhões de brasileiros. Esta oposiçao que pretende substitui-lo, já a conhecemos de carnavais outros. Se eleita, colocará o Brasil serra abaixo. Nela só há é cio de poder!

  32. Quem vai eleger o futuro presidente, são estas quase 40 milhões de pessoas, que ingressaram na classe média, e elas são LULA ou quem ele indicar, o resto é conversa fiada.

    O Sabugo Liso ( Zé, Deus nos livre, Serra ) já está virando pó. Pra virar de vez, basta mostrar um carro entrando na rodovia Anhanguera, com direção a São Paulo, e somar quanto ele pagou de pedágio, depois é só dizer que ele, Zé Serra, pensa fazer isto em todo Brasil. È bomba atômica em cima de qualquer candidatura.

  33. È ilusão pensar que um governo, como o do LULA, não consegue fazer seu sucessor. Mudar pra que ?
    Uma marina, poderia se obamizar, se tivessemos aqui um bush.
    O Zé Serra, não recebeu, a nivel nacional, nenhum ataque até agora. Quando for atacado, vai se descontrolar, arregalar ainda mais os olhos, e virar frango de macumba.

  34. Espanta-me a quantidade e a variedade de leite que conseguem tirar dessa vaca leiteira chamada pesquisa, em plena entresafra.

    Ordenham todos os números da Mimosa, mas relegam ao ostracismo aqueles que espontâneamente revelam o Zé Pedágio com 6%, a ministra 3,5% e o resto do galão, de 1% a traço.

    Todo o resto do leite ordenhado, manipulado e pasteurizado é fruto do estimulo às tetas da vaca, sendo portanto mais que óbvio que o velho e experiente conhecido seja o mais bem aquinhoado na modalidade.

    Esse é o real teor de gordura que é dado constatar, o resto é puro coalho lactoso.

  35. o que consegui deduzir da última pesquisa é que o eleitor está indeciso.é muito cedo para analises e os candidatos muito fracos. “e se agente de o azar de ganhar”? o mediocre gov.cabral já deve estar arrependido de ter entratado nesse sonho de olimpiada. sai muito mais barato construir escolas contratar e pagar bem os professores.gov.cabral deixa o pres.luisinacio vender mais esse sonho impossivel e elege uma prioridade para marcar sua passagem pelo governo.o sr.ainda é muito jovem

  36. Na verdade pouco importa a pessoa do ou da Presidente da República,o Brasil anda pelas próprias pernas na economia e na política.A prova é esse governo Lula,um tremendo incompetente,carregado de ranço ideológico,fazendo caca na política externa e o Brasil taí firme e forte sustentado pelo seu maravilhoso povo.

  37. ANTECIPAÇÃO SALÁRIO MÍNIMO
    A CONTA QUE NINGUÉM FEZ
    Sabemos que o reajuste do salário mínimo, que era posto em prática no mês de maio, tem sido antecipado, ano após ano, em um mês.
    Ora, tomando por base um salario de 500,00 e um reajuste médio de 8% teriamos 40,00
    antecipando de maio pra janeiro teriamos ao ano 4 x 40,00 = 200,00
    em dois anos teriamos 400,00
    corrigindo este valor (aplicação?) mais o ganho em cima da inflação teriamos cerca de 500,00 ou seja um 14o a cada 2 anos ou 13,5 salários anos.
    O que significa em termos economicos, para um assalariado, para a massa de assalariados e para o mercado estes valores?
    Sabemos que a crise no Brasil foi “marola” ou “vaguellette” como dizem os franceses do Le Monde disseram sobre o Brasil, devido às políticas sociais tais quais o bolsa-família, a valorização deste salário mínimo, por fortalecerem o mercado interno, dentre outras.
    À todas venho ajuntar esta antecipação.
    Perguntas:
    1. Como calcular o impacto desta antecipação?
    2. se ninguém está preocupado com esta antecipação, por que não seguir antecipando? Assim em 2011 teríamos dois reajustes ao longo ano!
    e mais que se possa falar sobre…

  38. simone disse: 25/09/2009 às 14:51
    Deus livre o País de Dilma Roussef!!!!!!!!

    marcus benedictus candian rangel disse: 25/09/2009 às 21:23

    Amem, Simone! Amem!!!

    Eu perguntei: Por que?

    Acho que o Kotscho moderou o meu Por que.

    O Brasil até 2002 era um pais de economia fraca, ventava no México, na Rússia ou em quaquer paisinhos mundo afora e sobrava para o povo Brasileiro, principalmente para os menos favorecidos. O Brasileiro rico não, quando havia crise quebrava a empresa, os empregados eram detonados, mas os patrões já com um patrimônio sólido não tava nem aí, nem mesmo para criticar “os governos dos desmandos”, pois os grandes financiavam os governos e do governo recebiam beneficios prá lá de vantajosos.

    O governo Lula, governo que muito tem feito pelo povão, aqueles mesmos que quando a corda espocava eram os primeiros a se ferrar, governo que equilibrou a nossa economia, que fez o Brasil ser respeitado mundialmente, que soube controlar a maior crise econômica dos últimos tempos, vem uns aloprados que se sentem no seu direito democráticos se se manifestar, se manifestão falando asneira. O povão é sabedor e saberá escolher quem melhor lhes favoreceram. Os recalcados ainda não conseguem enxergar alem de suas próprias ventas não veem que a oposição do governo feita pelos PSDB/DEM e mais os partidos nanicos que por eles são puxados, não tem projeto alternativo melhor que que este do PT do Lula. O que a oposição tem é a mídia tendenciosa, mais os institudos de pesquisa que forçam as primeiras pesquisas na espectativa que as pessoas as seguem. Esse tempo já mudou, o povo que os pseudos-intelectuais ainda os substimam saberá dar valor em quem melhor lhes favoreceram.

    Insisto: Por que Dilma não pode dar continuidade ao bom governo do presidente Lula?

    Mas não venham com críticas sem nexo, críticas só pelo ábito de falar jogar palavras ao vento, com lero lero coisa de quem não tem orgumento. Por favor, falem com e pela razão. Não pela influência que a mídia tenta vender todos os dias, a mídia é suspeita.

    1. Ricardo:

      Não tenho nenhuma dúvida sobre isto. Sei que a economia é globalizada, porem ele não foi globalizada de 2002 para cá. Hoje o Brasil sustenta melhor as possiveis crises que aparecer, não quando antes que qualquer “vento” a coisa descambava. Não tem como não reconhecer que isso foi possível graças a solidez da economia aplicada por este governo e sua equipe econômica. A economia atual fez os investidores acreditar mais, e, muito mais fazer investimento aqui no Brasil. Que não deixa de ser “investimento globalizado”. Como não querer que este governo não continue com Dilma?

    2. Simei:
      Quem é o guardião do cofre???Henrique Meireles.O seu Lulinha já pegou o bonde andando,aliás bem embalado por sinal,e manteve o motorista.Sou Funcinario Publico Federal,o Lula tá ótimo,mas só cego não vê no que vai dar esses super-salários.

    3. Ricardo…….

      Vocês do PSDBos….. só sabem dizer isso: Meirellis da onde veio? Pô cara, todo mundo sabe que ele era deputado federal do PSBD. E se ele veio por que é inteligente, ele não é daqueles que só faz criticar. Se ele veio, por que acreditou na proposta, no projeto para o Brasil. Se outros que vivem de falação fizesse o mesmo que Meirellis fez, poderia até fazer oposição, mas aceitariam que este governo melhorou o que foi inniciado por “eles”. Se for o caso….. Meu amigo, no final do governo FHC (os recalcados) o Brasil estava indo prás cucuaias…..

      Ké dizê que ocê é funcionário público é? Já entendi, já sei, nunca ví um funcionário ser a favor do patrão. Gastam mais que recebem, depois vão reclamar da vida…. dizê que ganha máu, que o governo não presta. Aposto que no governo FHC, você era a mesma coisa, ficava choramingado pelos cantos….. (rs) Pô fá vô!!!!!!!!!!!

      Leia mais, procure saber como era a situação do povão antes do governo Lula e como é agora….. é possivel que você até saiba, mas não quer admitir. Pasciência.

    4. Simei:
      Os concursos estão abertos,não é proibido ganhar 14,16,R$19.400,00 por mês,é só prestar,mas tem que estudar hein!Vixe,estudar prá caramba,até prá filho de pobre como eu dá certo.

  39. O problema de se fazer prognostico é que tudo acontecerá de um modo não conjecturado.
    Então tá cedo.
    Ontem, depois do trabalho, a noite, fomos um grupo comer ossobuco com polenta regada a cerveja gelada na casa de um amigo comum, chegado nessas lambanças. Como todos estamos na faixa dos 60 anos pra mais, prognostiquei (putz, que lingua a nossa!) que alguém não sairia da festa vivo. Sobrevivemos todos, uns mais pra lá, outros mais pra cá, mas vivos. Dai minha ausencia no comentário de ontem, e dai minha presença hoje, com uma azia na boca do estomago, que faz com que não há humor que resista.

    Penso que Ciro-Dilma dá boa liga. Cai na boca do povo. Se ganha não sei. Mas vai dar pro páreo.
    Nao sei qual a razão, (talvez birra minha), mas não acredito no Morrinho. O Montículo é candidato ha muito tempo, e isto não é bom, e tem feito umas bobagens também, o que também não é bom. Se entrar na campanha tem que estar ciente de que pode ou não ganhar.

    Sei nao se continuo o papo, não manjo nada de politica.
    Ando mudando muito meu jeito, meu genio, tô achando melhor fazer como grande parte de nossos homens públicos.

    Dizem que um Cidadão encontrou um famoso politico na praia.
    Paletó, terno e gravata, que é como se vestem; o hábito, acreditam, faz o monge.
    Pois bem, mas estava sem sapatos.
    Descalço e assim vestido, entrou na água e caminhou alguns metros, parando quando a água chegou aos seus joelhos.
    O Cidadão, que observava, perguntou:
    ___ O que faz ai Vossa Excelência Politico Combativo Das Causas Nobres e Nobressisssimas causas??
    O politico respondeu:
    ___ Dizem que o presidente eleito da Nação virá de navio em visita a nossa cidade e que depois tomará um bote pra vir até a praia. Quero ser o primeiro a recebe-lo e a cumprimentá-lo !
    O Cidadão mostrou-se um pouco desconcentrado, e disse:
    ____ Mas não foi o senhor mesmo quem na Tribuna do Povo Democrático da Democracia Cidadã, disse que o Presidente era um tirano, um pilantra e um ladrão?
    O politico Combativo das Causas Nobressississimas respondeu:
    ____ Ora ! Eu falava de presidentes em geral …

    É isto ai Cidadão K, tô pensando em preservar e lustrar meu couro e me colocar na primeira fila, pra saldar o nosso próximo Messias…

    Um abraço e bom fim de semana.

  40. Sua afirmação está errada; a Dilma não é a candidata do governo Lulla, a Dilma é a candidata do Lulla.
    Há uma enorme diferença nos fatos, até pq eu nunca soube que a Dilma tivesse sido indicada pela bases do PT, sei sim que ela é a candidta do Lulla.

  41. A eleição de 2010 vai ser muito importante. O eleitorado agora está muito mais crítico, sabe um pouco mais o que quer, está nais preocupado com o futuro do país, está enojado com o Congresso Nacional ( mais especificamente com o Senado), com a falta de pulso do Lula em relação aos seus “companheiros” corruptos.

    O povo não aguenta mais tanta noticia de corrupção,nepotismo e esse discurso monárquico do Lula. O povo não quer um presidente que nunca viu, não sabe e deixa rolar a corrupção e não aceita adversários e oposicionistas. Para o Lula a oposição é sempre burra. Vamos ver quem é burro no dia da eleição.

    1. corrupção? q isso, jamais existe isto em governo do PT, é tudo intriga da mídia tendenciosa…hahaha….A oposição é sempre burra sim, o PT fez escola neste ramo.

  42. Acho cedo demais. As pesquisas do montenegro não são confiaveis, provavelmente o serra deve estar pior e a Dilma melhor. Prefiro esperar a proxima pesquisa do Voxpopulis.
    Acho que vai ser sim uma disputa entre PT e psdb.

  43. Bom dia Ricardo!
    Bom dia amigos balaieiros!

    A coisa é sempre assim mesmo.
    Todos voltados para os possíveis resultados do executívo.
    Como se o nosso país fosse governado por apenas esse poder.
    Conforme o tempo vai passando e as paixões se acirrando, vamos todos esquecendo do legislatívo.
    Deixam para escolher na última hora.
    Afinal, o que importa mesmo é a pessoa que irá dirigír a nação. Os possíveis nomes que possam compor o congresso não interessa.
    Depois é só colocar lá cantores, ex presos, corruptos, estilístas, coronéis, bananas, artístas,poetas, e por aí vai.
    O chefe do executívo que se vire depois para negociar qualquer coisa com eles.
    Então é só ranger os dentes, e gritar para que se fechem essas casas…

    Milhões de brasileiros que não tem o mínimo interesse nos destinos da nação, sendo “obrigados” à preencher com qualquer coisa, as vagas do legislatívo. Ou pior, manter os mesmos que lá estão.

    Sempre questiono a necessidade de se manter essa obrigatoriedade, em função de evitar esse movimento “manobrável” de massas.

    Um absurdo representando recentemente por uma cantora que demonstrou nem conhecer o HINO NACIONAL.. E olhem que é das antigas.

    Mas o importante mesmo, é fazer com que cidadãos compareçam frente à urna.
    Que saibam apertar botões.
    Mesmo que pra eles, não importa o que estão fazendo.

    Cidadãos brasileiros tão bem representados em sua simplicidade por esse glorioso senhor nesse vídeo.

    Moro na rua onde tem um ponto de votação.
    Apenas uma quadra…e vejo o dia todo, pessoas pegando aqueles papeisinhos no chão aleatoreamente, para decidir essas caras cadeiras em Brasília.

    Por essa razão.- Em vísta dessa obrigatoriedade, continuo sendo voto-nulísta.
    Primeiro por não confiar em nenhum desses senhores, e segundo, por não querer compactuar com esse circo que teimam em chamar de democracía.

    Um bom domingo a todos!

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br (botequeiro)

  44. Um político mineiro disse uma vez que política é igual nuvem, uma hora a gente olha e está de um jeito, outra hora, completamente diferente…Lembro bem daquela época que a Roseana estava bem nas pesquisas e de repente apareceu o caso Lunus no Maranhão e a coisa desandou, depois veio Ciro e finalmente o Lula chegou e ganhou. Penso que muita coisa ainda vai acontecer até lá…Dilma voltará a crescer? Ninguém segurará o Ciro? Marina continuará tirando voto? Lula conseguirá transferir todos os seus votos para sua candidata? Acho que tudo poderá acontecer…Mesmo os casos tendenciosos por parte da pesquisa não quer dizer nada… É esperar para ver… Um abraço

    Sampaio

  45. QUER COBRAR DO EXECUTIVO? ENTÃO CAPRICHE NA HORA DE ESCOLHER QUEM VAI COLOCAR NO LEGISLATIVO.
    UMA COISA NÃO PODE FUNCIONAR BEM SEM A OUTRA.
    ABRAÇOS

  46. Sou Ciro e não abro!!!, com a vantagem de levarmos junto um linda primeira-dama coisa que eu ainda não vi no Brasil, O Collor até que nos deu uma bela primeira-cunhada, o Itamar tentou com a sem-calcinha mas não deu certo.

  47. De certo mesmo acerca do destino do PMDB só se pode afirmar que será governo em 2011, não importa em quem for eleito. (Quando, afinal, Sarney e Cia foram oposição de alguma coisa?).

  48. Na minha ideologia ainda existe um dedo da ditadura no sistema político; o cidadão não deveria ser obrigado a votar.
    Porquê: só iria as urnas, aquele que realmente estivesse interessado ou por dentro da política;evitando assim,os ‘ VOTOS CEGOS’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *