"E se ganhar?", pergunta-se Cabral sobre Olimpíada no Rio

"E se ganhar?", pergunta-se Cabral sobre Olimpíada no Rio

As notícias que chegam do Comitê Olímpico Internacional, que vai definir a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 no dia 2 de outubro, não poderiam ser mais favoráveis para o Rio.
Ao deixar a festa de lançamento da nova programação da TV Brasil, na noite desta quarta-feira, no MAM carioca, o governador Sergio Cabral estava animadíssimo com as chances de ganhar esta disputa.
“Olha, posso estar muito enganado, mas a cada dia tenho mais certeza de que o Rio vai ser a sede da Olimpíada, essa é nossa”, comentou ele comigo, para logo em seguida cair na real:
“E se a gente ganhar mesmo?”, perguntou-se, e fez uma cara de preocupada felicidade. Ainda faltam sete anos até lá, mas o desafio é imenso para deixar a Cidade Maravilhosa em condições de receber as delegações de todo o mundo. Só as maravilhas da natureza, como sabemos, não bastam.
O jovem Cabral bota a maior fé no seu principal cabo eleitoral, o presidente Lula. No mesmo dia, ele tinha lido notícia no New York Times que lhe dá razão. O grande jornal norte-americano afirma que Lula tem a tarefa mais fácil do mundo: promover a candidatura do Rio para sede das Olimpíadas de 2016.
É difícil dizer qual dos dois está mais empolgado, se o governador ou o presidente. Na entrevista coletiva que deu segunda-feira em Nova York, antes de falar na assembléia Geral da ONU, Lula não deixou por menos:
“Nós vamos oferecer as mais belas praias do mundo. Em vez de os atletas terminarem suas competições e correrem para a hidromassagem, eles podem fazer treinamento nas praias, tão bonitas que vão estar preparadas para quebrar recorde sobre recorde. Meu otimismo com o Rio é tão grande que não dá para medir.”
Lula e Cabral vão estar juntos em Copenhague no dia 2, onde irão defender a candidatura do Rio contra Tóquio, Chicago e Madri. Na mesma hora, entre uma e duas da tarde, horário de Brasília, em que a decisão será anunciada na Dinamarca, a TV Globo e o SportTV, em parceria com a prefeitura, farão um grande evento na Praia de Copacabana para torcer pelo Rio, como informa hoje a coluna de Ancelmo Gois, em O Globo.
Já a partir das 10 da manhã, vai ter show de Lulu Santos, do Grupo Revelação e da bateria do Salgueiro. Ganhar a sede dos Jogos Olímpicos para o Rio é tão importante para o governador Cabral que ele já nem fala mais na disputa pelos royalties do pré-sal para não desagradar seu amigo Lula.
O otimismo de Cabral acabou contagiando as quase 500 pessoas que foram à festa da TV Brasil _ entre elas, o ministro Franklin Martins, que passou um bom tempo da noite conversando com o governador.
De lá do MAM, na praia do Flamengo, fui para a velha Lapa, o que é de lei para paulista que vai ao balneário. No caminho, pude reparar como o Rio já está mais bem cuidado, menos sujo e largado, depois que Cesar Maia foi embora, e os jovens Sergio Cabral e Eduardo Paes começaram a dar uma nova cara à cidade. O Rio merece.

Em tempo: em razão desta viagem ao Rio, peço desculpas aos leitores pela demora na liberação de comentários e na atualização do blog, mas o motivo foi justo. Entre os novos programas da TV Brasil, estréia agora no final da tarde, às 17h30, o “Papo de Mãe”, comandado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, uma produção independente em que as duas jornalistas trabalham faz quase dois anos. Não percam.

127 thoughts on “"E se ganhar?", pergunta-se Cabral sobre Olimpíada no Rio

  1. Se Deus é brasileiro como costumam dizer por aí, o Rio não vai ser a cidade escolhida. Existem N problemas + importantes em q os governantes deviam empenhar suas palavras e poderes afim de resolver. Eles querem que o Rio seja a sede e assim consigam desviar milhões e milhões das verbas que teoricamente serão destinadas as obras de infra, assim como vai acontecer com as verbas destinadas as infras para a Copa do Mundo.

    Chega a ser hilário o trecho citado acima onde o Lula falou que depois dos jogos os jogadores poderão ir a praia ao invés da hidromassagem. Oras, só se for de bermuda, camiseta e chinelo, pois se tiver algo diferente, alguma correntinha, algum equipamento para foto, qquer coisa de diferente da vestimenta básica terão riscos altos de voltarem sem tais “objetos”. Sem falar na chuva de prostitutas atrás de um gringo para “namorar”.

    Isto não é por ser o Rio, pode ser qquer cidade brasileira.

    Na minha visão, a ordem para sediar algum evento de tal dimensão foi invertida, primeiro se ganha o direito de sediar e depois “resolvemos” teoricamente os problemas estruturais e de segurança da cidade.

    Penso que primeiro se resolvem estes problemas e com a CASA arrumada nos candidatamos para sediar algum evento.

    E o argumento/desculpa que os políticos falam é que dinheiro não falta, e realmente não falta mesmo, para nada falta dinheiro em nosso país, o q falta é o mesmo ser empregado integralmente no devido destino.

    Sem querer ser o chato da questão, torço para termos (e teremos, é fato) problemas na Copa do Mundo e tbm nas olimpíadas caso venhamos a sediá-la, pra quebrar a cara mesmo, pra levarem a sério nossos problemas.

    Temos problemas de segurança em SP, RIO, Salvador, Recife, BH, POA e qquer outra grande cidade brasileira. NÃO temos estrutura decente no que diz respeito a transporte público, saúde e segurança nem para os brasileiros qto mais para o contigente estrangeiro que visita um evento destes.

    O foco dos políticos brasileiros é de festa, festa no senado, na câmara, no planalto, em todo lugar em q habitam estes figuras….

    Menos na solução dos problemas diários da vida de nosso povo.

    1. Concordo plenamente com o Morto de Fome, aliás, Cheio de Fome e a principal razão pela qual sou contra a Olimpíada no Brasil é quanto à dinheirama que será desviada, fora o desperdício. Quanto à Copa de futebol, penso da mesma maneira: olha só quem estará mexendo na verba: Ricardo Teixeira… Nuzman… , os quais, aliás, já puseram o ingênuo ministro Orlando Silva no bolsinho da camisa. Furo do governo federal em dar o aval para essas duas desgraças. Acho que nem é preciso mais falar em tudo o que poderia ser realizado de social, com toda a verba a ser gasta e desviada. lastimável, horrível!

  2. O governador sérgio cabral só quer palanque e fazer média com seu patrão lula. Acho que eles vivem em outro mundo.Vivem rindo…….e o Rio na maior guerrilha urbana do mundo e o sr ainda puxa o saco …..”as ruas estão limpinhas” …..tenha dó seu ricardo(é letra minúscula sim), coloque em debate a fortuna que será “desviada” para os”jogos” , e não em projetos que já deveriam ter sido começados há muito tempo. A minha esperança em um Brasil melhor , era sem dúvida nenhuma em primeiro lugar , uma imprensa séria e livre de “amizades”. O sr me decepciona sr ricardo!

    1. Henrique,
      só um detalhe: A maior guerrilha urbana não está no Rio, mas no México. O Indice da violência de São Paulo é maior que o do Rio, respeitando a proporcionalidade entre as cidades. Ruas limpimhas, só no céu mesmo assim se este existir. Falar bem de algo que realmente hoje salta aos olhos de quem chega ao Rio, não é demonstração de amizade ou pedantismo de mostrar para todo mundo que ´é amigo dos homi”. O dinheiro que vai ser gasto terá o retorno quase que imediato na própria realização do evento. Você querer uma imprensa séria, livre de amizades, acho muito interessante mas, não consigo enxergar onde está a prisão das letras e, na imprensa noticiaria as amizades. Vejo “amizades” em colunas onde o jornalista emite a sua opinião a qual temos o direito de concordar ou não, mas também vejo que isto não é uma regra no jornalismo pós abertura, pós fim da tesoura federal.
      Voce emitiu sua opinião. Estou retrucando com a minha e tentando esclarecer a você alguns pontos que talvez precise mais um pouco de informação. Acho bonito a sua posição, acho feio a sua postura. Critique, se decepcione, bota a boca no trombone, denuncie mas, mantenha sempre a frente de seus comentários o respeito não somente ao profissional, mas ao ser humano que, como voce, eu e outros se propões a colocar suas idéias e opiniões em um espaço.
      Nunca escreveria seu nome com letra minuscula propositalmente e dizer na sua cara que é com letra minuscula sim! Apesar da sua postura você não merece ser humilhado, mesmo porque, quem sou eu? um ilustre desconhecido. Só faria para você e para quem por acaso ler papel de Babaca. E detesto ser babaca.
      ASntes que eu me esqueça, o Brasil só vai ser melhor a partir do momento que determinados brasileiros se modifiquem em pensamento e postura.
      Abraços,
      Marcus benedictus

    2. TEMOS QUE CRIAR UMA COMISSÃO POPULAR COMPOSTA POR TODAS AS CLASSES PROFISSIONAIS, QUEM SABE UM CONSELHO GERAL DOS PROFISSIONAIS BRASILEIROS, COM NUMEROSOS INTEGRANTES PARA FISCALIZAREM TODAS AS CONTAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, PARA ACABARMOS DE VEZ COM ESSE CÂNCER NA ADMINISTRAÇÃO DO ERÁRIO PÚBLICO.
      POLÍTICO SO PENSA EM OBRAS, PORQUE SERÁ?
      LEMBRAM DO BRIZOLA NO RIO DE JANEIRO? OS CIEPS FORAM CONTRUIDOS POR TODA PARTE, MAS A MAIORIA NUNCA VEIO A FUNCIONAR, EXISTEM CIEP’S SEM UTILIZAÇÃO ATÉ HOJE.
      POLÍTICO ADORA OBRAS GRANDES, IMENSOS MONTANTES $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
      TCU, TCE, MP, NÃO FAZEM NADA DIANTE DE TANTOS DESVIOS E OBRAS SUPERFATURADAS, NO FINAL TODO MUNDO COME SUA FARTE E FICA DE BOCA CHEIA, AI DE BOCA CHEIA FALAR É FALTA DE EDUCAÇÃO.
      O PAC QUE TEMOS OUVIDO FALAR, ESTÁ AI PARA DEMONSTRAR O QUANDO ELES QUEREM AJUDAR O BRASIL A SER UM PAÍS DE 1º MUNDO. SÓ SE FOR PARA ELES POLÍTICOS. O PAC (PLANO DE ACELERAÇÃO DA CORRUPÇÃO) NÃO DECOLOU ATÉ AGORA, E NINGUEM FALA NADA, O DINHEIRO ESTÁ CORRENDO PARA OS PARAÍSOS FISCAIS, E NÃO APARECE NADA DE DENUNCIA.
      ALIAS, COMO É QUE PODE UM POLÍTICO GASTAR 03 (TRES) MILHÕES DE REAIS NUMA CAMPANHA PARA SE ELEGER DEPUTADO ESTADUAL? COMO É QUE PODE? ALGUEM ME DIGA COMO É QUE ELES RECUPERAM ESSE DINHEIRO, POR FAVOR.
      NÃO PRECISA RESPONDER ESTÁ NA CARA A RESPOSTA.
      A SAÚDE, A SEGURANÇA E A EDUCAÇÃO ATUAL É A RESPOSTA.

  3. A s chances do Rio são reais , mas vejam o exemplo do Pan, onde a desorganização e as obras superfaturadas mostraram o que é organização “carioca”, alem do mais eles estão tão por baixo no futebol, que sediar uma olimpiada não elevaria o alto astral., só gostaria de saber o que vão fazer com os traficantes e bandidos pra que eles não façam a festa.

  4. Infraestrutura para receber atletas eh muito simples, o problema eh a estrutura para receber turistas do mundo inteiiro de uma so vez! Vai faltar policia e sobrar bandido!

  5. Eu sei Kotscho!!!
    O Brasil vai mesmo fazer uma das mais belas Olimpíadas de todos os tempos, e vai ser ótimo para o Rio de Janeiro, para os cariocas e por que não?, para todo o povo brasileiro.
    É claro que os pessimistas de plantão torcem o nariz, os paulistas (só os inciumados) torcem o nariz, O PSDemoB torce o nariz, mas esta é nossa e ninguém tasca.
    Ah, vai ser a maior obra social do Basil de todos os tempos, e só dá nóis heim?, Panamericanos, Copa do mundo e Olimpíadas, e tudo na era Lula, é de matar PSDemoBista de inveja!!!, né?.

  6. Como assim, “De lá do MAM, na praia do Flamengo, fui para a velha Lapa, o que é de lei para paulista que vai ao balneário.” Que balneário é esse ao qual o colunista se refere?

    1. Dimitrius,
      Perdoe meu comentário mas, acho que você deva se modernizar um pouco e esquecer esta richa boba entre Paulista e carioca. AQqyuin é um balneário sim, onde as pessoas tamb´´em trabalham muito e tem o previlégio de sairem do serviço, chegarem em casa e poderem jogar uma pelada em um campinho do suburbio ou um clube, ou quem mora na zona sul, fazer um cooper na praia ou jogar um voley ou mesmo no horário de verão pegar um bronze.
      Temos problemas sim. Como todas as cidades do mundo. Mas, é meio dificil termos 200km de engarrafamento, céu cinza quase sempre, problemas de respiração e coisas do nível. Dizem as linguas ferinas que São Paulo está para o Rio como o Vaticano está para Sodoma e Gomorra. O problema é que o povo prefere mais Sodoma do que o Vaticano.
      Abrtaços, Marcus benedictus

  7. Olha Ricardo!

    Dizer que o Rio está mais limpinho, mais “organizadinho”…é no mínimo, não enxergar, não olhar para os lados, ou … não querer! O Rio está cheio de problemas assim como a grande maioria das cidades brasileiras. Se há dinheiro sobrando para uma OLIMPÍADA, por que não usar esse dinheiro para resolver os ´serios problemas sanitários, de transporte público, de saúde, de educação e de segurança que assolam o Rio. Ora, querem brincar com a paciência do povo. será que não chegará nunca a hora desse povo espizinhado, avacalhado, achincalhado, esculhambado, enganado DIZER NÃO!!!!!DIZER CHEGA!!!!!!! e fazer valer a sua vontade, o seu desejo, a sua aspiração? Até quando veremos isso acontecer todos os dias por esse CANALHADA TODA???
    Agora teremos que sustentar mais quase 8 mil vagabundos (vereadores), que na maioria só fazem dar nomes de rua e logradouros a parentes etc. CHEGA!!!!!!!!!!!

  8. Esse é o mal de matérias com coloração partidária. Ao invés de questionar os problemas, mostra tudo como uma festa de TV chapa branca regada a champagne, com bajuladores e bajulados, enquanto aqui fora a miséria, a corrupção, a violencia, a gripe suina passam longe dos slogans ufanistas. Realmente Cabral merece o Lula, mas não merecemos um pais com um governo de faz de conta. Mas a chapa estpa esquentando.

  9. Se o Rio de Janeiro ganhar, ganhamos todos nós. Mas o governador vai ter que reformar a cidade toda, inclusive a zona oeste onde moro. Torcemos, por isso!

  10. Salve Ricardo,

    Como os ares cariocas fazem bem a um paulistano. Você está mais solto na escrita, menos tenso. Antes que fale algo, não sou carioca, sou fluminense de nascimento e de time. Nasci em Niterói cidade que se o Rio ganhar as olimpiadas vai lucrar muito pois a proximidade com o Rio, e coisas como o caminho Niemeyer, o Mac, museu de arte conteporânea, e o belo litoral que temos atrairá muitos turistas para cá.
    Fico meio assustado como o nosso governador se o Rio de Janeiro ganhar essa eleição. Faltam sete anos ainda mas como bem falou, não só de Pão de Açucar vive as olimpiadas. A infra estrutura tem que melhorar muito. Se o Cabral se reeleger vai segurar um pepino grande. Espero que desta vez não deixem as obras se degradarem como fizeram com algumas do Pan. Me falaram que o centro de natação Maria Lenck está depredado, não sei se é verdade mas não duvido pois na época o prefeito era o Cezar Maia. Distancia dele, graças a Deus aqui o Jorge Roberto Silveira voltou e como no Rio, Niterói já está com outra cara. Será um grande desafio para o Cabral, o Lula e o Paes. Não concordo muito com a política deles principalmente na saúde. Mas, enquanto eles estiverem só no Rio e não vierem para cá, atravessando a ponte está bom. Apesar deste detalhe torço muito para que consigam. Para o Brasil, será importantíssimo este evento e acho que vão conseguir principalmente por causa do Lula e seu prestígio internacional. Deus ajude não só a ganhar mas a conseguir que em sete anos se transforme, se construa um Rio de Janeiro que a muito ja deveria ser, sem precisar de copa, pan ou olimpiadas para ser feito.
    Parabens pelo programa de sua filha, transmita a ela meus parabéns e a torcida para que seja um sucesso.
    Só um detalhe fugindo do tema. Você reparou o que aconteceu com a propaganda das sandálias havaianas? Tiraram do ar pois alguns telespectadores se ofenderam porque a senhora sugeria a neta a fazer sexo para mostrar que era moderninha.
    No meu ponto de vista, esta foiuma das grandes cabotinisses e demagogias que já vi. Vamos então tirardo ar o novo programa das sextas feiras da globo, amor e sexo. A propaganda do filme os normais 2 também tem que sair do ar.
    O que fico indignado é que quando a AMBEV colocou Ronaldo Fenomeno para fazer propaganda da cerveja Brahma, niguem reclamou, ninguem pediu para tirar do ar, pois a midia ligava a figura de um atleta que superou dificuldades, um exemplo de superação a uma bebida alcoolica, Ronaldinho é um idolo para a juventude, isso sim é uma propaganda que deveria ter sido retirada do ar. Poderia ter ligado a imagem do atleta ao guaraná que patrocina a seleção. Agora, uma propaganda interessante, criativa, só porque fala de sexo de uma forma até inocente, caricata de uma velhinha simpática, a vovó dos sonhos de todos nós, meia duzia de puritanos, mal amados, resolvem denunciar e até processar.
    São as dualidades de um pais que recebeu um Pan, vai sediar uma copa do mundo, está se candidatando a sediar uma olimpíada, que possui uma das melhores produções de filmes do mundo, uma gama de romancistas renomados e sacanas como Jorge Amado, se atem a um fato infimo como este.
    Desculpe por utilizar este espaço para desbafar.
    Abraços,
    Marcus Benedictus

    1. Isto é bairrismo puro… pense macro, pense Brasil não apenas no quintal de sua casa. Este é o mal nosso o “latinismo”: se eu, meus parentes e amigos chegados estamos bem o resto que se lixe… por isso é que eles roubam a vontade… sempre tem alguem eisxxxperrrto.

  11. Boa noite Ricardo!
    Boa noite amigos balaieiros!

    Bem…eu como bom paulistano, atualmente residindo no interior do estado, acho que o Rio é uma maravílha.
    É óbvio que exístem razões para preocupações quanto à segurança, mas acredito também que o crime organizado não irá causar problemas, até porque não irá querer chamar a atenção demasiadamente.
    O Brasil como um país com tantas prerrogatívas turísticas, devería sim possuír alguma lei de proteção ao estrangeiro, turísta. Essas pessoas trazem divísas para o país, e consequentemente fazem uma propaganda lá fora sobre o que víram, ouvíram, e sentíram.
    Sei dos problemas do Rio, mas como se sabe, a imprensa adora matérias exageradas, e sensacionalístas.
    Se fosse tanto assim, os cariócas já teríam ido todos embora.
    Temos 7 anos de preparação, e isso é tempo mais do que suficiente para, ou tomar providências sérias, ou então entrar em acordo com os marginais para uma possível trégua durante esse evento. Acho tudo válido.
    O que não pode mesmo, é ficarmos lá fora com a mesma impressão que temos aqui dentro quando se fala dessa cidade.

    Afinal o Rio também é Brasil…assim como o Estado da Bahía…já repararam que o desenho do estado bahiano, tem os contornos idênticos aos contornos do Brasil?
    Parece um brasilsínho, e foi justamente lá que o país foi descoberto…depois foi crescendo…crescendo…e tomando o tamanho de hoje…os contôrnos são maravilhosamente os mesmos…basta olhar…
    Agora…aposto que alguma agencia de propaganda irá usar isso…bem…eu dei a idéia hein?
    Até onde eu sei, parece que ninguém reparou nisso, mas posso estar enganado rsrsr

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br (botequeiro)

  12. Não sei se vcs conhecem o Blog do José Cruz – Uol, ele comenta e mostra as falcatruas exercidas pelo COB, CBF, Ministério dos esportes e políticos em geral. As olimpíadas de 2016 e a Copa de 2014 será o maior desvio de verbas públicas” já visto” neste país. Como disse Eça de Queirós
    “Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão”.
    SOCORRO!!!

  13. Rio de Janeiro tem que ser a cidade escolhida, por ser um dos melhores destinos turísticos escolhido pelos turistas do mundo inteiro

    Porque tem os cariocas recebendo os de braços abertos com sorriso alegre feliz da vida, pelas olimpíadas que vem para o Rio de Janeiro

  14. É Ricardo,
    quando voce colocou esse tema, sei que iria ser polemico, pela extrutura das cidades quanto a segurança.
    Faz muito tempo quando gente ia ao Pacaembu assistir Corinthias X Santos, e a torcida éra uma ao lado da outra, nas gerais e arquibancada, éra Pelé. O máximo que acontecia e quando chovia, as torcidas jogavam jornal molhado um no guarda-chuva do outro, nada além disso. E nós corintiano apezar de ser a maior torcida, o Santos o maior rival não ganhavamos uma, a ira não éra descontada no adversário, questão de princípios e educação.

  15. O povo da cidade do Rio certamente irá propocionar uma grande festa ao olímpicos.

    A copa do mundo irá alavancar bastante a cidade dando desta forma condições para a relização das olimpiadas.

    Torço muito para que a cidade maravilhosa seja escolhida a sede.
    E mesmo os jogos que pretendo assistir na copa do mundo são os que se realizarão no Maracanã.

    Sairei daqui de São Paulo especialmente para os jogos de lá, nem penso em outro palco , Copa do Mundo é Maracanã.

    Aqui mesmo de São Paulo nosso imaginário é Maracanã,
    É automático, seleção – Maracanã

    Será uma década de ouro para o Rio, uma oportunidade sem igual, para a capital cultural do país, imagine, uma copa e na sequencia as olímpiadas.

    E outra , a Olimpiada é sinonimo de alegria.
    Pelo que se vê nas outras cidades que já realizaram, é só aquela coisa cinza, formal, protocolar, tendendo ao lírico.

    Não se sabe se é formatura, enterro, ou olímpiadas.

    No Rio vai ser outra coisa, alegria, cor, sol, movimento.

    Apóio a cidade do Rio sem pestanejar.
    O Brasil é o Rio.

    E tem mais, se o brasileiro disser que vai fazer, faz e acabou, eu me coloco na turma do resolve.
    Não tem essa de talvez.
    É pra fazer , faremos.

    Pode mandar as Olimpiadas pro Brasil, que nós vamos fazer.
    Confio no meu taco e na turma que faz.

    1. Eu tambem concordo com o Cabral (descobridor) ” Olhem que Porto Seguro… vamos aportar ali” . A tocha Olimpica deveria seguir esta rota… NORDESTE JÁ!!

  16. Até hoje as contas do PAN não fecharam.
    Vai ser um festival de desvios, primeiro para a Copa do Mundo e depois para as Olimpiadas.

    Acho que o povo merece é Olimpiadas de Hospitais, Educação,Transportes de Massas , Empregos, Culturas o resto é pano de fundo para as espertezas dos políticos.

  17. Ao perdedor as batatas. Se ganhar leva. A gente nao quer só comida; a gente também quer diversao e arte. A cidade que levar estara no olho do furacão. Será um mote, um motivo, um intuito, pra despertar que somos capaz de superar as adversidades e dar a volta por cima. A gente arregaça as mangas, trabalha junto, se organiza, se disciplina, se une. Muito pior será se ninguem confiar na gente, nem nos mesmos, como fez o governo FHC quando foi oferecida sediar a copa do mundo. Refugou. Lembrou apenas das questões economicas. Esqueceu que um país nao é uma empresa, que se organizada somente em termos de ativo/passivo. Um pais é um conjunto de cidadãos, que se movimentam para um mesmo fim.
    Um abraço cidadão K

  18. Esses caras aí de cima são uns chatos de galocha. Eu sou carioca, tenho muita consciência dos problemas do Brasil e de minha cidade, mas torço para que os jogos venham pra cá. Se a gente for esperar “tudo” se resolver para poder se dar esse prazer, nunca vai acontecer nada de bom na nossa vida. De uma certa forma é como ter filhos: a gente quer, mesmo que não esteja com a vida resolvida.
    É uma grande oportunidade e um desafio. Mostrar a nós mesmos principalmente, e ao mundo, que somos capazes de sediar um evento deste porte. Sem falar que brasileiros e cariocas adoram esportes e a nossa cidade tem tudo pra fazer uma olimpíada sensacional.
    Se a possibilidade de roubar dinheiro público é impedimento, então é mais fácil fazer como na piada: cobrimos o Brasil com um pano, escrito en cima O BRASIL MUDOU-SE.
    Eu acredito que podemos!

  19. Ricardo, sou paulistano e moro no Rio há oito anos, os governos estaduais depois do coitado do Marcelo Alencar foram todos do PMDB e com Cesar Maia e seu púpilo, afinal o atual prefeito é cria do Demente da Dengue, só piorou, desça do carro e ande a pé.

  20. Os dois, Cabral e Lulla são puro marketing, fazem ou dizem qualquer besteira para aparecer.
    Eu faço uma pergunta; onde seria seguro isolar os atletas, as “otoridades” o público, os funcionários e todos mais para que não sejam assaltados ? Lulla diz que os atletas poderão treinar nas praias.
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Onde ? Nas praias ?
    Bem, alguém precisa avisar aos “manos” que eles não poderão assaltar os atletas, as “otoridades”, o público, os funcionários e quem mais aparecer por lá.
    Tão de brincadeira..
    Lulla não faz isso de propósito, ele é assim mesmo, já o Cabral o faz pq é um sem idéia.
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  21. Do blog do Juca Kfouri:
    Má notícia para quem apóia o Rio-2016
    Segundo o sítio “Around the Rings”, especializado em temas olímpicos, Barack Obama resolveu ir à Dinamarca para apoiar a candidatura de Chicago às Olimpíadas de 2016.
    É mais ou menos consensual no mundo olímpico que a presença dele — que chegou a anunciar que não iria — é garantia de vitória da cidade norte-americana, porque ele não arriscaria seu prestígio se não tivesse certeza da vitória, não voltaria aos Estados Unidos de mãos abanando.

  22. Ricardo, você também deve ter visto aquele 1.500.000 de habitantes que ainda moram em favelas penduradas nos morros, que vai não vai, passam um apuro danado fugindo de tiroteios entre policia e bandido, entre bandido e bandido. Eles aindam estão lá, né?

    1. Marcos Negrão, é legal saber que a China tão atacada pelos diretistas de plantão é uma maravilha de igualdade social e habitação digna, afinal ela acabou de sediar as olimpíadas.

  23. Caro Kotscho:

    Infelizmente eu não compartilho de tanta empolgação. Depois dos Jogos Panamericanos no Rio, cujos gastos excederam mais de 10 vezes o orçamento original, tenho convicção de que o Brasil não está preparado para realizar um evento dessa monta. Serão bilhões e bilhões de reais jogados pelo ralo, nas obras superfaturadas, sem contar que boa parte das obras serão dispensadas licitações. É que o comite organizador e muitos políticos certamente darão um jeito de tudo atrasar para que possam alegar urgência e dispensar a competição das empreiteiras. Meu Deus!!! O Brasil não merece isso. Note que, por conta da Copa do Mundo aqui, Ricardo Teixeira parece o homem mais poderoso do Brasil (mais que o presidente). É bajulado pelos governadores que pretendem ter jogos nos seus respectivos Estados. Ele se sente acima do bem e do mal. Só que, sem o aval do governo federal, que certamente bancará a maior parte da farra, não há como realizar Olimpiadas ou copas aqui. O problema será como pagar a conta. Um pais que ainda tem tanta miséria não se pode dar ao luxo de gastar tanto dinheiro. E nem me digam que compensará por causa da infra-estrutura que será montada e beneficiará toda a população. Sinceramente eu torço para que o Rio não seja escolhido como cidade das Olimpíadas, assim como para que aconteça alguma coisa que impeça a Copa do Mundo de 2014 aqui. Existem outras prioridades. E como existem.

    Abraços

    1. A China que não felizmente não tem miséria sediou e promoveu as mais belas olimpíadas da história, segundo alguns especialistas, inclusive a mídia americanista do Brasil.
      Pensar pequeno sempre foi o nosso forte, mas nunca nos ajudou a crescer, nem poderia é claro.

  24. Caso o Rio perca, já podemos esperar as manchetes do dia 03 de outubro:
    Folha de São Paulo. “Rio não será a sede. Lula fracassa.”
    Estado de São Paulo. “Falhas do Itamaraty condenaram a escolha do Rio”, diz Rubem Barbosa.
    Lúcia Hipólito, na CBN. “Oposição quer CPI sobre a derrota olímpica.”
    José Serra, no JN. “Ainda não analisei bem essa questão!”
    Estado de MInas. “Comitê Olímpico afirmou, para Aécio Neves, que Belo Horizonte seria a cidade ideal”.

  25. Kotscho,

    Os comentaristas aí de cima me fazem rir. É como se em qualquer lugar do mundo, megaeventos não alterassem as rotinas dos lugares que os abrigam. Pior, é como se em algum lugar do mundo nada mais precisasse ser feito, visto que a perfeição teria sido atingida.
    Desde que me entendo por gente, nenhum grande evento aqui no Rio transformou-se em catástrofe, ou fracassou por conta das mazelas cotidianas da cidade. Aliás, os cariocas parecem saber muito bem como receber os visitantes. O que parecem não saber é como conviverem entre si no dia a dia. Lembro da ECO 92, das pistas da Lagoa Barra divididas ao meio, com a faixa esquerda tornada exclusiva para o trânsito de Chefes de Estado e suas comitivas. E lembro também da ausência dos engarrafamentos e da confusão proverbial do trânsito pela manhã e no fim da tarde, ainda que o espaço para circulação do trânsito citadino tenha sido reduzido à metade. Mesmo a marginália que infesta a cidade parece compreender, ou se enquadrar – não sei se por bem ou por mal – na perspectiva de que tais eventos justificam uma pausa na estupidez habitual.
    Só não vejo compreensão nas gralhas e abutres de sempre, para os quais o mundo real é de uma imperfeição paralisante. Sugiro colocarem as mãos na massa para mudar a realidade, começando por si mesmos. Ressentimento é apenas um estado de espírito que pode ser alterado, desde que se queira. Já a covardia é atributo do caráter do indivíduo, porém nada edificante.
    Abçs.

    1. Heitor, vc se lembra tambem que em 92 o exército com seus tanques foram POLICIAR(!?) as ruas do Rio? Marginais com CONCIENCIA(?) , fazem é acordo de trégua para retomar após o evento sem serem incomodados, pô! Em que planeta vc vive? Ou ta disfarçando? Voces não perdem mesmo essa indefectivel mania de achar que o Rio ainda é a Capital do Brasil.

    2. daí acaba a olimpíada e tudo volta ao normal, chacinas, balas perdidas, linha amarela, vermelha, azul, roxa e qquer cor interditada, assassinatos próximos as bases de polícia, corpos queimados no alto do morro, baixada aquela beleza de infra, região do porto e da rodoviária aquela maravilha, tijuca tensa, enfim, vamos escutar bossa nova, lá tudo é bonito e perfeito.

  26. ASSALTANTES DE PRONTIDÃO: caso aconteça este absurdo de uma cidade e um país, despreparados para qualquer evento sério com vitrine p/op mundo for escolhida, aí sim que estamos ROUBADOS (literalmente)! A vocação carioca em pensar como funcionário público ainda não apagou( 48 anos!) portanto estão sempre preparando-se para mamar nas tetas do governo. Nossa teta! A luta pela Olimpiada nada mais é que um meio de SUPERFATURAR tudo e de todos! O COMITE OLIMPICO INTERNACIONAL, todo preocupado com ecologia e o terceiro mundo tinha por OBRIGAÇÃO cientificar-se junto as Embaixadas aquí do Brasil a REAL situação brasileira quanto a pobreza, falta de saneamento básico e a E N O R M E quantidade de crimes que ocorrem diariamente no Rio de Janeiro, inclusive a própria Polícia sendo ATACADA!! Vamos passar vexame e ser roubados por alguns politicos e empreiteiras. Tenham absoluta certeza disso! Vide Panamericano!

    1. Cara, vc só pode ser um mau-caráter dos bons, te muda sua anta, vai viver na Europa. Brasileiro certamente tu não és, pq torces contra demais. Se a África pode sediar até Copa do Mundo, que é um evento de muito maior envergadura que a Olimpíada, pq o Brasil não pode e pq não o Rio de Janeiro? Apenas para referescar tua memória, o Brasil, quando alguém no exterior acerta onde fica, a única cidade citada é o Rio de Janeiro, mesmo com todas as mazelas que falas. Podes até te aborrecer comigo, porém, mais fico eu quando leio enormes besteiras, até garanto, sem nenhum conhecimento de causa.

    2. as visitas dos organizadores deviam ser feitas de forma escondida, sem se avisar, disfarçados simplesmente, dariam um rolê na cidade de ônibus e metrô, andariam a pé com uma simples correntinha de ouro, celular, ver as condições da população, se são fornecidos recursos básicos de segurança, educação, saúde e só com base nisso abrir possibilidades de alguma cidade se candidatar para algum evento mundial.

    3. Meu zeus!!!, quanta inveja, quanto rancor, que tristeza ver habitantes do maior estado brasiliro com tanto complexo de inferioridade!, vai pr analista amigão, se cuide.

    4. Meu caro Oreçique,

      Já vi, li, ouvi coisas, textos e pessoas pessimistas neste mundo. Mas igual a você, é o primeiro. Rapaz, você chega a ser folclórico. Se o Stanilaw Ponte preta, sabe quem foi?, fosse vivo, com certeza criaria um personagem inspirado em sua rica prosopopéia. Com certeza chamaria de Primo Orecique, filho da tia Orozimba.
      E desenvolveria estórias pandegas colocando o primo como comentarita politico ou reporter de um jornal de uma cidade do interior chamada Carcauma ou Promontória.
      Cara, você é um dos grandes humoristas ainda perdidos neste pais. Também um grande filósofo e cientista politico.
      Fantastica a sua idéia de levar as olimpiadas para o nordeste. Lá não tem pólitico ladrão, não tem empreiteiros macumunados com prefeituras, lá é a terra de santos, tem até senador chamado de Mão Santa! Se você for nordestino, isso é bairrismo. Bacana, Pergunto, pois estou meio esquecido, Maranhão é no Nordeste?
      Pois é, coitado do Rio de Janeiro e de lambuja minha Niterói que é quase a mesma coisa. È a cidade maldita do Brasil. Aqui tudo se rouba, todos se matam, e quem vem aqui é assaltado. Tem gente que separa até o dinheiro do assaltante! Pois é. Oraçique, com cedilha, começo a acreditar que seu latente e lacônico pessimismo vem recheado de razão.
      Já esperimentou trocar de óculos, se por acaso usas?
      Continue com seus pitacos! São òtimos, divertidos, cômicos, faz agente rir. Quem sabe o Max, sabe quem é, o Nunes, aquele da Globo, não o filósofo, esse já morreu, coitado, sem um capital. Mas, o Max pode ler uma das suas postagens, ( o Nunes), e te convidar para ser redator do Zorra Total, ou como faria o Stanislaw, criar um personagem ou um quadro do programa.
      Pessimismo também é cultura.
      Saudações,
      Marcus Benedictus

  27. Em tempo: o Rio de Janeiro é composto por verdadeiros monumentos artísticos de Deus… ninguem jamais poderá negar, porém uma minoria (graças a Deus) não quer largar o osso!

    1. Oraçique,
      Até que em fim, pela primeira vez na vida, li um meio elogio, mas sua marcante assinatura etá presente.
      Força Oraçique!

  28. Lulla…, votei em você 4 vezes, embora não me simpatize com a “esquerda” sempre achei que você era mais afinado com a realidade do Brasil que estes chacais da politica brasileira que estão sempre esperando uma xepa para encher os bolsos. E eu estava certo. Certo estou tambem quando digo que se você não estivesse cercado por quadrilheiros do PT e do PMDB, certamente podería tornar-se na história recente o maior presidente que o brasil já teve! Certo estou tambem quando digo que você devería deixar de lado este assalto que estão preparando para sediar as Olimpíadas. È canoa mais furada que o lance da Embaixada de Honduras. Sai dessa… bom Presidente.

    1. Ô, Oreçique cê tá por fora, ÉH CÊ NUM TÁ SABENDO NÂO?, o LULA já é mundialmente considerado o maior presidente do Brasil, e por 81% dos brasileiros também.

    2. Papai noel existe e coelhinho da páscoa tbm ok?

      81% dos brasileiros não, 81% dos poucos + de 2.000 entrevistados na pesquisa.

      Eu nunca fui questionado sobre pesquisas nenhuma, muito menos conheço alguém que tenha sido.

      Então se vc compra a idéia q se trata de 81% dos brasileiros ( ou seja 81% dos cerca de 180 milhões) vc é um tanto limitado nas coisas que acredita. Levando + ao pé da letra ainda, se tivessem eleições hj o Lula seria eleito com 81% no primeiro turno certo? Santa paciência…

    3. Ô Cheio de Fome e vazio de cérebro, já ouviu falar de pesquisa por amostragem?, cê acha que vc precisa levar um penico cheio pro laboratório saber qual é a sua infestação de vermes?

  29. Se ganhar? Para o povão tanto faz.
    A favela não irá melhorar, tampouco deixará de existir o esgoto a céu aberto.
    Então deixa correr, que o povão já sabe que de uma forma ou de outra, tudo ficará na mesma… Em todo o país.

    1. É, provávemente vai ser a ideia que ela vai tentar vender quando se confirmar a bela Rio de Janeiro como sede, mas vai ser difícil convencer, o povão conectado (não mais antenado) não entra de bobo muito fácil mais não.

    2. Eduardo!?… interesse da Rede Globo?… imagine! Ela deve ser a coordenadora de tal aberração surrupiadora! Senão vejamos: quem vai transmitir com EXCLUSIVIDADE?GLOBO. Quem vai definir quais os horários de disputas brasileiras? GLOBO. Quem deverá assoprar a velinha? GLOBO. Quem vai repartir o BOLO? Ah isto não sei….

  30. O mais engraçado é qunado o Lula fala que o atleta, ao invés de fazer hidromassagem, vai realizar seus trinamentos nas praias. Para os corredores, beleza, poderão aprimorar a forma física correndo dos pivetes, saltando os pedintes e agarrando as prostitutas. Já os nadadores deverão tercuidado para, ao sair de um mergulho, não descobrirem um c#%*galhão grudado na cabeça, tamanha a poluição das praias.

    1. A questão não é ser o Rio ou qquer outra cidade e sim ser no Brasil. Afinal trata-se de um empenho Federal e não municipal, se fosse qquer outra cidade, pelo menos os meus comentários, continuariam sendo contrários a esta situação de ser sede.

  31. Ganhar o direito de sediar as Olimpíadas é mole, tudo jogada política. Quero ver melhorar as condições de trabalho dos servidores público estadual os quais estão à míngua no governo fasci-populista de Cabral. Esse governo atual do Rio de Janeiro é um tremendo fanfarrão, vive viajando às custas do erário público com sua esposa e família e não está nem ai para os profissionais da segurança pública.
    Imaginem só o rojão que vai “cair no colo” dos policiais carioca, se os jogos olímpicos vierem para o RIo?
    Se bem que é uma ótima oportunidade para fazer uma greve sem precedentes na história. Seria a notícia do século, e Cabral estaria com a situação que merece, para aprender a ser humano e considerar aqueles que dão proteção à sua família, abaixo de Deus é claro.
    PMERJ – GREVE ANUNCIADA PARA 2016 – A NOTÍCIA DO SÉCULO.

  32. Meu caro Reginaldo Gadelha:
    Ao que parece,você é um misto de arrogância e prepotência,seria difícil você me responder só duas questões?Qual País foi o último a entrar na maior crise econômica que o capitalismo ja produziu,e o primeiro a sair?Qual o nome do presidente que governa este País?
    Veja bem que eu disse GOVERNA,marketing bom é o do PSDB de São Paulo,venha viver um pouco aqui só prá sentir na pele o que estou falando,aqui nasceu o PCC,fruto do descompromisso com a segurança pública,na educação ficamos com índices piores que o Piauí,e você vem me falar que o governo federal junto com o governo do Rio não tem condições de realizar uma Olimpíada? Você não esta com baixa estima,você tem dificuldade mesmo de reconhecer que o nosso País graças ao Presidente LULA,hoje é respeitado no mundo,e não fica mais de joelhos implorando nada,disputamos o direito de realizar uma copa do mundo,e a faremos em 2014,disputamos o direito de sediar uma Olimpíada em 2012 e temos grande chance de ganhar de cidades como Madri,Tóquio etc,isso é marketing ou competência? é o cotovelo dói mesmo não é não.

    1. Competência?
      Competência em ser cara de pau e falar o q quer apenas. Dane-se se o mané é respeitado no mundo enqto o povo que fica aqui trabalhando de verdade não sabe o q é respeito, se ao ir em posto de saúde é desrespeitado ao tentar marcar consulta, ao tentar fazer exames de saúde, dane-se se ele é respeitado no mundo enqto aqui no nosso país qdo as mães vão matricular os filhos na escola recebem como resposta um “não temos vagas”, se ao procurarmos empregos recebemos um “não temos vagas”, se ao precisar de rodovias temos de enfrentar buracos que quebram os carros. Dane-se esse tal respeito q o companheiro ilustre tem, isto é para inglês ver.
      Respeito quem merece é o povo, este sim precisa de respeito. Enqto o companheiro fica fazendo média se baseando em dados econômicos, nosso senado é a fossa que se apresenta diariamente, nosso sistema de saúde, de educação, de trabalho, sistema penitenciário, sistema habitacional é SEM VERGONHA.
      Enqto o querido tá lá conseguindo respeito, os moradores de Salvador nas ultimas semanas convivem com violência explícita (só pra citar algo “recente”, pois o povo brasileiro esquece fácil os fatos).

      Se vc se contenta com esse tal respeito mundial, dane-se, pois quem precisa dos serviços básicos aos quais pagamos impostos e não recebemos retornos não nos contentamos.

      E deixo claro q isto não é pq é o Lula apenas no governo, sempre foi assim e vai ser por anos e anos, independente da sigla partidária. Agora falar q o companheiro queridinho semi-analfabeto é o cara que conquista respeito pro nosso país já é d +.

    2. Nilton, gostei da sua “pureza” de sentimentos. ” A maior crise que o capitalismo já produziu”? vai acreditar na imprensa assim lá na China! Esta foi sim a maior jogada para:1º tirar das mãos dos arabes uma brutal transferencia de dinheiro através do exorbitante preço do petrolio; 2º demissões em massa sem problemas com os fortissimos sindicatos europeus. Os caras são uns puta malandros… divulgam e o povo acredita.

  33. Se o Rio ganhar, o povo brasileiro estrá ferrado, já viram o que gastaram nos jogos Panamericanos? Os organizadores falaram que o dinheiro iria vir da iniciativa privada, e não foi o que aconteceu,e nem foi dinheiro estadual, foi federal, e não houve investigação nenhuma. A cidade da Musica, que estava orçada em R$ 80 milhões, já estava em R$ 600 milhões no final do ano. Agora a Copa, vão ter que reformar estádios que acabaram de reformar e construir. Isso é roubo ao povo brasileiro, pior é que o povo não vê.

  34. Esqueci de dizer, no mundial de Roma, o atletismo brasileiro mão trouxe nenhuma medalia, não seria melhor investir em atletas,do que dar dinheiro para esses politicos safados?

  35. Kotscho, um evento desses fará muito bem à cidade do Rio de Janeiro, por um simples motivo – vai haver todo um rearranjo urbano, que certamente irá melhorar a vida do carioca.

    Obras necessárias, mas que jamais sairiam sem a Olimpíada. Afinal, o Brasil precisa passar uma bonita visão de si mesmo para o estrangeiro. Na cabeça do político, faz-se a obra por causa da Olimpíada, não porque é importante para o carioca e para a cidade.

    Nossa social-democracia, infelizmente, respeita mais o estrangeiro do que do brasileiro. É triste, mas temos que nos conformar com isso.

    A social-democracia brasileira ama petróleo, correio, banco, seguro, mas não é muito chegada em educação, em saúde, segurança, justiça. A conclusão óbvia é que os “paladinos do welfare state” gostam mesmo é de dinheiro, não de gente. Aí dizem que os liberais é que são insensíveis… só rindo…

  36. Quanto ao Rio sediar aos jogos olimpicos seria muito bom se não houvesse outras prioridades gritantes tais como;segurança efeciente,bem treinada e bem paga,saneamento basico em varias areas,educação de qualidade e suficiente,saude de qualidade e suficiente,enquanto não houver nada disto,é pura enganação de politicos p/ desfocar o povão dos reais problemas,alias politicos brasileiros são eximios em enganar o povo,e alem do mais estes jogos farão um monte de novos ricos as custas do contribuinte,porque é totalmente previsivel o que sera desviado de dinheiro publico,e depois que terminar os jogos os politicos corruptos pousarão de herois,e o povão por sua vez,com o perdão da palavra continuarão na merda…

    1. Bom, pelos menos pros cariocas vai ser bom, “A cidade mais feliz do mundo” vai receber investimentos pesados em todas estas “áreas prioritárias” e depois eles vão desfrutar, ê povão maravilhoso este “Cada vez mais feliz”.

  37. Os políticos trabalham com uma “cartilha” . Eles não querem inovar e sim se esbaldar. Explico. Pra que inventar? Isto é coisa do passado , época em que os homens sonhavam em criar instrumentos e beneficar os seus semelhantes . Hoje , no caso do Brasil , existe um contingente policial para proteger os politicos e então eles só teem mesmo que gastar o gordo e rotundo dinheiro que ganham . Como diz a moda …. ” O Robusto ” dinheiro …!
    Mas como eu ia dizendo sobre a “Cartilha” , na época das olimpiadas farão caso seja mesmo escolhido o Rio de Janeiro como séde , o mesmo que fizeram no Pan , e farão na Copa do Mundo de 2014. Ou seja, esconder os pobres, colocar policias civis, militares estaduais , guardas da policia municipal, policia federal, exercito, aeronautica , marinha e guarda espacial , além dos agentes da ABIN, junto com os homens do FBI , beareau internacional, CIA americana , deixa eu ver se lembro de mais …… !
    É , se me esqueci , desculpem-me . No final das contas é preciso se prevenir , pois a imagem do Brasil vai ser lançada nos quatro cantos do mundo , e todo mundo sabe que o Rio de Janeiro não tem uma politica social que evite a formação das guanges neste estado e no país . Vem muita guangue de fora tirar proveito , né.

    1. Acho meio estranho comentários que colocam o Rio de Janeiro como um caso à parte, realmente temos problemas sociais, é verdade que o atual governo já começou a diminui-los, mas dai vai um caminho imenso até chegarmos a uma situação confortável e o pior é que não dá nem tempo, pois o mandato termina no ano-que-vem e eu não acredito que o próximo (seja lá quem for) mantenha a política social, até porque todos os pré-candidatos se mostram radicalmente contra qualquer ação no sentido de diminuir as desigualdades sociais, inclusive os dos partidos com “S” que não passam de embusteiros. Mas, voltando ao assunto, temos sim todas as condições de sediarmos os jogos olimpicos em várias cidades brasileiras e Rio de Janeiro “A cidade mais feliz do mundo” é uma delas e se candidatou, eu que não sou carioca mas sou brasileiro estou torcendo muito e tenho certeza que sairemos vencedores mais uma vez, a despeito das aves- de- agouro.

  38. Prezado Oreçique,

    Suponho que Você tenha lido o meu comentário. A resposta para a tua pergunta está na segunda frase dêle. Não há cidade no mundo cuja rotina mantenha-se incólume durante a ocorrência de mega eventos. E em tôdas elas, a questão da segurança é essencial. E, por maior que sejam os cuidados, podem não ser suficientes. Lembras da Olimpíada de Munique? Pois é!

    Suponho ser verdade que a Cidade do Rio de Janeiro, como ex-Capital da República, possui contingente de funcionários federais maior que nas capitais dos demais Estados. Exceto São Paulo, talvez. Calma, nada contra os paulistas! É que o Estado concentra parte significativa da população e da atividade produtiva nacional. A manutenção de pedaços inteiros de Ministérios no Rio é decisão de Brasília. Porque será que tanta gente prefere trabalhar aqui e não lá? Mas isto não leva os cariocas a pensarem como funcionários públicos. Lêdo engano seu! A imensa maioria dos cariocas trabalha muito para perceber os salários que percebem. Mas êste problema não é só nosso, é de quase todos os brasileiros.

    Tua preocupação com o mau uso do dinheiro público é minha também. Mas penso que César Maia, Marcelo Alencar et caterva não podem ser pretextos que impeçam a Cidade de seguir sua vocação turística. O lugar e o momento certo para tirá-los de cena é a época das eleições. Eu, particularmente, nunca votei em qualquer um dêles. E nunca anulei o meu voto. E não acho que políticos, atuais ou ex-plantonistas do poder público, mereçam essa bola tôda. Os donatários da vez, jovens e ambiciosos – em todos os sentidos – terão uma oportunidade de ouro para mostrar serviço, ou para locupletarem-se, ou ambas as coisas. E o sucesso imerecido dêles será fruto da nossa conivência, caso ocorra. Eu espero que não! O que não deve acontecer, é a cidade, o país parar por conta de um problema nosso, país afora, e do qual não temos sabido dar conta.

    Os problemas estruturais da cidade também não são pretexto. Se Você não sabe, turistas visitam favelas cariocas em “city tours” feitos em carros abertos, e não blindados, os velhos jipões desativados do Exército adquiridos em leilões. Existem dezenas dêles circulando orgulhosamente pelas ruas. E não se tem notícia dos turistas terem sido hostilizados nas favelas. Talvez os jipes sejam blindados pelo orgulho dos moradores das comunidades visitadas, por se sentirem integrados à vida da cidade.

    A região hoteleira não tem problemas de saneamento. A Baixada de Jacarepaguá, Barra da Tijuca inclusive, ou por causa dela, não terá em breve. Tôda vez que o Rio sedia alguma coisa, governantes e empresários conseguem articular as ações – que a meu ver deveriam ser permanentes – necessárias para viabilizar os eventos. Táxis, ônibus, trens e metrô sincronizam seus horários e as coisas fluem naturalmente, como poderia e deveria ser sempre.

    No planêta em que vivo, não sei se por sorte ou castigo (acho que foi sorte mesmo) nasci no Rio de Janeiro. Você não tem idéia do que é sair do trabalho às cinco da tarde – no horário de verão – e estar na praia às seis para sair dela às nove, em um dia de semana qualquer. Você vai dormir cansado…. da praia, e no dia seguinte acorda disposto a começar tudo de nôvo. É um estado de espírito, o usar uma parte do dia – se possível, todos os dias – para integrar-se ao que é belo, filtrar as amarguras, curar os ressentimentos.

    Os mega eventos aqui ocorridos servem para que os cariocas vejam a diferença que existe entre como são tratados pelos poderes públicos e prestadores de serviços usualmente e nas ocasiões excepcionais. Talvez isto nos ajude a escolhermos melhor nossos governantes e representantes no futuro. Talvez isto nos leve a conviver cotidianamente como o fazemos durante tais festas. Talvez aprendamos a exercer a tolerância que ainda existe nas letras dos compositores cariocas, mas não nas ruas da cidade. Talvez, talvez, talvez…. Como já dizia o poeta: “… prá frente é que se anda…”

    Um abraço.

    1. Nossa, q fácil hein, gostei da citação: coisas fluem naturalmente, enfim, muito fácil mesmo….

      Acho q não está claro o seguinte:
      A cidade é linda, belezas naturais diversas, povo animado, praias bacanas, etc etc etc. Vocação turística é fato, estrutura hoteleira, imagino q se tenha a contento por ser cidade turística mundial.

      Mas pergunto, estes são os pré-requisitos para se sediar eventos mundiais?

      Gringo subindo morro para visitar favela e sair dela vivo é fator positivo? Eles sobem lá para ver algo q no país deles não existem, só por isso. Daqui a pouco vão usar como argumento status de maior favela do mundo ou algo parecido para ter + atrativos. Não se tem realmente notícias de gringos hostilizados nessas visitas, mas se tem notícias de tiroteios diários nas ruas, nos morros, balas perdidas, e q o vão fazer com essas notícias/fatos? jogar debaixo do tapete?

      É fato que a realização de um evento como este deixa resultados positivos a cidade a ao povo q nela existe, afinal, alguma melhoria de infra vai ter de ser feita para isto, mas a ordem é essa? as prioridades são estas?

      Muitos falam “não sei qtos anos estamos esperando para ser sede de copa, ser sede de olimpíadas”, pergunto, qtos anos estamos esperando pelo retorno de nossos impostos, por hospital com médico, com leito, por escola com professor, com vagas, por policiais Não corruptos, por políticos decentes?

      o Assunto deve se resumir na questão de multipla escolha abaixo:

      O que acham mais importante para nosso país?

      ( ) evento mundial para celebrar festa esportiva

      ( ) dignidade, justiça e serviços básicos ao povo brasileiro

    2. Caro Heitor sou paulista de mogi das cruzes,porem vou sempre ao Rio e não me oculto em dizer que realmente o Rio é uma linda cidade,e como todas as outras cidades do Brasil,e do mundo tb tem seus problemas,e acho tanto que cariocas e paulistas não tem de se confrontarem mutuamente,pelo contrario temos sim que batalhar p/ melhorar cada vez mais nossas cidades,para o nosso proprio bem,e p/ aqueles que nos visitam.estou aproveitando este espaço,porque sou paulista e tenho mtts amigos cariocas os quais eu prezo muito,e sempre nos respeitamos mutuamente,uma cidade não é feita de cariocas ou paulistas,estas são feitas de pessoas educadas,carinhosas,honestas..enfim de pessoas do bem…

    3. Olha Cheio de fome, se vc temn fome é pq é vagabundo, me desculpe a expressão, pq o Brasil, e te falo isso de cadeira, não por ouvir falar, é um verdadeiro paraíso meu amigo. Vá para o exterior e veja como vão lhe tratar, veja as oportunidades que lhe serão dadas, veja se vc consegue se incorporar ao que quer que seja em qualquer país do exterior, América ou Europa, pelo contrário, vc encontrará somente muita discriminação. Não concordo com vc, quanto a se tem problemas deva ser desabilitada, acho que deve sim ser dada a oportunidade de se organizar um evento, dentro das possibilidades brasileiras, e isso o Brasil já deu mostras de que conseguirá. Será que vc estava no RJ durante o Sul-Americano? Eu estava, a cidade parou para recepcionar a todos os turistas, independentes de nacionalidade, foram tratados com cortezia, educação e se houve assalto, com um mínimo de crescimento que fosse por termos a presença de turistas, a mídia esqueceu de publicar, não houve nada disso caro amigo. Quanto aos recursos, não depende da cidade do Rio de Janeiro somente e sim de todas as autoridades envolvidas, municipal, estadual e federal, os quais deverão ser cobrados por todos nós, os verdadeiros responsáveis por eles estarem na posição que estão.

  39. Caso o Rio seja escolhido p/ sediar os jogos,espero que o ministerio publico esteja atento quanto ao dinheiro que for gasto p/ este evento,porque os politicos bandidos de plantão já devem estar fazendo enumeros plantos do dinheiro o qual eles irão desviar….

  40. Olimpiada num estado que não te dá condições minimas de sobrevivência? os serviços públicos são o que há de pior em todo o pais, falta médico nos hospitais, que estão entregue a cooperativas que não respondem pelos profissionais(de vez em quando sai na midia de falsos médicos nos hospitais do rio), eu já denunciei médico falso boliviano que era costureiro e clinicava no souza aguiar, a policia do rio é a mais mal preparada do mundo,existem bandidos dentro da pm ,piores que qualquer marginal na penitenciaria de presidente bernardes, o transporte é um lixo,quase todo voltado a ônibus, não há mais investimentos a expansão dos trens e do metrô(e quando há levam dois anos para cavar 2km, na inglaterra em 1890 cavava-se 50km por ano nos metrô de londres, a picareta), o estádio do engenhão foi orçado em 100milhoes, custou 380milhoes e dado de mão beijada pro bostafogo segundona, que não paga o aluguel de 1.600reais(mil e seiscentos reais,isso mesmo), se os atletas não forem assaltados pelos bandidos, irão ser pelos pms e policiais civis.

  41. Acho que a discussão em torno das Olimpiadas, tomou um jeito bem emocional. Não se pensa em outra coisa a nao ser explorar em proveito proprio. O governador pensa na presidencia, o prefeito, pensa no governo do estado, o presidente pensa na reeleição, pra quando???? e o povo.
    Oh. o povo le ilude com a possivel vida boa que tera com as obras. Esqueceram do PAM…. cae a linha de metro, novos acessos a barra, moradias financiadas pela CEF e vendias pelas contrutoras. um NOVO estadio do Maracanã e um ENGENHAO, maravilhosamente localizado, Linhas de metro, onibus, estacionamentos excelentes. rs rs rs
    Ah como é triste a nossaq mentalidade, de novos ricos…..

  42. Renato te pergunto qual foi o rearranjo urbano depois do pan-americano no rio de janeiro? teve estrada inaugurada? nova linha de metrô? estações novas de trem?? o tal do VLT(veiculo leve sobre trilhos) nem saiu do papel, mas estava prometido, que grande hospital que construiram?? me responda, mas te digo que construiram estádio de 380milhoes(nem o do real madri custou tanto) e deram de mão beijada pro bostafogo (que era o time do prefeito), talvez agora construam um para dar de graça pro vasco(que é o time do governador e do prefeito), responda com sensatez, nada de agressões e xingamentos, e afinal você vai ter que concordar que durante o pan, esconderam muitos fatos da midia, inclusive pms extorquindo atletas durante o pan, atletas assaltados,esfaqueados na praia de copacabana, eu presenciei e socorri, não adianta contestar.

    1. Amigo, vc é tão por fora que vc nem imagina o tamanho da besteira que vc escreveu, mas, enfim, sem xingamentos, é pena que vc tenha oportunidade de externar opinião sem sequer saber o rumo em que seu nariz aponta. Vc poderia nos apontar quais fatos foram escondidos da mídia? De qual delegação atletas foram esfaqueados e lhe afirmo com todas as letras, vc mente quando diz que presenciou e socorreu, afinal, a mídia não deixaria passar isso em branco, portanto, sinceramente, vc deveria era ser preso por tantas mentiras, isso é falta de honestidade. Infelizmente sou obrigado a lhe falar dessa forma.

  43. Já falei isso antes, mais vou falar de novo, não sou politico e não tenho que devender politico, mais tenho a honra de defender a educação e o respeito pelo o ser humano, quem chama alguem de safado também e safado e digo mais se esconde atraz de um nome falso para sair atirando nas pessoas isso não é de gente educada, quem fala isso, não respeita a si proprio, não tem moral de falar nada, só se muda um país é pela educação.você comentar um assunto importante é muito salutar para a democracia mais sabendo respeitar a todos.

  44. A este infeliz de nome Marks do Rio de Janeiro,realmente quando alguem acerta o Brasil no mapa,é a cidade do Rio de Janeiro,só que quando alguem de peso quando vem p/ cá,normalmente é S.Paulo,exemplo varios chefes de estado da europa,e por ultimo o nojento do george bush,portanto meu querido,respeite um pouco mais seu pais,e por sua vez S.Paulo..

    1. Ivan, claro que respeito S.Paulo, com reservas claro, sabedor que sou de algumas coisinhas, só que dos políticos e não da sociedade paulista. Se sou infeliz amigo, é por não ter o prazer de conhecê-lo, afinal, pessoa tão educada, claro que qq um gostaria de conhecer. Quanto a respeitar meu país, existe medidor para ver quem respeita mais? Portanto, meu feliz amigo, primeiro aprenda a ler, pq não falei nada demais contra o Brasil e nem contra São Paulo e sim, escrevi contra aqueles que falavam contra nosso país. Pena que vc fugiu da escola, caro amigo.

  45. Só mesmo o lunático, nosso Presidente da República, para pensar em um evento desta magnitude no Rio de Janeiro. Está parecendo aqueles sheiks árabes que queriam trazer o Vaticano (ou uma cópia fiel) para os Emirados Árabes. Olhe o histórico das cidades que já promoveram as Olimpíadas para ver se temos chance! Nem saneamento básico nós temos. Semanas atrás, lendo o depoimento de um velejador cujo nome não me recorto fiquei sabendo que este bateu com a quilha da prancha em um cadáver na Baía da Guanabara!!! Primeiro temos que limpar o Congresso Nacional e a política brasileira para, após, pensarmos como primeiro mundo.

  46. Eu como paulista acho que S.Paulo não tem infraestrutura p/ sediar um evento desta natureza,nem dinheiro,agora se outro estado estão nadando em dinheiro,e não há nem um outro problema a ser solucionado,que assim o façam,e sejam muito felizes…

  47. Caro Ricardo,

    Morei durante 4 anos no Rio de Janeiro. Meu filho caçula mora lá com sua mãe. Cidade fantástica. Qualidade de vida excepcional. Povo hospitaleiro. Governantes típicamente brasileiros, então vc já sabe né…
    Depois da vergonha dos custos do Pan 2007 creio ser uma temeridade promover os Jogos Olímpicos na mesma cidade. Boa parte da infra estrutura criada para o Pan 2007 já está em fase de degradação. Com certeza os governantes vão querer refazer tudo. Sinceramente Ricardo: O Rio tem outras prioridades, principalmente com relação ao tráfico de drogas, segurança, reurbanização e outras demandas que, sendo atendidas vão fazer o Rio ser de fato a cidade mais bonita do mundo.

  48. Renato… vocês amam petróleo! Pois sem os roialtes(br.) a arrecadação do Rio de Janeiro seria pífia(entre 5ª ou 6ª economia do Brasil). Sempre “mamando” no governo ou estatais. Esta filosofia vem de encontro a vocação de funcionários públicos que tem a maioria de seus cidadãos.

    1. Realmente o quadro não é dos melhores,eu acho que todos nos estamos tentanto empurrar a poeira embaixo do tapete,é impossivel ignorar esgotos a céu aberto,bandidos empunhando metralhadoras matando ou assaltando todo mundo,crianças se prostituindo quando sempre estimulado pelos proprios pais,depositos de presos espalhados pelos carceres do pais,exercito de crianças fazendo uso de crack e outras drogas,realmente o quadro é extremamente triste,a inversão de valores cada dia ganha mais força.O trabalho que precisa ser feito neste pais e ´gigantesco , reeducar este povo sera uma tarefa ardua e longa,todavia precisa ser feita,e qto antes começarmos sera melhor…

  49. Na minha opinião não devemos ter jogos olímpicos no Brasil,pois o dinheiro público que será gasto no Rio de Janeiro,pode ser aplicado em outras necessidades prioritárias.
    Além do mais,vamos passar vergonha,vendo os turistas estrangeiros sendo assaltados na práia de Copacabana.
    A cidade é tão maravilhosa,que até a polícia precisa andar dentro de carros tanques blindados.
    Quem sabe daquí a uns 50 anos,quando o Brasil estiver em melhor situação financeira,de cultura e de civilidade,poderemos ter uma olimpíada no Brasil.

  50. RK, li seu texto. Entendo que foi apenas um relato, certo?

    Qual tua posição sobre o Rio receber ou não as Olmpíadas?

    Aproveitando que vc esteve no Rio e viu as “incríveis melhoras ” da cidade, vc aproveitou e viu os arredores do Engenhão (ou vaziozão, se preferir)? Não foi cumprido o que se prometeu de reurbanizar a área.

    O Vaziozão é sub-utilizado. O Botafogo coloca no máxima 10mil por jogo – no ano que vem, na segundona, vai cair pela metade.

    Vc passou no conjunto Maria Lenk? Permanentemente fechado.
    E no velódromo da barra? Qual a utilidade dele no ano de 2009, por exemplo?

    Em suma, viu quanto $$ nosso foi rasgado no Rio?

    Isso não te indigna?

    Vc acha o Nuzman um cara idoneo para liderar essa campanha? Ele é incapaz de responder qualquer pergunta referente aos custos do PAN.

  51. Se o governo Federal está com tanta vontade de investir em uma olimpiada com odinheiro público… aí sim Lula, use-o no NORDESTE! As mais lindas e despoluídas praias do nosso litoral estão no nordeste. Imagine em 6 anos tipo mutirão, nomeie uma comissão apartidária, apolitica, do seio da SOCIEDADE e desenvolva com grandes Hoteis(incentivos), metrôs, estadios modernos, etc. tirando uma região maravilhosa da quase infinita pobreza. Isto sim seria governar com isenção e sem pressão do EX funcionários públicos. A propósito: a Copa é na Africa do Sul (país)

  52. Mark vc tá certo… o Rio lá fora é muito conhecido: prostituição barata, sequestro de turista para roubar RIM(!), bala perdida, “araston” como falam e “munto exótico os favelas né?” . Só pra lembrar O RIO NÃO É MAIS A CAPITAL DO BRASIL ! A Globo enfia cada bobagem na cabeça de vocês…

  53. Ricardo,
    Perdoe eu estar novamente entrando com um comentário mas, não posso ficar calado sobre este tema que somente nós, flumineses e cariocas podemos opinar, acusar ou defender pois vivemos na pele os problemas.
    Fico boquiaberto com o pessimismo existente nos comentários, a desinformação e a imagem errada que os fora do Rio possuem.
    As olimpiadas tem que chegar para o Rio sim! È a chance do Brasil mostrar que não é mais um país emergente, mostrar que é um país que já rompeu a linha d’agua e a cabeça já está de fora respirando de igual para igual com as chamadas potências mundiais, lógicamente com um volume de oxigênio ainda menor, senão a França e Eua não cheiravam tanto o fiofó do Lula. O Obama não chamaria de “O CARA”
    nosso nordestino retirante que chegou a São Paulo de “pau de arara” e a Brasília de jatinho. Nem o Zelaia ia se esconder na nossa embaixada.
    As pessoas ficam pensando somente no que os politicos irão roubar. No que super faturarão as obras para pegar uns trocados a mais. Penso da seguinte forma: Se fosse um evento de menos ressonância ou uma obra comum também desconfiaria mas, um evento do porte de uma Olimpiada é se expor muito, é colocar o saco na guilhotina pois o mundo inteiro vão estar sete anos de olho no Brasil, no Rio de Janeiro e os TCs do Estado e da União vão pegar pesado principalmente o do Rio que já tem a experiencia do Pan, na administração Cezar Maia. Lembremos, Ò povo Brasileiro, que o Maia já se foi, que agora é outro prefeito que devemos dar a oportunidade vigiada pois, o Paes é cria do Maia. A cidade da música é um elefante branco que fez coco de ouro no fim da era Maia no Rio de Janeiro. Mas, pelo que me consta, já tem um processo que já condenou o ex prefeito e sua camarilha. Vou me informar melhor.
    Pequim, uma das cidades mais poluidas do mundo, cheia de problemas sociais sem uma infra estrutura antes da olimpíada foi escolhida e fez bonito. Segurança? A olimpiada em Berlim foi marcada pela morte da delegação israelita por terroristas, e foi em um país de primeiro mundo.
    O Rio é conhecido internacionalmente como a cidade maravilhosa e atrai muitos turistas. Gente, qualquer cidade do mundo que possua um potencial turistico e um porto movimentado a prostituição vai ser grande, no Rio, a Praça Maua e suas boites já é turístico. Vai ter os “malandros” prontos para dar um golpe nos gringos. Será que alguém que fala da violência no Rio já visitou o Brooklin (se é assim que se escreve) depois das 18h em Nova York? Já andou a pé em Miame a noite? Ou já foi nos suburbios parisienses? Será que trombadinha roubar gringo em Copacabana é pior que “os mano” roubarem relógios e bolsas nos sinais da Paulista ou da São João? Roubar carteiras em Amaralina? Fazer saidinha de Banco na Afonso Pena em BH? Assaltar qualquer um na praia da Boa Viagem em Recife? Por que só o Rio de Janeiro é violento? Por que só o Rio de janeiro ´tem favelas perigosas? Por que só o Rio de Janeiro tem prostituta atacando turistas?
    Será que tudo que politico brasileiro quer fazer é visando lucro próprio? Será que a briga de Tókio, Chicago e Rio de Janeiro para sediarem as olimpiadas é atoa? Ou os frutos são importantes a todos os níveis para um país?
    Nós brasileiros somo um povo heróico! Quando queremos, conseguimos executar com maestria a missão que nos é dada.
    A Olimpiada vai ser um exemplo disso. Mais uma vez calaremos as bocas malditas dos pessimistas que jogam água fria ou os mais alterados, ácidos, na empolgação e no orgulho que movimenta a fibra de nosso povo. Tem uns cara que devem ser doentes. Nasceram de bunda, em noite de temporal! Só reclamam! Só metralham usando aquela ultrapassada e decadente retórica de uma esquerda que já se afundou e se afogou em suas próprias águas. Me vem a imagem destes revoltados usando chinelão de peneu, calça lee desbotada, camiseta , bolsa de couro, cabelo quase black power, barbudo óculos de intelectual, cigarro na mão direita em um mesa de butiquim dividindo o comunismo de uma garrafa de cerveja e “pindurando” a conta, porque são uns duro. Palhaçadas existem sim, principalmente a nível Federal. A prova maior dessa prosopopéia circense é uma foto publicada onde aparece Lula, Collor e Sarney juntos em sorrisos que demonstram um convívio pacífico e mostrando cumplicidade.
    Sobrevivência? Mal caratismo? Política? Talvez seja política! Porque a primeira coisa que vai embora quando se entra na política é sinceridade. Mas, o Brasil não é sómente esta foto, é muito mais coisas e boas. Arranjos, aconchegos e maracutaias existem desde o tempo que D. João veio para o Brasil e vai continuar. Mas não é por isso que vamos detonar as coisas boas que estão acontecendo. As populações crescem e as cidades devido as burocracias não acompanham o crescimento. Agora chingar, esbravejar criticar politico é a maior besteira que existe. No Brasil o voto existe, temos a faca e o queijo na mão para cortar os pêlegos ( essa eu tirei do fundo da resistência a ditadura) os falsos, ou seja, os politicos de “mer…” que ainda lota a politica nacional. Mas, já melhoramos bastante.
    Que venha as olimpíadas. Que a Seleção ganhe este título inédito para nós em nossa terra, no Maraca, que atletas como Diego e Cielo e outros tantos possam ter o auge ou encerrar suas carreiras com ouro em sua terra, em seu país.
    A vocês, pessimistas, e extremistas segurem a onda, sejam pelo menos uma vez, BRASILEIROS, se não puderem ser, CALEM A BOCA, PORRA!!!!!!

    Marcus Benedictus

    1. EUA, França e qquer outro país estão amiguinhos do Lula pq temos, dinheiro circulando, temos recursos naturais, temos comida, temos petróleo, temos floresta, temos agua doce, enfim, não “consideram” o Brasil nem pela política muito menos por ser exemplo de algo Social para o Povo.

      Zelaya foi para a embaixada do Brasil pq o Lula é o trouxa da esquerda que temos na américa latina, pq toleramos q empresas brasileiras sejam possuídas em território estrangeiro, pq aumentamos os valores de acordos a serem pagos aos Ermanos alheios, resumindo, pq somos fantoches.
      Pense um pouco, se Hugo Chavez ajudou Zelaya voltar para honduras, pq ele não foi para a embaixada da Venezuela? ou da Espanha ou de qquer outro país, já q o companheiro Lula discursou “a comunidade internacional exige o retorno de Zelaya”, oras, pq a embaixada do Brasil?

      Pequim fez bonito nas olimpíadas? Trocaram até a coitadinha da criança cantora pq julgaram q ela era feia. Jogaram debaixo do tapete os opositores daquele país, querem q façam o mesmo pq aqui, escondam a realidade para depois neguinho falar q fez bonito?

      Alemanha tem ou tinha índices de analfabetismo alto, desemprego, violência diária, tráfico de drogas igual a nossa proporção real? Alemanha faltam serviços de assistência na saúde, no transporte? Será q Espanha, EUA e Japão (as concorrentes do Rio) precisam mais de serviços para seus povos do que o Brasil, será q eles precisam arrumar a casa e o Brasil tá arrumadinho? Até onde se ouve, casos de corrupção nestes países qdo descobertos possuem inicio meio e fim, e este fim não é em conselho de ética regado a pizzas, lá se os caras são pêgos, são presos, no japão alguns até se suicidaram já, enfim….Collor por mais fdp q foi, foi retirado do poder e tá lá hj falando e fazendo merda de novo, bancando o poderoso, fala sério.

      Todos os países citados possuem problemas, todos sem exceção, mas daí acharmos q temos de gastar com olimpíadas ao invés de fazermos a obrigação que é dar condição decente e serviços ao povo é burrice.

      como vc citou: “Nós brasileiros somo um povo heróico! Quando queremos, conseguimos executar com maestria a missão que nos é dada.”

      Conseguimos cobrar nossos políticos por nossos direitos? conseguimos colocar na cadeia os corruptos? conseguimos ter hospital público decente e com leitos? conseguimos ter educação pública decente?

      O Cielo q vc citou, caso vc não sabe treina nos EUA, ué, pq será? talvez pq o Brasil não dá condições pra ele treinar aqui, não investe nele, não acredita? Esse é o problema, neguinho aqui só é considerado depois de tirar leite de pedra, qtos anos vamos ter de esperar por um Guga no tênis brasileiro? e por outro Cielo? Sequer dão condições para os esportistas de nosso país e quererm bancar uma olimpíada aqui, fala sério…..

      Se vc quer se enganar que o Brasil é de primeiro mundo as custas de sediar olimpíada se engane, mas pague sua assistência médica em dia e se tiver filhos pague uma boa escola particular tbm, caso contrário vc será + um banana alegre com as olimpíadas e um coitado na vida real.

      Mas será o benedictus????

    2. P/ MARCUS CANDIAN RANGEL..AMIGÃO SOU PAULISTA MAS FAÇO QUESTÃO DE IR AO RIO SÓ P/ TOMAR UMA CERVEJA COM VC,CHEGA DE PESSIMISMOS,CHEGA DE PESSOAS NEGATIVAS,TENHO CERTEZA QUE NOS BRASILEIROS IREMOS FAZER UMA LINDA OLIMPIADA,E A PARTIR DESTE EVENTO MUITAS PORTAS VÃO SE ABRIR P/ O BRASIL EM VARIOS SEGUIMENTOS,O QUAL NOS TRARA MUITAS DIVISAS QUE COM CERTEZA VAI MELHORAR A VIDA DE MUITA GENTE….DESEJO O MELHOR P/ TODOS QUE VIVEM NESTE QUERIDO PAIS…

    3. Marcus, vc é bi-polar? Tem hora que é lúcido e edecado e tem vezes como agora que faz “arrastão” na cabeça. Veja se identifica os persona gens deste dialogo: ” E o Chaves como vamos controla-lo para q ele não incendeie novamente a America Latina? – Tem o Lula lá do Brasil… é mesmo! Boa idéia… como vamos convence-lo? – É só agrada-lo que ele se convence… por que? – òra ele está fazendo um bom governo no Brasil então em quase tudo que ouve e lhe é favorável, acredita. – Quem vai falar com ele? – Deixa q eu falo.. vou chama-lo de O CARA, ele gosta..- ah… já sei, faço uma visita pra ele e levo minha mulher pra dançar samba… pronto! fica do nosso lado.”

    4. Marcus, você prestou bem atenção nas cidades que vc, num ufanismo inconsequente comparou ao Rio de Janeiro? Simplesmente situadas na primeira e na segunda economias do mundo!! Se for só apelar bela leleza natural, podemos pensar na Amazonia, é mais exótico. Os USA e Japão estão “duros” vai ver veem aqui pedir uma grana pro Lula para bancar as Olimpiadas… Se liga!

  54. Sabe não vou dizer nem paulista,nem carioca,na verdade nos brasileiros temos mais é que cair na realidade,que o nosso pais esta passando por dias muitos dificeis,uma violencia sem fim,e crescente,varios setores falidos tais como;saude,educação,segurança,temos urgentemente de arrumar a nossa casa depois de ela arrumada,e ornamentada ai sim fazer uma grande festa,antes disto acho que é colocar a carroça na frente dos burros,como diz o ditado

  55. CHEIO DE FOME:
    Você não comentou uma linha sobrê o filho bastardo do governo TUCANO o PCC,também ignorou meu comentário sobrê educação,o estado de São Paulo fica abaixo do Piauí nos exames nacionais,e pelo jeito não é muito chegado a ler noticias boas sobre nosso País,não é mesmo?
    Emprego com carteira assinada cresce no mês de setembro,segundo dados do Caged,Nível de confiança da indústria volta aos níveis pré-crise,Será que se o Presidente
    fosse o Sr SERRA,você estaria mais otimista?Não querer ver que o País é respeitado la fora,saiu do fundo monetário internacional, (FMI) (depois de oito anos de governoTUCANO) e hoje TEM CREDIBILIDADE ,é ouvido no G20 com autoridade,não é bom para nós,tenha santa paciência,você só pode estar acomedido do “complexo de vira-latas”,em outra coisa não posso acreditar.

    1. Bom, levando na linha A contra B, tô pouco me fod%&¨% se é tucano ou arara o partido. Se é Rio, SP ou Piauí q vai sediar a olimpíada, pois como falei, o dinheiro a ser empenhado nisso tudo é Federal e não dos cariocas marrentos q vivem de brisa e bossa nova. Emprego com carteira assinada cresce, q bom, mas será q não caiu antes de crescer? ou seja, retomou algo e não cresceu literalmente. Seja o Serra ou a dona Marta, qquer Estado q fosse governado por ambos seria problemático. Ou acha q a Marta fez algo de produtivo por aqui? Enfim, discutir bandeira, sigla de partido ou torcida de futebol pra mim é a mesma coisa, algo de gente q não tem o q fazer. Respeito pra mim tem de ocorrer para comigo e meus compatriotas, na hora de se precisar de um médico em hospital público ter, na hora de ter escola de qualidade, ter, sem me preocupar com greves, em pagar convênio ou escola particular, isso pra mim é respeito. O q o Obama acha do Lula pra mim pouco resolve essa situação, ele não paga nossas contas, não deve satisfação para nós, se vc se contenta com isso, lamento, mas lhe dou o mesmo conselho q dei ao outro conformado: PAGUE SEU PLANO DE ASSIST. MÉDICA EM DIA E BANQUE UMA BOA ESCOLA PARTICULAR PARA SEUS FILHOS OK, pq nem OBAMA nem o LULA irá bancar isso para vc.

      A respeito do seu regionalismo, faça o seguinte, tire o PIB do Estado de SP e veja as migalhas q sobra pro País blz?
      Ah, sobre a situação da educação, se quiser venha a SP e te levarei no lugar com a maior concentração de nordestinos fora do nordeste, será q eles estudam aqui ou estudam lá? Veja no Piauí por exemplo qtos paulistas foram para lá viver com a roupa do corpo. Vou levar 15 pessoas a sua casa e vc vai bancar elas ok, dando moradia, educação, saúde e transporte, caso não consiga, infelismente sua casa e consequentemente vc serão os culpados ok?

      PCC é sigla tipo a CV (comando vermelho)?

      Meu amigo, vai escutar funk q é sua cara

  56. Eu concordo com o primeiro comentário que é do cheio de fome,e digo mais um detalhe:se no PAN se gastou 10 vezes mais que o orçamento inicial,imaginem o que vai acontecer na copa do mundo,e na olimpiada,se ela vier evidentemente.,

  57. Caro jornalista Kotscho: Desculpe mas o MAM não fica no flamengo.O flamengo começa onde fica a igrejinha da Gloria e é um pouco mais para o sul. Chamar o Rio de balneario é um pouco demais, não acha? Continúo seu admirador e leitor permanente do Balaio.Como um velho carioca de 79 anos anos que assistiu como começou o gigantesco problema de segurança pública que o Rio enfrenta hoje, só lamento, e com o sentimento de impotência que todo cidadão comum sente, torço e rezo para as segurança das pessoas que virão para a Copa ou para a Olimpíada. Uma lástima a ininterrupta escolha que meus conterraneos fazem para seus governantes. Cada um pior que o outro. E o povo carioca trabalhando muito mais do que as pessoas imaginam quando vêem as propagandas com as praias e a natureza. Como alerta para o resto do Brasil: cuidado com a corrupção. Ela não mata mas aleija.

  58. Também admiro você, Ricardo Kotscho. Mas discordo quanto ao Rio estar melhor do que com o César Maia. Em grande parte nada mudou e onde mudou não foi para melhor, pelo menos até agora. Moro na zona sul e nunca vi o Rio tão sujo. Desde o fatídico governo do César (pior é que se imagina mesmo um imperador), que abandonou a cidade como um todo e desviou muuuuito dinheiro de todas as áreas, do PAN, da construção da Cidade da Músioca, etc..,etc, a cidade permanece imunda, por onde quer que se ande, seja zona sul, norte, oeste, um número cada vez maior de mendigos e a violência comendo solta (contra a qual só existe uma política de segurança:o confronto, a criminalização das periferias), não vejo o que resta de convidativo para um evento esportivo de tal monta. Em muitos países, acarretaria ganhos imensos para as cidades onde acontecesse, aqui será mais uma mina sem fundo para os nossos governantes locais. A saúde, educação, saneamento básico, segurança, todos pedem socorro e não é por falta de verbas do governo federal. É por falta de vontade política e de amor pelo povo que os elegeu. O quadro mudará nestes próximos anos?

  59. Não sei pq tanta especulação colocando o Rio como favorito. A análise tem de ser realista, vejam as notas dadas as cidades pelo COI e tbm as infos de cada cidade, onde o Rio (Brasil) está mais qualificado que as concorrentes? Fala sério, se ganhar vai ser meramente por político e não por méritos

    http://esportes.r7.com/esportes-olimpicos/noticias/campanhas-de-rio-e-chicago-brigam-voto-a-voto-por-enquete-em-site-20090929.html

  60. Hoje terevison bastanti quirime no Lio di Janelo… lobaram um perédio intelo! teve araston tambem… atá bala perdida apaleceu… conta pros homis da olimpiada eles nom fais… isso muito bom Braxi.

  61. Por falar em TV Brasil, a inauguração ocorrida no MAM-Rio foi para inaugurar o que? Faço este comentário porque esta TV, sinceramente precisa de uma boa sacudida para sair do marasmo de uma programação despojada de dinamismo e real interesse a ponto de prender o publico. Eu vou dar um exemplo: No dia 7 de setembro em vez de transmitirem a parada militar que, com certeza, prenderia a atenção de milhares e milhares de telespectadores, a TV Brasil, simpesmente passava um desesenho animado caquetico do tempo do ronca e após com o teatrinho de marionetes!!! ASSIM NÃO DÁ.

  62. Já somos a sede das Olimpídas 2016. será a revolução do atletismo no país, um exemplo à juventude que passará a praticar muitas modalidades de esporte, um convite para uma vida sadia, consequentemente a distância dos vícios. Vai custar caro? Vai. Mas, quanto se gasta em carnaval todo ano, sem falar na marcha pela maconha.
    Esporte é cultura. CORPO SANO, MENTE SANA.
    Sei que a carência é muito grande em outros campos, como saúde, segurança e principalmente de políticos honestos. Porém essa é senão, a maior reunião esportiva do nosso planeta, por que não aderirmos? Só espero que tudo que for construido e implementado por ocasião disso, segurança, saude, transporte, etc. perdure em benefício da população, não seja desfeito após a passagem da festa, cmo ocorreu na segurança do PAN, que as tropas federais de segurança, viaturas, ambulâncias e tudo mais, que simplesmente SUMIRAM após o evento.

  63. Kotscho estou plenamente de acordo com vc, o Brasil de Lula é completamente melhor do que o de 15 anos átras. Realmente é uma minoria de 06 brasileiros que não querem dar o braço torcer. O governo tem corrupção sim, tem gastos públicos sim, mas o país está crescendo em todos os setores e mundialmente também é outra história.
    O problema desta “pequena” minoria é o mesmo de tempos atrás O PRECONCEITO. Tem brasileiros “doutores ou não” que jamais aceitarão serem comandados por um ex-metalurgico. Certo?

  64. Abria sempre o ig e não tinha a curiosidade de ler este blog mas ao le-lo esta semana e varias materias anteriores,notei o mesmo sentimento e opiniâo a respeito do brasil e do seu governo.Pois sou um exemplo disto,estou aqui em são paulo há vinte e dois anos e este é o menhor momento da minha vida pois estou saindo de sâo paulo e voltando p/ o interior de cabeça erguida e que nunca estive em melhores condiçôes em todos os aspecos.obrigado.

  65. Como é incrivel o País da era Lula, melhorou, cresceu e ficou independete. Eu sempre acreditei no Lula, voto nele desde 89, mas tenho amigos que nutria ódio, e hoje me diz que a realidade e a esperança são outras, o nosso País simplesmente virou moda no mundo, e isso tudo por causa do “presidente marketeiro”, palavras do empresário Eike Batista.
    Agora os urubus de plantão, exemplo, os Maias do RJ, que disse que um dos responsaveis pela vitória do Rio foi o Pai falastrão, mentiroso e indecente. Viva ao Brasil, viva a Lula.

  66. Só quem não ve o crescimento do Brasil, não e brasileiro ou pertence a pardidos derivados da ARENA (DEM PSDB)
    Vamos mostrar algumas melhores que antes erem concebidas como impossíveo
    l – Saláro minino acima de 100 dolares hoje está em 250 dolares.
    2 – Credor do FMI em lugar de devedor
    3 – Nunca se prendeu tanto corruptos como agora.
    4- Mais de 16 milhoes de pessoas deixaram de ser miseraveis.
    5 – Nunca o Brasil foi tão respeitado lá fora.
    6 – Reservas cambiais consistente.
    7 – Temos que eleger a Dilma para continuar este desenvolvimento.

  67. É lamentável o seu comentário. Se não fosse o FHC tomar as medidas impopulares, Itamar domar os cruzeiros, cruzados, este Bardeneiro que quebrava fábricas, coloca o boné do Sem Terra que não planta nada e ainda derruba nossos pés de laranja a situação estaria preta. Seguiu o caminho do FHC e chegou em porto seguro. Quanto ao nordeste deveriamos tirar de lá todos os moradores e fazer um campo de teste de bomba atomica para não ficarmos com medo do Indio Boliviano e o Chaves. Após trabalhar 48 anos continuo na ativa isto pois aposentado neste pais não tem direito a descanço. Estamos tomando o lugar de muita gente nova que precisa assinar a carteira pela primeira vez. . Brasil do pré-sal vai salgar todos nós que somos como carne nordestina.(buxo)

  68. fica evidente que a midia gosta do que e moda, e com todas as bravatas do presidente populista, que coloca o cargo de presidente acima da constituiçao. o notociario transborda centimentalismo. acometidos de um patriotismo numca antes vistos, alguns ignoram as democracia tao duramente conquistada, talves um surto de euforia lhes façam esquecer dos tempos duros de inflçao e ditadura, talves nao lhes seja importante o enem, mas e os tantos jovens a espera de oportunidades? talves tudo se resolva com discursos acalorados. e quanto ao indice de idh, vamos ignorar? Ivo morales pos a petobras pra correr sob os afagos de lula, agora a presepada em honduras…e bravatas e mais bravatas, bravo srs. intelectuais, nos poderiamos escrever um livro de memorias citando as presepadas desse governo, mais pra que? o povo nao tem momoria o contrubuinte continua pagando pelo prejuizo, e a maioria dos jornalistas ( benefices ) desejam manter as mentiras, afinal a publicidade que os mantem e mesma que mantem as mentiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *