Sardenberg garante que o Brasil não quebra mais

Sardenberg garante que o Brasil não quebra mais

Atualizado às 16:30

Aos leitores,

peço que leiam a íntegra do comentário enviado sobre o texto abaixo por meu colega Carlos Alberto Sardenberg, às 16:03, em que ele se queixa, basicamente, de eu não ter feito menção, ao falar da estabilidade, “à manutenção de uma política econômica de 15 anos, desde 1993”. Está feito o registro.

“Todos nós temos a tendência de prestar atenção e registrar só o que nos interessa”, escreveu ele na abertura do comentário.

Na resposta que lhe encaminhei, concordei plenamente com esta afirmação. Nós, jornalistas, somos assim, feliz ou infelizmente. Os leitores, a julgar pelos comentários, também. 

Ricardo Kotscho 

Se alguém ainda duvida que a recessão já acabou e o Brasil só tem boas notícias na economia, como está na manchete da Folha desta terça-feira, deveria ter assistido à palestra de Carlos Alberto Sardenberg, meu velho colega do Estadão nos anos 70.

Atual comentarista da CBN e da TV Globo, ele falou agora de manhã, no Digital Day, que o iG promoveu no Hotel Unique, em São Paulo. Quem o ouviu saiu de lá mais feliz e animado, com certeza. Quem apostou na crise do fim do mundo, no começo do ano, perdeu.

Ao final de quase uma hora de palestra, em que citou os números do crescimento neste século, em seguida os da grande crise financeira mundial e os da recuperação econômica no nosso país e no mundo, prevendo a volta do crescimento em 2010, Sardenberg concluiu: “O Brasil não quebra mais. Todos os fundamentos da nossa economia são sólidos”.

Para quem, como eu, está habituado aos ácidos comentários dele sobre os rumos do país nas emissoras em que trabalha, o multimídia Sardenberg surpreendeu favoravelmente a platéia formada por publicitários e profissionais da mídia digital.

É verdade que o jornalista não falou de crise política, não citou nenhuma vez o presidente ou o governo Lula, passou ao largo do Senado, de Sarney e das CPIs, limitando-se a falar da situação econômica.  

Até brinquei com ele ao final da palestra, comentando que nem a ministra e provável candidata presidencial Dilma Roussef faria uma palestra mais otimista sobre o atual momento da economia brasileira _ com juros em queda, aumento de renda e emprego, indústria automobilística batendo recordes históricos, reservas de 200 bilhões de dólares em caixa, inflação controlada, balança comercial favorável, etc.

“Em 2002, o Brasil estava insolvente, não teria condições de enfrentar uma crise como esta sem quebrar”, disse Sardenberg.

Em seu power-point, ele exibiu um gráfico atrás do outro, para provar como todos os indicadores econômicos do país melhoraram nestes últimos sete anos, na onda do crescimento mundial pré-crise, acelerado pela globalização e pelas novas tecnologias de informação.

Estivesse lá de espião algum marqueteiro do governo federal, certamente pediria os gráficos de Sardenberg emprestados para utilizar na campanha de 2010.  

Na comparação que fez entre o Brasil de 2002 e o de 2009, mostrando como o Brasil passou de devedor a credor, de insolvente a superavitário, mesmo sem citar seu nome, meu amigo acabou fazendo a mais contundente defesa do governo Lula que já vi. Agora, disse ele, para melhorar o clima, só falta fazer a reforma tributária e desonerar de impostos as empresas e os assalariados.  

Em resumo, segundo o cenário desenhado por Carlos Alberto Sardenberg: é hora de voltar a acreditar, sem medo de investir, e botar fé no taco neste segundo semestre, como previu outro amigo, o publicitário Sergio Valente, presidente da DM9DDB em seu artigo “3-3-6” publicado aqui mesmo no Balaio, no final do ano passado.

A marolinha passou. E o Brasil foi mesmo o último país a entrar e o primeiro a sair da crise.

   

 

 

 

221 thoughts on “Sardenberg garante que o Brasil não quebra mais

  1. TROPEÇARAM NOS NÚMEROS OU NA MÁ INTENÇÃO

    Pois, é Kotscho, e você ouviu calado a previsão onipotente do Montenegro sobre as eleições de 2010. Quando ouço declarações de certos economistas ou responsáveis por agências de pesquisas, lembro-me dos pernas de paus tropeçarem na bola, ao tentar um drible de efeito. Sentem-se donos dos números, mas estes derretem-se ante os impulsos imprevisíveis da alma e das emoções humanas, vertentes tambem da economia.

    Os economistas me dizem: A inflação vai acelerar porque você vai comprar mais. E eu pergunto: Compar o quê? Pronto, a previsão dele foi pro saco ou tem gente ali no balcão pra faturar adoidado com a previsão orientada.

    Ou o Montenegro me diz que o PT não ultrapassa o limiar dos 30%, histórico, nas pesquisas para 2010. E eu pergunto: Você se esquece que Lula não é o PT, mas maior que ele? Pronto, a previsão dele já furou ou tem mutreta ali na frente. A propósito, quando sai nova pesquisa, Montenegro?

  2. Oi Kotscho, td bem?

    O problema é a confusão que estes “jornalistas entendidos de economia” fazem na cabeça das pessoas.

    Duvido que hoje, no Jornal das 10, na Globo News, Sardenberg repita tudo o que falou na palestra do IG hoje. Prometo assistir hoje, amanhã, depois… Aí te falo.

    São públicos distintos.
    Na palestra Sardenberg é um economista sério e puro. Não mistura política com economia. Dá o recado certo!

    Nos Jornal da 10, Sardenberg é pure-global. Junta ele, Monforte e Trigueiro e pau no governo. Pau na economia. E o Brasil está se esfarinhando. Não tem mais jeito. O Lula só erra. Eitcha governo burro!

    Vc assiste e vai direto pra cozinha tomar um sal de Andrews!
    A Globo faz mal Kotscho!
    Estraga jornalistas e revira o estômago do espectador.

  3. Para o Brasil foi uma marolinha. Mas não é para os EUA. Um dado que saiu no Valor de sexta, os Eua são 23% da produção mundial. E 28% do consumo. Isso está se ajustando.

  4. Esse Sardemberg é um palpiteiro econômico. Agora é fácil falar que o Brasil não vai quebrar. Quero ver no início do ano quando ele e a Miriam Leitão fizeram um verdadeiro carnaval dizendo que o país estava na bancarrota. E outra ele não citou o excelente trabalho do governo Lula. É errado falar da obra sem citar o criador. E o Lula apesar de Sardemberg e outros jornalistas catastrofistas estava certo. Era uma marolinha. Desafio o PSDB e o a mostrarem aquela propaganda infame que eles passaram falando desse assunto. E agora o que vão dizer aos seus eleitores? Como sempre não falarão nada pois estão sem discurso.

  5. Caro Ricardo,

    Sem dúvida nenhuma, tudo que foi dito na palestra do Sardenberg é mais pura verdade. Nunca estivemos tão bem em têrmos econômicos (afora a reforma tributária que não será feita mesmo pois não interessa ao governo faze-la).
    A impressão é que a medida em que a economia brasileira se firma a cada dia como das mais sólidas do planeta, os homens públicos dos 3 poderes da República se sentem mais a vontade para fazer suas falcatruas nos atos secretos (Senado), nas sentenças e despachos comprados(Judiciário), nos mensalões, empreguismo e favorecimento de grupos econômicos (executivo), pois afinal de contas, o Brasil não pertence aos brasileiros e sim aos políticos, funcionários públicos, juízes e outros magistrados de nível maior, que se acham no direito de saquear o povo brasileiro ao seu bel prazer.
    Parabéns ao Sardenberg pela palestra.

  6. fica a pergunta o governo fara a reforma tributaria e desonerar
    impostos?? dificil pois ate agora a UNICA reforma em DOIS (quase)mandatos foi a previdenicaria, muito POUCO, e quem viu o pt e lula em 2002 nao imaginava isso
    valter

  7. Kotscho. Concordo com todo o texto e sempre gostei das “aulas” que o Sardemberg ministra no jornal da globo. Mas só não concordo com uma coisa. Não foi marolinha não. Vi, vivi e muitos em volta foram vitimas. Se no meu mundinho rolou um belo tsunami com demissões, empresas disolvendo…..

    Sou muito otimista e sempre pensei que o Brasil passaria pela crise. Mas esse comentário “marolinha” faz parte das bobagens que o Lula fala as vezes. Ele discursa de improviso sempre e fala coisas excelentes também, mas marolinha….. caramba, tive que demitir pai de famila,….. vi amigos perdendo emprego da noite pro dia. Não foi brincadeirinha não.

  8. É UMA BOA OPORTUNIDADE PARA OS ESTÙPIDOS DE PLANTÃO PARAR DE FALAR EM IMPRESA GOLPISTA.
    PARABÉNS IMPRENSA”GOLPISTA “DENUCIEM QUANDO TIVER QUE DENUCIAR,ELOGIE QUANDO TIVER DE
    ELOGIAR.
    LAMENTÁVELMENTE,TAMBÉM NO GOVERNO LULA ,A MUITO MAIS O QUE DENUCIAR, DO QUE ELOGIAR.

  9. O Brasil nao quebra por é rico , imaginem o quanto as Agencias de Viagem , aquimesmo em Salvador-Bahia , deixam de declarar .

    Elas sonegam impostos , pagando Comissões por fora , Vale Almoço , Vale transporte .

    Fora os acordos feitos com os Deputados , vendas de passagens para terceiros.

    Imaginem quanto , por isto o Brasil não quebra.

    Somos Ricos .

  10. E a oposição, aqueles que apostavam no pior para voltar ao poder, perdeu o rumo, Cadê o Agripino Maia com seu tom apocalíptico, Cadê o Serra para falar das virudes da economia mexicana? e a Argentina e chile que serra tanto elogiava, Serra vai ter que procurar outra freguesia porque 2010, para ele vai dá não!.

  11. Será que ele teria a coragem de fazer este comentário na CBN e no Jornal da Globo?
    Cuidado Ali Kamel, parece que nem seus cupinchas estão dando crédito para você!

    Um abraço!

    Vicente de Paula Chicoli

  12. Ah, e é claro que foi graças a competência do Lula e sua equipe… O plano real, que essa corja votou contra, não tem nada a ver com isso… Na realidade foi a competência desse pessoal e o estudo dos mesmos… Como se ficar 20 anos bebendo cachaça em São Bernardo fosse preparação para alguma coisa… ME POUPE !!!

  13. Caro Kotscho dizer qwue trata-se de uma marolinha também me soa como exagero, afinal o Brasil na melhor das hipóteses crescerá 1% este ano, ao contrário da China que crescerá por voltas de 8% e da India em torno de 6,5%

  14. Caro Kotscho:

    Agora fiquei preocupado. Prefiro o Sardenberg e a Miriam Leitão, ambos da CBN, fazendo suas previsões terroristas desde que o Lula assumiu a presidência. Tudo que eles dizem você precisa fazer uma leitura contrária. Sempre erram. Mesmo quando são obrigados a admitir algo de bom do governo, pela evidência dos números, arrumam sempre um MAS … O que me consola é ter a esperança que até agora ele estava simplesmente fazendo o que seu patrão (GLOBO) manda, ou seja, oposição acirrada ao governo Lula. Talvez a Globo tenha desistido do Serra e ordenou que seus empregados pegassem mais leve ou, ao menos, digam a verdade. Mesmo porque eles mesmo estavam perdendo a credibilidade, pois erros de análise em cima de erros de análise faz com que até o mais ingênuo dos brasileiros passem a se questionar. Também devemos muitos dos esclarecimentos à mídia alternativa na internet. Se ele fizer essa mesma análise no Jornal da Globo, então confesso não ter inteligência suficiente para saber o que está acontecendo. Precisarei de tempo para digerir.

    Abraços

  15. Ufa até que enfim, obrigado Ricardo Kotscho pelo artigo. Esse é o Kotscho que eu conheci.

    Se as análises não viesse do Sadenberg ou do lado do governo, tem quem duvidaria, mas ele é da GROBO minha gente. E agora? Calem-se!

    Eu, o Ênio, o Everaldo, o Cacá e a Aliz estamos aqui desde o começo defendendo o Presidente Lula contra os ataques dos que investiram na crise. O desespero das urubuzadas vai aumentar, e nós aqui estamos: Quá, Quá, Qua…….

    Oi gente do contra, fiquem triste não gente…… é só acreditar e mudar vossas reflexões….

    Agora é só esperar os desesperados usarem Sarney, CPI e os cambaus, mas isto a gente tira de letra ou ignora como de fato já tiramos e ignoramos tantas outras.

  16. Prezado Kotscho,
    Sou fã do Balaio porque vc , ao contrario de tantos jornalistas terroristas que pululam na nossa imprensa e midia, sempre enxerga as coisas com a clareza e objetividade que o bom jornalimo exige.
    Sempre vejo os comentários do Sardenberg no Jornal da Noite e ,particularmente ,acho que ele não é muito favoravel ao governo Lula e às suas conquistas, pois tem sempre um viés pessimista nos seus comentários. Assim surpreende-me, como a vc, que até ele tenha se dobrado à realidade. Não é questão de gostar, admirar e estar orgulhoso do governo do Presidente Lula, mas sim de reconhecer o que é a realidade brasileira neste momento da nossa historia em que ele comanda o país. O Brasil nunca esteve tão bem como estamos agora. Aos que diziam, como eu ouvi tantas vezes com ironia no exterior, que o Brasil era o país do futuro e sempre seria, porque nunca iria se desenvolver, temos hoje o orgulho de poder dizer que nós brasileiros estamos conseguindo fazer deste um país que está sim muito mais sólido e no caminho do verdadeiro progresso, e é sim um país com futuro e o do futuro é o país de hoje. Só não podemos nos dobrar à vontade daqueles que desejam que tudo volte a ser como antes, e que este seja um pais de poucos e não o de todos como estamos vivendo.
    Aos que se alarmam com tantos escandalos políticos melhor seria que vissem que a sujeira que estava sempre escondida embaixo do tapete está agora visível. Compete a nós, todos os brasileiros, e não ao Presidente e meia duzia de pessoas fazer a limpeza. Temos os instrumentos e as instituições para isso, somos uma democracia plena. Até os facistas que escrevem para revistas e jornais de grande circulação estão tendo espaço para faze-lo. Não o teriam se o Presidente fosse ditatorial como eles o pretendem apresenta-lo. Também não teria espaço uma oposição que só critica, faz estardalhaço, mas que na sua maioria tem ,não só os pés mas, todo o corpo chafurdado na lama da corrupção e dos desmandos, e que também não propõe nada melhor porque não tem realmente nenhuma proposta. Já estiverem lá no poder por muito tempo e pouco fizeram. Não peço que se calem pois sei que são oposição, mas que pelos menos apresentem suas propostas e digam como irão realiza-las, porque assim o povo brasileiro, todo o povo, possa julgar se é de interesse de todos ou simplesmente de uns poucos latifundiários-grileiros ruralistas, caciques e coronéis regionais , oligarcas, banqueiros, e outros de uma sociedade dos poucos.
    Não sou afiliado a nenhum partido político e sempre desfrutei de uma situação economica boa fruto de muito trabalho de imigrantes que para cá vieram e que elegeram este como sendo o seu país e amam esta terra e este povo, e me ensinaram a ser profundamente patriota e orgulhoso do país onde nasci. Porisso sempre acreditei que um pais melhor, inclusive para mim, seria um país que fosse bom para todos. Esse país está acontecendo agora depois de quase 60 anos de vida. Quero que assim continue .
    P.S.:- A ministra Dilma , se for realmente candidata, já tem o meu voto,porque acredito na sua competencia, mas também pela sua coragem. Quando enfrentou o oligarca demo(níaco) Agripino Maia ,fruto da ditadura e, pelo jeito e pela história, adepto a ela. Quando a vi emocionada responder-lhe sobre se havia mentido em um interrogatório e disse que sim, percebi como era coerente e corajosa. Ganhou a minha admiração e nesse dia pensei, se essa mulher for candidata terá meu voto.
    Acredito também que na ditadura deve-se mentir, na democracia diz-se a verdade, até admitir que quando valores humanos maiores estavam em jogo tivemos a coragem de mentir.

  17. pois é,meu caro RICARDO,como disse o estadista Luis Inacio Lula da Silva, que erauma marolinha,e os entendidos,fizeram chacota agora voce dá a grande notícia,que este economista opositor confirma as palavras Presidente. Viva o Brasil,Viva todos nós. Viva o Presidente, cidadão do mundo

  18. Se no auge da crise politica em 2002 e mensalão 2006 o Lula entra para historia como o presidente com maior indice de aprovação depois que começaram a medir só resta esperar ele passar o Bastão para a primeira mulher presidente do Brasil.
    E com isto fecha-se um ciclo, com o Brasil tendo presidente Mlitares, Burgueses, Sindicalistas e agora Mulher.
    Parabéns Brasil e todos que de alguma forma (os Bons Brasileiros) contribuiram para chegar lá.

  19. Pergunto ! Esse otimismo todo irá se concretizar mesmo com o retorno gradual da cobrança do IPI para os automóveis a partir de outubro de 2009 ? Lembro que o 1º trimestre de 2009 os pátios estavam atolados de carros.

  20. Agora é não deixarmos mais o PSDB/PFL (nova UDN) retomarem a política entreguista do Consenso de Washington, quando Arthur Virgulino defendia o Bush e a ALCA, como fez o México e se ferrou. Não nos esqueçamos que o Brasil quebrou 3 vezes na era FHC.
    E o petróleo continua sendo nosso… até agora.

  21. Caro Kotscho

    Então o Sardenberg é teu amigo ? …Voce hein ?
    Se o Ali Kamel ou qualquer Marinho ler este teu post o coitado vai pro olho da rua !!! Não se faz isso com um velho amigo !!!

    Mas ele está apenas se rendendo ao que o mundo inteiro ( menos a nossa “midiota” esquizofrênica ) já vem constatando há tempos, basta ler ou ter conhecimento do que diz a imprensa internacional,
    E COMO FICAM AQUELES QUE DIZIAM QUE O LULA VIAJAVA EM CÉU DE BRIGADEIRO ? Ou esta não foi e ainda está sendo ( lá fora ) a pior crise econômica que o mundo já viu ?

    E a Miriam Leitão ? Alguém convidou a moça para alguma palestra ?
    Penso que hoje ela só seria convidada para falar ou pra servir de “cavalo” em centros de macumba, onde baixam os exús a todo instante !!! Ô “mulézinha” da boca agourenta e da baba grossa, fria e preta !!! Xô, Xô, Xô, que Deus é mais !!!

  22. KOTSCHO E BLOGUEIROS…

    Saúde de SP recomenda que escolas públicas e privadas adiem retorno às aulas

    Da Redação – Em São Paulo – UOL Educação – 28/07/2009

    A Secretaria de Estado da Saúde decidiu, nesta terça-feira (28), recomendar às escolas públicas e privadas que adiem o retorno das aulas para o próximo dia 17 de agosto. A medida tem como objetivo reduzir a transmissão do vírus influenza A H1N1 no Estado de São Paulo.

    A secretaria de Educação anunciou que as aulas na rede pública e estadual estão suspensas até o dia 17 de agosto.
    A maioria das escolas, segundo a secretaria, retomariam as atividades no dia 3 de agosto, próxima segunda-feira. Nas escolas que já haviam retornado das férias, as aulas ficam suspensas até a data. Ainda não existe um levantamento sobre o número de unidades da rede estão nessa situação.

    Segundo a Saúde, a recomendação é válida para todos os estabelecimentos de ensino, entre eles escolas de educação infantil, ensinos fundamental e médio, além de universidades. A decisão de indicar a ampliação das férias escolares foi tomada depois de análise das recomendações e avaliações da OMS (Organização Mundial da Saúde) a respeito da propagação do vírus entre estudantes e de recorrentes relatos sobre o aumento expressivo do número de crianças e adolescentes atendidas nos pronto-socorros paulistas devido a problemas respiratórios.

    LÁ NOS EUA, APROVARAM A IDÉIA:
    Pesquisa da agência de notícias AP realizada nos Estados Unidos aponta que a maioria dos pais aprova a ideia de as escolas darem continuidade às férias escolares para seus filhos para combater a gripe suína. O período de descanso escolar termina em setembro no país.

  23. Muito bom que a economia estaja acertada. Mas creio que agora o próximo governo tenha que fazer uma revolução educacional para que tudo isto seja sustentavel. Os políticos saem do povo. E enquanto o povo não pensar grande continuaremos com políticos fracos. E estes que votam todas as reformas. Estou na espera de um futuro melhor para todos os brasileiros com salario e educacao dignos de um ser humano.

  24. Kotscho, Kotscho… cuidado com isso! Também votei “no cara”, não me arrependo, mas acho que esse teu comentário foi muito exagerado. Primeiro, a crise não foi uma marolinha. Segundo, apesar dos bons números, ainda tem muito trabalho pela frente, especialmente porque, aparentemente, não há, ainda, nenhum tipo de regulação dos mercados. Podemos citar como exemplo uma frase de uma palestrante presente no mesmo evento:”Hoje, Bill Gates é mais poderoso que Barack Obama…” Enfim, é hora sim de voltar a acreditar, mas sem tirar os pés do chão e atentos sim para essa prostituição que ainda campeia na política brasileira. Não se trata de uma questão de governo, eu também acho, mas é um problema orgânico no seio de nossas instituições… concluindo, otimismo é bom, mas deve ser usado com moderação! Abraços.

  25. ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………….Sabe,..Kotscho…?
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……..Quando você começa a falar aqui,….dos,…seus,…”amigos”
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………..eu tenho até uns arrepios…!
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………De,….. ÁSCO,…mesmo.
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……………………….Acho que você está em carreira errada.
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………….. Ascessor de imprensa ou
    ……………………………………..relações públicas
    …………………………………………………..é
    ……………………………………….mais a tua praia.
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………..Ou derepente,….você poderia abrir uma,….agência de
    …………………………………………POPAGRÃNDA.
    …………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………….Por que não..?!
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ………………….Quem sabe,…..a,….. ” BALAIO comunicações”
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ……………………..em parceria com o “gênio”,… Sérgio valente
    ……………………………………………………e
    …………………………….a POMBAGIRA dona da,…..” África”.
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………….Daí você podia chamar prá,….”mídia”,…o famigerado,
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………….SAIdenbérg…!
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………..Já pensô qui,….. time…!
    …………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………..

  26. Sandenberg foi um dos que previam o caos na economia brasileira. Se hoje reconhece que o Brasil não quebrou e não quebrará, não está fazendo fav or a ninguém, somente a ele. A verdade é que o Lula estava certo. Foi tudo uma marolinha mesmo.

  27. Fez bem em não citar o governo e os governantes atuais.
    Para ser justo, teria que tecer loas ao presidente Itamar Franco que bancou o plano real e o seu sucessor que fundamentou o projeto seguindo, pari passo, as premissas estabelecidas.
    Teria que fazer menção também ao fato de que o atual governante não só seguiu os ditames do projeto como foi beneficiado pela expansão do comércio internacional.Por outro lado lembro-me que no período anterior ao plano real, que estabilizou a moeda e permitiu planejamento a longo prazo, multinacionais enviavam para cá os seus mais promissores jovens executivos para, aqui conosco, aprender como se trabalha com inflação nos níveis do governo do zé sarney.

  28. Caro Ricardo,
    Todos nós temos a tendência de prestar atenção e registrar só o que nos interessa.
    Acrescente a isso a postura lulista de achar que o Brasil do bem começa em 2003 – e dá na interpretação enviesada que você fez de minha palestra hoje cedo.
    Meu tema era sair da conjuntura, olhar o médio prazo para mostrar como o Brasil conquistou a estabilidade macroeconômica. Que a conquistou, é tese sem controvérsias aqui e lá fora.
    Agora, se bem me lembro – e me lembro pois tenho insistido nessas idéias nas colunas de O Globo, na TV Globo, na Globonews e no G1 – eu disse que essa realização vinha de uma feliz combinação: uma fase simplesmente brilhante da economia mundial, graças à globalização comercial e financeira, e a manutenção de uma política econômica de 15 anos, desde 1993.
    De modo que um outro observador poderia ter dito: afinal, o governo Lula não fez nada, pegou o barco andando, manteve a trajetória e se beneficiou do tempo bom. Ou ainda: de como a globalização e a ciranda financeira bancaram a festa do governo Lula. Ou ainda: de como Lula perdeu a oportunidade de avançar a segunda onda de reformas.
    Mas para não me alongar, é fácil saber o que penso: basta ir ao G1, no meu blog e dali acessar artigos, colunas, intervenções na tevê. No conjunto, você terá a concessão do mérito – a conquista da estabilidade – e as críticas.
    Um forte abraço
    Sardenberg

  29. Grande Ricardo, pena que a linha editorial da CBN e dos demais veículos da Globo continuam pregando uma catástrofe que, felizmente, nunca vem.
    A intenção é prejudicar o governo Lula. Tomara que Sardenberg comece a falar na rádio o que fala nas palestras.
    Já seria um começo na emissora que têm, além dele, Miriam Leitão, Heródoto Barbeiro (este perdeu o fio), Lucia Hipolito (meu Deus!), e companhia bela.

  30. …só pra contrariar…lá lá lá lá lá lá lá
    …só pra contrariar…
    …so pra contrariar…
    ..
    ..
    ..morro de amor por ela
    …lá lá lá lá lá

    DILMA JÁ É A NOSSA PRESIDENTE !!!

    Choooooora demotuca-nalha, chooooooora bando de vagabundos.

  31. Meu Deus do céu tempo ruim a vista. Coisa que o Sardenberg profetiza dá sempre o contrário nem é atoa que a guru dele é Mirian Leitão. Essa dupla profetizou as seguintes catástrofes entre outras:
    Guerra com a Bolivia com grave crise do gás para o Brasil.
    Desemprego em masa causado pela queda das exportações e das vendas internas.
    Guerra com o Paraguai devido litígio de Itaipu.
    Queda das reservas face ao aumento do dólar.
    Queda das exportações face a queda do dólar.
    Apagão dos transportes aéreo e rodoviário.
    Quebradeira das empresas.
    Senhores tudo que eles previram deu exatamente o contrário, uma paerte deve ser creditada à incompetencia, a outra a ideologia política.

  32. VIVA LULA!!!
    Nosso pezinho de coelho…nosso amuleto…trevinho de quatro folhas…

    Além de salvar o plano real que estava na UTI, envenenado pelos vagabundos do governo FHC, nos coloca neste patamar.

    E tudo isto com uma fórmula simples: colocar crédito e dinheiro na base da pirâmide economica. Muito simples .
    …e com estes malas da TEP ( tradicional elite paulista ) querendo derrubá-lo.
    Vamos lá LULINHA ! Casca ferro nestes vagabundos, meu fi !!!

  33. De fato, surpreendente a palestra do Srº Sardenberg, principalmente se comparado as suas aparições no jornal nacional e jornal da globo, sempre ácido e mostrando pessimismo exagerado. No entanto mostra independência e profissionalismo ao admitir o que só a nossa ” gloriosa ” oposição não enxerga: O Brasil vai muito bem, obrigado!
    Estamos no caminho certo, precisamos corrigir algumas ações, principalmente no campo político e aproveitarmos esse momento espetaculalar da nossa economia.

    Abraços Kotscho!

  34. Ricardo o problema do Brasil não é tanto a economia, que devemos reconhecer o atual governo, seguindo as bases do anterior, comandou bem. O problema é a crise moral do estado em relação a política. O mensalão, a desmoralização do Senado, a complacência e lerdeza do presidente da Repúplica e a maranhização do Brasil. Onrem realmente eu copiei e colei, como você bem respondeu pelo e-mail, mas aquele texto do GT queria eu, e muitos, ter escrito. O PT, de quem fui fiel defensor por anos e vi crescer na Faculdade, compra votos com políticas de bolsa esmola e promove o racismo com o sistema de cotas.

    abs

  35. O otimismo retratado em seu artigo (baseado na análise de Sanderberg), de há tempos já deveria ter sido expresso pelos “doutores/catedráticos” que vigiam nossa economia.
    Abutres e até autores de uma derrocada econômica brasileira na era Lula estão agora se alinhando.
    Justificam problemas no Senado, com cujas críticas partilho, para desvalorizar o momento raro em nossa história.
    Não devemos. Oferecemos empréstimos.
    O povo continua na miséria porém, tem um alento.
    Esclareço que ainda não me define sobre a sucessão de Luiz Inácio.
    O tempo poderá dizer.
    Serra… Jamais!!!

  36. Graças a Deus!!!! Agora vou dormir bem mais tranquilo, o Sardemberg disse que o Brasil está no caminho certo…Bem que ele poderia repetir isso nos veículos nos quais ele trabalha, será que os patrões não deixam???

  37. Crise só existe na ficção

    A ficção, no presente um produto em alta sendo usado em silencio, sem disser nada

    Mas lá esta escrito o que esta neste blog no link da matéria as definições estão na direção carto

    http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1245818-5601,00-BRASIL+TERA+CRESCIMENTO+SURPREENDENTE+NO+PROXIMO+ANO+DIZ+LULA.html

    Para todos ter um futuro melhor

    Esse dia tem que se tornar a marca da contribuição de todos para continuação da historia em todas as direções para dar sentido ao destino dos negócios que sustenta nossas vidas e alimenta nossos filhos

    Assim como o governo foi constituído para ser a família das famílias, deve alimentar os filhos sem famílias e as famílias sem comida, dar sustentação nas situações presentes existentes pela cidade criar a fazenda da recuperação dos viciados

    Com os recursos pagos pelos sócios do patrimônio publico que e de toda população de uma nação, que contribui assim como um empresário paga os salários dos funcionários, e os impostos que pagam os salários dos funcionários públicos que por sua vez pagam impostos, os dois lados têm obrigação de produzir resultado

    Really show e a vida real no ar, só falta ir pro ar o que ainda não foi, mas vai

    Link visite e veja o que falta para os adultos entenderem as coisas, lutar para toda criança ter escola e aprender como se progride na vida, sem tempo de ficar viciada

    http://colunas.g1.com.br/paulocoelho/2009/07/18/perseveranca-e-teimosia/#comments

    A mentira e o problema, tanto que vão fazer uma pesquisa para saber quem mente mais os comerciantes falidos nos negócios desatualizados e outros etc. etc. etc., ou fieis que deixam seus filhos em casa passando ate fome, em vez de dizer a verdade

    E a sociedade que deixa seus semelhantes desqualificados a beira do abismo se viciando pelas ruas de todas as cidades praticando todo tipo de arte

    Ainda assim como as coisas

    Coisas semelhantes tipo o projeto fim dos cheiradores de cola do Brasil tem um destino parecido nunca chegou a topo da solução, vai chegar

    Na sua produção por modulo, parte um do projeto fim da esmola, dizia quem da para quem pede quem leva para quem não pede

    Quem da esta financiando as futuras falcatruas, quem leva no lugar sem destino esta corrompendo seu semelhante, sendo usado por tabela

    Cada um devia andar por onde anda com um pacote de cartão social, com a frase pronta para entregar para todos pedintes, isso vai chegar ao topo

    Aqui esta o endereço onde faço parte da rede de solução, vai lá que estão esperando por você construído com o recurso dos sócios do patrimônio publico que pertence a todos

    Aonde todos que levam comida na rua deixando as pessoas sem obrigação nem uma rotina para cumprir as regras de terapia de tempo, ficando sem rumo à derrota e certa ficando o castigo e a trilha pro abismo, se assim continuar sem levar num endereço fixo para mudar o destino dos semelhantes que dão lucro sem ter o direito a troco

    Link da ficção onde esta exposto para o fim do vacilo

    http://www.ficcaoglobalizada2015br.blogspot.com/

    Link fala de dez mil anos atrás, dez mil anos que estamos capengando na lábia dos políticos chegando ao fim do reinado, ate a Hebe Camargo foi a Dubai descobriu que lá e um paraíso, foi saber por que lá não tem político só empresário

    http://tvuol.uol.com.br/#view/id=raul-seixas-entrevistado-por-nelson-motta-04023864E4B18346/user=ay7ag42ojqne/date=2009-07-28&&list/type=tags/tags=2106/edFilter=all/

    Tentamos ate a tentação desistir de tentar, tente tantas vezes, ate chegar dez mil vezes à frente de todas tentativas

    A crise no mundo foi em razão do continuísmo, dando certo para poucos construir império estando no lugar para acabar com as favelas, e nada para muitos sem escola, nesta crise servindo de aperitivo, perto da futura que vem, se nada mudar a favor da divisão do lucro do mudo a favor de todos os seres viventes, vai acontecer

    Para evitar tem vários caminhos um do resumo do futuro no Projeto Felicidade para Todos extensão da bolsa família sem isso o numero de famintos vai ser tantos que nem um outro ensaio da tempo para testar

    A crise de cada nação vem, aos poucos para todos de porta fechada criando barreira, vai fazer a economia rodar como um trator de esteira patinando na lama a vida inteira sem sair do lugar querendo achar de tudo vai ser essa moleza para uns gatos pingados como e no presente se a massa faminta atingir acima de setenta por cento

  38. Então não quebra mesmo. Porque o que estes comentaristas torceram a favor da crise e contra o governo! Lula levou mais esta da imprensa brasileira. Também quem mandou trocar raciocinio lógico por militancia política.

  39. O sardenberg e a Miriam Leitão estão entre aqueles que como diz o Lula torcem para o Brasil não dar certo, pelo menos não sob o governo do “o cara”.
    É incrível a capacidade desse “comentarista” e da Miriam também ,de tecer pesadas críticas á política econômica do governo,mesmo quando a economia vai bem,diferente dos comentários que faziam quando o FHC habitava o planalto e o Brasil ia muito mal,me parece coisa de neoliberal reacionário e preconceituoso. Conheco um pequeno empresário que após ouvir o sardenberg e a Miriam Leitão no episódio do gás Boliviano,resolveu converter a frota do gás para a gasolina,pois estava convencido que ia faltar o produto,pois bem, no final tomou o maior prejuizo e o gás continua ai ,acessível e barato.
    Eu é que não gastaria um centavo para ouvir uma palestra dele,principalmente quando ele tem que falar o que qualquer brasileiro ,por mais humilde que seja já sabe,O BRASIL TÁ NO RUMO CERTO,porque não seguiu os conselhos nem do Sardenberg nem da Miriam Leitão

  40. Ricardo Kotscho:

    Primeiramente tem dois comentários meus em duas postagens. Por favor quando liberar, libere somente aqui nesta última postagem.

    Segundo:
    Acho que o GROBO deu um puxão de orelha no Sadenberg, vejam só o que ele acabou de comentar aí em cima…. O homi pipocou…….

  41. Ricardo, outra boa notícia: A PETROBRÁS é a oitava maior empresa do mundo, segundo pesquisa efetuada pela ERNEST & YOUNG.
    Como diz o PHA “2010 – Bye, bye Zé Chirico” !!

  42. Sinceramente, não acho o citado jornalista como referência séria em relação a análises econômicas ou políticas brasileiras. Há muito não assisto aos seus comentários. Inclusive acho-o inseguro e sempre parcial.

  43. Estes dias ando mesmo preocupado com essa história dos onibus fretados.
    Tenho uma filha que mora em Campinas e viaja todos os dias para trabalhar em Sao Paulo. Acorda as 5:30, pega o ônibus as 6 e chega ao emprego as 8; depois, em sentido inverso volta a Campinas entre 20 e 21 horas.
    É sacrificado, mas poderia ser pior. Alias, vai ser pior !
    Ela viaja de fretado e dorme durante a viagem; paga o que tem condição de pagar.
    Agora o Kassab, filho do Serra – do mesmo modo que o Pita é filho do Maluf, tá impondo restrições.
    É sabido que o Governo na maior parte das vezes cria complicações para vender facilidades.
    A eleição esta chegando e o partido tem que forrar os bolsos. A historia dos fretados vem se prestar a este propósito aberrante.
    Até porque é contra o bom senso e todas as orientações de transportes coletivos exigir este público a procurar alternativas que não existem.
    Sem alternativa quem usa o fretado tem duas opções, primeira sujeitar-se ao esquema e ser abandonado na entrada da cidade em alguma estação do metro, trem suburbano ou ônibus. Todas estas alternativas estão saturadas e não estão preparadas para receber este público. Segunda opção é viajar de carro, o que dispensa até comentário, visto que os engarrafamentos, pela manhã e a tarde, estão ai pra comprovar.
    É inacreditável que entre Sao Paulo e Campinas não exista alternativa para transporte. Ou o cidadão se sujeita a viajar com seu proprio carro e engrossar as rodovias saturadas; ou se sujeita a viajar de onibus e engrossar do mesmo jeito as rodovias saturadas. Poderia ter um trem, ou vários trens a circular (afinal a linha abrange nao só Campinas mas todas as cidades até S Paulo – Jundiai, etc, todas de médio e grande porte). Mas nao há trem, embora exista a linha não aproveitada das antigas ferrovias. O trem bala que prometem pra alguns anos não vai servir pro transporte diário, por várias razões: preço excessivo e linha que levam até aeroportos. Enfim, um projeto eleitoreiro e mais um elefante branco.
    Mas é isso ai; a turma tá brava e com razão.
    E vamos pagar o pato. Com promessa de dar o troco na eleição. Duvido que o Morrinho decole.

    Bem, já desabafei.

    Temos hoje alguns Brasis distintos. Enquanto a imprensa escrita, com jornalistas e comentaristas que não tiram a bunda da escrivaninha, que ficam ao celular esmolando entrada gratis pra festas, convenções, jantares, e fingindo-se de importante, pra dizer em algumas linhas estáticas, que vão chegar ao público frias e sem correspondencia na realidade, ou seja, o peixe ja chega na mesa do consumidor fedendo. Temos gente que tem procurado alternativa, tá no meio do povo, tá no meio de gente, tá em eventos, e se puder estão no morro, na favela, no transito, no onibus lotado, na fila do INSS, na fila do Posto de Saúde, na fila dos restaurantes Bom Prato, vivendo a vida onde a vida esta sendo vivida. Pessoas que não gostam do ar condicionado, não gostam do bedel do cafezinho, não gostam do chão liso e imaculadamente limpo das repartições imundas na ética, não gostam do paleto e da gravata, nao gostam do cheiro da arrogancia, não gostam de obedecer só porque alguem se apresenta como grande mas se comporta como pequeno.

    Dá pra ver Cidadão K, que tô de saco cheio !

    Pois bem, o Brasil hoje está dividido em multiplas facetas, uma querendo excluir o outro. As vezes educadamente, as vezes não tanto. Mas cada qual querendo ter a sua razão. Afinal até quando eu vou ficar assistindo um operariozinho de merda, sem um dedo na mão, falando enrolado, usando expressões populares, dar aula de economia de mostrar as alternativas a ser homem ao falar tete-a-tete com “grandes” governos a dar esperança. Esperança essa porcaria que insiste em permanecer em quem ha muito tempo já deveria ter desistido dela. Era assim no governo FHC – não tinhamos esperança, tinhamos vergonha de ser brasileiro, precisa vir tudo de fora pra construir o Brasil. O Lula ta ai mostrando que sabemos sim, muito bem, construir o nosso futuro. E civilizadamente, contando piada, dando risada, bebendo uma caninha – como a que eu bebo no final do dia e como todo bom trabalhador bebe, responsável.
    Se não acham defeito no presente; se estão cansados de apontar os erros do passado (escolhendo os que nao lhe comprometam); não fazem cerimonia pra inventar um futuro temeroso.

    Os barcos estão seguros no porto – dizia o marinheiro – mas foram feitos pra navegar.

    E navegar implica enfrentar mar bravio, ondas, motins e toda sorte de risco.
    Mas a navegação leva a algum lugar e se o capitao for bom, se agir com fé, se tiver apoio, ele nos levara porto seguro.
    Os maus marinheiros apostam no naufragio.
    Parece que se alegram com o trágico.
    Mente de vermes.
    Mente de quem nao tem o que fazer e o que pensar.

    Um abraço Cidadao K

  44. Meu Caro Ricardo,o porta-voz do PIG,foi obrigado pelos fatos a admitir que o SOL Brilha.O Jornal LE FIGARO, da França,fez uma matéria,onde desanca o PIG Brasileiro,lembre-se:trata-se de um Jornal Conservador,onde fizera uma defesa sensata da atual Economia Brasileira,sem contar o insuspeito NEW YORK TIMES,THE ECONOMIST,E DO FINANCIAL TIMES.O PIG Brasileiro ficou sem Credibilidade no chamado Mundo Desenvolvido. O PIG tem correr atrás do PREJUIZO,isto é Moral e de Credibilidade,visto que no BRASIL eles perderam desde 2006 e não se deramConta disso.O PIG literalmente tornou-se porta voz da OPOSIÇÃO BARATA e sem Projeto/Brasil. O POVO já percebeu o Jogo do Partido da Imprensa.Daremos resposta a esse lixo PIG na Conferência da Comunicação em Dezembro.Meu Querido Ricardo,fico Feliz por não ter se PEVERTIDO com a ideologia do quanto Pior Melhor do PIG Brasileiro.Até.Sonhe com Estrelas Que Brilham! Realmente você é uma Estrela. Davidmeir/Belo Horizonte/MG.

  45. Sardenberg não viaja, você sabe que o Lula pegou o país em situação crítica, devíamos para Deus e o Diabo, oh Sademberg, está com medo de dizer a verdade?

    Para o Eduardo Garcia. Seria aceitar diploma de incompetência o PSDB pregar que deixou tudo pronto para o Lula, ou extremamente burros em ter preparado o bolo e entregado para a oposição, nós que vivemos isto no dia dia sabemos que eles fracassaram e o Lula assumiu o país com uma crise do cacete.

  46. Tomo apenas a frase inicial da mensagem do Carlos Alberto Sardenberg: … Todos nós temos a tendência de prestar atenção e registrar só o que nos interessa.”

    Ouvi ontem o comentário de Carlos Alberto Sardenberg na CBN, depois da hora da Ave Maria. Pois é, a frase do economista da CBN encaixa-se perfeitamente nele mesmo. Empacou em seu comentário de ontem na questão do preço da energia elétrica de Itaipu, esquecendo-se dos demais ítens do acordo.

    Mas fiquemos na visão seletiva de Sardenberg, para o comentário da CBN.

    Trabalhei dez anos em Itaipu e vi o Tratado de Itaipu ser enfiado “guela” abaixo do ditador Alfredo Strossner (tomara que tenha escrito certo), pela ditadura brasileira, igualzinho o que Jaime Lerner fez com o contrato de pedágio aqui no Paraná, a preços astronômicos, numa época mais branda. Ninguém consegue nem mesmo amassar o tal contrato do Lerner na justiça.

    Só para Sardenberg saber: na época do contrato de Itaipu, o Paraguai não conseguia construir nenhum um metro de asfalto sem a ajuda brasileira. Isso não me contaram. Eu vi. Aí qualquer se submete a qualquer contrato leonino.

    Vejo defeitos enormes no PT, mas não cometo a loucura de ser seletivo e tentar encurralar no ostracismo as necessidades básicas das pessoas.

    Pois bem, quando um presidente tem uma visão estratégica, e sensível às circunstâncias da época do contrato e de agora, cuja dimensão vai além de um acerto encrustado num momento histórico negro, vem o senhor Sanderberg com ironiazinhas de que o contribuinte é quem vai pagar a diferença de preço, sem se perguntar que diferença humana e de projeção isso empresta ao Brasil e benefícios decorrentes a nosso povo. Eu ouvi ele dizer isso ontem com meus próprios “escutadores de novelas”.

    É essa falta de sensibilidade da mídia que leva Lula às alturas, com todos os seus defeitos. Acontece que as deficiências da imprensa são maiores, pois são de um outro planeta, sem a visão singela da planície.

  47. ‘Lula pegou o país em situação crítica, devíamos para Deus e o Diabo”, não osbtante tenha arrecadado 100 BILHÕES na PRIVATARIA, dinheiro que SUMIU. Lembro-me bem que em 2002 por ordem de Bill Clinton, Larry Summers foi obrigado a emprestar 40 bilhões de dolares ao brasil porque o FMI negava-se a emprestar ao Brasil falido. Depois o FMI repassou o dinheiro ao governo americano e o Brasil ficou devendo os 40 bi ao FMI. Lula PAGOU tudinho. Hoje o Brasil é CREDOR do FMI.

  48. Bom nesta história é quem esta dizendo, se tratando de pessoas que esta do lado da mídia que só faz questão de mostrar desgraça, vem de encontro com o pensamento de acreditar no Brasil, acreditar nas pessoas que esta conduzindo este país, se não foi uma “marolinha” como foi dito pelo presidente Lula, Tsunami passou longe, passou lá pelos criadores da crise. Aqui a crise foi muito mais anunciada, muito mais anunciada que existida.
    Crise existiu, isto é um fato. O outro fato é acreditar que sairíamos dessa como Lula disse que sairíamos.
    Saimos, ou estamos quase lá, valeu a pena acreditar em quem colocou nossa economia em condições de igualdade com outros paízes chamados “desenvolvidos”, e muito melhor que muitos deles.
    De agora para frente como a crise talvez não seja mais palanque da oposição para as disputas de 2010, o negócio é esperar outras apelações de quem gosta de viver do contra.

  49. Caro Ricado,

    É fato que só registramos o que nos interessa. O sr. Sardenberg também. Penso que jornalistas/economistas têm um compromisso com a verdade, assim como todos os profissionais, mas em razão do contato direto que possuem com as pessoas, diariamente, deveriam prezar por uma boa conduta. Assim como expôs nessa palestra deveria falar no jornal da globo e em outros veículos de comunicação, porque a verdade sempre prevalece.
    Acerca de alguns comentários raivosos de uns leitores recomendo a leitura do texto de “Emiliano José em Carta Capital”. Texto da mais alta qualidade e seriedade.

    Abraços.

  50. Pois é meu caro Ricardo! Dai se explica o desespero de uma oposição sem bandeiras. Houve epocas em que fazer oposição, era criticar o desemprego, a inflação, a taxa de juros, o FMI, etc e tal. Hoje só lhe resta, transformar ovo de galinha em ovo de dinossauro, fazendo de cada denuncia, um novo caos, um novo fim do mundo, como se corrupção fosse uma invenção atual. Pegue o caso do senado, onde as denuncias vem de quinze anos passados, dos quais nove estiveram nas mão dos demo-tucanos.
    Penso que o povo cresce politicamente, na medida que debates como esses que vc nos proporcina, são publicados…..
    Um abraço, e boa semana……..

  51. Em 2002, o Brasil estava insolvente, não teria condições de enfrentar uma crise como esta sem quebrar”, disse Sardenberg.

    Se o Brasil está melhorando desde 1993, como diz o Sardenberg, então como ele explica que o país estava insolvente em 2002, em pleno governo FHC?

    Que governo bom foi esse que deixa o país ficar insolvente???

    E se o governo Lula adotou a mesma política econômica de FHC, então porque o Brasil não ficou insolvente no seu governo, também???

    Será que o Sardenberg poderia explicar isso melhor, afinal??

    Faça-me o favor…

  52. Minha preocupação é o PIG começar a elogiar o LULA. Isto não pode acontecer. Pois quanto eles mais torcem contra, mais LULINHA cresce.

    È isto aí LULA. Ferro nestes merdas.

    Outra coisa meu fi, segura o Sarney.
    Dá emprego pra filha, pra neta, pro enrabichado da amiga…sei lá, pois o véi é a chave, segurando o mala na presidencia do senado, o PIG morre, vai ficá só o fedô, tú vai vê.

  53. Sandenberg disse:

    “De modo que um outro observador poderia ter dito: afinal, o governo Lula não fez nada, pegou o barco andando, manteve a trajetória e se beneficiou do tempo bom. Ou ainda: de como a globalização e a ciranda financeira bancaram a festa do governo Lula. Ou ainda: de como Lula perdeu a oportunidade de avançar a segunda onda de reformas.”

    Sandeberg, você deve estar louco ou acha que nós somos otários.

    Por que você não tem a coragem de dizer como estava a economia quando Lula assumiu o governo? Como estava o risco Brasil? Como era o valor do Dollar? Quanto era os juros que vocês tanto criticam agora, 18% ou pouco mais que 8% como é agora?
    O Brasil estava um pouco melhor com relação os tempos dos militares, porem muito longe do que estamos agora. Você teria coragem de dizer se a tal crise fosse nos tempos dos seus admirados Tucanos o Brasil aguentaria como esta suportando agora?
    Meu caro, não substime a inteligência do povo Brasileiro, como vocês da mídia querem que se absolva, não tente empurrar guéla abaixo o que vocês pensão sob suas conveniências.

    Agora cá entre nós: Foi a GROBO que mandou você fazer este comentário aqui? Foi?

  54. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em discurso em Campina Grande nesta terça-feira (28) que o país está saindo da crise e terá um crescimento “surpreendente” no ano que vem”

    …olha só…em Campina GRANDE…GRAAAAANDE.

    LULINHA falô…tá falado.
    E o que LULINHA fala
    È pra ser concretizado
    Só quem compreende isto
    È quem entende do riscado

  55. Boa noite Ricardo!
    Boa noite amigos balaieiros!

    Eh Thiagones…grande cara…té qui enfim vortô meu amigo…!

    Bem Ricardo…a princípio eu concordo (até como já mencionei aqui antes) que o Brasil tem ao menos não piorado tanto, isso mesmo com a “marolinha”, até porque não estamos “lastreados” como os outros países. Isso ajudou bastante.

    Um dos melhores caminhos que o governo federal tomou…ao menos emergencialmente, foi a redução de impostos, que como todos puderam ver, fez com que aumentasse o consumo, de automóveis, e eletrodomésticos.
    Tudo bem que eu, e tantos outros fumantes, também tenhamos contribuído para ajudar…até voce mesmo né Ricardo?

    Porém…desde que isso começou, o “superávit primário” tem mostrado uma DRÁSTICA redução, e isso é muito perigoso, como esse mesmo SR Sardemberg apresenta nesse vídeo no JG.

    Bem…segundo o próprio, só vemos o que nos interessa realmente.
    Para muitos da oposição, interessa que o governo quebre a cara, e leve milhões de brasileiros junto, já para o governo tudo está uma maravílha, desde que as constantes e eternas medidas emergenciais, e eternamente “provisórias” e consequentemente de grande impacto eleitoral, possam render os inestimáveis votos a que tanto perseguem…atropelando até mesmo suas ideologías próprias.

    Num barsinho perdido no meio do mundo, um russo vê no balcão um copo com um líquido cristalino e diz que é vodka, já um brasileiro diz que é uma cachacinha, o americano nem liga, pois tem certeza que não é whisky, mas o cara realísta vai lá e bebe a sua água sem se perturbar.

    Eu também demití…eu também estou sentindo na pele a dificuldade em manter um negócio…mas não culpo diretamente o governo, e sim uma série de circunstâncias negatívas, que tiveram o seu início justamente na “inércia” apresentada quando justamente podería ter se feito algo…mas nada fizeram.

    Esse clima de oba oba…viva isso, viva aquilo, celebrado em vínculo à embriaguês das paixões, é que torna essa obscuridade relativamente perigosa.

    Essa disputa de quem vai cuidar do rebanho de ovelhas…entre as hienas e os chacais, realmente não tem apresentando muitas perspectívas agradáveis.

    Eu também já fui apaixonado…no entanto, aprendí que se deve sim comemorar, e elogiar quando se apresentam dados positívos, mas sem esquecer de dar as devidas atenções aos hipnóticos efeitos da “adoração” e fechar os olhos para as mazelas cometídas.

    Quando militar, via um soldado ser elogiado por um ato, e logo em seguída submetído a punição por outra falta que cometeu.
    Sem esses dois pontos de equilíbrio de justíça real, podemos caminhar por estradas muito bonitas, e ilusórias…

    Isso pode ser extremamente perigoso.

    …política que segue…

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

  56. Ricardo, o Brasil não vai quebrar, mas não porque o Sardenberg pensa assim. Ele na realidade, com a sua(dele) colega suina, a Miriam, todos os dias pregam o apocalipse na TV. Vá ler as maravilhas que ele escrevia acerca do sistema financeiro internacional, e o pau que baixava em quem defendia regulamentação desse sistema.Era no mínimo chamado de dinossauros. Para ele o mercado é tudo. O mercado não gostou, o mercado não reagiu bem, o mercado acordou de mau-humor, o mercado isso, o mercado aquilo…Pois bem, o mercado quebrou e arrastou os que nada com que ele ganhava.E os exaltadores do mercado financeiro, como o Sardenberg e cia, continuam, com a maior cara-de-pau, fazendo palestras sobre economia. Nem sequer pediram desculpas. Pior ainda é quem as assiste e fica fascinado pelos gráficos do Sardenberg. Ricardo, sou seu admirador, você não tem nada a ver com o tipo do jornalismo que o Sardenberg faz. Esse seu texto, desculpe-me a franqueza , é um embuste.
    P.S: Sugiro que dá próxima vez você peça para o Sardenberg apresentar um gráfico em que ele mostra o quanto o governo teria economizado se não aumentasse o salário mínimo acima da inflação, se diminuisse os benef´cios da previdência, do Bolsa-Família, se não desse aumento para o funcionalismo,etc. Para esse tipo de gente as pessoas não existem, só o Deus-mercado. Não é à toa que ele fica defedendo o período FHC. Você que tem uma militância pela justiça social, dar corda a esses pensamentos neo-liberais é de lascar.

  57. Aproveite e peça a El Rey Lula I, soberano de Banânia, que faça retornar o Simples Nacional para as pequenas empresas, nos moldes do ano anterior.

  58. Boa tarde, Kotscho.

    Que privilégio assistir a uma palestra do Sardemberg. Ele é um articulista econômico muito bom mesmo. Estou curioso para ler o livro que lançou nesse ano.

    Entendo você utilizar o termo “marolinha” – é a sua maneira de dizer que o Presidente não estava errado, que a hecatombe prevista não ocorreu. Só que a gente não pode se esquecer também que muita gente perdeu o emprego nesse difícil período que foi o primeiro semestre. Gente que ainda está procurando trabalho e que, quando achou, certamente não foi pelo mesmo salário que ganhava antes. Tem muita família ainda se contorcendo pra fazer o mês caber dentro de um salário menor. Gente que está se desdobrando pra não deixar faltar escola pro filho, pra pagar plano de saúde, enfim, aquela vida de sacrifício que, sem querer, às vezes a gente pode esquecer como é. O termo “marolinha”, tendo em vista essa realidade, pode parecer desrespeitoso, como se minimizasse o sofrimento e as angústicas dessas pessoas.

    Por enxergar o jornalista que você é e, acima de tudo, pelo lado humano e coração enorme que você sempre colocou em seus textos, tenho certeza que foi apenas uma distração, que de modo algum você subestima as dificuldades desses tantos brasileiros. Então, esse texto é só uma observação, não deve ser visto como ataque a ninguém, de forma alguma.

    Que bom que a crise parece estar indo embora. Que bom que o número de atingidos foi menor do que se esperava. Mas não nos esqueçamos nunca que há dramas humanos por trás dos números frios e da notícia.

  59. O artigo abaixo escrevi em agosto, contra o terrorismo do Carlos Sardemberg e da Miriam Leitão e está no endereço
    http://ecoepol.blogspot.com/2009_06_01_archive.html

    E deu marolinha

    Quando o presidente Lula falou que a crise econômica era séria, mas ao invés de um
    tsunami (onda gigante), seria uma marolinha, ou seja, os efeitos seriam menores no
    Brasil em relação a outros países, a oposição e parte da imprensa que faz tabela com
    ela, fizeram as mais severas críticas. O DEM e PSDB usaram essa fala nos seus
    programas de televisão para tentar desqualificar o governo.
    Mas passados alguns meses e confirmamos que o presidente Lula realmente tinha
    razão. Apesar da gravidade da crise, principalmente nos Estados Unidos e Europa, o
    Brasil, pelo excelente trabalho na economia feito pelo governo Lula, está superando a
    crise. A economia volta a gerar empregos, no mês de maio foram mais 130 mil novas
    vagas criadas. A inflação está sob controle, os juros estão caindo, são os menores da
    história econômica brasileira. A balança comercial é superavitária. O dólar está
    voltando ao seu patamar de equilíbrio.
    Isso porque o governo não ficou parado. Reduziu impostos, aumentou os
    investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC incentivou a
    produção e o emprego e não deixou que a crise afetasse seriamente o país. O setor
    que mais a sentiu foi o exportador, pois os países compradores de nossos produtos
    estavam atolados até o pescoço com a crise. Lembrando que essa crise foi de trilhões
    de dólares, a maior desde 1929.
    Ao contrário do governo do FHC, que governou com o PSDB e o DEM, qualquer
    crise que havia no mundo, crise de bilhões de dólares, de imediato o dólar ia para as
    nuvens, a inflação explodia, o desemprego aumentava rapidamente, caia o
    investimento e os juros aumentavam. Isso porque a política econômica que eles
    adotavam era equivocada. O chamado neoliberalismo, que está em decadência no
    mundo inteiro e, apesar dos tucanos, demos e uma parte da imprensa brasileira ainda
    incorrerem no erro e defenderem essa política econômica, o mundo simplesmente a
    jogou na lata do lixo.
    Para desgosto da oposição e de uma parte da imprensa engajada, que contava com
    uma crise de sérias proporções no Brasil, jogando no quanto pior, melhor, para
    derrubar o excelente presidente Lula, a economia do Brasil continua saudável.
    Dessa forma, o governo que já tirou 20 milhões de pessoas da pobreza poderá seguir
    de forma exitosa e fazer a ministra Dilma, como sua sucessora em 2010.

  60. Eu concordo com quem diz que não gastaria um segundo para assistir a uma palestra do Sardenberg. Ele faz parte de um grupo de jornalistas que, no meu modesto entender, se acha mais importante que a notícia. Essa competência ele tem, porque conseguiu fazer com a Rede Globo, o Sistema Globo de Rádio e o jornal O Globo acreditassem nisso. Ele sabe repetir o que as pessoas querem ouvir num determinado momento não só o público ouvinte como também os donos dos jornais e emissoras. Daqui a alguns anos, não fará a menor diferença na história da comunicação do país saber como alguns jornalistas se manifestaram. Eles querem projeção e uma agenda cheia de convites para palestras.
    abs. Mathilde

  61. Cidadão K,
    por coerência, sinto-me na obrigação de não levar em consideração a análise do Sardenberg, porque ele nunca me pareceu ser do ramo. Sempre o achei fraco, inclusive na linguagem, pois apesar de eu ser um leigo no assunto economia, por várias vezes ficaram fragrantes para mim os erros de suas avaliações, contrariadas pelos fatos, alguns dias depois. Por essa razão, parei de ler ou ouvir seus comentários. A prova dessa limitação está no fato de que só agora ele descobriu as reais condições do país, já delineadas há alguns meses. Tenho a impressão de que ele desobedeceu ao Ali Kamel para não ficarem muito claras as “forçadas de barra” que ele dava ou, pode ser que acreditasse mesmo no que previa. No meu entender, falta-lhe profissionalismo e seriedade.
    Abraços

  62. para Samuel das 17 h 21

    Me sinto plenamente de acordo e impressionado com cada linha e palavra do teu comentário. Não há ressalvas !!!! É Perfeito !!!

    Apenas para tentar somar ao conteúdo te digo que “pra rio pequeno canoa, pra grande rio, um navio”. E com Lula de capitão e timoneiro não tem marola ou tsunami que nos afunde !!!

    A propósito, gostei especialmente da tua referência à cachaça !!! E aí ? quando vamos tomar umas ? Estou convidando e pagando !!!

    Grande ABRAÇO !!!

  63. Ricardo,o seu amigo já levou um puxão de orelhas dos patrões . Tem dupla personalidade.Como palestrante,precisava dizer o óbvio pois o Presidente pobre de origem humilde e analfabeto,não sabe falar ingRES, colocou muita gente no bolso,eles acreditavam que o Lula não resistiria por tres meses.Mas o bravo pernanbucano,sindicalista foi a luta, ouviu em inGRes,o elogio que o PIG debochou. Ele é mesmo “o CARA” Viva Lulalalalalalalalal.

  64. ………………………………………………………………………………………………………….
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……………………….Ao Carlos Saldenbérgue das 16:03.
    ………………………………………………………………………………………………………….
    …………………………………………………………………………………………………………
    ………..Sabe o,….Saldenbérgue,..se é que é,… você,… mesmo?!
    ………………………………………………………………………………………………………….
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………Ninguém precisa ir a sua,……”coluna”,…..sabe por que?
    ………………………………………………………………………………………………………….
    …………….Por que tooooodos já te conhecem do “jornal” do,
    …………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………..”..Uillian Carnêro”,
    …………………………………………………….o
    ………………………………………….difúntu brasilêro.
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………Você como mais um,… puxa-saco da máfia marinho,
    …………………………já deixou sua “mãozinha” gravada
    ………………………………………na calçada da
    …………………………………………….. “fãma”,
    ………………………………………………….do,
    ……………………………………………..”proják”.
    ………………………………………………………………………………………………………….
    …………………………………………………………………………………………………………
    ………..Você tem mais é que dar,… “PALÉSTRA”,…prá publicitário
    ………………………………………………mesmo,
    ………………………………………………..esse,
    ……………………………………………..é o teu,
    ………………………………………………………………………………………………………….
    …………………………………………….”público”.
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ……….E aproveita agóra,….pois a hóra que a máfia te der um pé,
    ………………………………………………….na,
    …………………………………………………..b.
    ………………………………………………….os,
    …………………………………………publicitários,
    …………………………..nem vão olhar na tua cara,..tá!
    ………………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………………………………………………………………………
    ………………………….Quanto a ser “sócio” do Kotcsho,
    …………………………………………………na,
    …………………………………” BALAIO comunicações”
    ………………………………………………como,
    ………………………………………..”multi-mídia”,
    …………….pode ser uma outra,…..”opção”,…..prô seu,….”futuro”.
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………………………………………………………………………….
    ………………Anh,….só tóma cuidado com a POMBAGIRA,
    ………………………..aquéla que,…..criou o movimento,
    ………………………………………………”cansei”.
    ………………Éla costuma dar,…………………gólpe no mercado…!
    …………………………………………………………………………………………………………
    ………………Então,……………………….. faz que nem o cunha lima,
    ……………………faz um “pé di meia”,….enquanto você tá no,
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………”jornal do trem fantasma”,
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………..pois,… a hóra qui acabá,
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……………..você vai sentir na “péle” a,….. DES-globalização.
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………

  65. Depois dessa, os Marinhos vão ter uma conversa séria com o Sardenberg.
    Será que a Miriam Leitão vai concordar com o que disse o Sardenberg?
    O que será que o Merval estará pensando do Sardenberg?
    Cuidado meu caro Sardenberg porque quando o Serra souber desse elogio todo a Política Econômica do Governo Lula vai pedir a sua cabeça.
    Vamos aguardar.

  66. Pô, Ricardo, você acha que alguém sério no Brasil fica mais animado ou deixa de ficar a partir dos comentários desse sujeito, um notório palpiteiro econômico, mestre dos lugares-comuns?

  67. O Brasil não chegou sequer a quebrar nesta crise mundial e nem vai quebrar. Muitos que aqui quebraram e outros tantos que ainda vão quebrar são os brasileiros que estão se endividando sem poder pagar. O nível de inadimplência vem crescendo mês a mês e vai continuar crescendo. O Brasil também.

  68. Caro Kotscho

    Não se iluda. O Senhor Sardemberg é parte de uma legião de corvos, os quais nos assusta há décadas.
    Essa gente de que falo enganou a minha geração dizendo que o Brasil tinha uma dívida externa impagável, que a privatização era uma necessidade imperiosa, que o Brasil estava irremediavelmente ligado aos EUA como parceiro comercial, que se o dólar baixasse de dois reais o país quebraria, que o mercado deveria regular tudo e tantas outras bobagens que a nossa gente, mesmo aos trancos e barrancos, vai tratando de aniquilar.

  69. Depois da crise Lula do final de 2002 e começo de 2003 (crise de confiança. Como falava besteira essa turma do PT) o Brasil voltou a seguir o seu caminho de crescimento, como disse o Carlos Alberto Sardenberg, na onda do crescimento mundial pré-crise, acelerado pela globalização e pelas novas tecnologias de informação.
    A casa já estava arrumada. Ainda bem que o Lula deu continuidade a política econômica de FHC e não mexeu em nada.

  70. Será que esta crise existe mesmo? Será que o Sarney vai ser punido? Será que o Lula é o cara? Será que a gripe suína está sob controle? Será que o Sr. Sardemberg está certo ao dizer que o Brasil não quebra mais e a nossa economia está sólida?

  71. Tenho o maior respeito por Sardenberg. Porem, divirjo
    radicalmente da sua análise. Sei que todos os jornalistas,
    diretores de jornais,obedecem a um livro negro, de abrangência
    mundial, do que pode e não pode ser divulgado.
    Meu questionamento está embasado em:
    1) Ignora-se na mídia o projeto em execução da Nova Ordem
    Mundial. 2) A “eleição” de Obama foi a maior fraude eleitoral
    dos EUA 3) Em questão de meses, o dólar será extinto. No
    seu lugar a “nova moeda” AMERO, com a implantação da
    União Norte Americana (EUA+Canadá+México). Com a
    desmonetarização do dólar, todos os títulos aplicados no
    tesouro americano, vão ser desvalorizados em 90% (um
    dólar=dez centavos de Amero). Com isso, as reservas
    brasileiras vão ter um calote de 90%.
    4) A mídia em geral, é omissa quanto a essas verdades.
    5) A “crise financeira” mundial não está terminando.
    Ainda não começou. 6) O fantoche do momento do governo
    oculto mundial (Illuminati), Barack Obama tem por meta
    principal a destruição política,econômica,financeira ,social e militar dos EUA. 7) A fraude brasileira Lula et caterva, no momento da crise de 2010, revelará a situação real dos absurdos cometidos,com o aval de uma oposição inexistente.
    Quem viver verá.

  72. Caro Kotscho.
    Mas, quem foi que previu ou torceu para o caos? O caos viria fatalmente com a crise, caso o presidente Lula, ao invés de ouvir o ‘lado bom’ tivesse optado pelo outro lado; o lado Mantega. Lula chegou mesmo, num certo momento, titubear e se entregar a propostas alopradas.
    Lembre-se caro Kotscho, no auge da crise apareceram os salvadores estatizantes Keinezianos. Foram devidamente isolados. Num determinado momento de fraqueza, Lula quase quase se entrega, mas o Meirelles ameaçou renunciar caso o Presidente se entregasse às loucuras heterodoxas.
    Os malucões queriam até reestatizar a EMBRAER, te lembras disso Kotsho? Seria o fim. Seria o fim, não pelo ato tresloucado em si mesmo, mas pelo sinal negativo transmitidos ao mercado finaceiro e aos investidores. Lula resistiu bravamente.
    O presidente Lula, claro, teve uma participação crucial na administração da crise pela coragem de afastar e anular os econoaloprados.
    A EMBRAER tornou-se um símbolo de responsabilidade quando demitiu 4 mil funcionários e resistiu ao ataque dos PSTU, PCO, PCdoB, CUT e coisas afim que pretendiam transformá-la num cabidão à la Petrobras.

  73. 28/07/2009 – 17:14
    Enviado por: CLOVIS
    ”Ricardo, outra boa notícia: A PETROBRÁS é a oitava maior empresa do mundo.”

    Ô Clovis, ô Clovis. Vc não leu direito e passou uma informação truncada, uma meia verdade que, vc passou o lado meia mentira.
    Não, a Petrobras não é a 8ª maior empresa do mundo é, a 8ª maior empresa petrolífera, entendeu Clovis? No ranking das maires do mundo a Petrobras está longe, muito longe da primeira colocada que, diga-se, é também uma petroléira; a SHELL. A gigantona Holandesa é simplesmente 5 vezes maior que a Petrobras.

  74. Manda ele falar pra colega de trabalho dele, a miriam leitão, talvez assim ela acredite e pare de achar tudo de ruim do governo Lula. Lembrando que fhc, quebrou o Brasil duas vezes e ensaiou a volta da inflação no fim do seu governo, coisa que Lula até agora segurou com muito competência e afinco.

  75. Aí é que não entendo se hipocrisia tem tamanho: Sanderberg escreve visivelmente contrariado em resposta a Ricardo Kotscho e se despede afetuosamente, mesmo assim:

    Um forte abraço
    Sardenberg

    E eu, contaminado:
    Sardenberg, um forte abraço
    José Melquíades Ursi, quase anônimo.

    E vou dormir desassossegado.

  76. Parabens ao Sardenberg que livre do cabresto do ALI KHAMEL (diretor de jornalismo da globo), expôs a real situação do Brasil.

    ALI Khamel, meu caro está ficando cada vez mais difícil fazer crise no Brasil.

  77. Não esqueça q havia uma bolha p ajudar e um país quase organizado, com as coisa já prontaS, PROER, PLANO REAL, DESVINCULAÇÃO DO SM DO SALÁRIO APOSENTADORIA, RECORDES E RECORDES DE ARRECADAÇÃO, FEDERALIZAÇÃO DA DÍVIDA, DOLAR FLUTUANDO, DESESTATIZAÇÃO, e o PT votou contra tudoisto, mas agora depois de tudo pronto já esqueceram, qvotaram contra.

  78. Para o Clovis.
    Ranking oficial com dados do mercado acionário, após a crise de setembro de 2008;
    1 – Royal Dutch Shell – Petróleo (Holanda) – US$ Bi 458,3
    2 – Exxon Mobil – Petróleo (EUA) – US$ Bi 442,8
    3 – Wal-Mart Stores – Varejo (EUA) – US$ Bi 405,6
    4 – BP – Petróleo (Grã-Bretanha) – US$ Bi 367
    5 – Chevron – Petróleo (EUA) – US$ Bi 263,1
    6 – Total – Petróleo (França) – US$ Bi 234,6
    7 – ConocoPhillips – Petróleo (EUA) – US$ Bi 230,7
    8 – ING Group – Financeiro (Holanda) – US$ 226,5
    9 – Sinopec – Petróleo (China) – 207,8
    10 – Toyota Motor – Automotivo (Japão) – US$ Bi 204,3

    Entre as as maiores 500 a Petrobras ocupa o 33º lugar com faturamento de 118,2 bilhões de dólares.
    Observe clovis que a 1ª, a Shell tem um faturamento de 458,3 bilhões de dólares (3,5 Petrobars)

  79. Sobre os comentaristas “Ácidos”

    Dada a minha formação em química, não tenho como senão lembrar que o produto da junção de soluções “ácidas” com “soluções básicas” é água e sal ( inofensivos ao contato )

    PORTANTO “SODA CÁUSTICA” NESTES !!!!

  80. 28/07/2009 – 20:53
    Enviado por: Manoel
    ”Agora não tenho mais dúvidas… Pela proporcão da crise e a postura do governo Lula por aqui passou mesmo uma marolinha.”

    Para vc Manoel, certamente foi uma marolinha mesmo, mas para os 9,8% dos desempregados das áreas metropolitanas aferidas pelo IBGE, foi um marolão mesmo.
    E o critério Ibegeneano p/aferir desemprego só leva em conta como desempregado quem está procurando emprego e já teve emprego. Se um desempregado deixar de procurar uma vaga, após um mês ele deixa de ser ‘desempregado’ e passa a ser um, olha que lindo: ‘DESEMPREGADO VOLUNTÁRIO’ e, como tal, não é mais, estatisticamente desempregado.

  81. Lula você parece a mãe Diná, acerta tudo, vc tinha razão foi mesmo uma marolhinha. Por favor acerta na próxima previsão, Dilma presidente.

  82. Engracado, embora saiba que os numeros da economia nao mentem (?), quando fui ao Brasil entre marco/abril deste ano o que vi (e vejo) foi (e continua sendo):

    . Muita corrupcao (nem precisa entrar em detalhes neh?)e o Presidente defendendo corruptos.
    . Muita violencia (que eh uma das consequencias da corrupcao)
    . Cidades sujas, transporte publico ruim.
    . Povo sem educacao de qualidade
    . Favelas, favelas e da-lhe favelas
    . Falta de infra-estrutura
    . Servicos publicos de pessima qualidade.

    OU SERAH QUE OS BRASILEIROS SE CONTENTAM COM POUCO, MAS BEM POUCO MESMO.

    MERECEMOS O MINIMO? EH ISSO?

    O Brasil ainda eh uma sub-democracia (como diria PHA), o povo mora mal, nao tem educacao de qualidade, falta seguranca, ganha pouco, justica (quer dizer, cadeia) soh para pobres (alias, onde anda Daniel Dantas hein?)

    Isso sem falar no percentual altissimo (principalmente no Norte e Nordeste brasileiro) de nascidos nao registrados, algo bem parecido com os piores PAISES AFRICANOS.

    Nao digo isso porque nao gosto do Brail, ao contrario, AMO O BRASIL o gostaria de ver a sociedade brasileira vivendo com dignidade, respeito, justica e numa DEMOCRACIA PLENA.

    Jorge

  83. Léo, de 98 a 2002 acho que vc morava em Marte, só pode ser, pois o plano real nesta época estava no fundo do poço e levando o Brasil junto, foi só apartir de 2003 que o plano real realmente ficou real com o governo Lula. Dilma é 2010.

  84. ——————————————————————————–
    ——————————————————————————–

    Luiz Carlos, quem está mentindo é você, cara….

    Ao invés de falar besteira ,leia primeiro….. A Petrobrás é a oitava maior empresa global, em valor de mercado, segundo a ERNEST &YOUNG… Por acaso a MICROSOFT é petroleira???
    Vá se informar primeiro, para depois criticar os outros…

    Petrobras: oitava maior empresa do mundo

    De acordo com pesquisa feita pela consultoria Ernest & Young, a Petrobras é a oitava maior empresa global por valor de mercado. Quem traz a notícia é a edição de hoje (28/7) do jornal O Estado de São Paulo.

    A matéria aponta que o valor de mercado da Petrobras passou de US$ 95,895 bilhões para US$ 164, 818 bilhões, avançando do 37º lugar para a oitava posição no ranking. A Petrobras é a única empresa brasileira entre as dez maiores.

  85. Carlos Germani 20:18

    Realmente Carlos, a grande crise ainda não chegou. mas pode ter certeza amigo, “os entendidos” sabem disto, que ela só trará benefícios ao Brasil, aliás, ela foi “gestada” para beneficiar ao Brasil.

  86. Caro Kotsho.
    Um cidadão brasileiro que ainda consegue se indignar com ”tudo isso que tá aí” faz a seguinte pergunta;

    Jorge Alberto de Oliveira Marum, promotor de justiça de Sorocaba (SP), envia e-mail querendo entender a preocupação de Lula com umas biografias e não com outras: “SE O ACUSADO É ADVERSÁRIO DO PT, PODEMOS ACUSÁ-LO À VONTADE COMO FOI O COLLOR EM 92, IBSEN PINHEIRO, EDUARDO JORGE, YEDA CRUSIUS E TANTOS OUTROS. Se ele for aliado do PT, como Collor (2009), Renan, Sarney e outros,não. NESTE CASO TUDO MUDA devemos tratá-los como pessoas incocomuns. É isso mesmo, senhor presidente?”

    Interessante o questionamento do Sr. promotor!
    Interessante e intrigante, pois os ‘incomuns’ pelo critério do ‘tudo isso que tá aí’ está fora do alcance do preceito constitucional de que; todos são iguais perante a lei.

  87. 28/07/2009 – 22:05
    Enviado por: CLOVIS
    ——————————————————————————–
    ——————————————————————————–
    Luiz Carlos, quem está mentindo é você, cara….
    Ao invés de falar besteira ,leia primeiro….. A Petrobrás é a oitava maior empresa global, em valor de mercado, segundo a ERNEST &YOUNG… Por acaso a MICROSOFT é petroleira???
    Vá se informar primeiro, para depois criticar os outros…

    Tá certo Clovis, tá certo. É que, de ontem para cá, tudo mudou, até o conceito de verdade.
    Aliás Clovis, sinceramente, eu já nem sei mais o que é verdade.

    Clovis; Se a primeira fatura 418 e a concorrente 118, qual é a maior?
    A Petrobras só é maior que as concorrentes nos salários dos seus executivos e no número de funcionários. Aí sim, a EASTATALZONA bate todos os recordes.

  88. Olá!… Ricardão:
    Ainda bem, q nosso nome não é Johnny. Ainda bem, q o Brasil pertence, finalmente, aos brasileiros. Estamos tomando consciência q o Poder Público — tanto ao nível do executivo, qto ao do judiciário e do legislativo, está sob os acordes finais daquela música tocada no passado, por agentes do passado e todos envolvidos pela lida do interesse próprio, particular ou articulada aos apetites internacionais.
    Agora, banqueiros e juízes são indiciados criminalmente; temos uma justiça funcionado ao controle e amparo de um Conselho; Ministérios Públicos e Tibunais de Contas, livres, trabalhando, inclusive, sem aquela de engavetar processos — mania do passado, próximo; uma Polícia Federal devidamente aparelhada, ativa, atuante e com personalidade; um executivo recuperando a economia e as finanças q estavam quebradas , falidas e devedoras — tudo função de vontade política e determinação; um legislativo funcionando, livre — mto embora, improdutivo, compondo todas ou quase todas, as CPI’s q imaginam…; já q é só a isso, q se propõe.
    P’ra vc ver; até o tal do Sardemberg, “especialista” do momento da Globo, q só faz críticas, ácidas às atividades governamentais, diante de uma platéia, informada, foi obrigado… obrigado a confessar q em 2002 estávamos insolventes e q, agora, em plena crise, arrasadora, estamos nos recuperando, razoavemente melhor q o resto do mundo — Igual em 1929, qdo o Pres Vargas queimou os estoques de café e botou grana nas mãos dos cafeicultores paulistas, tirando o País daquela crise, em primeiro lugar, no mundo. Igual, heim?
    Então, meu caro, naquela época, tal como agora, tínhamos executivo com vontade política de cumprir com suas obrigações, ante o povo e o futuro do País. E foi feito, ou está sendo feito, o necessário e o suficiente… O necessário e o suficiente (possível).
    Ricardão, se hj São Paulo é desenvolvido e grande; o é, graças às políticas postas em prática pelo governo Getúlio Vargas, q botou fé e cultivou esperança. Hj, da mesma forma, temos um executivo q tem fé e acredita num futuro, maior e melhor; mais promissor… Sem futricas.
    Mto engraçado, esse tal de Sardemberg. Qdo tem uma platéia em sua cola, fala uma coisa e, ao contrário, qdo deve obrigação aos patrões, aos donos das empresas jornalísticas… e fala para um público distante, amparado pela grande mídia, diverge e mete chumbo grosso…
    Mto sem caráter, este indivíduo. E ainda tem a coragem de tentar se explicar, acima; como tentou.
    E… p’ra terminar, meu caro, estamos diante de uma marolinha, heim?… Kakakakkkkkkkkkk!….
    Buenas!

  89. Ricardo,
    veja o que seu amigo Carlos Alberto Sardenberg escreveu em abril/2008. Como ele entende das coisas….
    Está no blog dele
    http://colunas.g1.com.br/sardenberg/2007/04/20/globalizacao-bombando/

    Carlos Alberto Sardenberg

    Globalização bombando

    A semana termina na euforia, com recordes de alta nas bolsas de valores de todo o mundo. Farra dos mercados?

    Não. A verdade é que, descontada uma turbulência aqui, outra ali, a economia mundial segue em marcha de sólido crescimento. Sólido porque não é nenhuma bolha financeira. Ao contrário, está baseado em aumento da produção e do consumo em todas as regiões do mundo.

    Nos países emergentes, em geral, na Ásia em particular, a produção cresce. E encontra consumidores nos países mais ricos, especialmente nos Estados Unidos.

    Há multiplicação de investimentos produtivos, na economia real, por toda parte. Mesmo a África, sempre atrasada, se beneficia, por exemplo, com o desenvolvimento de campos de petróleo e gás.

    Cresce o consumo de alimentos, coisa, aliás, que beneficia diretamente o Brasil, forte exportador.

    As companhias multinacionais ganham dinheiro, reinvestem, abrem novos negócios, as ações se valorizam e segue a ciranda.

    A verdade é que a economia globalizada, capitalista, está bombando. No exato momento em que muitos vizinhos aqui da América Latina voltam aos velhos modelos populistas alegando justamente a morte da globalização.

    Depois não se sabe por que a América Latina fica cada vez mais pobre em relação aos outros

  90. Fortune, 09 de Julho de 2009
    ”Shell lidera ranking das maiores empresas do mundo” O setor do petróleo e gás conquistou sete das dez principais colocações da lista, roubando posições de montadoras como a General Motors. A varejista Wal-Mart também perdeu o topo do ranking para a Shell – hoje a maior empresa em receita do mundo, com faturamento de US$ 458,3 bilhões em 2008 – e ficou na terceira posição. Exxon (2ª), BP (4ª), Chevron (5ª), Total (6ª), ConocoPhilips (7ª), ING Group (8ª), Sinopec (9ª) e Toyota (10ª) completam a lista das dez maiores companhias mundiais.AS PETROLÍFERAS TAMBÉM LIDERAM O RANKING DAS MAIS LUCRATIVAS DO MUNDO , com seis entre as dez primeiras colocações.A PETROBRAS É A SEXTA ENTRE AS PETROLEIRAS. NO RANKING GERAL A PETROBRAS ESTÁ NA 34ª POSIÇÃO.

    Há variações entre as distintas fontes, mas, daí a ‘enfiar’ uma colocação contrariando os números é muito diferente.

    Lembrando ainda que em 2008, das dez petroleiras, seis tiveram crescimento no faturamento. Quatro tiveram quedas experessivas, embora realizassem lucros. As seis que aumentaram o faturamento são – todas- empresas privadas e, as quatro que perderam são – todas- Estatais.

  91. Então, fica combinado assim. O militante Clovis insiste que a Petrobras é 8ª maior empresa do mundo. Militante é assim, confunde posição setorial com posição geral. Mas, ele está certo, dentro dos paradigmas atuais ele está certíssimo. Afinal, a estatalzona brasileira, só na área de comunicação conta com 1158 colaboradores, todos na faixa dos 10 mil/mês. E eles estão lá para isso mesmo. Os ‘colaboradores’ inverteram até a máxima de que ”contra fatos não há argumentos”, para eles é o contrário; ” contra argumentos não há fatos”.

  92. Assim como o STF decretou (manu militari) que jornalista não precisa de diploma de nível superior para exercer a profissão (basta ser alfabetizado), Lula provou que não precisa de diploma para ser economista. Basta ter bom senso. E mais. é o único “economista” que acerta suas previsões (marolinha).
    Um simples torneiro mecânico, com pós doutorado em Economia Aplicada ou Economia na Prática ou Economia para Não Economistas, deu um baile nessa cambada de neoliberais.
    Determinou e comandou pessoalmente as ações estratégicas de enfrentamento da crise e, esse mérito pessoal, ninguém vai tirar dele.
    Não venham com essa estória de equipe não. Eu acompanhei de perto toda a crise.
    Ele esteve à frente de tudo, inclusive, da inflexão e do ritmo de queda da taxa de juros (Selic). Os diretores do Banco Central receberam um recado claro: ou derrubam a taxa Selic ou peçam para sair.
    É claro que um percentual ínfimo do emprego caiu. Quem estava no centro da crise viu gente perdendo o emprego e coisa e tal.
    Eu, nas minhas relações familiares, sociais e empresariais não conheço ninguém afetado pela crise. Minto, uma churrascaria aqui do lado fechou p’ra reforma.
    E o país, agora, retoma o crescimento.
    A verdade é que se Lula tivesse ouvido os teóricos da economia liberal, o país ainda estaria patinando.
    Lula confiou na sua experiência de sindicalista e mandou bala.
    Foi o mesmo Lula determinado que surgiu quando não ganhou a eleição no primeiro turno do chuchu Alkmin.
    Enquanto a sua equipe ficava desesperada, ele saiu p’ra luta e venceu com folga no segundo turno.
    Hoje, estou convencido que o perfil adequado de dirigente para governar bem um país não pode ser o desses intelectuais com vivência só na academia, nascido em berço de ouro, como o sociólogo FHC.
    Tem que ser gente curtida pela vida, como o operário Lula.

  93. Olá!… Velho, velho:
    Q bom, heim? A Shell é cinco vezes, maior, q a Petrobrás, neh?… risos
    Agora… 9,8% de desempregados, cfe IBGE? Mas… e antes? E bem antes, lá por 2002?…
    Hehehehhhhhhh!…

  94. 28/07/2009 – 22:48
    Enviado por: simas
    ”…foi obrigado… obrigado a confessar q em 2002 estávamos.”
    Ô simas.
    E estávamos mesmo. Quebrados não; arrazados!
    E sabe o motivo simas? Não, acho que não?
    Era a proposta de governo petista. Te lembras simas? Cada discurso do Lula o país caia 10 pontos na confiança do mercado e sumia 1 bilhão de dólares das reservas. Te lembra simas?
    Mas em Agosto de 2002 a coisa começou a mudar simas. Te lembras simas? É, é isso mesmo, naquela oportunidade o Lula assinou a carta aos brasileiros se comprometendo a dar continuidade ao programa governamental e respeitar contratos assumidos.
    E para coroar de êxito nomeou o banqueiro Meirelles p/ o BC e deu-lhe carta branca. Te lembra simas?
    Daí em diante foi só – como se diz no futebol- correr pro abraço.

    A ministra Dilma até aprendeu o que é IGP.DI. É simas, a então Ministra das Minas e Energia chegou com tudo em cima dos contratos indexadores de tarifas e serviços. O Meirelles e sua equipe explicou tudo para os novatos. Eles – e elas- aprenderam. Menos a Heloisa Helena. Essa não aprendeu nada. Teve que ser devidamente expelida. Te lembras simas?

    Pensa simas, pensa. É fácil, não dói!

  95. E aí Ricardo?

    Eu sempre fui avesso aos prognósticos de economistas, em especial ao citado e à citada. Ambos derrotistas. Assim como os críticos de qualquer arte entendem de tudo. Só não sabem escrever, pintar, cantar, etc. Vale também para comentarista de futebol que entendessem como pregoam ou estariam jogando ou seriam técnicos.
    Os que hoje teem os cabelos brancos sabem perfeitamente que a crise que ainda estamos vivendo, proveniente dos paises de população de olhos claros, não passa de uma marolinha mesmo. Os mais novos nunca passaram por crises então não as conhecem.
    Há poucos anos, só para lembrar, quando os nossos irmãos do norte soltavam um pum a mer… caia (desabavam toneladas) aqui.
    Hoje fico receoso com os comentários favoráveis ao governo Lula, por parte desses economistas, pois tudo que dizem de ruim do governo Lula se dá ao contrário, então por precaução, vamos isolar, batendo na madeira, toc.toc.toc.

    Samuel das 17:21. é isso aí!

  96. MEU CONSOLO É QUE ESSE SARDENBERG POR MAIS QUE PUXE O SACO E CONTINUE DEFENDENDO A TESE DO ROMBO (ATUALMENTE, DEFICIT) DA PREVIDENCIA, UM DIA DESSES TAMBÉM VAI CORRER ATRAS DE SUA APOSENTADORIA E COM CERTEZA VAI CONSEGUIR, MAS APÓS 2 OU 3 ANOS VAI COMEÇAR A SE DESFAZER DE SEUS BENS, PARA CONSERVAR O TAL “ESTILO DE VIDA”. NÃO É PRAGA, NÃO.

  97. Ricardo,
    Percebo que você carrega a mesma tolerancia que LULA.
    De LULA compreendo pelo cargo e a necessidade de tocar o governo. A sua tolerância de jornalista calejado, confesso,às vezes, causa-me espanto. Essa turma, sabe você, embora fale bem, sempre falará muito mal.
    Ricardo,na sua análise, fica claro que o Sademberg reconhece o erro dele. O “não cara” recusa fazer citação de LULA, como se o presidente e seu governo fossem simples marionetes da crise e sem nenhuma interferência na solução dela.
    Adoro a sua capacidade democrática de conviver com essa turma, mas tu já tens estrada suficiente para sacar que essa “negrada” é a mesma turma que nos traiu na luta pela “DIRETAS JÁ”, lembra-se?
    Aliás, acharam pouco a traição patrocinada por TRANCREDO que discursava pelas DIRETAS à noite e, no dia, articulava com a ARENA/PDS/PFL/DEM/PSDB, as eleições via colégia, pois sabia que não teria chance de vencer pelo voto direto. Trouxe para o meio do povo gente como ACM, Sarney e etc e ainda nos legou a tal “TRANCREDINHO”.
    Pense num político sem graça.
    CHEGA…………

  98. O BRASIL NÃO QUEBRA, DEVIDO A EXTENSÃO TERRITORIAL CULTIVÁVEL – MESMO COM CAMPESINAS, MST, E OUTROS -, ÁGUA, RIQUEZA MINERAL, PARQUE FABRIL, OUTROS E PRINCIPALMENTE POVO.MAS QUE A TAXA DE JUROS, CONVERGE U$$ PARA CÁ, NÃO TENHO DÚVIDAS.ED O PRES.LULA, GASTANDO 3 VEZES A MAIS EM PESSOAL QUE EM INVESTIMENTO, PODE LEVAR O BRASIL – HAJA TOLOS E BANDIDOS, A UMA BEM PIOR!

  99. Pois é, Kotscho. É estranho que esse moleque de recado da Globo e do PSDB, esse tal de SARDENBERG, agora doga qeu a crise acabou. Ele e a MIRIAN URUCUBACA PORCA LEITAO, que trabalha pro mesmo grupo sempre torceram a favor da crise, era uma forma de enfraquecer o Governo Lula. Ademais, esse Sardenberg acha que tudo isso se deve ao governo do PSDB na epoca do FHC, o tucanalha que faliu o Brasil. Esse Jornalistazinho, tirado a entender de economia ja ta mudando de lado? Que nojo eu tenho dessa gente.

  100. … se fossemos habitados por uma maioria de gente com Q.I. razoável, jamais chegaríamos à condição de “quebrar”, pois nada justifica, aqui, essa barbaridade, todavia…bom ! ! ! deixe pra lá… apesar dos pesares vamos chegar logo, logo… a um bom nível evolutivo, se não atrapalharem, do qual poderemos nos orgulhar… e contribuir, como não! para o bem estar de toda a humanidade… é o que tudo indica…

  101. Isso tudo está bom para os Bancos.
    Aliás, tudo muito certinho, sob encomenda.
    Na próxima o COPOM não baixará os juros, dizendo que há ameaça de aumento de inflação.
    E os Bancos ganhando, ganhando sempre.
    E não só os incautos acreditando.

  102. Nada como um dia atrás do outro não Sardemberg um palpiteiro de carteirinha que junto com a Miriam Leitão montaram um cenário de catastrofe e tsunami de uma crise que começou no coração da America,.

  103. Na palestra o Sardenberg foi um, no jornal da Globo foi outro.

    Mostrou alguns gráficos, mas não com o entusiasmo realatado por você. Ao contrário, cada gráfico vinha sempre seguido de um “mas”…

    Ele criticou a fala do min. Paulo Bernardo sobre o Brasil ter sido o 1º a sair da crise, e mais uma vez comparou o Brasil com China e Índia. Ora bolas, porque insistem em comparar a economia e crescimento do Brasil com estes países? Não conseguem enxergar que são realidades totalmente diferentes?!

    Mas, de qualquer forma, foi bom saber que o Sardenberg foi obrigado a reconhecer os bons números. Seria melhor ainda que o vídeo dessa palestra fosse divulgado!!

    Grande abraço!

  104. Você desprezou o risco econômico e financeiro desta oposição incompetente e destrutiva paralisar o país com CPIs eleitoreiras. Nada está garantido, meu caro. A tucanada raivosa pode realmente afundar o barco se ver que não controlará o leme. E nós afundaremos junto com estes merdas, gostemos ou não.

  105. Meus caros, vocês são todos parciais e cabos eleitorais de Lula e sua gangue. Ignoram toda a corrupção deste governo e a gastança desenfreada em CORRUPÇÃO!
    Não esqueça de dizer aos leitores que você fez parte do governo Lula e foi colocado no IG para fazer a propaganda oficial.
    Aliás, esse governo é pura propaganda.
    Vocês são todos uns ilusionistas parciais, é incrivel que ainda pensem que o bom momento do país é devido a alguma atuação deste governo.
    O mundo inteiro viveu nos últimos anos um boom de desenvolvimento e dentre os paises emergentes o Brasil foi o PIOR!
    Parem de enganar a opinião publica imprensa marrom!!

  106. Vamos colocar de lado o que seria objeto do comentário e comentar alguns comentários: Êta turminha nojenta e covarde essa que, tentando criar álibis para a própria baixeza e canalhice, acrescenta em seus comentário a informação que, já foram militantes petistas, votaram no LULA e blá, blá, blá! Cambada, pelo menos tenham caráter suficiente para assumirem seu tucanalhismo!! Quanto a esse sandenberg, não vejo nele qualquer qualidade como economista pelo simples motivo que, um profissional de qualquer área de atividade tem que sem basicamente honesto, o que não é o caso do elemento, haja visto as mentiras e barbaridades que diz na tv globo. Quanto a vc, meu caro Kotscho, muita coragem de sua parte se declarar amigo de tal criatura… Decepcionante!

    AlceuCG

  107. Que eficiente politica economica é esta que foi mantida, se em 2002, como diz o próprio Sandeberg, o pais estava insolvente e não sobreviveria a uma crise como esta? E as outras quebras ocorridas (3) sob FHC, com a mesma citada “eficiente” politica economica? Em 15 anos desta politica economica tão eficiente, o que vivemos foi um pais com uma divida externa imensa e dita impagável, um balanço comercial sempre deficitário, uma produção industrial timida e um mercado interno ridiculo. Se liga Sandeberg!

  108. Ué, mas os dois pilares da politica economica Fhc (Cambio flutuante e Metas de inflaçao) nao sao somente do ultimo periodo doFH. ?? Exigencias do FMI e tem 9 ou dez anos. Ou estamos equivocados? Me parece que a conta de 15 anos sardenberguiana é lusca-fusca, “tô querendo mesmo que nao seja.” ALguem me explica, desmente ou confirma por favor?

  109. Luiz Carlos ( o velho )

    O Luiz Carlos sabe de tudo, o Luiz Carlos tem razão.

    Com o LULA, a coisa tá preta, a coisa tá muito ruim. Tá péssima para os Demotu-canalhas, para o PIG, e para todos aqueles que por uma razão inesplicável, teimam em não reconhecer os seus feitos. Tá horrível, para estes, verem os cofres cheios e não estarem metendo as mãos. Tenho pena dessa gente. Coitados ( coitos+desastrados )

    everaldo ( o belo )

  110. O Sardenberg não quer dar o braço a torcer, dizendo que um dos pilares do sucesso econômico do Governo Lula deve-se à “fase simplesmente brilhante da economia mundial”. Brilhante? Essa foi a fase da financeirização desvairada, que deu no deu a partir de 2007. Se o Brasil não tivesse montado uma base sólida a partir de 2002, teríamos ido à breca, como muito bem reconheceu o próprio Sardeberg. O que nos salvou foi a criação de um forte mercado interno, fruto das políticas sociais do Lula e um sólido setor bancário público, que talvez não existisse mais se o PSDB tivesse ganho em 2002.

  111. Parabéns a todos que comentam neste blog,especialmente os críticos do PT,nos quais me incluo; Kotscho está super satisfeito com nossas posturas,estamos dando de bandeija a ele argumentos riquíssimos que serão devidamente analizados e inteligentimente usados quando ele estiver disputando sua vaguinha para assessor de campanha da Dilma, o mundo é dos espertos.

  112. Para o Anibal Santos: tem razão. EStamoos sendo enganados: a pseudo postura critica do mal chamado PIG, é para acobertar o cataclismo que já vivemos. Nunca este país esteve tão infeliz e desprestigiado mundialmente. A Veja, que deve ser seu livro de cabeceira, esconde os fatos reais. O dolar não vale R$2, está 4 ou 5. A inflação está beirando o 10% mensal. E o indice de desemprego real é de 55%. EStamps sendo enganados: Brasil tem seu Hitler e não digam que não fomos alertados!!!!

  113. Esse Sardemberg tá fazendo mea culpa de tantas besterira que falou deste governo. Tá gozando com o pau dos outros. Depois que a mais simples dona de casa já percebeu que a crise não foi lá essas coisas o, eu já tinha falado, desse radialista é ridículo. Custo acreditar que tem gente que paga para ouvir esse filhote da imprensa tedenciosa.

  114. Como vigança pelo fato do Lulda ter livrado o Brasil de toda dívida externa e ser agora até emprestador de U$10bi, veja o PIG faz.
    ==================

    Banco Mundial empresta US$ 30 mi para combate à pobreza na Bahia
    Ter, 28 de Julho de 2009 21:01
    da France Presse, em Washington

    O Bird (Banco Mundial) concedeu nesta terça-feira um empréstimo de US$ 30 milhões ao Brasil com o objetivo de combater a pobreza. A meta é, com esse dinheiro, incluir mais 360.000 pessoas em um plano que busca melhorar as condições de vida dos pobres na Bahia, anunciou a instituição financeira em comunicado.

    O plano Produzir, destinado a aumentar as oportunidades econômicas dos menos favorecidos, beneficia atualmente 810 mil pessoas, ou seja, 18% da população rural da Bahia, ressaltou o Bird.

    “Acredito na colaboração entre o governo e os pequenos produtores, como forma de levar desenvolvimento sustentável a todas as regiões do estado e reduzir as desigualdades. Neste sentido, o apoio do Bird tem sido essencial”, declarou o governador do estado, Jacques Wagner.

    O plano Produzir já havia recebido um crédito do Bird de U$ 54 milhões em setembro de 2005.

    “O novo crédito marca a segunda fase do programa, na qual os produtores ampliarão seu acesso aos mercados, tanto no Brasil como no exterior”, disse Edward Bresnyan, dirigente da entidade multilateral.

    O Bird colaborou com 40 projetos na Bahia desde 1950, por uma quantia total de US$ 1,8 bilhão.

    http://www.direitoshumanos.etc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3257:banco-mundial-empresta-us-30-mi-para-combate-a-pobreza-na-bahia&catid=24:pobre&Itemid=168

  115. 28/07/2009 – 23:29
    Enviado por: simas
    Olá!… Velho, velho:
    ”Q bom, heim? A Shell é cinco vezes, maior, q a Petrobrás, neh?… risos
    Agora… 9,8% de desempregados, cfe IBGE? Mas… e antes? E bem antes, lá por 2002?…
    Hehehehhhhhhh!…”
    Ô simas. De 1978 até 2002 foi farra. Só farra. Sindicatos (Leia-se PT) faziam greves todos os dias por reajustes salariais e ganhavam. Ganhavam e as empresas imediatamente repassavam os preços aos produtos. Maravilha, melhor só no céu! O resultado, bem, o resultado creio que dispensa análises e comentários, pois quem viveu viu.
    Mas, não custa lembrar; reajustes de salários com repasse aos preços é inflação na certa e, galopante, que os economistas chamam de ‘inflação inercial’.

    Quanto a Shell, qual o problema?

  116. Aceitar críticas de quem não consegue ver um excelente mandato do presidente Lula, sou obrigado aceitar, pois crítica é um direito e defeito que a dita democracia da a qualquer cidadão, ou mesmo respeitar quem vive na vanguarda da política Brasileira.

    Da mesma ótica que ouço as críticas posso rebatê-las caso as vejo como de fato são muitos que inda não querem ver credibilidade num todo de um governo popular. Como crítica sou obrigado a ouvi-las, rebate-las é um direito meu.

    Para quem vive de retórica e esbravejando que a popularidade do Lula é pelo fato das Bolsa Família, são expressões de trocadilhos de quem não tem recursos de diálogo e vivem repetindo o que se ouve.

    Dizer que o Brasil esta conseguindo sair de uma crise que não foi criado pelo Brasil, que o Brasil teve maturidade para enfrentar esta crise, que em situações anteriores a derrocada seria certa, que o Brasil hoje tem respeitabilidade dos investidores estrangeiros, que apesar do um congresso nacional dificultar no máximo as votações dos projetos essenciais para o Brasil e aqui não preciso repeti-las, isso já é sabido por todos.

    Dizer que a popularidade do Lula sãos dos beneficiados pela “Bolsa Família” do Norte e Nordeste é “ignorância dos esclarecidos”. No Norte onde vivo, precisamente no estado do Acre, o Lula é bem quisto porque aqui antigamente os moradores da área Rural só se alimentavam de carne se fosse salgada, ou charque como é chamada, luz só a combustível ou Lamparina ou Vela, água era direto da cacimba, enfim alimentos perecíveis nunca.

    Hoje a região Norte quase em sua totalidade existe Luz para todos os moradores da área rural, todos podem desfrutar o que antes só os moradores da cidade. E não venham me dizer que isto era do governo anterior, pois era só no papel.
    Quem vive das desgraças e não quer ver a realidade não sabe o que é Agricultura Familiar, não sabem que os pequenos produtores recebem financiamento e pagam com a produção e com redução do que foi financiado, e se o pagamento for efetuado em dia a renovação é automática. O povão que só criticam não sabem que o micro pecuarista tem uma linha de crédito para fazer investimento na bacia leiteira, com três anos de carência e mais cinco anos para ser quitado em cinco parcelas anuais com juros de 2% a.a.

    Vivo mata-a-dentro desta região, sou conhecedor das pessoas que nela vive, sou conhecedor que as pessoas daqui vivem política, o povo daqui sabem reconhecer a quem lhe deu valor. Não venham me dizer que só vejo maravilha, sou conhecedor que ainda existem problemas, mas não se conserta tudo num piscar de olhos o que vem estragado a muitos e muitos anos.

    São tantas coisinhas que os que vivem em seus confortáveis aposentos não vêem e não as de ver, quando não querem. São tantas coisa de bom acontecendo para as pessoas humildes deste nosso Brasil, que para quem tem olhos para o descrédito só verão politicagem. São atitudes e decisão de quem nasceu vivendo a mesma situação.

    A popularidade vem de onde a grande mídia não quer mostrar.

  117. Como confiar num elemento desse, saiDEMberg, que dança conforme a música midiana global. É preciso ter caráter jornalístico o que esse sujeito nunca teve, mas na imprensa falsa deste país irão elogiar e ganhará prêmios e etc . O cara de duas caras…falta profissionalismo e hombridade. Quem escutou perdeu dinheiro na bolsa quando disse tava na hora de vender que a coisa seria mais que uma marolinha, enquanto outros ganharam porque ouviram o presidente que nem estudou para economista. Ao consultar, na época, analistas na Av. Rio Branco, no Rio, todos disseram que esse cara da rádio não tava com nada. Hoje estou rindo atoa pois não fui na onda desse imcompetente.

  118. Kotscho… Sardenberg é 1 nas palestras e outro no Jornal das 10.
    Ontem, no jornal, “o lado urubulino” do jornalista falou mais alto.
    Nunca vi tanto MAS… hehehe
    A Globo corrompe mentes!

  119. O país não quebrou e não vai quebrar, não por causa de tsunami ou marolinha, mas por causa do “superávit cambial” na conta dos políticos!!! só isso . ahahahah

  120. Gente, pensei que meu santo não batia com esse sardenberg, por isso achava os cometários dele sem nenhum fundamento profissional e que era perder tempo assim como mirian, mas não tô vendo que problema é desses caras da cbn e cia

  121. …………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………..Kotcsho..?!
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………
    ………..Achei BOA a idéia de um comentarista ai de cima,
    …………………………………………………de
    ………………………………………por o VÍDEO da
    ……………………………………………”palestra”,
    ……………………………………………….desse,
    …………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………….DÉBIL MENTAL
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………aqui,
    …………………………………………………..no
    ……………………………………………….BALAIO.
    ………………………………………………………………………………………………………….
    …………………Assim todos podem ver e comprovar como
    ……………………………………………….ele é,
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………….”.competente”.
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……………………….Quem sabe alguém da globo vê,
    …………………………….e ele já tóma um pé na bun..,
    …………………………………………………..na
    ………………………………………….segunda feira,
    ……………………………………………….próxima.
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………….

  122. Por menos confortável que seja o meu aposento também tenho meu ponto de vista e por mais sociável que eu seja também não deixo de enxergar o sistema de um prisma diferente.

    Um argumento não pode suprimir o outro porque por mais persuasivo que seja acaba confirmando mais um dos ditados da vovó: Cada um puxa a brasa pra sua sardinha.

    Vivemos em regiões distintas, devemos refletir sobre todos os argumentos, porém o maior de todos os contextos é aquilo que vivenciamos no dia a dia e o que sentimos na pele.

    Um Porto Alegrense não pode enxergar o Brasil como um Manauara, nem um Paulistano como um Soteropolitano e assim por todo este território existirá sempre as divergências de opinião até sobre o sistema em que estamos metidos.

    E na só por região temos divergências, mas também por profissão, posição social e formação.

    Sendo assim mesmo discordando ou não, somos obrigados a aceitar e quem sabe nossos filhos ou netos provavelmente mais inteligentes que nós, consigam melhores dias.

    Enquanto isso façamos como as vaquinhas de presépio, sim…sim…sim, com a cabecinha abaixado atrás da MAIORIA.

  123. O Brasil é grande, maior até que as crises internacionais, para ser quebrado.
    Conheço muitas pessoas que conseguem acabar até com premios milionários da megasena em poucos dias, de tão desastrados com seus gastos que são.
    Mas não devemos esquecer que tivemos recentemente um presidente que conseguiu este feito magistral; o de quebrar por incriveis tres (3) vezes esta economia brasileira.tão robusta na sua época.
    Nem precisa citar seu nome, o povo já sabe.

  124. O fato é que o país melhorou muito nos últimos 15 anos. Não deu o salto que se esperava, mas que melhorou, quanto a isso não há dúvida.

    Na verdade, as coisas não estão nem tão douradas quanto deseja o governo, nem tão ruins quanto quer a oposição. E como ambos rezam pela mesma cartilha, tudo indica que os próximos 4 anos teremos mais do mesmo – mais dos mesmos erros e mais dos mesmos acertos.

    Pena que a discussão política no Brasil se dê apenas em torno de nomes, não de idéias. Bom, mas tendo em vista que PT, PSDB, PMDB e DEM rezam pela mesma cartilha (ultrapasssada), de fato não há mesmo idéias a serem debatidas – sobra só o “que quem roubou mais”, “quem é mais Pinochio”, “quem usa mais laquê”, “quem tem frieira”,…

    Aliás, hoje, na CBN, foi entrevistado Wellington Salgado, senador pelo PMDB. Estava defendendo Sarney. Olha, foi uma aula a respeito de como pensa um político brasileiro. Obviamente tive que tomar dois comprimidos de Plasyl depois, pra acalmar o meu delicado estômago de contribuinte. Mas valeu – é sempre bom saber o que pensa o partido que governa o país.

  125. Diploma de gaveta: mais profissões correm risco de perder regulamentação

    São Paulo, 29/07/2009 – Formação cultural sólida, domínio do português, senso ético e fidelidade aos fatos. Para o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, o jornalista só precisa disso, e mais nada. O diploma é dispensável. A decisão do STF, de derrubar a necessidade do diploma para ser jornalista, levantou dúvidas na sociedade e gerou polêmica.

    À imprensa, o ministro Gilmar Mendes afirmou que a queda da exigência do diploma de jornalismo criará uma espécie de modelo de desregulamentação para outras profissões.

    Segundo ele, existe um debate atual acerca da necessidade de diploma para ser economista, professor de educação física, entre outras atividades. “Gilmar Mendes avisou que outras profissões serão desregulamentadas”, lembrou.
    No caso específico do jornalismo, ele desaprova a decisão e acredita que a população saiu perdendo no que se refere à ética e à imparcialidade exigidas pela atividade de repórter. “Já existem pessoas sem diploma de jornalista expressando suas opiniões na imprensa. São os articulistas e comentaristas”, afirma.
    “O jornalista tem a capacidade de traduzir informações de forma que todos compreendam, do trabalhador com menos estudo ao presidente da República. Acho que o País perderá no que tange à função principal do jornalista: democratizar a informação”, opina.
    Se cuida TAMBORIM, se continuar MENTINDO assim, vai acender velinhas desempregado
    Para o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski;
    Formação cultural sólida,
    domínio do português,
    senso ético e fidelidade aos fatos.
    Se observadas a risca tais premissas, levariam OAB ao fechamento!
    Ophir Cavalcante Junior, diretor do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e advogado trabalhista, explica que a regulamentação das profissões, no geral, é necessária. “A sociedade não pode ficar ao sabor de conveniências políticas. Nossos profissionais são treinados justamente para melhor servir à sociedade. A desregulamentação das profissões favorece a proletarização das mesmas”.
    Ele lembra que a decisão do STF, que começou com o jornalismo e pode se estender a outras profissões, irá desestimular os jovens a cursarem uma faculdade, embora obrigue as instituições de ensino a perseguirem um maior nível de qualidade.
    Por fim, o diretor da OAB afirma que a decisão pode acirrar a disputa por leitores entre sites de notícias oficiais e páginas pessoais e blogs, já que a não-obrigatoriedade dos diplomas pode legitimar estes últimos. “A internet é um canal livre, por meio do qual todos podem se expressar (possuindo ou não diploma)”, lembra. (A reportagem é de autoria de Karin Sato e foi publicada na edição de hoje do portal Info Money).

  126. O eleitorado acredita e é persuadida pela autoridade de quem fala, e não pelas razões que anunciam.

    Mas, às vezes, aparece alguém que balança esta confraria. Uma destas vez foi com a eleição da Vereadora Marina Silva, em Rio Branco, no Acre. Inspirada em Dom Moacir Grecchi, a nova parlamentar inovou.
    Em 1988 Marina Silva foi eleita como a vereadora mais votada para a Câmara Municipal de Rio Branco e conquistou a única vaga da esquerda. Em dois anos de mandato como vereadora, Marina promoveu polêmicas que mudaram a política do Acre. COMEÇOU POR DEVOLVER O DINHEIRO DAS GRATIFICAÇÕES, AUXÍLIO MORADIA, E OUTRA MORDOMIAS QUE OS DEMAIS VEREADORES RECEBIAM SEM QUESTIONAMENTO. Entrou com processo na justiça exigindo que todos fizessem o mesmo, mostrou nos jornais e na televisão o valor dos salários pagos aos vereadores, que a maioria da população desconhecia. Ganhou a oposição e até a ira dos adversários, mas recebeu uma solidariedade popular nunca antes destinada a nenhum político do Estado.

    Mas, já no governo PT, o seu suplente, o Sibá, ficou cnhecido como um dos mais competentes coveiros de CPI.

    Prezada Senadora Marina.
    Repita o gesto da combativa vereadora de oposição em Rio Branco, no Senado.
    V,Exª entraria para a história.

  127. No serviço público(incluindo Estatais) não pode existir sigilo, principalmente nos pagamentos dos funcionários, empreiteiros e prestadores de serviço. O segredo instiga e promove a corrupção.
    O voto só poderia ser chamado de consciente se o eleitor tivesse estas informações detalhadas.
    O que a então Veradora Marina Silva fez em Rio Branco, o prefeito Kassabi – quem diria- está fazendo em S.Paulo, publicando na internet a folha de pagamento dos funcionários.

    Eleitor que vota e não tem tais informações, não é eleitor, é massa de manobra.

  128. Sonho meu! Sonho meu!

    Enganar faz parte da formação?

    OAB quer “recall” para povo cassar mandato de todo parlamentar traidor, afirmou Britto.

    Dr.Britto aqui para os lados do Chui existe uma adágio “bobo de boca fechada ninguém sabe que é bobo”

    Brasília, 29/07/2009 – Em virtude da grave crise vivida pelo Senado nos últimos meses a OAB vai retomar com intensidade, a partir do fim do recesso parlamentar, campanha pela aprovação urgente do “recall”, mecanismo que possibilita a cassação dos mandatos eletivos pela vontade popular.
    “O “recall” prevê a cassação do mandato daqueles políticos que não cumpriram fielmente tudo o que prometeram durante a campanha. Ou seja, traíram a vontade popular e a esperança do eleitor”.

  129. 29/07/2009 – 13:59
    Enviado por: divaldo ” recentemente um presidente que conseguiu este feito magistral; o de quebrar por incriveis tres (3) vezes esta economia brasileira.tão robusta na sua época.
    Nem precisa citar seu nome, o povo já sabe.”

    Onde vc aprendeu isso divaldo? Só pode ter sido em assembléia de petistas, só pode!
    Imagino que vc se refere a crise dos anos 90. Pois então, se for isso, vc acaba de eleger FHC como o político mais poderoso do Planeta.
    É divaldo. Naquela época, vários países quebraram, inclusive os tigres Ásiáticos, como a Coréia, por exemplo.
    O governo brasileiro, à época, teve que tomar medidas de impacto para não ir à bancarrota e, o que é pior ainda; enfrentar o discurso demagógico da oposição liderada pelo PT que, além de não contribuir para resolver o problema só fazia agravá-lo.

    O que o governo brasileiro fez naquela época, Obama fez agora nos EUA; um PROERZÃO.

  130. Olha, Ricardo, com todo respeito. Quando os mitos se assentam, o problema aumenta. O que me irrita no Sardenberg é aquela postura de que ele vai explicar a economia para leigos. E tanto a Globo como a CBN partilham desse mito. “O homem que vai explicar a economia para leigos”. Parte do pressuposto que as pessoas são analfabetas, desinformadas, carentes de algum mestre que as direcione. O que a grande mídia não percebeu ainda é que as pessoas são muito mais inteligentes do que se crê. E, principalmente, são informadas. Daí entra o Sardenberg com aquele ar de quem sabe tudo e vai mastigar as coisas para as pobres almas anônimas. Ora, faça-me o favor…. O jornalista hoje, para ter credibilidade, precisa respeitar o público. Tem que perder a arrogância e sair da postura professoral de quem está deitando uma grande verdade. As questões econômicas são absolutamente polêmicas e o que é verdade pela manhã, pode deixar de sê-lo à tarde. Portanto, todo cuidado é pouco. Eu reitero. No meu entender, o Sardenberg se acha mais importante que a notícia.

  131. Estimado Ricardo, boa noite!

    Falando sério? De novo, outra vez, novamente!

    Primeiramente te faço aqui um pedido:

    De novo: Não deixe de publicar este texto certamente irrelevante será para alguns petistas, mas tenho certeza que não para os verdadeiros brasileiros, homens mulheres e pais de família será de grande valia!

    Segundo peço a todos que navegam na internet novamente, que comecem a propagar uma mensagem de alerta!

    Infelizmente vou ter que falar a sério com vocês petista de novo, e não é ranço nem ódio e nem ao menos vingança!

    Estou pouco me lixando para as baboseiras que leio dos amigos em contrário, alguns inteligentes outros só querem é ofender achincalhando tudo e todos em contrário, só para defender esta pouca vergonha!

    Eu jamais me serviria de uma tragédia para dizer: Ta vendo, eu não falei! ( Aliás vocês são campeões nisto!)

    Pois desde que começou o balaio eu previ e juntamente com alguns amigos do meio falei sobre a crise financeira que se aproximava, a qual, vocês diziam veementemente que não, que era fruto da nossa imaginação, etc. e tal, inclusive o vosso presidente, ainda disse que se ela acontecesse, ela não passaria a linha do Equador, porém quando o bixo pegou rapidamente ele veio e disse posteriormente era só uma maldita marolinha!

    Lembra das outras baboseiras: Eu não Vi? Eu não sei? Eu não escutei e o diabo a quatro?

    Bem tudo o que vocês disseram e fizeram estava errado.

    Eu me recordo como se fosse hoje, das infelizes palavras de um dos nossos mais veementes e contundentes amigos, amaldiçoando e praguejando e mal dizendo nossos amigos honestos em pensamentos e palavras e pronunciamentos, exultando e maldizendo e dizendo: “Cadê a crise, onde está a maldita crise? Cadê a crise seus opositores do governo” amaldiçoando quem alertava para o perigo, e o Lula mandando o povo gastar no natal maravilhoso da sua cabeça doentia, você se lembra disto?

    Não?

    Ué você foi um deles e quero hoje que assuma isto publicamente.

    E o pior que vocês fizeram Ricardo foi depois que caíram na real e a coisa pegou, e sem saída ao você se deparar com o tamanho da devastação que a crise estava e ainda está causando em todo o mundo o que não é privilégio nosso, pois não aconteceu só aqui, ela é global e ainda está caminhando, e tudo o que vocês ainda querem é dizer que não naquela época você se recorda o que vocês fizeram?

    Não Ricardo?
    Vou ajudá-lo:

    Vocês carinhosamente, e respeitosamente, vieram a público e disseram:

    “Viu pra vocês que queriam o mal do Brasil e do nosso presidente Lula, a sua praga pegou podem aproveitar e falar mal o governo!”

    Quanta tolice meu caro, como se a nós Ricardo a desgraça do nosso país interessasse em algo!

    Vocês são só petistas, um grupo fechado que não aceitam os demais, nos Ricardo somos brasileiros!

    Hoje eu peço a você que tenha a humildade de reconhecer o que vou aqui falar mais uma vez como um, quero dizer apenas um homem que possui seriedade e bom senso que sempre fui e gozando plenamente das minhas faculdades mentais, eu te peço que publique este texto, e fique bem claro que eu jamais gostaria que isto estivesse acontecendo. E não só eu. Mas os brasileiros que somam quase 6% segundo o seu conceito, ou ainda eu e mais alguns milhares de homens que habitam no Brasil, que nada somos politicamente, pois temos mais o que fazer, como trabalhar, e não somos oposição a ninguém, como vocês sempre foram e continuam sendo até hoje, vocês nunca se entenderam e atiram pedras até nos próprios pés, só por ter o prazer de amaldiçoara alguém mais.

    A mim, ou à nós Ricardo,nós só queremos o bem do nosso país e do nosso Povo e só!

    Mais uma vez estamos a mercê da própria sorte diante de uma adversidade de saúde como a nova geração da Influenza, que desde a Letal Gripe espanhola vem aniquilando pessoas mundo afora, o que não é nenhum privilegio de nós brasileiro!

    Ricardo, você sabe o quanto temos de ministros arrumados e ajeitados neste governo não é? Mas não é o caso do Dr. Temporão, que, aliás, nem brasileiro ele é de natureza, mas um brasileiro de coração, ele não nasceu aqui, escolheu o que o torna mais brasileiro que muitos que nós dois conhecemos não é?

    Fico aqui Ricardo orando para que esta doença não se propague ainda mais, mas os danos que ela já vem causando já são consideráveis no nível de pandemia, e quantas vidas já foram ceifadas e quantas não serão ainda pelo nosso despreparo e por ser isto sim uma calamidade, uma fatalidade por si só!

    Apesar de nós não termos nos prevenido melhor previamente:”(Você se lembra do que te falei dos vôos que vi chegando de países latinos, num dos quais eu e minha filha e que não havia ninguém da ANVISA ou de qualquer outro órgão de saúde pública no aeroporto de Guarulhos)”. Só um japinha da receita federal e mais nada é tudo ou era tudo mentira a um mês atrás!

    Bem sabemos Kotscho que o nosso país não é uma ilha, é um imenso e maravilhoso país de dimensões continentais, e não fosse pelos aeroportos a doença chegaria aqui de qualquer forma. Já trabalhei em fronteiras próximas e têm algumas que é uma brincadeira, pergunte pro Heleno? Ele esse brasileiro sabe!
    Então Kotscho, mais uma vez ao contrário do que profetizou o Lula, a gripe entraria no Brasil por qualquer parte do nosso imenso território de fronteiras terrestres e pluviais.
    Portanto a culpa da doença ter entrado sim em nosso país não é culpa de ninguém, PORTANTO EU NÃO CULPO O LULA!Agora eu fico imaginando o Temporão que alias é se não me engano um infectologista e especialista em doença tropicais deve estar pensando neste momento, onde estamos distribuindo o Tamiflu vencido pra os infectados?

    Se não dava para evitar a entrada da doença, talvez a infelicidade da frase do Lula não tenha deixado o Ministério da saúde se antecipar no tangente aos Medicamentos, por isso e por outras como a catástrofe da Dengue, a precariedade dos hospitais o despreparo da população meu querido é que eu sempre chamo a sua atenção:

    “Um país deve ser administrado como se fosse uma empresa séria!”

    E quando eu disser estas coisas a você e aos demais amigos petistas eu não sou oposição não querido eu sou um patriota como outro qualquer que na minha idade já viu de tudo, e estamos abeira do caos!

    Volto a repetir aqui, estão brincando com o povo de novo!

    Não quero aqui me indispor mais e pedir a prisão de mensaleiro, do Daniel, da apuração dos casos do Celso e do Toniho e etc. e tal. Só gostaria que vocês terminassem o seu governo com mais respeito elo povo!

    Novamente deixo aqui um espaço para que você que é um bom homem e a todos os que são contrários aos meus pensamentos novamente apontem uma só mentira em minhas palavras!

    Se apontarem eu repito Ricardo, eu me calo!

    Sem xingar, só com provas verdadeiras de que eu menti, ou de que vocês falam a verdade!

    Volto a te pedir, que você que faça uma pesquisa dos cuidados necessários para a prevenção e publique como bom jornalista e patriota que você é!

    Você o é, não é?

    Então amigo

    Abraços fraternos

    Manoel Pescador, amigo do Tonho da lua!

  132. Olha a que ponto chegamos!!!
    “Eu vejo como um dos fatos mais deploráveis da vida brasileira. Isso não é conversa de gente séria, é coisa de mafioso. Você vê um crime e não denuncia , só denuncia se denunciarem um crime seu, isso é coisa de quê? De mafioso, é coisa de bandido. Essa tal de reciprocidade é coisa de gângster”
    Senador Artur Virgílio.
    Respondendo sobre uma possível retaliação caso ele não desista de suas denúncias contra o Sarney.

    Senadora Marina Silva.
    Chegou a hora Senadora, chegou a hora. Repita o gesto heróico da combatente Vereadora do PT de Rio Branco em 1988.
    Clame por Dom Moacir Grecchi.

  133. Para: Lombardi – das 13:35

    Quero crer que seu comentário foi encima do meu comentário, e concordo com você. Só que estou numa região que não é só o “Bolsa Família” que da popularidade ao presidente Lula, existem feitos para as pessoas desta que não são visto pelos olhares de quem não quer ver, foi feito investimento nunca visto por outros governantes nas chamadas regiões pobres. Eu disse pobre, não quer dizer que pobreza seja falta de esclarecimentos, pois as pessoas das citadas regiões são mais esclarecidas políticamente falando, que muitos que aqui ficam esbravejando asneira muita alem da realidade, sem conhecer tudo que acontece neste Brasil afora. Só sabem bater na mesma tecla.

    Porém sua linha de raciocínio é coerente.

  134. Eu nunca entendi como podia a Globo manter no ar um “especialistazinho” desses. É tanta besteira no ar que qualquer “contadorzinho’ como eu fica com vergonha de ouvir. Eu pensava que ele era burro mesmo.

    Mesmo que a Globo EXIJA de seus “contratados” fidelidade para com sua LINHA POLITICA enrrustida, um profissional da área econômica, NÃO PODE sair por ai mostrando numeros e valores adaptados a vontade do PATRÃO.

    As entidades de classse deveriam prestar atenção e tomar providências contra esses “especialistas”, pelo menos, em respeito aos colegas de classe. Deveriam impedir que falassem como profissionais. Quem sabe eles fossem incluidos nos programas de fofocas da rede?

    Ainda bem Sr.K, que em palestras ele é melhor.

    Sobre marolas e marolinhas, AINDA estou procurando a CRISE DA REDE GLOBO que estaria acontecendo no Brasil.

  135. O que Sardenberg omitiu,talvez ,por vício,mencionar que a estabilidade e a conquista desde 2003 às duras penas com a mídia ridicularizando o discurso de prosperidade inexorável, a sórdida reportagem do correspondente do NYTimes,dando início ao corolário infamante da campanha proto-golpista deflagrada desde aquela data, seria mais do que suficiente ,para arrasar com o governo de FHC,nas mesmas condições.

    [[

  136. 29/07/2009 – 17:54
    Enviado por: Manoel Ferreira sem partido!
    ”…a precariedade dos hospitais o despreparo da população meu querido é que eu sempre chamo a sua atenção:”

    Caro Manoel Ferreira;
    Hoje, no Rio de Janeiro há 120 pacientes em estado grave aguardando vagas nos hospitais públicos. Noite passada a justiça mandou prender uma médica por não ter encontrado leito para uma paciente de 64 anos em estado grave. A paciente foi internada numa clinica particular, na Ilha do Governador e, foi salva.
    A médica foi detida e, no depoimento, chorando, afirmou que não internou porque não encontrou uma vaga sequer de madrugada – por volta das 2 da manhã-. E ela, a médica que é funcionária da regulamentaçao de vagas, tem razão, tanto que foi liberada em seguida.

    Isso, meu caro, no Rio que tem a maior rede pública hospitalar do Brasil.

  137. Esse assunto do Sardemberg é bananeira que já deu cacho,por que não se fala da Petrobrás que anda financiando a mesquinha política externa latino americana do PT,com braços até nas FARC via EVO MORALES,ôôô medão da CPI.

  138. Para conhecimento do analfabeto do Velho…..

    Grupos brasileiros crescem em ranking dos maiores do mundo
    Para consultoria, números mostram que empresas do País estão se recuperando mais rápido

    As grandes empresas brasileiras estão entre as que mais se valorizaram no mundo no primeiro semestre, avançando no ranking das 300 maiores empresas globais, por valor de mercado, elaborado pela consultoria Ernst & Young. O levantamento mostrou a recuperação das empresas depois do ponto mais crítico da crise mundial, no final do ano passado.

    O número de empresas brasileiras na lista passou de cinco, em dezembro, para oito, em janeiro, com três delas entre as 100 maiores: Petrobrás (8º lugar), Vale (46º) e Itaú Unibanco (76º). Entre as 300 maiores, ainda aparecem o Bradesco (120º), a AmBev (147º), o Banco do Brasil (204º) e o Banco Santander do Brasil (254º). O estudo tem como base o valor das ações das empresas ao fim do semestre.

    “A recuperação está muito alinhada com os Brics”, disse Paulo Sérgio Dortas, sócio da área de transações corporativas da Ernst & Young, referindo-se ao grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia e China. “A Rússia e a China também se recuperaram.”

    O total de empresas chinesas na lista das 100 maiores passou de oito no fim de 2009 para 11 em junho. No entanto, as três brasileiras entre as 100 maiores foram as que apresentaram a maior valorização, com valor conjunto de US$ 313,8 bilhões. Elas subiram 101%, ficando muito à frente das russas, que acumularam um aumento de 42%, com o segundo melhor resultado entre os países.

    A China tem três empresas entre as dez maiores: Petrochina (1º), Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) (3º) e China Construction Bank (6º). A operadora de telecomunicações China Mobile (5º) tem sede em Hong Kong. A Petrochina ultrapassou a americana Exxon Mobil, que ocupava o topo da lista no fim do ano passado e passou para o segundo lugar.

    A Petrobrás é a única empresa brasileira entre as 10 maiores. Seu valor de mercado passou de US$ 95,895 bilhões para US$ 164,818 bilhões, avançando do 37º para o 8º lugar no ranking. A Vale subiu do 68º para o 46º lugar, com um valor de mercado de US$ 89,317 bilhões, o que equivale a um crescimento de 48% no trimestre. “A valorização da Petrobrás e da Vale reflete, em grande parte, a recuperação do mercado de commodities”, destacou Dortas.

    A alta dos bancos brasileiros, com a entrada de dois deles na lista das 300 maiores empresas, mostra como eles foram pouco afetados pela crise, quando comparados com as instituições de países desenvolvidos. “Uma notícia muito boa foi o avanço da AmBev, que está muito mais ligada à situação do País que ao mercado internacional”, disse o consultor. “É uma empresa que depende mais do mercado interno, e sua recuperação mostra que as classes C, D e E continuam consumindo.”

    Com base nos dados do estudo, Dortas apontou que já existem sinais de que a retomada do crescimento começa a acontecer mais rápido que o esperado, puxada pelos Brics. “O Brasil e a China são os carros-chefe, e estão surpreendendo quem só esperava uma recuperação para 2010.”

    As empresas americanas e europeias perderam espaço na lista das 300 maiores do primeiro semestre, com um crescimento da Ásia. “Apesar de ainda estarem em primeiro lugar, essas economias têm perdido pujança”, apontou. O total de empresas americanas entre as 300 maiores manteve-se estável, com perdas de posições para muitas delas, enquanto o número de empresas europeias caiu de 110 para 95. Entre as 100 maiores, a presença europeia passou de 46 para 35 companhias.

    Depois de cair 22% no primeiro semestre de 2008 e 33% no segundo, o valor das 300 maiores empresas voltou a crescer, com expansão de 8%, ou US$ 1,1 trilhão. No ano passado, perderam US$ 11,3 trilhões.

  139. O secretário da saúde no Chuí a mando da vaca-louca está enganando a população, para não retirar o dinheiro da secretaria da saúde da aplicação;
    Aqui faltam médicos, faltam leitos, faltam respiradores e o Tamiflu é Paraguaio;
    Estão brincando com á vida da população.
    McKnight’s Long Term Care News – (Nacional) CDC prevê vírus H1N1 a afectar 40% dos americanos.
    O Centro de Controle de Doenças e Prevenção do Comité Consultivo para a Imunização Práticas reunir-se-á quarta a decidir sobre uma abordagem para inoculando-americanos contra o vírus H1N1. Isso vem depois a agência projectado que o vírus pode afectar até 40 por cento da população os E.U.
    A previsão do CDC inclui os indivíduos que contraem a gripe suína e um número estimado de pessoas que irão renunciar trabalho para cuidar dos doentes amigos ou familiares.
    O CDC também prevê que em qualquer lugar entre 90.000 e “várias centenas de milhares de” americanos poderiam morrer de gripe suína ou de doenças relacionadas com gripe suína ao longo dos próximos dois
    anos, de acordo com um relatório Associated Press. Para extrair esta estimativa, o CDC utilizou a pandemia da Gripe Asiática 1957 como um modelo. Uma vacina eficaz estratégia, no entanto, poderia diminuir os efeitos do vírus “spread, dizem funcionários. Existem 160 milhões de doses de vacina H1N1 em ordem os E.U. pelo governo. Estes estarão prontos para distribuição em outubro, enquanto o sucesso dos ensaios, actualmente em curso na Austrália e programada para começar na próxima semana nos Estados Unidos, relataram HealthDay.

  140. PANDEMIA DE LUCRO

    Que interesses econômicos se movem por detrás da gripe suína???
    No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária que se podia prevenir com um simples mosquiteiro.
    Os noticiários, disto nada falam!
    No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarréia que se poderia evitar com um simples soro que custa R$ 0,25.
    Os noticiários disto nada falam!
    Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas, provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.
    Os noticiários disto nada falam!
    Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves… os noticiários mundiais inundaram-se de noticias…
    Uma epidemia, a mais perigosa de todas…Uma Pandemia!
    Só se falava da terrífica enfermidade das aves.
    Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos…25 mortos por ano.
    A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25.
    Um momento, um momento… então, porque se armou tanto escândalo com a gripe das aves?
    Porque atrás desses frangos havia um “galo”, um galo de crista grande.
    A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões de doses aos países asiáticos.
    Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população.
    Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro.
    -Antes com os frangos e agora com os porcos.
    -Sim, agora começou a psicose da gripe suína. E todos os noticiários do mundo só falam disso…
    -Já não se fala da crise econômica nem dos torturados em Guantánamo…
    -Só a gripe suína, a gripe dos porcos…
    -E eu pergunto-me: se atrás dos frangos havia um “galo”… atrás dos porcos… não haverá um “grande porco”?
    A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O principal acionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretario da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque….
    Os acionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflú.
    A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.
    Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos países, mas se a gripe suína é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação…
    Se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, porque não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la?
    Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres. Essa seria a melhor solução.

    Pelo visto não são só os políticos, que vivem da ignorância das pessoas, os endeusados empresários fazem isto com maior criatividade, nâo é Luiz Carlos???

  141. Kotscho: Não sei se os desempregados dessa crise “efeito borboleta” considerariam uma marola o que rolou e ainda rola por aquí. Interessante observar, que as receitas de enfrentamento da crise, sairiam de qualquer economista neo-liberal, simplesmente porque a economia mundial tem um forte viés neo-liberal, independentemente da CBN e similares . Nesse ponto, o governo vem sendo competente, ao manter gestores de tendencia conservadora, como Henrique Meireles e Miguel Jorge , que felizmente entendem do babado, ao contrário de muitos que ocupam cargos úinicamente por politicagem e baboseiras pseudo-ideológicas.

  142. 29/07/2009 – 19:15
    Enviado por: CLOVIS
    Para conhecimento do analfabeto do Velho…..

    Para que tudo tenha sentido seria necessário que um milagre tenha ocorrido. Ernst & Young CHUTOU. E chute aloprado. Não chute aritmético, chute de aferição e conceituação.
    As dez maiores depois da crise não tiveram perdas significativas do início de Julho até hoje.

    Analfabeto é você que é militonto e divulga notícias sem fundamento.
    Não deveria lhe dar atenção, mas vá lá: minha fonte é Fortune.
    Se vc não fosse militonto, bastaria ser lógico para saber que, globalmente não é possível tal colocação, ainda que por diversos manejos metodológicos.
    E, por fim; como é que eu sei que vc é militonto; Pela grosseria!

  143. Claro que tudo esta bem, como sempre esteve, observe o lucro dos bancos nos ultimos cinco anos, sempre lucro.
    Lucro com o nosso sangue. A marolinha do Lula foi cruel com muita gente. Mandados embora e ouvindo a mesma lenga lenga de crise, e agora contratados com salario menor, o trabalhador do Brasil padece na mao das empresas.
    Vales-se do didato melhor pingar que secar e por conta disso resigna-se com salarios beriando a soldo.
    E’ um insulto uma cara de pau deslavada, pior do que a dos senadores, propagar que a coisa esta bem.
    Vamos fazer um teste pra ver se tudo esta bem, vamos tirar os subsidios, vamos ver quem aguenta, vamos abrir a concorrencia.
    Sabe o que acontece? Uma romaria de empresarios, lamentando e pedindo protecao.
    A situacao estara boa quando estivermos em condicoes de competir em todos os setores, quando a remuneracao de quem trabalha estiver de acordo com a atividade exercida.
    Nao sei que mundo este Sadenberg vive.

  144. 29/07/2009 – 19:58
    Enviado por: everaldo
    PANDEMIA DE LUCRO
    ”Que interesses econômicos se movem por detrás da gripe suína???
    Pelo visto não são só os políticos, que vivem da ignorância das pessoas, os endeusados empresários fazem isto com maior criatividade, nâo é Luiz Carlos???”

    Olá meu caro e estimado Everaldo.
    Em parte vc tem razão. Nós, humanos, por natureza, somos frios e calculistas. É por isso que o socialismo fracassou em todos os tempos e lugares. Humanos não são altruístas, só agem por interesse mesmo.
    Mas esta teoria do ”vírus” propositado já serviu p/ muitos romances e contos de terror. E é possível sim. Era isso que o Bush temia do Sadam; a posse de armas bacteriológicas.
    No entanto meu caro, sabe-se que, a descoberta de um novo sal – droga- custa uma fortuna e demora quase uma década, em média. E os resultados, nem sempre são satisfatórios, às vezes são desastrosos.
    Há casos interessantes. O Viagra é o sal mais vendido no mundo para a indicação que o tornou conhecido, mas o laboratório Pfiser dono da patente, trabalhou mais de 8 anos e consumiu 1 bilhão de dólares nesta droga. Só que o objetivo era um anti-hipertensivo com poucos efeitos colaterais. Nos testes na velharada é que a coisa começou a aparecer; os velhos ficavam…Como dizer, como dizer, ficavam ‘uriçados’. Pronto, tava feito o negócio. O laboratório deixou de lado o negócio da pressão e mandou ver. Os brochas, penhorados, agradecem de coração…

    Mas, quebrar patente, nunca, nunca, é pirataria pura. O Roche, como já comentamos, quer parceria com governos interessados. De graça, nem pensar .E é justo.
    Ora, ora, um executivo da Petrobras ganha mais de 60 mil por mês, fora os por fora. Então porque não gastar com produção de remédios.
    Né Everaldo?
    Tô certo ou não tô?

  145. Para o Velho, está mais para “velhaco” !!

    Porque somente as suas fontes são fiéis?? Somente quando lhe convém… né velhaco!!! Quando não lhe convém é “chute”… muito esperto você… Ou melhor “velhaco”!!

  146. Meu caro Everaldo.
    Ainda sobre o altruísmo.
    O criador, quando fez o homem ordenou; Crescei e multiplicai-vos. No entanto ele pensou um pouco e decidiu. Para que o homem cumprisse este mandamento, não poderia ser por altruísmo, por obediência, tinha que ser por um ato prazeroso. Aí sim, deu certo. Certo até demais.
    Pensa bem Everaldo se o criador fosse confiar na obediência do homem e, para que a humanida crescesse e se multiuplicasse fosse necessário algum sacrifício; Já era Everaldo. O mundo teria acabado antes de começar.
    Não é?

  147. hahahahahaha O Sandenberg teve um acesso de razão ou de sinceridade?

    O Sandenderg perde seus empregos se continuar a falar a verdade, ainda que apenas uma parte da verdade, hahahahaha Os patrões mandam dizer que o que é bom vem do FHC e o que é ruim vem do Lula, ahhahahahaha

    O PIG acha que vai enganar o Brasil inteiro com essa história para boi dormir de crise.

  148. ”Se um dia meu coração for perguntado para saber se andei errado, será difícil explicar”
    Paulinho de viola.

    Meu caro Kotscho.
    Logo de manhã, nesta quinta chuvosa, abro o jornal e me deparo com esta notícia:
    O presidente Lula, num discurso ontem para uma plateia de empreiteiros disse; ”Os usineiros brasileiros viraram empresários, e as empreiteiras brasileiras viraram grandes empresas, que constroem obras em qualquer lugar deste mundo. É preciso discutir qual lei de licitação é importante para o país”.
    O Presidente fez questão de dizer que, ninguém quer bandalheira, mas que é necessário ”destravar”.
    No entendimento do Presidente, destravar significa, ”afrouxar” na fiscalização; deixar rolar, fazer a obra.Irregularidades, pelo que entendi, se apuram posteriormente.

    No discurso de ontem, nem é preciso dizer que o Presidente foi calorosamente e demoradamente aplaudido. Estavam na platéia os maiores empreiteiros do país.

    É meu caro Kotsho. Vila Euclides foi também, um Rio que passou em nossas vidas. E os nossos corações…Ah, os nossos corações. Nossos corações já não pulsam mais como pulsavam nas assembléias de Vila Euclides.

  149. Comecei a ler o comentário do “Manoel Ferreira Sem Partido” com um pouco de interesse, e só cheguei ao final por coerência intelectual. Mama mia! Ele é a personificação do “analfabeto funcional”. É patético a maneira como simplesmente repercute as bobagens que o pig diz sobre a gripe suina, argumentos suínos, diga-se de passagem. A pobre alma chega a comparar a referida gripe à gripe espanhola. E o que mais me irrrita é que “comentarista” desse (baixo) nível com certeza fica todo lampeiro se achando um verdadeiro Machado de Assis.Rsrsrsrsr!!!

    AlceuCG

  150. Eu previ que: Qualquer notícia vinda de qualquer canto, como por exemplo esta que veio do Sardenberg que a crise já não é mais tão crise, iria provocar íra em muita gente. E está.

    São pessoas que não querem comemorar notícias boas, preferem viver se alimentado das chágas.

    Penso que devemos cambater as possiveis mazelas, mas viver e comemorar as vitórias, independente de cor partidária ou quizíla política.

  151. Ao estimado petista e amigo Everaldo:

    Everaldo, não sei se existe esta manobra por detrás disto tudo, mas pode ser meu velho, pode ser!

    Mas quem sofre é o povo como sempre, e volto a repetir aqui para você, é como o Romário disse: “Não fui eu quem matou o Michael Jackson, e nem eu que importei a gripe suína aqui para o Brasil!”

    Assim penso neste caso Everaldo igualmente do Lula: Tenho certeza de que não foi ele e nem mais ninguém, estas coisa ninguém quer!

    Abraços Fraternos

    Manoel Ferreira

  152. Caro Manoel Ferreira sem partido!,

    O primeiro a alertar sobre a crise mundial que se aproximava não foi a oposição. Caso não se lembre, devo recordá-lo do memorável pronunciamento do Aloizio Mercadante, na tribuna do senado em defesa da manutenção da CPMF, ali já antevendo a crise, na qual vocês da “oposição” não estavam nem aí, simplesmente ignoraram e derrubaram a contribuição, ora veja, criada por vocês!!

    Ô discurso fajuto esse hein!!

    *********************

    Caros Lombardi e Simei,

    Já morei no norte do país, em Belém, e também no sul em Porto Alegre e hoje estou de volta a minha terra em Recife. Reconheço que são visões diferentes de um mesmo país, mas é inegável que este presidente foi o único que olhou para o país como um todo. Os anteriores tinham os ohos fixos no Sul e Sudeste!

    Não fosse por esse erro cometido há décadas, o país, hoje seria mais igualitário, e é justamente isso que hoje Lula tenta fazer, equilibrar as regiões. E é por isso, não pelo bolsa família, que ele é tão bem avaliado no Norte-Nordeste!

    E aos que insistem que a popularidade do presidente Lula (>80%) se deve ao bolsa familia (até parece que 80% dos brasileiros são beneficiados!!), é bom olhar a pesquisa que mostra que este programa amealhou míseros 2,5 milhões de votos. E olha que isso está na Folha hein!

    ******************
    Prezado Kotscho, insisto que se alguém tiver esse vídeo (da palestra do Sardemberg) deveria divulgá-lo.

    Grande abraço a todos!

  153. Para oromar 19:08

    E as bandeiras vão caindo não é meu caro? O discurso da crise agora é passado? Ah tá! Agora é vez da Petrobrás!! Não consegues enxergar o vexame que estão passando com isso tudo. Mesmo com ajuda do Globo e da Veja não conseguem dar uma dentro. É história de empresa em canil, de empresa com dívida com a União, de críticas ao financiamento a movimentos de inclusão… Vocês não se cansam de passar vergonha não?

    A próxima vai ser do q?

    O problema é que falta à oposição um discurso coerente, um projeto. A verdade é que estão desesperados com a real possibilidade Dilma presidente!

    E tome crise pra tudo qto é lado!

  154. Falou tudo Doug….parabéns… Repercutindo a sua mensagem, digo isso há muito tempo…: Qual é o projeto da oposição, para se contrapor ao Projeto do PT ????

  155. Esimado Coug, bom dia!

    Eu acho que é isto que falta no balaio, você está certo, e eu jamais teceria um comentário em contrário ao seu, a mim embora custe a crer !

    “A CLASSE POLÍTICA BRASILEIRA É MASSA FALIDA PORTANTO TANTO FAZ O PARTIDO, O LADO SIM É O QUE IMPORTA A ESTES, E os tais, SEMPRE ESTARÃO DO MESMO LADO INDEPENDENTEMENTE DE PARTIDOS: OU SEJA DO LADO DELES SOMENTE!”

    Abraços Fraternos

    Manoel Ferreira

  156. paro o Doug : a Dilma não ganha meu filho,o Lula ,estrategicamente,a empurrou goela abaixo do PT para perder e ele,Lula ,vai ser oposição,aí é com certeza lulula 2014,acorda rapaz,te pergunto:quando foi a convenção do PT para a escolha do(a) candidato(a) a Presidente?O histórico do PT sempre respeitou essas tais convencões,não? Quanto à sua colocação de ¨vergonha¨ não sei onde ela entra,na democracia é assim,o cidadão pode se expressar,acho que isso não é novidade,é?Talvez um dia chegaremos ao estágio democrático de Cuba por exemplo que nem necessita que de tão bom que é seus cidadãos nem necessitam se preocupar com fatos como mensalão, presidende do senado corrupto apoiado por presidente da república,enriquecimento de filho de presidente da república,daniel dantas,toninho do pt /celso daniel,chegaremos lá.Agora que falta à oposição um discurso coerênte,vc está certíssimo,cadê a oposição,Artur Virgílio e outros,nõ são da minha laia também não.

  157. Manoel Ferreira
    ( sem partido mas distribuidor de abraços fraternos “dum véio tamanduá”)

    Sei que eu deveria seguir a tua sugestão manifestada anteriormente para “desistrir de voce” mas como quem muito fala pede para ouvir muito também, volto a tentar “dialogar” contigo ( já antevendo nisso uma enorme dificuldade )
    Agora que estou montado na minha nova “cadeira vermelha e motorizada” tenho podido sair mais de casa e ir às ruas para ver e conversar com mais pessoas. Ontem fiz isso. Depois de alguns anos voltei a utilizar do metrô e fui até a Câmara Municipal visitar alguns amigos ( aquilo continua do mesmo jeito: Maioria “kassabista” ). Passei pela Praça da Sé e vi lá um sujeito brandindo um bíblia e vociferando em voz altíssima sobre a Verdade absoluta e pensei de pronto:-“Será o meu amigo Manoel Ferreira ?” mas logo vi que não era pois embora eu ainda não te conheça pessoalmente e nem faço idéia de como é a tua cara, aquele “pregador” me pareceu menos radical pois até ele em determinado momento admitiu que cada um PODE enxergar a verdade ao seu modo.
    Cabeças duras, Mané, têm lá a sua utilidade nas discussões e disputas ideológicas pois ainda podem prestar para arrombar portas pesadas e antigas que insistem em se manterem fechadas a sete chaves por muito e muito tempo. Mas não tem porta que não se abra com a constatação inequívoca de NÚMEROS !!! Não vou aqui apontá-los, acho mais estimulante e educativo que tu mesmo o faça e os procure. Sugiro que comece pelo IBGE ou pelos dados do próprio Sardemberg ( o da palastra e não o do funcionário da Globo )
    Vir aqui, Sr. Mané Véinho, sugerir que a pandemia de gripe dos porcos ou os efeitos da “marolinha” são duas da nova versão das sete pragas do Egito que o “diabo” Lula e seus “capetas” vermelhos ( nós petistas ) impingem propositadamente ao povo brasileiro no intuito de aniquila-lo só pode mesmo passar pela tua cabeça dura e DE DIREITA !!!
    Atacas a o PT e aos petistas mas poupas o lusitano Temporão por este mão ser do PT mas sim PMDBista !!! O que te atrapalha é a tua previsibilidade !!!
    Mané !!! Tente frequentar a Praça da Sé aqui em são Paulo das próximas vezes em que aqui estiveres, além de poderes ouvir pessoalmente da boca do povo os motivos reais e VERDADEIROS da imensa popularidade do Governo Lula, poderás te inspirar naquele “pregador” que vi ontem por lá. Ele ao menos “pregava” para o que contei, SEIS gatos pingados ( incluindo a mim ) aqui no Balaio, voce não consegue nem isso !!!

    P.F. (Por Fim )
    Voce pede para apontarmos alguma mentira naquilo que escreves prometendo finalmente te calar se assim o fizermos. VAMOS LÁ !!! Voce começa escrevendo assim:

    “..Não deixe de publicar este texto certamente irrelevante será para alguns petistas, mas tenho certeza que não para os verdadeiros brasileiros, homens mulheres e pais de família será de grande valia!…”

    Existem só nessa tua unica frase duas grandes MENTIRAS a conferir :
    A primeira, de que petistas, segundo a tua cabeça, não são brasileiros ( pelo menos os verdadeiros ) e que só os que forem anti-petistas é que o são.
    E a maior e mais contundente das duas:
    A de que, segundo a tua cabeça, o que tu escreves aqui “é de grande valia” e IMPRESCINDÍVEL para a vida de todos nós !!!

    ora, ora, ora, Mané Tamanduá !!!!….Faça-nos o favor…!!!!!

  158. Caro Oromar,

    Não se iluda, o jogo do poder é muito mais complexo meu caro.

    Vc cita alguns casos como se fossem novos! O presidente do senado está lá desde sempre! Daniel Dantas é fruto de FHC, valerioduto também… Ora, quanta “ingenuidade”!!

    Por que achas então que essa oposição não se aprofunda em nenhuma das “crises” que cria? Simplesmente não o fazem porque sabem que a gênese de quase tudo que vem à tona hoje está neles, afinal sempre foram os “donos do poder”.

    Senão vejamos, o próprio caso do Arthur Virgilio que vc citou, o cara foi apanhado “em flagrante” quando denunciava Sarney!! No entanto a mídia o poupa. Fala Sério!!

    Nepotismo? Então vamos ao caso da filha de FHC que “trabalhou” durante anos no gabinete do sen Heráclito sem sequer pisar no senado!! Faça-me o favor!!

    E antes que digas que estou remoendo o passado, que um erro não justifica o outro, que FHC é passado e coisas afins. O meu objetivo 1º ao levantar esses assuntos é mostrar como a grande mídia atua nos mesmos casos! O 2º é ratificar minha posição de que tudos o que vemos e estamos sabendo hoje se trata apenas do “modus operandi” do governo brasileiro. Sempre foi assim! Acontece que nesse governo o presidente se expõe mais, primeiro porque não tem maioria absoluta, diferente do anterior e segundo porque suas ações vão de encontro a interesses muitos. Acho tbm que a PF e o MP têm hoje uma autonomia jamais vista.

    E antes que digas que sou permissivo, esclareço que também sou contra as coisas que ocorrem hoje. No entanto não sou cego a ponto de não reconhecer o que este governo vêm fazendo pelo Brasil (de norte a sul) e graças a Deus gozo de boa memória pra recordar o que já foi feito nos governos anteriores.

  159. Luiz Carlos ( o velho )
    Que de tão velho esqueceu a sua idade
    Digo a ti
    Num gesto
    De profunda socialidade
    “Te libertas, amigo…e conhecerás a verdade !”

    everaldo ( o feliz )…eleitor do LULA

  160. Kotscho,

    Teu amigo Sardemberg credita e conquista da estabilidade ao período FHC, aquele que quebrou o Brasil três vezes. Onde estava a estabilidade do Plano Real antes de 2003? No Brasil não estava.

    O Plano Real, para FHC foi como é roda de carro para os cachorros. Só serve para dar uma mijada e esquecer. Na verdade, FHC conseguiu quebrar o Brasil apesar do Real.

    Olhando mais atentamente, a posição do Sardemberg pode ser o primeiro movimento da subida da Globo prá cima do muro, visto que a barbada Serra 2010 já não parece tão óbvia assim.

  161. Prezado Doug:

    Quem não conhece as regiões que supostamente só recebem o benefíco “Bolsa Família” iram sempre arrotar sem conhecimento de causa, são uns “maria-vai-com-as outras”. Alguem diz, e gera um bocado de repeteco.

    Os mesmos que fazem crítica, são seguidores de quem queria implantar Salário Mínimo de 100 Dolares. Já pensou salário mínimo de 100 dolares?

    Os mesmos que criticam e não aceitam a popularidade do Lula, são benificiados com o maior poder de compra da história deste país.

    Não sou mais um garotinho, também ainda não sou um “véião”. Quero fazer o possível, para me preparar para minha velhice, e não ver a vida num azedume só. Não quero ser um morto vivo. Não quero estravazar minha “maior idade” culpando o mundo pela minha possível perda, de alguém ser melhor que eu.

    Acho que dá para combater e denunciar quando se fizer necessário, sem perder a ternura, de não ver qualidade a quem merecer…..

  162. Prezado Kotscho, se me permite, gostaria de reproduzir uma matéria da FSP de jan/09, estampada hoje no blog do PHA, sobre o apoio do PSDB e do DEM ao Serra e seus motivos.

    Caro Oromar,

    O jogo do poder é muito mais complexo do que imaginamos, senão vejamos notícia da FSP abaixo:

    Por Serra, oposição apoia Sarney no Senado

    Extraído de: Folha Online – 22 de Janeiro de 2009

    CATIA SEABRA
    da Folha de S.Paulo

    Interessados na adesão do PMDB à candidatura de José Serra ao Palácio do Planalto, o alto tucanato e o comando do DEM se mobilizam para fechar o apoio dos dois partidos à eleição de José Sarney (PMDB-AP) para a presidência do Senado.

    Ontem mesmo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso telefonou para o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), defendendo a formalização de apoio ao peemedebista. “Vamos todos votar num candidato só?, disse Guerra, após reunião com o governador de Minas, Aécio Neves, defensor da eleição de Sarney.

    Além da atuação de FHC, o ex-presidente do DEM Jorge Bornhausen (SC) visitou o senador Demóstenes Torres (GO), que se recupera de uma cirurgia em São Paulo, para consultá-lo sobre os rumores de que votaria no petista Tião Viana (AC). “Demóstenes está fechado com o DEM, que já manifestou apoio a Sarney”, assegurou Bornhausen.

    No PSDB e no DEM, a avaliação é que a disputa no Senado atrai o PMDB para a candidatura Serra. Hoje, os Sarney representam um dos principais focos de resistência à aliança com o governador paulista, a quem atribuem as investigações da Polícia Federal que enterraram a candidatura de Roseana Sarney à Presidência em 2002. Na operação da PF, R$ 1,3 milhão em dinheiro foi apreendido na Lunus, empresa de Roseana.

    Segundo Guerra, Serra disse que não pretende interferir na eleição no Senado. Mas, segundo tucanos, a omissão é tida como um gesto pró-Sarney. Já Aécio “manifestou simpatia” à candidatura do senador.

    Segundo apoiadores de Sarney, ele está decepcionado com o presidente Lula, de quem esperava um apoio vigoroso. “Depois de tudo que Sarney fez por ele, eu acho que Lula deveria apoiá-lo”, disse o ex-governador Orestes Quércia (PMDB).

    Na oposição, a intenção é explorar esse desgaste. Ontem, FHC recebeu de Guerra a informação de que a resistência a Sarney estaria localizada, sendo especialmente do senador Tasso Jereissati (CE). Hoje, Guerra se reúne com o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), para convocar uma reunião de bancada. Dela, deverá sair o apoio a Sarney.

    “Quem lidera a articulação é o nosso líder. Mas reconheço que hoje há dificuldade de apoio ao PT”, disse Guerra.

    No momento, Sarney conta com o apoio oficial do PMDB, do DEM e do PP, o que oficialmente lhe renderia 34 dos 41 votos necessários para a vitória.

    Além do seu próprio partido, estão ao lado de Viana, PSB, PC do B, PRB, PR e PSOL. Ontem, ele ganhou o apoio do PDT. Somados esses partidos, ele estaria hoje com 26 votos. O PDT também anunciou ontem que na Câmara apoiará o candidato Michel Temer (PMDB-SP).

    Petistas afirmam que o acordo entre PMDB e PT para eleger Temer está mantido. “A ação do PT será para honrar o acordo. Mas o voto é secreto”, disse Ideli Salvatti (PT-SC).

    Segundo ela, o partido tem “a compreensão” de que o Lula “não tem a menor condição” de intervir na disputa no Senado.

    Mas disse: “As informações que nos chegam são as de que [Lula] ficou profundamente contrariado [com o gesto de Sarney]“.

    Prévias tucanas

    Na conversa de ontem com Guerra, Aécio consultou o senador sobre a conveniência de viajar pelo país. Estimulado, deverá se dedicar à agenda de viagens a partir de abril.

    Após o encontro, Guerra disse que o PSDB só não fará prévias para definir seu candidato a presidente caso haja um consenso entre Serra e Aécio.

    Colaboraram LETÍCIA SANDER, ADRIANO CEOLIN e MARIA CLARA CABRAL, da Folha de S.Paulo, em Brasília, e BRENO COSTA, da Agência Folha

  163. Só corrigindo o comentário anetrior…

    …sobre o apoio do PSDB e do DEM ao Sarney e seus motivos.

    *****************

    Para Simei 10:59

    Concordo contigo!

  164. Um trem sem freio chamado brasil
    vai devastando tudo que se tem pela frente
    principalmente sua gente
    que segue sempre acreditando
    Nas melhoras prometidas
    pelos patronos
    que vao deichando , cada vez mais nos nús
    no abandono com frio , sede e fome
    desespero entre os homens
    que estao abaixo
    das hierarquias politcas
    que nao fazem e nem visao a populaçao
    em primeiro plano
    como padrao
    economia , politica educaçao
    chave da soluçao
    mais sem contiarf
    arrancando carne e flora
    se nao vamos em para o céu anil
    e sairemos dos trilhos do brasil

  165. Doug: cadê o discurso moralizador que levou o PT ao poder(que hj é do Lula)?Perdeu a validade? É tudo farinha do mesmo saco?Ingênuos são vcs que acreditam na Dilma.

  166. Falando do que vivo:

    Para:
    Ênio, Everaldo e Doug.

    Esta acontecendo na cidade de Rio Branco capital do estado do Acre a maior Feira Agropecuária deste estado, estive lá.

    Tudo que tem de moderno na linha automotiva do Brasil na feira tinha: Implementos Agrícolas destinado a pequena cultura, e amostra de gado de corte e leiteiro e ainda uma infinidade de expositores da indústria moveleira e produtos oriundos do extrativismo. Institutos de pesquisas todos estavam representados, banco e os cambaus.

    O melhor de tudo é que não se vê tristeza ou cara de crise em ninguém. Todo mundo chic esbanjado trajes a rigor munidos do que tem de melhor para capitar imagem do momento. Shows de durar praticamente a noite toda.

    Só se vê gente alegres e sorridentes: Como pode as urubuzadas quererem baixa popularidade do Lula? Como pode achar que a popularidade do “homi” seja só a fatídica Bolsa Família?

    Aja pasciência…..

  167. Doug :peço-lhe que não misture lógica política nessa discussão,em nome de:govenabilidade,estabilidade,aprovação de lei/projeto,e essas coisas todas,está tudo certo,a discussão é na lógica dos homens,não misture porque isso é água e óleo.Acho que você empunhou bandeirinha com ¨FORA FMI¨e hoje aplaude e está orgulhoso de emprestar grana pro MONSTRO FMI,cadê a lógica… no plano dos homens comuns.A dilma perde p/ um poste,não se esqueça disso,ela é parte do projeto p/ 2014.

  168. Sua verdade tem verdades e enganos assim como as minhas as que para você parece virtude, para mim soa como defeitos.

    Ainda bem que o cérebro não é comandado por músculos e temos que nos engolir.

  169. Prezado Oromar,

    Se é tudo farinha do mesmo saco, então me diz aí, dos presidenciáveis, quem é o teu candidato?

    Não me digas que vai votar nulo ou em branco, pq aí nem deverias participar de discussões como essas…

  170. 30/07/2009 – 00:40
    Enviado por: CLOVIS
    ”Para o Velho, está mais para “velhaco” !!
    Porque somente as suas fontes são fiéis??”

    A questão não é de fonte ô militonto. A questão é de lógica. Lógica pura.
    Como é que uma empresa que amargou uma perda de 18% no faturamento -assumido- pode, concomitantemente alçar posições em relação à outras que já ocupavam posições acima e, no mesmo exercício aumentaram o lucro.
    É só saber contar 2+2…

  171. Doug:Entre serra e dilma ,nulo neles.Agora, qual motivo tal postura inabilita uma discussão, é contra a lei?Outra dúvida,qual a relação da qualidade da farinha com a desqualificação dos candidatos?

  172. 30/07/2009 – 09:31
    ”Enviado por: Manoel Ferreira sem partido!
    Já morei ai, e em Moreno, rapaz que tempo bom!”
    Eu também M.Ferreira. Eu também morei em Recife na década de 70. Tempo bom mesmo!
    Foi em Moreno que, em 1974 um Senador do partido do governo foi grampeado pedindo um ‘por fora’ p/ um empresário: Foi cassado no ato. E era da ARENA, aliado do governo. Parece mentira né?
    Se vc quiser conta esta história do senador para os militantes.

  173. Duog:fica difícil fazer uma pergunta direta a outro participante do forum,mas minha opinião é que a obrigatoriedade do voto se trata de um instrumento ultrapassado/arcaico,portanto pelo menos p/ mim, sua curiosidade em saber meu candidato e sua tentativa de me constranger com o ¨não me digas….¨ trata-se de uma colocação infantil.

  174. Os outros brasileiros a que me refiro são os verde, amarelo, azul e branco!

    Os petistas são quase 95% e são vermelhos como é que você disse mesmo outro dia? “De corpo e alma, ou coisa parecida!

    Bem, gostei, desta vez você xingou menos . Tá vendo já evoluiu !

    Agora que eu quero dar um rolé com esta sua Ferrari na Sé ? Ah! isto eu quero!

    Tchau Briguento besta!

    E Abraços de véio tamanduáu fraternos sim Ô Bobalhão!

    Fica na paz!

    Mané: Eleitor do Tonho da Lua

  175. Doug: vc sabe que todo brasileiro acima de 35 anos,no gozo de seu diretos políticos,tem possibilidade de se candidatar a presidente da República,.Já pensou entre Collor e Sarney?Pense e guarde p/ você em quem votaria,pra mim,nulo de novo…

  176. A pergunta que se faz frequentemente exigindo propostas alternativas da oposição é tediosa enfadonha e repetitiva, pois o governo PT não dá margem à oposição, uma vez que, governa com um programa essencialmente da oposição; o neoliberalismo clássico. A oposição cobra coerência e responsabilidade.
    Vamos repetir; no auge da crise, por muito pouco Lula não caiu na esparrela dos aloprados; por um fio mesmo. Diante da resistência do Presidente do BC que ameaçou se demitir (chegou a pedir demissão) foi que Lula se deu conta que a bancarrota estava à espreita.
    Os aloprados -quem não se lembra- foram no fundo baú buscar teorias estatizantes Keinezyanas e insistiam na loucura. Lula, esperto e inteligente, ficou com Meirelles, para a felicidade geral do povo e da nação.
    Entenderam?

  177. Quando a EMBRAER demitiu os 4200 funcionários os aloprados se ouriçaram. Chegaram até a invadir o Palácio do Planalto. O Gil -Gilbertinho- agendou um encontro do Presidente com os ultraaloprados que exigiam, urgentemente, a reestatização da EMBRAER e a readimissão imediata de todos os demitidos.
    Loucura total!
    E tinha muita gente boa, ali de dentro do Planalto que apoiava o tresloucado gesto. Mais uma vez, a voz do bom senso e da sabedoria se fez valer aos ouvidos do Presidente Lula que, para não falar que não falou das flores, fez um discursozinho à moda CUT, se solidarizando com a companheirada, mas, ficou nisso.
    Naquele dia, alguém, enfim, convenceu o presidente Lula que a EMBRAER fabricava aviões e não empregos.

    Agora sim, parece que a EMBRAER está se recuperando e, com isso, muitos dos demitidos, ou até mesmo todos, poderão voltar aos seus postos.

  178. Para: Lombardi

    Pô cara, te elogiei pelo seu comentário, não tive a intenção de incluí-los entre tantos comments sem nexo e você me sacaneia?

    Que ki é isso sô moço!!!

    Saudações

  179. Mas Ricardo, aí é que está uma parte do problema denossa mídia hoje. Nas palestras, para públicos pequenos e críticos, eles se obrigam a falar a verdade dos fatos, mas quando é canais abertos, para a massa, eles tendem a manipular a informação, falando o que o patrão quer ouvir…

  180. É Kotscho, amigos amigos, princípios à parte.

    Seu texto deixa bastante claro o quanto Sardenberg é um vendido, que aceita mentir no horário nobre da TV em troca de uns bons trocados do plim plim.

    Ainda ontem (ou teria sido anteontem?) ele foi o porta voz no Jornal do plim plim a meter o pau no gasto público do governo. Sei bem que é a tática da plim plim pra tentar, desesperadamente, tirar o foco das notícias sobre o fim da crise e tentar segurar a onda das pesquisas IBOPE e Datafolha que estão na rua nestes dias. Começa no Sardenberg à noite, é repetido pelo Renato Machado, Alexandre Garcia, Miriam Leitão e Lúcia Hipólito no dia seguinte, fechando com estilo no JN. Receita meia-boca, que o Kamel pensa que funciona.

    Triste que um economista sério se preste a isso. Deveria deixar este papelzinho só pra Miriam Leitão.

    Mas te entendo. Se fosse um amigo meu, eu também pegaria leve. Amigos de verdade estão acima de uma ou duas discordâncias. Você está certo!

    Abraço,

    Rafael Rodrigues
    São Paulo – SP

  181. Prezado Oromar,

    Perguntei qual o seu candidadto pra entender melhor sua posições. Mas se não quiseres falar, paciência! Não tive a menor intenção de constranger você, deixa de ser tão reativo!

    Quanto à obrigatoriedade do voto, tbm sou contra, Deus do céu, concordamos em algo! rsrs! Mas confesso que não sou adepto do voto branco ou nulo. Sinceramente acho um desperdício, e na minha visão, um voto desse tipo inabilita sim uma pessoa de discutir qualquer assunto relacionado, visto que ela não contribuiu em absolutamente nada. Mas essa é minha visão, paciência!

  182. Corroborando minha tese…

    Cúpula tucana procura Sarney para amenizar crise
    Publicidade

    CATIA SEABRA
    da Folha de S.Paulo

    Um dia depois de deflagrada a crise entre PMDB e PSDB no Senado, o alto tucanato procurou ontem o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, esteve pessoalmente com Sarney. Já o governador de São Paulo, José Serra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador Geraldo Alckmin telefonaram para o hospital Sírio-Libanês, onde a mulher de Sarney, Marly, se recupera de uma cirurgia no ombro.

    FHC telefonou do Rio, a caminho de Fortaleza, e falou só com Marly. Já Aécio, Serra e Alckmin falaram com Sarney.

    O gesto coincide com a declaração de guerra do PMDB ao PSDB, após tucanos apresentarem três representações contra Sarney no Senado.

    Segundo aliados de Sarney, todos se esforçaram para limitar o problema à bancada do Senado. No telefonema, Serra lembrou que a mãe, Serafina, gostava muito de Marly.

    Aécio, por sua vez, conversou com Sarney após visita ao vice-presidente José Alencar.

    Defensor declarado de Sarney, Aécio disse que a visita tinha caráter pessoal. Mas repetiu que a “a questão [no Senado] não está centrada nesse ou naquele nome”.

    “Levei ao presidente Sarney meu abraço pessoal como solidariedade por esse momento difícil que ele está passando”, disse. “Se precisar, farei isso muitas outras vezes”, acrescentou ele, para quem “o problema do Senado tem que ser resolvido pelo Senado”.

  183. Querido Ricardo,
    o Sardenberg, professor que é, sabe que um pais não quebra, mas a marola só passou mesmo foi na mídia brasileira. O que acontesse mesmo é que a tecnicada por aqui tá afinada com o nosso madalhista Cielo.
    bjks carinhosas

  184. Ricardo, quando a Mirian Leitão ler esta exposlçao do Sardemberg pronunciado na Digital Day / IG, vai cortar relações, não foi isso que combinaram junto com a direção Global. Nada de elogiar a política econômica do governo Lula, será que o Sardemberg se esqueceu?
    Ouço todos os dias, Sardemberg/Mirian Leitão e o que eles passam para os ouvintes, são comentários ácidos que vc mencionou, sempre querendo denegrir as medidas tomadas pelo gov. Lula.
    A turma global não faz minha cabeça e vão ter que engolir Dilma 2010.
    Há! o gov Serra está dando bolsa assistêncial, enquanto Lula está dando bolsa assistêncialista.
    É verdade que Arthur Virgílio Cardoso vai devolver aos cofre do Senado 210.000,00 que gastou com seu amigo na Espanha/França, com o nosso dinheiro?
    Eta cidadão ético.

  185. Grande Sardemberg, depois de propagar o caos, vem com esse papinho, fala sério… quantos seguiram o conselho desse moço e perderam dinheiro??? quantos empresários demitiram com medo???

  186. BOM RICARDO, AÉCIO e SERRA SÃO FARINHA DO MESMO SACO. E é verdade, sempre abro sua página. Aliás, HOME como você muito bem colocou. É mesma palhaçada que uma ESTUDANTE LÁ DO NORTE fez com o nosso Art. 39 da Constituição: alí, ela mudou o ADMINISTRADOR pelo GESTOR, o qual vai gerir, ingerir, digerir (collor), gestionar, Alegou que o princípio da TERCEIRIZAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO TORNA-O MAIS EFICIENTE E NO FIM ADMINISTRADOR É ADMNISTRADOR MESMO E PRONTO. O MODERNÍSMO TEM CADA VEZ MAIS FEITO O ATRASO DO NOSSO POVO. ELES INVENTAM MODA TODO DIA, MAS, ACABAM SEMPRE RETORNANDO AO VELHO. FALEI. OBRIGADO RICARDO POR TUDO QUE VOCÊ FAZ POR NOSSA MÍDIA, TENTANDO NOS TIRAR DO QUE A GLOBO TENTA NOS INFIAR GOELA ABAIXO COM ESSES PROGRAMAS HIPER CHATOS DE HUMOR COM AQUELE GORDO E O MAGRO BRASILEIROS, QUE NADA TEM HAVER COM O REAL GORDO E O MAGRO. Acabaram com o HUMOR DA GLOBO E PENSAM QUE ESTÃO ARROMBANDO.

  187. DESCULPA BOM RICARDO, MAS TENHO DE COMPLETAR: aqui no funcionalismo público em Santa Catarina, nos meus mais de 30 anos de carreira como servidor público, por enquanto, foi nos TERCEIRIZADOS QUE SE CONSTATOU CORRUPÇÃO, como foi o caso do nosso ISNTITUTO GERAL DE PERÍCIA, onde verificou a venda de CÉDULA DE IDENTIDADE e outras falcatruas cometidas por terceirizados. E aí a onde que está eficiência que os pioneiros GESTORES encntraram na TERCEIRIZAÇÃO?? Aqui em Santa Catarina, o GOVERNO paga à empresas de mão de obra, quase 3 mil reais por cada servidor terceirizado, e repasso ao terceirizado um salário mínimo e meio e pouco mais. E esse mais depende do terceirizado: Se for indicado por político e por parente de político, eles ganham além dos quase 3 mil. Os executivos tereirizados pelo nosso Estado devem receber segundo se comenta mais de R$ 30.000,00. É isso que você tá lendo: mais de R$ 30.000,00. São os gestores lunáticos, que primeiro aprendem com os sevidores antigos e depois os dispensam com programas de DEMISSÃO INCENTIVADA, Fazem tudo igual, alegando modernização do sistema. Foi por isso que GETÚLIO VARGAS deu o GOLPE e será também por isso que OS GENERAIS VÃO DE NOVO PEGAR O PODER. Veja o exemplo da VERGONHEIRA DO SENADO DA REPÚBLICA! Aquilo merece ou não merece uma FAXINA. Agora respeitosamente deixo a palavra a esse exemplar e respeitoso JORNALISTA. Boa Noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *