O jôgo de Serra e Aécio: quem vai piscar primeiro?

O jôgo de Serra e Aécio: quem vai piscar primeiro?

Atualizado às 16:10

Aos caros leitores,

que acompanham, aqui no Balaio, a luta pela vida do nosso vice-presidente José Alencar, uma boa notícia: recebi informações agora de que ele já está no quarto do hospital Sírio-Libanês, e passa muito bem.

Outro dia li no “Direto na Fonte”, a  coluna da minha amiga Sonia Racy no Estadão, que o deputado Jaime Gama, presidente da Assembléia Nacional de Portugal, perguntou ao líder tucano José Anibal por que o governador José Serra, favorito nas pesquisas presidenciais, ainda não está em campanha. Vamos tentar entender.

Desde o ano passado, Hélio Campos Mello, o diretor da revista Brasileiros, onde também trabalho, e eu estamos tentando fazer entrevistas exclusivas com os dois governadores presidenciáveis do PSDB, José Serra e Aécio Neves. Até agora, as respectivas assessorias, com toda gentileza, apenas nos enrolaram.

E não é nada pessoal, tenho certeza. Sei que há sobre suas mesas dezenas de pedidos da mesma natureza enviados pelos mais importantes veículos e jornalistas do país, que igualmente continuam esperando suas exclusivas. Ainda não vi nenhuma publicada, assumindo a candidatura.  

Um está esperando que o outro faça isso primeiro. Como os dois não vão querer dar esta entrevista juntos, o jeito é esperar. Aliados e, ao mesmo tempo, gentis adversários na disputa pela sucessão de Lula, os dois ainda estão na moita, acertando suas alianças e acordos intramuros, antes de botar a cara de candidato na rua. 

A coluna Radar On-Line, de Lauro Jardim, da Veja, dá hoje uma pista sobre o comportamento esquivo de Serra, faltando um ano para o início oficial da campanha de 2010. Sob o título “É melhor deixar 2010 para 2010…”, ele escreve:

“De um especialista em eleições e em José Serra:

_ O Serra quer empurrar a discussão sobre 2010 para 2010 porque acha que neste momento este debate viraria um “Serra versus Lula”. E isso não é bom para ele. Só quer a discussão quando a campanha de Dilma estiver nas ruas. Aí será Serra contra Dilma”.

O problema é que a campanha de Dilma já está nas ruas faz meses e ela vem crescendo nas pesquisas. Nenhuma pessoa razoavelmente informada ignora, a esta altura do campeonato, de que ela é a candidata de Lula à sua sucessão, apoiada pelo PT e por larga parcela dos partidos que formam a base do governo.

Pensa, age e fala como candidata. Enquanto isto, os dois presidenciáveis tucanos travam uma batalha surda para consolidar suas candidaturas. Primeiro, no seu próprio partido; depois, com o aliado DEM (e o PMDB de Orestes Quércia, no caso de Serra) e, finalmente, na sociedade.

Serra não pode sair por aí como candidato, como quer o comando do PSDB, enquanto Aécio também for candidato, e não acontecer, se é que vai acontecer, a prévia exigida pelo governador mineiro.

Na verdade, os dois vão esperar os resultados das pesquisas até o final do ano para ver o que decidem. Serra, para saber se a diferença que o separa de Dilma estará dentro da margem de segurança que lhe assegure a vitória; Aécio, para saber se seus números melhoram a ponto de tornar sua candidatura viável no partido.

O jogo dos tucanos, especialmente em São Paulo, não é fácil. Se Serra optar por se candidatar à reeleição de governador, como se tem comentado em diferentes rodas nas últimas semanas, o que farão com Geraldo Alckmin, que já está em campanha para voltar ao Palácio dos Bandeirantes?

Se sobrar para Alckmin a candidatura ao Senado, o que oferecer ao sempre aliado DEM e a Quércia, com quem o PSDB já costurou uma aliança preferencial no ano passado? Afinal, são apenas duas vagas.

Serra e Aécio sabem que uma chapa puro-sangue de tucanos, o sonho de FHC, é inviável. Da mesma forma, sabem que um não pode ser candidato sem o apoio ostensivo do outro, pois São Paulo e Minas são os grandes colégios eleitorais do país.  

Por isso, ninguém quer piscar primeiro. Qualquer descuido pode ser fatal. Enquanto isso, os dois deixam para os parlamentares demo-tucanos e seus aliados na imprensa a tarefa de desgastar o governo com a CPI da Petrobrás e a interminável novela Sarney.  

 

 

 

88 thoughts on “O jôgo de Serra e Aécio: quem vai piscar primeiro?

  1. Caro Ricardo, não sei se vc é petista ou não, eu não sou! Temos a mesma idade, portanto partilhamos dos mesmos eventos, alguns de sofrida lembrança! Mas, comentando seu artigo,

  2. Caro jornalista
    Isenção zero, não é? Tudo que os defensores do atraso esperam é que a oposição se mate antes da eleição.
    Vejam Gerald Thomas de hoje. (Isenção total)
    E o sr. Nene Constantino, não será defendido pelo Lula, afinal biografia ele tem de sobra e ele não apareceu já em fotos com o presidente e parecia que els tinham uma relação de compadres.
    E o Ciro em São Paulo, cadê o PT?? Estão todos na polícia?

  3. Kotscho,
    Vc falou, falou, falou… e não disse nada sobre a disputa do PSDB. Nada! E que tal descer do muro? Quem lê este site, imagina que se trata o autor de um assexuado politicamente. Ora, para escrever num blog precisa virar um Frei Damião, uma irmã Dulce? É preciso ser amado por todos, e amar a todos? Ora, pare com isso Kotscho. Vamos assumir a tua bela história militante, o teu lado. Chega dessa lenga lenga apolítica e assexuada que você lança diariamente no blog. O teu lado todo mundo sabe qual é, e é provavelmente por isso que os candidatos tucanos lhe recusam entrevista. Você aqui dá a entender que é uma personalidade neutra, que não tem inimigos ou antipatizantes. Até deixar de ser são-paulino você ameaçou outro dia aqui… Abra a gaveta, vista a camiseta vermelha, o bonezinho e o broche estrelado. Escreva com o coração aberto, sem medo de dar a cara à bater.

  4. Será que é o PSDB que desgasta o Governo com a novela Sarney ou é o próprio presidente com sua injustificada defesa do indefensável político como já debatemos na semana passada?

  5. Caro Ricardo,
    Será que é mesmo importante saber se é o Serra ou o Aécio ? Sinceramente creio que não pois qualquer um deles leva a eleição por se tratar de um adversária sem nenhum histórico eleitoral no país. Por mais que o Lula pouse ao lado dela, não acontece. Pode acontecer no Norte/Nordeste onde o Lula gastou uma fortuna entre investimentos produtivos e “compra disfarçada” (bolsa familia etc.), mas nos grandes centros do Sul e Sudeste, Dilma não tem chance. E todos sabem disso. O importante é saber quando teremos alguma moralização do poder público no Brasil e não quem é o adversário da “mãe do PAC” (tremendo engodo). Eu penso que teremos mais 8 anos de governo do PSDB (que vai usar toda sujeira do PT nesses 8 anos de PT) e não teremos nenhum progresso na moralização do país.

  6. Caro Kotscho

    Seria muito indelicado de minha parte se eu aqui explicitasse o que acho que está “piscando” faz tempo nessas duas figuras. O “Sabugo Liso” (José Serra) já mandou que se produzisse um dossiê do governador do Ceará Cid Gomes pra servir de munição contra a cada vez mais séria candidatura do irmão Ciro Gomes ao governo de São Paulo, principalmente agora que o Diretório Estadual do PT já aceita conversar sobre os assunto. Se o PSB se desvincular da base de apoio “serrista” na Assembléia Legislativa é “jogo feito”. Ciro é a terceira via que faltava pra por fim no reinado de 16 abomináveis anos de pedágios no Estado de são Paulo.
    Enquanto isso o Aécio que transita bem em alguns partidos de centro – esquerda como o PSB e o PDT espera pelas prévias como nariz entupido espera por rinossoro, não vê a hora de se descongestionar. Mineiro costuma fazer política em silencio mas nesse caso passou da hora de dar os seus berros, quem sabe assim a gente poderia finalmente saber QUAL É O PROJETO ALTERNATIVO DE PODER QUE ESSA GENTE TEM PARA APRESENTAR AO BRASIL ?
    E o que fariam para melhorar ainda mais a vida do nosso povo como o Governo Lula vem fazendo aos olhos vistos do mundo inteiro ? ( menos para a nossa “midiazinha” esquizofrênica )

  7. Boa noticia de que o vice presidente melhorou.

    “Pai Patrão” de Ricardo Noblat (27/07), está no blog do Noblat.
    É um texto que revela como são escolhidos os vices, preocupa e desestimula a crença de quem um dia a politica tera ações que respeitem o povo.

  8. Amigo Kotscho, o político que perguntou ao Deputado José Aníbal sobre os primeiros movimentos de campanha de José Serra foi o Deputado Jaime Gama, presidente da Assembleia Nacional de Portugal. Mas você não leu isso no “Painel”, da Folha, e sim no “Direto da Fonte”, do Estadão. Sônia Racy, essa gracinha (em todos os sentidos) de super-colunista que o Estadão ostenta em suas páginas, vai ficar na maior bronca com essa confusão…

  9. Kotscho

    Rogo que me perdoe, acho deseducado e extremamente deselegante ficar colando textos de outros blogs aqui no Balaio. Lembra que já andaram “roubando” comentários daqui em tempos idos?
    Mas não resisto por ser este sensacional e impagável. Foi publicado no blog do teu amigo Nassif ( E agora tem gente aqui te criticando por voce ter amigos !!! Será que quem o faz tem algum ? )

    O Último Suspiro de Serra

    Ingredientes:
    – 1 apoio irrestrito da Rede Globo
    – 20 jornalistas frescos da Folha de São Paulo. Não se preocupe, todo jornalista da Folha já vem fresco.
    – 1 governador tarado pra ser presidente
    – 1 prêmio da ONU comprado na Ri-Happy
    – 10 colheres de pó (foi mal! Esse ingrediente é pra receita do Aécio!)

    Modo de preparo
    Numa panela funda, afogue o governo Lula com um monte de denúncias falsas inventadas pela Veja. Deixe esfriar e use a Folha de São Paulo pra requentar esses mesmos factóides depois de um tempo. Aproveite essa folha usada para jogar açucar no período da ditadura.
    Assim que ninguém levar isso à sério e sua batata começar a assar, adicione um Sarney refogado. Salpique meia dúzia de bobos dizendo “#forasarney” pra fingir que esse tempero faz parte da massa. Se alguém perguntar o que é esse bigode diga que é do saco do feijão.
    Bata em uns estudantes na faculdade pro bolo crescer. Pegue os 80 pedidos de CPI do seu estado, os milhões roubados pelo Arthur Virgílio e a Yeda Crusius e reserve. Reserve debaixo do tapete, bem longe. Especialmente porque ninguém é maluco de comer a Yeda. Já o Virgílio, não bote a mão no fogo.
    Se publicarem uma crítica negativa do seu prato, frite jornalistas e blogueiros, mas cuidado pra não ficar azeredo.
    A receita acima dá pra 1 porção de segundo lugar nas eleições de 2010. Ou você pode servir isso como merenda nas escolas do Estado de São Paulo. Convenhamos: as crianças da rede estadual de SP já comem coisa bem pior.

  10. “… quem vai piscar primeiro?” Sei lá. Como não sou bidu, nada a comentar sobre piscadas, ou se piscarão, ou não será que já piscaram com um olho só, aquela piscadinha de disfarce, para enganar trouxa? Nosso grande erro, como cidadãos, é dar importância maior do que merecem os políticos, e fora de hora.

    Abstraindo-se piscadas, o que fazer para corrigir os erros passados ou oferecer inovações para que não fiquemos a esperar piscadas? Acertos politiqueiros, com jeito de dirble da vaca no adversário, não renovarão expectativas.

  11. PAULO
    IBIRITE/MG

    Claro que uma chapa puro sangue e enviavel, por mais que o Governador Aécio possui alto indice de aprovação aqui em Minas José Serra leva enorme vantagem sobre o Governador Mineiro,na sucessao presidencial, Aécio não tem a visibilidade da midia Nacional, como tem Serra, vocês acham que o baerrismo e só no futebol? estao redondamente enganado, em outras partes do pais a população pouco sabe sobre Aecio, e nesses estados do Norte e Nordeste onde a grande massa da população se informa através dos meios de comunicação em massa ou seja o radio e televisão e sem contar que ja foi candidato a presidencia da republica em 2002, mesmo sabendo disso o Governador Mineiro busca apoio de politicos dessas regioes mas no congresso nacional há correntes do PSDB que entende que a candidatura melhor para o partido e de Serra afinal de contas qualquer vacilo coloca tudo a perder, a popularidade do presidente Lula está em alta junto as camadas mais pobres e o mesmo tenta emplacar a candidata Mineira Dilma, Mae do PAC de qualquer forma e aguardar o desenrolar dos fatos.

    saldações alvinegras !!!

  12. Para falar sobre política neste blog envio,devidamente identificada,a coluna de Gerald Thomas pois é muito provável que os adeptos do balaio e do Lula não leiam opniões adversas as suas até para não ter que pensar seriamente a respeito do seu Deus, o Lula. E se ele não for tudo isso…? o que faremos?
    Só para lembrar a coluna está no site do ig ao lado deste balaio.

    27/07/2009 – 08:12
    O Retrato do Poder

    .

    Texto de: O Vampiro de Curitiba

    .

    DESVENDADO O SEGREDO DO SUCESSO DO PRESIDENTE LULA

    (Lula 2002)

    Existe alguma outra frase que possa expressar com tamanha clareza a natureza do nosso sistema político? Desse covil que ainda tem o poder de nos surpreender, de nos indignar? José Sarney, presidente do Senado, tenta nos fazer esquecer seus antigos pecados utilizando-se, para isso, e a cada dia, pecados novos. Quando estamos nos esquecendo das proezas de algum de seus filhos, aparece sua neta para nos lembrar que ainda estamos muito distantes da idéia de sermos um país sério.

    O país acostumou-se a viver num eterno escândalo. Políticos são vistos pela sociedade como seres desprezíveis, desnecessários mesmo. Todos eles. De qualquer partido. Menos um! Sim, um deles resiste bravamente. Justamente o principal político do Brasil: seu presidente Luis Inácio Lula da Silva.

    Lula será analisado pela História como o político que mais traiu seus eleitores, mais frustrou as esperanças de seu povo. No entanto, no presente, sai imune a todos estes escândalos e alcança altos índices de aprovação. Qual seu segredo?

    Da mesma maneira com que Basil Hallward pintou o retrato de Dorian Gray, no romance de Oscar Wilde, Lula foi pintado pela Imprensa, na realidade brasileira. Lula e seu PT surgiram como o novo, os donos absolutos da verdade, da ética, da pureza. Ele estava acima de qualquer análise, de qualquer crítica. Não era como um de nós, que trazemos em nosso interior tanto o Céu como o Inferno. Lula era o oprimido que assumiria o poder e transformaria a política nacional. Como faria isso? Não importava. Ele representava a beleza do sonho em que o operário chega ao poder. E, como sabemos, a beleza não necessita de explicações.

    Como Dorian Gray percebeu que seus excessos e seus vícios não afetavam sua aparência – pois se mantinha sempre belo, enquanto era seu retrato que adquiria as imperfeições resultantes de noites sem dormir, de bebedeiras, de toda sorte de perversões – seguiu sua vida certo de que assim seria eternamente. O mesmo ocorre com Lula: como todos os escândalos de corrupção, de “mensalão”, de caixa-dois que marcaram seu governo não afetavam sua popularidade, Lula sentiu-se livre para todo tipo de “acordo” com todo e qualquer tipo de gente. Hoje vemos nosso operário-presidente abraçado hora com Ahmadinejad, hora com Collor, hora com Sarney, com Renan Calheiros…

    Não há limites para Lula, como não houve para Dorian Gray. O retrato para Dorian, assim como a Imprensa para Lula, impede que a cada pecado cometido haja em seguida o respectivo castigo. E no castigo há a purificação. Como não há castigo, Lula segue em sua trajetória de autodestruição.

    Mas, então, qual a verdadeira face de Lula? Quem representa a imagem do retrato que envelhece e se deteriora?

    Enquanto oposição, os feios e estúpidos do PT eram imbatíveis. Não queriam nem saber. Na dúvida, detonavam qualquer figura política que não lhes fosse simpática. E hoje, no governo, o que faz o PT?

    É o Partido dos Trabalhadores quem sofre os desgastes das depravações ideológicas de Lula. Na verdade, Lula já destruiu o PT. Olhem nas fisionomias do Mercadante, do Suplicy, daqueles que abandonaram o partido fundando o PSOL ou seguindo para o PSTU. São seres apáticos, envergonhados, constrangidos. Olhem a UNE, transformada em chapa-branca. Olhem os sindicatos, hoje bajuladores e dependentes do governo. Lula não acabou apenas com o PT, acabou com toda a esquerda, de maneira geral.

    Pois é! Assim como um artista, a Imprensa tem o poder de fabricar seus ídolos. Criaram um Lula acima do Bem e do Mal. Lula tem hoje o poder de salvar ou destruir a reputação de quem quer que seja. No passado destruiu a reputação de muitos. No presente salva políticos que mereceriam estar nas páginas policiais, não nas de Política. Mas será que salva mesmo? Será que Sarney, por exemplo, está sendo salvo? Ou Sarney terá o mesmo destino do PT?

    O Partido dos Trabalhadores é o verdadeiro retrato do Lula. O PT ficou a cara do Sarney! E o Brasil ficou a cara do Maranhão!

    E a imprensa?

    Basil Hallward, apesar de considerar o retrato de Dorian Gray sua mais bela obra, nunca o expôs. Dizia que o retrato tinha muito de si mesmo. Lula, esse semideus criado pela Imprensa, também tem muito dela. Cuidado, B(r)asil! Dorian vai lhe enfiar uma faca na cabeça!

    (Lula 2009)

    Obs: O Vampiro de Curitiba é leitor e colaborador do Blog do Gerald

    Enviado por: gthomas – Categoria(s): Colaboradores, artigos

  13. Mandei um comentário…não apreceu. Quando repito,uma mensagem diz que eu já enviei e meu comentário está repetindo.mando este então só para testar.

  14. Liberdade, Igualdade e Fraternidade: Minas Gerais do Brasil celeiro de políticos brasileiros, agoniza politicamente, nos braços dos paulistas.

  15. PAULO
    IBIRITE/MG

    Outra observação : afirmar que Aécio e melhor ou pior do que Serra, tenho minhas duvidas, não e porque sou Mineiro que irei dizer isso, a questão e do partido, que visa emplacar um candidato forte para voltar a presidência, Aécio mesmo disse,que se for o caso de apoiar Serra irá apoiar, mas isso não significa que ira abrir mão da candidatura. alguns partidos evidentemente aguarda essa definição para se posicionar o apoio tudo visando o poder

  16. Serra e Aécio combinam tanto quanto óleo e água. São equivalentes, talvez, mas não iguais. Aécio aparenta (só aparenta!) espontaneidade, e Serra é francamente neurótico. Não sei muito sobre o governo de Minas, mas o de São Paulo é terrível. Pedágios e mais pedágios (sempre caros), proibições, restrições, multas, factóides, mentiras e muito gasto em publicidade falaciosa. Aliás, erra feio quem pensa que o moto-Serra não está em campanha: já viram a quantidade de inserções de estatais e do próprio governo de SP na mídia? Toda hora, o tempo todo. E tudo financiado com o meu, o seu, o nosso dinheiro suado. E a merenda podre e superfaturada das escolas públicas de SP? Só isso já seria motivo de cassação de mandato e prisão dos responsáveis; claro, num país responsável. Em resumo, nem PT nem tampouco PSDB…

  17. É evidente, agora ou mais tarde, que, sendo um ou outro, um será o candidato ao chefe maior do país enquanto o outro seu vice… Infelizmente!
    Só não enxerga quem não quer…

  18. Sr Kotscho , pela sua biografia você tem muito conhecimento (não é como o presidente o qual conhece bem, pois já trabalhou para ele com salário pago com o nosso dinheiro. Porque o Sr não comenta tudo desse governo e deixe para comentar sobre o Serra ou o Aécio, quando forem presidente.
    Abraço

  19. Ricardo, Serra não será candidato a Presidente, mas para o governo de SP novamente.

    Se ele tentar a Presidência, perderá para Dilma, que terá o apoio ostensivo de Lula.

    E quando Lula botar o bloco dele na rua, apoiando Dilma, esta irá disparar nas pesquisas e vencerá a eleição presidencial no 1o. turno.

    A Grande Mídia, com toda essa campanha negativa contra Lula, Dilma e o governo destes, está transformando a eleição de 2010 num plebisicto.

    E se a eleição de 2010 for um plebiscito sobre o governo Lula, Dilma ganhará facilmente, pois Lula tem a aprovação de 80% do eleitorado.

    Dilma já ganhou a eleição presidencial de 2010.

  20. Enquanto isso…
    ASSISTAM ENTREVISTA DO DR SÓCRATES COM O CIRO GOMES…

    Simplesmente, Imperdível!

    “Eles simplesmente me odeiam”, ao se referir aos empresários de comunicação

    “É UMA MÍDIA”

    Partidária, Conservadora, Facciosa e Nepotista

    CINCO famílias no País comandam os orgãos de comunicação.

    Eles me “odeiam” por dizer isso, diz Ciro Gomes.

    É uma mídia que prega a novelização do escândalo.

    Mas é uma Mídia que esconde “descaradamente” o custo do

    Km do Rodoanel em SP: 50 milhões reais por quilômetro/construído.

    Ninguém toca no assunto.

  21. Kotscho, sua análise é perfeita. Acredito que como sempre, vão definir no último minuto do segundo tempo, isto é, depois do carnaval o ano que vem.
    Não sei o que vai acontecer. Não sei nem se a Dilma será mesmo a candidata do PT. Acho que a vantagem que ela esta ganhando hoje, será a desvantagem dela amanhã. Uma candidatura com tanta antecedência acaba se desgastando.
    Mas, acho que é mais fácil o Serra desistir da presidência porque ele não é homem de correr riscos. Prefere o passarinho que esta na mão do que o voando.
    Quanto ao Geraldo Alckmin, ele já provou que esperneia mas se acomoda, não tem força e vai ter cada vez menos.

  22. Kotscho, no último parágrafo você escreveu: “Enquanto isso, os dois deixam para os parlamentares demo-tucanos a tarefa de desgastar o governo com a CPI da Petrobrás e a interminável novela Sarney.” Você esqueceu o principal, o outro braço da oposição, seguramente o mais forte, a chamada quatrilha, Veja, Globo, Folha e Estadão. Sem os tentáculos da mídia partidária, a oposição parlamentar, que está desesperada, sem proposta e sem rumo, não consegue se mover.

  23. Boa noite Ricardo!
    Boa noite amigos balaieiros!

    …Hummmm ! Política? …quem sabe?…Estratégias?

    O campo ainda não foi definido.
    O exército petísta avança confiante…(às vezes até demasiadamente), porém procurando manter a cavalaría aliada sob seus flancos.

    O inimígo recua, e cede espaço em busca de organizar melhor o ataque.

    Envía a artilharía, que apoiada por seus aliados fustiga levemente a cavalaría inimiga em pequenos “combates de distração” para com isso ganhar tempo, e procurar “isolar” o grosso da tropa contrária.

    Utilíza-se para isso de armamento leve e ligeiro, que pode ser transportado através da “mídia”, e causar relatívo estrago.

    Nesse espaço de recuo, facilita as manobras de avanço do inimígo, e com isso deixa-o se sentindo completamente seguro…tranquilo…confiante!

    O avanço segue pelo centro, enquanto os PSDbístas, e seus aliados reforçam os flancos, e recuam mais devagar, formando assim uma pequena “meia lua”…que vai aos poucos envolvendo (sem muito alvorôço) o exército contrário, confiante em sua marcha.

    Aguardam o terreno propício, para após pequenas “escaramuças” desgastantes, finalmente lançarem o ataque frontal.

    O tempo vai correndo, e o fatôr geográfico do campo se modificando aos poucos, tornando talvez assim, mais favorável à defesa, ou ao ataque.

    A artilharia psdebísta mantém fogo contante, enquanto a infantaria retrocede “elásticamente”.

    …confiança em demasía…observação obtúsa, e descuido exagerado com os flancos e a retaguarda, talvez possam propiciar uma perigosa mudança no quadro geral do campo.

    …afinal…os aliados são confiáveis?

    Um devaneio …eu sei!

    Mas a história já registrou muitos desses fatos em campos de batalha, em gerenciamento de grandes empresas, e por que não?…em campos políticos?

    É esperar para ver…

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

  24. Enquanto só se fala em crise, aqui na nossa cidade (sampa), tem gente indo a pé da Av Brasil, até o metro vila madalena, pra pegar o fretado. Essa é a politica dos tucanos e dos DEMO. Aqui ferram o povo, e em brasilia querem a seis anos o caos….
    VALHA ME DEUS……

  25. ( PT ) CAMPEÃO dos PARTIDOS

    O PT, conseguiu tudo o que pretendia, nos vinte e poucos anos de sua fundação. Elegeu e reelegeu o seu líder Presidente do partido e da República; Travou luta ferrenha contra a tudo-e-a-todos, sempre combatendo a corrupção.Era ávido por apurar denúncias de corrupção e pedir CPIs; para os petistas, bastava haver fumaça, que para eles, já era incên dio. Tinha que ser apurado. O seu líder mais notável no Congresso, (Jenuíno) _que ninguém diga,que não recebeu cobertura da imprensa…esmurrava a mesa constantemente defronte as câmeras de TV.O PT deve muito à ele. O Zé Dirceu, “O intelectual”; os petistas, devem muito a ele também. A Marta!. O PT têm uma dívida imensa com a Marta. E Erundina! Essa então, nem se fala.Quando prefeita, abriu as portas Nacionais para o PT.

    AONDE ANDA ESSA TURMA TODA??????

    POR QUE EVITAM AS CPIS ??????

    POR QUE A SUA CANDIDATA A PRESIDÊNCIA, É A MENOS CONHECIDA DELES TODOS ??????

    POR QUE A CORRUPÇÃO NO CONCRESSO CONTINUA ??????

    POR QUE FAZ ACORDOS COM A: (Hiena do PMDB)??????

    POR QUE NÃO REFORMOU AS LEIS TRABALHISTAS E A PREVIDÊNCIA ??????

    POR QUE NÃO PRIVATIZOU MAIS EMPRESAS PÚBLICAS??????

    POR QUE OS CABEÇÕES DO PT ATUAL ESTÃO DE CARAS AMARRADAS??????

    Eu, sinceramente, não me enganei. Enquanto não tivermos o Parlamentarismo, acho que não irá melhorar. Há que se tentar pois já à época de Cícero, discutiam a melhor forma de Governo.

    Sdçs.

  26. AUGUSTO CHAGAS, NOVO PRESIDENTE DA UNE:

    “A MÍDIA se horroriza com os recursos que a UNE recebeu, mas não se incomoda em ter recebido R$ 776 milhões de verbas publicitárias do Governo Federal em 2008”

    CartaCapital

    Os mesmos jornais que se horrorizam com o fato de termos recebido recursos para reunir 10 mil estudantes de todo o Brasil não parecem incomodados em receberem, eles próprios, um montante considerável de verbas publicitárias do governo federal. Em 2008, as verbas públicas destinadas para as emissoras de televisão foram de R$ 641 milhões, já os jornais receberam quase R$ 135 milhões.

    Ora, por qual razão os patrocínios recebidos pela UNE corrompem nossas ideias enquanto todo este recurso em nada arranha a independência desses veículos? A UNE desafia cada um deles: declarem que de hoje em diante não aceitam um centavo em dinheiro público e faremos o mesmo! De nossa parte temos a certeza que seguiremos nossa trajetória!

    Com certeza não teremos resposta. Pois não é esta a questão principal. O que os incomoda e o que eles querem ocultar: a discussão sobre o futuro do Brasil e a opinião dos estudantes.
    (…) Mas, onde estavam os jornais, as TV’s, rádios e revistas para noticiar essas manifestações? Reunimos, em julho de 2007, mais de 20 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios para pedir mudanças na política econômica do governo Lula e nenhuma nota foi publicada ou divulgada sobre isso.

    (…) UNE acaba de sair do seu 51º Congresso, um dos mais importantes e o mais representativo da sua história. Mais de 2.300 instituições de ensino superior elegeram representantes a este fórum, contabilizando as impressionantes marcas de 92% das instituições envolvidas, mais de 2 milhões de votos nas eleições de base e de 4 milhões e meio de universitários representados.

    Continua:

    http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=4629

  27. Caro Kotscho:

    Feliz e torcendo pela plena recuperação do Sr. José Alencar. Estou de olho no noticiário. Mantenha-nos informados, pois tem acesso direto ao Sr. Vice Presidente, por favor.
    Quanto à parte política do sua narrativa, insisto que José Serra não ganha a eleição de forma alguma. Arrogância, autoritarismo e prepotência são adjetivos que não combinam com um chefe de Estado numa democracia. Serra tem 38% dos votos. Pronto. Fica ai sempre. Trata-se dos eleitores de Sáo Paulo, conservadores como em nenhuma outra parte do país. O resto do Brasil não o leva a sério. Também não acredito que os votos de Aécio, num todo, possam beneficiar a Serra e vice versa. Basta notar a dificuldade que o governador mineiro teve para eleger o prefeito de Belo Horizonte nas últimas eleições.
    Claro que José Serra jamais admitiria isso, já que pelo seu comportamento acha que a Presidência da República é cargo seu por direito. Nunca se conformou e nem se conformará com a surra eleitoral que sofreu do presidente Lula. Ele é tão sem escrúpulos que não teve a dignidade de apoiar diretamente o apagado Alckmin nas eleições passadas. É que se o Alckmim tivesse ganhado, provavelmente seria candidato a reeleiçãoem 2010, o que frustraria suas pretensões. Assim, ainda que com dor no coração, deve ter torcido pelo Lula, má que esse não pode ser reeleito. Gostaria de ter sido uma puga para vê-lo votando nas eleições passadas. Garanto que a foto Lula apareceu e ele confirmou. A menos que o ódio que sente pelo atual presidente seja tão grande que preferiu anular, mas certamente não votou no Alckmin, principalmente depois que esse usou seu peso político, pois até então era o governador do mais importante Estado da Federação, para ser o candidato derrotado por Lula. Talvez a melhor campanha de Serra agora seria governar São Paulo decentemente. sem se preocupar muito com a eleição do ano que vem. Mas por evidente ele tá em campanha, senão, como justificar ter a Sabesp feito campanha publicitária em outro estado da Federação? Ou qual a razão da grande imprensa não colocar uma mínima nota que possa prejudicá-lo?

    Abraço

    João Luis

  28. Enio, normalmente discordo de muitas de suas opiniões, mas hoje você foi na mosca: “qual o projeto alternativo que essa gente tem para apresentar ao Brasil? ”

    Perfeito: nenhum. Porque Serra e Dilma (leia-se PT e PSDB)rezam exatamente pelo mesmo credo – um modelo de gestão estatal ultrapassado, ineficiente e caro. Não há nada de novo em Brasilia. E nem haverá, nessa geração.

    A grande questão para 2010 é se a população prefere um Presidente careca de olheiras ou uma Presidente repuxada e de laquê. De resto, não há nada de novo no front – Dilma e Serra são dois estatólatras, que trarão mais do mesmo; Serra talvez seja um pouquinho pior, por ter um caráter mais autoritário. Mas as idéias velhas, essas são as mesmas.

    Em 2014, os reais problemas brasileiros continuarão os mesmos – infra-estrutura decrépita, escolas que não ensinam, Justiça que não funciona, Amazônia em derrubada. E o Bolsa Esmola comemorará seus 8, 9, 10 anos… Ah sim, estaremos muito ocupados com a Copa do Mundo pra pensar em alguma outra coisa. Aliás, 2013 e 2014 vão ser os anos dos estádios de futebol na mídia – atraso pra cá, superfaturamento pra lá,…

    É um país bem previsível…

  29. Sobre o comentário do ZECA das: 15:08.

    Ricardo Kotscho.

    Posso estar correndo o risco de ser visto por você como uma pessoa “não grata”, mas começo a dar razão ao comentário da pessoa acima.

    Já te dei um “beliscão” nos mesmos moldes no seu artigo anterior sobre o Sarney. Porra cara, de que lado você esta? Você esta com medo dos que pensa diferente de você? Ponha esse treco aqui a funcionar dentro de sua linha de pensamento político. Esse não é o Kotscho que comentei no seu primeiro artigo do Balaio!

    Sempre vou te respeitar, mas não vou deixar de criticar quando vejo que a coisa esta se descambando para um lado que eu aprendi que não é o seu.

    Quanto ao seu artigo, acredito que a indefinição dos TUCANOS é porque as pesquisas que eles devem ter nas mãos, não devem favorecê-los muito. O Serrotão deve estar sentindo frágil, e se essa fragilidade permanecer ele vai pular fora da barca. Aí entre o pretendente mineiro.

  30. Eita nomezinho feio este “demo-tucano” !
    Parece coisa encomendada e confirmada na encruzilhada.

    Só os dois não querem assumir, o povo tá careca de saber que Serra quer ser candidato a presidente. Isso desde o governo da prefeitura de sao paulo, um mandato tapa buraco abandonado no meio em troca de um governo do estado em que o Morrinho ganhou mas ainda nao assumiu.
    E nem assumirá, porque sonha com a faixa presidencial.
    Sinceramente: Morrinho é um tremendo Mala e o Aécio uma Incongnita. Entre os dois prefiro nenhum.
    Um abraço cidadao K

  31. Ricardo, parece que já está definido a situação do Serrágio, pois ele já percebeu que não tem chances de ganhar da Dilma em 2010, e será mesmo é candidato ao governo de Saõ Paulo, pois parece que os paulistas são menos politizados que o resto do país e isto pode lhe garantir uma nova eleição ai, porque fora se Saõ Paulo esse crápula não a mínima chance de conseguir votos e com certeza a Dilma vai dar um banho de votos nele.

  32. Pelo amor dos meus filhinhos 8 anos de psdbdem vão jogar o país no inferno, pois o que nós sabemos que existe neles é so engodo político acobertado pela grande imprensa pig.

    PQ O SR SERRA E AÉCIO NÃO DEIXA VIR ATONA AS CPIs ENGAVETADAS, TANTO EM MINAS QUANTO EM SÃO PAULO.

    PQ QUE A IMPRENSA PIG. NÃO COBRA ISSO DELES?

  33. Sonha bastante Jhonny e Paulo Fernando, mas cuidado para vcs não se afogarem, pois vai ser um pesadelo. Não esqueci do FHC e Serra naguele governinho que nós funcionários públicos não tinhamos aumento e para dar 10(dez) reais de aumento ao salário mínimo eles iam a tv e diziam que a presidência ia quebrar o país. Nunca esqueço desses detalhes, fora as privatizações.

  34. A vaga de anestesiologista em Pindamonhangaba, continua disponível. Dessa, o Alckmin é titular imbatível.O povo de lá , o exige,majoritáriamente.
    Serra, conhece bem seus adversários e condôminos ideológicos, a ponto de suspeitar que sua candidatura concorrendo com Dilma,subtrairia uma reeleição praticamente ganha. Aécio, tem chance de se transferir para o PMDB e ganhar uma vice-presidência na chapa de Dilma,o que lhe garantiria um próspero futuro federal.O resto , são meras flatulências e eructações da FIESP.

  35. o mais inteligente nessa história ,como sempre é o Lula que empurrou goela abaixo do PT uma candidata sem chance até mesmo contra um poste…aí ele volta em 2014 como salvador da Pátria,e ganha de novo,ainda vai ter idade e saúde,parabéns pela esperteza Lula.

  36. ”Tem gente em São Paulo que não inspira muita confiança no mercado”
    Henrique Meirelles.
    Presidente do Banco Central iniciando o que poderá se transformar nos palanques ‘O risco Serra’.

    O provável candidato à Presidência, José Serra, que disputará com uma ex-guerrilheira e ainda de esquerda não é ‘assimilável’ pelo –quem diria–, mercado. O mercado julga o candidato Serra como, muito à esquerda –quem diria, quem diria–.
    Pois então meus amigos da esquerda, vocês que julgam o ‘mercado’ como a raiz de todos os males têm que se posicionarem.
    Pessoalmente eu só votaria em programas. O personagem é irrelevante. O personagem é, geralmente, um produto da mídia. Discutir o nome de A ou B é uma maneira de carnavalizar a eleição.
    De carnavais em carnavais, alguns nomes mudam, mas o sistemão continua o mesmo; Sarneizado, atrasado, colonizado e terceromundizado e, com mais de 40 milhões de compatriotas dependendo do assistencialismo escancarado para conseguir um prato de lentilhas.

  37. A todos, o nosso futuro presidente Aecio Neves, ja concedeu nesta data uma Ampla reportagem sobre o Tema.
    No jornal o Tempo.
    Em tempo, Todos os dias estao chegando inumeras caravanas
    de politicos de Todo o Brasil.
    Sao de todos os partidos, pois o Nosso Aecio, recebe bem.

  38. Caro Cotscho
    Dizer que as denúncias contra o governo Lula são infundadas, é crer em PAPAI NOEL, DUENDES, SACÍ PERERE, e outas coisas mais, principalmente depois dos sucessivos atos de apoio ao CORRÚPTO, Sarney. Dizer que voce está em cima do muro é ter nenhum entendimento do que lê nos seus comentários. O José Alencar, quero vê-lo saudável porque minha conciencia CRISTÃ, assim me induz . Porém gostaria de vê-lo tratado pelo S. U. S.. Tenho certeza que Serra ou Aécio,será muito melhor para o nosso, (que não é do p.t.), BRASIL. Um abraço.

  39. O senhor José Alencar é um Guerreiro. Merece viver. Deveria usar produtos Fitoterápicos conjugados aos prescritos por seus médicos.

    quanto aos senhores Serra e Aécio não são favoritos em nenhuma pesquisa popular. não teem perfil de Líder. o primeiro deve fazer carreira como locutor de rádio e, o segundo como ator da Globo. não disse não!

  40. Com Aécio ou Serra .

    A eleição de 2010 esta sendo decidida agora.

    Ficando o Sarney, DILMA já é presidente.

    A escumalha demotuca-nalha sabe disto.

  41. Essa é a última chance do Serra. Para ele abandonar essa, só se afundar nas pesquisas.

    Até os mais pessimistas acham que o país estará crescendo 4% em outubro de 2010 e sem agenda para inaugurar tantas obras.

    Hoje disseram de Lula:

    Segundo o diretor-geral do IFPB Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, “Estamos vivenciando uma revolução na rede federal de educação. A interiorização do ensino superior é um dos carros-chefes do mandato do presidente Lula, e é de importância histórica no Brasil”.

  42. Caro Kotscho

    Sou péssimo em análises de comportamento ( já fui bom em análises químicas ) mas este teu post nos traz uma comprovação. Quando voce aqui trata de temas que envolvem o Presidente Lula, chove comentários e comentaristas. Quando os envolvidos são esses dois aí, isso aqui fica praticamente “às moscas” na comparação.
    O Brasil hoje está realmente dividido entre “petistas” e “anti-petistas” ( “Fla” do povão x “Flu-Flu” ) sendo que estes últimos ( últimos ) votariam em qualquer um desde que não fosse um “petista” por puro ódio de classe e rancor frente ao sucesso alheio. Eu não saberia explicar o porque desse comportamento selvagem e maluco ao mesmo tempo mas tudo nos leva a crer que na falta de argumentação aceitável para propor algo novo ou contrapor os números amplamente favoráveis e incomparáveis do Governo Lula, essa gente oriunda ou capacho das elites brancas do “zóio” azul só presta mesmo é pra bufar ou xingar a torto e a direito e aí é bomba e mais bomba pro nosso lado !!!

    A conclusão óbvia é de que se é assim que preferem demonstrar a quem nos lê suas formas de praticar a política, DILMA leva no 1° turno contra qualquer um desses dois tucanos aliados do DEMO, lembrando que para isso ela não precisa de unanimidade,, só metade dos votos e mais um ( o meu ).

    Estou pagando dez para cada um !!! Quem quiser é só apostar !!!

  43. RICARDO, VOCÊ ESTA ENGANADO. O SERRA JÁ COMEÇOU SUA CAMPANHA FAZ TEMPO.
    EM CADA ESCOLA TEM UM OUTDOOR MOSTRANDO CERTA QUANTIA INVESTIDA PELO GOVERNO DO ESTADO.
    ALGUNS ATÉ ENGRAÇADOS, POIS MOSTRAM MUITO DINHEIRO E O QUE SE VÊ É APENAS A MUDANÇA DA PINTURA.
    NAS RODOVIAS TEM UM AUTDOOR PARA CADA KM.
    AÍ É PIOR AINDA, POIS MOSTRA QUANTOS MILHÕES O GOVERNO ESTADUAL INVESTIU PARA A MELHORIA DAS RODOVIAS. RODOVIAS PRIVATIZADAS.
    OU SEJA, DAS DUAS UMA, OU O GOVERNO ESTA MENTINDO OU ESTA USANDO DINHEIRO DO CONTRIBUÍNTE PARA FAZER OBRAS QUE DEVERIAM SER DA CONCESSIONÁRIA.
    PODE OBSERVAR. ANHANGUERA, BANDEIRANTES, CASTELO BRANCO, DUTRA, ETC…
    ESTRANHO. DIGNO DE UMA CPI.

  44. ACHO Q SOU DA ESQUERDA BRASILEIRA PQ ESSE SITE DEVE TER SIDO OBRIGADO A ME SENSURAR POIS ENVIEI UMA OPINIAO E A TIRARAM DA PAGINA, AGORA TENHO MEDO DE EXPRESSAR MINHAS OPINIOES, POR FAVOR NAO ME EZILEM NO EXTERIOR PQ NAO SUPORTARIA FICAR LONGE DA MINHA FAMILHA ME DEICHEM NO BRASIL MESMO TA.

  45. Quem disse que a candidatura do Funério ainda não é oficial?
    Só não vê quem não quer. O que significa os milhões de reais gastos em propaganda pelo governo do estado? Aliás grana nossa em proveito pessoal. É só ouvir rádio e ver tv o cara já fez mais obras que o Maluf e nos últimos dias essas propagandas veem acompanhadas pelas da prefeitura.
    Ou seja Funério para presidente e o caçador de ônibus fretados para governador.
    Falando em ônibus fretado: que ferro levaram os eleitores do Taxab.

  46. GOSTEI DESSA RECEITA DO ENIO BARROSO, ENGRAÇADA,
    MUITA BOA,O DIFICIL É PEGAR ESSES POLITICOS NO NINHO.
    ENQUANTO O AECIO E O SERRA PENSAM EM SE LANÇAR
    CANDIDATO,LULA MAS DILMA DEIXAM O POVO PENSANDO NO
    AUMENTO DO BOLSA FAMILIA.
    ENQUANTO SERRA PROIBE O POVO DE FUMAR, AS PESSOAS
    CONTINUAM FUMANDO AS MENTIRAS DO LULA .
    ENQUANTO LULA PROIBE O POVO DE BEBER,ELE CONTINUA
    VIRANDO COPOS E MAIS COPOS DE CACHAÇA.
    ENQUANTO O POVO VIAJA DE ONIBUS,CHARRETE MOTOS:
    LULA VIAJA DE AVIÃO.
    ENQUANTO O POVO MORRE NAS FILAS SEM SER ATENDIDO,
    LULA E DILMA É BEM ATENDIDO NOS MELHORES HOSPITAIS:
    ENQUANTO O TRABALHADOR GANHA UM MISERO SALARIO:
    LULA E SEUS COMPANHEIROS GANHAM MILHÕES DE REAIS.
    ENQUANTO FHC PERCORREU 10 VOLTAS AO MUNDO:
    LULA JÁ PERCORREU 100 VEZES A MAIS (ESTATISTICA).
    ENQUANTO SERRA FICA COM AQUELA CARA DE PODEROSO:
    LULA RELAXA ,BRINCA E LEVA OS TROUXAS NA BICARIA.
    ENQUANTO SERRA E AECIO FAZ A FARINHA E O QUEIJO:
    LULA JÁ FEZ A PIZZA,E JÁ E REPARTIU ENTRE SARNEY, O
    O PRESIDENTE DA PETROBRAS ETÇ…

    :

  47. É o PSDB e os Demos colocaram seus assessores todos para elogiarem o Serra e o Aécio só esqueceram de perguntar se o povo quer a volta do atraso que tentou vender o Brasil e suas riquezas.

  48. meu nome e josé marcos barbosa, 68 anos, portador do título
    de eleitor 20962701-75, zona 002, seção 0080.
    sempre votei no Serra até a última eleição dele, mas se ele
    é amigo do superintende do Ipesp, o indivíduo CARLOS HENRIQUE FLORY e dos asseclas do mesmo, , ele nao precisa de inimigo!
    Estao torturando os velhinhos aposentados de cartorio, saqueando e congelando os reajustes dos proventos num total
    desrespeito as leis vigentes.
    Os adversários políticos estão preparando materias e entrevistas
    verdadeiras e arrazadoras das atitudes do governo.

  49. Legal essa um petista faria entrevista com Serra como se fosse candidato e no dia seguinte outro petista protocalaria processo no TSE por crime. Pois para os petista a lei impede Serra fazer campanha, mas Dilma é até obrigação.

  50. Espero que deixem a definição do candidato do PSDB à sucessão presidencial para o mais perto possível das eleições. É melhor para o Brasil que os “tucanos” fiquem divididos até a reta final das eleições para que a candidata do PT vença. O tal deputado português está mal informado sobre a situação política do Brasil. Pesquisas neste momento refletem o conhecimento que a população têm do candidato, e não o seu voto. José Serra tem o apoio ostensivo da imprensa, mas vai muito mal no governo do estado de São Paulo. O seu estilo autoritário ficou muito marcado nos episódios John Neschling, segurança que bateu em repórter em Ribeirão Preto e na tentativa de desmonte da USP. A imprensa não está conseguindo “dourar a pílula” de seu tresloucado projeto de construir mais 6 pistas na Marginal Tietê. Esta obra vai transformar São Paulo na cidade mais poluída do mundo. A educação vai de mal a pior, com escândalos sucessivos que mostram a sua total desorganização no estado paulista. A saúde está sendo desmontada com a conhecida receita tucana de sucateamento, terceirização e privatizações. Para se contrapor ao jogo pesado de José Serra (Roseana Sarney que o diga), Aécio Neves tenta passar a imagem de conciliador, mas é um político truculento que mantém amordaçada a imprensa mineira. Quem concorrer, será para perder pois o governo de Luís Inácio da Silva, o Lula, tem sido exemplo mundial na travessia da crise. Por isso mesmo, Lula está conseguindo um destaque internacional que ele mesmo não esperava. No entanto, qual um dos dois tucanos que sair vencedor na briga interna do partido vai esmagar a reputação do outro. O jogo vai ser muito pesado.

  51. 27/07/2009 – 18:31
    Enviado por: Alex
    AUGUSTO CHAGAS, NOVO PRESIDENTE DA UNE:
    “A MÍDIA se horroriza com os recursos que a UNE recebeu, mas não se incomoda em ter recebido R$ 776 milhões de verbas publicitárias do Governo Federal em 2008?

    O garotão aí, Chagas, que é um estudante profissional, até que enfim aprendeu alguma coisa; aprendeu a repetir o discurso do militontismo que consiste basicamente em culpar os outros por tudo.
    Ora, se o a mídia recebeu tanto dinheiro do GF foi porque trabalhou. Ou o ‘garotão’ queria que o governo fizesse suas peças publicitárias em mídias chapas brancas panfletárias e sem audiência. Pagar veiculação de informes e propaganda para uma emissora ou jornal de grande audiência é justo e correto. Já financiar vândalos e passeateiros não, é jogar dinheiro no lixo.

    Vândalos; vandalismo:.
    1.Ação própria de vândalo.
    2.Destruição daquilo que, por sua importância tradicional, pela antiguidade ou pela beleza, merece respeito.
    Foi o que os garotões fizeram com as Escolas que lhes serviram de abrigo durante a estadia em Brasília. Vandalismo patrocinado com o dinheiro público,diga-se a bem da verdade.

  52. Mas esse Gerald Thomas, meu deus!!!! Faz uma força para parecer inteligente, diferente, contestador, mas não passa de mais um burguesinho metido a rebeldinho. Esses tipo de cara é de direita e vai votar no Serra, como deve ter voltado no Alkimim em 2006. Se não votou torceu pra ele ganhar. Bah!!! Tenho asco desse tipo de gente. Idignadinho. Tão crítico com o Lula e o PT. Preconceituoso isso sim. E tem mais viu, bando de tucanada direitista, preconceituosos, ditadoresinhos. O Serra não ganha a eleição nem pra presidente e nem para governador. Mas por favor, não fiquem tão deseperados. Peguem a sua turma (FSP, Estadão, Globo, Gerald Thoma, Noblat, etc., etc., etc.,), e vão discutir como tentar convencer o povão, povão mesmo, que privatização é ótimo, que desemprego no fundo vai ser um bem para o trabalhador, que salário arrochado é muito bom para o nosso aprimoramento espiritual, que a Alca deve ser retomada pois nos temos que ser subordinados do EUA pois será melhor para o Brasil, que nossa industria deve ser suacateada e destruída pois as estrangeiras são bem melhores e que devemos, nós o POVÃO ANALFABETO, existir para servir essa elite branca e golpista a viver MUIIIIIIIIIIITOOOOOOO BEM. Mas discutam mesmo pois, vai ser difícil meus queridos. E parem de dar bandeira do desepero que estão metidos. Tá ficando muito na cara.

  53. O chavão ”proposta alternativa” decorado pelos militantes, trata-se de uma incongruência monumental. Alternativa a o quê? Do ponto de vista macroeconômico a oposição não pode propor alternativas, pois o governo PT faz uma administração com base nos ditames da oposição. Alternativas quem deve propor são os candidatos da situação.
    Falar em alternativas, no caso, só se for alternativas de nomes, o que, insisto, transforma a eleição numa competição futebolística, com torcidas organizadas e outros apetrechos de arquibancadas.

  54. Atenção militantes, atenção!
    Atenção aposentados do INSS, atenção, muita atenção.

    Revelado o temor do presidente Lula por um eventual afastamento do Sarney. É que, há projetos na pauta que, só um Sarney ou coisa parecida poderia derrubá-los.
    Sarney ajuda mais ao presidente Lula e à governabilidade do que a ele próprio.

    .BASTA UM DIA NO COMANDO DO SENADO PARA O PSDB PÔR EM VOTAÇÃO A EXTENSÃO DO REAJUSTES DADO AO SALÁRIO MÍNIMO EM 2006 A TODOS OS APOSENTADOS DO INSS, que está na pauta do Congresso.
    Por isso, o presidente Lula não tinha outra saída senão manter a defesa de Sarney.

    É preciso mais explicações?

  55. Lamento mas Serra e Aécio não vão virar nada.
    Falando em sem vergonha o Artur Virgilio ficou de devolver a grana do seu pupilo que recebia do senado mas trabalhava na espanha.
    Como um cara com o rabo sujo quer falar em ética contra Sarney.

  56. Desculpe “furar” o tema, RK, mas segue a última informação que foi obtida sobre a tragetória de Muricy:

    Ele resolveu se basear na carreira do Bernardinho: 1o. ganhar tudo com o time feminino, agora vai ganhar tudo tb. com equipe masculina!

    😎

  57. A Muié vai vencer no 1º turno ano que vem. E PSDB/DEMO Aécio e Serra quem disputar com ela perde feio. Melhor seria mesmo que a chapa fosse os dois. Assim matariamos dois coelhos com uma só cajadada. Elegendo também Ciro em São Paulo.
    Ah, se alguem quiser colaborar com o Dilma Presidente, deixa o recado lá que envio convite.

  58. Se o povo pensar um pouco não vota no Serra veja o preço do ipva
    Os pedagios vejam a diferença entre as rodovias de São Paulo
    E as federais na Fernão Dias custa 1,10 por eixo em São Paulo
    O mais barato passa de 5,00 reais.
    No senado não da para acreditar em ninguem todos são
    LADRÕES

  59. Prezado jornalista Ricardo Kotscho
    Sou assessor na Câmara Municipal de São Paulo e no dia 31 de Agosto será realizado um debate no Salão Nobre da Câmara com o tema : Mídia, Democracia e Sociedade Civil.
    Preciso com urgência do seu telefone ou email para encaminhar-lhe um convite para voce participar como debatedor na mesa temática: Mídia e Democracia no Brasil.

    Quanto a questão do Serra X Aécio no quem pisca primeiro, o tucano paulista somente vai sair candidato se tiver certeza que pode ganhar a eleição do candidato da base aliada do Presidente Lula, seja a Dilma (a mais provável) ou outro.

    O Serra não arrisca nada, ele somente vai na certeza.

  60. Apesar da grande mídia blindar bastante os demo-tucanos evitando estender os comentários ou críticas,ou mesmo ,negando-se a engajar seu reporteres investigativos no trabalho de esclarecer as centenas de casos e indícios de corrupção,nos governos do Estado e da cidade de São Paulo , e na contaramão potencializar as crises que envolvem nomes do congresso e do governo faderal, apesar de tudo,”tá ruim de chocar o ovo no ninho tucano”.
    Parece que contra a tal de “opinião pública”, o barbudo, “o cara” vai eleger a ministra Dilma presidente(a) do Brasil.

  61. Como todos sabemos nós não temos instituições políticas estáveis,a força política no Brasil está ligada ao nome e não ao partido,como consequência nós temos projetos pessoais ao invés de projetos de governo,excessão feita nos governos Castelo Branco e Médici,que tiraram o Brasil do atraso econômico e tecnológico;a eleição do Collor ilustra bem o que é um projeto pessoal.Os planos de governo servem para ganhar eleição,após o que começam as articulações visando somente e tão somente o próximo pleito.Infelismente o Lula não fugiu à regra,aliás mostrou-se um articulador insuperável no objetivo de se promover e manter-se no poder.O Lula usou o PT para chegar ao poder e hoje domina o coração e as mentes de pobres coitados como o Enio que dão os dois braços pelo Lula, não pelo projeto de governo dele ,os ¨Enios¨quando escrevem demonstram preocupação somente com a elição da Dilma o restante do governo pouco importa.O projeto do Lula é governar o Brasil por três governos ,tentando dessa forma se equiparar a Getulio Vargas.O fracasso do PT,via Dilma ,faz parte dos projetos de Lula,boa sorte aos militantes.

  62. paulo
    IBIRITE/MG

    Serra x Aécio ?

    Não há duvidas, se seguir do jeito que esta tudo indicará que o Governador do Estado de São Paulo José Serra sairá candidato na sucessão Presidencial em 2010, pelo PSDB.

    Na midia Nacional procura se apresentar bem, até o momento não estourou algum escandalo pelo menos os jornais de grande circulação não destacaram nada que possa comprometer sua candidatura, em contra partida o Governador do Estado de Minas Gerais Aécio Neves não tem o prestigio que tem Serra, por mais que seja neto do falecido Tancredo, em outras partes do pais não tem a visibilidade necessario que o possa o credenciar.

    Tanto que a Ministra Dilma fora de Minas aparece na frente de Aécio, ela não tem em Minas a popularidade que tem Aécio, mas fora do Estado !!!, acredito que os partidos estejam se planejando afinal de contas e o momento tão aguardado por muitos caciques politicos.

  63. engracado, ficar todo mundo espantado que o senador jose sarney, presidente do senado tenha conseguido um cargo para o namorado da neta, se for pra por pra fora todos do senado, ou melhor ainda de qualquer esfera do governo que tambem ja conseguiram o mesmo, provavelmente ficariamos sem ninguem em nenhum governo, o unico motivo pelo qual vejo essa tentativa de desmoralizar o senhor senador e mudar a presidencia do senado a qual de certo nao esta agradando aos que querem de alguma maneira desestabilizar o governo, que apesar de nao ser perfeito nao e nem de longe ruim, e me parece ser muito melhor que no mandato anterior, mais sem nenhum escandalo ou entrave politico, ficara mais dificil para atual oposicao ganhar a proxima eleicao, nota so pra constar nao votei no atual governo nem simpatizei em nada com os escandalos ocorridos no mandato anterior……

  64. Olá a todos. Gostaria de dizer que acho que a análise do Ricardo Kotscho está errada e esse erro é perigosíssimo. Creio que a estratégia de Serra e Aécio (muito inteligente, por sinal) é segurar a informação de que Aécio é o candidato a presidente, para evitar uma polarização antecipada com Dilma. Mantendo a “suposta” indefinição, o bloco pró-Lula tende a concentrar suas críticas em Serra, como um “boi-de-piranha” isentando Aécio de se desgastar. Infelizmente, acho que tem muito gente caindo perfeitamente na estratégia da “disputa” entre Aécio e Serra. Creio que não há disputa nenhuma, os dois já definiram que Serra será candidato à reeleição em SP e Aécio será candidato a presidente, e estão jogando muito bem escondendo a informação, mas precisam de nossa “colaboração”… Por isso, vamos acordar enquanto é tempo… Abraço.

  65. Começo a acreditar que o presidente LULA esta com a razão quando apoia o Sarney não que o tal mereça apoio, mais pelo fato de que o PSDB não esta nem aí para os números que são apresentados dia a dia sobre a nossa economia pois o que eles querem e voltar ao poder para continuar as vendas do FHC que não entendo ainda continua dando palpite sobre política num País em que ele quase quebrou, vendeu tudo o que tinha direito e ainda se acha no direito de dar palpites falando sobre juros, imagine ele falar sobre isso, sobre geração de empregos, sobre saúde, educação, um sr. que diz ser sociólogo, que é isso é aquilo, super inteligente INTELIGENTE? fala varios idiomas e leva um banho do quatro dedos, do operário ignorante, analfabeto, que só sabia fazer greves. Começo sim acreditar que a maior crise ou a verdadeira crise no Senado o que não deixa de ser verdade está sendo sim explorada mais por vontade dos tucanos que não tem o que falar sobre o atual governo e está tentando desmoralizar o presidente, só que quanto mais tentam afetar a imagem do homem mais cresce a confiança em seu governo, parabéns Sr. LUIZ INACIO, é isso mesmo nós temos sim que falar do que é ruim, mas não podemos esquecer de que a maioria das coisas que estão acontecendo por aqui são no minimo muito boas, pois esse governo divulga o que é bom e deixa falar do que é ruim, não fica divulgando o que é bom e FATURANDO O QUE É RUIM, voces se lembram disso. O Sr. RUBENS RICUPERO acredito nunca esqueceu dessas palavras, ele que era homem forte do tal FHC.

  66. Oi Kotscho,
    vc não va abordar aqui o caso fretados?
    Uma vergonha…
    Um tapa na cara das pessoas que resolveram colaborar com o trânsito deixando seus carros na garagem. Indo pro trabalho de fretado. Minha irmã, que mora em Jundiaí, foi uma das tontas. Todo dia vinham pra Sampa ela e minha sobrinha que estuda no Mackenzie. Ano passado passaram a vir de fretado. Gostaram tanto que passaram a “evangelizar” sobre o tema. E conseguiram converter outras pessoas.
    Aí vem o Prefeitão e sua Equipe e tomam um atitude totalmente atrapalhada. Os fretados têm seus defeitos, sim! Mas as virtudes são maiores. Só de vc diminuir o número de carros neste trânsito caótico já é motivo para passar por cima dos defeitos.

    Mas o JT e Folha dizem tudo. Sem palavras:

    FOLHA:

    29/07/2009 – 09:52h –
    DA REPORTAGEM LOCAL – FOLHA SP
    Prefeitura não mapeou rota de fretados
    Técnicos admitem que faltou planejamento para identificar para onde iriam os ônibus vetados; gestão Kassab nega

    Precariedade dos espaços de embarque e de desembarque criados para os fretados, atingindo ruas residenciais, também foi criticada

    Apesar dos transtornos nos primeiros dias de restrição aos ônibus fretados, a Prefeitura de São Paulo voltou a negar que a medida não tenha tido um planejamento adequado.

    Mas técnicos da CET, da SPTrans (empresa municipal que cuida do transporte coletivo) e da própria Secretaria de Transportes admitiam, em conversas reservadas, que uma das principais falhas foi a falta de um mapeamento para identificar para onde iriam os fretados que foram vetados na região central e seus horários de concentração. (continua)

    JORNAL DA TARDE:

    Editorial JORNAL DA TARDE

    Deu no que deu

    O que aconteceu no primeiro dia de vigência das restrições impostas pela Prefeitura à circulação dos ônibus fretados – protestos dos usuários desse tipo de transporte, lentidão média do trânsito acima do normal, mau funcionamento de muitos dos pontos de embarque e desembarque criados para os passageiros – era facilmente previsível, tendo em vista a forma improvisada e atabalhoada com que as mudanças foram adotadas e implantadas.

    A situação ficou particularmente difícil, tanto de manhã como à tarde, nas imediações da Estação Santos-Imigrantes, da Linha 2 (Verde), do Metrô, como mostrou reportagem do Jornal da Tarde. Cerca de 200 ônibus fretados pararam no bolsão da Rua Guilherme Winter para o desembarque de 7,5 mil passageiros, entre 7 e 8 horas. A fila de veículos chegou à Avenida Ricardo Jafet, o que provocou congestionamento e dificultou a circulação de ônibus urbanos. Dentro da estação, passageiros esperaram até meia hora na fila para comprar bilhetes do metrô.
    (continua)

  67. Sabe o que é isso? O reflexo da má qualidade de ensino principalmente na escola pública, os alunos saem do terceiro colegial semi-analfabetos, mal formados e os professores não conseguem desenvolver um bom trabalho, as condições e infra-estrutura de trabalho é ruim, os pais são irresponsáveis e despreparados também, não valorizam a educação, as mulheres e as familias acabam tendo muitos filho, uma qualidade de vida insatisfatória, um governo que agora quer dar ocertificado do segundo grau para os alunos através das provas do Enem, só para não investir mais na educação básica, não pagar salário para o professor, enfim, os alunos também não tem formação politica na escola. Os governos, em todas as esferas, adoram esse processo negativo que ocorre na sociedade, pois os resultados econômicos, politicos, sociais, culturais favorecem à todas as classes politicas, assim sobra mais dinheiro pra os corruptos e eles roubam mais e mais…e tenho dito…

  68. Kotcho, sabes o que é uma ótima notícia? É o Muricy ter sido demitido, embora tardiamente, e o Dagoberto ter voltado a jogar ótimamente. Há dois anos venho clamando para mandarem o técnico torcedor e mal humorado embora.

  69. Kotcho, jornalistas são formadores de opinião. Quando você diz que o o povo gosta de pão e circo, você não se sente cuspindo para cima?

  70. Comentando com atraso a “censura” imposta ao Estado de São Paulo tenho a dizer que a auto-censura particada pelos barões que dominam os meios de comunicações é muito mais grave do que a “censura judicial”. Evidentemente a função da imprensa não é esclarecer e sim proteger os grupos políticos que eles representam. Mais uma vez , uma linha sequer da decisão judicial foi publicada para uma melhor avaliação do povo. O pior é que assim continuará.

  71. Claro que boa noticia da ibope,muitas pessoas dizem não ver televisão nem comprar jornais porque só tem coisa ruim.aposto que se alguem investi num programa onde mostra boas açoes,pessoas superando situações dificeis e Opções para cidadões resolverem problemas buroclaticos e dicas para trabalhos com bons resultados.Acredite vai dar o maior ibope.Chega de coisas ruim. Alegria Alegria Alegria…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *