Como vai acabar esta história do Sarney? Alguém sabe?

Como vai acabar esta história do Sarney? Alguém sabe?

Atualizado às 12:25:

fui dar uma olhada nos comentários que já chegaram sobre o post abaixo e destaco o de Bento Bravo, um executivo aposentado que entrou este ano para a Faculdade de Letras da USP. Ele faz uma brilhante análise, melhor do que eu, sobre o que está em jogo além do noticiário da imprensa:

“Difícil dizer como vai acabar esta história de Sarney, mas é óbvio que, tão logo encerrada, outra se inicia em seguida, pois o alvo, claramente, é gerar fatos negativos contra o governo Lula (como se ele fosse o responsável, mas é o que a imprensa “isenta” deixa nas entrelinhas), vendo a eleição de 2010. (…)

Enfim, embora condenável, ainda vejo nesta cruzada contra Sarney mais motivação política do que ética”.

Perfeito, Bento. 

 

ITÚ _ Antes de mais nada, peço desculpas aos leitores pela demora na liberação dos comentários. Estou a apenas 100 quilômetros de São Paulo, mas não consegui conectar o laptop ontem à noite. Será que é por causa da chuva que não para de cair? Ou o sistema não estava preparado para o crescimento da internet?

Vamos ao trabalho. Por onde ando, e ando bastante, as pessoas me perguntam: como vai acabar esta história do Serney? Muita gente ainda pensa que os jornalistas têm respostas para tudo. No meu caso, quanto mais o tempo passa, mais dúvidas eu tenho, mais perpelexo fico com as notícias que leio no jornal. Sim, eu ainda sou do tempo em que se buscava informações no papel.

Hoje, por exemplo. “Desemprego tem a menor taxa do ano”, informa-me a manchete da Folha. Logo abaixo, fico sabendo que “Bolsas sobem, e dólar recua para menos de R$ 1,90.

Quer dizer, voltamos a ter boas notícias na economia, mas minha alegria dura pouco porque na dobra da página volta aquele assunto de sempre: “Lula minimiza acusações contra Sarney”.

Acho que os dois estão abusando no direito de errar. Faz 37 dias, escrevi aqui mesmo uma carta aberta ao presidente José Sarney, com quem sempre tive uma relação cordial, para propor, a bem dele próprio, que toda a Mesa do Senado renunciasse aos seus cargos e se fizessem novas eleições para salvar o que resta da imagem da instituição e da sua biografia.

Não tive resposta. De lá para cá, a situação de Sarney e do Senado só se agravou. As manifestações do presidente Lula a seu favor não só não tiraram presidente do Senado da UTI política em que se encontra como provocaram pesadas e crescentes críticas contra o presidente da República na mídia e em largos setores da sociedade, que não entende os mistérios e as razões do jogo de alianças.

Boas notícias na economia, mais más notícias na política _ já está virando rotina. A cada dia, novas denúncias sobre a farra da família Sarney com o patrimônio público, a cada enxadada mais um minhocal de mutretas, e novas defesas de Lula para salvar o presidente do Senado. Até quando?

Pelos comentários que leio aqui no Balaio, e também em outros sítios, os leitores estão cada vez mais associando o nome do atual presidente ao do ex-presidente da República, e batendo duramente nos dois. “Fora Lula e Sarney”, escreveu às 10:03 de hoje o leitor que se identifica como Tonho da Lua _ por que as pessoas não podem dar seus nomes verdadeiros? _, descendo o sarrafo em Lula e Sarney.

Para manter o nível e a civilidade dos debates no blog, sou obrigado a excluir os comentários mais ofensivos, mas eles estão chegando em número cada vez maior, talvez a indicar um sentimento de revolta que vem se generalizando contra os políticos de todas as latitudes.

Deixei este Tonho da Lua até para mostrar o sentimento que vem tomando conta de muitos brasileiros diante de mais esta crise política que se arrasta, sem que ninguém consiga enxergar como esta história vai acabar. Sarney não larga o Senado e Lula não larga Sarney. Até onde os dois vão aguentar?

Se alguém tiver respostas para as perguntas desta matéria, por favor mande para o Balaio.

Bom fim de semana a todos.   

 

 

385 thoughts on “Como vai acabar esta história do Sarney? Alguém sabe?

  1. Prezado Ricardo, Bom dia…

    Difícil dizer como vai acabar “essa” história do Sarney mas é óbvio que, tão logo encerrada, outra se iniciará em seguida pois o alvo, claramente, é gerar fatos negativos contra o governo Lula (como se ele fosse o responsável, mas é o que a imprensa “isenta” deixa nas entrelinhas…) visando a eleição de 2.010.

    Tanto Sarney, quanto Renan, que foi Ministro, deram o mesmo tipo de sustentação política ao governo de FHC. Aliás, os tais atos secretos do Senado, iniciaram-se em 1995, primeiro ano de governo do citado ex-presidente tucano. E embora seja um assunto chato e sensível, jamais a mídia paulistana deu qualquer ressonância ao filho bastardo que ele (FHC) teve com a jornalista Miriam Dutra, da Globo; bem diferente do tratamento dado à Renan frente ao mesmo problema.

    Enfim, embora condenável, ainda vejo nesta cruzada contra Sarney mais motivação política do que ética. Entre outros pequenos desvios, apadrinhamento é mais um dos problemas culturais que nos afetam e, antes que os “indignados” de plantão gritassem contra o que os políticos fazem, seria bom que começassem a olhar para o próprio rabo.

    Quem nunca pediu um emprego a um filho, ou sobrinho, que atire a primeira pedra.

    Abraços, Ricardo. E um ótimo final de semana (com frio e chuva em SP…) a todos os Balaieiros.

  2. Caro compadre: Quero que o Sarney se lixe, mas só ele? Os demais senadores nunca fizeram o que ele fez? Os demais serão canonizados? Acho que a oposição e sua mídia estão apostando as últimas fichas para derrubar a casa, levando junto o Lula. É uma aposta louca, mas a oposição já sabe que através do voto não voltará ao poder.
    O Lula está evitando a implosão, mas, como sempre, muito sem vigor, sem dar soco na mesa.
    Quem está na chuva…
    Grande abraço

  3. Caro Kotscho

    “ATÉ QUANDO?”
    Perguntinha difícil essa….
    Desde os primórdios da civilização que esta pergunta é feita sob as mais variadas situações sem que se chegasse a repostas pacíficas. Testemunhas de nações com histórias milenares relatam que no limite as “soluções” encontradas nos remeteram a banhos de sangue, forcas e guilhotinas.
    Mas isso não cabe mais em tempos de internet em todas as bandas e em pleno s[eculo 21. A diplomacia evoluiu apesar de alguns “senhores da guerra” que insistem em não respeitar a possibilidade de o homem poder viver em paz ( e conversando e fazendo poítica como se deve )

    Mas deixando de lado os Palácios de Versalles e rumando para as nossas “duas torres” do congresso cujas histórias contadas e “descobertas na marra” apesar de atemporais são tão parecidas, creio que só a maturidade democrática do nosso povo de um Brasil tão novo e de períodos de democracia tão raros possam um dia responder. Por ora o sentimento dos que só buscam resolver seus problemas na “paulada” é esse mesmo: ” Com a barbárie instalada nos seus corações e o sentimento de repulsa tanto quanto o foram nas idades antiga, média e moderna”

    Os “Tonhos da Lua” da vida ainda existem apesar dos avanços da medicina e da psicanálise e não serão capazes de peceber que por ora só existe um jeito Mas as pessoas mais educadas e civilizadas e que buscam com suas utopias construirem em nosso país uma sociedade mais justa, mais cidadã e mais solidária perceberam parte da resposta já a algum tempo:

    “OS “TONHOS DA LUA” PRECISAM MUDAR E MELHORAR O SEU VOTO” !!!

  4. Ricardo Kotscho:

    Meu caro, pare de se preocupar com que o LULA diz sobre o Sarney, Senado e os cambaus. Você questiona, mas sabe os motivos. Pare de quer ficar bem com seus leitores, se sabe dos motivos, como você já trabalhou com o presidente Lula, sabe que ele é transparente, ele diz o que pensa. Ou porque ele é presidente tem que condiocionar o que vai falar. Crime é crime, inclusive do próprio presidente se for o caso, desde que seja provado, julgado e condendo. Agora ser julgador antes que a própria justiça se manifeste, isso é coisa da imprensa e da oposição.

    Já que você perguntou, vou dizer o que penso: Sabe quando isso vai acabar? Vai acabar quando Sarney passar para o lado da oposição, e a imprensa começar investigar e noticiar que a podridão do senado não é só, ou foi só o Sarney que criou, que os próprios senadores que tem a proteção da imprensa também tem lá suas sugeirinhas.

    Porém meu caro articulista, o foco tem somente um lado. E você sabe os motivos. Como você mesmo disse: menor desemprego, queda do dolar e bolsa sobe. Taí os motivos, descontamento da oposição e da imprensa que investiu na crise……

    Será possível?

    Você esta dando motivos para a volta dos cachorros loucos, dos esquizofrênicos e dos cantadô tocadô de uma nota só.

    Meu prezao amigo, não tenha medo de ser feliz!!!

  5. A partir das próximas eleições só vou votar em candidato ficha limpa. Se não existir vou votar em branco.

    O Lula com essa teimosia em defender o Sarney, está se igualando a ele. Acabaram-se os programas, as ideologias e princípios políticos dos partidos. Estão todos iguais, defendendo o maior pedaço possível do bolo.
    E o povo ….

  6. A respeito da atualização da matéria,nenhum fato negativo contra o Lula está sendo gerado,a nomeação do namoradinho da neta, por exemplo,é um fato,e foi consebido há algum tempo,não tem nada inventado ou gerado,os fatos estão aí.O Lula entra nessa história a partir do momento que apóia o corretíssimo e empoluto Sarney.O PT chegou ao poder por intermédio de um discurso moralizador,cadê a lógica? Estou me sentindo um ridículo escrevendo o óbvio.O Tonho da Lua está desse rumo.

  7. Continuo a não entender o que é mais grave ter funcionários fantasmas no gabinete ou ajudar o namorado da neta a arrumar emprego.

    O Heráclito Fortes, contrata a filinha do FHC ganhando R$ 7.000,00 a moça nunca apareceu no senado , mas para o PIG isto é legal.

    O Arthur Virgílio contrata por ato secreto filho de amigo seu que a anos mora na Espanha mas recebe do senado , mas isto para o PIG é normal.

    O Álvaro Dias no caso das contas do FHC ,dá falso testemunho denunciando a ministra Dilma Roussef , depois fica provado que ele mesmo entregou o suposto dossiê a revistinha VEJA , mas isto não é crime.

    Só queria entender porque nenhum partido da base aliada denunciou ao conselho de ética os tres patetas.

    RICHARD PEREIRA

  8. Hum, quer dizer q então porque o Lula está no poder não devemos nos indignar com a corrupção?
    Fala sério, agora qq coisa é perseguição ao Lula… isso já é paranóia.
    Se o Sarney não for punido, tá tudo liberado, corrupção a vontade!!!

  9. Não vejo saída para José Sarney, ele vai renunciar a Presidência do Senado e a “Confraria” vai deixá-lo em paz e salvará seu mandato e os desmandos de suas atitudes e de seus filhos serão devidamente esquecidos….não só pela “Confraria”, também pela imprensa.

    Obviamente que as denúncias contra Sarney são cabiveis e que ele deve pagar, e caro, pelo que cometeu contra a nação, mas não adianta absolutamente nada a saída de Sarney da presidência da casa se os demais membros da “Confraria” no Senado da República continuarem impunes.

    Obviamente que a perseguição a José Sarney tem viés político e pretende atingir o Presidente da República, que fica literalmente na berlinda, se defender Sarney, o que é uma vergonha ímpar, ele será açoitado pela imprensa, se não defendê-lo, o que seria o correto, perde a já frágil maioria que tem na “Confraria” da República.

    De qualquer modo o Presidente da República sairá fragilizado de mais essa crise ética que passa a “Confraria”, que apesar de todas as denúncias, da vergonha que nos faz passar, continuará na mesma toada, porque cairá Sarney, mas ficará Heráclito com suas ligações suspeitas com Dantas, Efraim e suas licitações, Jereissati e seus jatinhos, Virgulio e suas nomeações, Viana e seu telefone, Serys e sua funcionária nos Estados Unidos, Marconi e seus processos no STF, Malta e sua CPI da Pedofilia que mais parece uma agência de Viagem, Azeredo e a impunidade do mensalão…e o mais incrível é que apesar de todas essas mazelas e outras tantas de outros “Confrades” a imprensa apenas mostra o que Sarney e sua familia faz, deixando de lado os demais puros e castos “Confrades” da República.

  10. “REVOLUCIONÁRIA, PERO NO MUCHO”!

    Pagar R$14mil numa bolsa do Hermés e ter a coragem de usar publicamente
    significa que ….Agora Você ja pode votar Nela sem medo.

    A jornalista Anna Ramalho escreveu: na sua coluna no Jornal do Brasil
    “A ministra Dilma Rousseff, em foto publicada anteontem n’ O Globo, deve ter se esquecido de esconder a bolsa
    – tamanha foi a bronca no assessor do Geddel.
    Trata-se de uma Bolsa Kelly, grife Hermès, criada em homenagem à princesa Grace, e objeto de consumo das milionárias mundo afora.
    Detalhe: a bolsa não custa menos de 4.700 euros – cerca de R$ 14 mil.

    Portanto… Quem ainda teme a revolucionária dos anos 70 pode ficar tranquilo”.
    (Não se usa uma Kelly impunement

  11. Caro colunista,

    Sempre acreditei que a pergunta é mais importante que a resposta, ela delimita a dita resposta.

    Acho que a verdadeira pergunta é:

    A quem interessa a crise do Senado?…Será que é crise mesmo ou está sendo fabricada para fins inconfessáveis?

    É uma metralhadora giratória que já atingiu as Forças Armadas e o STF, agora atinge o Senado tentando levar no caminho o Executivo, com acusações ao Presidente Lula.

    Não quero partir para a teoria da conspiração, entretanto, se tenta desestabilizar os três poderes.

    Como vai terminar?… Não sei, entretanto, seja qual for o resultado devemos nos acautelar.

    Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém!

  12. Coitadinho do Sarneyzinho, né Kotscho? Coitadinho do Lulinha também, tão inocentezinhos, e essa oposição marrom que só pensa em condenar só porque os dois parceirinhos gostam de nomear parentes, de usar e permitir tráfico de influencia, e acreditam que o Poder é a casa da sogra. Coitadinhos…

  13. Apenas para complementar, gostaria de lembrar ao colega Bento Bravo, que apesar de concordar que toda essa insistência nos malfeitos de Sarney pela imprensa, o “Confrade” José Sarney é um Senador da República, conlue-se que é um Servidor Público e que as nomeações que ele pede a um namorado de sua neta, primo de sua cunhada, ou filho da empregada, são trabalhos financiados por nós, portanto não há comparação entre um cidadão comum procurar encaixe a um familiar na empresa que atua e essa atitude do “Confrade” Sarney.

    Por isso acho que nesse caso nós cidadãos devemos não apenas “atacarmos” a primeira pedra, que venha a segunda, terceira, quarta….

    Se o colega tivesse usado como ponto de referência de atiradores de primeira pedra os outros “Confrades” estaria correto, porque obviamente todos eles pedem e empregam amigos e afins em seus gabinetes, nós, cidadãos comuns não temos essa facilidade de utilizar o dinheiro público a nosso bel prazer.

  14. vc diz q 37 dias sem resposta, lembro qdo vc fez esse manisfesto perguntei se acreditava em duende, acredita??
    qto as ‘alianças’ REALMENTE nao da para entender veja eles
    pt e lula antes de 2003 e tera as respostas, esse pais nao PROGRIDE estamos e1 seculo atrasado nao se consegue nada em repartiçoes publicas, vc e` testemunha, a oposiçao so quer
    acusar certo, mas o governo nao faz NADA para mudar qual mudança? politica, trabalhista, fiscal, JUSTIÇA ,URROcracia….
    valter

  15. Eu sei como vai ser; exatamente igual ao que sempre foi desde o tempo do imperio. A gente continua assistindo aos telejornais para irmos fazer piadas nas ruas, depois ele sai como candidato e a gente o reelege como o mais votado. Vide casos Maluf e etc. Tudo igual ao que sempre foi.

  16. Provavelmente até o dia que o mesmo tratamento dispensado ao Sarney seja dado aos outros picaretas que habitam o senado federal. Poderia começar com Heráclito, que deu emprego para filha do FHC que não trabalhava, passando por Agripino primo do Agaciel e concluindo com o Virgilio, que manteve funcionário em Paris por dois anos e ainda emprestou aqueles 10 conto do senado. Quando a indignação valer para todos, e não for seletiva como agora, talves Lula largue o osso do Sarney. Obs. Quero que Sarney se ferre, mas não sózinho, que leve junto esse bando de mentirosos (políticos e parte da imprensa), que querem posar de paladinos da moralidade mas que todos sabemos não valem um tusta a mais que o Sarney. Hipocrisia pouca é bobagem.

  17. Eis a pergunta que não quer calar: até quando?
    Refiro-me à novela cujos protagonistas são: Sr Sarney (estrelando… ou estralando???) e o coadjuvante Sr Lula. Com a participação especial do Sr Artur Virgilio & Cia e alguns convidados especiais como o Sr Pedro Simon e Sr Cristovam Buarque, entre outros.
    Pois é, se a Rede Globo achava que fazia as melhores novelas nacionais, ledo engano. Perdeu o lugar para o Senado Federal Brasileiro. Isso sim é competência na arte. Apenas atores de primeira, dignos de todos os “Oscars”; um enredo para “Dias Gomes” algum botar defeito… enfim, um show de representatividade.
    Mas, como na Globo ou em qualquer outra emissora, as melhores novelas terminam por “encher o saco” dos ouvintes, que rezam para que a trama atinja seu ápice e decline para o desfecho que, no caso das novelas globais, todos têm uma idéia de como será o fim.
    Aqui está o nó da questão e o ponto glamuroso da novela senadina (do Senado). Ninguém vislumbra o provável fim dessa novela. Peraí… peraí. Já sei, você deve estar me chamando de bobo, dizendo que o fim será uma pizza beeeeemmm grande. Mas isso todo mundo já sabe. Essa conclusão é similar às conclusões das novelas globais. Esta novela é mais refinada, requintada e não merece uma conclusão genérica. Pizza! Que será uma pizza eu já sei, quero saber é o sabor: sabor pmdb, pt, pdt, psdb, dem, psol…
    Ôps! psol lembra Sol, que lembra praia, que lembra uma cerveja… Mas, cerveja combina com pizza??? Amiguinho, em matéria de Senado não é sóbrio estranhar combinação alguma. Os elementos mais antagônicos podem se fundir num amálgama político indecifrável. Pois, para os atores dessa novela, o importante é que o produto final seja uma pizza enooooooorrmmmee. Que interessa os elementos?!?!?!?
    E corramos pra telinha porque, com sorte, essa novela pode terminar ainda este ano.
    Fui!

  18. Lamentável vossa declaração de que as acusações contra o dono da capitanea hereditária do Maranhão sejam politicas, fez do alto de sua posição uma extensão do quintal de sua casa com mandos e desmandos claros, mas como Ali Lulá e os 40 mensaleiros gostaram dessa coisa de coronelismo via bolsa-tudo, aprenderam e agora se defendem, antes, lá no passado era Dirceu, Jeferson e Genoino os comandantes, agora estão juntos e se amando Lulá, Sarney, Renan, Jucá, o new safado Mercadante, Cabral, Barbalho, e tantos mais, ESSA GENTE QUE O PT ANTIGO TANTO COMBATEU

  19. Ainda a respeito da atualização:eu nunca pedi emprego p/ filho,que está muito bem colocado profissionalmente,fruto de seu esforço e capacidade.Nunca precisei que intercederam por mim também,tenho uma vida confortável fruto principalmente de muita perseverança,me relaciono com pessoas que a maioria venceu por méritos próprios.A matéria ¨Salvador está mais on-line…¨conclui com um alerta sobre ver um outro Brasil,para os que não ainda o conhecem;na mesma linha de raciocínio existem outros exemplos de vida também…Essa de justificar as sacanagens do sarney,apoiadas pelo Lula com a máxima ¨que atire a primeira pedra quem nunca pediu emprego a filho sobrino¨,namorado também pode?Isso não tem nada de perfeito.

  20. É uma historia muito suja, tudo isto. Mas, é uma historia antiga praticada pelas elites que vivem impunemente. Se formos estabelecer o rosario de culpas, iremos muito longe. Que há de se tomar posições, de se definir os papeis e promover “radicalmente” uma mudança no cenario da Republica, nos seus poderes, todos eles, isto é já uma cobrança e uma necessidade que o povo brasileiro precisa e já espera. Eu, por exemplo, apenas cobro de Lula que, como lider maior, não fique em cima do muro ou esteja a pensar politicamente ou partidariamente, tentando acomodar uma situação bastante gasta e deprimente. É aquela “merda no ventilador” que pode atingir aos proximos. , ainda mais, com umas aves de rapina, que em nada são melhores, só esperando comer a carniça.
    Voce, Ricardo, tem razão, a mesa diretora do Senado não tem condições nenhuma de sustentar cargos que estão carcomidos por eles mesmos. Agora, quem colocar, dentro das mesmas regras? O Brasil não só precisa mudar a mesa do Senado, precisa de Leis e Ações que o povo possa confiar nos seus governantes. É escandalo demais! Quem aguenta isso? Meu medo é que os aproveitadores, aqueles “salvadores da Patria” se aproveitem dessa situação para faturar e deixar tudo no mesmo. Lula que se cuide!.

  21. Ricardo voce quer saber como isso vai acabar?
    Recebi um e-mail muito bem humorado, que reproduzo abaixo, e que traduz claramente como vai acabar essa história.
    Abraços.

    AH… ESTÁ EXPLICADO !

    Um dia decidi sair do trabalho mais cedo e fui jogar golfe!
    Quando estava escolhendo o taco, notei que havia uma rã perto dele.
    Então a Rã disse:
    – Croc…croc…croc… Taco de ferro, número nove!
    Eu achei graça e resolvi provar que a rã estava errada.
    Peguei o taco que ela sugeriu e bati na bola.
    Para a minha surpresa a bola parou a um metro do buraco!
    Uau!!! – gritei eu, me virando para a rã:
    Será que você é minha rã da sorte?
    Então resolvi levá-la comigo até o buraco.
    – O que você acha, rã da sorte?
    – Croc…croc…croc… Taco de madeira, número três!
    Peguei o taco 3 e bati.
    Bum! Direto no buraco!
    Dali em diante acertei todas as tacadas e acabei fazendo a maior pontuação da minha vida!

    Resolvi levar a rã para casa e, no caminho, ela falou:
    – Croc…croc…croc… Las Vegas!
    Mudei o caminho e fui direto para o aeroporto! Nem avisei minha mulher!

    Chegando em Las Vegas a rã disse:
    – Croc…croc…croc… Cassino, roleta!
    Evidentemente, obedeci a rã, que logo sugeriu:
    – Croc…croc…croc… 10 mil dólares, preto 21, três vezes seguidas….
    Era loucura fazer aquela aposta, mas não hesitei. A rã já tinha credibilidade.

    Coloquei todas as minhas fichas e deu na cabeça!
    Ganhei milhões!

    Peguei toda a grana e fui para a recepção do hotel, onde exigi uma suíte imperial.

    Tirei a rã do bolso, coloquei-a sobre os lençóis de cetim e disse:

    – Rãzinha querida! Não sei como lhe pagar todos esses favores! Você me fez ganhar tanto dinheiro que lhe serei grato para sempre!
    E a rã replicou:
    – Croc…croc…croc… Me dê um beijo! Mas tem que ser na boca!
    Tive um pouco de nojo, mas pensei em tudo que ela me fez e mandei ver!

    No momento que eu beijei a rã, ela se transformou numa linda ninfeta de 16 anos, completamente nua, sentada sobre mim.
    Ela foi me empurrando bem devagarinho para a banheira de espuma….

    “Juro por Deus”, – disse o Senador ao Presidente da Comissão de Ética!

    “Foi assim que conseguí minha fortuna e assim que essa menina foi parar no meu quarto”.

    Não só o Presidente da Comissão de Ética acreditou, como também, todos os Deputados, Senadores e todos os integrantes do Supremo Tribunal Federal.

    CROC… CROC… CROC…

  22. Deveria acabar, com todos, disse, todos, senadores e deputados
    fazendo em público, um mea culpa, com a devolução imediata do
    que foi ‘obtido'(roubo sublimado)ilicitamente.

    Quanto aos tucanos e demos e a mída pró-Serra, proponho
    que tomem vergonha e propaguem somente a verdade.

    Sarney é bode expiatório nessa fazenda planaltina.

  23. Antes de começar este comentário queria deixar uma pergunta aos comentaristas? A corrupção e esse vício de não separar publico do privado são os maiores males que impedem o Brasil chegar a ser um país do 1º mundo? A minha resposta é sim, tenho consciência que o Lula fez muitas coisa boas para o povo brasileiro: aumento real do salário mínimo, Prouni, (educação básica nota 0) Luz para todos, bolsa família(tem que fazer alguns acertos), controle inflacionário, emfim, acho que fez uma certa distribuição de renda. Quanto a política e ética que são os verdadeiros problemas a serem enfrentados, não fez, como regrediu, usando os métodos mais rasteiros que se possa imaginar na política brasileira, resultando nesta situação ridicula de ter que assistir o PT, uma partido de esquerda, defender esta família de mafiosos. Sei que a saída de Sarney não vai melhorar o quadro, ao contrário, vai ser pior, pois vão tocar a vida achando que tudo ficou resolvido, e sei também que esses ataques da oposição são políticos mesmo, pois todos estão no lamaçal, mas independente disso, seria interessante ver esta família perder alguma coisa, ou quem sabe, alguém ser preso, isso realmente não tem preço. Quanto ao Lula e o PT infelizmente não terão mas meu voto, no quadro atual não tenho ninguém para votar para presidente.

  24. Ricardo:
    É muito dificil mudar todo isto sem uma reforma política que somente poderá ser feita se encomendada a uma consituinte específica, se possivel apartidaria e não suprapartidaria com referendum posterior, se possivel com mais de uma alternativa.
    Fora disto os focos se diluem para um monte de estupideces de julgamento do pessoal, como por exemplo se a solicitação de emprego para o namorado da neta não fora mais um fato cultural dos políticos de todas as épocas e paises que a de um nepotismo, (logico que um bom avô deveria esclarecer a neta mais o jovem está pensando bem diferente que nos 60), ou se o filho do Minc no Rio que é advogado formado especialista em políticas públicas não pode trabalhar na asessoria de um vereador no Rio pois isto é nepotismo??, ou uma boa jornalista não possa seguir seus caminhos profissionais pois é filha de um brilhante jornalista. Eu acho que estão acontecendo tantas coisas boas que o pessoal está querendo desconstruir que me preocupa o após 2010 . No fundo é bem claro que os que apoiaram o Sarney contra o Viana pensando que levavam o PMDB para eles erraram feio não apenas pelo eleito e sim pelas “estrategias bestas de poder fisiologico a que se acostumaram”. Quando começarão a pensar politicamente de forma correta, seguindo ideais com bastante pragmatismo? Quando encararão o Pais como Nação e não como seu quintal onde todo vale?

    Abraços

    Juan

  25. Ingelizmente acredito que vá acabar em “pizza”, como tantas outras. E o problema não está no governo, políticos, e sim no povo. É um problema antigo que com a liberdade de imprensa e a velocidade da comunicação, se tornam mais “visíveis” hoje.
    Ainda mais em uma época onde a imprensa está àvida por notícias sensacionalistas, de notícias que “vendem” e dão ibope. Notícias que são ditas e reditas a exaustão, sendo “espremidas” ao máximo até que um fato novo ocorra, para voltar ao ciclo. Não há o que comentar quando os senadores dizem que “não havia regras para gastar o dinheiro público”, confiado em suas mãos para ser empregado em benefício do próprio povo. Não há ética e consciência entre a maioria dos políticos. O que se vê é que parece que nem eles mesmos têm consciência do seu papel como “funcionários” do povo, na administração das riquezas do país em prol do bem comum. Creio que ninguém deva ser condenado sem que seja provada a sua culpa, mas nem mesmo uma investigação honesta e correta é efetuada para que se procure fazer justiça. O que mais lamento é que o povo perder sua própria dignidade e não faz nada para melhorar esta situação. Não protesta, não luta por seus direitos, não cobra. O mesmo povo que tem informação dos políticos que mancharam sua carreira e volta a elegê-los. Será somente a falta de cultura? Um povo que acredita que ser cidadão é tão simplesmente pagar os impostos (muitos recolhidos na fonte) e dizer que tudo deve ser feito pelos políticos, mas que joga lixo nas ruas, entope bueiros, córregos… e reclama das enchentes. Um povo que faz piada se vestindo de palhaço, vendo seu sacrifio financeiro servir a apenas um grupo. A história da evolução humana mostra que (entre outras coisas) muitas coisas começaram a mudar quando o povo chegou ao limite da exploração/opressão. Acho que o Brasil só vai começar a mudar quando fato semelhante ocorrer aqui. Minha esperança é que a criança/jovem de hoje seja o adulto aculturado e de atitudes de amanhã, para que o Brasil seja realmente um país de primeiro mundo, com um pouco mais de justiça social.

  26. Sarney, meu amigo, já que você está nessa merlinda toda, se eu fosse você, faria o seguinte,
    Empregava todos os Brasileiros e Brasileiras secretamente ai no senado, porque essa, é a sua especialidade nééé´?, depois, com todo o brasil empregado, você se caditatava de novo pra presidente, ai, empregava o resto das pessoas como: o seu avô, sua avó, seu pai, sua mãe e uma vaguinha pra su tataravó, estou falando isso, porque nunca mais conversamos nééé? mas acredito que eles já devem estar empregado por ai…. Ah! e depois, pra lavar tudo, você colocava o teu bizavô no conselho de ética pra varrer todos os fantasma daí… Dizem que não tem mais nééé?, que você já lavou tudo nééé? Parabéns… Vai lá meu amigo, te cuida senão… o teu tempo aqui no Brasil vai se acabar…

  27. Fácil. Sarney vice de Dilma, apoiado pelo nosso defensor da ética (Lulla) e como nós nesse blog adoramos Lula e o Pt vamos todos achar que os fins justificam os meios. Só assim faremos a revolução. Em tempo, que coisa essa né, até parece que não somos a oitava economia do mundo. Os hospitais não receberam quites contra a gripe, achei estranho pois nosso governo é tão atento, não é? Outra coisa o Pelourinho onde nosso Jaques Wagner administra está fechando por falta de segurança está tudo muito decante. Realmente, essa elite é nosso atraso. Acho que o Lulla tem toda razão em defender o Sarney, o Collor e o Renan, nosso povo é muito invejoso.
    Amanhã vou dar uma receita de frango ensopado, assim a gente não fala de crise que é muito chato.
    Abraços aos queridos leitores deste blog

  28. Eu sei… qualquer que seja o resultado desta “Demanda do Graal” da oposição, Sarney continuará a utilizar seu OURINOL. Mais adiante os amigos que se tornaram desafetos farão as pazes e montarão uma nova empresa para TUNGAR os recursos públicos.

  29. Caro Ricardo,
    Não tenho a menor dúvida que o que vem norteando todas essas denúncias contra o Sarney, família e aliados, não são a vontade da moralização do poder público, pois, com certeza se essa família que se considera “dona” do Estado do Maranhão, do Estado do Amapá, do Senado Federal, não estivesse endossando os projetos do Lula, tudo continuaria da mesma forma.
    É o nosso Brasil, Ricardo, com suas esquerdas imbecis se degladiando e se alternando no poder (2010 é do PSDB) mas nenhuma delas se preocupando com a ética, a moral, a proteção das instituições que, a muito custo, foram conquistadas, pois ambas quando no poder fazem essas alianças com outros partidos (em nome da governabilidade) e deixam a corrupção, o nepotismo, e os ladrões de plantão agirem a seu bel prazer e se criarem os diversos feudos nos 3 poderes.
    Já votei no PT muitas vêzes. Hoje não voto mais. Já votei no PSDB muitas vêzes. Hoje não voto mais. Que alternativa: Votar em branco e ver se a Lei será cumprida qdo os votos brancos e nulos suplantarem 50% do eleitorado. Com certeza o Congresso vira a mesa e muda a Lei.

  30. Quem está gerando fatos negativos contra o Lula é “elle” mesmo, ao defender a corrupção do Sarney. Agora ele está mostrando a sua cara, que sempre escondeu se fazendo de “vítima” de seus comparsas aloprados e mafiosos. Os caras-pintadas só não estão nas ruas porque o governo federal os comprou. Ele deve estar pensando agora que pegou muito pesado com o Collor. Eu votei no Lula em 2002. Lula é uma farsa. Lula é um vendido. Espero que um dia se faça justiça e ele pague caro por dar novo fôlego ao modelo político que tanto dizia que iria combater no começo de sua carreira.

  31. Sarney está sofrendo uma campanha injusta. Foi um excelente presidente e tudo que estão falando dele é mentira. Também acredito em fadas, saci pererê, mula sem cabeça e que não falta um dedo na mão do lulla.

  32. Só uma perguntinha???Quem eh diferente do Sarney nesse senado MEDIOCRE???O “grande” Pedro Simon???Os” maiores” ainda e donos absolutos da verdade Srs Alvaro Dias e Arthur Virgilio???Pois então investiguem os e saberão que são todos iguais ou piores.E os “barões falidos” da “grande” mídia???São santos???Donos absolutos da verdade????Uma pequena investigação bota todos no chão,pena que parece que todos tem
    o rabo preso e fica tudo por isso mesmo!!!!Todo mundo sabe o que precisa ser feito mas fazer eh que eh o problema.PRECISAMOS DE REFORMAS IMEDIATAS NOS TRES PODERES E DESINFETAR O QUARTO PODER (leia-se grande mídia braço direito e esquerdo dos corruptos).

  33. Kotscho,

    O governo lula éticamente falando esta no esgoto.. desde o mensalão!!
    Um presidente que fala abertamente que sarney ,um dos maiores corruptos do congresso brasileiro(sabemos que não é o unico porque a grande imensa maioria é)mas especificamente o sarney, não é uma pessoa comum, que tem que ser levada em conta a sua biografia de coronel mafioso naturalmente, indo contra a propria constituição que diz o contrario.. convenhamos!!!!.. o que vc acha que vai acontecer com sarney se até o presidente beija sua mão, se o presidente está alem de conivente, refém do coronel?

    Lógico que este caso está servindo para os outros partidos, igualmente corrompidos porque todos são iguais na roubalheira, aproveitarem para virar a mesa e pegar o filé ….. Felizmente e inegavelmente o pais está economicamente numa trilha correta, graças a Deus.. senão seria uma catástrofe total…. mas por causa disso, fechar os olhos para as devassido?s e a desmoralização do que é éticamente correto, aí é demais!!! ai é ir além da hipocrisia é ser mediocre…..

    Combater a corrupção, a roubalheira, os desvios de dinheiro, as desigualdades sociais não é favor é obrigação….. mas o que vemos é a velha pratica do é dando que se recebe… do rouba mais faz…lula e o pt capitularam.. ou mostraram a cara?

    Quando eu votei no lula e no pt, não foi para repetir o que sarney e os outros governantes imprestáveis faziam, mas para mudar a sem vergonhice e implantar justiça, ética, fazer reformas no sistema que está podre, mas o que estamos vendo acontecer … sinceramente é vergonhoso…. é nojento… é vil….. corromperam-se todos, não sobrou nenhum, ninguém!!! viraram todos os monstros do congresso dos horrores!!

    Pior é ver cidadãos brasileiros, transformamdo-se em avestruz escondendo o cérebro, a critica e a lucidez num buraco, calando-se e fazendo de conta que está tudo bem… que tudo isso é inveja da oposição…. acorda!

    Gostaria que as pessoas entendessem que gritar e se posicionar contra a corrupção que impera no governo lula ou em qualquer outro, não significa apoiar os tucanos fracassados e os demos farsantes… exigir ética e seriedade é uma postura que extrapola a questão partidária é uma questão de cidadania.!!

  34. Bento Bravo
    é isso que você ensina para os seus filhos? Que coisa linda. Realmente nós merecemos este país, fiquei emocionado com tudo que você disse. Por favor escreva mais, o mundo precisa dessas suas idéias cheias de ética e verdade. Que brasiliero incrível, além do mais repete as palavras do Lula, que lindo>>>
    Grande abraço para você e a sua família, devem ser pessoas incríveis

  35. Gostaria que o sr.oromar me explicasse, o que foi afinal o tal “mensalão. Todo mundo me diz “que eu devia saber porque todo mundo sabe”.
    Todo mundo sabe o que?
    Quanto foi roubado do dinheiro público?
    Quanto o Zé Dirceu levou de dinheiro público?
    Quanto era a mensalidade e quem recebia?
    Esdtou esperando…

  36. O CHEIRO É DE FRITURA.
    SARNEY VAI ACABAR COMO À ANTIGA .
    “FRITO, CONSERVADO EM LATA DE BANHA”.

    E LULA, VAI SE CALAR, SE SUA APROVAÇÃO, COMEÇAR A CAIR.

  37. Caro Amigo Ricardo

    Sem duvidas que nao vai acabar logo a “Saga Midiática Sarney”
    enquantoa a imprensa vendida tiver bala para sustentar á “Crise do Senado” ela vai continuar
    Agora o que é estranho e essa midia vendida é de nao dar nehuma linha e nenhum comentário do empreguinho da filha do FHC , a qual a mesma trabalhava em sua propia casa para o Senador Eráclito??? e ai??? que imparcialidade da imprensa??
    Abraços.

  38. ESTOU CHOCADA!!!!!O LULA TÁ AMIGO DO COLLOR,DO SARNEY,TUDO PRA CONTINUAR NO PODER!!!!!!!!E O QUE O SARNEY ANDA FAZENDO NÃO É NADA?È GERAR FATOS NEGATIVOS PRO GOVERNO LULA????????E A DEFESA FERRENHA DO LULA PRÓ SARNEY È O QUE????????ESTAMOS CEGOS,SURDOS E MUDOS!!!!!!!!!!

  39. TORÇO PAR QUE O SARNEY FIQUE. TEMOS 81 SENADORES (EMPREGADOS), TODOS CORRUPTOS ATIVO OU POR OMISSÃO, AGORA FICAR COM ESTA PUTARIA DE QUERER SÓ A CABEÇA DO SARNEY É COISA DE VAGABUNDOS – IMPRENSA VAGABUNDA, JORNALISTAS VAGABUNDOS, E OPOSIÇÃO DE ORRUPTOS E VAGABUNDOS. SE É PARA CAIR UM QUE CAIA TODOS, POIS ALI SÓ TEM RATO, PEDÓFILO. PORQUE O ARTHUR VIRGILI ESTÁ ACIMA DA LEI SE COMETEU CRIMES IGUAL OU PIOR QUE SARNEY? POR QUE HERÁCLITO FORTES QUE EMPREGOU A FANTASMA FILHA DO FHC TB NÃO CAI? POR QUE EFRAIM IMORAL QUE NOS ROUBAVA 300.000,00 POR MÊS ATRAVÉS DE EMPRESAS TERCEIRIZADAS TB NÃO CAI?
    ESTÃO APOSTANDO QUE O POVO É IDIOTA, ESTA OPOSIÇÃO É RIDICULA E AINDA COLOCA AQUELE PEDRO SIMON ASQUEROSO, DEFESENDOR DA VAGABUNDA CORRUPTA LÁ DO SUL, QUE MORAL TEM ESTE PEDRO SIMON SE NÃO VÊ A ROUBALHEIRA EM QUE ESTÁ O ESTADO DELE? INDIGNAÇÃO SELETIVA É COISA DE VAGABUNDO. POR ISSO SEMPRE FALO A OPOSIÇÃO ALÉM DE CORRUPTA, HIPÓCRITA, APOSTA NA BURRICE DO CIDADÃO, MAS ELES VÃO SE FERRAR. O SARNEY TEM QUE FICAR SIM.

  40. Ricardo,
    Acho que não tem jeito, vamos ter voltar a falar de Sarney.
    Achei que a sua carta aberta publicada no dia 17 de junho e todos os comentários que geraram, tinham fechado o assunto.
    Mas, nesses 37 dias, tivemos tantos fatos novos, alguns dignos de filmes da máfia, com refinamentos de detalhes que os políticos ligados ao Sarney tentam explicar da forma mais esfarrapada e sem vergonha.
    Sarney teve a chance de sair desse episódio de maneira digna como acredito que mereça um ex-presidente da República quase octogenário. Mas, como comentei na época da publicação da sua carta, ele, o Senhor ex-presidente da República, não teria a dignidade de dar um passo nobre no fim da sua vida pública.
    Por tudo isso, a situação ficou insustentável. Os dias do presidente Sarney estão contados. Ele terá que renunciar à presidência do senado e, por mais que seja inocentado, esta marcado o fim da sua vida pública com essa história de poder rasteiro, interesseiro, familiar, com total desrespeito ao dinheiro público.
    E, quero aproveitar para fazer um comentário.
    Sarney talvez seja o coronel que teve mais chances de entrar para a história como um homem de primeira grandeza. E, todas as vezes, sem qualquer exceção, meteu os pés pelas mãos.
    Acho que não terá mais nenhuma chance. Sempre que a sua história for contada de maneira séria, serão lembradas todas as suas maravilhas, incluindo os seus marimbondos de fogo.
    Por fim, gostaria de falar um pouco do nosso presidente. Acredito que o apoio do PMDB é algo de que o governo não pode abrir mão. Acho digno não quebrar acordos políticos, como sabemos que existem. Mas, acho que o Lula está indo longe demais. Todos que conhecem um pouco do Lula, sabem que ele não é homem de defender o indefensável e a história do Sarney já passou do limite de defesa.
    Li na grande imprensa que o Zé Dirceu costurou pessoalmente todo apoio ao Sarney e acredito que seja verdade. Mais uma vez, foi um grande erro. O desgaste será inevitável e no fim vão perceber que uma atitude mais digna e rápida teria feito bem ao povo, ao PMDB ao governo e até ao Sarney.
    Estou replicando este comentário, pois sem saber do seu texto, escrevi ontem e publiquei hoje as 11 horas no seu texto de ontem.
    Abraços,
    Lau

  41. Com certeza vai acabar em pizza (nada), e na próxima eleição ele se candidata, e com certeza, esta na política novamente.
    O problema é que o povo tem memória curta, esquecem com facilidade, e também tem uma grande maioria que não lê e nem assiste a repostagens.
    Pode ter certeza, nas próximas eleições, tanto ele como os seus familiares, estarão novamente na nossa política. (infelizmente)

  42. É preciso uma campanha para que não se permita que o poder econômico seja o grande candidatos das eleições.
    Não tem como melhorar voto é preciso qualidade de candidatos na disputa, o quadro que se apresenta é de baixissima estatura moral.
    São homens que se tornam milionários oprimindo a população, destruindo a economia dos estados, dominado todas as insituições com nomeações de parentes e correlegionários.
    O público há muito tempo não tem características de público e sim de privado.
    Estes telefonemas que estamos ouvindo mostra o que se faz há mais de 60 anos.
    São cidadãos “xompetentes, meritosos”, todos pindurados nas instituiçoes públicas.
    As fortunas enviadas no maior estilo para paraisos fiscais.
    Há noticias que Fernando sarney tem Um milhão de dólares em um banco em Quinadao na China e outros milhões em paraisos fiscais.
    Está explicada as viagens constantes ao exterior,
    Vão ao exteriro movimentar suas continhas de milhões de dólares.
    São donos de empresas no exterior, jatinhos, iates, fazendas Ilhas, Mausoléus, os melhores cargos nas instituições públicas.
    os filhos são nomeados, as mantes, as noras, os filhos extra casamento. vizinhos, papagaios e cobras.
    A maioria da população está cada vez mais empobrecida, endividada.
    E o que é mais espantosos tudo isto aos olhos da Receita Federal que precis abrir seus olhos para os mais ricos, chega de penalizar os pequenos, peguem os tubraões.
    Que tal começar hoje por estes nomes de pessoas fisicas e jurídicas que se encontram na mídia envolvidos em ilegalidades, crimes tipificados no código penal.
    Esta história ao menos revela ao mundo como é a política que se pratica por aqui, não se salva quase nenhum, eles estão se lixando para o povo.
    Estã unidos até o ultimo fio de cabelo, são da mesma forma, querem ficar milionários e exercer o poder sómente.

  43. Ah, quer dizer então que estão tentando livrar a cara do Lula da Silva, que ele não tem nada a ver com isso, que não é ele o maior pizzaiolo do Brasil? Claro que sabemos como tudo vai terminar, como sempre, em pizza, ou abestados, Bento / Kostcho. Eita imprensinha marron, essa nossa, bem terceiro mundo, que atraso, aff!

  44. Oi Sr. Ricardo, boa tarde. Desde o descobrimento do Brasil e desde a criação da república sempre os tambores tocaram para os dirigentes políticos e especuladores. Não poderia ser diferente hoje, afinal, a característica humana quando não é disciplinada em seu crescimento, os frutos, quando adultos adulteram tudo e a quase todos. Lembro que alguém já disse: “O Homem é uma natureza boa, a sociedade que o corrompe”. Eu particularmente gostaria que a mídia não desistisse de insistir para que o congresso pudesse aprovar o fim do fator previdenciário! Afinal nem preciso repetir tudo que todos já escreveram sobre isso em mais diversos blogs, e até para os sites dos congressistas. Portanto, como diria o Boris Casoy para muitas coisas entre outras coisas mais…, se isso não acontece é porque não há interesse! Meus agradecimentos em poder dividir hoje este espaço importante em seu site. Wasserhansa.

  45. Estamos em perído de gatunagem explicita, não se intimidam quando o assunto é surrupiar o povo.
    Vai cabar com mais pessoas morreendo nas portas e no chão de hospitais públicos, com escola pública de péssima qualidade, com falta de saneamento básico, estados endividados (mas os governadores e ex milionários), com falta de creches, transportes sucateados, salários achatados.
    O dia que o povo brasileiro conhecer a Constituição Federal poderá haver alguma mudança.
    Hoje é só ler “10 maneiras de manipular um cidadão” de Noam Chonsky.

  46. Prezado Kotscho,

    Cazuza dizia na canção que “o tempo não pára”, o que deve ter sido verdade para êle, que sofria de mal incurável. Para outros, o tempo parece devagar demais para a sofreguidão com que perseguem seus objetivos da forma mais egoísta que lhes é possível. Êstes, cuja visão de mundo, entrevista nas linhas de seus comentários – que destilam fel e rancor contra tudo e contra todos – revelam uma incurável vergonha para defender abertamente as posições e soluções que advogam. E covardia ao não mostrarem seus nomes e caras, por saberem o preço que pagam por defender posições indefensáveis. O anonimato destes, cultores que são dos laços de subserviência a que o Brasil foi submetido ao longo de sua História, revela o descompasso entre o modo como se enxergaram na sociedade até ontem, e as dificuldades com que se defrontam para assumir novos papéis em um Brasil que ensaia insurgir-se contra a submissão. Mudou a música e êles só sabem dançar aquela velha.

    Muitos deles advogam solução que em última análise, favorece os políticos que êles alegam querer fora de cena. Será um êrro, ou objetivo oculto? O voto nulo representa exatamente isto. E os maus modos?… Bem, essa gente nunca precisou de conversa ou inteligência para resolver seus problemas. Não custa lembrar que os caras que estão lá em Brasília, mas também em todas as capitais dos Estados e em todas as sedes dos municípios foram eleitos pelo povo – a massa e a elite.

    Cabe ao povo negar-lhes outro mandato.

    A pergunta que fizeste é mais difícil de responder do que seria decifrar o enigma proposto pela Esfinge, caso nós a encontrássemos no caminho. A diferença está em que ao não decifrar o enigma, seríamos fatalmente devorados. Já na presente situação política, a esperança será sempre a última que morre. Mas por ação, pelo voto, nunca por omissão ou pela quebra das regras do jôgo chamado democracia.

    Abçs.

  47. Meu caro Ricardo , em nome de quem quer o melhor para o Brasil ,o nosso presidente com o apoio que tem deveria marcar o seu nome defitivamente na história ,propondo as reformas que tem que ser feitas,para salvar o que resta de posotivo na classe que administra este país ,uma grande parcela de compatriotas não estão nem ai ,são alienados ,mas tem gente que quer ver este povo ser respeitado pela classe politíca e país em fim se definindocomo nação perante o mundo .

  48. Ninguem sabe. Mas o que sabemos é que é necessário abolir leis que permitem e propiciam a presente impunidade generalizada que está ocorrendo. Tribunais especiais para políticos só deveriam ser usados para crimes políticos, nunca para crimes comuns. Condições especiais para prisões de criminosos com curso superior não deveriam existir. E todas as demais excessões que nos separam (nós cidadãos de 3a classe) de suas excelências os politicos, os juizes, os advogados, funcionários públicos, etc, tambem deveriam ser eliminadas. Com certeza teríamos um país mais sério, porque mais equânime e mais justo., O governo Lula é apenas mais um produto do meio em que vivemos. Precisamos mudar. CONSTITUINTE JÁ.

  49. Apesar de contestar algumas posturas de Lula, considero sua eleição um benefício em vários aspectos, entre eles no sentido de despertar a vigilância da grande mídia, inconformada com o acesso do operário de Garanhuns à presidência e ao “topo” do mundo.

    Não fosse Lula o presidente-alvo, a sujeira secular da corrupção continuaria debaixo do tapete por muito tempo, e até se ampliaria, com o beneplácido de certa mídia beneficiada “ad seculum seculorum” pelas burras dos governos anteriores. Se a mídia expôs agora a corrupção que acobertara antes, não conseguiu também esconder a face de seus jornalistas mercenários. O fio da navalha cortou dos dois lados e pode deixar o fio de corte de um lado só, voltado para a jugular dos escribas vetustos, a reboque de vícios contraídos, a reboque do senhores mediáticos.

    Sendo assim, há uma conatação política no denuncismo contra Sarney, para atingir Lula é evidente, o que não justifica associar-nos à tolerância com a fornicação pecuniária.

    No entanto, a grande mídia enroscou-se num último e desesperado joguinho de risco: o ataque cifrado contra o presidente. Como essa imprensa já tomou tantos gols de Lula pelas costas desnudas, corre o risco de tomar mais um contra-ataque irreversível.

    Aí, então, todos os trunfos serão entregues por Lula ao sucessor ou sucessora, provavelmente Dilma, para realizar as reformas inadiáveis, da política à judiciária. Assim — que Deus nos ouça —, a diarréia eloqüente da grande mídia será contida pela moderação inevitável.

    Lula pode continuar a nadar de braçadas para passar o bastão a Dilma em mar aberto, onde o egoísmo de uns poucos, de fora e até de dentro do governo, não deixaram o atual presidente chegar. O mar sereno, longe das frotilhas dos piratas, pode estar a nosso alcance a curto prazo, pois já se desenha nas estrelas.

  50. ola querido R. K

    Já passei por fases, nestes ultimos anos de governo LULA, onde me sentia traido, enganado, etc etc…..
    Dificil para quem tem acesso mais direto com esses personagens da nossa historia, avaliar tudo o que acontece de explicavel, justificavel, compreensivel, imaginem para quem como eu, apenas um simples cidadão minimamente tentando saber atraves do que dizem, publicam, escrevem, que rumo vão os outros dar-lhe à vida. Ah, sim, antes que venham me dizer que cada um tem o proprio destino nas mãos quero lembra-los que não sou psicopata, sou um ser social que necessita sentir-se participante de alguma coisa maior, de uma nação com instituições representativas respeitaveis, homens publicos exemplares, sim porque não heróis tambem.
    Escrevo tudo isso talvez para fazer alguma expiação (?) de uma certa “duvida-culpa” que me assola toda vez que nosso presidente tem esses comportamentos tão dificeis de serem entendidos.
    Agora esse apoio a alguem que todos sabemos, representante
    de uma sociedade de coroneis e coronelismos, que graças a Deus há de extinguir-se. Deus me ouça!.
    Dificil, muito dificil meu caro R.K., compreender tudo isso.
    Lerei daqui pra frente so literatura pura? Afinal para chegar à conclusão de que existe mais misterios entre o ceu e terra do que sonha nossa vã filosofia, não preciso questionar-me como alguem que quer sua cidadania BRASILEIRA como algo respeitavel.
    abraços.
    joluiz/.

  51. Discordo do Bento e de voce. A imprensa sempre esta procurando sarna para os outros se cocarem, independente do governo. Nao vejo de forma alguma campanha contra este governo, acho isso choro de PTista , como sempre, se fazendo de vitimas…. Acho sim, sintomatica, a preocupacao do presidente Lula em pular na frente dos fatos e tentar, com veemencia, defender o Sr. Sarney, o que me parece preocupante. Qual a necessidade do Sr. Lula em tanto defender o Sarney? Por acaso tem medo que se ele sair, acabe atirando, inclusive, no ventilador do presidente???

  52. A Bíblia que é a Palavra de Deus fala em Isaías, 10: 1-3. O que acontecerá com os políticos brasileiros, você que é político pense bem de que lugar é este que se está falando, pois vou te ajudar é o INFERNO!!!, arrependam-se em quanto há tempo; mas não basta só o arrependimento para os políticos eles tem que fazer como ZAQUEU QUANDO SE ARREPENDEU basta ler as instruções abaixo.
    Isaias, 10:2-3.
    Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivãos que escrevem perversidades,
    Para prejudicarem os pobres em juízo, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e para roubarem os órfãos!
    Mas que fareis vós outros no dia da visitação, e da assolação, que há de vir de longe? a quem recorrereis para obter socorro, e onde deixareis a vossa glória,
    Lucas, 19:8.
    E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
    Portanto a vocês políticos brasileiros que tem defraudado o povo do brasileira, só lhes restam esta esperança, caso contrário, imaginem aonde vocês passarão a eternidade?

  53. Acho que sei como vai acabar essa história: Provávelmente em uma bela PIZZA. Agora se a coisa apertar um pouco ele ficará doente e acabará internado no Hospital Albert Ainsten, pedindo pra população rezar pra ele.

  54. Caro Ricardo,

    Parece até pergunta de como termina o desenho do lobo mal e os tres porquinhos para uma criança !!! é claro que todos nos brasileiros sabemos que não vai acabar em nada, ou seja mais uma PIZZA de Brasília para servirmos à mesa do povão !
    Assistimos ontem nosso ilustríssimo metalúrgico chefe da nação de bobos falar que devemos não julgar como crime antes de saber as razões…. Mas o povo Brasileiro sabe muito bem que são seus bandidos e a família Sarney são uns deles junto com toda a corja de politicos que ontem eram guerrilheiros, terrorista, e ladroes, e hoje ocupam e sugam as veias da nação!
    Preferiria milhoes de vezes os militares !!!

  55. Oh Kotscho!!!!
    Só Deus pode nos livrar desses homens perversos. Não há lei que possa pará-los; pois quem as faz? São eles; homens de caráter distorcidos. Me pergunto sempre, se haverá um dia em que teremos uma política saudável, curada desse câncer malígno…Pobre de nós vamos padecer sem ver esse dia chegar…

  56. SARNEY SE AGARRA A LULA COMO UM MENINO AGARRA A MÃE QUERENDO UM DOCE,SERÁ QUE NÃO SE CONTENTA COM O QUE JÁ TIROU DOS COFRES PUBLICOS??? DONO DE
    UMA CADEIA DE RADIOS E TELEVISÃO NO MARANHÃO?? O QUE
    ME DEIXA MAIS IRRITADA É SABER QUE SARNEY NÃO É DO PT.
    GOSTARIA DE SABER QUAL INTERESSE DE LULA EM BLINDAR
    O SARNEY CONTRA ESSAS ACUSAÇÕES,COMPROVADAS PELA
    IMPRENSA?? SE O GOVERNO NÃO TIVESSE COM CERTEZA O
    RABO PRESO EM MUITAS MARACUTAIAS,ELE JÁ TINHA DESGRUDADO O ESPERTALHÃO DA BARRA DE SUA CALÇA..
    SÓ SABEMOS DESSAS FALCATRUAS,GRAÇAS AO TRABALHO
    DA IMPRENSA,QUE ATRAVES DESSES HEROIS JORNALISTAS,
    PUBLICAM EM JORNAIS,TVS ETÇ. HOJE O SENADO SEM
    CREDIBILIDADE ALGUMA,EU NEM SEI QUAL A SUA FUNÇÃO
    DO MESMO, SE É PARA FAZER VALER OS DIREITOS DO POVO,
    CRIAR LEIS PARA COMBATER O CRIME ORGANIZADO NO PAIS,
    MAS AS LEIS QUE ELES CRIAM,É SOMENTE EM BENEFICIOS
    PROPRIOS COMO: AUMENTAR SEUS SALARIOS, MORDOMIA,
    NÃO PAGAR IMPOSTOS ( O CASTELO) UM EX, VIAJAR E VIAJAR
    AS NOSSAS CUSTAS,EMPREGAR FILHOS,ESPOSAS,NORAS,
    NETOS,NAMORADO DOS NETOS,”ISSO TEM QUE ACABAR”,JÁ
    ESTAMOS CANSADOS DE SER TROUXAS. E COM ISSO O SR
    SARNEY SE TORNA MAIS UM SEVERINO CAVALCANTE, MAS
    TEM QUE SAIR. SER POLITICO HOJE NO BRASIL,É O MELHOR
    NEGOCIO QUE EXISTE,POR ISSO QUE ATÉ OS CACHORROS
    QUEREM SER CANDIDATOS,OS CARAS NÃO SABEM FAZER OUTRA COISA , A NÃO SER ROUBAR O DINHEIRO PUBLICO,
    CADE A POLICIA DE MATO GROSSO????? CADEIA NELES!!!!
    ENQUANTO ISSO, AS FILAS DOBRAM ESQUINAS,SÃO GENTE
    PRECISANDO DE UMA CONSULTA,SÃO GENTE MORRENDO A
    BALA DENTRO DE SUAS CASAS POR BANDIDOS,POIS O PAIS NAO TEM LEI ESTÁ DESGOVERNADO,ESTÃO DE OLHO NAS
    ELEIÇÕES DE 2010. “CAMBADA!!!)

  57. Prezados,

    Defendendo o Lula e o Sarney, como alguns aqui estão fazendo, é mais maluquice que qualquer Tonho da Lua tenha feito. Voces não percebem que o Lula mudou, e mudou para pior, quando defende esses ladrões.

    Se o Lula abandonar esses ladrões é claro que ele perde a sustentação política mas, é melhor não ter sustentação do que colaborar e aprovar o que esses FDP fazem. O que não é possível é o Lula aprovar e defender esses FDP. Isso não dá para compreender e aceitar.

  58. Essa prostituição política nunca vai acabar….Com todo o respeito a nós brasileiros, achar que isso vai mudar um dia… esqueça… Imagine como seriam nossas conversas nos botecos da vida, reuniões familiares, happy hours, etc etc etc … que chatice…não poder falar desses “ASES INDOMÁVEIS” e suas ACROBACIAS para desviar de tudo e todos. Imagine só o tédio que seria ler um jornal, revista, internet, blog. Não consigo imaginar isso !!!
    Bom final de semana a todos

  59. Acho que a grande mídia não imaginava que o Lula fosse bancar, mesmo com um desgaste enorme, a defesa de Sarney. Hoje no Brasil, ninguém governa tendo o PMDB como oposição,´é o governo federal e os estaduais. Em todos os estados que o PMDB não governa, são aliadios dos governadores (MG/SP/RS). Portando, a mídia achou que desgastando Sarney, o PMDB deixaria de fazer parte da base aliada de Lula e consequentemente se engajando na candidatura Serra/2010, já que Quércia(?) já é um grande aliado em SP. Não que o Sarney não mereça, mas eu pergunto por que só o Sarney? Por que, também, não as falcatruas do Heráclito (funcionária fantasma, filha de FHC), Azeredo (réu no mensalão mineiro), Artur Virgílio (tratamento médico da mãe/dinheiro para pagar despesas no exterior)? E os outros? Passagens aéreas, aluguel de jatinhos? Quantos parentes e amigos dos senadores trabalham lá? Será que é somente o Sarney que se acha “dono” dos cargos no senado? Quantos senadores empregaram seus amigos, parentes? Que se apure tudo sobre o Sarney, mas que se apure também as falcatruas dos outros “nobres” parlamentares.

  60. CULPA DOS BRASILEIROS COMO EU, VOTAMOS NESSES BANDIDOS
    QUE SÓ SE PREOCUPAM EM ROUBAR DINHEIRO DOS IMPOSTOS, A BRIGA É PRA TER OPORTUNIDADE DE SER PRESIDENTE DO SENADO E ROUBAR PRA SI E SEUS COMPARSAS. NAUM ADIANTA SAI BANDIDO E ENTRA LADRAO.NOIS AQUI EM BAIXO TOMAMOS NAQUELE LUGAR E PAGAMOS IMPOSTOS PRA SUSTENTAR ESSE BANDIDOS DE TERNO.

  61. Eles vão aguentar o mesmo tanto que o Renan aguentou… ou seja… passou e vai ser esquecido até o próximo escândalo que não tarda a acontecer.
    Não votei no Lula porque não acreditava na sua capacidade adminstrativa de conduzir o Brasil. Ledo engano… Lula fez muito pior tudo aquilo que ele tanto combatia… Lula prometia acabar com a corrupção… Lula era contra Collor… Lla era contra Sarney… Lula era a favor de CPI’s… ou seja, Lula era falso demais e o povo brasileiro acreditou nele.
    Me considero uma pessoa esclarecida… penso muito antes de votar… procuro saber a história dos candidatos… procuro acompanhar… e de que tudo isso adianta?

  62. A HISTÓRIA DO SARNEY VAI ACABAR EM NADA, ALIAS SERÁ ELEITO SENADOR NOVAMENTEPELO POVO DO SEU ESTADO.O POVO BRASILEIRO ADORA POLITICO SEM DIGNIDADE PARA QUEM SABE LEVAR ALGUMA VANTAGEM.

  63. “Muitos estão revoltados”. Concordo mas todos em suas respectivas cadeiras poucos são os que tentam fazer algo mais concretos que só palavras. Por isso digo ano que vem não reelegam ninguém e se querem que a politica olhe realmente para os cidadãos nos horarios eleitorais desliguem tudo tv, rádio e por ai vai vamos ver quando deixamos de ser submissos e passarmos a opressor

  64. Concordo com vc. Esconder-se via apelido é uma banalidade tão boba, que entristece a gente saber que o cara se esconde por motívo digamos, infantil. Covardia? Nada nos impede de supor.
    Como vai acabar essa “marmelada” Lula x “sir” Ney é o Lula ter que acrescentar ao seu nome o pseudônimo “Pilatos”. Seus assessores já estão alertando-o para sair de fininho desse imbroglio.
    Que tal: Luiz Inácio Lula “Pilatos” da Silva? É o risco que ele está correndo…

  65. Ricardo

    Acho que Lula está tomando uma posição extremamente perigosa no sentido eleitoral, em tentar defender Sarney para não perder o PMDB.Defender a aliança com a banda podre do PMDB é achincalhar a ética e a moral e Lula com a popularidade que tem não precisava entrar nesse jogo.O problema para ele é que o PT não tem candidato forte nem à presidência nem aos governos dos estados mais importantes e ele precisa de qualquer um para ajudar a Ministra . Lula não está sabendo diferenciar seus apoiadores e a cada fala fica mais claro que para essa eleição vai valer tudo mesmo.

  66. O problema da midia em geral é querer a todo custo fazer um cavalo de batalha nas crises que afloram a cada segundo no Brasil. Escreve-se as turras sobre ética e coisas mais, tudo no toque de campanhas eleitorais eternas, a impressão que se passa é que agora tudo vai ser diferente, fulano vai ser punido, sicrano na cadeia,mas nada acontece e todos se preparam para uma nova crise que não custa a chegar… e tudo começa, a esperança também…até quando. Deus existe?

  67. Na terra de SARNEY o QUE parece é!
    Qual o interesse do Dr. Brito, em indicar uma Universidade OBSCURA ou será que o Dr. Brito já aderiu ao “MODUS OPERANDI” do deputado que mandou a sociedade se lixar, para continuar a prevalecer os de sua Casta.
    O Dr. Brito aderiu ao deputado venal, assim como Renan aderiu ao Sarney em troca de apoio mútuo para suas organizações, quando da tramitação de projetos, que interesse a seus ASSOCIADOS, especificamente na aprovação de leis criminais.

    OAB oferece inscrição a advogados espanhóis para especialização à distância.

    O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Brito, enviou ofício ao presidente do presidente do Conselho Geral da Advocacia Espanhola, Carlos Carnicer Díez, para informar que estão abertas as inscrições para os cursos à distância de especialização em Direito, promovidos pela Escola Nacional da Advocacia (ENA), da OAB, e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

  68. Infelizmente, não vai dar em NADA, como sempre acontece nesse pais. A Comissão de Ética é composta de partidários amigos do Sarney,. Então o q/ acha q/ vai acontecer??PIZZA, MUITA PIZZA!!

  69. Se o autor do blog apaga os comentários dos leitores no caso de serem mais apimentados, pegunto: onde está a liberdade de imprensa? Por que censurar os comentários?

  70. Realmente não sei porque vou postar esse comentário.Nos últimos tempos vejo a política brasileira e sinto nojo, independente de partidos, acho que já esta mais do que na hora dos brasileiros olharem para o futuro deixar as comparações com o passado para trás ,um erro não justifica o outro e tentarmos fazer uma limpeza atraves do voto.
    O PT foi eleito com uma bandeira moralizadora por isso quando o presidente defende Sarney, mensaleiros etc nos colamos sua imagem nele, afinal “quem com porcos se mistura farelos come”
    Não acho e nunca acharei normal pedir emprego a político, embora sabendo que a maioria faz e acha certo, isso não torna essa prática lícita.Se os parentes dos políticos são tão preparados, façam concursos e que entrem pela porta da frente.
    Quanto ao medo de se identificar no comentário, eu pelo menos tenho receio pelos ocorridos num passado recente, com jornalista ameaçado de ser posto fora do país, gente que é posta para fora por ter feito seu trabalho direito, agora imagine eu que não tenho costas quentes, na dúvida, prefiro não arriscar.
    O que realmente desejo é ter um país decente para educar meus filhos e sentir orgulho de ser brasileira

  71. Eu acho que nós estamos tão acostumados com essas notícias, que elas parecem já fazer parte do nosso cotidiano. O próprio presidente que defende com unhas e dentes todos as pessoas envolvidas em escandalos de corrupção (vide Palocci, Zé Dirceu, e por aí vai) que deu uma declaração há tempos dizendo que essas denúncias nunca dão em nada. Ou seja, podem pintar e bordar que não acontece nada mesmo. Fica tudo no esquecimento. E nós com a mesma cara de tacho…

  72. Mas do que os escândalos do congresso,que se tornou fato rotineiro, e das muitas Cpis que só atrasam as resoluções prioritárias do verdadeiro pepel do senado,já que este se resume em queda de braço entre a oposição e governo pelas picuinhas pessoais que gastam o dinheiro público,o que mais me chocou em tudo isso, é a posição do presidente Lula em exaltar o presidente do senado José Sarney como intocável pelos escândalos, pelo seu histórico político no Brasil.
    O que mais enoja, é que este senhor , que outrora foi beneficiado pela ditadura militar ,em detrimento aos seus conterrâneos do Maranhão ,e que veste o fardão da Academia Brasileira de Letras ,sendo esta uma instituição séria e mantenedora da cultura brasileira, se coloca como icone político ,querendo desmerecer seus erros como homem.
    O presidente Lula interessado nos destinos políticos de 2010,
    chega agredir seus eleitores fiéis, com a falácia de rever o passado do então senador ,perpetuando neste país a manutençao da injustiça e de políticos demagogos e oportunistas que se utilizam do prestígio político para onerar o dinheiro público.
    Abaixo esses remanecentes da oligarquia cruel que atrasou e injustiçou o povo desse país.

  73. Caro Jornalista:
    Ao concorrer a tantas eleições, a imagem de Lula fixou-se na memória dos brasileiros até mais que Pelé, o mito do futebol.Mas não tenha dúvida, que ela arrefecerá quando acabar o seu mandato, ainda que consiga eleger o seu sucessor.Será neste momento que os abusos cometidos terão um peso enorme na sua biografia.Ao fazer a defesa do Sarney, ele despreza tantos eleitores, que como eu participaram da proeza de transformar um ex metalúrgico num dos maiores políticos deste país.Esta pseudo governabilidade vale a pena o custo que sobrará a gerações, e a indignação já experimentada pela a atual?Senhores políticos, sejamos mais razoáveis.

  74. Prezado Ricardo Kotscho
    Sempre o admirei como jornalista mas, a partir de agora, essa admiração sofreu um golpe irreversível. Não é possível crer que o dilúvio de denúncias sobre as ações do atual presidente do Senado divulgadaspela imprensa “tenha motivações políticas”. Falemos claramente: Sarney e seu clã são verdadeiros parasitas do dinheiro público há décadas. Sarney e sua camarilha são representantes de tudo aquilo que coloca a política do Brasil no nível do esgoto. Todavia, ele possui ao seu lado o presidente Macunaíma que defende todos os seus desmandos e patifarias tendo em vista os interesses “políticos”. Lula é a grande “metaformose ambulante” às avessas, isso porque se aliou aos piores políticos desse país. Gostaria de lembrar do discurso do PT e de Lula durante a presidência de Sarney (uma das mais corruptas da história); por outro lado, agora abraça Collor. Depois, é a mídia que tem “motivações ” políticas?

  75. Boa tarde Jatom (é seu nome mesmo?).
    Não sei a quanto tempo você acompanha o Balaio, mas vale dizer em defesa do Ricardo que ele tem a necessidade de excluir os cometários mais “apimentados ” por que devem ser mais sem educação, mais sem respeito, mais sem identidade.
    Vivemos num país onde as pessoas, infelizmente, confundem liberdade de expressão, com achincalhamento, e palavras de baixo calão que pouco acrescentam aos outros, esquecendo-se que a sua e a minha liberdade termina onde começa a dos outros, no presente caso, apimentados, e acredito que na sua grande maioria anônimos, pouco acrescentariam na discussão e no vocabulário que eu e você gostaríamos de ver nossos filhos falarem.
    Só pra contar o cometário está assinado com meu nome verdadeiro (diferente, mas verdadeiro).

    atenciosamente;
    Zenuel Lins

  76. Em nada é claro, afinal lá no Circo do Planalto, é ladrão julgando ladrão. Quem é louco de bater de frente com o Sarney, o bicho tem mais de 60 anos de politica, será que ele não conhece os podres de ninguem?
    O cara não tá nem aí!!!!!!!!!

  77. Esse caso vai terminar igual ao mensalão, pois o Sarney deve até ser reeleito e o Lula sabe que o povo esquece rápido e portanto está se lixando pra opinião publica pois como no caso do mensalão , isso será esquecido. Agora volta a conversa antiga dos petralhas que a culpa é da imprensa golpista.

  78. jatom

    Concordo plenamente, se o comentário é meio forte, principalmente quando se fala a verdade ele é censurado, já enviei alguns, não com baixaria é claro, más assintosos e etou esperando ele ser publicado até agora.

  79. Kotscho,

    meu comentario continua aguardando moderação.. será que a contundência do meu pensamento, fez vocce retroceder da sua posição sobre o respeito ao livre pensamento? meu comentário está bastante critico, porem politicamente correto.. vamos aguardar!!

  80. Caro Ricardo, tenho sim respostas para suas perguntas. Com a comunicação atual, o povo está conseguindo falar para que os políticos escutem em tempo real, o que antes só escutavam de 4 em 4 anos. O que vai acontecer…? O sarney vai ter que renunciar ! Não se sustentará perante o clamor do povo. ( E dos plíticos que estão de olho nos votos ) O Lula no caminho em defesa do Sarney, está entregando as eleições de 2010 para a oposição. ( Graças à Deus )

  81. Lula e Sarney continuarão a enganar o povo brasileiro até que este tenha cultura suficiente para perceber quem são os políticos brasileiros. Um povo que só se importa com futebol e novela, não pode ter discernimento para entender o quanto é enganado. Em qualquer país de govêrno honesto, Sarney e família já teriam sido enforcados, mas aquí, a coisa é diferente pois contam com a proteção do “Poderoso Chefão”

  82. Interessante o fato de comentaristas que dizem que a “grande” imprensa não é isenta (o que é verdade), se julguem isentos quando consideram normal o presidente Lula defender o Sarney. São os mesmos “isentos” que julgavam normais reportagens, comentários e CPI’s quando eram contra o governo anterior tão, odiado por eles, e do qual herdamos os alicerces da estabilidade na qual o governo atual “surfa”.

  83. Depois que vi o presidente Lula dando tapinha nas costas do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello, seu desafeto histórico, nada mais me surpreende. Lula e Sarney, são farinha do mesmo saco, não largam o osso de jeito nenhum. O Sarney já se tornou patrimônio histórico do cenário político brasileiro, foi um desastre como presidente, transformou o Maranhão no clã dos Sarney e está destruindo a imagem do Senado.
    Lula e a quadrilha do PT tem projeto de ficarem 20 anos no poder, se alternando como se fossem verdadeiros donos da nação.
    O que dize diante disso? Digo que Lula e Sarney são canalhas de primeira grandeza, são verdadeiros usurpadores da democracia brasileira, dois calhordas que não farão faltam ao Brasil quando deixarem o poder.
    Me uno ao coro: Fora Lula e Sarney!!!

  84. Leio e gosto de seu blog. E analisando as opiniões aí expostas, com isenção de ânimo. fico atônito. Todas as falcatruas, como são chamados os crimes cometidos por essa corja de ladrões, são tratadas como simples “acusações” da oposição. E depois de muito reboliço, nada acontece. E como disse o advogado do Sarney, as “provas” foram obtidas de forma ilegal. Até parece que essa gente se preocupa com a lei. Mas o mais aborrecido é ter a certeza que numa próxima eleição todos os que são desmascarados voltarão eleitos. Sabe por que ? Porque o povo brasileiro é ignorante, politicamente falando. E todos aqueles que recebem qualquer beneficio do governo votarão nos mesmos corruptos, pois não vão querer perder o bolsa esmola, bolsa gas, etc. Não sabem que esses corruptos não são os que pagam esses beneficios, pois o governo não gera renda alguma, só gasta. Quem paga o pato é a sociedade. E essa sociedade vive manietada por esses métodos de cabresto da população miserável que elegem esses canalhas. Por isso nada vai mudar. Agora, afirmar que as denúncias contra o Sarney são para desestabilizar o governo do Lunático e visando as eleições de 2010 é dose para elefante. São fatos não somente contra o Sarney mas contra toda a Mafia que ali se instalou.Se são crimes devem ser tratados como crimes e os criminosos, no mínimo, deveriam ser apeados do poder. Mas que nada. O máximo que pode acontecer é o Sarney ser tirado da presidencia do senado, e como o Renan, nada sofrer,recebendo normalmente seus salários e fazendo novas falcatruas, pois nada fez de errado e o que a midia esta denunciando são fatos para atrapalhar as eleições. Chega ao cúmulo de ler na seção de cartas do leitor da Folha o magnifico Aguinaldo Timóteo defendendo o Sarney, asseverando que os parentes dele tem o direito de trabalhar. Que Deus se apiede deste pobre povo.

  85. . Sarney não larga o Senado e Lula não larga Sarney. Até onde os dois vão aguentar?

    Isso pode ser indício de que eles tem algum acordo, o Lula não pode largar Sarney e Sarney não pode largar Lula, algum tipo de distribuição de cargos, de divisão do poder, se cair um, uma carta forte do castelo, ele vai abaixo feito um castelo de cartas.

  86. AMIGO RICARDO. UMA SABEDORIA CHINESA: UM HOMEM RESOLVEU VENDER SUA ALMA AO DIABO EM TROCA DE BENESSES TERRENAS NA SUA TOTALIDADE( FAMA, FORTUNA, MULHERES Á RODO, E POR AÍ VAI…). O TRATO VALIA 30 ANOS, APÓS OS QUAIS, O DEMO VIRIA BUSCA-LO PARA SEU REINO DAS TREVAS. DEPOIS DE 20 ANOS E VENDO O TEMPO EXTINGUIR-SE, ELE PEDIU Á LÚCIFER A QUEBRA DO CONTRATO. O DEMONIO EXPRESSOU-SE DESSA FORMA. “INFELIZMENTE O QUE PEDES É IMPOSSIVEL! E TEM MAIS, MISERO MORTAL: A TUA CONDENAÇÃO NÃO SE FAZ JUS AO TEM COMPORTAMENTO LIBERTINO DURANTE O CONTRATO. TUA CONDENAÇÃO DEVE-SE SOMENTE Á UM PECADO CAPITAL QUE COMETESTES AO QUERER GOZAR ESSA VIDA, FORA DO ALCANCE DE TEUS SEMELHANTES: A DESONESTIDADE!”

  87. O certo seria um ampla investigação, mas o objetivo da oposição e da imprensa não é este, o que eles querem é fingir que investigam e atrapalhar ao máximo o governo, mas enfim, cada povo tem a oposição e imprensa que merece !

  88. Caro Sr. Bento Bravo,

    1. Eu conheço várias pessoas que (inclusive meu pai) que tiveram oportunidade e nunca pediram emprego público para parentes .Pode parecer estranho ao senhor, mas acredite: essas pessoas existem!!! Pelo que entendi, o senhor já pediu, não é mesmo?? Conseguiu???
    2. A diferença entre os filhos bastardos dos dois é que um estava sendo sustentado com dinheiro público e o outro, até onde eu saiba, não. É um boa diferença para o senhor??
    3. Concordo que o governo FHC não foi um mar de honestidade, porém o erro de um jamais poderia justificar o do outro e tem o fato agravante do Lula e do PT terem vendido a imagem de únicos “virgens no bordel”.

  89. Desculpa Ricardo mas acho que vc, como petista, manipula um pouco os comentários. Acho uma vergonha o Lula defender o cornê. O Presidente deveria por postura dar a entender que o Sir Ney renuncie, como aconteceria em qualquer país civilizado. Não…em um país civilizado o político sairia por conta própria após tantos escândalos.

  90. Meu prezado Kotscho:

    Com todo meu respeito e admiração por sua experiência profissional a colega que nos orgulha a todos, permito-me pequena ressalva a sua análise sobre o “envolvimento” dos nomes de Lula e Sarney nestes episódios lamentáveis que envolvem o Senado Federal e uma crise armada para afetar o Executivo e o governo como um todo. A defesa que Lula faz de Sarney é a clara evidência de que o presidente, acossado por frágil maioria naquela casa, tenta de toda forma possível, evitar que o comando da Câmara Alta chegue às mãos golpistas e incendiárias de gente do calibre de um Artur Virgílio ou de um Marconi Pirillo que nada mais querem que o naufrágio de um projeto de poder que vem se mostrando favorável ao País. Para tais políticos não interessa o Brasil nação. Vale-lhes apenas e tão somente o interesse pessoal e partidário para que a coligação DEM-PSDB chegue ao Palácio do Planalto sobre os escombros de um país dividido e paralisado por sua caça impiedosa a culpas governamentais.
    Afinal, cabem as perguntas:

    – Que novidade há na conduta de José Sarney quando o próprio líder da oposição, o senador Artur Virgílio, confessou na tribuna haver aceito empréstimo de Agaciel Maia e quando se sabe que manteve no exterior sem trabalhar, assessor pago pelo Senado?

    – Qual povo em sã consciência admitiria a troca na presidência do Senado de um cacique maranhense por um senador goiano que tem no seu “prontuário” nada menos que sete processos eleitorais, entre eles a formação de quadrilha?

    – Quem no Senado Federal – e nisso incluo até petistas como Tião Vianna – pode atirar a primeira pedra sobre desmandos e tráfico de influência?

    Com sua experiência política, Kotscho você há de se lembrar de quantos lhe foram à mesa pedir favores e benesses em favor de seus apadrinhados e hoje posam de vestais da moralidade pública.

    Lula nada mais faz que evitar que a oposição empunhe o poder no Senado e lhe castre o resto do mandato impedindo que se cumpra um justo e correto projeto de governo.

    Acuse-se o atual presidente de tudo, menos de burro e néscio político. Se Lula não tem o preparo formal que temos nós, não se lhe pode desconhecer a astúcia e a sensibilidade para lidar com homens que não merecem o menor respeito por parte da sociedade.

    Hoje, tristemente, vejo o sr. Aloísio Mercadante fazer coro com a oposição e propor renúncia de Sarney que significa crise permanente e entrega de poder à oposição até o fim do mandato de Lula.

    Santa ingenuidade dessa esquerda que lembra bem meus tempos jovens e que nos classificavam a todos idelogicamente de “esquerdistas de botequim”. É isso que faz o PT como um todo e isso que faz com se aliem à implacável campanha midiática contra o governo que acaba por desembocar em comentários desairosos como o de sua análise.

    Afinal, será que ninguém vê o que está a mover PSDB e DEM? Será que nem mesmo essa nefanda campanha contra a Petrobras, o PAC, Dilma, Lula e todos os atos do governo federal mostra que se pretende enfim é o naufrágio final do governo para dar a esse neoliberalismo direitista o retorno ao governo?

    Queira Deus que não aconteça de tornarmos a ver a filha de FHC empregada sem trabalhar em gabinete de senador e ninguém da mídia dizer nada contra.

    Parece que só vale agora jogar pedra na Geni da hora, vale dizer, no governo Lula!!!!!

  91. Dizer que vai acabar em pizza não tem nenhuma novidade.
    Dizer que êle deve ser punido, perder mandato e outras coisas mais, também não tem nenhuma novidade.
    Para os milhares de votos e articificios que foi usado para êle estar onde está foram dados por pessoas que olham o quintal do vizinho e se esquece de limpar o seu. Se não vejamos, quem o condena é todos nos brasileiros que avaça sinais, dirigi falando ao selular, estaciona na garagem dos outros, em fila dupla, avançam sinais, somente tem direitos e não obrigações e passam pela vida reclamando dos outros.
    Façamos o seguinte, nas próximas eleições vamos valorizar mais o nosso voto para não correr o risco de colocar para governantes futuros, ladrões,traficantes (de droga e influencias), pessoas com ficha nas diversas policias ou sendo investigada, etc.
    Se não começarmos a mudar êste panorama, continuaremos a correr em volta do rabo. Que tal começar uma campanha nacional
    a procura da melhoria de quem nos irá governar no futuro.

  92. Eu sou um jovem de quinze anos, e sei q surpreendo por tão novo ser e já estar disposto a comentar política em um blog na rede, mas a situação no senado é de indgnar qualquer um.
    Desde o primeiro mandato do ilustre presidente Luiz Inácio Lula da Silva só há escândalo atrás de escândalo, mas o pior são as atitudes do presidente: Primairo foi o “Eu não sei de nada”; “Eu não vi nada” e agora essa defesa incessante do presidente do senado.
    As vezes concordar com a opinião pública é o melhor a se faezer porque o povo é sábio e quer Lula E sarney queiram ou não é o povo que hoje demonstra indignação em relação as atitudes dos presidentes em questão é o mesmo povo que ano que vem escolherá quem estará no poder.

  93. Sei sim, não precisa nem ter muito QI, ele vai convidar o Lula e seus perto de 40 miniatros pra uma saideira na pizzaria do senado, onde se comemora a mais um escândalo sem punição, e o povo como fica??? fica assim ohhhhhhhhhhhhhhh!!!!

  94. Evidentemente que é uma questão política. Alguns que me antecederam já disseram isso, como o Bento Bravo (11h56) lembrando que Sarney e Renam foram homens de FHC, e para a imprensa, sacana, estava tudo bem. “Nada a denunciar!”.
    Bem disse o Cláudio, das 14h05, compreensivamente irritado, que o Pedro Simon, “o politicamente correto”, angelicalmente pede a saida do Sarney, mas defende a sinistra Yeda, Cruzes!, apesar das inconfessáveis ações desta, à frente do governo gaucho.
    Não ver isso é não querer ver, ou não poder, como me parece ser o caso da Mara Ribeiro, das 13h57, a qual fala como quem perdeu muito pela ausência do PSDB do governo central. O ódio ali, não é só ideológico, parece feito de $$$$.
    Desta vez e primeira vez, espero que acabe em pizza.
    Falei e pronto!
    Abraços

  95. Denegrir apenas o governo? Por favor né. Defender toda essa quadrilha. Não me importo se é do PT, PSDB ou PMDB, meu pai me ensinou o que é ser honesto e ponto final. Por que defender o idefensável, esses políticos que assaltam os cofres públicos devem ser retirados da vida pública para sempre e quem os defende também.

  96. Essa história do Sarney vai acabar da mesma forma que a do Renan. É normal a demora na renúncia, mas ela é inevitável. Enquanto o Sarney não renunciar surgirão denúncias e mais denúncias. Quanto mais demorar a renúncia pior. Depois que vem a renuncia ai tudo se acalma, tudo se esquece, e ficamos aguardando o próximo a ser colocado na berlinda. Lula não tem nada haver com isso, Melhor ele ficar quietinho na dele.

  97. Entendi, melhor seria a imprensa fingir que não está acontecendo nada, afinal nada contra o rei dos pobres pode ser noticiado, é por conta de sua “biografia”…

  98. É essa Oposição e seus assessores que estão de Férias não saem do Computador escrevendo esse tipos de mensagens acima. Tão malucos em comparar Lula com Sarnei não fazem mais nada só procuram algo pra atrapalhar o Governo é mais um factoíde Politico. Coitados

  99. assim falou Zé de Trusta.

    Fica Sarney, fica aí
    Pois tu nasceu pra ficá
    Um caba como voce
    Num vai se acovardá
    Num vai deixar vagabundos
    Ao LULA atrapaiá

    Fica Sarney fica aí
    Bandido por bandido fica tú
    E pra esta opsição
    A praga do urubú
    Enfiem a cabeça num vaso
    Ou num buraco de tatú

  100. Respeitosamente, Ricardo Kotscho, seu post é demasiado imparcial, chega mesmo aos limites da ingenuidade. Ninguém de sã consciência defende as práticas sarnentas que não datam de hoje. Mas a pergunta que cabe nesse momento é: será mesmo que os indignados são mesmo favoráveis a moralização da política brasileira? Senão, vejamos: por quê setores da mídia brasileira que hoje faz campanha contra Sarney não passam a defender um parlamento unicameral? Quem elegeu sarney contra o candidato do PT? Qual jornal paulista reservava coluna vip pro sarney destilar suas idéias? E se Sarney de um momento para o outro decidisse passar à oposição do governo Lula, passaria a ter um verniz mais ético?
    Portanto, meu caro Ricardo Kotscho, sejamos lúcidos.
    Um abraço!

  101. Tirando algumas noites sem sono e um pouco de dor de cabeça no velhinho, isso vai dar numa bela pizza de mussarela e calabresa com um bom vinho italiano. Capiche?

  102. Boa tarde Ricardo!
    Boa tarde amigos balaieiros!

    Se bem que com essa chuva!!!!!

    Como vai terminar isso? Bem…fazendo-se uma análise de como terminaram, ou se encaminham para terminar todos os recentes transtornos a que a mídia expôs ao público nos ultimos tempos, eu tenho quase certeza (ainda não absoluta) que tudo irá se transformar em uma enorme “pizza” (à brasileira) .

    Eu tenho notado que a mídia “esquizofrênia” e “terrorísta” tem martelado bastante.

    Propósitos políticos ou não, mesmo assim tem desempenhado parte do seu papel, que é informar as “falcatruas” sendo cometídas com o dinheiro público…ou seja, meu, seu, de todos nós, e “não destinado à essa finalidade obviamente”.

    Já escreví aqui, e volto a dizer que o presidente (da república) não tem nada que defender o do senado. Diante de tais circunstâncias então, devería respeitar a autonomía daquela casa.

    Eu não culpo o presidente por coisas que ele não tem responsabilidade, como muitos aqui o fazem, mas nesse caso, ele está fazendo questão dessa associação na qual o leitor “Tonho da Lua” nada mas fez do que expôs, e que voce bem notou.

    Eu concordo que exíste uma coisa chamada “governabilidade” e que sem o “aliado” no local onde está, isso se torna difícil, e a oposição sabendo disso, faz o papel dela nessa guerra suja.

    No campo de batalha às vezes precisamos nos aliar à parceiros não tão honráveis assim, mas não podemos reclamar depois sobre as consequencias dessas atitudes.

    E muito menos acreditar que o inimigo vai ficar quietinho assistindo tudo sem nada fazer…portanto nada mais estamos vendo do que uma batalha em que a lei da “ação e reação” estão presentes e atuantes.

    Eu como brasileiro, tenho notado que muitas coisas tem melhorado sensívelmente, isso faz parte de minhas observações também…mas em contrapartída, vejo que antigamente a mídia escondía notícias ruins…tudo bem… Então por que a atual “posição” não fazia o papel dela e as suas denúncias na épóca em que era “oposição”? Já que prega que esses fatos sempre existiram…

    Acaba essa e começa outra…tudo bem…mas e o povo não deve ter tais conhecimentos? Não é bom para a nação saber como funcionam os poderes? Ou devemos apenas saber e assistir as maravílhas que tem ocorrído no nosso país?

    Esta mais do que provado que Sarney é o que é… Defender a sua posição atualmente esta sendo questionado até pela própria assessoria do presidente Lula.

    Certa vez alguns generais também questionaram varias atitudes de um lider, mas esse insistiu e deu no que deu.

    Se ele próprio faz questão de alimentar essa MÍDIA MONSTRO, então que se há de fazer?

    Antigamente se empurrava para debaixo do tapete…hoje em dia se deixa tudo à mostra…porque se tem a absoluta certeza da impunidade, e da receita da deliciosa pizza!

    O executívo se intromentendo no legislatívo, e o judiciário se lambuzando na lama…O QUE É ISSO??? ORDEM E PROGRESSO??????

    …e o povo apenas assistindo ao espetáculo dos horrores, sem saber o que fazer, como fazer, e onde fazer!

    Alguns pregam que deve fazer em 2010 nas urnas, para mudar tudo isso…bem…quantas vezes já mudamos?

    Eu, como observador imparcial de tudo isso, venho fazendo há muito tempo minhas análises.

    E volto a repetir Ricardo…tudo isso vai acabar em nada!

    Apenas…NADA!

    …chuva que segue!

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

  103. O Sarney,que não é santo,virou a Geni da vez.
    A filha do FHC, funcionária fantasma do senador Heráclito Fortes ficou só um ou dois dias na imprensa,na TV então, nenhuma nota ou comentário.
    Fizeram um auê com a amante e a filha do Renam(também na mesma cadeira, até derrubá-lo) e blindaram o FHC em situação análoga.A grande mídia é bem seletiva,apreendeu com bastante rapidez a lição ricúpera ¨o que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde¨.

  104. Não há mistério nenhum, claramente está acontecendo um ataque coordenado contra o Presidente do Senado, o objetivo indiscutível dessa manobra é atingir Lula e Dilma influenciando dessa forma na disputa eleitoral de 2010. Lula defende Sarney porque sabe que essas denúncias são forçadas e sabe da importância dele para o bom funcionamento do Senado. Não sei onde tudo isso vai parar mas tenho convicção de que Sarney provará sua inocência em cada uma das acusações, como sempre fez.

  105. Assim falou a enrabichada de Zé de Trusta:…cheia de moral…

    Onde estavam todos aqueles
    Que hoje pregam a moral
    Que hoje querem decência
    Honestidade e coisa e tal
    Deveriam sem clemencia
    Entrarem todos no pau.

  106. Caro Kotscho:

    É evidente que não estou tendo o atrevimento de ensinar política ao presidente Lula, mesmo porque não disponho de fatos reais para fazer uma análise. Mas acho que ele peca ao insistir em dar apoio público ao senador Sarney, em que pese ficar claro que o alvo é ele. Mais surpreendente é notar que o Sr. Presidente do Senado, apanha de todo lado, de seus próprios pares e nada faz. Não reage. Ele deve ter informações sobre os “idôneos” Álvaro Dias, Tasso Jereissati e Arthur Virgílio, apenas para citar alguns exemplos, que poderiam tirá-los do pedestal de baluartes da moralidade. E a imprensa tradicional? Que imprensa? Não existe. Se realmente existisse, por óbvio já teriam denunciado todas essas mazelas que apodrecem o Congresso Nacional desde que ele existe. E os jornalistas que cobrem Brasília sempre souberam disso, muitos talvez tenham sido privilegiados direta ou indiretamente pelos tais atos secretos. Só que a oposição precisa da cadeira do presidente do Senado para levar adiante a CPI da Petrobrás, dentre outras, na tentativa de criar fatos que desmoralizem o governo Lula. Pensam que talvez seja essa a única forma de impedirem que o atual presidente faça seu sucessor, dada a altíssima popularidade dele. Popularidade essa, diga-se, que o presidente imagina ser suficiente para blindar o Sr. José Sarney, quando o apóia, o que efetivamente não é verdade. Mas também não creio que esse apoio trará grandes consequências. Primeiro porque o que efetivamente manda na popularidade dele é o momento econômico, o qual inquestionavelmente está muito bom, levando-se em conta a crise capitalista. O que as pessoas não entendem, aqui em São Paulo, é que o Brasil não se restringe a nós. A repercussão do apoio do presidente Lula ao senador Sarney não tem, no resto do país, a força que tem aqui. As pessoas em São Paulo criticariam o Lula até se ele desse apoio à madre Tereza. Aqui é reduto do Serra, do FHC. As pesquisas que apontam Serra favorito dão um número exatamente igual ao que ele perdeu para o Lula. Ele não passa desse percentual, pois a grossa maioria de seus eleitores são paulistas e, repito, o Brasil não é apenas São Paulo. Outra coisa que podemos notar é que, felizmente, as informações estão chegando para as pessoas não só pelos “jornalões” vendidos (quero dizer corrompidos, pois nas bancas cada vez menos são comprados) de hoje. Os sites, blogs, etc., independentes, ajudam a mostrar o outro lado da moeda. Mostram o que realmente se quer com essa campanha contra o Sarney. Mostram a parcialidade da imprensa convencional. Depois que eles derrubarem o senador, tudo volta a ser como antes, com outros nomes (vão aposentar os atos secretos), porém, os indignados funcionários de jornais e redes de tvs (funcionários e não jornalistas, pois assim não podem ser considerados) não dirão uma única palavra. Como diz o Paulo Henrique Amorim, só agora descobriram que Sarney é Sarney. Quando ele dava apoio ao FHC, inclusive para “doar” as teles e outras empresas brasileiras, era o então senador ovacionado, levado para a Academia Brasileira de Letras, escrevia para a Folha de São Paulo (hoje um dos mais acirrados jornais que tentam derrubá-lo). Mas Sarney nunca passou de um aproveitador do poder; de um explorador de seu próprio povo; de um coronel dos moldes da era Vargas. Se a real biografia (citada por vc caro Kotscho) do Sr. José Sarney fosse escrita, seria algo muito parecido com o que vemos hoje. A biografia dele, até então, era forjada pelos que hoje tentam derrubá-lo, por ter cometido o grande erro da vida: apoiar o presidente operário, nordestino, sem curso superior e que tem um problema de dicção. Isso é imperdoável para esses hipócritas. E nunca nos esqueçamos que o apoio de Sarney a Lula está distante de ser por questão ideológica. Na mentalidade elitista deles, o sucesso do presidente operário significa a admissão de seus próprios fracassos.
    É o que penso sobre esse tema.
    Abraços.

  107. Jatom
    Faz parte, quando chegamos ao poder, mesmo em um blog é assim que a gente age. Apaga, compra. Mas isso é bem normal o resto são coisas da grande mídia que nos persegue. Só porque somos a melhor coisa do Brasil, realmente, vamos abrir o olho com a imprensa marrom e depois chamam a gente de chapa branca, vê se pode?

  108. Ao longo das dezenas de comentários vários “vai acabar em pizza” são entremeados.

    Bobagem. Vício de preguiça mental. Não acabou em pizza e nem vai acabar. Seja lá o desfecho que acontecer, Sarney e as cercas de seu curral estão destruídos. Alguém tem dúvida disso?

    Sarney era o último grande respresentante do coronelato norte-nordestino. Alguns ainda subsistem mas são quase irrelevantes.

    Não importa se ele continua ou não presidente do senado.
    Sarneu acabou.

  109. Não sei como, mas deveria acabar na cadeia,junto com seu bando. E as pessoas não colocam o nome com medo de reprezalias…A censura , os coronéis da repuíblica e a ditadura,não permitem!

  110. ~Nunca vão presos. Se vão não ficam. Quando a Justiça deixar
    o primeiro mofando numa cadeia, aí, sim, teremos pessoas sérias no Senado e em todas as esferas políticas deste País.
    Enquanto isso, nós aqui debaixo esperaremos , até que a pizza
    asse. Fazer o que?

  111. EEUUU, TOUUU COMMM MÊDOO!! Pois sei como vai acabar isso… Toda a raça do Sarney e amigos, vão ficar rico e o povo vai pra cadeia porque votaram neles, piada néé, mas e´ verdade.

  112. Vai acabar sem a necessária reforma política. Tanto o legislativo quanto o executivo vão continuar corruptos.
    Se a oposição chegar ao poder nas próximas eleições tudo vai se repetir. O PT vai fazer a defesa hipócrita da ética (que eles não têm), quem estiver no poder vai falar em “perseguição da imprensa” e novamente inúmeros casos de corrupção vão ocorrer.

  113. A crise do senado já tem sido suficientemente analisada nos blogs e listas da internet É mais ou menos consenso que: Sarney é corrupto desde que o mundo é mundo e que sua fritura atual se deve ao desejo da oposição, com o luxuoso auxilio da mídia podre, de desestabilizar o governo e dar uma pernada na Casa Alta, para tentar boicotar os projetos a serem votados neste ano e pouco que resta até as eleições de 2010.
    A pergunta que me faço e que talvez não esteja sendo suficientemente comentada é: e depois do Sarney, quem virá? Será o Perillo ou haverá nova eleição na casa? Quem tem hoje, no Senado, estatura moral para assumir o encargo? O que fará Sarney depois, retaliação? Dei uma olhada nos tais “atos secretos” e não se salva muita coisa ou muitos senadores. A começar pelo aumento da verba indenizatória de 12.000,00 para 15.000,00, o que beneficiou TODOS os integrantes da casa. São todos coniventes, portanto. Aliás, na época do reajuste, ninguém se preocupou em verificar se o ato teria sido publicado ou não. Mas agora, por interesses espúrios, inquina-se o ato como secreto.
    O senado é um mundo à parte, a começar pelo seu orçamento, vinculado ao PIB do país. Alguém fez a conta e verificou que a Casa custa ao erário R$94.000,00 por dia para cada senador. Um despropósito total. Será que, renunciando o Sarney, as coisas vão mudar:? Eu, infelizmente, aposto que não. A imprensa vai imediatamente esquecer o assunto e voltar-se para o próximo escândalo. Afinal a eleição está aí, o tempo urge (ou ruge, como dizem alguns!) e a desmoralização do governo Lula não pode esperar.
    O povo, neste ponto, é tolo, e vê a política com os olhos inocentes de quem cumpre com suas obrigações cotidianas de forma quase religiosa. Embarcam numa canoa furada como esta sem qualquer hesitação. Afinal, quem pode ser contra um oligarca como Sarney, que passou a vida usando o poder para retirar dos cofres públicos benefícios para si e sua família. O patrimonialismo, o Santayanna diz, é o câncer do Brasil.

  114. Engraçado como são as coisas.Se a midia,”isenta”,como dá a entender o caro jornalista,destaca a questão Sarney / Lula ela passa a ser rotulada de” isenta” entre aspas.
    Se a mídia destacasse apenas a queda do dólar e as melhoras da bolsa e da economia em geral aí,segundo o caro jornalista,ela seria isenta,sem aspas??
    A balança da “isenção” pende para o lado do time que se torce?
    É” isenta”? para os olhos de quem vê?
    Pelo que entendi nas entrelinhas devemos louvar o Lula porque a economia está bem, mas não devemos condenar porque ele apóia o Sarney, que segundo o presidente não cometeu um crime de pena de morte (grande frase esta hem?) ,apenas prejudicou o erário público, denegriu a imagem do congresso,beneficiou-se do cargo que ocupa para empregar parentes (pobres desempregados que passam anos na fila para conseguir um salário de fome) e outras falhas não tão graves como desejam os lulistas de plantão. E ainda segundo a coluna, pelo que entendi,política é assim mesmo e as falcatruas fazem parte.
    Mas quem paga as contas (literalmente) é o cidadão honesto, que paga impostos,gera empregos e ainda é pichado de burgues,neo- liberal e reacionário pelos bolsistas de plantão.
    Que tal analisar também os bilhões de reais desviados da Saúde para as bolsas esmolas?
    É essa a inclusão social que precisamos e que os menos favorecidos desejam? Conta isso para aqueles que perdem seus familiares nas filas do sus!
    Conversa para boi dormir.

  115. Caro Bento, meu menino.
    Se voce não sabe, vou-lhe contar como vai terminar essa história escabrosa:

    Numa grande fábrica de roupas masculinas, com muitos e muitos funcionários, existia um grupelho como esse do Senado, que vivia roubando o patrão. Um dia, depois de uma minuciosa auditoria executada por esse pessoal do estrangeiro, descobriu-se uma grande fraude. Um alcance de milhares e milhares de reais. Só não se descobriu, com convicção, os verdadeiros ladrões. Como o clima estava pesado e a desconfiança estava sobre a cabeça de todos e para salvarem a corporação dos fraudadores, estes indicaram o Paulão, um dos membros do grupos como culpado que foi trucidado, moido arrebentado. Deu até no jornal.
    Eis que algum tempo depois, aparece no mercado um empresa de nome Organizações Paulão e Cia. Ltda.
    Sabe meu caro Bento quem era a Cia. Ltda? Eram todos aqueles que permaneceram na empresa que continuaram roubando e abastecendo as Organizações Paulão e Cia. Ltda.
    ESTE FATO DO SENADO VAI TERMINAR EXATAMENTE ASSIM…
    Todos vão continuar suas vidas alegres e felizes e com as burras cheias com nosso parco dinheirinho.

  116. É muito simples. Devemos acabar com o Senado. O Senado é podre. Não faz falta para a democracia. Podemos ter apenas a Câmara dos Deputados.
    A perseguição ao José Sarney é política. Interessa para a imprensa golpista a sua saída.
    A imprensa golpista apenas quer atingir o bom governo do Presidente Lula. Só isso. É golpe.

  117. INCRIVEL…muitos comentarios que estao aqui nos fazem acreditar que partem de pessoas inocentes, ignorantes ou petistas, prefiro acreditar que sao inocentes, pq depois de tantos escandalos e roubalheiras, tudo nas barbas no judiciario e em conluio com o chefe maior, que abraça e consola todo tipo de mau carater como renan, sarney, collor, agacel, ze dirceu etc , fazem de conta que nada esta acontecendo, e que tudo é culpa das elites golpistas….criem vergonha na cara e enfrentem o paredao, afinal nada dura para sempre, nem mesmo com a impunidade irao sobreviver, afinal O MAL POR SI SE DESTROI…

  118. ACHO QUE O SARNEY E O LULA ESTÃO NAMORANDO.
    O QUE VAI DAR QUANDO NASCER O FILHO DELES?
    UM SAPO BIGODUDO.
    PADRINHOS: FHC, QUERCIA, MALUF, PITA, FLEURI, JADER BARBALHO, RENAN CALHEIROS, ETC… ETC… ETC…

  119. Sinto muito pelos defensores do indefensavel sarney e familia, mas eles não entenderam ainda que o lodaçal dos Sarney é interminavel.
    A melhor se não a unica defesa atual que aparece é que há outros casos no senado.
    Sem problemas expulsemos sarney agora do senado ( só afastamento da presidencia não basta pelo tamanho da obra), e depois vamos atraz dos outros.
    Este senhor tem uma franquia de senador pelo Amapa, e atualmente passa ferias em sua residencia no Maranhão ( quando a justiça vai se pronunciar a esse respeito ), como se ve tudo é rolo quando se fala de sarney.
    Será que ele sabe onde fica o AMAPA>

  120. VAI DAR ONDE FOR O VIRGILIO… O EFRAIM… O DEMOSTENES. O ALAVARO DIAS… AH O PERILLO…..VICE DO SENADO ATOLADO ATE O PESCOÇO* O ESTADAO/PIG……VEM COM FOGO DE MASSARICO PARA QUEIMAR O PRESIDENTE SARNEY* MOTIVO ESTE O MAIOR LULISTA ENTRE OS SENADORES….. O PIG ARROTA…..REQUENTA FACTOIDES… E VEM…..SARNEY EM QUARENTENA……..VIRA COM MUNIÇAO….. NAO VAI SAIR COMO SAIU RENAN….. SARNEY HOMEM BOMBA= ARQUIVO VIVO!!! SOBRE LULA DA SILVA O DEFENDER….. ELE QUE QUE SE INVSTIQUE TB OS OPOSITORES….CORRETO…**ANTES DA PENA DE MORTE TEM O PROCESSO….A DEFESA…….???? mas para perillo e companhia tb……onde forem ira sarney……..

  121. Daqui a pouco irão inventar uma história e desviar a atenção do povo e com isso todos os participantes da corja, ganharão mais tempo para manupular as cabeças ignorantes de alguns brasileiros, quando fizeram as passeatas para tirarem o Collor do poder, foi porque ele mexeu no bolso dos barões e executivos milionários, agora quando se mexe no bolso do pobre o que irão fazer, minha gente…seremos que nem os argentinos, se não agrada sairemos as ruas e juntos mostraremos o poder que todos nós temos, Basta, chega de dizer “eu não vó”, “eu não sei”…por sermos pacatos merecemos o sofrimento que estamos passando.

  122. Este imbroglio acabaria logo se todos os Senadores fossem denunciados no conselho de ética do Senado, principalmente o lider da oposição que gastou setecentos e tantos mil reais com despesas médicas de sua genitora, dinheiro do senado claro e, portanto, nosso, recebeu um outro tanto do diretor daquela casa. No caso das passagens não se salva um. Parentes empregados, nem falar. Ai o circo pegava fogo de vez e muitas vestais teriam que se explicar . Falta saber quem foi o responsável ou responsáveis por 90% do atos secreto já que coube ao Sarney os 10%.

  123. O Estado brasileiro, em todas as suas instâncias e instituições transformam nosso país numa piada de mal gosto. É incrivel como a pessoas que ainda tem alguma coisa supostamente boa a dizer sobre os politícos e a governança neste estado marginal. São todos uns bandidos. Não sei se aprenderam com os mafiosos italianos ou se os mafiosos de lá não estão indignados por não terem pensado em se infiltrar no estado tão profunda e enraigadamente quanto aqui. Não há qualquer coisa que se possa pensar o acreditar que vá melhorar a imagem do estado brasileiro em todas as suas casas. Deus nos livre desse mar de lama e para aqueles que acreditam em Deus, seremos todos condenados a danação eterna por mantermos este pacto velado de silencio em relação a estas “instituições” e seus “representantes”. Somos um País de CONDENADOS.

  124. Sobre a crise no Senado, penso que cada um é responsável pelos seus atos. E o Sarney não é nem um pouco santo, usa seu cargo como lobby, e isto, é sim falta de ética. Fora Sarney.
    Onde vai dar? tomara que o Senado, seja sério e termine já com esta novela.
    O Lula, é que precisa se isentar não opinando na defesa de tantas coisas erradas e de escândalos ocorridos no seu Governo. Olha, não foram poucos! Ainda é melhor ele sair dizendo ” Eu não sei de nada” é mais bonito.

  125. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ! ESSA FOI DE DOER!

    MEIA SAPO! MEIA BODE! QUIÁ ..QUIÁ.. QUIÁ ..QUIÁ !

    É POR ISSO QUE EU MORO NA LUA, PERTO DO AGEPÊ!

  126. Os puros do PT não se emendam.

    Basta a mídia, no comando da oposição, achar uma brecha prá pressão ética (haja hipocrisiol prá toda essa gente) que eles rapidinho aderem, fornecendo de graça o oxigênio puro solicitado, sem qualquer esforço para imaginar altenativas políticas inteligentes, tanto para não aderir ao Sarney provedor, quanto a oposição hipócrita.

    Nesse escândalo da hora, a descoberta do “Sarney do mal” após trocentos anos de vida pública, onde o objetivo verdadeiro do consórcio oposicionista, capitaneado pela mídia seletiva, é a eleição de 2010, pode ser desbaratado, entre outras alternativas, por uma proposta lida em comentário em um desses blogs, propondo que Sarney e Perillo renunciem e assuma o comando do senado a 3ª vice presidênte, a senadora Serys, para fazer a transição.

    Vamos lá, “argutos, safos e agilíssimos”, Mercadante e Suplicy, ativem-se. Afinal de contas votamos em vocês para fazerem política e não campanha para beatificação junto a oposição.

  127. O presidente Lula me surpreende cada dia mais e mais com suas declarações: “A única coisa que eu peço é que o Ministério Público tenha o direito e a obrigação de agir com o máximo de seriedade, não pensando apenas na biografia de quem está investigando, mas na biografia de quem também está sendo investigado”…. É lógico que a justiça deve respeitar os direitos dos investigados. Quem deveria agir sim com mais seriedade é o Senado e próprio Lula. Para mim essa declaração do Lula é um claro recado de que para ele a justiça não deve ser para todos, mas depende da biografia da pessoa e seu círculo social e político (pricipalmente se for um político com história ou empresário poderoso aliado do presidente. Aliás esse tipo de declaração é muito contraditória com a bela biografia do senhor presidente e não faz nada bem a ela. Fica assim registrado na história do Brasil este peculiar pedido do presidente: a justiça deve tirar sua venda, e se vender ao passado glorioso de canalhas poderosos com História, diga se de passagem: sórdida. Ou ninguem sabe do apoio de Sarney à Ditadura? Ou da situação em que se encontra o Maranhão depois de anos de domínio do Clã dos Sarney?

  128. A crise é muito grave,e a todo momento aparece mais um fato novo e verdadeiro,devidamente rvisto pela PF ou outro Orgão competente.Mas pelo andar da carruagem, no final da linha vão todos comer Pizzas, e nos que pagamos os benditos impostos sustentamos toda essa corja de safados. E vem o Lula dizer que o Sarney tem história. Tem mesmo e só visitar o Maranhão o nome dele e de seus familiares estão em todos os lugares publicos como Rodoviaria, pontes etc. o que é proibido por lei,mas no Maranhão pode.

  129. Sinto-me estarrecida…
    Estava refletindo e conclui, como formar filho ético com exemplos dos nossos representantes que se sentem isentos por que tem uma biografia?
    Sim, o que gera evolução são os questionamentos, não respostas…
    Poucos sabem que autonomia não se dá, se constroe, porem com ética.
    Lula e Sarney ilustra essa frase…
    Lula quando vem a publico e defende isso, gera revolta e mostra sua total ignorancia…

  130. Sr Ricardo
    O que me decepciona foi o que veio para fazer o mais transparente possível, não passou de frustação. Isto eu já sabia desde que iniciou esse partido, que deveria ter ficado como só sindicalista! Agora quanto a esse poder de vítima que sofre esse nosso presidente e seu partido é uma coisa digna de qualquer peça teatral. Tudo o que ocorre de errado no governo é da oposição e da imprensa, eles decidem sempre o lado errado, estão sempre na contramão e se querem passar de vítima? Tentam construir uma perpetuação e não conseguem emplacar a culpa é de quem? Quem vive abraçado com os grandes ditadorzinhos é quem? Seria esse seu blog mais um canal Lulla.

  131. CARO AMIGO VENHA FAZER UMA VISITA AQUI NO MARANHAO E VER O QUE ESTE CIDADAO CHAMADO SARNEY FEZ PELO MARANHAO POIS O QUE SEI E VEJO NOS TEMOS 83 CIDADES MAIS POBRE DO PAIS ENQUANTO SUA FAMILIA E AMIGOS ESTAO CADA VEZ MAIS RICOS, EELE JA FOI PRESIDENTE DO PAIS 03 VEZES PRESIDENTEV DO SENADO E TEM MUITA ENFLUENCIA NOS TRES PODERES E NOSSO QUERIDO MARANHAO DEVERIA SER UMA GRANDE ESTADO. ABRAÇOS.

  132. A maior polemica sobre o caso Sarney é campanha politica do psdb e dem, devido a fragilidade deles no mercado de votos. O Caso Sarney é um vício de longa data e psdb e dem atraves de fhhc çtiveram oito anos para acabar com esse desmando de presidente de Senado e Camara federal, perga-se porque não fizeram isso na era fhc?? – É que naquela ocasião eles beneficiavam-se dos atos secretos, agora não tem beneficio e o processo i nteressa a eles para desmoralisar o governo e conseguir votos, mas, os 85% que elegem já sabem dessa jogada e psdb e dem terão grande susto nas proximas eleições. Outra eles querem Marconi Perilo na presidencia do Senado, esse cara quebrou Goías é bom ele ir para quebrar o Senado e fechar suas portas.

  133. motivação politica? desde quando corrupção,safadeza,desvio de verba,uso do cargo p/beneficiar parentes, fazer do senado extenção do fundo do seu quintal é motivação politica? SE O PRESIDENTE TEM COMO AMIGOS E APOIADORES ESSE TIPO DE POLITICO, A QUEM ELE SEMPRE RECRIMINOU, ENTÃO REALMENTE É O FUNDO DO POÇO P/ ELE E PARA TODOS OS SEUS CORRELIGIONÁRIOS.

  134. Jornalista: quando o pessoal do PT, com respingos no presidente Lula – apud Roberto Jefferson – envolveram-se no caso “mensalão”, o senhor não enviou carta a quem quer que seja para sugerir isso ou aquilo, simplesmente calou-se, isto é, aderiu…. Por que então pegar no pé do doutor Sarney por razões “venais” e não “mortais”, como diria o padre-diretor do seminário onde Carlos Heitor Cony estudou? Em tempo: v.t.c.

  135. È bom mesmo que tenha tiroteio entre eles, quem ganha é o povo que vai ficarsabendo de todos os podres.
    Nem o PT quer segurar esse mala do Sarney.

  136. Onde vai dar? Já deu!
    Ficou escancarada a prática detestável de misturar o público com o privado, se locupletar com o dinheiro público, cometer tráfico de influência e vários crimes. A Polícia Federal escancarou uma quadrilha! Agora, o pior de tudo, é o Presidente da República defender o indefensável! O presidente é um lider, deve ser um exemplo a ser seguido.
    Acho que Lula deveria ter ficado calado. Mas, será que ele pode?

  137. O seguinte, esse bufão indolente q atende pelo nome de lula, é tão canalha e vagabundo quanto todo o Congresso.
    Maldito corporativismo. Pro inferno todos os políticos.

  138. Como vai ficar a estória do Sarney? Ora! não vai dar em nada. Vai ficar como está. Ele e sua familia vão continuar donos do MA e quando se candidatar novamente a qualquer cargo, será eleito, pelo Estado do Amapá, Maranhão ou qualquer outro estado do NE. Quem manda é a grana, infelizmente.

  139. Sarney,como meu xará de quem você gosta tanto, disse há centenas de anos atrás “é muito mais importante o que você pensa de si mesmo do que os outros opinam a seu respeito”.Portanto,como esses fatos não atingem a sua consciência por se achar uma pessoa diferenciada (quanta babaquice) e merecedora de todos os benesses, continue fazendo as suas estripolias já que para você os sentimentos de honradez e de ética não são necessários para um político,principalmente quando se tem o acobertamento do picareta-mor e uma cambada de idiotas que pagam impostos para sustentar esse circo.Aposto como você dorme tranquilo feito um anjo,também nunca aconteceu nada!

  140. Quer saber?
    Em pizza.
    Recheio: “Voce que sabe, tipo P de porcaria, M de m…, D de desordem e B de burro”. “Massa bem grossa, tipo couro de dinossauro”. “Borda recheada com carne de sol, tipo Garanhuns, PE”.
    Sobremesa: queijo e goiabada tipo PT e PMDB.
    Bebida: Um vinho tipo Belusconi.
    A conta: Reais desviados para conta da “familia”.

  141. Vai dar no mesmo resultado dos seguintes casos: o dossie dos aloprados, a mafia dos sanguessugas, o mensalão e os quarenta ladroes, os dolares na cueca, a empresa do lulinha de games, a mafia do lixo de ribeirão preto e outras bem mais anteriores como por exemplo a mafia do orçamento, as pedras preciosas; alguém foi condenado, ou melhor nunca antes neste país ninguem tomou ou tomara conhecimento do que é necessario fazer para melhor as instituições. Nada irá acontecer nada, pois assim é que se faz politica neste nosso BRASIL. E ele também é o cara. Acorda BRASIL?????

  142. Ricardo, estão desesperados para tentar diminuir a popularidade de Lula. Ponto. Todo mundo já conhecia o Sarney e suas práticas coronelistas, patrimonialistas e nepotistas.. Todo mundo eu digo oposição e meios de comunicão. Não adianta, tanto oposição quanto situação já negociaram com o Saney. No fim das contas não vai adiantar, porque o povo não é bobo. Eles sabem que o Lula não é Santo, mas sabem que o outro lado é muito pior. Pergunta para todo trabalhador na rua, resposa é a mesma: PSDB nunca mais. Resumindo: Lula não é Santo, porém Serra com certeza é o
    demônio.

  143. É lógico que a motivação é toda de ordem política.
    Por que não fizeram o mesmo no período em que
    Garibaldi Alves presidiu a Casa ?
    A eleição que garantiu a vitória de Sarney deixou
    um rastro enorme de ressentimentos, inclusive,
    ou sobretudo, dentro do PT.
    Alem do mais, ficou difícil entender como foi possível
    construir acordos com o Dem de um lado e o PSDB,
    do outro.
    Sarney não tem outra opção, vai ser obrigado a se
    afastar.
    Vai abrir espaço para uma solução conciliadora
    com um nome que seja bem visto por todos:
    Marcos Maciel, por exemplo.

  144. Caro Kotscho,

    Eu também acho que essa história vai acabar em 2010, caso o presidente Lula não consiga eleger o seu sucessor. Caso contrário, somente em 2014, ou quem sabe quando ?

    A imprensa de um modo geral não dá ênfase aos acontecimentos que se tornam corriqueiros, como pessoas atropeladas nas grandes cidades, ou assaltos a pedestres e roubos de carros, pois isso acontece todos os dias em grande quantidade.

    Assim como esses acontecimentos corriqueiros são esses outros de senadores, deputados, juízes, prefeitos, governadores e tantos mais que usam o dinheiro público em benefício próprio.

    Isso é tão corriqueiro que normalmente não teria espaço em nenhum jornal que buscasse somente o interesse pela notícia para atrair os seus consumidores(leitore, ouvintes, etc).

    Como isso tem ganhado notoriedade na imprensa, e com certa insistência, isso é sintoma de que a imprensa tem outros objetivos ao escolher essa linha de atuação. Até mesmo essa atitude da imprensa não chega a ser novidade para nós que temos “olho clínico”.

    O Sarney é apenas a bola da vez. Se fecharmos os olhos e apontarmos dentro do congresso(Senado e Câmara), para qualquer direção e escolhermos outro para ser a bola da vez, todas essas acusações podem se repetir com chance quase de 100 porcento de acerto.

    Infelizmente não temos ninguém no senado que seja realmente digno de confiança para substituir o Sarney. Principalmente entre os que o acusam, não encontraremos nenhum que tenha as “mãos limpas”.

    A esperança venceu o medo. Mas a esperança também está se esvaindo. Agora não tenho mais medo e nem tampouco esperança.

  145. Estes carinhas do Dem e do Psdb são muito ardilosos, e associados à nossa imprensa são ….PERIGOSOS !!!
    A gente já conhece de longa data o que eles pretendem….não
    vão fazer nenhum presidente da turma deles…..estão desesperados….pensavam que implantando a crise financeira, o Lula ia cair…como não caiu, agora inventaram outra crise fiada no Senado prá ver se sobra para o Lula….Não adianta….já perderam….o Povo Brasileiro já sabe distinguir RAPOSAS de Quati…..

  146. Me espanta alguém ainda ter dúvidas quanto ao final de mais esta novela, como ainda me espanta ver pessoas indignadas com o Presidente “LULA” e suas defesas ante tantos criminosos que povoam o nosso Brasi, sejam Dirceus, Paloccis, ou Sarneys da vida.
    Hoje escutei uma entrevista do Lula, indagando qual o crime do Sarney, por que coitado, estão condenando um ex Presidente!
    Agora essa é boa, eu aprendi que bandido é bandido, que crime é crime, ou estou errado?

  147. É muito triste saber que o nosso Presidente vê diferenças entre a gravidade dos crimes! Pelo seu critério existem tres tipos de crimes de acordo com a sua gravidade:
    1. crimezinhos
    2. crimes
    3. crimezões
    Não sei, mas crimes são crimes, desde de favorecer parentes em falcatruas de grande monta, como arrumar cargo para namorado da neta. Principalmente partindo de um Estadista que deveria ser um exemplo de honestidade e honradez. O que mas me deixa perplexo é a pequenez do ato em si e como o Senado é usado como se fosse um negócio de família! Tomara que a moça não dê o fora no namorado!

  148. eh por estas e outras falcatruas que nos meros mortais, estuda, estuda e estuda, passa, passa, passa, em concursos publicos e nunca somos chamados para trabalhar, pois todas as vagas que anunciam ja tem os escolhidos a dedo, sempre parentes de politicos sangue-sugas.

  149. SEM COMENTÁRIOS. HÁ MUITOS ANOS VENHO RELEMBRANDO OS TEMPOS DE DITADURA. DIZEM QUE ERA RUIM. ENTRETANTO QUEM DIZ. NORMALMENTE SÃO OS EXILADOS POLÍTICOS, OS GOVERNADORES, OS MINISTROS, OS TERRORISTAS E OUTROS DA MESMA LÁIA. NAS VEIAS DESSA CAMARILHA CORRE O LÍQUIDO DA CORRUPÇÃO. SOU DA MESMA ÉPOCA DESSA GANG. ESTUDEI, ME FORMEI, CONSTITUI FAMÍLIA, TRABALHEI DURO E APENAS SOU UM MISERÁVEL APOSENTADO PELO INSS. TALVEZ SE TIVESSE PERTENCIDO A ESSAS CORJAS, SE VIVO, PODERIA SER SINDICALISTA, GOVERNADOR E ATÉ PRESIDENTE.
    TENHO SAUDADES DOS MILITARES, QUE PELO MENOS HAVIA ORDEM E RESPEITO AO POVO BRASILEIRO.
    OUVI DIZER QUE FRALDAS DE NENÊS E POLÍTICOS DEVERIAM TER O MESMO FIM. ME SINTO ENOJADO E ENVERGONHADO COMO BRASILEIRO POR ESSA CAMARILHA QUE NOS REPRESENTA.

  150. Ia me esquecendo, como o Washington bateu mal o penalti contra o Inter! Alias, acho que só eu vi o Miranda ser empurrado para dentro da área no momento do penalti e aí o árbitro marca invasão! Segundos antes da cobrança um jogador do Inter com a chuteira tenta danificar a marca do penalti (tentando reviver a “vergonha dos aflitos”). Como o árbitro não era o Beltrami, o Washington pode colocar a bola um pouco para trás e aí fez aquela coisa”horrorosa”! Vou perguntar para o Arnaldo, o que diz a regra:
    1. Deve ser cobrada de novo a penalidade?
    2. Deve ser marcada invasão involuntária?
    3. Deve ser cobrada de novo , mas não deixar o Washington bater?

  151. Pra mim, imaginar que uma suposta vitória de Dilma em 2010 está atrelada à manutenção de Sarney hoje, evidencia um erro de cálculo grotesco.

    Primeiro porque, meu palpite, Sarney não vai aguentar a pressão e vai sair ou ser saído. Então, se isso acontecer, de nada adiantará o desgaste que Lula e o PT estão sofrendo.

    Segundo – na probabilidade remota de Sarney se manter, estará enfraquecido demais pra ter alguma influência fora de sua área – sua influência será apenas regional, numa área em que o PT já tem apoio do eleitorado, graças ao Bolsa Família. Ou seja, vão pagar caro por algo que já têm.

    Terceiro – se a manutenção de Sarney é realmente vital para a canditadura de Dilma, então, chega-se à parte mais triste do erro de cálculo: significa que Dilma é uma candidata que eleitoralmente é tão fraca que sem o apoio dessas tristes figuras não emplaca. Ou seja, Lula colocou suas fichas no cavalo errado.

    A manutenção de Sarney será um alto preço a se pagar na biografia de Lula e na própria unidade do PT. Se Dilma emplacar, o esforço terá valido (somente do ponto de vista eleitoral, bem entendido). Do contrário, terá sido apenas maquiavelismo de galinheiro.

  152. Prá variar o Partido da Imprensa Golpista nem fala nos escândalos de seus protegidos, como a filha do FHC que recebia sem sequer comparecer nos aposentos do Heráclito Fortes, ou numa CPI p/ a Yeda Crusius, ou na falta de pagamento do Artur Virgílio da grana ‘agraciada’ pelo Agaciel Maia.
    Ainda bem que temos esse espaço do Kotscho, bem como o blog do P.H. Amorim que traz hoje informações importantes em:

    http://www.paulohenriqueamorim.com.br/

  153. O senhor selecionou e destacou um comentario francamente partidario,
    demonstrando que o senhor não analisa a situação imparcialmente. O caso
    Sarney se complicou por que o projeto do presidente Lula não é um projeto
    para o país, mas sim para seu ego.
    Ele faz qq coisa para eleger seu sucessor.
    Muito mais prejudicial ao país sua tentativa de salvar Sarney, do que
    eventual perda da eleição para a oposição

  154. Aos demais comentaristas: em qualquer democracia os Governos administram o Estado com as maiorias dentro das casas legislativas e no Brasil não é diferente. Lula, a exemplo de FHC, formou sua maioria nas hostes do PMDB. Nada há de anormal nisso. Fazendo uma tradução política da defesa que Lula faz de Sarney trata-se somente de evitar perder a maioria no Senado. É só isso. Onde está a causa deste problema? É que quando elegemos um Governante Federal nem sempre elegemos parlamentares que lhe deem apoio. Aqui em Santa Catarina pode-se dizer uma exceção, pois aqui o Governo é do PMDB (Luiz Henrique) que tem a maioria dos Deputados Estaduais que chancelam qualquer lei, inclusive, aprovaram uma Lei que concede abono de R$ 100,00 aos professores do Estado e notem a ser pago em quatro parcelas. Outra exceção é o Governo Paulista que a 20 anos conta com a maioria (e fez 100 metros de Metrô !) e vetou todas as CPI’s contra o seu (des)governo. Na área federal a maioria é conquistada de forma muito mais precária pelo Presidente. Portanto é muito fácil criticar o difícil é saber fazer. O Collor sabe das consequências de não se fazer uma maioria parlamentar. (e ele mereceu ser impedido)

  155. O nosso amigo aí precisa colocar de lado a amizade que tem por Lula e acompanhar os colegas jornalistas que estão divulgando as bandalheiras ocorridas no senado. O idiota do presidente é quem está criando situações constrangedoras para os membros do partido com declarações favoráveis a qualquer tipo de corrupção, o que, aliás, deve ser perdoado porque ele realmente não sabe nada que ocorre no governo, quanto mais fóra dele.

  156. Prezado Ktosch e comentaristas
    Todas estas discusões parecem nada mais que revelar a gigantesca fratura e disputa política regional entre o Norte/Nordeste (Lula,PT/Petrobras.Movimentos Sociais, Bolsa-Famìlia,Sarney-Collor,etc..) e a região Sudeste (Sul ?) com o PSDB ,Avenida Paulista, Complexos Aereos-Navais,etc, e subjacente a próxima eleição presidencial.Tudo muito inquietante para a integridade geopolítica da Nação Brasileira. O resultado destes contínuos escândalos de fundo criminal na administração pública brasileira ( a famosa tríade : Falsidade ideológica, Prevaricação e Peculato) é unicamente solapar irreversivelmente a reputação e credibilidade do Estado Brasileiro e o caràter do seu Povo frente a outras Nações.Lembremos a fundamental importância da moralidade pública do Senado Federal para a Honra da Nação Brasileira (Povos e Nações também tem honra !). É profundamente inquietante para a estrutura governamental brasileira saber-se que mais de 50% dos Senadores estão profundamente errados (?) ao escolherem o seu Presidente (aliás um Ex-Presidente da República! e com atuação política de mais de 50 anos).Não deve-se esqueçer que é o Senado Federal que julga os atos Presidenciais.Parece-me que introduziu-se o vale tudo-“Cosa Nostra” -no jôgo político brasileiro. O grande pêso e prestígio da Nação Brasileira frente aos Países Vizinhos limìtrofes esvanesceu-se por causa deste processo político bárbaro , que infelizmente não destrói a reputação daqueles maus-cidadãos detentores de cargos públicos (inclusive militares!), mas sim os próprios cargos públicos, e assim conspurcando irreversivelmente o respeito dos cidadãos pelo arcabouço do Estado Brasileiro e consequentemente do Povo Brasileiro.Onde levará esta suposta leviandade dos Partidos Políticos em apontarem candidatos que prestam-se a fazerem este jôgo político, é a pergunta que deveria ser feita! Aqui ,infelizmente , está a Gênese da antiga doutrina do despotismo esclarecido Pombalino (Marqûes de Pombal-Portugal/séc 16/17), através de projeções de poder via o prestígio de uma suposta moralidade pública militar e policial e que perigosamente permeia os corações e mentes de muitos cidadâos brasileiros com uma formação política ainda tosca . A manutenção do ideário unificador geopolítico moderna se faz principalmente através da total transparência de atos administrativos e políticos ,além do combate interrupto à corrupçãp pública, -mas sem alarde , distorções criminosas e processos Kafkanianos, que tanto inquietam os cidadâos de bem desta República.: Não deve-se jamais criar-se a imagem que o Presidente da República está acima do bem ou do mal -a la Chaves, ou que a Polícia pode literalmente “fechar” o Congresso, através do “vazamento” de sigilosos processos de escuta , possivelmente dentro de um processo investigatório policial e que deveria ser de pleno conhecimento do Senador-Corregedor do Senado.
    .Lembremos a dinâmica natural de fragmentação geopolítica de grandes estados territoriais ,quando o “norte unificador” se perde (América Espanhola de Bolívar,etc..do sec 18/19 é o nosso maior exemplo).Previsões geopolíticas modernas apontam para grandes fluxos migratórios para a Amazônia e Centro-Oeste em um futuro próximo por populações Andinas e devido a problemas de esgotamento de recursos naturais (especialmente a água potàvel).Frente aos grandes e irreversíveis problemas do futuro , precisa-se fundamentalmente de Respeito.O Brasil precisa ser respeitado pelos próprios brasileiros, tanto do Sul como do Norte.

  157. em pizza…..tdo que é podriqueira em nosso país acaba nisso….dai esses politico FDP ainda ficam sorrindo da cara dos eleitores otários…..gente toma vergonha na cara parem de votar…no dia da tal democracia que no meu ponto de vista seria democracia se votassem se quisessem,anulem seus votos…tenho orgulho de dizer que nunca votei em FDP nenhum,não somos respeitados por esse bando de ladrão……

  158. Kotscho,

    Seria interessante saber quantos comentaristas entre os que sintetizam os programas sociais do Govêrno Federal na expressão “bolsa esmola” trocaram de carro em 2009 aproveitando a isenção do IPI concedida pelo Govêrno? São beneficiários de qual programa? “Bolsa Mille”? “Mille Bolsa”? ou “Bolsa Flex”?

    Pimenta na bôca dos outros é refresco…

  159. Mandei um comentário inédito e obtive uma resposta estranha: parece que você já disse isso antes. Não entendi nada. Foi o meu segundo comentário no blog (aliás, segundo) e não teve nada a ver com o primeiro. Não creio que seja censura já que vejo aqui postagens sobre o mesmo assunto com enfoque semelhante. O que houve?

  160. olha nos últimos meses caiu vários aviões…mtos perderão suas vidas…pessoas dignas honestas,batalhadoras….onde mesmo deveria era estar cheio de políticos ladrões….uns 06 boing cheinho de políticos se explodindo nos ares seria a maior diversão dos brasileiros…..seus bandos de FDP….

  161. Está mais do que na cara, o Brasil nunca deixará de ser um país do futuro. Há muita mutreta, coisa muito grande por trás de tudo isso. Um defende o outro, que ataca o outro, e tudo isso nunca dá em nada, pois o que está em jogo não é o país e nem o povo, mas sim seus interesses próprios. Interesses estes de pessoas selecionadas pelo povo. Selecionadas por pressão, seja econômica, social, política, ou até mesmo por falta de opção e “conhecimento geral”.
    Investir em educação é primordial para que o Brasil deixe de ser um país do futuro, para realmente se tornar um país.
    Porém, o que seria investido em educação, simplesmente desaparece, como mensalão ou caixa 2, é gasto com viagens ao Exterior e Nacionais, castelos, mansões, fazendas, ou até mesmo é gasto em outros país, como no caso do Haití.
    Infelizmente não estamos em boas mãos, e agora resta a nós decidirmos quem serão os próximos a continuar o trabalho, e que estes peguem mais leve.

  162. Eu sei !
    Vai acabar como acabou o MENSALÃO , OS DOLARES NA CUECA,
    A QUEBRA DO SIGILO BANCARIO DO CASEIRO, O DOSSIE CONTRA OS TUCANOS, A MORTE DO CELSO DANIEL, A FARRA DAS PASSAGENS, A FARRA DOS CARTÕES CORPORATIVOS, OS ALOPRADOS, E QUANTOS OUTROS FATOSDE TAL MAGNITUDE VIEREM OCORRER…….

  163. Como disse um amigo meu ” vivemos numa ditadura civil”
    Isto não vai dar em nada. Lula e caterva continuam sugando de canudinho nosso sangue, como vem fazendo todos esses anos.
    O governo PT, é fachada, pois são mais ditadores que qualquer outra ditadura, utilizam-se de métodos espúrios e baixos pra se perpertuarem no poder. Mas certamente somos merecedores, caso contrário , nenhum deles estariam onde estão. E voces, caras pintadas? cadê voces? onde estão?

  164. tudo acaba em pizza. quanto ao presidente do senado o mesmo vai sair de sua cadeira para sentar em outra. quanto ao presidente do pais, nao deveria se manifestar em prol do amigo pois esta na cara que debaixo desse tapete tem alguma sujeira…

  165. Não vai dar em nada, como nunca deu.
    Mas bem que poderia se desencadear uma mortandade de corruptos fuzilados e com um bilhetinho pregado na testa c/a autoria do Povo Brasileiro, porque..
    CACHORRO COMEDOR DE OVELHAS…. SÓ MATANDO!
    Aí sim, pode resultar em alguma coisa.

  166. Caro RiKo, quereis salvara a imagem do vosso amigo Lulhah?
    Ora meu caro bloger pensador, embora o Legislativo mais pareça uma zona, isso não é de hoje. Assim, o dirigente mor da nação Tupi erra ao fazer seus “fabulosos…” comentários, como o dos pizzaiolos e outros (cada dia é um…).
    Sarney é de outro partido, até o PeTeh está contra ele, então qual é o problema? Não entendi vosso apoio ao internauta lá acima.
    Daqui a pouco, se descobrirem alguma herdha do “minha gente”, vc irá dizer que também é intriga aos “aliados” do Lulhah.
    QUEM SERÁ O VENDEDOR DA MUZZARELA? MISTÉRIO…

  167. Caro Ricardo. Como você sabe o problema não é a moralização do Senado. Se assim fosse, não só Sarney, mas, vários outros senadores deveriam deixar o cargo. Trata-se de uma luta pelo poder, conduzida por setores da mídia. No caso de Renan Calheiros a mídia venceu; no de Sarney parece que não vai ser fácil. É muito difícil falar em moralização com relação a Sarney, que está na política há mais de meio século e já foi figura proeminente de governos apoiados pela mídia. Será que só agora a mídia percebeu que ele deve ser afastado? Então a mídia está engolindo mosca há mais de meio século.

  168. Veja que ingeatidão dessa bancada de senadores do PT pedindo o afastamento de Sarney. Basta dizer que no último comício da de Lula aqui em Belém, Sarney deixou coisa importantes para fazer no Maranhão, fretou um jatinho com dinheiro do seu bolso e veio prestigiar Lula ao lado de Jader Barbalho. Ele só ficou um pouco triste por que Lula beijou as mãos de Jader de público e a dele só nos bastidores.

  169. Justiça ?
    Vergonha na cara ?
    Cadê os deuses do STF ?
    Será que esses nobres senhores representantes máximos da nossa (in)justiça brasileira dormem tranquilos ?
    Será mesmo que temos justiça nesse país ?
    Para quem ?
    Brasília, a cloaca do Brasil !!

  170. Como começou eu sei. O dem e o psdb fez que se dividiram, elegeram Sarney e depois começaram a vazar os “furos” para a imprensa, visando intrigar pt e pmdb e agregar a imagem de corrupto ao Lula.
    Como deveria terminar? O Sarney deveria ficar no cargo, promover uma reforma profunda no congresso e depois renunciar. Depois de tanto discurso sobre ética quero ver como vão se comportar esse bando de canalhas que só se move para retomar o poder e o espólio, que é como consideram o Brasil.
    A economia do Brasil está melhor? Ora, quem se preocupa com o Brasil …

  171. Pelo que vemos o Sarney e seus familiares sempre comeram, beberam, moraram muito bem, viajaram, passearam, se enriqueceram enfim com O DINHEIRO DE NOSSOS IMPOSTOS. Outros politicos (deputados federais, estaduais, senadores, vereadores, dirigentes dos exec utivos, etc…) tambem se interessam muito mais em tirar vantagens pessoais, ter planos de saude vitalicios, altos vencimentos ou verbas pra tudo, objetivando o enriquecimento em quatro anos, muito antes de se preocuparem em executar suas obrigações para com o povo. Isso posto, deveriamos nos perguntar:
    – Por que temos que ter 81 senadores e quase 600 deputados federais? Eles comparecem apenas 3 dias por semana, nada produzem, praticam tanta corrupção e nos custam cerca de R$130 mil por mes cada um.
    Isso se estende às Assembleias Legislativas e Camaras de vereadores do Brasil todo. Os Estados Unidos tem 300 milhões de habitantes e tem cerca de 480 parlamentares e o Brasil, com 190 milhões tem cerca de 660 parlamentares.
    Porque tantos?
    Alem disso, juntando Camara e Senado são quase 15.000 funcionarios. Para que tanto?
    Teremos de votar em gente nova nas próximas eleições, gente que eventualmente podera agir de modo diferente dos que ai estão, de deem valor a conduta honesta e que não tenham folha corrida suja como os de hoje.

    Quanto ao atual caso , o do Sarney, é muito coerente a defesa de Lula ao comportamento do Sarney, porque o Lula sempre defende quem não se comporta dignamente ou de acordo com os parametros morais aceitaveis. Simples, veja quem ele defende e convive: Sarney, Dirceu, mensaleiros, aloprados, Duda, Renan, Collor, etc, etc, etc….. alem de figurinhas internacionais que ele tanto defende, como Chaves, Evo Morales, Ahmadinejad, Kim (ditador da Coreia do Norte), Fidel, etc… Fora esses, ele é muito simpatico ao MST, Farc e outros grupos não muito recomendaveis.

  172. A história vai acabar assim: na próxima eleição o povo vota no Sarney de novo. Mais oito anos no Senado. Brasileiro adora um canalha no poder.

  173. Vai acabar em Pizza …
    E de todos os sabores!!!
    E com a conivência de todos os poderes…
    Executivo, legislativo, judiciário, econômico, policial, etc. etc. etc.
    É lamentável mas a desesperança reina soberana!!!!
    A propósito, leia no meu blog a postagem:
    “Sou! Mas … quem não é???

  174. É preciso lembrar que não necessitamos de governo corupto. Como alguém consegue defender o Sarney? Não só ele, mas todos os pollíticos em geral. Acho que aqui em Brasília não há ninguém tão bom que possa julgar o Sarney.
    Um abraço.

  175. O Lula não precisa de sustentação politica de ladrões ,estes coronéis do nordeste ,que por anos a fio roubaram a nação ,o povo tem dado sustentação ao Lula ,80% de popularidade ,e agora vem com esta de que para governar precisa destes crápulas ,vai chegar uma hora que o povo vai abandonar o barco antes dos ratos…

  176. Caro Kotscho, depois do mensalão não virar em nada, voce acha que o Lula estar dando essa força toda ao Sarney, vai virar alguma coisa????Que nada, é uma pizza enorme, como tudo que já aconteceu até hoje.
    abraço.

  177. Não sei como vai acabar isso, mas noto que os Bentos estão cada dia mais Bravos….

    Desde o Mensalão digo sempre para uns amigos petistas históricos que o castigo deles é ter que continuar fazendo a defesa do PT.
    Está cada vez mais dificil, pelo visto.
    Nem mesmo os indices economicos bons estão sendo capazes de estancar a hemorragia, de restaurar as forças já tão debilitadas nas lutas anteriores pra salvar os Delubios, os aloprados, Renans e Severinos….
    Há um cansaço, um esgotamento. Uma tristeza, frustração, rancor, e medo…
    Medo de ter sonhado não um sonho, mas um pesadelo.
    Triste… Muito triste ver meus amigos defendendo Sarney….
    PS- esses amigos aos quais me refiro não são ligados à administração publica. Se fossem, certamente, eu entenderia muito mais facilmente a ginastica moral a que estão sendo submetidos nos ultimos tempos….

  178. na vedade esse vagabundo tinha qui ir pra cadeia,para o pais criar morral,mais politico no brasil nao vai preso,e ladrao com $$$$$$$$$$!!!!!

  179. Ô oposiçãozinha idiota, quando é que vão descobrir que quanto mais “batem” no LULA mais o LULA firma a sua liderança ?
    Será que esperam ganhar a simpatia do povo, batendo naquele que este povo mais ama ?
    È burrice pra mais de légua.

  180. É… muito triste e lamentável o mar de lama que vivem a maioria dos políticos, com as suas desonestidades e corrupção, enquanto o povo brasileiro honesto e trabalhador, não tem saúde, não tem justiça, não tem educação, a maioria não tem emprego, e o aposentado não tem a aposentadoria justa, e corrigida como deveria, para ter sua dignidade na velhice, isto é democracia? Prefiro viver no regime militar, com ordem, honestidade e disciplina.

  181. A honestidade é o valor máximo das qualidades humanas. Acho eu. E os homens são o que são, a vida é o que é. Os poderosos, sempre que podem e podem sempre, são dominadores. Os humildes, quando não conseguem escapar e nunca conseguem, são oprimidos e escravizados.
    Diz uma lenda que uma águia levou pelos ares uma tartaruga. Levou por levar, porque sabia que ela não lhe poderia servir de refeição. Mas juntou-se a águia uma gralha que lhe aconselhou: “agarraste uma presa preciosa, mas de que vale, melhor solta-la doi bico e deixar se perder.” Foi o que fez a águia, sendo que a tartaruga caiu nas rochas e seu casco duro se rachou, de modo que pode a gralha alimentar-se. Mas que também, porque precisaria dela mais vezes, ofereceu o alimento a águia.
    È isso ai; talvez a águia fosse uma águia do planalto; talvez a gralha fosse do congresso. Talvez a tartaruga não fosse tartaruga; dura de abrir bem que poderia ser um cofre.
    Mas fica a lição, (isto é, se há lição porque a história foi inspirada na terceira latinha de cerveja, nao muito gelada, porque está frio e chovendo). Mas onde estava eu?
    Ah, sim. Estava eu demonstrando que a águia e gralha se fartaram dos despojos da tartaruga.
    Talvez a águia não tivesse essa intenção quando voou, talvez a culpada seja a gralha sempre de má-fé, talvez, talvez. Mas o certo é que nenhum dos dois refugou o alimento.
    Um abraço Cidadao K, bom fim de semana, e vou torcer pro Corinthias dar uns cascudos no Palmeiras, afinal nao gosto de apanhar sozinho…

  182. Como todas as outras as quais o povo brasileiro assiste passivo e boquiaberto. O cara sairá com muito dinheiro espoliado dos cofres públicos; continuará tendo peso político no feudo de seu território e, pior: não restituirá nada do que vem retirando da nação e , literalmente, desmoralizado.Ps: para político falta de vergonha é virtude!

  183. Como vai acabar???
    Alguem acha que vai acabar?
    Ainda por cima com o Sr. Lula apoiando??
    Vai continuar sendo descontado de nossos salarios, nos trabalhadores, os impostos absurdos para sustentar essa corja de safados.

  184. vc já viu algun politico ser punido no brasil em brasilia so tem cobras sarnei so é mais uma ate nosso presidente deveria da republica o defende poque serra?????????????

  185. Como sempre diz Nassif, todo os jornalista, exceto os impréstáveis, sempre souberam desde do primeiro dia de todas essas coisas e nunca escreveram um linha. Por que só agora?

  186. KOTSCHO E BLOGUEIROS
    boa noite!

    Pior é ver os Senadores do PT..todos quietinhos, calados, amedrontados…e bem lá no ‘altinho do muro’.

    Claro, surfando na popularidade do Presidente.
    Não fazem nada. Com perdão da palavra (que está no aurélio):
    só cagadas!

    O Suplicy, em fim de carreira. Depois do Tasso enfiar o dedão no nariz dele e ele ficar quietinho! rs
    Mercadante, o Bigodão, se equilibrando na corda. Não quer se expor.

    O presidente Lula hoje não pode contar com a Bancada do PT no Senado. Alguém duvida disso?

    Enfim, essa passividade petista é ótima pro Heraclito (dono do cofrão do Senado), para o Agripino, para o embalsamado Alvaro Dias…

    Quer situação melhor para o Arthur, presidente do PSDB? Mais sujo que pau de galinheiro e com o dedo em riste para o Sarney!!!

  187. Everaldo – 18h54 diz:
    O Sarney não sai.

    Everaldo sai sim. A imprensa, aliada incondicional dos demoTucanos, está “investindo” na saída do Sarney para respingar no Lula. É claro demais.

    Ontem, num taxi, entrou a Lucia Hipólito falando na CBN. O motorista virou para mim e disse: “rapaz faz um mês que esta mulher fala do Sarney sem parar. As vezes ela entra fazendo um comentário e 1 minuto depois já está atacando o homi. Estes caras devem ter interesse em derrubar o Sarney né”

    A imprensa vai derrubar o Sarney, Everaldo…
    Infelizmente, a servido dos demoTucanos.
    Isso que é triste!!!

  188. Repito o que já foi dito, “Sarney quer transformar o Brasil em um grande Maranhão”, coitado do povo maranhense, pois até conseguiram mandar Sarney para o Amapá.

  189. Sr. Kotscho,
    seria ingênuo pensar que em todo o “imbroglio” Sarney não existam motivações políticas…Na defesa do Lula também as há. Ou, não? E não são motivações de interesses superiores do povo brasileiro, Ou,são? Eu fiz campanha para o Lula desde a sua primeira candidatura a presidente. E participei com o sindicalista Lula em reuniões de intersindicais e de formação da Cut. Eu acreditava na honestidade do sindicalista. Realmente eu não esperava que o meu candidato quando se tornasse presidente fosse ter uma atuação política semelhante a de todos os presidentes anteriores, e que o Pt se transformasse em um partido igual aos demais. Talvez eu tenha sido otimista, ou ingênua…O que mais me chocou foi assistir ao Presidente da República falar em crimes passíveis de pena de morte, que não existe no país. Mas, não disse que esses crimes são passíveis de prisão. E, o pior: falar de respeito ao currículo de “investigado”, é um argumento muito antigo, desde o Brasil colônia. Afinal, o coronel, sempre, teve garantido direitos negados aos demais “cidadãos” (aqueles brasileiros que serão julgados pela justiça comum e presos em delegacias imundas, mesmo que inocentes,algumas vezes.) O PODER CORROMPE. Mas nós não podemos perder a capacidade de criticar aos poderosos, mesmo que sejam amigos, ou que tenham sido um dia respeitáveis.
    Acho que TALVEZ o senhor não concorde comigo. Nem acredito que serei incluída entre os comentários. Também, seria mais um. Um abraço, Carmen

  190. Caro Ricardo, tenho a impressão que, não obstante tudo, Sarney e Lula estão mais próximos da verdade do que os tucademossauros, que batem a esmo em ambos, desesperadamente, tentando em vão reverter os 84% da popularidade do Presidente mais bem avaliado da história do Brasil. A nosso ver, ao que parece, os tucademossauros, inclusive os midiáticos, batem apenas porque querem Sarney e seu grupo do seu lado em 2010, a exemplo de Quércia em SP, embora signifiquem retrocesso em relação a Lula. Todavia, com vistas em 2010, já me parece inadiável refletirmos sobre a necessidade de colocarmos em evidência a Solução contra a situação e a oposição, como propõe o PNBC (Projeto Novo Brasil Confederativo), o novo caminho para o novo Brasil, porque evoluir é preciso. Sarney , a nosso ver, fala meia verdade quando diz que a crise não é só dele, mas do Senado, porque a nosso ver a crise é deste modello antigo de país do qual somos todos reféns, inclusive o Lula enquanto passageiro da agonia de ser Presidente e nada poder mudar em termos estruturais. Aliás, depois desses vexames terminais, que evidenciam a decadência explícita do Senado, enquanto representante dos Estados-membros da federação, tenho a convicção de que a história do Sarney chegou ao fim juntamente com a história deste modello de país, que agora acabou. Portanto, que venha agora, em 2010, o Projeto Novo Brasil Confederativo (PNBC), porque evoluir é preciso. Caro Ricardo, me desculpe a teimosia, mas estou enxergando, há 20 anos, um Novo Brasil Continental possível, e se todos quisermos faremos deste modello de país uma megaconfederação de primeiro mundo. O PNBC é, na verdade, um pulo de Leão adiante dos EUA e até da própria Europa-mãe. Bom fim-de-semana a todos.

  191. Continuo com a mesma opinião: Que Sarney merece ser investigado por CPI ou até pelo DPF, não tenho dúvidas, mas, não aceito que façam dessa investigação uma cortina de fumaça para tirar de foco os demais senadores envolvidos em tantos escândalos, sem se preocupar com o povo que os elereram, como se todos fossem idiotas e desinformados. Todos, mas todos mesmo devem ser investigados, não é possivel mantermos esse senado da maneira que está. Ou limpamos a casa ou estaremos legalizando o ilícito. É isso.

  192. O PSDB/DEMO, querem colocar na presidencia do senado
    um dos seus pares.O Sarney tem que sair.
    Creio até, que ,sinistramente apostam na morte do vice-presidente, que então, seria substituido pelo presidente do
    senado(um dos seus).
    Aí estariam ‘dentro’ do governo Lula para então obstrui-lo.

    Haja conspiração nessa gente do bico longo!

  193. O comentário sobre “como vai acabar essa história do Sarney” , me perdoe, mas não tem nada de brilhante. Antes, é lamentável! Tanta sujeira e nada muda? Acho que essa ‘gente’ perdeu toda a dignidade, se que algum dia a possuíram. Os fatos de que fala o autor do texto não estão sendo gerados por quem, supostamente, esteja querendo atingir o Presidente. Os fatos são trazidos à tona, ao conhecimento público, apenas isso. È tanta sujeria que parece não ter fim. É a maior quantidade de sujeira por metro quadrado que se conhece, e os barões continuam inabalados e o Lula, ah o Lula, passa a mão na cabeça de todos eles, pobres coitados, vítimas da imprensa e da oposição. Meus Deus, que pobreza a nossa!

  194. Enquanto tiver neguinho com os rabos pregados aqui nessa terra de Vera Cruz, pessoas como esses, lá do Maranhão vão ficar como diz um amigo doidão… “numa boa…”

  195. Já dizia Ruy Barbosa no início do século XX: De tanto ver triunfar as NULIDADES,
    de tanto ver prosperar a DESONRA, de tanto ver crescer a INJUSTIÇA, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a RIR-SE da honra, DESANIMAR-SE da justiça, e TER VERGONHA de ser honesto

  196. Eu proponho um novo movimento cívico, radicalmente ludovicense e brasileiro, consciente e comprometido com as calças populares. Chegou a hora do movimento dos bundas-pintadas. Isso mesmo, meu amigo e minha amiga! Chega dessa palermice apatetada. Nós temos que fazer alguma coisa diante desta situação! Isso tudo que aparece hoje nas televisões e jornais de todo o país é sabido e ressabido pelo ludovicense instruído há decadas. Quem da classe média de São Luís não tem um amigo ou conhecido que participa da patifaria miúda dos Sarney no Maranhão? Quem nunca ouviu falar dessas e de outras histórias ainda mais viciosas (se é que vocês entendem a “linha” do meu raciocínio…) da patota de Fernando “Capone” Sarney? Os anos de lavagem cerebral promovidos pelo Sistema Mirante de Desinformação podem ter acabado com a nossa noção de honestidade, mas não com as nossas esperanças! Por isso, você maranhense ordeiro, ludovicense de corpo e alma, brasileiro brioso, vá às ruas fazer a sua parte. Pintemos de vermelho um alvo nas nossas bundas e marchemos até o Palácio Governadora Roseana Sarney Murad (o dos Leões perdeu seu valor simbólico – as decisões realmente importantes agora são do TCE…) para mostrar nossa indignação com tudo isso. Tenho certeza de que isso ajudará a mostrar o caminho para os nossos mandatários, em especial à família Sarney, que hoje se encontra tão aturdida e sem rumos. Nosso grito será “Sarney, canguçu, vá pra Curupu!” E não nos esqueçamos de dar (hummm…) uma passadinha ali do lado, no Fórum Des. Sarney Costa, para lembrarmos ao braço judiciário da “famiglia” que eles também estão na nossa mira. Só assim poderemos dar fim à essa passividade inerme, e restabelecer o lugar da população no olho… dos eventos.

    “Leiam o livro” – Tim Maia dixit

  197. Esta história é tão antiga quanto a música que diz:
    Na favela, no senado, sugeira pra todo lado…..
    Que país é esse?
    Assim que acabar essa história do Sarney vai surgir outra e assim consecutivamente, até o dia em que os brasileiros tomarem um pouco de vergonha e começarem a fiscalizar e cobrar, nem que seja nas ruas, mas brasileiro é muito passivo e prefere assistir . É triste, mas é verdade.

  198. Caros amigos,
    Desculpem a forma como vou colocar mas o governo do Brasil é formado unicamente por “rabo preso”. Lula está defendendo Sarney porque alguma coisa ele está ganhando. Percebam que sempre que a mídia solta uma bomba dessa, o resultado é aumento dos impostos que o trabalhador brasileiro deve pagar e uma rodada de pizza para os grandes.
    Abraços amargurados.

  199. Caro Kotscho:
    Renunciar toda a mesa do senado, isso é impossivel, não é porque Sarney não queira, é porque o psdb não aceita, já que o cargo de vice-presidente é dele, o Sarney poderia estar fora de toda essa confusão, caso o pmdb, não ocupasse a presidencia das duas casas legislativas federais, quem criou a cobra para morde-la depois foi o proprio pmdb, para que Sarney fosse eleito, o pmdb, ofereceu cargos para o psdb e demo, e excluiu o pt, a ganancia é que foi demais, era tudo que o jose serra queria, depois era só golpear o Sarney, e o pirilo do psdb assumir, isso é tão real quanto 2 + 2 = 4, não sei como existe ainda politicos tolos, o que estamos vendo é apenas uma guerra politica, porque etica, moral, o psdb e demo, tambem não tem, contra o pirilo pesa tambem acusação de ilicito eleitoral na ultima eleição, como se vê , não existe nenhum santo, os que cobram punição para Sarney, deveriam ter vergonha na cara, o pedro simom, apoia o governo do psdb do Rio Grande do Sul, onde existe denuncias gravissimas de corrupção, onde está a etica e a moral, o governo de jose serra em são Paulo, do psdb, segue pelo caminho, e novamente pergundo, cadê a etica e a moral?, se fossemos aplicar o ensinamento de Jesus Cristo, quando disse para a multidão que pretendia matar uma prostituta a pedrada, “AQUELE QUE NÃO TIVER PECADO, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA”certamente os politicos do psdb e demo, fariam como religiosos daquela epoca todos fugiriam, porque todos eles, tem muito mais pecado do que o proprio Sarney, porque eles que se dizem tão eticos, não arovam uma lei extinguindo o senado Federal, e reduz o numero de pedutados federais para 200 ou 250, conforme projeto do falecido deputado, Clodovil Hernandes, ele foi um dos poucos que teve a coragem de apresentar esse projeto, porque viu, que 513 deputados praticamente nada faz e produz uma enorme baderna, quantidade não significa que faça melhor trabalho, na camara como no senado, uma minoria é que trabalha, a maioria apenas recebem um gordo salario para não fazer absolutamente nada, nos legislativos estaduais e municipais, a brincadeira tambem é enorme, há deputados e vereadores que apenas apresenta requerimentos para reconhecimento de utilidade publica de ong’s, associações (e aí lá vai o dinheiro publico), ou congratulações por anivesarios de pessoas, emancipações politicas e pesar, agora pergunto? eles foram eleitos para isso, ou foram eleitos para legislar, sá sei que essa brincadeira custa bilhões de reais, que tanto faz falta para a area da saude, educação, intraestrutura, saneamento basico, só para citar algumas, enquanto isso, sobram dinheiro para artes circences que se transformaram as casas legislativas em todo o Brasil, a maioria dos politicos adoram uma camara, parece até atores, se tivessemos um poder judiciario eficiente, que o povo pudesse recorrer, afim de acabar com essa brincadeira, que causa enorme prejuizos ao país, e que mais sofre é a população, notadamente a mais pobre, “ESTAMOS PRECISANDO É PRIVATIZAR ESSAS CASAS LEGISLATIVAS, AFIM DE QUE EFETIVAMENTE LEGISLEM, ESSA É A FUNÇÃO”, e os politicos não estão fazendo isso, estão apenas brincando de legislar, a maioria desses politicos são umas gracinhas, estão ganhando disparadamente dos programas humoristicos exibidos pela tv, vá chegar ao ponto, de alguma rede de tv, comprar os direitos de transmissão e exibição, assim como faz com as corridas de f1, futebol, olimpiada e etc., o povo vai adorar, estou torcendo para que isso aconteca o mais breve possivel, a transmissão de julgamentos efetuados pelo poder judiciario, tambem seria bem vindo, isso seria muito melhor do que assistirmos a esses programas enfadonhos que as tv’s de canal aberto ou fechado transmitem, seriam mais educativos, e divertidos.

  200. Caro Kotscho:
    Se fossemos apurar todos os escandalos que aconteceu no governo de FHC, notadamente a privatariia das empresas estatais, precisariamos parar o Brasil por aproximadamente uns 20 anos, para apurar e lavar toda a imundicie que eles praticaram, o fhc, já começou errado ao assinar a moeda do real, ele não era mais ministro, assim sendo, já cometeu um ilicito penal, já poderia cassar o mandato mesmo antes dele assumir, e os que cobram etica, moral, onde estavam?, todos estavam fazendo parte do govero de fhc, assim sendo, são tambem cumplices dos ilicitos, “ONDE FORAM PARAR O DINHEIRO DAS PRIVATARIAS”, o povo até hoje não viu um unico centavo, no governo de fhc, parece que não existia, POLICIA FEDERAL, MINSTERIO PUBLICO FEDERAL, BEM COMO O PODER JUDICIARIO”, pois nada se apurava, e a imprensa tambem escondia todo aquele mar de lama, não havia denuncia alguma, hoje a imprensa voltou a enxergar, a policia federal trabalha de forma brilhante, bem como o ministerio publico federal, quem anda derrapando é o stf, que parece que ainda não acordou para os novos tempos.

  201. È só político, de ético não tem nada, quem acusa faz o mesmo. A elite de SP no aceita o Lula, aqueles que nestes dias estavam aprendendo a comer no escuro.

  202. O correto seria fuzilarmos em praça , o Lula – por ser o maior Picareta e P
    Tranbiqueiro T
    e o Sarney por ser o maio assaltante dos cofres publico do pais.
    um Sarney equivale a 5 ( cinco ) Fernandinho Beira-mar.
    o certo seria abrir os presidios do nosso pais pois os piores bandidos estão sentados nas cadeiras do Congresso Nacional.
    Eu era feliz e não sabia – Volta regime militar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Demogracia no Brasil é sinonimo de anarquia e roubo ( furto).
    Já não aguento mais conviver com tanto ladrão, e esse PT então é uma desgraça pra nação.

  203. O caso Sarney, vai cacabar como todos os outros escândalos políticos já vistos anteriormente. Talvez, com alguma peculiaridade a mais ou menos, digo, com algum apelo de mídia ainda não visto…rs. Pela idade muito que provavelmente Sarney será empurrado para outra função política que no final, não representará nenhuma solução para o país, ao contrário somente irá transferir de poltrona os velhos problemas.

  204. Lamentável..alguns comentário de cidadãos que se dizem preocupado pelo Brasil, Será que Sarney, e o presidente do Conselho de ética, poderiam fazer a gentileza de abrir mão da Imunidade parlamentar, e encarar esta crise do senado, como qualquer brasileir??? creio que não , então responderei, Como vai acabar….Em Pizza … farão tudo para isentar o aliado do Lula, para fortalecer as eleições 2010, para a Dilma…Espero, que o Brasil acorde, para não ser tarde , para nós Brasileiros.

  205. Demagogia é isso;
    A presidente Argentina, Cristina Kitchen, propos aos participantes de uma reunião nesta sexta-feira à quebra de patentes das vacinas contra a gripe suína.
    PIRATARIA PURA!
    O presidente Lula estava presente e, não manifestou, aparentemente, apoio a tal iniciativa.

    O laboratório NOVARTIS já avisou; rejeitará o pedido da OMS e não vai distribuir gratuitamente aos países mais pobres a vacina que produziu para combater a gripe suína.
    O NOVARTIS informou que poderia estudar a possibilidade de reduzir o custo das vacinas para estes países, mas não está disposto a entregar o remédio sem custo algum.
    Um alto executivo do grupo Suíço disse “SE PRETENDEM QUE A PRODUÇÃO SEJA SUSTENTÁVEL, TÊM CRIAR INCENTIVOS FINANCEIROS”, acrescentando que os próprios países em desenvolvimento ou os países ricos devem pagar pelas vacinas com seus programas de ajuda humanitária.

    É isso Dona Cristina, nada de cortesia com o chapéu alheio.

  206. [BRASÍLIA – O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado, Aloizio Mercadante, afirmou, em nota, que o melhor caminho para senador José Sarney seria o “pedido de licença da presidência”, por parte do peemedebista. ] Ou seja, eles querem entregar o senado à oposição e torna o governo Lula ingovernável. Isso prejudica a cadidatura Dilma e mostra que esses nunca tiveram grande amores pela candidatura dela.

  207. Concordo com o fato que tudo irá acabar em pizzzzza.
    Mas a grande verdade é que somos roubados em 30% do salário , a fim de pagar as mordomias desta corja.

    Fora!… para os ladrões de nosso povo.

  208. Me desculpe, mas eu não aceito o pretexto de que seja uma tentativa de criar fatos politicos para atingir o Governo Lula, afinal os fatos estão aí, não precisam ser criados, o que Lula e o PT estão dazendo, no meu conceito político, é perder a opurtunidade de comandar a luta pela moralização do Congresso Brasileiro.

    Então, afirme, com todas as letras, para mim e para todos os seus leitores, que não há sinais de desmoralização no Congresso Nacional Brasileiro.

  209. VAI ACABAR COM SARNEY EXERCENDO SEU MANDATO NORMALMENTE, SE QUIZER SERÁ ELEITO A QUE SE CANDIDATAR E, COM TODO O DINHEIRO QUE ELE NOS ROUBOU GUARDADO EM SEUS BOLSOS, COFRES E BANCOS.
    SEMPRE FOI ASSIM E ASSIM CONTINUARÁ SENDO POIS NÓS SOMOS CORRUPTOS COMO ELE. (vide LULA o presidente) UM BELO EXEMPLO.

  210. Como naquele célebre e misterioso romance de Agatha Christie, “O caso do Dez Negrinhos”, em que há crimes sem que haja (m) autor(es).

  211. ORA, MEU CARO KOTSCHO, O PRÓPRIO PRESIDENTE LULA JÁ DEU A RESPOSTA: EM PIZZA. LEMBRA-SE DE QUE ELE CHAMOU, NUM DESRESPEITO TOTAL À LABORIOSA CLASSE QUE FAZ A ALEGRIA DE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, NOS FINS DE SEMANA, OS SENADORS DE OPOSIÇÃO, DE PIZZAIOLOS?
    ESPERAR MAIS O QUE?

  212. O final a gente já sabe. O Sarney continua (fazendo aquela cara de ofendido), o Lula, passeando pelo mundo as nossas custas, junto com a esposa Marise (fingindo que trabalha) e nós, o povo brasileiro, que se dane, cada um por si, só podendo escrever comentários em blogs para espantar a raiva e a indignação, pois toda ética e moral que aprendemos e ensinamos para nossos filhos fica parecendo papo de gente velha e jurássica (como diz meu sobrinho), fora de moda, já que o moderno hoje em dia, é ligar para o “papai” e pedir emprego para o namorado. Isso é uma curtição !!!!

  213. Bom dia, acredito que diante de tantas evidencias contra o Senador Sarney, ele pedira a saida da presidencia, assim como fez o Senador calheiros, ai outro escandalo aparcera e tudo continua como esta, caso tirem-no do senado, ele entrara com recurso e tudo caira no esquecimento, devido outros escandalos futuros, mas havendo sua renuncia, ele ira mamar em outra teta qualquer, apadrinhado por politicos que ainda nao estao em evidencia nos escandalos
    E a pizza continua sendo saboreada por todos….

  214. O caso Sarney só vai acabar após as proximas eleições, a não ser que os d psdb e dem e a imprensa a eles coligada providenciem outro caso para explorar com o fim de desmoralisar o atual governo e a imprensa julgar que está tendo progresso na mídia com o assunto.

  215. O presidente molusco ao se referir que nem tudo deve ser punido com a pena de morte, se esquece que tambem existe cadeia. Apesar de que o senho da capitania heriditaria do maranhão não corra risco de ser preso.E um absurdo estes coroneis que hoje infestam o pmdb decidam quem pode burlar a lei, esta na hora de varrermos sim os sarneys , renans, que foram eleitos por votops de ignorantes que aceitam dentadura por voto, mas não esquecer os inuteis wellintons e duques que não receberam votos nem pra ser sindco de predio. Pelo fim do suplente, em caso do senador eleito aceitar outro cargo que assuma o segundo colocado no sufragio, respeitando a vontade popular. ou melhor pelo fim do senado, de que serve uma segunda casa como esta??? que fique somente a cara sem aumentar nenhum posto e sim diminuir estes vagabundos que pagamos arduamente com nossos impostos. Chega de politicagem

  216. O Ilustre Senador Sarney faz parte de uma geração INCOMPETENTE que nunca fez nada pelo país, procupou-se somente com o clã das maracutaias maranhenses. Este senhor diante da sua idade, deveria ter vergonha de não ter feito qualquer diferença para a nação brasileira. Sarney, Brizola e outros tiveram a sua oportunidade de melhorar este pais e nada fizeram…

  217. Quer dizer agora que o Sr. bento está certo . As acusações contra Zé Sarney não têm nada a ver com a ética . São meras acusações políticas . Sr. Bento , o PT persegiu tanta gente , com o jornalista Ricardo Kotscho a tiracolo , em nome da ética . Naquela época o álibi valia ?
    Ricardo Kotscho , quer dizer então que nós , estúpidos leigos , não entendemos o jogo de alianças . Vale tudo então ?
    O Collor será agora um bem para a nação ? Eu entendo agora porque o Sr. defendia os regimes do Leste Europeu , Stalin e Hitler eram meras alianças , que nós ingênuos não entendíamos ?

    Felicidades .

    Menos ideologia gente .
    O FHC vivia pendurado com a Rosenana . Canalha .
    O Lula vive pendurado no Sarney . Estadista .

  218. A cara do PT e do presidente. O caso do lixo.
    …”Por sua vez, o presidente Lula aproveitou o episódio para tentar fazer graça e para posar como estadista, procurando converter um problema policial em questão diplomática. “Eles (países ricos) mandam para cá conteineres de lixo dizendo que é para reciclar. Mas quem é que vai reciclar camisinha?”…
    Enquanto isso, o governo de Londres fazia o que se espera do poder público num caso como esse. Em apenas três dias, abriram investigação, descobriram a origem do material e prenderam três suspeitos que , embora liberados ontem, continuam à disposição da Justiça….
    Aqui tivemos o Minc com máscaras e luvas remexendo o lixo e nada aconteceu, nem identificaram as empresas, ou se identificaram não querem revelar, será que tem companheiros metidos na estória?
    E a gripe suina que nosso Ministro disser estar sobre controle. Onde estão os médicamentos. Seis horas na fila pra fazer triagem é razoavel? Que pena que nem todos podem ser atendidos pelo doutor Kalil, não é?
    Realmente melhorou muito o Brasil, para alguns ex-metalurgicos, alguns jornalistas, alguns lobistas, um cabelereiro que vai de jato a Brasília, e alguns outros com amnésia pelo excesso de “cigarrinhos” consumidos na praça do relógio e que disseminam a balela do “nuna antes neste país”…Enfim, só colocando a mascara para respirar todo esse lixo que se cons´trói nesse pais.

  219. Oba,oba! Ricardo, eu como a maioria do povo brasileiro…entendemos o nosso presidente.
    Quando eu tinha 4 anos perdi meu pai…sei a miséria que minha mãe passou pra dar o que comer pra 7 filhos pequenos.
    Hoje aos 42 anos meus filhos teem uma vida de fartura. Agradeço a Deus por nos dar saúde e superar as dificuldades da vida.
    O presidente Lula tb passou por situações de dificildades, ele sabe como é a vida de cada um brasileirinho excluído da sociedade,sabe o que é a fome te apertando o estômago,sabe o que é um filho pedir um pedaço de pão e o pai nada poder fazer…
    o Lula pai de família,não muda jamais…ele sempre vai defender quem quer que estaja em dificuldades…o povo sabe disso e não o condenarar. por isso que a elite burguesa jamais vai entender…nunca passaram por dificuldades.um abraço Ricardo e fica com Deus. (orismar-melo@ig.com.br)

  220. Os que criticam o Lula pelo apoio ao Sarney, se é que chamo isso de apoio, nunca foram e jamais serão eleitores do Lula. Esses tem suas consciência formada, manipulada pela grande mídia. Não sabem destinguir alhos de bugalhos. O que a Globo, principalmente, diz , é tido como a verdade mais absoluta. Falta senso crítico próprio.
    É sabido por todos aqueles bem informados, que um Presidente, um Governador, um Prefeito, seja de que partido for, só consegue governar se formar uma base de apoio através da compra da consciência dos parlamentares, inclusive dos do próprio partido.
    Os políticos já se candidatam com esse propósito. Tanto é que os mandatos são ad eternun, passando de pai para filho, esposa, neto, bisneto, galinha, pato. cachorro,etc.
    Não dá pra levar essa gente a sério.
    O que o Presidente quer e que essa gente se afogue na própria sujeira. Êla sabe muito bem o que está fazendo. O Povo não está interessado nisso. Nós queremos é que o Brasil siga em frente. E precisamos de mais governos como o do Lula.
    Kotscho, não faça coro com essa turma. Êles não são inocentes. Sabem como funcionam as nossas câmaras legislativas e senado.

  221. Não que o presidente viajante seja culpado de tudo de ruim que acontece neste pais durante seu governo, mas ele não pode ser complacente, concordar que o Zezinho Sarney esta certo, que a bibiografia dele é decente, papo furado , foi o grande governo na transição, acontece que os militares não sabiam mais o que fazer, devolveram o poder ao povo, mas quem continuou governando póde ver pessoas que apoiavam a ditadura ou estou errado o zezinho deve ter feito miseria , e deixou se estado na misweria tambem, tem que ser cassado, o viajante não pode apoiar esta falcatruas, porque senhor PRESIDENTE LUIS INACIO LULA DA SILVA se formos analisar biografia a candidata do sr não tem uma nada aconselhavel opara canditada apresidente, pois até terrorista ela foi………….

  222. Brasileiro sempre teve mania de reclamar dos seus governantes.
    Reclamava dos administradores das Sesmarias e das Capitanias Hereditárias; dos governadores gerais e dos imperadores.
    Reclamava dos presidentes da Velha República e da República Velha, dos militares, de Sarney, de Collor, de Itamar, de FHC, de Lula…
    Não reclamaram de Tancredo Neves porque morreu antes da posse!
    No próximo ano, vamos ter novo presidente, novo governador, outros deputados…Ou os mesmos!
    Mas o povo vai continuar a reclamar. Sabe por quê?
    Porque o problema não está nos deputados, senadores, presidente, governador, prefeito, funcionário …
    O problema está naquele que reclama: você e eu; nós!
    O problema está no brasileiro.
    Afinal, o que se poderia esperar de um povo que sempre dá um jeitinho? Um povo que valoriza o esperto e não o sábio?
    Um povo que aplaude o vencedor do Big Brother, torce para o Carlinhos ganhar na Fazenda, mas não sabe o nome de uma escritor brasileiro?
    Um povo que admira o pobre que fica rico da noite para o dia? Ri quando consegue puxar tv a cabo do vizinho? Sonega tudo o que pode e, quando pode, sonega até o que não pode!?
    O que esperar de um povo que não sabe o que é pontualidade? Joga lixo na rua e reclama pela sujeira?
    O que esperar de um povo que não valoriza a leitura.
    O que esperar de um povo que finge dormir quando um idoso entra no ônibus? Prioriza o carro ao pedestre?
    O que dizer de um povo que elege o Maluf denovo ?…
    O problema do Brasil não são os políticos; são os brasileiros!
    Os políticos não se elegeram; fomos nós que votamos neles.
    Político não faz concurso, ganha votos: o seu e o meu!
    Pense Nisso!

  223. Caro Kotsho.
    Como um crítico contumaz do governo, desta vez, com muito orgulho venho elogiá-lo.

    PIRATARIA NÃO.
    Sobre a vacina da gripe suína. ”A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, defendeu a quebra de patente dos produtos relativos à doença, incluindo não apenas a vacina, mas também os medicamentos.”

    No entanto, o Brasil, já muito mais ajuizado, apesar do militontismo, não acata tal doidura.

    O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse em Assunção que “não necessariamente” a quebra de patentes é a melhor saída.
    “O Brasil tem tido uma boa experiência em parcerias com os laboratórios por meio da transferência de tecnologia”, e que uma decisão conjunta dos países do Mercosul seria importante. “Mas ainda precisamos discutir o melhor modelo”, diz.

    Neste caso; Parabéns Brasil.

    Para quem não sabe;O Brasil é o único país da América do Sul em condições de produzir a vacina contra gripe suína. Mas, de acordo com Temporão, “o Brasil não dará conta sozinho de toda a demanda”.

  224. O problema está no povão q nao acompanha a vida de uma familia sarnei….e nao aprendem nunca dar descarga….. Na próxima eleiçao, puxa a descarga.

  225. Tenho a impressão que a CORRUPÇÃO no Brasil é ENDÊMICA onde, o LEGISLATIVO, EXECUTIVO, JUDICIÁRIO a muito tempo já estão CORROMPIDOS e isso sem falar na IMPRENSA que em sua maior parte é TENDENCIOSA e só noticia de acordo com seus interesses. A cada dia que passa aumenta a minha convicção de que no Brasil as coisa só vão ser moralizadas quando a POPULAÇÃO TOMADA POR UMA FÚRIA INSANA COMEÇAR FAZER JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS E CONSEQÜENTEMENTE ROLAR MUITO SANGUE. Agora voltando à pergunta inicial, não tenho a menor dúvida de vai acabar em uma enorme PIZZA com SABOR E CHEIRO DE MERDA como sempre.

  226. logico que sei como vai acabar, igual a todas as outras os caras pedem a renuncia e saem com o bolso cheio do dinheiro e ai entra outro que faz a mesma coisa, as CPIS são criadas só pra dizer ao povo que entre aspas foi feito alguma coisa mas como todos dizem isso é pra ingles ver. e enquanto isso a gripe suina vai matando os mais carentes ou aquele que prescisam da saude publica que ora esta com a gripe suina a muito tempos e pelo que vejo é doente tratando de doente.

  227. Coitado dos petistas de carteirinha. Não mereciam e nem precisavam passar por isso. Mas venderam a alma e agora ficaram sem rumo e sem apoio. Ficaram iguais, e no fim todos se merecem mesmo.

  228. Tudo isso,é falácia, diante de um país tupiniquim, numa democracia utópica e sofista, quando a maioria é dominada através da miséria e do intelecto por aqueles que detêm o poder, numa visão clara dos nossos ancestrais colonizadores que deixaram esse legado, no qual os brasileiro não conseguem se desvencilhar. Até quando! não vejo solução há não ser que o Brasil sangre!

  229. A verdade é que o Sarney já deu motivo mais que suficiente para ser cassado. Excluído do cenário político nacional. Todavia, poucos, naquela casa chamada senado, não deram motivo para cassação. Senão, vejamos o caso das passagens do Tasso Jereissati e do Arthur Virgílio (esse ainda pegou um empréstimo com o tal diretor da mansão). Tirar o Sarney não resolverá nada. Servirá somente como tentativa de enganação. Aliás, pouco se discute as coisas de forma séria, de modo que pudesse servir para o bem do país. A raiz de toda essa crise do senado, os tais atos secretos, decorre das aberturas que a nossa legislação concede para as livres nomeações (uma aberração). Funcionário público tem que passar por concurso público. Tem que se submeter a livre concorrência. Deveríamos aproveitar este momento para aprovarmos leis que restringissem drasticamente os cargos de livre nomeação (os DAS) nos três poderes. Mas, a quem interessa aprovar leis como estas? A poucos parlamentares, pois o espírito republicano pertence a poucos, pouquíssimos. Vejo um senador tucano, aquele que tá fazendo de tudo para tentar a difícil reeleição pelo estado do Amazonas, falando o Sarney é isso, o Sarney é aquilo. Porém, se ele realmente fosse sério, republicano, diria que a nomeação da filha do Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, para o senado, “trabalhando” com Heráclito Fortes (dizem que não aparecia por lá, era funcionária fantasma), também é um ato irregular, uma vergonha nacional. Todo esse barulho, infelizmente, é politicagem, tentativa de manipulação de opinião pública. Estamos cansados de perdemos oportunidades de mudarmos pra valer as nossas instituições, porém, infelizmente, dependemos de nossos parlamentares. É a democracia. Aos poucos vamos aprimorando, votando melhor, escolhendo seres humanos mais comprometidos com os reais interesses da nação, e menos com os interesses escusos dos seus familiares e amigos. Hoje, diferente de anos atrás, nós temos esta extraordinária ferramenta chamada Internet, que permite a boa parte da população expressar as suas opiniões, estimular debates e contribuir para o fortalecimento da democracia. Apesar de todos esses revezes, não podemos perder o estímulo, a vontade de sempre melhorar esse incrível país. Vamos manter a nossa marcha, sempre para frente, e a cada dia mais fortes e preparados para superarmos essa mesquinhez da política brasileira.

  230. Nos precisamos crescer, evoluir politicamente, Para o povo não existe um exercício político de qualidade para aprender e praticar e gerações futuras se sentirem orgulhosas e aprimorar. Assim pensei quando os militares retornaram de onde nunca deveriam ter saido, que levaríamos algum tempo para andar com nossos próprios ideais. Mas esse tempo já passou. A cada ano somos reprovados. Somos repetentes. Sabemos que a escola política é de péssima qualidade porque a maioria dos elementos do mau tomou conta. Cabe ao cidadão de bem mudar essa escola viciada. Punir com expulsão todos que estão fora da disciplina e não querem aprender. Devolvam o que é de todos. Acabar com essas matérias COMO SE DAR BEM AS CUSTAS DO ELEITOR, COMO SER CORRUPTO E CORROMPER COLEGAS DA POLÍTICA E DO JUDICIÁRIO…Se gerações futuras serão o fruto podre geradas pelos podres governantes de hoje, e isso que tá aí nunca vai ter fim.

  231. Bom Dia Pessoal!
    Queiram ler meu parecer desprovido de um profundo conhecimento da arquitetura polítca brasileira.
    Penso que a novela Sarney é mais um folhetim como aquelas novelas da Globo que são reprisadas (depois de um tempo)o “Vale a Pena Ver Denovo”.
    Se entendo um pouco, “eles” vão jogar até o limite pré-cassação e, então, Sarney Renuncia para voltar vitorioso em 2010. Foi assim que sempre aconteceu. Color só foi cassado pq acreditava que a Globo não patrocinaria uma campanha pelo seu impeachment. Pq vitorioso? Pq quem o elege é o povo do maranhão, que não está nem aí para as maracutaias e Brasília.
    Querem apostar pra ver?
    Um abraço

  232. Só fico me perguntando quando o povo vai se manifestar, nas ruas. Poque se o povo não vai a luta é sinal que aceita tudo isso aí. Já está banalizada a corrupção, pois no meio político quem não pratica é considerado otário até pelos Juízes. Votar nas próximas eleições em novos nomes não adianta se não for desmontada toda a estrutura criada ao longo dos anos para o roubar o povo ser a finalidade da política brasileira. Todas as casas políticas deste país estão viciadas com seus funcionários orientados para as falcatruas e eles se entendem de tal maneira que o tirar do povo passou a ser uma coisa normal, natural. São funcionários da corrupção, fora os concursados, todos estão comungando com as roubalheiras…

  233. No Brasil, a história se repete ou a ficção vira realidade; veja que nós podemos cair outra vez numa crise institucional:
    o vice-presidente pode ser chamado pelo Altíssimo; o presidente pode “ser colocado” num avião para “viajar” e….quem assume?
    Será que vão deixar o presidente do congresso? Que congresso? Qual congressista tem pudor/poder para tal? para tanto?

  234. Se qualquer “ato” (que obviamente não é secreto) executado pelos políticos brasileiros já é, no mínimo, de origem duvidosa, imaginem então os atos secretos!!

  235. Em pizza… claro…. logo – logo… vão arranjar outro escandalo
    É essa a forma de terminar as falcatruas desses politicos calhordas… eles encobrem um escandalo com outro… e assim a coisa vai…
    Onde falta vergonha na cara, falta de amor ao País e falta de respeito ao ser humano… é só essa corja que sobra.
    E o pior….. não tem solução… talvez devolver o País para Portugal.. e pedir desculpas pelos estragos

  236. Estimado Ricardo, boa tarde!

    Bem deixe-me ver, nem vou dizer nada, vamos copiar e colar:

    Suas palavras:

    CAPITULO Nº 1 “A ALEGRIA DURA POUCO!”

    “mas minha alegria dura pouco porque na dobra da página volta aquele assunto de sempre: “Lula minimiza acusações contra Sarney”.

    CAPITULO Nº 2 “ABUSO DE DIREITO!”

    “Acho que os dois estão abusando no direito de errar.”

    CAPITULO Nº 3 “A CORDIALIDADE!”

    “escrevi aqui mesmo uma carta aberta ao presidente José Sarney, com quem sempre tive uma relação cordial,”

    CAPÍTULO Nº 4 “TONHO DA LUA E O SARRAFO!”

    “Fora Lula e Sarney”, escreveu às 10:03 de hoje o leitor que se identifica como Tonho da Lua ”

    CAPÍTULO Nº 5 ‘ FALTA DE IDENTIDADE”

    “por que as pessoas não podem dar seus nomes verdadeiros? ”

    CAPÍTULO Nº 6 ‘ATÉ QUANDO ISTO VAI?”

    Deixei este Tonho da Lua até para mostrar o sentimento que vem tomando conta de muitos brasileiros diante de mais esta crise política que se arrasta, sem que ninguém consiga enxergar como esta história vai acabar. Sarney não larga o Senado e Lula não larga Sarney. Até onde os dois vão aguentar?

    Se alguém tiver respostas para as perguntas desta matéria, por favor mande para o Balaio.

    Bem Ricardo, até quando?

    Até sempre!

    Estão abusando?

    Sempre estiveram!

    A resposta da sua cartinha?

    Esquece!

    Só que desta vez querido, tem um detalhe no mínimo curioso: Nem a bancada do PT está do lado do Lula!

    Pode ter certeza que a coisa é muito pior do que parece, e o Lulão tá sozinho na parada, espere que vem coisa pior pela frente!

    O Lula é analfabeto, sem noção, inconveniente, impulsivo, inconstante, desatento, etc…e tal.

    Mas uma coisa o Lula não é Ricardo: Burro! O Lula é espertíssimo, e se ele está do lçado do velho é por que a coisa é muito pior do que imagina a vossa ã filosofia, e mando aqui os nossos cumprimentos e os parabéns a este brasileirinho espontâneo, o “Tonho da Lua!”, pelo visto não é receptor de bolsas!

    Abraços fraternos!

    Mané pescador amigo do Tonho da Lua!

  237. Todos, ou quase todos que foram a escola com a vontade de aprender, certamente que sabem como irá terminar essa historia:EM MAIS UMA QUE TERMINA EM PITZZA. O ideal seria que Sarnei se declarasse culpado, mas se recuzasse deixar o cargo, se todos os culpados não fizesse o mesmo. Mas como isso não acontecerá, eles já preparam o povo para uma nova abordagem , onde se declaram todos inocentes, afina, ninguem é culpado de nada, e todos são culpado de tudo.

  238. o “gosto” do Sarney é o PODER puro e simples. Acho que ele, como presidente do Senado está grudado naquela cadeira, como “CRACA EM CASCO DE NAVIO” esperando pela morte do José Alencar pois assim, mesmo que seja por pequenos períodos (2009/2010) quando o “FALASTRÃO” se ausentar, ele torna a sentar no “TRONO” e esse ato … deve ser melhor que ” uma noite de amor”.

  239. Pense sobre esta questão:
    A policia Federal, disse ter gravações do filho do Presidente do Senado José Sarney dando instruções aos seus funcs e assessores diretos para destruirem documentos e/ou, dificultando provas para com seus negocios.
    Uma outra gravação, o filho do senador José Sarney dizendo ao
    pai que o ministério das Comunicações ( Leia-se o Ministro ) liberou mais uma conseção de TV para as Organizações da Familia Sarney. Onde eu quero chegar, é preciso entender que o Presidente Lula e o Senador Sarney tem rabos presos. O que deveria acontecer com eles é nada mais nada menos o que foi feito com o Ex-Presidente COLLOR ou seja vamos fazer uma campanha e tira-los da Politica estas duas RAPOSAS.

  240. COMO VAI ACABAR E AINDA PERGUNTA….COM CERTEZA VAI ACABAR EM PIZZA E OS POLICIAS QUE GRAMPEARAM ELE VAI PERDER OS CARGOS OU SER TRANSFERIDOS PARA UM LUGAR CHULO DE TRABALHAR

  241. Carissimo Ricardo, embora o nome faz relembrar um grande autor, eu sou simplesmente um homonimo dele. mas seu adimirador, e fico mais adimirado com a duvida, “Como vai acabar essa historia do Sarney?. Simples, essa resposta qualquer brasileiro que nao receba o bolsa familia, o novo bolsa cultura, bolsa leite, bolsa educaçao, bolsa saude e todas as bolsas “gentilmente doadas pelo atual governo sabe”, vai acabar em Pizza, afinal de contas qualquer falcatrua de politico no Brasil nao da em nada, absolutamente nada, o Sarney vai continuar lá, torço por estar errado, os politicos “que estao fingindo estarem indignados” nao vao fazer nada, se alguem tentar simular abrir uma CPI (Calabreza, Portugues ou Italiana) ou Comer a Pizza Inteira, nao vao conseguir, ou se conseguir o “Presidente da CPI e ou Relator serao do partido do Sarney, e apos “minunciosa” investigaçao, se apurou “que nao existem provas do envolvimento dele” e que aquelas gravaçoes foram montadas por esses “inescrupulosos” jornais “mentirosos” que estao interessados em desequilibrar o “Otimo governo da Familia Sarney” no mararilhoso Estado do Maranhao, e que Sao Luis, e a melhor capital do mundo, e o Estado e referencia mundial de qualidade de vida, educaçao, infraestrutura, saneamento, etc. Ou seja, que injustiça essa com o Sarney….”bom agora que acordei do meu sonho vou trabalhar um pouco pra pagar mais impostos pro Lulinha viajar mais……”

  242. É verdade, mais parece Político do que propriamente ético esse caso, no entanto, o Governo deve resolver dando a cada um um Vale Cultura.

  243. Ora, todo mundo sabe como vai acabar, é como sempre acaba: Sarney se afasta durante algum tempo, criam uma CPI que não chega a conclusão nenhuma, Sarney volta nas próximas eleições, se candidadata a outro cargo e é eleito de novo. Os processos são arquivados, a história esquecida – afinal, esse é um país que vai “prá frente”…e ninguém nunca mais fala do assunto.
    Mas nós brasileiros podemos nos orgulhar de ter as DUAS MAIORES PIZZARIAS DO MUNDO: o Congresso e o Senado.
    Viva a margherita! Viva a calabrezza! Viva a pizza italiana! Viva a portuguesa! Viva a mussarela, o aliche, o pomarola – é com esse que eu vou!

  244. O maior problema desta carga toda contra o Sarney na Midia ( e nisso o PSDB e o DEM são competentes – só nisto, aliás, em roubar também….!!! ), é que após a saida do Sarney, a Midia de propósito ou não, vai deixar transparecer que : ” Agora, tudo está resolvido e que os Senadores que ficaram são ótimos, são muito bons e que a culpa era só do Sarney, fazendo com que o Povo venha esquecer dos que ficaram lá e estrategicamente ficaram acusando e ocupando o espaço desta midia nojenta, dando uma de bons moços, como não tivessem “rabo preso”, como ´o caso do Arthur Virgilio e Agripino Maia, e muitos outros tatos….” É tudo farinha do mesmo sao…..NÃO vamos deixar que a Midia, quando o Sarney sair, parem de dvulgar a prodridão dos acusadores também…….Não pode ficar a impressão de que o Sarney saindo, está tudo resolvido e que os acusadores sejam reeleitos na próxima eleição………Toda esta MIDIA tem a OBRIGAÇÃO de dar continuidade às denúncias……..

  245. Sr. Kotscho
    Não sei quando o Sarney vai sair, mas sei que esta historia começou porque o sr. Sarney junto com o sr. Lula trai o PT, o Senado e Camara deveriam ficar um com o PT e outro com o PMDB e possivelmente numa negociata, o Sarney se candidatou e venceu. Claro o PT não gostou. Choveu denuncias e a oposição gostou. O sr. Lula foi obrigado a defender o sr. Sarney e ainda exigir que PT fizesse o mesmo.
    Hoje vejo o seguinte: se o sr. Sarney cair, assume o vice que é do PSDB. Além de que pode ocorrer com a CPI da Petobras, que ninguém sabe por que o sr. Lula tem tanto medo dela, ainda existe outro problema. Com o estado de saúde do sr. José de Alencar, o sr. Lula corre o risco de ter que reduzir suas viagens, já correria o risco de ver na suplencia, assumindo a presidencia um senador do PSDB.
    Só não consegui entender porque pessoas incomuns não podem ser investigadas e o que existe na Petobras que também não pode ser investigado.

  246. Prezados bom dia, perfeita a interpretação do Nelson Rodrigues, estamos brincando de faz de conta achando que alguma coisa vai acontecer? Não senhores, não há luz no fim do túnel. Gostaria apenas de ser enganado com um pouco mais de inteligencia, estão nos julgando muito imbecis, ninguém se pergunta qual o motivo do Sr Presidente Lula defender tanto a sujeira do Sr Sarney? Outro dia ele em entrevista de forma infeliz alegou que é preciso saber o tamanho do crime, e não condenar por apenas ” pedir um emprego ou uma influência em alguma decisão ” Então devemos entender que esta também é sua prática, com seus filhos e netos certo? A minha situação é pouco mais complicada Sr Nelson, estou desempregado e portanto não vou pagar imposto de renda para te ajudar nas despesas do senado, desculpe, prometo brevemente quando a marola passar voltar a dividir com voce esta conta.

  247. Simplesmente em nada não confio mais em justiça , confio mais na injustiça , mais vai chegar esté dia em que os valores etico vão voltar a ser realidade.CHEGA DE LULU,SARNEY, E OUTRO MENOS VOLTADO UM DIA O POVO VAI TER O QUE COMER E NÃO VLOTAR POR UM PRATO DE COMIDA.

  248. Sabe companheiro, começo a duvidar da integridade de carater do Presidente Lula, porque se lambusar com essa gente que todos conhecem suas sujeiras, primeiro defendendo o Rena Calheiros, não c reio que exista ninguém mais sujo que ele, e continua firme, defendido pelo presidente, o Sr. Color a poucos dias recebeu grandes elogios , quando juntos num palanque aqui em Maceió, defendeu barbaridade o grupo do mensalão, não seria muito mais intgeressante se omitir de tudo isso? Até quando o povo vai ignorar essas atitudes do presidente?

  249. Prezado Ricardo, Bom dia…

    Difícil dizer como vai acabar “essa” história do Sarney mas é óbvio que, tão logo encerrada, outra se iniciará em seguida pois o alvo, claramente, é gerar fatos negativos contra o governo Lula (como se ele fosse o responsável, mas é o que a imprensa “isenta” deixa nas entrelinhas…) visando a eleição de 2.010.

    Tanto Sarney, quanto Renan, que foi Ministro, deram o mesmo tipo de sustentação política ao governo de FHC. Aliás, os tais atos secretos do Senado, iniciaram-se em 1995, primeiro ano de governo do citado ex-presidente tucano. E embora seja um assunto chato e sensível, jamais a mídia paulistana deu qualquer ressonância ao filho bastardo que ele (FHC) teve com a jornalista Miriam Dutra, da Globo; bem diferente do tratamento dado à Renan frente ao mesmo problema.

    Enfim, embora condenável, ainda vejo nesta cruzada contra Sarney mais motivação política do que ética. Entre outros pequenos desvios, apadrinhamento é mais um dos problemas culturais que nos afetam e, antes que os “indignados” de plantão gritassem contra o que os políticos fazem, seria bom que começassem a olhar para o próprio rabo.

    Quem nunca pediu um emprego a um filho, ou sobrinho, que atire a primeira pedra.

    Abraços, Ricardo

  250. E AS NOSSAS PIZZAS?

    Confesso um crime: votei no senador Álvaro Dias — na época da ditadura, Álvaro mudou tanto a ponto de me tornar vítima dele, optando por abandonar o magistério. depois de uma história tenebrosa perpetrada pelo do citado senador contra o magistério paranaense.

    Alguém mais tem alguma história pessoal de voto desastrado, talvez até por interesses pessoais ou nepotistas? Dessa linha me preservei.

    Alguém aí pode dizer que se negou a corromper um guarda de esquina ou rodoviário?

    Alguém aí sonegou impostos na condição de trambiqueiro, não por necessidade?

    Alguém aí ofereceu vantagens ou acatou-as de servidores públicos, em benefício próprio?

    Alguém aí impôs comportamentos retrôs à mulher, aos filhos, a subalternos como se todos devessem sair da mesma gavetinha sem graça e pseudo-moralista?

    Alguém aí inventou boa desculpa para faltas ou atrasos constantes ao trabalho?

    Alguém aí acha e impõe que Deus é prestador de serviços aos nossos interesses materialistas, e que seu Deus é melhor que o dos outros por essa razão?

    Alguém aí acha que temos sempre que nos curvar aos interesses dos que detêm mandos sobre nós para preservar nossa sobrevida?

    Alguém aí trocou de calçada para evitar cruzar com alguém mais pobre

    Tudo para dizer que nossa representação política é reflexo de nós mesmos. Muitas vezes somos cidadãos submetidos aos próprios interesses individualistas. E queremos condenar todos os políticos como se não tivéssemos nada com isso?

    Como é gente, e a pizza (essa comidinha lugar-comum) saciou nossas corrupções existenciais em algum momento?

    A solução da pizza parece-me simplória demais para um contexto muito mais complexo circunscrito a Lula, FHC, Arthur Virgílio, Gilmar Mendes, Dantas, Cristóvam Buarque, Zé Dirceu, etcs e a muitos de nós mesmos entre eles.

    Acho que a solução da pizza retrata bem a nossa incompetência e comprometimento com todos os desacertos, tanto dos políticos como dos nossos, no dia a dia.

    Acho que muita gente já se agacha para depositar o bumerangue ao chão, para evitar que se volte do acusado contra nós mesmos.

    Pizza? Tá frio aqui em Curitiba. Vamos sugerir uma feijoada?

  251. Vai acabar em nada. A imprensa está focando em crimes fracos cometidos pelo sarney. Mas nínguém comenta a máfia que ele conseguiu transformar aqui no Martanhão nos períodos de eleições patrocinando a compra de votos para seus candidatos.
    Outra coisa, por aqui ele tá tranquilo. A Globo pode repetir quantas vezes ela quiser sobre o assunto porque simplesmente a emissora que compartilha as imagens com ela é do Sarney e ele simplesmente EDITA quais as notícias que serão levadas ao ar no dia seguinte. Aqui recebemos as notícias de ontem. Senão fosse a internet…….

  252. Kotscho, pelos seus comentários, aliviando a situação, tanto do Sarney, quanto do Lula, a impressão que me dá é que você também deve estar querendo uma “boquinha” no governo do Lula. Esses caras não têm compromisso nenhum com a moralidade pública e você ainda alivia prá eles? Respondendo a sua pergunta, é óbvio que não vai dar em nada, além da perda do cargo de presidente do Senado para o Sarney, porquê daqui alguns dias sua situação se tornará insustentável. Ele deixará a presidência do Senado, mas continuará mamando nas tetas do Estado como sempre fez. E novos escândalos virão, como sempre.

  253. Sua proposta de renúncia de toda a mesa, na minha opinião não será aceita. Simplesmente porque sendo a motivação política, o interesse da oposição é que o vice presidente da mesa – Marcondes Perillo – PSDB , assuma e resolva dois problemas: Evite a ação política de Sarney em favor de Lula , e contra Serra nas eleições Pelo passado recente ( caso Roseana) a segunda opção é mais importante ainda.

  254. Caro Ricardo,
    Isso tudo vai acabar em pizza. Agora de uma coisa eu tenho certeza, vou continuar inutilizando meu voto, coisa que todos deveríamos fazer para mostrar a esses corruptos, a nossa insatisfação dos seus atos. Pode anotar, nas proximas eleições, todos eles serão eleitos outra vez. TODOS!!
    Fazer o quê, todo povo tem o governo que merece. Infelizmente…

  255. Vejamos como as coisas acontece. No Brasil existe milhares de jornalista mais competente que o cara. Lula e amigos arranja uma boca maravilhosa para ele na TV do governo, a qual lhe dará espaço para atingir milhões de pessoa e mesmo assim, veja o que o cara diz de Lula: ¨ Por outro lado, as manifestações de apoio ostensivas de Lula, saindo em fotos com ele, Collor e Renan, é a face oposta da hipocrisia: simboliza arrogância, vício perigoso em quem senta em cima de altos índices de popularidade.¨

    Pior. Faz isso depois que mostrou claramente que nada do que Sarney e os outros que Lula apoia fizeram foi por ser pessoas de péssimas índoles, mas apenas por que os mesmos que obrigaram os coitados a fazerem certas falcatruas, agora estão usando-os para desastabilizar o governo do Lula.

  256. Deus! Deixe neste mundo o Dr.José Alencar,grande exemplo de lealdade, e leve para o inferno,os Sarneys e todos os desonestos e bandidos deste Brasil. Amém!

  257. Como vai acabar?
    Ora prezado Ricardo, como acabam todas as bandalhas que acontecem em todos os governos e, especialmente neste do PT (Partido dos Trambiques)…em PIZZA…

  258. o RICARDO exalta ,destaca,admira o tal de Bento Bravo que acha normal e bonitinho pedir emprego pro filhinho(a),e depois vem censurar quem o critica em assunto relacionado,tá mostrando bastante (in) coerência sr kotscho.

  259. Este sistema que está ai não é democracia e a constituição uma colcha de retalhos inacabada costurada pelos oportunistas que não fazem jus à missão que a tola sociedade os outorgou.

    De que adianta defender este sistema hibrido maquiavélico e corrupto em detrimento de outro sistema, se não temos opção.

    Os políticos que se nos apresentam em sua grande parte não respeitam o povo e até afrontam proferindo frases no mínimo desrespeitosas como: “A sociedade é muito volúvel”, ou “eu não estou nem aí para a opinião pública”.

    Este sistema é muito bom para quem quer continuar na inalterabilidade ou se locupletando das regras estabelecidas ou do erário.

    Não estamos em uma democracia porque me uma “soberania popular” como deveria ser tratada uma democracia pelo menos nossos representantes por piores que fossem (mesmo os suplentes) deveriam ter o voto popular, porém o sistema é tão vicioso, vulgar e ardiloso que muitos dos que agora sentam nas confortáveis poltronas dos palácios não receberam um voto sequer.

    Você consagra em João e elege Maria, mesmo que Maria fosse ótima, se ela tivesse um pouco de compostura não deveria aceitar, mas ela aceita porque além do sistema permitir, a ética é um problema de educação e princípios sentimento que falta a maioria da sociedade como um todo.

    Não posso votar, tenho que anular o voto à razão me faz tomar esta decisão porque vejo que enveredamos por um caminho obscuro onde não se consegue enxergar o salteador quadrilheiro que pode estar a sua espreita com um terno de linho fino e cheirando a perfume Frances, cheio de palavras doces, cabelo liso, pintado ou rastafári e um sorriso contagiante no rosto pronto a lhe aplicar mais um golpe e se perpetuar no poder.

    Realmente penso que um pouco de limpeza, DISCIPLINA e expurgação não fariam mal a sociedade por que: ”Quando eu me lembro da gente sentado ali na sombra do aterro sob o sol” saber que quem cantou isso por menos que peque, peca pela omissão ou também se locupleta do sistema.

    E ainda tem gente que afirna que o sistema é democratico.

    Realmente falta cérebro.

  260. Tenho pena de ver tantos comentaristas “intelectuais” comentando notícias e defendendo ou atacando políticos e partidos.
    Todos seguem a mesma idéia: que tem partido e politicos que não prestam, MAS TEM PARTIDO E POLÍTICO BONS, que basta o povo ficar “esperto” para descobrir.
    Eu só peço que lançe essa frase de meu amigo MATRIX (internet) que diz : ” a política é uma máfia onde TODO POLÍTICO quer entrar para ROUBAR OU DEIXAR ROUBAR”.
    Até hoje ninguém se atreveu a discutir inteligentemente essa frase.
    Quanto à Sarney ,é fácil saber no que vai dar: vão prometer uma apuração séria, podem afastá-lo por um tempo, e daqui a alguns meses ninguém fala mais nisso; e quem sabe na próxima eleição, ele esteja concorrendo como vice presidente.
    MATRIX me ajudou a deixar de bancar o otário nesse “pais”.

  261. Caro Ricardo
    Acho, sem entrar em detalhes, que o Presidente do Senado vai ter que renunciar por conta da pressão que a grande mídia está fazendo sobre ele. Esta é a mesma imprensa que chamava a ditadura de força democrática,( vide os grandes jornais da época). São capazes de tudo para desacreditar ou desestabilizar o Governo Lula.

  262. Caro Ricardo, me lembro que aos 6 ou 7 anos de idade (final da década de 50), meu Pai levou-me junto com minha mãe a um evento no Ginásio do Ibirapuera e que terminou quase meia-noite. Esse evento tinha alguma conotação política e estava ligada ao então Governador Jânio Quadros. O Prefeito na mesma época era o Adhemar de Barros (O velho). Havia uma guerra mortal entre os dois políticos. Meu Pai era Janista ferrenho e nada que acontecesse abalava essa convicção. Diziam na época que o Jânio era o símbolo da honestidade e ao contrário o Sr. Adhemar que era o Ícone da corrupção (na opinião dos janistas, é claro). A propaganda do Jânio era a famosa vassourinha que iria “varrer a bandalheira” e sobre o Adhemar se dizia que “rouba, mas faz”. Muito bem, sendo o Prefeito o Sr. Adhemar e em retaliação ao evento do Jânio retirou todos os onibus da CMTC, que circulavam próximos ao ginásio. Resultado: tivemos que andar mais de 2 horas até chegar ao Largo do Paissandú para pegar o ônibus que nos levaria até ao bairro onde morávamos. Citei esse fato para ilustrar a mentalidade dos políticos já naquela época. Me lembro que as duas forças políticas paulistas se engalfinhavam toda vez que cruzavam e não adiantava nada mostrar todas as evidências das atividades do Sr. Adhemar, que seus seguidores não admitiam ou não acreditavam. Então a corrupção sempre existiu, o que não existia é a maior fiscalização e a coragem para denunciar essas práticas. Todas as acusações que hoje pairam sobre a cabeça do Sr. Sarney, também tumultuavam a vida do Adhemar. Não me lembro se deu alguma coisa (acho que não)!

  263. Dois pontos negativos. 1)- Ex-presidente do Brasil ajeitar emprego para parente.Ser politico nao é para isso.Esperava coisa melhor dele. 2)-Lula apoiar Sarney para garantir-lhe apoio ? E o o Brasil? para Lula o Brasil nao é mais importante que o apoio do Sarney em 2.010 ?. Nao esperava tamanha fraqueza de Lula. É jogar no ralo toda e qualquer nobreza de um presidente e seu conceito de ética. É a lixeira total de nossa politica. Pasmem….

  264. José Sarney vai renunciar ao cargo de presidente do Senado , vai ficar alguns dias afastados , depois volta ao senado e a sacanagem continua ….. Afinal de contas enquanto esses bandidos estiverem no poder as coisas ficaram como estão ( ou pior…… )

  265. Boa noite
    Eu moro aqui na Suiça e sempre leio sobre a “política”!!! infelizmente eu creio que isso vai acabar numa pizzeria depois terá uma sobremesa de salada de frutas com uma bela taça de vinho para brindar a corrupção que impera nesse país.

  266. ESSE AÍ, NEM ÓLEO DE PEROBA DA JEITO. O ELEITOR, JÁ NÃO ACREDITAVA MAIS NESSE “SENADOR”, E DEPOIS DESSA, ACABOU. ELE TEM QUE EXPULSAR DO SENADO AQUELAS PESSOAS QUE ELE MANDOU NOMEAR E ALOCÁ-LOS NAS SUAS EMPRESAS. ELE TEM VÁRIAS EMPRESAS NO MARANHÃO. COLOCA AQUELES POBRES “COITADOS” LÁ, E PAGUE OS RESPECTIVOS SALÁRIOS DO BOLSO DELE, E, NÃO DO NOSSO. TOMA VERGONHA NESSE BIGODE SAFADO E, RENUNCIE LOGO. O POVO NÃO AGUENTA MAIS SOBRE ESSA ZONA NO ZENADO. A CASA DO POVO ESTÁ DESMORALIZADA. FORA SARNEY, FORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VAI POR INFERNO.

  267. sarney sempre foi um oportunista,ja foi presidente na costa do tancredo,agora predente ser novamente na morte do vice e so pensar e analisar

  268. NÃO VÃO DERRUBAR SARNEY, SARNEY NÃO CAI !!!

    È só o LULA, o PT, o próprio Sarney, deixarem de considerar os ataques desta pobre mídia, que logo logo mudaram de assunto pois este já está monótono.

    A grande massa não está nem aí para estas porcarias.

    È a última batalha contra o LULA, o LULA ganhando esta, mata a pau estes vagabundos.

  269. O LULA, seus aliados , o proprio Sarney, ao ficarem rebatendo estes ataques estão dando força aos mesmos, o negócio é desconsiderar.

    Duvido que coloquem o povo nas ruas para pedir a saída do Sarney, duvi dê ó dó , embora moralmente ele deveria sair, mas politicamente não.

  270. Sugiro a todos que aqui comentam, dizerem em quem votaram, pois assim poderemos avaliar, se o que comentam tem algum sentido.
    O cara que já votou no Maluf, não pode falar do Sarney.
    O cara que já votou no Romeu Tuma também, pois foi em sua gestão como secretário que aconteceram a maioria destes atos secretos.

  271. Pode acontecer qualquer coisa, inclusive nada.Acho Sarney um exemplo clássico do político profissional brasileiro, que parece possuir uma espécie de” volúpia” (desculpem o termo, mas hoje é sábado) pelo dinheiro público, haja vista as ninharias em que envolveu seu nome, sem hesitação . Agora, o nosso Presidente , sempre com uma palavra de conforto para aqueles pegos com a mão na massa, apoiará todos até que isso reflita nos seus índices de popularidade, negativamente.Aí ele não saberá mais de nada,omo sempre.O pior é que esse com ese denuncismo todo, essas Gargantas Profundas, estão apenas demolindo a instituição em prol de interesses políticos,cujos interessados terão de mostrar a cara, porque é o passo seguinte é apontar um impoluto salvador da Pátria .Conhecem o país e sabem que aquí as instituições são menos importantes que os homens. A Câmara , pelo visto,deve ser uma ilha de probidade.Parabéns ao Rubens Milani, pelo bom humor e criatividade,parece o Millôr Fernandes nos velhos tempos, aliviando tanto choro e ranger de dentes.

  272. ATENÇÃO muita AAAATENÇÃO !!!

    Desconsidere todos aqueles comentários, que exigem a moralidade, pois são feitos por aqueles que no passado, votaram em todos estes marginais que hoje o LULA, este herói, é obrigado a abraçar para poder governar este nosso País.

  273. Para resolver esse impasse,será comprado no Egito, pelo senado, um sárcofago( superfaturado), onde será colocado o Sarney, e seguindo o ritual egípcio, toda sua familia, seu gato, seu cachorro,e seu mordomo, ficarão lacrados, dentro da tumba, para servi-lo no inferno, onde ele ficará amigo do tinhoso,que o receberá de braços abertos e recomeçará a corrupção, interrompida aqui.

  274. Fico impressionado com a imbecilidade dos adoradores do lula. Por falta de argumentos, eles sempre procuram botar a culpa no FHC e no PSDB, pela falcatruas do molusco e seu bando, parecendo que lula é um pobre rapaz criado em colegio de padres, e que foi jogado na política, inocentemente.

  275. Jose Sarney poderá até perder o cargo de presidente do Senado devido a novas acusações contra ele e sua familia.
    Contudo continuará figura importante na tropa do Lula para eleger Dilma em 2010, assim como Renan Calheiros, Jader Barbalho e Color.
    Lula e o PT se aliaram de vez ao que tem de pior na politica do Brasil.
    Nosso povo alienado merece os politicos que tem.

  276. É preciso acabar com essa lenga-lenga que afirma essa bobagem que tudo é para derrubar Sua Excel. o Snr presidente da Republica, isso é a maiôr besteira que se pode imaginar. Acredito piámente que o senador Sarney tem sim muita culpa em seus ombros e deve sim responder por todas elas, politicamente e judicialmente, pois ao contrário do que afirmou o Snr Presidente da Republica, ele é sim um cidadão igual a qualquer outro Basta de impunidade! É preciso respeitar as leis, justiça para todos, todos mesmo, sem excessão de ninguém, caso contrário, ahí sim, eu tenho mêdo do que poderá acontecer.

  277. TEM QUESAIR, SARNEY, AGRIPINO MAIA, COLLOR, ARTHUR VIRGILIO, ERACLITO FORTES, CRISTOVAM BUARQUE, PEDRO SIMON E ETC ETC ETC ETC ………NÃO PODEMOS NOS CONTENTAR EM TIRAR UM ( SARNEY ) E OS OUTROS PASSAREM POR BONS MOÇOS………NÃO SÃO, LEMBREM-SE DISSO…….!!!!!!!! NÃO VAMOS DEIXAR NOS ENGANAR POR ESTA MIDIA QUE AÍ ESTÁ………….ELA PRECISA SE LEMBRR QUE O POVO NÕÉ MAISBURRO E NÃO SE DEIXAR ENGANAR…… !!!!!!!!!

  278. Continuar o grande e se não bloquerem pode voltar a ser presidente o Brasil
    Em pizza não termina e sim…..numa bela CHURRASCARIA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  279. Sobre Sarney vai dr em nada. no congressoo nacional é uma falta de vergonha, os senadores todos tem rabo preso, no que deu caso do Renan todos o apoiaram.Cada um deles que enfiar a mãos mais do que o outro. Quantos senadores são processados tem caso na Justiça e acontece o quê? Quem paga a conta são os idiotas que votam nesses cahorros. Se o próprio Presidente da dizendo que o Sarney não cometeu crime, quem somos nós pra dizer o contrário. Infelizmente vivemos num país onde a impunidade reina, aqui é o país das fracautuas,onde esta a punição de Daniel Dantas, o caso da construtora Gualtama deu no que em nada. Me diga qual o rico que esta na cadeia, a Justiça n
    ao deixa rico preso,são uns coitados que roubam, roubam e não vão preso, no Brasil cadeia foi feita pra POBRE, E NEGRO. sALVE O PAÍS DA IMPUNIDADE.

  280. Pizza, claro! Até as criancinhas das cheches sabem disso.
    Saiam da ilusão, este é o país do carnaval e do futebol. Besta é quem ainda acredita que ser empregado, levantar-se às 5 da matina e voltar para casa às 9 da noite, é sinal de honradez e honestidade. Para sobreviver já existem tantas bolsas do governo que não há necessidade de emprego.E mais novidade, já foi instituida a “bolsa cultura” em que o “bolsista”, já no “esquema bolsista”, terá mais 50 reais para se “aculturar”. Afinal não precisa mais trabalhar mesmo, então, aos teatros.

  281. Confesso certo desânimo ultimamente. Estão nos subestimando com essa hipocrisia do “fora Sarney”; O Homem é o que é, faz o que faz há 79 anos e tudo e TODOS se serviram do velho oligarca TODO este tempo sem soltar um piu, massss, de repente, justamente quando Lula precisa dos “serviços” do velho caçique, a república Leblon-Morumbi + midia golpista (que sempre se beneficiaram do coronel Sarney), decidem rifá-lo em nome da moralidade??????? Afffff ! ! Rir ou chorar ?

  282. Resumindo tudo:

    “Que pena Brasil!”

    Ultapassaram o fundo do poço do descaramento!

    “Que pena Brasil, que pena !”

    Só para recordar:

    As cores de nossa bandeira são: “Verde, amarelo, azul e branco!”

    E brasileiro que se preze tem um diferemcial: “Vergonha na cara!”

    Que pena Brasil, que pena! !

  283. Ricardo,
    a proposito deste assunto recomendo sua leitura e de seus leitores ao texto: ” Desvendado o segredo de sucesso do presidente Lula” ano blog do Gerard Thomaz”. Depois de ler, voce se incomodaria de manifestar sua opinião a respeito?

  284. Na política, a traição é uma questão de data. (Talleyrand}. Quando será que Lula vai dar seu indefectível beijo da morte no Sir Ney? Se não der, é porque o Bigode sabe mais do que devia, a briga vai ser boa, e terá um desfecho inesperado. Aguardemos !!!

  285. O apoio do presidente Lula a José Sarney, o Joseph Fouché brasileiro, só se explica pela preocupação do presidente com o seu governo e a linha sucessória. A doença do nosso querido conterrâneo José Alencar é um complicador muito sério. Aliás Lula e os petistas deveriam erguer um monumento a José Alencar pela sua grande contribuição à estabilidade deste governo. Jamais um presidente da república teve um vice-presidente tão franco, correto e leal. Porém, até os mais otimistas sabem que a situação do Zé está muito complicada. Ora, depois do Zé, temos na linha sucessória o Michel Temer, presidente da câmara, que muitos dizem ser um tucano enrustido e que ademais não estaria interessado em assumir, em função do seu projeto político pessoal. Depois do Michel temos o abalado José Sarney que está parecendo um bêbado agarrado no cangote do Lula para não cair. Se ele cair, assume o Marconi Perillo (para tucanos e demos) ou Marconi Perigo (para os petistas). Lembrando que logo a seguir vem o presidente do STF Gilmar Mendes… Parece até que essa doença do Zé Alencar foi um presente do “demo” (Belzebú) aos “demos” (partido político)…

  286. Faz mt tempo ,via o pai do colega q trabalhava na cia de trens de PE ,dizer q o filho ficaria no seu lugar.Assistindo a Globo ,vejo quantos filhos de artistas lá estão,claro ,devem ser bons ,pois filhos de peixes….nesse jornal quantos n são filhos dos peixes??/Certo Sarney ? ,claro que não,+ cada um tem o seu senado,+ olha-se para os dos outros.Falta honestidade ,ou sou o pobre Zé ?????????

  287. A política deveria ser a mais nobre das empreitadas humanas mas aquí no Brasil os velhos caciques insistem em fazer valer a lei do Gerson ( de levar vantagem em tudo , até cobrando imposto da sombra que os acompanha ).
    Um dia e esse dia tem de ser logo , bem antes das eleições de 2010 se não nóis Ó,essa safadeza e roubalheira tem de acabar e dar cadeia e reçarcimento aos cofres da Nação do dinheiro esbanjado .Meus pesames ao ex presidente Sarney ,assim como outro ex que se pronunciou bufando no senado, estão mais desmoralizados do que cadela de rua no cio.
    Viva a democracia e a imprensa que serve de veículo para dignificar o cidadão Brasileiro honesto .
    PS: Quem sabe o Kotscho pode abrir espaço no balaio para voltarmos a falar de outros Brasileiros dignos como por exemplo o jornalista Reale Jr , como anda a saúde dele?

  288. O povo brasileiro não entende nada mesmo. só se informa pela TV globo. A questão não é com Sarney e sim com o apoio do PMDB que tem grande força política. O Lula só quer o apoio do PMDB e precisa fazer esse jogo polílítico que infelizmente ainda prmanece no Brasil, como foi o “Mensalão” e etc. De resto, todos os senadors se bneficiaram de alguma maneira de seus cargos e por isso ninguém é melhor que José Sarney.

  289. Se os atos “não secretos” praticados pelos nossos nobres senadores já não são dignos de confiança, imginemos ,então, os atos secretos…

  290. Talves eu não esteja lembrando, mais em que momento da historia; quando o Brasil, foi governado por sujeitos, fluentes no ingles, frances, entre outros idiomas, com doutorado nas mais variadas fulculdades do mundo. Nos o BRASIL, tivemos condições de não pedir, com o pires não e alem do mais emprestar dinheiro par o FMI e outros coitados q

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *