Em Bom Jesus da Lapa, o Real que virou a eleição

Em Bom Jesus da Lapa, o Real que virou a eleição

Navegávamos  pelo São Francisco quando a nova moeda foi lançada na praça. Fui apresentado a ela ao comprar cigarros em Bom Jesus da Lapa (…). 

Os fregueses do bar estavam entusiasmados:”Quando eu poderia pensar que iria tomar uma pinga por vinte centavos sabendo que amanhã o preço não vai aumentar?”, ouvi de um deles.

Ao voltarmos para o barco, mostrei a cédula a Lula. “Isto aqui pode mudar a história da eleição”, alertei, mas ele não deu muita importância à opinião do assessor.

A história contando como a campanha do então candidato Lula, em 1994, foi atropelada pelo lançamento do Real, quando a Caravana da Cidadania cruzava o rio São Francisco, está contada no meu livro “Do Golpe ao Planalto – Uma vida de repórter” (páginas 201 e 202).

Nada como ter o próprio livro de memórias à mão para lembrar detalhes de fatos passados 15 anos atrás. Faz bastante tempo, mas é possível que ainda tenha gente tomando pinga por vinte centavos em Bom Jesus da Lapa _ maior prova de que o Plano Real veio para ficar e deu certo.

Nos parágrafos seguintes, mais uma vez recorro ao livro para contar como o lançamento do Real virou de cabeça para baixo, em poucos dias, a campanha presidencial de 1994, quando eu trabalhava como assessor de imprensa do candidato do PT. 

O cenário da campanha, a qual até esse ponto da história se assemelhara a um passeio, sofreria uma transformação radical antes de partirmos, no dia 4 de julho, para a sétima e última caravana.

Feliz com o resultado das caravanas anteriores, o candidato teve a idéia de fazer uma viagem de barco da nascente até a foz do rio São Francisco, parando nas cidades ribeirinhas.

O ministro das Relações Exteriores de Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, que havia sido transferido para a Fazenda _ muito a contragosto, segundo ele próprio _ acabara de implantar a URV (Unidade Real de Valor). 

Era o primeiro passo para o lançamento de uma nova moeda, o real, que tinha por objetivo principal controlar a inflação, sem tabelamento de preços, e estabilizar a economia.

Recebido com descrédito pelos economistas do PT, o Plano Real revelou-se um sucesso fulminante, a ponto de, em poucas semanas, levar Fernando Henrique a subir nas pesquisas, ao mesmo tempo que Lula descia.

Alguns meses antes, com dúvidas sobre suas chances de se eleger para um novo mandato no Senado, o tucano pensara em se candidatar a deputado federal.

A disputa pela Presidência se limitava aos dois, que tinham uma boa relação pessoal desde os tempos das lutas no ABC. Para Lula, parecia incômodo enfrentar um oponente para quem até havia feito campanha _ nas eleições para o Senado, em 1978.

Quando retornamos da viagem de apenas nove dias pelo São Francisco, o quadro eleitoral já havia virado.

Num encontro de economistas com o candidato, promovido no hotel Danúbio, em São Paulo, todos criticaram o Plano Real, taxado de “recessivo e eleitoreiro” pela professora Maria da Conceição Tavares.

Acho que só eu discordei dessa análise, e comentei com Lula ao final da reunião: “Olha, eu não entendo nada de economia, mas o plano não pode ser eleitoreiro e recessivo ao mesmo tempo. Ou é uma coisa ou é outra, que ninguém vai ser louco de implantar um plano econômico para provocar a recessão na economia se pretende ganhar a eleição”.

Para Aloizio Mercadante, o Plano Real não duraria nem três meses. “Tudo bem, mas, se durar três meses, nós perdemos as eleições em outubro”, ainda tentei argumentar. Nossos discursos, porém, continuaram na mesma linha de ataques ao plano que o povo estava adorando.

Oito anos depois, Lula seria eleito presidente da República, disputando a eleição contra José Serra, ex-ministro de FHC, que também era crítico da política econômica do governo.

A estabilidade da moeda sobrevive até hoje. Ainda dá para comprar um quilo de frango por dois reais e planejar as nossas contas sem levar um susto atrás do outro como era antigamente. De lá para cá, o país só fez melhorar.

112 thoughts on “Em Bom Jesus da Lapa, o Real que virou a eleição

  1. PLANO REAL – A FRAUDE NA CAMPANHA DO PSDB
    A Lei 8.880, que criou o PLANO REAL, foi promulgada no dia 27.05.1994, no governo do ITAMAR FRANCO. O principal idealizador do plano foi o economista EDMAR BACHA. O FHC foi Ministro da Fazenda durante o período de 19.05.93 a 30.03.94, ou seja, o FHC deixou o Ministério da Fazenda no dia 30.03.94, dois meses ANTES da CRIAÇÃO do Plano. Na época em que o PLANO REAL foi CRIADO – pelo economista EDMAR BACHA – o PRESIDENTE DA REPÚBLICA era o ITAMAR FRANCO, o Ministro da Fazenda era o RUBENS RICUPERO- que foi sucedido pelo CIRO GOMES, em 06.09.94 – e o Presidente do Senado era o JOSÉ SARNEY. De onde vem então esta história de que o FHC é o pai do Real??????

  2. O caso da assinatura das cédulas de Reais pelo FHC quando ele já não era mais Ministro da Fazenda. Abaixo um trecho da entrevista dada pelo ITAMAR FRANCO para o JB ONLINE, em 10.02.2008.
    “…. Ele já não era mais ministro (da Fazenda) e, mesmo assim assinou cédulas (de Real). Isso é a primeira vez que eu estou revelando. Isso é grave porque só poderia ter assinado a cédula o ministro Ricúpero (Rubens Ricúpero, que substitui FH de março a setembro de 1994, durante a implementação do Plano Real). O ministro Ricúpero foi o sacerdote do Plano Real. Mais até do que o FHC.

  3. Essas coisas ao mesmo tempo que me deixam intrigado me levam a pensar que politico é sempre perigoso porque são partidários ao ponto de perderem a razão.
    Confesso que não lembro se acreditei de cara no plano ou se demorei, afinal, tínhamos passado por tantos planos que naquele momento é mais fácil eu não ter acreditado.
    Agora, lembro bem que acreditei e muito quando o FHC ganhou. Tinha votado no Lula, mas após a derrota, cheguei a acreditar que aquilo era o melhor para o país. Depois, decepcionei-me. FHC foi, na minha opinião, a maior enganação que vivemos. Um professor do gabarito dele se perdeu na mais pura vaidade.
    Fez coisas que não até hoje é difícil acreditar. Mudou a legislação em benefício próprio e, depois de 8 anos governando não consegue esconder sua vaidade, continua fazendo criticas desnecessárias sobre o governo Lula.
    Por outro lado, você tem toda razão, o Brasil não parou de melhorar. A economia estável trouxe uma nova realidade para o povo brasileiro. E a inclusão que Lula tem feito, desde o início de seu governo, ajudou de forma mais rápida ainda.
    Mas continuamos com grandes problemas sociais. Nosso povo, precisa de educação. Quanto mais eu vivo, mais acredito no que o Brizola falava:
    – A única coisa que pode mudar um país é a educação.
    E na educação básica, nem FHC e nem Lula, a coisa continua muito ruim.
    Abraços

  4. Vc, Kotscho, é a imagem que eu tinha do PT antes do poder. Não concordava com o que pregavam (ser contra tudo sem analisar, a favor do calote nas dívidas, contra LRF, a favor de estatizações, contra o PLANO REAL…).
    Mas achava que se chegassem ao poder seriam austeros e coerentes!
    Surpresas nos dois campos!
    Vc mantém certa autocrítica! Vc realmente tem ideologia, e não só faz dela um investimento!
    Até disso tenho saudade – a ideologia, seja qual for, revela paixão, não frieza!
    Talvez por isso tenha saído do Governo – mas é reconfortante saber que não há só planejamento na trajetória de nosso atual presidente.

  5. Parabens pela reportagem Kotscho.

    Graças a essa nova moeda temos nossa economia estável, conseguimos controlar melhor nossos gastos e planejarmos melhor nossas despesas.

    Um forte abraço

  6. Fernando Henrique está se gabando, mas ele era apenas o Ministro da Fazenda. O plano Real é do governo Itamar Franco e a equipe criadora do plano, era a base do Governo Collor, portanto o FHC está batendo continência com o chapeu alheio.

  7. Por isso e muitas coisas realizada no Governo FHC é que o PT, que não faz parte do Lula quando aparece escandalos envolvendo o PT, que o atual presidente vem fazendo farra junto com seu companheiros e se diz o responsável pela atual posição de nossa nação brasileira. e viva o plano Real, e Viva o FHC e sua equipe criadora do Plano Real. que Deus abençoe a todos, parabéns…

  8. Realmente, concordo com os benefícios trazidos com o Plano Real em sua respectiva época, porém este não credita FHC,muito menos o PSDB, não se pode ocultar as inúmeras falhas em diversos âmbitos.Os oito anos em que a “direita” dominou o país, a política estava impregnada de práticas elitistas com políticas neoliberais absurdas em que privilegiava somente as famílias mais abastadas.
    Além disto, a hipocrisia na aprovação do 2° mandato na época foram um dos fatores que mancharam a imagem de FHC, inobstante, as altas taxas de desemprego, a dívida externa crescendo absurdamente, privatizações inexplicáveis e desprovidas de inteligência,como a da Vale do Rio doce.

    Ricardo admiro mto seu trabalho, parabéns!

  9. Kotscho,

    boa noite. Como é bom ler uma matéria como esta: contando as coisas como elas aconteceram, sem insinuações tendenciosas para qualquer um dos lados.

    É verdade que, muitas vezes, as coisas acabam descambando pra nossa velha briga- as nossas velhas ‘esquerda’ e ‘direita’ – mas, ler um texto assim, mostrando que os dois lados podem acertar e reconhecendo sem rancor (apesar da derrota nas eleições) que o que foi feito fez bem ao Brasil, me fez novamente ter vontade de deixar um comentário aqui no Balaio !

    Se pudéssemos voltar no tempo, tenho certeza de que teríamos um monte de gente ‘metendo o pau’ no Plano Real, e que hoje percebeu que esse foi o melhor Plano que aconteceu no Brasil desde que me entendo por gente – assim como, por exemplo, os Anti-PT sentaram o pau no Bilhete Único, aqui em São Paulo, e depois tiveram que meter o rabo no meio das pernas (o Kassab teve até que incremetar o Bilhete Único…)

    Por isso, tá provado: os dois lados erram e acertam – e um pouco de boa vontade com o outro lado não faria mal a ninguém!

    Parabéns mais uma vez pela matéria!

    Abraço a todos

    Giuliano

  10. pois bem e a turma do PT não encherga nada disso . . a vale do rio doçe que só dava prejuiso ao pais hoje só da lucro . o cistema de telefonia que era muito ruim . hoje tem telefone sobrando . o pais estava falido na agricultura e agropecuaria . . e quando FHC entregou o pais nas mão do PT O PAIS JA ESTAVA SE TORNANDO CAMPEÃO MUNDIAL DE GRÃOS E DE CARNE. e a inflação com menos de 10 por cento . quando assumiu era de 83 por cento ao mes . olha tem muito pra falar e mostrar . mais vamos parar aqui . só pesso que analisem bem tudo isso
    ……………..um abraço

  11. Agora,

    Como o proprio ex-presidente FHC disse, precisam ser feitas as reformas necessarias para que o pais avance.

    OU VOCES ACHAM QUE O BRASIL ESTA BEM?

    Nao, nao estamos, AINDA SOMOS UMA SOCIEDADE MISERAVEL, CORRUPTA, VIOLENTA E ANALFABETA.

    REFORMA POLITICA, ADMINISTRATIVA, ETC JAH

    Que a Dilma ou o Serra tenham esta coragem!

    Jah que o Lula resolveu “deitar-se em berco explendido” com seu altissimo indice de aprovacao.

    Jorge

  12. Estranho ser o primeiro a comentar hoje.
    Será que as pessoas ainda não acreditam que o Kotscho esteja elogiando uma iniciativa Tucana que deu certo?
    O bom jornalista faz isso; critica o errado e elogia o correto, independente de quem o tenha feito.
    Parabéns pela reportagem.

  13. O controle da inflação, economicamente, é um pressuposto básico para o desenvolvimento do capitalismo. Não sei porque FHC se gaba de ter controlado a inflação. Na verdade, não final do seu governo a inflação já estava fora de controle (20% ao ano). Quando Lula tomou as rédeas do governo, ai sim, houve controle de verdade da inflação. Pois, tivemos controle da inflação, crescimento econômico, diminuição da pobreza, aumento da redede de proteção social, pagamento das dívidas com o FMI, aumento das reservas, etc. FHC fez o filho mas não cuidou. O pai é que cuida. E esse pai é LULA.

  14. Muito exagero, Ricardo. Exagero demais. É um bom “causo”. De fato o Real ganhou a eleição. A falta de boas avaliações do Aluisio ainda perduram.
    Agora, falar em estabilização de preços é falar com a visão de quem vivia na hiperinflação, algo muito distorcido pela realismo fantástico que o Brasil produziu.. Além do frango, nada está com o custo tão próximo ao valor de quando foi lançada o programa/moeda. Sequer o salário mínimo,
    o primo pobre de todos os reajustados. E nem mesmo a pinga.
    Abraços.

  15. Kotscho.
    Acho que o plano merece um estudo mais detalahado e lógico.
    Ele veio, atingiu certo objetivo, mas teve e tem seu preço.
    Portanto: Não venham os políticos, principalmente os elitistas se gabar e cobrar da nação os méritos dese plano. Pois quem pagou a conta, e quem realmente deu sustentação ao plano foi o zé povinho, ou seja: Nós.

  16. Uma refelexão:
    Notícia de hoje;
    ”OEA estipula 72 horas para novo governo de Honduras devolver poder para Zelaya
    Organização ameaça expulsar país do bloco.
    Assembleia Geral condena o golpe militar de domingo”

    Logo a OEA!
    Logo a OEA que, recentemente convidou CUBA, a mais antiga e violente ditadura do mundo à se reintegrar à organização. A OEA e a ONU classificam como golpe, um contragolpe. Existem vários tipo de golpes; há golpe do baú, de mestre e os golpes de Estado.
    Em Honduras, o governante eleito, insuflado por vizinhos golpistas tentou aplicar um golpe de Estado, violentado a Constituição de forma clara e inequívoca, inclusive desrespeintando os poderes legislativo e judiciário. Pretendia aplicar um plebescito ilegal, consultando o eleitorado para que este, homologasse nas urnas uma reeleição que o conduziria para um mandato interminável, isto é; uma ditadura com apoio dos eleitores!
    Veio então o contragolpe; o judiciário e o legislativo depôs o golpista que, tentando resistir, foi preso e exilado. O novo Presidente empossado Constitucionalmente, irá cumprir apenas o restante do mandato do golpista que, termina em novembro quando, também, dentro da lei, será realizadas novas eleições.

    Um contragolpe é um golpe que se antecipa a outro ou se destina a anular esse outro.
    E se, o contragolpe, se baseia na manutenção da lei, não é nem golpe e nem contragolpe. O cumprimento da lei é o pressuposto básico da democracia.

  17. Puxa Tchoinho o pior de tudo foi Lula não ter te ouvido..né

    Mas si o real era tão forte porque em 2003 entregaram o Brasil quebrado para o Lula? Azar? Incompetência? Crises? Outro?

  18. Haverá, claro, os militontos que, repetindo uma ladainha enfadonha dirão que Sarney e FHC tiveram seus mandatos ampliados por golpes. ERRADO!
    FHC disputou uma reeleição que foi votada no Congresso por uma emenda Constitucional acatada pelo judiciário. Pode-se questionar o evento político e o conceito, mas, chamar de golpe não.
    Nem FHC, e nem Sarney, foram buscar apoio popular por meio de ”consultas” não previstas na Constituição.

    Este é o perigo que, tanto temos questionado aqui, da grande aceitação de uma figura carismática entre a população. Foi assim que nasceram as mais crueis e sanguinárias ditaduras da humanidade.
    O NAZISMO não nasceu no laboratório de incubação de Franksteim, nasceu do apoio popular que o ditador HITLER tinha de mais de 85% da população.
    Nó não aprendemos.

    Claro que HONDURAS

  19. Senhores o plano real foi o grande acerto de contas da sociedade pela festa do plano cruzado lembram? que festa não?sabem qual o preço? O preço foi ser o ultimo pais a entrar no mais longo de prosperidade mundial,até a china entrou antes,e olhem que eu não gosto nada do regime chinês.
    PS;SOU LIBERAL SIM SENHOR.

  20. Só mesmo uma verdadeira democracia pode agir assim:
    IGREJA PEDE QUE FIÉS PORTEM ARMAS DURANTE CULTO.
    Após pedido de pastor, fiéis levam armas para a igreja em Louisville, no estado do Kentucky EUA.
    Para pastor, existem cidadãos obedientes à lei que possuem armas.
    Mais de 200 pessoas responderam ao pedido e compareceram armados.
    O objetivo é de celebrar a Segunda Emenda da Constituição, que garante aos norte-americanos o direito de portar armas.

    Lembrando que, após 1992, o índice de criminalidade nos EUA caiu de forma espantosa e inesperada. Nos anos 80, N. York era tão violenta como algumas cidades brasileiras. Atualmente, com um índice de 8/100 mil (8 crimes por cada 100 mil habitantes) N.York se compara às Metrópoles mais pacíficas do mundo.
    Na história da humanidade, nunca se registrou índice zero de criminalidade.
    Nem no Paraíso!!!

  21. Que materia fajuta…Pelo amor de ¨DIOS¨ ,a estabilização econômica do Brasil está fortementeme associada ao controle fiscal,o autor escreva de forma a parecer que a situação foi resolvida com uma simples mudança da moeda.Atenção PETISTAS não se esqueçam que o Presidente do Banco Central continua nas mãos do PSDB,a não ser que o H. Meireles esteja caindo neste momento….Ô materiazinha mais amadora.

  22. Genericos e plano real deveria ser creditado a Itamar Franco. Hoje a estabilidade economica é um bem que a sociedade não abre mão. Quanto ao futuro, é Distribuição de Renda. D de Dilma e R de Rousseff + Desenvolvimento.
    Acredito e vou trabalhar para eleger a Muié npo 1º turno.

  23. Estimado Ricardo, é esse o ponto:

    Foi bom?

    Foi!

    Então é digno de Elogios!

    Foi Maria ou foi João?

    Tanto faz, deu certo e continua até hoje!

    Abraços Fraternos

    Mané Ferreira

    * A propósito: Os vigaristas já renunciaram?

  24. e` triste acreditar em gente com ma intençao e preocupado so com o rabo tipico do tal de mercadante q criticou o real antes
    como vc diz na oposicao fazia o mesmo e hj no governo esta tudo bem, da para votar nuym cara dessses??
    valter

  25. O Plano Real foi uma conquista do povo.
    FHC, mesmo com o plano do Itamar, governou mal. Muito mal mesmo.
    Depois do Plano o Brasil melhorou.
    Mas terá que melhorar muito; pois, ainda não deixou de ser um país metido à besta.

  26. É sintoma de grave idiotice acreditar, que embutido naquele plano, não tinha por trás algum intresse dos banqueiros.
    Será que eles deixariam acontecer algo que não lhes trouxessem vantagens ? Será ?

  27. Indiscutivelmenet, o governo PT tentou por todos os meios possíveis boicotar o plano real. Eu disse o PT. O Lula também, mas só antes de se eleger. Eleito, o presidente Lula, fez questão de manter o BC nas mãos do Meirelles que, por sua vez, trancou os cofres e deixou os militantes longe, muito longe do cofre.
    Mercadante e Maria da Conceição, como se observou no artigo do Kotcho, estavam completamente enganados. Mercadante por questões políticas mesmo, mas, M.Conceição, com todo respeito, por ignorar o processo e por paixão ideológica.

    Mas eles, os militantes, continuam tentando uma fórmula nova e revolucionária p/ substituir o plano real.
    ”Quem pensa que consegue justiça social com restrições à liberdade termina perdendo as duas”
    Do profeta Roberto Campos.

    Na Venezuela, esta semana, o preço da sardinha – produto de maior consumo popular- teve um reajuste de mais de 150%. O leite, 50% (leite com mais de 80% de água pura).
    No Brasil do real, tanto o leite como a sardinha permanecem com os preços estáveis há mais de 5 anos – descontando-se, naturalmente- os efeitos da sanzonalidade que, alteram preços de acordo com a oferta no mercado.
    Um benefício médio do bolsa-família dá p/ comprar 20 k de sardinha.
    O Brasil é um país injusto, mas já foi mais injusto ainda.

  28. Caro Ricardo,

    O Plano Real vinha sendo estudado há muito tempo por alguns membros equipe econômica do então Presidente Fernando Collor de Melo que foram herdados pelo Presidente Itamar Franco. FHC que viria ser Ministro da Fazenda participou com sua equipe dos arremates finais do Plano que, segundo entendidos era de uma simplicidade extrema sem nenhuma mágica econômica.
    Perdura até hoje. Acabou com a cultura inflacionária que imperava no País e melhorou a vida dos brasileiros. Essa discussão idiota de quem é o pai do plano me cheira a eterna disputa entre nossas esquerdas imbecis (PSDB e PT) já que se aproxima uma nova eleição. Meu Deus, quando os brasileiros vão parar de discutir partidos políticos no poder (quem é melhor PT ou PSDB, ambos sem ética e corruptos mas também com bons nomes em suas fileiras) e começar a discutir propostas efetivas de melhoria de vida para nosso povo?
    Valeu a lembrança Ricardo.
    Um abraço

  29. 01/07/2009 – 09:47

    Enviado por: everaldo

    ”Será que não estava por trás a negociação para salvar alguns bancos ?”

    Olá meu caro Everaldo.
    E aí?
    Vc me lembrou um fato, sobre banqueiros. O Dr.Setubal (do Itaú), pouco antes de morrer disse que, Lula merecia uma estátua. Te lembra disso?

  30. Hoje, 1º de julho, comemora-se o aniversário de um dos fatos de maior relevância dos ultimos 40 anos, O PLANO REAL. Parabens Itamar e FHC, precursores do real plano de aceleração.

    Agora cabe uma pergunta: O que o Lula e sua equipe fez nesses 7 anos de governo?

  31. Belo artigo Kotscho!

    Belo porque ele vai no ponto: a estabilidade da moeda não pertence ao grupo A ou ao grupo B. Ela pertence, sim, a todos nós brasileiros – uma nação que confia em sua moeda, com certeza é uma nação mais forte, mais capaz de exercer sua soberania e de realizar seus sonhos.

    O altíssimo imposto inflacionário dos últimos 50 anos foi uma máquina de moer economias para os brasileiros mais pobres. Um economista que venha à boca de cena dizer que “um pouco de inflação é bom” só diz isso porque não é o poder de compra dele que está diminuindo, não é a sua capacidade de prover as necessidades básicas da família que está indo pro brejo.

    A estabilidade da moeda fez o brasileiro resgatar muito do seu amor próprio, da sua esperança de planejar o próprio futuro, de poder adquirir bens essenciais para sua família.

    Por tudo isso é que digo: a estabilidade da moeda pertence aos brasileiros. A moeda deveria ser vista como patrimônio de todos nós, tão importante quanto nossa História, nossa Cultura, nossas florestas. E, como elas, precisa ser protegida dos populistas, dos aproveitadores, dos imediatistas, dos grileiros de economias alheias – muitos deles, infelizmente, eleitos por nós.

  32. Luiz Carlos, o Antigo

    …finalizou bem o seu comentário das 9:57: “O Brasil é um país injusto, mas já foi mais injusto ainda.”

    Se o Olavo Setubal, chegou a sugerir uma estátua para o LULA, que colocou os bancos públicos, para ofertar crédito com taxas reduzidas de juros, imagina o que ele não fez, por debaixo das mesas, pela turma do FHC. Imagina.

  33. Luiz Carlos, O Antigo,

    voce não é tão antigo, a ponto de ter se esquecido que o sonho dos governos anteriores ao LULA, era termos um salário mínimo de 100 dólares, lembra?, pois é, pode me dizer em quanto estamos hoje ?

  34. Luiz,

    Banco ter lucro com o país em crescimento é mais do que normal, agora, ter lucro com crescimento zero, é sintoma que algo anda errado, que tem bolsos demais no pedaço.

  35. O Real foi um sucesso porque não foi um plano e sim um processo que se iniciou no Governo Collor e teve continuidade ao longo dos Governos Itamar, Fernando Henrique e Lula. Neste caso há uma injustiça: todos esquecem do Fernando Collor, no entanto não haveria Real sem Collor.

  36. Caro companhero “PINGO NOS IS”???…
    Sem querer tomar partido, porque concordo que FHC não elaborou plano real, mas acho que voce não conhece nada de realizações políticas.
    Ele era ministro quando a equipe da Fazenda elaborou o plano que teve a moeda transitória URV, assim como a mãe do PAC nunca pariu PAC, mas ela é a chefe da equipe.
    Presidente, Ministro, Governador, etc, nunca criam nada mas como lideres dos grupos composto normalmente por técnicos competentes, assumem a partenidade/maternidade de qualquer coisas criadas sob seus comandos.

  37. Ricardo boa tarde, como vai?

    bem voltando ao papo principal:

    PT abandona a velha Raposa!

    A bancada do PT decidiu não prestar solidariedade incondicional ao presidente José Sarney .

    O PT, partido onde o mais bobo faz cigarro de maconha no escuro com luvas de boxe, acabou colaborando para enfraquecer Sarney ainda mais.

    O Motivo: Simples, a opinião pública não quer abafar o casop, então não existe moralidade alguma por parte dos ilustres maus representantes, foi unicamente por estarem unidos em pânico da opinião pública.

    Sabedores que são da proporção e da repercussão do caso, fecharam rapidinho com uma proposta semelhante àquela apresentada à tarde ao próprio PSDB do Brilhante “Arthur Virgílio,” que ponderou sobre a necessidade do senador peemedebista se afastar do cargo.

    A proposta do PT, foi de fato um golpe letal nas aspirações do eloqüente “ex isso e ex aquilo” às suas pretensões de continuar pendurado no puleiro.

    Esta atitude dos petistas, assemelha-se a uma intervenção branca.

    Sarney esperava o apoio total dos petistas, e pelo visto está sozinho, e quem ficar ao seu lado vai ser malhado pelo povo!

    Continuo com a minha opinião:

    “Renuncia coletiva Já!” Renam, Sarney, Ideli, Welington, e todos os picaretas que o apóiam!

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

  38. 01/07/2009 – 11:08

    Enviado por: everaldo

    Luiz Carlos, o Antigo

    Se o Olavo Setubal, chegou a sugerir uma estátua para o LULA, que colocou os bancos públicos, para ofertar crédito com taxas reduzidas de juros, imagina o que ele não fez, por debaixo das mesas, pela turma do FHC. Imagina.

    Caro Everaldo.
    O Dr.Setúbal era gente boa. Pena que não sou parente nem da empregada dele. OH inveja…
    Mas, olha só, na época do real houve uma explosão de crédito que chegou a 43,5% do PIB. Inédito ainda.

    Quanto ao s/m de 100 dólares, é preciso fazer umas considerações; Em 1994 o s/m era de 70 URVs. 1.URV= 0,94 dólar +- 74 dólares. Certo? URV convertida fator 2,5 (Cruzeiro real). Na conversão 185 reais.
    Se vc levar em conta a inflação do período poderá quase empatar.
    Mas, o mais importante, não é valor nominal e, sim, o valor efetivo,ou poder aquisitivo.
    Um exemplo (de memória).Em 94, uma passagem de ônibus, no Rio era 0,75 real. Um s/m pagava 130 passagens. Hoje, esta mesma passagem está a 2,5 reais e, os 465 reais pagam exatas 186 passagens.
    Entendeu everaldo? O verdadeiro aumento foi de 43%.
    É como eu disse; melhorou sim, mas, nem tanto como se diz.

    Nunca podemos nos esquecer que, com o câmbio flexível, o s/m vale uma coisa hoje e outra amanhã.
    Nossaaaaaaa…quanta conta; quase pirei!

    Agora, pensa bem; se um petista doido disser que o governo vai reestatizar, a Vale, por exemplo; no outro dia o dólar explode. Se o dólar explodir, o s/m ganha valores nominais inimagináveis, se o comparativo for o dólar.

  39. Kotshão,

    Você tem razão, Lula perdeu aquela eleição e a eleição seguinte por culpa do próprio PT, o partido nunca assumiria que o plano poderia dar certo, mas deu!

    O PT engrossava o coro dos desintusiasmados com o plano, aliás viemos a descobrir que o próprio Ricupero era um deles quando a equipe em que você trabalhava campanha conseguiu uma imagem via “parabólica” de uma entrevista “em off” do então ministro falando poucas e boas do plano real. Na época, a campanha do lula colocava a imagem editada do ministro dizendo: “Eu não tenho ESCRÚPULOS!” Enfim, Lula perdeu a eleição!. Anos depois, ano passado eu acho, tive a oportundade de ouvir a Profª Mariangela Furlan Haswani, que participou da campanha, dizer na sua aula que em análises posteriores, descobriu-se que a “massa” não sabia o que era ESCRÚPULOS, e que os “teasers” com o ministro não poderia causar qualquer efeito.

    Pois é Kotshão, não tinha como o FHC era a bola da vez, do mesmo jeito que nenhum mensalão pôde derrubar o Lula, não era a falta de escrúpulos que derrubaria FHC.

    Abraços

  40. Em agosto de 1994 o s/m era de 75 URVs (70,5 dólares com dólar 0,94). Com dólar de hoje; 1,995= +- 140 dólares.
    Soma-se a inflação do período. É quase empate.
    Mas, que se diga; o importante é o valor aquisitivo; se 10 dólares comprava X coisa à época e hoje X vale 20, há 10 dólares nominais ”monetizados”

  41. Acordem amigos, acordem.

    Esta política corrupta, estes políticos corruptos, são consequencias de uma ELITE CORRUPTA, são braços desta elite(?) que historicamente domina o estado, e todas as suas instituições.

    O presidente do supremo, não foi eleito pelo povo, e o que poderemos dizer dele? È um lambecôco desta elite.

    Temos vários congressistas tidos como honestos, éticos, e, não ouvimos suas vozes. São lamberrolas desta elite.

    A ELITE CORRUPTA, comandada pela TEP ( Tradicional Elite Paulista ), é a mãe e mantenedora de toda essa corrupção.

    Parece que só eu falo isto.

    Mudem para quem mudar, militares, troca total dos congressitas, o escambau, que a corrupção, não acaba, pois precisariamos trocar esta ELITE (?) E como fazer isto?

    Qualquer governante, por mais bem intencionado que seja, se quizer governar, tem que negociar alguma coisa com esta porcaria de elite.

    Este herói o LULA, a duras penas, vem destruindo o braço mais importante desta elite, a imprensa. Que em desespero bate em seu aliado Sarney, outro marginal domesticado.

    O pavor deles é a DILMA ser eleita, pois sabem que esta, não tem a “ternura” do LULA .

    VIVA DILMA !!!
    VIVA DILMA !!!
    VIVA DILMA !!!

  42. Engraçado um PT assumido e descarado enaltecendo o plano que realmente revolucionou a economia brasileira. Contraria a linha do seu partido e do seu presidente (seu, porque meu ele não é e nunca será) que tudo que existe de ruim veio do FHC e de Pedro Alvares Cabral e de que tudo que existe de bom veio do Sr Sassa Mutema, ou LUla.
    Um abraço caro jornalista.

  43. …continuação de 14:52

    …Collor caiu por tentar isolar a TEP

    JK para construir Brasília e transformar o Brasil, teve que fazer vista grossa, aos roubos , desta corja de marginais.

    Este HERÓI, o LULA, vai destrui-la elegendo a DILMA.

    SERÁ A MAIOR OBRA DE SEU GOVERNO.

    VIVA O PT
    VIVA LULA
    VIVA DILMA

  44. ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………….
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………..Kotcsho..?
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………………..Sim,
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………….é verdade que o PT desceu o PAU no plano.
    …………………………………………………………………………………………………………
    ………………..E é verdade que o plano deu,…. CÉRTO.
    ………………………………………………………………………………………………………….
    …………………E é verdade também,…. que o Faról HC,
    …………………………….ficou como pai do plano.
    …………………………………………………………………………………………………………
    ………………Até aí,….prá um MILITÃNTE honésto como,
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………………. EU,
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………….TIUUUUdju,…. bem.
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………Porém,…..caro Kotcsho,…EU NÃO LÍ,…o livro
    ………………………………………………………………………………………………………….
    …………………”os cabeças de planilha”,….do Luiz Nassif,
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………VOCÊ,…..LEU?
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………….Alguém aqui no BALAIO,…..LEU?
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ……………………….O que vem após o,…”.SHUCHÉSSHU ”
    ………………………………………….do plano
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………..em termos de DESCALABRO ADMINISTRATIVO
    ………………………………………CORRUPÇÃO,
    …………………………………………..MÁFIAS,
    …………………………..DESTRUÍÇÃO DO ESTADO
    ……………………………….PERDA DE DIREITOS
    ……………………………………………enfim,
    ………………………………………….o país a
    …………………………… BANCARROTA EM TODOS
    …………………………………..OS SENTIDOS…..!
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ……………………………Você não vai falar,…..nada..?
    ………………………………………………………………………………………………………….
    …………………………………………………………………………………………………………

  45. a opinião sensata é do Manoel. Deveriamos fazer comentáris isentos de paixão ideológica. Mas nesse País não se pode oferecer espaço para comentários da população que os petistas ( ou os beneficiários ) ofuscam o painel cm seu ódio vermelhinho.
    É dose! Não querem que o povo tenha certeza de que o plano real muou o Brasil.

  46. Carp amigo, “O que fizerem com este país é digno de pena!”

    Se todos aqueles que foram usurpadores do poder, e se apropriaram do erário fossem renunciar Brasilia ficaria deserta!

    Terra sem lei, Deus e o diabo na terra de ninguém!

  47. Ricardo parabens pela capoacidade de discernir em relação o que é ser politico você que fez parte do governo LULA, comentar sobre o plano real e elogiar mostra que mesmo sendo uma pessoa de esquerda sabe definir sem paixôes partidarias o que é bom e o que é ruim

    Parabens mais uma vez. Um abraço Lucio

  48. Que Lula, que nada ele é humorista ! Quem estabililizou a economia foi Malan e quem continuou foi Palocci. A maior piada de Lula é Dilma!

  49. RK,

    Parabéns pela reportagem, principalmente por divulgar num reduto de PTistas. Deve ter sido bastante xingado….

    A verdade dói muito, viu Mercadante!

    E temos que reconhecer que a grande sensatez do Lula foi manter a política economica.

    Fora do ambiente economico, não vale uma notinha sobre a viagem do Lula a Libia? Ele, Kadafi, Almadinejad… Quanto progresso isso vai trazer, hein!

  50. Grande Vevé,

    se tinha algo ou não por baixo dos panos para os banqueiros, sei lá.

    Mas o fato é que o resultado final do plano foi uma grande conquista para o país.

    Cara, agora eu sei que, se eu quiser comprar um artigo de 500, se eu juntar 100 por mês, muito provavelmente eu consigo meu objetivo em 5 meses.

    Muito diferente da paranóia dos anos 80, onde minha mãe me mandava correr pro mercado de manhã, porque à tarde já seria outro preço.

    Um avanço – um grande avanço !!

    Abraço vevéim !!

    Giu

    PS: Kotscho, livraram a cara do Edmar !!!!!!!!!!!!

    http://noticias.uol.com.br/politica/2009/07/01/ult5773u1552.jhtm

    O Edmar Moreira foi absolvido !! Depois de contratar A PRÓPRIA EMPRESA de 2007 a 2009 com o dinheiro de verba indenizatória, ele foi considerado inocente pelo Conselho de ÉTICA !

    O que será que ele teria que fazer pra ser condenado pelo Conselho de Ética? Vender a mãe na zona e entregar a sogra?

  51. Caro Ricardo, perdoe-me a ignorância. Você quis ser irônico? Não se pode mais beber uma pinga por 20 centavos. Um kilo de frango não é mais comprado por R$2 reais, agora é no mínimo R$5.

    Quanto as surpresas, a tarifa de energia elétrica irá aumentar, conforme matéria da Folha de hoje, em mais de 12%.

    Melhorou sim, mas estamos longe da justiça. O Plano Real contribuiu para estabilisar o Brasil e também para o aumento das mazelas sociais, como a brutal, covarde, absurda, vergonhosa e “real” diferença na distribuição de renda.

    Gutemberg M. Tavares

  52. Estou me LIXANDO para á sociedade!

    Pizza: deputado do castelo é absolvido
    Os deputados que integram o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados acabaram de absolver, por 9 votos a 4, Edmar Moreira, o deputado do castelo, da acusação de quebra de decoro parlamentar por uso indevido da verba indenizatória. Ele foi acusado de apresentar notas de uma empresa de sua propriedade e outra que já lhe pertenceu para ser ressarcido pela Câmara por gastos com segurança. Segundo o relator, Nazareno Fonteles (PT-PI),

    Quem são os T R O U X A S!
    Edmar não conseguiu “desmentir nenhuma das acusações”, mas mesmo assim seus colegas o absolveram.

    O MORÃES avisou quem eram os T R O U X A S?

  53. Ricardo, após a leitura dos comentários de seu leitorado
    fiquei deprimido ao constatar o grau de desinformação
    aliado a uma total incapacidade de ver as coisas de uma
    maneira, o quanto possível, isenta de paixão política.
    Como as pessoas são maniqueistas no sentido mais
    perverso da palavra !
    Que pena, há ainda uma longa distancia a percorrer

  54. CARO JORNALISTA RICARDO KOTSCHO,

    ESTOU RELENDO O LIVRO “A REAL HISTORIA DO REAL” DE MARIA CLARA R. M. DO PRADO, JORNALISTA CONSAGRADA, E QUE DEIXOU UM TESTEMUNHO UNICO DAS A ÇÕES E DO COMPORTAMENTO DOS PRINCIPAIS PROTAGONISTAS DO PROGRAMA DE ESTABILIZAÇÃO. O CAPITULO 13 DO LIVRO, TRATA D QUESTÃO CRUCIAL DO CAMBIO, É ANTOLOGICO

    E TEM UMA PASSAGEM PARA ENTENDER O ODIO DE CIRO A FHC.
    “PARALELAMENTE, FHC TRATAVA DE ACALMAR OS ANIMOS NO MINISTERIO DA FAENDA, PELO MENOS NA APARENCIA. FOI ESTE O ESPIRITO DO CHURRASCO, PROGRAMADO PARA NOITE DE 10/11/1994, UMA QUINTA-FEIRA, NAS DEPENDENCIAS DO BANCO MERIDIONAL, EM BRASILIA. ENCENOU-SE ALI UMA FARSA COM DIREITO A PRESENÇA DA IMPRENSA PARA O DEVIDO REGISTRO DO BOM ENTROSAMENTO ENTRE O MINISTRO DA FAZENDA CIRO GOMES E A EQUIPE ECONOMICA DO REAL. NOS BASTIDORES, AS DESAVENÇAS CORRIAM SOLTAS.”

    ESSE LIVRO É UMA PÉROLA, PARA ENTENDER QUE MUITOS SÓ FAZEM POSE, NÃO ENTENDEM DE NADA.

    LULA, MERECE UMA ESTATUA, POIS NINGUEM ENROLA O BAIANO E VC SABE DISSO.

    ABRAÇOS
    CLOVIS LIBANIO

  55. Caro Ricardo.

    De 1988 até 1994, eu trabalhava na Encol, aquela construtora que quebrou não só ela, como quebrou varios compradores de imóveis.
    Lembro que por volta de 1992, a Encol criou uma moeda que se chamava se não estou errado de OTE, essa moeda tinha correção mensal igual a URV teria, olha que a unidade de valor da Encol havia sido lançada por volta de 1992, para atualisar o valor de custo e venda de seus, imóveis e patrimônios, vou dar um exemplo se uma construção tinha o valor de custo de ?$500.000,00(quinhentos mil sei lá o que da época), ela corresponderia a 500.000 OTE que seria corrigida mensalmente, pela moeda corrente, isto é o imóvel e todos bens adquiridos naquele periodo (mês) teriam sempre um valor valor em OTE, passando um ano o imóvel a que me referi tinha o valor de 500.000 OTE. Esta foi uma maneira encontrada pela empreza para não se perder nos valores que ela mesmo financiava, e no custos utilizados no orçamento desse imóvel

    Foi lançada a URV e posteriormente o Real, embora a empreza já estivesse batendo pino em 1994, nós já estavamos ciente que o Real poderia dar certo, pois já estavamos ha 2 anos trabalhando com este sistema.

  56. Boa noite Ricardo!
    Boa noite amigos balaieiros!

    Eu me lembro dessa época!

    Uma dificuldade toda vez que tinha que fazer as conversões para URV.
    Mas foi uma coisa boa…ao menos algo surgiu para melhorar um pouco a nossa vida. Não importa em qual governo foi, afinal o FHC estava como minístro quando o plano foi lançado.
    Eu aplaudo essa vitória…mas não é por isso que vou ficar lançando confetes…isso é passado…o presente continua aqui nos castigando com demosntrações cada vez mais nefastas.

    Além do mais, podemos ter uma idéia de como agem as oposições quaisquer que sejam.
    Todos na oposição foram contra o plano real, e todos quebraram a cara.
    Fazem uma barulheira geral, e depois esquecem…

    Como o próprio presidente disse certa vez em uma entrevísta.
    “-Quando se é oposição a gente pode dizer qualquer BRAVATA, mas quando se está no poder é diferente”

    Parece que ele tem razão…faz parte do jogo…do jogo de iludir, de desviar a atenção…de minimizar as grandes jogadas do outro, e maximizar a sua própria ideología.

    O povo?

    O povo só fica olhando e aplaudindo hora um hora outro, ou então reclamando de um ou de outro, mas realmente pouco interessado nos verdadeiros destinos da nação como um todo.

    Todos querem apenas melhoras para sí…esquecem-se de que vivemos, trabalhamos, e morremos sob o mesmo pavilhão.

    Apenas manadas de ovelhas que se matam em função de justificar seu ego na apreciação de QUEM VAI COMANDAR A MANADA no próximo inverno…se o lobo ou o coyote.

    O lobo se traveste de ovelha, e portanto o coyote fica frustrado…mas procura se aliar à hienas, e o lobo como não é besta, procura se aliar aos leões…e por aí vai…

    Esses verdadeiros “predadores” não se cansam de se alternar no comando da manada.
    Quando cometem algum deslíze, tem a prerrogatíva de serem julgados por seus próprios semelhantes carnívoros.
    O resultado então não pode deixar de ser outro senão o óbvio.

    A última agora é a absolvição do dono daquele castelo pela comissão de ética.

    PQP …mais um????

    Ninguém é culpado nessa desgraça????

    As coisas acontecem…tem provas…tem documentos…tem testemunhas…mas nada acontece???

    Um a um…todos saem ilesos ou no máximo levemente chamuscados???

    O Dirceu daqui à pouco vai estar aí sorrindo completamente inocentado…

    Pra que temos que pagar essas malditas CPI’s????

    Concordo com a insistênte pergunta do meu amigo Mané veínho!

    Quantos já foram presos Ricardo?
    Quantos já foram realmente punídos?

    NÃO …ninguém foi…e provavelmente ninguém vai ser…

    Essa é a merda dessa pseudo-democracía…

    Acho que alguma coisa só irá realmente mudar, quando a pressão vier de fora…porque daqui de dentro não sai nada.

    …merda que segue!!!!!

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

  57. NASSIF: Cadê o Senso Tático do PT?

    FALEM QUE É MENTIRA!!!

    01/07/2009 – 18:10 – Blog do Nassif

    A busca sôfrega da crise
    A posição da bancada do PT, pedindo a José Sarney que se licencie – e depois decidindo aguardar a volta de Lula – mostra que o senso tático não é o forte do partido.

    A mídia está se lixando para Sarney. O que se busca é a instabilidade política. Com todos seus vícios – comuns à maioria dos parlamentares – Sarney é garantia de estabilidade.

    Rifando-o, o PT coloca mais gasolina na fogueira armada pelos adversários.

    Já se tem o desvairado presidente do STF, Gilmar Mendes, como uma fonte latente de instabilidade. Tem-se a mídia, com uma sede de sangue que ultrapassa qualquer limite de bom senso.

    O presidente da Câmara, Michel Temer, está longe de poder ser considerado um aliado incondicional do governo. Qualquer fato, factóide, escândalo real, alguma tragédia que precipite a luta política, não encontrará o algodão entre cristais para tornar a luta menos encarniçada.

    Ruim com Sarney. Péssimo sem ele.

  58. RK, o comentário foi mais de uma vez por algum problema (tentei várias vezes e aparecia mensagem de página indisponível e agora vejo que foi duas vezes). Até postei o mesmo comentário no post anterior, pois neste não estava conseguindo. Não tive a intenção. Foi problema no blog.

  59. Afinal, quem é o pai do real? Como tantas crianças que nascem por esse Brasil afora, nossa moeda deverá continuar com a paternidade desconhecida. O PSDB tem afirmado em seus programas políticos que é o pai do real, mas, Itamar Franco contesta: “A todo instante, assistimos na TV o PSDB comemorando os 15 anos do Plano Real. Ora, isso não nos magoa, mas é uma deturpação, uma negação da história.” Segundo Itamar, o pai do real é mesmo Rubens Ricupero. Dá para acreditar? Ricupero ficou desacreditado depois daquele episódio das parabólicas. Há mesmo quem negue essa progenitura: para alguns, o pai do real é o economista Edmar Bacha. Se não dá para saber quem foi o pai, o filho foi sem dúvida FHC. Sem ele, o sociólogo de Higienópolis teria planos políticos mais modestos – uma candidatura à Câmara Federal. O real mudou sua vida, fê-lo correr mundo e vestir várias vezes a beca de doutor “honoris causa”. Por falar em mudança de vida, Itamar vai assinar dia 6 a ficha de filiação ao PPS. Será candidato a quê, se mal lhes pergunto?

  60. Não sei, não…….cara.
    Qdo o Plano Real foi lançado, vínhamos de um série de tentativas para debelar com a inflação. Isso, deixava os agentes econômicos incrédulos…
    E acabar com a inflação já era um objetivo, imperioso, já.
    Nada mais normal, q as pessoas, no geral, na época, se vissem… desacreditadas. Incluindo, essa equipe da caravana… possuidora de um discurso, altamente crítico, q deveria ser discordante.
    Poxa!… Lembra, Ricardão, como estava o Plano Real, ao final do primeiro mandato do FHC? Se não seguram o câmbio, a vaca iria p’ro brejo. E o câmbio foi amarrado… Lembra?
    Depois, ao final do segundo mandato, lembra como tudo, tudinho ia de mal, a pior? Foi por isso, q o Pres Lula ganhou a eleição…
    Engraçado, as pessoas esquecem, rápido…
    Sei, não…. Mas, o BACEN e a Fazenda… em especial o BACEN tem tido uma atuação, perfeita. Mto séria e competente. Super cuidadosa com a moeda e a inflação..
    Sei, não… Mas, acho, q o sucesso do Plano Real foi estabelecido, agora, no governo atual.
    Inclusive, é agora q, no exterior, estão dando crédito ao nosso País…
    Cara, houvesse outro prof Cardoso, no lugar do Lula, teríamos um neoliberalismo, à toque de caixa, pela goela.
    Eu lembro q a Petrobrás estava sendo transformada, para um nada… Eu lembro de qdo inventaram um tal de Regime Especial (aduaneiro) de Exportação e Importação de Petróleo e Gás Natural, beneficiando empresas estrangeiras, em detrimento das nacionais e, ainda, de várias noticias… anunciando projetos danosos à Petrobrás.
    Havia, por exemplo, a recauchutagem q fizeram no Bco do Brasil, com os planos de “incentivos” aos funcionários, acabando com sua carreira funcional, em grde prejuízo para a casa.
    Mtas coisas, mtas coisas aconteceram ou estavam armadas para acontecer e q foram largadas de mão, abortadas, no atual governo.
    Eu acho q a memória anda curta. Q a avaliação da realidade está sem ser feita, na conformidade.
    No fim, essa propaganda, toda, no “niver” do Plano Real tem por objetivo preencher o vazio do discurso da oposição. Pq não festejaram os dez aninhos, do plano? Pq, só agora, lembraram de cantar a musiquinha?…..risos
    O Jornal das Dez, na Globonews……..foi inteiramente dedicado à matéria….
    Não entendo, pq vc resolveu desenterrar esses ossos, agora. Se fosse, ainda, prá lembrar do Recúpero, sendo sabatinado na TV, na época…risos, e dizendo q de vez em qdo tem de ser mau caráter, mesmo… risos Lembra?
    Lembra do Rubens Recúpero, o Ministro da Fazenda do Itamar, q substituiu o prof Cardoso… e lançou o Plano Real, junto com toda a equipe, responsável? Lembra q o prof Cardoso assinou as notas do real, mesmo não sendo o ministro, em desacordo com a legislação? E o fez, prá ganhar a eleição…….q o Lula perdeu…. Essa, mesmo, em q vc estava trabalhando.
    É, meu caro…. Eu lembro q perguntaram ao prof Cardoso, pq ele autorizou a maxi-desvalorização…risos Eu lembro, q ele respondeu q não sabia de nada…. Q foi o Gustavão, quem determinou. Gustavão? Não lembro, mais….risos ( ele está, aê, no portal…. lindo, bem colocado, bem sucedido – falo o Gustavão ).
    Cansei!…….
    Aquele abraço, fraterno

  61. Estimado Ricardo, bom dia!

    Espero que você esteja bem de saúde, pois seu sumiço nos preocupa afinal vai pra vinte horas fora do ar!

    Bem vamos lá assunto em pauta:,Sarney!

    Fica Sarney! ou Fora Sarney?

    Ricardo, você conhecedor quie é do amigo Luiz sabe perfeitamente que se tem uma coisa que o Lula não é, é bobo:

    É esperto, astuto, matreiro, não dá ponto sem nó e apesar de só falar asneiras em seus pronunciamentos o povpo gosta e aplaude. Ele é vivo e sabe certinho a hora de pintar no pedaço, e sabe a hora do bote, ou de pular fora da canoa!

    É isso, ele se segurou até o que pode, poara ver se o Sarney puxava o carro por conta, ou se era enxotado pela maioria?

    Bem nem uma coisa nem outra: O Velho Sarney, esperou até a vorda esticar ao máximo para o lado do Luiz, e agora vai cobrar o seu apoio.

    é Ricardo que bela enrascada que saia justa meu amigo?

    E AGORA APÓIA A MARACUTAIA E A AMALANDRAGEM DE NOVO PARA AGRADAR O AMIGO E PARCEIRO DE TRAMÓIAS NO SENADO, DANDO UM PONTOP FINAL NO QUE RESTA (SE É QUE RESTA) DE ÉTICA DESTE GOVERNO MAL FADADO, OU DÁ UM PÉ NO TRAZEIRO NA VELHA RAPOSA E AGUENTA AS CONSEQUÊNCIAS?

    O Nosso espertíssimo presidenet Lula sabe perfeitamente, que, se quiser acabar com a carreira de algum político, é só incluí-lo em sua base parlamentar ou indicá-lo para um destes ministério de nada, basta ver o eloqüente Mangabeira.Um ministro de coisa nenhuma!

    Nosso ilustre personagem, é mais sábio que muitos filósofos de plantão, e nas vezes passadas, Celso Daniel, Mensalão<,Mensalinho, Daniel, o Luiz para se distanciar dos diversos episódios que o levariam certamente ao seu impedimento, não teve a menor dúvida meteu o pé na bunda dde alguns jacarés de lagoa sêca como: Mensalão lá se foi a cabeça de malandros de carteirinha como do abutre José Dirceu,

    Partilha do dinheiro arrecadado em falcatruas<, lá se foi o nobilíssimo íngua presa Antonio Palocci, o Rei o da república de Ribeirão.

    No lance dos fundos e etc. e tal: lá se foi de vez pára o ostracismo aquele japinha safado e come quieto o tal de Luis Gushiken, e da´pi por dioante o desnorteado Valdir Pires, além de casos ainda mal explicados como os do até então boa gente e posteripormente o infeliz do Márcio Thomaz Bastos que afundou a sua carreira na defesa do amigo, e agora por último o o eloquente e falador Mangabeira Unger.

    Mas o fundo do poço chegou, a sociedade não aguenta mais é a última oportunidade do Luiz tomar a sua primeira medida austera, e agora josé?

    Agora corre o risco de ter que escolher um lado, logo no início das den´ncias fingiu que mnão viu e falou do passado brilhante do obscuro Zé , logo de cara já ameaçou despontar a favor do Zé do bigode mas viu que era uma gelada e aí como sempree: Pimba o lépido Luiz sumiu de cena!

    O Zé está só!

    Acho que pela primeira vez não é Ricardo?

    Este senhor José Sarney está a mais de meio século na política.

    Sabe todos os caminhos e descaminhos lá de dentro!

    É um Orientador de novas ovelhas, entra governo sai governo e o velho está lá, assim como esteve o malandro ACM, e ainda estão outros safgados e imorais como o Jader criador de sapos, o tal do Jucá o nariz enganador, enfim o que nos espanta é que somente agora este câncer maligno poderá ser afastado de um cargo público.

    Mas e os outros?

    Os vagabundos que estão apoiando este traste?

    Quem abraça malandro, malandro é!

    Bem Ricardo, como sabemos não queremos mais militares!
    ,
    Não queremos o fechamento do congresso afinal isto é uma democracia! Ou não?

    Então o que resta?

    Bem a dúvida Ricardo é a seguinte: Nós, o povo aprendemos alguma coisa?

    As pessoas evoluíram?

    Nós eu você tivemos algum crescimento neste período?

    Os amigos petistas que cosnsidero pessoas de bem evoluiram, precisa de mais alguma desgraça para caírem na real?

    Imagine se as eleições fossem hoje, tipo voto secreto e obrigatório:

    Seria possível que se mude o jogo, será que estas tralhas seriam banidas da política via voto?

    O nosso povo ficou adulto e estaremos livres desta corja, através do voto, ou teremos mais 4 anos de atraso democrático?

    Eleições facultativas seria a solução?

    Ricardo dê o seu palpite, exponha o seu raciocínio para que possamos entender melhor este momento, e não pense que é saia justa, não não é!

    Gostaria da oppinião de um cara que ao menos tem o caráter de se posicionar a favor do governo, e então espero que você separe o Governo do Luiz com o senado, é só isso?

    Sarney e seus pares devem serem banidos da política para sempre sim ou não?

    De que lado devemos ficar: Do povo, e da lei, ou do lado dos delinquentes, e imortáis e imorais do congresso?

    Este episódio pode afundar de vez o governo do luiz sim ou não?

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

  62. Opinião de alguns amigos que trabalham e ganham honestamente o pão de cada dia com o suor de seu rosto!

    Toninho: realmente concordo com o FICA SARNEY, até mesmo porque queria que o Collor ficasse até o fim de seu mandato para que mais podres dele e dos demais surgissem e fossem investigados e punidos. Mas acabou naquela palhaçada política de mãos dadas e tudo mais. Ou seja, mais orégano.

    Cezar: O Sarney ficou presidente, porque o eleito adoeceu e morreu. Depois elegeu-se por outro estado, que não o dele, onde presumo ser mais fácil manipular o que precisa ser manipulado para se eleger; o senado serve para servir a eles,os senadores;

    Carlito: O Sarney faz parte dos “imortais” da Academia. O resto do mundo, vê o cenário todo e pensa; Se esse homen é “o bom”
    o povinho que vive lá e o elege, deve ser uma desgraça

    Lau: Acho que realmente o ladrão do Sarney não deve sair, quanto mais ficar ,mais maracutaias vão aparecer. Carioca: Pra que serve mesmo o Senado e a Câmara Federal? Somente pra dar prejuízo à Nação ou algo mais? Porque não fecham logo esses antros de corruptos?
    Com isso o País economizaria barbaridades!!!

    Toninho da banca: Já esta na hora de essas múmias políticas sairem de seus sarcófagos e de se desintegrarem em suas próprias miasmas, Sarney apoiado por outro ladrão Renan Calheiros, isso e um insulto a nossa inteligência

    Márcia: Essa Senadora “Ideli Salvati” acho que é isso, quando candidata ao Senado, vendendo essa idéia de gente corretíssima que o pessoal do PT passa aos tolos, tinha um slogan em sua propaganda que era a expressão “dali Ideli” (cabível quando ela criticava pessoas ou situações da sua oposição, principalmente nos casos de desonestidade, corrupção e afins).
    Há muito tempo mulher medíocre e sem caráter a tal Senadora sempre aparece para tentar abafar a sujeira é a faxineira do pt, , nesse e em todos os casos sujos que a senhora tem defendido com fúria de leoa,
    Ernesto: O que causa nojo e repúdio é ver a atitude do PT do Lula e de toda esta corja de malfeitores, agora defende a permanência do Sarney quando será que teremos o governo nesse pais sem que tenha que barganhar com picaretas para poder governar. PT que te viu e que te vê como o poder transforma não acredito mais em nada em nosso pais infelizmente os partidos e os político em sua maioria porquê tem exceções são como diz o ditado popular todos farinha do mesmo saco
    E a coisa vai por aí afora, e não tem ibope que de jeito desta vez!

  63. O Real é do Governo Itamar e ele faz bem em colocar a tucanalha em seu devido lugar, dizendo que deturpam a história se auto-intitulando “pais da criaça”. Obras do PSDB são o segundo mandato do FHC, com a escandalosa compra dos votos de parlamentares sem vergonha, o populismo cambial que levou a quebra do Brasil e o resto todos sabemos. O que é o PSDB hoje? Um entulho de velhos políticos fisiológicos, sem projeto, que esculhambam a política fazedo um vale-tudo para tentar segura mandatos. Não adianta o PIG passar verniz que eles não enganam mais ninguém.

  64. Eis aí o grande problema da política partidária. Criados, em sua essência, para unir e lutar por um bem comum, os partidos desvirtuaram-se dessa nobre missão em nome de interesses particulares e promoção, e aí vira essa guerra de opostos que tanto atormenta o nosso povo. Na verdade, ninguém quer saber quem fez isso ou aquilo, todos queremos é que se faça algo de bom, que se conserte os erros e traga prosperidade ao Brasil. A sociedade vive bem no meio desse fogo cruzado onde predominam as vaidades dos partidos, seus interesses e sua sede de poder, e ainda paga caro a conta dessa batalha. Eu sou totalmente contra partidos políticos por causa disso: eles estão pouco se lixando para a evolução do Brasil e seu povo, são um bando de zé manés com sede de poder e perdem todo o tempo e nossas riquezas, bem como nossa dignidade, degladiando ao invés de trabalhar.
    O plano Real foi bom sim pra todos nós, mas FHC nem a pau! Se ele, ou a turma dele, fizeram isso de bom, em compensação, nos trouxeram prejuízos irrecuperáveis também.
    Quando acabarem de vez os partidos, talvez teremos políticos de verdade.

  65. VEJAM ESTE VÍDEO: GOLPE DO TAPETÃO

    Vejam o “golpe do tapetão”, os tucanos contam com a inestimável contribuição da rede de notícias: Factos & Factóides.

    Veja o último vídeo que o João Brasileiro postou no no you tube!

  66. O fato é que, tal como a mídia “inventou” e sedimentou Collor “o caçador de marajás”, “colou” em FHC a paternidade do REAL, após a constatação do sucesso obtido pelo plano.
    Em caso de fracasso, o “culpado” teria sido o presidente Itamar. O eterno peão graduado no tabuleiro dos interesses, como se vê agora, ao ser cooptado por Serra.
    Inegavel o êxito do plano real para a estabilização da economia do país, porém ao contrário do que é alardeado, a política econômica ortodoxa da era FHC, pós real, sequer se aproximou das possibilidades descortinadas pelo plano bastardo, assumido interesseiramente, sem a comprovação do DNA.
    Caso contrário, vaidoso como é, ao contrário de ter entregue o país falido após 8 anos de mandato, FHC teria colhido ao menos alguns do frutos colhidos por Lula sucessivamente após os ajustes e a competente condução de um governo massacrado pela imprensa desde a posse até os dias de hoje.

  67. Estimado Ricardo boa tarde!

    Como vai tudo bem?

    Puxa que alívio, pensei que você estivesse tido uma recaída!

    Ficamos imensamente felizes pelo seu retorno então vamos la´:

    Gostou da conquista do Timão?

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

  68. Recentemente a OEA convidou o regime ditatorial Cubano a se reintegrar àquela organização outrora respeitada.
    Mas, o pior ainda viria; No auge da crise econômica, no calor da discussão, eis que a ONU mostra, de vez, sua cara: Frei Miguel d’Escoto foi eleito presidente da Assembléia Geral e assumiu o cargo em 16 de setembro de 2008.
    Frei Miguel d’Escoto foi um dos líderes da Revolução Sandinista, na qual um grupo de guerrilheiro, por meio de uma guerra civil tomou o o poder na Nicarágua em 1979.

    Foi Daniel Ortega, o líder máximo dos guerrilheiros e atual presidente da Nicarágua, de fato, quem propôs o nome de Frei d’Escoto para dirigir a ONU. Sua sugestão foi aceita. Uma completa desmoralização da organização, pois assim, a ONU está sob influência da Teologia da Libertação.

    No último encontro do Fórum de São Paulo, Ortega prestou pública homenagem ao líder comunista das FARCs colombianas, Raul Reyes, que foi morto quando lutava contra as forças governamentais.

    A ONU, portanto, já é dirigida por um militante esquerdista que, é um simpatizante e aliado das FARCs. Ou seja; As FARCs estão na ONU.
    Tá tudo dominado!!!

  69. Esta conversa fiada , de quem é proprietário do real, é só conversa fiada mesmo.

    Eu repito.

    Com a corja de vagabundos, que compunha o governo FHC, este real era do sistema financeiro, dos banqueiros.
    Duvido que ele teria dado certo se eles não tivessem mais vantagens com ele, do que tinham sem ele. Duvi-dê-ó-dó.

  70. …kkkkkkkk…kkkkkkk….kkkkkkkkkkk….kkkkkkkkkkkkkkkkkk….kkkkkkkkkk
    …meu deus do céu !!!
    ….kkkkkkkkkkkkkkk…kkkkkkkkkkkkkkkk….kkkkkkkkkkkkk.

    Tô rindo Ricardo !!!
    Desses neguinhos que acham que com a saida do Sarney, o congresso vai virar um paraiso de honestos…kkkkkkkk…kkkkkkkk
    …kkkkkkkkkkkkkkkkk…kkkkkkkkkkkkkk…Maroni Perillo…kkkkkkkkk…kkkkkkkkkkkkkkkk

    FICA SARNEY !!!
    FILHOTE DE URUBÚ
    BANDIDO POR BANDIDO
    QUE FIQUE TÚ

  71. Certo dia Satanás
    Não tendo nada a fazer
    Se pôs a criar uma cria
    Sem saber o que ia ser

    Em um caldeirão bem grande
    Pôs cem litros de aguardente
    Oitenta asas de morcego
    E um diabo velho e demente

    Veneno de cem serpentes
    Bafo de urubús
    Excrementos de burros velhos
    E o mijo de cem tifús

    A vaidade de FHC
    A burrice de Arthur Virgilio
    A cara de pau do Agripino
    E a vagabundagem de Marconi Perillo

    Prá temperar a mistura
    Que já parecia tão ruim
    Distraído jogou dentro
    Tada a maldade de caim

    Do que resultou o experimento
    Satanás se arrepiou
    Quando viu o que surgira
    Até êle se assustou

    Surge um ser descabelado
    Olho grande de demente
    Boca torta deformada
    Seria aquilo os dentes?
    E não tendo nome pra dar
    A este ser impreciso
    Resolveu lhe apelidar
    Zé Serra, o Sabugo Liso

  72. Kotscho,

    Como o economês é complicadíssimo para a grande maioria…te pergunto? A que custo o Plano Real foi implantado? É difícil acreditar,que por decreto vc iguale, a moeda de um país (Brasil) com economia 15 vezes menor a época, a do país (EUA) da moeda internacional, que éra o dólar! Lembro que podíamos comprar 1 dólar com 0,85 reais…Incrível, não!!! Olha, Kotscho…inegável a estabilidade gerada pelo Real, mas a que custo para o povo brasileiro? Quantas VALES DO RIO DOCE, EMBRATEIS, LIGTHS, PETROBRAIS, BANCOS DO BRASIL tiveram que ser entregues ao capital internacional para bancar esse decreto? Se formos botar na ponta do lápis…o rombo foi grande…e continuamos pagando até hj!! O REAL É A MAIOR DAS REALIDADES E IRREALIDADES DO BRASIL, PORQUE A MAIORIA SÓ LEMBRA DO QUILO DO FRANGO….QUE COME FARELO!!! TRISTE SINA!!! TROCAMOS ATÉ HJ, OURO POR ESPELHOS!!!

  73. Ao defender o Sarney, o LULA, o faz como PRESIDENTE que tem
    responsabilidades para com o nosso povo humilde, claro que ele sabe que o Sarney é um vagabundo. Mas esta, como aliado, neste congresso onde só tem bandidos, contribuindo para o seu governo.
    SERÁ QUE ESTA IMPRENSINHA RALÉ, SÓ AGORA DESCOBRIU QUE O SARNEY É O QUE
    É ???

    E tem cara esclarecido entrando nesta, pode ?

    E isto aí LULA, segura o Sarney, o teu povo num tá nem aí para esta porcaria, que tá acontecendo aí.

  74. Olha o que falou o Cristóvão…

    “O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse nesta quinta-feira que a intervenção do presidente Lula junto à base governista no sentido de dar apoio à manutenção do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), desmoraliza o Congresso. De acordo com ele, a Casa precisa “dar um grito de independência” ou vai virar uma subsidiária do Executivo.”

    O que que este cara quer heim ???

    Será que o congresso não é mais desmoralizado, pela omissão dele, e outros “honestos” como ele que nunca se manifestaram, com esta bandalheira ???

    Não tinham conhecimento ???

    Se não conhecem os problemas de um espaço tão reduzido, como querem conhecer os problemas do Brasil.

    CALA A BOCA CRISTÓVÃO !!! TU CALADO JUSTIFICA MAIS TEU SALÁRIO DO QUE CONVERSANDO.

  75. CRISTÓVAM !!! ÔH CRISTÓVAM !!!

    ‘FAZ O SEGUINTE RAPAZ !!! FAZ O SEGUINTE MEU NEGO !!!

    CONVOCA OS TEUS PARES QUE SE DIZEM HONESTOS (?),

    DEFENSORES DA MORAL E DOS BONS COSTUMES,

    FORMA AÍ,

    RAPIDINHO,

    UMA COMISSÃO,

    FAZ UM LEVANTAMENTO DO QUE ACONTECE NESTE PULEIRO:

    NOME DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS
    ,
    QUANTO RECEBEM,

    ONDE ESTÃO PRESTANDO SERVIÇO,

    ETC E OS KRAÍ,

    E, COLOCA EM UM BLOGÃO, COMO UM MANIFESTO A NAÇÃO.

    PRONTO… É ISTO QUE O POVO QUER.

    DÁ PRA FAZER OU NUM DÁ(?), SE NUM DÁ VAI TE RALÁ.

  76. …contrinuação…( 20:59 ) … ( desculpa Ricardo eu estar me entromentondo demais…)

    NÃO SE ESQUEÇA SEN A DOR (Sem a dor que sentem os que estão aqui em baixo com a irresponsbbilidade de voces )…
    QUE O QUE VOCES GASTAM AÍ NESTE CABARÉ DE MALAS, DARIA PARA CONSTRUIR, TODO ANO, 200 000 CASAS POPULARES PARA AS NOSSAS MARIAS JÚLIAS. KRAÍ.

  77. Vc some dois dias e …; bem, preocupa. Já se restabeleceu completamente? Esperamos q sim.

    A barra era pesada na época da inflação, ninguém hj é capaz de imaginar, paranóia todo dia, afinal perdiamos 3 / 5% ao dia, as vezes ate mais e, dinheiro, como todos sabem é a parte mais sensivel do ser humano. Velhos e maus tempos, espero que nao volte.

    Tirante o Senado, semana calma.

    O corinthias bateu em cachorro morto, mas bateu.
    Mas. salve é o tricolor paulista…

  78. kotscho… realmente o PT perdeu o rumo da campanha em 94… tava embaladíssimo, mas perdeu a direção ao criticar abertamente o real. depois disso o discurso do pt ficou vazio, e a campanha foi muito negativa, sem qualquer apelo ou atração.

    não só o lula perdeu, como muita gente boa saiu mal – a erundina tava prestes a virar senadora, mas o partido a proibiu de defender o real… deu Tuma.

    enfim, é aquela triste história que o lula já disse… a oposição só serve para fazer bravatas. o pt só faz bravata, mas ainda bem que la tem gente séria como você.
    você e uns gatos pingados do partido não apoiariam o sarney – tal qual o seu partido está fazendo agora.

    um abraço e ainda bem que temos jornalistas como você.

  79. Caro Sr.Ricardo ,
    Podemos na vida discordar e concordar com qualquer coisa ( desde que seja com honestidade de intensão ) mas o seu comentario sobre o Plano Real , Senador Mercadante e o J.Serra é magnifico.Só falta agora comentar, voltando ao Plano Cruzado,a recente amizade LULA ,PT x SARNEY ou SARNEYxPT,LULA é revoltante .Desculpe-me se a escrita não esta correta mas meus pais não eram Senadores e eu tive que trabalhar e PAGAR impostos desde pequeno não tive oportunidade de estudar muito. Mas penso logo …. Fraternal Abraço

  80. … O nome de algumas pessoas e até mesmo a fisionomia nos vem a memória as vezes, talvez porque as vimos e nem sabemos. Disse-me uma amiga uma vez: “Quem não é visto não é lembrado”

  81. O crime organizado Venceu!

    O Povo brasileiro foi o derrotado!

    Faltou hombridade a todos os covardes que recuaram e atenderam a ordem de seu mentor infame seja ele quem for?

    Vão continuar recebendo este dinheiro imundo, é verdade, mas nunca será o sufuciente para limpar a sua honra!

    Não tem dinheiro que pague a vergoonha que seus filhos vão passar mais esta vez nas escolas e narua!

    Vocês são o lixo desta nação!

    Foi-se a última esperança de moralizar o seu governo, e mostrar a todos que ele o LULA sabe o que é austeridade!

    Que pena Brasil, que pena!

    AS PALAVRAS QUE TENHO LIDO EM OUTROS COMENTÁRIOS DEVEM RESUMIR O QUE AS PESSOAS DE BEM PENSAM DO LUIZ E DE TODOS OS DEMAIS CRIMINOSOS PROTEGIDOS PELO SEU MUITO SABER:

    Abismo abissal de lama e podridão, ânsia de vômito, antro, apodrecido, bandidagem, bandidos, cadinho de corrupção, calhorda da vez, cambada, canalhas, canalhice, câncer maligno, cara de pau, carnificina com o dinheiro publico, chiqueiro, coleção de estrupícios, corja, corruptos, cracas de privada, decomposição, desavergonhados, desgraça, desonestos, dilúvio fecal, Dom Corleone, elite corrupta, entidade demoníaca, estelionatários, farinha do mesmo saco, farra, fedor, fossa séptica, gentalha, gente medíocre, ilegal, imoral, imundo, insulto à nossa inteligência, interesses paroquiais, ladrões, ladrões de colarinho branco, latão de lixo, lixo humano, malandro, mamata, maracutaias, marginal domesticado, mau-hálito, meliantes, mesquinharias, miasmas, múmias politicas, P podres S sujos D derrotados B barraqueiros, pacotes de merda, péssimo exemplo, picaretas, podre poder, podridão, porcos com mandato, quadrilha, que nojo, raposas, sacanas, safados, safardanas, salafrários, sanguessugas, sem vergonha na cara, sistema corrompido, sujeira grossa, vagabundagem, vampiros f.d.p., velhacaria, vergonha, vírus da aids.

    MEUS PESAMES Aos amigos que não sabem o mal que estão causando a sociedade defendendo este tipo de delinquentes da pior espécie!

    O governo Luiz Ignácio passa para a história como o pior governo a nível de etica, moralçidade e austeridade!

    Lamento profundamente por todos os amigos que ainda acriditram neste mar dfe lama, de ódio e de imoraidade!

    Um dia Ricardo, a cada um vai ser cobrado na sua medida, cada qual uma hora ou outra terá que prestar conta de seus atos.

    Bandido que abraça bandido: Bandido É!

    Boa sorte infâmia!

    Bom dia descalabro!

    Bom dia Pouca vergonha!

    Bomdia imoralidade!

    Bom dia descaminho!

    Bom dia corrupção!

    Bom dia canalhas!

    Traidores!

    Sub-ser!,

    Abismo abissal de lama e podridão, ânsia de vômito, antro, apodrecido, bandidagem, bandidos, cadinho de corrupção, calhorda da vez, cambada, canalhas, canalhice, câncer maligno, cara de pau, carnificina com o dinheiro publico, chiqueiro, coleção de estrupícios, corja, corruptos, cracas de privada, decomposição, desavergonhados, desgraça, desonestos, dilúvio fecal, Dom Corleone, elite corrupta, entidade demoníaca, estelionatários, farinha do mesmo saco, farra, fedor, fossa séptica, gentalha, gente medíocre, ilegal, imoral, imundo, insulto à nossa inteligência, interesses paroquiais, ladrões, ladrões de colarinho branco, latão de lixo, lixo humano, malandro, mamata, maracutaias, marginal domesticado, mau-hálito, meliantes, mesquinharias, miasmas, múmias politicas, P podres S sujos D derrotados B barraqueiros, pacotes de merda, péssimo exemplo, picaretas, podre poder, podridão, porcos com mandato, quadrilha, que nojo, raposas, sacanas, safados, safardanas, salafrários, sanguessugas, sem vergonha na cara, sistema corrompido, sujeira grossa, vagabundagem, vampiros f.d.p., velhacaria, vergonha, vírus da aids.

    Bom dia a todos os Vigaristas !

    Bom dia!

  82. Pinço uma citação no texto (e no livro) do bom Ricardo. Maria da Conceição Tavares, que é muito feia e incompreensivel, como sempre, chuta , chuta … e erra.Pois esta cabulosa senhora é professora. Pobres alunos…

  83. Tem algo podre no ar!

    O Brasil está em risco!

    É bem mais profundo o apoio descarado de Lula a mais uma quadrilha!

    Este governo é podre. LULA já desmoralizou o Poder Executivo ao ter 40 dos seus apadrinhados indiciados pelo STF no caso do mensalão.

    LULA tenta desmoralizar um Senado, que se encontra na UTI. Portanto, desmoraliza o Poder Legislativo.

    LULA já meteu seu bico no Poder Judiciário, no episódio da briga dos Ministros. Enfim, ele desmoraliza os três poderes.

    A quem interesse isso tudo?

    Quando vejo a entrevista de Carlos Verezza a JÔ SOARES, começo a perceber que seu interesse é desmoralizar nosso país.

    Quem vai ser beneficiado com um Brasil desmoralizado?

    A imprensa, OAB, Militares e a sociedade precisam ficar atentos a isso.

    Passa-se a falsa imagem que ele está lutando para se manter no poder, mas a realidade é outra. LULA está a serviço de algum interesse difuso, que as pessoas não estão percebendo.

    Temos que ficar atentos a nossa soberania, pois um Brasil com seus poderes supremos desmoralizados e desagregados, significa a fragilidade institucional.

    • O apoio do PT a Sarney, exigido por Lula, será mais um exemplo das metamorfoses que o poder costuma operar.

    Para que a hipocrisia possa funcionar, salvando o Senado do caos, é preciso que o PT faça o seu papel. O papel de otário.

    Otário consciente, assumido, que reconhece a conveniência de sucumbir às amoralidades alheias em nome da governabilidade.

    Afinal, Se Sarney existe, tudo é permitido,

  84. Caro Ricardo, o real é que Lula tem tirado a população com menor ou sem poder aquisitivo da linha de pobreza.
    Os tucanos tentam faturar com a história da criação do real, mas quem começou a distribuir melhor as riquezas do país foi Lula.
    Isso é ioncontestável.

  85. Farinha do mesmo saco azedo:

    Sarney de hoje é o Lula de amanhã, lições do velho mestre, para o futuro ex pilantra, das maracutaias!

    É inacreditável a postura medrosa e covarde de Ideli Salvati e do Aloísio Mercadante. Isso que dá o PT vender a alma para o diabo, digo, PMDB. Lembrem a votação do caso ‘Renan Calheiros’, quando o ‘senador-pau-mandado’ Aloísio Mercadante deu um verdadeiro vexame se abstendo de votar. Pergunto-me como esses senhores chegam em casa e olham na cara de suas famílias…Incrível o que a política faz!

    O mais gozado, pé ver que este lixo do PT nos anos 80 era um fervoroso algoz de Sarney e seu PMDB, depois que ganhou o governo Sarney virou santo. O Lula não quer que limpem a sujeira do bigodudo porque por trás dela está a sujeira do PT. E ainda tem tonto que fala em 3º mandato. E o Lula fez escola, pois nunca vê nada, o bigodudo foi na onda e não via nem R$-3000,00 que depositavam na conta dele. Fala sério. Fora com eles.

  86. Que bobagem é essa de defender o plano Real para Itamar. Caia na Real. FHC soube muito bem administrar os frutos e foi eleito e reeleito com o voto de quem está criticando agora. Nas empresas e em todo lugar é a mesma situação: quem sabe administrar os frutos leva a fama. Como dizem por aí: “o papagaio faz, mas o piriquito leva a fama” ou “tem que cacareja quando coloca um ovo”. Sei que não é agradável, mas é assim que as coisas aparecem.

  87. Será que esse everaldo para receber o seu salaário do pt ,alem de puxar o saco do ‘rei’ ele tem de dar mais alguma coisa para para o seu ídolo ?

  88. Tangua, 29 de junho de 2009.

    Ao

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Senado Federal

    Sua Excelência Senador Jose Sarney

    Senado Federal

    Brasília – DF

    Senhor Presidente!

    Tenho sessenta anos.

    Acompanho minuciosamente a vida política do Brasil diariamente.

    Por diversas vezes, já contribuí com idéias econômicas, administrativas que provocaram radicais mudanças políticas no país, administração, legislação eleitoral, etc.

    Senhor José Sarney,

    Tenho acompanhado sua vida social, política e familiar. Sua história política reconhecida e publicamente foi edificada e mantida no pico, no cume pontiagudo da mais elevada, arriscada e duvidosa estabilidade, ao sabor da sorte e sobretudo dos inarredáveis interesses escusos pessoais e familiares.

    O Senhor Presidente,

    Sempre ostentou com extremosa vaidade e exacerbado orgulho o TÍTULO e DIPLOMA DE MOÇÃO HONROSA, de forma vitalícia de VIVER E FICAR PERMANENTEMENTE “EM CIMA DO MURO”

    O Senhor é um homem político oportunista.

    Toda sua vida foi pautada, alicerçada, sedimentada na dúvida, na suspeição, na desconfiança.

    Senhor Presidente,

    O Senhor possui e acumula hoje uma extensa vida política, profissional, um incalculável patrimônio financeiro familiar.

    Já ocupou todos os cargos cobiçados e pretendidos que a legislatura faculta a um parlamentar.

    Senhor José Sarney, com sua saúde já visivelmente debilitada, com esta fortuna que o senhor acumula, o que mais espera ganhar?

    Descerre, baixe as cortinas. Desligue os holofotes e saia pela porta da frente. Cumprimentando com ar saudosista, admiração e respeito por aqueles e com aqueles que ao longo da sua labuta sempre o acompanharam.e se locupletaram

    Desista. Abdique. Renuncie a este cargo despótico para sair com o mínimo de respeito que ainda lhe resta, para CONSIGO MESMO.

    Não se licencie. Não renuncie. Afaste-se da atividade e vida política.

    Não se apegue, não se agarre, não se pendure na “COISA ROXA” do Lula.

    Acredite, esse “CETRO PRESIDENCIAL” não irá lhe oferecer nenhuma estabilidade nem resguardar sua dignidade e moral já tão arranhada e fragmentada..

    Senhor José Sarney,

    O mundo mudou.

    Seu tempo passou.

    Não espere, como nos velhos tempos da impunidade, dos acordos, conchavos, sair impune, indene, desta enorme falcatrua e organização criminosa, engendrada, articulada, gerida e administrada por esse “cappo” que o senhor, “cappo de tutti cappo” nomeou.

    Senhor José Sarney;

    O que o senhor espera?

    – Um levantamento investigativo de toda sua “patifaria” ao longo de toda sua vida?

    – Uma investigação sobre seus assessores, patrimônio não declarados?

    – Sobre seu fictício domicilio eleitoral no Amapá?

    – Sobre seus filhos?

    – Que se divulgue como seu neto se estabeleceu em uma sala dentro do Senado, de que forma adquiriu o código para desconto em folha de pagamento?

    – Que se levante junto ao banco o código / senha, o volume de quanto foi emprestado e as comissões auferidas pela intermediação financeira?.

    – Sobre Roseana Sarney?

    – Sobre suas práticas irregulares?

    – Sobre Jorge Murad e aquele montão de dinheiro na gaveta até hoje não devidamente explicado?

    SENHOR EX-PRESIDENTE DO SENADO

    E DA REPÚBLICA, JOSÉ SARNEY;

    O Senhor é um homem culto, inteligente. Uma verdadeira raposa e águia.

    O senhor é um homem indubitavelmente astuto, de “LONGA VISÃO”

    Estes privilégios lhe dão a faculdade de perceber e admitir que já não mais existe espaço para o senhor.

    Afaste-se.

    Saia. Retire-se.

    Espelhe-se naquele que hoje é seu correligionário político e saia enquanto pode, de mãos dadas, não com sua mulher, ela “tadinha”, pobre coitada, não teve nenhuma culpa, mas com aqueles outros que convivem nesse covil de cobras.

    Senhor José Sarney,

    O vosso currículo possui e infringe hoje, praticamente quase todos os artigos da Legislação penal, criminal, todos os agravantes do Código de Processo Civil Legislação Eleitoral e criminal, civil, ética, moral e os mais delicados, sublimes valores estabelecidos pela família e igreja, diversos outros artigos da Constituição Federal que autorizam e determinam sua EXPULSÃO SUMÁRIA E RECLUSÃO EM REGIME FECHADO, EM PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA – ISOLADAMENTE, EM AMBIENTE BLINDADO, PARA NÃO OCASIONAR RISCO DE PANDEMIA NOS DEMAIS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA.

    O SENHOR,

    Sempre foi um parasita. Um ameba. Bactéria infecto contagiosa. Um parlamentar nocivo ao estado. Um perfeito exemplo e modelo para a sociedade e família de tudo que não se deve ser ou fazer. “NÃO ME IMITEM”, “NÃO FAÇAM O QUE FAÇO”, “NÃO FAÇAM O QUE DIGO”, “NEM REPITAM O QUE DIGO”, “E ALTAMENTE CONFIDENCIAL E COMPROMETEDOR”

    Senhor José Sarney,

    Vá pra casa.

    Acompanhar, explicar e educar seus netos e filhos que reconhece e que não valeu à pena um passado sujo. Uma saída enlameada.

    Vá para ROSEANA e convença à ela de uma postura e administração séria, proba, transparente.

    Viva seus últimos dias se auto analisando e se auto flagelando pelos erros que praticou.

    Quem sabe, talvez, tenha a mesma sorte que aquele que ao lado de Jesus se desculpou e foi perdoado.

    O senhor é um SER IMORTAL.

    Sem pátria, um déspota.

    Sem teto.

    Seu “telhado nem de vidro é” de tão frágil que é.

    Tem muitas contas a explicar.

    Conheço sua história, seu passado.

    Agora, com a INTERNET, com os recursos do YouTube, facebook, twitter, e outros, podemos levá-lo as profundezas, às “galeras”.

    Podemos levá-lo a “Júri Popular” do GOOGLE, na internet.

    Podemos congestionar todos os veículos e meios de comunicação do Maranhão, Amapá, Câmara, Senado e Planalto.

    É isso que o senhor deseja?

    Resistir é preciso. É necessário. Mas, sempre em prol da decência, da moralidade, probidade, da consciência pura, honesta, limpa e transparente.

    O SENHOR POSSUI ESSA SERENIDADE E ESSA CERTEZA?

    Certeza que não existe e nem pesa nenhuma irregularidade contra si, seus filhos e Governadora Roseana???????

    O Senhor quer arriscar?

    Quer postergar sua decisão?

    Não é blefe.

    Isto não é um “JOGO DE PÔQUER”

    Está mais para um jogo de “XADREZ”.

    O Senhor já sofreu vários “XEQUES”. Quantos mais xeques em vida vai suportar antes do “XEQUE MATE?”

    Senhor José Sarney,

    O senhor, ao longo de sua vida política, esqueceu o sentido e conceito do que seja moral, moralidade, dignidade, caráter, cinismo, vergonha, probidade, legalidade, impessoalidade, publicidade, eficiência e decência.

    Esqueceu que o mandato parlamentar é uma autorização provisória, revogável e cujo outorgado tem o dever obrigacional da prestação de contas à aquele que lhe outorgou os poderes do mandato.

    O senhor contrariou e infringiu todos os princípios constitucionais e normas dos Códigos Criminal, Cível, da Ética, Moral, Respeito, Sociedade e mesmo do familiar.

    Senhor José Sarney,

    O senhor tem todos os requisitos e qualidades para ser contemplado e usufruir das mesmas benesses do MADDOC, aquele americano de 71 anos, da “PIRAMIDE” que vai gozar das mordomias do “SPA” federal por longos 150 anos.

    O “PREÇO MORAL” que lhe será cobrado, extensivo à todos os familiares será irremediavelmente “impagável.”

    Sua vida e de todos seus familiares será microscopicamente esmiuçada e analisada.

    Manchetes dos principais veículos de comunicações e internet ocuparão as primeiras páginas.

    “CAI O HOMEM QUE TODA VIDA VIVEU EM CIMA DO MURO”

    “MORRE POLITICAMENTE O MAIOR EQUILIBRISTA BRASILEIRO”

    “O IMORTAL JOSE SARNEY É IMORTALIZADO COMO O POLÍTICO MAIS CORRUPTO DA HISTORIA BRASILEIRA”

    “JOSÉ SARNEY IMPLODE O CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO”

    “CAI O ETERNO HOMEM DO MURO”

    “JOSÉ SARNEY, O IMORTAL, TEM MORTE SÚBITA NO MANDATO SENATORIAL E SERÁ IMORTALIZADO COMO O POLITICO MAIS CORRUPTO DA HISTORIA BRASILEIRA”

    Estas serão algumas das manchetes dos principais periódicos brasileiros e internacionais.

    Senhor José Sarney,

    Sua imortalidade é fantasiosa. Não se estende a historia política nacional e miséria que assola a grande maioria da população maranhense.

    Pense nos seus descendentes.

    Naqueles que herdarão seu “legado político”. Legado que permanecerá na história. Nos livros que seus netos, bisnetos irão ler, cultuar e obrigatoriamente terão que conviver e suportar.

    Quanto mais protelar.

    Quanto mais postergar, mais vai se agravar.

    O senhor com certeza não está sofrendo e tampouco passou a ser acometido abruptamente do MAL DE ALZEIMER.

    Sua consciência está perfeita. Evidentemente está senil. Mas não tão idiota a ponto de achar que o povo, seus outorgantes, irão aceitar suas absurdas e estúpidas declarações de esquecimento e má administração patrimonial..

    Ainda é capaz de discernir a mentira do esquecimento. A prática legal da ilegalidade.

    Lapsos de memória para ter esquecido de suas e tantas práticas irregulares ao longo da vida pública.

    Não subestime a inteligência popular.

    Os jovens, cidadãos eleitores não irão perdoar a si e aos seus descendentes.

    Michel Jackson foi humilhado, desprestigiado em vida. Acusado de pedofilia e outras coisas mais. Hoje, porem está endeusado, agraciado, venerado, admirado, divulgado como a pessoa que mais ajudou aos pobres miseráveis, aos colegas que não tiveram a mesma sorte e sucesso que ele, As acusações que lhes foram feitas durante toda sua vida, foram desmentidas pelos próprios acusadores. Manchetes em todo o mundo o veneram, elogiam de todas as formas. Pelo talento, criatividade, capacidade de superação, honradez e humildade.

    O senhor poderia com sua capacidade e talento comparar e PREVER O QUE IRÃO DIZER, COM ESTA SUA VIDA TÃO NEBULOSA E CONTURBADA.

    Com certeza será exatamente o contrario. No seu funeral, nem os parentes se atreverão assistirem. Ao não ser que sejam exatamente iguais ou piores que o Sr. JOSEPH JACKSON, o pai de Michel Jackson. Um cínico dissimulado. Sem vergonha. Sem caráter, moral e espoliador dos filhos e agora da mulher devido a herança.

    Pessoas, políticos, administradores que possuem o mínimo de moral, caráter dignidade e respeito por si mesmo e seus familiares, por muito menos que isto, se afastaram imediatamente do cargo e outros deram fim à própria vida.

    MORRERAM.

    COMETERAM SUICIDIO POR NÃO SUPORTAREM A VERGONHA.

    PARECE QUE O SENHOR NÃO POSSUE NEM LIGA PRÁ ISTO.

    Já não tenho tanto tempo e paciência.

    Não admito PEDIDO DE LICENÇA. Muito menos, não quero e não aceito PEDIDO DE RENUNCIA.

    Exijo PEDIDO DE DEMISSÃO. SEM VENCIMENTOS. SEM REGALIAS. SEM CARGOS NO GOVERNO DO MARANHÃO.

    Afastamento TOTAL DA POLÍTICA NACIONAL.

    MORTE SÚBITA. MORTE POLÍTICAMENTE FATAL. SEM INGERENCIA NOS PARTIDOS, GOVERNOS E ASSEMBLEIA DO MARANHAO.

    Eu não espero a história acontecer.

    Eu faço a historia acontecer.

    Eu não fico em cima do muro.

    Eu sou o esteio. Sua base. Sou sua fundação.

    Sou pobre, miserável, submergido trabalhador.

    Sobrevivente da corrupção, dos desvios das verbas públicas.

    Indigente da saúde, da educação, do subemprego.

    Sou simplesmente, CIDADÃO BRASILEIRO.

    Haja rápido. A especulação investigativa não para. Não tem descanso.

    Quanto maior a indecisão e a morosidade, mais problemas e ilegalidades surgirão.

    ANTONIO GILSON

    ASPASCARD.BLOGSPOT.COM

    JOSESARNEYOIMORTAL.NING.COM

  89. Ilustre Ricardo Kotscho;

    O senado todo dia perde um bonde, o governo também.

    Todo dia quando se abre uma tampa, salta um escândalo…
    Então, governo e oposição, aos invés de agir para realmente resolver o problema e de fato abri um Marco na História do país, com uma administração pautada na Ética e na Honestidade.

    Faz o quê? ACORDOS E MAIS ACORDOS…JOGOS ARTIFICIAIS QUE SÃO NO DURO: CHATAGENS. Adia uma CPI (DNIT), abre mão de uma presidência (ONG’s) e esque outra (DA AMAZÔNIA) e cai na risadagem com a formação da mesa que controlorá a CPI da Petrobrás.

    Logo o governo faz cara de sério e avisa: SERÁ UMA CPI TÉCNICA.

    Traduzindo para o povo, quer dizer: Vão verificar os excessos inaceitáveis e que saltem aos olhos e vão determinar que medidas sejam tomadas. Ou seja: Se há ladrões, estes não serão presos, se há desvios e dinheiro, este não será ressarcido.

    O máximo que poderá vir a ocorrer, se algo sair errado e fora do script é diante de algo muito escabroso, alguém ser indiciado, não pela CPI, pela PF ou MP, depois o jogo de pressão começa e ai ocorre como Delúbio, condenado: Não cumpriu pena. Escolheu, escolheu, tirou onda e ficou por isso mesmo. E depois ainda foi festejar publicamente junto com os seus companheiros.

    O povo só elege os políticos envolvidos com essas falcatruas todas, se quiser rever o filme. Eu mesmo estou de saco cheio de tanto reprise. Pior! Não me anima o Serra, nem o Ciro, piorou a Helena. Dos que estão aí, tá dificil escolher. O STE precisa abrir passaem para um candidato saido da sociedade, que não esteja atulhado de contaminação ou que deva favores a esses que estão aí.

    Administrar o Brasil, não é tão complicado, embora seja, impossivel seria se a pessoa administrasse sozinho, é para isso que existe assessoria e ministérios. Não tantos como exageradamente existe nesse governo: 34 (!?) UM EXAGERO E TANTO! E muitos entram com sede e na cabeça a velha e viciada ideia: MEU PIRÃO PRIMEIRO.

    A festa nem começa, pior o trabalho.

    Como evoluir?

    Acabar com o senado? Parece-me que não, afinal com apenas uma casa, ai é que fica dificil o povo saber dos erros. Quanto mai restrito o grupo que está no poder, mais fácil controlar os ânimos e apagar incêndios, resultado: O povo nem saberá quando se desentenderem e nem o “por quê?”.

    Um dos maiores problemas do senado (fora tudo que fizeram de errado) é o excesso de verba. Baixe uma lei que corte 50% do orçamento e determine que se adequem ao teto orçamentário e as regras vigentes, e só nessa limitação, serão obrigados a cortar metade dos excessos. Em seguida novas medidas seriam tomadas. Mas, cortar na carne ou seja: No bolso. Fazendo valer a Lei de Responsabilidade fiscal e administrativa, logo produziria um movimento de adequação orçamentária.

    No plano do Executivo medidas de refreamento dos gastos precisam ser tomadas URGENTES, ou pelo executivo, ou pelo legislativo ou pelo STF ou até por pressão popular. Do contrário, a sociedade corre o risco de ver os políticos gastarem desmedidamente para garantir a eleição e depois deparar com o Brasil retornando aos difíceis tempos da estagnação e inflação.

    Até a comunidade internacional já percebeu esse risco e já começa a alertar, e esse alerta não é novo.

    Atencisamente

    O ANDARILHO

  90. Alguém no senado está variando – Vejam só: O senado se prepara para gastar mais R$ 10 milhões por ano, co contratação de seguranças. A desculpa usada é que os seguranças contratados, que custam milhões, foram desviaos para outras funções (jeitinho brasileiro?) e não podem retornar?

    É o fim da picada e o destampe de um novo escãndalo.

    Qual é o de amanhã?

    Atenciosamente

    O ANDARILHO

  91. NA ARENA COM RICARDO KOTSCHO – NO BALAIO DE GATO NACIONAL

    Ilustre Ricardo Kotscho;

    O senado todo dia perde um bonde, o governo também.

    Todo dia quando se abre uma tampa, salta um escândalo…

    Então, governo e oposição, aos invés de agir para realmente resolver o problema e de fato abrir um Marco na História do país, com uma administração pautada na Ética e na Honestidade.

    Faz o quê? ACORDOS E MAIS ACORDOS…JOGOS ARTIFICIAIS. QUE SÃO NO DURO: CHANTAGENS. Adia uma CPI (DNIT), abre mão de uma presidência (ONG’s) e esquece outra (DA AMAZÔNIA) e cai na risadagem com a formação da mesa que controlorá a CPI da Petrobrás.

    Logo o governo faz cara de sério e avisa: SERÁ UMA CPI TÉCNICA.

    Traduzindo para o povo – Quer dizer: Vão verificar os excessos inaceitáveis e que saltem aos olhos e vão determinar que medidas sejam tomadas. Ou seja: Se há ladrões, estes não serão presos, se há desvios e dinheiro, este não será ressarcido.

    O máximo que poderá vir a ocorrer, se algo sair errado e fora do script é diante de algo muito escabroso, alguém ser indiciado, não pela CPI, pela PF ou MP, depois o jogo de pressão começa e ai ocorre como Delúbio, condenado: Não cumpriu pena. Escolheu, escolheu, tirou onda e ficou por isso mesmo. E depois ainda foi festejar publicamente junto com os seus companheiros.

    O povo só elege os políticos envolvidos com essas falcatruas todas, se quiserem rever o filme. Eu mesmo estou de saco cheio de tanto reprise. Pior! Não me anima o Serra, nem o Ciro, nem a Dilma, piorou a Helena. Dos que estão aí, tá dificil escolher. O STE precisa abrir passagem para um candidato saido da sociedade, que não esteja atulhado de contaminação ou que deva favores a esses que estão aí.

    Hoje dá para ver que tiraram Collor na base da armação, ELLE contrariou grupos de interesses (só pode),pois não ocorreu nem 1% (UM POR CENTO) dos escândalos que tem estourado nos últimos anos, meses, semanas e dias e horas e deu no que deu.

    Olhem também para o governo ITAMAR, se compararmos esses dois governos com o que temos visto, percebemos que algo foi mal contado e a situação piorou em gênero, número e grau.

    Administrar o Brasil, não é tão complicado, embora seja dificil. Impossivel seria se a pessoa administrasse sozinho, é para isso que existe assessoria e ministérios. Não tantos como exageradamente existe nesse governo: 34 (!?) UM EXAGERO E TANTO! E muitos entram com sede e na cabeça a velha e viciada ideia: MEU PIRÃO PRIMEIRO.

    A festa nem começa, pior o trabalho.

    Como evoluir?

    Acabar com o senado? Parece-me que não, afinal com apenas uma casa, ai é que fica dificil o povo saber dos erros. Quanto mais restrito o grupo que está no poder, mais fácil controlar os ânimos e apagar incêndios, resultado: O povo nem saberá quando se desentenderem e nem o “por quê?”.

    Pois é certo que povo só está sabendo das coisas, porque há brigas pelo butim…Isso está tão claro, que até os políticos considerados mais equilibrados, abrem a boca e pelo menos assumem o óbio: É realmente esses anos todos fui omisso(a), nada fiz contra tudo isso que está aí! – A Exm.ª Senadora Fátima Cleide chegou ao cúmulo de protestar da mordomia dos senadores e senadoras. Quando disse que se assustou ao passar de um salário de R$ 800 como professora, pra um de mais de R$ 12 mil e mais mordomias, mas reconhece que aceiotu tudo calanha e de bom grado, usufruiu e só agora nesse escândalo,achou um absurdo!!! – FALA SÉRIO! SENADORA.

    Pois eu digo: O problema não é senador e deputado ganhar bem e ter motorista, não. O problema é ser desonesto, é trair os interesses nacionais para satisfazer grupos estrangeiros e apaniguados. O problema é esse! Que país é esse que a ESG – Escola Superior de Guerra e outras autoridades, avisam dos riscos que ameaçam nossa soberania e esses avisos são desprezados? E dão vez e guarida justamente aos que estão minando nossa Pátria, que país é esse?

    Imagine: Expulsaram os arrozeiros brasileiros e eles agora vão produzir na Guiana Francesa (!?) – É aceitável?

    Voltando ao Congresso: Um dos maiores problemas do senado (fora tudo que fizeram de errado) é o excesso de verba. Baixe uma lei que corte 50% do orçamento e determine que se adequem ao teto orçamentário e as regras vigentes, e só nessa limitação, serão obrigados a cortar metade dos excessos. Em seguida novas medidas seriam tomadas. Mas, cortar na carne ou seja: No bolso. Fazendo valer a Lei de Responsabilidade fiscal e administrativa, logo produziria um movimento de adequação orçamentária.

    No plano do Executivo medidas de refreamento dos gastos precisam ser tomadas URGENTES, ou pelo executivo, ou pelo legislativo ou pelo STF ou até por pressão popular. Do contrário, a sociedade corre o risco de ver os políticos gastarem desmedidamente para garantir a eleição e depois deparar com o Brasil retornando aos difíceis tempos da estagnação e inflação.

    Até a comunidade internacional já percebeu esse risco e já começa a alertar, e esse alerta não é novo.

    Atenciosamente

    O ANDARILHO

    Seu comentário está aguardando moderação.

    15/07/2009 – 15:00

    Enviado por: O ANDARILHO

    Alguém no senado está variando – Vejam só: O senado se prepara para gastar mais R$ 10 milhões por ano, co contratação de seguranças. A desculpa usada é que os seguranças contratados, que custam milhões, foram desviaos para outras funções (jeitinho brasileiro?) e não podem retornar?

    É o fim da picada e o destampe de um novo escãndalo.

    Qual é o de amanhã?

    Atenciosamente

    O ANDARILHO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *