Metade do eleitorado já apóia 3º mandato

Metade do eleitorado já apóia 3º mandato

Aos leitores:

passei o dia fora no aniversário do meu neto caçula e, por isso, só fiz a moderação de uma parte dos comentários agora no começo da noite. Continuarei este trabalho mais tarde, publicando os demais comentários.

Dei o título acima a este post apenas para demonstrar como é possível, a partir das mesmas informações, dar manchetes completamente diferentes, com o sinal trocado.

Os editores da Folha de S. Paulo preferiram destacar que “3º mandato de Lula divide o país _ Proposta tem o apoio de 47% e é rejeitada por 49%, revela Datafolha; popularidade do presidente sobe”.

Leitores desavisados sobre os critérios editoriais da nossa grande imprensa poderiam inferir, a partir da manchete da Folha, que a luta de Lula por um terceiro mandato estaria dividindo o país, como se esta proposta estivesse para ser votada no Congresso Nacional e dominasse as conversas nas ruas.

Como sabemos, não se trata de uma coisa nem de outra. Quase toda semana, como na última, faz anos que Lula descarta a possibilidade de um terceiro mandato.

E a tentativa feita quinta-feira por um deputado inexpressivo (Jackson Barreto, do PMDB-SE) para colocar o asssunto em discussão na Câmara não conseguiu o número mínimo exigido de assinaturas.

Pela enésima vez repito aqui no Balaio que esta história de terceiro mandato é uma bobagem levantada por áulicos e adversários do presidente Lula, nunca foi cogitada por ele. Ele é contra por uma questão de princípios, em respeito à democracia e ao que está escrito na lei, como eu também sou.

Em entrevista que fiz com ele para a revista Brasileiros, no final de 2007, reproduzida outro dia aqui no Balaio, perguntei-lhe se não aceitaria disputar a re-eleição nem se o povo pedisse e ele me respondeu categoricamente que não, não havia esta possibilidade.

Então, qual a razão da pesquisa, por que afirmar que o país está dividido em torno desta questão? Por acaso, pensou-se em fazer a mesma pesquisa na segunda metade do segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso?

A resposta pode estar em outras questões levantadas pela pesquisa, mostrando que, apesar da crise econômica mundial e das suas consequências para a vida do brasileiro, da gripe suína, das enchentes e das secas, a popularidade do presidente não só não foi abalada como continua subindo, assim como as intenções de voto em sua candidata à reeleição, a ministra Dilma Roussef:

O que mostra o Datafolha:

* A avaliação do presidente Lula, na metade do seu sétimo ano de governo, chegou a 69%, no mesmo patamar de antes da crise financeira.

* Se pudesse ser candidato à re-reeleição, ganharia com folga de José Serra já no primeiro turno.

* A intenção de voto para presidente em Dilma Roussef subiu de 3%, em março de 2008, para 16% agora, passando Ciro Gomes e Heloísa Helena, enquanto o líder das pesquisas, José Serra, caiu de 41%, em março de 2009, para 38%, diminuindo em oito pontos a distância de um para outro.

Qualquer um destes resultados da pesquisa também poderia ter sido manchete da Folha, assim como o fato de que mais brasileiros agora apóiam um terceiro mandato para o presidente:

* Em 2007, 31% eram a favor e 65 contrários à mudança na lei para que Lula pudesse concorrer a um terceiro mandato; agora, há empate técnico: 47% são a favor e 49% contrários.

Por isso, acho que a minha manchete _ “Metade do eleitorado já apóia 3º mandato” _, modéstia à parte, seria jornalísticamente mais correta.

Somando tudo e passando-se a régua, a pouco mais de um ano do início oficial da campanha presidencial de 2010, entende-se porque a oposição resolveu jogar tudo na criação de uma CPI da Petrobras, enquanto continua agitando o fantasma do terceiro mandato.

Ou alguém honestamente pode imaginar que a oposição está mesmo interessada em investigar a administração da Petrobras para melhorar o desempenho da empresa e que ainda haveria tempo útil para alterar a lei permitindo a re-eleição do presidente Lula?

Parece ser tudo só uma disputa por manchetes _ e, neste campo, como vimos, cada um pode escolher a sua.

Os números da semana

Como faço todos os domingos, publico abaixo o levantamento dos três assuntos mais comentados na última semana no Balaio, na Folha e na Veja, as duas publicações impressas de maior circulação do país:

Balaio

Caça aos fumantes: 277

Almanaque do Elifas: 30

Nizan Guanaes: 28

Folha

Educação: 61

CPI da Petrobras: 37

Violência/segurança: 34

Veja

Comer sem culpa: 42

Silvio Santos e Maisa: 20

Sucessão presidencial: 16

  

 

286 thoughts on “Metade do eleitorado já apóia 3º mandato

  1. Terceiro mandato é golpe!
    A democracia não precisa disso!
    Vamos transformar o Brasil em quê? Peru? Venezuela? Cuba?
    Parem com isso!
    Tenham bom senso!
    O Lula tem sido um bom presidente, mas não tem o direito de se perpetuar no poder sob hipótese alguma.

  2. Na minha opinião, aprovar um 3º mandato porque um partido não tem candidato a altura, só fere o que o Brasil conquistou com muito esforço, que é a DEMOCRACIA. Não é porque a maioria apoio que isto seja correto para um País. Se o partido não tem candidato, então trabalhe para isto e se ele no governo está dando certo, coloque isto como diferencial para o candidato. Corremos o sério risco de jogarmos tudo por água à baixo, pois a oposição pode com certeza querer inverter o que é bom para o Brasil, numa vingança e cruzar os braços.

  3. Quem apoia um 3o.mandato presidencial cheira a defensor da verdadeira “ditabranda”.

    3o. mandato , além de anti-constitucional, é anti-democrático. Democracia é alternância de poderes, é diversificação, é transparência – fora isso,é golpe baixo !.

    3o. mandato só é comparável à compra de eleitores pelo bolsa-família. Quem o defende são os beneficiários de sempre.

  4. Concordo com o comentário. Temos o direito de escolher o melhor candidato e não o congresso fazer isto por nós. Se o PT quer colocar a Dilma e se o Brasil achar que ela está capacitada para o cargo, então vamos colocar isto no voto.
    Infelizmente, quando um governo fica muito tempo no poder, podemos ter surpresas quando outro ganhar, como ter que limpar tudo que colocaram debaixo do tapete.

  5. Não sou petista, mas admito que este governo faz um bom trabalho. Porém não podemos aceitar que por falta de gente com competência, sejamos obrigados a ter o Lula para sempre no governo. O fato é que por medo de outro partido assumir o governo, e isto não quer dizer que outro não tem boas idéias, o povo acaba colocando já que está no poder por pressão psicológica e não pensando na melhor proposta.

  6. A oposição como não tem programa de governo resolver arrumar uma CPI para enganar trouxa. Com essa atitude do PSDB, DEM e PPS, a chance do José Serra vai para ralo.
    Pela administração dele aqui em São Paulo, é bom que vá mesmo.

    Falando em PPS, cadê o indeciso e falastrão do Roberto Freire?

  7. A direita troglodita, reacionária, neofascista e corrupta tupiniquim já está apavorada, Ricardo. E tem motivos de sobra para isso, pois a nova pesquisa Datafolha mostra que a distância entre Serra e Dilma caiu 16 p.p. na nova pesquisa divulgada ontem.

    Assim, Serra caiu para 38%, enquanto que Dilma subiu para 16%, ficando 1 p.p. à frente de Ciro. E HH, com sua eterna verborragia vazia e demagógica, caiu para 10%.

    Ricardo, daqui em diante, o que acontecerá é o seguinte:

    1) Dilma estará liderando as pesquisas de intenção de voto até o final deste ano… Na pior das possibilidades ela estará empatada tecnicamente com Serra;

    2) Serra não será candidato à Presidente, pois sabe que perderá, preferindo se candidatar a governador novamente, até para impedir uma vitória de Alckmin, seu adversário dentro do PSDB, para o governo estadual; até porque, se o Kassab for lançado para o governo do estado, os tucanos e os demos estarão dando a prefeitura de SP de presente para o Quércia e penso que eles não são tão loucos, assim, né?

    3) Dilma será eleita no 1o. turno, com cerca de 65% dos votos válidos.

    4) Ciro não será candidato à Presidente;

    O resultado da eleição presidencial, em votos válidos, de 2010 será:

    Dilma – 65%
    Candidato tucano (qualquer um) – 30%
    HH – 5%.

    Quem viver, verá!

  8. “Quem apoia um 3o.mandato presidencial cheira a defensor da verdadeira “ditabranda”. “.

    “Terceiro mandato é golpe!
    A democracia não precisa disso!”

    Então, como vocês classificam a mudança constitucional promovida pelo então governo FHC para poder se reeleger??

    E a mudança foi aprovada sem ter sido submetida a qualquer consulta popular. Bastou liberar uma ‘graninha’ para os congressistas e, pimba, a reeleição pára FHC foi aprovada…

    Logo, vocês assumem que o ex-Presidente FHC deu um Golpe de Estado quando aprovou a reeleição em proveito próprio, certo??

    Valeu…

  9. Prezado Ricardo, Bom dia…

    Minha leitura das manchetes, tanto da Folha como do UOL, foi exatamente igual à sua.

    Duas coisas saltam dos números por eles apresentados:

    1) A quantidade de eleitores que agora apoiam a reeleição (que, como você, acho que é uma bobagem, mas uma bobagem maliciosa, plantada especialmente por parte da mídia paulistana, incansável na tarefa de intrigar Lula com a população do estado) quase que dobrou em relação á última pesquisa.

    2) A candidatura de Dilma, ainda longe das eleições, e com um 2.010 inteiro de obras do PAC para inaugurar, sobe sem parar; e a de Serra não para de cair.

    Independentemente do paladar eleitoral que cada um tenha, e isso não se discute, a Folha preferiu ignorar os dois fatos jornalísticos relevantes da pesquisa e tentou transformar informação em torcida…

    Já conversamos inúmeras vezes sobre este tema e sei que para você, um jornalista por excelência, é difícil admitir algo que vá contra sua própria profissão. Mas como deve estar sendo difícil, para os bons jornalistas, defender o tipo de jornalismo que se está fazendo aqui em São Paulo. É enojante.

    Abraços, Ricardo. Um bom domingo e ótima semana a todos os balaieiros.

  10. Lamentável como a ‘grande’ imprensa tenta mudar, parcilamente, a notícia. Será que este 4º poder não sabe exercê-lo com seriedade, dignidade.

  11. Parabens, Ricardo!!!!!!
    Absolutamente sóbrias suas observações.
    Imprensa parcial é um verme para a democracia, também.
    A Folha deve morrer de saudades do FHC…

  12. É evidente que o Sr. Lula só pensa no 3º mandato, coisa feia e antigos colaboradores do Gov. ficar embutindo indice de pesquisa.
    Demogracia é altermancia de poder, repeitar as regras, ficar tentando pôr os nossos desejos como culpa da oposição e etc, e falta de vergonha…

  13. Quem foi que disse que “Democracia é alternância”? Onde está essa definição? Só pode estar na cabeça dos PSDBistas (Partido Só de B….) e seus Puxa-sacos.
    Democracia é “Governo do povo pelo povo”, ou seja, é a vontade do povo, leia-se “maioria”, que deve ser respeitada. Se o povo quizer mudar a constituição, ela deverá ser mudada. Se o povo quizer manter ou trocar este ou aquele “governante”, “representante” ou qualquer outra decisão, ela deverá ser aceita e executada, não serão as regras escritas no passado na constituição que deverão ser entraves para mudanças que o povo desejar.
    Portanto, de nada adianta ficarem os oposicionistas, ou melhor os “oportunistas” tentando manipular a cabeça do povo brasileiro que já descobriu a sua força e caminha a passos largos para uma plena democracia e não a “democracia” que os manipuladores querem…

  14. Recentemente houve uma troca de prefeitos nos municípios, eu preferia a administração anterior, mas o candidato do prefeito perdeu porque o candidato do prefeito não é o prefeito, não é a mesma pessoa. Sou favorável ao terceiro mandato de qualquer cargo executivo, sou favorável à reeleição do Kassab, do Lula, do prefeito da Ilhabela. Lula tem o direito de não querer disputar a reeleição, mas ficar 12 anos no poder não é se perpetuar. Dilma não é Lula, e sei lá, acho que a próxima campanha eleitoral vai para a Justiça, Lula não está respeitando a ética da política, não pára de fazer campanha para a Dilma. Vocês pensaram na hipótese do câncer não curar? Ela existe. O presidente Lula poderia evitar expor a ministra no período do tratamento, mas não, acontece o contrário, explora o lado emocional. Tenho dúvidas se este tipo de exploração do emocional é para o bem ou para o mal, dentro dos meus princípios fere a ética e não é saudável, prefiro mais quatro anos com Lula, acho mais ético.
    O fato de uma pessoa ser competente não faz dela um líder, o que falta no Brasil é liderança, e o Lula tem carisma, a tese do terceiro mandato vem à tona porque não tem nenhum líder melhor.

  15. Ricardo você tem toda razão, pelo pouco que conheço o Lula, ele não está querendo, lutando, combinando com oposição um terceiro mandato, sendo que o melhor é deixar entrar alguém agora, ou mesmo Dilma e apostar em dois mandatos de 4 anos, podendo ficar mais 8 anos e não ficar discutindo se valeu a pena brigar por um terceiro mandato. Agora com a Dilma subindo oposição armando CPI, depois não querem que o povo apoie o seu presidente, só tempo dirá.

  16. Realmente o país precisa investir em educação de qualidade. Analisando os comentários, em sua maioria, as pessoas parecem não ter lido o que Kotscho escreveu. O blogueiro reafirma o que o presidente tem dito , inclusive na semana que passou, sobre não disputar um terceiro mandato. Quem volta e meia expõe isso é a própria mídia e a oposição, talvez querendo colar no presidente a pecha de Chavista e Ditador para encobrir a falta de projeto dela para o país.
    O que mais esses comentarista necessitam para entender que Lula não apoia o terceiro mandato? Ele não é burro. Tem muito mais chance de fazer seu sucessor, sair com uma ótima avaliação, inscrever-se na história como um dos grandes presidentes do Brasil, cumprindo esses dois mandatos. É uma questão de lógica política e histórica.
    Gostaria de que as pessoas que atribuem a Lula a idéia de um terceiro mandato identificassem em que dia, em que jornal ele disse isso.
    Também leiam os textos antes de comentar. Analisam, opinem sobre o que foi efetivamente escrito e os implícitos disso. Atentem-se ao jogo partidário da mídia tradicional brasileira.
    Por que será que os jornais não abordam o fato de José Serra ter assinado um documentos se comprometendo a terminar o mandato a prefeito de SP e dois anos depois se candidatou a governador, anulando o que escreveu?
    Alguém sabe dizer qual o projeto da oposição para o país? O que ela propõe em termos econômicos? Qual a política para educação? Por que os jornais não discutem isso? Qual a opinião de Serra sobre as grandes questões nacionais?
    Se alguém souber, conte-nos. Não vejo nada disso nos jornais. Como candidato favorito à presidência seria interessante saber o que pensa J. Serra e ele ser submetido ao mesmo escrutínio que Dilma Roussef.
    E antes que me chamem de petista, o alerta aqui é sobre o jogo de manipulação da informação, o jogo pesado que a mídia antes de 2010 já tem feito em relação às eleições. Fiquem atentos e leiam. Não adianta ficar xingando o presidente, adotar uma postura reacionária para análise da política nacional. Agindo assim, seremos só marionetes dessa manipulação que é tudo, menos democrática.

  17. Que bom que os adversários estão preucupados com o terceiro mandato do presidente Lula, é uma prova de que mais uma vez vem uma resposta coerente, ora um mandato a mais pode, o segundo pode, ora, o terceiro com um apóio incondicional popular não pode? pode sim, democraticamente é golpe como o segundo foi. Por isso é que quem deu golpe de segundo mandato foi penalizado nas urnas. E qualquer coisa desse tipo, também será.

  18. É com tristeza que leio e ouço essa coisa de terceiro mandato. Nem o Presidente Lula é a favor desta emenda. Nós, brasileiros precisamos de fortalecer a nossa Democracia.É deveras irritante ouvir isso. É falta de leitura de respeito a nossa luta por mais democracia.Basta de intolerância. O FHC já foi por demais indecente com a deixa para o segundo mandato e agora, o PT quer ir além disso???

  19. Brincadeira alguém que não assinou a constituição de 88 e foi contra por escrito ao plano real, deva permanecer no poder eternamente. Foge ao bom senso. O eleitor não foi avisado sobre estes detalhes.

  20. Que tal o congresso nacional emcampar um plebiscito nacional sobre o tempo de mandato, e de quantas vezes os politicos poderiam exercer o mandato de um determinado cargo, isso seria mais justo, deixem o povo opinar, como fazer os Venezuelanos, Paraguaios, Bolivianos e etc. , e ainda tem muitos politicos brasileiros que tem o cinismo de dizer que nestes paises sulamericanos são ditaduras, ditadura é a brasileira, onde os politicos monosprezam a população, ao ponto de um deles afirmar, “que estava pouco se lixando da opinião publica”, os nossos legisladores se eternizam no poderm e no ambito municipal, a coisa é bem pior, há familia que governa por decadas, é coisa de pai para filho, e o patrimonio publico, é administrado como fosse propriedade dessa familia, e aí como fica a tal alternancia no poder, isso não é uma ditadura. Para serem eticos, os nossos congressistas deveria aprovar uma lei que determinasse apenas um unico mandato para tal cargo, exemplificando: se um cidadão fosse eleito vereador, ele não mais poderia mais concorrer em uma eleição para esse cargo, somente poderia concorrer para outros cargos tais como: prefeito, deputado estadual ou federal, governador, senador e presidente da republica, esse principio deveria valer para todos os cargos, assim teriamos a tal falada “alternancia de poder”, o que hoje não acontece, as re-eleições que acontece para os cargos de vereadores, deputados estaduais, federais e senadores não é uma verdadeira afronta a constituição, um unico mandato de cinco (05) anos para todos os politicos seria o ideal e mais justo, isso ajudaria a combater a corrupção que grassa a administração e os orgãos publicos no Brasil, senhores politicos tenham coragem, aprovem um projeto desse tipo, mas aprovem tambem regras que sejam validas para todo o país (Brasil), quem exercesse o cargo de prefeito, governador, em um determinado municipio ou estado, não poderiam exercer esse cargo em mais nenhum municipio ou estado, afim de que outros municipios ou estados não se tornem capitanias hereditarias como acontece atualmente. O povo precisa ser consultado atraves do plebiscito, já que os senhores tem medo de perder as regalias e mordomias que esses cargos proporciona, porque o Brasil é um país rico, com uma população tão pobre, a explicação esta na eternização de politicos no poder, o Brasil precisa passar por uma ampla reforma nos tres poderes, afim de se tornar um país mais justo e prospero, e que toda a riqueza seja distribuida de forma igualitaria, o que vemos hoje, é uma minoria se apossar de tudo, seja as terras e os recursos minerais que pertence a todos os brasileiros.

  21. Ora, caro Xará, a Folha quis somente, tal como na era Lula vem procedendo, manipular, ou seja, adulterar e falsear a informação. Bom, de resto não só a Folha, todos os demais jornalões, revistonas e tevezonas deste patropi teem tido o mesmo comportamento. E não vão se cansar de continuarem assim fazendo, pois, malgrado tal intenção de deformar os fatos, devem estar se contorcendo de raiva em notar que seus maliciosos “jornalismos” pouco tem adiantado, Haja vista as pesquisas por eles mesmos levantadas. Não se confrmarão jamais, pois essa gente mesmo gosta mesmo é de “democracia” sem povo. Tal como naquilo que nomearam de “ditabranda”.

  22. So sente dor quem apanha,se esqueceram do que o Lula
    prometeu?, salario em dobro,salario digno aos aposentado
    e nao cumpriu,sendo que ele veio para o estado de Sao Paulo
    se formou aqui e conseguiu tudo oque tem inclusive a Presidencia e hoje se esqueceu de nos,falo como um metalurgico aposentado que votou nele nas duas vezes,.sinto
    muito mais nao votaria na terceira,Oque ele fez foi dar bolsa familia e ourtas coisas so para garantir voto

  23. Alguém falou aqui em alternância de poder, respeito às regras e quejandos. Ora bolas, quando FHC desrespeitou a tradição republicana brasileira criando a reeleição em benefício próprio e ainda com a compra de vários deputados a 200 mil por unidade, não se notou esses pruridos de ânsia democrática. Há sinceridade nesses papos ?

  24. Sou totalmente contra qualquer reeleição. A perpetuação no poder leva à regimes ditatoriais, autoritários e consolida os esquemas de corrupção. Infelizmente essa moda maléfica, de perpetuação no poder, está acontecendo na América do Sul. Com certeza, a democracia vai ser enfraquecida. A HISTÓRIA mostra isso. REELEIÇÃO NÃO !!!.

  25. Concordo com o comentário quanto ao terceiro mandato.
    assim como o RK e o Lula, também acho muito ruim para as instituições.
    Costumo dizer que o FHC causou muito mais prejuizo ao Brasil na “compra” do 2° mandato que na venda da Vale do Rio Doce….

    Mas discordo dessa insistencia em tentar transforma a imprensa ( especialmente a FSP) na “Geny” da vez…
    É obvio que a manchete foi dirigida pelos interesses dos proprietários do Jornal. Clarissimo!!!
    Mas não é assim neste blog? Não é assim em todos os outros meios de comunicação?
    Não é assim nos informes governamentais, distribuidos pelas assessorias que os governantes confiam ( e por isso mesmo as nomeiam)????
    Ok, ok… A folha é “parcial”, “interesseira”, “serrista”, “paulistocentrica”?
    Procurem então outra fonte, Imparcial, desinteressada, dilmista, de visão universal….
    Que tal o PHA?

    É tão bom quando a gente tem uma geny pra jogar todas as “cacas”, né?

    PS- Sobre a imprensa, observo sempre a màxima de Millor Fernandes: “Imprensa é oposição. O resto é armazem de secos & molhados”.
    Com o “&” usado no mundo dos negócios é bem mais chic, né?

  26. Prezado,

    sua visão é correta. Devo discordar da torcida a favor e contra acima pois a verdade simples e direta é: o povo que decida. Roosevelt foi reeleito presidente dos EUA tres vezes, Washington só não foi por vontade própria e ninguem pode dizer que os EAU viraram uma ditadura ou ditabranda por isso. A decisão cabe ao povo, seja para uma ou dez reeleções. Valeu. Jorge

  27. Ricardo,

    Faltou dizer que a grande midia só trabalha com Dilma ou Serra, os outros so servem para encher a linguiça.
    Se vc é sério, como diz que é, concordará que Dilma ou Serra deixará a banca mundial feliz da vida.

  28. Há muito que a frase “O Brasil não é um país sério” continua não apenas válida e digna, apesar de sua exaustiva repetição, como admirável por ser precisa e objetiva. A discussão em torno de mais uma estupidez na nossa política como a de um 3º mandato para o delirante e fanfarrão presidente Lula confere justificativa à frase acima e valoriza outra ( também manjada mas notável) de que “O povo brasileiro não sabe votar”. Tanta falta de seriedade, bom senso e mistificações seja da parte dos governos seja da do povo, torna esta nação uma Monumental Piada de Mau Gosto!

  29. Ricardo,

    Para a Grande Midia, banqueiros e afins;
    Dilma ou Serra = Felicidade

    Para as Periferias brasileiras = tudo igual

    Gerentes do capitalismo em crise é o que eles são !!!!

    Quando falara em pesquisas veja os indices de:

    Violencia urbana
    Uso de drogas
    Sáude
    Educação

    de cima pra baixo de preferencia

    obrigado

    PS: Ricardo, O PT morreu!!! ( ou melhor vendeu-se!)

    Eduardo

  30. Tem um monte de comentários estranhos nesse post.

    Eu não sou a favor do terceiro mandato … acho que uma reeleição é de om tamanho. Mas o que me chama a atenção é a falta de compreensão em alguns comentários, nominalmente :

    ” Não sou petista, mas admito que este governo faz um bom trabalho. Porém não podemos aceitar que por falta de gente com competência, sejamos obrigados a ter o Lula para sempre no governo.” – Até onde me consta, não existe nenhuma proposta que obrigue o povo a ter o Lula pra sempre no governo … alias, como o RK vem estressando ultimamente, o presidente descarta por completo a idéia de um terceiro mandato, quanto mais de uma perpetuação no poder. Além disso, o comentário assume implicitamente a falta de capacidade da ministra da casa civil … o que me parece ser algo no mínimo suspeito. O comentário anônimo carece de lógica.

    ” Temos o direito de escolher o melhor candidato e não o congresso fazer isto por nós.” – Pois é … concordo, e até por isso o sistema eleitoral brasileiro é o do voto direto. Até onde me consta, não existe proposta para mudar o processo de escolha do presidente para o de eleição indireta. O que se cogita no congresso é a possibilidade de um PEC que viabilizaria a candidatura de um presidente, já em segundo mandato, a uma segunda tentativa de reeleição. Isso não é equivalente ao congresso escolher o presidente.

    “3o. mandato , além de anti-constitucional, é anti-democrático. Democracia é alternância de poderes, é diversificação, é transparência – fora isso,é golpe baixo !.

    3o. mandato só é comparável à compra de eleitores pelo bolsa-família. Quem o defende são os beneficiários de sempre.”

    – Bom … me desculpe, mas esse escorregou no tomate em quase tudo que disse: 3,o mandato ;e anticonstitucional, fato, por isso existe a proposta de uma PEC para faze-lo constitucional. Eu particularmente acho que deve continuar sendo anticonstitucional, mas não estamos nos tempos da inquisição política para qualificar como herege que pensa o contrário. Alías … melhor que todas as tentativas de definição de democracia que se tentou colocar … democracia é justamente a construção política que permite com que um povo se auto-determine. A constituição é, ou deveria ser, a expressão escrita da vontade da nação, contendo inclusive mecanismos que permitam sua restruturação.

    Quanto ao comentário sobre o bolsa família … os resulados do programa falam por si só… enxergar programa de transferencia de renda como compra de voto, especialemente em uma sociedade desigual como a nossa é algo que diz muito sobre a coenciência social do autor do comentário.

    Bom final de semana a todos

  31. Sobre o apoio do eleitorado ao hipotético terceiro mandato: e daí? Vale lembrar que na década de 30 do século passado, a esmagadora maioria do povo alemão apoiava com todas as forças um político chamado Aldoff Hitler e o resultado disto foram 50 milhões de pessoas mortas na Segunda Guerra Mundial. Moral da história: muito cuidado com o que a plebe (povinho) apoia!

  32. Como eu quis dizer no comentario anterio, nao que ele
    tenha sido um mal presidente, pelo contrario foi e e um bom presidente o qual nos devemos todo o respeito, mas faltou algo
    que eu esperava, e nao aconteceu, peco desculpas por falar assim afinal estamos falando do nosso presidente que oSr Lula.

  33. Não sei quanto à vocês, mas eu NUNCA fui entrevistado em qualquer pesquisa de opinião, de qualquer tipo e também não conheço sequer UMA pessoa que foi.

  34. Como não se pode comentar algo nesta coluna com a necessária contundência e coragem e talvez minha opinião extrapole os limites da aceitação e razoabilidade, eu a retiro deste blog e a resguardo apenas para alguns poucos.

  35. Ricardo,

    O seu comentário de hoje eu guardarei com muito carinho. Só pra saber o que vc dirá daqui há um ano. Vc e o presidente Lula.

  36. Gozado todo mundo critica o 3º mandato, mas não justificam o ex reinado de Auro de Moura Andrade no Senado, o atual imperador Sarnei, o eterno “Já que estou” presidente da Camara Michel Temer.
    Estamos longe de sermos uma democracia……….prestem atenção no novo protestante da República o DD. Caiado, formando um verdadeiro império às margens da república, abocanhou a UDR, agora os municípios e é maioria em todas as bancadas. Antigamente nós tinhamos os FAZENDEIROS, verdadeiros homens que honravam o fio de bigode como os grandes pecuaristas no fechamento de negócio dos resus rebanhos em Uberada, mas agora temos os famosos “colonos” ruralistas, fracaçados em seus estados de origem onde exisste uma seleção natural dos capazes e migraram para os estados e territórios do norte e pantanal matogrossense. “Ruralistas” também formados pelas grandes empreiteiras que pegam dinheiro barato dos programas de incentivo à agricultura, para financiar as obras do próprio governo e cobrar os juros exorbitante que o próprio governo paga pelo atrazo das faturas.
    Estamos suportando isso, porque o Brasil tem um potencial muito maior que essa roubalheira e trafico de influência toda, a sociedade está madura e os políticos não, então teremos uma verdadeira revolução na próxima eleição, expurgando da política esses “viciados” pelo poder. Democracia é isso mesmo, rotatividade, mas só vale pro presidente pro resto não. Esse tipo de gosto pelo poder é constatado desde do síndico do seu condominio assim como dos presidenciáveis de s.a. e dos sindicatos patronais e dos empregados. É praticamente um estilo de “reinado” , mas é justificado e referenciado pelo voto de cada segmento dessa sociedade.
    Chega de falar o está errado, senão não vou parar aqui e sim continuar com associações de advogados, engenheiros, fiesp’s, senai’s etc. É uma cultura generalizada que só não permitem ao presidente da República porque a fila é imensa.
    Kotscho, tomara que essa coluna seja um novo norte de formação de opinião pública norteada pelo bom senso.

  37. Ora, sebemos que todos os intereses são pessoais; mas sabemos ainda que indepedente de posicionamentos gerais a soberania do nosso Brasil pertence sim ao povo.
    pois se o povo quer 3º o povo é que resolve

  38. Dizer que o Lula, desde o primeiro mandato, descarta a possibilidade de se reeleger mais de uma vez é, no mínimo, depositar uma imerecida confiança nas suas considerações …
    Afinal foi esse mesmo Lula que, em tempos passados, foi radicalmente contra tudo isso que hoje ele apóia…
    E que não se fale em “direita reacionária” ou “golpista”, pois quem menos pode se passar por arauto da ética nesse país é o próprio Lula, que encabeça uma corja de ladrões albergados sob a estrela vermelha para saquear o Brasil e beneficiar os “companheiros” com o dinheiro do contribuinte…
    Mas o Lula não sabia, não é verdade?
    O pior problema tupiniquim não é, infelizmente, o presidente e nem o PT, mas o seu próprio povo, que cada dia mais dá sinais de que qualquer mudança está longe de acontecer… 47% aprovam o terceiro mandato só permite uma leitura: 47% do povo brasileiro dá aval à corrupção, ao mau-caratismo, ao aparelhamento do estado, ao despotismo, etc.
    É um dado para se preocupar, não para ser utilizado como folhetim de propaganda do Lula ou anti-FHC, que, por sinal, é o único e grande responsável pelas coisas boas do governo Lula…

  39. ESSE POVO BRASILEIRO NÃO SE DÁ CONTA DOS REPRESENTANTES QUE ELEGE. É POR ISSO QUE ESSE PAÍS ESTÁ NESSA MERDA QUE ESTÁ. É NECESSÁRIO CONCIENTIZAR ESSES CIDADÃOS ANALFABETOS POLITICAMENTE PARA QUE POSSAMOS FAZER UM LIMPA NESSE CONGRESSO NACIONAL.
    QUANDO SERÁ QUE O CIDADÃO BRASILEIRO PASSARÁ A VALORIZAR SEU VOTO E SE DAR CONTA QUE É RESPONSÁVEL PELO FUTURO DO BRASIL E DE SEUS FILHOS.
    RENOVAÇÃO JÁÁÁÁÁÁÁÁÁ´.
    ACORDA POVO BRASILEIRO.
    RENOVAÇÃO JÁÁÁÁÁÁÁÁ.
    NEM DILMA, NEM LULA, NEM SERRA. PRECISAMOS DE REPRESENTANTES NOVOS, DE CARÁTER, DE PERSONALIDADE EM NOSSO CONGRESSO.
    VAMOS TIRAR ESSA CAMBADA DE OPORTUNISTAS QUE HOJE ESTÃO NO CONGRESSO E QUE FORAM ELEITOS DE FORMA IRRESPON´SAVEL.
    RENOVAÇÃO JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ.

  40. Desculpe-me, mas a sua inteligência não faz jus a sua pessoa.
    É ridicula essa postura de mensagem que se quer passar como subliminar, mas na verdade é direta.
    Vocês do PT adoram uma mamata, mesmo contra os seus princípios (aliás, princípios esquecidos desde que o pior e mais venal presidente do Brasil, leia-se Lula, venceu a primeira eleição.
    Vocês sao doentes pelo Poder, e querem tirar onda de bonzinhos.
    O Lula é o pior de todos, pois faz pose de que não quer o terceiro mandato, mas todos nós sabemos que ele está adorando essa discussão.
    A “massa de manobra”, jargão predileto dos petistas de plantão desde a fundaçao do partido, é implementada na realidade.

    Uma pena que a sua inteligência é somente voltada para o mal.

  41. Pudera. Nos livrou do mal chamado Fmi, dizem que foi um truque de troca de divida iexterna por interna, mas no minimo nos livrou das humilhações impostas pelos emissários que mandavam no FHC.Criou oprouni, o credito consignável, financiou 5 vezers mais imóveis que o governo anterio, diminuiu impostos , perdeu a cpmf, o imposto apagão, etc. Criou mais de 100 novas escolas técnicas, acabou com os problemas da merenda escolar,fez voltar a pscologia e filosofia no ensino médio, obrigou a educação fisica no ensino noturno (que tinha acabado), criou o piso do magistério 9hoje nos tribunais a pedido do psdb) criou o pro jovem(profissionalização com bolsa de 100 pilas) quintuplicou nosssos mercados exrtenos, fez resurgir a industria naval, criou o pedágio de 1,80 por praça,chega, cansei.

  42. A palavra democracia tem origem grega, em português significa povo no poder. Portanto não há nada mais democrático do que deixar o povo decidir. Se ele achar que o presidente merece governar um terceiro, quarto, quinto mandato, tem que ser feita a vontade do povo, e não há nada de errado nisso.

  43. APOIO O 3º MANDATO, E TAMBÉM REEILEIÇÃO EM TODOS OS NIVEIS- DIRETO SEM ELEIÇÃO – OS CORRUPTOS ATUAIS APROVAM E FICA TUDO COMO ESTÁ – NÃO PRECISA FAZER PROPAGANDA, NEM HORÁRIO POLITICO – E PRINCIPALMENTE SEM FINANCIAMENTO – APOSTO QUE ASSIM NINGUÉM VAI QUERER SER CANDIDATO – OS CORRUPTOS CONTINUAM OS MESMOS (JÁ SÃO CONHECIDOS) E NÃO TEREMOS QUE OUVIR AS MESMAS PROMESSAS, OS MESMOS PAPOS FURADOS , A MESMA DEMAGOGIA. PELA REEILEIÇÃO GERAL PARA TODOS OS CORRUPTOS –

  44. Trceiro mandato é golpe . Da oposição é claro. Se Lula sabe que Dilma já ganhou e que ele volta em 2014 ou em 2018, porque trocaria 4 por 8? Suponhamos que dilma fique 4 com 8 de Lula são 12. mas se Dilma for bem, Lula pode continuar em férias por mais 4 e ficar até 2026. Então terceiro mandato é golpe. A não ser que o plebiscito tenha a opção de Lula virar rei, aí pode ser.Em 2026 as desgraças plantadas pela oposiçã no século xx só existirão nos livros de história.

  45. CARO RICARDO….GOSTARIA DE SABER QUAIS SERÃO AS ””OPNIÕES TÉCNICAS””’ DO SENHOR CARLOS AUGUSTO MONTENEGRO AGORA…,AQUELE MESMO Q DISSE Q O TETO DA DILMA ERA DE 15% , CONFIRMANDO A VITÓRIA DE SERRA EM 2010……
    QTO AO TERCEIRO MANDATO, SOU CONTRA,POR PRÍNCIPIO,POR ACREDITAR NA ALTERNÂNCIA DE PODER COMO INSTRUMENTO P APERFEIÇOAR A DEMOCRACIA……..
    E QTO AO LULA……PARABÉNS PRESIDENTE…
    ABRAÇÃO RICARDO

  46. Provavelmente deve ser alardeação da oposição essa estória de “terceiro mandato” lullista. Não apóio o PT, acho que o Governo Lulla tem sido medíocre nos últimos sete anos, mas montou uma equipe econômica que soube manter o que foi conquistado anteriormente (estabilidade econômica, por exemplo). Basta o Governo dar algumas esmolinhas para o povão ficar feliz da vida e achar que houve mudança da água para o vinho. Infelizmente sempre houve corrupção na política brasileira, mas sob o Governo petista parece que piorou muito! Só escândalo, pô! É um tanto paradoxo o PT que se diz “apoiar a democracia” usar a cor vermelha como símbolo do partido e apoiar ditaduras como na Venezuela, Cuba e Bolívia, não acham? E ainda, apoiando um malucão do Irã, que felizmente deu o bolo e não veio ao Brasil.

  47. Kotscho: a sua delicadeza em analisar as manchetes da Folha são realmente de uma pessoa de boa fé. Acontece que a grande imprensa já optou pela candidatura do PSDB, sem mesmo saber qual a chapa. Esse assunto do terceiro mandato tem um misto de aproximar o nosso presidente do chavismo na Venezuela.O que não deve acontecer é o nosso Presidente, sempre que provocado ter novamente que frisar que ele segue a Constituição, uma vez que isso é só uma provocação do PIG.
    Qto a pesquisa sobre os possíveis presidenciáveis p/2.010, não há dúvidas que a nossa candidata subirá cada vez mais, uma vez que, mesmo acobertado pelo PIG os problemas da administração Serra começam a aparecer. Veja o que aconteceu em Presidente Prudente(SP) e compoare com a recepção que a DR teve no Rio de Janeiro ou em Caruarú.
    Bom domingo e cuidado; os mineiros podem derrotar o seu time hoje, enquanto o meu se prepara para o jogo de 4-feira, colocando os reservas nas praias paulistas.

  48. Ricardo, Voce tem algum problema, gosta de colocar a manchete como se fosse a bandeira do arauto da desgraça, ou não tem consciencia mesmo ????

    É mais importante chocar, do que colocar as ideias verdadeiras, do bom senso, do melhor para o Brasil???

    O jornalista, com coluna propria, tem que ter responsabilidade social e não ser um centro de agitador , sem se importar com as conequencias. Mesmo quem votou no atual governo, ve o resultado infeliz da condução, dos gastos, dos descasos, dos descalabros com a politica e o cuidado com o dinheiro publico.

    Só a menção do 3 mandato é uma afronta a verdadeira lei da nossa consituição. É o retrocesso, é continuar com a doença, como se fosse um masoquista que gosta de sofrer, só que muito pior pois todos irão sofrer com um 3 mandato. Não há ato – ação sem reação. quem semeia nuvem colhe tempestade.

    Mas o ato de uma manchete dessas em vossa coluna, só mostra que não sabe colocar os fatos as verdade e uma opinião seria e responsavel. A manchete é tudo, pois manifesta o inicio do desenrolar do conteudo da materia jornalistica.

  49. Parece me que esta chegando ao fim a era dos coronéis, o povo esta convicto de que o pais já não suporta tanta espoliação onde quem continua tentando reaver o poder são simplesmente os sanguessugas do passado que fizeram do “Brasil” um negócio. “Celso Furtado”

  50. Concordo com a maioria das idéias que foram colocadas pelo jornalista. Embora não seja sergipano, não posso concordar com a expressão:
    “E a tentativa feita quinta-feira por um deputado inexpressivo (Jackson Barreto, do PMDB-SE) para colocar o asssunto em discussão na Câmara não conseguiu o número mínimo exigido de assinaturas.”
    Deputado é deputado! Todos devem ter as mesmas prerrogativas! Que democracia é essa?

    E também:
    “Somando tudo e passando-se a régua, a pouco mais de um ano do início oficial da campanha presidencial de 2010, entende-se porque a oposição resolveu jogar tudo na criação de uma CPI da Petrobras, enquanto continua agitando o fantasma do terceiro mandato.”
    Ora! O pedido de CPI se apoiou em advertências da Receita Federal, do Ministério Público, e de outro orgão federal que no momento não me recordo. Será que esses orgãos não merecem nenhuma credibilidade? Não vamos pensar que não haja desvios! Seremos nós que estaremos pagando a conta.

  51. Ricardo Kostcho, V.Sa sabe que descartar o interesse por um mandato ou reeleicao, e praxe na politica brasileira. Trata-de um jogo de faz de ~ conta que nao ti quero~ quando a intencao e oposta.

    Mas esta claro que apenas a intencao de prorrogar por mais um mandato, e crime contra a democracia. So falta o presidente LULA querer ser o monitor desse debate, como pretendeu Chavez essa semana, ao fugir de um debate com o escritor Vargas.

    So ha um caminho que pode ser considerado democratico, se discutir a possibilidade do terceiro mandado ou nao, para o sucedaneo do proximo presidente, jamais do atual. Ou seja, como nosso pais e cartelizado e so coroaram Dima e Serra como provaveis…Estes e que em tese, caso fosse aprovado, poderiam concorrer ao terceiro mandato.

    Fora isso e golpe e Estado Bruto.

    Quem pensar diferente, da pistas de que ganha algo com isso e precisaria explicar o que…Mas sem ter na CPI TODA A COMISSAO GOVERNISTA, POIS AI E BALELA E NEM PRECISARIA TER CPI, BASTAVA CARIMBAR (PIZZA) E ARQUIVAR.

  52. JUNTO-ME AO DESABAFO Do autror ( que desconheço)

    Não sei a autoria, mas vale a pena ler o texto.

    Não deixem de lêr até o fim.

    Desabafo de um idoso !

    ‘Estou velho.
    Não gosto dos sem terra. Dizem que isto é ser reacionário, mas não
    gosto de vê-los invadindo fazendas, parando estradas, ocupando linhas
    de trens, quebrando repartições públicas, tentando parar o lento
    progresso do Brasil.
    Estou velho.

    Não acredito em cotas para negros e índios. Dizem que sou racista. Mas
    para mim racista é quem julga negros e índios incapazes de competir
    com os brancos em pé de igualdade. Eu acho que a cor da pele não pode
    servir de pretexto para discriminar, mas também não devia ser fonte
    para privilégios imerecidos, provocando cenas ridículas de brancos
    querendo se passar por negros.
    Estou muito velho.

    Não quero ouvir mais noticias de pessoas morrendo de dengue. Tapo os
    ouvidos e fecho os olhos, mas continuo a ouvir e ver. Não quero saber
    de crianças sendo arrastadas em carros por bandidos, ou de uma
    menininha jogada pela janela em plena flor da idade. Ou de meninos
    esquartejados pelos pais por serem ‘levados’…
    Meu coração não tem mais força para sentir emoções. Me sinto mais
    velho que o Oscar Niemeyer. Ele, velho como é, ainda acredita em
    comunismo, coisa que deixou de existir.
    Eu não acredito em nada.

    Estou cansado de quererem me culpar por não ser pobre, por ter casa,
    carro, e outros bens, todos adquiridos com honestidade, por ser amado
    por minha mulher e filhos.
    Nada mais me comove…
    Estou bem envelhecido.

    E acabo de cometer mais um erro! Descobri que ainda sou capaz de me
    comover e de me emocionar. O patriotismo de uma jovem de Joinville
    usando a letra do Hino Nacional para mostrar o seu amor pelo Brasil me
    comoveu.

    Na cidade de Joinville houve um concurso de redação na rede municipal
    de ensino. O título recomendado pela professora foi: ‘Dai pão a quem
    tem fome’.
    Incrível, mas o primeiro lugar foi conquistado por uma menina de
    apenas 14 anos de idade. E ela se inspirou exatamente na letra de
    nosso Hino Nacional para redigir um texto, que demonstra que os
    brasileiros verde amarelos precisam perceber o verdadeiro sentido de
    patriotismo. Leiam o que escreveu essa jovem. É uma demonstração pura
    de amor à Pátria e uma lição a tantos brasileiros que já não sabem
    mais o que é este sentimento cívico.

    “Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi, o
    nosso Brasil chorar:
    O que houve, meu Brasil brasileiro?
    Perguntei-lhe!
    E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e
    verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas
    lágrimas amazônicas: Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo
    comigo….
    Antes, os meus bosques tinham mais flores e meus seios mais amores.
    Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes. O sol da liberdade
    era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante.
    Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes?
    Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia paz no futuro e glórias no
    passado. Nenhum filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada e dos
    filhos deste solo era a mãe gentil.
    Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem
    nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho,
    tenha a coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos
    tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula.
    Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim.
    Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro
    que o nosso país ostenta estrelado. Pensei… Conseguiremos salvar
    esse país sem braços fortes? Pensei mais… Quem nos devolverá a
    grandeza que a Pátria nos traz?
    Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma
    criança dormindo em seu berço esplêndido..”
    ———————————————————

    Mesmo que ela seja a ultima brasileira patriota, valeu a pena viver
    para ler o texto. Por isso estou enviando para vocês.
    Detesto correntes na Internet…mas agora que me tornei um velho
    emocionado, vou romper com este hábito.
    De alguém que ama muito o Brasil.

  53. Tem comentários aí de quem não entendeu nada do que você escreveu nem do que está acontecendo. Lula é contra o terceiro mandato e eu também sou, tal como você.
    Eu até tenho uma sugestão: por que não o Lula como vice da Dilma? É vitória certa. Nada de terceiro mandato. Mas. se, infelizmente, algo acontecer com ela…

  54. Só a simples idéia de colocar em pauta a possibildade do terceiro mandato é golpe, se o partido não tem candidado palatável que apoie outro da base aliada com mais cintura politica que a ministra. E o que é mais engraçado, quando foi aprovadada a reeileiçao de FHC o PT esbravejou e agora que o terceiro mandato, como o poder muda as pessoas!

  55. A partir das mesmas informações, usando a sua lógica, bravo Kotscho, permito-me também manchetar: Maioria desaprova 3o mandato. Não são 49% contrário e 47% favoráveis ao espichamento do mandato presidencial?

  56. Caro RT,

    Infelizmente não acredito nas “suas palavras” e muito menos na
    do grande líder (dos petistas) Lula….
    “Não querer” ficar com a boca nas tetas do poder é ruim …..
    E voce como um dos “amigos” do Rei, quando diz que é à favor
    do que está na Lei…… é hipocrisia…
    Amanhã, com esse povo que nós temos… muda-se a Lei e se
    permite uma terceira candidatura, aí vem voce e diz ” bem a Lei
    agora o permite” então está tudo na Lei……ou estou errado?
    Um terceiro mandato (não quer dizer que esse Lula ganharia…..)
    é golpismo puro e simples, e mesmo que esse Lula fosse o
    “maior governante do Planeta” e quiçá do Universo, que fosse –
    realmente “O Cara” (como disse o Obama…..gozando dele claro)
    não se deve mexer na Constituição…sob hipótese alguma.
    Se isto ocorrer, eu vou à um Cartório e queimo meu título de elei
    tor, e mesmo “sob as penas da Lei” pois para isto a Lei existe –
    me declaro “não votante” mais em palhaçadas e circos…
    Pode escrever, pois quem me conhece (desde a ditadura) sabe
    que sou assim….quebro mas (como muitos…) não vergo.
    Wilson

  57. Concordo com que alguns disseram aqui.
    Quando disseram que FHC iria concorrer a um segundo mandato ninguém abriu o bico…
    E outra, a realidade é que o PT não tem um canditado a altura.. essa é a verdade…a realidade é que Lula é o único candidato, mas ele não pode ficar disputando pra sempre, né?
    O problema é que Dilma não é muito conhecida não…sua popularidade não chega aos pés do Lula. Vi depoimentos de pessoas do MA que nunca ouviram falar nela e que votariam em Lula de novo.
    Pode até ser que Dilma ganhe se ela for candidata… mas se fosse Lula, ele ganharia de qualquer um no primeiro turno já…e coitada da oposição que perderia bem feio!

  58. Lugar de “Bolivariano” é além da fronteira; no hablamos castelhano nem bolivarianês, e o nosso alcáide federal já está no segundo mandato, como FH.
    Três é demais para qualquer um, não é Huguito Chavito?

  59. Eu sou a favor do LULA, qdo q nós tivemos um PRESIDENTE igual a ele? agora é q nós temos q da valor , vc é novo qdo vc ficar um pouco :veinho: `véio mesmo`vc vai dar valor pois o cara merece ele está fazendo de tudo p/ nos ajudar. O q q o FHC fez?

  60. Gostariamos muito de ter o Lula com o terceiro mandato ,mas pensando racionalmente ,tambem estariamos no patamar de Venezuela ,Bolivia e outras republiquetas por este mundo ,que não respeitam a constituição e com seus semi ditadores vão se perpetuando no poder ,Cuba por exemplo é comandado por Fidel &familia a mais de 30 anos ,ou nunca seremos uma Nação democrática adulta.

  61. O Brasil tem espaço, recursos e gente para construir um país mais decente sem a necessidade de governantes corruptos e clientelistas como o Presidente Lula. Nunca se viu na história tanta corrupção e as pessoas do alto escalão do governo rindo e, se divertindo às custas da bolsa miséria para o povo. Esse Presidente fala de forma arrogante, imbecil e sem medir as consequências. Quando se vê ameaçado faz o jogo sujo de seus oposicionistas que ganham o que bem querem, pois sabem da fragilidade da máquina pública. O povo brasileiro tem que acordar e, logo. No próximo ano teremos copa do mundo e a Dilma Roussef sem condições e péssima apresentação em público, sendo desmascarada e abrindo espaço para mais um golpe: a vitória do Serra. Não estranhem pois todo o aparato está sendo maquiavelmente preparado nos porões do congresso.

  62. O Brasil é como o Rubinhoooo; é pago para ficar na sua, e não aparecer demais, é assim há quarenta anos.
    E continua assim né Rubinhooooo, joga o “Butún” pra fora Rubinhoooooo. Agora a terrinha aqui… só rindo…

  63. Quando é que o Brasil e seus políticos aprenderão a cumprir as regras do jogo. O governante só tem direito a uma releição. E ponto final. Nada de re-reeleição.
    E Viva o Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha(Ceará). Começa hoje a maior Festa de Santo Antônio do Brasil em minha terra(Barbalha-Ceará). Espera-se em torno de 300 mil pessoas nas ruas da cidade de Barbalha(fonte:www.radiocetama.com.br). Viva Santo Antônio de Barbalha!

  64. Parabéns ao povo Brasileiro, principalmente aos cerca de 69% que apóiam o governo do estadista o presidente LUIZ INACIO LULA DA SILVA, pois graças a esses brasileiros humildes que representam a maioria na “nossa” sociedade, que ao se libertarem do sono profundo e levantarem do berço esplendido, elegeram um dos seus para o mais alto cargo executivo “POLITICO” da republica, fez com que a auto estima coletiva melhorasse e com isso o “nosso” querido Brasil, melhorou e muito, basta ver os números de qualquer seguimento da nossa economia, social, trabalhista, etc…. Digo poder político, pois como sabemos a republica tem três poderes REPUBLICANOS independentes, ou seja, o executivo, legislativo e o judiciário. Porem em uma sociedade capitalista democrática existe outros poderes de fato como a imprensa e o poder econômico, e aqui verificamos a nossa maior mazela, acima da falta de estrutura social (coisa que começa a mudar, e justiça se faça a Dona Ruth Cardoso, precursora na ação social positiva nesse país), pois os brasileiros donos do poder econômico, herdeiros da famigerada UDN os atuais DEM e seus fieis escudeiros as vestais do PSDB, de avental na sua maioria ou não, na diáspora do alto da Bilderberg (vide o Madoff de lá e os incólumes de cá) ou não de farda de oficial ou não (batendo continência ao seu comandante em chefe o estadista presidente LUIZ INACIO LULA DA SILVA), financiam a mais poderosa estrutura midiatica dos paises em desenvolvimento, condicionando esse poder paralelo a um comportamento parcial aos seus financiadores, DEIXANDO A SOCIEDADE BRASILEIRA REFÉM DE UM SÓ PENSAMENTO E ÓRFÃ DE UMA NECESSÁRIA IMPRENSA LIVRE E INDEPENDENTE. E nesse espaço somos lembrados disso a cada ilação recheada de preconceito, procedente de uma claque regiamente “e$timulada” a esse desserviço a democracia, sempre se valendo dos factoides criados por essa mesma imprensa sintonizada com a minoria déspota e DEMoniaca da sociedade brasileira. Porem o povo em sua maioria esta se acostumando com administradores responsáveis, que buscam atender ao Maximo as necessidades desse povo varonil, enfrentando todo tipo de obstáculos postos por uma oposição truculenta que teve todo tempo para fazer algo por esse país durante os 502 anos que governaram, ou melhor, desgovernaram e saquearam o nosso amado Brasil, e não o fizeram, e também por terem maioria no congresso nacional, usam essa maioria para prejudicar o atual governo, porem não enxergam que estão prejudicando os mais necessitados e desprotegidos dos brasileiros, que sem duvida em sua maioria, elegerão em 2010 alem de deputados (as) federais, senadores (as), governadores (as) apoiados pelo estadista LULA que também apóia e indica a primeira mulher para presidente do nosso amado BRASIL a competente atual ministra Dilma Roussef, viva o povo Brasileiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.—Acessem : http://www.vtv.gob.ve

  65. Mais um mandado para Lula : uma proposta que parece querer compensar o número de eleições que perdeu (ainda restaria mais um para empate , não ?). Agora , resta lembrar o que vem junto com o “pacote” : mais quatro anos de inépcia e bombardeio diário de escândalos , pela imprensa…haja coração…. pelo menos tentem ver como erraria o Serra.

  66. É incrivel como tem gente que acha que democracia é a dele, falam em alternância de poder, eu pergunto, quem deve fazer a falada alternância de poder é o eleitor ou não?? quem disse que se o Lula tiver o direito de se candidatar ele se reelege? democracia é em seu bojo a vontade da maioria, e é assim que deve funcionar, o brasileiro precisa urgentemente pensar o que é melhor para o País não o que é melhor para mim, cabe a oposição trabalhar seu candidato para vencer e não ficar colocando obstaculos no caminho do outro, isso sim é golpe.

  67. Sou contra o terceiro mandato… e não acredito que o Lula vá se arriscar a manchar sua biografia que, covenhamos, com toda critica é intensamente rica -erros e acertos, mas se ele quizer e o povo aceitar, estara apenas copiando FHC que lançou mão da reeleição em uma situação semelhante, só o Lula não pode?

  68. O 3.mandato só serve para esses corruptos mamarem mais ainda no Estado, os petralhas não querem largar o osso de jeito nenhum, assim viverão do que?

  69. Obrigado pela participação. TERCEIRO MANDATO
    ESTE É O RESULTADO DA PESQUISA ONLINE NA FOLHA.
    VOTEI E PEGUEI O RESULTADO.

    29%
    9.190 votos Sim

    71%
    22.541 votos Não
    Total: 31.731 votos

    NÃO SEI DE ONDE TIRARAM ESTA PESQUISA QUE DIZ QUE ESTÁ MEIO A MEIO ? ?

  70. Quanta incoerência desses petistas e aliados, que estão se lambusando com os cargos e dinheiro publico e agora querem um terceiro mandato para não perderem a boquinha. Quando foi votada a reeleição, eles fizeram o maior carnaval contra o governo de FHC. Agora querem um terceiro mandato para o Lula e acham que isso não é um golpe. Não é surpresa para o pais, já que a escola do Hugo Chaves já fez a cabeça dele, assim como do Morales, dos presidentes do Equador e Guatemala.
    Graças a Deus esse período negro de nossa historia vai acabar em dezembro de 2010. Tenho dito.

  71. A aprovação da reeleição por FHC foi um golpe. Ainda mais que mudou as regras para benefício próprio. O primeiro voto que dei na vida foi para o Lula, o segundo, o terceiro, o quarto e o quinto também foram para ele, mas não votaria nele para um terceiro mandato contínuo. Não porque seu governo não mereça. Merece. Mas alternância de poder e respeito às regras do jogo são mais importantes do que um bom governo. Ademais, sou contra reeleição, até mesmo uma só. Também acho que o Lula, pela sua história democrática, não quer terceiro mandato. Lula é um estadista da estatura de Mandela. Para homens como eles, mais que o poder político é o poder moral que interessa. Os tucanos ficam acusando o Lula de querer um terceiro mandato porque querem medir a todos com a mesma régua que medem a si mesmos. Como rasgaram a Constitução para ficar mais tempo no poder acham que todos são iguais a eles.

  72. 31/05/2009

    Análise política

    ‘Databranda’ e ‘Napoleão’

    Pode não ter sido o herdeiro Otavio Frias “Júnior” quem escreveu o editorial da Folha de São Paulo deste domingo que trata da nova pesquisa Datafolha, instituto que um leitor bem-humorado chamou aqui de “Databranda”. Porém, o texto foi escrito sob sua encomenda e refletindo sua visão deturpada dos fatos.

    Esse sujeito que ditou os termos do editorial “Assunto encerrado” (31/05), para mim nem é mais mentiroso e mistificador: acho que é maluco mesmo. Sofre daquele problema mental chamado “Complexo de Napoleão”.

    Aquele herdeiro do velho Frias acha que seu jornal tem poder para encerrar a discussão sobre um terceiro mandato de Lula. Nesse afã, seu editorial omite e distorce fatos e se esquiva da opinião que o jornal defendeu no passado sobre um governante promover, mandar promover ou permitir que seus aliados promovam mudança na Constituição em benefício próprio.

    Além disso, o texto chancelado por Frias faz uma leitura absolutamente despropositada de um dos fatos que visivelmente mais irritaram aquele “Napoleãozinho” da Barão de Limeira*, o fato de Lula ter recuperado (todinha) a pouca popularidade que teria perdido ao fim do primeiro trimestre deste ano por ação óbvia do surto de desemprego ocorrido em dezembro do ano passado.

    Comento a seguir, portanto, alguns trechos do editorial em tela.

    REFORÇAM-SE mutuamente os números, publicados nesta edição, da pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial e sobre a tese de um eventual terceiro mandato para o presidente Lula.

    “Fruto bizarro, ao que tudo indica, dos interesses bajulatórios e do maquiavelismo rústico do baixo clero governista, a proposta da “re-reeleição” para o presidente petista não alcança, pelos dados da pesquisa, densidade suficiente para se impor.

    Ao contrário: com 49% dos entrevistados contra a ideia, e 47% a seu favor, comprova-se acima de tudo o quanto haveria de arriscado na manobra.”

    O editorial contraria a própria pesquisa, que revela que entre o ano passado e este o percentual dos que apóiam a re-reeleição de Lula subiu de 34% para 47%, segundo o “Databranda”. Ou seja: sem campanha pelo terceiro mandato e com o presidente Lula dizendo que não o quer, seus entusiastas aumentaram de forma impressionante.

    “A possibilidade de instituir-se uma fratura profunda de opiniões, em assunto diretamente ligado à estabilidade institucional, surge com clareza – e, do frio registro dos números às vicissitudes de um entrechoque real no debate público, certamente esse potencial divisivo tenderia a intensificar-se gravemente.”

    Gozado é que, antes, o jornal não via na mudança das regras do jogo com ele em andamento qualquer ameaça à “estabilidade institucional”, pois em editorial publicado em 5 de janeiro de 1996, cerca de um ano antes de a emenda constitucional que permitiu reeleição de FHC em 1998 ser aprovada, a Folha disse exatamente o contrário, disse que essa mudança de regras “apenas” permitiria que FHC se recandidatasse, pois, segundo escreveu aquele jornal, “Entre a candidatura e a renovação do mandato estará sempre o democrático e o inquestionável veredicto das urnas.”

    “Note-se, aliás, a circunstância positiva de que os índices de popularidade do presidente Lula não se transferem automaticamente para o apoio a uma nova reeleição.”

    Como não se transferem? Se o apoio ao terceiro mandato subiu tanto do ano passado para cá mesmo com Lula dizendo que em nenhuma hipótese iria se recandidatar, é lógico que, se ele viesse a público dizer que mudou de idéia devido a uma causa compreensível como a de sua candidata se inviabilizar por algum motivo (doença ou sabotagem de sua candidatura), praticamente todos aqueles eleitores fiéis do presidente que hoje dizem não apoiar um terceiro mandato unir-se-iam àqueles que querem esse terceiro mandato desde já.

    *Barão de Limeira é a rua em São Paulo onde fica a sede da Folha

    Indústria de crises e duas apostas

    Apesar de todo esforço que a mídia fez para sabotar o país disseminando pessimismo entre os agentes econômicos e a população para que parassem de investir e de consumir, por ação do Estado os números da economia começaram a se reverter e o Brasil sobrepujou aquela sabotagem.

    Sob liderança de Lula, que em nenhum momento deixou cair a peteca do otimismo, seu governo reagiu à crise de forma diametralmente contrária àquela que era adotada por governos passados, ou seja, impondo a ação do Estado para restabelecer o crédito e os investimentos suspensos, e ainda pressionando o empresariado a não demitir.

    As popularidades do presidente da República e de seu governo retornaram ao patamar pré-crise porque o povo enxergou a ação do presidente e os benefícios que ela gerou, e enxergou que enquanto mídia e oposição pregavam redução dos gastos públicos Lula adotava caminho inverso, caminho que cada vez mais fica claro que está dando certo.

    Por mais que a mídia e a oposição tentem atribuir tudo que persiste de ruim no país a este governo e tudo que vem acontecendo de bom ao governo FHC, por mais que a mídia e a oposição tentem fazer o povo pensar que sua vida está piorando apesar de todos os números da economia mostrarem que ela melhora e que a piora relativa e tênue ocorrida nos dois trimestres anteriores foi superada, essas forças do atraso não desistem.

    Diante de uma pesquisa como essa do “Databranda”, a oposição e a mídia deveriam entender que o caminho para recuperarem o poder não está em falar mal de Lula e sim em falarem bem de José Serra, ainda que não exista garantia de que iria colar. É por isso que, neste exato momento, a mídia e a oposição já estão engendrando mais alguma crise.

    A verdade, meus caros, é que Lula, de um lado, e mídia e oposição, de outro, fizeram, cada lado, uma aposta diferente da outra.

    O consórcio tucano-pefelê-midiático aposta na burrice popular, que lhe permitiria manipular a sociedade de forma a ela achar que sua vida está piorando, apesar de ser o contrário o que está acontecendo.

    Já o presidente da República, como já disse repetidas vezes, aposta no contrário. É tão simples a teoria dele e essa gente não enxerga… Ele acha que as pessoas percebem claramente o que está acontecendo: que o país melhora e que a mídia, aliada da oposição, mente.

    Lula já se cansou de dizer que “as pessoas notam”, mas mídia e oposição recusam-se a aceitar que a sociedade tenha evoluído a tal ponto. É por isso que fazem o que fazem – e é por isso que não dá certo.

    Dilma e Serra

    Outro fato que eles não notam é que Dilma está superando todas as expectativas positivas sobre sua candidatura – ou fazem de conta que não notam, claro.

    É inegável. Os números da pesquisa “Databranda” são claros ao mostrar que a ministra está sendo fortemente beneficiada pelo fenômeno da transferência de votos de Lula para si muito antes de a campanha começar.

    A maior – e cadente – intenção de voto em Serra é fugaz, pois se deve exclusivamente a “recall” (lembrança de um nome de político pelos eleitorados) e ao fato de que a grande, a esmagadora maioria dos brasileiros nem está pensando em eleição. Como dizem analistas que podem ser lidos na mesma Folha em que a pesquisa é divulgada, a um ano e meio da eleição qualquer pesquisa diz muito pouco.

    Já a subida das intenções de voto em Dilma se deve a fenômeno diametralmente oposto. Essas intenções de voto crescentes são sólidas, fruto de opção consciente desse segmento do eleitorado que está comprando, não o que tinha na cabeça, mas, sim, uma idéia nova.

    Escrito por Eduardo Guimarães às 12h37

  73. A verdade é que o nosso presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, é abençoado por Deus. Tenho orgulho em tê-lo como governante do meu país. De nada adianta a oposição ficar inventando CPIs, o nosso povo aprendeu e não se deixa mais enganar por tramas oportunistas.

  74. Democracia é deixar o povo escolher.
    Interresante quando Fernando Henrique estava no primeiro mandato eles inventaram a reeleição, porque esse medo agora?

  75. Caro Kotscho e demais “balaieiros”

    Voce acaba de nos oferecer mais um “mote” para essa eterna e ineficaz disputa de “fla-flu” entre petistas e anti-petistas. Não que eu não goste, acho até divertido, mas como todo domingo voce faz o resumo da semana, eu gostaria aqui de lembrar de um fato marcante ocorrido neste Balaio durante esta semana.

    Começou no post que tratava de “Fla-Flu dos leitores e jornalismo isento” e depois de uma sadia e respoitosa (de parte a parte) troca de opiniões entre eu e o querido amigo Manoel Ferreira, acerca das nossas divergencias ideológicas, apareceria mais tarde este significativo comentário:

    “19/05/2009 – 23:30
    Enviado por: Ana Luiza
    Kotscho, pena que entrei tarde na net. Li seu texto e fui até o do Ênio Barroso Filho, 18:51. . É de fato como você diz. Pesa, fica um clima de revolta, recalque e sangue. Será que é isso que o povo quer? Parabéns ao Ênio por ser tão explícito, gentil e educado. Não tenho tanto conhecimento sobre os bastidores da política e estava aprendendo bastante, mas há coisas que é melhor que eu continue ignorando. Enio mostrou que a oposição pode e deve existir seja qual for a cor da bandeira. Defender suas idéias não vai dividir pessoas. Afinal todos queremos o melhor para o País e consequentemente para nós. Ou não?
    Ana Luiza”

    Peço a permissão de todos para só hoje responder
    para a Ana Luiza:

    Nós, os leitores mais assíduos do Balaio do Kotscho por afinidades ou nem tanto, acabamos por nos conhecermos aqui e trocarmos e-mails entre nós de forma paralela e chegamos até a criar um grupo, uma legítima família, amorosa e que se tornou de fato e de direito a principal “filial” deste blog. Nós o denominamos o “Boteco do Balaio” e foi através do querido amigo Robson de Oliveira do “Boteco”, que eu soube que este foi o ULTIMO comentario em vida da nossa doce “borboletinha amarela” (como a chama o Everaldo), a Ana Luiza. Essa menina nos deixou no dia seguinte àquele, vitima de complicações cardíacas e de um infarto fulminante com apenas 29 aninhos.
    Ela comentava sempre por aqui e também no nosso Boteco. O Robson que se tornou seu mais proximo amigo disse depois que a Ana Luiza era uma ferrenha anti-petista e descrente de tudo por conta de uma vida sofrida com intensidade e repleta de perdas, apesar da sua pouca idade. Mas que este ultimo comentário dela revelava uma certa mudança em relação ao teor e grau da sua raiva ao PT em temas por eles antes conversados.

    Que pena Ana Luiza !!! Te preferia mil vezes mais opositora, mais questionadora e adversária a ter que receber de ti, da pior forma possível esta GRANDE LIÇÃO que agora nos ensina. A lição de que somos TODOS BRASILEIROS, que AMAMOS TODOS NÓS a um mesmo país e que despidos das bandeiras ideológicas, somos TODOS IGUAIS !!! DE UMA MESMA NAÇÃO !!! Mesmo que flagelados de patriotismo por história curta e ainda por tantos maus exemplos do passado e do presente também. Mas nem assim entendo o sentido dessas discussões inúteis e enfadonhas, não deste, mas de tantos outros blogs controlados por estúpidos provocadores de “fla-flu” para venderem seus maus produtos midiáticos e de tantas declarações mútuas de ódio entre petistas e anti-petistas,, se a nós o que interessa de fundo é que o Brasil realize de vez esse sonho de GRANDE NAÇÃO para o qual já está desde o seu descobrimento destinada a NOSSA QUERIDA PÁTRIA.
    Para isso precisamos todos ouvirmos mais uns aos outros e quando possível falarmos de menos.
    Mas veja bem :
    -Contudo não precisamos e nem devemos abdicarmos dos nossos ideais e da nossa história para que isso ocorra. O que devemos sim e PODEMOS é disputar a política e o nosso ideário intensamente e com ardor, posto que somos seres que pensam e que só sobrevivem no coletivo, mas SEMPRE lutando de forma correta, honrada, democrática, sem desvios e entupida de valores da ÉTICA. Valores sem os quais NADA se constrói e todo sonho se desfaz. Já dizia Lênin:
    -“Infeliz do revolucionário incapaz de revolucionar-se !!!”
    É possível mudar para a casa nova sem destruir a casa antiga, é possível ganhar sem fazer o outro perder seus valores, é possível fazer valer tua grandeza sem humilhar e diminuir teu irmão da Pátria e companheiro, é possível fazer toda uma Revolução sem desferir um só tiro. E revoluções se fazem a todo tempo e a todo instante, basta te sentires um eterno revolucionário de ti mesmo.

    Gostaria muito, Ana Luiza, se o tempo concordasse, de ter te oferecido dados da razão e do intuito de que nós os petistas, assumimos nossas convicções e nossos sonhos com tanto amor, fé, dedicação e despreendimento de tudo, até das nossas vidas, na defesa da nossa causa socialista e solidária, mas não podendo por enquanto, te dedico este vídeo aqui em baixo (e daqui de baixo) para que quando eu também vier a virar estrela, possamos nós, lá aprofundarmos, aprimorarmos ou “acertarmos” para sempre as nossas questões e quiziras.

    Caros amigos, a tolerância é uma virtude, mas bem que poderia se tornar entre nós, um vício !!!

    Obrigado pela gentileza de me aturarem com o que penso e um otimo final de semana a todos.
    ABRAÇOS SINCEROS.

  76. que bacana ja resolveram que metade do eleitorado aceita
    levar pela terceira vez…. ESTOU TAO FELIZ ! é porque é bom com mantega e vicia aí aí aí aí ainda que bem que eles queimaram meu computador, ai parei de dar palpites ia sair caro cada fonte custa 24o reais
    como sao inteligentes os novos donos da floresta
    e vao dar outra festa
    para comemorar
    a
    lastima
    e a educaçao nos 50 anos de Brasilia
    ontem num BAR ouvia quase calado e meio bebado
    um jornalista falar sobre dois jornalistas que se venderam
    e dizem que ninguem contrata eles , nao mais, sao persona nao grata das grandes revistas
    Eu nao acredito um ate é meio ministIro pelo que diziam na mesa onde eu ja estava meio bebado, mas nao lembro o nome deles me parece que FALAVAM TAMBEM DA ENTREVISTA DO FHC NA ROLLING STONES
    FICOU ACERTADO QUE É PRIBIDO FUMAR
    ROBERTO CARLOS FICOU RICO DIZENDO ISSO E FAZEM 50 ANOS
    NAO TEM NOVIDADE NISSO
    os lornalistas estão os dois empregados é um Pais livre e bem empregados . tudo bobagem sou a favor do terceiro do quarto da sala do banheiro onde podemos defecar nossos anseios saboreados em restaurantes finos a cada dia entre 12 e 15 horas nas grandes capitais porque ex pobre se amarra em comer fora , com o dinheiro publico ontem houve uma briga entre dois assessores sobre reserva de mesa em RESTAURANTE
    E POE UAM GRAVATINHA PARA PODER FALAR DO POLITICA COM SUSTANCIA E UM LINDO SORRISO ETERNO ENQUANTO DURE O TERCEIRO O QUARTO MANDATO
    BRASIL SIL SIL THIS IS THE PLACE AND HIS IS THE MAN GOOD SAVE THE BANK AND HIS TAXMAN

  77. Apenas para concordar contigo e alguns amigos que costumam usar o cerébro. Realmente, dois veiculos impressos, Folha e Veja conseguem através de um jornalismo semi-marrom, abobalhar mais ainda cabeças como o do Sr. Valdemir Moraes, que não enxerga um palmo diante de seu nariz, ou, feroz defensor da oligarquia paulistana. Bom final de domingo e ótima semana.

  78. A vitória do LULA como governante é motivo de orgulho para a história brasileira! Um homem simples, pobre, sem escolaridade e operario,se transforma em um grande estadista! A opinião do povo brasileiro está ai nesta ultima pesquisa, doa a quem doer é uma grande vitória do LULA,que me deixa orguhosa de ser uma brasileira, simples e comum como ele! O fato dele não querer o treceiro mandato só o engrandece e o consolida como um grande lider politico e estadista que com certeza elegerá a DILMA em 2010 e voltará em 2014 como nosso presidente, capaz e querido pelo povo brasileiro! DILMA 2010 E LULA 2014!!!!!!!!!!

  79. Kotscho,

    é incrivel como percebemos facilmente a manobra da oposição totalmente desesperada e sem nenhuma chance em 2010.
    É obvio que o lula é um grande lider, o melhor que o Brasil ja teve.. e óbvio que o povo quer lula… mas a democracia vai ser respeitada por todos, principalmente pelo presidente que não se cansa de dizer aos quatro ventos que não haverá o 3 mandato.

    Vamos eleger a Dilma como a sucessora de lula, e torcemos para que ela se recupere totalmente deste imprevisto na sua saude.

    Os outros pretensos candidatos.. todos, inclusive o serra, e seu fracassado governo no estado de SP(basta ver a devastação na segurança, a ridicula perseguição aos fumantes) não tem chance….. ciro o troglodita, não engana..totalmente destamperado emocionalmente, radical e sem nenhuma proposta politica ..

    A tal da hel.hel. deus me livre, além da irritante e histerica com sua voz de taquara rachada, só fala e propõe asneiras radicais, é retrograda e radicalmente atrasada e vingativa.. do jeito que ela eh absurdamente sem proposito politico, não duvido que esteja apoiando o louco da coréia do norte… e suas bombas devastadoras!!Viveu um tempão no senado, das benesses e maracutaias e nunca denunciou nada, comeu e comia no mesmo prato dos desvios do dinheiro publico….

    Eh Dilma mesmo.. em 2010. vamos passar o congresso a limpo!

  80. 3o mandato e mesmo um golpe uma falta de respeito com a pessoa que fez o melhor governo que este pais ja viu em sua istoria agora eu entendo que todos inclusive a oposição que passou todo gongerno lula infernizando de maneira mediocre tire lição de tudo isso e forme um canditato competente a autura em ves de ficarem so criticando e deiche o presidente lula descançar em paz por alguns dias ele merece
    eu tambem sou contra 3o mantato mas nem tudo deu certo neste pais não e porque o brasil e democratico que temos que suportar qualquer indiota se disendo presidente da republica tenho 49 anos sou chefe de familia ja passei maus momento por conta da incompetencia de gonvernos anteriores o brasil não merece mais voltar no tempo

  81. Lula deveria apoiar o Ciro Gomes.Esse seria o presidente ideial para os brasileiros. Não sei por que ele teima em dar apoio a inexperiente Dilma.

  82. Não votarei mais nunca no Lula, e olha que ele foi meu candidato, só por que ele esta criando entre os brasileiros o clima de ódio entre as raças.É muito injusto a questão das cotas.Sou branca e pobre, mas sempre fiz de tudo para meus filhos terem uma escola decente, pois nas publicas, alem dos professores serem desvalorizados, falta tudo e os alunos só querem baderna.

  83. Oque pensar desta direita golpista, do PIG e tudo de ruim que o Brasil viveu neste 500 anos. O povo sabe e o povo sente, principalmente do bolso e na qualidade de vida. Então tudo que acontece é dor de cotovelo. Nada mais

  84. Não acredito q o Lula de novo no poder nos caracterizaria como um país “ditatorial”…. acho mais que o povo tá sentindo falta de um presidente que tenha justamente essas características…
    Lula tem um pouco de Getúlio, um pouco de Juscelino e muito de povo…
    Por isso acho que o próprio povo até clamaria por ele, mesmo que este não quisesse….o que o tornaria mais triunfal ainda – pior para a oposição.
    Mas se fosse qualquer um daqui, que estivesse neste nível, recusaria uma solicitação dessas direto do povo?? Acho q não..Faz tempo que não acontece isso em nossa breve história, se é q aconteceu algum dia….
    Não dá pra ignorar isso.

    Bom, odeio o PT, mas votaria no Lula de novo, sim, sem medo de ditadura, pois isso são águas passadas…e dele já sabemos o que pode sair…

    E de outro que virá? O que impede de desviar nosso curso?…

    Bom., democracia é isso, nas urnas sai a resposta.

    Abs!

  85. Weliton M.B.,Renato,Waldemir Morais,Souto. vcs são um bando de babacas DEM e PSDB, minoria desvairados ,galinhas tontas sem rumo vão todos comerem merda nos Estados Unidos seus otários, deixem o nosso Brasil dos pobres de bolsa família… daqui á uns 10 anos vcs voltem…agente recebe vcs … otários…rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrrssrsrsrrs

  86. Boa tarde.
    Primeiro, o mandato que era de quatro anos passou para cinco. Depois um deputado federal, com o primeiro mandato, propôs o segundo mandato, daí o período aumentou para oito anos. Agora, outro deputado, sergipano dessa vez, propõe a treeleição ou terceiro mandato, como queiram. A semente foi lançada novamente. Resta saber quanto tempo ela levará para germinar e frutificar ou cair no esquecimento. Talvez não seja com o atual presidente. Acho que ele tentará retornar na eleição de 2014. Assim não haveria motivos para se arriscar. Como não pretendo morrer nessas próximas duas décadas vou esperar para ver se o tempo aumenta para doze. Talvez meus netos morem num país com N-mandatos, espero que não.

  87. Não gosto de política, sou aposentado desde 1991, e da lá pra cá so venho acomulando quedas em meu salário, frutos das políticas de políticos insensíveis e irresponsáveis, portanto não acredito em nenhum deles, para mim são todos péssimos, mais terceiro mandato para Lula é estupidez e cheira a golpe, acredito até que isto seja influência da amizade dele com Hugo Chaves, Lula e sem personalidade, sofre influência de seus camaradas de partido, nunca sabe de nada e nem vê nada, coisa própria de gente fraca sem vontade própria, estou em vias de não precisar mais votar, talvez esta próxima eleicão seja a última para mim gracas a Deus, pois sinto a cada novo presidente que nada muda, é sempre aquele engodo, aquelas canalhadas, são os mesmos políticos carreristas, corporativistas. comprometidos somente com seus intereses, Sinto que vou morrer e não ver nada mudar politicamente neste pais, com relacão ao terceiro mandato acho uma aberracão sem tamanho o Brasil não merece
    isto, nem seu povo, como aposentado e sofrendo em minhas carnes os efeitos ácidos deste política anti aposentado, exorto meus amigos aposentados a não votarem neste senhor novamente, sei que vai ser difícil mudar estas coisas, mas precisamos tentar pelo menos evitar este desastre, se isto acontecer os aposentados vão viarar merda de vez, nem aumentos teremos dai pra frente, quem tiver juizo evite isto pelo amor de DEUS,. LULA de novo NÃOOOOOO.

  88. Ninguém,em qualquer lugar mundo,jamais conseguirar vencer a maioria…que somos nós,povão brasileiro! Viva o Brasil! Viva o Lula,o melhor presidente da história…

  89. eu sempre tive lula na conta de um idolo,porém deixei de admirá-lo com o episódio do mensalão.porém ainda não consigo deixar de ficar indignadocom a seletividade das criticas da folha de são paulo e da revista veja.estes veículos me dão todas as razões para pensar que seus comentários sobre o presidente são parciais e preconceituosos.porra,o cara já falou que não quer o terceiro mandato.será que eles querem provocá-lo até ele dizer que topará a tese do terceiro mandato,aí sim será um desatre.

  90. Em um País em que a corrupção só aumenta sob o manto do “lula” , os dois poderes sem credibilidade, o executivo não se enquadra porque não é investigado e o Número de criminosos só aumenta , hoje deve ser mais ou menos a metade da população , esta pesquisa não tras nenhuma novidade, só Tristeza.

  91. Talvez o Brasil queira se juntar a essas republiquetas de quinta categoria(Venezuela,Colombia,Cuba,etc…) e eternizar um indivíduo no poder.Isto é ditadura ou facismo. Todos acham as ditaduras ruins….. a dos outros.”Prometemos que a nossa será diferente”,é esse o discurso. Um abraço,Ricardo.

  92. Analisando a questão do ponto de vista da democracia, entendo que o provo deveria ter o direito de voltar em quem quisesse para qualquer cargo do executivo, por quantas vezes quisesse. Isto porque, se de fato, a democracia é o sistema de governo do povo, que manifesta sua vontade elegendo seu representante, não consigo entender por qual fundamento teríamos uma afronta a democracia, quando o sistema permite que o povo, dentro de um sistema de eleições segura e confiável, executa seu direito de cidadania por meio de voto e escolhe, conforme sua expressa manifestação de vontade, seu representante. Limitar as opções de escolha do povo a meu ver significa limitar o exercício da vontade do povo e como tal afrontar o espírito dorsal da democracia. Ps. Não votei no atual Presidente.

  93. O Brasil não é um sindicato, onde em muitos, espertos e pelegos tomam o poder e ficam anos e décadas, sem alternâncias. Isso é golpe no estilo do sargentão brucutu Chaves.
    O Brasil vai sepultar essa caterva que defende o terceiro mandato, como fizemos com o golpe do desarmamento da população. Quem viver verá. O Supremo Tribunal Federal deve demonstrar desde já do lado de quem está!

  94. a inveja mata , o que não querem admitir é que o homem ignorante sem mestrado provou que é bom e sabe fazer não sou petista mas acho o homem inteligente competente assumam que ele sabe fazer e pronto.

  95. Que imprencinha mais desgraçada é a nossa! Mereciam sim serem ou estarem todos estes jornalistazinhos de quinta, na Venezuela. Querem transformar o Presidente Lula num Hugo Chaves, porque no mínimo precisam de um Hugo chaves. Pois que vão para lá! O Presidente já declarou milhões de vezes (este sim entende de Democracia), que não quer jamais ouvir falar de 3º mandato. Mas a imprencinha cutuca. Parecem um monte de urubus, tentando achar carniça no fedor que só eles sentem. Inúteis, incompetentes,deveriam se interessar mais por Política para ver se aparecia alguém decente, pelo menos parecido com o Presidente que temos, que deu de mil a zero nos corruptos e ladrões anteriores. Venderam tudo o que era nosso, a preço de banana. Energia, telefonia, estradas, mineradoras, que faturam rios de dinheiro e nos dão o que de retorno? Filas intermináveis nos PRONCONs da vida e espectativas de vida menor, por conta do ódio, do steress e de ninguém resolver porra nenhuma. E o Governo de São Paulo, com suas mazelas de distribuir livros faltando países nos mapas, com palavrões em outros, posa de bom moço, “TRABALHANDO POR VOCÊ”. São todos uns incompetentes, esta oposição invejosa. Principalmente este TRIO PARADA INÚTIL, chamado PSDBosta,DEMo e PPSozinhos. Uns imbecis. E querem voltar, para vender (?) – ou dar?, a Petrobrás, a Caixa e o Banco do Brasil, que foi o que ainda nos sobrou… Indo para a iniciativa privada, a “caixinha” (2?) deles aumenta. Vejam quanto o PSDB arrecada da ECOVIAS!!!
    Ou então votem neles e vivam pro resto da vida, NA MISÉRIA, como era antes. Eu não me esquecí!!!!!!

    CORRIGINDO: IMPRENCINHA MARROM PODRE!!! e não “imprensinha”…

  96. besteira quem deve ta apoiando isto so pode ser os ignorantes que apoiam me poupe de ver este lixo na presidencia de novo
    o lula fica parecendo um farofeiro quando ta junto a outros politicos
    o povo burro este do brasil gosta mesmo de sofrer

  97. Só vota no Lula qu em tem emprego público e mama nas tetas desse governo e os que estão recebendo esmola do mesmo com estas séries de bolsas que ele dá as custas dos brasileiros que tem que trabalhar quase metade de um ano para pagar impostos. Basta de hipocrisia, governo sério é aquele que cuida da educação e saúde,Ensina a pescar em vez de dar míseros peixinhos. Mas o golpe é este mesmo, vamos dá esmola para a grande massa de brasileiros, garantir nossos votos e mamar nas tetas de quem morre de trabalhar e é obrigado a pagar imposto e que quando perde o emprego, ve tudo ruir a sua volta., familia, auto-estima. Restando apenas desespero e vontade de morrer. Sim senhores muitos já cometeram sucidio por causa desse governos que descaradamente tá se lixando para a classe média. Abaixo Lula, abaixo a hipocrisia, já não vimos o bastante???? Todos os seus camaradas envolvidos em corrupção e o desavergonhado com a maior cara de apu diz não saber de nada???????
    que dizer de um presidente que diz que não ler jornal???? Sabe por que????? Está se lixando para o povo. A esmola que ele dá é moeda de troca para se manter no governo.

  98. Um terceiro mandato, seria um suicídio para o Brasil, democracia assim? seria mais um surrealismo.devemos sim melhorar o país que amamos, com novas idéias, e não com ditadores! CHEGA DE SOFRER!

  99. Fico tão indignada com tudo que este governo faz que esqueci de reler o texo acima antes de enviar, e o texto tem alguns erros de digitação, favor ler Com a maior cara de pau o Lula diz não saber de nada em relação aos seus companheiros do PT quando os mesmo se metem em falcatruas.
    Depois a pergunta é : O que dizer de um presidente que diz que não lê jornal?????

  100. não!!!! por favor,..
    que povo vocês são, claro deve ser fácil ter um presidente que não entende de nada, e vocês fazem dele um marionete,…. por
    isso estão apoiando o 3mandato,..
    todos que estão apoiando são uns igoistas, não pensam nada do povo brasileiro, e mais depois que ele se hospedou um hotel de diária de 20mil, isso já mostra qual é interesse desee tal de LULA, só quer divertir , e foi para china conseguiu uns emprestimos, claro quem é que não iria ajudar dando o petroleo brasileiro….
    abrão os olhos, vê se acordem…
    o crescimento acontence apartir da educação, não da bolsa familia, que distribui o dinheiro de graça, !
    vamos ser um povo inteligente, por favor

  101. Neste momento e nestas circunstâncias, tanto faz, um terceiro, quarto, quinto, ou tantos quantos mandatos tenha o presidente Lula.
    Uma eventual derrota do Presidente Lula uniria os radicais e, aí, só Deus sabe o que aconteceria. O PT com todos os xiitas, mais o PC.do.B e PSOL, unidos, inviabilizaria qualquer outra administração. Seria trágico.
    Ninguém governa, tendo os passeateiros profissionais no encalço, ninguém. Foi o que aconteceu entre 1980 e 1994.
    Imaginem, imaginem um presidente vetando uma MP que concede reposição de perdas aos aposentados do INSS sem ser o presidente do PT…Imaginem!!!. Os passeateiros parariam o país.
    Que venha pois, o terceiro mandato, ou até mesmo um mandato vitalício, desde que, claro, Lula mantenha os xiitas na rédea, ainda que, para tanto tenha que destribuir benesses e boquinhas milionárias que, apesar de custosas, ainda assim sai mais barato do que o caos na economia que, viria, com certeza, com os arruaceiros impunhando bandeiras com exigências inexequíveis.

  102. O Brasil não é nenhuma Venezuela, muito menos Bolívia. O Lula viu que o presidente dos dois países conseguiram prolongar seu emprego ele quer fazer o mesmo por aqui.

  103. Ainda há outro dado fundamental e que é “esquecido” pela FSP: na espontânea, Serra tem apenas 5%, Dilma já chegou a 4%, e Lula, simplesmente 27%. É um número fenomenal para um período tão anterior à eleição, principalmente levando em consideração que parcela da população não o citou espontaneamente por saber que ele não poderia se candidatar.

  104. Eu sou contra qualquer tipo de prorrogação de mandato.

    Agora, se realmente for discutido um terceiro mandato que este seja feito após a saída do presidente atual.

    Não se poderia postergar em causa própria.

  105. 3º mandato é cogitado também pelos petistas de plantão, porque sabem que a Dilma não é popular como o ex-trabalhador metarlúgico, que é disparado representante do povão.Ceratamente estão com medo de perder a eleição.

  106. Satânica, Vc que não come farofa, (talvez por não saber com se
    escreve a palavra farinha), já que é tão esperta e intelectual, deveria saber escrever direito, como também usar os sinais de
    pontuação… ou será que eles estão sendo cozidos junto com
    o seu “caviar”???

  107. Fique no governo até quando tiver saude Lula, por favor.. o Brasil precisa de você.

    Queremos continuar na rota do crescimento e ser um país desenvolvido… você é o nosso condutor…

  108. É a volta da MONARQUIA – Só que, no regime dos reis, o governante é uma pessoa PREPARADA desde o berço. Nunca um inculto pouco chegado ao trabalho que aproveitou as chances que este país oferece à quem não trabalha e, por isso, tem tempo de ganhar dinheiro… Pensar que fez-se um plebiscito!

  109. Para os comentaristas do Balaio, teimosos e que por certo não vão evoluir, leiam com calma e reflitam sobre o comentarista Sr: André Pedrosa e aprendam de uma vez o que é democracia, tentem não é dificil.

  110. Sou da opinião que não se mexe em time que tá ganhando. Mas respeito a opinião alheia.

    A Folha, a Veja, as garras dos poderes ocultos, não precisam mais do que uma premissa pra deduzir o que quer que seja, verdade ou inverdade.

    “O raciocínio é um argumento em que, estabelecidas certas coisas, outras coisas diferentes se deduzem necessáriamente das primeiras” – palavra de Aristóteles, ou sei lá quem seja pra dar força a frase.

    Mas serve. A pesquisa, (desnecessária, mas que se presta a virar manchete – afinal jornal e revista tem que ser vendido, como batatas e peixes, etc.), serve para o propósito de fundamentar uma tese. A Folha preferiu dividir; outros multiplicar.

    Mas o leitor, que hoje em dia de bobo não tem nada, prefere ir a Porangaba, e colher na fonte a lição do mestre Antonio Cândido:

    “Cada um com suas armas. A nossa é essa: esclarecer o pensamento e pôr em ordem nas idéias.”

    Um bloguista hoje é um alter-ego do leitor, porque trata-se esta comunicação de um caminho de mão dupla.

    Do debate nasce a luz.

    Um abraço Cidadão K, e achei o time do Sao Paulo hoje “inacreditável”, valeu mexer no time, sempre vale mexer o doce, prá não encaroçar…
    Salve o tricolor paulista…

  111. Olha, continuem sonhando com a reeleição, terceiro mandato, eleição da Dilma, etc.
    O PT tem históricos 33% de votos cativos. A Dilma sai de 3 para 16 e alcança os 30% e olha lá.
    Em Estados como no Paraná, o candidato ao governo que aliar seu nome à Dilma é o candidato derrotado.
    A eleição do Lula no primeiro mandado teve o voto dos brasileiros que costumeiramente não votam no PT mas queriam dar uma chance ao Lula. No segundo mandato a coisa foi no embalo.
    Mas não esperem isso na próxima eleição. E o problema não é que o Governo Lula tenha sido ruim, porque não foi. O problema está na forma como o Lula se relacionou com a classe média e com os formadores de opinião.
    Acho muito tarde para tendar uma aproximação, mas…vamos ver.

  112. se o presidente vai sair candidato eu nao sei a gora uma pergunta quero fazer o brasileiro esta preparado politicamente para votar em uma mulher para governar o brasil e uma pergunta pra pesquisa pois uma ministra contra um governador

    -web-site-
    http://www.noboloblog.eev.com.br
    =======================

  113. ISTO É INCRIVEL, SOMENTE NO BRASIL ACONTECE, ESTES ELEITORES, QUE SE PRESUPOE APOIAR UM 3 MANDATO, NÃO CONHECEM O NOSSO PAIS DE FATO, QUE TAL O PRESIDENTE COM SUA CANDIDATA DAR UMAS VOLTA DE CARRO NA TRANSAMAZONICA, OU NA CUIABÁ-SANTARÉM, OU SER HOSPITALIZADO EM UM HOSPITAL PÚBLICO EM BELEM, MANAUS ETC, AI ELE VAI VER O QUE É SER POPULAR.

  114. Nao esqueçam o apoio a Martaxa,e perdeu para um inespressivo Kassab,quando a opiniao destes institutos davam como certa a vitoria de martaxa.
    Infelismente com todas estas bandalheiras do atual governo,mostram que nao temos politicos a altura para,combatelo,pois o lema peca por ter cao ou peca-se por nao ter.

  115. O Presidente Lula tem percentuais fantásticos, “nunca na história deste País”, tivemos tanta insegurança, falta de educação e saúde precaria, os números que são a favor parte daqueles que estão apenas interessado em uma continuidade do clientelísmo e assistencialismo.

  116. O PT e o Presidente Lula não fizeram nenhum movimento por um terceiro mandato. Essa proposta é aventada pelo PIG para querer denegrir a imagem do PT e do Presidente Lula. Essa gente quer esquercer foi a movimentação de bilhões de reais que o tucanalha Fernando Henrique era presidente e comandou o processo de reeleição, beneficiando ele próprio – indo na contra-corrente do processo de criação de Leis neste país que impedria ele ser beneficiado. A bizarrice do FHC não é comentada em nenhum momento em que esta proposta de terceiro mandato é aventada! É claro que o povo brasileiro não é burro, nem besta, muito menos neo-liberal e que a continuidade do govereno Lula. Mas essa continuação não ocorrerá com terceiro mandato e sim com uma candidatura que represente para o povo a continuação do projeto implantado e vitorios, que não deixou o Brasil quebrar! Ao contrário do projeto da tucanalha/DEMoníacos que quebrou o país três vezes em crises econômicas muito mais fracas do que esta.

  117. Se for para votar numa mulher para Presidente, prefiro uma bonita e competente no que faz, digamos a Gisele..
    Se for um negro, eu prefiro o Rei Pelé, nosso grande Rei.
    Se for para votar nas minorias, eu voto no Nelson Ned, tambem o admiro.
    E se for para parecer com o Obama eu voto no Obina.
    Fora isso, me convençam a trocar meu voto por uma cesta básica ou por uma cota mediocridade, me convençam!!!???….

  118. Se entendi bem, o tema a ser comentado aqui não é o 3º mandato de Lula, mas a manchete da Folha.. Estou certo? Caso esteja, passo a comentar.
    Quando era presidente, FHC vivia reclamando da Folha porque essa fazia duras críticas a ele. Naquele tempo não havia Ricardo Kotsho para fazer patrulhamento (especialidade da militância do PT). Sempre que um jornal ou um jornalista expressa pensamento que desagrada a militância, lá vem o Kotsho…
    Foi assim quando Bárbra Gância escreveu sobre a vadiagem da primeira dama, e assim continuará. Esse pessoal não suporta críticas, não entende a Democracia…

  119. Caros Amigos do Balaio

    É interessante esse assunto de 3º mandato ao presidente Lula, eu como um admirador do Presidente, acho que isso não seria bom ao país, mesmo sabendo se for aprovado junto a camara dos deputados e senadores e o presidente concorrer votaria nele.
    Mas acredito que não seri bom ao país, pois não sabemos quais presidentes ou governantes teriam, e sabemos que qualquer individuo no poder é dificil de tirar ele do poder.
    É melhor votar na Dilma em 2.010 e em Lula em 2.014…
    abraços a todos…

  120. Sou sempre a favor de que se acate a vontade do povo e, no que se refere a questão da continuidade do governo Lula, tudo indica que o povo brasileiro adoraria que um governo tão bom[principalmente para os mais carentes e, se até Jesus disse : “Vinde a mim os mais carentes”, se imagina que a parte da população que se entende por cristã pense a mesma coisa}pernanecesse por muito mais tempo para conseguir-se o sucesso dos projetos sociais deste governo, ou seja, do governo Lula!

  121. Apenas para perguntar por que tanto ódio aos nossos vizinhos e “hermanos” latino-americanos?

    O que o povo boliviano, venezuelano, equatoriano, chileno, uruguaio, paraguaio, argentino, salvadorenho, nicaraguenho, etc. tem a ver com as divergencias ideológicas apontadas aqui por tantos xenófobos?

    SAIBAM TODOS QUE NESSES PAISES, OS GOVERNANTES ESTÃO LÁ NÃO POR GOLPE, MAS POR ESMAGADORA VONTADE DA MAIORIA DOS ELEITORES DE SEUS PAÍSES !!!

    É uma pena para esses comentaristas que na América do Sul apenas no Peru e na Colômbia os governos NÃO SÃO de ESQUERDA .

    Por que será ?

  122. Respeito sua opinão, mas discordo!
    Quero o terceiro mandato e farei tudo que estiver ao meu alcance
    para que isto aconteça.
    Não sou democrata e nem politico. Quero isto pelo bem do meu país.
    Obrigado.

  123. Pelo amor de Deus, chega de Lula e seus que ja dilapidaram tanto este pobre e humilde Pais.Sei que entre todos os outros politicos não encontramos nenhum com a minima capacidade de governar este Pais, mas temos que mudar, pois o que esta ahi é pior que existe. Pergunte aos flagelados de Santa Catarina que até hoje esperam pela solução de seus problemas(vão dizer que é o burocracia, será que não tem homen capacitado para resolver isso).Pergunte nossos irmãos do nordeste o que mudou em suas vidas com o bolsa-familia(as mulheres vão fazer alguma coisa para sustentar a familia e os homens vão para os bares beber, aguardando o próximo pagto do famigerado auxilio que nada mudou nada os ensinou a não ser servirem como numeros de votos naqueles que o governo determina e eles por sua ignoracia(pois não tem acesso a educação) votam. Este Pais é movido por homens e mulheres que muito trabalham, pagam muitos impostos, quase nada recebem em troca pois o governo só distribui renda aos portadores de carteirinhas de seu partido. Chega de Lula, chega de sua desinformação normalmente usada por outros que O usam e alferem beneficios. Chega de Lula.Oramos a Deus para que tenhamos um presidente estadista, que verdadeiramente trabalhe pelo povo, que esta esquecido, sobrevivendo de migalhas, sofrendo nos onibus e metro todos os dias(pagando por isso)aqui em s.paulo e emmuitas outras cidades.Voces reporteres por viverem num outro nível não sabem o dia a dia de nosso povo.Outro dia falei sobre o Hospital do Tatuapé, é necessário tomarmos alguma providencia, pois ali o povo esta largado.
    Desculpe o desabafo mas já estou cheio de tando bla,bla,bla,bla, e solução de problemas nada.
    Um abraço a todos.
    Odair.

  124. É claro que a maioria do povo brasileiro está contente com a administração do nosso Presidente LULA, isso se vê, pelas pesquisas apontadas. ora, se a maioria está contente, não se deve mexer em time que está ganhando, sou a favor a continuidade de LULA na presidência

  125. Prefiro um terceiro mandato, só de pensar em um outro governo ou melhor desgoverno do PSDB que como objetivo o “estado menor” ou seja privatizar tudo ou tercerizar voces se lembram do FHC vejam então o que o SERRA esta fazendo em São Paulo vendeu a Nossa Caixa privatizou as rodovias, a lastima que esta a educação com a tal de progressão automática etc etc…………

    voces ja pensaram o Brasil sem a PETROBRAS ,BANCO DO BRASIL ,CAIXA ECONÔMICA e devendo para o FMI

    PENSE BEM NISSO…………….

  126. Pois eu acho que a terceira candidatura do sr. Lula está sendo sim, cogitado e gestado tanto no governo quanto no Congresso.
    Senão, porque se dá tanta capa de jornal e posts de blogs ao assunto ?
    Há dezenas de projetos importantíssimos para os brasileiros que tramitam no Congresso, como por exemplo do senador Paulo Paim que liberta os parcos proventos do aposentados da guilhotina do governo que é solenemente ignorado tanto pela grande mídia, quanto pelos blogs, inclusive este aqui.
    Onde estão estes “democratas” que não dão voz aos aposentados ?
    Por que só se fala no projeto do terceiro mandato ?
    Só há um motivo : há muitas forças, ocultas ou não, que trabalham dia e noite para que ele se torne realidade.
    E já dou minha opinião : sou totalmente a favor.

  127. Terceiro mandato para quê? A alternância do poder é democrática, renova os rumos do bem público e me parece que as decisões políticas abrangem melhor todos os setores da sociedade.

  128. Que metade de eleitorado apoia terceiro mandato? Que é isso rapaz. O Lula que nunca aprovou ditaduras e outras coisas desse genero jamais se pretaria a essa sacanagem. Para isso teriam que mudar a constituição, ela já vive sendo mexida, para sempre beneficar um político. Quando nosso país vai criar vergonha?Acho que nem meus netos verão isso. Vilson Trindade

  129. votar no lula so um povo de baixa inteligencia que se e comprados com uma bolsa familia ou pessoas da alta sociedade que nao prescisa de hospitais publicos conduçao ou um emprego honesto votem no salario dos deputados 20.000.00 dos senadores 34.000.00 e dos vereadores 12.000.00 votem……. enquanto o aposentado por tempo de serviço recebe essa mixaria ou mais essa merda de salario 540.00 reais emquanto essa corja do sr lula se aposenta com mil e ate milhoes.. se querem cotinuar assim votem e teremos que aguentar mais 4 anos de viagems pagas pelos eleitores inteligetes.

  130. O terceiro mandato se deve tao so ao fato do sucesso nas acoes em varias areas desempenhado pela equipe do governo…
    Agora a oposicao tem tem e que chiar mesmo pois se o fato for consumado ” E lula de novo com a forca do POVO”.
    E talvez pelo fato de a propia oposicao enchergar o otimo trabalho que esta sendo feito pelo governo lula que se opoe ao 3o mandado.

  131. Saibam meus caros, que o dignatário mor da nação Tupiniquim, disse que não iria se reeleger, que não seria candidato ao segundo mandato, até quase as vésperas da data limite… LEMBRAM? Pois eu lembro, e tb lembro de outras coisas…

  132. -Registro aqui mais uma vez a máxima: DIETA E CANJA NÃO FAZ MAL À NINGUÉM . Na atual circunstância , aos políticos e eleitores ,muitas águas ainda passarão por debaixo da ponte.

  133. Ontem lembrei de alguns personagens do primeiro filme “ A Era do Gelo:recordei dos pássaros dodôs e eles atabalhoadamente caindo pelo precipício.
    Para quem não sabe, o pássaro Dodô é considerado um símbolo dos animais extintos pelo homem. Era um estranho pássaro desajeitado, parente das pombas, do tamanho de um peru, com um bico maior que de um tucano e o cérebro de um Arthur Virgilio.
    Antes de deitar li mais uma notinha da Folha sobre uma ação de um pássaro Dodô de alta plumagem, e cérebro muito menor que de um Artur Virgilio:
    “O mico da semana”
    De Renata Lo Prete:
    “O mico da semana ficou com Álvaro Dias (PSDB-PR), autor do requerimento da CPI, que postou em seu blog uma enquete sobre quem foi o melhor presidente do Brasil. Resultado: 66% marcaram Lula; 34%, FHC. Restou ao senador escrever nota na qual diz que “não concorda”, mas “respeita” a opinião dos internautas.”
    Lula agradece a oposição que tem. Com uma oposição dessa, é Dilma 2.010 com a força do povo! Boa Noite Dôdos!

  134. Eu ia comenta que só faltava isso para coroar a “política” brasileira, mas quando li este comentário, vi que não tinha mais nada a acrescentar :
    31/05/2009 – 20:59
    Enviado por: odair rodrigues

  135. Acho tudo isso balela!!!!!!!! Temos que ter em mente q um paiz ñ é um municipio, e que n se trata somente de politica, quem entrar no comando desta nação tem que governar com seriedade, honetidade, coragem e acima de tudo transparencia.
    estamos em um caminho muito bom, a um bom tempo ñ ficava co medo ou pensando em quem poderia suceder o LULA mas agora com as especulações sobre o possivel 3ºmandato, veio na minha cabeça a pergunta, Dilma. José ou Ciro Gomes?;
    Fala sério! acho que nenhum né???
    tem que ter proposito e esses sinceramente para mim ñ dá!!! ñ estou fazendo campanha mas desses o mais moderado e digno seria a Luiza Helena, essa pelo que vem demonstrando gosta realmente do nosso PAÍS… .
    Ñ GOSTO DE POLíTICA, nem sei pq postei aki mas, sinceramente, mas pensem na ipotese do terceiro mandato u pelo menos em uma pessoa que gosta realmente do nosso PAÍS…. .

  136. Concordo com o Bernard. Político mente.
    FHC, para se reeleger não se cansava de dizer que o país estava nos eixos. Em janeiro logo após a eleição, a vaca foi pro brejo.
    O carcará se elegeu sem programa de governo, não soube tocar a política e entregou o país em pandarecos. Roubou descaradamente os aposentados e de quebra chamou os de “VAGABUNDOS”.
    Psdb NUNCA MAIS!!!

  137. Caro Enio das 14;39!

    Incrível o seu comentário…incrível também o atropelo que ele sofreu.
    Eu reconhêço esse seu texto, como um dos mais belos aquí já postados por voce meu amigo.
    Tudo o que voce disse à respeito da nossa “borboletinha amarela” , foi de uma emoção, que faríam jús a um fundo musical.

    Infelizmente parece que nada vai mudar.
    Sempre que houver um post como esse, ou nessas concepções, irá atraír a fúria insana…tanto dos prós, como dos contras.
    Com algumas raras excessões, de alguns que ao menos apresentam “argumentos razoáveis”!

    De minha parte, não gostaría de terceiro mandato para ninguém…mesmo que o povo queira, eu acho que essa democracía não pode ser manipulada em favor de outros interesses que não os dela própria.

    Abraços

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

    Ps…Maravilhoso o seu vídeo, só gostaría de salientar sobre aqueles que vejam o final, não confundam a homenagem tão bonita expressada.
    Basta interpretarem adequadamente o conteúdo do comentário anterior ao vídeo, postado.

  138. Voto a 34 anos e desde o primeiro voto não conheço nada melhor do que o governo Lula, e olha que antes de tudo sou um anti-petista. Após a ditadura, com excessão do governo “Sarney”, que foi uma coisa medonha, todos os outros tem participação na calmaria economica que vivemos hoje, principalmente Fernando Collor que deu o start para a modernização de nossa economia. E é por tudo isso que abomino qualquer idéia de 3º mandato. Não quero nenhum Lênin, muito menos qualquer Fidel ou Chaves. QUERO DEMOCRACIA!

  139. Gente, o que o LULA quer mesmo é ELEGER a DILMA. Esta história de 3o mandato é mais uma MANOBRA da oposição. Mesmo que este índice cresça, só quer dizer que o povo AMA o LULA!!!!!!!!!!! O fato do povo gritar para o LULA, fica, fica, fica …. ou dizer que quer um terceiro mandato, é uma forma de demonstrar aprovação pelo seu trabalho. Todo brasileiro tá cansado de saber que o LULA não quer um terceiro mandato, esta história só está rendendo ainda porque a CPI da PETROBRÁS foi mais um tiro que a oposição deu no próprio pé!!!!!!

  140. Quem inventou e insiste nessa história de 3. mandato não foi o dep. Jackson Barreto. Foi a mídia há quase dois anos, achando que com esse factoide iria desgastar a imagem do presidente. Mais uma vez o tiro saiu pela culatra. É bom que a mídia pare com mais essa coisa ridícula, porque, senão, mais alguns meses, 60% da população vai querer o 3. mandato. Aí eu quero ver a mídia “se lixar” para a opinião pública.

  141. Gente, cuidado. Alguém citou Hitler. Então, lembremos Paul Joseph Goebbels, que foi o “Ministro da Propaganda” de Hitler: “uma mentira dita várias vezes acaba por torna-se verdade”…. Que tal mudar de assunto? RK, e o São Paulo?

  142. Quem não gosta do LULA, bom sujeito não é ….. é ruim da cabeça, um tremendo MANÉ…. O BRASIL ama o LULA…. no LULA eu votei …… e do danado do LULA, nunca me separei. O LULA da minha terra deixa a gente alegre…. ele é O CARA que o povo elege…….. ele é O CARA que o povo elege …… Quem não gosta do LULA, bom sujeito não é ….. é ruim da cabeça, um tremendo MANÉ…. (Parodiando “O SAMBA DA MINHA TERRA”, dos Novos Baianos)

  143. Caros Amigos(as) do Balaio

    Eu moro no estado de São Paulo, cujo o o governador que se tornar Presidente da Republica Federativa do Brasil, mas venho neste pequeno espaço para demonstrar a incompetencia demonstrada pelo governador.
    1º Entregou as crianças da terceira serie do primário, uma cartilha com palavrões e citações ao crime organizado.
    2º Eles (PSDB) adoram privatizações e penitenciarias, privatizaram o estado inteiro e acabaram com a região mais pobre do estado com aproximadamente mais de 20 penitenciaria.
    3ºmunicipalizaram a educação em quase todo o estado de São Paulo.
    4ºNão ajuda na construção do hospital do cancer em P.Prudente.
    E ainda ele JOSÉ SERRA quer ser presidente da republica.
    QUE VENHA PALOCCI PARA GOVERNO E DILMA PARA PRESIDENTE.
    E Prof.Agripino para Deputado.

  144. Caro amigo Gilberto
    O que você disse está corretisimo, pois os PSDB E DEM tem uma coisa incomuns que é a privatização…
    Com ELES o Brasil perderá a petrobras, banco do brasil, pois as outras empresas que eram do país eles já venderam como: USIMINAS, VALE, entre outras .
    A oposição ela é desastrada e desorientada.
    Dilma em 2.010
    Palocci em 2.010

  145. E a Folha continua na sua verve golpista… armando uma pesquisa em que derruba o Aécio p/ que ele aceite ser vice do Serra. Acontece que nós, mineiros, estamos cada vez mais acreditando na Dilma como continuidade do programa de desenvolvimento (sem entreguismo) do presidente Lula. Afinal, os tucanos estão cada vez mais identificados c/ a velha UDN, entreguista, falaciosa e golpista.

  146. Não sei se concordam, mas essa discussão para mim, nesse momento histórico, (hegemonia do PT e PSDB) não tem muito sentido. Está mais que provado que mudam os governantes e muito pouca coisa muda. Desde o governo FHC, o mesmo grupo (os banqueiros) vem sendo favorecido. Faz tempo que a economia se sobrepõe à política, isto é, a racionalidade econômica governa a política, quando deveria ser o contrário. A classe política, que deveria defender os interesses do povo e reafirmar seu papel no desenvolvimento nacional, cada vez mais, se afunda em escândalos e paralisia. A imprensa, com algumas raras exceções, cada vez mais golpista e partidária, ao invés de discutir as coisas profundamente, enxuga gelo. As classes médias vão para os condomínios para fugir da barbárie. O povo como sempre…

  147. Embora você Ricardo Kotscho bajule o desiquilibrado Ciro Gomes , que estaria melhor numa camisa de força, eu acho que qualquer opção é aceitável, Prefencialmente Dilma. Mas nao sendo ela engulo até o Serra para nao se falar no nome desse Collor do Ceará que é Ciro Gomes.

  148. Engraçado o que se lê, pois tenho parentes e amigos em três países vizinhos, e se há algum preconceito (estimulado pelos governos locais e atuais) ou atitude estranha, é por parte de lá (não de cá), vide o caso da Bolívia, que infelizmente possui um presidente que diz ao seu povo que nosso país trocou o Acre por um cavalo… e pior, eles acreditam…
    Temos o caso do Paraguai, onde os Brasileiros da fronteira estão com medo de ficar por lá, e querem voltar cá…
    Falem do que sabem, e não suas frustrações políticas ou pessoais, por favor.

  149. Pão e circo: Bolsa esmola e outros e as palhaçadas do Lula levam a isto.

    Que vergonha (mais uma) ele correndo atrás do Cabral que faz tudo para ser candidato a vice em 2010…

    NEM OS GENERAIS “DITADORES” TIERAM 2 (dois) MANDATOS, QUE DIRÁ 3 (três)… enquanto isso, os democratas fhc (dois) e o Lula (dois) e ainda quer o terceiro… CHAVES A BRASILEIRA OU A LÁ PT

  150. Dilma, não um mandato, mas dois. Depois, mais 2 mandatos de lula e depois um sucessor escolhido por ele. Se uma crise mundial para o Brasil está sendo uma simples “marolinha”…, imaginem essa oposição longe do poder por um longo período tempo, pelo menos essa geração que ai está.

  151. Sou contra o 3º mandato, temos , mais que nunca, concretizar a DEMOCRACIA no Brasil, um 3º madato atrasaria, ainda mais, o processo democratico no Brasil.

    Votei no Lula mas repudio um 3º mandato, deixa isso para paises como a Venezuela, Cuba e Coreia do Norte.

    Votarei na Dilma se ela for candidata, e eh isso que devemos fazer, se concordamos com a gestao Lula, podemos continuar com a Dilma.

  152. Na minha opiniao, tanto Serra, Aecio ou a Dilma nao enplacam para Presidente. O Lula para mim, fez muita coisa que o seu FHC prometeu e nao fez nada, a classe baixa que nunca tinha nada para comprar, hoje atraves do Lula eles podem comprar o que quiser e ate comer melhor.Eu sou a favor que ele continua e ele se quisesse teria de pedir ao Congresso Nacional que aprovasse um plebiscito e nesse caso, marcaria uma eleiçao para que a populaçao vota na continuidade ou nao do Lula como Presidente.

  153. Dados os resultados espetaculares obtidos na economia (o país passou de devedor eterno a credor do FMI) e em prol dos mais pobres (diminui a eterna e histórica diferença abismal entre ricos e pobres) só podemos alimentar a esperança de que o Sr. Lula mude de opinião e aceite um 3. mandato…Serra? Aécio? É só olhar para os estados de SP e MG para entrar em desespero ante a possibilidade tétrica de ter um destes políticos profissionais, dignos representantes da m…. que sempre foram os políticos brasileiros, se tornar presidente…que Deus nos proteja disso…em tempo, NÃO SOU PETISTA, claro que vejo os defeitos e falhas do governo Lula, mas depois de 50 anos assistindo a um interminável desfile de canalhas bem-falantes e doutorados que nunca ligaram a MÍNIMA para o povo brasileiro, é um alívio imenso ter um LULA como presidente.

  154. Muitos comentarios parece que seus autores não prestão atenção no que lê ou não entenderam o texto, então tento contribuir .

    A materia retrata o golpe da imprensa em tentar desmoralizar o Lula manipulando informações que podereia ser ditas de outras formas, o texto não quer debater terceiro ou quarto mandato e sim como essa imprenssa comprada tenta lubridiar as pessoas.

  155. É triste constatar que nem depois de décadas de reeleições seguidas a direita no Br não conseguiu dar ensino de qualidade aos seus. Nem doutorado foi suficiente para os capacitarem em interpretação de textos. Uns iletrados, semvergonhados!

  156. Vejo um monte de gente aqui defendendo democracia como “alternância de poder”… então, eu me pergunto: “por que o PSDB está no governo de São Paulo há vinte anos?!”. E tudo isso sem deixar passar uma CPI sequer na assembléia legislativa ou sem nenhum tipo de investigação da parte do ministério público estadual sobre as ações do executivo… impressionante! Mesmo investigações federais sobre esses caras nunca dão em nada… já sei: é que o PSDB é o bastião da competência e da moralidade nacionais. Todos bons católicos, excelentes alunos, administradores de primeira linha… pena que São Paulo está sofrendo as consequências.

  157. Eu,não acredito mais em bom senso neste pais,mas tem uma coisa que vou deixar bem clara que este,leio nesta coluna,os eleitores a favor de um terceiro mandato esqueceram muito rápido do mensalão e temabem;Aquela famosa frase Eu,não sei de nada……..píadas né amigos………..Agora querendo fazer com esta senhora venha ser eelita presidenta deste país….outra piada mas sem graça tambem só falta ter José Genuino,ou José Dirceu para ser vice desta senhora que agora apela com a perte emocional para ser eleita….outra piada………..

  158. Votar na candidata de ALIBARBUDO é tão letal, quanto o TABACO.

    QUIT TOBACCO. Make everyone proud.

    Did you know that five million people die annually as a
    result of tobacco use?

    Do you know what chemicals are in tobacco?

    Many people think of tobacco as only cigarettes, but smokeless tobacco (aka “dip” or “chew”) is just as dangerous.

    Traduções google

    Sabia que os cinco milhões de pessoas morrem anualmente como resultado do uso de tabaco?

    Você sabe o que são produtos químicos do tabaco?

    Muitas pessoas pensam que só os cigarros de tabaco, mas tabaco (também conhecido por “mergulhar” ou “mastigar”) é tão perigosa.

  159. O molusco já disse não quer ser candidato, quanto tempo perdido. O Ricardo acorda, deixa de ser cabo eleitoral e volte a ser o que era. (hihihi)

  160. houve um tempo que se ouvia a justificativa de que “roubou mas fez” ou “roubou menos que os outros”, mas no caso do lula, robou muito mais que todos e só fez comercial na tv para parecer que fez, Porque será essa adoração toda? o pais no caos de chuvas e secas e ele rindo e viajando como tudo estivesse normal!!…brasileiro gosta, mesmo sem vaselina.

  161. Prezado Ricardo,

    Estou surpreso com essa polêmica toda sobre um possível 3º mandato para o Lula. A constituição é clara. A quem interessa muda-la ? Porque esse tipo de discussão tomando conta da mídia? Porque no tempo de FHC não se falava a esse respeito ?
    Porque simplesmente o PT não tem candidato pra disputar as eleições (com todo respeito Ricardo, a Dilma tem sido uma boa ministra mas já mostrou toda sua inexperiência administrativa), Então, no intuito de se perpetuar no poder o PT fica lançando essas idéias e vc apoia isso !!! Como jornalista sério que é, vc não deveria nem dar espaço em seu blog a esse tipo de discussão. E pensar que durante anos eu votei nesse partido !!! Que lástima!!

  162. Sempre votei no Lula, sou contra o 3º mandato, mas os mais de dez milhões de trabalhadores (inclusive eu) que perderam o emprego durante o governo do PSDB+DEM, não vão esquecer nunca as dificuldades que enfrentaram !
    PSDB+DEM nunca mais !

  163. Taí uma prova contundente, como o povo não gosta de votar, só o faz por obrigação. Não quer ter opção de múltipla escolha, demo-cracia, é alternância de poder. O zé povinho, como disse um certo prefeito de Altos no Piauí, num instante esquece.

  164. Meus queridos, parem com isso…o cara cortou o dedo para se aposentar…e agora pode se aposentar como presidente depois dos 8 anos…vocês acham que ele quer trabalhar?? 3o. mandato? só se for para continuar viajando de graça. Por favor, me esclareçam uma coisinha… qual é o significado do T na sigla PT??
    Não queremos ninguém para nos comandar, não queremos ninguém para nos roubar, não queremos ninguém para nos Roubar… ANARQUISMO JÁ

  165. Já eu, acho que a mídia está fazendo o jogo da políticalha, ao invés de dar ênfase a possíveis candidaturas, deveriam mostrar o que os políticos fazem a favor e contra os seus “súditos”, assim nao fariam propaganda gratuíta de nenhum deles! Seria mais sensato e justo com essa mídia que é de massa e mais ainda, com a “Profissão” de reporter.

  166. Como faço parte do eleitorado brasileiro,sou a favor do terceiro mandato,acho que Lula ainda não fez tudo que gostaria de fazer pelo nosso povo tão sofrido.Pena que ele não queira que isso aconteça.Parabens pela matéria.

  167. até tu está sendo enganado pelo nosso lula e veja este quer e muito quer mesmo pois não fala mas as lombrigas se coçam e outra coisa vão rasgar a nossa constituiçao e vai virar uma baderna mesmo pois quem vai aprovar vai incluir prefeitos e governadores pois isto todo mundo tá vendo.

  168. Bom dia Sr .Ricardo, olha ,me assustou o comentário do Clovis Rossi de hoje ,cujo titulo é bolsa-mídia de Lula ,falando muito mal ,principalmente dos Blogueiro .E a ética profissional da classe ,é um salve se quem puder. Pelo acompanho do seu blog ,certamente esta carapuça não é para você .

  169. É isso ai…
    Como dizem os mais bem informados,cada povo tem o governo que merece,e o nosso então…
    Só pode ser brincadeira,este coitado acha que é bom presidente.
    Quem vota nele e sem dividas do mesmo nivel,cultural,e tem o mesmo carater ,ou seja corrupto e mentiroso.
    Hospitais a mingua,transporte falido,escolas sucateadas, segurança inexistente nem o basico ele fez,ACORDA BRASIL,NÃO SE CONTENTE COM CERVEJAS E BUNDAS.

  170. Gostaria de fazer um comentário, mas vou esperar um assunto mais importante para tratar. Prefiro mostrar um coisa séria e perguntar aos participantes do forum se o PAC tem essa aprovação!

    01/06/2009 – 08h37
    Aprovação dos paulistas a Serra atinge 56%
    Publicidade
    da Folha Online

    O governador José Serra (PSDB) é aprovado por 56% dos paulistas, revela pesquisa Datafolha realizada em maio e publicada na edição de hoje da Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

    Na pesquisa de março, a taxa dos que consideram a gestão do tucano ótima ou boa era de 53%. Ou seja, de lá para cá oscilou positivamente três pontos percentuais.

    O índice dos que avaliam como regular o atual governo ficou estável em 33%. A taxa dos que reprovam a gestão de Serra oscilou de 11% para 9% de março paramaio.

    O Datafolha ouviu 2.058 moradores do Estado com16 anos ou mais entre os dias 26 e 28 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

    Leia a reportagem completa na Folha desta segunda, que já está nas bancas.

  171. 3º Mantado:

    “Democracia é, a que o povo escolhe”.

    Não haverá 3º mandato ao Presidente Lula porque ele mesmo não quer. Isto é um fato.

    Se hovesse interece do Lula para um 3º mandato não seria empurrado guéla abaixo, possivelmente haveria plebiscito e com certeza haveria eleição.

    Se o Lula passar pelo plebiscito e ganhar a eleição não foi o povo que o quis? Onde está e ditadura nisso tudo?

    O povo que escolhe o regime que quer, não adiante os recalcados ficarem aqui jogando converça fora.

    O povo não são usados para queisquer tipo de discurso proferido pelos demagogos? Portanto se houvesse possibilidade de o Lula aceitar um terceiro mandando, e se o mesmo disputar com outros canditados de outras correntes e vencer, para que tanta ladaínha se é a vontade popular.

    A verdade é que o PT ganhará com Lula ou com Dilma. E esta real possibilidade deixa os “desesperados”, desesperados!!

  172. GOVERNO COMPETENTE DE SP.
    Secretário de SP admite falha em escolha de livro inadequado a alunos da 3ª série
    Livros falam de sexo, drogas e ensinam a ser mau.( disso eles entendem, lembram-se do saco de maldades do FHC)
    Paulo Renato afirma que livros serão recolhidos.
    “nunca ame ninguém. Estupre”, “tome drogas, pois é sempre aconselhável ver o panorama do alto”, e “Odeie. Assim, por esporte”.
    “Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol”, com 11 histórias em quadrinhos (HQs) de vários autores sobre futebol, com conteúdo sexual, palavrões e referência ao PCC.
    Eta governo competente. Imagine se fosse o “analfabeto” do Lula.
    Deem uma olhada ao lado das placas das obras do SERRA, uma bem pequena, que mostra de onde vem a grana para tais obras: PAC
    Terceiro mandado pra que? Dilma já tá fungando no pescoço do Funério.

  173. Lula disse que não quer o 3º mandato, vc acredita?Ele tb disse que combateria o lucro extorsivo dos banqueiros, faria de nossas estradas verdadeiros tapetes, combateria a violencia, melhoraria o sistema de saúde e faria da educação Brasileira uma educação de 1º mundo, faria com que a Petroroubobrás cobrasse preços decentes p/ nossos combustíveis, e aí ele fez o que prometeu? Sem falar nas alianças com os piores cafajestes desse país tipo renan, lobão, sarnei, jucá, color, etc etc etc………

  174. Democracia não é só o povo querer, porque se assim fosse, a venezuela não estaria suspendendo o programa de rádio e cancelando o debate com Vargas Lhosa. E lá o Chaves venceu um plebiscito recentemente onde mais de 50 por cento votou pela continuidade dele. A coisa é mais complicada um pouco e precisa uma profunda reflexão. Mudar as regras de forma a ficar diferente dos demais soa como um golpe, dado pelo poderoso, no momento em que desfruta do poder. O próprio Lula declarou publicamente não quer uma re-reeleição porque se diz um democrata e porque as regras estão aí colocadas e ele conseguiu se eleger dentro delas. A alternância do poder é extremamente saudável e o resultado está aí colocado, quando o brasil se encontra bem, frente a crise, porque tem uma politica monetaria e fiscal que são consistentes e porque o lula ampliou o bolsa familia, do governo FHC, e foi esse sucesso.Cada partido que pega quer fazer melhor do que o outro e o resultado é bom para o país. Parabéns para os dois que trabalharam, cada um a seu jeito pelo bem do Br! Ao invés de ficarmos dividindo o Br em classes sociais, deveríamos lutar para agregar todas essas classes, sem privilegios para nenhum dos lados, afinal estamos no mesmo país e somos irmãos da terra!

  175. Aos quem não tem orgumento só sabe falar em “Bolsa Família”.

    Será que a popularidade do Lula e um possivel 3º mandato ele seria eleito só com votos dos “bolsistas”?

    Acho que estão usando discursos de irracionalidade. Lula tem aceitação alta em toda a camada social do Brasil, inclusive dos grandes empresários que inimigo dele foi em épocas de sindicalismo. Toda as camadas social o aprova e o reelegeria. É uma tremenda besteira usarem essa falação que a popularidade do presidente Lula é só Bolsa Familia.

  176. Ricardo, quando voce diz que a oposição está levantando esta bandeira do 2º mandato para prejudicar o governo, concordo plenamente, essa bandeira é desnecessária e sinal de desespero. Agora a bandeira da Petrobrás discordo de voce, sei que a oposição não está interessada em melhorar a empresa, mas que já foi comprovado vários tipos de corrupção, principalmente nas compras sem licitações e dinheiro da empresa liberados para Ong’s. Nem com as informações do TCU, a Administração da Petrobrás, e nem o Governo Federal puniram os culpados, então a CPI é necessária sim, ou voce não acredita nestas acusações? Seria bom voce se posicionar a respeito destas falcatruas, se acredita nelas ou não, pois se existem mesmos os sanguessugas da Petrobrás estão impunes no momento.

  177. Chamem o Montenegro? Serra pede socorro e nós aqui explicações à pitonisa pesquisadora. Tava na cara que Montenegro esquecera de alguns detalhezinhos, na conversa de dias atrás com Kotscho, sobre previsões de “entendidos” para a próxima eleição a presidente, 2010?

    Vou de unzinho só, “desses detalhes quase inúteis” – hehehe – para refrescar a memória do tal instituto de pesquisa: “Serra acolheu abraços de tamanduás, Arranhado, tenta se livrar deles. Só que há arranhões de contaminação irreversível.

    É a primeira vez em minha vida que me deparo com a direita desesperada, inclusive com alguns de seus pollíticos avalizando o 3º mandato.

    Olha, Dilma deve ser melhor do que imaginamos. Entre Terceiro Mandato e Dilma, a direita fica com o primeiro. Hehehe.

    Não pensei que viveria para compreender o significado do bordão: “abraço de tamanduá”, com suas causas e conseqüências.

  178. A mistura de desinformação com histeria de grande parte dos posts é simplesmte impressionante!!! Pouca gente leu ou comentou o que você de fato postou, Ricardo. Ai,que preguiça…

  179. Castelo Branco, Costa e Silva, Garrastazu Médice, Ernesto Gaisel, João Batista Figuereido; Se em 20 anos de ditadura os generais não pensaram em reeileção, será que agora a democracia vai regredir com o espediente de 3 reeleições consecutivas, ou isto é uma bagunça, ou está faltando candidatos sério no povo brasileiro, o Hugo Chaves e Ivo Morales devem estar dando risadas da nossa democracia

  180. A imprensa de um paíz, representa o pensamento do povo deste paíz , se for assim ou a imprensa é burra ou nós somos burros, sendo que o 1º caso é ruím de ser, e no 2º caso temos que provar que não seremos

  181. Dilma presidente será o 3º mandato do trabalhismo no Poder. A vitória de Dilma será a vitória do Presidente Lula. Dilma será a vitória do povo. Será a vitória da Razão. Será a vitória do Bom Senso. Será a vitória do Brasil.

  182. Quem apoia o 3°mandato?

    Os miseráveis,os ignorantes,a massa inculta que votou e certamente votará no Sr.Lula!
    Um país ,e nem o sistema democrático é construído pelos idiotas,pelos ignorantes,pelos analfabetos!

  183. para Celsoaze das 11h. 39

    Acho que o Sr. é o exemplo maior das confusões e bobagens ditas aqui quando afirma:
    “…Castelo Branco, Costa e Silva, Garrastazu Médice, Ernesto Gaisel, João Batista Figuereido; Se em 20 anos de ditadura os generais não pensaram em reeileção…”

    QUE REELEIÇÃO ? Se não havia nem eleição na ditadura militar.

    O Sr. tirava boas notas de história no colégio?
    (não é “Gaisel”, é “GEISEL” !!!) E mais: GENERAL NÃO PENSA !!! Se pensassem não haveria ditadura e não seriam os assassinos que foram naquele período

    Seria bom que as pessoas se informassem melhor ou tivessem um tempinho maior para reestudar a nossa história antes de cometerem SACRILÉGIOS imperdoaveis ao escreverem comentarios recheados com tantas besteiras.
    A MAIORIA DOS QUE AQUI DEFENDEM “SERRA”, DESCONHECE ATÉ A PRÓPRIA HISTÓRIA DO BRASIL !!!

    “…

  184. É complicado entender como alguém pode falar em nome do povo. Quem delegou ?.

    “O povo não aceita o terceiro mandato? É golpe.” Quem falou isso ? Aristóteles ?

    Porque o terceiro não pode e o segundo pode ? porque não o quarto?

    “O povo não concorda com o terceiro mandato”, um passarinho contou ? Quem é o porta voz do povo?

    Acredito que existe um único porta voz, a URNA. Simples, que se pergunte a ela.

    Todo mundo concorda que democracia é a expressão da vontade do povo.

    Todo mundo concorda que o meio de medir esta vontade é o voto, expresso em maioria aritmética simples.

    Nem todo mundo concorda que o povo é representado todo brasileiro maior de 16 anos.

    Alguns se julgam mais povo que outros, a diferença estaria justamente aí.

    E o golpe estaria nas cabeças deste diferentes, sua opinião, seja por escolaridade, seja por sua raça, vale muito mais.

    A velha cantilena de que o povo é ignorante.

    A realidade é que não existem mais os tais “formadores de opinião”,

    Eleição a cada dois anos e esta fantástica revolução da tecnologia de informação, proporcionou a qualquer brasileiro,

    o conhecimento objetivo de seu poder de transformação da sociedade.

    Insensatez depreciar isso. Não aprendem, e ainda acha que o povo não sabe nada.

    Ainda não caiu a ficha de muita gente, inclusive da grande imprensa.

    Quem sabe caia, depois da terceira eleição do Lula.

  185. O PT/Lula estão fazendo um governo infinitamente melhor que o PSDB/Fhc, porém isso não lhes dá o direito de roubar tanto, menos PT, menos………….por favor tirem a mão de meu bolso!

  186. Pelo que estou entendendo dos posts aqui, democracia significa “governo do povo” mas só até certo ponto. Se o povo desejar o 3º mandato, aí a definição muda. Democracia deixa de ser “governo do povo” e passa a ser “alternância do poder”. Os gregos que moram aqui no Brasil não devem estar gostando nada nada da esculhambação que estamos fazendo com a língua deles.

  187. para Celsoaze das 11h 45

    “… se for assim ou a imprensa é burra ou nós somos burros…”

    Procure usar o pronome na primeira pessoa do singular pois acho que pelos teus dois comentários, o Sr. deva estar falando por SI,

  188. 01/06/2009 – 11h58
    Diminui vantagem de Serra sobre Dilma; petista empata com tucano na pesquisa espontânea
    Publicidade
    GABRIELA GUERREIRO
    da Folha Online, em Brasília
    Pré-candidata do PT à presidência da República em 2010, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) empatou tecnicamente na disputa com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), em um dos cenários da pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela CNT/Sensus. Serra e Dilma aparecem tecnicamente empatados com 5,7% e 5,4% das intenções de voto na pesquisa espontânea (em que os eleitores falam espontaneamente os nomes do candidatos).

    Serra vence Dilma quando os nomes dos candidatos são apresentados aos apresentados. Por esse mecanismo, Serra ganharia com 40,4% das intenções de voto contra 23,5% de Dilma. Em março, Serra tinha 45,7% e Dilma 16,3%.
    FUNÉRIO está cada vez mais arrepiado com a fungação no cangote.
    Repito terceiro mandato pra que?

  189. Do discurso aos fatos.
    Em 1991 uma lei desvinculou os reajustes dos benefícios acima do piso, do INSS do salário minímo. De lá para cá os aposentados que ganham acima do minímo acumulam uma defasagem monumental.
    Trata-se da lei LEI Nº 8.213 de 24 de julho de 1991.
    Art. 41-A. O valor dos benefícios em manutenção será reajustado, anualmente, na mesma data do reajuste do salário mínimo, pro rata, de acordo com suas respectivas datas de início ou do último reajustamento, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC.

    O presidente Lula teve toda a chance de minorar tal injustiça em 2006 através da MP 228/06 pela emenda Paim de autoria do senador Paulo Paim. O Presidente simplesmente vetou. O veto, depois de três anos volta à apreciação do parlamento que poderá derrubá-lo. O governo PT, no entanto, está trabalhando por todos os meios possíveis no sentido de convencer os senadores para mantenham o veto.

    Em outros termos; o PT, de fato não promulgou a lei do arrocho aos aposentados, mas poderia, se assim desejasse, derrubar a lei. E não o faz.
    E a MP 228 não reindexa os benefícios ao salário minímo, apenas repõe os atrasados a partir de 2006 até a data da promulgação.
    Nem isso, nem isso! Nem isso eles fazem. É arrocho nos velhos mesmo.

  190. Só posso afirmar que nem Lula, Dilma, FHC, Ciro, Serra, Aécio, Requião, Mão Santa, Arthur Virgílio, Bennasi, Ari Fossem, Raze Rezzek, Miquel Hadad, Kassab, Heloisa Helena, Arnaldo Faria De Sá, ACM Neto, Ronaldo Caiado, Erundina, Suplicy, Collor de Mello, Sarney, Paulinho ou seja, nenhum dos senhores políticos que parasitam as câmaras municipais, estaduais e federais ainda conseguiram me convencer de boas intenções.

    Realmente sou extremamente desconfiado e até agora durante toda a minha vida só joguei fora dois votos um na primeira vez em que votei no Franco Montoro e a segundo vez no atual presidente no qual confiei e dei com os burros n água.

    Nas outras eleições tenho certeza de que não joguei fora porque anulei.

    Quando o camarada está quase me convencendo de sua licitude e de que realmente é intemerato, consigo ler nas entrelinhas de suas falas as armadilhas capciosas plantadas aqui, ali e acolá.

    Eu gostaria de poder falar na cara de cada um:
    Eu não votei em você.
    Você não me convenceu.
    Você não conseguiu me iludir.
    Você na é digno de minha confiança e nem da confiança de minha casa.

    Então dentro do espaço que o Ricardo oferece aproveito a oportunidade para deixar meu comentário e sabedor que ele é próximo ao governo e defensor de suas atitudes e idéias quem sabe possam pelo menos saber que mesmo quando a unanimidade for declarada, saibam que em um cantinho deste país a unanimidade será quebrada porque tem uma teimosa cabeça dura que não consegue deixar-se levar pela fantasia.

  191. Caro Kotsho.
    Vi uma entrevista do ex-presidente Collor no canal livre da Band de domingo, 24-05-09, que me deixou espantado. Collor parecia um petista pós Duda Mendonça ”Collor paz e amor”. O ex- presidente é (parecia) Dilmista de primeira. E disse ainda que não tem mágua de ninguém – o que passou, passou, disse ele-.
    Estranho, muito estranho.

    Alô Enio, alô. Não se espante se, num eventual governo Dilma, o nosso querido caçador de marajás ocupar um alto cargo.
    Depois do neoliberalismo petista eu acredito em tudo. Nada me é estranho. O que estranhei foi a ”doçura postural” do Collor.

    Alô, alô Heloisa Helena: Alagoas nunca mais será a mesma.

  192. Kotscho,

    Depois de ter consertado a merda que Fernando Henrique fêz, Lula botou o Brasil para andar prá frente, com competência e seriedade. As duas qualidades de seu Govêrno com as quais trata a Constituição de 88, rasgada por FHC para conseguir a reeleição e outras coisitas mais. Êle não quer um terceiro mandato em respeito à Lei Maior. E entregará o Govêrno ao/à seu sucessor/a sem rasgar ou rabiscar a Constituição. E fará isto tratando o povo e seus adversários com o respeito e a dignidade que seu cargo exige. O que FHC também não fêz. Meu voto será para quem o Presidente apoiar, pois confio na sua inteligência e na coerência de seus atos. Os resultados estão aí.

  193. Terceiro mandato

    Será muito triste ver o Lula deixar a presidencia, porém mais triste ainda é ver os tucanos assumirem o poder novamente, moro em São Paulo, o povo aqui só pode estar louco em votar no PSDB e DEM, os onibus e hospitais são uma vergonha, a cidade não tem infraestrutura nenhuma para tanta gente. Resumindo eles são super incopetentes, governam São Paulo á 12 anos…Mas aqui em SP time que está perdendo nao se mexe
    .
    São Paulo é uma terra preconceituosa que nao gosta de nortista e pobre, e que se ilude com um homem que fala bem e usa gravatas

    O Lula é um fora de serio, igual ele acho que nunca mais teremos, por mim ele ficava 15 mandatos.

    parabéns pelo post, muito bom seu blog

  194. Metade do eleitorado….tabaréu. Porquê, pessoas que têm as suas mentes no devido lugar, jamais se deixam engodar por quem quer que seja dos politicos brasileiros. Já estou farto de promessas e semvegonhices da parte de todos eles, inclusive porquê nos forçam a votar, salientando, contudo, que isso é “democracia”. Às favas com todos eles!!!
    RF

  195. Vou comprar uma marreta e sair por ai dando marretada na cabeça de povo brasileiro burro, pois acho que vai ser a única forma de abrir a cabeça deles. Gente burrice tem limites e o limite do povo brasileiro já acabou faz tempo, mas eles são persistentes. Entra presidente, sai presidente, e o povo na mesma merda de sempre e ainda continuam indo na conversa. ESTA POVO BURRO.

  196. Se todos que discordam do jornalismo da Folha de S.Paulo párar de ler ou comprá-lo por 6 meses. Será que abala seu faturamento??? . Eu já recusei até como brinde por 7 dias.

  197. Estimado Ricardo, boa tarde!

    Como vai, tudo bem?

    Bem não pude deixar de ler o seu texto, e vejo que estamos caminhando rumo ao terceiro mandato! Pois quando começa esse não nós não queremos, nos vamos pescar, nós vamos a praia e etc….Certeza, vai vir o terceiro tempo!

    Estamos vivenciando um momento histórico no planeta, um momento interessante de democracia imposta! Uma democracia de barganhas!

    Nossa política, que nunca foi lá estas coisas, adoeceu de vez, os nossos políticos raríssimas exceções é um amontoado de maus elementos que querem que o povo se dane!

    Estamos voltados de maneira contundente para a construção e reforma dos estádios para a copa de 2, 010, e nossos filhos continuam sem escolas públicas dignas para se tornarem num futuro bem próximo, e através da educação uma geração melhor que a nossa!

    Quantos hospitais poderiam ser construídos com o montante deste dinheiro?

    Quantos policiais poderiam ser formados e treinados para atuarem no combate ao crime, então colocaríamos nas ruas para a defesa do cidadão de bem?

    Mas, como o nosso povo é o mais dócil da face da terra, e certamente também por ser um povo festeiro, vamos construir os estádios, e rumaremos para o terceiro mandato!

    Nós vivemos hoje, em um país que se diz sem racismo, no entanto, mas não aceita o uso de cotas para aumentar o número de estudantes negros na universidade.

    É interessante lembrar também, que em troca de supostas cotas o movimento negro atual, estes que se dizem injustiçados, mas na realidade se interessa nas tais cotas para os poucos que querem entrar na universidade, ignorando os milhões de pobres, Índios, Asiáticos, Negros ou Brancos, que são abandonados no caminho educacional, antes de concluírem o ensino médio.

    Existe uma mentira Ricardo de que tudo vai bem, a grande verdade meu querido é que a acomodação dos milhões de pobres que aceitam que seus pais e mães morram nas portas e nas filas de hospitais, não aparece junto com as pesquisas de popularidade, e sabe por quê?

    Porque a tão sonhada cura depende de míseros reais que estes nossos irmãos não têm, e que sacrificam passivamente o futuro dos seus filhos, em escolas sem estrutura alguma oferecendo de legado aos seus filhos uma educação sem qualidade e um imenso convite à criminalidade! Parece que estes seres passaram a acreditar que saúde e educação são direitos reservados por Deus apenas aos ricos.

    Lamento profundamente, que em meio a tudo isto, exista ainda seres como alguns amigos que tenho pelos quais teço estima e admiração, muito dos quais já não se encontram mais aqui conosco, mas seres cuja vida foi dedicada somente ao trabalho e a educação.

    Homens que assim como Ulisses, juscelino, Jefferson, e mais alguns patriotas, que ainda conheço, sofrem por demais ao nos depararmos com as tragédias dos hospitais do Piauí, do Pará ou do Rio ou ainda em São Paulo, dependam do SUS, Ricardo e vocês entenderão o que estou te falando.

    Como por exemplo, acabar com a fome que assola nossos irmãos no agreste e no alto dos rios do amazonas, e em todas as partes deste país. Do Oiapoque ao Chuí!

    Lamento profundamente por assistir documentários onde as mães entregam suas filhas menores de idade para se prostituírem nas ruas, em troca de quatro cervejas.

    Nesta terra de ninguém, onde seres humanos são vendidos como se fossem mercadoria barata, ou animais para uso dos mais variados fins, eu só posso lamentar Ricardo, pela nossa impotência diante deste caos que esta instalado nesta terra,.

    Eu acho que é isso, só nos resta uma prece, e depositar nas mãos de Deus as nossas esperanças, e súplicas, por que não podemos fazer nada diante de tanta tragédia, para socorrermos nossos irmãos que sofrem de males de fome e de frio e de toda espécie de injustiças.

    E quando entro no seu blog, aliás, ele é seu e você escreva nele aquilo que bem entender, e que o leia quem se interessar, você de fato não obriga ninguém a fazê-lo, então além de seus amigos de partido e de ideais políticos participam também a minoria os tais 6% como nós, e não somos contra ninguém, como se a nós pertencesse o poder de acusar somente, como se fossemos os atalaias da Verdade, e a luz do mundo, não apenas queremos a vinda da democracia em definitivo para o nosso chão!

    Pois desde a saída dos militares aguardamos a vinda da suposta democracia, mas, quem sabe com mais quatro anos?

    Só queremos aquilo que for o melhor para nosso povo, só queremos o resgate da dignidade, só queremos tratamento igual para os criminosos abrigados nos poleiros do poder, só queremos que este país seja conduzido com ética e com decência, e nada mais!

    Já sei: Nós estamos querendo demais!

    Saúde, segurança e educação!

    É pedir muito!

    O Serra quer o Mandato? Dê a ele!

    O Aécio quer o Mandato? Dê a ele!

    A Dilma quer o Mandato? Pois dê a ela!

    O Ciro quer o mandato? Então dê a ele!”

    Será que o Maluf também não o quer? Por que não damos a ele?

    Bem, então o negócio não deve ser ruim?

    Todo mundo quer! E se todo mundo o quer?

    Vocês querem o 3° mandato?

    Ele é todo seu!

    Mas me diga lá:

    Quais são as promessas da vez? Ah! A copa de 2.014?,,

    A propósito, falando sério, quais são as promessas da vez?

    Lamento!

    E pensar que tem gente ainda que pensa em mensalão?

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

  198. Kotscho,

    Outra vez, você está pagando o preço de colocar em pauta um tema que “incomoda” às viúvas do FFHH.

    O texto, como sempre brilhante pela clareza e fina ironia, é um alerta para a manipulação da imprensa, sobre qualquer tema que possa ter conotação positiva para o governo do Presidente LULA. É uma lição, para aqueles que só dão uma olhada nas manchetes dos jornais, de como é importante desenvolver um olhar mais crítico, questionar e ouvir outras versões da mesma notícia, antes de sair repetindo “conclusões tendenciosas”.

    A forma como a notícia é dada pela grande imprensa, com manchetes distorcidas, tem um objetivo claro (não existe tanta coincidencia, assim, em tantos e repetidos casos!!!) : dar ao leitor (ou melhor, ao eleitor), uma visão negativa, derrotista e às vezes,quase criminosa, de tudo que for referente ao LULA e ao PT.

    Outro dia, em um desses comentários de blogs que tenho visitado, li algo bastante interessante sobre esse comportamento contumaz do PIG. Parece que os demotucanospepessistas, adotaram o “PRINCÍPIO RICÚPERO AO CONTRÁRIO” , algo como:

    “O QUE É BOM PARA O LULA A GENTE ESCONDE, O QUE FOR RUIM A GENTE AUMENTA E SE NÃO FOR SUFICIENTE, A GENTE INVENTA”.

    Mas para os tucanos e Cia, o verdadeiro discurso do Ricupero continua valendo, cada vez mais. Ninguém se manifesta sobre nenhum assunto que possa ser ruim para a futura candidatura do Serra. Para a imprensa paulista ele já está eleito. Só falta chegar o dia da posse. Como esse dia ainda demora mais de l8 meses, é preciso criar todo tipo de manobras.

    Para isso, vale inventar uma disputa pelo terceiro mandato, vale criar uma CPI da Petrobrás, vale desmoralizar o passado honrado da Ministra Dilma e vale entrar nos blogs democráticos, como o seu, para atacar, mentir, agredir. Nos blogs da tropa de choque do Serra, se alguém tentar colocar um comentário com verdades (veja bem, eu disse verdades, e não factóides e agressões), com toda certeza não vai ser publicado. Não querem que seus leitores tucanos recebam nehuma informação distinta daquelas que eles colocam no PIG. É uma verdadeira lavagem cerebral, programada para as viúvas do FFHH.

    Mas é muito engraçado perceber que mesmo assim, embora o LULA tenha sido reeleito com 60% dos votos, já tem mais de 89% de aprovação. Ou seja, mais de 20% dos tucanos já mudaram de opinião. Esta é a razão de tanto medo. De tanto desespero.

    Quanto aos comentários que foram postados sobre o terceiro mandato para o LULA, eu também gostaria de dar a minha opinião, citando alguns fatos:

    I) Como já foi dito por muitos, o que está sendo proposto não é um golpe, para dar um terceiro mandato para o LULA. É a aprovação de uma emenda à Constituição Federal, para que seja feito um plebiscito (consulta popular por voto) sobre a aprovação de uma mudança na Lei Eleitoral em vigor, permitindo uma terceira eleição, para todos os cargos do Poder Executivo: Presidente da República, Governadores Estaduais e Prefeitos Municipais.

    II) Se a Emenda for aprovada, só estará sendo permitido que se faça o Plebiscito . O povo terá que votar se concorda com a possibilidade de uma terceira eleição, para os três níveis do Poder Executivo. Aí já começa um fator que merece ser avaliado e até pesquisado. Se para aprovar uma terceira eleição para o LULA, o eleitor tiver que aprovar a mesma oportunidade para Governadores e Prefeitos, será que o plebiscito vai passar ? Que o povo quer o LULA DE NOVO, já está mais do que avaliado. Mas será que vai querer os governadore e prefeitos?

    ii) Se aprovada a alteração da Lei Eleitoral, na verdade o povo estará dando o direito a esses governantes de enfrentarem uma nova eleição e, se eleitos, exercerem um terceiro mandato. Quantos deles merecerão esses votos para o terceiro mandato!?
    Podem ter a certeza de que, se a maioria dos Governadores e Prefeitos tivessem a mesma aprovação do LULA, depois de 6 anos de mandato, ninguém da imprensa (que é marionete desses políticos) estaria nessa campanha ridícula, de que é inconstitucional ou antidemocrático falar em terceiro mandato.

    III) Todos nós temos assistido a candidatos sendo derrotados em suas tentativas de re-eleição, para governadores e prefeitos. O povo não é tão ignorante como pensam os tais “formadores de opinião”, que nunca questionaram isso, quando o tal povinho re-elegeu o FFHH; mas que ,agora, consideram que só os mal informados aprovam o LULA e o re-elegeram em 2006.
    Por que tanto medo de uma terceira possibilidade de candidatura para o LULA? Porque o “risco dele ser eleito” é insuportável para essas viúvas do FFHH.

    III) Finalmente, nessas minhas considerações ,quero lembrar um fato da nossa polí tica que é muito incoerente. A lei não pode ser modificada para permitir uma nova candidatura, para quem já foi re-eleito, mas nada impede que outros candidatos possam se apresentar nas eleições, por quantas vezes quizerem. O próprio Presidente LULA, foi candidato por cinco vezes. Perdeu três e ganhou duas. O Ciro, também já perdeu duas e caminha para a terceira tentativa, o Serra, se não tivesse sido atropelado pelo Alckmim, também estaria na terceira tentativa. Não existe uma incoerência nisso? O perdedor pode ter quantas chances quizer….o ganhador, só duas.

    Proponho um armistício. Que tal permitir uma disputa direta, sem intemediários entre o LULA e o FHC? Será que os tucanos aceitariam ? Não dizem a toda hora que tudo de bom que aconteceu neste governo foi graças ao FH? Então por que será que o povo não reconhece isso ?! Aliás, por que será que o mundo não reconhece isso?!

    Vamos deixar como está!!

    Mas guardem bem todas essas coisas que foram ditas e escritas
    sobre o respeito à democracia e à necessidade de não se modificar a Constituiçãso em causa própria.

    O Juscelino acreditou nisso. Acreditou que poderia voltar ao governo depois, sem mudar a Constituição.

    Menosprezou o Poder da Oposição Udenista.

    Para impedir a sua volta ao poder, impediram uma eleição.Fizeram uma revolução (DITABRANDA) apoiada pela mídia, Supremo Tribunal e a sagrada família da classe média, iludida pelos factóides da imprensa .

  199. O curioso é que qdo a folha divulga uma pesquisa dessa, ninguém cita PIG. É pq convém, né?

    Esqueçam! Diminha não guenta o tranco deste cancer!

    É melhor vcs começarem a profetizar a vitoria no 1° turno para o Palocci, Patrus ou Ciro.

    Depois, não esqueçam de acordar, ok!

  200. Quá, Qua, Quá……

    Os que defendem Lula a Dilma e o PT, dizem porque defendem. E nem precisaria fazer defesa alguma.

    Os que criticam o Lula a Dilma e o PT, não tem a quem defender. Defender Quem? É criticar por criticar.

    Quem são contra, que tenham coragem de mostrar outro projeto alternativo!! ………. O quê…. não tem?

    Vou rir novamente: ironicamente….. Quá Quá Quá.

  201. O POVO quer e exige democracia, portanto quer alternancia no poder.
    A MASSA, onde estão compreendidos os Petistas, quer o Populismo.
    Essa história de um terceiro mandato é uma insistência do PT e da imprensa vermelha e não da oposição. Nós do POVO, culto e não dependente do assistencialismo do governo não desejamos mais o PT no governo.

  202. Isso não é verdade!!!Dizer isso é um absurdo!!!! ISSO É UMA GRANDE MENTIRA!!!!! Só se for na Venezuela!!!! Basta ver esses poucos exemplos de comentários com relação ao seu próprio artigo!!!! Todo mundo é contra, até mesmo cogitar essa vergonha!!!!! Ninguém quer nem cogitar essa possibilidade repugnante!!!!! 99% é contra!!!!!!!!

  203. ROBERTO,
    Infelizmente, para as pessôas mais exclarecidas, por terem tido
    a oportunidade de uma maior vivência por seus anos de idade e
    experimentado várias passagens de nossa vida politica, não temos mais condições de lêr Jornais e Ver a Midia Televisiva,
    cuja pauta é combinada por seus interesses mesquinhos, e que
    não respeitam as tendencias do povo, inssistindo em querer manipular a opinião pública, que não sei porque fenomeno ou ajuda de DEUS, cada vez se mostra mais exclarecida e perspicaz.
    Parabéns por ser um jornalista digno de ser lido e aplaudido!

  204. Estimado Ricardo, deixe-me concluir:

    Bem se tudo está tão ruim, o que podemos fazer?

    Ainda resta esperança?

    Ainda tem solução?

    Esta eu li dia destes, um texto interessante, havia muita revolta por parte do escritor, principalmente pela sociedade como um todo no que se refere aos procedimentos do governo, ou aos que apontam as falhas,

    Mas achei bastante util e sendo assim, copiei aquilo que mais me despertou a atenção, e sinto oportuno o momento para enviá-lo a você, não com as mesmas palavras, mas da forma que entendi!

    Querido, evidentemente, o Brasil é um país com muitas dificuldades em vários campos e isso não é novidade para nós, brasileiros, de norte a sul, desde os tempos de Cabral.

    Fala-se muito hoje em dia, das dificuldades na área da educação, da saúde, da falta de emprego, no deficti habitacional e daí por diante não é?

    Muitos acenam com soluções simplistas, jogando a responsabilidade total para os governantes.

    Na verdade, eu e você sabemos que o governo por si só Ricardo não é capaz de mudar muita coisa, não é?

    Bobagem, não adianta o cara aparecer ali com uma grande idéia, nem munido de boas intensões. É preciso mais que isso, é preciso driblar as raposas!

    Todavia, essas questões não diziam respeito somente aos governos e sim à sociedade como um todo, já que são de interesse geral.

    Aí eu te pergunto: O que cada um está fazendo pelo seu próximo?

    Sim Ricardo, o cara está certo, o que está havenbdo com o homem de hoje? cadê a política da boa vizinhança?

    Quer saber a verdade Kotscho? Nada!

    Lembra do Gerson? O Cara tava certo! Uma pena!

    As dificuldades que se apresentam na vida de um país são para ser superadas, e não pra serem lamentadas passivamente.

    Mas o que acontece na prática Ricardo?

    Não vejo mais aqueles cars uqe olhavam uns nos olhos dos outros e diziam: Vamos lá moçada, vamos pegar, vbamos fazer, e coisa e tal? Acabou, sobraram poucos Ricardo, muito poucos seres solidários!

    A soliedariedade está em desuso, é um termo de semântica, e nada mais!

    O Brasil é um país jovem, é natural que esteja enfrentando crises variadas, uma vez que os países do Velho Mundo, também as enfrentam até hoje.

    Veja Ricardo a quantas andam os países do tal primeiro mundo, e como estão penando diante daos efeitos colaterais da crise?

    E veja agora, como nós estamos nos saindo até que bem diante dos fatos, agora por que este questionamento de quem é o pai da criança, O PT, o PSDB, de onde vem a ortodoxia da economia?

    Quando algo vai bem Ricardo, todo mundo quer ser o pai da criança!

    O problema do desemprego é mundial. As dificuldades na área da educação também inquietam países ditos de primeiro mundo, como temos observado nos noticiários.

    Penso que assim sendo, Ricardo todos nós, ao invés de cruzarmos os braços e criticar o governo, seria mais sensato se conjugássemos esforços com vistas a superar os obstáculos.

    Acredite se quizer, mas você não imagina o que os micro e os pequenos empresários estão pasando para manter viva as suas empresas, não é fpácil Ricardo, não é fácil.

    E você sabe qual a pior parte?

    É você olhar para os seus amigos e colaboradores. Jovens que um dia você escolheu e selecionou, muitos dos quais estão anos a fio ao seu lado mesmo diante da evidência da situação, e ter que escolher quem fica, é triste Ricardo é muito triste, e não há governo que dê jeito nisso!

    Nunca acreditei em político algum, são Gralhas falantes, e abutres a espreita, acredito nos homens de bem e em alguns empresários em particular, pois hoje já as grandes empresas adotaram esta filosofia patriarcal das pequenas, e algumas empresas, geridas por cidadãos conscientes, já estão contribuindo nesse sentido.

    Se não podem resolver todos os problemas, resolvem uma parcela significativa deles gerando emprêgos e criando oportunidades para que seus funcionários tenham acesso à instrução e a saúde.
    Hoje eu vejo com grata satisfação, muitas pessoas que diante do desemprego, conjugam esforços e abrem pequenas empresas para dividir os lucros. Que não é muito, dizem, mas dá para superar a crise.

    Médicos conscientes dos seus deveres de cidadão atendem um número de pessoas carentes por semana, sem acarretar prejuízos ao seu orçamento.

    Por estes dias teve um concurso poara médicos plantonistas aqui na nossa região, eram oferecidas 42 vagas com salários de R$ 1.200,00 mensais, por sei lá acho que 20 horas de trabalho semanais.

    Adivinhe quantos se inscreveram?

    Pasme amigo: Dois

    Ricardo, o ser humano prefere ficar parado, sem ter nada pra fazer, a ser solidário e altruísta,

    Mas e o juramento de Hipócrates?

    Bobagem, ninguém se importa com ninguém, isto é um fato, poucos são aqueles que seguem as palavras de Jesus, ou ainda de Ghandi que não era Cristão para não dizerem que sou carola ou coisa assim!

    Se, como cidadãos não podemos fazer nada individualmente, busquemos uma instituição filantrópica séria e ofertamos a nossa ajuda. E essa ajuda não é apenas financeira, mas de arregaçar as mangas e pôr mãos à obra.

    É novamente os caras que arregaçavam as mangas estão sendo mencionados, cadê eles?

    Se todos os profissionais estudaram em universidades públicas, de graça, resolvessem dar sua contribuição espontânea a benefício da sociedade em que vivem, em pouco tempo essa sociedade estaria modificada para melhor.

    Mas não Ricardop, eu e você sabemos como funcionam as coisas não é?

    Para que tudo isto aconteça, a sociedade depende de uma tomada de consciência por parte de cada indivíduo. Quando cada cidadão conjugar esforços para melhorar o mundo à sua volta, pensando no conjunto e não como um espectador passivo, a sociedade terá novos e belos espaços coloridos.

    E nessa sociedade o analfabetismo não terá vez.

    A saúde de cada um será preservada por todos.

    A educação terá primazia, uma vez que uma sociedade bem educada é melhor que uma outra bem instruída.

    E, por essas razões, a violência bateria em retirada, por falta de ambiente.

    A corrupção não encontraria campo para proliferar, por falta de corruptores.

    Você já imaginou o congresso nacional livre das ratazanas?

    Você já imaginou a gente livre dos corruptos e dos corruptores?

    Talvez Ricardo você diga que isso tudo não passa de utopia, mas só o será enquanto eu e você e todos nós continuarmos a criticar, de braços cruzados.

    Sinto verdadeiramente que mundo de hoje está bem melhor que o de antigamente na maioria dos aspectos.

    Hoje, grande parte dos países deixou de erguer fronteiras para optar pela aldeia global, estreitando relações.

    Foi formada atravéz da net, em espaços como o seu uma grande aldeia global, essa será a destinação da Terra renovada que os justos herdarão, no dizer de Jesus Cristo.

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

  205. Prezado jornalista
    Essa estoria de terceiro mandato é canto de sereia prá enganar trouxas.
    Afinal prá que terceiro mandato se vai dar Dima no primeiro turno!

  206. Pensei até em comentar algo, mas vendo a capacidade intelectual dos que aqui expressam sua opinião, me dá uma tristeza muito grande. O Brasil não tem nada de bom: educação, saúde, segurança pública, saneamento. Só tem um presidente que vive as custas de falácias e que nada faz por esse pais. Nem ele nem nenhum outro orgão público. E tanta gente boba e ingênua a apoiá-lo; aliás muitos são sabidos e aproveitadores. Pobre de nós!

  207. Boi noite Ricardo,parabéns pelo o comentário,esses que estiveram no poder e no comando do nosso país, durante décadas, séculos e que agora estão na oposição, só conseguiram provar um fato concreto, que não foram capases por não ter competencia ou por falta de responsabilidade fazer desse país uma grande nação, e os outros que passaram a ser oposição é por falta de grandesa política.um abraço

  208. Essa discussão de terceiro mandato é, na verdade, uma falsa discussão, já que o próprio Lula tem repetido reiteradamente que não seria candidato. Dito isso, é preciso acabar com essa histeria que acomete alguns de tentar desqualificar a discussão, sob o argumento de ser uma postura anti-democrática. O Verdadeiro problema se coloca na duração do mandato. Convenhamos que quatro anos é pouco para qualquer governante, até mesmo prefeitos. Mas será que oito anos é mesmo demais? Na França, que não é exatamente uma ditadura, o mandato do presidente é de sete anos, com direito a uma reeleição. Assim, dois mandatos franceses perfazem quatorze anos (mais do que três mandatos no Brasil). Se para eles não há nada de criminoso nem imoral em permanecer eventualmernte quatorze anos, por que deveria sê-lo para nós?

  209. Caro Kotscho,

    Infelizmente há muita especulação contra o governo, gerenciada pelos tucanos, em nossa mídia.
    Cabe ao leitor ter discernimento e saber avaliar o que realmente os números dizem.
    É uma pena que poucos consigam.

    Abraços.

  210. xééééé´ mais um que não não vai mais consegir dormir … esperando que volte aquela mamata que os ricos e poderosos de nome e engrvatados conseguiam ter neste pais … sem ter a minina responsabilidade com os que realmente trabalhavam de sol asol e não conseguiam desfrutar do progresso e das oportunidades que nosso grande Brasil ofereceu e vai continuar oferecendo a todos … O BRASIL UM PAIS DE TODOS..

  211. Sessenta por cento dos comentários aqui são prova do que o Kotscho escreveu : terceiro mandato é INTRIGA DA OPOSIÇÃO. Mais um casuísmo oportunista para descer o malho no Lula, que já declarou VÁRIAS vezes em público e para microfones de jornalistas – que escutam e lêem tão bem quanto eu e você – que NÃO QUER O TERCEIRO MANDATO. Mas os golpistas de palntão – todos anônimos, é claro – continuam fingindo que não ouviram. Dor de cotovelo é uma coisa muito chata, mesmo. Mas pelo menos tenham a decência de assinarem – agir nas sombras é um hábito feio e nem papai FHC gosta.

  212. Penso que o presidente Lula…..não vai aceitar…esse terceiro mandato…..pelo seu espírito democrático…….além do mais……não precisa……pois a Dilma……deverá derrotar o Serra……..

  213. Não apoio a tese do 3º mandato e acho que não passa de especulação criada pela própria incopetência da oposição que deu gás a essa fantasia que o povo emplacou e via dar 85% de favoráveis daquí 6 meses. O povo não saber votar foi um comentário postado anteriormente por alguém mal informado ou mal intensionado. como ironizou B.Bretch quando lhe disseram essa fraze que o povo não sabe escolher, ” ora que se troque o povo”. É para pensar mais um pouquinho Sr. Marco A. Agarie. Ah….!!! antes de você me estigmatizar, não sou petista.
    Parabéns RK pelo seu blog. Sua serenidade é o ponto alto. Abçs.

  214. Ora Wliton M.B, Renato, Valdemir Moraes, Andréa e etc, na época que o seu FHC inventou o reeleição vocês foram contras? Ou não era golpe? Vocês são muitos demagogos e estão morrendo de medo que o Lula dispute o terceiro mandato, pq vcs sabem se disputar o Serrinha nunca ganhará. By, By/ tucanos, demos e pps.

  215. RAUL JUNGMA PASSOU UMA TEMPORADA GASTANDO O DINHEIRO DA NAÇÃO,AFIRMANDO QUE A POUPnça iria ser confiscada,O POVO BRASILEIRO SOFRERIA UM SEGUNDO CONFISCO NAS SUAS CONTAS, CHEGANDO A AFIRMAR QUE SERIA NAS MESMAS PROPORÇOES DO PRESIDENTE COLO. ATÉ HOJE NADA ACONTECEU. DIANTE DOS FATOS OS BRASSILEIROS JA PODEM CHAMA-LO DE MENTIROSO E SOLICITAR DESSE MENTIROSO QUE DEVOLVA O DINHEIRO DESSA PROPAGANDA NEGATIVA CONTRA O GOVERNO COM SUA VERDADEIRA MARCA DE ENGANAR O POVO. AQUI FICA O MEU REPÚDIO A ESSE TIPO DE POLITICO.
    HELVIDIO

  216. NADA DE PSDB/DEMONIO/PT, O IDEAL SERIA TRAZER O AECIO PARA O PDT, COM CRISTOVÃO NÃO TINHA PRA NIGEM, POR SE TRATAR DE DOIS BRASILEIROS COMPETENTE, INTELIGENTE E SOBRE TUDO HONESTOS.
    HELVIDIO

  217. A loucura pelo poder é capaz de colocar em risco a vida de um pais, PSDB e outros fazem de tudo para desestabilizar o Brasil, o Lula ja disse que é contra três mandatos, pra que ficar com essa ladainha pra ver se atije o presidente, meu Deus jornalista tem que ter responsabilidade, vamos andar pra frente, preocupar com as pessoas.

  218. Taí, o nosso Presidente achou a formula dapopularidade e em consequência disso a razão para querer um 3º, 4º e quem sabe indefinidamente (como seus colegas ditadores da América do Sul)! Basta criar o Bolsa-Miséria, o Bolsa-Esmola e o Bolsa-Trapilho que será sempre reeleito. Não precisa construir mais hospitais nempronto-socorros, nem reformar estradas ou construir novos presídios. Parabéns Presidente!

  219. Sem duvida o governo, que tem a frente Lula é o melhor que já tivemos. Devemos ser justos. Claro que um 3º mandato não é bom para a nossa Democracia. Penso que o apoiaremos elegendo Dilma ou outro candidato indicado por LULA. Aproveito para parabenizá-lo.

  220. Quando a metade dos brasileiros aprovam um terceiro mandato, é sinal de que o povo brasileiro não gosta da Democracia. Quer mesmo é ditadura. E todos lembram o quanto é duro um regime ditatorial. O pior é que essa que estão querendo nos impor, é uma ditadura revanchista contra a outra anterior. E, como dizem os cariocas: “NA BRIGA DO MAR CONTRA AS PEDRAS, QUEM SOFRE SÃO OS CAMARÕES”. Os camarões no caso, é o povão, que é sempre usado para a instalação da ditadura e depois massacrado pelos ditadores. É lamentável disperdiçar uma democracia tão boa quanto a brasileira!

  221. Terceiro mandato nao deveria ser manchete, nem mesmo estar em discussao e isso vale pra voce.
    Nessa area nao se deve remar de acordo com a mare.

  222. O LULA DIZER QUE NÃO QUER UM TERCEIRO MANDATO SÓ ENGANA A QUEM ESTÁ MAL INFORMADO OU MAL INTENCIONADO. ELE NUNCA SABE DE NADA QUE O SEU GOVERNO FAZ. O QUE LULA FALA, NUNCA DEVE SER CONSIDERADO COMO COISA SÉRIA! ELE BRINCA MUITO! IMAGINEM NO CASO DO MENSALÃO, (NÃO SABIA) DO DOSSIER (NÃO SABIA) DA MAROLINHA E OUTRAS “COZITAS MAS”! TODOS OS OUTROS PRESIDENTES RESPONDERAM INTEGRALMENTE NOS CASOS OCORRIDOS NA SUA GESTÃO. O FERNANDO COLLOR FOI ATÉ CASSADO. PORQUE O LULA SEMPRE É PERDOADO? SERÁ QUE O CONSIDERAM COMO ALGUM IDIOTA? FALA O QUE QUER E QUANDO QUER E NINGUEM LEVA EM CONSUDERAÇÃO. QUE PRESIDENTE É ESSE?
    UMA COISA PODEMOS TER CERTEZA: ELE DETESTA OS APOSENTADOS. VETA TODAS AS LEIS APROVADAS NO CONGRESSO, QUE DÃO AUMENTO AOS APOSENTADOS

  223. Caro Ricardo
    Como é bom termos jornalistas como voce. E como é bom termos a internet pra poder conhecer as outras faces da noticia, escondidas por uma imprensa desonesta e comprometida com o pior da humanidade.
    Parabens pelo seu blog, e continua mandando brasa.

  224. PARA QUE DAR MAIS QUATRO ANOS A ESSE GOVERNO DE NADA?
    SÓ DIZ BOBAGENS!
    E O PIOR É QUE NINGUEM LIGA PARA O QUE ELE DIZ.
    É UM FANFARRÃO. QUE FAZ PALHAÇADAS NA HORAS DE SE FALAR SÉRIO! E OS BOBOS DELÍRAM!
    CADÊ AS TRES REFEIÇÕES DIÁRIAS DOS POBRES? ONDE TEMOS MUDANÇAS NA SAÚDE, NA EDUCAÇÃO, NA SEGURANÇA, NAS ESTRADAS QUE MORREM CENTENAS DE PESSOAS NOS FERIADOS? ONDE SE OLHA SÓ VEMOS DESTRUIÇÃO DO QUE OS OUTROS GOVERNOS DEIXARAM! UMA COISA QUE NUNCA VIMOS EM TODOS OS OUTROS GOVERNOS, DESDE OS TEMPOS DE CABRAL: É TANTA CORRUPÇÃO DENTRO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS.
    POR QUE MAIS QUATRO ANOS? OS PETRALHAS QUEREM ACABAR COM O QUE RESTA DA DESTRUIÇÃO DO PAIS E LEVAR OS BOLSOS CHEIOS!
    QUE ELEITORADO É ESSE? É BOM QUE SE TROQUE APENAS UMA LETRA DA MÍDIA:
    “BRASIL UM PAIS DE T O L O S!”

  225. Porque V. Senhoria não propõe abertamente rasgar a nossa Carta Magna? A sua colocação e apoio infeliz ao 3o. mandato é ridículo e mostra sua tendência parcial nos seus comentários..
    O senhor quer uma Ditadura?

    Vossa Senhoria como jornalista, e que tem o poder na força da caneta, não tem o direito de ser tão parcial nos seus comentários.
    Vamos preservar o pouco que resta da nossa Constiuição que é tão desrepeitada;

  226. Bem, eu nao concordo com o Terceiro mandato do Presidente e tambem acho dificil q essa “idéia” passa na Camara e no Senado.

    Agora, eu pergunto aos críticos ferrenhos do Presidente Lula: onde estavam vcs qndo o Presidente FHC empurrou goela a baixo, em nós brasileiros, a reeleição?

    A reeleição foi “ideia” da, hoje, oposição. Nunca concordei com ela. Como sabemos o Presidente nao vai aceitar o terceiro mandato mesmo sabendo q “teoricamente” o eleitorado o quer.

  227. Sabem aquela máxima que diz que uma mentira vira verdade quando repetida diversas vezes, pois é … o Kotsho parece atender dissimuladamente (ou não !) aos anseios do partido dele com matérias assim que enfatizam as “tendências” (verdadeiras ? comprovadas ?) desse apoio à reeleição … absurdo … coisa de IMPRENCINHA mesmo !!! .. vejam, tem até jornalista-guerrilheiro-terrorista que virou ministro !!!

  228. para de encher a bola do Lula ,ele é o maior aproveitador que já existiu na historia desse pais deveriamos ter vergonha do governo mais corrupto que tivemos … toda a gang esta nadando na nossa grana … é uma farra só … pagamos com nosso salario ate a semana passada para nossos deputados e senadores e familias e amigos , e amantes e etç… com impostos , as passagens as roupas , a casa , os carros os mordomos e todas as mordomias possiveis…e pensar que mal posso ter uma faxineira… vamos fazer alguma coisa meu povo…

  229. E como já dizia o velho Ruy Barbosa:

    “HÁ TANTOS BURROS MANDANDO EM HOMENS DE INTELIGÊNCIA, QUE ÀS VEZES PENSO QUE BURRICE É CIÊNCIA.”

    3o Mandato??? Aí o Brasil afunda de vez!!!! Esses safados vivem da sêca, da fome, da miséria humana!!! Tudo é “estado de emergência”!!! Dinheiro fácil, né?
    Morra Odoricoooooooo!!!

  230. Lula diz que não quer, ainda confiando que Dilma não passará dessa pra outra. Mas duvido que o molusco não mude de opinião, caso sua candidata não possa se candidatar em 2010! Só que não vai adiantar, Lula. Golpe contra nós não!

  231. Peço perdão a voce Kotscho, mas essa sua questão…

    “Ou alguém honestamente pode imaginar que a oposição está mesmo interessada em investigar a administração da Petrobras para melhorar o desempenho da empresa e que ainda haveria tempo útil para alterar a lei permitindo a re-eleição do presidente Lula?”

    …tem uma resposta tão obvia que não seria motivos para qualquer comentário, a não ser pelo fato que o PT usou essa mesma estratéria a sua vida inteira e não me lembro de voce ter feito qualquer ressalva em seu comentário.
    abraços.

  232. Precisamos acabar urgentemente com essa pratica do jornalismo de servir de lançador de “balões de ensaio”.
    1)Se o presidente atual possui 84% de aprovação popular é lógico que a maioria vai querer sua continuidade. Como 49% é contra, ou a pesquisa anterior, ou esta, uma das duas, É ENCOMENDADA.
    2)De minha parte, sou totalmente contrario. Estou aguardando a historia mostrar-me UM PRESIDENTE. O Brasil, possuindo os recursos que possui e, nas mãos do penultimo o maximo que cresceu foi 5.9% e nas mãos do atual 3% (nem chegando) eu seria um perfeito imbecil para dar-lhes aprovação.
    3)D.Pedro II governou o Brasil por aproximadamente 70 anos.Não se soube que parentes compraram fazendas, não deixou parentes em cargos pubilcos ganhando sem trabalhar, em frentou 03 guerras. Deixou o Pais com a terceira Armada mundial, o dinheiro mais forte do mundo e injustamente expulso do Brasil ao chegar a França, declinou do palácio que ganhou, em troca de uma moradia humilde POR NÃO TER DINHEIRO PARA MANTER UM PALÁCIO. Os incultos do Brasil, a começar pelo atual síndico, precisam estudar um pouca da nossa historia para pararem de falar asneiras em publico. Pior quando o público são chefes de Estados como o da Turquia.

  233. parabens pelo comentario. ao qualificar o sr. dep. jacksom barreto de inexpressivo… ele deveria se preoculpar com os problemas do estado de sergiipe, que são muitos e graves. deve o sr. jacksom barreto deixar de mentir para o eleitor e o eleitor deixar de votar neste cidadão. sergipe vive um momento horrivel em governabilidade. tudo aqui neste estado piorou com o governo deda, valadares, jackson e lula. o sr. lula, já deu o que tinha de dá. FORA TURMA DO PT, PMDB,PCDOB,PP, P PESTE. O povo brasileiro precisa ter mais senso de analize na hora de votar. LULA, FHC, J.SERRA, CIRO, todos devem perder as eleiçoes. é hora de gente nova. porque não o AÉCIO ? de qualquer maneira ou jeito? viva a democracia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  234. Olha, disseram que tinham medo do governo Lula… o salário mínimo era de R$ 211,00, hoje é de R$ 460,00 com promessa de aumento, o que é muito justo. O preço dos combustíveis hoje é estável e se o preço ainda é alto foram outros governos que o aumentarm tanto. Os salários de todos os servidores públicos tiveram boas reposições no governo Lula. O pagamento da dívida externa foi feito e adeus FMI. O governo Lula fez diversas intervenções em favor do povo, tais como abrir mão de impostos, o que facilitou que muita gente mesmo adquirisse veículos e também eletrodomésticos. O governo Lula tem sido sensível para com o povo e seu trabalho na área social é muito grande. Acho o governo Lula muito humano e sensível aos problemas populares.

  235. Não se devia nem comentar terceiro mandato em nosso país, mesmo que o Presidente quisesse. Ou temos um Constituição forte e perene, que não muda para atender interesse de A ou B, ou não temos uma democracia, mesmo quando o povo, que em sua grande maioria, não entende a diferença entre democracia e ditadura, aprova a mudança.

  236. # 31/05/2009 – 12:02 Enviado por: Victor
    Não sei quanto à vocês, mas eu NUNCA fui entrevistado em qualquer pesquisa de opinião, de qualquer tipo e também não conheço sequer UMA pessoa que foi.”

    Eu também mas, igualmente, nunca acertei na loteria e há quem acerta!

  237. Caro Sr. Ricardo, sou absolutamente contra um terceiro mandato, para quem quer que seja – assim dita a Constituicao a que todos devemos nos curvar.
    Entretanto, sou tambem absolutamente contra a devolucao do Pais ao absurdo descalabro em que viviamos nos governos anteriores.
    Entao, apos experimentarmos os milagres de nos livrarmos da impagavel divida externa (parece que o povo ja se esqueceu, ou a midia nao lhe informou a respeito da divida, de que ela era dita impagavel – ele tem memoria curta); passarmos de clientes humilhados do FMI a seus credores; depois de um periodo de apagao eletrico, estarmos construindo e pondo a construir, dezenas de usinas hidreletricas pelo Brasil afora, conforme nossa verdadeira vocacao eletrica (em contraste com a negociata de criacao de usinas a oleo, a carvao, a gas… com que nos penduraram em contratos internacionais esburios e nocivos ao Pais na administracao anterior); tambem depois de multiplicarmos varias vezes a malha ferroviaria do Pais, comecando a construir estradas de ferro de Norte a Sul e uma de Leste a Oeste, ligando os Oceanos Atlantico e Pacifico (aquela que o Jornal Nacional disse que o Lula foi dar de presente a um pais vizinho, quando o BNDES decidiu financiar a parte pertencente aquele pais); com a exuberante transposicao do Rio Sao Francisco para desenvolver de vez o Nordeste brasileiro, aquele sonho velho da Nacao brasileira; apos a colocacao do Brasil no cenario mundial como se fez, com risco Pais >2500 antes e <300 hoje, titulos do tesouro negociados com 125% do valor de face, contra 65% no governo anterior; apos a construcao de centenas de escolas profissionalizantes e dezenas de campi universitarios para a Universidade Federal; depois do milagre da melhora da distribuicao de renda no Pais; da enxurrada de construcao e de credito imobiliario; apos todo o respeito construido internacionalmente; a construcao de imensa reserva de dinheiro (em contraste com a divida que assumiu com o mandato); toda a seguranca com que passamos pela maior crise do Planeta; depois de toda a reestruturacao do Exercito, da Marinha e da Aeronautica… e por ai vai…
    Depois disso tudo, Sr. Ricardo, o Presidente Lula ainda nao tem o menor direito a um terceiro mandato; porem, para que isso tudo continue, o Presidente Lula tambem nao tem o direito de simplesmente se afastar. Ele tem, isto sim, a obrigacao de apresentar uma chapa imbativel e que de continuidade a tudo o que temos agora: seja Dilma Roussef ou Ciro Gomes para Presidente (nao importa tanto) e, sem a menor duvida, Luis Inacio Lula da Silva candidato obrigatorio a Vice-Presidente.
    Este e o unico meio de se levar o Brasil de vez ao seu grande destino.

  238. Enfim, um governo desses ter tanta aprovação depois de tantos escândalos , tanta corrupção e com todos absolvidos é vergonhoso a qualquer um, apesar de toda humilhação que nossos governantes nos fazem passar a minha vergonha maior esta nos próprios brasileiros que aprovam esse governo e lutam para manter a troco de migalhas.

    Seja PT ou PSDB nas proximas eleições o brasileiro só vai perder e dar continuidade a corrupção por mais 4 anos.

  239. Putz, não acredito como míseros 20% de imbecís que ainda são contra a vontade de 80% da população brasileira podem falar tanta asneira na internet. Esses são os canalhas que lucravam durante o governo FHC com a entrega das empresas públicas para eles a preço de banana, como FHC fez com a vale e estava fazendo a Petrobras e o BB darem prejuízos atrás de prejuízos para entrega-los a preço de banana para essa corja. Militares, cadê vcs? Fuzilem de uma vez essa corja antinacionalista, que não vão fazer falta ao nosso Brasil.
    São 20% de vermes que viviam de sugar o sangue do povo brasileiro, durante a ditadura FHC, onde a polícia federal não tinha liberdade de trabalhar, e por isso não podia investigar o próprio governo FHC, que foi mais podre que o do Collor, que ao contrário do que a imprensa prega, para nos deixar “contentes”, não foi retirado pelo povo, e sim por essa cambada de congressistas corruptos que hoje vivem na imprensa com as suas maracutaias expostas e dizem que não estão nem aí!!!
    Viva não só um terceiro, mas um quarto, quinto e sexto ,mandato para o Lula, pois ele é competente e deve ficar!

  240. Acorda povo!!!A educação está uma m….a sáude outra m….o preço dos alimentos triplicou…..a roubalheira continua comendo solta….Mas, vcs só pensam em futebol e carnaval…….

    Os políticos , cancerosos(Dilma, José de Alencar e Roseana Sarney) recebendo tratamento de terceiro mundo, as nossas custas e fingindo que estao trabalhando .E o povo ainda elogia eles,falando que eles são guerreiro,s que vão se curar!Podem até se curar porque são políticos, se fossem pobres já tinham morrido há muito tempo.
    E o povo que paga impostos ,morrendo nas filas de hospital!
    Na minha cidade os pobres coitados pagam 40 reais aos médicos do SUS quando estão doentes e precisam de uma consulta!Senão pagar só é atendido daqui a TRES MESES!
    A minha faxineira por lei, tem direito a ligadura de trompas, de graça ,pela idade e pelo número de filhos que já tem!
    Mas essa lei é só no papel!
    Tive que fazer uma lista para angariar fundos com meus amigos e com os amigos dela para ela ligar as trompas pelo SUS,teve que pagar 1.200,00 reais e ela ganha 400,00 reais por mes! Isso é revoltante!
    E todo mundo que está tudo ótimo !!!!E querer que essa situação continue!
    Eta povo alienado!!!!

  241. Parabéns, Egomet, por seu comentário. E aos cabeças de pedra de plantão, um lembrete : segundo mandato de Lula? Obra de Fernando Henrique!

  242. A pergunta do final do comentário é descabida. Sua conclusão
    é subjetiva.
    O papel da oposição é fazer oposição…
    O PT sempre foi louco por uma CPI ou o senhor não está
    lembrado ?
    Quem não deve não teme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *