Caça aos fumantes convoca dedo-duros

Caça aos fumantes convoca dedo-duros

Que maravilha! Está oficialmente aberta a temporada de caça aos fumantes. A lei antifumo do governo Serra só entrará em vigor no próximo dia 7 de agosto, mas quem não tiver mais nada para fazer pode desde já pegar em armas e se alistar na grande cruzada contra o cigarro.

“Governo Serra vai estimular `dedo-duro´na lei antifumo”, diz o título do caderno Cotidiano da Folha de domingo, acrescentando logo abaixo: “Clientes poderão enviar até fotos para denunciar desrespeito à legislação”.

Comandante-em-chefe das forças da lei, o secretário da Justiça, Luiz Antonio Marrey, dá a senha _ “serão admitidos todos os meios de prova lícitos em direito” _  e convoca suas tropas:

“É importante que as pessoas defendam os seus direitos e exijam que ninguém fume em locais fechados”.

Como se fosse necessária uma convocação oficial… Assim que começou o debate sobre a lei antifumo, vários leitores do Balaio e de outros blogs e publicações já se ofereceram como voluntários para esta guerra sem quartel.

Posso imaginar a cena: milhares de cruzados antifumo percorrendo os bares e restaurantes da cidade, celulares em punho, prontos para flagrar os contraventores, dedar os estabelecimentos e chamar a polícia.

Já que todos os nossos problemas de segurança pública estão resolvidos, deixando os policiais à disposição para defender a lei antifumo, e o ar que respiramos em São Paulo está que é uma pureza só, o inimigo público número um a ser atacado passa a ser o cigarro.

Quer dizer, começa com o cigarro, mas em pouco tempo as tropas do dr. Marrey poderão ser empregadas também em outros combates. Hoje mesmo, no Painel do Leitor da mesma Folha já temos uma pista sobre o que nos aguarda.

O leitor Ricardo Marques (São Paulo, SP) indaga: “Será que a próxima medida será podermos fotografar os motoqueiros que trafegam na calçada para `fugir´dos automóveis parados no farol?”

Por que não? Uma vez nas ruas, as tropas de dedo-duros poderão também fotografar carros furando o farol vermelho, os buracos nas ruas, o lixo não recolhido nas calçadas, maridos traindo suas mulheres e vice-versa, tipos suspeitos em frente às lojas, táxis clandestinos, ambulantes sem licença com produtos paraguaios, estudantes matando aula, colegas de trabalho indo ao cinema na sessão da tarde, funcionários públicos usando o carro oficial para passear, desafetos em geral mijando fora do penico, falhas na iluminação pública, porteiros dormindo na guarita dos prédios, cachorros vadios cagando onde não devem _ não faltará serviço, com certeza.

Convido os leitores a completarem a lista dando novas tarefas aos dedo-duros. Em breve, quem sabe, poderão se esquecer até dos fumantes. E São Paulo se transformará num imenso arraial da delação, com todo mundo dedando todo mundo até que o último santo possa assumir o poder.       

 

 

 

  

287 thoughts on “Caça aos fumantes convoca dedo-duros

  1. que tal dedar tambem o roubo dos politicos? sera que terias pena a estes fdp? não né?
    sou fumante nao sou traficante usuaria de drogas tem que ver isto que ja virou epidemia
    cade a lei é proibido politico roubar????
    o serra que va se arder no marmore do inferno

  2. A alegação da base governista para defender a lei é dei que o Governo tem o dever de “zelar” pela saúde da população.Acredito que o próximo passo será proibir o torresmo,a feijoada e fast foode,pois afinal de contas estes também fazem mal a saúde.

    Essa lei é arbitrária e inconstitucional.Um fumante,que deseja abrir um bar só para fumantes,com funcionários fumantes não o poderá fazer.

    Abs

  3. temos que se preucupar com coisas que realmente faz diferença para o povo e não essa lei babaca do Serra.
    QUERO VER BANDIDO NA CADEIA>e não essa lei tonta que não traz nada para quem realmente depende do governo .

  4. Mas pior é q está certo isso, tem q denunciar mesmo, fumante acha q todo mundo é obrigado a respirar aquela fumaça nojenta, tinha é q proibir cigarro de vez

  5. ………………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………Na Môsca,
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………………….Kotcsho…!
    ………………………………………………………………………………………………………..
    …………………..ahahahahaahahahahahahahahahahah,…………………
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………………..Parabéns…!
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………O zé pedágio,…..e o PIG,…………
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……………………………..SÃO NÓSSAS,……. METÁSTASES.
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ……………….O problema,…..é que eles se alimentam entre,…..SÍ,
    ……………………………………………………………………………………………………….
    …………………………………..COM A NÓSSA,… GRANA.
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………

  6. Se o governo quer zelar pela saúde da população, poderia começar por melhorar o atendimento nos hospitais públicos e coisas dessas…. o que mais vão proibir?? além daquilo tudo que o cotidiano já nos proibe por ineficiência do governo.
    É difícil compreender que, com tantos problemas sérios, essa gente esteja arranjando mais maneiras de ferrar com a liberdade que ainda resta aos cidadãos

  7. Com a falta de competências em identificar prioridades vem isso.
    Se bobear, esse xarope junto com o prefeito que não têm mulher. Irão querer determinar futuramente quantas vezes se poderá fazer sexo na semana. É ridículo…e ainda sonha em ser presidente ??? Não votei neles e nem votaria.

  8. Houve uma época em que o cigarro era permitido até dentro de hospitais, ônibus e aviôes. Criou-se uma lei federal que proibiu o fumo nesses lugares e com o tempo todos a acataram.
    Também é proibido fumar dentro de elevadores mas isso não é necessáriamente obedecido a não ser que algum cidadão incomodado entregue o inescrupuloso ao síndico do prédio que deverá tomar as providência.
    Esta é mais uma lei que para “pegar” depende de um empurrão inicial e a fiscalização parece que deve dar essa alavancada de início. Com o tempo os fumantes se conformarão e aceitarão as regras. Foi assim com o cinto de segurança e assim será com outras normas que ajudem a romper com certos vícios de conduta.

  9. Denunciar fumante?prá isso vai aparecer muita gente,agora denunciar o traficante vizinho,o pédofilo,o bandido,o politico safado,o vizinho espancador,o policial corrupto…duvido.

  10. Não sou fumante,
    mas acho que existem coisas mais importantes par a sociedade se importar…..crianças passando fome(vamos fiscalizar, denunciar e o governo vai lá e resolve.); transito caótico(vamos fiscalizar, denunciar e o governo vai lá e resolve.); atendimento ao público no sistema de saúde(vamos fiscalizar, denunciar e o governo vai lá e resolve.); falta de investimento na educação(vamos fiscalizar, denunciar e o governo vai lá e resolve.)………..uffffff…. dá pra elencar uma página inteira…..

  11. Eu tenho certeza q se houvesse bares SÓ PARA FUMANTES os que não fumam iriam pra lá..pq com certeza seria os mais animados e alguém duvida disso??
    Eu sou uma ex fumante e nem por isso aceito essa proibição rídicula, fico ao lado de fumante e não me incomodo por isso.
    Poderiam fechar os bares, restaurantes deixar todo mundo desempregado aí todos ficarão sem dinheiro pra comprar cigarros e ficariam em casa sem incomodar aqueles q realmente querem se divertir.
    Chega de hipocresia dos Anti Fumantes!!!

  12. Falem bem ou mal, mas falem de mim”
    Bem se pode atribui ao José Serra.

    Desde já: Não sou fumante.

    Será que o Serra, pessoalmente, sem aparato, vai passar por algum boteco da periferia, desses lugares que nem a polícia tem coragem de transitar, e mandar alguém apagar o cigarro? Ou vai fazer isso na região dos Jardins só por que aí dá Ibope e todo mundo é frouxo e não lhe dá um murro na cara?
    Nada disso, quem vai fiscalizar é a dono do boteco, que se dane se ele levar um tiro de um nóia qualquer.
    E quanto aos “fiscais do Serra” estarão aos montes, escondidos nas moitas para dedar o dono do boteco. Se existir um traficante vizinho, de algum desses “fiscais”, duvido que tenham a mesma coragem, que demonstrarão, em dedar um fumante.
    Pimenta no…olho do outro é refresco

  13. O Serra está certo. Basta desse povo mal educado que fuma e nao se importa com quem está ao lado.
    A estratégia p/ desqualificar a lei deste articulista é risível.
    Segundo ele enquanto os roubos, latrocínios e demais crimes não acabarem não se pode barrar o fumo.
    É um pensamento digno de quem pertence as hostes petistas.
    Coerencia não lhe falta caro articulista.

  14. Será que este cara, o Zé Sabugo Liso Serra, vendo o seu sonho, e nosso pesadelo, de ser presidente, virando “fumaça de cigarro” não lhe “endoidou” não ?
    Voces não teem notado que ele tá, assim, com aquela expressão de amalucado ?
    Tem algum psiquiatra aí, para nos passar o seu parecer ?
    Por mim o Zé tá doido.
    Câncer até que tem cura, doidura não.
    Cadê o PIG pra manchetar: ZÉ SERRA TÁ DOIDO !!!

  15. Daqui a pouco, vão proibir de tomar cerveja em bares e restaurantes. Afinal , o governo tem de zelar pela saúde e bem estar da sociedade.

    FALSA DEMOCRACIA HIPÓCRITA!

  16. Bom dia!
    Depois de 38 anos fumando, faz 15 dias que não fumo mais, Depois de varias tentativas sem sucesso, podem ter certeza, que desta vez me livro dele. Mas independente disto, sou da opinião que o Direito de um termina quando começa o do outro. Isto é Democrático? Não gosto nem de imaginar um Serra Presidente.
    Lembram para onde êle foi quando os traficantes invadiram São Paulo?(Fugiu!!), só voltou depois que a poeira baixou(Borrão!!).
    Como não são capazes de combater os traficantes,(que infelizmente estão deitando e rolando), vamos pra cima dos Fumantes, não são perigosos como os bandidos.
    Vão procurar a Decência que perderam à muito.

  17. no começo coitado dos fumantes e comerciantes sofrerao mas
    em pouco tempo isso ACABA, como a lei “visite nossa cozinha”
    alguem lembra??
    valter

  18. O ultimo acerto do SERRA foi há oito ou mais anos quando inventou a quebra de patentes dos remedios. Dali em diante a unica alternativa dele foi criar pedagios . conclusão o homem não tem imaginação para criar novas alternativas. Coitado do Brasil se ele for eleito.

  19. nao seria mais facil proibir a venda de cigarro, e como os radares de velocidade, se a velocidade maxima em estradas brasileiras e de 120KM, porque fazer um carro que ande a 200Km, so fabriquem carros que andem no maximo a 120KM, e mais facil proibir e lidar com os pobres

  20. Essa lei ainda vai encher muito a paciência – pra não falar o saco, pois acho de mau gosto usar palavras desse tipo.

    Sou contra todo e qualquer radicalismo, e essa onda de “dedodurismo” é a extrema da falta do que fazer…

    Mas – sempre tem um “mas”, quem alega que DEVEM ser proibídos o torresmo, a feijoada (e cia ltda), faça-me o favor… quando VOCÊ ingere os alimentos/bebidas/etc não afeta de forma DIRETA outra pessoa, exatamente o oposto do cigarro…

    Bom senso deveria vir de fábrica, infelizmente é opcional.

  21. Não vejo nada de mais…. é uma lei, deve ser cumprida. Vamos deixar de ser hipócritas…. Sou ex-fumante, parei por motivo de saúde (era parar ou morrer….) Uma vez acendí um cigarro num vôo para Miami (são mais de 10 horas de vôo…) porque tava doido pra dar uns tragos….. fui lá pro fundão…. onde não tinha ninguém perto…. um Americano que passou pra ir no banheiro viu a fumaça e sentiu o cheiro…. foi direto contar para uma aeromoça, que gentilmente me pediu pra apagar o maldito…. o que fiz imediatamente junto com um monte de desculpas (fiquei super envergonhado….). O cara tava errado em me delatar???

    Eu faria o mesmo….

  22. O sr. governador José Serra chama a todos os paulistas e paulistanos de idiotas na cara dura! Pior é que estão todos achando o máximo a “lei” que esse sr. criou! A discussão sobre a maravilhosa lei e a “grande” preocupação” com a “saúde” de quem não fuma (sim, pq a saúde da população em geral nos hospitais públicos não é relevante!) só serve prá encobrir tudo o que de errado existe neste estado e que o governo simplesmente ignora! Sem contar que o “grande” governador vem se mostrando um DITADOR em potencial com os aplausos da população e da mídia! Pior de tudo, é um presidenciável!!!!!

  23. bom dia kotscho,seja bem vindo no nosso balaio(seu balaio).

    o serra precisa vigiar os hospitais publicos desta cidade, que e uma vergonha,doente em fila de pronto socorro para ser atendido morrem por falta de atendimento,quantas vezes ja vimos noticias sobre este tipo de caso.

  24. Prezado xará:uma coisa não inviabiliza a outra. O fato de termos um ar poluído e altos índices de criminalidade não significa que tenhamos que deixar de lado a fiscalização de delitos considerados “menores”. Devemos é exigir dos governos igual rigor no combate à todas as formas de infringir a lei.
    Quanto aos “dedos-duros”, admito que é uma situação chata, mas é aquela velha história: depois de décadas aguentando a arrogância dos fumantes, o “troco” acaba vindo com tudo…

  25. Isso me lembra a historinha das “Fiscais do Sarney”, brilhantemente satirizadas pelo Jô Soares nos anos 80.

    Pra mim, tudo isso soa como meio ridículo, uma grande cortina de fumaça pra encobrir as responsabilidades estatais – leia-se Petrobras – na questão da poluição do ar, exatamente como na época do Sarney, em que se responsabilizava os empresários pela inflação. Claro que todo mundo descobriu logo que a história não era bem aquela…

  26. Essa Lei tem que pegar sim… não é possivel continuarmos a conviver com esses maus educados, viciados, sem compostura, sem paladar. Para esses imbecis, toda comida ten o mesmo sabor, o do cigarro pois não conseguem distnguir um do outro e, o pior, acha que devemos engolir essa sugeira toda goela a baixo mesmo no momento mais sagrado, o de podermos saborear um bom prato sem aquela imundisse, fétrida, nogenta, em cima de nossa comida e engolirmos fumaça junto com o nosso prato em um ambiente que escolhemos para saborea-los.
    Que viciados dessa nojeira, vão fumar dentro de suas casas, onde lá nunca entrarei, boa viagem seus porcos.

  27. Concordo que as pessoas devem ter o direito de comprar câncer em maço e se matar sozinha, mas pra isso deve fumar trancados dentro de casa, porque a partir do momento que se fuma em local publico, está matando as outras pessoas tb!

  28. É trtiste, mas é verdade. Vocês ainda não entenderam a do José Serra (que poderia ser qualquer outro político). Ele(s) está se lixando para acabafr com os fumantes ou coisa parecida…a grande tacada é arranjar votos, É claro que algúem fumando ao nosso lado incomoda. A tendência é a dos não fumantes acharem correto e aderirem criando a nação dos dedo-duros, e, passo seguinte votarem no homem. Projeto estapafúrdio existe para arranjar votos ou para esconder alguma sujeira.
    Ainda acredito no Brasil

  29. deviamos consultar nossos congressistas,especialmente os apoiadores do gov.serra,se eles estão dispostos a entrar com um projeto de lei para impedir a fabricação de cigarros no brasil.penso que isto sim seria uma medida seria.

  30. O cigarro é um toxico de extrema atuação no sistema nervoso, onde o fumante desavisado cai na arapuca da droga…começa esporádicamente a fumar escondido, até que perde a timidez e acaba por não apenas fumar em público mas se sentir confiante no ato, finalmente a droga lhe domina e de esporádico o vício se torna necessidade…quando a entoxicação chega a níveis severos, o viciado passa a exalar o cheiro e ter pigmentados em seus dedos a substância, que ao serem reduzidos os níveis provoca no organismo reações de alteração no temperamento, sudorese, impaciencia, irritabilidade…etc. etc etc….o cigarro precisa ser visto dentro de sua realidade e a proibição precisa joga-lo no seu lugar que é a ilicitude, pois somente faz mal a todos que convivem com ele, e ainda subjuga seus usuários ao ponto de não se importarem com a própria saúde e a dos demais.
    Espero ser entendido no meu raciocínio obvio.
    Abraços

  31. Uma correção…dedo duro é quem se infiltra ou atua junto sem cumplicidade, já os que denunciam os atos de terceiros ao se sentirem prejudicados são na verdade cidadãos conscientes exercendo seu direito de defesa….huahuahuahuahuaa… 😛

  32. Se todo cidadão pudesse, por exemplo, filmar um carro estacionado logo ao lado de uma placa de proibido estacionar durante 30 minutos, enviar este video para o DETRAN e ganhar 25% de comissão sobre a multa quando o Estado a recebesse, acabariamos com os malandros do transito e diminuiriamos o número de desempregados neste país.

  33. E falando nisso, concordo plenamente com todas as outras denuncias, porque a coisa esta tão bandeira, a cara de pau está tão explícita que todo mundo comete seus abusos, constrangem ou prejudicam os outros, batem os obros e fazem de conta que é tudo normal, um cigarrinho aqui, ali uma marijuana, no outro bar uma carreirinha de coca, nas estradas umas pinguinha com anfetaminas, nas raves os ecstasyes, espalhando mundo a fora as pequenas formas de tornar tudo num inferno só…principalmente quando tudo acaba se juntando em prol do ‘mau comum’…fui.

  34. Não seria de todo mal que esse pessoal dominado, conduzido, encabrestado, dependente da indústria do cigarro respondessem pela imensa nuvem tóxica que produzem, principalmente em locais confinados.

    Muitas das pessoas não dependentes estão fartas de chegarem em casa com a roupa cheirando a cigarro.
    Quem não fuma sabe o horror que é isso. É insuportável.

    Você sai de casa perfumado e volta defumado.

    Para ilustrar, haverá uma outra situação, e isso garanto que vai acontecer, é que uma mãe, principalmente nessa época de frio, vai chegar com seu filho em uma unidade hospitalar procurando atendimento contra essas doenças respiratórias, e não conseguirá atendimento pois um leito estará ocupado por um cidadão debilitado pelo uso do tabaco.
    Não é ficção, aconteceu e vai acontecer.

    E ainda, quantas crianças que precisaram de uma internação de urgência e não conseguiram um leito, e nestes leitos ocupados estavam os fumantes, os motoqueiros que furam o sinal, o motorista que bebe e pega no volante.

    O povo bebe pra comemorar ou pra esquecer?
    O povo fuma em protesto a poluição de São Paulo?

    Já vi gente numa padaria, comprar um maço de cigarro e reclamar do preço de um litro de leite.

    Quanto custa o cigarro para quem fuma? E quanto custa o cigarro para o Estado?
    Quanto custa um litro de pinga ?

    Quanto custou isso tudo para àquela mãe?

    Os planos de saúde deveriam levar em conta se o cidadão não é dependente do cigarro.
    Quem não fuma deve pagar menos.

    E custa acreditar que tem gente que não acredita.

    Se passar um cabra tragando perto de mim vai responder, e se tiver com camisa vermelha vai direto pro Doi-Cod.
    Prendo e arrebento

  35. É curioso a maneria de pensar dos políticos.Proibir a fabricação de cigarros,uma das maiores fontes de impostos dos governos eles não proibem.Mas proibir o direito individual dos contribuintes ai pode .

  36. Andrea 10:53, vc até pode, desde que não dê despesa para terceiros. Já viu alguém numa sessão de quimioterapia? Vale a pena.

    Quanto ao Serra, ele andou fumando alguma coisa? Se alguém vir, tirem foto. Deve ser “daquele” proibido…..

  37. To achando ótimo, Sao Paulo, também conhecida como o berco dos conservadores, agora será também a meca dos dedos duro! Êee terra boa, tô adorando.

  38. A que ponto chega o rídiculo!. Questão de educação não fumar em restaurantes, ônibus, lugares fechados. Realmente devemos respeitar o próximo. Agora, pago um alto imposto pelo meu direito de morrer aos poucos, respeito os não fumantes, mas ninguém respeita o meu de aturar bêbado, de respirar ar menos poluídos por causa de motores de carros, caminhões, indústrias poluentes etc… Nossa, parece aqueles vegetarianos que não comem carne pra não sentir culpa pela morte dos animais, ignorando toda uma cadeia alimentar que ele nunca dominará!

  39. O ZÉ SERRA TÁ DOIDO. Ninguém me prova o contrário
    Ei !!! Eziste aí uma quimioterapia pra doidura ? O que ? Num tem não ?…Meu Deus do céu !!!

  40. Alguém poderia por favor fazer uma lista de coisas erradas que o Serra fez e faz?
    Não a faço pq vou fumar um cigarrinho e tenho que “caboetar” meu vizinho, que constroi sem vizita do arquiteto e do engenheiro.
    Obrigada!

  41. Kotscho,

    Que exagero. Sou um não-fumante criado numa família de fumantes inventerados, e isso nunca fez com que eu me acostumasse com o ambiente repleto de fumaça de cigarro. O dano do cigarro deixa de ser uma escolha pessoal quando passa a prejudicar outras pessoas, tanto em termos de bem-estar quanto em relação à saúde.

    Quando um carro estaciona na saída da sua garagem, você não está no direito de chamar a CET para autuar o motorista e remover o veículo? Quando um estabelecimento não respeita as normas de emissão sonora, você não pode denunciar para o PSIU? Da mesma forma, você também terá o direito de denunciar o estabelecimento que não obedecer à legislação anti-fumo. O mérito da legislação em si nem cabe aqui.

    O que você defende é que o cidadão não tem o direito de fazer cumprir a lei quando seu descumprimento o prejudica? Ele deve observar apático? Da mesma forma que você leva seu ponto ao extremo, exemplificando uma sociedade vigiada, pode-se levar também ao outro lado: se ninguém pode “dedurar” nada, estão terminados os julgamentos que dependem de testemunhas, e podemos fechar o Disk-Denúncia. É isso?

    Equilíbrio. Em sua revolta contra o governo e contra a lei, está apelando para argumentos extremos que não condizem com a realidade. A lei deve ser cumprida. Só porque você acha que ela não tem mérito, não quer dizer que você pode descumpri-la descaradametne na frente de centenas de pessoas e esperar que a infração não tenha consequências. O descumprimento de qualquer lei deve ser denunciado.

  42. RK, dizem os advogados que, no Brasil, as leis se dividem em dois grandes grupos: as que pegam e as que não pegam.
    Nossos governantes, com interesses eleitorais, e sem carater de seriedade, usa e abusa da edição de leis, sem controle algum. Se pegar pegou; se não pegar, fica a fama de quem editou.
    Briga de galo até hoje é lembrada como lei do Janio;
    o Morrinho, (me recuso a chamar esta pessoa menor de Serra e só não chamo ele de Montinho pra não ser mal educado), quer ser lembrado pelo cigarro que nunca fumou, mas que faz bandeira da sua falta de seriedade administrativa.
    Uma pena, Morrinho até que começou como uma esperança e hoje começa a se transformar em pesadelo.
    Primeiro o cigarro e a convocação dos fiscais de plantão, tudo em prol do barulho, da confusão, do conflito. Fuma quem quer e ninguem tem nada com isso, basta como está, lugares separados para fumantes e não fumantes.
    A coisa tá pegando, mesmo não sendo agosto, mes normalmente agourento.
    Vinha descendo ontem a R Galvao Bueno e na outra calçada vinha descendo uma senhora com um carrinho de compras. Em sentindo contrário vinha um mendigo, blusa vermelha, meio cambaleante mas nao muito, fumando alegremente um cigarrinho.
    A mulher ao chegar perto do infeliz já foi exclamando: Porque o senhor está fumando? Saiba que isto faz muito mal a saude? O senhor está se matando… e por ai afora, aquela conversa que todo mundo ja conhece.
    O coitado parou respeitoso, como alguem que leva um pito da mae, ouviu em silencio e ficou até meio sem graça.
    A mulher continuou o seu caminho; ele continhuou o dele, deu uma resmungada e depois uma grande tragada… todo feliz.
    Um abraço K

  43. É assim que começa, Xará.
    Na sequência, os fumantes terão de portar uma esrela amarela (ou seria vermelha?) nas roupas.
    No capítulo seguinte, filhos denunciam os pais.
    No fim, seremos internados em campos de concentração.
    Na porta estará escrito: “O trabalho liberta do vício”.

    Saudações Atleticanas
    Ricardo Amaral

  44. Ontem, nos comentários da Revista da Folha, uma senhora que não fuma afirmou que não está preocupada com a saúde dos fumantes, mas com o dinheiro dos impostos que ela paga e que é usado para tratar câncer de pulmão, que segundo ela não tem cura.

    Imaginem o que esta pessoa será capaz de fazer se encontrar um fumante em algum bar?

  45. Poderiam fotografar as escolas públicas na periferia, a ótima estrutura educacional que são paulo tem. Poderiam fotografar os hospitais públicos, os postos de sáude e a efiencia no trato com as pessoas. Poderiam fotografar a segurança pública e mostrar como estamos bem amparados e protegidos. Poderiam fotografar a dignidade do povo paulistano no transporte público. Como tudo em São Paulo é tão maravilhoso , tão digno, tão certo. Poderiam fotografar todos os integrantes do PSDB e colocar no alto de todos os edificios e nós todos os dias deveriamos prostar diante deles e agradecer, Não obrigatoriedade, não. Isso seria por amor, seria pelo dever civico, pela liberdade que nós temos. Por jamais vivermos em uma administração facista. Poderiam fotografar o belo rosto do Sr. José Serra e a sua competencia e de todos os governates que há vinte anos adimistram a terceirização em são paulo e fazer botons em alguma empresa terceirizada por eles e distribuir e ai chamar os dedos duros, nossos queridos amigos para verificar se todos estamos usando , no peito e quando passassemos por eles bater a mão no peito e dizer “Ave Serra”

  46. Para colaborar leiam:
    MUDE SEU COSTUME (hábito) e TOME UMA ATITUDE:
    P A R E DE F U M A R!
    ATRASE a primeira fumada do dia 2(duas horas) por mês;
    Assim: Se você fuma já às 6,00horas, passe no 1º mês a fumar às 8,00horas; no 2º mês para as 10,00horas; no 3º as 12,00 e assim por diante. O restante do dia fume normal até que ao final da tabela.
    Faça uma tabela nomeando o mês que começou e horário e o mês previsto de tomar a atitude de Parar de Fumar.
    Fale sempre sem voz alta: EU NÃO FUMO.
    Assim estarás regravando o teu subconsciente.
    Come frutas, beba muita água e tome banho, diariamente, para desintoxicar-te gradativamente e não sofrer a Síndrome de Abstinência.
    Faça exercícios físicos com caminhadas respirando sempre profundamente.
    Volte a rezar, confie em Deus que irá ajudá-lo (a) para superar este vício canceroso.
    Pois é: Foi assim que deixei de fumar a 28 anos, porque o cigarro provocou em mim um derrame pulmonar HEMEPNEUMOTÓRAX. Foram três dias de UTI, 22 dias hospitalizado, 8 litros de sangue e 28 de soro + medicação, uma cirurgia pulmonar e 120 dias convalecente.

  47. Caro Kotsho, voce às vezes me parece tão reacionário, parece um extrema direito travestido.
    Já que se propoe a falar sobre direitos, deveria defender o direito de todos, minorias e maiorias, com preferencia pelas maiorias que não querem sentir o cheiro de fumaça em suas narinas, que não querem sair de recintos com suas roupas cheirando cigarro, que não querem ter que suportar o cinismo dos “fumo sim na tua cara e dai?”. Quanto a dedo-duros, concordo com voce, e vou mais longe, estamos na IDADE MÉDIA, e temos inquisitores em todos os lugares onde vamos, com seu dedo em riste, com sua “tolerancia zero”, contrários aos Habeas Corpus, contrarios à presunção de inocência e pedindo a cassação de magistrados que não fazem o que os Inquisitores querem.

  48. Caríssimos

    As prioridades de nosso país são um espanto!!! Tudo bem, fumar faz mal, vá lá… mas não é caso de cuidar de coisas mais importantes primeiro?!?!?!?!? Da educação, que em São Paulo não consegue nem garantir a segurança para os alunos e professores da rede pública dentro dos prédios das escolas… Da saúde, que consegue ser mais injusta que toda a injustiça social somada… Da segurança, que não dá conta de cuidar do mínimo que é de que nós, os cidadãos deste estado nem sequer podemos andar pelas ruas sem o medo de assalto… Que país é esse ? “Ah, mas fumar não pode”… e o resto, pode????

  49. Já fui fumante, sofri inumeras discriminação, tem que ter saco pra aguentar pessoas que falam tanta merda no seu ouvido.a
    No entanto deixei o vício por opção mesmo, não por causa de pessoas chatas que tem duas pernas e fica alí ao redor do fumante reclamando. O Mundo nejeto que vivemos. Tanta coisa pra proíbir, tipo desmatamento da amazonia, gas poluente destruindo a camada de ozonio, desigualdade social e o escambal e este aí que quer ser presidente proíbir que as pessoas com livre arbrio fume.
    Eu jamais votaria no Serra, mas ja nem é por este motivo, mas por ver nele uma incapacidade como homem do poder.

  50. Não estamos só ,diria o astronomo. Tambem quanto ao fumo,é a mesma coisa ,esta lei já vigora em varios cidades da Europa ,algumas com mais radicalismo .Então não adianta espernear,caso queira fumar ,se meta no teu quarto e morra de tanto fumar,e possivelmente matara sua familia tambem, e que o diabo o receba bem no meio daquela fumaça toda, la no inferno ai voce estara no paraiso.

  51. Já que é assim, vamos dedurar: pessoas vendendo balas e limpando para-brisas nos semáforos, crescimento de favelas, menores fumando crack e cheirando cola de sapateiro, carros caindo aos pedaços trafegando, pedintes nas ruas, batedores de carteira no centro de S. Paulo.
    Ronald

  52. Daqui a pouco nosso governo vai querer decidir quantas vezes podemos fazer sexo por dia, se ultrapassar o limite vc vai ter q pagar uma taxa, cada vez mais estamos caminhando para uma situação onde seremos marionetes dos que governam, ñ poderemos mais ter vontade propria, fazer oq queremos, e ainda sou obrigado a ouvir que teram outros idiotas (dedo-duros) que ajudarão o governo, q só nos fode, a nos controlar, mal sabe ele que provavelmente a proxima lei de controle q virá, poderá afeta-los tb. A solução e e sempre será a prevenção, e ñ a punição e o insentivo a discrimanação de pessoas que sofrem de um vicio ao qual muitas vezes ñ possuem controle, que entram por algumas fraquesas ocorridas em determinadas fazes de sua vida.

  53. Interessante, tanta polêmica por causa do cigarro, como se este fosse única causa dos problemas de saúde.
    sobre a poluição do ar quase nem tocam no assunto e ninguém proíbe as fabricas de pararem.
    Quanto às drogas pesadas tb. não vejo nenhuima ação de peso de nenhum governo.
    Porque ao invés de proibirem o cigarro não forçam as fabricantes a não colocarem tanta porcaria no fumo. Cigarro deveria ser puro fumo comoera antigamente.

  54. O nosso preconceito quanto ao dedurismo, nos faz compactuar com muitas coisas errada ,porque quem cala permite ,e ai vem os infratores a nos impor seus maus costumes . Na sua casa voce corrige o que seu filho faz de errado? Se não corrigir ,ele acaba impondo e fazendo o que bem entende. Não ouço ,não falo e não vejo ,estas são as leis de quem não quer se envolver .

  55. Oras, quem vai pagar o pato é o dono do comercio (que vai arcar com a multa), que talvez nem fume, só que se ele for pedir para o fumante respeitar, alem de perder o cliente, é capaz de apanhar

  56. Não é de meu feitio escrever em diário (Blog) porem depois deste comentário resolvi dizer algo sobre ao assunto.

    É direito do cidadão a prerrogativa de reivindicar o seu direito e o maior direito é o direito a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Quando o cidadão não exige seus direitos esta ameaçando do direito de todos. Neste caso não é uma caça ao fumante é sim lutar pelo direito democrático da vida pois, esta provado alem da poluição o fumo é causador de inúmeras doenças principalmente do aparelho respiratório no fumante ativo e passivo.
    Quando qualquer direito for ameaçado por indivíduos ou grupos não é uma questão de caça é sim um ato consciente de quem o faz. Se indivíduos ou grupos ferem meu ou nosso direito podemos reivindicar e exigir respeito a este direito. Ninguém tem o direito de ameaçar a vida ou tirar sua liberdade e aqueles que o fizer serão punidos de acordo com a lei isto vale para o cidadão, para grupo de cidadãos ou para os que gerem o estado principalmente os últimos que devem dar os exemplos.
    Dedo duro acontecia no tempo da ditadura onde as pessoa eram pressas e torturada por causa de suas idéias. Você acha que denunciar a farra no ar dos deputados e senadores é ser dedo duro ou denunciar um crime, roubo, desmatamento, poluição ou a falta de segurança, saúde e educação é ser dedo duro?
    Seu comentário é discriminatório e ante democrático pois, esta contra o direito das pessoas lutarem para preservar suas vidas.
    Sua escrita deu transparecer como uma apologia ao fumo e dar direito as pessoas ameaçarem a vida de outras pessoas.
    Dedo Duro contra a vida: Este comentário
    Você tem direito de fazê-lo e eu tenho o direito de discordar.

    Valmir Formiga

  57. Ahhh, já comprei uma linda farda para ser usada após o meu expediente normal, alcaguetando os fumantes de São Paulo. Só não acertei com o Serra o salário.
    Estou com um pouco de medo dessa minha atitude, pois já foi fundada a FCCA ( Fumantes do Comando de Caça aos Alcaguetas).
    A minha resposta ao Serra vai ser dada nas URNAS, pois são duas coisas que me dão muito prazer na vida: o TABACO em São Paulo e o TABACO na Bahia.

  58. Acho que existe coisas mais importante para o Sr governador do estado se preocupar. Acredito que ele esteja como a nossa justiça, se fazendo de cego.

  59. Essa tal de Sirlene (13:55) mostra como os fumantes são arrogantes: se a fumaça está incomodando, nós é que devemos sair de perto…

  60. Poderemos dedurar políticos do PT com dinheiro na cueca… passeando pelo Rio em domingos e feriados… pegando voos internacionais no Galeão… etc e tal

  61. Sou fumante, acho que tenho direiro de ir e vir, tem coisas mais importante para o governo se preocupar, como saude, escola, etc……………..

    Espero que os sindicatos dos bares e restaurantes consiga vencer mais essa etapa, pois vou fumar no meu carro, na minha casa, na minha mãe e irmãs e amigos e parentes.

  62. Kotscho
    Dá pra ver que voce é um FUMANTE RADICAL, ^vê apenas o seu proprio umbigo viciado. Não sou fumante, e não me considero radical. mas, que a fumacinha do cigarro incomoda…ah , isso incomoda!!!

  63. Acho uma tremenda hipocrisia; por que o Gov.Serra não cria um lobby para proibir a venda de cigarros?

    Não é possível que a industria do cigarro continue a sua produção/comercialização, o governo arrecadar/usufruir da bela receita gerada pelo imposto e o consumidor ser o tratado como “bandido”. Será que não tem alguma coisa errada?

    Eu também concordo que o todos tem o direito de não aspirar o ar poluente do cigarro mas, será que não temos alternativas para discutir a questão, já que a venda do produto é liberada?

    Sinceramente, estão tratando um assunto muito sério de uma forma leviana… não vai funcionar.

    Um assunto remete a outro pela similaridade; em entrevista sobre a proibição de venda de salgadinhos nas escolas, o Gov.Serra disse que acha a “coxinha” um horror!! será que daqui a pouco o Sec.Justiça vai pedir p/dedurar quem estiver comendo a iguaria?

    Obs: sou ex-fumante e nem gosto de coxinha.

  64. Mais uma lei besta. Quem vai fiscalizar esta burrice? Vão tirar os policiais do combate aos bandidos, para prender fumantes? Eu também já fui fumante. Se entro em um local que não me agrada, saio. Se vc entra em um banheiro sujo e fedorento, usa se quer; senão sai. Aquí no Paraná o filho do Stepano (Min. da Agricultura que prega o desmatamento) emplacou mais uma dessas leis burras, em que bares e restaurantes os guardanapos, canudos e palito de dentes, tem que estar embalados, individualmente, em sacos plásticos. Ótimo para aumentar custos e poluição de plásticos. Eu sugerí a êle que criasse uma lei, obrigando estes estabelecimentos, a por uma câmera no banheiro dos garçons e funcionários para verificar se êles lavam as mão após o uso. Irão verificar quem nem dez por cento faz isto. He,he,he,…..Poucos estabelecimentos estão respeitando esta lei, porque não tem quem fiscalize. Enquanto isto, 40% dos bares em Curitiba, cidade ecológica, não tem álvara de funcionamento. Se o ÁLVARA é a condição primeira para se abrir um estabelecimento comercial e não é fiscalizado por falta de fiscais, imagine o resto.
    E o Zé Funéreo Serrote, quer ser presidente da República? Se não tem fiscal para fiscalizar a Cartilha dos Palavrões, o mapa da América com dois Paraguaís, vai fiscalizar fumante?

  65. E o pessoal da maconha, do crac, da coca? Isso pode????
    Vai fiscalizar os planos de sáude que abusam do direito de nos extorquir Serra. Fumar não pode, tomar um copo de vinho e dirigir não pode. Só pode roubar, matar, estuprar. Eta POLÍTICOS ELEITOREIROS. HA! eu não fumo, antes que me cruxifiquem.

  66. Com certeza estarei dedurando todos que estiverem fumando em lugares fechados.
    A Lei anti fumo pegou na feridas dos fumantes.
    Ninguem merece ficar inalando a fumaça de um viciado em tabaco só porque este quer se acalmar ou mostrar para amigos que é sociavel e dierente.
    Desculpa-me se peguei na sua ferida.

  67. Eu aprovo a lei. Eu não sou fumante e atualmente sou obrigado a inalar o cheiro dos cigarros de fumantes. Se o fumante quiser, fume na sua própria residência ou na rua, em lugar aberto. Eu que não fumo tenho o direito de não ser incomodado pela fumaça alheia e, até correr o risco de ficar doente com a inalação indesejada. VIVA A LEI ANTI FUMO.

  68. Prazado Senhor,
    Gosto de seus artigos quando trata de asuntos brasileiros e do cotidiano.
    , mas…… quando se trata de politica é barra pesada.
    Tenho certeza que se essa lei fosse do GOVERNO LULA, voce não
    só estaria apoiando como uma grande lei para defesa da saude do povo, como publicaria artigos quase diarios para falar dos maleficios do fumo, e, como essa lei viria para ajudar
    no controle de se fumar em ambientes fechados.É isso aí.
    Atenciosamente,
    João Pedro
    Obs. Por favor desconsiderar a mensagem anterior.Estava com alguns erros de digitação.Obrigado

  69. O fumo “ativo ou pasivo” causa prejuízos incalculáveis aos cofres públicos e a nossa saúde.
    Sendo assim estamos inndo ao rumo da inédita proibição dessa droga.
    E quem não fuma como eu agradece, afinal eu me incomodo muito com a fumacinha dos outros, sem contar nos prejuízos que essa atitude desrespeitosa nos causa direta ou indiretamente.
    Respeito a opinião de todos, mas essa é a minha opinião.
    Ter uma vida mais saudável é um direito de todos!!!

  70. Acho que agora o jeito é ir para rua fumar crack…. crack pode ne? Passo no centro e vejo muitas crianças e adultos fumando no meio da rua, porque o serra não toma uma proviodencia qto a isto? Ah esquice isto sai caro p/ o governo, já probir o cigarro vai render muito dinheiro de multas.

    Antes sempre votava no Serra, agora não +, que decepção.

  71. Não sou fumante, sou totalmente contra o cigarro, mas acho um absurdo esse combate ao tabagismo nos restaurantes, bares, quando crianças inalam cola e fumam craque nas esquinas sem nenhuma brigada popular ou incentivo para intimidá-las.

    Estive a uma semana em um restaurante japonês da R. Amauri jantando com uns amigos, no estabelecimento 2 apresentadores de TV em mesas distintas fumavam tranquilamente, achei desrespeitoso e impróprio, pois fumar em um restaurante fechado é no mínimo falta de educação principalmente por pessoas que se julgam “formadores de opinião”, não deveria ser necessário uma Lei para determinar simples regras de educação em um local tão “bem” frequentado.

  72. Não concordo muito com o termo “dedo-duro”. Denunciar um crime, uma contravenção não me parece ser “dedo-durismo” e sim ter o mínimo de responsabilidade até para si mesmo.

    Se vocÊ vê um assalto o que você faz? Aplaude? Finge que não viu? Ou chama a polícia?

    Eu chamaria a polícia, sou “dedo-duro”?

    Acho que não.

    Concordo, temos problemas urgentes, talvez mais urgentes do que a proibição ao cigarro – lei que concordo ainda que tenha críticas – mas não podemos simplesmente deixar um problema, por menor que seja, passar.

    Alguns lugares já estao proibindo o cigarro, um ensaio do que vem por aí, e me sinto muito mais saudável, por pior que seja a poluição em São Paulo.

    Ao menos agora respiro só monóxido de carbono e não monóxido MAIS as porcarias vindas do Cigarro.

    Que me desculpem os fumantes mas serie mais um “dedo-duro” contra quem resolver assassinar meu pulmão.

  73. Seria bom que Serra, tembem, depois de serrar os cigarros, serasse a garupa das motos. Tem muito motoqueiro com carona, assaltando. Se moto fosse somente para um passageiro, os assaltos com moto praticamente despareceriam. Encampem esta idéa. MOTOS SEM CARONEIRO.

  74. olhem o absurdo que essa leí está causando, já tem empresas que não estão admitindo fumantes, nem que seja um bom profissional , não vai demorar os entrevistadores tambem não vão aprovar quem for de um partido contrario ao dele, isso chama-se discriminação e essa leí tem que ser abolida, se já existe lei contra quem discrimina aidético, homosexual, etc.. porque essa agora? será que nunca vamos ter politicos de verdade, pobre Brasil.

  75. Caro Kotscho,
    esse assunto do cigarro num é bricadeira não… é coisa séria… restrição de direitos é uma coisa muito preocupante… hoje o álcool e o cigarro, amanhã o torresmo, os gordos, os feios, o refrigerante… é provável que um dia seremos proibidos de sair de casa para o lazer sendo permitido a saída só pro trabalho…hahaha…ou que os feios sejam proibidos de frequentarem lugares públicos…. tudo em prol do bem estar da nação… Não gostaria de no futuro ver meu filho ou neto… ou o filho de qualquer pessoa… traficando cigarros, torresmos, refrigerantes e tal… ou ter que se esconder porque é feio, gordo ou viado…
    Vamos abrir os olhos pessoal… isso é ditatura inconsciente…
    Espero que essa histeria coletiva acabe logo…
    Abraços….

  76. Aêêê!!! Se liga! Muita gente aí apoiando mas adora dar uma cheiradinha…Adora o cheirinho de uma maconhazinha…É ou não é? Daqui a pouco aparece a deduragem de quem fala mal do governo, a perpetuação já está sendo preparada…SE LIGA PÔ!!! ISTO É PATRULHAMENTO!!! Tá me tirando???

  77. Quero ver a dupla Aécio ditador e Serra na presidência…..aqui em Minas ninguém fala mal do Aécio, senão vai embora, perde o emprego……..e agora José?

  78. A lei é ridícula. A fiscalização é fascista e não para aí. Ridícula porque fumar ou não deveria ser uma escolha. Por exemplo: um restaurante ou um bar escolhe se aceita fumantes, se proíbe o fumo ou se cria área para fumantes e não-fumantes. E o cliente vai aonde ele se sentir melhor. Pronto. Tem lugar pra todos. E o fascismo serrista vai de vento em popa. Ele também sancionou lei que proíbe o consumo de quentão em eventos promovidos dentro E FORA das escolas do estado. O autor do projeto é o deputado estadual Celso Giglio (PSDB). Ainda na onda tucano fascista, o vereador e ex-secretário da Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita (PSDB), conseguiu aprovar em primeira votação na Câmara Municipal de São Paulo um projeto que prevê a criação de uma lista de alunos malcriados na rede municipal de São Paulo. Será que eles vão usar camisas pretas?

  79. CHEGA DE FUMO!
    AGORA,…………SERIA ÓTIMO TAMBÉM INFILTRAR DEDODUROS NAS REUNIÕES DE LULA E DILMA COM OS POLÍTICOS QUE COMANDAM; A CHAMADA “BASE ALIADA”.
    AÍ SIM NÓS TERÍAMOS UMA SAÚDE MELHOR NO PAÍS.
    SAÚDE MENTAL, FINANCEIRA. ÉTICA E POLICAL.
    A”BRIGADA” DOS PETRALHAS VIRARIA FIMAÇA!

  80. O DR. DRÁUSIO VARELA DEVE TER GANHO UMA FORTUNA PARA FAZER SUA PROPAGANDA ANTI-FUMO.
    GOSTRIA DE SABER SE ESS DR. TEM HORÁRIO EM SEU CONSULTÓRIO PARA EXERCER SUA PROFISSÃO. OU SE A NOVA SERÁ GAROTO PROPAGANDA.
    QUE MARAVILHA DE SÃO PAULO. E ESSE SR. DESEJA SER PRESIDENTE DA REPUBLICA. OUTRO EXILADO POLÍTICO A NOS GOVERNAR. DEUS NOS ACUDA, É MUITA DESGRAÇA PARA UM POVO HONESTO E TRABALHADOR.

  81. Não adianta chorar senhores, o fumo prejudica, incomoda e deve ser combatido a todas as provas. Começa-se com o fumo, depois temos de ir atrás das bebidas alcoolicas…os unicos que se toleram são os fumantes em si….e eles mesmos muitas vezes detestam o cheiro que exalam..péssimo…Parabéns ao governo de SP, e quem estiver insatisfeito, fume em sua casa, dentro de seu mundo, não venha poluir o meu…..

  82. EU JÁ LEVANTEI DO MEU ASSENTO NO ONIBUS E FUI PEDIR AO MOTORISTA QUE ELE SOLICITASSE A UM FUMANTE QUE APAGASSE O CIGARRO E ASSIM FOI FEITO. EU NÃO ESTOU NEM UM POUCO ARREPENDIDO. QUANDO EU BEBIA, NÃO ME LEVANTAVA E URINAVA NO PÉ DE NINGUÉM, PORTANTO NÃO QUERO NINGUÉM JOGANDO FUMAÇA NO MEU ESPAÇO. QUEM QUISER COMPRAR CANCER EM MAÇO, TUDO BEM, AGORA SE MATE SOZINHO, SE TRANQUE NO BANHEIRO DE CASA E FUME O MAÇO TODO. E TEM MAIS, DEDO DURO É O CACETE!

  83. Prefiro atribuir esse rompante a uma privação temporária dos sentidos, provocada por violenta comoção (ideológica), e da qual espero que já tenha se recuperado, Kotscho… Não queira nos subestimar com essa analogia capenga. Você, também, é mais inteligente do que isso…
    Se não, boa sorte em sua empreitada! Vai precisar…

  84. Caro Kotscho,
    Fumantes tornaram-se alvos fáceis, pois é socialmente aceitável que sejam coagidos. As pessoas não têm pudores em abordá-los e censurá-los, imagino então o prazer que será denunciá-los.
    O argumento dos não-fumantes é o mal que a fumaça do cigarro alheio lhes causa. O argumento é válido. Mas esquecem-se que a fumaça de seus carros atingem muito mais pessoas de uma só vez, e eu não vejo nenhuma dessas pessoas dispostas a deixar seus carros em casa e usarem transporte público, pelo bem da saúde pública.
    Uma enorme hipocrisia ronda essa questão do tabagismo, pois os governos lucram fortunas com os impostos sobre o cigarro (por isso não o proíbem) e, ao mesmo tempo, incentivam as pessoas a caçarem os fumantes como se fossem bandidos.
    O triste é ver como se engole esse discurso de “mocinho-bandido” sem atentar para os interesses que movem nossos legisladores… certamente não é nossa saúde!

  85. A dita é dura;
    Começa pelas pequenas coisas;
    Pra voce de direita, acerte o ponto;
    Enquanto isso, os escandalos com compra de livros inadequados para as escolas públicas. passam em branco.O cidadão é que paga a CONTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  86. veja sou fumante e acho que não fumantes tem seus direitos sim como os fumantes também ostem , sera que não é possivel determinar que tal ba r pode e outro não para dar a cada cidadão o direito de escolha>EU NÃO IRIA AO BAR DE NÃO FUMANTES E ELES NÃO IRIAM AOS QUE PERMITISSEM”. ou bares com dosi ambientes devidamente separados>Em restaurantes, elevadores salas de mpresas e orgãos que sejam para todos pulicos e etc.. onde não se póderia efetuar nenhumn tipo de divião também concordo que não se deve fuma e pronto.Mas o que me deixou espantado foi que alguns cidadões tachando de porcos e até alguns usando palavrões mandando para inferno e etc.. ao meu ver esta pessoa amanhã quando o problema não for o cigarro sera sua cor, sua religão se usa óculos, se é mulher (pois existe muito preconceito quanto ao sexo) e assim por diante.Quanto ao fato de denunciar tudo bem mas denunciar tudo que for contra a lei ,traficantes, ladrões pis como disse estas mesmas pessoas fora da lei é fora da lei.Ma s tenho certeza que se pedir a estas que denunciem isto ai o bicho pega pois estes não querem se comprometar não é??
    Agora esperar o que de um pa´s que um ex-presidente acha que deveriam libera a maconha ( não é so ele), Este país como dizia o presidente De Goul(não se se assim quew se escreve) não somos sérios.

  87. Olha…um dia desses, estava com uma amiga fumante no lado de fora de um bar quando um senhor parou para estacionar com seu lindo carro soltando uma maravilhosa fumaça cinza do escapamento….adivinha??? ele ficou muuuuuuito incomodado com o cigarro de minha amiga, mas pergunta se ele deixa seu carro em casa para o bem da saúde dos outros….não sou fumante, mas já estou de saco cheio dessa histeria contra os fumantes….É muito simples criar leis polêmicas, mas resolver os problemas de fato, isso ninguém faz. Sabe com que o Serra deveria se preocupar??? Com o maravilhoso ensino nas escolas públicas paulistas – o grande legado que seu partido vem construindo há uma decada.

  88. O Governo deveria criar imposto sobre os combustíveis devido a poluição ambiental que provocam. Aumentando o preço destes, haveria menos veículos nas ruas, melhorando o trânsito. Menos fumaça de cigarros e carros….Rá..rá..rá..rá…

  89. O Millor está careca de correto: jornalismo é oposição, o resto é balcão de negócios. Veja vc, é muito melhor quando escreve uma crítica ao Serra do que quando cria viéses relativistas para defender o Lula.
    Acho que estas leis antitabagistas são o suprassumo do coletivismo e essa coisa de deduragem lembra dos vigilantes da revolução cubana.

  90. É isto aí pessoal !!!
    O SERRA FICOU DOIDO, e com sua doidura, criou uma nova espécie de marginal, o “flanelinha tabacal”, sei lá, é o seguinte:
    o caboquim tá sem cigarro, e pra “SERRAR” um cigarrinho de um fumante, o fotografa fumando, com seu celular, encosta no neguim ( no fumante) e:
    -oiaí ô mano ! tu tá aqui no meu celular, e nos trago, vê aí ó. me passa um irmão deste queu te livro, falô?
    Quando não resolver faturar alguns trocados pra livrar o coitado do fumante do flagrante.
    O ZÉ SERRA TÁ DOIDO…DOIDO VARRIDO !!!
    Com tanta preocupação com o pulmão dos paulistas, a qualquer momento os proibe de respirar, vocês vão ver.
    Meu Deus do céu !!! Só podia ser em São Paulo mesmo !!!
    E um maluco deste, ainda pensa ser presidente…

  91. O Governo poderia criar uma endenização para os reclamantes sobre as fumaças criadas pelo tabaco caso o dono do estabelecimento nao queira falar com os fumentes que pare de fumar naquele local o estabelecimento tera que pagar uma endenização ao reclamante.

  92. Afinal Ricardo quem está mais errado:
    O Serra proibindo cigarros em locais fechados ou o Ministro Minc participando de passeata pró-fumo?. Se formos ver pelo lado dos dois, eles juram de pé junto que estão corretos.
    Qual a sua opinião afinal?

  93. Há um tempo atrás FHC nos aconselhava que Lula não era bom para o Brasil por ele possuir características caudilhescas.
    O que ele nos diria de Serra, então!? Aliás, não será surpresa se num dado momento lhe vir à cabeça a idéia de reativar o DOPS!

  94. As pessoas não entendem que um fumante, ao acender um cigarro em ambiente fechado, não está apenas se prejudicando. Está prejudicando também todas as pessoas ao seu redor. É fato cientificamente comprovado. E é diferente de comer um torresmo ou tomar refrigerante, onde o cidadão que os consome prejudica exclusivamente a si mesmo.

    Essa lei está corretíssima, e se eu me sentir incomodado com a fumaça de um cigarro em qualquer ambiente fechado eu vou fazer valer meus direitos, exigindo que o cigarro seja apagado ou que a pessoa seja retirada do ambiente. E não vou ter nenhuma vergonha em fazê-lo, nem me sentirei como um delator ou um dedo-duro, muito pelo contrário. Não consigo imaginar nada mais legítimo e democrático, pois o direito de uma pessoa cessa quando este se sobrepõe ao direito de outra.

  95. O Coelho, vá lá, não leve nossos legisladores tão a sério!
    O circulo em torno dos fumegantes está se fechando a cada ano, a cada mes sem eles.Não precisa apertar o nó contra..
    A fumaça nos niveis em que a industria automotiva e os combustiveis jogam no ar, está bem pior,,, que tal
    uma prioridade pra ela? Eu jogo no time da condescendencia aos
    fumosos (as) e ataque aos fuliginosos.

  96. Já que é proibido fumar em lugar público e praticamente todo lugar é lugar público.

    É proibido fumar cachimbo, charuto e cigarro de palha.

    Sou ex fumante e fazem 25 anos que parei de fumar.

    Fumava de duas as três carteiras por dia de Hollyood, mas se alquém houvesse tentado me proibir de fumar provavelmente eu estivesse fumando até hoje.

    Nimguém aceita que o proibam ou que tentem impedir seus gostos e suas vontades, a proibição é o pior modo de educar.

    Mesmo sendo ex fumante sou contra a proibição, e olha que eu não suporto sentir a fumaça do cigarro porém quando não me sinto bem…me afasto e procuro um ambiente livre da fumaça.

    Tenho pena dos fumantes porque é uma droga das mais difíceis de se largar e mesmo sabendo das consequencias muitos morrem e não consequem deixar assim como meu pai.

  97. Acabo de receber um imei, de um amigo psiquiatra, sobre o que ele acha do atual estado de saúde psiquica do Zé Serra.
    Resultado:
    DOIDO !!! E dos intrataveis, não tem medicamento, nem técnica médica que de jeito.
    Tá no imei :
    Certos problemas psíquicos ficam latentes no infeliz, por muitos anos, até que algum fato desencadeie a sua manifestação.
    No caso do Zé, ele há muito tempo quer ser presidente do Brasil,
    e já se achava como tal em 2010. Como a DILMA, já “melou” esta possibilidade, então uma bomba esplodiu em seu interior, o coitado tá com os olhos mais arregalados do que já era, ri só com os beiços de cima, já andou dizendo que a gripe não é suina, pois não tinha visto nem um porco com máscara…e por aí vai.
    Meu amigo psiquiatra, aconselha sua família, a levá-lo no Zé Rimundo, um pai de santo especialista em descarrego em políticos doidos. Num sara, mais o cara já pode ir ao banheiro sozinho.

  98. Prezado Kotscho,

    o próximo passo é caçarmos boi no pasto. Parece que vi algo parecido no passado. Algum tipo de fiscal do S..ney.
    Abraços.

  99. Mais uma maravilhosa lei, nêste Brasilzão, que político ladrão não vai para a cadeia e nem devolve o tutú roubado. Concordo que quem não se sente bem em ambientes de fumantes que não entrem. Ninguém é obrigado a entrar em qualquer lugar, nem político corrupto a entrar na cadeia.

  100. Pior do que isso foi na epoca do Cruzado do Sarney… Fiscais do Sarney para evitar a remarcaçao de preços.. Policia Federal pra confiscar Bois no pasto… Vou me embora pra pasargada la sou amigo do rei …. Vixe nun lembro se no poema pode fumar.. sera que pode ?

  101. Bom, triste e revoltante mesmo é saber que por detrás dessa lei não existe a menor preocupação com a saúde pública. A grande preocupação é VOTO!!!! Leio e releio os comentários e com alguns, me entristeço. Sou fumante inveterada mas, respeito a todos os lugares coletivos, não fumo dirigindo, não fumo em hospitais (imagina se isso tem cabimento), não fumo na casa dos outros. Respeito é bom e eu gosto mas, também exijo respeito! O que é isso! Estou cansada dessa caçada aos fumantes!!! Pq o sr. José Serra não proíbe a bebida em locais públicos? Claro que não, o povo brasileiro na sua grande maioria bebe e muitos dos que bebem não fumam e são contra o cigarro. Aturar bêbado tudo bem, afinal, qual o problema? Brigas em bares, na rua, bêbados dirigindo, normal, qual o problema não é mesmo? Ah, e a tal lei do se beber não dirija? Ninguém houve mais falar em blitz, cerco forte das autoridades de trânsito em cima disso, até porque, custa caro e dá trabalho. Mas, convocar a população para delatar o fumante sai mais barato, então, tudo bem. Vá lá, prá um governador que colocou polícia contra polícia lutando nas ruas sem o menor constrangimento, colocar pessoas contra pessoas não é nada. Nossa, fico pensando do que esse homem será capaz de fazer se conseguir ser o próximo presidente da república! Bom, prá quem ainda não percebeu, o partido já está articulando tudo muito bem prá isso! Êita paulistas, se liguem no que estão fazendo ao apoiar esse senhor!!! Como cidadã, juro que estou com medo! Não será isso tudo a demonstração de uma ” DITADURA MODERNA?” Valha-me Deus!!!!

  102. Que tal o SSSSEEEERRRRAAAAA passar um email, pedindo a IIIIEEEDDDAAAA cruis-credo, para autorizar a abrir a CCPPIIIII do RIO GRRRAAAAANNNNDDDDEEE DO SSSSUUUULLLLLLLLLL.

    VAMOS LIMPAR ESTA BARRA PSDB

  103. Delação sempre foi algo ultrajante, não condiz com democracia, ficar apontando o dedo ou ligando escondido é até covardia, isso era e é ainda muito usado em regimes comunistas e ditos socialistas onde até as crianças delatam os pais. Se o fumante quer se matar o problema e dele, haver leis coibindo o fumo é da democracia, pois é a defesa da saude dos não fumantes, mas entrar nessa de dedo duro é dose para quem gosta de regimes de força e as viuvas do comunismo.

  104. Se alguém entrar no site do IDP, Instituto Brasiliense de Direito Público, que é de propriedade do Ministro Gilmar Mendes, vai constatar que entre os professores desse instituto estão os senhores Eros Roberto Grau, Marco Aurélio Mello, Carlos Ayres Britto, Carlos Alberto Menezes Direito, César Peluzo e a senhora Cármen Lúcia Antunes Rocha .
    Ou seja, seis Ministros do STF TRABALHAM para Gilmar Mendes. Daquela lista que assinou o documento de apoio ao presidente do STF, seis ministros na verdade estavam dando apoio AO PATRÃO, pois são obviamente remunerados por este ! E o problema é muito pior: pode o STF funcionar de forma imparcial se o seu presidente tem vínculos empregatícios com seis de seus membros?
    Pensem, raciocinem, indignem-se, e repasse esse e-mail para todas as pessoas que lhe seja possível repassar.

    http://www.idp.edu.br/web/idp/content/index/id/71

  105. Isso é lei de Ex Fumante, louco para ascender um cigarrinho mais proibido pela mulher, também Ex Fumante. Pior que fumante só ex fumante. Viva, ninguém mais poderá fumar e matar o seu parceiro do lado com uma baforada de frente.Agora está decretado VIDA ETERNA À TODOS NÃO FUMANTES, AMÉM !!!!!!!!!!!

  106. Caro Kotscho ,

    Adoraria ler um comentario seu a respeito de como a previsao de montenegro(do ibope) mostrou-se furada tao rapidamente . Segundo ele , Dilma chegaria aos 17 % com muita dificuldade … e apenas alguns dias depois ela ja tem mais de 20 % . Sendo que muita gente ainda afirma nao a conhecer .

  107. Acho ótimo. Não vou dedurar, mas gosto de preservar minha saúde. Se deu certo em NY e em outras cidades porque não aqui. Melhor do que que usar o bolsa família como moeda de troca pra voto. Bolsa família: o maior programa de compras de votos do mundo.

  108. Lendo os comentários percebi que é muito engraçado ver os Petistas e os fumantes indignados. É hilário, alguns chegam a ser deprimentes. Básico: ninguém é obrigado a aguentar a fumaça nojenta, nefasta e fedorenta do cigarro. Pra fumar existe a rua e a casa de quem o faz. Aposto que a medida vai proporcionar melhora na qualidade de vida de muita gente. Mas como todo fumante é suicída……

  109. Houve ainda uma verdadeira paranóia a respeito do etanol nos postos de gasolina. O Jornal Nacional e outros tantos veículos brasileiros falavam de uma roupa especial de proteção, onde o frentista mais parecia um astronauta.
    Quem ia abastecer o carro, chegava no posto tremendo de medo.
    Depois… depois se esqueceram.

    Não sou fumante, nunca fui, mas não compactuo de nenhuma perseguição a quem fuma.

  110. É extremamente lamentável, que o “tucanato” de São Paulo, não se dê conta do ridículo da coisa, e a imprensa prensada em interesses escusos dos seus patrões, continue a vender informação deturpada, à quem almeja por entender apenas o que lhe é de direito, todos devemos difundir a verdade, e a verdade é que São Paulo está devendo ao resto do País uma Administração mais séria. Por favor tucanos deixem de tolices, e vamos resolver os problemasda: segurança, da saude e da educação, que aqui entre nós estão calamitosas!!!!

  111. Kotcsho, abastenho-me em avaliar em causa própria, pois sou fumante. No entanto, monto em pêlo num cavalo chucro de um amigo: “Fumante é sem vergonha, não fumante é um chato!”. Cuidado, José Serra, político chato uma hora faz os animais refugarem. Político sem vegonha argumenta escorregando, chato dá na cara.

  112. odeio cigarros e Jose Serra,mas a lei veio a calhar.Não suporto ter que entrar em restaurante e ter que aguentar essa fumacinha cancerígena emvmeus pulmões,roupas e cabelos.TAMBÉM SEREI DEDO-DURO.O direito de cada um termina ,onde começa o do semelhante!

  113. Mijar fora do penico. Deixar a tampa da privada levantada. Pelos nas axilas. Diabéticos comendo açúcar. Que tal? Aí os dedões ficam ocupados fazendo fotos…
    Não brinca, Ricardo: fui multada ( sem ninguém me parar) , com 7 pontos na carteira, porque, porque…Licenciamento de 2007. Cuidado, estamos sendo caçados nas ruas!
    beijão da amiga

  114. olha, to me sentindo uma palhaça!!!!
    com a minha idade e proibida de fumar!!!!!
    mas bem falou alguem ai, em 2010, fumo nele!!!!!!
    que pena serra, por tão pouco, vc vai perder muito…..

  115. Bom,eu sou o do tipo transgressor,não vou fumar no boteco que eu tomo a minha branquinha,mas vou atrapalhar o serviço,denunciando locais inexistentes ou seja trote mesmo!!!

  116. Já sabemos que o cigarro faz mal p saúde, que esta lei já vigora em muitos países. fuma quem gosta e não consegue parar…pior mesmo é ficar sem convênio médico e não ter tratamento, para se tratar do pulmão no caso dos fumantes e para qualquer consulta. semana passada, uma amiga me contou que depois de meses da consulta marcada, um médico do HC a mandou de volta para o posto de saúde de especialidades. aí ela telefonou lá e quem atendeu disse à ela que endocrinologia era muito procurado e que não havia jeito de marcar consulta. nos postos de saúde só tem o básico: pediatria, genicologista e clínica médica e são meses também para se ter uma consulta. no total já são dois anos que ela não consegue se tratar, o jeito é pedir um empréstimo porque hoje qualquer consulta particular custa a de 250 até 500 reais. taí uma maneira inteligente de usar a fumaça do cigarro para desviar o problema crônico dda saúde pública do setor q está um caos…

  117. só uma perguntinha se essa lei fosse iniciativa do seu patrão LULA será que vc esta fazendo esse tipo de comentário ou será que vc só fez esse comentario porquer a idéia é do Serra vc Petista assim lan nos cafundó de judas e ainda chama de jornalismo neutro

  118. Boa noite Ricardo!
    Boa noite amigos balaieiros ou não!

    Estou profundamente entristecído, e deverasmente emputecído.
    Apesar de ter essa lei absurda…Não porque seja desnecessária, mas porque incentíva essa hipocrisía geral.
    Além disso daría muito bem para terem locais para fumantes.

    Mas vísto ser esse post já o terceiro (se não me engano) sobre o assunto, e vendo que também sou “voto vencido” , eu sugiro que os fumantes fiquem em casa, e não saiam para restaurantes em dias chuvosos ou muito frios.

    Vamos fazer a alegría dos moto-boys, que também chegarão sempre atrasados, em virtude de ficarem presos em congestionamentos tomando chuva.

    Meu Deus! Se Jesus Crísto quando pegaram aquela adúltera, e disse para que aquele que NÃO TEM pecado que atíre a primeira pedra, fizesse isso hoje em día, a mulher com certeza iría virar uma montanha de graníto….ou bazalto…sei lá!

    Isso vai gerar muita briga…ah se vai!

    Bem…um dia vamos nos encontrar mesmo todos no inferno…uns mais cedo outros mais tarde…
    …e com certeza lá pode-se fumar, beber, fazer sexo sem camisinha, e encher a cara de políticos imbecís de porrada.

    Boa noite!

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

  119. Uma conhecida morou na Alemanha alguns anos e conta a seguinte experiê ncia: levava a filha todas as manhãs ao Jardim de Infância a três quadras de sua casa e de lá ia para o trabalho. Como tinha que descer do carro para retirar a criança, decidiu por o cinto de segunça da parada na escola. No terceiro dia, ao sair do prédio foi interceptada por uma vizinha que indignada pediu a ela que cumprisse a lei. Estas foram as palavras da indignada senhora – “não estou preocupada com a sua segurança, mas com o dinheiro do meu imposto que o governo podei ter que usar, caso vocês sofram um acidente”. Como se vê povo civilizado faz mesmo valer os seus direitos e ninguém considera delação. Outro argumento bobo que se lê em relação ao problema é que se trata de uma infração tola demais para se dar importância. Lendo sobre a diminuição da criminalidade em Nova Iorque (Tolerância Zero) constatei que o ponto de partida foi exatamente esse – punir severamente pequenos delitos para que a presença da Justiça fosse valorizada. O resto é demagogia nem barata, baratíssima.

  120. Caro Ricardo,
    Eu imaginava que mais dia menos dia, o uso indiscriminado dos celulares com camera, acabariam sendo usados, como já estão, para filmar e fotografar tudo, invadindo a nossa intimidade e que ninguém mais estaria livre de ver a sua vida, a sua intimidade e tudo o mais, filmado as escondidas ou não e divulgado ou usado para qualquer tipo de finalidade. Mas, não poderia imaginar, por mais que eu seja imaginativo, que o próprio Governo e autoridades, poderiam compartilhar dessa prosmicuidade e invação de privacidade, que está agora, sendo “legalizado”.
    O autor de “O Grande Irmão” (não sei escrever direito o seu nome), que acabou dando origem aos programas do tipo Big Brother, dentre tantos outros com o mesmo formato, poderia imaginar a que ponto chegamos. Micro cameras, cameras canetas, celulares, e tantos outro dispositivos acessiveis a praticamente todo mundo, criou um espião em potencial em cada habitante do planeta e os bisbilhoteiros que antes usavam os próprios sentidos para bisbilhotar os outros, agora estão munidos de tudo para gravar som e imagens e usar da maneira que quizerem. O que o Governado de São Paulo fez, foi retroceder a época da Santa Iquisição, usando os mais modernos recursos de eletrônica pora delatação, talvez, primiadar.
    Fico imaginando onde isso vai parar, se é que vai parar.
    Flavio Santos

  121. Se eu estiver num lugar fechado e começar a cuspir, a arrotar e a peidar, todos irao reclamar.
    Jogar fumaça na cara dos outros é falta de educação, além de prejudicial a saúde.
    Peço a fineza do autor usar seu direito de fumar sem ofender o direito de quem nao quer aspirar fumaça.

  122. E esse cidadão quer ser presidente da república!! Bem feito para os paulistas e paulistanos: “quem pariu Mateus, que o embale”. Façam bom proveito desse verme!!

  123. Kotscho,

    “Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu, como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista, como não sou comunista, não me incomodei (…) no quarto dia vieram e me levaram já não havia mais ninguém para reclamar” Berthold Brecht

    Uma coisa é conscientizar uma sociedade dos malefícios do cigarro,… mas o que está acontecendo é algo muito, muito perigoso, extremamente oportunista… cheira a fascismo, alias, dedurar é uma caracteristica muito presente nos tempos das ideologias totalitarias nazistas e stalinistas..

    Será que os fumantes paulistas serão os bodes espiatórios da fracassada politica de segurança do governo Serra?? será que a intenção deste que se diz candidato a presidencia do pais, é tornar o fumante o culpado pela violenta dizimação da sociedade paulista, entregue a bandidos e gangues??

    Virar a opinião ?ública contra fumantes é um absurdo. Foi exatamente assim que começou a perseguição aos judeus, tornando-os culpados. Eu não fumo, mas jamais quero ver uma pessoa, um vizinho, um amigo sendo perseguido e preso por que é um fumante!!!!!

    Que é isso, minha gente!!!…. apoiar esta ideia e aceitá-la sem uma reflexão e análise das verdadeiras intenções de quem a está impondo é de uma limitação insana!!!!! acorda povo!!

  124. Prezado Jornalista

    Sinto que o senhor não gosta e ou não quer se expor sobre um tema bastante atual

    O Filme documentario do cantor Simonal
    O que vc acha dessa historia de uma esquerda proxima do alcolismo ter despertencido por toda uma vida a figura do cantor Simonal?

    Como o senhor escreve muito bem gostaria de ouvir seu comentario sobre este episodio da nossa hist´ria

  125. Até agora só li os comentários e críticas dos fumantes, que desejam continuar com o direito de poder se autodestruir. Mas e o direito dos não-fumantes que não querem fumar passivamente essa porcaria que sabidamente é venenosa? Denuncie, tantos os comedores de fumaça, como os donos de estabelecimentos que permitirem o descumprimento da lei. E se insistirem fumar onde é proibido expulsem-nos do local. O homem não foi feito para fumar, senão teria nascido com as narinas voltadas para cima.

  126. Nossa Kotscho, o seu texto hoje está um arraso! Todos os dias, é claro, mas a ironia usada realmente está um primor!
    Eu concordo com você, embora não seja fumante e não goste de ter os meus pulmões prejudicados por tabela, mas isso é uma questão de bom senso do fumante. No entanto, se os não-fumantes tem tantos direitos assim, os fumantes não??? Isso é mexer com o livre arbítrio, com o direito que todos têm de ir e vir. Cadê a democracia? E incentivar a delação realmente é deprimente! O pior é que muitas pessoas gostaram da ideia e já estão começando a exercitar a nova função, sem pensar no quanto isso ofende a cidadania. Tomara que esse incentivo todo à denúncia fútil se volte contra quem a inventou. Eu acredito mesmo que isso vai acontecer – depois do inferno dos primeiros dias, claro!
    Veremos.

    Abraço pra você.

  127. Tudo bem,fumar em ambiente fechado não,mas precisam dedurar os politicos que não estão nem para a população e na época de eleições saem dizendo “meu povo ,meu povo.”faz favor!!

  128. Eu nao posso fumar livremente , porem os assassinos , ladroes , estionatarios e toda a sorte de marginais , poderao fumar livremente nas cadeias …… da para entender isto ########

  129. Fui assaltada por 3 caras encapuzados e armados,roubaram td e ainda prenderam a gente no quarto.
    Uns dias depois eles foram pegos. Um deles tinha 2 homícidios e nenhum dos 3 FUMAVAM. Mas eram marginais e assassinos!!!!
    Resumindo: Quantos bandidos, ladrões e corruptos que não FUMAM e estão por aí tentando elaborar leis

  130. acho certa essa lei anti-fumo, se como frequentador de bar não posso beber e dirigir pois “coloco” a vida de terceiros em risco, também ao fumar está colocando a vida de outros em risco, fazendo com que aspirem a fumaça cancerígena e prejudicando a saúde. com certeza tem a mesma prudência proibir bebidas e cigarros.

  131. Kotscho, o problema, ou melhor, o perigo não é a proibição em fumar em ambientes fechados, mas estes desdobramentos “delirantes” incitados pelo executivo. Isto abre um precedente perigoso demais para o amanhã, pois num primeiro momento estas “medidas” passam de goela abaixo. Depois, outras mas reacionárias, radicais são impostas. E aí? Lembras do poema de Bertold Brecht?

  132. NA minha frente ninguém fuma pois eu mando apagar na hora, se não apagar enfio o CACETE… aliás, eu sempre torço pra não me obedecerem.. rsrsrsrs
    Tolerância ZERO pros fumantes

  133. É realmente assustador!!!! Imagine se eu não gosto do dono da padaria da esquina!!!Açendo um cigarro,fotografo com meu celular e detono o cara!!Nós estamos no Brasil ou na China de Mao?

  134. Com toda certeza os dedo-duros serão mais eficientes do que a policia. Já que a policia do dr.Marrey não serve pra nada, vamos tentar a delação. Bandido comum, politico corrupto, cheirar e fumar pode, só não pode fumar cigarro comum. Tá parecendo o bafômetro, como as mortes no transito não diminuiram, ninguem mais fala nisso.
    Outra besteira do sr. Serra e Cia. Não é pra fumar, então vamos fechar as fábricas, aí ninguem quer. Essa lei será o facilitador para os fumantes serem achacados. Tá me parecendo que é um aumento salarial indireto para uma certa classe.

  135. Concordo plenamente com a Lei Anti-Fumo. Fumem na rua,que é lugar público. Tenho o sagrado direito de sentar com a minha família em uma pizzaria qualquer e saborear uma redondinha, sem levar fumaça pelas narinas. Seu comentário, Sr. Ricardo é tendencioso. Leva pra outro caminho, não é assim que chegamos a uma unanimidade. Se a pessoa tem direito de fumar que fume na rua, já disse, dentro de
    ambiente fechado, eu tambem tenho meu direito.

  136. Estes politicos deveiam se preucupar com os velhos que estao morrendo nas filas do sus e nao com fumo se eu sei que tem fumaca de cigarro num lugar e eu nao fumo porque vou lá é mesmo que saber que veneno mata mas bebe quem quer e os gazes dos automoveis e caminhoes vejo que o povo que paga em tudo que é interesse muito facil ressolver feche todas fabricas de cigarro no brasil e veremos o que acontece se o governo arrecada horrores com o fumo e bebidas por que iria se interesar em coibir estes atos é mais facil jogar doentes em corredores de hospitais do que fazer uma educaçao séria para coibir o fumo e a bebida alcoolica.

  137. Bem ,gostaria de informar aos não fumantes que eu fiz um trato com o DIVINO e assim sendo morrerei gloriosa e feliz num hospital bem caro(pago assistencia médica pra isso)de cancer no pulmão, não admito outra forma, assassinato, desastre trombada,crime hediondo, atropelamento,sequestro,assalto à mão armada ou desarmada , etc… estão fora de cogitação. Portanto,quero, ou melhor exijo que meu direito de fumar, às minhas espensas e com meu rico pulmãozinho sejam respeitados por todos os cidadãos que optaram por estas outras formas de morte acima arroladas.

  138. se não me falha a memória….o Nazismo começou e se manteve exatamente assim….com delações.
    Esperem pra ver o que vem por aí

  139. Vou usar meu dedo duro na hora de apertar os números na urna eletrônica. 45? Nem se meus dedos amolecerem. É José, sua eleição rolou serra abaixo…

  140. Boa Noite! Apresento minha decepção com essa situação:
    É com PESAR FÚNEBRE que recebo essa notícia!
    TRISTE E INFELIZ BRASIL QUE CAMINHA A PASSOS LARGOS PARA A INSTALAÇÃO DA MACONHA E OUTRAS DROGAS, DAS OBTUSIDADES, DA CULTURA DOS DELATORES E COVARDES, IMPLANTADA EM SÃO PAULO, PELO PSDB. VENCEM OS QUE CONDUZIRÃO A NAÇÃO A UMA CATÁSTROFE ANUNCIADA! VERDADEIRA “DITADURA” DA CANETA AO INVÉS DA BAIONETA! PROFUNDAMENTE LAMENTÁVEL, O ESCÁRNIO QUE FAZEM COM BRASILEIROS NESTE PAÍS! Momentos como de 1917, 1935, 1939 até 1945, e o saudoso 1932! Consultem por gentileza, EDUCADORES e PSICÓLOGOS, essa cultura da delação, gera nos jovens: fraqueza de espírito, fraqueza de fraternidade, fraqueza de agregação, desunião, falta de compromisso com o próximo. Trata-se de algo realmente reprovável! Os Campos de Concentração da Segunda Guerra Mundial estavam cheios de pessoas que foram delatadas! O assunto é muito mais sério do que parece! Acordem senhores Pais, isto está ERRADO!
    Alerta que reputo importante! Para REFLEXÃO!
    PS: Observem que já está em curso outra proibição: Quentão em festa JUNINA! Srs. Pais – O que será que está por trás de tudo isso? Tomar quentão em festa junina numa quermesse, virou crime por uma canetada. Festa de confraternização entre Pais, Mestres, Alunos, Familiares, algo mais que centenário! Qual o propósito disso? Que ensinamentos advém daí? A quem interessa essa separação entre paulistas e paulistanos? Dá no que pensar! Vale realmente refletir sobre esses eventos que chamo de DITADORES!

  141. QUANDO EU BEbo, NÃO ME LEVANTo E URINo NO PÉ DE NINGUÉM, PORTANTO NÃO QUERO NINGUÉM JOGANDO FUMAÇA NO MEU ESPAÇO. QUEM QUISER COMPRAR CANCER EM MAÇO, TUDO BEM, AGORA SE MATE SOZINHO

  142. Como se não bastasse o baixo valor dos servidores públicos (dos setores da Educação e do Militar) que realmente trabalham e ganham seu dinheiro honestamente, vem o governo e, ao invés de contratar mais policiais, fiscais e, investir na qualificação das categorias, pega o povo como fiscal voluntário para suprir os buracos da vergonha explícita, do descaso e da podridão política existente.
    “…Alguém, um dia vai se vingar. Vocês são vermes e pensam que são reis…”

  143. Vocês sabiam que só 50% do esgoto, no estado de SP é tratado? Sabiam que os carros mais antigos não vão ser fiscalizados (lei de emissão de gases) por onerar demais o governo? E me vêm com essa de cigarro! Palhaçada. Estão criando uma polêmica para que a gente não veja algo maior e mais importante para a população. Os bastidores do poder estão fervendo, enquanto a gente discute onde fumar.

  144. Sou fumante, mas, concordo com o não fumante em rejeitar a presença do fumante fumando, concordo. O que não concordo é com os argumentos idiotas. Vejam só:
    Essa de que o fumante passivo (ai ai ) sofre consequencias na saúde com o nosso fumacê. Pode ? O cara passa 50 anos sugando a fumaça direto nos tubos, dois ou tres maços por dia, e mesmo assim são poucos que pegam uma doença grave. Agora o passivão, recebe uma fumacinha diluida em sei lá quantos metros cúbicos de ar, vai adoecer ?
    Conversa das mais fiadas, a lógica acima derruba qualquer argumento “científico”.
    Que nos rejeitem pelo odor do cigarro, aí sim, mas com argumentos fajutos…pelo amor de deus, não menosprezem suas inteligências de não fumantes.
    Outra coisa é o “amor que nos dedicam os não fumantes”, vivem nos dando conselhos para pararmos, mas, se retribuirmos este “amor”, advertindo-lhe que ele esta comendo muita gordura aí desconversam, dizendo que a gordura não causa mal aos que estão próximo. Como não causa ? Quanto de nossos impostos, oriundos de nosso cigarrinho, são gastos com os males causados pelo consumo de gordura ?
    O não fumante é um ser paradoxal, por um lado demonstram inteligência ao não fumarem, por outro demosntram esta burrice de argumentos.
    São candidatos à loucura, por isto apoiam este DOIDO chamado Zé Serra.

  145. Cumé qui é ? Eu não acredito ? O Sabugo Liso vai proibir quentão em festa junina ?
    Pessoal !!! Amarra este homi, ele tá DOIDO. Meu deus do céu…

    …( rezando )…

    Nos ajude Santa Clara
    E todos santos do céu
    Põe juizo neste homi
    Nesta cabeça de tetéu
    Não permita que ele leve
    O Brasil pro beleléu

    È fogo, é fumo, é fumaça
    È cão perdendo o juizo
    Madeira pra dar em doido
    O que mais vai ser preciso
    Pra nos livrar deste Zé Serra
    Vulgo Sabugo Liso

    Amarra o homi aí geeeeente !!!
    Esse caba tá doente !!!

  146. De acordo q hajam outras urgencias, isto eh obvio, mas esta TAMBEM eh uma…
    N eh justo q TODOS devam participar do vicio de ALGUNS, sendo assim, privado o direito de frequentar lugares fechados para quem eh alergico, p exemplo ou tem asma…. E mm q n os tenham acabarao adquirindo alguma enfermidade devido ao PRECIOSO vicio egoista de PESSOAS CIVILIZADAS…
    AMEM…

  147. Boa noite, Kotscho e Balaieiros !!

    Com relação a esse ponto, posso dizer o seguinte: existem tipos e tipos de fumantes, e aqui em Sampa, pra quem sai pra tomar uma e vai numa “balada”, sabe bem como é: quando o bar é fechado, principalmente nos que são fechados MESMO por causa de isolamento acustico, com shows com som pesado, sempre chegamos em casa com um cheiro FORTE de cigarro… que fica impregnado no cabelo, nas roupas, em tudo… nesses lugares especificos, vai melhorar, e nao vou dizer que vou até gostar de chegar em casa sem cheiro de fumaça.

    PORÉM, vai de cada um… tem fumante que respeita, tem fumante que nao respeita… é a vida ! AGORA, FICAR NESSA mesquinharia de bater foto e ficar mandando pra fazer denuncia… para com isso… tô lá pra tomar uma e me divertir, nao pra ficar trabalhando de fiscal de lei anti-fumo! Se a fumaça me incomodar, vou pra outro bar e acabou…

    Abçs

    Giuliano

  148. Por questão de saúde pública, proponho criar uma lei para proibir a circulação de carros, ônibus, motos, caminhões ou qualquer veículo que contribua para a poluição do nosso ar. Assim como não sou obrigado a respirar fumaça de cigarro, também não quero respirar fumaça de canos de descarga. Daí podemos sair com nossos celular pelas ruas para fotografar aqueles que ousarem sair de carro por aí. Nossa, é melhor eu ficar quieto para não dar idéias para o governadorzinho.

  149. Lamentável a campanha que você está promovendo contra a lei antifumo. Jornalista com extenso currículo que aparece do lado direito em seu blog e, portanto, formador de opinião, creio que você deveria, no mínimo, zelar pela saúde de seus leitores, conscientizando-os dos malefícios que a fumaça de cigarros causa aos não fumantes. Deveria, antes, explicar que a lei NÃO PROIBE O FUMO. Apenas regulamenta os locais em que ele é proibido. Você que é fumante, provavelmente não solta fumaça dos cigarros que fuma na cara dos seus netos.
    Certamente, o verdadeiro objetivo dessa sua campanha é o de atingir o governador de São Paulo, tendo em vista os altos índices de popularidade que ele possui. Mas, parece, que o tiro está saindo pela culatra. Os comentários dos mais articulados e informados são favoráveis à lei.
    Imagino, também, que os responsáveis pelo portal não devem estar lá muito satisfeitos com o desserviço que você está prestando à população pela internet.
    Entendo que você tem o seu lado (PT e o amigo Lula) mas, assim como um juiz de futebol, no exercício da profissão, o lado é um só: ÉTICA!

  150. Quam disse que faz isso e aquilo é melhor se cuidar, porque pode ser obrigado a se defender. Todo mundo tem muita força enquanto não sai com a cara quebrada…… He! He! He!
    Quando isto acontecer em virtude da grande falta de eduacação dessas pessoas que pensam que são os donos do mundo, não reclamem. Voces não se “matam”com o cigarro, mas com certeza se matam com outra coisa qualquer… De valente o cemitério esta cheio!!!!!!!!!!!!! Existem outros vícios além do cigarro, qual deles os baluartes da moral e dos bons costumes esconde???!!!! Quanto ao Sr. Serra, ninguém conhece a VIDA PARTICULAR dele para ter fé cega na idéia que ele pretende nos passar! Será que ele é tão limpo assim,ou apenas diz que é? Os políicos mentem muito quanto as suas opniões. Eu não o conheço o suficiente para acreditar em tudo que ele diz.

  151. Esqueçam por um momento o cigarro e a fumaça do cigarro!
    Analisem todo o contexto da situação antes e a projeção do depois!
    a) Quem denunciava eram os SOVIÉTICOS – na URSS ( União Russa Socialista Soviética) – Vizinhos denunciando vizinhos!
    DEU NO QUE DEU! País esfacelado, pobre, cheio de drogados!
    b) Alemanha de Hitler – 1939-1945 – Genocídio de Judeus ( DELATORES caçavam, homens, mulheres e crianças, estupravam, dilaceravam, matavam).
    c) Países do Oriente (destruição por discordância religiosa).
    d) Países do Ocidente (destruição por falsos resultados apresentados por multi-nacionais) sobre controle de pragas, controle de inseticidas e pesticidas aplicados aos alimentos, leite com excesso de água e colocação de antibióticos para matar bactérias! Excesso de colifórmes fecais!
    e) Controle precário da água servida nas torneiras!
    f) Excesso de medicações! Indicadas e por livre escolha!
    g) Falta de controle adequado de poluentes no ar! Produzidos por carros, ônibus, caminhões, que despejam enormidades de fuligens tóxicas
    h) Alimentos com corantes, e outros componentes nocivos!
    SEGUINTE: A relação é enorme se for para levar a sério.
    Imagino, que todos queremos algo melhor sempre.
    Mas sejamos CLAROS E COERENTES: Se essa proposta fosse para valer – FECHAR FÁBRICAS DE CIGARRO E CRIMINALIZAR O USO SERIA O CORRETO!
    PERGUNTA: ARRECADAR IMPOSTOS PODE! VENDER PODE! DISTRIBUIR PODE! COMPRAR PODE E É LEGAL! USAR NÃO PODE E AGORA QUASE VIRA CRIME! POR COERÊNCIA TÊM ALGUMA COISA ERRADA NESSA LÓGICA E HISTÓRIA?
    OUTRO FATO:
    TOMAR QUENTÃO EM QUERMESSE DE FESTA JUNINA – PARECE QUE VAI SER PROIBIDO!!!! ISSO SÓ PODE SER BRINCADEIRA OU MUITA SACANAGEM? A ESCOLHA É DE VOCÊS!
    Tempos delicados estes!
    Será que por termos rejeitado a idéia da MACONHA do FHC, estão dando o TROCO com toda esse NAZI-FASCISMO? Quem SABE?

  152. Como integrante assumido da Brigada Antifumo vou começar a delação premiada (para minha saúde) apontando os blogueiros que fazem apologia à sabotagem da lei, a começar por este aqui…

  153. Pobre país de analfabetos, funcionais ou não. Confundir o exercício de direito previsto em lei (que protege 80% da população, que não é fumante) com delação é prova cabal da demência cultural e moral que aqui se instalou.

  154. Há outras urgências com as quais o poder público deveria preocupar-se. Isto depois de implantado não vai mudar de forma significativa o cotidiano das pessoas. Hoje uma parte da população pensa que vai, mas passado o impacto verão que pouco ou nada mudou. As dores de cabeça continuarão praticamente as mesmas… HE! HE! HE! Os outros problemas que agora estão ofuscados por este show pirotécnico emergirão fatalmente!

  155. O pessoal tá deturpando as coisas. Crack, maconha, cocaína, já é proibido. Não dá pra “proibir mais” algo que já é proibido. É que nem chover no molhando, entendem?
    Mas achei muito coerente a observação da Maria Barros. Por que a o invés de proibir, não obrigam as indústrias a produzirem cigarros com menos substâncias tóxicas?
    Outra observação que achei pertinente foi a do Guilherme, as pessoas são levadas a fumar por diversos motivos, é muito fácil fechar os olhos e dizer “vocês são burros egoístas vamos tacá-los na fogueira!!!!”
    Devemos tomar cuidado com as medidas que aprovamos, porque uma lei dessas é um pezinho dentro do fascismo. Por que não aprovar que os ambientes sejam classificados como “para fumantes” e “para não-fumantes”? Assim, as pessoas que tiverem ojeriza a cigarro podem frequentar os ambientes onde fumantes não são aceitos e os fumantes, quase mártires a essa altura, poderão ter afirmado o seu direito de ir e vir, de fumar seu cigarrinho em companhia dos amigos, e não apenas trancafiado em sua casa, como um marginal.
    Como se já não bastasse ter que fumar olhando para a foto de uma barata morta…

  156. Ok. Em nossos tempos, a saúde substituiu a salvação.

    Proibir o cigarro, como alguns anencéfalos sugerem, seria contraproducente. Quanto mais se proíbe, mais as máfias enriquecem. Assim, embora pite o meu fumo de rolo (e não essa porcaria industrializada que a boiada fuma), sou a favor da lei.

    Mas eu ia achar lindo se o Serra usasse seu poder para comandar uma investigação a respeito das estratégias que as fábricas de cigarros *podem* estar usando para viciar seus clientes. Mas, ai, que preguiça, não? Ou será que a palavra é medo?

    É sempre mais fácil assinar um papel e colocar os cidadãos uns contra os outros.

    Afinal, a culpa nunca foi das fábricas ou dos publicitários, mas dos fumantes. Certo? Certo, boiada…

  157. Este negócio de dedurar me faz lembrar a época em que eu era criança na escola.
    Quando um aluno qualquer dedurava o outro, a professora já dava a maior dura no dedurante.
    Era uma vedadeira sova de civismo que o aluno tomava.
    Agora vem o governador e faz exatamente o contrário que a professora tanto ensinou?
    Este governador quer o que?
    Criar um país de dedos duros?
    Que é isso, Sr. governador, onde foi parar o exemplo que a professora lhe deu também?
    Obs. Eu não fumo nem nunca fumei, mas respeito os direitos dos meus semelhantes que fumam pois isto é uma doença. Então, que se criem departamentos nos hospitais públicos pra fumentes inveterados e os hospitalizem para tratar, é bem mais democrático que criar dedos duros entre a população.

  158. Meu amigo,

    Nos últimos tempos você anda apanhando muito!

    Parece que toda a turma da Veja, da Folha, do Estadão, resolveu entrar no Balaio, para ver se você desiste de defender seu direito de opinião.

    Fico “matutando”, como dizem as pessoas do interior, para tentar entender a cabeça dessas pessoas. Às vezes, perco um tempo enorme lendo os comentários e fazendo uma espécie de classificação (poderia até chamar de avaliação de risco), separando por categoria, aqueles que entram para opinar, concordando ou divergindo, daqueles que entram para agredir. O tal do Fla Flu que você descreveu tão bem, há alguns dias atrás.

    Fica cada vez mais nítida a sensação de que a oposição está partindo para o ataque, em todas as frentes possíveis, com atitudes quase beirando à histeria. Qualquer assunto, em qualquer lugar (aí incluídas as diversas mídias, ou mesmo as conversas de botequim), logo se transforma em motivo para afirmações do tipo: ” Se fosse coisa do PT seria muito pior. Os canalhas do PT têm que morrer (rapidinho a agressão se torna quase física).”

    Onde foi parar o senso crítico, o espírito democrático, o respeito aos direitos das pessoas, que foram recuperados há tão pouco tempo?

    Será que para combater o cigarro, numa pretensa defesa da saúde dos não-fumantes, vale qualquer coisa?

    Estimular o “dedodurismo” já é por si só uma atitude indefensável, em qualquer situação. Contra um humilde cigarro, chega a ser amoral.

    Como diz um amigo meu, existem riscos muito maiores para a saúde física e mental das pessoas… e ninguém se preocupa com elas. Agora, se a fumacinha do cigarro incomoda ao não-fumante, existe outros cheiros bem piores. Você já se sentou ao lado de uma dessas mulheres que tomam banho de perfume, daqueles com odor adocicado, que parece penetrar no seu cérebro e te deixam completamente tonto e nauseado? E então, não seria ótimo ter uma lei que proibisse o uso desses perfumes em locais públicos?

    Mas não vamos chegar ao ponto de querer uma blitz para isso, não é mesmo? O bom senso tem que prevalecer.

    Portanto, vocês que estão entrando no Balaio para atacar o alerta do Kotscho, deveriam repensar seus delírios demotucanos, achando que qualquer coisa feita por esses malucos, merece ser defendida por vocês.

    O Serra e seus comparsas, aqueles políticos e seus amiguinhos que estão de olho em 2010 e morrendo de medo de perder a eleição de novo, podem até perder a noção do que estão fazendo. Dá para entender que o desespero faça essas coisas com um ser humano (às vezes, nem tão humano como gostaríamos!) que tem muito a perder, quando perde uma eleição.

    Mas vocês, os eleitores comuns, cidadãos deste imenso país, que nada vão levar nos lucros das maracutaias, não estão com vergonha de defender essas loucuras dos demotucanospepessistas?

    Vocês acreditam ,mesmo, nas boas intenções do Álvaro Dias e Cia para instalar a CPI da Petrobrás ? Acreditam que é correto estimular as pessoas a ficarem denunciando alguém que acendeu um cigarro no bar?

    Acreditam mesmo que o país está pior com o governo do Lula e que o Bolsa-Família é só um programa populista?

    Se as respostas foram positivas, então é um caso perdido!

    Vocês vão enlouquecer de verdade. Vão acabar babando… porque a última pesquisa do Vox Populi ,que o PIG não teve coragem para divulgar, e está bem apresentada no blog do Rodrigo Viana, mostra que a aprovação do governo LULA já chega a 87%.

    Sabem do que mais? A mesma pesquisa também confirma o crescimento da preferência da população brasileira pelo PT. O índice passou de 25%, em maio de 2008, para 29% agora.

    Os outros estão muito mal na foto. O PMDB vem com 8% ( e é o segundo colocado!), o PSDB, com 7% e o DEMO, ex-PFL, ex-ARENA, conseguiu chegar a 1%.

    Isso sem falar que a Dilma já está com mais de 20% de intenção de votos.

    Vamos lá pessoal, a hora é de acordar e perceber o que a maioria já reconhece: com erros e acertos, este governo tem feito muito pelo Brasil e nós não podemos regredir. O LULA É O CARA!

    E o Lula jamais iria incentivar o dedurismo. Êle tem enfrentado todas as agressões da oposição, mas não sai do caminho democrático. Nem para aceitar um terceiro mandato, que poderia ser conseguido por meio de consulta popular (sem precisar comprar votos, como fez o FHC, para ter a reeleição).

    Vamos em frente Kotscho. Continue trazendo os assuntos para o Balaio e, quem sabe, essa turma acaba aprendendo a questionar o que o PIG está falando .

  159. Kotscho,

    A Gazeta Mercantil esta no buraco e deve fechar até o final do mês.

    Resultado: centenas de trabalhadores demitidos e que terão dificuldades em receber suas indenizações.

    Esta é uma excelente oportunidade para o governo Lula adquirir ou viabilizar a aquisição de um veiculo tradicional e respeitado.

    Este jornal pode servir como contra-ponto ao terrorismo da midia.

    vamos repercutir esta idéia.

  160. E impressionante a demagogia de politicos oportunista. Nao existe vaga para carceragem , juizes nao autorizam prisao de bandidos, e querem fazer tempestade com fumaca de cirgarro. Fumar é um pecimo habito, fazer que alguem que nao fuma compartilhar isto nao e crime e enorme falta de respeito com o proximo

  161. Acho q tem tanta coisa q precisa ser denunciada em vez de fikar atras de pessoas q fumam…
    Pr exmplo a politicos corruptos…roubo de dinheiro publico…crimes…e etc….
    Kada um tem o direito de fazer oq quiser…se fumar faz a pessoa feliz…..q seja entao..!
    Se eh pra ter lei…..vamos fazer oq…??
    As pessoas vaum fikar sendo vigiadas??
    Ridiculo..esse Serra…!
    E quem fikar cuidando da vida dos outros tbm…

  162. De um economista mediocre(nem participou da elaboração do Plano Real apesar de ser do PSDB), de um ministro da saúde fracassado que teve um plano de saude publica “premiado pela Onu” até hoje não implantado, de um budista vingativo e desequilibrado, de um… enfim, de um chato sem galochas, o que podemos esperar senão uma tentativa de desviar a atenção de assuntos que realmente são de interesse social.
    Simpatia antitabagista: junta-se 3 ex-fumantes em crise, 2 não-fumantes, 1 fumante e 1 evangelico histérico, forma-se um circulo amarrando-os pelo pescoço. Todos deverão fechar os olhos e girar 13 vezes em sentido anti-horário, recitando o mantra: Tão Tadinho, São Tadinho, por Jesus me livre do fuminho! Tão logo um deles cair estonteado, os demais morrerão enforcados. Acaba com a discussão rapidinho.

  163. Penso que tem tantas coisas que o governo deveria se preocupar como por exemplo nossa saúde, segurança, educação, corruptos que isto está cheio no próprio governo, vem se preocupar com pessoas que fumam??????
    Vão trabalhar para o nosso Brasil ser melhor!!!

  164. é pra rir de vcs que acatam a essa idéia desse ZÉ E.T., por que vcs não vão brigar para para com a poluição dos automóveis que é um milhão de vezes mais prejudicial ao cigarro que vcs vào sentir um cheiro de vez enquando à noite sentado em um bar enchendo a cara de cachaça e depois pegar o carro e ir pra casa, engraçadinhos vcs, hipócritas, e se alguém fumar e sair dirigindo um carro com certeza não vai ficar embreagado por causa de cigarro e os que bebem e saem dirigindo, vamos proibira a bebida tbm, mas usar cocaína nos banheiros de bar pode usar ácido pode quero ver dedar esses que estão doidões, quero ver ter corajem, seus hipócritas, cabada de dedo duro. estão preocupados com a saúde vai pra academia e dorme cedo,

  165. realmente….
    roubar fios da iluminação de túneis, sequestrar onibus, perseguir coreanos, crianças cheirarando cola as 11 da manha no anhangabaú,roubar aposentados ,crianças praticando prostituição na Luz,i desempregados consumindo cachaça e agredindo as esposas,isso é menos importante q acender um cigarro ??????coloque foco onde existe problema, não desvie, se acendo um cigarro, sei q estou consumindo 23234443432 mil substancias prejudiciais,e respeito o direito do não fumante Se meu filho é fuzilado numa esquina da periferia…faço o que??procuro a polícia q cata bituca??????????????.
    Quer ser civilizado???
    começa a pensar no q é básico,dai talvez eu passe a fumar menosssss

  166. A bobagem, pelo que parece, é virótica. Pior, é mais contagiosa do que a gripe suína.

    Desde quando informar à autoridade pública a prática de um ilícito é delação? Fico imaginando como fazer para denunciar crimes? Tem gente de sem ter o que dizer fala cada coisa. Cada bobagem que se fala com ar de inteligência!!!

    E imaginar que já foi porta-voz do Lula. Mas aqui faz sentido: foi o mesmo Lula que disse que apesar de no Palácio do Planalto ser proibido fumar, na sala dele ninguém o proibia. Que exemplo de cumprimento da lei vindo do presidente.

    No mais, se cada fumante for capaz de engolir sua fumaça e não me incomodar, para mim tudo bem, pode fumar em restaurantes. Já tive muitas crises de alergia por sentir a fumaça do cigarro alheio.

  167. Parece que o Serra decidiu mesmo caminhar na vanguarda desse grande Big Brother em que o mundo, a passos largos, vem se transformando.
    Coisa de ficção científica: as câmeras oficiais e privadas a registrar cadadeslize, chips — os consentidos e os clandestinos — a denunciar suas vontades mais recônditas (nunca mais furtar a jabuticaba do visinho, cobiçar a mulher do lado…), tudo em buscade um ideal hipócrita de perfeição e virtude que não andará, na escência, lá muito distante daquele que inspirou o estado nazista e demais regimes totalitários pelo mundo afora.

    Deus me livre…tô fora…quem viver verá.

  168. Ricardo, bom dia, com muita Alegria!!!!!!
    Olha, o Everaldo, entre versos e trovas, nos desperta o riso e aumenta a consciência, mas se é pra aumentar a lista da incompetência do Sabugo Liso, a oposição burra e irresponsável de seu partido Pior Salário Do Brasil e ainda a ineficiência de seu governo que provocou alguns fatos que vc e os balaieiros precisam saber, vamos a lista:
    1º Sua polícia, segurança, deceu o cacete em estudantes de ensino médio, numa escola aí na capital, dia 14/05.
    2º A sua Folha, em seu editorial publicou : SOCORRO PROFESSOR,dia 17/05.
    3º Um grupo de pais e professores detectam milhares de livros com apologia ao PCC, palavras de baixo calão e cenas obscenas, distribuidos para crianças da 3º série do ensino fundamental, com apenas 9 anos de idade, dia 19/05.
    4º A APEOESP, sindicato, dos professores estaduais checou em várias escolas: caixas de livros com etiquetas enormes de uma empresa fornecedora de merenda e não por editoras ou livrarias. Isso cheira corrupção.
    E esse tucanalho quer ser presidente, endoidou mesmo ou tá ruim da cabeça. Gente acorda, vamos eleger uma mulher para governar o Brasil.

  169. Parabéns pelo enfoque sobre a aberração de quase todo político em fazer cortesia com o chapéu alheio quando lhe falta competência em legislar com retidão e respeito. O pior é a nossa sociedade hipócrita que vai na onda, pega a marola de dedo em riste, se esquecendo das crianças famintas, dos excluídos, das barbarícies cometidas no trânsito, dentro da nossa própria casa, nas escolas públicas e, com isso, dando plenos poderes aos marginais, criminosos, pedófilos, traficantes, menores infratores, deputados e senadores mancumunados com a corrupção e etc., a crcularem livres, leves e soltos. É vergonhoso ser brasileiro!

  170. Como na época das ditaduras, teremos que de orelha em pé para flagrar e dedurar conversas subversivas.Teremos que ser todos “poços” de virtude!!!
    Para completar o quadro a fim de facilitar deveremos todos vestir camisas pretas ou verdes.DEMOCRATICAMENTE , nos será dado o direito de escolher cor preta ou verde.Porém depois de definida a cor, aqueles que estiverem vestindo cor diferente a priori tem que ser definido como “suspeito”.
    Isso não tem nada de FASCISMO é só questão de participação democrática e cidadã.
    VIVA O DEDO-DURISMO!!!! ANAUÊ!!!!!

  171. Caro xará, e o Gilmar reclamando de estado policia? Ele so se esqueceu de dizer que o estado era S.Paulo. Parece aquela paranoia americana com os imigrantes do Oriente Medio. Aliás, é um prato cheio para os xiitas de plantao. Parece que o povin do PSDB nao tem mais nada a fazer a nao ser xeretar, haja visto o projeto do AI5 digital do Azeredo, esta excrescencia que envergonha o povo mineiro, e os aulicos do FHC como os inefaveis Alvaro Dias e Artur Virgilio. Por outro lado, dona Ieda tenta pelos meios ja conhecidos empurrar pra baixo do tapete suas falcatruas. O povo brasileiro nao merece este partido.

  172. É preciso que formemos uma tropa de dedos-duros para pegar os corruptos brasileiros, ou seja, O Seu Lula e a sua máfia do PT…

  173. É magnífica esta ideia do Dr.Serra. Esperemos que outros governadores copiem esta maravilha. Principalmente o Cid Gomes, do Siará…

  174. Concordo com o Sr. Pinto: No Ceará os fumantes não respeitam nem as próprias famílias. Lei antifumo neles. E tambem vamos colocar a lei seca em funcionamento. Cadê os bafômetros? Tá tudo guardado? E a fiscalização? Existe?

  175. O Dr. José Serra alem de grande político, é um grande médico, sensível as causas públicas. Há se ele viesse ser Governador do Ceará…

  176. É Kotscho, novamente vem voce tirando a atenção de teus leitores com esse negocio de fumantes. Cada um faz o que quer de sua vida, tem aqueles que q

  177. Ele deveria se preocupar mais é com seu mandato, e estudar alguma forma de sanar a fome,desemprego,tráfico de drogas,analfabetos enfim ,alguem quer me ajudar na lista???Isso é somente mais umas das formas ridiculas de politicos sem criatividade que vivem atrás dos chamados ”acessores particulares”,para chamar a atenção de um pouco de eleitores.
    Deveriam é fotografar os roubos que aconteçem dentro da nossa pólitica,se é que ainda existe isso em nosso Brasil.

  178. hahahahaha esse seu parceiro sem telhado é mesmo um babão Kotscho !!
    Não é por acaso que nunca votei nesse mané ! Só que pra 2010 o pareo vai ser duro ! E aí já pensou o Serra presidente ? Quantas leis proibitivas ele vai propor ? Será que vai propor uma proibindo a robalheira dos seus comparsas?

  179. Daqui a pouco vamos estar igual a época da ditadura….
    “seu” guarda vi aquele cara ali fumando , prende ele….
    Quem sabe até cantores se tornem famosos como já aconteceu, se valendo da arte da deduragem…..eeeee Brasil…vou chamar a polícia para ver se ele não levam minha sogra que fuma….

  180. O ato da delação é um ato cívico. Todos os componentes da sociedade são responsáveis pelo cumprimento das suas leis e integridade das suas instituições. No Brasil , como mais uma consequência funesta da era militar, virou cultura comum que a delação é algo sujo e indigno. As leis são feitas pelos nossos representantes , então são do nosso interesse. Ponto final.
    Se os representantes são ladrões, semi-analfabetos , motoristas embriagados , malversadores , corruptos , etc… , isso é outra questão . E quem os colocou lá fomos nós.

  181. Estimado Ricardo bom dia!

    Estive ausente por uns dias, mas hoje, e como também não estou muito a fim de escrever, só gostaria de te fazer uma pergunta: Estava assistindo TV por estes dias em que fiquei de molho, e de repente não mais que de repente eu vi que ia começar uma propaganda do PT. Sacudo de ver esta corja política vir ao ar encher o saco de todos os brasileiros logo procurei o controle remoto para mudar de canal ou desligar o aparelho por um tempo, mas o controle havia sumido e não deu pra mudar de canal, portanto quando levantei para mudar de canal, eis que para minha surpresa, vejo logo após a Dilma falar coisas que já me recuso ouvir, para minha surpresa o Patrus, foi impressão minha, ou o partido já se prepara para lançar o último dos Moicanos à presidência?

    Fiquei então com algumas perguntas em minha mente:

    Estimado Ricardo bom dia!

    Vocês estão se preparando para uma eventual substituição de candidatos?

    Este fato se deve ao agravamento do Tratamento da Dilma?(Como já disse espero que ela se recupere o mais breve possível desta doença tão covarde como esta!)

    Pelo que tenho visto a derrota dela para o Serra é inexorável, e Ela empata com o menino de Minas, ciente de que até a disputa com o aliado Ciro vira casacas é complicada o partido pensa em reverter o quadro antes de lança-la oficialmente?

    Ou o partido conseguiu convencer finalmente o Patrus, talvez por ele ser o último vigilante da ética e da moral tão escassa nos demais integrantes do governo e que fora tão combatida pelo partido dos trabalhadores, nos inflamados primeiros discursos ainda nos palanques dos sonhos e das ilusões de outrora?

    Afinal Ricardo o que penso tem algum fundamento?

    Você sabe algo que nós ainda não sabemos?

    Vá lá nos conte o segredo!

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

  182. Tô vendo o Serrotão na campanha pra presidente: Eu acabei com os fumentes em bares e local público de São Paulo………

    Daqui uns dias ele vai criar uma lei que proibe “peidar” dentro de elevador!!! Isso vai dar um trabalhão para os Dedos Duros. Peidorreiro disfarça muito bem.

    ————————————————————————–

    Glória – das 00:52

    Seu comentário foi muito bom, tô precisando de um parceira(o) no “Boteco-do-Balaio”. O Companheiro Ênio tá meio sumido.

    Abs.

  183. Ricardo,
    Numa breve reflexão, pensei com “a minha cabeça” ou seria com “os meus botões”? Se o governador Serra está tão preocupado e querendo praticamente extinguir com os fumantes, porque não propor uma lei que extermine com o cigarro de uma vez? E a pena de morte para quem for pego fumando cigarros (comuns claro) em qualquer lugar e hora. E a maconha?
    Mas por outro lado, se isso acontecer, o cigarro passará para as mãos e para a venda dos trafcantes, contrabandistas, etc.
    A chamada Lei Seca só serviu para o contrabando e para o “submundo”, para a máfia, etc.
    Porque ele não faz a mesma lei proibitiva para a falta de atendimento médico e para todos os demais problemas que assolam não somente SP, mas todo o Brasil? Dando destaque para a corrupção e os desmandos políticos.
    Não sou fumante e ninguém na minha familia fuma. Detesto cigarro e tenho alergia a sua fumaça. Mas daí para a xenofobia vai uma grande distância.

    Flavio Santos

  184. Que tal proibir o sapato de Salto.

    Segundo o Serra o cigarro causa câncer e muitas despesas ao Estado, o sapato de salto causa problemas na coluna e portanto muitas despesas ao Estado.

  185. Ah! Sim o cigarro?

    Bem como você já parou de fumar faz tempo, desta serra você esta livre não é?

    Ou não?

    O que?

    Você continua fumando?

    Afinal você é um Homem ou um rato?

    Sei que é muito difícil, mas um dia quem sabe?

  186. Enquanto isso crianças são violentadas e mortas, chefes de família assassinados, sequestros, roubalheira generalizada, corrupção em todas as esferas, tráfico, milícias,…
    Esta classe política precisa parar de ser eficiente em questões sem importância
    AH, em tempo: Não Fumo e sou carioca

  187. “Mas pior é q está certo isso, tem q denunciar mesmo, fumante acha q todo mundo é obrigado a respirar aquela fumaça nojenta, tinha é q proibir cigarro de vez”

    Paulo “Otah”, o nazista “otahrio”, eh, eh

  188. Serra fez essa lei para ver se angaria alguns votos dos não fumantes, não porque se preocupa com a saude publica. Se assim fosse não vetaria o projeto que proibia os salgadinhos cheios de gordura trans e os refrigerantes nas escolas. Aí o Estado teria que dar alternativa, oferecer uma opção saudável, isto é, o Estado teria de “gastar”, palavrão para o tucanato. Com os não fumantes ele só tem a lucrar alguns votinhos.

  189. O assunto é sério. Não pode e não deve ser levado com leviandade. A idéia do governador quem sabe não seja a melhor possivel. Mas é melhor que nada. Se tivermos uma melhor, vamos enviar para êle, vamos coloca-la aqui.. Afinal a responsabilidade de uma cidade, estado etc melhor é responsailidade de tôdos nós e não só de uma pessoa. Quanto aos pedagios que o PSDB inventou e são um roubo, que hoje aposentado me impedem de poder viajar como gostaria, é evidente que nem eu e nem de meus familiares lembraremos dêles no futuro próximo. Abs Amauri

  190. Interessante. Beber até cair pode? Façam as contas e vejam quantas pessoas “inocentes” morrem por conta do álcool. Sou fumante educado o suficiente para não fumar em local fechado, nçao preciso de lei para isso, mas se eu vir alguém me “fotografando” não pensarei 2 vezes e defenderei meu direito de imagem. Vai dar m…
    Bom, mas como não sou de São Paulo, só tenho a dizer: sinto muito, foram vocês que escolheram esse imbecil, autoritário e safado para governá-los.

  191. Ricardo não há o que temer afinal o fumante não será punido.

    Veja o que aconteceu no Canada; Lá a lei é para valer e pune o infrator.

    Reprodução de noticia publicada hoje no site da Globo.com.

    Bela Kosoian, de 38 anos, foi multada em US$ 420 (R$ 850) por não ter colocado a mão no corrimão de uma escada rolante na estação de metrô de Montmorency, em Montreal (Canadá), segundo reportagem do jornal “National Post”.
    Estudante de direito internacional na Universidade de Montreal e Quebec (UQAM), Bela disse ter ficado indignada com o incidente. Ela contou que não colocou a mão no corrimão porque estava procurando o dinheiro em sua carteira para pagar a tarifa.

    “Fui várias vezes ameaçada com multa se não colocasse a mão”, disse a mulher, que acabou recebendo uma multa total de US$ 420 (US$ 100 por não usar o corrimão da escada rolante e US$ 320 por obstrução da Justiça).

    Segundo a polícia, a mulher começou a gritar quando foi chamada atenção e não quis cumprir as normas de segurança na estação de metrô. Bela Kosoian, no entanto, rebateu a versão da polícia e diz que foi tratada como uma criminosa.

  192. Caro Kotscho,
    Por falar em deduragem e Folha, gostaria de prestar minha homenagem à Juíza Maria Lúcia Boutros Buchain Zoch Rodrigues, do Rio Grande do Sul. Se tivéssemos mais juízes sensatos e objetivos como ela, todos sairíamos ganhando. Refiro-me à matéria abaixo “Juíza condena Folha por “leviandade” e “sensacionalismo” contra Zuanazzi”. Quem sabe você não a entrevista para nosso deleite?
    Um abraço,
    Alfredo
    —————–
    Juíza condena Folha por “leviandade” e “sensacionalismo” contra Zuanazzi

    A Folha de S.Paulo e a jornalista Renata Lo Prete foram condenadas a pagar R$ 139.500,00 a Milton Zuanazzi, ex-presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a título de indenização por danos morais. A ação se refere a uma série de notas difamatórias publicadas em 20 de julho de 2007 na coluna Painel, editada por Lo Prete.

    O jornal afirmou que a Anac mantinha relações “promíscuas” com as empresas de aviação, sugerindo que, no interior da Agência, Zuanazzi seria a pessoa encarregada de defender os interesses da Gol. Segundo a Folha, essa suposta interferência teria feito a Anac liberar a pista do aeroporto de Congonhas onde, três dias antes da publicação da nota, havia ocorrido o acidente com o avião da TAM.

    Na ação, Zuanazzi lembra que não foi a Anac quem liberou a pista, mas a Infraero. E ressaltou que a Folha, buscando eleger um culpado pela crise aérea, produziu contra ele acusações que jamais conseguiu provar.

    Após a analisar as razões de Zuanazzi e a defesa do jornal, a juíza Maria Lúcia Boutros Buchain Zoch Rodrigues, da Vara Civil do Fórum de Porto Alegre (RS), concluiu que a Folha foi “irresponsável”, “leviana” e “sensacionalista”, dando ganho de causa ao ex-presidente da Anac.

    Leia abaixo a íntegra da sentença:

    MÍLTON ZUANAZZI ajuizou ação contra a EMPRESA FOLHA DA MANHÃ e a jornalista RENATA LO PRETE, pedindo indenização por dano moral. Disse ser engenheiro, pós-graduado em Sociologia, ter exercido diversos cargos públicos, no âmbito da Administração Federal e Estadual e no Legislativo Municipal, e estar, na época, exercendo a função de Diretor Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, possuindo, portanto, uma imagem perante a sociedade. E que em 20 de julho de 2007 foi publicado no Jornal Folha de São Paulo, pertencente à primeira ré, na coluna denominada “Painel”, assinada pela segunda, texto mencionando que a Agência por ele presidida rendia-se aos interesses empresariais do setor que deveria regular, e que no mapa da ANAC, Zuanazzi era GOL. Argumentou que a publicação não visou a esclarecer um fato ou prestar alguma informação, mas unicamente a atacar a sua honra, acusando-o de representar os interesses de uma companhia aérea, dentro da referida agência reguladora. Sustentou tratar-se de uma falsa imputação do crime de corrupção passiva, tipificado no art. 317 do Código Penal, por sugerir que ele teria recebido vantagem indevida em razão do cargo. E observou que, ainda segundo a mesma jornalista, Deputados integrantes da CPI do Apagão Aéreo teriam chegado ao consenso de que a relação entre as empresas aéreas e a ANAC era promíscua, tendo havido pressão por parte das companhias para que houvesse a liberação, antes das férias de julho, da pista onde ocorreu o acidente com o airbus da TAM, no Aeroporto de Congonhas. Enfatizou ser caluniosa a afirmação de que a ANAC seria responsável por essa liberação e pelo grande movimento daquele Aeroporto, e que agiria atendendo a interesses empresariais. Discorreu sobre as medidas por ela tomadas, observando que a pista fora recebida pela INFRAERO – que medira o índice de atrito e a liberara, apenas comunicando a ANAC do fato. Ressaltou que, buscando eleger um culpado pela crise aérea, o texto foi sensacionalista e ultrapassou os limites da liberdade de imprensa e da razão, causando-lhe dano que prescinde de prova. E com essa narrativa, pediu que as rés fossem condenadas a pagar-lhe indenização por danos morais, em valor a ser arbitrado pelo juízo, sugerindo importância equivalente a 300 salários mínimos e instruindo a inicial com documentos (fls. 17-25).

    Citadas, as rés contestaram, sustentando, preliminarmente, ser necessária a aplicação, ao caso, da Lei de Imprensa. Alegaram que o autor não teria legitimidade para a propositura desta ação porque as informações por elas divulgadas envolveram apenas a ANAC, não a ele, que somente exercia o cargo de Presidente daquela agência. Disseram que após o caos que se instaurou no país em virtude do acidente com o vôo 1907 da GOL, ocorrido em 29 de setembro de 2006, e, depois, com o vôo 3054 da TAM, todos os meios de comunicação passaram a fazer ampla cobertura jornalística dos fatos relacionados à aviação brasileira, de inequívoco interesse público. Argumentaram que agentes e pessoas públicas como o autor sujeitam-se à rigorosa vigilância no desempenho de suas funções, sem que isso configure violação de qualquer direito subjetivo. Aduziram que o autor optou por uma carreira que o sujeita à ampla exposição, e, por conta disso, seus atos estão submetidos à fiscalização da sociedade, ao crivo da opinião pública e à critica jornalística. Asseguraram que os fatos aludidos na matéria são verídicos e incapazes de gerar a sua responsabilização, por conterem informações prestadas por parlamentares do governo e da oposição, integrantes da CPI do Apagão Aéreo – dentre eles o Sr. Marco Maia, Relator daquela Comissão, que foi quem teria classificado as relações entre a ANAC e as companhias aéreas como promíscuas -, Ministros de Estado e Assessores, cujos nomes não seriam revelados por resguardo do sigilo da fonte. Aduziram que a coluna em questão foi meramente narrativa, com a exposição de fatos verídicos, inexistindo culpa ou dolo de parte delas pelos danos morais que o autor alegou ter suportado, vez que se limitaram a divulgar, de forma objetiva, informações verdadeiras, pautadas única e exclusivamente no interesse público. Negaram ter causado a ele algum dano moral, admitindo, no entanto, que podem, quando muito, ter-lhe causado algum aborrecimento. Discorreram acerca da quantificação de eventual condenação, e defenderam a improcedência da ação, requerendo a produção de provas e juntando documentos (fls. 58-62).

    O autor replicou, rebatendo a alegação de ilegitimidade ativa com o argumento de que não está buscando reparação em nome da ANAC, mas em nome próprio. Ressaltou que a Agência jamais foi responsável pela liberação da pista de Congonhas, e que o fato de ele ser uma pessoa pública não autoriza a imprensa a caluniá-lo, acusando-o de estar na folha de pagamento da empresa GOL (fls. 65-69).

    Rejeitada a tese de ilegitimidade, as partes foram instadas a se manifestar acerca de provas que pretendessem produzir, tendo ambas requerido a designação de audiência e as rés, ainda, a expedição de ofícios à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, para que enviassem cópias do relatório final da CPI do Apagão Aéreo (fls. 71 e 74-76).

    Indeferida a expedição dos ofícios, foi designada audiência em que foram ouvidas três testemunhas e um informante, sendo, ao final, deferida a juntada, pelas rés, de cópia do relatório antes referido, da qual foi dada vista ao autor, que disse ser irrelevante ao julgamento da lide (fls. 78, 95-562 e 598-599).

    Então a instrução foi encerrada, substituindo-se o debate oral pela entrega de memoriais, que ambas as partes apresentaram (fls. 602-618).

    Relatados, decido.
    A ação é procedente. Afinal, embora em algumas passagens a matéria publicada pelo Jornal Folha de São Paulo, na Coluna Painel do dia 20 de julho de 2007, sob o título “A voz dos donos”, seja um tanto evasiva, a afirmação de que a CPI do Apagão Aéreo concluíra pela existência de uma “relação promíscua” entre a ANAC e algumas companhias aéreas brasileiras – que por conta disso estariam recebendo vantagens, inclusive na liberação da pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, local onde ocorreu o maior acidente aéreo brasileiro em número de vítimas – foi inequívoca.

    Vale a pena transcrever parte da publicação:

    “Deputados do governo e da oposição, que se desentendem sobre quase tudo na CPI do Apagão Aéreo, chegaram a pelo menos um consenso a respeito do relatório final: ele classificará como promíscua a relação entre as empresas aéreas e a ANAC, fato evidenciado pela pressão para que a pista reformada de congonhas, onde ocorreu o acidente com o Airbus da TAM, fosse liberada pela agência antes das férias de julho.

    (…)

    “Fazer o quê? No próprio governo, avalia-se que a ANAC é a agência mais rendida aos interesses empresariais do setor que supostamente deveria regular. Quem apresenta o diagnóstico logo acrescenta que não há remédio, pois seus diretores têm mandato. Não podem ser dispensados
    “Oportunidades. Para que servem hoje as agências reguladoras? ‘Para duplicar o guichê’, ensina uma raposa. “Nem conheço. Agora, ninguém no governo quer ser associado à figura de Mílton Zuanazzi, o ruinoso presidente da ANAC. (…)

    “Times. No mapa da ANAC, a diretora Denise Abreu é TAM, enquanto Zuanazzi e o diretor Leur Lomanto são GOL”.
    É de ressaltar-se o fato de que o texto foi publicado apenas três dias após a ocorrência daquele acidente, como parte do conjunto de manifestações que a imprensa nacional produziu na ocasião. E que de alguma forma ele vincula o desastre à atuação da ANAC e a uma suposta ligação escusa, de seus dirigentes com duas empresas aéreas: a GOL e a TAM.

    Ora, naquele contexto, a afirmação de que Zuanazzi era GOL é suficiente para que se identifique a clara intenção da jornalista de dizer que ele, corrompido pela companhia aérea a fim de receber vantagens indevidas, funcionalizava seus atos para beneficiar aquela empresa. Posto que subliminarmente, resta claro que o texto induz à crença de que entre as causas do grave acidente estaria a corrupção dos agentes da ANAC – entre eles o autor.

    E a irresponsabilidade de uma notícia assim veiculada torna-se ainda mais grave quando dirigida a um leitor tomado pela comoção que aquela tragédia sem precedentes na história da aviação brasileira causou.

    Foi como colocar gasolina na fogueira em que se constituía o sentimento dos brasileiros naquela ocasião, especialmente os parentes e amigos das vítimas, já tão destroçados pelo acontecimento.

    Foi expor o autor, não só a um abalo de imagem como ao risco de linchamento, evidenciado no relato da testemunha João Elias Bragatto, que transcrevo (fl. 584):
    “PA: Se o depoente sabe do constrangimento sofrido pelo autor no aeroporto e se ele sabe a que ele aliaria esse constrangimento? T: Isso foi um fato lamentável que foi presenciado, né? Dele e a esposa serem agredidos no aeroporto em função dessa matéria. Estava ali um grupo de pessoas fazendo um manifesto contra a TAM e esse grupo partiu para… Tal assassino, tal ladrão. Foram essas as palavras que deu para ouvir, porque era muita gente e partiram para cima dele.
    “J: Presenciou? T: Presenciei o fato. Eu estava… O meu colega estava lá dentro do aeroporto e eu tinha ido estacionar o carro. Nesse percurso já estava a tal… Aí ele me relatou, ‘Ó, é o Milton que está ali e o pessoal…’, mas deu para ouvir todas as pessoas, inclusive a mulher dele eu achei que tinha sido agredida. Mas depois disse que não foi, o pessoal… De uma bandeirada que ela levou.

    “J: Esse fato foi após a publicação desta matéria? T: Após a publicação. Acho que foi uns cinco ou seis meses depois da publicação, se não me engano. Não vou precisar data porque… É que foram depois outras notícias e essa foi a que me gravou mais”.

    E nem se diga, como as rés fizeram, que o autor, por ser homem público, sujeito à vigilância no desempenho de suas funções e à crítica jornalística, pudesse, só por isso, ser submetido a acusações daquela natureza. A imputação de atos de corrupção, feita sem qualquer base concreta, por conta de supostos comentários alegadamente protegidos pelo sigilo da fonte, ultrapassou o âmbito da mera crítica jornalística. Mormente quando feita por um veículo de informação com a importância institucional da Folha de São Paulo – cuja influência em todo o País é consabida.

    A leviandade que se revela em uma notícia assim produzida não pode abrigar-se sob o manto da liberdade de imprensa – um valor que, se por um lado deve ser resguardado com efeito, de outro impõe àquele que o exercita que o faça com maturidade e equilíbrio, nem de longe observados pelas rés no trato de uma tragédia daquela proporção.

    Forçoso dizer o óbvio: para que pudessem estabelecer conexões como as que fizeram – entre as companhias aéreas, a atuação do demandante e o acidente -, as rés, necessariamente, haveriam de ter provas do afirmado. E não tinham.

    Nem lhes adianta invocar, da maneira quase irônica como o fizeram, o surrado argumento do “sigilo da fonte”, contradizendo a proposição de que fariam prova da alegada corrupção.

    Aliás, nisso cometeram mais uma leviandade, que agrava sobremaneira o ilícito por elas praticado: reiteraram aqui, em juízo, que as informações que publicaram eram verdadeiras; que “o conteúdo do relatório final da CPI do Apagão Aéreo bem demonstra a promiscuidade das relações entre a ANAC e as empresas privadas do setor aéreo e confirma as informações divulgadas pelas rés, inclusive quanto ao autor” (fls. 50 e 97). Em outras palavras, que o autor, como disseram, era GOL. Contudo, os elementos que trouxeram nada sinalizam a respeito de qualquer irregularidade que este tenha cometido.

    É surpreendente que as rés inclusive tenham tentado, com destaques em amarelo e algumas transcrições, indicar passagens do relatório da CPI como provas em seu favor. Só quem não lesse aquele documento poderia acreditar que ali existe algo que possa ser chamado de prova da corrupção atribuída ao autor. Não há nada, absolutamente nada, senão referências à INFRAERO e à submissão de obras e serviços desse órgão a interesses de empreiteiros. A promiscuidade citada pela jornalista foi cogitada, sim, mas como presente na relação entre os administradores da INFRAERO e seus contratados (fl. 361), não entre as empresas aéreas e a ANAC, como ela afoitamente anunciara. A menção a dúvidas sobre a probidade da atuação dos dirigentes da ANAC foi feita apenas na introdução do relatório, como parte do histórico da instauração daquela CPI, não havendo, na seqüência, qualquer conclusão ou asserção naquele sentido. Houve, ainda, referência a voto do autor em um julgamento administrativo (fls. 147 e 157) e várias críticas sobre a atuação da ANAC – mais especificamente ao comportamento de uma diretora daquela agência (fls. 162, 169-170, 172-181, 183 e 187-188). Mas nenhuma atribuição de ato de improbidade a Mílton Zuanazzi; nada que o vinculasse à GOL, como asseverado pela Folha e pela jornalista.

    Resta, assim, uma imputação vazia, com sua imensurável capacidade destrutiva, que se tornou tanto maior pela indiscutível respeitabilidade do agente – a Folha de São Paulo – e pelo momento em que foi lançada: três dias após o acidente da TAM.

    Obviamente, porque refoge aos limites desta lide – que não versa sobre mera crítica à gestão do autor como Presidente da ANAC -, não me cabe aqui avaliar se houve, ou não, falhas na atuação dele à frente daquele órgão, ou, em tendo havido, ser por conseqüência ele contribuiu, ou não, para a crise que a aviação brasileira enfrentou naqueles tempos.

    A questão aqui tratada é do ilícito a ele atribuído e seu link, como causa do acidente ocorrido com o airbus da TAM – afirmação feita sem qualquer substrato, como a prova dos autos, de forma cabal, hoje demonstra.

    Não tenho dúvida, pois, de que em vez de apenas narrar fatos verídicos e de interesse público, como alegado pelas rés (fl. 49), a coluna por elas publicada utilizou-se de um sensacionalismo barato, da pior espécie, que causou ao autor um profundo dano moral.

    Nem é preciso discorrer sobre a prova desse dano, por cuidar-se de hipótese clássica, já examinada tanto em doutrina como em jurisprudência, de aferição que se faz in re ipsa – compreensível por qualquer um que se coloque na posição do ofendido.

    Passo, pois, desde logo, a quantificar a indenização a ele devida, que, dada à alusão feita pelas rés em preliminar, vale sublinhar, não se sujeita à tarifação prevista na Lei de Imprensa (Súmula nº 281 do STJ).

    E nessa tarefa, observo que a Folha de São Paulo é periódico de circulação nacional, cuja enorme credibilidade que detém é fator que exacerba o dano por ela provocado – na medida em que empresta ao potencial de convencimento dos leitores a mesma proporção dessa credibilidade.

    Por outro lado, o autor, como as próprias rés fazem questão de frisar, é homem público. Teve ampla e tradicional atuação política e administrativa no Estado do Rio Grande do Sul, mercê dos cargos que ocupou como Vereador do Município de Porto Alegre, Secretário Estadual e Presidente de instituições como CEEE e CRT – fatos incontroversos. E na época da publicação exercia importante cargo em nível federal – o que amplia o público alvo da notícia, e, por consequência, o potencial agressivo do ilícito por meio dela cometido.

    Examinando, ainda, pela perspectiva de precedentes jurisprudenciais do Tribunal de Justiça deste Estado, cito o caso abordado na Apelação Cível nº 70009617283, em que uma magistrada, que teve inseridas nos autos de processo eleitoral declarações acerca de seu envolvimento amoroso com o filho do Presidente de Diretório Municipal de um partido político, obteve, a título de reparação por dano moral, 250 salários mínimos.

    Face a esse referencial, parece óbvio que a imputação e o tamanho da divulgação verificadas no presente caso justificariam, pelo menos, quinhentos salários mínimos a título de reparação.

    Isso sem contar a capacidade econômica de pelo menos uma das ora rés – empresa jornalística de grande porte -, em comparação com a que se presume ser a dos demandados naquele precedente – dois profissionais autônomos da advocacia.

    Na mesma linha a analogia que se faça com o fato julgado na Apelação Cível nº 70001201532, que versou sobre crítica feita pela imprensa à decisão de um magistrado. O valor arbitrado também foi equivalente a 250 salários mínimos.

    Ocorre que, na inicial, o autor sugere valor equivalente a trezentos salários mínimos (fls. 15, in fine, e 16). E assim, ao sequer indicá-lo como quantia mínima, o que fez foi limitar seu pedido a esse patamar.

    Diante disso, embora a meu juízo a conduta das rés devesse comportar arbitramento maior, não tenho como procedê-lo.

    Por consequência, considerados os aspectos que devem nortear a fixação – a intensidade do sofrimento causado ao autor, as condições econômicas e sociais de ambas as partes e o caráter pedagógico e preventivo da condenação -, arbitro a indenização devida pelas rés em R$ 139.500,00, valor equivalente, nesta data, a trezentos salários mínimos.

    ANTE O EXPOSTO, JULGO A AÇÃO PROCEDENTE, para condenar a EMPRESA FOLHA DA MANHÃ e a jornalista RENATA LO PRETE, solidariamente, a pagarem a MÍLTON ZUANAZZI, indenização por dano moral que fixo em R$ 139.500,00 (cento e trinta e nove mil e quinhentos reais), a serem corrigidos pelo IGP-M, quando do pagamento, desde a data desta sentença, e acrescidos de juros de mora de 1% ao mês, estes deste a data do ato ilícito (qual seja a da publicação da matéria, ocorrida em 20 de julho de 2007), nos termos da Súmula 54 do STJ.
    Custas pelas rés, que pagarão, ainda, verba honorária que, na forma do § 3º do art. 20 do CPC, fixo em 15% (quinze por cento) sobre o valor da condenação.
    Registre-se e intimem-se.

    Porto Alegre, 15 de abril de 2009.
    MARIA LUCIA BOUTROS BUCHAIN ZOCH RODRIGUES,

    JUÍZA DE DIREITO.

  193. O mundo está ficando cada dia mais insuportável. Quando os fumantes reclamam que não podem mais fumar em lugar fechado, meu argumento é que com os maconheiros acontece coisa pior, quem plantar maconha vai para a cadeia. Como é que o ser humano pode proibir o cultivo de uma planta? Como ele pode proibir um cachorro freqüentar a praia? Ainda não chegamos no absurdo de se prender vendedor de tabaco. Eu acho que a preocupação exagerada com a saúde do cidadão hipócrita, José Serra é hipocondríaco e meio fascistóide, adora leis autoritárias, não tem nada a ver com FHC, os dois são completamente diferentes, mesmo Alckmin é bem mais liberal. Sonho com o dia em que o fumante seja equiparado ao maconheiro. Lula disse que na sala dele quem manda é ele, e lá se pode fumar, por isto que gosto do nosso presidente, não tem esta hipocrisia típica do político, de querer proibir tudo.

  194. Caro Kotscho.

    Será que o governo Serra ou qualquer outro está em condições de combater o crime legalizado?, será que criando mais um mercado para o tráfico de entorpecentes, o José Serra pensa em se eleger presidente da República?, ou será que estão criando outra fonte de dinheiro sujo para financiar campanhas eleitorais, para políticos da estirpes que temos hoje?.

    O José Serra deve estar doido ou confiando nas nossas burrices de cidadões, pois já fomos enganados, tivemos nossas atenções desviadas anteriormente.
    Não que eu seja a favor do cigarro ou qualquer outra droga, nunca fumei na minha vida, minha esposa é fumante e daí qual é o problema?, os defensores dirão: è questão de saude pública. Mas que saude pública?; esta que temos hoje?, pelo que sei ela está doente, e olha que não fuma.
    Distrair a atenção do povo criando o disque denucia cigarro, é um engodo. Li comentários aqui no balaio e fiquei triste, em ver tantas inteligências sendo ludibriadas, se o cigarro é um mal, é um mal, agora se enganjar em campnhas enganosas, aí dói no coração.
    O povo de S. Paulo devia sair em protesto contra essa demagogia, e provar a Serra, que nós somos eleitores e não devemos se esculaxado como burros.
    ACORDE POVÃO DE SAMPA, MOSTRE PRO BRASIL QUE VOCÊS NÃO SÃO BURROS, como o Serra quer mostrar usando vocês de amostragem e fazer uma equação …..
    Brasileiro = Eleitor, se eleitor = Burro e Paulista é brasileiro então todo Brasileiro é burro.

  195. Enquanto isso, lí na Revista Carta Capital desta semana (no. 547, pg. 127), uma matéria do ilustre Warter F. Maierovitch a informação de que o gov. da California, Schwarzenegger, pretende legalizar a maconha no seu Estado e faturar U$ 1,3 bilhões em impostos. Informa também que só os EUA já gastaram nestes últimos anos U$ 25 bilhões no combate as drogas e o consumo só aumentou. O Zé Serrote Funéreo está sendo atacado pela burrice, além da senelidade. Quanto mais se reprime mais os traficantes ficam milionários. Quem não gfosta de fumaça de cigarro que não entre em locais de fumantes. Simples assim, ora bolas.

  196. Boa tarde, Celso acho que você foi no ponto.
    Essa geração de políticos, infelizmente, quando quer produzir algum número o faz não por meio da melhoria dos serviços que oferece, mas sim pelo constrangimento do cidadão, via restrição das liberdades individuais.

    É um problema de geração – não de partidos políticos. A crença de que se pode resolver os problemas com apenas uma canetada, ao invés de pela via do trabalho duro, é característica da turma que está no poder desde a redemocratização. Vejam o festival de besteiras (tem para todos os partidos):

    – Sarney e o congelamento de preços (como se a inflação pudesse ser extinta por decreto!)

    – Serra e o fumo (se o problema é de poluição do ar, por que o valente governador não peita a Petrobras pra que essa produza um combustível mais limpo, com menos enxofre?).

    – Lula e o desarmamento – como se o PCC e o Comando Vermelho comprassem armas no mercado legal…

    – Kassab e a vistoria de poluentes nos automóveis – como uma vistoria pode deixar de fora carros que tenham sido fabricados antes de 2002? Esses são justamente os mais poluentes!

    É o que você mesmo apontou – cigarro é uma questão de saúde pública. Mas, de que saúde pública exatamente estamos falando? Aquela que oferece tratamentos caríssimos de fertilização para casais, mas que ao mesmo tempo deixa aparelhos de raios-X por meses a fio sem consertar?

    Em 2010, teremos mais do mesmo, assim como em 2014. Até o dia em que o tempo tenha se encarregado de levar essa turma toda e suas falsas soluções para os livros de História.

  197. Kotscho,

    Parece que esse assunto vai ser o mais comentado da semana.

    Mas, afinal, como você vai classificar o tema ? Dedurismo? Grita dos tucanos? Guerra ao tabagismo? Tá difícil!!!

    Gostaria muito de ter um contato por email. Você poderia me responder?

  198. Que palhaçada, isso é uma verdadeira hipocrisia. Igual às pessoas que são contra rodeio,mas comem carne de boi; são contra a Maísa trabalhando no SBT, mas não fazem nada pelas milhares de crianças que estão passando fome e fumando craque na rua….Podiam fotografar tb o povo bebendo feito doido e depois saindo dirigindo e matando, feito o Deputado de Curitiba…. Pena que não existe uma lei contra a hipocrisia…
    Bom, se não fosse isso tb como certas pessoas, que se acham formadoras de opinião iriam ganhar dinheiro.!!!!

  199. Só para lembrar, já que temos memória curta.
    Essa história do cigarro nós leva ao famoso estojo de primeiros socorros que fomos obrigados a engolir, para não usar outra expressão.
    Quem governava o Brasil, então? De quem foi a idéia?

  200. E o pior de tudo é que a palhaçada do Serra está se espalhando pelo Brasil, como uma doença, uma epidemia de políticos babacas e sem iniciativas. Tem um monte de prefeito e governador anunciando que vão adotar a lei do homem que vai “salvar os fumantes”.
    Esses políticos deviam usar o papel higiênico no lugar correto, só que não sobra, quando vão ao banheiro usam todo o papel pra limpar a merda que tem na cabeça, inutilmente.

  201. Não sou fumante mas a lei é abusiva. Já que a preocupação do governador é com nossa saúde, por que não instituir lei contra o descalabro do sistema de saúde ? Não estaria atendendo universo maior ? Mas aí seria muito difícil. Será que podemos fotografar as instalações e atendimento dos hospitais públicos ?

  202. Ricardo, só o DCI noticiou quando o Serra concedeu cerca de 160-200 milhões de reais de isenção tributária para o setor fumageiro paulista – equiparando-o aos fumageiros do Rio Grande, Santa Catarina e Paraná, que também gozam dessa isenção. Ou seja, incentivar o plantio pode, o consumo, não; é proibido. Como ninguém usou tal argumento até agora para desmascarar a hipocrisia da medida (e as brigadas delatoras subsequentes), creio que é o PIG em ação eleiçoeira censurando todo bom-senso por ventura remanescente nestas plagas bronco-desinformadas, não achas? Uma @ de abraços procê.

  203. Trata-se de um probleminhabasicamente geracional, ne mesmo sr Renato?
    escolhe-se alguma decisão deles que lhe parece errada, nem entra no mérito -porque precisaria de argumentos- e está resolvido: que vá para o tumulo a geraçao de Lula e dos outros.
    Que bom que Voce é um sanitizador, com mais visão do que eles; Lula, itamar franco, nelson mandela, dalmo dallari. e que idade tinha Zelia Cardoso mesmo?

  204. Caro Jorn. Kotscho, respeitando o teu currículo creio ter entendido a imagem subjetiva que passas em teu texto. É um tema bem interessante este da discussão de até onde deve ir a intervenção do Estado na vida do cidadão, ou até mesmo, se êle deve ou não intervir. Não concordo entretanto, que o exemplo do controle ao fumo seja o mais adequado para ilustrar esta discussão. Ou…será que existe dúvida de que o fumo se constitui hoje em um dos principais problemas de saúde pública?

  205. Caro kotscho;Das duas,uma.Voce é a favor do FUMO, ou é contra SERRA. Não precisa nem ser inteligente para saber qual é a sua posição.Penso que precisamos no mínimo, ser coerente.

  206. Me diverti demais com este texto. Bom demais!
    Vai ter muito dedo duro fungando atrás de maré de baseado, fotografando o pobre do maconheiro e mandando pro delegado. O Minc que se cuide!

  207. Coerente é: a) Ter local para fumantes e não fumantes! Decisões diferentes são discriminatórias e INCONSTITUCIONAIS!
    Os prestadores de serviço de alimentação deverão ter áreas para fumantes e áreas para não fumantes!
    Para ter coerência a lei precisaria fechar todas às FÁBRICAS DE CIGARRO E CRIMINALIZAR O USO! A fica o seguinte: É macho ou é frouxo?
    Não só existe dúvida como total certeza! O câncer e outros malefícios advem de diversa maneiras inclusive o fumo! Longe do fumo ser o principal.
    O GRAVE – O RIDÍCULO DESSA LEGISLAÇÂO É A SUA PRÓPRIA INCOERÊNCIA, DISCRIMINAÇÂO, PROPOSTA QUE ATÉ ASSUSTA DO MARREY, EXCELENTE JURISTA, PROPOR DELAÇÃO! A DELAÇÃO DENTRO DESSE CONTEXTO CRIA O HOMEM COVARDE! TRAIDOR!
    Não confundir com quem constata algo irregular ou ilegal e toma uma atitude que pode até ser comunicação do fato para que providências sejam tomadas! Isso não é delação!
    E é perigoso pois a Lei Paulista é INCONSTITUCIONAL, portanto, respeitá-la será tolice! E aí você valida a DELAÇÃO COVARDE!
    Espero que o stf e aministra Ellen, percebam a inconstitucionalidade dessa lei paulista, por sua discrimnação social, por ferir a CF, por promover a priori, atiudes DITADORAS!
    Principal argumento: Se pode fabricar, se pode vender, se pode distribuir, se pode comprar, se é ATIVIDADE PRODUTIVA, GERADORA DE TRIBUTOS, IMPOSTOS, TAXAS e AUTORIZADA SUA COMPRA! Aí sim, é incoerente a Lei Paulista!
    PORTANTO, INCONSTITUCIONAL!

  208. Já fumei, hoje sei quantas e quantas vezes fui desagradável com meu próximo não fumante, e também o quanto é difícil se livrar das baforadas dos adeptos do fumo, mas não cheguemos a tanto.

  209. Caro Kotscho,

    O SR. SE SUPEROU.

    NUNCA HAVIA LIDO UM ARTIGO SEU, TÃO HIPÓCRITA QUANTO ESTE.

    CONTINUE FUMANDO. FUME BASTANTE, PARA QUE NUM FUTURO BEM PRÓXIMO NÃO SE ESCREVA MAIS TAMANHA DEMAGOGIA.

    ABRAÇO,

    DAVID

  210. os fumantes deveriam respeitar mais as pessoas que não fumam, isso é uma falta de respeito estamos em um lugar fechado e sentir aquele mal cheiro de fumaça de cigarro, deveria ter uma lei para proibir os cigarros de vez.

  211. Somente um comentário:
    Este governador abriu guerra ao fumante. Por que ele não abre guerra a um mal pior que esta no seu estado, que é a violência. Todos os dias somos vítima da violência, assaltantes, estupradores, assassinos, pedófilos e tantos outros marginais que tiram a paz da população. Com toda esta violência vai ser difícil não só encontrar fumantes nos bares, mas também os não fumantes, pois sair de casa é um grande risco para a nossa saúde. E ainda quer ser presidente……..

  212. Todos sabemos que o ar da cidade de São Paulo é ruim, mas a lei não age somente na capital e sim em TODAS as cidades do estado. Sendo assim, a lei evita até certo ponto, que nós do interior sigamos os passos da nossa poluida capital. Chamar a policia para denunciar é válido sim, e seria muito bom que isso fosse feito para qualquer outro tipo de ato, contrário as leis. Tomara que o sistema de rodízio veicular também seja implementado por aqui também !!!

  213. Coisas muito mais sérias do que o fumo estão acontecendo e nos prejudicando muito. O sr. governador do estado de são paulo deveria se posicionar melhor, já que tem a pretensão de se candidatar à presidência da república. Fumo cheira mal, mas corrupção, crime, saúde pública deficiente, educação sofrível, etc….cheiram pior.

  214. Parece que este assunto esta virando pro lado politico com um monte de gente indo no barco do blogueiro.Ninguem está proibido de fumar, de beber, se drogar, dar o que é dele,etc.
    Está sim em não perturbar, encher o saco de quem esta próximo e não falar o monte de babaquice que estão escrevendo.
    O Executivo propos uma lei e os deputados aprovaram e se não acham certo, que libere dentro dos onibus, cinemas, hospitais e vão ver a imundice que vai virar. Pode até ser que a Lei não pega, como outras, como o caso do Deputado do Paraná que matou os dois jovens. O que falta neste País atrasado e mal educado são leis mais sérias e que sejam cumpridas, pois esta aumentando todo tipo de violência, faltando aos Parlamentares elaboração de Leis radicais: como pena de morte, prisão perpétua, redução da maioridade, acabar com as impunidade/imunidades mas, o unico que tinha saco roxo e que virou cor de rosa, vou continuar sonhando.

  215. Sei não…,se esse careca se eleger presidente,o povo brasileira tá ferrado.A ditadura vai ser brincdeira de criança!
    Esse cara tem que procurar é resolver os problemas de sSão Paulo e nçao ficar preocupado com cigarro dos outros.Se manca ze et.

  216. RK,

    Este balaio tem discussões interessantes qdo não entra política.
    Aí, não importa o teor da notícia, importa quem está por trás. Se é o Serra – as viúvas de CHE logo começam a depedração.
    Se fosse o LULLA, queria ver:

    “oh!, mas que ótima lei!”
    ” É coisa de 1º mundo (Venezuela para os PTistas)”

    E por aí em diante…

  217. Será que a lei antifumo é para não ter tanta gente nos hospitais públicos? Precisaria de menos funcionários nos hospitais,também.Vai dar para roubar mais.

  218. Fumo, logo sou viciado. Tenho o direito, digam o que disserem os anti-tabagistas. Respeito a todos. E nunca, em 40 anos, desrespeitei quem não fuma com meus incivilizados cigarros. Mas eu gosto. A questão toda se resume à estupidez da lei. Por que, ao invés dessa bobagem toda, a lei simplesmente não diz num parágrafo: estabelecimento que permitir fumante deve mostrar um aviso claro a respeito. Pronto. Nem os fumantes incomodariam quem não gosta, nem anti-tabagistas teriam de arrogar-se em dedo-duros.

  219. Há muito tempo não vejo as pessoas fumando em ambientes fechados. A não ser em boates ou casas noturnas. Os não fumantes quando obsevam algum fumante ainda que em lugares abertos, parece olha como se fosse uma doença contagiosa. Imagine com a lei, vão querer até fuzilar os fumantes

  220. Querido Redator

    vai chegar o dia meu caro neste mundo já sem graça que vão querer controlar até nossa vontade de ir ao banheiro, vão colocar um dispositivo em nós que nos denunciará ao ministerio da saúde que estamos bebendo demais e enfim… não poderemos nem mais morrer de cirrose.

    abraço

  221. Deveríamos vigiar dedo no nariz tbm. Coisa deselegante
    E olheiras, principalmente as profundas, pq é sinal de gente muito doente.

  222. Que lástima….
    Até nisso se vê a radicalização politica.
    O RK ( Fumante que não consegue parar….) pega uma materia com um titulo extremamente maldoso em relação ao Serra ( imaginem se a mesma FSP fazendo algo parecido com o Lula. E faz, diariamente…) e joga na rede para deleite das torcidas organizadas.
    O nome “dedo-duro” traz um estigma que faz com que desaprovemos de qualquer medida de denuncia.
    Mas os proprios governos ( Federal, estadual, Municipal) incentivam o cidadão a denunciar várias praticas delituosas. Há telefone para denunciar maltrato contra crianças, há telefone para denunciar criminosos foragidos, há o “disk-denuncia”, telefone pra “entregar” pedofilos…
    Ahhh… dirão alguns, mas essas coisas são muito mais graves que fumar em publico. Ok, até são mesmo… Mas se essas a “deduragens” não são condenaveis, porque condená-la para um caso desse?
    Será que é porque foi o Serra?
    Será que é porque o Jornal, deliberadamente, usou uma expressão “derrubativa”?
    Será que é porque os fumantes ( incluindo o autor do artigo) não gostaram????
    Depois reclamam que aqui é o paraiso da impunidade…
    Triste de nós ( eu me incluo. Quem ousa se excluir???) se um dia as leis forem realmente “pra valer” neste paraiso tropical. Tá bom demais assim…

  223. Enquanto se discute o fumo na Capital no interior: fumo.
    O Nosso ilustre Funério continua sua política democrática e socialista de distribuição da violência por todo o Estado de SP.
    Para gáudio da classe média paulistana.
    Felizes com o fechamento da penitenciária do Carandiru essa classe festeja a abertura de novos presídios no interior paulista. Afinal aqui são mais de 10 milhões na capital, essas cidades, isoladamente nada representam em votos.
    Tira-se o lixo de nossas portas e joga-o na porta dos outros.
    Cidades pacatas se tornaram antro de bandidos. Bandidos oriundos da Capital.

    27/05/2009 – 18h30
    Prefeito de Porto Feliz diz que lutará até “as últimas consequências” para impedir construção de presídio
    Guilherme Balza
    Do UOL Notícias
    Em São Paulo
    Após caminhar 132 km de Porto Feliz ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para tentar, sem sucesso, uma conversa com o governador José Serra (PSDB) com o intuito de impedir a construção de um presídio em sua cidade, o prefeito Cláudio Maffei (PT) disse que “lutará até as últimas consequências”.

  224. Toda essa celeuma só acontece porque, com rarísssimas exceções, os fumantes são mal educados e não respeitam o direito do outro de não morrer junto com ele.

    Quem já não foi a um estádio de futebol ou a um restaurante com mesas ao “ar livre” e não ficou ao lado de um fumante, que por estar em um local ao “ar livre” fuma e joga a fumaça na cara da pessoa ao lado sem se preocupar se está prejudicando o outro ou não – é a lei dos incomodados que se retirem. Imagine isso dentro de um local fechado.

    O direito de fumar é inalienável e o de não fumar também é, porém quando alguém resolve fumar e obriga o outro a fumar também, ele perde o seu direito. A lei apenas tenta regular essa disputa de direitos.

    Nada que uma boa educação e um sentido de humanidade não resolveria.

  225. Ricardo,
    Creio que mais útil para a sociedade seria não indicar livros com erros crassos para crianças do ensino público. Primeiro foi o mapa da América Latina com 2 Uruguais, Depois o livro dos palavrões para crianças de 8 anos e hoje, o livro para adultos que foi parar nas mãos de petizes de 9 anos, com expressões do tipo: ” Nunca ame ninguém.Estupre.”
    Que primor de governo. Educação e Segurança Pública que se danem,como estamos percebendo. Mais importante é cuidar do cigarro. Arre!!!

  226. É a terceira vez que o Ricardo Kotscho faz neste blog matéria sobre a proibiçao do cigarro em SP.Duvido que se fosse algo do pt ele comentasse ou insistisse nesse assunto,nao diria um ai.
    obs sou contra a lei que proibe o cigarro,embora eu nao fume,acho que cada um pode morrer do jeito que quiser.

  227. Não sou fumante e nao gosto de cigarro.
    Mas o que realmente me assusta e repugna é acompanhar a sociedade a adorar o grande irmao owelliano como se fosse entretenimento, espetaculo. Quando tantos, de tantas formas, exibem suas bundas na midia por um pouco de atençao e uns trocados, por que nao criar exercitos de dedo-duros? Vamos todos vigiar. Vamos todos espiar. Vamos todos denunciar e dormir tranquilos, porque nao fomos pegos. Ainda.

  228. Serra tem perfil de tirano… manda a PM descer o cacete em professor,policial civil,manifestante seja punk ou estudante…e quer criar a SS para pegar fumante… isso mesmo Serra mostra sua cara e bye bye 2010…vai fazer companhia para FHC
    em alguma casa de saude para idosos invejosos e saudosos das maracutais (*lembra da Vale que foi dada de presente?)

  229. Caro Ricardo Kotscho!
    No final da matéria você escreve “arraial”, CUIDADO!
    Parece que arraial tem alguma relação com festa junina, festa de São joão, e segundo li em algum lugar!
    Veja Bem: Vai ser proibido o quentão aí….A festa MICOU!!!
    A música vai ficar assim: Não vai rolar a festa..Não Vai…!
    O grande problema é que a maioria gosta de música então….
    Bem! Seus textos são legais, um abraço!!!
    Tchau!! e Obrigado!

  230. Antes de ser dedurado e fuzilado quero lembrar que todo RADICALISMO é burro! Sou fumante sim, fumei por 20 anos, parei e recentemente voltei! Sei de TODOS os malefícios do fumo, e não só do fumo… alias temos tantos por ai!! Os que atacam os fumantes por aqui, talvez devessem andar de bicicleta até a Amazônia e por lá ficarem pelados e comendo folhas cruas!Viveriam até os 300 anos!
    Mas “radicalismo” de lado, percebem o “antagonismo” generalizado e gerado por este assunto?Não se equipara nem mesmo as discussões de futebol, religião etc.
    Mas preparem-se aqueles que defendem essa PROIBICAO, este é apenas o começo, seus filhos e netos saberão daqui ha 50 anos do que eu falo hoje: um mundo onde TUDO é controlado, cheio de regras, sem opções, sem criatividade com a Mao estatal não sua cabeça desde o nascimento… filhos somente nas datas do rodízio de procriação!…E assim por diante,

    Alias será mais ou menos assim:

    “Ministério da Saúde Adverte: Procriar pode causar Derrame, Infarto, Taquicardia” Estudo comprava que 98% das pessoas durante um ato de “fornicacao” sofrem alterações significativas em seu metabolismo!!

    Disque/Call: 0800 NO 4 NICK

    Detalhe que TODOS os anúncios no futuro serão em 2 línguas….em em 100 anos ….apenas uma!…para facilitar a vida do ESTADO!

    Ninguém me tira da cabeça que a ANARQUIA seria a melhor opção, mas fala de uma ANARQUIA ORGANIZADA, seria possível? Duvido!!
    Então vamos esquecer os sistemas políticos, e vamos ao que rege o mundo com significativo sucesso!! A LIVRE ECONOMIA DE MERCADO!

    Isso mesmo, REGRA BASICA DA ECONOMIA:
    OFERTA X PROCURA
    Recentemente viajei a Dubai, para quem não sabe pais predominantemente muçulmano, onde beber nas ruas é proibido, e TODOS os bares e casas noturnas fecham pontualmente as 02h00min da manha.
    Até ai sem novidades, um paraíso para freiras e chatos de plantão!…Mas o lugar tem seus encantos.
    No aeroporto Internacional de Dubai, dentro da ala de embarque Internacional no dos tantos corredores, tem 2 Bares , um deles FUMANTE e o outro NAO FUMANTE. Perguntem qual deles estava sempre cheio, animado, fétido e cheio de fumaça?….No outro bar limpinho, lembro de umas famílias com caras de Canadenses, tomando água e alguns sucos!…a tinha uma velhinha na cadeira de rodas com eles também….detalhe, que a pobre senhora não parava de olhar pra o bar de FUMANTES , acho que ela queria PITAR também! Ela estava triste e oprimida pela família dela, assim como todos nós seremos oprimidos pela mao PESADA do estado e pela alienação em massa da mídia do POLITICAMENTE CORRETO!
    Façam a LEI , mas deixem o mercado regular, quero ver Bares e Restaurantes e Boates NAO FUMANTES sobreviverem!
    Completando: Com relação a “pesquisas” de opinião publica, informo que além das manipulações de PRAXE, a forma que perguntam sobre a questão é no mínimo COERCIVA ou IMBECIS!
    do tipo: O CIGARRO FAZ BEM?….Lógico que faz mal, qualquer fumante sabe disso!
    Então não me venham com dados de pesquisas MONTADAS , deveriam sim deixar o MERCADO/CONSUMIDORES decidir
    Por falar em pesquisas MONTADAS, lembrei do Referendo do DESARMAMENTO, quanto era mesmo a porcentagem a favor???…..Puxa não deu né…..O POVO VOTOU CONTRA

    FUMANTES UNIVOS , NÃO ESTAMOS SOZINHOS!!!

  231. Sou fumante e já tentei parar e não consegui.Estou aguardando a lei e esperando ser multada pois ai entro contra o Estado e peço o fechamento das fábricas de cigarro.Se eu não posso fumar eles não vão poder fabricar e ai cai a arrecadção pois a lei é só para arrecadar mais dinheiro com as multas para os estabelecimentos.Estão falando em medidor de monóxido vamos usa-lo para medir a poluição de São Paulo.
    Quando não se tem o que fazer gastamos o tempo inventando bobagens.Deveríamos arrumar o que fazer para os nossos políticos.

  232. Segundo informações de outro portal a caça aos fumantes já começou em Bauru!
    Portanto: “PRECISAMOS TREINAR”!
    AI HITLER! AI HITLER!
    AI SERRA! AI PSDB DA MACONHA!

    RACISMO é uma Grande MERDA! SERRA E O PSDB DA MACONHA! AI HITLER! AI SERRA! AI PSDB DA MACONHA!

    A utilização de bafômetro é uma invasão de privacidade, fere o artigo 5º da constituição! Fere a liberdade do cidadão que está dentro da lei. Começaram às perseguições de cunho político, repressoras, ditadoras, nazistas e fascistas do governo do PSDB, do HITLER – SERRA! ATITUDES INCONSTITUCIONAIS!
    DESREPEITO À LIVRE CIRCULAÇÃO DE CIDADÃOS PORTADORES DE CIGARROS E FUMANTES,” É ILEGAL”!
    MALDITO PAÍS BRASILEIRO RACISTA! Se comprar é legal não pode haver restrições para portar e usar! CRETINOS!
    ASSUMAM: FECHEM ÀS FÁBRICAS E CRIMINALIZEM O USO ou PAREM COM ESSA BABAQUICE! ATITUDE DE ESTADO INCONSTITUCIONAL!

  233. ISSO MESMO, SOU UM EX-FUMANTE E ACHO UMA INCOERÊNCIA
    ESSES POLITICOS, QUE AO INVÉS DE SE PREOCUPAREM EM
    CONSTRUIREM ESCOLAS, UNIVERSIDADES FEDERAIS PARA O
    POVÃO ESTUDAR, VEM COM ESSA DEMAGOGIA CRIANDO LEIS
    QUE PROIBEM O DIREITO DO VICIADO NESSA DESGRAÇA QUE
    É A NICOTINA E O ALCATRÃO. PORQUE ENTÃO NÃO PROIBEM
    AS FABRICAS DE CIGARROS, HÁ, E COMO FICARIA A ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS PARA ENCHER OS BOLSOS DESSES MESMOS POLITICOS. ESTOU INDIGUINADO, SE OS
    DONOS DE COMERCIO PERMITEM, SE FODA OS NÃO FUMANTES, QUE PROCUREM OUTRO ESTABELECIMENTO NO MEIO DO MATO, NA NATUREZA, FALOU! NA HORA DE PEDIR
    VOTO, NÃO VENHAM PEDIR O MEU.

  234. Concordo plenamente com essa forma de participação social. Eu não gosto de cigarros e por isso não sou obrigado a sentir o cheiro de fumaça no meu nariz! Essa Lei veio tarde demais! Deveria ter vindo antes! Isso demonstra um avanço social, pelo menos no que diz respeito a respeitar o próximo!
    Quanto às denúncias extras, todos já as fazem! Volta e meia vemos nos meios de comunicações algum vídeo ou foto alertando para uma denúncia!
    Felizmente……….agora os fumantes vão ter que apagar o cigarro literalmente!!! rs..rs.r.s…

  235. Se houvesse educação básica, do berço muitas leis não precisariam existir inclusive a recém criada anti-tabagismo. Mas como o dependente quimico da nicotina encarregada de viciar e mais as 3999 drogas incluindo polvóra faz com que o fumante inale a fumaça perto de qualquer pessoa indepedente de ser também viciado ou de individuo criança, iodoso, gravida etc. Isto é tipico no ponto de onibus que agora esta proibido por ser uso público mas que antes o fumante sentava, sonhava e jogava cheiro e nocividade para todos que esperavam sua condução coletiva. Isto era muito feio e mal educado. Então fica fácil entender que a lei veio para ficar e atendento a 95% da população não usuária da droga. Portanto infelizmente o fumante educado paga pelo mal, mas democracia é governador para a maioria saúdavel e não chegada nesse vicio que mata 200000 pessoas ao ano no Brasil. Isto corresponde a um cemitério 3 vezes a cidade Caçapava do Vale do Paraiba. Além dos mortos tem mais 100000 de invalidos por cancer ou doenças do coração. Na UTI de um hospital ele gasta em média 4000 reais por dia do plano de saúde privado ou do SUS que é dinheiro do imposto suado mas não cobre nem a quinta parte do gasto. Além disso gasta ao mês na médi 600 reais para manter os remédios. Ainda acha que a lei esta errada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *