Música brasileira perde o Pica-Pau

Música brasileira perde o Pica-Pau

Walter Silva, o meu velho amigo Pica-Pau, morreu na sexta-feira e foi sepultado hoje. Com a sua partida, aos 75 anos, Brasil perdeu um dos maiores conhecedores, produtores e animadores da nossa música popular.

Sempre a mil por hora com seu trabalho, como se estivesse no começo da carreira, o Pica-Pau era um apaixonado por tudo o que fazia. Seu último trabalho foi na Radio Cultura que o dispensou este ano.

Recebi neste sábado, e reproduzo abaixo, a mensagem de sua filha Celina Silva, também jornalista, falando sobre a vida, a obra e a morte do pai _ um texto breve e comovente de quem tinha em casa o seu maior ídolo.

Tem Pica-Pau no céu do Brasil

Comunico a todos o falecimento de meu querido pai Walter Silva, conhecido no Brasil inteiro como Pica-Pau. Um homem bom, dedicado ao amor, aos filhos, à mulher, à música. À boa música brasileira.

Foi ele o responsável pela divulgação, produção de shows e discos de artistas como Elis Regina, João Gilberto, Chico Buarque, Maysa, entre tantos outros.

Seu trabalho é reconhecido pelos mais humildes, somente pelos mais humildes, e somente por isto é, com muita certeza agora, reconhecido por Deus, pela Luz que nos ilumina.

Desejo a todos que o tocaram para fora de seus quadros funcionais, a todos que o sacanearam, a todos que não tiveram a coragem e a grandeza de dar a ele o sossego e a paz tão merecidos, que aprendam a conviver, que aprendam a amar, que aprendam, principalmente, a respeitar quem tem competência.

Desencarnou às 12h05 de hoje, sexta-feira, dia 27 de fevereiro de 2009. Mesmo dia do aniversário de sua avó Mariana, que o criou e tanto o amou.
Junta-se ele agora a Elis e a Tom Jobim, levado por ele ao Carnegie Hall para mostrar aos Sinatras do mundo que a melhor música do planeta se faz aqui nesta terra.
E que ele, por obra e graça divinas, por puro talento, aprendeu a conhecer profundamente e a divulgá-la com maestria e competência única no programa de maior audiência que a rádio brasileira já teve: o Pick-Up do Pica-Pau.
Está lá no Céu agora, acima dos aviões, dos condores, das crenças e dos preconceitos. Nos braços da Paz. No colinho de Deus.
 
Celina Marya Pereza da Silva, filha de Walter Silva, irmã de Waltinho, Carlos Eduardo e Rodrigo, marido de Déa.
 
 
 

19 thoughts on “Música brasileira perde o Pica-Pau

  1. ………………………………………………………………………………………………………….
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……………………………….Eu não te entendo,…Kotscho..?……………………..
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………….A coisa tá pegãndo………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………..FOGO,………………………………………….
    …………………………………………………..com …………………………………………..
    ……………………………………………………..a,……………………………………………..
    ……………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………..CETÁCEA,……………………………………
    ……………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………em extinção,…………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………e você me vem ……………………………..
    ………………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………………………com a,…………………………………….
    ……………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………….. MÓRTE……………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………………………….do,……………………………………..
    ……………………………………………………………………………………………………….
    …………………………………………………PICA-PAU…!?………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………………………………………………………………………….
    ……………………………………………………………………………………………………….
    ……………………………………..Dá,….licensa,….né,….meu..!!…………………..
    ………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………….Daqui a pouco você chãma o,..
    ………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………….GREENpeace….!……………………….
    ………………………………………………………………………………………………………

  2. Caro Kotscho

    Em respeito ao “passamento” deste grande brasileiro Walter Silva, o Pica-Pau a quem tanto acompanhei nas rádios quando essas ainda tocavam musica, não direi aqui o que esta engasgado na minha garganta, apenas repetirei o que disse a sua filha:

    “Desejo a todos que o tocaram para fora de seus quadros funcionais, a todos que o sacanearam, a todos que não tiveram a coragem e a grandeza de dar a ele o sossego e a paz tão merecidos, que aprendam a conviver, que aprendam a amar, que aprendam, principalmente, a respeitar quem tem competência.”

    “Está lá no Céu agora, acima dos aviões, dos condores, das crenças e dos preconceitos. Nos braços da Paz. No colinho de Deus.”

    Para bom entendedor, um pingo é letra.

    TE “OUVIREI” LÁ PICA-PAU !!!!
    Quando chegar a minha vez !!!

    Minhas sinceras condolências à família.

  3. O Brasil cada vez mais pobre!!!!. Um grande homem, bom gosto e sensibilidade, educação e gentileza são os adjetivos que melhor descrevem (entre outros) o Pica-Pau.Tive o prazer de conhecê-lo na época em que São Paulo era uma cidade de gente e era MUSICA ,o que ouviamos nas rádios e na TV.Será que alguem se dignou a dar essa notícia? rádio? TV? Jornal?. alguma homenagem? Então nos faremos, em forma de prece.
    Meus respeitos a família.

  4. Não tive o prazer de conhecer o Pica-Pau, mas só por ter este apelido , já sei que foi um grande brasileiro.
    Com tanto tucano pra bater com as dez, vai logo o PIca-Pau !
    Sacanagem !!!
    ÔÔ ! Pica -Pau !!! Fala aí pro chefe, que o Brasil, com o LULA, já aliviou bastante o trabalho dele, pode vir passar umas feriaszinhas. Afinal ele é Brasileiro, né não?

  5. Essa vida de artista é uma “bosta”! Merda mesmo! Como se diz no Teatro, antes do ator entrar em cena! Não é uma palavrão… É um desabafo!

    Merda pra todos os políticos e dirigentes que se acham acima da arte! Merda para os músicos… Merda para os verdadeiros radialistas! Quantos divulgadores passam fome na Terra do “faz-de-conta”? E o país é esta “bosta” que todos desejam antes da primeira ou última cena! Merda pra quem tentou ser artista ou aprendiz…

    E os “lobys” ou “lobos” saboreiam nas mesas da incompetência! Falta respeito! A história de um cidadão pouco importa nas planilhas de custos… A cultura já não poduz apenas cultura! Tornou-se “curtume” de couro… Bebe-se o suor do colaborador até a última gota! Com os restos, pisa-se o chão! É a nova moda da “curtura” dos que pensam que conhecem arte!

    Falei demais… Que Deus receba com carinho um “Pica-Pau” humano!

    Fui…

    Lailton Araújo

  6. Ricardo, e a explosão na policia federal de Manaus?Morreram tres peritos.Você não comenta nada, cara.Quando ao Pica Pau,que agora é luz,desejo paz a familia.Mais a melhor musica do planeta não é feita aqui não ,viu minha filha.Se que seu pai foi um grande nome, mais deixe a modestia de lado e o esnobismo do outro.Quem foi bom em alguam coisa, sempre será reconhecido de alguma forma.

  7. Sinto muito, sinto muito mesmo essa perda.
    Que Deus possa enviar seus anjos para consolarem os que aqui ficam e para nos encorajar a viver com mais esse buraco em nossas almas.
    Sinto muito,
    Norma.

  8. Fará falta o Valter Silva. Era um agitador cultural comparável apenas ao José Celso Martinez. A “cultura” de hoje é o simulacro de totalitarismo do Big Brother. Felizmente, o neo-liberalismo que se serviria dele já está na “lata de lixo” da História.

  9. Celina, que seu Pai, o grande Pica-Pau descanse na paz eterna, as mais sinceras condolências para vc, seus familiares, amigos e parentes e vamos continuar em nossa vida, na vida de nossas crianças, jovens e as novas gerações tudo o que aprendemos de bom com seu Pa.

  10. O Bial ?

    Virou humorista, dou grandes risadas, quando êle derrama frases e filosofias de almanaques pra cima daqueles medíocres participantes, daquele medíocre programa.
    Como é que um cara culto, inteligente, esclarecido, se submete a apresentar uma porcaria daquela?
    È o tudo por dinheiro.
    E acham um absurdo, quando um politicozinho de terceira, se submete à corrupção?
    Pode?

  11. como publicitário tive o prazer de programar inumeras vezes os comerciais de meus clientes no programa do “pica pau ” !e o resultado com a certeza do sucesso pela grande audiencia que ele detinha em todas as radios que ele militava. minhas condolencias pelo seu passamento e o conforto para sua filha que como demonstrou pelo seu comentario , tem o maior orgulho do pai .

  12. falaram de um morto o que nem de um vivo eu falaria.

    me ficou a impressão de que o céu e deus foram privatizados e o diabo e o inferno socializados…

  13. Na década de 60 acompanhei os programas do Walter Silva principalmente “o pickup do picapau´´na Radio Bandeirantes. Posteriormente ligado a música popular brasileira e grande incentivador de Ellis Regina, Walter silva se consagrou como profundo conhecedor dos ritmos brasileiros.Grande perda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *