O legado de Gancia: arrogância e preconceito

O legado de Gancia: arrogância e preconceito

Atualizado às 22:20. Favor ver notas “Em tempo” no final deste post.

Os leitores do Balaio são testemunhas de que que evito polemizar com outros blogueiros e colegas jornalistas neste espaço, mas não poderia ficar calado depois de ler a coluna de Barbara Gancia na Folha desta quarta-feira.

Sob o título “O legado de dona Marisa Letícia”, esta senhora de tradicional família paulistana investe contra a primeira-dama do país com toda a arrogância e preconceito que sua posição social lhe permite.

É sempre assim: quando não se tem mais nada para falar contra o presidente Lula, ataca-se a sua família.

Colunistas mundanos e seus leitores adoram falar da mulher e dos filhos do presidente, sempre com o nariz empinado, olhando de cima para baixo, como se estivessem dando um pito ou um conselho.

A internet está infestada de injúrias, falsas denuncias e baixarias contra membros da família Silva _ pelo simples e bom motivo de que uma pequena parcela de membros da elite brasileira, e alguns pobres coitados de espírito, simplesmente não se conformam com o fato de Lula e Marisa habitarem, faz mais de seis anos, o Palácio da Alvorada.

Desta vez, o gancho para Barbara Gancia liberar seus instintos menos nobres foi a primeira-dama ter se divertido com o marido no Sambódromo do Rio. Qual é o problema? A mulher do presidente da República deveria ter ficado em casa lavando louça e cuidando dos netos?

Sou amigo de Marisa faz mais de trinta anos, desde os tempos em que Lula era apenas um líder sindical despontando na resistência ao regime militar. Ela sempre foi uma pessoa que gosta de Carnaval, festas juninas, reunir os amigos para um churrasco, como qualquer outra mulher de metalúrgico, que dedica sua vida a cuidar da família.

Nunca quis mais do que isso, além de dar conselhos ao hoje presidente da República e acompanhá-lo sempre, nos bons e maus momentos da vida, companheira de todas as horas, sempre preocupada com todos à sua volta.

Depois de um longo trololó sobre o seu “relacionamento assaz conturbado com o Carnaval” e seu “refúgio da folia no campo argentino”, Barbara Gancia pontifica:

“Ela não se manifesta sobre qualquer assunto, mesmo quando está escalada para falar a prefeitos (…)”.

Escalada por quem? Ela não foi eleita, não ocupa qualquer cargo público, por que tem que se manifestar “sobre qualquer assunto?”

Muito compreensiva, escreve em seguida:

“Insisto: não há nada na liturgia do cargo que diga que a mulher do presidente não deva participar do Carnaval. Pode e deve. Uma “primeira-família” que se comporta como gente normal tem mais probabilidade de ser normal, não é mesmo?”

Aí, no antepenúltimo parágrafo, a colunista não se aguenta, e manda ver:

“Mas eu não queria ter voltado da Argentina para descobrir que dona Marisa deu “um trabalhão” à sua segurança particular no desfile da Sapucaí. Não queria tomar conhecimento de que ela “deu goles em copos de cerveja, cercada por amigos para que não fosse fotografada”. Não queria ter visto as fotos em que ela aparece descabelada e suada. Escracho não tem nada a ver com informalidade”.

É mesmo? Não queria mesmo? Que coisa absurda, não é mesmo, dona Barbara?… Melhor mesmo seria ter ficado na Argentina com seus amigos que não suam nem se descabelam e não tomam cerveja no Carnaval.

E dá a sentença:

“Dona Marisa Letícia não foi à Sapucaí na qualidade de cidadã particular e não tem o direito de se esbaldar publicamente como se não ouvesse amanhã numa época em que o brasileiro comum vê seu emprego ameaçado pela crise”.

De onde se conclui, que para Barbara todos deveriam ter ficado em casa ou ido para o campo argentino esperando a crise passar. 

A maldade fica para o último parágrafo, em que procura dar conselhos e fazer uma comparação ridícula com outra primeira-dama, de outro tempo e outro perfil, numa época em que os generais mandavam no país.

“Alô, dona Marisa Letícia! A senhora se lembra de Dulce Figueiredo? A ex-primeira dama também gostava de se divertir levando a alegria na base da inconsequência. E olhe só o legado que ela deixou. O de uma figura um tanto patética e deslumbrada que usava a posição do marido para se bacanar”.

Acho que ela queria escrever bacanear, mas não importa. Ainda não tinha lido num grande jornal nada parecido com isso, bem na linha do que ouço bastante nos lugares por onde ando aqui nos Jardins, onde moro, e leio nos lixos da internet. Ainda bem que Lula e Marisa não lêem Barbara Gancia. Fazem muito bem.   

Em tempo:

fiquei sabendo agora, mais de dez da noite, que Barbara Gancia não gostou, claro, do que escrevi no post acima sobre a sua coluna na Folha e me deu uma esculhambada em seu blog. Tudo bem, é do jogo.

Em vez de responder a ela, para não alimentar esta polêmica e refrescar a sua memória e a dos seus poucos e raivosos leitores, reproduzo abaixo o que a própria Barbara Gancia escreveu a meu respeito em seu blog, no dia 16 de outubro de 2008, sob o título “Sobrou até para o Kotscho”:

“Por ter  dito o que todo mundo pensa, o colega Ricardo Kotscho deve ter ultrapassado, a esta altura, o meu blogueiro predileto, Reinaldo Azevedo, em matéria de insultos recebidos.

Tenho grande admiração por Kotscho, que foi secretário de Imprensa de Lula. Além de ser um gigante como repórter, ele se destaca, sobretudo, pela integridade.

Já fui muito hostilizada dentro das Redações em que trabalhei por não comungar com o pensamento dominante de esquerda. Pois Kotscho, sendo quem é, sempre foi cordial e respeitoso no trato comigo.

Com ele não tem essa coisa de estrelismo, não. A maioria dos jornalistas de “grife” que conheço não se digna a conversar com comuns mortais. Com Kotscho não tem disso. No trato diário, ele dá a mesma atenção a todos, fala o que pensa e conta seus causos com a empolgação de quem acabou de ingressar na profissão.

Anteontem, ele criticou em seu blog a desastrada estratégia de campanha de Marta Favre, de cutucar a vida pessoal de Gilberto Kassab. E foi massacrado pelos internautas.”

Em tempo 2: alertado por Barbara, aproveito para fazer uma correção em meu texto. Onde se lê “senhora da tradicional família paulistana”, leia-se “senhora da fina flor da sociedade paulistana”. Dei-me conta de que, por uma diferença de quatro anos, minha família é mais tradicional do que a dela… 

Como chegaram mais de 270 comentários para este post, deixarei para responder aos leitores no balanço semanal do Balaio que faço aos domingos.

Bom fim de semana.

 

 

461 thoughts on “O legado de Gancia: arrogância e preconceito

  1. Antes de mais nada quero mandar “Saudações Tricolores” ao Ricardo… Não votei no Presidente Lula, mas realmente achei extremamente preconceituosa a matéria escrita pela Sra. Barbara Gancia e publicada na Folha de São Paulo de hoje (27.02.09). Foi totalmente elistista no seu texto, olhando de cima para baixo, aproveitando-se da origem humilde do casal presidencial… Antes brincar o Carnaval na Sapucai, dançando e bebendo do que fugir para a Argentina… Deveria ter ficado por lá ao invés de retornar ao país governado pelo marido da primeira-dama a quem ela agrediu com o seu preconceito… Abraços ao Ricardo!

  2. Seus atuais patrões lhe colocaram uma viseira. Antes disso a senhora Garguela Gancia sofria de toc, pânico e inveja crônica. Atualmente o seu jornal somente serve para ser utilizado nos sanitários público de SP.

  3. Não sou do ramo. Li a coluna da BG na FSP por querer saber qual era o legado. Me ficou o sentido de um toque para a assessoria da Primeira Dama: ícone é ícone! e outro toque para nóssoutras frente a fotógrafos : respeito é bom e faz bem! Não vi as fotos, pelo relato elas não deveriam ter sido editadas.

  4. Era só o que faltava. Agora, além de não poder beber cerveja, a primeira-dama não pode suar. M-e-u-d-e-us.
    Gente, vamos pra Argentina comprar o desodorante da fulana, deve ser ótimo. Como ela mesmo gosta de fazer, sugiro um apelido: Barbara Rexona.

  5. essa dona barbara ,alem de ser mulher de um tucano ,esses mesmos fizeram muito mal para o BRASIL,ela é recalcada e ciumenta ,com 84º PORCENTO DE APROVAÇÃO ENTRANDO NO SETIMO ANO DE GOVERNO,MORRA DE INVEJA,DONA.

  6. É triste como é tratada a família e o próprio Presidente Lula por parte da imprensa. Textos como o da colunista Barbara Gancia é apenas mais um preconceituoso e mesquinho, não muito diferente dos muitos já escritos nos periódicos do país.

  7. Essa atitude da Barbara Gancia é a cara da elite paulistana, detesta tudo que não venha de são paulo. Se a primeira dama tivesse a idéia de passar o carnaval em Buenos Aires ela criticaria da mesma forma. Só resta a primeira dama pedir alguns conselhos, de como se comportar, a essa babaca que pensa que são paulo é o Brasil. Barbara! vai te catar.

  8. Bom mesmo era quando essa senhora se limitava a ocupar o seu devido lugar: numa mesa redonda de futebol ao lado de Silvio Luiz… é tão patética quanto este… mas como a Folha é isso aí que estamos vendo mesmo… tá no emprego certo essa beócia.

  9. Parabéns pelo texto. Não votei e nem votaria no Lula, mas o direito de se comportar como ser humano comum do presidente e de sua família deve se respeitado.

  10. Inveja, só isso.
    A inveja mortal que ataca 100% da tucanalha ao verem um peão na presidência enquanto eles não conseguem sair da insignificância.
    ‘Tadinhos…

  11. Nada contra nenhuma das 2 .
    Mas o que dizer de quem já foi esquecida dentro de um carro pelo Rei da Espanha, de quem apareceu no Congresso , mesmo sem ter lugar na composição da mesa: realmente é preciso estar no lugar certo e na hora devida, não é??

  12. É a face do desespero e da prepotencia que é ancestral em alguns “privilegiados”. Não pode dar uma caneta pra uma pessoa qualquer escrever o que quiser e ficar por isto mesmo! Talvez seja isso o que ela quer: ” aparecer”. Pendura uma jaca no pescoço e volta pro teu empreguinho mediocre pois nunca vai passar de disso. Deve ser muito mal amada!

  13. Espero poder ver um dia uma primeira dama pular carnaval nas ruas de salvador ou olinda ou em qualquer parte do nosso país misturada ao suor do povo brasileiro. Isso com certeza mataria de raiva muitas socialites paulistas que torcem o nariz para tudo que é popular. A Barbara Gancia morreria primeiro que as outras. Em tempo: Ela passou o carnaval na Argentina? o Serra também estava lá?

  14. É preciso serenidade para analisar e não generalizar. A figura institucional da primeira-dama tem direito de acompanhar o presidente e a pessoa física tem o direito de se divertir.
    Os limites deverão estar naquilo em que toca usufruir a propriedade pública para benefício particular, como no caso dos filhos do presidente usufruindo de maracutaias para enriquecimento ilícito ou de mordomias desnecessárias ou empregos estatais. E mesmo isto o brasileiro já tem aceitado como rotina!

  15. Sr. Jornalista.
    Não li a matéria da Bárbara Gancia …porém, acho que pelo que você escreveu, dá para ver que é outra ¨Jornalistazinha¨ agora, que a Dona Marisa deve ser a mulher mais ¨guardada¨do mundo, isso deve . Por quê?….e por quê não fala nada-nada . Olha! Acho que não é pela falda de diploma nem nada; deve ser por falta de cultura mesmo. Cultura daquela que não se aprende sómente nos cursos superiores _ mas sim, daquela dos livros e dos diversos outros meios mas, principalmente dos livros. Imagine que sendo ela mulher do Presidente, se tivesse cultura, não lhes deixariam falar? Ela mesma não opinaria em nada? Vejamos os diversos montros sagrados da nossa cultura que mal completaram o ensino fundamental. E tem mais: pelo tempo que está lá, com toda àquela assessoria já dava para melhorar muito… muito. Mas o que ela faz? . Planta jardim em forma de estrela com flores vermelhas. Olhe bem. Não estou desmerecendo as qualidades de espôsa, mãe etc…etc. Isso, dá para perceber até nos poucos momentos em que ela aparece.
    Abraços.

  16. barbara o que? pena que nunca ouví falar dessa senhora, mas, pelo texto já basta: preconceituosa, invejosa, defeituosa (de caráter), e outras osas mais (será também sebosa?). Dona gancia (falta só o arro!) que tal ficar na argentina até depois da semana santa? cuidado que lá eles somente criam vacas de raça (terá você o pedigree?).

  17. Quem é esta senhora colunista? nunca ouvi falar dessa ilustre desconhecida, que deve estar querendo aparecer para seu grupelho de endinheirados racistas.
    Gente, acordem SãoPaulo não é o Brasil!

  18. Como voce, todos os “outros” tambem tem opinião, respeite-as.
    A maioria pensante da nação brasileira não deseja mal ao lula ou a familia dele. Mas convenhamos, a falta de honestidade dele em relação ao que acontece/u até agora em relação a escândalos é no mínimo estranha e só demonstra a incompetência administrativa de seu governo. Nós não queremos que ele fale 2 ou 3 línguas nem que tenha 6 dúzia de diplomas ou que só beba champagne, nós só queríamos que ele fosse honesto e mais humilde, só isso. O povo brasileiro realmente não conhece a dona marisa e nunca vai conhecer, não pelo que ele faz, mas pelo que nunca fez e nunca fará. Quanto a voce, pelego do lula deve estar levando o seu por fora.

  19. ………………………………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ……………………………………Ricardo Kotscho..?…………………………………….
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……………………………………O que você espéra,……………………………………
    ………………………………………………desse,……………………………………………..
    …………………………………………………………………….
    ……………………………………………CETÁCEO …………………………………………
    …………………………………………………………………….
    ……………………………………………em fase de ……………………………………….
    …………………………………………………………………….
    ……………………………………………EXTINÇÃO..??……………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………….Vivendo nas,…
    ……………………………………………… águas,..
    …………………………………………………………………
    ……………………………………………… FRIas,……………………………………………..
    …………………………………………………………………
    ………………………………………….. do oceano………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………….LAMACENTO,……………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………………..DA ONDE, ………………………………………..
    …………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………tira seu sustento..?………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………………………………Ela,…………………………………………….
    …………………………………….deveria ser homenageada
    …………………………………………………. pela,……………………………………………

    ……………………………..NATIONAL GEOGRAFIC CHANEL,………………….

    …….com um documentário….:

    ……………………………………………… VIDA ANIMAL..:

    ………………………………………………………………………………………………………….

    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………… EPIDEMIAs……………………………………….
    …………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ……………………………a BALEIA que trãsmite CHAGAS ……………………….
    ………………………………………..através de seu……………………………………….
    ……………………………………………CÃNTO………………………………………………..
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………
    ………..Nem Darwin,…..explicaria isso….
    …………………………………………………………………………………………………………………Nem Cousteu,…arriscaria……………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………o,…CALYPSO,…….. néssas,…águas.
    ………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………
    ………………………………..Nem a indústria baleêira……………………………
    ………………………………………. JAPONEZA,………………………………………….
    ……………………………………desperdiçaria um ……………………………………
    ………………………………………………………………………………………………………..
    …………………………………………..ARPÃO ,………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………..se quér,……………………………………………….
    …………………………………………………………………………………………………………
    ……………………………..néssa gordura de 3º mundo……………………………
    …………………………………………………………………………………………………………
    …………………………………………………………………………………………………………
    ………Por que você,…..está preocupado com éssa,…espécime?…..
    ………………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………………………………………………………………………………..

  20. Sobre o espanto da articulista com suores e cabelos desalinhados peço a devida licença ao Chico Buarque para citar a Ciranda da Bailarina: “procurando bem, todo mundo tem pentelho, só a Bárbara Gancia que não tem”.

  21. Acredito que isto talvez fosse a gota d’agua pra jornalista desabafar sobre uma primeira dama de tão pouca representatividade junto a sociedade. Quanto a cuidar da família, filhos e etc…. , isto toda mulher faz. Ela ,como primeira dama, deveria ir além deste trivial, srr mais atuante em projetos sociais, etc…. Mas realemente, esses tempos já não lhe pertecem mais.
    Quanto voce, a sua parcialidade não pode ser levada em consideração.

  22. Barbara Gancia, como parte da elite brasileira, não suporta ver alguém de origem popular comandando o país. E não estou julgando se o governo de Lula é bom ou ruim. Mas para parte da elite, é inaceitável ter um ex-torneiro mecânico como presidente. O preconceito, neste caso, se traveste de critica (critica ruim, aliás). Eu li o texto da Barbara Gancia na íntegra e confesso não ter entendido qual a relevância desse assunto. Se eu tivesse o espaço da jornalista em questão, em um jornal de grande circulação, abordaria questões mais urgentes. Mas o que ela, me parece, é exatamente criar polêmica. Dessa forma, ela promove o seu nome.

  23. Primeira dama muda,nao participa de nada e totalmente analfa como o molusco,o que mais poderiamos esperar desse casal
    eM PLENA CRISE MUNDIAL OD DOIS DISTRIBUINDO CAMISINHA NO CARNAVAL,PAREI ESSE E O BRASIL,QUE DROGAAAAAAA,SO FALTA LIBERAR UM CIGARRINHO DE MACONHA……………..
    e MOLUSCO SUA BATATA TA ASSANDO(DIGO APODRECENDO)
    CUIDADO COM A MALORINHA

  24. Barbara QUEM????????????????????
    Áh… aquela coisa feia que gostava de mesa redonda de futebol e se achava engraçada??
    Cara, ela é patética.
    Quem deu emprego “praquilo”??
    A mulher além de ser muito feia é muito chata.
    Quem tem telhado de vidro não joga pedra na vizinhança.
    Sai pra lá cruz credo!!!!!! deixa quem quer viver empaz , sua invejosa.

  25. Eu acho que o Brasil vive um momento muito bom, muito próspero para o Presidente Lula posar de chapéu Panamá junto com o governador e o prefeito da cidade. Eu também não teria nada pra falar a respeito disso e nem dos milhões que o filho do Lula recebeu da Telemar. Isso tudo é bobagem. Deixem eles se divertirem. O país vai de vento em popa, nem demissões temos… lembra da frase do Lula ? “Crise, que crise ? Essa crise é do Bush.”

  26. Olá, só queria dizer que o senhor é um vagabundo da pior espécie. Um picareta que passou a vida puxando o saco de políticos e continua a fazê-lo. Um extremoso áulico de Lula quando estourou o escândalo do Mensalão. Um grande filho-da-puta que traiu a profissão ao endossar o Conselho Federal de Jornalismo. Um bandido, um cara-de-pau, um parasita do trabalho alheio. É por causa de vagabundos como você que o Brasil não vai para a frente. Sempre em busca de uma boquinha, de um favorzinho para os amigos com dinheiro de impostos, sempre vilipendiando quem trabalha.

    A família Lula vai sair do poder rica, muito rica, apesar da inépcia intelecutal de todos os seus membros. E você? Vagabundo.

  27. Não sei nunca vi Dona Ruth, se esbaldando, seja no carnaval seja em qualaquer outro envento. Talvez seja só uma questo de berço, postura, cultura. Que um amigo defenda o outro, tudo bem, mas não enxergar o óbvio já é um pouco de mais.

  28. Pode até ser preconceituoso o que a outra colunista escreveu, mas qualquer petista que se manifeste, no caso o autor deste blog, sempre se mostra passional. Governo Lula vai ficar para a história (como nunca antes nesse país) como o governo mais corrupto da história. Então os dois estão errados, ou seja, o preconceito de uma colunista e babação de ovo de outro.

  29. Ao leitor Norton, das 13:06,
    que utilizou um endereço eletrônico da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo para me agredir com baixarias. Da próxima vez, espere chegar em casa e use seu próprio equipamento para desabafar. Seria mais honesto.
    Ricardo Kotscho

  30. Ela deve votar no Zé Funéreo Serrote (sanguessuga). Êste sim é o bom. Como presidente além de privatizar, êle vai fazer propaganda da SABESP na Europa e Estados Unidos. Mudando de saco para mala: os Jornais da Globo desde 4a. feira estão falando d´aqueles brasileiros coitados, que estão naquela jangada de turismo lá nas costas Uruguaias. Sem luízzz (luz) e água (neste navios de turismo teem garrafas de água) ,onde houve um príncipio de incêndio. Coitadinhos. Deslocam até repórteres, para ouvir as lamúrias. Se isto acontecesse no Brasil era assunto para um ano de reportagens. Agora quando acontecem vigarices de seus políticos apadrinhados, falam um minuto ou nem falam.
    E o povão vai nessa.

  31. Sinceramente, a Bárbara está certa. Oras, a mulher do companheiro-presidente foi para o carnaval às custas do povo!
    Será que enquanto gente passa fome, temos que “pagar” para que esses fatos lamentáveis ocorram em nosso país?
    Como diria o companheiro: nunca antes na história desse país….
    e viva o filho do Lula!!!! Empresário patético que de uma empresinha pequena virou um importante figurão das telecomunicações!!!!

  32. Vejo aqui preconceito dos dois lados : da jornalista e do blogueiro.

    A vocação jornalista é carregada de ética, cuidado com as palavras e sem tendencialismo.

    O jornalista escreve e, não tem espaço para as críticas e,quando as recebe é por outros canais.

    Com o blogueiro é diferente: está sempre certo. Quando recebe uma crítica, fica maluco, raivozo, emite comentários baixos, enfim, o crítico estará sempre errado.

    O blog só aceita aplausos.

    Não deveria,pois um crítico sempre nos traz boas verdades e, que nos fazem crescer.

    Quem não aceita críticas em seu espaço e,não as publica, demonstra carência de aplauso.

  33. sR RICARDINHO SAO PAULINO(BAMBI)
    TU NAO E PAULISTA COM ESSA CABECINHA NUNCA
    E PUXA SACO DA MARISA(AQUELA QUE TEM CIDADANIA ITALIANA…………………) EM CASO DE ACONTECER ALGUMA COISA FUIIIIIIIIIIIIII PARA ITALIA
    VCS REPORTES DEVERIAM PARA DE ESCREVER TANTA MERDAAAAAAAAA

  34. Não li a reportagem, tampouco vi as fotos de Dona Marisa e não me sinto confortável para dar opiniões a partir de extratos de texto.

    A única explicação que espero da família do Presidente refere-se à estranha ascenção de um de seus integrantes à condição de dono da maior empresa de games do país. Esse fato, pra mim, é o que ainda está nebuloso. Quanto à Dona Marisa, essa sempre me pareceu muito discreta. Seria uma surpresa se ela tivesse agido de forma diferente da usual.

  35. O ponto principal dessa história toda é o preconceito que ainda paira sobre nossas cabeças, pois de nada adianta o presidente ter uma aprovação recorde de 84%, se ainda ficam cobrando da família presidencial atitudes elitistas e que nada tem haver com nosso dia a dia. O presidente é, realmente, um homem do povo, de origem extremamente humilde, acostumado com todas as datas festivas que comemoramos, seja carnaval ou festa junina. Por que tanta polêmica e comentários maldosos??? Porque um de nós, do povo, está no comandando o país sem abrir mão de apreciar o carnaval, de pular fogueira, de falar de futebol, de falar gírias e aparecer suado e descabelado nas fotos… assim como a a maioria de nós.

  36. A frase “não se tem o que falar do presidente,assim sendo o alvo do ataque é a familia”é bem colocada,pois ainda há no Brasil pessoas que se consideram da CASTA superior e que o resto da população é uma subraça ou ate o homem gabiru que não tem direito a nada,se fosse ela que estivesse no carnaval tudo bem,muitos ainda consideram o presidente incapaz,ignorante,e que faz parte deste sub grupo,porem não percebem ou fazem não perceber os indicadores econômicos,socias entre outros.

  37. Sr ricardo se quer que respeitem suas ideias
    respeite a dos outros vivemos em uma democracia

    seja racional e nao responda seus email com violencia e intolerancia.

    o sr escreveu o que queriam e abriu espaço para comentarios
    agora leia e fique na sua,sem apelar

  38. Sua amizade com a primeira dama não lhe dá a imparcialidade de criticar e rotular Barbara Gancia por quaisquer que sejam suas qualificações profissionais ou pessoais.
    No entanto D.Marisa é figura pública e serve de bom ou mau exemplo. Se ela optou por ser um zero a esquerda…paciência sujeite-se a críticas diversas boas ou más.
    Fale sobre assuntos mais sérios ou merecedores de uma melhor atenção por parte do sua competência profissional, deperdiçar uma coluna inteira para defender uma amizade…

  39. A Sra. Gância, expressou a sua opinião. Não pode mais? E você, o porquê de tanto esforço para continuar residindo nos jardins? E vocês porque, destilam tanto rancor por SPaulo no estilo calunialista de Ciro Gomes?. Não importa, nós paulistas não os odiamos. Temos como lema que, nossos inimigos são aqueles que nós odiamos. É preciso explicar?. Pense e prepare-se, quem sabe um dia vocês de onde forem, conseguirão transferir para SP 40% de tudo que produzirem.

  40. Norton,
    sua mula. No governo do Ferdando Trambique no Povo não teve corrupção. Só na sua cabeça de camarão, isto não aconteceu. Só no caso da Vale do Rio Doce, que foi vendida por U$ 3.2 bi, e só a mina da empresa foi avaliada em U$ 60 bi.Isto não é corrupção? É doação. No governo do Zé Funéreo Serrote também não? Pergunte ao R. Freire como é que êle recebe R$ 12.000,00 mensais para prestar assessoria a duas cidades de S. Paulo, morando em Brasília? Hein? Toupeira.

  41. Essa jornalista de atributos fisícos desastrosos, e de fala masculinizada, é de um ridículo , que não se deve dá crédito…Tempos atras , ela sempre aparecia em programas de tv , aqueles de resenhas de dondocas…e não sabia se expressar, e era uma figura medonha prá Tv….acho que , perceberam isso e agora ela se esconde num blog, que aqui , no seu fiquei sabendo que ela tem….lamentável…..ah…essa tranqueira, é de tradicional familia paulista?????….nossa , já não se faz familia paulista como tempos atras…..kkkkkkkk

  42. Parabéns! Concordo em gênero, número e grau, com suas colocações a respeito dessa jornalista. Lula, apesar de ocupar o cargo de presidente da república é um cidadão como qualquer outro e sua família também. Eles tem todo o direito de participar de qualquer manisfetação popular. Aliás, ele é popular e não arrogante como outros que o antecederam. Apesar da segurança pública e saúde estarem muito a desejar, na parte econômica seu governo vai muito bem e desperta inveja em muitos intelectuais que não conseguiram fazer em oito anos.

  43. Prezado Ricardo:

    Você foi educado e muito comedido ao comentar
    essa barbaridade cometida Pela Barbara Gancia.
    Atacar dona Letícia, pessoa humilde e verdadeira,
    que conheci em São Bernardo do Campo é, no mínimo,
    covardia.

    Edie
    Curitiba

  44. Ricardo,
    Concordo com você que a Gancia exagerou no tom e foi sim de muito mal gosto mas acho que vc também excedeu….
    Digo porque (em função de tanto tempo de sua amizade), vc abandonou a razão jornalistica e digitou com o coração.
    Respeito porque como humanos, todos temos os nossos limites.

    Pessoalmente a única coisa que me incomoda na familia do Sr. Presidente é o fato de sempre se encontrarem em situações relativamente obscuras , mas nem acho que seja o foro adequado de discussão….

    Voltando ao fato em si, acho legítimo que até o mandatário do país e seus respectivos familiares manifestem sua alegria em uma festa que é genuinamente brasileira, nos gera divisas e é a nossa cara, concluindo que, se é nossa cara…vale pra todos..sejam ricos, plebeus…ou até a primeira dama.
    abraços

  45. Bem se vê que o sr. jornalista é Lula de carteirinha. A verdade é que essa senhora Marisa Letícia não serve para nada, mesmo. Nem para fazer obras sociais, como fez outras primeiras-damas. Ela é um zero à esquerda, literalmente (rsrsrsrs!!!). Claro que a mulher do presidente da república tem que se envolver nas questões sociais, para isso ela é mulher do presidente, mas, convenhamos, o próprio presidente não quis estudar, quem dirá sua mulher. Viva a farra!!! Afinal, para eles não há crise!!!

  46. Após ter lido todo o lixo postado sobre o assunto – começando pelo texto desse tal de Kotscho, que é muito fraco, por sinal -, concluo que pessoas como uma Ruth Cardoso (a falecida patroa do FHC) são poucas. Se o Brasil tivesse mais mulheres – e jornalistas – do nível dela, com certeza a educação e a cultura no país seriam de primeira linha, podes crer.

  47. essa senhora esta com dor de cotovelo……querida ela pode SIMe nao por ser a primeira-dama,mas por ser mulher como nós,se vôce nao gosta de se diverti deixa-a em paz……..vai me dizer que vôce nunca fez ou teve vontade de fazer tudo oque ela fez??????

  48. primeira dama 6 anos, 1 vez que vejo ela no sambodromo,antes,nunca vi ela em lugar nenhum,nem em assitencia social,nothing…anymore..
    o kotcho ainda acha certo,well,my honey,cada 1 sabe onde o feijão cai na panela,no?beijinho

  49. Li quase toda a matéria e cheguei a seguinte conclusão:
    NEM TODAS AS PESSOAS SÃO IGUAIS, já que não posso ser uma RUTH CARDOSO, pelo menos o mundo todo, o brasil inteiro inclusive o sambodromo, no final do mandato do meu marido.
    ET- LI TAMBEM ALGUNS COMENTÁRIOS, acho que o meu não vai ser postado, pois a seleção é bem rigorosa, QUE DEMOCRACIA EXISTE NESTE BLOG.

  50. Barbara
    Se vc prefere a argentina ao Brasil, deveria ter ficado por lá, afinal carnaval ao que vc insinua não é coisa de povão, coisa que nao se refere a sra ou a sua “classe social”, mas eu não posso
    julgá-la, provavelmente esse preconceito já vem de seus antepassados e é difícil tentar arrumar o que nem sempre tem conserto.
    Permaneça na sua redoma, que nós vamos tentando a muito esforço melhorar a educação nesse país, para que a maioria das pessoas um dia possam pensar sozinhas e formar suas opiniões , livres de qualquer preconceito.
    Volte a argentina, afinal gente preconceituosa por lá não vai faltar.

  51. é se a primeira dama estivesse na europa em preno carnaval,mesmo asim , seria alvo de criticas, espero que no proximo carnaval ela vem p/ maceio pular no pinto da madrugada, tuma caçaça de cabeça e comer buçada de bode. Que pena a jornalista com ceteze não sabe o que é isso. dale inverja.

  52. nós todos (16%) sabemos que o seu ídolo e de 84% dos brasileiros(?) adora festas, e só. acho comovente sua subserviência à família real, voce deve ter seus motivos, isso eu respeito. e ademais, ela já foi condecorada por relevantes serviços prestados a fab (já pensou?), pior, foi lá e sem nenhum acanhamento, recebeu a medalha. muito bom.

  53. sem duvida puro PRECONCEITO (agora a 1a dama tem q se manifestar, como nao??) o pessoal do outro lado(tem outro lado??) quer o poder, o lula q abra o olho, se bem q com qq um NADA MUDA, e` triste mas real
    valter

  54. Kotscho

    no decorrer da História, os governantes serão lembrados pelo seu desempenho.
    A primeira dama Marisa será lembrada assim
    “entrou muda , saiu calada”
    Foi uma primeira dama mais do que medíocre

    E vc se preocupando com ela!!!!

    Envergonhe-se!!!!!

  55. Parabéns Ricardo, manda essa idiota ir pastar, é por isso que não leio, há muitos, esse pig da folha. Em 2010 eu vou votar e fazer campanha para a dona DILMA. Morra Barbara urubu.

  56. Quanto você está ganhando para trabalhar como advogado de defesa da família Silva e em epecial da D. Marisa ? Se a Barbara Gancia não foi imparcial , você também não foi . Eu se fosse editor do IG , te demitiria de pronto . É uma pena ver um portal tão bacana como IG ter um colaborador tão fraco e corrompido como o senhor .

  57. Realmente sem propósito a coluna da Jornalista… Existem muito mais coisas obscuras e nefastas na vida do casal presidencial, do que propriamente os abusos alcoolicos em questão. Por essa falta de investigação e pela falta de memória dos brasileiros, incluíndo os jornalistas, que escândalos como o mensalão, os dossiês, etc, é que a popularidade do presidente é tão alta. Coisa de terceiro mundo mesmo.

  58. Sr. Ricardo Kotscho parabens por sair em defesa da, !ª Dama.
    Sabemos nos que muitas mulheres gostaria de estar agora nesse lugar. D. Marisa o pouco que alguns acha que ela faz, deveria ser unir a ela para poder fazer mais, espero que Dona Marisa nunca esqueça dela mesmo e procure viver os momentos que a vida nos da, que ela não deixa passar as oprotunidades, deixem que falem, porque quanto mais a jugarem mais forças positivas iram rodeala e protegela. porque ela esta onde esta, não foi o acaso que a colocou la não, faz parte de projetos divinos, poronde estamos todos incluidos cada dando o que lhe e permitido(lembrem-se do incendio na floresta).
    Que Deus Ilumine Sempre os seu caminhos e a proteja sempre 1ªDama! Paz e Luz!

  59. É dá-plhe a ditabanda de Folha de Buenos Aires, ops, de São Paulo.

    Só um detalhe. O pessoal confunde um pouco imparcialidade com ética. Um blog, assim como uma coluna, são pessoais, expressam opiniões e, assim sendo, parciais. Não tem nada de errado nisso. É o espaço para defender nossos pensamentos. Não é o momento para ficar em cima do muro da pretensa imparcialidade.

    E Kotscho está certo em defender a primeira-dama, de forma livre, justa, ética e imparcial mesmo, como deve ser.
    A senhorida Bárbara Gancia, conhecida por suas graças sem graça, foi imparcial também, como deveria, mas não foi ética.

  60. Srs. boa tarde. Nunca vi ou ouvi que a 1ª dama brasileira estivess envolvida em assuntos sociais. Nunca li ou ouvi que ela visitasse entidades assistencias, hospitais com doentes (crianças com cancer, aids) ou com qualquer tipo de enfermidade. Nunca deu uma palvavra de consolo para a mães que perdem seus filhos todos os dias. O que mais importa a ela, sãos as plasticas e botox.
    Que saudades da D. Ruth Cardoso.

  61. Olá, Kotscho,
    fico indignado quando leio os comentários de alguns cidadãos. Para citar dois deles, o Norton (13:06) e o Rafael (das 13:15) se valem do anonimato para espinafrar você. Não que você esteja certo em todas os seus posts. Não se trata disso. Mas a forma indigna com que se expressam faz com que a opinião (legítima) deles deixe de ser considerada. Se você os censurasse, eles certamente viriam com aquele discursinho ultrapassado de que vivemos em uma democracia e blablablá. No entanto, eles não sabem conviver democraticamente, pois fazem uso de um espaço tão legal como este para atacar as pessoas com baixarias as mais inomináveis..
    Sejam civilizados, rapazes. A educação, independente de visões ideológicas, é uma importante moeda de troca, pilar de uma verdadeira democracia.
    Quanto à Barbara Gancia, recuso-me a comentar suas baixarias, porque ela é insignificante, embora tenha o sagrado direito de opinar, mesmo sendo para desfiar seu ridículo preconceito.

  62. Infeliz a matéria, mais infeliz ainda vc achar q só a elite não está a favor do governo, ou vc acha q com os milão q ganho por mês faço parte da elite, só não faço parte dos q são a favor do mensalão, do cartão dinheiro fácil e do acobertar de terroristas em nosso país, mandar embora os pobres cubanos q esses sim mereciam estar aquio fugindo da ditadura… se isso for a elite faço parte dela

  63. É triste para nós trabalhadores comuns ver que jornalistas renomados continuem a defender esse governo corrupto e seu menbros desqualificdos que só fazem “cagadas” tanto no seu “trabalho” (se é que se pode dizer que eles trabalham) como na vida particular. Pelo visto deve ser um dos beneficiados nas tantas concorrencias fraudadas e contratações ilegais que esse “governinho” vem fazendo desde que assumiu.
    E o presidente e sua familia devem se comportar sempre, mesmo pq quando ele esta “quase sempre” viajando ou descandando (o restante do tempo), pq ele continua sendo presidente (apesar de quase nunca estar em seu gabinete).
    Eu me incluo naqueles que não se conformam que um sujeito que ficou quase 15 anos sem fazer nada (só era candidato a presidente) tenha side eleito para presidente.
    Mas isso reflete o caráter do povo brasileiro que prefere eleger um populista que distribui os impostos arrecadados do nosso suor para sustentar esse bando de desocupados (igual ao presidente antes de se eeger).

    Ass. Adão Vieira

  64. A falta de assunto do feriado prolongado e festivo, assim como os ares dos campos da Argentina devem ter feito mal à criatividade ou profissionalismo da jornalista Gancia. A primeira-dama pode e deve participar desse eventos, mostrar-se normal, até porque é uma data que marca a cultura popular. Claro que ninguém iria esperar por uma primeira-mada descabelada na recepção de um presidente ou de uma autoridade internacional, quando posará de esposa do nosso representante democraticamente escolhido. Uma tolice deslavada, nos campos argentinos, onde não há suor, ventou ou movimentos, deveriam estar todas as primeiras-damas, tomando chá, sentadas imóveis e posando apenas para fotos. Quem sabe assim não criaríamos figuras míticas?

  65. Gostei de sua defesa à familia da Presidencia. Parabens é bom saber que os insanos são poucos. E é isso ai, que bom ter um presidente que leva sua familia para prestigiar nossa maior festa. Meu presidente, meu amigo Lula te quero em mais um mandato.

  66. Ao Sr. RICARDO KOTSCHO

    Num liga não, essas pessoas são racistas e preconceituosa – bola frente, e dá-lhe LULA

    PS- Só que o nosso querido Presidente não pode ficar REFÉM do PMDB do Renan, Sarney, corruptos e cia.

  67. Realmente é de “grande ” importância ficar opinando sobre a vida particular de qualquer pessoa. Ainda mais quando se trata da familia do presidente da República. Vai ver, em meio a tantos outros problemas, este fosse o de maior relevância para a Sra. Barbara Gancia. Esta fúria em relação a qualquer mortal, sendo ou não políticos, Freud explicaría muito bem.

  68. Não concordo com uma socialite falar mal por puro preconceito de quem quer que seja, devido às facilidades de sua posição social. Mas se o sr. mesmo se diz “amigo pessoal” da D. Marisa, e consequentemente, de seu marido, certamente suas opniões a respeito de qualquer assunto a eles relacionado sempre será parcial. O sr. não deveria comentar nada sobre a Presidência!
    Preste atenção…

  69. Ricardo, votei quatro vezes no Lula e votarei novamente, pois o terceiro mandato tá a caminho. Aliás, acho que o plebiscito tá demorando demais e quando vejo esse tipo de reportagem chega a dar náuseas aí é que à vontade aumenta de votar eternamente no PT. Não entendo como à Folha ainda se passa pra essa mesquinhagem, vai entender!!

  70. Como diria o José Simão, continuo com a m inha “mesopotâmica” campanha, iniciada desde que essa pessoa surgiu no valo negro da FSP: “Quem precisa de Bárbara Gancia?” Sugiro camisetas e banners. Sem muito alarde. Aposto que todos entenderão.

  71. Barbara Gancia, talvez devido a sua aparência, sempre se escondeu atrás de ironias e sarcasmos para fazer carreira no jornalismo. Ela tinha uma coluna na Folha onde respondia perguntas de leitores de maneira maldosa e desrespeitosa. O pior é que o povo gosta dessas coisas. Não sou simpática ao casal Lula, muito menos a Dona Marisa, como muitos brasileiros também não o são. Mas os comentários dessa jornalista, realmente, foram maldade pura, tipicas de uma pessoa invejosa, que perdeu uma boa oportunidade de ter ficado quieta…

  72. Prezado Kotscho:
    Concordo com tudo que escrevestes. Todos têm direito a divertir-se, inclusive o Presidente e sua família. A única coisa que pondero e recrimino, tendo em vista a liturgia do cargo, foi o Sr. Lula jogar camisinha para o público como se fosse um apresentador de programa de televisão, rádio ou outro qualquer. No resto, sou completamente a favor.
    Um grande abraço.

  73. Olha Sr. Ricardo, a indignação que o senhor sentiu eu também habitualmente sinto em relação a essa gente que se acha tão grande coisa, tão importantes. Mas se pensarmos bem, não vale a pena a irritação. São pessoas tão minúsculas, de coração tão pequeno e alma tão pobre que o simples desprezo parece muito para elas. Que fique então estabelecido entre as pessoas de boa vontade: gente como barbara gancia não existe, não são nada, ou talvez sejam titica de galinha (galinha argentina, é claro!).

  74. Claro que já tivemos primeira dama mais atuante,que a atual, mas evidente que Dona Rute marcou para sempre,muita categoria e educação ,que ela seja parametro de atuação para todas as proximas e a atual . Mas o que pode se esperar de um presidente um tanto quanto tosco ,sua esposa esta a altura .

  75. Pertinente sua crítica contra Barbara Gancia por suas observações em relação a “Dona Marisa”. Na minha opinião o governo Lula é um desastre absoluto, mas esculhambar a primeira-dama, em função de sua origem humilde, é lamentável. No mínimo é sair do foco. O Lula é indigno por suas alianças com o que há de pior no país. Ele é lamentável por ser conivente com práticas de corrupção, que, se fossem devidamente apuradas e julgadas já o teriam colocado na cadeia. É desprezível por levar às últimas consequências um assistencialismo eleitoreiro absurdo. É irresponsável por contribuir para o inchaço cada vez maior da inoperante máquina pública. É omisso no que diz respeito à atuação de movimentos e grupos criminosos, como, por exemplo, o MST. Enfim, é muito grande o rol de possibilidades de críticas a esse péssimo presidente. Criticar sua mulher, além de covardia é não colocar o olhar sobre o que realmente interessa..

  76. Determinados comentários não só não deveriam passar pela moderação como deveriam gerar Ação Judicial contra o comentarista. Em certa época, era só manietar o infeliz e enfiar um quilo de excremento de morcego pela boca dele adentro. Bons tempos aqueles!!
    Mas a democracia produz essas coisas.
    Falo de um certos comentaristas que passaram dos limites e agrediram o blogueiro hoje.

  77. Bem…Não se pode estranhar os comentários desta fulana que,ganha a vida e ,esta na mídia as custas de falar da vida alheia,ou seja puxando saco desta ELITE PODRE E DECADENTE PAULISTANA.
    Presidentes e suas esposas,deveriam se comportar como os FHC…COLLOR….e outros…todos bonitinhos,intelectuais,cheirosinhos , mas que juntando todos eles,não fizeram 10 % que o Lula tem feito.
    Esta elite paulistana esta mesmo,decadente,,,bye Barbara,Amauri jr.,Hebe. e etc

  78. Ricardo, a Barbara está na Folha. Voce está onde?
    Voce pode não ter gostado do que ela disse. Mas muita gente não gosta do que voce escreve, como eu, por exemplo, apesar de lser assíduo de seu balaio. A diversidade de opiniões é saudavel. O que não pode é ser “dono da verdade”, como você está parecendo agir. E, pra finalizar, quanto voce leva pra fazer um comentário desses (não estou falando em dinheiro mas em prestígio junto ao atual dono do poder)?

  79. Mas que BARBARIDADE, dona GANSA !!!!

    A sorte dela é que estava na Argentina e não foi levada junto na enxurrada do carnaval que fez SUMIR, vazar em menos de uma hora todo um lago do Parque da Aclimação. Todos os “aparentados” dessa GANSA, tais como patas, cisnes, TUCANOS e outras aves morreram naquele desastre administrativo do desgoverno DEMO tucano em São Paulo !!!!

    Ela deveria estar preocupada era com isso !!! Já que não tem assunto melhor para comentar !!!

    Sabem porque a GANSA ficou arrasada e se depenando toda ? É porque ela não será personagem de filme !!! Ela não terá a sua HISTÓRIA de vida contada nas telas no ano que vem pelo diretor Fábio Barreto em “Lula, um filho do Brasil”, e mais, não se é permitido convidar GANSAS para os cerimoniais oficiais nos palácios espalhados pelo mundo inteiro, onde aparece a principal virtude da nossa querida primeira dama, que é exatamente a sua elegante SIMPLICIDADE e DISCRIÇÃO, infelizmente coisas raras neste mundo banalizado pelo ridículo espetáculo diariamente apresentado por colunistas desta estirpe ao fofocarem sobre essas tais “socialites” emplumadas da elite paulista . Mas essa gente é assim mesmo, sempre haverá uma GANSA tentando aparecer

    Eu fico imaginando como seria passar uma noite de carnaval ao lado de uma figura sinistra e “empolgada” como o José Serra. Que tristeza, meu Deus !!! Que agonia !!!

    Bárbara GANSA !!! O Lago sumiu mas os “passarinhos” que ainda sobreviveram estão todos com as penas desarrumadas por lá, iguais a você, vá lá ver !!!

  80. SR. RICARDO: A MINHA CONCLUSÃO É QUE O SENHOR É UM
    BELO PUXA SACO, QUE DEVE ESTAR RECEBENDO AINDA UMA
    BOA GRANA PARA DEFENDER ESSA PERUA.
    PRIMEIRA DAMA É PARA ASSISTIR OBRAS ASSISTENCIAIS. NÃO É PARA ASSISTIR UM BANDO DE BRASILEIROS QUE SE ILUDEM REBOLANDO QUATRO DIAS COMEMORANDO QUE SÃO ANALFABETOS, DESEMPREGADOS, DEVEDORES. A
    IMPRENSA, ASSIM COMO VOSSA SENHORA, GANHA DINHEIRO COM O CARNAVAL, FUTEBOL E OUTRAS COMEMORAÇÕES PARA COLOCAR O POVO MAIS IDIOTA.

  81. Prezado blogueiro.

    Não é de hoje que vemos, ouvimos e lemos na tradicional, porém hoje, PEQUENA imprensa do Brasil, ataques e ironias contra o FATO de Lula ser o presidente do Brasil fora as reportagens cheias de mentiras.

    Costumo dizer que existe sim IMPRENSA LIVRE no País, graças a retomada da redemocratização, porém IMPRENSA IMPARCIAL.

    Obviamente, o EDITORIAL da “grande imprensa”, torna-se a cada dia mais à direita e as vezes até à ultra-direita.

    Ainda há MUITA gordura pra perder no famigerado “mar da hipocrisia e preconceito” (o maior mar do mundo), nesta retomada de grandes projetos sociais, incluindo principalmente SAÚDE e EDUCAÇÃO e combate à fome e a pobreza que são FACTUAIS e URGENTE-URGENTÍSSIMO.

    Lula, continue de todas as formas a manter o ritmo, para garantir empregos e renda (inclusive de seus opositores).

    A luta continua companheiro.

    Abraços
    Luís

  82. Nao conheço a zinha Gancia, mas deve ser muito feia fisicamente, pois, de alma, é um desastre. Ela deve ter achado seu escrito a respeito da primeira dama, uma obra prima…
    É de lixo assim que a imprensa, por vezes, tb se utiliza.

  83. Se tem uma pessoa que não pode falar em “finesse” é esta Barbara. Ela se comporta na TV de maneira escrachada e vulgar, rindo de maneira inconveniente e deselegante. Aliás, ela é toda deselegante. Defeito de fábrica.
    Ela está muito bem colocada no jornal em que trabalha. Ela e seu chefe que gost da dita dura.

  84. Kotscho, esse é o popularmente chamado JORNALISMO DE ESGOTO. Ele vem se proliferando já algum tempo e tem como representante maior a tal Revista VEJA.

    Quando o tempo de eleições presidenciais vai chegando esse jornalismo vai se alastrando e contaminando os demais veículos que durante algum tempo ficaram “dormindo”. A FSP é um desses, seguidos pelos outros já conhecidos como Globo e etc …

  85. Parabéns Sr: Ricardo Kotcho!
    Pela sobriedade que aporta as confissões de desinteligência e preconceito de uma fulaninha que certamente não seria eleita nem para sindico de prèdio,pois não se trata de apenas opiniões contrárias mas sim de despreparo e que demonstrou que trata-se, de uma mente inculta e simplória!

  86. Parabéns a Barbara Gancia pela coragem. Eu não entendo porque a sra. Marisa não pode ser criticada, Ela está acima do bem e do mal?. Todos sabem que esta sra. não sabe falar em público, não tem qualquer participação no governo, ou seja, uma pessoa totalmente inexpressiva politicamente. Será que a censura voltou?

  87. Prezado Ricardo,
    Qualquer pessoa com um mínimo de bom senso deve ter respeito por Marisa.O PT inteiro e todos os sindicalistas do Brasil sabem da importância da “Galega”, como carinhosamente o chama Lula, na biografia fantástica do presidente.Por fim, a máxima que educação vem do berço nunca foi tão verdadeira. Verdadeira para Marisa que teve pouco tempo para frequentar uma escola.Mas é a educação em pessoa.Vem no sangue. Respira doçura e educação.Tive uma único contato com ela no lançamento do comitê presidencial da reeleição de Lula em Brasília.Mas foi impressionante a educação e a doçura com que tratou um desconhecido assesssor parlamentar. Duvido que o ambiente por onde transita essa senhora da Folha Ditabranda tenha alguém que consiga ser digno de pisar o chão por onde a galega anda.Dá-lhe educação, Marisa
    Nilton José Dantas Wanderley
    Paraíba..

  88. Não lí o texto de Gancia, mas todo mundo sabe que ela atira para todo lado, mas todo mundo sabe também que a função da sua coluna não é fazer jornalismo sério, está muito mais para Casseta&Planeta que qualquer outra coisa.
    Outra coisa que todo mundo sabe é que Ricardo Kotscho não tem isenção para falar qualquer coisa sobre a família Lula da Silva, visto as suas ligações pessoais e que também já foram profissionais com o presidente.

  89. PUTZ A “MULA” OU O “BURRO” DO NORTON …

    utilizou um endereço eletrônico da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo para vociferar contra o dono deste Blog…
    Áí pessoal da Secretaria de Saúde SP… tem funcionário inoperante no pedaço… Que fica nos blogs com fila no balcão!

    ô Norton Mula da Secretaria de Saúde: vai trampar pô. Vc é pago com dinheiro do contribuinte sô…

    Cara de pau!

  90. Eu não votei no Lula, mas admito que seu governo tem sido bem melhor do que o de FHC (atual TFHC já que ele se tornou o cavaleiro da esperança dos maconheiros). Não tomo conhecimento das peripécias das primeiras damas pela simples razão de que elas não são eleitas. De qualquer maneira a petulância da jornalista só me sugere duas perguntas.

    Inveja de perua é pior que inveja de piranha?
    Quem é perua e quem a piranha nesta história?

  91. Tudo o que falarem destes ‘safardanas’ nacionais, verdade ou não, eu concordo! Sr. Ricardo, não o conheço, a não ser por uma foto múscula no seu blog, mas você deve estar mamando também nas tetas do governo, ou nâo????
    Abaixo a canalhada do PT

  92. Quem é essa Barbara Gancia ?
    Sinto realmente pena e principalmente da familia da mesma, que leu a materia, no mínimo devem pensar, como pode ela um menbro de nossa familia dizer uma idiotice dessa.
    Dona Barbara, Eu Mario Gerson de Queiroz, residente em Fortaleza – Ce, te dou meu perdão., e tenho certeza que o presidente e familia também.

  93. Injusticável os comentários da jornalista, não é porque a pessoa é presidente ou primeira dama que não pode brincar no Carnaval ou encher a cara, onde está escrito que não pode. Agora, não podemos generalizar dizendo que isso é coisa da elite paulistana, pois certamente não reflete o pensamento da maioria dos paulistanos assim como eu.

  94. Parabens mais uma vez Ricardo por seus comentários inteligentes, seria muito bom que tivessemos mais profissionais como voce, que analisa os fatos sem preconceito, aliás nem vou comentar sobre essa senhora a qual vc. citou, realmente não merece mais comentários.
    Abç. e que Deus continue a te dar essa Luz maravilhosa.

  95. Lamentável esta doença espiritual, o preconceito; torna seus portadores infelizes e amargurados. Não preciso ser amigo da primeira dama para sentir-me indignado… Basta ser brasileiro, tendo ou não votado em Lula.

    Se ela aparecesse cercada de socialites metidas a beneméritas, intocável atrás de uma vidraça de camarote, talvez caísse nas graças da ilustre colunista.

  96. Caro Ricardo, por mim, o presidente e sua familia podem até desfilar nus na marquês de Sapucaí, desde que simplesmente governe o país, faça acontecer, e deixe de enganar o povo com promessas que nunca acontecerão, senão vejamos : kdê a reforma politica, educacional, previdenciária, agrária, judiciária, e outras tantas. Quero ser mico de circo se até o final do mandato, o LULA entregará 500.000 casas pelo PAC, se em 6 anos de govêrno construiu apenas 120.000, é ou não é um fanfarrão.

  97. Esta senhora me enoja…sua arroGANCIA é o retrato do que pensa parte da elite paulistana e o jornal para a qual trabalha. Graças a Deus uma minoria.
    Felizmente percebo que as pessoas não estão se deixando mais enganar por tudo o que é publicado nestes jornalecos e revistas semanais .

  98. A cada notícia que leio fico mais pasma com tanta hipocrisia e com a mania que certas pessoas, como essa desconhecida senhora, têm de se acharem imortais! Sugiro a essas pessoas mudem para Argentina onde o povo não sua e nem exala nehum odor. Ah! e não defecam também, pena que nesse caso vai tudo para o cérebro como aconteceu com a senhora Bárbara.

  99. Não apoio em nada esse texto publicado na folha, alias o presidente e seus familiares tem todo o direito de curtir a maior festa popular do planeta.
    Porém vejo comentarios preconceituosos como elit paulistana e etc, o preconceito nesse caso tem duas mãos. Uma pessoa escreveu um texto infeliz, a generalização de qualquer lado eh um erro.
    Parabens pelo texto, pela critica sem preconceito e com todo acerto

  100. Uma equipe corrupta se faz assim, com caras como vc que saem logo a defender qualquer merdinha que falem sobre seus donos, né, mané?agora, quando olha no espelho cortando barba, quando está cagando, vc com vc mesmo, aí sabe quão ridículo é…não fossem os favorezinhos, queria mesmo é se matar…por saber que é nada, por ser capacho dum palhaço como o molusco, sai dessa!presidente pode ser qualquer um de qualquer tranca, a falta de honestidade e dignidade é que é inaceitável!vc demonstra ser da mesma laia, poderia dormir sem essa!mesmo sendo vagabundo, acostumado a xingar e ser xingado, quando olhar pros seus descendentes, sempre estará uma peninha que vc se retratou com um qualquer, um pária, indecente, com veículos de comunicação à mão, perverteu, foi contra algum juramento que porventura tenha feito, mancou, cedeu, aleixo, vai indo eu deixo…muito fraco mesmo!e outra, dama sempre foi trocadilho pra puta, algumas assumem os diversos papéis, outras se dão ao respeito, mas vc e a colunista, são”fraquinhos de serviço”, contribuindo para idiotização desta joça.

  101. Há muito que a Barbara deixou de tentar ser engraçada e assumiu a sua amargura.
    Com esse texto, ela apenas confirma a sua posição de extrema direita ultraconservadora.
    Esse pessoal dos demais 16% das pesquisas precisa ser mais leve.

  102. parabens sr. Ricardo ! Sou estrangeira, nunca votei , sempre torci pelo Lula, amo o Brasil como também amo a minha pátria.
    O que eu pessoalmente não suporto é o preconceito não importando o motivo …. a sra Barbara demonstrou realmente ser super preconceituosa e um tanto cínica nas suas afirmações. É bom lembrar que em todas as classes existe esse tipo de pessôa, um tanto superficial e vazia. Seria bom que ela parasse um instante e pensasse que no final de nossas vidas ,o cheiro que exalará do nosso corpo será igual …. o que tanto serviu em vida para tornar alguém tão arrogante , a posição social, no caso dela , não vai fazer grande diferença após a morte. E mais uma observação : palavras de baixo calão , me parece, são uma constante na internet….o anonimato para ofender alguém dessa maneira lamentável, procede soménte de pessôas covardes e sem um pingo de educação.

  103. Reinaldo Azevedo, Barbara Gancia e Diogo Mainardi poderiam dar as mãos: Quando não tem mais o que inventar partem para o pessoal, sem dó nem vergonha na cara. Vide o caso do blogueiro da Veja o R.A. – Rato Abortado – que tomou uma surra nos tribunais por falar da pessoa da Soninha.

  104. A tal da Barbara Gancia deve ser uma ressentida de primeira linha, pois, ao se incomodar tanto com o comportamento pra lá de normal da primeira-dama do País, desfila um preconceito mais largo que a Sapucaí e tão estreito quanto sua mentalidade tacanha de classe média com mentalidade de ameba. Sob esse aspecto, respeito mais a besta do Macaco Simão.

  105. Nada contra a diversão de Dona Marisa. Só sinto que ela não tenha a mesma disposição para ajudar na formação de uma sociedade melhor, como fez Dona Rute Cardoso que com suas idéias ajudou o governo FHC e o governo Lula (Bolsa Família).

  106. Ela quer exatamente com isso, insuflar a arrogância nos que são do Governo, se a primeira dama aparecesse olhando ‘de cima’, fizesse cara de nojo pras pessoas e cuspisse no copo de cerveja, essa pessoa acharia ‘Barbara’, porém como não se identificou com a atitude humilde e a receptividade que obteram, então ela busca contagiar as outras pessoas a serem assim para com a primeira dama, ela deixou aflorar e exteriorizou sua visão política, sua atitude e sua personalidade com relação à sua admiração aos argentinos arrogantes…so aos arrogantes, elites, nobres, chique chiques, almofadinhas, novo-ricos.

  107. E saber que essa senhora passa por duros momentos na sua vida pessoal, com a sua saúde, ainda encontra forças para caluniar, defamar as pessoas.

    Sra.Gancia, espero que já tenha terminado os seus castigos, pois se não, passo a ter dó da senhora e de quem lhe cerca.

  108. pareçe que e muito bonito sr lula e esposa na sapucaii distribuindo camisinha e bebendo que modestaia a parte nesse asunto ele e profissional com a saude no estado em que si encontra parabens a todos que concordam

  109. A Bárbara tem razão de ficar chocada. Afinal, por que a primeira dama, ao invés de bebericar cerveja, não tomou algumas talagadas do velho Gancia? Para quem não costuma biritar, vale o lembrete: o Gancia é um antigo vinho espumante produzido na região de Canelli, da comuna de Asti, no Piemonte, Itália. É conhecido pela marca Asti Espumante. A Wikipedia explica que: “É muito aromático, meio-doce e com baixa graduação alcoólica. Ele se diferencia dos demais espumantes pelo fato da segunda fermentação não ser feita com o vinho pronto, mas apenas com o mosto no início do processo da primeira fermentação, que é interrompida por processo de resfriamento. Isso imprime ao Asti um sabor doce, único que lembra damasco, almíscar e o suco da uva Moscato, originária do sudeste do Piemonte da qual é feito. Os espumates Asti, na sua maioria, não são safrados”. Está dado o recado, colegas. No próximo carnaval lembrem que cerveja é coisa de pobre. Vamos brindar com um Gancia e ficaremos a salvo das espinafradas da Bárbara.

  110. LAMENTÁVEL!

    DEIXA O HOMEM E SUA ESPOSA FESTEJAREM….

    Creio que se pudessem beberiam até cair….eh de fato, não deve ser fácil ser presidente desse nosso BRASIL

    SÓ TOMANDO UMAS…RSRS

  111. Esta e a mentalidade da elite de terceiro mundo. Ainda acham que a terra está dividida em camadas sociais hereditárias.
    Veja que novela não é ficcção e esta Senhora e alguns dos leitores que desfiaram aqui seus preconceitos mofados, devem se achar brâmanes e que Deus criou o mundo assim.
    De castigo, todos vocês nascerão na Ìndia na próxima encadernação…e na mais baixa casta…rsrsrs…

  112. Acho que a Senhora Bárbara Gância, que aliás nem conheço, está muito certa. Ela quer aparecer a qualquer custo, não deve merecer a devida atenção nem dos vizinhos e nem mesmo de seus familiares.
    Agora, um jornal que se preza, um órgão de imprensa que deseja ser considerado sério ceder seus espaços para uma banalidade dessa natureza é que é muito lamentável.
    Inacreditável o preconceito de grandes órgãos da nossa imprensa contra o presidente Lula e sua família.
    No tempo do poliglota, sociólogo e entreguista FHC eles puxavam o saco diuturnamente, calavam-se diante dos desmandos. Hoje, vivem a inventar injúrias contra o presidente da república, eleito democraticamente pela maioria dos brasileiros.
    O fechamento da VEJA, DO ESTADÃO e desse minúsculo planfleto do PSDB que é a FOLHA nenhuma falta faria ao Brasil.

  113. Enviado por: n.zwiebel

    Norton,
    sua mula. No governo do Ferdando Trambique no Povo não teve corrupção. Só na sua cabeça de camarão, isto não aconteceu. Só no caso da Vale do Rio Doce, que foi vendida por U$ 3.2 bi, e só a mina da empresa foi avaliada em U$ 60 bi.Isto não é corrupção? É doação. No governo do Zé Funéreo Serrote também não? Pergunte ao R. Freire como é que êle recebe R$ 12.000,00 mensais para prestar assessoria a duas cidades de S. Paulo, morando em Brasília? Hein? Toupeira.

    OS CARAS AINDA DEFENDEM OS ENTREGUISTAS DO NOSSO PATRIMONIO, TEM GENTE PRA TUDO…

  114. Eu nunca tive tanta vergonha de ser paulista.
    Que horror! Quanta bobagem, quanto preconceito ridículo!
    Quando o presidente dos EUA aparece cortando aquele coitado daquele peru no Dia de Ação de Graças, todo o povo se identifica com ele.
    Cada povo tem a sua cultura e o nosso presidente ( nosso, daí os 84%), tem o direito de comemorar os eventos culturais importantes para o seu país.
    Álias, nenhum jornalista falou que, a partir do meio-dia da quarta-feira de cinzas, Brasília estava com trânsito normal e todas as repartições públicas do Executivo funcionavam normalmente.
    Só querem mesmo é dar notícia ruim e explorar detalhes insignificantes porque não conseguem aceitar o sucesso do atual presidente.
    Esses canalhas do PSDB/DEMO não voltam, tenho certeza disso!!!!
    Quanto à São Paulo, que vergonha ser paulista e ter morado lá por 27 anos. Ainda bem que estou há três anos longe.
    Mesmo assim, percebo a contaminação ideológica nos meus pais e irmãos toda vez que volto e fico muito triste.
    Que pena! Eu tinha tanto orgulho de ser paulista.
    Adorava a bandeira.
    Tinha um amigo que tem uma fazenda em Jaguariúna que guarda, até hoje, marcas da Revolução de 32.
    Eu adorava contar isso para todo mundo. Tinha uma frase escrita na parede da sala, pelos soldados mineiros, que dizia: “Minas há de abater o orgulho de São Paulo” e eu me orgulhava do fato de que, graças a São paulo, o Brasil ter conseguido uma nova Constituição à época.
    Hoje, só ficou mesmo de São Paulo o maldito orgulho que, pelo jeito, ninguém mais conseguirá abater….

  115. Concordo plenamente com o Sr. Ricardo Kotscho.

    É extremamente arrogante e sem noção essa tal de Barbara Gancia. Seus textos são de um mau-gosto tremendo, e infeliz da Folha de São Paulo, que tem ela como colunista.

    Morram de inveja do Lula, da Marisa, porque eles PODEM!!!!!

  116. O preconceito no Brasil, há muito deixou de ser racial. É puramente social, onde as castas a que pertencem os endinheirados não conseguem admitir que os outros cidadãos possam se comportar como seres humanos normais.Ós ricos não precisavam externar sua pobreza de espírito. Deviam guardar consigo.

  117. Barbara……. queeeeeeeeem? Aquela fofoqueira com cara de macho ainda existe? Essa senhora deve estar cansada de seu ostracismo e resolveu falar mal de quem está quieto… pelo visto D. Marisa a incomodou mesmo dentro de toda sua discrição… estamos com o saco cheio dos preconceituosos, dos pseudo-elitistas, dos pseudo-intelectuais… alguém aí comentou que a D. Marisa estava curtindo o carnaval “às nossas custas”! hahaha…. que ridículo, retórica mais antiga e sem sentido! Comentários dignos de quem não conhece a engrenagem política, ouve alguém criticando e critica também, sem fundamentar sua opinião! ACORDA povinho trouxa! Torço bastante para que acabe logo o governo Lula (em quem sempre votei) e terei o prazer mórbido de ver o brasileiro dizendo aquela famosa frase: “EU ERA FELIZ E NÃO SABIA”….

  118. E isso si R icardo! começei te acompanhar no bog ha pouco tempo , acho vc muto sensivel dos meninos no banco na rua tocando ate o presidente da república c/ essa mulher arrogante elitista falando da familia do presidente, vc manda muito bem, cada dia eu te admiro mais . valeu

  119. A Dona Barbara Gancia, na liberalidade e na parcimônia não lhe afasta a pecha de avaro, ademais grande liberalidade lhe faz danosa,lacaia do PSDB/DEM servil da elite nefasta.
    Ora dai o preconceito que manifesta em sua inútil serventia moralista,acefala conduzida pelo escárnio do próprio ódio.
    Enfia toda a sua elite no C……,sai de retro 44 bico largo..botinuda.

  120. Tanto a Barbara Gancia como você devem estar muito sem assunto.
    Essa discussão em torno do comportamento da Primeira Dama é uma besteira, mas qualquer pessoa pode ter opinião e expressá-la livremente. Você parece ter se esquecido de que estamos numa democracia.
    É preciso parar de tratar o Lula, família e agregados como santos intocáveis, afinal o PT e Lula já inventaram as piores barbaridades sobre seus adversários.
    Quanto aos comentários que você ouve nos jardins siga o mesmo conselho que você deu para a Bárbara: mude-se de lá.

  121. Como diz este senhor do blog que é amigo da 1ª dama e do presidente desde a época das vacas magras, imagina agora que as vacas já não se aguentam de tão gordas.
    Se preciso for não somente defenderá o 1º casal, como deverá dar sua vida a eles..

  122. Sr Ricardo! Sabe, pensamentos e manisfetações tomam forma.Penso que o sr age polemicamente para que as pessoas se manifestem e dê maior visibilidade ao seu blog que tem coisas interessantes ,e participantes de todos os tipos.Mas focando o assunto,me recuso, mas respeito,suas intenções de defender o molusco e seus familiares.Como homens públicos êles perdem a individualidade e precisam se comportar como representantes do povo.Claro que tem todo o direito de comemorar e fazer tudo que quizerem,mas a imagem pública precisa ser resguardada.Quanto a jornalista ela se manifestou de forma irreverente pois é sua forma de agir e o sr mostra sua tendência, que respeito, mas abomino,e chego a duvidar de sua inteligência, pois é tão vísivel o quão podre é a atual situação política .Sei que iremos melhorar, mas não sei quando e nem se será para nós .

  123. RK,
    Uma pergunta: Quem é Barbara Gancia? Tem haver com aquela bebida italiana? Ela é colunista daquele jornal, que se diz não ter o rabo preso?
    Foi importante o Sr. se indignar. Educação e respeito é sempre bom ter. E pensar que o Sr. ajudou a criar a FSP. Não deve ser facil ver no que virou o jornal.
    Sobrou até para a coitada da Dona Dulce. Imagina…que só gostava de ser feliz. Só isso!!! Pelo visto a Sra. Marisa também está proibida de ser feliz também.
    Parabéns!!!
    AS

  124. É isso que dá o Lula não ser vaiado na Sapucaí.
    Como isso não aconteceu, os desesperados querendo atingir o presidente Lula de alguma forma, à faz, de jeito diferente.

    Essa colunista que o Kotscho citou, que nem vou voltar lá em cima pra ver o nome, esta demosntrando grande exemplo de brasilidade. Encheu o peito para dizer que estava na Argentina. Dona Marisa, tava na Sapucaí no meio do povo, porque além do mais ela e o Lula faz parte do povo.
    Fico a imaginar se na maior festa popular do Brasil, o Lula e Dona Marisa Letícia estivesse na Argentina.
    O que será que esta medíocre colunista não ia escrever?

    Xô prá lá coisa ruím!

  125. Caro Ricardo … sou “rookie” aqui no seu blog mas um veterano, assim como você, no combate à essa hipocrisia e cinismo de gente que se acha superior aos outros. As vezes, como seres humanos, sucumbimos como nos casos da Alemanha nazista ou da Italia fascista. Mas, sei que vale a pena viver pautado por compromissos éticos, pois quero continuar sendo o proprietário de minha consciência. Essa senhora é um exemplo objetivo da mais absoluta falta de consciência social. Sua unica proposta é destilar suas frustrações pessoais nesse espaço da FSP, o que, na prática, é alimento para suas almas gêmeas. Aliás, espaço este que questionei junto à FSP pois, como era possível me cobrarem uma linha de anuncio de classificado se dedicavam tantas para publicação dos textos baratos desta criatura. Questionei, inclusive, se a mesma era parente de algum “primeiro escalão” do diário. Mas descobri que seu único talento é ter sido filha de um vendedor de Ferraris. Mas, como em terra de anões os gigantes tem que rastejar, parabéns pela sua oportuna manifestação, mesmo que isso signifique algum tipo de atenção para tanta sordidez.

  126. Ok! A BG tem a opinião dela (ela é colunista). Há quem discorde, quem concorde, quem não tá nem aí e quem nem lê. Vc tbm tem o direito de emitir sua opinião e defender seus amigos. O que acho muito chato é sempre essa lenga-lenga de que tudo que se fala do Lula é fruto de preconceito por ele ter origem pobre. E não dá pra misturar uma questão de gosto pessoal (da colunista) em relação a uma primeira dama, onde não há dinheiro público em discussão (só opinião e gosto), com a situação do filho do Lula e seus contratos com concessionárias públicas. A imprensa tbm pegou no pé dos parentes do FH, Collor, Sarney, Figueiredo, Getúlio, Deodoro. Faz parte do jogo. Sempre se fez piada do rei e da corte. Embora o povo possa sentir alguma transferência de si ao ver Lula no poder, Lula não é povo. Um presidente de República, por mais que seja oriundo do povo, nunca mais será povo. É elite. É rei. Não acho que deva ser chato ser amigo do rei, mesmo quando se vê o povo fazer piada, xingar ou jogar pedra (metaforicamente) nele. Um rei sempre deve ter amigos para defendê-lo. Também é do jogo.
    Mesmo que pessoalmente a BG seja rica e o suprassumo do saber e a ML uma pobretona semianalfabeta, trata-se de uma reles jornalista frente a mulher do dono da caneta (essa sim e não a pena dos jornalistas faz estragos e nós sabemos disso). E colunista de jornal pode achar o que quiser de qualquer mulher de presidente. Mesmo que seja uma idiotice, uma questiúncula ou um mau humor.
    Mesmo que perca o amigo, não dá pra passar batido sem uma piadinha, afinal, nós plebeus rimos até dos amigos do rei. Na corte deve valorizar bastante o passe de quem receber um telefonema de agradecimento da rainha ofendida. kkk
    Eu tento ver as coisas pelo jeito Polliana de encarar a vida: tudo tem um lado bom. Se não fosse a BG atacar a ML vc não teria oportunidade de se mostrar amigo e teria que continuar falando dos bambi (e não me venha chamar de preconceituoso pq sou corintiano como o Lula e duvido que ele nunca lhe tirou uma casquinha nestes 30 anos de convívio).
    Um abraço e desculpe pelas piadas, mas sacumé, “os povo e as zelite é foda”.

  127. Parabéns Ricardo !
    Detonou a arrogância da “Sra. Bárbara” com elegância… aliás, será que ela sabe o significado de elegância ? Suspeito que não !
    Não faz parte do vocabulário dela ! Pobre coitada !
    E viva a Dona Marisa !

  128. O preconceito de classe manifestando-se sem qualquer tipo de censura. Quem sabe por ainda estar seduzida (ou seria sedada) pela convivência com a nobre civilização portenha (que chique sair do Brasil no carnaval), a perua Gansa botou para fora toda podridão que reside nas elites (até agora) endinheiradas. Vamos usar a cabeça pessoal, o que tá acontencendo ja aconteceu antes, na década de 50 e na década de 60. Esse UDNismo é perigoso e deve ser combatido.

  129. PS: qdo falei “Mesmo que pessoalmente a BG seja rica e o suprassumo do saber e a ML uma pobretona semianalfabeta”, gostaria de deixar claro que foi hipoteticamente. A frase correta deveria ficar assim: mesmo que, numa hipótese, pessoalmente a BG fosse rica e …
    Faço a correção por precautela, antes que me chame tbm de preconceituoso. Até.

  130. Confesso que fiquei curioso e visitei o site da Sra. Barbara Gancia para ler não só a coluna mas os comentários sobre o texto da Coluna da Folha de São Paulo. Os comentários vão do preconceito a inveja e demonstram que as elites se julgam superiores, o que felizmente está comprovado que não o são.

  131. Há alguns anos dei uma topada de texto com dona Bárbara. Ela gosta mesmo é de cruzeiro marítimo. Ao “olhar de cima para baixo” não consegue conceber como se dão as festanças singelas na planície, e nada sobre essa planura. Diante do seu texto de dedo em riste, referido pelo Ricardo, posso arriscar um palpite, nada mais que suposição: “Bárbara sofre de grave neurose por baixa autoestima”, se é que podemos enquadrar as histórias das pessoas em moldes, em tipologias como essa proposta por mim ou como aquelas que Bárbara ajustou para dona Marisa. Bárbara, tá na hora de de você retornar àquele antigo tratamento, de preferência sem se submeter às molduras tipológicas. E por favor, dispense a liturgia, que é coisa chata e repetitiva, engessada, como você, Bárbara, parece ser.

  132. RICARDO KOTSCHO, VOCÊ ESTÁ PROTAGONIZANDO UM BIG BROTHER AO AR LIVRE. MUITO ME ADMIRO POR VOCÊ SER DA VELHA GUARDA, QUANDO AINDA SE TINHA PRINCÍPIOS, BERÇO, EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO. REALMENTE PELO CARGO QUE A PRIMEIRA DAMA OCUPA, NÃO PODERIA DAR-SE AO LUXO DO QUASE RIDÍCULO. ALÉM DO MAIS ELA E O MARIDO JOGANDO CAMISINHAS A TORTA E A DIREITA PARA QUEM IA PASSANDO EM FRENTE AO CAMAROTE. QUANDO DEVERIA DE SER A ATRIBUIÇÃO DO MINISTRO TEMPORÃO ( QUE ESTAVA NO CAMAROTE ).
    POSTURA DE UM CASAL DO QUILATE DO LULA E LETÍCIA, REALMENTE NÃO É ACONSELHÁVEL. QUEBRAR PROTOCOLOS A TORTA E A DIREITA É CONDENÁVEL SIM.
    QUEREREM MOSTRAR-SE QUE SÃO POVÃO, NÃO É PRECISO ISTO TUDO NÃO. POIS JÁ ESTÁ ESTAMPADO NO PRÓPRIO JEITO DÊLES.
    QUANTO A ESCREVER QUE NADA TEM A SE FALAR DE LULA, GOSTARIA QUE VOCÊ RECORRESSE AO GOOGLE E PESQUISASSE SOBRE O JORNALISTA * IVO PATARRA *, O QUAL ESCREVEU UM LIVRO PROIBIDO CHAMADO * O CHEFE *. LENDO-O, VAIS MUDAR DE IDÉIA RAPIDINHO. ISTO TUDO SE VOCÊ FOR ÊSTE HUMILDEZINHO E DESPRENDIDO QUE SEMPRE QUERES DEIXAR TRANSPARECER.
    VAMOS DEBATER ÊSTE LIVRO EM SEU BLOG !!! OU ME PASSE O SEU E-MAIL, PARA DISSECARMOS O ASSUNTO.
    SOU APOLÍTICO, MAS NÃO POSSO VER A VERDADE DISTORCIDA.
    UM ABRAÇO,

  133. Aleluia,aleluia, a Sra Marisa apareceu, deu o ar da graça, desfilou plena pela marques de sapucai, em seis anos como primeira dama, esta se apresentou para o brasil que até então, muitos nem sabiam quem era esta ilustre senhora.
    Se eu estiver mau informado, por favor me respondam, gostaria de saber em seis anos, quais os projetos na área social que esta Sra idealizou ou fomentou de forma a melhorar a vida das pessoas. Ela melhorou muito, roupas de grife, melhores cabeleireiros, botox labial(a la martha) etc,etc.
    Não só nos jardins se fala mal do lula, vejo nos bairros de modo geral onde passo diariamente e percebo que, alguma coisa esta errada nestas pesquisas pois, não vejo esta unanimidade toda.
    D. Marisa, faça alguma coisa, um programinha na área social, tipo me engana que eu gosto só para a Sra não passar para a história em branco e ficar igual ao lula, ser lembrado como um mito somente.

  134. Kotscho, você além de sampaulino é petista também? Que desatre. Mas falando sério, parabéns pela coragem de mandar a Barbara Gancia pro espaço. Não é a primeira vez que ele tenta detonar a Dona Marisa. Age como se os eleitos pelo povo fossem obrigados a arcar com todas as dores da nação, mas silencia quando o assunto é com gente que reage na porrada. Deixa a Dona Marisa em paz. Ela é uma gracinha, não criou nenhuma situação desconfortável nestes seis anos do governo Lula, nunca desrespeitou o povo ou a nação, nunca ofendeu ninguém, humildemente fica no seu lugarzinho com toda a dignidade de uma Primeira-Dama. Quem será que este revoltosa jornalista queria como exemplo? Ela é a nossa Primeira-Dama e pronto. Ou será que deveria ser a Irmã Tereza de Calcutá – com todo respeito?

  135. O que tem de funcionário publico paulista,sonegando suas obrigações ao usar a internet para promover preconceito e ignorância,é algo que só dezesseis anos de tucanagem justificam.O temor de perderem os privilégios,quando Serra se for,ficar abanando para seu sucessor é quase fóbico.Certamente,deverá acontecer,com Aécio ,desequilibrando a oposição e o PIG,que se desespera,por terem estupidamente antecipado a campanha de 2010.Desistam,o homem é imbatível!

  136. Você tem razão, Ricardo, em comentar tal disparate. Mas esta moça preconceituosa até o último fio de cabelo quer mesmo é aparecer.
    Infelizmente, ao comentarmos esta saraivada de precocneitos só estamos dando destaque paar quem merece viver no ostracismo.
    Xô, extravaGANCIA

  137. CADA PAÍS TEM A PRIMEIRA DAMA QUE MERECE…….ESSA DESLUMBRADA COM O ”PUDER” Ñ PASSA DE UMA ”papagaia do pirata ” ATÉ HOJE EU Ñ VI ESSA FIGURA FUNDAR UMA ONG , AGORA FAZER PARTE DE DE FESTAS E EVENTOS , AÍ ELA ESTÁ PARA O QUE DER E VIER . DINHEIRO EU TENHO, O QUE ME FALTA É GLAMOUR………..QUE MERDA.

  138. CHORA BARBARA, JUNTO COM A REGINA DUARTE, HEBE CAMARGO, IVETE SANGALO, AS MADAMES DO MORUMBI O EX-PRESIDENTE DA PHILIPS (CADE O CARA?), DORIA JUNIOR, JOVEM PAN, BORIS CASOY, FOLHA, UOLS E ETC…..
    VIVA O LULA O BRASIL E A DEMOCRACIA…..

  139. Com todo respeito, recorro a sua amizade com dona Mariza
    Leticia para que solicite a ela um aconselhamento junto ao
    presidente Luiz Ignácio em favor dos aposentados do Inss.
    Há um forte movimento no Congresso Nacional liderado
    pelo senador Paulo Paim visando recuperar os beneficios
    dos que contribuiram acima de um salário mínimo ao longo
    de toda vida ativa e que hoje tem proventos drasticamente
    reduzidos nos últimos anos.
    Não tem graça nenhuma um presidente-operário ficar com
    essa marca de não ter atendido essa justíssima reivindicação
    de quem trabalhou toda vida e pagou com sacrifício o Inss
    esperando uma velhice menos dura

  140. Coitada da Barbara.
    Elogiu e depois espinafrou.
    Eu Li a coluna na Folha.
    Sapatona a Barbara…..invejosa…..bobona……Ela e seu cachorro não sei não.
    Barbara Babaca.
    Concordo que a Primeira dama é ótima….não fala besteiras.
    Muda e calada…Primeira dama sabe se portar sim.
    Barbara vai se catar…vai………
    Inveja…..claro…ela tem seguranças…é um ser humano.
    bla bla bla bla Barbara……bobona.

    OBS. O lado positivo…..agora admiro D. Marisa.

    MARIA DA PENHA

  141. barbara gancia? as letras minusculas é o tamanho da grandeza dela.nunnnnnnnca vi mais gorda ela passou a existir depois que vc divulgou no balaio.RESPEITEM A DONA MARISA DONDOCAS CADUCAS

  142. Oi Ricardo,
    que posição social que nada! Barbara Gancia baba de raiva pq além de decadente socialmente, é uma reles empregada do Otavinho Ditabranda Frias; não recebe convite de ninguém pra mais nada que conte e desconta soltando seu fel contra a Primeira Dama Marisa Letícia, a “galega” do Lula e nossa, a mais autêntica e linda e amada mulher de presidente que o Brasil já teve!
    A fascinorosa BG, em tudo igualzinha a outra lá, sua colega da Rua Barão de Limeira, a Danusa Leão, bem que gostariam de ter sido convidadas pelo PRIMEIRO CASAL para o camarote da Sapucaí! Como não o foram, nem seriam jamais no nosso governo, estão espumando de raiva e dizendo que as uvas estão verdes, igual e pelo mesmo motivo da raposa da fábula.
    Acho até que as duas foram juntas pra Argentina. Lá, pelo menos, o pasto nesta época tá bem verdinho.hahahaha
    dalva

  143. E aí Rafael? Você com essa verve iguala-se à colunista que
    não sabe mais o que fazer para passar a dor de cotovelo. Nem mesmo o retiro argentino deixou-a em paz.
    E à outro comentarista que perde seu tempo em enumerar o que D.Marisa deveria estar fazendo para adquirir “cultura”, pergunto:
    – O que o Senhor está fazendo em prol da sua cultura?????
    Mais uma vez lamento a desonestidade e mediocridade daqueles que não conseguem enxergar além de seu umbigo.
    Preconceituosos de plantão.
    Ricardo, você continua a nos ensinar, com textos perfeitos – a refletir e a dizer NÃO a qualquer forma de discriminação .
    Não é à toa que você é amigo do Presidente Lula e de D.Marisa há mais de trinta anos. Um grande abraço.

  144. Ridicula, preconceituosa e todos adjetivos que nao ouso escrever. Barbara, tenho pena..muita pena de voce..Voce é uma pobre mulher!! Barbara voce nao tem nada..só um espaco pra escrever e como escreve mal!
    Preconceito joga-se no lixo e vc e seus textos merecem um lixo!

  145. Tambem acho que vida privada é vida privada. mas quando a 1ª dama vai para o sambodromo é ela ou a letícia. Quando o lulinha passa de assalariado de 600 reaú para sócio/empresário da telemar, é o filho do Inácio ou é do Presidente. Midia chapa branca é a pior que a “preconceituosa”. Kotscho, Kotcsho

  146. A dona Barbara é dessas que se não fosse pelo sobrenome, não escreveria em jornal nenhum do mundo. Mas na FSP basta falar mal do presidente e de sua familia para ter lugar garantido.
    Êta jornalzinho lixo!

  147. Boa tarde Ricardo, é que coisa desagradável!

    Cada um é o que é!

    Não vejo porque falar algo contra esta senhora, nem tem propósito!

    Bem, me deixa ver, por onde começar ?

    Vejam: Se vocês observarem as características de todas as mulheres de grande representatividade que se destacaram e se sacrificaram na história da humanidade, certamente irão notar uma característica peculiar entre elas, Irmã Dulce, Joana D’arc, Madre Tereza, Anita Garibaldi, dna Carmem Prudente, enfim tantas,que vou parando por aqui!

    Façam uma retrospectiva profunda, reflitam antes de arriscar e descubram o que estes ícones do universo feminino tinham em comum ?

    Observem que tinham simplicidade no caráter, mas nunca um caráter simplório,!

    Estas valorosas mulheres, sempre atuaram sozinhas, nunca em grupos,bandos, partidos políticos, equipes ou agremiações. Sei lá, chamem do que quiserem, os grupamentos extra cabeleireiros.

    Porém, estas mulheres trabalharam com afinco em prol da humanidade e sozinhas, e no fim de suas jornadas morreram sozinhas, no entanto, foram seres diferenciados no ventre de suas mães e preparadas por Deus para cumprirem missões humanitárias ou causas de grandeza expoente, não esperem que a senhora Mariza faça o mesmo, cada qual é feito de um material e pensamentos diferenciados que os moldam,

    veja só dois exemplos aqui no Brasil:

    Dona Carmem Prudente: Angustiado e sem rumo, precisei dela um dia, e vocês não imaginam que brilho havia em seu olhar, que criatura impar, boa, digna honrada, que era a Dona Carmem .

    Um dia, me aproximei dela bastante sem jeito e temeroso pela vida de minha mãe, e com os olhos marejados de agonia, sem um tostão no bolso, e de repente um abraço me acolheu em meio a um oceano de desencantos, e apos ouvir umas poucas palavras que jamais irei esquecer em minha vida, saí de lá o mais rico dos homens!

    Irmã Dulce, a mãezinhas dos pobres, mulher de vida frágil mas que fez doação desta vida em prol dos menos favorecidos.

    Acho meio que desagradável este negócio de atacar a pessoa do Luiz ou de sua família, eu nunca votei nele, jamais votaria em alguém que ele indicasse, ou qualquer outra coisa que parta dele politicamente falando!

    Porém, o ser humano, o filho gerado de mulher, mãe esta que um dia deu a este ser um nome, e no caso é Luiz, não deve ser atacado individualmente no campo social, nem ao menos a sua família.

    Acho que é só!

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

  148. Kotscho,
    se a deselegante colunista da Folha soubesse quantos eleitores ela arruma pro PT a cada vez que escreve uma barbaridade dessas, tinha elogiado a D. Marisa que, aliás, tem sido uma das mais discretas primeiras-damas que o Brasil já teve. E isso é elogio.

  149. É, meu caro Kotscho, isso do preconceito contra Lula tem lá seu fundo de verdade, e, como você é muito próximo dele, acho natural que o defenda, mas essa de dizer que atacam-no por falta de argumentos, por favor! Fui eleitor de Lula e do PT, e hoje vejo o Presidente, como uma pessoa que afastou-se de seus princípios, totalmente. Compor com pessoas como Jader Barbalho, Sarney, Collor e com figuras da Ditadura (Stephanes), não posso engolir. O Lula de hoje, infelizmente, já não tem nada daquele que fundou o PT, lá nos anos 80. Para mim, uma decepção, pois dou valor à palavra, e, quando esta não é cumprida, meu amigo, não perdôo. Lula, nunca mais!

  150. Petista detesta ser criticado. Não suporta. O sangue autoritário borbulha. Não concordo com o preconceito, mas O Lula, PT, Marisa, etc estão longe de serem intocáveis. Basta examinar os casos de corrupção, desgoverno, incompetência, amadorismo e descaso com o bem público. Só por isso basta para sim criticarmos eles e muito. Claro que sempre tem aquele que se apresenta como o porta-vóz desse atraso de governo. Como o dono deste blog. O que me anima é que em 2010 a gente consegue se livrar desse bando. Já não chega o que fizeram aqui em SP. Ainda bem que extirpamos as chances da Marta. Agora só falta tirar o Lula e o seu bando de milhares de ladrões e pelegos.

  151. O mais curioso é que essa Gancia era uma cachaceira-mor. Lembro de uma entrevista dela no Jo que ela estava totalmente bebada. O ano era 92, se não me engano. Pena que não tinha youtube naquela época. Se alguém conseguir resgatar…

  152. Kotscho:

    Francamente, o que esperar de uma colunista do jornal Folha de São Paulo, que defende a “ditabranda” e usava vans para levar pessoas para serem torturadas nos DOI CODI s da vida ?
    Esta elite paulistana não suporta o operário nordestino que é presidente. Ela debocha a todo momento, furiosa por ter ocorrido distribuição de renda e geração de emprego como não houve nos 08 anos de demo-tucanato. O que me torna otimista é que as posições vão se cristalizando, ficando patente a arrogância e intolerância da elite que tenta desmoralizar o Lula a toda hora. E é preconceituosa, não gosta de pobre e vive com uma política terrorista, que procura gerar desepero na população. O fato é que os apelos de antes não possuem mais o mesmo impacto. Sem desprezá-los, observamos uma melhoria social geral que modifica a compreensão e o humor do cidadão brasileiro. Aos poucos, vejo que o Estado brasileiro vai se tornando mais acessível para a maioria, promovendo conflitos e divergências por conta de muitos anos de repressão, de distanciamento social. É aquela situação: quando se abre a panela de pressão, tudo vem à tona. Precisamos de cuidados para não retroceder. Precisamos preservar nossa frágil democracia, que sofre atentados constantes destes saudosistas de ditadura militar, de do perído da estaginflação e do tempo em que política era assunto de quem tinha posses. Eles vão ter de nos engolir. Lula já deixou sua história profunda na história do Brasil como o presidente mais carismático e lutador social incansável. Esta burguesada vai ter de aturar !
    Dilma 2010!

  153. Caro Ricardo Kotscho,o que mais me chamou atenção no seu discurso raivoso contra a jornalista Bárbara Gancia,em defesa da familia Daçilva,foi suas matérias tendenciosas,defendendo sutilmente o regime totalitário de esquerda tão sonhado pelo PT e alguns ex?terroristas iguais a Zé Dirceu,Dilma Roussef,Minc,e outros,sempre atacando a todos que discordam do métodos usados por esse governo que bateu todos os recordes de corrupção e assalto aos cofres públicos,igual ao seu chefe Lula,chama-os de elite brasileira,pobres de espírito,colunistas mundanos,etc,mostrando-se arrogante e preconceituoso,tão ou mais que eles,voce que defende sutilmente um regime totalitário de esquerda feito pelo PT para perpetuar-se no poder,que escreve matérias com viés socialista defendendo invasões do MST,Via Campesina,defensor ferrenho dos bolsa votos,etc,depois do discurso pró d.Marisa,diz morar e passear nos jardins.
    Voces são todos iguais,para voces o melhor,para a plebe,dicursos mentirosos,falta de moradia,segurança,e pricipalmente EDUCAÇÃO,para que continuem pobres, ignorantes,usados sempre como massa de manobra por voces.
    Em tempo,estudei,e graças ao meu (profissional liberal) TRABALHO,emprego várias pessoas,diferente de voces falsos socialistase,os trato com respeito e dígnidade,e vivo uma vida sem problemas.
    Mais isso não interessa a voce amigo do rei e sua trupe.

  154. Caro Kostcho:
    Essa turma está se afogando no próprio vômito, deixe passar e que se afoguem todos. Entendo sua motivação mas não perderia tempo dando ibope pra esse tipo de gente. Forte abraço.

  155. Eu acredito que este pessoal da gande mídia idiota, acha que o presidente e sua esposa tenham que ficar em casa, como se eles não fossem pessoas normais como qualquer outro. Pelo que ela escreveu (Barbara Gancia), nos próximos anos não teremos carnaval, porque teremos que esperar a crise passar…Este pessoal é muito idiota mesmo.
    É isto aí aí Kotscho, chega o “taco” nesse pessoal mesmo

  156. Ricardo ,
    Se não estou enganado “Gancia” deve ser da família dos dípedis emplumados e que até então para mim era um espécie desconhecia. Certamente está buscando a sua notoriedade ao seu melhor estilo que é através da baixaria.

  157. Prezado Ricardo. Esta robusta senhora que parece ser muito mais viril que o alcaide, não faria feio a nenhum visigodo. Seu pai não foi nada sutil na escolha do nome. Seu único jeito de chamar a atenção é esse: xingando e atacando. Deve ser ignorada, assim como outras “colonistas” raivosas, invejosas e infelizes, afinal quem se importa com o que elas pensam? Abraços pra ti!

  158. Ricardo ,
    Se não estou enganado “Gancia” deve ser da família dos bípedes emplumados e que até então para mim era um espécie desconhecida. Certamente está buscando a sua notoriedade ao seu melhor estilo através da baixaria.

  159. Kotscho, tenho muita pena de Dona Marisa Letícia por ela ser o que é, mas sobretudo por precisar dessa sua defesa. Como disseram acima, envergonhe-se! Ainda bem, como você disse, que Lula e Marisa não lêem (nada).

  160. Sr. Ricardo. O senhor tem mesmo uma grande percepção para “acabar” com quem discorda dos seus ideais. Só o fato de
    “dedurar” alguém (dizendo o endereço eletrônico do Sr.Norton)
    mostra a sua “honestidade” para com quem não compartilha
    suas convicções. Porquê não contar os endereços eletrônicos
    dos simpatizantes do PT também ? Os sofistas são os quem
    enganam e com certeza o sr. é um deles.

  161. Este tipo de gente já entrega sua forma preconceituosa de pensar ao deturpar o sobrenome das pessoas.
    Este tipo de gente não suporta saber que tem gente digna, de esquerda, que mora em bairros bons.
    Este tipo de gente não suporta não ver o ônibus que leva a sua empregada cicrcular com maior agilidade do que o seu carrão.
    Este tipo de gente já vai pensando assim: “Minha empregada vai chegar primeiro do que eu. Isso é um despautério”.
    Este tipo de gente não suporta saber que o pobre está estudando mais, está frequentando mais shoppings e comprando mais roupas.
    Este tipo de gente já se entrega na expressão “dou empregos”.
    Este tipo de gente acha que pagar mal alguns empregados já é um grande favor.
    Este tipo de gente só poderia defender tipo de gente como Barbara Gancia.

  162. Parabéns Ricardo, Estrou de alma lavada.

    Dias antes da jornalista escrever sobre a D. Marisa na Folha, ela já havia em seu Blog, falado brevemente sobre o assunto, utilizando-se da mesma deseducação com a primeira dama. Me permiti no seu blog comentar o que ela disse, reprovando-a e, para minha surpresa, não tive o meu comentário publicado, embora tivesse sido respeitoso. Por ter meu comentário censurado, fiz um outro criticando a atitude da jornalista em censurá-lo, chamando-a de anti-demoarática. No dia seguinte, para minha surpresa, recebi um e-mai da “dita cuja”, sempre com a mesma deseducação e arrogância , aconselhando-me a não entrar mais no seu blog, entre tantas outras bobagens que normalmente emanam de sua boca. Respondi seu e-mail, após houve réplia, etc. ESSA É A JORNALISTA GANCIA que de finesse não sabe nada , e motivada por puro preconceito, ou inveja, ou complexo de inferioridade, ou pequenês de espírito, sente-se no direito de desmotivadamente, criticar a atitude da D. Marisa, cua atitude sequer é passível de crítica, a não ser quando partem de pessoas iguais a citada jornalista, com ARROGÂNCIA, PRECONCEITO, SARCASMO, DESELEGÂNCIA, DESRESPEITO. Aliás, é sempre assim que ela se comporta.

  163. O comentário pode até ter sido preconceituoso, ofensivo; mas convenhamos que a sua querida amiga só serve mesmo para ser dona de casa. E já que ela se sente assim, poderia me fazer o favor de dizer o por quê dos seguranças, já que o povo brasileiro adora o presidente e sua primeira dama? Estão com medo de quê? Do povo que os colocou lá…..?

  164. Enio, você levantou uma bola importantíssima!

    A família Barreto, mais uma vez, fará um filme, produzido com dinheiro de impostos públicos, mais precisamente de várias estatais e do BNDES. Ou seja, é o pobre que, pagando altos impostos na luz, na gasolina, no pãozinho, irá financiar o filme do Barretão, o qual custará R$20 o ingresso (lembrar que pobre não é estudante e não paga meia). Pergunta quantas sessões serão dadas de graça pelo Barretão! Hahaha!!! Isso é que é política cultural!!

    Imposto mais regressivo que esse eu desconheço. Se a cultura brasileira (leia-se a meia dúzia de cineastas apadrinhados) precisa expropriar o pobre pra sobreviver, era preferível que fosse para o buraco logo de uma vez! Hahaha!!!

    E o pior é que essa mesma imoralidade vai se repetir na Copa do Mundo – os pobres pagando para os estrangeiros e endinheirados se divertirem nos belos estádios (que depois ficarão caros demais pro torcedor de menor renda).

    E tem gente que acha que a saída é… mais Estado! Bom, se eu fosse cineasta, ou cartola de clube, talvez também achasse, hehehe!

  165. A Gansa é marida do Ganso, essas aves dóméstica além de botarem uns ovãos são usadas em algumas propriedades rural como “cão-de-guarda. Eles dão uns berrão tão grande que chama a atenção de quem esta em casa, e as vezes até atacam o ser invasor que se aproximar.
    É o caso desta Gancia em questão, seus berros são para chamar a atenção e intimidar quem não de sua simpatia.

    Isto não é artigo de informação!

    Portanto, onde tem Ganso ou Gansa tenham cuidado, são aves que atacam com voos rasteiros.

  166. Ricardo:
    Estou mandando este link para todos os blogs que interessam: PHA, Nassif, etc…

    Mostra o inspirador da Redação da Folha.

    Para mim, chileno, residente no Brasil há mais de 20 anos, 4 filhos brasileiros, é de suma importância divulgar isto, mesmo sendo doloroso.

    Abraços alvinegros.

  167. Ao leitor Renato, das 17:41,
    que respondeu a um comentário do Enio sobre o filme da vida do Lula, que o Fábio Barreto está dirigindo.
    Sempre recomendo aos leitores mais afoitos em criticar os outros, que procurem se informar melhor antes de escrever. Depois que inventaram o Santo Google, não há mais desculpas.
    Já foram publicadas dezenas de matérias e notas em toda a imprensa, informando que a família Barreto não pegou patrocínio ou financiamento de qualquer orgão do governo, exatamente para ninguém poder acusá-los de favorecimento, como você acaba de fazer.
    Ricardo Kotscho

  168. eis enfim “A REVELAÇÃO” da damas podres de nossa “sociedade””? ; não se conforman em ver um cidadão do povo , em apenas 4 anos tirar da miseria absoluta um Brasil tão rico, que ao tempo “delas” seus maridoes garfaram bilhoes na illha da fantasia(Brasilia) eles faziam bacanais e “puxavam um baseadão” nos corredores do congresso, eles chegaram ao limite da imoralidade ao quererem liberar uso da maconha,naturalmente drogados!isto sem falar em como deixaram nossa pátria na mais pura miseria! va te catar madame , acabou a moleza! va pra argentina com o que restou da ganacia de seu marido!

  169. Sr. Ricardo,
    Receba o nosso aplauso e solidariedade.
    O texto da Barbara (segundo o Aurélio:”sem civilização, selvagem, grosseira, rude, inculta”) é repugnante.

  170. Entendo perfeitamente e aprovo sua intervenção defensiva Kotscho.
    Recentemente passei por uma situação parecida, não aguentei e acabei dizendo umas verdades.
    Classifico este tipo de comportamento ou comentário simplesmente de:-
    POBREZA DE ESPÍRITO.

  171. Prezado Kotscho
    Infelizmente a falta de educação, aquela que se recebe em casa, é a preponderante em muitas pessoas, e por esse motivo acaba se sobressaindo a prepotência, a arro-gancia e porque não dizer até a inveja de não ter sido convidada para o camarote presidencial?
    A sra. barbara Gancia na sua arro-Gancia devia ter ficado de boca fechada. Se tivesse tido educação, aquela que se recebe em casa teria se lembrado que “Em boca fechada não entra mosca”.
    Abraço.
    357

  172. Concordo em gênero, número e grau. O preconceito que ronda Lula e a família dele, assim como os nordestinos e metalúrgicos, é uma coisa latente ainda em algumas pessoas, inclusive, a tal colunista em questão. É triste ver este tipo de texto desdenhando de uma pessoa que tem o direito de se divertir, independente do cargo ou do status que ela ocupa.

  173. Ei, Sr. Kotsho… ———-“A internet está infestada de injúrias, falsas denuncias e baixarias contra membros da família Silva” ——– , não é simplório demais para incluir o Lula (filho) que ficou multimilionário praticamente da noite pro dia com uma empresa de capital social anteriormente (imediatamente anteriormente, diga-se de passagem) irrisório? Deixa a dona Marisa de fora. Ela que pule o seu carnaval e que forme quantas quadrilhas (com trocadilho, se preferir) quiser. Mas daí a beatificar os “Silva” alegando preconceito, o amigo forçou a barra. Não concordo com a tal madame difamadora mas não dá pra fingir que não há “algo de podre” nesse reino PTista…

  174. Renato 17h41

    Para a tua informação e para dar a minha pequena contribuição no teu “tratamento psíquico” ( esquizofrenias anti-petistas e anti-lulistas agora também já são tratáveis pela compaixão e pela nossa solidariedade no saber )
    leia isto:

    “..Antes de chegar às telas, a obra sobre a vida do presidente já é um sucesso. Empresas privadas devem colocar R$ 16 milhões na produção, um recorde.A novidade é que o filme deverá ser inteiramente rodado sem receber um centavo de dinheiro público.não há verbas de governos ou estatais nem patrocínios vinculados às leis de incentivo, aqueles em que o apoiador paga menos imposto depois de financiar a produção. Ainda assim, segundo eles, o filme deverá bater o recorde de captação de dinheiro para uma produção 100% nacional: R$ 16 milhões, tudo bancado exclusivamente por empresas privadas.“Estamos fazendo esse filme porque Lula é um herói”, diz o diretor Fábio Barreto. “O povo brasileiro precisa conhecer a história de seus heróis. A ideia é humanizar o mito.”

    E também isto:

    Denise Paraná, a autora da biografia, diz que sonha com um filme assim desde 1993, quando fez as entrevistas para o livro. “Eu ia ouvindo o Lula e seus irmãos e percebia que aquilo era cinema puro”, diz. Para Denise, que assina o roteiro com Daniel Tendler e Fernando Bonassi, a história tem força porque resume problemas crônicos da história recente do país: “Um irmão de Lula teve doença de Chagas. O pai era alcoólatra. A família viajou para São Paulo quando o país vivia o maior movimento migratório interno do planeta. A mulher e o filho morreram na maternidade. Tudo isso é muito Brasil”, diz. Após a posse, Denise foi procurada duas vezes por produtores estrangeiros interessados no projeto. “O Lula sempre topou o filme, mas não queria que fosse feito pelos gringos.” Agora, a história de Lula vai para as telas com todos os requintes nacionais de uma superprodução.”

  175. as vezes acho, quando leio seu blog, que vc peca por um excesso de, digamos, mesura, elegancia, mas no caso em questão gostei de vc ter acordado, conforme post anterior e dado um chutão no preconceito dos barbaros e deselegantes.

  176. Vejo que muitos que se pronuncia aqui neste blog provavelmente foram enxotados dos blogs do Josias, Noblat, Lucia Hippolito e outros que se mostra claramente opositores do governo Lula, porem não admitem tipos de ofensas e palavrões como os que foram postados neste blog, lá têm censura.

  177. sr. ricardo,
    a 1ª dama é honesta, discreta, inteligente, não gasta dinheiro público, ajuda muito em obras sociais, é bonita, culta…
    falando assim, o sr. coloca meu comentariozinho? vai, sou um pobre aposentado que recebeu um bom aumento ainda este mes.
    por favor… faça-me feliz.

  178. A lógica dos fatos:
    1)Barbara Gancia em FSP – 27/02/2009
    “..Neste 2009, como minha pele ameaçou encrespar pela mera lembrança da “Mamãe Eu Quero” dos bailes de clube, resolvi buscar refúgio da folia no campo argentino.”

    2)Lauro Jardim em Radar On Line – Veja 26/02/2009- 6:08
    “..Anteontem, quando embarcava num vôo Buenos Aires-São Paulo, Serra enrubesceu. O motivo: uma loura tratou de puxar aplausos para Serra, um dos últimos a embarcar, e gritou:
    -Está aí o nosso futuro presidente, se Deus quiser!

    Coincidência né! A pergunta fica:
    Quem mais foi para Argentina na trupe do Serra?

  179. Parabens amigo. A “elite” brasileira não aceita mudanças, o Brasil segundo eles tem que ser governado por intelectuais e pretensos intelectuais que vivem em banquetes principalmente no exterior vendendo a sua própria imagem e o povo que se exploda.
    Suas críticas cabem muito bem para esta deslumbrada e também para parte da imprensa brasileira, principalmente as organizações Globo.

  180. Creio que esta coluna foi apenas um paço para se alinhar à linha editorial da Folha, digo DOS (Diário Oficial do Serra), para se equiparar à “ditabranda” que o DOS publicou semana passada. Ela sempre escreveu de maneira racista, preconceituosa, mas até o ridículo tinha o seu lado engraçado. Esta foi apenas pobre, triste. Parece coisa de mulher invejosa, frustrada, rancorosa e pior, alguém que não se diverte e quer impedir os outros de se divertir. Já passou da época desta burguesia paulistana entrar nos eixos. Fora Serra. Aécio 2010.

  181. Gostaria de entender uma coisa: isso é jornalismo útil, é liberdade de expressão, tanto de blogueiros como de comentaristas?
    Acompanhei o blog da Barbara e o seu (e fiz o mesmo comentário lá), e, realmente, é de um mau gosto, boçalidade e desserviço homéricos as trocas de farpas e/ou insultos que me dispus a ler.
    Volto a questionar: isso é jornalismo legítimo, o do suor e do penteado, do laquê vencido, ou então o da indignação visivelmente sectária?
    Qual é o saldo benéfico e construtivo disso tudo para a opinião pública, fico pensando…?

  182. Kotscho, como disseram aí em cima, obrigada por escrever por mim rsss 🙂
    Onde assino?

    Tenho uma imensa simpatia por dona Marisa e por sua opção em ser mãe de família e mulher do presidente, com toda a discrição e dignidade –e olha que sou o oposto dela nesse quesito – sou estressada, mil e uma tarefas, casa e trabalho, pós-graduada duas vezes, independente financeiramente desde os 18 e nem por isso acho que mereço menos ou mais respeito do que ela..

    Aliás, eu aposto qualquer coisa como a maioria dos que vomitam críticas e preconceito aqui tem mãe com mais ou menos a idade de dona Marisa, donas de casa como ela. Com a diferença que fizeram faculdade (ou não) e nada as impediria de seguir carreira. Mas por que seguiriam? se têm dinheiro e puderam escolher entre trabalhar ou passar o tempo entre filhos e o cabeleireiro, não é?

    Ficaram ofendidos porque falei de mamães “desocupadas” no cabeleireiro? Com razão. Então não ofendam dona Marisa.

    Uma mulher não pode jamais ser criticada por optar pela família e pelo marido. É uma questão íntima demais pra se dar pitaco. Até as feministas mais raivosas respeitam essa escolha, hoje em dia.

    Dona Marisa é o porto seguro do presidente.
    Quem bom para o Lula
    Que bom para o país.

    Um abraço

  183. Há vários anos, época em que ainda era assinante da Folha, eu já estranhava a coluna da Barbara Gancia num jornal que considerava de qualidade, já que sempre achei ruins os artigos dela: fracos de conteudo, intelectualmente, como a conversa de alguém que não tem muita informação, sem conhecimento sobre quase nada. Com o passar do tempo, comecei a achar normal, essa relação Gancia-Folha. Eu mudei ou foi a Gancia quem mudou? Confesso que fiquei meio preocupado comigo e um pouco envergonhado. Passado mais um tempinho, decobri: o jornal é que mudara. Deixei de assiná-lo e, hoje, a distância, percebo que não errei: Clóvis Rossi, Coni…todos parecem ter uma afinidade com a Gancia. O que aconteceu? O contato faz isso?

  184. Quer dizer que, para Bárbara Gancia, ninguém deveria ter participado da posse do Barack Obama, porque se o País está em crise, empregos ameaçados, ninguém segue em frente. Chora e joga pedra, madame????Será que ela desancou o casal americano por ter ido aos bailes comemorativos da posse???? Quanta asneira para uma despeitada só.
    Só tenho receio Ricardo, de termos engolido alguma ísca do jornaleco, que deixei de assinar há anos, abrindo espaço para uma enxurrada de artigos enxovalhando D.Marisa , Presidente Lula e família. Bem ao estilo dos editores. Começa por colunas sociais discutíveis e abre caminho para a canalhice de sempre.

  185. Quando li esse post fui tomado por uma tremenda curiosidade: Não aguentei e procurei o blog da dita jornalista para ler a matéria inteira.

    Também fui procurar outras matérias sobre a presença da primeira-dama na Sapucaí.

    Depois de ler tantos comentários ardentes sobre esse post cheguei a uma conclusão: nós temos que parar de tratar a política como futebol. Explico: isso aqui tá parecendo briga de São Paulino e Corinthianos. Tucanos versus petistas…

    Vamos parar de ser hipócritas. A Barbara Gancia não foi tão agressiva. Expressou a opinião dela. Se ler a coluna inteira, isso fica bem claro. Ela pegou até leve. A seleção de algumas frases feitas pelo Kotsho tem um toque de manipulação de torcedor. É igual quando seu time perde de goleada e você só consegue enxergar o pênalti que o juíz não a seu favor. Para os leitores desse blog, divulgo parte do texto que o Ricardo não publicou:

    “Antes uma dona Marisa que guarda suas opiniões para si do que uma primeira-dama que resolve nos brindar com explicações sobre suas preferências no ramo da jardinagem ou do modelismo de trajes de banho.

    Também não tenho nada contra um “primeiro-casal” que se diverte em público. Prefiro ver a alegria instalada no Alvorada a ser testemunha do cotidiano de um casal funesto como Ernesto e Lucy Geisel.

    Insisto: não há nada na liturgia do cargo que diga que a mulher do presidente não deva participar do Carnaval. Pode e deve. Uma “primeira-família” que se comporta como gente normal tem mais probabilidade de ser normal, não é mesmo?”

    Outra coisa: apesar de não ter sido eleita, Mariza é sim uma figura pública e exerce regalias pagas pelos contribuintes, como por exemplo os seguranças que faziam sua guarda na Sapucaí.

    Então, porque tanta agressividade com a Bárbara, só porque ela cobrou uma postura mais adequada de uma figura pública?

    Não leve a mal Ricardo, mas acho que um dos princípios básicos do jornalismo é a isenção. Seu erro foi escrever um artigo sobre um assunto sobre o qual está tão intimamente ligado, por uma amizade de 30 anos. Aí não tinha como não ser tendencioso.

    Mas eu ainda o admiro e continuaire leitor assíduo do seu blog!

  186. Boa noite Ricardo!

    Pelo vísto..alguém desceu do salto alto, pisou na merda, viu a besteira que fez, e deve estar em desespero…
    Não se preocupe senhora Gancia!
    Basta fazer umas visitas aos shoppings, e gastar…gastar…gastar…até entrar em gozo!

    Robson

  187. Felizmente, para nós brasileiros a Sra. Bárbara Gancia representa muito pouco no contexto político, a não ser o de defender a elite que não conseguiu dar um padrão de governabilidade ao pais. Lula conseguiu o que Gancia jamais admitirá.

  188. Prezado Kotscho,
    Parabéns pelo artigo, bastante oportuno e sensato.
    Fiquei porém estarrecido com vários comentários grosseiros contra sua pessoa. Tenho notado na “grande” imprensa uma campanha raivosa, preconceituosa, contra o Lula e seu Governo.
    Tentam fazer de assuntos banais uma crise institucional. Vide Gilmar Mendes e a cobertura da TV-Globo vociferando contra o MST e o Lula. A Folha (“ditabranda”) tentando justificar a ditadura.
    Tudo isso me parece desespero frente aos 84% de aprovação do
    Lula. Imagino ser doloroso esses ataques histéricos que você sofre, mas como ninguém chuta cachorro morto, vá em frente.
    Abraços.
    Mario Tokoro

  189. Desculpe-me querido Ricardo o que vou dizer: Mas Dona Bárbara Gância anda meio desaparecida, sei lá se na Argentina. Quem é ela pra chamar Dona Marisa de descabelada. A Dona Bárbara é feia pra caramba, nem parece que penteou o cabelo… A Dona Marisa é mais … como direi? parece mulher, comum, mas seja como for é primeira-dama; Dona Bárbara é enfezada, Pergunte ao médico o significado de enfezado..kkkkkkk Tô contigo, Ricardo.

  190. Toda essa polemica mostra o quao perigoso esta se tornando o Brasil. Parece que ou se idolatra essa cambada de politico lesa-patria ,sem-vergonha, que estao pouco se lixando pro povo que afinal paga as contas deles, ou voce faz parte de um elite que odeia pobre,petista e afins. Sera que nao podemos querer um pais sem tantos escandalos que nao dao em nada, e ninguem e punido seriamente, um pais que tenha vergonha de reeleger um presidente que disse que nao sabia de nada!!!

  191. BARBARA ARRO-GANCIA…
    Mais uma cansada?

    Dona Mariza: ó deixa esse negócio de ONG para as madames Tucanas. Madame Tucana adora espalhar que tem ONG.
    A Senhora é esposa de um Presidente da República que tem só 84% de aprovação dos brasileiros.

    Quanto a jornalista cansada da vida, provavelmente, será convidada para ser uma aspone aqui do prefeitão de SP
    o TaxaB. Viu que a Soninha ganhou um quinhão?

    Barbara Cansada Arro-Gancia deve levar seu quinhãozinho também.

  192. Da Folha “Ditabranda” só pode sair coisas desse tipo.
    No saite do Nassif tem um vídeo muito esclarecedor. Só que é preciso ter muito estômago para ver.

  193. É uma tática muito manjada da súcia petista: denunciar a falta de polidez dos críticos, os palavrões, dizer o quanto somos baixos, incapazes de debater. Ora, petistas, conheço vocês muito bem. Vocês são a favor da polidez quando lhes convém, assim como são a favor da baixeza vocabular quando esta se faz necessária. Vocês são oportunistas e mendazes por natureza. Faz parte da estratégia política. Não caio nesse truque.

    E digo mais: nenhum palavrão supera a podridão moral de suas ações. Sou muito mais um boca-suja do que um aspone que passa a vida a lamber as botas do Lula. Um burocrata do colarinho branco sugador do trabalho alheio.

  194. Prezado Kotscho,

    Você está coberto de razão e amei o seu post.

    Eu fui criada aqui perto de onde eles moravam e fui estudar na escola pública que ficava bem pertinho da casa deles e a familia dela meio que era “parentada” daqui do pessoal da casa da minha mãe, portanto, mulher de coragem, de fibra, que levou tudo no peito, sempre batalhadora, que veio de familia humilde, então meu amigo, não preciso dizer mais nada….
    Tem todo o direito de sambar onde ela quiser e dar apoio a todas as outras mulheres que gostariam de estar lá sambando mas…. a idade não deixa (idade mental claro! ).

    Parabéns por ter observado tudo isso e nos dado a chance de falar sobre alguém tão especial !
    Abraços,
    Norma.

  195. Sr. Kotscho. O senhor merece morar nos jardins, afinal, defender o indefensável deve render um bom salário. A “famiglia” do presidente a que o senhor se refere é aquele irmão do ” dá 02 paus pra eu” ? Falar que o Lulinha passou de monitor de jardim zoológico para milionário de games, bancado por uma empresa telefônica que teve uma lei alterada para concretizar um negocinho de bilhões também não pode, né ?
    Já inventar dossiê de gastos de Ruth Cardoso “faz parte do jogo” ?
    Ah, Barbara é elite quatrocentona e o Senhor se considera um operário que mora nos jardins ? O senhor não precisa aguentar comentários de seus vizinhos, mude-se para uma “comunidade” , requisite um bolsa-família e, com certeza só terá vizinhos que apoiem o governo ou por que não um acampamento de sem terra.

  196. Engraçado essa democracia brasileira!
    Não se pode falar mal da mulher do presidente atual, mas falar horrores da mulher do FHC podia??
    A mulher do presidente é como você mesmo disse, uma

    Eta, imprensazinha parcial e comprada a nossa!
    Meus pêsames por essa Sr. Kotscho.
    Resistência contra a ditadura também é uma piada: Quando o Lula se tornou conhecido como lider sindical a ditadura já estava acabando, meu amigo!
    A verdadeira esquerda que foi inclusive exilada, que realmente lutou contra a ditadura feroz você sabe muito bem quem era:
    FHC, Serra, Brizola, Gabeira, etccc.
    Não tente enganar os mais jovens que não sabem nada sobre os tempos da ditadura. Lula é um produto de marketing muito bem vendido!

  197. Realmente seu blog é um sucesso! Fiquei boquiaberto com a quantidade de comentários. A maioria apoiando a sua posição sobre o assunto, em geral de forma razoavelmente democrática, e uma minoria com comentários carregados de rancor, inveja, truculência. Chegam a saltar das linhas as palavras mais insidiosas, dignas de seguidores da extrema direita, do mais arraigado fascismo. Ou é do jeito que eles querem ou então tome agressões, algumas inclusive de baixissimo calão. O comentário da Fabiana, que hoje se envergonha dessa mentalidade racista e preconceituosa da elite paulistana, que de elite só tem mesmo o dinheiro me agradou. Pelo menos conseguiu reavaliar suas posições políticas e dar a volta por cima. Isso mostra um espírito aberto, disposto a conhecer novas oportunidades, novas versões dos fatos maldosamente manipulados.Sobre o assunto da dona Marisa é completamente idiota ficar tomando posições contra ou a favor sobre sua participação no carnaval. Não poderia ser diferente, ela estava no Rio de Janeiro, e aqui não temos esse tipo de preconceito. Quem quiser se divertir que se divirta, seja primeira dama ou dona de casa, isso pouco importa. Só se importa com isso quem dá valor a status, quem se preocupa mais com posição social. Quanto ao fato dela não se manifestar, não me parece nada desabonador e sim sinal de inteligência. Se ela não tem facilidade ou habilidade para falar em público o melhor que faz é mesmo ficar na dela. Mais uma vez, meus parabéns! Levantou a bola e ficou só olhando a turma se digladiar para chutá-la.

  198. VOÇE COMO JORNALISTA, QUE VIVEU A DITADURA, VIVEU COPAS DO MUNDO, VIVEU A REDEMOCRATIZAÇÃO, VIVEU UMA VIDA PERTO DOS FATOS MAIS IMPORTANTES DESTE PAÍS, ACHO QUE VOÇE TERIA MUITO MAIS COMENTÁRIOS SIGUINIFICANTES PARA COLOCAR AQUI.
    E OUTRA, UMA PRIMEIRA DAMA, TEM SEU CARGO SIM, TEM O CARGO DE PRIMEIRA DAMA, E ISTO BASTA PARA QUE ELA SE COMPORTE COMO TAL.
    UM ABSURDO, COISA DE PAÍS POBRE. QUE SAUDADES DE DONA RUTH ( A PRIMEIRA DAMA DO BRASIL).
    TEMOS MUITO A APRENDER COM VOÇE JORNALISTA, MAS VOÇE NÃO NOS QUER PASSAR SUA SAPIÊNCIA.
    ACHO MELHOR VOÇE CURTIR SEU TIME E SEU JARDINS.

  199. …Só podia mesmo ser membro da quase extinta TEP (
    Tradiconal Elite Paulista )

    Por isto eu sempre digo aqui:

    A maior obra de LULA, será derrotar o Zé (Sabugo Liso ) Serra, em 2010, pois assim estará livrando o Brasil desta DESGRAÇA chamada TEP ( Tredicional Elite Paulista )

  200. Tudo bem você defender a sua amiga de longa data. Tudo bem vírgula, né, na verdade talvez não seja muito ético usar o blog para espinafrar contra um colega de profissão, mas, sei lá, devo estar ficando velho. Mas, convenhamos, os leitores seus, quaisquer que sejam, têm o direito de discordar de você, deixe as conclusões sobre o suposto destempero da Bárbara para os leitores dela. Outra coisa: responder a um leitor entregando de que e-mail ele usou para enviar-lhe uma mensagem… já é demais. Em outros tempos, isso se chamava alcaguete, coisa feia, hein, seu Kotscho?
    Só uma lembrança, leio você e admiro muitas das suas opiniões e saboreio muitas de suas histórias, mas com o post de hoje não posso concordar, vai de encontro aos meus princípios.
    Desculpe a crítica, é sincera e desapaixonada.

  201. kotscho, fico triste em ver um jornalista se preocupar em fazer media com o Presidente, e por este motivo que os que se pegam no poder está bem , o resto esta na merda. nunca melhora, poque o governo não deixa.

  202. …isto já é o clímax do desespero, pois já sentem que DILMA, será a nossa próxima Presidente.
    A esta rolabosta desta Bárbara Ganancia, Gancia, o escambau, eu passo aquela receita para indivíduos que padecem deste mal: ENFIA A CABEÇA NO VASO E DÁ DESCARGA, TRÊS VEZES AO DIA, não sara, mas pelo menos coloca-a no lugar que sempre deveria ter estado.

  203. Prezado Ricardo, Boa noite…

    Bem, a Bárbara – de barbárie – Gancia, já teve seus 15 minutinhos de glória e, acredito, alcançou seu objetivo pessoal que era o de mostrar aos seus amiguinhos que não tem papas na língua e nem no pescoço. Isto colocado, vou ao que – me – interessa: tentar entender o que acontece dentro da Folha de SP.

    O jornalismo “moleque-atrevido” que sempre foi a característica do seu Publisher, obcecado em ser o maior “Frias” produzido pela família, entra numa fase preocupante, até porque o “moleque-atrevido” deixou de ser moleque já a algum tempo.

    Que ele queira fazer um jornal super crítico é um direito dele. Mas que use o mesmo critério crítico em relação a Lula e em relação a Serra que, mesmo quando criticado, a crítica parece vir acompanhada de pedidos de desculpas. Afinal, o nome daquela super ponte, novo marco da cidade, dado pelo governador (ou pelo prefeito, tanto faz) para seu falecido pai, merece alguma reciprocidade…

    É claro que os colunistas da casa sentem o clima e os menos preparados – como a Sra. Gancia e a Srta. Danusa – acabam abusando. Mas que não nos enganemos. Esta guinada à direita da Folha, muito bem acompanhada pela Globo e pela Abril, vem de cima. E as razões para isso não devem ser nada nobres…

    Abraços e ótimo final de semana a todos os balaieiros.

  204. para o “zifio” Carlos Alberto 21h.18

    Essa tua “saraivada” de agressões à história foi a pior do dia. Superou até mesmo a raiva habitual dos cachorros loucos que vieram latir aqui neste post, expurgados sabe-se lá de que canil.

    Não sabe e não conhece a história. É tão estúpida a tua colocação que chega a dar pena. Como é que é?

    “…A verdadeira esquerda que foi inclusive exilada, que realmente lutou contra a ditadura feroz você sabe muito bem quem era:
    FHC, Serra, Brizola, Gabeira, etccc…”

    Como é que alguém luta contra a ditadura estando fora do país?
    FHC foi pro exílio por conta própria, foi com o dinheiro do pai que era militar, e que se sabe ninguém daqui o pos pra fora.. Ele foi “estudar” na Sourbonne (sei lá como se escreve isso )
    Serra, fez curso de pós graduação no Chile e nos EUA sem NUNCA TER SIDO “GRADUADO” no Brasil, já que nesses países não é exigido diploma algum para tais cursos, veio de volta pra cá “exibindo” esses “canudos” e conseguiu um empreguinho no governo do Franco Montoro, lutar contra a ditadura? Nada consta nos livros ou registros de história. Heróis de verdade foram os que aqui ficaram e foram mortos, presos, torturados e estuprados pelos milicos assassinos da época, ( Ao Brizola e ao Gabeira, dê-se o crédito em fazer justiça, pois foram exilados mesmo a mando dos generais)
    MAS QUANTO AO SERRA E FHC, ESSES FUGIRAM DAQUI PRA “ESTUDAREM” LÁ FORA, FORAM COVARDES QUE SE OMITIRAM DAS LUTAS !!!

    A ditadura militar acabou no Brasil graças aos movimentos sindicais liderados por Lula, às comunidades eclesiais de base da igreja católica, à resistencia de alguns intelectuais, às passeatas do movimento estudantil e principalmente porque o mundo não aceitava mais os crimes hediondos que se sucediam na América Latina. E Culminou com o Movimento pelas Diretas -Já, iniciado por Lula e depois acompanhado por vários oportunistas.

    Não creio que voce pudesse ter se enganado tanto assim, mas se realmente acredita nisso aí que escreveu, então tu és mesmo uma besta !!!

  205. Casualmente cliquei no Balaio do Kotscho, do qual passarei a ser leitor assíduo. Não sabia que havia um cristão nesta cidade que pudesse defender o Presidente. Parabéns ao comentário dessa que se diz defensora dos interesses do povão. Mas vcs querem ouvir preconceitos, escutem pelas manhãs na Band News, onde ela tem uma fala semanal. No programa ela se junta aos dois apresentadores do programa após o do Ricardo Boechat, dos quais ela demonstra ser uma puxa-saco de primeira e manda vê. Inclusive qdo todos se juntam ao próprio Boechat, não economizam no PRECONCEITO escrachado ao Presidente. Seja qual for o assunto do governo, eles não se limitam à política, mas apelam à sua origem, seus gestos naturais, etc, etc, etc. DIGAM NÃO AO PRECONCEITO!

  206. Estou fazendo mestrado…

    Durante o carnaval peguei meu rico dinheirinho e fui curtir com as pessoas que amo….

    Não vi D. Marisa tomando todas pq estava vivendo minha vida…

    e essa tal de Barbara Gancia devia ir na esquina dá meia hora de C…

  207. Por favor, quem é esta dona Gança? Escreve no jornal, com?… o q?…
    Ora, falando mal de Dona Marisa, esposa do Presidente da República q foi assistir ao desfile, na Sapucai? Falando mal?… risos Parece q comentou a informalidade de Dona Marisa, dançando, alegremente?… Queria o q? Q ela ficasse paradona, igual a uma abonada quatrocentona, toda forrada de seda, saltos altos, cílios postiços e tudo mais?…
    Eu, por acaso, por uns instantes, assisti na TV, tbm… à conduta descontraída de Dona Marisa. Achei super simpática. Lembrei-me q, em outras ocasiões, esposas de gente importante, se comportavam nas mesmas ocasiões, com mta… vamos chamar de “dignidade”. Entretanto, passada a folia, ia ter encontros, diziam, igualmente, por jornais da mesma laia, pelas palavras de jornalistas do mesmo nível…. com governador de estado, tipo São Paulo… risos, maldosos.
    Ora, minha gente…. quem seria, afinal, esta dona Gança? Eu não o sei. É de onde? Mora em q cidadezinha? Tenho a certeza q não mora, vive, ou nasceu em uma metrópole, mesmo. Só pode; com comentários tão subalternos, infelizes e petulantes. Melhor não dar ouvidos…
    Passar bem.

  208. Os “mortos-vivos” ficam vagando pelos espaços sombrios e de vez em quando o rei das sombras ( satanás) libera-os para virem infernizar os seres viventes. Para quê dar bolas ?

  209. O engraçado das pessoas que apoiam a falta de ética e de classe da Barbara Gancia e criticam ao Ricardo, escrevem igual a ela, sem ética, sem classe, sem respeito.
    de minha parte eu espero que a Folha e demais continuem a jogar baixo, porque assim quando a pesquisa de popularidade se ampliar para Argentina por exemplo, vai estourar os 100%.
    Olha lá pessoal, o comentário sobre estourar o 100% é só uma piadinha pra descontrair, tenho alguma noção de matemática.

  210. Quando vi O PRESIDENTE E A PRIMEIRA DAMA, na Sapucai e principalmente ela a primeira dama dançando na avenida como qualquer um de nós, eu disse a elite vai pegar pesado. E pegou.
    Ai, quando ouço na tv que o Brasil é o país mais xenófobo do mundo sou obrigado a concordar, depois dessa.
    Minha senhora, educadamente lhe peço, não está contente com o seu país “tupiniquim”, onde o presidente e a primeira dama agem como pessoas normais? Então arrume suas malas e bye bye, vá pros quintos dos infernos. pô!!!

  211. A dona Barbara Gancia perdeu uma excelente oportunidade de não escrever besteiras. Se a primeira dama se integra ao povo e participa do retrato do Brasil, O Carnaval, qual é o pecado? quanto ao comentário do carlos alberto, que morre de amores por FHC, lembro que quando a ditadura apertou o cujo, ele correu para o Chile, e se auto-exilou, não passe para os jovens história do Brasil errada. Perdoo sua ignorância. A Barbara Gancia, é um substrato que nem o lixo aceita.

  212. o ig um portal declaradamente pro lula e seus asseclas não merece nem meu desprezo. Todos os ignorantes mediocres que infestam esse pais e dao popularidade a esse imbecil explicam toda a mazela desse pais.

  213. Bem fundamentado o seu comentário sobre essa Srta. da fina flor da sociedade paulistana. Ela foi muito raivosa e deixou nítido seu preconceito contra o casal. Na sua cabeça, como pode um nordestino, que nao se formou na USP, que nao tem berço, ser Presidente? e como pode, uma primeira dama , que nao sai por ai tagarelando e suprema ousadia, é apenas uma dona de casa? são perguntas óbivias com respostas mais óbvias ainda: Srta Bárbara Gancia, tao modernosa, tao, tao, tao, teve uma crise de raiva nao disfarçada por seus gracejos sempre tao pseudo-espirituosos. Veneno mata. Se bem que nao há perigo, Srta. Barbara de vc morrer com seu próprio veneno: você já o lançou fora com esse comentário viperino.

  214. O ciberativista Fabio mandou ver, gostei, bela poesia

    A Bárbara não pode abrir a boca, ela diz cada bobagem, me lembro que quando se discutia a punição ao casal de militares homoafetivos, ela veio com uma conversa das mais estranhas.

    Na visão dela gay não podia trabalhar no exército porque eles(gays) ficavam de P. duro o tempo todo, prá lá e prá cá.

    De dentro de uma cabeça desta pode sair muita sujeira e pornografia

  215. Já está apelando, hein Kotscho ? O nível dos comentaristas é qualquer coisa… Serra e FHC não foram exilados… O lulla é o mister diretas (imagino que ele pense que Ulisses era apenas um oportunista). Outro diz que depois de ler o comentario da Barbara sobre Dona Mariza passou a concordar que o Brasil é um país xenófobo… Como diria Reinaldo Azevedo, se mudar a cor da grama os petralhas morrem de fome…

  216. Kotscho,

    Os minutos da fama desta preconceituosa “profissional do jornalismo”, já aconteceu… liberdade de expressão inclui excrescência mental .. infelizmente… como é o nome da dita mesmo???…

  217. Pois é, não dá pra petista admitir que quando era pra chamar dona Dulce de deslumbrada e cafona podia, mas agora dona Mariza, não pode! Porque não?

  218. Parabéns!
    Há pessoas que alcançam muita popularidade através do seu trabalho cultural e em alguns momentos derrapam e acabam se entregando em seus textos e em suas falas destilando seus pequenos venenos, preconceitos e limitações.
    O que conseguem pelo menos comigo é causar tristeza e decepção pela limitação que em algum momento sempre se manifesta onde falta a modéstia.
    A tristeza e a decepção é por admirar o trabalho de alguns mas por outro lado é uma lição de que o ser humano é complexo e não se deve idolatrar ninguém e muito menos não ser crítico.
    Que eles saibam nas suas horas de silêncio fazer uma auto-crítica por mais que esbravejem em público.
    Falo no plural porque já fizeram por merecer receber textos assim tantos outros como Jô Soares, Gerald Thomas, e até Caetano Veloso.
    Não são assim como os Mainardes Manés que ganham a vida nesse amargor mas justamento por isso precisam de quem lhes dê um pito a cada escorregada pois sempre há salvação.

  219. Parabéns Ricardo você promoveu a dona Barbara.
    A dona Gancia conseguiu, aqui no Balaio, aquilo que procurou a vida inteira: os seus quinze minutos de fama.

  220. Meu caro Kotscho, a política brasileira sempre foi assim após JK que não permitia aos governantes esse tipo de imundice moral. Lembremos das campanhas eleitorais do Lula contra o Fernando Collor onde presenciamos cenas de verdadeira prostituição e hoje parece que o nosso povo tanto se acostumou a essa imundice que até não vive sem ela. Sempre fui um intrransigente eleitor do Lula, não do PT e carregava comigo a minha última esperança de vida, pois sempre vivi para a minha família e luto desesperadamente para deixar um Brasil melhor para os meus (quem sabe filhos) netos e bisnetos a quem tanto amamos e vivemos exclusivamente para eles. Graças a DEUS tenho uma espôsa que é o ar que respiro e que era funcionária do Banco do Estado de Goiás, demitida juntamente com outros e outras centenas ou milhares de pobres pais e mães de família como ela, para abrir vagas para os novos cabos eleitorais, pois também trabalhamos e votamos no miserável e injusto traidor desgraçado Governo de Goiás quando era de propriedade do hoje também dono da nossa Capital Goiânia, Prefeito IRIS REZENDE MACHADO. Este é o nosso Goiás, este é o nosso Brasil, esses são os BANDIDOS que nos governam.

  221. de certa forma concordo.. a primeira-dama tem o direito de se divertir e de pular o carnaval.. isso eu não nego. também acho que os filhos de lula têm o direito de se divertir no alvorada, cair na piscina etc (não vou concordar em usar o avião para fazer isso).

    contudo, TAMBÉM é preconceeituosa a sua reação, ao já denominá-la como “dama da sociedade paulista” (ou qualquer outro termo que vc utilize para estas famílias quatrocentenárias).

    e daí que ela seja? tanto pode ser uma mayrink veiga, como pode ser um “silva” da vida.

    ISSO NÃO IMPORTA e o que vc é um preconceito às avessas. algo como afirmar que rico é ruim, elite não presta etc.
    que tal qualificar as pessoas pela sua CONDUTA e não pela origem.

    preconceito e racismo tb existem no sentido inverso!
    existe muito preconceito em certos lugares de são paulo.. mas vc não pode se rebaixar a este ponto.
    por falar nisso, vc mora ondem hem? heliópolis? sapopemba?
    e a marta suplicy?

    pois é… coerência é uma coisa difícil nessa vida, hem?

    de qualquer forma, nunca duvidei de sua correção…

  222. Kotscho,

    Entendo sua indignação, mas o que esperar de uma articulista de um jornal que faz ampla campanha para o Serra, abafando casos de corrupção que envolvem seu governo. O que me deixa realmente indignado são alguns comentários espostos aqui com relação ao seu posicionamento. Será que esse pessoal não conhece a sua história dentro da imprensa brasileira. Esses críticos não devem saber que seus livros fazem parte da bibliografia básica do curso de jornalismo. Por isso, não aceito que levantem dúvidas quanto a sua credibilidade. Uma coisa é certa, ocê nunca escondeu sua relação fraterna com a família Silva, nem sua participação nas campanhas do Lula. Agora daí acusá-lo de puxa-saco ou de ter interesse numa boquinha é pura ignorância, afinal, você mesmo optou por sair do governo e retornar ao jornalismo, ganhando bem menos. Antes de fazer insinuações, é sempre bom conhecer comparar a biografia de uma pessoa.

    Kotscho, um grande abraço e continue firme em suas análises.

  223. prezado kotcho voce deve se preocupar quando uma mulher boa brigar com vc, tipo gisele bunchen aí sim é hora de refletir sobre as palavras repensar o blog o blig fora isso deixa o michael jakson subir o morro …pode até briga com o padre porque vc nao vai na igreja mesmo .
    E nao esquenta com a barbara o pai dela preparava uns carros bons e rápidos e agora vem o trem cortando o patropi de cabo a rabo, aperta o Home “PRA NAO PIPOCAR NA MISSAO SE NAO NAO TEM REELEIÇAO “

  224. Mas… Ênio: parece q o Mr Cardoso, foi ao balcão da Air France e se mandou prá Paris. Eu acho q esta info é correta, pq o Mr Cardoso jamais usaria uma VARIG, da vida… Qto ao Serra, vc marretou o suficiente… Agora, o Brizolla – q Deus o tenha, fugiu mesmo de velhinha, pelo Uruguai. Inclusive, o Darci Ribeiro contou um monte de histórias qdo preso na Ilha das Cobras, ao retornar ao Br, depois de sondar se era seguro (?)… risos; só q foi preso, como sabemos e trancafiado na Ilha… Foi lá q o Darci Ribeiro ( amigão, heim?… ) contou umas historinhas do Brizolla, fujão… Contou, inclusive, q o Pres da época morria de medo desse belo cunhadinho. Tremia nos alicerces, pq o cara só aprontava M’s prá zonear o ambiente político… Então, dá prá entender pq a “velhinha”….risos Naquela altura, se vestiria, até, de Derci Gonçalves….risos. Finalmente, qto ao Gabeira….risos, coitado… ele havia passado na “jogada” e não deixaram o “bravo” sair, pq acharam mais seguro…. Afinal, quem mandou entrar no aparelho, na hora errada?…Entrou e se deu mal. Foi obrigado a ficar. Um herói…
    De qq forma, o q vc colocou tá coerente, no todo…. Faltou “detalhes”…risos
    Qto a dona Gança, ela não passa de uma jornaleira ( q me pordoem os jornaleiros), à soldo. O dia em q ela falar uma verdade, perderá o emprego. Não tem qq mérito, heim?….
    Cara, a Dona Marisa estava mto bem, na Sapucai. Gostei, tbm, de a ver sentada na murada do camarote…. Parecia a nossa irmã, nossa namorada, nossa esposa, ou nossa Mãe… Não uma dondoca, passada à limpo…. prás colunas sociais.
    Buenas!

  225. Caro jornalista

    Sempre o admirei por sua postura equilibrada, desdobrada no nível dos seus textos. Não adota a crítica pela crítica para angariar simpatia, não se deixa levar por modismos ideológicos (criticar quem está “em baixa” no mercado), nem alimentar rancores que isso venha a gerar! Em sue admirável espírito de justiça, limpa a história criada por essa jornalista tresloucada, que NÃO DEVE URINAR, EVACUAR, SUAR NEM TOMAR CERVEJA!!!
    Realmente, deveria ter permanecido na Argentina, destilando o seu ódio por lá, pelos pobres mortais (sim, pq ela está acima desta categoria) que não a agradassem. Lamentável que jornalistas façam tão mal uso de seus espaços nos meios de comunicação para denegrir pessoas que nada têm a ver com o seu desgosto pela vida. Pra isso, há diversos remédios. O único NÃO ACEITÁVEL é pichar, gratuitamente, quem não tem foi merecedor (a) de sua simpatia. A própria jornalista, aliás, pelo total contrasenso dos comentários contra D. Marisa, deve ser figura que pouca simpatia desperta…E não houve registro da sua falta de bom-senso e de seriedade profissional por parte dos colegas (ainda). Pensando bem, é desnecessário. A melhor opinião é a do leitor. E não preciso dizer o que pensamos, pois seria repetir o que foi escrito acima.
    Queremos textos de boa qualidade, que informem e que nos façam refletir. Os acessos de ódio, as antipatias gratuitas e os complexos devem se restringir às sessões de análise. APRENDA D. GANCIA!!!

  226. Sr. Ricardo Kotscho, gostaria que o sr. se posicionasse a respeito do comentário das 13:17 se realmente foi postado pelo autor do blog. Transcrevo abaixo para facilitar o entendimento.

    “Enviado por: Ricardo Kotscho

    Ao leitor Norton, das 13:06,
    que utilizou um endereço eletrônico da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo para me agredir com baixarias. Da próxima vez, espere chegar em casa e use seu próprio equipamento para desabafar. Seria mais honesto.
    Ricardo Kotscho”

    Caso tenha sido postado pelo senhor, acho muito grave. Gostaria que fizesse o mesmo com todos os comentários, inclusive o meu, identificando o IP de quem elogia e critica suas opiniões. Caso não seja arrogante, deve se desculpar com o leitor Norton e com todos os demais, compromentendo-se a dar tratamento igualitário a todos. Identifique todos que mandam msgs a partir de repartições públicas ou não identifique nenhum. Mas estabeleça um critério.
    A gente faz brincadeira. É do jogo. Mas, o assunto é sério. Em menor escala, repito, caso seja mesmo o sr. o autor do comentário mencionado, lembra aquela episódio do Palocci e do Mattoso com a quebra do sigilo bancário do caseiro.
    Sei que o sr. não é dessa laia e me desagradaria muito não ver um posicionamento seu sobre o assunto.
    Até admito um “foda-se”, do tipo: o cara me chamou de ladrão e agrediu minha mãe, daí vi pelo sistema que se tratava de um funconário do serra e resolvi dedura-lo. Cabe um pedido de desculpas e não se fala mais no assunto.
    Claro que os comentários são moderados e o sr. poderia simplesmente deletar o texto do apontado servidor público que usava o equipamento do estado para espinafra-lo. Ninguém ia ficar sabendo, a não ser ele e o sr..
    Administrar essa porra on-line deve ser um pé no saco, principalmente pra nós que fomos treinados naquela vida não digital.
    Sinceramente, não faça mais isso. Li o comentário dele e achei super escroto. Deselegante. Não contribui em nada com o debate. Poderia ser deletado sem fazer diferença alguma. Sejamos democratas, apenas. Com os bons limites que esse regime nos impõe e permite.
    Aprendi com meu avô a nunca mentir, mas tbm nunca dedurar ninguém. Muito menos adversário ou inimigo. Nem babaca que usa PC de repartição pra fim partidário. Ignore ele. Mas não desça ao nível dele. Em respeito aos demais.
    Abraço.

  227. Caro Kotscho,
    Hoje voce se excedeu. Os blogs da internet tem o diferencial – quando comparados aos jornais e TVs – de revelar, através dos comentários dos leitores – os pontos de vista e, não raro, o caráter de cada um. Eu acho que estamos fudidos. A sua atitude de deixar rolar sem qualquer censura – apesar de dispor das ferramentas para tanto – boa parte dos comentários ( provavelmente mais estúpidos e preconceituosos do que o da escrevinhadora que motivou teu texto ) é aula de tolerância num oceano de rancores e má fé. Acho que os críticos esperavam que D. Marise fingisse presidir a LBA, como fizeram outras primeiras damas, exceto Dona Ruth Cardoso, que era uma intelectual com vida própria e continuou sendo, apesar de FHC. Vejo a primeira dama comportando-se de maneira adequada toda vez que o cerimonial da Presidência assim determina. E a vejo participando com alegria das festas populares quando o casal é convidado. Não conheço nenhuma notícia sobre conduta desabonadora partida dela, que também parece não recriminar o marido quando o noticiário mete o pau nele por supostas gafes. Acho que chamam isto de ‘saber viver’. E parabéns para a lealdade com os amigos. Tem muita gente aí em cima que não sabe o que é isto. Ou não tem amigos.

  228. Essa Barbara Gancia não era uma das ferrenhas defensoras do desarmamento civil? Arrogância e precoceito é bem o que se esperar de pessoas que defendem o desarmamento civil. A propósito, já que você é amigo da família Silva, envie as minhas congratulações ao Lula por ele não ter entregado o seu tresoitão à PF como foi noticiado na época do referendo.
    .
    Saudações.

  229. É isso aí. Eu como brasileira sem tradição familiar nenhuma, fiquei emocionada ao ver D. Marisa despojada da situação que a cerca, e vibrar no carnaval, e os seguranças que se virem, são pagos prá isso mesmo. Parabéns D. Marisa, por ter nos proporcionado esse momento de “intimidade”, e de nos fazer acreditar que somos todos iguais, independente de cargos e “castas”. Adorei. E a vc. QUERIDO jornalista Kotscho , só cresce a cada dia aos meus olhos. Um beijão prá D. Marisa, para nosso Lula e um respeitoso muito obrigada pela interessante matéria.

    Yone

  230. Concordo com a Gancia. A figura do presidente e da primeira-dama povoam a mente da população como ícones passageiros do Estado. Sambar e divertir-se no Carnaval num momento de crise e perda de empregos é sim uma falta de sensibilidade e liturgia com o cargo.
    Pq governantes vão a tragédias ( enchentes, acidentes de avião, incêndios ) se não têm conhecimentos técnicos próprios dos bombeiros e nem de médicos? Apenas p/ demonstrar solidariedade do Estado para com o povo. Qdo não aparecem são logo admoestados pela imprensa que o chamam de insensíveis e bitolados. O mesmo deve acontecer com as festas. O melhor seria o recolhimento do governante e primeira-família e deixar que o próprio povo fosse a manchete.
    Mas a vaidade “nos tempos de Caras” faz com que novos-ricos se deixem levar pelo botox e máquinas fotográficas e exponham todo seu ridículo recalque de “antigo pobre”.

  231. Cuidado, afoitos, o articulista foi Secretário de Imprensa do atual Presidente, é declaradamente amigo da família, portanto, chapa-branca. Indubitavelmente, tomaria a defesa dos ilustres ocupantes do Palácio do Planalto, em qualquer circunstância.
    Isto também não autoriza a blogueira BG a ser tão despropositada como o foi.

  232. Não costumo ler a coluna desta pseudojornalista pois ela não tem nenhum talento, a não ser que sobrenome a amiga de alguem importante seja hoje em dia considerado talento.Me chamou atenção pela chamada preconceituosa,talvez pensando bem seja por este motivo que ela escreveu,para ser lida .
    Foi ridiculo e agressivo com certeza ela não aprendeu com os argentinos ,pois eles não costumam ser tão grosseiros com a vida pessoal de suas primeiras damas,se concentram nos politicos.Realmente ela não pode sair numa escola de samba,ninguem precisou dela,a fantasia de baleia branca não esta na moda.Sambar é para pessoas alegres,contentes consigo ,de bem com seu corpo e com o mundo,um tango cai melhor para ela apesar de que é preciso levesa para dançar um tango,não basta ser amarga..
    Para terminar me arrependo de ter caido na armadilha dela para ler esta besteira,e tb quero lembrar que tradicional familia paulistana ,o que a minha avó chamava de quatrocentona,não tem o sobrenome dela que alias quase ninguem mais sabe .

  233. Caro leitor Edinho Cruz, das 2:35,
    que me critica por ter reagido à agressão do leitor que se identificou como Norton, ao sugerir que usasse seu equipamento privado e não do serviço público para ofender os outros.
    Peço desculpas aos leitores caso tenha me excedido na reação e vou seguir teu conselho de, nas próximas vezes, em que isso acontecer, simplesmente deletar o comentário.
    Muito grato,
    um abraço
    Ricardo Kotscho

  234. Caro leitor Michel Carvalho, das 0:48,
    agradeço tuas palavras de solidariedade e respeito pelo meu trabalho. Só uma correção: na iniciativa privada ganha-se mais do que no governo. No meu caso, ganhava no governo um terço do salário recebido no emprego anterior, na Folha de S. Paulo.
    Abraços,
    Ricardo Kotscho

  235. A elite não se conforma com um trabalhador no poder até hoje. Ela acha que a etiqueta é mais importante do que a popularidade e a possibilidade de sermos gente.
    Se o Lula não fosse o Lula e não tivesse o apoio que tem, já teria sido derrubado pela imprensa golpista que existe no Brasil.
    Lembro-me de uma amiga que namorava um repórter da Veja e ela um disse que ele iria derrubar o Lula. Olha só a pretenção. O repórter garantia à namorada que iria derrubar o presidente da República.
    É desta escória que a Barbara faz parte.

  236. Trata-se de comentarista rasteira, sem nenhuma notoriedade no meio editorial, vcs já devem conhecer este tipo de profissional mal resolvida, sem matéria e sem conteúdo. Na Argentina (onde estive tres vzs. este ano), é comun encontrar-se beldades ditas abastadas, comprando perfume barato no bairro de Onze. Quanto a Dona Mariza, têm todo o direito de divertir-se no carnaval carioca, aliás presença que honrrou todos nos moradores deste RJ maravilhoso.

  237. Dona Barbara,,,mas que barbaridade de preconceitos, heim?
    Se a socialite tiver as mesmas impresoes que voce destila das pessoas humildes, da para entender o por que de ser tao cruel com seu comentario desairoso, afinal toda a socialite se acha acima de todos os seres humanos.
    Trata-se de ser a mais pura inveja,, nao ha outra coisa a atribuir.
    Nao vou dar conselhos a senhora, mesmo porque acho perda de tempo, ainda mais depois de ler o seu infeliz comentario.
    A senhora comportou-se como uma autentica CANSEI, lembra-se?

  238. Enquanto aqui no Brasil tentam ridicularizar quaisquer atitudes de nosso presidente e dona Marisa, nos EUA é glorioso e chique reverenciar as mesmas atitudes do novo presidente e primeira dama. . .
    Será que até nisto não podemos evoluir? Com a vantagem de que a frase copiada foi a de Lula. . .Por que tanta baixa estima neste Brasil, meu Deus?
    Salve Kotscho!

  239. Olá Ricardo.
    Este é o perfeito retrato do preconceito com que parcela (pequena, pelo que demonstram os índices de popularidade pessoal do presidente) de nossa sociedade trata o fato concreto e irrefutável de que temos alguém de carne e osso e legítimo representante do povo ocupando o Alvorada, com sua família comum, sem o sangue azul que esta distinta senhora deve envergar nas veias, estragando-lhe o cérebro. Por este tipo de pensamento pequeno e mesquinho “eles” perderam duas eleições para Lula.
    Pergunto-me o que ela diria se fosse estadunidense e presenciasse seu presidente assistindo um jogo de basquete, como mortais e ainda envergando um belo copo de cerveja nas arquibancadas… Veja o link
    http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI3604781-EI1887,00-Com+Obama+na+torcida+Bulls+caem+para+Wizards.html

    Temos que conviver com gente assim, infelizmente.. Mas, felizmente, eles não detém mais o monopólio da “voz do povo”.. Hoje nosso povo fala por si, especialmente nas urnas e em espaços como este seu. Parabéns.

  240. Acho que o Sr Kotscho exagerou no afã de defender a primeira familia. Li o comentário em questão e 99% do que foi escrito foi de elogios ao comportamento da primeira dama, e somente uma frase onde critica o efeito da cerveja gelada. É que nunca antes neste pais tinha se visto a esposa do Presidente numa atividade pública, e a estréia foi logo num sambódromo, com uma liberada geral. Dizem as más linguas que o papel dela, é principalmente defender o nosso Presidente dos assédios dos corruptores de plantão, nada mais. Mesmo assim, as vezes o filtro familiar falha.

  241. Não li a reportagem de Barbara mas da pra perceber que usou de um “sutil” preconceito aos Silva, sendo que a maioria dos Brasileiros são da Silva, então foi a todo povo brasileiro que se esbaldou no carnaval com contas a pagar, deixa o povo ser feliz.
    OBS: Não votei no Lula, não gosto dele nem do PT.

  242. Em que pese o fato da Barbara Gancia ser uma excelente jornalista ela também comete êrros como todo ser humano. Aliás o bom da democracia é cada cidadão poder se manifestar sem ultrapassar o limite do permitido por lei. Assistí certa vez nos Estados Unidos várias pessoas exculhambando com o governo em frente ao Capitólio e ninguém foi preso por causa disso. Se D. Marisa se sentir ofendida cabe à propria tomar as providencias e processar a jornalista. Me parece no mínimo ‘SUSPEITA’ a postura do Kotscho em defende-la, já que é amigo pessoal do Lula e pertenceu ao governo. Isso tá me cheirando a ‘COISA ARRANJADA DE AMIGO PARA AMIGO.

  243. Só para ilustrar, em minha última viagem à Argentina (novembro 2008), algumas coisas me surpreenderam; na Praça de Maio, colado à um poste, dizia-se ( Lula, Chavez , Evo e Christina uma só nação – America do Sul), outra; – no taxi; o motorista me perguntava,” Lá no Brasil existem tantos taxis como aqui ?” Eu disse – até mais; ele – aqui a vida está difícil, fui ao R.S. visitar meu cunhado, ele comprou dois carros zero, é Lula !, é Lula ! . No passeio ao Dela do Tigre e no lobe do hotel, sempre a mesma coisa – “brasileiro passou a ser chamado como ” a turma do Lula”. O curioso, é que o Presidente além de tornar-se preferência nacional, tornou-se tb. preferência Sul-Americana.

  244. Concordo com o cometário do Ricardo. Como as “viúvas” do FHC não têm mais o que falar sobre o presidente Lula, decidem partir para a baixaria. Dona Marisa, assim como Lula, representam o legítimo povo brasileiro que deu certo. Realmente é difícil para pessoas como Barbara Gancia ter que testemunhar um nordestino, operário, sindicalista, que prefere cerveja ao wisk, estar conduzindo o país com mais de 80% de aprovação. Esperta é a Barbara que prefere o casal Kirshner. Que tal ir morar na Argentina, Barbara?

  245. Sr. Kotscho, bom dia!..
    Muito oportuna sua matéria. É conduta da pessoa com deficiência de caráter, denegrir a imagem do semelhante que ocupa uma posição, para a qual se acha melhor preparada.
    A maior mágoa da elite brasileira é engolir o “nóis” do Lula.
    Democracia é a vontade da maioria. É o primeiro presidente brasileiro que governa para a maioria. Os 16% de insatisfeitos já tiveram 503 anos de privilégios, agora é nossa vez.
    Enquanto existirem espaços e opiniões como a do senhor, a esperança continuará viva.
    A partir de hoje sou um seu leitor assíduo.
    Fique com Deus.
    Geraldo

  246. Voce quer dizer que Mariza Letícia não tem nenhuma obrigação de se comportar, ou parecer sóbria, ou se mancar, justamente quando milhares de brasileiros foram despedidos e estão sem emprego, afastando o que significa a “liuturgia do cargo”!
    Bom, como ja foi dito aí acima, vc é mesmo chapa branca, como todos do ig. Não tem compromisso com a verdade, como se diz juiridicamente!

  247. Cabe à primeira dama dar bons exemplos e passar uma imagem de compostura e sobriedade em público. Mas o que se pode esperar de um presidente demagogo, populista e que não tem um mínimo de senso de ridículo? O estadista de palanque dá pão e circo ao povo e quem não concorda com esse tipo de postura é perseguido pela patrulha ideológica da imprensa chapa branca.

  248. Óbvio que Dona Marisa tem o direito de curtir o carnaval, mas gostaria de ve-la também visitando hospitais publicos, regiões afetadas pela seca, enchentes ou participando de algum projeto social. Só a vejo pendurada no ombro do presidente como um papagaio de pirata em palanques e outros eventos. Basta querer e ter vontade de fazer e ninguém, absolutamente ninguém, terá motivos para critica-la.

  249. Dona Bárbara não sua jamais! Ela não peida, não tem meleca, não arrota, não dá risada, não gosta de povo!! Mas é tão obvia: não surpreende jamais!!! Era previsível que ela fosse dizer o que disse. Ela é somente mais uma preconceituosa insossa das muitas que infestam a nossa imprensa gorda.
    Cansamos destas barbaridades há muitos anos. Precisamos de gente séria, que opta por assuntos relevantes para serem comentados nos grandes jornais. Xô Dona Bárbara!!! Aproveite seu tempo e espaço para aprender a ser respeitosa, lutadora, honesta e digna como a Dona Marisa.

  250. Ricardo suas palavras são as de milhões de brasileiros que se lessem esse jornalão o jogariam no lixo, acrescento ao título de seu comentário, além do preconceiro e arrogância – não é a toa que se chama gancia – o ódio de classes.
    Com admiração,
    Luiz Eduardo

  251. Imagine se além de tudo Dona Marisa fosse negra, o prato estaria completo para a tal jornalista .Será mesmo jornalista, formada ? Ou uma freguentadora das Daslu da vida? Preconceito,não é ódio,é vergonha de ser quem é,uma criatura pequena e boba,que não se deu conta que nossa realidade e a mundial é outra.Em tempo. Hoje circula uma foto no mundo de o presidente Obama tomando cerveja assistindo um jogo de basquete.Por favor Ricardo já que a nobre jornalista lhe considera oriente a pobre coitada sobre oque é um jornalismo decente.

  252. Essa mulher é tão ambígua, que chega a ser hilário.
    Só coloca em seu blog comentários favoráveis. Quer dizer: não é nem um pouco demacrática, está fechada em seu próprio mundinho. É coisa própria da elite mesmo…

  253. Ricardo, bom dia, você dá brecha pra cada papo sem base, que eu nem sei se vale a pena todo o seu esforço, para defender um amigo seu!

    Bem o alvo não é a Marisa e sim o Luiz!

    Então vamos ser diretos e honestos conosco.

    Qual o Tamanho da Culpa do Luiz Ignácio

    Meus querido Ricardo e demais admiradores do presidente:

    Falando francamente pois não conheço outra forma de me expressar, eu acredito que tudo isto que alegam os descontentes com o governo seja realmente verdade, talvez seja um pouco menos ou ainda muito mais.

    No entanto a mim o presidente eleito, diretamente não me causou mal algum.

    O Luiz , aquele ex. sindicalista também não.

    Mesmo porque nunca me convenceu com seus discursos inflamados e apelativos.

    Mas reconheço, e confesso é um líder nato, o cara é magnético e isto é um fato, e ainda continuando nesta linha de raciocínio:

    O homem Luiz Ignácio eu nem sei quem é, portanto, se ele causou mesmo todo este mal que os outros idiotas destya oposição fajuta que nem existe maisapregoam, é justo e certo que um dia a vida vai vir para resgatar o que o ela pertence.

    vale aqui a máxima: Aqui se faz aqui se paga, no entanto ele não deveria ser o foco de atenções, e sabem porque?

    Simples, é preciso checar o que existem por detrás dos bastidores, e aí vocês devem encontrar respostas mais absolutas para os seus questionamentos!

    O Luiz Ignácio, não tem cultura no sentido catedrático da expressão ?

    Quanto a isto eu concordo, no entanto ele é um indivíduo inteligente!

    Agora é óbvio que existem aspectos no seu governo que eu jamais entendi, e achei que deveria bater de frente com o ocupante da cadeira de Juscelino.

    Mas para minha surpresa, eu estava errado como a maioria, e como, veja o caso Daniel Dantas, este cara caso condenado e se for pra cadeia, ele abre a sua boca e enterra os últimos quatro presidentes de uma só tacada, querem mais que isso?

    Então não se pode acreditar nesta austeridade de mentira!

    Ninguém irá colocá-lo atrás das grades, e isto já é um fato!

    Portanto este Daniel Dantas, nunca irá para a cadeia que é o seu devido lugar!

    A culpabilidade deve ser dividida entre os membros do governo e do judiciário na figura do ilustre Gilmar Mendes!

    Agora se você isolar a figura do Luiz separadamente, pare e reflita:

    Que ele tenha cometido certos erros, ninguém vai negar a vocês , por incompetência, por estar mal informado, por estar rodeado de crápulas e outros afins que se foi de boa ou má fé, falta de conhecimento, ufanismo, imprudência ou ainda por causa de tantos outros fatores que se seguem, eu particularmente acredito que deva ter mais coisas entre o céu e Brasília do que possa prever a minha vã imaginação.

    Vejam quantos fatos já esquecidos:

    Assuntos que assombraram o culto e eloqüente Jânio , que fizeram aos militares a pegarem pesado, fatos negativos que um dia quem sabe sejam elucidados?

    Ou ainda quem sabe, ou talvez um dia, é a mesma história ! Os arquivos de Lorena, quem sabe um dia se é que ainda vale a pena, é a mesma hipocrisia da indenização aos perseguidos, porquê não oferecê-las aos trabalhadores da época e que fizeram este país seguir produzindo diante daquela desordem?

    Par mim hoje, tudo que possa ser feito neste ou aquele aspecto, é pura perda de tempo, como assim será num futuro bem próximo com o governo atual.

    Vocês se lembram do Delúbio?

    Sim o Delúbio,aquele mesmo, o professor primário, hoje um rico e próspero fazendeiro conseguido somente com os seus salários de professor primário, aquele mesmo que disse que um dia tudo aquilo iria virar piada de salão?

    Homem sábio era aquele, ele estava certo , e não vão ser vocês nem eu e nem ninguém que dará um revés nesta história.

    Conforme o previsto por aquele profeta, os caras do mal se safaram, não se aborreçam mais por eles, eles nem tem tempo de ler suas críticas, causam até náuseas, estão contando dinheiro, presos em suas mansões escondidos deste mundo maravilhoso que eu você e todos os demais jamais iremos usufruir.

    Ele tem que se esconder nas sombras da vida e nos quartos escuros do mundo, o maior mal que estes canalhas fizeram , não foi a mim nem a vocês, foi a eles mesmo, e ao presidente, que por pena e amizade nunca vai bani-los desta pátria, caso fosse outro qualquer já estariam nas masmorras ou em Cuba.

    Portanto queridos, não se desgaste conosco pois se vocês hoje me perguntassem o que eu acho que o Luiz deveria fazer, eu só aponto um caminho para vocês dizer a ele :

    É dado o momento de que ele deve reavaliar o grau de amizade com cada integrante de seu governo.

    Separar o vasto Joio da pequena porção de trigo, que ainda restou!

    Efetuar uma varredura nos palácios e ministérios e tocar o barco, e tudo isto meus queridos, não pode ser tão simples assim como a maioria dos contrários ao Luiz pensa !

    Espero de antemão primeiramente não ter ofendido vocês que são contrários aos meus pensamentos, e nem ao menos deixar transparecer também que estou de acordo com tudo isto que esta aí.

    Tudo isto é para mim somente desencanto e desilusão, passou mais uma vez a nossa oportunidade de reconstruir uma nação, dentro dos parâmetros de uma democracia livre, assim como foi a América em seus primórdios!

    A democracia da América do norte foi esculpida no caráter dos agricultores que vieram da Inglaterra para colonizá-la, e em cima das palavras da Bíblia!

    E acredite se quiserem :

    Escutei por estes dias que existem diversas formas de verdade, tentei argumentar com algumas pessoas sobre o caráter de Deus e o significado da verdade e da Justiça, e disseram que eu queria ser Deus, Os petistas não aceitam pensamentos em conrtrpaio, não são mais só os donos do poder, do judiciário, e do dinheiro. Agora são também os donos da verdade, nunca ouvi tanta barbárie e ignorancia como por estes dias, e como ouvi de amigos, desisto, está de fato tudo perdido nesta terra!

    As pessoas perderam o senso, e os petistas os ideais, ficou tudo um lodo só!

    O Luiz, ao meu ver hoje é o menos culpado, o seu mal foi a ingenuidade de confiar demasiadamente num bando de imprestáveis que mancharam o nosso solo sagrado para sempre, e agora como diria o saudoso Fiori , não adianta chorar, 2.010 esta aí, ao invés de todas as críticas e lamentações de sua resposta democrática nas urnas, escolha um melhor!

    No entanto, pressentindo o perigo da derrota inexorável que se aproximava, o presidente saiu as ruas com a sua escolhida, passando por cima da ética de postura e da lei eleitoral , e mais isto vai ser contabilizado para a história deste governo, no entanto para eles é uma questão de honra, e na continuidade os que praticaram toda a espécie de mal contra a nação, continuarão impunes!

    A derrota era evidente, então rapidamente partiram pára o ataque.

    E agora eu acredito, a Dilma deve ganhar pelo tamanho da propaganda, e então tudo o que era vai ficar como está !

    Pobre Brasil!

    Abraços fraternos

    Manoel Ferreira

  254. Porque será que o brasileiro não assume suas críticas ao estado de corrupção que existe no Brasil? Seria medo, de que e de quem e por que? Se houver necessidade de se expor num confronto público, onde ficarão essas pessoas, escondidas? Defender a Pátria é mais necessário e importante do que defender a própria família, assim penso eu e onde ficariam essas pessoas se um desses bandidos invadisse suas casas?

  255. Kotscho.

    O que será que a “grande defensora” da moral e dos bons costumes, legítima representante das zelites paulistanas, dos homens de bens, etc, etc, tem a dizer sobre isso?
    .
    .
    > http://esporte.uol.com.br/album/090228nba_album.jhtm?abrefoto=6
    .
    .
    Também vai chamá-lo de pinguço, cachaceiro, só porque foi a um jogo de basquete e tomou uma cerveja?
    .
    .
    Aguardemos os próximos capítulos dessa novelinha de quinta categoria …
    .
    Abraços e parabéns pelo blog.

  256. Acho que polemizar sobre o carnaval da dna Marisa e fútil em tempos de crise e demissões.
    Naõ sou ‘petista’, não estou contente c/ o governo Lula ,mas eu , classe média que sou , me senti representada pela primeira dama que preferiu a cervejinha da pista aos uisques e espumantes do camarote presidencial.

  257. Caro Ricardo, gosto do seu comentário pela profundidade do conhecimento sempre externado. Eu era um ante-Lula por uma serie de motivos que não vale a pena relatar, mas o mesmo me supreendeu com o discernimento, capacidade, iteligência etç, não gostei tambem do comentário maldoso dessa (Senhora) se é que se pode chamar disso. , não vi a primeira dama se destrair mais acho que ela fez muitissimo bem , se esta senhora e mal amada, recalcada, deprimida (nociva) ninguem tem nada a ver. me solidarizo com todos os brasileiro que ficaram e ficam repugnado com qualquer ataque (pessoal ou Familiar) ao NOSSO PRESIDENTE LULA que Deus sempre o abencoe e ilumine. Em tempo sou um cidadão comum , mas que já sofreu com plano Bresse, confisco da poupanca gatilho do todo poderoso Sarney etc. etc. pois hoje aos 54 anos ralo pra sobreviver.

  258. Eu concordo plenamente com sua colocação é só imaginar o BRASIL E SUAS DEMAGOGIAS BARATAS:

    1º SER JORNALISTA É PENÇAR QUE PODE TUDO E INVADIR A VIDA DAS PESOAS SEM LIMITES

    2º SER POLITICO É ACHAR QUE O DINHEIRO PUBLICO É DELE

    3º FAZER UM FILME PÔRNÔ É SER PROSTITUTA, MAIS POUSAR NUA É PROFICIONALISMO

    4º VIVER HOJE É UMA AVENTURA, MAIS MORRER VIRUO ESTATISTICA.

    5º NO PAIS DA DEMOCRACIA, SE VOCE NÃO VOTAR, SEU TITULO É CAÇADO VOCE NÃO ABRE CONTA PAGA MULTA E NÃO TEM EMPREGO

    6º O BRASIL MAIS DEMAGOGO DO PLANETA, FAZ E GASTA DINHEIRO COM CAMPANHAS, PESEGUE AS FABRICAS DE CIGARRO, E DEPOIS O EX-PRESIDENTE FHC DEFENDE O USO DA MACONHA.

    7º SE TIRA UM MINISTRO CACHORRO E COLOCA UM LOBÃO.

    8º NA POLITICA DIZ QUE O (BRASIL É O PAIS DE TODOS ), MAIS PARA OS POLITICOS O BRASIL É UM PAIS DE TOLOS

    9º CAMARA DOS DEPUTADOS (A CASA DO POVO), O POVO 512 DEPUTADOS.

  259. Quero ver o comentario dela a respeito do Obama , que hoje esta na pagina do UOL, assintindo um jogo com uma cerveja na mão.” O negão presidente dos EUA, toma cerveja em estadio lotado”….e só não sua porque o ar condicionado é de primeiro mundo…….mas acho que não vai haver comentario algum, essa baba ovo para tudo que não for tupiniquim…..e viva a elite burra…

  260. Essa mulher ‘MUTANTE” meio estilo homem e meio estilo mulher ,aliás que de mulher não tem nem o biotipo,fazer criticas ao presidente e a sua mulher por ir ao sambodromo é coisa de quem não tem o que fazer,vai trabalhar e procura ser mais realistas nas críticas e principalmente as de cunho pessoal, senhorita “Mutante” Barabara Gancia.

  261. Hum, hum. O artigo de Dona Barbara representa o pensamento da elite brasileira falida, preconceituosa e saudosista da DITADUUUUUUUUUUUUUUUUURA Militar. É o último esturpor
    (se isto for possível) de um difunto que já morreu, está fedendo e não foi sepultado. E ainda, são as últimas desesperadas manifestações das últimas flores do Faccio.
    He, he!
    Êta nois.

  262. Acompanhando o texto do blogueiro vi que ele é bem imparcial…
    Os comentários de alguns leitores também são cheios de preconceitos… Li o artigo da Barbara e não achei preconceituso, apenas realista…e não vi tanta celeuma em relação a um artigo publicado na Folha há anos atrás por Danusa Leão a respeito da festa junina promovida pelo casal Lula da Silva, esse artigo sim muito preconceituso.

  263. Detesto carnaval.

    Já apoiei e votei em Lula, hoje já não me convence mais.

    Respeito dona Marisa como toda mulher deve ser respeitada desde que se provem alguma coisa que a desabone.

    E todo brasileiro tem o direito de fazer o que bem entende para se entreter nas horas de folga ‘desde que não fira a lei… ’ Até o presidente e sua família.

    E penso que não é dessa forma tentando denegrir o comportamento ou as atitudes de uma pessoa ou família que se vai conseguir convencer uma nação do que é bom ou ruim no que tange conduzir o rebanho espantado e titubeante.

    Tentar macular alguém opinando de forma pejorativa só da mais munição àqueles que estão conformados com a situação ou que apóiam o status social vigente, e numa sociedade tão desigual em que vivemos onde a maioria das pessoas aprecia a vida de uma forma mais prática e objetiva (que é o mais prudente no meu ponto de vista) onde a maioria esta preocupada com o fundamental e por isso muitas vezes acabam sendo iludidas.

    Se esquecendo muitas vezes que para se ter o fundamental os caminhos curtos acabam levando à utopia.

    Criticar o óbvio “ porque todos sabemos que o casal presidencial vem de origem humilde” é ser ignorante duas vezes porque ao invés de tentar persuadir acaba indignando e ofuscando ainda mais àqueles que porventura pudessem pensar com a razão e tendo outra visão.

    Todos têm o direito de opinar, no entanto penso eu que sua opinião chegará a todos os quadrantes dessa terra e não somente será lida por seu vizinho de condomínio que muitas vezes só se preocupa com pequenas etiquetas ou formalidades, temos que notar que a inquietação vai muito mais além.

    Quem desdenha ou critica com desdém é no mínimo inábil.

  264. Este preconceito é típico da eleite branca, racista e alienada dos problemas e contradições do Brasil. Pois fique sabendo dona BG que fruto das políticas sociais e sucesso da política econômica ( que em 2002 pegou o Brasil com mais de 1500 pontos de risco-país, dólar a 4 reais e sem crédito nenhum no exterior – inclusive com passivos externos com o FMI e Clube de Paris, por exemplo) o povo (que tem suor , bebe cerveja e com certeza não é recalcado, invejoso e infeliz como a senhora) esta comendo e inlusive bebendo, mais e melhor. Por favor BG, volte para Argentina, vc e toda esta elite burra paulista.

  265. Os de sangue ‘azul’ são mais….. São mesmo?

    Quão pequeno somos ante a imensidão do universo.

    Porque o ser humano, no exíguo tempo de sua existência,
    se arvora no direito, de se melhor comparar a outrem?

    Todos, todos federão na forma da pútrida matéria finada.

    Amor e respeito ao próximo, sempre.

  266. Ricardo-bom dia!
    Mande a essa mulherzinha (Gancia) as fotos de Barak Obama (presidente do mundo) sorvendo um enorme copo de cerveja, publicamente, num jogo de basket (ver reportagem e fotos hoje) – nada de anormal.
    abr

  267. Caro Ricardo o que me chocou não foi a coluna de BG na FSP pois sabemos à quem este veículo de comunicação serve e presta favores inexplicáveis , mas sim os comentários de algumas pessoas acima com tanta raiva chegando ao cúmulo da ofensa pessoal a vs. senhoria.
    Penso que esta pobres criaturas covardes que se escondem atrás de pseudônimos para destilar raiva e decepções (raiva por ter que engolir que o posto de presidente atualmente é ocupado por alguém cuja as raízes não estão nos “herdeiros falidos”dos colonialistas e decepção por verem que apesar de continuar a corrupção – afinal eles fizeram escola-hoje ela é desmascarada e , esta mais visível ) não se conformam que seus destinos sejam mesmo aspirar o odor do tietê ,e naufragar nas aguas do esquecimento do resto do Brasil .

  268. Me emocionou os aspectos que vc destacou para demonstrar o rancor e preconceito nos comentários da dita senhora jornalista…Mas sinto-me reconfortado com tantos comentários demonstrantando o real entendimento do seu texto ou seja. CHEGA DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO!!!
    Com Fé e esperança sempre,
    Fraternalmente
    Pedro

  269. Ricardo, acompanho a sua trajetória no jornalismo, desde as históricas greves do ABC, onde você praticamente alicercou a sua vida profissional. Sempre admirei a sua imparcialidade, humildade e grande senso profissional e coerência. Quando você esteve em Rib.Preto na FEIRA DO LIVRO de 2007, trocamos algumas rápidas palavras e pude comprovar o que disse acima. Estarei sempre acompanhando a suas matérias e ajudando a construir um país mais justo e soberano!!. Um grande abraço fraterno.

  270. KOTSCHO,GOSTARIA QUE A BARBARA GANCIA,MANIFESTASSE SOBRE O AFIF DOMIGOS,QUÉRCIA,PITTA,MALUF,FILHO DO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO,KASSAB, E OUTROS DA NOBRE FAMILIA PAULISTANA,É POSSÍVEL UMA FORMAÇÃO DE >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  271. Kotscho:

    Se fosse a primeira dama de São Paulo tomando um “drinque” em meio a jornalistas puxa-sacos do chamado “colunismo social”, seria mencionada como exemplo de “elegãncia” e “educação”. Como é a primeira-dama do presidente operário, estes jornalistas que consideram e elite paulista a guardiã da moral e dos bons costumes brasileiros achincalham e perdem completamente a compostura com tanto ódio de classe.Eles, no afã de transparecer integridade, lisura, perdem com facilidade quando se trata de um brilho que não é o seu. Mas terão de engolir o presidente oprário até o fim de mandato, se não anteciparem um golpe, expediente que fizeram noutras ocasiões.
    Em tempo: um jornalista com mais de 20 anos de Jornal do Comércio de Recife, cujo nome agora não recordo, foi demitido após criticar a reportagem da Veja com o senador “moralista” Jarbas Vasconcelos. Isto para os demo-tucano, não tem nenhiuma “relação”. É no que dá falar mal do coronel Jarbas… Se fosse um jornalista demitido após falar mal do Lula, meu Deus do céu! Seria crítica de todo lado !
    Para eles, Dilma 2010 !

  272. De minha parte está encerrada a questão. Parabéns pela capacidade de admitir excessos e corrigi-los. Continuo a admira-lo, embora tbm continue divergindo na opinião. Que bom que eu possa ter a minha, vc, a sua e, a BG, a dela, para democrática e livremente poderem ser publicadas e debatidas.
    Agora vc pode até voltar a falar dos bambi (rssss). Um abraço.

  273. Prezado blogueiro Kotscho:

    Não importa(embora não aprove, pois ela é figura pública) se a Sra. Marisa caiu no samba no Sambódromo e tenha descido à pista para ver de perto a escola. Até entendo, pois onde ela estava, no camarote oficial, não daria para ver nem brincar muito, uma vez que seu marido estava escondido com medo de levar vaia. Se ela bebeu uns tragos, não me surpreende pois todos sabem que o casal é meio chegado num goró e afinal, tudo é Carnaval, não é mesmo?

    Vamos ao que importa:
    Sr. blogueiro, ao defender a sua amiga de 30 anos ataca a jornalista a chama de preconceituosa e arrogante e dá–lhe a pecha de socialite ou de quatrocentona. Isto revela seu DNA petista que sempre numa discussão aflora com a mesma lenga-lenga verborrágica típica dos companheiros. Me lembra também o preconceito e arrogância do Lula quando despreza em público o estudo, a leitura, a cultura e a educação, valores importantíssimos na boa formação de um cidadão.

    Não conheço a jornalista Bárbara Gancia, acompanho seu blog assim como acompanho o do senhor mas ela é grandinha o suficiente para se defender (como fez). O que querodeixar registrado é que toda vez que um “companheiro” retruca ou ataca aquele que não é seu igual, a primeira coisa que faz é tachá-lo de “elite” querendo jogar a opinião pública contra seu oponente. Isto, além de cansativo é odioso.
    Sempre é bom lembrar que a verdadeira elite do país apóia o governo do seu amigo e companheiro. Também é bom lembrar que quem hoje é elite são os seus “companheiros” que estão encastelados no poder, enchendo a cara com uísques 12 anos, vinhos finos, charutos cubanos, pagos com dinheiro público bancados pela maioria do povo brasileiro, tanto os 84% que os apóiam como pelos 16% que não os apóiam.

    Como ex-assessor de imprensa de um presidente da república e escritor, jornalista de renome, esperava mais elegância do senhor.

  274. Essa Bárbara é uma “barbaridade”.
    Eta paulistana nojenta, vai morrer e não vai ter o gosto de eleger
    o vampiro presidente com a chilene primeira dama.
    Ela é do PIG , já diz tudo…

  275. Oi, Kotscho!
    Tentei colar a foto de Obama tomando cerveja ontem em Washington, mas não deu certo. Está no site UOL.
    Bom, é capaz dessa “senhora da fina flor” dizer que ele bebe cerveja porque é negro.
    Mas não te preocupa não. Com a cara que ela tem, é quase impossível ter alguma gota de solidariedade ou respeito pelo outro. Tem uma cara pra lá de usada. Não ousada ou abusada. Usada mesmo.
    Um abraço
    Memélia

  276. Pelo que li aí em cima, esta ilibada senhora, flor da tradicional elite paulistana, gosta de tomar umas caninhas ! Não estaria ela em estado de embriaguês, ao escrever este artigo ? Nesse estado, as pessooas, perdem total domínio, sobre diversas partes do seu corpo, incluindo a cabeça !!!

  277. Uma mulher embriagadda, é coisa horrivel, perde totalmente a compostura, e se for da alta sociedade, pior, pois deixa aflorar, as piores qualidades do que resta de sua alma, de sua personalidade, acho mesmo que, toda socialite, só deveria participar das sessões de psicanálise em estado de embriaguês.
    Porqque só assim se revelam plenamente.
    Após toda uma vida, sujeita às formalidades estabelecidas, pelas normas de etiqueta, pelas normas cerimonialísticas, pela obrigação de “parecer” e não de “ser”, odeiam ir ao banheiro e ver que saem delas aquelas coisas mal cheirosas, passam primeiro a se odiarem, e depois a todos os demais seres humanos. Neste simples fenômeno esta o ódio que as “elites”, nutrem pelas demais pessoas.
    Terível mesmo é saberem que aquilo que tanto prezam, pois passam a vida toda o cobrindo com jóias, e tecidos caríssimos, um dia servirá de alimento aos vermes.
    Esta pobre senhora é uma paciente desta terrível patologia, infelizmente incurável, no caso dela, por isto em vez de nos revoltarmos com a mesma, devemos ter pena, muita pena.

  278. Não conheço essa tal de Bárbara e tb não faço questão de conhecê-la, até pq o seu preconceito e suas palavras de pura maldade ( ou inveja?) com a Dona Marisa já demonstra o seu caráter. O Brasil precisa de pessoas de boa fé, que acreditam num futuro cada vez melhor para o país e não de pessoas “urubulinas” como essa talzinha e mais alguns poucos da elite cansada.
    Ricardo, parabéns pela defesa de Dona Marisa. Sei que com isso vc faz a elite raivosa vomitar ira, afinal, deve ser muito triste para esses ignaros da oposição ter que engolir, “na marra” ,84% de popularidade do nosso queridíssimo presidente LULA.
    Sabe o que eu acho??? que, de repente, num despertar de consciência eles vão acabar se convencendo que LULA é o melhor presidente que o Brasil já teve e ainda vão votar em DILMA pra presidente. ESPERE E VERÁ…..Abraços.

  279. Tirando toda esta história de rivalidades pessoais ( e públicas), assisti pela TV ao vivo a Sra Marisa Letícia na passarela do samba após descer do seu camarote especial . Convenhamos, o comportamento era “desnecessário” a uma primaira-dama do país. Pareceu-me que queria aparecer tanto ou mais do que as passistas da escola ( segura a emoção, senhora primeira-dama do país!!!!!!)

  280. O Tunico 13:49 gosta de pessoas elegantes. Que bom Tunico !!!
    O Tunico é um daqueles, que acha que o mundo seria bem melhor, talvez perfeito, se todos fossem iguais a ele. Graças a Deus não é, Tunico. Pois há pessoas que distinguem “elite” de elite. Temos “elites” e elites em todas as camadas sociais e em todos os partidos políticos.
    Agora, Tunico ! Para o povo mesmo, o conceito de elegância e de elite, é bem simples, para ele, o povo, fazem parte destas categorias, todos aquêles que fazem tudo, tudo mesmo, para lhes levar melhores condições de vida.
    Tunico ! Tu tá precisando Tunicar melhor meu fii.

  281. Quando li o artigo de BG pela internet, já que me abstenho de ler jornalões impressos — e olha que fui assinante da Folha e da Veja por décadas —senti um certo nojo. Aliás vez por outra essa Bárbara causa um certo horror nos seus textos medíocres e mesquinhos. Deu-me vontade de escrever-lhe esculhambando-a. Coisa aqui outra ali, e o tempo passou. Agora foi com alegria que leio esse teu post dizendo com todas as letras o que deveria ser dito e que eu jamais seria capaz de saber dizer. Por derradeiro, no que trancreveste ela, Bárbara, afirma ter como blogueiro predileto o Reinaldão. Tá explicado, seus textos não poderiam ser diferentes !

  282. É a primeira dama mais sem atuação em obras sociais que eu já vi em muitos presidentes. E olha que eu já vários.
    Devia ter eleição pra primeira dama também. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  283. Kotscho, meu amigo!
    vc foi muito suave dizendo que quando os jornalistas nao tem o que fazer, atacam a familia! eu vou além, e digo que na falta do que fazer, fazem mer….
    O fato da dona mariza ter ido ao sambodramo, se divertir, nao quer dizer nada para quem tem bom senso.
    Qual a função do jornalista??? não é mais informar?prestar serviço de utilidade publica???Acho que não é mais isso a uns 20 anos, porque o sensacionalismo e a falta do que fazer, tem virado as principais caracteristicas dos jornalistas.
    Afinal, qualquer um se julga jornalista hoje em dia, até a priscila do BBB9 alega ser jornalista!rsnada mais me deixa indignado perante um jornalista então.

  284. JÁ QUE VOCÊ FOI ASSESSOR DE IMPRENSA DO LULA, DEVERIA TER APROVEITADO E SUGERIDO QUE ÊLE FIZESSE UM TELECURSO, OU MESMO UM CURSO DE PORTUGUÊS PARA FALAR MENOS PALAVRÕES. NOSSA LINGUA É MUITO RICA EM PALAVRAS PARA TERMOS UM PRESIDENTE QUE NÃO CONJUGA VERBOS NEM FAZ AS CONCORDÂNCIAS CORRETAS. NÃO ESTOU PEDINDO QUE ÊLE SE TORNE UM PROFESSOR DE GRAMÁTICA. MAS QUE MELHORE SEUS DISCURSOS IMPROVISADOS. QUANTO À SRA. MARISA, SÓ ACHO QUE ELA PERDEU UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE AO NÃO SE ENVOLVER EM AJUDAR A MELHORAR A VIDA DOS POBRES BRASILEIROS, INSTITUINDO CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA OU, ATÉ MESMO, NOVOS CURSOS DE ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS. VOCÊ ATÉ PODE DIZER QUE ISTO TUDO JÁ EXISTE E EU CONCORDO. MAS, NÃO HÁ NADA QUE NÃO POSSA SER MELHORADO QUANDO DEVIDAMENTE ESTUDADO. AFINAL NÃO É ISTO QUE TODAS AS OUTRAS PRIMEIRAS DAMAS DO BRASIL FIZERAM ? SERÁ QUE ELA NÃO QUER SER LEMBRADA, EXATAMENTE COMO O EX PRESIDENTE FIGUEIREDO ? NOSSO PAÍS NÃO É UMA GRANDE FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS. PORTANTO, EXISTEM PESSOAS QUE SE SENTEM BASTANTE INCOMODADAS POR TEREM QUE ACEITAR UM PRESIDENTE QUE GRITA EM DISCURSOS COMO SE ESTIVESSE NUM PALANQUE EM FRENTE À UMA FÁBRICA, DIZENDO PALAVRAS DE BAIXO CALÃO. SERÁ QUE VOCÊ NÃO PODERIA SUGERIR ISTO AO PRESIDENTE E SUA ESPOSA ? FARIA UM GRANDE FAVOR AQUELES QUE TEM EDUCAÇÃO E NÃO GOSTAM DE VER TANTA BAIXARIA NO GOVERNO BRASILEIRO. QUANTO ÀS OPINIÕES DA BÁRBARA GANCIA, ACHO QUE ELA DEVERIA SER RESPEITADA TANTO QUANTO OUTROS JORNALISTAS. E COMO VOCÊ KOTSCHO DIZ SER DE UMA FAMILIA TRADICIONAL DE SÃO PAULO, EU IMAGINO O QUANTO DEVE TER SIDO DIFÍCIL CONVIVER COM PESSOAS DE TÃO BAIXO NÍVEL COMO OS OCUPANTES DO PALÁCIO DA ALVORADA. ENFIM, VOCÊ DEVE TER SIDO MUITO BEM REMUNERADO POR ISSO. OBRIGADA POR SUA ATENÇÃO.

  285. Parabenizar Ricardo Kostcho pelo comentário no “Balaio” sobre a matéria dessa mulher é pouco. Ficou claro o preconceito e a inveja dessa mulher em relação a primeira-dama. É mais uma prova do preconceito contra a família presidencial e contra os nordestinos em si. Ainda bem que o Lula governa esse país. Com preconceito não iremos conseguir nada. Vamos Brasil. Antes de superar a crise economica, pelo menos supere as crises de identidade cultural. Respeitar os povos, as pessoas é o mínimo que podemos fazer. Coisa que essa senhora, falsa brasileira e profissional, é capaz de fazer!

  286. Como esta turma do contra é vazia…Não tem argumentos…só insultos e ofensas. Nada de prova: o filho do Lula … e nada mais são papagaios. Repetem as ofensas que ouvem, nada deles mesmo. Sem nenhuma argumentação. Que calamidade. Ito é reflexo da falta de rumo que aflige a oposição no Brasil. Só inultos, nada mais.

  287. Como sempre, sem a menor originalidade, se culpa “as elites”. Não se espera, lógico, que uma esposa de metalurgico, tenha cultura ou refinamento. Mas espera-se sim que uma esposa de um presidente tenha postura e discrição compatíveis com o cargo. Abrahan Lincoln foi lenhador e presidente mas não se tem noticia de falta de compostura de sua esposa.

  288. Prezado Sr. Edinho Cruz…13h51

    “# 28/02/2009 – 13:51 Enviado por: edinho cruz

    De minha parte está encerrada a questão. Parabéns pela capacidade de admitir excessos e corrigi-los. Continuo a admira-lo, embora tbm continue divergindo na opinião. Que bom que eu possa ter a minha, vc, a sua e, a BG, a dela, para democrática e livremente poderem ser publicadas e debatidas.
    Agora vc pode até voltar a falar dos bambi (rssss). Um abraço.”

    Para TRT, uso indevido de e-mail dá justa causa

    A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins) manteve uma sentença que considerava válida a demissão de uma funcionária de uma empresa de telecomunicações por usar o e-mail profissional para assuntos particulares.

    O TRT entendeu que usar e-mails corporativos como prova de má conduta de empregado não fere o artigo 5º da Constituição Federal, que garante ao cidadão o direito à privacidade e sigilo de correspondências. ‘O e-mail corporativo não pode ser comparado a cartas, e-mails pessoais ou telefones, que possuem cunho pessoal.’ Ao contrário, o e-mail corporativo seria ferramenta disponibilizada pelo empregador, proprietário dos equipamentos.

  289. Bravo Ricardo Kotscho,
    Pior que a doenca que voce enfrentou e’ o preconceito dessa turma. Acho que ficaria mais facil voce parar de fumar se as carteiras de cigarros tivessem a foto de alguns personagens dessa turma estampada na embalagem.
    Tem alguns comentaristas aqui,felizmente minoria, que definitivamente estao no blog errado.

  290. Sempre a frase batida sobre as elites. Parece que petista tem raiva de pessoas vindas de famílias tradicionais, abastadas……. o ponto é o seguinte a liturgia do cargo não permite certos excessos e por ela ser primeira dama, enquadra-se da mesma maneira. Aliás o que esta Sra. fez nos seis anos de governo?
    Quantos e quais programas sociais ela tem participação e/ou liderança?
    Até onde eu sei, a única coisa é: aparecer ao lado do presidente (o mínimo), e frequentemente utilizar serviços de cirurgiões plásticos e dermatologistas…ah ia me esquecendo….obteve a cidadania italiana tb…….e pra encerrar o episódio do carnaval. Se fosse uma mulher qualquer, ninguém tem nada a ver com isso, mas é a 1a. dama e por conta disso é necessário prudência.

    Mas não adianta petista é cego, surdo e mudo…a devoção é tamanha que chega a ser quase uma seita.

  291. Bárbara O quê mesmo?
    Esta é pra você:

    As Três Peneiras de Sócrates

    Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

    – Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!

    – Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

    – Três peneiras? Que queres dizer?

    – Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

    – Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

    – A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

    Envergonhado, o homem respondeu:

    – Devo confessar que não.

    – A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?

    – Útil? Na verdade, não.

    – Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

  292. Ela falou para o publico dela.

    A Dona Mariza já carrega uma cruz, e agora sofre com os comentários que não aliviam o seu padecimento.

    Quero ver. E quero ver mesmo quem critica um cara como o Antonio Ermirio.

    A Madame Gancia, pode no embalo, pregar fogo no “Ome”.

    O Antonio Ermirio trabalha, isso é certo.
    Mas, ô bicho deselegante !

    Vai ser malarrumado, assim lá na coluna da Gancia.

    E ela não prega fogo nele, e nem vai mandar nada deste naipe.
    Mas qual será o segredo da imunidade do “Ome”.

    É simples ele sabe onde as cobras dormem, ou seja tem dinheiro e poder. Ninguem fala mal dum “santo Ome ” desses.

    Agora bater na dona Mariza é fácil, ela devia pegar um do tamanho que ela pensa que tem.

  293. Vejo, por meio dos comentários deixados neste rancho da pamonha, que o jornalista Ricardo Kotscho me descreveu no blog dele como sendo “uma senhora de tradicional família paulistana”.

    Ainda não tive tempo de ler o post em que ele fala de mim, mas, de cara, só por essa frase, já deu para perceber que ele nem tentou disfarçar o seu enorme preconceito.

    Alô, Kotscho!

    Diga-me: desde quando eu sou de “tradicional família paulistana”?

    Meu pai e minha mãe desembarcaram no porto de Santos em 1952 com a cara e a coragem, duas crianças de colo e uns poucos tostões no bolso. Eu só fui nascer cinco anos mais tarde, quando eles já tinham conseguido mudar da casa alugada para uma própria.

    Isso faz da nossa uma família quatrocentona?

    O fato de você me colocar como membro da decadente “aristocracia” paulista diz o que sobre a maneira como você enxerga pessoas como eu?

    Usando da simplicidade típica do idiota latino-americano, que ainda insiste em dividir o mundo entre pobres oprimidos amantes da liberdade e senhores de engenho, você escolheu me colocar no grupo dos “exploradores”.

    Não teria passado da hora de remover esse cabresto mental que o impede de enxergar outras tonalidades que não sejam só o branco e o preto?

    Para seu governo, caro colega, de quatrocentona eu só tenho mesmo a cintura!

  294. Quem é barbara gancia? A corja continua com odio do povo. Não é por acaso que a FOLHA esta a defender a ditabranda. Age em legitima defesa a FOLHA, vez que emprestava seus carros para o transporte de presos politicos torturados, inclusive jornalistas. Como não conseguem pelo voto, a corja quer o retorno da ditaDURA. E ainda t~em a cara de pau de se dizerem democratas. Na realidade, escondem-se atras da liberdade de imprensa para atentar contra o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E A VONTADE SOBERANA DO POVO DE ESCOLHER SEU GOVERNANTE.

  295. A Barbara deveria apanhar de chicote, não por criticar nossa primeira dama, mas pelo elogio que ela fez a você no passado, vai ser parva assim lá na Paulista com a Bela Cintra…

  296. Gente! No Brasil faz calor, as pessoas suam (eu estou suando agora e não estou me “bacanando”). Aqui não faz uma temperatura FRESCA. Em Paris é fresquinho, em Buenos Aires também. Podia mudar o carnaval para lá. Quanto a atuar em obras sociais, isto é trabalho técnico de assistentes sociais formadas para tal. Celebridades atuam apenas como chamariz para mídia, visando o problema x ou y. Lady Diana fazia muita benemerencia. Chiquerima, de estirpe. Morreu no carro do amante. Uma grande primeira dama! A propósito, nunca é demais lembrar, no comecinho do governo Lula a mídia brasileira demitiu uma ministra assistente social PORQUÊ FOI REZAR NA ARGENTINA. Chamava Benedita, mas ser assistente social, rezar e ir para a Argentina não parece ter feito muito bem ao emprego dela. Nada a ver com o fato dela ser negra, ex-empregada doméstica e socialista… Várias primeiras damas de generais do regime militar faziam trabalho social de dia com as pessoas que o marido mandava matar de dar porrada durante a noite. Como dizia Einstein, tudo é relativo.

  297. Ah, se fosse o Lula…Notícia de hoje do UOL: “Obama bebe cerveja com o amigo Marty Nesbitt sem se preocupar com as lentes dos fotógrafos. Presidente dos EUA foi ver o jogo do Chicago Bulls, mas não levou sorte ao time, que perdeu para o Washington Wizards”…

  298. Quando o Neguinho da Beija-Flor cantou:
    OLHA O PRESIDENTE LULA AÍ GENTE !
    O povão foi ao delírio, É ISSO QUE OS TUCANOS NÃO ACEITAM,
    já sabem que NO RIO E NO BRASIL DOS BRASILEIROS, A DILMA JÁ ESTÁ ELEITA !!!
    ENQUANTO EM SÃO PAULO, as inundações acontecem porque choveu demais, o transito é péssimo o tempo todo, porque não tem jeito, se paga o IPVA 30% ACIMA porque a tabela já estava pronta, o crime anda solto, porque não tem jeito.
    FORA ELITE PODRE, CORRUPTA E SARNENTA !!!
    VIVA O POVO BRASILEIRO !

  299. Sr. Kotscho, permita-me embora não seja de meu feitio, fazer do seu blog um forum de discussões.

    O senhor que se assina Everaldo, critica o fato de eu pedir mais elegância nos seus textos de réplica como o que postou atacando a sua colega jornalista. Elegância significa educação associada a respeito e respeito é bom e eu gosto.
    Sr. Everaldo, quer que eu “Tunique ” mais? Pois sim!

    “Tunicarei” sempre com elegância e respeito

    Agora se preferir baixarias, aqui não será o local adequado. Escolha a arena.

  300. Caro Senhor: Antonio Henrique Bauer de Camargo

    8/02/2009 – 13:59 Enviado por: Tunico
    “Como ex-assessor de imprensa de um presidente da república e escritor, jornalista de renome, esperava mais elegancia do senhor”

    http://estoudeolho.blogspot.com/

    Sr. Tunico
    Como engenheiro de renome eu também esperava mais elegancia por parte do Senhor.

  301. Sr ex porta ou atual porta voz.
    Petista sempre é petista.Eu vou esperar para ver quando os gastos da ex baby sitter cairem na midia.Ai nós vamos ver quem é a Sr primeira dama.
    Mas, nós temos memória curta.Lembra daquelas fotos , lembra, da familia do lula no palácio….Estava no blog de um filho do Lula.
    O Lula é forte demais conseguiu arquivar aquela demanda dos 17 amigos passando férias no palácio.Vc estava lá, deve saber bem.
    Não adianta, tem gente que quando come doce se lambuza.Infelizmente brasileiro não sabe votar.Pelé falou isso.
    Ai temos que pagar e aguentar esses desclassificados torrando dinheiro publico com suas bizzarices.
    2010 vem ai, eu espero……
    Como eu vi outro dia um adesivo.Faça o cara trabalhar, não o reeleja.

  302. para ASPARGOS das 17h.32

    Acho que te comi ontem numa sopa, mas não faz mal, vou te comer de novo !!!:

    Eu SOU petista e TENHO RAIVA SIM de pessoas vindas de famílias tradicionais, abastadas. E sabe por que?
    Porque essa gente da “casa grande” sempre tratou o povo deste país como sendo da sua “senzala”, sempre nos arrastaram “pelas orelhas” de volta ao terreiro que diziam ser o “nosso lugar”.. Pobre pra essa gente, não é gente, é escória, é um ser inferior, é lixo, é coisa que “cheira mal”, é vagabundo, é pedidor de esmola que recebe bolsa família para ter vida mais digna.
    Quando voce vem aqui nessa arena dizer “Se fosse uma mulher qualquer, ninguém tem nada a ver com isso, mas é a 1a. dama e por conta disso é necessário prudência.”
    Prudência de que e pra que ? Voce acha que a Dona Marisa Letícia precisa de ter prudência quando está no meio do povo? Quando esta entre os seus ?
    Gente como voce, meu caro “LEGUME”, é que nos tempos atuais deveriam ter PRUDÊNCIA ao se pronunciarem com as suas costumeiras ofensas, voces ainda NÃO ENTENDERAM ou insistem em não querer entender que quem hoje ( e fatalmente amanhã ) GOVERNA o Brasil é o POVO, através do seu maior e mais legítimo represente que vai virar filme e será para sempre exaltado nos livros de história como O MAIOR E MELHOR PRESIDENTE QUE ESTE PAÍS JÁ TEVE ATÉ HOJE!!!!!
    LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA !!!!!!!!!!!!!!!!!

    Engula de uma vez por todas, ou o POVO os fará engolir pelas ventas, se voces continuarem a nos tratar como escória e como incapazes !!!!!

    VIVA LULA !!!
    VIVA DONA MARIZA LETÍCIA !!!!
    VIVA DILMA !!!!
    E VIVA O POVO BRASILEIRO !!!!!

  303. Entre Gancia e Marisa lula, NADA. Para Gancia, comentar sobre futilidadas de seres economicamente viáveis é TUDO. Alias o tudo desta jornalista é o nada para a humanidade e seus comentários são vitais para ego (vazio=nada)..como construção de uma sociedade Seus comentários “sobre o nada” … é o tudo para uma revista formadora de …. nada, pla estou aquerendo despejar todo ranço social de um formatado educando…público…estou “… à toa e me deliciei co seu embate ETICO COM O NADA, veja bem. Ser economicamente inviável, de Guaianases… Obrigado…

  304. Olha Enio concordo com vc em tudo. CANSEI DESTA ELITE MEDIOCRE….CANSEI DE MEIAS PALAVRAS ….CANSEI DA ELEGANCIA DO RICARDO…..CANSEI DESSE POVINHO QUE NOS TRATAM COMO PABRES COITADOS…..QUE DEVEM SEGUIR SUAS ORIENTAÇOES, PENSAMENTOS…..CANSEIIIIIIIIIIIIII

  305. “Torturada pela ‘ditabranda’, demitida pela Folha por abandono de emprego

    Aconteceu com a jornalista Rose Nogueira. Ela foi presa em novembro de 1969, quando ainda amamentava o filho de pouco mais de um mês de vida. Torturada, privada da companhia do filho, Rose ficou presa por nove meses.” BLOG DO MELO

  306. Enviado por: Gil

    Aleluia,aleluia, a Sra Marisa apareceu, deu o ar da graça, desfilou plena pela marques de sapucai, em seis anos como primeira dama, esta se apresentou para o brasil que até então, muitos nem sabiam quem era esta ilustre senhora.
    Se eu estiver mau informado, por favor me respondam, gostaria de saber em seis anos, quais os projetos na área social que esta Sra idealizou ou fomentou de forma a melhorar a vida das pessoas. Ela melhorou muito, roupas de grife, melhores cabeleireiros, botox labial(a la martha) etc,etc.
    Não só nos jardins se fala mal do lula, vejo nos bairros de modo geral onde passo diariamente e percebo que, alguma coisa esta errada nestas pesquisas pois, não vejo esta unanimidade toda.
    D. Marisa, faça alguma coisa, um programinha na área social, tipo me engana que eu gosto só para a Sra não passar para a história em branco e ficar igual ao lula, ser lembrado como um mito somente.

    Quem governa o pais é Lula ele é quem deve entrar pra historia, dona mariza será conhecida como esposa do presidente, ela não foi eleita ou foi?
    Haja machismo retrogrado!
    Deixa a mulhre ser ela mesma, se tem dinheiro e tua mulher precisa de plastica ou colocar botox, qual é o pecado?

  307. Quando voce não gosta ou antipatiza com uma pessoa, qualquer boa ação que ela faça se torna em má ação.
    Alguém aqui é dono da vida de alguém?
    Deixa o Ronaldo Fenomeno viver a vida dele!!!

  308. para Francisco Badaró das 19h59

    Pra voce vale também o que disse para o “legume” Aspargos as 20h19.

    Mas digo mais, voces deveriam dar GRAÇAS A DEUS, que o Governo Lula não veio através de uma revolução. A história mostra que quando pessoas como voces que de forma estúpida ainda dizem ” Ai temos que pagar e aguentar esses desclassificados torrando dinheiro publico com suas bizzarices.” costumam acabar na guilhotina, no “paredón” ou mal enterrados e vivos em valas perdidas como na Russia.

    O Chaves já está fazendo isso na Venezuela, se voces nos provocarem só mais um pouquinho, é capaz de darmos uma pequena guinada à esquerda e aí verão com quantas marretadas se quebra um martelo, ou com quantas pedras se amola uma foice. O povo quando se ve insultado reage das formas mais “bizarras”.

    NÃO É ISSO QUE QUEREMOS, NÃO É MESMO SR. BADARÓ !!!!

  309. Buenas. Nada pessoal. Adoro ouvir os comentários da Bárbara Gancia toda manhã na Band News FM. Mas questionar a “alegria” da primeira dama – denota na minha modesta opinião, preconceito de classe. Pois se fosse a finada dona Ruth ou a mulher do Serra, com certeza as elites brancas não iriam chiar. Seria bom sim reclamar da estupidez de gastar R$ 20.0000,00 em champagne numa só noite numa daquelas badaladas casas noturnas que somente os felizardos dos Jardins conseguem frequentar (vide a fútil Vejinha). E se o argumento é que estamos em crise e que muita gente perdeu o emprego, deveríamos sim ter cancelado o Carnaval e o respectivo feriadão. Afinal temos que produzir, trabalhar, nada de diversão nem felicidade. Abaixo o bloco da alegria!!!! The last but not the least, tive uma feliz (perdão, boa) idéia, vou lançar um petition on line pra fechar o Pacha, o Museum e o Pink Elefant (creio que é assim que se escreve). Abraço.

  310. Blog da Barbie Gansa…
    #
    enviado por tunico às 19h52 em 28 de Fev de 2009

    Barbara, seu blog não é forum de discussões mas permita-me comentar o comentário do senhor José Cuervo.

    Isso aqui, senhor Cuervo não é briga de egos. Barbara escreveu na sua coluna a sua opinião sobre um comportamento deplorável de uma figura pública, nada mais que a Primeira-Dama do país. A Primeira-Dama, não veio a público rebater. Mandou seu “ghost-writer”, amigo de 30 anos responder. O “ghost-writer” em vez de se ater ao respeito e educação preferiu desqualificar a Barbara, tachando-a de socialite ou de elite, coisa que ela não é. Isso sim, é deplorável. O senhor Kotscho agiu com os intestinos em vez do cérebro. Eu chamo isto de diarréia mental.

    Barbara pode até relevar daqui para frente pois tem educação mas fosse eu, não faria as pazes. No máximo uma convivência educada, distante.

    Kotscho revelou seu DNA petralha e quem tem este DNA deve ser mantido à distância com muita atenção e precaução.

  311. Blog da Barbie Gansa.

    #
    enviado por francisco badaró às 20h59 em 28 de Fev de 2009

    N se importe com essa gentinha.Vc lembra da turma do filho dele passando férias no palacio…
    Ou da sogra do lula , naquelas fotos que cairam na rede…
    Vc devia falar sobre os gastos com a segurança dos filhos do Lula.Ou de quando a Lurian morou em Paris as custas da Andrade Gutierrez.
    Ou do Lulinha, já milionário as custas da telemar.Imagina, o cara era guia de zoológico.
    Infelizmente temos que suportar isso.

  312. Blog da Barbie Gansa…
    #
    enviado por Tunico às 15h03 em 28 de Fev de 2009

    Bárbara, eu também não apóio a atitude da Primeira-Inútil. Por ser figura pública, deve se comportar com um mínimo de dignidade. Descer à pista da Sapucaí para ver de perto as escolas, tudo bem. Mas tomar uns gorós em público como qualquer foliã desvairada, é demais. Alguém me disse que ela já havia enchido a cara no camarote ou seja, já desceu “calibrada”.

    Agora, o Sr. Kotscho demorou mas revelou o DNA petista ao perder a dignidade e elegância com a mesma lenga-lenga tosca que tacha de elite todos aqueles que são contrários ou criticam. a palavra “elite” virou xingamento de petralha.
    Tire o blog dele dos seus Favoritos. Não fará ele lhe pedir desculpas (petista não sabe o que é pedir desculpas, falar por favor, dizer muito obrigado,coisas de gente educada) mas fará você se sentir bem.

    Cordiais Saudações

  313. Tunico 19:23

    Tunico, foi com elegância e respeito, que a laia que tu pertences, assaltou e explorou êste lindo povo por quase 500 anos.
    Foi com elegância e respeito, que tua laia, tua corja de marginais pós-doutorados, freiou o desenvolvimento deste país, colocando-o só e unicamente aos interesses mesquinhos da classe que tu pertences ou defende.
    Foi com elegância e respeito, que a quadrilha de bandidos que tu deve fazer parte, colocou toda uma nação, rica de potencialidades, única e esclusivamente a serviço de seus interesses escusos.
    Tunico, tu ainda nô tunicou legal não. Por isto…vai tunicar na p.ta q o p.riu !

    Não reclama , tu mandou escolher a arena ( pois tu tá doido prá soltar a tua “elegancia” num tá ?), eu escolhi esta.

    Alô !
    Moderadô ??
    Não Modera !
    FAFAVÔ !

    Véim !!! Tu já posteou outro post, agora deixa a gente brigar aqui em paz ! ?

  314. Bom, percebe-se pelo texto de 16 de outubro do ano passado, que Barbara Gancia tem mais respeito pelo Ricardo Kotscho que ele por ela.

  315. Lamentável vocês dois… Dois jornalistas que eu admiro, que respeito. Lamentável!

    Não concordo com nenhum dos dois. Ela está errada em atacar a D. Marisa por pular carnaval, e você por atacar a Barbara Gancia. Os dois acabaram fazendo a mesma coisa…

    Realmente lamentável que dois grandes jornalistas se disponham a apelar para agressão mútua e pública.

    Marcos Souza (Guto)
    Estudante de jornalismo e ex-admirador de trabalho de Barbara Gancia e Ricardo Kotcho.

  316. Fui na busca pra ver se encontrava alguma outra coisa que essa senhora, a miss Gana, digo miss gancia escreveu, pra tentar entender o porquê da revolta contra Dona Marisa. Encontrei esse
    artigo(link abaixo) que foi publicado no blog do Miro em agosto de 2008 e descobri que ela só pode ser doente. Se a Dona Marisa não tivesse aproveitado com descontração o carnaval, a “língua-de-trapo” teria destilado o seu veneno da mesma forma. Porque é só isso que essa fofoqueira de plantão sabe fazer: cuidar da vida alheia……principalmente se for de Lula e família. É…..merecidamente ela faz jus ao grupo que pertence: Merval Pereira, Mirian Leitão, Arnaldo Jabor, Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo. Concorrência difícil essa…..difícil descobrir quem é pior.
    Abraços

    http://altamiroborges.blogspot.com/2008/08/barbara-gancia-fofoqueira-da-folha.html

    Abraços

  317. Tenho 49 anos, fui metalúrgico por 30 anos e hoje curso por prazer o segundo ano de jornalismo.
    Escrevo pequenos artigos para o meu blog e como todo principiante devo escrever algumas asneiras, mas com certeza, leio coisas muito piores na internet.
    Em 2008 escreví um artigo justamente sobre o desempenho do governo Lula e as pessoas metidas, que dizem sentir vergonha de tê-lo como presidente.
    Eu sentia vergonha quando tínhamos o FMI controlando nossos atos e ditando regras.
    Hoje o que me envergonha são essas pessoas que ainda acham que são melhores que outras, pelo fato de terem uma condição financeira e/ou social melhor.
    Esta semana escreví sobre o carnaval e destaquei justamente o fato de ser essa uma festa verdadeiramente popular, onde não existe distinção entre rico, pobre, celebridade, anônimo; todos juntos fazem de uma simples manifestação, um grande espetáculo.
    Conhecí um pouco e aprendí a gostar do trabalho do Ricardo Kotscho lendo o livro “A Prática da Reportagem”; se alguém duvida das palavras do Sr. Kotscho, quanto a conhecer dona Marisa e o presidente Lula há muito tempo, eu recomendo, leia esse livro.
    Fiquei feliz Sr. Ricardo, ao perceber que não é ingenuidade minha, me indignar com pessoas que se julgam superiores e não são capazes de reconhecer a capacidade e os diretos de outras.
    Se o Sr. com toda sua bagagem ainda é capaz de se indignar com atitudes ignorantes como essas da senhora Bárbara, é porque o Sr. cada vez mais é um exemplo a ser seguido por quem quer tratar o jornalismo com seriedade.
    A senhora Bárbara tem todo direito de não gosta da festa mais popular do seu País e até sair para não ser incomodada; agora fassa-me um favor, se achar no direito de criticar a primeira dama ou quem quer que seja, por ter participado da festa com a família, por ter tomado alguns goles de cerveja na festa é no mínimo uma “barbaridade”.
    Dona Bárbara, festa é o local próprio para se comemorar.
    A dona Marisa não estava em ato político, estava numa festa; trabalho é trabalho, festa é festa.

  318. ÊÊÊ COMUNISTADA DE MERDA, ESTE BLOG E OS COMENTÁRIOS COMUNISTAS QUE O ACOMPANHAM SÃO UM GRANDE E FÉTIDO COCÔ. VERMES DECRÉPITOS, ESCÓRIA DO MUNDO. SEMPRE QUE PRECISAR VOMITAR DAREI UMA PASSADA POR AQUI. E JÁ ME ARREPENDO DE TER ACHADO INTERESSANTE A PARTICIPAÇÃO DO IRMÃO NO LPF. DEVEM SER TODOS DA MESMA LAIA. VÔMITO, VÔMITO, VÔMITO.

  319. Sabe o que é triste? Triste é saber que a grande maioria que está do lado da Barbara Gansa não é da elite. Se assim fosse, vá lá, pois estariam defendendo o seu lado. Mas devem ser daqueles classe médias que vivem pendurados no cartão de crédito e cheque especial, pois precisam manter as aparências no Country Club. Duvido, isso mesmo, duvido que tenha alguém aqui, que critique a atitude da Primeira Dama e defenda a colunista da Folha, com patrimônio acima de 1 milhão de reais. E AINDA FICAM FAZENDO DISCURSO DO PATRÃO, COMO A BÁRBARA GANSA, QUE DISSE EM SEU BLOG QUE É CLASSE MÉDIA E ANDA DE CARRO 2005…FALTA CONSCIENCIA PARA ESTE POVO! QUE NOJO!

    AH, UMA ÚLTIMA: NÃO SE DEVE LER A FOLHA DE SÃO PAULO, POIS FAZ MAL À SAÚDE. A FOLHA DEFENDE A DITABRANDA, E EMPREGA COLUNISTAS PIORES QUE O REINALDO AZEVEDO E O DIOGO MAINARDI JUNTOS (CONSEGUEM ESSA PROEZA)

  320. Quando leio indignado às matérias como esta a que você se refere e outras como: as que se referem ao encontro de prefeitos em Brasília, a do senador Jarbas Vasconcelos, falando de corrupção no PMDB, querendo se postar como baluarte da anticorrupção e a mais grave de todas as aberrações que já tive o desprazer de presenciar, nestes anos de Governo do Presidente LULA, a partidarização do judiciário que ficou fragrante nas insinuações feitas pelo ministro Gilmar Mendes no caso da ocupação feita pelo o MST em Pernambuco; onde ele passa para a impressa uma suspeita, sem provas, de que as ações do MST estariam sendo financiadas, de forma ilegal, com o dinheiro publico do Governo Federal.
    Ora, este tipo de preconceito raivoso, para não falar partidarismo, da imprensa, do judiciário e da oposição só se resolve com um remédio. Terceiro mandato do Presidente LULA neles; para fortalecer a democracia e baixar a bola do preconceito racial, social e cultural. Que, inda insiste em se levantar neste país.
    Um terceiro mandato do Presidente LULA, com o apoio popular que tem, só fortaleceria a nossa DEMOCRACIA. Para não falar da ECONOMIA, que a despeito de outros governos, como o de FHC, no trato de outras crises bem menores, esta gigantesca está DO – MI – NA – DA. “Como nunca na história deste país”.
    Um forte abraço.
    Antônio Carlos.

  321. Kotscho, você não fica constrangido em dar voz a uma coisa perigosamente demente como este Enio, seu comentarista raivoso, cheio de ameaças, pensando que pensa. Que vergonha, Kotscho, você jogou o restante da sua credibilidade profissional na lata de lixo petista. A troco de quê? Pela sua amizade com a dona Marisa? E o Brasil? Como é que fica, tendo idiotas como o tal de Enio, vociferando aberrações, sem a mínima noção política ou de cidadania? Lamentável, meu caro Kotscho, eu te admirava e respeitava muito, achava até mesmo que, pessoas como você é que conseguiam segurar a besta que o PT soltava na cabeça dos filiados massa-de-manobra. Tudo bem, a minha admiração pode continuar.

  322. Blog tb é cultura. Eu tb não sabia que o Sr Kotscho escreveu no livro dele que não sabia nada a respeito do mensalão. Assessor mais chapa branca do que isso é impossivel. Essa função de assessor de imprensa deveria ser extinta, pois quando aparecem para falar alguma coisa, devemos sempre interpretar pelo lado contrário, pois nunca falam a verdade.

  323. Muito embora a blogueira criticada e alguns comentaristas desejem profundamente, a etiqueta não garante assento em governos democráticos.
    Compostura, decoro, modos e outros termos vazios de conteúdo serviram na época da Redentora para confortar a família tradicional de classe média.
    São vozes que nunca aceitaram o Brasil, a República e a Democracia.
    Usaram e abusaram dos recursos públicos para satisfazer seus caprichos e afirmar seus privilégios.
    Nunca defenderam direitos, somente status.
    A adesão ideológica independe das reais condições econômicas em que vivem. Podem morar em apartamento financiado, andar com carro ano 2005, lavar e passar para fora, ser porteiro de prédio. Pouco importa, desde que no seu pequeno espaço de domínio possam exercer a dignidade correspondente ao lugar que ocupam no Corpo Social.
    Não deixarão de existir, por isso não suportam quando o mundo real lhes diz que os tempos são outros.

  324. Ricardo Kotscho… você nõ é só paulist é brasileiro. Vc tem uma visão do Brasil , dos brasileiros… que esses paulistas preconceituosos não tem. Engolam o presidente metalúrgico ( 84%)…. engulam dona Mariza Leticia ( isto é qu é primeira dama).
    AINDA BEM QUE MAIS NENHUM CONSEGUIRÁ SER PRESIDENTE DO BRASIL…. A TORCIDA É MINHA. ABAIXO SERRA, FHC… VIVA AÉCIO NEVES, LULA ….

  325. Para o “cumpanheiro” Enio 28/02/2009 as 20h19

    Pelo visto comeu e deve ter te dado uma caganeira “braba” . Vc apenas corroborou o que eu escrevi no final do meu post e que reproduzo agora: Mas não adianta, petista é cego, surdo e mudo….a devoção é tamanha que chega a ser quase uma seita.
    Pois é continue dando seu dízimo para o partido, seja feliz na sua devoção.

    Não é e nunca foi um governo transparente, temos um presidente que nunca foi chegado a trabalho, e sim a cachaça, uma 1a. dama inútil, o único país do mundo com um sistema de compra de votos oficial (Bolsa Família), corrupção ao extremo. Qdo podia ter aproveitado a onda de prosperidade mundial e galgar um crescimento maior, um posicionamento maior no mundo, não o fez, portanto um governo medíocre. Sou com orgulho parte dos 16% (aliás gostaria de entender o critério para os espantosos 84%).
    Portanto boa sorte e cozinhe bem o Aspargo para não passar mal novamente.

  326. BRASIL, UM PAIS GOVERNADO POR LADRÕES: FOI E SEMPRE SERA. NÃO SOU TUCANO, NÃO SOU LULA. QUERIA VER OS PRESIDENTES RECEBEREM r$ 465,00, CUMPRIR 8 HORAS DE TRABALHO POR DIA, VIVER DEPENDENDO DE SUS, TRABALHAR 35 ANOS PARA APOSENTAR. TODOS OS QUE PASSARAM NOS GOVERNOS NÃO ESTÃO NA MISERIA. TODOS OS QUE PUXARAM OS SACOS, QUE PERDERAM A MORAL, ÉTICA, VERGONHA E RESPEITO, ESTÃO BEM.
    IMPRENSA, POLICIA, JUDICIARIO, LEGISLATIVO, EXECUTIVO, É UMA MÁFIA PIOR DO QUE ERA A ITALIANA. POR ISSO, ,RICARDO E ELETORIES DESTE PAÍS DE VOTAM PENSANDO QUE TUDO VAI MUDAR: VOTO NULO, NÃO SUSTENTO VAGABUNDOS. COMO É QUE É, RICARDO, VAI ME RESPONDER. VAMOS TROCAR CURRÍCULOS DE SOFRIMENTOS, OU VAI ESCREVER SUAS PALHAÇADAS DIZENDO QUE FOI UM MEMBRO DO GOVERNO LULA. SE EU TIVESSE A SORTE DE PERTENCER A ESTE GOVERNO DE LADRÃO, PODERIA TER PELO MENOS UMA CHANGE DE DAR UM BOA AULA DE HONESTIDADE, MORAL E VERGONHA NESSE METALURGICO QUE SE APOSSENTOU CEDO POIS NAO TEVE CONDIÇÕES DE ABRIR UM TAMPA DE GARRAFA DE COCA COLA. VAGABUNDO!!!
    NEM EU QUE SOU DEFICIENTE, CONTINUEI TRABALHANDO E APOSENTEI APOS 35 ANOS.

  327. O Fome Zero
    O Programa Fome Zero foi a principal plataforma eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Nessa campanha eleitoral, ele pregava a eliminação da fome no Brasil.
    O programa Fome Zero começou como uma tentativa do Presidente da República de mobilizar as massas em favor dos pobres em estado de extrema miséria ainda muito presente no Brasil. O programa fez com que os olhos dos governos internacionais se voltassem para o Brasil, sendo Luiz Inácio muito elogiado em seus primeiros discursos internacionais.
    ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????………………….?

  328. Estimado colunista, petista mais ético Ricardo,Boa tarde!

    Nossa política adoeceu querido, os nossos políticos raríssimas exceções são um amontoado de lixo, e o nosso povo é o brasileiro é o mais mal informado e o mais dócil da face da terra!

    Veja que preocupação idiota: Mariza Letícia e o Carnaval?

    Tanta poracria acontecendo neste país e a reporter vai atrás disto?

    Seria o fim do jornalismo Ricardo?

    Nós vivemos hoje Ricardo, em um país que se diz sem racismo, mas não aceita o uso de cotas para aumentar o número de estudantes negros na universidade.

    Mas viva a beija -Flôr!

    É interessante lembrar também, que em troca de supostas cotas o movimento negro atual, este que se dizem injustiçados mas na realidade se interessa nas tais cotas para os poucos que querem entrar na universidade,ignorando os milhões de pobres , Índios, Asiáticos, Negros ou Brancos , que são abandonados no caminho educacional, antes de concluírem o ensino médio.

    Mas viva a mangueira!

    Existe uma mentira Ricardo, de que tudo vai bem, a grande verdade meu querido é que a acomodação dos milhões de pobres que aceitam que seus pais e mães morram nas portas e nas filas de hospitais, porque a tão sonhada cura depende de míseros reais que estes nossos irmãos não têm, e que sacrificam passivamente o futuro dos seus filhos, em escolas sem qualidade alguma oferecendo de legado aos seus filhos uma educação sem qualidade e um convite a criminalidade!

    Parece que acreditam que saúde e educação são direitos reservados por Deus apenas aos ricos.

    Mas viva o Salgueiro!

    Lamento profundamente Ricardo, , que em meio a tudo isto existam seres como você, que embora Lulo-petista de carteirinha não é idiota ao ponto de não enxergar que assim como eu e mais alguns patriotas, não podemos fazer nada para socorrermos nossos irmãos que sofrem de males de fome e de frio, por toda esta nação!

    E Viva a mocidade !,,

    Onde estão as malditas treis refeições diárias, onde está o primeiro emprego, onde está a dignidade dos Homens ?

    E viva a Unidos da Tijuca!

    O que acontece com oa justiça neste país, diante da impossibilidade de colocarmos juntos nas cadeias todos pos vigaristas que roubaram o dinheiro público para o seu próprio benefício, desde Waldomiro Diniz até o Daniel Dantas ?,,

    E viva a Viradouro!

    Como esperar moralodade e justiça, com Juízes como o Gilmar Mendes, que ao invés de apoiar o competente delegado Dr. Protógenes e o notável Juiz Dr. Fausto de Sanctis, preferiu ficar ao lado da mentira e do ladrão, afinal quem é este malandro que veste Toga, mas que , que têm medo de perder seus os seus privilégios,e para isto não mede esforços para salvar a pele destas quadrilhas ?

    E viva o Império !

    E os pobres, acomodados na sua falta de direitos são presos por roubarem um pão para matar a fome de seus filhos famintos..!

    Ricardo, o que é a verdade?

    Pão e circo ?

    Samba e Carnaval ?

    Abraços fraternos

    manoel Ferreira

  329. não vou comentar o que vc escreveu sim o fato de que como existem pessoas sem nenhuma educação e princípios que o atacaram gratuitamente.. Um tal de Rafael se não estou enganado, o chamou de fdp e vagabundo. Será que ele não sabe argumentar e só sabe xingar, agredir, só porque não concordou com uma opinião discordante.Tenho pena desse sujeito. Deve ser uma pessoa muito infeliz, de mal com o mundo e com a vida. Coitado de quem é obrigado conviver com um sujeito desses. Escrevo-lhe e acompanho seu blog porque sei que és uma pessoa íntegra e educada.Não estou preocupado com o fato de que seja são paulino, petista, etc.O importante é que vc escreve bem e aborda assuntos interessantes.

  330. Sou fã da primeira-dama. Alias nao era mas passei a ser, pois a mesma entra muda e sai calada, otimo!!!! antes assim do q essa ridicula que so sabe falar merda!!! mulher ridicula essa Barbara do Car…lho !!!! Se fosse a mulher do Serra, essa maluca nao ia fala mal !!!

  331. Não sou eleitor do Presidente Lula, desde quando ele iniciou sua vida pública, pois suas atitudes como lider sindical nunca o recomendaram, mas, sei que vivemos num pais, onde poucos enganam muitos e estes poucos se apresentam como pessoas honestas e ilibadas, assim sendo tê-lo como Presidente é normal entre os nossos pequenos politicos, mas em sendo ele Presidente temos que respeita-lo pois foi eleito e é o maior mandatário da nação, assim sendo não podemos concordar que alguns venham à midia para falar dele ou sua esposa de modo pejorativo.Respeito e educação são maneiras que refletem em nosso dia a dia. Ao respeitarmos uma autoridade, temos o direito de reinvidicar também nossos direitos.Isso é reciprocidade num pais democratico.
    Um abraço a todos,
    Odair.

  332. CONSEGUIRAM FAZER DESTE PAIS UM VERDADEIRO PINICO. JOSE DIRCEU,. GENUINO,DILMA, SERGIO CABRAL, MARTHA SUPLICY, GILMAR MENDES, GAROTINHO, JADER BARBALHO, COLLOR, MALUF, ACM, ETC.

  333. Senhor jornalista. Não sei que orgulho devemos ter de um um presidente pau-de-arara, torneiro mecânico, com diploma apenas do Senai. Afinal, para chegar ao posto máximo de comando de um país o ideal seria que o candidato fosse bem preparado, com experiência administrativa e acadêmica. Não me surpreende que ele tenha mantido a mesma política de FHC. Barbara Gancia, assim como outros blogueiros e jornalistas tem o direito de opinar sobre Lula e seu governo sem que caia sobre eles o peso de um preconceito que absolutamente não existe. Se a política é errada, se a conduta é errada, se a postura é errada deve ser comentada e criticada. Jornalista bom é jornalista que procura fatos para noticiar e criticar. A função de bajular definitivamente não é jornalística. Dê a ela o nome que quiser. Reveja sua postura.

    E falar da elite, quando se mora nos Jardins, é no mínimo hipocrisia. Saudades de dona Ruth Cardoso.

    Abraço.

  334. Fico envorgonhada em ler as críticas desta dita jornalista, de familia tradicional paulista.Algum tempo atrás, ela com sua educação tradicional paulista, zombou de forma abusiva e preconceituosa de uma determinada faculdade, que por sinal, era onde eu concluia meus estudos acadêmicos, somente por lá não ser a mesma onde ela por ser de família tradicional não estudou, já que ela de família tradicional paulista estudou em uma universidade de nível de família tradicional paulista, e não trabalhava de dia e estudava a noite e não precisava ajudar a família tradicional com o salário que recebia ou quer dizer mesada.
    Mas voltando a mesma jornalista, por que acusar a primeira dama de estar com um copo de cerveja, se ela mesma já teve fama de gostar de outros tipos de bebidas: destiladas, fermentadas, mas tudo que uma pessoal de tradicional família paulistana não dispense.
    É uma mulher incoveniente, cheia de defeitos, preconceituosa, que ataca, como muitos, uma mulher que hoje ocupa o planalto como primeira dama, só pelo fato de ser uma pessoa do povo, vinda de uma classe inferior, mas que hoje está em um posto que ela (Bárbara) acha que não representa a altura.
    Ela deixará seu legado sim, talvez por não aparecer nas colunas sociais das amiga da Bárbara, mas por ir sim atender entidades carentes, fazer o papel da primeira dama deste pais de pobres e miseráveis, mas que não é noticiado, por que pobre aparecer em colunas sociais é só para receber as esmolas que as famílias tradicionais paulistanas ofertam.
    Bárbara, seu nome faz juz a vc, uma barbaridade!

  335. para o “zifio” scarface das 08h51

    A quem me dirijo? Ao personagem vilão do filme Batman ou ao personagem do filme do mesmo nome que cheirava toneladas de um determinado pó branco?

    O SR. POR ACASO TEM ALGUM “PROJETO ALTERNATIVO” PARA MELHORAR AINDA MAIS A VIDA DO POVO PARA AQUI DEBATERMOS ?

    Se tem, apresente-o e o debateremos da forma mais civilizada possível, caso contrário voltes ao PÓ de onde viestes !!!!

  336. Há poucos dias o presidente da maior e mais endividada nação do planeta, Sr. Obama, estava se divertindo, digo, assistindo in loco, um jogo de basquete da NBA e, pasmem, tomando uma cerveja! Absolutamente nenhum jornalista tupiniquim comentou esse detalhe…

  337. “Dona Marisa Letícia não foi à Sapucaí na qualidade de cidadã particular e não tem o direito de se esbaldar publicamente como se não ouvesse amanhã numa época em que o brasileiro comum vê seu emprego ameaçado pela crise”.

    Parece que D. Gância, com toda a sua nobreza e educação, não sabe ainda que “ouvesse” se escreve “houvesse”. Eu morro e não vejo tudo.

  338. Caro Ricardo. Já vi tantos e tantos detentores de mandatos populares literalmente abraçados aos ‘bicheiros’, que na verdade são os empresários do carnaval. Já vi a Prefeitura do Rio bancar uma ‘cidade’ e doá-las para estes empresários, isto mesmo, dinheiro público doado. Mas, como estes são apoiados pela turma do andar de cima, como os políticos que os abraçam, aí pode. É preconceito mesmo, não tem outro nome. Quando havia consumo de outras drogas ilícitas no planalto central, mas a turam pertencia ao andar de cima, tudo era entendido. Esta senhora deve ficar de boca aberta também com os diversos modos, que deixam qualquer um de cabelo em pé, das festas com os diversos nomes que se dê, dos altos escalões reunidos no Rio, Brasília, SP e outros regados não a cerveja, mas a outras coisitas.
    De cabelo em pé fico eu, ao acompanhar o crime organizado dentro das polícias civil do Rio e SP. De cabelo em pé ficou eu com a morte de mais uma jovem de 25 anos atingida por uma bala em Peruíbe.
    Abraços.

  339. Parabéns Ricardo. O preconceito social em qualquer situação deve ser banido de vez da mente das pessoas. Destilar o veneno, como procedeu a Baleia Gansa, por puro preconceito, raiva ou inveja, sei lá, demonstra a total falta de conhecimento da conduta de como deve se comportar o jornalismo. Criticas sobre pessoas públicas são aceitáveis, mas sem ofensas pessoais, e principalmente os de seus familiares. Dá a impressão, pelo comportamento desta tal de Barbara, que estamos vivendo nos tempos do feudalismo, onde os vassalos, obedecendo aos mandos dos senhores feudais e do suserano mor, destruiam tudo e todos que dificultassem os seus caminhos e as suas conquistas. Dá a impressão que esta tal de Barbara se comporta como uma verdadeira vassala a mando de alguém. Será?…ou melhor…SERRÁ?
    Agora….que estava na ARRRRRENTINA….deveria ser a plêiade paulistana fugindo da maior festa popular do Brasil, o carnaval, onde o povo se manifesta através da alegria, suor e cerveja…coisas de brasileiros que grassa pelo país afora. Festa popular de fato…não é prá qualquer pessoa.

  340. No filme Zorba, o Grego o personagem principal (Anthony Quinn) é um tipo operário de minas. Conversa abertamente com seu patrão. Um dia chama esse patrão para participar das festas populares no meio de bêbados e prostitutas. O patrão reluta, talvez temendo se misturar com a ralé e Zorba não perde a parada e diz mais ou menos assim: “Besteira, patrão, os vermes que comerão os corpos dos pobres são do mesmo tipo que comerão os corpos dos ricos”. Vai ver que a tal Bárbara pensa que é muito “fina-flor” e que os vermes não “comerão” o seu corpo branco e cheio de cremes caros.Talvez, por isso seja cremada e, com a mania de grandeza de muitos ricos, terá suas cinzas espalhadas numa dessas praias paulistas. Terminará sendo alimento daqueles peixinhos que pescador pega e solta depois porque não vale a pena levar um peixinho tão insignificante. Dona Bárbara ainda pode pedir para suas cinzas serem jogadas num aquário de peixes nobres. Ficará satisfeita pois as suas cinzas terão um destino compatível com as suas “qualidades” e feliz estará em não se misturar com a ralé.

  341. Li todos os textos e posso dizer que todos os interpretam cada uma seu bel prazer. Vejo que o que vale é a interpretação das chamadas entrelinhas e não a verdadeira mensagem.

  342. Repito o que esse rapaz escreveu e engrosso o coro:

    “27/02/2009 – 14:25

    Enviado por: Evaldo Colombini Miranda

    Pertinente sua crítica contra Barbara Gancia por suas observações em relação a “Dona Marisa”. Na minha opinião o governo Lula é um desastre absoluto, mas esculhambar a primeira-dama, em função de sua origem humilde, é lamentável. No mínimo é sair do foco. O Lula é indigno por suas alianças com o que há de pior no país. Ele é lamentável por ser conivente com práticas de corrupção, que, se fossem devidamente apuradas e julgadas já o teriam colocado na cadeia. É desprezível por levar às últimas consequências um assistencialismo eleitoreiro absurdo. É irresponsável por contribuir para o inchaço cada vez maior da inoperante máquina pública. É omisso no que diz respeito à atuação de movimentos e grupos criminosos, como, por exemplo, o MST. Enfim, é muito grande o rol de possibilidades de críticas a esse péssimo presidente. Criticar sua mulher, além de covardia é não colocar o olhar sobre o que realmente interessa..”

    Matou a pau. Votei no lula 4 vezes tb. Posso pedir meus votos de volta?

  343. “Não queria tomar conhecimento de que ela “deu goles em copos de cerveja, cercada por amigos para que não fosse fotografada”. Não queria ter visto as fotos em que ela aparece descabelada e suada. Escracho não tem nada a ver com informalidade”. Senhora Barbara, se precisar de algum apoio profissional para superar o trauma de ter sido exposta a isso, me procure…

  344. Parabéns pelo ótimo artigo, Ricardo, essa “senhora” e seu “jornal” se prestam a serviços favoráveis a um certo “candidato a presidente, praticamente eleito?, acham eles” e sua resposta foi muito boa para lembrá-los que, antes de mais nada, um presidente (e a primeira-dama) são eleitos para servir o povo e é isso que o presidente Lula (e d.Marisa) são: gente do povo, que faz um governo para a população, não para endinheirados de Alphaville, como o “presidente anterior”.

    Porque tem “candidato a presidente” ( clone do “presidente anterior”) por aí que, assim como dona Gancia, quer ver o povo pelas costas… No mínimo, lá da Argentina…

  345. Excelente seu texto sobre a senhora Gancia, li o texto dela naquela publicação pró-governador de são paulo, a ditabranda. Preconceito é pouco, hein? Mas isso não surpreende, é bem comum na “alta classe” daquela senhora o preconceito contra Lula e seus familiares, não suportam ver a popularidade e a aceitação de um verdadeiro governo, já que o governo deles foi o que sabemos, um desastre.

    E parabéns pelo acesso ao seu blog da turma da Gancia, a turma da direita preconceituosa. Isso mostra que eles são incomodados com o sucesso dos blogs de esquerda ou independentes ( no seu caso, um blog consciente).

    Sabe qtas vezes eu leio o blog da tal senhora e do tal Reinaldo Azevedo, por ex.? Nunca.

    Abraço e parabéns

  346. Desde quando algum “carcamano” é “familia tradicional” ou “fina flor” da sociedade paulistana? “Carcamano”, como o próprio nome já diz, é feirante ladrão… E sem um mínimo de educação… BG nunca passou disso…

  347. Resposta ao Ricardo e ao Enio.

    Errei. Realmente, de acordo com as notícias até agora publicadas, o filme dos Barreto a respeito da vida de Lula será feito totalmente com recursos privados – sendo que esses recursos nem mesmo gozarão dos benefícios das leis de incentivo cultural. Ou seja, em teoria, nem uma gota, nem um mísero centavo de verbas públicas irá para o filme – seja via renúncia fiscal, seja via investimento estatal direto. Aos patrocinadores, será oferecido inclusive um “merchã” no filme, uma rápida aparição dos produtos ou das empresas, em cenas desenhadas especialmente para isso. Boa estratégia, muito usada no cinema americano – quem não se lembra da FEDEX no filme Náufrago?

    Será um fato quase inédito na história do cinema nacional. E curioso. De fato, um verdadeiro paradoxo: o filme mais caro da história do cinema nacional, cujo enredo é a vida de um homem público e tudo saindo de bolsos privados, em cotas de patrocínio que vão de R$ 1 milhão a R$ 2 milhões. Já foram arrecadados mais de 9 milhões, espera-se chegar a cerca de R$ 15 milhões, num filme que será lançado em 2010 – por coincidência, ano de eleição presidencial.

    Interessante como muitas dessas empresas, que sofrem com a complicada e cara tributação brasileira abriram mão até mesmo dos mecanismos de renúncia fiscal. Tudo para que o filme sobre um dos maiores heróis nacionais vivos não tenha um só centavo de dinheiro público. Claro que, do ponto de vista de marketing, os valores são baixos. Mas não deixa de ser um bonito gesto de desprendimento em prol da cultura nacional.

    Os 10 maiores patrocinadores: AMBEV, Camargo Correa, Embraer, Eike Batista, GDF Suez, Nestlé, OAS, Odebrecht, Oi, Volkswagen. Desses 10, cerca de oito tem no Estado, em suas diferentes esferas, um de seus principais clientes ou um grande credor. Seis dessas empresas não têm, nem nunca terão, o cidadão comum como seus clientes; apenas 4 estão ligadas ao consumo de massa, sendo que uma delas sequer existia à época em os acontecimentos relatados no filme ocorreram, o que a impossibilitará de ter um “merchã” no filme. Empresa essa que enfrenta, atualmente, um discutido processo de fusão.

    Quando penso em tanto idealismo e desprendimento fico realmente emocionado de ver que gestos nobres ainda são possíveis entre empresários, quando que está em jogo é a preservação da cultura nacional. Mando às favas Milton Friedman, esse cínico que dizia não existir almoço grátis!

  348. Desde que participei de um debate organizado pela Folha sobre a cidade de São Paulo, passei a ter nojo da Ms. Arro Gância. Por conta de um simples comentário feito por ela naquela noite. Gancia revelou uma enorme revolta em não poder abrir os vidros de seu carro tranquilamente nos faróis de seu bairro, a fina Vila Olímpia. Ora, como diz Max Gehringer, se somos os únicos num ambiente a ter um celular de última geração, o usamos primeiro no banheiro, pra provarmos que sabemos ser iguais. Ela, como colunista do jornal de maior leitura do país, deveria ter um mínimo de respeito aos colegas paulistanos que demoram 2h ou 3h no trajeto de casa ao trabalho, em trens, ônibus e metrôs abarrotados. A coluna que critica os suores de D.Marisa Letícia é portanto previsível, vindo dessa distinta senhora.

  349. O que importa é que o LULA é o melhor presidente do Brasil dos ultimos 500 anos. E o Brasil é sim o pais que menos esta sofrendo com a crise. Na epoca do FHC (corrupto incompetente), a Turquia teve problemas e o Brasil quebrou. O governo mais corrupto foi do proprio sociologo com Cacciolas, Dantas, Sanguessugas e privatarias, compra de votos para o golpe da reeleiçao, onde bilhoes foram roubados.

  350. barbie gancia… linha klaus

    a itália berlusca tá ouriçada.

    preconceito em estado puro.

    só o doutor reich explica.

    mal-amada. recalcada.

    italianos no brasil…

    é uma história.

    vieram tomar o trabalho dos negros libertos e discriminados. chegaram discriminando.

    já o baixo nível da direita brasillis – esse animal próximo à extincão – mais do mesmo. grossa. deseducada.

    “elite”…

    pior é que essa mistura de caçador de índio com imigrados se acha.

    se acha melhor que a bugrada… os negros… esses não existem…

    se acham elite. por nascimento. direito.

    vão ficar no século vinte. foram.

  351. Caro Ricardo,

    Como os “colonistas” da Folha da Ditadura, digo, de SP, costumam censurar as críticas peço publicar aqui o meu comentário para a elitista Gancia, que se diz povão. Por que será que esse pessoal gosta de se passar por coitadinho, como um tal de Daniel D…

    A dona B. Gancia faz coro com o Josias no coro do lixão pseudo-jornalístico, junto com um tal Reinaldo e outro pseudo-italiano…
    Haja pseudo, gente!

    Aqui vai o que lá vai ser censurado…

    Mas quanto preconceito, dona Bárbara! E quanta incoerência. Se o casal foi se divertir de forma particular, e tem todo o direito, como você mesmo disse, não tem por que você e outros tolos comentaristas ficarem dando palpite na vida alheia.

    Quanto a finesse de certos políticos que, felizmente, já deixaram o poder, queremos distância… Da finesse na roubalheira das privatarias (como bem diz Gaspari) e na incompetência em levar o Brasil à dívida astronômica. Que felizmente o presidente Lula pagou.

    A diferença de governo entre o “hómi” que trabalha e o da finesse está aí, escancarada: com a baita crise que o mundo vivencia, o Brasil está bem e ainda crescerá, por mais que certos e certas pseudo-jornalistas econômicos forcem a barra. Se fosse o governo do partido da finesse, teríamos virado pó com o tranco da economia.

    D. Bárbara, por favor… Seu comentário é descaradamente classista. Volte pra Argentina… E fique por lá para sempre!

    E deixe o homem e sua esposa se divertirem a vontade. Como você mesmo disse, é direito deles.

    Está virando rotina jornalista querer ver o Brasil afundar para que os tucanos voltem com suas gigantescas incompetências. Deus nos livre!

  352. Curtindo férias na Argentina, isso é programa da alta sociedade paulistana? Mas eles vivem nas praias do Brasil!, O dona gansa, acho que a senhora ainda não sarou do porre de vinho que tomou por lá. Do jeito que essa FSP, anda sem credibilidade, já deve ter alguns cortes em vista, ela apenas esta tentando manter o seu trabalho. ( ou é ressaca mesmo! sugiro o AA)

  353. Ricardo, vc é sempre bom em tudo a aquilo que se propões a fazer porque sabe fazer!
    Deixa essa colunista desocupada pra escanteio fazendo compras e lendo revistas de fofocas!!!
    Bjs e continua mandando ver aqui no Balaio porque é disso que internautas inteligentes precisam.

  354. 27/02/2009 – 12:58

    Enviado por: eu

    pelo que vejo….é mais um pucha-saco oficial……..

    Atenção você, identificado por “eu”, que escreveu o comentário trancristo acima: PUXA se escreve com X e não como CH… além de despeitado é analfabeto… nem o Presidente Lula, tido como “analfabeto” cometeria tal aberração. Da próxima vez saia do anonimato e tenha coragem de mostrar quem verdadeiramente você é!
    Parabéns Ricardo! Você como sempre, feliz em suas colocações.
    Grande abraço.

  355. Nunca tinha lido nada escrito por você. E se li, me desculpe, não associei com seu nome. Bem, todo polêmico causa muitoooo.
    Entendo seu ponto de vista e me filiou a ele. Ninguém sai por aí batendo e/ou chutando cachorro morto, evidente que Dona Marisa está no topo, o que não a faz diferente dos outros em demais aspectos. No entanto, ela poderia melhorar, demonstrando que a máxima: “ao lado de um grande homem (?) tem sempre uma grande mulher”.

  356. Kotscho, até por alguns comentários postados aqui fica claro o infame preconceito que permeia algumas pessoas nesse nosso Brasil. Eu que sei hoje de seu trabalho, me indignei com pessoas que te chamam de pelego, que recebe um por fora. Impressionante como, na falta de argumentos lógicos, recorrem a brutalidade pura e simples. Por isso sempre temo a volta de um governo autóritário e militarista. Há varios indivíduos de plantão, prontos a cair como leões sobre a democracia brasileira que permite a elição e governança de um torneiro mecânico.

    Parabéns por seus textos.

  357. Ricardo…parabéns pelas colocações necessárias. Em um tempo em que mostrar a cara e assumir quem se é de verdade é artigo raro, acho louvável a postura da dna. Marisa que diferente de muitas figuras públicas não se esconde.
    Diferentes de muitas celebridades e socyalites que a imprensa ADORA cultuar e que dão vexame e participam de situações ridículas e verdadeiros vexames, dna. Marisa tem se mantido elegante ao longo desses anos. Ela demonstra que reconhece suas limitações e se mantém discreta.
    E….temos q lembrar q ela não tem culpa do marido ser presidente, por isso NINGÉM pode cobrá-la de nada. Ela é apenas oque ela é: A mulher do presidente, não foi eleita para nada.
    Em tempo…..não sou do PT e nem simpatizante do partido.

  358. Ricardo, muito bom o seu texto. Sem dúvida alguma, muito lamentável e infeliz o que escreveu Barbara Gancia. Também muito lamentável alguns aparecerem aqui, certamente alinhados à direita raivosa que se expressa plenamente através da mídia corporativa de direita (Veja, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Globo, RBS, etc.), para ofendê-lo levianamente. Quanto lixo foi jogado nas mentes dessas pessoas que acreditam no que lhes passa essa mídia mentirosa, golpista e corrupta! E o pior é que grande parte delas se acha bem informada! Parabéns pelo blog!

  359. Ricardo,
    repare no tom daqueles que atacam o presidente Lula e a Pimeira Dama.
    são os legítmos representantes da direita, raivosos e preconceituosos. não percebem que os maiores culpados pelo atraso e miséria do nosso País são eles mesmos. Sinceramente, torço para que nunca mais voltem a governar o Brasil.
    Somente com estes mentecaptos fora do poder poderemos pensar em um futuro melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *