Ronalducho e Pelé: dinheiro ou felicidade?

Ronalducho e Pelé: dinheiro ou felicidade?

Pelé, exemplo do passado para o presente e o futuroO melhor texto que li para a gente refletir sobre a vida neste dia de Natal foi publicado em O Globo na edição do último dia 19, sexta-feira. Guardei-a para partilhar com vocês hoje o artigo “Ronaldo está doente”, do escritor Roberto Lima Netto, ex-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional.

O leitor pode, com toda razão, me indagar o que têm a ver com o Natal o antigo Ronaldo Fenômeno, hoje mais conhecido por Ronalducho, e o eterno Rei Pelé.

Mas, certamente, entenderá as lições que nos dão estes dois ídolos do futebol, um em episódio do início da sua longa trajetória e outro em precoce final de carreira, ao ler os trechos selecionados que publico abaixo.

No final deste post comento uma coincidência digna de Natal: por uma destas finas ironias da vida, na seção “Há 50 anos” da mesma edição de O Globo, o jornal publica a nota  “Pelé dá lição de humildade a colegas”, escrita quando o futuro Rei ainda estava apenas começando.

Primeiro, Roberto Lima Netto:

“Uma epidemia assola a civilização ocidental e se espalha rapidamente pelo mundo.

Ronaldo, um menino bom de bola, descoberto no São Cristóvão, de saudosa memória, passou por grandes clubes no Brasil e no mundo. Teve a sorte de fazer carreira em um tempo em que os bons esportistas nunca foram tão bem remunerados pelo uso de sua imagem.

Provavelmente, Ronaldo ganhou, em um único ano, mais do que Pelé em toda sua carreira. Ronaldo é milionário, mas está doente, uma perigosa doença do mundo moderno.

E qual é essa doença?

O homem ocidental acha que a felicidade se compra com dinheiro. Se está infeliz, compra uma casa nova, um carro novo, dois, três. Essa doença se chama materialismo. Muitos ainda não perceberam que a satisfação da próxima compra é fugidia, dura pouco tempo.

Para comprar mais, alguns trabalham mais e mais, dezesseis horas por dia, inclusive sábados e domingos. Têm que subir na vida, têm que ganhar mais dinheiro para, depois de ricos, serem felizes. Será que serão?

Deixando em segundo plano a família, sem tempo para os filhos, que tentam comprar com grana, não entendem quando eles se perdem nos descaminhos da vida(…)

Voltemos ao nosso herói, Ronaldo, cujo problema não é excesso de trabalho, mas de dinheiro. Ele declarou que o Flamengo é seu time de coração. Com a fortuna que ganhou, poderia jogar mesmo sem salário. Seria um golpe magistral, e vou explicar a razão.

Ronaldo é flagrado fumando em iate, em julho de 2008 / Crédito - The SunRonaldo sofre a doença do materialismo. Deixou de lado a felicidade de jogar no time do coração para ganhar uns trocados a mais _ para ele, trocados mesmo (…).

Estamos usando um episódio da vida de um homem famoso, um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos, em busca de uma lição. O homem atual se ilude quando pensa que mais dinheiro lhe trará mais felicidade. Felicidade não se compra com dinheiro. Às vezes, até atrapalha”.  

Volto eu. Agora vamos voltar 50 anos no tempo e falar de um episódio do início da carreira daquele que se tornaria o maior jogador de futebol e o brasileiro mais famoso de todos os tempos. Saiu em O Globo de 19 de dezembro de 1958, seis meses depois do futuro Rei se sagrar campeão do mundo, aos 17 anos, na Suécia:

“O craque Pelé, da nova geração do futebol brasileiro, acaba de dar um grande exemplo aos seus colegas velhos e novos. O artilheiro recordista do Brasil _ fez 58 goals este ano _, encontrando-se com o presidente da Federação Paulista de Futebol, Mendonça Falcão, afirmou que estava pronto para disputar uma vaga na seleção para o Sul-Americano. Declarou, ainda, que deseja fazer goals em Buenos Aires.

Mas pedia apenas uma coisa aos dirigentes do futebol bandeirante: “Espero poder passar o Natal e o Ano Novo com a minha mãe, em Bauru. Depois estarei o ano todo à disposição do Santos, da FPF e da CBD”. Para um jovem de 18 anos, nada é preciso acrescentar.”

Nem eu acrescentaria mais nada, se, ainda na mesma edição do mesmo jornal, não tivesse lido uma notinha publicada na coluna do competente Renato Maurício Prado sobre a demissão do ex-craque Adílio, que dirigia os juniores do clube há quatro anos, com ótimos resultados:

“Bebeto, companheiro do técnico em seus tempos de jogador, se diz inconformado e preocupado com a atual situação das divisões de base rubro-negras. Cogita até transferir seu filho Matheus, de 15 anos (uma das maiores promessas do clube), para o São Paulo”.

Bebeto pai, hoje apenas torcedor do Flamengo, certamente está mais preocupado com a felicidade do que com o dinheiro que Matheus filho pode ganhar na vida. Para isso, nem precisa ser um novo Pelé. Basta não virar um novo Ronaldo, o triste menino rico do nosso futebol.

168 thoughts on “Ronalducho e Pelé: dinheiro ou felicidade?

  1. Que “triste menino rico coisa nenhuma”.Vocês já imaginaram se Ronaldo,não tivesse dado certo no futebol?Parem prá pensar…
    Ele não está doente de materialismo,ele está doente de preguiça mesmo,já não faz mais sentido ele suar a camisa,aguentar chatices de técnicos,de cartolas e outros bichos mais.
    Realmente dinheiro não traz felicidade:ele MANDA BUSCAR!

  2. Evite o luxo supérfluo,a beleza transitória da matéria. Não seja leviano .não prefira o efêmero ao eterno,a beleza a sbedoria.
    A riqueza não depende do dinheiro que você haja acumulado.
    Quem tem riquezas e não sabe ajudar o próximo é pobre.
    Quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus é pobre.
    quem não sabe dar de si mesmo uma palavra de conforto,um sorriso de encorajamento,é pobre.
    Mas aquele que,mesmo pouco ou nada tendo,sabe doar-se em ajuda ao próximo,esse é rico,imensamente rico.

  3. Caro Ricardo, minha participação neste espaço nada tem a ver com a sua postagem, mas apenas para lhe dar os parabéns pelo costumeiro brilhantismo de sua idéia, ao criar este blog, que eu acesso todo dia, e desejar a você e a todos os seus os melhores votos de um feliz Natal e que em 2009, nesta mesma época, possamos estar aqui, de novo, celebrando a Vida. Receba, também um abraço amigo.

  4. Infelizmente é a dura realidade “brazileira”… Todos os meninos querem ser jogadores de futebol ou ter uma banda de “rock” ou qualquer outra droga de fazer barulho.
    Falta, e muito, aos brasileiros algo chamado RESPONSABILIDADE. Nossa moral, nosos sentimento cívico anda na corda bamba. Estamos moralmente em concordata.
    Quando um indivíduo sem qualquer lastro sai de uma favela, ou assemelhado, e enche as burras de “grana”, dá no que dá.
    Até trapalhadas com travestis arruma, depois desmente de não saber que não eram mulheres.
    É… boi dorme até de pé… sem usar drogas.
    Ivo

  5. Quero parabenizar-lhe Ricardo pelo excelente blog, além de mostrar os bastidores da política, da grande mídia, dos vários interesses escamoteados no futebol e nos grandes grupos empresariais desse pais, você demonstra com simplicidade que é possível carregar a bandeira da ética e moral. Um abraço sincero para você e toda sua família.

  6. Infelizmente pelé também não serve de bom exemplo, pai relapso, criou um filho irreponsavél e não quis reconhecer a filha pobre. Entendi a mensagem, valeu a tentativa. Feliz Natal e felicidades a todos.

  7. Caro leitor Judas Tadeu de Campos,
    em teu nome quero também cumprimentar todos os leitores do Balaio e desejar um 2009 cheio de boas notícias pra todos nós.
    Paz e saúde!
    Abraços,
    Ricasrdo Kotscho

  8. Caro Ricardo: Talvez nosso maior erro seja sempre o de comparar pessoas.Pais com pais; filhos com filhos. Elas são únicas e fazem opções. Pelé teve seus acertos e seus erros como Ronaldo. Porque cobrar deles que sejam perfeitos se não o são? Porque julgá-los se a nós não é dado tal direito?Vamos aceitá-los como são e deixe que eles mesmos avaliem-se ao final de suas jornadas. Espero que suas consciências nãos os condenem. Sabem que muito bem fez isso: Jesus.O único.Feliz Natal.

  9. O Ronaldo e seu brilhantismo, sua trajetória nesse mundo ninguém poderá apagar. O que acontecerá, ninguém pode adivinhar, sua escolha é movida por vontade superior à nossa e o resultado só será visto e interpretada no futuro. Todos comentários e interpretações aparecem por todos os lados, esse menino foi guiado por Deus, pois o mundo reconhece sua nobreza. Será que já era sabido ou foi coisa do acaso? Porque homens comuns se tornam presidentes e outros até reis, outros grandes escritores, outros tornam pequenas coisas tão polêmicas e grandes acontecimentos cairem no ridículo e ate talvez no esquecimento?

  10. acho que o Ronaldo tem o Direito de Optar a onde trabalhar se vai ganhar nais ou não é problema dele, voces esquece do que ele faz em prol de muitas entidades carentes.
    sds
    cosme cristo

  11. Olá Ricardo, e todos os comentarístas. Um feliz natal á todos.
    O que tenho á dizer, eu aprendí certa vez com uma pessoa muito querída que já não faz mais parte de nossa esfera no mundo.
    Essa pessoa me ensinou que o dinheiro é não é bom e nem ruím.
    O uso que fazemos dele, é que nos trás uma ou outra coisa. Se queremos uma casa e a compramos, temos um sentimento de felicidade, e realização, mas a partir do momento que podemos comprar outra, isso se torna efêmero, e nos sentímos insatisfeitos.
    O dinheiro é absolutamente inerte. Podemos com um certo valor comprar uma arma, ou algumas tantas cestas básicas.
    O importante mesmo, é conseguir se livrar do acúmulo sem sentido, já que ele (o dinheiro) foi feito para circular. Dinamizar uma economia.
    Alguns dizem que não tráz felicidade, que ele compra. Mas eu pergunto. Ela (a felicidade) estaría á venda?
    Eu respondo! Não….Ela está aí de graça. Para qualquer um pegá-la, usufruír, e distribuír!
    Está presente nas coisas colossais, como nas mais ínfimas e simples.
    Não tem nada que se conecte ao dinheiro, á não ser a forma como o vemos.
    Um abraço apertado á todos.

    Robson de Oliveira
    nosbornar@ig.com.br

  12. 2009 está chegando.. o tricolor do morumbi está se preparando, com muita competência, depois não venham reclamar. O que manda não é conversinha de dirigentes, o que manda é trabalho, e isto estamos vendo no ÚNICO HEXA CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL.
    Abraços e feliz 2.009, nós já temos certeza que vamos ter………

  13. ENTENDI O PONTO DE VISTA DO AUTOR DESTA MATERIA.
    ELE TEM RAZÃO.
    A FELICIDADE NÃO ESTA NAS POSSES, EMBORA AJUDEM MUITO UMA PESSOA A SER MAIS FELIZ AINDA.
    RONALDO, CONTUDO TEM O GRANDE MERITO DE SEMPRE DAR A VOLTA POR CIMA.
    O FLAMENGO PECOU POR NÃO FAZER A NEGOCIAÇÃO COM RONALDO.
    NA VERDADE, OS DIRIGENTES DO FLAMENGO PENSARAM EM SI PROPRIOS, ACHANDO QUE RONALDO FICARIA ATE DE GRAÇA NO MENGÃO.
    COMO RONALDO TEM UMA DAS MAIS COBIÇADA DAS IMAGENS DE GAROTO PROPAGANDA DO MUNDO, OS DIRIGENTES DO FALMENGO TENTARAM TIRAR VANTAGEM PARA SI PROPRIOS, UMA VEZ QUE , ENTRANDO UMA MONTANHA DE DINHEIRO NO CLUBE, VIA RONALDO, ELES, OS DIRIGENTES, DE UMA FORMA OU DE OUTRA ACABARIAM TASCANDO PARA SUAS CONTAS BANCARIAS PESSOAIS,UMA BOA FATIA DESTE BOLO.
    ORA , E NAO VENHAM ME DIZER QUE OS DIRIGENTES DO FUTEBOL BRASILEIRO SÃO SANTOS E EXEMPLARMENTE ETICOS.
    É ISSO AÍ! RONALDO FRUSTROU OS PLANOS FINANCEIROS SECRETOS DE MUITA GENTE NO RIO DE JANEIRO.
    FELIZ NATAL!
    DÁ LHES RONALDO!

  14. Como torcedor gostaria de ver Ronaldo,vibrante,atlético,centrado e ,as vezes até me pergunto,já pensaram os jogadores de futebol,com a determinação e o preparo dos atletas do volei,da natação,do atletismo.Do esporte amador de maneira geral.E me pergunto também,imaginem os amadores com a mordomia dos
    boleiros….psiu…acorda …é Natal…mas ,não precisa sonhar tanto….Abraços Kotscho.Bom Ano Novo

  15. Ricardo, bom dia!
    É vergonhoso e triste como nosso povo e nossa midia não tem NENHUMA memória. O Maradona, com todos seus defeitos, é reverenciado na Argentina por todos veiculos de comunicação.
    O Ronaldo,maior artilheiro da copa em todos os tempos ,só é malhado.
    Será porque ele é Carioca? Será aquela velha historia de INVEJA e bairrismo? Acredito que ele acertou em ir para o Corinthias porque assim cala a boca de alguns jornalistas e ele fica conhecido na cidade/estado de SP (já que os jornais de SP ignoram TOTALMENTE o futebol do RJ). Concordo que o futebol Carioca tá uma m…,mas mesmo no tempo das vacas gordas SEMPRE foi excluído das manchetes nos jornais Paulistas.
    Quanto ao Pelé: é um homem de sorte porque foi colocado no momento certo, na hora certa..etc…ao contrario de Zico…que só teve o apoio de “certa” imprensa quando parou.
    Resumindo: O fato não é o dinheiro, mas a maldosa “malhação” que o Ronaldo sofreria se estivesse,agora, no Flamengo. Somente seria mostrado/realçado as falhas, por certa parte da midia. Já no Corinthias existe mais respeito/cumplicidade com a galera. Ai sim o dinheiro fala muito mais alto (compare o poder aquisitivo/midias das torcidas FLA/COR).
    Qualquer parte da imprensa que agredir um clube Paulista ou um ídolo Paulista, tá condenada a prejuízo forte, em todos setores.
    E então seu Ricardo, tem peito para malhar algum ídolo Paulista? Ou melhor seu redator/diretor deixaria?.

  16. ENTENDI O PONTO DE VISTA DO AUTOR DESTA MATERIA.
    ELE TEM RAZÃO.
    A FELICIDADE NÃO ESTA NAS POSSES, EMBORA AJUDEM MUITO UMA PESSOA A SER MAIS FELIZ AINDA.
    RONALDO, CONTUDO, TEM O GRANDE MERITO DE SEMPRE DAR A VOLTA POR CIMA.
    O FLAMENGO PECOU POR NÃO FAZER A NEGOCIAÇÃO COM RONALDO.
    NA VERDADE, OS DIRIGENTES DO FLAMENGO PENSARAM EM SI PROPRIOS, ACHANDO QUE RONALDO FICARIA ATE DE GRAÇA NO MENGÃO.
    COMO RONALDO TEM UMA DAS MAIS COBIÇADAS DAS IMAGENS DE GAROTO PROPAGANDA DO MUNDO, OS DIRIGENTES DO FLAMENGO TENTARAM TIRAR VANTAGEM PARA SI PROPRIOS, UMA VEZ QUE , ENTRANDO UMA MONTANHA DE DINHEIRO NO CLUBE, VIA RONALDO, ELES, OS DIRIGENTES, DE UMA FORMA OU DE OUTRA ACABARIAM TASCANDO PARA SUAS CONTAS BANCARIAS PESSOAIS,UMA BOA FATIA DESTE BOLO.
    ORA , E NAO VENHAM ME DIZER QUE OS DIRIGENTES DO FUTEBOL BRASILEIRO SÃO SANTOS E EXEMPLARMENTE ETICOS.
    É ISSO AÍ! RONALDO FRUSTROU OS PLANOS FINANCEIROS SECRETOS DE MUITA GENTE NO RIO DE JANEIRO.
    FELIZ NATAL!
    DÁ LHES RONALDO!

  17. Discordo que Ronaldo esteja em “precoce final de carreira”, isso é coisa dos “arautos do apocalipse no teclado”. Também discordo que ele sofra da “doença do materialismo”, isso está mais prá executivos e banqueiros. Ronaldo tem problemas pessoais que afetam sua vida profissional e portanto precisa de apoio e de respeito ao invés de torpedeamento. Jogar no Flamengo sem receber salário é um desrespeito, não interessa quanto dinheiro alguém já possui, isso é assunto dele. Sugerir que ele jogue no Flamengo sem remuneração, porque é no time do coração, é uma chantagem emocional e até um oportunismo descarado que fechou com chave de ouro com o jogo de cena da direção e dos torcedores do Flamengo. Ronaldo é amado no país inteiro, e é no Corinthians que ele encontrou respeito como profissional, sem chantagem emocional, além do inexorável carinho da maior torcida (de fato) do Brasil.

  18. São paulinos, deve ser triste mesmo, ganha-se um título no domingo e na segunda feira voces mesmos em vez de comemorarem, só falam do Corinthians e do Ronaldo (uma incógnita) até para os corinthianos.
    Creio que está provado que o São Paulo pode até ganhar um campeonato todo ano, mas e daí, se o assunto é o adversário.
    Triste mesmo.

  19. Sr Ricardo, o exemplo que o senhor usou para comparar a moral do Ronaldo não serve. Em primeiro lugar o Pelé foi muito bom mesmo, mas com a bola no pé e só. Se ele fosse bonzinho e moralmente correto como o senhor diz ele teria assumido a filha, que mesmo no leito de morte teve a paternidade negada. Como pode o Rei falar em cuidar das criancinhas se ele não cuidou das criancinhas dele?
    Os seu comentário parece justificativa de marido traído.
    Tomara que o Ronaldo consiga jogar porque está assim de olho gordo em cima dele.
    Parem pra pensar se foi por grana mesmo, ou se não foi o pessoal do Flamengo(mengão) que não o prestigiou como deveria?
    Abraço

  20. Deus nos deu o livre arbítrio, para escolhermos o caminho que desejarmos, mas nos deu Jesus Cristo e Sua Palavra sagrada para que possamos nos deixar levar pelas maravilhas que só Ele pode nos dar. Faria uma comparação mais recente de um outro craque milionário: Kaká, é só observarmos, não precisamos acrescentar mais nada. Jesus é a diferença, não estou falando de religião ou denominação, estou falando de Jesus. O que falta ao Ronaldo, é o encontro verdadeiro com o Senhor, sem isso, de nada vale o dinheiro, as doações, as boas ações e tudo o mais.

  21. O povo brasileiro tem memória curta, poucos devem lembrar da volta que Ronaldo já deu e se ele estiver determidado a voltar com certeza vestirá a camisa 9 da seleção pois ele e predestinado.

  22. A pessoa corre demais atraz do dinheiro,
    e esquece dos familiares, morre e deixa
    tudo no mundo, ou pensa que vai levar
    a fortuna dentro do caixão, e bom ter
    dinheiro, mas não ser em 1 lugar em nossas
    vidas, ficam com Deus todos

  23. Infeliz artigo só justificável pela ressaca das festas.
    Pelé além da canlhice de não reconhecer a filha, não dá nem bom dia sem receber cachê… Até da UNICEF levou…
    Em matéria de ganância ele ganha de goleada de qualquer um.
    Os críticos deveriam voltar sua preciosa análise para os “dirigentes” do Flamengo, que além de caricatos, mentirosos, incompetentes e ladrões, são os maiores devedores do futebol brasileiro…

  24. Alguns comentários foram inoportunos, irrelevantes e abestaiados. Jogar (trabalhar de graça)? Você trabalharia de graça? Porque acha que Ronaldo deveria? Essa é conversa de gente despeitada!
    Agora que o Ronaldo está desinteressado na porofissão, isso sim, é VERDADE. Talvez por que já tem muito dinheiro? Talvez sim. Ou por que as pernas já não aguentam mais? Uma boa conversa com um ótimo profissional na área da PSICOLOGIA, talvez ajude a descobrir esse DILEMA no Ronaldo.
    Não sei se o CORINTHIAS fez um bom negócio! Vamos torcer que tenha feito um ÓTIMO NEGÓCIO neste investimento DUVIDOSO.

    RAIMUNDO MORAIS/Cuiabá – MT.

  25. Vcs já pararam pra pensar que a carreira de excelente jogador não acabou??
    Ele preferiu o Corinthians pelo simples fato de ter uma proposta pra voltar ao cenário mundial, coisa que no Flamengo não teria, ou então se tivesse fechado com um clube do exterior a polêmica seria e mesma?? Falta de amor?? Quantos jogadores que são torcedores de certos times, jogam em seus arqui-rivais??? Um absurdo?? NÃO, profissionalismo!!! E olha que nem é o caso.
    Com 37 ou 38 anos, ai sim ele vem pra jogar no clube desorganizado mas de coração….e como o próprio texto diz: “Não foram esses trocados que fariam mudar a vida dele”, até porque um time italiano ofereceu 100 mil euros por jogo mais 50 mil euros por gol marcado, não é nada ruim né?
    Abraços e ótimo 2009 a todos.

  26. Ricardo, nada a ver Natal com Ronaldo e Pelé.
    Existe muitas outras pessoas para se comparar na data de Hoje.
    Poxa! é Natal!!!
    Poxa ainda jogar excremento no ser Ronaldo? Ele não é pessoa para se espelhar. Mas Ricardo, neste dia…comentários não seus, e sim de outro jornal. Foto não adequada para fazer comparações.
    Faz um favor faz? faz? Vai e se olha no espelho. Poxa que qualidade você tem para fazer isso!
    Pega seu cigarrinho e vai soltar baforas em outro lugar.
    Ricardo, Seu natal é Zero.
    Quer crescer queimando os outros?
    Saia dessa Ricardo.
    Vai para DARFUR, que está a espera de um Salvador! Vai…Ajude alguém, faça crescer, não jogar Mherda no ventilador.
    Bom Natal Ricardo
    Pense
    Pense
    Cigarro queimou sua mente?
    Bom Natal, bola Murcha para você

  27. Ricardão,

    O que acontece com o Ronalducho é o mesmo mal que assola a sociedade de hoje. Mas olhe seu passado: uma mãe honesta, trabalhadeira, forte, dedicada. Um pai, mulato, vagabundo, beberrão, nulherengo, etc. Esta é a face de uma sociedade mestiça, pobre, dos guetos cariocas, paulistas, baianos, e ai vai pelo Brasil.
    Cadê a igreja, a religião, cadê a moral, cadê o trabalho? e ai eu pergunto, ele tem culpa? Não. Sem estudo, sem nada, restou-lhe o dom. Dinheiro na sua vida foi sorte. Não foi fruto de luta. Ainda assim, ele é um bom sujeito. Tenta seguir seu caminho. Se ele ganha dinheiro sem jogar, é coisa de dirigente corrupto que ganha mais ou tanto quanto ele.
    Quanto ao Pelé, não se pode dizer quase nada. Não é perfeito, mas teve sempre terá o brilho que lhe dá o seu amor pela camisa, pelo país pela sua familia.
    Não sei onde vai parar essa sociedade que criou Ronalducho, pois cada vez mais a podridão aumenta. Deus cuide de nós.

  28. Sr. Ricardo,
    Essas afirmações precipitadas sobre o que a torcida do timeco da Gávea, frustrada com a esnobação do Ronaldo Fenômeno, não ofuscam,jamais, a carreira brilhante do craque sob referência. Foi apenas eleito, por especializados, o melhor do mundo e ajudou a conquistar duas copas do mundo. Basta isto. E não é burro para ir jogar no tal rubro “negro” e ficar em situação de não o fruto de seu trabalho pago no final do mês. O Zico,o maior ídola daquele fasdecontaclube ainda tem algum pra receber lá. Pode?
    Feliz Natal.

  29. Só para lembrar: Pelé já jogou pelo Santos sem salário.Ele
    não quis receber pois era seu último ano no time e era uma
    espécie de reconhecimento pelo que o Santos fez por ele.

  30. O que o Sr. Roberto Lima Netto, ex-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional, fazia quando era o presidente da Siderurgica?
    – Doava dinheiro aos pobres;
    – Não barganhava nada com governos;
    – Não visava lucro ou ganhar dinheiro em para sua empresa;
    – Foi presidente de uma empresa estatatl eleito pelo povo;
    – Por que a fusão da empresa tornou-se inevitável ná época?
    Bom eu acho mera as semelhanças e hipócrita a matéria.
    Raul

  31. Ou ele para de jogar, e tenta viver a sua vida, ou corre o risco de terminar como outras personalidades, cheias de filhos, pelo o mundo afora, e esquecidas em um quanto. Que tem como saída, falar mal de alguém, para que a mídia se interesse por sua existência, o que não é o seu caso. A pobre menina rica, Cristina Onássis, acabou tendo um infeliz fim de vida, não desejável, para uma pessoa que inclusive como, seu pai o velho Aristóteles e Ronaldo, ajudaram diversas pessoas, sem sequer se preocupar com suas raças, credos e nacionalidades. Ronaldo deve começar a se preparar, para para de jogar bola com dignidade, Começar a crescer com seus filhos, pois no dias de hoje, com sapiência, crescemos mais com as crianças sadías do que, elas conosco. Boa sorte, garoto. Pois o falsos amigos, costumam ser os mais presentes, e serão os primeiros, aos quais você notará, quando a mídia deixar de te procurar. Observe, verdadeiros amigos são os que menos pedem, e mais temem incomodar, onde por vêzes, nos sim é que temos que procurá-los.

  32. OI Ricardo Kotscho, Feliz natal! Muito boa a colocação de Roberto Lima Neto, dando conta que a ”doença” avareza, está tomando conta, não só de brasileiros, mas, dos humanos em geral. Deu exemplo de dois futebolistas brasileiros que alcançaram a fama e consequentemente, algum dinheiro. Entre os dois, o REI do futebol, mais humilde. Não tenho muita coisa a acrescentar, pois, expôs quase tudo, apenas, colocar um breve comentário que talvez ”ajude” a ilustrar: O MAIOR TESOURO QUE UM HOMEM POSSA POSSUIR, ESTÁ DENTRO DE SÍ E NELE CONTÉM UM FATOR PRIMORDIAL, RESPONSÁVEL POR TODA FELICIDADE: ”A PAZ DE ESPÍRITO”.
    OBS. NÃO HÁ QUALQUER MATÉRIA QUE SUBSTITUA ISSO, NEM MESMO TODA FORTUNA MONETÁRIA DO MUNDO, POIS, NUNCA SERÁ ETERNA! Parabéns pela matéria, é perfeitamente cabível nos dias de hoje, quando é em função dessa pseuda ”posse” (ilusão) que se praticam a maior parte dos atos delituosos. É isso!

  33. O que o Sr. Roberto Lima Netto, ex-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional se empenhava ou fazia como presidente da siderurgica?
    – Doava dinheiro a pobres e carentes?
    – Não barganhava nada com governos?
    – Não visava lucro ou ganhar dineiro para sua empresa?
    – Foi presidente de uma empresa estatal por voto popular?
    – Por que a fusão da siderúrgica tornou-se inevitável na época?
    Ficaria aqui enumerando perguntas até o final do ano de 2008 – e ainda faltam 1 semana para tal.
    Bom eu vejo mera semelhança e muita hipocresia na matéria, não conseguindo ter a mesma reflexão que o Sr.Ricardo Kostcho.
    Raul

  34. olá caro escritor os tempos são outros o q nos irrita é essa comparação absurda feita por vcs dinossauros da noticia . vai aq um bom exemplo do ”rei do futebol” ñ reconheceu uma filha legítima que só queria ter a feicidade de ter o nome do pai e o exemplo de bom pai proximo dos filhos que ele deu deixando que o mundo das drogas o adotassem parece q vc nunca viu isso?

  35. Vi Ronaldo no inicio de carreira, jogar ao meu lado no Master dos Milionários F.C., enatra nos ultimos minutos, ao lado de airzinho, Garrincha, Dijalma Santos, Cesar Maluco, Brito, eu e outros…terminava o jogo, o que ele mais queria (Roonaldo), ea comer uma paçoquinha e guaraná…depois da fama, ele pede após o jogo..Cerveja e Rabo de Saia, não tem quem aquenta…mulher demais faz mal, e preciso dosar RONALDO, afinal, voce tem muitos (40) quanrena anos pela frente, lembre do inico de carreirra, paçoquinha e guaraná….Wadão O Goleiro do Rei.

  36. eu.acho que.nos brasileiros somos mal agredecidos.so queremos ganhar sempre nunca olla para tras . cade nosso apoio ao ronaldo. esqueceram oque ja fez? cade a memoria de voces? ronaldo sera sempre o grande ronaldo jogando ou nao. ele ja deu muita alegria para o brasil. feiz natal.e.torco.pra voce ronaldo ratto/sao paulo

  37. Quer dizer que o Pelé, o pobrinho, não teve infelicidade? E quer dizer que a felicidade que o Ronaldo já gerou com seu dinheiro à sua familia é falsa? Já sei! Enquanto ele jogava no Barcelona, em seu tempo livre, viagens para o Rio de Janeiro deveriam ser costumeiras, para assim que encontrasse membros de sua familia ou amigos que marcaram sua infância, um campeonato de futebol de botão acompanhado por travessas de volumosos pedaços de rocombole preparados pela dona Sônia simbolizariam uma sonhada felicidade, jornalística, ideal para, no mínimo, as dez primeiras páginas de um folhetim nacional: é, não tem como não virar um ícone.

  38. Caro Ricardo Kostco, parece que alguns de seus leitores não concordam com sua avaliação entre os dois cidadãos citados-Ronaldo e Pelé-. Eu concordo. Acho que deveria existir uma relação mais correta entre a valía de um trabalho e, especialmente, um limite entre a disparidade financeira entre os seres humanos. Não que Pelé deva dividir seu dinheiro com seus semelhantes para se digno. Teve algumas falhas com ser humano. Quem não as tem? O problema é que sempre se portou, como figura pública, com muito mais dignidade e respeito do que Ronaldo, transformado em “fenômeno” por Galvão Bueno e seus patrocinadores, pois fazer gols como ele e Romário fazem, o Roberto Dinamite, Vavá, Adriano, e mkuitos outros fazem.Lembremos da seleção que perdeu vergonhosamente para a França. Agora portar-se com dignidade e dar-se ao respeito , é coisa para alguns, e ele, certamente, não mostrou estar entre estes. Travestis, casamento cinematográfico, desfiles suntuosos, vexames profissionais, na seleção e nos clubes por onde passa. Nada disso afetou ou afeta Pelé. É a dignidade de quem sabe que, mesmo sendo o atleta do século XX, não se deve esquecer de sua vida e participação na sociedade. É o exemplo que , pelo destaque, é seguido e ambicionado pelos que estão se formando. Esta é a diferença do legado deixado pelos dois personagens de sua abordagem. Acho que foi muito feliz. Parabens.

  39. E DAÍ?

    Novos horizontes aparecem todos os dias, e em todas as áreas do conhecimento. Como lidar com essas ondulações sociais? Como começar ou recomeçar uma nova vida em um mundo tumultuado por concorrências desleais, jogos de amizades em troca de interesses políticos e financeiros, ambição material, poder, exposição da vida privada e degradação – para alguns, moral; para outros, amoral.

    Será que vale à pena a correria em busca de automação e de auto-suficiência em bens de consumo? E as brigas diárias por domínio da tecnologia de ponta e a falsa sensação de bem-estar individual e coletivo? E se tudo isso terminar? A vida é frágil… Valeu à pena?

    O tempo diz a hora certa das mudanças. Uma pausa na vida de cada cidadão e alguns minutos de reflexão, para o entendimento das palavras “Limite e Ética”, poderá ser o caminho de uma nova forma de viver e o verdadeiro motivo da construção de civilizações não-materiais. A humanidade caminha… E daí?

    Abraços.

    Lailton Araújo

  40. Desculpe a faltou 3 perguntas, se puder responder agradeço:
    Por que o Pelé voltou a jogar futebol (Cosmos) ?
    Qual a diferença de um voltar a jogar para recuparar sua independência financeira e o outro aumentar sua dependência financeira olhando talvez melhor que o outro para seu futuro ? Mesmo sabendo que os tempos são outros.
    Não seria mais inteligente um comparativo de berço dos 2 jogadores, ou seja quem eram os pais de um e de outro, como pode você criticar o Ronaldo sem esse comparativo – que eram os pais de um e de outro?
    E ainda acho que o Pelé não deve se comparado com ninguém ele foi o Rei no futebol, e olha que sou Corinthiano e tinha como recordação autografo do Rei que consegui em 1971, já na época reconhecia o talento mesmo sendo garoto e torcedor contrário.
    Por isso venho reafirmar a hipocrisia na matéria e a falta de mais informações.
    Raul

  41. Pelé é o brasileiro mais conhecido no mundo e reconhecido como o maior “jogador de futebol “de todos os tempos, a excessão de dois paises: a Argentina por questões óbvias e no Brasil por pura inveja.
    Figuras como Pelé, Maradona, Ronaldo,Ronaldinho, Kaka e outros são Importantes pelo que representam como profissionais de futebol.
    Na verdade são pessoas como nós, eu e você que está lendo este pequeno e desprentecioso comentário.
    Nunca ouvi ou li algo dessas pessoas a pretencão de serem exemplos, nós que somos infaliveis é que os criticam de não serem exemplos para a nossa sociedade,
    Eu ,você será que somos exemplos para a nossa familia , para
    nossos amigos, pensem nisto.
    O nosso mal é que sempre achamos que o outro è que deve resolver os problemas.

  42. Estimado Ricardo, bom dia ainda e um feliz natal!

    Gostei do texto e de alguns comentários, é claro que estamos falando sobre dois ícones do futebol mundial, cada um ao seu tempo. cada qual com as suas particularidades, qualidades e defeitos.

    Pelé ao meu ver o maior jogador de todos os tempos, o que mais se aproximou do Edson Arantes foi o Mago Mané! Mas o Pelé não teve uma vida pessoal lá muito coerente como você diz, é um, ser humano e falho como todos nós!

    Ronaldo, quando começou sua carreira eu particularmente acreditava que estava nascendo um novo marco no futebol pós era Pelé, no entanto os descaminhos preferidos por este rapaz tirou do mesmo a oportunidade de superar o insuperável! Uma pena!

    É deveras muito triste Ricardo ver o mal que o excesso de dinheiro fez à alguns jovens como o Ronaldo, O Ronaldinho Gaúcho, o Adriano e outros, o que o Mané fazia de mal fora dos gramados, fazia contra si mesmo, estes não! Nada se compara a estes novos valôres que estão jogando suas vidas pela janela da ruína!

    Eu sempre vou me lembrar do pelé, do Mané, do Ademir, do Domingos, etc.. mas certamente vou esquecer destes, assim como um dia me esqueci do Almir e outros, que rumaram ao caminho das sombras da vida!

    Bem querido só vim aqui hoje na casa da minha filha para poder desejar a você. aos seus familiares e a todos os amigos do Balaio um dia de abraços, beijos, reconciliação e perdão e que a paz do Senhor esteja com todos neste finalzinho de ano!

    Fiquem com Deus

    Manoel Ferreira.

  43. PELÉ TEVE A SORTE DE NASCER NAQUELA ÉPOCA, ONDE TODOS JOGAVAM POR AMOR À CAMISA. QUANTOS DÊLES NÃO FARIAM A MESMA COISA? QUANTO AO FATO DO MESMO NÃO SER MATERIALISTA ME PERGUNTO POR QUE ÊLE LUTOU E RELUTOU TANTO PARA RECONHECER COMO SUA FILHA A JOVEM SANDRA QUE, INFELIZMENTE, JÁ FALECEU. OS FILHOS QUE ELA DEIXOU ( NETOS DÊSSE SR.) NÃO RECEBEM NADA IMATERIAL DÊSSE AVÔ.
    SOU TORCEDORA DO SANTOS, ACHO SIM, QUE PELÉ FOI O
    MAIOR JOGADOR DO MUNDO, QUE SERÁ DIFÍCIL APARECER OUTRO COMO ÊLE, MAS TENHO QUE DISCORDAR QUANTO AO SR EDSON ARANTES DO NASCIMENTO SER ÊSSE EXEMPLO DE ALTRUÍSTA.

  44. Prezado leitor, não comparamos 1958 com a era atual, viviamos num país em ínicio de crescimento cifras diferentes, valores pessoais todos temos somos seres humanos cheios de vontade o espaço é para todos, Pelé é Pelé, Ronaldo é Ronaldo.

  45. Ricardo, vc é muito parcial !!! Se o Ronaldo estivesse jogando nos bambis (seu time do coração), com certeza vc não o estaria criticando tanto e sim falando das suas qualidades do passado, etc. Isso é falta de profissionalismo da sua parte. Sempre tende a proteger os bambis e criticar os outros. Profissional de verdade não pode ser tendencioso.
    Faça uma reciclagem profissional ou peça um emprego no morumbi, ai talvez vc se de bem.

  46. Já viram alguém rico com esse papo de que “dinheiro não trás felicidade e as vezes atrapalha”?
    Isso é papo de pobre, de jornalista frustrado porque de fato queria ser o dono do jornal e não somente da coluna.
    Ronaldo é um profissional, não esqueçam, joga por dinheiro, e como qualquer profissional joga para quem pagar mais. Fora disso, o resto e papo de pobre.
    Êle vai deixar de jogar num time estruturado, para jogar em um time completamente desestruturado, dirigido por uma amador como o Kleber Leite?
    Jogador bom , vendedor bom e rapariga, tem quem pode. rsrsrs

  47. Pelé eterno Pelé! Não sou corinthiano, mas espero q. o time tenha feito um bom “negócio” porque senão o bicho vai pegar…Quanto a Ronaldo acharia melhor ele repensar qto. a carreira, e ir parando por ai mesmo . Oque tinha q. dar já deu.Um Feliz Natal á TODOS.

  48. OLÁ!!!!
    Me empacota dez quilo de FELICIDADE marca RONALDO e doze da marca PELÈ, detalhe, embrulha para presente com direito a papel ecologico e fitinha de algodão são para minhas filhas.Quero umas quinze duzias de SENTIMENTO NATALINO(tem que ser do Genuino, nada de marca pirata) para distribuir entre os amigos.E para minha ESPOSA e EU umas quarentas caixas de ATÈ QUE A MORTE OS SEPARE.
    Até as proximas compras.Abraço.

  49. EU fico pasmo como a maioria das pessoas puxam o saco do ronalducho ele não tem postura profissional haja visto o que ele fez com a inter de MILÃO .Quando ouço as pessoas falarem parece que ele jogou sozinho na copa de 2002 .Esqueceram que o MARCOS era o goleiro, que o RIVALDO jogou muita bola, que o KLEBERSON foi a grande revelação.
    Se fez gol ,ele não fez mais que a obrigação dele. Ele não é o camisa 9?Por favor vamos parar de dar atenção para produtos comerciais e de imagem.A maioria das pessoas falam da sua volta por cima, isto é obrigação de todas as pessoas ,levanta sacode a poeira e da a volta por cima. Ou vocês acham se ele não estivesse o FELIPÃO iria convocá-lo?

  50. EU fico pasmo como a maioria das pessoas puxam o saco do ronalducho ele não tem postura profissional haja visto o que ele fez com a inter de MILÃO .Quando ouço as pessoas falarem parece que ele jogou sozinho na copa de 2002 .Esqueceram que o MARCOS era o goleiro, que o RIVALDO jogou muita bola, que o KLEBERSON foi a grande revelação.
    Se fez gol ,ele não fez mais que a obrigação dele. Ele não é o camisa 9?Por favor vamos parar de dar atenção para produtos comerciais e de imagem.A maioria das pessoas falam da sua volta por cima, isto é obrigação de todas as pessoas ,levanta sacode a poeira e da a volta por cima. Ou vocês acham se ele não estivesse recuperado o FELIPÃO iria convocá-lo?

  51. Concordo com o senhor Ivo de Olioveira.
    Acrescento mais:
    Falta de estudo! A maioria desses meninos não querem saber de escola, achando que o futebol lhes trará tudo. Ledo engano.
    não dando sorte no futebol caem em depressão e vão atraz das drogas.
    È triste saber que um jogador de futebol que teve fama, dinheiro e que hoje mora em uma região metropolitasna de Curitiba e é usuário de drogas. é muito triste isto, Só Deus para saber explicar.

  52. Ricardo,Feliz Natal-Entendo que,quase todos os brasileiros,por
    absoluta falta de conciencia,costuma desprezar o que de positivo
    nossos irmãos realizam;quantos milhoes de brasileiros vibraram,cantaram e fizarem festas com os gols de Ronaldo,de
    fendendo o nome da Nação? nos parece injusto ou até mesmo
    pela ausencia de Deus no coração do ser humano que,ao menor
    desliza de alguém que há pouco idolatravamos,já caimos a paula
    das e colaboramos para coloca-la no chão…temos que reaprendermos o significado da palavra SOLIDARIEDADE

  53. ESSAS DUAS CRIATURAS NUNCA FORAM E JAMAIS SERÃO EXEMPLO PRA ALGUÉM!!! ESSA MÍDIA INFECTA PODERIA FAZER-NOS O FAVOR DE PARAR DE IMPOR A TODO CUSTO PESSOAS VAZIAS E CRETINAS COMO ESSAS COMO EXEMPLO DE SER HUMANO. ELES SÃO APENAS OPERÁRIOS DO MUNDINHO DA BOLA, NADA MAIS DO QUE ISSO. INFELIZMENTE, RECEBEM MILHÕES PARA CHUTAR UM ARTEFATO DE COURO ENTRE PAUZINHOS NUM CHÃO QUALQUER. É IMPRECIONANTE COMO SERES PATÉTICOS COMO ESSES QUE NUNCA DERAM UMA REAL CONTRIBUIÇÃO PARA HUMANIDADE SEJAM COROADOS PELA MÍDIA E POR MILHOES DE FÃS NO MUNDO INTEIRO AO INVÉS DESSES MESMOS SE CURVAREM AO TRABALHO SÉRIOS DE GENTE BACANA, COMO POR EXEMPLO: OS MILHARES DE MÉDICOS QUE SAEM PELO MUNDO TENTANDO APLACAR A MISÉRIA HUMANA COMO O MOVIMENTO DOS “MÉDICOS SEM FRONTEIRAS”. Até meu vizinho, que junta parte da aposentadoria todo mês para comprar e consertar cadeiras de rodas para doar para hospitais públicos tem mais valor que esses dois serezinhos.
    Adoro seu BlOG, Ricardo, mas daí a querer ver Pelé e companhia como exemplo já é brincadeira!!!

  54. ESSAS DUAS CRIATURAS NUNCA FORAM E JAMAIS SERÃO EXEMPLO PRA ALGUÉM!!! ESSA MÍDIA DEPRIMENTE PODERIA FAZER-NOS O FAVOR DE PARAR DE IMPOR A TODO CUSTO PESSOAS VAZIAS E CRETINAS COMO ESSAS COMO EXEMPLO DE SER HUMANO. ELES SÃO APENAS OPERÁRIOS DO MUNDINHO DA BOLA, NADA MAIS DO QUE ISSO. INFELIZMENTE, RECEBEM MILHÕES PARA CHUTAR UM ARTEFATO DE COURO ENTRE PAUZINHOS NUM CHÃO QUALQUER. É IMPRECIONANTE COMO SERES PATÉTICOS COMO ESSES QUE NUNCA DERAM UMA REAL CONTRIBUIÇÃO PARA HUMANIDADE SEJAM COROADOS PELA MÍDIA E POR MILHOES DE FÃS NO MUNDO INTEIRO AO INVÉS DESSES MESMOS SE CURVAREM AO TRABALHO SÉRIOS DE GENTE BACANA, COMO POR EXEMPLO: OS MILHARES DE MÉDICOS QUE SAEM PELO MUNDO TENTANDO APLACAR A MISÉRIA HUMANA COMO O MOVIMENTO DOS “MÉDICOS SEM FRONTEIRAS”. Até meu vizinho, que junta parte da aposentadoria todo mês para comprar e consertar cadeiras de rodas para doar para hospitais públicos tem mais valor que esses dois serezinhos.
    Adoro seu BlOG, Ricardo, mas daí a querer ver Pelé e companhia como exemplo já é brincadeira!!!

  55. Vamos lah mocada, ateh quando os flamenguistas irao chorar e cobrar o Ronaldo por uma promessa nao feita ?
    AH, a proposito Ricardo o texto eh ruim assim como a intencoes do mesmo.

  56. Enquanto isso, o soberano rei pelé, elogiado nessa coluna, esqueceu totalmente dos seus parentes aqui de Volta Redonda e que vivem somente de seus esforços pra sobreviverem. Será que a sua tia que é irmã de sua mãe e seus primos não merecem um conforto melhor?

  57. A mídia é cruel, imediatista e burra.

    Além de Ronaldo, eu gostaria de lembrar também do Diego Hipolito, da Fabiana Murer, do Alexandre Barros, do Rubens Barrichello, bem como de todos os brasileiros que, apesar de não conquistarem os prêmios máximos em seus esportes, deram o sangue e raro foram reconhecidos à altura (pelos próprios brasileiros) dos grandes esportistas que são e dos enormes resultados que alcançaram emsuas carreiras.

    Vivam essas pessoas, pois eu os acompanho e admiro DEMAIS.

  58. Como disse o Rivellino em entrevista ao J Kfouri, por que não respeitam o Ronaldo, por tudo que fez e passou? Não enxergo essa tristeza na imagem do Ronaldo e sim, um exemplo de superação. Um Gladiador de fato, gordo ou não.

  59. Eita dor de cotovelo!!! Nossa… quase fui às lagrimas….kkkkk
    Pelé foi e é um ídolo, mas como pessoa… se ele é toda essa humildade, porque fala na 3ª pessoa? Além de falar um monte de bobagens e de ser uma anta e tão mercenário quanto qualquer jogador de futebol da atualidade. Acho uma inversão de valores total, mas é o mercado. E não é culpa de Ronaldo, Pelé e Cia.
    Agora, querer que o Ronaldo jogue de graça no Flamengo só pode ser coisa de bambi… Quanto ganha o Rogerio Ceni no São Paulo? Pergunte se ele jogaria de graça nos bambis…
    Trabalhar de graça é um desprestígio e essa idéia só podia ter saído da cabeça de um jornalista de um país de terceiro mundo….

  60. Caro Ricardo, como acompanhante fiel de sua carreira profissional, exemplar, impecável, só gostaria de comentar que o grande Corinthians contratou Ronaldo e toda a sua indústria de promover e jogar futebol. Não existe um jornal, uma revista, um site, um blog, que tenha deixado de dedicar, ao menos uma linha, ao mais impactante fato esportivo do ano que acaba. Um Santo Natal é o meu desejo.

  61. Caro Kotscho, O Ronalducho, já fez muita besteira na vida. E não deixaria de fazer outra, pois realmente ele não precisa de dinheiro. Eu sou capaz de jurar que se ele tivesse chegado para o Kleber Leite ou o Márcio Braga e falasse que estava negociando com o Corinthians ou qualquer outro clube no Brasil. Eles tentariam arrumar um jeito de segurá-lo no mengão. Pois nemhum time deste país teria mais capacidade de conseguir um projeto de marketing que o Fla. Onde com certeza faturaria muito mais. Isso só prova uma c oisa ele é muito é burro. Não conhece nem à força da maiopr torcida do mundo. Porém eu acho que o gorducho vai ser mais um Garrincha na vida do timão. O Pelé como outros: Zico, Ademir da Guia, Nilton Santos, Roberto Dinamite, Clodoaldo( o maior volante da história do futebol que eu vi jogar, na minha modesta opinião) realmente amavam seus clubes, tinham identidade com a torcida, não era só amor ao dinheiro. Jogavam com e por amor à camisa. Agora que esses dois não são exemplos de coisas decentes realmente não são. Um sai com travesti e sei lá mais o que. O outro demorou a reconhecer à filha depois não deu-lhe a menor importância ou carinho. Não podem e não devem ser exemplos pra nemhum jovem ou geração.
    Um grande abraço !
    Iran Né

  62. Ricardo e a todos que participam deste blog.
    Feliz Natal
    Feliz Ano Novo
    Se fizermos uma pesquisa a maioria das pessoas não sabe que hoje se comemora o nascimento de Jesus.
    Quanto ao assunto de hoje prevalece: ” O importante é ter e não ser”

  63. Ricardo, vou indo, mas gostaria de deixar registrado aqui no espaço um só dos tantos exemplos que tivemos de profissionais do futebol, cujo comportamento exemplar se deu dentro e dora das quatro linhas:

    Raí, Além do grande esportista, um pai honrado, um amigo exemplar, e que desenvolve um trabalho social maravilhoso!

    E como mencionou um amigo acima, não podemos nos esquecer de nossos ídolos fora do futebol mas que honram a camisa verde e amarela: Osca, Diego, Daniela, Cesar, Maria Ester Bueno, Eder Jofre, Fabíola, e tantos outros que ainda estão e alguns que fazem parte das nossas lembranças o mais recente o Mágico Rosa Banca……………………………………………………….

    Simei um grande abraço pra vocês aí de cima também, fiquem com Deus!

    Bem estou sendo intimado pela minha filha a voltar pra casa e pra cama!

    Um grande abraço à todos

  64. Desculpe-me Kotscho, é tempo de Natal, etc. e tal. Recordo Nietzsche que dizia que, antes dele, os alemães escreviam com as patas. Mas, somente uma pitada: estes comentários da velha moral do Novo Mundo, falando de “civilização”, “materialismo”, “moral”, “et omnium catervarum rerum” , comparando o novo com o velho e abafando o hedonismo no “ser-aí”, soam-me aquela catarata de besteira, catapulta de asneiras que nos leva ao séc. XVII/XVIII, do G de Mattos Guerra. Mon Dieu, quelle bêtisse!

  65. Com o nivel do nosso futebol podem chama-lo de Ronalducho, pois ele vai dar a resposta jogando bola com apenas uma perna. O futebol e entretenimento mais popular do Brasil, pois ele dá alegrias e tristezas para seus torcedores e futebol e cultura, ele ajuda a formar idolos e esportistas, além de ser uma profissão que hoje e bancada pelo marketing esportivo que transforman atletas pobres em milionários da noite para o dia e essa profissõa não pode ser comparada com a medicina, engenharia, fisica e outras profissões,pois cada um tem sua importancia para humanidade. O mais importante e cada um ter sua consciencia social ajudando a quem prescisa, e esse e o caso do Ronaldo que tem projetos sociais.

  66. É com alegria que lemos comentários como esse de Ricardo Kotscho, tentando nos levar a uma reflexão profunda sobre o verdadeiro signicado do dinheiro, do Natal e da vida. Mas, é com profunda tristeza verificar-se a mediocridade que ainda permeia a grande maioria da humanidade, que não consegue “sentir” a proposta do texto teclado pelo comentarista acima citado.
    O materialismo é uma doença e todos os que – por problemas de infância, emocionais e de outras ordens – por ela se deixam levar, são doentes. Certo que não temos o direito de julgar a quem quer que seja, porém podemos fazer uma reflexão (sincera) a respeito dos fatos para daí se tirar conclusões a nosso próprio respeito, evitando não cair na mesma situação. Analisem com mais carinho e profundidade o texto, desprendam-se dos egoísmo e ignorância que verão a beleza do mesmo e quanto se poderá contribuir para um mundo melhor, pois a felicidade que o dinheiro pode proporcionar é quando o fazemos circular e propiciar benefícios em prol daqueles que, por motivos que nos escaapm à compreensão, chamamos “desfavorecidos da sorte”. Um Feliz Natal e muita Luz em nossos Corações.

  67. Uma observação derradeira: finalmente apareceu o Raul Lopes para falar a verdade, dizer o que tinha de dizer. Parabéns ao Raul Lopes pela sincera, honesta, compreensiva e lógica palavra. Viva Ronaldo, viva Pélé, viva Maradona e vivam todos os outros que mostram suas vidas por inteiro de público e ao público. Abaixo a falsa moral da hipócrita tese da ideologia cristã universal.
    Boas Festas, Kotscho, Raul et alia bona gens!

  68. Bem, concordar, que Pelé é o rei do futebol, tudo bem.
    Agora! Convenhamos, concordar com um monte de asneiras infundadas, de um cronista nesta edição, é querer de mais.

    Ronaldo é um fenômeno, sempre foi e não vai deixar de ser, se é muito ou pouco rico, isto é um mérito dele.
    Quem tem dinheiro tem liberdade, quem não tem, perde parte dela e muita das vezes se torna inexistente para a sociedade ou seja um (indigente).
    É justo que Ronaldo, gaste seu dinheiro e compre o que quer e vá para onde quiser. É o direito de ir e vir, justificando seu merito pois nem o que comer e beber, tinha após seus treinos e jogos, quando começou a tornar realidade seus sonhos, deixem o em paz.
    É o maior artilheiro de todas as copas, só não é ainda, por boicote das grandes cupulas ocultas um Tricampeão mundial, o que ainda poderá, pois agora assinou contrato com o Corinthians, e se o Dunga ou seja qual for o técnico da seleção brasileira de futebol tiver, juízo, bom senso, certamente será convocado para disputar uma nova copa, e se não haver intervenção das cupulas ocultas, Ele se tornará um novo rei do futebol.
    Fala sério, não querer enchergar o que é patente aos olhos de todos é demais.

    Ronaldo é um fenômeno e agora em nova versão Fielmenal.

    Tirando os flamenguistas que estão com ciúmes, vamos ser corretos e profissionais e reconhecer, o inquestionável talento e a super capacidade deste excepcional Artista da bola.

    Viva o futebol, viva a alegria do esporte!

    Abaixo o sinísmo, a inveja, e a hipocrésia e a cegueira, Zeca Pimenteira, saí pra lá.
    Deixa o Fielmenal em paz, ele merece. Porque é um grande craque e é o melhor jogador de futebol em atividade, e o único com possíbilidades reais de ser maior que o rei Pelé.

    Att.

    Alfredo B dos Santos.

  69. Ricardo, me desculpe, mas o assunto não foi bem colocado. Infelizmente Ricardo Lima Netto não foi feliz na sua comparação. A “reflexão”, que propôs, realmente nada tem a ver com o natal.

    Que tal uma simples crítica à banalização dessa data, consumista e fútil? Ficava melhor. Seria o politicamente correto.

    O texto está mal pensado e acho que você embarcou na onda. Ele até poderia tentar comparar financeiramente Pelé e Ronaldo, com as devidas proporções dos 36 anos que os separam, mas não do ponto de vista moral, como foi sugerido e menos ainda em relação ao natal.

    Pelé nos dias atuais não seria moralmente em nada diferente de Ronaldo e teria feito carreira no exterior. Seria igual a ele em todos os sentidos ou até mesmo pior. Talvez como Robinho, seu companheiro de Santos F.C., que nem se importou em esnobar o gigante Real Madrid pra jogar num inexpressivo time da Inglaterra. Como é que alguém faz isso em sã consciência, mesmo nos dias atuais? Qual a motivação? Dinheiro, meu caro, única e exclusivamente.

    Já Ronaldo deixou de jogar no time de coração porque não quis misturar negócios com a paixão. O calor da paixão é que faria mal para seus negócios. Levando-se em conta que não está pensando em encerrar sua carreira (como alguns jornalistas fazem crer) e jogar ao lado de Obina, de graça, que seria filantropia demais.

    Acho que só o Ricardo Lima Netto é que acredita em duendes, papai-noel e em milionários que trabalham de graça para pagar dívidas de amor. Aliás, você conhece alguém que possa se tornar milionário abrindo mão de seus rendimentos? E por que não crucificaram também Carlos Alberto Parreira e Adriano, o craque da Inter de Milão, que também são milionários e esnobaram o mengão?

    Ronaldo não pensou SÓ em dinheiro, como endossa nosso blogueiro, por isso escolheu jogar no Corinthians. Poderia ganhar muito mais sem ser cobrado em campo se ficasse no exterior. No Corinthians terá a dura missão de ficar o tempo todo diante dos holofotes, retornando de grave contusão, aos 32 anos, tendo que provar a todos que ainda é quem sempre foi. E qual a motivação? Dinheiro? Creio que não. Arrisco dizer que estamos diante é de um caso de amor à amarerinha, a camisa da seleção brasileira, que ele sempre orgulhosamente ostentou, nos dando tantas alegrias. Ronaldo quer deixar um legado ainda maior para sua história com a camisa da seleção. E quer vitrine maior para essa volta do que jogar no Corinthians?

    Mas vejo também que na apresentação do texto acima há uma certa mágoa, daquele blogueiro, misturada com desprezo pelo principal jogador de nossa seleção nas Copas de 98, 2002 e 2006, quando leio termos como “Ronalducho” e “precoce final de carreira”. Teria sido tão contundente sobre a passagem de Adriano pelo São Paulo? Vou ter que pesquisar….

    Mas retornando ao texto acima, veio a conclusão, que foi ainda mais infeliz, citando o texto de Renato Mauricio Prado. Se Bebeto, que foi um ilustre jogador do Flamengo, que ganhou tanto dinheiro em sua carreira, não tem amor ao time que o revelou, cogitando levar seu filho, uma grande promessa do futebol para treinar no São Paulo, está pensando em que? Sabe que agora eu acho que saquei? Ricardo Lima Netto esqueceu de nos avisar que Bebeto e seu filho são são-paulinos desde criancinhas. Ah bom! Agora faz sentido!

    Melhor Ricardo Lima Netto continuar trabalhando dezesseis horas por dia, inclusive aos sábados e domingos, cuidando de siderurgia e esquecer de escrever sobre futebol. Já o dono do blog para esquecer um pouco da dor-de-cotovelo de Ronaldo no Corinthians, quem sabe uns bicos como papai-noel não o deixariam mais desarmado dessas mágoas e tão próximo do espírito do natal? Um feliz natal, meus amigos!!!!!

  70. simbolos corintianos

    1- mosqueteiro – vive com a espada na mão

    2- gavião – dorme no pau, vive com o pinto na boca e briga por causa de cobra

    3- 2 remos- mensagem subliminar que está no simbolo : um para o CÙ e outro para o ÂNUS (CÚ-

    rinti-ÂNUS)

    4- Âncora – -outra mensagem subliminar( todo cù-rintiano gosta é de um ferro…)

    5- Mastro de bandeira- presente no símbolo( mensagem subliminar de outro objeto de desejo

    corintiano: um PAU)

  71. O Ronaldo e tao mau carater que mandou uma carreta de produtos de higiene para ajudar o povo de Santa Catarina. Ele e ruim mesmo.
    O Pele entao, esta leiloando os mais belos mil goals para ajudar entidades carentes.
    Vejam so o que meninos pobres e despreparados tem o disparate de fazer.
    E isso ai fogo neles.

  72. O comentario que eu iria fazer o SR: Sergio Antonio fez com muita competençia, é isso mesmo imprensa comprada inclusive a do SR: RICARDO e brasileiros sem nenhum respeito pelo seus idolos. Parabens SERGIO ANTONIO.

  73. O cometraio do SR: Arrojo que pra começar é um covarde que não ç indentifica, fala de onde vieram nossos idolos e por ser pobres na infançia não estão preparados. Quer dizer com isso que pra voçe ç vinhessem de berço de ouro dai tudo bem? Vai arrumar uma lavação de cueca seu otario, babaca etc etc etc etc etc .

  74. Não vejo porque Ronaldo deva jogar no Flamengo de graça. Não é porque andou treinando no campo do time que Ronaldo deva favores ao Flamengo. O cara está rico, sim, e daí? Será que tudo o que ele fez pela seleção brasileira já foi jogado na lata do lixo do esquecimento?Com a grana que ele já faturou pode se dar ao luxo de ostentar uma barriga maior que a do Rivelino e Roberto Dinamite juntos não é mesmo? Então , por que essa palhaçada de Ronalducho? Respeitem o cara ! E se ele quiser dormir com 10 gays, o problema é dele! Parem de querer ser os donos da verdade. Ou será que isso aí é dor de cotovelo de quem trabalhou, trabalhou e continua liso?!!! Larga desse pé, jacaré !

  75. Acho que o problema todo está na imprensa, na excessiva publicidade que se dá à vida dos famosos.
    Que se dane a vida particular do cara.
    Se ele cumpre com seus compromissos profissionais, se o trabalho que ele desenvolve o enriquece, e os que estão à sua volta, ótimo.
    Quem têm que cuidar da vida privada dos outros?
    Parecem mais um bando de “janeleiras”. Se cada um cuidasse da própria vida, ô maravilha de mundo!!!
    Ou aqui ninguém mijou fora do penico alguma vez?

  76. Ronaldo não é o capitalismo ele faz parte de um mundo onde o o prestígio se mede pelo dinheiro. Como Ronaldo mesmo disse ” Se eu ganho 1 milhão por mês com certeza estão ganhando bem mais na s minhas costas”.

    Quanto ao Pelé não vale a pena comentários, pois este é pior do que o Ronaldo.

  77. É lamentável que, por simples observações a distancia, pessoas julguem-se capazes de diagnosticar o que se passa na cabeça do observado. Quem fez esse “diagnóstico” a distancia, quase que com certeza, está equivocado porque o que se passa dentro das pessoas não é revelado sem grandes esforços de entendimento, observação e análise. Quem disse que o Ronaldo está com problemas de enfado ou excesso de dinheiro certamente não sabe o que está falando. É necessário muito mais do que simples observações para diagnosticar a realidade. É necessário mais objetividade para o blogueiro e para quem escreve em jornais.

  78. Péle sem comentários, porém, Ronaldo foi o principal jogador do último título mundial brasileiro.Atenção, poucos naquela época ,acreditavam em sua recuperação após contusões sérias,e deu no que deu, Ronaldo campeão mundial e de quebra , o maior goleador de todas as copas.Alguns jornalistas se enganam e espero que assim seja .

  79. Nada vejo de hipocrisia e inveja neste texto. Seu autor escreve com a seriedade dos que refletem e falam com equilíbrio. Onde o responsável cita algo sobre Ronaldo que não seja o de ressaltar suas qualidades como craque de futebol, entretanto mais preocupado com o ter e de tornar irrelevante o ser? Sou tricolor carioca e digo com toda a sinceridade, que o mínimo que Ronaldo poderia fazer pelo Flamengo era respeitar a importancia com que a equipe o tratou durante todo o tempo em que ele esteve usando os serviços do clube da gávea. E como bem disse o Kotscho, ele é um homem milionário e de longe o dinheiro não é problema em seu dia a dia. Mas a ganancia o fez optar equivocadamente entre o ter (mais dinheiro) e o ser (mais humano). Ele está realmente doente. Muito doente!

  80. Craque gosta de competir. Ronaldo preferiu o Timão, porque viu seriedade. Não foi por dinheiro que deixou o Flamengo. Foi pela “esperteza” da diretoria do Mengo, que pensou: vamos deixa-lo aí treinando e quando nínguem quiser, vamos ganhar uma grana com o seu nome. Respeito é bom e todo mundo gosta. O Ronaldo também.
    Agora esse colunista bambi fica tentando transformar uma atitude profissional do jogador em ambição desenfreada, tudo para justificar a incompetência da diretoria do Mengo.
    No próprio exemplo dado em seguida, vemos a que ponto de relaxo chegou a administração do Mengão.
    Mas como o Bebeto pensa em levar o filho para o antro dos bambis, tá procurando “felicidade”, segundo o famigerado colunista.
    Eta manipulação da porra, resumindo:
    Se sai do Mengo para o Timão é mercenário e materialista,
    agora se vai para o time do Ricardo T(Morubambi2014), dos inveterados e alegres meninos cor-de-rosa e sapatilhas, daí tá procurando a “felicidade”.
    Mas na verdade é pura apologia a bichice desenfreada.

  81. O RONALDO É IMPORTANTE MESMO VEJAM QUANTOS COMENTÁRIOS JA FIZERAM SÓ A RESPEITO DESTA MATÉRIA.
    ESTÃO COM DOR DE COTOVELO.
    O TAL DE BAMBI FUTEBOL CLUBE PODE SER HEXA OCTA SEJA LÁ O QUE FOR MAS NUNCA TRÁ A GRANDEZA DO CORINGÃO.
    QUANTO AO PELÉ É UM MAL CARATER .O QUE FEZ COM A FILHA E COMO LEVOU O FILHO AO MUNDO DAS DROGAS.
    O RONALDO ESTÁ CERTO TEM MAIS E QUE GANHAR MUITA GRANA. É UM ARTISTA.

    BOM NATAL A TODOS INCLUSIVE AOS PORCOS BAMBIS E PEIXES.

  82. Eu tenho uma visão totalmente diferente do Ronaldinho… E creio que a maioria daqueles que o critica, deve ter mesmo é muita inveja por ele ter nascido pobre e estar por cima. Eu notei a inveja das pessoas quando ele teve sua vida privada invadida por repórteres, no recente escândalo no RJ. Só não vi ninguém com inveja do fenômeno quando ele doou toneladas e toneladas, as vitimas da catástrofe em Santa Catarina! Isso ninguém fala. Enquanto ele fazia doações, banqueiros aumentavam juros e comerciantes que talvez o critiquem, estavam especulando para aumentar o preço de seus produtos… Quando Ronaldo foi entregar uma cesta simbólica, o que vi foi um monte de políticos borras botas fazendo média para sair na foto. Ao Invés de ajudar a população, estes políticos estavam usando aquela desgraça, para se promoverem, eles sim só pensam em si, ai esta a contradição desta reportagem, com o Ronaldo que eu conheço. Para quem não sabe o Ronaldo não tinha nenhuma obrigação de assumir a responsabilidade dos políticos e governantes que ganham fortunas, para solucionar tais problemas, mas cheios de demagogias, vivem nos enganando com promessas! Saibam que fizeram média por liberarem o FGTS; só que o fundo de garantia por tempo de serviço, é do povo, e parte já foi usado por banqueiros que nada produz, para explorar o povo com altas taxas de juros! E por falarmos em ironia e fenômenos; muitos se acham fenômenos, até os que se tornaram milionários da noite para o dia ilicitamente! Mas cada um tem um ponto de vista! E será que quem escreveu este texto é solidário? Já pensou se cada milionário do país seguisse o exemplo do Ronaldo e tomasse esta iniciativa?

    Desejo a todos um feliz Natal: Que seja um eterno Natal, com um mundo novo justo, cheio de paz harmonia e felicidades! Sem hipocrisias!

  83. Fácil descobrir que você é um “Flamenguistazinho” ferido e magoado com a atitude do Fenômeno.
    Mas compará-lo com Pelé de merdaa passou dos limites. Um sujeitinho que não foi capaz de reconhecer espontaneamente a PRÓPRIA FILHA não é rei nem aqui nem em lugar nenhum !!!!
    Ronaldo é exemplo. Faz suas besteiras como todos nós também fazemos, mas jamais faria o mesmo com uma filha.
    Não torço pro Corintians, mas não vejo mal algum em Ronaldo querer lá mostrar o que sabe… Difícil agradar à todos..
    Pelé como exemplo de humildade ?? Francamente.. não entende nada da sua história. É apenas um flamenguista doente formando a opnião de outros idiotas…

  84. para com isso cara ,quer maior demosntração de humildade o que o ronaldo ja fez ,tudo que ele ja fez pelo brasil pelo futebol ,você é doido o tanto de duação que ele ja fez ai varias vezes ,o que o pelé fez nada ,é dinheiro não traz felicidade me de todo o seu e viva feliz entaum….rsrssrrs

  85. ricardo kotscho.Não dê ouvidos às intrigas e calúnias. só a árvore que produz frutos é que se vê apedrejada, para deixa-los cair.
    A árvore estéril ninguém dá importância.
    A calúnia,muitas vezes,é uma honra para quem a recebe.
    Não pare seu serviço por causa da calúnia.
    se pára de fazer o que estava fazendo, dá razão ao caluniador.
    siga à frente,e todos acabarão calando-se e no fim ainda baterão palmas ao seu trabalho.

  86. ricardo kotscho.Não dê ouvidos às intrigas e calúnias. só a árvore que produz frutos é que se vê apedrejada, para deixa-los cair.
    A árvore estéril ninguém dá importância.
    A calúnia,muitas vezes,é uma honra para quem a recebe.
    Não pare seu serviço por causa da calúnia.
    se pára de fazer o que estava fazendo, dá razão ao caluniador.
    siga à frente,e todos acabarão calando-se e no fim ainda baterão palmas ao seu trabalho.um abraço!

  87. O que está acontecendo com Ronaldo é que ele está milionário, ganhou muito dinheiro e essa riqueza lhe subiu a kbça que ele proprio não sabe o que fazer de sua propria vida como por exemplo: jogar ou parar. Portanto para que ele se veja livre desta duvída, ele precisa cair na real, se valorizar como pessoa e ter mais amor a Deus.

  88. Durante décadas, meu tio assinou e colecionou uma revista chamada “Seleções do Readers Digest” (que nada mais quer dizer do que “seleções de leituras digeríveis”), uma revista com forte vinculação com a cultura norte-americana, mas que teve uma extraordinária divulgação e aceitação mundo afora.
    Lembro-me da revista desde garoto, e havia uma seção que achava bastante interessante, chamada “Meu tipo inesquecível”. Nela, alguma pessoa relatava a respeito de alguém que, de alguma forma, marcara sua vida no passado, tornando-se para ela motivo de lembranças inesquecíveis.
    Pessoalmente, sinto dificuldade em encontrar um único tipo inesquecível em minha vida. Foram tantos, sinceramente, e com muitos deles tenho dívidas de gratidão imorredouras.
    Mas como há alguns dias, num grupo de amigos, conversávamos sobre a velocidade da vida moderna, da falta de tempo da qual a maioria tanto reclama, dos conflitos, das depressões e infelicidades pessoais que, parece, são duas das mais fortes marcas desta época. Lembrei-me então de uma pessoa, o seu Zé, que é sem dúvida um tipo inesquecível se analisado sob o prisma da simplicidade como arte de viver.
    Já sessentão, o seu Zé, ou Zé como muitos o chamam, nunca teve conta corrente em banco, nunca dirigiu automóvel. Acompanha-o quase sempre, isso sim, sua indefectível bicicleta, antiga, mas sempre bem cuidada.
    Aposentado que recebe o salário mínimo, seu Zé supre o orçamento doméstico com serviços gerais que presta a inúmeras residências da cidade. Magro e ainda ágil, é capaz de subir em telhados para consertar goteiras e limpar caixas d’água. E, onde quer que vá, para quem quer que trabalhe, ele mostra sempre sua faceta principal: a tranquilidade, o prazer de viver.
    “O reino de Deus está dentro de nós e não em templos de ouro e mármore”, esta é uma de suas frases favoritas, quando justifica sua pouca frequência em igrejas e templos. Mas é homem de fé como poucos, e sei de momentos de dificuldade extrema em sua vida em que foi esta sua fé que deu sustentação a ele e à sua esposa.
    No final de mais um dia de trabalho, invariavelmente seu Zé é visto suado, com roupas sujas e mãos calejadas, a parar num bar próximo à sua casa. Toma uma cachacinha, uma só, agacha-se na beira da calçada, acende um cigarro de palha e, para quem tem paciência de ouvi-lo, relata fatos passados, opina sobre problemas do momento. Sempre mantendo um olhar altivo e generoso, uma fala mansa e um sorriso sereno nos lábios.
    Não reclama da vida, não fala mal da vida alheia, não se deixa levar por sonhos de grandeza – seu Zé nunca jogou no bicho, na loteria federal, na Mega Sena. Eu o respeito pelo que é um ser humano íntegro.
    Tem sempre uma palavra amável para as vizinhas que varrem a calçada quando ele sai logo cedinho para mais um dia de labuta. As crianças gostam dele, os cães de todo o bairro também. Cães e crianças, alguém já disse, têm lá suas sapiências…
    seu Zé é um homem bom, puro, honesto, de bem com a vida. Vive de forma modesta e isto lhe basta. Encontrou seu modo de habitar este estranho, injusto e conturbado planeta sem se estressar – palavra, aliás, que desconhece -, sem querer demais, sem se exigir em demasia, sem também exigir em demasia das outras pessoas. É infinitamente mais feliz que a maioria das pessoas que conheço e que correm em desespero pela vida na busca de mais e mais posses.seu Zé possui o maior dos bens, a felicidade pura e legítima que brota – ou não – de dentro para fora de cada um de nós.
    Toca o seu barco de forma tranqüila na vida, como um sábio pescador. Eu o admiro por ser assim e, sempre que posso, reflito e busco captar, no seu jeito simples de a tudo encarar, alguns ensinamentos que me ajudem a vencer meus próprios desafios cotidianos.

  89. SR. kotscho, ÉS UM BOSTA, QUE USA SUA FERRAMENTE PARA DESTRUIR OS OUTROS OU OS ESTILOS DE VIDA QUE ESCOLHERAM. RECENTEMENTE FALOU MAL DO FENÔMENO MADONNA, QUE VIU LOTADOS TODOS OS SHOWS FEITOS NO BRASIL. AGORA, FALA MAL DE RONALDO, QUE TANTO JÁ DEU PARA NOSSO DELEITE, E AGORA DECIDIU LUTAR E RETORNAR A NOS ALEGRAR. SUA ACIDEZ PREMEDITADA – CRITICAR DA NOTORIEDADE, E NÃO DIGA QUE VC NÃO PRECISA DELA, POIS ÉS UM ILUSTRE DESCONHECIDO – NÃO PASSA DE ESTRATÉGIA PARA PEGAR CARONA NA FAMA DOS BEM SUCEDIDOS. ÉS UM PORCO, kostscho !

  90. Mais uma vez os cariocas dormiram de botinas. O Corinthians saiu na frente e contratou o maior marqueteiro de todos os tempos do materialismo da era moderna. E marketing é coisa séria. Agora com essa nova imagem do fenomenal FENÔMENO, é só esperar o caixa fazer tilim, tilim. Coração não se mistura com negócios. É bom o Bebeto se prevenir mesmo, pq nessa draga que anda o futebol carioquez, a meninada lá tá sem futuro.
    Desde que perderam o status de capital brasileira o Rio de Janeiro vem perdendo grandes oportunidades e até a Globo sabe disso, pq São Paulo é o maior PIB brasileiro com sobras e por isso que o pessoal vai muito para lá, para sentir e ver se pega essa doença do materialismo que o Ronalducho pegou, só que ele quer notoriedade, faz parte.

  91. Cara vc acha que o tal rei do fut. e pele, sinto muito por vc este cidadão ñ vale nada como jogador e como homem, o melhor jogador do mundo se chama pelo apelido de Garrincha e Romaldo pode ser gordo, ou o que vc achar melhor p/ o seu modo de pensar com um Qiiiiii de 70% de pessoas que ve so o dedo do Pé e o dedo ou pé de péle com letra letra minúscula como tão ele sabe ser nada.Brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrroooooooooooooo acorda para o mundo ou se ache melhor que os outros como o tal pelezinhooooooooooooooo.

  92. Ao leitor Marco Antonio,
    apenas uma correção: posso ser um ilustre desconhecido, mas jamais escrevi uma única linha sobre a Madonna. O senhor deve ter entrado no blog errado.
    E também não sou porco, meu caro. Como os leitores do Balaio sabem, sou torcedor do São Paulo.
    Ricardo Kotscho

  93. O senhor Ronaldo é mau exemplo aos jovens,fumante,já envolvido em escândalo de rede de prostituição na Europa e no Brasíl,seu caso escabroso com travestis,não mais joga futebol e lamentavelmente, o Presidentes de Clubes que buscam a reeleição fazem uso de um marketing,que ao final acreditem será mortífero.Caberia aos clubes prezar por jogadores de base com garra e sem vícios de velhos boleiros descartados pela Europa.

  94. ronaldo é profissional e a nike e ele estáo loucos pra mudar o lance da imagem do GOL NA TRAVE e tal, jogar no falmengo que nada o flamengo ta por fora nao ve o bebeto falando o bebeto e esperto E o ronaldo faz bem de comprar uma casa por dia da vida nao se leva nada . se vai na sua praia vai na sua praia da sua ilha ou vai ficar dando uma de SOMOS POBRES DE PARIS aí cercado de papparasi?
    APTO DE COBERTURA A TÉ O “MEU QUERIDO AMIGO PRESIDENTE LULA” TEM PORQUE NAO COMPROU NO QUINTO ANDAR ? PRIVACIDADE APENAS

    E VC AÍ TUDO SAO PAULINO MAS QUE IMPARCIALIDADE ?
    ROALDUCHO ISSO É MANEIRA DE SE REFERIR AO CRAQUE DA COPA DE 2002 OLHA QUE DÁ MELINDRE JORNALISTICO , ISSO O “MQAPL” PODE LIGAR DO PALACIO E AO LADO DE “FHC” QUE PASSAM JUNTOS O NATAL E BAIXAR UMA PORTARIA ,
    NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAIS SE PODE FALAR MAL DE UM C RAQUE DO CORINTIANS NO GOVERNO DO “MQAPL”

  95. Olá Kotscho,

    Por favor meu filhinho, não destrua o presentinho que eu dei para o CORINTHIANS. Se você se comportar, no ano que vem darei uma lembrancinha pra você.

  96. Não se esqueçam o Ronaldo não é um homem publico, e deveria ter sua vida privada respeitada, pois ele não vive em função da exploração das altas taxas tributarias que pagamos! Pelo contrario ele também paga imposto!

  97. Para
    Mauricio – Barretos 19:24

    Gostei do seu, literalmente, Zé.
    Felizmente o Brasil é formado pela maioria de Zés. Gente simples, humilde, que formam nossa nação.
    Parabéns.

  98. Para Sr. João Band 22:07
    Obrigado pela suas palavras meu irmão,
    Mas esses tempos são estranhos não é mesmo?
    Hoje a gente perde muito tempo correndo atrás de um monte de nada, e acaba estragando um monte de tudo. é bom pensar sobre isso.
    Abraços e feliz natal.

  99. CREIO QUE CADA UM TEM O SEU VALOR,. HOJE A MÍDIA TEM DADO MUITO ESPAÇO AOS JOGADORES DE FUTEBOL, E A RAZÃO DE RONALDO VIR PARA O TIMÃO, NÃO DEIXAR DE SER O FINANCEIRO, CLARO QUE SE PÉLE ESTIVESSE NOS DIAS ATUAIS ELE AGIRIA DA MESMA FORMA. SOMOS FALHOS,O REI TAMBÉM TEWM AS SUAS FALHAS. E QUE NÃO TEM ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.
    Feiliz Natal e um Ano Novo repleto de muitas alegrias

  100. Caro Ricardo,

    Não creio que o Ronaldo seja um “pobre menino rico” do nosso futebol.
    Ronaldo é um profissional que viveu 90% de sua vida como profissional na Europa (não se esqueça que ele saiu do Brasil com 19 anos de Idade).
    Toda sua formação ética dentro da profissão que ele abraçou foi desenvolvida na Europa. Ele é muito objetivo nos negócios assim como é sua característica dentro de campo (ele não joga pros lados e vai direto ao ponto).
    Assinou com o Corinthians porque sentiu firmeza nos planos do clube, na marca do clube, e nos homens que hoje dirigem o clube. Dinheiro ele já tem e muito, porém ainda acha que não se acabou para o futebol e partindo desse princípio achou por bem assinar com quem lhe apresentou algum plano de trabalho.
    Ricardo, veja bem, o fato é que todos os demais clubes brasileiros de grande porte (Palmeiras, meu Colorado, São Paulo, Flamengo etc.etc.etc.) estão se perguntando: “Porque não tomamos essa iniciativa”? Agora tanto dirigentes de clubes, como jornalistas torcedores e até as torcidas dos demais clubes grandes do nosso futebol estão invejando o Corinthians e fazendo críticas ao Ronaldo, seu comportamento, seu estado físico etc.etc.
    Acho que os dirigentes do Corinthians deram uma grande lição de competência, audácia, oportunismo e tudo que alguns grandes clubes do Brasil alardeiam aos 4 ventos mas que nem sempre aplicam na condução de seus negócios.

  101. odeiooooooooooooo o Ronaldoooooo acho que dão muita moral a ele afinal quem é ele é um gorducho com a poupança muito gorducha é por isso que todos pagem o maior pau a ele queria ver se ele fosse um pé rapado
    não gosto dele …..

  102. Sr. Mauricio – Barretos
    Li o seu comentário a respeito do seu tio Zé, que assinava a Seleções. Me chamou a atenção que o assunto não tinha muito a ver com o tema, mas, como li tanta babaquice, acabei achando interessante o seu relato. Por coincidência eu assinei por muitos anos essa revista, cheguei a ler a Nº 1, nem lembro em que circunstâncias.
    Parei um pouco de ler na época da guerra fria, qd comentavam muita política parcialista.
    Mais adiante parei de assinar qd começaram a falar mal da Ilha de Fidel de forma constante e compulsiva. Chegou a me enjoar qd soube que pagavam bem a quem comentasse algum assunto que disse-se sobre coisas negativas de Fidel, da revolução e por aí vai.
    Reconheço que durante anos li assuntos muito construtivos, embora relativos à cultura norte americana. E ao final de onde eram 100% dos filmes que a gente assistia nessa época?
    Gostei da sua história, bem relatada.

  103. .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    ACORDEI AGORA SOMENTE PARA DIZER NOVAMENTE SEU kotscho, QUE ÉS UM BOSTA. O SR NÃO É SÉRIO, E VIVE QUERENDO PEGAR CARONA NO SUCESSO ALHEIO. CRITICOU MADONNA QUE VIU LOTADO TODOS OS SHOWS QUE FEZ AQUI. AGORA, CRITICA RONALDO, UM SÍMBOLO NACIONAL ANTES DE SABER SE TRIUNFARÁ OU FRACASSARÁ.

    SABIAMENTE, USOU PELÉ, QUE É UMA QUASE UNANIMIDADE NACIONAL COMO ESCUDO PARA ATACAR OUTRO EXPOENTE ESPORTIVO NACIONAL.

    TUDO COM NENHUMA ISENÇÃO POIS É ASSUMIDAMENTE (NA OPÇAO ESPORTIVA) SÃO PAULINO, O QUE LHE PÕE EM SUSPEITA, APESAR DE TODAS AS ELEGANTES ENTREVISTAS DE DIRIGENTES DADAS ATÉ AGORA SOBRE O EVENTO.

    REITERO, SR kotscho:

    ÉS UM BOSTA, ME RESPONDA SE FOR HOMEM, E VC ENVERGONHA AS TRADIÇÕES SÃOPAULINAS, DE POLIDEZ E RESPEITO..
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    ENFIM, GARANTIU VÁRIAS RESPOSTAS A SUA ESTRATÉGIA DE APARECER DE CARONA, CRITICANDO MADONNA E RONALDO. PARABÉNS, MAS…
    .
    .
    .
    .
    .
    ÉS UM BOSTA !!!!!!

  104. Prezado Ricardo:

    Desejo te fazer uma reclamação que nunca fiz antes.
    Teria como fazer um teste de bafómetro nos blogueiros antes de incluir uma postagem?
    Tal vez diminuiria algo o número de post, mas nos pouparia de ler certas futilidades.
    Não sou de reclamar ou impor condições, é que o bafo etílico é de derrubar.
    Grato pela compreensão.

  105. Não sei onde o mundo do futebol vai chegar, em termos financeiros. Acho que ninguém sabe (me desculpem se estiver errado), mas a busca da felicidade em bens materiais é um erro muito grande. As pessoas compram cada vez mais e nunca estão verdadeiramente felizes, e sabem por que? A verdadeira felicidade está em DEUS. O dia que o homem comprar um fusca e der GRAÇAS A DEUS, então ele será feliz com o fusca!!!
    P.S. Isso não tem nada a ver com ser acomodado.

  106. Ronaldo ou Pelé??Aqui no Brazil existem
    Principe do futebol
    Rei do futebol
    Embaixador do futebol
    Comentarista do futebol
    Jogador do futebol
    Entendedor do futebol
    Tecnico do futebol
    Fenomeno do futebol
    É Impressionante o futebosta do Brazil!!!

  107. No Brazil o importante é 3 coisa
    1°Novela das 8, q agora é as 9
    2°Selebosta
    3°Gavião Bueno
    O resto é resto, eu vejo no VALE A PENA VER DE NOVO!!!!!!

  108. Ronaldo Fenomeno fez renascer um futebol que a tempos estava estagnado. Como fenomeno que é (ou foi) nos fez pensar que ele seria um heroi! E foi aí nosso, exclusivamente nosso erro. Herois não erram, não machucam o joelho, não ficam fora de forma. Nos desapontamos com cada pequeno tropeço do fenomeno desde Suzana Werner e Milene Domingues até os travestis de ontem… Entendo o sr. Ricardo Kotscho em demonstrar sua insatisfação com o Ronaldo, mas compara-lo com o pelé foi o erro, pois pelé também não é um bom exemplo. como disse lá em cima meu amigo Mauricio Cassemiro, pai relapso, criou um filho irreponsavél e não quis reconhecer a filha pobre que já morreu e sequer foi ao seu enterro.

  109. Este mundo so tem um valor: dinheiro.
    Quanta gente esta mídia, na roda do poder dia e noite,
    todo mundo sabe que ele não vale nada, que é um crápula mas,
    tem dinheiro compra todo mundo.
    Lembro me da minha juventude.
    Uma colega sempre dizia; dinheiro não trás felicidade mas ajuda
    com 99%. Neste Natal a minha mulher fez um doce maravilhoso.
    Eu disse a ela: esse doce servido em um hotel de Dubai custa uma fortuna.
    Essa é a diferença entre eu e o Ronaldo.

  110. Por acaso vc viu o RONALDO dar alguma declaração de infelicidade? Sinto muito mas acho que o tal jornalista está se
    antepondo a fatos que somente lhe supoe. Por outro lado
    fazer comparações em épocas tão distintas, não me parece
    que se defina como acerto.FELIZ ANO DE 2009.

  111. se dinheiro não pode proporcionar felicidade, então por que os moradores de rua são tão tristes? eles deveriam tem um largo sorriso no rosto o tempo todo e se vangroriarem… EU SOU FELIZ, NÃO TENHO UM CENTAVO, MAS SOU FELIZ!!…. OBRIGADO MEU DEUS… COMO SOU AFORTUNADO… ===
    É claro que estou sendo irônico, na verdade o que temos que fazer, é aprendermos à não julgar o livre harbitrio das pessoas, não devemos compará-las a outras, cada ser humano tem o direito de fazer sua escolhas, sejam elas corretas ou não, ainda assim serão suas escolhas e não nossas, não temo sequer o direito de cometá-las. Obrigado pelo espaço. BOAS FESTAS.!

  112. Pois bem…o comentário eu sei, teve a intenção de chamar a atenção sobre o que o dinheiro pode fazer na vida de uma pessoa…ou seja, pode ser uma benção ou uma desgraça só…o ser humano é que decide…porém, alguem já perguntou ao Ronaldo se êle é feliz? ou infeliz?…poderia escrever sobre isso até amanhã…sobre o Ronaldo tbm concordo que o mesmo deveria para seu próprio bem, se esforçar mais, deixar de ser preguiçoso, ficar em forma, ficaria bem pra êle pra sua saúde, e tbm para exemplo a milhões de jovens mundo afora…com relação ser rico e ganhar muito dinheiro, o Ronaldo faz jus e tomara que faça bom proveito, e com certeza ajudar centenas de jovens desnutridos e carentes pelo Brasil afora…se não o fizer tbm problerma dêle…acho apenas que Ronaldo deveria dar mais exemplo de recuperação física aos seus fãs mundo afora…somente isso…quanto ao Pele, apenas um comentário, obrigado por tudo o que êle tem feito para enaltecer o Brasil mundo afora, bom mesmo, porém como pai foi uma decepção e um péssimo exemplo para a humanidade, deveria se envergonhar, se é que tem vergonha, negar a paternidade a um filho que é seu, é o pior exemplo de falta de caráter de uma pessoa..imperdoável…denota que o Pelé, apesar da fama, não é nem mesmo um pouco inteligente…abraço a todos…Feliz Ano Nôvo

  113. A imprensa e vários torcedores de televisão dão mtta moral para o Ronaldo, um cara que já mostrou várias e várias vezes que não tem um PINGO DE CARATER.
    Episódios com prostituição na Europa, o pai sendo preso, deixa a namorada em casa para sair com travesti de rua, traições e traições uma atrás da outra…….

    Será que em algum momento ele pensou no filho dele?
    Na namorada dele?
    Nos seus patrocinadores?
    Nas pessoas que gostam dele?

    Não pensou em nada, pq ele NUNCA pensa em nada, somente em si próprio……
    Que se dane o público, familia, as pessoas……… o que importa é ele e o dinheiro..

    Foi por isso que ele se apresentou com mais de 100 kg para a copa de 2006….. ele tem 1,83 e se apresentou com mais de 100 kg..
    E o cara tinha CORAGEM de aparecer na TV e dizer que não estava gordo…….
    eu tennho 1,83 de altura, 81 KG e 13% de gordura…….
    13% de gordura é o percentual MÁXIMO que um atléta profissional tem que ter para conseguir condicionamento físico…

    Um cara que OFENDEU o presidente da república em rede nacional, por mais que o presidente seja o Lula, não importa…. e a imprensa e os torcedores de televisão continuam dando moral para esse cara..

    O Ronaldo ganhou uma copa jogando e outra no banco, mas tb fez o Brasil perder outras 2 copas (98-2006), sempre por problemas PESSOAIS……

    Em 98 a “convulsão” e depois de ser levado ao hospital chega no vestiário 40 minutos antes do jogo começar dizendo que “IRIA JOGOAR”, mesmo depois do Zagallo já ter escalado o Edmundo como titular e mesmo sem a autorização do médico da seleção o dr. Lídio Toledo….
    Entrou em campo pq pensou somente NELE…… em momento algum pensou no grupo de jogadores que também tinha o sonho de serem campeões mundiais ou no e torcedores Brasileiros…pensou única e exclusivamente nele…..DEU NO QUE DEU !!!

    Em 2006 se apresentou com mais de 100 kg a 1 mês da Copa do Mundo, saia para a balada e chegava de manhã na concentração BÊBADO, isso relatado pelo PRESIDENTE DA CBF !!!!!!
    Vejam o comprometimento que o Ronaldo tinha com os seus companheiros e com a torcida Brasileira………

    O Ronaldo teve lugar cativo na seleção Brasileira durante anos e anos, MESMO SEM ESTAR JOGANDO………. PQ ISSO??

    O RONALDO FOI PARA O PSV (1994), ATÉ ANO PASSADO, QUAIS OS ANOS EM QUE O RONALDO REALMENTE FOI UM JOGADOR REALMENTE DECISIVO PARA O SEU CLUBE OU PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA??….. DIGO O ANO TODO

    -1996
    -1997
    -1998
    -2002

    Vejam, em 14 anos na Europa ele foi REALMENTE decisivo em 4 anos, isso que em 2002 foi apenas nos 7 jogos da Copa efetivamente, pq ele não jogou no resto do ano……MAS COMO ELE FOI ARTILHEIRO DA COPA, VAMOS CONTAR 2002 TAMBÉM.

    Atualmente, ele não joga 7 jogos seguidos desde 2004, não entra em forma a mais de 4 anos também, não tem mais uma vida de atléta a MTTO tempo, FUMA…. enfim….

    A imprensa da e deu mtto espaço para um jogador que recebeu um reconhecimento que realmente não merece….

  114. Olá Ricardo
    Boas festas e que o Ano de 2009 seja repleto de tudo aquilo que possa te fazer feliz.
    Gosto muito dos seus textos, apesar de não concordar com algumas opiniões emitidas nestes. Entretanto digo, viva a diversidade de pensamento que faz o dinamismo deste nosso misterioso mundo.
    Quanto o Ronaldo. Bem, deixa que ele viva a vida a sua moda e menos holofotes em cima de cada ação que pratica.

  115. Olha acho que o Ronaldo “fenômeno” já deu o que tinha que dar… realmente dinheiro prá ele não falta e por isso ele vive fazendo mer…com mulherers é um besta e babaca
    … até com viado já se envolveu!!!! serve de panaca pra mulheres… isso tudo é porque só vê dinheiro na frente dele…

  116. Olha acho que o Ronaldo “fenômeno” já deu o que tinha que dar… realmente dinheiro prá ele não falta e por isso ele vive fazendo mer…com mulherers é um besta e babaca
    … até com viado já se envolveu!!!! serve de panaca pra mulheres… isso tudo é porque só vê dinheiro na frente dele… não é um bom exemplo, infelizmente!!!!

  117. Completando a opinião acima que postei antes de a hora, sugiro.
    Mais holofotes para brasileiros que fazem muito além de ficar exibindo dinheiro e futilidade mundo afora, como por exemplo: oProf. Tião Viana, mineiro de 60 anos que está ainda na lida veiculando educação de boa qualidade em Minas Gerais e sonha ainda espalhar o seu trabalho para todo o país, o cientista Miguel Nicholelis que desenvolve trabalho ciência da mais alta patente junto a jovens do esquecido interior nordestino e tantos outros por aí.

  118. TANTO É VERDADE QUE O RONALDÃO BALOFÃO JÁ DEU O QUE TINHA QUE DAR, QUE AGORA ELE JOGA EM UM TIMINHO DA SEGUNDA DIVISÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO, QUE NUNCA GANHOU NADA A NÃO SER NO APITO AMIGO CHAMADO CORINTINHA.

  119. Meu Deus, esquece o cara… o Robaldo ainda sonha meu…ele podia parar mesmo de correr atrás da bola, pois ele já tem muito, mas ele quer poxa… Tudo se resume em duas palavras….:
    INVEJA.

    Tá vendo, muitos brasileiros gostam de criticar e ver somente os erros, e não nas vitórias que a pessoa nos trouxe. Até você percebeu dos erros das “duas palavras”…entende…

    Esquecem o cara. Hoje no Timão, somente uma fase da vida, mas será campeão….

  120. É ISSO AÍ ! PLEBISCITO ! TERCEIRO MANDATO ! PLEBISCITO ! TERCEIRO MANDATO ! PLEBISCITO
    Consulta Popular está sendo o caminho para as transformações na Venezuela, Bolivia e Equador. Chega desse congresso podre e corrupto. Consulta Popular é a solução.

  121. Este escritor escreve tanta bobeira! O que será que ele ingere antes de escrever estas vãs divagações? E fala com tanta propriedade… Parece o maior psicólogo do mundo!

  122. SERÁ QUE O RONALDUCHO NÃO PODE VIR AQUI NO BAIRRO SE VESTIR DE PAPAI NOEL E DAR ALEGRIA PARA AS CRIANÇAS ??
    PELO MENOS A BARRIGA SERVIRÁ PARA ALGUMA COISA NÉ !!
    SEM COBRAR NADA É CLARO !!!

  123. Ferreira é você me respondendo ? Não precisa se desculpar de nada, pois desde o começo eu sabia, tratar-se de um artigo escrito por outra pessoa e que vc achou interessante. Eu, com a razão, tentei argumentar por que não achei interessante.

    Eu não falei que vc remendou, aliás, quem remendou e arrematou foi quem escreveu, que agora fico sabendo é esse mala do Ricardo Kotscho. Você, pelo que li no blog, enviou na integra, respeitou o autor, mas não muda minha opinião sobre o artigo.

    Vc parece que não me entendeu, pois mais razão do que usei é impossivel, respondendo item a item do que não concordei e contra-argumentado. Se eu fosse pela emoção teria muito mais o que falar. Se fosse pela emoção eu ia perguntar ao Ricardo Kotscho se o Ronaldo fosse para o são paulo, ele iria assim de graça procurar denegrir a imagem do cara.?

    A minha posição foi mais a de achar que se o cara ganhou muito é mérito dele e que se ele tem a coragem de mais uma vez se expor, temos que respeitar e procurei lembrar que ele já passou por isso uma vez e se superou, calando todos os críticos.

    Eu não achei nenhuma conotação politica no artigo, e nem reconheço na figura do Ronaldo um cara ganacioso e que fica esbanjando dinheiro, pelo contrário. sei de muitas ações suas para amenizar (sempre insuficientes) as injustiças sociais. Suas participações em ações da UNICEF é uma delas apenas.

    Achei que o autor do artigo para causar impacto, fez um verdadeiro “samba do crioulo doido” e para atingir seus objetivos misturou alhos com bugalhos e foi, na minha opinião, infeliz tentando denegrir a imagem do Ronaldo, contrapondo com o Pelé, o “bom moço da mídia”.

    Aliás eu odeio artigos em que o critico para falar mal de uma coisa tem que argumentar comparando com outra coisa que as vezes não tem nada a ver. Ele poderia falar de Natal, da ganancia, do materialismo sem citar Ronaldo. Citou o Ronaldo porque o cara é forte na midia, dá ibope e a pretensão dele era apenas causar polêmica. O contraponto foi o Pelé, o Bebeto e por aí que ele se perdeu.

    Ferreira será que fui claro? Se vc não concordar, sinto muito e ai podemos marcar um duelo na Padaria. Escolha as armas: Brahma ou Skol.

    Abraços
    ZéCarlos “Dingão” Feliciano

  124. O Mano que não é bobo está só olhando. Acho que o Timão vai ter o banco mais caro da história do futebol. Mas, vai vender um monte de camisa 9.

  125. Não podemos esquecer que esse “triste menino rico do nosso futebol” já mostrou que até manco e gordo é melhor do que muito jogador por aí. O maior artilheiro das copas, várias vezes escolhido o melhor jogador do mundo e duas vezes campeão do mundo, pode agora, quem sabe em fim de carreira, dar mais uma vez a volta por cima e fazer a torcida mais fanática do mundo feliz em 2009.
    Acho que você Ricardo e meu xará Netto, estão um pouco com dor de cotovelo. Parabéns pelo hexa tricolor, mas 2009 é do Timão.

  126. O Gornaldo ainda tem a cara de mogno de dizer que é branco…..com esse cabelo ruim – pichaim – fura fronha…..branco…..rarara….vai sonhando Gornaldo….

  127. Os IMBECIS brasileiros discutem FUTEBOL como se fosse algo MUITO IMPORTANTE para a HUMANIDADE, como se estivessem discutindo príncipios de valor inestimável para a sociedade….se acham inteligentes por “entenderem de futebol”…..são arrogantes, metidos a besta….assistem “mesas redondas” como se estivessem assistindo à uma peça de Shakespeare…..rararara…..que piada…que povinho de merda….

  128. Gente, a doensa do Ronaldo não é materialismo é idiotismo mesmo. Pessoa que recebeu tantas bençãos, ganhou tanto dinheiro, foi transformado em ídolo da garotada, tinha que ter mais responsabilidade social: dar bons exemplos; cuidar-se; fazer o bem sem alarde. Foi cognominado “fenômeno” pelos cronistas esportivos e não entendeu que o fenomenal é como pode ainda ser usado, mesmo sem ser mais querido por quem gosta de bom futebol aliado a boa índole. Pela formação, pela bola que joga, pelo potencial pra ser bom exemplo pros nossos jovens, esqueçamos o Ronaldo e coloquemos o CACÁ na vitrine! Aquele sim, é craque e é HOMEM

  129. Ricardo, é certo que tudo tem a ver com o natal. Principalmente quando procuramos endeusar simples mortais. Devemos analizar algumas coisas. Como uma pessoa que se nega a dar o nome aos filhos, mesmo após toda e qualquer comprovação de paternidade. Alem disto se nega a comparecer aos funerais da propria filha. É, tem tudo a ver com o natal.
    E o Ronaldo ??? É um probre menino rico. A comparação foi muito infeliz.

  130. Pera lá KOTSCHO,

    A frase: – “O craque Pelé, da nova geração do futebol brasileiro, acaba de dar um grande exemplo aos seus colegas velhos e novos.”

    Pois…pois!
    O grande exemplo dado é logo em referência àquele que se recusou reconhecer a paternidade de uma menina que apenas implorava pela bênção de um pai, e que morreu esperando por um simples abraço não de Pelé, mas sim de seu pai Edson Arantes do Nascimento!

    Pelé foi grande sim, mas apenas na sua arte. No lado pessoal, Edson Arantes do Nascimento jamais se igualaria a um Ronaldo Nazário. Nem em virtudes nem em defeitos. Ronaldo fenômeno pode não ter a altura da arte de Pelé, porém Ronaldo Nazário é maior do que a máquina Edson Arantes nas virtudes assim como nos defeitos. Portanto é humano..

    No auge da fama, Pelé dedicou seu milésimo gol “às criancinhas”. Nada mais que um gesto. Nem um tostão saiu dos seus bolsos desde à época até os dias atuais.
    O grande pelé é um sovina avarento.
    Isso não se pode dizer de Ronaldo, que sempre tem auxiliado creches, Hospital Infantil do Câncer, campanhas beneficentes e é embaixador da ONU para causas humanitárias.
    Recentemente, Ronaldo doou para os desabrigados de Santa Catarina, 40 toneladas de mantimentos e uma grande quantidade de remédios.
    Cadê o Pelé? Alguém é capaz de apontar quais suas obras em prol do social?

    Frase de Pelé pelo seu milésimo gol: “quero dedicar esse milésimo gol às criancinhas”.
    Demagogo! Como se as criancinhas vivessem esperando, doentes ou famintas pelo seu milésimo gol no Maracanã!

    Quanto a acusar o Ronaldo de “materialismo”, que é isso, KOTSCHO? Recaída de espiritualista ou influência de Dom Ivo Lorscheider?
    Deixe por menos e leve em conta que é apenas um jovem, como todos os demais!
    Qual o jovem que não sonha com uma moto envenenada? Um carrão, roupas da moda, tênis importado, lanchonetes, boates, meninas pra “ficar” e uma linda namorada?

    Enfim…”quod homines tot sensitiae”

  131. Ronaldo sempre mediu suas palavras antes de se pronunciar,
    e sempre horou seus compromissos, e já deu a volta por cima varias vezes, acredito que vencerá mais está.
    voces teram que

    vai Ronaldo!!!!!!!!!!

  132. E agora, o que falar do Ronaldo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Vai em frente Ronaldo, parabéns pela persistência, competência e detrminação.

    Abraços,

    Roma

  133. Ronaldo para mim é um vencedor um grande jogador ele sabe oque fazer com a bola mesmo um pouco fora de forma mas isso não tira seu mérito de FENOMENO parabens Ronaldo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *