Lula é só mais um no Natal do povo da rua

Lula é só mais um no Natal do povo da rua

Fazia tempo que eu não chorava, mas não deu pra segurar vendo o povo da rua, os catadores de papel e os paulistanos sem nada, excluídos de tudo, dançando e cantando na maior alegria com o presidente Lula, ontem à tarde, na quadra do Sindicato dos Bancários, na rua Tabatinguera, centro de São Paulo.

“A única coisa que eu peço a Deus é estar com saúde para poder trabalhar mais, viajar mais, inaugurar mais obras no ano que vem”

Quem lê o texto e o título acima, e não conhece a história, ou simplesmente não gosta do presidente, eu sei, pode achar que é demagogia, coisa de líder populista em final de mandato, fazendo média com seus eleitores na véspera do Natal.

O mandato do presidente Lula está mesmo entrando na reta final, faltam só mais dois anos. Ele mesmo lembrou várias vezes do pouco tempo que lhe resta de governo no discurso que fez ao final desta festa natalina sem luxo nem pompa, da qual já participa religiosamente faz seis anos, desde o primeiro dezembro de seu primeiro governo. O corintiano Lula também é hexa, pelo menos aqui…

O compromisso dele com este povo, porém, para quem conhece a história, vem de muito antes, e não termina junto com seu segundo mandato. “Espero ser convidado quando não for mais presidente”, brincou, andando pela quadra como um animador de auditório, para uma platéia que nunca o chamou de senhor, muito menos de excelentíssimo senhor presidente da República.

Aqui ele volta a ser só o Lula do Estádio de Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, no final dos anos 1970, quando comandava uma multidão de metalúrgicos em greve _ ali onde tudo começou durante a resistência á ditadura militar.

O jeito de falar, como se estivesse conversando com cada um em particular, no balcão de um boteco, e a empatia natural com a platéia, são exatamente iguais. Só a roupa dele agora é mais chique e os assuntos são outros _ da vida dos moradores de rua à crise econômica mundial.

Se não estivesse de terno e gravata, cercado de assessores, seguranças e ministros, ele seria apenas mais um neste encontro da Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Lula tinha acabado de chegar de um encontro no Copacabana Palace, no Rio, em que discutiu os destinos do mundo com o presidente francês Nicolas Sarkozy. Pode-se imaginar o choque cultural na cabeça dele entre um compromisso e outro, separados por apenas uma hora de vôo. Em seguida, voltaria a Brasília para passar o Natal com a família.

Ao falar destes dois encontros tão diferentes no mesmo dia, o presidente reparou que estas coisas só acontecem no Brasil. “Por isso, a gente nunca deve esquecer de onde veio”.

Pois eu me lembrei na hora de uma frase dele muito repetida em velhas campanhas eleitorais: “A cabeça da gente pensa e o coração sente, de acordo com o lugar onde nossos pés pisam”.

Vai ver que é por isso que Lula viaja tanto, aqui dentro e lá fora, querendo estar em todo lugar ao mesmo tempo, sem se perder no caminho.

Prestou muita atenção e balançou a cabeça no discurso empolgado de Anderson Miranda, do Movimento Nacional do Povo da Rua, que denunciou violências cometidas pelo poder público em São Paulo, Belo Horizonte e outras cidades chamadas de higienistas. Depois, cobrou providências dos ministros que o acompanhavam, Patrus Ananias e Paulo Vanucchi, além do chefe de gabinete, Gilberto Carvalho.

Todo ano o ritual se repete: o pessoal do governo conta o que foi feito, o povo da rua agradece e faz mais reivindicações, o governo promete atender e, no ano seguinte, a cobrança continua. Desta vez, Lula mandou que, já em janeiro, os dois lados fizessem uma reunião juntos para se entender e resolver os problemas de uma vez, “porque agora só faltam dois anos”.

Até o cardeal arcebispo de São Paulo, D. Odilo Scherer, sempre muito reservado, entrou na dança junto com Lula e os músicos da orquestra, todos moradores de rua, que apresentaram uma ópera chamada “Confabulário”.

Entra ano, sai ano, Lula não foi embora antes de dar uma estocada na imprensa. “Vi na manchete de um jornal hoje que perdemos 40 mil empregos em novembro. Mas não vi nenhuma notícia de que este ano, de janeiro a outubro, o Brasil criou 2,2 milhões de novos empregos”.

Planos pessoais para 2009? “A única coisa que eu peço a Deus é estar com saúde para poder trabalhar mais, viajar mais, inaugurar mais obras no ano que vem”, contou-me, quando lhe fiz a pergunta, assim que chegou à quadra do Sindicato dos Bancários, com o mesmo pique do primeiro dia de governo em Brasília.

Férias? Como ninguém é de ferro, e este sempre é um drama para resolver na família Silva, a cada final de ano, Lula já decidiu que vai passar dois dias na ilha de Fernando de Noronha em janeiro. “Só para levar os meninos, porque eu não gosto de mergulhar…”.

Seis anos depois do primeiro encontro com o povo da rua na véspera do Natal, muita coisa mudou na vida deles, do presidente e do país. Para Lula, este talvez seja o melhor momento do ano na pesada rotina da agenda presidencial, aquele em que fica mais à vontade _  e já chama as pessoas pelo nome para brincar com elas. Como ele mesmo diz, só no Brasil…

Vida que segue. Neste primeiro Natal do Balaio, espero que todos os leitores possam ter hoje a mesma felicidade que senti ontem ao participar novamente desta festa do povo da rua, organizada todo ano pelo meu amigo padre Júlio Lancelotti. 

Como Lula, conheço esta história: desde o começo dos anos 80, quando trabalhava na Folha, acompanho e faço reportagens sobre a luta deste povo por uma vida mais digna. Foi bonito.

256 thoughts on “Lula é só mais um no Natal do povo da rua

  1. Como sempre,o PIG,na sua intensa campanha “serrista”, não dá trégua. Os números positivos ,não interessam,tampouco , a normalidade do povo nas comemorações natalinas, o humanismo autêntico de Lula. As esperanças que presidem ,em qualquer época,os anseios populares,são ignoradas.Importa,apenas o negativismo,como ingrediente a sabotar o espírito combativo da população. Preciosas táticas herdadas do “nosso companheiro
    Roberto Marinho”.

  2. O que se poderia esperar de um que veio do povo. Não tem na face o enojamento que presidentes doutores tem quando abração um pobre.
    P.S. porque a globocrise não passou a fala otimista de Lula, naquela ocasião?

  3. Mais uma vez estou convencida de que votei no presidente certo. Ludrdarlaé isto ai… o poder no lhe subiu a cabeça. Homem do povo… como cidada farei de tudo pa que nes tes 2 anos q restam ajudar lula agovernar este pais tropical abençoado por Deus.

  4. Que orgulho do nosso país !!!
    Parabéns Kotsho…
    tbém vivo enviando notícias boas sobre nosso Presidente!!
    Lula é há muito tempo um personagem ímpar da História Mundial !! lider nato, carismático…e , como presidente fez sua parte pri futuro do Brasil !! só não enxerga quem nunca viveu ao lado do povo !!! Feliz Natal
    No dia 31/12 deixo meu cargo de secretário da Assistência Social em minha cidade e vou trabalhar de assessor no MDS, espero poder colaborar para um país cada vez mais justo !!!!
    FELIZ NATAL A TODOS OS BRASILEIROS E EM ESPECIAL AO NOSSO QUERIDO PRESIDENTE LULA !!! A ESPERANÇA VENCEU O MEDO !!! QUE BOM !!!!!

  5. Essa atitude de Lula não me surpreende porque o nosso Presidente tem origem e raizes muito profundas no povo. Viveu e sentiu na pele as agruras do nordestino retirante da miséria, em busca de melhores condições de vida.Morou de favor em fundo de quintal na periferia. Vendeu limão e amendoim nas ruas. Emprestava paletó surrado e apertado para as ocasiões consideradas mais importantes. A sorte de Lula surgiu pelas mãos de seu irmão Frei Chico que o levou para o Sindicato. E pelas mãos de sua mãe Da. Lindú que o matriculou no Senai, de onde tirou o curso de torneiro mecânico. Daí para a liderança foi um passo. Começou no Sindicato, passando pelo Estádio da Vila Euclides, depois na CUT , na fundação do PT, no Câmara Federal e finalmente no Palácio do Planalto. É o conto de cinderela na versão masculina. Está hoje no lugar em que merece estar. E o Brasil precisa de Lula. O povo precisa de Lula. Lula é marca registrada do Brasil onde quer que vá.

  6. Prezado Ricardo Koscho:

    Você é coerente, é corajoso. Tô vendo os comentários que virão, dos 6% racionários dos DEMOS/TUCANOS te achocalhando .
    Mas como você só modera as ofensas, te prepara para apanhar!

  7. Eu acho o Lula, como politico, um presidente médio ainda que menos ruim que os outros que passaram antes. Não não adianta tentar me convencer do contrário, pq da perfeição estamos longe.

    Mas como pessoa, admiro o Lula pelo que ele foi, aonde chegou e por essa incrivel capacidade de cativar os outros.

    A despeito de algumas abobrinhas que ele fala, ele normalmente tem discursos de improvisos muito bons, aonde ele sabe falar com o povo – com todos – na linguagem que o povo realmente usa. E nem adianta dizer que ricos tbm não usam. pessoas normais com ou sem dinheiro usam. Sifu é até ser gentil com as palavras que soltamos na primeira fechada do caótico transito paulista.

    Acredito de coração que ele tem mesmo nesse ideal de igualdade. Mas Kotscho, credito a total falta de capacidade de deputados e senadores fazer com que isso ocorra.

    Tenho a impressão que o “baixo-clero” politico de todos os partidos quer mesmo é miséria… só quer saber de interesse próprio.

    É por essas que acho que qualquer que presidente melhor ou pior que seja, fica sempre amarrado ao Shopping center das câmaras de deputados, senadores e vereadores.

    Quem sabe daqui uns 100 anos nossos tataranetos não tenham uma politica melhor….. se é que ainda teremos planeta até lá! rs

    Abraços e feliz natal a todos!

  8. SIMEI:
    Não é só dos demos/tucanos que falam abobrinhas em comentários….dão porrada e tudo mais..

    Esse neo-pensamento-lixo que compara partidos a clubes de futebol mega-rivais parece que é uma pratica bem estabelecida!

  9. Obrigado SIMEI;

    Daria pra dizer que vamos avançar em 50 anos a frente se TODOS discutissem politica como deve ser? Bom senso, seriedade, sem radicalismos… saber meter o dedo na própria ferida então??? risos!! seria um milagre natalino!

    Mas acho esse país torto demais. Com 16 anos você não pode dirigir um carro, mas pode escolher quem dirige sua cidade, estado e país.

    Mas enfim, mais uma vez parabenizo o Lula pela atitude dele, mesmo não concordando em 100% politicamente com o mesmo (e nem com ninguém) rss

  10. Kotscho. Bela mensagem de natal. Realmente, faltam apenas dois anos para o fim do mandato de nosso querido presidente. Sinto medo da saudade que podemos vir a sentir.
    A diferença da administração Lula para com todos os outros ex-presidentes e pior, os prováveis candidatos é imensa. Temo, sinceramente, o imenso estrago que uma administração tucana pode fazer. São Paulo é um caos. Continuam os roubos imensos dos tucanos (que não são nem comentados pela imprensa marrom). Cobra-se mais pedágio a cada dia. A saúde e a educação paulista continua sem apoio do governo estadual. Em municípios governados por tucanos é um caos. Quero lhe chamar a atenção para uma prática que virou febre entre a tucanalha. O aditamento de contratos. Os camaradas ganham licitações com preços mais baixos e em uma semana ou duas já são publicados aditamentos que chegam a 62% dos valores. Em Sorocaba a quantidade de contratos aditados dessa forma é simplesmente escandalosa. Infelizmente os tribunais de contas, comandados por “amigos” não fazem nada para coibir esta prática.
    Obrigado pelo ótimo artigo. Um bom natal para todos nós.
    Grande abraço.

  11. E os catadores de papel agem e contribuem para um mundo mais organizado e voltado para a preservação da natureza enquanto o resto da sociedade apenas fala e finge se preocupar com o meio ambiente…
    Aqui na minha terra, Florianópolis está começando uma campanha tímida, porem bem articulada para remover a associação de catadores de papel do aterro da baia sul alegando que ela (a associação está prejudicando a imagem da cidade. Acho isso um absurdo, avalio que toda cidade que se preocupa com a administração dos seus resíduos deveria evidenciar tal preocupação apresentando justamente entidades como a associação de catadores como cartão de visitas. Ou seja, o que para o Cacau Meneses é feio, para mim é um motivo de orgulho.
    VIVA OS CATADORES… ABAIXO OS DEMAGOGOS PRECONCEITUOSOS

  12. Sinceramente, já estou temeroso com o que teremos pela frente, acho que será dificil algum dos nossos dirigentes ser tão competente, autentico e honesto como o nosso presidente LULA DO POVO. No fundo do túnel, deslumbro a ministra Dilma, pelo seu passado. Espero que ela tenha assimilado o espirito humanistico do LULA DO POVO.

  13. Eu conheço Kassb, mais nunca imaginaria que seria um executivo tão efeciente, um Prefeito tão inteligente, sem demagogia é homem do povo e acima de tudo honesto, isto é mais dificil ainda de se encontrar hoje em dia, mas passei por São Paulo, e achei a cidade de primeiro MUNDO, o trabalho do prefeito é simplesmente extraordinário, tem visão, tem projeto de govderno, kpode ser futuro presidente do Brasil , depois de SERRA, serei sempre eleitor do prefeito.

  14. Aff…. o Lula tá pior que a Donatela (A Favorita) só chora!!!!

    Demagogia em pleno Natal!!! Francamente não é Sr. presidente, fazer uso da desgraça alheia p/ se promover na campanha p/ 2010?! E o pior é que o “povão” mergulha de cabeça nas lágrimas desse demagogo. Aproveitando o espaço, vou comentar sobre a propaganda em rede nacional na última terça. Ele disse para os brasileiros continuarem consumindo. Mas como que podemos ter segurança nisso se por dia atendo mais de 20 pessoas para dar entrada no FGTS e Seguro Desemprego?? Ahn.. Ahn????
    O BRASILEIRO PRECISA FAZER CIRURGIA DE MIOPIA!!! ESTÃO TODOS CEGOS MANIPULADOS PELA REDE GLOBO E PELO DATAFODASE QUE FICAM MOSTRANDO ÍNDICES DE APROVAÇÃO DO GOVERNO ATUAL.. WAKE UP MTHRFCKR

  15. Após 6 anos, como a terrorista midia diz, mesmo com a fadiga do material (presidencial), o Presidente LULA não tem fadiga. Os outros sim, foram materiais não recicláveis e estão no esquecimento, a não ser pelas péssimas lembranças que esses outros nos trazem. A terrorista midia, continua na sua infatigável campanha pelo Serrágio e Kassab, Não Passarão. O que adiantou os diplomas livros e entulhos de um FHC? Nada, absolutamente nada. LULA passa e já pasou a história. E eles? E essa midia que cairá a qualquer momento? Qual o legado, qual a contribuição que deixam para os seres humanos? ZERO.

  16. Genial!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Um achado, digno dos melhores pensadores mundo a fora:
    “A cabeça da gente pensa e o coração sente, de acordo com o lugar onde nossos pés pisam”.

    Mas para tanto, tem de saber, tem de sentir, tem de ter vindo de onde viera o baião: “de baixo do barro do chão”.

  17. Falo com muita emoção, emoção de verdade, pois falo em nome de minha saudosa mãe: Maria José do Monte, que partiu para a pátria espiritual já há dois anos.
    Ela já nos anunciava: Quando LULA for presidente o Brasil vai ser diferente.
    LULA Deus ilumine os teus passos e conserve esse brilho fulgurante que envolve a todos no caminho em você passa.
    A FAMILIA BRASIL ORGULHA-SE DE VOCÊ!

  18. Realmente insentivar coletores de material reciclado é um ato politico muito rentavel, mas não se esqueçam que para resolver o problema seria necessario muito mais que dançar no meio da multidão , criar politica de insentivo ao uso de material reciclado e incentivar o uso racional de materiais plasticos etc.. nas escolas tão abandonadas por este governo, alias a grande evolução que vimos nas escolas nas ultimas decadas em nosso país foi a mudança do giz para o pincel e do quadro negro para o branco.

  19. Ricardo,
    li com atenção teus comentários, muito bonitos.
    Sensibiliza qualquer um ver que temos como presidente um homem do povo que entende perfeitamente nossos problemas.
    Foi uma ótima observação tua, esse encontro informal, nenhuma Globo da vide iria comentar.
    Em fim, valeu pelo teu trabalho, pelo teu blog, pela tua paciência de aturar-nos.
    Vou abrir mão de largar o pau em políticos hoje, é um dia especial e nossas famílias assim como nós merecemos uma aproximação harmoniosa, um pensamento elevado.
    Lembrar daqueles menos favorecidos que mesmo no seu infortúnio, tem um sorriso alegre para nos oferecer e desejar um Feliz Natal.
    Gostei desse encontro, adorei tua publicação.

  20. Ricardo, li com atenção teus comentários, muito bonitos.
    Sensibiliza qualquer um ver que temos como presidente um homem do povo que entende perfeitamente nossos problemas.
    Foi uma ótima observação tua, esse encontro informal, nenhuma Globo da vide iria comentar.
    Em fim, valeu pelo teu trabalho, pelo teu blog, pela tua paciência de aturar-nos.
    Vou abrir mão de largar o pau em políticos hoje, é um dia especial e nossas famílias assim como nós merecemos uma aproximação harmoniosa, um pensamento elevado.
    Lembrar daqueles menos favorecidos que mesmo no seu infortúnio, tem um sorriso alegre para nos oferecer e desejar um Feliz Natal.
    Gostei desse encontro, adorei tua publicação.

  21. Na verdade o que falta a todos nós, politicos ou não, é sermos humildes. De sermos o que somos independentes do cargo que ocupamos, Jesus sendo o Senhor de tudo se fez um de nós, nasceu numa manjedoura simples, como deveria ser o nosso coração. Feliz Natal a todos!

  22. para : Izonel

    Caro colega, me desculpe mas você não está entendendo para que serve esse espaço “comentário” o assunto em pauta é A PARTE HUMANA DE NOSSO PRESIDENTE e não para você escrever essa babaquice!!!! se liga colega você e toda essa população paulista e separatista…..

  23. Ricardo,
    li com atenção teus comentários, muito bonitos.
    Sensibiliza qualquer um ver que temos como presidente um homem do povo que entende perfeitamente nossos problemas.
    Foi uma ótima observação tua, esse encontro informal, nenhuma Globo da vide iria comentar.
    Em fim, valeu pelo teu trabalho, pelo teu blog, pela tua paciência de aturar-nos.
    Vou abrir mão de largar o pau em políticos hoje, é um dia especial e nossas famílias assim como nós merecemos uma aproximação harmoniosa, um pensamento elevado.
    Lembrar daqueles menos favorecidos que mesmo no seu infortúnio, tem um sorriso alegre para nos oferecer e desejar um Feliz Natal.
    Gostei desse encontro, adorei tua publicação

  24. ja sabemos a que veio o presidente lula, em momento algum destes 6 anos de mandato o poder lhe subiu a cabeça. homem do povo,pelo povo e para o povo sem distinção de pobre,rico, gordo,magro,bonito ou feio mais umpresidente q ali estar do lado do povo brasileiro e vai nos deixar um grande dito inventado por ele: SOU BRASILEIRO NÃO DESISTO NUNCA. salve,salve LULA NOSSO DE CADA DIA.

  25. É, esse presidente nunca esqueceu de onde veio. Isso torna o carisma dele ainda mais brilhante.
    Em que época de nossas vidas imaginávamos que poderíamos ver um presidente a dançar entre catadores de papelão e moradores de rua.

    VIVA LULA!

  26. A turma do FHC era composta de canalhas e ladrões. Mas, pelo menos, escreviam corretamente o português.
    Porém, essa turma de petistas/lulistas, assassinam a pobre da língua pátria, que nunca fez mal a ninguem.

  27. GEVALTER. Você que é amigo do lula, sugere a ele que depois do mandato, procure uma republiqueta africana, e lá, tornando-se cidadão, concorra à presidente ou ditador. Assim, ele poderá colocar roupas vistosas e dançar dia e noite, levantando poeira.

  28. o meu comentario vai para esse ser minisculo e preconceituoso chamado CELIO MACHADO, que pelas palavras vomitadas por ele, deve ser daqueles sabichoes que deve ter um diplominha de merda debaixo do braço, mais nao tem nem capacidade para exercer o seu oficio, deve se sentir um zero a esquerda, pois ate um analfabeto chegou a presidente da republica, como ele que deve ser uma sumidade nao consegue.

  29. O Presidente da República tem de se colocar no seu lugar, e não fica dizendo impropérios, tipo “sifú”, “chulé”, etc…e nem dançando com o povão, ou fazendo gracinhas.Quando terminar o mandato, aí sim, ele poderá ir para o baile funk, dançar forró, falar palavrão em público, escarrar na porta do botequim, etc…

  30. Lula Parabens!!! Que Deus te ilumine, voce é sem dúvida nenhuma o melhor presidente que o Brasil conheceu, por isso o mundo tem enorme respeito por sua figura, muito obrigada pelo que tem tentado e esta fazendo pelo nosso povo…Feliz Natal e 2009 com muita saúde e sucesso para toda sua familia e para o Brasil!!!

  31. LULA nos sentimos tão avontade com vc q o chamamos de lula. vc não tem a dimenção do tanto q o povo brasileiro gosta de vc. 80% de aprovação de um nação não ´foi e não é pra qualquer presidente. por te desejamos um santo natal em família e em janeiro tire sim suas merecidas férias pois queremos vc de cabeça fria sempre para lutar pelos interesses deste povo q tanto te AMA, O POVO BRASILEIRO.

  32. Inegavelmente não tem Presidente que tenha feito mais pela parcela excluida da população que o atual.
    Nisso ele merece mesmo os parabéns.
    Para receber um parabéns mais enfático da minha parte, ele só está devendo um programa de alfabetização de vulto, como o realizado na Bolivia, que acaba de ser declarada território livre dessa chaga.

  33. Sr Nicanor
    Se o senhor é tão culto, tão diferente da população brasileira, por que não acentuou a palavra colégio, que é paroxítona terminada em ditongo crescente , terrível, paroxítona terminada em l, e craseou, desnecessariamente,a palavra a, antes do verbo começar?

  34. O português do Lula, o inglês do Bush??? Garanto que não existe comparação. Devemos agradecer por Lula ter sido eleito e por isso ainda termos um país. Parafraseando um colega aí em cima..”o homem” veio “de baixo do barro do chão”…E isso irá diferenciá-lo de tudo e de todos…E um dia vcs contarão para seus netos, quem foi o Lula…e o que ele fez…e seus netos irão te olhar incrédulos, acreditando que o vovô está gagá mesmo…Pois homem assim não existe ( ou não existirá) .
    Um grande abraço a todos e Feliz Natal!!!

  35. O Lula me ensinou a admirar os “demagogos”. Ou seja, todo político voltado para o povo recebe, dos nobres, da tucanalha da vida, o título de demagogo. Fazer pelo povo, vir do povo, misturar-se com o povo é “demagogia”. As eleites econômicas apreciam os salões atapetados e usam o povo para se promoverem.

  36. Sr Nicanor
    Preciso lembrá-lo também ( apesar de sua inatingível cultura formal) de que não se separa o sujeito do predicado com uma vírgula. O correto seria “inchente” é terrível.
    Ah, para seu desprazer, sou filha de metalúrgico e estudei em escola pública.
    Boas Festas.

  37. Lula, o maior dos brasileiros vivos, ensinou-me a admirar os “demagogos”. Demagogos é o termo usado pelos que têm asco do povo ao se referirem aos que nascem no povo, apreciam o povo, misturam-se com o povo. Rodrigues Alves, Vargas, JK e Lula foram os maiores presidentes do Brasil. Os demais passaram pelo cargo, uns com algum brilho, outros sem brilho. De todos, Lula é o maior.

  38. Não liguem para os comentários dos ressentidos, dos reacionários empedernidos, dos pobres de espírito, eles vaiariam o próprio Cristo se pudessem. Lula é o maior presidente que este país já teve, um homem com uma grande sensibilidade social, que governa para os pobres mas os ricos também ganharam muito na sua administração. Todos ganharam. Bom natal presidente!

  39. eu agradeco a deus por uma mulher simples e sofrida ter gerado filhos e educado com amor diginidade e carater em meio a uma terra sofrida e esplorada por coroneis sem nunca perder a esperanca de um dia ter um futuro melhor para sua familha e o povo deste pais pois esta mulher deu a luz a uma crianca que a chamou de luiz inacio lula da silva pois neste dia nascia a esperanca de um povo de um pais chamado Brasil pois este pova que foi tão umilhado e esplorado por uma pequena faicha da sossiedade que nunca amaram sua patria e que sempre lhes tirou o direito de ter diginidade,educacão,saude e uma alimentacão decente e sempre previlegiando os paises mais ricos,pois um era corrupito outro amava o estados unidos e o outro a fraca e antes deste os outros eram eram assacinos e repressores pois hoje o povo tem orgulho de gritar aos quatro ventos bem alto eu sou BRASILEIRO obrigado por amar esta patria e este povo que nunca perdeu a esperanca nos o amamos senhor presidente luis inacio lula da silva feliz natal

  40. Gostaria de dizer que me senti super feliz com a matéria!!! e muito mais com a maioria dos comentários!!!
    O pior cego é aquele que não quer ver…
    então, só para a minoria: vocês já conversaram com algum reciclador?
    com o pessoal da economia solidária?
    Com alguma pessoa que pesquisa o banheiro ecológico?

  41. O maior cego é aquele que não quer ver ou finge que não está vendo.
    Protestam sobre o Sr. Presidente da República do Brasil, não concordando com o que faz, mas, não apontam também a maneira correta de se melhor governar. Só sabem atirar pedras, não têm o menor argumento de contestação, não enxergaram que o presidente anterior não teve as qualidades para igualar-se ao atual, escravisava o povo com um salário mínimo de valor inferior à 45 dólares, que criou a CPMF que seria para que ”o brasileiro tivesse saúde de primeiro mundo” (foi a maior ”cascata” de todos os tempos, para que depois a sua laia viesse em discursos frenéticos para derrubá-lo.
    Foi uma verdadeira palhaçada, vendeu a CSN – Valeriodoce – telecomunicações – etc. etc. (suores dos nossos antepassados)seus discipulos, criaram numerosas praças de pedágios e continuam criando. Nosso presidente veio da classe operária, conhece a fundo as necessitadas de um povo, não veio de berço dourado, e aí está é o 18º colocado entre os melhores do mundo.
    Eu pergunto: Qual foi a cotação mundial dos últimos presidentes da república? Hoje temos um PRESIDENTE DE VERDADE, não isso que passou por aí, 80% dos brasileiros (grande parte que hoje tem acesso à internet, e consequentemente, têm informações globais) sabem muito bem disso!
    É isso!

  42. Atenção os perversos de plantão para o placar de 2008:

    Produção de emprego em 2008 2.5 MILHÔES X desemprego 40mil; ( “COM NUNCA NA HITÓRIA DESTE PAÍS”)

    Crescimento do PIB BRASILEIRO para 2008 5.5% X infração 4.7%; ( “COM NUNCA NA HITÓRIA DESTE PAÍS” )

    Custo do crescimento BRASILEIRO (venda de patrimônios público e endividamento interno e externo) 0 X outros governos, sobretudo o mais recente, SEM COMENTÀRIOS.

    Crise econômica, de centenas de TRILHÔES DE DOLARES, nas principais economias mundiais; LULA, MÁNTEGA, DILMA e MEIRELES: A NOTA É 10 X Crise econômica, de dezenas de BILHÔES DE DOLARES, nas piores economias mundiais; FHC, o mala do MALAM, JESÈ SERRA e FRAGA: A NOTA É… SEM COMENTÀRIOS. (“COM NUNCA NA HITÓRIA DESTE PAÍS” ).

    Kotscho vou ficar por aqui para não haver constrangimentos num período onde o AMOR, a FRATERNIDADE e SOLIDARIEDADE devem ser as grades tônicas. Um Bom NATAL para você, o DR LULA, doutor em vontade política, e para todo o nosso amado país; e que JESUS encontre uma manjedoura em nossos corações.

  43. Se o bom senso não é suficiente para mostrar à população, principalmente à bem educada e alimentada do Sul e Sudeste, o papel e as realizações do governo Lula – porque não é justo entregar a obra dele a um partido ou uma coalizão – o tempo fará o serviço.

  44. Obrigado por vc. existir Ricardo.
    Qdo. a imprensa geral, está preocupada em mostrar apenas as coisas ruins desse nosso planeta, leio seus comentários, sempre usando o bom humor com inteligência, e nesse último sobre o nosso querido presidente, vc. foi fenomenal.
    Que Deus continue te iluminando, assim temos coisas interessantes prá ler.
    FELIZ NATAL!!

  45. eu agradeco a deus por uma mulher simples e sofrida ter gerado filhos e educado com amor diginidade e carater em meio a uma terra sofrida e esplorada por coroneis sem nunca perder a esperanca de um dia ter um futuro melhor para sua familha e o povo deste pais pois esta mulher deu a luz a uma crianca que a chamou de luiz inacio lula da silva pois neste dia nascia a esperanca de um povo de um pais chamado Brasil pois este pova que foi tão umilhado e esplorado por uma pequena faicha da sossiedade que nunca amaram sua patria e que sempre lhes tirou o direito de ter diginidade,educacão,saude e uma alimentacão decente e sempre previlegiando os paises mais ricos,pois um era corrupito outro amava o estados unidos e o outro a fraca e antes deste os outros eram eram assacinos e repressores pois hoje o povo tem orgulho de gritar aos quatro ventos bem alto eu sou BRASILEIRO obrigado por amar esta patria e este povo que nunca perdeu a esperanca nos o amamos senhor presidente luiz inacio lula da silva feliz natal

  46. Caro R. Kotscho
    Fiquei muito emocionado com seu texto sobre o Presidente Lula.
    Tenho um tio que é padre em Diadema/SP (conheço de perto o sua luta), e, sei muito bem como alguns brasileiros excluídos passam o natal e outros 364 dias por anos. Daí, a importância do gesto do Presidente já por 6 anos seguidos.
    Não conheço você pessoalmente, acesso o seu blog sempre, porém, é a primeira vez que teço um comentário, relamente o seu texto me tocou bastante.
    As informações e o que li a seu respeito me permitem formar um juízo de valor, (quando vc menciona aqueles quem não conhecem o Presidente , ou para quem acha que é apenas um ato demagógico), eu sei que você foi sincero, o Presidente Lula ama o Brasil e ama o seu povo, o meu tio Padre conhece o Presidente (eu sei o que ele diz dele como ser humano), e neste natal, quero te deixar um abraço fraterno.
    Estamos numa democracia, graças a Deus, mas o que mais me imcomoda é o preconceito. Como o brasileiro pode ser preconceituoso com uma pessoa que nos inseriu no mundo, com um Presidente que comete erros, mas, seus acertos são bem maiores. Esse dias li no blog do Noblat “guru nordestino”, isso, só dá forças as pessoas que apoiam o Presidente.
    Um cordial abraço a todos.

  47. Ele é presidente do povo, que se identifica com a camada mais sofrida da população, mudou o país para melhor, só não vê quem não quer, pena que faltam apenas 2 anos. Fico preocupado com o que acontecerá com as conquistas sociais em um futuro governo da oposição que governa para os mais ricos, a história mostra isto.

  48. Nessas horas chego a me emocionar. Gostaria de ter poderes para fazer todos os cidadãos que se dizem opositores sentirem a necessidade de ter um governante assim, que aproveita seu momento de gestão para acelerar nosso desenvolvimento em todos os setores, principalmente o social.

  49. Você e mesmo preconceituosa em Regina Freitas, O poder não pede ser mesmo para qualquer um, é para poucos, por isso que só passaram picaretas isto é com raras exceções, você e outros preconceituosos de baixo nível não respeitam a escolha do povo,eu sou do povão, gosto de estar não meio de gente que tem um coração limpo e sem ser hipócrita. Em todos o partidos tem gente correta, que são verdadeiros políticos, como tem também os politiqueiros, gente que buscas só os seus interesses pessoais ou de grupos de exploradores do povo.Parabéns Carlos Alberto pelo seu comentário, concordo com você. Ainda bem que muitos que realmente passaram por uma universidade e sabem dar o devido valor do seu diploma. Sabem respeitar as diferenças, as escolhas por este ou aquele partido, são pessoas que realmente tem uma consciência critica, e não são vaquinhas de presépio. Estes que se
    dizem ter diploma , na verdade deve ser aqueles que deveriam estar em sala de aula passaram o tempo matando aulas nos corredores ou nos barres em volta das universidade
    Realmente o Brasil tem um Presidente, um presidente de ações concretas e não um presidente de Teoria fora da realidade do povo. Feliz Natal para todos.

  50. Você está certa, Vanessa, Essa Marisa, a inútil, é a primeira dama do Brasil que nunca se envolveu em projetos sociais. É preguiçosa, e elitista.
    Que saudade eu tenho da esposa de FHC, mulher, culta, educada, e voltada para o bem estar dos mais sofridos, sem demagogia e arroubos populistas.

  51. realmente não dá pra esquecer o Pte. Lula, jamais, Aliás pouca lembrança já tenho dos demais presidentes intelectuais deste País, que com todos os seus diplomas, ainda assim não conseguiram enganar por muito tempo o povo, pois esse operario cabra da peste desmascarou a todos com a realidade de um governo voltado à maioria da população carente deste Brasil. Imagina se a imprensa golpista apoiasse o Lula como apoia os seus protegidos com suas manchetes pirotécnicas, então a liderança desse operário e o sentimento de orgulho do povo brasileiro pelo seu lider estaria inundando todas as nações do mundo. O Brasil também seria reconhecido como naçao incomparável, também na politica. Só falta uma renovação completa nos demais poderes, pois estes continuam mergulhados na sujeira da corrupçao e prejudicando o povo trabalhador brasileiro. Viva o Lula. /vamos lutar para que ele continue governando o País por + 4 anos. Os golpistas não governaram por mais de 30 anos ? Então ?

  52. É Célio,das 12:05. Vc, a globocrise, os 6%, e os dem/entucanados, que se roam . Os seus doutores nunca conseguiram o que o analfabeto, que pode te dar uma aula, até de educação, conseguiu.
    1-O Brasil não quebrou , nem vai quebrar.
    2-Reservas de 207 bilhões, em plena crise INTERNACIONAL.
    3- Vencer a globocrise, que trabalha contra o País, para atingi-
    4-Obras pelos 4 quantos do país, sem precisar vender o que é nosso.
    5-2,2 milhões de empregos em 2008.Globocrise não divulga.
    6-Credibilidade, por sua competência.
    7-etc, etc, etc…..
    Se todo analfabeto fosse assim, de uma coisa tenho certeza, a corja tucana/dem nunca mais poria os pés no planalto.

  53. ESTAS PESSOAS QUE ELOGIAM O SR PRESIDENTE, NUNCA PRECISARAM DO INSS COM CERTEZA, ELE E SEU MINISTRO DO INSS MARINHO ( HOJE PREFEITO DE SBC) , SÃO DOIS CARRASCOS FASCISTAS E NAZISTAS, DEIXARAM UM MONTE DE POBRE CATAR LIXO NA RUA OU MORRER DE FOME , FORA LULA, SE EU SOUBESSE QUE VOCE IRIA A ESTA FESTA DOS SEM TETOS EU IRIA AI DAR NO MINIMO UM BOM CHUTE NA SUA CANELA, QUE É O QUE VC MERECE SEU TRAIDOR DO POVO.

  54. O homem do povo é assim mesmo.Digo isso porque já estive com ele na campanha da Marta. Atitudes primeiras que o nosso presidente se entrega quando vem chegando numa produtora ou em qualquer lugar que tenha gente de toda casta, é apertar a mão um a um e no final quando das fotografias, ele mesmo se mostrar apto a perder mais um tempinho para ser fotografado ao lado de quem lhe solicita.
    Ao mesmo tempo que está falando com alguém importante, quando tem a mínima folga das conversas políticas, sai do meio deles e vai para perto de quem ele acha que gosta de falar de futebol.É de uma naturalidade ímpar, sem subterfúgios nos atos, na fala, nos gestos.

  55. ………………………..Pois,..é,………Kotcsho…!!…………………………………………….
    …………………………………………………………………………………………………………..
    …O povo Brasileiro está feliz com seu Presidente da República,…..
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ………..LULA,…é uma referência para o MUNDO…!!!……………………….
    ………………………………………………………………………………………………………….
    ….Pena que a zelitizinha PÔDRE,….paulista,…com sua máquina
    ……de contra-informação,….a mídia,…..detésta,….. povo….!!………
    ……………………………………………………………………………………………………
    …Eles não supórtam ver o povo feliz, comendo mais e melhór,
    …………………….pelas MÃOS de um homem do povo…!!!
    …………………………………………………………………………………………………….
    …Eles são capazes de destruir tudo,…até a sí próprios,…para
    ….não admitirem que são FRACASSADOS, INCOmPETENTES
    …..e responsáveis pela cultura da CORRUPÇÃO …!!!
    ……………………………………………………………………………………………………..
    …..Apesar dessa MÁFIA,….o brasil de LULA está caminhando
    ….. , crescendo e distribuindo VIDA de QUALIDADE para muitos
    …….que não sabiam que éra possível…!!!……………………………….
    ………………………………………………………………………………………………….
    ..Pois,..sim,…o Brasil,…………..VENCEU O MÊDO…!!………………..
    …………………………………………………………………………………………………..
    ………………………………..FELIZ NATAL,.KOTSCHO e a todos
    ……………………………………………os bloguístas …!!!!!
    ……………………………………………………………………………………………………..

  56. Kotscho, conheci o seu balaio agora, e confesso que estou muito satisfeito em poder entrar aqui religiosamente todos os dias… Graças a jornalistas como você, Azenha e até mesmo Paulo Henrique Amorim, a despeito das bobagens que ele fala, podemos higienizar nossas mentes das sujeiras do PIG.
    Valeu!
    Muita saúde e paz, para continuar apoaindo a causa dos injustiçados em 2009.

    Valeu!!!!

  57. Este é o cara é o presidente do povo, se ele canditatar mais quantas vezes for, nele eu votarei, já estou sentido a sua falta com saudades. Parabens Lula pelo seu graaaaaaaaaande desempenho como presidente. o Sr tapou a boca de muitos. Obrigado e que Deus te ilumine. Parabens!!!!

    ” UM FELIZ ANO NOVO”

  58. Parabens ao nosso querido Presidente Lula
    Ele é o único Presidente humilde em qualidade e açães
    que já conheci nestes meus 43 anos de vida.
    Que Deus te ilumine sempre.

  59. CADA DIA QUE PASSA EU ADMIRO E RESPEITO MAIS O LULA .TENHO A CERTEZA QUE ESTE RAPAZ E ABENÇOADO E ESTA CUMPRINDO A MISSÃO DELE, POR ISTO DEUS NÃO O DESAMPARA. OBRIGADA PRESIDENTE POR CONSEGUIR RESGATAR A AUTO-ESTIMA DO POVO BRASILEIRO.

  60. Parabéns ao nosso querido PRESIDENTE LULA
    Ele é o único presidente humilde em qualidades e
    ações que conheci nestes meus 43,anos
    Que Deus te ilumine sempre nesta sua jornada.
    abraços Clarice

  61. Ricardo,
    São de de pessoas lúcidas e desprovidadas de preconceito, como sinto neste seu artigo, que precisamos nesta país. Acompanho seus artigos desde a Foha. É simplesmente degradante pensar no preconceito que paira na cabeça daqueles que tentam degradar a figura de nosso ESTADISTA Luiz Lula da SILVA. Este homem tem capacidade para dar aulas a qualquer PHD em sociologia, em política administrativa, em administração pública, economia, em serviço social, em distribuição de renda, e em outros assuntos que não me ocorrem no momento.
    Sugiro que comecemos a discutir qual seria a solução para sairmos do “Lulismo”, pois não tenho conseguido enchergar o PT como um partido tão coerente como o nosso Presidente.
    Tenho convicção de que o Lula conseguirá fazer o seu sucessor mas será due conseguirá passar seus conceitos, valores e conhecimentos para aquele o aquela que o sucederem???
    Penso que é hora do “Homem” começar a FORMAR seu sucessor.
    Que o maior bem do Natal, ou seja: Jesus, possa nascer em todos os lares brasileiros.
    Lares estes, incontestávelmente, mais felizes após a era Lula…

  62. Vejam que a maioria dos leitores que defendem lula, como no comentário acima, não sabem nem escrever direito. Está explicado sua popularidade: “Ele é analfabeto qui nem nois”…

  63. Parabéns pelos comentários e parabéns para o Brasil que elegeu um ótimo presidente, pena que acaba em 2010… A coisa boa é que a Dilma está aí e Lula será seu braço direito.

    Abraços e parabéns pelo blog!

  64. O simples fato de há seis anos o Lula visitar a mesma associação, mostra que ele não fez nada para amenizar a vida destes, que em sua grande maioria são acomodados que vivem de achacar e não são chegados a trabalho. Como nosso presidente!
    Desculpem-me: achacar, é o mesmo que pedir esmola! Esqueci que os eletores do Lula são ignorantes!

  65. Padre Lancelotti organizando a festa ?!?!?…… Vige Nossa Senhora, então estava completa a ‘coisa’. Só uma pergunta: Será que Jesus vai perdoar tudo isto algum dia ?

  66. ..Roberto ronilson..!!!..das 14:50…!
    ……………………………………………………..Antes de você falar do Paulo ………………………………………..Henrique Amorin,..
    ………………… você deveria LAVAR sua boca,..com CÃNDIDA…!

    …………………………….OK?…..O site CONVERSA AFIADA,.
    ……………………………….é UMA LANÇA da VERDADE,… no meio ……………………………………………………dessa
    …………………..MÍDIA GOLPISTA e CORRUPTA,…. que temos..!
    ……………………..Bobagem é o que você escreveu….!!………………
    ……………………………Vê se si tóca,…mané..!!…………………………….
    ………………………………………………………………………………………………..

  67. Estou muito preocupo, faltam 2 anos para o témino do mandato do MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL, mas de uma coisa eu tenho certeza, meu filho de apenas 02 anos irá usufluir dos frutos das boas sementes plantadas pelo nosso presidente, O BRASIL TERÁ DOIS MOMENTES NA SUA HISTÓRIA. BRASIL ANTES DO LULA E BRASIL DEPOIS DE LULA.
    Parabens Homem do POVO.

  68. o nosso companheiro lula como nos vimos muito falar nao tenho nada a fala da pessoa dele mas como governante esta muito destante da qualidade boa pois ele nao governa que governa sao asessores deles que nao esqueço do grande amigo dele jose dirceu que mandava no nele e ainda manda ele nao sabe decide as coisa sosinho

  69. Caro Kotscho: escrevo para ver o que o Grande Repórter descreveu com detalhes a cerimônia do Moradores de Rua. Vimos ali histórias de superação de todos, do convidado aos donos da festa. Um abraço, Feliz Natal, para vc, a família e seus leitores. Celso

  70. É Ricardo, em uma outra coluna sua (o mala do ano) vc faz os calculos a mao, tambem tentei fazer nestes comentarios so pra inlustrar pros indecisos como anda o popularidade do LULA, so nesses posts o homem ta com mais de 90%, entao duvide de qualquer pesquisa que marque menos que isso.kkkkkkkkkkkk. e fui pra festa. que atraves do simples, minha empresinha vai me patrocinar um forro que nem o do LuLa.kkkkkkkk

  71. Meu amigo, fiquei muito emocionado com tudo que vc escreveu, o nosso querido presidente esta alem das minhas expectativa, gostaria muito que ele tivesse um 3º mandato, visto que, é notório que o Brasil tem melhorado e muito, em todos os aspectos, social, economico, educacional, entre outros, se alguem ler esta mensagem ou se chegar ate a acessória do presidente LULA, Amigos vamos fazer um PLEBISCITO para um terceiro mandato do presidente LULA, ai e o povo que vai decidir se que ou nao quer; Fico muito orgulhoso de ser Brasileiro.

  72. EXISTE UMA FRASE QUE É BEM CONHECIDA DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS. POIS DEUS USOU A CANÊTA CHAMADA LULA DA SILVA PARA CONSERTAR NÃO SÓ AS LINHAS MAS AS CRATERAS QUE FHC E OUTROS QUE AQUI PASSARAM FIZERAM COM O NOSSO QUERIDO LINDO E MARAVILHOSO BRASIL OBRIGADO LULA PELO RESPEITO E CARINHO QUE TENS PELO NOSSO PAÍS. O MUNDO TODO TE RESPEITA SÓ ESSA MINORIA RIDICULA ACHA QUE NÀO TENS CAPACIDADE ,ELES SIM NOS DEIXARAM FALIDOS . VIVA O BRASIL VIVA LULA E FELIZ NATAL PARA TODOS.

  73. Como é triste ver pessoas que querem ser cegas….
    LULA é o cara o nosso maior melhor e mais querido presidente, uma pessoa que será lembrada sempre pelo bem que fez ao nosso querido BRASIL.
    PARABÉNS PRESIDENTE LULA QUE EM 2010 NOS POSSAMOS VOTAR NO SENHOR NOVAMENTE E ACABAR DE VEZ COM ESSA ELITE QUE SO PENSA NO PODER, E MASSACRAR NOSSSO POVO TRABALHADOR.
    Caro Ricardo parabèns tambem a voce por esse texto, muito bom mesmo.
    FELIZ NATAL PARA NÓS TODOS E QUE EM 2009 TENHAMOS MUITA SAÚDE PARA TRABALHAR E VENCER .

  74. CAROS AMIGOS BRASILEIROS, TEMOS MUITA GENTE COM INVEJA DO NOSSO LULA , QUE VEZ COISAS QUE O DR FHC E SUA EQUIPE NÃO VEZ E NUNCA VAI VAZER, POIS ELES SÓ SABE FALAR EM GADO GORDO E DOLARES E NÃO DO POVO.

  75. Para: Vanderlei das 14:43

    Meu cara, deixa de ladaínha. O Brasil foi estragado desde a época do império, e por vários outros presidentes, e você com essa conversa “de catadores de lixo” são culpa do Lula?

    Carrasco, Fascista, Nazista! Você esta na contra-mão da história. Se quiser chutar, chute sua consciência!

  76. Ricardo, sou assistente social em Praia Grande – SP, filho de nordestinos que têm história parecida com a do presidente, afinal nasceram em Caruaru e fixaram residência em Guarujá, onde ainda residem parentes do Lula. Moramos em favela e após muita luta do meu pai e de minha mãe eu e meus irmãos pudemos ter acesso ao estudo e relativa qualidade de vida. Hoje trabalho com pessoas, na maioria, oriundas do Nordeste e que tentam refazer a história de tantos outros que de lá vieram para o Sudeste. Tenho plena consciência do que significa esta festa para o Lula. No último dia 19 também realizamos uma para 50 famílias e sei que não está no ato do evento a importância maior. Está na atitude de um cidadão que, quer queiram as nossas elites preconceituosas (é, porque acredito em elites que pensam, você e Lula são exemplos disso) ou não, venceu todas as barreiras e é hoje um dos principais homens públicos do mundo. Parabéns pelo texto.

  77. O meu sentimento foi identico ao teu, o homem estava no Rio, discutindo literalmente o futuro do país, pois re-equipar nossas forças armadas é garantir o nosso futuro, e horas depois esta dançando abraçado com um morador de rua, sómente um ser humano superior tem essa capacidade. O Brasil ainda não se deu conta, pela cortina de fumaça venenosa que a mídia espalha que estamos convivendo com um líder diferenciado, sómente vão começar a perceber quando começarem as homenagens de outro países ao maior presidente da história do Brasil.

  78. Fico muito feliz Senhor RICARDO KOTSCHO, por sua sincera e detida observação, quanto ao presidente LULA. De fato, hoje o Brasil pode dizer, que têm um presidente humano e solidário, junto a todos evidentemente, porém, conscio, de que, diferentes situações, devem ser tratadas, de modos diferentes. Deus abençõe o presidente LULA, sua família e equipe. Feliz Natal e um 2009, cheio de saúde e realizações para o Presidente/família/equipe/ brasileiros!

    Carlos Simas
    Biólogo Ambiental
    Esp. Control. Pragas. Urb(Dengue)
    Vig. Sanitária/Búzios-Rj

  79. Seria muito dificil compreender se o presidente não tratasse os humildes com naturalidade, representaria um choque para os que nele votaram.

    Sou encafifado com o presidente por dois motivos: Essa questão de separar uma grande parcela de Roraima onde brasileiros não podem mais entrar. ISSO É ABSURDO! Além de Inconstitucional.
    E a questão de apoiar movimentos que invadem propriedade de quem trabalhou honestamente, comprou terras para poder produzir e se viu sem NADA. Ele mandar dizer: Procure um advogado…É O FIM DA PICADA! Claro, que fez muito pelo social, mas especialmente o 1.º ítem que diz respeito a nossa Soberania…NÃO ENTENDO! Sobre as terras…Ocorreu comigo. Estou orfão de governo, de Direito de TUDO. E MAL PAGO.

    O Governo sabe quem sou, mas não está nem aí.

    É uma lástima!

    O andarilho

  80. E para deixar claro: Vim do nada! Quando falo isso, quero dizer…Comecei a tabalhar aos 10/11 anos, aos 13 morava numa capital sozinho, lutei a vida inteira e quando achei que poderia comprar propriedade para produzir e ter uma velhice PRODUTIVA, ESTÁVEL E SEGURA vem os simpáticos esbulhadores do DIREITO ALHEIO E VAPT! ROUBAM O QUE É MEU. Saiu em busca de apoio no Palácio do Planalto e dizem: SE VIRE! VOU NO CONGRESSO E O EXM.º SENADOR TIÃO VIANA DIZ: SE VIRE!

    Fica muito dificil dormir tranquilo e acreditar na Justiça.

    DEUS HÁ DE INTERVIR!

  81. Sr.Ricardo, parabéns… de coração, pela sua reportagem.
    Pois sinceramente, a muito tempo, uma matéria vinculada nos sites, não me tocava, os jornais ( nem se fala ), perderam o rumo e seus leitores também…Totalmente parciais,contra o presidente.
    E através de sua sensibilidade, consegui no meu imaginário, alcançar e vislumbrar , este momento tão emocionante, seu e do Presidente…Parabéns de novo, Feliz Natal, a vc ao PRESIDENTE LULA e a todos os BRASILEIROS…Quem deseja és um humilde
    Prof.de Geografia de S.P,capital.

  82. Caro Sr.
    Meu comentário sobre o natal do Lula com os catadores de lixo de São Paulo, é a coluna do Roberto Da Matta, hoje, no jornal O Globo.
    Feliz Natal

  83. ÔPA! lI QUE cHRISTIANE tORNOLI E Victor Fasano já recolheram 1 milhão de assinaturas em prol de um movimento “AMAZÔNIA PARA SEMPRE!” Isso precisa ser traduzido melhor..O povo não pode ir assinando sem saber do que se trata não. Não sei esse projeto, mas tem miuta gente ai que oferece pedaços do Brasil em todo lugar…A WWF mesmo é uma ONG’s SUSPEITÍSSIMA.
    PEÇO QUE ESCLAREÇAM O POVO URGENTE.

    Esse negócio de Amazônia intocável onde só gringo pode entrar para “pesquisar” é crime de demagogia em estado BRUTO.

  84. Hipócrita, leviano e demagogo são as impressões que tenho sobre este presidente de muitas bravatas, e pouca concretização. Aos pobres o que é direito de fato, nada mais.

  85. Se alguem aqui for amigo do presidente lula que avise … essa do Sarkosy chegou com a ex namorada do mick jagger e disse que a Amazonia é dos brasileiros,?
    NAO DIGA E PARIS É DE QUEM ?
    AI ME VEM COM ESSSA JA MUITO ANTIGA DE ENGANAR INDIO TROCAR FERRO VELHO OBSOLETO PELA DOURADA AMAZONIA NAO TEM MAIS GUERRA NO MUNDO QUE SE USE UM SUBMARINO E PELO NOSSO OURO DE MOSCOU?
    SE O BRASIL COMPRAR ESSA MERDA DE SUBMARINO NAO VOLTO MAIS AO BRASIL FICO AQUI EM AMSTERDA PARA SEMPRE
    ASSIM NAO DA ASSIM NAO PODE …..JA DEMOS A VALE DO RIO DOCE
    COMO DINHEIRO DESSE SUBMARINOS FAZEM MAIS CASAS POPULARES DO PODERIAMOS IMAGINAR
    CASO ALGUEM AQUI SEJA AMIGO DO MEU QUERIDO AMIGO PRESIDENTE LULA FAZ FAVOR DA UMA LUZ PARA O PRESIDENTE PORQUE É MUITO LIDER ESTUDANTIL NO PODER JUNTO E ESSE PESSOAL É PESSIMO ALUNO SO NAO SABE QUEM NAO FEZ UNIVERSIDADE. E FELIZ NATAL A TODOS ANTES QUE EU COMPRE E MANDE FECHAR ESSA DROGA DE SUÉCIA TROPICAL

  86. Caro Simei,
    concordo com você, e aproveito pra te desejar um Feliz Natal e um 2009 cheio de boas notícas pra todos nós.
    Se possível, com menos pessoas preccnceituosas e rancorosas, e mais gente de bem com a vida.
    Abraços,
    Ricardo Kotscho

  87. Discordo do Lula ao aceitar passivamente o sistema neoliberal ora em andamento no país. Sistema que vem maltratando milhões de pobres em todo o planeta, sistema cuja filosofia é tirar dos milhões de miseráveis para distribuir para poucos milionários que mandam e desmandam na face da terra. No entanto, nesse evento com os moradores de rua e sofredores do sistema de exclusão a alegria que o presidente demonstrava ao estar ao lado de nossos irmãos de caminhada e luta incessante contra todo tipo de injustiças e descriminações que existem no cotidiano era imenso. Parabéns presidente Lula, presidente do povo sofredor!

  88. Mesmo com esta mídia belicosa e direitista que tenta “minar” o governo federal desde o primeiro dia de LULA no planalto, com “noticias” “maldosas e preconceituosos”, este presidente extraordinário, continua emocionando o povo e mostranto que nunca houve na historia deste país um presidente que governasse para todos indistintamente e o resultado disto é a seu recorde de popularidade .
    É claro que ainda falta muito a fazer , mas pelo que já fez , sem dúvida LULA é o melhor presidente que este país teve.
    A elite higientista paulistana, preconceituosa e farsista e cada vez mais isolada do resto do Brasil (vale frisar que só a paulistana, pois até o interior de São Paulo já foi conquistada por LULA) , com seus representantes(folha de são paulo, estadao, Veja, Band etc etc) devem morrer de raiva de tanto sucesso de um presidente.

    LULA mostrou que a mídia brasileira não é tao poderosa como ela pensava que era.

  89. Olá, Ricardo, em primeiro lugar FELIZ NATAL para vc e sua família, é o que desejo, de coração.
    Sobre o LULA…..é uma figura carismática. Me aborreço com ele, sou sua eleitora, mas, no final das contas está fazendo um governo mais justo para a maioria dos brasileiros, ainda que a pobreza, a miséria, ainda grassem no país.
    Com fé em Deus um dia teremos um país melhor para todos os brasileiros.
    Um abraço, saúde, PAZ.

  90. Não vi citada na reportagem a cobrança, feita pelos próprios moradores de rua, sobre as promessas não cumpridas pelo Presidente em relação à situação deles. Foi criado um Grupo de Trabalho, já há vários anos, e nehuma providência foi tomada para resolver a difícil situação daquela população. Bom, pelo menos eles têm uma festa de Natal todo ano…

  91. É kotscho, voce e esses montes de merdas que se manifestaram esquecem rapidamente o que essa quadrilha do PT vem fazendo com o Brasil. Roubam, assaltam, delalpidam o dinheiro público…. Que paizinho de bosta.

  92. O mais engraçado é quem gente demais para cuidar dos meninos de rua e, mesmo assim ou apesar disto, eles não deixam de ser de rua. Só na Praça da Sé existem 8 ONGs brigando pela clientela, como se dá esta briga ? Com o melhor sanduiche ou o melhor almoço. Como vivem estas ONGs ? Bem, o Padre Lancelotti e boa parte da comitiva real sabem. E os meninos continuarão de rua.

  93. tá levando quanto?
    pura cena, marketing característico de tipos 171.
    nas obras dos radicalóides marx e asseclas voce pode ver esses conselhos.
    maldade pura. e o povinho acha o máximo, por ignorância e incapacidade de ver que é capaz de caminhar sózinho, são como leões amestrados (de circo), basta que o condutor lhes ponha o prato e está tudo bem.
    nem sei porque entrei no seu artigo.

  94. pois é,………fábio, detÉsta, supÓrtam, pÔdre, brasil, Éra, mÊdo e, finalizando, Vê se SI toca.
    ai está o Brasil que adora o lula.
    e assim caminhamos para trás.

  95. Pegaram pesado com o Sr. Nicanor, ele mereceu, particularmente, prefiro o Lula, (dito analfabeto) ao catedrático Fernando henrique. Que bom se tivéssemos mais analfabetos iguais ao Lula. Feliz natal a todos.

  96. Nicanor Pereira, você não sabe Português, então não de meta a corrigir Lula ou quem quer que seja. Vá aprender regras da crase pra nunca mais aplicá-la antes de verbos. Depois de aprender, ponha a viola no saco e não encha o saco de ninguém. Bom Natal a todos!

  97. tenha cuidado em não magoar nimguém com suas ações, nem com suas palavras. compreenda o ponto de vista dos outros , que têm tanto direito, quanto você, de ter sua opinião própia.use , em todos os seus atos e palavras , de benevolência e gentileza. domine sua irritabilidade!

  98. Isoladamente apreciado, até eu faria rasgados elogios ao lula.

    Porém, não posso esquecer que por sua leniência, complacência e, possivelmente, cumplicidade, o povo brasileiro está se tornando a cada dia mais desonesto e corrupto.

    O Brasil, por conta dessa emoção epidérmica que paralisa o pensar, está escorregando para o fundo do esgoto moral das nações.

    Os escândalos envolvendo filho, compadre, irmãos e amigos, deveremos esquecê-los, por conta de uma participação demagógica em atividades planejadas por seu marketeiro ?

    E os aposentados ? Iria o lula a uma festa com os aposentados ?

    Poupe-me Sr. Kotscho ! O sr. é da turma dele. A nova geração de corruptos que deu entrada na cena nacional com os auspícios do governo lula (ONGs e empresas de publicidade) mostra a face degenerada dos valores que estão indo embora enxotados pelo sr. lula e companhia.

  99. Lendo a matéria a gente parece que está lá,presente,e participando ao lado do Presidente Lula desta festa do povo com o seu lider maior.Parabéns ao jornalista Ricardo Kotscho pela beleza de matéria,objetiva,precisa,real,e nos mínimos detalhes.Sentí-me como um cidadão que estivesse lá vendo e ouvindo tudo.Parabéns,jornalismo verdadeiro é isto!

  100. Pode ser que voc^e as torcidas do Flamengo e do Coríntias achem o LULA fenomenal,eu o acho um baita de um demagogo,mas apesar de “nunca ter votado nele e nem ninguem do PT,eu torço de todo o meu coração para que o governo dele dê CERTO.Não faço parte daquela TURMA DO QUANTO PIOR MELHOR,nunca fui e está muito longe de pertencer a “essa turma”,quem faz parte dessa turma ,são uns baita espiritos de porco(os porquinho lindinhos que me perdoem,é só força expressão).

  101. TÃO METENDO O PAU NO HOMEM, É PURA DOR DE COTOVELO . VIÚVAS DO FHC . NÃO ADIANTA ESPERNEAR O HOMEM É FODA . DEIXA O HOMEM TRABALHAR CAMBADA DE INVEJOSOS. DA -LHE LULA NO RABO DOS DEMOTUCANOS.

  102. Não é exagero dizer que temos dois Brasis:
    Um antes de Lula (no qual mandavam os coronéis da direita…..do atraso, da subserviência aos americanos, dos poderosos) e outro depois de Lula (respeitado pelos brasileiros DECENTES e pelos estrangeiros).
    Aqueles que diziam que o momento econômico vivido pelo País era pura sorte devido ao crescimento mundial, agora não sabem explicar porque o primeiro mundo está quebrando e, mesmo assim, o Brasil ainda cresce.
    Quem é contra LULA é porque deixou de mamar nas antigas detas do capitalismo para poucos…..

  103. Fico muito feliz em ler os comentários daqueles que enxergam e reconhecem o enorme valor que esse homem, que elegemos como nosso presidente, vem demonstrando ao mundo todo.
    Concordo plenamente com a maioria dos comentários lógicos que lí e fico pasmado como essa minoria radical que continua se negando enxergar o que é evidente a todas as pessoas de bom senso.
    Mas isso me faz lembrar uma frase dita por um grande sábio que diz o seguinte: “O pior cego não é aquele que não enxerga, mas sim aquele que mesmo vendo não acredita no que vê” .
    Desejo um feliz Natal a todos que enxergam e aos que não enxergam também, pois sei que um dia a vida os ensinará a enxergarem.

  104. Olá Kotscho, boas festas de final de ano. Acho interessante esse relato sobre um dia do Pres. Lula. Tive oportunidade em duas ocasiões de viver um evento semelhante fora do Brasil. Escutei reclamos da burocracia. Apesar dos momentos que ofuscam nosso discernimento, continuo a desejar um tipo mais participativo de uma autoridade local, regional ou nacional, ou melhor ainda, nenhuma autoridade. Não debulho mais lágrimas, e, renovo esperanças. Saudações cariocas.

  105. Para esse tau de “ADEANDRO MEZQUITA “catedratico da LINGUA PORTUGUESA,mais e tão estupido que sua mensagem nada tem a ver com sua opiniao.Opiniões como a deste PATAM não servem nen para se limpar o trazeiro,pelafustam de meia tigela, O caso aqui e de uma cronica escrita por um grande jornalista que faz uma analises de um homen simples que virou presidente de uma grande nação denominada BRASIL, na qual este descredito animal que entende pelo nome de ADEANDRO, se diz cidadão acredito que como catedratico o primeiro que este canalha deveria fazer e tentar analizar o texto escrito para depois opinar gente como voçe nao deveriamos ter ainda neste lindo e maravilhoso pais porque e esta a lingua que o povo fala e entende e isto muito bem voçe a de saber.
    Parabens ao jornalista pelo seu comentario que esta muito bem acertado e escrito.
    Parabens para este presidente que tem elevado o estigma da nação na qual agora temos aprendido a valorizar e o qual nos tem erguido no mundo com dignidade.
    Feliz natal ao LULA familia e a todos os leitores conscientes de nosso pais.

  106. Para: Nicanor Pereira

    Certamente, se ele apreder, não escreverá “à começar” , “mór”, “colegio” ou “terrivel”. Acentuação errada nas duas primeiras e a falta dela nas duas últimas. Viu quantos erros cometeu em uma sentença com 15 palavras? Espero que o Lula não aprenda na mesma escola que você aprendeu. Caso contrário, ele sifu mais ainda.

  107. “Economistas chiaram quando o barbudo ex-sindicalista assumiu o poder em 2003, mas logo eles estavam suspirando. Brasil, antes à beira da ruína, agora tem US$ 207 bilhões em reservas e a menor inflação entre os países em desenvolvimento. Graças à política fiscal inteligente da equipe econômica de Lula, o País está entre as mais saudáveis economias dos países emergentes.”

    Com essas palavras a revista norte-americana Newsweek definiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o 18º na lista dos 50 mais poderosos e influentes do mundo atual. Lula figura entre líderes mundiais de destaque, como Hu Jintao, presidente da China e segundo colocado, e Nicolas Sarkozy, presidente da França, que vem logo atrás do chinês na lista.

  108. Creio que Lula seja a pessoa mais humilde que o Brasil já teve.
    Imaginem que ele é mais pop que o Papa, Dalai Lama, Bill Gate
    e muitos outros figurões internacionais.
    Entre todos os Brasileiros da história, nuna nenhum outro esteve sequer entre os 50 mais influentes do mundo.
    LULA É O 18° .
    iSTO NOS DEIXA SEM A MENOR LEGITIMIDADE PARA TECER ABSOLUTAMENTE NADA CONTRA ELE.

  109. Fico contente de ver a lógica se confirmando, a aceitação na grande mídia é equivalente à estas postagens.
    Total preferência nacional, o coração brasileiro está decidido, é LULA- LÁ……
    Não foi uma simples escolha ou falta de opção, e sim uma árdua tarefa presidencial que se estendeu pelos últimos seis anos, de trabalho, de ação, de gestos humanitários.
    Nunca vi neste Brasil uma preferência tão grande e sincera por um presidente como pelo nosso Lula.
    Acredito piamente que é uma situação invejável para qualquer presidente do mundo inteiro.
    Estamos dando uma lição de povo civilizado e politizado.
    De povo feliz que reconhece o valor de quem dirige esta gigantesca nau, ciente que está escrevendo uma história singular

    Bem Ricardo, eu que nem vc, gostaria que diminuísse um pouco os caras azedos, rançosos, pessimistas, aqueles que querem ver o circo pegando fogo, a turma do quanto pior melhor.
    Claro que considero que o 6% restante tb têm direito a opinar.
    Mesma coisa que o nosso tricolor, se ganhasse sempre, perderia até a graça.
    Tb opino como algum tempo atrás, da necessidade de mobilização e conscientização das massas em torno de um PLEBISCITO.
    Faz uma pesquisa e vê quantas pessoas concordam num terceiro mandato.
    Time que está ganhando não se mexe.
    Não tem nada de tirania ou ditadura, a escolha é popular mediante sufrágio.
    VOX POPULI, VOX DEI.

    Um abraço a ti Ricardo e aos blogueiros

  110. Caros colegas, na primeira eleição eu votei no lula como voto de confiança, e na segunda eleição devido ele ter mostrado que merecia a minha confiança, hoje depois de 6 anos de mandato chego a conclusão que se tivesse um terceiro mandato eu votaria no lula de novo, como cristo não conseguiu deixar todos contentes, o nosso presidente também não conseguirá, então deixa esta turminha do contra (6%) pra lá, o que importa é os 80% de aprovação do POVO

  111. parabens jornalista ricardo kotscho, seu post está uma beleza…
    e sobre lula: até entendo que alguns dinossauros que perderam o acesso às tetas governamentais queiram tecer críticas ao presidente, afinal ele dificilmente conseguirá agradar a todos e o maior foco do governo atual é fortalecer o mais desfavorecido… embora o empresariado não tenha tambem muitos motivos para críticas…
    mas atacar lula para em seguida votar em kassab, alckmin e serra, pra mim revela incoerência, ignorância e desonestidade ideológica… o eleitor conservador de são paulo é (des)informado por uma das piores mídias do mundo e não se importa em apoiar notórios incompetentes e rufiões…
    abraço, ricardo…

  112. Caro Ricardo,
    Esta é a primeira vez que escrevo em seu blog, porém do que li mereceu um comentario em especial.
    É facíl hoje a oposição de Lula somente dizer tudo que o “GOVERNO LULA FEZ É GRAÇAS AO MANDATO DE FHC”, sempre votei em Lula não por ser um sindicalista ou por ser populista, sempre votei porque ele é Humano e acredita antes de tudo no país chamado BRASIL e não na França onde o ex-predidente foi morar por algum tempo após perder as eleições para um analfabeto de estudo, mas um mestre nas expreiencias da vida.
    População pesso a vocês acreditem no país e vamos EM 2010:
    DILMA LÁ, DILMA LÁ, DILMA LÁ…

  113. Com Lula sabemos, agora, exatamente o tamanho dos que trabalham contra, querem um Brasil pior e para poucos: 6,5% da população! Incluí-se aí a maior parte da mídia..
    Revendo todas as ‘previsões’ da turma do contra ao longo dos seus 6 anos de mandato, pude constatar que, incrível, ERRARAM TODAS!!! Não, não é exagero, simplesmente é só conferir! Estou aguardando a Alca(EUA)hahaha, apagão, disparada da inflação, exportações fracas, desemprego alto, ausência de mercado interno forte, vergonha em eventos internacionais e falta de importância do país com Lula, etc…
    Não previram também, seu segundo mandato e seu espetacular índice de aprovação e importância, aqui e lá fora!
    Para mim, o mais extraordinário foi o fato do Presidente Lula ter derrotado TODA a mídia golpista, por mais que insistam e torrem dinheiro!!! Eu admiro muito nosso Presidente. Terceiro mandato já!!!

  114. Ao longo de nossa infância, ouvimos contos, “estórias” de heróis que vindo da plebe, conquistou seu espaço, vencendo barreiras e nos-marcando com lembranças infantis. O tempo passa, percebemos que a vida não é um conto de fadas, temos angústias, frustrações, aí desconfiamos que somos incapazes de deixar nossa marca no mundo.
    No Brasil de injustiças e desigualdades sociais, surge uma criança em uma das regiões mais pobres do país, sofre com a pobreza, vem para São Paulo e conquista seu espaço. Não bastando, se elege chefe de estado, sem perder a humildade no falar e sem falar inglês fala a seu povo, a língua de seu povo, seja aqui, seja em qualquer lugar.
    O resto da história todo mundo percebe, no bolso, no estômago, nas oportunidades que nosso país agora nos proporciona. Enfim, sinto que é possível chegar ao sucesso, é possível conquistar o que sonhamos e é possível deixar nossa marca no Mundo.
    A imagem que nosso presidente nos deixa é essa; que somos capazes de ser nós mesmos em qualquer lugar e em qualquer lugar ser melhor, fazer o melhor por si mesmo e pelos outros.

  115. Eu também conheci lula quando ainda pelego nas fábricas do ABC. Fiquei entusiasmado com o moço, com as perseguições sobre ele e sua “txurma”… Nunca fui um partidário de carteirinha mas fui PT até que Erundina detonou Sampa, trnasformou-a em uma “feira de caruaru”…
    Agora, daí a fazer de um mandato presidencial um fusquinha para de cima vomitar discursos “esquerdistas” quando nunca foi, não é nem jamais será…. é de irritar até São Francisco com Saco de filó…
    O que nosso amigo faz diferente de BHC? Cadê as promessas agressivas de acabar com a corrupção e afins?
    Essa história de criar “bolsas” várias deu no que deu: cartão corporativo pra neguinho pagar até bordel… KKKKKKK com nosso dinheiro, enquanto ficamos a ver navios.
    Não cola, nem cabe, esse falso populismo de dançar entre “moradores de rua” que dançam o ano inteiro no rebolar para ganhar míseros trocados com o lixo que recolhem, enquanto nosso amigo tem até “jatão” especial pois o antigo não lhe cheirava bem.
    Criticava BHC pelas viagens e outros quetais e faz até pior!
    De nada adianta o pais ter reservas de US$270 bi se ainda há gente catando lixo para viver. De nada adianta tais reservas se ainda destruímos nosso território, i.e, os recursos naturais, para arrecadar “mais grana”.
    De nada adianta tal reserva se VENDEMOS nosso território a estrangeiros (sem qualquer xenofobia) para construírem mega-empreendimentos hoteleiros destruidores e altíssimos consumidores dos recursos naturais para gozo de poucos…
    De nada adianta tal reserva se nada se faz para MODERNIZAR a máquina administrativa brazileira a fim de a mesma andar azeitadinha.
    De nada adianta tal reserva se nosso CONGRESSO virou uma tremenda Caverna de Ali Babá…
    De nad adianta tal reserva se nosso sistema legal tá uma tremenda barafunda, onde só bandidos são privilegiados e os honestos sofrem a rigidez das leis.
    De nada adianta tal reserva se nossos “colarinhos brancos” – a classe política – usa e abusa de tudo, todos e do poder com a tal de im(p)unidade.
    E tantas outras mazelas. “Muita saúva, e pouca saúde, os males do Brasil são”.
    Ivo

  116. Fico Feliz com esta noticia e Triste ao mesmo tempo, só de pensar que em 2010 isso vai acabar, quando O PIG e os poderosos vão eleger novamente o candidato dos Ricos. LULA JAMAIS SERÁ ESQUECIDO, COMO O MELHOR E UNICO PRESIDENTE VERDADEIRO DESTE PAIS!!!!

  117. Prezado Kotscho:
    Depois de tanto ler, ouvir e ver, de tudo que se diz a respeito do LULA independente de partido, religião, sexo, cor e time de futebol, concluo que o LULA alinhavou de tal maneira e a seu jeito, de forma irreversível, as bases para um Brasil novo e que dificilmente algum político mesmo que insista, consiga retroceder os avanços sociais provados e fincados na mente da população.
    Um abraço e feliz natal

  118. parabénz pela matéria pena que só fica na internet vc não poderia
    publica-la nos jornais também, melhor com os cometários juntos.
    FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO 2009 A TODOS a favor ou não
    do LULA………………………….

  119. Demagogia oura é o que não falta neste canalha ,menturoso safado e corrupto..depois de se tronar”elite ” atraves os cofres publicos ,agora vem com esta demagoia barata …coisa de pt

  120. Esse é o melhor presitente que já tivemos, e oque confirma isso é com os 70% de aprovação do nosso presidente, para infelicidade da minoria que ainda insisti em falar mal só pode ser inveja da queles que sepre foram ant-Lula, e não dão a cara a tapa..

    Parabens LULA!!!!

  121. Lembranças que não deveriam, nunca, nunca, serem esquecidas sobre a unanimidade e popularidade de líderes carismáticos que é, a rigor, o que se pode chamar de ”O ovo de serpente”
    Lembremos, pois;
    Entre os fatores que caracterizaram os inícios do Nacional-socialismo, cumpre ressaltar o papel relevante desempenhado pela ascensão espetacular e pela veneração quase religiosa do Führer. A estrutura organizacional e as atividades do movimento basearam-se completamente no princípio do líder. Ao centro de tudo encontrava-se a figura de Adolf Hitler e EM TERMOS DE PSICOLOGIA SOCIAL ELE REPRESENTAVA O HOMEM COMUM, DE ORIGEM HUMILDE, em posição de subordinação, ansioso para compensar seus sentimentos de inferioridade através da militância e do radicalismo político.
    E que os Anjos celestiais nos ilumine.

  122. E que os Anjos celestiais nos ”ILUMINEM”
    Correção necessária, pois há militantes no blog que, diante da dificuldade na argumantação lógica, não deixam por menos; uma concordanciazinha ou uma crasezinha fora do lugar, podem servir de ”lógica argumentativa” ou, como é mais conhecido entre os iluminados; Práxis!
    O apedeutismo só é atraente, fascinante, sedutor e encantador entre os militantes. Adversário não, têm que ser catedrádico, PHD e tantos outros títulos.

  123. LULA EU GOSTO DE VOCÊ, ETERNAMENTE LULA!!!

    QUE DEUS ABENÇOE O POVO TRABALHADOR BRASILEIRO, O VERDADEIRO POVO BRASILEIRO. O BRASILEIRO DE ALMA CRISTÃ. O BRASILEIRO IRMÃO DE LULA!!!

  124. O discurso do líder dos ”catadores de lixo” diante do Presidente Lula foi um monumento do Marxismo barato. Não se faz apologia da pobreza. Pobreza se combate. O líder máximo, o Lancelloti, deveria, antes de mais nada, usar os recursos – generosos, diga-se passagem- na construção de usinas de reciclagem e compotagem de lixo, uma tecnologia simples e eficiente e, entregá-las aos catadores, organizados em cooperativas. Até a coleta domiciliar -e seletiva- poderia ser feita por estas cooperativas. Como todos sabem, empreiteiras ganham fortunas nesta atividade, somente na coleta.
    É só querer.
    Com demagogia não se resolve, ao contrário, agrava-se o problema.

  125. Apesar dos 80% de aprovação para o governo Lula, sentimos que algumas pessoas ficam em dúvida em acreditar naquilo que constatam no dia a dia e o que semeiam os adversários desesperados usando argumentos que não se comprovam mas que acabam atingindo os indecisos.
    Para nos posicionarmos diante do fato, lembremos sempre as sábias lições deixadas pelo mestre maior de todos os tempos (e que hoje está aniversariando), quando questionado sobre como se definir diante de semelhantes fatos, assim respondeu:
    “Conhece-se uma árvore pelo seus frutos”.
    Ricardo, desejo a você e a todos os seus leitores, um Feliz Natal.

  126. Acho engraçado uns comentaristas “de direita” e até alguns que opinam favoravelmente ao Lula, chamarem o presidente de “analfabeto”…
    Não esqueçam que Lula é torneiro mecânico, profissão que exige uma formação sólida em cálculos de medidas (geometria), caso contrário, não consegue produzir nem um parafuso…
    Pergunto:-Algum desses que insistem em chamar o nosso presidente de analfabeto, ao menos sabe O QUE É um torno mecânico, e o que ele faz?

  127. Que belo comentário fêz o “Sérgio do Morumbi” , e realmente é triste observar o nível dos comentários de 6,5% que discordam do governo Lula, e ao mesmo tempo é confortante saber que êles são dotados de uma ignorância e uma estupidez tão explícita que não representam nenhum perigo, por absoluta falta de capacidade de pensar, e total ausencia de lucidez.

  128. Ao ver meu presidente trabalhar tanto pelo pais e ainda ter um tempo para participar de uma comemoracao com os mais pobres,Lula me emociona,me orgulha,me contagia com seu otimismo esua vontade de trabalhar pelo Brasil.Mas para alguns intelectualóides de plantão é melhor afundar o país,pedir dinheiro ao FMI para dar a banqueiros,vender nossas empresas,criar o maior desemprego naõ tem problema ,contanto que se fale o portugues corretamente.Vocês invejosos não tem o que falar do Lula calem a boca e torçam pela desgraça do Brasil em silencio que se o PSDB x PFL ganharem em 2010 a desgraça que voces tanto querem virá com certeza.Parabens Lula nosso amigo ja estou com saudades,,,ah e parabens Kotscho um brasileiro de verdade.

  129. Valeu Pé de chumbo, concordo plenamente. Infelizmente temos bastante demagogo nesse mundo tentando se passar por gente, mas são incopententes recalcados que no fundo só pagaram o diploma.
    Kotscho e toda nação brasileira sofredora. Feliz Natal e um Própero Ano Novo cheio de paz, saúde, fraternidade e muita Luz .
    Que JESUS , derrame suas bençãos a todos nós.

    Feliz aniversário JESUS.

  130. ALGUNS TÓPICOS PARA REFLEXÃO…

    1) Em 25 de Dezembro, algumas famílias estarão reunidas e rodeadas à mesa farta de iguarias. O repertório será eclético, com “Jingle Bells (J. Pierpoint)” nas versões russas, alemãs, portuguesas, francesas, italianas, inglesas, e até japonesas. Nas periferias das grandes cidades, a mixagem de “Jingle Bells” – versão musical “Hip Hop” sem “DJ” – poderá ter a participação de balas perdidas, num sonoro tiroteio, ecoando e acoplado como contraponto musical. As harmonias ou desarmonias da nova versão da música serão os diferenciais nos “Recitais de Natal” do Brasil. As harpas, percussões, coro e metais da bela canção natalina são apenas detalhes de produção.

    2) Jesus Cristo (o messias) estará presente como autor e convidado do evento “Natal”. A distribuição de pão para os menos favorecidos – efetuada por seguidores e simpatizantes cristãos – poderá saciar, momentaneamente, o fantasma da fome na maioria dos continentes. Em Brasília (meia-noite), o programa “Fome Zero” é concorrente do milenar “Dia de Natal”. Será que a fome brasileira foi saciada, e hoje é comida, igual ao peru natalino? O presidente “Lula” poderia concorrer ao cargo do novo “Papai Noel”.

    3) A conduta de presentear – incentivada pela mídia e aceita pelo público – não será uma forma de indenização entre indivíduos, motivada por alguma afronta aos princípios éticos? Durante o ano, a mesma mídia incentivou o “primeiro lugar”, buscando os mais qualificados do mercado em todas as áreas. O poder público selecionou os mais capacitados: via concurso ou forma “quem indique”. Regra quase geral: os classificados serão sempre os mais fortes, ou aqueles que possuem “boa aparência, educação e cultura”. Os templos religiosos buscaram os melhores pastores para conduzirem seus rebanhos. Onde está a ética? E os mais fracos? Natal não é sinônimo de fraternidade? Viva o Exército da Salvação!

    Abraços.

    Lailton Araújo

  131. Um Feliz Natal á todos, Gostaria de aproveitar e desejar um Feliz Natal à Polícia Federal, pois a meu ver a melhora deste País , que é um fato incontestável, se deve muito ao apoio do governo Lula , para a qualificação deste Importante Orgão desta Nação,
    e a resposta positiva da PF, investigando e prendendo, pessoas que denigrem a imagem deste País. O Presidente não é uma pessoa perfeita e munca ele afirmou isso, mas é incontestável a
    a sua capacidade de administrar este País, o que muita gente não aceita por ele não ter os DiPLOMAS QUE MUITOS QUE NOS GOVERNARAM POSSUIAM E QUE NÃO FIZERAM POR ESTE PAÍS NEM A METADE DO QUE O SR. LULA ESTA FAZENDO.
    FELIZ NATAL A TODOS..

  132. Ainda não não li nenhum comentário sobre usinas de reciclagem e compostagem operadas por catadores de rua. Quero lembrar que, os governos municipais pagam fortunas às empreiteiras por este serviço, algumas, como é notório, firmam contratos eivados de fraudes. A coleta de lixo é um maná, fácil, rendosa e sem conhecimentos tecnológicos.
    Vamos, pois, companheiros, vamos, incentivar e fomentar este trabalho entre os ”catadores do Lancelloti”. Só assim se pode dizer que estes pobres coitados não são instrumentalizados ideologicamente.
    Enquanto isso, grandes empreiteiras faturam horrores. É aí que o ”bicho pega”

  133. Que JESUS CRISTO possa renascer no coração de cada Brasileiro e de todos no mundo e tb do nosso Presidente LULA.
    Sabemos a muito tempo que são poucos que se preocupam com o povo ou até com o proximo a não ser que o proximo tenha muito dinheiro e nem importa mais quais foram as condições que o conseguiu, mas é muuito bom saber e ler noticias positivas e tb de muitos que se preocupam e tem esperança nas mudanças.
    Creio que o que falta a muitos e ler mais a PALAVRA de DEUS e seguir os ensinamentos no nosso mestre JESUS, seria muito mais facil, mas enquanto isso não acontece, nos resta orar e se não puder ajudar que tb não atrapalhe quem esta trabalhando serio e com vontade.
    até mais e um grande abraço a todos com as bençãos do nosso DEUS.

    EKB

  134. Atenção navegantes da Nau da insansatez, atenção; Cuidado, muito cuidado ao citar pobreza do ponto de vista Cristão. A pobreza evangélica é opcional, completamente diferente da probreza contigencial, forçada, alheia à vontade da pessoa.

    E se alguém do blog conhece alguém, conheceu,ou viu falar, tem notícias sobre um pobre evangélico, por favor, publique. Naturalmente, alguém que goze de boa saúde.

  135. Gostaria de saber como foi que o Presidente “PAI” conseguiu orientar o “FILHO”, que, quando da posse era um assalariado de pouco mais de R$ 1.000,00, se transformar em “GRANDE” empresário, adquirindo fazendas de mais de R$ 100.000.000,00. Pergunto, porque eu também gostaria de ter “essa competência”.

  136. PRESIDENTE LULA, O 18º MAIS PODEROSO NO GLOBO TERRESTRE

    Esse poder é sem dúvidas o de conduzir um governo democrático, com todas as dificuldades existentes e destacar-se entre todos governos do planeta com suas ações de estadista, como realmente o é. Vale lembrar que nessa pesquisa feita pela News Week, se apresentam governos anteriores como por exemplo, o casal Clinton, os atuais chefes de governo como o da China, França, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Irã, Coréia, Arábia Saudita e até os futuros presidentes, no caso, Barack Obama, além de magnatas, presidentes dos maiores bancos do mundo e outras autoridades, inclusive religiosas. Devo salientar que entre os presidentes dos países, o senhor Presidente da República Federativa do Brasil, localiza-se entre os dez mais cotados e que entre as personalidades de destaque abaixo da sua colocação, se encontram homens de grande significado perante o mundo, como o Xeque dos Emirados Árabes, o Papa Bento XVI, a diretora da Organização Mundial de Saúde e Dalai Lama e que W. Bush nem aparece, tamanha a sua antipatia e ferocidade bélica que levou à morte não só quem foi atacado por suas forças, mas também, de muitos dos seus jovens soldados, que acreditavam estar lutando por uma causa justa e não por uma suposição.

  137. 25/12/2008 – 12:54

    Enviado por: Brasil de Abreu

    ”PRESIDENTE LULA, O 18º MAIS PODEROSO NO GLOBO TERRESTRE”

    Ótimo, beleza, sensacional, magnífico, ma-ra-vi-lha. E daí?
    E os catadores do Lancelloti, como é q

  138. Pois, é… Seu Rique. risos… Em se falando de PIG, vc viu “alguens” citar, comentar algo sobre o DÉCIMO OITAVO homem mais poderoso ou importante do mundo, na atualidade? Ouviu, algo?… Não, neh?
    Tá aê, uma matéria pro Ricardão… Supimpas, não seria? Teríamos mta gente se mordendo de inveja.
    No mais, Boas Festas!… Pq o Ano Novo há de ser um feliz e próspero ano…

  139. Quanta ingenuidade, meu Deus! É triste ver como o povo brasileiro vive mergulhado numa pieguice tamanha! O fato de o presidente participar uma vez por ano de uma comemoração junto aos catadores de papel, não o legitima como um “homem do povão”.

    Ele deixou de ser povão há muito tempo! Essa estratégia dele é apenas marketing puro. Está históra de origem humilde, vamos ser realista, ficou no passado e hoje não tem mais significado algum, claro, a não ser para ser explorado como marketing político para os incautos.

    Que “homem do povo” é esse onde o seu governo arrecada bilhões em impostos e mesmo assim pessoas humildes ainda dormem de madrugadas em filas de postos de saúde? Como um homem vindo de uma origem humilde ainda pode permitir que isso aconteça? É inadmissivel uma coisa dessas!

    Muitos poderão dizer: “mas isso é uma coisa antiga que vem de muito tempo e não é só do governo dele”. Concordo, mas não temos que ficar olhando para o passado, temos que observar é o momento atual. Não é ele quem dizia há alguns meses que o Brasil estava vivendo um momento mágico na economia?

    Que momento mágico é este onde não vemos os encantos aparecerem? É contraditório assistirmos um crescimento da economia, mas não assistirmos melhorias nos serviços públicos básico para a população!

    Vamos deixar de ser inocentes e de se emocionar por uma cena de puro marketing-teatral! O mal do Brasil é ser um país emocional demais. Tudo aqui é motivo de festa e choro! É muita ingenuidade! Deveriamos ver as coisas com os olhos da razão, mas aí depende de cultura e, infelizmente, é interessante para os políticos que o povo continue mergulhado na ignorância para que o teatro deles sobreviva.

  140. MUITO JA SE FALOU DESTE PERSONAGEM LULA,. IA AFUNDAR O PAIS, ANALFABETO, SEM CAPACIDADE DE GOVERNAR. ETC… COMO UM HOMEM DESTE CHEGA A SE POSICIONAR 18º MAIS PODEROSO DO MUNDO.DIZ-SE QUE TEM UM CORAÇÃO ENORME, QUE AS VEZES ATRAPALHA SEU RACIOCINIO.MAS TER O CARATER CRISTÃO NÃO É JUSTAMENTE FAZR O MELHOR COM AMOR , COM A INTELIGENCIA QUE DEUS NOS DEU. JESUS NÃO ESCOLHEU OS MELHORES INTELECTUAIS PARA SEGUI-LO. IMPORTA OBDECER O CHAMADO E SERVI AO POVO E NÃO SE SERVIR DO PODER PARA SI. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO NOSSO PRESIDENTE DANDO-LHE DISCERNIMENTO E SABEDORIA, SERVINDO AO SENHOR COM ALEGRIA. E NÓS O POVO SE RIGOZIGEMOS NA PAZ DO SENHOR.

  141. Caro Kotscho. não vou falar muita coisa ou praticamente nada. Vou falar simplesmente uma frase. Governa para o povo, veio do povo e está com o povo.
    Um grande abraço !
    Irtan Né

  142. Demagogos, sacripantas, não temos vergonha de nossos diplomas nem de nossa classe social, apenas não somos hipócritas de ir abraçar o povo e depois acabar com o estoque de dermacyd da farmácia, decretando OIS-BRTELECOMS, O GOSTO AMARGO SE ABRANDA?
    Fora petralhas…..

  143. jacobs, quanto vc pagou pelo seu diploma? vc é contra o Brasil? porque vc não vai morarnos EUA,lá é o lugar perfeito para vc e o restante 6% descontentes.

  144. sou formado na federal do rio grande do sul em engenharia com muito orgulho, não sou retitrante com mobral, e aliás, a América(EUA) em crise ainda apresenta padrões educacionais, sociais, policiais, sanitários e um sem fim de outros infinitamente superiores aos brasileiros, mas certamente a Hora do Povo, única literatura a que devem estar acostumados, não cite isto, falando certamente da excelência da Medicina de Cuba, esquecendo que estas mesmas médicas se prostituem por um jeans e não podem sair da famigerada ilha por nada, e antes que falem mais, tenho descendência judaica sim, mas sou ateu, deixo isso claro e já estive tanto nos EUA quanto em Cuba, então me encontro em posição bem mais privilegiada que vossas senhorias, seguidores de um iletrado que se faz por ilusão popular, e aliás, influente é o cargo, não o retirante semi-alfabetizado que o ocupa…

  145. Aliás, discriminar retirante não pode, mas execrar judeus, pode?
    Hipócritas com sobrenome Silva destilando recalque não afetam nada, continuem com suas vidinhas de camelô,..
    Ehhh povinho…………..

  146. Ao começar a ler seu artigo, logo me identifiquei. E pensei: tá vendo que não tô doida. Sim porque o povo acha que sou doida por admirar o presidente Lula. Ao ver as imagens do presidente dançando e cantando com os catadores, senti a mesma emoção relatada por você no início do artigo. Senti uma alegria imensa, como em várias outras atitudes do nosso presidente. Maior até que a sapatada (que deveria ter pego) no Bush. Só falta mesmo as pessoas verem que esse ato do presidente não é demagogia e sim humildade e generosidade.

  147. ILETRADO VIÚVA DO FHC DEIXA O HOMEM TRABALHAR.
    O EX- RETIRANTE, EX-METALURGICO. PRESIDENTE DO BRASIL ,SEM DIPLOMA. É ,DEVE SER DURO PARA ESSES ILETRADOS ACEITAR ISSO ,DEVE SER UMA BOFETADA NA CARA DESSES INTELECTULÓIDES.
    DA-LHE LULA NO RABO DOS INTELECTULÓIDES DE PLANTÃO.

  148. senhor jacobs, por que não toma um porre de laxantes e se muda para os EUA? não está “cansado”? afinal esse brasil aquí não é mesmo seu país… se é que vc tem um…

  149. 25/12/2008 – 19:07

    Enviado por: marcos jacobs pfeifer

    ”Aliás, discriminar retirante não pode, mas execrar judeus, pode?”

    Pois é Sr. jacobs, pois é, eles podem tudo. Tudo é permitido. Para eles, até analfabetismo é glorificado. Se o Sr. é formado e não é da ”tiurma”, cuidado, isto é um perigo.
    Pol Pot, no Cambodja, matava todos que usavam óculos, pois isso, usar óculos, era considerado um sinal de sabedoria e, saber, aos olhos do Khemher era crime.
    Pol Pot, nunca nos esqueçamos, tinha o mesmo guru -Mao tse tung-de muitos deles aqui.

  150. Aí, Jacó “engenheiro”:
    Sou piloto de linha aérea, internacional, já aposentado graças a Deus.
    Se vc acha que os EUA é melhor que aqui, pega teu passaporte e se manda.
    Tá achando que só “ignorantes” são a favor do Lula?
    Ignorante, arrogante e pedante é você, paspalho!!!

  151. Não poderia deixar sem resposta uma difamação feita por um “entendido” aliás, digo um renegado da cultura brasileira.
    Sim me refiro ao Marcos Jacobs, que tal vez tenha algum tipo de complexo devido à sua origem. Não se acanhe Marcos, o único preconceito aqui existente é contra antipatriotas, só.
    Alguém que opina que tudo lá fora é melhor que no seu próprio pais.
    Este seria um motivo maior para vc arregaçar as mangas e tentar ajudar, e não pisar em cima de quem está tentando transformar-nos em algo muito melhor do que já somos.
    Parece que vc não gosta de morar aqui, bem falam que judeu não tem pátria.
    Eu como estrangeiro me considero bem mais brasileiro do que vc, pelo menos amo a terra em que vivo e tento colaborar para que este grandioso pais seja cada dia melhor.
    A sua formação profissional Jacob, pode ter-lhe trazido uma maior fartura, mas, não lhe fez mais humano.
    Sem entrar em méritos religiosos, acredito que a falta de Deus no seu coração deve ser o motivo principal do seu desconforto e dificuldade em se relacionar com o seus semelhantes. .
    Fique atento com os “analfabetos” formados na universidade da vida, estes sim podem superar você com suma facilidade.
    É lamentável que sempre tenha algum “peso morto” atrapalhando o avanço e nos humilhando.
    O seu lugar não é aqui Jacob.
    Quem não vive para ajudar não serve para viver.
    Comparar os EEUU com o Brasil? Sabia que lá têm tantos ou mais mendigos do que aqui? Que a saúde é privilegio de poucos afortunados? E teria tantos exemplos para mencionar que não caberiam aqui no blog.
    A gloriosa Cuba nem mereceria estar em sua boca.
    Qual Cuba vc visitou, a de Fulgêncio Batista?
    No golpe do 64 o maior medo que existia era que o Brasil vi rase uma Cuba.
    Vc pertence a essa filosofia ainda? Isto já está ultrapassado. Se atualize Jacobs, o golpismo já acabou.
    Bem, pelo menos vc não está sozinho, faz parte dum time de perdedores, do 6.5%

  152. 25/12/2008 – 20:20

    Enviado por: Carlos

    Aí, Jacó “engenheiro”:
    ”Sou piloto de linha aérea, internacional, já aposentado graças a Deus.”

    Então o Sr. trabalhou a vida inteira com equipamentos, salvo raras exceções, todos Americanos.
    É ou não é?
    E a discussão, ao que me parece, não é de ”nacionalismo”, mas de preconceitos.
    Nacionalismo exarcebado é a fonte do fascismo.
    O presidente Lula assim que se elegeu, a primeira visita que fez como chefe de Estado, foi ao presidente Bush, com quem, é bom lembrar, tem um ótimo relacionamento.
    Tudo indica que, naquela viagem, foi traçado o destino da política econômica, inclusive com procedimentos em relação ao BC. Deu Meirelles na cabeça.
    À época, a Veja, saiu com uma capa mostrando Bush como o César, inclusive com a coroinha na cabeça.
    Lula e Bush pareciam velhos amigos.
    E deu tudo certo!

  153. 25/12/2008 – 19:22

    ”Enviado por: givago”

    Givago, o presidente Lula se fez respeitar e é respeitado por fazer um governo, do ponto de vista da economia clássica, perfeito. Num dos seus discursos, logo no início do mandato, Lula enquadrou os sindicatos, dizendo que eles, os sindicalistas, teriam que mudar. Nada de ficar nas portas das fábricas com megafones. Lula ensinou que, patrão não é inimigo e, disse mais ainda; os usineiros do Nordeste eram heróis.
    O programa bolsa-família é de inspiração neoliberal, trata-se de um mecanismo de compensação para uma parcela da população que, será sempre excluída, ou de difícil inclusão no sistema. É o ”imposto negativo” de Milton Friedman, o Papa do liberalismo.

  154. É tarde mais ainda dá tempo.
    Só quem não viveu num país de m… pode atacar o Sr. Presidente Lula.
    Só quem tem raizes semelhantes a ele, salvo raríssimas exceções, pode dar-lhe dar o valor que merece.
    Deus o abençõe Sr. Presidente e a nós todos.

  155. Do meu baú. Dezembro de 2002;
    Mostrando a cobra:
    ”Quem diria que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, um homem de origem sindical e cuja vida foi dedicada a mudar “tudo isso que está aí”, escolheria um banqueiro internacional e deputado tucano para dirigir o Banco Central? Pois Henrique Meirelles, o escolhido por Lula para o BC, é exatamente isso. O MESMO PRESIDENTE, QUE DEMONIZOU O NEOLIBERALISMO E O BELICISMO AMERICANOS, VISITA O PRESIDENTE BUSH E VOLTA DIZENDO QUE AGORA TEM UM ”ALIADO” NA CASA BRANCA.”

    Xiitas, Maoistas, Marxistas, Castristas, caiam na real…

  156. Caro Luiz Carlos:

    Já há um tempo que acompanho às suas postagens.
    Sei que vc é “do contra”
    Para ser mais realista com respeito aos seus dados técnicos, posso só adiantar que 90% da minha família vive nos States há mais de 40 anos. Se existirem dúvidas, tenho endereços, telefones e fotos deles.
    Posso afirmar que a minha família lá é sumamente estudada, só que o estudo deles deixa muito a desejar.
    Dificilmente sabem ubicar um pais sud americano num mapa.
    Não sabem nada a respeito de política estrangeira ou geografia.
    O que mais se estuda nas escolas é sobre astronáutica, realizações americanas lá nos céus, que pouco dizem com respeito à nossa cultura.
    Não é difícil até presidentes se enganarem quando se apresentam no estrangeiro e trocam até o nome dos paises.
    Minha irmã aposentou-se lá após 30 anos de trabalho como secretária executiva nas Aerolíneas Argentinas em Manhatan.
    Metade do ganho vai para sociedade médica, acredite ou não.
    O seu tecnicismo tal vez não se ajuste à uma realidade do dia a dia nos EUA.
    Procure corresponder se diariamente pelo facebook como eu faço, é assim que conheço a situação de Daytona, Miami e New Jersey.
    Não seja parcial, procure informar se melhor lendo os dois lados das notícias, existem jornais cubanos na internet.
    Nosso Presidente viajou pra Cuba umas três vezes para que? para comprar charutos?
    Amplie seus horizontes Luiz Carlos, vc não é uma má pessoa, está um pouco desinformado, e só.
    As suas fontes estão desatualizadas ou são tendenciosas.
    Os seus “inimigos” também tem uma opinião, informe-se, isto ajudará para ampliar o seu universo de conhecimentos.

  157. 25/12/2008 – 20:50

    ”Enviado por: Enrique Andres”
    Cruz credo Enrique; A gloriosa Cuba???????
    O maior sonho de um Cubano é desembarcar em Miami.
    E vc está redondamente enganado quanto ao número de mendigos nos EUA, comparando com o Brasil.
    Nos EUA está a maior renda per cápita do mundo: 46,272 mil dólares. O do Brasil é de: 11,873 mil dólares. E o ”coeficiente de gini” que afere disribuição de rendas é de 0,35, no Brasil é de 0,65 .Gini quanto mais próximo de zero, melhor distribuição de rendas.
    Ah sim, nos EUA o índice de alfabetização é de 99%.
    Entendeu Enrique. A renda per cápita é praticante quatro vezes maior e a distribuição é o dobro.
    Suas contas não se enquadram com a realidade.

  158. Prezado Ricardo,
    vc vai me desculpar, não resisti a tentação de informar aos blogueiros em geral, deste fato tão pouco divulgado.
    Lembro em eleições passadas no Rio de candidatos que prometiam acabar com os traficantes e o crime só com a construção de mais presídios, pensando nas conseqüências e ignorando totalmente as causas.
    Sorte que nosso Presidente, na sua infinita compreensão e vivência sempre tratou de solucionar o mal de forma correta. Dando oportunidades aos jovens, Inibindo a miséria e responsabilizando o Estado pela situação.

    RIO DE JANEIRO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, que é preciso estabelecer uma relação harmônica entre a sociedade e a polícia. Segundo Lula, a polícia não pode mais ver a sociedade como bandido e a sociedade não pode ver a polícia como inimigo. A afirmação foi feita durante o lançamento do programa Território de Paz, ocorrido no Complexo do Alemão, zona norte do Rio.
    O programa representa uma nova etapa do programa nacional de segurança pública com cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e compreende a implementação simultânea de 20 projetos de enfrentamento a criminalidade e ações sociais. De acordo com o governo, nos Territórios de Paz serão estabelecidos novas relações entre órgãos de segurança e comunidade, de forma a restabelecer o papel do Estado. “A polícia que irá atuar aqui será mais companheira da população. Não queremos mais uma polícia que aparece de quando em quando e não sabe identificar quem é cidadão e quem é inimigo”, disse o presidente Lula. O programa no Complexo do Alemão terá 20 postos de polícia comunitária e contará com 600 policiais. Estes profissionais serão capacitados por meio do Bolsa Formação e contarão com Plano Habitacional. De acordo com o governo, até março de 2009, serão entregues aos agentes do Rio de Janeiro, mais de 3 mil unidades habitacionais.
    O projeto no complexo de favelas no Rio contará, ainda, com ações de proteção a jovens. Pessoas capacitadas irão identificar adolescentes moradores de rua ou expostos a violência e encaminhá-los aos programas sociais do Governo Federal. Para o presidente Lula, o fato de um jovem virar bandido é responsabilidade do Estado. “Quando a gente vê na televisão um jovem de 25 anos sendo preso, este jovem é vítima da política econômica e das políticas sociais que não existiam neste País. Portanto, o Estado tem culpa por este jovem ter virado bandido. O Estado tem culpa por esta pessoa ter virado uma personna non grata na sociedade”, afirmou.
    Além do complexo do Alemão e de Santo Amaro, em Recife, inaugurado esta semana, também serão implantados este mês outros dois territórios de paz em Itapuã, no Distrito Federal, e na Zona de Atendimento Prioritário 5, em Rio Branco (AC). “Nós estamos fazendo uma revolução para resolver o problema da segurança pública no Rio e em outros locais do Brasil”, finalizou Lula.

  159. 25/12/2008 – 22:36

    Enviado por: Enrique Andres

    Caro Luiz Carlos:

    Não se trata de ”tecnicismos”, mas do cuidado de não misturar, ou confundir o todo com parte.
    Não, não sou do contra, sou realista. Trabalhei com Americanos, pessoalmente não gosto muito deles, são presunçosos e arrogantes, mas isso é outra história, pois com eles aprendi muito na minha função. Os dados que passei sobre a economia Americana, são reais e incontestáveis.
    Internet em Cuba? Sei, são 10 dólares/hora e ainda assim censurada. E toda informação ou notícias de Cuba, são, até prova em contrário, desacreditadas, uma vez que são repassadas por simpatizantes e, oficiais não são críveis mesmo.
    Não misturo minha difícil convivência com os Americanos com o país deles.
    Tenho horror ao antiamericanismo infantilizado,
    ”O OBJETIVO DO TERCEIROMUNDISMO É ACUSAR E, SE POSSÍVEL,DESTRUIR AS SOCIEDADES DESENVOLVIDAS,NÃO DESENVOLVER AS ATRASADAS.
    JEAN-FRANÇOIS REVEL…

  160. Colegas, chega de Blá,Blá,Blá, quem admira,reconhece,entende,valoriza, a vida, a luta, a história, a trajetória do LULA, se não leu, leia a tese de Denise Paraná com apresentação de Antonio Candido: Lula, o filho do Brasil. Vai admirar muito mais este homem político verdadeiro! E quem fica com comentários preconceituosos, levianos, sem fundamentos ou argumentos, leia também para não ficar escrevendo besteiras neste espaço democrático. E Ricardo, parabéns pelo tema,gostei do presente de Natal! Obrigado!!!!

  161. Caro Luiz Carlos:

    Sem intenção de transformar este blog numa sala de bate papo, asseguro que trato todo blogueiro com maior respeito desde que a conversa seja inteligente.
    Vc citou números com o intuito e induzir-nos a crer que lá nos States ganha-se muito mais e tem melhor distribuição de renda do que aqui. Devo concordar em parte, de fato corre mais dinheiro, se ganha mais e se gasta mais. O imposto de renda é altíssimo, quem sonega vai preso na hora.
    O consumismo lá é imperativo, vive-se para gastar, se não a máquina para.
    Protótipo do mundo capitalista que dá valor excessivo aos bens materiais, de consumo, pondo em segundo ou último plano valores éticos, morais e espirituais.
    Vc iria lá para trabalhar e ajudar com os seus impôstos a mandar jovens para a guerra a morrer ou matar desnecessariamente?
    Eu tive oportunidade e convites para me instalar lá desde 40 anos atrás. Sempre recusei pelos motivos acima expostos. E asseguro que nunca os States verão a minha presença por lá.
    Tenho amigos médicos como o Dr. Rosas especialista em medicina esportiva, que visitou Cuba diversas vezes e me garantiu:-Quando me aposentar irei viver na Ilha, lá é maravilhosa a vida.
    Outras pessoas conversaram comigo igual ao respeito.
    Esqueça tudo que vc conheceu até hoje, ganância, luxo desnecessário, vantagens. Pense em instrução, artes, estudo de qualidade, medicina idem, que funciona realmente, companheirismo, solidariedade, valorizar a sua vida em todo momento e não só quando troca de carro ou compra eletrodomésticos.
    Vc deve escolher uma filosofia de vida, de acordo aos seus princípios, a sua educação, costumes, cultura, ou simplesmente o que deu na sua cabeça.
    Estou em São Paulo há 42 anos, criei raízes e quero o melhor para esta terra que me aceitou como sendo a minha Pátria.
    A minha opinião é o reflexo do meu comportamento, que às vezes varia em relação ao de outras pessoas.
    Acredito que todos queiram o melhor para o lugar em que vivem, os caminhos são diferentes, mas, os objetivos são os mesmos.

    Cordialmente, Enrique Andres

  162. 25/12/2008 – 23:55

    Enviado por: Enrique Andres
    ”… o Estado tem culpa por este jovem ter virado bandido. O Estado tem culpa por esta pessoa ter virado uma personna non grata na sociedade”, afirmou.”

    E tome sociologia politicamentecorreta.
    Enrique, observe uma curiosidade; em nenhum momento falou-se em desarmar os bandidos. Tudo isso é de uma inutilidade de dimensões planetárias se o acesso ao arsenal bélico continuar. Pode colocar 1000 policiais lá no Alemão, os marginais vão para outros locais.
    Será que ninguém consegue impedir este acesso?
    Ah Enrique, lembrei-me agora de outro dado comparativo do Brasil x EUA, exatamente sobre criminalidade. Nova Yorque tem um índice de 8/100.000 ( 8 mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes). No Brasil…Ah Enrique, perdoe-me pelo ”tecnicismo” mas, no Brasil este índice é de 38/100.000. Há Capitais no Brasil que atingem espantosos 75/100.000.
    Estas medidas elencadas por vc, tiradas do discurso do Presidente Lula, sinceramente e infelizmente, são absolutamentes inócuas.
    Já escolas sim, boa idéia. Nem precisa se prender ao ensino de geografia. Tem que fazer igual os Americanos; geografia e história fica prá depois. O aluno poderá até não localizar um país no mapa, mas terá que saber matemática, física, química, astronômia, hidráulica, pneumática e aerodinâmica.
    Que tal; na prova final um grupo de alunos projetarem um aviãozinho, não é uma boa?

  163. Oi Luiz Carlos>
    vamos continuar amanhã, são 5 da madrugada e lembrei que precisamos dormir.
    Fora que o Ricardo vai nos mandar embora para outro blog.
    Respeito ao Lula no Rio, quis destacar a importância dos cuidados com os jóvens, das medidas sociais que estão sendo implantadas, do governo tomando conhecimento do favelado, coisa antes nunca vista. Bandidos, armas, corrupção, isso sempre vai ter, é tão velho quanto à humanidade.
    O problema é o controle de tudo isso.
    A cidade de New York esteve aos cuidados do prefeito Giuliani que implantou a “tolerância zero” isto derrubou os índices de criminalidade. Vc não cita outras cidades ou seus índices.
    São 50 estados meu amigo.

    Agora o cuidado com o social aqui no Rio e em todo Brasil,é fundamental.
    É a condição que faz o ladrão. Tira a condição de extrema pobreza, dá os cuidados e a atenção necessária aos miseráveis oferecendo mais dignidade e qualidade de vida e verás como cai o índice de criminalidade. Até criança sabe disso. O difícil no Rio é por o Estado para funcionar.
    Outras questões amanhã traterei, com certeza.

    Boa noite a todos, bom descanso

  164. LOUCURA KASSABISTA..
    Esse tal, Izonel Aparecido Tozini, é maluco, só deve andar pelo centro (nobre) da Chuiça…
    Por acaso o senhor passou pela Crocolandia..???
    Pelos bairros largados pela gestão DEMOTUCANA..

    Faça-me um favor, deem gardenal para esse rapaz..
    SERRA/KASSAB, só mesmo os paulistanos para lançarem tal insanidade…

    Se houvesse uma campanha eu diria, LULA PARA SEMPRE COM A FORÇA DA GENTE…
    Todavia faço força para me conter…

  165. Bom, já que é para comparar governos vamos lá:

    Juros na época do FHC 25% (2002)
    Juros na época Lula 13,75% (2008)

    Dívida com o FMI: FHC 13 bilhões de dólares
    Dívida com o FMI: Lula 00 (foram pagas em 2004)

    Taxa de crescimento : FHC em 2002 1,3%
    Taxa de crescimento : Lula em 200 3,7%

    Taxa de emprego: todo o governo FHC (08 anos) 2,2 milhões
    Taxa de emprego : governo Lula em 2008 2,2 Milhões de emprego, em 08 anos 08 milhões de empregos…

    Reservas cambiais: governo FHC 30 bilhões de dólares em 2002
    Reservas cambiais: Governo Lula em 2008: 200 Bilhões de dólares.

    Sinceramente, é até covardia comparar os dois governos, e no mínimo maldade dizer que o governo Lula é estensão do governo FHC, é visível que este país andou, cresceu. Nas crises dos anos 90 o Brasil sofreu por ter dois grandes calcanhares de aquiles, o Real indexado ao dólar e as baixas reservas cambiais…hoje o Brasil não tem estes calcanhares de aquiles. Ainda precisamos da reforma tributária, mas as bases de nossa economia estão muito mais sólidas do que na época de FHC…queira os reacionários ou não…e teremos mais 04 anos de goiverno petista queira ou não…

  166. Vou falar da realidade dos EUA para o Sr. Luis Carlos, a realidade é que em novembro e dezembro deram entrada no seguro desemprego 1 milhão de pessoas, isso mesmo 1 milhão de pessoas, a verdade é que a economia ameriaca pifou…e 2009 ainda deve ser pior, a verdade é que existem cada vez mais pessoas morando em ruas e nos próprios carros. Todos os indices estãoq em queda nos EUA , desde a poupança pessoal como a renda pessoal caíram. O pior ainda está por vir só em dezembro houve um aumento de 48% nos emprestimos bancários nos EUA , mais inadiplência a caminho…mais crise a caminho….

  167. Onde se lê 48% de empréstimos bancários, na verdade leia-se, aumento de 48% de empréstimos imobiliários…
    Sr. Luis Carlos o se. pelo visto lê a Veja, o que depoem contra o sr para falar sobre o governo Lula ou comparações com os EUA. Na verdade até sua comparação dos EUA com Cuba é ridicula, realmente não dá para comprar…
    Quando Lula foi para os EUA em 2002 fazer a visita a Bush esta visita teve muito mais um carater estratégico do que pedir a benção a Bush. Lembre-se, quendo Lula assumiu o Dólar chegou a R$ 4,00, quando Lula voltou dos EUA o Dólar estava a R$ 3,10 e baixou desde então. A politica de Lula está longe do neo liberalismo que você prega. Muito diferente do anarco-capitalista Milton Friedman e sua economia libertária, ele pregava em sua essência a redução da função do estado frente ao domínio do mercado livre…veja o que os EUA se transformou hoje, estatiza o prejuízo mas não o lucro…o modelo de Friedman não é tão bom assim.

  168. A queda da criminalidade nos EUA, na década de 1990, surpreendeu de um modo geral. Não foi só em N. Yorque. Contrariando todas previsões, em vez de subir, o índice começou a baixar. Foi ubíqua, (em todo o país). Foi persistente, caindo cada vez mais a cada ano, Foi impressionante. Os crimes praticados por adolescentes, em vez de subir 100% como previam os especialistas, caiu mais de 50%. Em 2000, o índice de homicídios nos EUA havia atingido seu nível mais baixo em 35 anos e o mesmo acontecera com quase todos os crimes, dos assaltos aos roubos de automóvel.

    Não, não foi só a tolerância zero do Prefeito Giuliani.

    Leiam FREAKONOMICS e saibam mais sobre o assunto.

  169. Para alguns comentaristas, a impressão que eles passam é que todas as mazelas sociais que descrevem surgiram no governo atual.
    Esquecem (convenientemente) que esses desvios, mazelas, falhas de caráter, estão incrustradas na nossa sociedade a séculos, basta lembrar que na carta que enviou ao rei de Portugal, Pero Vaz de Caminha já “solicitava” um carguinho para seu sobrinho nas terras brasilis…
    Não será em um único governo, nem em uma única geração, que conseguiremos mudar a mentalidade dessa gente.
    Mas alguém tinha que começar, não é?
    E, como diz um ditado bem conhecido:
    -Quem quer limpar o esgoto, tem que meter a mão na merda…

  170. Você tem toda a razão em elogiar e se vangloriar de seu presidente.

    E eu só posso respeitar sua opinião e a opinião (segundo as pesquisas que repetes) de uma grande maioria da sociedade brasileira, porém só posso lamentar e me sentir acabrunhado.

    Não posso ficar lamentando porque sou um daqueles que hoje chora a perda de meu voto na primeira vez que elegemos o senhor Lula, no entanto também não posso ficar procurando minha culpa porque as opções que nos apresentam são simplesmente tristes e melancólicas.

    Sou um daqueles que está perdendo o pouquinho que conseguiu durante muitos anos de trabalho acreditando que trabalhar e ser honesto valia à pena, porém hoje se um jovem me perguntasse eu diria que não porque o exemplo vem de cima.

    O importante é ser ardiloso e demagogo o resto se consegue com esperteza e falta de escrúpulo.

    Todo jovem deve seguir os exemplos de nossos bem sucedidos políticos que com pequenas exceções não passam de arguciosos trapaceiros e embusteiros, larápios do erário e da consciência desta sociedade pueril e desavisada.

    Também os jovens devem não fazer nada agindo como o( pássaro) mafioso chupim cabeça castanha que se alguém retira o ovo parasita, volta e vandaliza o ninho do que construiu com trabalho e dedicação.

    Realmente o presidente e seus asseclas melhoraram em muito a sociedade, hoje está muito mais fácil viver.

    E o importante é dançar com alegria e satisfação e gritar aos quatro cantos da terra o povo brasileiro é feliz, sorri mesmo não tendo dentes para mostrar, pula, brinca e grita com entusiasmo embriagado e satisfeito pelas delicias da nova vida que seu líder lhes proporciona.

    O povo não almeja mais nada está plenamente satisfeito e seus anseios foram todos satisfeitos, é tudo alegria é tudo carnaval.

    Trabalhar para que?

  171. Gente, peloamordedeus. Discussões são construtivas quando participam dela pessoas coerentes.

    Não dá pra conversar com alguém que diz que aviões são construídos nos EUA e geografia e história são matérias secundárias e menos importantes. E o que esperar de uma pessoa cuja religião expulsa de seu chamado país aqueles com os mesmos direitos, mas que não são afilhados dos EUA?

    Façam-me um favor, Sr. Luiz Carlos e Sr Marcos jacobs pfeifer, e retirem-se para um espaço onde não nos dê arrepios ler seus comentários imbecis. Tomara que um dia a situação seja invertida e vcs sintam na pele como são tratados os retirantes e “estrangeiros”, e talvez revejam alguns conceitos.

  172. Luis Carlos, das 21:10:

    Uma aeronave é projetada e construida em DIVERSOS PAÍSES, em consórcios internacionais.
    Isso acontece desde sempre. Você sabia, por exemplo, que há décadas os pistões de motores aeronáuticos a explosão (Continental, Lycomyng,Pratt&Whitney, etc..) são fornecidos pela brasileiríssima MetalLeve)?
    Algumas peças do Airbus A-380, considerado o maior avião comercial do mundo, são fabricadas pela nossa Embraer?
    Pois é….
    Também não estou aqui a discutir nacionalismos nem xenofobia,mas devo dizer aos incomodados que se retirem, concorda?

  173. Para Luiz Carlos diversos horários
    Desculpe-me a franqueza, e sem querer ofendê-lo: se o sr. gosta tanto dos ianques mude-se para lá. O sr. está no país errado. O sr. não precisa ficar gastando o seu precioso tempo defendendo o indefensável.
    Uma coisa é certa, um “analfabeto” está colocando o país nos eixos, tirando-o da m…o que os prefessores/doutores/milicos o deixaram.
    Aliás, sempre sobra a pergunta: O que os críticos do Presidente fizeram ou fazem para melhorar o país? Ah! e o senhor?

  174. Que ironia do destino! O presidente Lula só tem essa popularidade toda porque a economia, de fato, em seu governo foi alavancada, com um detalhe, economia esta implantada pelo governo FHC, ou seja, Lula colhe os louros de um projeto nascido do ventre tucano.

    Se a economia não estivesse boa, dúvido que ele tivesse essa popularidade toda, portanto este papo de homem do povo, retirante e tantos outros adjetivos popular-emocional é conversa para enganar os incautos emocionais.

    E parafraseando James Carville (marqueteiro de Bill Clinton na eleição de 1992): ” É a economia, estúpido!”

    Resumindo: a popularidade do “homem do povo” se sustenta apenas na economia.

  175. É ISSO AÍ ! PLEBISCITO ! TERCEIRO MANDATO ! PLEBISCITO ! TERCEIRO MANDATO ! PLEBISCITO
    Consulta Popular está sendo o caminho para as transformações na Venezuela, Bolivia e Equador. Chega desse congresso podre e corrupto. Consulta Popular é a solução.

  176. Opiniões são sempre bem vindas, mesmo que distintas, quando fazem sentido. Esse é meu ponto de vista. Informações vomitadas sem propósito, como essa, de que Denver é mais citada no Google do que Garanhuns – o que é óbvio – não acrescentam em nada à formação do ser humano.

    Aposto que os que concordam comigo sentem-se envergonhados de ter como conterrâneo alguém que não só dá importância pra uma coisa dessas, mas que despresza o sertão nordestino e seus habitantes. O fato de garanhuns ser um lugar no meio do nada e nosso presidente ter saído de lá é a perfeita justificativa para que o Brasil tenha alcançado a posição em que se encontra hoje. Porque agora sim temos um representante à altura dos brasileiros.

    Somos respeitados mundialmente, graças à capacidade interlocutotora de nosso presidente que, veja só Sr. Marcos, nem nasceu em Denver …

  177. Bem, voltei agora, já que como judeu paspalho e intelectualóide arrogante que sou segundo os colegas, eu que não me interesso pelo desenvolvimento do país, que devia ir morar nos EUA, estava TRABALHANDO a 120 KM da minha casa pois a empresa é 24X7 e possivelmente, aliás possivelmente não, é ,a maior arrecadadora de impostos da Região Norte, quanto a me mandarem residir no Exterior, já o fiz, passando dois anos em Denver no Colorado(que por sinal tem bem mais citações no Google Maps que Garanhuns, o que deve ser uma maquinação a mais do Império do Mal contra Nosso Guia) fazendo mestrado, e VOLTEI a este pais para “atrapalhar” o seu desenvolvimento como vocês dizem, concordando com gente como a Sra. Alicia, que diz que eu e Luiz Carlos deveríamos retirar nossas idéias imbecis e arrogantes daqui, o que não me surpreende , visto que este é o debate que os fascistas conhecem: Monocórdio e Unilateral. Visto que o legítimo dono deste BLOG não censura nem omite nossos comentários , continuarei a levantar minha voz , pois como dizia Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra..”

  178. Porque todos os judeus se sentem vitimizados por serem judeus? não vi nos comentários (não li todos) alguém o desfazendo por ser Judeu, aliás nós cristãos temos que respeitar o povo Judeu, já que este é o povo escolhido de Deus…mas o que eu não entendo é porque os Judeus se vitimizam pelo fato de serem judeus, lógico houve o Holocausto e toda a sua mazela, mas isso é passado. Creio que o sr. como bom ateu que apregoa ser não deveria ser tão vitimizado por ser Judeu, já que isto para você não passa de uma alcunha ou título… o incrível de tudo é que vc apregoa que sua empresa é amior arrecadadora de impostos da região norte, como se isso fosse um bem a humanidade e não uma obrigação, ou é só no Brasil que cobramos impostos? (seria a Nokia?) levante sua voz, debata o tema, mas não fuja pela tangente…se quer debater sobre o governo Lula, achou um oponente que te respeita mas que também não se calará. Se quiser discutir religião apesar de ser ateu, também não me furtarei do debate…

  179. Não senhor ,o ptriotismo não é o semem do fascismo. Porque se for os EUA é fascista, pois é o país mais patriota do mundo. O problema é que quando começamos a ter um movimento ptriota neste país, os “intelectuais” de plantão o taxam de fascista, de retrógrado. A nossa direita raivosa e classe mádia não aguenta ver o brasileiro com orgulho de seu presidente e de seu país, prefere nos taxar de fascista, é mais fácil e cabe melhor no contexto. O problema de nossa classe média é que ela não aguenta ver o “povo’ fazendo faculdade e tendo acesso a este ensino pagando R$ 350,00 por mês. Não, isso é um absurdo, a nossa classe média não aguenta ver um trabalhador com um celular de última geração em um ponto de ônibus, não aguenta ver um trabalhador com um carro zero na garagem, não aguenta ver um negro na faculdade por que foi beneficiado pela cota, pois na verdade houve um erro histórico neste país pois mantivemos os negros na escravidão por 300 anos…isto não é direito do povo, isto é direito da classe média, da elite…isso deve doer… mas é isso sr. Luis Carlos: ‘Toda a unanimidade é burra “já diria o pornográfico Nelson Rodrigues, mas não somos unanimidades, somos maioria, queira o senhor ou não….

  180. Marcos, antes de mais nada, de mim não parte tal preconceito, até porque sou cristão católico e devo grande respeito aos Judeus, pois como disse anteriormente este é povo escolhido de Deus. Creio que seria salutar deixar de lado tais comentários maldosos e que não agregam nada e nos ater ao que verdadeiramente soma. De minha parte fique tranquilo pois apesar da diferença de opiniões não caio na vala comum do ataque barato e sem embasamento…no fundo todos somos voz discordante de algo… e é isto que nos engradeçe….

  181. Luiz carlos,

    Mesmo assim. Não acho que se os EUA constroem ou não aviões seja muito importante. O Brasil tem a Embraer, que vende aeronaves pacas. E não sei quanto as aspirinas, mas concentre as atenções em alguns dados:

    O caso é que, Lula pode não ser perfeito (mas é quase), e dizer e fazer suas trapalhadas, mas alcançou um patamar nunca antes alcançado. Só com ele foi criado número recorde de vagas de empregos. Só com ele a desigualdade social diminuiu substancialmente, Só com ele – o analfabeto e despreparado – o Brasil conseguiu subir no grau de investimento da S&P’s e por aí vai.

    E mais uma coisa. Não que os EUA não sejam ótimos e não criem gênios, mas tbm não exagera. Até mesmo ELES têm vergonha de norte-americanos alienados e pasmaceiros que acham que a capital do Brasil é Buenos Aires. Por favor, maneire no idolatrismo…

  182. Luis Carlos, cuidado com a soberba, os EUA também é o maior parque automobilistico do mundo e estamos vendo o que está acontecendo…e mesmo o que já aconteceu com empresas de aviação lá, PA NAM, Boing…sim somos dependentes de tecnologia exterior…mas há de concordar que hoje o Brasil detém tecnologia em quase todas as áreas. Somos referência mundial no combate ao HIV, temos uma industria aéronautica forte (EMBRAER), nossos motores Flex e 1000 cilindradas são pioneiros nesta tecnologia, temos satélites feitos aqui…lógico que faltam algumas coisas. Mas não precisamos valorizar o que é de fora para desvalorizar nossa industria e técnologia…

  183. postado por Luis Carlos:
    Discurso ufanista terceiromundista fundado no vitismo que, sempre culpa os outros. O vitimismo é a essência do pobrismo e do conformismo alienante.
    Eu, particurlarmente, sou pobre por minha culpa; sou incompetente. É tão simples, tão lógico…

    É esse mesmo o discurso da classe média, da direita raivosa, rancorosa e recalcada…que se sente vítima de um sistema injusto e que acha que leva este país nas costas. Sua ironia é exemplar meu caro…meu discurso ufanista é muito mais real do que sua verborragía retrógrada e vitimista. A classe média é vitima dos pobres deste país…sinto pena de nossa classe média….

  184. 26/12/2008 – 13:00

    Enviado por: João Band

    Para Luiz Carlos diversos horários
    ”Desculpe-me a franqueza, e sem querer ofendê-lo: se o sr. gosta tanto dos ianques mude-se para lá.”

    Sr, Band. Xenofobia não, por favor! Não faça confusão.O patriotismo, assim como o nacionalismo, repito, é o semem do fascismo. Nem todo fascista é nacionalista, porém, todo nacionalista é um fascista em potencial.
    O que eu não tenho é inveja doentia. Invejo os competentes, uma inveja sadia e não pecaminosa e retrógrada.
    Lembrando Nelson Rodrigues: ”O patriotismo exarcebado é o último refúgio dos canalhas”

  185. 26/12/2008 – 12:24

    Enviado por: Carlos

    Luis Carlos, das 21:10:

    ”Uma aeronave é projetada e construida em DIVERSOS PAÍSES, em consórcios internacionais.
    Isso acontece desde sempre.”

    A Metal leve, assim como a Souza Cruz, já não são mais Brasileiras desde há muito tempo. E o Sr. está se confundindo também. Uma coisa é fabricar componentes, outra, muito diferente, é o produto final. Um automóvel tem mais de mil fornecedores de componentes de diversos países. Já o desenho, o método, o processo e o know-how é do produtor final, a quem, diga-se, os demais fabricantes, pagam direitos pelo uso. São poucos países no mundo que detêm tecnologia para produzir reatores de propulsão de jatos.

  186. Caro rodrigo, não sirvo para mártir, e ser judeu ou não para mim pouco diz , já que não processo esta fé, somente compartilho a raça, se é que isso existe, mas veja que nos comentários após meu primeiro post se coloca verdadeira e não imaginada (comentários a partir de 15:02 ontem), e verá que não se fixaram no primeiro e nem no último nome, mas sim no Jacobs, mas não me sinto desonrado nem desprezado quando diverge de mim pessoa que sabe colocar seu pensamento sem personalizar ódio ou fúria, e aliás, o que seria do verde se todos gostassem do amarelo não? Ser voz discordante me torna alvo fácil de maiorias?
    ok.
    Mas tenho a salvaguarda de não ser obrigado a mascarar minhas opiniões para agradar nem gregos nem troianos.
    Aliás, não é a NOKIA, é a VALE…

  187. “A maioria da população adulta é resistente à hanseníase, mas as crianças são mais susceptíveis, geralmente adquirindo a doença quando há um paciente contaminante na família. O período de incubação varia de 2 a 7 anos e entre os fatores predisponentes estão o baixo nível sócio-econômico, a desnutrição e a superpopulação doméstica. Devido a isso, a doença ainda tem grande incidência nos países subdesenvolvidos. ”
    .
    .
    .”A hanseníase tem cura. O tratamento da hanseníase no Brasil é feito nos Centros Municipais de Saúde (Postos de Saúde) e os medicamentos são fornecidos gratuitamente aos pacientes, que são acompanhados durante todo o tratamento. ”

    Como vc pode ver, essa é mais uma doença de cunho social, que pe justamente a questão chave do governo Lula.

    Nunca disse que estamos no paraíso. Óbvio – assim como é óbvio que Denver aparece mais no Google do que uma cidadezinha de Pernanbuco – que estamos longe de sermos perfeitos. Mas cada um com seu problema.

    Aqui, temos hanseníase e sequestros relâmpagos, que são problemas de cunho social. Nos EUA tem papai noel incendiário e atirador de elite em universidades. E, já que estamos na área da saúde, recomendo o filme “Sicko”, de Michael Moore.

  188. 26/12/2008 – 12:12

    Enviado por: Alicia

    ”Não dá pra conversar com alguém que diz que aviões são construídos nos EUA e geografia e história são matérias secundárias e menos importantes.”

    E são mesmo. Citei este fato por provocação. O Brasil têm muitos bachareis e doutores, mas paga direitos p/ fabricar aspirina.
    E, eu não disse que aviões ”só” são fabricados nos EUA, não. Mas é lá o maior parque industrial aeronáutico do mundo. Aviões comerciais são mais de 50 % americanos e, eles não dependem de nenhum outro país tecnologicamente.
    E eu conheço Garanhuns, linda Cidade de Pernambuco. Mas, não conheço Denver.

  189. 26/12/2008 – 14:40

    ”Enviado por: Rodrigo Tossato”:
    Discurso ufanista terceiromundista fundado no vitismo que, sempre culpa os outros. O vitimismo é a essência do pobrismo e do conformismo alienante.
    Eu, particurlarmente, sou pobre por minha culpa; sou incompetente. É tão simples, tão lógico…

  190. 26/12/2008 – 15:07

    ”Enviado por: Alicia”
    Srª Alicia, por favor, militantismo explícito não. A Embraer monta aeronaves, os componentes que agregam alta tecnologia são importados, inclusive e, principalmente, os reatores. Lembra-se do Legacy que se chocou com o Boeing da Gol, pois é, o componente que falhou, o transponder, é Americano…
    A Srª sabe que o Brasil é campeão mundial em Hanseníase, sabe? Ultrapassamos o Sudão. Não sei se a srª sabe que, esta doença é facilmente curável e, o remédio, fabricado por uma multinacional Suíça é doado por esta empresa ao Brasil. Nem assim, nem assim Srª Alicia.

  191. 26/12/2008 – 11:05

    Enviado por: Carlos:
    ”-Quem quer limpar o esgoto, tem que meter a mão na merda…”
    É verdade sim. A corrupção no nosso país vem de antanho, longas datas. Mas havia um certo pudor. Agora não, é na mão grande, descaradamente e, com uma desfaçatez desconcertante e nunca vista antes.
    Enfiaram a mão na m… e, ao invés de limpá-la se chafurdaram mais ainda.
    Tenho dito…

  192. Vou relatar que li alguns comentários que achei de muitíssima utilidade. Tanto o de Alicia que nos informa acerca dessa doença tão preconceituosa neste Pais, como a mensagem de Rodrigo Tossato que nos apresentou um índice que mostra de forma irrefutável a realidade que estamos vivendo hoje em dia.
    Que aliás, os contra, gostem ou não também estão usufruindo das suas vantagens.
    Quero contar, que esteve em Montevidéu uns anos atrás por alguns dias resolvendo um assunto de herança familiar, e foi aí que a minha família me contou a respeito desses índices, assim como a atuação positiva do governo Lula.
    Fiquei impressionado, pois eu comentei que morando aqui no Brasil, lendo diariamente todas as informações sobre política nacional e internacional nos jornais da grande mídia, não estava informado com respeito a esses índices positivos.
    Aí entendi, que por aqui não existe a intenção de divulgar certos índices facilmente.
    Será que a mídia nacional tenta esconder algo da população? Parabenizo você Rodrigo que achou essa publicação e imagino que não deve estar disponível em “qualquer canto” nem para todo mundo ver.

  193. aliás, seu analfabeto, vc sabia que senna é com dois enes e que playboyzinho é um neologismo com dois y?
    descobri porque semi-analfabetos como vc votam ek lula, o nome é peq

  194. Lula não tem um projeto de governo, e sim um projeto de estar no governo. Tem feito muito pouco para resolver nossos problemas estruturais. Mesmo tendo maioria no congresso alguém se lembra de algum projeto do seu governo para melhorar a nossa Justiça e se não acabar, pelo menos diminuir a impunidade? Acabar com os vários recursos existentes em um processo que fazem criminosos ficarem livres a espera de um julgamento por ate 20 anos? E para acabar com a farra dos combustíveis? E por4 fim ao absurdo da reeleição para cargos majoritários? Ele e seu partido não eram contra antes de chegarem ao governo? Porque agora já falam em 3º mandato?
    Outro detalhe, muitos simpatizantes do presidente parecem acreditar que o Brasil foi criado em 01/01/03 quando Lula tomou posse. Se esquecem que a base para o crescimento econômico foi feita antes disso. Criticam a privatização das telecomunicações, mas não se lembram que ate aquela época telefone no Brasil era apenas para rico. Acessam alegres a internet banda larga que só foi democratizada com a privatização. E o comportamento do presidente em relação a corrupção em seu governo? Mesmo sendo o maior beneficiário do mensalão ele realmente não sabia de nada?

  195. É por isso que eu adorooooooo, o meu presidente lulaaaaaaaaaa! ele é tudo de bom, ele é povãooooooooo, e acima de tudo,gosto do povo e não pensa que somos gentalia lula é brasileiro e faz para o povo brasileiro! tudo bom esse meu presidente eu quero lula de novooooooooooo!2010

  196. Simei:
    Politicamente não concordo 100%. Ele é muito bom de discurso, mas já defendeu até o Severino (lembra?)

    Não concordo com algumas coisas que ele diz. Não dá pra sintetizar todas.

    Sou meio apartidário. Não tenho partido. E não concordo com o PT em muitas coisas assim como o PSDB em outras muitas….

    Minha opinião é clara.. O Lula é o menos pior presidente que tivemos…. mas ainda acho que estamos muito longe do ideal!

  197. Divulgamos a bela matéria pela Internet e imprimos para distribuí-la entre os que não têm acesso a ela.
    Quanto aos comentários, diria que noventa e tantos por cento lavaram nossas almas cansadas dessa guerra da mídia e da oposição de direita e de esquerda (segundo um dito interessante, como a terra é redonda, quando a esquerda vai muito para a esquerda acaba se encontrando com a direita).
    O resto é o resto. Querem que o país mude pelo voto, quando sabemos todos que somente uma Revolução é capaz de mudar uma sociedade, gerando um povo culto, sadio e solidário. Aí está Cuba para comprová-lo. Quem a ataca o faz levado unicamente por ignorância ou por motivos de cunho ideológico. Quem afirma que as médicas cubanas se prostituem não passa de porta voz da direita empedernida que desconhece a realidade cubana, que despreza o apoio que aquela ilha tem de centenas de países no mundo que exigem o fim do bloqueio, que admiram a obra de um dos maiores líderes da História, que dedicou sua vida a libertação de seu povo e o tornou um dos mais cultos do mundo, dando-lhe educação gratuita e de altíssimo nível da pré-escola a faculdade (com um currículo que inclui dança popular e clássica), que tornou Cuba livre do analfabetismo já no primeiro ano da Revolução, que criou uma Faculdade de Medicina onde, apesar das dificuldades impostas pelo bloqueio criminoso, milhares de jovens do mundo todo, inclusive dos USA, estudam gratuitamente, e que formou milhares de brigadas voluntárias de médicos e professores, além de outros profissionais, para prestar ajuda a outros países em desenvolvimento. Algum ditador faria isso? Os golpistas do nosso continente levaram nossos países para o brejo e torturaram e mataram milhares de pessoas que só queriam acabar com a desigualdade em seus países. Aliás, o que é democracia? A autointitulada “a maior democracia do mundo”, vem assassinando milhares de pessoas no mudo para roubar petróleo e outras riquezas de seus países, prende e tortura centenas de milhares de pessoas sem culpa formada, com base em provas forjadas, mantem seu povo ignorante (não conhecem nem sua própria história, enquanto uma criança de 9 anos em Cuba fala até sobre a história do Brasil, do descobrimento aos tempos atuais, como muitos universitários aqui não conseguiriam) e desinformado sobre o que acontece no resto do mundo. Pode ser que isso mude com o Obama, mas para tanto ele tem que ter a determinação do nosso ex-metalúrgico, que fala melhor do que muitos de seus críticos e tem um conhecimento dos assuntos ligados a todas as áreas da vida nacional que poucos de nossos governantes tiveram (FHC, por exemplo, o “grande poliglota de Harvard” do que mais entendia era como vender nosso país a preço vil e com gordíssimas recompensas para ele e seus asseclas). Ele tirou o país do buraco, livrou-se da dívida com o FMI, alavancou a economia de tal maneira que estamos enfrentando a crise mundial melhor do que os chamados países ricos(que o eram porque sempre exploraram os países pobres) e sem largar de mão o esforço por dIminuir o fosso social em que nosso povo se manteve desde o decobrimento, e isso apesar de não ter maioria no Congresso e no Senado e de a oposição e a mídia escrita e televisiva tentarem impedí-lo. Não é a toa que o presidente Lula é respeitado, homenageado e querido aqui e em todo o mundo.
    Os cães ladram e la nave va, com Lula governando verdadeiramente para todos.

  198. 29/12/2008 – 01:24

    Enviado por: Lia Vinhas:
    Cuba não é um país, é um presídio, Nenhum dado estatístico fornecido pelo governo Cubano, ou por simpatizantes, é confiável. O que se sabe, com bastante certeza é que, em Cuba estão os mais geniais construtores navais do planeta, pois um fugitivo Cubano é capaz de construír uma embarcação montada num chassi de um velho caminhão da década de 1940 e atravessar o mar do Caribe p/ alcançar Miami. Miami, diga-se, é o sonho de consumo de 10 entre 10 Cubanos.
    Nem o Dirceu, o Zé Caroço- aguentou ficar por lá.

  199. O que será mais confiável? Os dados aferidos pelos organismos internacionais, a realidade atestada pelo Papa, por Nelson Mandela, pelos Pastores pela Paz, por dirigentes políticos, artistas e milhões de visitantes, ou a tese tresloucada de alguns reacionários que, na falta de argumentos, apelam para o uso indiscriminado de adjetivos.
    Fantástico um presídio cujos indicadores sociais são melhores do que de dezenas de países “livres”.
    Quanto aos balseros, a ignorância faz com que não seja citada a Lei de Ajuste Cubano (uma aberração jurídica internacional) de autoria do governo estadunidense, segundo a qual o imigrante cubano ILEGAL que chegar aos EUA terá direito a residência permanente. Ora, se tal direito fosse estendido a todos os países, seria possível chegar a pé através do Estreito da Flórida, de tantos barcos que entupiriam o mar desde a Patagônia até o Atlântico Norte.
    Por outro lado, a despeito de um acordo estabelecido entre ambos os lados de 20 mil vistos para cubanos que desejem emigrar, os EUA jamais cumprem, concedendo menos da metade, para exatamente estimular a emigração ilegal e arriscada, uma arma de propaganda eficaz, como podemos ver por aqui.

  200. Essa coisa de “povo da Rua” é muito esquisita, pra meu gosto.

    É quase uma “categoria social”, um agrupamento, uma corporação.

    Sempre ví ( talvez em razão de minha cegueira) os “moradores de rua” como excluidos em estado de emergencia. Pessoas precisando urgentemente de ajuda, de apoio, para sair de uma situação de miseria e abandono. Mas eis que de repente aparecem Religiosos e ONGs que retiram dos que nada tinham a unica esperança que talvez ainda lhes restasse: Sair da Rua.
    Não gosto de ver ninguem dormindo na minha calçada, morando embaixo do meu viaduto, transformando minhas praças em cozinhas e minhas fontes em banheiro. Não é justo para mim, “co-proprietario” dos bens públicos. E é PROFUNDAMENTE INJUSTO PARA ELES.
    Fazer dessa situação uma “bandeira”, incentivando – mesmo que não explicitamente – a permanencia desse status quo, é asqueroso!!!!
    Abaixo o “povo da Rua”. Viva o “povo das casas!!!”

  201. 29/12/2008 – 13:42

    Enviado por: Ricardo Quiroga

    O que será mais confiável? Os dados aferidos pelos organismos internacionais, a realidade atestada pelo Papa, por Nelson Mandela, pelos Pastores pela Paz, por dirigentes políticos, artistas e milhões de visitantes, ou a tese tresloucada de alguns reacionários que, na falta de argumentos, apelam para o uso indiscriminado de adjetivos.
    Fantástico um presídio cujos indicadores sociais são melhores do que de dezenas de países “livres”.

    Mai confiável?
    Sem dúvida, os ”tresloucados reacionários” – são isentos!
    Cuba é, indiscutivelmente, o maior presídio do mundo. O índice de mortalidade infantil de 5,5/mil é fantasioso. O IDH é ”embonecado” e o coeficiente de gini não consegue mensurar destribuição de rendas. E o tão ”aclamado” índice de alfabetização também, embora bom, é maquiado…

  202. Se tivessemos tendo essa discussão politica em Cuba já estariamos fuzilados.

    Pra mim a antiga URSS e Cuba, além da China são a prova que nenhum sistema funciona de verdade.

    Enquanto tiver um ser humano no meio, a coisa está fadada a dar errado, seja capitalismo, socialismo, comunismo, feudo, sei lá mais o que…..

  203. 30/12/2008 – 12:18

    Enviado por: Thiagones

    ”Se tivessemos tendo essa discussão politica em Cuba já estariamos fuzilados.

    Pra mim a antiga URSS e Cuba, além da China são a prova que nenhum sistema funciona de verdade.”

    Com certeza, meu caro, com certeza, fuzilar é com eles mesmo. Só legendário Tche, só ele, fuzilou uns duzentos.

    Quanto às limitações do ser humano, é verdade, onde há um humano há confusão. Mas, dentro destes limites, é possível viver um mundo melhor, desde que, claro, não busquemos o paraíso. Viver é perigoso. Obseve que, nós, humanos, na verdade só temos uma certeza; a de que morreremos. O resto é especulação. E é por isso mesmo que o meu cérebro rejeita os iluminados, os donos da verdade, os Castros, Maos, Stalins e assemelhados. Pol Pot, o discípulo amado dos ”assemelhados” – de Mao, no caso-, matou, em menos de cinco anos, mais de 3 milhões de pessoas.
    Insisto; Todas às notícias vindas de Cuba, são em princípio, por princípio e à princípio, duvidosas. Exceto, notícias ruins que, tratam de crueldades, estas, ao contrário, merecem fé, de imediato e, são verdaeiras até que se prove ao contrário.

  204. MarcosLuiz Franco do Monte; Meus sentimentos e respeito pela
    perda da sua querida mamãe . Pena que ela não estava aqui
    para ver um presidente que nunca sabia de nada,não sabia coisa alguma no P T ( pra que trabalhar ). Sobre a corrupÇão do
    mensalão ? Nunca existiu. Cerca de 40 ministerios,coisa inédita
    nunca vista neste pais,promessas de campanha nunca realizadas,como o polo petroquimico de Itaboraí R J … é melhor
    parar por aqui.É realmente o Brasil está muito diferente. Confesso não sentir nenhum orgulho de ser brasilero com a classe política atual, com raríssimas exceções.

  205. Apesar dos pesares, ele é impar na historia do Brasil. O mundo inteiro se refere com respeito e admiração ao nosso presidente , sendo motivo de orgulho para todos nós, ou, pelo menos, 80% de nós.

  206. Luiz:

    Nisso estamos alinhados.

    Toda história tem dois lados. É claro que Tchê matou, assim como o exercito brasileiro matou um monte na ditadura (AI-5) bem como os judeus morreram no holocausto e estão matando na faixa de gaza, depois é claro de também morrerem com uns “rockets” enviados pelo HAMAS.

    O que mais me irrita é que quem morre de verdade não é o general, o capitão… o presidente, o ditador, o bispo.

    Só morre o “peão”.

    É como um jogo de xadrez… só que deixe apenas o rei e a rainha e de resto, somente peões.

    O problema todo é o PODER. ele corrompe o mais belo e planejado sistema, qualquer que ele seja.

  207. Realmente o presidente lula não é demagogo, nem populista e esta criança no colo dele é a sua neta.
    O que faz parece é que ele esta em campanha. E do próximo presidente, o mais perto que ele chegará é o conhaque. Não nos achem burros, pois apesar da política burra da educação, ainda há cabeças pensantes além da esquerda sinistra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *