Os três assuntos mais comentados da semana

Os três assuntos mais comentados da semana

Medir o gosto, o interesse e a participação dos leitores é um bom indicador para nos orientar neste trabalho solitário de blogueiro.

Por isso, todo domingo, o Balaio publica um levantamento dos três assuntos mais comentados da semana no blog, na Folha e na Veja, as duas publicações impressas que fazem o mesmo tipo de ranking.

Esta semana, nenhum assunto foi comum nas três listas:

Balaio

Juiz Odilon de Oliveira: 232

Futebol/São Paulo: 203

Mídia/web: 177

Folha

Santa Catarina: 80

Cotas/racismo: 38

Crise econômica e caso Thales Schoedel: 33

Veja

Eunice Durham: 61

Caso Isabella: 60

Veja Essa: 17

Nosso ombudsman particular notou que esta semana o Balaio teve maior variedade de assuntos, mas nem por isso deixou de ser criticado pelos leitores, que se dividem em dois grupos: os que reclamam das notícias enguiçadas, quer dizer, quando vários posts tratam do mesmo tema, e os que não gostam quando se trata aqui do que chamam de “conversas de elevador”.

Desde abril, quando comecei a escrever no  iG,  nestes pouco mais de seis meses, primeiro na coluna e depois aqui no Balaio, já escrevi sobre tudo que é tipo de assunto, sem preconceitos.

De política a futebol, de mídia a justiça (ou falta de), de lugares por onde viajei a personagens que não estão na imprensa grande,  procuro na maior parte das vezes falar de assuntos da vida real que possam interessar a qualquer tipo de leitor.

Neste breve período, já publiquei um conjunto de entrevistas exclusivas que não vi em nenhum outro blog ou orgão de imprensa: do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; dos presidenciáveis Aécio Neves, Ciro Gomes e Dilma Roussef ao juiz Odilon de Oliveira (há quatro anos ameaçado de morte no Mato Grosso do Sul, tema da última semana), do ministro Franklin Martins ao melhor jogador de futebol do mundo, o Kaká. E estou na fila para entrevistar o grande personagem do momento, o delegado Protógenes Queiróz.

A grande diferença que sinto do meu trabalho anterior em jornais, revistas e redes de televisão é justamente esta interatividade que me permite saber o que os leitores pensam sobre aquilo que escrevo. É como se antes meu trabalho fosse um monólogo e, agora, um diálogo permanente.

Outra mudança que percebi é a necessidade de dar um tom mais pessoal aos textos em relação aos trabalhos anteriores, que eram mais formais, impessoais, como recomendam os modernos manuais de redação.

Bom domingo e boa semana, caros leitores. Muito obrigado pela audiência e pela participação neste Balaio. Sejam bem-vindos, sintam-se em casa.  

 

4 thoughts on “Os três assuntos mais comentados da semana

  1. Uma imaginação bem canalizada é fonte de grandes proezas:

    Interessante observar que o ex-jornalista Ricardo Kotscho e atual blogueiro do (P)IG não esconde sua vocação de blogueiro dos patrões e não escreve uma única linha citando quaisquer que sejam os envolvidos no imbróglio da Satiagraha, Gilmar Mendes Daniel Dantas (seu patrão, também).

    Claro e compreensível está por seus laços de “amizades”, afinal Conde Waack disse que havia no Brasil 400 mil grampos como se tivesse acabado de abrir as portas de Auschwitz. Na verdade, os telefones grampeados não passam de 12 mil e todos COM AUTORIZAÇÃO DOS JUIZES !)

    Talvez esteja aí, caro Kotscho, as razões que motivaram sua saída do governo ou estou enganado?

    VIVA O (P)IG!!!

    http://tatodemacedo.blogspot.com/2008/11/os-soldados-da-teoria-da-contaminao.html

  2. Valeu, Ricardo. Parabéns pela variedade e diversidade de temas, entrevistas e entrevistados. Não é à-toa que o Balaio está ganhando cada vez mais espaço no ranking da Blogmania. Estamos no aguardo dessa entrevista com o Protógenes, inclusive para sabermos, de fonte fidedigna, se ele já amarrou algum compromisso político-partidário-eleitoral com o PSOL , da Heloisa Helena, da Luciana Genro e do Ivan Valente. Oxalá, o nosso PNBC,um dia ainda terá a honra de ser mostrado na íntegra aqui no Balaio, para que os seus solertes comentarias, que não têm o rabo preso com ninguém e nem têm medo de cara feia, possam fazer aqui um bate-rebate sobre esse tema inédito no meio político brasileiro. ” Lutar sempre, vencer talvez, mas desistir e retroceder jamais.”Boa saúde a vc e aos seus, rápida recuperação à sua filha, aquele abraço e saudações são-paulinas.

  3. Se sobre o que ocorre em Santa Catarina e Paraná, foram so 80 comentários.
    Peço permissão para fazer o de nº 81.

    BRASILEIRO É ISSO!

    Santa Catarina – Paraná

    Quis a natureza que se estabelecesse tanto sofrimento naqueles dois estados brasileiros, como todos vêem pelos noticiários, que dispensa relatar, uma tristeza como nunca vista antes.
    Não quero aqui apontar culpados, aqueles que sem escrúpulos, por ignorância, ganância, estupidez, contribuiu de forma contundente, desmatando ou poluindo o ar, a terra e o mar, até por experiências bélicas e conflitos armados, fazendo do átomo um elemento de destruição e de todas formas, proporcionaram o abalo do curso normal da natureza, mas sim, ENALTECER o valor do nosso povo.
    Por isso vou me ater com os fatos aqui ocorridos.
    É como diz o velho ditado: É nas piores horas que se conhece o verdadeiro amigo.
    E é isso que está acontecendo.
    Compadecidos com os fatos ocorridos nesses dois estados, brasileiros de todos os rincões, deixaram seus entes queridos dizendo: O DEVER ME CHAMA e deslocaram-se por centenas de quilômetros para como VOLUNTÁRIOS, prestarem suas solidariedades IN-LOCO aos irmãos desesperados, chegaram e anunciaram: Estamos aqui para AJUDAR e arregaçando as mangas puseram-se à campo! Os que não foram, contribuíram enviando suas doações de víveres, roupas, medicamentos, calçados, produtos de higiene pessoal, etc, etc, etc.
    A mobilização de todas as formas, foi algo emocionante, destacando-se o espírito da mais pura solidariedade e PATRIOTISMO (palavra tão em desuso e esquecida) desses bravos anônimos da nossa sociedade.
    Mediante esse comportamento fraterno e humano, temos sim, motivo de acreditar em nosso povo, levantar a cabeça, estufar o peio e dizer em altos brados:
    EU SOU BRASILEIRO, COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR!
    (Essa frase, usada nos eventos esportivos, revela realmente nosso povo)
    Somos catarinenses, paranaenses, gaúchos, capixabas, mineiros, goianos, baianos, cariocas, paulistas, matogrossenses, pernambucanos, cearenses, paraibanos, potiguares, sergipanos, piauienses, maranhenses, paraenses, amazonenses, rondonenses, acreanos, etc. e principalmente BRASILEIROS!
    MUITO OBRIGADO MEUS IRMÃOS, POR PROPORCIONAREM ESTE SENTIMENTO, ESTA EMOÇÃO, QUE É DO FUNDO DO CORAÇÃO!
    DEUS NOS ABENÇÕE!
    Temos que ressaltar as qualidades do nosso povo, não só as falhas, isto é muito importante!

    mentários eu quero deixar o de nº 81, acho muito importante.

  4. Estou enojado com isso tudo que está acontecendo nesta final do Campeonato Brasileiro. Algumas rodadas atrás, até a penultima rodada, os jogadores advesários do tricolor paulista estão correndo que nem loucos em campo, jogando tudo aquilo que eles não jogaram o campeonato inteiro:> Portuguesa,Fluminense,etc. Por que será hein? Seria mala branca por tráz disso tudo? Não sei não, mas dá para desconfiar, voce não acha? De onde viria? Do Gremio ?, do Palmeiras,? do Cruzeiro? De quem? Não sei não, mas dá para desconfiar não é mesmo? Ei faltou um, justamente aquele que não depende de sí só para entrar para a Libertadores! Quem seria? Tem um clube nesta situação cujo presidente já está a algumas rodadas atrás fala em festa e os escambau! Esse clube é o Flamengo! Flamengo? Não pode ser! Será? Não sei não… Meu caro colunista como sampaulino que sou, vou comemorar para valer pois vamos ganhar em campo, seja com Tardelli ( que coincidencia não? O mesmo sobrenome do jogador do Flamengo! Aquele que tentou cavar um penalti no ultimo jogo, só que uma emissora de TV mostrou que não foi penalti, e aí, Marcio Braga ( que já estava tentando melar o campeonato na Fifa) enfiou a viola no saco e ficou mudinho. Já não se falava mais em penalti. Agora vem a noticia de tentativa de suborno através da FPF. Ei quem é o presidente da FPF? Quem? Isso o Palmeirense Marco Polo Del Nero. Dá para desconfiar não é mesmo? Pois é caro colunista tricolino como eu: vamos ficar de olho no jogo do Flamengo e do Palmeiras! São Paulo e Gremio para mim são vitimas de uma artimanha bem grande. Pode ser tudo sonho, mas é para se desconfiar não é mesmo? Vamos comemorar, pois o hexa tá aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *