Ficou para domingo que vem a festa tricolor

Ficou para domingo que vem a festa tricolor

Pois é, caros amigos do Balaio, com tantos secadores, hoje não deu.  Empatamos com o Fluminense,  jogando muito mal, coisa que nenhum de nós esperava, e o Gremio ganhou do Ipatinga.

Assim, ainda com três pontos de vantagem, só adiamos para domingo que vem, contra o Goiás, em Brasília,  a festa do nosso hexacampeonato e do terceiro título seguido do campeonato brasileiro, que ninguém tem, nem vai tirar de nós. É só uma questão de tempo.

Tinha tanta certeza de que a festa seria hoje que escrevi um texto do fundo da minha alma e do coração antes do jogo começar. Estava só esperando o jogo acabar para publicá-lo. Mas não é o resultado de um jogo que vai mudar o que penso e sinto. Domingo que vem, só vai mudar a data deste post. Mas o amor à camisa continua o mesmo.

Para quem não sabe, torcedores de outros times, a palavra hexa, que tem 3.120.000 citações no Google, vem do grego hex , designativo de seis: seis vezes campeão brasileiro.

Endeusaram tanto o planejamento e o profissionalismo do São Paulo, que se esqueceram de um detalhe fundamental: a trajetória deste time, desde 1935,  é uma longa história de amor à camisa tricolor, de garra e de superação, mesmo quando o time não era lá grande coisa, a exemplo do que aconteceu este ano.

Já tivemos times melhores e piores, mas esta paixão sobreviveu a longas temporadas sem títulos, como a dos anos 60 a 70 do século passado, quando o clube investia tudo o que tinha e o que não tinha para terminar a construção do Morumbi.

Eu estava lá, tinha 12 anos, quando o nosso estádio, ainda só com meio anel das arquibancadas, foi inaugurado em 1960, poucos meses após a morte de meu pai, o engenheiro Nikolaus Kotscho, que todos chamavam de Nik.

Nascido na antiga Bessarábia, de onde veio também o grande jornalista Samuel Wainer, emigrou com minha mãe para o Brasil no pós-guerra, e não sei explicar como e por quê ele se tornou e me fez são-paulino.

Só sei que era fanático pelo time. Desde que me conheço por gente, me levava a todos os jogos. Tinha nove anos quando comemorei com ele meu primeiro título de campeão paulista, em 1957, no inesquecível 3 a 1 que metemos no Corínthians, naquela memorável “tarde das garrafadas”, como ficou conhecido o conflito generalizado entre as duas torcidas.

No meio da confusão, perdi-me de meu pai, que gostava de uma boa briga. Não lembro como o encontrei depois, mas nunca vou esquecer daquele time, que até hoje tenho na memória: Poy; De Sordi e Mauro; Sarará (jogou no lugar de Dino Sani, contundido), Vitor e Riberto; Maurinho, Amauri, Gino, Zizinho e Canhoteiro. 

O goleiro argentino José Poy, também já falecido, era amigo de meu pai, que não era nada no São Paulo, mas gostava de dar palpite em tudo, no time e nas obras do estádio, para onde me levava todo sábado de manhã.

Nik era o que mais tarde viria a ser chamado de “corneteiro”. O São Paulo estava numa pindaíba tão grande que não tinha nem ônibus para levar os jogadores do acanhado campo de treinamento do Morumbi para a concentração, no Hotel São Paulo, no Vale do Anhangabaú.

O vestiário era um galpão de madeira e os jogadores eram levados de carona para o hotel por conselheiros e “corneteiros” como meu pai, que tinha um Chevrolet preto e era metido a descobrir novos talentos na várzea. Nenhum deu certo…

Pena que meu pai morreu sem ver a torcida lotando o Morumbi para festejar tantos títulos, de 1970 para cá, que até já perdi a conta.

Para mim, os melhores exemplos deste amor à camisa do São Paulo vem do meu pai e de José Poy, passando pelo grande Roberto Dias, único ídolo do tempo das vacas magras, e pelo mestre Telê Santana dos dois primeiros títulos mundiais, até chegar a Muricy Ramalho e Rogério Ceni, os maiores símbolos deste time que está prestes a conquistar três vezes seguidas o Campeonato Nacional, o primeiro tri na história do tricolor.

Meu pai precisava ver como a Bebel, minha neta do meio, e única são-paulina dos três, aos dois anos, segue o bisavô e já pede para vestir a camisa do nosso time, canta o hino do São Paulo e dança para comemorar as vitórias. Agora, a Bebel, como todos nós são-pauilinos, vai ter que esperar atéo próximo domingo. Vai ser mais sofrido, mas vai ser bom.    

 

 

 

 

83 thoughts on “Ficou para domingo que vem a festa tricolor

  1. “Seis” pensam que já levaram ?
    “Seis” tão pensando que o Gioás é fraco ?
    O Goiás é verde e por isso agora sou Goiás desde criancinha.

    Obs: Kotscho,
    Hoje no Barradão um “jornalista” após a explosão de tres bombas caseriras na torcida do Palmeiras soltou a seguinte pérola:
    -“…Não se sabe ainda se as bombas vieram de fora ou se algupem levou…”
    Voce precisa ajugar seus colegas que pensam que as bombas “brotam” do concreto.

    Voce tem sorte de ter um bom genro !!!
    (Quanto a sua filha, eu já tinha dito antes, “Kotschos” são seres de luz.)

  2. Se fudeu…..e nessas horas que o Sao paulo ostra que é fraco…que nao é um time de macho…vai ser campeao sim…mas se tivesse jogado com mais dois times de peso bambeairi acomo sempre….

  3. hoje nao deu…o estadio estava muito cheio pela 1º vez no campeonato e nós não estamos acostumado a isso.Sr Ricardo Kotscho não cante vitoria antes da hora pois como somos time de torrcida pequena…podemos bamber a qualquer momento…ainda bem que o campeonato é de pontos corridos!!!

  4. É caros colegas,

    E se não fosse o “apito amigo” seria apenas um ponto de diferença.

    Fizeram festa antes da hora. Contaram com o ovo no…da galinha.

    Conforme eu já previra, anteriormente. Ficará tudo para a última rodada, pois é economicamente mais rentável.

    E ainda por cima, o luto: mais um tubarão são-paulino morreu. Estou tão triste.

    abraços
    http://tatodemacedo.blogspot.com/

  5. Kotscho, que belo texto!
    Incrível mesmo…
    As emoções que o São Paulo proporciona a nós é tamanha que os títulos são reelevantes. Acordar todos os dias com esse estado de espírito, que é ser são-paulino, é algo que agradeço sempre.
    Medo de morrer eu não tenho. Só de não ser são-paulino na outra vida…

  6. É realmente o que se esperava, vamos comemorar o titulo São Paulino na casa do corinthiano MOR (Lula).
    Eu tinha certeza que o Fluminense não deixaria a festa acontecer aqui. Lógico que não vamos ficar chateado não.
    Com certeza vencera o time mais organizado da America Latina.
    Agora, que é muito estranho e engraçado e olhar Palmeirenses e corinthianos abraçadinhos, feito namoradinhos secando o Maior time da America Latina.
    É isso mesmo, quem não tem Direção e administração vira secador de carteirinha.
    O negocio e assistir um verdadeiro clube de futebol ser hexacampeã.
    Sai pra lá urucubaca !!!!

  7. É realmente o que se esperava, vamos comemorar o titulo São Paulino na casa do corinthiano MOR (Lula).
    Eu tinha certeza que o Fluminense não deixaria a festa acontecer aqui. Lógico que não vamos ficar chateado não.
    Com certeza vencera o time mais organizado da America Latina.
    Agora, que é muito estranho e engraçado e olhar Palmeirenses e corinthianos abraçadinhos, feito namoradinhos secando o Maior time da America Latina.
    É isso mesmo, quem não tem Direção e administração vira secador de carteirinha.
    O negocio e assistir um verdadeiro clube de futebol ser hexacampeão.
    Sai pra lá urucubaca !!!!

  8. Caro Ricardo,

    Volto a te escrever. Não faça projeções e nem afirmações sobre eventos que ainda não ocorreram. O São Paulo F.C. quase perdeu o jogo hoje pois jogou muito mal e teve expostas suas fragilidades. Domingo que vem é necessário um empate pois se perder corre o risco de perder o título pois o Gremio difícilmente vai deixar de ganhar do Atlético MG (não ambiciona mais nada nesse torneio).
    Tudo leva a crer que o São Paulo F.C. ganhará o campeonato porém, se jogar como hoje perde o jogo para o Goiás e perde o título.
    Um abraço do Colorado

  9. De novo

    O SãO PaULO empatou com um time que quase estava na segunda divisão em pleno Morumbi e não perdeu por sorte.
    O timaço jogou com 12 – Washington do Flu ajudou bastante o adversário. A torcida não conta, é Tímida demais. O time, bem, pode ser campeão se empatar com o Goiás. Êta decadência de futebol brasileiro, ou seria inglês, com 40 bolas jogadas na área???

  10. Concordo Johnny, jogou feio hoje. Alias, São Paulo de hj não é a sombra do São Paulo do ano passado. Mais enfim, se não ganhar este…….nunca mais.
    Com um bom sãopaulino torcer é o que me cabe agora.
    Dizem que torcer para o São Paulo é uma moleza………………..mais heim ?!
    Raça,Tricolor.

  11. Weber, primeiro o seu Gremão vai ter que bater o Atletico, não é empatar é ganhar… depois a gente conversa.
    Agora, que o Flu este ano acabou com agente…e o morto do Washington?! Só dá sinal da graça em cima do São Paulo.
    Sai urucubaca do TRI…
    ” Vamos São Paulo,vamos São Paulo vamos ser Hexacampeão”
    Abraço Gauchada!!!!

  12. A grande polemica do Balaio esta semana foi o texto sobre o Juiz lá de Ponta Porã. E não é que ele continua atuando na região e continua ameçado pelos traficantes…Então a história não é velha, pois ela continua …

  13. O título do teu artigo está ótimo! Ficou para domingo que vem a festa tricolor – só que vc esqueceu de dizer que era o TRICOLOR GAÚCHO… kkkkkkkkkkkkkkkk…..

  14. SR. RICARDO…. DEIXE DE SER O TARIO POIS EM 1982/83 QUANDO O CORINTHIANS FOI BICAMPEÃO EM CIMA DE VCS DENTRO DO MORUMBIXA E QUE A TORCIDA GAY DO SPFC ERA A MAIOR ORGANIZADA E QUE VCS NÃO SUPERAVAM NEM A PORTUGUESA EM TORCIDA E AGORA FICA DESDENHANDO DOS OUTROS??? SEJA MAIS HUMILDE CARA POIS PREFIRO NÃO TER TÍTULO ALGUM A TORCER PRA UM TIME COM UM PASSADO SUJO E PODRE, COM ESTADIO CONSTRUÍDO AS CUSTAS DE UM GOVERNADOR CORRUPTO E UMA DESPROPRIAÇÃO NA EPOCA DA 2 GUERRA(HOJE O CANINDE, QUE ERA DE UM CLUBE ALEMÃO) E DEPOIS VEM FALAR DE GLÓRIAS??? ESSAS GLÓRIAS QUE NINGUEM FALA (A IMPRENSA PODRE) NENHUM TIME GOSTARIA DE TER, E ALEM DO MAIS, ANTES DE SER SÃO PAULIXA, SEJA HOMEM SEU V I A D A O…

  15. A TORCIDA GAY ESTA CANTANDO ASSIM…….

    VAMOS SÃO PAULO, VAMOS SÃO PAULO,. VAMOS PASSAR BATOM….

    JUIZ, LADRÃO…. BONITO E GOSTOSÃO
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  16. SR. RICARDO…. VC DIZ QUE HEXA TEM 3.120.000 CITAÇÕES NO GOOGLE E SABE QUANTAS TEM PARA B I C H A ??? 3.160.000 V I A DO ?? 3.560.000 E BAMBI 1.988.000
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    OPS: SE VC É REALMENTE ALGUMA COISA AÍ ACIMA, V´=A CONFERIR BI CHONA…..KKKKKKKKKKKKK

  17. Prezado Kotscho: Cautela e caldo de Galinha não faz mau a ninguem.
    Particularmente, acho que o S.P.F.C. vai amarelar contra o Goiás como amarelou hoje contra o “Fluzinho” cai não cai.

  18. É Kotscho, você tem razão, na década de 60 vocês gastaram o que tinham e o que não tinham pra construir o Panetone. Ainda bem que Laudo Natel e Ademar de Barros custeram a parte do dinheiro que não tinha ao custo do contribuinte, senão hoje em dia vocês não iam poder zoar a galinhada da marginal.
    Quanto ao tricolor ser campeão, vc tem razão. Apesar de toda a arbitragem, CBF tirando mando do Goiás e ainda indicando o estádio, não tirando mando do bambi e o procurador Paulo Schibambi detonando os adversários em especial o Palmeiras, domingo que vem dá tricolor. Mas será o gaúcho….

  19. Ainda não consigo entender.

    Corinthianos, Palmeirenses, Santista (tenho um irmão Santista), são todos os mais “machos”, vivem por sacanear o São Paulo como o time de viadinho. Botemos futebol em campo: Quer dizer que os “viadinhos” do campeonato brasileiro são os campeões três vezes seguidas? Que digasse de passagem ninguém ainda tem.

    Tá na hora dos outros times se mostrarem “homens” e correr atrás de um título, ou ainda se contentarão com um título de campeão da Série B?

    Eu não me contento com Penta…

    Kotscho, torcida São Paulina, que venha o héxa. Semana que vem a gente grita campeão, SE perdemos, não deixaremos de ser o time mais vezes campeão.

  20. Sr.Ricardo Kotscho Boa Noite

    Apesar de termos em comum a paixão por nossos times(você)São Paulo, e (eu) Flamengo, porém, gosto de ser pés no chão. Acho engraçado, o sr. como jornalista, me parece mais um torcedor em suas matérias, do que um profissional do ramo. Poderia analisar que seu SP, fez um 1° turno horrível, e pela incompetência dos outros times, vcs acabaram subindo na tabela. Gostaria que vc, analisasse o jogo, e não se empolgasse, pois futebol é no campo. Torça para que seu time, jogue bola, e assim será merecidamente campeão. Do contrário, faça o seu papel, DE JORNALISTA.

  21. A resposta para esse idiota que se intitula “timão” respondo o seguinte:

    Faz 17 jogos que o Sampa está invicto, então se tem algum time de macho com certeza é o Tricolor, e outra o Rogério Ceni vai levantar mais uma taça, pois ele é vitorioso e vocês mais uma vez ficarão com inveja!!

  22. Eu só lamento para esses pau no cú ( Sergio Gomes, anonimo, Daniel, Weber e companhia) Só tenho uma coisa a dizer…. ISSO QUE BATE NO MEU CORACAO, E UM SENTIMENTO DE SER CAMPEAO , JA RODEI O MUNDO E POSSO LHE DIZER QUE O CHORO E LIVRE DIFICIL DE CONTER…Comecem a discuitr futebol quando vocês tiverem titulos importantes, ou melhor, acima de 2 , pois nessa porra aqui nao tem um FDP digno de discutir futebo…Chupa Galinhada da marginal sem numero, Chupa porcada ( nao deve competencia de lutar pelo titulo e vem dizer em “amarelar”) Chupa Urubuzada da faixa de Gaza… O titulo e nosso…Apenas adiamos o grito…enquanto vocês que dizem…”OOOO SOMU TIMAUM, SOMO PARMEIRA…” Vão todos tomar no Cu

  23. TIMAO…O QUE O TIMAO LEVOU ESSE ANO??? O TITULO DA 2º??? O QUE O TITULO DA SERIE B TRAZ DE BENEFICIO PRA VC SEU PORRA!!!! E o pior , e capas desses porrar lançar uma estrela no proximo pano de chao que eles lançarem ( pq a camisa da Barbie nao colou) só pra ver se da algum destaque aquela roupa de luto!!!! Se o São Paulo colocasse todas as estrelas de titulo importantes conquistado a camisa do Sao Paulo nao teria estrelas, mas sim uma constelação!!!!

  24. Como é BOM ver tantos adversários com inveja, tem até corinthianos se achando o máximo, só pq vão sair da 2ª DIVISÃO KKKK, É MELHOR SER VICE NA 1ª KKKKKK,,, quem sabe um dia qualquer um desses invejosos ACIMA vão chegar na nossa posição KKKK e a propósito é melhor um time de bambis disputando a LIDERANÇA do que um bando de machões tentando não cair para a 2ª DIVISÃO ou tentando outras CLASSIFICAÇÕES sem importância HÁHÁHÁHÁHÁ……..

  25. São Paulinos , não desanime jamais . pois em suas cores existe o Branco da Paz , o Preto do Luto e agora o Azul da vergonha de perder este campeonato ! Dá-lhe Grêmio !

  26. O Tricolor Gaycho tá achando q o empate do SP no Morumbi deu o título pra eles. Tem muito Sulista separatista que tá mais preocupado com o Goias do que com o Atlético Mineiro. MUITO CUIDADO.

  27. Caro amigo Fernando Queiroz queira me desculpar ,,,,,,,,,,,,mas ANôNIMO é vc KKKKK , afinal leia quantos comentários teve o nosso amigo Kotscho e vc quem olha a sua página. oh inveja heim KKKKKKK

  28. Caros amigos INVEJOSOS “Enio” , “Timão”, “Fábio Guedes”, “Tato de Macedo”, “Ronaldo Kotscho”, “Johnny”, “Diogo”, “Não vão esquecer do Grêmio” , “Weber”, ” Henrique”, “Sérgio Gomes” , “Felipe”, “Anônimo”, “Simei”, “Daniel”, “Victor”, “Quem sabe”, “João Carlos”, “Fernando Queiroz”, e “Bruno”,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, A INVEJA MATA HEIM, MAS NÃO SE PREOCUPEM QUEM SABE UM DIA VCS QUE SÃO TORCEDORES TÃO MACHÕES estarão assim como nós São Paulinos tentando a vencer o campeonato e não ficar tirando sarro estando abaixo na tabela de classificação KKKK se é que vcs sabem o que é isso KKKK FALA SÉRIO machões e nem chegaram na 37ª rodada KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  29. Caros torcedores São Paulinos “Cássio”, “Daniel Balsa”, “Ricardo”, “João”, “Dodosãopaulino”, “Matheus SPFC”,”Vencedor”, e “Só lamento”,,,,,,,,, semana que vem estaremos todos aqui comemorando iuhuhuhu… e mostrando para os colegas acima quem é o time de Bambi e quem são Os MACHÕES sem título KKKKKKKKKKKK

  30. TO achando q vc esta muito confiante nesse time medíocre, vcs bambis tem q respeitar o time do goias, Olha o exemplo do Flamengo ganhando de 3 á 0,o Goiás foi lá e empatou. Eu acho q no mínimo o Goiás ganha de 3 à 0.Falô Ricardo Kotscho????
    Nunca ouvi falar!!!rsrsrs

  31. A inveja é foda ,né! Se urubus, porcos, gambás, raposas e todos os bichos da floresta não estivessem morrendo de inveja do São Paulo, não falariam tanto sobre. Os CU-rinthianos que deviam estar comemorando a volta, não conseguem nem dormir só pensando no TRI-color. O SP não levou o caneco nessa rodada, mas vai levar na próxima, porque diferente dos outros que aspiravam o título, não tomamos saraivada nas últimas rodadas. Não temos o melhor time, mas não perdemos desde 20 de agosto (então não dá pra dizer que não merecemos o título que virá, nem perca seu tempo tentando justificar contra, pois será uma cena ridícula, como sempre). E quando eu ouço falar em Milan, Peñarol, Real Madrid, Boca Juniors … eu logo penso no Sampa, que também faz parte desse seletíssimo grupo dos 3 ou + vezes campeões do mundo! Não adianta secar, a nossa alegria é justamente ver as outras torcidas se unindo desesperadamente contra o grande tricolor, que é papa-tudo do século XXI. Keep walking gente, campeonato brasileiro tem todo ano, quem sabe vcs não ganham ano que vem, caso a gente não ganhe de novo! Como diria Tupac: torcidas vem e vão, mas nossos títulos são eternos!

  32. TUDO ERA FESTA,70 MIL SAO PAULINOS JA CAMPEAOS NO ESTADIO,70 MIL BANDEIRAS,UM JUIZ LADRAO,UM MURICI MARRENTO,SO ESQUECERAM QUE O JOGO ERA CONTRA O FLUMNINENSE FUTEBOL CLUBE,QUE ENSINOU A VOCEIS RESPEITAREM UM GRANDE CLUBE DO BRASIL.E PARA VOCE O DIOGO O MORTO DO WASHINGTON VAI SER O ARTILHEIRO DO CAMPEONATO.

  33. Kotscho, convoque os torcedores a comparecerem ao CT esta semana. Sempre nos outros times, os torcedores , por mais que seja para protestar,estão no CT. Parece q no SP é tudo fechado! Parece q não temos a mesma moral q tem os rivais. O 12º jogador do Tricolor tem q se impor. Apareçam no CT para dar aquela força.
    Outra coisa, infelizmente vamos pagar o pato do jogo aqui em Brasília. Os ingressos serão carissímos. Cabe uma ação popular com os preços exorbitantes. Estão achando q os moradores de Brasília tem grana sobrando?! Tudo é caro nessa Capital… POR FAVOR CRIE UMA COLUNA COM ESSE ASSUNTO, EM NOME DO CIDADÃO BRASILEIRO.

  34. Kotscho, convoque os torcedores a comparecerem ao CT esta semana. Sempre nos outros times, os torcedores , por mais que seja para protestar,estão no CT. Parece q no SP é tudo fechado! Parece q não temos a mesma moral q tem os rivais. O 12º jogador do Tricolor tem q se impor. Apareçam no CT para dar aquela força.
    Outra coisa, infelizmente vamos pagar o pato do jogo aqui em Brasília. Os ingressos serão carissímos. Cabe uma ação popular com os preços exorbitantes. Estão achando q os moradores de Brasília tem grana sobrando?! Tudo é caro nessa Capital… POR FAVOR CRIE UMA COLUNA COM ESSE ASSUNTO, EM NOME DO CIDADÃO BRASILEIRO.

  35. Putz Cristiane , falow tudo…. Esse empate infelizmente caiu uma gota de agua fria nos planos…pois ja queria sair do MORUMBI gritando HEX…eu disse HEX… coisa que nenhum dos invejosos acima conseguiram… E DEDECO ( pra mim isso e nome de viado) onde que o FLUMINENSE e um grande time???? Só se for pra disputar taça guanabara, pq é so isso que vocês ganha….agora se vc esta dizendo sobre aquela cagada da liberdadores e os ultimos 2 jogos…entre no Google e pesquise quantas vezes o SPFC ja sapecou o Fluminense… CHORA NENEM…A INVEJA E O ALIMENTO DOS VENCEDORES

  36. De certo modo já esperava.Muito oba-oba da imprensa corintiana secando a gente e dando o Fluminense como morto, só podia adiar o possível hexa.E ainda tem a maldição do tri que não larga do nosso pé desde que o clube existe.Mas com fé conseguiremos, fora que Brasília também tá cheia de tricolor.

  37. Cade o “cabeça-chata” vidente???Eu falei que o verdadeiro tricolor iria carimbar esse titulo. Quase tira o SPFC de ir a final. Lembram da libertdores?? Eu falei amigo Kotscho, vcs tao igualzinhos ao Flameguistas. Ha!! Viram o flamengo domingo??!! Haa!! E foi o Goiás, heim? Abraços, Kotscho! Gosto demais de mexer com os nervos da galera! E to sempre preparando os meu tambem.

  38. eu sei que não tem nada a ver, mas gostaria de expor de uma fato ocorrido a alguns dias….
    meu amigo dizia que o servidor não estava mais instalado…
    fui ver e realmente o windows reconhecia o modem porem ele não conectava…
    mexemexe e acabei arriscando de formatar o xp….
    de novo…nada.
    pior que o xp reconhecia o modem…
    entre tantas quebras de cabeça, larguei mão e ai meu amigo deixou com outra pessoa, dona de uma lan….
    ele sugeriu instalar o speed.
    meu amigo acatou, e qual surpresa!!!!
    o bagulho se conectou!!!
    a culpa é da telefonica….
    ela esta criando problemas de conexão para linha discada ilimitada para o usuario migrar para o speed…
    o cara da lan disse que esse problema de conexão esta ocorrendo muito….
    isso prejudica ao pobre, que não pode bancar um speedy…
    o meuy é speedy banda larga via radio, não dependo dessa porcaria da telefonica…
    mas gostaria de deixar so esse assunto aqui, pois o site é muito visitado e se servir de aviso para os desavisados beleza.

  39. Meu caro Ricardo:

    Vá mais devagar, não diminua o a fibra do Goiás.
    A exemplo de seu pa (meu colega de profissão), o meu,
    Euclides Ramos Fernandes, me fez torcedor do Goiás
    desde muito cedo.
    Meu pai foi dirigente, jogador e roupeiro do Goiás na época
    do velho Barsi.
    Meu pai, que já se foi, deve estar com o Nikolau, rindo de
    nosso papo, sabe que o Goiás não se ebtrega por nada
    deste mundo.

    Edie Ramos Fernandes

  40. SÃO PAULO, ESSE SIM É TIME O RESTO É CONVERSA,
    OS DESPEITADOS QUE FALAM TANTA M_____ PORQUE SEUS TIMINHOS DE M_____, NÃO GANHAM NADA A MUITO TEMPO,
    curitians VEJA LÁ CAMPEÃO DA SERIE B GRANDE PORCARIA…..
    SEUS MONTE DE BOSTA

  41. RESTA SABER QUAL TRICOLOR …SE DEPENDER DE ROBALHEIRA SERÁ O DE VOCÊS (AQUELE PENALTI GARFIADO PELO HEBER JÁ DARIA OUTRO RUMO AO CAMPEONATO). O PRESENTE PARA OS GAÚCHOS É INTER NA SUL AMERICANA E GRÊMIO NO BRASILEIRO. VERDADEIROS ESPORTITAS SENTEM VERGONHA, NÃO SÓ PELO SEU TIME, MAS POR TODOS OS OUTROS QUE SÃO PREJUDICADOS POR PESSOAS CORRUPTAS, TENDENCIOSAS. E TEM UNS QUE SE DIZEM JORNALISTAS. O QUE ENSINAM PARA OS NETOS MESMO?

  42. Está esquecendo que ainda tem um jogo. Está desdenhando o adversário de Domingo (Goiás). Isso é falta de respeito, de um comentarista tendencioso.

  43. O São Paulo só fez adiar o título e dar um pouco de esperança para os torcidas concorrentes, torcida de time fraco é isso, não pode torcer pelo título do seu time, só resta seca o melhor time das Americas. Seremos campeão mesmo contra esses seca pimenteiras.

  44. mestre tele…fala serio…..o cara só ganhou alguma coisa com o São paulo…na copa do mundo o time dele só amarelou…..podem reescrever a frase”o amarelão Tele santana….

  45. O São Paulinho é o bom, mas tem um CLUBE que o venceu duas vezes neste campeonato, portanto …..
    Domingo a festa será tricolor, em AZUL, PRETO E BRANCO !!!
    Saudações de um IMORTAL TRICOLOR.

  46. Kotschão, posso lhe chamar assim ?
    Tenho 27 anos e São paulino desde sempre, que só percebeu isso em 87, na final de 86.
    Ler seus textos sobre o SPFC me dão muito orgulho de ser o que sou. Fanático e mesmo assim não fánatico.
    Contraditório ? Pode ser ! Mas quem consegue explicar o que é o amor ?
    Abraços e corrente para frente no domingão que vem, dia 7/12.
    Dia que ficará marcado para sempre !!!!

  47. Esta história de de chamar time de Bambi’s não é legal, acho ofensivo. Que a torcida do SP é pó de arroz e elite, isso é mesmo.

    Cuidado comigo, quandoi eu seco da certo. O SP só vai ser campeão se o Atlético ganhar do Grêmio. Tá dito

  48. Aos que dizem que empatamos com um “timinho”, digo que que desconhecem a qualidade e tradição do tricolor carioca, time de Nelson Rodrigues, Chico, Telê e tantos outros! Aos que questionam nossas honrosas vitórias, digo que não são dignos de serem torcedores!
    Quem ama o futebol, alías todo bom brasileiro deveria amá-lo, sabe reconhecer um time de qualidade, merecedor de tantas glórias que não se resumem à títulos. Nosso time é audacioso no planejamento, é sagaz na gestão, é um exemplo de amor ao esporte!
    Pena Kotscho, que nossa alegria e orgulho incomode tanto!
    Aos corvos meu lamento!!!
    Dia 07 seremos hexa!!!!

  49. Para Carol:

    Só porque as personalidades que você descreveu acima são torcedores do “Fluzinho” ele não poder ser um timeco. O tal time já foi para terceira divisão, só não ficou lá porque viraram a mesa.

    Eu também sou torcedor do Corinthias e ele foi prá segundona. Tudo bem, só não sou personalidade. Mas personalidade ajuda ganhar jogo?

  50. O mero convidado da festa mais uma vez esse ano acabou com o são-paulinho!

    Muito bom para você deixar de tratar o fluminense com esse desdém prepotente, até porque este ano seu timeco foi freguês de carteirinha do Fluzão!

    PS: Deixando a paixão futebolística de lado, gostaria de enfatizar que admiro demais seu trabalho aqui no Balaio, é muito bom ser brindado com textos sempre precisos e coerentes de um “senhor” jornalista!

  51. Foi até esperado e relevante o SPFC não vencer o Brasileiro ontem; primeiro é mais condizente com o que foi o campeonato e segundo para essa “idolatria total” ao Muricy, que ontem mostrou mais uma vez a dificuldade de mexer no time para furar um time que vem para se defender, como aconteceu com o Ipatinga, o Náutico, Botafogo, entre outros (não que o Flu só se defendeu, teve até chance de ganhar, mas a responsabilidade era do SP); para que, ao tirar o Joilson, não colocar logo o Eder Luis para tentar ao menos abrir a defesa adversária? Tá certo que a falta de um meia de ofício no banco prejudica, mas o treinador tem de ser mais decisivo e tentar matar o jogo; de todo modo vai ser no sufoco na última rodada, mas creio que perder para o Goiás não acontecerá com o SP, e o título virá, mesmo com um empate…

  52. Caro Carlos Raoni,
    grato pelas tuas palavras e pela compreensão. Aqui já sou obrigado muitas vezes a tratar de assuntos sérios, pesados, às vezes tristes. Deixa eu me divertir um pouco com o futebol. Claro que não sou analista, nem comentarista de futebol. Sou um torcedor como qualquer outro. E torcedor, você sabe, gosta de sacanear os outros… O Balaio também foi feito pra gente se divertir.
    Abraços,
    Ricardo Kotscho

  53. CARO RICARDO
    NÃO SEI SE VOÇE VAI LER ESTE EMAIL DEPOIS DE MAIS DE 200 EMAIL,MAS CASO LEIA TE PEÇO
    FALE COM O SEU AMIGO LULA A FAVOR DOS DESABRIGADOS
    DE SANTA CATARINA QUEM SABE COM O SEU PEDIDO O CORAÇÃO DELE É TOCADO.
    E´MUITA VERGONHA O NOSSO DINHEIRO DO FGTS NA CAIXA
    SERVINDO AOS ACIONISTAS DAS GRANDES EMPRESAS A CUSTO BAIXO E O GOVERNO SÓ LIBERAR R$2600,00 PARA CADA COITADO REFAZER A VIDA SENDO QUE O DINHEIRO E DELE COITADO E AINDA VAI PAGAR JUROS SOBRE O PROPRIO DINHEIRO.COM 2600.00 NÃO DA NEM PRA COMPRAR TELHA
    QUE DIRA O RESTO.
    ISTO E´QUE É UM GOVERNO SOCIAL,FOME ZERO E MAIS….
    SENSIBILIZE O CORAÇÃO DE DONA MARIZA SE PUDER
    A MIM NÃO ESTOU PEDINDO NADA E SIM AOS COITADOS DE SANTA CATARINA
    CONTO COM SUA AJUDA
    A VOÇE E A SUA FAMILIA MUITA PAZ
    OBS.MEUS PAIS TAMBEM SÃO DA BESSARABIA

  54. Os “bambis” amarelaram.Foi-se o campeonato.O rendimento da equipe está descendente.Assim sendo, a derrota é o resultado mais provável.

    Abrs

  55. Para Alexandre R. Alves:
    Desde quando o Botafogo jogou na retranca contra o São Paulo? Muito pelo contrário, cara pálida! Vocês é que ficaram na retranca, além de levarem uma ‘AJUDINHA” do assoprador de apito(gol legítimo anulado do Glorioso).Se não fosse isso, a situação de vocês seria bem diferente.

    ps: Não citei outras partidas em que o São Paulo foi “agraciado”.

    Abrs.

  56. Que vergonha, sãopaulinos ficaram com medo de jogar em Goiânia.
    Mas não esqueçam que Brasília é do Lula que é corintiano e vai secar vocês junto com o Brasil inteiro. Tremei tricolores do Morumbí.

  57. esse tal de ” só lamento ” é uma bicha nervosa nao ? vai se fuder seu zé mane´, que é bem o que vcs sabem e gostam , levar rola no cú. FDP sao paulino ,. gazela do caralho.

  58. engraçado , semana de decisao e nao vemos nenhuma gazela fantasiada pela cidade , por que será , medo de levar ferro domingo ? ou colocoram o baby doll no nafitalina ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *