Pó-de-arroz da Paraíba nunca perde a fé

Pó-de-arroz da Paraíba nunca perde a fé

“Domingo é nóis de novo!”. O ano todo, mesmo quando o São Paulo estava por baixo, eliminado do Paulista e da Libertadores, e não engrenava no Brasileirão, toda  vez que o encontrava lá vinha ele com sua profissão de fé no tricolor.

Anunciava não só a vitória como também o resultado. E, várias vezes, acertou na mosca. Se o São Paulo é conhecido como o “clube da fé”, ele é certamente o nosso profeta.

Nas últimas semanas, ficou impossível, todo gabola, não perdoando suínos, raposas, gambás, urubús e outros bichos, toda a fauna do nosso futebol. “Vai dar nóis de novo, eu não falei?”.

No começo do segundo turno, quando o São Paulo perdeu por 1 a 0 do tricolor gaúcho no Olímpico, e ficou 11 pontos atrás do líder Grêmio, joguei a toalha, como a grande maioria dos são-paulinos, torcedores, dirigentes e até jogadores, que já se davam por contentes com uma vaga na Libertadores.

Acho que só ele e o Muricy ainda acreditavam que este ano o São Paulo, com o futebolzinho que vinha jogando, poderia se tornar o primeiro time a conquistar seis vezes, em anos alternados, e três consecutivos o título de campeão brasileiro.

Ele é o cabeça-chata José Hailton Guilherme da Silva, 36 anos, um dos faxineiros do prédio onde moro, que todo mundo só chama de “Ceará”. Esta semana fiz uma entrevista exclusiva com ele para saber de onde vem seu fanatismo e a fé que o alimenta.

Zé Hailton, na verdade, nasceu na Paraíba, numa pequena cidade chamada Solânea, no agreste do Estado, perto de Campina Grande, e veio para São Paulo faz 25 anos. Ao contrário de outros retirantes nordestinos, que aqui chegando adotam logo o tricolor, ele já veio para cá são-paulino.

Num tempo em que o clube do Morumbi ainda não era o rei da cocada preta, seu irmão mais velho, Haroldo, montou um time em Solaina com o nome e a camisa do São Paulo. Não uma camisa tricolor qualquer, mas a oficial, que ele veio comprar no Morumbi.

Foi nesse time que Zé Hailton começou a jogar bola e viu despertar sua paixão. Neste domingo, ele não irá ao Morumbi porque, como faz todo ano, vai numa excursão de romeiros para Aparecida do Norte. Só espera voltar a tempo de ver o jogo em casa.

Não fez promessa para o São Paulo ganhar. “Tenho certeza que nós vamos ganhar de 2 a 0, só aqui no meu pensamento e na moral, não preciso fazer promessa”, explica, convicto. Não se conforma de não ter conseguido fazer nenhuma aposta desta vez com seus colegas aqui do condomínio do prédio.

“Eles não apostam mais comigo. Sabe como é, já perderam muito este ano, estão com medo…”

Zé Hailton é uma figura emblemática do novo torcedor são-paulino, que se multiplica como praga por todas as partes do país, especialmente no Norte e Nordeste, onde sumiram das ruas as camisas do Flamengo e do Coríntians, e até la fora.

Na minha recente viagem a Buenos Aires, vi na calle Florida mais torcedores com a camisa do São Paulo do que do Boca Juniors _ e nenhuma de qualquer outro time brasileiro.

Pó-de-arroz da Paraíba? Acabou aquela velha história de torcedor pó-de-arroz e time de elite que levou os desaforados torcedores de outros times menos vencedores a chamar a nossa torrcida de bambi.

Deixa falar, não tem problema. Podem chamar do que quiserem, mas neste domingo vamos ser obrigados a colocar mais uma estrela na camisa.

Elite agora é aquele time da Marginal do Tietê, que tem entre seus torcedores desde o presidente da República até alguns dos maiores empresários do país, como Antonio Ermírio de Moraes, passando pelo publicitário Washington Olivetto e o multimídia Juca Kfouri, agora legítimos campeões da segunda divisão.

Aquela camisa vermelha com que comemoramos o  título do ano passado, com o 5-3-3 das nossas conquistas em branco, vai sair de linha na segunda-feira. Entra a nova já com 6 (brasileiros) – 3 (sul-americanos) – 3 ( mundiais). Tá bom assim ou querem mais?

“Vem pra festa!”,  grita a manchete do Lance, o maior jornal esportivo do país, com exclamação e tudo, em preto, branco e vermelho. Estão todos convidados. O espetáculo do tricolor paulista começa neste domingo às 17 horas, no agora rebatizado Morumtri. O Fluminense é nosso convidado especial.   

111 thoughts on “Pó-de-arroz da Paraíba nunca perde a fé

  1. Ricardo, o mais divertido é você se transformar num adolescente atrevido ao cantar as glórias do São Paulo! O time é grande mesmo, vamos fazer o quê? Os rivais que nos aguentem.

    Rumo ao Hexa amanhã!

  2. Prezado Ricardo, só uma pequena correção. O nome da cidade de origem do Zé Hailton é na verdade Solânea e não Solaina como está grafado. Abraços.

  3. Ainda acho que o verdadeiro tricolor (o das laranjeiras, cuja alcunha foi dada por Nelson Rodrigues, se nao me angano) vai botar um selo nesse titulo. Volto pra lhe confirmar, entao!!

  4. Ótimo texto. Grandes verdades! Parabéns Zé Hailton!!!
    Somos a torcida que mais cresce no Brasil. Se em 2005 tinhamos 14 milhoes de torcedores, na próxima pesquisa, com certeza já teremos 20 milhões de torcedores. E está ai pra todo mundo ver… em todos os lugares, jogos de volei, basquete, handebol, futebol de areia… há muitas camisas do S. Paulo em todas as cidades que ocorrem este eventos.
    Vamos Tricolor! Rumo ao Tri ao Hexa!!
    “Como eu ti amo tricolor
    Como eu ti amo demais
    O dia em que tu não existir
    Eu não quero sorrir nunca mais
    O Tricolor tu és minha paixão
    O Tricolor tu és minha alegria
    O Tricolor tu és meu viver
    O Tricolor eu amo voce!!
    Abraços a toda nação são paulina.

  5. Prezado Kotscho, você sempre vê meu nome em seu blog comentando alguma coisa. O fato de você ser um tricolor fanático, não quer dizer que você tenha que empurrar constatemente “guéla” abaixo o seu time, aos seus leitores que não são torcedores do teu SP neste espaço.
    A meu ver esse blog passa a não ser só teu, é também de seus leitores que é a razão de suas escritas. E que tenho certeza que a maioria não são torcedores do time da Elite.

  6. Esta perdendo a graça, seria melhor disputar a liga dos campeões da europa a partir do ano que vem.
    Já já entra alguém aqui nos chamando de bambi ou biba etc… , mas se não for isso vão nos gozar o que ? Não temos estadio ?
    Não temos titulos ?, fomos para a segundona ? ou que não temos torcida ?
    É, esta ficando barra para as outras torcidas !
    Te amo São Paulo Futebol Clube

  7. É isso ai, faz tempo que Boca e outros tantos colocavam medo na gente.

    Hoje somos o Maior e Melhor time das Américas !!!

    Da-lhe São Paulo !!! Da-lhe Muricy !!! Saudoso Telê.

  8. Caro amigo Kotscho.
    Sou seu fã. Mas me desculpe, na Argentina, particularmente Buenos Aires, há muito mais cruzeirenses que quaisquer outros torcedores.
    É só perguntar para qualquer um que viva, ou que conheça alguém lá.
    Abraço.

  9. Prezado Simei,
    Não sou corintiano e sinto a maioria da imprensa que é, tentando nos enfiar guela abaixo esse timeco, em fim lemos e ouvimos o que nos convem.

  10. Bem…depois de tudo que foi dito aí..não há muito o que dizer.
    se não..
    CHEGOU A HORA DO ESPETÁCULO !!!!!!!!
    Zé Hamilton e toda nação tricolor !!!!!!!!!!!!!! é nóis de novo!!!!

  11. Caro colega tricolor da Paraiba: Unidos num so pensamento esta chegando o dia da decisão nao adianta falar o que querem com muito respeito a Nelson Rodrigues Que Tricolor éo Moruntri Alo galera vamos agitar o Moruntri. São Paulino com Muito Orgulho.

  12. Prezado Roberto:

    A CBF anunciará, na próxima 2a.feira, um novo formato para o Campeonato Brasileiro. A disputa será para o VICE. Pois, o campeão já se sabe – por ANTECIPAÇÃO.
    Abraços

  13. O TRICOLOR PAULISTA É O TODO PODEROSO,NAO TEM MAIS PARA NENHUM OUTRO TIME!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O TRICOLOR ESTÁ DE PARABENS………………………..
    AT ++++++++++++

  14. YO VIVO EN SAN FELIX VENEZUELA Y VEO COMO HAY SAOPAULINO AQUI LA GENTE ME PIDE CAMISA Y TODO DEL SAO PAULO A LOS ADVERSARIOS NUESTROS SOLO UN COMENTARIO AMIGO CONFORMESE LA HORA ES HEXA. !!!!!!!!!!!! JA JA JA JA JA.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Prezado Kotscho e demais amigos sãopaulinos. Que tal se dermos mais um exemplo para as outras torcidas, comemorando com dignidade o título que se avizinha? Vamos todos extravasar nossa alegria, porém sem atos de vandalismo, sem provocações e sem ofensas a quem quer que seja. A verdadeira comemoração, para aqueles que já se acostumaram ao respeito e a fraternidade, deve se pautar pelo respeito. Este é o melhor exemplo que poderemos dar a todos, de que os sãopaulinos sabem perder e tambem ganhar com dignidade. Abraços a todos.

  16. Caro Kotscho

    Não sou sãopaulino e também não sou “marginal”, mas tenho que concordar que esse ano o teu time leva de novo o caneco, não por mérito próprio mas por incompetencia generalizada do resto.

    Final de ano com festa de “bambi” e Kassab !!!
    É…… pra mim faz sentido….
    Buá, buá, buá, buá, buá, ….

  17. Tricolores trimundiais, saudacoes!

    Kotscho, parabens. Li o seu post e confesso que quase cheguei
    as lagrimas. Essa sua opiniao de que nao somos mais de elite
    e a minha faz tempo. Alias, nunca fomos elite.Nascemos na zona
    norte, bairro na epoca de operarios, negros e imigrantes.
    Muito obrigado por suas palavras e de um abraco no Ze por mim.
    Ele merece muito mais que nos a alegria de ser saopaulino, pois
    nos ja nascemos aqui enquanto o amor dele pelo tricolor suplan-
    tou fronteiras.

    Saudacoes emocionadasTricolores!

  18. Palavras do Profeta…

    Coincidência ou não….más…..

    Nostradamus previu o HEXA do SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE há mais de 500 anos. O famoso profeta da Renascença fez diversas previsões enigmáticas para o futuro e muitas delas se concretizaram. Mas uma delas é realmente impressionante e você pode encontrá-la no site das Profecias de Nostradamus (está em inglês):

    ”Quando a ave humilhada que veio das proximidades das águas poluídas se mostrar feliz com a volta, a grande nave de cimento tremerá mais uma vez e a trombeta soará pela sexta vez”.

    A interpretação é óbvia:

    “Ave humilhada (Cúrinthians – Gayvião)que veio das águas poluídas”: Galinha preta com sede ao lado do Tietê “Feliz com a volta”: Saiu da 2ª Divisão “Grande nave de cimento tremerá mais uma vez”: Morumbi lotado treme a cidade inteira “A trombeta soará pela 6ª vez”: É o HEXA tricolor!!!

  19. O esquema IV – Araraquara é apenas a ponta do iceberg

    Animados com a repercussão do último post, resolvemos publicar mais uma mensagem da diretora processada em Araraquara. Ela mostra claramente como os pais e alunos costumam ser usados pelo esquema: os pais são convidados a assinarem cheques em branco para “pagarem” notas frias; os alunos são instigados ao quebra-quebra e à baderna nas escolas. Tem mais: escola onde existe bandalheira é onde os professores torturadores têm carta branca.

    Pais das APMs: nunca assinem cheques em branco!!! Isso vai envolver vocês em um esquema corrupto. Se a direção da escola dos seus filhos exigir esse procedimento, denunciem para a supervisão ou diretoria de ensino. Se ninguém der ouvidos para vocês, escrevam para nós: educaforum@hotmail.com

    Aluno da escola publica: não se deixe influenciar por maus “educadores”, que fazem intrigas para que você brigue com seus colegas ou faça baderna dentro da escola! O papel do professor é ensinar, aliás, ENSINAR BEM! Se ele só sabe fazer intriga, então que seja afastado da escola. Fale com seus pais e aponte os maus profissionais da educação! Ou então escreva para nós, mencione o nome do professor e a escola.

    Segue o depoimento da diretora de Araraquara, cujo nome ainda estamos preservando, para que não seja mais uma vez massacrada por “autoridades” corruptas, omissas e covardes. Prestem bem atenção no trecho que fala do professor pedófilo. Será que a imagem que a sociedade faz do professor é de um “santo” intocável, ao ponto que até atos de pedofilia dentro da escola passam impunemente? Será que ninguém consegue conceber que possa existir pedofilia na escola??? E OS QUE SABEM DE FATOS COMO ESSES SE CALAM???

    Eu sofri processo em janeiro de 2005 e como batia de frente com a dirigente, após a remoção para uma nova escola, ela mandava bandos de supervisores irem lá, para orquestrar com alunos o quebra-quebra e o desaparecimento de patrimônio.
    Antes desse processo sofri um outro: os professores alegavam que tinha desaparecido um DVD que eu nunca havia visto, a dirigente mandou um processo e perdeu, porque eu fui absolvida.

    Uma outra diretora de escola foi questionar a dirigente e acabou levando um processo também, mas o marido dela, ao saber que a Sandra ia jogar sujo, correu atrás das notas no escritório de contabilidade, levantou as firmas fantasmas, denunciou o esquema na radio, tv, e até hoje luta.

    A Sandra Rossato processou essa outra diretora, alegando que faltava material pedagógico na escola, limpeza, sendo que a escola dela era linda, limpa, organizada. Ela fazia os professores trabalhar, mas existia uma bronca com ela porque um professor da escola foi exonerado por torturar alunos, ele apertava o cinto da calça, os que usavam brinco chamava de bicha, os que tinham dificuldades chamava de ameba, burro e as menininhas bonitinhas ele cantava. Foi um processo longo, esse professor ficou afastado da escola dela por cinco anos e os professores que ficaram se intimidaram, achando que o mesmo poderia acontecer com eles. A partir daí a vida dessa diretora se tornou um inferno e a Sandra se aproveitou da ira dos professores, armou um escândalo e acabou com a reputação dela, fez manifestação de dois dias e sabem quem articulou tudo, quem ajudou reunindo pais, mentindo, inventando? Foi outro professor, o FAMOSO PEDÓFILO, ele pegava meninos e meninas para fazer sexo oral, pegava nos peitinhos das meninas e roçava as pernas. Ele é repugnante e a bandida da Sandra se aproveitava das articulações dessa figura para atacar a diretora da escola, que hoje está afastada na diretoria de ensino de São Carlos, mas mora em Araraquara e está sofrendo horrores, porque não consegue ter acesso ao processo, que se encontra na 2ª unidade processante.

    De todo o esquema de Araraquara, apenas dois diretores foram exonerados:

    Ana Claudia Camargo Cardoso da Silva – exonerada por notas fiscais frias em 2003
    Hermilo Machado – exonerado em 2005
    Valmir Rodrigues é um diretor de escola processado também na 2ª unidade processante – mas a Sandra Rossato falou para ele: “Suma do mapa que te livro”. Ele foi para SP na escola João Silva – Sul 2 e agora desapareceu de vez. Ninguém sabe dele.

    Ainda tem 22 diretores que estão na ativa nas escolas e apesar do processo não sofreram nenhuma manifestação ou qualquer constrangimento, mas estão cheios de notas fiscais frias. O esquema de Araraquara, porém, é muito maior. E o pior de tudo é a falta de responsabilização dos supervisores de ensino, todos coniventes com a situação. Se a Sandra Rossato sair impune, tudo vai acabar em pizza. Se ela for exonerada, poderemos ao menos questionar a Secretaria da Educação com respeito à impunidade dos supervisores de ensino e dos demais envolvidos.
    Postado por Giulia às 11/27/2008 02:15:00 AM 22 comentários
    25 Novembro 2008
    O esquema III
    Quem tiver o hábito de ler com atenção este blog (aquela meia dúzia de três ou quatro que aguentam toda a nossa chaaaatice) vai poder acabar de montar o quebra-cabeça que começamos a desvendar há 15 anos. Caso outra meia dúzia de três ou quatro queira tentar entender, recomendamos ler os textos anteriores, O esquema e O esquema II, além do nosso relato sobre o processo administrativo na EE Padre Josué, em São João da Boa Vista:

    http://educaforum.blogspot.com/2008/09/o-esquema.html
    http://educaforum.blogspot.com/2008/10/o-esquema-ii.html
    http://educaforum.blogspot.com/2008/10/churrasquinho-de-me.html

    O texto a seguir é a “cereja do bolo”. Trata-se de uma das inúmeras mensagens que recebemos sobre o esquema de corrupção nas escolas estaduais de Araraquara, SP. História veeeelha e muito, muito suja! A mensagem é assinada e o conteúdo é público, pois a denunciante sofreu processo, no entanto preservamos seu nome, como sempre fazemos quando percebemos que a corda vai arrebentar do lado mais fraco.

    Vamos lá:

    O esquema consistia no seguinte: a verba chegava às escolas e a dirigente de ensino, Sandra Rossato, na certeza da impunidade, mandava pegar notas fiscais frias, fazer a prestação de contas e repassar uma quantia em dinheiro para ela. E ninguém denunciava. Eu sou diretora de escola afastada porque me cansei desse esquema, fiquei completamente exausta, comecei a falar “não” e quem falava “não” para ela ia para o cativeiro, ou seja, ficava afastado até à exoneração. Antes de mim dois foram exonerados pelos mesmos motivos, mas os dois fecharam o bico, não denunciaram.Quando me removi para uma outra escola, a dirigente e os supervisores acabaram com a minha reputação, mandaram os alunos fazer quebra-quebra e manifestações contra mim, juntaram-se aos professores que participavam do esquema e tinham regalias na escola, ou seja, não davam aulas, havia no período noturno alunos-fantasmas, classes inexistentes e mesmo assim recebiam por essas aulas. No papel era uma coisa e na real uma outra bem diferente. A escola estava completamente esvaziada e a assistente de planejamento era obrigada a fazer o quadro com informações montadas, fictícias. Houve um escândalo, abafado pela secretaria da educação, e a dirigente se aposentou como supervisora de ensino, respondendo hoje ao processo nº 95/2006 na 3ª unidade processante, mas ela possui forte proteção política e ameaça todos que se atrevem a atravessar seu caminho. Teve o envolvimento de um escritório de contabilidade que fornecia os talões de notas frias, uma funcionária desse escritório foi atropelada em um suposto acidente, ela estava de moto e o motorista fugiu. A funcionária, de apenas 24 anos, sabia demais e pagou com a morte.Outra funcionária está ameaçada de morte e tem muito medo.Lutamos agora para que a dirigente, com toda a sua influencia política, não saia isenta, livre, impune, que ela seja responsabilizada por seus atos pensados,muito bem planejados, pois durou 10 anos.O esquema é enorme, até a FDE é suspeita, pois só apurou 22 escolas e só diretores foram processados, nenhum supervisor, sendo que todos eram coniventes e paus mandados da dirigente. A FDE fez uma média e encerrou a apuração alegando dificuldades de checar todos os diretores de escola.Os supervisores de ensino sabiam do esquema e obedeciam à dirigente quando ela ordenava que desse cabo de um diretor, difamando-o na cidade como ladrão e corrupto, ordenando o fim da carreira e orquestrando sua exoneração.Muito dinheiro da educação foi para o bolso de muita gente, tem que ser devolvido e os culpados punidos. Não é possível que só prejudiquem os pequenos, os mais fracos, como sempre foi.

    Qual o seu palpite para o fim dessa história?…

    A propósito: algum paralelo com a EE Amadeu Amaral, outra escola “esvaziada” onde foi promovido um quebra-quebra?…
    Leia aqui: http://educaforum.blogspot.com/2008/11/estamos-de-luto.html
    Postado por Giulia às 11/25/2008 01:21:00 AM
    LUIZ ESSA EU POSTEI EM HOMENAGEM A VOCÊ TAMBÉM:
    LUIZ QUE FOI PROFESSOR,DIRETOR E SUPERVISOR DE ENSINO, PARABÉNS PELO SEU APOIO – NOSSA CAUSA É VERDADEIRA E ESTÁ NA JUSTIÇA.
    TE ESPERO NO EDUCAFORUM – DA GIULIA – VISITE-NOS TAMBÉM
    ADORO POSTAR AQUI TBÉM E NUNCA PERDER A FÉ NO SER HUMANO.

  20. Caros saopaulinos : Sou tricolor do Morumbi também, mas vamos ser comedidos e respeitar os adversários. Nada está ganho ainda. Da mesma forma que foi um milagre chegar até aqui, pode dar um revertério…. Lembram-se do Milagre dos Aflitos, em que o Grêmio com 8 jogadores acabou ganhando do Náutico ? Então, para que a decepção não seja grande demais, esperemos os resultados e, se tudo der certo, vamos comemorar como nunca ! Boa sorte para nós !

  21. Venho aqui manifestar que não foi só o Zé Hailton quem sempre esteve confiante no título do brasileiro. “Eu” também sempre confiei e mesmo após a derrota para o ^Grêmio por 1×0 no olímpico. Vou explicar: O único time á ser batido, e isso pensava desde a mprimeira rodada, era o palmeiras. Não me lebro nessa ocasião bem ao certo qtos pontos era nossa diferença pra eles (palmeiras) mas fiz uma análise das equipes que estavam á nossa frente e cheguei a seguinte conclusão:
    Grêmio: tem um time bom mas não tem um elenco que possa oferecer ao treinador as reposições necessárias por contusão e suspensões;
    Cruzeiro: ótimo time treinado com muita competência pelo Adilson mas falta experiência e alternou durante todo o campeonato grandes exibições com jogos pífios;
    Flamengo: todo mundo sabe os problemas do flamengo que nesse ano ocupou o lugar do botafogo de 2007 como cavalo paraguaio,
    Palmeiras: esse era otime a ser batido e como no primeiro turno já havíamos ganho pensei, não vão ser páreos para o nosso tricolor;
    E o próprio São Paulo que quando superasse ás dificuldades que foram muito bem cuidadas pelo nosso comandante Muricy, não teria pra ninguém e também outro aspecto que gostaria de ressaltar como muito determinante: Nosso time tá voando e o responsável é o Carlinhos Neves junto com seus auxiliares.
    Parabéns São Paulo, aos já citados e também Tata, Multon Cruz, Juvenal
    Juvêncio e outros mais.
    Vai lá, vai lá, vai lá, vai lá de coração…, vamos São Paulo, vamos ser CAMPEÂO!

  22. Delegacia de ensino terá nova(o) dirigente
    Data: Saturday, November 22 @ 11:38:10 BRST
    Tópico: regional

    Sandra Rosato, adeus.
    Maria Nazaré Cardoso Cusinato, adeus.
    Assume interinamente a Prof ª Santana.
    Nenhum Supervisor quer o cargo?.
    Por quê? Ponto de vista.

    É de uma responsabilidade enorme, pois terá que responder por questões internas e externas, e mudanças não param de acontecer são 54 Escolas, e com problemas de reformas e adaptação do Prédio, e o índice do SARESP questionável.

    A Secretária da Educação é exigente e quer ver seu ideal realizado, responder a ela na altura será que precisa fazer Pedagogia em Harvard/Sorbonne ou competências acima do normal? E qual o tipo de competência ou competências, pois nenhum supervisor de ensino quer assumir? Veja que foi dentre eles que escolheram a Nazaré, com o aval da Secretária e do Governador, que está coma tocha mas quem passou pelo cargo pode dizer, o se calar. .

    É um cargo de confiança, será que é mais confiança que competência? Ninguém sabe? O legal de tudo isso é que a Secretaria de Educação está com os olhos voltados para Araraquara, pois as denuncias vindas de ex-Diretores, professores, Pais, sociedade civil organizada, estudantes é imensa, e deve continuar, quando a Secretaria se dispõe a escutar e responder com todo respeito..

    Estou lendo a tese de Mestrado da Profª Nazaré “O novo perfil do supervisor de ensino: ideal a atingir”, muito bem fundamentado: dentre suas pesquisa destaco: “O Supervisor, formado numa escola “tecnicista” era executor eficiente de normas emanadas de um poder central marcadamente autoritário”. Sua orientadora foi Dulce Consuelo A Whitaker- UNESP. Vale a pena todos os professores lerem.

    Enfim como será o perfil do novo (a) Dirigente? Quais serão suas primeiras medidas?

    Que seja eficiente, pois o Governador investiu 9 bilhões no Estado de São Paulo e o Lula 8 Bilhões no Brasil,e terá superávit nos cofres do Estado de 5.75 bilhões com a venda da Nossa Caixa.. Espero que tenha a Mesma atenção e eficiência para a Educação e a Saúde, pois a cadeira de Presidente poderá ser dele, creio que será, mas……..

    Esperamos que o novo Dirigente (a) fizesse seguir rigorosamente a escala de Diretores de Escola, pelo menos, e que seja uma pessoa que conheça em profundidade a realidade dessas 54 Escolas . E coloque cada “macaco” no seu galho, ficando na sua cadeira, e responda com eficiência a toda a comunidade tanto interna como externa (Imprensa) os clamores por uma Educação de qualidade, assim como o governador teve na sua vida.

    A oficina pedagógica no bairro S. Mônica foi para o Centro na rua 1, porem toda a oficina pedagógica, livros, teses estão encaixotados na escola Antonio Joaquim de Carvalho, localizada na Praça Pedro de Toledo no centro, estamos todos em faze de adaptação. Mudança sempre é bem vinda, Que o novo Dirigente venha logo, para reformar construir toda essa mudança, URGENTE.

    Criticas, sugestões, informações,elogios,orientações, reclamações: 3322 8290
    3322 7845/ 3322-8450 /3322-0005.

    E QUE TODOS DIRIGENTE, DIRETORES DE ESCOLA QUE DEVIARAM OS RECURSOS DIRECIONADOS A ESCOLA FAÇAM A SUA DEVOLUÇÃO.
    PORQUE OS SUPERVISORES NÃO QUEREM SER DIRIGENTES?
    RESPOSTA: ELES NÃO PODEM SÃO SUSPEITOS E COMPARSAS DA SANDRA ROSSATO.
    ENQUANTO NÃO FOREM TODOS PROCESSADOS E PUNIDOS A DIRETORIA DE ENSINO DE ARARAQUARA VAI FICAR SEM PATINANDO O NOVO DIRIGENTE TEM QUE TER PEITO PARA AVERIGUAR TODOS, DENUNCIAROS ILICITOS E ARMAÇÕES PRATICADAS POR SANDRA ROSSATO PARA PREJUDICAR DIRETORES DE ESCOLA INOCENTES E ASSIM COMEÇAR VIDA NOVA COM RESPEITO AO SER HUMANO, A EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
    ANA CLAUDIA.

  23. Sou empresário do ramo de telecomunicações,casado e brasileiro.Duas coisas que não abro mão e sou dedicado fiel e de muito amor: minha esposa e meu São Paulo Futebol Clube.
    Na empresa a qual empresto minha colaboração a RTC Engenharia Elétrica & Telecom da cidade de Taubaté-SP o proprietário é um engenheiro bem sucedido e de bem com a vida.
    Adivinha qual o seu time? SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE!!!
    Para nós é só alegria e vamos comemorar sim mais um titulo e também o aniversário do Muricy treinador e sãopaulino doente bem como também parabenizar e enviar um grande abraço de campeão para um campeão que é voce KOTSCHO!!!

  24. É caros São Paulinos, todos nós só podemos dizer uma coisa: ” – Morram de INVEJA MESMO.
    Não temos o q dizer a não ser isto.
    Qto será gasto com camisas nesse novo ano?
    Todo ano é a mesma coisa.
    Sinto muito em dizer mas TRICOLOR É TRICOLOR e não tem pra ninguém?
    Rumo ao Hexa mesmo !!!

    Obrigado Ricardo Kotscho por esta ótima matéria em seu blog e obrigado Tricolor por fazer nós torcedores tricolores mais felizes !!!

  25. Prezado Kotcho,
    O nome da Cidade do amigo paraibano que torce pelo São Paulo é Solânia e não Solaina como se encontra no texto.Certamente um erro de digitação.Não tenho time aí em São Paulo, mas uma profunda simpatia pelo vosso time.Torço mesmo é pelo meu Vasco da Gama, que só um milagre o fará escapar da série B.Pelo Santa Cruz de Recife, que se encontra na séria C. Ao lado do Nacional de Patos,da minha Paraíba, que também se encontra na série C. Como podes perceber, minhas opções estão todas em estado de calamidade esportiva.Aliás,Vc já esteve no município de Patos numas das caravanas de Lula.Lembra?
    PS.O Campinense, embora não seja meu time, acaba de subir para a série B.

  26. Ricardo:
    Fostes assessor do presidente da república,porque não aconselha-lo nas horas em que esteve com ele a mudar de time,de árdua ja basta a tarefa de governar o País,.no futebol bem que ele poderia ser mais feliz,quem sabe ainda não é em tempo??????

  27. Caro, você foi um grande jornalista, mas como blogueiro tá difícil. Muito ego e pouco conhecimento do que fazer no blog.
    Sugiro voltar a fazer uma coluna n´algum jornal.

  28. Gostaria de parabenizar apenas no quesito “campeonato brasileiro” a CBF, pois assim e a melhor forma de provar quem realmente e o melhor time durante um campeonato inteiro,
    não apenas em finais, as quais podem ser facilmente manipuladas, com malas brancas, pretas, Parmalats e Ricks …
    Gostaria de ressaltar também que alguns timecos por desespero
    e incompetência acabam a fim de levantar uns trocados, com a sua tradição, vendendo a sua imagem e maior simbolo, a sua camisa, sendo que para conquistar torcedores e só ganhar títulos. Continue assim “São Paulo Futebol Clube “.

  29. É isso mesmo! Passei as férias deste ano (Jan/Fev) na Bahia e no Espírito Santo e as únicas camisas “estrangeiras” que vi foram do SPFC. Nem do flamengo apareceu. Não tinha noção dissso. O momento deve ser aproveitado – O tão decantado depto de marketing do SPFC deveria fazer mais ações por lá – tipo excursões, parcerias, e etc…

  30. Sou Tricolor desde os 8 anos de idade e mesmo este time não sendo tão espetacular quanto equipes anteriores (Vide Brasileiro de 1986 e temporada 1992/1993) é uma conquista fantástica esse tri consecutivo ! Somente um gigante para conseguir tal feito ! Viva o SPFC e que amanhã o país esteja pintado de vermelho, preto e branco; às demais torcidas só resta aplaudir !

  31. Sou são-paulino desde a época que o meu patrício Pedro Virgilio Rocha Franchetti o “verdugo”, hoje com 66 anos, chegou ao Morumbi em 1971.
    Daí não parei mais.
    Torcer pelo tricolor é mais do que acompanhar nosso timaço do coração, é mais do que uma benção, é um total estado de espírito.
    Respeito os outros times, mas, ser são-paulino é uma questão de fé.
    Não se discute, se acredita.

  32. Ser saopaulino é muito bom!!!!
    Todo ano comemoramos pelo menos um titulo.!!!
    E tem mais saopaulinos que outras torcidas no Brasil, pode fazer nova contagem.
    Eu morei em Curitiba e lá de outros estados só da Sao Paulo, agora estou numa cidade a nordeste do MT (Aripuana) e aqui só da Sao Paulo. Em julho estava em Salvador e cheguei ao aeroporto meia hora depois que o Sao Paulo tinha chegado pra um jogo com o Vitoria e tinha uns 300 jovens com camisetas do Sao Paulo e cheios de autografos do time. Com certeza estamos fazendo o melhor marketing que dá . ‘SER CAMPEOES TODOS OS ANOS”.
    E o Melhor!!! o segundo, terceiro, quartos colocados, sao Gremio, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, etc… e não Barueri, Santo André ,Avai…. etc…
    Parabens!!! Sao Paulo!!!
    Parabens Saopaulinos!!!

  33. São Paulo F.C. , seria importante saber de que forma o clube foi fundado, sua história desde o inicio e saber qual foi sua estrtatégia usada para chegar nos dias de hoje. É bom Kotscho lembrar que na época da construção com todo esforço dos sãopaulinos ou com todo dinheiro arrecadado com vendas de tribuna de honra não teriam condições de construir um estadio do tamanho do morumbi, que pena, se a época não fosse de ditaduta, fosse nos dias de hoje, que se instala CPIs a coisa ficaria diferente. Que coincidência, o governador na época era o Sr. Laudo Natel, são paulino de carteirinha e até sentava no banco dos reservas nos jogos e foi governador interventor indicado pelos militares golpistas, seria interessante se pudessem fazer uma prestação de contas de como conseguiram recursos para a constrção do estádio. Seria importante porque o estádio poderia até se tornar de todos como o estádio do Pacaembu.

  34. Esse Kotscho é mesmo incrível! Um texto surpreendente…….. eu como são paulina que sou o reverencio AMADO MESTRE.
    Nos encontramos na festa de Domingo até lá

  35. ” Menas Ricardo, menas”
    Aqui em Cabedelo e João Pessoa, onde estou morando a 16 meses magnificos, não vejo sampaulinos. Mas chove flamenguistas fanaticos. Sds Santistas.

  36. Caro Ricardo Kotschom

    “Severino retirante,
    deixe agora que lhe diga:
    eu não sei bem a resposta
    da pergunta que fazia,
    se não vale mais saltar
    fora da ponte e da vida;
    nem conheço essa resposta,
    se quer mesmo que lhe diga;
    é difícil defender,
    só com palavras, a vida,
    ainda mais quando ela é
    esta que vê, Severina;
    mas se responder não pude
    à pergunta que fazia
    ela, a vida, a respondeu
    com sua presença viva.”

    Tenha um bom fim-de-semana, menos domingo – torço para que o seu time perca, e o Grêmio vença.

    Evidentemente, ficaria mais emocionante a última rodada do campeonato. Mais torcedores iriam aos estádios, lucros maiores teriam as empresas envolvidas com o meio futebolístico. Isso é bom para a nossa economia, que dizem está em crise.

    abraços
    http://tatodemacedo.blogspot.com/

  37. Pra todos os são-paulinos espalhados pelo Brasil: DOMINGO A FESTA É NOSSA!

    O maior clube desse país vai dar mais uma demonstração de sua hegemonia no futebol brasileiro. Resta aos demais invejar.

    COMO EU TE AMO TRICOLOR

    O clube da fé!

  38. Sou corinthiano roxo, mas tenho que reconhecer que o São Paulo realmente é o melhor time de toda a América e tenho certeza que um dia ficaremos a altura desse campeão.
    Parabéns São Paulinos, e só espero não cruzar muito com vocês esse ano na série A.

  39. Eu acho que o tricolor das laranjeiras…”com todo o respeito pela portuguesa” esta mais para portuguesa do que para o mais querido tricolor das cores vivas e brilhantes e do escudo rodeado de estrelas nacionais e internacionais.

  40. É isso aí moçada.
    Deixaram o tricolor chegar agora não tem choro. Temos o melhor goleiro do Brasil, temos o melhor treinador do Brasil, temos o melhor time do Brasil, somos oe HEXAS CAMPEÕES do Brasil, simples assim.
    abçs

    Zé – Bauru/SP

  41. Caros leitores,
    só agora tive tempo de ler os comentários. Agradeço aos leitores que me alertaram para o erro na grafia da cidade de Zé Hailton: o certo é Solânea, no agreste paraibano. Já fiz a correção.
    Mais um motivo para gostar cada dia mais da internet. A gente erra, os leitores corrigem.
    Peço desculpas aos moradores, mas é que escrevi como ele fala, ou pelo menos eu entendi, no legítimo sotaque da terra… Valeu, obrigado.
    Abraços,
    Ricardo Kotscho

  42. Caros tricolores HEXA-CAMPEÕES..
    Nada a declarar e sim comemorar,,,,,
    S.P.F.C a maior história do futebol brasileiro, apesar de jovem..!!
    S.P.F.C se tu deixar de existir, nunca mais quero sorrir….!!
    sempre INVENCIVEL TRICOLOR DO MURUMTRI-TRIIIIIIII

  43. Ola Nacao Sao Paulina com muito orgulho, mas muito mesmo vivo nos Estados Unidos em Arizona e muitos mexicanos que aqui vivem me pedem uma camisa do Sao Paulo em minhas idas e vindas do Brasil ja trouxe 79 ao todo e ja tenho encomendadas mais 27 ate ontem desse jeito o Tricolor tera que fazer uma turne por aqui e trazer a producao das novas camisas atualizadas com suas estrelas, ate amanha na conquista de mais 1 titulo, nos vemos na festa Saopaulina!!!

  44. É com muita emoção que aguardo o jogo de amanhã.Lembro-me ainda criança ver meu São Paulo perder o título de tricampeão paulista, com Leonidas da Silva “diamante negro” o maior jogador do são paulo de todos os tempos, morreu não faz muito tempo em um azilo mantido pelo são paulo ,outra grande virtude do nosso são paulo ,nunca abandona os seus heróis

    MAS DESTA VEZ NÃO TEM PRA NIGUEM, COM CERTEZA SEREMOS TRI-CAMPEÕES

  45. É lamentável… O que mais me impressiona, é que a inveja dos “anti-são paulo f. c.” é tão grande, que essa “gente desprovida de inteligência” insiste em procurar meios de ofender a torcida e a instituição S.P.F.C. ! Ex.: Time de Elite, Bambi, Mundial Toyota… Coitadinhos!! hehehe!!!!! Como deve estar sendo humilhante e até desesperador para os frustrados torcedores adversários, alguns da Imprensa, e etc… Caros colegas Tricolores! Vcs perceberam que o “disco” dessa gente medíocre s/ criatividade só toca esse trecho de música!!!!! O restante do “disco da inteligência” dessa escória mundana está severamente danificado ou não existe de fato!!!!! E aqueles que ainda se acham gênios, falam de Laudo Natel, São Paulo rebaixado no paulistão 1991, só pode ser piada! Ahahahahahahhahaha!!!!!!!!! O SÃO PAULO NUNCA FOI REBAIXADO, É O REGULAMENTO DAQUELE ANO QUE DIZ!!! E pra quem ainda quer continuar c/ essa tese burra, tire as dúvidas no YouTube que o vídeo está lá pra quem quiser ver!!!! É só procurar por “são paulo nunca foi rebaixado – paulistão 1991” ou algo semelhante c/ o jornalista esportivo PVC!!! Saudações TRIcolores à todos e beijos à todas as gatinhas são-paulinas espalhadas pelo planeta!!!!!

    Ps.: “Enquanto pensam que sou mais um bambi, eu me divirto nas noites com a mulherada!!!! E de quebra, ainda meu time é superior e vai ser HEXA!!!!! FUUUUIIIIII

  46. Caro Kotsho, quando falares sobre tema fé, podes identificar torcidas como as do Fluminense, Palmeiras, Gremio, e outros times grandes que mesmo rebaixados jamais as suas torcidas deixaram seus times no esquecimento, ao contrário foram a luta e reagruparam e com muita dignidade e realmente FÉ, retornaram ao seleto grupo da elite do futebol, mas São paulinos, que me perdoem, pois somente vão aos estádios e incentivam seu time, quando estão próximos de algum título ou finais que eventualmente possam ter triunfo….pois nos momentos de crise, são estes mesmos torcedores, que se afastam, igualmente o demônio a cruz de Cristo…………………Então reflita e reescreva seu blog…………

    Abraços a todos os valentes torcedores que jamais perdem sua fé, e continuam torcendo por seus times nos momentos de glória e também nos calvários da vida…………………………

  47. Valeu pela matéria Ricardo!!!! Vc deixou alguns cotovelos muito doloridos por sinal, hein???? Vc viu as manifestações dos frustrados? É muito divertido saber que o São Paulo Futebol Clube incomoda alguns!!!! Parabéns!!!!

  48. Caro “A verdade sobre fé”

    Sei que o comentário não foi diretamente pra mim, mas também sou são-paulino e aproveito para informar que se vc realmente soubesse a verdade sobre a fé, não cometeria tal engano, mas como gosto de aprender, quero lembrar-te que a fé é o firme fundamento das coisas que não se vêem e não se apalpam! Isto sim é a verdade sobre a fé, então, caro colega, com essa dica que aprendi e estou repassando à vc, aprenda a não misturar as coisas, porque fé no mundo futebolístico é figurativo!
    Fé somente em Deus!!!

  49. Caro Kotscho,
    Sempre que passo pelo IG quando sobra um tempinho leio seus textos, sempre de qualidade … às vezes concordo, às vezes não. Mas este texto do tricolor resume tudo sobre um time bem administrado e que tem uma torcida que cresce dia a dia.
    Agora, aproveito para dar os parabéns ao Wilian de Suzano com o texto de Nostradamus… cara você buscou no fundo do baú este texto e soube dar sentido… aliás … concordo com vc !!!
    HEXA ABRAÇOS !!!!

  50. CARREGO COMIGO DESDE OS NOVE ANOS DE IDADE, O ORGULHO DE SER SAOPAULINA. MEUS PAIS NÃO SÃO TRICOLORES E A MAIORIA DOS MEUS FAMILIARES É FLAMENGUISTA.MAS HOJE TODODS ELES TÊM QUE RECONHECER; QUEM FEZ A MELHOR ESCOLHA FUI EU.
    ESTOU MUITO FELIZ DE PODER ASSISTIR À ÚLTIMA RODADA EM BRASÍLIA ,E SE DEUS QUISER ,VER O SPFC LEVANTANDO A TAÇA BEM ALI NA MINHA FRENTE.

    NÃO ESQUENTEM COM OS COMENTÁRIOS DEPLORÁVEIS DE ALGUNS INSENSATOS,POIS TODOS SABEM O QUÃO PODE SER FERINA A LÍNGUA DE UM INVEJOSO.
    NAÇÃO TRICOLOR ,QUE ESSE PROVÁVEL TÍTULO TE FORTALEÇA E TE FAÇA CRESCER MAIS E MAIS!!!!!!!!!

  51. Ô KOTSCHO ÊSTE ANO VOCÊS FORAM OS NOSSOS FREGUESES E LÓGICAMENTE NESTA ÚLTIMA PARTIDA CONTRA O FLUZÃO NÃO IRÁ SER DIFERENTE.
    O CENI JÁ FALOU QUE NÃO DORME DIREITO DESDE DOMINGO PASSADO. VIROU CORUJA !!! QUANDO ACORDAR, VAI BUSCAR A BOLA LÁ DENTRO DO GOL ( DIVERSAS VÊZES ).
    A NÃO SER QUE O JUÍZ OU OS BANDEIRINHAS NÃO DÊEM AQUELA MÃOZINHA TRADICIONALMENTE CONHECIDA QUE LEVARAM VOCÊS A ESTA SITUAÇÃO PRIVELEGIADA !!!
    DÁ LHE WASHINGTON !!!

  52. Não vai demorar muito e o clube dos 13 com exceção do S.P.F.C vai querer mudar o modo de disputa do campeonato brasileiro; vão querer acabar com os pontos corridos e voltar o mata-mata de antigamente! Se não fizerem isso, logo, logo virão o tetra, penta, hexa, etc….. o tricolor aprendeu rapidinho como se faz para ganhar títulos de pontos corridos! e depois de 27 anos, eis a vingança do tricolor contra o Grêmio (campeão de 81) dentro do Morumbi, título que estava nas mãos do tricolor e infelizmente escapou com aquele gol do Baltazar!. agora, o título escapou pelas mãos do Grêmio e com justiça foi para o SAMPA!

  53. Kotscho, teu artigo deixou os torcedores do SP eufóricos. Cuidado, espere até amanhã a tarde para não ter que justificar na segunda feira aqui neste blog. Não se esqueça que o teu SP é freguês do Fluminense.

  54. Há três anos é a mesma coisa. Começa o campeonato brasileiro e todo mundo com a falsa esperânça de ser campeâo. O que eles não sabem é que são 19 clubes lutando pelo titulo de vice-campeão.
    Por o campeâo o torcedor do São Paulo já sabe quem é!

  55. Tricolor de todas as paisagens, verdadeiro clube do Brasil, se quiseres ser campeão neste domingo, excelente, pois tu mereces e tua torcida também. Mas, se deixares escapar a oportunidade neste embate com o tricolor das laranjeiras, tudo bem. Eu lamentarei profundamente, mas depois lembrarei das alegrias que me tens proporcionado por todos esses anos que te acompanho. Lembrarei com orgulho que te admiro há mais de trinta anos e que tu sempre honraste teus torcedores. Tricolor, não importa o que digam, tu és o melhor, o maior e o único e, claro, tomara que seja o inédito tri e hexa do Brasil!!!!!! Chega de chororô, o melhor do Brasil é o Tricolor!

    Ah, só para complementar, nas últimas semanas aqui em Salvador-Bahia, a quantidade de camisas do SPFC nas ruas é superior a de todos os outros times juntos, inclusive Bahia e Vitória. Tive o trabalho de observar e contabilizar cuidadosamente. Devido ao meu trabalho, viajo regularmente por algumas cidades do interior da Bahia e a impressão é de que essa realidade se repete.

  56. Aos comentaristas (ou seriam humoristas, animadores voluntários do blog) Tripé, Paulo e Simei, favor conhecerem as estatísticas e verificar quem é freguês de quem. Ganharam aquele jogo na Libertadores e daí? Nada. Por que? Não têm cacife para chegar e decidir. Realmente, num lampejo de sorte, eliminaram os únicos dois clubes que realmente libertam as Américas: Boca Juniors e SPFC. E para quê? Para morrer na praia, afogado na própria arrogância, sem conseguir se levantar da queda de um salto alto. Enquanto isso, o poderoso (diferente de forte, favor pesquisar) e humilde SPFC trabalhou, recompôs suas forças e voltou à batalha como o maior dos guerreiros.

    Eles têm medo e inveja do que não entendem, por isso o Tricolor sempre está vários passos à frente.

  57. O Zé Hailton merece, pela confiança no tricolor mais amado do mundo e pelo tri no domingo, uma página com entrevista e foto!!! Seria legal se essa foto fosse junto com o Ceni e a medalha!!!

  58. O São Paulo do saudoso Chicão e do Serginho Chulapa que metia medo nos corintianos e palmeirenses é na vedade um time de guerreiros e vencedores que está crescendo para preocupação dos demais. Constato isso entre as crianças com quem trabalho: na sua maioria são paulinas. O São Paulo é o time do futuro desse País. Aquela coisa chamada vampeta, ignorante e invejosa que quis menosprezar os São Paulinos, por onde anda. Talvez esteja em algum bloco de ………… Queria ver ele enfrentar um Chicão ou um Serginho Chulapa; ele nunca mais iria ofender ninguém. Um abraço à todos os São Paulinos.

  59. Antes que seja tarde, Para meus amigos:
    Vai aqui um abraço pro Poka Telha, porco dos chatos; vai tb um abraço pro Barba, corinthiano, frangão da baixada; vai um outro abraço pro meu mano Isidoro, santista sonhador, vai outro abraço pro Carioca, flamenguista velhaco do bar do Jorge. E enfim, vai um chute no saco pra todos torcedores contra o nosso glorioso tricolor, pra se lembrarem que somos nós na fita, sempre CAMPEÕES.
    SALVE O TRICOLOR PAULISTA, AMADO CLUBE BRASILEIRO.

  60. Tua descrença só mostra que, ao contrario do time da fé, é o time da moda..torcida com mais pessoas que Flamengo e o Corinthians por ai?
    Não põe nem 15 mil em um jogo e vem falar isso?
    Quanta asneira meu velho ancião.

  61. Ô Fernandão! Não se preocupe c/ o vampeta, aquele verme é um falido! Pena q não poderei estar no morumbi pra gritar:
    ” – Mor-re Vampeta, o seu lugar tá reservado c/ capeta!!!!!! kkkkkkkkkkk

  62. Quero deixar aqui,meu abraço a todos os sao paulinos , e dizer
    para aquele”idiota”,que inventou,essa babaquice de nos chamar
    de bambi,onde ele anda,e se ganhou títulos como os nosso en-
    quanto esteve,jogando,se é que ele jogava alguma coisa,por a-
    quele TIMINHO da marginal sem numero.Lembro até,do dia em
    que ele disse,que no SPFC,não jogaria.E ele acertou,pois,no SP
    FC,não jogaria mesmo,haja visto,que quando um Time como o
    tricolor vai contratrar,só adquiri o que é o melhor,e não qualquer
    PERNA DE PAU.
    Para encerrar,quero dizer:TE AMOOOOOOOOOSPFC.

  63. Prezado irmão Ricardo Kotscho.
    Achei lindo está história do irmãozinho da Paraíba, e sãopaulino de coração, conforme se verifica está acabando a era flamengo, porque esse time não ganha mais nada, enquanto o são paulo todo ano ganha título ou títulos. Como vai ganhar a copa do brasil sendo que só disputa a libertadores?
    Há dizem que não existe ex, né. Mas eu sou ex-corintiano, deixe de torcer pra esse time medriocre, que nem tem estádio próprio, que só joga em estádio municipal como tb o flamengo, para torcer com muito orgulho para o tricolor paulista, nem precisa dizer porque, ou melhor vou citar algumas diferenças:
    CT, estádio, estrutura, torcida, dívida, títulos, enquanto o time do parque são jorge está ganhando mais um título, o da serie b, que deveria sim colocar essa estrela na camisa, pra lembrar da vergonha, enquanto o são paulo não tem mais espaço na camisa para mais um estrela. É nóis, agora camisa 6 – 3 – 3, e o ano que vem rumo ao tetra da libertadores e se Deus quiser e o mundial em Tókio.
    E se voce curintiano ou torcedor de outro time ficou nervoso, é porque é verdade. Um grande abraço a todos, e vão ter que engolir mais essa, porque deixaram, e nóis não perdoa. hahaha…

  64. OLHA AÍ GENTE! TEMOS O PRAZER DE TER UM EX-GALINTIANO EM NOSSA TORCIDA!!! GRACINO FERNANDES!!! PARABÉNS CARA!!! VOCÊ SALTOU DA “CLASSE ECONÔMICA” P/ A EXECUTIVA!!!!! ISSO É SINAL DE VC APROVEITOU E DEU CHANCE AO BOM SENSO E AO ÓBVIO, ATÉ ENTÃO VC TINHA UM time PRA TORCER, AGORA FAZ PTE DA TORCIDA DO MAIOR CLUBE BRASILEIRO E UM DOS MAIS RESPEITADOS DO MUNDO! (PQ CONHECIDO LÁ FORA O SPFC JÁ É FAZ TEMPO!)

  65. Só pra reforçar as palavras de RK, aqui em Teresina é enorme a torcida são paulina. Atras de minha casa tem um barzinho e toda vez que o São Paulo joga é a maior festa. Quase não tem mais flamenguistas, agora só se assiste os jogos do São Paulo. Toda defesa de Ceni, todo ataque, todo gol, logo soltam o hino do explendoroso time. Espero que consigamos novamente o titulo, pois, caros colegas a taça ainda não é nossa, tem o fluminense amanhã. Devemos ter fé, mas cuidado com os exageros. O jogo só acaba com o apito final do arbitro. Abraço a todos os amigos de torcida e àqueles que não torecem mas respeitam e admiram o trabalho deste time.

  66. A CBF CARIOCA QUE É JÁ PENSA EM MUDAR A FORMULA DO BRASILEIRO. ISSO PORQUE, CASO CONTINUE ASSIM, PONTOS CORRIDOS NÃO SEI QUEM IRÁ SUPERAR O MEU TRICOLOR.

    EM OUTRAS ÉPOCAS CONSEGUIRAM NOS ARRANCAR O TÍTULO, MESMO TENDO O TRICOLOR MELHOR CAMPANHA.

    ESSA É A 38ª EDIÇÃO DO BRASILEIRO – É SÓ VERIFICAR QUANTAS VEZES FOMOS FINALISTA. NO PAULISTA NÃO É DIFERENTE, POIS, DESDE QUE O TRICOLOR NASCEU SOMAMOS MAIS TÍTULOS QUE OS OUTROS.

  67. Prezado Ricardo, já faz um tempo que leio seus textos e cada vez gosto mais, meus parabéns!!

    Tenho 26 anos sou São Paulino e tive a honra de assistir, no começo de minha adolescência aquele time fantástico que ganhou tudo com o Telê nos anos 90!!

    Eu trabalhei durante 8 anos na Administração de um prédio comercial na Av. Paulista e 90% de nossos funcionários vieram do Norte e Nordeste, porteiros, eletricistas, encanadores, aux. de limpeza etc…..e todos eles torciam alucinadamente para seus respectivos times de coração (Corinthians e São Paulo) eram os times da maioria, e eles faziam questão de sempre apostar caixas de cerveja, churrasco no fim de semana, entrada nos “inferninhos” (prostíbulos)…………rss, enfim sempre apostavam!! Por isso concordo com o senhor de que essas pessoas mais humildes e simples realmente depositam grande parte de sua felicidade no futebol, grandes pessoas muito sofridas e jamais perdem a esperança este é o retrado do cidadão brasileiro.

    E amanhã mais uma vez todos verão nosso TRIcolor, ser TRIcampeão consecutivo, salve o tricolor paulista o maior e mais vitorioso do Brasil do Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste………………..

  68. engraçado né… o vacilão do vampeta que começou com essa conversa fiada de bambi, mas foi o próprio que posou para uma revista de gay, sem falar no outro jogador que se diz cúrintiano roxo… o digay que também se abriu pra mesma revista… nem preciso falar mais nada… É NÓIS TRICOLOR….!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  69. Com todo o respeito gostaria de dirimir uma dúvida atróz : Pq vcs insistem em chamar a cidade de Aparecida de ¨Aparecida do Norte¨…norte de onde cara pálida ??…Juazeiro do Norte fica em outro estado…Carolina do Norte fica em outro país.. Até quando os ¨¨hermanos¨¨ vão dizer que a capital do Brasil é Buenos Aires….Eles não conhecerem a nossa geografia..até dá prá entender..que tem pastor que sente prazer em chutar a imagem da Santa..eu até acredito…mas nós ,tupiniquins,de carteirinha..desconhecer o nome correto da cidade da padroeira do Brasil…
    Prá que tanto Norte..Norte..Norte…Tem dó né…!!!

  70. A começar pela torcida né Felipe…. Os caras se auto-intitulam “CÚRINTIÂNUS” hehehehehehehe, se fosse bom, não começava c/ cú e terminava c/ ânus….

  71. Ainda tem aquela do zico (galinha de quentino) dizer que o São Paulo não e club de massa. Azar o dele que nunca jogou num club de verdade. Só jogou no menguinho que é time de massa. Meu caro presta atenção club no Brasil só tem tres, Cruzeiro, Internacional e o nosso grande SÃO PAULO o resto e time. Fazer o que né. Azar é azar.

  72. Quanta bobagem escrrita a respeito do Saco de Pancadas Futebol Clube, conhecido como SPFC. Assim ele foi chamado em 1987, pela critica naquele ano, quando nao valia nada. Durante muito tempo os flameguistas viviam falando essas mesmas asneiras. Se vangloriando de ser o melhor do Brasil. Mas veremos ate onde isso vai durar. Essa insensatez paulista!

  73. Ricardo R. Bourroul

    Obrigado por nos alertar quanto ao nome correto da cidade, mas
    VOCÊ TEM ALGUMA COISA CONTRA O NORTE ?

    Cuidado meu fio, isso hoje em dia dá cadeia !!!

  74. Teve um leitor que citou uma profecia de Nostradamos.

    Então tome outra:

    A seis chegarás, de seis não passarás !!!

    Tem clube aí que vem babando para os próximos anos e não me refiro a clubes “marginais”
    Aproveitem bem seu último ano de farra.

  75. Eu queria dizer a toda torcida do Palmeiras que não existe clube como o SP,na hora que vale não adianta só dá São Paulo.Anunciei semana passada que tava deixando o Palmeiras porque eu esperava que o Muricy fosse para a seleção e quem sabe eu pudesse dirigir o maior clube das Américas e quiçá até do mundo,o tricolor do Morumbi.É fazer o quê quando se nasce para ser súdito não se chega a Rei,assim peço a todos os torcedores do Porco que me perdoem mas nem se eu contratasse o Messi e o C.Ronaldo,o São Paulo Futebol Clube é grande pra KARALHO…Puta q o pariu é o maior goleiro do Brasil

  76. Queria pedir à torcida do timao paciência em 2009,pois dificilmente conseguiremos ganhar um título,quem sabe se formos rebaixados novamente prometo que em 2010 ficaremos em 5º para podermos ser campeões no centenário.Sonhei que o J.Wagner tava com a camisa do Corintia,acordei com Perdigão.

  77. Devo admitir que com o Ricky tava foda,depois que escalei o Jean, por acaso é verdade,o time começou a reagir e graças a Deus o Aloísio foi vendido e até o Borges desencantou.Quando eu dirigia o Inter sonhava em treinar um clube realmente grande,hoje posso realizar talvez o maior sonho de todo são-paulino o 1º tricampeonato que ameaça chegar desde os anos 40,enfim saudações tricolores e que Deus me ilumine.

  78. Senhor cocho, quanto ao fato de tu seres Sampaulino, azar o seu, se tu foste a Buenos Ayres e viu mais gente com a camisa do São Paulo do que de qualquer outro time, deve ter sido pelo fato de estar delirando ou sonhando, o que dá no mesmo, quanto ao fato ao fato de o São Paulo estar sempre ganhando, PERGUNTE à CBF, RICARDO TEIXEIRA, STJD, COMISSÃO DE ARBITRAGEM, EM FIM, À MÁFIA QUE DOMINA O NOSSO FUREBOL, (POR QUE SERÁ? – ELES TE RESPONDERÃO. PROCURE VER OS DOIS JOGOS QUE O SAMPA GANHOU NA ROUBADA DO VITORIA DA BAHIA, FORA OS OUTROS. Para seu governo, apesar de ser Baiano (GRAÇAS A DEUS), não sou torcedor do Vitória, mas que os resultados foram arranjados lá isso foi. Para finalizar, gostaria de ressaltar que o nosso querido Esporte Clube São Paulo, se não é o único, é um dos poucos clube desse País, que se pode dizer PROFISSIONAL; pois infelismente, temos que reconhecer que é o único com a melhos ADMIN ISTRAÇÃO desse Brasil, o que tem o melhor TÉCNICO de futebol do mundo, enquanto que o time que eu torço, é o mais mal Administrado, o mais roubado pela Administração e pela Arbitragem e pela MÁFIA, é o mais endividado, é o MAIS AMADO E MAIS ODIADO DESSE PAÍS. APOSTO QUE VOCE JÁ SABE QUAL É. Se quiseres, pode responder que terei o prazer de te Ler. Abraços.

  79. Prezado Ricardo, Bom dia…

    É, parece que hoje é dia de mais uma grande festa (toc toc toc) para a grande família tricolor. Na verdade temos duas chances; a primeira, vencendo nosso co-irmão carioca, e que me parece a mais lógica. E a segunda, com o bravo Ipatinga vencendo o nosso também co-irmão gaúcho (os grandes protagonistas da rodada são todos tricolores).

    E a diferença de São Paulo e Grêmio deve ficar patente neste final de campeonato. O saudoso e inesquecível João Saldanha costumava rotular times como o Grêmio de forma peculiar. Ele dizia que são equipes que engrossam com o Ajax da Holanda (quando o Ajax era quase invencível) e com o Bonsucesso. Ou seja, não sabem vencer jogos fáceis. Todos os jogos são complicados… é só analisar a trajetória do Grêmio para dar razão ao sábio João.

    Enquanto – na última rodada – o nosso tricolor passou bravamente pela Batalha de São Januário, o Grêmio, que teoricamente tinha um jogo mais fácil, tropeçou lamentavelmente no Barradão contra um Vitória que apenas contava com o desejo de revanche de seu técnico Wagner Mancini que, como se sabe, não entra em campo…

    Infelizmente, Ricardo vamos ter que ter paciência para aguentar os amigos palmeirenses e corintianos que, tudo indica, irão triplicar as provocações sobre a falta de virilidade de nosso time e de nossa torcida. Ainda ontem, no meio de uma pizza,, no Speranza da Bela Vista, um deles me perguntou se eu iria na Micareta que haveria na Paulista após a rodada de hoje. Segundo ele já está programada uma Parada Gay fora de época para hoje à noite… Pode?

    Bem, a você e à imensa coletividade sãopaulina (que não para de crescer em todo o Brasil, para desespero de nossos adversários) um abraço fraterno e nossa torcida para que hoje o tão sonhado TRI seja alcançado.

    Abraços e ótima semana a todos.

  80. Um enorme abraço a toda nação HEXACAMPEÃ, na pesquisa feita na folha de S. Paulo feita no dia 21 de junho de 2008, sobre torcedores mirins estamos a frente dos galinhas nas regiões Nordeste, sudeste, centro-oeste só ficamos atrás do Flamengo,
    fechou a pesquisa no Brasil inteiro nós HEXACAMPEÕES em segundo lugar com 11% na frente dos Galinhas que ficaram com 10% isso é a prova que no futuro não muito que distante seremos a maior torcida não do Brasil mas do PLANETA.

  81. Infelizmente, tomo ciência neste instante, a festa não será completa. Faleceu Marcelo Portugal Gouvêia. À família deste ilustre e vitorioso tricolor, votos de sinceros pêsames pela perda. Estamos todos de luto.

  82. Como ferrenho torcedor anti-Grêmio – quase tanto quanto sou anti-Corinthians e anti-Vasco – sou obrigado a torcer (um pouco) pelo São Paulo hoje. Mas não se iludam os bambis: não é por simpatia; é como o voto útil, apenas para o tricolor gaúcho não “correr o risco” de chegar na frente.

  83. Uma imaginação bem canalizada é fonte de grandes proezas:

    Interessante observar que o ex-jornalista Ricardo Kotscho e atual blogueiro do (P)IG não esconde sua vocação de blogueiro dos patrões e não escreve uma única linha citando quaisquer que sejam os envolvidos no imbróglio da Satiagraha, Gilmar Mendes Daniel Dantas (seu patrão, também).

    Claro e compreensível está por seus laços de “amizades”, afinal Conde Waack disse que havia no Brasil 400 mil grampos como se tivesse acabado de abrir as portas de Auschwitz. Na verdade, os telefones grampeados não passam de 12 mil e todos COM AUTORIZAÇÃO DOS JUIZES !)

    Talvez esteja aí, caro Kotscho, as razões que motivaram sua saída do governo ou estou enganado?

    VIVA O (P)IG!!!

    http://tatodemacedo.blogspot.com/2008/11/os-soldados-da-teoria-da-contaminao.html

  84. Meu caro Ricardo, você é um jornalista de um belo texto, mas sobre futebol o texto continua belo, mas sendo tolerante, no mínimo você se deu mal ,sou também paraibano, mas corintiano, que adotei quando morei em São Paulo durante o período da ” Democracia Corintiana”. Cuidado com o Goiás, o Flamengo que o diga. E olha o jogo vai ser em Brasília onde o Presidente Lula vai ” secar” o TRIcolor, que no TRI fica apenas no nome. Torço apenas pelo Muricy, técnico de valor e trabalhador.

  85. Talvez o Zé Hailton nem saiba, mas uma certa reverência pelo time do São Paulo, entre seus conterrâneos solanenses, proveio do seguinte fato: Miruca -excelente ponteiro direito- fez o primeiro gol do morumbi atuando pelo São Paulo e, já em 1973, jogava pelo time de Solânea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *