O que muda na vida de quem pára de fumar

O que muda na vida de quem pára de fumar

Parece que o mundo virou de cabeça pra baixo e começou a rodar ao contrário, tudo muito estranho. O QI, que já não era dos maiores, deve estar agora com registro negativo. Quase fui atropelado na esquina de casa, não consigo nem prestar atenção direito no que leio ou escuto, quanto mais escrever com a rapidez habitual. Está difícil.

Agora há pouco completei 24 horas sem fumar. Já tinha passado pela mesma experiência outras vezes, mas foi em consequência de problemas graves de saúde e, simplesmente, porque no hospital era proibido fumar.

Desta vez, é diferente, estou em casa. Não tenho nenhum problema de saúde, fui aprovado em todos os 42 exames que os médicos me mandaram fazer recentemente. Até a chapa do pulmão estava beleza.

Por que então resolvi parar? Eu mesmo sempre achei que as pessoas só param de fumar no susto, como aconteceu comigo das outras vezes, quer dizer, quando um grave problema de saúde te obriga a cortar o cigarro de uma hora para outra.

Mas agora a razão foi bem diferente e mais assustadora: a pressão familiar, que me impediu de fumar até dentro da minha própria casa, e esta ofensiva social, oficial, midiática, legislativa e o escambau, que proibiu o cigarro em praticamente todos os outros lugares.  

As pessoas parecem não ter mais outro assunto. Bastava alguém me ver acendendo um cigarro para se deflagrar aquela conversa interminável sobre os males do fumo, não só para quem fuma, claro, mas para toda a humanidade, a saúde pública e a camada de ozônio, etc…

Quando minha mulher, que também fumava e tinha os mesmos problemas de rejeição na família e na sociedade, me trouxe há algumas semanas o folheto de um instituto especializado no “tratamento do tabagismo”, achei que tinha chegado a hora de tomar uma providência radical.

No mesmo dia, ela agendou a consulta e, ontem, na hora marcada, fomos lá os dois, por absoluta falta de alternativa: para sobreviver no mundo de hoje, era parar ou parar de fumar.

Ouvimos junto com mais algumas pessoas, durante mais de uma hora, as explicações dadas pelo dono do instituto sobre o tratamento que consiste na introdução de cristais em pontos da orelha depois protegidos por um micropore (espécie de esparadrapo).  

Teve gente hoje que já me falou que, na verdade, o que colocam na nossa orelha não são cristais, mas sementes de alface. Seja como for, do que deu para entender da palestra e me lembro, o método foi desenvolvido por acupuntiristas na França para o tratamento de usuários de drogas e é aplicado no Brasil, há mais de 30 anos, no combate ao tabagismo, com bons resultados. Eles garantem que o tratamento inibe a vontade de fumar, em mais de 70% dos casos.

Ao sair do consultório em Higienópolis, fiz de conta que estava embarcando para uma longa viagem de avião ao exterior _ assim, pelo menos, me conformaria em não poder fumar mais, pelo menos até o dia seguinte.

Segui rigorosamente as recomendações: tomar muita água (10 a 12 copos por dia) e não tomar café, coca, chá e bebidas alcoólicas durante 15 dias (até cair o micropore protetor).

Tomei um comprimido do único remédio recomendado, um fitoterápico para combater a ansiedade e a insônia, botei uma bermuda e fui ver o jogo do meu São Paulo contra o Botafogo já como ex-fumante.

Dormi antes de começar o segundo tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0 (ganhamos por 2 a 1 e ainda vamos acabar faturando este campeonato), e nem vi a volta da minha filha à TV no SBT Repórter.

Acordei chumbado, com dor nas pernas, já pensando em ir para a área de serviço para fumar o primeiro cigarro do dia, um ritual que não há mais. O café foi trocado pelo suco de laranja e acompanhei com suco de tomate o belo vinho italiano tomado pelos amigos no almoço.

Em compensação, me dispensaram de pagar a conta, já que não tomei vinho, e assim fui embora antes do café para poder escrever logo este texto. Sinto-me agora como aquele sujeito que pulou do décimo andar e, ao passar pelo quinto, comentou:

“Até aqui, tudo bem!”  

 

  

 

196 thoughts on “O que muda na vida de quem pára de fumar

  1. Força companheiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Sou uma ex-fumante desde 20:30hs do dia 22 de Agosto de 2000.

    Uma bela causa me fêz parar de fumar: o nascimento de uma sobrinha neta, LORENA, linda e faceira que acabei sendo madrinha de batismo.

    Foi a melhor coisa que fiz em minha vida, LORENA idém.

    Voce vai conseguir.

    Um abraço fraterno.

  2. Força amigo.

    Parei de fumar em 14/10/1999 –

    Estava fumando quase oitenta cigarros por dia……..

    Mas parei……igual vc sem problemas de saúde, mas por estar sendo execrado pela sociedade….em restaurantes tinha que fumar na rua…..parece que trodos me viam como um viciado fumando alguma coisa proibida….

    Parabéns

    Se vc ficou 24 hs fique mais 24+24= 48+24===== e assim por diante

    PARABÉNS

  3. Familia muda de endereço, mas é tudo igual…

    Meu pai, uma chaminé ambulante nem quer parar… Mas ao menos já consegui estabelecer umas regras…. risos…assim como a sua familia fez… risos…..
    e o pior é o faro-fino. Se ele fumar com a cabeça pra fora quando dirige meu carro eu sinto o cheiro de abrir a porta…

    Agora Kotscho, vamos contar quantos comentários vão demorar até alguém associar o seu cigarro a situação macro-politica interplanetária regida por um plano do mal entre pt e psdb…
    vamos contar…. risos….

  4. Parabéns, você acaba de entrar no novo milênio. Também sou ex-fumante e uma boa dica (me ajudou bastante) é a de reparar nas coisas, nos sabores principalmente, são eles que mudam, como isso me ajudou? sempre que pensava em fumar eu lembrava do gosto e do cheiro das coisa, perdia a vontade do cigarro na hora! Sucesso amigo!!!

  5. É isso aí! Força na peruca!

    Também parei de fumar – o último cigarro foi no dia 17 de Junho de 2008, quando me descobri grávida. Apesar do grande incentivo, o começo foi super difícil e sem ajuda nenhuma. Mas sobrevivi!

    Não posso dizer que não tenho vontade ainda ou que não sonho sempre que estou fumando…. mas a vontade passa e do sonho se acorda!

    Sem mais, só falo que é possível sim.

    Boa sorte!

  6. Oi Ricardo, tudo bem?
    Será que você poderia me passar o nome/endereço deste instituto? Na minha casa também há uma pressão para minha mãe parar de fumar. Quem sabe ela não se anima?
    Força para vocês!
    Abraço,
    Nanda

  7. É preciso muita determinação para parar de fumar ou beber. Nunca fumei, mas, não consigo parar com as bramas. Agora, tem outras coisas boas que a gente não precisa de determinação alguma para largar: é forçado a esquecer por força da idade. O programa de sua filha, ontem, falou muito das pessoas da terceira idade. Não gosto de ficar vendo velha. Prefiro fingir que sou jovem e passar longe delas.

  8. Oi Fernanda Cardoso de Melo. Você é parente do FHC ou do Collor? Pois um conhecido meu consegui fazer a mãe parar de fumar com uma chantagem. Ele começou a fumar também e disse que só pararia se a mãe também parasse. Aí, ela parou.

  9. Parei de fumar em julho de 2006. Não me sinto uma ex fumante e sim uma fumante inativa. As vezes ainda tenho vontade de fumar mas ela vai embora bem rápido. E quando lembro tudo que sofri para parar, penso que vai ser difícil eu voltar! Quase fiquei louca, mas hoje está tudo bem sem cigarro….
    Toda força para vc!
    Todo mundo merece conseguir parar!!!

  10. Uma ótima decisão.
    Fumei meu último cigarro às 23:30Hs do dia 29/09/2007 e controlo a vontade seguindo um conselho que ouvi numa das muitas reportagens sobre os males deste vício: a vontade de fumar dura, aproximadamente, 10 minutos e depois passa.
    No meu caso, a vontade de fumar volta em ciclos de mais ou menos 40 minutos e dura menos que os 10 minutos (tempo mais que suficiente para tomar água).

  11. P A R A B É N S!
    Estarei torcendo por vc!!
    Meus pais também fumavam ( cerca de 2 maços por dia).
    Mas um dia minha Mãe decidiu para e parou,( já fazem 8 anos que ela parou c o vício).
    Recentemente também parou( 1 ano), substituiu o cigarro por aulas de natação.
    Não esta sendo fácil, sonha quase tds as noites q esta fumando.
    A mesma força que desejo p meu pai desejo É Q DESEJO P VC
    MUITA BOA SORTE!!!!

  12. Parabéns pela iniciativa. Espero que prossigas até vencer totalmente este maléfico hábito ou vício, como queiras. No meu caso, sinto a necessidade de para de fumar, afinal com 54 anos, fumando mais ou menos de 14 a 16 cigarros por dia, a resistência, o fôlego e a capacidade pulmonar já estão diminuídas ou comprometidas. Tenho a meu favor o fato de não beber, comer pouco, manter o peso, mas falta-me “vergonha na cara” para acabar com este vício do cigarro. Também sou daqueles que não fumam dentro de casa, no escritório ou dirigindo, mas mesmo assim, a pressão da família e amigos é enorme. Quem sabe sigo o teu exemplo. Mais uma vez, parabéns e sucesso.

  13. A B É N S!
    Estarei torcendo por vc!!
    Meus pais também fumavam ( cerca de 2 maços por dia).
    Mas um dia minha Mãe decidiu para e parou,( já fazem 8 anos que ela parou c o vício).
    Recentemente também parou( 1 ano), substituiu o cigarro por aulas de natação.
    Não esta sendo fácil, sonha quase tds as noites q esta fumando.
    A mesma força que desejo p meu pai desejo p vc também!!!!!
    MUITA BOA SORTE!!!!

  14. parabéns e muita força! também sou ex fumante e pode acreditar não é tão difícil assim. eu pensava q a noite não teria graça, o vinho ficaria ruim….bobagem, tudo fica melhor.
    a consciência tranquila de quem quer viver com qualidade, sem o constrangimento de ouvir meu netinho de 3 anos dizendo q fumar faz mal, morre, vovô.
    é isso aí: meu marido continua e eu exatamente como vc descreveu: deixando ele sem lugar na casa. é por amor
    agora preste atenção nos sabores, no gosto da sua boca ao acordar , na sua pele, em tudo q vc ganhará com certeza.
    seja bem vindo ao mundo dos exs.

  15. Meus parabéns pela iniviativa. Segure as pontas, o negócio não é para qualquer um, não!
    Parei de fumar há 3 anos e não foi mole. A bebida contribuia para que eu fumasse. Resolvi tudo de uma vez só: parei de beber e daí ficou fácil parar de fumar. Estou há 3 anos limpo e me sentindo como um garoto de 20. Se soubesse teria parado muito antes. Grande abraço!!!!

  16. Kotscho “mei doidão”

    E eu pensando que voce estava era “estudando” a gente, agora entendi.
    Aqui em casa é a mesma coisa, eu preciso do endereço do instituto, apesar de já achar que o metodo para mim não vai funcionar por conta dos 15 dias sem beber,( é muito duro esse tratamento ).Fumo um maço por dia e não parei nem quando o José Serra “O Sabugo Liso”( MIL PERDÕES, Thiagones ) colocou aquelas fotos medonhas nos maços de cigarro, fumo todos sem piedade, até aqueles da “impotencia sexual”, não vou dizer a marca mas prefiro mesmo são os cigarros de “pedreiro”, os com alto teor de porcarias, os fortes.Meu caso parece perdido.
    Mas quero me render, dirão que é um bom começo, mas se nenhum metodo der certo, eu ainda arrumo, ou me arrumam, um “ataque” do coração, e aí vai

  17. Cara você ta dramatizando demais, se os beneficios que terás são imenso, desde a disposição a tesão, tudo vai se transformando e deixando seu corpo de jovem, fumo, era uma mera rotina na sua vida, encare dessa forma, fumei por 41 anos, hoje fazem uns 15 anos que não quero nem pensar que um dia eu fumei, depois dessa purificação me sinto outro e arrependido por ter fumado esse tempo todo, pois poderia estar bem melhor se não tivesse queimado esse tempo todo, boa sorte e coragem.

  18. Meus parabens companheiro, antes tarde do nunca!!!!
    Fiquei felissisimo quando meus pais pararam de fumar, e um alivio para os filhos saberem que seus pais estao livres de todos os males do cigarro.
    Desejo-lhe força, não desista, e se precisar de animo, tenho certeza que a sua familia de ajudará!!!!!
    Abraço,
    Diego Silva, Rio de Janeiro

  19. Ricardo,

    Avise-me quando sua estratégia para parar de fumar funcionar.

    Assim como você sou fumante, logo, sei bem do que está falando.

    Porém, dou-lhe três exemplos para que não se sinta tão culpado:

    1- Meu pai, fumante desde os 13 anos de idades morreu aos 93 de parada cardíaca fulminante.

    2- Eu fumo desde os 13 anos…se tiver a mesma sorte e poder atingir pelo menos 70% do tempo que ele viveu, e nas boas condições de saúde que viveu, dou-me por feliz.

    3- Minha ex faleceu aos 51 anos por problemas respiratórios (causados pelo fumo), tendo adquirido o vício por volta dos 16 anos.

    Portanto, você não corre o risco da minha ex, pois já dobou o cabo da boa esperança e tem, esperamos, muitos anos de vida pela frente, meu caro.

    abraços
    http://tatodemacedo.blogspot.com/

  20. Caro amigo vá em frente!!! Parei de fumar há exatos nove anos e hoje nem passa pela minha cabeça colocar aquela fumaça asquerosa para dentro de meu corpo tão saudável!!!!
    Acredite em mim! daqui a uns tempos vc vai sentir horror à idéia de colocar um cigarro na boca!

  21. OI AMIGO, PARABÉNS!!
    PAREI DE FUMAR DURANTE 10 ANOS, MAS POR CAUSA DE UMA BRINCADEIRA VOLTEI A FUMAR, CONFESSO Q SOU UMA BURRA…
    MAS A FORÇA DE VONTADE É TUDO, E ESTOU PARANDO AOS POUCOS, ANTES FUMAVA 1 MAÇO POR DIA, AGORA O MAÇO ESTÁ DURANDO QUASE 3 DIAS, ACHO Q É POR AÍ…
    ANDO TOMANDO CONSCIENCIA, VIU?
    ABRAÇOSSSSSSSSS

  22. Olá, Ricardo!

    Força, força, força. E muita água, haja água!

    Sou ex-fumante há quase 05 anos. Tinha um prazer imenso em

    fumar, que, vamos ser sinceros, é uma delícia. Mas pra parar é

    preciso ver o cigarro como vilão, porque aí as coisas ficam

    menos difíceis. Eu até brinco com a minha família: quando eu

    estiver nas últimas, por favor, me dêem um cigarro, de

    preferência Marlboro.

    Abraços,

    Melissa.

  23. O que muda?
    Você fede menos!
    Você vive mais!
    Você gasta Menos!
    Você tem menos pigarro! ( Que nojo! )
    Você não incomoda os outros com sua fumaça nojenta!
    Você chupa menos balas de hortelã!
    Você toma menos café para não ter deculpas para fumar!
    Et cetera………………………..

    Parei de fumar antes de parar de fumar, umas cento e cincoenta e oito vezes ( 158 ) só gostei do número!

    A Antî-penultima foi asszim quase coisa séria 18 meses seis dias quatro horas e trinta e dois segunos ! Fracasso: Voltei !

    A Penúltima foi mais simples, parei por volta de tres anos! Voltei e fumei mais uns dois anos e meio eu acho?

    Agora a última, esta foi legal, eu parei! Parei! Parei! e cê sabe que eu nem me lembro o ano? e isso vejmos Hummmmmmmmm! minha segunda filha já tinha nascido, então é prá lá de trinta anos!

    Seja Otimista, você é jovem !

    Boa sorte!

    Manoel.

  24. Estimado Ricardo, uma ótima tarde prá você.

    Apesar de todo drama relatado por você que até parece brincadeira, mas não é, evio-lhe meus parabéns!

    Perdí um dileto amigo de enfisema pulmonar (triste….), o qual poderia estar vivo e alegre entre nós. É o que que lhe desejo de coração: você merece ser feliz e viver em liberdade do vício que lhe aprisionava e escravisava sem dó nem piedade, mas agora você está ficando livre há cada dia: força, fé em Deus e muita vontade de viver com saúde….!

    Abraços Ricardo e fique com Deus.

    Do pernambucano Eli Colaço

  25. Kotscho,
    que boa notícia! Força para vocês dois, não desistam,
    é difícil no começo, mas a sensação da liberdade, depois de tudo, é melhor que tudo!
    Vão umas dicas: sabe cristais de gengibre, daqueles com sabor? tem doces e salgados, são ótimos para enganar a boca (os fumantes são viciados em “mudar o paladar”);
    Já pensaram em adotar florais de bach? para mim funcionou muito, inclusive contra a ansiedade (além dos princípios, ele funciona também como um mantra…). Um cuidado com a alimentação também é legal: há alimentos que são desintoxicantes, como cará, salsinha…
    Não se desespere quando bater “aquela” vontade de fumar: mesmo ela sendo grande, desaparece rapidinho; um segundo depois, você distrai e esquece.
    Meu maior problema foi com certos vícios que se tornam corporais, aí foi necessário uma certa paciência, e vc vai encontrando paliativos até seu corpo desviciar. O mais sério foi o hábito de escrever (também trabalho escrevendo, e era quando mais fumava). Passei a botar a água e os cristais de gengibre do lado do computador. O mais prosaico foi… ter ficado com intestino preso durante certo tempo (e dá-lhe ameixa, mamão, cereais e um jornalzinho sempre à mão!)
    No fim, tudo se resolveu e, na verdade, tudo ficou muito, muito melhor.
    É impressionante a energia e o bem estar cotidianos que o cigarro rouba de um fumante.
    Boa sorte!

  26. Força cara estou a 7 meses sem fumar é dificil e dolorido principalmente a noite parei sem remedios so na força de vontade e falando sempre eu não quero mais fumar coloque isso na mente e você vai consegui tem quer ter mais muito força e determinaçao um abraço com muito carinho para você.OBS fumei por 37 anos dois maços por dia.

  27. O homem mais velho do mundo é fumante. =9 de agosto de 2008=

    ===CURIOSIDADES===

    ”Bogotá, 9 ago (EFE).- O camponês José del Rosario Serrano Arencas, que vive em Barranquilla, no norte da Colômbia, e que de acordo com sua família tem 127 anos de idade, pode ser o homem mais velho do mundo, informou neste sábado a imprensa local.

    Serrano Arencas nasceu em 5 de março de 1881 em El Carmen (norte de Santander, nordeste colombiano), de acordo com documentos, portanto antes do japonês Tomoji Tanabe, de 112 anos, que está no livro dos recordes como o homem mais velho do mundo, assinalou o jornal “El Tiempo”, de Bogotá.

    O idoso recebeu alta há três dias de um centro médico de Barranquilla, onde foi atendido devido a uma pneumonia causada, em parte, POR TER SE NEGADO A PARAR DE FUMAR.

    O jornal acrescentou que nos dias em que esteve no hospital o paciente brincou com as enfermeiras e, quando perguntado sobre qual era o segredo de sua longevidade, disse que é “estar com Deus e não pensar no mal”.

    De acordo com a família, José del Rosario teve 24 filhos, a maioria dos quais morreu, e o mais novo, de 57 anos, nasceu quando ele tinha 70. ”

    Parabéns a todos que conseguiram parar de com o vício.

  28. Bem sou saudosista, voce se lembra?
    Macedônia
    Aspasia
    Cruzeiro
    PicadillY
    Negritos
    Tinha Lancaster ou era Perfume?
    Continental ( A vida começava a melhorar! )
    Hollywodd ( Sem filtro, é assim que se escreve? Hollywood )
    E por fim ! O Minister !
    Bem [e claro que passamos logo para?
    Capri
    Arizona
    Demorou um tempo para voltar ao minister,
    Carlton,
    Parlliament ( Americano) ,aquele dp filtro furadinho!
    Pall Mal, ( Idem )
    Camell ( de novo )

    Bem ja que parou, porque continuar !

    Boa sorte, estamos torcendo.

  29. Te entendo perfeitamente. Também estou sem fumar, pelo menos no momento. Também fui a um instituto desses, só que ficava na Paulista, a 5 anos atrás, Em 2003 entrei na faculdade e retornei ao fumo, só que fumava escondido da minha mãe. Em junho deste ano minha mãe faleceu, então pirei, agora ela sabe que eu estava fumando novamente. No dia 26 de setembro, um primo me deu a notícia que está com câncer na garganta por causa do fumo, então pirei novamente e joguei meu maço de cigarros fora. Estou firme, mas todos os dias penso no cigarro pelo menos 30 vezes ao dia, mas vamos lá. É preciso e é necessário!!! Vamos a luta companheiros!!! Rsrsrs…

  30. Prezado Kotscho!

    Te escrevo pela primeira vez.
    Nos conhecemos no ACRE, quando você veio lançar seu livro e proferiu palestra no Teatrão…

    Te digo: desde o dia 12 de outubro NÃO FUMO MAIS.

    Estou num programa pessoal que inclui tratamento com o Chapix (último remédio anti-tabagista).

    As minhas crises de abstinências eram terríveis, absurdas! Mas, por incrivel que pareça, com esse tratamento, agora deixo definitivamente de fumar.

    Te desejo toda a força do mundo.

    Grande abraço deste acreano ex-fumante, também…

    Marcos Afonso.

  31. Fumei por quase 20 anos, nunca tentei parar. Não tive nenhum problema de saúde por consequência do tabagismo. Faço exames, também do pulmão e, felizmente, nada foi constatado. O que mais me desagradava era o cheiro e mais ainda a dependência sem limite. Já vinha amadurecendo a idéia desde meados do fim do ano passado. Só que não queria sofrer. Procurei a pneumologista, que me receitou um remédio que realmente diminuiu a vontade de fumar entre 80 e 90%. São 10 semanas de tratamento. Já completei as dez e estou há 3 semanas sem remédio e mantenho o mesmo compartamento. Sinceramente eu não acreditava que o remédio poderia ser tão eficiente como foi para mim e pra muita gente que tomou. recomendo mesmo. É o Champix, da Pfizer. Mas, antes , é preciso passar por um médico, de preferência pneumonologista, que vai pedir alguns exames, entre eles o encefalograma, pois se a função cerebral não tiver 100%, o remédio pode causar até convulsão. Pra quem tá a fim de parar, recomendo esse remédio.

  32. Parabens, tenho certeza que vai conseguir ,pena que minha mãe nunca aceitou nem mesmo tentar, então faleceu deste mal o ano passado.
    Peça ajuda para os amigos.

  33. MEU PREZADO: A PALAVRA É DETRMINAÇÃO. TIVE UM COLEGA DE TRABALHO QUE FUMAVA QUASE 3 MAÇOS POR DIA . UM DIA DISSE A TODOS NÓS NUMA RODA NO TRABALHO: OLHA GENTE, JÁ BASTA EU TER QUE ME SUBMETER AO PATRÃO, E A TANTAS COISAS QUE ME DOMINAM. AGORA, O CIGARRO, ESSE MINÚSCULO OBJETO (ABJETO) NÃO PODE E NÃO VAI ME DOMINAR. ELE PAROU, ME LEVOU JUNTO E MAIS UNS TRÊS COLEGAS.
    SUCESSO E : DETERMINAÇÃO

  34. Caro Ricardo:
    Passei por esse problemão a 15 anos, quando me encontrei saindo de casa por volta da uma hora da manhã para comprar
    cigarros num bar que ainda não havia fechado. O grande proble
    ma do fumante é ter a garantia que o maço de cigarros está sem
    pre à nossa mão, coisa que não estava naquela noite. Minha es
    posa ficou temerosa, pois tirei o carro da garagem, podendo até
    ser assaltado ou levar um ladrão para dentro de minha casa só
    por causa do maldito cigarro.Lá no bar comprei logo dois maços
    do cigarro que fumava e sem perceber coloquei-os no banco do
    meu automóvel. Ao chegar no portão de minha casa é que depa
    rei que não havia nem aberto um dos maços. Naquele momento
    eu consegui forças e amassei os dois maços de veneno que eu
    estava levando pra casa e a partir daquele instante não voltei a
    fumar mais.
    Tenha coragem, você está só no começo, pois até a sonhar que
    está fumando irá acontecer com você. Sómente a sua persistên
    cia e a força para enfrentar a crise irá ajuda-lo a não voltar a fumar
    mais.
    Chegará um dia que até o gosto da água você vai voltar a sentir
    novamente. O gosto dos alimentos e muitas coisas legais você
    irá perceber de novo. Até o gosto pela vida que é o bem maior!
    A 3 meses atráz eu tive um amigo que morreu de insuficiencia res
    piratoria, causada por um cancer de pulmão, que foi ganho por
    causa do cigarro. Um de seus pulmões chegou a ficar com as
    paredes grudadas pela doença. Seja forte!

  35. Péssimo exemplo Véím!!!
    Péssimo!
    Não o de parar de fumar, mas o de colocar aqui este texto sobre sua atitude.
    Péssimos exemplos também, dos que comentaram lhe saudando por isto.
    Quem parou de fumar, deveria ser proibido, de tornar público o seu ato.
    Sabe por que?
    Porque não fazem idéia, do que passei aqui agora, diante de duas terroristas anti tabagistas, minha filha e minha mulher.
    -Tá vendo! Só você é que não consegue!
    -Tá vendo! Até êle esta conseguindo! Você…
    …ah! se não houvesse esta tal de lei Maria da Penha…
    …ATÉ ÊLE, está conseguindo ( não sei se quizeram inferiorizar eu ou você)! Como se houvesse parâmetros de comparação entre fumantes e ex-fumantes.
    Claro que não há.
    Para mim o ex-fumante é realmente um ser superior.
    Até digo:
    Se um cara, que conseguiu parar de fumar, disser que vai fazer qualquer coisa, por mais difícil que possa parecer, pode acreditar que êle fará.
    Acho mesmo que, o processo de concessão de crédito nas fianceiras, deveria se resumir ao seguinte: é ex-fumante? Sim! Crédito concedido.
    Não é nem o mal, para a saúde, que me leva a querer parar de fumar, mas sim, êsta sensação de superioridade.
    Parabéns Véím!!! Mas um motivo para nos orgulhar-mos de sermos inferior a você.

  36. Estou torcendo por vc!
    Já fique sem fumar por quase 1 ano…. e infelizmente acabei voltando, mas agora vai fazer 7 meses que estou sem fumar.
    É difícil, mas não impossível!
    No começo é difícil mesmo, da uma vontade louca, principalmente depois das refeições.
    Mas é isso aí! Tem que ter força de vontade! Um grande abraço!!!!

  37. Felizmente parei de fumar há 10 anos, e, fui radical, abandonei definitivamente o vicio mas digo que foi o melhor esporte quie pratiquei…não sinto e nunca senti a menor vonmtade de voltar fumar.Portanto ficar sem fumar é muito bom, daqui uns dias voce sentirapena das pessoas que tem esse vicio, convide-o a deixar o vicio, mas não seja ex fumante chato.
    Boa sorte, bem vindo à vida

  38. Caro Ricardo Kotscho,

    hoje faz 49 dias que não fumo. Fumei por quinze anos. Hoje estou com 33 anos e uma filhinha de pouco mais de um ano que é a luz da minha vida. Durante uma gripe daquelas fiquei três dias sem fumar, porque não aguentava mesmo.

    No quarto dia peguei um cigarro e pensei: três dias sem fumar! Acho que vou esperar mais um pouco.

    E assim fiz. Confesso que nos primeiros 15 dias fiquei mal. Mas depois a ansiedade diminuiu e percebi que não fumar é legal.

    De coração, espero que persista no seu propósito. Você e sua mulher. E você tem toda razão: o mundo é cada vez menos dos fumantes.

    Abraço!

  39. …relendo o meu comentário, 18:03, conclui, que o fumo, também faz mal ao emprêgo da ortografia e da gramática.
    Pelo menos nos casos mais rudimentares.

  40. Tb sou ex-fumante… desde maio de 2006!
    Uma coisa q ajuda saber:
    Essa vontade q vc esta de fumar passa! Vc nao vai ter q lutar contra ela a vida toda nao… cada dia ela fica menor… até sumir!

    Boa sorte!

  41. Parabéns pela atitude! Deixei de fumar há mais de 11 anos e posso dizer que valeu a pena! Fumei por mais de 35 anos e até hoje me arrependo do dinheiro e da saúde gastos!
    Vai em frente!
    Salvador Artuzo

  42. Fitgoterápico não tem problema de indicação. Assim gostaria de saber qual o nome desse ansiolítico natural pois tenho o mesmo problema e gastaria de sair fora dela.

  43. Olá tudo bem , achei o máximo sua atitude eu tb sou fumante há 25 anos e o que mais quero e parar de fumar , sou hipertensa e tomo remédio pra controlar a pressão , passei por uma cirúrgia retirada da tiróido pra evitar cancer, havia 4 nodulos isso não faz nem um (1) ano , tenha força de vontade e Deus esta sempre conosco , peço-lhe que envie-me o fone ou o endereço onde vc foi , que quero tb colocar esse micropore e parar pra sempre com esse maldito vício , que nós deixa mesmo saindo do banho e perfumada , com cheiro de cinzeiro, ng merece q nojo …Aguardo e-mail e Boa Sorte e Força tudo é possível , basta ter coragem e vc Vencerá …….Espero tb vencer essa batalha …..
    OBS: Estou com 52 anos …

  44. Everaldo

    E a´,,,,? Já fumou?
    Lendo seus comentarios das 19:03 e 19:14, comcluo que como eu, voce tambem detesta ficar por baixo, então vamos começar a tratar de parar de levar fumo e tomarmos uma atitude. Vamos tentar parar de fumar?
    O Kotscho não quiz me passar o endereço do instituto dele , talvez por medo de que se nascesse um pé de alface na minha orelha, eu pudesse processa-lo, Voce conhece outro para me passar?
    Pode ficar tranquilo que eu nem me dou muito com alface

  45. antes de eu parar de fumar,pensei que nunca conseguiria,chorava algumas vezes com muito medo de não conseguir,mas me apeguei a Deus e consegui parar faz cinco anos ,depois de várias tentativas(o medo de ficar doente não saía da minha cabeça).e hoje simplesmente sinto nojo do cheiro do cigarro.fumei quase 15 anos.vale a pena parar.quase todo mundo que eu conheço são ex-fumante.

  46. Para parar de fumar:
    1. Deixe de vez. Ninguem consegue controlar esse vício.
    2.Não pare de beber nem tampouco pare de tomar café. Esses são outros vícios, mais leves. Muito menos prejudiciais.
    3.Não chupe balinhas. Esse é um outro vício. Se vc parar de chupar balas, volta a fumar.
    4. Não conte a ningúem…..para não passar vergonha em caso de desistência. E ninguém vai perceber que vc parou!
    Boa sorte!

  47. Caro Ricardo. Sei muito bem o que está sentindo. Eu fumei durante 33 anos e desde que eu tinha meus quinze tentava parar. Só conseguí essa façanha aos 43 anos depois de saber pelo médico que eu tinha esofagite cronica e que isto se não fosse tratado poderia se transformar em um belo de um cancer do aparelho digestório. Mas como foi que parei de fumar. Muito simples e prático meu caro. Eu e meus colegas de trabalho, dois homens e duas mulheres fizemos uma aposta num dia de novembro hà oito anos atrás. Duas pessoas voltaram a fumar em uma semana,outro em quinze dias e somente eu conseguí. Babava como cachorro louco de vontade, mas aprendí numa dessas reuniões dos adventistas do sétimo dia que o segredo é,que toda vez que tiver vontade de fumar tomar um copo de água. Fazendo isto conseguí esquecer a vontade e outro truque é ocupar a mente e tentar não pensar no ditocujo. Torço muito por você,vai conseguir. Um abraço.

  48. se vc achar muito dificil resistir `a falta de nicotina,va` ao seu cardiologista e peca a ele p prescrever champix. E` a maneira mais tranquila de parar de fumar hoje em dia. boa sorte

  49. Parei de fumar faz 23 anos e antes disso eu já havia tentado parar por várias vezes e sempre recomeçava.

    Para encurtar a conversa eu só consegui êxito quando meu filho de três anos mostrou que tinha mais consciência que eu, e ainda com tão tenra idade me disse em certo dia que aquele vício ia me matar e que ele achava que quem fuma não tem inteligência.

    Também após alguns dias sem fumar percebi que os alimentos voltaram a ter mais gosto, as flores voltaram a exalar perfume, meu mergulho voltou a ser mais profundo e longo, diminuiu a minha tosse pela manhã, meu tempo passou a ser mais bem aproveitado, meus amigos não fumantes começaram a conversar mais comigo, comecei a sentir um cheiro muito ruim nos amigos que fumavam, meus filhos (crianças) deixaram de ter problemas respiratórios, a casa ficou mais cheirosa e até o amor ficou mais prazeroso.

    Antes de parar de fumar eu ficava irritado, bravo e chateado quando as pessoas vinham reclamar e tentar me convencer de que eu deveria deixar o vício e isso foi durante muito tempo e até hoje eu acho ruim ficar aborrecendo a vida de quem fuma querendo dar conselhos sem ser chamado.

    E eu sei que não é fácil porque fui um fumante crônico para você saber nasci e passei minha infância dentro de um galpão de rolo de fumo porque meu pai era produtor e desde antes de abrir os olhos já sentia o cheiro do tabaco.

    Se tiver alguma coisa que eu possa dizer como experiência própria é o seguinte:

    Não deixar de mais nada, só do cigarro. (continuar tomando café, cerveja, vinho, enfim não mudar nada).

    Não mudar os hábitos. (substituir o cigarro por bala, doces etc.)

    Não tomar remédios. (nenhum).

    Não ficar chato com os amigos que fumam aceitando-os da mesma forma.

    Imaginar os prós e os contra e tendo certeza que você não fuma porque você não quer, pois em sua boca só entra o que você quer.

    E por ultimo tendo a certeza de que jamais deixará de ter vontade de retornar ao vício.

    Espero que você domine o vicio e que consiga trocar o barato que lhe da a nicotina pelo barato que lhe dará a abstinência.
    Inverta o valor, você é um cara inteligente.

  50. mto bom testemunho tomara que de certo parabens vá em frente…… o importante é que vce não rejeitou a experiencia do tratamento…. mto legal… parabens… mande mais noticias… bjos

  51. Opa! Mais um parando de fumar?! Pô legal!
    Olha eu parei dia 13/10/2008, n comprei mais cigarro, o que me ajuda são as pastilhas de nicotina, elas são horríveis por isso mesmo penso mil vezes antes de comer uma, mas se o bicho pega ponho uma na boca prá me arrepender algumas mastigadas depois! Outro motivo que me fez parar é que estou desempregada e n tenho grana prá gastar com cigarro…. Fiquei me perguntando: pq sou escrava dessa porcaria? Eu respeito quem fuma, pois, assim como eu, todos temos nossos motivos pessoais prá começar a fumar e temos nossos motivos prá parar de fumar. A vida é assim….
    Boa sorte companheiro! Hasta la vitoria!!!!!!!!!

  52. Parabéns meu amigo.

    Fumei durante dezessete anos e o cigarro me causou muitos males. Parei de fumar em 12 de outubro de 1999. Já fazem 09 anos. Foi uma das maiores conquistas da minha vida.
    Se você conseguiu 24 horas, com certeza irá conseguir as próximas 24,48,72, etc…
    Cada um usa um método, todos são válidos e o período de abstinência é terrível mesmo, dá vontade de subir pelas paredes, mas isso passa se você tiver força de vontade. Na ocasião comecei ir a igreja e pedi muito a Deus que me ajudasse. Todas as vezes que me dava vontade, orava a Deus e a vontade passava.Graças a Deus, hoje estou livre desse vício e sinto aversão ao cigarro. Desejo tudo de bom a você e que você realmente consiga essa vitória em sua vida.

    Um forte abraço.

  53. Força amigo , fumei trinta anos da minha vida essa foi a pior coisa que fiz ,mas te digo uma coisa, a melhor coisa foi parar de fumar já vão fazer oito anos no dia 30 de dezembro… tenho certeza que um dia vc dirá a mesma coisa que estou te dizendo agora!!! abraços e coragem .

  54. Caro Ricardo!!!

    Tambem sou ex – fumante, tenho 54 anos ex – Bancario e deixei de fumar já a 19 anos, e foi sem tratamento médico, pra conseguir eu fazia o seguinte, ligava para os amigos que fumavam e dizia que tinha deixado de fumar, ai, a vergonha era tanto que acabei deixando o vicio para sempre. Parabens!!!

  55. há vários tipos de “ex-fumantes”:
    os convictos – pegam raiva do cigarro. Passam a não suportar nem mesmo o cheiro.
    Os indiferentes – Não fumam mas também não se importam. O cigarro passou. É passado
    Os Saudosos – em que me incluo. Há dez anos deixei de fumar. Naturalmente a fase pior ( primeiros anos) passou. Mas não esqueço o quanto é ( foi) bom fumar. Brinco dizendo que se um dia descobrirem um remedio que corte os males do cigarro serei o primeiro a comprar uma caixa. E um pacote de cigarros, naturalmente….

    Torço pra que venha fazer parte do 1° grupo. Normalmente ficam até um pouquinho chatos neste assunto de cigarros, mas jamais retornam ao vicio.

  56. Caros leitores,
    aos que me pediram indicações do tratamento que estou fazendo e do remédio que me receitaram: tenho receio de passar estas informações porque só comecei ontem e prefiro esperar os resultados .
    Em todo caso, mais informações podem ser obtidas nestes endereços:
    http://www.fumo.com.br
    e-mail: institutomarat@terra.com.br
    Muito obrigado a todos os leitores que me enviaram seus depoimentos, conselhos e torcidas. Espero que esta discussão possa ser útil a mais gente que tem o mesmo problema. Valeu.
    Como sempre digo, esta é a grande riqueza da internet.
    Forte abraço,
    Ricardo Kotscho

  57. Oh! Ênio!
    Que bom te ver!
    Rapaz! O método mais exótico, e me parece, o mais eficiente para parar de fumar, foi me passado por um baiano, em uma das minhas viagens a Itaparica ( aquela ilha linda, vizinha a Salvador)
    Foi o seguinte:
    Surgiu um defeito em meu carro, entre Bom Jesus da Lapa e Ibotirama. Parei em uma oficinazinha de beira de estrada, para que o mecânico desse uma olhada.
    Equanto êle fazia isto, chegou uma caminhonete velha, “carregada(como dizem eles)” de baianos. Daqueles matutos, da caatinga mesmo.
    Começamos conversar . Estórias daqui, mentiras dali, será que chove?, Nisso resolvi acender um cigarro. Quando um deles…
    -Dotô, se importa não, se eu lhe ensinar um jeito prá pará com o cigarro? Discurpe minha intromissão.
    -Rapaz! Me ensine pelo amor de Deus, já tentei de tudo!
    -Lhe garanto que funciona mesmo! Funcionô cum meu avô, cum meu pai, e finalmente cumigo. E é assim:
    O sinhô levanta cedo, em jejum, vai para o terrêro, tira a rôpa, fica só de cueca. procura um lugar limpo, sem árvore por perto.Aí o sinhô fica em pé e abre os braços como Cristo na cruz. Fica ali o dia inteiro naquela posição, pode ter certeza, é côco quebrado, o sinhô mais nunca bota um cigarro na bôca.
    …baiano fii duma égua aquêle, pois até hoje vejo o seu método, como o melhor. Pois além de parar de fumar, você acaba indo pro céu, pois Deus pode se apenar de você, como um Cristo retardado.

  58. Acredite existe vida após o cigarro!!! faz tres anos que vivo sem meu amigo de mais de 33 anos… nao foi facil deixa lo mas eu garanto nao é impossivel… quase pirei ,no quinto dia sem o tal tive que recorrer a um medico tao mal me senti… mas superei e olha que foi por livre e expontanea vontade … vontade de respirar ,de parar de tossir, de exterminar com aquele horroroso hum. hum e porque nao viver um pouco mais e melhor… nao desista voce vai ver que vale a pena … um abraço

  59. Eu sei o que está passando,como sei . Eu tenho 56 anos e 40 deles foram fumando em média 40 cigarros por dia,(finais de semana mais ainda). Minha esposa não fuma e a insistência dos familiares foi tanta que resolvi parar (alem do otorrino né). Por enquanto estou conseguindo. Completei 15 meses sem fumar e olha que onde eu trabalho e ao meu lado tem uma área de fumantes, mas tenho certeza que voce vai conseguir. Boa sorte e não deixe de fazer uns exercicios, hehehehehe.

  60. Não desista, o mais difícil são os primeiros trinta dias, parece que a gente vai enlouquecer, mas o que me ajudou e muito foi enveredar pelo lado da minha vaidade; cada vez que sentia vontade de fumar, lembrava do fedor que eu ia ficar, mãos, cabelos,roupas,gosto de cinzeiro na boca.Já faz dois anos e meio que não fumo e me sinto MARAVILHOSAMENTE bem, a água também ajuda e muito.Boa sorte.

  61. Acredito que todo mundo que deu seu comentário está morrendo de vontade de fumar um cigarro e acabou entrando pra dar uma força pra kra…..rsrsrsrs
    Relaxa, tudo ao seu tempo. Parar de fumar é como fazer regime, tem que ter disciplina.

  62. …se tivesse conhecido este método antes, o do baiano, teria passado para um professor de Fisica que eu tive em Uberlândia. Católico convicto ia gostar. êle chegava na sala de aula, com um cigarro aceso, antes de fumar aquêle acendia outro, emtre os dois fumava o GIZ Pode???

  63. Tb sou fumante inativo a 6 meses.
    O importante é parar de fumar enquanto ainda resta alguma juventude para recuperar um pouco o estrago que ja feito.
    Caminhadas ajudam muito.
    Somos o unico animal que inala fumaça.
    Força amigo. Fumar é bom mas é repugnante.

  64. Meu nome é Olga, e ha muito tb passo por esses constrangimento em relação a família e amigos. Gostaria que vcs me passassem os endereços no Rio de Janeiro para tal tratamento como parar de fumar. Devo isso principalmente ao meu filho a quem eu amo muito e que vive me pedindo para parar com esse vício e por muitas vezes chora implorando para que eu pare. Por favor me ajudem.

  65. ha muito tb passo por esses constrangimento em relação a família e amigos. Gostaria que vcs me passassem os endereços no Rio de Janeiro para tal tratamento como parar de fumar. Devo isso principalmente ao meu filho a quem eu amo muito e que vive me pedindo para parar com esse vício e por muitas vezes chora implorando para que eu pare. Por favor me ajudem.
    email : rodriguesolga@i.com.br
    rj.olga@gmail.com

  66. É difícil, mas vale a pena! Parei de fumar há um ano, após 37 de tabagismo! Utilizei um remédio caro e milagroso, o Champix, que reduziu em 80% a minha vontade de voltar a acender um cigarrinho!! Digo que não senti muita diferença na saúde, apenas melhorei muuuuito o meu olfato! Mas o psicológico me deixou lá cima e me mantém “limpa”!!! Sabe por que? Porque, hoje, sinto-me LIVRE e poderosa!!! Quando saio, só levo a bolsa se quiser…. não tenho que carregar 2 maços de cigarro nem isqueiro!! SOU LIVRE!! É a melhor sensação do mundo!! E mais: hoje eu POSSO TUDO! Já que consegui parar de fumar, um vício enorme, sou capaz de fazer qualquer coisa!!! Tenho certeza que vc também se sentirá assim!! Persista!! É bom demais, vc vai ver!!!

  67. Depois de 46 anos de cigarro(como era bom) faz dois anos que parei. Uma graça de Deus, já que foi sem trauma inexplicavelmente. Minha filha na mesa de cirurgia em função de cancer de mama, minha mulher na capela pediu-me que fizesse uma promessa para deixar o cigarro. Neguei,dizendo que não poderia porque sabia que não conseguiria cumprir. Nervoso saí e fui para uma praça e fumei 3 cigarros direto. Pasmem, no outro dia simplesmente não tive vontade de fumar e assim até hoje. Não sei o que houve, para mim foi milagre e uma benção. Minha filha está ótima e eu saí no lucro, mesmo sem promessa.

  68. Persista. Não fume mais. Tive um chefe que dizia ser o cigarro o “pirulito do capeta”. Quem fuma paga para morrer mais cedo.,

    Já o admirava como jornalista, porém admiro-o mais ainda por ser um tricolor.

    Nosso querido e amado clube brasileiro vai ser hexacampeão. Engraçado, todos os sãopaulinos falam grego e já faz algum tempo, penta, agora hexa. Vamor torcer pelo hexa e depois pelo tetra mundial. Boa noite a todos.

  69. PARABENS RICARDO, ESPERO QUE VC E SUA ESPOSA CONSIGAM, EU SOU FUMANTE TB E TENTO PARAR MAS AINDA NÃO CONSEGUI, SOFRO PRESSÃO DE MEU MARIDO, POIS ELE NÃO FUMA E ME COBRA MUITO ISSO. DIZ QUE QUER FICAR VELHINHO COMIGO E QUE SE EU FICAR DOENTE POR CAUSA DO CIGARRO, VAI SE SENTIR CULPADO PQ NÃO CONSEGUIU ME FAZER PARAR. E COMPLICADO
    PARABENS A TODOS QUE CONSEGUIRAM PARAR

  70. Continue! Isso tudo passa. No começo eu fiquei com a sensação de um enorme vazio, o que fazer com o tempo que me sobrava agora? O cigarrinho depois do almoço, o cigarro de antes do jantar, o de depois da janta, o de durante a novela, o digestivo. Percebi que sobra bastante tempo quando paramos de fumar. Isso no começo me incomodava, mas não sei te dizer quando que isso passou, foi tão natural, tão de mansinho que nem percebi. Quando me dei conta, já tinha mudado tudo, e lembrava com espanto, de quando me sobrava tempo, tempo do cigarrinho. Eu fumei por uns 15 anos, parei faz 3 anos. Fumava muito ultimamente, um maço por dia (acho muito) acordava com ressaca de cigarro. Foi na quarta tentativa que consegui parar. Sinto vontade de fumar as vezes, mas só lembro de cigarro quando vejo alguem fumando, caso contrario, eu não me lembro mais. Força!

  71. Vamos cavar masmorra aos vicios, aos pequenos e aos grandes.
    Parabéns por esta conquista.
    Já venci esta batalha em epoca passada, sem cunho religioso, só para ser um homem livre.
    não ser escravo é o maior barato.
    Fora a dependencia.

  72. Ricardo, vou lhe dar uma sugestão aos moldes dos Alcoólicos Anônimos. Evite o primeiro trago só por hj.Não conte os dias de abstinência.Viva apenas às 24 horas. Um abraço e boa sorte!!

  73. Caro Ricardo,

    Que bela decisão a sua, você vai ver o quanto a vida é boa e feliz sem o fumo, também tomei decisão identica a sua em 06/03/2000 (segunda feira de carnaval e aniversário do meu filho caçula), o único motivo que me levou a essa decisão é a vontade de viver muito e com muita saúde !!!
    Parabéns, aguente firme que vale a pena !!!
    Grande abraço !

  74. Sr Ricardo, o que aconteceu comigo foi totalmente diferente, eu perdi meu pai vitima do cigarro, morreu com câncer de pulmão, naquele dia decidir deixar de fumar, um dia, dois dias e não conseguir, mais o que ficou em minha mente martelando o tempo todo, foi que eu era um homem fraco e que não tinha força de vontade. Dai apelei pra Deus, não sou evangelico sou católico e todas as noite antes de dormir falava con Deus e dizia: Senhor sou um homem fraco não consigo deixar esse vício maldito,discriminado e detestado pela sociedade, me mostre um meio pra parar de fumar, Ele mostrou, me deu uma pneumunia na sexta feira santa, isso em 1998 e eu conseguir parar, fazendo tudo que fazia antes, quando me dava vontade de fumar eu tomava um cafezinho ou bebia uma geladinha tudo isso para dar mais vontade e eu coseguir graças a DEUS. Hoje eu so lamento pelos os anos que quemei meu dinheiro, foram 50 anos, deixar de fumar é dificil mais não impssível, mas eu aconselho deixe antes que seja tarde…Abraços.

  75. MEUS AMIGOS FUMANTES,CUIDADO POS O CIGARRITO FAS A ARTERIA FECHAR AOS POUCOS,E AI UM DERRAME OU UM INFARTO.

    ACEITE O SR JESUS E LARGARAS O VICIO.

    INFARTO….DERRAME….INFARTO….DERRAME….IMPOTENCIA SEXUAL….INFARTO …DERRAME…INFARTO FUMINANTE MATA…INFARTO ARTERIA FECHADA DEVIDO O CIGARRO FALTA DE SANGUE NO CORAÇAO O MUSCULO DO MESMO MORRE..
    CUIDADO COM O INFARTO DO MIOCARDIO..CUIDADO PARA NAO FICAR BROXA..OLHA O INFARTO.

    MAIS SE ACEITAR O SR JESUS CRISTO COMO TEU UNICO SALVADOR DA TUA ALMA LARGARA O VICIO NA HORA E NAO TERA VONTADE NUNCA MAIS.

    CANCER NO PULMAO..
    INFARTO DO MIOCARDIO..
    INFARTO FUMINANTE.
    ARTERIAS FECHANDO.
    CANCER DA PROSTATA.
    CANCER DE FARINGE.
    CANCER DE ESOFAGO…

    ESCUTE A RADIO 73.7 E ESCUTE OS TESTEMUNHOS DAS DOENÇAS..
    QUE DEUS FALE MAIS ALTO NO TEU CORAÇAO..

    FIQUEM COM DEUS

  76. Quer uma dica de um bom cigarrinho, compre um maço de Pall Mall, ou traduzido para o portuga: “o caralho maldito” e tenha uma boa morte, com o car, digo o cigarrinho na sua boquinha fedorenta.

  77. Oi Ricardo

    Parei de fumar há 25 anos, não é tarefa fácil pois a nicotina mexe com o nosso psicológico,éla faz o papel de moleta na nossa vida.Se estamos alegres; fumamos para comemorar, se tristes; fumamos para nos consolar-mos, tudo passa pela mente.
    Vá em frente amigão e com certeza e fé em Deus voce conseguirá.

    Antonio Freire

  78. Tô vendo aqui.
    Parar de fumar é uma coisa tão marcante, na vida, que o cara se esquece do dia que sua mulher ou filho nasceu. Mas não se esquece do dia e hora que parou de fumar. Que coisa!

  79. Everaldo

    Em 97 comentarios até agora, fumante mesmo só eu e tu, AGORA É SÉRIO, EU VOU PARAR.Mas não foram todos esses corretos incentivos daqui do Balaio não, é que acabei de me lembrar de duas coisas, primeiro dos incovenientes “serrotes”,( vicados sem lastro pra sustentar seu proprio vicio ), e segundo que o Roniquito (meu ídolo, mestre e “guia” espiritual) quase provocou em 1967 a guerra entre Brasil e EUA por causa de um cigarro, se tiveres paciencia, encontrei um texto do Ruy Castro no seguinte endereço http://angelalemos.multiply.com/journal/item/184. Lá pelas tantas voce verá o real perigo de um simples cigarro.
    VOU LARGAR DE FUMAR !!! Não sei ainda se pelo teu metodo baiano ou pelo do Kotscho (Obrigado Mesmo), eu já vinha pensando nisso.

  80. Força, Sr.Ricardo! Também parei de fumar em 2001, por conta de um “ameaço” de infarto. Valeu a pena ter resisitido a tantas fumaçinhas alheias. Hoje subo ladeira sem resfolegar, arrisco até umas corridinhas – pequinininhas- e sei que meu pulmão não está mais se desmanchando. Tudo de bom!

  81. Desde o dia 09/07/2008, que eu não fumo nenhum cigarro. Durante 3 semanas utilizei medicamentos para um tratamento que é desenvolvido gratuitamente pelo SUS. Foi uma das melhores coisa que já fiz em minha vida. Parabéns e que você Ricardo, permaneça tendo força de vontade para parar em definitivo.
    É bom que todos saibam que o SUS tem um programa antitabagismo gratuito em todos os municípios deste nosso Brasil, que conta com uma equipe muito boa para ajudar a parar de fumar…… pelo menos na minha cidade a equipe é composta de: Médica Pneumologista, Psicóloga, Assistente Social e Farmacêutica, realizando um trabalho integrado ao Programa de Saúde da Família.

  82. Ricardo, a campanha contra o fumo está cada vez mais xiita. É claro que ela é necessária, embora esteja um tanto radical. Eu só me pergunto porque o Governo, a mídia e outros tantos setores que se dizem interessados na saúde das pessoas não utilizam a mesma técnica com relação a drogas como a cocaina, heroina, êxtase, etc. Grande parte da violência que vivemos atualmente, que tira a vida de milhares de inocentes, se deve ao tráfico e ao uso dessas drogas. Qual o motivo do silêncio? Será que aqueles que teoricamente seriam responsáveis por engendrar essas campanhas também são usuários, daí a condescendência? Por que o fumante é tratado como um marginal social, quase um criminoso que põe em risco a saúde das outras pessoas e o usuário dessas outras drogas, que com seu dinheiro financiam a violência, são tratados como coitadinhos que precisam de muito diálogo, carinho e tratamentos???

  83. Fumo. Não bebo. Acho uma maravilha as pessoas pararem de fumar e também de beber…ambas fazem muito mal a saúde. Mas fumar hoje se tornou um “crime”, tolerar bêbados insurportáveis é normal. Não quero aqui fazer apologia ao fumo, também, estou diminuindo, preciso parar…
    Mas o que me deixa um tanto cético sobre algumas coisas é o seguitne: tudo demais faz mal! Vi e li há algum tempo que o Japão é o pais que mais fuma no planeta e onde se tem menos problemas cardiacos e relativos ao fumo. Motivo: alimentação saudável… que está chegando por aqui, peixe cru… etc… além de exércicios diários… lutas, tai chin, yoga, judô, etc… Eles exercitam!
    Isso ninguém divulga! Parabéns a quem parou de fumar, mas tudo na vida é o excesso que faz mal! Vida sedentária! alimentação ruim! etc… O negócio é a ponderação, o equilibrio! E nada mais!
    Abraços a todos.

  84. Lucas Durand

    Permita-me um conselho: BEBA !!! e não fume.
    O país onde mais se fuma é a China !
    Daqui a pouco voce vai acreditar que sexo demais também faz mal

  85. é bom relatos como o seu e dessas pessoas corajosas.
    Parei de fumar domingo 26/10.Foi um infreno….os dois primeiros dias parecia que eu ia enloquecer ( fumava +- 30 cigarros por dia). Quando completou 05 dias…..fumei um e começou tudo de novo. Hoje 30/10/2008 fumei o último ás 16:00…..
    É a culpa que me fez parar, tenho dois filhos e eles precisam de mim.
    Espero poder voltar aqui amanhã e dizer com orgulho que não fumei.
    Abçs a todos

  86. Ô careca, até que enfim…

    Fumei por 20 anos, mas pouco em média, um maço por semana. Coisa de imitador de James Dean e Marlon Brando.

    Lembro perfeitamente daquele baita bule que percorria a redação da Barão de Limeira, da Folha, onde freqüentei diariamente no período de 1975 a 1982. Depois do café, uma boa tragada. Era tudo de bom, até chegar ao balcão do “Sujinho” após a entrega das laudas, caprichadas nas velhas Olivetti.

    Voltei ao Interior, à minha cidade, Rancharia, e pulei dos 92 quilos de São Paulo para 164 quilos de muita ociosidade.

    Tinha crises constantes de erisipela, apnéia, pressão alta, diabetes e o escambau. Era uma bomba ambulante!

    Certa noite, numa crise de apnéia, não havia oxigênio do mundo para acalmar a minha falta de ar. Deixei de fumar no dia seguinte. Continuei a beber, tomar café e não sentia falta do maldito.

    Quando decidi fazer a cirurgia de redução de estômago, estava há 10 anos sem fumar. Passei quatro meses fazendo fisioterapia pulmonar a fim de ter um mínimo de segurança na operação. Soprei muito um aparelho que fazia equilibrar, no ar, algumas bolinhas.

    Não fui 100% para a cirurgia, tudo por causa do maldito cigarro, que lá atrás havia fumado de forma até moderada: um maço por semana.

    Careca, seqüela pulmonar por fumo é pra sempre!

    Fui vitorioso na cirurgia. Hoje não padeço de apnéia, de erisipela, de diabetes e o escambau. Chapo todas as cervejas e mais um pouco

    Parabéns, amigo!

  87. Parabéns,
    Sinta-se já como vitorioso, pois já conseguiu o mais difícil – parar. Se vai ou não obter sucesso, não se preocupe.
    Caso fracasse tente de novo. Um dia vencerás.
    Sou fumante e louca para parar, mas não consigo nem tentar. Sou de família obesa e tenho pavor de engordar. Sei que pensar assim é ignorância, mas o que fazer? Espero um dia ter a sua coragem. Parabéns.

  88. Grande notícia,
    segue em frente. Dexei de fumar há 37 anos. Depois de vencer a dependência, a qualidade de vida é suprerior.
    Boa sorte
    Um abraço
    Claudio

  89. Ricardo, ja parei de fumar por 6 anos, e pasme!!! voltei!!!
    Voltei aos poucos, como quando comecei, e foi aumentando, aumentando…

    Hoje procuro fazer o caminho inverso: diminuir, diminuir, a fim de chegar a zero….

    Tenho fe de que em breve estarei como voce, comemorando essa liberdade!!!!

  90. Ênio!

    Ri muito do viciado sem lastro.
    Fui um deles muito tempo.
    Tinha um professor de Resistência dos Materiais, na UnB, que viciou um me dar cigarros.Quando me via, já vinha com o maço para que eu pegasse o meu.Grande Rui, que saudades.

  91. CAROS AMIGOS, TAMBÉM SOFRO PRESSÕES DA FAMILIA PRINCIPALMENTE DA MINHA MULHER E DE MEUS FILHOS, DESDE QUE ELES(MEUS FILHOS) NASCERAM FALO QUE VOS PARAR DE FUMAR E ATÉ HOJE NÃO CONSIGO, FUMO Á 30 ANOS E AGORA A CASA CAIU, MINHA ESPOSA PASSOU POR UM CARDIOLOGISTA E A MEDICA DISSE QUE ELA NÃO PODE CONTINUAR COM ESTE CHEIRO DE CIGARRO PERTO SE NÃO ELA VAI ENFARTAR. E AGORA EU ESTOU COM MUITO MEDO E ESTOU TENTANDO PARAR DE FUMAR NÃO SEI SE PARO DE UMA VEZ OU AOS POUCOS MAS EU SEI QUE TENHO QUE PARAR E URGENTE, REMEDIO EU SEI QUE É CARO E NÃO TENHO GRANA ; MEU CUNHA FEZ UMA SIMPATIA(EU ACHO QUE É MANDINGA), ELE COLOCOU TRES CIGARROS DENTRO E UM COPO COM AGUA E TOMOU NO DIA SEGUINTE EM JEJUN ELE FALOU QUE SE SENTISSE CHEIRO DE CIGARRO VOMITAVA ATÉ AS TRIPAS, ENTÃO EU VOU SEGUIR ALGUNS CONSELHOS DE VCS E LOGO VOU DIZER QUE PAREI DE FUMAR A TODOS DE MINHA FAMILIA.
    OBS: POR UM ACASO LI A REPORTAGEM E DEPOIS OS COMENTÁRIOS.

    UM ABRAÇOS A TODOS QUE PARARAM E AQUELES QUE QUEREM PARAR DE FUMAR.

  92. COMENTÁRIO ALIENÍGINA
    …A melhor idade para parar de fumar é aos 15, de preferência, antes de começar.
    …A melhor idade para começar a fumar é após os 50.
    A indústria cigarreira nunca, direcionou uma campanha publicitária para êste universo.
    Dificilmente o cara morre em consequência do fumo com menos de 30 anos de vício Se já está com 50, chegará aos oitenta fumando.E terá um prazer a mais, num período da vida, onde pouco prazer se tem.
    O problema é que começamos muito cedo, ainda na adolescência.
    De forma que, todos nós que já fumamos há muito, devemos mesmo parar.
    As consequências físicas que passamos a sofrer com a idade são provenientes de um conjunto de fatores, e não só do cigarro.
    O número de fumantes no Brasil, tem caido muito, de acordo com os levantementos.
    Pior, para a saúde, do que o cigarro, são os hábitos atuais de consumo e de comportamento.

  93. RK,
    Boa sorte……..compre uns cigarrinhos de chocolate para brincar até a dor passar….. mas não morda, não chupe e principalmente……não trague. Já que a sua bela, maravilhosa e extraordinária filha (ela é sensacional) está no SR, esse tema poderia servir de pauta para o pgm, com um acompanhamento do teu tratamento durante alguns meses e tb de outra pessoas sobre essa infindável batalha…..sem corporativismo, mesmo pq, matérias com pai e filha/o / família já dão o maior pé naturalmente ….vide entrevistas no formato…. O que além de educativo, é emocionante …… Ajuda a todos….. Agora um uisquinho à noite ajuda tb…… mas só uma dose, sem choro e já vai deitar com tudo rodando…… mas esses 15 dias…ah tu vai sofrer…. Buena suerte…….. Bjocas………. Te adoro.

  94. Parei de fumar faz quase cinco anos (23 de março de 1994). O cardiologista, o dentista, os filhos, todos queriam que eu parasse e me censuravam. Havia tentando parar “n” vezes e todas elas eu me cobrava: — “vc é um idiota, olha o fulano de tal fumando, que delícia, pq vc inventou essa situação”. Somente consegui quando enfiei na cabeça – não quero mais, fume quem quiser, se fulado fuma é problema dele, não fumo mais. Assim consegui. Tenho plena convicção que nunca mais voltarei a fumar. Não quero mais.

  95. COMENTÁRIO ALIENÌGINA ( cont.)
    ..não sei por que os não fumantes teem estas manifestações de fúria contra os fumantes! Sinceramente não sei.
    Merecia um estudo esta patologia. Se o fumante não lhe causa nenhum desconforto com o seu ato, se não faz parte de suas relações afetivas, o que é que êles teem contra os fumantes?
    Deveriam, quem sabe, agradecer a existencia dos mesmos, pois, embora digam o contrário, os impostos gerados pelo mercado de cigarros, pagam e deixa sobras, com as despesas com os males por êle causados.
    Do mesmo modo que é ruim para êles conviverem com os fumantes , é ruim para os fumantes, convirerem com suas idiotices.
    RESUMO:-Nao fumantes: parém de encher o saco dos fumantes
    -Fumantes: parem de fumar.

  96. Eu também sou fumante e o vicio é muito do psicológico.
    Aqui onde trabalho de madrugada não posso fumar, então não trago cigarro, mesmo com café, etc… não me da vontade…
    Mas ao sair.. já logo compro… e ai começa até chegar 18 a 20 cigarros por dia.Tomo algumas atitudes em relação as reclamações,
    não fumo dentro de casa, não fumo no carro. Mas dai deixar de fumar, e não sentir vontade é outra coisa, este vicio e muito mas muito ruim para se largar.

  97. RK boa noite.
    Fui um fuamante inveterado, chegando a consumir 4 maços de cigarros num dia. Só não fumava quando estava dormindo, tomando banho e chegava tomar refeições com o cigarro aceso no cinzeiro (um completo desrespeito até à mim mesmo). Trabalhava à noite e fazia um “bico” durante o dia porque o salário era uma merreca. Ainda cursei faculdade de direito.
    Claro que dormia muito pouco. Paulatinamente, adquiri uma rouquidão que foi se agravando. Sabe que sou um policial e o rádio era uma ferramenta de trabalho e nas transmissões, os colegas percebiam essa rouquidão e passaram a me chamar ”Pato Rouco”. Essa situação, mais o desespero que sentia, chegou à um ponto insuportável, de querer me expressar e poucos entenderem. Tanto que procurei atendimento médico, claro. A primeira pergunta do médico: Voce fuma? e minha resposta: O senhor nem imagina o quanto.. Ele continuou: 1 maço por dia? nâo, chego até 4 maços. Ele me respondeu: Você é um doido!
    Vamos examinar sua garganta. Feito os exames, ele me disse:
    Acho que tens um câncer nas cordas vocais. Teremos de retirar os calos das cordas e verificar. Foi feita a extração e ele me disse:
    Voce tem sorte, são calos benígnos que foram retirados.
    Voltei a falar como antes, mas, fui advertido: SE VOCE PUSER UM CIGARRO NA BOCA PARA FUMAR, ESQUEÇA QUE VAI CONTINUAR A FALAR, POIS, VAI POR A PERDER TUDO QUE FIZEMOS POR VOCE, VOLTANDO A ENFERMIDADE COM MUITO MAIS POTÊNCIA E TGEREMOS DE ABRIR SUA TRAQUÉIA PARAINSTALAÇÃO DE UM APARELHO PARA POSSIBILITAR FAZER ALGUM SOM, NADA MAIS QUE ISSO!
    Passei noites de horrores com a sindrome da abstinência, com pesadelos, tremores, suores e tudo que havia de ruim, até que consegui me controlar e voltar ao trabalho. Isso foi em 1991 e até hoje, esporádicamente ainda sonho com o cigarro, fumando.
    Esse vício é uma coisa inexplicável, parece dominar até a alma humana. GRAÇAS Á DEUS, QUE ME FEZ ATRAVÉS DE UMA ENFERMIDADE, ENXERGAR O PERIGO QUE EU CORRIA E ME DEU TODA BOA VONTADE PARA DEIXAR O VICIO PARA NUNCA MAIS VOLTAR À TÊ-LO.
    Interessante, peguei uma aversão ao cigarro, quando uma pessoa fuma do meu lado, tenho uma crise de espirros, mas me sinto bem melhor, infinitamente melhor.

  98. Outro terrorismo anti tabagista é o seguinte: ESSA DE FUMANTE PASSIVO.
    O mala, pode ser a maior autoridade em medicina do mundo, que me disser que um sujeito pode sofrer consequências por estar em um lugar, em que haja fumaça de cigarro, para mim é um grande impostor.
    Vejam só.
    O fumante passa 30 ou 40 anos, tragando, direto pros tubos, e mesmo assim, não é certo que sofrerá consequências.O sujeitim cheira umas fumacinhas vez ou outra, vai adoecer(?). Pelo amor de Deus, é imbecilidade levado ao extremo.

  99. Uma vez fomos a familia toda conhecer Caldas Novas-Go, no hotel em que nos hospedamos, havia uma piscina quente com agua até o joelho; o boteco ficava numa especie de “ilha” no meio dessa piscina e era nosso local preferido, o meu irmão veio nos encontrar, fumando é claro, tropeceu, virou um capote, disfarçou e chegou no boteco-ilha todo ensopado e com o cigarro molhado pedindo fósforo. NÃO É MENTIRA, o vício é danado

  100. caro amigo, eu estou passando pelos memos problemas que vc, e ainda pior, perdi várias amizades e até um relacionamento, por causa do cigarro, tá difícil deixar depois de 40anos fumando. Desde da época do mundo de Malboro, quando comecei até hoje nunca parei um dia e o pior que quando surgem problemas, ai que se fuma mais. Comprei Niquitin e me propus parar de fumar no dia 01/11, vamos ver se resisto. Vamos lutar junto, porque agora estou diabético, que é pior.Forças, vamos lutar JORGE

  101. Ênio!
    Aquela da china, e esta de seu irmão, foram ótimas

    Caro Jorge,
    O que não podemos, eu sei que você sabe disto, é transformar o desejo de parar, em uma neura, em uma psicose.
    Você vai conseguir! Olha o que estou falando.

  102. Nao nao Ricardo , voce volta a fumar e logo, uma semana no maximo se bobear amanhã ja voltou; é so viajar e vai ficar por exemplo numa cidade mal projetada como Paris aquelas mulheres feias aquele frio de outono as folhas caindo no parque , vinho frances, sempre caros e vagabundos pronto de ódio nao vai fumar unzinho ouvindo edith Piaf na vitrola do hotel?
    Claro que vai ….

  103. Legal os comentários. Sou fumante, já tentei largar e não consegui, vamos o próximo tema. Minha sugestão é quem foi viciado, ou já fumou maconha. Os candidatos do Rio (oaes e Gabeira), confirmamram que ambos fumaram no passado e vocês já fumou? ahahahahaha

  104. SUGESTÃO;
    Transformarmos está página do Kotscho, em um ponto de encontro, para tracarmos experiências, dividirmos extímulos, e mutuamente nos auxiliarmos, neste objetivo de parar de fumar.
    Todo fim de semana abriremos esta página de recados.Ok???

  105. a única forma de parar de fumar é junto parar de beber ou sucumbe no primeiro bar ou happy hour com aquela cambada de fumante e cervejeiros , se tiver mulher bonita na mesa a ansiedade aumenta , nao existe nada pior contra o vício.
    você pode de apoio começar tomando um prozac logo cedo
    segura abstinencia mantem a fertilidade a libido e mania de perseguiçao adquirida na época da ditadura
    Mas com a derrota da marta para um politico solteiro e sem filhos que quadro temos?
    Um quadro com um arco iris logo acima do edificio Copan ou do banco do estado o nosso empire states tupiniquim

  106. Depois que o “irritado” CONSEGUIU rir dele mesmo e esse João Lima falou mas não conseguiu dizer, quebro minha promessa, vou fumar um cigarro e dormir.

  107. Um sujeito perto de completar cinquenta anos, procura o seu medico em busca de um remedio que lhe garanta mais cinquenta, e ai comça o interrogatorio.
    Medico: O senhor fuma?
    Paciente: Não senhor
    Medico: O senhor bébe?
    Paciente: De geito nenhum
    Medico: De vez em quando, o senhor dá uma saidinha, pra uma farrazinha?
    Paciente: Claro que não, eu sou um homem mto caseiro. Ai o medico olha pro paciente e diz: O meu amigo, e o senhor quer viver mais cinquenta anos pra que……….
    Brincadeirinha, parar de fumar é uma boa ideia. Agora, a cervejinha, e a farrazinha, ai não né meu caro rsrsrs…..

    SAUDAÇÕES TRICOLORES……..

  108. Adorei a sua forma humorada de contar a sua história. Lembrei-medo ditado:Li tudo sobre como parar de beber..resultado:parei de ler. Eu não sou fumante, e acredito que o mais difícil não é parar de fumar…o difícil é começar. Na minha adolescência tentei fumar, ficava com tosse, dava tontura, náusea,etc e ainda levava bronca dos meus pais que nunca fumaram.Acredito que nasci programado prá não gostar do tabaco.E muitos devem nascer geneticamente vulneráveis ou sei lá. PREFIRO ACREDITAR QUE O PROBLEMA DO TABAGISMO NÃO ESTÁ NO CIGARRO, MAS SIM NO FUMANTE. Deveria ser proibida a propaganda.BOA SORTE e SAÚDE…………… Mário Brito – Médico Veterinário.

  109. Parabens Ricardo! Você ganhou na loteria da vida!
    Parei de fumar há 13 anos, num dia em que ninguém esperava que eu o fizesse e quase ninguém notou. Aos poucos fui recuperando a beleza da pele, admirando os meus melhores perfumes, sentindo o sabor dos alimentos (cuidado!), consegui andar rápido, correr um pouco, fazer exercícios e ficar sentada perto de não fumante e ele nem se levantar. Lavei todas as roupas do guarda roupas umas 3 vezes para tirar a nhaca que existia mesmo depois de ter sido lavada. Comecei aos poucos voltar pra leitura, consigo ouvir mais as pessoas e os amigos estão mais próximos (nem todos, principalmente os fumantes). Sinto prazer em tomar o café após o almoço.
    Sinto-me livre, independente e com uma vontade imensa que isto nunca mais se acabe.
    Lute e não volte. Seja livre! Se ame! Viva!
    Parabéns, e que Deus te abençoe
    Maria

  110. Namoro sônia, fumante. Sou fumante passivo ao lado dela, pq ela fuma e muito. Se namoro na cama também fumo, se nos seus cabelos tem o cheiro do vicio nicotínico eu rambém fumo. Se no seu beijo vem o gosto do cigarro que eu bandonei faz tempo, fazer oquê é sônia fumante que eu amo.

  111. Olá Ricardo,

    Será que você poderia me passar o nome e endereço dessa clínica?
    Também sou fumante e gostaria muito de parar de fumar!
    Já tentei com outros recursos, mas sem sucesso!

    Boa sorte no seu desafio!

    Abrs.
    Nat

  112. Pois é. Parar de fumar é uma sábia decisão. Parei de fumar e com o dindim dispensado pro cigarro comprei uma bicicleta. Hoje esta mesma bicicleta me leva pra lugares que nem os comerciais de cigarro me levariam.

  113. deixei de fumar pelo motivo de saúde, mas fiz os exames e estava tudo blza até os pulmões, mas ai que veio a ideia de parar. se tudo estava blza então vamus aproveitar que ainda nao detectamos nenhum problema e parar! Graças a Deus e a minha força de vontade eu parei e não pretendo de forma nenhuma voltar a fumar.

  114. eu fumava 25 a 30 cigarros por dia ,no ano de 2003, eu tive um infarto que ate hoje eu nao estou bom ,mmas,cigarro graças a Deus eu parei hoje eu sinto outra pessoa,enao pretendo fumar nunca mais.

  115. Parce que você está fazendo aniversário pq só lhe desejam parabéns.Eu prefiro os comentários de Marco Vitis e Manoel Ferreira.Nada é fácil na vida, isto é apenas mais uma batalha, a vitória está por vir.Abraços.

  116. Parabéns!!! Vc deu um passo muito importante na sua vida…
    Eu lutei muito tb para parar de fumar , fiz um tratamento a laser e consegui, por isso vc vai conseguir tb.
    Acabou a escravidão, sou livre, ele não comanda mais a minha vida.
    Muita força e continue lutando contra esse vício,

    Abraços

  117. Prezado Ricardo, Bom dia…

    Uma das grandes frustrações que tive na juventude (que já vai longe…) foi a minha incompetência para aprender a fumar. Meu pai fumava, meus tios fumavam, meus amigos fumavam e eu… simplesmente não conseguia tragar sem ficar tonto. “Insista, não desista”, eles diziam… mas, nada… quanto mais eu tragava mais tonto ficava até que um dia, para decepção deles, desisti de tentar fumar. Talvez por isso, nunca fui um chato com fumantes e até sinta falta, em determinados lugares, como um pub, do cheiro característico.

    Ou seja, se até um não fumante é enfeitiçado pelo poder do tabaco, imagino alguém que fuma.

    Boa sorte na sua jornada Ricardo. E resista à tentação. Vai valer à pena.

    Forte abraço e um ótimo final de semana com a consolidação do nosso Tricolor na liderança do brasilerão 2.008. Rumo ao Hexa.

  118. Sou ex-fumante desde 26/08/05.
    O motivo foi: Fumar é falta de educação e a família não gosta.
    Passei por uma acumpultura ficando uma semana com uma minúscula agualha na orelha e outra no nariz. Foi muito bom.
    O que muda: Respiro melhor, caminho 6 a 7 km por dia sem cançar. A pressão que ficava em 16/10 baixou para 13/8 naturalmente, e principalmente a minha netinha que reclamava do cheiro do cigarro, hoje adora ficar sentada no meu colo conversando comigo.

  119. 14-abr-2003 as 23:00+ ou -, depois de jogar uns 45 maços e uns 235 esqueiros fora, achei o caminho,foi meu último Marlboro, minha vida mudou , parar de fumar não é simplismente abandonar um vicio, é mudar de vida mesmo…Para muito melhor, e é perfeitamente possível vc’s vão conseguir…
    Sugestão: comecem a praticar algum esporte que gostem ontem !e se tiverem alguma recaída no inicio ( o q é comum) não entrem na padaria… entrem na farmacia e comprem aqueles chicletinhos de nicotina, ajudam muito no começo, eu não teria conseguido sem eles…Não pensem que vão vencer isso só com força de vontade q o buraco é mais abaixo….
    Hj corro 10 KM , EMAGRECI MAIS DE 10 KILOS….Odeio cigarros!

  120. Parabéns, pela decisão de parar de fumar!!!! O mais difícil você já fez….agora é se manter firme nessa decisão, meu amigo!! Nos primeiros dias vão ser “pedreira”, mas se resistir nesses dias, depois é mais tranquilo. Foi assim com meu esposo, irmão, pai e muitos amigos. Eles dizem que foi a melhor decisão que tomaram, pois hoje em dia levam uma vida muito mais saudável. Fico aqui na torcida por você!!!
    Agora só pra descontrair….rsrsss

    As vantagens do fumante:
    facilita o desenvolvimento………do câncer
    está sempre nas nuvens……….de fumaça
    aonde vai deixa seu cheiro…….de cigarro
    é generoso com arrecadação………do governo
    colabora com o movimento………….dos cemitérios
    é alto nível……….de poluição
    garante o poder aquisitivo………dos fabricantes
    é predominante……….nos hábitos
    nunca está livre……….do mal hálito
    não sente o envelhecimento………morre antes.
    Abraços….

  121. Parei em 1983, depois de 25 anos de cigarros idiotas.
    Para mim, foi uma surpresa: nunca mais tive a menor vontade voltar. Até hoje não entendo como foi isso.
    Mas, como dizia Erasmo de Roterdã, “cada caso é um caso.”
    Guenta firme!

  122. Kotscho,

    firmeza, rapaz! Não desanime. Alguns dias e tudo ficará mais fácil. Imagino que o mau humor tenha lhe tornado insuportável. Paciência. Logo logo tudo volta ao normal. E você não terá mais aquele cheiro fedido que devia incomodar seus netos na hora do abraço.

    Boa sorte!

  123. O segredo para conseguir parar é tomar a decisão para agradar a si mesmo, e não à sociedade. Parei há 18 anos porque estava me sentindo feio. Passei uma semana de sufoco. Depois, nada mais. Há 13 anos, achei que a bebida estava atrasando minha vida e parei de beber. Parei por mim, nos dois casos, mas a família, a sociedade, os amigos… todos acabaram sendo beneficiados, também nos dois casos.

  124. Amigos, parei de fumar em 15/07/1995. Fumava 4 carteiras de Charm por dia, isso mesmo, 4 carteiras por dia!!!, como disse o colega, eu era uma chamine ambulante.De repente o ar melhorou, passei a respirar melhor. De repente meu apetite melhorou, passei a sentir o gosto da saborosa comida brasileira ( bem mineirinha).De repente passei a sentir cheiro(s) que eu não sentia.Passei a sentir o cheiro (delicioso) de meus filhos.De repente naquela fruta que eu punha a mão ficava seu perfume empregnado em minhas maos ( que delícia é poder sentir isso). De repente passei, sem que eu percebesse passei a dormir 8 a 10 horas por noite( que beleza!!!). De repente passei a ter mais calma, observar mais, ter mais tempo para as pessoas que conversavam comigo( acabou minha agonia!). De repente, olhem bem, passei a sentir o cheiro do amor que minha parceira me proporcionava e eu nem me dava conta de como e gostoso. De repente o mau cheiro de bituca de cigarros sumiu lá de casa, ah, sumiram também os 11 cinzeiros que tinha espalhados pela casa, inclusive no quanto e banheiro. De repente minhas roupas passaram a cheirar a delícia da limpeza e do amaciante.De repente meu cabelo meu corpo e meu suor ficaram agradaveis, passei a ficar suave nos abraços que eu os dava e que ganhava. De repente minha boca e meu hálito passaram a ser agradáveis, e não aquela boca de bueiro.De repente não tive que levantar de um restaurente e sair para fora para ficar igual um Dragao, cuspindo fogo e as narinas parecendo um fogao de lenha.
    Amigos, eu RENASCI !!! aos fumantes… APAGUEM esse maldito vício. só depende de voce! seja forte! VIVA A VIDA!!!
    TITA
    Unaí/MG

  125. Também, na condição de ex-fumante, acrescento que agora vc será um cara + elegante e em sintonia com a contemporaneidade. Não existe coisa + burra, imbecil e ultrapassada e deselegante do que o hábito de fumar.
    O universo abençoa a sua escolha.
    Bem-vindo!

  126. Tudo bem, fazer um esforço sobre-natural para parar de fumar, mas ser dono da casa e ter que se submeter a regras, intransigencia policialesca … entre tamtas outras coisa .

  127. Caro Kotscho,

    Passei exatamente por isso na terça-feira. Parecia um zumbi. A sensação é de que falta oxigênio no cérebro e a gente fica atordoado.
    Como vc, já tentei parar outras vezes, porém, sem sucesso. Na última, em maio de 2008, fui visitar uma grande empresa e a recepcionista perguntou-me qual o nome da empresa em que eu trabalhava para a emissão da credencial de acesso e eu simplesmente não conseguia lembrar. Parece loucura né?
    Agora, não me leve a mal, mas, semente de alface é demais!
    Tem sempre uma receita milagrosa. Estive pensando e acho que a melhor maneira para parar de fumar é sonoterapia e acompanhamento médico, e claro, tudo custeado pela indústria tabagista.
    Já que existem vários produtos que fazem mal a saúde ou ao meio ambiente e geram um custo enorme ao sistema de saúde pública e à natureza, deveríamos então proibir sua fabricação, ex: cigarro, carros, copinhos plásticos, sacolas plásticas, etc.
    “O álcool eu já echo um exagero!” – Diria o LULA…he,he…
    Pois bem, desejo a vc boa sorte e nos mantenha informado sobre a evolução dessa iniciativa, ou seja, crie um diário da tortura que é parar de fumar.
    Boa sorte!

    Roberto Pegler
    Araraquara-SP
    (Terra de seu amigo Edinho Silva)

  128. Bom dia cambada de fumantes, ativos, passivos , reprimidos, perseguidos, abolidos, destemidos…e, principalmente, excluidos

    Levanto, vou ao banheiro
    Tomo meu café com pão
    Acendo meu cigarrinho
    E com êle inda na mão
    Fico aqui a meditar
    Porque eu devo parar?
    Chego a melhor conclusão
    Ser besta de graça, até aceito
    Mas pagar pra ser besta
    Não.

    …e acabo de receber uma bronca, desta terrorista anti-tabagista, minha mulher, por entrar na cozinha com o cigarro aceso.
    Eita mundo! Eita vida! Láráiá…

  129. Estou buscando essa coragem para tb. parar de fumar. Não é fácil, mas é preciso. Todo esse preconceito descrito pelo relator hoje estou vivedo. Antigamente fumar era sucesso, agora é mal caratismo. Só não entendo porque o governo não proibe então esse comércio. É claro, e os impostos que o fumo dá para eles comprarem fazendas e jatinhos!!!!

  130. O tal do cigarro é uma porcaria, mal cheiroso, prjudicial a saúde, dá um pigarro horroroso, custa caro, todo mundo enche o saco do fumante, mais é gostoso. Gostoso mesmo, porém, é poder sentir o sabor dos alimentos depois que voce deixa de fumar…Estou a 30 dias sem ele, já não sinto falta nem mesmo quando minha mulher me enche o saco por causa do meu tempo no computador. De toda forma desejo-lhe boa sorte… e pra mim tembém.

  131. Fiz uma cirurgia e como graças a “Deus” correu tudo bem , cobrei de mim mesma , agora o proximo passo é parar de fumar.E graças a “Deus” consegui com grande sussesso.
    Hoje não suporto nem o cheiro de cigarro , e não sinto vontade nenhuma de fumar .
    Um abraço á todos.

  132. Caro Roberto Pegler,
    esta história de semente de alface foi só uma brincadeira que fizeram comigo. Tenho ouvido muita coisa, mas o tratamento que faço é sério, já existe há mais de 30 anos.
    Quanto ao “Diário da Tortura” (que é parar de fumar), gostei da idéia…
    Abraços,
    Ricardo Kotscho

  133. Kotscho, parabéns pela decisão de parar de fumar. Vou apro-veitar a oportunidade e também tentar mais uma vez. Espero que esta seja definitiva.
    Abraços – e boa sorte para nós.

  134. O EDVALDO DIZ QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE FAZER UM TRATAMENTO PARTICULAR PORQUE É CARO….. MEU AMIGO, PROCURA A SAÚDE PÚBLICA DO TEU MUNICÍPIO, PORQUE EXISTE O TRATAMENTO PELO SUS.

    1. cigarro e vicio sim mais e falta de criar vergonha na cara e parrar de fumar ter coragem ter vontade parei a 2 meses por conta propria resolvi ter vergonha na cara

  135. Olha ,eu acho que depois desses quase 200 comentarios de apoio para que vc pare de fumar ,vai ser dificil voltar atraz.Eu acho bom vc aumentar a quantidade de agua na sua casa.

  136. Ricardo, vi a estréia de sua filha no SBT, foi dez, ela está de parabéns, com certeza ela não fuma. Não vi o jogo do SP porque sou corintiano, numa família com dezenas de palmeirenses e são paulinos e nos damos muito bem. Na nossa família quando nos encatramos, ou é festa ou é guerra. Que tal, apoiar aqueles parlamentares comprometidos a fazer com a propaganda de cerveja o que foi feito com a de cigarro. Neste mês perdi quatro amigos e nos mesmos acidentes mais três jovens morreram, por que alguem estava dirigindo alcoolizado.

  137. Ola , estou aqui para dizer que quero e vou largar essa porcaria chamado cigarro. Gostaria de poder contar com o apoio dos amigos e ex fumantes,ok, um abraço.

  138. O cigarro me deixou com um câncer nas cordas vocais que acabaram com minha vida profissional. Fui aposentado por invalidez, após uma cirurgia que retirou todo meu equipamento vocal. No pescoço, ficou só um buraco por onde respiro. Para um piloto de linha aérea, que hoje sobrevive com a merrequinha que recebe do INSS, foi um golpe e tanto. Se eu tivesse parado antes… Parabéns a você, e não esmoreça!

  139. Ah, antes que me esqueça…Os outros três pacientes que foram operados pelo mesmo motivo, e ficaram na enfermaria junto comigo, infelizmente não resistiram e faleceram…

  140. Parabéns vc vai conseguir ou melhor já conseguiu.Eu fumei 38 anos tem 4 meses q parei e estou ótima.Isso é psicilógico,coloquei na cabeça q sinto nojo do cheiro do cigarro,q quero cheirar a gente e não nicotina e tó mt feliz assim.

  141. Parabéns amigo!

    É assim mesmo… no princípio é complicado, mas tudo passa!

    Faço parte de um projeto que se chama PROJETO LÍRIOS. É uma terapia em grupo, que atende dependentes e co-dependentes, ou seja, aqueles que possuem qualquer vício e aqueles que convivem com o viciado.

    Caso queira participar, me envie um e-mail ciana@ig.com.br, que lhe darei as instruções. O projeto é muito legal, temos psicólogas, assistentes social, grupos de auto-ajuda, palestras, orientações, etc.

    O não fumar fará grande diferença em sua vida!

    Confie em você, confie em seus familiares. Não desafie o vicio. Procure superar um dia de cada vez!

    Muita paz e muita luz pra você!

    Luciana

  142. Parabéns amigo!

    É assim mesmo… no princípio é complicado, mas tudo passa!

    Faço parte de um projeto que se chama PROJETO LÍRIOS. É uma terapia em grupo, que atende dependentes e co-dependentes, ou seja, aqueles que possuem qualquer vício e aqueles que convivem com o viciado.

    Caso queira participar, me envie um e-mail ciana@ig.com.br, que lhe darei as instruções. O projeto é muito legal, temos psicólogas, assistentes social, grupos de auto-ajuda, palestras, orientações, etc.

    O não fumar fará grande diferença em sua vida!

    Confie em você, confie em seus familiares. Não desafie o vicio. Procure superar um dia de cada vez!

    Muita paz e muita luz pra você!

    Luciana

  143. Olá kotscho, Estou solidária a vc. Estou há exatamente 14 horas sem fumar.Como diz alguns , estou inativa no momento. Já tentei parar por duas vezes (3meses, cada) . Foi muito bom, mas naão resisti. Só que também ainda naum desisti. Embalada por tantas histórias, pelo meu filho de 2 anos e 10 meses, e por meu pai, falecido há 2 anos e 10 meses, por causa de uma genética podre (cinco óbitos na familia dele, cinco tipos diferente de câncer). eu vou insistir de novo. Boa sorte pra vc, e espero ter boa sorte desta vez.

  144. Parabéns por sua iniciativa, sábia decisão. Fumei por 30 anos e há um mês iniciei um tratamento na Beneficência Portuguesa denominado Help Fumo, sou acompanhada por um pneumologista, uma psicológa e uma nutricionista. Estou tomando um medicamento chamado Champix e sastisfeita com o resultado. Resgatei meu paladar, o maravilhoso prazer de saborear os alimentos, desapeguei de gorduras, frituras, refrigerantes e outras bobagens…..para complementar meu tratamento faço Kung Fu que me condiciona fisicamente mas o mais legal mesmo são as aulas de Tiro com Arco (Arco & Flecha), 2 horas semanais que são absolutamente minhas, onde reencontrei o prazer de respirar, onde peço licença ao Arco e perdão aos meus Pulmões….estou feliz por estar vencendo essa doença inventada pela indústria tabageira que desmata e mata. Minha pele é outra, minha cor é outra, meu discernimento existe e minha auto estima repentinamente voltou. Não desista, mesmo que recaia, continue tentando. Este é o meu 5º e último tratamento. Consegui e se eu consegui todos nós conseguimos.
    Abraço caloroso, parabéns para nós.

  145. oi,como estás?
    estou em tratamento pelo sus;mas não está nada fácil.
    não consegui ainda,mas tenho fé que vou parar até o fim do prosseso;
    se você esta conseguindo,acho que também consigo.
    boa sorte não desista.

  146. Este assunto nada tem a ver com parar de fumar, eu não fumo. Tem a ver com um comentário de V.Sa. a meu respeito, chamando-me de idiota. Na realidade o senhor não me conhece e acredito que esta atitude tem a ver com minha critica feita ao PT. Ela é fundamentada em vários momentos da história, O Sr. Lula entrou para trabalhar na Villares em 1966, eu também, empresa que permaneci por 22 anos. O senhor, frei Betto e Dom Claudio Humes participaram da greve dos 53 dias em 1983 no ABC, e lá também eu estava. O senhor chamou de idiota não apenas a mim, mas ao povo brasileiro, em especial ao de São Paulo, que na última eleição preferiu manter o atual prefeito.
    O senhor chamou de idiota um professor universitário que como educador e formador de opinião, tem 700 alunos por semana, nos cursos de graduação, pós e MBA.
    O senhor chamou de idiota um aposentado de 58 anos que está pagando o INSS pela terceira vez, sem nenhum benefício em troca, pois não sou politico.
    O senhor chamou de idiota um consultor que há 10 anos gera vários empregos e ajuda as empresas a saírem do buraco, em decorrência dos altos impos e encargos trabalhistas.
    O senhor atuou, juntamente com frei Betto como assessores especiais do Presidente Lula até 2 meses antes de estourar o mensalão. Sr. Kotscho não ofenda um cidadão brasileiro, pois como advogado conheço meus direitos e o senhor ofendeu-me simplesmente pelo fato da critica junto ao PT, sempre tive admiração pelas suas criticas, comentários e sempre tive em mente a liberdade de expressão garantida na Constituição Federal, pois um blog é a oportunidade da manifestação das pessoas e não uma retaliação por parte de quem hospeda o mesmo. Peço-lhe que retire na internet tal critica pessoal de sua parte, caso contrário serei obrigado a tomar medidas cabiveis.
    José Carlos Tiagor (11) 8162-9425

  147. estou 3 dias sem fumar.. ta dificil, estou tendo tontura, ansia… mas vou conseguir.. o q tem me ajudado eh ver os videos no you tube contra o cigarro e os males q ele causa… tem umas cenas bem fortes…. e toda vez q me da vontade de fumar eu bebo uma agua…. ontem bebi uns 3 litros de agua… fumo a 14 anos e tenho 28 anos, ou seja metade da minha vida com esse vicio ridiculo… agora vou ver pai e vou parar pelo meu filho q esta por vir… sorte a todos….

  148. Comecei a fumar aos l4 para l5 anos só de onda. Quando o pai faleceu aí sim virei dona do meu nariz e comecei a comprar e a fumar direto. Fumei até meus 51 anos e quatro meses de vida.
    Cada sobrinho nascia era uma promessa em vão. Quando nasceu uma princesinha minha sobrinha neta e um Anjo chamada Rafaella aí sim tomei a decisão só que esoerei ela fazer um aninho. Hoje faz 05 meses, tive que fazer um tratamento anti-tabagismo e consegui e não volto mais a fumar. Mais eu gostaria de saber o que fazer com os sintomas que sinto, a minha língua parece que foi queimada e não sinto o gosto real das coisas. Caso tenha algum médico que possa me falar o que fazer, fico mt agradecida.

  149. Sabe Ricardo! O chato nessa viagem temporal, é que sei o que vai acontecer…sou fumante também, e sei exatamente com é…

    Mas o texto é válido para um repetéco como um fato particular de tentativa e fracasso…mas que pode ser tentado novamente.

    Abraços

    Robson

  150. se tem uma que sofre por causa desse vicio essa pessoa sou eu mas sei que sou muito fraca para largar dele .a 8 anos atras tive efizema me operei do pulmão fiquei 4 meses sem fumar e numa noite de natal dei uma tragada pronto foi o começo da minha desgraça tenho bronquite asmatica sofro mas sou uma fraca não sei se tenho pena de mim ou raiva mas…….. um dia quem sabe um grande abraço a quem ler essas minhas palavras

  151. Parei de fumar segunda-feira dia 02/02/2009. Estou tomando Champix…estou sentindo tonteiras…ansia…vontade de fumar, mas estou sendo forte…fumei dos 17 aos 40 anos…Tambem senti perda de apetite sexual desde o dia que parei de fumar. Deve ser normal…vai voltar em breve acredito….boa sorte a todos..

  152. Meu namorado está fazendo o tratamento com o Champix, está em fase final já que faltam apenas 8 dias para o término. Ela não fuma desde o 11° dia do remédio, uma maravilha.
    Alguns do efeitos colaterais são, péssiomo humor, insônia, aumento de peso, excesso de gases e perda acentuada da libido.
    Na verdade nem sei se ele ainda é meu namorado, pois terminou comigo justamente porque não tem desejo sexual nenhum, disse que seria melhor terminar para me deixar livre para atender minhas necessidades de mulher… veja só, EU praticamente supliquei para ele procurar o médico para deixar de fumar pois estava me fazendo mal e a meu filho também que é asmático… não posso deixá-lo logo nesse momento difícil, não é verdade? rsrsrs
    O incrível é que mesmo dizendo que não namora mais comigo, não sai da minha casa e nem deixa de ligar e me ver todo dia, entenda?
    Estou narrando este fato para que os (as) companheiros (as) das pessoas que fazem uso deste medicamento para parar de fumar entendam um pouco o que acontece… para eles que estão neste martírio, a vida fica insuportável e, nós que gostamos da copanhia deles temos que entender e ajudar ao máximo e, no final, se mesmo assim o namoro não voltar… saberei que fiz algo muito bom por quem amo… Sacrifícios do amor…
    Boa sorte a todos.

  153. Realmente ter que fazer para a educação básica existir. Isto é respeitar a privacidade das pessoas a terem saúde e suas vestes livre do cheiro ruim do cigarro e seus derivados. Agora resta os 95% da população não fumante dizer aos 5% de fumantes que o ditado popular que diz ” os incomodados que se mudem” tem no caso sua exessão na regra. A lei diz que o fumante persistente no erro pode e deve ser obrigado a ser coibido pelo força policial 190. Então vamos passear com toda a familia, grávidas, crianças, idosos, operados porque agora não tem mais as 4000 drogas do cigarro matando de cancer ou enfarte. Parabéns ao governo de São Paulo por sair na frente.

  154. meu pai fumou 40 anos e deixou de um dia para o outro sem problema, sou fumante tambem ha 17 anos hoje e meu primeiro dia de ex fumante, sei que tenho uma batalha pela frente mais nao vou desistir, e pessoas como vc que nos da força, li seu depoimento e criei mais coragem, força amigo, pense que vivera bem melhor e com saude , forçaaaa, nao afrouxa pro maldito, fik com DEUS.

  155. Dia 11/05/2010 vai fazer 4 meses que não fumo,estou com uns quilinhos a mais,mas muito feliz tb.Só sei q não posso dar o primeiro trago,se não td perdido,e olha q esta façanha não foi mole não viu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *