Palpites de Montenegro: vai dar Kassab agora e Serra em 2010

Palpites de Montenegro: vai dar Kassab agora e Serra em 2010

São apenas palpites, mistura de feeling e achômetro, especulações feitas com algum fundamento estatístico: Kassab é favorito para ganhar de Marta no segundo turno em São Paulo e Serra caminha para uma vitória contra Dilma em 2010, eleição em que, na sua opinião, só dois candidatos fortes deverão concorrer.

Feitas as ressalvas que ele me pediu, durante um bom e demorado almoço com a equipe do   iG, é bom deixar claro que não se trata de um palpiteiro qualquer. As previsões acima são de Carlos Augusto Montenegro, 54 anos, que desde os 20 comanda o Ibope, maior instituto de pesquisas da América Latina.

Para justificar seus palpites, ele utiliza argumentos diferentes nas duas situações _ a eleição municipal de domingo que vem e a presidencial daqui a dois anos. Vamos começar pelo quadro que Montenegro desenha para a sucessão presidencial e em seguida falamos das eleições de domingo.

Palpites federais

Na sucessão de Lula, Montenegro acredita que a “bola da vez” é o governador paulista José Serra, assim como me dissera, no início da campanha de 2002, fez questão de lembrar, que a “bola da vez” era Lula _ e, como sabemos, acertou..

Por um motivo principal: desde o trauma Collor, o eleitorado brasileiro não elege mais candidatos fabricados, mas apenas aqueles que têm um currículo, uma história de vida política.

Na opinião do presidente do Ibope, o PT ficou sem um candidato natural, com currículo e história, após a perda de suas principais lideranças na crise do mensalão. E agora restaria pouco tempo para construir um nome forte para concorrer com Serra.

Mesmo repetindo várias vezes que Lula sairá do Palácio do Planalto com um altíssimo índice de aprovação popular, talvez como o maior presidente da nossa história republicana, só comparável a Juscelino e Vargas, Montenegro não acredita que ele terá condições de eleger seu sucessor pelos motivos apontados acima.

“Não tem no Brasil ninguém com uma história igual à do Lula, de Caetés ao Palácio do Planalto. Mas só isso não será suficiente para eleger o sucessor. Ganhando ou perdendo em 2010, a imagem de Lula não estará em jogo. Ele não será julgado, já está na história”.

Montenegro vai mais longe: “Lula vai ter prazer em passar a faixa para o Serra porque eles estiveram juntos em quase todas as lutas políticas desde a ditadura. E o Serra, com certeza, não vai ter muito como mudar o que Lula já fez, especialmente na área social. Vai tocar o barco no mesmo rumo”.

Franco e direto nas suas análises, sem as filigranas de finos analistas políticos, o economista Montenegro, que não chegou a trabalhar nesta profissão, acredita que o próximo presidente deverá ser José Serra, “até pela falta de concorrentes”.

Na sua avaliação, as chances de Ciro Gomes são de 0% porque ele não será o candidato de Lula e há uma “fadiga de material” sentida pelo eleitorado por sua participação em campanhas anteriores: “O maior adversário do Ciro é o Ciro”. Da mesma forma, avalia que já passou a vez de Heloísa Helena, do nanico PSOL, ausente do cenário nacional desde que rompeu com o PT e concorreu com Lula em 2006.

Os dois outros grandes partidos, o PMDB e o DEM, segundo ele, não têm candidatos nem para vice e, por isso, acredita que apenas dois nomes, um da situação e outro da oposição, vão disputar para valer a sucessão de Lula.  

“Não vai dar tempo de fabricar um outro candidato daqui até 2010”, afirma com convicção, sem pedir off na conversa. “Eu sempre gosto de falar em on, me sinto mais à vontade. Mas o que estou dizendo aqui são apenas palpites meus, não são análises do Ibope”.

Mesmo reconhecendo que Serra não é um político que prima pela simpatia e pelo carisma, Montenegro baseia sua análise no favoritismo do tucano em dois fatores: o seu currículo político (secretário estadual, deputado federal, senador, prefeito, governador) e, principalmente, no seu trabalho no Ministério da Saúde durante o governo FHC, “em que deixou uma marca de competência. E a saúde hoje é ainda um dos grandes problemas nacionais, como estamos vendo agora nesta campanha eleitoral”.

Palpites municipais

Sem consultar qualquer anotação ou pesquisa do seu Ibope, Montenegro faz uma viagem pelo país e vai nos falando de como vê a situação eleitoral neste momento, em cada capital brasileira, a cinco dias da abertura das urnas, falando com a naturalidade de quem analisa as próximas rodadas do Brasileirão e as chances do seu Botafogo.

Como característica central desta campanha de 2008, o presidente do Ibope aponta um quadro bastante favorável para os prefeitos candidatos à reeleição, em consequência do “momento mágico que o país está vivendo”:

“O Brasil está muito bem, apesar da crise americana que se alastra pelo mundo. Por isso, o Lula está transferindo seu prestígio para todos os governantes do país, seja de qual partido for, do PT ou qualquer outro. As pessoas pensam: se está bom assim, melhor deixar como está”.

Previsão para algumas das principais capitais:

São Paulo:  A análise acima é a principal razão para Montenegro considerar o atual prefeito Gilberto Kassab favorito na disputa com Marta Suplicy no segundo turno em São Paulo. Para ele, o ex-governador Geraldo Alckmin está fora da disputa, por uma série de erros cometidos na campanha. O principal deles:

“Alckmin nunca foi visto como um grande administrador, mas como uma pessoa equilibrada, séria, tranquila. Nesta campanha, ele está perdendo estas características. Fez tudo errado o tempo todo. Ele seria praticamente nomeado governador de São Paulo em 2010, porque o PSDB não tem outro candidato para a sucessão estadual. Jogou no lixo uma eleição garantida para governador e deixou o Serra numa situação muito ruim porque para ele é importante manter a aliança com o DEM para 2010”.

Porto Alegre:  Pela primeira vez em 20 anos, o PT pode ficar fora do segundo turno em Porto Alegre. O prefeito José Fogaça, do PMDB, já está lá e não dá para prever com quem disputa o segundo turno. Tanto pode ser com Maria do Rosário, do PT, como contra Manuela D´Ávila, do PC do B. Aqui também Montenegro aponta o fator “fadiga de material” para explicar as dificuldades da candidatura do PT.

Rio de Janeiro:   Não dá para saber quem vai disputar o segundo turno com Eduardo Paes, do PMDB, o candidato do governador Sergio Cabral. Vai depender do tamanho da “onda Gabeira” que vem se formando nos últimos dias e do voto útil da esquerda _ nele ou em Jandira Fegalli, do PC do B _ para evitar que o bispo Marcello Crivella, do PR, vá para o segundo turno. Até eleitores de Eduardo Paes podem entrar nesta onda, mas o perigo está exatamente aí, alerta Montenegro.

Ele lembra o caso de Porto Alegre nas últimas eleições. Certo de que Germano Rigotto, do PMDB, já estava no segundo turno, muitos eleitores dele votaram em Yeda Crusius, do PSDB, no primeiro, para tirar da disputa Olívio Dutra, do PT. Quem ficou de fora foi Rigotto e Yeda se elegeu.

Salvador:  Vai ser a eleição mais emocionante do país, prevê Montenegro. Para ele, o ex-prefeito Antonio Imbassahy, que começou bem a campanha, já está praticamente fora e a disputa se dará entre Walter Pinheiro, do PT, e o atual prefeito, João Henrique, do PMDB, para ver quem enfrentará ACM Neto, do DEM, que lidera as pesquisas. No segundo turno, a definição é imprevisível, dependendo muito da participação que o governador Jaques Wagner e o presidente Lula terão na campanha de Pinheiro na etapa decisiva.

Belo Horizonte:  Ao contrário da maioria dos analistas, o presidente do Ibope não crava a vitória de Márcio Lacerda, do PSB, já no primeiro turno, apesar dos seus poderosos padrinhos, o governador tucano Aécio Neves e o prefeito petista Fernado Pimentel. Se houver segundo turno, Montenegro acredita que a disputa se dará com o PMDB e Lacerda deve ganhar.

Recife:   Deve ganhar João da Costa, do PT, no primeiro turno.

Fortaleza:   Deve ser reeleita a prefeita Luizianne Lins, do PT, no primeiro turno.

Curitiba:   Beto Richa se reelege no primeiro turno.

Vitória:     Deve ser reeleito João Cozer, do PT, no primeiro turno.

Goiania:   Deve ser reeleito Íris Rezende, do PMDB, no primeiro turno.

Uma última pergunta para Montenegro: em que capitais as disputas prometem ser mais emocionantes no segundo turno?

Montenegro; “É mais fácil vocês me perguntarem onde não vai ter emoção nenhuma. Vai ser no Rio de Janeiro, onde o Eduardo Paes deve levar, qualquer que seja seu adversário. Acho que poucas capitais terão disputa de segundo turno desta vez. Mas, onde tiver, vamos encontrar cidades rachadas meio a meio e a disputa vai se dar voto a voto”.

Em tempo: leia o que o botafoguense Carlos Augusto Montenegro falou sobre a sucessão presidencial no seu time e na CBF no blog do meu colega Maurício Stycer aqui mesmo no iG.

 

 

 

 

 

 

0 thoughts on “Palpites de Montenegro: vai dar Kassab agora e Serra em 2010

  1. O pessoal do PIG tá doido pra empurrar Serra de qualquer maneira. Sei não. Acho que 2010 vai nevar. Dilma vai cair antes. Aécio deve ir pro PSB e daí pro Alvorada. De mãos dadas com Lula-lá. Quanto ao Rio, Paes deveria ser cassado por abuso de poder econômico. Gabeira no segundo turno leva, se chegar.

  2. E não dá outra. Não precisa nem ser vidente para ver isso. Cassab, todo mundo já sabe. E assim no maior mole vamos derrubaqndo o lula, marta e quem aparecer mais por aí.

  3. O atual prefeito de SP. com algumas ressalvas tem grandes chances de ser reeleito, pois a candidata do PT, está ao meu ver muito longe da realidade , é muito visionária, e não tem base para ser coisa alguma sem o respaldo do ex. Suplici, é uma grtande fraude na nossa politica.

  4. Dilma fabricada?? Candidata sem história?? O que é, então, ter “história”? Ou será mesmo desconhecimento da História (com H maiúsculo)? Kotscho, o Montenegro, do Ibope – que não acerta tanto assim – pode cometer estas barbaridades, mas vc embarcar nelas é um equívoco grave.

  5. É a voz mandada da elite, travestido de estatística.
    A sempre tendenciosa agência da elite querendo interferir no processo eleitoral brasileiro, ou talvez, querendo salvar a já quase perdida eleição para a também incompetente Marta.
    Às vésperas das votações, isto é crime eleitoral. Mas como é a mando da rede bobo, ninguém fala nada e fica por isso mesmo. Como o povo não é mais globo, certamente os desejos do ibope não se realizará.

  6. Caro Ricardo,
    Pena que essa conversa com o Montenegro não tivesse sido subsidiada por pesquisas, de modo a compara-las entre si.
    O IBOPE, em Salvador, tem um tradicional viés carlista, vide o último embate para governador. O instituto dele levou uma surra, como de resto o carlismo.
    Não sei se é de seu conhecimento, mas os números apresentados pelo IBOPE para as próximas eleições em Salvador tem sido questionados por todas as candidaturas, exceto a do DEMO. Acrescente-se que os números do IBOPE tem se estranhado, e muito, com aqueles de outros institutos, notadamente o Datafolha.
    Quanto a avaliação dele relativa a 2010, existe uma pertinência teórica, vejamos o quê a surpreendente realidade eleitoral soteropolitana nos mostrará.
    Aguardemos e, não confiemos muito no senhor Montenegro.
    abraço.

  7. Meus amigos estão vendo a situação, estamos com risco de o PSDB-DEM voltarem ao poder, espero que todos os eleitores de bem pensem isso na hora de votar em 5 de outubro, principalmente em São Paulo, onde uma vitória do Kassab dara força as forças conservadoras voltarem com peso para 2010.

  8. Ricardo,

    Nesse país das piadas prontas, você se supera em criatividade. E vou além nas previsões.

    Segundo Michel de Notredame, o mundo acaba em 2012 com o crack da bosa de NY. Apesar de, Bush $ Cia, esforçarem-se tanto para antecipar o cataclisma.

    Papai Noel antecipa suas compras de Natal na 25 de março, aproveitando o interrégno financeiro.

    O Fluminense será o campeão brasileiro de 2008. O Palmeiras será rebaixado para 2a. divisão, nesse mesmo ano.

    Novelas terão audiência zero, no país, em 2013.

    Mas, não se esqueça de que o mundo acaba em 2012…

    Ricardo, conhece a historia do mineirinho pescador, à beira do rio? Pois é…

    abrçs!

  9. Quem apostar em Serra na presidência certamente errará. O Serra tem desprezado a polícia de São Paulo e se esquece que ela é formadora de opinião e de eleitores.Somos um Exército Nacional e temos condições de decidir uma eleição para presidente.Cada policial representa no mínimo 03 votos ou seja o dele, do pai, e da mãe, caso seja solteiro.Casado, o número aumenta consideravelmente.Sem contar o rol de amigos, comerciantes que são amigos da polícia etc… Nas urnas, o nefasto Serra terá nossa resposta!Vamos dar o troco desses 12 anos de descaso!.Aguardem os fãs desse maldito PSDB-Pior Salário do Brasil!!!

  10. ~Grande gozador, humorista, Lula tem em torno de 90% de aprovação e só tá no começo de governo/popular, pois nos 4 anos passados estava tirando o país do buraco que o FHC colocou, Serra farinha do mesmo saco ganha nem pra vereador em Goiania. Se o Lula indicar o Aguinaldo Timoteo para presidente não dá outra ele ganha. Tem seis anos que Lula ganhou e a corrente branca(arena, pds, psdb, demo., etc..) ainda não coformou, direita mais radical só Bim Lader, hamas

  11. Apesar de sua grande experiência em pesquisas,o Sr. Montenegro esqueceu de falar que. o Gov . Aéc io Neves de Minas Gerais tambén é um grande nome para ser sucessor do nosso presidente Lula. Tem mais carisma que o cand. Serra é um politico sério com grandes qualidades, e fará com certeza, um grande mandato.Esperamos sim com grande expectativa, a candidatura do Aécio Neves a pres. da republica, com certeza vai ser um nome de peso. Obrigado.

  12. Com todo respeito ao Montenegro, considero que as opiniões dele são apenas palpites. Ele simplesmente desconsidera a política em suas opiniões sobre as eleições. Ao contrário do que ele diz, José Serra não é um apoio forte para nenhum candidato. Ele não tem o que apresentar como governador do estado de São Paulo. Como prefeito então, só é lembrado pelas rampas anti-mendigo. Se ele tentar polarizar com o Presidente da República no segundo turno, será pulverizado. O único fator que José Serra teria a seu favor seria o apoio da imprensa. Porém, o povo já descobriu que a imprensa não é neutra, e desconfia dela.Os barões dos meios de comunicação ainda não digeriram a pancada que tomaram do povo na última eleição presidencial. No futuro próximo até 2010, a conjuntura só tende a piorar para JS, com a informação cada vez mais democratizada pela internet e a conseqüente diluição ainda maior do poder da imprensa corporativa.Outro fator importante é a conjuntura internacional.O neoliberalismo, base do programa do PSDB está se desmanchando diante dos nossos olhos. Financeirização da economia, privatização e Estado Mínimo mostraram ser um fracasso mundial, e JS é atavicamente ligado aos banqueiros. O programa do PSDB, assim como os manuais neo-liberais de Friedman e Hayek foram jogados na lata de lixo da História, fazendo companhia à máquina de fiar e ao machado de bronze, como diria Friedrich Engéls. Com a História a seu favor, dá Marta no segundo turno na capital paulista, e Dilma em 2010.

  13. Concordo com o comentário do Edmundo Adôrno. Em Salvador o IBOPE pode ser considerado um “Palpiteiro qualquer”! A realidade foi muito dura com as pesquisas feitas em Salvador na última eleição para governador.

  14. Não dava para esperar grande coisa, após a saída do Paulo Henrique Amorim , provavelmente o único jornalista sério deste site, simplesmente por não concordar com as falcatruas do Excelentíssimo Gov. JOSÉ SERRA, “parceiro do DANIEL DANTAS”. O Site tornou-se uma espécie de … do DEMOPSDB.

  15. No dia que o Ibope for um instituto sério, sem manipulações que são compradas a preço de ouro, quem sabe aí eu passo a acreditar no que o Montenegro fala

  16. Sem nenhuma dúvida .sem nenhuma dúvida ,voto eu e meus para Heloisa Helena a próxima eleição,sem sombra de dúvida,É uma das maiores guerreiras que já presenciei nos trabalhos ,e no cenário político,essa é a guerreira que esta precisando nesta política de sanguessugas e corruptos.

  17. Eu não botava fé alguma no Kassab, mas tenho que tirar o chapéu, embora tivesse o maior tempo de TV, aproveitou muito bem esse tempo, mesmo mostrando marca de leite que distribui, o que não faz o menor sentido e é antirepublicano. Também apresenta as AMA’s, que é uma porcaria seguindo a tradição da saúde pública no país, diga-se depassagem, e tem como trunfo a mudança de visual da cidade e uma sacada incrivel dos marketeiros que foi a criação do “kassabinho”, o bonequinho faz tanto sucesso e pode-se vê-lo colado nos postes e pontos de ônibus da cidade (muito embora este seja o candadato da ‘cidade limpa’). No entanto, o boneco faz tanto sucesso, que minha filha de 4 anos quando o vê grudado nos postes logo fala: – Olha pai, o “kassabinho” vamos pegá! Se o TSE autorizasse a distribuição de brindes, o Kassab já levava de 1º turno.

    Abraços

    Bruno

  18. Não entendi muito bem. Esta MANCHETE dizendo que o KASSAB será o próximo prefeito de São paulo e o SERRA o próximo presidente foi COMPRADO a preço de um almoço????????????

  19. ‘Eita’ Kotscho, q blog arretado de bom !
    Boa matéria esta com o responsável pelo Ibope, mas prefiro o Marcos Coimbra do Vox Populi. 2010 ainda está longe, muito água passará por baixo da ponte, mas Serra presidente (?), ñ !
    Ainda está em minha memória o baixo nível de sua campanha em 2002. O Presidente Lula, pode até tratá-lo com respeito e educação, demonstrando o quão cívico político q é, mas entre nós (eleitores lulistas/petistas) a antipatia ao Serra IMPERA ! Ñ concordo com a idéia de q ele assumindo, manterá políticas de sucesso do governo. Ele vai querer reinventar a roda! Acho salutar o candidato da DIREITA (pq é isso q ele representa!), assinar um documento tp Carta ao Povo Brasileiro, se comprometendo,por exemplo, a ñ privatizar no limite da irresponsabilidade, a construir as plataformas e navios em nosso país, etc. Pq se ocorrer a tragédia dele se candidatar e vencer as eleições, ao menos … bem mas em 2004 tb teve algo parecido então …
    Bom ministro ?!? Bem a máfia dos vampiros e os sanguessugas tiveram origem com ele no ministério. Graças à PF do Brasil q o esquema veio à tona !
    E em relação a SP, acho q a Marta leva esta !

    Um abraço Kotscho ! Rapaz, vc tem, além do ‘Do Golpe ao Planalto’, outros livros publicados ?

  20. moro na baixada santista e nunca vi a cidade de são paulo tão limpa e aos poucos ficando organizada, esse pessoal do pt não vê nada nem tão pouco o lixo que está em seu próprio nariz!!!
    fora esse tipo de gente, fora marta!!!

  21. Tudo muito bom… Só não devemos esquecer que esse é o mesmo Ibope que apontava a vitória de Paulo Souto no primeiro turno nas eleições de 2006 ao Governo da Bahia. Como todos sabem, Jaques Wagner foi quem ganhou no primeiro turno, e por uma diferença muito grande.
    Nessas eleições para prefeito de Salvador, o Ibope é o único instituto a apresentar números muito diferentes aos de todos os outros institutos.

  22. Lamentáveis sob todos os aspectos as declarações de Montenegro a esta altura das eleições, ou seja, 5 dias antes.

    Valendo-se do seu conhecimento dos dados coletados pelo IBOPE, vem deitar falastrice a respeito do resultado das urnas.

    Impróprias as suas visualizações, pois que partindo do presidente do orgão, soam a interesse de colocação de candidatos de seu interesse.

    Melhor tivesse ficado em silêncio, pois se alguém estiver interessado, poderá processa-lo por induzidor de opinião, o que será grave, mas justo.

    DUARTE DE AZEVEDO MORETZ-SOHN
    OAB/SP nº 17.516
    C.I. RG nº 2.697.369/SSP-SP
    Av. São João, 1925, 10º a., ap. 101
    Santa Cecília – São Paulo – 01211-100
    Tel. 11 3822-6010; Cel. 11 9404-4353

  23. Ricardo, repito o que já tenho dito. Se Marta vai ganhar ou não, vamos ter que esperar. Agora certamente ela tera mais de 40% de votos no segundo turno, o que é mto significativo. É preciso computar no final, os votos em todo pais, que segundo as pesquisas devera ser mto favoravel ao PT.
    Não vou fazer nenhum juizo de valor sobre Montenegro, mas acho que essas opiniões são mto precipitadas…..

  24. Que ótimo saber que Kassab poderá estar à frente da RELAXE E GOZA!São os valores pessoais e profissionais em lugar da conversa – boa, mais fiada!

  25. O IBOPE do Senhor Montenegro, é o mesmo instituto que na eleição da Bahia em 2006 dava (72 horas antes da eleição) mais 50% para o então governador – candidato Paulo Souto. Abertas as urnas o então governador foi derrotado pelo candidato do PT, Jaques Wagner, sem nem chegar no segundo turno.
    E novamente nesta eleição municipal de 2008 aqui na Bahia, apresenta pesquisas totalmente dispares em relação as pesquisas de outros institutos.
    Aqui o IBOPE ta sem credibilidade, assim como os palpites do senhor Montenegro.

  26. Este senhor com esta empresa prestadora de serviço na política, já errou além de palpites, as eleições de São Paulo com Erundina, sendo eleita, Brizola eleito governador do Rio, mesmo com a força extra-campo da Globo e IBOPE, estõu dizento empresa, a pessoa física, Montenegro, que tem o controle, é mais frágil ainda, sua preferência sempre foi a direita, de tanto fumar o cachimbo a boca fica torta.

  27. Vou copiar e guardar esta reportagem, quando a Marta vencer eu lhe envio de volta. Sacanagem uma manchete desta às vesperas das eleições. Esta nossa mídia não tem jeito mesmo!

  28. Caro Ricardo Kotscho, em que pese sua costumeira imparcialidade em seus comentários, quer-me parecer que o Montenegro, o fez de “laranja”, salvo se está de conluio.
    Torna-se bvastante evidente que as “previsões” do presidente do IBOPE, nada mais é do que campanha sub-repticia para o sr. Kassab, que não tenho o prazer de conhecer, e na única vez que o vi atuando profissionalmente, não me agradou sua atitude para com um senhor da nossa idade, maltratando-o na frente inclusive de vários jornalistas que lá estavam.
    É evidente que também dona Marta não me agrada, apesar que vivo em outra cidade que nada tem a ver com a Capital, e em nada ira me ajudar ou atrapalhar a vitória de quem quer que seja. Estou comentando apenas pela desfaçatez do sr. Montenegro em sua previsões. E se tivesse que escolher, escolheria a Soninha, pelo menos é nossa colega, e assume o que faz ou fez.
    De resto de todos os candidatos que estão se aventurando nessa luta inglória, já que é sabido como favas contadas que ninguém bate quem o Lula indicar, seja quem for, e uma vez que a indicação do nosso Presidente é a Marta, a conclusão é óbvia…

  29. Esta previsão são as mesma de Tasso Jereissati, FHC, Folha de SP, Veja, Estadão, pode até ser coincidência, o recheio do Lula, é só para valorizar.

  30. Outra opinião este palpite de torcedor, não merecia manchete, pois o IG, demonstrava ser imparcial, com suas matérias, esta descambando para o PIG, até expulsou o divulgador da sigla, PIG, Paulo Henrique Amorim

  31. Creio que a maioria das pessoas ainda não se deram conta de que a ” Política” é verdadeiramente muito “política, vejamos alguns fatos:
    Há alguns anos atrás tivemos como Presidente FHC, o qual governou por 2 mandatos, agora temos como Presidente o LULA, que conhecidência ou não tambem está exercendo 2 mandados.
    Temos uma grande emissora, que sempre foi beneficiada pela chamada “Direita”, e diga-se de passagem sempre boicotou a candidatura de LULA. Entretanto, após a saída de FHC, que fez uma péssima administração em seu segundo mandado, como que em um passe de mágica, esse mesmo Veículo de Comunicação passou a apoiar o candidato LULA, que conhecidentemente ou não, salvou além desta principal emissora do País, outras emissoras de menor porte, através de um “empréstimo”, ou melhor um verdadeiro acordo, fornecido pelo BNDES (isso mesmo dinheiro nosso), apenas 10 Bilhões, vou colocar os zeros para não perdermos a noção R$ 10.000.000.000,00, não sei nem ao menos se coloquei de forma correta, pois já perdi a noção.
    Portanto senhores política no Brasil, não existe é apenas e tão somente um grande acordo entre “cavaheiros”.
    Só mais uma coisinha, algum cidadão saberia me informar em qual dos mandatos FHC ou LULA, alguma CPI terminou com políticos na cadeia????? Vamos refletir apenas um pouco, antes que chegue o carnaval ou natal ou será o ano novo?? Sei lá antes que esqueçamos.

  32. O Sr. Montenegro está falando o que os poderosos que o contratam pra fazer pesquisa querem ouvir. Ele age como um fantoche. No fundo ele sabe que Kassab e Serra não tem chance. Eles não resistem a uma comparação com os governos petistas. Nenhuma mentira pode durar a vida inteira e a deles está no fim. COMPAREM E ELES SERÃO BANIDOS PARA SEMPRE. (Parabéns ao comentário de Marcosomag, acima. QUE FAZ UM RESUMO PERFEITO do assunto.

  33. Primeiro que vou DENUNCIAR, este FANFARRÃO MONTENEGRO! Metido a Mae Dina! ao TSE kkkk Primeiro quem irá GANHAR estas eleições será a nossa querida MARTA Segundo Quem ganhará para presidente em 2010 será a DILMA

    Este Fanfarrão pertence ao PIG e com certeza aliado desta corja DEMO;TUCANO, que s[o fizeram e fazem cavar crateras do metro, e FOD… o funcionalismo publico. Os brasileiros estão atentos a pessoas como você Sr. Montenegro, o tempo da Oligarquia PODRE deste Pais acabou e novamente TUCANOS e DEMOS serão esmagados para TODO SEMPRE!

  34. SOBRE A ELEIÇÃO EM SÃO PAULO, ESTE PRESIDENTE DO IBOPE ESTA SENDO TENDENCIOSO AO FALAR DO SEGUNDO TURNO.
    LEMBRO DESTE MESMO INSTITUTO EM ESCONDER AS ELEIÇÕES NA QUAL FOI ELEITA A PREFEITA LUIZA ERUNDINA 1988, LEMBRA??? OU EU TO ENVENTANDO??, OU 1998 QUANDO QUASE A MARTA FOI PARA SEGUNDO TURNO COM O COVAS, LEMBRA???, POR FAVOR PESSOAL DO IG ISTO NÃO É DEMOCRACIA, TO COM MUITA RAIVA DESTES INTELECTUAIS DE FIM DE CARREIRA( Ricardo Kotscho) DAR ESPAÇO A ESTA EMPRESA CHAMADA IBOPE , DESTE JEITO ATÉ EU QUERO TER UM BLOG AI NO IG, PODE ME CONVIDAR!
    GRAÇAS A DEUS QUE ESTE CARA NÃO ESTA MAIS NO GOVERNO, NINGUÉM MERECE!

  35. Vai dar pé-rapado agora e, zé-povo em 20l0. Será que esses institutos de pesquisa não tomam um semancol. Eles enche o saco querendo influenciar a vontade do eleitor, chega de malandragem.

  36. Esta e a sua opiniao Sr. Montenegro mais ainda bem que a maioria da populacao brasileira nao pensa assim. Um sujeito que teve uma serie de processos por improbidade admistrativa ser presidente e o fim. Tenho conversado com muitas pessoas e todas eles nao irao votar no Kassab, para o Kassab ganhar so se ocorrer uma fraude. Como ocorreu nos EUA no primeiro mandato do Bush.

  37. Nas eleições de 2006 o IBOPE dizia que na Bahia o então governador Paulo Souto venceria com facilidade no primeiro turno; moral da história, Jaques Wagner do PT foi o vitorioso.
    No pleito atual, os números das pesquisas do IBOPE em Salvador são bastante diferentes dos apurados por outros institutos como o DATAFOLHA por exemplo.
    Esse Montenegro não merece credibilidade.

  38. Primeiramente quero dar os parabéns à Montenegro, por vim a público declará seus desejos para as próximas eleições. Mas sejamos realistas, com o apoio de Lula, Dilma será eleita com facilidade à presidencia. E quando ao apoio de Jaques Wagner à Pinheiro pelo governo da Bahia, isso seria o enterro político de Pinheiro, pois a força exercida por Lula nas urnas não é nem de perto compartilhada por outros “companheiros”. Enquanto Lula cresce em popularidade o PT despenca.

  39. As previsões de Montenegro para a presidência em 2010 não levam em conta Aécio Neves? Parece-me que o governador de Minas está fazendo de tudo para ser o candidato tucano. Ou, ainda, será que se prevê uma chapa com Serra presidente e Aécio vice, sem o DEM???

  40. Quero replicar o “grande dudu” das 17:59 acima!
    “Meus amigos estão vendo a situação, estamos com risco de o PSDB-DEM voltarem ao poder, espero que todos os eleitores de bem pensem isso na hora de votar em 5 de outubro, principalmente em São Paulo, onde uma vitória do Kassab dara força as forças conservadoras voltarem com peso para 2010”.
    Pelo comentário acima…tá na cara que ele é lulla & pt!!!!
    E certamente está seguro de que a “crise do Bush” não nos atinge pq. temos na presidência o mensaleiro chefe, e a rodeá-lo um séquito de sanguessugas, & puxa sacos incautos & arrogantes que esperam até o 3o. mandato pro sapo barbudo!
    Agora este desgoverno vai ser “testado” de verdade…
    Com a explosão incontrolável dos gastos públicos, com o perdão da dívida dos africanos, com as benesses dadas aos “cumpanheros” da Venezuela, Bolívia, Argentina e nesta semana Equador, mostrando uma tibieza na condução de nossa política externa assessorado pelos inefaveis Celso “Amorzinho” & Marco Aurélio “Top Top TAM”, quem viver verá como chegaremos a 2010!
    Ô dudu, vê se “nos erra” em SP – capital agora & interior em 2010…pq. mais uma vez…”nunca antes nesse País” nossa economia & pujança serão tão chamadas a “guentar o tranco” que esta saina de incomPTentes medíocres & corruptos deixará, esta sim, como herança maldita ao próximo ocupante do Planalto!!!

  41. Gostei dos comentários do jornalista, entretanto, não satisfaz pela necessidade de ter no Rio, um homem que ama sua terra como o Marcelo Crivela, o carioca vai jogar por terra uma chance de um homem com tanta dignidade na prefeitura, um homem que poderia resolver a violência sem violência. Juízo carioca. Em Salvador, o João indo para o segundo turno, como aponta as pésquisas, ganhará com uma diferença para o ACMN, de aprox. 15 a 20% das intemções. Não tenho dúvida. Voltando a Lula, se acontecer um plebicito, o povo decidirá a favor do Lula por mais quatro anos, que diga uma emenda constitucional como fruto da vontade popular. Não com o meu voto. Pois nunca votei com ele.

  42. É isso que ele é: apenas palpiteiro (aliás, é isto que seu Ibope sempre fez)…
    Eu sou melhor palpiteiro que ele:
    Vai dar Aécio pra presidente em 2010, numa chapa 100% mineira… Aécio pula para o PMDB em 2009 (a não ser que ele pretenda ser somente Senador em 2010).
    Aécio é o candidato do Lula e estará eleito se quiser: basta ir para o o PMDB. Ao contrário do que muitos pensam, a Dilma vai ser a cartada do Lula contra Yeda Crusius para retomar o Rio Grande do Sul… O vice do Aécio será também mineiro e do PT, que tem dois nomes fortes: Patrus Ananias e Fernando Pimentel… Um sai pra vice-presidente e o outro para governador… Caso não vingue esta chapa PMDB/PT , ainda assim o Aécio derrubará o Serra e seu vice será o Ciro Gomes, do PSB, partido do Márcio Lacera que Aécio e Pimentel hoje apoiam… Desafio o Montenegro: AECIO EM 2010… QUEM VIVER VERÁ…
    PS: O que atrapalha uma aliança PSDB/PT é o PSDB de São Paulo e o PT de São Paulo… O PSDB surgiu como uma dissidência à esquerda do PMDB, mas os tucanos paulistas preferiram unir-se o PFL (Democratas? ha ha ha) da extrema direita.

  43. Será que José Serra vai utilizar um pouco dos milhões de dólares do Daniel dantas e Verônica Dantas, do empréstimo feito para sua filha, Verônica Serra, na campanha eleitoral de 2010?
    E o Vedoim chefe de quadrilha das ambulâncias superfaturadas, será seu cabo eleitoral?

  44. O respeitado mago das pesquizas vai errar. Sempre tem uma primeira vez, e vai ser a de 2010. O povo vai eleger Dilma no primeiro turno ou qualquer outro que Lula indicar. A Dilma ilustre desconhecida do povão até pouco tempo (quando os senadores aloprados do psdb e demo) a levaram a depor no congresso. Foi a maior burrice . A partir daí milhares de pessoas descobriram quem era Dilma, ela comoveu a todos. Quanto a sua capacidade ninguém contesta, nem mesmo a oposição. Então, basta Lula querer e vencer as correntes interans. Vai ser fácil. escreva aí e guarde, o dito senhor já errou com 2 anos de antecedência.

  45. Por que o meu comentário não foi postado? Algum problema?
    Só porque citei um dos comentaristas?
    Sei lá, mas que é chato é, né não Kotscho? Em todo o caso, quem manda é você…

  46. Ih, vamos pensar em Brizola, para entendr o IBOPE. Vamos ver o disputa entre Germano Rigotto e o atual Ministro da Justiça. Bem, nada sério! Durante anos acertou em eleger os candidatos preferidos. O Globo da terra gira, os sulcos foram profundos e não vale a pena confiar neste palpite, outrora, com tendências massificantes.

  47. Sera que vc e mesmo um economista, deixde os números da mega sena, agradeceria, e até votaria no tal (como e mesmo o emos deles Serras Kassabas) o meu que vc e serra ta na cara, mais dizer do Lula, e outra coisa, Xara são 83%¨de avaliação. pense nisso

  48. Grandissíssimo idiota. Esse cara e o ibope perderam a força de fabricar resultados de eleições, como fizeram já na eleição do collor, e nas duas do fhc. Com a internet e a record, a influência do ibope e da rede bobo já era.
    Esse senhor e sua corja da classe média alta hiper preconceituosa paulistana, aquela que vive na merda e se acha superior já dançaram.
    Dezesseis anos de governo psdbosta em são paulo e o transporte está como está. A cidade está parada, estacionada. A cratera do metrô, a violência, a educação, a cracolândia, tudo enfim. São Paulo está um caos e o povinho, classe média, ainda pensa em votar no kassapa… secretário de planejamento do pitta.
    Montenegro ou morrinho marrom??? tipo assim… montinho de m….

  49. ALÔ ALÔ TRE DE SÃO PAULO…
    DESDE QUANDO É PERMITIDA A PROPAGANDA ABERTA NA CAPA DO SITE IG… DIREITO DE RESPOSTA JÁ…
    EU AFIRMO: DÁ MARTA EM 2008 E AÉCIO NEVES EM 2010… NO PMDB E COM O APOIO DE LULA E VICE DO PT…
    QUERO ISTO NA CAPA DO IG
    Aceito adesões para esse direito de resposta.
    QUEM SOU EU? UM CIDADÃO PALPITEIRO MAIS SENSATO E COERENTE QUE O TAL MONTENEGRO…

  50. Paraíba: Em João Pessoa, vai Dar Ricardo Coutinho do PSB ainda no primeiro turno e, também será governador em 2010.

    Mas, aqui (em João Pessoa, o Ibope nunca acerta.

  51. Conforme lembrou o Sr. Renato Jesuíno. o Sr. Montenegro não levou em conta o “fator Aécio”. O peso de Minas Gerais no panorama político nacional ao longo da história e a constatação que tivemos 8 anos de FHC e 8 de Lula, 16 anos de política a partir de São Paulo, pode remeter a uma alternância de poder, tendendo a Minas Gerais e com apoio dos outros entes federativos (BA – RJ e RS e o Sul) de forte peso eleitoral.

  52. NÃO CONFIO EM PESQUISAS DO TIPO IBOPE ,POIS UMA
    VEZ´ UM FUNCIONÁRIO TENTOU-ME CONVENCER SOBRE
    UM TAL CANDIDATO. O GERALDO ALCKIMIN TEM MUITA CHANCE DE GANHAR E IR PARA O SEGUNDO TURNO.ACREDITO QUE HÁ UM JOGO DE ACORDOS PESSOAIS
    PARA TIRAR GERALDO DA LINHA DE FRENTE,ISSO POR PARTE
    DE ALGUNS MEMBROS DO PRÓPRIO PARTIDO PSDB,QUE NÃO
    ESTÁ SENDO FIEL AO GERALDO ALCKIMIM.MAS EM 2010 SE O SERRA ACHAR QUE ESTARÁ FAZENDO BEM MANTER-SE CA
    LADO PERDERÁ MUITO COM ISSO,POIS OS FIÉIS PREFEITOS
    DO PSDB,NEGARÃO APOIO A ELE POR ESSA ATITUDE QUE
    TEVE EM FICAR QUIETO E DE NÃO DAR APOIO AO PRÓPRIO
    AMIGO DE PARTIDO E MUITOS OUTROS SENADORES E DEPUTADOS TAMBÉM…ESTÃO QUIETOS E PARECE ATÉ QUE
    FIRMARÃO UM COMPROMISSO COM O OUTRO LADO.É UMA
    PENA !!! DO QUE SÓ TENHO CERTEZA É QUE MARTA SUPLICY
    JÁ ESTÁ NO SEGUNDO TURNO…E QUANTO ISSO O PSDB VAI
    PERDENDO MUITO COM ESSA FALTA DE FIDELIDADE PARTI
    DÁRIA CRIADA POR ALGUNS MEMBROS DO PSDB.

  53. É, a vontade de voltar ao poder para torrar o resto que ainda tem do Brasil para os malditos estrangeiros; mas realmente é a vontade de poucos direitistas da nação. O que vocês estão reclamando! Nunca ganharam tanto em um governo como no do Lula. Fiquem bem comportadinhos nos seus cantos e deixem o povo trabalhar. Chega dessa elite branca e corrupta mandar no Brasil. Serra já provou junto com o Alckmin que a vontade de muitos se sobrepõe a vontade desses poucos que estão querendo novamente corromper a nação.

  54. Jornalista Ricardo Kotscho,

    A entrevista com o presidente do Ibope, C. A. Montenegro, foi péssima para o seu passado jornalístico, porque vc. tentou convencer seus leitores de que ele é infalível. Vai errar várias vezes nas eleições municipais, a começar pelo Rio de Janeiro onde o Fernando Gabeira ganhará no 2º turno (ver Datafolha). Além disso, prever hoje o resultado da eleição presidencial é piada, diante da crise finaceira que já está atingindo o Brasil, sem falar da tentativa de excluir o Ciro Gomes da disputa para polarizá-la entre o PT e o PSDB, com ou sem o apoio do Presidente Lula.

  55. Do jeito que a grande mídia anda blindando o “Vampiro Brasileiro”(leia-se Serra) e agora esse palpite infeliz desse infeliz palpiteiro, até parece que a popualação engole essa, há exatos 6 dias da eleição. Cheira a coisa encomendada, até.
    Está tão por fora que esqueceu de citar um grande nome, qual seja, Eduardo Campos/PSB. Registrem só esse nome. O cara tem estirpe e handicap políticos na veia, associado a um grande carisma. Acredito que está na manga do Lula, para quando chegar a oportunidade. Aguardemos e vejamos. E não sou nenhum presidente de empresa de pesquisas eleitorais, nem palpiteiro e muito menos vidente, mas quem viver, verá!

  56. Montenegro é um piadista ..Serra em 2010 ? Chega de Paulista .Va dar palpite errado lá no inferno ! Aécio Neves Já !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  57. O montenegro e seu instituto são conhecidos. Uma semana antes da eleição, tentam induzir o eleitorado, direcionando resultados, manipulando números. Depois, na véspera da eleição, se sua artimanha não deu certo, adeqüam o resultado, aproximando-o da realidade, para manter a “credibilidade”. Logo, ele não é palpiteiro, mas sabe muito bem de onde fala e o que fala.

  58. Montenegro não levou em conta que o povão do Brazil – o Zé Povão – vê hoje com bastante clareza o que em 2006 apenas suspeitava – que o govêrno de Lula era responsável pelos alimentos e eletrocomésticos – inusitados – que insistiam em entrar nas suas casas. Hoje todos sabem, e quer arranjar confusão chame essas pessoas de pobres. Vai ser muito engraçado ver o J Serra em 2010 jurando que vai manter – e até ampliar – os 50 bilhões que são gastos hoje com programas sociais.

  59. QUE VERGONHA!

    Na véspera da eleição publicar uma reportagem dessas na capa do portal IG. Isso só demonstra como anda a imprensa brasileira em tempos de Daniel Dantas; cada vez mais vendida aos interesses alheios que nunca coincidem com os interesses do povo brasileiro. É um verdadeiro crime eleitoral!

    Vejam vocês que maravilha, o Sr. Montenegro demonstrou não ter conhecimento nenhum de política, ou, se realmente tiver algum, escondeu muito bem para si, pois só falou bobagem!

    É preciso compreender que em política os números não se traduzem, nem sempre, em realidade, afinal, nesse interregno de tempo, até 2010 ocorrerão batalhas que poderão fazer sangrar muitos eventuais candidatos das principais legendas.

    Alckmin era um forte candidato, mas notem o que ocorreu em virtude da sua guerra com José Serra, em face da eleição presidencial de 2010. Serra interferiu na disputa de tal maneira que fez minar a campanha do tucano e trouxe a tona um Kassab, que até pouco tempo era um ilustre desconhecido.

    Ou seja, política é muito mais que mera análise de estatística, é uma propriedade da cultura humana que envolve muito mais elementos subjetivos do que objetivos! Não sendo, sua realidade, passível de simples aferição por números.

  60. O KASSAB NÃO FOI FABRICADO? AH, JÁ VEM COM DEFEITO DE FÁBRICA, CHAMA O PROCON, OPS!, A LEI DO PROCON FOI FORMULADA PELO PICOLÉ DE CHUCHU…

    NÃO LEVA A MAL, MAS PESQUISA DE OPNIÃO PODE SER MANIPULADA E O IBOPE(OU SERIA O BOPE DOS INSTITUTOS DE PESQUISA?), QUANDO SE TRATA DE POLÍTICA, JÁ SE SABE, TEM SEMPRE UM POSIÇÃO NEUTRA(LIZADORA) DOS SEUS ADVERSÁRIOS…

    REALMENTE A CHAMADA CONFIGURA PROPAGANDA ELEITORAL. OLHA SR RICARDO, CUIDADO COM OS SEUS EDITORES. VALE A PENA CONTINUAR TRABALHANDO COM O INIMIGO?

    PS.: É MELHOR MANTER O INIMIGO À VISTA… BEM DE NOSSO LADO, ACHO QUE É ISSO… SÓ PODE.

  61. Meus amigos,

    Vocês estão se esquecendo que o Aécio Neves tem um ótimo relacionamento com o Ciro Gomes. Isso pode resultar numa super aliança, que certamente contará com 85% dos votos do segundo colégio eleitoral que é meu querido Estado de Minas Gerais, aliado à força que o Ciro tem no nordeste.

    José Serra é forte apena no Estado de São Paulo e, apesar de ser o maior colégio eleitoral do país, não lhe dá votos suficientes para garantir sua ocupação no cargo público mais importante do nosso país.

    Os votos destinados à aliança Aécio/Ciro no eixo Minas-Nordeste, certamente superariam os votos de José Serra no Estado de São Paulo. Sem falar que o povo carioca e o povo gaúcho, não aceitam bem a idéia de termos mais um presidente Paulista.

    Se realmente houver a tal aliança Aécio Neves/Ciro Gomes, o Serra não vence em hipótese alguma.

    Abraços a todos.

    Sinto em

  62. Estava pensando o que faz um jornalista do quilate do Ricardo Kotcho andar escutando palpiteiro e publicar, pior ainda palpites todos tendenciosos, por exemplo para os Candidatos do PT “deve” ganhar, para os demais leva. Publique aí Ricardo Kotcho: em São paulo terá 2º turno e a Marta Suplicy será a Prefeita, em Porto alegre terá 2º Turno e Maria do Rosário será eleita Prefeita de Porto Alegre, em Recife 2º turno só se for em 2012, Fortaleza idem e por aí vai. Quero ven na primeira página. Acho que para dar palpite não precisa ser famoso, ou precisa? São apenas palpites embora, a apenas 5 dias das eleições!!

  63. A Maioria dos brasileiros, escolhem Goiabas Podres para Governar o Brasil , seja em que esfera for. Então Parabéns pra vocês, escolham esta corja de Corruptos, covardes, ratos, que tratam o povo brasileiro como se lixo fosse, mas eles gostam.
    JAH passou da hora de Extirpar esta doença (PSDB,DEM,PT).
    Veja que este Câncer (Maluf) ainda existe.
    Na realidade, o povo nem sabe quem eh quem, não sabe nem as Siglas Partidária do candidatos.

  64. Espero que vc esteja errado no seu palpite, dar Kassab ao invés de Marta tudo bem, mas, Serra em 2010……fala sério.
    É pessoal não gostei das administrações do PSDB em São Paulo, com Mário Covas, Geraldo e Serra. Estes são respnsáveis pelo caos na saúde, segurança, transporte e educação.
    Na educação alunos semi-analfabetos, saúde sem comentários pra se marcar uma consulta, segurança e transporte sem comentários….é uma vergonha.
    Este governo de mais de uma década se orgulha em fazer propaganda de uma educação falida, e nos trens adesivos dizendo que ” este é o 21° trem reformado”, isto quer dizer que esperou mais de vinte trens ficarem em péssimo estado pra se tomar providência. QUE VERGONHA.
    Moro em Guaianases e aqui temos um trem espanhol que esta bom considerando como era antes, mas foi prometido metrô. Não tem escada rolante nem elevadores, as rampas são grandes onde uma pessoa saudável fica cansada, diante disso me pergunto:
    Onde está o respeito com idoso, gestante e portador de deficiência fisica ?????????
    Nas outras estações construiram, aqui não. QUE FALTA DE RESPEITO COM UMA DAS MAIORES ZONAS ELEITORAIS DE SÃO PAULO.
    Quem serão os policiais de amanhã ???
    Jovens que se acostumaram com a impunidade, que não sabem se que cantar o hino nacional brasileiro, e terão um treinamento de 6 meses para aprender agir com segurança, buscando o bem estar do cidadão……é uma vergonha.

    Tenho minha preferência, só garanto que não é o PSDB. Não vejo grandes obras, conquistas e benefícios levando em consideração o tempo que ficaram no poder.

    SE TIVESSEM BONS MANDATOS O SR. GERALDO GANHARIA EM PRIMEIRO TURNO.

    Estudei no estado e gostaria de disser que foi lá que aprendi os meus direitos e deveres. Infelizmente não posso.

  65. Em todas as eleições as Cassandras aparecem com as suas previsões furadas. Acho que neste caso , como já alertou um comentarista, essa previsão tem como único objetivo influenciar os eleitores a votarem no Kassab. Cadê o TSE?

  66. Meus amigos,

    Vocês estão se esquecendo que o Aécio Neves tem um ótimo relacionamento com o Ciro Gomes. Isso pode resultar numa super aliança, que certamente contará com 85% dos votos do segundo colégio eleitoral que é meu querido Estado de Minas Gerais, aliado à força que o Ciro tem no nordeste.

    José Serra é forte apena no Estado de São Paulo e, apesar de ser o maior colégio eleitoral do país, não lhe dá votos suficientes para garantir sua ocupação no cargo público mais importante do nosso país.

    Os votos destinados à aliança Aécio/Ciro no eixo Minas-Nordeste, certamente superariam os votos de José Serra no Estado de São Paulo. Sem falar que o povo carioca e o povo gaúcho, não aceitam bem a idéia de termos mais um presidente Paulista.

    Se realmente houver a tal aliança Aécio Neves/Ciro Gomes, o Serra não vence em hipótese alguma.

    Abraços a todos.

  67. Aliás, para quem tem faro de eleições, um bom palpite, representa 70% de acerto. Claro que tem como mostra a resposta, 30% de erro ou mais um pouco. No caso específico de Salvador, nas eleições passadas ninguém se ousava a falar na derrota do carlismo, que diria já no primeiro turno. Dessa vez, acho que os calistas vão pegar o mesmo avião, pois achamos que o atual prefeito, João Henrique, não ganha no primeiro turno, mais será o mais votado e, no segundo turno, ele fecha com folga. Essa folga não seria possível se quem fosse com ele para o segundo turno, fosse o Walter Pinheiro. São coisas da política.

  68. Título mais partidário do que esse, impossível de imaginar. Depois desta capa do IG, bal, bal para o Alckmin. O segundo turno será sem dúvida entre Marta e Kassab. Mas o que esta em jogo aqui e a forma de persuadir as pessoas em votarem no Kassab e no Serra em 2010. Isto é muito perigoso para um portal de massa na internet fazer estes tipos de matérias persuativas!

  69. Quanto a Marta, tudo bem. Ela realmente vai pagar por sua arrogância. Kassab vai derrota-la no segundo turno. Marta já chegou ao patamar historico de votação do PT em SP, 37%, e é só. É o que ela vai levar para o segundo turno. Simples fazer a conta e perceber que eleitores de Kassab, Alckmin e Maluf NUNCA votarão em Marta, portanto, acredito que esta parte da previsão está correta. Quanto a 2010, é realmente muito cedo para prever algo. O PT acredita que a popularidade de Lula vai se transferir automaticamente para quem o mesmo indicar e com certeza isso não é garantido. Dilma realmente tem pouca História. Ter sido “guerrilheira” no passado não diz absolutamente nada para 90% do povo brasileiro….

  70. O POUCO RESPEITO PROFISSIONAL QUE EU TINHA POR ESTE SENHOR VIROU PÓ. ÀS VÉSPERAS DA ELEIÇÃO É, NO MÍNIMO, IRRESPONSÁVEL PLANTAR – E O TERMO NÃO É OUTRO – UMA NOTÍCIA (SIC) BASEADA NO “ACHOMETRO” DO PRESIDENTE DE UM INSTITUTO DE PESQUISAS QUE NÃO DE HOJE NÃO MERECE O MÍNIMO RESPEITO OU CONFIANÇA DE GENTE SÉRIA. LAMENTÁVEL SENHOR ESCRIBA, LAMENTÁVEL MESMO.
    SAUDAÇÕES

    MARCO GONÇALVES

  71. É de ficar surpreso com o Montenegro declarando seu palpite, mas o Lula pode forçar todo tipo de apoio escandaloso aos seus aliados que é tido como legal. Os 90%, 99%, 110% do Lula????!!!São alardeados toda semana. Quem tem instituto por trás???? Equilibrio e competência!!!! Não para 6 ou 8 anos mas sim para 30, 40, etc. Viva a seriedade e abaixo esta secção de classes!!! Acorda para o século 21!!!

  72. Esta previsão do Montenegro, feita no mais puro “achomêtro”, sem nenhum rigor científico, sobretudo no que se refere a 2010, merecer tamanho destaque, a ponto de ficar horas como manchete principal da capa do IG, às vésperas das eleições, cheira muito mal. É uma descarada campanha eleitoral com o intuito de induzir o voto, que desequilibra o noticiário político eleitoral. Coisa muito diferente seria apresentar a opinião de 3 dirigentes de institutos de pesquisa que tivessem opinião distintas. Ajudaria a reflexão sobre o cenário político. Mas dar tamanho destaque a uma única opinião, em nítido favorecimento a um dos candidatos à prefeitura, francamente….Se o IG tem lado nas próximas eleições que explicite isto publicamente. Seria uma atitude respeitável e muito mais honesta como os internautas.

  73. Quero concordar com o Ricardo.
    O IBOPE de longe (se é que algum dia o foi) deixou de ser sério. Num aprende a lição, eleição pós eleição é desmascarados com seus resultados que nada dizem do real quando as urnas são apuradas. É verdade, com saída de Paulo Henrique Amorim esse site perdeu toda a credibilidade de suas informações. Que Pena.
    Mesmo que o PIG queira e o Farol de Alexandria sonhe, o Brasil jamias voltará às mãos da Ditadura Militar e da direita facista. SERA DILMA EM 2010.

  74. Wishfull thinking é isso. QUEM DISSE que José Serra será o candidato do PSDB em 2010 ? O sr. Montenegro já sabe o resultado da convenção do partido, daqui a mais de ano ? Os serristas já compraram a vaga ? O sr. Montenegro não deve ser paulista, pois se fosse sentiria o cheiro de candidatura queimada que sutilmente incomoda nossas narinas, tanto é que pesquisas sobre o desempenho do governo Serra escassearam de um ano para cá. Palpite meu, que não deve ser melhor do que o dono do IBOPE : tem muito maçom trabalhando intensamente para eleger um certo político maçom presidente do Brasil. Custe o que custar e doa a quem doer.

  75. O que está por traz desta cortina Kassab/Serra/PSDB/Orestes Quércia? Todos sabem 2010. Atualmente Serra passa por cima do fiel Alckmin que nunca foi o Serra é o robo do FHC, o Kassab o robo do Serra, por isso sabemos que essa vantagem é do Serra e não do Kassab. Quanto as eleições, vocês são tendenciosos, em 2006 também falaram do PSDB e que Lula. De repente… Apareceu a carta atrás da manga e Lula virou o jogo. Vão aprendendo, apesar dos pontos falhos o PT sempre tem uma carta na manga.

  76. Que vergonha Ricardo, com a vivência que vc tem e tenta dar um golpe desses na galera que te acompanha…que vergonha.
    É impressionante a dicotomia entre a mídia (PIG) e o povo… é só conversar com o povão e verificar o quanto vcs são defasados e tendenciosos.
    Um jornalista com a tua bagagem não devia se prestar a um papel desses. Pode ser até que o Montenegro tenha falado isso. Mas vc sabe que isso não passa de matéria encomendada…..

  77. QUEM VE PENSA QUE ESTE PESSOAL ENTENTE DE POLITICA, FAZER PROGUINOSTICO PARA 2010 É DEMAIS.
    MUITAS AGUAS VÃO ROLAR DE BAIXO DA PONTE.
    QUEM HOJE ESTÁ POR CIMA AMANHA CERTAMENTE ESTARÁ POR DEBAIXO DA PONTE.
    NA MINHA OPNIÃO ESTES POLITICOS ULTRAPASSADOS TEM QUE SER DERROTADOS NAS URNAS, PARA NAO VOLTAREM MAIS A SEREM CANDIDATOS.

  78. Gente, como tem petista burro!
    Ficam acusando Ricardo Kostcho de fazer campanha para Serra.
    HA HA HA .
    Desconhecem totalmente a trajetória do jornalista Ricardo Kotscho.
    Isso ja se tornou fanatismo.
    Vá de retro.
    Parabéns pela reportagem Kostcho. Mostra que antes de tudo, você é um excelente jornalista.

  79. É querem mesmo empurar guela abaixo esse ridiculo do Serra.
    Os ditos formadores de opinião com certeza vão ganham com isso.
    Quando passei a ler a matéria, ia imaginando esse tal de Montenegro uma pessoa sensata, entretanto, é visivel que ele quer Kassab e Serra no poder, talvez para continuar a viver babescamento como acontece com a classe alta deste pais que esmaga os pobres para viver bem.
    Fora Serra, Kassab, FHC, Geraldo Alkimin e o DEM.
    Já esqueceram que partido é o DEM. (PFL).que curtiu longos anos de presidencia com o Marcos Maciel.

  80. Muito conveniente uma simples “opinião” de uma “pessoa qualquer”, presidente do IBOPE, sair menos de uma semana antes da eleição. E é uma opinião tão sem importância e fundamentos concretos que vira capa da aba sobre eleições.

    Os meus agradecimentos ao Ricardo e ao IG por nos mostrar o que realmente pensam sobre a política e sobre o eleitorado brasileiro.

  81. OLA BOA NOITE E PARABENS PELOS PALPITES QUE COM TODA A CERTEZA IRÃO OCORRER. SOU AQUI DE SÃO PAULO CAPITAL BAIRRO DA MOOCA E ACREDITO QUE O ATUAL PREFEITO KASSAB VAI PARA O SEGUNDO TURNO COM MARTA E ACABA VENCENDO POR UMA BOA MARGEM DE VOTOS, DO TIPO 60 A 40.

  82. Só existe uma única chance do
    Serra nao ser presidente do brasil em 2010: O Aécio sair do PSDB, se filiar ao PMDB e o Lula o apoiá-lo, pois aí sim nao tem pra ninguem, o Serra perde as eleições e o PSDB já era!!!!! q bom seria ne!!!!!

  83. Acho que o palpite do Montenegro está mais para monte de asneiras. Neste momento vários próceres do PT, socialistas de fato, como o Zé Dirceu,Vacarezza, Edson Santos e outros estão sentindo e proclamando que é hora de apoiar a JANDIRA no Rio. Isso vai acontecer e no segundo turno ela vencerá o Paes, cujo perfil jserá mais conhecido e condenado pelo eleitorado. No RS, Manuela D’Ávila supera a triste candidata, desorientada que é, Maria do Rosário, e disputará com Fogaça, vencendo com o apoio de toda a esquerda. Em São Paulo nada deterá a marcha de MARTA, que será candidata ao Governo de São Paulo por insistência do povo paulista e será eleita(e só aí, Montenegro tem razão: PSDB não terá candidato à altura). No Plano Federal, acho que se ajeitará uma dobradinha CIRO e WILMA ou vice-versa, com apoio de toda esquerda e das correntes progressistas.
    Bem, se não for isso, ao menos deveria ser, para o bem do Brasil.

  84. Nossa, que vergonha ter que presenciar uma irregularidade como essa num site como o ig. Tem gente que aproveita o fato de que muitas pesoas ainda não sabem como escolher um candidato, pessoas que se deixam influenciar por pesquisa, ou até por um candidato ser mais bonito que o outro para votar. Você pode estar dizendo que isso é impossível, mas afirmo que infelismente mesmo estando no século 21 ainda existem pessoas que se deixam influenciar por um “palpiteiro” que não tem noção do mundo em que vive e influncia pessoas que não tem atitude de poder dizer quem é o melhor pra sua cidade e o seu país.

  85. Dando continuidade… A Equipe Macroeconomica Integrada do Pres. Lula se livrou da divida externa do FHC x Serra e da dependência do FMI, com isso hoje estamos em parte livre da crise. Se o Serra estive no poder estaríamos em crise, pois nunca governou sem o aval do PSDB, assim como o Kassab é o robo do Serra x Orestes Quércia. A pergunta que não quer calar, porque não souberam prever essa crise internacional em sua gestão? Hoje teríamos mais reserva em caixa, somente a consultora particular do Pres. Lula teve visão micro e macro. Ah isso é difícil, nem tanto, para quem sabe governar e trabalha em ação integrada, com seu partido, como um todo, respeitando sua nação.

  86. Quem tem juízo neste país vai rezar todo dia para
    que a previsão de que o Serra será o próximo presidente se confirme,pois este tem competência para implementar mudan-
    ças estruturais que são essências para consolidar as conquista
    do país.Diferente deste surfista ,com sua verboréa inútil,que ao in
    -vés de ter aproveitar o cacife eleitoral para fazer a reforma políti-
    ca,que é a mãe de todas as reformas,preferiu juntar-se a corja
    que opera nosso congresso nacional,para atender aos interes-
    ses dos bandos politicos (mais conhecidos como partidos políti-
    cos) e aos seus mais mesquinhos interesses políticos.

  87. OLHA RESPEITO O MONTENEGRO E TODOS QUE PALPITARAM SE LULA NAO VEM DE FORMA ALGUMA ( POIS SE VIER GANHA DISPARADO POR ACLAMAÇAO) ENTAO QUE ELE VENHA SENADOR POR SAO PAULO – O AECIO SENADOR POR MINAS – POIS OS DOIS MANDARIAM NO SENADO EM DOIS MOMENTOS DOIS ANOS PRA UM E DOIS PRA OUTRO. NA PRESIDENCIA EU VOU DE DILMA E CIRO GOMES VICE ( OU QUALQUER ESTRELA DO NORDESTE – E MAIS UM MONTE DE DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS NAS COLIGAÇOES PRA UMA BASE TRANQUILA PRA DILMA GOVERNAR E PREPARAR O RETORNO DE LULA PRA MAIS OITO ANOS.
    E AINDA CONVERSARIA COM OS NANICOS – PRIMEIRO A SENADORA NACIONAL DEVE VOLTAR AO SENADO HELOISA HELENA E ARTICULAR UMA CORRENTE DOS NANICOS PRA GOVERNAR JUNTO COM DILMA – ( PV – PSOL – PSTU – E OUTROS) E VITORIA PRO POVO BRASILEIRO – UM FORTE ABRAÇO

  88. Para finalizar… Tem algumas coisas que não entendo. A permanência do Alckmin no PSDB com as traições do Serra x PSDB, em cima dele, desde a outra eleição e a permanência do Aécio Neves no PSDB, ele não tem esse perfil burguês. Falando imparcialmente, dois homens de visão, mas que pecam na fidelidade deste partido vendável as políticas internacionais. Falando de Brasil x Estado de são Paulo, basta ver o comportamento do Serra ajudando o Kassab/Dem e junto com sua equipe de consultoria orientando o Kassab a humilhar o Alckmin. Só para lembrar que a equipe do Alckmin é fraca, o dono do projeto das Amas é o Alckmin e não o Serra x Kassad/Dem, esses somente copiaram, assim como copiou e mal feito o projeto céus da Marta PT. A única que deu um pulo pro alto na Educação, apesar dos seus erros tirando os menores da rua, com educação de qualidade e entretenimento, aprovados por diversas cidade e aí… Lá vêm os da cola “Serra x Kassab” e copiam, quando deveriam dar continuidade no mesmo nível e apresentar inovações.

  89. Bom, palpites são palpites e os do Montenegro, pela bagagem, sempre devem ser levados em conta e tê lá sua lógica. Agora ignorar completamente Aécio Neves com sua popularidade no segundo maior colégio eleitoral, um governo com aprovação de 80%, já namorado abertamente pelo PMDB que continua a ser um partido de maior envergadura no país é no mínimo estranho. Sem contar que a própria eleição em São Paulo pode deixar fraturas entre DEM e PSDB e estando a avaliação de Montenegro correta e Kassab vencendo os Demos podem vislumbrar que Aécio seria uma carta de alforria do casamento já desgastado com o PSDB. A conferir!

  90. estou dando risadas…
    política tudo pode acontecer
    aécio neves pelo PMDB e ciro com vice ..
    quem derruba esta chapa????
    Se os prefeitos que estão no poder estão bem , é por causa do Lula e os beneficios da economia..
    a Marta tá chegando, tá fora do poder e não tem este balizamento..
    Mas tem o pretício do Lula, embora não na proporção de sua popularidade..
    Dá Marta na cabeça e Aécio neves pelo PMDB

  91. EM 2002 , Montenegro disse que quem inicia o ano eleitoral para Presidencia, ganha a eleição, a não ser que ocorra um ‘terremoto” . E repetiu em 2006. Acertou as duas vezes.
    AGORA ESTÁ ANTECIPANDO MUITO.
    E governador de São Paulo eleito presidente. Faz tempo, hein?

  92. Creio que essas pesquisas deveriam ser proibidas, pois elas não refletem a totalidade dda população apenas uma mostragem em alguns bairros que tem a tradiçãod e oposição. A Prefeitura do Recife é um enganação, só propaganda e obras só de fachadas porque rendem muito, são incompetentes, e incapazes de resolver os problemas da educação( a pior do Brasil no IDEB), saude, onde não se encontram´médicos para atendimento, funcio´nários maus preparados =, grossos, ignorantes e autoritários, como na educação. Onde se concebe que um alunos ó pode ser reprovado na 2ª ou na 6ª série, são alunos analfabetos, saindo da 4ª série, já foram alvo de proceso movido por uma mãe de aluno da 4[ série onde o filho não sabia ler, isto é o que o povo do0 Recife

  93. De um povo que já irresponsável o suficiente para colocar no poder por dois mandatos o Sr. Incompetência, Luis inácio Lula da Silva, não podemos nos surpreender mais com nenhum resultado que vier de nossas urnas! Pois os candidatos eleitos retratam o povo que os elegeu, e o brasileiro sempre teve orgulho de ser o cidadão que tem como princípio a LEI DE GERSON! Acho que não preciso falar mais nada!

  94. Caro Kotscho,

    Fiz questão de salvar essa entrevista em meu HD para que em 2010 eu envie um email para o Montenegro mostrando o quanto ele errou feio.

    O Lula representa um fenômeno que não se analisa com os padrões estatísticos que sempre são usados, a transferência de votos vai acontecer sim , na hora do pega pra capar, o Lula vai por a mão no ombro da Dilma e vai iniciar dizendo somente tipo assim … ‘Aqui está a pessoa que vai continuar fazendo tudo o que eu fiz “.

    No Nordeste esquecido por todos os presidentes burros de até hoje isso representará uma saída de uns 10 milhões de votos de dianteira.

    Isso fora as outras regiões que reconhecem nele as realizações feitas.
    Gente é questão de análise simples , não é com uso de estatística não é com uso de perna pra ir na feira, na rua, nas praças enfim, o Lula inaugurou algo que na mente desamparada do brasileiro ninguém nunca fez.

    PSDB estribucha hoje muito mais por não ter tido essa visão do que por realmete não concordar com o Lula e suas ações.

    Como disse gravei no HD e vou rir muito com esse ‘gênio’ das estatísticas e pesquisas.

    Abraço

  95. Montenegro é do IBOPE? Como dar ouvidos ao IBOPE?
    Que erra pesquisas na Bahia há quantas eleições?

    Montenegro, quem seria o governador da Bahia em 2006.

    Kotscho, o sr. deveria comentar o que andam dizendo os candidatos na Bahia sobre o IBOPE!!!!!!

    Eu, palpiteiro de plantão, sem IBOPE pra me dar gabarito, digo:

    Segundo turno na Bahia: João Henrique x Walter Pinheiro.

    Acm Neto não passa!

    O IBOPE do sr. Montenegro é o instituto que mais falha. Tanto falha que em Salvador sua legitimidade está sendo questionada.

  96. O sr. Montenegro, é uma piada, não vejo toda esta bola de cristal, acho se ele tem, coloque um turbante e fique numa esquina, que vai ficar milionario, cabeça de politico eh a coisa mais complicada do mundo, ainda mais no nosso Brasil, so tem esperteza, não competencia,sem sentido civico,nacionalidade para o bem publico, so para parentes, toda a sua bola, deve rolar muita agua debaixo da ponte, ainda mais com esse cenario do EUA.com Bush e cia.ai dança ate o Lula, porque tem ainda 2 longos anos pela frente, em suma não acredito no sr. Montenegro

  97. E mais! Pela lógica do sr. Montenegro, a Dilma tem muito mais chances que o Serra. Pq conseguiria se vender muito mais como administradora do que o Serra.

    O Serra não consegue se comunicar. Não fala uma linguagem que ultrapasse as barreiras de São Paulo.
    Em campanha já se mostrou fraco. Não consegue se descolar de uma imagem vampirística, não tem carisma.

    O sr. Montenegro disse em 2002 que o Lula ganharia. Ora, era conhecimento, como diz Mino Carta, “até do reino mineral!” que Lula ia ganhar. Qualquer anta sabia disso!

    Desconfio que o IBOPE manipule resultados para influenciar o eleitor. Eu e boa parte de Salvador, incluindo aí o candidato João Henrique e o Ministro Gedel Vieira Lima. Os dois tem feitos críticas muito fortes ao IBOPE!

    Pq não comentar isso Kotscho?

  98. Interessante ver estas pesquisas que dão Kassab vitorioso no segundo turno, não devemos esquecer a Erundina nas eleições municipais no passado. Enfim, não consultaram os laterais. Digo o eleitor. Portanto, achamos que a MARTA irá conquistar no primeiro turno. O resto só as urnas dirão

    Isa e Vi eleitoras de primeira viagem

  99. Pra não dizer que brasileiro tem memória curta! Montenegro, pq ainda não se explicou? Kotscho: por um almoço?

    Vamos lá! A dança do IBOPE.

    2006

    25/09 – IBOPE

    Paulo Souto (PFL) 51%
    Wagner (PT) 41%
    Margem de erro: 2 pontos.

    Urnas:
    Paulo Souto 43%
    Wagner 53%

    2002:

    05/10 – IBOPE

    Paulo Souto 59%
    Wagner 31%
    margem: 2,2 pontos

    Urnas:

    Paulo Souto 53%
    Wagner 38%

    E agora IBOPE? E agora sr. Montenegro.

    Pelo andar da carruagem o IBOPE em 2010 vai chegar muito desmoralizado. A cada eleição que passa vai perdendo prestígio.

  100. Bem, todos nós petistas conhecemos muito bem o Montenegro. Nas entrevistas que ele dá durante as apurações, ele range os dentes quando pronuncia a sigla PT.

  101. E sobre o Botafogo, nenhuma previsão? Ele lembra mais a Mãe Dinah. Vai ser palpiteiro assim m General Severiano!!!!!!!!! Ou no Engenhão, sei lá. Gente, não é outro, não. Ele é o mesmo do Botafogo. Ele é o mesmo que ofendeu a “bandeirinha” Ana Paula, dizendo que ela ia devia estra naqueles dias ao errar contra o sue Botafogo numa partida pela Copa do Brasil com o Figueirense. Detalhe, a Ana Paula não trabalhou nos outros tantos jogos de campeonatos que o Botafogo vem perdendo há tempos.
    O Mntenegro entende muito é de ser preconceituoso e cartola de péssima categoria.

  102. Montenegro, tú é que estas com fadiga de material. Voce já fez tantas peripécias que esta é mais uma. Martha ganha em São Paulo. Serra presidente em 2010? Tenha paciência. Mas, como voces são raposas, valeu a ‘alavancada’ que voce está dando aos teus candidatos. O esgoto imprensa não aprendeu ainda, que o Brasil mudou. Tem uma história antes de LULA e uma depois de LULA. Está na hora de termos um terceiro mandato. LULA OUTRA VEZ. O que voces estão fazendo, com matérias como esta, é a tentativa de “separar” o LULA do cenário nacional. E, claro, passar isso para a opinião pública que, na realidade, para voces, é só a “OPINIÃO PUBLICADA”. Voces estão manjados.

  103. Sr. Copérnico:
    Todos sabem muito bem como a Marta encontrou a cidade, depois de 8 anos de MaluPitta. Vejam só: os dois foram PRESOS !!!
    Ela foi tremendamente atacada pela grande imprensa. Ela foi agredida física, moralmente, politicamente de forma sistemática! Manifestações de ódio – pessoas fascistas, movidas não pela razão, mas por preconceito, ódio, ignorância !! Nós vimos o seu enfrentamento heróico das gangues que controlavam o transporte urbano. Vimos os atos de vandalismo na depredação de mais de dois mil ônibus, a mando dos próprios “empresários”. A ordem do governador do PSDB para a PM era de não “intervir” – é possível ver fotos de soldados da PM observando pseudo-sindicalistas atearem fogo nos ônibus (isso tudo a polícia federal esclareceu). Se não fosse por tudo isso, seria reeleita. Desafio qualquer um provar que ela fez uma má administração.

  104. Uma coisa é certa:
    Onde tem PIG (Partido da Imprensa Golpista), há más intenções.
    Essa de derrota de Marta e vitória de serra (prefeito e presidente, respectivamente), é uma piada de mau gosto.
    Mas dá prá se ver e entender que esse Montenegro é uma verdadeira ovelha negra. DemPSDBista).

  105. Se este fosse um país sério, este babaca do montenegro teria que pagar uma gorda multa e o Ig seria obrigado a sair do ar! Mas, como se trata de um país que tem em sua corte suprema um Gilmar Mendes que quer manipular e calar até oas juízes federais mais honestos, pode se esperar de tudo até a manipulação desse palpiteiro de quinta categoria ….

  106. Caríssimos!

    Será que a popularidade de Lula se dá apenas pela sorte do momento econômico ou pelo Bolsa Família? Eu me orgulho de ver um país que perdoa as dívidas de países extremamente pobres; que respeita a autonomia dos países vizinhos e abri para o diálogo sem apresentar um parecer autoritário e conservador; um país que investe recursos para acelerar a fila de transplantes; que afirma em plenos pulmões que são nossos os patrimônios naturais e o lucro destas riquezas devem ser também para o desenvolvmento social; que gasta muito porque arrecada muito – porque arrecadar somente para previnir crise econômica é apenas explorar; que não tem vergonha de dizer que somos pobres e temos uma herança maldita dos tempos de colônia que influenciam em todos os aspectos: políticos, sociais, culturais, etc. Temos muito a avançar: quanta corrupção, como ainda é intensa a desigualdade social, mesmo com as avanços do ponto de vista econômico, estamos um fiasco na garantia de direitos fundamentais, na expansão cultural. Alianças de setores de direita do PT com o PSDB… Não! De fato a esquerda falha, mas é nela que encontramos pessoas que ainda pensam no ideal do bem comum, a partir da construção de nossa própria história. Se os direitistas querem reassumir o poder, espero que tomem como pressuposto não sermos capachos de orientações dos EUA e companhia. Elite brasileira, ajude nosso país a ser de 1º mundo (parem de querer o lucro ilegalmente como no desmatamento da Amazônia) e junto com a classe média (não essa que cresce segundo o IBGE: R$1000,00 de renda para mim ainda é pobre) dividam o bolo. Grande massa brasileira, volte a lutar por seus direitos e pela qualidade de vida (não só o alimento, mas o conhecimento cidadão), este é seu principal papel.

  107. Gente não adianta vocês tentarem inpurrar o Serra porque o Serra não desce e o primeiro sinal vai ser logo agora, pois toda a cidade sabe ninguem aguenta mais o Kassab.

  108. Dá-lhe Montenegro!!! Eu me lembro perfeitamente bem de quando nosso PAI DINAH disse que o Cristovam Buarque não seria o primeiro colocado no primeiro turno do Distriro Federal em 2002 e ele foi; logo após esse gênio da matemática disse que no segundo turno Cristovam venceria Joaquim Roriz e ele não venceu!!! UAU! GÊNIO!! Viu como nem todo brasileiro tem memória curta?

    Eu tenho uma previsão para o Montenegro: o Botafogo não vai chegar na Libertadores e ele vai dizer que houve um complô da CBF, da FIFA, do COI, da CIA, da KGB, da Turma da Mônica, de Osama Bin Laden e do Severino Cavalcanti para impedir tão relevante esquadrão de atingir o Olimpo das Américas futebolísticas. Ah, e claro ele vai chorar e tudo mais…

    Que tal falarmos de coisa séria: No Rio o Ibope dá 14 pontos de diferença entre o bispo que não quer mais ser bispo e o neo-tucano Gabeira. Já o Datafolha, NO MESMO PERÍODO, dá 3 pontos!!!!!! É essa a festa da democracia: uma zorra total onde todo mundo faz o que quer. Os “institutos de pesquisa” fazem o que querem, os candidatos azucrinam a nossa cabeça com os infernais carros de som (ATÉ AOS DOMINGOS), os grandes partidos torram dinheiro até cansar (PARA REPÔR DEPOIS, NATURALMENTE) e eu fico com qual parte da festa? Com a fantasia de palhaço, é claro. Vou obrigado para a fila escolher entre dois candidatos rigorosamente iguais. É, minha cidade é uma roça como tantas outras no nosso mui democrático país onde tudo se divide entre dois coronéis…

  109. Baseado em que ele tirou essa de que Serra vai ganhar em 2010? Qual é a lógica? Que caminhos tortuosos fará com que ele consiga esse feito? Ah! Deve ser o que ele vai mostrar sobre o glorioso governo PSDBista tanto na presidência como no estado de S.Paulo (ele tem muito a mostrar). E também deve ser que as estatística demonstrarão que a popularidade do governo e do presidente Lula não vão ser transferidas para o seu indicado. O Lula vai perder a voz e não vai conseguir falar o que fez nesses anos. Ah! Ele vai ficar bobinho e não vai perguntar se querem a continuidade do seu governo ou voltar aqueles tempos MARAVILHOSOS do PSDB (era FHC). Bem! O Serra é muito simpático e carismático!!! Tem um discurso empolgante !!! Me poupe! Isso aí é palpite de torcedor.

  110. Lula 3º mandato? até agora ele deu sorte, mas pelo visto essa crise economica quando chegar de verdade aqui vai dar uma suspensão no bolsa-esmola pra reavaliação, lula em 2010 vai estar com um indice de aprovação abaixo de 30%, aécio tem sérios problemas, psdb mineiro, se fosse pt-paulista talvez tivesse chances, o pmdb é muito rachado ninguém une, talvez seja melhor pra ele o psb, partido que vem crescendo muito, serra tem a antipatia pra atrapalhar e martaxa tem que se dar por feliz que a eleição seja nessa semana, se fosse daqui duas não tinha segundo turno pra ela, seria kassab/alckmin, o que álias seria ótimo, fim de carreira pra essa pilantra.

  111. (Brilhante Ricardo Kotscho: permita que eu me dirija ao seu entrevistado pois, ao sr., eu só tenho elogios pela sua experiência, sua visão da atualidade e pelo seu corajoso posicionamento.)

    Sr. Montenegro:

    Se o sr. quiser rever os resultados que o IBOPE divulgava na campanha eleitoral de 2004 aqui do Paraná verá q seus palpites, tanto quanto a empresa q o sr dirige, não condizem com o que os eleitores achavam, pensam hoje e decidirão em 2010.

    O GRANDE PRESIDENTE LULA tem, por outro Instituto, 68% de ótimo/bom, 24% de regular e apenas 8% de ruim ou péssimo; quando a pergunta é se aprova o governo Lula, então, a aprovação é de 80%.

    Ainda embasado em pesquisas, mais de 51% concordam em se mudar a lei da reeleição para que Lula possa ser candidato em 2010 ( acredido até que ele não vá fazer isso apesar de eu e a maioria do povo brasileiro querer votar nele novamente). Já é considerado pelos brasileiros como o melhor presidente de todos os tempos – superando até o Presidente JK – e é considerado, na atualidade, a liderança de origem popular mais influente no mundo atual.

    O Presidente Lula vai eleger o seu sucessor, seja ele mesmo ou quem ele indicar, do PT ou de outro partido aliado.

    E o sr., sr. Montenegro, O SR. É UM BRINCALHÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  112. Como tem petistas alienados aqui,hein!! Concordo que o DATAFOLHA é mais confiável que o IBOPE, mas o MONTENEGRO só disse o óbvio. A eleição está ficando cada vez + difícil pra Marta FAVRE(falavam inclusive liquidar no 1º turno). É uma questão matemática, Kassab está à 8 pontos de Marta … Somando 19 de Alckmin, 7 de Maluf , 4 de Soninha, temos 30 pontos … no mínimo Kassab conseguirá 20 destes pontos no 2º turno, porque a Sra Favre, teoricamente só poderia ter vantagem no espólio de votos da Soninha. Eleitores de Alckmin e Maluf vão migrar em peso ao candidato Kasssab, talvez sem nenhum entusiasmo … mas eles sabem que Kassab representa o antiPT, esse partido tão bem votado, mas também odiado por muitos paulistas e paulistanos. A GRANDE rejeição à Marta vai decidir aqui em SP. Quanto 2010 , acredito que é cedo ainda, mas de longe o Governador José Serra tem o melhor curriculo.

  113. Acordei ouvindo em meus sonhos esta música:

    Os sonhos mais lindos sonhei
    De quimeras mil um castelo ergui
    E no teu olhar
    Tonto de emoção
    Com sofreguidão
    Mil venturas previ
    O teu corpo é luz, sedução
    Poema divino cheio de esplendor
    Teu sorriso prende, inebria, entontece
    És fascinação, amor
    Os sonhos mais lindos sonhei
    De quimeras mil um castelo ergui
    E no teu olhar
    Tonto de emoção
    Com sofreguidão
    Mil venturas previ
    O teu corpo é luz, sedução
    Poema divino cheio de esplendor
    Teu sorriso prende, inebria, entontece
    És fascinação, amor

    Pior do que o que estamos fazendo com a natureza
    Ao abraçarmos tão ávidamente esta cultura consumista
    Pior do que o que estamos fazendo ao supervalorizarmos o banal
    È O QUE ESTAMOS FAZENDO COM O AMOR

    PS. Acordei agora, 4:30, vou postar esta mensagem, no maior número de páginas que puder, até as 6:30, ao sair para o trabalho.
    Consciente que poucos a lerão, e se lerem, pouca importância darão.

  114. Bom dia a todos!!!
    Kassab para prefeito vai lá,agora Serra para presidente não mesmo!!!
    O que depender de mim e outros policiais esse Serra jamais assumirá a presidência,pois comigo eu levo minha família toda e amigos a dizer não ao José Serra para Presidente.
    Do modo que está tratando a Polícia de SP assim tb fará com a Polícia Federal que o Lula valorizou nesses 08 anos de posse.
    Diga não a incompetência!!!
    Diga não a insegurança!!!

  115. Se não bastasse as pesquisas mentirosas do ibope, agora o presidente da instituição está dando palpite. Ai eu pergunto qual é a credibilidade que esse senhor tem? Na minha cidade(Belém) a retrospectiva desee instituto de pesquisa é muito triste e tem preço.

  116. Sei que comentário nesta época é só São Paulo e alguns outros estados chamados grandes da união. O Acre e outros estados pequenos, são chados insignificante (para comentário no momento), mas não menos importante. Os estados da Amazônia chamados pequenos neste espaço não são comentados por serem insignificante, só aparecem nos noticiários inclusive neste, na hora de serem criticados pelo desmatamento. Tubo que haja preservação! Mas não a custo zero como querem os “Ecologistas de Ar Condicionado”, na maioria sem saber a realidade e as nescessidade das pessoas que aqui vivem. Os estados chamados importante para a federação, destruirão tudo que tinham ao que se trata de natureza, e agora vocífera palavras de preservação aos estados que ainda tem o que se preservar. INSISTO: O ACRE É BRASIL, E RAIMUNDO ANGELIM DO PT GANHA NO PRIMEIRO TURNO.

  117. não entendi nada!
    que quer dizer palpite de especialista para uma eleição presidencial em 2010? como ficarão os resultados das eleições municipais do próximo domingo? esse montenegro é o oráculo da nação?
    francamente, caro kotscho, nesta hora pergunto como cearense que sou: tu “é” doido, é?

  118. Acho o comentário sobre SP bastante pertinente, pois o PT não conseguiu ampliar a tradicional base eleitoral. Na Bahia, este senhor deve uma explicação por ter invertido o resultado em 2006. Ele não consegue acertar por aqui.
    Quanto ao cenário nacional ele supervaloriza Serra. Alckmin deve gerar uma fratura no PSDB em SP.

  119. Caro Carlos Ancelmo e Silva:
    por favor, leia minha carta aos leitores na abertura do post acima.
    Como se diz no Ceará, “sou doido, não”, apenas um repórter.
    abraços,
    Ricardo Kotscho

  120. O amigo, este Montenegro está em sexto com o Botafogo e ainda acha que o presidente é o FH. Palpite dele é só isso palpite. Aqui em Porto Alegre, a Maria vai para o segundo turno e então com o apoio da Manuela bateremos o não-faz-nada do Fogaça.
    Abraços

  121. AINDA BEM QUE URNA NÃO É PENICO, PORQUE SE NAO ESTARIA CHEIA ATÉ TAMPA NO DIA DA ELEIÇÃO .
    NAO FAÇA DE SEU VOTO UMA ARMA, ELA PODE SE VOLTAR CONTRA VOÊ MESMO.
    VOTE CERTO VOTE DE ACORDO COM SUA CONCIENCIA.

  122. CUIDADO COM OS MENSALEIROS, ELES ESTÃO ESPALHADOS POR TODO O BRASIL, NO DIA DA ELEIÇÃO VOCE PODE ESTAR VOTANDO EM UM DELES.

  123. DIA 05 DE OUTUBRO ESTÁ CHEGANDO, VOCE QUE VAI VOTAR, PRESTE MUITO ATENÇÃO.
    NO DIA 05 VOCE VOTA NELES, NO DIA SEGUINTE VOCE LEVA UM BOFETÃO.
    AI FICA RECLAMANDO QUE NEM UM BOBÃO.
    NAO VENDE OU TROCQUE SEU VOTO.

  124. VOCÊ ELEITOR DE CURITIBA, PARESSE QUE JA SE DECIDIU, PELO NOVO, PELO MENOS É O QUE ENDICA AS PESQUISAS DE OPNIÃO.
    POLITICOS QUE ESTÃO A MUITO TEMPO POLITICANDO, TEM QUE CAIR FORA, VOTE CONTRA, DE OPORTUNIDADE PARA OS NOVOS.

  125. Será que desta vez São Paulo, que já elegeu um negro, vai ter coragem de eleger um homossexual? Vai ser ótimo, São Paulo será a capital século XXI, commuita hora, muita purpurina e muita lantejoula.

  126. Quem diria, quando você ve o sr Lula e sua ministra Dilma, fazendo campanha abertamento por este Brasil a fora é uma grande vergonha.
    Um Presidente que se comporta como cabo eleitoral, e a Justiça Eleitoral não esta nem ai.
    Reunião com Prefeitos, passeio por este Brasil a fora inaugurando obras, inacabadas, pedra fundamental, tudo com dinheiro dos impostos do povo.
    Ele ainda tem audacia de dizer que tudo está correto.

  127. PARTICIPEM DA CAMPANHA FORA KASSAB!!! DEMOCRTATAS E PSDB NUNCA MAIS, NÃO VOTANDO EM MAIS NINGUÉM DESSES DOIS PARTIDOS SEJA PARA QUE CARGO FOR, ESSE PREFEITO FOI UMA HERANÇA DO SR. JOSÉ SERRA QUEM NINGUÉM PEDIU, com varia medidas antipopulares e ainda ESSA INSPEÇÃO VEICULAR que É UMA ROUBALHEIRA, DEPOIS DO FIM DO MENSALÃO DOS DEMOCRATAS EM BRASILIA, A GRANA TINHA QUE SAIR DE ALGUM LUGAR VAMOS ACABAR COM ESSES DOIS PARTIDOS NÃO ELEGENDO PREFEITOS VEREADORES DEPUTADOS, FORA DEMOCRATAS FORA PSDB, O CIDADÃO DE SP NÃO PODE PAGAR A CONTA É O FIM DO KASSAB, FORA PICARETA!!!!

  128. O Montenegro só não contava com a capacidade do Serra de se auto-destruir (rsrsrs). É gostoso ler posts tão antigos, fica tão claro como os “conhecedores do presente e do futuro”, vez ou outra, falham. Pena que ele acertou sobre o Kassab. O PT precisa entender que a Marta está queimada com o eleitorado paulista, só se elegeu senadora, porque o eleitor contra-tucano não tinha opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *