Eleições 2008: só falta uma semana, é hora fazer um balanço de quem subiu e de quem caiu

Eleições 2008: só falta uma semana, é hora fazer um balanço de quem subiu e de quem caiu

Aqui em São Paulo precisamos consultar a folhinha para nos lembrarmos que daqui a apenas uma semana iremos às urnas para eleger nosso novo prefeito. É hora de fazer um balanço de quem subiu e de quem caiu neste mês e meio de campanha no rádio e na TV.

Foi uma campanha diferente. Fora dos lugares visitados pelos candidatos neste domingo cinzento e frio, não há até agora sinais exteriores de campanha eleitoral na maior cidade do país.

Quase não se vê carros com adesivos dos candidatos, os postes continuam limpos, rararamente se vê uma bandeira, não se ouve a barulheira dos carros de som, como em outras cidades deste imenso Brasil por onde passei nesta campanha municipal.

As últimas pesquisas mostram um crescimento do PT nas 79 principais cidades do país, onde moram 46,5 milhões de eleitores, como revela alentado levantamento publicado hoje na “Folha” pelo colega Fernando Rodrigues. Em 33 destes municípios, petistas estão em primeiro ou segundo lugar nas pesquisas.

Ao contrário do que escrevi num dos meus primeiros textos sobre eleições, os programas dos candidatos no rádio e na televisão alteraram, sim, as posições em várias capitais.

Em alguns casos, de forma radical. Alguns exemplos:

São Paulo: Marta Suplicy manteve-se o tempo todo com boa folga na liderança desde o início e está no segundo turno, mas inverteram-se as posições entre seus dois concorrentes diretos. Alckmin começou com 31% em julho e caiu para 20% na última pesquisa. No sentido inverso, Kassab começou com 13% e chegou agora a 24%. Ou seja, Alckmin saiu 11 pontos na frente e agora está os mesmos 11 pontos atrás de Kassab, que tem o maior tempo e o melhor programa na televisão.

Rio de Janeiro: o bispo Marcelo Crivella começou na frente e agora pode nem ir para o segundo turno, atropelado por Eduardo Paes, do PMDB, empurrado pelo governador Sergio Cabral, e pelo verde Fernando Gabeira, adotado pelos tucanos, que começaram lá no fundo das pesquisas e agora devem decidir a eleição carioca.

Fortaleza: a prefeita Luizianne Lins e o demo Moroni Torgan começaram empatados em 30%, mas a petista disparou e agora tem 25 pontos de vantagem sobre seu principal concorrente, podendo ser reeleita já no primeiro turno. O marqueteiro dela é o velho e bom Duda Mendonça.

Recife: o desconhecido secretário municipal João Costa, indicado pelo prefeito petista João Paulo para a sua sucessão, também começou na rabeira das pesquisas, teve sua candidatura impugnada na Justiça, mas agora pode resolver a parada já no próximo domingo.

Salvador: disparado na frente das pesquisas no início da campanha, o demo ACM Neto agora está pau a pau com o prefeito João Henrique, do PMDB, e o petista Walter Pinheiro, que começou na laterna, para ver quem se classifica para o segundo turno na disputa mais emocionante e acirrada destas eleições.   

Porto Alegre: tudo indicava mais uma disputa ente petistas (a deputada federal Maria do Rosário) e anti-petistas (o atual prefeito José Fogaça, atualmente no PMDB), mas a bela e firme Manuela D´Ávila, do PC do B, correu por fora e agora a disputa do segundo turno está indefinida.

Belo Horizonte: a capital mineira foi palco da reviravolta mais sensacional, puxando do último para o primeiro lugar nas pesquisas o candidato do governador tucano Aécio Neves e do prefeito petista Fernando Pimentel, o milionário socialista Márcio Lacerda, que até outro dia poucos conheciam em Minas.

Em resumo: de acordo com o levantamento do Fernando Rodrigues, mais uma vez é a eleição em São Paulo que vai decidir qual o partido será o campeão de votos nestas eleições.

Hoje, para minha surpresa, o partido que governa mais gente nas 79 maiores cidades do país é o DEM. São 13,3 milhões de pessoas, depois que o demo Gilberto Kassab assumiu a prefeitura de São Paulo em lugar do tucano José Serra, que deixou o cargo para se eleger governador. Em segundo lugar, vem o PT, com 9,4 milhões e, em terceiro, o PMDB, com 7,2 milhões.

Pelas últimas pesquisas, o PT agora poderá governar até 24,9 milhões em 2009, um recorde histórico, mas tudo dependerá do resultado de São Paulo, onde o segundo turno está indefinido, com Marta tecnicamente empatada tanto com Alckmin como com Kassab.  

 

0 thoughts on “Eleições 2008: só falta uma semana, é hora fazer um balanço de quem subiu e de quem caiu

  1. Quantas reviravoltas…
    Ao contrário do Clemente, eu acho que temos gente muito boa na política sim. Apesar de pillantras que sempre aparecem e sempre aparecerao, sempre termos boas opçoes para votar.
    Ricardo, quanto aa moderaçao aqui, acho mais que necessaria. Enquanto a caravana avança, os cachorros ladram. Mas quando começam a xingar palavrao, o melhor eh colocar uma focinheira mesmo…
    Grande abraço

  2. Voto em São Paulo mas não vejo qual dos candidatos deve ter minha confiança e por isso vou anular meu voto tanto pra prefeito quando para vereador aliás, cargos de vereadores são supérfluos e deveriam acabar tais quais os cargos de senadores e deputados por se tratarem de cargos ocupados por pessoas que se preocupam apenas em aceitar acordos com os primeiros mandatários sejam em trocas por cargos ao apadrinhados ou por ordem financeira. ACORDA BRASILLLLLLLL!!!!!!

  3. Resposta ao leitor Pedro: não falei em Curitiba porque lá ninguém subiu e ninguém caiu, certo?. Por isso, não entrou na minha lista que trata de reviravoltas na campanha. O prefeito tucano Beto Richa lidera as pesquisas desde o início e será reeleito no primeiro turno.

  4. Afirmações assim sobre Curitiba são muito arriscadas. Há que se olhar para trás. Curitiba envergonha por ter eleito Afif Domingos presidente. A Gleisi foi a mais votada aqui a 2 anos atras. Falamos dia 6. Toda unanimidade é burra ou comprada.

  5. Você que se envergonha tanto dos políticos e até de ser brasileiro. Já parou para lembrar em quem votou nas útimas cinco eleições? Será a maioria destes políticos que realmente envergonham não está lá por culpa sua?
    Sim, pois para acabar com um político ruim, basta não votar mais nele. Já para um eleitor ruim, o remédio não é tão simples assim… Pense!

  6. Sempre assistir ao Horário eleitoral, apesar de não concordar com a obrigatoriedade deste, mas no início da campanha meu voto era um e agora tenho quase ceteza de que votarei em outro, claro que a campanha ajudo com a mudança, e digo que seja em quem for votar devemos conhecer suas propostas e defender de acordo com o que acreditamos.Faço parte dos 63% que ainda não escolheram um vereador por não ver em ninguém que possa me representar está difícil !!!!
    Votem conscientes, povo!!!!!!!!

  7. Me espanta ver comentários como os acima de que politico bom é politico morto. Que tal se a gente fundasse uma nova ordem onde não existisse mais politica, ou seja qualquer impasse seria resolvido na bala. De repente eu poderia me associar com os caras do PCC, invadir a tomar a casa dessas pessoas aí de cima, já que na opinião deles não deveriamos ter politicos e que consequentemente iria gerar uma sociedade sem leis onde o quem tiver mais poder de fogo e munição domina a sociedade. Acho que essas pessoas, em sua maioria fazem parte daquela massa acefala que acredita e papai noel e duendes e acha que tudo iria ser bom se não tivessemos politica. Essas pessoas realmente desconhecem o que é o ser humano. Quanto aos que tem vergonha de ser brasileiros, vão para a Itália. Com certeza muitos desses “arautos da moralidade são descendetes de italianos, lá voces vão perceber que os nossos politicos são “fichinha” perto de Silvio Berlusconi e seus comparsas da Máfia. Ou talvez para os USA onde um presidente se elegeu com menos votos do que seu adversário. Será que essas pessoas aí de cima se lembram disso? Ou talvez na China, um lugar em que se eu escrevesse um comentário desse eu seria preso. Para aqueles que dizem ter vergonha do Brasil, eu aconselho ir para algum desses países. Só tome cuidado com as “políticas de imigração” desses países, pois voces podem ser considerados “persona non grata” e extraditados para as terras tupiniquins.

  8. Quando se fala em política no Brasil,sinceramente não me animo muito pois sei que quem for eleito ,sendo pelo meu voto ou não,será corrupto quer queiro ou não .De alguma forma sendo por vontade própria ou mera má influência dos outros menbros…pra eles quem ganha comemora com quem perde…afinal nesse meio ninguém perde,não é?Quem perde é quem trabalha …..

  9. Acredito em uma política melhor mais temos que evoluir muito, teremos mudança quando estivermos preparados com uma boa educação, assim lutaremos com consciência e sabedoria acreditando e lutando para um país melhor.

  10. Eu acharia que a justiça deveria soltar todos os corruptos e confiscar tudo aquilo que Roubarão no poder pubrico tudo não pertençe a eles que Não condis com o Salario deles de que adianta prender eles e continuam com o robo do povo brasileiro continuão com a riquesa do povo Isso é faser o povo brasileiro de burro e de Sego ;povo estou preso mais estou rico e voçes estão felizes passando Fome As minhas custas porque a justiça mim dar este direito e voçes povo brasileiro fiquem caldos porqueeu sou imune a tudo isto assim pemção os corruptos?

  11. o Brasileiro Tem os Políticos q merecem. e vou lhs contar o pq:

    nesses ultimos tempos pude acompanhar a política mais de perto….e estou vendo gente vendendo os votos para a uma candidata a prefeitura , …… o povo é corrompido assim como seus governantes. Como exigir uma atitude correta por parte dos políticos, se o próprio povo
    comete o mesmo erro no qual esta apontando?

    Pude ver uma senhoria, de um bairro carente aqui de sp , pedindo ajuda á um político em troca de votos….no caso o filho dela esta errado , fora da Lei e ela pensando apenas no bem dela, defendendo apenas os interesses pessoais, e nem se quer pensou no coletivo .

    então em quanto não houver educação, e não acabar com a guerra de classes, e culturas, e o Brasileiro continuar individualista. Vamos continuar vendo Políticos Bandidos , nos roubando cada vez mais.

    Lembrando q é o povo q escolhe.

  12. Meus caros,

    Aonde tem gente boa na política neste Brasil velho de corrupção. Político direito e honesto, nasceu morto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Clodoaldo Melo
    Campina Grande – PB

  13. 1 – Por onde anda a carrocinha? A anti-rábica, onde está?
    2 – Gabeira no segundo turno? Acho muito difícil. Acredito que o Datafolha tenha usado uma amostra enviesada.

    Fora com a cahorrada!

  14. Sim, eu nem li o negócio aí do nosso querido careca. Tava interessado mesmo´era na notícia da família Gretchen, e aí que negócio mais bagunçado é esse? Nunca vi coisa tão ‘podi’ assim.

  15. Os nossos políticos, só temem uma coisa: é a tecla VOTO NULO, na urna eletrônica.Como (não sei por que não foi colocada) ela não existe, eles estão tranquilos, pois sabem que como o voto é obrigatório, o eleitor ao chegar na frente da urna, acabará votando em qualquer um, pois, no final, é tudo farinha do mesmo saco.

  16. Eleições neste Imperio que são as legendas. Reizinhos imperiais, enquando os mortais eletores não aprendem que com o que está ai este pais não vei acontecer.
    Anulem e demonstrem indiginações só assim este morfeticos aprenderam que o povo não quer mais ser conduzidos desta forma.

  17. Eleições neste Imperio que são as legendas. Reizinhos imperiais, enquando os mortais eleitores não aprendem que com o que está ai este pais não vai acontecer.
    Anulem e demonstrem indiginações só assim estes morféticos aprenderão que o povo não quer mais ser conduzidos desta forma.

  18. As- vezes me da nojo de ser brasilero de ver tanta covardia contra o povo brasilero é na saude na educação no banco de horas que o empresario ganha nas costa do pobre trabalhador esse é um pais da vergonha o politco e Empresarios. brincam de ser preso mais fica com todo Roubo que conseguiram no seu poder de empresarios e politicos porque A Justiça lhe dar todo direito/se A Justiça comfiscace tudo que eles eles Roubarão nosso paiz seria um paiz de primeiro mundo é melhor Souta eles e tomar tudo que eles Roubarão do Povo brasileiro estou Inojado dessa justiça que Só funciona contra O pobre brasileiro

  19. Olha como os mensaleiros ainda tem seu partido em alta, realmente o sindicalista lula, hoje proíbe o que ele fazia pq dá resultado ser ignorante e cara boazinha, assim como temos pouco reflexo da administração FHC, daqui uns anos sentiremos mais as burradas de nosso atual governo. Queria que voltasse a ditadura para acabar com a corrução, nessas horas esuqecemos q ainda têmmmmmm milhares de crianças comendo farinha e agua.

  20. Se houver uma fiscalização rigorosa pelo TRE, em Rio das Ostras-RJ, em gastos de campanha, muito candidato será multado ou cassada a candidatura.
    O que se está gastando em fogos de artificio, nessa cidade, é uma coisa impressionante, parecendo que uma mega fábrica foi construída só para essa finalidade.(além de centenas de carros, faixas,trio eletrico, santinhos, brindes, etc…,etc…,etc….).
    Todo mundo de olho nos milhões dos royaltes do petróleo.

  21. Vai ser uma disputa boa o segundo turno de São Paulo,. Mano a mano o Kassab é melhor do que a Marta Suplicy, agora Marta e Lula versus Kassab e Serra ( pq ai o sr Serra vai ter que sair de cima do muro ), vamos ver a postura técnica do Serra e o Populismo do Lula , o lula leva uma vantagem a casca do omi ja é de jacaré mas tecnicamente o Serra é imbativel .
    Vamos ver esse final de campeonato rs

  22. Faz-me rir a confiança que a petezada ainda tem de virar o jogo em Curitiba.
    Gente, nem o presidente Lula quis vir apoiar dona Gleisi, cujo nome, não sei por que, pronunciam “Gleici”!. Tomem jeito!.

  23. E eu achando que ia ler sobre a família da Gretchen, acabo por ler comentários do tipo ” a gente é culpado pela corrupção pq a gente é quem elege”. OK!!!!!
    Vamos pensar que na política só tem homens honestos, que todos são honestos, então estamos errados por mirar a flecha na pessoa errada…..vai nessa!
    É muito difícil se tocar que só tem corruptos na política e que ninguém pode mudar nada porque em qualquer lugar que se vai pra tentar melhorar a situação há mais corrupção. Se vota em branco ajuda o corrupto, se vota em alguém tem que advinhar quem tem pretenção de roubar menos, e a culpa é nossa??? então tá…bala na cabeça de todos e assim se faz uma verdadeira justiça!
    ACORDA AE MEU!!!

  24. As posições são invertidas e, possivelmente, aqueles que estão nos segundos lugares nas pesquisas serão os vitoriosos na maioria dos municípios que tem segundo turno, pois daqueles que votaram nos terceiros colocados, muitos não votaram nos vencedores do primeiro turno. Que confusão, né?

  25. CORREÇÃO: As posições são invertidas e, possivelmente, aqueles que estão nos segundos lugares nas pesquisas serão os vitoriosos na maioria dos municípios que tem segundo turno, pois daqueles que votaram nos terceiros colocados, muitos não VOTARÃO nos vencedores do primeiro turno. Que confusão, né?

  26. Para entender a eleição para prefeito em São Paulo é preciso voltar atrás no tempo…vejamos:

    1) Em 1998 FHC consegue numa manobra que envolveu mensaleiros da época, se reeleger como presidente da república – fez um péssimo “segundo tempo” se comparado com seu primeiro mandato que, a meu ver, e no de milhões de eleitores, o elegeram já no primeiro turno por falta de opção.

    2) Em 2002, usando raciocínio totalmente equivocado, foi o maior cabo eleitoral do lulla, deixando o Serra às moscas contando com a incomPTencia do primeiro para governar….”caiu do cavalo” e graças a Deus, o sapo barbudo manteve a macroenomia nos eixos, honrou contratos e principalmente contou com uma conjuntura internacional extremamente favorável, da qual pouco se aproveitou nos 4 primeiros anos de seu desgoverno.

    3) Em 2005, o Bob Jefferson, com a crise do mensalão, colocou a cabeça do lulla numa bandeja de prata para ser “impeachado” (como aconteceu com Collor, por muito menos em 1992). O PSDB & PFL (DEM) preferiram ver o sapo esvair-se em sangue…mas elle matreiramente “deu a volta por cima” e hoje elege quem ele quiser, dada sua popularidade em todas as camadas e segmentos sociais no Brasil.

    4) Em 2006 foi a vez do José Serra “estrear” na função de cabo eleitoral do lulla numa clara demonstração de vingança pessoal contra o Alckmin e em última análise o BRASIL. Desta vez a “vítima de fogo amigo” foi o Geraldo que graças ao “bom trabalho” do Serra coadjuvado pelo Aécio e outros próceres da “oposição” conseguiu a proeza de ter menos votos no segundo turno do que no primeiro turno daquela eleição presidencial.

    5) Em 2008, mais atilado e com maior carga de ódio acumulada desde 2006 contra seu desafeto, o Serra “elege” o Kassab como seu candidato a prefeito, viabiliza um acôrdo com Quércia (até então dado como morto insepulto) que, ressucitado, transforma a “sua” Alda Marco Antonio na candidata à v.prefeita na chapa do Kassab e garante ter participação de, no mínimo 70% na adm. deste último, se reeleito, e se viabiliza como forte candidato à governador em 2010. Claro que votarei no Kassab se ele for pro 2o. turno com a martaxa – relaxa & goza!

    6) Em 2010, ouso prever que gente como eu que ama o País, e portanto é anti PT até a morte, vai ser obrigada a votar no Aécio pra presidente se ele for pro PMDB (como prevejo desde 2006) e se o Geraldo não for candidato a governador, voto no Quércia se ele tiver chances de derrotar o petista que se apresentar para aquelas eleições!

    Triste sina de quem tem é obrigdo a usar o INSTITUTO DO VOTO ÚTIL para eleger alguém neste País!

  27. Ricardo,
    Faz muito sentido.
    A dificuldade é que nossas lideranças trabalham contra, veja o que fez o Alkmin: será que não há como renunciar em benefício de um projeto maior?

  28. É claro que o Presidente Lula apóia e apoiará sempre quem pertence ao PT, no caso de São Paulo, a Marta Suplicy. Não quer dizer que eu deva seguir o conselho do Presidente, apesar de eu pertencer à grande fatia da população que acha o Governo Lula “Muito Bom”.

  29. Ola povão está chegando a hora de voces dar o outro, para está coja de politicos safados com o seu voto.
    Você sabe que e só lembrado em empoca de eleição, tanto nos municipios grandes, medios e pequenos.
    Faça de seu voto a grande arma que você terá para disparar contra esta corja de politicos.
    Não se iluda que o país está mil maravilhas, não entra nesta de pré sal, biodisel, bolsa escola, vale gás, tudo isto é a maneira de engar os eleitores para o dia da eleição, comquistando o seu voto.
    Na realidade está de partidos de coalizão é uma grande enganção.
    PMDB, partido do Sarney e sua coja, PP partido do Malufe e sua coja, PTB partido do Roberto Jerfeson e sua coja, PR partido do Valdemar da Costa Neto e sua coja, PSB partido do Ciro Gomes e sua coja, PC do B e sua coja, e outros partidos, e o lider desta balaio de gato é o PT, fica esperto dia está chegando.

  30. Com que satisfaçâo falo que sou Brasileiro,quando observo que todo o resto do mundo está com sua atenção voltada para o continente do qual somos o maior pais,o mais novo dos continentes e já conseguimos à admiração do resto do mundo e para completar graças ao governo do Presidente Lula estamos livres do famigerado (F.M.I),e aquele que não estiver contente com o pais onde nasceu que procure outro,nossa democraçia permite isso,vontade livre não sei o pais escolhido pelo imbecil que optar porrisso. Graças à Deus sou Brasileiro.

  31. Diante de nosso quadro político e lendo as msg enviadas ao ” balaio do Kotscho ” , torna-se cada vez + evidente que estamos carentes e precisamos + do que tudo em nosso querido Brasil é de priorizar e investir na EDUCAÇÃO – esta sim é a base de tudo, em todos os setores da vida humana.

  32. SEVERINO CAVALCANTE CANDIDATO A PREFEITO DA SUA PEQUENA CIDADE NATAL.

    Você sabia dessa o Severino Cavalcante ex Presidente da Camara, que renunciou o mandado para nao ser cassado por receber propina, chamado mensalinho.
    Agora é candidato a prefeito, e disse numa entrevista que fará o maior comicio da historia, na sua cidade natal João Alfredo, com a presença de seus maiores apoiadores.
    Lula Presidente da Republica PT, Eduardo Campos Governador de Pernabuco PSB, Ministro da Cidades Marcio Fortes PP, e muitos politicos da base do Governo.
    Espero que os eleitores desta cidade reflita bem no dia da eleição e varre para sempre da politica este corrupto que
    pensa em voltar a politica como se fosse uma vitima.
    Pior sao estes caras de paus que ainda o apoia.

  33. O verdadeiro sentido da política, por motivo de força maior aliada aos interesses dos politiqueiros e salafrários, infelizmente continua ainda oculta em nosso dias, e assim é ignorada pela maioria dos eleitores. Isto se explica o poderio e a difilcudade de exterminar de vez a corrupção mundial. A boa EDUCAÇÃO, sem dúvidas será a única solução !

  34. Coitado do Kotscho, um jornalista tão bom com leitores tão medíocres…[2]

    Kotscho, você tem uma bela e respeitável trajetória como jornalista. Como você permite tantas baboseiras nos comentários? passe a moderá-los e quem escrever asneiras você veta a publicação dos mesmos. Com tanto lixo escrito por esses comentaristas de baixo nível intelectual, que escrevem ofensas, palavrões, comentários ridículos, você acaba afastando os leitores de melhor nível, que poderiam entrar aqui para fazer comentários sérios.

    Pense nisso, Kotscho!

  35. que eu já vi. Foi lá no Ibirapuera do lado da assembléia legislativa… Onde você estava Kotscho? mesmo nesse domingo cinzento os tucanos saíram de seus ninhos e mostraram que estão sim, prontos para a corrida para o 2ºturno, e de lá, para a vitória.
    Pois Geraldo, sem qq sombra de dúvida – mesmo não tendo o melhor programa de tv e nem todos os “parceiros” de outrora, pois debandaram da campanha como puta atráz do $ fácil -, é o melhor candidato, e é isso o que importa…

  36. Acho triste esta situação que estamos em diversas cidades brasileiras , não temos opçao de voto, a qualidade dos politicos refletem cada vez mais a nossa pessima educação. São cada vez piores , é cada vez mais comum quem não da certo em nada …vai ser politico, é impressionante ..agente nao ve um bom adfvogado, um bom medico, um bom mecanico, um bom administrdor, um bom barista enveredar para a politica, apenas os oportunistas que querem parasitar as instituiçoes publicas, que estão cada vez mais ineficientes e inchadas de gente despreparada e incopetente…essa herança que temos que carregar desde o Brasil colonia nos assola como um parasita em uma arvore, nosso pais é lindo com um povo feliz, nao sabemos porque, mais é feliz, a natureza nos fez assim , quero dizer que nesta eleição vamos votar no menos pior , é a eleição do menos ruim , do menos corrupto, do menos ladrão, é a eleição do pior esse do que aquele…fico muito triste quando olho em diversas capitais do pais e olho figuras corruptas ,ineficientes , imcopetentes , sendo nossos dirigentes, só penso em algo neste momento’, é urgente uma reforma politica neste pais ou nesta colonia pois é assim que continuamos ser, uma colonia.

  37. urbs,risotolandia,servopa,gulin,redentor,sorriso,glória,cristo rei,empo,cavo,ecovia,rodonorte,grupo tacla,unisemp, grupopositivo,ipuc, costa brava,funcionarios da prefeitura,todas as creches da cidade,funcionarias e professoras das escolas municipais,postos de saúde,guarda municipal.liceus de oficios e para dar mais uma forcinha toda classe media e alta que voce possa imaginar todos apoiam o nosso prefeito,quero ver alguem ganhar eleição aqui em curitiba. eu sei em quem vou votar.adoro politica sem ela eu não consiguirei viver.faça como eu procure descobrir o outro lado.não fique criticando.

  38. Aqui no Rio,pelo menos onde eu moro e nos bairros vizinhos,o que mais se vê são carros com músicas,cartaz e papéis na caixa de correio,uma grande chatice,ninguém merece,a única coisa que me conforta é que eu tenho 16 anos e vou votar pela primeira vez e meu candidato preferido,o Gabeira,está subindo nas pesquisas eleitorais,assim eu fico menos entedeado,mais daqui a uma semana ,vamos saber que o rumo as cidades vão tomar…..

  39. infelismente no brasil e assim mesmo as pesoas torce por partidos politicos como se fossem time de futebol que pobresa aqui mesmo em rio claro guando o prefeito nao era o que hoje tenta a reeleiçao.que e do partido DEM tem um infeliz de um veriador que usa um programa de radio para fazer politicagem antes tudo que acontecia de errado era culpa do antigo prefeito hoje tudo que acontece de errado e culpa do presidente este cara e um inbesil.

  40. Ah.. eu vou anular meu voto , ja faço isto a tempo,, pelo menos não me sinto culpado, de eleger ou reeleger mais um- rato de esgoto. SERAH QUE ,se o salario de 01
    vereador por exemplo em S.Paulo/Capital, fosse 1.000,00 reais ,- EH DIFÍCIL PORQUE ELES MESMO DISSIDEM QUANTO QUEREM DE SALÁRIO. (estou falando do salário neh gente) . Não estou computando as Maracutaias, proprinas, desvios de verba, improbidade, enfim… eh roubo mesmo.
    alguem queria se eleger?????????

  41. Querido Kotscho, tenho profunda admiração pelo seu trabalho, acho vc um excelente jornalista, mais vc viu, não generalizando. Vc viu …quanta gente desinteressada por politica na nossa cidade. Vc acha que temos solução? se não é o povo para mudar tudo … quem vai mudar? Por isso que eles estão fazendo, pintando e bordando, promessas absurdas como a da Marta e o Metrô , o Tal DEM, com promessas absurdas tbem, isenç~~ao para autonomos, tou pagando para ver , e não respeitando as normas do PSDB. Caraca meu … deixaram o Alckmin de lado… PSDB para ajudar o tal do DEM , já viu isso ,.. O candidato do PSDB quase não teve campanha, porque o seu pessoal estava apoiando o outro. Que isso… minha gente!

    O coitado do Alckmin totalmente sabotado pelo seu proprio pessoal….. é o fim…………….

  42. Querido Kotscho, tenho profunda admiração pelo seu trabalho, acho vc um excelente jornalista, mais vc viu, não generalizando. Vc viu …quanta gente desinteressada por politica na nossa cidade. Vc acha que temos solução? se não é o povo para mudar tudo … quem vai mudar? Por isso que eles estão fazendo, pintando e bordando, promessas absurdas como a da Marta e o Metrô , o Tal DEM, com promessas absurdas tbem, isenç~~ao para autonomos, tou pagando para ver , e não respeitando as normas do PSDB. Caraca meu … deixaram o Alckmin de lado… PSDB para ajudar o tal do DEM , já viu isso ,.. O candidato do PSDB quase não teve campanha, porque o seu pessoal estava apoiando o outro. Que isso… minha gente!

  43. meu Deus! realmente a educação está um caos nesse pais,como essas pessoas escrevem errado e não usam o plural,trocam o z pelo s ,m se escreve antes de p e b ,mas o que eu queria falar além dessa crítica que fiz,é que aqui no Maranhão onde moro a política é realmente bastante complicada quem não é Sarney é contra Sarney,isto é ,não temos uma terceira via pois quem não é Sarney pertence a nova oligarquia do governador Jackson Lago e ambos manipulam quase todos os partidos locais fora é claro o PSOL e o PSTU,que são dois grupelhos raivosos que criticam tudo e todos e não coptam novos adeptos.

  44. Olá Ricardo, é muito engraçado como a política mexe com o imaginário das pessoas. Quando a hora é de juntar forças para mudar, de tomar atitude coletiva e fazer a diferença, o eleitor brasileiro faz exatamente o contrário. Aproveita a eleição para “resolver” seus probelemas particualres, tal como: renovar carteira de motorista, conta de luz atrasada, entre tantas outras. Transforma em representante do povo exatamente o candidato que nada tinha em comum com o eleitor.
    Só existe político corrupto, pois os que o coloca lá são corruptíveis.
    Abraços fraternos, gosto muito de seus textos.
    Dico

  45. Olá Ricardo dê uma examinada na campanha do município de Volta Redonda-RJ, será a primeira vez que o resultado da eleição poderá ser decidido em dois turnos.
    E a chapa da fervendo, com a “operação resplendor da PF” teve até delegado federal preso…. vários empresários (ligados a situação presos) até domingo o barraco pode cair de vez….
    E uma reviravolta política pode acontecer por esses dias. Já que o candidato do PMDB começou como certo sua eleição já no primeiro turno com larga vantagem sobre os demais. Inclusive o PMDB-VR não permitiu que o atual prefeito Gotardo Neto disputasse a reelição, alegando que assim ganahariam no primeiro turno.
    Poderá dar segundo turno e se não cuidarem ….
    quem mandou ser zoiúdo

  46. To me divertindo muito com o desespero dos tucanalhas e Dementes que aqui escrevem e muitos deles nem se identificam porque são uns covardes.
    A cada dia o governo Lula e o PT mostram que governam milhões de anos luz melhor que eles e agora que eles estão ficando sem argumento e falam em sorte. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Outra diversão é ver a briga de abutres Kassab(DEM) e Geraldo(tucanalha) pra ver quem vai tentar derrotar o PT. (eu disse tentar hein) mas calma não percam o sono pq ainda tem 2º turno de esperança pra voces!!! hauhauhauhaua

  47. vamos á por a casa em ordem:

    1- voto em Ivan Valente ( a melhor proposta)
    2- dem é demo , (veja quantos lideres bons e honestos tem esse partido)
    3- maior encontro de tucanos, como disse u ai, srrsrsrsrsrsrsrsr
    quantos tinham 10, 12????
    4 e pediram votos para quem??? ALKMIN OU KASSAB???
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  48. Ah e quanto ao Daniel Dantas eu ouvi falar que a tropa de choque DEM / PSDB + Gilmar Mendes (aquele que era Ministro do FHC lembram) estavam se borrando de medo quando o caro foi preso porque ele foi o principal beneficiado nas privatizações do governo tucanalha poderia nas investigações da PF jogar muito merda no ventilador dos falsos moralistas que agora se intitulam baluartem da moral mas no governo passado fizeram altas negociatas com o Sr. Dantas com as bençãos dos principais meios de comunicação que se omitiram propositadamente.

  49. Quero te cumprimentar pela análise feita sobre as eleições em Porto Alegre. Ainda que partidos tradicionais ( PT e PMDB ) queiram mostrar uma polarização entre esses dois partidos, Manuela, do PCdo B, cresce cada vez mais nas pesquisas e nas ruas e irá para o segundo turno e, como agregará mais apoios pois tem a sabedoria de construir propostas com diferentes partidos, será a vencedora da eleição municipal de 2008.

  50. Parece que temos muita gente com vergonha de ser brasileiro, será que é tão ruim assim ter nascido aqui? Quero lembrar para eles que há muitas opções para votar, tanto no âmbito partidário quanto pessoal . Eu tenho candidato para papa (se houvesse eleições direta para a sua escolho). Eu ando desconfiado dessa gente que acha todo mundo corrupto, ladrão ou desonesto, quembrando que o gato que cuida do rabo dos outros esquece do seu, pois tomundo é assim e essa gente é o que. Lembram-se do Ateneu com Miramar?

  51. SE os senhores não gostam de politica saibam todos que se não fosse a politica e as eleições mais democraticas do mundo nos teriamos um pais pior do que os nossos vizinhos sul-americanos pois se voçes que me parecem pessoas instruidas e cultas sabem o caos politico deles,agora eu me adimiro alguns estarem atrás de noticias tão futeis sobre essa familia .boa semana para todos e um bom voto.(Um pais tem os politicos em que eles votam ninguem vira politico sem ser votado .abraço.

  52. O QUE FALAR DE POLITICA ?
    HA SIM ALGUNS HONESTOS ,QUE NÃO SE VENDEM.
    UM EXEMPLO AQ EM CAMPINAS EU ACHO……………….
    DR HELHIO,MUITAS MUDANÇAS EM POUCO TEMPO…
    UM ABRAÇO A TODOS…………………………………………………..

  53. Caro Kotscho,
    Me admira muito um jornalista do seu gabarito permitir tanta imbecilidade e falta de educação postadas como “comentários” em seu blogue, inclusive por anônimos.
    Todo blogue decente tem que ter um moderador. Ligue-se, cara!

  54. Fico muito alegre em ver um candidato do “PSDB” falando bem de um presidente da republica do “PARTIDO DOS TRABALHADORES” isto quer dizer que as pessoas que votaram neles na eleição para presidente estavam votando errado pois até eles que são oposição estão elogiando o PRESIDENTE LUIS INACIO LULA DA SILVA .’ABRAÇO A TODOS ‘

  55. Querido mestre
    Liga não, deixe a cachorrada latir…
    Ao menos eles estão lendo teus bons e lúcidos textos. Ninguém fica imune às tuas análises e reflexões. A reação da cachorra é natural, aliás, a obtusidade política e cultural dessa gente só sabe fazer isso. Latir e lamber o rabo, pois que não sabem fazer outra coisa. São despossuídos de conteúdo e forma. Ao menos eles tentam e isso já é alguma coisa. Deixe que continuem. A reação é sintomática.
    Gosto de você, de seus textos. Admiro sua lucidez, sua candura e simplicidade. Sua sabedoria e capacidade de ver as coisas para além das aparências. É bom saber que vc existe e resiste!!.
    Obrigado

  56. Bem chamar politico de ladrão não vai resolver nada, pois tem que participar da vida politica do país,a galera participa ativamente do fultebol principalmente do seu time de coração e não ganhamos nada com isso. Pois todo parlamentar (vereador, dep estadual,federal e senador)e chefe do execultivo(prefeito, governador e presidente ) são voluntarios e pagos com o recolhimento de nossos impostos, se tomam alguma atitude inadequada é culpa nossa pois esses politicos tem que ser fiscalizados por nós eles são nossos escolhidos e tem que fazer o que nós queremos, agalera sempre decide o que o time tem que fazer , assim deve ser tabem na vida politica de nosso país. Não adianta só chamar de ladrão tem que participar pois nós que fazemos parte da ASSOCIAÇÂO DOS ELEITORES DO BRASIL estamos pronta para tomar uma posição séria contra os parlamentares do nosso estado sim assim eles errarem. Precisamos nos fortalecer sem perde o equilibrio com os partidos pois eles precisam de nós e nós deles. UM ABRAÇO E ATÈ A VITÓRIA DO POVO BRASILEIRO.

  57. É incrível a mudança do eleitroado em pouco tempo,vinte dias após o horário gratuito na TV E RÁDIO,houve mudança espetaculares e em Salvador ACM-Neto,ficará fora do segundo turno, ameçou o Lula e foi derrubado pelo um direto do povo bahiano,que sirva de exemplo a politicos falastrões e demagogos, a nota engraça é que o FALASTRÃO JOGADOR DE FUTEBOL,TÚLIO -EX-BOTAFOGO,SELEÇÃO,ATUAL VILA NOVA-GOSE ELEGERÁ VEREADOR EM GOIÂNIA,APOIANDO IRIS REZENDE(COLIGAÇÃO PT-PMDB),de mais de 75 anos.

  58. Vcs reclamam dos politicos de vcs, então que tal dar um pulo aqui no Amapá.
    Aqui alem de ser uma capital, de ser a maior cidade de um Estado, vive em total abandono.
    ruas não existem.
    não tem agua encanada pra maioria da população.
    esgoto nunca existiu.
    so tem buraco nas ruas
    não existe sinalização
    não existe industrias
    custo de vida é muito alto
    aqui so tem um pronto socorro, e nele não tem aparelho de pressão.
    sabe quem é nosso senador??????
    José Sarney.
    sabe o que ele faz por macapá????
    nada.
    sabe quantas vezes ele vem aqui????
    de oito em oito anos.
    aqui não tem nem internet banda larga.
    tv a cabo???
    o que é isso?
    mas vai chegar no dia da eleição, e mais um corrupto vai sentar aqui e continuar a encher os bolsos com o nosso dinheiro.
    e como aqui ninguem nem lembra que existe, ficaremos do mesmo jeito, sem nada e com nada.
    obrigado.

  59. Caros leitores,
    passei o dia todo fora de casa com a família e, na volta, vi que a cachorrada raivosa voltou. As baixarias já foram deletadas, mas não dá para ficar o dia todo lendo e moderando comentários porque aí não faço outra coisa na vida. Amanhã vou resolver este problema com a direção do iG. Agradeço à grande maioria dos leitores que durante todo o dia visitou este “Balaio” para fazer uma discussão civilizada sobre o processo eleitoral.
    Abraços a todos,
    Ricardo Kotscho

  60. acho ate engraçado algunas pessoas reclamarem e criticarem “os politicos” como se eles fossem uma categoria de seres humanos a parte,essas pessoas esquecem que os candidatos sao pessoa como nos,as vezes ate parentes proximos ou conhecidos.e se a maioria se envolvem em maracutais isso se devem a “n” fatores que nao tenho espaço aqui pra comentar,mas ultra resumindo os politicos referidos por essa pessoas nada mais sao do que o subextrato de nossa sociedade,ou seja eles sao nos mesmos,como num espelho.

  61. vou falar um bom maranhense,Fábio Muniz fica com o Sarney ai,fica por favor, não devolve ele pro Maranhão não,já basta a filha dele,o filho,o sobrinho,os afilhados, o marido da neta e todos seus agregados,que juntos roubam no Maranhão ha mais de quarenta anos!

  62. KOTSCHO AQUI NO ENTORNO DO DF,ELEIÇÕES EM GO E INTERIOR DE MINAS GERAIS, EM UNAÍ O PREFEITO É ACUSADO DE ASSASSINAR QUATRO FISCAIS DO TRABALHO E NINGUÉM COMENTA NADA O SR.AÉCIO NEVES AINDA APOIA ESSE SENHOR NO PSDB, KOTSCHO ,COMENTE SOB ESSE SENHOR KASSAB,SOBRE MARTA,MALUF,QUÉRCIA,QUE PAPEL A SONINHA ESTÁ FAZENDO NESSAS ELEIÇÕES,CONCORDA COM TUDO DO KASSAB É O ALCKIMN CHUTOU O PAU DA BARRACA,O HOMEM DETONOU O SERRA/KASSAB/PFLE OUTROS CARAS DE PAU DA POLÍTICA,MAS O ALCKIMN NÃO TINHA UM VICE JOSÉ JORGE,QUE AGORA É O PRESDIDENTE DA CEB/DF,ARRUMOU UMA BOQUINHA,FORA PFL,MALUF,SÓ NO BRASIL PITTA E OUTROS FICAM IMPUNES

  63. Em Amparo/sp também vai dar o PT na cabeça.
    Será o 3º mandato consecutivo do PT.
    O autal prefeito é o professor Dr. César Pagan e o próximo será o engenheiro Paulo Turato Miotta.

  64. Esse jornalista é amparado pelo pt, logo, não tem moral para manter coluna em nenhum veículo de comunicação.
    Obrigado.
    Abraço,
    Ruy

    Ah ! Aviso para o Sr. Coluna que a Martaxa Botox é um Paulo Maluf com um buraco a mais.

  65. infelizmente os politicos Brasileiros estão adaptados a politica de corporativismo politico, para locupletarem seus egos, sem favorecer o povo de seus estados, fazendo promessas absurdas e enganosas para galgarem o poder, depois de conseguirem o objetivo desejado, abandona os eleitores dano-lhe as costas, voltando a novas e falsas promessa, no proximo pleito. Assim é que é a democracia Brfasileira.

  66. infelizmente os politicos Brasileiros estão adaptados a politica de corporativismo politico, para locupletarem seus egos, sem favorecer o povo de seus estados, fazendo promessas absurdas e enganosas para galgarem o poder, depois de conseguirem o objetivo desejado, abandona os eleitores dano-lhe as costas, voltando a novas e falsas promessa, no proximo pleito. Assim é que é a democracia Brasileira.

  67. Parabeniso essa coluna pela oportunidade que todos temos de expressarmos sobre o assunto em pauta”política”.. É uma espécie de troca de opião que se observa entre brasileiros de todos os recantos do nosso País. Acho mesmo que devemos nos educarmos mais nesse assunto, pois é através dela que chegamos a melhorar a qualidade de vida do nosso povo quando escolhemos bem nossos representantes.A educação é primordial para chegarmos lá.Por isso parabenizo essa coluna, pois além da troca de opinião entre brasileiros de todos os recantos deste pais,na minha modesta opinião é uma forma de mostrar ao nosso povo a importância da política em nossa sociedade.
    Helvidio

  68. Concordo plenamente com Ramon Bulhões: os políticos não vêem de Marte. São médicos, donas de casa, comerciantes, advogados, professoras… gente igualzinha a quem a gente vê e convive diariamente.
    Nós, brasileiros, somos assim. Quem reclama muito dos políticos, deveria agir, em vez de ficar reclamando. Deveria entrar para um partido, se candidatar, para mudar o Brasil.
    O cara reclama e pensa que já cumpriu o deu dever cívico.

  69. Este pessoal que tem vergonha de ser brasiieiro devia ter vergonha de abrir a boca. Assim, a quantidade de asneiras proferidas seria menor. Se voltassem para a escola aplicariam seu tempo com mais utilidade. para eles proprios.
    Aproveitem a eleição e votem em quem se comprometer a melhorar as escolas e os professores, pois isto os vereadores poderiam ajudar.
    Infelizmente o Brasil está doente mesmo, mas tem cura. O remédio é democracia, democracia, democracia. Afastando os arautos da ditadura já ajudaria muito. Sempre se aprende alguma coisa lendo Kots

  70. A questão é a seguinte: dá vergonha sim de ser brasileiro. Os senhores que ficam argumentando que quem deveria ter vergonha de ser brasileiro que fosse para outro país…é isso que fiz. Tive a sorte te poder ter minha dupla cidadania ratificada e estou hoje na Europa, sendo valorizado financeiramente e não tendo que pagar duas vezes educação, saúde e segurança. No Brasil paga-se duas vezes pois os impostos que pagamos são revertidos em obras assistencialistas de pouquíssimo resultado prático, mais sim eleitoreiro ( é na ferida de vcs petistas ). Assim sendo, no Brasil, tenho que pagar boa educação para meus filhos, pagar vigilância para minha casa e andar por aí desenvolvendo neuroses por causa da violência e também, finalmente tenho que pagar plano de saúde pois é uma vergonha o que é proporcionado em termos de saúde pública. Vcs, falsos moralistas devem também lembrar que vivemos em uma democracia no Brasil, portanto respeitem inclusive meu direito de não ser feliz enquanto brasileiro. O Brasil é o país das promessas.

  71. Como não dá para responder a todos os leitores, vou resumir o dia nas mensagens enviadas por dois deles com posições opostas.
    Antonio Dias de Souza escreve que estou transformando o blog num aparelho do PT porque só publico comentários favoráveis a este partido. Não é verdade. Publico opiniões de leitores de todas as tendências de pensamento político, menos ofensas e palavrões, como atesta o leitor Helvidio, que elogiou exatamente a oportunidade dada para que todos pudessem se manifestar livremente.

  72. Caro José Clemente: voce deveria ter vergonha também de chutar tão longe o número de municípios do Brasil. Só em Minas Gerais são 853 municípios, 303 acima dos 550 que voce aponta. Não sei o número exato, mas é algo em torno de 5.800 o número de município desse Brasilzão belo e faceiro.

  73. Não bastassem os erros de português, ainda mais lamentável é notar incapacidade da maioria dos leitores em absorver um texto. Nosso jornalista propõe apenas discutir as grandes viradas nas eleições em andamento nas maiores cidades do país. Mas a revolta com os números desfavoráveis à ideologia de quem lê é tão grande, que eles se dispoem apenas a desviar o foco da discussão e partir para ofensas (na maioria também, sem o menor fundamento) . Cada vez mais me entusiamo menos com esse povo tão despreparado que se dispõe a perder o preciso tempo para escrever texto sem fundamento. Talvez poucos saibam até mesmo o que é um analfabeto funcional. E ainda se acham melhor preparados que o nosso presidente, diga-se de passagem, eleito tão democraticamente quanto os atuais representantes que eles também votaram. Preconceito, ignorância, burrice, despreparo – tudo numa simples página. Parabéns pelo trabalho Kotscho. Na pior das hipóteses, a gente pelo menos sabe com quem mexe.

  74. Não bastassem os erros de português, ainda mais lamentável é notar incapacidade da maioria dos leitores em absorver um texto. Nosso jornalista propõe apenas discutir as grandes viradas nas eleições em andamento nas maiores cidades do país. Mas a revolta com os números desfavoráveis à ideologia de quem lê é tão grande, que eles se dispoem apenas a desviar o foco da discussão e partir para ofensas (na maioria também, sem o menor fundamento) . Cada vez mais me entusiamo menos com esse povo tão despreparado que se dispõe a perder o precioso tempo para escrever texto sem fundamento. Talvez poucos saibam até mesmo o que é um analfabeto funcional. E ainda se acham melhor preparados que o nosso presidente, diga-se de passagem, eleito tão democraticamente quanto os atuais representantes que eles também votaram. Preconceito, ignorância, burrice, despreparo – tudo numa simples página. Parabéns pelo trabalho Kotscho. Na pior das hipóteses, a gente pelo menos sabe com quem mexe.

  75. Voto na Marta sem medo de errar. ela fez uma belo de um trabalho quando esteve a frente da prefeitura. Mostrou que pode-se administrar para todos, priorizando a periferia, onde a tucanada e os demos nada fazem.

  76. DEMOCRACIA???? Desde quando em um país democrático, o governo se vale da imprensa para fazer propaganda de sua administração? Desde quando em um país democrático um jornalista classifica um adversário político do presidente pelo adjetivo depreciativo DEMO? Quanto as viradas nas eleições e o grande número de candidatos petistas se elegendo, talvez se deva ao fato do presidente subir em palanques aliados e claramente ameaçar a população de ISOLAMENTO POLÍTICO, caso não elejam seu candidato, como está ocorrendo aqui em Duque de Caxias-RJ ! Sinceramente, estou decepcionada com esse meu país, pois ele se encontra nas mãos de políticos e jornalistas mercenários que só visam seu próprio interesse e numa democracia esses são os maiores poderes da nação!

  77. Clemente, são 5.565 municípios. Nestas eleiçõs, pouco mais de 128 milhões de leitores. Temos 73 municípios com mais de 200 mil eleitores. Liga não. rs

  78. Qdo. vejo a Marta ganhando nas pesquisas, me pergunto, de onde será que ela vai tirar dinheiro, para a “internet para todos”?…
    Talvez, um pouco da saúde, um pouco da educação, e muito, muito mesmo, da classe média baixa….que, se, “baixar mais”, certamente vai para a classe C, ou seja, vai haver uma aplaudida troca de 6 por meia duzia!!!
    Qta. ignorancia!!!

  79. Amigo KOTSCHO,até acho válidas suas observações, mas também acho que deveria ser sincero e assumir sua posição política, deixando bem claro aos internautas de que se trata de um blog para simpatizantes do governo do PT e não tentar passar a idéia de que é imparcial! Um abraço!

  80. Nao sei a capacidade de todos os participantes deste blog,porem uma pequena explicacao quem nomeou o Ministro Gilmar Mendes,foi o atual presidente de defensores deste desgoverno,em lista triplece para sua escolha,e nao FHC,quanto ao governo de dana Martaxa,foi uma lastima,sem contar com seu envolvimento com seu novo marido,no escandalo do lixo ou esqueceram,o seu Alckimim,o famoso chuchuzinho,insonso porem perguntem aos banespianos o episodio da venda do mesmo,alem das obras do rodoanel,aos funcionarios publicos.
    O maluf a imprensa ja se encarregou de queimar,apesar de ninguem ter visto este famoso dinheiro.
    Entao quem sobra somente o Kassab,que ate a presente data nao ha suspeita de corrupcao.

  81. Ricardo, independentemente de quem ganha ou perde, fica claro que o PT, apesar da midia, tera uma grd votação em todo pais. Aqui em sampa, por exemplo, se a Marta vai ganhar eu não sei, mas certamente ela tera mais de 40% dos votos, o que não é pouca coisa não. Apesar dos golpistas, o PT é sempre PT…..

  82. OLÁ SOU DE SALVADOE E TENHO ABSOLUTA CERTEZA que O SENADOR MARCELLO CRIVELLA ESTA MAIS QUE PREPARADO PARA ASSUMIR ESSA PREFEITURA NO RIO DE JANEIRO, ELE É UMA TESTEMUNHA PERFEITA QUE MOSTRA QUE COM CORAGEM , GARRA E FORÇA DE VONTADE PODE-SE FAZER MUITO PELO SOCIAL, E QUE SE IMPORTA COM OS MENOS FAVORECIDOS…

    VOCÊ QUE É DO RIO DE JANEIRO AJUDE-O A GANHAR , PENA QUE NÃO ESTOU AÍ PARA AJUDAR!!!

    Att: Manuela Dinalva

  83. Olá sou do Rio de Janeiro.e tenho absoluta certeza de que falta nos poltiticos é uma pequena reciclagem de boas condutas, e bons modos. pois eles são leigos nesta área, e tem mais, não adinta nada leitor de Salvador dar palpites aqui, pois somos nós, do R. J. que elegmos esses senhores despreparados, e desconvinientes,e isso só atrasa nosso R.J. pois são todos golpistas,corruptos, e -se esquece que é de carne e osso, e que quando a mão de Deus descem sobre eles, só coloca na vidinha deles de riquinho desqulificado, ladrões despreparados, ficam gastando fortuna sem ver a cura. Tenho pena deles que não param p/ pensar, quando para já é tarde demais,pois eles ganham o aumento que eles mesmos proporcionam p/ eles enquanto o assalariado, se vira com salário minimo, sem ter às vezes nem o que comer. É por isso que eu falo que eles só conhecem caviar, e pobre nas eleições.Nunca vi qualquer deputado, vereador, senador, prefeito, falar diretamente com seus eleitores, só seus subordinados. Sem fazer uns mínimos detalhes.OBS. não é todos não pois tem muitos bons entre eles, acredito que seja a maioria bons, e a minoria ruins. um abraço a todos Chery.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *