Exclusivo: Ciro defende Projeto Nacional de Desenvolvimento

Exclusivo: Ciro defende Projeto Nacional de Desenvolvimento

RK: Quando, na sua opinião, deve começar a campanha presidencial para 2010? Logo após as eleições municipais ou ainda é cedo para a definição de candidaturas?

Ciro:
Há duas questões: as preliminares já estão postas e andar pelo País, tomar intimidade com seus problemas, potenciais e conversar com as pessoas é pra ser feito todo dia.

Campanha, entretanto, deveria ser só lá para o segundo trimestre de 2010.

RK: No caso de seu nome ser indicado pelo partido, qual deve ser a principal proposta/bandeira/projeto para a campanha presidencial de 2010?

Ciro: Esse negócio de uma proposta, bandeira ou projeto é uma limitação publicitária ou derivada de preguiça dos políticos e de um certo jornalismo ( definitivamente não é seu caso, amigo Kotscho ).

Vou tentar propor um PROJETO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO com começo, meio e fim.

A idéia é que o Brasil precisa e pode crescer de forma a acelerar a conquista de um mínimo patamar de qualidade de vida para as maiorias populares e para as classes médias.

Discutir como fazer isto é um risco que quero sempre correr porque acho que o que precisa e pode ser feito tem que ser sinceramente exposto ao povo ANTES da eleição.

Só este caminho nos livrará da influência descalibradamente alta de políticos corruptos e fisiológicos e de um conservadorismo elitista cevado no rentismo às custas do Estado e da Nação, DEPOIS das eleições.

RK: Qual a prioridade do Brasil pós-Lula?

Ciro: Garantir o espaço conquistado, que não é pequeno, e no que interessa: empregos, espaço crescente para os salários na renda nacional, crédito, expansão das indústrias.

Institucionalizar e avançar num sólido investimento em gente – da segurança alimentar ao incremento de vagas universitárias para os pobres.

Corrigir as graves distorções institucionais e gerenciais que fazem da saúde pública um crime continuado contra quem não pode acessar a rede particular.

Incrementar a responsabilidade institucional e operacional do poder federal na segurança pública.

E promover um grande salto na estratégia de desenvolvimento do País, aproveitando as bases que Lula nos oferece, seja por seu trabalho operoso seja pela oportunidade/ameaça que as próximas décadas oferecem ao Brasil na ordem internacional presente e visualizável a médio prazo.

O mundo precisa muito do que só o Brasil pode oferecer em condições especiais: alimentos, energia renovável, petróleo, minérios, biodiversidade… mas também democracia, tolerância religiosa, multietnia, exuberância cultural e um povo a quem se dando oportunidade, já provou, é capaz de superar qualquer desafio.

0 comentários em “Exclusivo: Ciro defende Projeto Nacional de Desenvolvimento

  1. Concordo com o deputado e possível candidato a presidente Ciro Gomes quanto ao projeto de desenvolvimento para o país. Só não acredito ser possível tal projeto sem antes haver uma reforma no sistema político do país bastante consistente. Esta reforma deveria ser legitimada por um referendo popular. Tenho certeza que seria o ato mais civilizatório que política brasileira concederia a si e ao mundo am mesmo tempo.
    Esta reforma, no entanto, deveria vir obrigatoriamente acompanhada com a reforma do Judiciário, pois acredito cegamente que aí reside o nosso maior problema: O país Brasil é um problema de justiça – do sistema judiciário aos seus executores – um oceano de inaptos. Tenho a convicção que o Poder Judiciário tornou-se o herdeiro do espólio da nobreza brasileira…e quem quiser que questione sua aversão ao povo de baixa renda.

  2. Grande DesapareCido… Seria bom se continuasse assim… Aliás, se for candidato a alguma coisa vai levar a família pra passear como o irmão e o Lula, as custas do contribuinte.

  3. O cidadão brasileiro se sente:traido;impotente, revoltado, indiferente e abandonado por aqueles a quem depositou sua confiança na direção responsavel da Nação, e de que todos realmente sejam iguais perante a lei e onde os valores morais dessa maioria que não fossem ignorados. O que se constata são leis demagógicas, imorais e de distribuição de privilégios e impunidades, favorecendo, àqueles que tem posição social e poder econômico para custear bons escritórios de advocacia; bem como uma mídia voltada para a manipulação de informações, sensacionalismo, sexo, drogas legalizadas e promiscuidades em horário dito nobre, concorrendo com o aumento da violência e promiscuidades, não sendo páreo para o nosso deficiente sistema educacional.

  4. o Ciro se mostra um político em condições de disputar uma eleição presidencial. Amadureceu depois de tantos erros, inclusive de escolhas, quando na eleição última que disputou para presidente, escolheu o Paulinho para seu vice….( já se imaginou esse sujeito eventualmente ocupando a Presidência da República ?!!!). Os próximos anos serão de muitos desafios para quem chegar ao Planalto, em que pese as inumeras conquistas do governo Lula !!!! Torço pelo Ciro !!!!!!!

  5. Parabéns Ciro!
    Suas palavras são de em estadista que conhece a realidade e o potencial do nosso país. É por isso que digo a todos os meus amigos que depois de Lula (Belo governo para os mais pobres), precisamos trabalhar para eleger Ciro Gomes Presidente do Brasil.
    Por um Brasil mais justo e mais desenvolvido.

  6. Caro Ricardo,
    O dep. Ciro Gomes, mais uma vez, terá, durante a campanha presidencial, oportunidade para apresntar ao povo suas idéias. espero que Ciro apodere-se de um discurso claro, objetivo e didático. Deste modo, imagino, que sua voz encontrará eco nos corações e mentes.
    Parabéns e forte abraço.
    EA

  7. Caro Kotscho,

    O seu entrevistado tem uma grande qualidade : o poder de comunicação. É um político clássico: bom orador, perfomático, sensível ao clamor da massa, etc. Isso , muitas vezes não implica em bom político, necessáriamente. Meu maior temor em relação ao futuro candidato é sua mutabilidade. Nosso herói iniciou sua vida pública na antiga ARENA/PDS, filho de famílias tradicionais, no início da carreira tinha posições bem à direita. Logo em seguida filiou-se ao Tassismo, sendo um fiel aliado do retrógado Tasso Jereissati. Foi governador, apoiado pelo mentor e sempre se destacou como grande admirador do Tasso. Em suas diversas fases sempre se destacou por uma político sem papas na língua, falava até algumas barbaridades. Por tudo isso, não consigo acreditar em suas colocações, apesar de gostar de algumas delas, como a questão de centrar forças numa política de desenvolvimento.
    SDS e parabéns pelo novo BLOG

  8. O Ciro é um político que demonstra clareza nas exposições políticas,economicas e sociais , de humildade impressionante (não precisava),tenho certeza será um grande vencedor ,trará ao Brasil desenvolvimento de 1º mundo,sou seu eleitor.

  9. Ricardo, tudo bem? Eu gostei muito dessa entrevista com o “eterno presidenciável” Ciro Gomes. Trata-se de um político como poucos, pois busca construir suas idéias no interesse coletivo. Ele tem cara de socialista. Já votei no Ciro quando ele esteve no Partido Popular Socialista(PPS). É uma pena que o presidente do PPS, Roberto Freire, e o Ciro não se entendam mais. Ricardo, quero, contudo, dar uma sugestão ao seu blog: você deveria ter começado a entrevista com o Ciro mediante um pequeno texto introdutório, onde pudesse fazer sua avaliação sobre o entrevistado. Um abraço e continue assim.

  10. Antes de mais nada queria parabenizalo.pelo blog.sei que voce e muito amigo do nosso presidente e pernanbucabo lula sou muito fã do presidente diga que sou um dos aiores fas do trabalho dele.estou gostando muito do que ele esta fazendo pelo brasil me responda esse email.de um grande admirador e `fã do seu trabalho um otimo fim de semana.

  11. Gerar uma consciência de responsabilidade institucional e operacional do poder federal, não só na segurança pública, mas também, nas áreas de Saúde, Educação e Justiça, é de fundamental importância para conquistar o equilíbrio humanitário
    de vida da população mundial e, não só, da brasileira!
    Ciro Gomes sempre me dá a impressão, digamos assim, de ser um cidadão que não faz a política só por política. É, baseado em sua conduta em várias administrações em que já esteve à frente, um homem de palavras diretas, de metas solidárias e, inesgotáveis boas e bem sucedidas intenções!
    Essa franqueza de caráter faz com que não negue, quando necessário, o apoio, mesmo a rivais políticos e, também, a reprovação imediata, mesmo quando essa vai ao encontro de seus próprios parceiros!
    Sempre me pareceu muito coerente em seu trabalho e muito lúcido no esforço em direção à realização de suas metas!
    Meu caro Kotscho, um abraço e muito obrigado!
    Paulinho Natureza.(Músico cearense)

  12. Gostaria de parabenizar esse excelente jornalista pela estréia contudo, preferiria ter lido uma entrevista com alguém menos pasteurizado e com mais identificação com o sofrido povo brasileiro. Na minha modesta opinião o Sr. Ciro Gomes caiu na mesmice de todo discurso político dos últimos 20 anos . Seria esse seu PROJETO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO algo tão inovador quanto os falidos FOME ZERO e PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO ? O que o País precisa é se livrar de uma classe política composta de oportunistas que como ele falam e depois ” desfalam ” e permanecem sempre em cima do muro como forma de se perpetuar no pau sujo do galinheiro.

  13. o ciro amadureceu e e um bom candidato. gracas a Deus não perdeu sua filosofia social democratica, no bom espirito do termo. torco por voce , ciro

  14. Parece que o Ciro pediu para todos os amigos escreverem comentários …… o País não mudará enquanto essa miopia política existir, não sei de onde vem tanta admiração por um político que até hoje não mostrou ao que veio e que nem sequer como Ministro fez algo de relevante pela melhoria do País.

  15. Vou me referir à primeira pergunta feita: Quando deverá ser inciada a campanha política para 2.010? – A minha resposta seria conflitante: – Resp. Assim que se fizesse uma reforma política que não permitisse a candidatura de pessoas de vida pregressa duvidosa, carregada de processos que se arrastam há anos nos anais da justiça. Sei que pareço radical, mas, aqueles que já mostraram sua capacidade danosa em mandatos anteriores como representantes do povo, não valem um voto, mas escarnecem de seus eleitores.

  16. Permita-me concluir. Não me referi ao Sr. Ciro Gomes, pois, ele tem minha simpatia e apreço, mas àqueles de sempre, que não levantam sequer do “banquinho” com medo de perder o lugar e que já se envolveram em tantos escândalos.

  17. Quero parabenizar a todos comentaristas que aqui participam do blog do RK, ao próprio e ao entrevistado CG. Claro que cada qual com suas convicções e agradecer ao estado democrático que vivemos, que nos permite comentar, sempre na perspectiva de um Brasil melhor para nossos filhos e netos. Mais uma vez, muito obrigado a todos e que Deus nos abençoe.

  18. Caro Kotsho,
    Parabens pelo seu blog. Jornalistas como voce e Paulo Henrique Amorim não podem sair de cena! Tenho muita simpatia pelo Ciro,principalmente por ele ter sido fiel a Lula e ter participado de forma tão competente do seu ministério. Porem, eu creio que Dilma será a melhor alternativa para substituir o nosso bravo Lula. Dilma, alem dos ideais socialistas, tem o “saber acadêmico” sobre todos os assuntos sociais, politicos e econômicos necessários para prosseguir o brilhante trabalho que Lula e equipe tem feito pelo nosso povo e pelo nosso país.

    1. Eliot, o Ciro não é fiel a ninguém, o Ciro é fiel a situação, a quem está por cima, ou vc não lembra das ofensas que ele fez ao “Antonio Lulla Conselheiro” .
      Por outro lado o “Antonio lulla Conselheiro” tb disse cobras e lagartos do Ciro. ( é só pesquisar na net )
      O Ciro foi competente em seu período como Ministro ?
      Vc tem certeza disso ?
      Com certeza sua lembrança é curta.
      Quanto a vc achar que a Dilma seja a melhor alternativa eu até respeito seu ponto de vista, mas vc dizer que a Dilma tem “o saber academico” necessário sobre todos os assuntos sociais, essa é de fazer rir até o papa.
      Com certeza ela tem “saber academico” em assaltar banco, sequestrar, roubar, mentir, ( lembra da reunião que aconteceu com a Ex-Secretaria da Receita Federal que ela mentiu dizendo não ter acontecido ? ) omitir, forjar, ( no caso de seu Doutorado que ela disse ter e não tem ) e outras mutretas mais.
      Eliot, eu não sou contra a Dilma, sou contra mentirosos e canalhas que querem tomar o pais de assalto.
      Quanto ao Ciro, esse não tem saber, capacidade, ideal, nem passado impio para dirigir nosso pais.
      Eu o conheço como um troglodita, briguento, um sem pavio.
      Ah, há na net um site de um cidadão que chama o Ciro de CALOTEIRO, deve ser verdade, porque o site está lá dando nomes aos bois.

  19. Pra mim seria perfeito uma junção para candidatura a presidência Ciro Gomes Presidente e Dilma Rousseff Vice.
    ou vice versa. seria muito forte pra vencer a eleições, e sem duvida formaria um bom governo.

  20. Sabe aquela frase “Eu já fui bom nisso”, bom acho que cabe bem ao nosso Ministro/Candidato a Candidato/Oposionista-Governista/ De Centro-Dirieta/Esquerda, quando fala em candidatura e projetos políticos.
    Ciro, não dá pra botar os pés em todas as canoas! Já fui seu eleitor mas….,”Você já FOI bom nisso!”

  21. O que seria melhor para o Brasil no período pos-Lula, única e exclusivamente, seria um terceiro e quarto mandatos para o próprio Lula. Nos sabemos que o candidato que o nosso Presidente indicar, para continuar essa política agressiva e inteligente, vai ser eleito. Se, por uma desgraça, falta de sorte ou qualquer dilúvio, o PSDB e seus aliados – compromissados com a incompetente linha de administração do FHC, que ainda insiste em querer dar palpite, ganhar a eleição o Brasil volta a estaca
    zero.

    Comparem, sem querer extender o diálogo, as pesquisas de satisfação popular entre o Presidente Lula e o Pseudopresidente FHC, nos vários períodos e saberemos que o Lula nos livrou de uma praga. Este último – FHC – tem um único recorde – “Ter sido o pior presidente que este país já teve”

  22. O que seria melhor para o Brasil no período pos-Lula, única e exclusivamente, seria um terceiro e quarto mandatos para o próprio Lula. Nos sabemos que o candidato que o nosso Presidente indicar, para continuar essa política agressiva e inteligente, vai ser eleito.

  23. Parabens Ciro, que tds saibam, qdo nos piores momentos da ofensiva da Conspiraçao para derrubar o Pres Lula, digam mensalao, o Ciro foi um dos que ficaram de prontidao ao lado do nosso presidente, tenha certeza elmraremos sempre de sua lealdade.

    1. O Ciro não foi leal, ele só avaliou os prós e contras e ficou com a parte mais forte.
      Leia a biografia dele e vai ver por quantos partidos ele já flanou, sempre ao sabor de “ser situação”.

  24. Kotscho, esse é o meu candidato! Sempre votei no Ciro, por considerá-lo a cabeça mais brilhante na política nacional. Confirmei minhas impressões sobre o candidato quando, à época da crise do mensalão, ele simplesmente foi a voz mais forte e enérgica na defesa do presidente Lula, quando NINGUÉM NO BRASIL ACREDITAVA QUE LULA FOSSE SAIR INTEIRO DAQUELA CRISE!!

    Para mim, lealdade e caráter são coisas essenciais, em qualquer ser humano. E me perdoem os políticos, raríssimas na sua classe…
    Ciro demonstrou ter ambos, e isso só veio a acrescentar na sua biografia.
    Parabéns pela mini entrevista com os dois candidatos, espero que Serra e Dilma também apareçam por aqui, e que no tempo certo, você os questione (a esses quatro, os mais cotados, né?) detalhadamente sobre o que realmente querem para o Brasil pós-Lula.
    Abço.

  25. Eliot, concordo que Dilma é uma excelente candidata, e seus argumentos são fortes, mas um elogio comum que fazem ao Lula é que ele é um “animal político” – aquela coisa do instinto, que muitos políticos não têm…
    Você não acha que esse Ciro mais amadurecido, que parece ter deixado para trás o Ciro “arretado” – rs – não teria pela maturidade mesmo, mais desse “instinto” do que a Dilma, para negociar politicamente as mudanças que o Brasil precisa?
    Abço.

  26. Boa noite Ricardo!

    Interessante esse Ciro, tem uma retórica que eu admiro muito, fala fluentemente o português, mas não tenho boa impressão de uma possível administração dele. Mas é sincero, só que ele não deve estar contando com uma certa crisesinha que vejo aquí na bola de cristal, mas aí já é covardía né?

    Abraços do viajante do tempo

    Robson de Oliveira

  27. Boa tarde
    Temos a chence de eleger uma mulher para presidente da República pela primeira vez na historia do Brasil, acredito que o povo brasileiro não vão perder esta chence, a ministra da casa civil é uma mulher preparada p/ ser governar o Brasil.
    Em 2010 é Dilma na cabeça.

    Reinaldo

  28. Um escritor Note Americano de nome Jonah Goldberg diz que ESQUERDISTAS tendem a tornarem-se FACISTAS.
    É fácil entender; esquerdistas dizem ser nacionalistas, são autoritários pq não aceitam outras linhas ideológicas, mantem alto culto a seu lider, (vejam o caso do “Antonio Lulla Conselheiro” movimentam as massas em reivindicações violentas, ( tipo mst ) são violentos e demonizam seus adversários ou inimigos, entoam loas de eu sei fazer e fulano fez errado, só eu sei fazer e fulano não sabe, e só eu sei e se fulano tentar fazer não vai dar certo.
    Se agir dessa maneira é ser facista, tenho visto muitos nos últimos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *